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Outsourcing de TI adota IA para antecipar problemas

Outsourcing de TI adota IA para antecipar problemas
Outsourcing de TI adota IA para antecipar problemas

A adoção de inteligência artificial (IA) em serviços de outsourcing de TI avança com força, permitindo que empresas monitorem equipamentos em tempo real e antecipem falhas antes que impactem o negócio. Estudos recentes indicam que 78% das organizações já utilizam IA em ao menos uma função corporativa em 2024 — uma evolução significativa em relação aos 55% registrados um ano antes McKinsey & Company.

Além disso, o mercado de IA generativa deve alcançar US$ 109,37 bilhões em 2030, segundo projeção da Grand View Research."

Para Roberto Sobrinho, CEO da DJ Locação: "A inteligência artificial aplicada ao outsourcing de TI transforma serviços reativos em soluções proativas, garantindo continuidade e confiança nas operações."

Esses avanços mostram que a integração entre IA e outsourcing de TI está em desenvolvimento contínuo, apoiada por pesquisas e investimentos crescentes no setor, e já figura como parte relevante da transformação digital em curso.

Sobre a DJ Locação A DJ Locação é uma empresa brasileira com ênfase em outsourcing de equipamentos de TI. Com mais de 20 anos de atuação, oferece diferentes modelos de contratação, como HaaS e PCaaS, atendendo organizações públicas e privadas em diversas regiões do país. Seu portfólio inclui a gestão completa de dispositivos de tecnologia, suporte técnico e iniciativas alinhadas a boas práticas de sustentabilidade e eficiência operacional.



DuPont Expande Uso do ISNetworld no México

A ISN, a líder global em serviços de gerenciamento de informações de prestadores e fornecedores, anunciou que a DuPont expandiu seu uso do ISNetworld para suas operações em Reynosa, no México. Com base em uma parceria estabelecida com a ISN nos Estados Unidos, a DuPont utiliza o ISNetworld para melhorar a integração e o engajamento contínuo dos prestadores, garantir a conformidade com os regulamentos do Registro de Prestadores de Servicios Especializados u Obras Especializadas (REPSE, Registro de Prestadores de Serviços Especializados e Obras Especializadas) e aumentar a segurança no local de trabalho.

“O objetivo da DuPont é promover um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente, aprimorando a maneira como gerenciamos os prestadores de serviço”, disse Ernesto Lopez, supervisor de Manutenção da DuPont. “Ao ampliar nossa colaboração com a ISN para abranger o México, a DuPont está adquirindo os recursos e serviços necessários para reduzir a carga administrativa, aprimorar a prontidão dos prestadores de serviço, aumentar a visibilidade e impulsionar a adesão ao REPSE.”

A DuPont, localizada em Wilmington, Delaware, conta com uma longa reputação em promover a ciência e fornecer soluções nos segmentos de eletrônicos, recursos hídricos, proteção e tecnologias industriais. Por meio de sua parceria com a ISN, a unidade de Reynosa, no México, busca minimizar riscos e aumentar a eficiência com o uso de ferramentas e serviços da ISNetworld, como o QuickCheckTM para digitalização de crachás de colaboradores contratados, a ferramenta de treinamento on-line para fornecer incentivo no local e a integração da plataforma com o IMSS para verificar a adesão aos padrões trabalhistas locais.

“A utilização crescente do ISNetworld pela DuPont evidencia seu compromisso com a excelência em segurança e conformidade”, afirmou Brittany Surine, vice-presidente executiva de desenvolvimento de negócios da ISN. “A ISN sente-se honrada em forneceràDuPont ferramentas e serviços que ajudarão a atender aos padrões de conformidade locais no México e aprimorar seus processos de gerenciamento de prestadores de serviço na região.”

Para obter mais informações sobre o software e os serviços líderes do setor da ISN, visite isn.com.

Sobre a ISN

A ISN é líder global em gerenciamento de informações de prestadores e fornecedores, com mais de 20 anos de experiência conectando 850 clientes contratantes em setores que exigem grandes investimentos, com 85.000 prestadores e fornecedores ativos para promover a segurança, a saúde e a sustentabilidade no local de trabalho. As marcas da ISN incluem a ISNetworld®, uma plataforma global de gerenciamento de fornecedores e prestadores de serviços on-line, a Transparency-One®, uma plataforma de abastecimento responsável desenvolvida para trazer transparência ao gerenciamento da cadeia de suprimentos, e o Empower®, um aplicativo desenvolvido para incentivar o progresso dos trabalhadores.

A ISN conta com 14 escritórios ao redor do mundo que oferecem assistência e capacitação de alto padrão para seus clientes em mais de 85 países. A ISN se orgulha de liderar iniciativas globais para aprimorar a eficiência e eficácia dos sistemas de gerenciamento de prestadores e fornecedores, além de atuar como um fórum de renome mundial para compartilhar as melhores práticas do setor, comparar desempenho, oferecer insights de dados entre seus membros e auxiliar os tomadores de decisão, incluindo os membros do conselho, a assegurar que os riscos de prestadores e fornecedores sejam avaliados e acompanhados. Para mais informações, acesse isn.com.

Sobre a DuPont

A DuPont é líder global em inovação, com materiais e soluções de base tecnológica que ajudam a transformar indústrias e a vida cotidiana. Nossos funcionários aplicam ciência e expertise diversificadas para ajudar os clientes a desenvolver suas melhores ideias e entregar inovações essenciais em mercados-chave, incluindo eletrônicos, transporte, construção, água, saúde e segurança do trabalho. Para mais informações, acesse dupont.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato com a mídia

Miranda Faulkner

Walker Sands pela ISN

isnpr@walkersands.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Odontologia da UniGoyazes obtém nota máxima no MEC

Odontologia da UniGoyazes obtém nota máxima no MEC
Odontologia da UniGoyazes obtém nota máxima no MEC

O Ministério da Educação (MEC) atribuiu conceito 5, nota máxima na escala avaliativa, ao curso de Odontologia do Centro Universitário Goyazes (UniGoyazes).

A graduação em Odontologia tem duração média de cinco anos e envolve um amplo leque de disciplinas teóricas e práticas, que vão da anatomia e fisiologia humana à odontopediatria, endodontia, periodontia e cirurgia. Além de aulas em laboratórios e clínicas, a formação exige estágios supervisionados em serviços de saúde, proporcionando experiência direta com pacientes.

Os estudantes saem aptos a diagnosticar, prevenir e tratar enfermidades dentárias e podem prosseguir em especializações como implantodontia e ortodontia.

Na UniGoyazes, segundo a coordenação, esses elementos se articulam em uma estrutura que inclui clínica-escola integrada, centro radiológico próprio e laboratórios equipados para práticas de dentística, prótese e cirurgia. Os docentes combinam experiência clínica e produção científica, e a instituição mantém projetos de extensão e atendimento à comunidade. Essa combinação de infraestrutura, currículo alinhado às diretrizes nacionais e programas de estágio contribuíram para a avaliação positiva.

A nota do MEC baseia-se no Conceito Enade, indicador construído a partir do desempenho dos concluintes em provas de conteúdo específico e formação geral. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que instituições públicas lideram a proporção de cursos com nota 5; entre federais, 11,4 % atingiram o conceito máximo.

No cenário privado, o desempenho é mais restrito, o que ressalta a relevância da conquista da UniGoyazes. Para além da pontuação, a instituição destaca que a avaliação ajuda a aprimorar processos internos e reafirma o compromisso com a qualidade do ensino superior no Centro‑Oeste.



Shopee lança campanha Pedido Mágico para o Dia das Crianças

Shopee lança campanha Pedido Mágico para o Dia das Crianças
Shopee lança campanha Pedido Mágico para o Dia das Crianças

Para celebrar o Dia das Crianças, a Shopee lança a campanha Pedido Mágico, em parceria com o Instituto Vakinha. A iniciativa, que acontece entre 10 e 28 de setembro, tem como objetivo conectar usuários a mais de mil crianças de 0 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social de Paraisópolis e Guarulhos (SP).

A iniciativa conta com o apoio das ONGs Pró Saber, Misael Cardoso e Irmã Celeste, que atuam diretamente nessas comunidades. Por meio da plataforma, os usuários poderão escolher cartas escritas pelas crianças participantes, filtrando por idade. O doador escolhe o presente e a Shopee paga metade com o uso do cupom de 50% de desconto ao finalizar a compra. Os produtos são digitais e o Instituto Vakinha fará a compra dos presentes de forma offline para serem entregues às crianças por meio de voluntariado corporativo.

"A Shopee está comprometida com iniciativas de responsabilidade social e essa é mais uma oportunidade de gerar impacto positivo em comunidades. Estar ao lado de grandes parceiros e engajar nossos usuários nessa missão de solidariedade reforça nosso propósito de transformar realidades por meio da tecnologia", afirma Felipe Piringer, head de marketing da Shopee.

Transformando vidas por meio da tecnologia
Por meio da tecnologia e da capilaridade de sua plataforma, a Shopee se mostra como alternativa de novas formas de contribuir com causas sociais de forma simples, rápida e acessível. A seção Shopee Doações, por exemplo, permite que qualquer pessoa, de qualquer lugar do país, apoie iniciativas relevantes diretamente pelo app e pelo site.

A iniciativa tem como objetivo apoiar comunidades brasileiras, promovendo a visibilidade de organizações da sociedade civil. Por meio de "lojas" especiais dentro do app, os usuários podem doar de maneira prática, segura e transparente, adquirindo produtos digitais em forma de contribuição solidária.

Integram a página entidades como ARCO, Vakinha, Fala Mulher, Associação Cidadão Pró-Mundo, GRAACC, Instituto Água Viva, Instituto Alicerce, Instituto Novo Sertão, Anjos de Patas Indaiatuba, CEERT e Casa Neon Cunha.

Sobre a Shopee
Lançada em 2015 em Singapura, a Shopee é um marketplace que conecta vendedores e consumidores, com operação local no país desde 2020. Atualmente, a empresa conta com uma equipe de mais de 25 mil colaboradores em três escritórios na cidade de São Paulo, 13 centros de distribuição e nos mais de 150 hubs logísticos por todo o país para atender as vendas dos seus mais de 3 milhões de vendedores brasileiros cadastrados, que hoje são responsáveis por mais de 90% das transações da plataforma.

Além disso, a empresa tem como compromisso contribuir com o desenvolvimento da economia digital ao ajudar pequenos e médios empreendedores e grandes marcas a prosperarem no e-commerce.

A Shopee faz parte da Sea Limited (NYSE: SE). A missão da Sea é melhorar a vida de consumidores e pequenas empresas com tecnologia por meio de seus três negócios principais: Shopee, Garena e Monee.



Errata – UniFECAF lança pós em IA para advogados

Errata - UniFECAF lança pós em IA para advogados
Errata - UniFECAF lança pós em IA para advogados

A matéria enviada anteriormente continha um erro no primeiro parágrafo. Segue a versão corrigida:

A UniFECAF ampliou sua oferta educacional com foco em tecnologia e inovação. Em setembro, o Centro Universitário lançou a Pós-graduação em Inteligência Artificial para Advogados em parceria com a Future law, com carga horária de 360 horas, integrando Direito, tecnologia e inovação, e destinada a capacitar profissionais para a transformação digital no setor jurídico.

A pós-graduação combina fundamentos de Inteligência Artificial e Machine Learning com aplicações práticas, incluindo automação de documentos, pesquisa jurídica com IA, compliance, due diligence e análise preditiva para escritórios e tribunais.

O programa também aborda temas como ética, LGPD, regulação da IA, Legal Prompt Engineering, cibersegurança e empreendedorismo em LegalTechs, oferecendo uma formação voltada para o advogado do futuro.

Uma pesquisa realizada pela OAB-SP em parceria com jusbrasil, Trybe e ITS-Rio indica que 55,1% dos advogados já utilizam ferramentas de IA generativa em suas atividades profissionais, principalmente para análise de documentos, criação de peças jurídicas e pesquisas de doutrina e jurisprudência. A adoção é observada em advogados autônomos (50%), profissionais de escritórios privados (62%) e operadores do Direito no setor público (63%), demonstrando a crescente incorporação da tecnologia na rotina jurídica brasileira.

Segundo Mayike, coordenador do curso de Direito da UniFECAF, a inteligência artificial deixa de ser tendência e passa a ser realidade: "Escritórios que incorporam essas ferramentas conseguem oferecer serviços mais rápidos, personalizados e eficientes, enquanto aqueles que resistem correm o risco de ficar para trás". O curso surge como resposta à demanda por advogados tecnólogos, capazes de transitar entre o Direito e soluções digitais. As inscrições para essa pós-graduação em Inteligência Artificial para Advogados já estão abertas. Os interessados podem garantir sua vaga clicando aqui.

Em paralelo, a UniFECAF firmou parceria com a B3 – Bolsa de Valores do Brasil para lançar o curso gratuito "Finanças para Universitários", aberto a todos os alunos, independentemente da área de formação. O curso é composto por três módulos: técnicas de negociação, introdução a investimentos e Tesouro Direto e conta com certificação oficial da B3, com o objetivo de desenvolver competências práticas essenciais para o mercado de trabalho.

A UniFECAF considera o projeto um benefício inédito de alto valor agregado, reforçando o compromisso da instituição com a formação de profissionais preparados para atuar de forma ética, inovadora e competitiva nos setores jurídico e financeiro.



Documentário ‘Lendo o Mundo’ destaca legado de Paulo Freire

Documentário ‘Lendo o Mundo’ destaca legado de Paulo Freire
Documentário ‘Lendo o Mundo’ destaca legado de Paulo Freire
O filme Lendo o Mundo, das diretoras Catherine Murphy e Iris de Oliveira, venceu o prêmio de Melhor Longa-Metragem Documentário no Festival de Cinema de Gramado. A obra, uma parceria entre a Maestra Productions e o Instituto Paulo Freire, se debruça sobre os primeiros anos de trabalho do educador e filósofo Paulo Freire (1921-1997), um dos mais influentes pensadores da educação até os dias de hoje. 

Contado por meio das memórias coletivas dos alunos que participaram dos “Círculos de Cultura” e aprenderam a ler e escrever em 40 horas, em especial na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, a prática revolucionária desenvolvida por Freire fez uso do pensamento crítico e criativo, em vez da memorização e da repetição. 

Com uma equipe de produção de seis estados brasileiros — Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo — e também com colaboradores internacionais, que também seguiram o caminho Freiriano para o documentário. 

“Esse projeto nasce em nossos corações, e é potente perceber todas as conexões realizadas até aqui para seguir construindo essa jornada. Estar no Festival de Gramado com um filme já é uma conquista para qualquer cineasta independente, mas, mais que isso, é a chance de integrar uma história coletiva, lado a lado com obras potentes que compõem esse novo e fértil cenário do cinema nacional. Seguimos conectando jornadas, do Nordeste para todo o Brasil e o mundo, com Paulo Freire, honrando seu legado e compartilhando este sonho de transformação pela educação”, diz Iris de Oliveira, uma das diretoras do documentário. 

Ao reconstruir a atmosfera das aulas, combinando entrevistas atuais com antigos participantes e um riquíssimo acervo de imagens de arquivo, o filme faz do espectador uma testemunha privilegiada daquela experiência educacional, que seria sumariamente interrompida logo após o golpe militar que mergulhou o Brasil em uma ditadura de um quarto de século, no dia 31 de março de 1964. Freire foi preso e partiu para o exílio, voltando ao país apenas em 1980.

Somos transportados para aquela efervescente experiência em Angicos, com cenas das próprias aulas, que são contextualizadas e explicadas pelos depoimentos recolhidos agora com os antigos alunos do projeto. Cerca de 300 adultos foram alfabetizados em 40 horas, conquistando um outro grau de cidadania, já que na época os analfabetos eram proibidos de votar no Brasil.

No método revolucionário de Freire, as aulas eram estruturadas de forma horizontal com muito diálogo entre o professor e os alunos. A base do trabalho é a investigação do universo vocabular dos alunos, na tematização e na problematização, a partir de elementos da realidade concreta circundante. O filme mostra como termos e temas do cotidiano das pessoas, como por exemplo instrumentos de trabalho, eram usados pelos educadores para captar a atenção e estimular a participação dos alunos a partir de uma perspectiva de reconhecimento e valorização e do conhecimento popular.

A bruta e súbita interrupção do projeto, logo após o golpe militar, e que levou Freire à cadeia e ao exílio, não foi capaz de impedir que ele se tornasse um dos mais respeitados, influentes e estudados pensadores da educação em todo o mundo. Seu pensamento e seu legado são incontornáveis quando se trata de temas como alfabetização de adultos, pensamento crítico e educação popular.

“A abordagem de Freire é mundialmente conhecida como de alfabetização de adultos, mas ele na verdade é muito mais do que isso”, afirma Catherine Murphy, também diretora do filme. “É sobre alfabetização, mas também sobre direito a voto, direitos civis, direitos humanos, tudo o que ele definia como processo de conscientização. Nossa ideia foi justamente olhar para o nascimento desse projeto, que marcou o trabalho de Freire ao longo de toda a sua vida.”

Os efeitos no Brasil, no entanto, são sentidos até hoje: segundo os dados mais recentes do IBGE, de 2024, o Brasil ainda conta com 9,1 milhões de analfabetos, com especial concentração na região Nordeste e nas populações mais envelhecidas: cerca de 14,9% dos idosos no Brasil não sabem ler nem escrever. É um problema persistente e que continua atuando como um grande propagador da desigualdade e da pobreza no país. “Lendo o Mundo” levanta uma questão inevitável: como o Brasil estaria hoje se o método de Freire, ao invés de perseguido e combatido, tivesse sido implantado em escala nacional?

Lendo o Mundo

  • Duração: 70’
  • Ano de Produção: 2025
  • Status: Pós Produção / Finalização
  • Direção: Catherine Murphy & Iris de Oliveira
  • Produção Executiva: Petra Costa, Kit Miller, T.M. Scruggs
Sobre as diretoras
Catherine Murphy é uma documentarista independente e fundadora da Maestra Productions. Seus filmes tem foco na intersecção entre artes, educação e movimentos sociais. Seu primeiro filme, MAESTRA, explora as histórias das mulheres mais jovens que participaram da Campanha de Alfabetização de Cuba em 1961. Foi selecionado para distribuição pela Women Make Movies, traduzido para seis idiomas e continua sendo exibido com frequência 15 anos após seu lançamento. Seus arquivos estão guardados na Universidade da Carolina do Norte. Quatro contos baseados em suas entrevistas foram publicados no penúltimo livro de Eduardo Galeano, Espejos.

Iris de Oliveira Formada em Cinema, atua na área de audiovisual há mais de 20 anos. Possui experiência profissional em montagem (12 longas metragens), elaboração de projetos para audiovisual, criação de roteiro, arte-educação, fotografia, publicidade, TV e WEB. Dirigiu o documentário “ACERVO ZUMVI – O Levante da Memória”, sobre o trabalho do fotógrafo Lázaro Roberto. Co-direitora de “As Travessias de Letieres Leite”. Pesquisadora do gênero Documentário, Cinema Experimental, Arte Contemporânea, Midia-ativismo e Cinema Negro.



Consórcio é opção para aquisição de imóvel em ambiente imobiliário aquecido

Consórcio é opção para aquisição de imóvel em ambiente imobiliário aquecido
Consórcio é opção para aquisição de imóvel em ambiente imobiliário aquecido

O mercado imobiliário brasileiro está aquecido. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o número de lançamentos de imóveis registrou alta de 46,9% até abril de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. As vendas residenciais também mantiveram trajetória positiva, com alta de 5% no número de unidades comercializadas no acumulado dos últimos 12 meses, no período entre maio de 2024 e abril de 2025.

Os números positivos animam o setor de consórcios, que pode ser um instrumento de planejamento financeiro para a aquisição imobiliária. No último boletim da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), no primeiro semestre de 2025, as vendas de novas cotas do consórcio de imóveis apresentaram crescimento de 40,8%, no comparativo com o ano anterior. Ao todo, foram comercializados cerca de R$ 118,11 bilhões em créditos. 

José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás, empresa com mais de 40 anos de atuação no mercado, aponta que o consórcio de imóveis é uma opção planejada para quem busca aquisição consciente. “A alta adesão ao consórcio de imóveis sinaliza não apenas a busca por segurança financeira, mas também maior conscientização do consumidor sobre planejamento patrimonial. A estabilidade observada no mercado imobiliário alimenta a confiança de quem opta por essa forma estruturada de aquisição”, afirma. 

O diretor comenta que o planejamento financeiro estruturado, ausência de juros e flexibilidade de uso da carta de crédito são algumas das vantagens da modalidade. “O consorciado pode diluir esse investimento ao longo do tempo, com parcelas acessíveis e, após a contemplação, utilizar a carta para compra de imóvel pronto ou em construção”, completa José Climério. 

Como funciona o consórcio?

O consórcio é uma forma de adquirir bens ou serviços por meio da união de pessoas em grupos. Cada participante contribui mensalmente com um valor fixo, formando uma poupança coletiva, onde ao final do prazo, todos os integrantes são contemplados.

A contemplação pode ocorrer, nas assembleias mensais, por sorteio ou por lance, podendo o consorciado abater da carta de crédito parte do valor ofertado, conhecido como “lance embutido”. Em caso de empate de lances ofertados, também por sorteio se define a oferta vendedora. Até o fim do prazo de duração do grupo, todos os participantes são contemplados com seus créditos. 

A prestação no consórcio inclui o fundo comum, a taxa de administração, o fundo de reserva e, quando contratado, o seguro. Os créditos e parcelas são reajustados anualmente com base em índice definido em contrato, assegurando o poder de compra dos consorciados que ainda aguardam contemplação.



Prêmio Impactos Positivos 2025 divulga finalistas

Prêmio Impactos Positivos 2025 divulga finalistas
Prêmio Impactos Positivos 2025 divulga finalistas

A Plataforma Impactos Positivos anunciou os finalistas da edição 2025 de sua premiação nacional. A iniciativa reconhece negócios e organizações de impacto socioambiental que atuam em diferentes regiões do Brasil e em áreas diversas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Após um processo de seleção que mobilizou empreendedores de várias localidades, os finalistas representam diferentes estágios de maturidade e tipos de soluções, abrangendo causas ligadas à educação, meio ambiente, cidadania e tecnologia.

Categorias do prêmio
A premiação é organizada em quatro categorias, que refletem o estágio de desenvolvimento dos negócios de impacto:

  • Ideação – Kadoo Education (MA), EkoBlend (PA), SerTão Chapéu (CE), Projeto BioCumaru Sustentável (PA), Projeto Fonteviva – Renascendo com a Água (PI) e Fomentô Hub de Negócios de Impacto (AC).

  • Operação – BION na Escola (MA), Pluvi Soluções Ambientais Inteligentes (PE), Sonhatório (SP), Zest Health (SP), LimbX: Próteses Biônicas Acessíveis e Funcionais (RS) e Flori Tech (RJ).

  • Tração – Projeto Sururu: Conchas que Transformam (AL), Precious Plastic Reciclamar (RN), Positive Company (CE), Engenho Café de Açaí (AP), naPorta (ES) e Realixo (SP).

  • Dinamizadores do Ecossistema – EstudaMais (RS), Ela Faz Tecnologia em Serviços Ltda (MA), Fábrica Social ITI (MG), Carrot Foundation (SP), Operação Enrede (SP) e Toti Diversidade (RJ).

Diversidade regional
A lista de finalistas reúne negócios de impacto do Norte ao Sul do país. Na categoria Ideação, há representantes do Norte e Nordeste. Em Operação, iniciativas vêm do Sul, Nordeste e Sudeste. Entre os negócios em Tração, há finalistas do Sudeste, Nordeste e Norte. Já as organizações dinamizadoras do ecossistema estão distribuídas pelo Sudeste, Sul e Nordeste.

Votação popular
A escolha dos vencedores envolve a participação popular, que ocorre em fases, em conjunto com a avaliação de um júri técnico. A votação segue até setembro, e os vencedores serão anunciados no Encontro Impactos Positivos, em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2025.

Mais informações
Detalhes sobre os finalistas e o cronograma completo estão disponíveis no site Impactos Positivos



Impactos Positivos 2025 destaca eixo de Finanças

Impactos Positivos 2025 destaca eixo de Finanças
Impactos Positivos 2025 destaca eixo de Finanças

A edição 2025 do Prêmio Impactos Positivos recebeu 169 inscrições de diferentes regiões do Brasil. Entre os eixos temáticos contemplados, o de Finanças reúne 22 iniciativas, o equivalente a 13% do total, de acordo com levantamento divulgado pela Plataforma Impactos Positivos. Esse dado encontra paralelo em estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que aponta desigualdade na distribuição dos recursos de crédito entre as regiões do país.

O eixo de Finanças concentra propostas voltadas à democratização do crédito, à promoção da educação financeira, ao estímulo a investimentos responsáveis e ao desenvolvimento de soluções de sustentabilidade econômica. No Brasil, onde parte da população enfrenta barreiras no acesso a crédito e na gestão de recursos, relatórios como o Relatório de Cidadania Financeira 2021 do Banco Central e estudos do IPEA sobre crédito e desigualdade apontam que parte significativa da população permanece excluída do sistema financeiro formal.

Entre os exemplos inscritos estão a Ray Pay, no Rio de Janeiro, que oferece solução de pagamentos acessível para pessoas com deficiência visual; a RS Garanti, no Rio Grande do Sul, que atua como fundo garantidor para micro e pequenos empreendedores; e o Fundo de Impacto Estímulo, em São Paulo, que canaliza recursos para pequenos e médios negócios, oferecendo também capacitação e conexões estratégicas.

Ainda em São Paulo, o Sonhatório conecta, por meio de plataformas digitais, projetos de impacto a pessoas interessadas em financiar essas iniciativas de forma colaborativa. Já a Yabaka Investment 20, em fase de ideação, aposta em investimentos de impacto como motor de desenvolvimento sustentável, aproximando investidores de negócios socioambientais.

No Espírito Santo, a Leve Leitura integra finanças e cultura ao promover educação financeira e leitura para crianças em situação de vulnerabilidade. No Ceará, a Feira Cariri Criativo combina economia criativa e soluções financeiras, utilizando práticas como moeda social e gestão colaborativa para valorizar a identidade local e fortalecer empreendedores culturais da região.

O processo de escolha dos vencedores envolve a participação popular em diferentes fases de votação, combinada com a avaliação técnica de especialistas. O anúncio final será realizado em outubro, durante o Encontro Impactos Positivos 2025, em São Paulo.

Cronograma completo na plataforma Impactos Positivos

Instagram: @impactospositivosoficial

Equipe Impactos Positivos

Sobre o Prêmio Impactos Positivos

A Plataforma Impactos Positivos é uma iniciativa voltada para a conexão e visibilidade de negócios e organizações que atuam com impacto socioambiental no Brasil. A atuação abrange a realização de uma premiação colaborativa e a divulgação de projetos alinhados a práticas sustentáveis, de inclusão e de inovação. O objetivo é contribuir para o fortalecimento do ecossistema de impacto, estimulando o desenvolvimento econômico com integração de aspectos sociais e ambientais.

Para mais informações

GVA | Global Vision Access

Contato para imprensa: Daniela Lima

dani@globalvisionaccess.com



Rio Ethical Fashion 2025 acontecerá no Museu do Amanhã, RJ

Rio Ethical Fashion 2025 acontecerá no Museu do Amanhã, RJ
Rio Ethical Fashion 2025 acontecerá no Museu do Amanhã, RJ
O Rio Ethical Fashion (REF), maior fórum internacional de moda sustentável da América Latina, chega à sua 5ª edição em 2025 reafirmando o compromisso de transformar o futuro da moda a partir da ética, da inovação e da diversidade cultural.

O fórum gratuito acontece no dia 9 de outubro, no Museu do Amanhã, reunindo vozes plurais do Brasil e do mundo em debates e experiências culturais. Um encontro que reúne nomes de referência no segmento, conectando profissionais, marcas e ideias que estão moldando o futuro da moda.

Este ano, em uma edição especial pré-COP30, o fórum contará com 10 painéis de discussão abertos ao público, abordando temas como cadeia produtiva, inovação tecnológica, mudanças climáticas, ancestralidade e novos modelos de negócio para a moda. A edição contará com apoiadores especiais como a VEJA, Istituto Europeo di Design – IED Rio, Instituto-E e Osklen.

“A moda necessita ter mais responsabilidade com os impactos que provoca. As marcas precisam ter um compromisso contra o desmatamento. Essa é a maior bandeira do Brasil na luta climática”, declara Yamê Reis, idealizadora e fundadora do REF.

Entre os destaques internacionais está o estilista holandês Ronald van der Kemp, criador da RVDK, primeira marca de alta-costura ética do mundo, reconhecida pela Fédération de la Haute Couture et de la Mode entre as principais casas convidadas a desfilar na semana oficial de alta-costura em Paris.

Outra presença confirmada é a da modelo internacional brasileira Thayna Soares, que desenvolve um trabalho autoral com bordadeiras de Paraty, sua cidade natal. Em colaboração com Ronald, ela assinou os bordados da coleção apresentada pelo estilista na última temporada de Alta-Costura em Paris.

Também integra a programação Daniela Ehijo, da Ecocitex, empresa chilena referência global em economia circular com impacto social. A iniciativa dá destino a 39 toneladas anuais de roupas descartadas, muitas delas acumuladas no Deserto do Atacama, e gera trabalho para mulheres em programas de reintegração social, formando-as no processo de triagem e reaproveitamento.

Entre os representantes brasileiros estarão presentes Eduardo Ferlauto (Lojas Renner), Francisca Vieira (Natural Cotton Color), Carlos Lopes (VEJA), Andreia Monteiro (Instituto-E / Osklen), Camila Zelezoglo (ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).

“Nosso propósito é ampliar a consciência sobre os impactos da moda, criando conexões entre territórios, comunidades e diferentes formas de conhecimento. O REF é um espaço para convergir ideias, experiências e soluções”, reforça Yamê Reis.

A Lojas Renner S.A. também marca presença pela primeira vez no Rio Ethical Fashion. A sustentabilidade está no centro dos valores corporativos e objetivos estratégicos da companhia há mais de dez anos.

Além dos painéis, o REF contará com cenografia especial no Museu do Amanhã, exposição de peças de designers convidados e lounge da Livraria da Travessa.

O Rio Ethical Fashion tem apoio institucional do Instituto Fashion Revolution Brasil, Associação da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), da Associação Brasileira de Vestuário Têxtil (ABVTEX), Associação Brasileira dos Estilistas (ABEST), do Brasil Eco Fashion Week, do Consulado de Itália e do Earthshot Prize.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla:
https://www.sympla.com.br/evento/rio-ethical-fashion-2025/3108988

Rio Ethical Fashion
Data: 9 de outubro
Horário: das 9h30 às 17h30
Local: Museu do Amanhã
Evento gratuito



Transformações urbanas avançam na orla do bairro de Ipanema

Transformações urbanas avançam na orla do bairro de Ipanema
Transformações urbanas avançam na orla do bairro de Ipanema

O bairro de Ipanema passa a integrar um novo projeto imobiliário em sua orla. O empreendimento está localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro e insere-se em um contexto de adensamento qualificado, em linha com as diretrizes do Plano Diretor da cidade, aprovado em 2023 pela Câmara Municipal.

Dados recentes do mercado apontam que, no primeiro semestre de 2025, o Valor Geral de Vendas (VGV) dos empreendimentos lançados no município atingiu R$ 6,1 bilhões, com incremento de 22,6% sobre o mesmo período do ano anterior, conforme registros da Sinduscon Rio e ADEMI-RJ. Segundo Marcos Saceanu, presidente da ADEMI-RJ, "manter esse ritmo de crescimento não é simples, mas resulta de mudanças estruturais, sobretudo da modernização promovida pelo Plano Diretor".

No plano urbanístico, o projeto Orla Ipanema incorpora medidas de conforto ambiental como ventilação natural, iluminação cruzada e aproveitamento de espaços comuns, priorizando a harmonia com o entorno imediato.

O entorno imediato do Orla Ipanema Residencial oferece conectividade urbana, com acesso próximo a transporte público, ciclovias, comércio e lazer, reforçando o valor locacional do bairro. Paralelamente, ações municipais de requalificação da orla como melhoria de calçadões, iluminação urbana e acessibilidade criam um cenário de integração entre espaços residenciais e urbanos.

Para saber mais, basta acessar: https://orlaipanemaresidencial.com.br/



Corrida 7K Doação de Órgãos reúne 500 inscritos em Santos

Corrida 7K Doação de Órgãos reúne 500 inscritos em Santos
Corrida 7K Doação de Órgãos reúne 500 inscritos em Santos

A Praia da Aparecida, em Santos, será palco da Corrida 7K Doação de Órgãos – Correndo por uma Causa, no dia 20 de setembro de 2025, das 7h às 11h. Todas as 500 vagas disponibilizadas para a prova foram preenchidas, confirmando a adesão da comunidade e de atletas à iniciativa que une esporte, saúde e solidariedade.

Mais do que uma competição, a corrida reforça a importância da conscientização sobre a doação de órgãos, tema central do Setembro Verde, e oferece aos participantes uma experiência completa: percurso de 7 km até o bairro José Menino e retorno, pontos de hidratação, área de alongamento com educadores físicos, suporte médico e guarda-volumes seguro.

A ação é realizada em parceria com a SECAPT (Seção de Captação e Transporte de Órgãos e Tecidos da Prefeitura de Santos), referência técnica na área. Criada pelo Decreto Municipal nº 5308/2009, a seção atua diretamente nos hospitais e prontos atendimentos do município, garantindo a efetividade da legislação federal e ampliando as possibilidades de salvar vidas.

Também participam da iniciativa a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos, que será o ponto oficial de retirada dos kits no dia 19 de setembro, das 9h às 19h, além de empresas e instituições parceiras que viabilizam o projeto.

A realização só é possível graças ao patrocínio da Transbrasa, que apoia de forma contínua projetos voltados ao esporte e ao desenvolvimento social. O evento conta ainda com o apoio da Trasmontano Saúde, Apoiador Master, reforçando a importância de incentivar hábitos saudáveis e promover qualidade de vida por meio da atividade física.

“A realização da Corrida 7K Doação de Órgãos só é possível porque foi estruturada como projeto incentivado, unindo iniciativa privada, poder público e sociedade civil. Esse modelo garante legitimidade, amplia o alcance da mensagem e gera impacto direto na comunidade, reforçando a conscientização sobre a doação de órgãos e promovendo saúde e bem-estar por meio do esporte”, afirma Diego Nunes, realizador da corrida e CEO da NPI (Nunes Projetos Incentivados).

Serviço
Data: 20 de setembro de 2025
Horário: 7h às 11h
Local: Faixa arenosa da Praia da Aparecida – Santos/SP
Organização: NPI – Nunes Projetos Incentivados

SANTOS PRESS COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Diretor de Atendimento – Lucas Campos
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Tarifaço de Trump atinge exportações brasileiras e acelera adoção de tecnologia

O aumento de tarifas dos Estados Unidos contra produtos brasileiros, conhecido como “tarifaço” do governo Donald Trump, tornou-se um dos principais pontos de tensão no cenário econômico de 2025. A medida, em vigor desde agosto, aplica uma taxa de 50% sobre quase todos os itens exportados pelo Brasil, afetando 35,9% do valor enviado ao mercado norte-americano, o equivalente a 4% de toda a pauta externa do país.

Alguns setores ficaram de fora, como aviões da Embraer, suco de laranja, fertilizantes e minério de ferro. No entanto, produtos como café e frutas tropicais foram diretamente atingidos. No caso do café, o impacto foi imediato: agosto registrou aumento recorde nos preços ao consumidor nos Estados Unidos.

O governo federal respondeu com o acionamento da Organização Mundial do Comércio (OMC) e o lançamento do programa Brasil Soberano, que prevê R$ 30 bilhões em créditos para exportadores, adiamento de impostos e novos instrumentos de seguro.

“O tarifaço ocorre em um cenário internacional de instabilidade. Além dos conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio, há tensões na América Latina e incertezas em relação às políticas comerciais dos Estados Unidos com Índia e China. No Brasil, fatores internos também pressionam as empresas: a taxa Selic em 15% encarece o crédito, enquanto plataformas digitais aumentaram custos de publicidade, dificultando investimentos em marketing e inovação”, contextualiza Fernando Moulin, partner da sponsorb e especialista em transformação digital.

Moulin complementa que o momento exige pragmatismo por parte das empresas, pois “as corporações brasileiras têm se voltado para o que chamam de ‘fazer o básico bem feito’. Isso significa fortalecer o relacionamento com os clientes atuais, monetizar a base existente e integrar canais digitais e físicos de forma mais eficiente”.

O especialista também destaca programas de CRM e fidelização e estratégias omnichannel são cada vez mais relevantes, especialmente em momentos de crise. “Em vez de apostar apenas no crescimento via exportação, muitas empresas estão olhando para dentro e buscando fidelizar o consumidor local, que mesmo pressionado pela inflação e pelos juros elevados continua consumindo, mas de forma mais seletiva”, afirma.

Outro movimento observado é o avanço da tecnologia como ferramenta de resiliência. Fernando explica que inteligência artificial e a automação já deixam de ser apenas tendência e se tornam diferenciais competitivos. Elas ajudam a personalizar ofertas em escala, reduzir custos e aumentar a assertividade na tomada de decisão.

Para Moulin, o tarifaço evidencia a vulnerabilidade das economias emergentes diante de decisões unilaterais de grandes potências. “Esse episódio simboliza a lógica de uma nova ‘Guerra Fria 2.0’, em que medidas protecionistas tendem a ser mais frequentes. Ao mesmo tempo, ele serve como catalisador para que empresas brasileiras diversifiquem seus mercados e se tornem menos dependentes de um único parceiro comercial”, conclui.

Apesar do ambiente de incertezas, especialistas apontam que o consumo interno deve seguir ativo, ainda que mais sensível a preços e crédito caro. Nesse contexto, a recomendação é que empresas ajustem portfólio, invistam em tecnologia e reforcem o relacionamento com clientes para atravessar a turbulência sem perder competitividade.



Manpower abre 267 vagas para vendas em todo o Brasil

Manpower abre 267 vagas para vendas em todo o Brasil
Manpower abre 267 vagas para vendas em todo o Brasil

Atuando no mercado de Recursos Humanos, a empresa ManpowerGroup Brasil, está contratando 285 funcionários para atuarem na área de vendas. Na busca por profissionais com experiência em abastecimento de mercadorias e execução de vendas. 
 
Entre os benefícios concedidos aos colaboradores estão: auxílio locomoção, vale-refeição, plano de saúde e seguro de vida.  
 
A vaga oferece carga horária de 220 horas e para serem elegíveis, os candidatos devem possuir ensino médio completo e experiência em supermercado, com reposição e abastecimento de mercadorias.  
 
As principais atribuições incluem: abastecer as lojas, controlar e organizar a rota, analisar e efetuar reposição de produtos faltantes, com o objetivo de alcançar os objetivos de vendas. 
Para serem elegíveis, é necessário ensino médio completo e experiência em supermercado, com reposição e abastecimento de mercadorias. 
 
A atuação é presencial e a contratação temporária, com oportunidades para as seguintes cidades: 

  • Alagoas (AL): Maceió. 
  • Bahia (BA): Camaçari, Ilhéus, Salvador. 
  • Ceará (CE): Aquiraz, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Paracuru, São Gonçalo do Amarante. 
  • Distrito Federal (DF): Brasília. 
  • Espírito Santo (ES): Guarapari, Marataízes, Piúma, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória. 
  • Goiás (GO): Caldas Novas, Goiânia, Planaltina, Valparaíso. 
  • Minas Gerais (MG): Betim/Belo Horizonte, Passos, Uberlândia. 
  • Paraíba (PB): João Pessoa. 
  • Pernambuco (PE): Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Recife, Tamandaré. 
  • Rio de Janeiro (RJ): Angra dos Reis, Araruama, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Mangaratiba, Paraty, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia, Saquarema. 
  • Rio Grande do Norte (RN): Natal. 
  • Rio Grande do Sul (RS): Bagé, Camaquã, Capão da Canoa, Pelotas, Rio Grande, Torres, Tramandaí. 
  • São Paulo (SP): Avaré, Barra do Turvo, Barueri, Bertioga, Campinas, Caraguatatuba, Cerquilho, Guarujá, Iguape, Ilhabela, Ilha Comprida, Itanhaém, Itatinga, Miracatu, Mongaguá, Osasco, Peruíbe, Praia Grande, Registro, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, São Sebastião, São Vicente, Sorocaba, Suzano/Mogi das Cruzes, Ubatuba, Valinhos. 
  • Santa Catarina (SC): Balneário Arroio do Silva, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Balneário Rincão, Barra do Sul, Barra Velha, Bombinhas, Camboriú, Campeche, Canasvieiras, Criciúma, Florianópolis, Florianópolis norte da ilha, Florianópolis sul da ilha, Garopaba, Gaspar, Governador Celso Ramos, Imbituba, Ingleses, Itajaí, Itapema, Itapoá, Joinville, Jurerê, Laguna, Navegantes, Palhoça, Penha, Porto Belo, São Francisco do Sul, São José do Barreiro, Sombrio, Tijucas. 
  • Paraná (PR): Antonina, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guaratuba, Matinhos, Paranaguá, Pontal do Paraná. 
     

Os profissionais interessados podem realizar o cadastro por meio do link: https://forms.office.com/r/JupYy2Hm9N 

Para mais informações sobre as posições, ou para demais oportunidades de emprego, basta acessar o portal de vagas da Manpower: https://vagas.manpowergroup.com.br/ 



Errata – Calendário traz 20 eventos relacionados à COP30

A matéria enviada anteriormente continha um erro na data do Fórum Brasil África 2025: Alianças Globais para Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar. Segue versão corrigida.

O mundo se prepara para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP30), de 10 a 21/11, em Belém(PA). Até lá, temas centrais estão em pleno debate: clima, Amazônia, minerais críticos, transição energética e preservação ambiental. Para engajar o público, foi elaborado um calendário com 20 eventos pré-COP30, oficiais e não oficiais, selecionados pelo alinhamento à pauta da conferência.

Entre os não oficiais, destaca-se a 3ª Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, em Salvador(BA), dias 30 e 31/10, organizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). Conectará mineração responsável, bioeconomia e financiamento climático, sob condução dos ex-ministros Raul Jungmann (diretor-presidente do IBRAM) e Izabella Teixeira.

Entre os eventos oficiais, dois serão em Brasília, em outubro: a Reunião Pré-COP30 (13 e 14/10), que busca consensos entre ministros do clima, e o encontro “3x Renewables Pre-COP30” (13/10), da Global Renewables Alliance, reunindo lideranças mundiais de energia renovável.

O calendário está em ordem cronológica, com descrições, locais e links. Informações adicionais devem ser confirmadas com os organizadores. A curadoria do calendário é da agência Profissionais do Texto, integrante da Rede Brasileira de Gestão de Imagem (RBGI).

CALENDÁRIO DE EVENTOS OFICIAIS DA COP30

  • Pré-COP (Brasília/DF, 13 e 14/10) – Reúne ministros e negociadores para buscar consensos e destravar temas-chave (mitigação, adaptação, financiamento) um mês antes da COP30; organizada pela presidência brasileira da COP30. Mais informações.
  • 3X Renewables Pre-COP30 (Brasília/DF, 13/10) – organizado pela Global Renewables Alliance (GRA), com participação de líderes globais do setor de energia renovável. Mais informações sobre a GRA.
  • Fórum de Líderes Locais da COP30 (Rio de Janeiro/RJ, 3 a 5/11) – Encontro oficial, com apoio da Bloomberg Philanthropies e C40, para tratar da ação climática subnacional com prefeitos e governadores. Mais informações.
  • Cúpula de Líderes (Belém/PA, 6 a 7/11) – Segmento de alto nível da COP, dedicado a chefes de Estado e de Governo, onde são anunciados compromissos políticos centrais. Mais informações.

 CALENDÁRIO DE EVENTOS NÃO OFICIAIS

  • 17 a 21/09 – Virada Sustentável SP (15ª edição) – Organização: Instituto Virada Sustentável & Prefeitura | São Paulo/SP | Festival urbano com debates, arte e educação ambiental conectando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e agenda climática. Mais informações.
  • 22/09 – Lançamento: Estudo “Trajetórias de Descarbonização para o Brasil”– Organização: Instituto Escolhas | São Paulo/SP (com transmissão online) | Apresentação de pesquisa com caminhos e investimentos necessários para o Brasil alcançar a neutralidade climática, contribuindo com dados técnicos para as discussões da COP30. Mais informações.
  • 22 a 26/09 – Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) – 21ª Edição– Organização: Fundação Grupo Boticário | Florianópolis/SC | Fórum com foco no papel das áreas protegidas para as metas climáticas e financiamento da conservação. Mais informações
  • 23 a 25/09 – Semana Internacional de Energias Renováveis, Sustentabilidade e Meio Ambiente – Organização: FRG & parceiros | Belém/PA | Debates estratégicos sobre energia limpa. Mais informações.
  • 24 a 25/09 – Fórum Amazônia Sustentável – Organização: FRG Mídias & Eventos | Belém/PA | Diálogo multissetorial sobre desenvolvimento sustentável na Amazônia. Mais informações.
  • 01/10 – Estratégias Empresariais para a Amazônia e o Clima– Organização: CEBDS | São Paulo/SP | Reunião de grandes empresas para discutir compromissos do setor privado com a economia de baixo carbono e a valorização da floresta. Mais informações.
  • 07 e 08/10 – South Summit Brazil Amazônia – Climate & Bioeconomy – Organização: South Summit | Belém/PA | Edição focada em startups e investimento climático. Mais informações
  • 07 e 08/10 – Fórum Varanda da Amazônia (III) – Organização: Varanda da Amazônia | Belém/PA | Encontros sobre cultura, território e sustentabilidade na rota da COP30. Mais informações.
  • 14 a 17/10 – XI Encontro Nacional de Química Ambiental (ENQAmb) – Organização: SBQ/UFAM/UEA/INPA | Manaus/AM | Pesquisa e tecnologia em química ambiental aplicadas a desafios climáticos amazônicos. Mais informações.
  • 04 e 05/11 – Fórum Brasil África 2025: Alianças Globais para Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar – Organização: Instituto Brasil África (IBRAF) | São Paulo (SP) | Discussão sobre cooperação Sul-Sul em agricultura sustentável e segurança alimentar, conectando líderes brasileiros, africanos e de outras geografias. Mais informações 
  • 28 a 30/10 – Fórum de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia– Organização: Concertação pel a Amazônia | Belém/PA | Encontro que reúne investidores, empreendedores e lideranças para fomentar negócios e financiamentos que valorizem a floresta em pé, diretamente alinhado à agenda de bioeconomia da COP30. Mais informações.
  • 28 a 30/10 – Simpósio de Pesquisa e Inovação em Mudanças Climáticas– Organização: FAPESP | São Paulo/SP | Evento científico para apresentar resultados de pesquisas sobre mitigação e adaptação, fornecendo evidências para os debates da COP30. Mais informações.
  • 30 e 31/10 – Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias (3ª edição) – Organização: IBRAM | Salvador/BA | Mineração responsável, bioeconomia e financiamento climático na rota da COP30. Mais informações. Inscrições.
  • 04/11 – Diálogos Talanoa Brasil 2025– Organização: Instituto Talanoa | Rio de Janeiro/RJ (com transmissão online) | Sessão de diálogo multissetorial para avaliar a ambição da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) brasileira e produzir uma contribuição para a conferência de Belém. Mais informações.
  • 12 a 16/11 Cúpula dos Povos – Rumo à COP30 (evento paralelo) – Realização: Organizações sociais integrantes da Cúpula | Local: Universidade Federal do Pará | Belém (PA) | A Cúpula dos Povos é composta por 871 organizações que representam comunidades indígenas, tradicionais e periféricas. Mais informações.



Anvisa aprova medicamento para leucemia mieloide aguda

Anvisa aprova medicamento para leucemia mieloide aguda
Anvisa aprova medicamento para leucemia mieloide aguda

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou duas novas indicações para o medicamento oncológico Tibsovo ®️ (ivosidenibe), terapia alvo oral, inibidor da enzima IDH1, disponibilizado pelo laboratório Servier. Já registrado no Brasil desde 2024 para pacientes com colangiocarcinoma avançado ou metastático com mutação em IDH1, o fármaco passa a ser indicado também para pacientes adultos com leucemia mieloide aguda (LMA), com a mesma mutação.

As aprovações abrangem duas situações: em associação com azacitidina para pacientes recém-diagnosticados com LMA IDH1 mutada não elegíveis à quimioterapia intensiva, e em monoterapia, para casos recidivados ou refratários — quando a doença retorna após remissão ou não responde ao tratamento.

A LMA é um câncer hematológico agressivo, responsável por 20% a 30% dos casos de leucemia no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o país deve registrar 11,5 mil novos casos de leucemia por ano no triênio 2023-2025, sendo 2,3 mil e 3,4 mil diagnósticos anuais de LMA. A doença leva ao acúmulo de células imaturas (blastos), que dificultam a formação de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas, causando sintomas como fadiga intensa, maior risco de infecções e sangramentos.

O Tibsovo®️ ajuda a retardar ou impedir o crescimento do câncer e é indicado para um grupo de pacientes específico, que apresenta mutação no gene IDH1 R132, condição que deve ser avaliada através de testes genéticos. “Até agora, não existiam terapias aprovadas especificamente para esse perfil de pacientes no Brasil. As novas indicações também reforçam a importância do teste genético na definição das condutas e na possibilidade de melhorar os resultados clínicos”, explica Fabio Pires, hematologista do Hospital Israelita Albert Einstein.

A segurança e eficácia do Tibsovo foram comprovadas pelo estudo clínico de fase 3, randomizado, multicêntrico, duplo-cego, controlado por placebo (AGILE), no qual a combinação de ivosidenibe com azacitidina demonstrou benefícios clínicos significativos em pacientes com LMA recém-diagnosticada com mutação em IDH1 não elegíveis à quimioterapia intensiva. O tratamento alcançou sobrevida global mediana de 29,3 meses contra 7,9 meses no grupo controle, reduzindo em 56% o risco de morte. Quase metade dos pacientes obteve remissão completa (47% vs. 15%), e uma proporção ainda maior atingiu independência transfusional (46% vs. 18%). “Esses resultados reforçam o potencial da combinação como uma nova opção terapêutica eficaz e bem tolerada para essa população de difícil tratamento”, afirma Fabio Pires.

Outro estudo multicêntrico, de braço único, avaliou 174 pacientes com LMA recidivada ou refratária com mutação em IDH1. O uso de ivosidenibe resultou numa taxa de remissão completa (RC) ou remissão completa com recuperação hematológica parcial (RCh) de 30,4%, após dois a seis meses. Entre os dependentes de transfusões, 37,3% se tornaram independentes em até 56 dias e 59,4% dos já independentes mantiveram a condição. Em um tempo mediano de seguimento de 14,8 meses, a sobrevida global mediana desta população (125 pacientes que receberam a dose de 500mg) foi de 8,8 meses. A sobrevida em 18 meses foi de 50,1% naqueles pacientes que alcançaram RC ou RCh.

“O Tibsovo foi o primeiro inibidor de IDH1 mutado aprovado na Europa, em maio de 2023, e nos EUA, em agosto de 2021. A aprovação desta indicação no Brasil introduz no país a primeira terapia direcionada para mutação em IDH1 em pacientes com leucemia mieloide aguda recém diagnosticada, inelegível à quimioterapia intensiva ou pacientes com LMA recidivada ou refratárias com a mesma mutação, oferecendo nova alternativa terapêutica para um grupo de pacientes com poucas opções de tratamento”, afirma Fernanda Salek, diretora de Oncologia da Servier do Brasil.



FTW entra na Farmaconde e amplia distribuição no canal farma

FTW entra na Farmaconde e amplia distribuição no canal farma
FTW entra na Farmaconde e amplia distribuição no canal farma

A FTW, uma das principais marcas de suplementos alimentares do Brasil, acaba de anunciar sua entrada na Farmaconde, uma das maiores redes de farmácias do país, com mais de 2,5 milhões de clientes mensais em suas 320 unidades, distribuídas em quase 100 cidades de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O movimento marca mais um passo na expansão da marca no canal farma, estratégico para fortalecer a presença em pontos de venda de alta capilaridade e credibilidade junto ao consumidor.

Daniel Mencacci, CEO e fundador da FTW, explica que a parceria ocorre em um momento de avanço da FTW no varejo farmacêutico. Em agosto, a empresa de suplementos alimentares participou pela primeira vez do Abrafarma Future Trends, um dos maiores eventos do setor na América Latina, que reúne executivos das principais redes distribuidoras do país. Para a marca, a presença no evento foi um marco institucional e estratégico, que abriu portas para ampliar relações comerciais e reforçar sua credibilidade nesse canal.

Entrar na Farmaconde é dar sequência ao que começamos na Abrafarma: fortalecer nossa capilaridade no canal farma e expandir a marca para além das lojas especializadas e marketplaces. A farmácia é hoje uma das principais vitrines do setor de suplementos, e estar em uma rede do porte da Farmaconde amplia não só nossa distribuição, mas também nossa relevância perante o consumidor, afirma Mencacci.

Farmaconde faz parte de avanço da FTW na diversificação de canais

Segundo a FTW, a entrada na Farmaconde acompanha o novo momento da empresa no mercado de suplementação, mirando consumidores que buscam produtos voltados não apenas à performance esportiva, mas também à saúde, imunidade e bem-estar no dia a dia. Faz parte da diversificação o lançamento do Whey Nerd, junto ao influenciador digital Peter Jordan, também em 2025.

O consumidor mudou, e as grandes marcas de suplementação também. A farmácia passou a ser um canal essencial de conveniência e confiança, e queremos estar na linha de frente dessa transformação. A Farmaconde é uma parceira estratégica para ampliar nosso alcance e reforçar a proposta da FTW de entregar qualidade, inovação e proximidade com o consumidor, destaca Rafael Parra, diretor Comercial da FTW.

Com um parque fabril de 12 mil metros quadrados certificado pela ISO 9001, o executivo destaca que a entrada da FTW na Farmaconde representa mais um passo na estratégias de diversificação da marca, que já figura entre o top 5 de vendas do Mercado Livre e atua em lojas especializadas, e-commerce próprio, marketplaces e, agora, no canal farma.

Nosso objetivo é consolidar a FTW como uma marca de referência em performance, saúde e bem-estar, e o canal farma é um dos pilares desse crescimento sustentável, conclui Mencacci.



Paraisópolis 104 anos: biblioteca tem programação especial

Paraisópolis 104 anos: biblioteca tem programação especial
Paraisópolis 104 anos: biblioteca tem programação especial

Setembro, 2025 – Em comemoração aos 104 anos de Paraisópolis e aos 6 anos da biblioteca comunitária, o Instituto Pró-Saber SP oferece uma programação especial para as crianças e jovens da comunidade com atividades que refletem sobre cultura, identidade, literatura e a história de Paraisópolis. 

Mais populosa do que 90% dos municípios do país, segundo o IBGE, Paraisópolis é a maior comunidade de São Paulo e a 3ª maior do Brasil. Neste mês de setembro, completa 104 anos. Além de um comércio intenso que aquece a economia local, a região é marcada por iniciativas sociais que transformam o território a partir da cultura e da educação. Entre elas está o Instituto Pró-Saber SP, que há mais de duas décadas desenvolve programas de leitura, brincadeira e protagonismo para crianças e jovens.

Em um país onde 6 em cada 10 brasileiros não têm o hábito de ler e 44% da população não lê nenhum livro por ano,  de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2024), o instituto se destaca por manter uma biblioteca infantojuvenil gratuita, aberta para toda a comunidade. O espaço registra uma média anual de mais de 30 mil empréstimos de livros, além de realizar atividades culturais recorrentes como contação de histórias, lançamentos e encontros com escritores renomados. Nomes como Itamar Vieira Júnior, Blandina Franco, José Carlos Lollo, Sidney Meireles, José Roberto Torero, Rodrigo Andrade, Silvana Rando, Eva Furnari e Lúcia Hiratsuka já passaram pelo espaço.

Paraisópolis em festa

Entre os dias 15 e 20 de setembro, a biblioteca receberá atividades que unem leitura, memória e criatividade. Haverá rodas de leitura de autores periféricos como César Obeid e Otávio Júnior, pesquisas sobre a história da comunidade, construção de uma maquete de LEGO de Paraisópolis, dinâmicas de ancestralidade, além da criação da música coletiva “Minha Quebrada”. A semana termina com a Batalha de Slam Pró-Paraisópolis e um quiz literário.

De 22 a 27 de setembro, a programação segue com uma mesa de destaque sobre personalidades de Paraisópolis, atividades reflexivas sobre como os jovens veem e gostariam de ver sua comunidade, contações de histórias com Banzo, além de roda de conversa com uma moradora antiga e um piquenique poético. O encerramento tem como destaque a Festa de Aniversário de Paraisópolis, recheada de poesia e leitura.

“Como a maior comunidade de São Paulo e a terceira maior do Brasil, Paraisópolis tem dimensão de cidade. Esse território é um polo de cultura, lazer e potência criativa. Por isso é fundamental fomentar atividades culturais que inspirem, formem leitores e fortaleçam o protagonismo das crianças e jovens.”, afirma Maria Cecília Lins, fundadora do Instituto Pró-Saber SP.

Paraisópolis: a nova Sobral

No Brasil, apenas 59,2% das crianças da rede pública foram alfabetizadas na idade correta em 2024. A meta do Ministério da Educação (MEC), estabelecida no Compromisso Nacional pela Alfabetização, é alcançar 80% até 2030. Em Paraisópolis, essa realidade já está em prática: nos últimos três anos, 84% das crianças atendidas pelo Instituto Pró-Saber SP foram alfabetizadas na idade correta.

O índice coloca a comunidade em pé de igualdade com o município de Sobral (CE), considerado referência nacional em educação e que atingiu 85% segundo o Indicador Criança Alfabetizada (ICA) do MEC. Segundo a fundadora Maria Cecília Lins, a principal ferramenta para atingir esses resultados é o incentivo à leitura desde cedo, ancorado na metodologia própria do Instituto, que tem a brincadeira e o protagonismo como pilares.

“Para que as pessoas leiam mais, não basta apenas ofertar o livro. É preciso criar estratégias para que a leitura se torne habitual e prazerosa. Por isso, criamos um material com dicas para que os educadores repliquem em seus territórios. Juntos, precisamos acompanhar o uso eficaz desses recursos, visando o desenvolvimento das crianças e criando uma rede potente em prol da alfabetização na idade certa”, destaca.

Programação:

Local: Biblioteca do Instituto Pró-Saber SP – Paraisópolis, São Paulo

Semana 1 – 15 a 20 de setembro

  • 15/09 (Segunda): Ciranda Literária, pesquisa sobre a história de Paraisópolis e mural de fotos antigas, roda de leitura “Meu Bairro é Assim” (César Obeid) e mesa de destaque com frases de Sérgio Vaz.
  • 16/09 (Terça): Ciranda Literária, exibição de reportagem do grupo Vaga Lume, roda de leitura “Da Minha Janela” (Otávio Júnior) e maquete de LEGO de Paraisópolis.
  • 17/09 (Quarta): Leitura compartilhada, jogo “Minhas Raízes e o Encontro da Minha Ancestralidade”, roda de leitura de textos de Sérgio Vaz, Esmeralda e Carolina Maria de Jesus, e construção da música coletiva “Minha Quebrada”.
  • 18/09 (Quinta): Leitura compartilhada, roda de leitura “Grande Circo Favela” (Otávio Júnior) e continuação da música coletiva.
  • 19/09 (Sexta): Final da Batalha de Slam Pró-Paraisópolis e Quiz Literário.
  • 20/09 (Sábado): Jogos e leitura (10h às 15h).

Semana 2 – 22 a 27 de setembro

  • 22/09 (Segunda): Ciranda Literária, continuação da música “Minha Quebrada” e mesa de destaque com personalidades de Paraisópolis.
  • 23/09 (Terça): Ciranda Literária, roda de leitura e atividade em grupo sobre como as crianças veem e gostariam de ver a comunidade.
  • 24/09 (Quarta): Contação de histórias com Banzo (às 10h e 15h).
  • 25/09 (Quinta): Jogo “Minhas Raízes e o Encontro da Minha Ancestralidade”, conversa com uma moradora antiga e piquenique poético.
  • 26/09 (Sexta): Poesias sobre o tema favela, Festa de Aniversário de Paraisópolis e Quiz Literário.
  • 27/09 (Sábado): Jogos e leitura (10h às 15h). 



Santander é reconhecido por inovação e desempenho em produtos estruturados

Santander é reconhecido por inovação e desempenho em produtos estruturados
Santander é reconhecido por inovação e desempenho em produtos estruturados

O SRP Americas Awards anunciou o Santander Brasil como vencedor nas categorias Melhor Distribuidor e Melhor Casa Brasil de 2025. A Instituição também foi finalista no segmento Melhor Performance Brasil. A premiação, cuja cerimônia ocorreu no dia 17 de setembro, na cidade de Phoenix (EUA), é concedida anualmente pela Structured Retail Products (SRP), agência especializada em investimentos estruturados e derivativos, conhecidos no País como Certificados de Operações Estruturadas (COEs).

“Esse reconhecimento evidencia o trabalho consistente que estamos realizando no segmento de investimentos estruturados, reforçando, mais uma vez, nossa estratégia de ser a melhor plataforma de investimentos do Brasil”, afirma Antonio Polezzi, líder da mesa de investimentos da tesouraria do Santander.

O Banco tem histórico de destaque na premiação, com conquistas em seis edições. Em 2019 e 2023 foi eleito Melhor Casa Brasil. Venceu a categoria Melhor Distribuidor em 2023 e 2024. Já em 2021, 2023 e 2024, levou o prêmio de Melhor Performance Brasil. Além disso, em 2021 e 2024, o Santander foi reconhecido como Melhor Performance em Investimentos Estruturados das Américas.

A Instituição é a atual vencedora da categoria Melhor Performance Americas, o que a credencia a competir diretamente com emissores globais de peso, como Bank of America, Goldman Sachs e Morgan Stanley. O SRP Americas Awards reconhece, em diferentes continentes, as instituições que mais se destacam em inovação, distribuição e desempenho de produtos no mercado de investimentos estruturados.

Mercado de COE
Os COEs são produtos de investimento que mesclam renda fixa e renda variável e possuem estratégia atrelada a um determinado índice. A carteira do Santander está dividida em cinco classes: Inflação, Bolsa brasileira, Dólar, Juros e Bolsa Internacional. Destaca-se a performance das estruturas alavancadas de ouro, que viabilizam o acesso do investidor pessoa física a esse segmento por meio de ETFs. Além disso, eles proporcionam retornos significativamente superiores às curvas de juros locais, com rentabilidade média no vencimento equivalente a 130% do CDI.



Andersen Consulting anuncia adição da Charter como empresa colaboradora

A Andersen Consulting expande suas capacidades de transformação digital por meio de um acordo de colaboração com a Charter, uma empresa de consultoria canadense especializada em estratégia de TI, serviços gerenciados e entrega de aplicativos.

Fundada em 1997, a Charter desenvolve projetos de tecnologia combinando uma abordagem orientada para os negócios com profundo conhecimento técnico. A empresa oferece consultoria em TI, infraestrutura em nuvem, cibersegurança, desenvolvimento de aplicativos, gestão de projetos e arquitetura de negócios. A Charter apoia empresas tradicionais, órgãos governamentais, provedores de serviços e clientes de médio porte, fornecendo soluções de implementação, infraestrutura de rede e aplicativos focados no cliente, por meio de uma abordagem de ciclo de vida completo, que vai da definição da estratégia à execução.

“Nosso objetivo na Charter sempre foi eliminar a complexidade da TI e ajudar as organizações a avançar com confiança”, disse Kelly Michell, presidente da Charter. “Nossa colaboração com a Andersen Consulting nos permite levar nossas soluções integradas e alinhadas aos negócios para novos mercados e continuar oferecendo o tipo de suporte que gera resultados significativos e de longo prazo.”

“A capacidade da Charter de unificar a infraestrutura e a estratégia tecnológica a torna um forte complemento à nossa plataforma”, disse Mark L. Vorsatz, presidente global e CEO da Andersen. “A profunda expertise da empresa em clientes corporativos tradicionais, governamentais, prestadores de serviços e de médio porte, aliada ao foco na modernização de sistemas críticos, agrega valor imediato às organizações em transformação digital.”

A Andersen Consulting é uma empresa global de consultoria que oferece um conjunto abrangente de serviços que abrangem estratégia corporativa, negócios, tecnologia, transformação de IA e soluções de capital humano. A Andersen Consulting integra-se ao modelo de serviços multidimensional da Andersen Global, oferecendo consultoria de classe mundial, além de expertise em impostos, direito, avaliação, mobilidade global e assessoria em uma plataforma global com mais de 20.000 profissionais em todo o mundo e presença em mais de 600 localidades por meio de suas empresas-membros e empresas colaboradoras. A Andersen Consulting Holdings LP é uma sociedade limitada que fornece soluções de consultoria por meio de suas empresas-membros e empresas colaboradoras em todas as partes do mundo.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

mediainquiries@Andersen.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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