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Cadeia de profissionais integra serviços funerários

Enquanto familiares e amigos vivenciam a dor da perda de um ente querido, uma rede silenciosa de profissionais trabalha nos “bastidores” para transformar o momento do luto em um ritual de respeito e dignidade.

Desde o acolhimento inicial até a cerimônia final, dezenas de especialistas atuam de forma coordenada para garantir que cada detalhe, técnico e humano, seja executado com precisão e sensibilidade, como revela Vinicius Chaves de Mello, CEO do Grupo Riopae, empresa com 57 anos de atuação no segmento funerário nacional. 

Mello conta que muitos clientes enxergam apenas o momento final do serviço funerário, já que desconhecem as principais etapas que acontecem nos bastidores e os profissionais envolvidos desde o primeiro contato com a família até a entrega final do serviço.

“É natural que a maior parte das pessoas associe a atuação das funerárias apenas à última etapa do processo de despedida, o sepultamento ou a cremação. Por ser um momento doloroso e marcante, muitas vezes ele se sobrepõe a tudo o que acontece antes e depois”, observa. No entanto, prossegue, o que poucos percebem é que há um processo complexo, técnico e sensível envolvido por trás de cada cerimônia.

Na preparação de um velório, dezenas de profissionais atuam de forma coordenada para que tudo aconteça com o cuidado e o respeito que o momento exige. “Agentes funerários acolhem e orientam as famílias, tanatopraxistas realizam a preparação do corpo, analistas de qualidade cuidam da ambientação e do ritual e motoboys agilizam a burocracia em cartório”.

Além disso, um velório demanda a atuação de atendentes, motoristas especializados, sepultadores, floristas, técnicos e jardineiros. “Todos eles desempenham funções essenciais, ainda que, muitas vezes, invisíveis aos olhos do público”, complementa.

Grupo Riopae capacita colaboradores 

Mello destaca que, além da logística, existe um forte componente emocional no atendimento às famílias enlutadas. Atento a esse fator, o Grupo Riopae capacita seus colaboradores para lidar com esse momento delicado: “No Grupo Riopae, todos os colaboradores que atuam diretamente com o público enlutado passam por treinamentos constantes em empatia, escuta ativa e comunicação acolhedora”.

Para o CEO do Grupo Riopae, mais do que prestar um serviço técnico, o compromisso de uma empresa do segmento de luto deve ser com o amparo emocional. “A Casa de Luto São João Batista tem como objetivo acolher, ouvir e respeitar o momento de dor de cada família”, diz.

Mello destaca que há uma série de profissionais fundamentais para a operação funerária, mas que muitas vezes são desconhecidos do público geral: 

  • Tanatopraxista: É o profissional responsável pela higienização e conservação do corpo. Ele realiza um procedimento técnico e cuidadoso, que preserva a aparência natural da pessoa falecida. Essa etapa, que pode conservar o corpo por até sete dias, é crucial para amenizar o impacto visual e emocional da despedida, especialmente para familiares e amigos próximos;
  • Cerimonialista: Conduz a cerimônia de despedida E Costuma ter profundo conhecimento sobre diferentes tradições e religiões, garantindo uma celebração que respeite as crenças e os valores da família; 
  • Analista de Qualidade: É o responsável por inspecionar todos os detalhes da estrutura da cerimônia e garantir que o corpo esteja devidamente preparado, que o ambiente esteja limpo, harmonizado e que a cerimônia ocorra conforme o planejado; 
  • Motoboy (Office boy): Cuida da parte documental, realizando registros em cartório e providenciando a certidão de óbito. Essa atuação, embora prática, evita que os familiares tenham que lidar com a burocracia; 
  • Motorista funerário: Realiza o transporte do corpo, do local do óbito até o velório e, posteriormente, ao cemitério ou crematório.

Setor funerário evoluiu nos últimos anos

Para Mello, o setor funerário tem evoluído significativamente nos últimos anos, e cada vez mais empresas têm compreendido o quanto ele exige responsabilidade, sensibilidade e profissionalismo.

“A profissionalização do setor não é mais uma tendência, é uma necessidade urgente para garantir respeito ao luto, qualidade nos serviços e dignidade às famílias”, afirma.

Casa de Luto São João Batista investe em personalização

Mello conta que, em tempos em que as cerimônias estão cada vez mais personalizadas, a Casa de Luto São João Batista tem investido em personalização a fim de respeitar a individualidade de cada família. 

“Oferecemos cerimônias adaptadas: músicas que marcaram a vida do falecido, rituais religiosos específicos, ambientações personalizadas e gestos simbólicos que ajudam a construir uma memória de carinho e homenagem. Nosso objetivo é, acima de tudo, cuidar da dor do outro com sensibilidade, técnica e respeito”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://www.crematoriosaojoao.com.br/home



Conexão Ela Dá Conta: evento conecta mulheres empreendedoras

Pelo terceiro ano consecutivo, o Conexão Ela Dá Conta 2025, evento imersivo dedicado a mulheres empreendedoras, chega ao Recife para ampliar conhecimentos, fortalecer redes de contato e gerar novas experiências para a jornada empreendedora. Organizado por Aline Portela — mentora de negócios, especialista em posicionamento estratégico e liderança feminina —, o evento busca transformar a forma como as mulheres encaram os desafios e oportunidades no universo dos negócios.

A terceira edição do Conexão Ela Dá Conta 2025 será realizada nos dias 3 e 4 de outubro, na cidade do Recife, com uma expectativa de público de 500 participantes. Durante dois dias intensos, as empreendedoras terão acesso a sessões de aprendizado, networking estratégico e trocas de experiências que visam impulsionar o crescimento pessoal e profissional.

O evento acontece em um momento importante para o empreendedorismo feminino no Brasil. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as mulheres já representam cerca de 34% dos donos de negócios no país, o que equivale a mais de 10 milhões de empreendedoras. No entanto, desafios como dificuldade de acesso ao crédito, desigualdade de oportunidades e necessidade de maior capacitação ainda são obstáculos significativos para o crescimento dos negócios liderados por mulheres.

O Conexão Ela Dá Conta 2025 será um espaço de capacitação e networking para que as mulheres possam gerir seus negócios de forma cada vez mais profissionalizada. “As mulheres estão ocupando cada vez mais espaço no empreendedorismo, mas ainda enfrentam desafios que precisam ser superados. O evento é um ambiente de troca, inspiração e aprendizado”, afirma Aline Portela.

Temas centrais do evento

O Conexão Ela Dá Conta 2025 abordará temas para o crescimento no mercado atual, divididos nos seguintes pilares:

  • Empreendedorismo Feminino: fortalecimento e capacitação de mulheres empreendedoras por meio do compartilhamento de conhecimento e estratégias para a construção de negócios sólidos;
  • Posicionamento Digital: como se destacar no ambiente digital, construindo autoridade, influência e presença on-line;
  • Marketing e Vendas: estratégias eficazes para atrair, engajar e converter clientes, ampliando oportunidades de crescimento e faturamento;
  • Gestão de Negócios: insights para estruturar, organizar e escalar negócios, promovendo eficiência e expansão contínua.

A edição 2025 do Conexão Ela Dá Conta 2025 é voltada às mulheres que desejam crescer pessoal e profissionalmente, fortalecer suas conexões e redes de contato, aprender novas estratégias de negócios, conquistar mais confiança e resiliência para enfrentar desafios, alinhando seus negócios aos seus valores pessoais. “O Conexão Ela Dá Conta não é apenas sobre negócios, mas sobre transformação profissional”, destaca Aline Portela.

Como participar

O segundo lote de ingressos para o evento pode ser adquirido através do site oficial. A entrada premium já está esgotada, mas ainda há duas opções: vip e diamante.

Sobre Aline Portela

Aline Portela é consultora no universo do empreendedorismo feminino. Como mentora de negócios e especialista em posicionamento estratégico, ela é a criadora do Método Diamante, que já impactou mais de 3 mil mulheres em mais de cinco países. Por meio de seu trabalho, Aline tem ajudado empreendedoras a construir autoridade e a estruturar seus negócios.



IA de voz começa a substituir pré-vendedores em empresas

Cada vez mais, empresas brasileiras estão apostando na inteligência artificial de voz para automatizar etapas do processo comercial. Em mercados com alto volume de leads, a proposta consiste em escalar o atendimento inicial sem precisar aumentar, na mesma medida, o tamanho da equipe de vendas.

A adoção de inteligência artificial (IA) segue em expansão nas áreas de marketing e vendas. Segundo o Panorama de Marketing e Vendas 2025, pesquisa realizada pela RD Station com mais de 3.800 profissionais em todo o Brasil, 58% das empresas já utilizam IA em suas operações. Entre os principais usos estão a criação de conteúdo, análise de dados, elaboração de pitches e automação de mensagens.

Entre os benefícios mais citados pelas empresas que já adotam IA estão aumento de produtividade (71%) e maior facilidade na criação de conteúdo (72%). Apesar do avanço, 48% ainda estão nos estágios iniciais de implementação, o que indica um cenário de amadurecimento em curso no uso da tecnologia.

Nesse contexto, a aplicação da inteligência artificial de voz tem ganhado espaço como uma das formas de automatizar etapas do processo comercial, especialmente no primeiro contato com leads.

IA de voz como motor de crescimento

Um dos casos que ilustra essa transformação é a PitchYes, startup brasileira que cria agentes de voz para prospecção ativa. Fundada por Pedro Bovo, a empresa foi destaque no ranking Brazil Companies Founded in the Last Year, da Crunchbase, entre as 10 de maior crescimento no país.

A tecnologia da PitchYes automatiza ligações ativas, faz a triagem dos leads e encaminha os mais qualificados para os vendedores humanos. A solução tem sido adotada por empresas com equipes comerciais enxutas e grande volume de contatos, especialmente em contextos onde o processo de qualificação de leads era realizado exclusivamente por SDRs (Representantes de Desenvolvimento de Vendas).

Automação reduz custos e acelera resultados

De acordo com o relatório da BCG, intitulado The Future of Sales with AI (O futuro das vendas com IA), a inteligência artificial aplicada ao processo comercial permite refinar abordagens, antecipar oportunidades e aumentar a eficiência na jornada do cliente.

Já a consultoria McKinsey destaca no estudo Driving Impact at Scale from Automation and AI (Gerando impacto em escala com automação e IA) que a IA tem sido um dos principais vetores de crescimento na área de vendas e marketing, com potencial para impulsionar produtividade e reduzir custos operacionais, mesmo em estruturas enxutas. 

Segundo Pedro Bovo, CEO da PitchYes, a automação com inteligência artificial tem permitido às empresas escalar o atendimento comercial de forma mais eficiente. “Com os agentes de voz, conseguimos realizar milhares de ligações por dia de forma padronizada, o que reduz o tempo ocioso entre interações, melhora o aproveitamento da base de contatos e diminui significativamente o custo por atendimento. Isso faz com que empresas que lidam com grandes volumes de leads possam crescer sem precisar aumentar o time na mesma proporção”, explica.

O novo papel dos SDRs: menos repetição, mais estratégia

“A tecnologia não substitui todos os SDRs, mas transforma o papel deles”, afirma Pedro Bovo, CEO da PitchYes. “Tarefas como follow ups, checagem de interesse e agendamentos estão sendo automatizadas, o que abre espaço para que os profissionais de pré-venda atuem de forma mais consultiva”.

O começo de uma mudança mais profunda

O uso de inteligência artificial de voz tem sido aplicado como recurso de automação em processos comerciais. Com o avanço das tecnologias, sistemas inteligentes vêm sendo desenvolvidos para executar tarefas operacionais, com potencial para redirecionar funções humanas a atividades relacionadas à estratégia e relacionamento com clientes.



BRAVO Business Awards 2025: Celebração de Liderança na América Latina

MIAMI, July 07, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — O Council of the Americas (COA) anunciará os homenageados do BRAVO Business Awards de 2025 em um evento que será realizado no Ritz-Carlton Coconut Grove Hotel, em Miami, em 16 de outubro, durante a 30ª edição do BRAVO Business Awards Gala e do Simpósio do COA. Reunindo líderes multinacionais de toda a América Latina, autoridades governamentais, empreendedores e investidores, a festa de gala deste ano vai celebrar o rico legado de líderes inspiradores e destacar as forças dinâmicas que promovem oportunidades ilimitadas na América Latina e moldam seu futuro.

“Ao celebrarmos três décadas do BRAVO Business Awards, nossos homenageados de 2025 realmente personificam a liderança visionária e o impacto transformador que definem o progresso na América Latina”, disse Susan Segal, presidente e CEO da Americas Society/Council of the Americas (AS/COA). “Impulsionados pela inovação e determinação inabalável, suas conquistas notáveis não apenas refletem o rico legado desta região, como também iluminam o caminho a seguir para seu crescimento contínuo, prosperidade e impacto global. Temos imenso orgulho de celebrar essas empresas e líderes que estão moldando o futuro das Américas e fazendo contribuições significativas para os mercados dos Estados Unidos e global por meio de investimentos, geração de empregos e inovação.”

Os premiados da edição de 2025 são:

  • O Mercado Livre receberá o Prêmio BRAVO de Empresa de uma Geração, em reconhecimento aos 25 anos de inovação revolucionária, crescimento inclusivo e geração de valor de longo prazo que fizeram do Mercado Livre um símbolo do empreendedorismo latino-americano e a empresa mais valiosa da região. O prêmio será recebido por Ariel Szarfsztejn, presidente de comércio do Mercado Livre.
  • Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer, receberá o Prêmio BRAVO de Líder Transformacional do Ano por sua liderança excepcional ao conduzir a Embraer em um período de transformação significativa e expansão global. Ele posicionou com sucesso a empresa aeroespacial brasileira na vanguarda da aviação sustentável e de tecnologias avançadas de mobilidade.
  • Luiz R. Vasconcelos, presidente da FedEx América Latina e Caribe, receberá o Prêmio BRAVO de Líder Dinâmico do Ano por impulsionar a inovação, melhorar a conectividade regional e fortalecer o impacto da FedEx no comércio, na logística e no desenvolvimento econômico das Américas.
  • A Corporación Multi Inversiones (CMI) receberá o Prêmio BRAVO de Legado Corporativo por meio de Juan José Gutiérrez Mayorga, presidente da CMI Foods, e Felipe Bosch Gutiérrez, presidente da CMI Capital. O prêmio reconhece a expansão da empresa multigeracional para 15 países, impulsionando seus negócios de produtos alimentícios, projetos de energia limpa e o desenvolvimento sustentável em toda a América Latina e nos Estados Unidos.

Desde 1995, o BRAVO Business Awards é o principal reconhecimento da excelência e liderança na América Latina e Caribe. Há três décadas, esses prêmios de prestígio homenageiam empresas e indivíduos visionários que moldam o desenvolvimento econômico e social da região por meio da inovação, do crescimento inclusivo e do progresso sustentável. Incluindo os homenageados de 2025, o BRAVO Business Awards reconheceu mais de 200 executivos e empresas que demonstraram seu compromisso incomparável com o avanço das Américas.

“Nossos homenageados de 2025 representam os valores e o espírito inovador que consolidaram o BRAVO Business Awards como a principal plataforma da América Latina de reconhecimento de conquistas influentes”, disse Maria Lourdes Teran, vice-presidente da AS/COA Miami e presidente do BRAVO Business Awards. “Essas empresas e líderes não só estabelecem novos padrões de excelência no setor privado, como também inspiram um futuro de maior prosperidade e mudanças de impacto nas Américas. É uma grande honra reconhecer suas contribuições transformadoras em um ano tão especial para nós.”

Antes do BRAVO Business Awards, o Simpósio do Council of the Americas vai reunir CEOs, executivos seniores e especialistas para discutir o papel da América Latina na agenda global. Os tópicos do Simpósio incluem geopolítica, sustentabilidade, transformação digital, inteligência artificial e oportunidades de investimento na região.

Em parceria com: CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.

Patrocinadores: Amazon, CHUBB Latin America, LLYC, Atlas Renewable Energy, Bank of America, Castillo Hermanos, Moody’s, Salesforce, The AES Corporation, BlackRock, FedEx, e Grupo Mariposa.

Parceiro de redes e conhecimentos: McKinsey & Company.

Parceiros de mídia: Americas Quarterly, Bloomberg Línea, CNN en Español, El País, Estrategia & Negocios, e Exame.

Para obter mais informações, acesse: www.as-coa.org/bravo2025.

Patricia Martínez de Aragón | pmartinezdearagon@llyc.global
Luciana Sabillon | lsabillon@as-coa.org
AS/COA Media Relations | mediarelations@as-coa.org 

Foto deste comunicado disponível em: https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/dcff73ba-90f9-4667-a967-ce4394cc983b



GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001116812)



Paulistanos alugam imóveis mais próximos da Linha 3 do Metrô

A mobilidade urbana tem se consolidado como um dos principais influenciadores na escolha por moradia. Um levantamento da Lello, um dos principais grupos imobiliários do Brasil, responsável pela administração de cerca de 16 mil imóveis residenciais e comerciais, mostra que os paulistanos preferem morar próximos a estações de metrô, com destaque para as imediações da linha vermelha.

Segundo a administradora e imobiliária, cinco em cada dez das novas locações residenciais de apartamentos e casas ocorreram nas imediações de estações da linha vermelha nos três primeiros meses de 2025. O eixo leste-oeste, com destaque para bairros como Tatuapé e Mooca, combina infraestrutura e mobilidade, atraindo inquilinos que buscam praticidade no dia a dia.

Já em relação às buscas por imóveis perto do metrô, feitas por intermédio da plataforma da Lello Imóveis exclusiva para essa finalidade — por filtragem —, a linha azul liderou no primeiro trimestre deste ano, representando seis em cada dez das consultas por candidatos a inquilinos, seguida pela linha vermelha com três em cada dez consultas.

A plataforma da Lello para busca de imóveis próximos ao metrô possui filtros para cada uma das estações das linhas. Também é possível visualizar as linhas inteiras para escolher o imóvel desejado, seja para comprar, alugar ou permutar. Os imóveis disponíveis no buscador são identificados com o símbolo do metrô e da linha correspondente, informando a distância exata para a estação mais próxima.

Sobre as consultas de imóveis próximos ao metrô e disponíveis para venda, cinco em cada dez buscam por imóveis com imediações próximas à linha azul, que compõem o eixo norte-sul.

“A mobilidade é um dos fatores determinantes em relação à moradia na cidade de São Paulo. Muitas pessoas nos procuram querendo alugar imóveis perto de alguma estação de metrô. Esses imóveis, por sua vez, geralmente são mais valorizados”, afirma Raphael Sylvester, diretor de Estratégia da Lello Imóveis.



Canadian Solar anuncia expansão e nova frente de negócios

A Canadian Solar anunciou uma significativa expansão e um novo posicionamento de mercado. A partir do segundo semestre, a empresa começará a atuar na venda de sistemas fotovoltaicos completos, possibilitando o acesso de compra a todas as empresas do setor, sejam eles integradores, instaladores, distribuidores, revendedores ou construtores.

A decisão é resultado de um longo período de estudos e escuta do mercado, que identificou oportunidades de otimização com o objetivo de aproximar ainda mais o fabricante do setor e do mercado. A empresa já atua na comercialização de módulos, inversores e baterias, todos de fabricação própria em larga escala.

De acordo com Carlos Ribeiro, Associate Director – SAM, as análises internas realizadas pela empresa demonstram um potencial de interações e negócios entre as empresas do setor e fabricantes. “Essas empresas têm interesse em se conectar diretamente com os fabricantes em busca de aprendizado e mais informações, bem como acessar a qualidade, expertise e portfólio de produtos que a Canadian oferece globalmente. A movimentação da Canadian Solar busca suprir essa demanda, facilitando o acesso e melhorando ainda mais nossa entrega e experiência de nossos clientes”, finaliza.

Canadian Solar leva tecnologia solar para todo setor

Para Ribeiro, a nova frente de negócios permitirá à empresa ampliar sua atuação no mercado brasileiro e oferecer uma entrega ainda mais completa. “Mantemos nosso compromisso com a fabricação de módulos, inversores e baterias, investindo constantemente em inovação e na melhoria da tecnologia dos nossos produtos, mas agora estaremos ainda mais próximos dos parceiros e clientes, levando toda nossa expertise e conhecimento em prol deles”, reforça.

A Canadian Solar conta com uma plataforma para venda de seus produtos fotovoltaicos e terá abrangência em todo o território nacional. “O objetivo deste projeto é democratizar o acesso a produtos e proporcionar uma melhor experiência de compra a todos os seus clientes e parceiros, estreitando ainda mais nosso relacionamento com eles, oferecendo informação, suporte e nos tornando verdadeiros parceiros de negócio”, revela Carlos.

A plataforma de vendas digital terá o suporte técnico e a expertise da Canadian Solar. “Estamos unindo a solidez e tradição de anos de entregas com a facilidade de uma plataforma digital”, revela o Diretor. Com o objetivo de facilitar o dia a dia dos clientes e parceiros, a plataforma de vendas oferecerá acesso a soluções completas, técnicas, comerciais e de financiamento, bem como os produtos.

Além da comodidade da plataforma de vendas, a Canadian Solar disponibilizará times regionalizados para auxiliar exclusivamente os clientes e parceiros da maneira mais próxima possível.

Por meio deste canal e assessorados pelos vendedores regionais exclusivos, os clientes poderão formatar os geradores fotovoltaicos, visualizar preços, disponibilidade e condições comerciais, com total autonomia para escolher o que melhor se encaixa em cada projeto. O site oferecerá geradores fotovoltaicos completos, otimizados para diferentes tipos de instalações — residenciais, comerciais e industriais.

“Outra vantagem da aquisição por meio da plataforma é a agilidade, economizando tempo e reduzindo custos, o que flexibiliza o dia a dia dos clientes, permitindo a compra dos geradores necessários a qualquer momento e de qualquer lugar, com a garantia e a bancabilidade da Canadian Solar. Estoques, promoções e lançamentos serão atualizados constantemente, garantindo as melhores oportunidades de compra, diz Ribeiro.

Em maio deste ano, a Canadian Solar lançou a plataforma CSI PLUS para capacitação de integradores e instaladores solares no Brasil. Por meio dela, a empresa oferece treinamentos técnicos e certificação para impulsionar as instalações fotovoltaicas no país. Treinamentos 100% alinhados aos produtos Canadian Solar (módulos, inversores e sistemas BESS); Certificação reconhecida no mercado; CSI Assist: Suporte técnico direto via plataforma e conteúdo em português, são algumas das ofertas.

Sobre a Canadian Solar

A Canadian Solar é uma das principais empresas de tecnologia solar e energia renovável do mundo. Fundada em 2001 e sediada em Kitchener, Ontário, a empresa é uma fabricante de módulos fotovoltaicos solares, fornecedora de soluções de energia solar e armazenamento de energia com baterias, além de desenvolvedora, proprietária e operadora de projetos solares em escala de utilidade pública e armazenamento de energia com baterias.

Nos últimos 24 anos, a Canadian Solar entregou cerca de 150 GW de módulos fotovoltaicos solares para clientes em todo o mundo. Por meio de sua subsidiária e-STORAGE, enviou mais de 10 GWh em soluções de armazenamento de energia com baterias para mercados globais até 31 de dezembro de 2024, com um backlog contratado de US$ 3,2 bilhões na mesma data.

Desde que ingressou no setor de desenvolvimento de projetos em 2010, a empresa desenvolveu, construiu e conectou aproximadamente 11,5 GWp de projetos solares e 4,5 GWh de projetos de armazenamento de energia com baterias globalmente. Seu pipeline de desenvolvimento de projetos é diversificado geograficamente, incluindo 25 GWp em projetos solares e 75 GWh em capacidade de armazenamento de energia com baterias em diferentes estágios de desenvolvimento.



BC autoriza operação da Sociedade de Crédito Direto GO SCD

O fundo de investimento Go.Bank acaba de receber autorização do Banco Central para operar como Sociedade de Crédito Direto (SCD). Fundada em 2011 por empreendedores com experiência em grandes bancos, a fintech oferece soluções financeiras para micro, pequenas e médias empresas, incluindo conta pagamento (White label), crédito para capital de giro, pagamento de funcionários, antecipação de recebíveis e maquininha de cartão.

Com a nova autorização, a GO SCD (Sociedade de Crédito Direto) está apta a conceder empréstimos com recursos próprios. “A autorização do Banco Central reforça nosso compromisso em oferecer soluções financeiras seguras. Estamos preparados para atender à crescente demanda por crédito com processos simplificados”, afirma Renato Coelho, CEO do Go.Bank FIDC.

Inovação e expansão no mercado de crédito

Desde 2022, o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional (CMN) vêm atualizando a regulamentação das fintechs de crédito. A Resolução CMN nº 5.050 estabeleceu regras para o funcionamento das SCDs e das Sociedades de Empréstimo entre Pessoas (SEPs). Em julho de 2024, a Resolução CMN nº 5.159 trouxe avanços significativos, reduzindo restrições operacionais e facilitando a captação de recursos pelas fintechs, tornando o mercado mais dinâmico, acessível e competitivo.

Além de operarem com capital próprio, as SCDs podem financiar operações por meio de instrumentos como os Certificados de Cédulas de Crédito Bancário (CCBs). Também podem acessar programas de apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para fomento de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs).

Tecnologia com presença local

Com sede em Guarulhos (SP), o fundo de investimento Go.Bank possui escritórios em Limeira, Mogi das Cruzes e pretende abrir ainda este ano três novas unidades, com a intenção de atender mercados ainda pouco explorados no interior de São Paulo.

“Ao operar como SCD, ganhamos autonomia para colaborar com o desenvolvimento de negócios, por meio de empréstimos e financiamentos, dentro das normas do BC em todo o território nacional, por meio de plataformas de tecnologia. Queremos ser um agente de transformação econômica para o empreendedor brasileiro”, conclui Renato Coelho.



Escoliose Degenerativa em Mulheres: O Que Você Precisa Saber

Estudos como o publicado no European Spine Journal em 2020 mostram que mais de 30% das mulheres após a menopausa, especialmente acima dos 60 anos, podem desenvolver a forma degenerativa da escoliose. Ainda subdiagnosticada, a condição pode passar despercebida por anos e ser confundida com dores lombares comuns, apesar de causar uma deformidade real na coluna vertebral, que vai além da postura inadequada.
 
De acordo com o coordenador do serviço de Ortopedia do Hospital de Clínicas de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, Tiago Careno, a condição se manifesta por uma curvatura lateral da coluna e pode provocar alterações posturais, dor, desequilíbrio e, em casos mais avançados, dificuldades respiratórias. O especialista destaca que embora a escoliose esteja muito associada à adolescência, a doença pode aparecer já na infância (forma congênita), por doenças neuromusculares, ou se agravar na fase adulta, especialmente após a menopausa.
 
Careno chama a atenção para essa e outras curiosidades da condição, que afeta principalmente mulheres e exige atenção contínua em diferentes fases da vida. “No envelhecimento, a má qualidade óssea, comum após a menopausa, contribui para colapsos vertebrais sutis e progressivos, facilitando o desenvolvimento da deformidade”.
 
Desgaste natural da coluna vertebral
 
A escoliose pode surgir ou progredir devido ao desgaste natural das estruturas da coluna, associado à perda de massa muscular (sarcopenia), osteopenia ou osteoporose e alterações degenerativas dos discos intervertebrais e das articulações, explica o ortopedista. “Esses fatores contribuem para a instabilidade da coluna e o desenvolvimento ou avanço da curvatura, chamada de escoliose degenerativa”.
 
Segundo o médico, essa condição é frequentemente confundida com outras causas comuns de dor lombar, como artrose, estenose lombar ou dor miofascial, o que retarda o diagnóstico. Em casos mais avançados, a escoliose degenerativa pode comprometer a mobilidade, o equilíbrio e até a função respiratória, impactando diretamente a qualidade de vida.
 
A importância do diagnóstico precoce
 
Identificar a escoliose nos estágios iniciais faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vida do paciente. O especialista explica que o diagnóstico precoce permite que medidas menos invasivas, como fisioterapia especializada, uso de coletes e fortalecimento muscular, sejam eficazes para controlar a progressão da curvatura.
 
“É importante observar sinais como ombros ou quadris desalinhados, escápulas salientes ou inclinação do tronco. Quanto antes for feito o diagnóstico, maiores são as chances de evitar a necessidade de procedimentos cirúrgicos, acrescenta o ortopedista do Hospital de Clínicas de Jacarepaguá.


Materiais antimicrobianos ajudam contra doenças de inverno

Com a chegada do inverno, aumentam os riscos de doenças respiratórias, alergias e infecções agravadas por ambientes fechados e baixa umidade do ar. Conforme alerta o Ministério da Saúde, essas condições climáticas favorecem a disseminação de vírus e bactérias, exigindo atenção à ventilação dos espaços e à higienização de superfícies.

Dados do boletim InfoGripe, da Fiocruz, reforçam essa preocupação. Em 2024, o Brasil registrou 170,4 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 46,2% confirmados por vírus respiratórios como influenza, VSR e SARS-CoV-2. Em 2025, até o momento, já foram notificados 119,2 mil casos, com 52% de confirmações laboratoriais, o que evidencia a continuidade da circulação desses agentes infecciosos e a importância do reforço de medidas preventivas.

Diante desse cenário, os setores de arquitetura e construção têm dedicado atenção especial à escolha de materiais que aliem controle microbiológico, conforto térmico e desempenho ambiental — atributos que ganham relevância em períodos de maior circulação viral.

Entre essas soluções estão os produtos da Eucatex que incorporam a tecnologia Bacterban®. Aplicada em pisos laminados, painéis MDF e MDP, portas e divisórias voltadas para ambientes residenciais, corporativos e educacionais, a proteção atua diretamente sobre as superfícies, inibindo a adesão e a reprodução de microrganismos, o que contribui para a redução do risco de contaminação cruzada entre objetos e pessoas. A ação contínua da tecnologia diminui a necessidade de higienização intensiva dos espaços em períodos de baixas temperaturas.

“Desde a pandemia de Covid-19, observamos uma demanda crescente por soluções que sejam capazes de entregar não apenas estética e durabilidade, mas também segurança sanitária”, acrescenta Flávia Vibiano, gerente de Marketing e Produtos do segmento Construção Civil da Eucatex. “A tecnologia Bacterban® foi desenvolvida muito antes, mas, diante daquele acontecimento, fomos em busca de ampliar a proteção de superfícies em um momento em que o cuidado com a saúde ganhou ainda mais importância no cotidiano das pessoas”.

Proteção reforçada em todas as superfícies

Para os pisos laminados Eucafloor, a Eucatex desenvolveu uma versão com foco antiviral, o Bacterban® Shield. A tecnologia apresenta proteção contra vírus como o SARS-CoV-2, além de fungos e bactérias, mantendo sua atuação mesmo após limpezas frequentes. A solução está presente nas linhas Gran Elegance Click e Max Elegance Click dos pisos laminados Eucafloor, que também oferecem instalação rápida (possível sobre a maioria dos revestimentos existentes) e conforto térmico, por não se tratarem de pisos frios. As demais linhas continuam com a proteção Bacterban®.

As divisórias e painéis com Bacterban® são orientados para locais com grande circulação de pessoas e exigência de manutenção frequente, como escritórios, consultórios e repartições públicas. Ao lado dos produtos base madeira fabricados pela companhia, o portfólio da Tintas Eucatex conta com a tinta acrílica Protege Antibac Premium, cuja formulação inibe o crescimento bacteriano em superfícies pintadas, como quartos, salas e até ambientes hospitalares.

“A possibilidade de integrar a proteção bacteriana e antiviral em diferentes superfícies permite criar ambientes mais seguros de forma abrangente e contínua, e uma visão integrada é essencial para projetos que buscam cuidado com a saúde em todas as etapas da ocupação do espaço”, complementa Flávia Vibiano.



Especialista fala sobre gestão de projetos de infraestrutura

A construção civil brasileira enfrenta um cenário adverso em 2025, impactada diretamente pela manutenção de uma das taxas de juros mais elevadas dos últimos anos. Esse fator pressiona os custos de financiamento, encarece a aquisição de materiais e aumenta as dificuldades de viabilização de novos projetos, gerando incertezas para empresas do setor. Ainda assim, segundo levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a previsão de crescimento para o ano foi mantida em 2,3%, impulsionada pelo programa Faixa 4 do Minha Casa Minha Vida, que movimenta obras de habitação popular em regiões do país.

Adicionalmente, enquanto o Brasil se ajusta a essas particularidades econômicas, o mercado global de construção civil segue aquecido em 2025, com destaque para países como Brasil, Estados Unidos, China e Índia, que concentram a maior parte dos investimentos de infraestrutura em obras públicas e privadas. Esse movimento é sustentado pelo avanço de políticas de incentivo, demanda crescente por modernização urbana e aumento da participação do setor privado em concessões e parcerias público-privadas, o que contribui para elevar o volume de obras em andamento e a geração de empregos no setor.

Com essa dinâmica, o engenheiro civil Humberto Santos ressalta que o papel do gerente de projetos na articulação eficiente dos recursos exige alinhamento entre prazos, custos e escopo, especialmente quando os juros elevam o custo financeiro da obra. “Um modelo integrado de monitoramento digital — com MS Project, AutoCAD e Power BI — permite visibilidade em tempo real, possibilitando ajustes preventivos e mitigando riscos de atraso ou sobrecusto. Minha experiência com projetos avaliados em mais de CA$ 240 milhões demonstra que é possível obter economias significativas por meio de um rigoroso planejamento e uma gestão integrada de stakeholders”, explica o especialista em gestão de projetos de engenharia civil.

Nesse contexto de desafios e a necessidade de otimização, a evolução tecnológica é uma aliada nessa cadeia. Segundo a TOTVS, a digitalização promove colaboração multidisciplinar e controle de processos em todos os setores da obra. Humberto reforça que a adoção de BIM e plataformas integradas permite que arquitetos, engenheiros, empreiteiros e órgãos governamentais trabalhem com dados unificados, reduzindo conflitos e retrabalhos: “A interoperabilidade entre equipes e sistemas é essencial para garantir eficiência e otimização dos ativos públicos. A combinação de ferramentas tecnológicas na gestão de obras e construções pode antecipar gargalos operacionais e mitigar riscos técnicos que possam gerar impacto no cronograma da obra”, explica.

A tecnologia de monitoramento — que inclui internet das coisas (IoT), drones e Inteligência Artificial (IA) — está transformando o acompanhamento de obras. Segundo Humberto, que já supervisionou projetos de transporte público de alto impacto como a requalificação de 85 áreas de embarque e desembarque de passageiros da rede de transporte público e a modernização de serviços de ônibus em Quebec, no Canadá, a utilização de drones com sensores e câmeras de alta resolução, associados a análises preditivas, permite identificar falhas precocemente, assegurar conformidade e estender a vida útil das infraestruturas públicas: “Em projetos de alto impacto, essa prática reduz desperdícios e garante resiliência aos ativos. A transformação tecnológica aponta diretamente para o futuro da gestão de projetos, onde a inovação será ainda mais central”, conclui.

O futuro da gestão de projetos será marcado pela consolidação do uso de IA, automação de processos, sistemas de Business Intelligence e ESG (Environmental, Social, and Governance). Humberto, que é reconhecido internacionalmente por seu trabalho no Canadá, na entidade Société Québécoise des Infrastructures (SQI) e na empresa Réseau de transport de la Capitale (RTC) e, também no Brasil, por seu trabalho na empresa Moreno Engenharia, conta que, como gerente de projetos, utilizou métodos e ferramentas para entregar soluções de infraestrutura que equilibrassem impacto social e sustentabilidade. “Enquanto coordenei projetos de escolas secundárias, pude perceber que é possível alinhar eficiência operacional com responsabilidade social e estabelecer novos padrões para projetos de infraestrutura que equilibram eficiência econômica”, explica Humberto, que recebeu Menção Honrosa de Excelência em Gestão de Projetos Complexos por sua participação crucial no projeto da Escola Secundária do Bosquet em Drummondville, em Québec.

Em linha com essa visão de futuro, a própria indústria da construção avança em direção a modelos mais sustentáveis, com a adoção crescente da industrialização leve, utilização de materiais inovadores e foco em cidades inteligentes de baixo carbono, conforme destacou a CBIC durante a 100ª edição do ENIC. Nesse contexto, Humberto Santos, que dirige há mais de 15 anos projetos de infraestrutura pública, complementa que certificações como LEED e tecnologias BIM podem garantir que a sustentabilidade caminhe lado a lado com a entrega assertiva e econômica. “A adoção de materiais ecoeficientes e processos industriais mais limpos não apenas reduz a pegada ambiental, mas também melhora o controle de orçamento e cronograma, pois minimiza retrabalhos e desperdícios”, afirma.

Para o especialista, no entanto, a entrega de infraestrutura pública de qualidade vai além da sustentabilidade e dos marcos técnicos. A entrega dos serviços precisa ser pensada sob a ótica do usuário final. Humberto, responsável por projetos como escolas, residências para idosos no Canadá e no Brasil, defende que a verdadeira medida de sucesso está na experiência das pessoas que irão usar esses espaços todos os dias. Em projetos internacionais como a Maison des Aînés de Labelle (lar para idosos) e a escola secundária de Drummondville (com capacidade para 1.256 alunos), Humberto incorporou processos colaborativos com a comunidade e órgãos públicos, buscando soluções que alinhassem conforto, acessibilidade, sustentabilidade e desempenho técnico. “Gerir projetos com foco no cliente final significa antecipar as necessidades dos usuários e planejar com empatia — o que exige integração total entre projeto, obra e operação”, finaliza.



Mercado logístico de SC celebra crescimento

Em todo o país, a procura por galpões logísticos é elevada e o mercado está mais aquecido do que nunca. Segundo dados divulgados da Colliers, multinacional de serviços corporativos imobiliários — divulgados pelo portal InfoMoney — as novas locações no primeiro trimestre de 2025 superaram a marca de 1 milhão de metros quadrados. A valorização da área construída chega a 34% nos últimos três anos. Apesar da maior concentração de espaços no eixo Rio-SP, quem também desponta como uma região promissora para o setor é Santa Catarina, com 53 mil metros quadrados disponíveis para locação.

O estado, conhecido por ser uma referência em eficiência logística, vive o melhor momento dos últimos anos e tem se consolidado como um dos destinos mais estratégicos do Brasil para operações de importação, armazenagem e distribuição. O ambiente tributário, por exemplo, faz toda a diferença nesse cenário, com incentivos relevantes por meio dos TTDs, tornando a operação mais competitiva para as empresas que escolhem Santa Catarina como base.

Em Navegantes, no litoral norte, o complexo empresarial, industrial e logístico Navepark, registra os efeitos desse crescimento em um município que oferece um dos menores ISS do Brasil — apenas 2%. Isso, aliado à proximidade de dois portos importantes — Porto de Navegantes e o Porto de Itajaí, ambos a menos de 15 minutos — pode criar um ambiente logístico altamente eficiente.

Nesse cenário, um dos modelos que surge como opção para responder às necessidades crescentes de operações, é o de galpões conhecidos como “Triple A” (ou AAA). “São estruturas de alta qualidade e desempenho, caracterizadas por uma maior altura, pisos ultrarresistentes, localização estratégica e sistemas de segurança avançados, destaca Thiago Cabral, CEO da ABC Embralot.

Ainda de acordo com o empresário, a disponibilidade desse tipo de estrutura no complexo tem impactado diretamente na diminuição da taxa de vacância do Navepark. Esse índice, que equivale ao percentual de um espaço físico que está desocupado e disponível para locação, diminuiu no Brasil, mas registra números ainda menores na região do empreendimento. Enquanto a nível nacional, a taxa de vacância dos galpões logísticos está na ordem de 10%, Santa Catarina registra um índice de 5% e Navegantes, 3% — um reflexo da alta demanda por esse tipo de negócio.

“O Navepark está no momento mais maduro para o investidor. Estamos no ciclo certo de entrada, com um cenário nacional de incertezas macroeconômicas e juros ainda elevados, o que historicamente sempre representou o melhor momento para aquisição de ativos reais. Quando os juros começarem a recuar, o que já está no radar, veremos uma pressão natural nos preços dos terrenos e ativos logísticos. E a valorização acompanhará o movimento da queda dos juros, como já ocorreu em ciclos anteriores”, afirma Cabral.

Atrativos a empresários

O empresário gaúcho Cristiano Grillo, de Caxias do Sul, afirma que encontrou em Santa Catarina o local certo para expandir seus negócios. Proprietário da Metalmatrix, empresa fabricante de abraçadeiras metálicas com sede no Rio Grande do Sul, ele percebeu o potencial do mercado catarinense e instalou seu Centro de Distribuição na região. “Encontrei em Navegantes a chance de levar a Metalmatrix a outros patamares”, ressalta Grillo sobre o polo logístico Navepark.

Para ele, a localização estratégica e a infraestrutura completa foram determinantes para dar este passo. “Fornecemos para todo o Brasil e, também, para o exterior. Essa qualidade logística agrega muito ao nosso desempenho com entregas mais rápidas e eficazes, justamente pela disponibilidade de espaço, altura, facilidades e tecnologia, afirma Grillo.

Galpões Triple A

Com a ampliação do Navepark já em curso, mais de 100 galpões triple A como o utilizado pela Metalmatrix estão sendo ofertados no mercado logístico do litoral norte catarinense. As estruturas contam com 15 metros de altura, sistemas avançados de climatização, monitoramento de segurança e espaços adequados para manuseio, descarregamento e armazenamento.

“A título de comparação, em galpões convencionais, a falta destes recursos de tecnologia, espaço e gerenciamento, pode resultar em custos mais altos e maiores vulnerabilidades para a operação, afirma o CEO da ABC Embralot. Outra característica que torna o Triple A uma alternativa viável, segundo Cabral, é a localização dos galpões em áreas de fácil acesso a rodovias, portos e centros urbanos. “Essa localização pode favorecer a logística de transporte, reduzindo custos e tempos de entrega, complementa o empresário.

Além da proximidade de cerca de 10 km da Portonave e também do Aeroporto Internacional de Navegantes, o Navepark fica localizado há 13 km do Porto de Itajaí e, seguindo para o norte do estado, há 85 km do Porto de São Francisco do Sul e 150 km do Porto de Itapoá. O local ainda conta com um ecossistema inteligente para empresas, com segurança 24 horas por dia e sete dias por semana, salas de reuniões, restaurante, cafeteria, auditório, heliponto homologado, centro de convenções e área de lazer e conveniência para os empresários, seus funcionários e terceirizados, a exemplo dos caminhoneiros.

“Tecnologia, questões tributárias facilitadas, baixa taxa de vacância e uma localização privilegiada são atrativos que todo empresário de logística procura. Mas o contexto favorável vai além disso. A região do litoral norte se destaca também pela qualidade de vida, com infraestrutura urbana, segurança e características que a transformaram em destino desejado para empresas e profissionais de todo o Brasil. Por tudo isso, tenho convicção de que o novo ciclo da logística catarinense já começou e o timing para quem deseja se posicionar é agora”, finaliza Cabral.



Uso de tecnologias avança na construção civil em 2025

A construção civil vive um momento de evolução significativa no Brasil. Com o avanço da Indústria 4.0, cresce o uso de tecnologias que ampliam a eficiência, a previsibilidade e a segurança nos projetos de engenharia e construção. Uma análise da Deloitte para o setor global indica que a integração digital é uma das principais tendências para 2025, impulsionada por soluções que transformam desde o planejamento até a operação das obras.

No país, o governo federal tem reforçado o tema ao lançar, recentemente, novos guias orientativos para apoiar a adoção de tecnologias como o Building Information Modeling (BIM) e a Internet das Coisas (IoT) na construção civil. A iniciativa busca melhorar a produtividade e a competitividade da indústria, aproximando o setor brasileiro dos padrões internacionais.

Esse movimento já encontra eco no mercado: levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) apontou que 81% das empresas do segmento de construção e incorporação no Brasil já utilizam o BIM em seus projetos, demonstrando um avanço importante rumo à digitalização.

Eficiência baseada em dados

Para Luís Malavasi, CEO da Monto Engenharia, a transformação digital no setor tem impacto direto na tomada de decisão. “Hoje, conseguimos acompanhar em tempo real o andamento dos projetos, o que nos permite agir de forma rápida e assertiva. Isso resulta em obras mais eficientes, com menos desperdícios e maior segurança para todos os envolvidos”, explica.

Esse avanço é possível graças ao uso combinado de tecnologias como IoT, inteligência artificial e automação, além de softwares que apoiam desde o controle de cronogramas e recursos até o compartilhamento de documentos e o monitoramento do progresso em campo. “Ferramentas que integram equipes e centralizam informações elevam a transparência e fortalecem a colaboração entre todos os envolvidos”, complementa Malavasi.

Ele destaca ainda o impacto das plataformas de modelagem 3D e coordenação multidisciplinar, que permitem detectar interferências antes mesmo do início da execução, reduzindo retrabalhos e tornando o planejamento muito mais preciso.

Tecnologias que transformam o dia a dia da Monto

No Grupo Monto, a digitalização tem sido incorporada ao fluxo de trabalho de maneira transversal, contemplando desde a engenharia civil até a montagem industrial. Softwares de gestão de projetos garantem o controle rigoroso de cronogramas, custos e recursos, enquanto soluções colaborativas integram áreas técnicas, operacionais e fornecedores em tempo real, promovendo agilidade e alinhamento.

Na indústria, simulações avançadas e análises de sistemas complexos ajudam a antecipar cenários críticos, dimensionar soluções e aumentar a segurança. Já plataformas específicas para modelagem e coordenação de plantas industriais possibilitam integrar dados técnicos e visuais, oferecendo uma visão consolidada que minimiza riscos durante a execução.

Além disso, sistemas ERP robustos apoiam o gerenciamento estratégico do Grupo, conectando as áreas administrativas e operacionais e fornecendo inteligência de negócios para decisões cada vez mais ágeis.

“Quando utilizamos dados para guiar nossas escolhas, conseguimos entregar projetos com mais qualidade, dentro do prazo e do orçamento. É esse nível de previsibilidade e eficiência que o mercado exige cada vez mais”, reforça Bruno Zanini, Presidente do Grupo Monto.

Para saber mais sobre como o Grupo Monto tem aplicado tecnologia para transformar projetos e processos na engenharia e na construção, basta acessar: grupomonto.com.br.



Alter Solutions é adquirida por act digital

Alter Solutions é adquirida por act digital, em alinhamento com uma só marca global para refletir suas operações consolidadas e visão compartilhada com o grupo. A reformulação da marca tem um marco estratégico na consolidação internacional da act digital e na estratégia de crescimento da ai-first. Com faturamento de 250 milhões de euros e mais de 5.000 funcionários, a act digital fortalece sua posição como player em tecnologia atuante em 12 países, atendendo a mais de 400 clientes. Com a aquisição, busca-se sustentar um crescimento anual superior a 20% até 2027, impulsionado por uma abordagem que prioriza a inteligência artificial (IA), a transformação digital e os serviços de segurança cibernética, ao mesmo tempo que expande o talento e a inovação nos principais mercados globais.

Alter Solutions, uma empresa europeia atuante em consultoria de TI, torna-se oficialmente act digital, reforçando o compromisso do grupo com a integração global, inovação e entrega digital escalável. A mudança de marca reflete uma visão partilhada a longo prazo e fortalece a posição da empresa como parceira global na transformação digital centrada na IA — combinando uma forte presença europeia com uma presença expansiva nas Américas. Esta transformação segue-se à aquisição de uma participação majoritária na Alter Solutions pela act digital em 2022 e reflete a integração de valores, serviços e visão estratégica de longo prazo entre as duas empresas. “Estamos entrando em uma nova fase com força, alcance e oportunidades ainda maiores”, disse Thibaut Charmeil, presidente da act digital. “Nossos clientes e equipes serão atendidos com agilidade e eficiência  — agora amplificadas por uma estrutura global e capacidade de serviço mais profunda”.

Consolidação global

A unificação da marca permite à empresa acelerar a colaboração ultrapassando fronteiras, reforçar as capacidades de entrega e escalar a inovação em 12 países, incluindo Portugal, França, Alemanha, Polónia, Espanha, Marrocos, Bélgica, Brasil, EUA, Canadá, México e Luxemburgo.

Visão para o futuro: metas para 2027

Olhando para o futuro, a act digital pretende sustentar uma taxa média de crescimento anual superior a 20%, apoiada por investimentos contínuos em soluções de IA, desenvolvimento de talentos internacionais e capacidades de entrega global.

Experiência digital e cibernética

Com sua vivência em transformação digital, segurança cibernética e uma abordagem que prioriza a IA, a act digital oferece soluções tecnológicas estratégicas adaptadas a desafios de negócios complexos, com experiência global e entrega local.

O portfólio de serviços da empresa combina tecnologia, expertise e conhecimento das necessidades dos clientes em todos os setores e regiões geográficas. Isso inclui, entre outros, aceleração digital, transformação e crescimento de negócios, automação inteligente, modernização e plataformas de arquitetura digital, desenvolvimento ágil e qualidade, segurança cibernética e dados e IA. Todos os projetos e parcerias em curso permanecem inalterados, garantindo a total continuidade do serviço.



Bandeira vermelha impulsiona energia solar por assinatura

Em junho a tarifa de energia elétrica voltou a ter acréscimo com o acionamento da bandeira vermelha nível 1. O adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos já pressiona o orçamento de famílias e pequenos empreendimentos — especialmente em setores de alta demanda energética, como alimentação, estética e serviços em geral.

Com a alta, soluções alternativas passaram a ser mais procuradas. Segundo pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), publicada em dezembro de 2022, 14% dos pequenos negócios já haviam adotado energia solar, enquanto mais de 60% demonstravam interesse na migração. As principais barreiras apontadas foram o alto custo inicial, a exigência de espaço físico e a necessidade de manutenção dos sistemas.

Desde então, o setor tem avançado. De acordo com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), o Brasil ultrapassou em junho de 2025 a marca de 40,6 GW de potência instalada em geração distribuída, beneficiando mais de 5 milhões de brasileiros. A projeção é de 730 mil novas conexões ainda neste ano, o que representa um crescimento de 25% na capacidade instalada e pode movimentar R$ 33 bilhões em investimentos, com geração estimada de 242 mil empregos diretos e indiretos.

Regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o modelo por assinatura conecta o consumidor a uma usina solar parceira, que injeta energia limpa na rede pública. Os créditos gerados são automaticamente convertidos em abatimento na fatura, sem necessidade de obras, painéis ou investimento inicial.

“Energia solar não pode ser privilégio dos grandes. Nosso modelo nasceu para resolver isso, permitir que pequenos empreendedores economizem sem investir, sem obras e com segurança”, afirma Pedro Melo, CEO da Performa Energy, empresa que atua nesse mercado e atende empreendedores em mais de 170 cidades no Brasil.

A empresária Luciana Salgado, proprietária do Empório da Cutica, em Dores do Turvo (MG), aderiu à solução como forma de reduzir os custos do negócio.

“Aqui, tenho freezer, geladeira, masseira, fritadeira e três fornos — todos funcionando o tempo todo. Antes da Performa Energy, minha conta girava em torno de R$ 2.200 por mês, às vezes até mais. Agora, economizo quase R$ 500. Com essa economia, consegui até adquirir um novo equipamento de autosserviço. Foi uma boa ideia, uma parceria que deu certo”, afirma Luciana.

Com o avanço das tarifas e o aumento da demanda por soluções sustentáveis, especialistas projetam expansão acelerada do modelo por assinatura até 2030. A energia solar já representa uma alternativa concreta para negócios que desejam reduzir custos e alinhar-se aos novos valores do consumidor brasileiro.



Setor de saúde precisa se adaptar à nova fase do Novo Processo de Importação

A Receita Federal e o Ministério da Fazenda vêm promovendo transformações significativas nas operações de comércio exterior por meio do Novo Processo de Importação (NPI), parte do Programa Portal Único de Comércio Exterior.

Com impacto direto sobre o setor regulado, a medida exige que empresas da área da saúde – incluindo fabricantes e importadores de medicamentos, dispositivos médicos e insumos hospitalares – adotem novos procedimentos para internalização de produtos no Brasil.

Entre os principais pontos do NPI estão a adoção obrigatória da Declaração Única de Importação (DUIMP), o uso do Catálogo de Produtos e a digitalização de autorizações por meio do módulo LPCO (Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos). A integração com órgãos anuentes, como a Anvisa, exige maior rigor técnico e atualização constante das equipes responsáveis pelas operações aduaneiras.

“As empresas do setor de saúde precisam alinhar sua rotina ao novo processo para evitar atrasos e penalidades. O conhecimento técnico da operação, aliado à integração com os sistemas públicos, é fundamental para garantir eficiência e conformidade”, afirma Alex Sandro Santos, coordenador de importação da Unia.

A Unia atua com foco no setor farmacêutico, prestando assessoria logística e aduaneira para empresas que precisam se adequar às novas exigências do comércio exterior. O suporte inclui análise de conformidade, classificação fiscal e estruturação de processos alinhados às normas atuais.



Software integra gestão de saúde e bem-estar

A Hexapp, empresa já conhecida no segmento de software médico, anunciou nesta semana a expansão oficial de suas operações para novas áreas do mercado de saúde e bem-estar. O sistema, que antes atendia exclusivamente consultórios e clínicas médicas, passa a contemplar salões de beleza, barbearias, clínicas de estética e centros multidisciplinares que reúnem diferentes especialidades.

A decisão ocorre em meio ao crescimento do conceito de espaços integrados, que oferecem ao cliente uma variedade de serviços no mesmo local. Segundo a empresa, a expansão responde a uma demanda crescente de profissionais e gestores por ferramentas de agendamento, gestão financeira e relacionamento com pacientes e clientes, adaptadas a diferentes modelos de negócio.

“Nós percebemos que o mercado de bem-estar e estética tem necessidades muito semelhantes às de consultórios médicos, mas com algumas particularidades importantes, como a gestão de pacotes recorrentes, o agendamento simultâneo de diferentes profissionais e a necessidade de um relacionamento próximo com o cliente final”, afirma a Dra. Julia Broetto, diretora médica do Hexapp.

O movimento da empresa acompanha a tendência de digitalização acelerada desses setores, impulsionada tanto pelo comportamento dos consumidores quanto pela necessidade de maior eficiência operacional. Segundo o Sebrae, somente em 2021 foram abertas mais de 223 mil novas empresas de serviços de beleza no Brasil, e muitas delas já nascem com plataformas digitais que reúnem controle financeiro, dashboards de desempenho e gestão de estoque.

“A busca por centros completos de saúde e bem-estar é uma realidade no Brasil. Cada vez mais as pessoas querem resolver várias demandas em um só lugar, seja cuidar da saúde, fazer procedimentos estéticos ou simplesmente ter momentos de autocuidado. E nós viemos justamente para suprir essa necessidade, oferecendo uma plataforma que conecta profissionais, organiza processos e melhora a experiência do cliente”, destaca Mario Souza, CTO do Hexapp.

A versão atualizada do software permite personalização para diferentes perfis de negócio. Entre os recursos anunciados, estão agendas multiusuário e multiespecialidade, gestão automatizada de recorrência de procedimentos e pacotes, controle de orçamentos e relatórios personalizados. Segundo a empresa, as novas funcionalidades foram desenvolvidas após ouvir profissionais de diferentes segmentos.

O Hexapp informa que os novos módulos já estão disponíveis para contratação e contam com período de demonstração gratuito. A empresa mantém sua atuação no segmento médico, que seguirá sendo um dos focos principais, agora ampliado pelo objetivo de atender toda a cadeia de serviços voltados ao bem-estar.

Para conhecer mais: https://www.hexapp.com.br/



BerryBites: Snacks Premium Chegam ao Pão de Açúcar

A fabricante de sobremesas BerryBites concluiu a primeira entrega de snacks da marca para a rede Pão de Açúcar, da holding GPA, passando a ter produtos comercializados em cerca de 500 pontos de venda no Brasil.

Além das lojas dos clusters AB do Pão de Açúcar em São Paulo, a marca já era vendida nas redes paulistanas Casa Santa Luzia e St. Marché, na rede carioca Zona Sul, na mineira Meu Prata e nas catarinenses Archer, Hippo, Imperatriz e Koch.

Em comum, elas têm a estratégia de atuar com categorias de produtos de valor agregado, mirando extratos de consumo de maior poder aquisitivo, destacando produtos de posicionamento premium e atributos considerados inovadores para manter continuamente o interesse de seus consumidores.

No caso do Pão de Açúcar, o fornecimento vai começar com as linhas de snacks BerryBites proteicos de framboesa com chocolate amargo, mirtilo com chocolate amargo e morango com chocolate ao leite e açaí. “Esses produtos não têm concorrentes no mercado. O Pão de Açúcar está apostando na diferenciação”, afirma Ricardo Cotrim, CEO da BerryBites.

Fundada em maio do ano passado, a BerryBites iniciou sua atuação comercializando um snack de fruta congelada coberta com chocolate análogo ao doce argentino Franuí, que havia então viralizado nas redes sociais. A busca por diferenciação, no entanto, está presente desde o início da empresa.

O primeiro item de gôndola, além de um snack de framboesa coberto com chocolate, a BerryBites disponibilizava um análogo sem açúcar adicionado, com coberturas de chocolate amargo e ao leite e opção de mirtilo no recheio, todos atributos até então inéditos na categoria inaugurada no Brasil pelo doce argentino.

Mais tarde vieram as linhas proteicas com diferentes opções de fruta no recheio e formulação com proteína do soro do leite (whey) com até 20 gramas de proteína a cada 100 gramas de snack, mirando o público fitness e a crescente preocupação das pessoas com a maior ingestão de proteínas.

No mês passado, a empresa lançou ovos de Páscoa com coberturas de chocolate e pistache vendidos congelados nos mesmos freezers dos snacks de frutas, numa estratégia incomum que lhe permitiu iniciar atuação nas categorias Páscoa, quase sem espaços para novos entrantes, além das grandes marcas.

A estratégia de Cotrim é seguir com a inserção da BerryBites em novas categorias de alimentos. “Nosso produto tinha que ser diferenciado em qualidade como condição para que se consolidasse”, defende.

 



ABB Lança Motores de Magneto Permanente com Inversores Integrados

O grupo industrial ABB desenvolveu a nova linha de motores de magneto permanente LV Titanium, que já vem integrada de fábrica com inversores de frequência e, portanto, apresentam torque e velocidade reguláveis.

A nova funcionalidade permite ajustar o consumo de energia para exata necessidade da aplicação dos equipamentos, favorecendo a economia de eletricidade, especialmente em relação a motores não acionados por inversores, que funcionam na potência máxima e quase sempre de forma desnecessária.

Com carcaças até dois números menores em relação a motores de potência equivalente, os LV Titanium têm projeto compacto para facilitar aplicações ‘plug-and-play’, em que o eixo do motor é conectado diretamente aos equipamentos que vão acionar, sem transmissão de movimento por polias, correias e engrenagens, tipo de montagem que minimiza perdas de energia e favorece ainda mais a economia de eletricidade.

No comunicado em que anunciou a novidade, a ABB afirmou que a linha terá inicialmente motores de baixa potência, a partir de 1,5 kW e velocidades nominais entre 1.500 e 4.500 rpm, capazes de cobrir as principais necessidades da indústria. A linha, no entanto, deve ganhar modelos de até 30 kW, mirando a demanda de setores como tratamento de água, processamento químico e produção de alimentos e bebidas.

Segundo a ABB, a integração com inversores dispensa o comissionamento necessário em instalações de motores e inversores separadamente, além da construção de salas de controle. A nova linha conta com painel intuitivo, com entradas (I/O) analógicas e digitais e controle lógico simplificado. Também conta com conectividade compatível com o protocolo Modbus RTU e diferentes controladores lógicos para facilitar automações.

Os LV Titanium são enquadrados na categoria de eficiência energética europeia IE5, a mais rigorosa da atualidade. Para se ter uma ideia, os motores IE5 são, comparativamente dois níveis de eficiência acima do atual padrão exigido no Brasil, o IR3. Tanto na padronização europeia como na brasileira, entre um nível e outro, há 20% menos perdas de energia.

Em um teste comparativo conduzido pela ABB na Europa com um LV Titanium de 7,5 kW e outro motor de potência equivalente numa aplicação de bombeamento centrífugo, a empresa constatou que seu modelo economiza até € 4.000,00 por ano na conta de luz, considerando custo médio de € 0,21 por kWh hoje pago no continente.

O teste também constatou que o novo motor da ABB, em relação ao concorrente, emite 6.000 kg a menos de CO₂ por ano. O cálculo levou em conta o fator médio de intensidade de carbono europeu, de 0,3 kg CO₂/kWh.



Lei do Bem anuncia mudanças e prorroga prazo para inscrição

O prazo para submissão de projetos à Lei do Bem foi prorrogado para 30 de setembro de 2025, uma oportunidade a mais para empresas brasileiras recuperarem até 60% dos investimentos em inovação por meio de incentivos fiscais. A especialista Lilian Aliprandini, sócia da Acceta Consultoria, empresa com 15 anos de experiência nesse segmento e mais de 50 mil projetos avaliados, alerta que o tempo a mais vem acompanhado de mudanças relevantes no processo e reforça a importância de uma preparação técnica cuidadosa.

Buscando agilidade no processo, a Acceta desenvolveu uma nova ferramenta digital que visa facilitar a avaliação de elegibilidade dos investimentos realizados em 2024, levando em consideração as recentes mudanças trazidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Após o preenchimento de um formulário, a plataforma analisa os critérios atualizados e auxilia as empresas a entenderem se seus projetos se enquadram como inovação, tornando o processo mais assertivo desde o início. Em apenas alguns minutos, a empresa recebe um diagnóstico de elegibilidade, na tela do computador.

“Apesar do potencial, muitas empresas ainda deixam de aproveitar o benefício por desconhecimento ou por erros burocráticos na apresentação dos projetos. A maior parte dos entraves nos processos de aprovação correm por falhas simples nas etapas de inscrição e apresentação de documentos, o que pode ser evitado com o suporte correto, de uma empresa ou profissional especializado”, ressalta Lilian Aliprandini, sócia fundadora da Acceta, que é referência nacional na elaboração e avaliação de projetos para a Lei do Bem.

Novas exigências da Lei do Bem

Com o novo prazo, também entram em vigor mudanças no processo de submissão. O formulário foi ampliado com novos campos, como detalhamento do porte da empresa, estrutura de P&D, classificação por nível de maturidade tecnológica (TRL), presença feminina nas equipes, vínculos com políticas públicas, além da possibilidade de envio de novos anexos com evidências mais robustas. O número de áreas temáticas também foi ampliado de 20 para 72.

Quem pode se beneficiar e como funciona o incentivo

Podem usufruir do benefício empresas que estejam no regime de Lucro Real, em situação fiscal regular e que tenham apurado lucro em 2024. Não há exigência de faturamento mínimo, o que amplia o acesso para pequenas e médias empresas, contanto que sejam Lucro Real. O incentivo permite recuperar cerca de R$ 20 mil para cada R$ 100 mil investidos em inovação, pesquisa, desenvolvimento ou aprimoramento de produtos, serviços ou processos. São recursos que retornam para o caixa das empresas e que podem ser reinvestidos visando crescimento e aumento da competitividade.

“Estamos no momento decisivo para as empresas que desejam aproveitar a Lei do Bem em 2025. Nosso diferencial é assegurar que os projetos sejam apresentados corretamente, evitando erros burocráticos que comprometem a aprovação”, destaca a Lilian. “Além disso, a definição do que é inovação vai muito além da tecnologia da informação: envolve qualquer melhoria ou desenvolvimento que agregue valor à empresa. A Acceta tem ferramentas para avaliar se seus investimentos de 2024 se enquadram na definição de Inovação do Programa Lei do Bem e se, portanto, estaria elegível para recuperação de parte dos recursos”.

Importância da assessoria especializada neste momento

O prazo foi prolongado, mas as exigências aumentaram, por isso, a Lilian Aliprandini, da Acceta, reforça a necessidade de planejamento e assessoria especializada para garantir o correto enquadramento e a submissão dos projetos. A consultoria oferece um serviço completo, desde a avaliação inicial até a defesa técnica em eventuais contestações, aumentando as chances de sucesso.

Para saber se um projeto se enquadra na Lei do Bem utilizando a ferramenta da Acceta, basta acessar o endereço: https://www.leidobem.acceta.com.br/painel. O diagnóstico é gratuito e leva apenas alguns minutos.

A Acceta também oferece um curso voltado para profissionais que desejam atuar como Analistas de Inovação, captando recursos para alavancar negócios com editais e programas de fomento brasileiros. Recentemente, a empresa lançou um e-book sobre a Lei do Bem, explicando as mudanças já anunciadas no processo 2025 e outras que ainda estão por vir. Para ter acesso ao material, basta acessar o link e baixar: https://l1nk.dev/ebook-leidobem2025-acceta 



Apenas 17% das metas dos ODS estão no caminho certo

Com pouco tempo restante até 2030, empresas e governos enfrentam o desafio de acelerar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). De acordo com relatório The Sustainable Development Goals Report 2024”Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2024, em português – na página 2, apenas 17% das metas estão no caminho certo, enquanto mais de um terço retrocedeu ou estagnou.

Em vista disso, as certificações e práticas ESG – sigla para Ambiental, Social e Governança – destacam-se como estratégias fundamentais para reverter esse quadro, ainda mais em um cenário em que, conforme o documento, ainda na mesma página, a atual taxa de progresso precisaria ser duplicada para que as metas fossem alcançadas a tempo. 

Outro ponto de alerta está relacionado ao financiamento. A ONU estima que os países em desenvolvimento enfrentam uma lacuna de investimentos de 4 trilhões de dólares por ano para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo que 2,2 trilhões de dólares seriam necessários apenas para a transição energética, conforme destaca o documento na página 3.

De acordo com o fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian Da Costa, empresas precisam, cada vez mais, comprovar responsabilidade socioambiental, e as certificações são uma das principais ferramentas nesse processo. Ele comenta que as práticas ESG não são mais diferenciais competitivos, mas exigências do próprio desenvolvimento.

“Sem dúvidas, estar atento às mudanças é fundamental. E nesse âmbito, chamo a atenção para o exemplo da LAQI, a Q-ESG Certification, desenvolvida para integrar Qualidade às dimensões Ambiental, Social e de Governança, oferecendo uma estrutura que permite implementar práticas que gerem um impacto positivo e aprimore o desempenho competitivo. E tudo isso, atrelando a tecnologia blockchain”, finaliza.



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