Home Blog Page 24

Só 13% dos brasileiros com inglês se dizem fluentes

Só 13% dos brasileiros com inglês se dizem fluentes
Só 13% dos brasileiros com inglês se dizem fluentes

Embora o inglês continue sendo o idioma mais buscado por brasileiros, apenas 13% dos que dizem ter algum conhecimento se consideram realmente fluentes. O dado faz parte da pesquisa Idiomas e Habilidades, realizada pela Pearson em parceria com a Opinion Box, que ouviu mais de 7 mil brasileiros, entre fevereiro e abril de 2025. A pesquisa mostra que a maioria dos brasileiros que tem contato com a língua inglesa ainda está nos estágios iniciais de aprendizado: 49% dizem ter nível básico, enquanto 38% alegam ter domínio intermediário.

Levando em conta características regionais, o percentual de fluência no idioma inglês chega a variar 10 p.p. quando comparada a região Sul, que possui o maior percentual de proficiência avançada, com 16%, e o Norte, que registrou o menor índice no país, com apenas 6%. A lacuna é também relevante na comparação entre classes econômicas. Enquanto 23% das pessoas que declararam ter renda mais altas (A e B) dizem dominar o idioma de forma avançada e independente, a taxa cai para 11% na classe C e 10% na classe D.

Apesar das diferenças regionais, o Norte lidera em engajamento atual com o aprendizado de inglês: 43% alegaram estar estudando de formal ou informalmente o idioma no momento, superando o Sudeste (41%), Nordeste (39%), Sul (37%) e Centro-Oeste (37%). Entre as principais motivações para estudar inglês, o destaque é o desenvolvimento profissional, seguido por turismo e interesse cultural. O aprendizado se dá, sobretudo, por meio de aplicativos, autoestudo e aulas presenciais – nesta ordem.

Ainda assim, barreiras estruturais continuam a limitar o avanço do idioma entre a população: 33% não estudam por falta de recursos financeiros, e outros 33% por falta de tempo. A questão de acesso cultural também aparece com força entre os obstáculos percebidos. Para 25%, a dificuldade de compreender conteúdos como filmes e séries em inglês é a principal barreira. Já 20% apontam a incapacidade de se comunicar em viagens internacionais como um desafio.

Para a Pearson, os dados reforçam a importância de ampliar o acesso à educação linguística de qualidade no país. “O inglês deixou de ser uma vantagem e se tornou uma necessidade para manter a relevância de qualquer profissional em um mercado profundamente impactado por transformações tecnológicas e culturais. Cada vez mais, precisamos adquirir novas habilidades, e a fluência em inglês contribui significativamente nesse processo, já que a maior parte do conteúdo disponível e das oportunidades de aprendizado está em inglês.”, afirma Cinthia Nespoli, CEO da Pearson no Brasil.

Conhecimento adquirido de forma online

A pesquisa da Pearson e Opinion Box também investiga como os brasileiros se relacionam com o processo de aprendizagem do idioma. Os aplicativos gratuitos são os principais meios de estudo buscados pelos brasileiros, com 42% dos respondentes; seguidos de formas de estudar por conta própria, com 40%; 37% em classes formais; e por meio da música, com 33%.

O resultado de 2025 aponta para uma mudança de comportamento dos brasileiros em relação à maneira de buscar conhecimento do idioma. Em 2024, a mesma pesquisa da Pearson com a Opinion Box revelou que o meio mais procurado para estudar inglês eram os cursos formais em escolas de idiomas, com 50%; os aplicativos ficaram apenas em quinto lugar, aparecendo como resposta para 33% dos entrevistados.

“A preferência dos brasileiros pelo aprendizado online é uma tendência que só cresce desde a pandemia. Dados de diferentes pesquisas mostram que, tanto no ensino superior quanto na formação profissional e no aprendizado de idiomas, a flexibilidade e o acesso oferecidos pelo digital têm sido determinantes”, comenta Nespoli. “Atualmente, formatos online ou híbridos são os preferidos por grande parte da população, especialmente em cursos livres e de especialização. Isso reforça o papel das plataformas digitais como aliadas estratégicas para ampliar o acesso à educação de qualidade em escala nacional”, completa a executiva.

Sobre a pesquisa

A pesquisa Idiomas e Habilidades foi realizada pela Pearson, em parceria com a Opinion Box, entre 24 de fevereiro e 8 de abril de 2025. Foram entrevistadas 7.088 pessoas no Brasil, com faixa etária de 18 anos a 60 anos, abrangendo todas as regiões do país e diferentes classes sociais (AB, C e DE). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.



Rio de Janeiro institui “Estatuto das Blitzes”

Rio de Janeiro institui “Estatuto das Blitzes”
Rio de Janeiro institui “Estatuto das Blitzes”

O Governo do Estado do Rio de Janeiro sancionou, em julho, a Lei nº 10.900, conhecida como “Estatuto das Blitzes”. A norma, aprovada pela Assembleia Legislativa (Alerj) e publicada no Diário Oficial em 22 de julho, estabelece diretrizes para padronizar operações de fiscalização de trânsito em todo o estado.

O texto determina que apenas agentes de trânsito, policiais militares atuando mediante convênio e guardas municipais poderão conduzir blitzes, todos devidamente uniformizados e com câmeras corporais (bodycams). Cada operação deverá ter uma Ordem de Serviço contendo local, horário, duração e justificativa.

A legislação prevê várias regras para a fiscalização de trânsito no Estado do Rio de Janeiro, tais como: obrigatoriedade do curso de atualização para os agentes, utilização de câmeras corporais, viaturas devidamente caracterizadas e assinatura do agente no auto de infração quando ele for impresso. Também será possível regularizar pendências no momento da abordagem, com pagamento via cartão ou Pix.

Outros pontos incluem a proibição de autuações feitas por terceiros ou com base apenas em imagens posteriores, a definição de limites para remoção de veículos e a criação de canais de denúncia contra abusos.

Segundo Gabriel França, profissional do Direito em legislação de trânsito e cofundador da Flow Multas, “o Estatuto das Blitzes traz mais clareza e segurança tanto para o condutor quanto para o agente da autoridade de trânsito. Ao estabelecer procedimentos claros e garantir o acesso da população às informações, a lei contribui para um trânsito mais transparente e menos sujeito a interpretações equivocadas”.

A implementação do “Estatuto das Blitzes” tende a impactar diretamente a transparência e a padronização das ações de fiscalização no Rio de Janeiro, estabelecendo critérios mais claros de atuação e ampliando o acesso do cidadão às informações.

Sobre a Flow Multas A Flow Multas é uma plataforma especializada em consultas de CNH e infrações de trânsito, oferecendo informações e recursos administrativos sobre leis e regulamentações de trânsito. Para mais detalhes sobre o “Estatuto das Blitzes”, basta clicar aqui.



TECPAR inaugura laboratório construído em sistema SteelFrame

TECPAR inaugura laboratório construído em sistema SteelFrame
TECPAR inaugura laboratório construído em sistema SteelFrame

A industrialização da construção civil tem se consolidado como uma alternativa estratégica para obras mais ágeis, sustentáveis e com alto nível de qualidade. Um dos exemplos mais recentes dessa transformação está na fachada do novo laboratório do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), projeto conduzido pela RAC Construtora, em parceria com a E.S. Construções, com uso dos perfis engenheirados da Barbieri, indústria especializada na fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e light steel framing.

A intervenção foi realizada por meio da construção de uma contra parede externa em steel frame, com o objetivo de cobrir o reboco da estrutura original e proporcionar um acabamento mais limpo e técnico. A escolha pelo sistema já fazia parte do projeto desde o início, dada a experiência da construtora no uso da tecnologia.

Com cerca de três semanas de execução, mesmo com a interferência de fortes chuvas durante a primeira semana, a obra é mais um exemplo do modelo construtivo em Steel Frame, ideal para aplicações que exigem velocidade e previsibilidade. O sistema também contribui para minimizar desperdícios e racionalizar recursos, tornando-se uma solução compatível com as práticas de construção sustentável.

“Projetos como esse demonstram o potencial do Light Steel Frame para atender demandas específicas de engenharia com rapidez e qualidade. O uso de perfis industrializados, fabricados com precisão e sob medida, reduz significativamente erros de execução e amplia a eficiência do canteiro”, explica o proprietário da E.S. Construções, Carlos Eduardo Salido.

Perfis produzidos com tecnologia empregada no setor

A obra do TECPAR utilizou os perfis produzidos pela nova perfiladeira Framecad, recentemente incorporada à linha de produção da Barbieri. A máquina, totalmente automatizada, é capaz de fabricar perfis com furos, cortes e rebaixos personalizados de acordo com o projeto executivo, além de oferecer rastreabilidade completa de cada componente.

“Com a automação oferecida pela Framecad, os projetos de engenharia são processados de forma automatizada, o que gera perfis dimensionados conforme as necessidades da obra. Dessa forma, a etapa de montagem torna-se mais ágil e com menor margem de erro”, explica André Rossi, gerente de desenvolvimento e novos negócios da Barbieri do Brasil.

A tecnologia embarcada na nova máquina também permite integrar os perfis ao planejamento digital das obras, promovendo um fluxo de produção mais inteligente e conectado aos princípios da construção 4.0.

Construção inteligente e adaptável

Especializada na fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e sistemas de Light Steel Framing, a Barbieri vem investindo continuamente em inovação para ampliar o uso do modelo industrializado no Brasil e na América Latina. A empresa tem atuado como parceira de construtoras e projetistas que buscam reduzir prazos, elevar a precisão da montagem e alinhar seus projetos às diretrizes de sustentabilidade e competitividade do setor.

“O steel frame tem se mostrado uma escolha estratégica para obras comerciais, residenciais e também técnicas, como neste caso. Estamos vivendo uma mudança de paradigma no setor da construção, com soluções mais limpas, rápidas e eficientes se tornando padrão”, conclui Rossi.

Sobre a Barbieri do Brasil

A Barbieri do Brasil foi fundada em 2011 como uma empresa 100% brasileira, aproveitando a expertise da Barbieri Argentina, uma empresa familiar estabelecida em 1953. Dedicada à produção de perfis de aço galvanizado para drywall e perfis estruturais para sistemas de light steel framing, a Barbieri do Brasil combina tecnologia avançada internacional com um rigoroso padrão de qualidade. Com uma ampla distribuição em todo o território nacional, a empresa também atua como um importante hub exportador para Bolívia, Paraguai, Uruguai e América Central.

 

Informações para a imprensa:

CoWork Comunicação

Marcio Martins – marcio.martins@coworkcom.com.br – (11) 9 4562-2552

Juliana Antonucci – juliana.antonucci@coworkcom.com.br (11) 9 8890-9326



Procura por seguro viagem registra crescimento nos primeiros cinco meses do ano

Procura por seguro viagem registra crescimento nos primeiros cinco meses do ano
Procura por seguro viagem registra crescimento nos primeiros cinco meses do ano

Os brasileiros têm viajado cada vez mais. Segundo levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em junho deste ano, cerca de 10,4 milhões de pessoas realizaram viagens nacionais e internacionais, um aumento de 11,5% em relação ao mesmo período de 2024. E, com o avanço no número de passageiros, houve também um crescimento na procura pelo seguro viagem. Segundo dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), entre janeiro e maio, o produto registrou alta real de 6,06%, em comparação com o ano anterior.

Mais do que uma exigência em diversos destinos, o seguro viagem representa proteção diante de imprevistos que podem ocorrer longe de casa. O produto oferece cobertura de despesas médicas e hospitalares, extravios de bagagem, atendimento médico e odontológico 24h, despesas judiciais, reembolso por atraso ou cancelamento de voo, custeio de estadia para acompanhantes em caso de emergência médica ou acidente, indenização em caso de morte do segurado, traslado de corpo, dentre outras.

Alessandra Monteiro, Diretora Técnica da Corretora de Seguros Bancorbrás, aponta que contratar um seguro viagem é uma decisão financeiramente prudente. “Em locais como os Estados Unidos ou Europa, um simples atendimento médico pode custar centenas ou até milhares de reais e, com um seguro adequado, o viajante evita gastos inesperados e garante o suporte necessário em momentos delicados”, aponta. “O seguro viagem é um investimento em segurança, conforto e tranquilidade”.

Obrigatório em diversos destinos

O seguro viagem é obrigatório para os viajantes que estão planejando férias na Europa. Graças ao Tratado de Schengen, um acordo de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas, para visitar quase 30 países — incluindo integrantes da União Europeia e quatro não membros — é preciso contratar o serviço, com cobertura mínima de 30 mil euros.

Outro destaque se dá para a Argentina. No início de 2025, a contratação do produto com cobertura médica durante toda a estadia no país se tornou obrigatória para todos os turistas brasileiros e internacionais. A exigência visa assegurar que os viajantes contem com assistência médica adequada, evitando a sobrecarga do sistema público de saúde local.

Outros destinos também recomendam ou exigem o serviço, principalmente após a pandemia, quando as preocupações com a saúde em viagens foram amplificadas. “É importante que os viajantes estejam atentos às regras de entrada do local escolhido, para evitar problemas antes mesmo do passeio começar”, afirma. “Antes de embarcar, é preciso consultar as opções disponíveis e escolher a cobertura ideal para cada perfil e destino”, finaliza Alessandra.



TÜV Rheinland expande escopo de ensaios eletromédicos

TÜV Rheinland expande escopo de ensaios eletromédicos
TÜV Rheinland expande escopo de ensaios eletromédicos

A TÜV Rheinland ampliou recentemente o escopo acreditado de seu laboratório de Equipamentos Eletromédicos junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Com essa expansão, o laboratório passa a oferecer uma gama ainda mais completa de avaliações conforme normas, com o objetivo de reforçar sua atuação no setor de saúde.

Entre as normas incorporadas está a ABNT NBR IEC 60601-2-35, nas versões de 2013 e 2023, voltada aos dispositivos de aquecimento utilizados em mantas, almofadas e colchões para aplicação médica. “Esses equipamentos são submetidos a requisitos rigorosos quanto à fabricação, controle preciso e uniforme da temperatura sobre toda a superfície de contato, além de sistemas de proteção e alarme eficientes para proteção contra falhas, fatores essenciais para a segurança de pacientes e profissionais”, explica Gabriel Mota Tácito, Coordenador de Laboratório na TÜV Rheinland.

Outra importante inclusão é a ISO 10535, versões 2006 e 2021, que trata dos guinchos de transferência de pessoas. A norma, neste caso, regula aspectos associados a riscos de ergonomia, ruído, zonas de armadilha — áreas ou espaços nos equipamentos onde há o risco potencial de aprisionamento ou esmagamento de partes do corpo —, penetração de água, durabilidade, estabilidade em plano inclinado, resistência mecânica associada à carga de trabalho, entre outros.

Para realizar esses testes, o laboratório conta com infraestrutura especializada, incluindo espaços amplos e equipamentos específicos, como um boneco de ensaio, que simula com precisão as condições reais de uso, e a distribuição de carga como encontrada no corpo humano.

O escopo recém-ampliado também contempla a norma ABNT NBR IEC 60601-2-66, relacionada a aparelhos auditivos. “Esse mercado tem crescido no Brasil com uma forte presença de produtos importados que necessitam de certificação local. A norma específica para aparelhos auditivos simplifica a análise de riscos em comparação com a norma geral para equipamentos eletromédicos, facilitando o processo para fabricantes”, finaliza Tácito.



Aplicativos ajudam motoristas a trafegar em São Paulo

Aplicativos ajudam motoristas a trafegar em São Paulo
Aplicativos ajudam motoristas a trafegar em São Paulo

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Certificado de Registro do Veículo (CRV) e o Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV) não precisam mais ser impressos e andar na carteira de quem dirige um automóvel no Brasil: para estar devidamente documentado, basta que o motorista baixe em seu celular o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), no qual também é possível consultar as multas do veículo, irregularidade no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e até se existe alguma chamada de recall da indústria.

A tecnologia também é utilizada para facilitar o tráfego e a rotina de quem dirige: além dos aplicativos de mapas e indicadores de rotas, já existem os que ajudam os motoristas a encontrarem postos de gasolina, locais para estacionar e até serviços especializados em reparos automotivos.

Recém-lançada na cidade de São Paulo e na Grande São Paulo, a BateClick, uma startup de tecnologia, desenvolveu uma plataforma digital que conecta usuários a oficinas de funilaria e pintura próximas de seus endereços.

Ao sofrer uma colisão em seu veículo, o motorista pode acessar a plataforma BateClick e, após se cadastrar, enviar fotos do veículo avariado. Em pouco tempo, ele recebe gratuitamente três orçamentos de oficinas de funilaria e pintura, sem a necessidade de levar o carro até elas.

Caso o proprietário do automóvel decida realizar o serviço em uma das oficinas cadastradas pela BateClick, ele pode parcelar o serviço em até 12 vezes, pagando-o para a plataforma, que repassa o valor à oficina após a conclusão do reparo no veículo.

A empresa informa que houve mais de dois mil pedidos de orçamentos na primeira quinzena de funcionamento da plataforma — um indicativo de que os motoristas estão integrados às propostas tecnológicas especializadas. Por enquanto, a BateClick está disponível apenas para alguns municípios paulistas, incluindo a capital. “Mas já estamos cadastrando oficinas de funilaria e pintura em outras localidades, para atender um raio cada vez maior. Pretendemos chegar a todo o Brasil até o final de 2026”, informa Gustavo Lima, CEO da BateClick.



Transformação urbana avança na área da Ilha Pura

Transformação urbana avança na área da Ilha Pura
Transformação urbana avança na área da Ilha Pura

O terreno do Oro Ilha Pura está inserido em uma área da Barra da Tijuca que já abrigou parte da estrutura da Vila dos Atletas dos Jogos Olímpicos de 2016. Desde o encerramento do evento esportivo, o espaço passou a integrar o projeto de reutilização dos imóveis e terrenos remanescentes, com foco em moradia permanente e requalificação urbana.

Localizado na Avenida Salvador Allende, o empreendimento está dentro do complexo conhecido como Ilha Pura, uma área planejada com vias largas, áreas verdes, ciclovias e infraestrutura de lazer. Segundo informações da Prefeitura do Rio, a região faz parte de um plano diretor específico voltado à ocupação sustentável e ao adensamento controlado da Barra da Tijuca.

A localização do Oro Ilha Pura permite o acesso a importantes vias expressas, como a Transolímpica, a Transcarioca e a Avenida das Américas, conectando os moradores a outras regiões da cidade. Além disso, há presença de equipamentos públicos nas proximidades, como escolas, centros de saúde e áreas de lazer, além de shoppings, supermercados e farmácias.

Nesse contexto, o Oro Ilha Pura integra-se a um movimento mais amplo de reaproveitamento urbano, que visa transformar o legado dos Jogos Olímpicos em habitações de longo prazo, promovendo adensamento ordenado e infraestrutura qualificada.

Para saber mais, basta acessar: https://ilhapuraoro.com/



Feira destaca inovações para energia solar

Feira destaca inovações para energia solar
Feira destaca inovações para energia solar

Entre os dias 26 e 28 de agosto, São Paulo será palco da Intersolar South America 2025, feira destinada ao setor solar e à transição energética. O evento, realizado no Expo Center Norte, reunirá empresas, especialistas e profissionais do mercado para apresentar inovações, promover debates técnicos e fomentar negócios.

O Brasil, que já ocupa posição de destaque no cenário mundial de geração distribuída, deve registrar crescimento contínuo na instalação de sistemas fotovoltaicos, impulsionado tanto pelo setor residencial quanto por usinas de grande porte. Segundo dados da Absolar, o país ultrapassou a marca de 37 GW de potência instalada em energia solar, reforçando o potencial e a relevância do setor.

Entre as soluções que serão apresentadas no evento, está o CLAMPER Mobi Smart, voltado para gestão inteligente de carregamentos de veículos elétricos. O sistema permite administração on-line do consumo e traz como destaque a função de balanceamento de carga para condomínios residenciais e comerciais, organizando filas de usuários que desejam carregar seus veículos simultaneamente e evitando sobrecargas na rede elétrica. Além disso, o equipamento integra Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS), IDR e disjuntor, ampliando a segurança contra surtos, choques, sobrecargas e curtos-circuitos.

De acordo com Diogo Xavier, coordenador de Produto da CLAMPER, “a função de balanceamento de carga é uma tendência importante para condomínios e empreendimentos comerciais, pois garante eficiência energética e evita investimentos adicionais em infraestrutura elétrica, além de permitir o uso compartilhado de forma organizada e segura”.

O mercado de dispositivos de proteção contra surtos (DPS) expandiu e apresenta soluções para os sistemas elétricos. Entre as opções no setor, a linha de DPS Multipolar oferece múltiplas polaridades e instalação em base única.

A Intersolar é uma exposição de produtos e soluções para o setor fotovoltaico e mobilidade, além de apresentar congresso técnico, com palestras e debates sobre regulamentação, avanços tecnológicos e perspectivas de mercado. O evento reúne instaladores, projetistas, engenheiros e investidores para conhecerem as conexões estratégicas no mercado de geração de energia e as recomendações das normativas brasileiras e internacionais, como a norma ABNT NBR IEC 61643-32, que apresenta metodologia para a proteção de sistemas fotovoltaicos contra sobretensões utilizando dispositivos de proteção contra surtos elétricos.

Para Douglas Lara, coordenador de Engenharia de Aplicações da CLAMPER, “as normas técnicas brasileiras já estabelecem a obrigatoriedade do uso de proteção externa em sistemas fotovoltaicos, especialmente em usinas. Seguir essas orientações é essencial para evitar prejuízos e garantir a longevidade dos equipamentos”.

A feira estará aberta ao público especializado durante os três dias, no Expo Center Norte, e espera receber milhares de visitantes.



Petrobras concede à Katalyst um contrato estratégico para serviços de dados geocientíficos no Brasil

A Katalyst Data Management, líder global em serviços de operações de dados e gestão de dados subsuperfícies, tem o prazer de anunciar que a Petrobras, maior empresa de energia do Brasil, juntou-se oficialmente ao seu portfólio de clientes. O contrato entre as duas empresas foi assinado em 23 de maio de 2025, representando um marco significativo no crescimento e na presença da Katalyst no mercado brasileiro.

Através da Geopost, subsidiária no Brasil, essa parceria reforça a posição estratégica da Katalyst na América do Sul, expandindo o alcance das suas tecnologias e serviços focados na transformação digital, operações de dados e gestão de dados subsuperfícies. Em um novo contrato de 4 anos, a Katalyst facilitará os dados geocientíficos, movimento de dados e entrega de dados entre a Petrobras e todos os seus parceiros no Brasil. Esse contrato estabelece a Katalyst como um provedor líder em gestão e operações de dados na América do Sul.

O novo contrato reafirma o compromisso da Katalyst com a expansão das suas operações na América Latina e o impulsionamento da excelência operacional para os seus clientes. A empresa agradece a Petrobras por sua confiança e está na expectativa de contribuir com sua expertise global aos projetos e desafios técnicos que estão moldando o futuro da energia no Brasil.

“O Brasil é o maior produtor de petróleo e gás na América do Sul e pioneiro global no desenvolvimento de recursos em águas ultra profundas”, afirmou Christiano Lopes, diretor de tecnologia da Katalyst. “A Petrobras abriu o caminho quantoàaplicação de tecnologias avançadas para explorar e gerenciar esses ativos complexos. Estamos honrados de poder apoiar este trabalho crítico, e a expertise que a Katalyst desenvolveu ao longo dos anos nos posiciona como um parceiro estratégico de confiança. Essa conquista representa um marco significante no nosso plano de ação para expandir todos os nossos serviços na América do Sul e continuar proporcionando valor aos nossos clientes ao redor do mundo”.

“A Katalyst continua investindo e priorizando o valor aos clientes centrado em dados subsuperfícies”, afirmou Steve Darnell, presidente e CEO da Katalyst. “Tudo o que fazemos e desenvolvemos foca em fornecer aos nossos clientes acesso rápido a dados de alta qualidade, tanto públicos quanto privados. Seja através das nossas tecnologias líderes de mercado, iGlass, e das plataformas de dados, Market Watch, ou fornecendo serviços que expõem mais os dados dos nossos clientes, a Katalyst estará na vanguarda da inovação neste espaço. A América do Sul, com o Brasil na liderança, é incrivelmente importante para a nossa estratégia global a longo prazo. Não poderíamos estar mais entusiasmados com este contrato com a Petrobras, e estamos na expectativa de ter uma longa parceria mutualmente benéfica”.

Sobre a Katalyst

A Katalyst Data Management é a líder global em gestão de dados subsuperfície. Nossa tecnologia e nossos serviços fornecem às empresas de gás e petróleo soluções comprovadas para lidar com o difícil desafio de gerenciar uma vasta quantidade de dados e informações subsuperfícies. A solução de ponta a ponta da Katalyst inclui todos os passos do processo, desde a captura e verificação de dados, armazenamento e organização de dados, até a comercialização de dados subsuperfície online. Os serviços exclusivos da Katalyst incluem a solução iGlass na web para gestão de dados subsuperfície, o Market Watch para acesso aos dados públicos e sua visualização, e o site de comércio eletrônico SeismicZone para marketing de dados. Para saber mais sobre a Katalyst, acesse www.katalystdm.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Steve Darnell, presidente e CEO

Katalyst Data Management

Steve.Darnell@katalystdm.com

+1 281.529.3202

Christiano Lopes, diretor de tecnologia

Katalyst Data Management

Christiano.Lopes@katalystdm.com

+55 21 99969-6543

Fonte: BUSINESS WIRE



União Química recebe classificação AA na Fitch Ratings

União Química recebe classificação AA na Fitch Ratings
União Química recebe classificação AA na Fitch Ratings

A União Química, multinacional brasileira com capital 100% nacional, teve sua classificação AA na Fitch Ratings, agência internacional de classificação de riscos de crédito, renovada pelo quinto ano consecutivo.

A avaliação da entidade considera aspectos como saúde financeira, capacidade de pagamento e contexto econômico do mercado em que está inserido. De acordo com a Fitch, entre as principais premissas do ranking estão os resultados positivos em volume de vendas, crescimento da receita, margem bruta e investimentos anuais.

“A União Química possui um balanço financeiro positivo, alcançando os dois dígitos de porcentagem de crescimento em períodos de alta performance do mercado. No último balanço, alcançamos R$ 4,2 bilhões em receita, crescimento de EBITDA, lucro aumentado, além da emissão de debêntures que fortalecem nossa liquidez”, afirma Roberto Dorsa, CFO da União Química.

Recentemente, a companhia concluiu sua sexta emissão de debêntures, com captação de R$ 750 milhões para investimentos em projetos de crescimento da companhia como expansão do portfólio, investimento em P&D (além do aporte anual de 6% de sua receita), ampliação do maior parque fabril do país no segmento farmacêutico, além de novas parcerias de desenvolvimento de fármacos.

Com a classificação positiva na categoria AA, a companhia se beneficia de um acesso fluido às linhas de crédito com juros baixos e condições de pagamento mais favoráveis, sendo possíveis novos aportes financeiros para sustentar o crescimento dos negócios.

De acordo com a Fitch: “O rating da União Química reflete o diversificado perfil de negócios na defensiva indústria farmacêutica brasileira, bem como seu adequado perfil de liquidez. A companhia possui boa capacidade de geração de EBITDA, decorrente da diversificação de segmentos e de marcas em seu portfólio”.



Tarifas dos EUA exigem adaptação no comércio com o Brasil, diz PLEX Logistics

Tarifas dos EUA exigem adaptação no comércio com o Brasil, diz PLEX Logistics
Tarifas dos EUA exigem adaptação no comércio com o Brasil, diz PLEX Logistics

A imposição de novas tarifas sobre produtos estrangeiros anunciada pelo governo dos Estados Unidos reacende discussões sobre os rumos do comércio bilateral com o Brasil e os impactos para a cadeia logística internacional. A medida, que afeta setores estratégicos como aço, alumínio, produtos industriais e alimentos, reforça a necessidade de planejamento aduaneiro e logístico para importadores e exportadores dos dois países.

“Esse tipo de mudança tarifária exige reação rápida do setor logístico. É preciso entender as classificações fiscais, simular cenários de custos e avaliar novas rotas ou regimes aduaneiros especiais”, avalia Paulo Gait, cofundador e diretor da PLEX International Logistics, empresa com sede em Miami e foco na operação entre Brasil e EUA.

A PLEX oferece soluções de transporte internacional, armazenagem, despacho aduaneiro e consultoria estratégica. A empresa vem auxiliando clientes a mitigar impactos das novas políticas tarifárias, promovendo ações como análise de carga tributária, consolidação de mercadorias e planejamento logístico de médio prazo.

Segundo análise recente do Atlantic Council, o Brasil teve em 2024 o maior superávit comercial com os EUA entre as economias emergentes, o que reforça a complexidade das novas tarifas e a necessidade de adaptação na logística internacional.

“Quem atua no comércio exterior precisa estar pronto para responder com agilidade às mudanças de cenário. Ter um parceiro logístico com base nos EUA e alinhado às normas internacionais é um diferencial competitivo”, destaca Gait.



Contabilidade consultiva orienta decisões estratégicas

Contabilidade consultiva orienta decisões estratégicas
Contabilidade consultiva orienta decisões estratégicas

A contabilidade consultiva integra análise financeira, cenários e governança para sustentar escolhas de médio e longo prazo. Ao interpretar indicadores do negócio e mapear riscos, apoia planejamento, definição de prioridades e alocação de recursos, favorecendo decisões alinhadas à estratégia corporativa.

De acordo com levantamento da PwC, 67% das empresas brasileiras já utilizam informações contábeis para suportar decisões de médio e longo prazo, indicando um avanço significativo em relação a 2021 e um movimento crescente em direção à contabilidade estratégica.

“A análise consultiva transforma registros contábeis em hipóteses de gestão e critérios objetivos de decisão”, afirma Adriana Matos, COO da Person Consultoria.

A contabilidade consultiva reúne informações contábeis, operacionais e de mercado para orientar o processo decisório de empresas de diferentes setores. O enfoque recai sobre a utilidade gerencial dos dados: entender como o desempenho atual se relaciona às metas estratégicas, quais premissas sustentam os resultados e quais alternativas estão disponíveis para o próximo ciclo de planejamento.

Diferentemente do trabalho voltado apenas ao cumprimento de obrigações legais, a vertente consultiva prioriza a interpretação das demonstrações e dos eventos do negócio. O objetivo é explicar causas, estimar impactos e oferecer caminhos possíveis. Esse enquadramento permite que decisões sobre investimento, portfólio, despesas e estrutura organizacional se apoiem em fatos verificáveis e premissas explícitas.

O ponto de partida costuma ser um diagnóstico do desempenho. São analisados receita, custos, despesas, fluxo de caixa, ciclo operacional, estrutura de capital e exposição a riscos, com base em parâmetros técnicos definidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A partir desse quadro, a contabilidade consultiva identifica gargalos, dependências críticas e oportunidades de eficiência. Em seguida, define hipóteses de melhoria que podem ser testadas por meio de metas, políticas e controles específicos.

Com base nesse diagnóstico, o planejamento financeiro é construído por cenários. Cada cenário explicita premissas, sensibilidades e condições de execução. A empresa passa a avaliar alternativas como revisão de preços, priorização de linhas com maior contribuição, ajustes em prazos de recebimento e pagamento, e sequenciamento de investimentos.

Nesse contexto, a atuação consultiva também se traduz na capacidade de transformar dados técnicos em direcionamentos práticos para a gestão.

A governança do acompanhamento é parte central do método. Rotinas periódicas de análise com a liderança consolidam indicadores, verificam desvios em relação ao plano e atualizam premissas conforme novos fatos surgem. Esses rituais fortalecem a disciplina do processo decisório, registrando causas, efeitos e medidas corretivas sempre que um desvio ocorre.

No eixo estratégico, a contabilidade consultiva fornece elementos para decisões como expansão geográfica, entrada em novos segmentos, terceirização de etapas, renegociação de contratos relevantes, priorização de iniciativas digitais ou reestruturação de equipes. Cada alternativa é avaliada considerando retorno esperado, riscos operacionais e financeiros, capacidade de execução e opções equivalentes.

Ao conectar dados, premissas e execução, a contabilidade consultiva estabelece um método consistente para a tomada de decisão. As escolhas passam a ser fundamentadas em justificativas registradas e em acompanhamento contínuo, o que sustenta a estratégia e contribui para o uso eficiente dos recursos disponíveis.

Sobre a Person Consultoria

Criada em 1999, a Person Consultoria é uma contabilidade digital e consultiva, que oferece soluções personalizadas aos seus clientes. A empresa utiliza amplamente a tecnologia para automatizar e aprimorar seus processos contábeis. Além disso, possui certificações como: PQEC, PQEC Gestão Intensivo, ISO 9001 e CSI, que validam sua adesão a padrões de gestão de qualidade e segurança da informação.



A saga Duna da Legendary Entertainment recoloca Abu Dhabi como seu local de filmagem principal

ABU DHABI, Emirados Árabes Unidos, 26 de agosto de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Abu Dhabi voltará a ser o local de filmagem principal do próximo capítulo da adaptação cinematográfica de Denis Villeneuve da clássica saga de ficção científica de Frank Herbert, Duna.

A Legendary Entertainment confirmou hoje que a produção do aguardado terceiro filme retornará ao fascinante deserto de Liwa, em Abu Dhabi, com suas imponentes dunas de areia cinematográficas e seu vasto horizonte dourado, para capturar mais uma vez a essência do planeta mítico de Arrakis. O filme dará continuidade à arrebatadora saga de Paul Atreides e ao complexo legado dessa regra empírica.

As filmagens na cidade do deserto começarão ainda este ano, com a Creative Media Authority Abu Dhabi e a Abu Dhabi Film Commission prestando suporte logístico essencial, e a Image Nation atuando como parceira de produção.

Continuação da franquia vencedora do Oscar® da Legendary Pictures e da Warner Bros. Pictures, o filme se beneficiará do reembolso em dinheiro oferecido pela Abu Dhabi Film Commission.

Abu Dhabi serviu de cenário para mais de 180 grandes produções cinematográficas e televisivas com a introdução do reembolso em dinheiro, incluindo F1® O Filme, Missão: Impossível, Star Wars, Velozes e Furiosos, Sonic: O Filme e Esquadrão 6 e War Machine da Netflix — um reflexo dos diversos locais, do conjunto de talentos e dos incentivos para a produção cinematográfica do Emirado.

Sobre a Creative Media Authority de Abu Dhabi

A missão da Creative Media Authority (CMA) é defender a criação de conteúdo em Abu Dhabi, capacitando criadores de conteúdo por meio de orientação estratégica, desenvolvimento de talentos, suporte financeiro e um ambiente regulatório de nível internacional.

A CMA foi lançada com a missão de garantir que o ecossistema certo esteja presente para que os criadores de conteúdo prosperem.

Entre as responsabilidades da Autoridade estão a supervisão de organizações e iniciativas estratégicas nos setores criativos de Abu Dhabi, incluindo a Image Nation Abu Dhabi e a Abu Dhabi Film Commission, bem como iniciativas de treinamento e desenvolvimento, como o laboratório criativo e o Arab Film Studio.

https://www.cma.gov.ae/

Sobre a Abu Dhabi Film Commission
Fundada em 2009, a Abu Dhabi Film Commission (ADFC) desempenha um papel fundamental na concretização da visão de Abu Dhabi de se tornar um destino global líder para os setores criativos e de mídia. O ADFC apoia e acelera o desenvolvimento da indústria cinematográfica e televisiva de Abu Dhabi, promovendo o Emirado como um destino de produção de classe mundial e atraindo produções locais, regionais e internacionais.
Para obter mais informações, acesse www.film.gov.ae

Sobre a Image Nation Abu Dhabi
A Image Nation Abu Dhabi é um dos principais estúdios cinematográficos do Oriente Médio, com a missão de liberar o potencial do talento criativo da região e levar sua vibrante narrativa ao mundo.

A empresa construiu sua reputação rompendo barreiras e liberando a imaginação por meio de conteúdo que engloba desde filmes e programas de TV premiados a documentários e séries sem roteiro, produzidos em parceria com uma rede global de criadores de conteúdo, distribuidores e canais. Ao catalisar ideias, talentos e empreendedorismo, o estúdio promove o diálogo e constrói relacionamentos que ajudam a superar diferenças culturais.

As produções da Image Nation foram exibidas em festivais de cinema por todo o mundo e receberam as maiores honrarias da indústria cinematográfica e televisiva, incluindo o Oscar, o BAFTA e o Emmy.

<

p align=”justify”>Ao cumprir sua missão, a Image Nation também desempenha um papel importante na concretização da visão de Abu Dhabi de moldar uma economia competitiva, sustentável e globalmente aberta, conferindo ao Emirado o status de polo regional de criação de conteúdo.

Sobre a Legendary Entertainment
A Legendary Entertainment é uma empresa líder em mídia com divisões de cinema (Legendary Pictures), televisão e mídia digital (Legendary Television and Digital Media) e quadrinhos (Legendary Comics), dedicada a possuir, produzir e distribuir conteúdo para públicos do mundo todo. A Legendary construiu uma biblioteca de propriedades de mídia de destaque e se estabeleceu como uma marca confiável que sempre oferece entretenimento comercial de alta qualidade, incluindo algumas das propriedades intelectuais mais populares do mundo. No total, as produções associadas à Legendary Pictures arrecadaram quase US$ 21 bilhões em bilheteria no mundo todo. Para saber mais, acesse: www.legendary.com

Uma foto que acompanha este anúncio está disponível em http://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/36b0ee4e-00d4-4c48-8189-ddb615b69797


Contato:
Tryph Greenwood
tryph@thebrillcollective.com

Primary Logo

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001124393)



Congresso Americano da FIA 2025: Inovação e Mobilidade no Paraguai

A Fédération Internationale de l’Automobile (FIA), órgão regulador internacional do automobilismo e federação de organizações de mobilidade a nível mundial, inaugurou hoje oficialmente o Congresso Americano da FIA 2025 no Paraguai.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250825721066/pt/

FIA President, Mohammed Ben Sulayem, shakes hands with President of the Republic of Paraguay, Santiago Peña.

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, cumprimenta o Presidente da República do Paraguai, Santiago Peña.

Realizado em Assunção e aberto pelo presidente Santiago Peña e pelo presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, o congresso é um evento emblemático no calendário internacional de mobilidade e automobilismo, reunindo delegados de 33 países das Américas e organizado pelo Touring y Automóvil Club Paraguayo (TACPy).

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, disse: “O Congresso Americano é a personificação do que a FIA representa: uma federação mundial conectada, líder no automobilismo e na mobilidade. Estamos elevando e inovando em nossos setores, bem como reunindo uma comunidade apaixonada para compartilhar conhecimento e ideias.”

“Aqui no Paraguai, e em todas as Américas, a mobilidade e o automobilismo estão evoluindo com rapidez. Grandes projetos de infraestrutura estão conectando regiões e impulsionando o comércio, e esta semana define um marco histórico para o automobilismo sul-americano com a incorporação do Rally do Paraguai no calendário da FIA WRC pela primeira vez.”

“Gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos ao Presidente da República do Paraguai, Sr. Santiago Peña, por se unir a nós nesta ocasião especial, a nossos anfitriões, o Touring y Automóvil Club Paraguayo, eàcidade de Assunção, por sua calorosa hospitalidade.”

O presidente paraguaio, Santiago Peña, disse:“Não somos mais o tesouro mais bem escondido do continente, mas um gigante que ressurge com força total: um povo orgulhoso de suas raízes, de sua história heroica e convencido de seu inevitável futuro de grandeza.”

“Nos próximos dias, você poderá vivenciar a lendária hospitalidade do Paraguai, um país cheio de pessoas atenciosas.”

Com duração de três dias, o Congresso irá se concentrar em temas-chave, como segurança e educação no trânsito, inovação em mobilidade e tecnologia automotiva, além do crescimento contínuo do automobilismo na região. O congresso irá preceder o primeiro Rally do Paraguai da FIA WRC, que irá contar com a presença dos presidentes Peña e Ben Sulayem, da FIA, em Itapúa.

Sobre a Fédération Internationale de l’Automobile

A Fédération Internationale de l’Automobile (FIA) é o órgão regulador do automobilismo mundial e a federação de organizações de mobilidade em todo o mundo. É uma organização sem fins lucrativos comprometida em impulsionar a inovação e defender a segurança, a sustentabilidade e a igualdade no automobilismo e na mobilidade.

Fundada em 1904, com escritórios em Paris, Londres e Genebra, a FIA reúne 245 organizações-membro em cinco continentes, representando milhões de usuários de vias públicas, profissionais do automobilismo e voluntários. Ela desenvolve e aplica regulamentos para o automobilismo, incluindo sete Campeonatos Mundiais da FIA, a fim de garantir que as competições internacionais sejam seguras e justas a todos.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Para consultas de mídia, entre em contato com:

Geri Sherwin, Diretora de Comunicações Presidenciais e de Mobilidade: gsherwin@fia.com

Laure Mercier Roussel, Chefe de Comunicações de Mobilidade: lmercier@fia.com

Omar Sharif, Gerente de Comunicações Esportivas: osharif@fia.com

Fonte: BUSINESS WIRE



SLB OneSubsea obtém contrato de EPC para o projeto Fram Sør da Equinor

A empresa mundial de tecnologia energética SLB (NYSE: SLB) anunciou hoje que sua joint venture OneSubsea™ ganhou um contrato de engenharia, aquisição e construção (EPC) da Equinor para um Sistema de Produção Submarina (SPS) totalmente elétrico de 12 poços no campo Fram Sør, na costa da Noruega.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250825915236/pt/

SLB OneSubsea will deliver 4 subsea templates and 12 all-electric subsea trees, eliminating the need for hydraulic fluid supplied by the host platform and keeping topside modifications to a minimum.

SLB OneSubsea fornecerá quatro modelos submarinos e 12 árvores submarinas totalmente elétricas, eliminando a necessidade de fluido hidráulico fornecido pela plataforma hospedeira e mantendo as modificações na parte superior ao mínimo.

A concessão chega após uma fase colaborativa de um ano de Design de Engenharia Front-End, em que a Equinor e a SLB OneSubsea amadureceram o projeto juntas, culminando no plano de desenvolvimento e na decisão final de investimento (FID). Como parte do escopo da EPC resultante, a SLB OneSubsea fornecerá quatro modelos submarinos e 12 árvores submarinas totalmente elétricas, eliminando a necessidade de fluido hidráulico fornecido pela plataforma hospedeira e mantendo as modificações na parte superior ao mínimo. Essa abordagem oferece uma solução econômica para o projeto, ao mesmo tempo em que mantém espaço na parte superior para projetos de expansão adicionais futuros na área.

“Fram Sør é um projeto inovador para nossa indústria, marcando o primeiro sistema de produção submarina totalmente elétrico em grande escala”, disse Mads Hjelmeland, CEO da SLB OneSubsea. “As soluções submarinas totalmente elétricas não apenas reduzem significativamente as necessidades da parte superior para tornar possíveis tiebacks em grande escala, como o desenvolvimento Fram Sør, mas também são a solução para desbloquear mais recursos marginais por meio de sua pegada reduzida e operações simplificadas.”

O projeto será desenvolvido como uma conexão submarina à plataforma hospedeira Troll C no mar do Norte, contribuindo para a segurança do fornecimento de energia da plataforma continental norueguesa (NCS) para a Europa. Beneficiando-se de uma hospedeira alimentada pela costa norueguesa, a produção de Fram Sør terá emissões muito baixas.

O contrato está sujeito à aprovação regulatória do plano de desenvolvimento e operações (PDO).

Sobre a SLB

A SLB (NYSE: SLB) é uma empresa mundial de tecnologia que impulsiona a inovação energética para um planeta equilibrado. Com presença internacional em mais de 100 países e funcionários representando quase o dobro de nacionalidades, trabalhamos todos os dias para inovar na área de petróleo e gás, entregando tecnologia digital em escala, descarbonizando indústrias e desenvolvendo e escalando novos sistemas de energia que aceleram a transição energética. Saiba mais em slb.com.

Sobre a SLB OneSubsea

A SLB OneSubsea está impulsionando a nova era submarina ao aproveitar a inovação digital e tecnológica para otimizar a produção de petróleo e gás de nossos clientes, descarbonizar as operações submarinas e liberar o grande potencial das soluções submarinas para acelerar a transição energética. A OneSubsea é uma joint venture com apoio da SLB, Aker Solutions e Subsea7, com sedes em Oslo e Houston, e 10.000 funcionários ao redor do mundo. Saiba mais em onesubsea.com.

Declaração de Precauções sobre Declarações Prospectivas

Este comunicado à imprensa contém “declarações prospectivas” conforme o significado das leis federais de valores mobiliários dos EUA, ou seja, declarações sobre o futuro, não sobre eventos passados. Em geral, estas declarações contêm palavras como “esperar”, “é possível”, “pode”, “estimar”, “pretender”, “antecipar”, “irá”, “potencial”, “projetado” e outras palavras semelhantes. Declarações prospectivas abordam assuntos que são, em diversos graus, incertos, como previsões ou expectativas quanto à implantação ou benefícios previstos de novas tecnologias e parcerias da SLB; declarações sobre metas, planos e projeções quanto à sustentabilidade e questões ambientais; previsões ou expectativas quanto à transição energética e às mudanças climáticas mundiais; bem como melhorias nos procedimentos operacionais e na tecnologia. Estas declarações estão sujeitas a riscos e incertezas, incluindo, mas não se limitando,àincapacidade de alcançar metas de emissões líquidas de carbono negativas;àincapacidade de reconhecer os benefícios pretendidos das estratégias, iniciativas ou parcerias da SLB, iniciativas legislativas e regulamentares que abordam preocupações ambientais, incluindo iniciativas que abordam o impacto das alterações climáticas mundiais; o momento ou recebimento de aprovações e licenças regulatórias; e outros riscos e incertezas detalhados nos Formulários 10-K, 10-Q e 8-K mais recentes da SLB apresentados ou fornecidosàComissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). Se um ou mais destes ou outros riscos ou incertezas se materializarem (ou as consequências de tal desenvolvimento mudarem), ou caso as suposições subjacentes se revelem incorretas, os resultados reais poderão variar materialmente daqueles refletidos em nossas declarações prospectivas. As declarações prospectivas são válidas apenas na data deste comunicadoàimprensa, sendo que a SLB se isenta de qualquer intenção ou obrigação de atualizar publicamente ou revisar tais declarações, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou de outro modo.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Imprensa

Josh Byerly – vice-presidente sênior de Comunicação Global

Moira Duff – diretora de Comunicação Externa

SLB

Tel.: +1 (713) 375-3407

media@slb.com

Investidores

James R. McDonald – vice-presidente sênior de Relações com Investidores e Assuntos da Indústria

Joy V. Domingo – diretora de Relações com Investidores

SLB

Tel.: +1 (713) 375-3535

investor-relations@slb.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Pejotização: blog se torna negócio ensinando a “virar PJ”

Pejotização: blog se torna negócio ensinando a "virar PJ"
Pejotização: blog se torna negócio ensinando a "virar PJ"

Criado em 2015 pelo profissional de TI André Aranha, o blog Contrato PJ nasceu com o propósito de esclarecer — em linguagem acessível e sem jargões contábeis — o que significa trabalhar como pessoa jurídica (PJ). A iniciativa foi inspirada em setores como tecnologia, consultoria, marketing e saúde, onde a pejotização é comum. Em uma década, o blog virou um negócio contábil milionário.

Desde o início, o conteúdo do blog foi planejado com técnicas de otimização para mecanismos de busca (SEO), aproveitando o conhecimento técnico do próprio autor. A estratégia atraiu um público crescente de profissionais interessados no tema: já são mais de 2 milhões de acessos acumulados, a maioria oriunda de tráfego orgânico (buscas espontâneas na internet), segundo o idealizador.

O conteúdo preza pela linguagem prática e objetiva, focada nas dúvidas mais recorrentes de quem recebe uma proposta de trabalho como PJ. Entre os materiais mais acessados estão uma “Calculadora CLT x PJ”, com mais de 150 mil downloads, e a FAQ do blog com respostas diretas a perguntas sobre férias, INSS, 13º, impostos, atestados e rescisão — sempre com base na observação do funcionamento real do mercado.

Além do site, o trabalho se expandiu para outras plataformas, como YouTube e Instagram, onde mantém milhares de seguidores. Os vídeos e postagens abordam o cotidiano dos profissionais de áreas pejotizadas e ampliam o alcance das informações.

Fora das mídias digitais, nasceu também a Contrato PJ Serviços, empresa contábil especializada em profissionais assalariados com CNPJ. A contabilidade é gerida por Tarcísio Miranda, contador há 25 anos, e atualmente atende mais de 7 mil profissionais PJ, que prestam serviços para empresas no Brasil e no exterior. A expectativa da empresa é encerrar 2025 com faturamento anual de R$ 1 milhão, considerando exclusivamente a demanda gerada pelo trabalho de conteúdo.

Apesar do crescimento, o foco da iniciativa permanece o mesmo desde o início: ajudar profissionais a tomarem decisões mais conscientes. Nas palavras de André Aranha: “Nosso objetivo nunca foi convencer ninguém a aceitar ou rejeitar uma vaga PJ. O que queremos é que cada profissional entenda o que está sendo proposto, compare com clareza e tome a decisão que fizer mais sentido na sua situação específica”.

Atualmente, o criador do Contrato PJ divide seu foco entre o emprego como gerente de projetos num banco e acompanhar as discussões sobre a Reforma Tributária, visando estar pronto para orientar os profissionais PJ sobre os impactos e adaptações necessárias no novo cenário.



PEC 66 propõe mudança no cálculo dos precatórios

PEC 66 propõe mudança no cálculo dos precatórios
PEC 66 propõe mudança no cálculo dos precatórios

Está em tramitação no Congresso Nacional a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, que prevê mudanças significativas na forma de correção dos precatórios – dívidas judiciais reconhecidas pelo poder público. Atualmente, esses débitos são corrigidos pela taxa Selic. A PEC propõe que o índice seja alterado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acrescido de 2% ao ano.

O sócio gestor da Sonar Precatórios, Ricardo Ribeiro, destaca que a mudança, defendida por parte do governo como uma forma de “dar mais previsibilidade e sustentabilidade fiscal”, é vista por especialistas e credores como uma medida que desvaloriza o montante a ser recebido. “Isso porque a Selic, nos últimos anos, tem se mantido acima da inflação, o que garante uma maior atualização dos valores. Já o IPCA+2% tende a ser menos vantajoso para quem tem precatórios a receber”, afirma.

Ele destaca também que outra crítica diz respeito ao impacto nos direitos dos credores, que já enfrentam longas filas e atrasos no pagamento. A troca do índice pode representar, na prática, uma perda significativa no valor real das dívidas reconhecidas judicialmente. “A substituição da Selic por IPCA+2% reduz a correção dos valores a receber, o que representa uma desvalorização do crédito do cidadão perante o Estado. A proposta pode parecer técnica, mas na prática significa que quem já esperou anos por um precatório poderá receber menos do que tem direito”, ressalta.

A PEC 66 já foi aprovada na Câmara dos Deputados e agora está em análise no Senado. Se aprovada sem alterações, seguirá para promulgação.



Hospital Ipiranga Mogi celebra 63 anos de existência

Hospital Ipiranga Mogi celebra 63 anos de existência
Hospital Ipiranga Mogi celebra 63 anos de existência

Oficialmente inaugurado em 13 de agosto de 1962, o Hospital Ipiranga, em Mogi das Cruzes (SP), completa 63 anos. Para marcar a data, foi realizada uma apresentação musical com a Banda da Polícia Militar para os profissionais da área da saúde e para os pacientes presentes na unidade.

Com um repertório dos clássicos da música brasileira, trilhas instrumentais e canções populares, a iniciativa reforçou o papel da música como ferramenta de acolhimento aos pacientes e colaboradores.

De acordo com a Diretora, Rita de Cássia Cicareli Alfabet, desde o início das atividades, a unidade atende toda a população da cidade e regiões próximas. “A instituição consolida seu papel no atendimento humanizado, assistencial e reforça o seu compromisso com a população”, destaca.

Ao longo das últimas décadas, o Ipiranga Mogi também passou por reformas, ampliou a infraestrutura e os serviços, além de realizar capacitação técnica das equipes. “Essas ações resgatam a assistência e promovem uma adoção de posturas e comportamentos que estimulam a cordialidade entre colaboradores, pacientes e familiares”, explica a médica.



InfinitePay lidera ranking de Open Finance no Brasil

InfinitePay lidera ranking de Open Finance no Brasil
InfinitePay lidera ranking de Open Finance no Brasil

A InfinitePay, plataforma de serviços financeiros da CloudWalk, assumiu a liderança no ranking brasileiro de Open Finance, segundo levantamento trimestral da consultoria Bip. A instituição alcançou 19,5% de todos os consentimentos de compartilhamento de dados de contas de pessoas jurídicas, um crescimento de 97% desde maio, superando bancos e fintechs com bases de clientes PJ maiores.

O Open Finance, vigente no Brasil desde 2020, atingiu em junho 91 milhões de autorizações ativas no país, segundo dados da consultoria Bip.

Tecnologia e impacto“O avanço da InfinitePay no Open Finance está diretamente ligado à sua estratégia de aquisição e uso intensivo dos dados com inteligência artificial para gerar valor aos empreendedores em áreas como crédito e redução de taxas, diz Fabrício Costa, Diretor de Serviços Financeiros da CloudWalk.

“Depois de conversar com nossos clientes, entendemos que dois fatores eram fundamentais para conseguir os seus dados por meio do Open Finance: oferecer benefícios claros e demonstrar segurança e privacidade com as informações compartilhadas”, continua Fabrício.

Lançado há dois anos, o Crédito Inteligente é uma solução que usa um motor de IA que processa mais de 8.000 dados, complementados por dados de Open Finance para definir uma nota de crédito de cada lojista. Com essa análise, ofertas de capital de giro são liberadas em segundos, 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana, com depósito imediato na conta do cliente e flexibilidade para escolher prazos e condições de pagamento. Além disso, nos últimos 12 meses, a InfinitePay mais que dobrou o volume de crédito concedido.

Outro caso é a redução automática de taxas. Com base em IA e dados do Open Finance, a InfinitePay lançou suas tarifas de forma dinâmica, considerando faturamento, sazonalidade, segmento e região, além do histórico do cliente em outras instituições. Desde a implementação, já foram economizados R$ 222 milhões em taxas para clientes, com expectativa de chegar a R$ 396 milhões no próximo ano.

Para Fabrício Costa, a liderança no Open Finance reflete a confiança dos clientes e o impacto da tecnologia no dia a dia dos negócios: “O Open Finance é um pilar da nossa estratégia para ampliar o acesso a serviços financeiros de qualidade no Brasil. A liderança que alcançamos confirma que estamos entregando valor real ao mercado, combinando tecnologia, inteligência artificial e foco no cliente para gerar crescimento sustentável e vantagem competitiva”, afirma.



95% das empresas relatam aumento de receita com IA

95% das empresas relatam aumento de receita com IA
95% das empresas relatam aumento de receita com IA

As empresas brasileiras já estão obtendo resultados concretos, inclusive financeiros, com a adoção de inteligência artificial (IA) e mais da metade das startups já incorporam IA em seus modelos de negócios. Estas são algumas das conclusões do estudo Desbloqueando o potencial da IA no Brasil, encomendado pela Amazon Web Services (AWS) à Strand Partners.

De acordo com a pesquisa, 40% das empresas brasileiras já adotam efetivamente a IA em seus negócios. Entre as adotantes, 95% relatam crescimento de receita, com um aumento médio de 31%, e quase a totalidade delas (96%) diz que já observou melhorias significativas de produtividade.

Os ganhos permitem que as empresas redirecionem seus esforços para aperfeiçoar o atendimento e o relacionamento com o cliente (66%), investir em treinamento de funcionários (59%) e desenvolver novos produtos e serviços (56%).

“O Brasil lidera esta onda de inovação na América Latina. Somente no ano passado, dois milhões de empresas começaram a usar IA — o equivalente a mais de três organizações por minuto, em média”, comenta Cleber Morais, diretor-geral da AWS no Brasil. “A IA está se mostrando mais transformadora que a revolução da nuvem e superando a taxa de adoção de telefones celulares nos anos 2000”.

A pirâmide da adoção da IA

Ao analisar mais profundamente como as empresas estão implementando a IA, o estudo indica que a maioria das organizações brasileiras (62%) está em níveis iniciais de adoção. Os ganhos obtidos são incrementais, refletindo-se, por exemplo, em mais eficiência e na otimização de processos em vez de desenvolvimento de novos produtos ou disrupção de indústrias, o que caracterizaria inovação. No estágio intermediário, integrando a tecnologia em várias funções de negócios, estão 26% das organizações. Somente 12% das empresas brasileiras atingiram o estágio mais transformador de integração da IA, usando a tecnologia para propósitos mais avançados. Essas organizações combinam várias ferramentas ou modelos de IA para executar tarefas complexas e criar sistemas de IA personalizados, o que está transformando suas operações de forma abrangente.

“Essa diferença na curva de adoção é uma das razões pelas quais a AWS desenvolve um portfólio abrangente de serviços de IA, projetado para dar suporte às organizações em cada fase de sua evolução, oferecendo escalabilidade, segurança e gerenciamento eficiente de custos — elementos fundamentais que possibilitam um progresso sustentável e consistente nesta jornada”, comenta Morais.

Na linha de frente da adoção da IA avançada estão as startups que, por seu perfil ágil e inovador, estão começando a construir produtos e modelos de negócios inteiramente novos, que teriam sido impossíveis há apenas alguns anos. Mais da metade das startups diz aproveitar a IA de alguma forma em seus negócios, sendo que 19% usam a IA avançada, à frente da média geral do país de 12%. Empresas que usam a IA de forma transformadora relatam maior crescimento de receita, produtos mais inovadores e maior resiliência competitiva.

A startup Base39, especializada em tecnologia para o setor financeiro, adotou soluções de IA generativa para automatizar e transformar o processo de avaliação de crédito. Os resultados foram expressivos: os custos de análise caíram 96% e o tempo de decisão passou de três dias para menos de uma hora. Também houve redução dos gastos com infraestrutura (84%) e com desenvolvimento (75%).

“Usamos a IA generativa para interpretar balanços, contratos e extratos automaticamente para gerar uma análise de crédito precisa. Um trabalho que antes demandava dias de um especialista. Dessa maneira, obtemos uma análise profunda e contextualizada para apoiar decisões seguras e direcionadas para cada cliente”, diz Bruno Nunes, CEO da Base39.

“É preciso, agora, que as grandes corporações criem estratégias abrangentes de IA, ou seja, roteiros descrevendo como irão alavancar a inteligência artificial, para que o impacto da tecnologia no crescimento do país e na inovação atinja todo seu potencial”, avalia Morais. “Na AWS, estamos comprometidos em acelerar esta jornada de maturidade, fornecendo não apenas a tecnologia, mas também o conhecimento e o suporte necessários para que empresas de todos os tamanhos possam avançar na escala de sofisticação da IA”.

O estudo também quis saber qual a visão de futuro dos entrevistados, e a maioria se mostrou otimista: 89% dos que adotaram a IA dizem que a tecnologia provavelmente aumentará seu crescimento no próximo ano. E 85% também esperam economia de custos graças à IA.

Os desafios no caminho da IA

A lacuna de habilidades técnicas, a incerteza regulatória, os custos de conformidade e os custos iniciais percebidos são as principais barreiras encontradas para a implementação da IA avançada, segundo os líderes entrevistados. “A escassez de profissionais se mantém no topo dos desafios para o avanço da inovação. Na AWS, mantemos nosso compromisso de ajudar a capacitar brasileiros em nuvem e IA. A mais recente iniciativa é o AWS Treina Brasil, que prevê capacitar 1 milhão de pessoas em todo o país até o final de 2028, em colaboração com outras empresas e instituições de ensino”, afirma Morais.

Além de líderes de negócios, a pesquisa também ouviu outros cidadãos. Esta parcela da população relata pouca confiança em sua capacidade de gerenciar sua identidade digital e reputação on-line, em sua compreensão de conceitos básicos de programação e na habilidade de usar recursos de aprendizagem on-line para o desenvolvimento profissional. Eles afirmaram que as habilidades mais importantes para o seu trabalho hoje são encontrar e avaliar informações, gerenciar e armazenar arquivos digitais e proteger dispositivos e dados pessoais. Somente 10% disseram ter participado de treinamento ou atualização digital no último ano.

A Strand Partners ouviu 1.000 cidadãos e 1.000 líderes de negócios de variados setores e portes no Brasil no mês de abril de 2025.



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »