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Festival Internacional Cervantino recebe o Brasil como convidado de honra

O Festival Internacional Cervantino recebe o Brasil como país convidado de honra na sua 52ª edição, até 27 de outubro, na cidade mexicana de Guanajuato. A cada ano, um país é convidado para ter um espaço de destaque na programação do evento. A participação brasileira integra as celebrações da iniciativa “Ano Dual 2023-2024: presença do Brasil no México e do México no Brasil”, que marca os 190 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. 

Em praças, teatros e outros diversos espaços públicos de Guanajuato, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o evento reúne mais de 3 mil artistas de 24 países em uma programação que contempla espetáculos de teatro, dança, música erudita e música popular, além de exibição de filmes e exposições de artes visuais e digitais. 

Artistas de 15 estados brasileiros e do Distrito Federal, como Grupo Galpão, Anhangá, Christiane Jatahy, Cláudia Abreu, Clayton Nascimento, Cia. Dos à Deux, Lenine, Xeina Barros, João Camarero, Céu e a Companhia de Dança Deborah Colker, fazem a conexão entre Brasil e México, incluindo cinema, artes visuais e música lírica. A curadoria é assinada por Jonas Klabin e Cesar Augusto, especialistas em festivais e residências artísticas.

O projeto Festival Internacional Cervantino – Programação Brasileira é uma realização do Ministério da Cultura e da APPA – Cultura & Patrimônio, apresentado pelo Nubank, e conta com a parceria institucional do Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores, além do Governo do México, por meio da Secretaria de Cultura e do Festival Internacional Cervantino, e é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal – União e Reconstrução.

Programação brasileira

Música 

O show de encerramento une duas gerações da música brasileira: Lenine, vencedor de seis Grammys Latinos, e a banda Francisco, el Hombre, com onze anos de existência, caracterizada por misturar ritmos brasileiros e afro-latinos com o ska. Três nomes também apresentam seus mais recentes discos. Com três Grammys Latinos na bagagem, Céu chega com seu novo álbum “Novela”. Filipe Catto apresenta “Belezas são coisas acesas por dentro”, que homenageia Gal Costa e é reconhecido como um dos cinquenta melhores álbuns de 2023, segundo a APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Misturando estudos da teatralidade à criação musical, a banda Pietá vem com o álbum “Nasci no Brasil”, convidando o público a vivenciar o que significa “ser brasileiro”.

Ainda há Xeina Barros, na percussão e voz, e João Camarero, no violão sete cordas, apresentando “Baticum”, com composições de nomes como Tom Jobim, Baden Powell e Pixinguinha. Já Rosana Lamosa, soprano brasileira, homenageia em “Alma brasileira” compositores que construíram seu legado ao longo do século passado: Glauco Velásquez, Cláudio Santoro, Francisco Mignone e Heitor Villa-Lobos. A artista é acompanhada pelo pianista Pablo Rossi, indicado ao Grammy Latino. 

Como um manifesto artístico-político, a fragilidade e a crueldade de normas sociais impostas pela sociedade também são expostas no espetáculo musical “Deixe ela falar”, de Simone Mazzer. Já a apresentação do grupo Anhangá Dance Club leva as formas tradicionais de música da região norte do Brasil, integradas a estilos contemporâneos eletrônicos, a partir do trabalho musical do guitarrista Eduardo Barbosa e da guitarrista não-binária Belém de Belém.

Teatro 

Após passar por 27 cidades brasileiras, o monólogo “Virginia”, criado, produzido e interpretado por Cláudia Abreu, chega ao México. Na obra, a atriz interpreta a escritora inglesa Virginia Woolf (1882-1941), percorrendo sua vida marcada por tragédias pessoais e por uma linha tênue entre a lucidez e a loucura. De Belo Horizonte, o Grupo Galpão apresenta “Cabaré coragem”, que explora o universo do cabaré, de Brecht à contemporaneidade, e incorpora a presença do público.

Em outro monólogo, “Macacos”, Clayton Nascimento usa apenas o próprio corpo e batom para se aprofundar na história de preconceito, exclusão e violência do racismo no Brasil. Outra obra que mergulha no tema é “Depois do silêncio”, da cineasta e diretora teatral brasileira Christiane Jatahy. A peça  se desenvolve em torno da história de Torto Arado (2019), romance de Itamar Vieira Junior, para abordar como a história da escravidão continua afetando a vida das pessoas.

A Fábrica de Eventos aborda afeto e sexualidade em “Meu corpo está aqui”. Na peça, atores e atrizes PCDs ocupam o palco falando sobre seus relacionamentos, seus corpos e seus desejos. Já a Cia Os Buriti traz uma linguagem poética voltada para todas as idades no espetáculo “À beira do sol”, brincando com a fronteira entre realidade e imaginação.

Julio Adrião protagoniza o espetáculo “A descoberta das Américas”, baseado no texto homônimo do escritor italiano Dario Fo. O monólogo é um dos maiores sucessos da primeira década do século XXI e permanece nos palcos mundiais há quase vinte anos. O grupo Clowns de Shakespeare parte da obra clássica “Ubu Rei”, de Alfred Jarry, de 1888. “Ubu: o que é bom deve continuar!” é concebido como uma possível continuação da obra do autor, com ares latino-americanos. 

Dança 

Comemorando trinta anos de atividade, a Companhia de Dança Deborah Colker apresenta o espetáculo “Cão sem plumas”, baseado no poema homônimo de João Cabral de Melo Neto (1920-1999). 

Cinema

Na Universidade de Guanajuato, obras da cinematografia brasileira, que contam sobre a história e cultura do país, serão exibidas: “Ó pai, ó”, “Ziraldo: era uma vez um menino”, “A queda do céu”, “Jogo de cena”, “Carandiru”, “Madame Satã”, “O menino e o mundo”, “Nada”, “Vaga carne”, “Tropa de elite”, “A máquina do desejo”, “Cidade de Deus”, “Dois filhos de Francisco”, “A falta que nos move”, “As Cadeiras”, “U’yra: a retomada da floresta”, “Moscou” e “Paloma”.



Publicações Online e PROMAD expandem serviços para apoiar profissionais jurídico

A Publicações Online e o PROMAD – anunciaram um novo serviço voltado para auxiliar advogados, escritórios de advocacia e empresas de todo o Brasil. O Domicílio Judicial Eletrônico desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça no Brasil agora pode ser monitorado automaticamente e os dados captados recebidos através da plataforma de gestão jurídica POL ADV e do Integra, o software jurídico do PROMAD. 

Como parte do programa Justiça 4.0, este sistema visa centralizar todas as comunicações (citações e intimações) referentes aos processos judiciais emitidos pelos tribunais brasileiros. Conforme regulamento pelo CNJ, cada empresa, tanto pública quanto privada, microempresas e outras entidades jurídicas devem se cadastrar no portal e designar um responsável. A ideia do CNJ é que o Domicílio Judicial traga transparência e maior eficiência do sistema jurídico brasileiro. 

O principal desafio das empresas jurídicas, atualmente, está na complexidade e no volume de informações que os advogados precisam monitorar diariamente. Além disso, para as empresas, o impacto está na responsabilidade de gerenciar essas comunicações eletronicamente e garantir que todas sejam recebidas e monitoradas de forma adequada. 

A perda de uma comunicação pode resultar em sanções legais, portanto, a solução para otimizar o fluxo de trabalho é a automatização do monitoramento dessas informações. 

A oferta das empresas oferece o acompanhamento do Domicílio Judicial para os profissionais jurídicos. O POL ADV (plataforma de gestão jurídica da POL) e o Integra centralizam todas as notificações judiciais em um único painel de utilização. 

Joel Rosenbaum, CEO da Publicações Online e do PROMAD, declara: “Estamos entusiasmados em oferecer este novo monitoramento de intimações e informações dos processos jurídicos aos nossos clientes. Com esta última oferta, os usuários podem focar em suas responsabilidades principais.”

O serviço de monitoramento e captura assegura a proteção das informações e a aderência às regulamentações vigentes, proporcionando um ambiente seguro. Os dados de acesso dos profissionais são criptografados e mantidos em cloud para garantir uma segurança ainda mais robusta. 

Para saber mais, basta acessar Publicações Online e PROMAD



ABIMAQ tem inscrições abertas para curso voltado ao Ex-Tarifário

Destinados para profissionais que atuam em organizações com operações de exportações e empresas prestadoras de serviços do segmento de comércio exterior, a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) realiza no dia 24 de outubro (quinta-feira), o curso Ex-Tarifário – Redução da alíquota I.I -Teoria e Aplicação Prática.

As aulas, ministradas de forma remota pelo consultor de comércio exterior, Milton Gato, têm como principal objetivo analisar e discutir os requisitos e condições para a obtenção e fruição do processo de ex-tarifário, através da redução temporária da alíquota do Imposto de Importação – I.I.

A grade programática abordará os seguintes tópicos:

Ex – Tarifário de Bens de Informática e Telecomunicações (BIT) e de Bens de Capital (BK) da alíquota do imposto de importação:

– O que é um Ex-Tarifário?;

– A importância da classificação fiscal;

– A representação do Ex-Tarifário;

– Ex-Tarifários vigentes.

Classificações e os bens BK E BIT (máquinas, combinações e variações):

– Máquinas isoladas ou unitária e exemplos;

– Máquinas com funções múltiplas e exemplos;

– Combinação de máquinas e exemplos;

– Unidades funcionais e exemplos;

– Padrão descritivo e sugestões.

Legislação aplicável – Resolução GECEX 512 de 2023 e, Portaria SDIC/MDIC 287 de 2023:

Requerimentos:

– Local e forma de apresentação dos pleitos;

– Requerimento para concessão;

– Renovações;

– Alterações de Ex-Tarifários vigentes;

– Revogações;

– Análise preliminar;

– Consultas públicas;

– Contestações;

– Apuração de existência de produção nacional;

– Análise técnica e das recomendações.

Concessões e indeferimentos.

Pedidos de vista e de cópia de documentos.

Serviço – Curso – Ex-Tarifário – Redução da alíquota I.I -Teoria e Aplicação Prática:

Data: 24 de outubro (quinta-feira)

Horário: 08h30 às 12h30

Carga horária: 4h

Local: online, via plataforma zoom

Mais informações: (11) 5582-6321/6326 ou https://abimaq.org.br/cursos/762/ex-tarifario-reducao-da-aliquota-do-ii-teoria-e-aplicacao-pratica



Ópera de Pequim traz seu espetáculo ao Brasil em novembro

A tradicional Companhia Nacional da Ópera de Pequim chega ao Brasil em novembro para apresentar ao público a tradição da cultura chinesa, em um espetáculo que reúne diferentes peças de dança, música, teatro, acrobacia e até artes marciais.

A turnê brasileira é apresentada pelo Ministério da Cultura e GWM Brasil, com produção da DELLARTE Soluções Culturais, e patrocínio de State Grid Brazil Holding e Cosco Shipping /Rio Brasil Terminal e apoio da China Energy Brasil

As apresentações no país passarão por Brasília (CCUG, 15 de novembro), Rio de Janeiro (Teatro Riachuelo, 19 de novembro) e São Paulo (Theatro São Pedro, 21 de novembro). Os ingressos estão disponíveis em dellarte.com.br. A realização da turnê é da Interlúdio, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

A Ópera de Pequim tem suas raízes no século XIII, durante a dinastia Yuan. Naquela época, a ópera era uma forma de entretenimento popular entre as classes mais baixas da sociedade chinesa. No entanto, ela começou a se desenvolver como uma forma de arte mais sofisticada durante a dinastia Ming (1368-1644). No reinado do imperador Qianlong (1736-1795), a ópera ganhou popularidade entre a elite chinesa e se tornou uma parte importante da cultura imperial.

A Companhia Nacional da Ópera de Pequim foi fundada em 1955, concebida como uma organização performática da Ópera de Pequim e diretamente ligada ao Ministério da Cultura e Turismo da República Popular da China.

Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a Ópera de Pequim, também chamada na China de Jingju, é famosa por sua combinação de música, dança, teatro e acrobacias. Os artistas usam uma variedade de técnicas vocais, incluindo canto, fala e recitação, para contar histórias e expressar emoções.

A música é executada por uma orquestra tradicional chinesa, composta por instrumentos como o erhu (um instrumento de cordas) e o suona (um instrumento de sopro). A dança é caracterizada por movimentos graciosos e gestos simbólicos, enquanto as acrobacias adicionam um elemento de espetáculo e habilidade física.

A companhia valoriza a precisão absoluta e a elegância na atuação, e os artistas da companhia são treinados durante muitos anos em uma variedade enorme de técnicas para dominar a arte de expressar emoções através de gestos, movimentos corporais e expressões faciais. Além disso, eles também precisam ser habilidosos em acrobacias e artes marciais, já que muitas vezes realizam cenas de luta complexas durante as apresentações.

Em sua passagem pelo país em novembro, a companhia trará ao Brasil um espetáculo que reunirá diferentes peças de seu repertório, como “A Encruzilhada” (The Crossroads, um famoso repertório de dramas de combate, é um trecho da Saga do Yang); “Donzela Celestial Espalhando Flores” (Heavenly Maid Scattering Flowers, história em que Buda ordena que a donzela celestial espalhe flores no quarto de um santo budista para testar sua fé); “Roubando a Erva” (Stealing the Herb, que se baseia em uma antiga lenda sobre uma cobra branca que se transforma em uma bela mulher e se casa com um mortal) e “Combate no Campo de Treinamento, Patrulhamento no Quartel e Exploração do Vale” (Combat at Drill Ground, Patrolling in Barrack, Exploring Valley, três peças contínuas de um dos programas clássicos da Ópera de Pequim – As Mulheres Generais da Família Yang).

Os figurinos e adereços da Ópera de Pequim são feitos à mão por artesãos especializados e desempenham um papel importante nas produções da companhia, ajudando a criar a atmosfera e a identidade dos personagens. Os adereços, como espadas, leques e lenços, são usados pelos artistas para enfatizar gestos e movimentos durante as cenas.

Segundo o The Times, “Na ópera de Pequim, o refinamento da alta arte encontra a diversão da arte popular. Movimentos e designs estilizados, risadas intensas e ação — é uma explosão de entretenimento”.

Sobre a GWM Motors 

A montadora chinesa GWM, de capital 100% privado, é uma das grandes fabricantes mundiais de picapes médias. Com atuação global, a empresa está presente em mais de 60 países, conta com 70 mil funcionários e possui oito centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) ao redor do mundo

No Brasil, a GWM atua comercializando apenas veículos eletrificados, possui uma rede de 72 concessionárias e vai iniciar a produção local na sua fábrica de Iracemápolis (SP) no primeiro semestre de 2025.

Sobre a DELLARTE

Uma das maiores produtoras de soluções e eventos culturais do país, atuando na área da música clássica, jazz e artes performáticas há 40 anos, a Dellarte já realizou mais de 1.500 apresentações para mais de 3 milhões de pessoas, trazendo para o Brasil o que há de mais emocionante no cenário cultural ao redor do mundo.

John Malkovich, Jessye Norman, Luciano Pavarotti, Plácido Domingo, José Carreras, Montserrat Caballé, Kiri Te Kanawa, Kathleen Battle, Balé do Teatro Bolshoi, New York City Ballet, Balé do Teatro Mariinsky – Kirov, Ballet da Ópera Nacional de Paris, MOMIX Dance Theatre, Martha Argerich e Nelson Freire, Mstislav Rostropovich, Evgeny Kissin, Lang Lang, Yuja Wang, Itzhak Perlman, Joshua Bell, Yo- Yo Ma, City of Birmingham Symphony Orchestra com Sir Simon Rattle, New York Philharmonic com  Kurt Masur, Royal Philharmonic Orchestra, Filarmônica de Viena, Companhia Antonio Gades, Cia Joaquim Cortez, Ballet do Teatro Scala de Milão, Kamasi Washington, Bobby McFerrin, Keith Jarrett, Paco de Lucía e  Chick Corea são alguns dos nomes que já se apresentaram no Brasil pelas mãos da Dellarte.

Ingressos em dellarte.com.br

Brasília: Teatro Planalto (Centro de Convenções Ulysses Guimarães – SDC – Ala Sul)

15 de novembro, Sexta – 20h00

Preço único: R$ 150,00

Rio de Janeiro: Teatro Riachuelo (R. do Passeio, 38/40 – Centro, Rio de Janeiro – RJ)

19 de novembro, terça-feira – 20h

Plateia: R$ 150,00

Balcão Nobre: R$ 100,00

Balcão Superior: R$ 60,00

São Paulo: Theatro São Pedro (Rua Barra Funda, 171 | São Paulo – SP)

21 de novembro, quinta-feira – 20h

Preço único: R$ 150,00

 

 

 

 



Outubro rosa pet alerta sobre a importância do diagnóstico precoce

Outubro é o mês marcado pelo combate e prevenção do câncer de mama em seres humanos, campanha conhecida como Outubro Rosa. Esta conscientização também deve ser estendida aos animais domésticos.

O diagnóstico precoce ajuda bastante no tratamento e na possível cura da doença. O tutor precisa ficar atento e, periodicamente, realizar a palpação da cadeia mamária e, notando a presença de nódulos ou secreção, deve procurar um profissional da medicina veterinária.

“Assim como nos humanos, o câncer de mama tem bom prognóstico quando é diagnosticado o mais rápido possível”, salienta Vininha F. Carvalho, ambientalista que atua como protetora dos animais e editora da Revista Ecotour News.  

Amanda de Deus, veterinária especialista em patologias da glândula mamária e professora do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU Graças, alerta para a importância de os tutores conhecerem os sinais da doença para irem à busca de um tratamento o mais rápido possível.

“Em cadelas e gatas, ocorre à formação de lesões nodulares na cadeia mamária que podem ter crescimento rápido e aparecimento de áreas ulceradas (feridas). Os animais não castrados e os castrados tardiamente têm uma chance maior para o desenvolvimento desse tipo tumor. É importante destacar que os machos, caninos e felinos, também podem desenvolver câncer de mama”, explica à veterinária.

“Cães e gatos estão se tornando cada vez mais presentes na vida das pessoas. Segundo o censo do IPB (Insituto Pet Brasil), o Brasil é o terceiro país em número de animais domésticos, contabilizando 149,6 milhões de pets. Diante desta realidade, o incentivo à educação de tutores para alcançar o bem-estar animal se tornam necessárias”, conclui Vininha F. Carvalho.



Cerca de 38% das empresas brasileiras fecham antes de 5 anos

O mercado brasileiro para quem deseja empreender é desafiador, mas também cheio de oportunidades. De acordo com o levantamento Sobrevivência das Empresas Mercantis Brasileiras, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), considerando todos os portes, a taxa de sobrevivência das empresas foi de 62%, ou seja, cerca de 38% fecharam antes de cinco anos. O estudo observou 13.165.332 de empresas entre os anos de 2017 e 2022.

Os resultados demonstram que os portes possuem curvas divergentes de sobrevivência, onde o Microempreendedor Individual (MEI) possui a menor, seguido das Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e DEMAIS. Em 5 anos, a taxa de sobrevivência dos MEIs foi de 57,7%, das MEs ficou em 74,3%, das EPPs em 78,6%, e das DEMAIS em 83,4%.

Segundo Verônica Ricardo, gerente de processos da ContaJástartup 100% digital focada em gestão contábil, fiscal e serviços regulatórios – os dados mostram que muitas empresas não conseguem passar dos primeiros 5 anos de vida, em grande parte, pela falta de planejamento financeiro.

“As companhias precisam ter uma boa gestão de fluxo de caixa e uma estratégia sólida de negócios. Para aqueles que buscam se preparar adequadamente, adotando boas práticas de gestão financeira e tributária, o cenário pode ser mais promissor”, avalia.

O estudo observou ainda que, ao excluir o MEI, a sobrevivência das empresas em 5 anos sobe para 89%. Com o MEI, cai para 48%. “Como muitos empreendedores não possuem conhecimento específico de gestão, contar com a assessoria de bons profissionais é essencial para auxiliá-los nessa missão”, esclarece a gerente.

Em relação à sobrevivência mediana das empresas que deram baixa no período analisado, os MEIs possuem as menores taxas. Dos 3.057.601 que fecharam, 1.528.801 não completaram 11 meses de existência. Das 451.383 MEs que encerraram atividade no período, 50% (225.692) não passaram de 1 ano e 7 meses. Das 52.639 EPPs que deram baixa, metade (26.320) permaneceu ativa por quase 1 ano e 5 meses. Das 51.235 DEMAIS empresas que fecharam no período, 25.618 tinham apenas 1 ano e 7 meses.

“A gestão financeira é o principal termômetro da longevidade de uma empresa, e um controle rigoroso do fluxo de caixa é fundamental. A organização interna precisa garantir que todas as decisões sejam fundamentadas em dados financeiros precisos, que sirvam como base para o planejamento de curto, médio e longo prazo. Nesse cenário, as empresas podem definir metas de receita e limites de gastos, o que proporciona previsibilidade de retorno e permite traçar planos para atingir os números estabelecidos”, explica a gerente.

Ela ressalta ainda a importância de analisar os resultados e ajustar as estratégias quando necessário. “A ausência de uma reserva financeira também constitui um risco significativo. Crises e imprevistos podem surgir a qualquer momento e não estar preparado para essas eventualidades pode resultar no fechamento do negócio. Automatizar processos garante que o empreendedor tenha uma visão mais clara das finanças em tempo real. Isso facilita a tomada de decisões estratégicas e alinhadas com os objetivos de crescimento”, finaliza a gerente de processos da Contajá.

Para saber mais, basta acessar: https://contaja.com.br/?utm_source=Dino&utm_medium=Backlink&utm_campaign=Dino&utm_term=+Texto+16+-+Cerca+de+38%25+das+empresas+brasileiras+fecham+antes+de+5+anos



BD Analytics participa da conferência Web Summit Lisboa

A BD Analytics, empresa brasileira de tecnologia que utiliza dados para ajudar vendedores a tomarem decisões assertivas em suas contas de marketplaces, foi selecionada para participar do Web Summit – Lisboa, que ocorre na capital de Portugal entre os dias 11 a 14 de novembro de 2024.

Segundo os organizadores, o Web Summit – Lisboa deve reunir mais de 70 mil pessoas e empresas do setor de tecnologia. O evento espera receber mais de mil investidores e 3 mil startups. Além disso, deve movimentar o mercado de hotelaria e turismo português: 77% dos quartos de hotel da cidade estarão indisponíveis durante o Web Summit – Lisboa, ainda de acordo com a organização.

Bruno Darolt, CEO da BD Consultoria, explica que a BD Analytics é uma das oito selecionadas em Santa Catarina pelo Sebrae Startup (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

“Vamos expor na feira durante os dias 11 a 14 de novembro deste ano. Estamos bem animados com a oportunidade de participar do Web Summit – Lisboa, que será o primeiro evento internacional da BD Consultoria e nosso segundo Web Summit”, afirma.

Recentemente, a BD Consultoria participou do Web Summit Rio, realizado em abril, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). “Estamos com grandes expectativas com relação às conexões que iremos criar com a nossa segunda participação neste grande ambiente de inovação, que agora acontece em Portugal”, afirma.

Empresa usa tecnologia para aumentar vendas on-line

A BD Analytics criou uma solução através de SaaS (Software as a Service, na sigla em inglês). Por meio da ferramenta, vendedores on-line podem fazer a gestão do negócio dentro do Mercado Livre, considerado o maior e-commerce da América Látina.

“Alcançamos o crescimento de vendas por meio de capacitação dos vendedores, entrega de ferramentas de planejamento para que auxiliem na tomada de decisão e com gestão consultiva com consultores homologados oficialmente pelos canais de marketplace”, detalha Darolt.

O CEO da BD Analytics destaca que a startup já possui mais de 300 usuários ativos e assessora mais de R$ 20 milhões em vendas todos os meses no Mercado Livre e Mercado Shops. “Nossa ferramenta pluga na conta do Mercado Livre do vendedor e puxa via API uma série de informações que geram relatórios e dashboards analíticos para facilitar a análise de vendas”, explica.



Educação personalizada permite aprendizado adaptativo

Alunos sentados em uma sala de aula aprendendo o conteúdo em um só ritmo para todos. Essa é a imagem que se tem do ensino tradicional, mas há quem incentive a aplicação de outras metodologias ‒ entre elas, a educação personalizada alinhada à inclusão digital.

Nesse conceito, busca-se transformar a experiência educacional, ajustando o ritmo e o estilo de aprendizagem de cada aluno, a fim de melhorar o desempenho acadêmico e promover um ensino mais eficiente e envolvente. Quem explica é Bernard Caffé, CEO da empresa de educação e tecnologia Jovens Gênios.

“A personalização na educação não é uma ideia nova, mas as ferramentas tecnológicas atuais têm permitido avanços significativos nesse campo. O uso de plataformas digitais, inteligência artificial e análise de dados são alguns dos recursos que possibilitam um ensino mais adaptativo e focado nas necessidades específicas de cada estudante”, afirma Caffé.

O especialista cita aplicativos de inteligência artificial que oferecem tutoria e feedback personalizados. Segundo ele, destacam-se também os softwares de gerenciamento de aprendizagem (LMS, na sigla em inglês), que facilitam a organização de currículos individualizados, separando as áreas e conteúdos por estudante.

“Essas ferramentas permitem um ensino mais centrado no aluno, compreendendo também que ele é detentor de saberes, atendendo melhor às suas habilidades e contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem”, esclarece.

Para ilustrar o conceito, Caffé menciona o exemplo da plataforma desenvolvida pelo Jovens Gênios, que utiliza algoritmos avançados para analisar o desempenho dos alunos em tempo real. A partir daí, as atividades e conteúdos são ajustados de acordo com o ritmo de aprendizagem de cada um. 

“Isso é especificamente relevante em contextos de diversidade cultural, social e econômica, onde a padronização pode falhar em atender às necessidades específicas de diferentes grupos”, explica Caffé.

“Além disso, ao adaptar o ensino às necessidades individuais, as escolas podem melhorar significativamente os resultados de aprendizagem, promover maior engajamento dos estudantes e reduzir as taxas de evasão escolar, contribuindo assim para um sistema educacional mais eficaz”, complementa o especialista.

Ele, no entanto, reconhece que a inclusão digital ‒ que impulsiona esse modelo de educação personalizada ‒ ainda é um desafio para o Brasil. No país, 62% das escolas públicas utilizam a internet para atividades de ensino e somente 29% têm equipamentos para os alunos.

Além disso, apenas 11% das escolas possuem velocidade de conexão considerada adequada, revela a pesquisa Panorama da Qualidade da Internet nas Escolas Públicas Brasileiras, divulgada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR.

O especialista ressalta que uma transição bem-sucedida para o modelo de educação personalizada demanda investimentos e uma mudança de paradigma no ensino.

“Apesar dos obstáculos, a educação personalizada representa uma evolução significativa no campo educacional, proporcionando uma abordagem mais centrada no aluno e potencialmente mais eficaz”, considera Caffé.

Para saber mais, basta acessar: https://www.jovensgenios.com/

 



Dia do Profissional de TI é celebrado em 19 de outubro

No dia 19 de outubro é comemorado, no Brasil, o Dia do Profissional de Tecnologia da Informação (TI), profissão que tem ganhado cada vez mais relevância no mercado devido ao surgimento de diversas tecnologias emergentes e impulsionamento do home office. 

De acordo com o Estudo Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2024 realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), dados da International Data Corporation (IDC), mostram que o Brasil retornou ao top 10 maiores mercados de tecnologia, atingindo US$ 50 bilhões em investimentos, liderando o ranking dos países latinos-americanos. 

Em relação aos profissionais, segundo matéria repercutida pelo Jornal Hoje, até 2025 o país deve gerar mais de 400 mil vagas na área de TI. Para Cristina Boner, empresária e especialista da área de tecnologia, “os profissionais de TI são a espinha dorsal da transformação digital nas empresas, gerando impacto significativo para o sucesso”.

De acordo com a especialista, o atual momento do Brasil, de transformação digital acelerada, se traduz em alta demanda por especialistas da área. “As empresas, independentemente de seu porte ou setor, estão reconhecendo a importância da tecnologia para melhorar seus processos e oferecer melhores serviços, criando um cenário favorável para a contratação de talentos tecnológicos. Por isso, reconhecer e celebrar a importância desses profissionais torna-se tão relevante”. 

Entre os pontos positivos da profissão, Boner destaca: 

Alta demanda no mercado: “a crescente necessidade de tecnologia nas empresas não só garante estabilidade e segurança no emprego, mas também abre portas para um vasto leque de oportunidades em diferentes setores, desde startups até grandes corporações”; 

Oportunidades de crescimento e aprendizado: “a área de TI é dinâmica e está sempre evoluindo, o que proporciona aos profissionais a chance de aprender continuamente. As tecnologias e as ferramentas estão em constante mudança, o que permite que eles se desenvolvam e se especializem em novas áreas, como inteligência artificial, segurança cibernética e desenvolvimento de aplicativos”; 

Impacto direto nos negócios: “os profissionais de TI desempenham um papel crucial na inovação e eficiência das operações empresariais. Eles são responsáveis por implementar soluções que melhoram a produtividade, a comunicação e a tomada de decisões, contribuindo diretamente para o crescimento e a competitividade das empresas”; 

Flexibilidade e diversidade no ambiente de trabalho: “a profissão de TI também oferece uma flexibilidade que muitas outras áreas não têm. Os profissionais podem optar por trabalhar remotamente, o que proporciona uma melhor qualidade de vida e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal”; 

Contribuição para a sociedade: “por fim, os profissionais de TI têm a oportunidade de fazer a diferença na sociedade ao desenvolver soluções que atendem a necessidades sociais, como tecnologias acessíveis, plataformas educacionais e sistemas de saúde mais eficientes, impactando positivamente a vida de muitas pessoas”.

As expectativas para o setor em um cenário global, segundo levantamento do Mordor Intelligence, é de que o mercado poderá chegar a US$ 1,81 trilhão até 2029, crescendo cerca de 8,38% na taxa de crescimento anual composta (CAGR). 

De acordo com Boner, nos dias de hoje, a tecnologia não é apenas um suporte, mas sim um elemento central na estratégia dos negócios. “Profissionais de TI desempenham um papel vital na identificação e implementação de soluções tecnológicas. As empresas que não se adaptarem a essa realidade correm o risco de ficar para trás”, finaliza. 

Para mais informações, basta acessar: Cristina Boner (@cristina.boner) | Cristina Boner | LinkedIn

 



Brasil se torna o 4º maior produtor mundial de tilápia

O setor de piscicultura no Brasil tem registrado crescimento acelerado, impulsionado por uma combinação de fatores econômicos, ambientais e sociais. De acordo com dados da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), o cultivo de pescados no país registrou um salto de 53,25% nos últimos 10 anos, passando de 578 toneladas para 887 toneladas no período.

A criação de peixes de água doce como a tilápia, por exemplo, consolidou-se como um dos segmentos mais promissores do agronegócio nacional, colocando o país como o quarto maior produtor de tilápia do mundo, atrás de China, Indonésia e Egito.

Do total de peixes cultivados em cativeiro, a espécie participou com 579.080 toneladas (65,3% do total), os peixes nativos contribuíram com 263.479 toneladas (29,7% do total) e as outras espécies (carpa, truta e pangasius) atingiram 44.470 toneladas (5% do total).

Segundo o piscicultor José Miguel Saud Morheb, o crescimento exponencial da produção de peixes cultivados, como a tilápia e o tambaqui, tem contribuído de forma significativa para a geração de emprego, renda e para o desenvolvimento regional.

“Com um impacto direto na economia de pequenos e grandes produtores, a aquicultura fortalece cadeias produtivas em diversas regiões do país e amplia as oportunidades de negócios, tanto no mercado interno quanto no externo”, avalia o especialista.

O levantamento aponta, ainda, que as exportações também cresceram. Só no ano passado o país comercializou 6.815 toneladas de peixes de cultivo – com liderança expressiva da tilápia – e receita de US$ 24,7 milhões. Esse resultado é 4% superior ao obtido em 2022.

A tilápia e seus produtos representaram 94% da exportação da piscicultura brasileira em 2023, totalizando US$ 23,3 milhões. O tambaqui foi a segunda espécie mais exportada, tendo como maior destino o Peru (71% do total). Rondônia foi o principal exportador.

Sustentabilidade como foco

Com a crescente preocupação ambiental, o setor de piscicultura no Brasil também tem investido em práticas mais sustentáveis por meio do uso eficiente de recursos hídricos, melhor controle da qualidade da água e a busca por sistemas integrados de produção.

“A adoção de tecnologias de ponta, como sensores para monitoramento de parâmetros ambientais e a automação de processos, também têm contribuído para o aumento da eficiência e redução dos impactos ambientais”, destaca Morheb.

Estação quente aumenta a procura

De acordo com o piscicultor, o período de maior faturamento no setor ocorre tradicionalmente durante o verão, entre os meses de dezembro e março. Durante o período, o clima mais quente e o aumento das chuvas favorecem a rápida reprodução e crescimento dos peixes, resultando em uma maior disponibilidade de produto para o mercado.

“O consumo de pescados tende a aumentar devido às altas temperaturas, que incentivam a ingestão de alimentos mais leves e saudáveis, como peixes. Outro momento de alta no faturamento ocorre durante a Semana Santa, geralmente entre os meses de março e abril”, ressalta Morheb.

O especialista completa, ainda, dizendo que, além da tilápia, o tambaqui é um dos peixes mais solicitados entre os consumidores. “A espécie é um ícone da Amazônia. Sua carne suculenta e de sabor marcante tem conquistado paladares por todo o Brasil, com especial destaque para as regiões Norte e Centro-Oeste”.

Para saber mais, basta acessar: José Miguel Saud (josemiguelsaud.com.br)



Seguro garantia é proteção contra contratos não cumpridos

Ao ouvir a palavra “seguro”, é provável que a maioria das pessoas pense automaticamente na cobertura que é dada a automóveis, residências ou até mesmo naquele pago após o falecimento de alguém. No entanto, existem diversas outras modalidades ‒ e uma delas é o seguro garantia.

Como o próprio nome diz, esse seguro funciona como uma proteção para garantir o cumprimento de obrigações em contratos entre empresas. Um exemplo são situações de fornecimento de produtos, obras ou serviços, explica Priscila Andreis Pinto. Ela é analista técnica na Genebra Seguros, corretora com escritórios em São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). 

“Basicamente, se a empresa contratada não cumprir o que prometeu, o seguro cobrirá os prejuízos, observando sempre a apólice e o respectivo contrato. Geralmente, é muito usado em licitações e contratos com o governo, mas também pode ser realizado na área privada, ajudando a assegurar que tudo saia como planejado”, diz Pinto.

A especialista explica que o seguro garantia foi instituído pela Lei 11.382/06 e se divide em diferentes modalidades de acordo com o seu propósito.

Alguns exemplos são: garantia para licitações, garantia do executante (cobre prejuízos causados pela não execução de serviços), garantia contratual (contra acordos contratuais não cumpridos) e seguro fiança locatícia (substitui o fiador e garante ao proprietário do imóvel o recebimento dos aluguéis e encargos vencidos e não pagos pelo inquilino).

Na hora de contratar um seguro garantia, é importante levar determinados pontos em consideração. “Primeiro, é bom avaliar a relação de custo x benefício quanto a todos os pormenores da transação, desde o fluxo interno de caixa, incluindo ver o seguro como investimento ou proteção patrimonial, entre outras variáveis; e dos riscos associados, desde a atividade principal garantida até a incidência de multas ou penalidades cobertas pela apólice”, salienta a representante da Genebra. 

Pinto explica também que, para contratar seguro garantia, é necessário possuir cadastro e limite aprovado na seguradora do contrato. Ele pode ser adquirido por empresas de todos os portes, independentemente da faixa de faturamento. 

A documentação padrão para análise de crédito pode incluir: três últimos balanços assinados pelo contador e sócios, último balancete disponível da empresa, contrato social e o contrato que será garantido pelo seguro (ou cópia do edital de licitação).

Consulta pública da Procuradoria-Geral da Fazenda

Em setembro, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) lançou uma consulta pública. O objetivo foi colher ideias para a elaboração de uma portaria que regulamenta o oferecimento e a aceitação de seguro garantia no âmbito do órgão. Em outras palavras, uma normativa que estabeleça regras para o assunto dentro da procuradoria.

Segundo o edital da consulta pública (que se encerrou em 30 de setembro), a PGFN afirma que o debate é necessário para promover alterações que acompanhem as mudanças nas normas que aconteceram nos últimos anos.

As sugestões recebidas serão analisadas pela procuradoria e poderão servir de base para o novo regramento, que irá substituir a portaria anterior sobre o mesmo assunto (Portaria 164/2014), explica o edital.

Para a analista técnica na Genebra Seguros, a consulta pública foi uma “excelente oportunidade para as pessoas contribuírem com sugestões práticas a fim de criar melhorias, oportunidades e facilidades, especificamente em relação a débitos tributários no âmbito da PGFN, além de prestigiar e oferecer um meio de proteção patrimonial via seguro para todos os setores da economia”.

Para saber mais, basta acessar: https://www.genebraseguros.com.br/



SP deve receber 1,8 milhão de visitantes até novembro

Cerca de 1,8 milhão de pessoas devem visitar a capital paulista, até o final de novembro de 2024, para participar dos 150 eventos de diferentes segmentos, apoiados pelo Visite São Paulo Convention Bureau (VSPCB), conforme dados divulgados pela instituição.

O turismo de negócios e eventos em São Paulo deve proporcionar o maior fluxo de visitantes do ano na cidade, em outubro, com 300 mil pessoas. Segundo o VSPCB, setembro se destacou como o mês mais movimentado, com 30 eventos programados.

Para Ricardo Aly, diretor da Rede Nacional Inn de Hotéis, da qual faz parte o Nacional Inn Jaraguá São Paulo, os números refletem o papel estratégico de São Paulo no cenário nacional e internacional para o setor de eventos.

“A cidade se consolida como um dos principais destinos para eventos, por ser um polo econômico e oferecer uma infraestrutura robusta e diversificada. Isso beneficia não só o setor de turismo, mas também a economia local”, aponta. 

De acordo com levantamento do VSPCB, o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), realizado no início de 2024, reuniu 105 mil participantes, o Arnold Sports Festival South America, em abril, atraiu 100 mil pessoas e a estimativa para a Brasil Game Show (BGS), que ocorreu de 9 a 13 de outubro, estava prevendo 300 mil participantes. 

“É interessante perceber como a VSPCB está apostando em uma agenda diversificada de eventos e uma flexibilidade que ajuda a espalhar o impacto econômico por diferentes áreas da cidade. Isso é uma estratégia para não sobrecarregar regiões específicas e garantir que mais setores se beneficiem desse movimento”, pontua Aly.

Estrutura para turismo de negócios e eventos

No entanto, o empresário reforça a importância de investir constantemente em melhorias como mobilidade urbana e infraestrutura turística. “É essencial que o transporte público, hotéis e demais serviços estejam prontos para lidar com a demanda sem perder a qualidade dos serviços. O crescimento deve ser acompanhado de planejamento”.

O VSPCB apontou que o segmento médico lidera com 46 eventos, seguido do setor de ciência e tecnologia e em terceiro lugar, o de turismo. A instituição informou ainda que os centros de convenções são os principais locais para sediar eventos dessa magnitude por acolher mais de 1,2 milhão de participantes e destaca que hotéis também são palco de importantes eventos.

Aly lembra que a rede hoteleira se prepara para períodos com grande fluxo de visitantes na cidade. “A localização estratégica da rede hoteleira facilita muito o acesso dos viajantes de negócios aos diversos eventos espalhados pela cidade e os hotéis oferecem tarifas exclusivas e pacotes que incluem desde o café da manhã até comodidades adicionais”. 

O empresário explica que a rede hoteleira deve enxergar outubro como uma oportunidade de elevar a ocupação e fidelizar novos clientes. “Com o volume expressivo de pessoas chegando, acredito que a estratégia seja de atrair o público de negócios e os turistas que os acompanham. O período é uma chance de aumentar as receitas e garantir que esses visitantes retornem fora do calendário de eventos”.

Hotel Nacional Inn Jaraguá São Paulo

O Hotel Nacional Inn Jaraguá está localizado no centro histórico de São Paulo. Com 415 apartamentos distribuídos em 28 pavimentos, o hotel oferece nove categorias diferentes de acomodações e dispõe de uma infraestrutura para reuniões corporativas, conferências, casamentos e outras celebrações, com 25 espaços de eventos capazes de acomodar mais de 1,5 mil pessoas. 

Inaugurado para o IV Centenário da cidade de São Paulo o hotel tem mais de 70 anos de história e já recebeu celebridades internacionais e autoridades, incluindo Fidel Castro, Ella Fitzgerald, Yuri Gagarin, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, Sofia Loren, Mick Jagger, Louis Armstrong, Raul Seixas e Brigitte Bardot.

Em 1998, o prédio do Hotel Jaraguá foi parcialmente tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DHP) e Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) para proteger sua fachada, murais e pinturas.

Para mais informações, basta acessar: nacionalinn.com.br/hoteis/hotel-nacionalinn-jaragua-sao-paulo



Osteoporose é a causa de 9 milhões de fraturas anualmente

O dia 20 de outubro marca o Dia Mundial da Osteoporose. Essa data foi criada pela Fundação Internacional de Osteoporose (IOF) para a conscientização a respeito desta condição, a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento adequado à osteoporose. Com esse objetivo, a Crônicos do Dia a Dia (CDD), associação que visa o acolhimento e comunicação sobre doenças crônicas, participa anualmente da campanha “Proteja Seus Ossos” a fim de produzir informação e mobilizar a sociedade quanto à osteoporose, além de informar sobre os riscos que ela representa à saúde e qualidade de vida de pessoas na terceira idade e que convivem com condições crônicas.

Estima-se que a osteoporose seja a causa de cerca de 9 milhões de fraturas anualmente. Além disso, uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens sofrerão uma fratura devido à osteoporose. No entanto, a doença é muito subdiagnosticada e pouco tratada. De acordo com a IOF, 80% das pessoas que tiveram uma fratura relacionada à osteoporose não foram diagnosticadas.

Isto ocorre, em boa parte, porque a osteoporose precisa ser ativamente investigada para obter um diagnóstico mais preciso. Até a ocorrência de fraturas, a osteoporose é geralmente assintomática. Apesar da radiografia identificar a condição, ela pode ser detectável neste exame quando a perda de massa óssea é de 30%. Ou seja, neste caso, impossibilita-se o diagnóstico precoce

O exame mais adequado para apontar a osteoporose é a densitometria óssea, que permite também o monitoramento a longo prazo. Para isso, recomenda-se a realização deste exame em mulheres a partir da menopausa e homens acima de 70 anos.

Proteja seus ossos

A conscientização a respeito da osteoporose é extremamente importante em uma sociedade cada vez mais longeva, já que a doença pode representar uma perda de qualidade de vida muito grande, quando não tratada. Nesse sentido, as fraturas de quadril, um dos tipos mais comuns para pessoas com osteoporose, são um bom exemplo deste custo humano da osteoporose. 

Ainda de acordo com a International Osteoporosis Foundation, aproximadamente 60% das pessoas necessitarão de assistência para caminhar por até um ano e 20% necessitarão de cuidados de enfermagem de longo prazo. Após uma fratura no quadril, as taxas de mortalidade em até um ano aumentam de em até 20%.

No entanto, quando propriamente tratada, é possível ter qualidade de vida com osteoporose. Por isso, a CDD acredita que informação é crucial para prevenção de danos para quem vive com osteoporose ou para diminuir os riscos de desenvolver esta condição. 

Como parte desta campanha, a CDD está preparando o videocast Proteja Seus Ossos. O tema do episódio a ser publicado no final de outubro é a qualidade de vida e gerenciamento de dor na osteoporose, explorando abordagens integrativas com a participação de especialistas e pacientes que compartilham suas experiências e conhecimentos.

 

Sobre a CDD

A Associação Crônicos do Dia a Dia (CDD) é uma organização sem fins lucrativos que acredita no diálogo como ponte para que ninguém precise conviver com uma doença crônica sozinho. Nesse sentido, o objetivo do trabalho da CDD é apoiar todo o potencial humano para ampliar as perspectivas de vida das pessoas com condição crônica de doença, através de projetos e conteúdo, para que as pessoas não sejam definidas nem reduzidas a seus diagnósticos. A campanha Proteja Seus Ossos tem o apoio da Amgen.



MultiBank Group recebe o prêmio de Melhor corretora de múltiplos ativos na BrokersView Expo Abu Dhabi 2024

O MultiBank Group, a maior e mais regulamentada instituição de derivativos financeiros do mundo, com sede em Dubai (Emirados Árabes Unidos), recebeu o prestigioso prêmio de “Melhor corretora de múltiplos ativos” na BrokersView Expo Abu Dhabi 2024.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20241021653545/pt/

MultiBank Group Receives the Best Multi-Asset Broker Award at the BrokersView Expo Abu Dhabi 2024 (Graphic: Business Wire)

MultiBank Group Receives the Best Multi-Asset Broker Award at the BrokersView Expo Abu Dhabi 2024 (Graphic: Business Wire)

Uma das maiores conferências regionais para expertos do setor, traders e especialistas em finanças é uma importante plataforma para o MultiBank Group apresentar suas conquistas. O prêmio enfatiza o compromisso inabalável do grupo com sua ampla base de clientes, que oferece mais de 20 mil produtos financeiros em seis classes de ativos. Além disso, destaca sua dedicação na apresentação de produtos comerciais inovadores com condições comerciais excepcionais.

O evento funciona como um centro de networking e compartilhamento de conhecimento no setor financeiro, com milhares de participantes explorando as últimas tendências e desenvolvimentos nos mercados financeiros globais.

Naser Taher, fundador e presidente do MultiBank Group, declarou: “É uma grande honra receber o prêmio de ‘Melhor corretora de múltiplos ativos’ na BrokersView Expo Abu Dhabi 2024. Esse reconhecimento ressalta nossos esforços contínuos para oferecer soluções de negociação de ponta em um amplo espectro de classes de ativos, apoiados por uma estrutura regulatória robusta e tecnologia avançada. No MultiBank Group, temos o compromisso de ultrapassar os limites, oferecendo aos nossos clientes uma experiência de negociação inovadora e segura que atende aos mais altos padrões mundiais”.

O MultiBank Group, fundado na Califórnia (EUA) em 2005, atende a mais de 1 milhão de clientes em mais de 100 países e mantém um volume diário de negociações superior a US$ 15,6 bilhões. Conhecido por suas soluções de negociação com visão de futuro, forte supervisão regulatória e excelente suporte ao cliente, o grupo oferece uma série de serviços financeiros, incluindo corretagem e gerenciamento de ativos. O MultiBank Group é regulamentado em cinco continentes por mais de 15 dos mais conceituados órgãos reguladores financeiros do mundo.

Esse reconhecimento mais recente na BrokersView Expo Abu Dhabi fortalece o extenso portfólio de prêmios internacionais do MultiBank Group, celebrando sua excelência em comércio e conformidade regulatória.

SOBRE O MULTIBANK GROUP

O MultiBank Group, fundado na Califórnia (EUA) em 2005, é líder mundial em derivativos financeiros, atendendo a mais de 1 milhão de clientes em 100 países e ostentando um volume diário de negociações superior a US$ 15,6 bilhões. Reconhecido por suas soluções inovadoras de negociação, conformidade regulatória sólida e atendimento excepcional ao cliente, o grupo oferece uma série de serviços de corretagem e soluções de gerenciamento de ativos. Ele é regulamentado em cinco continentes por mais de 15 das autoridades financeiras mais conceituadas do mundo. As premiadas plataformas de negociação do grupo oferecem alavancagem de até 500:1 em diversos produtos, incluindo forex, metais, ações, commodities, índices e criptomoedas. O MultiBank Group recebeu mais de 65 prêmios financeiros em reconhecimentoàsua excelência comercial e conformidade regulamentar. Para obter mais informações, acesse o site do MultiBank Group.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Yazan Shakfeh – diretor global de Marketing

E-mail: mohammad.shakfeh@multibankfx.com

Tel.: 00971585754191

Fonte: BUSINESS WIRE



Northern Data Group acelera seu foco no negócio de soluções de IA e explora a possível transação do negócio de mineração

A Northern Data AG (ETR: NB2 ) (“Northern Data Group”, “Northern Data” ou “o Grupo”), um dos maiores fornecedores mundiais de soluções em computação de alto desempenho (HPC), anunciou hoje que está explorando a alienação de seu negócio de mineração de criptografia de patrimônio, a Peak Mining.

A possível alienação da Peak Mining solidificará a Northern Data como um negócio de soluções de IA puro, que inclui a maior plataforma de nuvem de IA generativa da Europa e um portfólio de data centers inovadores e específicos.

Após os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2024, que demonstraram o terceiro trimestre consecutivo de forte crescimento sequencial em seus negócios de soluções de IA, a Northern Data pretende acelerar as oportunidades para inovar e fornecer aos clientes as ferramentas de que precisam, juntamente com a infraestrutura da mais alta qualidade e mais sustentável que impulsionará o próximo capítulo da inovação em IA.

A receita potencial proveniente da possível alienação da Peak Mining será investida no desenvolvimento e crescimento da sua plataforma de produtos de IA – especificamente seus Dynamic Enablement Services, que incluirão novos recursos de software e uma variedade de serviços gerenciados. Os investimentos também seriam feitos na aquisição e no desenvolvimento do data center e na compra de GPUs de IA adicionais.

Aroosh Thillainathan, fundador e CEO do Northern Data Group, comentou:

“A mineração é uma parte fundamental do patrimônio e da história de crescimento da Northern Data. Continuamos apoiando a tecnologia blockchain e acreditando em seu potencial. Esse compromisso significa que identificar o administrador adequado para esse valioso negócio é de suma importância, pois solidificamos nosso foco em impulsionar a inovação em IA por meio da melhor infraestrutura da categoria e de sistemas de energia neutros em carbono”.

Rosanne Kincaid-Smith, COO do Northern Data Group, complementou:

“À medida que a IA remodela os setores, a Northern Data está focada em liderar a vanguarda da revolução da IA. Nosso objetivo é oferecer um ecossistema de IA perfeito, no qual os clientes possam ter acesso a soluções inteligentes e sustentáveis que permitam que suas empresas aproveitem todo o potencial da IA e forneçam as ferramentas necessárias para fazer as descobertas que têm o potencial de mudar o curso da história. Como empresa, estamos entusiasmados com o progresso no cenário da IA, seu impacto em todos os setores e nosso papel na condução desse progresso”.

Sobre o Northern Data Group:

O Northern Data Group é um dos principais fornecedores de soluções de IA e computação de alto desempenho (HPC), aproveitando a tecnologia de GPU de alta densidade e com refrigeração líquida para capacitar as organizações mais inovadoras do mundo. Juntamente com nossos parceiros, somos apaixonados pelo potencial da HPC para impulsionar não apenas os avanços tecnológicos, mas também o progresso social.

Idioma: Português
Empresa: Northern Data AG
An der Welle 3
60322 Frankfurt/Main
Alemanha
Tel.: +49 69 34 87 52 25
E-mail: info@northerndata.de
Site: www.northerndata.de
ISIN: DE000A0SMU87
WKN: A0SMU8
Listada: Mercado não oficial regulamentado em Berlim, Düsseldorf, Frankfurt, Hamburgo, Hanôver, Munique (m:access), Stuttgart, Tradegate Exchange

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Relações com Investidores:

Jose Cano

Vice-presidente de Relações com Investidores

E-mail: ir@northerndata.de

Assessoria de Imprensa:

Hawthorn Advisors

E-mail: northerndata@hawthornadvisors.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Fenalaw 2024: Fácil apresenta gestão jurídica com IA

A Fácil, empresa especializada em soluções para gestão jurídica, anuncia sua participação na Fenalaw 2024, um dos maiores eventos do setor na América Latina, que acontecerá entre os dias 23 e 25 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Durante a feira, a empresa vai apresentar a nova versão do software jurídico Espaider, destacando avanços em inteligência artificial (IA), automação e integração com outros sistemas. 

Uma das novidades do Espaider 10.1 é o uso da IA da Fácil, o Parker, para auxiliar em diversas tarefas jurídicas. Dentre os recursos, está a geração automática de peças processuais, com diversas opções e modelos pré-configurados para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos das empresas. 

Outras atualizações na IA do Espaider incluem melhorias na jurimetria baseadas em dados processuais brasileiros, que estimam prazos, valores e resultados de processos, auxiliando na tomada de decisões estratégicas. O módulo de Requisições também foi aprimorado com a validação automática de documentos, alertando para possíveis erros, como o arquivamento de peças em processos incorretos.

Além disso, a IA agora identifica automaticamente dados de audiências e gera resumos dos andamentos processuais.

Novidades em automação e integração

O Espaider 10.1 também traz novidades em automação e integração, como o uso de RPAs (Robotic Process Automation) para atualizar dados em sistemas externos e a mensageria com o eSocial, que otimiza a comunicação com o sistema de informações trabalhistas.

Entre as funcionalidades, destaque ainda para a exportação de faturas em LEDES, padrão internacional utilizado por escritórios de advocacia; novas APIs nativas para conexões seguras e personalizadas com outros sistemas que as empresas já usam, além de integrações com o BI Lawvision e DW Law para automação e análise de dados processuais e financeiros.

Fácil na Fenalaw 2024

O estande da Fácil na Fenalaw 2024 fica no 5º andar do Centro de Convenções Frei Caneca, número 504. Lá, os visitantes poderão conhecer de perto todas as inovações do Espaider 10.1. 

Para Carlos José Pereira, Diretor-Presidente da Fácil, “a feira oferece uma oportunidade para ouvir clientes e coletar feedbacks que direcionam nossas futuras implementações. Estamos sempre atentos às necessidades do mercado e essa proximidade com o cliente é fundamental para a nossa evolução”.

Sobre a Fácil 

A Fácil é uma das empresas líderes em desenvolvimento de softwares para gestão jurídica, com mais de 30 anos de experiência no mercado. Suas soluções atendem escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, oferecendo ferramentas para automação, controle e inteligência de processos. 

Serviço:
Fácil na Fenalaw 2024
Data: 23 a 25 de outubro
Local: Centro de Convenções Frei Caneca (São Paulo – SP), estande 504, 5º andar
Horário: 10 às 20 horas
Mais informações: facil.com.br 



Seminário FACPCS debaterá instrumentos financeiros com características de Equity

O 3° painel do XXI Seminário Internacional FACPCS será realizado no dia 30 de outubro de 2024, das 14h20 às 15h50, e promoverá debate sobre “FICE – Instrumentos Financeiros com Características de Equity; Equivalência Patrimonial e visão geral dos projetos do IASB”.

O painel terá como palestrantes: Flávio Donizete Batistella, Analista na Gerência de Normas Contábeis (GNC) da Superintendência de Normas Contábeis e de Auditoria (SNC) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Rogério Mota, Coordenador Técnico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e Diretor Técnico do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (IBRACON); e Tadeu Cendón, Board Member do International Accounting Standards Board (IASB). A moderadora do painel será Gisele Sterzeck, Sócia Especialista em International Financial Reporting Standards (IFRS) da PwC.

O seminário será realizado em formato híbrido, em plataforma digital fechada e parte presencial, no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, em São Paulo (SP), no dia 30 de outubro de 2024, das 08h às 18h.

Os participantes receberão créditos de Educação Profissional Continuada da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (APIMEC Brasil) – 8 créditos; Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) – 4 créditos; e Conselho Federal de Contabilidade (CFC)/Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) – 6 créditos. A pontuação e o certificado serão concedidos aos participantes que cumprirem no mínimo 75% de participação (6 horas).

O objetivo do evento é proporcionar uma visão prática do atual estágio de adoção das normas internacionais de relatórios financeiros (International Financial Reporting Standards – IFRS) e dos relatórios de sustentabilidade (International Sustainability Standards Board – ISSB) no Brasil, das mudanças mais relevantes que estão em andamento e seus possíveis reflexos. O evento é organizado pela Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade (FACPCS) e conta com o apoio operacional do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).

Nos painéis do evento serão debatidos: “IFRS 18 – Demonstrações Primárias”; “IFRS S1 e S2 – Implementação e vantagens”; Equivalência Patrimonial e visão geral dos projetos do IASB”; e “Informações sobre sustentabilidade e seus reflexos nas demonstrações: o que contabilizar e o que divulgar?”.

O Seminário é uma realização do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) e do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) com a colaboração das entidades-membros: Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP); Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA); Associação de Investidores no Mercado de Capitais (AMEC); Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (APIMEC Brasil); Brasil, Bolsa, Balcão (B3); Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI); e Instituto de Auditoria Independente do Brasil (IBRACON).

Além do apoio institucional das seguintes entidades: Associação Brasileira dos Assessores de Investimentos (ABAI); Associação Brasileira das Empresas de Leasing (ABEL); Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON); Associação Brasileira dos Contadores do Setor de Energia Elétrica (ABRACONEE); Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP); Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA); Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD); Associação Nacional de Executivos (ANEFAC); Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT); Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado (CBARI); Confederação Nacional da Indústria (CNI); Conselho Regional de Administração do Estado de São Paulo (CRA-SP); Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo (CORECON-SP); Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP); Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-SP/USP); Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (FECONTESP); Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON); Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (FUNDACE); Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF-SP); Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI); Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias e Pesquisas no Estado de São Paulo (SESCON-SP); e Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (SINDCONT-SP). O evento conta com apoio operacional do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).

São coordenadores do XXI Seminário Internacional FACPCS: Ana Tércia Lopes Rodrigues; Carl Douglas; Edison Arisa; Eduardo Flores; Guillermo Braunbeck; Haroldo Levy Neto; Leandro Ardito; Rogério Mota; Verônica Souto Maior; e Zulmir Breda.

O XXI Seminário Internacional FACPCS já conta com o Patrocínio master da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão; da Deloitte; da Itaúsa; da KPMG; da Praesum Contabilidade Internacional; da PwC; e da SMS Latinoamérica; Patrocínio sênior da Klabin; além do Patrocínio pleno da Baker Tilly; da Fundação Brasileira De Contabilidade (FBC); da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN); da Luz Publicidade; da Moore; da Parker Russell; e da Wulaia Consultoria e Treinamento. O evento tem suporte da SB Eventos e apoio de Divulgação do Portal Acionista e da Revista RI.



Oficinas de nutrição esportiva orientam visitantes na BTFF

A Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE) vai oferecer oficinas de nutrição esportiva aplicadas pelo seu corpo de profissionais durante os três dias da BTFF – Brasil Trading Fitness Fair, que acontece entre 22 e 24 de novembro no Expo Center Norte, em São Paulo. Os atendimentos serão de forma gratuita, em formato de orientação individual e rápida, acontecendo durante todo o período da feira.

A equipe conta com a presidente da entidade Tânia Rodrigues e os nutricionistas Andrea Zaccaro, Eduardo Reis, Gustavo Pimentel, Glaucia Braggion, Mariana Lindenberg e Raphael Campanholi. As oficinas são destinadas a estudantes de nutrição, praticantes de atividades físicas, esportistas, atletas, consumidores de suplementos e visitantes em geral.  Os profissionais irão esclarecer dúvidas e orientar sobre o jeito seguro e adequado de fazer o uso de suplementos, além de dar dicas sobre alimentação para treinos.

“A presença da ABNE na feira vai muito além de uma participação institucional. Queremos contribuir e oferecer informações práticas e profissionais aos consumidores de suplementos.  Como a feira mostra muitas novidades em suplementos, pensamos neste formato de oficina para  indicar a forma correta de consumo. É comum que as pessoas vejam a creatina, a proteína e fiquem empolgadas para utilizar, mas sem saber a maneira correta. O que está no rótulo é uma recomendação geral, populacional”, afirma Tânia Rodrigues, presidente da ABNE.

Para Rimantas Sipas, COO do IEG (Italian Exhibition Group) no Brasil, empresa que organiza a BTFF, a ação da ABNE tem total sinergia com os objetivos do evento. “Promovemos o consumo consciente. Diversas marcas trarão muitas novidades para a feira, e os visitantes poderão saber se determinado produto se encaixa ou não com suas metas”, declara.

Segundo Rodrigues, apesar da busca por hábitos saudáveis ter crescido após a Covid-19, ainda é comum ver as pessoas utilizando um suplemento sem saber, realmente, quais são os efeitos que ele terá sobre o organismo. O uso deles aumentou 48% na pandemia e, atualmente, já se faz presente em 59% dos lares brasileiros, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD).

“Esperamos que os visitantes já cheguem com o questionamento para que possamos ajudá-los. Não será uma consulta, onde nós fazemos os questionamentos em nosso consultório, e sim uma conversa rápida. Serão cinco mesas simultâneas para atender os interessados: profissionais, estudantes, esportistas, atletas, consumidores de suplementos e público da feira em geral”, completa a especialista.

Rodrigues aponta que o estímulo na hora da venda, muitas vezes, faz com que as pessoas comprem produtos sem necessidade. “Queremos evitar os excessos. É comum ver praticantes que saem de lojas com itens a mais do que indicado, o que é um grande erro. Os suplementos precisam ser usados adequadamente para cada necessidade e de acordo com os objetivos que ele tem”, diz a especialista.

Tendências em debate

Além das oficinas de nutrição, Rodrigues também fará a mediação de uma mesa de debate para abordar as tendências de alimentos e bebidas na nutrição esportiva no dia 22, das 16h30 às 18h. O painel acontece no BTFF Trends, e reunirá profissionais de saúde que vão debater e comentar as principais tendências da nutrição esportiva.

A programação da Brasil Trading Fitness Fair ainda conta com a BTFF Conference, uma grande conferência sobre nutrição esportiva com conteúdo científico e palestrantes especializados; Personal Trainer Meeting, um workshop de musculação voltado aos profissionais da área; Workshop ABPT, com palestras voltadas à profissionalização da  carreira de Personal Trainer, Fit Connect Summit, o encontro de Gestores de Academias; Complexo Esportivo, espaço de experiência em diversas modalidades de lutas,  Talk Shows com influenciadores, nutricionistas, atletas e personalidades do mercado e muitas outras atrações e conteúdos profissionais.



Mixtou é finalista do Prêmio Reclame AQUI 2024

No último mês, o Reclame AQUI divulgou as empresas indicadas para o Prêmio Reclame AQUI 2024, e a Mixtou foi anunciada como uma das finalistas na categoria “e-commerce”. A premiação, que é conhecida como uma das mais importantes do Brasil, reconhece as empresas que se destacam por sua reputação e qualidade no atendimento ao cliente. 

Em 2023, a Mixtou apresentou um desempenho notável, alcançando uma média de satisfação de 9,5 no site do Reclame AQUI. Além disso, mais de 90% das solicitações foram resolvidas em até 48 horas, mostrando o compromisso da empresa com um atendimento eficiente e ágil. O resultado disso é que mais de 70% dos clientes dizem que voltariam a comprar na Mixtou.

“Estamos muito orgulhosos com a indicação da Mixtou ao Prêmio Reclame AQUI 2024. Esse reconhecimento reforça que estamos trilhando o caminho certo, sempre em busca da excelência no atendimento e aprimorando nossos serviços continuamente. Alcançar essa conquista em menos de dois anos de operação é um motivo de imenso orgulho para toda a nossa equipe. O Prêmio Reclame AQUI é de extrema importância, pois valoriza nosso compromisso em oferecer um atendimento de alta qualidade e reforça os nossos pilares: compromisso, satisfação, confiança e uma reputação sólida junto aos nossos clientes”, comenta Rodrigo Martins, CEO da Mixtou. 

A Mixtou se propõe a oferecer uma experiência focada na personalização e humanização, buscando garantir que cada cliente se sinta atendido de forma atenciosa e valorizada. Em cada interação, a empresa visa entender as necessidades do consumidor e oferecer um atendimento cuidadoso em todas as etapas da jornada de compra.

Um estudo realizado pela Zendesk, o CX Trends 2022, mostrou que 82% dos brasileiros acreditam que o atendimento faz toda a diferença na hora de escolher onde comprar. Reconhecendo essa demanda do mercado, a Mixtou tem estruturado seu suporte para atender a essa expectativa, assegurando que os clientes recebam a assistência necessária durante sua experiência com a empresa.

Com a votação já em andamento, os consumidores têm até o dia 31/10 para eleger suas empresas favoritas. Para votar na Mixtou, basta acessar o site oficial do Prêmio Reclame AQUI.



Brasil IT+ leva 23 empresas para o Gartner IT Symposium/Xpo™

Com uma delegação de 23 empresas, o Brasil terá uma presença de destaque em seu 18º ano consecutivo como patrocinador do Gartner IT Symposium/Xpo™, um dos maiores encontros anuais de CEOs, CIOs e líderes de tecnologia das empresas mais inovadoras do mundo.

O evento será realizado de 21 a 24 de outubro, em Orlando, na Flórida, e terá como tema central “Liderando hoje. Moldando o Amanhã”. Serão abordados tópicos essenciais como inteligência artificial, tecnologias emergentes, cibersegurança, transformação digital e empresarial, liderança em tempos de mudança contínua, além de planejamento estratégico e execução.

A iniciativa integra a pauta de ações do Projeto Setorial Brasil IT+, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pela Softex, que visa fortalecer a exportação de software e serviços de tecnologia nacionais.

“Atualmente, cerca de 70% das exportações de tecnologia do Brasil são direcionadas para o mercado norte-americano, o que torna este evento uma oportunidade estratégica, já que 79% dos participantes são dos EUA e possuem um orçamento médio de compra de US$ 1,5 milhão”, afirma Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex.

A programação brasileira no Gartner IT Symposium/Xpo™ inclui conferências e estande no pavilhão de exposições. A tecnologia nacional também será destaque na programação oficial de palestras, que contará com a participação de executivos da CI&T, Digibee, TOTVs e Venturus apresentando casos de sucesso. A Softex ainda promoverá reuniões individuais com participantes do evento e auxiliará na aproximação com clientes potenciais.

Em 2023, a participação no Gartner IT Symposium/Xpo™ rendeu às 20 empresas brasileiras do Brasil IT+ mais de US$ 2,7 milhões em negócios imediatos e gerou expectativas de mais de US$ 16,5 milhões para os 12 meses seguintes, com um retorno sobre investimento (ROI) de 3,8 vezes.

Integram a delegação brasileira Agile.Inc, Argotechno, Apura, CI&T, Conquest One, Digibee, Evo Systems, ilegra, Inevent, Fenix DFA, GoLedger, Levva, MC1, Orange Testing, Pappsales.Com, Pulsus, Sofist, Sofya, Stefanini, Team Ideas, TotalBot, TOTVs e Venturus.



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