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Programa de valor para empresas privadas é lançado na B3

A MZ, especializada em soluções integradas de tecnologia e comunicação para relações com investidores, celebrou nesta manhã seus 25 anos de atuação com uma cerimônia de toque de campainha na B3. O evento marcou também o lançamento oficial do seu novo Programa de Criação de Valor para Empresas Privadas, iniciativa voltada à profissionalização da governança, da comunicação financeira e da preparação de companhias para o mercado de capitais.

Desenvolvido com base na experiência da MZ ao longo de duas décadas assessorando centenas de empresas brasileiras em processos de IPO e emissões de dívida, o programa oferece uma jornada estruturada para companhias de capital fechado que buscam atrair investimentos, reduzir seu custo de capital e ganhar visibilidade junto ao mercado financeiro.

Compartilhamos 25 anos de expertise para ajudar empresas privadas a acelerar sua maturidade, construindo reputação e confiança sustentáveis., afirma PH Zabisky, CEO da MZ.

O programa prevê entregas práticas como diagnósticos de governança, implantação de estratégias de Relações com Investidores (RI) e soluções tecnológicas para a gestão da comunicação com investidores e stakeholders. A iniciativa é voltada a empresas com receita anual a partir de R$100 milhões que queiram se posicionar para novas rodadas de financiamento, fusões e aquisições, emissão de dívida ou futura abertura de capital.

A cerimônia contou com a presença de sócios da MZ, representantes da B3 e colaboradores da companhia,  reforçando o papel da companhia na evolução da cultura de mercado de capitais no Brasil, destacando a importância da transparência e da inovação para a geração de valor a longo prazo.

 

Sobre a MZ

Fundada em 1999, a MZ é especializada em soluções para Relações com Investidores e Comunicação Corporativa, atendendo mais de 1.000 clientes ao redor do mundo. Com escritórios na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa oferece tecnologia de ponta e consultoria estratégica para apoiar companhias em todas as fases de relacionamento com o mercado.

MZ também representa a Nasdaq na América Latina em soluções para conselhos e é parceiro do Banco Itaú em ferramentas de inteligência de mercado e gestão de base de investidores  para empresas listadas em bolsa.

 

Informações adicionais estão disponíveis em: www.mzgroup.com.br



MPD aposta em creators para impulsionar marca

Com mais de 40 anos de atuação no mercado imobiliário de médio e alto padrão, a MPD Engenharia registrou um aumento no interesse e nas vendas do empreendimento Figueira Leopoldo — desenvolvido em parceria com a incorporadora Helbor e com VGV superior a R$ 500 milhões. O desempenho está relacionado à recente campanha de marketing de influência, que buscou fortalecer a presença da marca no setor.

A empresa utilizou uma comunicação focada em relacionamento, valor de marca e experiência para o cliente. A campanha contou com influenciadores como Thuany Maciel, Luiza Sobral, Marcela Barci, Guta Virtuoso, Luiza Zaidan, Lucila Turqueto, Amanda Ferber e Bárbara Migliori, em parceria com a Artefacto.

Desafio e estratégia

Diante do desafio de engajar o público de alta renda, a MPD Engenharia, em parceria com a agência N401, criada por Augusto Frias e Rodrigo Machado, desenvolveu uma estratégia de marketing de influência que complementa as ações de marketing digital, focando na criação de conteúdo e experiências.

A head de Marketing da MPD, Lígia Machado, explica que a abordagem para o Figueira Leopoldo foi diferenciada. “Não buscamos volume ou alcance genérico, mas sim afinidade e diálogo com o estilo de vida do nosso público. Queríamos influenciadoras que representassem o dia a dia, ou seja, apostamos em um lifestyle de nossos consumidores, buscando uma conexão autêntica e duradoura que pudesse influenciar a decisão de compra, conta.

Augusto Frias, um dos fundadores da N401, esclarece que a campanha foi estruturada em dois pilares principais. “Focamos no público de alto poder aquisitivo, utilizando influenciadores de lifestyle, moda e viagens, que estabelecem tendências para consumidores de alta renda; e em conteúdos de decoração e arquitetura, com temas abordados por especialistas, que puderam reforçar o posicionamento da MPD como uma empresa que valoriza o design e a qualidade”, explica.

A campanha integrou conteúdo digital a experiências no apartamento decorado, localizado na torre do empreendimento, buscando criar uma jornada para os clientes.

“O investimento em influenciadores atrelado às ações que fizemos dentro do empreendimento, de forma integrada, se complementam e amplificam os resultados de marketing de forma estratégica. Com essa visão 360°, proporcionamos uma experiência integrada, seja por meio do decorado ou até pela passagem por dentro da nossa obra. Quando alinhamos isso com o digital, os influenciadores cumprem o papel de unir o impacto com a recomendação digital, adicionando vivência a conteúdos rotineiros e replicáveis, reforça Ligia.

Resultados da campanha

Ao longo de quatro meses de campanha, a MPD alcançou resultados que demonstram a importância da conexão e da experiência para o público. As empresas seguiram o que o WGSN (2024) define como o novo luxo digital: conteúdos que unem beleza, profundidade e imersão.

No período, foram mais de 850 mil visualizações nos conteúdos produzidos pelos influenciadores, assim como mais de 40 mil interações (curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos), indicando engajamento com a marca. Outro ponto foi o aumento no número de agendamentos para visitas ao apartamento decorado do Figueira Leopoldo, um processo que envolve agendamento e acompanhamento de arquitetos e especialistas imobiliários.

A parceria com marcas, como a Artefacto — marca de móveis de alto padrão — que já estava presente no apartamento decorado do Figueira Leopoldo, foi considerada natural e estratégica.

“A MPD trabalha com planejamento editorial, visitas guiadas, ativações físicas e um cronograma de relacionamento. Cada conteúdo é parte de um ecossistema que se estende para o decorado, os eventos e os desdobramentos em outras plataformas. Um conteúdo que busca trazer mais do que uma proposta comercial, oferecendo ao cliente uma oportunidade de se inspirar, conclui Frias.

Autenticidade e personalização 

As influenciadoras escolhidas mostraram aspectos do dia a dia de como seria morar no Figueira Leopoldo, como a possibilidade de uma mesa posta na sala de jantar, até um passeio pelos quartos.

Com isso, a MPD pretende continuar investindo em marketing de influência nos próximos meses, com foco em ampliar o alcance da marca e fortalecer o relacionamento com o público de alta renda.



Copa do Mundo traz desafios e oportunidades para o turismo

Pela primeira vez na história, o maior torneio internacional de futebol será realizado em três países: Canadá, México e Estados Unidos. O jogo de abertura da Copa do Mundo FIFA 2026 acontece no dia 11 de junho de 2026, no Estádio Azteca, da Cidade do México, segundo informações da Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Trata-se da maior edição da história das Copas, com 104 jogos, de 48 seleções nacionais espalhadas por 16 cidades-sede nos três países. O Estádio de Nova York e Nova Jersey (EUA) foi escolhido para sediar a final da Copa do Mundo no domingo, 19 de julho de 2026. Já a disputa pelo terceiro lugar ocorre no Estádio de Miami (EUA), no dia 18 de julho.

“A primeira Copa do Mundo sediada em três países – EUA, México e Canadá – em 2026 traz desafios logísticos complexos, mas também oportunidades únicas para os torcedores que desejam viver uma experiência turística multinacional”, destaca Rodrigo Rodrigues, diretor comercial da Schultz Operadora de Turismo. 

Na visão de Rodrigues, essa também é uma oportunidade para as agências especializadas, que podem transformar esses desafios em “jornadas memoráveis”: “Para começar, é preciso considerar os desafios logísticos e como superá-los. O maior obstáculo é a coordenação entre países com exigências migratórias distintas, fusos horários variados e grandes distâncias entre cidades-sede”, explica. “Nós da Schultz, por exemplo, iremos atuar com a venda para hotéis e serviços regulares durante o período do evento, mas por estratégia comercial, não iremos comercializar pacotes com ingressos para a Copa do Mundo”, acrescenta. 

Segundo ele, para torcedores que planejam acompanhar jogos em diferentes locais, os principais cuidados incluem:

  • Documentação: verificar requisitos de vistos para cada país com antecedência;
  • Transporte: reservar voos domésticos e traslados antecipadamente;
  • Hospedagem: priorizar localizações próximas aos estádios ou com boa conexão de transporte;
  • Seguro viagem: contratar uma cobertura válida nos três países.

“O período do evento terá alta demanda por todos esses serviços, por isso o planejamento deve começar pelo menos um ano antes”, recomenda o executivo.

Copa traz oportunidades para o turismo integrado

Segundo uma pesquisa recente desenvolvida pelo escritório Viva América e divulgada pela CNN, o Brasil se consolidou como o quarto país que mais envia turistas aos Estados Unidos nos primeiros três meses de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Com  478 mil visitantes, o Brasil está atrás apenas do México (2,8 milhões), Canadá (2,6 milhões) e Reino Unido (799 mil).

O especialista da Schultz Operadora observa que a Copa do Mundo 2026 trará a chance única de combinar paixão pelo futebol com experiências culturais diversas, o que favorece o turismo integrado, que podem incluir:

  • Roteiros temáticos: associar jogos a atrações icônicas como Las Vegas (EUA), Cancún (México) ou Niagara Falls (Canadá);
  • Pacotes modulares: opções flexíveis que permitam acompanhar seleções específicas.

Viagem para a Copa 2026 demanda planejamento

Para concluir, o diretor comercial da Schultz Operadora ressalta que, para viajar com tranquilidade, vale começar o planejamento com 12-18 meses de antecedência.

“Mais que um evento esportivo, esta será uma oportunidade de viver uma experiência turística sem precedentes na América do Norte”, finaliza. 



Brindes podem aumentar ticket médio em vendas de varejo

A oferta de brindes personalizados como incentivo para compras de maior valor tem sido uma das estratégias adotadas por empresas que buscam ampliar o ticket médio de vendas, especialmente em períodos de sazonalidade ou campanhas promocionais. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ações promocionais com brindes são eficientes para estimular o consumo e aumentar a receita por cliente. Ao estabelecer metas mínimas de compra para o recebimento de um item exclusivo, marcas incentivam o consumidor a adquirir mais produtos de forma espontânea.

A técnica, bastante comum no varejo físico e digital, tem ganhado ainda mais relevância no e-commerce. Matéria publicada no portal E-Commerce Brasil destaca que brindes personalizados ajudam a criar conexões emocionais, aumentar o ticket médio e reduzir o abandono de carrinho. Quando escolhidos de forma estratégica, esses itens agregam valor à experiência de compra e reforçam o relacionamento com o consumidor mesmo após a finalização da compra. Ainda segundo o portal, cerca de 74% dos consumidores tendem a gastar mais quando recebem brindes e descontos, o que demonstra o potencial da estratégia como ferramenta de estímulo às vendas e de fortalecimento da marca.

Rodrigo Pereira, CEO da Innovation Brindes, afirma que a estratégia é especialmente eficaz quando o brinde tem relação com o perfil do público: “Quando o cliente percebe que está recebendo algo útil, bonito e personalizado, ele associa o presente a uma boa experiência de compra. Isso motiva decisões por produtos de maior valor agregado ou maior volume”, comenta.

Além de estimular o aumento do ticket médio, a prática contribui para a fidelização e o reconhecimento da marca. Em ações pontuais como lançamento de produtos, datas comemorativas ou liquidações, o uso de brindes como incentivo adicional tende a reforçar a percepção de valor da campanha e promover um relacionamento mais duradouro com o consumidor.

Empresas de segmentos diversos — como moda, papelaria, cosméticos e alimentação — vêm explorando esse tipo de recurso como forma de se destacar da concorrência. “Ao investir em itens com personalização diferenciada, é possível gerar maior impacto visual no ponto de venda, além de ampliar o alcance da marca após a compra, com o brinde sendo utilizado no dia a dia do cliente”, conclui o executivo.



Jungle Startup: livro retrata “selva” do empreendedorismo

Em um mercado editorial repleto de narrativas idealizadas sobre empreendedorismo, a empresária Cristina Boner decidiu contar a história por trás da criação de startups no Brasil. A obra “Jungle Startup – O sucesso do novo empreendedor” relata os desafios do ecossistema empresarial por meio de uma analogia com o mundo animal, que visa ilustrar os diversos perfis e situações que marcam essa jornada.

De acordo com a autora, a motivação para escrever a obra veio de experiências pessoais. “Vivenciei e superei os altos e baixos de empreender, e percebi que muitas narrativas sobre startups eram romantizadas, ocultando os desafios reais”, explica Boner.

Foi em um momento de solidão, diante de decisões cruciais para sua própria empresa, que a autora identificou um “vazio no discurso público sobre empreendedorismo” – o gatilho definitivo para transformar suas vivências em livro.

O Brasil soma cerca de 18.056 startups, segundo edição recente do Startups Report Brasil 2024, produzido pelo Observatório Sebrae Startups e divulgado pela Agência Sebrae. São Paulo (SP) é a cidade com o maior número de negócios do gênero (1.911 startups). 

De acordo com o levantamento, o modelo de negócio B2B (Business to Business) segue como o mais utilizado pelas startups (50,94%). Os negócios em estágio inicial mapeados pelo balanço atuam em diversos segmentos, como TI/Tecnologia da Informação (13,74%), Saúde e Bem-estar (11,16%) e Educação (8,81%). 

Livro busca dialogar com nova mentalidade empreendedora

A escolha pela analogia com animais não foi aleatória. “Assim como na selva, o mundo dos negócios é marcado por instinto de sobrevivência, adaptação constante e predadores disfarçados de aliados”, compara Boner.

A autora encontrou nessa metáfora uma linguagem acessível para representar comportamentos e armadilhas do ecossistema empreendedor, onde cada perfil – dos mais agressivos aos mais adaptáveis – encontra seu equivalente no reino animal.

O livro chega em um momento de transformação no perfil do empreendedor, tanto no Brasil quanto no mundo. “Essa nova geração valoriza propósito, impacto social e autenticidade, não apenas lucro e escala”, observa Boner.

“Jungle Startup quer dialogar justamente com essa mentalidade, desmistificando o sucesso imediato e propondo ‘um novo pacto’: fazer negócios com alma, consciência e coragem”, complementa.

Autora espera impactar compreensão do empreendedorismo 

Sobre suas expectativas, a autora é clara: deseja provocar impacto real na forma como o empreendedorismo é compreendido e praticado no país. Segundo Boner, essa não deve ser sua única incursão literária.

“A experiência de transformar minha trajetória em narrativa despertou uma nova vocação: contar histórias que cruzam o pessoal, o profissional e o simbólico”, revela, sugerindo que novos projetos podem estar a caminho.

Boner acredita que não existe um único caminho para o “sucesso”. O livro, que carrega boa parte do que ela viveu e aprendeu, também traz à tona a questão da capacidade das mulheres no mundo corporativo. “Espero que esta obra ajude a formar o perfil do empreendedor do futuro”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: Para mais informações, basta acessar: https://www.linkedin.com/in/cristina-boner-19646694/



Acompanhamento ginecológico fortalece a autoestima feminina

O cuidado integral das mulheres em todas as fases da vida e o atendimento das necessidades específicas do gênero feminino compõem o que o Ministério da Saúde denomina como Saúde da Mulher, que é orientada pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM). 

A pasta define que o cuidado integral das mulheres compreende a saúde ginecológica, os direitos sexuais e reprodutivos, a saúde materna, a dignidade menstrual, a atenção ao climatério e à menopausa, entre outros. Dessa forma, a Dra. Amanda Labadessa, médica ginecologista e especialista em Saúde Integral da Mulher na Clínica Alma, focada em saúde feminina, reforça que a saúde ginecológica é parte indissociável da saúde integral da mulher.

“Cuidar do sistema reprodutor e da saúde das mamas impacta diretamente o bem-estar físico, mental e emocional. É essencial adotar uma visão holística, compreendendo quais fatores influenciam a saúde ginecológica”, afirma a especialista.

Acompanhamento especializado 

A ginecologia é uma especialidade da medicina que trata da saúde dos sistemas reprodutivos femininos – vagina, útero e ovários – e das mamas, conforme a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Dra. Amanda Labadessa ressalta que iniciar o acompanhamento ginecológico na adolescência é fundamental para construir uma relação positiva e saudável com o próprio corpo. “Nessa fase de intensas mudanças físicas e emocionais, é necessário que um especialista acompanhe a jovem, para que ela possa compreender e aceitar seu corpo, normalizando processos como a menstruação e o desenvolvimento das características sexuais secundárias”.

De acordo com a médica, na fase reprodutiva, as consultas anuais são fundamentais, incluindo o exame preventivo (Papanicolau), avaliação das mamas, aconselhamento sobre contracepção, planejamento familiar, incluindo a preservação da fertilidade e rastreio de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Já no climatério e na menopausa, Amanda Labadessa explica que as consultas visam orientar sobre as mudanças hormonais, prevenir a osteoporose e doenças cardiovasculares, além de manter os rastreamentos oncológicos recomendados, como a mamografia. “É fundamental, nesta fase, a paciente entender sobre terapia de reposição hormonal, para que não se perca a possibilidade de trabalhar em um envelhecimento saudável”, afirma. 

Segundo a ginecologista, receber informações de uma fonte confiável combate a desinformação e os tabus que podem gerar vergonha ou ansiedade, e a consulta se torna um espaço educativo e de acolhimento, onde a mulher aprende sobre autocuidado, prevenção e respeito aos limites do seu corpo.

Saúde ginecológica e empoderamento feminino

A especialista em Saúde Integral da Mulher afirma que o conhecimento e a abertura para temas como menstruação, sexualidade, corrimentos e outras questões consideradas “íntimas” promovem o autoconhecimento e a aceitação do próprio corpo, combatendo sentimentos de inadequação.

“A quebra de tabus fortalece a autoestima, o empoderamento feminino e a capacidade de tomar decisões conscientes sobre o próprio bem-estar. Uma mulher que conhece e aceita seu corpo está mais propensa a praticar o autocuidado e a valorizar sua saúde”, defende Amanda Labadessa.

Para a médica, o acompanhamento ginecológico transcende a saúde física, impactando significativamente o bem-estar mental e emocional, e a consulta é um espaço seguro para abordar questões delicadas como sexualidade, imagem corporal, dificuldades de relacionamento ou mesmo violência, que afetam profundamente a saúde mental.

Uma pesquisa realizada pela Febrasgo, e divulgada pelo portal Medicina S/A, apontou que 98% das mulheres entrevistadas afirmaram considerar importante que o ginecologista dê acolhimento, realize exames clínicos, dê atenção, aconselhe, passe confiança e forneça informações claras, e nove em cada dez mulheres dizem estar satisfeitas com esses atributos em seus médicos.

A especialista da clínica Alma explica que o profissional também pode identificar sinais de transtornos como depressão pós-parto ou ansiedade relacionada a condições ginecológicas, encaminhando a paciente para tratamento especializado quando necessário. “Cuidar da saúde ginecológica é, portanto, cuidar da saúde integral, incluindo a mente e as emoções”.

Acompanhamento  e prevenção

Para a médica, o diálogo aberto com o ginecologista cria um ambiente acolhedor e seguro, onde a paciente pode expressar suas dúvidas, preocupações e sintomas sem receio de julgamento. Ela acredita que o fato de a mulher se sentir ouvida e compreendida fortalece a relação médico-paciente e a confiança no profissional.

“Esse conhecimento e essa relação de confiança empoderam a mulher, permitindo que ela tome decisões mais conscientes sobre sua saúde, contracepção e bem-estar, o que reflete diretamente em sua autoestima e segurança”, declara a especialista.

A mesma pesquisa da Febrasgo revelou, ainda, que pelo menos 5,6 milhões de brasileiras não costumam ir ao ginecologista-obstetra e 4 milhões nunca procuraram atendimento com esse profissional. Entre as mulheres que não costumam ir ao ginecologista, 31% alegam que não precisam ir, pois estão saudáveis e 22% afirmam não considerar importante ou necessário ir ao especialista.

Segundo a especialista, as consultas regulares são essenciais mesmo na ausência de sintomas, pois funcionam como um pilar da medicina preventiva. “Condições ginecológicas importantes podem não apresentar sinais ou sintomas evidentes e as consultas periódicas permitem a realização de exames de rastreamento que podem identificar essas condições precocemente”.

A médica lembra que as visitas ao ginecologista também são oportunidades para o diálogo sobre saúde sexual e reprodutiva, atualização de métodos contraceptivos, planejamento familiar, orientações sobre estilo de vida saudável, vacinação e questões relacionadas às diferentes fases da vida.

“É importante que todas as mulheres vejam as consultas ginecológicas como um ato de autocuidado, amor-próprio e empoderamento. Buscar informação confiável, dialogar abertamente com seu médico e realizar os exames preventivos são passos fundamentais para uma vida mais saudável, confiante e plena”, aconselha Dra. Amanda Labadessa.

Para saber mais, basta acessar: https://www.alma.med.br/



Reforma Tributária exige preparo e modernização das empresas

A partir de 2026, o ambiente tributário brasileiro passará por uma transformação histórica. A tão discutida Reforma Tributária entrará em vigor, trazendo mudanças estruturais profundas que prometem simplificar e unificar a cobrança de impostos em todo o país. Para as empresas, esse novo cenário exigirá muito mais do que o simples cumprimento de novas obrigações legais. Será preciso repensar processos internos, rever estratégias fiscais e, acima de tudo, contar com o suporte da tecnologia para uma adaptação eficiente e segura.

Segundo o Ministério da Fazenda, os novos tributos — IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e o Imposto Seletivo — substituirão uma série de impostos federais, estaduais e municipais. Essa padronização promete reduzir erros, facilitar o compliance e fortalecer a confiança na gestão fiscal.

Guilherme Sallati, Diretor de Operações da Upper, consultoria Gold Partner da SAP, destaca que o impacto da reforma vai além das obrigações tributárias: “É uma chance real de modernizar, otimizar e escalar os negócios com base em dados e inteligência”.

O Brasil segue entre os países com maior carga administrativa para o cumprimento de obrigações fiscais. Segundo a pesquisa “Tax do Amanhã“, conduzida pela Deloitte, 76% das empresas esperam uma simplificação efetiva do sistema tributário, mas a transição traz desafios: 60% apontam o risco de gastos não previstos, 49% mencionam insegurança jurídica e 42% temem a perda de incentivos fiscais. Outro obstáculo é a escassez de profissionais especializados: 72% das empresas relataram dificuldades em encontrar talentos qualificados na área tributária, o que reforça a urgência de soluções que automatizem processos.

Ainda de acordo com a pesquisa, na busca por eficiência e segurança de dados, 71% das empresas pretendem adotar soluções em nuvem para a gestão tributária, enquanto 48% planejam investir em inteligência artificial (IA) e tecnologias cognitivas para apoiar as atividades fiscais. O movimento sinaliza uma clara tendência: a tecnologia será essencial para controlar custos, mitigar riscos e garantir uma transição segura.

Ferramentas como o SAP Business One, por exemplo, já oferecem funcionalidades integradas que atendem às novas exigências fiscais, proporcionando uma visão estratégica e em tempo real do negócio. “Investir em tecnologia agora é o que vai permitir uma transição com o mínimo de impacto operacional”, reforça Sallati.

A Upper recomenda que as empresas iniciem o quanto antes o planejamento de seus processos contábeis, com suporte especializado. “Não se trata apenas de atender a uma nova norma, mas de reconfigurar o negócio para garantir aderência às mudanças fiscais e competitividade no novo cenário”, conclui o executivo.



Sertanejo: Paula Machado grava primeiro DVD em Orlando, EUA

A cantora Paula Machado escolheu Orlando, na Flórida (EUA), para registrar seu primeiro projeto audiovisual, o DVD “Chora Peito”. A decisão pelo local surgiu de forma espontânea durante visita ao destino em fevereiro de 2024, quando uma apresentação informal para amigos brasileiros rendeu inspiração para a artista. 

“Aquele momento me mostrou que a música sertaneja transcende fronteiras e toca especialmente os brasileiros que vivem longe de casa”, explica Paula.

O repertório do trabalho foi selecionado com base na trajetória pessoal da cantora. “Escolhi músicas que marcaram minha vida desde a infância, quando ouvia serestas no bar do meu pai”, conta.

Além de clássicos do gênero em formatos de medley, o projeto inclui “Despedida”, canção autoral que nasceu de uma experiência pessoal. A direção ficou a cargo de Bruno Miguel, cineasta premiado internacionalmente que já atuou com trabalhos para marcas como Coca-Cola e Google.

Natural de São Luiz Gonzaga (RS), Paula aposta na fusão entre tradição e sofisticação para impulsionar sua nova fase artística. Com mais de dez anos de carreira, a cantora iniciou sua trajetória profissional aos dezesseis anos de idade, passando por bandas de baile, até “ganhar a estrada”, para fazer apresentações por todo o Sul do Brasil – inclusive em feiras de exposições e eventos municipais — além de eventos internacionais na América Latina.

Desafios e descobertas de gravar nos Estados Unidos

Gravar fora do Brasil trouxe desafios logísticos, mas também revelações. “Percebi como nosso sertanejo vira elo com as raízes brasileiras”, observa a cantora, que destaca a emoção do público durante as gravações.

Produzido de forma independente, o DVD terá suas faixas lançadas semanalmente no YouTube. Algumas dessas músicas contarão com distribuição pelo selo Moda Music, da Virgin Music (Universal Music Group).

Trabalho representa marco na carreira artística 

Para a cantora Paula Machado, a gravação representa uma virada em sua carreira. “É o meu projeto mais completo, que mostra a artista madura em que me transformei”, avalia. Depois do lançamento, a cantora planeja transformar o trabalho em uma label (marca) própria, com apresentações ao vivo em locais estratégicos.

O primeiro single, medley de “Só Dá Você na Minha Vida” e “Hoje Eu Sei”, já está disponível em seu canal oficial do YouTube e em todas as plataformas digitais. 

Apoio tornou possível realização do projeto

O projeto DVD “Chora Peito” da cantora Paula Machado contou com apoio de empresas como Melissa Ferraz Consultoria Tributária, RAMAX Exportadora de Carnes, Construtora Oliveira, BierSite Microcervejaria e Casa de Entretenimento e Maqueli Flórida.

“Essa rede de apoio foi fundamental para realizar um sonho que cultivo há anos”, finaliza a artista, que vê no trabalho tanto uma homenagem às suas origens quanto um passo para novos palcos.

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/paulamachadocantora/



FalaRio2: plataforma promove comunicação comunitária no RJ

Helaine Ferreira, profissional de marketing com expertise em tecnologia, desenvolveu uma plataforma de comunicação voltada para os moradores da Barra Olímpica, região da Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ). O portal FalaRio2 opera com um modelo que alia apuração jornalística à participação comunitária, utilizando redes sociais como principal canal de disseminação de informações locais. No momento, o Instagram possui a maior audiência do veículo com mais de 30 mil seguidores e mais de 1,7 milhão de visualizações no último mês, sendo o site um tipo de apoio. 

Segundo Helaine, a plataforma tem como principal objetivo combater a desinformação e promover a educação midiática. O FalaRio2 opera com um modelo colaborativo, no qual informações são publicadas em tempo real nos stories do Instagram e atualizadas conforme novos dados são verificados.

“Os próprios moradores ajudam a confirmar ou corrigir notícias, criando um fluxo de informações mais transparente”, explica a fundadora do portal. A plataforma surgiu de forma independente em 2019, como uma iniciativa de Helaine para relatar o cotidiano e os problemas da Barra Olímpica. 

“O que começou com publicações simples nas redes sociais evoluiu para um ecossistema de comunicação digital com foco em jornalismo local, participação comunitária e tecnologia”, resume. 

Além disso, prossegue, o portal mantém contato com vereadores, subprefeitos e policiais para validar informações oficiais antes de publicá-las no feed. “Priorizamos a precisão, mesmo que isso signifique esperar um pouco mais para trazer o cenário completo”, afirma.

Interação e disseminação de informações

Os grupos de WhatsApp e Telegram do FalaRio2 funcionam como uma extensão digital das antigas conversas de rua. “Eles servem para pedir indicações de serviços, relatar ocorrências locais (como acidentes) e manter os vizinhos conectados”, diz Helaine.

Já no Instagram, as notícias urgentes são divulgadas nos stories, enquanto informações consolidadas vão para o feed. “No WhatsApp, só compartilhamos alertas críticos, como bloqueios na Linha Amarela, para não saturar os grupos”, complementa.

Inovações tecnológicas 

A fundadora revela que o portal FalaRio2 está desenvolvendo soluções com Inteligência Artificial (IA) para automatizar a coleta de denúncias e demandas da região, gerar estatísticas precisas para cobrar ações do poder público, organizar dados e identificar padrões de problemas locais.

“Atualmente, recebo centenas de mensagens diariamente, o que torna inviável realizar um controle histórico e estatístico manual. Por isso, estou desenvolvendo uma ferramenta de Inteligência Artificial capaz de ler e interpretar automaticamente todas as mensagens recebidas pelo FalaRio2. A partir dessa interpretação, o sistema será capaz de categorizar os conteúdos de forma precisa, classificando-os em temas como reclamações gerais, ocorrências de violência, problemas de iluminação pública, vazamentos de esgoto, entre outras categorias relevantes para a gestão de dados da região”, explica Helaine. 

“Com essa categorização, poderei estruturar dashboards e relatórios dinâmicos por meio de ferramentas de Business Intelligence, como o Google Looker Studio. Isso permitirá uma análise detalhada das demandas da região, identificação de padrões de reclamações e solicitações, entre outros indicadores relevantes. Dessa forma, quando as questões envolverem atribuições do poder público, terei acesso a dados consolidados e visualizações estratégicas para evidenciar o problema”, acrescenta. “Caso necessário, também poderei realizar análises aprofundadas, segmentando os dados ou entrando em contato diretamente com os usuários para obter informações complementares e enriquecer a base de evidências”, afirma a profissional. 

Helaine também destaca que, além disso, foi criado um podcast para aprofundar discussões com autoridades e empresas da região. “Os moradores poderão assistir aos episódios completos ou apenas aos cortes dos temas que lhes interessam”, adianta.

O programa já possui 4 episódios publicados e foi nomeado como “Fala Barra Olímpica”. Ele pode ser acessado pelo YouTube ou pelo próprio site

Até agora, os convidados foram: 

  • Talita Galhardo, vereadora e ex-subprefeita de Jacarepaguá, falando sobre como agentes públicos e a mídia independente podem colaborar para promover mudanças; 
  • Leandro Marques, atual subprefeito da região da Barra Olímpica e ex-subprefeito de Jacarepaguá, abordando a transformação da governança local após a redefinição do bairro, que passou de Jacarepaguá para Barra Olímpica; 
  • Gabriel Feijão (Câmeras Gabriel), responsável pelas operações regionais da Gabriel, um sistema de monitoramento urbano inteligente implantado nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, exemplificando como a inovação e a tecnologia podem ser usadas para melhorar a segurança pública por meio da colaboração entre o setor privado, os moradores e o governo; 
  • Carlo Caiado, vereador e atual Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, trazendo os principais temas enviados pelos moradores, incluindo segurança pública, trânsito, educação, saúde e o uso da tecnologia na gestão urbana.

Impacto e credibilidade

“Por ser uma plataforma colaborativa, o FalaRio2 mede seu impacto por meio do retorno orgânico da comunidade. Recebemos mensagens de agradecimento quando resolvemos questões locais, como melhorias em vias públicas”, destaca a comunicadora.

Além disso, Helaine reforça a credibilidade do portal. “Diversos moradores esperam nossa confirmação antes de acreditar em notícias de outras páginas on-line”, afirma. 

Em relação ao impacto da FalaRio2, a profissional relembra um caso emblemático, que foi a redução das queimadas na região após a cobertura do portal chamar a atenção da mídia e do poder público para a questão. 

Para mais informações, basta acessar: http://www.falario2.com



Brindes personalizados criam vínculo em inaugurações

A abertura de um novo negócio envolve diversos esforços estratégicos, desde a estrutura física até o primeiro contato com o público. Segundo matéria publicada no portal Geofusion, ações promocionais nos primeiros dias de operação podem aumentar o reconhecimento da marca e atrair os primeiros clientes de forma mais eficiente.

Nesse contexto, brindes personalizados vêm sendo utilizados como parte da estratégia de comunicação, contribuindo para uma experiência mais acolhedora e memorável para os visitantes, como destaca o portal Mundo do Marketing.

Empresas dos segmentos de gastronomia, estética, moda e serviços têm adotado essa prática como forma de criar conexões iniciais com o público. De acordo com outra publicação do portal Mundo do Marketing, empresas que conseguem inovar nesse segmento, oferecendo produtos exclusivos e de formas personalizáveis diferentes, têm mais chances de construir uma base de clientes leal e satisfeita. Se a empresa quer ter uma estratégia de marketing ímpar, os brindes personalizados são peças-chave para qualquer ocasião.

Rodrigo Pereira, CEO da empresa Innovation Brindes, comenta que o brinde funciona como um elemento simbólico capaz de estender o impacto da primeira visita. “Um brinde entregue no dia da inauguração pode transformar um visitante em cliente recorrente. É uma forma de criar vínculo e se diferenciar em um momento que já é naturalmente marcante para o público e para a empresa”, afirma.

Itens como ecobags, copos reutilizáveis, chaveiros, canetas e pequenos acessórios são frequentemente escolhidos pela versatilidade e pelo potencial de personalização com logotipo e cores da empresa. Pereira observa que esse tipo de material também pode contribuir para a divulgação da marca. “Quando o cliente compartilha uma imagem do brinde nas redes sociais, a visibilidade da empresa cresce de forma espontânea e com alto valor simbólico”, destaca.



ABB emite declaração de impacto ambiental para motores de moinhos minerais

O grupo industrial ABB emitiu declaração de impacto ambiental para os motores de anel fabricados pela empresa. Esses motores movem moinhos de minério sem engrenagens, usados em extrações para moer e beneficiar minerais duros.

Com a declaração, as mineradoras que decidirem investir no equipamento passam a ter detalhes do impacto ambiental gerado em todo o seu ciclo de vida, em cada etapa produtiva, até a destinação após o descomissionamento. Conhecida como Environmental Product Declaration (EPD), a declaração é documento público baseado em estudos de impacto ambiental ao longo do ciclo de vida de um produto. O estudo precisa ter chancela de terceiros isentos e ser publicado conforme as normas ISO 14025 e ISO 14040/14044 para ter validade. A EPD para os motores de anel da ABB pode ser consultada no repositório on-line da EPD Internacional.

A ABB afirma ser a primeira provedora de tecnologia da mineração a emitir a declaração para seus motores de anel. “A emissão do EPD destaca para toda a indústria de mineração o que podemos oferecer às mineradoras que conosco trabalham”, destacou em comunicado Andrea Quinta, especialista em sustentabilidade da ABB.

O documento emitido foi baseado na avaliação de impacto de um motor de anel utilizado em moinhos semiautógenos (SAG), com potência instalada de 24 MW e ciclo de vida estimado em pelo menos 25 anos. A declaração obtida pela ABB vale para todos os motores de anel fabricados na unidade de Bilbao, Espanha, que é o centro de referência do produto, sendo ainda válida pelos próximos cinco anos.



Consórcio de automóveis registra alta de 11,4% em abril de 2025

O setor automotivo no Brasil está em alta. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), entre os meses de janeiro e abril, as vendas de novas cotas de consórcio de automóveis registraram crescimento de 11,4%, em comparação com o mesmo período de 2024. Ao todo 66,48 bilhões de créditos foram comercializados. O levantamento leva em consideração veículos leves, pesados e motos.

O consórcio de automóveis permite a aquisição de veículos novos e seminovos em todo o território nacional. Os clientes podem ser contemplados por sorteio e, também, por meio de oferta de lances livres e fixos, podendo ainda utilizar o lance embutido, uma forma de potencializar a oferta sem tirar dinheiro do bolso, já que o valor ofertado é descontado da própria carta de crédito. O reajuste do consórcio de veículos ocorre anualmente de acordo com o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M/FGV).

José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás, aponta que os números positivos mostram que cada vez mais os brasileiros têm enxergado o consórcio como uma boa opção de investimento.“Os valores atrativos das parcelas não pagar juros e facilidade de obtenção do bem desejado são algumas das vantagens que têm atraído cada vez mais pessoas para a modalidade”, afirma. “Ao optar pelo consórcio, o cliente pode escolher diversos valores de carta de crédito, de acordo com o seu poder de compra, permitindo que ele se organize financeiramente”, afirma o diretor.

O Diretor também destaca que os clientes também podem optar por planos com “redutor de parcelas”, onde o consorciado tem a possibilidade de pagar parcelas reduzidas – entre 25%, 30% e até meia parcela (50%) – até o momento da contemplação, quando o montante correspondente ao período de vigência da parcela reduzida pode ser abatido do crédito, diluído nas prestações futuras ou, ainda, ser quitado com recursos próprios do consorciado. “A redução permite que o cliente consiga ajustar o seu orçamento, sem que o consórcio interfira em outros compromissos financeiros”.



Afinz adquire D3 e firma presença no B2B

A Afinz, plataforma de serviços financeiros voltada para varejistas, empreendedores e consumidores, acaba de ampliar seu ecossistema de soluções para pequenos e médios negócios com a aquisição da D3 Pagamentos, empresa especializada em gestão e pagamentos automatizados.

A operação marca a criação da nova frente de negócios “Afinz Empresas” e amplia a atuação da companhia junto ao público PJ, com produtos integrados ao cotidiano de empreendedores.

Com a integração da D3, os clientes passam a contar com um portfólio ampliado que reúne as soluções já desenvolvidas pela Afinz e os produtos da D3 em uma mesma experiência. A empresa projeta atingir 500 mil clientes PJ até 2030.

Nos últimos meses, a Afinz adquiriu também outras três empresas: Pagolivre (pagamentos recorrentes), Tappaggo (pagamentos via Tap on Phone) e Joinkey (conciliação de vendas e recebíveis). A chegada da D3 complementa esse movimento, reunindo um portfólio integrado voltado a varejo e outros segmentos empresariais.

“Nosso objetivo é oferecer uma jornada ao empreendedor baseada em dados, com redução de custos operacionais e suporte ágil”, afirma Cláudio Yamaguti, CEO da Afinz.

A D3 atua com soluções de gestão e automação para pequenas e médias empresas, com foco na integração entre ambientes físicos e digitais. Seu portfólio inclui softwares de gestão e automação, além de integrações com equipamentos voltados ao varejo.

“A D3 traz mais de uma década de atuação no varejo e reforça nossa estratégia de atendimento a empresas de diferentes portes e setores. Seguimos expandindo nosso alcance com soluções adequadas à realidade do empreendedor brasileiro”, completa Yamaguti.

Como a Afinz Empresas vai atuar Com tecnologia proprietária, a Afinz Empresas entrega integração entre hardware, software, meios de pagamento e soluções bancárias, conectando todas as etapas da operação em uma única plataforma. Essa estrutura permite maior adaptabilidade às necessidades dos clientes e agilidade na implementação de melhorias.

Os setores prioritários incluem varejo, franquias, saúde, educação e food service. A empresa também aposta em atendimento físico por meio das Business Stores — espaços conceito com demonstrações, orientação sobre produtos financeiros e não financeiros e identificação de oportunidades como seguros ou linhas de crédito.

Inteligência artificial integrada A plataforma conta com um assistente de inteligência artificial que apoia o empreendedor com dados em tempo real sobre vendas, estoque, fluxo de caixa e atendimento. Com base nesses insights, o sistema pode sugerir ajustes de estratégia e ações para aumentar o ticket médio e fidelização de clientes.

Soluções de crédito conectadas ao negócio A Afinz oferece crédito estruturado com base em dados operacionais e transacionais, buscando maior alinhamento com a realidade de cada empresa. O objetivo é facilitar o acesso a linhas mais adequadas ao momento do negócio, com menos burocracia.

“Nosso compromisso é oferecer soluções que apoiem a operação e o crescimento dos clientes em um único ambiente. Acreditamos que entender o negócio é o primeiro passo para gerar impacto real”, conclui o CEO.

A Afinz Empresas oferece conta digital, adquirência, pagamentos recorrentes, antecipação de recebíveis, automação de vendas, conciliação bancária, cartão cobranded, investimentos, seguros e outras soluções para empresas, clientes, funcionários e empreendedores.



Sintelmark reforça empregabilidade no setor

O Sindicato Paulista das Empresas de Contact Center (Sintelmark), entidade que representa empresas do setor de contact center no estado de São Paulo, está intensificando a divulgação do Conexão Empregos, seu portal gratuito de vagas voltado à promoção da empregabilidade no segmento. A ferramenta conecta candidatos e empresas com oportunidades em todo o estado de São Paulo com foco em inclusão, qualificação e acesso ao mercado formal.

De acordo com os dados do Novo Caged de abril, foram criadas 257.528 vagas formais no país, elevando o total de empregos com carteira assinada em 2025 para 922.362. O estoque total de vínculos celetistas atingiu o patamar histórico de 48,1 milhões de trabalhadores formais. O setor de Serviços foi o principal responsável pela geração de empregos formais no mês, com a criação de 136.109 vagas, representando um crescimento de 0,58%. Dentro desse setor, destacaram-se as áreas de informação, comunicação, serviços financeiros, imobiliários, profissionais e administrativos, que juntas responderam por 52.446 novas vagas.

Com base nesse cenário, o presidente do Sintelmark, Luis Crem, reforça o papel estratégico do setor de contact center: “O Conexão Empregos é uma iniciativa alinhada ao nosso compromisso social com o desenvolvimento de talentos e à valorização do setor como porta de entrada para o mercado de trabalho”. Atualmente, estima-se que existam mais de 10 mil vagas em aberto no setor, sendo 40% delas no estado de São Paulo.

Além da publicação de vagas, o portal promove ações afirmativas voltadas a públicos historicamente excluídos, como pessoas LGBTQIA+, pessoas com deficiência, jovens em busca do primeiro emprego e trabalhadores em transição de carreira. Em junho, mês do Orgulho LGBTQIA+, o portal destacará oportunidades afirmativas e ações de sensibilização junto às empresas. E o Sintelmark estará apoiando a Parada LGBTQIA+ que acontece dia 22 em São Paulo.

O setor de contact center é caracterizado pela rápida absorção de mão de obra e pela oferta de oportunidades de qualificação e desenvolvimento profissional. O programa Conexão Empregos atua como uma plataforma de intermediação entre empresas e candidatos, com acesso gratuito e foco no processo de recrutamento.

Serviço

Para acessar o Portal Conexão Empregos: www.sintelmark.org.br/portal-de-empregos

Sobre o Sintelmark

O Sintelmark (Sindicato Paulista das Empresas de Contact Center) é uma entidade representativa do setor de contact center e relacionamento com o cliente. Atua na defesa dos interesses das empresas associadas, promovendo diálogo com a sociedade, políticas de inclusão, desenvolvimento de talentos e ações voltadas à empregabilidade.



Theatro Municipal, lotado pelo povo, foi palco do maior prêmio pela integridade

Foram anunciados pela jornalista Eliane Cantanhêde e o ator Luiz Guilherme, os vencedores das sete categorias do prêmio, classificados do primeiro ao terceiro lugar, com destaque para o grande prêmio, oferecido ao melhor projeto de todos.

O prêmio do Instituto Não Aceito Corrupção reconheceu projetos e práticas que se destacaram no combate à corrupção e na promoção da integridade no Brasil, contemplando sete categorias: Academia, Tecnologia e Inovação, Boas Práticas de Governança, Jornalismo Investigativo, Comunicadores Locais, Experiência Profissional e Integridade no Esporte, além da menção honrosa “Em Prática”, destinada a iniciativas premiadas anteriormente e implementadas com sucesso.

Academia

Venceu nesta categoria, o projeto Audit.AI, um sistema de inteligência artificial que analisa processos administrativos disciplinares (PADs) utilizando Processamento de Linguagem Natural (PLN) e aprendizado de máquina para identificar padrões associados à corrupção. Autores: Giselle da Costa Batista, Ruan Vieira Rolim de Sá, Pedro Bacelar Moreira, Marcela Alves de Souza e Hugo Pereira Kuribayashi.

Jornalismo Investigativo

Venceu a reportagem de O GLOBO intitulada “Garimpo no Poder”, dos repórteres Eduardo da Silva Martins e Cristiano Mariz.

Comunicadores locais

Ganhou a reportagem “Exploração Madeireira no Amapá”, do repórter Fábio Felipe Bispo de Souza da Infoamazonia.

Experiência profissional

Venceu o projeto “Mapa de Estruturação dos Controles Internos (MECI) nas Contratações Públicas da Bahia: solução para orientar a análise de riscos e a estruturação de controles internos”. Autores:  Vitor Ribeiro Pinheiro Gonçalves, Alberto Novais de Queiroz, Ana Luiza Sodré de Aragão Vasconcellos e Cristiane Marcia Veloso de Carvalho.

Tecnologia e inovação

Levou o troféu nesta categoria, o “1o Projeto de Promoção da Integridade e Combate à Corrupção no Estado do Paraná: Empresas Sancionadas”, de autoria de Gabriel Guy Léger e Barbara Krysttal Motta Almeida Reis.

Integridade no esporte

Venceu o projeto “Atletas pelo Brasil”, de Alexandre Massi e Rafael Lane.

Boas práticas em governança

Levou o troféu nesta categoria o “Programa Trilha Hands on ESG & Integridade”, do Grupo CCR em parceria com a Fundação Dom Cabral (Marilia Zulini da Costa Loosli).

Grande Prêmio

Entre os vencedores de cada categoria, um trabalho foi escolhido como o grande destaque da noite: a reportagem “Garimpo no Poder”, de O GLOBO, assinada pelos jornalistas Eduardo da Silva Martins e Cristiano Mariz.

Segundo o presidente do INAC, Roberto Livianu, também procurador de Justiça no Ministério Público de São Paulo, o prêmio é uma forma de estimular a cultura da integridade em todas as esferas da sociedade. “Reconhecer essas iniciativas é fortalecer o combate à corrupção e o compromisso ético no Brasil”, afirma. Para ele, a cerimônia da premiação foi uma grande festa popular na luta anticorrupção no país.

Banca julgadora reúne especialistas de destaque

A comissão julgadora da edição 2025 conta com grandes nomes das áreas de direito, jornalismo, governança e tecnologia. Entre os destaques estão Miguel Reale Júnior, ex-ministro da Justiça e professor titular sênior da USP;  Ligia Maura Costa, professora titular da FGV EAESP e especialista em governança global;  Caio Túlio Costa, jornalista, ex- ombudsman do jornal Folha de São Paulo, fundador do UOL e doutor em Comunicação pela USP;  Tatiana Viggiani Bicudo, procuradora de Justiça e diretora da Escola Superior do MP-SP; Manoel Galdino, conselheiro do INAC e ex-diretor da Transparência Brasil;  Katia Brembatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).



Saca Esse Rolê publica coleção fotográfica brasileira

O Saca Esse Rolê, projeto de série multiplataforma do Banco24Horas, divulga a galeria de fotos da seção “Em Foco”, que reúne seis fotógrafos alocados em regiões de Norte a Sul do país. Ao longo de seis meses, os profissionais se dedicaram a capturar recortes do Brasil com o objetivo de revelar a diversidade de costumes e culturas do país.

Da pesca aos centros financeiros, da feira livre à exposição de artesanato, do Carnaval ao grafite de rua: os registros têm como finalidade revelar a pluralidade da população brasileira, seja na maneira de ganhar dinheiro ou se divertir.

Os fotógrafos convidados para fazer parte do projeto são Tiago Rodriguez, Christyan Santos, Nicolas Gondim, Alexandre Raupp, Eduardo Dall’Oglio e Tamaravilhosan.

As fotos e os Reels podem ser acessados pelo site do Banco24Horas, neste link, e pelo perfil do Instagram.

Sobre a websérie ‘Saca Esse Rolê’

Saca Esse Rolê é uma série multiplataforma, que tem como principal objetivo evidenciar o Brasil, a cultura popular e a diversidade regional, manifestadas em festas tradicionais, natureza, arte, gastronomia, economia de rua e modelos de negócios inovadores. O projeto também busca mostrar a relação do Banco24Horas com as pessoas de diversas regiões do país. A edição de 2025 encerra em junho de 2025.



Franquias da Sorrix crescem em cidades pequenas

A expansão de franquias odontológicas em municípios com até 100 mil habitantes tem se consolidado como uma tendência no setor. É o que afirma uma análise de mercado realizada pela franquia de serviços odontológicos Sorrix. De acordo com André Tozi, CEO da Sorrix, esse perfil de cidades já representa aproximadamente 15% do faturamento total da marca.

“Observamos que a presença em municípios menores tem se mostrado altamente estratégica para o crescimento da rede, com resultados consistentes fora dos grandes centros urbanos”, afirma o executivo.

Segundo Tozi, que é especialista em gestão de redes de franquias, esse avanço pode ser favorecido por fatores como menor concorrência local, custos operacionais reduzidos e a ausência de serviços odontológicos especializados em determinadas regiões.

“O empreendedor pode apoiar-se em um modelo que já foi testado e validado no mercado. Isso pode reduzir significativamente os riscos e oferecer acesso a uma estrutura completa de suporte, com consultorias, treinamentos, processos estabelecidos e ferramentas de gestão”, destaca.

O crescimento das franquias em cidades menores acompanha a interiorização da demanda por saúde bucal. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), noticiados pelo G1, 56% da população brasileira vive em apenas 5% dos municípios, concentrando-se principalmente nas grandes cidades.

“Esse dado reforça a importância de estratégias que descentralizam os serviços de saúde, especialmente em regiões com menor oferta especializada”, pontua o CEO.

Unidades em expansão

Na cidade de Santo Antônio do Sudoeste (PR), com aproximadamente 25 mil habitantes, a dentista Luana Maran implantou uma unidade da rede Sorrix há dois anos. Segundo ela, a demanda reprimida por serviços especializados contribuiu diretamente para o desempenho do negócio, que mantém faturamento mensal acima de R$ 140 mil.

Em Leopoldina (MG), os franqueados Rúbia e Bernardo também observaram oportunidades semelhantes. Após três anos de operação, decidiram expandir suas atividades para a cidade vizinha de Cataguases, onde uma nova unidade da rede está prestes a ser inaugurada.

Para o CEO da Sorrix, outro aspecto que corrobora para o cenário positivo é que políticas públicas, como a ampliação da Estratégia de Saúde da Família e do programa Brasil Sorridente, têm fortalecido o acesso à saúde bucal em áreas fora dos grandes centros, o que, segundo ele, cria um ambiente mais propício para a presença de clínicas odontológicas especializadas.

Em consonância, o setor nacional de franquias também apresenta números expressivos. A Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) destaca que o mercado de franquias brasileiro registrou um crescimento de 8,9% de receita nos primeiros três meses de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. No recorte por categoria, o segmento de Saúde e Bem-Estar ficou em segundo lugar, com um avanço registrado de 14,9%.

Para saber mais, basta acessar o site oficial da Sorrix: https://sorrix.com.br/



Brasil exibiu sua capacitação em semicondutores na Alemanha

O Brasil marcou presença na 19ª edição do Silicon Saxony Day, realizado na área de exposições do aeroporto de Dresden, na Alemanha, no último dia 17 de junho. Focado em alta tecnologia, o encontro reuniu mais de 600 participantes entre executivos, engenheiros, pesquisadores, investidores e representantes públicos de diversos países.

A presença brasileira foi uma iniciativa do CHIP TECH Brasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com organização da Softex, que levou para o evento sete Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). O objetivo foi apresentar os avanços do país na formação de talentos e na construção de um ecossistema nacional de inovação em semicondutores.

“Com essa participação, o Brasil reforçou seu compromisso com a soberania tecnológica, o desenvolvimento científico e a inserção estratégica na economia global de alta tecnologia”, explica Alessandro Augusto Nunes Campos, Coordenador-Geral de Tecnologias em Semicondutores da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (SETAD) do MCTI.

O CHIP TECH Brasil tem como missão fomentar a capacitação de profissionais altamente qualificados por meio de programas imersivos e especializados, realizados em diferentes estados brasileiros. Ele é desenvolvido em parceria com instituições de referência, buscando fortalecer a autonomia tecnológica do país e posicionar o Brasil como um polo competitivo e estratégico na cadeia global de semicondutores.

Entre as ICTs que representaram o país no Silicon Saxony Day estão o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a HWI Technology (HwiT), o iRede e a HBR.

Após a participação no Silicon Saxony Day 2025, a delegação brasileira participou de visitas técnicas à X-FAB, uma das principais fundições independentes de semicondutores da Europa, localizada em Dresden, e ao IHP – Innovations for High Performance Microelectronics, instituto de pesquisa em Berlim voltado ao desenvolvimento de tecnologias avançadas para circuitos integrados de alto desempenho.



Experian acelera migração para a AWS para impulsionar inovação com IA generativa

A Amazon Web Services, Inc. (AWS), uma empresa da Amazon.com, Inc. (NASDAQ: AMZN), anunciou hoje que a Experian, empresa global de dados e tecnologia, está iniciando a próxima fase de sua migração para a nuvem e escolheu a AWS como sua provedora preferencial. Ao aproveitar os avançados recursos de nuvem da AWS, a Experian poderá oferecer soluções mais rápidas e escaláveis, capacitando os clientes com insights mais profundos e serviços de dados mais seguros.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250619254102/pt/

A estratégia de priorização da nuvem da Experian, em parceria com a AWS, acelera a inovação ao aprimorar o desempenho, a escalabilidade e a confiabilidade, permitindo que a empresa atenda melhor seus clientes com produtos e soluções inovadoras. Ao migrar de computadores mainframe e transferir diversos servidores locais para a nuvem, a Experian consegue centralizar suas plataformas tecnológicas e usar seus dados para obter insights mais profundos e recursos preditivos. Com a infraestrutura robusta da AWS, a Experian pode se adaptar rapidamente às necessidades em constante evolução dos clientes, garantindo um tratamento de dados seguro e eficiente.

Como parte desse novo acordo estratégico de 10 anos, a Experian escolheu a AWS como sua parceira estratégica para inteligência artificial (IA) generativa, desenvolvendo mais de 100 casos de uso nessa área. Essa colaboração impulsionará a eficiência operacional, democratizará o acesso a tecnologias de dados para os funcionários e viabilizará novas ofertas de análise de crédito e financeira. Com a integração da IA generativa, a Experian está simplificando o complexo processo de migração de bancos de dados, automatizando e otimizando a transferência de grandes volumes de dados, reduzindo o tempo de inatividade, aprimorando a precisão dos dados e fortalecendo ainda mais sua posição como líder no setor global de dados e tecnologia.

“A AWS está muito feliz em fazer parceria com a Experian para desbloquear oportunidades que impulsionam a inovação, aumentam a agilidade e aceleram a modernização deles”, disse Scott Mullins, diretor administrativo de Serviços Financeiros Mundiais da AWS. “Ao construir plataformas de dados inteligentes, desenvolver aplicativos de ponta com IA generativa e obter insights em tempo real, a Experian está demonstrando como as organizações podem reinventar suas operações mantendo segurança, conformidade e resiliência em escala”.

“Nossas migrações iniciais nos proporcionaram melhor desempenho, segurança e confiabilidade, tornando a escolha de ir além e adotar uma estratégia cloud-first muito fácil”, disse Rodrigo Rodrigues, diretor de Tecnologia da Experian. “Ter nossos dados prontamente disponíveis na nuvem nos prepara para investir em novas capacidades como IA generativa e avançar produtos e soluções para nossos clientes com segurança comprovada. Ao migrar para a AWS, reduzimos nosso tempo de processamento de dados em 60%, melhoramos nossa capacidade de lançar novos produtos de meses para semanas e agora podemos analisar dados de crédito em tempo real para melhor atender nossos clientes”.

Ao utilizar os robustos controles de segurança e os avançados recursos de detecção e mitigação de ameaças da AWS, a Experian assegura os mais altos níveis de proteção de dados e conformidade regulatória. Juntas, a Experian e a AWS reafirmam seu compromisso em criar experiências transformadoras que favoreçam empresas e consumidores, impulsionando o crescimento, a confiança e a inovação em todo o ecossistema digital.

Sobre a Amazon Web Services

Desde 2006, a Amazon Web Services (AWS) é a nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS expande continuamente seu portfólio de serviços para oferecer suporte a praticamente qualquer carga de trabalho — atualmente são mais de 240 serviços completos voltados para computação, armazenamento, bancos de dados, redes, análise de dados, aprendizado de máquina, inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), desenvolvimento, implantação e gerenciamento de dispositivos móveis, segurança, soluções híbridas, mídia e aplicativos. Esses serviços estão distribuídos em 117 Zonas de Disponibilidade, em 37 regiões geográficas, com planos anunciados para mais 13 Zonas de Disponibilidade e quatro novas Regiões da AWS: Chile, Nova Zelândia, Reino da Arábia Saudita e a Nuvem Soberana Europeia da AWS. Milhões de clientes, de startups em rápido crescimento às maiores empresas e principais órgãos governamentais, confiam na AWS para impulsionar sua infraestrutura, promover agilidade e reduzir custos. Para saber mais sobre a AWS, visite aws.amazon.com.

Sobre a Amazon

A Amazon é guiada por quatro princípios: obsessão pelo cliente em vez de foco no concorrente; paixão pela invenção; compromisso com a excelência operacional; e pensamento de longo prazo. A Amazon se esforça para ser a empresa mais centrada no cliente da Terra, a melhor empregadora da Terra e o lugar mais seguro para trabalhar. As avaliações de clientes, compras com 1 clique, recomendações personalizadas, Prime, Fulfillment by Amazon, AWS, Kindle Direct Publishing, Kindle, escolha de carreira, tablets Fire, Fire TV, Amazon Echo, Alexa, tecnologia Just Walk Out, Amazon Studios e The Climate Pledge são algumas das coisas pioneiras da Amazon. Para mais informações, acesse amazon.com/about e siga @AmazonNews.

Sobre a Experian

A Experian é uma empresa mundial de dados e tecnologia que gera oportunidades para pessoas e empresas no mundo inteiro. Ajudamos a redefinir as práticas de empréstimo, descobrir e prevenir fraudes, simplificar a assistência médica, oferecer soluções de marketing digital e aprofundar o conhecimento sobre o mercado automotivo, tudo isso usando nossa combinação exclusiva de dados, análises e software. Também ajudamos milhões de pessoas a alcançar seus objetivos financeiros e a economizar tempo e dinheiro.

Atuamos em diversos mercados, desde serviços financeiros até saúde, automotivo, agrofinanças, seguros e muitos outros segmentos do setor.

Na Experian, investimos em pessoas talentosas e em novas tecnologias avançadas para liberar o poder dos dados e inovar. Somos uma empresa do índice FTSE 100, listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN), e contamos com uma equipe de 23.300 pessoas em 32 países. Nossa sede corporativa fica em Dublin, Irlanda. Saiba mais em experianplc.com.

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Contato:

Assessoria de Mídia:

AWS:

Naomi Little

njlittle@amazon.com

1 771 233 2089

Experian:

Scott Anderson

Scott.n.anderson@experian.com

1 949 531 1783

Fonte: BUSINESS WIRE



LTIMindtree lança o “BlueVerse” — um ecossistema de IA que definirá a empresa do futuro

A LTIMindtree [NSE: LTIM, BSE: 540005], empresa global de consultoria em tecnologia e soluções digitais, anunciou o lançamento de uma nova unidade de negócios e de um conjunto de serviços e soluções de IA: BlueVerse. Projetado como um ecossistema completo de inteligência artificial, ele ajuda as empresas a acelerar sua jornada do conceitoàgeração de valor com IA. Trata-se de um universo de componentes essenciais para que as organizações elevem suas operações, alcancem novos níveis de produtividade e criem experiências transformadoras para os clientes.

O BlueVerse Marketplace já conta com mais de 300 agentes específicos por setor e função, garantindo interoperabilidade perfeita e um ecossistema de conectores em constante expansão. Ele é sustentado por uma governança responsável de IA, oferecendo confiança e escalabilidade em nível corporativo.

Os serviços produtizados do BlueVerse utilizam estruturas repetíveis, aceleradores e kits de soluções adaptados a cada setor. No lançamento, o BlueVerse oferece soluções pré-construídas para Serviços de Marketing e Contact Center as a Service (CCaaS). Com os Serviços de Marketing, as empresas podem alcançar uma eficácia de campanha sem precedentes e obter o máximo retorno sobre investimento (ROI), transformando suas estratégias de marketing em potentes motores de crescimento. Já o CCaaS utiliza agentes de IA sensíveis ao contexto para reduzir os tempos de resposta, aumentando a satisfação do cliente.

Esse ecossistema inclui ainda o BlueVerse Foundry, um designer intuitivo low-code/no-code e um editor pro-code flexível que permite às empresas compor e implantar rapidamente agentes de IA, ferramentas de IA, assistentes, pipelines de Retrieval-Augmented Generation (RAG) e processos de negócios inteligentes.

Venu Lambu, diretor-executivo e diretor administrativo da LTIMindtree, afirmou: “A BlueVerse visa liberar a produtividade das empresas em diferentes níveis, incorporando IA em todas as funções da empresa. Apoiada por um ecossistema de parcerias estratégicas e profunda experiência em IA, ela posiciona a LTIMindtree como a parceira ideal para organizações preparadas para o futuro”.

“A BlueVerse permitirá que nossos clientes desbloqueiem novas fontes de valor, otimizem operações e se mantenhamàfrente em um mundo impulsionado pela IA”, afirmou Nachiket Deshpande, presidente de Serviços Globais de IA, Acordos e Parcerias Estratégicas. “Ao incorporar IA avançada em todas as principais funções de negócios, buscamos entregar resultados mensuráveis ​​e criar uma vantagem competitiva de longo prazo para nossos clientes”.

Na LTIMindtree, o BlueVerse representa a confluência de agentes autônomos e a ambição empresarial. Não estamos apenas integrando a IA aos negócios; estamos, de fato, transformando a natureza dos negócios, tornando-os agênticos. Para saber mais sobre como o BlueVerse pode impulsionar sua empresa, clique aqui.

Sobre a LTIMindtree:

A LTIMindtree é uma empresa global de consultoria em tecnologia e soluções digitais que permite que empresas de diversos setores reinventem seus modelos de negócios, acelerem a inovação e maximizem o crescimento utilizando tecnologias digitais. Como parceira de transformação digital de mais de 700 clientes, a LTIMindtree oferece vasta experiência em domínios e tecnologias para promover uma diferenciação competitiva superior, experiências excepcionais para os clientes e resultados de negócios impactantes em um mundo cada vez mais conectado. Com mais de 84.000 profissionais talentosos e empreendedores em mais de 40 países, a LTIMindtree — uma empresa do grupo Larsen & Toubro — oferece soluções para os principais desafios de negócios mais complexos e entrega transformação em larga escala. Para informações adicionais, visite www.ltimindtree.com.

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Assessoria de Mídia:

Michelle Kumar | Relações com a Mídia Global | michelle.nalinikumar@ltimindtree.com

Shambhavi Revandkar | Relações com a Mídia Global | shambhavi.revandkar@ltimindtree.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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