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Administradores apontam as mudanças nos 60 anos da profissão

Administradores apontam as mudanças nos 60 anos da profissão
Administradores apontam as mudanças nos 60 anos da profissão

A área da Administração, que segundo dados do Censo 2022 do IBGE, concentra o maior número de pessoas formadas no país, completou 60 anos de regulamentação este ano. Para entender o panorama da profissão ao longo dessas últimas seis décadas, o Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP realizou um levantamento com seus registrados, que revelou diferenças entre as percepções dos profissionais que trabalham na área pública e na iniciativa privada. 

Questionados sobre as principais mudanças presenciadas pela profissão ao longo do tempo, os respondentes da área pública citaram a digitalização de documentos e processos internos (37,8%), enquanto a implantação de softwares integrados foi a opção mais lembrada por aqueles que trabalham no setor privado (36%). Apesar dessa divergência, o estudo aponta que a automação de tarefas operacionais foi uma das principais escolhas tanto para os respondentes do setor privado (30,3%) quanto para os da área pública (25,2%). 

O levantamento “Jubileu de Diamante: como o profissional de Administração vê a evolução da área”, que contou com a participação de 505 profissionais entre os dias 16 de julho e 6 de agosto, também revelou as ferramentas, métodos ou práticas de gestão mais usadas atualmente. A análise de dados e relatórios gerenciais se destaca como o recurso mais utilizado em ambos os setores, mas os profissionais da área pública são os que mais mencionam isso (54,6%). Já os indicadores de desempenho (KPIs) e dashboards são mais utilizados pelos profissionais da iniciativa privada (27,2%) em relação aos do setor público (16,8%).

A ferramenta de gestão orçamentária e controles financeiros também foi citada pelos respondentes, sendo mais usada no setor público (32,8%), em comparação ao setor privado (29,8%).

“Os resultados mostram que a automação e a digitalização são uma realidade para todos os profissionais, mas a forma como cada setor a implementa e lida com ela é diferente. Isso reforça a importância de olharmos para as especificidades de cada área para melhor apoiar e capacitar o administrador do futuro”, analisa o presidente do CRA-SP, Administrador Alberto Whitaker. 

Conquistas profissionais

Ao serem questionados sobre as conquistas profissionais que eles consideram mais relevantes, a opção “ter crescido na carreira” se destaca entre ambas as áreas. Entretanto, entre os profissionais do setor privado, ter participado de projetos de grande impacto para as organizações aparece em segundo lugar (13,5%), enquanto essa opção não figura nas primeiras respostas dos funcionários públicos.

Outra conquista mencionada pelos respondentes dos dois setores é o sustento de si próprio e/ou da família com o exercício da profissão. Essa alternativa ocupa o segundo lugar entre aqueles que estão na área pública (15,1%) e o terceiro entre os do setor privado (12,2%).

Já a terceira maior conquista para os profissionais do setor público é ter conseguido maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, com 14,3% das respostas, opção que não aparece entre as mais citadas por aqueles que atuam na iniciativa privada.

O levantamento “Jubileu de Diamante: como o profissional de Administração vê a evolução da área” faz parte de um projeto institucional do CRA-SP que visa entender melhor a percepção dos seus registrados sobre temas em evidência na sociedade. Os resultados deste e de outros estudos estão disponíveis no site do Conselho .



Popularização do hormônio GLP-1 preocupa especialistas

Popularização do hormônio GLP-1 preocupa especialistas
Popularização do hormônio GLP-1 preocupa especialistas

O surgimento de medicamentos análogos ao hormônio GLP-1, como Ozempic® e Wegovy®, vem transformando o tratamento da obesidade, mas não devem ser vistos como solução estética ou substitutos de hábitos saudáveis. O alerta é do endocrinologista Bruno César, que abordará o tema no 13º NE – Meeting Internacional de Nutrição Esportiva, durante a NEEX 2025 – Feira Internacional de Suplementação e Nutrição, em São Paulo.

Segundo o médico, há eficácia comprovada na redução de peso, melhora da resistência à insulina e até proteção cardiovascular. No entanto, o acompanhamento profissional é essencial. “Esses fármacos podem apoiar quem tem dificuldade de resposta metabólica, mas não eliminam a necessidade de treinos de força, nutrição equilibrada e acompanhamento médico”, reforça.

A rápida popularização do GLP-1, inclusive no meio fitness, exige atenção. Bruno destaca que novos estudos já apontam para drogas ainda mais eficazes, como o Mounjaro®, que combina GLP-1 e GIP. Apesar disso, ele reforça: “É fundamental combater a automedicação, o uso recreativo e a compra de produtos falsificados”.

A palestra “GLP-1 e Massa Muscular: Estratégias na preservação da composição corporal” acontece no dia 18 de outubro, às 18h, dentro da programação científica da NEEX 2025, que contará com cinco salas simultâneas e mais de 60 horas de conteúdo para profissionais da saúde, esporte e nutrição.


Serviço:

NEEX 2025 – Feira Internacional de Suplementação e Nutrição

Data: 17 e 18 de outubro 

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo

Horário: 9h às 19h

Endereço: Entrada Principal – Av. Otto Baumgart, 1000 – Vila Guilherme, SP.

Mais informações: www.neexexpo.com.br



Anticoncepcional da UQ começa a ser distribuído pelo SUS

Anticoncepcional da UQ começa a ser distribuído pelo SUS
Anticoncepcional da UQ começa a ser distribuído pelo SUS

A farmacêutica multinacional com capital 100% nacional, União Química, começa a distribuir mais um anticoncepcional no Sistema Único de Saúde (SUS). Serão mais de 14 milhões de unidades fornecidas ao atendimento de saúde pública até 2026.

O medicamento Microvlar, da unidade de negócios Genom, tem mais de 50 anos no mercado e é composto por etinilestradiol e levonorgestrel, combinação mais utilizada em pílulas anticoncepcionais em todo o mundo. Entre os benefícios, se destaca menor risco de tromboembolismo venoso, quando comparado a associações de outros componentes.

Além de Microvlar, outros contraceptivos são fornecidos pela companhia ao SUS: Demedrox, Pilem, Ciclovular e Ciclo 21.

“Essa parceria com o sistema público de saúde é estratégica também para a missão da União Química de levar saúde e bem-estar à sociedade, democratizando o acesso a tratamentos adequados, seguros e de qualidade. O nosso medicamento entra na lista dos programas de planejamento reprodutivo e pode impactar positivamente milhões de mulheres e famílias”, afirma Fernando Marques, presidente da farmacêutica.



SMBC Group e Jefferies expandem sua aliança estratégica global

O Jefferies Financial Group, Inc. (NYSE: JEF) (“Jefferies”) e o Sumitomo Mitsui Financial Group, Inc. (NYSE: SMFG) (“SMFG”), a Sumitomo Mitsui Banking Corporation (“SMBC”) e a SMBC Nikko Securities Inc. (“SMBC Nikko”) (coletivamente, “SMBC Group”) anunciaram hoje que estão expandindo significativamente sua aliança estratégica global.

O SMBC Group e a Jefferies firmaram inicialmente uma aliança estratégica em 2021 para colaborar em futuras oportunidades de negócios corporativos e de banco de investimento. Em 2023, a aliança foi ampliada para reforçar a colaboração em fusões e aquisições, mercados de capitais e dívida, com foco especial em clientes com grau de investimento nos Estados Unidos. O SMBC Group e a Jefferies adicionaram posteriormente memorandos de entendimento para expandir sua aliança para a região EMEA, Canadá, Ásia e Austrália, bem como para ampliar o escopo das iniciativas de cobertura conjunta para patrocinadores mundiais de maior porte, empresas em fase pré-OPI e clientes corporativos com grau de investimento inferior.

Hoje, a Jefferies e o SMBC Group anunciam os próximos passos significativos em sua aliança estratégica global, que capitalizará ainda mais seus pontos fortes comerciais exclusivos e melhorará suas habilidades para atender às necessidades globais de seus clientes tomadores de empréstimos, investidores, corporativos e patrocinadores. Isso incluirá a combinação de seus negócios de ações japonesas e ECM, a expansão da cobertura conjunta de patrocinadores maiores e a implementação na EMEA da originação, subscrição e execução conjuntas de empréstimos sindicalizados alavancados para esses clientes, o SMBC concordando em aumentar sua participação acionária na Jefferies para até 20% no mercado aberto, o SMBC fornecendoàJefferies cerca de US$ 2,5 bilhões em novas linhas de crédito para apoiar a Jefferies e facilitar os esforços de colaboração, incluindo empréstimos alavancados na EMEA, empréstimos pré-OPI nos EUA e securitização lastreada em ativos, sujeitoàobtenção das aprovações regulatórias aplicáveis.

Joint venture de ações japonesas

O SMBC Group e a Jefferies assinaram um memorando de entendimento para estabelecer uma joint venture no Japão com o objetivo de conduzir os principais aspectos de suas atividades de pesquisa, vendas e negociação de ações japonesas no atacado e de mercados de capitais. A Jefferies e o SMBC Group preveem que a joint venture começará a atender clientes em janeiro de 2027. A nova joint venture será integrada ao negócio líder global de ações da Jefferies para fornecer aos investidores institucionais insights e execução em mercados ao redor do mundo de maneira contínua e consistente. Com a experiência do SMBC e do SMBC Nikko no mercado doméstico e a solidez do balanço patrimonial, além da posição de liderança da Jefferies junto a investidores internacionais e sua tecnologia avançada de negociação, o SMBC Group e a Jefferies têm como objetivo se tornar o provedor líder no mercado atacadista de ações e mercados de capitais no Japão.

Cobertura conjunta de patrocinadores

O SMBC Group e a Jefferies ampliarão sua cobertura conjunta de patrocinadores de grande porte para oferecer os recursos de investimento e serviços bancários corporativos da Jefferies e do SMBC Group a esses grandes clientes patrocinadores na região EMEA.

Expansão da participação acionária do SMBC na Jefferies de 15% para até 20%

A SMBC pretende aumentar sua participação econômica na Jefferies para até 20% (em base convertida e totalmente diluída) por meio da compra de ações no mercado aberto e, em seguida, trocar essas ações ordinárias por ações ordinárias sem direito a voto ou ações preferenciais sem direito a voto que serão obrigatoriamente conversíveis em ações ordinárias sem direito a voto. A SMBC continuará detendo menos de 5% dos direitos de voto na Jefferies. O aumento do investimento está sujeito à obtenção das aprovações regulatórias aplicáveis necessárias.

Novas e melhores facilidades de crédito

O SMBC Group concordou em conceder linhas de crédito no valor total de cerca de US$ 2,5 bilhões para apoiar a Jefferies e promover a colaboração em áreas-chave, incluindo financiamento estruturado, como empréstimos alavancados na EMEA, empréstimos pré-OPI nos EUA e securitização lastreada em ativos. Esse novo e substancial pacote de financiamento de cerca de US$ 2,5 bilhões visa reforçar seu compromisso com o aprofundamento da parceria, melhorar as capacidades combinadas nessas áreas de foco e permitir ao SMBC Group oferecer serviços excepcionais a seus clientes.

Comentários da direção

O diretor-presidente e CEO do grupo SMFG, Toru Nakashima, afirmou: “Nossa visão é alinhar o SMBC Group e a Jefferies para oferecer aos nossos clientes as melhores soluções de financiamento e consultoria para atender às suas necessidades no mundo todo. Estamos satisfeitos com nosso progresso até o momento, vemos a expansão de nossa aliança estratégica global como mais um passo para alcançar nosso objetivo e acreditamos que estamos apenas no início da realização de nosso potencial conjunto”.

Rich Handler, CEO da Jefferies, e Brian Friedman, seu presidente, disseram: “O SMBC Group e a Jefferies juntos são únicos no poder de nossas plataformas globais combinadas. De fusões e aquisições e outras consultorias estratégicas a financiamento de balanço patrimonial e mercados de capitais, passando por pesquisa, vendas e negociação nos mercados de capitais diários, nossas capacidades combinadas oferecem um valor excepcional aos nossos clientes em todo o mundo”.

Sobre o Sumitomo Mitsui Financial Group, Inc.

A SMFG é uma das maiores instituições financeiras com sede no Japão, com presença em todos os negócios bancários corporativos e de consumo. Por meio de suas subsidiárias e afiliadas, a SMFG oferece uma gama diversificada de serviços financeiros, incluindo operações bancárias comerciais, leasing, valores mobiliários, cartão de crédito, serviços financeiros ao consumidor e outras soluções. Os ativos totais consolidados da SMFG eram de 264 trilhões de ienes em 31 de dezembro de 2022.

Sobre o Jefferies Financial Group Inc.

A Jefferies é uma empresa líder mundial em serviços completos de banco de investimento e mercados de capitais. Com mais de 40 escritórios no mundo inteiro, oferecemos insights e experiência a investidores, empresas e governos.

Sobre a Sumitomo Mitsui Banking Corporation

A SMBC é a subsidiária de serviços bancários comerciais da SMFG e um dos maiores bancos do mundo com base no total de ativos. Ela fornece uma ampla gama de serviços bancários corporativos e de consumo no Japão e globalmente.

Sobre a SMBC Nikko Securities Inc.

A SMBC Nikko é uma das principais empresas de valores mobiliários de linha completa no Japão, atendendo a todos os segmentos de clientes com uma ampla gama de produtos e serviços financeiros com sua rede internacional.

Informações adicionais e onde encontrá-las

Esta comunicação pode ser considerada material de solicitação no que diz respeito à aprovação dos acionistas (a “Aprovação dos acionistas”) do certificado de constituição alterado e reformulado que autoriza ações ordinárias adicionais sem direito a voto. Em conexão com uma assembleia anual de seus acionistas para a aprovação dos acionistas, a Jefferies pretende apresentar os materiais relevantes à Comissão de Valores Mobiliários (Securities and Exchange Commission – SEC), incluindo a declaração de procuração da Jefferies em forma preliminar e definitiva. OS INVESTIDORES E ACIONISTAS DA JEFFERIES SÃO INSTADOS A LER TODOS OS DOCUMENTOS PERTINENTES APRESENTADOS À SEC, INCLUINDO A DECLARAÇÃO DE PROCURAÇÃO DA JEFFERIES (SE E QUANDO DISPONÍVEL), POIS ELES CONTÊM OU CONTERÃO INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A PROPOSTA DE ALTERAÇÃO E REFORMULAÇÃO DO CERTIFICADO DE CONSTITUIÇÃO. Os investidores e detentores de títulos podem ou poderão obter os documentos (se e quando estiverem disponíveis) gratuitamente no site da SEC em www.sec.gov ou gratuitamente junto à Jefferies, enviando uma solicitação para Laura Ulbrandt DiPierro, Corporate Secretary, 520 Madison Avenue, New York, NY 10022.

Participantes na solicitação

A Jefferies e seus diretores, executivos e outros membros da administração e funcionários, de acordo com as regras da SEC, podem ser considerados “participantes” na solicitação de procurações dos acionistas da Jefferies a favor da aprovação dos acionistas. As informações sobre os diretores e executivos da Jefferies estão descritas na Declaração de procuração da Jefferies no Anexo 14A para sua Assembleia geral anual de acionistas de 2025, que foi protocolada na SEC em 14 de fevereiro de 2025. Na medida em que as participações dos diretores ou executivos da Jefferies nos títulos da empresa tenham mudado desde os valores estabelecidos na declaração de procuração de 2025, tais mudanças foram ou serão refletidas nas Declarações iniciais de propriedade beneficiária no Formulário 3 ou nas Declarações de mudança de propriedade no Formulário 4 apresentadas à SEC. Informações adicionais sobre os interesses diretos ou indiretos, por participação em títulos ou outros, dos participantes da Jefferies na solicitação, que podem, em alguns casos, ser diferentes dos acionistas da Jefferies em geral, serão apresentadas na declaração de procuração da Jefferies relativa à aprovação dos acionistas, quando estiver disponível.

Declarações prospectivas

Este comunicadoàimprensa contém “declarações prospectivas” de acordo com o significado das disposições de salvaguarda da Seção 27A da Lei dos Valores Mobiliários dos Estados Unidos de 1933, tal como alterada, e da Seção 21E da Lei do Mercado de Capitais dos Estados Unidos de 1934, tal como alterada. As declarações prospectivas incluem declarações sobre o nosso futuro e declarações que não são fatos históricos. Tais declarações prospectivas são normalmente identificadas por palavras como “acreditar”, “esperar”, “antecipar”, “poder”, “pretender”, “perspectiva”, “irá”, “estimar”, “prever”, “projetar”, “deveria” e outros termos e expressões semelhantes, e estão sujeitas a inúmeras suposições, riscos e incertezas, que mudarão ao longo do tempo. As declarações prospectivas podem conter crenças, metas, intenções e expectativas sobre receitas, lucros, operações, acordos e outros resultados, e podem incluir declarações sobre desempenho, planos e objetivos futuros. As declarações prospectivas também incluem declarações referentes às nossas estratégias para o desenvolvimento futuro dos nossos negócios e produtos, incluindo a aliança estratégica entre a Jefferies e o SMBC Group. Em particular, as declarações prospectivas incluem declarações sobre os potenciais benefícios da colaboração com o SMBC Group e a intenção do SMBC de aumentar a sua participação acionária na Jefferies, uma vez que o SMBC não tem qualquer obrigação de o fazer. As declarações prospectivas se referem apenasàdata em que são feitas; não assumimos qualquer obrigação e não nos comprometemos a atualizar quaisquer declarações prospectivas. Além disso, como as declarações prospectivas representam apenas nossa opinião sobre eventos futuros, muitos dos quais são, por natureza, inerentemente incertos, os resultados ou desfechos reais podem diferir, possivelmente de forma significativa, dos resultados ou desfechos previstos indicados nessas declarações prospectivas. As informações sobre os fatores importantes, incluindo “Fatores de risco” que podem fazer com que os resultados ou desfechos reais sejam diferentes, talvez significativamente, daqueles apresentados em nossas declarações prospectivas, estão contidas nos relatórios que apresentamos à SEC. Você deve ler e interpretar qualquer declaração prospectiva junto com os relatórios que apresentamos na SEC. O desempenho passado não é necessariamente indicativo dos resultados futuros. Diferentes tipos de investimentos envolvem diferentes graus de risco. Portanto, não se deve presumir que o desempenho futuro de qualquer investimento específico ou estratégia de investimento será lucrativo ou igual ao(s) nível(es) de desempenho indicado(s) correspondente(s).

Fonte: Jefferies Financial Group Inc.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Mais informações em:

Jonathan Freedman

Chefe de Marketing e Comunicação

Jefferies Financial Group Inc.

jfreedman@jefferies.com

Drew Benson

Chefe de Comunicação

Sumitomo Mitsui Banking Corporation (Américas)

MediaRelationsAmericas@smbcgroup.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Brasil recicla apenas 3% dos aparelhos eletrônicos produzidos no país

O Brasil produz mais de dois milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano, mas recicla apenas 3% desse total, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). O cenário evidencia um desafio que ultrapassa a gestão de resíduos e mostra que consumidores e organizações ainda não incorporam plenamente a importância do descarte adequado de celulares, computadores e outros dispositivos do cotidiano.

O processo de reciclagem de eletrônicos envolve dois perfis principais. De um lado estão os consumidores finais, que frequentemente armazenam aparelhos antigos ou os descartam no lixo comum. De outro estão as organizações, que lidam com volumes maiores de equipamentos obsoletos, muitas vezes sem políticas estruturadas para seu descarte. Em ambos os casos, a consequência é a mesma: toneladas de materiais valiosos desperdiçados e componentes tóxicos contaminando o meio ambiente.

A falta de informação é um dos principais fatores que dificultam o avanço da reciclagem. Pilhas, baterias e celulares antigos podem conter metais pesados, como chumbo e mercúrio, capazes de contaminar solo e água quando descartados de maneira incorreta. Ao mesmo tempo, esses aparelhos possuem metais preciosos, como ouro e prata, além de outros materiais passíveis de reaproveitamento na cadeia produtiva.

O problema não se limita ao descarte inadequado. A troca frequente de aparelhos que ainda poderiam ter anos de vida útil também contribui para o aumento do lixo eletrônico. Um estudo da Green Eletron revela que 60% dos celulares descartados anualmente no Brasil ainda estão em condições de uso, evidenciando oportunidades para reutilização ou reciclagem.

“Outro hábito comum é o armazenamento de aparelhos inativos em residências. Essa prática retira do mercado dispositivos que poderiam ser doados, revendidos ou reciclados, prolongando seu ciclo de vida e reduzindo impactos ambientais”, afirma Stephanie Peart, Head da Leapfone.

Modelos de uso que favorecem o reuso de aparelhos, como os sistemas de compartilhamento ou assinatura, surgem como alternativa para ampliar o aproveitamento dos dispositivos. Essas iniciativas permitem que um equipamento seja utilizado por diferentes pessoas ao longo do tempo, reduzindo o descarte prematuro e aumentando a eficiência do consumo de tecnologia.

No ambiente corporativo, o cenário é semelhante. A renovação frequente de parques tecnológicos gera grandes volumes de equipamentos obsoletos. Ainda que a legislação brasileira determine o descarte adequado, muitas organizações tratam o tema como obrigação burocrática e não como parte de sua responsabilidade socioambiental.

Alguns avanços começam a ser registrados. Cooperativas especializadas no processamento de eletrônicos, programas voluntários de coleta e processos industriais de recuperação de materiais indicam que é possível construir uma economia circular para o setor.

“O país ainda tem um longo caminho a percorrer. A ampliação de pontos de coleta, o fortalecimento de práticas de logística reversa, a fiscalização mais rigorosa e políticas públicas de incentivo são passos essenciais para reduzir os impactos ambientais”, exemplifica Peart.

A reciclagem de eletrônicos configura uma necessidade urgente em um contexto de rápida evolução tecnológica e recursos naturais cada vez mais limitados. O Brasil possui potencial para evoluir de um cenário incipiente para uma posição de referência internacional em reciclagem tecnológica, desde que haja comprometimento conjunto de consumidores, empresas e governos em adotar práticas mais sustentáveis.



Gastronomia é uma das atrações da Festa de Flores e Morangos

Gastronomia é uma das atrações da Festa de Flores e Morangos
Gastronomia é uma das atrações da Festa de Flores e Morangos

A Festa de Flores e Morangos de Atibaia tem diversas opções gastronômicas para o público. São vários tipos de pratos, para os mais variados gostos. Além dos doces, há também pratos das culinárias brasileira e japonesa. Na sessão de doces é possível encontrar merengues, espetinhos, tortas, pastel, escondidinhos, banana split, taças, strogonoff, pipoca, suco, caldo de cana, raspadinha, sorvetes, fondue, bolos e muito mais. Além da sensação do momento, o morango do amor, o evento tem outra novidade: o pão de morango.

A culinária japonesa também é uma das mais procuradas do evento. Existem pratos mais conhecidos pelos brasileiros, como yakissoba, guioza, tempurá, sashimi, hot roll, temaki, entre outros, e também aqueles bem típicos do Japão, mais desconhecidos do público, como lámen, tamagoyaki, manju, udon, mochi e muito mais. A típica culinária brasileira também marca presença, com os tradicionais chopps, churrasco, lanches, porções, acarajé, queijo, mel, doces brasileiros, pratos de norte a sul do país, entre outras opções.Concurso de Cosplay

Uma das novidades mais esperadas da festa é o Concurso de Cosplay. No dia 28 de setembro, às 15h, haverá um desfile com até 60 vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no dia do evento, a partir das 10h. O primeiro lugar ganha R$1.000,00, o segundo recebe R$500, o terceiro R$300 e o quarto lugar e destaque ganham R$100. Os participantes não pagam entrada no evento e ainda terão camarim e guarda-volumes gratuitos.

Os jurados Kya, Celsão e Mayumi julgarão a fidelidade ao personagem original e a qualidade na produção do cosplay. Não é obrigatório levar referência, mas o item ajuda na avaliação. Será proibido ero cosplay, ecchi, nudez, e afins. Os cosplayers que forem de São Paulo e quiserem participar, haverá uma caravana gratuita que sairá do bairro da Liberdade, coordenada pelo Rex.

Demais atrações

A festa conta ainda com outras atrações. Com o tema "Hana no Toki – Tempo de Flores", os visitantes podem acompanhar o universo japonês com personagens e as mais variadas flores. São mais de um milhão de pétalas utilizados na decoração do pavilhão. O "Tempo de Flores" será representado pelas quatro estações do ano com diversificados arranjos florais japoneses, os tradicionais ikebanas. A primavera está com a cor rosa, por conta da Cerejeira, tradicional árvore que floreia na estação. O verão é representado pela cor azul em razão dos diversos festivais típicos da cultura japonesa. A cor laranja ficou para a estação outono, pois as folhas de todas as árvores ficam alaranjadas na estação que antecede o frio. Já o inverno tem a cor gelo, em razão da neve que cai no país nesta época do ano.

Unindo as culturas japonesa e brasileira, há ainda o sagrado portal japonês (Torii) com a palavra Seiryū, que significa "correnteza límpida", "águas puras que correm". Mesmo sentido na origem de Atibaia, que em tupi-guarani significa "rio de águas claras". Além disso, outro ponto para foto dentro do pavilhão é a representação da pintura de Claude Monet, feita em 1875: Mulher com Guarda-Sol.

Orquídeas, rosas e girassóis também dão um toque colorido para a decoração do pavilhão. A parede de girassol foi inspirada no sol. Já as orquídeas são representadas pelas espécies phalaenopsis, dendrobium, chuva de ouro e cymbidium pendente. Por fim, as rosas e as folhagens coloridas completam o pavilhão. Sem falar do morango gigante e do Ninja Jiraiya, personagem de uma série japonesa lançada no Brasil no final da década de 80, que são opções para registros fotográficos.

Monumento das Gerações Japonesas

Uma das principais novidades esse ano da festa é o monumento "Sedai no Kizuna – O Elo das Gerações", formado por cinco pedras, cada uma representando uma geração de descendentes japoneses no Brasil. Issei é a primeira geração, homenageando os pioneiros que cruzaram os oceanos para chegarem ao Brasil. Nissei é a segunda geração, filhos dos imigrantes japoneses, nascidos no Brasil. A terceira geração é a Sansei, netos dos imigrantes japoneses, também nascidos no Brasil. Yonsei é a quarta geração, formada por bisnetos dos imigrantes japoneses. E, encerrando a lista, tem Gossei, a quinta geração, com trinetos de imigrantes japoneses.

Jardim Japonês

O Jardim Japonês, localizado na parte mais alta do parque, outra tradicional atração, conta com um caminho sinuoso de contemplação, com a areia simbolizando o rio, em que os visitantes podem percorrê-lo meditando e, em certo ponto, ele será dividido: um dos caminhos levará a nada e o outro a uma surpresa. Os turistas terão que escolher o caminho que querem percorrer, uma analogia à vida, que é feita de escolhas.

Outros detalhes

O evento traz ainda shows culturais aos sábados e domingos, das 12h às 17h, com apresentações tradicionais como Bon Odori e Taiko, além de danças típicas de outras nacionalidades. Também há mini shopping com produtos diversos, área de alimentação e venda de flores e morangos diretamente dos produtores.

Realização da festa

A Festa de Flores e Morangos de Atibaia é uma realização da Associação Hortolândia de Atibaia, com apoio da Prefeitura Municipal de Atibaia, patrocínio do Lago Azul, Sakata, Hospital Leonardo da Vinci, Aticare, Sicredi, Bioplugs e Ball, e colaboração da Acenbra Atibaia, Associação dos Produtores de Morangos de Atibaia e Região, Pró-Flor e Sindicato Rural de Atibaia.

Serviço

43ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia

Data: de 5 a 28 de setembro

Às sextas, sábados e domingos

Horários: das 9h às 18h

Local: Parque Ecológico de Atibaia, Av. Nobuyuki Hiranaka, 566, acesso pela Rodovia Dom Pedro I. No sentido Atibaia/Campinas, basta acessar a entrada antes do primeiro pedágio (saída 79 – km 79). Já no sentido Campinas/Atibaia, acesso pela saída para B. Pires/V. D. Pedro I (antes do km 79).

Telefone – 0800-055-5979

Ingressos: inteira R$60,00 e meia R$30,00 – Todas as sextas o valor do ingresso será de meia-entrada (R$30,00).

Estacionamento (administrado pela empresa Estapar): R$50,00 carros, R$180,00 ônibus, R$100,00 vans e micro-ônibus, R$25,00 motos. Clientes Porto Seguro têm 15% de desconto.



Deep Plane Facelift transforma cirurgia de rejuvenescimento

Deep Plane Facelift transforma cirurgia de rejuvenescimento
Deep Plane Facelift transforma cirurgia de rejuvenescimento

Com mais de 730 mil cirurgias realizadas por cirurgiões plásticos ao redor do mundo, o deep plane facelift é uma das técnicas mais avançadas de rejuvenescimento, indicada para quem busca resultados mais naturais e duradouros.

O cirurgião plástico Dr. Leandro H. Oshiro membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica explica que, ao contrário de métodos convencionais, que atuam apenas na pele, o deep plane reposiciona camadas mais profundas da face, incluindo músculos e ligamentos, garantindo um rejuvenescimento global sem a aparência "esticada". "Essa técnica permite corrigir de forma mais eficaz a flacidez, especialmente na região do terço médio do rosto, devolvendo volume e sustentação", completa o cirurgião.

Com o envelhecimento, estruturas faciais profundas sofrem um deslocamento gradual, contribuindo para o aspecto cansado e a perda dos contornos naturais do rosto, ou seja, é um processo de dentro para fora. A técnica em questão atua sobre esses planos internos, promovendo uma abordagem mais anatômica. "É como ajustar a base de um prédio: quando realinhamos a estrutura de suporte, conseguimos um resultado mais harmonioso e duradouro", destaca Dr. Oshiro.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) destaca que o procedimento pode ser indicado a partir dos 40 anos, estendendo-se a pacientes acima dos 70, conforme o grau de envelhecimento e a qualidade dos tecidos faciais. A realização deve estar restrita a cirurgiões plásticos habilitados e certificados, em ambiente hospitalar adequado, com infraestrutura que assegure suporte completo. Trata-se de uma intervenção que requer planejamento minucioso, profundo conhecimento anatômico e atuação de equipe multidisciplinar, fatores essenciais para preservar a segurança e o bem-estar do paciente.

A escolha pela técnica deve ser acompanhada da definição realista das expectativas, de uma avaliação criteriosa e da adesão rigorosa às orientações pré e pós-operatórias. Dessa forma, o resultado pode ser alcançado com naturalidade, alinhado aos princípios de segurança e confiança preconizados pela SBCP.

Embora possa ser feito em diferentes idades, os melhores candidatos são aqueles que já notam mudanças significativas, mas desejam manter uma aparência natural, sem sinais visíveis de intervenção cirúrgica. "Nosso objetivo não é transformar o rosto, mas restaurar sua estrutura, trazendo de volta as linhas que o tempo apagou", conclui o cirurgião.



Alianzo incorpora Moore Goiânia e expande seu ecossistema

Alianzo incorpora Moore Goiânia e expande seu ecossistema
Alianzo incorpora Moore Goiânia e expande seu ecossistema

A Alianzo, empresa especializada em terceirização contábil, consultoria, auditoria, sucessão e diversos outros serviços que impulsionam os resultados de médias e grandes empresas, incorpora a Moore Goiânia e absorve metodologia internacional de auditoria para seu ecossistema. A ação evidencia a concretização do plano de crescimento do ecossistema Alianzo, que fortalece sua frente de auditoria, principalmente.

A Moore Goiâniaé uma firma membro da Moore Global, que foi premiada a Rede do Ano no "International Accounting Forum & Awards 2025", e oferece serviços de auditoria, consultoria, ESG e outsourcing. Presente no Brasil desde 1997, a organização reúne atualmente 234 escritórios independentes em 117 países, com uma comunidade de mais de 30 mil profissionais.

Com a transação, os sócios e demais diretores da Moore Goiânia se mantêm na operação. Com uma trajetória de mais de 21 anos de experiência, marcada por passagem em grandes empresas de Auditoria, o sócio Rodrigo Costa passa a liderar a expansão da área de auditoria na Alianzo.

"Essa união é estratégica e amplia nossa oferta em serviços de auditoria altamente especializados ao mercado, proporcionando ainda mais segurança e potencial de crescimento para os clientes atuais e para os que ainda virão a este ecossistema. Nossa meta é crescer 100% já em 2026." destaca Rodrigo Costa.

A incorporação da Moore Goiânia é a 3ª transação de M&A realizada pelo ecossistema Alianzo nos últimos 12 meses, que segue em busca das melhores soluções para garantir que seus clientes estejam sempre à frente do mercado e pertencentes a um ecossistema que leva robustez e escalabilidade para seus negócios.

"Essa transação é parte do plano de crescimento da Alianzo, principalmente para fortalecer nosso ecossistema e elevar o nível do mercado. Incorporar a Moore Goiânia ao nosso ecossistema impulsiona um braço estratégico, com uma metodologia global e uma chancela internacional. Esse é mais um passo de um plano de crescimento robusto que temos colocado em prática todos os dias." afirma Fábio Almeida, sócio da Alianzo.

Desde 2016 a Alianzo posiciona seu ecossistema no mercado, com soluções em gestão de negócios para médias e grandes empresas. Crescendo organicamente mais de 100% ao ano, a empresa tem metas robustas de expansão e prevê a abertura de um novo escritório em Palmas – TO ainda em 2025.

A Alianzo segue em busca de operações de M&A que impulsionem seu crescimento, que expandam seu ecossistema e agreguem valor aos clientes e ao mercado.



Iraci Bohrer inicia pré-venda de seu livro “O jogo invisível das decisões”

Iraci Bohrer inicia pré-venda de seu livro "O jogo invisível das decisões"
Iraci Bohrer inicia pré-venda de seu livro "O jogo invisível das decisões"

Iraci Bohrer, empresária e palestrante internacional, iniciou a pré-venda de seu livro, O jogo invisível das decisões, que acontece de 4 de setembro a 10 de outubro. A partir desta data, o livro estará disponível nas livrarias. A noite de autógrafos acontecerá no dia 21 de outubro, às 19h, na Livraria Travessa do Shopping Iguatemi, em São Paulo.

Rotatividade alta, talentos desperdiçados, times desalinhados e resultados que não vêm. Quase sempre, tudo isso nasce de uma decisão malfeita. E não por falta de currículo, técnica ou esforço, mas por algo mais sutil: a incapacidade de perceber o que está por trás de cada escolha. Essa é a tônica do livro de Iraci. “Há um jogo silencioso acontecendo nas salas de reuniões, nas entrevistas, nas promoções, nos desligamentos e até na escolha de fornecedores. Toda decisão que envolve pessoas carrega camadas invisíveis que poucos líderes estão preparados para interpretar. É aí que mora o ponto cego de muitas empresas e, ao mesmo tempo, o diferencial das empresas que mais crescem”, comenta a escritora.

De acordo com ela, decidir sobre pessoas vai muito além de preencher uma vaga. Envolve avaliar se um talento está pronto para ser promovido, se um ciclo precisa mesmo ser encerrado ou se um parceiro externo está alinhado com os valores da empresa. “É um exercício de leitura refinada do comportamento, da energia, das expressões e, principalmente, dos silêncios. Nesse jogo invisível das decisões, não vence quem decide rápido. Vence quem decide bem”, afirma Iraci.

Empresas que crescem com consistência precisam contar com líderes preparados para tomar decisões humanas, conscientes e estratégicas sobre pessoas em todos os níveis da organização. Decidir sobre pessoas não é tarefa simples, é uma competência. “Ela pode, e deve, ser desenvolvida. Porque, no fim, é sempre sobre gente. E gente não mente, mas revela muito sem dizer uma palavra. Líderes que apenas executam metas e distribuem tarefas não sustentam crescimento. Já os que desenvolvem a habilidade de ler o invisível tornam-se gestores de talentos, ou seja, são profissionais capazes de perceber, com profundidade, quem está pronto para avançar, quem precisa de apoio, em que áreas há desalinhamento e quando é preciso agir com firmeza ou empatia”, explica Iraci.

Transformar líderes em gestores de talentos pode ser uma virada de chave estratégica. “Ler o invisível é entender o que não é dito. É escutar o que não foi falado. É perceber o que muitos ignoram. No fundo, o invisível decide antes da gente, a diferença está em quem aprende a ler e a agir, com precisão”, conclui Iraci.

Fundadora do Grupo Crescer RH aos 21 anos, ela soma mais de duas décadas de atuação. É criadora do método exclusivo Leitura do Invisível e aplica essa abordagem às decisões sobre pessoas, com estratégia, consciência e impacto direto nos resultados.



Live aborda Cobrança 5.0 e uso de IA na recuperação de crédito

A cobrança mudou. O cenário atual exige mais que tecnologia: demanda estratégia, inteligência e dados para transformar cada interação em resultado mensurável. Hoje, com 77 milhões de brasileiros inadimplentes, segundo pesquisa da Serasa, insistir em métodos tradicionais custa caro e gera pouco retorno. 

É nesse contexto que a Fintalk realizará em 24 de setembro de 2025, às 10h (horário de Brasília), a live “Cobrança 5.0: AI Agents para Conversas que Geram ROI”. O evento online e gratuito apresentará tendências e análises sobre como a inteligência artificial está redefinindo a recuperação de crédito no Brasil.

Durante o encontro, será apresentada a linha do tempo da cobrança, desde o modelo 1.0 até a chegada da 5.0. Também serão discutidos o novo perfil do inadimplente brasileiro, incluindo a Geração Z, e o motivo do ROI ter se tornado a principal métrica da cobrança moderna.  

Além disso, os especialistas vão demonstrar como dados e inteligência artificial podem elevar taxas de conversão e reduzir custos de forma significativa. O evento contará com a participação de Eduardo Tambellini, especialista com mais de 30 anos de experiência em cobrança e criador do projeto Tabelando com Tambellini.  

“Estamos entrando em uma nova era da cobrança. AI Agents não apenas reduzem custos, mas transformam cada conversa em oportunidade real de ROI”, afirma Julio Almeida, Head of Marketing & Sales da Fintalk. 



Mercado de M&A movimenta mais de R$ 180 bilhões até agosto

Mercado de M&A movimenta mais de R$ 180 bilhões até agosto
Mercado de M&A movimenta mais de R$ 180 bilhões até agosto

O mercado de fusões e aquisições segue em ritmo acelerado em 2025. De acordo com o relatório mensal da TTR Data referente a agosto, foram registradas 1.142 transações no Brasil nos primeiros oito meses do ano, que juntas movimentaram mais de R$ 180 bilhões. O volume financeiro representa um crescimento expressivo em relação ao mesmo período de 2024, confirmando a tendência de operações de maior porte e relevância estratégica.

Para Nestor Casado, CEO da Capital Invest – M&A Advisors, uma das principais assessorias financeiras especializadas em M&A do Brasil, o desempenho do mercado reflete um amadurecimento das empresas brasileiras no processo de captação de investidores e expansão internacional.

"Estamos vivendo um momento de consolidação e sofisticação do mercado de M&A no Brasil. As operações não são apenas quantitativamente relevantes, mas, sobretudo, estratégicas. Investidores estrangeiros têm buscado cada vez mais companhias brasileiras bem estruturadas, e nosso papel é conectar essas oportunidades, garantindo que o processo seja transparente, competitivo e crie valor sustentável para ambas as partes", afirma Casado.

O levantamento aponta que setores ligados à tecnologia da informação, serviços de software e internet continuam liderando em número de operações. Contudo, um destaque crescente tem sido o interesse em segmentos industriais, como químicos, plásticos e materiais, que têm atraído tanto investidores locais quanto estrangeiros. Essa movimentação reflete o apetite por negócios capazes de oferecer escala, inovação e inserção em cadeias globais de fornecimento.

"A transformação digital continua sendo essencial, mas os investidores estão mais atentos à rentabilidade e à sustentabilidade dos modelos de negócio", explica Casado. Ele acrescenta que outros setores em destaque, como Indústria, Energia, Serviços, Alimentação, Telecomunicação, Educação, Mineração, Saúde, Varejo e Transportes mostram que o apetite dos investidores está diversificado.

Segundo relatório da TTR, investidores internacionais seguem desempenhando papel central nesse movimento. Os Estados Unidos e o Reino Unido mantêm-se entre os países mais ativos em aquisições no Brasil, consolidando o caráter cross-border de parte relevante das transações anunciadas em 2025. De outro lado, empresas brasileiras também têm buscado expandir sua atuação internacional, participando de operações em mercados estratégicos, especialmente na América do Norte.

Entre as transações que chamaram atenção neste ano, está a aquisição de participação majoritária da brasileira Tecnomatiz Resinas pela alemã Albis. O negócio marca a entrada da distribuidora global de polímeros e plásticos de engenharia no mercado latino-americano por meio de uma plataforma consolidada no Brasil. A operação, anunciada em agosto, abre espaço para sinergias na cadeia de suprimentos, expansão da carteira de clientes e acesso a soluções inovadoras no setor de resinas. A Capital Invest – M&A Advisors atuou como assessora financeira exclusiva da Tecnomatiz, coordenando o lado financeiro de todas as etapas de transação, inclusive a preparação, estruturação, valuation e negociação da transação.

A Capital Invest – M&A Advisors também esteve presente em outra movimentação relevante no setor industrial, assessorando financeiramente com exclusividade a LRB na venda para o Grupo Killing. O negócio reforçou a estratégia da companhia gaúcha de ampliar sua atuação no setor químico e diversificar o portfólio de adesivos.

"A aquisição da LRB pela Killing e da Tecnomatiz pela Albis são emblemáticas do novo momento do mercado: movimentos cuidadosamente planejados, com forte sinergia comercial, operacional e tecnológica", ressalta Casado. "Ambas negociações contaram com ganhos para todas as partes envolvidas. Foi o resultado de um cuidadoso processo de venda profissional que envolveu não apenas conectar empresas brasileiras com investidores brasileiros e estrangeiros, como também preparação, valuation, estruturação e negociações em múltiplos países."

A expectativa para os próximos meses é de que o mercado mantenha o ritmo de crescimento, impulsionado pelo interesse estrangeiro em setores industriais e pela retomada de rodadas robustas de private equity e venture capital. Empresas que buscam atrair investidores ou explorar oportunidades de venda tendem a se beneficiar de práticas de governança mais sólidas e de um ambiente de negócios cada vez mais profissionalizado.

Até aqui, 2025 mostra um mercado de M&A em amadurecimento, onde não apenas o número de transações impressiona, mas, sobretudo, o valor estratégico e internacional das operações.



Nova tecnologia otimiza gestão orçamentária de RH

Nova tecnologia otimiza gestão orçamentária de RH
Nova tecnologia otimiza gestão orçamentária de RH

A gestão orçamentária de pessoal costuma ser um grande desafio para a área de RH, uma vez que prever e controlar as despesas com colaboradores pode representar um dos custos mais elevados e complexos do orçamento corporativo. Pensando nisso, a TOTVS, empresa brasileira de tecnologia, anuncia o lançamento da solução TOTVS RH Orçamento

O novo sistema permite que as empresas tenham uma visão 360º de todos os gastos com pessoal, incluindo salários, encargos, benefícios, provisões de férias e 13º salário, visando um planejamento mais preciso e previsível, que pode se refletir diretamente na qualidade da gestão financeira da corporação. A solução permite tanto a criação de modelos de orçamento centralizados, controlados pela diretoria, quanto a criação de modelos descentralizados, dando autonomia para que cada gestor planeje os custos de sua própria área.

O TOTVS RH Orçamento permite ainda a criação de múltiplos cenários (otimista, pessimista etc.) que possibilitam comparações ágeis para uma tomada de decisão mais segura. Além disso, a solução conta com a funcionalidade de previsão, que possibilita a revisão e o ajuste das projeções conforme o cenário da empresa evolui, e a opção de configurar travas orçamentárias para controlar novas contratações e movimentações de pessoal, evitando estouros no orçamento, por exemplo.

“O planejamento de pessoal vai muito além da folha de pagamento. Envolve encargos, benefícios, provisões e movimentações futuras. Muitas empresas ainda fazem esse controle em planilhas, o que é arriscado e altamente ineficiente. O TOTVS RH Orçamento nasce para resolver essa dor, trazendo flexibilidade, precisão e uma visão completa dos custos. Isso transforma e potencializa a relação do RH com o departamento financeiro, tornando essa parceria ainda mais estratégica, apoiando a tomada de decisão da alta liderança e contribuindo para a saúde financeira da companhia”, destaca Robson Campos, diretor de produtos e negócios para RH da TOTVS.

A própria TOTVS foi a primeira empresa a utilizar a nova solução na prática. Sendo uma empresa com milhares de colaboradores e uma estrutura complexa, a TOTVS serviu como o primeiro caso de sucesso da ferramenta, utilizando-a para garantir um controle orçamentário mais preciso e ágil em seus próprios processos. “A gestão de despesas com pessoal é um dos pilares mais sensíveis para a saúde financeira de qualquer empresa. Com o TOTVS RH Orçamento, evoluímos nossa previsibilidade e controle. A ferramenta nos permite não apenas reagir a desvios, mas antecipá-los, simulando cenários que alinham as estratégias de RH diretamente aos nossos objetivos financeiros. É a união da eficiência operacional com a inteligência estratégica, algo que todo CFO busca”, afirma Gilsomar Maia, CFO da TOTVS.

Com uma interface moderna, o sistema visa facilitar a rotina dos profissionais de RH e FP&A (planejamento e análise financeira). Além de estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por ser uma solução em nuvem e SaaS, dispensa a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura de TI.

Para mais informações sobre esta e outras soluções da TOTVS para RH, basta acessar o site: https://www.totvs.com/rh/orcamento/ 



Bitget marca uma nova era no Blockchain4Her com a proposta “Lady Forward”

VICTORIA, Seychelles, 19 de setembro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Bitget, a maior Corretora Universal (UEX) do mundo, anunciou hoje o próximo capítulo de sua principal iniciativa voltada para as mulheres no blockchain, Blockchain4Her, revelando a sua nova proposta: “Lady Forward”.

Essa direção renovada reformula o papel das mulheres não como meras participantes, mas como líderes, inovadoras e tomadoras de decisão na Web3. Enquanto a mensagem evolui, a missão permanece constante: expandir a equidade e as oportunidades em blockchain por meio de educação, capacitação e engajamento global.

Desde sua criação em janeiro de 2024, o Blockchain4Her está ancorado em quatro pilares estratégicos: Elevar, Capacitar, Educar e Abraçar. O Blockchain4Her já produziu resultados impactantes, com 11 startups lideradas por mulheres sendo financiadas pela competição de apresentação de ideias de negócios Pitch n’ Slay, mais de 300.000 pessoas alcançadas com a UNICEF’s Game Changers Coalition e milhares de mulheres envolvidas em encontros globais. Com a iniciativa “Lady Forward”, essas fundações entram em uma nova fase, com foco na criação de canais de liderança sustentados e em um impacto mais amplo na comunidade.

“A ‘Primeiro as damas’ é uma frase que vem de fora. Trata-se de uma ação que nós mesmos realizamos”, declarou Gracy Chen, CEO da Bitget e idealizadora do Blockchain4Her. “Isso significa que não estamos esperando que um homem segure a porta. Estamos construindo a porta, abrindo-a e indicando o caminho através dela. O Blockchain4Her fornece as ferramentas, mas este slogan é nossa declaração de que as mulheres estão moldando ativamente o futuro da Web3 segundo os nossos próprios termos.”

Os próximos programas da Lady Forward incluem parcerias universitárias expandidas, novos programas de estágio e o lançamento de um Programa de Líderes Femininas para conectar mulheres em todo o ecossistema de blockchain, desde desenvolvedoras e investidoras até empreendedoras e formuladoras de políticas. Na TOKEN2049 Singapura, a Bitget terá um estande independente dedicado ao Blockchain4Her, o Pop Forward Station, com atividades imersivas e a oportunidade de conhecer a CEO Gracy Chen e outras KOLs femininas no local. As iniciativas da Bitget refletem a visão mais ampla de incorporar a liderança feminina em todas as camadas da Web3, em vez de deixar a inclusão como algo secundário.

À medida que o Blockchain4Her entra em um novo capítulo, a Bitget continua a reforçar seu papel como catalisadora da inclusão no setor de blockchain. Ao aproveitar as lições aprendidas em seu primeiro capítulo e definir metas mais ousadas sob a proposta Lady Forward, a iniciativa coloca as mulheres em posição não apenas de participar do mundo descentralizado, mas de liderá-lo.

Sobre a Bitget

Estabelecida em 2018, a Bitget é a maior Corretora Universal (UEX) do mundo. Atendendo a mais de 120 milhões de usuários em mais de 150 países e regiões, a Bitget se dedica a ajudar os usuários a negociar de forma mais inteligente com seu recurso pioneiro de copy trading e outras soluções de negociação, oferecendo também acesso em tempo real ao preço do Bitcoin, Ethereum e preços de outras criptomoedas. A Bitget Wallet é uma carteira de criptomoedas sem custódia líder que oferece suporte a mais de 130 blockchains e milhões de tokens. Ela oferece trading multicadeia, staking, pagamentos e acesso direto a mais de 20.000 DApps, com swaps avançados e insights de mercado integrados em uma única plataforma.

A Bitget está impulsionando a adoção de criptomoedas por meio de parcerias estratégicas, como seu papel de parceira oficial de criptomoedas da principal liga de futebol do mundo, LALIGA, nos mercados do ORIENTE, SUDESTE ASIÁTICO e AMÉRICA LATINA. Alinhada à sua estratégia de impacto global, a Bitget se uniu à UNICEF para apoiar a educação em blockchain de 1,1 milhão de pessoas até 2027. No mundo do automobilismo, a Bitget é a corretora de criptomoedas parceira exclusiva do MotoGP™, um dos campeonatos mais emocionantes do mundo.

Para obter mais informações, acesse: Site | Twitter | Telegram | LinkedIn | Discord | Bitget Wallet
Para consultas da imprensa, entre em contato com: media@bitget.com

Aviso de risco: os preços dos ativos digitais estão sujeitos a flutuações e podem sofrer volatilidade significativa. Os investidores são aconselhados a alocar apenas os fundos que possam correr o risco de perder. O valor de qualquer investimento pode ser impactado e existe a possibilidade de que os objetivos financeiros não sejam alcançados e que nem o capital investido seja recuperado. Deve-se sempre buscar aconselhamento financeiro independente, além de considerar cuidadosamente a experiência financeira pessoal e a situação individual. O desempenho passado não é um indicador confiável de resultados futuros. A Bitget não se responsabiliza por possíveis perdas incorridas. O conteúdo deste documento não deve ser interpretado como aconselhamento financeiro. Para obter mais informações, consulte os nossos Termos de Uso.

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Banco Fibra cresce no semestre e tem rating S&P elevado

Banco Fibra cresce no semestre e tem rating S&P elevado
Banco Fibra cresce no semestre e tem rating S&P elevado

O Banco Fibra encerrou o primeiro semestre de 2025 com resultados sólidos e expansão consistente em todas as linhas de negócio. O lucro líquido atingiu R$ 42 milhões, frente a R$ 7,5 milhões no mesmo período de 2024 — um salto de 463%. O lucro antes de impostos (LAIR) alcançou 59 milhões, com crescimento de 201% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

A carteira de crédito expandida atingiu recorde de R$ 11,5 bilhões — alta de 42% na comparação anual, impulsionada, principalmente, pelo segmento Corporate Grupo, que registrou crescimento expressivo e chegou a R$ 3,1 bilhões. O segmento de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) também evoluiu, alcançando R$ 1,4 bilhão.

A qualidade da carteira foi outro ponto de destaque do semestre: o índice de inadimplência acima de 90 dias ficou em 1,02% — patamar levemente superior ao 0,77% registrado em 2024, mas ainda abaixo da média do mercado. O Índice de Basileia encerrou junho em 12,31%, 157 pontos-base acima do observado no mesmo período de 2024, reforçando a solidez do banco.

Na frente de captação, o Fibra registrou saldo recorde de R$ 13,7 bilhões (+26%), com destaque para a expansão do funding internacional, que alcançou R$ 3,4 bilhões (vs. R$ 974 milhões em 2024). O saldo de CDBs chegou a R$ 9,3 bilhões.

A margem de intermediação financeira gerencial totalizou R$ 215 milhões — uma alta de 72% sobre o mesmo período do ano passado, com crescimento em todas as linhas: juros (+54%), derivativos e câmbio (+36%), fee & serviços (+R$ 25,2 milhões) e seguros (+156%).

Para o CEO do Banco Fibra, Arno Schwarz, o crescimento do primeiro semestre de 2025 reflete, entre outros fatores, o desenvolvimento de novas frentes de negócio e o sólido relacionamento que a instituição mantém com seus clientes.

"Conhecemos profundamente os setores em que atuamos e oferecemos soluções sob medida aos nossos clientes, o que nos permite crescer de forma orgânica e sustentável", afirma Schwarz.

Entre as novas frentes que abrem espaço para a manutenção do crescimento está o Fibra Energy, empresa dedicada à comercialização e estruturação de operações no mercado livre de energia. Fibra Corretora de Seguros também evoluiu, apresentando aumento de 182% em prêmios emitidos — alcançando R$ 258 milhões —, enquanto a plataforma digital para investidores pessoas físicas registrou crescimento de 25% no semestre.

A combinação de resultados consistentes, solidez de capital (Basileia de 12,31%) e a expansão em novas frentes resultou o reconhecimento do mercado, que se materializou na elevação do rating da instituição.

Em agosto, a agência S&P elevou o rating local do Banco Fibra de brBBB+ para brA-, com perspectiva positiva, reforçando a credibilidade da instituição.

Sobre o Banco Fibra

Fundado em 1988, o Banco Fibra faz parte do Grupo Vicunha/CSN, um dos maiores conglomerados industriais do Brasil. Especializado na concessão de crédito nos segmentos Corporate, Agro e Médias Empresas e com forte atuação na cadeia produtiva do grupo, o Fibra alia tradição e solidez ao foco em atender empresas com soluções financeiras sob medida.

Sediado em São Paulo, o conglomerado Fibra é composto pelo Banco Fibra, Fibra Administradora de Carteira de Valores Mobiliários Ltda., Fibra Cia. Securitizadora de Créditos Imobiliários, Fibra Corretora de Seguros Ltda. e Fibra Comercializadora de Energia Ltda, atendendo clientes em todo o país.



Festival “Dia de Rock” volta a BH para sua 2ª edição com programação gratuita

Festival "Dia de Rock" volta a BH para sua 2ª edição com programação gratuita
Festival "Dia de Rock" volta a BH para sua 2ª edição com programação gratuita

O “Dia de Rock” chega à sua segunda edição em Belo Horizonte no dia 20 de setembro, embaixo do “Viaduto Santa Tereza”, com a proposta de ocupar espaços da cidade com música e valorizar a cena independente. O evento gratuito apresenta um line-up que mescla ícones da cena mineira com novas vozes do rock nacional, reunindo diferentes gerações em torno do gênero.

Para Daniel Moura, um dos idealizadores do festival, estar novamente na capital mineira é um marco: “Chegar à segunda edição do Dia de Rock em Belo Horizonte é reafirmar um propósito. Queremos mostrar que o rock é vivo, pulsa nas ruas e tem a capacidade de reunir diferentes gerações em torno de música, cultura e experiências. Não se trata apenas de shows, mas de um movimento que conecta histórias, fomenta novas bandas, abre espaço para quem está começando e fortalece quem já vem trilhando seu caminho. A segunda edição em BH é um passo importante nessa trajetória, e meu sentimento é de gratidão por todos que acreditam e caminham junto com a gente nesse projeto.”

Abrindo a programação, às 14h30, “Martiataka” traz sua energia já conhecida do público do festival, com uma sonoridade que combina peso e irreverência. Na sequência, às 15h30, é a vez de “Maurinho e os Mauditos”, banda autoral mineira que carrega letras intensas e uma performance visceral, conectando-se com a essência de resistência do evento.

Às 16h30, sobe ao palco o grupo “Last Warning”, referência do cenário independente com seu hardcore direto. Logo depois, às 17h30, a “Libertà” apresenta seu rock engajado, de atitude e letras afiadas, representando a cena contemporânea que pulsa em Minas.

Já consolidada no circuito nacional, a “Black Pantera” é atração das mais aguardadas: a banda mineira leva ao palco sua mistura potente de hardcore, metal e letras de forte impacto social, às 18h30. Às 20h, a “Sagrada Escritura do Gueto” traz uma fusão singular de hardcore e rap, traduzindo a potência das periferias em som e palavra.

Fechando a noite, às 21h, a “Seu Madruga” apresenta o melhor do repertório do grupo “AC/DC”, com uma performance que faz jus a uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, garantindo o encerramento em alta voltagem.

Sobre o “Dia de Rock”

O festival nasceu em Juiz de Fora em 2022, onde já realizou quatro edições e se consolidou como tradição. A cidade já foi palco histórico do rock nacional e segue sendo base importante do projeto. Hoje, o “Dia de Rock” firma-se como um movimento que valoriza a cena autoral, abre espaço para novos nomes e fortalece o papel do gênero como símbolo de diversidade e resistência.

SERVIÇO

Dia de Rock – 2ª edição Belo Horizonte
Data: 20 de setembro de 2025
Local: embaixo do Viaduto Santa Tereza – Rua Aarão Reis, 542, Centro – BH/MG
A partir das 14h30
Acesso gratuito



FUE Long Hair dá naturalidade ao transplante de sobrancelhas

FUE Long Hair dá naturalidade ao transplante de sobrancelhas
FUE Long Hair dá naturalidade ao transplante de sobrancelhas

O transplante capilar de sobrancelhas é uma cirurgia de restauração capilar voltada à região dos supercílios, que utiliza fios do próprio paciente para reconstruir ou preencher falhas na área. A Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC) esclarece que é um procedimento simples com anestesia local.

Entre os transplantes fora do couro cabeludo, o de sobrancelhas representa 4% nos homens e cresceu de 11% em 2021 para 12,2% em 2024 nas mulheres, segundo os censos de 2022 e 2025 da International Society of Hair Restoration Surgery (ISHRS, Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar, em livre tradução).

A Dra. Luísa Groba, médica, dermatologista e especialista em doenças do cabelo e do couro cabeludo e na técnica FUE Long Hair, pontua que o transplante de sobrancelhas tem se tornado uma tendência em crescimento, sobretudo entre mulheres a partir dos 35 anos.

"O aumento significativo na procura pelo procedimento, uma cirurgia em que fios do couro cabeludo, com a raiz, são implantados um a um nas sobrancelhas, redesenhando o formato, reflete a busca por soluções personalizadas para autoestima e embelezamento facial", observa a dermatologista.

A especialista na técnica FUE Long Hair explica que a sigla em inglês significa Excisão de Unidade Folicular, um método de coleta de folículos capilares da área doadora — parte posterior e lateral do couro cabeludo. O termo long hair pode ser traduzido literalmente como cabelo longo.

"Essa técnica permite retirar fios já longos, sem cortar ou raspar. Isso traz mais previsibilidade no desenho, porque é possível posicionar cada fio visualizando imediatamente a direção e a curvatura", explica a médica.

Para a Dra. Luísa Groba, a técnica com fios longos permite resultados mais naturais e imediatos nas sobrancelhas. "Como é possível enxergar já no intraoperatório como a sobrancelha ficará, o procedimento evita surpresas, possibilita ajustes em tempo real e garante naturalidade".

Segundo a médica, diferentemente do transplante com fios raspados, em que o resultado só aparece após meses e existe o risco de os fios nascerem em direções ou ângulos incorretos, no caso da FUE long hair, a paciente sai da cirurgia com a sobrancelha formada.

Indicação cirúrgica e cuidados pré e pós-operatórios

Dra. Luísa Groba destaca que o transplante de sobrancelhas é indicado para pacientes com falhas ou ausência de fios devido a excesso de pinça, cicatrizes, doenças dermatológicas ou fatores genéticos, e pode ser realizado tanto em homens quanto em mulheres.

"Cada caso é personalizado. Nos homens, busca-se preservar a naturalidade masculina, enquanto nas mulheres podem ser destacados formatos mais definidos ou delicados. A cirurgia é contraindicada em casos de alopecia areata ou alopecias cicatriciais não controladas, por isso a avaliação médica é indispensável", comenta a médica.

Conforme detalha a dermatologista, cada tipo de fio representa um desafio técnico diferente. Os fios finos exigem cuidado na extração, pois cortam-se com facilidade, enquanto os fios grossos podem parecer artificiais se não forem bem posicionados e os fios encaracolados ou afro crescem curvos dentro da pele, tornando a extração e o implante mais complexos.

O tempo médio do procedimento varia de quatro a seis horas, geralmente realizado por uma equipe composta pelo cirurgião e três instrumentadores, utilizando equipamentos como microscópio, lupas cirúrgicas, motores de alta precisão, punches— instrumentos para extrair folículos sem danificar a raiz — especiais para fios longos e implanters — instrumentos para inserir os fios extraídos nas áreas receptoras.

Segundo a especialista, alguns cuidados pré e pós-operatórios são essenciais para garantir bons resultados com a técnica. No pré-operatório, é recomendado evitar cigarro e álcool, suspender medicações conforme orientação médica, realizar exames de rotina e preparar a pele quando necessário.

"Em caso de micropigmentação, a última sessão deve ocorrer pelo menos 30 dias antes. No pós-operatório, a paciente deve manter higiene cuidadosa, não coçar ou esfregar a área, evitar sol nas primeiras semanas e usar produtos cicatrizantes prescritos", esclarece Dra. Luísa Groba.

A médica ressalta que no pós-operatório também podem ser associados tratamentos tópicos, orais e procedimentos que estimulam o crescimento dos fios, sempre com acompanhamento médico.

Tecnologia e inovação cirúrgica

Para a dermatologista, a tecnologia é o que garante cirurgias cada vez mais seguras e naturais. Ela aponta que, recursos como lupas cirúrgicas e motores de alta precisão possibilitam resultados mais previsíveis e refinados, e que sem esses avanços, os transplantes não teriam chegado ao nível de excelência atual.

"O uso de micromotores, punchs e implanters de alta precisão permite extrair os fios de forma delicada, preservando raiz e haste. Isso reduz o trauma, aumenta a taxa de pega dos fios e garante posicionamento preciso — algo fundamental numa região tão delicada quanto as sobrancelhas", pontua a médica.

De acordo com a especialista, a técnica Long Hair, que começou a ganhar força nos últimos dois anos, é uma das maiores inovações. "Com as técnicas atuais, conseguimos resultados definitivos e naturais. Para o futuro, pesquisas em andamento em robótica, inteligência artificial e até bioengenharia capilar, como a clonagem de fios, prometem ampliar ainda mais as possibilidades".

A ABCRC alerta que a indicação para o transplante de sobrancelhas não é universal, e condições como doenças de pele, problemas hormonais ou alopecia sem áreas doadoras adequadas podem inviabilizar o procedimento, que deve sempre ser avaliado de forma individualizada.

"Ainda há poucos médicos que dominam a técnica Long Hair, porque exige maior habilidade e tem curva de aprendizado mais lenta. É importante reforçar que a cirurgia deve ser feita por médicos capacitados", finaliza a Dra. Luísa Groba.

Para mais informações, basta acessar a página oficial da Dra. Luisa Groba: https://luisagroba.com.br/



Trends moldam estratégias e impulsionam o marketing digital

Trends moldam estratégias e impulsionam o marketing digital
Trends moldam estratégias e impulsionam o marketing digital

As tendências digitais, conhecidas popularmente como trends, têm exercido um impacto crescente no marketing, especialmente no ambiente das redes sociais. Com ciclos acelerados e ampla disseminação, essas tendências se tornaram ferramentas estratégicas para marcas que desejam aumentar sua visibilidade e engajamento com o público-alvo.

A dinâmica de participação em trends, por meio de desafios, áudios populares, formatos visuais ou hashtags específicas, define o comportamento online de milhões de usuários e cria oportunidades de marketing para as empresas se conectarem de forma rápida e direta com comunidades digitais.

Influência direta nas estratégias de conteúdo

Segundo levantamento da Hootsuite, 82% dos profissionais de marketing afirmam estar confiantes em sua capacidade de acompanhar tendências de redes sociais. Ao utilizar formatos que já estão em evidência em plataformas como o TikTok, por exemplo, as marcas conseguem se inserir em conversas populares, aumentando as chances de viralização sem custos adicionais de mídia — o chamado alcance orgânico.

Desafios de acompanhar o ritmo

Apesar das vantagens, o uso de trends também apresenta desafios. O ciclo de vida curto dessas tendências pode gerar conteúdos rapidamente obsoletos, exigindo que as equipes de marketing estejam constantemente atualizadas e prontas para reagir em tempo real. Além disso, a aderência a determinadas trends pode não ser compatível com todos os perfis de marca, o que exige uma análise criteriosa de contexto e identidade.

É o que reforça Rafael Monteiro, sócio da Agência de Marketing Digital Fizzing 360: "O grande impacto do marketing de influência é manter a naturalidade dessas ações, já que os internautas já perceberam que muitos influenciadores estão se tornando apenas reféns de marcas e seus produtos e serviços em detrimento da naturalidade de ter experiências vívidas e reais. Então, apesar das tendências formarem um norte a se seguir, os virais estão cada vez mais rápidos — vide o morango do amor, que apareceu e sumiu em menos de duas semanas."

Dados e métricas como aliados

Outro ponto relevante é a análise de dados para avaliar o impacto das trends. Ferramentas de monitoramento de redes sociais e análise de métricas são fundamentais para entender quais movimentos realmente repercutem entre o público da marca.

"O uso das ferramentas de monitoramento e seus dados faz com que consigamos unir dois mundos que são constantemente separados: performance digital e branding. Quando usamos tendências, é natural que tenhamos valorização de marcas e experiências, e o uso massivo de dados para interpretar isso é o cenário no qual o marketing tem sido constantemente desafiado nos últimos anos", afirma Rafael Monteiro.

O papel dos influenciadores nas trends

A profissionalização do marketing de influência também está diretamente ligada à utilização de trends. Influenciadores digitais muitas vezes atuam como catalisadores de tendências, sendo os primeiros a aderir ou mesmo criar movimentos que posteriormente são adotados por marcas, como aponta uma pesquisa realizada pela Youpix em parceria com a Nielsen.

Nela, cerca de 80% dos participantes afirmaram já ter comprado um produto recomendado nas redes sociais, e 45% dos consumidores disseram que suas expectativas foram superadas após adquirir algo indicado por um criador de conteúdo. A parceria com esses criadores de conteúdo tem sido uma das estratégias mais utilizadas para alcançar novas audiências.

Marcas buscam inserção cultural em tempo real

Empresas dos mais diversos setores têm investido em equipes especializadas em cultura digital e tendências. Como também aponta o levantamento da Hootsuite, citado anteriormente, pelo menos um terço das marcas utiliza ferramentas para acompanhar tendências. Um bom exemplo desse tipo de ferramenta é o Google Trends.

O objetivo com isso é garantir que a marca esteja inserida nas conversas certas, no momento certo, com a linguagem adequada ao seu público.

Nos últimos meses, algumas tendências específicas ganharam destaque nas redes sociais e vêm sendo exploradas por influenciadores e marcas. Entre elas, estão o pistache — tanto a cor quanto o sabor — associado a produtos de moda, beleza e gastronomia; o personagem Labubu, que viralizou como item de colecionador e símbolo de status; o "morango do amor"; e a marca independente Bobbie Goods, que se tornou referência de estilo visual e identidade artística entre o público jovem.

No contexto pós-pandemia, o comportamento do consumidor também se mostrou mais propenso à conexão com conteúdos dinâmicos e informais, abrindo espaço para que as trends ganhem ainda mais relevância como instrumentos de aproximação e humanização das marcas.

Novos formatos

A atuação em tempo real e o uso de conteúdos efêmeros também influenciaram o ritmo da produção de marketing. Formatos como Reels, Shorts e Stories passaram a ser priorizados em estratégias de marketing, justamente por estarem mais alinhados com as dinâmicas das trends virais.

De acordo com o Relatório de Tendências de Marketing 2025 da HubSpot, os vídeos curtos dominaram o cenário:

  • Cerca de 29,18% dos profissionais de marketing utilizam esse formato com mais frequência do que qualquer outro.
  • Além disso, 21,02% afirmam que ele é o que proporciona o maior retorno sobre o investimento (ROI).

Tendências devem continuar influenciando o setor

Apostar nas tendências que viralizam nas redes sociais é uma estratégia eficaz para ampliar o tráfego de referência e os compartilhamentos. Mas esse uso precisa ser estratégico, já que, apesar de 82% dos gestores de mídias sociais afirmarem estar por dentro das tendências atuais, poucos acreditam que aderir a todas elas seja sempre a melhor escolha — e uma dose de cautela é, de fato, essencial.



Magazine Médica completa um ano de seu programa de PLR

Magazine Médica completa um ano de seu programa de PLR
Magazine Médica completa um ano de seu programa de PLR

A Magazine Médica celebra o primeiro ciclo anual de seu Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), iniciativa que tem como objetivo fortalecer a cultura organizacional e valorizar os colaboradores. Diferente do modelo tradicional, distribuído uma vez ao ano, a empresa optou por implementar o programa em formato semestral, com duas distribuições ao longo do ano, buscando maior proximidade entre desempenho e reconhecimento.

O PLR é um benefício regulamentado pela Lei nº 10.101/2000, que permite às empresas distribuir parte dos lucros aos colaboradores com base em metas previamente acordadas. A iniciativa visa reconhecer o desempenho dos profissionais e promover maior alinhamento entre os objetivos individuais e os resultados da organização.

Segundo o diretor-presidente da empresa, Luciano Grunitzhy, a escolha pelo modelo semestral foi estratégica. "O propósito é que todos se sintam parte, tanto dos lucros, como das responsabilidades para obtê-los. Ao realizar esse momento em intervalos menores, buscamos deixar acesa a chama motivacional e a cada PLR, sentimos esse movimento se fortalecendo na empresa", afirma.

Ele acrescenta que, do ponto de vista financeiro, a antecipação do fluxo de caixa é mínima, enquanto o impacto no engajamento é significativo.

A gerente de recursos humanos, Camila Pommerening, reforça que a periodicidade mais curta pode contribuir para manter os colaboradores focados. "Acreditamos que o pagamento feito na forma semestral permite que os profissionais visualizem os resultados de todo esforço mais rapidamente, sem esperar o ano inteiro por isso. Quando o retorno é mais próximo da entrega, os resultados tendem a ser mais consistentes", explica.

Conforme detalha Karol Kreuz, gerente de projetos da empresa, o programa foi estruturado com base em indicadores mensuráveis, definidos por setor e alinhados às responsabilidades de cada equipe. A comunicação das metas ocorre por meio dos líderes, que contratam os objetivos com suas equipes e acompanham o desempenho ao longo do período.

"Em gestão, não existe cobrança sem mensuração. Somente aquilo que pode ser medido pode ser acompanhado, e só o que é acompanhado pode ser aperfeiçoado", destaca Filipe Magro, diretor de operações.

Mesmo diante de desafios operacionais, como a implementação de um novo sistema ERP, os resultados do primeiro ano foram considerados positivos. "Alcançamos em ambos os ciclos as metas propostas pela empresa. A equipe entendeu o objetivo do projeto e buscou atingir as metas, mesmo em um contexto complexo", percebe Magro.

A percepção interna também foi favorável. Grunitzhy relata que o programa gerou mudanças no comportamento dos colaboradores. "Hoje, andando pelos corredores da empresa, vemos uma equipe engajada, que entendeu o propósito do PLR. Os gestores precisam cobrar menos, porque cada um criou uma consciência de empresa", comenta.

Camila Pommerening observa que houve redução de absenteísmo e turnover, além de aumento na produtividade. "O resultado coletivo está diretamente ligado ao benefício financeiro de todos. O PLR tem como foco criar um senso de propósito compartilhado, e os colaboradores entenderam que seu desempenho impacta diretamente nos resultados da empresa", detalha.

Além do PLR, a Magazine Médica mantém um pacote de benefícios estruturado, que inclui plano de saúde, vale-alimentação, transporte terceirizado e convênios. A empresa também investe em capacitação técnica e comportamental, com treinamentos em segurança no trabalho, comunicação e liderança. Projetos de integração, como o Apadrinhar, e políticas de valorização interna complementam a estratégia de retenção.

Grunitzhy destaca que a valorização busca ir além dos benefícios tangíveis. "Oferecer um ambiente em que as pessoas possam se desenvolver é primordial. Mostrar o potencial que cada um tem é quase acima de todas as outras ações".

Diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, Pommerening ressalta que iniciativas como o PLR têm ganhado relevância ao reconhecer o esforço dos profissionais.

"Essa nova geração busca mais do que um salário fixo. Eles valorizam os benefícios ofertados, um clima organizacional agradável e uma empresa que gera oportunidade e espaço para o colaborador se destacar e crescer", conclui.

Para saber mais, basta acessar: https://magazinemedica.com.br/



Setor funerário brasileiro segue distante do padrão europeu

Setor funerário brasileiro segue distante do padrão europeu
Setor funerário brasileiro segue distante do padrão europeu

A ISO 15017, norma técnica europeia voltada à organização e execução de serviços funerários, tem ganhado atenção crescente entre empresas brasileiras do setor. Desenvolvida com o objetivo de garantir práticas éticas, transparentes e em conformidade com a legislação, a certificação propõe parâmetros rigorosos que visam preservar a dignidade das famílias em momentos de luto. No Brasil, no entanto, a adesão ao modelo ainda parece limitada.

Segundo Vinicius Chaves de Mello, CEO do Grupo Riopae, mais de 90% das empresas funerárias brasileiras não atendem sequer aos requisitos mais básicos da norma, que envolvem desde organização administrativa até critérios técnicos de higiene, rastreabilidade e transparência. "Ainda existem iniciativas isoladas de profissionalização, mas como movimento consolidado o país precisa avançar bastante", afirma.

Para ele, embora distante, o modelo representa uma oportunidade estratégica de reposicionamento do setor em linha com padrões internacionais, já que a norma estabelece diretrizes que abrangem desde a qualidade do serviço até a gestão de reclamações, passando por infraestrutura adequada, formação contínua das equipes e padronização de procedimentos.

"A ISO também enfatiza o respeito e a dignidade no atendimento às famílias, colocando o cuidado humano como elemento central", reforça.

Na avaliação do executivo, o maior obstáculo à adoção da norma no Brasil é cultural. "Muitas empresas ainda enxergam o serviç o funerário apenas como obrigação, quando, na verdade, ele exige rigor técnico, gestão da qualidade e acolhimento humano", explica.

Além disso, Mello observa que há desafios estruturais, como a necessidade de investimentos em infraestrutura, protocolos documentados e sistemas de rastreabilidade. "A qualificação das equipes também é essencial, pois deve ir além do treinamento operacional e envolver uma mudança de mentalidade", acrescenta.

A certificação, segundo o CEO, também pode impactar diretamente a confiança do consumidor e a imagem das empresas. "Para as famílias, representa segurança, credibilidade e respeito em um momento de dor. Para as empresas, é a chance de se diferenciarem e mostrarem que estão alinhadas aos padrões internacionais", diz. Ele destaca que a norma não se limita a um selo técnico, mas sinaliza compromisso com valores que transcendem a obrigação contratual.

Embora o Brasil não possua uma norma nacional equivalente à ISO 15017, existem diretrizes fragmentadas que variam entre estados e municípios, o que dificulta a padronização das práticas. Nesse contexto, a norma europeia surge como uma referência global capaz de nivelar exigências e promover consistência no setor.

"Em vez de substituir as recomendações nacionais, ela eleva o patamar de exigências, ajudando o mercado a dialogar com as melhores práticas internacionais", observa.

Para atender a esses parâmetros, Mello destaca que o Grupo Riopae já iniciou um processo de alinhamento à ISO 15017, transformando a pauta em prioridade estratégica. Entre as medidas adotadas estão a criação de manuais da qualidade, políticas de ética, procedimentos operacionais padronizados (POPs) e auditorias internas reforçadas. A empresa também investe em capacitação contínua das equipes e em controles que garantem a rastreabilidade dos serviços. "Nosso objetivo é ser a primeira grande referência brasileira em alinhamento à norma europeia, liderando pelo exemplo", afirma.

Para o executivo, discutir a norma no Brasil é uma necessidade. "Estamos diante de um momento ímpar, e quem se antecipar à adoção desses padrões internacionais terá mais competitividade, credibilidade e sustentabilidade. No fim das contas, o que está em jogo é a forma como tratamos a dignidade humana nos momentos mais delicados", conclui.

Para saber mais, basta acessar: https://www.riopae.com.br/home



Convênio entre Riopae e Clinilab amplia serviços de saúde

Convênio entre Riopae e Clinilab amplia serviços de saúde
Convênio entre Riopae e Clinilab amplia serviços de saúde

O Grupo Riopae anunciou uma nova parceria e convênio com o Clinilab, localizado em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O objetivo é oferecer exames de imagem e laboratoriais, além de reforçar o compromisso da instituição em garantir um cuidado acessível e humanizado.

Vinicius Chaves de Mello, CEO do Grupo Riopae, explica que a iniciativa busca ampliar a atuação da empresa em Belford Roxo, município vizinho a São João de Meriti, assim como em outras cidades da região. Segundo ele, o acordo possibilita a oferta de exames a custos acessíveis, fortalecendo a presença da marca de maneira positiva e associando-a a benefícios que impactam diretamente a vida do consumidor final.

"A parceria reforça o compromisso da Riopae em cuidar integralmente das famílias em todas as fases, oferecendo mais qualidade de vida, tranquilidade, saúde e bem-estar. Além disso, desperta o interesse de aquisição entre não associados", acrescenta. O empresário também reforça que os equipamentos da Clinilab são modernos e de qualidade, o que garante ainda mais segurança e confiança aos usuários.

Além dos exames, o Clinilab também oferecerá aos associados consultas em especialidades selecionadas pelo valor simbólico de R$ 12. De acordo com Vinicius Chaves, a unidade disponibiliza uma ampla gama de exames, incluindo ultrassonografia, tomografia, densitometria óssea, eletrocardiograma, mamografia, radiografia, entre outros.

Histórico e contexto

Fundada em fevereiro de 2000, a Riopae surgiu com a proposta de ampliar o acesso a serviços de saúde e assistência à população. Ao longo dos anos, consolidou-se como uma instituição que vai além do tradicional plano funerário, oferecendo atendimentos médicos e odontológicos, descontos em estabelecimentos parceiros, além de seguro de vida e programas de incentivo voltados à segurança financeira das famílias. Presente em São João de Meriti, a entidade vem ampliando sua atuação na Baixada Fluminense, alcançando um público cada vez mais diversificado.

Entre 2006 e 2024, os planos de saúde registraram um aumento acumulado de aproximadamente 327%, segundo levantamento do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS). Os números configuram-se como o principal elemento de pressão nos gastos do grupo “Saúde e Cuidados Pessoais”, que integra o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Esse percentual representa quase o dobro da inflação geral medida pelo indicador no mesmo período, que ficou em torno de 170%.

"A Riopae tem buscado novas formas de se desenvolver e se adaptar às demandas do mercado. Nosso objetivo é ampliar os serviços oferecidos aos associados, por meio de parcerias e iniciativas que tragam benefícios concretos. Estamos em processo de expansão e acompanhamos de perto as tendências do setor, embora ainda não possamos antecipar quais serão os próximos passos", conclui Vinicius.

Para mais informações, basta acessar: https://www.riopae.com.br/home



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