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Grupo Skill registra crescimento de 21% em 2024

Em 2024, o Grupo Skill, empresa especializada em serviços e tecnologias nas áreas de contabilidade, fiscal, financeiro e gestão de pessoas, esteve focada em renovação. Apostando em inovação e soluções tecnológicas, a organização alcançou um crescimento de 21%. Para 2025, a meta é fortalecer sua posição no mercado e incluir novas ofertas com Inteligência Artificial e computação em nuvem, atendendo às demandas de usuários de ERPs.

A empresa, que acaba de completar 46 anos, vem registrando um desempenho crescente. Os resultados obtidos recentemente vieram em concordância com o novo momento vivido pelo grupo, marcados pela mudança de gestão, em que Viviam Posterli, colaboradora há 30 anos, assumiu o cargo de CEO, e pela aplicação de um novo institucional. Tais mudanças ajudaram a favorecer ainda mais a tração de novas frentes de negócios.

Para a empresa, o grande chamariz dos negócios em 2024 foram os setores de tecnologia e financeiro. No âmbito tecnológico, a atenção à IA desafiou a importância de adquirir um aprendizado altamente necessário, trazendo provocações sobre como fazer, aplicar e quais os riscos dessa abordagem.

Já no mercado financeiro, a organização identificou oportunidades promissoras de oferta e procura de crédito. Isso é, se por um lado muitos foram atraídos pelo desejo de aproveitar a oportunidade, por outro, também havia aqueles que não sabiam como executar. O momento, sem dúvidas, era empolgante, mas também exigiu da empresa responsabilidade social para contribuir com o crescimento das empresas de maneira sustentável.

Diversos acontecimentos, como eleições, guerras, derrubadas de poder e fenômenos naturais ocasionados por sérias questões ambientais, refletiram na economia global, causando um efeito em cadeia no ambiente de negócios do Brasil. Nesse cenário, o Grupo Skill apostou na inovação como diferencial na entrega de soluções.

Segundo a CEO, a aposta foi assertiva. “Enquanto vivenciávamos todos esses momentos externos, também presenciamos no nosso país a reforma tributária ganhar forma. Deste modo, aos clientes e parceiros, ofertamos serviços que apoiam a transformação necessária das empresas para o melhor aproveitamento e o perfeito atendimento de normas e diretrizes atuais e também as que virão no próximo ano”, diz.

Com o que foi aprendido em 2024, o Grupo Skill entra em 2025 preparado para uma nova etapa. A frente de serviços fiscais e contábeis, que conta com o uso de robôs para apoiar os clientes em adequações à reforma tributária, também será a grande aposta da empresa.

A Joint Venture, recentemente lançada em parceria com o Grupo Nexxera, que além de automatizar e simplificar operações do dia a dia das empresas e suas cadeias produtivas, será o elo que irá viabilizar o maior alcance para apoiar organizações de todos os portes e segmentos, com soluções financeiras e ofertas de crédito.

Além disso, através do Invisible Finance, os usuários também terão acesso ao Registro de Duplicata Escritural, lei que vigora a partir de janeiro de 2025, chegando até a concessão de créditos a partir de um clique, sem burocracias e totalmente interligado ao ERP do cliente.

Com o planejamento alinhado, o Grupo Skill se mantém otimista para o novo momento, com a meta de crescer 30%. “Chegamos aos 46 anos conquistando uma gama de resultados e um crescimento sólido. Em 2025, nos posicionaremos como uma empresa acolhedora que apoia o desenvolvimento e a adequação das organizações brasileiras em busca do maior desempenho e sustentabilidade mútuos”, finaliza Viviam.

Sobre o Grupo Skill:

Desde 1979, o Grupo Skill é voltado para a área de consultoria empresarial, e tem a missão de fornecer aos seus clientes produtos voltados para a tecnologia, além de serviços de contabilidade e recursos humanos. Localizados em São Paulo e Goiânia, são preparados para dar todo o suporte necessário para a equipe de profissionais que atua em todas as regiões do Brasil.



Técnica R24R visa prover pós-operatório efetivo e acelerado

O Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial de cirurgias plásticas, de acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). Entre os procedimentos mais realizados, o aumento das mamas se destaca como um dos mais procurados por pacientes que desejam corrigir flacidez, aumentar a projeção e recuperar volume.

Diante da alta demanda e do avanço tecnológico na área, novos métodos têm sido desenvolvidos para garantir maior segurança e eficiência nos procedimentos. A técnica R24R, por exemplo, se diferencia por proporcionar uma recuperação mais rápida e segura para as pacientes submetidas à cirurgia de implante mamário.

Segundo a Dra. Ana Borba Leite (CRM 52-781371), especialista em cirurgia plástica, a técnica R24R combina tecnologia avançada com um planejamento cirúrgico detalhado, garantindo um pós-operatório otimizado. “A abordagem inclui uma anestesia específica para recuperação rápida, a aplicação dos 14 pontos de segurança durante a cirurgia e uma técnica minuciosa de implantação, além de cuidados pós-operatórios personalizados, ajustados às necessidades de cada paciente”, explica.

De acordo com a especialista, os métodos tradicionais costumam exigir cerca de 20 dias para que a paciente retome suas atividades cotidianas. Com a técnica R24R, esse tempo pode ser significativamente reduzido, permitindo que muitas pacientes retomem grande parte de sua rotina em apenas 24 horas, sem comprometer a segurança e a qualidade do procedimento.

A Dra. Ana Borba destaca que a evolução da técnica representa um avanço na cirurgia plástica, pois alia um resultado estético de excelência a um cuidado integral. “Nosso foco é garantir não apenas a segurança da paciente e a durabilidade do implante, mas também proporcionar um pós-operatório mais tranquilo e uma melhor qualidade de vida”, conclui.



Advogados retomam rotina jurídica com novas perspectivas

Com a passagem dos recessos forenses e das festividades de Carnaval, os escritórios de advocacia, departamentos jurídicos e advogados autônomos organizam-se para retomar suas atividades. Esses momentos de pausa estão frequentemente vinculados à oportunidade que os profissionais observam de descobrir, conhecer e adotar novos sistemas a fim de automatizar sua gestão jurídica e garantir novos resultados ao longo do ano. 

À medida que o Mês do Consumidor se aproxima, as equipes POL e PROMAD se mantêm conectadas às ambições dos clientes, compreendendo rotinas e entregando soluções e descontos personalizados para as principais atividades. A atenção para melhorar a eficiência operacional reduz o trabalho manual, organiza fluxos de trabalho e facilita a comunicação com os clientes. 

Entretanto, após mais um ano de Carnaval, é importante refletir: como manter o controle total do escritório mesmo nos feriados e datas obrigatórias? Como superar as interrupções no fluxo de trabalho e continuar monitorando intimações evitando a perda de prazos? 

A Publicações Online entrega soluções para a gestão de processos como o monitoramento automatizado de atualizações processuais, dentre elas, Intimações, Movimentações e Distribuições para o cumprimento devido dos prazos, através do POL ADV – plataforma escalável para escritórios de todos os portes. Diariamente, mais de 210 mil profissionais beneficiam suas rotinas de trabalho por meio dessas soluções e ajustes personalizados para cada demanda. 

O PROMAD, por sua vez, oferece gestão integral para escritórios de advocacia, incluindo Controle Financeiro, Agenda Jurídica, Gestão Documental, Monitoramento de Intimações, Andamentos Processuais, com acesso seguro na nuvem, reduzindo as tarefas repetitivas de mais de 74 mil profissionais brasileiros. 

No intuito de reforçar a importância da modernização jurídica, crescer e fortalecer o negócio de escritórios de advocacia, advogados autônomos e entidades jurídicas pelo Brasil, a Publicações Online e o PROMAD oferecem condições especiais de assinatura para novos usuários e descontos exclusivos para que os clientes realizem upgrades. 

Os interessados poderão utilizar as ofertas do Mês do Consumidor entre os dias 17 a 31 de março.



TTNE: Prêmio Mundial de Sauna de 2025, “SAUNA37”, lançado em 7 de março

A TTNE Inc. (sede: Tóquio, JAPÃO) tem orgulho de anunciar o lançamento do SAUNA37 2025, um prêmio mundial voltado para as saunas, dedicado a reconhecer 37 destinos de sauna ao redor do mundo, em 7 de março de 2025.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250305855153/pt/

SAUNA37 (Graphic: Business Wire)

SAUNA37 (Graphic: Business Wire)

Com esta iniciativa, pretendemos contribuir para o crescimento global da cultura da sauna e criar um futuro em que pessoas do mundo inteiro podem levar vidas mais saudáveis e felizes por meio da sauna.

A TTNE foi fundada por Totonoe Oyakata (Dai Matsuo) e Sauna Master (Daisuke Akiyama), que experimentaram pessoalmente algumas das melhores saunas do mundo. O desejo deles de estabelecer uma cultura de sauna profundamente enraizada, similaràcultura de sauna do Japão, levouàcriação da TTNE.

Enquanto as pessoas têm, mais uma vez, a oportunidade de explorar experiências de sauna em todo o mundo, o prêmio SAUNA37 tem como objetivo apresentar as diversas e exclusivas instalações e culturas de sauna existentes ao redor do mundo. O objetivo desta iniciativa é aprimorar ainda mais a cultura de sauna do Japão, ao mesmo tempo em que a compartilhamos com o mundo.

A TTNE permanece comprometida com o progresso global da cultura da sauna, trabalhando constantemente para inspirar e promover seu crescimento em todo o mundo.

SAUNA37

https://www.sauna37.com/

– 37 instalações de sauna nomeadas – *em ordem alfabética

  1. 7132 Thermel (Suíça)
  2. AIRE Ancient Baths Barcelona (Espanha)
  3. Amangalla (Sri Lanka)
  4. Banya Forrest (EAU)
  5. Banya No.1 Hoxton (Reino Unido)
  6. Bathhouse Flatiron (Estados Unidos)
  7. BEAR AND BIRCH (Estados Unidos)
  8. Claudius Therme (Alemanha)
  9. Hotel & Wellness Zuiver (Países Baixos)
  10. Hotel Klosterbräu (Áustria)
  11. Kilic Ali Pasa Hamami (Turquia)
  12. Kitakobushi Shiretoko Hotel & Resort (Japão)
  13. Kulttuuri Sauna (Finlândia)
  14. Neptunbad Sports & Spa (Alemanha)
  15. Nordik Spa-Nature Chelsea (Canadá)
  16. Ohya Genki-ro No.06 (Japão)
  17. Othership Flatiron (Estados Unidos)
  18. QC Terme San Pellegrino (Itália)
  19. Rauhaniemi Folk Spa (Finlândia)
  20. RING SPA & SAUNAS (Estônia)
  21. Rukan Salonki Chalets (Finlândia)
  22. Sataman Viilu (Finlândia)
  23. Sauna Hermanni (Finlândia)
  24. Saunaravintola Kuuma (Finlândia)
  25. Sheraton Addis (Etiópia)
  26. Skywheel Helsinki (Finlândia)
  27. Tallinn Viimsi SPA (Estônia)
  28. TEPLO CONCEPT (Indonésia)
  29. Termy Rzymskie (Polônia)
  30. The BANYA (Austrália)
  31. The Well Spa & Hotel (Noruega)
  32. Tsukahara Karafuro (Japão)
  33. Uusi Sauna (Finlândia)
  34. Vabali Spa Düsseldorf (Alemanha)
  35. Voda Spa (Estados Unidos)
  36. Yasuragi (Suécia)
  37. Yunomori Onsen & Spa Pattaya (Tailândia)

TTNE

Site oficial e Instagram

TTNE: https://ttne.jp @ttne_official

SHOP TTNE: https://www.ttne.shop

SAUNA SELECT: https://sauna-select.com @saunaselect

SAUNACHELIN: https://www.saunachelin.com@saunachelin_official

SAUNA37: http://sauna37.com @sauna37_official

HARVIA: https://www.harvia.com, https://harvia.jp, @harviaglobal, @harvia.jp

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
TTNE Inc.

contact@ttne.jp

Fonte: BUSINESS WIRE



Higlobe anuncia rendimentos na conta com o ‘Higlobe Earn’

Com intuito de otimizar ainda mais os ganhos de brasileiros que recebem o salário de empresas dos Estados Unidos, a fintech Higlobe lança o “Higlobe Earn” para possibilitar rendimentos no seu saldo Higlobe. Os profissionais poderão escolher quando aderir à opção e, assim, tudo que estiver na conta — sem necessidade de valor mínimo — renderá a uma taxa de 3% ao ano.  

Recentemente, a fintech superou US$ 100 milhões (mais de R$ 540 milhões) em volume transacional anualizado e vem crescendo cerca de 20% a cada mês com novos clientes. “Queremos continuar investindo em novos produtos e aperfeiçoando a ferramenta para facilitar a vida financeira dos milhares de profissionais que contam com nossa solução. O ‘Higlobe Earn’ chega para tornar o recebimento em dólar ainda mais lucrativo e complementar a gama de serviços que queremos oferecer aos profissionais globais”, comenta Teymour H. Farman-Farmaian, CEO e cofundador da fintech. 

Para usar o serviço, não serão necessárias configurações complexas, entrar em páginas diferentes ou conhecimento financeiro, basta selecionar o botão de adesão que o saldo da conta começará a render em stablecoin USDC automaticamente. “Com o Higlobe Earn, a expectativa é trazer ainda mais possibilidades de investimentos para esses profissionais, oferecendo maior autonomia e praticidade com o seu salário em dólar”, complementa o CEO.

Quem usa a Higlobe para receber seus pagamentos em dólar tem um custo de apenas 0.5% na retirada para a conta local, via Pix. A fintech ainda oferece a garantia de menor custo, em que igualam o valor caso o cliente encontre uma oferta mais barata.



Avaliações no Google influenciam a reputação e o desempenho

Com a crescente digitalização do mercado, a reputação on-line tem se tornado um fator decisivo para o sucesso das empresas. Um levantamento realizado pela BrightLocal em 2023 revelou que 98% dos consumidores consultam avaliações antes de tomar uma decisão de compra, demonstrando o impacto direto da opinião de clientes na atração de novos consumidores.

Estudos apontam que mais de 90% dos compradores confiam nas opiniões online tanto quanto em recomendações pessoais. O Local Search Ranking Factors, estudo divulgado pela Moz em 2023, também indica que o número de avaliações, a nota média e a frequência das interações influenciam diretamente o ranqueamento das empresas nos resultados de busca local do Google.

Impacto das avaliações no desempenho empresarial

Rodrigo Pereira, CEO da Innovation Brindes, explica que a gestão eficiente das avaliações impacta a percepção da marca. “A transparência e a qualidade percebida pelos clientes contribuem para a consolidação da reputação de uma empresa, influenciando a tomada de decisão dos consumidores”, destaca.

Estratégias para obter melhores avaliações

Especialistas recomendam algumas práticas para garantir boas avaliações e fortalecer a presença digital das empresas. Entre elas estão a oferta de um atendimento excepcional, solicitação ativa de feedback dos clientes e a resolução rápida de eventuais problemas relatados. Ainda segundo a BrightLocal, 76% dos consumidores que foram solicitados a deixar uma avaliação registraram um comentário positivo.

A qualidade dos produtos também é um fator determinante. Empresas que investem em tecnologia e acabamento diferenciado conseguem garantir maior satisfação dos consumidores. Pequenos detalhes, como embalagens personalizadas e mensagens de agradecimento, também contribuem para uma experiência de compra mais positiva.

A interação com avaliações é um fator frequentemente considerado na construção da confiança do público. Empresas que respondem a comentários e buscam resolver questões levantadas por clientes demonstram um compromisso com a experiência do consumidor, o que pode influenciar positivamente a percepção sobre a marca.

Diferentes abordagens podem ser adotadas para incentivar clientes a deixarem avaliações. Algumas empresas investem em um atendimento cuidadoso e em experiências personalizadas, o que pode levar os consumidores a compartilharem espontaneamente suas opiniões. Além disso, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos tende a impactar diretamente o tipo de retorno recebido.

O uso de depoimentos de clientes em materiais institucionais e campanhas de marketing é uma prática comum para reforçar a credibilidade da marca. Destacar experiências positivas pode contribuir para influenciar a decisão de compra e fortalecer o posicionamento da empresa no mercado.

Monitorar e analisar feedbacks constantemente permite identificar oportunidades de aprimoramento e ajustar estratégias conforme a percepção do público. Esse acompanhamento contínuo pode auxiliar na construção de uma reputação mais sólida ao longo do tempo.

 

 



Ligue o Alerta busca conscientizar sobre violência doméstica

Em 2023, o Brasil registrou 1.467 casos de feminicídio, o maior número desde a tipificação do crime em 2015, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os números evidenciam a urgência de ações que rompam o ciclo de violência e ofereçam acolhimento às vítimas. A música, manifestação artística que reflete aspectos sociais, aborda a violência contra as mulheres no mais recente lançamento da banda Urca Bossa Jazz. O single Ligue o Alerta, previsto para chegar às plataformas digitais em março, utiliza o ritmo do samba canção para destacar um tema cotidiano e urgente: a violência doméstica.

Com produção musical de Roberto Menescal e Matheus von Kruger, a letra assinada por Wagner Cinelli e Gabriel Moura a composição apresenta os primeiros sinais de abuso, frequentemente negligenciados ou minimizados, alertando para a necessidade de atenção e reconhecimento dessas situações. “Aos primeiros sinais, ligue o alerta / Não se deixe enganar, não se esqueça / Não releve, meu bem, fique esperta / Antes que o pior aconteça”, entoa a voz de Cris Dellano, em um incentivo à autoproteção e à tomada de consciência, reforçando a importância de romper com ciclos de violência.

O projeto de lançamentos mensais da banda, que combina o jazz com a bossa, nova marca a identidade musical da faixa, enquanto a mensagem se propõe a oferecer acolhimento e estímulo ao diálogo, contribuindo para a conscientização sobre o tema. Ligue o Alerta não apenas nomeia a violência, mas aponta caminhos: pedir ajuda, não se calar, denunciar. O verso “Você não tem culpa, você não tem culpa” ecoa como um abraço, quebrando o ciclo do silêncio e da culpa que tantas vítimas carregam.

Cris Dellano, intérprete da faixa, reforça a esperança que acompanha a mensagem da canção. “A gente espera que essa música ilumine os corações e encoraje mulheres a saírem desse ciclo de violência”.

A voz do Urca Bossa Jazz se soma a campanhas como o Disque 180, serviço gratuito e anônimo disponível 24 horas em todo o país, e a Sinal Vermelho, promovida pelo Instituto Nós Por Elas, que oferece um recurso silencioso de denúncia contra a violência doméstica. “Ligue o Alerta é uma música que chama atenção para um problema histórico, antigo, trágico que é a violência contra a mulher nas nossas sociedades. É importante que estejamos todos, homens e mulheres, atentos a essa questão social importante para que isso possa ficar no passado”, destaca Wagner Cinelli, um dos autores da letra e músico do Urca Bossa Jazz.



No consórcio, poder de compra à vista gera economia

Nos últimos anos, o crescimento do sistema de consórcios tem sido constante. Somente no ano passado, foram vendidas 4,5 milhões de cotas, superando todas as marcas históricas anteriores.

Entre as principais razões para a grande demanda estão as características da modalidade como valor acessível da parcela mensal, prazos mais longos, baixo custo final, ausência de juros e IOF e poder de compra à vista na utilização da carta de crédito contemplada, entre outros, para aquisição de bens ou serviços de qualquer natureza.

Com relação ao poder de compra do consorciado contemplado, Luiz Antonio Barbagallo, economista da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, detalha que “ao estar envolvido em uma negociação, normalmente lançamos mão de alguns trunfos visando obter vantagens”.

Em uma transação de compra e venda, o vendedor tem razões de interesse pessoal que o influenciam nas condições para possível aceitação ou não de contrapropostas do comprador. Todavia, a venda pode ser pressionada pela pressa em receber o dinheiro, seja por necessidade de liquidez ou para fechar outro negócio em andamento. Quando o objetivo do vendedor é a efetivação da transação somente à vista, abre-se uma possibilidade de negociação para quem possua o recurso de imediato.

Seja qual for o motivo da necessidade, a oferta de um comprador pelo pagamento à vista sensibiliza qualquer vendedor para pronta decisão, abrindo a possibilidade da concessão de descontos sobre o valor total da transação.

A venda de bens de alto valor como imóveis, por exemplo, onde a busca por interessados que tenham condições financeiras para essa aquisição é grande, traz vantagens na transação para o comprador que possui o recurso para pagamento imediato. “Carta de crédito é dinheiro na mão e os descontos conseguidos em uma negociação vantajosa acabam por compensar parte dos baixos custos do consórcio”, resume Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC.

Se o interesse do comprador é, sem pressa, conseguir o preço mais vantajoso possível para a aquisição do bem ou serviço, é preciso planejar e uma das opções é aderir ao consórcio. Por outro lado, considerando, por exemplo, a necessidade de posse imediata e as exigências atuais para financiamento de um imóvel, será necessário arcar com o ônus dos juros, o que eleva o custo final.

Barbagallo acrescenta que “em muitas situações, o conflito entre a pressa do vendedor que necessita do dinheiro e a não disponibilidade financeira do comprador, pode demandar um tempo maior do que o primeiro pode esperar”. Trata-se de desvantagem para ambos. O economista sintetiza que “se o comprador não tem dinheiro, não há poder de compra, nem desconto e nem barganha, para fechar o negócio de imediato. Poderá até perdê-lo para outro interessado”.

Ao entender que participar do sistema de consórcios é investir para formar um patrimônio, em 2016, o casal de noivos Aline Massoqueto e Marcelo Ceccatto, de Campo Largo, Paraná, adquiriu uma cota de R$ 250 mil em um grupo de imóveis.

Pensando no futuro e sem pressa, Aline lembra que ambos decidiram não ofertar lances ou utilizar saldo da conta do FGTS. “À época, Marcelo e eu, concordamos em ser contemplados somente por sorteio, demorasse quanto demorasse”, afirmou.

Alguns anos depois, em janeiro de 2020, avisados da contemplação e já casados, ambos partiram para a escolha do imóvel na praia. Em fevereiro, durante o carnaval daquele ano, com o crédito de R$ 450 mil em mãos, originário da valorização da cota e também da mudança para um crédito de maior valor em razão da melhoria da renda mensal dos dois, o casal dirigiu-se para a praia Brava de Caiobá, em Matinhos, no litoral paranaense.

“Depois de visitarmos algumas unidades, optamos por uma que, por coincidência, pertencia a um morador de Campo Largo, onde residimos”, detalha. “O fechamento da compra e venda só aconteceu após duas tentativas de negociações com descontos. A concordância final foi a partir da oferta de pagamento à vista, utilizando o dinheiro liberado com a carta de crédito. Como o apartamento estava mobiliado, conseguimos negociar e ganhar toda a mobília sem qualquer custo, o que propiciou mais economia e ainda um saldo de R$ 30 mil”, acrescentou. “Com este valor, pagamos os impostos, escritura e outras despesas”, completa.

Para a consorciada Aline Massoqueto Ceccatto, 35 anos, analista de Recursos Humanos, e Marcelo Ceccatto, 38 anos, gerente de tecnologia, “o consórcio é o melhor caminho para adquirir um bem como um imóvel. Sem juros, pagando um pouquinho por mês e economizando quando da contemplação, recomendo a todos que desejem investir e formar patrimônio. Aliás, vou comprar uma nova cota este ano”.

Por outro lado, há consorciados cujo propósito principal é investir em empreendimentos utilizando recursos liberados nas contemplações. Valdir Nicolini, 64 anos, empresário em Colombo, Paraná, tem feito do consórcio fonte de capital para seus negócios no ramo imobiliário. “Há mais de sete anos, tenho comprado cotas de imóveis”, explica Nicolini. “Meu objetivo principal, sempre que sou sorteado, é aplicar na compra de um bem ou na construção com vista à locação”, detalha.

Ao longo do tempo, sem oferecer lances, sendo contemplado somente por sorteio, o empresário esclarece que utiliza os créditos como dinheiro, negociando valores. “Sempre obtive descontos nos fechamentos dos negócios, com abatimentos variando de 10% a 15%, inclusive na compra de materiais de construção”, complementa.

Nicolini, que também atua no ramo industrial, no setor de metalurgia para a indústria automotiva, afirma continuar participando de grupos consorciais, projetando futuros negócios.

Rossi lembra que “o sistema de consórcios tem sido procurado por consumidores que praticam a essência da educação financeira, na qual o planejamento é a base da boa gestão das finanças pessoais, profissionais, familiares e até empresariais, de maneira responsável, sem imediatismos e com equilíbrio”.

O sistema de consórcios conta atualmente com 11,37 milhões de participantes ativos presentes em vários setores da economia nacional como veículos, motocicletas, caminhões, máquinas agrícolas, implementos, imóveis, serviços e eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis.



PipeRun reúne especialistas em evento sobre vendas

Entre os dias 15 e 17 de abril, a PipeRun, salestech que oferece uma plataforma de CRM para gestão de vendas e atendimento a empresas brasileiras do segmento de serviços, promove a Semana da Recorrência. Ao longo dos três dias de evento será discutida a revolução nos processos dos negócios por meio da automação e das novas tecnologias, além das novidades do ChatGPT e das integrações dos sistemas de CRM. A programação será realizada totalmente on-line e de forma gratuita.

O Chief Revenue Officer (CRO) da CRM PipeRun, Fausto Reichert, destaca que especialistas de mercado de grandes empresas parceiras foram convidados para a Semana da Recorrência. “Será um momento oportuno para empresas de serviços brasileiras ouvirem de profissionais experientes e atuantes no mercado, trazendo casos práticos de como eles estão trabalhando nesta revolução tecnológica em suas empresas”, afirma.

Até o momento, mais de dez empresas já confirmaram presença de seus profissionais no palco on-line do evento. Entre elas, a NativeIP, especialista em telefonia, e a Gupshup Meta Partner, que falará sobre os avanços do WhatsApp na América Latina. As duas empresas abrem a primeira agenda do evento, no dia 15 de abril, às 11h.

Para Sandro Wegner, sócio-diretor da NativeIP / Voki Telefonia e presidente da Associação Trino Polo em Caxias do Sul, o evento é um marco na parceria com a PipeRun. “Contribuir efetivamente com seus milhares de clientes e ouvintes, demonstra o compromisso da empresa com seus clientes e parceiros. Vamos trazer casos reais de uso da IA em grandes negócios”, adianta.

Para Leonardo de Paula, head de negócios da Gupshup para a América Latina e a maior Partner Global da Meta, o evento “é uma oportunidade para falarmos de comunicação com grandes players envolvidos na corrida de IA no mundo”.

O CRO da PipeRun destaca que o formato on-line do evento é uma escolha da empresa para democratizar o acesso ao conteúdo. “Queremos ajudar empresários e profissionais das áreas, evidenciando os desafios, erros e acertos. Nosso objetivo é fornecer um panorama do mercado atual, das tecnologias utilizadas na automação e o impacto do uso da IA nos processos comerciais”, explica.

A Semana da Recorrência será dividida em seis temáticas, abordando as áreas de marketing, vendas e atendimento. As temáticas serão distribuídas em três horários diários, sempre às 11h, 14h e 17h, com espaço para abertura de perguntas entre os participantes. As inscrições gratuitas foram antecipadas e já podem ser feitas aqui.

Link das inscrições: https://mkt.crmpiperun.com/semana-da-recorrencia

Sobre a PipeRun

A PipeRun é uma plataforma especializada em gestão de relacionamento com clientes, criada em 2017. O sistema de CRM da PipeRun ajuda empresas de serviços a se organizarem para crescerem melhor. Entre os recursos disponíveis para seus clientes estão a captação, gestão e rastreamento de leads, a automação de atividades, a organização de funis do pré ao pós-venda, a geração de propostas, assinatura eletrônica de documentos e atendimento de vendas multicanais e WhatsApp oficial. Atualmente, a carteira de clientes da salestech soma mais de 1.600 empresas e 15.000 vendedores em todo o país.



Varejo: retração do consumo restringe investimentos

Após uma temporada de alta nas vendas de Natal e Black Friday, o varejo já mostra uma retração. Apesar de o movimento ser esperado, ele tem impactado o faturamento das empresas, uma vez que o varejo restrito deve recuar 0,29% no primeiro trimestre, segundo dados do Ibevar FIA Business School. 

A pressão da inflação, principalmente nos alimentos e no aumento do dólar, que baliza os preços de diversos insumos da indústria, impacta o poder de compra principalmente das classes média e baixa. 

“Muitas empresas varejistas custeiam sua expansão de forma orgânica, ou seja, por meio de recursos próprios. Outras, no entanto, financiam esses investimentos por meio de vários canais, desde private equity, emissão de debêntures ou via bancos”, analisa Marcos Saad, presidente da MEC Malls, que faz a concepção e gestão de strip malls no Brasil. 

Uma combinação de retração do consumo, redução do faturamento, juros elevados e vencimento das dívidas dificultam a abertura de novas lojas, elevando os pedidos de recuperação judicial

No levantamento do Ibevar, de sete segmentos analisados, três deles – supermercados, produtos alimentícios, veículos e peças – devem manter vendas estáveis no primeiro trimestre de 2025.
Tecidos e vestuário, por outro lado, registram uma queda projetada de 0,21%, ao passo que móveis e eletrodomésticos têm retração de 2,08%.

“A grande dúvida é quais destas empresas que estão se socorrendo por vias jurídicas conseguirão se recuperar efetivamente, pagando seus credores e saindo fortalecidas”, complementa Saad, que também é membro e presidente do Conselho da Associação Brasileira de Strip Malls (ABMalls).

Diante de um cenário que prevê dificuldades e queda de faturamento, a recomendação do especialista no desenvolvimento e gestão de strip malls é considerar duas máximas, que podem ser aplicadas aos negócios em geral. 

“Crise gera oportunidade é uma das frases de que mais gosto. Outra é ‘caixa é rei’. Elas sempre guiam meus negócios e trazem um norte mesmo nas fases mais difíceis”, conclui.



Doenças gastrointestinais: diagnóstico preciso é essencial

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) noticiados na CNN Brasil, cerca de cinco milhões de pessoas no mundo são acometidas por doenças que causam inflamações no intestino e não têm cura. No Brasil, houve um aumento de 15% na incidência dessas patologias nos últimos anos.

A médica gastroenterologista, especialista em Doenças Funcionais e Distúrbios do Intestino e membro do Instituto Medicina em Foco, Sabrina Figueiredo, explica que o crescimento das doenças inflamatórias intestinais (DII), como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, pode ser atribuído a diferentes fatores, “incluindo mudanças no estilo de vida, alimentação ultraprocessada, maior exposição a poluentes, uso excessivo de antibióticos e predisposição genética”.

Ela também afirma que a melhora no diagnóstico e uma maior conscientização sobre a doença têm levado a um aumento dos registros médicos. “O avanço no diagnóstico permite intervenções precoces, reduzindo a progressão das doenças gastrointestinais e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Com exames mais precisos e menos invasivos, o tratamento pode ser iniciado rapidamente, evitando complicações e hospitalizações desnecessárias”, pontua.

Como funciona o diagnóstico?

Entre as doenças gastrointestinais mais comuns, Sabrina destaca o refluxo gastroesofágico, a gastrite, a síndrome do intestino irritável (SII), a Doença de Crohn, a Retocolite Ulcerativa, o supercrescimento bacteriano no intestino delgado (SIBO), as intolerâncias alimentares e os distúrbios da microbiota intestinal.

Para uma melhor avaliação das condições e definição das formas de tratamento adequadas, a especialista afirma que a endoscopia digestiva alta e a colonoscopia permitem uma análise direta da mucosa do trato gastrointestinal.

“Esses exames ajudam a identificar inflamações, lesões, úlceras e pólipos. Já o teste para SIBO detecta um crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado, o que pode causar sintomas como diarreia, distensão abdominal e má absorção de nutrientes. Juntos, esses exames possibilitam diagnósticos precisos e tratamentos personalizados”, detalha a Dra. Lais Naziozeno.

A profissional ainda destaca o teste do hidrogênio expirado, que mede os níveis de hidrogênio e metano no ar exalado após a ingestão de determinados substratos, como glicose ou lactose. De acordo com Sabrina, esse exame é muito utilizado para diagnosticar intolerâncias alimentares, como à lactose e à frutose, além de ser essencial na detecção do SIBO.

Além disso, segundo a médica, estudos avançados têm utilizado análises do microbioma intestinal para identificar padrões de disbiose (desequilíbrio bacteriano) associados a doenças gastrointestinais. 

“Exames como o sequenciamento genético de bactérias intestinais permitem prever o risco de certas condições e guiar tratamentos personalizados, incluindo ajustes na dieta e o uso de probióticos específicos”, complementa.

O Dr. Rodrigo Barbosa, especialista em Doença de Crohn e fundador do NuDii da Medicina em Foco, destaca que a incorporação de novas tecnologias diagnósticas deve ser vista como um diferencial crucial na prática clínica. Segundo ele, a combinação de exames modernos e a análise detalhada do microbioma intestinal possibilitam uma abordagem personalizada que não só acelera o diagnóstico, mas também orienta terapias mais eficazes e individualizadas. 

“Ao integrar essas ferramentas, podemos identificar com maior precisão as nuances entre as diversas doenças gastrointestinais, o que é fundamental para definir o melhor plano de tratamento”, afirma o Dr. Barbosa.

Importância do exame de disbiose do intestino delgado no diagnóstico diferencial

Segundo o especialista, o exame de SIBO, que detecta o crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado, tem ganhado destaque como uma ferramenta indispensável para o diagnóstico diferencial. “Esse exame é fundamental para distinguir casos de supercrescimento bacteriano de doenças inflamatórias intestinais, uma vez que os sintomas podem se sobrepor”, explica. 

“Ao identificar especificamente a presença de um desequilíbrio bacteriano, o exame permite que o médico direcione o tratamento de forma mais precisa, evitando intervenções desnecessárias e focando em terapias que atuem diretamente na causa dos sintomas”, complementa. 

Desafios e perspectivas

A Dra. Charliana Uchoa, especialista do Instituto Medicina em Foco cita que a implementação em larga escala das novas tecnologias nos sistemas de saúde enfrenta alguns desafios, como a necessidade de profissionais especializados, o alto custo dos equipamentos, a falta de acesso a exames em regiões menos favorecidas e a burocracia na incorporação de novas tecnologias ao sistema público de saúde.

“A crescente incidência de doenças gastrointestinais reforça a necessidade de maior conscientização sobre a importância da alimentação equilibrada, do acompanhamento médico especializado e do acesso a exames modernos. Além disso, pesquisas sobre o impacto da microbiota intestinal na saúde geral devem continuar sendo incentivadas, pois podem revolucionar a abordagem terapêutica destas doenças nos próximos anos”, finaliza.



Consumer traz insights em evento na sede do Google

A Consumer promoveu, no dia 10 de fevereiro, na sede do Google em São Paulo, o evento “Empreendendo com Inteligência em 2025”, direcionado a proprietários de restaurantes de todo o Brasil. O encontro teve como propósito apresentar inovações, insights e soluções oferecidas pela companhia e pelo Google para pequenos e médios empreendedores do setor, além de destacar as novidades que a Consumer preparou para este ano, incluindo o lançamento da nova versão do seu software de gestão, o Consumer 15.

Representantes do Google apresentaram as soluções da Big Tech para os donos de restaurantes e para os participantes. Renato Almeida, CEO da Consumer, também compartilhou as inovações implementadas pela empresa em 2024, além dos projetos em andamento que serão lançados nos próximos meses. Os participantes ainda tiveram a oportunidade de experimentar, em primeira mão, alguns desses novos recursos e tecnologias.

De acordo com o empresário, a tecnologia tem um impacto direto na experiência do consumidor, tornando o processo de compra mais rápido, prático e personalizado. “Para grandes restaurantes, inovar pela tecnologia é muito mais fácil, porém, para pequenos e médios empreendimentos, esse tipo de investimento pode ser inviável. Portanto, é com a tecnologia desenvolvida pela Consumer que temos a intenção de tornar acessível a modernização no ramo”, explica.

Ainda segundo o especialista, no cenário atual, os empreendedores devem se ajustar às novas exigências do meio digital para suprir as expectativas dos consumidores, que estão cada vez mais criteriosos. “Isso inclui desde eficiência operacional até um atendimento impecável. Ferramentas digitais são cruciais para alcançar a excelência nesses âmbitos”, complementa.

Novidades anunciadas pela Consumer

Durante o evento, a Consumer anunciou uma série de novidades, incluindo:

  • Gerente de Contas: para atender à crescente demanda por suporte especializado, principalmente de restaurantes maiores e redes de franquias, a Consumer criou uma equipe dedicada exclusivamente ao atendimento personalizado de seus clientes;
  • Super Integradora do iFood: a Consumer se estabeleceu como uma das maiores Super Integradoras do iFood, sendo a empresa com um dos maiores números de restaurantes utilizando sua integração para gestão de pedidos;
  • Totem de Autoatendimento: a nova solução de autoatendimento oferece um sistema para pequenos restaurantes, permitindo a redução de filas e buscando agilizar o atendimento;
  • Comanda Digital na Maquininha Cielo Lio: a funcionalidade, que possibilita a realização de pedidos diretamente de dispositivos móveis, também está disponível na Cielo Lio. Essa parceria amplia o acesso dos pequenos e médios restaurantes a uma ferramenta que busca reduzir falhas operacionais;
  • Bot para WhatsApp com IA: a Consumer integrou um chatbot de inteligência artificial baseado no ChatGPT para otimizar o atendimento via WhatsApp. Desenvolvido especialmente para o setor de delivery, o bot tem como premissa garantir respostas ágeis e precisas;
  • Nova Experiência no MenuDino: o segundo maior marketplace de delivery do Brasil está sendo totalmente reformulado para oferecer uma navegação mais intuitiva e eficiente.

Segundo Renato, todas as novidades já estão disponíveis, com exceção do novo MenuDino, que será lançado em breve.

Presença de convidados especiais

O evento contou ainda com a presença de convidados especiais, incluindo Paulo Fiaschi, Diretor de Produto da Consumer; Cristiano Júnior, influenciador e especialista em hambúrgueres à frente da Burguer Game; Juliana e Álvaro, do restaurante Mamma Júlia, destaque no programa Pesadelo na Cozinha; Charles Silva, proprietário de bar há mais de 15 anos; e Lucas Prestes, dono da hamburgueria Bernardino’s, localizada no interior de São Paulo.

Além desses nomes, cerca de 80 donos de restaurantes que utilizam os sistemas da Consumer também marcaram presença, aproveitando a oportunidade para acompanhar as palestras dos especialistas e ampliar sua rede de contatos.

O CEO da Consumer avalia o evento como positivo para ambas as empresas envolvidas. “Um grande insight para nós foi perceber como o contato direto com o cliente e os depoimentos em primeira mão dos que já usam as soluções são importantes para gerar impacto no mercado, valorizar a inovação que o pequeno e médio empreendedor pode fazer no seu negócio e inspirar seus pares”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar o site da Consumer: https://consumer.com.br/



Turismo médico deve ultrapassar US$ 17 bilhões até 2027

O turismo médico tem ganhado espaço como uma tendência global, com altas projeções para a América Latina. Segundo dados recentes publicados pelo Portal Panrotas, o segmento deve ultrapassar a marca de US$ 17 bilhões (R$ 100,7522 bilhões) até 2027.

O mercado, também como turismo de saúde, tem crescimento estimado de 15% a 25% todos os anos, conforme projeção da Associação de Turismo Médico dos Estados Unidos, também repercutida pelo Panrotas.

Para o cirurgião bariátrico Dr. Rodrigo Barbosa, esses números demonstram que o turismo médico na América Latina está consolidando sua relevância global. “O Brasil, em particular, está em uma posição estratégica devido à qualidade de seus profissionais de saúde, à infraestrutura de hospitais renomados e, principalmente, ao câmbio favorável”.

Na visão de Barbosa, que é fundador do instituto Medicina em Foco, o aumento do dólar torna os procedimentos no Brasil mais acessíveis para estrangeiros, especialmente quando comparados aos custos praticados nos Estados Unidos ou na Europa.

Ele também destaca que o Brasil é mais buscado por estrangeiros para realização de cirurgias plásticas do que para tratar condições de saúde. “O Brasil é mundialmente reconhecido como um dos principais destinos para cirurgias plásticas, como rinoplastia, lipoaspiração e implantes mamários. Essa preferência é resultado da expertise de nossos cirurgiões, mas também do apelo cultural e estético que nosso país possui”.

“Além disso”, prossegue, “temos instituições com excelência em ensino médico, que exportam técnicas inovadoras para o mundo”.

Para Barbosa, o que diferencia o Brasil de outros países é a integração entre tecnologia de ponta, humanização no atendimento e custos competitivos. “Além disso, a diversidade cultural e a receptividade do povo brasileiro tornam a experiência médica mais acolhedora para o paciente internacional”, afirma.

O Instituto Medicina em Foco é uma clínica inclusiva, focada em populações vulneráveis, como LGBTQIA+, portadores de doenças crônicas, obesos e pacientes renais crônicos dialíticos. A clínica realiza consultas e exames em sua sede, em São Paulo (SP).

Certificação internacional atrai estrangeiros

O Dr. Paulo Barreto, urologista especialista em redesignação de gênero do Instituto Medicina em Foco, chama a atenção para o papel da certificação internacional de hospitais no aumento da confiança de pacientes estrangeiros no Brasil. “A certificação de hospitais por organismos internacionais, como a Joint Commission International (JCI), tem sido um divisor de águas para atrair pacientes estrangeiros”.

Barreto ressalta que esses selos garantem padrões rigorosos de qualidade e segurança, fundamentais para construir confiança e credibilidade. “No Instituto Medicina em Foco, seguimos protocolos alinhados com as práticas globais, o que reforça nosso compromisso com o atendimento”.

Turismo de saúde movimenta economia das capitais

“O turismo médico não só atrai pacientes, mas também movimenta setores como hotelaria, transporte e comércio local”, observa o Dr. Fábio Piovezan, especialista em cirurgia robótica para o tratamento da endometriose do Instituto.

“Cidades como São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) ganham destaque por oferecer infraestrutura de ponta e acesso a especialistas de renome em áreas como cirurgia bariátrica, tratamento da endometriose e procedimentos oncológicos. Essa combinação fortalece a economia regional e gera empregos em diversas áreas”, explica.

Brasil é referência em Cirurgia Bariátrica 

Segundo o Dr. Rodrigo Barbosa, a cirurgia bariátrica é um dos procedimentos mais procurados por pacientes estrangeiros no Brasil. Barbosa é especialista em técnicas como Bypass Gástrico, SADI-S e Sleeve Gástrico e defende elementos como segurança, personalização e resultados transformadores.

“Hoje, atuo no Instituto Medicina em Foco, Sírio-Libanês e outros hospitais, liderando uma equipe multidisciplinar que garante um acompanhamento completo, do pré ao pós-operatório”, explica. “O custo acessível aliado à qualidade faz do Brasil um destino de destaque para tratamentos bariátricos”, complementa.

Procedimentos estéticos lideram a procura por turismo de saúde

De acordo com Barbosa, os procedimentos estéticos são os mais buscados por turistas médicos no Brasil, incluindo cirurgia de contorno corporal com uso de alta tecnologia, como lipoaspiração associadas a técnicas inovadoras como o laser, abdominoplastia e tratamentos faciais.

“Vemos também um crescimento significativo na busca por cirurgias bariátricas, especialmente para pacientes de países onde os custos desses tratamentos são proibitivos”, explica o cirurgião, que comanda um programa internacional para pacientes estrangeiros.

Cirurgias Oncológicas e oncologia ganham destaque

Segundo o Dr. Paulo Barreto, que além de realizar cirurgias de redesignação sexual é especialista em cirurgia robótica oncológica do Instituto Medicina em Foco, além de procedimentos estéticos, diversos tratamentos de alta complexidade são procurados no Brasil, principalmente cirurgias robóticas para o tratamento dos tumores do aparelho digestivo e próstata. 

“No Instituto Medicina em Foco, recebemos pacientes estrangeiros interessados em tratamentos minimamente invasivos para esse tipo de doença, que buscam atrelar compromisso com resultados à uma medicina mais acessível em termos de custo comparado aos países da América do Norte, por exemplo”, explica.

Sustentabilidade no turismo médico exige planejamento e regulamentação

Para Barbosa, para garantir que o turismo médico no Brasil seja ético e sustentável, tanto para os pacientes quanto para o sistema de saúde local, é necessário que haja planejamento e regulamentação.

“É essencial que o setor se mantenha ético, priorizando o bem-estar do paciente sem sobrecarregar o sistema de saúde local. As instituições que atuam no segmento têm papel crucial ao oferecer um atendimento de excelência, com práticas transparentes e alinhadas às legislações nacionais”, articula.



Tendências do mercado guiam expansão da Doce Pele Estética

O mercado de estética no mundo crescerá até 2030 a uma taxa de 8,3% ao ano, segundo pesquisa da Grand View Research. Dentro desse mercado, que possui relevância global, é importante que empresários e investidores, ao tomar de decisões estratégicas, possuam conhecimento sobre as principais tendências que guiarão o mercado de estética ao longo de 2025.

A seguir são apresentadas algumas das principais tendências do mercado de estética para este ano de 2025, de acordo com Larissa Eleodoro, Enfermeira pós-graduada em Dermatologia Estética e fundadora da rede de franquias Doce Pele Estética e Harmonização Facial.

Diversidade e beleza inclusiva de gênero

A estética em 2025 está cada vez mais voltada para a inclusão; neste contexto, a diversidade de gênero se torna um pilar essencial na personalização dos tratamentos. Pacientes LGBT buscam clínicas que compreendam suas necessidades, seja para realçar ou suavizar características faciais de acordo com sua identidade de gênero.

A empresária Larissa afirma: “Em relação à diversidade e inclusão, com a facilidade de acesso à informação por meio das redes sociais, o público LGBT está mais informado sobre os procedimentos estéticos que deseja realizar; e torna-se, também, mais exigente quanto aos cuidados e protocolos a serem adotados. A inclusão é fundamental e o objetivo das clínicas deve sempre ser pautado pelo tratamento de todas as pessoas com igualdade, respeitando suas individualidades e oferecendo o melhor atendimento possível”.

Estética ética e segurança

Com a crescente valorização da saúde e bem-estar em 2025, a “estética ética” se torna uma prioridade para as clínicas do setor. Os profissionais da área atenderão a uma demanda cada vez maior dos pacientes por mais segurança e qualidade.

Larissa ressalta: “O conceito de ‘estética ética’ é fundamental, pois envolve a prática da estética aliada a elevados padrões de segurança. Infelizmente, chegam até nós cada vez mais notícias negativas sobre procedimentos estéticos mal realizados, o que é preocupante e serve também como alerta para os clientes. Isso leva os clientes a adotar um olhar mais crítico na hora de escolher a clínica que irá cuidar de sua pele, corpo, saúde e bem-estar. É fundamental que a clínica utilize produtos seguros, forneça orientações completas no pós-tratamento e acompanhe de perto os resultados dos procedimentos. Além de prezar, inclusive, pela capacitação contínua da equipe, garantindo que todos sejam habilitados e qualificados para realizar os procedimentos de forma segura e eficaz”.

Estética ortomolecular

A estética ortomolecular é uma das grandes tendências do mercado de estética para 2025, pois alia a nutrição e a medicina com os tratamentos estéticos, promovendo resultados mais eficazes e personalizados.

Segundo a especialista, “esta é uma abordagem cada vez mais presente na estética. Ela surge com um olhar integrativo, que vai além da simples realização de procedimentos. Para alcançar melhores resultados, é fundamental estudar o indivíduo de forma holística, levando em conta seus hábitos, pois todos esses fatores interferem diretamente nos resultados dos tratamentos estéticos”.

Harmonização glútea

A harmonização glútea é uma grande aposta para 2025, pois vai além do simples aumento de volume, buscando transformar a estética da região glútea de forma mais natural e equilibrada. Este tratamento se tornou uma tendência no mercado devido à demanda crescente por resultados que ofereçam definição, projeção e harmonia, atendendo ao desejo dos pacientes de obter curvas mais proporcionais e atraentes.

De acordo com a empreendedora, “a harmonização glútea vem ganhando cada vez mais espaço no portfólio de serviços das clínicas. Inicialmente, esse tratamento era voltado para o aumento de volume, mas atualmente sabemos que não se trata apenas disso. A harmonização glútea envolve um olhar mais completo, que também considera a textura e a qualidade da pele, além do tratamento de questões como celulite. É fundamental que a clínica adote uma abordagem integrada e multidisciplinar para tratar a estética glútea, utilizando estratégias que entreguem um resultado mais harmônico e satisfatório a cada cliente, levando em conta suas necessidades e expectativas”.

Abordagens atuais para tratamento de cicatrizes

Com o avanço das tecnologias e tratamentos, o desenvolvimento de novas abordagens para tratar cicatrizes constitui uma das tendências da estética. Cada vez mais, os pacientes exigem resultados de alto nível, com foco na minimização de marcas e na recuperação da aparência natural da pele. A motivação por trás dessa busca inclui o desejo de restaurar a confiança e melhorar a qualidade de vida.

“O tratamento de cicatrizes ainda é um grande desafio na dermatologia estética, pois sabemos o quanto isso afeta a autoestima dos pacientes. Seja cicatrizes de acne ou de outros tipos, o impacto psicológico é considerável. Infelizmente, ainda existem poucos procedimentos que realmente conseguem melhorar a aparência das cicatrizes de forma significativa. É necessário que as clínicas desenvolvam e aperfeiçoem protocolos específicos, desenvolvidos especialmente para o tratamento de cicatrizes. Desta forma, o mercado chegará a oferecer tratamentos mais eficazes e entregar resultados satisfatórios para os pacientes”.

Tendências da estética guiam estratégia de expansão da Franquia Doce Pele

Atenta às tendências de mercado, a Rede Doce Pele segue aprimorando o portfólio de tratamentos oferecidos, bem como o seu plano de expansão, que inclui a abertura de novas clínicas em outros municípios. O diretor da Doce Pele Franquias, Rogério Pires, ressalta: “Com o objetivo de manter um portfólio de tratamentos sempre atualizado, é fundamental que os profissionais das clínicas participem dos principais eventos e feiras do mercado de estética”.

A rede de franquias de estética e harmonização facial, que já conta com duas clínicas no interior do estado de São Paulo (uma em São José do Rio Preto e outra operação em Ribeirão Preto), planeja abrir novas unidades ao longo de 2025.



Médico mostra em livro de crônicas que ouvir também é cuidar

Escutar, interagir e acolher os pacientes faz parte do processo de cura e, nos casos de doenças ameaçadoras à vida, promove qualidade de vida até o final, tanto para o paciente quanto para a família. O médico paliativista Arthur Fernandes conta em seu segundo livro, “Entre Ouvidos e Palavras” (Editora Fábrica de Cânones), na forma de crônicas, os relatos de sua vivência como Médico de Família e Comunidade, em que aprendeu sobre o poder das palavras, escritas e ditas, do silêncio e, sobretudo, da escuta.

O resultado dessa experiência está registrado em 98 textos que abordam situações tristes e divertidas, mas sempre tocantes. Um livro para profissionais, pacientes, familiares e todos os interessados em pessoas.

A obra traz ainda sinopse da Dra. Maria Goretti Maciel, Diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, fundadora e ex-presidenta da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e, em diversas frentes de atuação, figura fundamental para o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos no Brasil.

Sinopse

Na residência em Medicina de Família e Comunidade, um incômodo começou a tomar conta do médico assistente (em formação) Arthur Fernandes. Ele sentia necessidade de responder à pergunta “o que fazer com as histórias das pessoas?”. E foram muitas histórias sobre dor, perda, luto, tristeza, sofrimento. E também sobre alegria, superação, agradecimento e valorização. Algumas muito rápidas, em consultas no acolhimento do serviço e outras longas, apresentadas em pedaços que iam se juntando um encontro após o outro. Então ele resolveu fazer alguma coisa: contá-las neste livro, divididas em 98 crônicas tocantes, às vezes também tristes ou divertidas.

Sobre o autor

Entre os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco, passando pelo Ceará, Arthur Fernandes se fez Médico de Família e Comunidade e Paliativista. Atualmente é Secretário-geral da ANCP (Academia Nacional de Cuidados Paliativos) e diretor do Departamento de Comunicação da SBMFC (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade). Hoje atuando no Distrito Federal, segue escutando histórias de quem cuida – residentes e estudantes de Medicina – e de gente que precisa de cuidados − os pacientes.

Serviço

Lançamento livro “Entre Ouvidos e Palavras”

Data: 19/03/2025

Horário: das 19h às 21h

Local: Oikos Family Office, SHIS QL 8, Cj. 1, Casa 13, Brasília (DF).

Mais informações:

Instagram do autor: @ouvindogente

Instagram da editora: @fabricadecanones

 

 

 



Realidade virtual leva museus às escolas públicas cariocas

O projeto Experimente Cultura tem transformado o acesso à cultura para alunos da rede pública do Rio de Janeiro desde 2018. Inicialmente focado em visitas presenciais a museus locais, como o Museu do Amanhã, o MAR, o Museu de Arte Moderna, o Jardim Botânico e o Museu Histórico Nacional, entre outros, a iniciativa evoluiu para integrar inteligência artificial (IA) e realidade virtual (RV), oferecendo experiências imersivas em museus nacionais e internacionais.

“Oferecer atividades culturais dentro da escola, também durante as férias, é muito produtivo. Associar tecnologia e cultura é algo que desperta ainda mais a curiosidade dos alunos e a vontade de inserir arte, história e cultura em seu dia a dia”, afirmou Elidia Corrêa, diretora do GET Elza Soares, escola municipal que recebeu o projeto nas férias.

Em parceria com uma startup americana especializada em realidade virtual, o projeto lançará três novas vivências que permitirão aos alunos explorar, por meio da RV, temas como:

  • Egito Antigo: uma jornada pelas pirâmides de Gizé, templos e tumbas faraônicas, explorando artefatos históricos e a civilização egípcia.
  • México e a Cultura Maia: uma visita virtual a Chichén Itzá, revelando a arquitetura, os rituais e os conhecimentos astronômicos dos maias.
  • Entre metrópoles e natureza: uma imersão nas cidades icônicas e nos biomas dos Estados Unidos, contrastando urbanização e biodiversidade.

“Expandimos as possibilidades de experiências baseados em demandas que recebemos de professores. Com a realidade virtual, percebemos maior engajamento e compreensão, despertando o interesse dos estudantes por conteúdos culturais”, destaca Renata Prado, curadora do projeto.

Estudos no Brasil e no mundo ressaltam o potencial da realidade virtual para enriquecer o processo educacional, tornando-o mais interativo, dinâmico e acessível, como aponta o artigo “Vantagens da Realidade Virtual como ferramenta de ensino” publicado na Revista Educação Pública. A exemplo internacional, uma pesquisa da Cornell University, em Nova York, EUA, intitulada “O uso da Realidade Virtual no aprimoramento da educação interdisciplinar“, investiga como a RV pode apoiar a educação interdisciplinar, facilitando a comunicação e a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento, além de melhorar a qualidade do aprendizado. 

Com a expectativa de expandir seu alcance em 20% até 2025, o Experimente Cultura planeja incluir mais estudantes do ensino médio e chegar a um total de 40 mil alunos. Escolas, professores, projetos sociais e ONGs interessados podem inscrever suas turmas pelo site experimentecultura.com.br.

A iniciativa é viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura Carioca, com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Grupo Assim Saúde.



Mulheres ficam fora do mercado por cuidados não remunerados

Em todo o mundo, cerca de 708 milhões de mulheres estão fora da força de trabalho devido a responsabilidades de cuidado não remuneradas. O dado está na primeira página do estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) “The impact of care responsibilities on women’s labour force participation” – O impacto das responsabilidades de cuidado na participação das mulheres na força de trabalho, em português. Entre os homens, o número de pessoas afastadas do mercado pelo mesmo motivo é menor: 40 milhões.

De forma mais ampla, sem considerar apenas os cuidados não remunerados, cerca de 1,6 bilhão de mulheres estão fora da força de trabalho. O estudo da OIT aponta, na página 4, que essa realidade varia conforme a região. Nas Américas, por exemplo, 47% das mulheres na América Latina e no Caribe atribuem sua ausência do mercado de trabalho às responsabilidades de cuidado, enquanto na América do Norte esse percentual é de 19%.

Diante desse cenário e de outros fatores que impactam o papel da mulher na sociedade, a Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres escolheu para o Dia Internacional da Mulher de 2025, em 8 de março, o tema “Para todas as mulheres e meninas: direitos, igualdade e empoderamento”. A escolha reforça as preocupações apontadas no documento  “Women’s rights in review 30 years after Beijing” – Os direitos das mulheres em revisão: 30 anos após Pequim, em português – na página 6, que destaca que quase um quarto dos governos ao redor do mundo relatam retrocessos nos direitos das mulheres.

Para Daniel Maximilian Da Costa, fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), promover a equidade de gênero não é apenas uma questão social, mas também um fator estratégico para as empresas. “As organizações que não investem na inclusão das mulheres perdem competitividade, inovação e potencial de crescimento. O setor privado tem um papel fundamental em criar ambientes de trabalho que conciliem produtividade e qualidade de vida, garantindo que o talento feminino não seja desperdiçado por falta de políticas de apoio”, destaca.



Interoperabilidade e monitoramento são inovações em lacres eletrônicos

O monitoramento de cargas é um fator essencial para a segurança da cadeia logística. O uso de lacres eletrônicos tem o intuito de garantir a rastreabilidade dos produtos em trânsito, reduzindo riscos de violações, desvios e perdas.

A Fractal desenvolve soluções voltadas à interoperabilidade dos lacres eletrônicos, permitindo sua integração com sistemas de gestão logística e plataformas de monitoramento em tempo real. Essa abordagem possibilita maior controle sobre a movimentação de mercadorias, contribuindo para a transparência e eficiência das operações.

Segundo Rafael Solinski, cofundador da Fractal, “a interoperabilidade dos lacres eletrônicos viabiliza uma gestão mais segura e ágil das cargas, permitindo que os operadores logísticos tenham maior visibilidade sobre a movimentação das mercadorias”.

Os lacres eletrônicos podem ser aplicados em diferentes segmentos, incluindo o transporte de cargas sensíveis, provas de exames, documentos sigilosos e produtos controlados. A tecnologia permite a emissão de alertas em caso de tentativa de violação, possibilitando ações corretivas imediatas.

A Fractal investe na adaptação dos lacres a diferentes necessidades operacionais, buscando atender às exigências regulatórias e às demandas do mercado. A utilização dessas soluções pode contribuir para a redução de custos operacionais e o aprimoramento da segurança logística.



Espetáculo teatral ‘Se Liga’ finaliza temporada por Alagoas

O espetáculo teatral ‘Se Liga!’ chega até o estado de Alagoas para finalizar a segunda temporada do projeto. A turnê já passou pelos estados do Amapá e Piauí, atendendo o público de 3.352 pessoas entretidas e conscientizadas sobre o uso de energia elétrica.

Em Alagoas, serão 9 apresentações pelas cidades de Maceió, Arapiraca, Cacimbinhas, São José da Laje e União dos Palmares, dos dias 10 a 13 de março. O projeto é realizado pela Cia Atores de Mar’ e conta com patrocínio do Grupo Equatorial, através da Lei de Incentivo à Cultura.

No dia 10 de março, pela manhã, a turnê iniciará na cidade de União dos Palmares. Às 8 horas, na Escola Municipal Pedro Pereira da Silva, e às 10 horas, na Escola Estadual Monsenhor Clovis Duarte de Barros. Já na parte da tarde, às 13h30, será em São José da Laje, na Escola Estadual Carlos Lyra.

“Muito necessário abordar este tema importante, de uma forma tão divertida, que só o teatro pode proporcionar. Depois do Amapá e Piauí, será a vez de Alagoas receber pela primeira vez o espetáculo ‘Se Liga!’. Todas as apresentações serão gratuitas e terão intérprete de libras, garantindo acessibilidade para todos.” Relata Mar’Junior, diretor, autor e produtor de ‘Se Liga!’

Na terça-feira, dia 11, a cidade de Arapiraca receberá duas apresentações, na Escola Estadual Aurino Maciel, às 10h30, e na Escola Municipal Manoel Humberto da Costa, às 13 horas.

Já no dia seguinte, 12 de março, o município de Cacimbinhas será agraciado com o projeto, em única apresentação, às 10 horas, na Escola Estadual Muniz Falcão. À noite, em Maceió, a Escola Municipal Drª Nise da Silveira receberá o espetáculo.

“Em todas as cidades que estivemos, percebemos que o público se identifica demais com os personagens apresentados. É uma família que gasta muita energia, deixa tudo ligado na tomada e isso gera um gasto excessivo. Todo mundo passa por isso em casa e eles saem do espetáculo com a consciência de que pequenas ações podem fazer a diferença.” Afirma Patrick Moraes, ator, diretor e produtor do espetáculo.

A segunda temporada de “Se Liga!” terminará no dia 13 de março, em Maceió, na Escola Municipal Pio X, às 10h30, e na Escola Municipal Prof.ª Neide de Freitas França, às 13h30.

A Cia Atores de Mar’ já produziu mais de 50 espetáculos nos últimos 23 anos, e viaja pelo Brasil com projetos culturais e educacionais, com temáticas fundamentais no dia a dia do brasileiro.

Espetáculo: Se Liga!, 2ª temporada
Direção: Mar’Junior e Patrick Moraes
Texto: Mar’Junior e Marisa Maia
Elenco: Patrick Moraes, Isabella Lorraine, Danilo Amaro e Paola Vergette
Voz off: Nivia Helen
Produção: Cia Atores de Mar’
Coordenação artística: Priscilla Moraes
Coordenação de produção: Lara Seixas
Assistente de produção: Iris Tavares
Operador de som: Jaílton Maia
Fotografia: Juliana Seixas
Objetos de cena e cenário: Ana Paula Caruba
Intérprete de libras: Heloyse Melo (AL)
Edição de vídeo: Raphael Produções
Assessoria de imprensa: Cia Atores de Mar’
Contabilidade: Athos Gestão Contábil e Perícias
Advocacia: Dr. Wilson Linhares
Administração: Nova Criativa e Advento Consultoria
Captação: Cia Atores de Mar’
Duração: 40 minutos
Classificação: Livre

O Projeto “Se Liga!” é contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura, Rouanet, do Ministério da Cultura, patrocinado pelo Grupo Equatorial, e realizado pelo Governo Federal, com produção da Cia Atores de Mar’. Sob o PRONAC 232346.



Mercado de suplementos naturais segue em alta no Brasil

O mercado de suplementos naturais no Brasil tem registrado um crescimento expressivo nos últimos anos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), entre janeiro e setembro de 2023, houve um aumento de 8,1% no consumo de complementos alimentares e suplementos vitamínicos em comparação ao mesmo período de 2022. 

Essa tendência reflete uma mudança no comportamento dos consumidores brasileiros, que estão cada vez mais preocupados com a saúde e o bem-estar. Outro levantamento da ABIAD revelou que, em 2021, 59% dos lares brasileiros possuíam ao menos uma pessoa que utilizava algum tipo de suplemento, representando um aumento de 10% em relação a 2015. 

A nível global, o mercado de suplementos naturais segue em expansão e deve ultrapassar US$ 239 bilhões até 2028, com destaque para a região da Ásia-Pacífico, segundo projeções apresentadas pela Fusões & Aquisições. No Brasil, o segmento de produtos naturais já movimenta cerca de US$ 35 bilhões por ano, conforme dados da Euromonitor Internacional.

Tendência de prevenção e inovação no setor

Para especialistas, um dos principais fatores que impulsionam esse crescimento é a maior preocupação da população com a prevenção de doenças e o fortalecimento do sistema imunológico. O CEO da Betterlife, Max Schmitt, empresa nacional de suplementos, destaca que essa conscientização aumentou principalmente após a pandemia. “As pessoas perceberam que a prevenção sempre é o melhor caminho. Isso ficou evidente nos últimos anos, e vemos um grande movimento do setor farmacêutico”, afirma Schmitt.

A inovação tem sido um dos pilares do setor, com empresas investindo no desenvolvimento de novas fórmulas e na busca por ingredientes de alta qualidade. O foco está em atender às necessidades dos consumidores em diferentes momentos do dia, oferecendo suplementos que combinam funcionalidade e bem-estar. Segundo o CEO da Betterlife, a demanda crescente impulsiona essa evolução. “O mercado está cada vez mais atento às reais necessidades dos consumidores, e isso tem levado à criação de produtos mais específicos e eficazes”, afirma.

Entre os produtos mais vendidos no mercado nacional, destacam-se os suplementos proteicos, essenciais para a recuperação muscular, e os suplementos voltados para a saúde cognitiva e imunidade, como cúrcuma, ômega-3 de algas, maca peruana e colágeno vegetal. Especialistas reforçam que, apesar da popularidade crescente dos suplementos naturais, é essencial escolher produtos regulamentados por órgãos como a Anvisa, garantindo sua procedência e eficácia.



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