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ICM e FS Assinam Acordo para a Quarta Planta Greenfield de Etanol no Brasil

A ICM, Inc. assinou um Contrato de Prestação de Serviços Profissionais e Compra de Equipamentos com a FS Indústria de Etanol S.A. para projetar e fornecer uma nova usina greenfield de etanol a partir de grãos, com tecnologia de moagem a seco, localizada próxima a Campo Novo do Parecis, Mato Grosso, Brasil.

A usina, modelada a partir da unidade da FS em Primavera do Leste, mas com capacidade nominal maior, produzirá 540 milhões de litros por ano. Quando concluída, será a quarta usina greenfield de etanol da FS no Mato Grosso. A conclusão da unidade está prevista para dezembro de 2026.

A planta de Campo Novo do Parecis deverá gerar aproximadamente 600 empregos diretos e 8.000 empregos indiretos durante a construção, criando um importante impulso econômico para a região. Além disso, a unidade produzirá cerca de 350.000 toneladas de coprodutos para nutrição animal (DDGS), 69.000 toneladas de óleo de milho e 56.000 MWh de energia elétrica por ano, fortalecendo ainda mais a agricultura local e a economia regional.

A ICM fornecerá tecnologias proprietárias, incluindo Base Tricanter System™ para recuperação de óleo de milho, Selective Milling Technology™ para otimização da conversão de amido e Fiber Separation Technology™, que separa fibras do fluxo do processo, aumentando o rendimento de etanol e o valor dos coprodutos destinadosàalimentação animal. Essas tecnologias serão entregues juntamente com serviços de engenharia, projeto de processo, serviços de start-up e equipamentos.

Este acordo dá continuidadeàparceria de longa data entre FS e ICM, que já inclui colaborações anteriores nas usinas de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Primavera do Leste.

“Nossa parceria com a ICM tem sido fundamental para o crescimento da FS e para estabelecer novos padrões de referência na produção de etanol no Brasil”, disse Matt Horsch, Vice-Presidente Executivo de Tecnologia e Operações da FS. “Com três projetos bem-sucedidos já concluídos, confiamos na expertise da ICM para tornar Campo Novo do Parecis nossa maior e mais avançada unidade até agora.”

“Temos orgulho de continuar fortalecendo nossa relação com a FS, fornecendo tecnologias de processo que estabelecem o padrão de excelência em eficiência e confiabilidade”, disse Chris Mitchell, Presidente & CEO da ICM. “Este projeto reflete nosso compromisso conjunto em avançar os biocombustíveis renováveis, apoiar o crescimento sustentável no Mato Grosso e gerar valor duradouro para a economia regional.”

Sobre a ICM, Inc.

Fundada em 1995 e sediada em Colwich, Kansas, com escritório regional no Brasil, a ICM fornece tecnologias inovadoras, soluções e serviços que sustentam a agricultura e impulsionam as energias renováveis. Isso inclui tecnologias de etanol e de coprodutos que aumentam a oferta global de proteínas. Ao fornecer tecnologias de processo proprietárias para mais de 110 unidades no mundo, com produção anual combinada de mais de 33 bilhões de litros de etanol e mais de 22 milhões de toneladas de grãos de destilaria, a ICM se tornou líder mundial em tecnologias de biorrefinaria. Para mais informações, visite www.icminc.com.br.

Sobre a FS – Fueling Sustainability

A FS é a primeira empresa no Brasil a produzir etanol exclusivamente a partir do milho, operando biorrefinarias de última geração que entregam combustíveis renováveis de baixo carbono, produtos de nutrição animal de alta qualidade e soluções energéticas sustentáveis. Com sede em São Paulo, a FS integra tecnologia avançada, práticas rigorosas de sustentabilidade e fortes parcerias com agricultores locais para impulsionar a transição energética do Brasil e fortalecer sua economia agrícola. Com compromisso com inovação, eficiência e responsabilidade ambiental, a FS continua expandindo seu papel como líder no setor global de bioenergia. Para mais informações, visite https://www.fs.agr.br/.

Contato:
Adriana Albornoz

+1 316.796.0900

adriana.albornoz@icminc.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Novo relatório de Cambridge identifica cinco prioridades para preparar os alunos para um mundo em transformação

Um novo relatório importante do grupo de Educação Internacional da Cambridge University Press & Assessment (Cambridge) registra as opiniões de quase 7.000 professores e alunos em 150 países. Ele oferece uma visão única de como os alunos vivenciam a educação atualmente. Também fala sobre as habilidades e atributos que considera importantes para um futuro sendo moldado rapidamente pelo avanço tecnológico, pelas pressões climáticas e pelas mudanças na dinâmica global.

O relatório, Navegando pelo futuro: preparando os alunos para prosperar em um mundo em mudança, baseia-se nas respostas de 3.021 professores e 3.840 alunos do mundo todo, além de oferecer insights de especialistas nas áreas de educação, ciências sociais, psicologia, tecnologia, administração pública e políticas. Ele explora como os alunos e seus professores se sentem sobre a preparação dos alunos para o futuro, as competências que eles valorizam e os desafios que eles percebem no seu desenvolvimento. Ambos os grupos identificam oportunidades nas tecnologias digitais para aprimorar o aprendizado, porém manifestam inquietações acerca da distração e riscos ao pensamento crítico e às habilidades de comunicação.

As descobertas da pesquisa incluem:

  • professores e alunos consideram as habilidades de autogestão fundamentais para o futuro, contudo, foram escolhidas como a habilidade mais difícil de ensinar (23%) e aprender (19%) em uma lista de opções.
    • a tecnologia é essencial para esse desafio: embora apoie o aprendizado, os alunos se preocupam com a distração e a dependência excessiva de dispositivos, e 88% dos professores percebem que a capacidade de atenção está diminuindo.
  • habilidades de comunicação (incluindo habilidades sociais e empatia) são consideradas essenciais para o sucesso. Os alunos valorizam essas habilidades para entender as perspectivas dos outros e se sentirem incluídos. Contudo, 61% dos professores afirmam que o receio de ser julgado é um desafio para ajudar os alunos a desenvolver suas habilidades interpessoais, e 25% dos professores listam isso como o maior desafio.
    • Salas de aula psicologicamente seguras e inclusivas são essenciais para o desenvolvimento de habilidades de comunicação eficazes. As escolas devem criar, propositalmente, ambientes onde os alunos possam experimentar a linguagem, considerar diferentes formas de comunicação, cometer erros e aprender com eles, além de desenvolver sua confiança.
  • conhecimento da disciplina é essencial para a progressão na educação, mas é visto como menos importante além dela. Isso sugere que o conhecimento da disciplina é percebido como uma “moeda” de curto prazo, ao invés de um ativo para a vida toda.
  • Menos da metade dos alunos entrevistados se sente preparada para o próximo passo na educação (48%) ou para o futuro além dele (45%). Mas os professores estão mais confiantes: 67% acham que seus alunos estão bem preparados para o próximo passo na educação, e 59% afirmam que seus alunos estão aptos para a vida após a formação acadêmica.

Michael Stevenson, consultor sênior da OCDE Sistemas de Alto Desempenho para o Amanhã, disse: “O que me inspira neste trabalho é que Cambridge colocou os alunos no centro dele. A mensagem é clara. Para que os jovens prosperem, precisam de uma maneira de desenvolver propósito, intenção e autonomia. Esse é o papel da educação – e é por isso que a educação precisa mudar.”

Educação internacional idealmente posicionada

Com seus diversos contextos e comunidades, a educação internacional oferece um ambiente propício para a inovação, seja na sinalização de habilidades, na melhoria da oratória, no apoio ao bem-estar ou na ajuda aos alunos para lidar com a incerteza. Como a maior provedora mundial de educação internacional para jovens de 3 a 19 anos, Cambridge trabalha com mais de 10.000 escolas em 160 países e tem parcerias com mais de 50 governos em todo o mundo.

Rod Smith, diretor-geral do Grupo de Educação Internacional em Cambridge, disse: “Esta pesquisa nos oferece uma visão mais aprofundada de como alunos e professores estão vivenciando a mudança. O que mais me impressiona é a clareza com que ela destaca uma verdade simples: nunca o papel das escolas e dos professores foi tão importante. Em um momento de profundas mudanças globais, ótimas escolas, ótimos professores e um currículo claro e proposital continuam a ser os alicerces de uma educação de qualidade.”

Próximos passos

Cambridge começou a transformar os insights deste relatório em ações, com iniciativas em andamento, incluindo:

  • uma nova ferramenta de Perfil de Habilidades para ajudar os alunos a identificar e desenvolver habilidades juntamente com o conhecimento do assunto.
  • recursos para professores sobre o desenvolvimento de habilidades de função executiva, criados em parceria com Sara Baker, professora de Psicologia do Desenvolvimento e Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Cambridge.
  • uma Cúpula Global de Educação e o lançamento de um fórum consultivo permanente de estudantes para orientar o trabalho futuro.
  • um currículo de bem-estar ampliado para alunos com 14 anos ou mais.

Dr. Iwan Syahril, consultor de Educação Global e ex-diretor-geral do Ministério da Educação da Indonésia, disse: “As descobertas já oferecem sinais poderosos sobre o que a educação deve enfrentar e projetar. Com uma integração mais profunda de múltiplas partes interessadas e uma perspectiva ousada e voltada para o futuro, este trabalho tem o potencial de influenciar a prática global em larga escala.”

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Dra. Karen Birmingham

Diretora de Comunicações

Educação Internacional

karen.birmingham@cambridge.org

Fonte: BUSINESS WIRE



Estudo revela que Bluetooth ligado expõe usuários a ataques

O uso do Bluetooth se tornou parte do cotidiano digital, presente em smartphones, carros, televisores, relógios inteligentes, caixas de som, eletrodomésticos e até em fechaduras eletrônicas. Segundo o relatório Bluetooth Market Update 2024, mais de 7,5 bilhões de dispositivos habilitados com a tecnologia foram comercializados no último ano, e a expectativa é de crescimento médio de 8% ao ano até 2028. A ampla conectividade, no entanto, também abre espaço para vulnerabilidades.

Segundo Marijus Briedis, CTO da NordVPN, deixar o Bluetooth ativado constantemente pode transformar dispositivos em alvos acessíveis para criminosos virtuais. “Quando o recurso está em modo ‘descoberto’, pessoas mal-intencionadas podem tentar se conectar ao aparelho mesmo a longas distâncias — até 100 metros, o equivalente a um campo de futebol”, explica.

Entre os métodos mais comuns de exploração da tecnologia estão:

  • Bluejacking – envio de mensagens ou notificações não solicitadas, semelhante a spam.
  • Bluesnarfing – roubo de arquivos, fotos, vídeos, e-mails e contatos de forma silenciosa.
  • Bluebugging – controle remoto completo do dispositivo, permitindo ao invasor realizar chamadas, enviar mensagens, acessar a internet e até escutar conversas em tempo real.

Outro ponto de atenção é a conectividade veicular. Técnicas conhecidas como Car Whisperer exploram falhas em sistemas de emparelhamento padrão de carros que mantêm senhas simples, como “0000” ou “1234”. Esse tipo de brecha pode possibilitar a interceptação de conversas no viva-voz ou até o acesso ao sistema de mídia.

O risco também se estende a dispositivos domésticos inteligentes, como câmeras de segurança, fechaduras digitais e smart TVs. O relatório IoT Security Landscape 2024 indica que equipamentos desse tipo sofrem, em média, dez tentativas de ataque por dia. 

Briedis aponta práticas que ajudam a mitigar os perigos:

  • Desativar o Bluetooth quando não estiver em uso.
  • Configurar o dispositivo no modo “invisível” ou “não detectável”.
  • Rejeitar pedidos de conexão de origem desconhecida.
  • Definir senhas fortes para pareamento.
  • Monitorar o consumo de dados, que pode indicar uso indevido.
  • Observar comportamentos anormais, como ligações ou mensagens não realizadas pelo usuário.

A praticidade do Bluetooth é indiscutível, mas a segurança digital depende de cuidados básicos. “Assim como trancar a porta de casa se tornou um hábito indispensável, adotar medidas simples de proteção pode evitar que dispositivos conectados se tornem portas de entrada para ataques virtuais”, finaliza.



Lei de seguros, IA e conflitos pautam evento internacional

Lei de seguros, IA e conflitos pautam evento internacional
Lei de seguros, IA e conflitos pautam evento internacional

No dia 17 de setembro de 2025, especialistas nacionais e internacionais se reúnem em São Paulo para debater os impactos da nova Lei de Seguros, os avanços em inteligência artificial e os desafios na resolução de conflitos de resseguro.

O encontro acontece durante o 3º Seminário Internacional de (Res)Seguros, promovido pelo escritório CAR | HFW e contará com a presença de mais de 70 empresas do mercado, incluindo Sompo, STARR, Azul, Excelsior, InterRisk, AXA, Mapfre, Asas Group, com destaque para a participação da insurtech internacional MarvelX, startup global especializada em IA aplicada à subscrição e regulação de sinistros.

O seminário marca um momento decisivo para o setor brasileiro, com a participação dos dois principais nomes do seguro nacional: Alessandro Octaviani, Superintendente da SUSEP, e o jurista Ernesto Tzirulnik, autor da nova Lei de Seguros, cuja proposta está reformulando os fundamentos contratuais e regulatórios do mercado.

A programação internacional inclui nomes como Victoria Rowlands, diretora jurídica de resseguro da Chubb, que abordará os mecanismos de resolução de disputas no mercado internacional — tema cada vez mais relevante diante da complexidade dos contratos multilaterais.

"Estamos diante de um ponto de inflexão regulatória e tecnológico. A nova lei de seguros traz oportunidades, mas também exige adaptação profunda das estruturas jurídicas e operacionais das seguradoras. A inteligência artificial, por sua vez, não é mais uma promessa — é uma realidade que desafia os modelos tradicionais de subscrição, sinistros e compliance", afirma Dinir Rocha, líder da área de (Res)Seguros do CAR Advogados.

O seminário reúne profissionais do setor para discutir temas técnicos e estratégicos relacionados à indústria de seguros e resseguros, em formato voltado ao intercâmbio de informações e experiências.



Cirurgias plásticas faciais estão entre as mais realizadas

Cirurgias plásticas faciais estão entre as mais realizadas
Cirurgias plásticas faciais estão entre as mais realizadas

Cada vez mais pessoas estão fazendo cirurgias plásticas no rosto e na cabeça. É o que revela o último levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês). Em 2023, foram mais de 6,5 milhões de procedimentos no mundo, um crescimento de 19% em relação aos números registrados em 2022 e de 60% em comparação com 2019.

Entre os países citados, o Brasil liderou, com mais de 805 mil cirurgias no rosto em 2023, incluindo rinoplastia, otoplastia (cirurgia na orelha), lifting facial (ritidoplastia), entre outros. O segundo lugar ficou com os Estados Unidos, com mais de 521 mil procedimentos do tipo.

Para o cirurgião plástico Dr. Rodrigo Duprat, uma das explicações para o crescimento identificado na pesquisa da ISAPS é uma mudança de comportamento do público. Segundo ele, os pacientes passaram a desejar rejuvenescimento com mais naturalidade.

"Houve um certo choque com os resultados artificiais causados pelo excesso de preenchedores e bioestimuladores. Hoje, as novas técnicas de lifting facial possibilitam resultados mais naturais e com recuperação mais rápida. As pessoas deixaram de buscar soluções isoladas e passaram a tratar a causa do envelhecimento, como o reposicionamento dos tecidos, e não apenas a reposição de volume", avalia o Dr. Rodrigo Duprat.

Ele explica que técnicas como o deep plane e a rinoplastia preservadora mostraram que é possível obter um resultado harmônico e com downtime (tempo de recuperação) reduzido. Isso impulsionou a procura por cirurgias como blefaroplastia, lifting facial, deep neck e rinoplastia preservadora, afirma o cirurgião.

"A naturalidade é mais agradável aos olhos do que intervenções artificiais, que acabam chamando atenção indevida para determinada região, como o nariz ou os lábios, comprometendo a harmonia da expressão facial", descreve o médico.

De acordo com o Dr. Rodrigo Duprat, quando o rosto perde sua movimentação natural por excesso de preenchedores ou toxina botulínica, o resultado tende a ser visto como algo "estranho" pelo próprio paciente.

"Muitas pessoas têm sentido que o artificial compromete a estética. Felizmente, já contamos com técnicas capazes de devolver a naturalidade a rostos que foram modificados de forma artificial", explica.

O Dr. Rodrigo Duprat diz que outros fatores também contribuíram para o crescimento das cirurgias plásticas no rosto. Entre elas, a maior exposição a procedimentos do tipo nas redes sociais e vídeos, o emagrecimento acentuado com uso de medicamentos que resultam na perda de colágeno e flacidez facial e a conscientização sobre longevidade.

"Muitas pessoas envelhecem bem fisicamente, mas sentem que o rosto não acompanha esse bem-estar, o que estimula ainda mais a busca por tratamentos estéticos", pontua o cirurgião plástico.

Equilíbrio facial

O conceito de equilíbrio facial é o que guia todo o planejamento de uma cirurgia. Cada rosto possui um formato ‒ oval, cilíndrico, entre outros ‒ e a harmonia entre suas partes precisa ser analisada com atenção, ressalta o Dr. Rodrigo Duprat.

Alguns pacientes requerem tração mais vertical; outros, maior foco no pescoço ou na região superior, como sobrancelhas e olhos. Segundo o cirurgião plástico, é essencial entender as tendências genéticas da face, as mudanças causadas pelo tempo e quais correções ou modificações trarão mais harmonia.

"Em certos casos, pequenas intervenções, como a projeção do queixo, já são suficientes para rejuvenescer e equilibrar o rosto. O objetivo não é apenas tracionar tecidos, mas fazer uma análise profunda da estrutura facial: o que está faltando, o que está em excesso, o que caiu e como está a relação entre conteúdo e continente. Tudo isso é essencial para um bom planejamento cirúrgico", resume.

Dúvidas e inseguranças dos pacientes

Com base em sua experiência, o Dr. Rodrigo Duprat afirma que a maior insegurança dos pacientes ao realizar uma cirurgia facial é acordar com um rosto diferente. Surgem dúvidas como: "Será que vou me reconhecer?", "Vou me aceitar?", "As pessoas vão me aprovar?". Muitas vezes, essa busca envolve não só o desejo pessoal, mas também a expectativa da aceitação externa, diz ele.

"O segundo medo mais comum é em relação à anestesia. Para ambos os casos, o melhor antídoto é o conhecimento. Alinhar com clareza o que será feito, como será a recuperação e o que esperar em cada fase pós-operatória ajuda a trazer segurança", salienta o Dr. Rodrigo Duprat.

No caso da anestesia, realizar todos os exames e operar no melhor momento possível, com uma equipe experiente e estrutura hospitalar adequada, reduz significativamente os riscos.

"A cirurgia plástica mexe com a nossa percepção subjetiva. Por isso, além do preparo físico, o emocional também precisa ser considerado. Esse processo pode se tornar uma janela terapêutica importante, um momento de autoconhecimento e transformação que vai além da estética. O medo, embora natural, não deve apagar o brilho dessa oportunidade de reconexão consigo mesmo", destaca o médico.

Quem busca uma cirurgia plástica facial deve pesquisar com clareza e entender bem suas expectativas, possibilidades e limitações, acrescenta o Dr. Rodrigo Duprat. Na visão dele, é essencial identificar as queixas e estar aberto à percepção do cirurgião, que muitas vezes enxerga o rosto de forma diferente.

"Escolher um profissional que compartilhe da sua filosofia é fundamental ‒ afinal, ele tomará decisões por você enquanto estiver sob anestesia. Por isso, é importante confiar na equipe, no hospital e construir um plano com o máximo de previsibilidade possível", recomenda.

"Mais do que uma mudança externa, esse momento pode representar uma transformação interna. É uma oportunidade de olhar para si, repensar a autoimagem, valorizar-se e deixar para trás antigos padrões ‒ não só físicos, mas também comportamentais. A parte subjetiva da cirurgia plástica, embora pouco falada, é tão importante quanto a estética, e merece ser vivida com atenção e profundidade", finaliza o Dr. Rodrigo Duprat.

Para saber mais, basta acessar: http://drrodrigoduprat.com.br/



Ookla lança Speedtest Certified™ para fornecer uma verificação definitiva da rede para propriedades

A Ookla®, líder mundial em inteligência de conectividade, anunciou hoje o lançamento do Speedtest Certified™, o programa definitivo de verificação de conectividade de rede para propriedades. Aproveitando a metodologia de teste confiável e o reconhecimento de marca incomparável do Speedtest®, o programa responde a uma questão cada vez mais importante: como os proprietários podem provar aos consumidores que oferecem conectividade superior e estão prontos para atender às necessidades de conectividade atuais?

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250915967100/pt/

Pictured is the official plaque awarded to locations that achieve Speedtest Certified™ status, signifying they have met rigorous standards for outstanding network performance.

Imagem da placa oficial concedida aos locais que conquistaram o status Speedtest Certified™, atestando que elas atendem aos padrões mais rigorosos de desempenho da sua rede.

Em uma era em que uma internet confiável é imprescindível para inquilinos, hóspedes e funcionários, os riscos para as empresas são altos – uma conectividade ruim pode afetar tanto os resultados financeiros quanto a satisfação do cliente. O Speedtest Certified aborda a frustração universal de encontrar conectividade imprevisível em lugares como hotéis, estádios, locais de eventos, estabelecimentos comerciais e aeroportos. O programa oferece um selo de excelência confiável, permitindo que as propriedades se diferenciem ao comprovar seu compromisso com experiências digitais excepcionais, respaldadas por uma autoridade mundialmente reconhecida em medição de rede.

“Todos nós já sentimos a frustração de chegar a um hotel, conferência, aeroporto ou evento esportivo e descobrir que a conexão à internet é dolorosamente lenta”, disse Stephen Bye, presidente e CEO da Ookla, uma divisão da Ziff Davis. “Hoje, a Ookla está apresentando uma solução. Durante anos, você confiou no Speedtest para sua própria conectividade. Agora, com o Speedtest Certified, estamos estendendo essa confiança aos lugares que você visita. Nossos testes rigorosos eliminam a incerteza de encontrar uma rede confiável, oferecendo um selo de aprovação com o qual você pode contar.”

O processo de certificação é minucioso e baseado em dados. O Speedtest Certified fornecerá uma avaliação completa e objetiva da implementação da rede empresarial de um local, avaliando fatores-chave como qualidade da radiofrequência (RF) Wi-Fi, configuração da rede Wi-Fi, avaliação da segurança da rede Wi-Fi, métricas de desempenho da rede e backhaul do ISP.

As propriedades que atendem aos rigorosos padrões recebem uma certificação de alto valor, uma marca de distinção respaldada pelo nome Speedtest. Os proprietários e parceiros de redes certificadas também ganham acesso à plataforma digital do Speedtest Certified, onde podem acessar insights personalizados, comparar o desempenho com outras redes do Speedtest Certified e receber recomendações específicas para melhorias.

“O Speedtest Certified é o padrão ouro em verificação de rede”, afirmou Hamdy Farid, vice-presidente sênior de Produtos da Ookla. “Ele fornece aos proprietários de redes, incorporadores imobiliários comerciais e provedores de serviços gerenciados as métricas objetivas necessárias para validar os investimentos em rede e se destacar em um mercado concorrido. E para o resto de nós, ele simplesmente elimina as suposições, facilitando a localização de locais com uma experiência de conexão excepcional e consistente.”

Para mais informações sobre o Speedtest Certified™, acesse https://www.ookla.com/speedtest-certified/.

Sobre a Ookla®

A Ookla, líder mundial em inteligência de conectividade, reúne a experiência confiável de Speedtest®, Downdetector®, Ekahau® e RootMetrics® para fornecer insights incomparáveis sobre redes e conectividade. Ao combinar dados de várias fontes com experiência líder do setor, transformamos métricas de desempenho de rede em insights estratégicos e acionáveis.

Nossas soluções capacitam provedores de serviços, empresas e governos com os dados e insights críticos necessários para otimizar redes, melhorar experiências digitais e ajudar a diminuir a exclusão digital. Ao mesmo tempo, ampliamos as experiências do mundo real de pessoas e empresas que dependem da conectividade para trabalhar, aprender e se comunicar. Desde a medição e análise da conectividade até o impulso à inovação no setor, a Ookla ajuda o mundo a permanecer conectado.

A Ookla é uma divisão da Ziff Davis (NASDAQ: ZD), uma empresa de mídia digital e internet com foco vertical, cujo portfólio inclui marcas líderes em tecnologia, entretenimento, compras, saúde, segurança cibernética e martech.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Michelle Badrian

Gerente sênior de Comunicação

Ookla

+1 (206) 739-0794

press@ookla.com

Fonte: BUSINESS WIRE



FACPCS debate prática da divulgação de informações sobre sustentabilidade

FACPCS debate prática da divulgação de informações sobre sustentabilidade
FACPCS debate prática da divulgação de informações sobre sustentabilidade

O 5° painel do XXII Seminário Internacional FACPCS – Normas Internacionais de Contabilidade e de Sustentabilidade, que será realizado em 17 de setembro de 2025, das 16h05 às 17h35, abordará o tema “A Prática da Divulgação de Informações sobre Sustentabilidade nas Companhias”. 

O painel 5 contará com palestra de Alexsandro Tavares, Gerente Sênior de Controladoria e Controles Internos da Lojas Renner. Além disso, participarão como debatedores: Eduardo Flores, Coordenador Técnico do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) e Membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC); e Maria Paula Cantusio, Chefe de Análise ESG e Temáticos do Santander e Membro da Comissão de Valuation Setorial com ESG da APIMEC Brasil. A moderação do painel será realizada por Maurício Colombari, Sócio-líder de Sustentabilidade da PwC Brasil.

O evento proporcionará créditos nos programas de educação profissional continuada da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (APIMEC Brasil) – 15 créditos, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) – 6 pontos, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) – 4 créditos, e do Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS) – 4 pontos.

O XXII Seminário Internacional FACPCS – Normas Internacionais de Contabilidade e Sustentabilidade é uma realização do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA), Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP), Associação de Investidores no Mercado de Capitais (AMEC), Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (APIMEC Brasil), Brasil, Bolsa, Balcão (B3), Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), e Instituto de Auditoria Independente do Brasil (IBRACON).

Além do apoio institucional das seguintes entidades: Associação Brasileira dos Assessores de Investimentos (ABAI), Associação Brasileira das Empresas de Leasing (ABEL); Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON), Associação Brasileira dos Contadores do Setor de Energia Elétrica (ABRACONEE), Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), Associação Nacional dos Contabilistas das Entidades de Previdência (ANCEP), Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD), Associação Nacional de Executivos (ANEFAC), Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT); ARL – Alianza Regional LatinoAmericana (ISAR/UNCTAD), Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado (CBARI), Comité de Integración Latino Europa-América – CILEA), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Conselho Regional de Administração do Estado de São Paulo (CRA-SP), Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRCAC), Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM), Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Amapá (CRCAP), Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE), Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF), Conselho Regional Contabilidade do Espírito Santo (CRCES), Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRCMA), Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT), Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará (CRCPA), Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ), Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRCRN), Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia (CRCRO), Conselho Regional de Contabilidade de Roraima (CRCRR), Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), e Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo (CORECON-SP), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (FECONTESP), Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getulio Vargas (FGVcef), Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (FUNDACE), Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (GLENIF), Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF-SP), Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI), Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias e Pesquisas no Estado de São Paulo (SESCON-SP), Sindicato dos Contabilistas do Município do Rio de Janeiro (SINDICONT-Rio), Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (SINDCONT-SP), e União dos Contabilistas e Auditores de Língua Portuguesa (UCALP).

O evento é organizado pela Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade (FACPCS).

O XXII Seminário Internacional FACPCS já conta com Patrocínio Master da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), da Deloitte, Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), da Itaúsa, da KPMG, da Praesum Contabilidade Internacional, da PwC, da SMS e da TATICCA; Patrocínio Sênior da Iochpe-Maxion e da Suzano; além do Patrocínio Pleno da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP); da Luz Publicidade e da Moore. O evento tem suporte da SB Eventos e apoio de Divulgação do Portal Acionista e da Revista RI.

Para mais informações sobre o XXII Seminário Internacional FACPCS, basta acessar:

http://www.eventos.facpcs.org.br/home/XXIISeminarioFACPCS



Resiliência e eficiência no setor elétrico pautaram os debates do 12° EGAESE

Resiliência e eficiência no setor elétrico pautaram os debates do 12° EGAESE
Resiliência e eficiência no setor elétrico pautaram os debates do 12° EGAESE

O 12º Encontro de Gestão de Ativos para Empresas do Setor Elétrico (EGAESE), realizado entre os dias 25 e 28 de agosto e 02 e 03 de setembro, reuniu mais de 200 especialistas, autoridades e executivos de destaque para discutir as mais recentes tendências, inovações e desafios estratégicos na gestão de ativos elétricos, sendo um importante fórum de conhecimento e networking.

O Encontro abordou temas centrais como impactos regulatórios, inovação em processos, segurança operacional e estratégias para a transição energética frente às mudanças climáticas.

Entre os destaques, a Petrobras recebeu a certificação ISO 55001 conquistada em seu Parque Termoelétrico, que reúne 13 usinas, consolidando um marco de referência em gestão de ativos. Durante o evento, a Eletrobras, o ONS, a ANEEL e o Ministério de Minas e Energia trouxeram perspectivas estratégicas sobre resiliência, eficiência e regulação do sistema elétrico, com ênfase na segurança diante de eventos climáticos extremos.

Além das sessões técnicas, esta edição contou com empresas expositoras de soluções, espaços de networking e debates sobre inteligência artificial, metodologias de monitoramento, automação e sustentabilidade.

O Encontro também promoveu a oitava edição do Prêmio Nacional de Gestão de Ativos Eng. Amaury Reigado e o primeiro Prêmio Inovativos & Inovativas, que reconheceram iniciativas voltadas à excelência e à inovação da gestão de ativos.

“O EGAESE é capaz de conectar especialistas, autoridades e empresas em torno da evolução da gestão de ativos. Um espaço onde colaboração, conhecimento e visão de futuro se unem para fortalecer o setor e preparar as organizações para os desafios presentes e as transformações que estão por vir”, afirma Marisa Zampolli, CEO da MM Soluções Integradas e idealizadora do EGAESE.

O encerramento reuniu participantes do Brasil e da América Latina para um momento de integração, celebrando os próximos passos do evento e reforçando seu papel como um fórum estratégico para o fortalecimento da gestão de ativos no setor elétrico.

Esta edição foi patrocinada por Petrobras, CEMIG, CPFL Renováveis, Eletrobras, ENEL Brasil, Neoenergia e Taesa. O Apoio Institucional contou com o ONS, a ABEEólica, a ABNT, a ABRAGEL, a ABRAGET, a ABRATE, a ABSAE, a ABSOLAR e a ANEEL. Já o Apoio Especial foi da GIRHA e da Gmg.

Entre os expositores estiveram a Confialub, a Dynamox, a Fundação Vanzolini, a fu2re, a ABS, a BRAX, a Enline, a IT Consol e a Treetech.

Sobre o EGAESE – O Encontro de Gestão de Ativos para Empresas do Setor Elétrico tem se consolidado há mais de onze anos como um ponto de encontro para mais de 200 especialistas e executivos de alto nível das empresas de Geração, Transmissão e Distribuição do Brasil. Além da presença da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do Operador Nacional do Sistema (ONS), o evento atrai especialistas internacionais, promovendo um intercâmbio de conhecimentos e experiências. Sua reputação é construída com base na liderança e nas discussões sobre eficiência energética a partir da gestão de ativos e pela oportunidade de networking entre grandes executivos do setor.

 

 

 



Empresas devem reforçar conformidade com LGPD para evitar sanções

Empresas devem reforçar conformidade com LGPD para evitar sanções
Empresas devem reforçar conformidade com LGPD para evitar sanções

A conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde setembro de 2020, tornou-se uma exigência legal para empresas de todos os portes no Brasil. Regulamentada pela Lei nº 13.709/2018, a norma estabelece regras claras para o tratamento de dados pessoais e impõe sanções em caso de descumprimento, como multas que podem chegar a R$ 50 milhões por infração, conforme orientações da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Segundo levantamento da PwC Brasil, divulgado em 2023, 74% das empresas já enfrentaram ao menos um incidente relacionado à segurança de dados. Esse dado evidencia a urgência de ações preventivas para mitigar riscos e garantir a proteção das informações pessoais de clientes, colaboradores e parceiros.

De acordo com Dario Caraponale, CEO da Strong Security Brasil, a aplicação da lei vai além do cumprimento formal: “A adequação à LGPD é hoje um diferencial competitivo no mercado digital, ao mostrar ao consumidor que sua privacidade é levada a sério”.

A regularização, no entanto, requer uma abordagem multidisciplinar e contínua. O primeiro passo é o mapeamento dos dados pessoais armazenados e processados pela organização. Essa etapa permite identificar riscos, pontos de vulnerabilidade e oportunidades de melhoria nos processos internos.

Outro aspecto essencial é a gestão de consentimento, principalmente nos casos em que o tratamento depende da autorização do titular. A empresa deve garantir que esse consentimento seja claro, específico e registrado, permitindo sua revogação a qualquer momento.

A segurança da informação também é central na adequação à LGPD. Medidas como autenticação de múltiplos fatores, criptografia, backups regulares e controle de acessos são fundamentais para proteger os dados armazenados. A capacitação de equipes sobre boas práticas no uso das informações também contribui para a mitigação de riscos.

Empresas de menor porte, que muitas vezes não possuem um time interno especializado, podem recorrer a prestadores de serviços para exercer a função de DPO. Essa prática tem se mostrado eficaz para garantir a conformidade e evitar autuações.

A falta de adequação à LGPD pode resultar em sanções administrativas, ações judiciais, prejuízos financeiros e danos reputacionais. Além disso, empresas que não comprovam boas práticas em proteção de dados podem ser excluídas de licitações ou perder contratos com grandes parceiros comerciais.

Por outro lado, a conformidade pode ser transformada em vantagem estratégica. Além de fortalecer a governança corporativa e a confiança dos consumidores, o processo de adequação tende a melhorar a eficiência operacional e estimular a inovação por meio da modernização de sistemas e políticas internas.

Para saber mais, basta acessar: www.strongsecurity.com.br



Datas numéricas ampliam calendário do e-commerce brasileiro

Datas numéricas ampliam calendário do e-commerce brasileiro
Datas numéricas ampliam calendário do e-commerce brasileiro

O calendário promocional do comércio eletrônico brasileiro passou a incorporar as chamadas datas numéricas, realizadas em dias que repetem o número do mês, como 7.7, 8.8, 9.9 e 10.10. Essas datas surgem como janelas intermediárias entre eventos tradicionais, reunindo cupons, descontos e condições diferenciadas de frete. De acordo com o E-commerce Brasil, o 7.7 já se consolidou como prática usual entre marketplaces, refletindo a adesão crescente dos varejistas digitais.

Enquanto isso, o setor continua em ritmo de expansão. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do e-commerce atingiu R$204,3 bilhões em 2024, crescimento de 10,5 % em relação ao ano anterior. Foram 414,9 milhões de pedidos, com tíquete médio de R$492,40 e 91,3 milhões de consumidores ativos.

Entre os principais marketplaces que impulsionam essas datas, a Shopee promove o “9.9 Super Shopping Day”, reunindo cupons, frete promocional e ofertas segmentadas. O Mercado Livre intensifica sua estratégia com a “Liquida 9.9”, pautada em comunicação nacional e vantagens ao consumidor. O Meio & Mensagem destaca que essas ações integram um plano contínuo que também considera o 10.10, o 11.11 e o 12.12.

À medida que essas datas se consolidam, o 10.10 se configura como mais uma etapa estratégica no calendário. Ele antecipa a temporada de fim de ano e proporciona maior previsibilidade logística e comercial, diluindo os picos concentrados na Black Friday. A estratégia das datas duplas deixa de ser pontual e passa a integrar uma lógica contínua de marketing, que utiliza ofertas previsíveis, cupons recorrentes e personalização para fidelizar o consumidor, segundo análise do Propmark.

Nesse cenário, a Mixtou participará do 10.10 com condições especiais disponíveis em seu site. A iniciativa fará parte da estratégia da plataforma para acompanhar o movimento do setor e oferecer condições diferenciadas ao consumidor. Com um portfólio que inclui áudio e vídeo, ferramentas, informática, casa e decoração, componentes, material elétrico e utilidades diversas, o e-commerce reunirá em um único ambiente digital opções voltadas a diferentes perfis de compra.

De acordo com César Soares, gerente de e-commerce da Mixtou, “as datas numéricas passaram a ser referência para quem planeja compras com frete ou cupons especiais. Ao aderir ao 10.10, o objetivo é organizar ofertas por categoria e período, facilitando a escolha do consumidor e distribuindo a demanda ao longo do mês”.

A expectativa é que o calendário promocional brasileiro continue a se diversificar, com as datas numéricas atuando como pontos de mobilização comercial e logística no ambiente digital.



Estudo aponta dados sobre confiança do empresário industrial

Estudo aponta dados sobre confiança do empresário industrial
Estudo aponta dados sobre confiança do empresário industrial

Segundo os dados apresentados do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou queda em agosto de 2025 em todos os portes de empresas — pequenas, médias e grandes. O levantamento indica que apenas quatro setores industriais permaneceram acima da linha de 50 pontos, que sinaliza confiança, enquanto os outros 25 revelaram falta de confiança para os próximos seis meses. A pesquisa foi realizada entre 1º e 12 de agosto, com 1.818 empresas de diferentes portes.

Conforme informado na publicação, os setores que mantiveram confiança foram Farmoquímicos e farmacêuticos (57,9 pontos), Extração de minerais não metálicos (51,7 pontos), Bebidas (50,8 pontos) e Máquinas e materiais elétricos (50,6 pontos). No entanto, segmentos como Manutenção e reparação (42,7), Madeira (42,4), Produtos de borracha (42,3) e Metalurgia (40,2) ficaram entre os menos confiantes do mês, mostrando retração em comparação a julho.

Relatório aponta dados que evidenciam um recuo disseminado entre diferentes ramos da indústria. Dos 29 setores avaliados, 20 apresentaram queda, incluindo os de Calçados e suas partes, Impressão e reprodução e Manutenção e reparação, que migraram de confiança para falta de confiança em agosto. A Indústria de transformação, por exemplo, caiu de 47,7 pontos em julho para 46,2 pontos em agosto, reforçando a tendência negativa.

José Antônio Valente, diretor da empresa de locação de equipamentos para construção civil, Trans Obra, afirmou que o recuo disseminado da confiança industrial, atingindo 25 setores, mostra que o ambiente de negócios está mais cauteloso e reflete o impacto direto sobre decisões de investimento e expansão. Para o mercado de franquias de aluguel de equipamentos para construção, esse movimento acende um alerta, já que segmentos como manutenção, madeira e metalurgia — que são demandantes de insumos e equipamentos — aparecem entre os menos confiantes. "A retração nessas áreas pode levar a uma desaceleração temporária na procura por locação de máquinas. Por outro lado, setores que mantiveram índices acima dos 50 pontos, como farmoquímicos, farmacêuticos e extração de minerais não metálicos, podem sustentar a demanda em obras específicas, criando oportunidades pontuais para empresas de aluguel de equipamentos que atuam de forma diversificada e regionalizada".

No recorte regional, o ICEI mostrou que apenas a região Nordeste se manteve acima dos 50 pontos, registrando 50,8, ainda que em queda de 0,7 ponto em relação a julho. Já as regiões Norte (47,9), Sudeste (44,5) e Sul (43,6) passaram a apresentar falta de confiança ou aprofundaram esse movimento. No Centro-Oeste, houve leve melhora de 0,2 ponto, atingindo 47,7, mas ainda dentro da faixa que indica pessimismo.

Os resultados também variam conforme o porte das empresas. De acordo com o levantamento, a confiança caiu 0,4 ponto nas pequenas (46,3), 1,2 ponto nas médias (46,0) e 2,0 pontos nas grandes (46,6). Em todos os casos, o índice permanece abaixo de 50 pontos, reforçando o cenário de baixa expectativa em relação ao desempenho do setor industrial nos próximos meses.

A CNI ressalta que o ICEI varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 indicam confiança e abaixo de 50 revelam falta de confiança. "Em agosto de 2025, a confiança da indústria caiu entre quase todos os setores e portes de empresas, mostrando uma percepção mais cautelosa dos empresários em relação ao futuro próximo", destaca a publicação. Mais informações e séries históricas estão disponíveis no portal da entidade.

Perguntado sobre o relatório, José Antônio disse que para o setor de franquias de aluguel de equipamentos, isso indica que o planejamento deve considerar uma forte segmentação geográfica: regiões como Sul e Sudeste, com índices mais baixos, tendem a reduzir o ritmo de investimentos, impactando diretamente os contratos de locação. José disse ainda que no Nordeste, mesmo com um recuo, ainda há espaço para negócios e expansão controlada. "A queda mais acentuada na confiança das médias e grandes empresas sugere que o mercado de obras de maior porte pode adiar projetos, enquanto as pequenas, apesar de também retraídas, podem buscar o aluguel como alternativa para reduzir custos de aquisição de equipamentos como por exemplo, o aluguel de andaimes. Ou seja, o cenário exige cautela, mas abre espaço para estratégias diferenciadas no modelo de franquias".



Publicação aponta dados da indústria da construção

Publicação aponta dados da indústria da construção
Publicação aponta dados da indústria da construção

Segundo os dados apresentados no Portal da Indústria, chamado Sondagem Indústria da Construção, o índice de nível de atividade da indústria da construção subiu em julho de 2025, alcançando o maior valor do ano. O indicador de evolução do número de empregados também apresentou melhora, ultrapassando a marca de 50 pontos. Além disso, a utilização da capacidade de operação atingiu 68%, o melhor desempenho dos últimos nove meses.

Conforme informado na publicação, o índice de evolução do número de empregados também evoluiu, ficando em 50,1 pontos, acima dos 49,8 pontos de 2024 e dos 49,7 pontos de 2023.

O relatório aponta dados que indicam otimismo contido no setor. Os índices de expectativa para o nível de atividade e de número de empregados permaneceram acima de 50 pontos em agosto, porém registraram o menor patamar do ano. O índice de expectativa de número de empregados caiu para 50,8 pontos. Ambos os indicadores mostram ainda perspectiva de crescimento, mas em ritmo mais moderado.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia de construção civil Franquia Trans Obra, afirmou que os índices de expectativa em agosto mostram retração em relação aos meses anteriores, mesmo permanecendo no campo positivo e que essa desaceleração indica que as empresas estão adotando uma postura mais cautelosa diante do ambiente econômico. "Franquias que conseguirem ajustar rapidamente sua oferta — seja com contratos de curto prazo, pacotes de máquinas específicas ou soluções que reduzam o custo inicial para o construtor — estarão mais bem posicionadas para aproveitar o momento. O crescimento moderado, mesmo que limitado, ainda é uma oportunidade de consolidação, principalmente para operações que atuam com foco em eficiência e proximidade logística com os clientes".

Para novos empreendimentos e serviços, a sondagem revelou expectativa de estabilidade. O índice atingiu 50,1 pontos em agosto, praticamente em linha com a marca de julho. Já no caso de compras de insumos e matérias-primas, houve retração: o índice caiu para 49,8 pontos, o que reflete a expectativa de queda das aquisições nos próximos meses.

Apesar do desempenho positivo em atividade e emprego, a confiança dos empresários do setor recuou. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) da construção caiu para 45,8 pontos em agosto, queda de 1,3 ponto em relação a julho. De acordo com o relatório, esse resultado mostra que a falta de confiança se intensificou e se disseminou no setor, refletindo tanto uma avaliação mais negativa sobre a economia brasileira quanto expectativas menos positivas em relação às próprias empresas.

Conforme informado na publicação, o índice de condições atuais ficou em 43 pontos, avançando levemente em relação a julho. Isso indica que os empresários consideram as condições da economia e das próprias empresas menos negativas do que no mês anterior. Já o índice de expectativas recuou para 47,2 pontos, queda de 2,4 pontos frente a julho, mostrando que as perspectivas para os próximos seis meses se tornaram mais desfavoráveis.

Outro dado relevante foi a intenção de investimento, que caiu pela terceira vez consecutiva. O índice registrou 40 pontos em agosto, o menor nível em 28 meses, desde abril de 2023. Apesar da queda, o indicador ainda permanece 1,9 ponto acima da média histórica da série, de 38,1 pontos. Segundo os dados da sondagem, a redução no interesse por novos investimentos reforçam o ambiente de maior cautela entre os empresários da construção.

Perguntado sobre o relatório, José Antônio disse ser interessante analisar os dados que, segundo o relatório, apontam a intenção de investimento em queda pelo terceiro mês consecutivo, atingindo 40 pontos — o menor nível em 28 meses. "Embora ainda esteja acima da média histórica, esse resultado demonstra que o empresariado está adiando projetos mais robustos. Para franquia de locação de equipamentos, esse contexto pode ser uma oportunidade estratégica: oferecer acesso a máquinas modernas sem a necessidade de grandes aportes pode ser justamente a resposta que o mercado procura em períodos de cautela".



UniFECAF lança pós em IA para advogados e curso de finanças

UniFECAF lança pós em IA para advogados e curso de finanças
UniFECAF lança pós em IA para advogados e curso de finanças

A UniFECAF ampliou sua oferta educacional com foco em tecnologia e inovação. Em setembro, o Centro Universitário lançou a Pós-graduação em Inteligência Artificial para Advogados, com carga horária de 360 horas, integrando Direito, tecnologia e inovação, e destinada a capacitar profissionais para a transformação digital no setor jurídico.

A pós-graduação combina fundamentos de Inteligência Artificial e Machine Learning com aplicações práticas, incluindo automação de documentos, pesquisa jurídica com IA, compliance, due diligence e análise preditiva para escritórios e tribunais.

O programa também aborda temas como ética, LGPD, regulação da IA, Legal Prompt Engineering, cibersegurança e empreendedorismo em LegalTechs, oferecendo uma formação voltada para o advogado do futuro.

Uma pesquisa realizada pela OAB-SP em parceria com jusbrasil, Trybe e ITS-Rio indica que 55,1% dos advogados já utilizam ferramentas de IA generativa em suas atividades profissionais, principalmente para análise de documentos, criação de peças jurídicas e pesquisas de doutrina e jurisprudência. A adoção é observada em advogados autônomos (50%), profissionais de escritórios privados (62%) e operadores do Direito no setor público (63%), demonstrando a crescente incorporação da tecnologia na rotina jurídica brasileira.

Segundo Mayike, coordenador do curso de Direito da UniFECAF, a inteligência artificial deixa de ser tendência e passa a ser realidade: “Escritórios que incorporam essas ferramentas conseguem oferecer serviços mais rápidos, personalizados e eficientes, enquanto aqueles que resistem correm o risco de ficar para trás”. O curso surge como resposta à demanda por advogados tecnólogos, capazes de transitar entre o Direito e soluções digitais. As inscrições para essa pós-graduação em Inteligência Artificial para Advogados já estão abertas. Os interessados podem garantir sua vaga clicando aqui.

Em paralelo, a UniFECAF firmou parceria com a B3 – Bolsa de Valores do Brasil para lançar o curso gratuito Finanças para Universitários, aberto a todos os alunos, independentemente da área de formação. O curso é composto por três módulos: técnicas de negociação, introdução a investimentos e Tesouro Direto e conta com certificação oficial da B3, com o objetivo de desenvolver competências práticas essenciais para o mercado de trabalho.

A UniFECAF considera o projeto um benefício inédito de alto valor agregado, reforçando o compromisso da instituição com a formação de profissionais preparados para atuar de forma ética, inovadora e competitiva nos setores jurídico e financeiro.



Robótica educacional ganha espaço em escolas brasileiras

Robótica educacional ganha espaço em escolas brasileiras
Robótica educacional ganha espaço em escolas brasileiras

A robótica educacional tem se consolidado como prática cada vez mais comum no ambiente escolar brasileiro. A metodologia aproxima os estudantes de conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) e contribui para o desenvolvimento de pensamento crítico, autonomia, resolução de problemas e trabalho em equipe.

Um levantamento publicado pela Revista FT, no artigo “Robótica Educacional no Brasil: uma Revisão Sistemática de Literatura”, analisou estudos desenvolvidos entre 2020 e 2024 e identificou avanços no uso da robótica em diferentes regiões do país. O trabalho destaca benefícios como aumento do engajamento dos alunos, interdisciplinaridade e aplicabilidade prática em sala de aula.

Indicadores nacionais também reforçam a institucionalização do uso de tecnologias no cotidiano escolar. A pesquisa TIC Educação 2023, realizada pelo Cetic.br | NIC.br, mostra que 54% das escolas de ensino fundamental e médio ofertaram formação a docentes sobre o uso de tecnologias digitais em atividades de ensino e aprendizagem nos 12 meses anteriores à coleta. O mesmo estudo revela que 81% das escolas adotam diário de classe online ou sistemas digitais de gestão acadêmica.

Além das competências cognitivas, o desenvolvimento socioemocional também é impactado por esse tipo de prática. O Instituto Ayrton Senna destaca que projetos colaborativos em sala de aula fortalecem habilidades como comunicação, criatividade e cooperação, cada vez mais valorizadas no cenário educacional e profissional.

Desde 2021, a Santana é a distribuidora oficial da linha LEGO® Education no Brasil, após seleção realizada pela LEGO® Education Internacional em um processo global. Para atender o setor de educação, a empresa criou a VIVA Inteligência Educacional, seu canal dedicado a levar inovação às escolas com soluções que unem tecnologia e metodologias ativas de aprendizagem.

“A robótica educacional, por meio da abordagem STEAM, eleva o engajamento ao transformar a sala de aula em espaço de experimentação. Os kits LEGO® Education permitem que os alunos construam, programem e resolvam desafios em equipe, promovendo autonomia, criatividade, raciocínio lógico e colaboração”, comenta Daniel Tiepo, Gerente Educacional da VIVA. 

O avanço de pesquisas acadêmicas, indicadores nacionais e iniciativas institucionais evidencia que a robótica educacional deixou de ser recurso pontual e passou a integrar o conjunto de práticas que alinham currículo, competências essenciais e inovação tecnológica no ensino brasileiro.



Pearson será fornecedora exclusiva de exames Salesforce

Pearson será fornecedora exclusiva de exames Salesforce
Pearson será fornecedora exclusiva de exames Salesforce

A Pearson (FTS:PSON.L) e sua unidade Pearson VUE, empresa especializada em soluções de testes computadorizados, anunciam parceria com a Salesforce, ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) de Inteligência Artificial, para ser a única fornecedora de exames de certificação Salesforce globalmente.

À medida que tecnologias avançadas e IA remodelam a forma como as empresas operam, profissionais e organizações correm para manter suas habilidades atualizadas e relevantes. Juntas, a Pearson e a Salesforce estão atendendo a essa demanda, integrando os ​​sistemas de testes da Pearson VUE ao programa de certificação Salesforce, equipando funcionários e empregadores com as habilidades mais atualizadas e verificadas para gerar maior valor para seus negócios e clientes.

Os principais benefícios da parceria incluem um novo caminho de certificação simplificado e um catálogo de testes e opções flexíveis de entrega. As inscrições para os exames de certificação da Salesforce foram abertas no último dia 21 de julho.

Para Gary Gates, diretor administrativo da Pearson VUE, essa parceria com a Salesforce reforça um compromisso compartilhado com a inovação e o crescimento profissional. “Nossa nova experiência de certificação integrada é um investimento no futuro de talentos em todo o mundo, proporcionando oportunidades de avanço profissional individual e sucesso organizacional”, afirma Gates.

De acordo com o Relatório de Candidatos à Certificação Value of IT de 2025 da Pearson, mais de 70% dos profissionais certificados relatam aumento de eficiência, inovação e produtividade como resultado da obtenção de uma certificação. Cerca de 63% receberam ou previram uma promoção no contexto da obtenção de um reconhecimento.

Para a Sanjeev Balakrishnan, Vice-Presidente Executivo de Sucesso do Cliente da Salesforce, as certificações ajudam a garantir que os profissionais que utilizam a ferramenta acompanhem sua evolução e aproveitem ao máximo seus recursos. “O Salesforce tornou-se essencial à medida que as empresas adotam a transformação digital, integrando recursos avançados de IA em seus fluxos de trabalho para desbloquear novos níveis de eficiência nas equipes de vendas, marketing e serviços”, afirma.

Segundo o executivo, à medida que as organizações buscam maneiras de superar os concorrentes e se adaptar às mudanças nas demandas do mercado, aproveitar os recursos de CRM e IA do Salesforce é fundamental para alcançar sucesso duradouro e excelência operacional. “As certificações Salesforce liberam esse potencial, capacitando os profissionais a aprimorar suas habilidades, demonstrar expertise e liderar suas organizações na busca pela excelência operacional e crescimento duradouro”, completa Sanjeev Balakrishnan, Vice-Presidente Executivo de Sucesso do Cliente da Salesforce.

Uma Jornada de certificação unificada

A Pearson e a Salesforce conectaram seus sistemas para criar uma jornada única e otimizada para os candidatos à certificação. Da inscrição ao dia do exame, tudo está em um só lugar. A Pearson VUE supervisionará um catálogo diversificado de 80 exames de certificação Salesforce, incluindo:

  • Administrador Salesforce: Certificação que valida habilidades na personalização do Salesforce e no gerenciamento de usuários e dados.
  • Agentforce Specialist: Certificação especializada que destaca a expertise no gerenciamento de interações entre clientes e agentes.

A Pearson VUE oferecerá exames de certificação Salesforce em três formatos flexíveis, projetados para atender profissionais, estejam eles on-line, presenciais ou presenciais em eventos para clientes:

  • Monitoramento on-line por meio da OnVUE para pessoas que preferem fazer seus exames remotamente, geralmente no conforto de suas casas.
  • Centros de Teste Pearson VUE em todo o mundo, com um ambiente de teste presencial seguro e profissional.
  • Teste baseado em eventos, em que os candidatos serão avaliados durante um período predefinido sob supervisão do cliente.

“Este acordo representa um passo à frente no compromisso da Pearson em acelerar sua estratégia de aprendizado e habilidades corporativas. Temos orgulho da parceria com a Salesforce e de ajudar os profissionais a demonstrar sua expertise com certificações tão inovadoras quanto a tecnologia que dominam”, conclui Gary Gates, diretor administrativo da Pearson VUE.



Mercado de seguros cresce e amplia oportunidades de renda

Mercado de seguros cresce e amplia oportunidades de renda
Mercado de seguros cresce e amplia oportunidades de renda

Segundo a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), o mercado de seguros de pessoas somou R$ 18,5 bilhões em prêmios nos três primeiros meses de 2025, o que representa uma expansão de 8,3% em relação ao mesmo período de 2024. O documento mostra ainda que os maiores crescimentos foram registrados nos seguros de Doenças Graves (18,5%), Vida Individual (12,9%) e Viagens (9,2%).

Esse desempenho abre espaço para modelos de atuação independentes, especialmente em microsseguros, que oferecem coberturas de menor custo e maior alcance. De acordo com publicação da Revista Apólice, com base em dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), o mercado de microsseguros arrecadou R$ 1,05 bilhão em 2022, um crescimento de 78% em relação a 2021. O avanço indica que cada vez mais brasileiros têm recorrido ao setor como forma de garantir proteção e, em paralelo, explorar novas fontes de renda.

Para o gerente de expansão da companhia Sky Seguradora, Davi Anaia Pessoa, essa tendência revela uma mudança no perfil do mercado. "Cada vez mais pessoas comuns, que não necessariamente têm experiência prévia em seguros, estão encontrando nesse segmento uma forma de complementar renda e, ao mesmo tempo, oferecer serviços com impacto social", afirma.

Nesse cenário, empresas têm estruturado plataformas que permitem a atuação de consultores de forma independente, sem a necessidade de investimento inicial. É o caso da própria Sky, que oferece o SkyLife, um produto de microsseguro que inclui cobertura de assistência funeral, indenização por morte acidental ou invalidez, além de serviços de telemedicina em diversas especialidades e descontos em farmácias e óticas.

"Nosso objetivo é simplificar tanto a experiência do cliente quanto a do consultor. Ao disponibilizar ferramentas digitais de gestão e comissionamento recorrente, conseguimos ampliar o acesso à proteção e, ao mesmo tempo, gerar oportunidades para quem deseja trabalhar com flexibilidade", explica Pessoa.

A percepção do profissional é de que o modelo de consultoria independente tem ganhado adesão por oferecer horários flexíveis, ausência de custos de adesão e possibilidade de geração de renda recorrente. A plataforma da Sky, por exemplo, disponibiliza funcionalidades de acompanhamento de clientes, o que, segundo a empresa, facilita a organização do trabalho para quem atua na ponta.

Com a expectativa de crescimento do setor ao longo de 2025, a tendência é que cada vez mais pessoas se interessem por atuar como consultores independentes, encontrando no mercado segurador não apenas uma fonte de renda extra, mas também um campo em desenvolvimento.

"Além disso, a modalidade de consultoria independente apresenta algumas facilidades que ajudam a explicar sua expansão. Entre elas estão a flexibilidade total de horários, a ausência de necessidade de investimento inicial, a disponibilização de ferramentas digitais para gestão de clientes e a possibilidade de geração de renda mensal recorrente, associada ao apelo social dos produtos oferecidos", finaliza.



Nohau abre show do CPM 22 no Santo Rock Bar, em São Paulo

Nohau abre show do CPM 22 no Santo Rock Bar, em São Paulo
Nohau abre show do CPM 22 no Santo Rock Bar, em São Paulo

O Nohau, banda mineira de pop rock, será a atração de abertura do show do CPM 22 em Santo André. A apresentação está marcada para o dia 19 de setembro, no Santo Rock Bar, casa que recebe bandas covers e autorais da cena rock.

O show marca um momento importante para a banda: além da participação como banda de abertura, o Nohau irá gravar seu DVD ao vivo durante a apresentação, registrando essa fase atual da carreira.

O CPM 22 segue em turnê comemorativa de 30 anos de trajetória, iniciada em agosto de 2025, com apresentações em diversas regiões do Brasil. No dia 7 de setembro, o grupo integrou o line-up do festival The Town, em São Paulo, evento que reuniu milhares de pessoas.

No Santo Rock Bar, o Nohau sobe ao palco antes do CPM 22, com um repertório que mistura faixas autorais e releituras do pop rock nacional. Recentemente, a banda participou do programa Heavy Pero No Mucho, da 89 FM – A Rádio Rock. A entrevista, exibida em 4 de setembro, trouxe um bate-papo com os integrantes e execução de três músicas autorais: O Importante é Amar Você, Cada Instante e Agora Sim.

Em agosto, o Nohau também esteve no Showlivre, dividindo o palco com Japinha (ex-CPM 22) e Marcelo Mancini (Strike), programa que já recebeu artistas de diferentes gerações do rock nacional.

Além do show no Santo Rock Bar, a banda também se apresenta em Varginha/MG, no dia 20 de setembro, com show no Help Pub.

Sobre o Nohau

Formado em 2004, o Nohau iniciou sua trajetória no pop rock nacional percorrendo o circuito entre Minas Gerais e São Paulo, com até 12 apresentações mensais, em casas noturnas e festivais, ao lado de nomes como Jota Quest e Ira!.

Em 2010, a banda interrompeu as atividades após o vocalista Kennerson ser diagnosticado com câncer. Após o tratamento, o grupo voltou aos palcos em 2016 com um projeto de releituras do Barão Vermelho, que resultou em mais de 70 apresentações.

Nesse período, também realizou colaborações com o guitarrista Fernando Magalhães (Barão Vermelho) e participou do quadro Dez ou Mil, do Programa do Ratinho (SBT).

Com a pandemia, o Nohau entrou em nova pausa e agora retorna em 2025, conciliando repertório autoral com versões de músicas do pop rock nacional.

Serviço

Show de abertura do CPM 22 + gravação de DVD

Santo Rock Bar – Santo André/SP

19 de setembro de 2025

Show em Varginha/MG

Help Pub

20 de setembro de 2025

Redes sociais

Instagram: @banda.nohau

Facebook: /nohauoficial

TikTok: @bandanohau

YouTube: @bandanohau



Sedentarismo atinge 1,8 bilhões e ameaça saúde até 2030

Sedentarismo atinge 1,8 bilhões e ameaça saúde até 2030
Sedentarismo atinge 1,8 bilhões e ameaça saúde até 2030

Um estudo conduzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com pesquisadores internacionais e publicado na revista The Lancet Global Health, revelou que quase um terço dos adultos (31%) em todo o planeta, aproximadamente 1,8 bilhão de pessoas, não atingiu os níveis mínimos recomendados de atividade física em 2022.

Segundo o levantamento, a inatividade aumentou cerca de 5 pontos percentuais entre 2010 e 2022 e, se a tendência continuar, pode atingir 35% da população até 2030, afastando o mundo da meta global de reduzir em 15% o sedentarismo no mesmo período. A OMS recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade vigorosa por semana para que uma pessoa não seja considerada sedentária.

Para Patrícia Alves de Oliveira, cardiologista do Sírio-Libanês, a falta de movimento já é considerada uma ameaça silenciosa à saúde pública, elevando o risco de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, como o de mama e o de cólon. "O sedentarismo já pode ser considerado uma epidemia moderna", explica a especialista.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 47% dos adultos brasileiros são sedentários. Este número cresce para 84% entre os jovens. O Brasil ocupa hoje o quinto lugar no ranking mundial de sedentarismo e lidera na América Latina.

Segundo a cardiologista, o uso prolongado de dispositivos eletrônicos contribui para o aumento do tempo sentado e altera padrões de sono, elevando a pressão arterial e favorecendo ganho de peso. "A tecnologia trouxe inúmeros benefícios, mas também intensificou o sedentarismo. Muitas atividades hoje são automatizadas ou feitas por controle remoto, reduzindo drasticamente o movimento diário. E o sedentarismo, por si só, já aumenta o risco de doenças cardíacas, assim como os fatores tradicionais como hipertensão e obesidade", reforça.

"Não é preciso ser atleta para reduzir riscos cardiovasculares. Pequenas mudanças, como subir escadas, caminhar curtas distâncias e diminuir o tempo sentado, já ajudam a quebrar o ciclo do sedentarismo", conclui Patrícia.

A seguir cinco dicas simples e práticas para combater o sedentarismo no dia a dia:

  1. Subir escadas em vez de usar elevador – pequenas mudanças de hábito já contam como atividade física.
  2. Fazer pausas ativas durante o trabalho – levantar-se a cada hora para alongar ou caminhar por alguns minutos.
  3. Reduzir o tempo de tela – estabelecer pausas regulares para levantar-se, alongar e evitar passar horas seguidas em frente ao computador, celular ou TV.
  4. Incluir movimento em tarefas diárias – caminhar enquanto fala ao telefone, levar o cachorro para passear ou dançar enquanto arruma a casa.
  5. Trocar o carro por caminhada ou bicicleta em trajetos curtos, aproveitando para se movimentar naturalmente.



Inovação digital movimenta a hotelaria na Equipotel 2025

Inovação digital movimenta a hotelaria na Equipotel 2025
Inovação digital movimenta a hotelaria na Equipotel 2025

A "Equipotel", descrita pela organização RX Global como o "principal encontro de hospitalidade da América Latina", será palco de lançamentos que refletem a transformação digital em curso no setor hoteleiro brasileiro. De 16 a 19 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, o evento reunirá fornecedores, gestores e profissionais da área em busca de soluções voltadas à gestão integrada, operação mais eficiente e aprimoramento da jornada do hóspede.

Entre os destaques desta edição está a "Foco Tecnologia", empresa nacional com 19 anos de atuação e mais de 2.300 meios de hospedagem ativos em sua base. A companhia apresentará oficialmente a plataforma "ROOMS", uma extranet desenvolvida para concentrar, em um único ambiente digital, funcionalidades voltadas à gestão, vendas e relacionamento com o cliente.

A "ROOMS" integra motor de reservas, site customizável, channel manager, sistema de pagamentos automatizado (Foco Pay), PMS, módulo financeiro, CRM e ferramentas para comunicação com hóspedes. O sistema permite ainda integração com os principais PMSs e adquirentes do mercado, oferecendo maior conectividade entre áreas operacionais e comerciais.

Durante o evento, será lançado o Pacote de Experiência do Hóspede, um conjunto de soluções integradas que busca qualificar os pontos de contato com o cliente ao longo da estadia. O pacote inclui o aplicativo Foco Pass, que oferece serviços como pré-check-in digital, acesso à programação do hotel, conexão ao Wi-Fi, visualização de atrativos locais, acompanhamento de consumos, envio de avaliações e canal direto com a equipe via WhatsApp. O app Foco Pass, o motor de reservas e o sistema de pagamentos Foco Pay compõem o conjunto de ferramentas voltado à automação de processos operacionais e de atendimento ao hóspede.

Outro componente do pacote é o módulo de notificações automatizadas via WhatsApp, voltado para o envio de mensagens transacionais, como confirmação e cancelamento de reservas, envio de propostas, mensagens de boas-vindas, pesquisas de satisfação e cupons pós-estadia. A funcionalidade tem como finalidade estruturar a comunicação com o hóspede por meio de mensagens automatizadas, organizadas por tipo de interação e etapa da estadia.

A proposta da Foco com esse conjunto de ferramentas é contribuir para a automação de processos, reduzir gargalos de atendimento e estruturar melhor a comunicação com o hóspede. Entre os resultados esperados estão a diminuição de filas, o fornecimento antecipado de informações úteis, a resolução de dúvidas durante a estadia e o registro sistematizado de feedbacks.

"A jornada do hóspede começa antes mesmo da reserva e continua após o check-out. Por isso, investimos em soluções que integram operação, vendas e atendimento para organizar a jornada do hóspede", afirma Leonardo Silveira, CEO da "Foco Tecnologia".

A participação da empresa na "Equipotel 2025" reforção seu compromisso com o desenvolvimento de tecnologias voltadas à realidade da hotelaria independente no Brasil. As soluções estarão disponíveis para demonstração no stand N41, durante os quatro dias de evento.



Festa de Flores reúne autoridades e grande público

Festa de Flores reúne autoridades e grande público
Festa de Flores reúne autoridades e grande público

O primeiro final de semana da 43ª edição da Festa de Flores e Morangos de Atibaia reuniu muitos visitantes e convidados. Na sexta-feira, dia 5, teve cerimônia de abertura com a presença de diversas autoridades, grande público e ampla cobertura dos veículos de imprensa.

No sábado, dia 6, o evento recebeu a visita da deputada federal Tabata Amaral e no domingo, dia 7, o secretário estadual de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, fez questão de ir à festa, pois não conseguiu comparecer à cerimônia de abertura. Teve a presença do publico que prestigiou em peso os três primeiros dias do evento que tem grande relevância para Atibaia.

Cerimônia de abertura

Entre as autoridades presentes estão Nelson Takao Yoshida, presidente da Associação Hortolândia de Atibaia; a vice-cônsul do Japão, Yuka Nogami, representando o governo do Japão; Roberto Nishio, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo; Carlos Roza, presidente da Japan House; Eduardo Abe, presidente da Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Atibaia (ACENBRA); Dirceu Hashimoto, presidente do Sindicato Rural de Atibaia; Carlos Shinkawa, vice-presidente da Pró-Flor; Osvaldo Maziero, presidente da Associação de Produtores de Morango e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região; Rômulo Kobori, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Atibaia; José Carlos Ferreira, vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Atibaia (ACIA); o presidente da Câmara Municipal de Atibaia, Júlio Mendes, e demais vereadores; o prefeito Daniel Martini, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Camille Donnabella Martini, e diversos secretários municipais; o deputado federal Saulo Pedroso; Mário Biral, diretor superintendente do Senar/SP; Diógenes Kassaoka, subsecretário de Abastecimento e Segurança Alimentar do Estado de SP; e Estanislau Stek, superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo, representando o governo federal.

Em sua fala, Nelson Takao Yoshida, presidente da Associação Hortolândia de Atibaia, destacou o legado dos fundadores da instituição, o objetivo desta tradicional festa e a mudança de local. "É com grande satisfação que a Hortolândia realiza pela segunda vez esse evento em nossa casa própria, aqui no Parque Ecológico de Atibaia. Neste momento, não podemos deixar também de enaltecer o trabalho dos fundadores de nossa entidade, que deixaram um legado valioso para as próximas gerações. A associação segue firme com seu propósito, que é valorizar e promover os produtores rurais de Atibaia e região, destacando todo potencial agrícola, cultural e turístico, além de gerar oportunidade para muitos. Aproveitem cada momento, pois tudo foi feito com muita dedicação e carinho."

Pavilhão de decoração

Após a fala das autoridades, foi realizado o corte da fita do pavilhão de decoração de flores, abrindo oficialmente a visita dos turistas a uma das mais esperadas atrações do evento. Com o tema "Hana no Toki – Tempo de Flores" e mais de um milhão de pétalas utilizados na decoração, os visitantes podem conferir a magia do universo japonês que será representado pelas quatro estações do ano com diversificados arranjos florais japoneses, os tradicionais ikebanas. A primavera virá com a cor rosa, por conta da Cerejeira, tradicional árvore que floreia na estação. O verão será representado pela cor azul em razão dos diversos festivais típicos da cultura japonesa. A cor laranja ficará para a estação outono, pois as folhas de todas as árvores ficam alaranjadas na estação que antecede o frio. Já o inverno tem a cor gelo, em razão da neve que cai no país nesta época do ano.

A beleza das orquídeas, rosas e girassóis traz um toque mais que especial e colorido para a decoração do pavilhão. Sem falar do morango gigante em que é possível fazer as mais variadas fotos com a fruta anfitriã da festa. Outra atração do pavilhão é o Ninja Jiraiya, personagem de uma série japonesa lançada no Brasil no final da década de 80.

Visitas políticas

No sábado, dia 6, a festa recebeu a deputada federal Tabata Amaral e no domingo teve a visita do secretário estadual de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena. Ambos conheceram todo o evento e se reuniram com Nelson Takao Yoshida, presidente da Associação Hortolândia de Atibaia. Foi apresentado a eles um projeto de ampliação do Parque Ecológico e outro sobre incentivo à agricultura familiar.

Entrada gratuita e ingresso solidário

A gratuidade é exclusiva para funcionários públicos municipais de Atibaia e alunos da rede municipal de Educação (1º ao 5º ano), acompanhados de seus responsáveis, acontece às sextas e aos sábados, como forma de reconhecimento e incentivo à participação da comunidade. Já no dia 19 de setembro, a iniciativa da Entrada Solidária permite a troca de ingresso pela doação de 1 kg de alimento não perecível, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Atibaia e demais entidades, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade.

Inclusão

Pensando no bem-estar e no acolhimento das crianças, a festa de Flores e Morangos, em parceria com a APAE Atibaia e Ensolar Energia Solar Fotovoltaica, organizou uma sala multissensorial, que é espaço de autorregulação. Além disso, o evento também é "pet friendly", em que animais de estimação são bem-vindos e têm acesso a toda a estrutura do evento. O objetivo é tornar a experiência dos visitantes ainda mais inclusiva e divertida.

Realização da festa

A Festa de Flores e Morangos de Atibaia é uma realização da Associação Hortolândia de Atibaia, com apoio da Prefeitura Municipal de Atibaia, patrocínio do Lago Azul, Sakata, Hospital Leonardo da Vinci, Aticare, Sicredi, Bioplugs e Ball, e colaboração da Acenbra Atibaia, Associação dos Produtores de Morangos de Atibaia e Região, Pró-Flor e Sindicato Rural de Atibaia.

Serviço:

43ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia

Data: de 5 a 28 de setembro. Às sextas, sábados e domingos

Horários: das 9h às 18h



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