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Belterra, na Amazônia, quer ser a “Machu Picchu brasileira”

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Belterra, uma cidade histórica no coração da Amazônia, está passando por uma transformação que busca combinar passado e futuro em um projeto turístico sustentável. Com praias paradisíacas e uma rica herança cultural, o local deve se consagrar como destino de turismo florestal até a COP30, em novembro de 2025. 

Em 2023, 60 mil pessoas visitaram a região para conhecer um dos territórios mais promissores, cujo propósito é oferecer uma conexão com a civilização amazônica ancestral e promover desenvolvimento econômico e social para famílias locais. 

Um dos pilares socioeconômicos do MuCA é a Casa 1, onde funcionará o restaurante-escola Centro de Cultura Alimentar, que combina capacitação e agricultura familiar, com geração de renda para a comunidade. O restaurante é abastecido por meio dos Quintais Agroflorestais de Terra Preta desenvolvidos e geridos pela comunidade para a produção de uma cozinha de base florestal. A iniciativa abrange o todo circuito e pode ser usufruída por quem visitar a Amazônia.

Em entrevista, Luiz Felipe Moura, diretor do MuCA, conta como está construindo essa experiência turística e socioeconômica para a região. 

Como o Museu de Ciência da Amazônia se posiciona no desenvolvimento do turismo em Belterra, especialmente em comparação com destinos próximos, como Alter do Chão?

O MuCA está utilizando o turismo como ferramenta para criar um circuito turístico que antes não existia. Alter do Chão, que está a apenas 20 minutos de distância, já se consolidou como um ponto turístico no Pará, mas com um propósito totalmente diferente. Belterra será um destino de turismo florestal, focado na conexão com civilizações ancestrais que habitavam a região há mais de 5 mil anos. É uma combinação de turismo, história e cultura.

De que maneira o projeto se reflete na infraestrutura e nos benefícios para a comunidade local?

Queremos que os visitantes se conectem profundamente com a história e a cultura locais, com visitas a comunidades, casas de chás medicinais e exposições, semelhantes ao que se vê em Machu Picchu ou no Egito. A infraestrutura turística que estamos desenvolvendo não só promove o turismo, mas também gera valor econômico para a comunidade local, transformando Belterra em uma “Machu Picchu brasileira”.

Qual é o impacto econômico para a comunidade local?

Somente neste ano, recebemos 60 mil visitantes em Belterra, indo além do turismo de sol e praia. O objetivo é capacitar as famílias para atender essa nova demanda do Turismo Internacional que está chegando com a COP30: estimamos que aproximadamente 2 mil famílias serão diretamente beneficiadas com esse projeto, incluindo aquelas que trabalharão no turismo como guias ou prestando serviços de transporte, além de fornecer alimentos e insumos no mercado turístico. Estamos estruturando três pontos principais ao longo de 100 km de praia, todos envolvendo comunidades tradicionais.

Como vocês estão garantindo a sustentabilidade ambiental?

Estamos utilizando madeira legal e sustentável da Floresta Nacional do Tapajós para todas as construções e o banco de sementes local para reflorestamento. Estamos criando um ciclo de economia circular, onde turismo, preservação ambiental e produção local caminham juntos. Queremos mostrar ao mundo que é possível um desenvolvimento sustentável e inclusivo na Amazônia e para isso contamos com patrocinadores como o BNDES, o Instituto Cultural Vale, o Sebrae e a EY. 

Como funcionam as iniciativas envolvendo as famílias locais e a construção dos Quintais Agroflorestais?

O principal objetivo dos Quintais Agroflorestais é desenvolver modelos sustentáveis de sistemas agroflorestais que podem ser aplicados em pontos estratégicos da Flona. A inter-relação entre o acervo genético, o banco de sementes e os Quintais é essencial para entregar um produto ou serviço turístico acabado. Utilizamos sementes crioulas da Amazônia, temos muitas espécies de cogumelos e fungos alimentares para que as famílias possam cultivar alimentos que garantam não apenas a segurança alimentar, mas evite todo deslocamento para ter que comprar aqueles que não são da Floresta. Voltar toda essa cultura alimentar de base florestal é um dos principais papéis do MuCA como identidade e isso gera valor para um turismo exclusivo. 

Como os Quintais Agroflorestais contribuem para a economia local? Quais áreas são beneficiadas por eles?

Os Quintais estão diretamente ligados ao turismo, pois os alimentos produzidos são essenciais para abastecer restaurantes locais em áreas remotas sem desperdício e promovem segurança alimentar, um aspecto vital para as famílias locais, especialmente após os desafios trazidos pela pandemia. Nos últimos 15 anos, o consumo de alimentos industrializados aumentou, prejudicando a saúde da comunidade. Não tem cabimento estarem no solo mais rico do mundo e tendo que buscar alimento industrializado a 2 horas de distância. 

Como está é a produção nos Quintais Agroflorestais?

Os Quintais são estruturados em três fases. A primeira envolve plantas de ciclo curto, como hortaliças, que garantem a alimentação imediata das famílias e o abastecimento de restaurantes. A segunda fase abrange plantas de médio ciclo, como frutas, que oferecem produtos de maior valor. Já a terceira fase inclui árvores de ciclo longo, como copaíba e andiroba, que geram produtos de alto valor econômico. Atualmente, temos uma família trabalhando em um Quintal piloto como modelo para provar que é possível sustentar uma família com um sistema agroflorestal integrado que já alcançou uma renda de 70 mil reais mensais. O MuCA oferece assistência técnica e suporte necessários para que eles não precisem desmatar ou queimar áreas para plantar, como faziam anteriormente, aprendendo a desenvolver modelos de negócios sustentáveis e a reinvestir parte da renda gerada. 

Quais são os planos do MuCA para a COP30, em 2025?

Nosso plano é preparar Belterra e o MuCA para se tornarem destinos turísticos internacionais durante a COP30. Estamos capacitando as comunidades e criando produtos e serviços que vão desde gastronomia até experiências de imersão na floresta. Também estamos buscando patrocinadores para ajudar a estruturar o projeto. Uma das nossas iniciativas é criar um retrato documentado do Rio Amazonas, que será publicado como um livro e divulgado globalmente. 

 



InfinitePay lança solução de Pix parcelado

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A InfinitePay, plataforma de serviços financeiros da CloudWalk, acaba de lançar a sua solução de Pix Parcelado, nova funcionalidade une soluções do Pix e cartão de crédito. A novidade está em fase de testes e logo estará disponível para todos os clientes da InfinitePay. 

Para Fabrício Costa, diretor de serviços Financeiros da CloudWalk, o lançamento da solução reforça a proposta de valor da InfinitePay, que é ajudar o empreendedor a vender mais. Mensalmente, passam pelo menos 40 milhões de consumidores pelos mais de 2,5 milhões de lojistas que usam a plataforma de serviços financeiros. 

“Acreditamos estar em uma posição bastante privilegiada para explorar esta oportunidade. Isto quer dizer que temos um ótimo atalho, que é o balcão dos nossos lojistas para acessar este mercado muito maior. Além disso, quando nós aumentamos o poder de compra desses consumidores, levamos mais vendas para os nossos próprios lojistas, nos fortalecendo na missão de apoiar o nano, pequeno e médio empresário a crescer, o nosso grande objetivo na InfinitePay”, afirma Costa.

A nova funcionalidade permite o parcelamento de compras via Pix, sem a necessidade de um cartão de crédito, oferecendo mais opções para os brasileiros que desejam parcelar suas compras e facilitar o fluxo de caixa dos empreendedores. O Pix Parcelado surge como uma resposta às necessidades dos consumidores e empresários, que buscam por formas de pagamento mais convenientes e menos onerosas.

Com a novidade, o cliente pode parcelar suas compras, de acordo com o limite de crédito disponível. O lojista, por outro lado, recebe o valor total da venda de forma imediata, sem taxas, independentemente do número de parcelas escolhidas pelo cliente. Isso gera um fluxo de caixa mais robusto e reduz a dependência dos empreendedores em relação às operadoras de cartão de crédito.

Como funciona o Pix Parcelado?

O consumidor deve ter um limite de crédito pré-aprovado pela InfinitePay e, ao escolher o Pix como forma de pagamento, é apresentada a opção de parcelamento. Após a aprovação, o pagamento é concluído de maneira imediata, e as parcelas são debitadas de acordo com o plano de pagamento escolhido, na conta do cliente. 

Para os lojistas, essa é uma oportunidade de aumentar as vendas, especialmente em compras de maior valor, e atrair novos consumidores que preferem pagar em parcelas, mas não possuem ou não desejam utilizar um cartão de crédito. 

Em breve o Pix Parcelado estará disponível para todos os clientes da InfinitePay. Essa iniciativa representa uma evolução nas formas de pagamento disponíveis, aumentando a possibilidades de lojistas impulsionarem suas vendas.



Prêmio MOL de Jornalismo abre inscrições

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Estão abertas as inscrições para o 3° Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade, uma iniciativa do Instituto MOL para reconhecer o trabalho de jornalistas, comunicadores populares e estudantes de comunicação que contribuem para fortalecer a cultura de doação, a solidariedade e a atuação das organizações da sociedade civil, destacando a importância dos temas para o exercício da cidadania. As inscrições vão até 6 de janeiro de 2025. Em sua terceira edição, o Prêmio MOL traz como novidade a categoria Jornalismo Comunitário, com o objetivo de reconhecer trabalhos produzidos na periferia, comunidades quilombolas indígenas, por comunicadores destes territórios.

“A partir desta edição, incluímos uma categoria para valorizar as iniciativas de jornalismo comunitário, que têm grande importância na difusão de pautas sobre a cultura de doação a partir da representatividade de seus territórios”, explica Mariana Campanatti, diretora executiva  do Instituto MOL.

Serão premiados trabalhos nos formatos de texto, áudio, vídeo e fotografia publicados em veículos de comunicação tradicionais, comunitários e acadêmicos entre 1º de janeiro de 2024 a 5 de janeiro de 2025. O tema central da reportagem deve estar relacionado ao conceito de cultura de doação e solidariedade, e poderá ser desdobrado a partir de pautas que abordem serviço para o doador, trabalho e iniciativas de organizações da sociedade civil, filantropia, entre outros. Relevância, qualidade, interesse público, diversidade de fontes, originalidade, inovação e criatividade serão os critérios de avaliação.

As premiações serão distribuídas entre os três primeiros lugares de cada categoria e seus quatro formatos, somando 72 mil reais em dinheiro. O anúncio será feito durante cerimônia de premiação, no dia 7 de abril de 2025.

É pré-requisito para a inscrição a conclusão do Curso MOL de Jornalismo para a Solidariedade – uma formação digital e gratuita, em seis videoaulas, disponível no Sympla.

Categoria Jovem Jornalista

Destinada a estudantes de jornalismo e recém-formados com até dois anos de graduação, a categoria Jovem Jornalista vai avaliar reportagens produzidas por estudantes de comunicação e publicadas em veículos acadêmicos. Serão aceitos trabalhos nos seguintes formatos: podcast/rádio; reportagem multimídia/digital/vídeo e impresso.

Categoria Jornalismo Tradicional

É destinada a profissionais da comunicação que publicam trabalhos em veículos da grande mídia, como jornais, sites, revistas, emissoras de rádio e TV, bem como podcasts publicados em streamings de áudio e que estejam no ar há pelo menos um ano. Serão aceitas reportagens em áudio, que podem ser podcasts ou matérias veiculadas em emissoras de rádio; texto, publicado em veículo digital ou impresso; vídeo, veiculado em canais de televisão ou publicados em plataformas digitais; foto ou série de fotos publicada em veículo digital ou impresso.

Categoria Jornalismo Comunitário

É destinada a profissionais da comunicação das periferias, comunidades quilombolas e indígenas que publicam trabalhos em veículos comunitários e independentes, como jornais, sites, revistas, rádios comunitárias e canais em vídeo, bem como podcasts publicados em streamings de áudio e que estejam no ar há pelo menos um ano. Serão aceitas reportagens em áudio; texto, publicado em veículo digital ou impresso; vídeo, veiculado em canais de televisão ou publicados em plataformas digitais; foto ou série de fotos publicada em veículo digital ou impresso independentemente do meio de difusão.

Seleção e prêmios

A avaliação dos conteúdos será feita por uma banca avaliadora de oito jurados, jornalistas brasileiros que irão analisar cada trabalho recebido, individualmente, a partir dos critérios descritos no regulamento e edital da premiação. Os finalistas serão divulgados no final de março de 2025 e os vencedores, em cerimônia de premiação, no dia 7 de abril.

3º Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade

Inscrições até 6 de janeiro de 2025

https://www.premiodejornalismo.institutomol.org.br/

Curso MOL de Jornalismo para a Solidariedade
https://bit.ly/3Aqi5zW



Outubro Rosa traz importância da prevenção ao câncer de mama

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O Outubro Rosa é um movimento mundialmente conhecido, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Atualmente, este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, e a detecção precoce tem um papel crucial nos resultados dos tratamentos e nas taxas de sobrevivência.

A detecção precoce do câncer de mama aumenta significativamente as chances de tratamento bem-sucedido. Segundo dados apresentados pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), quando a doença é diagnosticada nas fases iniciais, a taxa de cura pode ultrapassar 95%.

“Quando o câncer de mama é detectado em estágios iniciais, as chances de cura são significativamente maiores. Em estágios iniciais, as células cancerígenas geralmente estão confinadas à mama, o que facilita o tratamento, possibilitando procedimentos menos invasivos e aumenta as chances de sucesso, além de reduzir os custos e prevenir complicações”, diz a Dra. Andrea Cubero, especialista em mastologia do CEON+ e médica assistente da Faculdade de Medicina do ABC.

Quem deve fazer a mamografia e quando?

Seguindo as recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Sociedade Brasileira de Radiologia, as mulheres a partir dos 40 anos devem realizar a mamografia rotineiramente de forma anual. No entanto, para aquelas que têm histórico familiar de câncer de mama, a triagem pode começar mais cedo.

“Mulheres com histórico familiar de câncer de mama têm um risco aumentado de desenvolver a doença, e por isso, as recomendações de rastreamento costumam ser mais rigorosas e iniciadas em idades mais precoces. As indicações para o início do rastreamento de câncer de mama para essas mulheres são determinadas com base no grau de parentesco com a pessoa afetada e a idade em que o câncer foi diagnosticado na família. O acompanhamento regular é essencial para a detecção precoce e manejo adequado do risco”, afirma a Dra. Andrea.

Além da mamografia, o autoexame mensal é um hábito importante que deve ser cultivado desde a juventude. Apesar de o autoexame não substituir a mamografia, ele é uma maneira de as mulheres estarem atentas a mudanças em seus corpos, o que pode levar a uma detecção precoce.

As barreiras à detecção precoce

A Dra. Andrea Cubero identifica que existem diversos fatores que dificultam a detecção precoce do câncer de mama: “Infelizmente, muitas mulheres ainda enfrentam barreiras para realizar exames preventivos, seja por falta de informação, medo, ou acesso limitado aos serviços de saúde. Portanto, é de extrema importância que as campanhas de conscientização cheguem a todas as camadas da sociedade, especialmente àquelas que têm menos acesso aos serviços de saúde”.

Além disso, a Dra. Andrea falou da importância específica da campanha do mês de outubro: “O Outubro Rosa se apresenta como uma ferramenta na luta contra a doença. Muitas mulheres desconhecem os fatores de risco, os sinais iniciais e a importância dos exames regulares e, a partir da campanha, passam a conhecer não só a importância da mamografia, mas também como o estilo de vida pode influenciar o risco de desenvolver câncer de mama”.

Avanços contra o câncer de mama

Atualmente, a pesquisa clínica vem atuando para o desenvolvimento de novos tratamentos, especialmente para o câncer de mama, que é o câncer mais prevalente nas mulheres. Participar de ensaios clínicos permite que os pacientes tenham acesso a terapias que ainda não estejam amplamente disponíveis.

A Dra. Patrícia Santi, médica pesquisadora do CEPHO, que conduz os estudos de câncer de mama disponíveis no centro, fala sobre a importância dos estudos clínicos para este tipo de câncer. A Dra. Patrícia Santi fala sobre como funciona a Pesquisa Clínica e qual a importância dela para as mulheres com câncer de mama, principalmente, metastático.

“A pesquisa clínica é um processo científico utilizado para testar novos tratamentos, medicamentos, procedimentos ou terapias em pacientes, com o objetivo de verificar sua eficácia, segurança e impacto na saúde. Ela é regulamentada por vários órgãos sérios do governo e passa por uma série de avaliações éticas antes de ser liberada para início no Brasil. No caso do câncer de mama, a pesquisa clínica desempenha um papel vital no avanço do conhecimento para encontrar melhores formas de diagnosticar, tratar, gerenciar e prevenir a doença. As pacientes têm a oportunidade de terem acesso a drogas inovadoras, muitas vezes ainda não disponíveis no mercado, acesso à medicina personalizada, em que os tratamentos são adaptados ao perfil genético do tumor de cada paciente e consequente melhora na qualidade de vida”.

Atualmente, o Centro de Estudos e Pesquisas de Hematologia e Oncologia (CEPHO) está conduzindo ao menos oito estudos clínicos que visam avaliar a eficácia e segurança de novos tratamentos contra o câncer de mama, sejam em estado inicial ou avançado.

O CEPHO conta com uma equipe de especialistas com mais de 15 anos de experiência em pesquisa clínica. Além disso, a estrutura do centro conta com equipamentos tecnológicos e ambientes para receber os pacientes e realizar os atendimentos.

O CEPHO

O Centro de Estudos e Pesquisas de Hematologia e Oncologia (CEPHO) atua na condução de estudos clínicos. O CEPHO é resultado da idealização do Dr. Auro del Giglio, Professor Titular da Disciplina na Faculdade de Medicina do ABC, hoje Centro Universitário Saúde ABC. O CEPHO, mais do que um centro de pesquisas, é uma escola. Além da condução de estudos internacionais patrocinados, nele são desenvolvidas pesquisas próprias ligadas aos programas de pós-graduação sensu stricto e sensu lato da Faculdade de Medicina do ABC.

Fundado em 1996, o CEPHO surgiu da necessidade de drogas inovadoras que pudessem ajudar no tratamento de pacientes oncológicos e do interesse da indústria farmacêutica por centros de pesquisa capacitados para conduzir os testes dos novos medicamentos. O CEPHO tem a missão de pesquisar novos tratamentos para o câncer para melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida dos pacientes acometidos por esta doença.



Castrolanda assegura R$ 153 mi da Finep com apoio da Macke

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A Cooperativa Castrolanda, uma das maiores cooperativas agroindustriais do Brasil, obteve um financiamento de R$ 153 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em uma operação com o suporte da Macke Consultoria. Os recursos serão direcionados para a implementação de um plano de inovação tecnológica que abrange diversas áreas de produção da cooperativa, incluindo suinocultura, produção de leite e agricultura.
 
O projeto visa aumentar a eficiência produtiva e melhorar a qualidade dos produtos da Castrolanda, além de promover práticas sustentáveis em todas as etapas da cadeia produtiva. As iniciativas contemplam a modernização de processos e a introdução de sistemas automatizados para diferentes áreas de produção da cooperativa.
 
No centro da iniciativa está a criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que incluirá uma fazenda experimental dedicada à implementação de novas tecnologias. Isso permitirá que a Castrolanda teste e valide inovações diretamente no campo, oferecendo aos cooperados acesso a conhecimentos e ferramentas avançadas.
 
Paulo Alberto Machinski, CFO da Castrolanda, afirma que “com esse apoio da Finep, a Castrolanda vai poder implementar soluções inovadoras que aumentarão a eficiência produtiva e promoverão práticas mais sustentáveis, beneficiando toda a cooperativa”.
 
André Maieski, sócio da Macke Consultoria, destacou que a operação representa um avanço para o setor: “Esse tipo de financiamento da Finep possibilita que a Castrolanda invista em inovação de maneira estruturada, contribuindo para a modernização e maior eficiência em suas operações, o que beneficia toda a cadeia produtiva”.
 
Com a implementação do projeto, a cooperativa espera aumentar em pelo menos 10% sua produção nos próximos anos, além de promover melhorias na gestão de resíduos e contribuir para uma produção mais sustentável e eficiente.



Seminário FACPCS debaterá sustentabilidade e seus reflexos nas demonstrações

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O 4° Painel do XXI Seminário Internacional FACPCS será realizado no dia 30 de outubro de 2024, das 16h10 às 17h35, e terá como tema “Informações sobre sustentabilidade e seus reflexos nas demonstrações: o que contabilizar e o que divulgar?”. A palestrante do painel será Virgínia Nicolau Gonçalves, Gerente de Reporte ESG em Relações com Investidores do Itaú Unibanco e Coordenadora da Comissão ESG do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI). Além disso, o painel terá como debatedores: Leandro Ardito, Coordenador de Relações Internacionais do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS); e Rodrigo Santoro Geraldes, Head of Equities da Bradesco Asset Management e Conselheiro da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (AMEC). Renata Bandeira, Membro do IFRIC (International Financial Reporting Interpretations Committee)/International Financial Reporting Standards (IFRS) Foundation, será a moderadora do painel.

O seminário será realizado em formato híbrido, em plataforma digital fechada e parte presencial, no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, em São Paulo (SP), no dia 30 de outubro de 2024, das 08h às 18h.

Os participantes receberão créditos de Educação Profissional Continuada da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (APIMEC Brasil) – 8 créditos; Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) – 4 créditos; e Conselho Federal de Contabilidade (CFC)/Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) – 6 créditos. A pontuação e o certificado serão concedidos aos participantes que cumprirem no mínimo 75% de participação (6 horas).

O objetivo do evento é proporcionar uma visão prática do atual estágio de adoção das normas internacionais de relatórios financeiros (International Financial Reporting Standards – IFRS) e dos relatórios de sustentabilidade (International Sustainability Standards Board – ISSB) no Brasil, das mudanças mais relevantes que estão em andamento e seus possíveis reflexos. O evento é organizado pela Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade (FACPCS) e conta com o apoio operacional do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).

Nos painéis do evento serão debatidos: “IFRS 18 – Demonstrações Primárias”; “IFRS S1 e S2 – Implementação e vantagens”; e “FICE – Instrumentos Financeiros com Características de Equity; Equivalência Patrimonial e visão geral dos projetos do IASB”.

O Seminário é uma realização do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) e do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) com a colaboração das entidades-membros: Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP); Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA); Associação de Investidores no Mercado de Capitais (AMEC); Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (APIMEC Brasil); Brasil, Bolsa, Balcão (B3); Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI); e Instituto de Auditoria Independente do Brasil (IBRACON).

Além do apoio institucional das seguintes entidades: Associação Brasileira dos Assessores de Investimentos (ABAI); Associação Brasileira das Empresas de Leasing (ABEL); Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON); Associação Brasileira dos Contadores do Setor de Energia Elétrica (ABRACONEE); Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP); Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA); Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD); Associação Nacional de Executivos (ANEFAC); Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT); Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado (CBARI); Confederação Nacional da Indústria (CNI); Conselho Regional de Administração do Estado de São Paulo (CRA-SP); Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo (CORECON-SP); Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP); Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-SP/USP); Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (FECONTESP); Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON); Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (FUNDACE); Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF-SP); Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI); Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias e Pesquisas no Estado de São Paulo (SESCON-SP); e Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (SINDCONT-SP). O evento conta com apoio operacional do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).

São coordenadores do XXI Seminário Internacional FACPCS: Ana Tércia Lopes Rodrigues; Carl Douglas; Edison Arisa; Eduardo Flores; Guillermo Braunbeck; Haroldo Levy Neto; Leandro Ardito; Rogério Mota; Verônica Souto Maior; e Zulmir Breda.

O XXI Seminário Internacional FACPCS já conta com o Patrocínio master da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão; da Deloitte; da Itaúsa; da KPMG; da Praesum Contabilidade Internacional; da PwC; e da SMS Latinoamérica; Patrocínio sênior da Klabin; além do Patrocínio pleno da Baker Tilly; da Fundação Brasileira De Contabilidade (FBC); da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN); da Luz Publicidade; da Moore; da Parker Russell; e da Wulaia Consultoria e Treinamento. O evento tem suporte da SB Eventos e apoio de Divulgação do Portal Acionista e da Revista RI.



Cetrel marca presença na Feira Nacional de Saneamento Ambiental 2024

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A Cetrel, empresa com mais de 46 anos de experiência em soluções ambientais, participará pela primeira vez da Fenasan – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, que acontece de 22 a 24 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Durante o evento, a empresa apresentará seu portfólio completo, com destaque para soluções em água e efluentes, gerenciamento de áreas contaminadas e inovação.

“A Fenasan é uma excelente oportunidade para apresentarmos nossas soluções e fortalecermos nossa expansão nacional. Estamos entusiasmados em participar do evento e mostrar como podemos contribuir para o desenvolvimento sustentável”, afirma Mariana Oliveira, coordenadora de Marketing & Inteligência de Mercado da Cetrel.

Além da exposição no estande, a Cetrel apresentará dois trabalhos técnicos durante o 35º Encontro Técnico AESabesp:

“Avaliação de Tratabilidade do Benzeno, Tolueno e Etilbenzeno em Lodos Ativados e sua Toxicidade – Uso da Respirometria no Tratamento de Efluentes Industriais”, apresentado por José Gilson Fernandes, em formato de pôster, no dia 23 de outubro, às 12h55.

“Inovação em Monitoramento Ambiental de Recursos Hídricos utilizando IoT”, apresentado por Calvin Iost, também em formato de pôster, no dia 24 de outubro, às 12h45.

Inclusive, o sistema IoT para monitoramento de recursos hídricos está concorrendo, junto a dois outros projetos inovadores da Cetrel, ao Prêmio AESabesp para Expositores – Categoria Inovação Tecnológica.

Com a participação na Fenasan 2024, a Cetrel reforça sua estratégia de expansão nacional, atendendo a clientes em diversos estados do Brasil.

Para conhecer mais sobre as soluções inovadoras da Cetrel, os interessados podem visitar o estande P18 da empresa na Fenasan 2024.

Serviço:

Fenasan 2024 – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente

Data: 22 a 24 de outubro de 2024

Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo

Estande Cetrel: P18



Laboratório Teuto figura entre as 500 maiores empresas do Brasil, segundo Exame

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Em 2023, o Laboratório Teuto registrou um crescimento de 19,63% na receita líquida, que chegou a R$ 1,54 bilhão, e um lucro líquido de R$ 252,714 milhões. Esses resultados colocaram a empresa entre as 500 maiores do país, de acordo com o ranking Melhores e Maiores da Exame. No segmento farmacêutico, o Teuto manteve sua posição entre as três maiores empresas.

O ranking, uma das principais referências da economia brasileira, avalia o desempenho das maiores companhias do país com base em critérios como resultados contábeis, governança corporativa, práticas de ESG e crescimento nos últimos anos. Em 2023, as 100 maiores empresas do ranking somaram uma receita líquida de R$ 8,28 trilhões, o equivalente a 76% do PIB brasileiro, que totalizou R$ 10,9 trilhões no período.

“Estar entre as 500 maiores empresas do Brasil reflete o esforço constante em manter o crescimento sustentável e a eficiência nas operações”, afirmou Ítalo Melo, presidente do conselho do Teuto. Ele destacou ainda que o laboratório continua investindo em soluções que atendam às necessidades do mercado e da sociedade.

Além do financeiro

A seleção das empresas para o ranking Melhores e Maiores leva em conta dados públicos ou de capital aberto, com foco no desempenho financeiro e em aspectos como responsabilidade socioambiental e governança. O crescimento entre 2022 e 2023 também foi um fator relevante na avaliação.

Muito além do avanço na receita, o Teuto lançou 47 novos produtos apenas em 2024. Dentro da indústria, tem investido na digitalização de processos, redução do consumo de papel, robotização de etapas, suporte à saúde dos trabalhadores e outras pautas ESG, além da ampliação no mercado de produtos biológicos.

O editor da Exame, Ivan Padilha, reforçou os critérios da premiação: “As empresas presentes no ranking mostraram bom desempenho financeiro, crescimento sustentável e seguiram práticas ESG. As 1.000 empresas da edição de 2023 tiveram um faturamento conjunto de R$ 8,28 trilhões, um crescimento de 5,5% em relação ao ano anterior. É um prazer contar com o Laboratório Teuto entre as principais companhias do setor.”



Festival Internacional Cervantino recebe o Brasil como convidado de honra

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O Festival Internacional Cervantino recebe o Brasil como país convidado de honra na sua 52ª edição, até 27 de outubro, na cidade mexicana de Guanajuato. A cada ano, um país é convidado para ter um espaço de destaque na programação do evento. A participação brasileira integra as celebrações da iniciativa “Ano Dual 2023-2024: presença do Brasil no México e do México no Brasil”, que marca os 190 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. 

Em praças, teatros e outros diversos espaços públicos de Guanajuato, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o evento reúne mais de 3 mil artistas de 24 países em uma programação que contempla espetáculos de teatro, dança, música erudita e música popular, além de exibição de filmes e exposições de artes visuais e digitais. 

Artistas de 15 estados brasileiros e do Distrito Federal, como Grupo Galpão, Anhangá, Christiane Jatahy, Cláudia Abreu, Clayton Nascimento, Cia. Dos à Deux, Lenine, Xeina Barros, João Camarero, Céu e a Companhia de Dança Deborah Colker, fazem a conexão entre Brasil e México, incluindo cinema, artes visuais e música lírica. A curadoria é assinada por Jonas Klabin e Cesar Augusto, especialistas em festivais e residências artísticas.

O projeto Festival Internacional Cervantino – Programação Brasileira é uma realização do Ministério da Cultura e da APPA – Cultura & Patrimônio, apresentado pelo Nubank, e conta com a parceria institucional do Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores, além do Governo do México, por meio da Secretaria de Cultura e do Festival Internacional Cervantino, e é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal – União e Reconstrução.

Programação brasileira

Música 

O show de encerramento une duas gerações da música brasileira: Lenine, vencedor de seis Grammys Latinos, e a banda Francisco, el Hombre, com onze anos de existência, caracterizada por misturar ritmos brasileiros e afro-latinos com o ska. Três nomes também apresentam seus mais recentes discos. Com três Grammys Latinos na bagagem, Céu chega com seu novo álbum “Novela”. Filipe Catto apresenta “Belezas são coisas acesas por dentro”, que homenageia Gal Costa e é reconhecido como um dos cinquenta melhores álbuns de 2023, segundo a APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Misturando estudos da teatralidade à criação musical, a banda Pietá vem com o álbum “Nasci no Brasil”, convidando o público a vivenciar o que significa “ser brasileiro”.

Ainda há Xeina Barros, na percussão e voz, e João Camarero, no violão sete cordas, apresentando “Baticum”, com composições de nomes como Tom Jobim, Baden Powell e Pixinguinha. Já Rosana Lamosa, soprano brasileira, homenageia em “Alma brasileira” compositores que construíram seu legado ao longo do século passado: Glauco Velásquez, Cláudio Santoro, Francisco Mignone e Heitor Villa-Lobos. A artista é acompanhada pelo pianista Pablo Rossi, indicado ao Grammy Latino. 

Como um manifesto artístico-político, a fragilidade e a crueldade de normas sociais impostas pela sociedade também são expostas no espetáculo musical “Deixe ela falar”, de Simone Mazzer. Já a apresentação do grupo Anhangá Dance Club leva as formas tradicionais de música da região norte do Brasil, integradas a estilos contemporâneos eletrônicos, a partir do trabalho musical do guitarrista Eduardo Barbosa e da guitarrista não-binária Belém de Belém.

Teatro 

Após passar por 27 cidades brasileiras, o monólogo “Virginia”, criado, produzido e interpretado por Cláudia Abreu, chega ao México. Na obra, a atriz interpreta a escritora inglesa Virginia Woolf (1882-1941), percorrendo sua vida marcada por tragédias pessoais e por uma linha tênue entre a lucidez e a loucura. De Belo Horizonte, o Grupo Galpão apresenta “Cabaré coragem”, que explora o universo do cabaré, de Brecht à contemporaneidade, e incorpora a presença do público.

Em outro monólogo, “Macacos”, Clayton Nascimento usa apenas o próprio corpo e batom para se aprofundar na história de preconceito, exclusão e violência do racismo no Brasil. Outra obra que mergulha no tema é “Depois do silêncio”, da cineasta e diretora teatral brasileira Christiane Jatahy. A peça  se desenvolve em torno da história de Torto Arado (2019), romance de Itamar Vieira Junior, para abordar como a história da escravidão continua afetando a vida das pessoas.

A Fábrica de Eventos aborda afeto e sexualidade em “Meu corpo está aqui”. Na peça, atores e atrizes PCDs ocupam o palco falando sobre seus relacionamentos, seus corpos e seus desejos. Já a Cia Os Buriti traz uma linguagem poética voltada para todas as idades no espetáculo “À beira do sol”, brincando com a fronteira entre realidade e imaginação.

Julio Adrião protagoniza o espetáculo “A descoberta das Américas”, baseado no texto homônimo do escritor italiano Dario Fo. O monólogo é um dos maiores sucessos da primeira década do século XXI e permanece nos palcos mundiais há quase vinte anos. O grupo Clowns de Shakespeare parte da obra clássica “Ubu Rei”, de Alfred Jarry, de 1888. “Ubu: o que é bom deve continuar!” é concebido como uma possível continuação da obra do autor, com ares latino-americanos. 

Dança 

Comemorando trinta anos de atividade, a Companhia de Dança Deborah Colker apresenta o espetáculo “Cão sem plumas”, baseado no poema homônimo de João Cabral de Melo Neto (1920-1999). 

Cinema

Na Universidade de Guanajuato, obras da cinematografia brasileira, que contam sobre a história e cultura do país, serão exibidas: “Ó pai, ó”, “Ziraldo: era uma vez um menino”, “A queda do céu”, “Jogo de cena”, “Carandiru”, “Madame Satã”, “O menino e o mundo”, “Nada”, “Vaga carne”, “Tropa de elite”, “A máquina do desejo”, “Cidade de Deus”, “Dois filhos de Francisco”, “A falta que nos move”, “As Cadeiras”, “U’yra: a retomada da floresta”, “Moscou” e “Paloma”.



Publicações Online e PROMAD expandem serviços para apoiar profissionais jurídico

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A Publicações Online e o PROMAD – anunciaram um novo serviço voltado para auxiliar advogados, escritórios de advocacia e empresas de todo o Brasil. O Domicílio Judicial Eletrônico desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça no Brasil agora pode ser monitorado automaticamente e os dados captados recebidos através da plataforma de gestão jurídica POL ADV e do Integra, o software jurídico do PROMAD. 

Como parte do programa Justiça 4.0, este sistema visa centralizar todas as comunicações (citações e intimações) referentes aos processos judiciais emitidos pelos tribunais brasileiros. Conforme regulamento pelo CNJ, cada empresa, tanto pública quanto privada, microempresas e outras entidades jurídicas devem se cadastrar no portal e designar um responsável. A ideia do CNJ é que o Domicílio Judicial traga transparência e maior eficiência do sistema jurídico brasileiro. 

O principal desafio das empresas jurídicas, atualmente, está na complexidade e no volume de informações que os advogados precisam monitorar diariamente. Além disso, para as empresas, o impacto está na responsabilidade de gerenciar essas comunicações eletronicamente e garantir que todas sejam recebidas e monitoradas de forma adequada. 

A perda de uma comunicação pode resultar em sanções legais, portanto, a solução para otimizar o fluxo de trabalho é a automatização do monitoramento dessas informações. 

A oferta das empresas oferece o acompanhamento do Domicílio Judicial para os profissionais jurídicos. O POL ADV (plataforma de gestão jurídica da POL) e o Integra centralizam todas as notificações judiciais em um único painel de utilização. 

Joel Rosenbaum, CEO da Publicações Online e do PROMAD, declara: “Estamos entusiasmados em oferecer este novo monitoramento de intimações e informações dos processos jurídicos aos nossos clientes. Com esta última oferta, os usuários podem focar em suas responsabilidades principais.”

O serviço de monitoramento e captura assegura a proteção das informações e a aderência às regulamentações vigentes, proporcionando um ambiente seguro. Os dados de acesso dos profissionais são criptografados e mantidos em cloud para garantir uma segurança ainda mais robusta. 

Para saber mais, basta acessar Publicações Online e PROMAD



ABIMAQ tem inscrições abertas para curso voltado ao Ex-Tarifário

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Destinados para profissionais que atuam em organizações com operações de exportações e empresas prestadoras de serviços do segmento de comércio exterior, a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) realiza no dia 24 de outubro (quinta-feira), o curso Ex-Tarifário – Redução da alíquota I.I -Teoria e Aplicação Prática.

As aulas, ministradas de forma remota pelo consultor de comércio exterior, Milton Gato, têm como principal objetivo analisar e discutir os requisitos e condições para a obtenção e fruição do processo de ex-tarifário, através da redução temporária da alíquota do Imposto de Importação – I.I.

A grade programática abordará os seguintes tópicos:

Ex – Tarifário de Bens de Informática e Telecomunicações (BIT) e de Bens de Capital (BK) da alíquota do imposto de importação:

– O que é um Ex-Tarifário?;

– A importância da classificação fiscal;

– A representação do Ex-Tarifário;

– Ex-Tarifários vigentes.

Classificações e os bens BK E BIT (máquinas, combinações e variações):

– Máquinas isoladas ou unitária e exemplos;

– Máquinas com funções múltiplas e exemplos;

– Combinação de máquinas e exemplos;

– Unidades funcionais e exemplos;

– Padrão descritivo e sugestões.

Legislação aplicável – Resolução GECEX 512 de 2023 e, Portaria SDIC/MDIC 287 de 2023:

Requerimentos:

– Local e forma de apresentação dos pleitos;

– Requerimento para concessão;

– Renovações;

– Alterações de Ex-Tarifários vigentes;

– Revogações;

– Análise preliminar;

– Consultas públicas;

– Contestações;

– Apuração de existência de produção nacional;

– Análise técnica e das recomendações.

Concessões e indeferimentos.

Pedidos de vista e de cópia de documentos.

Serviço – Curso – Ex-Tarifário – Redução da alíquota I.I -Teoria e Aplicação Prática:

Data: 24 de outubro (quinta-feira)

Horário: 08h30 às 12h30

Carga horária: 4h

Local: online, via plataforma zoom

Mais informações: (11) 5582-6321/6326 ou https://abimaq.org.br/cursos/762/ex-tarifario-reducao-da-aliquota-do-ii-teoria-e-aplicacao-pratica



Ópera de Pequim traz seu espetáculo ao Brasil em novembro

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A tradicional Companhia Nacional da Ópera de Pequim chega ao Brasil em novembro para apresentar ao público a tradição da cultura chinesa, em um espetáculo que reúne diferentes peças de dança, música, teatro, acrobacia e até artes marciais.

A turnê brasileira é apresentada pelo Ministério da Cultura e GWM Brasil, com produção da DELLARTE Soluções Culturais, e patrocínio de State Grid Brazil Holding e Cosco Shipping /Rio Brasil Terminal e apoio da China Energy Brasil

As apresentações no país passarão por Brasília (CCUG, 15 de novembro), Rio de Janeiro (Teatro Riachuelo, 19 de novembro) e São Paulo (Theatro São Pedro, 21 de novembro). Os ingressos estão disponíveis em dellarte.com.br. A realização da turnê é da Interlúdio, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

A Ópera de Pequim tem suas raízes no século XIII, durante a dinastia Yuan. Naquela época, a ópera era uma forma de entretenimento popular entre as classes mais baixas da sociedade chinesa. No entanto, ela começou a se desenvolver como uma forma de arte mais sofisticada durante a dinastia Ming (1368-1644). No reinado do imperador Qianlong (1736-1795), a ópera ganhou popularidade entre a elite chinesa e se tornou uma parte importante da cultura imperial.

A Companhia Nacional da Ópera de Pequim foi fundada em 1955, concebida como uma organização performática da Ópera de Pequim e diretamente ligada ao Ministério da Cultura e Turismo da República Popular da China.

Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a Ópera de Pequim, também chamada na China de Jingju, é famosa por sua combinação de música, dança, teatro e acrobacias. Os artistas usam uma variedade de técnicas vocais, incluindo canto, fala e recitação, para contar histórias e expressar emoções.

A música é executada por uma orquestra tradicional chinesa, composta por instrumentos como o erhu (um instrumento de cordas) e o suona (um instrumento de sopro). A dança é caracterizada por movimentos graciosos e gestos simbólicos, enquanto as acrobacias adicionam um elemento de espetáculo e habilidade física.

A companhia valoriza a precisão absoluta e a elegância na atuação, e os artistas da companhia são treinados durante muitos anos em uma variedade enorme de técnicas para dominar a arte de expressar emoções através de gestos, movimentos corporais e expressões faciais. Além disso, eles também precisam ser habilidosos em acrobacias e artes marciais, já que muitas vezes realizam cenas de luta complexas durante as apresentações.

Em sua passagem pelo país em novembro, a companhia trará ao Brasil um espetáculo que reunirá diferentes peças de seu repertório, como “A Encruzilhada” (The Crossroads, um famoso repertório de dramas de combate, é um trecho da Saga do Yang); “Donzela Celestial Espalhando Flores” (Heavenly Maid Scattering Flowers, história em que Buda ordena que a donzela celestial espalhe flores no quarto de um santo budista para testar sua fé); “Roubando a Erva” (Stealing the Herb, que se baseia em uma antiga lenda sobre uma cobra branca que se transforma em uma bela mulher e se casa com um mortal) e “Combate no Campo de Treinamento, Patrulhamento no Quartel e Exploração do Vale” (Combat at Drill Ground, Patrolling in Barrack, Exploring Valley, três peças contínuas de um dos programas clássicos da Ópera de Pequim – As Mulheres Generais da Família Yang).

Os figurinos e adereços da Ópera de Pequim são feitos à mão por artesãos especializados e desempenham um papel importante nas produções da companhia, ajudando a criar a atmosfera e a identidade dos personagens. Os adereços, como espadas, leques e lenços, são usados pelos artistas para enfatizar gestos e movimentos durante as cenas.

Segundo o The Times, “Na ópera de Pequim, o refinamento da alta arte encontra a diversão da arte popular. Movimentos e designs estilizados, risadas intensas e ação — é uma explosão de entretenimento”.

Sobre a GWM Motors 

A montadora chinesa GWM, de capital 100% privado, é uma das grandes fabricantes mundiais de picapes médias. Com atuação global, a empresa está presente em mais de 60 países, conta com 70 mil funcionários e possui oito centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) ao redor do mundo

No Brasil, a GWM atua comercializando apenas veículos eletrificados, possui uma rede de 72 concessionárias e vai iniciar a produção local na sua fábrica de Iracemápolis (SP) no primeiro semestre de 2025.

Sobre a DELLARTE

Uma das maiores produtoras de soluções e eventos culturais do país, atuando na área da música clássica, jazz e artes performáticas há 40 anos, a Dellarte já realizou mais de 1.500 apresentações para mais de 3 milhões de pessoas, trazendo para o Brasil o que há de mais emocionante no cenário cultural ao redor do mundo.

John Malkovich, Jessye Norman, Luciano Pavarotti, Plácido Domingo, José Carreras, Montserrat Caballé, Kiri Te Kanawa, Kathleen Battle, Balé do Teatro Bolshoi, New York City Ballet, Balé do Teatro Mariinsky – Kirov, Ballet da Ópera Nacional de Paris, MOMIX Dance Theatre, Martha Argerich e Nelson Freire, Mstislav Rostropovich, Evgeny Kissin, Lang Lang, Yuja Wang, Itzhak Perlman, Joshua Bell, Yo- Yo Ma, City of Birmingham Symphony Orchestra com Sir Simon Rattle, New York Philharmonic com  Kurt Masur, Royal Philharmonic Orchestra, Filarmônica de Viena, Companhia Antonio Gades, Cia Joaquim Cortez, Ballet do Teatro Scala de Milão, Kamasi Washington, Bobby McFerrin, Keith Jarrett, Paco de Lucía e  Chick Corea são alguns dos nomes que já se apresentaram no Brasil pelas mãos da Dellarte.

Ingressos em dellarte.com.br

Brasília: Teatro Planalto (Centro de Convenções Ulysses Guimarães – SDC – Ala Sul)

15 de novembro, Sexta – 20h00

Preço único: R$ 150,00

Rio de Janeiro: Teatro Riachuelo (R. do Passeio, 38/40 – Centro, Rio de Janeiro – RJ)

19 de novembro, terça-feira – 20h

Plateia: R$ 150,00

Balcão Nobre: R$ 100,00

Balcão Superior: R$ 60,00

São Paulo: Theatro São Pedro (Rua Barra Funda, 171 | São Paulo – SP)

21 de novembro, quinta-feira – 20h

Preço único: R$ 150,00

 

 

 

 



Outubro rosa pet alerta sobre a importância do diagnóstico precoce

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Outubro é o mês marcado pelo combate e prevenção do câncer de mama em seres humanos, campanha conhecida como Outubro Rosa. Esta conscientização também deve ser estendida aos animais domésticos.

O diagnóstico precoce ajuda bastante no tratamento e na possível cura da doença. O tutor precisa ficar atento e, periodicamente, realizar a palpação da cadeia mamária e, notando a presença de nódulos ou secreção, deve procurar um profissional da medicina veterinária.

“Assim como nos humanos, o câncer de mama tem bom prognóstico quando é diagnosticado o mais rápido possível”, salienta Vininha F. Carvalho, ambientalista que atua como protetora dos animais e editora da Revista Ecotour News.  

Amanda de Deus, veterinária especialista em patologias da glândula mamária e professora do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU Graças, alerta para a importância de os tutores conhecerem os sinais da doença para irem à busca de um tratamento o mais rápido possível.

“Em cadelas e gatas, ocorre à formação de lesões nodulares na cadeia mamária que podem ter crescimento rápido e aparecimento de áreas ulceradas (feridas). Os animais não castrados e os castrados tardiamente têm uma chance maior para o desenvolvimento desse tipo tumor. É importante destacar que os machos, caninos e felinos, também podem desenvolver câncer de mama”, explica à veterinária.

“Cães e gatos estão se tornando cada vez mais presentes na vida das pessoas. Segundo o censo do IPB (Insituto Pet Brasil), o Brasil é o terceiro país em número de animais domésticos, contabilizando 149,6 milhões de pets. Diante desta realidade, o incentivo à educação de tutores para alcançar o bem-estar animal se tornam necessárias”, conclui Vininha F. Carvalho.



Cerca de 38% das empresas brasileiras fecham antes de 5 anos

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O mercado brasileiro para quem deseja empreender é desafiador, mas também cheio de oportunidades. De acordo com o levantamento Sobrevivência das Empresas Mercantis Brasileiras, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), considerando todos os portes, a taxa de sobrevivência das empresas foi de 62%, ou seja, cerca de 38% fecharam antes de cinco anos. O estudo observou 13.165.332 de empresas entre os anos de 2017 e 2022.

Os resultados demonstram que os portes possuem curvas divergentes de sobrevivência, onde o Microempreendedor Individual (MEI) possui a menor, seguido das Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e DEMAIS. Em 5 anos, a taxa de sobrevivência dos MEIs foi de 57,7%, das MEs ficou em 74,3%, das EPPs em 78,6%, e das DEMAIS em 83,4%.

Segundo Verônica Ricardo, gerente de processos da ContaJástartup 100% digital focada em gestão contábil, fiscal e serviços regulatórios – os dados mostram que muitas empresas não conseguem passar dos primeiros 5 anos de vida, em grande parte, pela falta de planejamento financeiro.

“As companhias precisam ter uma boa gestão de fluxo de caixa e uma estratégia sólida de negócios. Para aqueles que buscam se preparar adequadamente, adotando boas práticas de gestão financeira e tributária, o cenário pode ser mais promissor”, avalia.

O estudo observou ainda que, ao excluir o MEI, a sobrevivência das empresas em 5 anos sobe para 89%. Com o MEI, cai para 48%. “Como muitos empreendedores não possuem conhecimento específico de gestão, contar com a assessoria de bons profissionais é essencial para auxiliá-los nessa missão”, esclarece a gerente.

Em relação à sobrevivência mediana das empresas que deram baixa no período analisado, os MEIs possuem as menores taxas. Dos 3.057.601 que fecharam, 1.528.801 não completaram 11 meses de existência. Das 451.383 MEs que encerraram atividade no período, 50% (225.692) não passaram de 1 ano e 7 meses. Das 52.639 EPPs que deram baixa, metade (26.320) permaneceu ativa por quase 1 ano e 5 meses. Das 51.235 DEMAIS empresas que fecharam no período, 25.618 tinham apenas 1 ano e 7 meses.

“A gestão financeira é o principal termômetro da longevidade de uma empresa, e um controle rigoroso do fluxo de caixa é fundamental. A organização interna precisa garantir que todas as decisões sejam fundamentadas em dados financeiros precisos, que sirvam como base para o planejamento de curto, médio e longo prazo. Nesse cenário, as empresas podem definir metas de receita e limites de gastos, o que proporciona previsibilidade de retorno e permite traçar planos para atingir os números estabelecidos”, explica a gerente.

Ela ressalta ainda a importância de analisar os resultados e ajustar as estratégias quando necessário. “A ausência de uma reserva financeira também constitui um risco significativo. Crises e imprevistos podem surgir a qualquer momento e não estar preparado para essas eventualidades pode resultar no fechamento do negócio. Automatizar processos garante que o empreendedor tenha uma visão mais clara das finanças em tempo real. Isso facilita a tomada de decisões estratégicas e alinhadas com os objetivos de crescimento”, finaliza a gerente de processos da Contajá.

Para saber mais, basta acessar: https://contaja.com.br/?utm_source=Dino&utm_medium=Backlink&utm_campaign=Dino&utm_term=+Texto+16+-+Cerca+de+38%25+das+empresas+brasileiras+fecham+antes+de+5+anos



BD Analytics participa da conferência Web Summit Lisboa

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A BD Analytics, empresa brasileira de tecnologia que utiliza dados para ajudar vendedores a tomarem decisões assertivas em suas contas de marketplaces, foi selecionada para participar do Web Summit – Lisboa, que ocorre na capital de Portugal entre os dias 11 a 14 de novembro de 2024.

Segundo os organizadores, o Web Summit – Lisboa deve reunir mais de 70 mil pessoas e empresas do setor de tecnologia. O evento espera receber mais de mil investidores e 3 mil startups. Além disso, deve movimentar o mercado de hotelaria e turismo português: 77% dos quartos de hotel da cidade estarão indisponíveis durante o Web Summit – Lisboa, ainda de acordo com a organização.

Bruno Darolt, CEO da BD Consultoria, explica que a BD Analytics é uma das oito selecionadas em Santa Catarina pelo Sebrae Startup (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

“Vamos expor na feira durante os dias 11 a 14 de novembro deste ano. Estamos bem animados com a oportunidade de participar do Web Summit – Lisboa, que será o primeiro evento internacional da BD Consultoria e nosso segundo Web Summit”, afirma.

Recentemente, a BD Consultoria participou do Web Summit Rio, realizado em abril, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). “Estamos com grandes expectativas com relação às conexões que iremos criar com a nossa segunda participação neste grande ambiente de inovação, que agora acontece em Portugal”, afirma.

Empresa usa tecnologia para aumentar vendas on-line

A BD Analytics criou uma solução através de SaaS (Software as a Service, na sigla em inglês). Por meio da ferramenta, vendedores on-line podem fazer a gestão do negócio dentro do Mercado Livre, considerado o maior e-commerce da América Látina.

“Alcançamos o crescimento de vendas por meio de capacitação dos vendedores, entrega de ferramentas de planejamento para que auxiliem na tomada de decisão e com gestão consultiva com consultores homologados oficialmente pelos canais de marketplace”, detalha Darolt.

O CEO da BD Analytics destaca que a startup já possui mais de 300 usuários ativos e assessora mais de R$ 20 milhões em vendas todos os meses no Mercado Livre e Mercado Shops. “Nossa ferramenta pluga na conta do Mercado Livre do vendedor e puxa via API uma série de informações que geram relatórios e dashboards analíticos para facilitar a análise de vendas”, explica.



Educação personalizada permite aprendizado adaptativo

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Alunos sentados em uma sala de aula aprendendo o conteúdo em um só ritmo para todos. Essa é a imagem que se tem do ensino tradicional, mas há quem incentive a aplicação de outras metodologias ‒ entre elas, a educação personalizada alinhada à inclusão digital.

Nesse conceito, busca-se transformar a experiência educacional, ajustando o ritmo e o estilo de aprendizagem de cada aluno, a fim de melhorar o desempenho acadêmico e promover um ensino mais eficiente e envolvente. Quem explica é Bernard Caffé, CEO da empresa de educação e tecnologia Jovens Gênios.

“A personalização na educação não é uma ideia nova, mas as ferramentas tecnológicas atuais têm permitido avanços significativos nesse campo. O uso de plataformas digitais, inteligência artificial e análise de dados são alguns dos recursos que possibilitam um ensino mais adaptativo e focado nas necessidades específicas de cada estudante”, afirma Caffé.

O especialista cita aplicativos de inteligência artificial que oferecem tutoria e feedback personalizados. Segundo ele, destacam-se também os softwares de gerenciamento de aprendizagem (LMS, na sigla em inglês), que facilitam a organização de currículos individualizados, separando as áreas e conteúdos por estudante.

“Essas ferramentas permitem um ensino mais centrado no aluno, compreendendo também que ele é detentor de saberes, atendendo melhor às suas habilidades e contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem”, esclarece.

Para ilustrar o conceito, Caffé menciona o exemplo da plataforma desenvolvida pelo Jovens Gênios, que utiliza algoritmos avançados para analisar o desempenho dos alunos em tempo real. A partir daí, as atividades e conteúdos são ajustados de acordo com o ritmo de aprendizagem de cada um. 

“Isso é especificamente relevante em contextos de diversidade cultural, social e econômica, onde a padronização pode falhar em atender às necessidades específicas de diferentes grupos”, explica Caffé.

“Além disso, ao adaptar o ensino às necessidades individuais, as escolas podem melhorar significativamente os resultados de aprendizagem, promover maior engajamento dos estudantes e reduzir as taxas de evasão escolar, contribuindo assim para um sistema educacional mais eficaz”, complementa o especialista.

Ele, no entanto, reconhece que a inclusão digital ‒ que impulsiona esse modelo de educação personalizada ‒ ainda é um desafio para o Brasil. No país, 62% das escolas públicas utilizam a internet para atividades de ensino e somente 29% têm equipamentos para os alunos.

Além disso, apenas 11% das escolas possuem velocidade de conexão considerada adequada, revela a pesquisa Panorama da Qualidade da Internet nas Escolas Públicas Brasileiras, divulgada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR.

O especialista ressalta que uma transição bem-sucedida para o modelo de educação personalizada demanda investimentos e uma mudança de paradigma no ensino.

“Apesar dos obstáculos, a educação personalizada representa uma evolução significativa no campo educacional, proporcionando uma abordagem mais centrada no aluno e potencialmente mais eficaz”, considera Caffé.

Para saber mais, basta acessar: https://www.jovensgenios.com/

 



Dia do Profissional de TI é celebrado em 19 de outubro

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No dia 19 de outubro é comemorado, no Brasil, o Dia do Profissional de Tecnologia da Informação (TI), profissão que tem ganhado cada vez mais relevância no mercado devido ao surgimento de diversas tecnologias emergentes e impulsionamento do home office. 

De acordo com o Estudo Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2024 realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), dados da International Data Corporation (IDC), mostram que o Brasil retornou ao top 10 maiores mercados de tecnologia, atingindo US$ 50 bilhões em investimentos, liderando o ranking dos países latinos-americanos. 

Em relação aos profissionais, segundo matéria repercutida pelo Jornal Hoje, até 2025 o país deve gerar mais de 400 mil vagas na área de TI. Para Cristina Boner, empresária e especialista da área de tecnologia, “os profissionais de TI são a espinha dorsal da transformação digital nas empresas, gerando impacto significativo para o sucesso”.

De acordo com a especialista, o atual momento do Brasil, de transformação digital acelerada, se traduz em alta demanda por especialistas da área. “As empresas, independentemente de seu porte ou setor, estão reconhecendo a importância da tecnologia para melhorar seus processos e oferecer melhores serviços, criando um cenário favorável para a contratação de talentos tecnológicos. Por isso, reconhecer e celebrar a importância desses profissionais torna-se tão relevante”. 

Entre os pontos positivos da profissão, Boner destaca: 

Alta demanda no mercado: “a crescente necessidade de tecnologia nas empresas não só garante estabilidade e segurança no emprego, mas também abre portas para um vasto leque de oportunidades em diferentes setores, desde startups até grandes corporações”; 

Oportunidades de crescimento e aprendizado: “a área de TI é dinâmica e está sempre evoluindo, o que proporciona aos profissionais a chance de aprender continuamente. As tecnologias e as ferramentas estão em constante mudança, o que permite que eles se desenvolvam e se especializem em novas áreas, como inteligência artificial, segurança cibernética e desenvolvimento de aplicativos”; 

Impacto direto nos negócios: “os profissionais de TI desempenham um papel crucial na inovação e eficiência das operações empresariais. Eles são responsáveis por implementar soluções que melhoram a produtividade, a comunicação e a tomada de decisões, contribuindo diretamente para o crescimento e a competitividade das empresas”; 

Flexibilidade e diversidade no ambiente de trabalho: “a profissão de TI também oferece uma flexibilidade que muitas outras áreas não têm. Os profissionais podem optar por trabalhar remotamente, o que proporciona uma melhor qualidade de vida e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal”; 

Contribuição para a sociedade: “por fim, os profissionais de TI têm a oportunidade de fazer a diferença na sociedade ao desenvolver soluções que atendem a necessidades sociais, como tecnologias acessíveis, plataformas educacionais e sistemas de saúde mais eficientes, impactando positivamente a vida de muitas pessoas”.

As expectativas para o setor em um cenário global, segundo levantamento do Mordor Intelligence, é de que o mercado poderá chegar a US$ 1,81 trilhão até 2029, crescendo cerca de 8,38% na taxa de crescimento anual composta (CAGR). 

De acordo com Boner, nos dias de hoje, a tecnologia não é apenas um suporte, mas sim um elemento central na estratégia dos negócios. “Profissionais de TI desempenham um papel vital na identificação e implementação de soluções tecnológicas. As empresas que não se adaptarem a essa realidade correm o risco de ficar para trás”, finaliza. 

Para mais informações, basta acessar: Cristina Boner (@cristina.boner) | Cristina Boner | LinkedIn

 



Brasil se torna o 4º maior produtor mundial de tilápia

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O setor de piscicultura no Brasil tem registrado crescimento acelerado, impulsionado por uma combinação de fatores econômicos, ambientais e sociais. De acordo com dados da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), o cultivo de pescados no país registrou um salto de 53,25% nos últimos 10 anos, passando de 578 toneladas para 887 toneladas no período.

A criação de peixes de água doce como a tilápia, por exemplo, consolidou-se como um dos segmentos mais promissores do agronegócio nacional, colocando o país como o quarto maior produtor de tilápia do mundo, atrás de China, Indonésia e Egito.

Do total de peixes cultivados em cativeiro, a espécie participou com 579.080 toneladas (65,3% do total), os peixes nativos contribuíram com 263.479 toneladas (29,7% do total) e as outras espécies (carpa, truta e pangasius) atingiram 44.470 toneladas (5% do total).

Segundo o piscicultor José Miguel Saud Morheb, o crescimento exponencial da produção de peixes cultivados, como a tilápia e o tambaqui, tem contribuído de forma significativa para a geração de emprego, renda e para o desenvolvimento regional.

“Com um impacto direto na economia de pequenos e grandes produtores, a aquicultura fortalece cadeias produtivas em diversas regiões do país e amplia as oportunidades de negócios, tanto no mercado interno quanto no externo”, avalia o especialista.

O levantamento aponta, ainda, que as exportações também cresceram. Só no ano passado o país comercializou 6.815 toneladas de peixes de cultivo – com liderança expressiva da tilápia – e receita de US$ 24,7 milhões. Esse resultado é 4% superior ao obtido em 2022.

A tilápia e seus produtos representaram 94% da exportação da piscicultura brasileira em 2023, totalizando US$ 23,3 milhões. O tambaqui foi a segunda espécie mais exportada, tendo como maior destino o Peru (71% do total). Rondônia foi o principal exportador.

Sustentabilidade como foco

Com a crescente preocupação ambiental, o setor de piscicultura no Brasil também tem investido em práticas mais sustentáveis por meio do uso eficiente de recursos hídricos, melhor controle da qualidade da água e a busca por sistemas integrados de produção.

“A adoção de tecnologias de ponta, como sensores para monitoramento de parâmetros ambientais e a automação de processos, também têm contribuído para o aumento da eficiência e redução dos impactos ambientais”, destaca Morheb.

Estação quente aumenta a procura

De acordo com o piscicultor, o período de maior faturamento no setor ocorre tradicionalmente durante o verão, entre os meses de dezembro e março. Durante o período, o clima mais quente e o aumento das chuvas favorecem a rápida reprodução e crescimento dos peixes, resultando em uma maior disponibilidade de produto para o mercado.

“O consumo de pescados tende a aumentar devido às altas temperaturas, que incentivam a ingestão de alimentos mais leves e saudáveis, como peixes. Outro momento de alta no faturamento ocorre durante a Semana Santa, geralmente entre os meses de março e abril”, ressalta Morheb.

O especialista completa, ainda, dizendo que, além da tilápia, o tambaqui é um dos peixes mais solicitados entre os consumidores. “A espécie é um ícone da Amazônia. Sua carne suculenta e de sabor marcante tem conquistado paladares por todo o Brasil, com especial destaque para as regiões Norte e Centro-Oeste”.

Para saber mais, basta acessar: José Miguel Saud (josemiguelsaud.com.br)



Seguro garantia é proteção contra contratos não cumpridos

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Ao ouvir a palavra “seguro”, é provável que a maioria das pessoas pense automaticamente na cobertura que é dada a automóveis, residências ou até mesmo naquele pago após o falecimento de alguém. No entanto, existem diversas outras modalidades ‒ e uma delas é o seguro garantia.

Como o próprio nome diz, esse seguro funciona como uma proteção para garantir o cumprimento de obrigações em contratos entre empresas. Um exemplo são situações de fornecimento de produtos, obras ou serviços, explica Priscila Andreis Pinto. Ela é analista técnica na Genebra Seguros, corretora com escritórios em São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). 

“Basicamente, se a empresa contratada não cumprir o que prometeu, o seguro cobrirá os prejuízos, observando sempre a apólice e o respectivo contrato. Geralmente, é muito usado em licitações e contratos com o governo, mas também pode ser realizado na área privada, ajudando a assegurar que tudo saia como planejado”, diz Pinto.

A especialista explica que o seguro garantia foi instituído pela Lei 11.382/06 e se divide em diferentes modalidades de acordo com o seu propósito.

Alguns exemplos são: garantia para licitações, garantia do executante (cobre prejuízos causados pela não execução de serviços), garantia contratual (contra acordos contratuais não cumpridos) e seguro fiança locatícia (substitui o fiador e garante ao proprietário do imóvel o recebimento dos aluguéis e encargos vencidos e não pagos pelo inquilino).

Na hora de contratar um seguro garantia, é importante levar determinados pontos em consideração. “Primeiro, é bom avaliar a relação de custo x benefício quanto a todos os pormenores da transação, desde o fluxo interno de caixa, incluindo ver o seguro como investimento ou proteção patrimonial, entre outras variáveis; e dos riscos associados, desde a atividade principal garantida até a incidência de multas ou penalidades cobertas pela apólice”, salienta a representante da Genebra. 

Pinto explica também que, para contratar seguro garantia, é necessário possuir cadastro e limite aprovado na seguradora do contrato. Ele pode ser adquirido por empresas de todos os portes, independentemente da faixa de faturamento. 

A documentação padrão para análise de crédito pode incluir: três últimos balanços assinados pelo contador e sócios, último balancete disponível da empresa, contrato social e o contrato que será garantido pelo seguro (ou cópia do edital de licitação).

Consulta pública da Procuradoria-Geral da Fazenda

Em setembro, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) lançou uma consulta pública. O objetivo foi colher ideias para a elaboração de uma portaria que regulamenta o oferecimento e a aceitação de seguro garantia no âmbito do órgão. Em outras palavras, uma normativa que estabeleça regras para o assunto dentro da procuradoria.

Segundo o edital da consulta pública (que se encerrou em 30 de setembro), a PGFN afirma que o debate é necessário para promover alterações que acompanhem as mudanças nas normas que aconteceram nos últimos anos.

As sugestões recebidas serão analisadas pela procuradoria e poderão servir de base para o novo regramento, que irá substituir a portaria anterior sobre o mesmo assunto (Portaria 164/2014), explica o edital.

Para a analista técnica na Genebra Seguros, a consulta pública foi uma “excelente oportunidade para as pessoas contribuírem com sugestões práticas a fim de criar melhorias, oportunidades e facilidades, especificamente em relação a débitos tributários no âmbito da PGFN, além de prestigiar e oferecer um meio de proteção patrimonial via seguro para todos os setores da economia”.

Para saber mais, basta acessar: https://www.genebraseguros.com.br/



SP deve receber 1,8 milhão de visitantes até novembro

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Cerca de 1,8 milhão de pessoas devem visitar a capital paulista, até o final de novembro de 2024, para participar dos 150 eventos de diferentes segmentos, apoiados pelo Visite São Paulo Convention Bureau (VSPCB), conforme dados divulgados pela instituição.

O turismo de negócios e eventos em São Paulo deve proporcionar o maior fluxo de visitantes do ano na cidade, em outubro, com 300 mil pessoas. Segundo o VSPCB, setembro se destacou como o mês mais movimentado, com 30 eventos programados.

Para Ricardo Aly, diretor da Rede Nacional Inn de Hotéis, da qual faz parte o Nacional Inn Jaraguá São Paulo, os números refletem o papel estratégico de São Paulo no cenário nacional e internacional para o setor de eventos.

“A cidade se consolida como um dos principais destinos para eventos, por ser um polo econômico e oferecer uma infraestrutura robusta e diversificada. Isso beneficia não só o setor de turismo, mas também a economia local”, aponta. 

De acordo com levantamento do VSPCB, o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), realizado no início de 2024, reuniu 105 mil participantes, o Arnold Sports Festival South America, em abril, atraiu 100 mil pessoas e a estimativa para a Brasil Game Show (BGS), que ocorreu de 9 a 13 de outubro, estava prevendo 300 mil participantes. 

“É interessante perceber como a VSPCB está apostando em uma agenda diversificada de eventos e uma flexibilidade que ajuda a espalhar o impacto econômico por diferentes áreas da cidade. Isso é uma estratégia para não sobrecarregar regiões específicas e garantir que mais setores se beneficiem desse movimento”, pontua Aly.

Estrutura para turismo de negócios e eventos

No entanto, o empresário reforça a importância de investir constantemente em melhorias como mobilidade urbana e infraestrutura turística. “É essencial que o transporte público, hotéis e demais serviços estejam prontos para lidar com a demanda sem perder a qualidade dos serviços. O crescimento deve ser acompanhado de planejamento”.

O VSPCB apontou que o segmento médico lidera com 46 eventos, seguido do setor de ciência e tecnologia e em terceiro lugar, o de turismo. A instituição informou ainda que os centros de convenções são os principais locais para sediar eventos dessa magnitude por acolher mais de 1,2 milhão de participantes e destaca que hotéis também são palco de importantes eventos.

Aly lembra que a rede hoteleira se prepara para períodos com grande fluxo de visitantes na cidade. “A localização estratégica da rede hoteleira facilita muito o acesso dos viajantes de negócios aos diversos eventos espalhados pela cidade e os hotéis oferecem tarifas exclusivas e pacotes que incluem desde o café da manhã até comodidades adicionais”. 

O empresário explica que a rede hoteleira deve enxergar outubro como uma oportunidade de elevar a ocupação e fidelizar novos clientes. “Com o volume expressivo de pessoas chegando, acredito que a estratégia seja de atrair o público de negócios e os turistas que os acompanham. O período é uma chance de aumentar as receitas e garantir que esses visitantes retornem fora do calendário de eventos”.

Hotel Nacional Inn Jaraguá São Paulo

O Hotel Nacional Inn Jaraguá está localizado no centro histórico de São Paulo. Com 415 apartamentos distribuídos em 28 pavimentos, o hotel oferece nove categorias diferentes de acomodações e dispõe de uma infraestrutura para reuniões corporativas, conferências, casamentos e outras celebrações, com 25 espaços de eventos capazes de acomodar mais de 1,5 mil pessoas. 

Inaugurado para o IV Centenário da cidade de São Paulo o hotel tem mais de 70 anos de história e já recebeu celebridades internacionais e autoridades, incluindo Fidel Castro, Ella Fitzgerald, Yuri Gagarin, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, Sofia Loren, Mick Jagger, Louis Armstrong, Raul Seixas e Brigitte Bardot.

Em 1998, o prédio do Hotel Jaraguá foi parcialmente tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DHP) e Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) para proteger sua fachada, murais e pinturas.

Para mais informações, basta acessar: nacionalinn.com.br/hoteis/hotel-nacionalinn-jaragua-sao-paulo



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