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Europa: Tratado de Schengen define cobertura de seguro

Europa: Tratado de Schengen define cobertura de seguro
Europa: Tratado de Schengen define cobertura de seguro

O seguro viagem é obrigatório para brasileiros que viajam para a Europa, especificamente para os países que fazem parte do Tratado de Schengen. O Tratado permite a circulação entre os países membros, mas determina condições a fim de oferecer segurança aos turistas.

Dentre os países que exigem a modalidade, ganham maior destaque turístico a Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Polônia, República Tcheca, Suíça e Suécia.

De acordo com um estudo desenvolvido pela Hibou, mais da metade (53%) dos brasileiros planejava viajar em um período de 12 meses, e muitos deles para a Europa, como indicam os dados compartilhados pelo portal Panrotas.

A Europa (21%) é o terceiro destino mais desejado pelos entrevistados, ficando atrás apenas de viagens nacionais (55%) e estaduais (23%). O levantamento ouviu mais de 1,3 mil brasileiros a fim de descobrir quais são os destinos preferidos dos viajantes para viver novas experiências.

Rafael Turra, diretor operacional da Vital Card, destaca que muitos brasileiros ainda se perguntam quais são as exigências do Tratado de Schengen em relação ao seguro viagem e quais coberturas mínimas são exigidas.

“O Tratado de Schengen exige que viajantes de fora da Europa contratem um seguro viagem com cobertura mínima de EUR 30 mil para despesas médico-hospitalares. Esse valor é obrigatório para garantir que o visitante possa arcar com eventuais custos de saúde durante a estadia, sem depender dos sistemas públicos europeus”, explica o especialista.

Ele destaca que, caso o viajante não apresente um seguro viagem que atenda aos critérios exigidos à imigração de um país membro do Tratado, o turista pode ser impedido de entrar no país, mesmo tendo passagem e hospedagem confirmadas.

“Os agentes de imigração têm autoridade para barrar a entrada de quem não cumpre os requisitos do Tratado”, alerta. 

Plano além das coberturas mínimas é recomendado

O diretor operacional da Vital Card ressalta que, além das exigências mínimas, outros tipos de cobertura podem ser recomendados para garantir mais tranquilidade durante a viagem.

“Recomendamos sempre um plano mais completo, com coberturas que vão além do mínimo”, frisa. Entre as coberturas extras mais importantes, o diretor lista as mais adquiridas na Vital Card:

  • Cobertura para covid-19, que ainda é exigência em alguns destinos ou companhias aéreas;
  • Seguro contra extravio ou danos à bagagem, que evita prejuízos em casos comuns durante voos internacionais;
  • Assistência jurídica, importante em casos de acidentes ou imprevistos legais;
  • Cobertura para cancelamento de viagem, ideal para quem tem cronograma apertado.

Escolha da seguradora exige atenção

Turra conta que o viajante deve ficar atento a fim de identificar se um plano oferecido por seguradoras brasileiras é, de fato, aceito pelos países europeus. “O mais importante é verificar se o plano informa claramente que atende às exigências do Tratado de Schengen, com a cobertura mínima de EUR 30 mil para despesas médicas”, ressalta. 

Planos de seguro para viagens a turismo, intercâmbio e negócios: o que muda?

De acordo com o especialista, é possível observar uma série de diferenças entre os planos de seguro voltados a viagens a turismo, intercâmbio ou negócios.

“Há diferenças importantes. Planos para intercâmbio, por exemplo, costumam ter cobertura estendida”, ressalta. 

“Já os planos para negócios podem incluir assistência para perda de voos de conexão, suporte em reuniões ou até cobertura para equipamentos profissionais. O plano deve ser escolhido conforme o perfil da viagem”, acrescenta o diretor.

No caso de viagens longas ou múltiplas entradas em diferentes países europeus, há recomendações específicas em relação ao tipo de seguro contratado.

“Nesses casos, é ideal escolher seguros com cobertura por toda a duração da estadia, sem a necessidade de renovação no meio do caminho. Além disso, recomendamos verificar se o seguro cobre todos os países visitados, mesmo fora do espaço Schengen, e se há cobertura para retorno antecipado ou prolongamento de estadia”, completa Turra. 

Contratação com antecedência

“Não deixe para a última hora: contratar com antecedência permite comparar opções com calma e entender o que está incluso”, ressalta o diretor operacional da Vital Card.

Para Turra, vale priorizar seguradoras com atendimento no Brasil e suporte 24h no exterior, de preferência em português. “E lembre-se: o seguro é um item obrigatório, mas também essencial para a sua segurança durante a viagem”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.vitalcard.com.br/



American Tourister promove sorteio para o Caribe brasileiro

American Tourister promove sorteio para o caribe brasileiro
American Tourister promove sorteio para o caribe brasileiro

Para celebrar a implementação do seu primeiro e-commerce no Brasil, a American Tourister escolheu Maragogi como destino do seu sorteio. A escolha atende a pedidos dos seguidores nas mídias sociais e considera a relação da marca com o município, conhecido como “Caribe Brasileiro” pelas piscinas naturais, mar de águas claras com diferentes tonalidades e extensa faixa de recifes. O local apresenta variedade de cenários e cores, além de ser palco de diferentes experiências para os viajantes.

A campanha faz parte das ações da American Tourister para incentivar o turismo e as viagens no país. Fundada em 1933 pelo imigrante polonês Sol Kofller, a marca tem foco na produção de malas para acompanhar viajantes em suas jornadas. Atualmente, reforça seu posicionamento junto à geração atual de viajantes.

O embaixador da marca, o ex-jogador Kaká, participa de iniciativas que destacam o valor das viagens como fonte de aprendizado e experiências, alinhando-se ao propósito da empresa de apoiar diferentes trajetórias.

O sorteio oferece aos seguidores da conta oficial da American Tourister no Instagram no Brasil a possibilidade de uma viagem para Maragogi, Alagoas, oferecendo um par de passagens aéreas, além de um kit de malas da coleção Starvibe, que conta com uma paleta de tons que remetem ao verão e está alinhada ao clima da região.

Com design de contornos arredondados e variedade de cores, a coleção StarVibe foi desenvolvida para apresentar aos aventureiros brasileiros um novo conceito de viajar. A linha incorpora a tecnologia Shield Pro, que aumenta a resistência das malas sem comprometer peso e mobilidade. Os modelos são rígidos e expansíveis, contam com cadeado TSA integrado, rodas duplas giratórias e puxadores reforçados, compondo um conjunto de recursos voltados às demandas práticas das viagens.

A ação terá início em 15 de agosto de 2025, com a publicação do regulamento na conta da marca no Instagram. Para participar, os interessados devem seguir as instruções disponíveis na página oficial do sorteio ou na publicação da @americantouristerbr. O período de inscrições vai de 15 de agosto a 31 de outubro de 2025. O sorteio será realizado em 1º de novembro, com o anúncio do vencedor em 3 de novembro de 2025.

Com essa iniciativa, a American Tourister reforça seu compromisso em acompanhar os viajantes em suas jornadas, unindo tradição, inovação e o incentivo à descoberta de novos destinos.

Sobre a American Tourister

A American Tourister, com mais de 90 anos de história, é uma marca reconhecida globalmente na indústria de bagagens. A empresa foi pioneira ao lançar a primeira bagagem moldada, o modelo Tri-Taper. Desde sua aquisição pela Samsonite Brasil em 1978, a American Tourister tem se comprometido com a inovação e a qualidade, atendendo às demandas dos viajantes modernos.



Crescem as tendências do franchising odontológico para 2026

Crescem as tendências do franchising odontológico para 2026
Crescem as tendências do franchising odontológico para 2026

O franchising brasileiro vem se consolidando como um dos segmentos mais dinâmicos da economia, e o mercado odontológico assume papel de destaque nesse cenário. Com o avanço da tecnologia, a busca por atendimento acessível e a valorização da experiência do paciente, as redes de clínicas odontológicas se posicionam como protagonistas de um setor em transformação.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o franchising de saúde, beleza e bem-estar já figura entre os segmentos que mais crescem no Brasil. As projeções para 2026 indicam que a odontologia continuará ganhando relevância dentro desse movimento, especialmente para marcas que conseguirem unir tecnologia, humanização e formatos de negócio acessíveis.

Segundo o Dr. André Tozi, CEO e fundador da Sorrix, franquia de clínicas odontológicas, o próximo ciclo será marcado pela combinação de inovação com gestão sólida:

“Os pacientes estão mais informados, exigentes e atentos à qualidade do atendimento. Não basta apenas oferecer preço competitivo, é preciso entregar confiança, tecnologia e experiência. O franqueado que estiver alinhado a esse novo perfil de consumidor terá vantagem significativa no mercado.”

Entre as tendências previstas para 2026, Jaques Grinberg, especialista em franchising, vendas e marketing, destaca quatro movimentos principais:

  • Digitalização e inteligência artificial: sistemas inteligentes para avaliação de exames, apoio no diagnóstico e acompanhamento do paciente devem ser cada vez mais comuns, aumentando a eficiência clínica e auxiliando no engajamento e fidelização.
  • Sustentabilidade e responsabilidade social: consumidores valorizam marcas comprometidas com o impacto ambiental e social. Clínicas que adotarem práticas sustentáveis e ações de inclusão terão melhor posicionamento competitivo.
  • Formação de profissionais em vendas e persuasão: mais do que competência técnica, dentistas e equipes precisam desenvolver habilidades de comunicação, negociação e quebra de objeções, elevando os índices de conversão e satisfação.
  • Formatos acessíveis de franquia: modelos mais enxutos, com investimento inicial viável, devem ampliar a capilaridade do setor, alcançando cidades médias e regiões ainda pouco exploradas.

Essas tendências se refletem no desempenho de redes em expansão. A Sorrix, por exemplo, tem implementado treinamentos contínuos, presenciais e on-line, voltados a franqueados e equipes, com foco em vendas, gestão e atendimento, preparando a rede para acompanhar as mudanças e exigências do mercado.

A franqueada Laís do Patrocínio Sant’Ana, de Valença (RJ), relata sua experiência:

“Começamos nossa primeira clínica e, após análise de desempenho e viabilidade, decidimos abrir a segunda unidade em Volta Redonda.”

Natália Assis, Head de Expansão da Sorrix, observa o aumento da abertura de novas unidades:

“Cada vez mais empreendedores da rede têm optado por abrir novas unidades, aumentando o número de multifranqueados e consolidando o modelo de expansão.”

Esse contexto reforça que a odontologia é um dos setores com maior crescimento no franchising brasileiro, combinando tecnologia, acessibilidade e suporte, e atraindo cada vez mais investidores interessados em empreender em um mercado sólido e em expansão.



Produtividade tóxica impacta segurança do trabalho e cultura organizacional

Produtividade tóxica impacta segurança do trabalho e cultura organizacional
Produtividade tóxica impacta segurança do trabalho e cultura organizacional

A atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) incluiu os riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), prevendo a identificação de fatores como pressão excessiva, assédio, isolamento e jornadas extenuantes, que podem afetar a saúde mental e a segurança no trabalho.

O tema, que ainda gera dúvidas entre empresários e CEOs, tem um ponto central: a prática da produtividade tóxica na cultura organizacional das empresas. De acordo com Silvana Beckert, consultora associada da DHEO Consultoria, as mudanças nos formatos de trabalho durante e após a pandemia, o aumento das conexões on-line e a prática da cultura hustle — em que trabalhar enquanto os outros dormem e a pressão por alta performance se tornam comuns — contribuíram para a intensificação desses comportamentos em alguns ambientes corporativos.

Como consequência, ela alerta para alguns sinais que podem indicar que o colaborador está entrando no ciclo da produtividade tóxica. “A pessoa sente culpa ao descansar ou tirar folga. Está sempre em horas extras, trabalha aos finais de semana, mesmo doente ou exausta, e não consegue desligar a mente do trabalho. O valor pessoal passa a ser medido pela quantidade de tarefas cumpridas, e a saúde, o lazer e os relacionamentos são negligenciados em nome de produzir mais”, explica.

Soluções práticas para empresas

Mais do que uma obrigação legal, a atualização da NR-1 reforça a necessidade das empresas adotarem medidas concretas para prevenir danos à saúde mental e física de seus colaboradores. “Entre as ações recomendadas, estão a avaliação periódica do ambiente de trabalho e a criação de canais de escuta e apoio psicológico, garantindo que os colaboradores tenham um espaço seguro para expressar dificuldades e buscar orientação, diz Silvana.

Para a consultora associada da DHEO Consultoria, também é fundamental que empresas desenvolvam indicadores de produtividade que valorizem a qualidade e o foco nas entregas, e não apenas o tempo dedicado ao trabalho. Além disso, medidas corretivas devem ser adotadas para situações de risco ou crises, fortalecendo a prevenção e a segurança emocional no dia a dia.

O papel dos líderes

Para que essas mudanças realmente aconteçam, o papel do CEO, do líder e do gestor é fundamental. Adeildo Nascimento, especialista em cultura organizacional e fundador da DHEO Consultoria, acredita que “é a liderança que deve conduzir a transformação cultural dentro das empresas, criando um ambiente saudável que valorize o descanso, o foco e o bem-estar dos colaboradores.

Com a produtividade tóxica multifacetada, envolvendo aspectos econômicos, culturais e sociais, Silvana complementa que o desafio é real e exige atenção estratégica para criar um ambiente sustentável, produtivo e saudável para todos os colaboradores. “Devemos entender como as relações estão estruturadas na empresa e como a saúde relacional, mental, física e emocional é tratada. Quando esses temas são incorporados às reuniões estratégicas e à cultura da organização, a redução da produtividade tóxica se torna significativa”, finaliza.



CONARH 2025 debate gestão de pessoas e inclusão financeira

CONARH 2025 debate gestão de pessoas e inclusão financeira
CONARH 2025 debate gestão de pessoas e inclusão financeira

O CONARH 2025, considerado um dos maiores eventos de gestão de pessoas da América Latina, de acordo com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil), reuniu lideranças do setor para discutir inovação, cultura organizacional e estratégias de retenção de talentos.

Entre os participantes esteve Vanderson Aquino, CEO e fundador do Méntore Bank, que apresentou reflexões sobre inovação e inclusão financeira em um talk show mediado pela atriz Deborah Secco. O executivo abordou temas como liderança, carreira e acesso a soluções financeiras.

Durante a conversa, Aquino destacou os desafios enfrentados por trabalhadores que recebem entre um e cinco salários mínimos e relatou que, muitas vezes, o dinheiro disponível em conta se esgota em apenas três horas após o pagamento. Segundo ele, a proposta do Méntore é ampliar a inclusão financeira para esse público, por meio de crédito acessível e ferramentas de apoio à gestão pessoal.

Ao comentar sua trajetória profissional, Aquino citou a fundação do banco como uma das decisões financeiras mais arriscadas que já tomou. “O Brasil teve por muito tempo apenas cinco grandes bancos, com forte concentração de mercado. A grande aposta foi montar o Méntore. Apesar do risco, o retorno mostrou-se positivo”, afirmou.

A participação no CONARH 2025 reforçou o espaço do setor financeiro nas discussões sobre recursos humanos, ao conectar temas como inovação, bem-estar e novas formas de relacionamento entre pessoas e empresas.



Inovação: uso de tecnologia otimiza cobranças

Inovação: uso de tecnologia otimiza cobranças
Inovação: uso de tecnologia otimiza cobranças

Segundo levantamento da PwC Brasil, no Indicador de Transformação Digital Brasil, 93% das empresas brasileiras relataram adoção de automatização de processos e canais digitais como parte de sua jornada de digitalização. O uso de canais digitais — como o WhatsApp — cresceu de forma acelerada nesse cenário. O Sicoob Credicom buscou aproveitar esta tendência e implantou, em 2025, uma solução automatizada para recuperação de crédito por meio do aplicativo de mensagens, com foco em escalabilidade, eficiência operacional e melhor experiência do cooperado.

A iniciativa foi implementada com base em um sistema de chatbot com inteligência de automação, programado para interagir com cooperados em situação de inadimplência. O robô realiza abordagens personalizadas, apresenta propostas de negociação de acordo com critérios internos da cooperativa e formaliza acordos diretamente no canal digital, integrando todas as informações aos sistemas corporativos do Sicoob Credicom.

De acordo com a Federação Brasileira de Banco (Febraban),os bancos estão comprometidos com uma agenda de transformação digital contínua, com 83% deles priorizando a experiência do cliente como forma de diferenciação e direcionando os investimentos em tecnologia para este propósito. A automação bancária e o uso de inteligência artificial vêm reduzindo os custos operacionais relacionados à cobrança e relacionamento com clientes inadimplentes. No caso do Sicoob Credicom, os primeiros meses de operação apontaram resultados expressivos: em junho de 2025, a área de cobrança recebeu nota média de 4,63 (em uma escala de 0 a 5) nas avaliações internas de atendimento e registrou aumento significativo na adesão dos cooperados ao canal automatizado.

Além de proporcionar maior volume de negociações sem sobrecarregar a equipe de cobrança, o sistema possibilita múltiplas interações simultâneas, com foco em garantir agilidade nas respostas e padronização dos processos. Com isso, a cooperativa conseguiu redirecionar seus colaboradores para atividades mais analíticas e estratégicas, otimizando o uso dos recursos humanos disponíveis.

Outra característica da solução adotada está na adaptação da linguagem do chatbot ao perfil dos usuários do WhatsApp, combinando acessibilidade, tom empático e elementos de gamificação para tornar o processo mais fluido e amigável. Mesmo com a automatização, o sistema simula um atendimento humanizado, respeitando os fluxos de tempo e o contexto de cada cooperado.

A tecnologia utilizada consiste em sistemas de registro eletrônico que capturam, armazenam e gerenciam dados relacionados às interações e etapas das negociações. Sua estratégia envolve a implementação de bancos de dados estruturados e processos automatizados para assegurar a documentação contínua e sistemática das operações. Os propósitos principais são garantir a conformidade com requisitos regulatórios, proporcionar rastreabilidade das ações e facilitar auditorias, além de manter a integridade e a segurança dos dados armazenados.

Com mais de 148 milhões de usuários no Brasil, o WhatsApp se consolida como um canal estratégico para o relacionamento entre instituições financeiras e seus públicos. Para as cooperativas de crédito, que historicamente prezam pela proximidade com seus cooperados, a digitalização de processos representa uma oportunidade de manter esse vínculo em novos formatos, sem perder a eficiência.

A experiência do Sicoob Credicom demonstra a aplicação da transformação digital no setor cooperativista, abordando aspectos relacionados a inovação, agilidade e sustentabilidade na gestão da carteira de crédito. A iniciativa evidencia a utilização de tecnologia como elemento central para o desenvolvimento do cooperativismo financeiro, alinhando-se às mudanças nos hábitos de consumo e comunicação da sociedade atual.



GDSUN destina 50 toneladas de módulos à reciclagem

GDSUN destina 50 toneladas de módulos à reciclagem
GDSUN destina 50 toneladas de módulos à reciclagem

A GDSUN, empresa de geração distribuída de energia solar, deu mais um passo significativo para o setor ao estruturar um processo integrado de coleta, reciclagem e reaproveitamento de módulos fotovoltaicos. Entre maio e junho deste ano, a companhia concluiu a operação de retirada e destinação ambientalmente adequada de aproximadamente 50 toneladas de módulos avariados, adotando um modelo de aterro zero e reinserindo materiais como vidro, alumínio e cobre em novas cadeias produtivas.

A iniciativa marca a consolidação de práticas desenvolvidas desde 2024, quando um projeto-piloto encaminhou 7,3 toneladas de resíduos para reciclagem, servindo de base para a operação atual. Todo o processo envolveu etapas logísticas complexas, com planejamento de rotas, transporte seguro e triagem técnica dos equipamentos, além da parceria com empresas especializadas em reciclagem e economia circular.

“Assumimos a responsabilidade por todo o ciclo de vida dos nossos ativos, do início ao fim. Não se trata apenas de gerar energia limpa, mas de garantir a adoção de práticas responsáveis quando a vida útil de nossos equipamentos se encerra”, afirma Simone Suarez, CEO da GDSUN.

Alinhamento com ODS do Pacto Global

Os módulos retirados eram constituídos de vidro temperado, células fotovoltaicas, alumínio, cabos e polímeros. Após descaracterização industrial e separação técnica, o vidro é transformado em insumos para indústrias de cerâmica, tintas e isolantes térmicos; o alumínio foi direcionado à indústria metalúrgica; e o cobre, reciclado para a produção de fios e motores.

Os rejeitos foram coprocessados, evitando envio para aterros e reduzindo impactos ambientais.

A operação contou com rastreabilidade completa e emissão do Certificado de Destinação Final (CDF), documento que detalha volumes e destinos de cada material. A ação reforça o alinhamento da GDSUN aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), com destaque para:

  • Energia limpa (ODS 7)
  • Inovação e infraestrutura (ODS 9)
  • Cidades sustentáveis (ODS 11)
  • Consumo responsável (ODS 12)
  • Ação climática (ODS 13)

Além de atender às exigências legais, a GDSUN demonstra, com este projeto, que a transição para um modelo de economia circular é possível no setor de energia solar. A iniciativa ainda abre caminho para, no futuro, gerar créditos de carbono voluntários.

Sobre a GDSUN

A GDSUN atua desde 2020 em desenvolvimento, construção, operação e manutenção de plantas de energia solar em todo o Brasil, dentro dos limites da minigeração distribuída. Com visão sustentável e compromisso com a inovação, a empresa investe continuamente em soluções que agregam valor à cadeia produtiva e ao meio ambiente.

A empresa é uma subsidiária integral do Franklin Servtec Energia FIP, fundo de investimentos privados dedicado ao setor de geração de energia no Brasil, que teve início em 2017. O fundo é cogedido pela Franklin Templeton Alternatives (anteriormente Darby) e pela Servtec Energia, ambas com sólido track record no setor de geração de energia. O Fundo combina a experiência na gestão de recursos de terceiros e gestão de negócios da Franklin com a experiência na gestão de projetos e o conhecimento técnico da Servtec Energia.



Cidadania italiana pode envolver dever fiscal na Itália

Cidadania italiana pode envolver dever fiscal na Itália
Cidadania italiana pode envolver dever fiscal na Itália

Um assunto que gera muitas dúvidas para aqueles que recém conquistaram a cidadania italiana ou estão em busca da dupla cidadania são os impostos na Itália. Por isso, os especialistas em cidadania italiana da Nostrali Cidadania Italiana abordam esse tema fundamental para os ítalo-descendentes.

Assim como no Brasil, o principal imposto destinado à pessoa física na Itália é o Imposto de Renda Federal. Ele é conhecido como Imposta sul Reddito delle Personne Fisiche (IRPF) e seu valor é variável, dependendo do nível de renda do cidadão. Além dele, várias regiões italianas também contam com impostos regionais e, alguns municípios possuem cobranças de imposto sobre propriedade ou vendas. A Itália também cobra impostos sobre ganhos de capital, heranças, propriedade e vendas de bens e serviços. Cada imposto tem suas próprias regras e definições.

Porém, o ponto mais importante sobre a maioria deles: estes impostos só são pagos por aqueles que têm residência fiscal declarada na Itália.

O que é a residência fiscal

O que define o pagamento ou não de impostos no Brasil e na Itália é a residência fiscal. Entretanto, ela não interfere em todos os impostos, mas naqueles como o Imposto de Renda e alguns impostos regionais ou municipais. Conforme explica Ana Paula Sosnoski, coordenadora de vendas da Nostrali Cidadania Italiana, “porém, para que o cidadão tenha total clareza do que será pago e mantenha a situação fiscal em dia, é sempre importante ter o auxílio de especialistas em tributação.”

Se uma pessoa reside no Brasil em caráter permanente ou completou 184 dias, consecutivos ou não, de permanência no país, dentro de um período de até doze meses, é considerado residente a nível fiscal.

Na Itália, o entendimento é similar ao brasileiro. A legislação italiana determina que qualquer pessoa que resida na Itália por mais de 183 dias em um ano fiscal, ou que tenha o centro de seus interesses econômicos no país, é considerada residente fiscal.

Acordos de bitributação entre Brasil e Itália

Para evitar que os cidadãos, inclusive aqueles com dupla nacionalidade, tenham a mesma renda tributada no Brasil e na Itália, os países contam com acordos de bitributação. Desta forma, a renda tributada no Brasil pode ser abatida da declaração na Itália e vice-versa. Além de incluir impostos de pessoa física, o acordo funciona para empresas com um regime de tributação que evita a dupla tributação dos lucros, dividendos, juros e royalties.

Imposto de renda de pessoa física na Itália

Para aqueles que têm a dupla cidadania e se enquadram na definição de residente fiscal italiano, não quer necessariamente dizer que será necessário pagar o IRPF. A coordenadora de vendas da Nostrali pontua que o regime tributário italiano prevê a isenção de declaração em alguns casos:

  • Para quem tem rendimento anual de uma fonte de trabalho ou aposentadoria de até 8.500 euros;
  • Para aqueles que possuem rendimento anual de outras fontes inferior a 7.500 euros e declarado por meio de CU (Certificazione Unica);
  • Aposentados que já tiveram o imposto retido na fonte;
  • Recebam rendimentos provenientes da pensão alimentícia paga pelo cônjuge, se inferiores a 8.500 euros — o cálculo exclui a pensão alimentícia para os filhos.

Quem não se encaixa nestas categorias, precisará fazer o pagamento do imposto na Itália. Para isso, pode optar por declarar através do Modello 730, o mais comum, ou por meio do Modello Redditi Persone Fisiche.

AIRE atualizado: documento informa a residência no exterior

Para os cidadãos com dupla nacionalidade que residem no Brasil, Ana Sosnoski explica que forma mais simples de manter o governo italiano ciente da residência no exterior é por meio da atualização do AIRE. O AIRE, sigla para “Anagrafe Italiani Residenti all’Estero”, é um registro obrigatório mantido pelo governo da Itália. O documento cumpre a função de listar todos os cidadãos italianos que residem no exterior por mais de 12 meses.

Com o endereço atualizado no AIRE, o cidadão não só cumpre um dever, mas também tem acesso aos direitos assegurados pela Constituição da Itália, independentemente do país de residência atual. Para realizar a inscrição no AIRE ou atualizá-la, é necessário acessar o portal Fast-it. Contudo, a inscrição não termina no site: após o preenchimento do cadastro online, é necessário enviar a documentação correta ao Consulado responsável pela região de residência, que por sua vez, encaminhará as informações ao Comune para validação.

“Esse processo pode ser burocrático. Por isso, ter o apoio de uma empresa especialista para realizar a inscrição do AIRE italiano dá mais tranquilidade e segurança”, finaliza Ana.



Transplante de Coração Salva Vida de Criança na Arábia Saudita

RIADE, Arábia Saudita, 27 de agosto de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — O King Faisal Specialist Hospital and Research Centre (KFSHRC) em Riade realizou com sucesso um transplante de coração para salvar a vida de uma criança saudita de 7 anos usando um órgão doado por um doador com morte cerebral em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.

O complexo procedimento foi possível graças à cooperação transfronteiriça contínua entre o Saudi Center for Organ Transplantation e o National Program for Donation and Transplantation of Human Organs and Tissue (HAYAT) dos Emirados Árabes Unidos, com o consentimento total da família do doador e todas as aprovações regulatórias em vigor.

Essa cooperação envolveu uma coordenação médica e logística precisa, começando com a extração do órgão, seguida pelo transporte aéreo para Riad e concluindo com a preparação das salas de cirurgia em tempo recorde. O transplante foi realizado dentro de um período criticamente limitado, salvando a vida de uma criança que não tinha outras opções de tratamento disponíveis.

A equipe médica do KFSHRC realizou o transplante da criança, que sofria de insuficiência cardíaca avançada devido a um complexo defeito cardíaco congênito. Depois de esgotar todas as opções de tratamento disponíveis – incluindo medicamentos, suporte respiratório e implante de marcapasso – sem qualquer melhora significativa, a criança foi colocada na lista de transplante urgente.

O tempo é um fator crítico para as operações de transplante cardíaco. De acordo com os padrões médicos, para a garantia de sucesso, o período entre a remoção do coração do doador e o transplante no paciente não deve exceder cinco horas. Esse limite de tempo cria desafios logísticos significativos, além dos complexos procedimentos médicos, particularmente quando o doador com morte cerebral está localizado em outra região dentro do Reino ou no exterior. Nessas circunstâncias, cada minuto de atraso torna-se crucial para o sucesso da operação.

O KFSHRC Heart Centre é reconhecido como um dos principais centros cardíacos do mundo, tendo alcançado marcos excepcionais, incluindo o primeiro transplante cardíaco totalmente robótico do mundo e o implante robótico de bomba cardíaca artificial sem incisão torácica. Esses avanços médicos sem precedentes demonstram a liderança do Reino em cirurgia cardíaca complexa.

O KFSHRC foi classificado em primeiro lugar no Oriente Médio e Norte da África e em 15º lugar em todo o mundo na lista dos 250 melhores Centros Médicos Acadêmicos pelo segundo ano consecutivo, e foi reconhecido como a marca de saúde mais valiosa do Reino e do Oriente Médio, de acordo com o ranking Brand Finance de 2024. O centro ficou classificado entre os 250 melhores hospitais do mundo, sendo incluído na lista World’ Best Smart Hospitals de 2025 da revista Newsweek.

Para mais informações, visite www.kfshrc.edu.sa ou entre em contato com a nossa equipe de mídia em mediacoverage@kfshrc.edu.sa.

Foto deste comunicado disponível em:
https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/aaf4d900-7f18-4871-9809-29e19875c14a


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Manpower e Trivia contratam: 2.400 vagas operacionais em SP

Manpower e Trivia contratam: 2.400 vagas operacionais em SP
Manpower e Trivia contratam: 2.400 vagas operacionais em SP

A empresa de Recursos Humanos, ManpowerGroup Brasil, realiza o recrutamento e seleção de grandes empresas no Brasil e em parceria com a Trivia Trens – concessionária do Grupo Comporte – está contratando 2.400 profissionais para atuarem nas Linhas 11–Coral, 12–Safira e 13–Jade de trens metropolitanos de São Paulo.  
 
Os interessados podem se candidatar para as oportunidades de agente de atendimento e segurança, operador(a) de trem e inspetor(a) de tráfego. Além disso, a empresa apresenta outras opções para banco de talentos, como técnicos(as) de manutenção, centro de controle de operações e agente de atendimento e segurança. As oportunidades também estão abertas a pessoas com deficiência. 
 
Todos os cargos exigem, no mínimo, ensino médio completo. As demais qualificações variam conforme a vaga, podendo incluir: curso técnico em eletrônica, elétrica, transporte de passageiros, logística ou maquinista de trens metropolitanos; conhecimento em sistemas eletromecânicos, via permanente, rede aérea, sinalização e manutenção de pátios. Também podem ser critérios de seleção a posse de CNH categoria B e conhecimentos básicos de pacote Office. 
 
O processo seletivo envolve a candidatura na plataforma Gupy, entrevista com o RH e o gestor, retorno sobre o processo seletivo e admissão.  Além de remuneração compatível com o mercado, os candidatos contratados terão acesso aos benefícios oferecidos pela Trivia Trens. 
 
Os candidatos podem realizar o cadastro, até o dia 27 de agosto, por meio do link: https://ts.manpowergroup.com.br/trivia 
 
Para acessar outras oportunidades de emprego em todo o Brasil, basta acessar o portal de vagas do Manpower e conferir todas as opções disponíveis: https://vagas.manpowergroup.com.br/



Boomi é Nomeada Líder no Forrester Wave™ de iPaaS

Boomi™, líder em automação orientada por IA, anunciou hoje que foi nomeada Líder no The Forrester Wave™: Plataforma de Integração como Serviço, 3º Trimestre de 2025. O relatório avaliou os 10 fornecedores de iPaaS mais significativos, sendo que a Boomi obteve a mais alta pontuação na categoria Estratégia entre todos os provedores avaliados.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250826482477/pt/

Boomi Named a Leader and Secures Top Score in Strategy Category in Latest iPaaS Report by Independent Research Firm

Boomi Named a Leader and Secures Top Score in Strategy Category in Latest iPaaS Report by Independent Research Firm

O relatório afirma que a Boomi se reorientou com um “foco intenso em IA e APIs”, “recebe comentários positivos de seus parceiros” e mantém “prioridades de investimento claras”. Os clientes de referência ficaram impressionados com o nível de investimento da empresa no produto e sua visão para o futuro, estando na expectativa de ver a Boomi cumprir seu roteiro de IA.

“Estamos honrados em sermos nomeados como Líder no Forrester Wave, e sobretudo orgulhosos de receber a pontuação máxima na categoria Estratégia”, disse Ed Macosky, Diretor de Produtos e Tecnologia da Boomi. “Para nós, este reconhecimento valida nossa crença de que a integração é fundamental para entregar IA significativa e de nível de produção. Investimos pesado para ajudar nossos clientes a construir empresas inteligentes, escaláveis ​​e preparadas para o futuro através da transformação agêntica.”

O relatório da Forrester afirma: “A Boomi é uma ótima escolha para clientes que precisam de um iPaaS completo para casos de uso de integração ampla e que veem a integração como essencial para implementar sua estratégia de IA e automação.”1

A Plataforma Empresarial Boomi permite que organizações unifiquem dados, aplicativos e sistemas com rapidez e simplicidade, chegando a novos níveis de agilidade, automação e inteligência. Nesta Forrester Wave, a Boomi recebeu as pontuações mais altas em 10 critérios, incluindo visão, inovação, roteiro e serviços, e ofertas de suporte, e foi citada por sua facilidade de uso acima da média mediante assistentes de IA.

Principais destaques da Boomi no Forrester Wave™: iPaaS, 3º trimestre de 2025

  • Foco estratégico em IA e APIs:

    A Boomi se reorientou com foco intenso em IA e APIs em uma tentativa de se destacar no mercado, incluindo a aquisição do fornecedor de transferência gerenciada de arquivos Thru durante o período de avaliação.

  • Visão:

    A visão da Boomi se concentra em fornecer uma plataforma unificada que acelera o tempo de colocação no mercado, reduz custos e melhora as experiências do cliente em escala através da automação orientada por IA.

  • Roteiro:

    O roteiro da Boomi enfatiza ferramentas para criar agentes de IA, enquanto continua investindo em integração de dados, transmissão digital de eventos e expansão do suporte a conectores.

  • Comentários positivos de parceiros:

    A Boomi recebeu elogios de parceiros, com um importante integrador mundial de sistemas (GSI) elogiando a Boomi como “o melhor fornecedor de iPaaS com quem trabalha”.

  • Execução estratégica:

    A Boomi mantém o ritmo de inovação através de uma equipe de estratégia dedicada, prioridades de investimento direcionadas e uma abordagem disciplinada para aquisições estratégicas.

  • Facilidade de uso e SLA robusto:

    A Boomi oferece excelentes ferramentas para criar, testar e governar agentes de IAm sendo respaldada pelo mais alto SLA divulgado publicamente entre todos os fornecedores avaliados, pelo menos 99,99% de tempo de atividade com créditos financeiros quando violado de 10% a 100%.

  • Modelo de suporte centrado no cliente:

    Consultores técnicos experientes integradosàorganização de sucesso do cliente fornecem suporte prático aos clientes corporativos.

Para acessar o relatório completo do Forrester Wave, acesse https://boomi.com/content/report/forrester-wave

Recursos adicionais

A Forrester não endossa nenhuma empresa, produto, marca ou serviço incluído em suas publicações de pesquisa, nem aconselha ninguém a selecionar produtos ou serviços de qualquer empresa ou marca com base nas classificações incluídas em tais publicações. As informações estão baseadas nos melhores recursos disponíveis. As opiniões refletem o julgamento no momento e estão sujeitas a alterações. Para mais informações, leia sobre a objetividade da Forrester aqui.

Sobre a Boomi

A Boomi, líder em automação orientada por IA, permite que organizações em todo o mundo conectem tudo, automatizem processos e acelerem resultados. A Plataforma Empresarial Boomi, incluindo o Boomi Agentstudio, unifica integração e automação, junto com dados, API e gerenciamento de agentes de IA, em uma solução única e abrangente. Com a confiança de mais de 25.000 clientes e o suporte de uma rede de mais de 800 parceiros, a Boomi impulsiona a transformação agêntica, ajudando empresas de todos os portes a alcançar agilidade, eficiência e inovação em escala. Saiba mais em boomi.com.

© 2025 Boomi, LP. A Boomi, o logotipo “B” e a Boomiverse são marcas registradas da Boomi, LP ou suas subsidiárias ou afiliadas. Todos os direitos reservados. Outros nomes ou marcas podem ser as marcas registradas de seus respectivos proprietários.

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1 The Forrester Wave™: Plataforma de Integração como Serviço, 3º Trimestre de 2025

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato de Relações com a Mídia:

Kristen Walker

Comunicações Corporativas Globais da Boomi

kristen.walker@boomi.com

Contato de Relações com Analistas:

Kate Mauser

Relações com Analistas da Boomi

kate.mauser@boomi.com

Fonte: BUSINESS WIRE



IBS e CBS levantam debate sobre cálculo do ICMS e ISS

IBS e CBS levantam debate sobre cálculo do ICMS e ISS
IBS e CBS levantam debate sobre cálculo do ICMS e ISS

O Brasil inicia em 2026 a fase de transição da reforma tributária, marcada pela criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Nesse período, os novos tributos passam a coexistir com o ICMS e o ISS, levantando questionamentos sobre a forma correta de cálculo e a interação entre os diferentes modelos. A ausência de regras claras na legislação acentua a insegurança jurídica de empresas e contribuintes.

Uma das principais discussões está na definição sobre incluir ou não o IBS e a CBS na base de cálculo do ICMS e do ISS. A relevância da questão se deve à forma como os tributos são cobrados. Enquanto o ICMS e o ISS incidem “por dentro”, integrando o preço e sua própria base de cálculo, o IBS e a CBS serão destacados “por fora”, constando separadamente no documento fiscal.

Segundo Angel Ardanaz, advogado tributarista em São Paulo, a diferença técnica representa mais do que um detalhe de cálculo: “Esse é um dos pilares da reforma, que busca maior transparência e neutralidade. A lógica indica que IBS e CBS não deveriam compor a base de ICMS e ISS, mas a retirada da previsão expressa na Emenda Constitucional nº 132/2023 abre espaço para interpretações divergentes.”

No caso do ISS, a polêmica parece menos acentuada. A Lei Complementar nº 116/2003 já determina que a base de cálculo é o preço do serviço, o que tende a afastar a inclusão de tributos destacados separadamente. Para o ICMS, contudo, a situação permanece em aberto. O Projeto de Lei Complementar nº 16/2025 foi apresentado com o objetivo de esclarecer que IBS e CBS não integram a base de cálculo do imposto estadual, em linha com o princípio da neutralidade tributária.

Enquanto o projeto não é votado, a dúvida continua. Parte dos especialistas entende que a ausência de regra expressa pode ser interpretada como permissão para a inclusão dos novos tributos na base dos antigos. Outros, porém, defendem que não existe presunção automática, já que IBS e CBS não compõem o valor da operação.

“Quando a Constituição pretendeu incluir expressamente um novo tributo na base do ICMS, como no caso do Imposto Seletivo, ela o fez de forma clara. No caso do IBS e da CBS, não há essa previsão. Portanto, defendo que a interpretação correta é a de que não devem compor a base de cálculo”, explica Angel Ardanaz.

O advogado também destaca a necessidade de atuação preventiva por parte das empresas. “Esse é o momento de estruturar o planejamento tributário para mitigar riscos. A análise detalhada da operação e a correta aplicação das normas são medidas fundamentais para evitar litígios futuros e garantir segurança jurídica às companhias”, finaliza Ardanaz.



Ribalta moderniza espaço idealizado por Pasquale Mauro

Ribalta moderniza espaço idealizado por Pasquale Mauro
Ribalta moderniza espaço idealizado por Pasquale Mauro

A Ribalta Hospitalidade anunciou um conjunto de melhorias estruturais para ampliar a qualidade dos serviços e a integração das estruturas da tradicional casa de eventos e do Ribalta Hotel, situados na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca. Esta é a primeira modernização do espaço de entretenimento fundado em 2001 pelo empresário italiano Pasquale Mauro, que foi um dos grandes proprietários de terras da região. A mudança prevê a renovação completa de pisos, dos camarotes e a modernização da fachada e do letreiro, seguindo a proposta de ser um espaço multieventos, focado em entretenimento, cultura e confraternização.

Com mais de 800 eventos realizados ao longo de sua história, a Ribalta é um dos espaços multieventos mais tradicionais do Rio de Janeiro. São mais de 3 mil metros quadrados de área, com estrutura versátil para diferentes formatos: comporta até 2.800 pessoas em pista livre ou auditório, 1.500 em mesas redondas e até 90 estandes para feiras.

A Ribalta vai modernizar completamente seus 26 camarotes existentes, que acomodam até 100 pessoas e comportam públicos de médio e grande porte. O objetivo é transformar o espaço em um produto voltado não apenas para o público tradicional de shows e eventos sociais, mas, cada vez mais, para grupos corporativos, congressos, feiras e celebrações empresariais. O retrofit prevê bar exclusivo e serviço de concierge, para uma experiência personalizada.

Pasquale Mauro se inspirou na experiência dos cruzeiros para a ideia original do espaço Ribalta – uma mistura entre cultura e gastronomia, com a oferta simultânea de espetáculos e jantares. Ao mesmo tempo, enxergou o potencial da localização para ofertar uma variedade de eventos para o público da Barra da Tijuca e arredores, seguindo princípios de hospitalidade. Falecido em 2016, Pasquale deixou um legado de empreendimentos na região, que inclui a própria casa de eventos, o hotel com o mesmo nome e um hospital.

“A ideia original de Pasquale Mauro era de uma experiência com diversão, conforto e conexão. A modernização que estamos fazendo se volta para o conceito de um uso mais integrador do espaço, para que as pessoas se sintam bem recepcionadas, acolhidas e imersas. Mais de 20 anos depois, a Ribalta ainda cumpre um papel fundamental para o entorno e queremos ver o espaço cada vez mais movimentado, com uma gama diversa de eventos”, declara Giovanna Mauro, neta de Pasquale e diretora da Ribalta Hospitalidade.

Outra novidade é a troca integral dos pisos, que agora serão de granitina. Já a fachada está em processo de renovação completa, com conclusão prevista até o fim de 2025.

No Ribalta Hotel, já com nova identidade visual, as intervenções estão sendo realizadas no rooftop. Após passar por melhorias no último ano, o espaço está sendo equipado com novo mobiliário externo, projeto paisagístico, sonorização ambiente e instalação de televisão, para atender a diversos eventos sociais e corporativos com capacidade para até 100 pessoas.

A intervenção busca integrar visualmente os dois edifícios da Ribalta Hospitalidade, por meio de uma nova estrutura com cerca de 100 metros de extensão, e faz parte da estratégia de negócios para 2025, a fim de movimentar cada vez mais este complexo na cidade.



Amil está na final do Prêmio Reclame Aqui

Amil está na final do Prêmio Reclame Aqui
Amil está na final do Prêmio Reclame Aqui

A Amil, que ficou em primeiro lugar nos últimos dois anos no segmento “Planos de Saúde – Grandes Operações”, a Amil Dental e a Amil One são finalistas do Prêmio Reclame Aqui 2025, que é considerado uma das mais importantes premiações de atendimento do Brasil. Assim como o Hospital Paulistano, da Rede Total Care, do Grupo Amil. A votação popular começa na segunda-feira (1º de setembro) e vai até 31 de outubro, através deste link.

Em 2024, a Amil One foi vencedora de sua categoria (“Planos de Saúde”), da mesma forma que a Amil Dental fora em 2023, entre os “Planos Odontológicos – Grandes Operações”. No ano passado, mais de 15,25 milhões de votos de consumidores foram computados na 14ª edição do Prêmio. Para participar da eleição deste ano, é necessário ser maior de 18 anos e ter cadastro no Reclame Aqui. Cada pessoa pode votar em apenas um candidato por segmento.

“Estar entre os finalistas em diversas categorias é uma prova concreta de que estamos cumprindo com excelência a nossa missão: cuidar de pessoas com respeito, dedicação e qualidade. Esse compromisso é o que dá sentido à existência da Amil e inspira nossos times a irem além do esperado, oferecendo um cuidado que supera obrigações e transforma experiências. Cada reconhecimento recebido reflete o engajamento genuíno de todas as áreas da empresa na busca contínua pela melhoria da jornada dos nossos clientes. É mais do que um prêmio, é um sinal claro de que estamos no caminho certo,” afirma a vice-presidente de Clientes do Grupo Amil, Juliana Pereira. 

Além do reconhecimento alcançado através do Prêmio Reclame Aqui, a Amil também obteve outros indicadores relevantes de bom atendimento em 2025. No primeiro semestre deste ano, registrou Índice Geral de Reclamações Assistencial (IGR) menor do que a média das operadoras de saúde com mais de 100 mil beneficiários, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O índice da companhia ficou em 43,1, enquanto a média das operadoras de grande porte foi de 45,7. Quanto menor o IGR, que é calculado e divulgado periodicamente pela ANS, maior é a satisfação dos clientes com a cobertura e com o acesso aos procedimentos.

O desempenho da Amil foi impulsionado pela queda de 27,5% nas Notificações de Intermediação Preliminar (NIPs) – que são reclamações formais registradas pelos beneficiários na ANS e mediadas pela agência – em comparação ao mesmo período de 2024, bem acima da redução média de 17% observada no setor.



Expo-Hospital Brasil debate o futuro da saúde em BH

Expo-Hospital Brasil debate o futuro da saúde em BH
Expo-Hospital Brasil debate o futuro da saúde em BH

Como seria se o tempo de espera em hospitais diminuísse, os diagnósticos fossem mais rápidos e precisos e o atendimento, tanto no SUS quanto no sistema privado, se tornasse mais humano e eficiente? Encontrar respostas práticas para essas perguntas é o objetivo da Expo-Hospital Brasil 2025, que acontece de 23 a 25 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte. O evento se consolida como um dos mais importantes encontros de saúde do país ao trazer líderes da Europa, Estados Unidos e América Latina para compartilhar soluções que podem revolucionar a gestão hospitalar no Brasil.

A proposta é debater como modelos de sucesso internacional podem ser adaptados para otimizar recursos, melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde e, principalmente, mitigar o sofrimento e oferecer um cuidado de excelência a quem mais precisa.

“O grande diferencial deste ano é o foco no impacto real. Não estamos falando de teorias distantes, mas de estratégias que já transformaram a saúde em outros países”, afirma Fernando Kutova, diretor da Nexus, organizadora do evento. “Quando um especialista da Mayo Clinic mostra como eles se tornaram uma referência mundial, ele está nos dando ferramentas para reduzir filas, evitar erros e usar melhor o dinheiro público e privado. O benefício final é para o cidadão, que passa a ter acesso a um sistema mais seguro, ágil e sustentável”, completa.

A programação foi desenhada para “virar o jogo” da gestão em saúde, mostrando caminhos para superar desafios crônicos. Entre os destaques internacionais estão:

  • Jamie Newman, Diretor Médico da Mayo Clinic (EUA): em sua palestra magna, revelará “Os Princípios de Gestão que Tornaram a Mayo Clinic uma Referência Mundial”, mostrando como a eficiência operacional e o foco total no paciente podem andar juntos. Curiosidade: a Mayo Clinic é conhecida por seu modelo colaborativo, no qual especialistas de diferentes áreas se reúnem para discutir casos complexos, acelerando o diagnóstico e o tratamento.
  • Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde de Portugal: abordará os “Desafios da Saúde Global num Mundo em Transformação”, trazendo a experiência europeia na gestão de crises e na criação de sistemas de saúde mais resilientes e universais.
  • Neil H. Winawer, diretor do Grady Memorial Hospital (EUA): discutirá o dilema “Eficiência x Custos na Saúde”, apresentando táticas para otimizar o atendimento em grandes hospitais públicos, um desafio diretamente conectado à realidade do SUS.
  • Mariano de la Serna, da Universidade de La Plata (Argentina): trará o case prático “O Impacto da Medicina Hospitalar na Qualidade e no Custo do Atendimento”, com exemplos de como equipes médicas bem gerenciadas conseguem diminuir o tempo de internação e os custos assistenciais.

“Nosso objetivo é inspirar e capacitar os líderes brasileiros a construir um futuro onde a excelência não seja exceção, mas a regra. Queremos que um profissional saia daqui sabendo como aplicar uma nova técnica de gestão que vai liberar leitos mais rápido e que um paciente, em alguns meses, sinta na prática essa melhoria. É sobre transformar conhecimento em cuidado”, conclui Kutova.



STF julga divulgação de devedores contumazes de ICMS

STF julga divulgação de devedores contumazes de ICMS
STF julga divulgação de devedores contumazes de ICMS

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento que analisa a constitucionalidade da divulgação dos nomes de devedores contumazes de ICMS, em processo originado no Rio Grande do Sul. O caso, que tramita em Brasília e mobiliza juristas, empresários e governos estaduais, coloca em confronto dois pilares centrais: a defesa da concorrência leal e a preservação das garantias constitucionais.

A norma questionada autoriza a inclusão de informações sobre devedores contumazes em cadastros públicos e até mesmo em notas fiscais eletrônicas. O objetivo declarado é combater a inadimplência reiterada de contribuintes que, segundo os defensores da medida, obtêm vantagem competitiva indevida ao deixar de recolher o tributo. Por outro lado, críticos apontam que a legislação cria barreiras indiretas ao exercício da atividade econômica, configurando possível sanção política.

Para Angel Ardanaz, advogado da Ardanaz Sociedade de Advogados e professor de Direito Empresarial e Tributário, o julgamento tem alcance que ultrapassa a técnica tributária. “Estamos diante de um caso que envolve, ao mesmo tempo, direito, economia e relações de mercado. A decisão do Supremo terá reflexos que vão muito além da esfera fiscal, alcançando a dinâmica concorrencial e a reputação das empresas envolvidas”, afirma o advogado tributarista.

A defesa do Estado do Rio Grande do Sul sustenta que a medida é direcionada a um grupo restrito, que representa apenas 0,5% dos inadimplentes, e que se enquadra no conceito de devedor contumaz. O argumento é de que se trata de instrumento excepcional, voltado a situações extremas em que há inadimplência sistemática e reiterada.

Do outro lado, a ação apresentada questiona os limites da norma. Os advogados responsáveis sustentam que a divulgação em documentos fiscais e a exposição pública da condição de inadimplente afetam diretamente a liberdade de comércio e de trabalho. Para os críticos, há risco de que o mecanismo se torne uma forma indireta de coerção, ainda que não configure formalmente interdição de atividades.

O voto do relator no STF validou a norma, destacando que a inadimplência reiterada gera impactos não apenas fiscais, mas também concorrenciais. Empresas que deixam de recolher o ICMS reduzem custos artificialmente, desequilibrando o mercado. Esse ponto atraiu a atenção de diferentes setores econômicos e de outras unidades federativas, que ingressaram no processo como partes interessadas.

Segundo Angel Ardanaz, o aspecto mais sensível está em distinguir medidas legítimas de fiscalização de sanções indiretas. “O Supremo já afastou práticas como a apreensão de mercadorias e a interdição de estabelecimentos, reconhecendo seu caráter punitivo. No caso atual, a dificuldade é avaliar se a divulgação pública se enquadra como instrumento de transparência ou como barreira desproporcional à atividade econômica”, analisa.

Além do Rio Grande do Sul, outros estados brasileiros já adotam mecanismos semelhantes para lidar com o devedor contumaz, como a exigência de pagamento antecipado do imposto ou a transferência de responsabilidade ao fornecedor. No Congresso Nacional, tramita projeto de lei complementar que busca unificar critérios, reforçando a tendência de consolidação de regras específicas para o tema em âmbito nacional.

O impacto da classificação como devedor contumaz vai além das disputas judiciais. A inclusão de observações em notas fiscais pode restringir relações comerciais, afastando fornecedores e clientes. Além disso, há reflexos sobre regimes especiais de pagamento, acesso a créditos fiscais e custos operacionais adicionais para as empresas.

Nesse cenário, a recomendação é que companhias adotem práticas preventivas de planejamento tributário. “Mais do que nunca, as empresas precisam estar atentas ao cumprimento das normas fiscais e à adoção de estratégias jurídicas que reduzam riscos. O acompanhamento especializado permite antecipar litígios e evitar que questões tributárias comprometam a continuidade dos negócios”, orienta Angel Ardanaz.



Vale Tudo: assessoria de imprensa constrói credibilidade

Vale Tudo: assessoria de imprensa constrói credibilidade
Vale Tudo: assessoria de imprensa constrói credibilidade

A nova versão da novela Vale Tudo trouxe à tona discussões sobre o papel da assessoria de imprensa. A cena em que a protagonista Raquel (Taís Araújo) contrata um assessor para reconstruir sua imagem ilustra uma realidade cada vez mais comum: marcas e profissionais que precisam fortalecer sua reputação para além da exposição.

De acordo com a pesquisa Decisão Local 2025, 96% dos consumidores brasileiros consultam avaliações on-line antes de decidir por um produto ou serviço. Outro levantamento, da Locaweb  em parceria com a Conversion, mostra que 69% dos consumidores esperam perfis atualizados com frequência, e mais da metade confia mais em marcas com presença consistente.

A credibilidade também está ligada ao canal de comunicação utilizado. Segundo a Ponto Map. com, rádio (81%), TV paga (75%) e portais jornalísticos (59%) são considerados os meios mais confiáveis pelos brasileiros — muito à frente das redes sociais (41%) e influenciadores (35%).

Para Fernanda Brandão, jornalista, empreendedora e CEO da Agência Brands, esses números refletem a necessidade de planejamento estratégico. “A imprensa não é um fim, mas um meio: uma ponte entre o que você faz e o que o mundo enxerga”, afirma. Ela acrescenta: “Muitas marcas e profissionais têm histórias relevantes, mas acabam deixando que outros as contem ou distorçam.”

Na visão da especialista, investir em reputação é um trabalho preventivo. “Cuidar da imagem não é opcional. É estratégico e deve ser feito antes que qualquer crise se instale. Se até a protagonista da novela entendeu a importância de cuidar da própria imagem, é um sinal de que empresas e empresários precisam repensar como têm feito isso.”



Faturamento do setor de moda ultrapassa R$ 200 bi

Faturamento do setor de moda ultrapassa R$ 200 bi
Faturamento do setor de moda ultrapassa R$ 200 bi

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o setor têxtil e de confecção faturou R$ 203,9 bilhões em 2024, resultado que representa um crescimento de 7% em relação ao ano anterior (ABIT – Perfil do Setor). O dado confirma a expansão da indústria de moda no país e reforça sua importância para a economia nacional.

Nesse cenário, diferentes segmentos que compõem o mercado seguem em evidência, atendendo demandas variadas de consumo. Entre eles, estão as roupas voltadas a eventos sociais, que mantêm espaço relevante dentro da cadeia de vestuário.

Para Mariana Lima, consultora de moda da Anellimn, esse comportamento pode ser observado nas escolhas das consumidoras:
“Os números divulgados pela ABIT confirmam o crescimento da indústria de moda no Brasil. Esse movimento também pode ser observado no dia a dia do consumo, em que categorias ligadas a eventos sociais vêm ganhando espaço. Um exemplo claro é o aumento da procura por vestidos para convidadas de casamento, que têm se mantido entre os itens mais buscados pelas consumidoras.”

Com base no desempenho apontado pela ABIT e nas observações feitas pela especialista, a expectativa é que o segmento de roupas para eventos mantenha participação significativa dentro do mercado de vestuário nos próximos anos.



ABS emite certificado para o maior veículo de superfície não tripulado classificado do mundo

A ABS concedeu a classificação ao Saildrone Surveyor, um veículo de superfície não tripulado (USV) totalmente autônomo para águas profundas.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250826490391/pt/

Saildrone Surveyor - Courtesy Saildrone Technologies

Saildrone Surveyor – Cortesia: Saildrone Technologies

Com 20 metros de comprimento e capaz de operar sem tripulação em todos os oceanos do mundo, o Surveyor abre novos caminhos. O Surveyor é a maior classe de USVs da Saildrone, fornecedora de segurança marítima, mapeamento oceânico e dados meteorológicos e oceanográficos usando ativos autônomos não tripulados.

“A ABS e a Saildrone estão desbravando novas fronteiras e definindo o ritmo da inovação. Esse avanço é fruto dos nossos investimentos na capacidade técnica da ABS e reforça nosso compromisso em garantir que nossas Regras sustentem a inovação com foco inabalável na segurança”, afirmou Patrick Ryan, vice-presidente sênior e diretor de Tecnologia da ABS.

“A certificação de classe da ABS é mais do que um documento – é um sinal claro para governos e para a indústria marítima de que os USVs da Saildrone são maduros, seguros, testados e prontos para escalar”, declarou Richard Jenkins, fundador e CEO da Saildrone. “Foi um investimento significativo e um processo de vários anos para conquistar a Certificação de Classe da ABS. Estamos orgulhosos de ser a primeira empresa no mundo a obtê-la, e ainda mais orgulhosos por nossos sistemas atenderem aos mais altos padrões exigidos por esse certificado.”

O Surveyor de 20 metros é capaz de realizar missões de longa duração em mar aberto, coletando batimetria em águas profundas e realizando uma extensa variedade de tarefas de reconhecimento do domínio marítimo. Este marco sucede ao Voyager, de 10 metros, que alcançou a Classe ABS em 2023 e foi projetado para vigilância contínua em ambientes costeiros e próximos à costa. Os USVs da Saildrone são capazes de operações totalmente autônomas, sem humanos a bordo, e são monitorados remotamente 24 horas por dia, sete dias por semana, pela equipe global de Gerenciamento de Missão da empresa.

A ABS está colaborando com a indústria, órgãos reguladores governamentais e partes interessadas no projeto e na implementação da tecnologia de controle remoto e autonomia mais avançada do mundo. Saiba mais aqui.

Sobre a ABS

A ABS, líder global em serviços de classificação, tem como compromisso impulsionar um futuro mais seguro e sustentável para os setores marítimo e offshore. Há mais de 160 anos, a ABS estabelece padrões de segurança e excelência, mantendo-se na vanguarda da inovação em tecnologia limpa, digitalização e inteligência artificial, além de oferecer serviços de consultoria técnica de referência mundial. Com uma rede global de inspetores, engenheiros, especialistas em tecnologia e equipes de suporte, a ABS colabora com líderes do setor – incluindo membros e clientes em todo o mundo – para fortalecer a segurança, otimizar o desempenho operacional e promover a eficiência ao longo de todo o ciclo de vida dos ativos marítimos e offshore.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para obter mais informações, entre em contato com o departamento de Relações com a Mídia da ABS: jmire@eagle.org

Fonte: BUSINESS WIRE



Salton completa 115 anos com tradição e inovação no setor

Salton completa 115 anos com tradição e inovação no setor
Salton completa 115 anos com tradição e inovação no setor

O mês de agosto marca o aniversário da vinícola mais antiga em funcionamento do país. A Salton está completando 115 anos, uma empresa que foi criada em 1910 por imigrantes na Serra Gaúcha. A companhia foi fundada por sete irmãos que deram cunho empresarial aos negócios do pai, Antonio Domenico Salton. O legado da Salton é responsável por transformar a marca como líder no mercado nacional de espumantes desde 2005, e que hoje está presente em mais de 30 mercados internacionais.

Aos 115 anos, a Salton é também reconhecida como a maior exportadora de espumantes do país. Só em 2024, a marca manteve operações comerciais com 16 países, traduzindo a preferência do consumidor brasileiro e a confiança conquistada também no exterior. “Seguimos honrando o legado dos nossos fundadores com a mesma paixão e coragem, com uma gestão cada vez mais profissionalizada e voltada à inovação. Estar presente em tantos lares no Brasil e conquistar reconhecimento em mercados internacionais é motivo de orgulho e também de responsabilidade para continuarmos evoluindo, sempre conectados às nossas raízes e comprometidos com a sustentabilidade e a excelência”, destaca Maurício Salton, diretor-presidente da vinícola.

Tamanho reconhecimento do mercado é refletido também com conquistas em premiações dentro e fora do país. Em 2024, a vinícola conquistou mais de 40 medalhas em concursos estrangeiros, com destaque para o Salton Prosecco Rosé, eleito Espumante Brasileiro do Ano no Sommelier’s Choice Awards, nos Estados Unidos, e para o Salton Prosecco, que figurou entre os 10 melhores espumantes do mundo no Effervescents du Monde, mais importante concurso da categoria, na França, reforçando o protagonismo da marca ao levar o espumante brasileiro para o resto do mundo.

Viticultura sustentável é legado da Salton

Outro ponto importante da trajetória da Salton diz respeito à viticultura sustentável: a marca contribuiu com a viticultura brasileira com o conceito de viticultura de precisão, implantado em sua unidade Azienda Domenico, na Campanha Gaúcha. São 120 hectares de vinhedos próprios, 100% livres de herbicidas, que utilizam técnicas biológicas e colheita mecanizada, o que traz qualidade ao processo. Com apoio técnico a mais de 40 produtores parceiros, o programa Terroir Salton busca elevados padrões de manejo, sustentabilidade e rastreabilidade.

Todas as unidades fabris da Salton operam com 100% de energia renovável, reforçando seu compromisso ambiental. A empresa também elaborou um Inventário de Gases de Efeito Estufa e assumiu metas concretas para a redução de emissões e promovendo ações para minimizar seu impacto ambiental.

A importância da Salton também se expressa nas decisões estratégicas e no avanço da profissionalização da gestão, sempre com o objetivo de manter firmes os valores familiares presentes desde sua fundação. De acordo com Maurício Salton, a profissionalização da gestão da Salton vem sendo conduzida sem perder de vista os valores familiares presentes desde a fundação. Ele acrescenta que a emissão de CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) marcou um avanço na relação da empresa com o mercado financeiro, reforçando práticas de governança, transparência e gestão estratégica.

Modelo de negócio da Salton é diversificado e resiliente

No portfólio da Salton, estão espumantes e vinhos finos, destilados (como conhaque, vodka e gin) e uma crescente linha de produtos não alcoólicos à base de suco de uva. Tamanha diversificação contribui para a sustentabilidade econômica do negócio, já que se relaciona diretamente com novos perfis de consumidores.

A Salton busca constantemente construir um legado que valoriza a terra, a cultura e as pessoas. Hoje, são mais de 500 profissionais atuando em quatro unidades espalhadas pelo Brasil e cerca de 300 famílias viticultoras parceiras – muitas delas com vínculos de gerações com a marca. Somadas, essas histórias representam mais de mil pessoas cujas rendas estão direta ou indiretamente ligadas à empresa. “Temos orgulho do nosso passado e muita responsabilidade com o futuro. Cada conquista da Salton é fruto do trabalho coletivo, da confiança construída com nossos parceiros e do vínculo genuíno com o território em que estamos inseridos. Seguiremos produzindo com excelência e propósito, valorizando o que é brasileiro e inspirando as próximas gerações a brindar com orgulho”, destaca Maurício.

A empresa também promove projetos de desenvolvimento sustentável de seu entorno, reforçando seu compromisso comunitário e a responsabilidade social. Com a campanha Legado Social, a Salton já destinou, junto com seus apoiadores, mais de R$ 1,1 milhão a ações comunitárias, respeitando a escolha das próprias comunidades beneficiadas. Em 2024, durante as enchentes no Rio Grande do Sul, a empresa redobrou os esforços e mobilizou colaboradores e parceiros para ajudar na reconstrução das regiões mais atingidas.

Esses e outros projetos estruturais estão dentro da crença da companhia de que o futuro se constrói com investimentos contínuos em educação, cultura, diversidade e inovação, e podem ser acompanhados por meio do site dedicado jornadaconsciente.salton.com.br. “Ao celebrar 115 anos de história, renovamos nosso compromisso com o amanhã. Acreditamos em um futuro em que tradição e inovação caminham juntas, impulsionando a Salton a novos patamares. Seguiremos crescendo com responsabilidade, mantendo viva nossa identidade, sempre atentos às transformações do mercado e da sociedade. Queremos que o espumante brasileiro seja reconhecido mundo afora como sinônimo de excelência, e que a marca Salton siga inspirando orgulho, confiança e conexão. Nosso legado está em movimento – e é com coragem, dinamismo e propósito que continuaremos a escrevê-lo, apoiados em novos projetos, novos produtos e novos modelos de negócio que garantirão a relevância da Salton por muitas gerações”, conclui Maurício Salton.

 



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