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Finep altera condições de crédito para grandes empresas

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) detalhou, em seu novo documento atualizado em 2025, os instrumentos e condições operacionais voltados ao fomento da inovação por meio de financiamentos reembolsáveis para grandes empresas. O conjunto de regras estabelece diretrizes para a alocação de recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) e de recursos próprios da instituição. Agora, grandes empresas podem conseguir financiamentos de até R$ 300 milhões em regiões como Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Já as regiões Sul e Sudeste contam com limite de até R$ 250 milhões. Além disso, a Finep ampliou o apoio a projetos de inovação em áreas estratégicas como energia, saúde e biodiversidade.

As taxas de financiamento da Finep variam conforme o tipo de projeto e as regras de cada linha de apoio. No geral, os juros são compostos pela Taxa Referencial (TR) mais um percentual adicional, que muda de acordo com o programa. Por exemplo, o programa Finep Mais Inovação, voltado para projetos estratégicos e de maior impacto, pode incluir custos extras como o “spread de risco” (entre 0,5% e 1,2% ao ano), dependendo do perfil do projeto e da empresa. Além disso, caso o tomador opte por prazos mais longos de pagamento, pode ser aplicado um “spread de prazo”, elevando um pouco os juros em troca de maior flexibilidade nos prazos. Os programas também oferecem diferentes carências e prazos totais para pagamento, que podem chegar a mais de 10 anos em algumas linhas, permitindo que as empresas alinhem os desembolsos financeiros ao retorno esperado dos projetos.

Nova política da Finep para 2025: mais rigor e novos critérios para financiamento

O cenário de financiamento para inovação no Brasil passou por uma reestruturação em 2025. A Finep anunciou novas regras para a concessão de crédito reembolsável, impondo critérios mais rigorosos para as empresas que buscam esse tipo de apoio financeiro.

Em 2024, para serem elegíveis ao financiamento reembolsável da Finep, as empresas precisavam ter uma Receita Operacional Bruta (ROB) igual ou superior a R$ 90 milhões no último ano e um projeto com valor total superior a R$ 15 milhões (considerando financiamento e contrapartida). Essas exigências, embora já estabelecessem um patamar mínimo, foram alteradas em 2025.

A nova política implementada em 2025 estabeleceu um direcionamento estratégico mais alinhado às diretrizes da Nova Indústria Brasil (NIB), determinando que apenas projetos e Planos Estratégicos de Inovação (PEIs) que atendam a pelo menos uma das seis missões do programa possam ser contemplados. Além disso, os critérios financeiros foram endurecidos, mantendo a Receita Operacional Bruta (ROB) mínima em R$ 90 milhões. Outra mudança foi a exigência de um Patrimônio Líquido (PL) superior a R$ 40 milhões, o que cria uma barreira de entrada adicional para empresas de menor porte.

Outra grande mudança está na análise de risco e na fiscalização das empresas candidatas ao financiamento. Além das exigências financeiras, as proponentes agora precisam cumprir novos requisitos para demonstrar sua solidez e conformidade regulatória. Empresas que tenham passado por recuperação judicial nos últimos cinco anos não poderão solicitar o financiamento, assim como aquelas com registros de inadimplência com a Finep no mesmo período. Além disso, empresas com Receita Operacional Bruta (ROB) superior a R$ 300 milhões ou Ativo Total acima de R$ 240 milhões precisarão apresentar demonstrações financeiras auditadas por auditorias registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), garantindo maior transparência financeira.

Impactos no mercado

As mudanças representam um movimento da Finep para tornar o financiamento à inovação mais seletivo e alinhado a projetos estratégicos para o país. O limite de até R$ 300 milhões em algumas regiões pode representar uma oportunidade para empresas de grande porte localizadas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, áreas que tradicionalmente enfrentam mais desafios para captar recursos.

A Macke Consultoria atua há mais de 15 anos auxiliando empresas na obtenção de financiamentos da Finep. A consultoria oferece suporte especializado para que as empresas conquistem recursos de forma descomplicada, seguindo todas as exigências técnicas e legais do processo.

Para Andre Maieski, sócio da Macke Consultoria, “o desafio agora será para empresas que precisem se adequar às novas exigências, equilibrando inovação e gestão financeira para continuar acessando os benefícios da Finep”, afirma. Maieski também destaca que, apesar das mudanças, os financiamentos da Finep apresentam mais benefícios em relação ao mercado tradicional. “Os financiamentos da Finep se destacam por oferecer condições mais vantajosas em comparação à taxa Selic, que hoje está em torno de 13,25% ao ano. Como a Selic é a principal taxa de juros da economia brasileira e influencia diretamente o custo dos empréstimos no mercado, as linhas da Finep acabam sendo mais acessíveis. Elas utilizam a Taxa Referencial (TR) com a adição de spreads específicos, o que reduz os custos para as empresas e facilita os investimentos em inovação”.

A Macke Consultoria já auxiliou diversas empresas a obterem financiamentos junto à Finep. No último ano, entre os casos de sucesso estão indústrias como Castrolanda, TSEA Energia, Volkswagen e outras. Em 2024, a consultoria movimentou aproximadamente R$ 2 bilhões em recursos captados por meio desses financiamentos.

Finep atinge a maior carteira da história em 2024

A Finep aprovou números contábeis e financeiros sobre o desempenho em 2024 junto ao seu Conselho de Administração. A companhia atingiu a maior carteira de crédito da sua história – R$ 22 bilhões – e nível recorde de faturamento – R$ 2 bilhões. Também atingiu seu mais expressivo lucro líquido já aferido: R$ 815 milhões.

A liberação de recursos para projetos reembolsáveis no ano passado ficou em R$ 10,7 bilhões, enquanto a contratação de novos financiamentos somou mais de R$ 15 bilhões. Além disso, a Finep registrou a menor inadimplência da história no final de 2024 (de 0,11%). Em 2025, a Finep e o FNDCT devem investir mais de R$ 20 bilhões para impulsionar a inovação e o desenvolvimento científico no Brasil.



IA acompanha a Indústria do Aço em 2025

A recente decisão dos Estados Unidos de taxar a importação de aço e alumínio, anunciada em 13 de fevereiro, reacendeu o debate sobre os impactos no mercado global e quais serão os próximos passos para a indústria. Enquanto esse cenário se desenrola, a Hoff Analytics utiliza sua inteligência de dados para monitorar o mercado interno do aço e projeta que ele tem potencial para manter-se aquecido.

De acordo com dados do Instituto Aço Brasil, divulgados pela Agência Brasil, a produção de aço bruto no país registrou um crescimento de 5,6% no último ano, impulsionada, entre outros fatores, pelo setor da construção civil. O levantamento compara a produção entre janeiro e novembro de 2024 com o mesmo período de 2023. Para Wesley Bichoff, fundador da Hoff Analytics, a melhor estratégia para a indústria do aço em 2025 é adotar uma abordagem baseada em dados, aproveitando o potencial do mercado interno.

Outro fator a ser considerado é o possível impacto da taxação americana no preço do aço no Brasil, que pode levar a uma maior oferta interna e mudanças na dinâmica do setor. Nesse contexto, Wesley destaca a importância da inteligência de dados na análise de mercado e projeções de consumo, permitindo que as empresas identifiquem oportunidades e tomem decisões estratégicas.

“O conhecimento é um diferencial essencial neste momento. A inteligência de dados se torna indispensável, principalmente diante do possível aumento da oferta de aço no país. A Hoff Analytics processa vastas quantidades de informações e permite segmentação por região, cidade, tipo de aço e tipo de construção, além de projetar o consumo do material para complementar ferramentas internas e otimizar a análise estratégica”, explica Wesley.

Embora haja projeções otimistas, alguns estudos indicam que a produção e as vendas podem sofrer uma retração em 2025. Wesley ressalta que a projeção de consumo já se mostrou uma ferramenta essencial para o setor e apresenta um exemplo prático de aplicação dessa estratégia.

“Por meio da inteligência de dados, é possível desenvolver uma esteira de projeção de demanda de aços, permitindo que as empresas se antecipem às necessidades do mercado. Em tempos de incerteza, investir em tecnologia baseada em dados demonstra eficácia e pode ser um diferencial competitivo”, afirma Wesley.



App exibirá ao vivo blocos e shows do Carnaval em 6 capitais

Quem não estiver presente nas principais capitais do Carnaval poderá acompanhar os blocos de rua, os desfiles das escolas de samba, os shows e os bastidores dos camarotes diretamente pelo celular. Por meio do Kwai, plataforma de criação e compartilhamento de vídeos curtos, transmissões ao vivo e conteúdos interativos permitirão que o público acompanhe todos os detalhes da festa de Salvador, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e BH de qualquer lugar.

A cobertura digital inclui vídeos exclusivos, desafios interativos, bastidores da folia e registros de influenciadores e celebridades que estarão em diferentes capitais vivenciando de perto o evento. Além disso, um desafio digital promovido pelo Kwai selecionou criadores de conteúdo que atuarão como Embaixadores Oficiais da folia, compartilhando sua visão do Carnaval.

Cobertura em capitais do Carnaval

Belo Horizonte – O Carnaval de rua contará com transmissões ao vivo dos blocos Quando Come Se Lambuza (1º de março, às 9h) e Pisa na Fulô (4 de março, às 16h), levando ao público toda a energia dos cortejos que arrastam milhares de foliões pelas ruas da capital mineira.

Recife – O palco Marco Zero será um dos grandes destaques da cobertura ao vivo, com apresentações de grandes artistas ao longo do Carnaval, permitindo que espectadores de todo o Brasil acompanhem as performances diretamente pelo celular. Além disso, a influenciadora Gkay estará presente no camarote especial nos dias 27 e 28 de fevereiro, registrando as festividades e compartilhando os bastidores com o público.

Salvador – Gominho e Lumena participarão da cobertura na capital baiana, acompanhando blocos e trios elétricos.

Rio de Janeiro – O evento contará com a presença de Isabelle Nogueira, Gizelly Bicalho e Cauê Fantin no Camarote N1, enquanto Nizam estará no Camarote Arpoador, ambos na Marquês de Sapucaí, registrando os desfiles das escolas de samba. Leidy Elin cobrirá o Nosso Camarote durante o desfile das campeãs, no dia 8 de março.

Com acesso a bastidores exclusivos e eventos restritos, os influenciadores compartilharão registros do Carnaval nas redes sociais e na página especial CarnaKwai, garantindo ampla cobertura digital.

Os criadores de conteúdo selecionados no desafio digital do Kwai atuarão como Embaixadores Oficiais da folia e terão acesso a experiências exclusivas em diferentes cidades. 

Belo Horizonte – Carnaval de Rua

Recife – Cobertura no Marco Zero

Rio de Janeiro – Experiências VIP

Salvador – Experiências VIP

São Paulo – Experiências VIP

Fortaleza (Aracati) – Experiências VIP

Acompanhamento digital da folia

Após os desfiles do Carnaval de São Paulo e do Rio de Janeiro, a cobertura se estenderá para a apuração das escolas de samba em ambas as cidades. Em parceria com o Terra, a transmissão ao vivo trará todos os detalhes da disputa, buscando proporcionar aos espectadores uma visão aprofundada dos resultados e momentos decisivos do Carnaval.


CarnaKwai 2025

Quando: de 18/02 a 16/03

Onde: Página especial no app; Prefeitura de Recife; Terra; Bloco QCSL e Pisa na Fulô



Apresentação do Seequent Evo: redefinindo o gerenciamento de dados e a colaboração em geociências para uma tomada de decisão mais rápida e inteligente

A Seequent, The Bentley Subsurface Company, apresentou hoje o Seequent Evo, uma avançada plataforma na nuvem desenvolvida para ajudar os usuários Seequent e a comunidade geocientifica em geral a colaborar e gerenciar dados centralmente para uma tomada de decisão mais rápida e inteligente.

O Seequent Evo fornece uma base sólida para fluxos de trabalho integrados, reunindo dados geocientíficos de aplicativos da Seequent e de terceiros em uma única fonte de dados acessível. Ao centralizar os dados, independentemente de sua origem ou aplicativo, o Evo garante que os usuários possam compartilha-los facilmente, obter insights valiosos de projetos anteriores e trabalhar com as informações mais atualizadas. Com a integração entre plataformas, o Evo aproveitará todo o potencial dos dados geocientíficos, o que capacita as empresas para obter insights incomparáveis, melhorar a eficiência e economizar tempo e recursos. A pesquisa geoespacial do Evo incorpora os recursos do Cesium, uma aquisição recente realizada pela empresa matriz da Seequent, Bentley Systems. Hoje a Seequent anunciou o Evo juntamente com dois novos aplicativos para a plataforma, Driver e BlockSync.

O lançamento do Evo ocorre em um momento crítico para os setores que dependem dos dados geocientificos, particularmente a mineração. Para atenderàdemanda global urgente de minerais essenciais, o setor precisa encontrar novas maneiras de trabalhar de forma mais rápida e mais eficiente. Somado a esse desafio a grave escassez de geólogos, o que torna mais importante do que nunca capacitar e otimizar ao máximo os recursos dos geólogos. As operações de mineração dependem de dados geocientíficos precisos para orientar a exploração, otimizar a extração de recursos e reduzir os impactos ambientais. Porém, gerenciar, padronizar e analisar grandes e dispersos conjuntos de dados continua sendo um desafio significativo. O Evo resolve essas complexidades fazendo a integração perfeita de equipes e dados de subsuperfície, fornecendo uma plataforma unificada para otimizar fluxos de trabalho, melhorar a colaboração e promover uma tomada de decisão mais eficiente.

Essa consolidação de dados geocientíficos em um único repositório abre oportunidade para inovações futuras. O Evo oferece APIs abertas e ativa funcionalidades de inteligência artificial e aprendizado de máquina, além de dar a oportunidade de criar integrações e aplicativos personalizados. O Evo aprimora os recursos das soluções de área de trabalho da Seequent, como o Leapfrog, e os estende para aproveitar a eficiência da nuvem. Com isso, é possível executar cálculos complexos de maneira mais rápida e usar conjuntos maiores de dados. Um exemplo é a capacidade de acessar facilmente ferramentas de estimativa, como simulação condicional.

Graham Grant, CEO da Seequent, declarou: “Nossa visão para o Seequent Evo é unir equipes e dados que não estejam integrados para, assim, criar uma plataforma aberta que também seja a base para novas inovações em mineração. Eliminando silos de dados, aproveitamos todo o potencial subutilizados e capacitamos as empresas para tomar decisões mais rápidas e melhores com informações mais detalhadas e assim garantindo seu sucesso. O Evo oferece novos e personalizados aplicativos de mineração que funcionam perfeitamente com os que nossos usuários já usam para operações de minas e plano de lavra. O Evo não é apenas uma plataforma, ele desperta novas ideias e transforma a forma como os geocientistas trabalham. Ele representa o nosso compromisso de longo prazo com a geociência. O que os nossos usuários vão vivenciar em 2025 é apenas o começo, estamos entusiasmados para ver as inovações que eles vão criar com o Evo.”

Oito das 10 maiores empresas de mineração do mundo confiam no software da Seequent, além de milhares de empresas de mineração de pequeno, médio e grande porte ao longo do ciclo de vida da mineração e ao redor do mundo.

Winsome Resources é uma multinacional de exploração e desenvolvimento de lítio com grandes projetos em Quebec, no Canadá, e uma das empresas de um seleto grupo de usuários da Seequent que colaborou com o Evo como parte de um programa de disponibilidade limitada. Holly Zhu, geóloga de exploração da Winsome Resources, afirmou: “O Seequent Evo simplificou nossos processos e melhorou a eficiência do fluxo de trabalho. A centralização de dados no Seequent Cloud reduz os erros e a perda de dados, além de fornecer acesso às informações mais recentes. Compartilhar dados entre regiões mantém todos alinhados.”

Aplicativos alimentados pelo Seequent Evo

A Seequent criou dois aplicativos nativos que se conectam diretamente aos dados do Evo e atendem a necessidades específicas do setor de mineração:

  • BlockSync: Um aplicativo que oferece um sistema de registro aberto e auditável onde as equipes podem gerenciar, analisar e colaborar em dados de modelo de bloco de qualquer fonte. O BlockSync permite aos usuários a capacidade de colaborar em tempo real e com a confiança de que estão trabalhando nos dados mais recentes para melhorar drasticamente as operações da mina. Com atualizações rápidas de modelo e insights de recursos em tempo real, o BlockSync aprimora o conhecimento do corpo de minério para dar suporteàtomada de decisões estratégicas e operacionais.
  • DRIVER: é uma ferramenta de análise exploratória de dados baseada na nuvem que usa aprendizado de máquina para compreender rapidamente a estrutura geológica de depósitos e domínios e para melhorar modelos a jusante, com pouco esforço manual e sem codificação. O DRIVER aumenta a produtividade dos geólogos ao ajudar a informar seus modelos em 3D automaticamente, ao mesmo tempo em que lhes dá a capacidade de fazer ajustes com base em sua própria compreensão sobre o corpo de minério.

Experimente o Seequent Evo na PDAC 2025

A Seequent revelou o Seequent Evo na Convenção PDAC de 2 a 5 de março de 2025, em Toronto, Canadá.

Visite a Seequent no estande da exposição nº 829 para se conectar com os principais especialistas e descobrir como o Seequent Evo e nossas outras soluções de software líderes mundiais estão transformando a inteligência do subsolo.

A Seequent também convida a mídia a saber mais sobre o Seequent Evo em um evento exclusivo, “The Evolution of Subsurface Intelligence.”. Entre em contato com Kamran Shaikh pelo kshaikh@pracommunications.com / 778-846-5406, se desejar participar do evento.

  • Local: The Rec Room, 255 Bremner Blvd, Toronto
  • Data: Terça-feira, 4 de março de 2025
  • Horário: 17h

Para saber mais sobre o Seequent Evo e registrar interesse no Evo, visite a página da web do Seequent Evo.

OBSERVAÇÕES PARA OS EDITORES

Imagens e recursos multimídia podem ser encontrados aqui

Sobre a Seequent

A Seequent, The Bentley Subsurface Company, ajuda empresas a compreender a subsuperfície com a confiança necessária para tomar decisões melhores mais rapidamente. A Seequent desenvolve tecnologia líder mundial, na vanguarda da geociência, transformando a forma de trabalhar dos nossos clientes. Todos os dias, nós os ajudamos a desenvolver recursos minerais essenciais de maneira mais sustentável, projetar e construir uma infraestrutura melhor, gerar energia renovável e reduzir o impacto no meio ambiente. A Seequent opera em 150 países e mantém com orgulho a sua sede na Nova Zelândia.

Redação: https://www.seequent.com/company/news-media/

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© 2025 Bentley Systems, Incorporated. Bentley, Seequent, Seequent Evo e o logotipo da Seequent são marcas registradas ou marcas comerciais não registradas, ou ainda marcas de serviços da Bentley Systems, Incorporated ou de uma de suas subsidiárias de propriedade integral, diretas ou indiretas.

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Kamran Shaikh PRA Communications

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Celular: +1 (778) 846-5406

Dina Zaid Seequent

dina.zaid@seequent.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Lenovo inova com tecnologia de IA híbrida mais personalizada, integrada e avançada na MWC 2025

Hoje, na MWC 2025, a Lenovo apresentou avanços revolucionários em IA híbrida, com dispositivos e soluções integradas para capacitar criadores, profissionais e empresas. As novas ofertas exemplificam a visão da Lenovo de oferecer uma IA mais inteligente para todos e demonstram como a IA de ponta a ponta pode proporcionar criação, conexão e colaboração de forma integrada. A variedade de tecnologias apresentadas na MWC – desde novos formatos de dispositivos até inferência na borda acessível – demonstra a maturidade e versatilidade do portfólio de IA da Lenovo, unindo inovação e impactos concretos.

Os destaques da Lenovo na MWC incluem:

  • PCs inovadores com IA, incluindo o novo ThinkPad T14s 2-em-1, o mais recente ThinkBook 16p Gen 6 com NPU dedicada e o Yoga Pro 9i Aura Edition (16”, 10)

  • Provas de conceito incríveis, incluindo o ThinkBook “codename Flip” AI PC com tela dobrável para fora, os acessórios exclusivos Lenovo Magic Bay e o Yoga Solar PC Concept, alimentado por energia solar

  • Lenovo AI Now, um agente de IA inteligente e pessoal operando diretamente no dispositivo

  • Smart Connect 2.0, uma solução de software que unifica ecossistemas digitais e integra o Lenovo AI Now e o moto ai entre dispositivos

  • O ThinkEdge SE100 torna a inferência de borda e a inteligência empresarial acessíveis para todas as empresas

“Acreditamos no poder da convergência: unir modelos de IA, dados e capacidade computacional — operando em dispositivos, na borda e na nuvem — para criar soluções de IA para nossos clientes”, afirmou Yuanqing Yang, CEO e presidente da Lenovo, durante sua apresentação na MWC. “Essa convergência fortalece a conectividade do ecossistema, liberando o potencial da IA para ampliar a criatividade humana e transformar ideias em realidade”.

A democratização e personalização da IA continuam sendo prioridades para a Lenovo, que incorpora mais inteligência aos dispositivos e lança soluções de IA autônoma capazes de executar tarefas reais. A empresa também aproveita sua liderança em infraestrutura híbrida e a recém-anunciada Lenovo Hybrid AI Advantage para implantar IA empresarial. À medida que CIOs e líderes empresariais buscam um retorno tangível sobre o investimento em IA, a Lenovo é a parceira ideal para implementar e personalizar a IA em todas as escalas.

Independentemente de onde os clientes se encontrem em sua jornada de IA, as soluções e serviços de IA da Lenovo os ajudam a alcançar resultados reais nos negócios — seja no início, na escalabilidade ou na otimização de suas capacidades de IA. Desde os serviços de adoção AI PC Fast Start até as implementações avançadas de IA, a experiência da Lenovo em IA ajuda os clientes a maximizar o valor de seus investimentos em IA com rapidez e facilidade.

“Abordamos essa era de rápida integração e personalização de IA com um compromisso inabalável com a segurança e a privacidade”, disse Doug Fisher, diretor de segurança e IA da Lenovo. “Na MWC, vemos o poder transformador da IA implantada para causar um impacto positivo e duradouro e continuaremos a priorizar a inovação responsável, uma governança robusta e o fortalecimento da confiança entre nossos clientes, colaboradores e comunidades”.

Os avanços apresentados na MWC dão continuidadeàtrajetória da Lenovo na IA híbrida, que se reflete no portfólio abrangente apresentado no Lenovo Tech World, nos dispositivos com IA lançados na CES e no crescimento sólido em seus negócios.

Explore a Lenovo na MWC.

Criando experiências de IA poderosas e personalizadas em todos os dispositivos

Os novos notebooks, softwares e conceitos de IA da Lenovo unem inovação de ponta, versatilidade com foco no usuário e excelente custo-benefício para atender usuários que enfrentam desafios complexos.

A Lenovo anunciou novos notebooks Yoga e IdeaPad com IA, além de softwares e novas provas de conceito inovadoras, visuais e acessórios que aproveitam o poder da IA para potencializar a criatividade e a produtividade dos consumidores. Com mais opções de PCs Copilot+ AI, novas GPUs NVIDIA GeForce RTX para tarefas gráficas intensas e nos notebooks Lenovo Aura Edition desenvolvidos com Intel para uma experiência otimizada de PC, os novos notebooks Yoga e IdeaPad tornam a criação, o trabalho e o entretenimento mais fluidos, simples e divertidos.

Um dos destaques é o Lenovo Yoga Solar PC Concept, que redefine a computação portátil, integrando inovação solar em um design ultrafino e leve. Projetado para produtividade em qualquer lugar, ele maximiza a captação de energia com tecnologia solar avançada, garantindo desempenho contínuo mesmo em baixa luminosidade. Essa inovação reflete a visão da Lenovo para um futuro onde energia renovável e tecnologia andam lado a lado.

A Lenovo também apresentou seu mais recente portfólio de dispositivos empresariais com IA, incluindo os novos notebooks ThinkPad e ThinkBook de última geração, softwares avançados e novas soluções de segurança ThinkShield, além de provas de conceito inovadoras, visionárias e imersivas. Projetados para elevar a produtividade, personalização e proteção empresarial, esses novos dispositivos combinam computação de IA integrada, formatos flexíveis e soluções de segurança de nível corporativo para atender às necessidades dos profissionais e trabalhadores híbridos.

Seguindo a tradição dos conceitos inovadores da linha ThinkBook, o ThinkBook “codename Flip” AI PC Concept redefine a computação empresarial com IA, trazendo um design OLED dobrável e adaptável que alterna facilmente entre diferentes modos de uso. Projetado para maximizar a multitarefa e a colaboração com suporte de IA, ele ajusta dinamicamente o espaço de trabalho e oferece controles inteligentes, permitindo que profissionais aumentem sua produtividade em qualquer ambiente. Como um dos grandes destaques da Lenovo na MWC 2025, esse conceito simboliza o futuro do trabalho híbrido versátil impulsionado por IA.

Soluções de infraestrutura que oferecem IA empresarial em qualquer lugar

A Lenovo redefiniu a flexibilidade e a eficiência da IA na borda com o primeiro servidor de inferência de IA de nível de entrada, projetado para tornar a IA na borda acessível e barata para empresas pequenas, médias e grandes. O Lenovo ThinkEdge SE100 preenche a lacuna entre servidores de cliente e de borda, sendo um elo crítico para viabilizar capacidades de IA em todos os ambientes. O servidor compacto, rápido, seguro e de baixo custo é adaptado para atender às diversas necessidades de negócios.

A Lenovo oferece o portfólio mais amplo de infraestrutura de computação na borda do setor e mais de um milhão de sistemas de borda enviados globalmente, alcançando 13 trimestres consecutivos de crescimento na receita de borda, ao mesmo tempo em que expande o alcance da computação de IA.

O portfólio híbrido de IA de ponta a ponta da Lenovo marca um ponto de virada mais democratizado e personalizado para a IA, com soluções integradas implantadas no dispositivo, na borda e na nuvem.

Acesse a página do evento MWC da Lenovo e confira mais detalhes de produtos e soluções no kit de imprensa da MWC.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

LenovoWWCorp@zenogroup.com

Fonte: BUSINESS WIRE



A Bitget espalha bondade neste Ramadã fornecendo 100.000 refeições para os necessitados

Bitget Limited

VICTORIA, Seychelles, March 02, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, bolsa líder em criptomoedas e Web3, está fazendo parceria com organizações humanitárias de renome mundial, incluindo a Agência da ONU para Refugiados, Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, Compartilhe a refeição e a Doação de um bilhão de refeições, para distribuir até 100.000 refeições para pessoas necessitadas durante o Ramadã. Essa iniciativa tem como alvo comunidades vulneráveis em regiões que enfrentam desafios significativos, com o objetivo de amenizar a fome durante o mês sagrado.

Cada refeição ajudará famílias e indivíduos durante o mês sagrado. O esforço é fortalecido por contribuições da comunidade Bitget, destacando a importância da ação coletiva e da compaixão. Para atingir a meta de arrecadação de fundos, a Bitget introduziu iniciativas que incentivam a participação de usuários, clientes VIP e parceiros influenciadores.

A Bitget primeiro prometerá 10.000 refeições para as pessoas necessitadas, seguidas por uma série de jantares Iftar em locais importantes, incluindo Dubai e Istambul, promovendo a união e a filantropia. Os participantes poderão contribuir por meio de doações, com a Bitget igualando cada dólar arrecadado. Leilões exclusivos com itens de colecionador de parcerias com a La Liga também contribuirão para a arrecadação de fundos, e a Bitget direcionará todos os lucros para a causa. Toda a receita será destinadaàarrecadação de fundos.

“O Ramadã é um momento de generosidade e união”, disse Vugar Usi Zade, COO da Bitget. “Ao aproveitar nossa rede global, buscamos gerar um impacto significativo nas comunidades que enfrentam adversidades. Essa iniciativa demonstra a bondade do espaço cripto e se alinha com nossa missão de promover mudanças positivas por meio de esforços colaborativos.”

A campanha, com a promessa de 10.000 refeições da Bitget, correspondência de doações e leilões exclusivos, será apoiada por equipes locais que organizam eventos de engajamento da comunidade. Está programada para começar no primeiro dia do Ramadã, em alinhamento com o calendário islâmico.

Sobre a Bitget

Fundada em 2018, a Bitget é líder em bolsa de criptomoedas e empresa Web3 do mundo. Atendendo mais de 100 milhões de usuários em mais de 150 países e regiões, a Bitget está comprometida em ajudar os usuários a negociar de maneira mais inteligente com seu recurso pioneiro de copy trading e outras soluções de operação, enquanto oferece acesso em tempo real ao preço do Bitcoin, Ethereum e outros preços de criptomoedas. Anteriormente conhecida como BitKeep, a Bitget Wallet é uma carteira de criptomoedas multicadeia de nível mundial que oferece uma variedade de soluções e recursos abrangentes da Web3, incluindo funcionalidade de carteira, troca de tokens, Marketplace de NFTs, navegador DApp e muito mais.

A Bitget está na vanguarda da adoção de criptomoedas por meio de parcerias estratégicas, como seu papel como parceira oficial de criptomoedas da melhor liga de futebol do mundo, LALIGA, nos mercados do ORIENTE, SUDESTE ASIÁTICO e AMÉRICA LATINA, bem como parceira global de atletas nacionais turcos Buse Tosun Çavuşoğlu (campeã mundial de luta livre), Samet Gümüş (medalhista de ouro no boxe) e İlkin Aydın (seleção nacional de vôlei), para inspirar a comunidade global a abraçar o futuro da criptomoeda.

Para mais informações, acesse: Site | Twitter | Telegram | LinkedIn | Discord | Bitget Wallet

Para comunicação social, entre em contato com: media@bitget.com

Aviso de risco: os preços dos ativos digitais podem flutuar e sofrer volatilidade de preços. Invista somente o que pode perder. O valor de qualquer investimento pode ser afetado e existe a possibilidade de que os objetivos financeiros não sejam alcançados, nem o investimento principal recuperado. Aconselhamento financeiro independente deve sempre ser procurado, e a experiência financeira pessoal e a posição devem ser cuidadosamente consideradas. O desempenho passado não é um indicador confiável de resultados futuros. A Bitget não se responsabiliza por possíveis perdas incorridas. O conteúdo deste documento não deve ser interpretado como orientação financeira.

Uma foto que acompanha este anúncio está disponível em: https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/a48343fc-044d-45ce-afe2-a4ff26395657


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GIGABYTE apresenta portfólio abrangente de computação em IA no MWC 2025, liderando a transformação na indústria, do desenvolvimento à implantação

A GIGABYTE, líder global em tecnologia e inovação computacional, apresentará suas soluções de computação em IA de gama completa, que fazem a ponte do desenvolvimentoàimplantação, no MWC 2025, que acontecerá de 3 a 6 de março.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250223086126/pt/

GIGABYTE Showcases Comprehensive AI Computing Portfolio at MWC 2025, Leading Industry Transformation from Development to Deployment (Photo: Business Wire)

GIGABYTE Showcases Comprehensive AI Computing Portfolio at MWC 2025, Leading Industry Transformation from Development to Deployment (Photo: Business Wire)

“IA+” e “Empresa reinventada” são dois dos temas do MWC. À medida que as empresas aceleram sua transformação digital e os upgrades inteligentes, a transição das aplicações da IA, de desenvolvimento experimentalàimplantação comercial democratizada, se tornou um ponto crucial na indústria. Continuando sua iniciativa “ACCEVOLUTION”, a GIGABYTE fornece produtos de infraestrutura amplos e soluções que abrangem centros de supercomputação baseados na nuvem a terminais de computação de borda, visando acelerar a próxima evolução e capacitar as indústrias a expandir as aplicações de IA com eficiência.

Desenvolvimento: computação paralela escalável de alto desempenho lançando a base para os modelos de IA

As parcerias estreitas da GIGABYTE com líderes da indústria garantem sua posição como a marca pioneira no mercado a oferecer a linha mais diversa de servidores de IA. Em respostaàevolução contínua de chips de IA, a GIGABYTE usa o design do seu design de servidor HGX de ponta e lança os servidores G893 AI de próxima geração para apoiar GPUs modernas, como o NVIDIA B200, o AMD MI325X e o Intel Gaudi-3, com capacidade para 12 placas aceleradoras de altura total e fonte de energia totalmente redundante. Esses servidores podem ser ideais tanto para operações de cluster em centros de dados quanto em implantações empresariais autônomas, avançando a transformação inteligente.

A GIGABYTE também lançou a GIGAPOD, uma solução de computação em cluster para centros de dados de IA na nuvem, oferecendo uma solução escalável completa para treinamento de grandes modelos de IA. A GIGAPOD tem capacidade para os servidores G893 AI ao passo em que integra computação e hardware para redes em uma solução em nível de rack completa, junto com sistemas operacionais opcionais e software. A solução consiste de serviços abrangentes, desde o design e desdobramento até validação, garantindo operações eficientes dos centros de dados de IA. O modelo apresentado no MWC é compatível com o NVIDIA B200 e apresenta o rack de servidor G4L3 com a tecnologia de refrigeração líquida direta, demonstrando a prontidão da GIGABYTE em expandir o desenvolvimento da IA de forma preparada para o futuro.

Desdobramento: baixa latência, eficiência energética e soluções flexíveis de computação de borda conectando a última milha da IA

À medida que os grandes modelos amadurecem, a IA está evoluindo de desenvolvimento na nuvemàdesdobramento e aplicação na borda, requerendo servidores e soluções computacionais focados em implementação flexível e retorno de investimento. Os servidores da série R para fins gerais da GIGABYTE empregam a tecnologia CXL, que potencializa as pistas PCIe com memória DDR5, possibilitando compartilhamento de memória e recursos, aprimoram a compatibilidade com a largura de banda e aumentam a eficiência geral da operação com menores exigências de espaço e custos de implantação. Os servidores da série X com design modular NVIDIA MGX™ permitem upgrades perfeitos às plataformas GPU de próxima geração do NVIDIA simplesmente por substituir a placa-base, garantindo valor a longo prazo para investimentos de tecnologia empresarial e facilitando implantações flexíveis em vários cenários de IA na borda, como em cidades inteligentes e IoT industrial.

No MWC, a GIGABYTE também apresentará vários servidores otimizados na borda, incluindo os servidores de computação de borda que seguem as normas da EIA com CPUs Intel e AMD, e estreará um novo servidor blade 3U. Esses servidores oferecem opções de computação com densidades e arquiteturas variadas para atender os diversos requerimentos das aplicações na borda, ajudando os usuários a reduzir os custos de desdobramento da IA e o consumo de energia ao passo em que melhoram a eficiência computacional.

Através de seus fortes recursos de P&D e parcerias industriais estreitas, a GIGABYTE estabeleceu um ecossistema completo de computação em IA da nuvemàborda. Com uma linha de produtos abrangente, variando de soluções de computação em cluster para centros de dados a opções de desdobramento de computação de borda, a GIGABYTE é um “divisor de águas” que permite inovação em IA nas empresas e instituições de pesquisa de todos os tamanhos. À medida que as aplicações de IA continuam se expandindo, a linha completa de produtos da GIGABYTE, apoiando a mais recente geração de chips computacionais, junto com design de hardware em evolução, integração de software, gestão de sistemas e serviços de desdobramento, continua estabelecendo uma base sólida para um futuro mais inteligente, mais eficiente e escalável.

Mais informações https://www.gigabyte.com/Events/MWC

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato para a mídia: Michael Pao brand@GIGABYTE.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Resultado do PIB de 2024 é positivo, mas futuro é incerto

Calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) de 2024 alcançou crescimento de 3,4%, mostrando uma atividade econômica pujante, mas o desempenho do último trimestre fez acender a luz amarela.

O resultado do ano coloca o Brasil na 16ª colocação no ranking de maior crescimento entre os 60 países que já divulgaram o índice. Porém, entre outubro e dezembro, a economia cresceu apenas 0,2%, abaixo das expectativas do mercado que apontavam algo próximo a 0,5%.

“De positivo, deve-se ressaltar, que os dados indicaram um crescimento espalhado, com maior peso do setor de serviços, que avançou 3,7% e da indústria, que cresceu 3,3%”, diz José Roberto Colnaghi, presidente do Conselho de Administração da Colpar Brasil, grupo que atua em diversos segmentos industriais e do agronegócio. A agropecuária, por sua vez, registrou queda de 3,2%, em função de fatores climáticos que impactaram culturas importantes como soja e milho.

Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também mostram que o PIB per capita atingiu R$ 55.247,45, um avanço, em termos reais, de 3% em comparação com o ano anterior. Além disso, os investimentos aumentaram 7,3% já descontada a inflação e houve uma alta de 4,8% no consumo das famílias.

Segundo o IBGE, este resultado expressivo no consumo das famílias é fruto da conjunção de alguns fatores, como os programas de transferência de renda do governo, a continuação da melhoria do mercado de trabalho e os juros que foram, em média, mais baixos do que em 2023. A taxa de desemprego de 2024 fechou em 6,2%, menor percentual registrado para este período desde o início da série histórica.

Vale destacar a performance da indústria de transformação, que cresceu 3,8%, após dois anos seguidos de queda (-0,5%, em 2022, e -1,3%, em 2023). Esta recuperação se deve ao desempenho positivo da produção de bens de capital e também de bens de consumo duráveis, que cresceram, respectivamente, 9,1% e 10,6%, em 2024.

O último trimestre, porém, registrou desaceleração acima do esperado, com ligeira alta de 0,2% na comparação com o terceiro trimestre. Entre os setores, a indústria variou 0,3% e os serviços 0,1%. Já a agropecuária recuou 2,3%.

“Esta desaceleração do último trimestre já traz o impacto do aperto monetário iniciado pelo Banco Central em setembro”, diz José Roberto Colnaghi, lembrando que os efeitos da elevação da Selic vêm ao longo do tempo. “A continuidade da subida dos juros neste ano será um freio na atividade econômica”, completou Colnaghi.

Diante desses dados, o cenário de desaceleração deverá se consolidar ao longo de 2025. Isso porque a política monetária continuará apertada, as condições financeiras estarão mais restritivas, haverá menor impulso fiscal por parte do governo, além da grande incerteza da situação global.

O Ministério da Fazenda prevê um crescimento do PIB de 2,3% este ano, percentual superior ao projetado pelo mercado, que é 2%. No entanto, a expectativa de inflação segue avançando, semana após semana, e já encostou em 5,7%. Com isso, as estimativas para a taxa básica de juros para o fim de 2025 estão em 15%.

“A Selic neste patamar é um freio no crescimento da economia”, diz José Roberto Colnaghi. “É preciso endereçar a questão fiscal de forma efetiva para auxiliar o Banco Central no combate à inflação. Se isso ocorrer, as taxas poderão começar a cair mais cedo, beneficiando a atividade econômica como um todo”, finaliza Colnaghi.



Interactive Brokers nomeia Lori Conkling para seu Conselho Administrativo

Interactive Brokers (Nasdaq: IBKR), uma corretora eletrônica internacional automatizada, anunciou a nomeação de Lori Conkling como diretora independente da empresa.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250307330155/pt/

Lori Conkling (Photo: Business Wire)

Lori Conkling (Photo: Business Wire)

A Sra. Conkling trará uma riqueza de conhecimentoàInteractive Brokers. Como Chefe de Licenciamento de TV e Filmes na Netflix, ela irá supervisionar a aquisição de conteúdo e o desenvolvimento de negócios para suas plataformas sem anúncios e com suporte a anúncios. Antes de ingressar na Netflix, ocupou funções de liderança no Google, incluindo Chefe Global de TV, Filmes e Esportes para o YouTube e YouTube TV.

“Temos a satisfação de nomear Lori para o Conselho Administrativo e estamos na expectativa de aproveitar sua experiência para melhorar nosso perfil no espaço da mídia”, disse Thomas Peterffy, Fundador e Presidente da Interactive Brokers. “Uma executiva sênior bem-sucedida com mais de 25 anos de experiência no âmbito da mídia, a Sra. Conkling será um valioso recurso, ajudando a informar nossa estratégia de mídia e gerar a consciência da marca.”

A Sra. Conkling também atuou como Vice-Presidente Executiva de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios para Empresas Digitais na NBCUniversal, Vice-Presidente Executiva de Distribuição nos EUA e Canadá na A+E Networks e Vice-Presidente de Contas Nacionais para Disney e ESPN. Ela começou sua carreira na Accenture, onde analisou e desenvolveu estratégias corporativas para empresas de publicação, cinema e telecomunicações.

A Sra. Conkling possui um M.B.A. pela Fuqua School of Business da Duke University e um bacharelado em Administração de Empresas pela University of Southern California. Ela faz parte do Boards of Teach for America e do Board of Visitors da Fuqua School of Business.

Os investidores mais bem informados escolhem a Interactive Brokers

Sobre a Interactive Brokers Group, Inc.:

As afiliadas do Interactive Brokers Group proporcionam execução automatizada de negociações e custódia de títulos, commodities, câmbio e contratos de previsão 24 horas por dia em mais de 160 mercados em diversos países e moedas, a partir de uma única plataforma unificada para clientes ao redor do mundo. Atendemos investidores individuais, fundos de cobertura, grupos de negociação proprietários, consultores financeiros e corretores de apresentação. Nossas quatro décadas visando tecnologia e automação nos permitiram equipar nossos clientes com uma plataforma sofisticada e exclusiva para administrar seus portfólios de investimentos. Nós nos esforçamos em oferecer a nossos clientes preços de execução vantajosos e ferramentas de negociação, administração de riscos e portfólios, instalações de pesquisa e produtos de investimento, tudo a baixo ou nenhum custo, que os posiciona para obter retornos superiores sobre os investimentos. A Interactive Brokers tem conquistado reconhecimento de modo consistente como uma das principais corretoras, acumulando diversos prêmios e elogios de fontes respeitadas do setor, como Barron’s, Investopedia, Stockbrokers.com e muitas outras.

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Contato:

Contatos da Interactive Brokers Group, Inc. Mídia: Katherine Ewert, media@ibkr.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Radisys e Qualcomm Inovam em Tecnologia 5G com Connect RAN

Radisys® Corporation, líder mundial em soluções de telecomunicações abertas, anunciou a disponibilidade de seu premiado software Connect RAN na plataforma Qualcomm Dragonwing™ FSM200 para FR1 e FR2. A solução aproveita a banda base e os recursos avançados de rádio da plataforma Dragonwing FSM200 para abordar casos de uso de alto desempenho / capacidade com recursos avançados necessários em vários segmentos de mercado, incluindo MNOs, empresas, acesso sem fio fixo (FWA), 5G privado, Indústria 4.0 e redes domésticas. O software Radisys Connect RAN na plataforma Qualcomm Dragonwing™ FSM100 já está implantado a nível mundial para vários casos de uso.

A solução Connect RAN 5G da Radisys oferece um conjunto abrangente de recursos, totalmente interoperável com um amplo ecossistema e suporte robusto de gerenciamento, permitindo que os clientes implantem pequenas células em diversos setores com redução de despesas operacionais e de capital com um rápido tempo de colocação no mercado.

Destaques

  • A Radisys demonstrou liderança contínua em mmWave RAN nas plataformas Dragonwing FSM100 e FSM200 com suporte para largura de banda de até 800 MHz, formação de feixe, fatiamento de rede, QoS, criptografia robusta e suporte de baixa latência.

  • Com latência otimizada, suporte para dispositivos Redcap e funcionalidade Ethernet PDU, o software Connect RAN atende aos requisitos essenciais do segmento de mercado da Indústria 4.0.

  • A melhoria do software RAN de baixo impacto portado no processador de infraestrutura Qualcomm Dragonwing™ QIP100 oferece uma solução econômica para implantações femto domésticas.

  • Permite uma gama diversificada de opções internas e externas com várias bandas e combinações de largura de banda, incluindo CBRS.

  • Com suporte para interfaces TR-069/TR-196, NETCONF e O-RAN O1, a solução de software RAN possibilita capacidade de gerenciamento FCAPS abrangente, garantindo perfeita integração com implantações ACS legadas e sistemas de gerenciamento/SMO baseados em O-RAN O1 mais recentes.

  • A solução da Radisys também oferece suporteàinterface ORAN E2 direcionadoàRIC, permitindo recursos de IA mesmo em implantações de pequenas células.

“A Qualcomm Technologies, Inc. sente o prazer de continuar trabalhando com a Radisys no suporte a um ecossistema completo para ajudar os clientes a criar e implementar pequenas células com rapidez”, disse Gerardo Giaretta, Vice-Presidente de Gerenciamento de Produtos da Qualcomm Technologies, Inc. “Nossa cooperação com a Radisys está expandindo as capacidades da rede 5G com recursos avançados e permitindo o acessoàrede em toda a nossa base mundial de clientes.”

“Ao expandir nossa cooperação com a Qualcomm Technologies para agora usar a plataforma Dragonwing FSM200, a Radisys está inovando avanços em soluções de pequenas células”, disse Munish Chhabra, Vice-Presidente Sênior e Diretor Geral de Software e Serviços da Radisys. “Com o portfólio de software avançado da Radisys junto com a banda base da Qualcomm Technologies, temos o prazer de oferecer aos clientes diversas opções para implantar pequenas células em setores verticais da indústria.”

Sobre a Radisys

A Radisys é líder mundial em soluções e serviços de telecomunicações abertos. Suas plataformas desagregadas e serviços de integração aproveitam arquiteturas e padrões de referência abertos combinados com software e hardware abertos, permitindo que os provedores de serviços conduzam a transformação digital aberta. A Radisys oferece um portfólio de soluções de ponta a ponta, desde terminais digitais passando por soluções de acesso desagregadas e abertas, e soluções centrais, até aplicativos digitais imersivos e plataformas de interação. Sua organização de serviços de rede experiente e de classe mundial oferece serviços de ciclo de vida completo para auxiliar os provedores de serviços a construir e operar redes altamente escaláveis ​​e de alto desempenho com custo total de propriedade otimizado. Para mais informações, acesse www.Radisys.com/.

Radisys® é uma marca registrada da Radisys. Todas as outras marcas comerciais são de propriedade de seus respectivos proprietários.

Qualcomm, FSM e Qualcomm Dragonwing são marcas comerciais ou marcas registradas da Qualcomm Incorporated.

Os produtos da marca Qualcomm são produtos da Qualcomm Technologies, Inc. e/ou suas subsidiárias.

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Contato:
Nereus pela Radisys

Matt Baxter, +1-503-619-0505

radisys@nereus-worldwide.com

Fonte: BUSINESS WIRE



ABIMAQ realiza curso NR-12 – Gestão para Fabricantes e Usuários

 

A ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) realiza de 11 a 14 de março (terça a sexta-feira), de forma online, via plataforma ZOOM, o curso NR-12 – Introdução à Gestão para Fabricantes e Usuários – Essencial Informativo e Formativo.

O conteúdo, direcionado profissionais da área de segurança do trabalho, produção, engenharia e manutenção mecânica e elétrica, desenvolverá e aculturará os gestores, ajudando no gerir de todos os conceitos, procedimentos e implementação de segurança em máquinas e equipamentos em atendimentos a Normas Técnicas e Regulamentadoras.

Os docentes Sidney Peinado, assessor técnico da CNI e CNA na CNTT da NR 12; e Marcelo Del Vecchio, profissional com 33 anos de experiência em área fabril, com foco em projeto de máquinas, segurança de máquinas e equipamentos e automação de máquinas e processos, abordarão os seguintes conteúdos durante a aula:

Módulo 1:

– Alinhamento de cultura organizacional e corporativa dentro de uma corporação; 

  • Gestão de crise; 
  • Gerencia de projetos de segurança;
  • Fatores culturais e psicológicos envolvidos em segurança de máquinas;
  • NR-12 – legislação correlata para implementação da norma em máquinas e equipamentos; 

  • Responsável civil e criminal aplicada aos acidentes; 

  • A ótica dos auditores na aplicação da NR-12; 

  • Semelhanças e diferenças entre NRs.

Módulo 2:

– A segurança em máquinas e equipamentos como investimento; 

  • Projeto conceitual e execução das adequações a partir da análise de risco overview; 
  • Avaliação de risco x perigo; 
  • Interpretação da metodologia HRN (Hazard Rating Number); 

  • Categorias de segurança a partir da interpretação da NBR 14153, IEC 620161 e ISO 13.849-1; 

  • Interpretação do Anexo de Apoio da NR-12; 

  • Aplicação de proteções fixas e móveis conforme a NR12; 

  • Abordagem sobre os conceitos ergonômicos; 

  • Documentação exigida e laudo técnico para máquinas e equipamentos nacionais e importados.

  • Módulo 3:

    • Procedimentos de bloqueio e identificação;
  • LOTO (Lockout Tagout) five steps; 
  • Circuitos, comandos elétricos e interfaces de segurança overview; 

  • Conceito, projeto e instalação de bloco e válvula hidráulica de segurança overview; 

  • Produtos de segurança e suas aplicabilidades, categorias e certificações;

  • Procedimento e capacitação auditável; 

  • Cases com diversos modelos de máquinas (antes e depois) da adequação.


  • Serviço: Curso – NR-12 – Introdução à Gestão para Fabricantes e Usuários:

    Data: 11, 12, 13 e 14 de março (terça a sexta-feira)

    Horário: 14h às 18h

    Carga horária: 24h

    Local: Online, via plataforma ZOOM

    Mais informações: (11) 5582-6321/6326 – WhatsApp: (11) 94526-8280 ou https://abimaq.org.br/cursos/1002/nr-12-introducao-a-gestao-para-fabricantes-e-usuarios-essencial-informativo-e-formativo



    Melissa Price Assume Direção na Guidepost Solutions no México

    A Guidepost Solutions, líder global em investigações nacionais e internacionais, soluções de conformidade, monitoramento e consultoria em segurança e tecnologia, anunciou hoje a nomeação da experiente advogada Melissa Price como diretora-geral, com base na Cidade do México. Ex-procuradora federal dos EUA e ex-funcionária sênior do Departamento de Justiça e do Departamento de Estado no México, Price traz uma vasta experiência para a crescente carteira de clientes da Guidepost com operações no México e região.

    Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250227183934/pt/

    Melissa Price, Managing Director, Guidepost Solutions (Photo: Business Wire)

    Melissa Price, Managing Director, Guidepost Solutions (Photo: Business Wire)

    “A profunda compreensão de Melissa sobre os sistemas jurídicos e regulatórios dos EUA e do México, aliada à sua experiência nos setores público e privado, trará insights valiosos para nossos clientes que enfrentam desafios internacionais complexos em questões legais, investigativas e de compliance”, disse Julie Myers Wood, CEO da Guidepost Solutions. “Com a abertura de nosso escritório na Cidade do México em 2024, a chegada de Melissa reforça nosso compromisso em oferecer orientação estratégica de alto nível para nossa crescente base global de clientes”.

    Antes de ingressar na Guidepost Solutions, Price trabalhou na Embaixada dos EUA na Cidade do México como coordenadora de programas do Bureau of International Narcotics and Law Enforcement, fornecendo expertise em iniciativas de capacitação, prioridades de missão e legislação criminal nos EUA e no México. Ela também atuou como advogada de ligação no Escritório de Assuntos Internacionais do Departamento de Justiça dos EUA, colaborando diretamente com a Fiscalía General de la República (FGR) do México. Além disso, contribuiu para o Escritório de Desenvolvimento, Assistência e Treinamento de Promotores no Exterior da Embaixada, onde desenvolveu currículos especializados em técnicas de litígio e tráfico de armas, capacitando mais de 750 promotores, investigadores e juízes estaduais e federais.

    No início de sua carreira como promotora, Price atuou como procuradora assistente dos EUA em Washington, D.C., onde conduziu processos de grande repercussão relacionados a narcóticos, armas de fogo e crimes violentos, sendo reconhecida com o Special Achievement Award em 2018. Além disso, trabalhou em escritórios renomados, como O’Melveny & Myers, LLP, e Lewis Baach Kaufmann Middlemiss, com foco em litígios financeiros complexos e disputas transnacionais.

    Price é formada em Direito pela University of California, Berkeley School of Law. Fluente em espanhol e com sete anos de experiência atuando na Cidade do México, ela agrega um profundo conhecimento em questões jurídicas transnacionaisàprática internacional da Guidepost.

    Sobre aGuidepost Solutions LLC

    A Guidepost Solutions é referência em investigações nacionais e internacionais, soluções de compliance, monitoramento e consultoria em segurança e tecnologia. Atendemos nossos clientes onde quer que precisem – seja presencialmente ao redor do mundo ou por nossos escritórios em Bogotá, Chicago, Dallas, Honolulu, Londres, Los Angeles, Cidade do México, Miami, Nova York, Palm Beach, Phoenix, San Francisco, Seattle, Singapura, Walnut Creek e Washington, DC. Para mais informações, acesse www.guidepostsolutions.com.

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    Contato:
    MÍDIA:

    Rebecca Bender, Montieth & Company

    rbender@montiethco.com

    Fonte: BUSINESS WIRE



    Hill’s Pet Nutrition recebe Prêmio BrandSpark de Melhor Novo Produto 2024

    Hill’s Pet Nutrition foi reconhecida com o Prêmio BrandSpark de Melhor Novo Produto 2024 nas categorias de ração para cães. A premiação, baseada em uma pesquisa on-line com consumidores, destacou os produtos Hill’s Science Diet Sensitive Stomach & Skin Cães com Proteína Sustentável por sua qualidade e inovação.

    Realizado anualmente pela empresa de pesquisa BrandSpark International, o prêmio reflete a opinião de 12 mil compradores americanos que testaram e avaliaram os produtos disponíveis no mercado. Os critérios de seleção incluem o apelo do produto, a percepção de qualidade e a intenção de recompra. Para concorrer, os produtos devem representar uma inovação significativa no mercado.

    Os novos produtos da linha Science Diet Sensitive Stomach & Skin foram desenvolvidos para atender às necessidades de pets com sensibilidades digestivas e cutâneas. Entre as inovações, estão o uso de Pollock do Alasca certificado pelo MSC e de uma proteína de inseto na receita voltada para cães, reforçando o compromisso da Hill ‘s com a sustentabilidade e a ciência nutricional. 

    A qualidade das fibras utilizadas na linha Science Diet Sensitive Stomach & Skin contribui para a redução do tempo de trânsito estomacal, permitindo que os alimentos passem rapidamente para o intestino. Isso evita a permanência prolongada no estômago e reduz a sensação de preenchimento. O Sensitive Stomach & Skin com Proteína Sustentável é indicado para todos os portes e raças, se restringindo a adultos e idosos. Não indicados para filhotes, gestantes e lactantes.

    O Prêmio BrandSpark de Melhor Novo Produto cobre 88 categorias, abrangendo desde alimentos e bebidas até produtos de cuidados pessoais, saúde e bem-estar animal. A Hill’s Pet Nutrition reforça, com essa conquista, sua dedicação à inovação e ao bem-estar dos animais de estimação, alinhando-se às expectativas dos consumidores por produtos de alta qualidade e formulações avançadas.

    Sobre a Hill’s Pet Nutrition

    Desde 1948, a Hill’s Pet Nutrition tem como missão melhorar e prolongar a relação especial entre pessoas e seus animais de estimação, oferecendo nutrição de qualidade e soluções para saúde animal. Parte do grupo Colgate-Palmolive desde 1976, a empresa atua em mais de 86 países e investe continuamente em pesquisas, com um centro especializado em nutrição animal localizado em Topeka, Kansas.

    Informações para imprensa:

    Polvora Comunicação

    • Sibelia Di Bella | sibelia@polvoracomunicacao.com.br | (11) 9 4528-0502
    • Wagner Hiroi | wagner@polvoracomunicacao.com.br | (11) 9 98878-2556

    Para entrevistas, materiais de apoio ou informações adicionais, contato com a equipe de imprensa.



    Deficiência de proteínas afeta a terceira idade

    Um estudo publicado na Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia indicou que 60,9% dos idosos não atingem a ingestão ideal de proteínas, o que impacta diretamente sua longevidade e qualidade de vida. A pesquisa, realizada ao longo de nove anos (2009-2018) com 621 indivíduos, mostrou que aqueles com baixo consumo proteico apresentaram um risco 72% maior de mortalidade.

    Os resultados destacam a importância da suplementação nutricional nessa fase da vida, especialmente diante do envelhecimento acelerado da população. O crescimento do número de idosos no Brasil e no mundo traz novos desafios para a saúde pública em gral. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em estudo divulgado em 2022, a quantidade de pessoas com 60 anos ou mais deve dobrar até 2050. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que esse número chegará a 2,1 bilhões na mesma época, mais que o dobro do 1 bilhão registrado em 2020. Esse contexto reforça a necessidade de políticas públicas e cuidados específicos para garantir qualidade de vida a essa população.

    Um dos principais obstáculos deste cenário é garantir o consumo adequado de proteínas, nutriente essencial para manter a massa muscular e prevenir limitações físicas aos idosos. “A deficiência proteica pode comprometer a mobilidade e a qualidade de vida na terceira idade, deixando essa população mais dependente e com mais limitações motoras e sociais. É fundamental conscientizar sobre a importância de uma dieta balanceada”, afirma Rodrigo Loschi, nutricionista da FTW, empresa do grupo Fitoway, fabricante de suplementos alimentares.

    Com o aumento da preocupação com o envelhecimento saudável, o setor de suplementos alimentares para não atletas tem registrado forte expansão. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em 2023, revela que 59% dos lares brasileiros têm pelo menos uma pessoa que faz uso de algum tipo de suplemento, sendo 60% homens e 40% mulheres, o que reflete uma crescente conscientização sobre a saúde e bem-estar.

    O whey protein surge como uma opção prática e eficaz para complementar a alimentação dos idosos, auxiliando na manutenção da saúde muscular e na prevenção da perda de massa magra. Disponível em diversos formatos como pó, barrinhas, gomas e bebidas prontas, adapta-se facilmente ao estilo de vida e às preferências individuais. Com sabores clássicos, como chocolate e baunilha, e versões inovadoras, como cookies e paçoca, agrada a diferentes paladares. Sua rápida absorção garante um fornecimento eficiente de proteínas, essencial para a recuperação e o fortalecimento muscular.

    Além disso, estudos indicam que o whey protein favorece a saúde intestinal. Uma pesquisa publicada no Journal of Dairy Science mostrou que o suplemento estimula bactérias benéficas, como Bifidobacterium e Lactobacillus, promovendo equilíbrio na microbiota. Com texturas variadas, torna-se um aliado nutricional na alimentação da terceira idade.

    Atenta a essas mudanças, a FTW, fundada em 2010, é uma empresa brasileira especializada em produtos naturais, nutracêuticos, suplementos alimentares e nutrição esportiva que investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento de produtos que promovem o bem-estar e a longevidade.

    “Percebemos uma crescente demanda por soluções que atendam às necessidades nutricionais na maturidade. Nosso objetivo é oferecer alternativas que proporcionem vitalidade e qualidade de vida,” destaca Daniel Mencacci, CEO da FTW. A empresa oferta mais de 30 sabores distintos de whey protein, como torta de limão e frutas vermelhas, adaptando-se às preferências dos consumidores.

    Com uma produção mensal de 500 mil potes de whey protein, a empresa atua como uma das maiores fabricantes de suplementos alimentares da América Latina. Localizada em Tarumã, interior de São Paulo, a FTW opera em uma estrutura fabril de mais de 12 mil m².

     

     



    Alertas do governo fazem procura por SMS em massa disparar

    No Brasil, a Defesa Civil tem investido no envio de alertas para a população como forma de prevenir danos e salvar vidas, especialmente em regiões vulneráveis a enchentes, deslizamentos e outros fenômenos climáticos extremos. Esses alertas, enviados diretamente aos celulares dos cidadãos e utilizados na disseminação rápida de informações críticas, também geraram um impacto inesperado: o aumento exponencial na procura por serviços de SMS em massa por empresas e organizações.
     
    De acordo com a ferramenta Google Trends, o pico de pesquisas para o termo ocorreu em 24 de janeiro de 2025, quando a Defesa Civil de São Paulo emitiu o primeiro alerta severo por SMS. Na ocasião, milhares de moradores receberam notificações em seus celulares sobre condições meteorológicas extremas.
     
    O sistema de alertas da Defesa Civil, implementado em parceria com operadoras de telefonia, permite que mensagens curtas e objetivas cheguem a milhões de pessoas em poucos minutos. Essas mensagens geralmente contêm avisos sobre riscos iminentes, recomendações de segurança e orientações sobre como agir em situações de emergência. Com o agravamento das mudanças climáticas e o aumento da frequência de eventos extremos, como as chuvas intensas que atingiram diversas regiões do país em 2024 e início de 2025, o uso desse recurso se intensificou.
     
    À medida que a população se acostuma a receber informações vitais por SMS, o interesse por essa tecnologia se expande para além do uso governamental, influenciando diversos setores da sociedade.
     
    SMS em massa: uma solução que ganhou destaque
     
    O sucesso dos alertas governamentais trouxe à tona o potencial do SMS em massa como uma ferramenta poderosa de comunicação. Diferente de e-mails ou notificações por aplicativos, que dependem de conexão à internet e da atenção do usuário, o SMS é entregue diretamente ao dispositivo móvel, com uma taxa de abertura que supera 90% em poucos minutos, segundo estudos do setor.
     
    Quem relata esse impacto é Italo Migotto, fundador da plataforma especializada em disparo de SMS em massa SMS Barato. Em entrevista recente, ele revelou que a procura por serviços em seu site disparou após os primeiros alertas enviados pela Defesa Civil em 2025. “Nós percebemos um aumento de mais de 30% na demanda logo após os primeiros comunicados oficiais. Empresas e até pequenos empreendedores começaram a nos procurar para entender como poderiam usar o SMS para se comunicar com seus públicos de forma rápida e eficiente”, afirmou Migotto.
     
    Migotto ainda destacou que “o SMS em massa permite personalização, segmentação de público e entrega em larga escala, características que o tornam ideal não apenas para emergências, mas também para campanhas de marketing, notificações de serviços e engajamento comunitário”.

     
    Segundo ele, o exemplo prático do governo serviu como um gatilho para que o mercado reconhecesse o valor da ferramenta. “As pessoas viram na prática que o SMS funciona, que ele chega onde outros canais falham. Isso gerou uma corrida por soluções que antes eram subestimadas”, completou. Italo também destacou que sua equipe precisou adaptar a infraestrutura da plataforma para atender ao volume crescente de pedidos, um indicativo de que o interesse pelo SMS em massa veio para ficar.



    Obra de Mar’Junior sobre o autismo alcança 500 cidades

    O livro ‘4 mãos e um abraço’, escrito por Mar’Junior, já é protagonista em mais de 500 cidades brasileiras. A obra tem atingido pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pessoas e instituições ligadas à causa, órgãos públicos e a imprensa no geral.

    A obra tem como subtítulo “O autismo bate à sua porta e entra sem ser convidado”.

    “Eu espero sinceramente que o livro toque o coração das pessoas que trabalham na educação, assim como dentro da sua fé, para que elas possam administrar isso melhor e com um detalhe superimportante: a superação de uma criança autista. Esse é o foco do livro”, ressaltou Mar’Junior.

    O número de autistas no Brasil aumentou consideravelmente nos últimos anos. O IBGE estima que haja dois milhões de brasileiros autistas, o que significa afirmar que 1% da população estaria no espectro.

    O objetivo do Mar’ com a obra de ficção é fazer com que as pessoas possam entender melhor o TEA e lidar melhor na convivência com um autista, já que daqui para frente o número será de acréscimo.

    A obra aborda com clareza o protagonista Patrick tendo as suas inconstâncias, que são aliviadas ou cuidadas pela sua irmã Priscilla. Mais velha do que o irmão quase quatro anos, ela consegue absorver de tal maneira esse entendimento, o qual muito adulto demora para ter.

    Patrick é diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos 4 anos de idade. No início, nada foi fácil. Por ter um poder aquisitivo maior, a família achava que nada podia tocá-los. Os conflitos familiares, a partir da fé e da instituição, começam. A irmã do menino, Priscilla, assume a missão de se incluir no mundo dele, tornando a sua trajetória mais leve e feliz.

    A obra foi lançada pela Editora Cia Atores de Mar’ em 2022 e logo atingiu inúmeros leitores no Brasil e no exterior. Um fato interessante e não muito recorrente é que a obra só é vendida no site do escritor.

    Sobre Mar’Junior

    Mar’Junior é ator, diretor, produtor, autor teatral, escritor e roteirista. Escreveu 44 peças de teatro, alguns roteiros para cinema e TV, e têm 11 livros lançados: ‘Caminhos Percorridos’ (2001), ‘BULLYING – Eu sofri. EU pratiquei. EU hoje conscientizo.’ (2012), ‘PEPITA 1’ (2017), ‘PEPITA 2’ (2018), ‘O Mensageiro’ (2019), ‘PEPITA 3’ (2020), ‘Soviéticos, 1950’ (2020), ‘4 mãos e um abraço’ (2022), ‘Pedro no Caminho da Independência’ (2022), ‘A Formiguinha e a Cosquinha’ (2023) e ‘O PERDÃO’ (2024).

     

    Serviço do livro

    4 MÃOS E UM ABRAÇO

    Escritor Mar’Junior

    Editor Patrick Moraes

    Capa Marcelo Peixoto e Hylder Barbosa

    Revisão Éverlley Santos

    Diagramação Hylder Barbosa

    Editora Cia Atores de Mar’

    1ª edição 2022

    2ª impressão 2023



    Mutirão de saúde reuniu voluntários no Sul do país

    Após atender mais de 700 pessoas e famílias de Porto Alegre, em outubro do ano passado, a organização social SAS Brasil retorna a outros dois municípios impactados pela catástrofe climática que assolou o Rio Grande do Sul em 2024. Os mutirões possibilitam atendimento gratuito para os gaúchos de Eldorado do Sul e Canoas que aguardavam por consulta em oftalmopediatria, dermatologia clínica e cirúrgica no sistema público de saúde. Durante o mutirão, a equipe também realizou um plantão psicológico para o público que demonstrou interesse.

    Devido à invasão da água, algumas Unidades de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) ficaram alagadas e até submersas, afetando diretamente os serviços ofertados. Em resposta a isso, diversas instituições têm acolhido o estado, a exemplo da SAS Brasil, que está implementando o “Missão Rio Grande do Sul”, um projeto que já totalizou mais de 22 mil atendimentos em diversas especialidades médicas, e agora chegou a Eldorado do Sul–RS (19 e 20 de fevereiro) e Canoas–RS (22 e 23 de fevereiro).

    Desde o primeiro mês da tragédia, a organização social arrecadou alimentos, cobertores e produtos de higiene para o povo gaúcho, promoveu atendimento em saúde mental a profissionais de saúde e para a população geral via telessaúde. A iniciativa da SAS Brasil também viabilizou consultas primárias e aplicação de vacinas através da Unidade Móvel de Saúde – carreta móvel equipada com consultório médico e odontológico – que se tornou ponto de apoio para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) afetadas.

    Continuando a missão de levar saúde para quem mais precisa, a SAS Brasil convocou centenas de pessoas para atuar no voluntariado dos mutirões. Para além de estudantes e profissionais da saúde, cidadãos engajados de diversas regiões do país participaram do acolhimento aos gaúchos. Nesta etapa, foram oferecidos atendimentos para promoção da saúde mental, prevenção e tratamento do câncer de pele, e mitigação da evasão escolar causada por doenças oculares através do projeto infantojuvenil “Ver Magia”.

    “Acompanho de perto a atuação dos voluntários em cidades carentes, eles fizeram grande diferença em um momento mais delicado em Porto Alegre e continuam a levar saúde e inclusão para essas pessoas que tanto precisam”, comenta o empresário Lélio Vieira Carneiro Júnior, que é um dos mantenedores e apoiadores de projetos da organização social.

    A organização social não está só, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Eldorado do Sul e Canoas são apoiadoras fundamentais na realização das ações de saúde. Por meio delas é possível contatar os pacientes da fila de regulação municipal, agendar as consultas e garantir um espaço para a realização das ações. Algumas empresas também são apoiadoras, são elas: Sertões, B3 Social, Philips Foundation, Liberta Investimentos, HStern, Novo Nordisk, Organon, La Roche Posay, Fifi Rally Team e BCJ, Mercadão dos Óculos, Digisac, Prime Field, Roche Farma e Canoas Shopping.

    Sobre o projeto Missão Rio Grande do Sul

    Devido à invasão da água, grande parte das Unidades de Saúde do sistema público de saúde ficaram alagadas e até submersas, afetando diretamente os serviços oferecidos. Em resposta ao cenário, diversas instituições têm acolhido a população gaúcha, a SAS Brasil é uma delas. Com a missão de potencializar o acesso à saúde especializada em comunidades com carência em saúde, a organização social tem implementado o projeto “Missão Rio Grande do Sul” desde o primeiro mês das fortes chuvas.

    Até então, a SAS Brasil arrecadou e repassou alimentos, cobertores e produtos de higiene, ofereceu atendimento em saúde mental gratuito para profissionais da saúde e a população, também viabilizou consultas primárias e aplicação de vacinas por meio da Unidade Móvel de Saúde – carreta móvel equipada com consultório médico e odontológico – que ainda hoje funciona enquanto ponto de apoio a Unidades Básicas de Saúde (UBS) afetadas.



    Teuto e MediPharm: Avanços na Cannabis Medicinal no Brasil

    O Laboratório Teuto e a MediPharm Labs Corp, fabricante global de cannabis de grau farmacêutico, trabalham juntos para expandir o mercado de cannabis medicinal no Brasil. A notícia veio a público no dia 8 de janeiro, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já emitiu autorização para a comercialização, pelo Teuto, de dois medicamentos com base em canabidiol full spectrum.

    “O Brasil exemplifica perfeitamente um grande mercado complexo, e somos muito afortunados por termos uma parceria de longo prazo com o Teuto”, afirmou David Pidduck, CEO da MediPharm Labs. O executivo acredita que, quanto mais elevado o nível regulatório e mais complexos e específicos os padrões de qualidade em um país, melhor é para a MediPharm.

    A colaboração tem como objetivo ampliar a oferta de cannabis medicinal no Brasil, com foco em cuidados paliativos e tratamentos relacionados ao sistema nervoso central. “A cannabis medicinal é um produto essencial para nossa linha de Specialty Care, fortalecendo nosso relacionamento com médicos e completando nosso portfólio”, declarou Marcelo Henriques, CEO do Teuto.  

    Em um comunicado oficial, a MediPharm declarou que ela e o Laboratório Teuto “trabalharam em conjunto no processo de aprovação pela Anvisa, que incluiu registros de produtos ao nível farmacêutico, extensa documentação de controle de qualidade e respostas a diversas solicitações de informações ao longo de meses. Espera-se que os primeiros embarques sejam realizados no início do ano, após a obtenção das licenças de importação e exportação emitidas pela Anvisa e pela Health Canada”, revela. 



    ERP e automação podem reduzir custos na indústria em até 60%

    A adoção de sistemas de gestão integrados tem se tornado um diferencial competitivo na indústria. De acordo com a Deloitte, a automação inteligente pode reduzir custos operacionais entre 30% e 60% por processo e aumentar a velocidade de processamento em até 80%. O avanço dessas soluções está diretamente ligado à necessidade crescente de digitalização e automação na manufatura e na logística.

    A transformação digital das fábricas tem sido impulsionada pelo uso de Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT), permitindo a análise de dados em tempo real. Segundo um levantamento da Fortune Business Insights, o mercado global de IoT crescerá a uma taxa anual de 17,8% até 2032, ampliando sua presença em setores produtivos. 

    “A digitalização dos processos industriais melhora a eficiência e simplifica a gestão operacional. Empresas que investem em ERP conseguem integrar setores como produção, logística e controle financeiro, permitindo uma visão unificada da operação. Com isso, a tomada de decisões se torna mais ágil e estratégica”, afirma Flávio Silva, CEO da Upper, consultoria SAP Business One/ parceira SAP Gold há 18 anos. De acordo com ele, soluções ERP flexíveis possibilitam a adaptação das ferramentas conforme as necessidades de cada segmento industrial, garantindo maior efetividade.   

    A rastreabilidade digital também ganha destaque nesse cenário. De acordo com a PwC, 72% das empresas que adotaram rastreamento digital registraram ganhos expressivos de eficiência. No setor alimentício, por exemplo, ERPs garantem transparência total desde a origem dos insumos até a entrega ao consumidor final, atendendo a exigências regulatórias e aumentando a confiabilidade do produto. 

    Para o CEO da Upper, investir em um sistema de gestão eficiente é essencial para a competitividade no mercado atual. “A indústria que adota um ERP consegue não apenas automatizar tarefas e reduzir custos, mas também ganhar uma visão estratégica do negócio. Essa integração é um diferencial para quem busca inovação e crescimento sustentável”, destaca. 



    Grupo BBF reforça Programa Jovem Aprendiz no Pará

    O Grupo BBF (Brasil BioFuels) inicia o ano de 2025 reforçando o seu Programa Jovem Aprendiz no estado do Pará, que visa a inclusão social de jovens no mercado de trabalho. Ao todo, 162 vagas foram abertas para atender as operações da companhia nos municípios de Acará, Concórdia do Pará, Moju e Tomé-Açu. As inscrições foram realizadas de forma online, entre os dias 3 e 14 de fevereiro, e mais de 2 mil candidatos se inscreveram no programa.

    Dentre as 162 vagas disponíveis, 36 posições foram abertas no município do Acará, 57 em Concórdia do Pará, 34 no Moju e 35 em Tomé-Açu. As vagas são para atuação em diversas áreas da companhia, como Meio Ambiente, Saúde, Recursos Humanos, Infraestrutura, Segurança no trabalho, Logística, Automotiva, Produção Industrial, Manutenção Industrial, Recepção, entre outras. Neste momento, a empresa está em fase de seleção dos jovens inscritos e a divulgação dos resultados das entrevistas está prevista para o final de março. Já na semana de 03 a 06 de junho, os jovens iniciam a sua jornada profissional no Grupo BBF.

    O Programa do Grupo BBF está em seu 4º ano, e ao todo, mais de 900 jovens começaram a sua carreira na companhia. O Programa é voltado para jovens de 18 a 21 anos que buscam iniciar sua jornada profissional em um ambiente colaborativo e comprometido com a sustentabilidade, com duração de 14 meses. Os futuros profissionais passam por treinamento e capacitação gratuitos fornecidos pela empresa e apoio de instituições do Estado como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem da Industria (SENAI), fortalecendo suas habilidades técnicas e comportamentais.

    Atualmente, a companhia é reconhecida como uma das maiores empregadoras da região Norte, gerando cerca de 5 mil empregos diretos e cerca de 15 mil indiretos, nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Com um modelo de negócio verticalizado, o Grupo BBF atua desde o cultivo sustentável da palma recuperando áreas degradadas, produção de biocombustíveis até a geração de energia renovável para atender localidades isoladas da região Amazônica.

    Para o CEO, Milton Steagall, “o Grupo BBF se orgulha em investir no desenvolvimento profissional da região Amazônica. Desde a fundação da empresa, em 2008, no município de São João da Baliza/RR, a companhia desenvolve a mão de obra local e promove a trilha de crescimento de carreira de seus colaboradores. O Programa Jovem Aprendiz é como uma semente, sendo o começo de tudo, onde os futuros profissionais poderão se desenvolver e gradativamente contribuir com o futuro da nossa empresa”.

    No estado do Pará, o Grupo BBF possui 4 polos produtivos de palma de óleo, popularmente conhecida como Dendê, cultivando cerca de 60 mil hectares da planta e preservando mais de 60 mil hectares de Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL). A companhia possui ainda 2 indústrias extratoras de óleo de palma com capacidade de produzir mais de 200 mil toneladas de óleo anualmente.

    Além de incentivar o mercado de trabalho local, o compromisso do Grupo BBF é inspirar e capacitar jovens para um futuro mais sustentável, oferecendo oportunidades reais de crescimento profissional, unindo o respeito às comunidades do entorno de suas operações e investindo em construção de pontes, manutenção de estradas vicinais, palestras em escolas, ações de preservação ambiental com as comunidades, assistência técnica em fitossanidade, entre outras ações.

    Ao participar do programa, os jovens têm a oportunidade de ingressar em uma empresa que valoriza o desenvolvimento humano, enquanto constrói uma trajetória profissional sólida e responsável. É o exemplo do colaborador Felipe Souza Santos: “O Programa Jovem Aprendiz foi fundamental para meu desenvolvimento profissional e pessoal. Já o processo de efetivação foi bem rápido é tranquilo. Trabalhar no Grupo BBF tem sido uma experiência incrível, a equipe é fantástica, o ambiente é colaborativo e as oportunidades de crescimento são ilimitadas. Estou grato por fazer parte desta família e contribuir para o sucesso da empresa”, destacou o colaborador da área de Almoxarife do Grupo BBF, no Polo Moju/PA.

    Sobre o Grupo BBF

    O Grupo BBF (Brasil BioFuels), empresa brasileira fundada em 2008, é produtora de óleo de palma da América Latina, com área cultivada superior a 75 mil hectares e capacidade de produção de 200 mil toneladas de óleo por ano. A empresa atua na criação de soluções sustentáveis para a geração de energia renovável nos sistemas isolados, com usinas termelétricas movidas a biocombustíveis produzidos na região. Sua atividade agrícola recupera áreas que foram degradadas até 2007 na Amazônia, seguindo o Zoneamento Agroecológico da Palma de Óleo (ZAE), aprovado pelo Decreto 7.172 do Governo Federal, de 7 de maio de 2010.

    O Grupo BBF criou um modelo de negócio integrado em que atua do início ao fim da cadeia de valor – desde o cultivo sustentável da palma de óleo, extração do óleo bruto, produção de biocombustíveis, biotecnologia e geração de energia renovável. As operações do Grupo BBF estão situadas nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Pará, compreendendo 5 polos produtivos de cultivo de palma de óleo, 3 indústrias de óleo de palma, 26 usinas termelétricas em operação (sendo 2 unidades para geração e consumo próprio) e uma indústria de biodiesel.

     



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