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ABB atualiza automação de máquina de papel da sul-africana Neopak

A sul-africana Neopak decidiu atualizar o sistema de controle que rege sua máquina de papel de número três (MP3), instalada em uma fábrica perto da cidade de Pretória, na África do Sul, segundo informou a suíço-sueca ABB.

Comandada hoje por um sistema de controle distribuído da ABB, configurado com funções de controle de qualidade e atuadores de velocidade variável, a máquina receberá uma versão atualizada com sistema de controle avançado 800xA, também da ABB, com funcionalidades adicionais para facilitar a futura integração dos sistemas da fábrica.

A atualização deve ser comissionada até o fim do terceiro trimestre de 2025. A expectativa é que a troca permita à Neopak melhorar ainda mais os atuais indicadores de eficiência, produtividade e consistência da planta, e reduzir perdas. Com o tempo, o sistema deve integrar outras soluções digitais em uso na planta, que busca adotar um modelo inteligente de produção em todos os seus processos.

“O portfólio digital da ABB e a grande expertise da empresa no segmento têm ajudado a Neopak a estruturar modelos de produção cada vez mais inteligentes”, afirmou Nitesh Singh, diretor de operações da Neopak, no comunicado.

A máquina de papel número três foi montada em 2007 e comissionada em 2009, estando desde então em operação ininterrupta. O equipamento recebeu ajustes recentemente e vem apresentando indicadores de produção relevantes, de 85 mil toneladas de derivados de papel por ano.

Além do novo sistema de controle a ser integrado na MP3, o comunicado divulgado pela ABB afirma que a empresa de automação vai produzir um roadmap digital estratégico para guiar futuras integrações de sistemas na fábrica de Pretrória.

As integrações planejadas vão conjugar sistemas especificamente desenvolvidos para a indústria de papel e celulose, além de recursos digitais de cibersegurança, de automação e controles avançados de processos para outras etapas de fabricação realizadas na fábrica.  

A unidade da Neopak em Pretória é especializada na fabricação de diferentes tipos de derivados de papéis, especialmente forros reciclados, flutinas, sacolas de papel, miolos ondulados e até placas de drywall de aplicações construtivas.



ATLAS acolhe o compromisso reforçado da diretoria da SES de aumentar o retorno aos acionistas

A ATLAS Infrastructure (“ATLAS”) é uma investidora especializada em infraestrutura listada em bolsa que administra fundos em nome de clientes de infraestrutura de longo prazo. As contas de gestão ativa da ATLAS possuem, em conjunto, mais de 10% de participação com direito a voto e 12,5% de participação econômica na SES S.A (“SES” ou a “Empresa”).

A ATLAS apoia a decisão do Conselho de Administração da SES (o “Conselho”) de fortalecer ainda mais a governança da empresa por meio de uma modernização da estrutura e da composição do Conselho. A introdução de mais experiência em mercados de capital em um Conselho reduzido de nove membros aumenta o alinhamento dos interesses das partes interessadas. A ATLAS espera continuar seu compromisso com o Conselho, o Comitê de Nomeação e outras partes interessadas importantes para ajudar a encontrar o melhor candidato possível durante o próximo processo de seleção.

Além disso, a ATLAS acolhe a decisão do Conselho de endossar a Resolução 22 dos acionistas (“Resolução sobre retorno de capital aos acionistas”) na Assembleia geral anual de 2025. O compromisso reforçado do Conselho de priorizar o retorno aos acionistas de pelo menos a maioria dos futuros fluxos de caixa excepcionais aumentará a disciplina de alocação de capital e ajudará a reduzir o desconto da empresa em relação ao seu valor intrínseco.

“Vemos a SES como um componente essencial da infraestrutura de comunicações seguras e soberanas da Europa e bem posicionada para capitalizar o crescimento significativo da demanda por serviços e recursos de infraestrutura digital. Acreditamos que a SES está sendo negociada atualmente com um desconto substancial em relação ao valor justo, pelo menos em parte como resultado de preocupações com a alocação de capital. Incentivamos firmemente todos os acionistas a apoiarem a Resolução 22, que fortalece o imperativo de retorno de capital, ao mesmo tempo em que mantém a flexibilidade da Administração para capitalizar as atuais oportunidades de crescimento.”

Rod Chisholm, sócio

A ATLAS espera continuar seu compromisso com o Conselho, a Administração e outros Acionistas Significativos nesse assunto.

Mais informações sobre o ATLAS podem ser encontradas aqui: www.atlasinfrastructure.com

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para mais informações sobre este lançamento, entre em contato com a ATLAS Infrastructure em: info@atlasinfrastructure.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Sintelmark promove palestra exclusiva para homens sobre respeito e equidade

O Sintelmark, em parceria com a Coordenação de Política para Mulheres, realiza hoje (18/03), às 14h30, em sua sede, uma palestra exclusiva destinada aos homens. O evento tem como objetivo promover reflexões sobre respeito e equidade no dia a dia, além de conscientizar sobre a importância de identificar mulheres que se encontram em situações vulneráveis e ajudá-las.

“Acreditamos que o diálogo e a conscientização são fundamentais para fortalecer a cultura do respeito e da igualdade. Esta iniciativa reforça nosso compromisso com um ambiente profissional mais equilibrado e saudável”, destaca Luis Crem, presidente do Sintelmark.

“No setor de telesserviços, as mulheres são maioria e contam com um ambiente acolhedor, com supervisores e coordenadores também predominantemente do gênero feminino. No entanto, muitas colaboradoras enfrentam dificuldades e violências trazidas de casa ou do meio social. A palestra busca ampliar a percepção dos homens para que possam atuar como agentes de mudança dentro e fora do ambiente corporativo”, diz.

Serviço

Sintelmark

Endereço: Av. Ipiranga, 318 – bloco a cj 1201 – República, São Paulo – SP

Data: 18/03 (terça-feira)

Horário: 14h30

Para mais informações, basta acessar: https://www.sintelmark.org.br/.



Ação reúne vagas de emprego para mulheres acima de 50 anos

O portal Varejo Contrata, plataforma onde os estabelecimentos do setor podem divulgar as vagas de emprego disponíveis, sem custo para os candidatos − uma iniciativa do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo (Sincovaga-SP) − e o Coexistir irão realizar no dia 19/03, das 10h às 15h, no Centro de Integração da Cidadania (CIC) Oeste, no Jaraguá (Estrada de Taipas, nº 990, Jardim Panamericano, zona norte de São Paulo), a Ação de Empregabilidade voltada a mulheres com mais de 50 anos de idade, em parceria com a empreendedora social e professora Laine Daniel.

O evento visa aproximar, sem nenhum custo, as profissionais das vagas oferecidas pelas empresas do varejo de alimentos, reforçando o compromisso coletivo com a igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade no ambiente de trabalho. Ao participar, as empresas contribuem para a inclusão social e profissional de um segmento que muitas vezes enfrenta barreiras no mercado de trabalho.

As empresas do varejo de alimentos representadas pelo Sincovaga irão oferecer vagas, assim como empresas de outros segmentos com relacionamento com a entidade.

As candidatas devem comparecer no CIC Oeste na data e horário informados. Empresas que desejarem oferecer vagas podem fazer o cadastro pelo link do forms.

Ao longo de 2025, o Sincovaga realizará diversos eventos de empregabilidade. Mais informações: www.sincovaga.com.br ou WhatsApp: (11) 9 9482-2320.



Pix bate recorde de R$ 26 trilhões em transações em 2024

Dados divulgados pelo Banco Central (BC), e compartilhados pela CNN Brasil, apontam que o Pix alcançou um marco histórico ao registrar mais de R$ 26 trilhões em transações realizadas em 2024. O sistema de pagamento instantâneo cresceu 54% ante os R$ 17 trilhões registrados no ano anterior.

Victor Nery, CEO da Fire Banking, destaca que a implementação dos pagamentos instantâneos, como o Pix, tem revolucionado o cenário financeiro ao reduzir custos operacionais e acelerar os processos comerciais. Ele enfatiza que, ao eliminar etapas burocráticas e proporcionar uma liquidez imediata, o Pix permite uma gestão financeira mais dinâmica e segura para empresas de todos os portes.

“A ampla disseminação do Pix no mercado brasileiro não só simplifica o fluxo de pagamentos, mas também se torna um vetor de inovação, estimulando a modernização das operações financeiras e aumentando a competitividade dos negócios”, afirma. 

“Diferente de outros países que ainda buscam consolidar soluções em pagamentos instantâneos, como os Estados Unidos, no Brasil o Pix se destaca pela facilidade de uso, baixo risco e liquidez imediata. Isso o torna essencial tanto para a população quanto para os empreendedores”, acrescenta.

Em um mercado cada vez mais competitivo, de acordo com Nery, a jornada do consumidor com pagamento digital tem proporcionado um novo canal de aquisição para negócios, automatizando o processo de vendas, com controle das receitas e despesas em tempo real, facilitando a tomada de decisões estratégicas e a otimização dos processos financeiros, principalmente levando em consideração a relevância que as vendas online podem gerar para os negócios.

“Além da agilidade e da redução de custos operacionais, o Pix proporciona um fluxo de caixa mais saudável, além de eliminar riscos em chargebacks e tornar o processo mais simples para o consumidor. A integração com sistemas tecnológicos permite ainda um melhor entendimento dos hábitos de consumo, possibilitando a personalização de ofertas e o fortalecimento do relacionamento com o cliente”, avalia Nery.

O empresário ressalta ainda que, ao simplificar e acelerar o processo de pagamento, os meios digitais tornam a experiência de compra mais fluida e segura, eliminando, por exemplo, a necessidade de enfrentar longas filas ou lidar com burocracias. 

“Acabamos proporcionando uma experiência mais agradável e conveniente ao cliente. Quando o consumidor se sente bem atendido e gosta do produto ou serviço, a fidelidade à marca tende a aumentar naturalmente”.

Neste contexto, para Nery, as fintechs têm assumido um papel importante ao atuar como intermediárias ao conectarem comerciantes e consumidores a sistemas de pagamento como o Pix, garantindo que as transações sejam realizadas de maneira segura e rápida.

“Ao oferecer uma solução ágil e robusta, as facilitadoras permitem que os clientes foquem no crescimento do negócio e na melhoria da experiência do consumidor. Esse método de atuação é fundamental para que as empresas se mantenham competitivas em um mercado cada vez mais digital e dinâmico”, aponta o especialista.

“Estamos vivendo um momento de transformação profunda no setor financeiro, onde a digitalização deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade para manter a competitividade. Nossa missão é simplificar o acesso aos pagamentos digitais, ajudando negócios a se adaptarem rapidamente a esse novo cenário com segurança e eficiência”, finaliza Nery.



Mercado de logística deve atingir US$ 7,54 trilhões até 2029

O tamanho do mercado de frete e logística em 2024, segundo análise da Mordor Intelligence, é estimado em US$ 6,03 trilhões. O relatório indicou uma taxa de crescimento anual média de 4,57% até 2029, o que levaria o segmento a uma marca de US$ 7,54 trilhões.

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) divulgou dados da pesquisa “Panorama dos Custos Logísticos no Brasil 2024”, que apontam que a demanda por transporte cresceu em torno de 3,6% no Brasil no último ano e os gastos com transporte superaram os R$ 940 bilhões, uma alta de quase 7% em relação ao ano anterior.

Adriano Santos, Country Manager da Vanderlande Brasil, atribui o cenário positivo a diferentes fatores. “Esse crescimento está sendo impulsionado principalmente pela expansão do comércio eletrônico, que demanda mais serviços logísticos, especialmente para entregas rápidas e eficientes”.

Para o especialista, a globalização, com o aumento do comércio internacional e a interconexão entre mercados de diferentes países e as inovações tecnológicas, como inteligência artificial, automação e big data, tem permitido a otimização de processos logísticos, tornando-os mais efetivos e ágeis.

Com a expectativa crescente por prazos menores, as empresas do setor estão investindo em novas soluções para atender essa necessidade, ao passo que governos e empresas privadas investem em melhores infraestruturas de transporte e tecnologia, o que facilita o movimento de mercadorias e reduz custos”, enfatiza Santos.

Inovações tecnológicas esperadas para o setor em 2025

De acordo com o Country Manager da Vanderlande, entre as inovações tecnológicas esperadas para 2025 estão Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) para otimizar rotas, prever demandas e melhorar a gestão de estoques.

Todavia, o uso de robôs para movimentação de mercadorias e drones para inventário, veículos autônomos para entregas – que podem reduzir custos e melhorar a eficiência – e blockchain, para aumentar a transparência e rastreabilidade das mercadorias, também estão entre as tendências deste ano para o mercado logístico. 

“A automação e a IA estão transformando a logística de diversas maneiras, entre elas, com a otimização de rotas, automatização nos armazéns, gestão preditiva de estoque e o aumento da segurança nas operações”, destaca o especialista.

Santos esclarece que é esperado ainda que os veículos autônomos e drones se tornem cada vez mais comuns nas entregas de mercadorias. “Os benefícios são entregas mais rápidas, redução de custos com mão de obra, expansão da cobertura de entregas, inclusive em áreas remotas, e maior precisão e segurança no transporte de mercadorias”.

O especialista lembra que a Internet das Coisas (IoT) é outro aspecto das inovações que deve ser levado em conta. “A IoT pode otimizar a gestão da cadeia de suprimentos por meio de monitoramento em tempo real, rastreamento de mercadorias, manutenção preditiva e eficiência no armazenamento, como para otimizar espaço e garantir o armazenamento dos produtos em condições adequadas ”.

É importante que as empresas e grandes organizações do setor estejam alinhadas com inovações e tendências para manter a competitividade, reduzir custos, atender às expectativas do consumidor e se adaptar a mudanças regulatórias e ambientais.

“As companhias podem encontrar desafios para se adaptarem a novas e crescentes regulamentações ambientais. Arcar com despesas de soluções tecnológicas voltadas para a sustentabilidade, como redução das emissões de gases poluentes no transporte, exige investimentos significativos”, pontua o especialista.

No entanto, Santos reforça que também existem oportunidades geradas pela logística sustentável. Ele afirma que o uso de IA para planejar rotas mais eficientes e de veículos elétricos e híbridos no transporte de mercadorias é uma grande oportunidade para reduzir a pegada de carbono. 

“Para se manterem competitivas, as empresas podem investir em tecnologia, aprimorar a experiência do cliente, focar na sustentabilidade, adaptar-se às mudanças regulatórias e capacitar funcionários”, indica o profissional. 

Mercado de trabalho promissor

A pesquisa Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027, realizada pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI), revelou que o setor de Logística e Transporte no Brasil será o que mais demandará profissionais até 2027. A projeção para o nível de empregos formais no setor é de mais de 8 milhões de postos. 

A ABOL também publicou números do Banco Nacional de Empregos (BNE) que apontam um ritmo acelerado de contratações no setor de logística no Brasil. Entre janeiro e outubro de 2024, o segmento registrou 66,7 mil oportunidades, uma alta de 94,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Para mais informações, basta acessar: vanderlande.com/



Primeira fase da 137ª edição da Canton Fair ocorre em abril

A primeira fase da 137ª edição da Canton Fair, também conhecida como Feira de Importação e Exportação da China, já tem data marcada: de 15 a 19 de abril de 2025. O evento, realizado semestralmente desde 1957, se destaca como um dos maiores e mais importantes do calendário comercial global, atraindo milhares de expositores e compradores de todo o mundo.

De acordo com Adriana Santos, gerente operacional da Schultz Vistos, a feira é responsável por promover negociações bilionárias entre fornecedores chineses e compradores internacionais. “Sua importância está na diversidade de produtos, na inovação tecnológica e na oportunidade de networking para empresários e investidores do mundo todo.”

Com uma área de exposição de 1,55 milhão de metros quadrados, a primeira fase da feira deve abranger uma ampla gama de setores, eletrônicos de consumo e produtos de informação, eletrodomésticos, autopeças, produtos de iluminação, produtos elétricos e eletrônicos, hardware e ferramentas.

A segunda fase acontece entre os dias 23 e 27 de abril e abordará os segmentos de produtos domésticos, utensílios de cozinha, decorações para casa, materiais de construção e decoração, entre outros. Já a terceira fase ocorre de 1º a 5 de maio e abrange roupas masculinas e femininas, roupas íntimas, roupas esportivas e casuais, matérias-primas têxteis, sapatos, bolsas e muito mais.

“A feira recebe empresários, importadores, distribuidores, investidores e representantes comerciais de mais de 200 países. O evento é voltado principalmente para profissionais do comércio internacional que buscam novos fornecedores, parcerias estratégicas e oportunidades de negócios na China”, destaca Santos.

A gerente operacional ressalta ainda que as últimas edições têm mostrado um crescimento significativo em tecnologia verde, inteligência artificial e automação industrial, refletindo as mudanças e tendências do mercado global.

Ela explica que, para participar do evento, os visitantes devem se registrar no site oficial da feira (https://www.cantonfair.org.cn/) e solicitar o Canton Fair Buyer Badge, um crachá que dá acesso ao evento. “Além disso, é necessário apresentar um passaporte válido com validade mínima de 06 meses, visto válido quando necessário e um convite oficial da organização para facilitar o processo de entrada na China”.

Brasileiros precisam de visto para entrar no país

Segundo a especialista da Schultz Vistos , para participar da Canton Fair os brasileiros interessados precisam obter um visto de negócios (M). O processo inclui, além do convite oficial da feira, o preenchimento do formulário online no site da embaixada ou consulado da China, apresentação do passaporte com validade mínima de seis meses, comprovação de meios financeiros para a viagem e reserva de voos e hospedagem.

“Embora a Canton Fair seja um evento de negócios, muitos visitantes aproveitam a oportunidade para conhecer Guangzhou e outras cidades da China. Para quem deseja apenas visitar o país sem fins comerciais, o ideal é solicitar um Visto de Turismo (L), que tem requisitos diferentes do visto de negócios”, explica.

Ela ressalta ainda a importância de planejar a viagem com antecedência e garantir que toda a documentação esteja correta para entrada no pedido de visto no Consulado da China no Brasil. “Além do visto, é importante verificar requisitos de saúde e vacinação para evitar atrasos ou recusas. A Schultz Vistos é especializada neste serviço e todo o processo de documentação, desde a solicitação do visto até o suporte com informações sobre a viagem”, finaliza.

Para saber mais, basta acessar: https://vistos.com.br/



Brasil concentra quase 65% de healthtechs da América Latina

O cenário brasileiro de healthtechs representa 64,8% do panorama na América Latina, que registrou um crescimento de 37,6% em investimentos em 2024. O índice reflete os US$ 253,7 milhões de investimento total no ano. Em 2023 o somatório de investimentos do segmento alcançou US$ 184,3 milhões. Os dados são do Relatório HealthTech Recap 2024, divulgados pelo portal Saúde Business.

Atrás do Brasil estão o México com 16,2% das healthtechs investidas, seguido por Argentina (5%), Colômbia (4,4%) e Chile (3,9%). O relatório também apontou que surgiram 70 novas startups de Inteligência Artificial (IA) voltadas para saúde na América Latina nos últimos cinco anos e, nos últimos dois anos, a adoção de IA nas healthtechs subiu de 14% para 20%.

Para Stella Soares, CEO da Dr. IAgenda,  solução de IA para agendamento e gestão de consultas, o crescimento da IA nas healthtechs é um reflexo do amadurecimento do setor e da maior aceitação da tecnologia por médicos e pacientes. “Três fatores impulsionam essa evolução, são as novas regulamentações e incentivo à digitalização, a demanda por personalização no atendimento e a redução do tempo de retorno sobre o investimento”.

Uso de Inteligência Artificial no setor médico

No Brasil, a pesquisa TIC Saúde, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) identificou uma alta de 11 pontos percentuais na adoção de IA por parte de estabelecimentos de saúde com internação e mais de 50 leitos. Em 2024, a categoria registrou 16%, ante 5% em 2023. O estudo feito pela Cetic.br também mostrou que entre todos os estabelecimentos de saúde, 4% utilizam IA e, entre os médicos, o índice é de 17%.

“O cenário atual reflete um momento de transição para o setor da saúde. Embora os números ainda sejam modestos, a adoção da inteligência artificial no país está crescendo rapidamente, impulsionada por desafios como sobrecarga operacional, aumento da demanda por atendimento digital e a busca por eficiência no relacionamento com o paciente”, pontua a CEO.

Rodrigo Coutinho, CIO da Dr. IAgenda, compartilha o otimismo em sua leitura de mercado. “A adoção de IA em consultórios e clínicas menores ainda esbarra em desconhecimento sobre o funcionamento da tecnologia, receios sobre conformidade regulatória e o custo de implementação, mas grandes hospitais e redes já entenderam que a tecnologia é um diferencial competitivo. Com a popularização de soluções acessíveis e fáceis de integrar, a adesão deve dobrar nos próximos dois anos”.

O profissional atribui a adesão ao uso da IA na saúde a fatores como mudança do perfil de pacientes, aumento da competitividade no setor particular e a eficiência e redução de custos proporcionada pela tecnologia.

“A IA permite que médicos não percam pacientes por falta de atendimento ágil, uma exigência dos pacientes hoje em dia, já que ela é capaz de manter um atendimento por 24h, por um custo operacional reduzido e sem comprometer a qualidade do atendimento. Justamente por esse desempenho, ela pode aumentar a taxa de fechamento de consultas”.

Henrique Moreira, CMO da plataforma, explica que a IA é um divisor de águas para a gestão de clínicas porque automatiza processos repetitivos, pode reduzir erros operacionais e melhorar a eficiência do atendimento. “Além do atendimento 24 horas, por 7 dias da semana, sem aumento de custo fixo, a IA faz confirmações automáticas, podendo reduzir o número de consultas perdidas”.

De acordo com o especialista, os profissionais podem se concentrar em atendimentos estratégicos e mais complexos, enquanto a IA faz um trabalho de atendimento mais operacional. 

Para Moreira, essas funcionalidades otimizam o trabalho da equipe de clínicas e hospitais. “A IA não substitui o profissional de saúde, mas otimiza toda a jornada do paciente, garantindo que cada interação seja produtiva”.

IA humanizada e generativa de atendimento médico

A CEO da Dr. IAgenda conta que a criação da plataforma considerou o cenário promissor do setor no Brasil. “Identificamos três grandes falhas no atendimento dos médicos. Um tempo de resposta lento que faz com que pacientes busquem por outro médico, a falta de treinamento de equipe para conversão de atendimentos em consultas e a sobrecarga de médicos com a gestão do consultório”, revela Soares. 

Conforme esclarece a profissional, a Dr. IAgenda foi desenhada para ser 100% humanizada e integrada, sem depender de aprendizado técnico ou mudanças na rotina da clínica, com o objetivo de automatizar o atendimento, converter atendimentos em consultas e liberar o médico para suas atividades especializadas.

Norival Brito, COO da plataforma, acrescenta que a Dr. IAgenda realiza atendimentos em tempo real, sem pausas, buscando garantir que nenhum paciente fique sem resposta, mesmo fora do horário comercial. “A tecnologia registra agendamentos diretamente na agenda e também responde mensagens, escuta e envia áudios com interação semelhante à do ser humano”.

A solução integra, ainda, um sistema de gestão para clínicas e consultórios com IA integrada, controle financeiro inteligente, prontuário eletrônico com IA e gestão de estoque e produtos.



Pós-graduação rápida pode ser destaque no mercado

Com o objetivo de atender às demandas do mercado de trabalho atual, cursos de pós-graduação de curta duração vêm ganhando espaço como alternativa para a especialização profissional rápida e de qualidade.

Um levantamento do Instituto Semesp, divulgado pelo portal ICL Notícias, aponta que o país conta com mais de 1,4 milhão de alunos matriculados em programas de pós-graduação, distribuídos em 173 mil cursos de especialização.

Segundo Ruy Wagner Astrath, diretor da Faculdade Focus, o número expressivo reflete uma crescente conscientização sobre a importância da educação continuada para o desenvolvimento profissional.

“Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e dinâmico, a busca por especialização tornou-se essencial para aqueles que desejam se destacar e atender às demandas específicas de diversos setores”.

Para o especialista, aqueles que buscam se destacar e se manterem atualizados têm encontrado na pós-graduação de curta duração uma solução prática e eficaz para alcançar seus objetivos de carreira. “Essa tendência indica que os profissionais estão investindo em qualificação para acompanhar as constantes evoluções tecnológicas e metodológicas em suas áreas de atuação”, acrescenta Astrath.

Principais áreas de especialização

Com base na demanda de mercado e na relevância para o desenvolvimento profissional, o diretor da Faculdade Focus ressalta que algumas áreas têm sido mais procuradas por aqueles que buscam qualificação rápida. Tal análise foi essencial para que a empresa desenvolvesse suas pós-graduações de curta duração focadas nessas áreas, especificamente.

Cursos de especialização em gestão empresarial, focados em estratégias de negócios, liderança e inovação, tecnologia da informação com foco em segurança, desenvolvimento de software e gestão de Tecnologia da Informação (TI) e na área da educação, com ênfase em metodologias de ensino, educação inclusiva e gestão educacional, são setores de destaque na instituição.

“Após uma análise criteriosa das tendências de mercado e das necessidades específicas de cada setor, percebemos que além das áreas citadas, especializações voltadas à saúde, com foco em gestão hospitalar, saúde pública e enfermagem avançada e ao direito, focado no segmento empresarial, digital e compliance, também estão em evidência”, afirma.

Funcionalidades

Com cargas horárias adaptadas para conciliar com outras atividades profissionais e pessoais, além de investimento acessível se comparado a programas mais longos, os cursos de pós-graduação de curta duração têm como objetivo capacitar os alunos a se tornarem especialistas em um determinado campo de conhecimento de maneira rápida e eficiente.

Para o diretor da Faculdade Focus, manter-se informado sobre as últimas tendências e práticas da área de atuação e adquirir novas competências para transitar para diferentes setores ou funções podem tornar a modalidade mais atrativa aos profissionais.

“Obter qualificações que possibilitem promoções ou aumentos salariais e desenvolver habilidades necessárias para iniciar e gerir o próprio negócio demonstram a busca por crescimento profissional e adaptação às exigências do mercado atual”, finaliza.

Para saber mais, basta acessar: http://www.faculdadefocus.com.br



CEO revela as últimas tendências em homenagens póstumas

As homenagens póstumas, que são reconhecimentos feitos em memória de uma pessoa após sua morte, estão passando por uma transformação significativa, refletindo mudanças culturais, tecnológicas e ambientais. Para Vinicius Chaves de Mello, CEO do Grupo Riopae, que atua há mais de 57 anos no segmento do luto, o fenômeno é impulsionado por novas tecnologias, preocupações ambientais e a busca por personalização.

Para Mello, uma das principais tendências é a personalização das homenagens póstumas. “As cerimônias refletem, de maneira única, os gostos, interesses e legados dos falecidos. Diferentemente dos rituais tradicionais que, por vezes, eram padronizados, hoje as famílias buscam celebrar a vida de seus entes queridos de forma mais íntima e significativa”.

Vídeos de tributos, músicas que marcaram a vida da pessoa e cerimônias ao ar livre são exemplos de como as homenagens estão se tornando mais personalizadas. “Essa abordagem não apenas honra a memória do falecido, mas também pode ajudar no processo de luto”, reflete.

Na visão de Mello, quando uma cerimônia é feita para refletir a vida e a personalidade do falecido, o processo de despedida se torna mais humano e menos formal. 

Tecnologia: conectando pessoas e memórias

Para o CEO do Grupo Riopae, a tecnologia tem revolucionado o setor, oferecendo novas formas de homenagear e lembrar aqueles que partiram. “As transmissões ao vivo de funerais permitem que pessoas distantes participem da cerimônia”, destaca.

“Além disso, plataformas digitais possibilitam a criação de memoriais virtuais, onde fotos, vídeos e mensagens podem ser compartilhados, mantendo viva a lembrança do ente querido”, acrescenta.

Outra inovação considerada promissora por ele, é o uso de RA (Realidade Aumentada). “As tecnologias de realidade aumentada estão surgindo, permitindo que as pessoas ‘visitem’ os túmulos de entes queridos de forma virtual”, comenta. “Essas ferramentas não apenas facilitam a conexão emocional, mas também democratizam o acesso a homenagens, independentemente da localização geográfica”, explica.

Sustentabilidade: homenagens que consideram o meio ambiente

Mello ressalta que a preocupação com o impacto ambiental das práticas tradicionais também está moldando o setor. “As práticas tradicionais de sepultamento têm um impacto ambiental significativo. O uso excessivo de madeira para caixões, substâncias químicas no embalsamamento e a ocupação de grandes áreas para cemitérios são alguns dos desafios”.

Como alternativa, as homenagens ecológicas estão ganhando espaço. A cremação, por exemplo, emite menos carbono e oferece opções criativas para o destino das cinzas, como urnas biodegradáveis que se transformam em árvores.

“Outro exemplo inovador é o conceito de ‘cemitérios verdes’, onde os corpos são enterrados sem caixões, permitindo uma decomposição natural e o retorno dos nutrientes ao solo”, explica.

Cremação oferece flexibilidade e novas formas de memória

A cremação tem se tornado uma escolha popular, tanto por questões de custo quanto pela flexibilidade que oferece, explica o CEO do Grupo Riopae. “A cremação permite alternativas criativas para a preservação da memória. Entre as opções estão a transformação das cinzas em diamantes, joias personalizadas, entre outras aplicações”. 

O futuro do setor: inovação e consciência

Para o futuro, Mello acredita que o setor continuará a evoluir, tornando-se ainda mais centrado nas necessidades das famílias e no respeito ao meio ambiente. “A curto prazo, espero um aumento nas opções de personalização e nas alternativas sustentáveis”, diz ele. “No médio prazo, o uso de tecnologias imersivas, como realidade aumentada e virtual, deve crescer, oferecendo experiências mais profundas e conectadas”, completa.

A longo prazo, o CEO prevê uma mudança cultural ainda maior. “Espero que o setor continue a se afastar das práticas tradicionais, com a sociedade se tornando mais consciente do impacto ambiental e emocional de suas escolhas”, conclui Vinicius.

Para mais informações, basta acessar: https://www.crematoriosaojoao.com.br/home



Cessão de crédito: como um advogado pode ajudar no processo

A cessão de crédito é uma operação financeira legalizada e amparada pelos Artigos 286 e 298 do Código Civil brasileiro, onde o credor (cedente) transfere seus direitos de crédito a um terceiro (cessionário). Em alguns casos esse processo pode ser complexo e recomenda-se a presença de um advogado especializado para assegurar que os direitos de todas as partes sejam respeitados e para fornecer o suporte jurídico necessário ao cliente.

Nesse cenário, os advogados podem desempenhar um papel crucial durante todo o processo de cessão de crédito. São eles os responsáveis por fornecer orientação jurídica clara e precisa, realizar análises detalhadas dos contratos e garantir que todas as etapas legais sejam cumpridas corretamente, como explica Daniela Pierobon, diretora de relacionamento da PrecPago.

“Entre as principais responsabilidades do advogado ao assessorar uma cessão de crédito estão a de verificar se a empresa cessionária é especializada no assunto, conferir se há alguma prática abusiva por parte da organização, esclarecer os termos da antecipação, tirar as dúvidas do credor, e verificar se há valores e resguardos”.

Segundo a especialista, é importante o advogado verificar processos em que a empresa já tenha realizado alguma operação de antecipação. “Além disso, durante o acompanhamento com o credor, é necessário verificar se os termos da antecipação estão claros, se o processo acontecerá em cartório presencial ou e-notariado, e revisar o contrato para assinatura”, destaca.

Seja ao cedente ou ao cessionário, o advogado desempenha um papel importante na hora de proteger os interesses de seu cliente, como verificar o histórico da empresa e entender os critérios de avaliação e cálculo do precatório

Pierobon acrescenta que é importante que o profissional auxilie o credor a evitar golpes em seu nome, alertando o cliente que sempre tenha cuidado com senhas de órgãos públicos como o Gov.br e Meu INSS. Caso aconteça algo, como um roubo ou perda de quaisquer documentos pessoais, por exemplo, realizar um boletim de ocorrência é fundamental. Além disso, recomenda-se consultar o CPF no Registro do Banco Central para verificar se há contas criadas em nome do cliente e que ele não reconhece. 

Pierobon destaca, ainda, sobre a ética do advogado, que não é correto se oferecer para comprar o precatório do cliente, “isso porque quando o advogado assume a posição de negociação, ele não está mais representando os interesses do cliente. No entanto, o advogado pode recomendar empresas que conheçam as práticas e processos, para que o credor tenha maior segurança ao realizar a antecipação do seu precatório”, explica.

Sobre a PrecPago

Com mais de sete anos de experiência em negociações de precatórios e cerca de R$ 300 milhões em transações, a PrecPago tem como objetivo inovar o mercado de cessão de créditos judiciais, oferecendo soluções que propiciem condições favoráveis aos clientes.

A empresa conta com soluções em antecipações para recebimento de precatórios e já possui mais de 250 advogados e escritórios parceiros.

Para saber mais, basta acessar: https://precpago.com.br/



ABB investe em startup que aplica IA em manutenção de ativos industriais

A fabricante de motores, geradores e inversores elétricos, ABB Motion, fez um aporte de capital na startup indiana Uptime IA, especializada na aplicação de inteligência artificial e machine learning na manutenção de ativos industriais pesados. 

Com o investimento, a ABB Motion “une forças” com a Uptime IA para prover a seus clientes soluções capazes de oferecer “insights profundos” sobre desempenho, custos, previsão de falhas e manutenção preditiva de diferentes tipos de sistemas industriais. 

A expectativa é que o arranjo ainda ofereça a clientes ferramentas adicionais para reduzir o tempo de inatividade de equipamentos e a incidência de paradas não programadas, especialmente em instalações de fabricantes de cimento, metais e tubulações de água na Índia, que receberão maior foco da parceria, segundo disse a ABB Motion em comunicado.

Ainda de acordo com o texto, os algoritmos da Uptime IA já cobrem ao menos mil modos de falhas e foram desenvolvidos com recursos de inteligência artificial e de aprendizagem de máquina em um longo histórico de prestação de serviços de gestão de ativos e manutenção preditiva realizados pela empresa indiana. 

“Por meio desse investimento, reafirmamos nosso compromisso em fornecer soluções que capacitem os clientes industriais a gerenciar seus ativos de forma eficaz e sustentável”, disse no texto Soenke Kock, gerente de P&D da ABB Motion Services.

O aporte na Uptime IA foi realizado pela ABB Motion Ventures, unidade de capital de risco da ABB Motion, criada para apoiar startups com alta tecnologia. Os valores do negócio não foram revelados.



World Liberty Financial, inspirado por Trump, fecha US$ 550 milhões em vendas de tokens

A World Liberty Financial, Inc. (“WLFI”), desenvolvedora de um protocolo de DeFi pioneiro e plataforma de governança inspirada por Donald J. Trump, fez história com a conclusão do segundo conjunto de suas vendas de tokens, que totalizaram US$ 550 milhões em receitas brutas em ofertas simultâneas de tokens nos EUA e em outros países.

Após o lançamento em 15 de outubro de 2024, o WLFI concluiu com sucesso dois conjuntos de vendas de tokens em ofertas simultâneas nos EUA e fora dos EUA. No primeiro conjunto, US$ 300 milhões em tokens WLFI foram vendidos entre as ofertas e, no segundo conjunto, US$ 250 milhões em tokens WLFI foram vendidos entre as ofertas. Entre todas as ofertas, US$ 550 milhões em tokens WLFI foram vendidos.

Ao todo, mais de 85.000 participantes nas vendas de tokens passaram pelo processo ‘Know Your Customer’ (KYC) (Conheça Seu Cliente), a fim de determinar a elegibilidade para participação.

“Este marco prova que aqueles que realmente entendem de criptomoedas e finanças reconhecem o que estamos construindo, e que a WLFI está no caminho certo para turbinar DeFi, uma vez que transforma as finanças mundiais nos próximos anos”, disse Zach Witkoff, Cofundador da WLFI. “A World Liberty Financial é grata aos primeiros apoiadores e parceiros da WLFI que perceberam o potencial inovador deste projeto e esperamos sua participação contínua na governança do protocolo WLFI. As vendas de tokens são apenas o começo. Estamos nos preparando para lançar uma onda de tecnologia disruptiva que irá redefinir os limites do que é possível com ativos digitais.”

Nos últimos seis meses, a WLFI estabeleceu relacionamentos importantes com os principais protocolos e instituições de blockchain, incluindo Ondo Finance, Ethena, Chainlink, Sui e Aave. Estes relacionamentos posicionaram a WLFI para construir e implementar com mais rapidez sua próxima plataforma, desenvolvida com o propósito de democratizar as finanças para milhões.

A “Estratégia Macro” da WLFI também reuniu vários ativos digitais em seu programa de reserva estratégica, incluindo tokens BTC, ETH, TRX, LINK, SUI e ONDO. A reserva estratégica da WLFI ajuda a reforçar os principais projetos de criptomoedas, enquanto oferece estabilidade a seu tesouro através da diversificação antes da disposição final. A Estratégia Macro pode ser utilizada em parte para permitir que a WLFI financie projetos inovadores, respalde o crescimento do ecossistema e crie novas oportunidades dentro do panorama de DeFi em rápida evolução.

A WLFI continua comprometida em avançar sua missão de criar um futuro financeiro mais inclusivo, apoiado por parcerias estratégicas, tecnologias inovadoras e uma comunidade dedicada. À medida que a World Liberty Financial continua construindo o futuro das finanças descentralizadas, mantenha-se atualizado sobre os últimos desenvolvimentos e anúncios ao nos seguir no X em https://x.com/worldlibertyfi.

Sobre a World Liberty Financial

A World Liberty Financial (WLFI) é um protocolo pioneiro e plataforma de governança de finanças descentralizadas (DeFi), dedicado a capacitar pessoas mediante soluções financeiras transparentes, acessíveis e seguras. Inspirado pela visão do Presidente Donald J. Trump, o WLFI busca democratizar o acesso a DeFi ao criar ferramentas fáceis de usar que trazem os benefícios das finanças descentralizadas a um público mais amplo. O WLFI planeja estar na vanguarda de DeFi, oferecendo uma plataforma intuitiva e robusta que capacita os usuários a participar ativamente do futuro financeiro.

Esta comunicação inclui informações prospectivas sobre planos, previsões e expectativas futuras, sujeitas a riscos e incertezas, e que podem estar sujeitas a alterações.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

wlfi@wachsman.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Transformação digital avança e impõe novos desafios

Na era digital, a informação é tratada como o “novo petróleo” — um ativo de enorme valor estratégico para governos, empresas e indivíduos. Entretanto, questões de privacidade, legislação e uso ético dos dados permanecem no centro dos debates sobre a transformação social e econômica viabilizada pela análise de grandes bases de informações. Em entrevista no programa Entrevista com D’Ávila, Ilson Bressan, CEO da Valid, reforça que os dados têm peso econômico significativo tanto para o setor público quanto para a iniciativa privada.   

No Brasil, o arcabouço legal para a proteção de dados pessoais está ancorado na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde 2020, que estabelece diretrizes para coleta, tratamento e armazenamento de dados, prevendo sanções significativas em caso de descumprimento. Para Bressan, a transparência e o controle de consentimento são pilares fundamentais para garantir que as vantagens da transformação digital não ultrapassem os limites éticos e legais de privacidade dos cidadãos.  

Nesse cenário, a inteligência artificial desperta também preocupações relativas ao uso indevido e à manipulação das informações em larga escala. Um estudo recente da consultoria Gartner estima que os gastos mundiais com IA vão crescer quase 10% em 2025. Por outro lado, de acordo com o Cost of a Data Breach Report 2023, da IBM Security, o custo médio global de um vazamento de dados chegou a 4,45 milhões de dólares; prejuízo, este, que não é apenas financeiro. Eventos desse tipo abalam a confiança do público em relação à marca e aos serviços digitais.  

Essa dicotomia entre os avanços promissores da inteligência artificial e os riscos decorrentes dos vazamentos de dados evidencia a urgência de soluções integradas para proteger os usuários. Nesse sentido, outro ponto destacado por Bressan é a construção de um sistema unificado de identificação no Brasil, com base no CPF, que visa reduzir a burocracia, agilizar serviços governamentais e simplificar o acesso da população a benefícios sociais. A expectativa é que a CIN, nova Carteira de Identidade Nacional, traga eficiência ao dia a dia dos cidadãos e fortaleça a segurança das transações digitais e que ganhe ainda mais força, posteriormente, com a unificação de bases de dados dispersas e a adoção de mecanismos de proteção. 

A proposta de interoperabilidade de dados na saúde ilustra como a integração de informações pode gerar benefícios sociais concretos. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 70% da população brasileira depende exclusivamente do SUS. Bressan sugere que dados de pacientes sejam compartilhados entre hospitais públicos e privados para criar planos de saúde mais assertivos e reduzir custos. Casos como o da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) — que conecta laboratórios, hospitais e unidades de saúde — demonstram o potencial de uma base integrada, capaz de padronizar o acesso a informações médicas e proteger a privacidade do paciente, seguindo as diretrizes da LGPD.  

Mais do que um ativo econômico, os dados são uma ferramenta poderosa de transformação social. Seja para alavancar políticas públicas ou nortear decisões empresariais, a análise de grandes volumes de informação possibilita estratégias mais eficientes e inclusivas. O uso de IA amplia ainda mais as perspectivas de inovação, mas exige uma legislação sólida e um debate público constante para assegurar que o uso desses recursos ocorra de forma ética e transparente. A experiência de países com sistemas de identificação digital avançados, como a Estônia ou a Índia (com o Aadhaar), mostra que a combinação de governança robusta e conscientização da população pode pavimentar o caminho para uma adoção confiável.  

A entrevista com Ilson Bressan serve de alerta e inspiração: embora os dados tenham o potencial de impulsionar a economia e gerar melhorias sociais, é fundamental equilibrar os ganhos de eficiência com a garantia dos direitos individuais. Só assim será possível construir uma sociedade digital confiável, inclusiva e capaz de colher, de forma segura, os frutos dessa nova era baseada no poder da informação.  

Para saber mais sobre as soluções da Valid que tornam o serviço público cada vez mais digital, basta acessar valid.com. Para conferir a entrevista na íntegra, acesse o vídeo. 



IA impulsiona a criação de sites em 2025

Novas ferramentas prometem simplificar a criação de sites em 2025, em um contexto em que pequenas e médias empresas buscam otimizar sua presença digital com soluções práticas e eficazes

Em pesquisa recente divulgada pelo Google em parceria com a Ipsos, 54% dos brasileiros utilizaram IA generativa em 2024, acima dos 48% da média global. Além disso, 65% dos respondentes desta pesquisa no Brasil estão confiantes em relação às possibilidades da IA, número que supera a média de 57%.

Com isso, o mercado de desenvolvimento de sites, que anteriormente exigia conhecimentos técnicos em programação e design, passou por uma significativa evolução nos últimos anos. Com a popularização das plataformas sem código e esse avanço da Inteligência Artificial (IA), a criação de páginas virtuais se tornou mais acessível, permitindo a elaboração de sites profissionais sem a necessidade de escrever códigos complexos.

Uma pesquisa do final do ano passado na HostGator apontou que 75% das pequenas e médias empresas pretendem adotar soluções baseadas em IA até o final de 2025, impulsionando a busca por ferramentas que tornem esse processo mais rápido e intuitivo. Nesse cenário, plataformas como Wix e Shopify já incorporam recursos inteligentes para facilitar a personalização e a automação de sites.

WordPress com Inteligência Artificial

O WordPress, uma das plataformas mais utilizadas para criação de sites e blogs globalmente, também avança nessa direção. A recente integração de recursos de IA promete automatizar e orientar processos, facilitando a criação e personalização de páginas digitais. Entre as novidades, destaca-se a presença de assistentes virtuais que guiam o usuário em cada etapa do processo, além de oferecer sugestões de melhorias e soluções para dúvidas recorrentes.

A tendência aponta para a consolidação de ferramentas de criação de sites com IA, redefinindo o processo de desenvolvimento de sites e tornando-o mais acessível e eficiente. Com a expansão dessas soluções, espera-se que o desenvolvimento web continue evoluindo, atendendo às demandas de um mercado cada vez mais digital e dinâmico.



Furtos em alta: quadrilhas especializadas driblam segurança

A Secretaria estadual de Segurança Pública de São Paulo registrou em janeiro um aumento de 3,2% nos casos de furto. Foram 48.026 ocorrências registradas no primeiro mês de 2025 ante 46.507 no mesmo período do ano passado. Entre outros fatores, esse número reflete a atuação cada vez mais especializada de quadrilhas que invadem condomínios.

Esses grupos utilizam diferentes disfarces e artifícios para driblar as regras e sistemas de segurança e acessar casas e apartamentos que seus proprietários acreditavam estar seguros, levando bens como joias e eletroeletrônicos. Além disso, há uma crescente exploração de falhas em sistemas de controle de acesso e na capacitação de porteiros e seguranças.

 

Modus operandi das quadrilhas

Uma dessas estratégias mais comuns adotadas por essas quadrilhas é se passar por agentes públicos. Em fevereiro, um condomínio na Zona Sul da cidade de São Paulo foi invadido por homens que se passavam por funcionários da Sabesp, companhia de água e esgoto da capital.

Sob pretexto de executar uma vistoria na rede de água do empreendimento, eles tiveram acesso aos apartamentos, levando celulares, televisores e outros objetos de valor dos condôminos. O prejuízo estimado foi de cerca de R$ 20 mil.

Outro método comum é simplesmente se passar por visitantes ou moradores. Utilizando jovens de boa aparência, essas quadrilhas conseguem enganar os porteiros e promover arrastões nas unidades.

 

Segurança exige planejamento e tecnologia

Para conter essa onda de invasões, especialistas recomendam a combinação de treinamento dos profissionais com o investimento em tecnologia. Também é preciso ter medidas de prevenção, mas também um plano de resposta em caso de ocorrências.

“Os membros dessas quadrilhas são pessoas persuasivas. Se expressam bem e se vestem como se fossem moradores ou mesmo servidores públicos. É muito difícil, apenas com o trabalho humano, evitar a ação desses criminosos. É importante combinar treinamento da mão de obra com investimento em tecnologia”, analisa o especialista em armamento, perícia e segurança estratégica, Sandro Christovam Bearare.

Bearare destaca que um protocolo de segurança eficaz deve prever diferentes níveis de emergência e definir ações específicas para cada tipo de ameaça. “Um protocolo de segurança eficaz deve ser estruturado em níveis de emergência, definindo ações específicas para cada tipo de ameaça e detalhando as responsabilidades de cada setor e colaborador. Ele deve conter procedimentos para controle de acesso, monitoramento contínuo, evacuação, comunicação de incidentes e resposta a crises. Além disso, é essencial estabelecer funções emergenciais e a divisão de tarefas, garantindo que todos saibam como agir em situações de risco, minimizando falhas e otimizando a reação. A organização e o treinamento contínuo são fundamentais para que o protocolo seja eficiente na proteção de pessoas e bens”, conclui.

 

Itens de segurança por nível de investimento

Com 15 anos de experiência, pós-graduado em Perícias Criminais e Ciências Forenses e mestrando em Gestão de Conflitos, na Flórida (EUA), Bearare explica quais são os itens indispensáveis para um sistema de segurança em condomínio. Ele os divide de acordo com a capacidade de investimento dos condôminos:

 

Todo condomínio tem que ter:

  • Câmera de segurança
  • Iluminação interna e perimetral
  • Iluminação por sensores
  • Barreiras de proteção mecânica primária. Cercas e concertinas
  • Botão de pânico
  • Treinamento constante para funcionários.
  • Investigação social de contratados

Podem deixar mais seguro:

  • Portaria com clausura e blindagem
  • Sistema de reconhecimento facial
  • Treinamentos constantes de segurança para responsáveis pelo acesso
  • Detectores de metal
  • Geradores de energia para sistema de segurança

“É caro, mas vale a pena”:

  • Drones para monitoramento perimetral
  • Vigilância armada 24h
  • Expandir áreas blindadas.
  • Sistema OCR nas câmeras principais.
  • Sistema de comunicação emergencial entre moradores e segurança
  • Monitoramento plural e dedicado por mais de uma empresa de vigilância remota. Em tempo real
  • Equipe médica de plantão
  • Helicóptero de resgate e evacuação de prontidão.
  • Cápsula blindada para evacuação em caso de incêndio
  • Elevadores com sistemas e tratamento e preparo para evacuação em caso de emergência.



Sonekka lança novo álbum com participação de Zeca Baleiro

O compositor e cantor Sonekka lança em março seu novo álbum independente, intitulado “Comum”. Com uma carreira que remonta ao início dos anos 2000, Sonekka é conhecido por transitar entre diversos gêneros musicais. Ao longo dos anos, ele lançou álbuns como “Incríveis Amores” (2003), “Agridoce” (2008) e “Cisma” (2015), além de ter suas composições gravadas por mais de 50 artistas independentes. “Comum” marca um novo capítulo em sua trajetória, refletindo o amadurecimento de sua carreira e sua habilidade em criar músicas que ressoam com o público com temas da atualidade.

O álbum “Comum” é uma colaboração com o multi-instrumentista Josivan Mangoth, que produziu metade das faixas. Mangoth, conhecido por seu trabalho como tecladista, guitarrista, arranjador e programador, trouxe uma nova dimensão às composições de Sonekka. A outra metade do álbum foi produzida pelo próprio Sonekka, que além de compositor, é um cantor que interpreta suas músicas de modo sempre visceral.

A faixa-título “Comum” abre o álbum com um arranjo firme de Mangoth e a participação especial de Zeca Baleiro, cuja interpretação dialoga com a de Sonekka, criando um efeito de confusão proposital na costura de vozes. A guitarra de Nando Lee também se destaca, adicionando uma camada extra de texturas à abertura do álbum.

“Blues da Ansiedade”, uma colaboração entre Sonekka, Zé Edu Camargo e Rica Soares, é outra faixa que merece destaque. Com um arranjo que combina elementos de blues e rock, Sonekka mostra sua habilidade vocal ao interpretar a música com muita intensidade e vigor. “A Verdade dos Fatos”, composta por Sonekka e Glauco Luz, é um blues onde o piano assegura a base da música e o riff da guitarra se destaca. Já “Realidade Virtual”, também em parceria com Glauco Luz, é um samba pop com uma letra que aborda temas contemporâneos.

“Não Me Leve Pra Kiev” e “Cena Paulista”, ambas compostas por Sonekka e Cliff Villar, trazem letras reflexivas e arranjos que exploram diferentes sonoridades. Em “Caldo de Cultura”, a voz de Renata Pizi se junta à de Sonekka, criando uma harmonia de fundo que complementa a melodia. O álbum se encerra com “Big Bem” (assim mesmo, com m no final), uma produção de Sonekka puxada pela guitarra, que fecha o álbum num clima de otimismo e romance. 

O álbum já está disponível em todas as plataformas de streaming.



Turismo esportivo prevê gerar mais de US$ 1 trilhão até 2030

Estudo sugere que as viagens relacionadas a eventos e megaeventos esportivos deverão movimentar cerca de 1,8 trilhão de dólares em todo o mundo até 2030, em especial por conta dos eventos com maior visibilidade internacional. O levantamento da Collinson, publicado pela Exame, relaciona o volume de faturamento aos grandes eventos esportivos que ocorrem em diferentes locais do mundo, como os Jogos Olímpicos e os campeonatos de futebol regionais e internacionais.

Segundo a publicação da Exame, Henrique Donabella, diretor-executivo da Collinson Group, informou notar um diferencial neste segmento dentro do mercado de viagens nacional. Para o executivo, as viagens relacionadas a algum esporte tem uma adesão diferente entre o público brasileiro. “O apetite do turista brasileiro para viagens esportivas é tão grande que existem agências de turismo especializadas nesse tipo de pacotes”, afirmou Donabella.

Um outro estudo publicado pela plataforma de viagens Airbnb, traduz a relevância dos turistas brasileiros que viajam ao exterior para ver competições esportivas. Dados compartilhados pela plataforma mostraram em números como os brasileiros viajam para outros países durante esses eventos esportivos.

O relatório traz como recorte qual foi o impacto dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris no segmento de hospedagens local. Na ocasião, a plataforma global de hospedagens destacou o Brasil como o oitavo lugar no ranking dos países que mais reservaram noites em Paris e nos arredores da capital francesa durante o período das competições.

Conforme a publicação, as reservas de noites feitas por hóspedes do mundo todo durante as datas das Olimpíadas foram cinco vezes (400%) mais altas do que eram na região de Paris no mesmo período do ano anterior aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

O levantamento também mostrou o impacto econômico do mercado de turismo esportivo na cidade e nos municípios próximos. Segundo o relatório do Airbnb, o estudo da Deloitte revelado na publicação, estimou que as estadias no Airbnb durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024 teriam gerado cerca de 2.000 euros para cada anfitrião na região da capital francesa, com um impacto total na economia de quase 1 bilhão de euros. Esse crescimento também auxiliou na criação de novos empregos direta e indiretamente.

Turismo esportivo e os campeonatos de futebol pelo mundo

O futebol está entre alguns dos esportes que mais geram audiência entre os torcedores que viajam com a finalidade de fazer turismo esportivo pelo mundo. Em especial por conta de grandes competições esportivas transmitidas em diferentes países, como é o caso da Copa do Mundo, que ocorrerá simultaneamente no Canadá, México e Estados Unidos. Além dela, a Champions League e a Premier League, campeonato de futebol que ocorre no Reino Unido, também costumam atrair visitantes de outros países.

Plataformas como a Ticket-Compare entenderam esse movimento e buscam auxiliar o público em geral e os turistas que desejam encontrar estimativas de preços para planejar as viagens esportivas antecipadamente.

A plataforma reúne o calendário das principais competições esportivas dessa modalidade desde 2015, reunindo as datas das partidas dos clubes da série A de diferentes competições. Esses calendários estão disponíveis tanto para torcedores quanto para agentes de viagens que precisam auxiliar os turistas que tenham esse perfil de viagem.

Para centralizar quais serão os períodos de participação dos clubes, a Ticket-Compare traz em sua página uma categoria específica para alguns dos times que mais atraem torcedores do exterior, podendo ser exibidas em até dez idiomas diferentes. Na página com ingressos para ver o Real Madrid jogar, por exemplo, é possível ver quais serão as datas das próximas disputas, incluindo em qual campeonato o clube está participando, em qual estádio o jogo irá acontecer e uma estimativa de preço do ingresso.

Turismo da ONU detalha o impacto das viagens esportivas no mundo

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo esportivo é uma vertente da indústria de viagens que tem mostrado um crescimento relevante nos últimos anos. A modalidade já representa cerca de 10% dos gastos globais com turismo, e estima-se que sua taxa de crescimento entre 2023 e 2030 seja de 17,5%.

Conforme a área de Turismo Esportivo da ONU, essa fração de mercado atrai milhões de pessoas para eventos de diferentes escalas, como foi o caso das Olimpíadas e a Copa do Mundo, fortalecendo o turismo esportivo ao gerar receitas diretas para os setores de hotelaria e transporte, mas também auxiliando no desenvolvimento social e econômico das cidades anfitriãs.

A organização internacional também percebe uma relação entre esportes e turismo cada vez mais estreita, com destinos turísticos buscando maneiras de oferecer experiências ligadas a grandes eventos esportivos. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), as viagens não são apenas para assistir a uma competição, mas se tornam uma possibilidade para que turistas possam conhecer melhor a cultura local, proporcionando uma experiência diferente para os turistas.



Indicação ao Oscar e novos projetos: artista brasileiro fala sobre carreira

O filme Wicked foi indicado ao Oscar 2025 na categoria de Melhores Efeitos Visuais, mas o prêmio foi concedido a Duna: Parte 2. Romualdo Amaral, integrante da equipe responsável pelos efeitos de Wicked, falou sobre a experiência de participar de uma produção indicada pela Academia.

Fiquei muito feliz com a indicação ao Oscar. Fazer parte dessa equipe e receber esse reconhecimento é algo muito significativo para o nosso trabalho. Isso mostra que estou no caminho certo para continuar crescendo na indústria do cinema. Já imaginava que o prêmio ficaria com Duna, pois as técnicas utilizadas foram criadas especificamente para o filme e tiveram um papel essencial na construção da narrativa”, afirmou Amaral.

Além de acompanhar a cerimônia do Oscar, Romualdo também celebrou a conquista do Brasil na premiação. O país levou o prêmio de Melhor Filme Internacional com Ainda Estou Aqui. “Fiquei muito feliz com essa vitória. O cinema brasileiro precisava desse reconhecimento, principalmente em um momento tão desafiador para a arte e a cultura no Brasil”, comentou.

Além de Wicked, Romualdo Amaral atuou nos efeitos visuais das produções mais recentes da Marvel Studios. Em Capitão América: Admirável Novo Mundo, que estreou em fevereiro de 2025 e em breve estará disponível no Disney Plus, ele liderou a equipe de pós-visualização e trabalhou na animação de elementos, como o escudo do Capitão América, na fase final dos efeitos de pós-produção. Já em Thunderbolts, que chega aos cinemas em maio de 2025, ele liderou a equipe de pós-visualização e participou da concepção dos efeitos visuais de personagens, incluindo a criação das sombras do vilão principal e o efeito de desaparecimento do personagem Fantasma.

Atualmente, Romualdo Amaral segue atuando na indústria cinematográfica como artista de efeitos visuais e diretor. Ele prepara o lançamento de seu primeiro curta-metragem live-action, Small as Pea, além de trabalhar na sequência de Wicked, intitulada Wicked: For Good, que ainda não possui título oficial em português.



Fujirebio Europe lança o ensaio de genotipagem INNO-LiPA® HCV 2.0, um auxílio eficiente para a terapia personalizada do HCV

A Fujirebio Europe anunciou hoje a disponibilidade* do ensaio de genotipagem INNO-LiPA HCV 2.0. O produto, anteriormente distribuído pela Siemens Healthcare Diagnostics Inc. sob o nome VERSANT HCV Genotype 2.0, é um ensaio de sonda de linha, para uso em diagnóstico in vitro in vitro, projetado para a detecção qualitativa e identificação do vírus da hepatite C (HCV) genótipos 1 a 6 e subtipos a e b do genótipo 1 em amostras de soro humano ou plasma EDTA. Informações adicionais sobre o subtipo estão disponíveis na maioria dos casos.

“Na Fujirebio, temos sido pioneiros em soluções de testes moleculares desde a década de 1990 com nossa plataforma LiPA de alta qualidade”, diz Christiaan De Wilde, CEO da Fujirebio Europe. “O histórico VERSANT HCV Genotype 2.0 Assay (LiPA) serviu como um auxílio eficiente para a terapia personalizada da hepatite C, e estamos muito satisfeitos em manter a disponibilidade do teste, agora oficialmente parte de nossa linha de produtos INNO-LiPA. Gostaríamos de estender nossa gratidão a todos os clientes do INNO-LiPA por sua contínua confiança”.

Sobre o vírus da Hepatite C

O vírus da hepatite C é uma das principais causas de doença hepática crônica, cirrose e carcinoma hepatocelular (câncer primário do fígado), resultando em grandes preocupações de saúde pública global. A infecção por HCV é distribuída de forma desigual em todo o mundo, com variações na prevalência entre e dentro dos países.1

Globalmente, estima-se que 50 milhões de pessoas tenham infecção crônica pelo vírus da hepatite C, com cerca de 1,0 milhão de novas infecções ocorrendo por ano. A OMS estimou que, em 2022, aproximadamente 242.000 pessoas morreram de hepatite C, principalmente de cirrose e carcinoma hepatocelular. A detecção precoce e o tratamento podem prevenir sérios danos ao fígado e melhorar a saúde a longo prazo.2

Sobre o Ensaio de Genotipagem INNO-LiPA HCV 2.0

Os produtos de Genotipagem INNO-LiPA HCV 2.0 possuem marcação IVDR. Os produtos disponíveis* são:

  • Ensaio de Genotipagem INNO-LiPA HCV 2.0 <20T,CE> (Código do produto: 81547)
  • Amplificação INNO-LiPA HCV 2.0 <20T,CE> (Código do produto: 81548)
  • Controle INNO-LiPA HCV 2.0 <3T,CE> (Código do produto: 81549)
  • LiRAS® para LiPA HCV v4 <CE> (Código do produto: 15228)

O ensaio está disponível em um tamanho de 20T. O teste pode ser realizado de forma manual ou automatizada (no instrumento TENDIGO™ (Código do produto: 80412)) e não se destina a ser usado como um teste de triagem para HCV ou como um teste de diagnóstico para confirmar a presença de HCV.

Acesse www.fujirebio.com para mais informações sobre este produto.

*Entre em contato com a Fujirebio para obter mais informações sobre a disponibilidade local do teste.

Referências:

  1. Guntipalli P, Pakala R, Kumari Gara S, Ahmed F, Bhatnagar A, Endaya Coronel MK, Razzack AA, Solimando AG, Thompson A, Andrews, K, Enebong Nya G, Ahmad S, Ranaldo R, Cozzolongo R, Shahini E. Worldwide prevalence, genotype distribution and management of hepatitis C. Acta Gastroenterol Belg. Out-Dez de 2021;84(4):637-656. doi: 10.51821/84.4.015. PMID: 34965046.
  2. https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/hepatitis-c

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para a mídia:

Seção de Relações Públicas, Departamento de Relações Públicas/Sustentabilidade,

H.U. Group Holdings, Inc..

Tel.: +81-3-6279-0884

E-mail: pr@hugp.com

Christiaan De Wilde

CEO Fujirebio Europe

Tel.: +32 9329 1703

Para investidores e analistas:

Departamento de Relações com Investidores e Acionistas

Tel.: +81-3-5909-3337

E-mail: ir@hugp.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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