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Publicação aponta dados da indústria da construção

Publicação aponta dados da indústria da construção
Publicação aponta dados da indústria da construção

Segundo os dados apresentados no Portal da Indústria, chamado Sondagem Indústria da Construção, o índice de nível de atividade da indústria da construção subiu em julho de 2025, alcançando o maior valor do ano. O indicador de evolução do número de empregados também apresentou melhora, ultrapassando a marca de 50 pontos. Além disso, a utilização da capacidade de operação atingiu 68%, o melhor desempenho dos últimos nove meses.

Conforme informado na publicação, o índice de evolução do número de empregados também evoluiu, ficando em 50,1 pontos, acima dos 49,8 pontos de 2024 e dos 49,7 pontos de 2023.

O relatório aponta dados que indicam otimismo contido no setor. Os índices de expectativa para o nível de atividade e de número de empregados permaneceram acima de 50 pontos em agosto, porém registraram o menor patamar do ano. O índice de expectativa de número de empregados caiu para 50,8 pontos. Ambos os indicadores mostram ainda perspectiva de crescimento, mas em ritmo mais moderado.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia de construção civil Franquia Trans Obra, afirmou que os índices de expectativa em agosto mostram retração em relação aos meses anteriores, mesmo permanecendo no campo positivo e que essa desaceleração indica que as empresas estão adotando uma postura mais cautelosa diante do ambiente econômico. "Franquias que conseguirem ajustar rapidamente sua oferta — seja com contratos de curto prazo, pacotes de máquinas específicas ou soluções que reduzam o custo inicial para o construtor — estarão mais bem posicionadas para aproveitar o momento. O crescimento moderado, mesmo que limitado, ainda é uma oportunidade de consolidação, principalmente para operações que atuam com foco em eficiência e proximidade logística com os clientes".

Para novos empreendimentos e serviços, a sondagem revelou expectativa de estabilidade. O índice atingiu 50,1 pontos em agosto, praticamente em linha com a marca de julho. Já no caso de compras de insumos e matérias-primas, houve retração: o índice caiu para 49,8 pontos, o que reflete a expectativa de queda das aquisições nos próximos meses.

Apesar do desempenho positivo em atividade e emprego, a confiança dos empresários do setor recuou. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) da construção caiu para 45,8 pontos em agosto, queda de 1,3 ponto em relação a julho. De acordo com o relatório, esse resultado mostra que a falta de confiança se intensificou e se disseminou no setor, refletindo tanto uma avaliação mais negativa sobre a economia brasileira quanto expectativas menos positivas em relação às próprias empresas.

Conforme informado na publicação, o índice de condições atuais ficou em 43 pontos, avançando levemente em relação a julho. Isso indica que os empresários consideram as condições da economia e das próprias empresas menos negativas do que no mês anterior. Já o índice de expectativas recuou para 47,2 pontos, queda de 2,4 pontos frente a julho, mostrando que as perspectivas para os próximos seis meses se tornaram mais desfavoráveis.

Outro dado relevante foi a intenção de investimento, que caiu pela terceira vez consecutiva. O índice registrou 40 pontos em agosto, o menor nível em 28 meses, desde abril de 2023. Apesar da queda, o indicador ainda permanece 1,9 ponto acima da média histórica da série, de 38,1 pontos. Segundo os dados da sondagem, a redução no interesse por novos investimentos reforçam o ambiente de maior cautela entre os empresários da construção.

Perguntado sobre o relatório, José Antônio disse ser interessante analisar os dados que, segundo o relatório, apontam a intenção de investimento em queda pelo terceiro mês consecutivo, atingindo 40 pontos — o menor nível em 28 meses. "Embora ainda esteja acima da média histórica, esse resultado demonstra que o empresariado está adiando projetos mais robustos. Para franquia de locação de equipamentos, esse contexto pode ser uma oportunidade estratégica: oferecer acesso a máquinas modernas sem a necessidade de grandes aportes pode ser justamente a resposta que o mercado procura em períodos de cautela".



UniFECAF lança pós em IA para advogados e curso de finanças

UniFECAF lança pós em IA para advogados e curso de finanças
UniFECAF lança pós em IA para advogados e curso de finanças

A UniFECAF ampliou sua oferta educacional com foco em tecnologia e inovação. Em setembro, o Centro Universitário lançou a Pós-graduação em Inteligência Artificial para Advogados, com carga horária de 360 horas, integrando Direito, tecnologia e inovação, e destinada a capacitar profissionais para a transformação digital no setor jurídico.

A pós-graduação combina fundamentos de Inteligência Artificial e Machine Learning com aplicações práticas, incluindo automação de documentos, pesquisa jurídica com IA, compliance, due diligence e análise preditiva para escritórios e tribunais.

O programa também aborda temas como ética, LGPD, regulação da IA, Legal Prompt Engineering, cibersegurança e empreendedorismo em LegalTechs, oferecendo uma formação voltada para o advogado do futuro.

Uma pesquisa realizada pela OAB-SP em parceria com jusbrasil, Trybe e ITS-Rio indica que 55,1% dos advogados já utilizam ferramentas de IA generativa em suas atividades profissionais, principalmente para análise de documentos, criação de peças jurídicas e pesquisas de doutrina e jurisprudência. A adoção é observada em advogados autônomos (50%), profissionais de escritórios privados (62%) e operadores do Direito no setor público (63%), demonstrando a crescente incorporação da tecnologia na rotina jurídica brasileira.

Segundo Mayike, coordenador do curso de Direito da UniFECAF, a inteligência artificial deixa de ser tendência e passa a ser realidade: “Escritórios que incorporam essas ferramentas conseguem oferecer serviços mais rápidos, personalizados e eficientes, enquanto aqueles que resistem correm o risco de ficar para trás”. O curso surge como resposta à demanda por advogados tecnólogos, capazes de transitar entre o Direito e soluções digitais. As inscrições para essa pós-graduação em Inteligência Artificial para Advogados já estão abertas. Os interessados podem garantir sua vaga clicando aqui.

Em paralelo, a UniFECAF firmou parceria com a B3 – Bolsa de Valores do Brasil para lançar o curso gratuito Finanças para Universitários, aberto a todos os alunos, independentemente da área de formação. O curso é composto por três módulos: técnicas de negociação, introdução a investimentos e Tesouro Direto e conta com certificação oficial da B3, com o objetivo de desenvolver competências práticas essenciais para o mercado de trabalho.

A UniFECAF considera o projeto um benefício inédito de alto valor agregado, reforçando o compromisso da instituição com a formação de profissionais preparados para atuar de forma ética, inovadora e competitiva nos setores jurídico e financeiro.



Robótica educacional ganha espaço em escolas brasileiras

Robótica educacional ganha espaço em escolas brasileiras
Robótica educacional ganha espaço em escolas brasileiras

A robótica educacional tem se consolidado como prática cada vez mais comum no ambiente escolar brasileiro. A metodologia aproxima os estudantes de conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) e contribui para o desenvolvimento de pensamento crítico, autonomia, resolução de problemas e trabalho em equipe.

Um levantamento publicado pela Revista FT, no artigo “Robótica Educacional no Brasil: uma Revisão Sistemática de Literatura”, analisou estudos desenvolvidos entre 2020 e 2024 e identificou avanços no uso da robótica em diferentes regiões do país. O trabalho destaca benefícios como aumento do engajamento dos alunos, interdisciplinaridade e aplicabilidade prática em sala de aula.

Indicadores nacionais também reforçam a institucionalização do uso de tecnologias no cotidiano escolar. A pesquisa TIC Educação 2023, realizada pelo Cetic.br | NIC.br, mostra que 54% das escolas de ensino fundamental e médio ofertaram formação a docentes sobre o uso de tecnologias digitais em atividades de ensino e aprendizagem nos 12 meses anteriores à coleta. O mesmo estudo revela que 81% das escolas adotam diário de classe online ou sistemas digitais de gestão acadêmica.

Além das competências cognitivas, o desenvolvimento socioemocional também é impactado por esse tipo de prática. O Instituto Ayrton Senna destaca que projetos colaborativos em sala de aula fortalecem habilidades como comunicação, criatividade e cooperação, cada vez mais valorizadas no cenário educacional e profissional.

Desde 2021, a Santana é a distribuidora oficial da linha LEGO® Education no Brasil, após seleção realizada pela LEGO® Education Internacional em um processo global. Para atender o setor de educação, a empresa criou a VIVA Inteligência Educacional, seu canal dedicado a levar inovação às escolas com soluções que unem tecnologia e metodologias ativas de aprendizagem.

“A robótica educacional, por meio da abordagem STEAM, eleva o engajamento ao transformar a sala de aula em espaço de experimentação. Os kits LEGO® Education permitem que os alunos construam, programem e resolvam desafios em equipe, promovendo autonomia, criatividade, raciocínio lógico e colaboração”, comenta Daniel Tiepo, Gerente Educacional da VIVA. 

O avanço de pesquisas acadêmicas, indicadores nacionais e iniciativas institucionais evidencia que a robótica educacional deixou de ser recurso pontual e passou a integrar o conjunto de práticas que alinham currículo, competências essenciais e inovação tecnológica no ensino brasileiro.



Pearson será fornecedora exclusiva de exames Salesforce

Pearson será fornecedora exclusiva de exames Salesforce
Pearson será fornecedora exclusiva de exames Salesforce

A Pearson (FTS:PSON.L) e sua unidade Pearson VUE, empresa especializada em soluções de testes computadorizados, anunciam parceria com a Salesforce, ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) de Inteligência Artificial, para ser a única fornecedora de exames de certificação Salesforce globalmente.

À medida que tecnologias avançadas e IA remodelam a forma como as empresas operam, profissionais e organizações correm para manter suas habilidades atualizadas e relevantes. Juntas, a Pearson e a Salesforce estão atendendo a essa demanda, integrando os ​​sistemas de testes da Pearson VUE ao programa de certificação Salesforce, equipando funcionários e empregadores com as habilidades mais atualizadas e verificadas para gerar maior valor para seus negócios e clientes.

Os principais benefícios da parceria incluem um novo caminho de certificação simplificado e um catálogo de testes e opções flexíveis de entrega. As inscrições para os exames de certificação da Salesforce foram abertas no último dia 21 de julho.

Para Gary Gates, diretor administrativo da Pearson VUE, essa parceria com a Salesforce reforça um compromisso compartilhado com a inovação e o crescimento profissional. “Nossa nova experiência de certificação integrada é um investimento no futuro de talentos em todo o mundo, proporcionando oportunidades de avanço profissional individual e sucesso organizacional”, afirma Gates.

De acordo com o Relatório de Candidatos à Certificação Value of IT de 2025 da Pearson, mais de 70% dos profissionais certificados relatam aumento de eficiência, inovação e produtividade como resultado da obtenção de uma certificação. Cerca de 63% receberam ou previram uma promoção no contexto da obtenção de um reconhecimento.

Para a Sanjeev Balakrishnan, Vice-Presidente Executivo de Sucesso do Cliente da Salesforce, as certificações ajudam a garantir que os profissionais que utilizam a ferramenta acompanhem sua evolução e aproveitem ao máximo seus recursos. “O Salesforce tornou-se essencial à medida que as empresas adotam a transformação digital, integrando recursos avançados de IA em seus fluxos de trabalho para desbloquear novos níveis de eficiência nas equipes de vendas, marketing e serviços”, afirma.

Segundo o executivo, à medida que as organizações buscam maneiras de superar os concorrentes e se adaptar às mudanças nas demandas do mercado, aproveitar os recursos de CRM e IA do Salesforce é fundamental para alcançar sucesso duradouro e excelência operacional. “As certificações Salesforce liberam esse potencial, capacitando os profissionais a aprimorar suas habilidades, demonstrar expertise e liderar suas organizações na busca pela excelência operacional e crescimento duradouro”, completa Sanjeev Balakrishnan, Vice-Presidente Executivo de Sucesso do Cliente da Salesforce.

Uma Jornada de certificação unificada

A Pearson e a Salesforce conectaram seus sistemas para criar uma jornada única e otimizada para os candidatos à certificação. Da inscrição ao dia do exame, tudo está em um só lugar. A Pearson VUE supervisionará um catálogo diversificado de 80 exames de certificação Salesforce, incluindo:

  • Administrador Salesforce: Certificação que valida habilidades na personalização do Salesforce e no gerenciamento de usuários e dados.
  • Agentforce Specialist: Certificação especializada que destaca a expertise no gerenciamento de interações entre clientes e agentes.

A Pearson VUE oferecerá exames de certificação Salesforce em três formatos flexíveis, projetados para atender profissionais, estejam eles on-line, presenciais ou presenciais em eventos para clientes:

  • Monitoramento on-line por meio da OnVUE para pessoas que preferem fazer seus exames remotamente, geralmente no conforto de suas casas.
  • Centros de Teste Pearson VUE em todo o mundo, com um ambiente de teste presencial seguro e profissional.
  • Teste baseado em eventos, em que os candidatos serão avaliados durante um período predefinido sob supervisão do cliente.

“Este acordo representa um passo à frente no compromisso da Pearson em acelerar sua estratégia de aprendizado e habilidades corporativas. Temos orgulho da parceria com a Salesforce e de ajudar os profissionais a demonstrar sua expertise com certificações tão inovadoras quanto a tecnologia que dominam”, conclui Gary Gates, diretor administrativo da Pearson VUE.



Mercado de seguros cresce e amplia oportunidades de renda

Mercado de seguros cresce e amplia oportunidades de renda
Mercado de seguros cresce e amplia oportunidades de renda

Segundo a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), o mercado de seguros de pessoas somou R$ 18,5 bilhões em prêmios nos três primeiros meses de 2025, o que representa uma expansão de 8,3% em relação ao mesmo período de 2024. O documento mostra ainda que os maiores crescimentos foram registrados nos seguros de Doenças Graves (18,5%), Vida Individual (12,9%) e Viagens (9,2%).

Esse desempenho abre espaço para modelos de atuação independentes, especialmente em microsseguros, que oferecem coberturas de menor custo e maior alcance. De acordo com publicação da Revista Apólice, com base em dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), o mercado de microsseguros arrecadou R$ 1,05 bilhão em 2022, um crescimento de 78% em relação a 2021. O avanço indica que cada vez mais brasileiros têm recorrido ao setor como forma de garantir proteção e, em paralelo, explorar novas fontes de renda.

Para o gerente de expansão da companhia Sky Seguradora, Davi Anaia Pessoa, essa tendência revela uma mudança no perfil do mercado. "Cada vez mais pessoas comuns, que não necessariamente têm experiência prévia em seguros, estão encontrando nesse segmento uma forma de complementar renda e, ao mesmo tempo, oferecer serviços com impacto social", afirma.

Nesse cenário, empresas têm estruturado plataformas que permitem a atuação de consultores de forma independente, sem a necessidade de investimento inicial. É o caso da própria Sky, que oferece o SkyLife, um produto de microsseguro que inclui cobertura de assistência funeral, indenização por morte acidental ou invalidez, além de serviços de telemedicina em diversas especialidades e descontos em farmácias e óticas.

"Nosso objetivo é simplificar tanto a experiência do cliente quanto a do consultor. Ao disponibilizar ferramentas digitais de gestão e comissionamento recorrente, conseguimos ampliar o acesso à proteção e, ao mesmo tempo, gerar oportunidades para quem deseja trabalhar com flexibilidade", explica Pessoa.

A percepção do profissional é de que o modelo de consultoria independente tem ganhado adesão por oferecer horários flexíveis, ausência de custos de adesão e possibilidade de geração de renda recorrente. A plataforma da Sky, por exemplo, disponibiliza funcionalidades de acompanhamento de clientes, o que, segundo a empresa, facilita a organização do trabalho para quem atua na ponta.

Com a expectativa de crescimento do setor ao longo de 2025, a tendência é que cada vez mais pessoas se interessem por atuar como consultores independentes, encontrando no mercado segurador não apenas uma fonte de renda extra, mas também um campo em desenvolvimento.

"Além disso, a modalidade de consultoria independente apresenta algumas facilidades que ajudam a explicar sua expansão. Entre elas estão a flexibilidade total de horários, a ausência de necessidade de investimento inicial, a disponibilização de ferramentas digitais para gestão de clientes e a possibilidade de geração de renda mensal recorrente, associada ao apelo social dos produtos oferecidos", finaliza.



Nohau abre show do CPM 22 no Santo Rock Bar, em São Paulo

Nohau abre show do CPM 22 no Santo Rock Bar, em São Paulo
Nohau abre show do CPM 22 no Santo Rock Bar, em São Paulo

O Nohau, banda mineira de pop rock, será a atração de abertura do show do CPM 22 em Santo André. A apresentação está marcada para o dia 19 de setembro, no Santo Rock Bar, casa que recebe bandas covers e autorais da cena rock.

O show marca um momento importante para a banda: além da participação como banda de abertura, o Nohau irá gravar seu DVD ao vivo durante a apresentação, registrando essa fase atual da carreira.

O CPM 22 segue em turnê comemorativa de 30 anos de trajetória, iniciada em agosto de 2025, com apresentações em diversas regiões do Brasil. No dia 7 de setembro, o grupo integrou o line-up do festival The Town, em São Paulo, evento que reuniu milhares de pessoas.

No Santo Rock Bar, o Nohau sobe ao palco antes do CPM 22, com um repertório que mistura faixas autorais e releituras do pop rock nacional. Recentemente, a banda participou do programa Heavy Pero No Mucho, da 89 FM – A Rádio Rock. A entrevista, exibida em 4 de setembro, trouxe um bate-papo com os integrantes e execução de três músicas autorais: O Importante é Amar Você, Cada Instante e Agora Sim.

Em agosto, o Nohau também esteve no Showlivre, dividindo o palco com Japinha (ex-CPM 22) e Marcelo Mancini (Strike), programa que já recebeu artistas de diferentes gerações do rock nacional.

Além do show no Santo Rock Bar, a banda também se apresenta em Varginha/MG, no dia 20 de setembro, com show no Help Pub.

Sobre o Nohau

Formado em 2004, o Nohau iniciou sua trajetória no pop rock nacional percorrendo o circuito entre Minas Gerais e São Paulo, com até 12 apresentações mensais, em casas noturnas e festivais, ao lado de nomes como Jota Quest e Ira!.

Em 2010, a banda interrompeu as atividades após o vocalista Kennerson ser diagnosticado com câncer. Após o tratamento, o grupo voltou aos palcos em 2016 com um projeto de releituras do Barão Vermelho, que resultou em mais de 70 apresentações.

Nesse período, também realizou colaborações com o guitarrista Fernando Magalhães (Barão Vermelho) e participou do quadro Dez ou Mil, do Programa do Ratinho (SBT).

Com a pandemia, o Nohau entrou em nova pausa e agora retorna em 2025, conciliando repertório autoral com versões de músicas do pop rock nacional.

Serviço

Show de abertura do CPM 22 + gravação de DVD

Santo Rock Bar – Santo André/SP

19 de setembro de 2025

Show em Varginha/MG

Help Pub

20 de setembro de 2025

Redes sociais

Instagram: @banda.nohau

Facebook: /nohauoficial

TikTok: @bandanohau

YouTube: @bandanohau



Sedentarismo atinge 1,8 bilhões e ameaça saúde até 2030

Sedentarismo atinge 1,8 bilhões e ameaça saúde até 2030
Sedentarismo atinge 1,8 bilhões e ameaça saúde até 2030

Um estudo conduzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com pesquisadores internacionais e publicado na revista The Lancet Global Health, revelou que quase um terço dos adultos (31%) em todo o planeta, aproximadamente 1,8 bilhão de pessoas, não atingiu os níveis mínimos recomendados de atividade física em 2022.

Segundo o levantamento, a inatividade aumentou cerca de 5 pontos percentuais entre 2010 e 2022 e, se a tendência continuar, pode atingir 35% da população até 2030, afastando o mundo da meta global de reduzir em 15% o sedentarismo no mesmo período. A OMS recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade vigorosa por semana para que uma pessoa não seja considerada sedentária.

Para Patrícia Alves de Oliveira, cardiologista do Sírio-Libanês, a falta de movimento já é considerada uma ameaça silenciosa à saúde pública, elevando o risco de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, como o de mama e o de cólon. "O sedentarismo já pode ser considerado uma epidemia moderna", explica a especialista.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 47% dos adultos brasileiros são sedentários. Este número cresce para 84% entre os jovens. O Brasil ocupa hoje o quinto lugar no ranking mundial de sedentarismo e lidera na América Latina.

Segundo a cardiologista, o uso prolongado de dispositivos eletrônicos contribui para o aumento do tempo sentado e altera padrões de sono, elevando a pressão arterial e favorecendo ganho de peso. "A tecnologia trouxe inúmeros benefícios, mas também intensificou o sedentarismo. Muitas atividades hoje são automatizadas ou feitas por controle remoto, reduzindo drasticamente o movimento diário. E o sedentarismo, por si só, já aumenta o risco de doenças cardíacas, assim como os fatores tradicionais como hipertensão e obesidade", reforça.

"Não é preciso ser atleta para reduzir riscos cardiovasculares. Pequenas mudanças, como subir escadas, caminhar curtas distâncias e diminuir o tempo sentado, já ajudam a quebrar o ciclo do sedentarismo", conclui Patrícia.

A seguir cinco dicas simples e práticas para combater o sedentarismo no dia a dia:

  1. Subir escadas em vez de usar elevador – pequenas mudanças de hábito já contam como atividade física.
  2. Fazer pausas ativas durante o trabalho – levantar-se a cada hora para alongar ou caminhar por alguns minutos.
  3. Reduzir o tempo de tela – estabelecer pausas regulares para levantar-se, alongar e evitar passar horas seguidas em frente ao computador, celular ou TV.
  4. Incluir movimento em tarefas diárias – caminhar enquanto fala ao telefone, levar o cachorro para passear ou dançar enquanto arruma a casa.
  5. Trocar o carro por caminhada ou bicicleta em trajetos curtos, aproveitando para se movimentar naturalmente.



Inovação digital movimenta a hotelaria na Equipotel 2025

Inovação digital movimenta a hotelaria na Equipotel 2025
Inovação digital movimenta a hotelaria na Equipotel 2025

A "Equipotel", descrita pela organização RX Global como o "principal encontro de hospitalidade da América Latina", será palco de lançamentos que refletem a transformação digital em curso no setor hoteleiro brasileiro. De 16 a 19 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, o evento reunirá fornecedores, gestores e profissionais da área em busca de soluções voltadas à gestão integrada, operação mais eficiente e aprimoramento da jornada do hóspede.

Entre os destaques desta edição está a "Foco Tecnologia", empresa nacional com 19 anos de atuação e mais de 2.300 meios de hospedagem ativos em sua base. A companhia apresentará oficialmente a plataforma "ROOMS", uma extranet desenvolvida para concentrar, em um único ambiente digital, funcionalidades voltadas à gestão, vendas e relacionamento com o cliente.

A "ROOMS" integra motor de reservas, site customizável, channel manager, sistema de pagamentos automatizado (Foco Pay), PMS, módulo financeiro, CRM e ferramentas para comunicação com hóspedes. O sistema permite ainda integração com os principais PMSs e adquirentes do mercado, oferecendo maior conectividade entre áreas operacionais e comerciais.

Durante o evento, será lançado o Pacote de Experiência do Hóspede, um conjunto de soluções integradas que busca qualificar os pontos de contato com o cliente ao longo da estadia. O pacote inclui o aplicativo Foco Pass, que oferece serviços como pré-check-in digital, acesso à programação do hotel, conexão ao Wi-Fi, visualização de atrativos locais, acompanhamento de consumos, envio de avaliações e canal direto com a equipe via WhatsApp. O app Foco Pass, o motor de reservas e o sistema de pagamentos Foco Pay compõem o conjunto de ferramentas voltado à automação de processos operacionais e de atendimento ao hóspede.

Outro componente do pacote é o módulo de notificações automatizadas via WhatsApp, voltado para o envio de mensagens transacionais, como confirmação e cancelamento de reservas, envio de propostas, mensagens de boas-vindas, pesquisas de satisfação e cupons pós-estadia. A funcionalidade tem como finalidade estruturar a comunicação com o hóspede por meio de mensagens automatizadas, organizadas por tipo de interação e etapa da estadia.

A proposta da Foco com esse conjunto de ferramentas é contribuir para a automação de processos, reduzir gargalos de atendimento e estruturar melhor a comunicação com o hóspede. Entre os resultados esperados estão a diminuição de filas, o fornecimento antecipado de informações úteis, a resolução de dúvidas durante a estadia e o registro sistematizado de feedbacks.

"A jornada do hóspede começa antes mesmo da reserva e continua após o check-out. Por isso, investimos em soluções que integram operação, vendas e atendimento para organizar a jornada do hóspede", afirma Leonardo Silveira, CEO da "Foco Tecnologia".

A participação da empresa na "Equipotel 2025" reforção seu compromisso com o desenvolvimento de tecnologias voltadas à realidade da hotelaria independente no Brasil. As soluções estarão disponíveis para demonstração no stand N41, durante os quatro dias de evento.



Festa de Flores reúne autoridades e grande público

Festa de Flores reúne autoridades e grande público
Festa de Flores reúne autoridades e grande público

O primeiro final de semana da 43ª edição da Festa de Flores e Morangos de Atibaia reuniu muitos visitantes e convidados. Na sexta-feira, dia 5, teve cerimônia de abertura com a presença de diversas autoridades, grande público e ampla cobertura dos veículos de imprensa.

No sábado, dia 6, o evento recebeu a visita da deputada federal Tabata Amaral e no domingo, dia 7, o secretário estadual de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, fez questão de ir à festa, pois não conseguiu comparecer à cerimônia de abertura. Teve a presença do publico que prestigiou em peso os três primeiros dias do evento que tem grande relevância para Atibaia.

Cerimônia de abertura

Entre as autoridades presentes estão Nelson Takao Yoshida, presidente da Associação Hortolândia de Atibaia; a vice-cônsul do Japão, Yuka Nogami, representando o governo do Japão; Roberto Nishio, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo; Carlos Roza, presidente da Japan House; Eduardo Abe, presidente da Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Atibaia (ACENBRA); Dirceu Hashimoto, presidente do Sindicato Rural de Atibaia; Carlos Shinkawa, vice-presidente da Pró-Flor; Osvaldo Maziero, presidente da Associação de Produtores de Morango e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região; Rômulo Kobori, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Atibaia; José Carlos Ferreira, vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Atibaia (ACIA); o presidente da Câmara Municipal de Atibaia, Júlio Mendes, e demais vereadores; o prefeito Daniel Martini, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Camille Donnabella Martini, e diversos secretários municipais; o deputado federal Saulo Pedroso; Mário Biral, diretor superintendente do Senar/SP; Diógenes Kassaoka, subsecretário de Abastecimento e Segurança Alimentar do Estado de SP; e Estanislau Stek, superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo, representando o governo federal.

Em sua fala, Nelson Takao Yoshida, presidente da Associação Hortolândia de Atibaia, destacou o legado dos fundadores da instituição, o objetivo desta tradicional festa e a mudança de local. "É com grande satisfação que a Hortolândia realiza pela segunda vez esse evento em nossa casa própria, aqui no Parque Ecológico de Atibaia. Neste momento, não podemos deixar também de enaltecer o trabalho dos fundadores de nossa entidade, que deixaram um legado valioso para as próximas gerações. A associação segue firme com seu propósito, que é valorizar e promover os produtores rurais de Atibaia e região, destacando todo potencial agrícola, cultural e turístico, além de gerar oportunidade para muitos. Aproveitem cada momento, pois tudo foi feito com muita dedicação e carinho."

Pavilhão de decoração

Após a fala das autoridades, foi realizado o corte da fita do pavilhão de decoração de flores, abrindo oficialmente a visita dos turistas a uma das mais esperadas atrações do evento. Com o tema "Hana no Toki – Tempo de Flores" e mais de um milhão de pétalas utilizados na decoração, os visitantes podem conferir a magia do universo japonês que será representado pelas quatro estações do ano com diversificados arranjos florais japoneses, os tradicionais ikebanas. A primavera virá com a cor rosa, por conta da Cerejeira, tradicional árvore que floreia na estação. O verão será representado pela cor azul em razão dos diversos festivais típicos da cultura japonesa. A cor laranja ficará para a estação outono, pois as folhas de todas as árvores ficam alaranjadas na estação que antecede o frio. Já o inverno tem a cor gelo, em razão da neve que cai no país nesta época do ano.

A beleza das orquídeas, rosas e girassóis traz um toque mais que especial e colorido para a decoração do pavilhão. Sem falar do morango gigante em que é possível fazer as mais variadas fotos com a fruta anfitriã da festa. Outra atração do pavilhão é o Ninja Jiraiya, personagem de uma série japonesa lançada no Brasil no final da década de 80.

Visitas políticas

No sábado, dia 6, a festa recebeu a deputada federal Tabata Amaral e no domingo teve a visita do secretário estadual de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena. Ambos conheceram todo o evento e se reuniram com Nelson Takao Yoshida, presidente da Associação Hortolândia de Atibaia. Foi apresentado a eles um projeto de ampliação do Parque Ecológico e outro sobre incentivo à agricultura familiar.

Entrada gratuita e ingresso solidário

A gratuidade é exclusiva para funcionários públicos municipais de Atibaia e alunos da rede municipal de Educação (1º ao 5º ano), acompanhados de seus responsáveis, acontece às sextas e aos sábados, como forma de reconhecimento e incentivo à participação da comunidade. Já no dia 19 de setembro, a iniciativa da Entrada Solidária permite a troca de ingresso pela doação de 1 kg de alimento não perecível, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Atibaia e demais entidades, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade.

Inclusão

Pensando no bem-estar e no acolhimento das crianças, a festa de Flores e Morangos, em parceria com a APAE Atibaia e Ensolar Energia Solar Fotovoltaica, organizou uma sala multissensorial, que é espaço de autorregulação. Além disso, o evento também é "pet friendly", em que animais de estimação são bem-vindos e têm acesso a toda a estrutura do evento. O objetivo é tornar a experiência dos visitantes ainda mais inclusiva e divertida.

Realização da festa

A Festa de Flores e Morangos de Atibaia é uma realização da Associação Hortolândia de Atibaia, com apoio da Prefeitura Municipal de Atibaia, patrocínio do Lago Azul, Sakata, Hospital Leonardo da Vinci, Aticare, Sicredi, Bioplugs e Ball, e colaboração da Acenbra Atibaia, Associação dos Produtores de Morangos de Atibaia e Região, Pró-Flor e Sindicato Rural de Atibaia.

Serviço:

43ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia

Data: de 5 a 28 de setembro. Às sextas, sábados e domingos

Horários: das 9h às 18h



Atibaia é destaque pela produção de qualidade dos morangos

Atibaia é destaque pela produção de qualidade dos morangos
Atibaia é destaque pela produção de qualidade dos morangos

A região abriga cerca de 150 produtores, responsáveis pelo cultivo de aproximadamente 3 milhões de pés de morango. A estimativa é que cada planta produza, em média, um quilo de fruta por safra. Com a nova cultivar Fênix, desenvolvida pela Embrapa, a fruta ganha ainda mais qualidade em sabor e resistência às pragas.

A cadeia produtiva do morango movimenta a economia local e envolve diretamente cerca de 500 trabalhadores, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável. Entre as principais variedades cultivadas estão Camino Real, Camarosa, Oso Grande e San Andreas, além de outras cultivares que atendem diferentes perfis de mercado, com características variadas de sabor, coloração, durabilidade e resistência ao transporte.

Desde 2006, parte da produção da região passou a contar com a certificação da Produção Integrada de Morangos (PIMo), sistema desenvolvido pela Embrapa que visa reduzir significativamente o uso de defensivos agrícolas — podendo chegar a uma diminuição de até 50% —, priorizando o controle biológico e físico de pragas. Esse modelo, que adota rígidos protocolos de rastreabilidade, segurança alimentar e respeito ao meio ambiente, passou a se chamar Brasil Certificado, e hoje atende diversas outras frutas e culturas agrícolas em todo o país, promovendo uma produção mais segura, saudável e sustentável.

Durante a Festa de Flores e Morangos de Atibaia, evento do gênero no Brasil, os visitantes têm a oportunidade de adquirir morangos frescos diretamente dos produtores, em um espaço exclusivo próximo à entrada principal do parque. São cinco estandes organizados pela Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia e Região, responsáveis pela comercialização de aproximadamente 80 toneladas de morangos ao longo do evento.

A festa destaca a agricultura local e reforça o compromisso da região com a inovação no campo e a valorização dos produtores rurais, que fazem de Atibaia ser conhecida pela produção do morango.

A Festa de Flores e Morangos de Atibaia é uma realização da Associação Hortolândia de Atibaia, com apoio da Prefeitura Municipal de Atibaia, patrocínio do Lago Azul, Hospital Leonardo da Vinci, Aticare, Sicredi, Sakata, Bioplugs e Ball, e colaboração da Acembra Atibaia, Associação dos Produtores de Morangos de Atibaia e Região, Pró-Flor e Sindicato Rural de Atibaia.

Serviço

43ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia
Data: de 5 a 28 de setembro
Às sextas, sábados e domingos
Horários: das 9h às 18h
Local: Parque Ecológico Atibaia, Av. Nobuyuki Hiranaka, 566, acesso pela Rodovia Dom Pedro I. No sentido Atibaia/Campinas, acesso na entrada antes do primeiro pedágio (saída 79 – km 79). Já no sentido Campinas/Atibaia, acesso na saída para B. Pires/V. D. Pedro I (antes do km 79).

Telefone – 0800-055-5979
Ingressos: inteira R$ 60,00 e meia R$ 30,00 – Todas as sextas o valor do ingresso será de meia-entrada (R$ 30,00).
Estacionamento (administrado pela empresa Estapar): R$ 50,00 carros, R$ 180,00 ônibus, R$ 100,00 vans e micro-ônibus, R$ 25,00 motos.
Site: www.floresemorangos.com.br

Assessoria de Imprensa

Cristiano Siqueira

(11) 97540-8492

Imprensa@floresemorangos.com.br



Atibaia é destaque nacional de produção de flores

Atibaia é destaque nacional de produção de flores
Atibaia é destaque nacional de produção de flores

A 43ª edição da Festa de Flores e Morangos de Atibaia já está confirmada. Realizada pela Associação Hortolândia de Atibaia, a festa une a produção agrícola, o talento artístico e cultural da região e a hospitalidade de Atibaia em um só lugar.

Com novo endereço desde 2024, no Parque Ecológico Atibaia, o evento ganhou um espaço com mais de 430 mil metros quadrados, sendo 9 mil metros de área coberta, para conforto dos expositores e visitantes.

Atibaia: destaque na produção de flores do Brasil

A cidade de Atibaia é conhecida como uma das maiores produtoras de flores do país, ocupando posição de destaque no cenário nacional, tornando a floricultura um dos pilares do desenvolvimento econômico do município.

A produção é diversificada:

  • Flores de corte, como rosas e crisântemos (40%);
  • Flores de vaso, como orquídeas, crisântemos de vaso e dipladênias (40%);

  • Flores de forração, como petúnias, begônias e amor-perfeito (8%);

  • Plantas verdes, como samambaias, suculentas e rendas portuguesas (12%).

Grande parte dessa produção é destinada a centros de distribuição do Estado, como a CEAGESP, em São Paulo, e o CEASA, em Campinas. De acordo com os produtores locais, cerca de 25% das flores comercializadas em Holambra, considerada a capital nacional das flores, têm origem em Atibaia.

Espécies como a aster permitem múltiplas colheitas ao longo do ano, aumentando a produtividade. Além disso, a cidade abriga um dos três maiores produtores de rosas do Brasil, agregando ainda mais valor neste setor.

O clima subtropical, o solo e a localização, próxima a grandes centros consumidores como São Paulo, Campinas e São José dos Campos, com acesso facilitado pelas rodovias Fernão Dias e Dom Pedro I, são alguns fatores que podem contribuir com a produção de flores na cidade.

A influência da imigração japonesa, com técnicas inovadoras de cultivo, pode ser outro aspecto que favorece a floricultura na região. Hoje, agricultores de diferentes origens seguem esses modelos, mantendo a atividade como símbolo de Atibaia.

Festa evidencia força econômica

A Festa de Flores e Morangos traz a importância da floricultura para Atibaia. Os pavilhões decorados com arranjos florais e esculturas temáticas representam o trabalho de centenas de famílias produtoras da cidade.

Com uma diversidade de cores, a festa destaca a floricultura de Atibaia e divulga também o cultivo dos morangos locais, movimentando diversos setores da cidade como a economia, o turismo, a hotelaria, a gastronomia e o comércio.

Tradição, inovação e solidariedade

Além das flores e dos morangos, a Festa oferece uma programação cultural diversificada, com música, danças típicas e gastronomia variada, além de espaços de lazer, feiras de artesanato e playgrounds inclusivos.

A cada edição, a festa também reforça seu compromisso social. Em 2025, por exemplo, nos dias 5 e 19 de setembro, a iniciativa da Entrada Solidária permitirá a troca de ingresso pela doação de 1 kg de alimento não perecível, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Atibaia.

Realização da festa

A Festa de Flores e Morangos de Atibaia é uma realização da Associação Hortolândia de Atibaia, com apoio da Prefeitura Municipal de Atibaia, patrocínio do Sicredi, Lago Azul, Hospital Leonardo da Vinci, Aticare, Sakata, Bioplugs e Ball, e colaboração da Acembra Atibaia, Associação dos Produtores de Morangos de Atibaia e Região, Pró-Flor e Sindicato Rural de Atibaia.

Serviço

43ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia
Data: de 5 a 28 de setembro
Às sextas, sábados e domingos
Horários: das 9h às 18h
Local: Parque Ecológico de Atibaia, Av. Nobuyuki Hiranaka, 566, acesso pela Rodovia Dom Pedro I. No sentido Atibaia/Campinas, acesso pela entrada antes do primeiro pedágio (saída 79 – km 79). Já no sentido Campinas/Atibaia, acesso na saída para B. Pires/V. D. Pedro I (antes do km 79).

Telefone – 0800-055-5979
Ingressos: inteira R$ 60,00 e meia R$ 30,00 – Todas as sextas o valor do ingresso será de meia-entrada (R$ 30,00).
Estacionamento (administrado pela empresa Estapar): R$ 50,00 carros, R$ 180,00 ônibus, R$ 100,00 vans e micro-ônibus, R$ 25,00 motos.
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Adoção de sistemas WMS impulsiona logística no Brasil

Adoção de sistemas WMS impulsiona logística no Brasil
Adoção de sistemas WMS impulsiona logística no Brasil

A logística brasileira está passando por um processo acelerado de transformação. A busca por mais eficiência, redução de custos e integração de processos tornou os sistemas de gerenciamento de armazéns (Warehouse Management Systems – WMS) um aliado estratégico para empresas de diferentes portes e segmentos. Em um ambiente marcado pela digitalização e pelo crescimento do comércio eletrônico, a tecnologia se consolida como peça-chave para a competitividade.

De acordo com pesquisa da Grand View Research, espera-se que o mercado de sistemas de gerenciamento de armazéns no Brasil atinja uma receita projetada de US$ 635,7 milhões até 2030. Espera-se uma taxa de crescimento anual composta de 19,2% para o mercado brasileiro de sistemas de gerenciamento de armazéns de 2025 a 2030.

Os números refletem uma tendência clara: empresas estão dispostas a investir cada vez mais em soluções que tragam precisão e velocidade às operações.

Segundo a mesma pesquisa, o mercado brasileiro de sistemas de gestão de armazéns gerou uma receita de US$ 195,8 milhões em 2023 e deve atingir US$ 635,7 milhões até 2030. Em termos de segmento, os serviços foram o maior componente de geração de receita em 2023 e software é o segmento de componentes mais lucrativo, registrando o crescimento mais rápido durante o período previsto.

Na avaliação de Flávio Silva, CEO da Upper — consultoria especializada em SAP Business One e Gold Partner da maior fábrica de software do mundo há quase duas décadas, esse é um marco importante para o setor. "O Brasil vive um momento decisivo de modernização logística. O WMS em nuvem deixou de ser uma inovação e passou a ser um requisito essencial. As empresas que adotam essas soluções ganham agilidade, visibilidade de estoques e capacidade de resposta rápida às demandas do mercado", afirma.

Com esse cenário, o Brasil desponta como um dos mercados mais promissores para a adoção de sistemas de gerenciamento de armazéns na América Latina. A combinação de tecnologia, crescimento do e-commerce e necessidade de eficiência abre espaço para que companhias se reinventem, consolidando o WMS como um dos protagonistas da nova era da logística.



Arquitetura autoral marca projeto em Balneário Camboriú

Arquitetura autoral marca projeto em Balneário Camboriú
Arquitetura autoral marca projeto em Balneário Camboriú

O estúdio de arquitetura we.arch concluiu a entrega de um apartamento no Boreal Tower, empreendimento da FG Empreendimentos em Balneário Camboriú (SC). O projeto, com 370 m², foi finalizado em 60 dias e alia materiais nobres, integração entre ambientes e recursos tecnológicos de automação e segurança.
Segundo Maria Fernanda Wiethorn Aliano, arquiteta, fundadora e CEO da we.arch, a proposta foi transformar o espaço em um ambiente acolhedor para uma jovem família.
“Cada espaço deve contar uma história e traduzir os valores de quem vai habitá-lo. Nosso desafio foi equilibrar imponência, fluidez e bem-estar”, afirma.

Materiais e soluções adotadas
O projeto destaca o uso de pedras naturais de exportação, painéis em carvalho, móveis ebanizados e peças artesanais. A integração é reforçada por trilhos de portas deslizantes na cozinha e iluminação planejada para criar diferentes atmosferas. Entre os recursos tecnológicos, o apartamento conta com automação completa, piscina interna aquecida com sistema de desumidificação e sprinklers de segurança.

Convivência como inspiração
O layout original foi mantido para atender às necessidades da família, composta por um casal e duas crianças. “A arquitetura só faz sentido quando conecta à realidade. Aqui conseguimos unir a grandiosidade do edifício à autenticidade das relações cotidianas”, reforça Maria Fernanda.



Feira Equipotel começa nesta terça-feira

Feira Equipotel começa nesta terça-feira
Feira Equipotel começa nesta terça-feira

A partir de terça-feira (16), representantes do setor de hospitalidade terão a oportunidade de conhecer lançamentos para impulsionar serviços de atendimento, ter acesso à capacitação técnica e acompanhar debates com foco no atual momento de mercado na Equipotel 2025, evento internacional, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, até sexta-feira (19).

Realizada anualmente no mês de setembro, a feira é reconhecida por movimentar parcerias, negócios e proporcionar  atualização profissional no período que antecede a alta temporada do turismo nacional. Neste ano, acontece em um cenário positivo, em que a área deve gerar mais de 76 mil vagas temporárias entre outubro deste ano e janeiro de 2026, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) – o maior número em quase dez anos.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo (ONU Turismo), o Brasil foi o segundo país a apresentar maior crescimento na entrada de turistas internacionais no primeiro trimestre deste ano: aumento de 48% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Sobre a importância do evento, Daniel Pereira, gerente da Equipotel, destaca que “a feira é uma oportunidade para que visitantes conheçam novidades, troquem experiências com especialistas e identifiquem produtos e serviços que realmente fazem diferença no dia a dia de seus negócios. Mais do que isso, quem participa, reforça a estratégia de atuação no mercado, se prepara para os próximos desafios profissionais, cria conexões valiosas e encontra inspirações que dificilmente teria em outro lugar”.

Especialistas e personalidades marcam presença em palestras

Neste ano, temas como economia, política e bem-estar estão entre os destaques em palestras comandadas por especialistas e personalidades. No primeiro dia, William Waack, jornalista e apresentador, abordará a temática “Cenários econômicos e políticos: onde estamos e para onde vamos?”.Já Marcio Atalla, educador físico e comentarista de saúde, sobe ao palco com o tema “Tempestade perfeita: vida em movimento vitorioso”, contribuindo para a pluralidade de assuntos, uma das marcas da Equipotel. Os temas fazem parte da programação do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), uma das atrações do evento.

Outros nomes reconhecidos também participam da edição, como a campeã do mundo de ginástica artística, Daiane dos Santos, que fará a palestra “Conversa com campeã”, também no Conotel, na quarta-feira (17). No mesmo dia, o navegador, escritor e palestrante Amyr Klink compartilhará saberes e sua trajetória na grade de palestras do espaço Motel Xperience.

Atrações

Ao todo, o público poderá conferir mais de 15 espaços de experiências. Nesse sentido, além do Conotel e do Motel Xperience, a feira também terá como atração O Quarto do Futuro, suíte em tamanho real, que mostrará o que há em tecnologia para otimizar o conforto de hóspedes; e o Fitness Experience, ativação criada para apresentar soluções em equipamentos de academia, performance e bem-estar.

Nas Arena Tech, Arena Conexões, Arena Senac Conecta Educação em Hospitalidade, HSMAI Innovation – Tech e Inovação e no Hotel Trends 2025 será possível conferir palestras sobre IA, ESG, desenvolvimento profissional, gestão, clima organizacional, produtividade e perspectivas para o setor. Nos espaços BCB Hospitality, Food Solutions e Escola de Hoteleiros, visitantes poderão participar de uma jornada de atualização profissional em temas sobre negócios, técnicas, ideias e projetos voltados para a arte do bom atendimento.

Negócios

A edição também conta com a Arena de Negócios, onde profissionais de compras, gestão e tomada de decisão selecionados poderão participar de rodadas de negócios com representantes de marcas expositoras.

A programação completa está disponível no site.



Urban Company registra vendas do lançamento CAIZ no Centro Histórico

Urban Company registra vendas do lançamento CAIZ no Centro Histórico
Urban Company registra vendas do lançamento CAIZ no Centro Histórico

O empreendimento CAIZ marcou o mercado imobiliário de Porto Alegre como um dos primeiros lançamentos residenciais de grande porte no Centro Histórico. O projeto, com 340 unidades, faz parte de um movimento de ocupação e valorização da região central da cidade.

Segundo dados divulgados pela Urban Company, em parceria com a ABF, 148 unidades foram vendidas, correspondendo a mais de 40% do total lançado. O volume de vendas superou R$ 55 milhões em Valor Geral de Vendas (VGV).

A parceria entre as empresas não é inédita: juntas, Urban Company e ABF já realizaram diferentes lançamentos no mercado imobiliário de Porto Alegre. Nos últimos sete anos, a relação resultou em empreendimentos de médio e grande porte, somando mais de 2 mil unidades comercializadas na cidade.

O desempenho do CAIZ reforça a tendência de expansão de lançamentos residenciais no Centro Histórico, área que vem recebendo novos investimentos e despertando interesse de moradores e investidores.



Urban Company completa um ano da unidade Urban Select em Porto Alegre

A Urban Company celebra um ano da sua unidade-conceito, a Urban Select, em Porto Alegre. O espaço foi pensado para aproximar clientes, corretores e parceiros imobiliários, potencializando as negociações com um modelo de atendimento diferenciado.

Dados do Boletim Econômico ABRAINC — 2º Trimestre de 2025 mostram que o segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) apresentou crescimento de 36,5%, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Abrainc Esse relatório traz informações específicas para o segmento, acessível em documento público da ABRAINC. Abrainc

De acordo com Babiton Espíndola, CEO da Urban Company, a atuação da Urban Select tem buscado combinar tecnologia com atendimento humano para melhor atender às necessidades do cliente. “A Urban Select foi criada para unir tecnologia e atendimento humano, fidelizando clientes e negócios em apenas um ano”, afirma.

Atualmente, a Urban Select opera com equipe composta por mais de 80 corretores em sua estrutura. A empresa projeta ampliar sua presença física em cidades estratégicas, mantendo o modelo de atendimento personalizado e buscando novas oportunidades à medida que o mercado de imóveis de médio e alto padrão se expande.



NR-1 reconhece práticas do setor de contact center na promoção da saúde mental

NR-1 reconhece práticas do setor de contact center na promoção da saúde mental
NR-1 reconhece práticas do setor de contact center na promoção da saúde mental

O setor de contact center já desenvolve há anos uma série de políticas e ações voltadas ao bem-estar e à saúde mental de seus colaboradores. A recente atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que estabelece diretrizes para o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, veio apenas para oficializar práticas que já faziam parte da rotina das empresas do segmento, relacionadas à qualidade de vida, ao bem-estar e à segurança de seus profissionais.

As empresas associadas ao Sintelmark (Sindicato Paulista das Empresas de Contact Center) desenvolvem programas de acompanhamento psicológico, iniciativas de acolhimento, treinamentos de gestão humanizada e canais de escuta ativa, voltados à saúde mental dos profissionais.

Segundo Luis Crem, presidente do Sintelmark, a regulamentação reforça o caminho que o setor já trilha há bastante tempo:

“A saúde mental dos colaboradores sempre foi prioridade para as empresas de contact center. A NR-1 apenas oficializa algo que já praticamos: investir continuamente em um ambiente de trabalho saudável, seguro e que valorize as pessoas.”

Implicações para o setor de contact center

Os riscos psicossociais trazidos na NR-1, como metas abusivas, alta pressão por performance, rotinas repetitivas e jornadas intensas, passam a ser formalmente reconhecidos pela norma, com impacto direto nas práticas de gestão do setor de contact center.

As empresas devem fortalecer suas práticas de promoção da saúde mental, incluindo programas de acolhimento, suporte emocional e reestruturação de processos para evitar esgotamento.

O Sintelmark, atento a esse cenário, disponibiliza para os colaboradores das empresas associadas treinamentos mensais sobre saúde mental, inteligência emocional e comportamental e diversidade, sempre voltados à capacitação de lideranças e totalmente gratuitos. Anualmente, cerca de 300 profissionais participam dessas atividades.

Além dos treinamentos, a entidade promove uma vez ao ano um curso de atualização específico para gerência e coordenação. No mês de setembro, oferece ainda palestras sobre prevenção ao suicídio e, ao longo do ano, realiza encontros voltados ao letramento sobre violência contra a mulher e formas de enfrentamento.



Helmholtz Munich em colaboração com o Parse Biosciences GigaLab criam o maior atlas do mundo sobre distúrbios do tecido pulmonar humano

A Helmholtz Munich e a Parse Biosciences anunciaram hoje uma colaboração estratégica para gerar o maior atlas mundial de distúrbios de doenças pulmonares do mundo, com o suporte da plataforma GigaLab da Parse Biosciences. Utilizando um modelo de cultura de cortes de tecido pulmonar humano ex vivo, provenientes de pulmões normais de doadores de controle, juntamente com tecidos pulmonares explantados de pacientes acometidos por doenças pulmonares crônicas, o estudo pretende identificar novos alvos e circuitos celulares relacionados à saúde e à doença pulmonar, caracterizando respostas específicas da doença das células para 900 intervenções farmacológicas.

O Prof. Herbert Schiller, diretor da Unidade de Pesquisa em Medicina Regenerativa de Precisão do Helmholtz Munich e um proeminente pesquisador em biologia e patologias pulmonares, estará à frente deste ambicioso projeto.

“Avaliar os impactos dos tratamentos farmacológicos ao nível de célula única, diretamente no tecido pulmonar humano em grande escala, contribuirá para o desenvolvimento de estratégias que melhorem a regeneração do tecido pulmonar, o que poderá resultar em terapias combinadas direcionadas do futuro”, afirma Schiller.

O Prof. Fabian Theis, que dirige o Centro de Saúde Computacional do Helmholtz Munich, acrescenta: “Para desenvolver modelos de IA essenciais de biologia celular e tecidual, necessitamos com urgência de mais dados de distúrbios de alta qualidade. Um conjunto de dados de distúrbio de medicamentos tão complexo possibilitará um progresso considerável no entendimento da regulação genética na saúde e doença pulmonar.”

Esta iniciativa será implementada pelo Parse GigaLab, uma instalação de alta tecnologia construída especificamente para a geração de conjuntos de dados de sequenciamento de RNA de células únicas em grande escala. Aproveitando a química Evercode do Parse, o GigaLab produz rapidamente grandes conjuntos de dados de células únicas com qualidade excepcional.

“Com o GigaLab, ajudamos os pesquisadores a fazer mais do que apenas descobertas incrementais”, diz Charlie Roco, PhD, cofundador e diretor de tecnologia da Parse Biosciences. “Nossa parceria com a Helmholtz Munich ilustra como a perspectiva e a escala na genômica de células únicas podem desvendar a biologia, acelerando o caminho para terapias mais eficazes.”

Sobre a Parse Biosciences

A Parse Biosciences é uma empresa global de ciências da vida que tem como missão acelerar o desenvolvimento nas áreas de saúde humana e pesquisa científica. Capacitando os pesquisadores a realizar o sequenciamento de células únicas com escala e facilidade sem precedentes, sua abordagem pioneira possibilitou descobertas inovadoras no tratamento do câncer, reparo de tecidos, terapia com células-tronco, doenças renais e hepáticas, desenvolvimento do cérebro e sistema imunológico.

Com tecnologia desenvolvida na Universidade de Washington pelos cofundadores Alex Rosenberg e Charles Roco, a Parse levantou mais de US$ 100 milhões em capital, sendo utilizada por cerca de 3.000 clientes no mundo inteiro. Seu crescente portfólio de produtos inclui o Evercode™ Whole Transcriptome, Evercode™ TCR, Evercode™ BCR, Gene Select e uma solução para análise de dados, o Trailmaker™.

A Parse Biosciences tem sede no vibrante distrito de South Lake Union, em Seattle, onde recentemente se expandiu a uma nova sede e um laboratório de última geração. Para saber mais, acesse https://www.parsebiosciences.com/.

Sobre o Helmholtz Munique

O Helmholtz Munich é um centro líder em pesquisa biomédica. Sua missão é desenvolver soluções inovadoras para uma saúde melhor em um mundo em rápida transformação. Equipes de pesquisa interdisciplinares têm foco em doenças desencadeadas pelo ambiente, sobretudo na terapia e prevenção de diabetes, obesidade, alergias e doenças pulmonares crônicas. Com o poder da inteligência artificial e da bioengenharia, os pesquisadores aceleram a tradução para os pacientes. O Helmholtz Munique conta com cerca de 2.500 funcionários e sua sede fica em Munique/Neuherberg. É membro da Associação Helmholtz, com mais de 43.000 funcionários e 18 centros de pesquisa, a maior organização científica da Alemanha. Para saber mais sobre o Helmholtz Munique (Helmholtz Zentrum München Deutsches Forschungszentrum für Gesundheit und Umwelt GmbH), acesse www.helmholtz-munich.de/en

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Kaitie Kramer

kkramer@parsebiosciences.com | 858.504.0455

Fonte: BUSINESS WIRE



Dataside e Snowflake realizam evento online sobre dados e IA

Dataside e Snowflake realizam evento online sobre dados e IA
Dataside e Snowflake realizam evento online sobre dados e IA

No dia 18 de setembro, às 10h, a Dataside, em parceria com a Snowflake, promove um evento online e gratuito voltado a profissionais e empresas que desejam explorar novas possibilidades em dados e Inteligência Artificial. A iniciativa mostrará como organizações podem simplificar a gestão de informações, garantir governança e acelerar projetos de IA utilizando a plataforma Snowflake.

Com a transformação digital em ritmo acelerado, manter-se atualizado em relação a tecnologias, arquiteturas e ferramentas deixou de ser opcional e passou a ser uma prioridade estratégica para empresas de todos os setores. O evento pretende oferecer caminhos práticos para estruturar dados com mais eficiência e transformar informação em resultados concretos.

O destaque da programação será a palestra "Plataforma Snowflake: Simplicidade e Governança para seus projetos de IA", conduzida por Marcelo Manzano. Com mais de três décadas de experiência em engenharia e arquitetura de dados, Big Data e Business Intelligence, Manzano já atuou em empresas como Oracle, HP, Salesforce, Neo4j e Snowflake, além de ter liderado projetos estratégicos em organizações como Itaú, Bradesco, Santander, Telefônica-Vivo, Claro e Carrefour.

As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis no link.

Dataside e Snowflake

A Dataside é uma consultoria especializada em dados e Inteligência Artificial, que apoia empresas na jornada de transformação digital. Com foco em inovação e estratégia, atua desde a arquitetura de dados até a implementação de soluções avançadas de analytics e machine learning, ajudando organizações a extrair valor real de suas informações e a impulsionar a competitividade no mercado.

A Snowflake é uma plataforma global de Data Cloud, que permite às empresas armazenar, processar e analisar grandes volumes de dados com escalabilidade e segurança. A empresa é reconhecida por sua arquitetura, gestão de dados, governança e flexibilidade para suportar aplicações de analytics e Inteligência Artificial em diferentes setores da economia.

Serviço

Data: 18/09  Formato: Online e gratuito  Palestra: Plataforma Snowflake: Simplicidade e Governança para seus projetos de IA – com Marcelo Manzano  Inscrições através do link.



Tarifas dos EUA impõem novos desafios à logística do Brasil à América do Norte

Tarifas dos EUA impõem novos desafios à logística do Brasil à América do Norte
Tarifas dos EUA impõem novos desafios à logística do Brasil à América do Norte

A adoção de novas tarifas pelos Estados Unidos sobre produtos importados reacende discussões sobre os impactos na cadeia logística internacional, especialmente nas rotas entre o Brasil e a América do Norte. Empresas do setor podem sentir necessidade crescente de adaptação, revisão de contratos e fortalecimento do planejamento aduaneiro.

“Mais do que uma questão tributária, estamos diante de uma reconfiguração da estratégia logística entre os países”, afirma Luciano Zucki, cofundador e diretor da PLEX Logistics, companhia especializada em transporte internacional com sede em Miami. Segundo ele, empresas brasileiras precisam revisar seus custos logísticos, reavaliar modais e, principalmente, investir em previsibilidade nas operações.

Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), alumínio, autopeças e têxteis são os setores mais afetados, impactando diretamente os importadores da América Latina.O Brasil figura entre os principais parceiros comerciais dos EUA no Hemisfério Sul, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o que acende o alerta para possíveis gargalos nos fluxos logísticos.

A PLEX Logistics tem atuado no assessoramento de embarcadores e operadores logísticos para mitigar riscos, otimizar processos e identificar oportunidades em mercados alternativos. “Nosso papel é orientar os clientes com base em dados, inteligência de mercado e alternativas de transporte mais competitivas”, reforça Zucki.

A empresa mantém operações marítimas, aéreas e rodoviárias, com foco em soluções personalizadas para importação e exportação entre os dois continentes.



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Uma delas é sobre como surgiu o nome “Fraldinha” para o famoso corte que praticamente não falta em nenhum churrasco brasileiro, além de outras recordações deliciosas que ela colocou na mesa deste Podcast surpreendente.

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