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Câncer de mama vem atingindo mulheres mais jovens

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Esse foco no ‘rejuvenescimento do câncer’, se justifica porque entre 2015 e 2022 foram registrados 117.984 novos casos de câncer de mama na faixa etária de 30 a 49 anos, segundo o Panorama do Câncer de Mama. Já para 2025 e para a população em geral, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 74 mil novos casos da doença. A campanha, que pretende ampliar o alcance das informações ao público jovem, está sendo realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia, a Sociedade Brasileira de Radioterapia, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

Partindo da premissa de que ‘Juntos somos mais fortes’, a Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) se une a seis Sociedades de Especialidades em prol do Outubro Rosa 2024 para uma ação inédita com a participação da Turma da Mônica. “No site juntossomosmaisfortes.org.br vamos esclarecer dúvidas e trazer dados atualizados sobre o câncer de mama. Também teremos uma campanha em parceria com a Turma da Mônica para reforçar a mensagem de que o câncer de mama tem cura, mas, para isso, o autocuidado é essencial. As mulheres precisam estar atentas aos sinais, realizar exames de rotina e fazer o acompanhamento médico”, diz a médica geneticista e diretora de relacionamento da SBGM, Dra. Rayana Maia.

Genética e câncer de mama

A estimativa é de que 10% dos casos de câncer de mama estejam relacionados com uma síndrome de predisposição hereditária a esse tipo de tumor. “A genética médica investiga essas síndromes e permite identificar indivíduos e também familiares com risco aumentado para a doença, bem como realizar o acompanhamento para o diagnóstico precoce, cirurgias e tratamentos para prevenir surgimento do câncer”, esclarece o médico geneticista e coordenador do comitê de oncogenética da SBGM, Dr. Diogo Soares, que completa: “A maioria das síndromes de predisposição ao câncer hereditário tem herança autossômica dominante, ou seja, um portador de um gene afetado tem 50% de chance de ter um filho também portador. Contudo, existem pessoas afetadas mesmo sem história familiar e que são o primeiro caso da condição genética. Por isso, a ausência de história familiar não deve excluir uma indicação de investigação”. 

“Os testes genéticos para investigação preventiva do câncer de mama são realizados em amostras de saliva ou sangue, indicados para mulheres que tiveram câncer de mama abaixo dos 50 anos e/ou que têm história familiar desse ou de outros tumores, como pâncreas, ovário ou próstata. A indicação de investigação de familiares sem câncer pode ser realizada a partir de um diagnóstico. Os testes genéticos não estão disponíveis no SUS, mas podem ser cobertos por planos de saúde ou realizados na rede particular a partir de R$ 1 mil”, explica o Dr. Diogo Soares.



ETALENT marca presença no ExpoJud 2024 com diversas atrações

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A ETALENT, empresa de gestão comportamental, foi um dos destaques do ExpoJud 2024, congresso focado em tecnologia, inovação e direito para o ecossistema de justiça, que aconteceu de 15 a 17 de outubro, em Brasília. A empresa realizou uma série de ações e presenteou todos os  participantes.

Os presentes no evento receberam um link para preencher o inventário comportamental DISC ETALENT, que ao final, vai dar a eles acesso ao Perfil Interativo do Talento, dando às pessoas a oportunidade de descobrirem mais sobre si mesmas por meio do mapeamento comportamental. Através do Perfil Interativo, foi possível que os participantes conhecessem quais são suas habilidades, talentos predominantes, pontos de destaque a serem melhorados. 

Aqueles que se interessassem, poderiam agendar a imersão interativa, com um feedback personalizado e individual sobre o Perfil interativo do talento. A empresa contou também com um estande durante os três dias de evento, e realizou uma palestra ministrada pelo consultor Mário Braile sobre o papel das pessoas na transformação digital da justiça e como este pode ser um fator revolucionário na carreira dos profissionais.

Imersão Interativa: Potencialize sua Carreira Jurídica

No dia 16 de outubro, a ETALENT proporcionou aos participantes uma experiência de imersão interativa na sala D do evento. Nessa atividade, um consultor da empresa conduziu uma mentoria comportamental com foco no autoconhecimento e no desenvolvimento de competências essenciais para o sucesso na carreira.

As sessões ocorreram a cada 45 minutos ao longo do dia, permitindo que os participantes escolhessem o horário mais conveniente para se aprofundarem nos seguintes temas: identificação de talentos individuais, análise dos pontos fortes e áreas a desenvolver e reflexão sobre os desafios profissionais na área jurídica.

Essa imersão foi conduzida pelos experientes consultores da ETALENT, Mário Braile e Dionízio Costa, especialistas em promover o autoconhecimento e o crescimento pessoal e profissional por meio da gestão comportamental.

Palestra “A Transformação Digital da Justiça Começa nas Pessoas”

No dia 17 de outubro, às 11h15, a ETALENT convidou os participantes do evento para uma palestra exclusiva com o tema: “A transformação digital da Justiça começa nas pessoas”. Ministrada pelo consultor Mário Braile. A palestra abordou como o autoconhecimento e o empoderamento pessoal, aliados aos talentos individuais, podem transformar a carreira jurídica e impulsionar o desenvolvimento da Justiça no Brasil.

Dentre os temas que foram discutidos, estão: o papel das competências comportamentais no sucesso profissional, a transformação digital no Judiciário sob uma perspectiva humana e reflexões sobre diferentes percepções de carreira jurídica a partir da realidade dos participantes, com total confidencialidade.

A palestra trouxe insights sobre como os profissionais do direito podem se destacar, desenvolvendo competências comportamentais que os preparem para os desafios de um mundo cada vez mais digital.

Sobre o Expojud 2024

O ExpoJud 2024 foi uma oportunidade para os profissionais do ecossistema de Justiça se atualizarem e se conectarem com as principais inovações e tendências do setor. 

Para mais informações sobre as atividades que aconteceram no ExpoJud 2024, basta acessar o site oficial do evento.

Sobre a ETALENT

A ETALENT é uma empresa de gestão comportamental que utiliza ferramentas e metodologias científicas para ajudar profissionais e organizações a identificarem e desenvolverem seus talentos, promovendo o crescimento pessoal e profissional. Com uma trajetória de quase 4 décadas, a ETALENT atua em diversos setores, oferecendo soluções que potencializam a performance humana em contextos corporativos e organizacionais.



Seminário FACPCS debate no 1º Painel “IFRS 18 – Demonstrações Primárias”

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O 1° Painel do XXI Seminário Internacional FACPCS – Normas Internacionais de Contabilidade e de Sustentabilidade, que será realizado no dia 30 de outubro de 2024, das 09h30 às 11h, abordará o tema “IFRS 18 – Demonstrações Primárias”. O seminário será realizado em formato híbrido, em plataforma digital fechada e parte presencial, no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, em São Paulo (SP), no dia 30 de outubro de 2024, das 08h às 18h.

O Painel 1 com o tema “IFRS 18 – Demonstrações Primárias” discutirá os principais aspectos da norma contábil internacional e sua interação com a legislação societária brasileira. O painel contará com as palestras de Edison Fernandes, Membro do Grupo de Trabalho do International Accounting Standards Board (IASB) do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e da Comissão de Demonstrações Contábeis da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (APIMEC Brasil), e de Patrick Matos, Diretor de Contabilidade da Natura &Co e membro do Fórum Global de Preparadores da IFRS Foundation. Terá como debatedor Bruno Salotti, Vice-coordenador técnico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Christian Canezin, Sócio de Audit & Assurance e National Professional Practice Director (NPPD) da Deloitte, será o moderador do painel.

Os participantes receberão créditos de Educação Profissional Continuada da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (APIMEC Brasil) – 8 créditos; Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) – 4 créditos; e Conselho Federal de Contabilidade (CFC)/Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) – 6 créditos. A pontuação e o certificado serão concedidos aos participantes que cumprirem no mínimo 75% de participação (6 horas).

O objetivo do evento é proporcionar uma visão prática do atual estágio de adoção das normas internacionais de relatórios financeiros (International Financial Reporting Standards – IFRS) e dos relatórios de sustentabilidade (International Sustainability Standards Board – ISSB) no Brasil, das mudanças mais relevantes que estão em andamento e seus possíveis reflexos. O evento é organizado pela Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade (FACPCS) e conta com o apoio operacional do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).

Nos painéis do evento serão, também, debatidos: “IFRS S1 e S2 – Implementação e vantagens”; “FICE – Instrumentos Financeiros com Características de Equity; Equivalência Patrimonial e visão geral dos projetos do IASB”; e “Informações sobre sustentabilidade e seus reflexos nas demonstrações: o que contabilizar e o que divulgar?”.

O Seminário é uma realização do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) e do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) com a colaboração das entidades-membros: Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP); Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA); Associação de Investidores no Mercado de Capitais (AMEC); Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (APIMEC Brasil); Brasil, Bolsa, Balcão (B3); Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI); e Instituto de Auditoria Independente do Brasil (IBRACON).

Além do apoio institucional das seguintes entidades: Associação Brasileira dos Assessores de Investimentos (ABAI); Associação Brasileira das Empresas de Leasing (ABEL); Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON); Associação Brasileira dos Contadores do Setor de Energia Elétrica (ABRACONEE); Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP); Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA); Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD); Associação Nacional de Executivos (ANEFAC); Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT); Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado (CBARI); Confederação Nacional da Indústria (CNI); Conselho Regional de Administração do Estado de São Paulo (CRA-SP); Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo (CORECON-SP); Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP); Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-SP/USP); Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (FECONTESP); Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON); Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (FUNDACE); Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF-SP); Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI); Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias e Pesquisas no Estado de São Paulo (SESCON-SP); e Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (SINDCONT-SP). O evento conta com apoio operacional do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).

São coordenadores do XXI Seminário Internacional FACPCS: Ana Tércia Lopes Rodrigues; Carl Douglas; Edison Arisa; Eduardo Flores; Guillermo Braunbeck; Haroldo Levy Neto; Leandro Ardito; Rogério Mota; Verônica Souto Maior; e Zulmir Breda.

O XXI Seminário Internacional FACPCS já conta com o Patrocínio master da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão; da Deloitte; da Itaúsa; da KPMG; da Praesum Contabilidade Internacional; da PwC; e da SMS Latinoamérica; Patrocínio sênior da Klabin; além do Patrocínio pleno da Baker Tilly; da Fundação Brasileira De Contabilidade (FBC); da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN); da Luz Publicidade; da Moore; da Parker Russell; e da Wulaia Consultoria e Treinamento. O evento tem suporte da SB Eventos e apoio de Divulgação do Portal Acionista e da Revista RI.



TelevisaUnivision anuncia resultados do terceiro trimestre de 2024

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A TelevisaUnivision, empresa líder mundial em mídia e conteúdo em espanhol, anunciou hoje os resultados financeiros do terceiro trimestre concluído em 30 de setembro de 2024. Acesse o site de Relações com Investidores da empresa em investors.televisaunivision.com para visualizar os resultados financeiros e materiais de ganhos.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20241022186432/pt/

A empresa irá realizar uma teleconferência hoje para discutir os resultados às 11:00 ET / 8:00 PT. O webcast ao vivo e a repetição da teleconferência estarão disponíveis em investors.televisaunivision.com. Também é possível ter acesso a ela ao digitar (800) 225-9448 (nos EUA) ou (203) 518-9708 (fora dos EUA).

Sobre a TelevisaUnivision

A TelevisaUnivision é a maior empresa de mídia em língua espanhola do mundo. Com a maior biblioteca de conteúdo próprio em espanhol e uma prolífica capacidade de produção, a TelevisaUnivision é a principal produtora de conteúdo original em espanhol nos segmentos de notícias, esportes e entretenimento. Esse conteúdo original alimenta todas as plataformas da TelevisaUnivision, que incluem as redes de transmissão líderes de mercado Univision, Las Estrellas, Canal 5 e UniMás, além de um portfólio de 38 redes de TV a cabo, incluindo TUDN, Galavisión, Distrito Comedia e TL Novelas. A empresa também opera o principal estúdio de cinema mexicano, Videocine, e possui e opera a maior plataforma de áudio em espanhol nos EUA, com 35 estações terrestres e a plataforma digital Uforia. A TelevisaUnivision também é proprietária da ViX, a maior plataforma de streaming em língua espanhola do mundo. Para mais informações, acesse televisaunivision.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Relações com Investidores: Betsy Frank | bmillerfrank@televisaunivision.com

Relações com a Mídia: Alyssa Bernstein | abernstein@televisaunivision.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Famosos “gatos” de energia geram perdas econômicas

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Uma pessoa decide fazer uma ligação de energia clandestina em sua moradia ou imóvel, conectando-se à rede distribuidora sem pagar pelo uso. Além de ser crime, a prática popularmente conhecida como “gato” traz prejuízos econômicos. 

Isso porque o furto de energia é contabilizado pelas distribuidoras como perda não técnica e gera um custo que é parcialmente repassado nas contas de luz, como explica Edinaldo Pinto, Diretor de Projetos Especiais e Tributário da Landis+Gyr. A empresa, uma multinacional com sede na Suíça, atua com soluções de gerenciamento de energia.

“Pela atual metodologia da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) de cálculo das tarifas, parte dos prejuízos causados pelos ‘gatos’ são repassados a todos os consumidores, independente da classe de consumo”, afirma Pinto.

Ele acrescenta que “uma parcela significativa da população mais carente e de menor renda recebe descontos subsidiados em suas faturas e, ao mesmo tempo, tem que arcar com o custo dos ‘gatos’ nas contas de energia”.

Perdas de R$ 9,9 bilhões e acidentes

De acordo com um relatório da ANEEL, as perdas não técnicas reais foram de R$ 9,9 bilhões em 2023. O material reforça a afirmação de Pinto: os “gatos” impactam as tarifas de todos os consumidores e combater essa prática traz vantagens como a redução dos custos repassados na tarifa, melhor conscientização sobre o consumo de energia e melhorias na qualidade do fornecimento de energia.

Os “gatos” levam ainda a um outro problema, os acidentes. Ao fazerem as ligações clandestinas, muitos indivíduos sofrem choques, que, por sua vez, podem levar até mesmo à morte.

Segundo matéria da Agência Brasil, órgão de comunicação do governo federal, o ano de 2023 registrou 25 mortes ligadas aos gatos. Já a prática de furtar condutores ou equipamentos de energia fez 21 vítimas.

As autoridades também reforçam a importância da denúncia caso o cidadão perceba que alguém está furtando energia elétrica. Nesses casos, a pessoa deve acionar a empresa responsável pelo serviço em seu município ‒ os números e canais de atendimento variam conforme a companhia.

Para saber mais, basta acessar: https://www.landisgyr.com.br/



Abu Dhabi se prepara para 2ª temporada da Autonomous Racing League, com novas equipes, um modelo aprimorado da Autonomous Super Formula e uma premiação de US$ 2,25 milhões

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A ASPIRE, braço de aceleração de inovação do Conselho de Pesquisa em Tecnologia Avançada de Abu Dhabi (ATRC), lançou oficialmente a segunda temporada da Abu Dhabi Autonomous Racing League (A2RL), com corrida confirmada em 26 de abril de 2025, no Circuito Yas Marina. A A2RL retorna com uma presença global ainda maior, atraindo quatro novas equipes internacionais e revelando o modelo aprimorado da Super Formula Emirates Autonomous Vehicle (EAV24), desenvolvido pela Dallara para expandir os limites da IA no automobilismo. Os competidores disputarão parte da impressionante premiação de US$ 2,25 milhões.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20241014061388/pt/

A2RL Season 2 Race Day confirmed for 26 April 2025, at Abu Dhabi’s iconic Yas Marina Circuit (Photo: AETOSWire)

A2RL Season 2 Race Day confirmed for 26 April 2025, at Abu Dhabi’s iconic Yas Marina Circuit (Photo: AETOSWire)

Depois de uma corrida de estreia de sucesso em abril de 2024, com equipes dos Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Hungria, Itália, Singapura, China e Emirados Árabes Unidos, a A2RL está expandindo sua lista global com a adição de quatro novas equipes: AiPEX dos EUA,Aladin Innovation da França, SEVRUS Japan (TGM Grand Prix) do Japão e uma equipe do Technology Innovation Institute (TII) dos Emirados Árabes Unidos. As novas equipes se unirão às da primeira temporada em uma fase intensa de simulação em novembro, onde enfrentarão condições reais de pista para definir o quadro final. O formato da corrida da nova temporada será anunciado após esse desafio.

Na fase de simulação, as equipes terão que demonstrar sua capacidade de controlar os carros de corrida em condições desafiadoras, como falhas de GPS e sensores, além de cumprir critérios de qualidade para mostrar suas habilidades de ultrapassagem. As equipes também precisarão apresentar estratégias para aquecimento de pneus e freios, fazer voltas rápidas e até competir contra adversários virtuais. Apenas aquelas que atingirem esses altos padrões se classificarão para a competição final.

A corrida promete destacar alguns dos melhores engenheiros e programadores do mundo, com essas equipes utilizando o poder da inteligência artificial (IA) para programar carros de corrida. A liga está evoluindo para um esporte de IA global, onde a união entre inovação e corrida em alta velocidade ganha destaque.

Sua Excelência Faisal Al Bannai, conselheiro do Presidente dos Emirados Árabes Unidos e Secretário-Geral do Conselho de Pesquisa em Tecnologia Avançada ressaltou o impacto global da A2RL, afirmando: “a A2RL é mais do que uma corrida, é uma plataforma crucial para demonstrar o poder das soluções impulsionadas pela IA e seu potencial para transformar indústrias inteiras. Ao desafiar os limites do que é possível com a tecnologia autônoma, estamos acelerando a inovação em diversos setores e posicionando os EAU como líderes no cenário global de IA”.

Stephane Timpano, CEO da ASPIRE, acrescentou: “a segunda temporada da A2RL promete ser ainda mais emocionante, com novas equipes desafiando os limites da integração da IA no automobilismo. Nosso carro de corrida atualizado, projetado com tecnologia autônoma de última geração, exigirá que as equipes elevem sua programação e engenharia a novos patamares. Esta liga é mais do que uma competição, é um vislumbre do futuro dos esportes movidos por IA”.

Na GITEX Global, o maior evento de tecnologia de Dubai, os participantes tiveram uma prévia do novo EAV24, o carro de corrida autônomo de próxima geração da A2RL. Esse modelo, com carenagens feitas de materiais bio-compostos sustentáveis, apresenta um design elegante inspirado por algoritmos digitais e padrões de dados de IA, ressaltando o foco central do evento na inovação em IA. O EAV24 será o protagonista da competição, onde as equipes lutarão para desenvolver sistemas de IA que possam superar e se destacar em relação aos seus rivais na pista.

A primeira temporada da liga teve uma participação incrível, com mais de 10.000 espectadores presenciando o evento ao vivo no Circuito Yas Marina, e mais de 1 milhão de visualizações globais on-line. A segunda temporada tem como objetivo ampliar esse sucesso, consolidando a A2RL como uma força pioneira tanto no automobilismo quanto no avanço da IA.

A missão da A2RL vai além das corridas, é sobre acelerar o desenvolvimento de sistemas autônomos em várias plataformas e construir a confiança pública na segurança e confiabilidade dessa tecnologia emergente. Além das corridas de carros, a liga inclui outras competições de ponta, como corridas de drones e buggies autônomos, permitindo o teste e aprimoramento de tecnologias em diferentes ambientes. A competição oferece aos OEMs (Fabricantes de Equipamentos Originais) e montadoras um ambiente sem riscos para explorar e desenvolver inovações autônomas, impulsionando avanços que um dia impactarão o setor de mobilidade como um todo.

Para uma prévia exclusiva da EAV24 e mais informações sobre o futuro das corridas conduzidas por IA, visite o estande da ATRC no hall 17-B10 da GITEX Global.

Fonte:AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Videos:
https://mms.businesswire.com/media/20241014061388/pt/2271521/19/A2RL_S02_promo.mp4
Contato:

Dalia Awdi

+971501945368

Dalia.Awdi@edelman.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Acadêmicos da FACERES participam de intercâmbio em Portugal

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O ensino superior moderno tem se caracterizado pela mobilidade estudantil que é a oportunidade do estudante realizar parte dos seus estudos em outras universidades do país ou do exterior. Isto permite ao estudante conhecer e interagir com outras culturas e outros métodos de ensino, enriquecendo sua formação. Esta ação, voltada para a área médica, faz parte do programa de internacionalização da FACERES e promove a modernização da instituição, inovação em procedimentos administrativos e acadêmicos, competitividade e inserção internacional da faculdade.

Uma delegação de quatro professores e 32 alunos de medicina da FACERES está em Portugal para um intercâmbio imersivo em faculdades, hospitais e laboratórios da Universidade do Porto.

Segundo o Dr. Toufic Anbar Neto, a internacionalização das universidades é um processo de transformação organizacional. Ajuda a construir um dos principais traços da cultura da instituição que é a de formar o profissional apto a trabalhar desde cidades pequenas até em outros países. “O processo de internacionalização permite o desenvolvimento de programas acadêmicos diferenciados e garante fontes diversificadas de pesquisa e produção de conhecimento”, explica Dr. Toufic.

Os acadêmicos já visitaram a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), na cidade do Porto, junto ao Centro Hospitalar Universitário de São João, um dos maiores e mais importantes complexos hospitalares de Portugal. Essa proximidade proporciona aos estudantes de medicina uma integração prática com o ambiente clínico desde os primeiros anos do curso, oferecendo um contato direto com a realidade hospitalar. Fundada em 1825, a FMUP é uma das mais antigas e prestigiadas faculdades de medicina do país. 

O grupo também foi recebido no Centro de Investigação Médica e no Centro de Simulação da FMUP. O diretor da instituição, Dr. Francisco Cruz, ressaltou a importância das parcerias internacionais para a excelência acadêmica, durante a apresentação do Núcleo de Mobilidade Acadêmica.

O consultor de relações internacionais e coordenador do Comitê de Internacionalização da FACERES, Jorge Augusto Feldens, destacou que a internacionalização universitária possibilita ao corpo acadêmico diferenciais significativos em sua formação. “Saber trabalhar em equipe, compreender e respeitar as diferenças culturais ao participar de um programa internacional é um aprendizado enorme. Entender como lidar com a diversidade em organizações globais é fundamental. A internacionalização do currículo permite ao estudante desenvolver uma consciência global com aplicabilidade local. Isso significa aprender com os acertos e erros de outras nações para intervir de forma mais eficaz no seu cenário local”, afirma Jorge.

Os acadêmicos também levaram exemplares do Almanaque da Saúde, criado por alunos e professores da instituição. A Profa. Dra. Talita Valentino, coordenadora do departamento de pesquisa da FACERES, participa do 17º Fórum Internacional de Empreendedorismo, em Coimbra, onde apresenta a edição intercultural do Almanaque da Saúde como uma estratégia para a popularização do conhecimento científico. “É uma oportunidade para quem busca expandir seus conhecimentos e vivenciar práticas médicas em um ambiente global”, comenta Talita.  

No mundo cada vez mais interligado, a internacionalização do ensino superior é fundamental para preparar os futuros profissionais de diversas áreas, incluindo a medicina. Profa. Dra. Tamara Veiga Faria reitera que a pesquisa já nasceu com a internacionalização. “A maioria das pesquisas é confeccionada em inglês, onde já começa a internacionalização. Hoje em dia um pesquisador tem a oportunidade de publicar um artigo internacional, o que vai valorizar e colocar mais qualidade no processo da pesquisa. A FACERES possibilita parcerias de outros países para o desenvolvimento científico”, reforça a pesquisadora e membro do Comitê de Internacionalização.



Campanha capta imposto de renda devido para levar recursos a projetos sociais

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Começou a campanha anual “Amigo de Valor e Parceiro do Idoso”, uma das maiores campanhas de destinação de Imposto de Renda para garantir os direitos de crianças, adolescentes e da pessoa idosa no Brasil. Idealizada pelo Santander Brasil, a expectativa é arrecadar R$ 34 milhões até o dia 22 de novembro, com o objetivo de apoiar 111 projetos sociais em 21 estados, beneficiando mais de 16 mil crianças, adolescentes e idosos.

A campanha “Amigo de Valor e Parceiro do Idoso” incentiva pessoas físicas e jurídicas a direcionarem parte de seu Imposto de Renda devido aos Fundos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes ou para o Fundo Municipal do Idoso. Quem faz a declaração pelo modelo completo pode destinar até 6% do imposto devido, sem custo adicional, já que o valor é dedutível e restituído. Para quem declara pelo modelo simplificado, a doação mínima é de R$ 25,00. Já empresas tributadas pelo lucro real podem direcionar até 1% para o Amigo de Valor e mais 1% para o Parceiro do Idoso, também com dedução no imposto a pagar.

“É uma maneira simples e eficaz de contribuir para a transformação social, sem custo adicional, pois o valor destinado é abatido do imposto a pagar. No Santander, facilitamos esse apoio, permitindo que clientes e colaboradores participem ativamente na construção de um futuro melhor para as comunidades onde atuamos”, afirma Gabriela Bertol, Head de Sustentabilidade do Santander Brasil.

Os recursos são direcionados para o projeto escolhido pelo doador, e o processo é realizado por meio de uma plataforma on-line criada pelo Santander. O site detalha todos os projetos apoiados, com descrições, imagens, metas de arrecadação e o número de crianças e/ou idosos atendidos. Para empresas, as doações também podem ser feitas pelo Internet Banking.

Todos os projetos apoiados estão em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e com o Estatuto do Idoso e são desenvolvidos em cidades com IDH de até 0,739. As iniciativas abrangem acolhimento de crianças e adolescentes, inclusão de pessoas com deficiência, combate a maus-tratos, trabalho infantil, violência sexual, além de ações socioassistenciais e de empoderamento feminino.

Maria das Dores, responsável pelo projeto Singular do Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança (SERC), em Gravatá (PE), relata que os recursos do programa permitiram que crianças com deficiência em áreas rurais tivessem acesso à educação e saúde de qualidade. “Os valores recebidos ajudaram jovens a caminhar e falar, além de capacitar suas famílias a lutarem pelos direitos dos filhos como cidadãos plenos”, destaca.

Para 2025, o Santander selecionou novas iniciativas a serem contempladas pelos recursos do Amigo de Valor. É o caso do projeto Por Uma Juventude em Paz e Segura, do Centro Especializado em Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica (CAVIDA), de Paulistano (PE). A iniciativa oferece apoio e ressocialização a jovens, com foco em capacitação profissional e suporte educacional para transformar suas realidades. “O recurso do Banco será investido em cursos de inclusão produtiva para capacitar os assistidos, além de fornecer educação de qualidade e apoiar as famílias para que os jovens transformem suas realidades”, diz João Soares de Oliveira, coordenador técnico do CAVIDA.

Ao longo dos 22 anos do Amigo de Valor e dos 10 do Parceiro do Idoso, a campanha anual já arrecadou R$ 225,9 milhões, beneficiando 942 iniciativas sociais em 300 municípios, e impactando a vida de 1,67 milhões de pessoas.



Quantexa é reconhecida como líder de categoria no RiskTech Quadrant® para soluções KYC (Know Your Customer)

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LONDRES, Oct. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A Quantexa, fornecedora líder de soluções de inteligência de decisão para os setores público e privado, anunciou hoje seu reconhecimento em dois relatórios da Chartis Research. A Quantexa foi reconhecida como líder de categoria no RiskTech Quadrant® para Soluções KYC e classificada entre as 20 melhores no Relatório RiskTech100® 2025, com destaque para sua presença no mercado, capacidade de inovação e liderança em risco e compliance. A Chartis detém uma profunda e excepcional proficiência em tecnologia, que utiliza na criação de relatórios sobre o cenário de risco financeiro dos principais fornecedores. Isso consolida sua autoridade para avaliar as principais plataformas de IA e análise de dados que ajudam as instituições financeiras a lidar com o atual ambiente de risco.

O status da Quantexa como Líder de Categoria para Soluções KYC destaca sua tecnologia eficaz para a gestão de riscos futuros, demonstrando seus recursos de processamento de linguagem natural e monitoramento perpétuo de KYC (pKYC). Com esse reconhecimento, fica evidente a evolução de sua oferta, ao mesmo tempo em que mantém sua base de resolução de entidades de alta qualidade e estruturas corporativas complexas.

“A Quantexa continua a ampliar e aperfeiçoar sua solução, ao mesmo tempo em que mantém seus principais pontos fortes em resolução de entidades e estruturas corporativas complexas”, disse Ahmad Kataf, Especialista Sênior em Pesquisa da Chartis. “Ela também otimizou seus recursos de processamento de linguagem natural e monitoramento perpétuo/contínuo de KYC – um desenvolvimento que, combinado com o forte crescimento, reflete-se em sua posição de líder de categoria em nosso quadrante de soluções KYC.”

A Quantexa também foi reconhecida por sua tecnologia de risco no Relatório RiskTech100® 2025, demonstrando aprimoramento e inovação consistentes nos recursos gerais de tecnologia de risco. Mais especificamente, o relatório destacou o domínio da Quantexa em operações financeiras e governamentais, com altas pontuações para sua “tecnologia principal” e “inovação”, salientando seu compromisso com o desenvolvimento de soluções de ponta para gerenciamento de risco.

“A entrada da Quantexa no grupo dos 20 melhores da RiskTech100 se deve a vários fatores”, disse Sid Dash, Pesquisador-chefe da Chartis. Notavelmente, seu sólido domínio das principais áreas de finanças e operações governamentais (incluindo impostos) é sustentado por uma plataforma central robusta.”

Alexon Bell, Diretor de Produtos (FinCrime) da Quantexa, disse: “Ser reconhecido como líder no RiskTech Quadrant da Chartis para soluções KYC comprova o empenho da Quantexa em enfrentar os desafios crescentes no cenário de KYC. Nossa abordagem vai além dos processos tradicionais de KYC, com foco na criação de registros unificados e perpétuos de clientes (pKYC), que oferecem uma visão completa de vários pontos de contato. Com o aproveitamento da análise avançada e da IA, podemos ajudar as instituições financeiras a não só simplificar seus processos de integração, mas também aprimorar seus recursos contínuos de avaliação de riscos.”

“Estamos entusiasmados com o reconhecimento da Chartis Research nesses dois importantes relatórios”, disse Roshni Patel, Chefe Global de Soluções de Risco da Quantexa. “Nossa classificação no RiskTech100® e nossa posição como líder em soluções KYC ratificam nosso compromisso com a inovação e a excelência em inteligência de decisão. Essas conquistas são um reflexo do trabalho árduo da nossa equipe e do valor que oferecemos aos nossos clientes na gestão de riscos e compliance.”

Esse reconhecimento veio logo após a Quantexa ter sido escolhida como líder de categoria no RiskTech Quadrant® para soluções de fraude corporativa no relatório da Chartis Research Enterprise and Payment Fraud Solutions, 2024 Market Update and Vendor Landscape e um dos principais fornecedores no relatório inaugural de pesquisa e classificação Chartis RiskTechAI 50 2024 em setembro. Esses quatro relatórios da Chartis evidenciam a posição de liderança da Quantexa em vários segmentos do setor.

Para saber mais sobre a Plataforma de Inteligência de Decisão da Quantexa ou sobre as soluções avançadas de tecnologia de KYC e risco, acesse aqui.

Sobre a Quantexa
A Quantexa é uma empresa global de software com inteligência artificial, dados e análises, pioneira em inteligência de decisão para capacitar as organizações a tomar decisões operacionais confiáveis com dados contextualizados. Usando os mais recentes avanços em IA, a plataforma de inteligência de decisão da Quantexa auxilia as organizações a descobrir riscos ocultos e novas oportunidades, unificando dados isolados e transformando-os no recurso mais confiável e reutilizável. Ela resolve os principais desafios em gerenciamento de dados, inteligência do cliente, KYC, crime financeiro, risco, fraude e segurança, durante todo o ciclo de vida do cliente.  
  
A Plataforma de Inteligência de Decisão da Quantexa melhora o desempenho operacional com uma precisão mais de 90% superior e resolução de modelo analítico 60 vezes mais rápida do que as abordagens tradicionais. Um estudo TEI sobre a Plataforma de Inteligência de Decisão da Quantexa, realizado de forma independente pela Forrester, descobriu que os clientes obtiveram um ROI de 228% em três anos. Fundada em 2016, a Quantexa agora tem mais de 800 funcionários e milhares de usuários da plataforma, que trabalham com bilhões de transações e pontos de dados em todo o mundo. 

Solicitações de mídia
C: Stephanie Crisp, Fight or Flight
E: Quantexa@fightorflight.com

OU

C: Adam Jaffe, Vice-presidente Sênior de Marketing Corporativo
T: +1 609 502 6889
E: adamjaffe@quantexa.com


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001008905)



O futuro do voo chegou com o lançamento da próxima geração de jatos executivos Cessna Citation

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A Textron Aviation anunciou hoje o futuro do voo e sua linha lendária Cessna Citation com a apresentação da próxima geração de jatos leves — o Cessna Citation M2 Gen3, CJ3 Gen3 e CJ4 Gen3. Além da tecnologia Garmin Emergency Autoland (Pouso Automático de Emergência) utilizada em todas as três novas aeronaves, o Citation CJ4 Gen3 apresenta o novo recurso aviônico Garmin G3000 PRIME de última geração para controle intuitivo e contínuo dos pilotos. Atualmente em desenvolvimento, o CJ4 Gen3 tem previsão de entrada em serviço em 2026, com os modelos M2 Gen3 e CJ3 Gen3 seguindo em 2027.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20241021927640/pt/

Textron Aviation announced the future of flight and its legendary Cessna Citation lineup with the unveiling of the next generation of light jets — the Cessna Citation M2 Gen3, CJ3 Gen3 and CJ4 Gen3. (Textron Aviation)

Textron Aviation announced the future of flight and its legendary Cessna Citation lineup with the unveiling of the next generation of light jets — the Cessna Citation M2 Gen3, CJ3 Gen3 and CJ4 Gen3. (Textron Aviation)

Os jatos executivos Cessna Citation foram projetados e fabricados pela Textron Aviation Inc., uma empresa Textron Inc. (NYSE:TXT).

Revelado na véspera da National Business Aviation Association — Business Aviation Convention & Exhibition (NBAA-BACE) desta semana em Las Vegas, as aeronaves Citation Gen3 trazem novos níveis de confiança e uma experiência elevada para pilotos do mundo inteiro. Os participantes terão acesso a um novo modelo do Citation CJ3 Gen3 eàmaquete do cockpit do CJ4 Gen3, estreando durante a apresentação no display estático da empresa no Aeroporto Executivo de Henderson.

“Hoje, revelamos o futuro do voo e a próxima geração de jatos leves Cessna Citation — o M2 Gen3, CJ3 Gen3 e CJ4 Gen3, para dar continuidade ao icônico legado da confiável marca Citation, ao mesmo tempo que introduzimos avanços e tecnologia de ponta”, disse Ron Draper, presidente e CEO. “Com a inclusão da revolucionária tecnologia Garmin Emergency Autoland, assim como do novo recurso aviônico Garmin G3000 PRIME no modelo CJ4 Gen3, estas aeronaves prometem elevar a experiência de voo.”

Oferecendo aos pilotos e passageiros uma paz de espírito incomparável

Com a adição do sistema Garmin Emergency Autoland aos modelos M2 Gen3, CJ3 Gen3 e CJ4 Gen3, toda a linha de jatos leves Cessna Citation traz ainda mais tranquilidadeàviagem, tanto para os pilotos quanto para os passageiros. Todas as três novas aeronaves incluem os Garmin Autothrottles (aceleradores automáticos Garmin) para oferecer níveis excepcionais de proteção e precisão sem esforço em cada etapa do voo. Além disso, a conscientização sobre ocupação de pista oferece visibilidade aprimorada de obstáculos e potenciais incursões na pista, e o Advanced 3D SafeTaxi exibe pistas, FBOs e hangares para facilitar a navegação pelos aeroportos.

“A adição do sistema Garmin Emergency Autoland a toda a nossa linha de jatos leves Citation representa um salto monumental na tecnologia da aviação”, disse Draper. “Como o primeiro sistema certificado do mundo desse tipo, o Autoland oferece não só avanços nos recursos de voo automatizados, mas uma melhoria profunda na paz de espírito dos passageiros e pilotos. O sistema atua como um escudo contra a perda de controle após incapacidade do piloto, fornecendo comunicações de emergência e pouso automatizados, quando necessário, além de proporcionar uma tranquilidade incomparável aos pilotos e passageiros.”

Após a certificação da aeronave Gen3, os clientes que possuem um Citation M2 Gen2 com autothrottles ou uma aeronave CJ3 Gen2 receberão um boletim de serviço sobre a oportunidade de integrar o Garmin Emergency Autoland em sua aeronave.

Voando para o futuro no novo cockpit do Citation CJ4 Gen3

O novo modelo Citation CJ4 Gen3, que deverá ser incluído na classificação de tipo 525, eleva a experiência do piloto e lidera todo o caminho no setor como o primeiro a anunciar a inclusão do sistema aviônico Garmin G3000 PRIME de próxima geração.

Os recursos deste novo conjunto de aviônicos incluem:

  • Todos os monitores primários foram aprimorados, com tecnologia multitoque interativa que permite aos pilotos ampliarem e alterarem facilmente os pontos de passagem e interagirem com o sistema
  • Um novo seletor de procedimentos permite a realização de ajustes interativos e intuitivos para transições de abordagem
  • Uma interface de menu simples e intuitiva ajuda os pilotos a navegarem facilmente pelos sistemas aviônicos e operações de voo para que tudo o que precisam esteja a apenas um toque de distância
  • Os slides-outs interativos na faixa de indicação do motor permitem que os pilotos acessem facilmente as configurações do motor e do sistema para operações mais eficientes e simplificadas
  • As unidades de exibição secundárias são 40% maiores que as versões anteriores e permitem a visualização vinculada aos monitores primários para facilitar a visualização
  • A Unidade de Controle Garmin no CJ4 Gen3 oferece maior confiança, permitindo que os pilotos assumam facilmente a operação manual dos aviônicos, proporcionando um método alternativo de controle.
  • Menos botões oferecem aos pilotos um controle simplificado e otimizado

Além disso, o hardware avançado dos aviônicos proporciona um processamento mais rápido e responsivo, além de maior conectividade, enquanto as atualizações baseadas em software ajudam os proprietários e operadores a prepararem facilmente suas aeronaves para o futuro.

“Como o primeiro no setor a anunciar os aviônicos Garmin G3000 PRIME de última geração, o modelo CJ4 Gen3 combina sofisticação com simplicidade, oferecendo recursos avançados e controle intuitivo e contínuo”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de Vendas Globais e Operações de Voo. “Esta aeronave foi projetada para manter os pilotos um passoàfrente no cockpit e auxiliar os clientes a se movimentarem perfeitamente por toda a frota de jatos leves Citation.”

Colocando proprietários e operadores no centro da jornada

O modelo CJ4 Gen3 oferece uma experiência luxuosa que incorpora informações sobre o que proprietários e operadores mais valorizam. Novos recursos adicionais no CJ4 Gen3 incluem:

  • Baterias de íons de lítio que fornecem potência de partida aprimorada e aumentam a confiabilidade para operações mais eficientes em climas frios
  • Novas winglets com iluminação aprimorada para uma presença de rampa elevada
  • Integração perfeita de dados em tempo real com o LinxUs para proporcionar suporte aos proprietários e operadores no planejamento eficiente da manutenção e reparos
  • Acústica de cabine aprimorada para criar uma experiência excepcional para todos a bordo
  • Iluminação aprimorada do convés de voo para oferecer iluminação onde os pilotos precisam, incluindo iluminação para mapas, iluminação de inundação superior e até mesmo iluminação de bolso lateral

O novo Citation CJ4 Gen3 traz um novo nível de expectativas ao mundo dos jatos executivos leves, com os recursos mais padrão de sua classe. O Citation CJ4 Gen3 tem custos operacionais quase 10% menores que seus concorrentes mais próximos e, com um alcance líder na categoria em qualquer carga útil, a nova aeronave aproveita ao máximo qualquer viagem.

Sobre o Cessna Citation CJ4 Gen3

O Cessna Citation CJ4 Gen3 é a maior aeronave Citation no segmento de jatos leves. A aeronave certificada para piloto único combina velocidade, alcance e economia operacional superiores quando comparada a aeronaves maiores, tornando-a a plataforma ideal para proprietários/operadores ou missões corporativas. O CJ4 é valorizado por clientes do mundo inteiro por seu luxo e produtividade, assim como por uma ampla gama de missões, incluindo ambulância aérea, patrulha marítima, busca e salvamento e levantamento aéreo.

A expectativa é que o Citation CJ4 Gen3 tenha um alcance máximo de 2.165 nm e uma carga útil máxima de 2.200 libras. Com assentos para até 11 ocupantes e capacidade de bagagem de 477 kg, a aeronave oferece desempenho e versatilidade superiores.

Sobre o Cessna Citation CJ3 Gen3

O novo Cessna Citation CJ3 Gen3 redefine a aviação executiva com melhorias e designs influenciados pelo feedback dos passageiros e pilotos. O novo CJ3 Gen3 apresenta um cockpit equipado com o sistema aviônico Garmin G3000 que utiliza o Garmin Autothrottles e o Enhanced Vision System (EVS, Sistema de Visão Aprimorada) opcional para uma melhor navegação e percepção situacional otimizada. O sistema também é compatível com os recursos do Garmin Emergency Autoland. Há 4,5 polegadas de espaço adicional para as pernas dos pilotos para oferecer maior conforto. A cabine oferece um espaço personalizável e luxuoso com amenidades como assentos giratórios, iluminação de destaque RGB e opções de conectividade modernas, além de um lavatório com iluminação natural e recursos de luxo opcionais.

O Citation CJ3 Gen3 possui um alcance máximo de 2.040 nm e uma carga útil máxima de 2.135 libras. Com assentos padrão para até 10 ocupantes e capacidade de bagagem de 1.000 libras, a aeronave oferece excelente alcance, carga útil e desempenho superior em campo para permitir que os pilotos cumpram vários tipos de missões.

Sobre o Cessna Citation M2 Gen3

Com a introdução do novo Cessna Citation M2 Gen3, a Textron Aviation investiu em melhorias que se concentram no conforto e na produtividade. O novo M2 Gen3 apresenta um cockpit equipado com o sistema aviônico Garmin G3000 que utiliza o Garmin Autothrottles e o Enhanced Vision System (EVS, Sistema de Visão Aprimorada) opcional para melhor navegação e percepção situacional otimizada. O sistema também é compatível com os recursos do Garmin Emergency Autoland. O M2 Gen3 apresenta um interior que prioriza o conforto do piloto e do passageiro, incorporando estilo premium, iluminação ambiente, porta-copos iluminados remasterizados e um assento lateral dobrável opcional que funciona como espaço de carga adicional. As atualizações tecnológicas incluem carregamento sem fio e portas USB-A e USB-C em cada assento, aprimorando a produtividade. Além disso, o cockpit foi ampliado em três polegadas na posição do copiloto para oferecer maior conforto. Os materiais da soleira de entrada da cabine foram atualizados para maior durabilidade.

O Citation M2 Gen3 possui um alcance máximo de 1.550 nm e uma carga útil máxima de 1.510 libras. Com capacidade para até oito ocupantes e capacidade de bagagem de até 725 libras, o M2 Gen3 é um jato básico que se concentra no conforto e na produtividade.

Sobre o Garmin Emergency Autoland

O sistema Garmin Emergency Autoland é o primeiro sistema certificado do mundo desse tipo. Ele proporciona um elemento de segurança e paz de espírito para pilotos e passageiros. O sistema oferece um meio para a aeronave pousar automaticamente no evento improvável de incapacitação do piloto. Um passageiro também pode ativar o sistema Emergency Autoland pressionando um botão dedicado no cockpit. Uma vez ativado, o sistema imediatamente assume o controle da aeronave e informa o Controle de Tráfego Aéreo sobre a emergência. Em seguida, ele calcula uma rota de voo para o aeroporto ou pista mais adequados, evitando terrenos e condições climáticas adversas, inicia uma aproximação estabilizada e pousa a aeronave automaticamente, parando-a antes de desligar os motores.

Sobre a Textron Aviation

Inspiramos a jornada do voo. Por mais de 95 anos, a Textron Aviation Inc., uma empresa Textron Inc., capacitou seu talento coletivo nas marcas Beechcraft, Cessna e Hawker para projetar e oferecer a melhor experiência de aviação para seus clientes. Com uma linha que inclui tudo, desde jatos executivos, turboélices e pistões de alto desempenho até missões especiais, treinamento militar e produtos de defesa, a Textron Aviation possui o portfólio de produtos de aviação mais versátil e abrangente do mundo e uma força de trabalho que produziu mais de metade de todas as aeronaves da aviação geral do mundo inteiro. Clientes em mais de 170 países contam com nosso lendário desempenho, confiabilidade e versatilidade, juntamente com nossa confiável rede global de atendimento ao cliente, para voos acessíveis, produtivos e flexíveis.

Saiba mais em www.txtav.com|www.defense.txtav.com|www.scorpionjet.com.

Sobre a Textron Inc.

A Textron Inc. é uma empresa multissetorial que aproveita sua rede internacional de empreendimentos aeronáuticos, de defesa, industriais e financeiros para oferecer aos clientes soluções e serviços inovadores. A Textron é conhecida em todo o mundo por suas marcas poderosas, como Bell, Cessna, Beechcraft, Pipistrel, Jacobsen, Kautex, Lycoming, E-Z-GO, Arctic Cat, Textron Systems e TRU Simulation + Training. Para mais informação, acesse: www.textron.com.

Certas declarações neste comunicado de imprensa são declarações prospectivas que podem projetar receitas ou descrever estratégias, metas, perspectivas ou outros assuntos não históricos; estas declarações são válidas apenas na data em que foram feitas e não assumimos nenhuma obrigação de atualizar ou revisar quaisquer declarações prospectivas. Estas declarações estão sujeitas a riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores que podem fazer com que nossos resultados reais sejam materialmente diferentes daqueles expressos ou implícitos em tais declarações prospectivas, incluindo, mas não limitadoàeficácia dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento para desenvolver novos produtos ou despesas não previstas relacionadas ao lançamento de novos produtos ou programas significativos; o momento dos lançamentos de nossos novos produtos ou certificações de nossos novos produtos de aeronaves; nossa capacidade de acompanhar nossos concorrentes na apresentação de novos produtos e atualizações com os recursos e tecnologias desejados por nossos clientes; mudanças nas regulamentações ou políticas governamentais sobre a exportação e importação de nossos produtos; fraqueza ou volatilidade da demanda nos mercados em que atuamos; e problemas de desempenho com fornecedores ou subcontratados importantes.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Mídia:

Keturah Austin

+1.316.249.3706

kaustin@txtav.com

txtav.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Amorim Global expande com novo escritório em São Paulo

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A Amorim Global, empresa de consultoria especializada em Direito Internacional, inaugurou  no último dia 09 seu novo escritório na Avenida Paulista, em São Paulo. A abertura deste espaço simboliza um marco importante na trajetória de crescimento da empresa, e sua consolidação no mercado de consultoria jurídica internacional. 

O aumento da internacionalização de empresas brasileiras e a busca crescente por oportunidades no exterior têm sido áreas estratégicas para a Amorim Global. De acordo com uma pesquisa de 2023 da Fundação Dom Cabral (FDC), 68,9% das empresas que já atuam internacionalmente planejam ingressar em novos mercados, demonstrando a continuidade desse crescimento. Giselle Amorim, CEO da empresa, afirma: “Nosso trabalho vai além da assessoria jurídica. Oferecemos suporte completo, desde a análise de viabilidade em novos mercados até o planejamento tributário e sucessório internacional, sempre considerando as necessidades específicas de cada cliente.”

Fundada há quatro anos por Giselle Amorim, a empresa, que iniciou suas operações em Salvador, vem expandindo suas atuação no Brasil e no exterior. Giselle é doutoranda em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP), possui vasta experiência como professora e pesquisadora em áreas como Direito do Mar e processos jurídicos globais. Sua liderança tem sido essencial para o crescimento e consolidação da Amorim Global no setor.

Além de atuar na internacionalização de negócios, a empresa tem forte presença no campo da imigração, com foco em obtenção de cidadanias, como as cidadanias portuguesa, espanhola e italiana, além de auxiliar brasileiros que buscam trabalho, estudo ou pesquisa no exterior. “A demanda por serviços de imigração tem aumentado nos últimos anos, e a abertura deste novo escritório responde diretamente a essa necessidade”, explica Giselle.

Segundo dados da Eurostat, os brasileiros estiveram entre as dez nacionalidades que mais adquiriram cidadania de países da União Europeia em 2021, com 2,5% do total, sendo que 65% desses casos ocorreram em Portugal ou Itália. A Amorim Global tem se especializado em auxiliar seus clientes a enfrentar a burocracia envolvida nesses processos. “Sabemos que esses processos podem ser longos e complicados, por isso nosso objetivo é democratizar o acesso à cidadania para todos que têm esse direito”, afirma Giselle.

Com presença em mais de 40 países através de uma rede de parceiros, a Amorim Global responde à crescente demanda por soluções jurídicas internacionais integradas, oferecendo suporte em múltiplas jurisdições. “Este é o início de um projeto de expansão. Até o final do próximo ano, teremos um escritório próprio na Europa, ampliando nossa capacidade de oferecer soluções personalizadas para nossos clientes”, conclui Giselle.



Valorização da cultura regional é um dos desafios do curador de arte do interior

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Embora o curador desempenhe um papel essencial na preservação, organização e promoção do acesso às artes, os profissionais que atuam fora dos polos culturais enfrentam desafios específicos. Esses desafios impactam desde a viabilidade financeira dos projetos até a formação de um público engajado.

Segundo a curadora de arte Lani Goeldi, que há mais de vinte anos lidera o Projeto Goeldi em Taubaté-SP, algumas observações são cruciais para o exercício da profissão:

A falta de infraestrutura e equipamentos culturais, que diferentemente das capitais, onde há uma oferta consolidada de museus, galerias e centros culturais, as cidades do interior geralmente possuem infraestruturas limitadas para receber exposições de grande porte. Espaços improvisados e a escassez de recursos tecnológicos dificultam a criação de projetos ambiciosos e contemporâneos.

A restrição de recursos financeiros e patrocínios, é uma das maiores dificuldades devido a escassez de patrocínios e incentivos culturais. O acesso a editais é competitivo e, muitas vezes, os recursos são destinados a projetos nas metrópoles. Além disso, empresas locais raramente investem em cultura, priorizando ações voltadas para outros setores da economia.

A formação e fidelização de público, pois no interior, o público para as artes visuais é menor e menos habituado a consumir arte regularmente. É comum que curadores precisem desempenhar também o papel de educadores culturais, desenvolvendo estratégias de formação de público por meio de oficinas, palestras e mediações. Essa necessidade demanda tempo e esforço adicional, além de recursos que nem sempre estão disponíveis.

A dificuldade de circulação e divulgação, porque a divulgação de eventos culturais em cidades menores encontra barreiras na falta de canais especializados. Sem uma imprensa cultural forte ou plataformas dedicadas, a promoção das exposições depende de redes sociais e da comunicação boca a boca. Além disso, a circulação de exposições entre municípios vizinhos é limitada pela falta de transporte e apoio logístico.

A desvalorização profissional: A atuação de curadores em cidades do interior muitas vezes não recebe o reconhecimento adequado. É comum que o trabalho seja realizado voluntariamente ou com remuneração abaixo do ideal, dificultando a profissionalização e desestimulando jovens talentos a ingressarem na área. A sobrecarga de funções também é frequente, já que o curador precisa lidar com questões administrativas, produção, montagem e mediação.

A importância de parcerias e redes colaborativas, pois apesar dos desafios, parcerias entre curadores, artistas e instituições culturais podem minimizar algumas dificuldades. A colaboração com escolas, universidades e ONGs ajuda a criar projetos interdisciplinares que engajam a comunidade. Além disso, iniciativas como editais estaduais e federais voltados à descentralização cultural são essenciais para dar visibilidade e viabilidade às ações no interior.

A realização de curadorias no interior do Brasil enfrenta desafios significativos, refletindo uma escassez de profissionais qualificados e oportunidades limitadas nessas regiões.

Segundo dados recentes, o país enfrenta uma taxa de 81% de dificuldade para preencher vagas devido à falta de talentos qualificados, especialmente em setores culturais como a curadoria. Estes dados sobre a escassez de profissionais qualificados para atuar em curadorias e outras áreas culturais no interior do Brasil foram obtidos a partir de um relatório da Randstad, que aponta que 81% dos empregadores enfrentam dificuldades em encontrar talentos qualificados, sendo que essa escassez é particularmente sentida nas regiões fora dos grandes centros urbanos.

 A falta de oportunidades e infraestrutura para iniciativas culturais nas cidades menores também foi mencionada em uma análise cultural do site Arte Brasileiros, que aborda a concentração de eventos e recursos culturais nas capitais .

As regiões interiores são particularmente afetadas, já que a concentração de oportunidades e recursos culturais ocorre majoritariamente em grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Esta falta de oportunidades dificulta não só a retenção de talentos, mas também a criação de novos projetos culturais e de curadoria em cidades menores e regiões periféricas.

Este cenário cria um círculo vicioso: sem recursos, as regiões não conseguem atrair profissionais, e sem profissionais, as iniciativas culturais no interior ficam restritas.

A falta de políticas públicas direcionadas e o subfinanciamento do setor cultural contribuem para perpetuar essa desigualdade, limitando o acesso à cultura e ao desenvolvimento artístico nessas áreas.

Ainda segundo Lani Goeldi: “ser curador de arte no interior exige mais do que conhecimentos técnicos e estéticos; demanda resiliência, cultura multidisciplinar, criatividade e capacidade de articulação para superar as limitações locais. Mesmo diante das dificuldades, essa atuação é crucial para democratizar o acesso à arte, revelar talentos emergentes e fortalecer a identidade cultural da região, e o trabalho dos curadores no interior é essencial para garantir que a arte chegue a diversas regiões do país”. 

 



Manpower abre 56 vagas de emprego no Espírito Santo

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O ManpowerGroup Brasil, uma consultoria de soluções de Recursos Humanos, que atua em todo o território nacional, está realizando o recrutamento de 56 vagas de emprego para a região do Espírito Santo.

A empresa busca por pessoas interessadas em ingressar no mercado de trabalho. As oportunidades são abertas para todos os públicos, e os profissionais interessados têm até o dia 11 de novembro para se candidatar a essas oportunidades de emprego.

As oportunidades são para as cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Guarapari, Viana, Vila Velha, Vitória, Aracruz, Colatina, Linhares e Serra. E os cargos disponíveis são atendente de farmácia, auxiliar de logística, auxiliar de vendas, estoquista e promotor(a) de vendas.

Para serem elegíveis as posições de atendente de farmácia, os trabalhadores precisam ter ensino médio completo, disponibilidade de horário, e é desejável experiência com atendimento ao cliente.

Para as posições de auxiliar de logística é necessário apenas ensino médio completo, interesse em oportunidades temporárias e residir na região de Viana.

As vagas de auxiliar de vendas exigem que os trabalhadores tenham ensino médio completo, disponibilidade de horário, e é desejável experiência em lojas de varejo.

Para as posições de estoquista é fundamental que os profissionais tenham ensino médio completo, e já ter atuado com estoque, reposição ou atividades relacionadas à logística de armazém.

Já para as posições de promotor(a) de vendas é necessário possuir ensino médio completo, experiência em supermercado, com reposição e abastecimento de mercadorias e disponibilidade para atividades externas.

Entre os benefícios oferecidos aos colaboradores estão vale transporte, vale refeição e seguro de vida.

Os profissionais interessados podem conferir outras informações e fazer um cadastro, até dia 11 de novembro, por meio do link: https://forms.office.com/r/WEDxHpa5dj.

E para acessar outras oportunidades de emprego, basta acessar o portal de vagas e conferir todas as opções disponíveis: https://vagas.manpowergroup.com.br/.



Brasil se destaca no setor de TIC e exporta profissionais

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Computadores, redes de internet, dispositivos móveis, softwares, telecomunicações. Esses recursos presentes no dia a dia são parte de uma ampla área chamada tecnologias da informação e comunicação, resumida pela sigla TIC. 

Trata-se de algo que deixou de ser uma tendência e se tornou uma necessidade: com o advento da internet e das tecnologias baseada em 5G, toda e qualquer empresa que não estiver conectada estará atrasada em sua atividade. Essa é a visão de Danilo Amorim, especialista em TIC, com mais de 25 anos de experiência na área. 

Ele considera o Brasil um exemplo positivo no setor. “Nosso país se destaca como exportador de talentos. Se você vai ao Vale do Silício [região dos Estados Unidos onde estão sediadas grandes empresas globais de tecnologia], há muitos desenvolvedores brasileiros em plataformas de streaming e big techs”, diz.

Amorim acrescenta que “a indústria gosta do profissional brasileiro, porque ele é multidisciplinar, sabe trabalhar com rede, configurar requisitos de segurança, mexer com políticas e entende de hardware”.

“Geralmente, esses profissionais têm graduação diversa dentro da área de tecnologia. Pode ser um analista de sistema, um analista de dados, um analista de rede, um especialista em segurança da informação. No nível superior, ele pode ser um engenheiro de softwares, de telecomunicações, de rede de computadores”, explica Amorim.

É importante que a pessoa tenha cursos específicos na área que quer seguir, como desenvolvimento, hardware, tratamento de dados, entre outros, exemplifica o especialista.

Além de oportunidades no exterior, há também uma grande demanda no Brasil por parte de empresas e governos. Amorim relata ter trabalhado em projetos do Exército, da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e na construção de data centers (centros de processamento de dados) em plena floresta amazônica.

Outra iniciativa que contou com a participação do profissional foi a implantação de fibras ópticas em Manaus (AM) para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e de data centers inteligentes em formato de container CMAD para o programa Amazônia Conectada.

Mais de 2 milhões de empregos

Dados de um relatório da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) reforçam a importância do Brasil nesse mercado. 

Em 2023, todo o setor respondeu por mais de 2 milhões de empregos no país, crescimento de cerca de 29 mil vagas em relação ao ano anterior. Segundo o relatório, a média salarial de quem trabalha na área é superior ao dobro da média geral nacional.

O Brasil, além disso, é o décimo maior em produção de TIC e telecomunicações do mundo, ocupando o posto de único da América Latina que aparece entre os dez principais.

“Somos um país celeiro de profissionais na área, com diversas ofertas de emprego, buscando aqueles que se destacam. É uma profissão que tem evoluído demais”, analisa Amorim.

Para saber mais, basta acessar: https://www.linkedin.com/in/danilo-amorim-44989b52/ 



Mangueiras sustentáveis podem reduzir impactos ambientais

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A demanda por soluções industriais que minimizem o impacto ambiental tem levado empresas a adotar práticas mais sustentáveis em seus processos. No setor de mangueiras e mangotes de borracha, a Maxxflex busca atender essa necessidade ao desenvolver produtos que contribuam para a preservação do meio ambiente. As mangueiras sustentáveis, fabricadas com materiais recicláveis e duráveis, oferecem uma alternativa eficiente para indústrias que procuram reduzir o consumo de recursos e o descarte de resíduos.

Um dos principais fatores que influenciam a escolha de materiais sustentáveis é a durabilidade. Mangueiras de borracha com maior resistência ao desgaste prolongam o ciclo de vida dos produtos, o que resulta em menos trocas e menor geração de resíduos. Além disso, o uso de materiais recicláveis na produção de mangueiras ajuda a reduzir a pegada de carbono das operações industriais.

O processo de fabricação dessas mangueiras também tem sido adaptado para minimizar o uso de recursos naturais e diminuir o consumo energético. Tecnologias avançadas de produção permitem otimizar a eficiência dos processos, garantindo que menos materiais sejam desperdiçados durante a fabricação. Isso se traduz em uma redução significativa no volume de resíduos industriais e no impacto sobre o meio ambiente.

A adoção de mangueiras sustentáveis atende às exigências de setores industriais que buscam por soluções que aliem desempenho, economia de recursos e conformidade com regulamentos ambientais mais rigorosos. Ao integrar produtos com maior vida útil e menores impactos ambientais em seus sistemas de condução de fluidos, as indústrias podem contribuir para um ambiente de trabalho mais sustentável e eficiente.



Maioria contrata plano funerário para evitar burocracia

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Evitar preocupações com burocracias e gastos imprevisíveis é o motivo que leva 73% das pessoas que contratam planos funerários a buscar esse tipo de serviço no Brasil. O dado foi levantado pela empresa Amar Assist e divulgado pela revista Cobertura, especializada no mercado de seguros.

A pesquisa identificou ainda que a maioria das pessoas (64%) que contratam planos funerários são da região Sudeste. Outro padrão também foi evidenciado no levantamento: quase 80% dos contratantes têm idosos na família. 

Vinicius Chaves de Mello, diretor executivo do Grupo Riopae, empresa especializada em soluções do setor funerário, acredita que os dados da pesquisa reforçam a preocupação das pessoas com o planejamento financeiro e em evitar uma carga de estresse e dor ainda maior diante da perda de um ente querido.

“Percebemos que o crescente interesse por planos funerários no Brasil e, especialmente, na região metropolitana do Rio de Janeiro [onde o Grupo Riopae atua], reflete uma busca por segurança, dignidade e organização em momentos difíceis. Ao investir em um plano, as pessoas estão, na verdade, cuidando de si mesmas e de seus entes queridos”, analisa Mello.

O executivo traça ainda uma relação com a expectativa de vida no Brasil, que subiu de 71,1 anos em 2000 para 76,4 anos em 2023, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE). Em 2070, a população do Brasil será composta por 37,8% de idosos, frente aos 15,6% do ano passado.

“Nesse cenário, a discussão sobre o fim da vida se torna mais relevante. As pessoas estão mais propensas a planejar o futuro, incluindo o que acontece após a morte, e os planos funerários se tornam uma extensão natural desse planejamento”, avalia.

Outro fator apontado por Mello é uma mudança cultural: a compreensão e o diálogo estão superando o tabu de conversar sobre a morte. “Os planos funerários fazem parte desse novo paradigma, no qual se fala abertamente sobre o tema e se buscam soluções que proporcionem dignidade e respeito.”

Mudanças no padrão das despedidas

Mello diz que o setor, de forma geral, acompanha as mudanças e oferta uma vasta gama de serviços a fim de proporcionar uma experiência mais acolhedora e humana.

Ele cita, como exemplo, as funerárias premium, com opções “para criar cerimônias que reflitam a vida e a personalidade do falecido, com decoração personalizada, músicas especiais e tributos significativos”. É possível criar também um memorial digital em que amigos e familiares podem deixar mensagens, fotos e homenagens.

Outros serviços proporcionados por funerárias premium incluem atendimento personalizado 24 horas, assistência de repatriação do corpo (caso o falecido esteja fora do país), assessoria jurídica sobre questões legais e cerimônias virtuais (para amigos e familiares que estejam distante). 

O especialista destaca, por fim, a possibilidade de participar de grupos de apoio para ajudar as pessoas a lidarem com o luto. 

“Esses serviços buscam proporcionar um atendimento completo e humanizado, aliviando a carga emocional e garantindo que a família possa se concentrar no que realmente importa: celebrar a vida do ente querido”, afirma. 

Para saber mais, basta acessar: https://cotacao.riopae.com.br/



Ranking coloca Brasil em 1º lugar no turismo de aventura

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De acordo com um ranking produzido pelo portal US News & World Report, em parceria com a Wharton School da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, o Brasil foi reconhecido como o principal destino para turismo de aventura em 2024. A pesquisa foi realizada com mais de 17 mil pessoas pelo mundo e listou 89 países, avaliados em 10 subcategorias.

Entre os itens considerados estão qualidade de vida, mudanças climáticas, negócios, influência cultural, agilidade, poder, empreendedorismo, herança, propósito social e aventura. Neste último, o Brasil ficou à frente de países como Itália, Grécia, Espanha e Tailândia, nessa ordem.

Segundo Jaime Mendes, sócio-proprietário do Del Rey Quality Hotel, em Foz do Iguaçu, a primeira posição no ranking ajuda a fortalecer a imagem do Brasil pelo mundo. “Os turistas internacionais ficam mais interessados em conhecer nosso destino. Somos um país continental, o qual possui grandes reservas naturais, lindas praias e uma natureza muito preservada, principalmente nos Parques Nacionais e Estaduais”.

O empresário destaca ainda que o Brasil possui 44 normas técnicas (ABNT) vigentes e disponíveis no turismo de aventura, sendo 19 internacionais. “O país tem excelentes empresas que operam neste segmento e que possuem certificação internacional ISO. Além de termos um povo muito receptivo e excelentes estruturas para prática de esportes radicais”.

Além de liderar a subcategoria de Turismo de Aventura, o Brasil aparece bem posicionado em outras três categorias, sendo o 11º em influência cultural (moda e entretenimento), 12º em Mudanças (países com economias de alto potencial) e 12º em Herança (valoriza a história rica em cultura e geografia). No ranking geral dos melhores países, o território brasileiro aparece na 30ª posição.

No entanto, Mendes avalia que o sistema aéreo brasileiro ainda é um grande desafio, pois conta com poucas conexões internacionais e um deslocamento interno muito caro.

Porém, o empresário acredita que o turismo deverá crescer nos próximos dois anos, principalmente na região de Foz do Iguaçu, “visto os investimentos que irão se iniciar dentro do Parque Nacional do Iguaçu e dos novos atrativos voltados para o turismo de aventura que vão iniciar sua operação em breve”.

Para saber mais, basta acessar: http://www.hoteldelreyfoz.com.br



Empresas precisam abraçar inovações, diz especialista

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Adotar a tecnologia digital no negócio contribui para um crescimento mais rápido. Essa foi a conclusão de um estudo divulgado pela Microsoft em 2022.  De acordo com os dados obtidos, as empresas consideradas pioneiras no uso de tecnologias possuem o dobro de chances de atingir os seus objetivos comerciais e um crescimento maior de capital.

Na visão de Paulo de Azevedo Pacheco, empresário, advogado e especialista em gestão de processos com uso da tecnologia, a pesquisa reforça uma tendência que já vem sendo demonstrada ao longo da História: quem compreende e usa corretamente as inovações se destaca no mercado.

Ele, no entanto, faz uma observação. “É importante ressaltar que, ao longo do tempo, sempre houve um certo ‘medo do novo’. Hoje, a inteligência artificial (IA) está no centro das atenções”, analisa.

No Brasil, por exemplo, 43% das pessoas têm medo de perder o emprego por conta do avanço da IA, segundo pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) para a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Pacheco faz um paralelo com o passado e diz que também houve um receio parecido com a chegada dos computadores, da internet, dos telefones celulares e dos smartphones.

Pacheco esclarece que, em cada era de inovações, funções desapareceram e empresas fecharam, mas também surgiram novas oportunidades, novos negócios e mercados. “A História prova que a evolução tecnológica, embora assuste inicialmente, é um motor poderoso de crescimento e transformação, o que reafirma o potencial das tecnologias digitais para acelerar o crescimento empresarial”, analisa.

Ele exemplifica o argumento com o caso da introdução dos computadores nas empresas. Ao mesmo tempo que esses equipamentos reduziram funções, também deram origem a outras, como nas áreas de desenvolvimento de software e na ciência de dados.

“De forma semelhante, a IA está criando novas oportunidades, automatizando tarefas repetitivas, liberando recursos para atividades mais estratégicas e, com isso, abrindo espaço para inovações que antes eram inimagináveis. Cada tecnologia que surge faz com que as empresas se adaptem e se reinventem, mas sempre há espaço para crescer”, avalia Pacheco.

O especialista alega que as empresas que conseguirem se adaptar à IA irão aproveitar melhor as oportunidades. Nesse ponto, ele compartilha algumas orientações de como começar a implementar novas tecnologias na rotina do negócio.

“Assim como nas transições anteriores, como na era dos computadores e da internet, treinar a equipe para entender e usar as novas ferramentas é crucial. A qualificação e o desenvolvimento de habilidades digitais são essenciais para garantir que a adoção tecnológica seja bem-sucedida”, orienta.

Para Pacheco, é importante começar com pequenas implementações. Isto é, identificar áreas nas quais a tecnologia pode trazer resultados rápidos e tangíveis, ajudando a vencer a resistência inicial ao novo e a gerar confiança nas soluções.

Dessa forma, um empreendedor que vende produtos pela internet pode iniciar o processo de implementação da IA automatizando o atendimento ao cliente no chat. Em seguida, avaliar os resultados e expandir as mudanças para as demais áreas, como controle de estoque, gestão financeira, rastreamento da encomenda, entre outras.

“O segredo está em se preparar para o futuro, não temendo a mudança, mas abraçando-a como parte de uma longa e contínua evolução”, sintetiza.

Para saber mais sobre o assunto, basta acompanhar o especialista em suas redes: https://www.youtube.com/@pauloapacheco

https://www.linkedin.com/in/pauloazevedopacheco/



Cirurgia ajuda a controlar a diabetes tipo 2

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Ao pensar em cirurgia bariátrica, muitos logo a associam a questões ligadas à obesidade e ao emagrecimento. No entanto, uma técnica cirúrgica similar à bariátrica tem feito diferença na vida de muitos diabéticos. Trata-se da cirurgia metabólica, um procedimento cada vez mais reconhecido e utilizado para tratar pacientes com diabetes tipo 2 que não conseguem controlar sua condição através de medicamentos e alterações no estilo de vida.

Segundo o cirurgião digestivo e bariátrico, Dr. Leandro Nóbrega (CRM PB7689 | RQE 4906/6303), “o princípio por trás desta cirurgia é usar técnicas similares às da cirurgia bariátrica, que são originalmente destinadas ao tratamento da obesidade, para produzir mudanças metabólicas que ajudem a controlar os níveis de glicose no sangue”.

Dados do Vigitel 2023, do Ministério da Saúde, indicam que 10,2% da população adulta brasileira tem diagnóstico de diabetes. Considerando o Censo 2022, o Brasil tem mais de 203 milhões de pessoas. Ou seja, cerca de 20 milhões de brasileiros têm diabetes. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), 90% dos pacientes diagnosticados sofrem de diabetes do Tipo 2. A SBD define que a diabetes Tipo 2 ocorre “quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz (denominada resistência à ação da insulina), ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia”.

Quem pode fazer a cirurgia metabólica?

Antes de mais nada, é preciso diferenciar a cirurgia bariátrica da metabólica. A primeira tem como foco o emagrecimento a fim de evitar complicações de saúde causadas pela obesidade. Já a metabólica, apesar de também resultar na perda de peso do paciente, tem por objetivo auxiliar no controle da diabetes.

Dito isto, também é preciso ressaltar que o diagnóstico de diabetes tipo 2 não é o único fator determinante para um paciente se submeter à cirurgia metabólica. “A elegibilidade para a cirurgia metabólica geralmente inclui ter um diagnóstico de diabetes tipo 2, ser incapaz de controlar os níveis de açúcar no sangue de forma eficaz com medicamentos e mudanças no estilo de vida”, enumera o cirurgião.

Além disso, é preciso atender a outras exigências como ter o índice de massa corpórea (IMC) entre 30 e 35, ter entre 30 e 70 anos e possuir o diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2 há, pelo menos, 10 anos. Além disso, o paciente precisa estar sendo acompanhado por um endocrinologista há, no mínimo, dois anos e apresentar um laudo médico indicando que ele não consegue controlar a diabetes com a adoção de métodos mais conservadores.

Como a cirurgia metabólica é feita?

A cirurgia metabólica é feita por procedimento laparoscópico, sem a necessidade de abrir por completo o abdome do paciente. O sistema digestivo é submetido a um bypass gástrico com reconstrução em Y-de-Roux. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), neste procedimento, parte do estômago é grampeado a fim de reduzir o espaço para o alimento. Além disso, a parte inicial do intestino é desviada, afetando os hormônios responsáveis pela saciedade.

Em alguns casos, no entanto, pode ser feita uma gastrectomia vertical, que, como explica a SBCBM, “transforma” o estômago em um tubo, com capacidade de 80 a 100 mililitros.

“Diversos estudos têm mostrado que a cirurgia metabólica pode levar a uma remissão significativa do diabetes tipo 2, muitas vezes com resultados superiores aos obtidos com terapias convencionais”, finaliza o Dr. Leandro Nóbrega.



Consulta Pública avalia terapia para câncer de ovário no SUS

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O câncer de ovário é uma doença complexa que apresenta cerca de 7.310 novos casos por ano no Brasil, sendo o oitavo mais incidente e o segundo tumor ginecológico mais comum. Apesar de existirem opções de tratamento aprovadas no Brasil, muitas pacientes ainda enfrentam dificuldades no acesso a essas terapias, especialmente aos tratamentos mais modernos.

Neste contexto, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) abriu recentemente a Consulta Pública nº 68 para discutir a incorporação de niraparibe no SUS, como opção de tratamento de manutenção para pacientes com o câncer de ovário avançado, de alto grau, com mutação nos genes BRCA. Essa é uma oportunidade para que a sociedade civil, pacientes e profissionais de saúde participem de uma decisão que pode transformar o tratamento oncológico e a vida de milhares de pessoas.

Ampliação do acesso às novas terapias é necessária

Segundo o médico oncologista Dr. Fernando Maluf, cofundador do Instituto Vencer o Câncer e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, estudos mostram que até 85% das pacientes com câncer de ovário avançado apresentam recorrência mesmo após obter resposta completa ou parcial com quimioterapia associada à cirurgia, o que justifica a necessidade de ampliar o acesso a novos tratamentos.

“O número de óbitos causados pela doença chega a 4 mil por ano no Brasil. Isso evidencia a necessidade de abordagens terapêuticas inovadoras e seguras que não apenas prolonguem o tempo livre de progressão, mas também reduzam a chance de recorrência, minimizando complicações mais graves e a necessidade de tratamentos adicionais, como cirurgias, quimioterapia e internações”, enfatiza Dr. Maluf.

Ainda de acordo com o oncologista, a ampliação do acesso às novas terapias é vital para assegurar que todas as pacientes, independentemente de sua condição socioeconômica, possam ter acesso aos melhores tratamentos. “A participação e engajamento da sociedade na consulta pública é um passo essencial para fazer com que essas novas opções de tratamento sejam incluídas no sistema público de saúde e garantam mais qualidade de vida para as pacientes”, conclui.

Para contribuir é preciso seguir o passo a passo abaixo

  1. Acessar o site: Entrar no site e clicar no botão à direita da tela para realizar o login.
  2. Navegar até o menu: Após logar, clicar no menu à esquerda e selecionar “Opine Aqui”.
  3. Escolher o formulário adequado: Na página “Opine Aqui”, rolar a tela até encontrar a Consulta Pública nº 684. Existem dois tipos de formulário disponíveis:
    1. Opinião: Para pacientes, familiares, amigos ou cuidadores.
    2. Técnico-científico: Para profissionais de saúde com experiência clínica.
  4. Preencher o formulário: Inserir os dados solicitados e, ao registrar sua opinião, justificar sua resposta. Compartilhe sua experiência com o tratamento de câncer de ovário, se aplicável.
  5. Enviar a contribuição: Após preencher o formulário, clicar em “Enviar Opinião”.
  6. Prazo para Contribuição: A consulta pública está aberta até o dia 29/10 e pode ser acessada por aqui.

A participação na consulta pública é uma forma de exercer o direito como cidadão e influenciar diretamente as políticas públicas de saúde. Toda opinião pode fazer a diferença. As contribuições enviadas serão avaliadas pelo comitê da Conitec, que analisará o relatório gerado e tomará a decisão final sobre a incorporação do medicamento.



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