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Andersen Consulting aperfeiçoa sua plataforma com Peers Technology + Consulting

A Andersen Consulting inicia parceria de cooperação Peers Consulting + Technology, uma empresa brasileira reconhecida por acelerar mudanças estratégicas através da inovação digital e da análise avançada.

Fundada em 2012, a Peers provê serviços completos que combinam visão estratégica com execução digital. Suas ofertas abrangem análise avançada e IA generativa, estratégia de TI, experiência do cliente, finanças, segurança cibernética, sustentabilidade, cadeia de fornecimento, fusões e aquisições, bem como transformação organizacional. Reconhecida por seu impacto em toda a América Latina, a Peers capacita seus clientes a modernizar operações, melhorar a tomada de decisões e impulsionar o desempenho sustentável.

“Acreditamos que a transformação significativa ocorre na interseção de dados, tecnologia e conhecimento humano”, disse o Sócio-Diretor Pedro Ribeiro. “Trabalhamos lado a lado com nossos clientes para transformar desafios em crescimento. A cooperação com a Andersen Consulting nos permite estender este enfoque a nível mundial e ajudar mais organizações a administrar a complexidade com clareza e rapidez.”

“A Peers encontrou uma forma de unir estratégia ousada com execução pragmática, exatamente o que nossos clientes precisam em mercados de rápida evolução”, disse Mark L. Vorsatz, Presidente Global e Diretor Executivo da Andersen. “Seu histórico em desempenho digital e transformação orientada por IA complementa nossa plataforma global.”

A Andersen Consulting é uma empresa multinacional de consultoria que oferece um conjunto completo de serviços que abrangem estratégia corporativa, negócios, tecnologia e transformação de IA, além de soluções de capital humano. A Andersen Consulting está integrada ao modelo de serviço multidimensional da Andersen Global, que fornece consultoria de classe internacional, consultoria tributária, jurídica, avaliação, mobilidade mundial e experiência em consultoria, em uma plataforma global com mais de 44.000 profissionais ao redor do mundo e presença em mais de 600 localidades mediante suas empresas-membro e colaboradoras. A Andersen Consulting Holdings LP é uma sociedade limitada e oferece soluções de consultoria mediante suas empresas-membro e colaboradoras em todo o mundo.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

mediainquiries@Andersen.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Transformação nos Pagamentos: Como Superar Desafios e Inovar

Os líderes do setor de pagamentos continuam confiantes no ritmo da inovação do setor, mas muitos correm o risco de ficar para trás à medida que as expectativas crescem. Nova pesquisa mundial da ACI Worldwide (NASDAQ: ACIW) e Globant revela uma lacuna cada vez maior entre confiança e prontidão, a qual poderá definir a liderança do setor em 2026 e nos anos seguintes.

O relatório Pagamentos em Transição: Liderança em uma Era de Transformação, baseado em uma pesquisa com 500 líderes do setor na América do Norte, Europa, América Latina, Oriente Médio e África e Ásia-Pacífico, mostra que, embora 69% dos executivos considerem suas organizações líderes em pagamentos, menos da metade (44%) declara que a inovação em pagamentos é uma prioridade da alta direção.

Esta desconexão é impulsionada por barreiras que irão se tornar cada vez mais custosas no próximo ano. Mais da metade (55%) dos executivos admite não estar utilizando plenamente a tecnologia já disponível, e 44% citam plataformas legadas como o maior obstáculo à inovação. A resistência interna agrava o desafio, com 53% apontando para obstáculos culturais como um fator-chave que retarda a transformação.

O resultado é uma lacuna de modernização, onde a ambição supera a execução e as organizações correm o risco de ficar para trás, à medida que demandas tecnológicas e regulatórias se aceleram. Até 2026, transações seguras, instantâneas e descomplicadas serão o padrão mínimo, já que as crescentes expectativas de clientes e consumidores aumentam ainda mais a pressão. De fato, 79% dos entrevistados citam a demanda do cliente como o principal catalisador para a mudança, com a expectativa de que os pagamentos sejam instantâneos, seguros e confiáveis.

Principais descobertas em resumo:

  • Os planos de modernização estão atrasados: Apenas 36% dos executivos do setor de pagamentos afirmam que suas organizações possuem um plano estratégico claro a longo prazo para modernizar pagamentos e investimentos, deixando muitos sem uma visão estratégica para a transformação.
  • A infraestrutura legada desacelera o progresso: Apenas 25% das organizações estão eliminando gradualmente plataformas de pagamento obsoletas, apesar do amplo reconhecimento de que sistemas desatualizados limitam a agilidade e atrasam o lançamento de novos produtos.
  • Preocupações com fraudes e segurança cibernética predominam: 77% dos executivos mencionam fraudes e riscos de segurança cibernética como as principais barreiras à inovação.
  • A complexidade regulatória aumenta a pressão: 63% apontam os requisitos regulatórios como um fator que retarda o progresso, ao criar impedimentos adicionais para as organizações que buscam se modernizar com rapidez.
  • Desafios referentes a talentos e custos persistem: 14% citam a pressão dos custos como uma barreira, enquanto outros 14% destacam a escassez de talentos. Apenas 25% acreditam que suas organizações atraem, desenvolvem e retêm os melhores talentos em termos de pagamentos e tecnologia.
  • A automação orientada por IA irá redefinir o desempenho: Até 2026, a IA irá além da detecção de fraudes, ao impulsionar o roteamento dinâmico, a detecção de anomalias em tempo real e modelos de autoaprimoramento. O comércio agêntico e a orquestração de pagamentos orientada por IA irão dominar o mercado, exigindo que as empresas incorporem inteligência em cada transação para se manterem competitivas.

A pesquisa ressalta a necessidade urgente de os líderes do setor de pagamentos alinharem ambição com ação, ao modernizar a infraestrutura, incorporar inteligência e se preparar para as mudanças regulatórias de 2026, como a migração para a ISO 20022 e a conformidade com serviços bancários abertos. Plataformas que oferecem soluções escaláveis ​​e em tempo real irão ajudar as organizações a modernizar sistemas legados, melhorar a agilidade e acelerar a inovação, sem comprometer a segurança ou a conformidade.

“Chegou a hora de os líderes do setor de pagamentos transformarem a confiança em ação”, disse Philip Bruno, Diretor de Estratégia e Crescimento na ACI Worldwide. “A modernização não é mais uma meta a longo prazo. É uma necessidade imediata. Aqueles que aposentarem os sistemas legados e incorporarem inteligência e agilidade às suas plataforma irão definir agora o padrão para 2026 e mais além.”

Você pode acessar o relatório completo aqui: Pagamentos em Transição: Liderança em uma Era de Transformação.

Metodologia

A análise se baseou em dados de pesquisa com 500 executivos de instituições financeiras, comerciantes e prestadores de serviços, utilizando três enfoques principais:

  • A classificação por contagem da Borda pondera as respostas com base em barreiras, ações motivadoras e prioridades.
  • Escalas de concordância – discordância (1-7) para atitudes, com classificações Top 2 Box utilizadas para maior clareza em gráficos.
  • A regressão por componentes principais (PCR) para vincular atributos organizacionais, como planos de modernização e investimentos em pagamentos em tempo real, aos resultados da liderança, identificando oito vaticinadores principais agrupados em três pilares.

Sobre a ACI Worldwide

ACI Worldwide, uma inovadora original em tecnologia de pagamentos a nível mundial, oferece soluções de software transformadoras que impulsionam a orquestração inteligente de pagamentos em tempo real para que bancos, instituições de faturamento e varejistas possam impulsionar o crescimento, enquanto modernizam continuamente suas infraestruturas de pagamento, de modo simples e seguro. Com 50 anos de experiência confiável em pagamentos, combinamos nossa presença internacional com uma atuação local para oferecer melhores experiências de pagamento e nos manteràfrente dos desafios e oportunidades em constante transformação.

© Copyright ACI Worldwide, Inc. 2025

ACI, ACI Worldwide, ACI Payments, Inc., ACI Pay, Speedpay e todos os nomes de produtos/soluções da ACI são marcas comerciais ou marcas registradas da ACI Worldwide, Inc., ou de uma de suas subsidiárias, nos EUA, em outros países ou em ambos. As marcas comerciais de terceiros citadas são propriedade de seus respectivos proprietários.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Mídia

Katrin Boettger,

Diretora de Comunicações e Assuntos Corporativos

katrin.boettger@aciworldwide.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Bitget lança avatares de trading com IA baseados em sete estratégias de trading

VICTORIA, Seicheles, 2 de dezembro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, maior Corretora Universal (UEX) do mundo, lançou seis novos avatares de trading com IA dentro do GetAgent, marcando um grande passo em direção ao trading inteligente de última geração.

Enquanto traders em todo o mundo testam o desempenho de modelos de IA líderes como ChatGPT, Gemini e DeepSeek quando colocados em ambientes reais de trading, a Bitget oferece algo mais tangível: uma linha de traders de IA com personalidades, estratégias e filosofias de mercado distintas, todos operando ao vivo, realizando trading de contas reais e totalmente disponíveis para cópia com um clique.

Cada avatar representa uma escola diferente de lógica de trading, variando desde hedge conservador e momentum de moedas principais até rompimentos de altcoins de alta beta, reversões contrárias e execução mecânica. Isso inclui Steady Hedge, Majors Momentum, Altcoin Turbo, CTA Force, Infinite Grid, Dip Sniper e DeepSeek (modelo base). Todas as estratégias foram construídas utilizando uma biblioteca multifatorial de indicadores profissionais de trading, testes retrospectivos extensos e refinamento iterativo no GetAgent.

Das 18h00 de 24 de novembro às 18h00 de 15 de dezembro (UTC+8), os usuários do GetAgent podem acessar um canal limitado de cópia de trading com um clique, selecionando o avatar que mais se alinha à sua personalidade de trading. Cada trader de IA executa de forma autônoma em tempo real, e os usuários podem acompanhar cada entrada, saída, retração e ajuste diretamente na Model Arena. Com curvas de desempenho transparentes, documentação das estratégias e dados reais de execução, a experiência oferece um lugar privilegiado para observar como diferentes estratégias de trading atuam sob pressão do mercado.

Para incentivar a exploração, a Bitget lançou um pool de airdrop de 10.000 USDT para os usuários participantes. Qualquer pessoa que realizar com êxito a cópia de trading e enviar uma mensagem ao GetAgent se qualificará para receber a recompensa. Os primeiros 100 usuários de copy trading a cada dia receberão vouchers de copy trading de contratos, no valor de até 100 USDT.

“As pessoas querem soluções que possam realmente usar para trading”, declarou Gracy Chen, CEO da Bitget. “Esses avatares tornam o trading mais pessoal e acessível. Quer alguém prefira momentum, hedge ou operações contrárias, agora existe um companheiro de IA que pensa como ele.”

Em vez de copiar cegamente, os usuários podem falar diretamente com cada avatar. O GetAgent permite que os traders perguntem por que um avatar entrou em uma posição, como ele define os níveis de stop-loss, quais sinais ele prioriza e como se adapta a diferentes ciclos de mercado. Novos traders adquirem clareza e confiança, enquanto usuários experientes podem testar ideias sob pressão ou explorar estratégias desconhecidas sem risco para seus portfólios principais.

O DeepSeek, incluído na linha como um modelo base não modificado, serve como referência. Ao final do campo de trading, a Bitget publicará uma análise comparativa de como cada avatar se desempenhou em relação ao DeepSeek, oferecendo um dos primeiros estudos reais do setor sobre o comportamento de trading de IA em diferentes designs de agentes.

Quer o trader se identifique com a cautela do Steady Hedge, com o apetite por volatilidade do Altcoin Turbo ou com a lógica baseada em faixas do Infinite Grid, o GetAgent oferece uma forma de alinhar estratégias às preferências, trazendo uma nova camada de proximidade para o trading assistido por IA. Os seis avatares de negociação da Bitget trazem essa transparência para uma única interface, impulsionada pela infraestrutura da UEX e pela execução inteligente do GetAgent.

Para mais informações e acompanhamento em tempo real do desempenho dos sete avatares, acesse aqui.

Sobre a Bitget

Fundada em 2018, a Bitget é a maior Corretora Universal (UEX) do mundo, atendendo a mais de 120 milhões de usuários com acesso a milhões de tokens de criptomoedas, ações tokenizadas, ETFs e outros ativos do mundo real, ao mesmo tempo que oferece acesso em tempo real ao preço do Bitcoinpreço do Ethereumpreço do XRP e outros preços de criptomoedas, tudo em uma única plataforma. O ecossistema se compromete a ajudar os usuários a negociar de forma mais inteligente, com suas ferramentas de negociação impulsionadas por IA, interoperabilidade entre tokens em Bitcoin, Ethereum, Solana e BNB Chain, além de maior acesso a ativos do mundo real. No lado descentralizado, o Bitget Wallet é um aplicativo financeiro para o dia a dia, criado para tornar as criptomoedas simples, seguras e parte integrante das finanças cotidianas. Atendendo a mais de 80 milhões de usuários, ela conecta os trilhos da blockchain às finanças do mundo real, oferecendo uma plataforma tudo-em-um para entrada e saída de capital, trading, ganhos e pagamentos, de forma ininterrupta.

A Bitget está impulsionando a adoção de criptomoedas por meio de parcerias estratégicas, como seu papel de parceira oficial de criptomoedas da principal liga de futebol do mundo, LALIGA, nos mercados do ORIENTE, SUDESTE ASIÁTICO e AMÉRICA LATINA. Alinhada à sua estratégia de impacto global, a Bitget se uniu ao UNICEF para apoiar a educação em blockchain de 1,1 milhão de pessoas até 2027. No mundo do automobilismo, a Bitget é a corretora de criptomoedas parceira exclusiva do MotoGP™, um dos campeonatos mais emocionantes do mundo.

Para mais informações, acesse: Site | Twitter | Telegram | LinkedIn | Discord | Bitget Wallet

Para comunicação social, envie um e-mail para: media@bitget.com

Aviso de risco: os preços dos ativos digitais estão sujeitos a flutuações e podem apresentar volatilidade significativa. Os investidores são aconselhados a alocar apenas os fundos que possam correr o risco de perder. O valor de qualquer investimento pode ser impactado, e há a possibilidade de que os objetivos financeiros não sejam alcançados e que nem o capital investido seja recuperado. Deve-se sempre buscar aconselhamento financeiro independente, além de considerar cuidadosamente a experiência financeira pessoal e a situação individual. O desempenho passado não é um indicador confiável de resultados futuros. A Bitget não se responsabiliza por eventuais perdas incorridas. O conteúdo deste documento não deve ser interpretado como aconselhamento financeiro. Para mais informações, consulte os nossos Termos de Uso.

Uma foto que acompanha este anúncio está disponível em https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/933942b0-732f-49bf-8573-0096ca92b73b


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001142272)



AptarGroup Expande Presença no Brasil com Aquisição da Sommaplast

A AptarGroup, Inc. (NYSE: ATR), líder global em soluções e tecnologias de dispensação, dosagem e proteção para medicamentos e produtos de consumo, anuncia que adquiriu a brasileira Sommaplast, fornecedora especializada em soluções de embalagens farmacêuticas para dosagem oral, como tampas, conta-gotas, dispensadores e copos dosadores.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251201556381/pt/

Aptar Acquires Sommaplast, a Specialized Provider of Oral Dosing Pharma Packaging Solutions

Aptar adquire a Sommaplast, fornecedora especializada em soluções de embalagens farmacêuticas para dosagem oral

“A Aptar fabrica no Brasil há 25 anos e esperamos que esta aquisição reforce ainda mais a nossa presença na região. Também nos ajuda a capitalizar nos mercados de dosagem oral, de medicamentos isentos de prescrição (OTC) e de nutracêuticos, que estão em rápido crescimento no Brasil. Esse movimento é impulsionado pela expansão populacional, pelo aumento da classe média e pelo envelhecimento da população”, explicou o presidente da Aptar Pharma, Gael Touya.

A Sommaplast foi fundada há mais de 20 anos e opera a partir de sua unidade fabril em Itapecerica da Serra, próxima à cidade de São Paulo (SP), com um time de mais de 400 funcionários. A Sommaplast é reconhecida por sua sólida equipe, profundo relacionamento com os clientes e alto nível de know-how em produtos para dosagem.

Com esta aquisição, a Aptar segue na construção de sua história de mais de 80 anos de inovação e excelência. Atualmente, a empresa possui no Brasil fábricas em Cajamar (SP), Jundiaí (SP), Maringá (PR) e Camaçari (BA), de modo que esta transação expande sua presença na América Latina e reúne expertise e sólidos processos de fabricação compartilhados.

“Planejamos ampliar ainda mais as ofertas da Sommaplast nos mercados farmacêuticos de dosagem oral por meio de suas fortes capacidades comerciais e oferta expandida de produtos. Juntas, nossas sinergias operacionais e experiência em moldagem por injeção de precisão beneficiarão muito nossos clientes. Pretendemos manter o DNA de empresa familiar da Sommaplast, ao mesmo tempo em que alavancamos nossa rede global de especialistas em soluções, serviços e produtos”, disse Touya.

Segundo o CEO da Sommaplast, Marcos Francischelli, esta aquisição permitirá combinar o DNA empreendedor e a expertise no mercado farmacêutico da Sommaplast com a presença global, tecnologia e inovação da Aptar. “Essa integração amplia nossa capacidade de oferecer soluções ainda mais robustas, fortalece nossos clientes e abre novas oportunidades de crescimento, mantendo o compromisso com a qualidade e confiança que sempre nos guiou. Construímos a Sommaplast como uma empresa de pessoas, proximidade e entrega. Como parte da Aptar, esperamos expandir nosso alcance, mantendo a essência que nos trouxe até aqui: nossa agilidade e versatilidade para atender às necessidades específicas dos nossos clientes”, explicou Francischelli.

Sobre a Aptar

A Aptar é líder global em tecnologias de dosagem, dispensação e proteção de medicamentos e produtos de consumo. A Aptar atende a vários mercados finais atrativos, incluindo farmacêutico e de beleza, alimentos, bebidas e cuidados pessoais e domésticos. Utilizando expertise de mercado, design proprietário, engenharia e ciência para criar soluções inovadoras para muitas das principais marcas do mundo, a Aptar, por sua vez, faz uma diferença significativa na vida, aspecto, saúde e casas de milhões de pacientes e consumidores em todo o mundo. A Aptar está sediada em Crystal Lake, Illinois, e tem mais de 13.000 funcionários dedicados em 20 países. Para mais informações, acesse www.aptar.com.

Este press release contém declarações prospectivas, incluindo sobre os benefícios previstos da aquisição da Sommaplast, sinergias operacionais esperadas, oportunidades de mercado futuras e nossos planos para expandir a oferta de produtos e fortalecer nossa presença no Brasil e na América Latina. Declarações prospectivas geralmente podem ser identificadas pelo fato de que não se referem estritamente a fatos históricos ou atuais e pelo uso de palavras como “espera”, “antecipa”, “acredita”, “estima”, “futuro”, “potencial”, “continua” e outras expressões semelhantes, ou verbos futuros ou condicionais como “vai”, “deveria”, “seria” e “poderia” têm como objetivo identificar tais declarações prospectivas. Declarações prospectivas são feitas de acordo com as disposições de porto seguro da Seção 27A da Lei de Valores Mobiliários de 1933 e da Seção 21E da Lei de Bolsa de Valores Mobiliários de 1934, baseando-se em nossas crenças, bem como nas suposições feitas por nós e nas informações atualmente disponíveis. Assim, nossos resultados reais ou outros eventos podem diferir materialmente daqueles expressos ou implícitos em tais declarações prospectivas devido a riscos e incertezas conhecidos ou desconhecidos que existem em nossas operações e ambiente de negócios, incluindo, mas não se limitando a: a integração bem-sucedida da Sommaplast; nossa capacidade de realizar as sinergias esperadas e oportunidades comerciais; condições macroeconômicas, demográficas e regulatórias no Brasil e na América Latina; e competição, incluindo avanços tecnológicos. Para informações adicionais sobre esses e outros riscos e incertezas, consulte nossos documentos juntoàComissão de Valores Mobiliários (SEC), dos Estados Unidos, incluindo a discussão sob “Fatores de Risco” e “Discussão e Análise da Gestão sobre a Condição Financeira e Resultados das Operações” em nossos Formulários 10-K e 10-Q. Não assumimos nenhuma obrigação de atualizar publicamente quaisquer declarações prospectivas, seja em decorrência de novas informações, eventos futuros ou de outra forma, exceto quando exigido por lei.

Contato:
Contato de Relações com Investidores:

Maria Skafidas

Mary.skafidas@aptar.com

+1 347-351-6407

Contato com a mídia:

Katie Reardon

katie.reardon@aptar.com

+1 815-479-5671

Fonte: BUSINESS WIRE



Organizações se unem no lançamento do jogo Missão Climática

Organizações se unem no lançamento do jogo Missão Climática
Organizações se unem no lançamento do jogo Missão Climática

O Museu de Arte do Rio de Janeiro foi palco do evento “Mudando o jogo: gamificação e educação socioambiental”, que marcou o lançamento oficial no Brasil do projeto Missão Climática: Jovens em Ação!, desenvolvido em parceria pelas organizações ECOMOVE International (Alemanha), CIEDS e Redes da Maré, com financiamento da IKI (International Climate Initiative). Trata-se de um jogo imersivo do tipo escape game, em que os estudantes assumem papéis de diferentes agentes sociais e enfrentam desafios que abordam as causas estruturais da crise climática e seus efeitos.

A fase piloto de implementação prevê a produção de 200 kits gratuitos, cuja distribuição começou agora, em novembro de 2025, e segue até o primeiro trimestre de 2026, contemplando escolas do Rio de Janeiro e Recife. A iniciativa busca engajar jovens na luta contra as mudanças climáticas e as desigualdades socioambientais, incentivando o pensamento reflexivo e promovendo a educação climática no ambiente escolar. O projeto estimula a colaboração, mobilizando competências cognitivas e socioemocionais para formar jovens comprometidos com transformações concretas em seus territórios.

“Saímos do encontro com a sensação nítida de missão cumprida. Nosso propósito era divulgar o projeto, apresentar o jogo e, principalmente, iniciar a formação de uma rede colaborativa. Ver profissionais tão engajados pedindo continuidade e propondo trocas mostrou que o objetivo foi plenamente alcançado”, afirma Marina Ferraz, coordenadora do projeto Missão Climática.

Conscientização dos jovens

Durante a partida, os estudantes vivenciam o papel de diversos agentes sociais e são desafiados a lidar com as causas e consequências da crise climática, buscando soluções sustentáveis em grupo e de forma colaborativa. Ao longo do jogo, refletem sobre justiça ambiental, impactos desiguais do aquecimento global e a importância das decisões coletivas para evitar o colapso climático.

Além do jogo, o projeto oferece o Guia Prático para Docentes, com atividades interdisciplinares alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é fomentar uma rede de educadores e instituições que utilizam jogos como ferramenta de aprendizagem. A iniciativa inclui ainda uma futura publicação sobre o potencial dos jogos na educação para a sustentabilidade no Brasil.

“Foi emocionante ouvir depoimentos como o da representante da Secretaria de Educação do Recife, trazendo resultados da testagem do jogo com adolescentes. Isso reforça que estamos criando um material que realmente chega à sala de aula e faz diferença”, destaca Marina.

Ela também ressalta a importância da participação de representantes de organizações da sociedade civil e governamentais. “Contamos com representantes de instituições fundamentais para o debate climático e educacional, como o Museu do Amanhã, o Museu Nacional, o Museu das Amazônias, o CEMADEM, além de coletivos como o Três Palitos. Essa pluralidade enriqueceu enormemente o encontro. A participação da Iniciativa Internacional para o Clima, com a presença da Vitória Souza e de Suenne Aguiar, gestora da secretaria de educação do Recife, mostrou que o projeto tem relevância tanto para quem financia quanto para quem implementa políticas públicas na ponta”, conclui.

Missão Climática: Jovens em Ação!

Em um futuro não muito distante, o planeta entrou em colapso. Zuri, uma jovem ativista climática do ano 2100, envia uma mochila com os últimos recursos para mudar o rumo da história. Agora, cabe aos estudantes do presente decifrar enigmas, superar desafios e colaborar para salvar a humanidade. A cada etapa vencida, uma peça do futuro é revelada. Mas o tempo é curto. Será que eles estão prontos para assumir esta missão e reconstruir o futuro?



Adoção de IA nas empresas exige novas práticas de liderança

Adoção de IA nas empresas exige novas práticas de liderança
Adoção de IA nas empresas exige novas práticas de liderança

A consolidação de projetos de inteligência artificial (IA) nas empresas passa menos por novos recursos e mais por integração ao fluxo de trabalho. Em 2025, análises vinculadas ao MIT indicaram que a maior parte dos pilotos de IA não gera impacto mensurável no negócio quando executados de forma isolada, sem redesenho de processos e rotinas. O dado reforça um ponto central para gestores: a eficácia não depende apenas da ferramenta, mas de como ela se acopla ao trabalho diário.

Pesquisas globais também sugerem que o valor de IA emerge quando as organizações reconfiguram tarefas, governança e papéis. Em levantamento recente, a McKinsey identificou que o redesenho de workflows está entre os fatores com maior correlação com resultados financeiros em projetos de IA, sinalizando que métricas de adoção e qualidade importam tanto quanto ganhos de eficiência.

O desafio organizacional envolve ainda o chamado “AI sprawl”: a multiplicação de soluções desconectadas em diferentes áreas, com sobreposições funcionais e regras distintas de uso e controle. Esse cenário aumenta custos, dilui aprendizado e dificulta a criação de padrões confiáveis de uso. O foco em interoperabilidade e governança unificada tem sido apontado como caminho para transformar experimentos dispersos em resultados sustentáveis.

Estudos da MIT Sloan destacam que capturar produtividade com IA exige “desconstruir” atividades, reconstruir processos e redefinir a colaboração humano-máquina, inclusive com novas habilidades de julgamento, crítica e criatividade para evitar a produção de conteúdo de baixa utilidade. Assim, competência técnica isolada não basta: trata-se de alinhar tecnologia, desenho de trabalho e práticas de liderança.

Nesse contexto, a Hyper Island anunciou um treinamento em IA orientado a relações entre times e ferramentas, com ênfase em confiança, linguagem comum e prática aplicada. A proposta se apoia em experiências presenciais ou remotas de ritmo intensivo e num modelo de exploração e colaboração, favorecendo prototipagem de fluxos reais, criação de rituais de adoção e liderança visível. O desenho prevê co-criação com o cliente, desde o diagnóstico até a avaliação de resultados.

A abordagem parte de um princípio: adicionar IA a processos existentes raramente altera desfechos para clientes ou colaboradores. O treinamento privilegia a tradução de princípios de governança em rotinas, como critérios de confiança, momentos de verificação e definição de responsabilidades, e o mapeamento de tarefas com potencial de automação no fluxo, sem abrir mão do “human-in-the-loop”.

Diretrizes internacionais reforçam a necessidade de capacitar equipes e lideranças para o uso responsável. A OCDE recomenda programas de formação específicos para trabalhadores e gestores, com ênfase em transparência, mitigação de riscos e salvaguardas. Esse movimento aponta para uma convergência: adoção sustentável de IA requer tanto competências técnicas quanto estruturas de confiança, comunicação e accountability.

Ao situar a integração da IA como problema de trabalho, e não apenas de software, o treinamento anunciado busca apoiar organizações que desejam sair do piloto e avançar para rotinas de uso com impacto mensurável.

Informações adicionais podem ser consultadas no site da Hyper Island por meio deste link: deste link.



Nova Acrópole realiza Congresso Internacional de Voluntariado Humanitário

Nova Acrópole realiza Congresso Internacional de Voluntariado Humanitário
Nova Acrópole realiza Congresso Internacional de Voluntariado Humanitário

No dia 5 de dezembro celebra-se o Dia Internacional do Voluntário, uma data que reconhece aqueles que dedicam tempo e energia para transformar o mundo, promovendo valores humanos. A data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) será celebrada em todos os continentes pelas escolas de filosofia da Nova Acrópole com ações sociais, ambientais e atividades sobre o tema.

Este compromisso global se reflete também no Congresso Internacional de Voluntariado Humanitário, uma ação gratuita de formação em ajuda humanitária e rede de voluntários. O evento será no sábado, dia 6 de dezembro, às 11h (horário de Brasília), com tradução simultânea disponível em espanhol, inglês e português.

Conforme os organizadores do Congresso, a proposta visa inspirar e capacitar voluntários e atores sociais por meio de painéis internacionais que integrem perspectivas filosóficas e humanitárias e promover a colaboração entre voluntários, organizações de base e agências humanitárias, universidades e centros de formação e o setor privado comprometido com programas de responsabilidade social.

O Congresso Internacional de Voluntário Humanitário abordará temas ligados a pelo menos quatro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como educação de qualidade (4), vida nos ecossistemas terrestres (15), paz, justiça e instituições sólidas (16), e alianças para alcançar objetivos comuns (17).

Serão dois painéis. O primeiro tem como tema “Voluntariado: Novas Narrativas do Século XXI” e contará com a participação de Raquel Weintraub, gerente de redes do Secretariado Sphere, com experiência em ação humanitária, coordenação e fortalecimento de capacidades na América Latina, África e Europa; Diana Caicedo, representante da América do Sul no Conselho Global da Rede Global de Organizações da Sociedade Civil para a Redução de Desastres; e Luiz Eduardo Machado, líder de Direção de Gestão de Risco e Adaptação Climática de Santa Catarina. O painel será mediado pelo secretário Internacional de Voluntariado da Nova Acrópole, Alejandro Lozano.

E o segundo painel abordará o “Voluntariado para um mundo em multicrise” e terá como desenvolvedores do assunto Gustavo Reina, presidente do Conselho Latino-americano da Associação Internacional de Gestores de Emergência (IAEM); Dr. Felippe Ramos, servidor da Associação de Estados do Caribe (AEC) com mais de 15 anos de experiência em assuntos globais, cooperação internacional, riscos geopolíticos e políticos e integração regional na América Latina e no Caribe, e Anusha Alikhan é diretora de Comunicação da Wikimedia Foundation, com experiência em comunicações internacionais, direitos humanos e desenvolvimento global. O painel será mediado pelo diretor da Nova Acrópole República Dominicana, Gabriel Paredes.

Altruísmo

A filósofa Lúcia Helena Galvão explica que o altruísmo autêntico consiste em perceber o outro como parte de si. É uma expansão da identidade, um movimento interno que reconhece a unidade por trás da multiplicidade aparente. “Ao cuidar do outro, cuida-se de si mesmo, porque a vida é essencialmente una”, explica.

Para Nova Acrópole, o voluntariado é mais do que uma prática solidária: é um dos seus pilares fundamentais, ao lado da filosofia e da cultura. Por meio dele, a instituição promove um ideal de fraternidade baseado no respeito pela dignidade humana. Para o presidente internacional da Nova Acrópole, Prof. Carlos Adelantado Puchal, o voluntariado é um fator fundamental para o avanço evolutivo da espécie humana. “Quando se está servindo alguém de forma voluntária, duas forças se conjugam: a Vontade e a Liberdade, um verdadeiro motor de expansão da consciência. Ao harmonizar de maneira natural estas duas forças, o voluntariado passa a ser uma pedra angular sobre a qual se constrói o futuro da humanidade”, argumenta.

Com presença em 50 países, Nova Acrópole possui mais de 68 mil voluntários que desenvolvem iniciativas que vão desde a promoção de cursos para o desenvolvimento humano até práticas sociais e ambientais.

Em Brasília-DF e em Marituba-PA, as escolas de filosofia mantêm de forma continuada os projetos Criança para o Bem e Ipearte. O Criança para o Bem já assistiu, em 18 anos, mais de 3.500 crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade com serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, artes, cultura e esportes. E o Ipearte há quase 10 anos também recebe diariamente mais de 200 crianças e jovens em projetos que são executados com o apoio de voluntários.

Pensando na manutenção destes projetos e no de outras instituições em todo o Brasil, voluntários da Nova Acrópole criaram o Promovendo o Bem, iniciativa para criar e gerar meios para a manutenção de iniciativas solidárias. “O altruísmo também revela uma lei natural: tudo aquilo que une tem força curativa. Filósofos antigos diziam que o bem é aquilo que integra. Por isso, beneficiar o mundo não apenas ajuda os outros — transforma internamente quem pratica”, comenta Profa. Lúcia Helena Galvão.



Ausência de logística reversa aumenta risco de fraude

Ausência de logística reversa aumenta risco de fraude
Ausência de logística reversa aumenta risco de fraude

O descarte incorreto de garrafas de vidro no Brasil tem sido apontado como um fator que facilita a reutilização irregular de embalagens pelo mercado clandestino de bebidas alcoólicas. Garrafas descartadas no lixo comum ou em pontos irregulares podem ser recuperadas e reenvasadas sem controle sanitário, o que aumenta o risco de circulação de produtos adulterados. 

A preocupação ganhou destaque diante dos recentes episódios de intoxicação por metanol, registrados em diferentes estados, segundo reportagens amplamente divulgadas pela imprensa nacional. A reutilização não autorizada de garrafas pós-consumo é citada por órgãos técnicos como um dos elementos que contribuem para a entrada de bebidas falsificadas no mercado informal. 

Base legal e políticas públicas aplicáveis 

O gerenciamento adequado das embalagens de vidro envolve dispositivos previstos na legislação brasileira de resíduos sólidos: 

  • Lei nº 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) 
    Estabelece a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. 
  • Decreto nº 11.300/2022 – Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Vidro 
    Estabelece metas e diretrizes para a recuperação de embalagens de vidro pós-consumo. 
     

Relatórios técnicos indicam que a implementação da logística reversa no Brasil enfrenta desafios estruturais significativos. Segundo análise da Câmara dos Deputados, obstáculos como a insuficiência de infraestrutura adequada, baixa conscientização de consumidores e empresas, além da complexidade na integração entre setores público e privado, dificultam o cumprimento efetivo da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Complementando essa visão, o Instituto PNRS destaca a necessidade de sistemas robustos de coleta, transporte e tratamento, bem como incentivos à participação dos geradores de resíduos, para que a logística reversa funcione de forma eficiente e sustentável. 

Exemplo de iniciativa de reciclagem 

Entre os projetos dedicados à reciclagem de vidro está o “Vidro Vira Vidro”, desenvolvido pela Verallia. 

O programa atua na coleta, separação e reintegração do vidro pós-consumo ao ciclo produtivo, contribuindo para o aumento da taxa de reciclagem e redução de embalagens descartadas de forma inadequada. 

Análise técnica sobre o descarte adequado de embalagens de vidro 

Especialistas em gestão de resíduos sólidos apontam que o descarte correto das garrafas e o cumprimento rigoroso dos sistemas de logística reversa são elementos essenciais para reduzir o risco de reutilização irregular das embalagens. Para Márcio Welsh, diretor comercial da Contemar Ambiental, empresa especializada em gestão de resíduos, a expansão dessas iniciativas é decisiva para interromper o ciclo da falsificação. “Os ecopontos de vidro desempenham papel essencial ao garantir que essas embalagens cheguem ao destino correto. Quando a população tem locais adequados para descartar suas garrafas, evitamos que elas caiam nas mãos de falsificadores e fortalecemos toda a cadeia da reciclagem”, destaca Welsh. 

A adoção dos ecopontos é vista por especialistas do setor como fundamental para assegurar a destinação adequada das garrafas e diminuir a disponibilidade de embalagens que possam abastecer o mercado clandestino. 

Esse cuidado torna-se ainda mais necessário no fim de ano, período em que a geração de resíduos cresce de forma expressiva. De acordo com o Consimares, o volume de lixo pode aumentar cerca de 20% durante as festas. O maior consumo de bebidas em confraternizações de Natal e Ano Novo provoca um pico na quantidade de embalagens de vidro descartadas, ampliando o risco de descarte irregular e, consequentemente, de reutilização indevida. 

 



UniFECAF realiza encontro nacional de polos

UniFECAF realiza encontro nacional de polos
UniFECAF realiza encontro nacional de polos

No último dia 28, o campus conceito da UniFECAF, localizado no centro de Taboão da Serra, sediou a 5ª edição do UniFECAF Day. Supervisores e gerentes de polos de diversas regiões do país participaram do encontro, voltado ao compartilhamento de práticas e ao alinhamento de processos.

A abertura foi conduzida pelo CEO da instituição, Marcel Gama, que apresentou uma visão geral dos próximos passos da UniFECAF e comentou tendências relacionadas ao ensino digital no Brasil. Ele destacou que a instituição pretende ampliar a oferta de cursos alinhados às demandas do mercado de trabalho, com matrizes curriculares organizadas conforme as exigências profissionais atuais. Também mencionou iniciativas em andamento para expansão nacional e fortalecimento da formação orientada à prática.

Na sequência, o fundador Joel abordou pontos relacionados à operação dos polos, com foco em gestão, atendimento aos estudantes e estratégias de retenção. Ele ressaltou a importância de processos ágeis e de uma atuação alinhada às necessidades do aluno, além de princípios de melhoria contínua, como uso de feedbacks e redução de falhas operacionais.

A área de Recursos Humanos apresentou o guia de seleção e perfil de vendedores, criado para padronizar etapas de contratação e auxiliar gestores na escolha de profissionais. O material contempla aspectos como habilidades socioemocionais, perfil institucional e competências técnicas.

O vice-presidente de operações, Diego Braga, tratou dos objetivos comerciais para os próximos períodos e reforçou a necessidade de alinhamento entre polos, supervisores e sede. Ele destacou que metas são acompanhadas regularmente e que o desempenho está relacionado à execução rápida, correção de rotas e comunicação constante.

A programação também contou com um talk show com a Rocketseat. A CEO, Isa, apresentou tendências das áreas de inteligência artificial e automação digital e explicou como essas competências têm ganhado relevância em diferentes setores. Ela destacou que a formação não se restringe a profissionais de tecnologia, permitindo que pessoas de diversas áreas se preparem para transformações do mercado.

O evento foi encerrado com a participação de lideranças internas e representantes dos polos, que reforçaram a importância de encontros presenciais para alinhamento de ações e troca de experiências.

O cenário da Educação a Distância (EaD) também foi abordado ao longo da programação. Segundo pesquisa do CRM Educacional, o número de polos de EaD no Brasil passou de 15,4 mil para 46,6 mil nos últimos anos, refletindo a expansão da modalidade e o aumento da oferta de cursos. Esse crescimento, intensificado durante a pandemia, vem impactando processos acadêmicos e operacionais em instituições de ensino de todo o país.



Técnica de microagulhamento ganha novas tecnologias em 2025

Técnica de microagulhamento ganha novas tecnologias em 2025
Técnica de microagulhamento ganha novas tecnologias em 2025

O microagulhamento é um dos procedimentos estéticos mais procurados e estudados da estética, graças à sua eficácia e segurança no rejuvenescimento facial, na capacidade de produzir colágeno e entregar ativos com eficiência. A técnica consiste em criar microperfurações controladas na pele, estimulando a produção de colágeno e elastina, substâncias essenciais para uma aparência jovem e saudável.

Além disso, o procedimento potencializa o chamado Drug Delivery — ou seja, a entrega de medicamentos na pele —, permitindo que ativos penetrem nas camadas mais profundas da pele, otimizando os resultados de tratamentos como:

  • Cicatrizes de acne;
  • Manchas como melasma e hiperpigmentações;
  • Rugas finas até as mais profundas;
  • Tratamentos de terapia capilar para calvícies androgenéticas, alopecias areatas e de tração.

Nos últimos anos, avanços tecnológicos têm tornado o microagulhamento cada vez mais preciso, confortável e seguro, substituindo dispositivos manuais por equipamentos eletrônicos e inteligentes que garantem controle total de profundidade e liberação de ativos.

Smart Pen 2: um dos lançamentos do mercado estético em 2025 Entre as novidades que estão chegando ao setor, surgiu a Smart Pen 2, da multinacional brasileira Smart GR, que se define como "a evolução no microagulhamento com tecnologia de Drug Delivery automatizado".

O equipamento realiza liberação simultânea e controlada de ativos, com ajuste eletrônico da profundidade das agulhas e até seis velocidades de aplicação.

Compatível com cartuchos Smart AI Chip, com inteligência artificial integrada, a Smart Pen 2 alia precisão tecnológica, recuperação rápida e menor dor, sendo uma das principais novidades de 2025 no segmento de estética avançada.

O avanço da engenharia dermatológica e a demanda cada vez maior que o mercado da estética impõe de desenvolver soluções que elevam a performance dos profissionais e a satisfação dos pacientes, trazem para o mercado dispositivos como a Smart Pen 2, que se propõem a trazer mais segurança e qualidade para o setor.

Funcionamento da Smart Pen 2

A técnica de microagulhamento, uma das mais pesquisadas em todo o mundo e na qual a Smart GR se especializou, funciona através da criação de microperfurações controladas na pele, gerando uma resposta fisiológica.

De acordo com o biomédico Luis Henrique Pires de Andrade (CRBM 68127), o mecanismo da Smart Pen 2, capaz de realizar mais de 900 mil microperfurações por minuto, consiste em:

      1. Gerar inflamação inicial controlada. 2. Aumentar a proliferação celular, por meio do aumento da atividade dos fibroblastos, produção de colágeno e elastina. 3. Criar remodelação tecidual, o que ajuda a formar novos tecidos mais firmes, uniformes e saudáveis. 4. Favorecer o drug delivery. Os microcanais formados facilitam a penetração de ativos aplicados simultaneamente ao procedimento, potencializando seus efeitos e resultados.

O futuro da estética é inteligente

Com a integração entre tecnologia e ciência, o microagulhamento continua a se desenvolver e lançamentos de dispositivos inteligentes como a Smart Pen 2 vêm para mostrar que as tendências parecem estar mudando. A "direção para qual o setor parece estar rumando" reforça a busca do mercado estético por equipamentos que unam inovação, controle e resultados visíveis, consolidando o microagulhamento como uma das técnicas mais importantes da dermatologia moderna.

Sobre a Smart GR

Especialista na pesquisa, desenvolvimento e fabricação de equipamentos para dermatologia e cosméticos profissionais, a Smart GR é reconhecida por suas tecnologias de microagulhamento no mercado de estética profissional no Brasil e por seus equipamentos e cosméticos dermatológicos.



COP30 mostrou força dos biocombustíveis no transporte

COP30 mostrou força dos biocombustíveis no transporte
COP30 mostrou força dos biocombustíveis no transporte

Para o Instituto MBCBrasil, os debates realizados durante a COP30 reforçaram a importância de uma transição energética realista e mostraram que todos os setores da economia e a sociedade como um todo seguem mobilizados, com iniciativas concretas e viáveis em andamento no Brasil e no mundo.

No caso da descarbonização do transporte, o estudo "Iniciativas e Desafios Estruturantes para Impulsionar a Mobilidade de Baixo Carbono no Brasil até 2040", conduzido pela LCA Consultores e publicado pelo Instituto MBCBrasil, foi destaque na COP30, mostrando que há espaço significativo para ampliar a oferta e uso de biocombustíveis, entre eles o biometano, etanol, biodiesel e HVO.

A ausência de um texto vinculante sobre a redução progressiva dos combustíveis fósseis na COP30 serve como estímulo para impulsionar ainda mais os investimentos, políticas públicas e cooperações internacionais para a aceleração de fontes renováveis.

Segundo o presidente do Instituto MBCBrasil, José Eduardo Luzzi, a expectativa de que Belém produzisse um acordo para o fim da energia fóssil era considerada tecnicamente complexa, devido à projeção de forte crescimento na demanda global por energia motivada pelo aumento da população e escalada de novas tecnologias, como IA e digitalização. "Reconhecer esse cenário não diminui a urgência climática, mas permite construir uma transição que seja acelerada, porém realista, evitando consequências econômicas ou riscos ao abastecimento".

Neste sentido, na avaliação do Instituto, a COP30 registrou movimentos relevantes que estabelecem um contexto global favorável à descarbonização socialmente viável e economicamente consciente. "Além do apoio de 83 dos 193 países da ONU à proposta de avançar na redução dos fósseis, da iniciativa liderada por mais de 20 nações para quadruplicar o uso de combustíveis sustentáveis até 2035, considerada tecnicamente viável por análises da Agência Internacional de Energia, a conferência também trouxe avanços concretos na agenda de adaptação e financiamento climático. Entre eles, destacam-se o compromisso de triplicar o financiamento para adaptação até 2035, a criação de um mecanismos de transição justa para apoiar populações vulneráveis na mudança para uma economia mais limpa e a aprovação de 59 indicadores internacionais para o monitoramento global do progresso climático", diz André Ferrarese, diretor de Tecnologia e Negócios da TUPY, membro e coordenador do Comitê Técnico de Veículos Pesados do Instituto MBCBrasil.

Luzzi ressalta que o posicionamento do Instituto é acelerar a substituição energética global, baseando-se no potencial bioenergético e na realidade econômica de cada país. "É um desafio substituir 100% dos combustíveis fósseis a curto prazo, mas podemos reduzir drasticamente sua intensidade por meio de mandatos internacionais para o blend de biocombustíveis nos fósseis, da criação de hubs exportadores de etanol, hidrogênio verde, SAF, HVO e combustíveis avançados, escalando a produção sustentável nos países produtores, além de internacionalizar a adoção de veículos flexfuel e bioelétricos desenvolvidos e produzidos no Brasil".

Protagonismo brasileiro

O Brasil, que assumiu oficialmente a presidência da COP até novembro de 2026, terá papel determinante na articulação política e científica rumo à COP31, na Turquia. Nesse período, caberá ao país fomentar contribuições internacionais para escalar a produção competitiva de fontes renováveis, liderando um processo de transição energética flexível e socialmente responsável.

Para Luzzi, a COP30 marca a continuidade de um processo complexo. "O trabalho continua, e a mobilidade brasileira segue sendo referência global. Já mostramos que é possível reduzir emissões com soluções concretas, economicamente viáveis e tecnologicamente maduras. O Brasil está preparado para conduzir esse debate com seriedade e pragmatismo, e a Carta de Belém, publicada pelo Instituto MBCBrasil, Bioenergia Brasil, Anfavea e ÚNICA, mostra o caminho".

Segundo André Ferrarese, "nossa missão institucional nos coloca na linha de frente para elaborar estudos, promover diálogos qualificados e organizar fóruns que fortaleçam diferentes soluções para a descarbonização. Com postura neutra em relação às tecnologias, buscaremos oferecer análises amplas, sólidas e confiáveis, criando as condições necessárias para que a COP31 avance com maior alinhamento entre os países".



UniFECAF disponibiliza formação para carreira de creator

UniFECAF disponibiliza formação para carreira de creator
UniFECAF disponibiliza formação para carreira de creator

A UniFECAF lança graduação em Creator e Digital Influencer e curso livre Creator Starter. As formações serão oferecidas de forma online, com aulas assíncronas, e têm como objetivo atender à crescente demanda por capacitação no meio digital, ampliando o acesso a conteúdos hands-on sobre criação e gestão de presença online.

A graduação é organizada em quatro módulos principais. O primeiro módulo é dedicado à identidade digital, ajudando o aluno a construir uma presença sólida nas redes e a transformar a produção de conteúdo em carreira. O segundo módulo foca na elaboração de um mídia kit profissional, ferramenta essencial para apresentação a marcas e oportunidades. O curso também inclui um módulo voltado para explorar diferentes formas de monetização digital, além de outro que orienta na definição de nicho, persona e estratégias de comunicação eficaz.

As aulas contarão com profissionais atuantes no mercado, como Carol Siqueira, Daniel Orleans, Diego Cidade, Priscila Beatrice e Tayro Toledo.

Cada professor atuará com foco prático, trazendo experiências do dia a dia da creator economy para dentro do curso. Segundo Tayro Toledo, a proposta é formar profissionais mais preparados para atuar em um mercado competitivo. "Estamos preparando criadores para ir além da produção espontânea. Queremos dar estrutura para quem busca transformar sua presença em negócio real, com planejamento, técnica e visão de longo prazo", afirma.

Segundo levantamento da plataforma Startups, apenas 22% dos 200 maiores creators do Brasil monetizam seus conteúdos em 2025, de acordo com a pesquisa "Qual o Cenário da Creator Economy no Brasil?", realizada pela Favikon em parceria com a agência People2Biz. O estudo mostra que, mesmo entre influenciadores de grande alcance, a monetização direta por marcas ainda é limitada, o que leva muitos a diversificar a renda com produtos, cursos e programas de afiliados.

As instituições de ensino superior precisam se adaptar às demandas do mercado. Nesse contexto, a UniFECAF direciona esforços para estruturar a formação de criadores e oferece conteúdos sobre gestão de carreira, monetização e posicionamento estratégico. A qualificação técnica acompanha as mudanças do mercado digital.



Knewin anuncia chegada de Dedila Costa como nova CCO

Knewin anuncia chegada de Dedila Costa como nova CCO
Knewin anuncia chegada de Dedila Costa como nova CCO

A Knewin anuncia a chegada de Dedila Costa como nova Chief Customer Officer (CCO). A executiva assume a área de Customer visando consolidar uma jornada ainda mais integrada, estratégica e orientada por dados para os mais de 2 mil clientes da empresa, em um momento marcado pela expansão acelerada das soluções de reputação e pelo avanço do Knewin AI.

Com MBA Executivo pelo COPPEAD/UFRJ e mestrado em Liderança e Gestão pela Fundação Dom Cabral, Dedila acumula mais de 15 anos de experiência liderando estratégias de crescimento, vendas e customer success em empresas SaaS. Nos últimos dez anos, atuou na Gupy, onde foi Vice-Presidente de CS e Vendas e desempenhou papel central na consolidação da HRTech como líder na América Latina. Sua trajetória inclui condução de fusões e aquisições, expansão multiproduto e transformação de modelos de relacionamento com clientes em larga escala.

A chegada de Dedila reforça o movimento da Knewin de elevar a experiência do cliente como pilar estratégico, sobretudo em um contexto em que tecnologia e IA têm ampliado as possibilidades de análise, automação e tomada de decisão em comunicação e reputação corporativa.

Em suas primeiras palavras como CCO, ela afirma: "A Knewin tem um papel único no mercado ao conectar tecnologia, dados, IA e reputação. Estou muito entusiasmada em contribuir para gerar ainda mais valor aos nossos clientes, ajudando-os a crescer por meio do nosso ecossistema de produtos e de uma experiência cada vez mais integrada e estratégica".

A executiva chega em um momento marcado por avanços importantes, incluindo a evolução do Knewin AI, plataforma de inteligência artificial lançada em 2025 que agora integra dados de redes sociais, além de rádio, TV, impresso e digital — reforçando a visão multicanal da reputação e da opinião pública.

Com Dedila na liderança de Customer, a Knewin fortalece sua estratégia de crescimento e sua posição como ecossistema completo de tecnologia e dados para reputação corporativa.

Sobre a Knewin

Fundada em 2011, a Knewin é um ecossistema completo para gestão de reputação empresarial, com soluções para monitoramento de mídia, gestão de reputação, benchmarking competitivo, tendências do setor, gestão de crise, PR estratégico e divulgação de notícias. Com a maior cobertura de conteúdo jornalístico da América Latina, a empresa avança agora para uma nova era com o Knewin.AI, ampliando o uso de inteligência artificial generativa para apoiar decisões estratégicas com mais precisão, contexto e velocidade.



Prêmio APIMEC IBRI divulga os mais votados em oito categorias

Prêmio APIMEC IBRI divulga os mais votados em oito categorias
Prêmio APIMEC IBRI divulga os mais votados em oito categorias

A Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (APIMEC Brasil) e o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) anunciam as empresas e os profissionais mais votados em cada uma das oito categorias do 6º Prêmio APIMEC IBRI.

A cerimônia da 6ª edição do Prêmio APIMEC IBRI acontecerá no dia 4 de dezembro de 2025, no Hotel Blue Tree Premium Faria Lima, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3.989, em São Paulo (SP). O evento ocorrerá a partir das 19h.

O objetivo da APIMEC Brasil e do IBRI é premiar os melhores profissionais e práticas em análise de valores mobiliários e Relações com Investidores, contribuindo para um mercado de capitais cada vez mais forte, transparente e equânime.

Na eleição, os analistas votam em Relações com Investidores. Os profissionais de Relações com Investidores votam em analistas e casas de análise. O voto é eletrônico e auditado.

Os vencedores serão conhecidos durante a cerimônia de confraternização.

Com a premiação, a APIMEC Brasil e o IBRI reforçam o compromisso com a valorização das melhores práticas no mercado de capitais, destacando profissionais que impulsionam o desenvolvimento do setor e contribuem para o fortalecimento da transparência e governança corporativa no Brasil.

Categorias de Votação – 6ª Edição


Melhor Analista de Valores Mobiliários – Small Cap

Adriana Marcia Koltz

Adriano Pereira do Nascimento Gomes Silva

Aline Soares Caldeira

Bruce Luiz Sampaio Barbosa

Gabriel Pimentel Gusan

Louise Barsi

Houve um empate nesta categoria.


Melhor Analista de Valores Mobiliários – Middle/Large Cap

Andressa Silva Varotto

Daniel Pimenta Fonseca Vaz

Daniel Sasson Martinez de Mattos

Henrique Navarro

Pedro Arthur Motta Leduc

Thiago Bovolenta Batista

Houve um empate nesta categoria.


Melhor Analista de Valores Mobiliários Pessoa Jurídica – Small Cap

AGF

Centurion Research

Nexus Research

Nord Research

Seven Research


Melhor Analista de Valores Mobiliários Pessoa Jurídica – Middle/Large Cap

Banco J.P. Morgan

BTG Pactual

Itaú Unibanco

UBS BB CTVM

XP Investimentos


Melhor Profissional de Relações com Investidores – Small/Middle Cap

Alisandra Reis

Caroline Isotton Colleto

Jéssica Cantele

João Marcelo Dumoncel

Ricardo Moura


Melhor Profissional de Relações com Investidores – Large Cap

Alfredo Egydio Setubal

André Menegueti Salgueiro

Gustavo Lopes Rodrigues

Janaina Storti

Mariana Velho Dutra


Melhor Prática e Iniciativa de RI – Small/Middle Cap

Banco ABC Brasil

CSU Digital

Randoncorp

SLC Agrícola

3tentos


Melhor Prática e Iniciativa de RI – Large Cap

Banco do Brasil

Gerdau

Itaú Unibanco

Itaúsa

Weg

O prêmio conta com o patrocínio das empresas Bocater Advogados, Forvis Mazars, Grant Thornton, Innova All Around The Brand, Madrona Advogados e MZ.

Sobre o Prêmio APIMEC IBRI

Criado em 2020, o Prêmio APIMEC IBRI chega à sexta edição consecutiva, consolidando-se como o principal reconhecimento nacional voltado a profissionais e instituições que promovem transparência, relacionamento e confiança entre companhias e investidores.

O objetivo é destacar a atuação exemplar de analistas de valores mobiliários, profissionais de Relações com Investidores e companhias abertas que, por meio das melhores práticas, elevam o padrão de qualidade do mercado e inspiram o aprimoramento contínuo das Relações com Investidores no Brasil.

Importância do Prêmio

O Prêmio APIMEC IBRI é um marco de reconhecimento entre pares, valorizando aqueles que contribuem de forma decisiva para o fortalecimento do mercado de capitais. Mais do que uma homenagem, representa o compromisso coletivo com a ética, a transparência e o desenvolvimento do ambiente de investimentos no Brasil.

Para mais informações, basta acessar: www.premioapimecibri.com.br



Apartamentos decorados ajudam e inspiram a compra

Apartamentos decorados ajudam e inspiram a compra
Apartamentos decorados ajudam e inspiram a compra

A visita a apartamentos decorados continua sendo uma etapa central no processo de escolha de um imóvel, mesmo em um contexto em que ferramentas digitais ampliam as formas de apresentação dos empreendimentos. Embora os recursos virtuais permitam explorar plantas e configurações à distância, a vivência presencial ainda oferece ao comprador uma percepção concreta da distribuição dos ambientes, das possibilidades de uso e da relação entre os espaços.

Durante a visita, o cliente observa de forma prática como a planta pode ser organizada e como os ambientes funcionam no cotidiano. Circulação, disposição dos móveis, soluções de armazenamento e alternativas de integração entre os cômodos são aspectos que podem ser compreendidos de maneira mais clara nesse contato.

Para Débora Bertini, diretora-geral de incorporação e vendas da MPD Engenharia, “a visita ao decorado permite ao cliente visualizar seu cotidiano no espaço e avaliar se a configuração atende às suas necessidades”.

Elementos que influenciam a avaliação

A análise inclui elementos como aproveitamento dos ambientes, circulação, iluminação natural e possibilidades de personalização. Esse processo ajuda o consumidor a identificar como o projeto se adapta ao seu estilo de vida e às demandas de diferentes perfis de morador.

De acordo com a executiva, compreender como o projeto pode ser ajustado à rotina é um dos fatores que contribuem para uma escolha mais segura.

Comparação entre diferentes propostas

Os decorados também funcionam como ferramenta de comparação entre diferentes propostas de arquitetura. No empreendimento Most Moema, em São Paulo, foram apresentadas duas configurações da mesma planta, cada uma com uma abordagem distinta de layout.

As versões demonstraram alternativas de uso para o mesmo espaço, permitindo ao comprador avaliar qual organização se aproxima mais de suas necessidades. “Quando o cliente tem acesso a mais de um layout, ele passa a considerar possibilidades que inicialmente poderiam não ter sido imaginadas”, frisa a diretora da MPD.

Expansão da experiência com recursos digitais

Com o avanço dos recursos digitais, a forma de conhecer um empreendimento vem se ampliando. Tours virtuais, imagens em 360 graus e modelos tridimensionais oferecem ao interessado a oportunidade de explorar o imóvel antes da visita presencial. A MPD tem adotado essa combinação em seus lançamentos.

Entre os exemplos estão os studios dos empreendimentos Trinity, Roya e Reffugio, que podem ser explorados por meio do Apple Vision. Já em São Paulo, o decorado do Figueira Leopoldo pode ser visitado na própria torre, no Itaim Bibi, enquanto o New Time está disponível no stand de vendas da Vila Mariana.

Formatos híbridos e experiências complementares

Em Alphaville, os empreendimentos Neo, Andrômeda e Terrah oferecem experiências que integram espaços físicos e ferramentas virtuais nos stands de vendas. A empresa também mantém um ponto de apresentação no Shopping Iguatemi, onde modelos tridimensionais podem ser acessados por meio de dispositivo de realidade aumentada.

A adoção dessas ferramentas acompanha um movimento do setor imobiliário em direção a formatos híbridos de apresentação, que facilitam as etapas iniciais da pesquisa e ampliam as possibilidades de análise do consumidor.

Integração entre formatos e apoio à decisão

Para Bertini, a diversidade de formatos, físicos e digitais, amplia o entendimento sobre o uso dos espaços e oferece mais elementos para a decisão de compra. “Diferentes composições de layout e recursos tecnológicos ajudam a demonstrar como o imóvel pode acompanhar necessidades específicas ou mudanças ao longo do tempo”, destaca.



A Revolução dos Implantes com SiN/PEEK: Parceria SINTX e EVONIK

Contrato viabiliza a produção imediata de dispositivos personalizados SiN/PEEK

SALT LAKE CITY, Utah, 1 de dezembro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A SINTX Technologies, Inc. (NASDAQ: SINT) (“SINTX” ou a “Empresa”), uma empresa de cerâmica e biomateriais avançados, anunciou hoje a assinatura de um contrato de fornecimento com a Evonik Corporation (“EVONIK”), líder global em polímeros de alto desempenho, para a fabricação do composto proprietário de nitreto de silício-PEEK (SiN/PEEK) (Patente dos EUA Nº 10.806.831) da Empresa projetado para fabricação aditiva assistida por IA de implantes específicos para pacientes a serem fabricados com equipamentos já instalados nas fábricas da SINTX nos EUA.

De acordo com o contrato, a EVONIK irá produzir o composto SiN/PEEK utilizando sua capacidade comercial em escala de acordo com as especificações da SINTX, permitindo que a Empresa comece a fabricar imediatamente implantes impressos em 3D e projetados por IA, específicos para pacientes. A SINTX já recebeu solicitações de médicos de fornecimento de implantes de troca de corpo vertebral (VBR) para humanos em pacientes oncológicos ortopédicos e neurocirúrgicos após ressecções tumorais na coluna. Além disso, a Empresa pretende usar o composto SiN/PEEK em suporte às liberações regulatórias de dispositivos implantáveis de fabricação subtrativa tradicionais e compatíveis com o paciente.

Eric K. Olson, Chairman, Presidente e CEO da SINTX, disse: “Este acordo com a EVONIK é mais um momento crucial para a SINTX e para o campo de implantes específicos para pacientes. Com a união da experiência de fabricação de polímeros PEEK em escala industrial da EVONIK com os recursos de fabricação de biomateriais de nitreto de silício da SINTX, podemos fornecer implantes da próxima geração que atendam às necessidades críticas em trauma, coluna, oncologia, e etc. Acreditamos que o SiN/PEEK oferece vantagens convincentes em relação ao PEEK padrão, incluindo características de superfície antipatogênicas, potencial osteogênico e recursos de visualização aprimorados importantes para procedimentos complexos e de alto risco.”

Marc Knebel, dirigente do segmento de mercado de Sistemas e Dispositivos Médicos da EVONIK, disse: “Estamos contentes em apoiar a SINTX no lançamento de um filamento compósito SiN/PEEK de alto desempenho no mercado de fabricação aditiva e subtrativa de dispositivos médicos regulamentados. Este é mais um exemplo de inovação possibilitada pela EVONIK para aprimorar os resultados médicos. Nossa colaboração tem por objetivo fornecer consistente qualidade, confiabilidade no fornecimento e escalabilidade – elementos fundamentais da nossa colaboração mais ampla e geração de dados em apoio ao trabalho futuro do mercado de dispositivos médicos.”

Implantes Específicos do Paciente com SiN/PEEK

O nitreto de silício da SINTX tem sido estudado pelo seu comportamento antipatogênico e propriedades osteogênicas, enquanto os compósitos PEEK são valorizados pela radiolucência e sintonização mecânica. A combinação SiN/PEEK visa proporcionar:

  • Comportamento antipatogênico da superfície para ajudar a reduzir a aderência microbiana nas superfícies dos implantes.
  • Suporte osteogênico para promover o crescimento e a integração óssea.
  • Aprimoramento da visualização comparada com o PEEK padrão para imagiologia intraoperatória e pós-operatória.
  • Design livre com a fabricação aditiva assistida por IA, de acordo com as geometrias específicas do paciente.
  • Filamento escalável e consistente compatível com a produção de alto mix e baixo volume, típica de fluxos de trabalho específicos do paciente.

Com a assinatura do contrato de fornecimento, as partes preveem disponibilizar o composto SiN/PEEK a outros fabricantes qualificados para indicações complexas de implantes, onde os atributos do nitreto de silício possam agregar valor clínico e econômico.

Os esforços humanitários de curto prazo da SINTX estão focados em indicações de trauma e oncologia para casos de ressecção pós-tumoral, onde os cirurgiões enfrentam anatomia difícil e risco de infecção, e onde projetos específicos do paciente possam facilitar melhor ajuste, fixação e resultados clínicos gerais, disse o Dr. Ryan Bock, Diretor de Tecnologia da SINTX. “Estamos atendendo aos pedidos de cirurgiões do mundo real de cuidados relacionados à oncologia. Nosso foco imediato será em casos de uso humanitário enquanto criamos os sistemas de qualidade, arquivos regulatórios e capacidade de produção para expandir para indicações adicionais por meio de caminhos apropriados da FDA.”

Para mais informações sobre a SINTX Technologies ou a sua plataforma de materiais, visite www.sintx.com.

Sobre a EVONIK

A EVONIK Business High Performance Polymers, juntamente com sua afiliada Evonik Operations GmbH, é uma das empresas líderes do mundo de químicas especializadas presentes em mais de 100 países. A EVONIK conta com mais de 30 grandes unidades de produção nos EUA e no Canadá, além de inúmeros escritórios, laboratórios, depósitos e centros de distribuição, com cerca de 5.000 funcionários na América do Norte. Em 2024, a região da América do Norte gerou 24% das vendas globais, com um total de € 3,7 bilhões. A EVONIK vai muito além da química para criar soluções inovadoras, lucrativas e sustentáveis para os clientes.

Sobre a SINTX

Com sede em Salt Lake City, Utah, a SINTX Technologies, Inc. (NASDAQ: SINT) é uma empresa de cerâmica avançada que desenvolve, fabrica e comercializa biomateriais, compósitos e dispositivos de nitreto de silício e tecnologias afins para aplicações médicas e outras de alto valor. Com milhares de dispositivos médicos implantados desde 2008 e quase duas décadas de pesquisa analisada por pares, a SINTX se estabeleceu como líder em biomateriais de alto desempenho que aprimoram os resultados clínicos e a segurança do paciente. Com um forte portfólio de patentes, fabricação nos EUA e parcerias estratégicas do setor, a empresa continua a expandir sua plataforma tecnológica por meio da inovação e da diversificação do mercado, incluindo o recentemente aprovado Sistema de Implantes de Pé e Tornozelo SINAPTIC ® para cirurgia reconstrutiva.

Declarações de Previsão

Este comunicado de imprensa contém “declarações de previsão” na acepção da Lei de Reforma de Litígios de Títulos Privados de 1995, incluindo, sem limitação, declarações sobre: a capacidade da Empresa de fabricar materiais e implantes específicos de compósitos SiN/PEEK para pacientes; o tempo, o escopo e os benefícios esperados do contrato de fornecimento da Empresa com a Evonik; atributos de desempenho antecipado do produto do composto SiN/PEEK e fluxos de trabalho de fabricação de aditivos afins; os planos da Empresa de obter autorizações regulatórias para dispositivos implantáveis específicos para pacientes e tradicionalmente fabricados; expectativas em relação a implantes de troca de corpo vertebral de uso humanitário; a disponibilidade potencial dos materiais SiN/PEEK para outros fabricantes; as vantagens clínicas, operacionais ou econômicas projetadas do SiN/PEEK em comparação com o PEEK padrão; e as expectativas da Empresa em relação ao desenvolvimento de sistemas de qualidade, aumento da produção, oportunidades de mercado mais amplas e indicações futuras. As declarações de previsão são baseadas nas expectativas atuais e são frequentemente identificadas por palavras como “pode”, “irá”, “poderia”, “deveria”, “esperaria”, “planeja”, “antecipa”, “pretende”, “acredita”, “estima”, “projeta”, “visa”, “continua” e expressões semelhantes. Essas declarações envolvem riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais sejam substancialmente diferentes dos resultados previstos, incluindo riscos relacionadosàprontidão de fabricação, desenvolvimento de sistemas de qualidade, confiabilidade da cadeia de suprimentos, desempenho de terceiros da EVONIK, requisitos regulatórios e a ocasião ou resultado das solicitações de aprovações da FDA, adoção clínica de implantes específicos do paciente, treinamento e utilização do cirurgião, tecnologias competitivas, proteção da propriedade intelectual, aceitação do mercado, dinâmica de preços e reembolsos, e condições macroeconômicas ou específicas do setor. As declarações sobre possíveis atributos antipatogênicos ou osteogênicos do nitreto de silício referem-se à pesquisa geral em nível de material e não implicam aprovação regulatória ou benefício clínico de qualquer dispositivo ou indicação específica. Riscos e incertezas adicionais são descritos nos registros da SINTX na Comissão de Valores Mobiliários, incluindo seu Relatório Anual mais recente no Formulário 10-K e Relatórios Trimestrais no Formulário 10-Q, disponíveis em www.sec.gov. As declarações de previsão são válidas apenas a partir da data deste comunicado para a imprensa, e a SINTX não se compromete a atualizá-las, exceto conforme exigido por lei.

Contatos da SINTX:

Jack Perkins ou Maria Hocut
KCSA Strategic Communications
Sintx@kcsa.com

SINTX Technologies, Inc.
801.839.3502
IR@sintx.com


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9594595)



Avanço da eletrificação no Brasil exige gestão inteligente para fortalecer o transporte sustentável

SÃO PAULO, 1 de dezembro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — O Brasil vive um momento decisivo na transição para um novo modelo de transporte, com operações mais eficientes e sustentáveis. De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), ao longo do último ano o país registrou um aumento de 62% nas vendas de veículos leves elétricos, consolidando o maior ritmo de crescimento já observado no mercado. No mesmo período, os veículos comerciais leves elétricos — amplamente utilizados em entregas urbanas, nos serviços de campo e na logística de última milha — registraram alta de 51% nos emplacamentos, demonstrando que a eletrificação já faz parte da estratégia operacional de diversas empresas.

Esse avanço ganha ainda mais relevância no contexto do Dia Mundial do Transporte Sustentável, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2023 e celebrado anualmente em 26 de novembro. A data reforça a importância de modelos de transporte que reduzam emissões e aumentem a eficiência operacional. Partindo do reconhecimento de que o setor é essencial para conectar pessoas, serviços e cadeias produtivas, sua evolução rumo à sustentabilidade exige a integração de tecnologias avançadas e um planejamento capaz de orientar as empresas na transição para operações mais limpas.

Nesse cenário de transformação, a Geotab, líder global em gestão de frotas, ativos e veículos conectados, desempenha um papel estratégico ao apoiar empresas na adoção de práticas mais sustentáveis. As soluções da companhia contribuem para aumentar a eficiência das operações, reduzir o consumo de combustível, otimizar custos e viabilizar a transição para frotas elétricas, promovendo uma tomada de decisão orientada por dados.

Com presença em mais de 160 países e suporte a mais de 300 modelos de veículos elétricos, a tecnologia da Geotab oferece acesso a dados essenciais de performance, permitindo monitorar em tempo real o nível de bateria, a autonomia efetiva, além do status e dos locais de recarga. Essa visibilidade amplia o controle das operações e compõe um ecossistema capaz de acompanhar toda a jornada de eletrificação, desde os estudos de viabilidade até a gestão diária das frotas.

Além disso, a empresa disponibiliza soluções completas para que gestores tenham uma visão integrada de toda a operação — elétrica, a combustão ou híbrida — fortalecendo uma gestão estratégica e orientada por dados. A plataforma MyGeotab reúne, em um dashboard unificado, informações como consumo de combustível, emissões de CO₂, tempo ocioso e estado de carga dos veículos elétricos, contribuindo para decisões mais assertivas.

“A eletrificação deixou de ser apenas uma meta ambiental e passou a ocupar espaço nas escolhas estratégicas das operações”, afirma Eduardo Canicoba, vice-presidente da Geotab Brasil. “Para avançar nessa direção, as empresas precisam compreender o comportamento real de suas frotas. Com inteligência de dados, é possível identificar áreas de melhoria — das emissões de CO₂ ao consumo de combustível — e determinar o momento certo para migrar para veículos elétricos, a fim de agregar valor, elevar a performance e cumprir metas de sustentabilidade”, complementa.

Dados para orientar a eletrificação

Com o avanço da autonomia média e a ampliação da oferta de modelos elétricos, cresce entre as empresas a necessidade de entender quando e como substituir veículos a combustão. Para apoiar esse processo, a Geotab oferece recursos como a Avaliação de Migração para Frota Elétrica, que orienta gestores na elaboração de um plano estruturado de eletrificação. A ferramenta analisa o tipo e modelo do veículo, o consumo de energia, os custos operacionais, os locais de recarga e o tempo de vida útil dos ativos para identificar quais têm potencial de eletrificação. A partir desses dados, estima os ganhos financeiros esperados e avalia o impacto da mudança na rotina da frota.

Além da análise prévia, a plataforma oferece visibilidade contínua sobre o estado da bateria, a eficiência energética, as condições de recarga, o impacto da temperatura, os padrões de condução e o desempenho por tipo de veículo — fatores essenciais para garantir previsibilidade e evitar interrupções não planejadas. Esse monitoramento integrado permite comparar, de forma transparente, a performance de veículos elétricos e a combustão dentro de uma mesma frota.

“Para ser sustentável, o transporte precisa, antes de tudo, ser eficiente”, reforça Eduardo Canicoba. “Não basta adotar um modelo elétrico. É fundamental entender o comportamento da frota, medir o impacto dessa mudança na operação e integrar os insights gerados pelos veículos, por frotas semelhantes e pelos motoristas, a fim de tomar decisões realmente eficazes”, detalha o executivo.

Garantindo a fluidez da operação elétrica

Um dos principais desafios para a adoção em larga escala de veículos elétricos é integrar o processo de recarga ao planejamento diário. A tecnologia da Geotab permite monitorar os ciclos de recarga, identificar horários de carregamento mais eficientes, evitar sobrecarga da infraestrutura e gerenciar o abastecimento dos VEs sem comprometer a produtividade — aspecto especialmente crítico em operações de entrega, serviços de campo e rotas urbanas de alta rotatividade.

Para que essa transição ocorra de forma fluida e sem aumentar a complexidade operacional, a tecnologia desempenha um papel central. A plataforma Geotab reúne, em um único ambiente, todos os dados necessários para uma gestão mais sustentável, considerando veículos, condutores, rotas e energia. Em muitos casos, o uso estratégico dessas informações reduz deslocamentos desnecessários, prolonga a vida útil dos ativos, diminui custos e, sobretudo, aumenta a disponibilidade da frota.

Sobre a Geotab

A Geotab é líder global em soluções de gestão de frotas, ativos e veículos conectados, com sede em Oakville, Ontário, e em Atlanta, Geórgia. Nossa missão é tornar o mundo mais seguro, eficiente e sustentável. Usamos análise de dados avançada e IA para transformar o desempenho e as operações das frotas, reduzindo custos e impulsionando a eficiência. Apoiados pelos melhores cientistas de dados e engenheiros, atendemos aproximadamente 100.000 clientes globais, processando 100 bilhões de pontos de dados diariamente de mais de 5 milhões de assinaturas de veículos. A Geotab tem a confiança de organizações da Fortune 500, de frotas de médio porte e das maiores frotas do setor público do mundo, incluindo o governo federal dos EUA. Comprometidos com a segurança e a privacidade de dados, possuímos as autorizações FIPS 140-3 e FedRAMP. Nossa plataforma aberta, ecossistema de parceiros excepcionais e o Geotab Marketplace oferecem centenas de soluções de terceiros prontas para impulsionar ainda mais a gestão de frotas. Este ano, estamos comemorando 25 anos de inovação. Saiba mais em www.geotab.com/pt-br, siga-nos no LinkedIn, Instagram ou visite nosso blog.

GEOTAB e GEOTAB MARKETPLACE são marcas registradas da Geotab Inc. no Canadá, nos Estados Unidos e/ou em outros países.

Atendimentoàimprensa:
Edelman Brasil: GeotabBR@edelman.com | +55 11 3066 7777


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Ex- Localiza Carlos Sarquis assume Grupo Hive como novo CEO

Ex- Localiza Carlos Sarquis assume Grupo Hive como novo CEO
Ex- Localiza Carlos Sarquis assume Grupo Hive como novo CEO

O Grupo Hive anunciou uma mudança na sua estrutura de liderança com a nomeação de Carlos Sarquis, ex-Localiza, como CEO, enquanto Luis Ferrinho, fundador da Omnibees, passa a ocupar a presidência do conselho. A transição ocorre em um momento de expansão das operações e desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas ao mercado hoteleiro da América Latina. Atualmente o grupo reúne as marcas Omnibees, Bee2Pay, Niara, Infotera e HSystem.

As soluções são especializadas em gest&ampatilde;o, distribuição, pagamentos, dados e reservas para hotéis, pousadas, resorts e redes hoteleiras. A Omnibees, principal marca do grupo, conecta atualmente mais de 10 mil estabelecimentos de hospedagem a canais de venda on-line na região, como Booking.com, Expedia, Despegar, CVC Corp, Petrobrás,Vale, Onfly, Voll e Paytrack, além de oferecer tecnologias que visam fortalecer as vendas diretas. Segundo informações divulgadas pela companhia, o volume transacionado pelos clientes ultrapassa R$ 40 bilhões anuais, com mais de 20 milhões de reservas processadas mensalmente.

A Bee2Pay, soluções de pagamentos operada pelo Grupo Hive, integra ferramentas de adquirência, automação de cobranças, prevenção a fraudes e conciliação. O segmento de reservas corporativas também se destaca entre as frentes de expansão, apresentando crescimento superior a 100% em comparação ao ano anterior, com perspectivas de continuidade para 2026 e 2027.

A chegada de Carlos Sarquis à liderança executiva ocorre após sua atuação no setor de turismo, incluindo passagens por empresas como Unidas e Localiza. Ele afirma que a diversidade de experiências profissionais contribui para observar produtos, processos e relacionamento com clientes sob novas abordagens. "É sempre benéfico ter alguém de fora que analise nossas soluções e nosso relacionamento com os clientes de um ângulo fresco", explica.

De acordo com o novo CEO, a estrat&amp eacute;gia para os próximos anos inclui ampliar o alcance internacional, atingir um faturamento anual de R$ 1 bilhão nos próximos quatro anos, fortalecer áreas de maior crescimento e acelerar o uso de Inteligência Artificial nas soluções do grupo.

Na presidência do conselho, Ferrinho permanecerá responsável por iniciativas relacionadas à inovação, relacionamento com grandes contas e expansão global. "Ferrinho continuará presente como sempre, e estou aqui para trabalhar ao lado dele e da equipe, buscando incessantemente a satisfação de nossos clientes através de soluções tecnológicas mais inteligentes e eficientes", afirmou Sarquis.

A transição entre as lideranças ocorre de forma gradual e planejada. O histórico de Ferrinho no setor inclui a criação de soluções que contribuíram para o avanção da conectividade hoteleira ao longo da última década. Sarquis destaca que os primeiros meses de atuação foram dedicados ao aprofundamento das operações internas. "Nos primeiros noventa dias, dediquei-me a conhecer as equipes e os produtos da companhia. Agora, estou ansioso para começar uma agenda focada em estreitar laços com os clientes do Grupo Hive", conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://omnibees.com/



MONIN aumenta portfólio no Brasil com produtos sem açúcar

MONIN aumenta portfólio no Brasil com produtos sem açúcar
MONIN aumenta portfólio no Brasil com produtos sem açúcar

A marca de soluções aromáticas MONIN acaba de trazer ao mercado brasileiro a linha de concentrados para bebidas PURE by MONIN. Criados na França e já conhecidos na Europa, os produtos também passam agora a ser produzidos no Brasil para atender à crescente demanda por bebidas saborizadas de baixa caloria e sem adição de açúcar.

Disponível nos sabores Maçã Verde, Manga com Maracujá e Frutas Vermelhas, a linha é feita com ingredientes naturais, destacando apenas o sabor das frutas e com zero calorias. Os concentrados podem ser usados para preparar bebidas como águas saborizadas, chás gelados, sodas e drinques alcoólicos e não alcoólicos, permitindo uso diverso no dia a dia.

“As pessoas buscam cada vez mais produtos que sejam saborosos, mas que possam fazer parte de uma rotina que valoriza o bem-estar”, explica Thiago Zanon, diretor comercial e de marketing da MONIN Brasil. “O lançamento de PURE by MONIN no Brasil contribui para a consolidação de um segmento emergente no mercado brasileiro, oferecendo uma solução que atende a essa demanda e incentiva novas formas de criar e consumir bebidas diferenciadas no dia a dia”, complementa.

De acordo com um levantamento realizado pela consultoria especializada em inovação estratégica Stellarix, o mercado global de bebidas sem açúcar pode ultrapassar o valor de 24 bilhões de dólares até 2030, com mais de 46% em crescimento médio anual.

A linha PURE by MONIN já está disponível em dois formatos: 330 ml, já presente em supermercados nas redes Oba (São Paulo), Mundial (Rio de Janeiro), Festival (Paraná) e Verde Mar (Minas Gerais), e 700 ml, destinado ao uso profissional em bares, restaurantes e cafeterias, com distribuição nacional. A MONIN, com presença em mais de 160 países e sete unidades de produção global, inaugurou recentemente sua primeira unidade industrial no Brasil em setembro de 2025, evidenciando seu investimento no mercado latino-americano.



Escola do Caos lança relatório sobre tendências de RH

Escola do Caos lança relatório sobre tendências de RH
Escola do Caos lança relatório sobre tendências de RH

O mundo está mudando mais rápido do que as empresas conseguem reorganizar modelos de trabalho, culturas e gestâo de pessoas. Foi a partir desse sentimento que a Escola do Caos, consultoria especializada em cultura, liderança e aprendizagem, teve a ideia de conceber o "Hackbook definitivo – O report de tendências obrigatórias para o RH em 2026".

Trata-se, como o próprio nome diz, de uma publicação com dados, pesquisas e análises do setor de recursos humanos (RH) com o objetivo de revelar as estratégias mais eficientes para o mundo do trabalho.

Alguns dos pontos abordados no material incluem dificuldade para reter talentos, inteligência artificial (IA), cultura organizacional, importância da diversidade, liderança, aprendizado autônomo, superworkers (profissionais humanos com habilidades aumentadas por tecnologia), entre outros.

De acordo com Marisa Nannini, CEO da Escola do Caos, o intuito não é prever o futuro, mas fazer o que ela chama de "hackear o presente". "O hackbook é uma ferramenta prática para decidir melhor agora. Na Escola do Caos, acreditamos que aprender não é acompanhar o mundo, mas crescer em meio às mudanças. Esse relatório é um convite para que lideranças reinventem a forma como aprendem, trabalham e aceleram resultados".

Ela diz que "enquanto alguns relatórios apontam lacunas crescentes de skills e tecnologias avançando mais rápido que a cultura, as empresas sentem no dia a dia que o excesso de conteúdos e ferramentas não resolve o essencial. As organizações ainda não conseguem requalificar talentos na velocidade necessária, e a aprendizagem segue desconectada das decisões estratégicas".

"A tendência mais subestimada é o uso intencional da IA pelas empresas. Hoje, muita gente usa a tecnologia no dia a dia, às vezes até escondido, enquanto a maior parte das organizações finge que isso não está acontecendo. Falta estratégia, falta estímulo e falta a liderança discutindo como a IA pode, de fato, fazer parte das rotinas para gerar eficiência e liberar tempo para trabalhos mais criativos", menciona Alberto Roitman, sócio da Escola do Caos.

Um relatório divulgado em 2024 pela Microsoft e pelo LinkedIn apontou, por exemplo, que 52% das pessoas que utilizam IA no trabalho relutam em admitir o uso dessa tecnologia para as tarefas mais importantes. Além disso, 53% temem que utilizar a IA as tornem mais facilmente substituíveis.

Roitman defende que, ao invés de tratar a IA como algo que não deve ser admitido, as empresas deveriam assumir que ela é fundamental para otimizar a forma como as pessoas trabalham. Segundo a análise do relatório da Escola do Caos, a inteligência artificial não substitui o trabalho humano, mas o amplifica.

Felipe Bragatto, também sócio da Escola do Caos, expressa um ponto de vista semelhante ao de Roitman. De acordo com o executivo, as novas tecnologias devem transformar a cultura organizacional porque a IA passa a funcionar como um sistema operacional de trabalho, mudando a forma como decisões são tomadas, como times se organizam e como os fluxos acontecem.

"A experiência do colaborador tende a ficar mais personalizada, com apoio contextual, menos tarefas mecânicas e mais autonomia. O impacto positivo depende de liderança preparada e de governança clara. Sem isso, o efeito é o contrário: ansiedade, desalinhamento e perda de confiança na organização", alerta Bragatto.

Saúde mental e bem-estar

O relatório da Escola do Caos aborda também a questão da saúde mental e do bem-estar emocional no mundo corporativo, destacando que isso deixou de ser visto como um "plus" ou diferencial e se tornou um pilar essencial para a solidez da empresa.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais. A depressão e a ansiedade custam, de forma indireta, cerca de US$ 1 trilhão (R$ 5,3 trilhões, na cotação atual) por ano à economia global.

"Vivemos em um ambiente mais ‘nervoso’, sujeito a mudanças repentinas e imprevisibilidades, o que já aumenta a ansiedade de todos nós. A OMS reconhece que vivemos uma epidemia de ansiedade, Burnout e depressão, e, sem políticas de gestão e manutenção do bem-estar, a produtividade inevitavelmente é afetada e pessoas doentes não produzem", diz Anderson Bars, sócio da Escola do Caos.

Amanda Costa, sócia da Escola do Caos, ressalta que não é possível discutir o presente e o futuro do trabalho focando apenas no aspecto tecnológico e deixando outros pontos de lado.

"O futuro do trabalho não depende apenas de ferramentas e tecnologias novas. Ele depende de pessoas dispostas a fazer o básico que tanta organização ainda evita: reconhecer privilégios, combater qualquer forma de preconceito e criar ambientes propícios à aprendizagem. Sem isso, qualquer discurso sobre inovação fica no papel e nãs perdemos a chance de construir um futuro de trabalho mais justo e potente para todos e todas", comenta Amanda.

Para saber mais, basta acessar o relatório pelo site da Escola do Caos: https://lp.escoladocaos.com/hackbook-definitivo



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