Home Blog Page 221

Entre extremos, mercado fitness procura espaço no Brasil

Nos últimos anos, o mercado fitness no Brasil tem mostrado um crescimento expressivo, impulsionado pelo aumento da preocupação com a saúde e a qualidade de vida. Muito além das academias, o setor envolve uma ampla gama de produtos e serviços, como vestuário esportivo, suplementos alimentares, equipamentos de treino e profissionais especializados, como personal trainers, nutricionistas, terapeutas e fisioterapeutas. 

No entanto, o Censo Fitness 2022 aponta desafios significativos, especialmente no que diz respeito à qualificação da mão de obra e à adaptação dos modelos de negócios. O estudo revelou que 70,4% das empresas investem menos de R$ 2 mil por ano em capacitação de equipe, e o valor médio investido por funcionário é inferior a R$ 1,40 por mês.

Essa falta de investimento em treinamento, segundo os pesquisadores, reflete uma “acomodação paradigmática” do empresariado, que pode comprometer a qualidade dos serviços oferecidos. Além disso, se em 2021 o maior desafio dos gestores era manter o fluxo de caixa, em 2022 passou a ser aumentar as vendas. No entanto, 100% das empresas diminuíram seu foco em marketing, o que levanta uma questão fundamental: como esperar um crescimento nas vendas sem um esforço consistente de comunicação e adaptação ao novo perfil de clientes?

“Diante desse cenário, é evidente que o mercado fitness tem um grande potencial para expansão, mas precisa se reinventar para atender às novas demandas dos consumidores. Isso passa por uma abordagem mais profissional na gestão, maior qualificação dos instrutores e personal trainers, além de um alinhamento entre os serviços oferecidos e as expectativas do público”, aponta Sebastião Paulino, empresário e profissional de educação física.

A grandiosidade do mercado fitness é tamanha que motivou Paulino, por exemplo, a criar um evento especializado neste mercado, e que movimentam milhões de reais e reúnem milhares de profissionais e entusiastas do setor. Um dos maiores exemplos disso é o Encontro Nacional de Atividade Física (ENAF), que, em sua 21ª edição, acontecerá entre 20 e 23 de março, em Belo Horizonte.

Este ano, o ENAF será realizado no Centerminas Expo e promete atrair mais de 15 mil participantes e 2 mil congressistas. Com uma programação diversificada, o evento contará com exposições, palestras, workshops e competições, reunindo mais de 50 marcas e 70 palestrantes renomados. Entre os destaques estão temas como gestão de academias, novas tendências do mercado, treinamento funcional e nutrição esportiva.

“O ENAF sempre teve como missão conectar o setor fitness e fomentar a profissionalização. Hoje, mais do que nunca, precisamos de um mercado qualificado, que entenda as novas demandas do público e saiba entregar um serviço de excelência”.

Além das palestras e workshops, o evento também receberá a competição de fisiculturismo Muscle Contest BH Challenge, que acontecerá no dia 23 de março e reunirá atletas em sete categorias diferentes. Outro ponto alto será o Fit Connect Summit, um espaço exclusivo para gestores e proprietários de academias, no qual serão discutidas as projeções e desafios do setor.

Futuro

Paulino, antes mesmo do ENAF acontecer, já demonstra certa segurança com o futuro fitness, no Brasil, e suas possibilidades margeadas. “O mercado fitness no Brasil está longe de atingir seu teto de crescimento. Com a crescente valorização da saúde e bem-estar, há espaço para inovação e profissionalização em diversos segmentos, desde as academias até a moda esportiva, passando pela nutrição e fisioterapia”, discursa.

No entanto, para que esse potencial se concretize, é fundamental atentar para as expectativas não somente da demanda já existente, mas também pela expectativa do consumidor, acredita o fundador do ENAF. “É preciso que empresários e profissionais invistam em capacitação, melhorem suas estratégias de marketing e estejam atentos às mudanças no comportamento dos consumidores. O sucesso do setor não depende apenas do aumento da demanda, mas da capacidade de adaptação e inovação de quem nele atua”.



Registro de ponto: como garantir conformidade legal e eficiência na gestão de jornada


Você sabe se a sua empresa está cumprindo corretamente as regras trabalhistas relacionadas ao registro de ponto?

A falta de controle adequado pode resultar em multas, processos trabalhistas e até prejuízos financeiros com pagamentos indevidos de horas extras.

Além disso, um registro de ponto mal administrado pode gerar inconsistências, prejudicando tanto a empresa quanto os funcionários.

Neste artigo, você vai entender como garantir a conformidade legal e otimizar a gestão da jornada de trabalho, evitando erros comuns e tornando o processo mais eficiente.

O que diz a lei sobre o registro de ponto?

A legislação trabalhista brasileira exige que empresas com 20 ou mais funcionários realizem o controle da jornada de trabalho. Isso inclui: horários de entrada e saída; intervalos para descanso e refeição; e registros de horas extras e compensações.

O não cumprimento dessas regras pode resultar em processos trabalhistas e multas, prejudicando a reputação da empresa e gerando custos desnecessários.

A modernização desse processo, por meio de um sistema de controle digital, garante que todas as informações fiquem seguras, evitando falhas e fraudes.

Os riscos de um controle de ponto ineficiente

Gerenciar a jornada de trabalho de forma manual pode trazer diversos problemas para a empresa. Entre os principais riscos estão:

  • Erros no cálculo da folha de pagamento;
  • Dificuldade em comprovar jornadas trabalhadas (o que pode gerar passivos trabalhistas);
  • Falta de transparência para funcionários sobre suas horas trabalhadas e extras;
  • Problemas na gestão de escalas e turnos, impactando a produtividade.

Muitas empresas só percebem esses problemas quando já estão enfrentando processos ou dificuldades internas. O ideal é antecipar-se e implementar um controle eficiente desde cedo.

Como otimizar o registro de ponto na sua empresa

Agora que você já entende os riscos, veja como garantir um controle de ponto eficiente e dentro da lei:

Automatize o processo com tecnologia

A automação é o primeiro passo para evitar erros e fraudes. Um sistema digital permite:

  • Registro automático de horários, eliminando erros manuais;
  • Acesso remoto para empresas com equipes híbridas e home office;
  • Relatórios inteligentes para auditorias e análises estratégicas.

Empresas que adotam um software de controle de ponto reduzem significativamente erros de cálculo e aumentam a confiabilidade do processo.

Garanta a transparência para os funcionários

Funcionários devem ter acesso aos seus registros para garantir que não haja inconsistências. Algumas práticas recomendadas incluem:

Disponibilizar um painel de acesso onde o colaborador pode visualizar sua jornada; fornecer relatórios mensais, ajudando na conferência de horas extras e banco de horas; e criar canais de comunicação abertos para esclarecer dúvidas.

Quando há transparência, os funcionários confiam mais no processo e evitam questionamentos desnecessários.

Adapte o registro de ponto à realidade da empresa

Cada empresa tem uma necessidade diferente, e o controle de ponto deve ser flexível para atender a cada cenário. Alguns modelos incluem:

  • Registro por biometria – Reduz fraudes e garante maior precisão;
  • Registro online – Ideal para equipes em trabalho remoto;
  • Ponto via aplicativo – Flexível para funcionários externos e viajantes.

A escolha do modelo ideal deve levar em consideração o tipo de trabalho realizado, a cultura organizacional e a praticidade para os funcionários.

Evite problemas com horas extras e banco de horas

Um dos maiores desafios na gestão de ponto é o controle de horas extras e banco de horas. Sem um acompanhamento eficiente, as empresas podem acabar pagando valores indevidos ou acumulando passivos trabalhistas.

Defina políticas claras sobre horas extras e comunique a equipe. Para isso, use um sistema automatizado para cálculo preciso e faça auditorias periódicas para garantir que as regras estão sendo seguidas.

O registro de ponto digital facilita esse controle, garantindo que tudo seja documentado de forma segura e sem falhas.

Benefícios de um sistema moderno de registro de ponto

Investir em um sistema digital de registro de ponto traz inúmeras vantagens, tanto para a empresa quanto para os funcionários.

Para a empresa:

  • Redução de custos operacionais com folha de pagamento;
  • Cumprimento das normas legais, evitando multas e processos;
  • Melhoria na gestão do tempo e produtividade da equipe.

Para os funcionários:

  • Transparência sobre as horas trabalhadas;
  • Facilidade no acompanhamento de horas extras e compensações;
  • Redução de erros nos pagamentos.

Empresas que adotam um controle de ponto eficiente conseguem melhorar a organização interna e evitar problemas trabalhistas no futuro.

Modernize o controle de ponto e garanta eficiência

Se sua empresa ainda usa métodos manuais ou ultrapassados para o registro de ponto, está na hora de modernizar esse processo.

Com um sistema digital, você garante mais precisão, conformidade legal e eficiência na gestão da jornada de trabalho.

E se você quer saber mais sobre como otimizar o RH e evitar erros na gestão de ponto, o blog da Bizneo está cheio de conteúdos valiosos para impulsionar a eficiência do seu negócio!



Como a Interactive Brokers Melhora o Acesso ao Mercado Global

Interactive Brokers (Nasdaq: IBKR), uma corretora eletrônica internacional automatizada, anunciou hoje que expandiu suas ofertas de mercado ao adicionar acessoàBolsa de Valores de Liubliana. Com esta expansão, os clientes podem negociar ações eslovenas junto com produtos de mais de 160 outras bolsas mundiais, incluindo ações, opções, mercados futuros, moedas, títulos, fundos e muito mais, a partir de uma única plataforma unificada.

Aprimorando o acesso ao mercado para investidores internacionais

A Interactive Brokers oferece acesso a mais de 160 mercados nas Américas, Europa e Ásia, e adicionar a Bolsa de Valores de Liubliana expande ainda mais as oportunidades de investimento a nossos operadores ativos e investidores institucionais. Os clientes podem incluir agora ações eslovenas como parte de suas estratégias de diversificação de portfólio, complementando seus investimentos europeus e mundiais.

“A Interactive Brokers continua ampliando sua cobertura de mercado para satisfazer as necessidades de investidores internacionais”, disse Milan Galik, Diretor Executivo da Interactive Brokers. “O acesso adicionadoàBolsa de Valores de Liubliana permite que nossos clientes explorem oportunidades de investimento na Europa Central e diversifiquem ainda mais seus portfólios com uma perfeita experiência de negociação.”

Preços competitivos e tecnologia de negociação avançada

Assim como ocorre com todas as ofertas da Interactive Brokers, os clientes terão o benefício de:

  • Preços profissionais com baixas comissões, baixas taxas de margem e altos juros pagos.
  • Acesso ao mercado internacional para ações, opções, mercados futuros, moedas, títulos, fundos e muito mais, a partir de uma única plataforma unificada.
  • Poderosas plataformas de negociação na web, dispositivos móveis e desktop.

A Interactive Brokers atende clientes em mais de 200 países e territórios, dando suporte a financiamento de contas e negociação em até 28 moedas, além de fornecer acesso a dados de mercado em tempo real, ferramentas de gestão de riscos de notícias e pesquisas a nível institucional.

Para informações sobre produtos cotados na Bolsa de Valores de Liubliana, acesse:

Ações dos EUA (e países atendidos pela IB LLC)

Ações do Canadá

Ações do Reino Unido

Ações da Europa

Ações da Índia

Ações de Hong Kong

Ações de Singapura

Ações da Austrália

Os investidores mais bem informados escolhem a Interactive Brokers

Sobre a Interactive Brokers Group, Inc.:

As afiliadas do Interactive Brokers Group proporcionam execução automatizada de negociações e custódia de títulos, commodities, câmbio e contratos de previsão 24 horas por dia em mais de 160 mercados em diversos países e moedas, a partir de uma única plataforma unificada para clientes ao redor do mundo. Atendemos investidores individuais, fundos de cobertura, grupos de negociação proprietários, consultores financeiros e corretores de apresentação. Nossas quatro décadas visando tecnologia e automação nos permitiram equipar nossos clientes com uma plataforma sofisticada e exclusiva para administrar seus portfólios de investimentos. Nós nos esforçamos em oferecer a nossos clientes preços de execução vantajosos e ferramentas de negociação, administração de riscos e portfólios, instalações de pesquisa e produtos de investimento, tudo a baixo ou nenhum custo, que os posiciona para obter retornos superiores sobre os investimentos. A Interactive Brokers tem conquistado reconhecimento de modo consistente como uma das principais corretoras, acumulando diversos prêmios e elogios de fontes respeitadas do setor, como Barron’s, Investopedia, Stockbrokers.com e muitas outras.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contatos pelo Interactive Brokers Group, Inc. Mídia: Katherine Ewert, media@ibkr.com

Fonte: BUSINESS WIRE



HCLTech entre as empresas mais éticas do mundo de 2025 segundo a Ethisphere

A HCLTech, uma das principais empresas mundiais de tecnologia, recebeu o reconhecimento “2025 World’s Most Ethical Companies®” da Ethisphere, líder mundial na definição e no avanço dos padrões de práticas comerciais éticas. É o segundo ano consecutivo em que a HCLTech recebe o reconhecimento.

“A HCLTech institucionalizou altos padrões de governança e transparência em seus negócios. É gratificante receber esse reconhecimento por nosso compromisso de nos comportarmos eticamente em tudo o que fazemos”, disse Olaf Casperson, diretor de Ética e Conformidade da HCLTech.

“ParabénsàHCLTech por ter sido reconhecida como uma das empresas mais éticas do mundo em 2025. Por trás dessa honra está uma verdadeira dedicação e um compromisso com o avanço da integridade nos negócios. Essa abordagem é boa para os negócios. Os funcionários e outras partes interessadas valorizam as empresas que priorizam os tipos de práticas que medimos com nosso processo”, comentou Erica Salmon Byrne, diretora de Estratégia e presidente executiva da Ethisphere.

Para receber esse reconhecimento, a HCLTech foi submetiaàavaliação World’s Most Ethical Companies®, que exige que as empresas forneçam mais de 240 pontos de prova relacionadosàética eàconformidade, governança, cultura de ética, impacto ambiental e social e iniciativas que apoiam uma forte cadeia de valor.

Sobre a HCLTech

A HCLTech é uma empresa mundial de tecnologia, com mais de 220 mil pessoas em 60 países, que oferece recursos líderes do setor centrados em digital, engenharia, nuvem e IA, alimentados por um amplo portfólio de serviços e produtos de tecnologia. Trabalhamos com clientes em todos os principais campos, fornecendo soluções industriais para serviços financeiros, manufatura, ciências da vida e saúde, tecnologia e serviços, telecomunicações e mídia, varejo e bens de consumo rápido, além de serviços públicos. As receitas consolidadas em 12 meses, encerrado em dezembro de 2024 totalizaram US$ 13,8 bilhões. Para saber como podemos impulsionar o seu progresso, acesse hcltech.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para mais detalhes, entre em contato:

Meredith Bucaro (América)

meredith-bucaro@hcltech.com

Elka Ghudial (EMEA)

elka.ghudial@hcltech.com

James Galvin (ANZ)

james.galvin@hcltech.com

Nitin Shukla (Índia)

nitin-shukla@hcltech.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Resorts: buscas por all-inclusive crescem 60% no Hoteis.com

As buscas com filtro all-inclusive na plataforma on-line de reservas de hospedagem Hoteis.com aumentaram 60%, conforme divulgado por relatório elaborado pela empresa americana de tecnologia de viagens e detentora do site, Expedia Group.

A taxa de crescimento corresponde a buscas globais por acomodações entre 1º de janeiro e 1º de julho de 2024, em comparação ao semestre anterior – de 2 de julho a 31 de dezembro de 2023.

Felipe Oliveira Pedreira, proprietário da empresa de turismo receptivo Bahia Terra Turismo, aponta que a alta nas buscas indica uma tendência consolidada. “O conforto e a qualidade dos serviços são os principais fatores que contribuem para o interesse por resorts all-inclusive, que deve atingir novos patamares este ano”.

Para Pedreira, a tendência contribui com a economia das regiões turísticas como um todo, porque alcança principalmente pessoas em viagens familiares ou em grupos. “Famílias e grupos são mais propensos a viajar fora da alta temporada, e geralmente viajam por períodos mais longos”.

Geração Z desponta como público-alvo

O levantamento da Expedia Gruop também apontou que a Geração Z está se consolidando como principal público, dada a forma como encaram a experiência dos resorts all-inclusive. Segundo o relatório, os respondentes desta faixa etária disseram que “a percepção sobre os resorts all-inclusive mudou para melhor”.

A pesquisa também revelou que 42% dos gen Z afirmam que preferem essa categoria de hospedagem. Quanto à motivação, 41% dos participantes com idade entre 15 e 30 anos disseram que o principal motivo para aderir ao all-Inclusive é o pouco estresse, seguido pela facilidade de reserva, com 39% e pela sensação de luxo proporcionada, com 38%.

Pedreira pontua que o aumento nas buscas por resorts all-inclusive é esperado no estado da Bahia também, que detém muitas unidades com essa categoria de hospedagem. “O setor de resorts all-inclusive no estado tem fortes expectativas, que se destacam pelo nível de investimentos. No litoral norte, destinos como Praia do Forte dispõe do Iberostar, Imbassaí, Grand Paladium e Baixio. No litoral sul, como em Morro de São Paulo, temos Patachocas Eco Resort e, em Trancoso, o Club Med”.

De acordo com o empresário, além destes resorts, a região conta com outras unidades com serviços all-inclusive e há previsão de instalação de novos resorts e hotéis, o que demonstra a confiança de investidores neste crescimento.

O estudo Hotelaria em Números 2024, da empresa global de serviços imobiliários e gestão de investimentos JLL (Jones Lang LaSalle Incorporated), mostrou que houve uma procura maior por resorts de praia, em 2023. Os dados revelaram um crescimento – de cerca de 9,5 pontos percentuais – na taxa de ocupação em resorts desta modalidade, em relação a 2022.

Os números também indicaram que, em 2023, os resorts alcançaram uma taxa de ocupação de 60,7%. O índice corresponde a uma alta de 10,2% em relação ao ano anterior e foi o maior da série histórica, registrada desde 2010. A receita total por apartamento ocupado também apresentou um aumento de 10%.

Para além da hospedagem, Pedreira destaca que outros segmentos, como de serviços complementares, também são impactados positivamente. “O serviço de transfer e receptivo, é responsável pelo deslocamento e abastecimento dos principais resorts da Bahia, a partir das chegadas de passageiros no aeroporto de Salvador, e participa diretamente deste fluxo”.

Para mais informações, basta acessar: bahiaterra.com/



Marketing digital evolui e exige novas estratégias

De acordo com dados do Digital Brazil 2024, divulgados pelo site E-commerce Brasil, mais de 187 milhões de brasileiros utilizam a internet, o que representa 86% da população. O relatório também apontou a existência de 210,3 milhões de conexões móveis e indicou que 96,9% da população possui algum tipo de celular. Além disso, plataformas sociais como Instagram (91,2%) e Facebook (83,3%) dominam o cenário digital.

Esses números refletem o aumento dos investimentos em publicidade digital. Segundo dados noticiados no site Meio & Mensagem, a projeção para 2024 indica um crescimento de 16% nos gastos com anúncios digitais no Brasil em relação a 2023.

Rodrigo Bindes, sócio da Ultralize, explica que o marketing digital começou a ganhar atenção dos empresários no Brasil por volta de 2012. Ainda de acordo com ele, a segunda onda desse movimento ocorreu durante a pandemia, em 2020, quando negócios tradicionais perceberam a necessidade de investir no digital.

O profissional ressalta que esse mercado cresce e se transforma rapidamente. “Vemos uma demanda cada vez maior de negócios tradicionais que buscam presença no digital. Por isso, acreditamos que a maneira mais rápida e eficiente de gerar receita com marketing digital é prestando esse serviço para empresas tradicionais”, afirma.

Segundo o empresário, muitas agências de marketing tradicionais enfrentam forte concorrência devido à crescente guerra de preços no setor. Com a popularização do acesso a cursos online e ferramentas digitais, novos profissionais estão entrando no mercado e disputando os mesmos clientes que empresas com maior estrutura.

“Esse cenário intensificou a competitividade, tornando o mercado mais desafiador. Diante disso, uma das estratégias mais eficazes para se diferenciar e manter a relevância é a especialização em nichos específicos”, enfatiza.

Para Rodrigo, uma das principais tendências futuras que podem impactar a atuação das agências de marketing digital é o marketing ultranichado. “Hoje, dentro da empresa, temos uma agência extremamente bem-sucedida que atende exclusivamente restaurantes”, exemplifica.

Para mais informações, basta acessar https://www.instagram.com/ultralizeoficial/ 



Conselho tem papel importante em empresas familiares

Nos últimos anos, a governança tem se tornado um tema cada vez mais relevante para empresas familiares e de médio porte. Esses negócios representam um pilar fundamental da economia brasileira, sendo responsáveis por 65% do Produto Interno Bruto (PIB) e gerando 75% dos empregos no país, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) compartilhados pela Fundação Dom Cabral.

Nesse contexto, a implementação de um conselho consultivo emerge como “uma iniciativa essencial para assegurar a sustentabilidade, longevidade e o crescimento dessas empresas”, como explica Leandro Herculano, vice-presidente da Conselheiros TrendsInnovation.

O conselho consultivo atua como um órgão de apoio e aconselhamento, reunindo profissionais experientes e com diferentes perspectivas para orientar as decisões da empresa. Sua função principal é fornecer insights e recomendações que ajudem a alinhar os objetivos da organização com as melhores práticas de mercado, além de promover a inovação e a adaptação às mudanças do ambiente de negócios.

“Com modelo de gestão baseado em um colegiado estratégico, é possível oferecer um suporte decisivo para founders e CEOs, ajudando-os a equilibrar a gestão do dia a dia com uma visão de longo prazo. Além de colaborar com o que conecta planejamento estruturado, execução eficaz e comunicação clara”, afirma Herculano.

Ele explica ainda que muitos empresários de organizações familiares ou de médio porte têm uma carga imensa de responsabilidade. “São eles que lideram a operação, negociam com clientes e fornecedores, gerenciam equipes e ainda precisam pensar no crescimento da empresa. Ter um conselho permite que essas lideranças tenham acesso a insights de mercado, tendências e inovação, além de reduzir a sobrecarga e ganhar tempo para focar em melhorias para o negócio”.

Para empresas familiares, o conselho consultivo também pode desempenhar um papel crucial na gestão dos conflitos que venham a surgir entre os membros da família, trazendo uma visão imparcial e objetiva, ajudando a mediar disputas e a garantir que as decisões sejam tomadas com base em critérios técnicos e bem fundamentados.

Segundo César Andrade, especialista em governança familiar da Conselheiros TrendsInnovation, a cultura de uma empresa familiar é como um espelho que reflete as dinâmicas mais profundas de seus membros.

“Para garantir a longevidade de um negócio, é preciso criar um ambiente onde cada geração possa expressar seus desafios e aspirações de forma segura e construtiva.”

O especialista ressalta ainda que a implementação de um conselho consultivo pode melhorar a imagem da empresa no mercado, demonstrando um compromisso com a governança corporativa e a transparência.

“Isso pode atrair investidores e parceiros comerciais, ampliando as oportunidades de expansão e garantindo que ela seja sustentável e alinhada com a cultura e os valores da empresa”, finaliza.

Para saber mais, basta acessar: http://www.conselheiros.pro



Full Sail University anuncia edição 2025 da GameJam

A Full Sail University, instituição de ensino localizada em Orlando e que oferece cursos de graduação e mestrado nas áreas do entretenimento, anuncia a edição 2025 da GameJam. O projeto, que ocorre entre os meses de abril e maio, é uma oportunidade para estudantes do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio conhecerem o mercado de jogos digitais e o processo de criação das plataformas.

Para participar, os estudantes de escolas parceiras da Full Sail poderão se inscrever individualmente ou em equipes de até cinco alunos. Os jovens deverão criar um pitch para apresentar sua ideia de jogo digital com o intuito de convencer investidores sobre a viabilidade de produção, como explica Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University.

“Além disso, os jovens terão acesso às aulas de mentoria com profissionais que ressaltam a importância da tecnologia e da criação dos jogos no mercado. A ação ainda tem como objetivo aumentar a qualidade dos projetos apresentados”, destaca Olival.

A expectativa da organização é alta, especialmente considerando o crescimento exponencial do mercado de jogos digitais. Em 2024, o setor foi estimado em aproximadamente US$ 272,86 bilhões e espera-se atingir cerca de US$ 426 bilhões até 2029, segundo projeções divulgadas pela Mordor Intelligence.

“O mercado pede por esse incentivo. A tecnologia está evoluindo e precisamos capacitar os jovens para explorarem essas frentes, além de se descobrirem no mercado de acordo com a vontade deles e não por imposição da sociedade”, avalia a Community Outreach da Full Sail.

Com o mercado de jogos digitais em plena expansão, a Full Sail University espera que a Game Jam 2025 seja um sucesso, incentivando a criatividade e a inovação entre os jovens desenvolvedores. “Estamos ansiosos para ver as ideias que os estudantes apresentarão este ano. Este projeto é uma oportunidade para descobrir novos talentos e ainda fomentar o espírito empreendedor”, conclui Olival.

Critérios do projetos

Os alunos deverão criar um vídeo com até 3 minutos de duração no qual devem mostrar sua ideia para um jogo (personagens, missão e cenários), descrever qual o público desse jogo e como ele será monetizado.

Cada aluno pode participar de apenas um grupo. No entanto, não há limites de quantos grupos da mesma escola podem concorrer. Ainda assim, é necessário que a escola se inscreva no evento para que, a partir daí, os alunos interessados possam fazer seus registros e apresentar seus projetos.

Para saber mais, basta acessar o site oficial da Game Jam 2025: https://fs-courses.com/gamejam/2025



Resolução 8K chama a atenção de consumidores

A resolução 8K tem sido um tema recorrente no mundo da tecnologia, especialmente no mercado de televisores e projetores. Recentemente, embora a Samsung tenha sido a primeira a receber a certificação da 8K Association, conforme noticiado pelo portal Olhar Digital, desde 2018 a JVC conseguiu colocar em linha projetores com resolução 8K.

Eduardo Vieira, porta-voz e especialista da Global Projetores, explica que, com quatro vezes mais pixels que o 4K, a tecnologia chama a atenção de muitos consumidores com a promessa de uma imagem extremamente detalhada e realista, mas ressalta a dúvida “Será que realmente faz diferença no dia a dia?”.

Apesar disso, acrescenta, a adoção dessa tecnologia ainda enfrenta desafios significativos, tanto técnicos quanto comerciais. “A adoção da resolução 8K foi viabilizada por uma série de avanços tecnológicos. A evolução dos painéis DLP, LCD e LCoS, aliada a técnicas como o Pixel Shifting, permitiu que os fabricantes alcançassem resoluções mais altas sem aumentar drasticamente o tamanho físico dos dispositivos”.

Além disso, prossegue, o uso de processamento com Inteligência Artificial (IA) e fontes de luz laser melhorou significativamente a qualidade e a eficiência energética dos projetores e televisores 8K.

“Outro fator crucial foi o desenvolvimento de interfaces como HDMI 2.1 e DisplayPort 2.0, que suportam maiores taxas de transferência de dados, essenciais para a transmissão de conteúdo em 8K”, explica Vieira.

“Codecs modernos, como HEVC, AV1 e VVC, também desempenham um papel importante, pois permitem a compressão eficiente de vídeos em altíssima resolução, mantendo a qualidade visual”, complementa.

4K e 8K: qualidade de imagem e experiência do usuário

Muitas pessoas confundem os termos 4K (DCI), UHD e 8K. O 4K real refere-se à resolução 4096 × 2160 pixels, usada principalmente no cinema digital. Já o Ultra HD (UHD), com 3840 × 2160 pixels, é o padrão mais comum em televisores e projetores. O 8K, por sua vez, possui uma resolução de 7680 × 4320 pixels, quatro vezes maior que o 4K.

No entanto, como explica Eduardo, “a diferença na qualidade de imagem nem sempre é perceptível, pois depende da distância de visualização e do tamanho da tela”. Em ambientes como salas de reuniões, auditórios e igrejas, onde o público está longe da projeção, a resolução 8K pode não trazer benefícios significativos. “Nessas situações, o Full HD pode ser mais do que suficiente, oferecendo um equilíbrio entre custo e usabilidade”, esclarece.

Eduardo observa que a popularização do 8K enfrenta vários desafios. O principal deles é a falta de conteúdo nativo: “Poucos casos de uso realmente exigem essa resolução”, comenta.

Além disso, avança, os altos custos de hardware, a grande demanda por processamento gráfico e armazenamento e as limitações na transmissão de dados são barreiras significativas. “Para transmitir conteúdo em 8K, é necessária uma conexão de internet de alta velocidade, o que ainda não é uma realidade para muitos consumidores”.

Projeções para a adoção massiva do 8K

Para o especialista da Global Projetores, a adoção massiva do 8K ainda deve levar vários anos. “É improvável que o 8K se torne o novo padrão tão cedo. Atualmente, o HD e o Full HD ainda são os mais utilizados em projeções, oferecendo um equilíbrio entre custo, qualidade e compatibilidade”.

Ele destaca que o 4K está em crescimento, mas a transição para o 8K enfrenta desafios que tornam sua popularização mais restrita a aplicações específicas, como cinemas de alto padrão e simulações profissionais.

Na visão do especialista, no mercado doméstico, o 8K ainda não é viável devido à pouca demanda e à infraestrutura necessária para sua utilização plena.

Escolha da resolução deve ir além do número de pixels

Eduardo ressalta que a percepção da diferença entre HD, Full HD, 4K e 8K em projeções depende diretamente da distância de visualização e do tamanho da tela. “O olho humano só consegue notar os detalhes adicionais de resoluções mais altas se estiver suficientemente próximo”, comenta.

Em grandes ambientes, como salas de conferência e auditórios, a vantagem do 8K é imperceptível, já que a maioria dos espectadores estará longe da tela, explica.

Para concluir, o especialista da Global Projetores frisa que a escolha da resolução deve considerar o tamanho da projeção e a posição do público, e não apenas o número de pixels. “Para a maioria dos consumidores, o Full HD até mesmo a resolução HD continuam sendo opções mais práticas e econômicas, especialmente em ambientes onde a distância de visualização é maior”, explica.

Para mais informações, basta acessar: https://www.globalprojetores.com.br/



Empresários ampliam investimentos ESG no Brasil

A última edição do estudo International Business Report (IBR) apresenta um aumento recorde de 80% nas intenções de investimento das companhias de médio porte brasileiras em ações voltadas para boas práticas de environmental, social and governance (ESG), o maior desde o começo do levantamento, em janeiro de 2024. Segundo o relatório trimestral conduzido pela Grant Thornton, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo, e realizado com 4 mil empresários de 31 países, o dado representa um crescimento de 2 p.p. em relação ao último período, acima das médias global, 60% e da América Latina, 62%.

Segundo a líder de ESG da Grant Thornton Brasil, Glória Lucena, o número demonstra a relevância do tema globalmente, dadas as novas exigências de divulgação de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade. “Estamos acompanhando as constantes publicações da CVM e o avanço estratégico para ampliar a visibilidade das empresas brasileiras no mercado de capitais, com a promoção do aumento de transparência e governança em relação à pauta de sustentabilidade. O Brasil foi pioneiro na adoção das normas IFRS S1 e S2, emitidas pelo International Sustainability Standards Board, sobre como empresas de capital aberto devem divulgar informações financeiras sobre sustentabilidade e isso pode nos colocar como referência para outras jurisdições”, explica a especialista.

Principais mudanças e os impactos para as empresas:

  • Normas IFRS S1 e S2: normas internacionais, emitidas pelo International Sustainability Standards Board (ISSB) em 26 de junho de 2023, que estabelecem padrões de divulgação de informações sobre sustentabilidade. IFRS S1 aborda a divulgação de temas financeiramente materiais relacionados à sustentabilidade, envolvendo estratégia, governança, gestão de risco e oportunidades, metas e métricas, enquanto a norma de IFRS S2 regula a divulgação de informações sobre os riscos e oportunidades climáticas de uma empresa;
  • Resolução CVM n° 193: dispõe sobre a elaboração e divulgação do relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade, com base no padrão internacional emitido pelo International Sustainability Standards Board – ISSB;
  • Resolução CVM nº 217: aprova o Pronunciamento Técnico CBPS nº 01 – Requisitos Gerais para Divulgação de Informações Financeiras relacionadas à Sustentabilidade, emitido pelo Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade – CBPS, em linha com a Norma Internacional de Sustentabilidade – IFRS S1;
  • Resolução CVM nº 218: aprova o Pronunciamento Técnico CBPS nº 02 – Divulgações Relacionadas ao Clima, emitido pelo Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade – CBPS, em linha com a Norma Internacional de Sustentabilidade – IFRS S2;
  • Resolução CVM nº 219: altera o art. 5 da Resolução CVM 193 para definir novos prazos de entrega das informações financeiras relacionadas à sustentabilidade nos exercícios sociais de adoção voluntária;
  • Resolução CVM 223: a partir de janeiro de 2025, as empresas brasileiras de capital aberto passam a ser obrigadas a seguir a Orientação Técnica OCPC 10, detalha como as empresas devem reconhecer, mensurar, apresentar e divulgar créditos de carbono em seus relatórios financeiros, garantindo maior transparência e comparabilidade das informações sobre o impacto ambiental das empresas;
  • Resolução CFC nº 1.710, de 25 de outubro de 2023: tratando da adoção das Normas Brasileiras de preparação e asseguração de Relatórios de Sustentabilidade convergidas aos padrões internacionais IFRS S1 e IFRS S2. A Resolução estabelece que, a partir do ano-calendário 2026, os padrões dispostos no documento serão obrigatórios. “Tal determinação valerá sempre que a entidade divulgar Relatório de Informações de Sustentabilidade. Ao publicar essa Resolução, o Conselho Federal de Contabilidade promove o alinhamento com as organizações internacionais de Contabilidade e pautas globais de sustentabilidade”, comenta a executiva. Em linha com a CVM, a resolução também faculta a adoção voluntária antecipada das normas IFRS S1 e IFRS S2, para publicação de relatórios referentes aos exercícios 2024 e 2025.

Nesse cenário, o principal desafio para as empresas está em integrar processos. Os requisitos de reporte das normas IFRS S1 e S2 exigem uma gestão integrada de informações, que envolvem diferentes expertises, departamentos e comitês, e incentivam que a pauta seja vista de forma multidisciplinar. Comunicar de maneira eficaz as ações e resultados, esclarecendo as correlações entre as informações de sustentabilidade materiais e as demonstrações financeiras, é fundamental para demonstrar o compromisso com práticas de menor impacto socioambiental e construir uma relação maior de confiança com os públicos de interesse.

Atender às novas exigências tem demandado grande esforço das empresas. “Há bastante trabalho a ser feito para que as companhias de médio porte consigam se estruturar para os novos requisitos dos normativos, tanto em implementação de práticas, adequação de processos e formalização do ambiente de controle. Um grande desafio é mapear riscos de sustentabilidade e de clima, além de entender os efeitos financeiros destes riscos no negócio. Por outro lado, essa adequação representa também uma excelente oportunidade para ampliar a vantagem competitiva internacional”, finaliza Glória.



Treinamento focado nas lideranças de CSC inicia em março

O High Potential Program – Shared Services 2025, treinamento focado na formação de lideranças em Serviços Compartilhados, iniciará suas aulas no dia 25 de março. A aula inaugural contará com a presença de Moises Santiago, diretor de operações e recursos humanos na empresa EQP, e Sérgio Morseli, que atuou como Head de CSC na Dexco, dois expoentes do mercado. Eles compartilharão suas jornadas de carreira e os desafios que os futuros líderes do mercado de Serviços Compartilhados enfrentarão.

Criado pelo IEG em 2021, o programa abrange temáticas como: modelo de CSC, gestão de processos, gestão de gente, experiência do cliente, inovação contínua, inteligência de dados e outros, ministrados por especialistas com vasta experiência no mercado.

O programa visa acelerar o desenvolvimento de talentos dos Centros de Serviços brasileiros e, na edição deste ano, já estão confirmadas mais de 30 empresas.

A primeira turma já está completa, e, até o momento, mais de 80 executivos de CSC estão confirmados no programa. Entre os participantes estão coordenadores, supervisores e líderes de equipe dos principais CSCs do país, que terão acesso a todo o programa de desenvolvimento de lideranças composto por conteúdos on-line, gravados e ao vivo, que poderão ampliar seus conhecimentos sobre esse mercado.

Além disso, o High Potential Program fornece aos alunos oportunidades de estabelecer conexões com líderes e profissionais do mercado de Serviços Compartilhados.

Serão ao todo dez módulos de formação, mais de 60 horas de conteúdo gravado e mais de 70 de horas de conteúdo ao vivo, além de mentorias com executivos do mercado para elaboração de projetos de conclusão focados nos atuais desafios dos CSCs participantes.

O programa também contará com seis webinars exclusivos, que apresentarão cases de Centros de Serviços Compartilhados no setor.

“Já estamos indo para a 5ª edição do High Potential Program e tem sido incrível ver o impacto que estamos gerando na capacitação e no desenvolvimento da nova geração de líderes de CSC. O sucesso do programa reflete não só na adesão crescente, mas também na troca de experiências entre os participantes. Este ano, já contamos com mais de 80 alunos de aproximadamente 30 empresas confirmados, buscando garantir muitas oportunidades de networking e aprendizado prático. Seguimos com a missão de trazer os melhores cases do mercado de CSC brasileiro e dinâmicas interativas nas aulas ao vivo, mantendo a qualidade e inovação que fazem do programa uma referência”, destaca Tais Nascimento, responsável pela Escola de Negócios e Sócia do IEG.

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão para organizações, com treinamentos customizados desenvolvidos para capacitar profissionais de diversas empresas em competências comportamentais, técnicas e ferramentas.



Autor lança novo livro do universo Asterium e expande saga

O universo da literatura juvenil recebe um novo título com o lançamento do livro Portal das Letras – Aventura no Planeta Laranja, escrito pela historiadora e escritora Elisabete Batista em coautoria com o autor de ficção e fantasia João G. Brene. A obra busca estimular o interesse pela leitura ao apresentar uma história que une elementos de fantasia e aprendizado.

A sinopse do livro apresenta a trajetória da protagonista Ayla, uma jovem que descobre um portal mágico para o Planeta Laranja, um local onde os livros ganham vida e as histórias se tornam reais. Em sua jornada, Ayla encontra personagens como Rui Barbosa, uma figura inspirada no escritor e jurista brasileiro, que a orienta em desafios e descobertas. Juntos, eles exploram a relação entre leitura, conhecimento e imaginação.

Para compartilhar detalhes sobre a criação do livro, Elisabete Batista concedeu uma entrevista disponível no YouTube. No bate-papo, ela aborda a inspiração por trás dos personagens, o processo criativo e a importância da leitura na formação das crianças.

João G. Brene, coautor da obra, tem experiência na literatura infantil e já trabalhou em livros que abordam temas como amizade, coragem e o hábito da leitura. Ele destaca que a proposta do livro é integrar os personagens do universo de Asterium à literatura brasileira, aproximando clássicos do público infantojuvenil.

Elisabete Batista, por sua vez, atua na interseção entre história e literatura, desenvolvendo narrativas que utilizam elementos ficcionais para apresentar conceitos e contextos históricos. Sua parceria com João G. Brene resultou em uma obra que combina fantasia e aspectos educativos.

“Portal das Letras – Aventura no Planeta Laranja” estará disponível a partir do dia 20 de março no site da editora e principais livrarias.

Para mais informações, entrevistas ou contatos com os autores, contato através do e-mail: contato@spotsolucoes.com.



Estudo revela desempenho da construção civil em 2024

Conforme dados divulgados em publicação no site da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor da Construção Civil apresentou um desempenho positivo em 2024, registrando um crescimento de 4,3% no Produto Interno Bruto (PIB) e atingindo o montante de R$ 359,523 bilhões, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apontados na publicação. Além disso, o texto cita que esse crescimento foi impulsionado pelo aquecimento do mercado de trabalho, pelo aumento das obras em ano eleitoral e pela retomada do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV). A CBIC havia projetado um crescimento de 4,1% para o setor, expectativa que foi superada pelo resultado final.

Outro dado divulgado na publicação, foi a expansão do setor que impactou diretamente a geração de empregos formais, com a criação de 110.133 novas vagas, elevando o total de trabalhadores na Construção Civil para 2,858 milhões. Conforme informado no texto da CBIC, os três segmentos da construção – Construção de Edifícios, Serviços Especializados para a Construção e Obras de Infraestrutura – apresentaram saldo positivo de admissões, evidenciando um cenário de crescimento sustentável. O aumento na contratação reflete também a confiança dos investidores e empresários no setor.

O conteúdo ainda aponta dados favoráveis também na produção de insumos típicos da construção, que cresceu 5,5% em 2024, revertendo a queda de 2,8% registrada no ano anterior. Esse crescimento acompanha a alta na demanda do setor, impulsionada pela retomada de obras habitacionais e de infraestrutura. No mercado imobiliário, as vendas de apartamentos novos aumentaram 20,9%, enquanto os lançamentos cresceram 18,6%. Em 2023, foram vendidas 331.359 unidades, número que subiu para 400.547 em 2024. Os lançamentos passaram de 323.329 para 383.483 no mesmo período, reforçando o interesse dos consumidores impulsionado por condições de financiamento mais acessíveis.

A publicação ainda cita que o programa Minha Casa, Minha Vida registrou um crescimento ainda mais expressivo, com alta de 43,3% nas vendas e de 44,2% nos lançamentos. Esses dados demonstram a relevância das políticas habitacionais não apenas para a economia, mas também para a geração de empregos diretos e indiretos. Os dados apontaram que o setor da Construção Civil figurou como o terceiro maior contribuidor para o crescimento do PIB nacional, ficando atrás apenas de Serviços de Informação e Comunicação (6,2%) e Outras Atividades de Serviços (5,3%). O impacto positivo também foi sentido na Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que cresceu 7,3%, elevando a taxa de investimento do Brasil para 17%, acima dos 16,4% registrados no ano anterior, de acordo com o texto apresentado.

José Antônio Valente, diretor da empresa de locação de equipamentos em Fortaleza, Ceará, para construção civil, Trans Obra, afirmou que esse crescimento reflete diretamente no aumento da demanda por maquinários e ferramentas especializadas e com a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e o aumento significativo no número de lançamentos e vendas de imóveis, é natural que o setor de locação de equipamentos também registre um desempenho positivo, já que muitas construtoras e empreiteiras optam por alugar ao invés de adquirir equipamentos, otimizando custos e aumentando a eficiência operacional. “Empresas que trabalham com aluguel de maquinário se beneficiam diretamente desse aquecimento, pois há uma maior necessidade de escavadeiras, betoneiras, compactadores e outros equipamentos essenciais para obras habitacionais e de infraestrutura”.

Ainda sobre a publicação, no quarto trimestre de 2024, o setor manteve o crescimento com uma alta de 2,5% em relação ao trimestre anterior, enquanto a economia nacional registrou um avanço mais modesto, de 0,2%. Em comparação ao mesmo período de 2023, o PIB da Construção Civil cresceu 5,1%, superando a expansão de 3,6% da economia nacional. O texto indica também que as projeções para 2025 indicam um crescimento mais moderado. Segundo estimativas da CBIC, o setor deve crescer 2,3% no próximo ano, influenciado pelo alto patamar das taxas de juros, que podem chegar a 15% ao ano, impactando o acesso ao crédito e os investimentos. 

Perguntado sobre os dados divulgados, José Antônio afirmou que a tendência é que empresas do setor de locação de equipamentos consolidem sua participação no mercado, acompanhando o avanço da construção civil e contribuindo para a modernização das obras. “Dessa forma, a franquia de locação de equipamentos para construção civil se posiciona como uma alternativa estratégica e altamente rentável, impulsionada pelo aquecimento da economia e pelo aumento das obras em andamento”.



VTEX DAY 2025 anuncia primeiros nomes desta edição

O evento de digital commerce VTEX DAY 2025, que acontece nos dias 2 e 3 de junho, em São Paulo, acaba de dar início à venda de ingressos. Para obter mais detalhes e garantir ingressos, basta entrar no site oficial para ter acesso a mais de 120 horas de palestras, painéis, cases, tendências e nomes globais de tecnologia, business, cultura e marketing.

Entre os confirmados está Shane Parrish, um dos palestrantes-chave desta edição, fundador da Fernan Street, plataforma criada para amplificar o pensamento crítico e estratégias de tomada de decisão, autor de livros como Os Grandes Modelos Mentais e Pensamento Eficaz, que abordam a importância de uma gestão eficiente no dia a dia e em cenários de incerteza.

Além disso, Cristina Junqueira, cofundadora e Chief Growth Officer do Nubank, foi convidada para criar uma dinâmica com Parrish, de quem é fã declarada – a executiva comandará uma conversa com Parrish ao vivo no evento para motivar que ele compartilhe com a audiência seu espírito empreendedor e seus aprendizados.

“O mercado no qual atuamos precisa de líderes capazes de guiar o futuro, altamente resilientes e abertos a testar novas tecnologias e maneiras diferentes de operar. Tanto o Parrish quanto a Cristina trarão essa provocação para o público do VTEX DAY 2025”, destacou Rafaela Rezende, general manager da VTEX no Brasil.

VTEX DAY 2025

Ao longo de sua história, o VTEX DAY proporciona espaços de troca para líderes, executivos e empreendedores que buscam conhecer tendências, explorar grandes temas e se conectar com marcas e varejistas reconhecidos mundialmente. Em 2024, mais de 22 mil participantes tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e conhecer produtos e serviços inovadores de cerca de 260 expositores.

Entre as novidades do VTEX DAY 2025, além de mais ativações e conteúdos interativos que devem engajar o público participante, está um palco comandado por mulheres líderes e empresárias, o “Led by Her”, onde serão apresentados cases de sucesso de grandes varejistas e da indústria de bens de consumo ao redor do mundo. “A cada ano, nos desafiamos a evoluir em conteúdo, inovações, dinamismo para, assim, melhor impulsionar e guiar o mercado qualificando o nível da conversa”, comentou Rafaela.

Nomes como Barack Obama, Lewis Hamilton, Gisele Bündchen Malala e Neil Patel já subiram ao palco do evento para compartilhar suas histórias, conquistas e ensinamentos. A VTEX já começou a divulgar os nomes que farão parte do grupo de speakers no site oficial do evento. “Estamos muito animados com o line-up deste ano. Nossa missão é guiar o digital commerce do mundo, conectando o ecossistema para moldar o futuro do mercado e antecipar tendências”, concluiu a general manager.



Falcon adiciona jatos privados da Embraer e Bombardier à sua frota

DUBAI, Emirados Árabes Unidos, March 11, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Falcon anunciou hoje que adicionará os jatos privados Embraer Legacy 650 e Bombardier Challenger 850àsua frota em expansão.

O Sr. Sultão Rashit Abdulla Rashit Al Shene, fundador e presidente do Alex Group Investments, matriz da Falcon, afirmou: “Estamos aumentando nosso investimento multimilionário na frota de jatos privados da Falcon com o objetivo de introduzir produtos de cabine de última geração em mais de nossas aeronaves, demonstrando um compromisso claro de elevar a experiência do cliente com um conjunto de produtos de primeira linha em todos os tipos de aeronaves. A adição de mais aeronaves, equipadas com nossos assentos de última geração, acabamentos de cabine atualizados e uma paleta de cores contemporânea, também marca um passo significativo para garantir que mais clientes possam consistentemente experimentar nossos produtos premium de aviação privada em uma frota mais moderna e flexível.”

O Legacy 650 da Embraer é o “pau para toda obra” da aviação executiva, oferecendo conforto para 14 passageiros distribuídos por três zonas de cabine e viajando por até 7.200 km.

O Bombardier Challenger 850 é o maior jato executivo de médio porte construído pela Bombardier Aerospace. Construído para máximo conforto e velocidade, o jato privado apresenta volume superior de cabine, aprimorando o conforto e a produtividade executiva. Ele pode transportar até 14 passageiros com conforto superior por até 5.200 km.

Destinada a se tornar a principal operadora de jatos privados no Oriente Médio, a Falcon pretende ter uma frota de mais de 50 jatos privados modernos até o final de 2026.

Sobre a Falcon

A Falcon é uma prestadora de serviços de aviação de primeira linha, dedicada a proporcionar luxo, segurança e conveniência incomparáveis em todos os aspectos da aviação privada. É composta por quatro marcas: Falcon Luxe, uma frota de jatos particulares modernos disponíveis para fretamento global; Falcon Elite, uma rede internacional de terminais privados luxuosos (FBOs); Falcon Technic, que oferece um conjunto completo de serviços de MRO; Falcon Flight Support, garantindo que cada voo seja perfeito. Da tecnologia intuitiva ao serviço discreto e previdente, somos obcecados com os detalhes, para que você não precise fazer isso. Saiba mais em flyfalcon.com, no Instagram e no LinkedIn.

Informações para a mídia

Oleg Kafarov
Diretor do Grupo – Marketing de Marca
Alex Group Investment
office@alexinvestmentgroup.com

Uma foto acompanhando este anúncio está disponível em http://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/c7aefc30-206a-4c60-8387-ed957df6fa32


Primary Logo

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001053143)



A Boomi lança o AI Studio, que oferece controle abrangente de agentes de IA

A Boomi, líder em integração e automação inteligente, anunciou hoje o lançamento do Boomi AI Studio, uma solução segura de gerenciamento de IA que permite às organizações projetar, controlar e orquestrar agentes de IA em escala.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250310770703/pt/

Boomi Launches AI Studio Delivering Comprehensive AI Agent Control (Graphic: Business Wire)

Boomi Launches AI Studio Delivering Comprehensive AI Agent Control (Graphic: Business Wire)

À medida que as empresas adotam a IA agêntica para impulsionar a automação e a tomada de decisões, a rápida proliferação de agentes de IA apresenta novos desafios de segurança, conformidade e interoperabilidade. De acordo com o Gartner®, “até 2028, 33% dos aplicativos de software corporativo incluirão IA agêntica, em comparação com menos de 1% em 2024, permitindo que 15% das decisões do trabalho diário sejam tomadas de forma autônoma”.1 Entretanto, sem uma solução de gerenciamento centralizado para todos os agentes de IA, as organizações correm o risco de fragmentar os ecossistemas de IA, ineficiências operacionais e exposição regulamentar. O novo AI Studio da Boomi, agora disponível em acesso antecipado, oferece às organizações uma forma segura, compatível e independente de fornecedor para projetar, orquestrar, monitorar e otimizar agentes de IA exclusivos – sejam eles criados na Boomi ou em tecnologias de terceiros – e fornece gerenciamento completo do ciclo de vida do agente de IA para garantir integração, governança e controle contínuos em toda a empresa.

“Com o Boomi AI Studio, estamos oferecendo às organizações uma maneira poderosa e acessível de criar, monitorar e orquestrar agentes de IA, tendo a confiança, a segurança e a governança como princípios fundamentais”, disse Ed Macosky, diretor de Produtos e Tecnologia da Boomi. “Até o momento, a Boomi já implantou mais de 25.000 agentes de IA para clientes. Essa forte adoção de mercado destaca não apenas o valor real que nossos agentes de IA estão proporcionando, mas também a necessidade de uma solução que permita às organizações utilizar a IA de forma responsável, ao mesmo tempo em que aceleram a inovação e alcançam resultados transformadores”.

“À medida que a IA transforma o cenário empresarial, a gestão eficaz desses sistemas torna-se essencial. O Boomi AI Studio oferece exatamente o que as empresas precisam para aproveitar a IA em grande escala – governança abrangente, orquestração fluida e um framework robusto para integrar a IA em todas as operações”, disse Amit Sinha, presidente e cofundador da WorkSpan. “Com a solução da Boomi, podemos implantar e gerenciar agentes de IA em todo o nosso ecossistema com confiança, garantindo conformidade e impulsionando a inovação, ao mesmo tempo em que mantemos a excelência operacional”.

O Boomi AI Studio oferece um ambiente totalmente integrado para design, governança e orquestração de agentes de IA, incluindo:

  • Agent Designer: permite que os usuários criem e implementem agentes de IA usando modelos intuitivos sem código, garantindo que eles sejam baseados em dados corporativos confiáveis com proteções de segurança integradas.
  • Agent Control Tower: fornece às organizações um monitoramento proativo, garantindo total visibilidade e controle sobre os agentes de IA da Boomi e agentes de terceiros, começando com o Amazon Bedrock e expandindo ainda mais. Ao mitigar os riscos de segurança e conformidade, as empresas podem gerenciar com confiança seu ecossistema de IA com maior eficiência e integrar agentes registrados em qualquer processo para impulsionar a hiperprodutividade.
  • Agent Garden: um espaço pessoal e unificado que permite que os usuários interajam com seus agentes de IA usando linguagem natural, simplificando a colaboração e a execução de tarefas orientadas por IA. Ele contém design, teste, implementação e desenvolvimento de ferramentas de agentes de IA.
  • Agent Marketplace: localizado no Boomi Marketplace (antigo Boomi Discover), o Agent Marketplace é um hub central para que as organizações acessem e descubram agentes de IA comprovados, prontos para uso e personalizáveis, da Boomi e de parceiros de IA confiáveis.

“A Boomi está preenchendo uma lacuna crítica no mercado, estabelecendo um padrão para a gestão de agentes de IA em grande escala. Enquanto muitos fornecedores estão concentrados no lançamento de novos agentes, poucos estão abordando o desafio essencial de gerenciar, implantar, aprimorar e otimizar esses ambientes de forma eficaz”, disse Shawn Rogers, CEO da BARC US. “A ascensão da IA baseada em agentes traz oportunidades significativas para automação e eficiência, mas as organizações precisam de uma abordagem estruturada para garantir que esses agentes operem com segurança, ética e eficiência. Para realmente aproveitar o poder da automação impulsionada por IA, as empresas necessitam de uma solução abrangente que ofereça a supervisão e os mecanismos de controle necessários para escalar com confiança”.

A Boomi está agora aceitando inscrições para acesso antecipado ao Boomi AI Studio. Um número limitado de organizações será selecionado para participar desta fase. Os primeiros usuários terão acesso prático aos recursos existentes enquanto ajudam a moldar futuras melhorias. A disponibilidade geral seguirá no segundo trimestre de 2025, com base no feedback e iteração. Para mais informações sobre o Boomi AI Studio e para se inscrever para o acesso, por favor, visite o site do Boomi AI Studio.

Os recursos, funcionalidades e disponibilidade do Boomi AI Studio estão sujeitos a alterações com base no desenvolvimento contínuo e no feedback dos usuários. Este anúncio não constitui um compromisso de entregar capacidades futuras específicas ou cronogramas de disponibilidade geral. A Boomi não oferece garantias quanto ao desempenho, conformidade regulatória ou disponibilidade contínua de recursos específicos.

Recursos adicionais:

1Gartner, Intelligent Agents in AI Really Can Work Alone. Here’s How, por Tom Coshow, 1º de outubro de 2024.

GARTNER é uma marca registrada e marca de serviço da Gartner, Inc. e/ou suas afiliadas nos EUA e internacionalmente e é usada aqui com permissão. Todos os direitos reservados.

Sobre a Boomi

A Boomi, líder em integração e automação inteligente, ajuda empresas ao redor do mundo a automatizar e agilizar processos essenciais para a obtenção de resultados de negócios com mais rapidez. Aproveitando recursos avançados de IA, a Boomi Enterprise Platform conecta perfeitamente sistemas e administra fluxos de dados com gestão de API, integração, gerenciamento de dados e orquestração de IA em uma solução abrangente. Com uma base de clientes que excede 23.000 empresas a nível mundial e uma rede em rápida expansão de mais de 800 parceiros, a Boomi está revolucionando a forma como empresas de todos os tamanhos conquistam agilidade empresarial e excelência operacional. Descubra mais em boomi.com.

© 2025 Boomi, LP. A Boomi, o logotipo “B” e a Boomiverse são marcas registradas da Boomi, LP ou suas subsidiárias ou afiliadas. Todos os direitos reservados. Outros nomes ou marcas podem ser as marcas registradas de seus respectivos proprietários.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Mídia da Boomi:

Kristen Walker

Comunicações Corporativas Globais

kristenwalker@boomi.com

+1-415-613-8320

Fonte: BUSINESS WIRE



Estudo aponta dados da produção industrial brasileira

Conforme informado na publicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em dezembro de 2024, a produção industrial brasileira registrou uma variação negativa de 0,3% em relação ao mês anterior. Segundo os dados apresentados, sete dos quinze locais pesquisados tiveram taxas negativas, com destaque para o Pará (-8,8%) e o Ceará (-6,8%), que registraram os recuos mais acentuados. Mato Grosso (-4,7%), Paraná (-4,1%) e Rio de Janeiro (-1,1%) também ficaram abaixo da média nacional, enquanto estados como Amazonas (4,3%), Espírito Santo (4,0%) e Pernambuco (3,9%) demonstraram crescimento no período.

O relatório aponta que a média móvel trimestral da indústria apresentou uma queda de 0,4% no trimestre encerrado em dezembro de 2024. Em termos regionais, sete das quinze localidades analisadas tiveram retração, sendo Espírito Santo (-1,9%), Ceará (-1,7%) e São Paulo (-0,9%) os estados mais impactados. Por outro lado, o Amazonas (2,5%), Pernambuco (1,7%) e Bahia (1,5%) registraram avanços positivos. O estudo também revela que a comparação com dezembro de 2023 indica um crescimento de 1,6% na indústria nacional, impulsionado pelo aumento na produção de equipamentos eletrônicos e veículos automotores.

Na análise anual, o setor industrial acumulou uma expansão de 3,1% no período de janeiro a dezembro de 2024. Segundo os dados do IBGE, dezessete dos dezoito locais analisados apresentaram crescimento, com destaque para Santa Catarina (7,7%), Rio Grande do Norte (7,4%) e Ceará (6,9%). Entre os fatores que contribuíram para esse desempenho estão a ampliação da produção de máquinas e equipamentos, confecção de vestuário e produtos alimentícios. Por outro lado, estados como Rio Grande do Sul e Minas Gerais tiveram um crescimento abaixo da média nacional.

Ainda segundo o relatório, o último trimestre de 2024 mostrou uma desaceleração em relação ao trimestre anterior, reduzindo o ritmo de crescimento de 3,9% para 3,1%. O fenômeno foi observado em onze das dezoito regiões analisadas, sendo que Mato Grosso do Sul, Ceará e Espírito Santo registraram as maiores perdas. Em contrapartida, estados como Mato Grosso, Amazonas e Pará tiveram uma melhora no desempenho da produção industrial no mesmo período.

José Antônio Valente, diretor da empresa de locação de equipamentos em Jundiaí, São Paulo, para construção civil, Trans Obra, afirmou que o desempenho da indústria em dezembro de 2024 reflete um cenário de oscilação no setor produtivo nacional, com impactos diretos sobre a cadeia de fornecimento de equipamentos e insumos para construção civil. “A retração em estados citados na publicação, pode indicar uma redução na demanda por máquinas e equipamentos nesses mercados, influenciada por fatores como menor volume de obras e investimentos em infraestrutura. Por outro lado, outros estados registraram crescimento, o que pode favorecer a expansão de negócios relacionados à locação de máquinas e equipamentos”.

Na comparação entre dezembro de 2024 e o mesmo mês do ano anterior, Amazonas e Pernambuco foram os estados que mais cresceram, com expansões de 11% e 10,1%, respectivamente. O estudo destaca que o setor de equipamentos eletrônicos e ópticos, juntamente com a produção de veículos automotores, foram determinantes para esses resultados. Em contraste, Rio Grande do Norte (-21,1%) e Mato Grosso do Sul (-10,9%) sofreram as maiores retrações, impactados pela queda na produção de derivados do petróleo e biocombustíveis.

Perguntado sobre o estudo, José Antônio disse que as franquias de sucesso de locação de equipamentos para construção civil podem desempenhar um papel estratégico nesse contexto, permitindo uma adaptação mais dinâmica às necessidades regionais e garantindo a disponibilidade de máquinas conforme a demanda do mercado. “O crescimento de 3,1% na indústria foi impulsionado pela ampliação da produção de máquinas e equipamentos, o que pode indicar um aumento na oferta e modernização de tecnologias no setor de construção. Isso representa uma oportunidade para empresas de locação que desejam diversificar seu portfólio e atender a um mercado cada vez mais exigente em termos de eficiência e inovação”.



Correndo com os ODS promove saúde, sustentabilidade e inclusão em Santos

Inédito na região, a prova de 5km ‘Correndo com os ODS’ chega em Santos com o objetivo de aliar a promoção do esporte e o cuidado com a saúde para homens e mulheres de todas as idades, no dia 23 de março (domingo), com a concentração a partir das 6 horas, na Avenida dos Portuários (Perimetral) – em frente ao Gate 22 e Armazém 39, na Ponta da Praia, local da largada e chegada.

A largada geral ocorre às 7 horas e a premiação está prevista para às 10 horas. As inscrições foram abertas nesta quinta-feira (27/02) de forma gratuita, por meio da plataforma Tickets Sports. E para a retirada do kit obrigatório para a participação na corrida, é necessário que o inscrito doe um quilo de alimento não perecível, que será destinado a uma instituição beneficente da cidade.

“Para a Eldorado Brasil, participar da corrida ‘Correndo com os ODS’ é mais do que um compromisso com o esporte. Representa a materialização de nossos valores e do nosso alinhamento estratégico com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Como signatária do Pacto Global da ONU desde 2020, integramos os princípios da sustentabilidade em nossas operações, promovendo iniciativas que impactam positivamente o meio ambiente e a sociedade”, afirma o coordenador Administrativo Financeiro da Eldorado Brasil Logística (EBLog) da Eldorado Brasil Celulose, Lucas Miraglia.

Miraglia também destaca o empenho da Eldorado em ações voltadas à sustentabilidade e ao bem-estar da sociedade. “Em Santos, o Terminal EBLog está engajado na valorização da comunidade local e realiza ações de apoio a instituições beneficentes, como campanhas de Páscoa e Natal, além de ações culturais. A Eldorado Brasil também realiza em Três Lagoas (MS), cidade onde está instalada a fábrica, ações esportivas, como a Eldorado Run, que tem como objetivo o incentivo à prática esportiva e contribuição à sociedade, por meio de doação de alimentos e itens de higiene pessoal, arrecadados nas inscrições e destinados a instituições locais”, ressalta o coordenador da Eldorado.

Tema do evento – A corrida leva no nome o tema dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que tem como alguns dos objetivos a saúde e o bem-estar, a redução das desigualdades e a igualdade de gênero, possibilitando levar mais informações sobre o tema para a população santista. “Trata-se de um evento inédito, de caráter socioeducativo e de suma importância para a propagação das 18 metas criadas pela ONU para um auxílio da construção de um mundo mais justo, sustentável e inclusivo até 2030, objetivos de desenvolvimento sustentável”, explica o diretor da Via Green Institute, Conrado Bertoluzi.

Aprendendo de forma lúdica – O evento terá a participação especial de um embaixador, o ator e corredor Fernando Monteiro, que interpretará o Dr. ONU, um médico especialista nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele fará diversas interações com o público, prescrevendo ‘receitas’ para curar as doenças do mundo. “Estamos tratando esse evento de forma muito especial, não apenas pela dinâmica da corrida, mas sobretudo, pela temática de impacto social para todos que estiverem presentes”, relata o diretor da Nunes Projetos Incentivados, Diego Nunes.

Ações sustentáveis – A competição também terá diversas ações sustentáveis, como o recolhimento dos copos plásticos entregues nos pontos de hidratação e encaminhamento para uma cooperativa, informativos digitais em vez de materiais impressos, compensação das emissões da corrida por meio do plantio de árvores, incentivo ao uso de transporte coletivo ou bicicletas para deslocamento dos participantes e oferecimento de alimentos orgânicos e de produtores locais aos atletas.

“Sem dúvidas, o esporte é uma poderosa ferramenta de transformação, conexão entre pessoas, incentivo a hábitos saudáveis e fortalecimento de valores essenciais como cooperação e inclusão. Estamos entusiasmados em fazer parte dessa iniciativa e continuaremos apoiando ações que impulsionam um futuro mais sustentável, inclusivo e equilibrado para todos”, conclui Miraglia, da Eldorado Brasil Celulose.

Realização – O Correndo com os ODS é uma realização da Nunes Projetos Incentivados e Via Green Institute, com o patrocínio master da Eldorado Brasil Celulose, por meio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte (PROMIFAE), correalização da Secretaria de Esportes de Santos e o apoio da Associação Comercial de Santos, Movimento ODS, Biz Propaganda e SantosPress Comunicação.

Para mais informações, basta acessar: https://www.ticketsports.com.br/e/correndo-com-os-ods-2025-71499.



Estudo revela dados de custos da construção civil em janeiro

De acordo com dados publicados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) registrou variação de 0,51% em janeiro de 2025. Segundo os dados apresentados, esse aumento representa um avanço de 0,30 ponto percentual em relação à taxa de dezembro de 2024, que foi de 0,21%. Além disso, o índice supera a variação registrada no mesmo mês do ano anterior, que foi de 0,19%, indicando uma aceleração nos custos do setor. O acumulado dos últimos doze meses chegou a 4,31%, acima dos 3,98% observados nos doze meses imediatamente anteriores.

Conforme informado na publicação, o custo médio nacional da construção civil por metro quadrado passou de R$ 1.790,66 em dezembro para R$ 1.799,82 em janeiro. Desse total, R$ 1.036,80 correspondem aos materiais de construção e R$ 763,02 à mão de obra. A parcela dos materiais apresentou um leve crescimento de 0,18%, menor que a taxa de 0,33% registrada no mês anterior. Já a mão de obra, impulsionada pelo reajuste no salário mínimo, teve uma alta expressiva de 0,97%, muito superior à taxa de 0,06% verificada em dezembro, de acordo com o estudo.

O relatório aponta dados detalhados sobre a variação regional dos custos da construção civil. A Região Nordeste liderou o crescimento em janeiro, com alta de 0,61%, sendo fortemente influenciada pelo aumento dos custos em oito dos seus nove estados, com destaque para o Piauí, que registrou uma elevação de 2,07%. Em seguida, aparecem as regiões Sudeste (0,55%), Norte (0,48%), Sul (0,38%) e Centro-Oeste (0,30%). O estado do Amapá apresentou a maior variação mensal entre todas as unidades da federação, atingindo um aumento de 2,89% nos custos da construção.

Ao analisar os componentes do índice divulgado no relatório, observa-se que a variação nos preços dos materiais apresentou um comportamento mais estável nos últimos meses, enquanto a mão de obra tem sido o principal fator de pressão sobre os custos da construção. O acumulado em doze meses mostra que os preços dos materiais cresceram 3,36%, enquanto os custos com mão de obra subiram 5,63%.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia de locação de equipamentos para construção civil, Franquias Trans Obra, afirmou que o relatório reflete um cenário de custos elevados no setor, impulsionado principalmente pelo reajuste na mão de obra. Essa alta, superior à variação dos materiais, impacta diretamente a estratégia financeira das construtoras e reforça a importância de soluções que otimizem os investimentos, como a adoção de locação de equipamentos para construção civil. “Esse modelo permite às empresas reduzirem despesas com aquisição, manutenção e depreciação de máquinas, ao mesmo tempo em que garantem acesso a equipamentos modernos e eficientes”.

O levantamento do IBGE também diferencia os custos considerando a desoneração da folha de pagamento das empresas da construção civil. Conforme os dados divulgados, sem a desoneração, o custo médio nacional por metro quadrado seria de R$ 1.917,13, resultando em uma variação mensal de 0,54% e um acumulado de 4,38% em doze meses. A desoneração impacta diretamente os custos da mão de obra, reduzindo a pressão sobre o índice geral.

Perguntado sobre o relatório, José Antônio disse que a estabilidade nos preços dos materiais pode indicar uma oportunidade para negociações estratégicas e planejamento de compras a médio prazo, especialmente em regiões que apresentaram maiores variações nos custos, como o Nordeste e o Norte. “Diante desse cenário, a locação de equipamentos se torna um diferencial competitivo, permitindo maior flexibilidade orçamentária e adaptação às oscilações do mercado”.



Tecnologia impulsiona oportunidades de economia para transportadoras e autônomos

Quando se fala em inovações no mercado de transportes, muitos consideram caminhões autônomos, implementos fabricados com processos tecnológicos avançados e aplicativos voltados ao auxílio da condução e eficiência das rotas. No entanto, essas inovações dependem da conexão entre clientes e empresas. Para atender a essa necessidade, a startup Implementados desenvolveu uma Inteligência Artificial com o objetivo de mapear as oportunidades do setor e facilitar essa conexão.

A startup, atenta às demandas do mercado e às dificuldades que implementadoras e concessionárias menores enfrentam na aquisição de clientes, além das dificuldades de pequenos clientes para obter boas negociações, desenvolveu uma solução que combina tecnologia com um processo cultural interno. Isso permitiu a criação de uma ferramenta capaz de mapear oportunidades, compreender as necessidades do setor e negociar o processo de compra, oferecendo condições favoráveis para ambas as partes.

“O setor de transportes enfrenta desafios específicos, especialmente no contexto atual do país, que pressiona as margens dos transportadores e autônomos. Por isso, observamos uma boa aceitação do mercado em nosso primeiro ano, gerando para nossos parceiros mais de R$ 11 milhões em vendas, em função da necessidade dos clientes de encontrar as melhores oportunidades e confiar na assessoria. Nosso principal trabalho é dar visibilidade às empresas e ajudar o consumidor a negociar suas necessidades. Nosso sistema indica as melhores oportunidades de compra para caminhões, implementos, peças ou serviços relacionados à operação de transporte, enquanto nossos assessores de investimentos rodoviários ajudam os clientes a escolher a empresa mais adequada para suas necessidades”, explica João Guilherme Beraldini, CEO da Implementados.

Uma pesquisa recente da Fretebras mostrou que o aumento dos custos operacionais das transportadoras tem impactado suas margens de lucro, dificultando a previsão de investimentos e o crescimento das empresas. Esse cenário é agravado pela alta constante no preço do diesel, pela escassez de mão de obra qualificada e pela qualidade das estradas, problemas enfrentados diariamente pelos motoristas.

Para Beraldini, a principal vantagem da ferramenta está nas informações detalhadas que ela oferece aos clientes. “Quando uma empresa nos procura e apresenta suas demandas, é possível elaborar uma estratégia personalizada, considerando sua urgência, o tamanho do problema e sua capacidade de investimento. Dessa forma, podemos mapear, vender e acompanhar a efetividade do investimento. Nosso objetivo é fazer com que a compra de um bem tão importante para transportadoras ou autônomos seja vista como um investimento financeiro, que precisa gerar retorno desde a aquisição até a operação”, afirma.

 



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »