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Festa de Flores reúne autoridades e grande público

Festa de Flores reúne autoridades e grande público
Festa de Flores reúne autoridades e grande público

O primeiro final de semana da 43ª edição da Festa de Flores e Morangos de Atibaia reuniu muitos visitantes e convidados. Na sexta-feira, dia 5, teve cerimônia de abertura com a presença de diversas autoridades, grande público e ampla cobertura dos veículos de imprensa.

No sábado, dia 6, o evento recebeu a visita da deputada federal Tabata Amaral e no domingo, dia 7, o secretário estadual de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, fez questão de ir à festa, pois não conseguiu comparecer à cerimônia de abertura. Teve a presença do publico que prestigiou em peso os três primeiros dias do evento que tem grande relevância para Atibaia.

Cerimônia de abertura

Entre as autoridades presentes estão Nelson Takao Yoshida, presidente da Associação Hortolândia de Atibaia; a vice-cônsul do Japão, Yuka Nogami, representando o governo do Japão; Roberto Nishio, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo; Carlos Roza, presidente da Japan House; Eduardo Abe, presidente da Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Atibaia (ACENBRA); Dirceu Hashimoto, presidente do Sindicato Rural de Atibaia; Carlos Shinkawa, vice-presidente da Pró-Flor; Osvaldo Maziero, presidente da Associação de Produtores de Morango e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região; Rômulo Kobori, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Atibaia; José Carlos Ferreira, vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Atibaia (ACIA); o presidente da Câmara Municipal de Atibaia, Júlio Mendes, e demais vereadores; o prefeito Daniel Martini, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Camille Donnabella Martini, e diversos secretários municipais; o deputado federal Saulo Pedroso; Mário Biral, diretor superintendente do Senar/SP; Diógenes Kassaoka, subsecretário de Abastecimento e Segurança Alimentar do Estado de SP; e Estanislau Stek, superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo, representando o governo federal.

Em sua fala, Nelson Takao Yoshida, presidente da Associação Hortolândia de Atibaia, destacou o legado dos fundadores da instituição, o objetivo desta tradicional festa e a mudança de local. "É com grande satisfação que a Hortolândia realiza pela segunda vez esse evento em nossa casa própria, aqui no Parque Ecológico de Atibaia. Neste momento, não podemos deixar também de enaltecer o trabalho dos fundadores de nossa entidade, que deixaram um legado valioso para as próximas gerações. A associação segue firme com seu propósito, que é valorizar e promover os produtores rurais de Atibaia e região, destacando todo potencial agrícola, cultural e turístico, além de gerar oportunidade para muitos. Aproveitem cada momento, pois tudo foi feito com muita dedicação e carinho."

Pavilhão de decoração

Após a fala das autoridades, foi realizado o corte da fita do pavilhão de decoração de flores, abrindo oficialmente a visita dos turistas a uma das mais esperadas atrações do evento. Com o tema "Hana no Toki – Tempo de Flores" e mais de um milhão de pétalas utilizados na decoração, os visitantes podem conferir a magia do universo japonês que será representado pelas quatro estações do ano com diversificados arranjos florais japoneses, os tradicionais ikebanas. A primavera virá com a cor rosa, por conta da Cerejeira, tradicional árvore que floreia na estação. O verão será representado pela cor azul em razão dos diversos festivais típicos da cultura japonesa. A cor laranja ficará para a estação outono, pois as folhas de todas as árvores ficam alaranjadas na estação que antecede o frio. Já o inverno tem a cor gelo, em razão da neve que cai no país nesta época do ano.

A beleza das orquídeas, rosas e girassóis traz um toque mais que especial e colorido para a decoração do pavilhão. Sem falar do morango gigante em que é possível fazer as mais variadas fotos com a fruta anfitriã da festa. Outra atração do pavilhão é o Ninja Jiraiya, personagem de uma série japonesa lançada no Brasil no final da década de 80.

Visitas políticas

No sábado, dia 6, a festa recebeu a deputada federal Tabata Amaral e no domingo teve a visita do secretário estadual de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena. Ambos conheceram todo o evento e se reuniram com Nelson Takao Yoshida, presidente da Associação Hortolândia de Atibaia. Foi apresentado a eles um projeto de ampliação do Parque Ecológico e outro sobre incentivo à agricultura familiar.

Entrada gratuita e ingresso solidário

A gratuidade é exclusiva para funcionários públicos municipais de Atibaia e alunos da rede municipal de Educação (1º ao 5º ano), acompanhados de seus responsáveis, acontece às sextas e aos sábados, como forma de reconhecimento e incentivo à participação da comunidade. Já no dia 19 de setembro, a iniciativa da Entrada Solidária permite a troca de ingresso pela doação de 1 kg de alimento não perecível, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Atibaia e demais entidades, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade.

Inclusão

Pensando no bem-estar e no acolhimento das crianças, a festa de Flores e Morangos, em parceria com a APAE Atibaia e Ensolar Energia Solar Fotovoltaica, organizou uma sala multissensorial, que é espaço de autorregulação. Além disso, o evento também é "pet friendly", em que animais de estimação são bem-vindos e têm acesso a toda a estrutura do evento. O objetivo é tornar a experiência dos visitantes ainda mais inclusiva e divertida.

Realização da festa

A Festa de Flores e Morangos de Atibaia é uma realização da Associação Hortolândia de Atibaia, com apoio da Prefeitura Municipal de Atibaia, patrocínio do Lago Azul, Sakata, Hospital Leonardo da Vinci, Aticare, Sicredi, Bioplugs e Ball, e colaboração da Acenbra Atibaia, Associação dos Produtores de Morangos de Atibaia e Região, Pró-Flor e Sindicato Rural de Atibaia.

Serviço:

43ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia

Data: de 5 a 28 de setembro. Às sextas, sábados e domingos

Horários: das 9h às 18h



Atibaia é destaque pela produção de qualidade dos morangos

Atibaia é destaque pela produção de qualidade dos morangos
Atibaia é destaque pela produção de qualidade dos morangos

A região abriga cerca de 150 produtores, responsáveis pelo cultivo de aproximadamente 3 milhões de pés de morango. A estimativa é que cada planta produza, em média, um quilo de fruta por safra. Com a nova cultivar Fênix, desenvolvida pela Embrapa, a fruta ganha ainda mais qualidade em sabor e resistência às pragas.

A cadeia produtiva do morango movimenta a economia local e envolve diretamente cerca de 500 trabalhadores, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável. Entre as principais variedades cultivadas estão Camino Real, Camarosa, Oso Grande e San Andreas, além de outras cultivares que atendem diferentes perfis de mercado, com características variadas de sabor, coloração, durabilidade e resistência ao transporte.

Desde 2006, parte da produção da região passou a contar com a certificação da Produção Integrada de Morangos (PIMo), sistema desenvolvido pela Embrapa que visa reduzir significativamente o uso de defensivos agrícolas — podendo chegar a uma diminuição de até 50% —, priorizando o controle biológico e físico de pragas. Esse modelo, que adota rígidos protocolos de rastreabilidade, segurança alimentar e respeito ao meio ambiente, passou a se chamar Brasil Certificado, e hoje atende diversas outras frutas e culturas agrícolas em todo o país, promovendo uma produção mais segura, saudável e sustentável.

Durante a Festa de Flores e Morangos de Atibaia, evento do gênero no Brasil, os visitantes têm a oportunidade de adquirir morangos frescos diretamente dos produtores, em um espaço exclusivo próximo à entrada principal do parque. São cinco estandes organizados pela Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia e Região, responsáveis pela comercialização de aproximadamente 80 toneladas de morangos ao longo do evento.

A festa destaca a agricultura local e reforça o compromisso da região com a inovação no campo e a valorização dos produtores rurais, que fazem de Atibaia ser conhecida pela produção do morango.

A Festa de Flores e Morangos de Atibaia é uma realização da Associação Hortolândia de Atibaia, com apoio da Prefeitura Municipal de Atibaia, patrocínio do Lago Azul, Hospital Leonardo da Vinci, Aticare, Sicredi, Sakata, Bioplugs e Ball, e colaboração da Acembra Atibaia, Associação dos Produtores de Morangos de Atibaia e Região, Pró-Flor e Sindicato Rural de Atibaia.

Serviço

43ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia
Data: de 5 a 28 de setembro
Às sextas, sábados e domingos
Horários: das 9h às 18h
Local: Parque Ecológico Atibaia, Av. Nobuyuki Hiranaka, 566, acesso pela Rodovia Dom Pedro I. No sentido Atibaia/Campinas, acesso na entrada antes do primeiro pedágio (saída 79 – km 79). Já no sentido Campinas/Atibaia, acesso na saída para B. Pires/V. D. Pedro I (antes do km 79).

Telefone – 0800-055-5979
Ingressos: inteira R$ 60,00 e meia R$ 30,00 – Todas as sextas o valor do ingresso será de meia-entrada (R$ 30,00).
Estacionamento (administrado pela empresa Estapar): R$ 50,00 carros, R$ 180,00 ônibus, R$ 100,00 vans e micro-ônibus, R$ 25,00 motos.
Site: www.floresemorangos.com.br

Assessoria de Imprensa

Cristiano Siqueira

(11) 97540-8492

Imprensa@floresemorangos.com.br



Atibaia é destaque nacional de produção de flores

Atibaia é destaque nacional de produção de flores
Atibaia é destaque nacional de produção de flores

A 43ª edição da Festa de Flores e Morangos de Atibaia já está confirmada. Realizada pela Associação Hortolândia de Atibaia, a festa une a produção agrícola, o talento artístico e cultural da região e a hospitalidade de Atibaia em um só lugar.

Com novo endereço desde 2024, no Parque Ecológico Atibaia, o evento ganhou um espaço com mais de 430 mil metros quadrados, sendo 9 mil metros de área coberta, para conforto dos expositores e visitantes.

Atibaia: destaque na produção de flores do Brasil

A cidade de Atibaia é conhecida como uma das maiores produtoras de flores do país, ocupando posição de destaque no cenário nacional, tornando a floricultura um dos pilares do desenvolvimento econômico do município.

A produção é diversificada:

  • Flores de corte, como rosas e crisântemos (40%);
  • Flores de vaso, como orquídeas, crisântemos de vaso e dipladênias (40%);

  • Flores de forração, como petúnias, begônias e amor-perfeito (8%);

  • Plantas verdes, como samambaias, suculentas e rendas portuguesas (12%).

Grande parte dessa produção é destinada a centros de distribuição do Estado, como a CEAGESP, em São Paulo, e o CEASA, em Campinas. De acordo com os produtores locais, cerca de 25% das flores comercializadas em Holambra, considerada a capital nacional das flores, têm origem em Atibaia.

Espécies como a aster permitem múltiplas colheitas ao longo do ano, aumentando a produtividade. Além disso, a cidade abriga um dos três maiores produtores de rosas do Brasil, agregando ainda mais valor neste setor.

O clima subtropical, o solo e a localização, próxima a grandes centros consumidores como São Paulo, Campinas e São José dos Campos, com acesso facilitado pelas rodovias Fernão Dias e Dom Pedro I, são alguns fatores que podem contribuir com a produção de flores na cidade.

A influência da imigração japonesa, com técnicas inovadoras de cultivo, pode ser outro aspecto que favorece a floricultura na região. Hoje, agricultores de diferentes origens seguem esses modelos, mantendo a atividade como símbolo de Atibaia.

Festa evidencia força econômica

A Festa de Flores e Morangos traz a importância da floricultura para Atibaia. Os pavilhões decorados com arranjos florais e esculturas temáticas representam o trabalho de centenas de famílias produtoras da cidade.

Com uma diversidade de cores, a festa destaca a floricultura de Atibaia e divulga também o cultivo dos morangos locais, movimentando diversos setores da cidade como a economia, o turismo, a hotelaria, a gastronomia e o comércio.

Tradição, inovação e solidariedade

Além das flores e dos morangos, a Festa oferece uma programação cultural diversificada, com música, danças típicas e gastronomia variada, além de espaços de lazer, feiras de artesanato e playgrounds inclusivos.

A cada edição, a festa também reforça seu compromisso social. Em 2025, por exemplo, nos dias 5 e 19 de setembro, a iniciativa da Entrada Solidária permitirá a troca de ingresso pela doação de 1 kg de alimento não perecível, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Atibaia.

Realização da festa

A Festa de Flores e Morangos de Atibaia é uma realização da Associação Hortolândia de Atibaia, com apoio da Prefeitura Municipal de Atibaia, patrocínio do Sicredi, Lago Azul, Hospital Leonardo da Vinci, Aticare, Sakata, Bioplugs e Ball, e colaboração da Acembra Atibaia, Associação dos Produtores de Morangos de Atibaia e Região, Pró-Flor e Sindicato Rural de Atibaia.

Serviço

43ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia
Data: de 5 a 28 de setembro
Às sextas, sábados e domingos
Horários: das 9h às 18h
Local: Parque Ecológico de Atibaia, Av. Nobuyuki Hiranaka, 566, acesso pela Rodovia Dom Pedro I. No sentido Atibaia/Campinas, acesso pela entrada antes do primeiro pedágio (saída 79 – km 79). Já no sentido Campinas/Atibaia, acesso na saída para B. Pires/V. D. Pedro I (antes do km 79).

Telefone – 0800-055-5979
Ingressos: inteira R$ 60,00 e meia R$ 30,00 – Todas as sextas o valor do ingresso será de meia-entrada (R$ 30,00).
Estacionamento (administrado pela empresa Estapar): R$ 50,00 carros, R$ 180,00 ônibus, R$ 100,00 vans e micro-ônibus, R$ 25,00 motos.
Site: www.floresemorangos.com.br

 

Assessoria de Imprensa 

Cristiano Siqueira 

(11) 97540-8492 

Imprensa@floresemorangos.com.br



Adoção de sistemas WMS impulsiona logística no Brasil

Adoção de sistemas WMS impulsiona logística no Brasil
Adoção de sistemas WMS impulsiona logística no Brasil

A logística brasileira está passando por um processo acelerado de transformação. A busca por mais eficiência, redução de custos e integração de processos tornou os sistemas de gerenciamento de armazéns (Warehouse Management Systems – WMS) um aliado estratégico para empresas de diferentes portes e segmentos. Em um ambiente marcado pela digitalização e pelo crescimento do comércio eletrônico, a tecnologia se consolida como peça-chave para a competitividade.

De acordo com pesquisa da Grand View Research, espera-se que o mercado de sistemas de gerenciamento de armazéns no Brasil atinja uma receita projetada de US$ 635,7 milhões até 2030. Espera-se uma taxa de crescimento anual composta de 19,2% para o mercado brasileiro de sistemas de gerenciamento de armazéns de 2025 a 2030.

Os números refletem uma tendência clara: empresas estão dispostas a investir cada vez mais em soluções que tragam precisão e velocidade às operações.

Segundo a mesma pesquisa, o mercado brasileiro de sistemas de gestão de armazéns gerou uma receita de US$ 195,8 milhões em 2023 e deve atingir US$ 635,7 milhões até 2030. Em termos de segmento, os serviços foram o maior componente de geração de receita em 2023 e software é o segmento de componentes mais lucrativo, registrando o crescimento mais rápido durante o período previsto.

Na avaliação de Flávio Silva, CEO da Upper — consultoria especializada em SAP Business One e Gold Partner da maior fábrica de software do mundo há quase duas décadas, esse é um marco importante para o setor. "O Brasil vive um momento decisivo de modernização logística. O WMS em nuvem deixou de ser uma inovação e passou a ser um requisito essencial. As empresas que adotam essas soluções ganham agilidade, visibilidade de estoques e capacidade de resposta rápida às demandas do mercado", afirma.

Com esse cenário, o Brasil desponta como um dos mercados mais promissores para a adoção de sistemas de gerenciamento de armazéns na América Latina. A combinação de tecnologia, crescimento do e-commerce e necessidade de eficiência abre espaço para que companhias se reinventem, consolidando o WMS como um dos protagonistas da nova era da logística.



Arquitetura autoral marca projeto em Balneário Camboriú

Arquitetura autoral marca projeto em Balneário Camboriú
Arquitetura autoral marca projeto em Balneário Camboriú

O estúdio de arquitetura we.arch concluiu a entrega de um apartamento no Boreal Tower, empreendimento da FG Empreendimentos em Balneário Camboriú (SC). O projeto, com 370 m², foi finalizado em 60 dias e alia materiais nobres, integração entre ambientes e recursos tecnológicos de automação e segurança.
Segundo Maria Fernanda Wiethorn Aliano, arquiteta, fundadora e CEO da we.arch, a proposta foi transformar o espaço em um ambiente acolhedor para uma jovem família.
“Cada espaço deve contar uma história e traduzir os valores de quem vai habitá-lo. Nosso desafio foi equilibrar imponência, fluidez e bem-estar”, afirma.

Materiais e soluções adotadas
O projeto destaca o uso de pedras naturais de exportação, painéis em carvalho, móveis ebanizados e peças artesanais. A integração é reforçada por trilhos de portas deslizantes na cozinha e iluminação planejada para criar diferentes atmosferas. Entre os recursos tecnológicos, o apartamento conta com automação completa, piscina interna aquecida com sistema de desumidificação e sprinklers de segurança.

Convivência como inspiração
O layout original foi mantido para atender às necessidades da família, composta por um casal e duas crianças. “A arquitetura só faz sentido quando conecta à realidade. Aqui conseguimos unir a grandiosidade do edifício à autenticidade das relações cotidianas”, reforça Maria Fernanda.



Feira Equipotel começa nesta terça-feira

Feira Equipotel começa nesta terça-feira
Feira Equipotel começa nesta terça-feira

A partir de terça-feira (16), representantes do setor de hospitalidade terão a oportunidade de conhecer lançamentos para impulsionar serviços de atendimento, ter acesso à capacitação técnica e acompanhar debates com foco no atual momento de mercado na Equipotel 2025, evento internacional, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, até sexta-feira (19).

Realizada anualmente no mês de setembro, a feira é reconhecida por movimentar parcerias, negócios e proporcionar  atualização profissional no período que antecede a alta temporada do turismo nacional. Neste ano, acontece em um cenário positivo, em que a área deve gerar mais de 76 mil vagas temporárias entre outubro deste ano e janeiro de 2026, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) – o maior número em quase dez anos.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo (ONU Turismo), o Brasil foi o segundo país a apresentar maior crescimento na entrada de turistas internacionais no primeiro trimestre deste ano: aumento de 48% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Sobre a importância do evento, Daniel Pereira, gerente da Equipotel, destaca que “a feira é uma oportunidade para que visitantes conheçam novidades, troquem experiências com especialistas e identifiquem produtos e serviços que realmente fazem diferença no dia a dia de seus negócios. Mais do que isso, quem participa, reforça a estratégia de atuação no mercado, se prepara para os próximos desafios profissionais, cria conexões valiosas e encontra inspirações que dificilmente teria em outro lugar”.

Especialistas e personalidades marcam presença em palestras

Neste ano, temas como economia, política e bem-estar estão entre os destaques em palestras comandadas por especialistas e personalidades. No primeiro dia, William Waack, jornalista e apresentador, abordará a temática “Cenários econômicos e políticos: onde estamos e para onde vamos?”.Já Marcio Atalla, educador físico e comentarista de saúde, sobe ao palco com o tema “Tempestade perfeita: vida em movimento vitorioso”, contribuindo para a pluralidade de assuntos, uma das marcas da Equipotel. Os temas fazem parte da programação do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), uma das atrações do evento.

Outros nomes reconhecidos também participam da edição, como a campeã do mundo de ginástica artística, Daiane dos Santos, que fará a palestra “Conversa com campeã”, também no Conotel, na quarta-feira (17). No mesmo dia, o navegador, escritor e palestrante Amyr Klink compartilhará saberes e sua trajetória na grade de palestras do espaço Motel Xperience.

Atrações

Ao todo, o público poderá conferir mais de 15 espaços de experiências. Nesse sentido, além do Conotel e do Motel Xperience, a feira também terá como atração O Quarto do Futuro, suíte em tamanho real, que mostrará o que há em tecnologia para otimizar o conforto de hóspedes; e o Fitness Experience, ativação criada para apresentar soluções em equipamentos de academia, performance e bem-estar.

Nas Arena Tech, Arena Conexões, Arena Senac Conecta Educação em Hospitalidade, HSMAI Innovation – Tech e Inovação e no Hotel Trends 2025 será possível conferir palestras sobre IA, ESG, desenvolvimento profissional, gestão, clima organizacional, produtividade e perspectivas para o setor. Nos espaços BCB Hospitality, Food Solutions e Escola de Hoteleiros, visitantes poderão participar de uma jornada de atualização profissional em temas sobre negócios, técnicas, ideias e projetos voltados para a arte do bom atendimento.

Negócios

A edição também conta com a Arena de Negócios, onde profissionais de compras, gestão e tomada de decisão selecionados poderão participar de rodadas de negócios com representantes de marcas expositoras.

A programação completa está disponível no site.



Urban Company registra vendas do lançamento CAIZ no Centro Histórico

Urban Company registra vendas do lançamento CAIZ no Centro Histórico
Urban Company registra vendas do lançamento CAIZ no Centro Histórico

O empreendimento CAIZ marcou o mercado imobiliário de Porto Alegre como um dos primeiros lançamentos residenciais de grande porte no Centro Histórico. O projeto, com 340 unidades, faz parte de um movimento de ocupação e valorização da região central da cidade.

Segundo dados divulgados pela Urban Company, em parceria com a ABF, 148 unidades foram vendidas, correspondendo a mais de 40% do total lançado. O volume de vendas superou R$ 55 milhões em Valor Geral de Vendas (VGV).

A parceria entre as empresas não é inédita: juntas, Urban Company e ABF já realizaram diferentes lançamentos no mercado imobiliário de Porto Alegre. Nos últimos sete anos, a relação resultou em empreendimentos de médio e grande porte, somando mais de 2 mil unidades comercializadas na cidade.

O desempenho do CAIZ reforça a tendência de expansão de lançamentos residenciais no Centro Histórico, área que vem recebendo novos investimentos e despertando interesse de moradores e investidores.



Urban Company completa um ano da unidade Urban Select em Porto Alegre

A Urban Company celebra um ano da sua unidade-conceito, a Urban Select, em Porto Alegre. O espaço foi pensado para aproximar clientes, corretores e parceiros imobiliários, potencializando as negociações com um modelo de atendimento diferenciado.

Dados do Boletim Econômico ABRAINC — 2º Trimestre de 2025 mostram que o segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) apresentou crescimento de 36,5%, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Abrainc Esse relatório traz informações específicas para o segmento, acessível em documento público da ABRAINC. Abrainc

De acordo com Babiton Espíndola, CEO da Urban Company, a atuação da Urban Select tem buscado combinar tecnologia com atendimento humano para melhor atender às necessidades do cliente. “A Urban Select foi criada para unir tecnologia e atendimento humano, fidelizando clientes e negócios em apenas um ano”, afirma.

Atualmente, a Urban Select opera com equipe composta por mais de 80 corretores em sua estrutura. A empresa projeta ampliar sua presença física em cidades estratégicas, mantendo o modelo de atendimento personalizado e buscando novas oportunidades à medida que o mercado de imóveis de médio e alto padrão se expande.



NR-1 reconhece práticas do setor de contact center na promoção da saúde mental

NR-1 reconhece práticas do setor de contact center na promoção da saúde mental
NR-1 reconhece práticas do setor de contact center na promoção da saúde mental

O setor de contact center já desenvolve há anos uma série de políticas e ações voltadas ao bem-estar e à saúde mental de seus colaboradores. A recente atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que estabelece diretrizes para o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, veio apenas para oficializar práticas que já faziam parte da rotina das empresas do segmento, relacionadas à qualidade de vida, ao bem-estar e à segurança de seus profissionais.

As empresas associadas ao Sintelmark (Sindicato Paulista das Empresas de Contact Center) desenvolvem programas de acompanhamento psicológico, iniciativas de acolhimento, treinamentos de gestão humanizada e canais de escuta ativa, voltados à saúde mental dos profissionais.

Segundo Luis Crem, presidente do Sintelmark, a regulamentação reforça o caminho que o setor já trilha há bastante tempo:

“A saúde mental dos colaboradores sempre foi prioridade para as empresas de contact center. A NR-1 apenas oficializa algo que já praticamos: investir continuamente em um ambiente de trabalho saudável, seguro e que valorize as pessoas.”

Implicações para o setor de contact center

Os riscos psicossociais trazidos na NR-1, como metas abusivas, alta pressão por performance, rotinas repetitivas e jornadas intensas, passam a ser formalmente reconhecidos pela norma, com impacto direto nas práticas de gestão do setor de contact center.

As empresas devem fortalecer suas práticas de promoção da saúde mental, incluindo programas de acolhimento, suporte emocional e reestruturação de processos para evitar esgotamento.

O Sintelmark, atento a esse cenário, disponibiliza para os colaboradores das empresas associadas treinamentos mensais sobre saúde mental, inteligência emocional e comportamental e diversidade, sempre voltados à capacitação de lideranças e totalmente gratuitos. Anualmente, cerca de 300 profissionais participam dessas atividades.

Além dos treinamentos, a entidade promove uma vez ao ano um curso de atualização específico para gerência e coordenação. No mês de setembro, oferece ainda palestras sobre prevenção ao suicídio e, ao longo do ano, realiza encontros voltados ao letramento sobre violência contra a mulher e formas de enfrentamento.



Helmholtz Munich em colaboração com o Parse Biosciences GigaLab criam o maior atlas do mundo sobre distúrbios do tecido pulmonar humano

A Helmholtz Munich e a Parse Biosciences anunciaram hoje uma colaboração estratégica para gerar o maior atlas mundial de distúrbios de doenças pulmonares do mundo, com o suporte da plataforma GigaLab da Parse Biosciences. Utilizando um modelo de cultura de cortes de tecido pulmonar humano ex vivo, provenientes de pulmões normais de doadores de controle, juntamente com tecidos pulmonares explantados de pacientes acometidos por doenças pulmonares crônicas, o estudo pretende identificar novos alvos e circuitos celulares relacionados à saúde e à doença pulmonar, caracterizando respostas específicas da doença das células para 900 intervenções farmacológicas.

O Prof. Herbert Schiller, diretor da Unidade de Pesquisa em Medicina Regenerativa de Precisão do Helmholtz Munich e um proeminente pesquisador em biologia e patologias pulmonares, estará à frente deste ambicioso projeto.

“Avaliar os impactos dos tratamentos farmacológicos ao nível de célula única, diretamente no tecido pulmonar humano em grande escala, contribuirá para o desenvolvimento de estratégias que melhorem a regeneração do tecido pulmonar, o que poderá resultar em terapias combinadas direcionadas do futuro”, afirma Schiller.

O Prof. Fabian Theis, que dirige o Centro de Saúde Computacional do Helmholtz Munich, acrescenta: “Para desenvolver modelos de IA essenciais de biologia celular e tecidual, necessitamos com urgência de mais dados de distúrbios de alta qualidade. Um conjunto de dados de distúrbio de medicamentos tão complexo possibilitará um progresso considerável no entendimento da regulação genética na saúde e doença pulmonar.”

Esta iniciativa será implementada pelo Parse GigaLab, uma instalação de alta tecnologia construída especificamente para a geração de conjuntos de dados de sequenciamento de RNA de células únicas em grande escala. Aproveitando a química Evercode do Parse, o GigaLab produz rapidamente grandes conjuntos de dados de células únicas com qualidade excepcional.

“Com o GigaLab, ajudamos os pesquisadores a fazer mais do que apenas descobertas incrementais”, diz Charlie Roco, PhD, cofundador e diretor de tecnologia da Parse Biosciences. “Nossa parceria com a Helmholtz Munich ilustra como a perspectiva e a escala na genômica de células únicas podem desvendar a biologia, acelerando o caminho para terapias mais eficazes.”

Sobre a Parse Biosciences

A Parse Biosciences é uma empresa global de ciências da vida que tem como missão acelerar o desenvolvimento nas áreas de saúde humana e pesquisa científica. Capacitando os pesquisadores a realizar o sequenciamento de células únicas com escala e facilidade sem precedentes, sua abordagem pioneira possibilitou descobertas inovadoras no tratamento do câncer, reparo de tecidos, terapia com células-tronco, doenças renais e hepáticas, desenvolvimento do cérebro e sistema imunológico.

Com tecnologia desenvolvida na Universidade de Washington pelos cofundadores Alex Rosenberg e Charles Roco, a Parse levantou mais de US$ 100 milhões em capital, sendo utilizada por cerca de 3.000 clientes no mundo inteiro. Seu crescente portfólio de produtos inclui o Evercode™ Whole Transcriptome, Evercode™ TCR, Evercode™ BCR, Gene Select e uma solução para análise de dados, o Trailmaker™.

A Parse Biosciences tem sede no vibrante distrito de South Lake Union, em Seattle, onde recentemente se expandiu a uma nova sede e um laboratório de última geração. Para saber mais, acesse https://www.parsebiosciences.com/.

Sobre o Helmholtz Munique

O Helmholtz Munich é um centro líder em pesquisa biomédica. Sua missão é desenvolver soluções inovadoras para uma saúde melhor em um mundo em rápida transformação. Equipes de pesquisa interdisciplinares têm foco em doenças desencadeadas pelo ambiente, sobretudo na terapia e prevenção de diabetes, obesidade, alergias e doenças pulmonares crônicas. Com o poder da inteligência artificial e da bioengenharia, os pesquisadores aceleram a tradução para os pacientes. O Helmholtz Munique conta com cerca de 2.500 funcionários e sua sede fica em Munique/Neuherberg. É membro da Associação Helmholtz, com mais de 43.000 funcionários e 18 centros de pesquisa, a maior organização científica da Alemanha. Para saber mais sobre o Helmholtz Munique (Helmholtz Zentrum München Deutsches Forschungszentrum für Gesundheit und Umwelt GmbH), acesse www.helmholtz-munich.de/en

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Kaitie Kramer

kkramer@parsebiosciences.com | 858.504.0455

Fonte: BUSINESS WIRE



Dataside e Snowflake realizam evento online sobre dados e IA

Dataside e Snowflake realizam evento online sobre dados e IA
Dataside e Snowflake realizam evento online sobre dados e IA

No dia 18 de setembro, às 10h, a Dataside, em parceria com a Snowflake, promove um evento online e gratuito voltado a profissionais e empresas que desejam explorar novas possibilidades em dados e Inteligência Artificial. A iniciativa mostrará como organizações podem simplificar a gestão de informações, garantir governança e acelerar projetos de IA utilizando a plataforma Snowflake.

Com a transformação digital em ritmo acelerado, manter-se atualizado em relação a tecnologias, arquiteturas e ferramentas deixou de ser opcional e passou a ser uma prioridade estratégica para empresas de todos os setores. O evento pretende oferecer caminhos práticos para estruturar dados com mais eficiência e transformar informação em resultados concretos.

O destaque da programação será a palestra "Plataforma Snowflake: Simplicidade e Governança para seus projetos de IA", conduzida por Marcelo Manzano. Com mais de três décadas de experiência em engenharia e arquitetura de dados, Big Data e Business Intelligence, Manzano já atuou em empresas como Oracle, HP, Salesforce, Neo4j e Snowflake, além de ter liderado projetos estratégicos em organizações como Itaú, Bradesco, Santander, Telefônica-Vivo, Claro e Carrefour.

As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis no link.

Dataside e Snowflake

A Dataside é uma consultoria especializada em dados e Inteligência Artificial, que apoia empresas na jornada de transformação digital. Com foco em inovação e estratégia, atua desde a arquitetura de dados até a implementação de soluções avançadas de analytics e machine learning, ajudando organizações a extrair valor real de suas informações e a impulsionar a competitividade no mercado.

A Snowflake é uma plataforma global de Data Cloud, que permite às empresas armazenar, processar e analisar grandes volumes de dados com escalabilidade e segurança. A empresa é reconhecida por sua arquitetura, gestão de dados, governança e flexibilidade para suportar aplicações de analytics e Inteligência Artificial em diferentes setores da economia.

Serviço

Data: 18/09  Formato: Online e gratuito  Palestra: Plataforma Snowflake: Simplicidade e Governança para seus projetos de IA – com Marcelo Manzano  Inscrições através do link.



Tarifas dos EUA impõem novos desafios à logística do Brasil à América do Norte

Tarifas dos EUA impõem novos desafios à logística do Brasil à América do Norte
Tarifas dos EUA impõem novos desafios à logística do Brasil à América do Norte

A adoção de novas tarifas pelos Estados Unidos sobre produtos importados reacende discussões sobre os impactos na cadeia logística internacional, especialmente nas rotas entre o Brasil e a América do Norte. Empresas do setor podem sentir necessidade crescente de adaptação, revisão de contratos e fortalecimento do planejamento aduaneiro.

“Mais do que uma questão tributária, estamos diante de uma reconfiguração da estratégia logística entre os países”, afirma Luciano Zucki, cofundador e diretor da PLEX Logistics, companhia especializada em transporte internacional com sede em Miami. Segundo ele, empresas brasileiras precisam revisar seus custos logísticos, reavaliar modais e, principalmente, investir em previsibilidade nas operações.

Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), alumínio, autopeças e têxteis são os setores mais afetados, impactando diretamente os importadores da América Latina.O Brasil figura entre os principais parceiros comerciais dos EUA no Hemisfério Sul, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o que acende o alerta para possíveis gargalos nos fluxos logísticos.

A PLEX Logistics tem atuado no assessoramento de embarcadores e operadores logísticos para mitigar riscos, otimizar processos e identificar oportunidades em mercados alternativos. “Nosso papel é orientar os clientes com base em dados, inteligência de mercado e alternativas de transporte mais competitivas”, reforça Zucki.

A empresa mantém operações marítimas, aéreas e rodoviárias, com foco em soluções personalizadas para importação e exportação entre os dois continentes.



Imóveis comerciais impulsionam negócios sem afetar o caixa

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Após um ano de planejamento, Eliane Vilas Boas, da Clínica Vilas Boas, deixou o pequeno estúdio para se instalar no Geon 652, primeiro edifício do projeto Eixo Platina — nova centralidade urbana da Zona Leste de São Paulo. Localizado em frente ao Crona 665, empreendimento pioneiro voltado exclusivamente ao segmento corporativo no Tatuapé, ambos integram o portfólio da Porte S.A., responsável pelo desenvolvimento do Eixo.

“Queríamos um padrão que refletisse nossa marca. Diferente de um ponto de rua, um prédio comercial bem localizado oferece recursos adicionais, como estacionamento, segurança e proximidade com outros empreendedores, o que pode facilitar parcerias”, afirma.

O movimento de Eliane reflete um fenômeno mais amplo de crescimento dos micro e pequenos empreendedores no país: no 1° semestre de 2025, foram abertas 2,6 milhões de pequenas empresas, segundo o Sebrae – 23% a mais que em 2024. No último mês de junho, o setor de Serviços liderou as novas aberturas (63,1%), seguido pelo Comércio (21,5%).

O momento certo para mudar

Migrar para uma sala comercial exige avaliar objetivos, custos, localização e planejamento. O gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae Nacional, Enio Pinto, diz ser fundamental o empreendedor analisar a dinâmica da região do imóvel. “Por dinâmica positiva, entende-se que se trata de uma região valorizada, onde as pessoas desejam estar, seja como clientes ou empreendedores. O perfil dos vizinhos e a segurança do entorno também são fatores críticos”, afirma.

Fundada em 1986, a Porte S.A. é uma empresa que atua em projetos de engenharia e urbanismo. Paulo Pinheiro, gerente de Gestão de Ativos (GAT) da Porte S.A., aponta que investir em uma sala comercial exige analisar objetivos da empresa, custo total, localização, flexibilidade do contrato e capacidade de planejamento do empreendedor.

Enio, do Sebrae, também destaca a necessidade de avaliar os custos financeiros da locação. “Para a maioria dos pequenos negócios, a orientação é que os custos com aluguel e condomínio não ultrapassem 10% a 15% da receita bruta mensal da empresa”, afirma.

Ele acrescenta que negócios com margens de lucro mais apertadas ou que dependem menos de um ponto físico podem operar com um percentual menor, enquanto empresas de varejo ou serviços que dependem de localização privilegiada podem assumir um percentual ligeiramente maior, desde que a receita compense o investimento.

Localização estratégica

Localidades próximas a transportes públicos ampliam o acesso e atraem clientes. Em São Paulo, o Plano Diretor (Lei nº 16.050/2014) orienta o adensamento urbano em torno de eixos de transporte, incentivando a oferta de salas comerciais em regiões como a Zona Leste — a mais populosa da cidade de São Paulo, onde está concentrada cerca de 34,9% da população da capital paulista, conforme dados do Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Rafael Santiago, sócio da consultoria fiscal Tax Advice, iniciou suas operações em casa, mas percebeu rapidamente a necessidade de migrar para um espaço fixo. O crescimento da empresa ocorreu em etapas: primeiro, uma sala de 40 m² no Geon 652; depois, três salas somando 120 m²; e, neste ano, a mudança para o Almagah 227, também incorporado pela Porte S.A., em 250 m² em uma laje corporativa, dentro do mesmo eixo de desenvolvimento urbano.

“Muita da decisão se deu pela proximidade com nossa residência, o que facilita o deslocamento. O Eixo Platina concentra escritório, serviços e transporte em uma mesma área, favorecendo a organização da rotina e o acesso a profissionais da região”, considera.

Comprar ou alugar?

Para empresas em expansão, alugar imóveis comerciais costuma ser mais vantajoso, pois exige menor investimento inicial, oferece flexibilidade e permite acesso a regiões caras. “Comprar traria a vantagem de não ter aluguel, mas mobilizaria um valor muito alto. A locação é mais viável, oferecendo mobilidade para acompanhar o ritmo do negócio”, avalia Santiago.

Enio alerta ainda que um aluguel elevado pode alterar significativamente o ponto de equilíbrio da empresa, ou seja, o volume de vendas necessário para cobrir todos os custos fixos e variáveis. “Um ponto de equilíbrio alto representa um risco maior para a empresa, pois exige faturamento elevado apenas para manter a operação”, explica.

O gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae Nacional lembra que, além do aluguel, é preciso considerar custos como condomínio, IPTU, reformas e licenças. Para apoiar empreendedores, o Sebrae oferece ferramentas digitais gratuitas, como a plataforma PNBOX que reúne 14 recursos para construir um plano de negócios completo, incluindo a ferramenta Custo Fixo, para cálculo de despesas como aluguel e condomínio. Outra opção é a Ferramenta de Fluxo de Caixa, que permite controlar receitas e despesas, gerar relatórios e compartilhar informações em tempo real.

Para mais informações, basta acessar: https://porte.com.br/



Networking é tema de novo livro de Bruno Mendonça

Networking é tema de novo livro de Bruno Mendonça
Networking é tema de novo livro de Bruno Mendonça

O jornalista e empresário Bruno Mendonça lança em 2025 o livro "Networking: Conexões que Transformam", publicação que reúne reflexões e experiências sobre a importância das conexões profissionais e pessoais. A obra aborda como o cultivo de relacionamentos pode contribuir para a trajetória de indivíduos em diferentes áreas de atuação.

O livro traz prefácio do empresário Carlos Wizard, que observa que o trabalho de Mendonça apresenta um "mapa afetivo e estratégico de como construir relações que geram impacto". Segundo ele, o autor descreve práticas relacionadas à construção de vínculos que podem fortalecer a vida profissional e social.

Na introdução, Bruno Mendonça destaca a proposta de proximidade com o leitor. "Espero que você sinta, desde as primeiras páginas, o calor de uma conversa íntima entre amigos, como se estivéssemos tomando um café, trocando experiências e aprendendo um com o outro", afirma.

O autor explica que decidiu sistematizar sua experiência após perceber a necessidade de compartilhar métodos utilizados ao longo de sua carreira. "Neste livro não há apenas técnicas e estratégias. Ele trata de como conectar-se de forma genuína, entender e agregar valor às relações que queremos cultivar. Cada capítulo é uma oportunidade de explorar um aspecto essencial do networking", complementa.

O autor acrescenta que o livro se estrutura a partir de temas como autenticidade, propósito, participação em eventos, uso consciente das redes sociais e construção de marca pessoal. "Embora o networking esteja associado ao mundo dos negócios, a minha percepção é que o que realmente funciona e traz frutos é oferecer valor sem esperar nada em troca", explica.

"Networking: Conexões que Transformam" já está disponível no mercado e se apresenta como uma obra que busca fomentar discussões sobre o papel das conexões humanas em um cenário em que relacionamentos profissionais e pessoais se tornam cada vez mais determinantes.



Nova legislação padroniza contratos e relações de seguro

Nova legislação padroniza contratos e relações de seguro
Nova legislação padroniza contratos e relações de seguro

A Lei nº 15.040/2024, que estabelece regras específicas para contratos de seguro e disciplina direitos e deveres de seguradoras e segurados, entra em vigor em dezembro de 2025, um ano após sua publicação no Diário Oficial da União.

A norma não retroage e alcançará somente contratos firmados após sua vigência. O projeto que deu origem à lei foi aprovado pelo Congresso em dezembro de 2024, após longo processo de discussão legislativa.

Paulo Magalhães Gomes, advogado do escritório especializado em direito securitário Magalhães Gomes Advogados, explica qual o objetivo central da legislação.

"Este é o novo marco legal do contrato de seguro no Brasil, que revoga dispositivos do Código Civil e do Decreto-Lei 73/1966, propondo aumentar transparência, previsibilidade e segurança jurídica nas relações entre seguradoras e segurados", afirma o especialista.

Segundo o advogado, a nova lei cria um microssistema próprio para contratos de seguro, consolida regras que antes estavam dispersas, atualiza os deveres de informação das seguradoras e padroniza o conteúdo das apólices. 

"A apólice deve conter elementos essenciais, riscos cobertos e excluídos, valor do seguro, prêmio e forma de atualização. A lei impõe que garantias, exclusões e limites sejam descritos de forma clara e inequívoca", aponta o profissional.

De acordo com Gomes, o novo marco legal resolve dúvidas interpretativas a favor do segurado quando a redação for ambígua: "Ao estabelecer interpretação restritiva para cláusulas limitativas, ou seja, aquelas com ônus da prova para a seguradora, a lei fortalece a defesa do segurado".

O especialista pontua que, na prática, isso faz com que as seguradoras simplifiquem textos, eliminem jargões e explicitem limitações de maneira acessível. A nova legislação também prevê a criação de um glossário de termos técnicos. 

"Isso padroniza o significado de expressões como franquia, carência, sinistro e avaria, reduz interpretações divergentes e facilita a leitura de todo o contrato, diminuindo disputas sobre o alcance das coberturas", declara Gomes. 

Para o advogado, a medida melhora a compreensão na contratação e reduz surpresas na regulação do sinistro, ao exigir que exclusões e riscos não cobertos sejam listados de forma clara, evitando negativas genéricas por parte das seguradoras.

"Em seguros de pessoas, a lei limita o período de carência — não pode ultrapassar metade da vigência do contrato — e impede que a seguradora negue o pagamento alegando problemas preexistentes durante esse período", revela o advogado.

Impactos na judicialização e referência legal

A lei tende a diminuir a judicialização de conflitos envolvendo contratos de seguro, já que padroniza conteúdos mínimos, exige clareza, cria regras interpretativas pró-segurado e moderniza a disciplina de regulação de sinistro e agravamento de risco. 

O advogado acredita que a Lei n.º 15.040/2024 pode servir de referência para outros tipos de contratos no Brasil, estimulando maior clareza em setores como saúde, crédito ou serviços financeiros.

"As diretrizes de linguagem clara, glossário obrigatório e destaque às limitações são boas práticas replicáveis em saúde suplementar e outros setores. A tendência é que reguladores e mercado adotem padrões semelhantes para ampliar transparência e reduzir conflito", comenta o profissional.

O especialista alerta seguradoras para revisões imediatas de condições gerais, materiais pré-contratuais e fluxos de atendimento, buscando incorporar linguagem clara, glossário e destaque real às limitações.

Aos consumidores e corretores, Gomes orienta guardar as versões contratuais e simulações utilizadas na venda. "Essa adaptação antecipada mitiga litígios e coloca todos em conformidade quando a lei passar a valer no fim do ano", conclui.

Para mais informações, basta acessar: magalhaesgomes.com.br/



ANCP lança curso de Cuidados Paliativos para enfermagem

ANCP lança curso de Cuidados Paliativos para enfermagem
ANCP lança curso de Cuidados Paliativos para enfermagem

A Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) dá um passo histórico ao lançar o 1º Curso Básico de Capacitação em Cuidados Paliativos para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, voltado à maior categoria profissional da saúde no Brasil. Com mais de 2,5 milhões de técnicos e auxiliares atuando em todas as regiões do país, a ANCP reconhece o papel essencial desses profissionais na linha de frente do cuidado e aposta na formação como ferramenta de transformação da prática assistencial.

Com 40 horas de duração, o curso será oferecido na modalidade online, a distância e assíncrona, permitindo ao profissional adaptar os estudos à sua rotina. O conteúdo está disponível na plataforma da ANCP. O investimento é de R$ 297,00, podendo ser parcelado em até 12 vezes, e há previsão de políticas de desconto para grupos, instituições e comunidades compassivas.

O conteúdo será dividido em oito módulos principais e um bônus sobre autocuidado do profissional, que serão liberados gradativamente, com lançamento de 2 a 3 módulos por mês. Os participantes terão acesso à plataforma por até um ano. Os tópicos abordam desde os princípios dos cuidados paliativos até técnicas específicas como hipodermóclise, manejo de sintomas e higiene paliativa. Haverá materiais complementares como textos, indicações de filmes e atividades práticas.

O curso também está alinhado à Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP) e considerando que o técnico de enfermagem é profissional essencial nas equipes assistenciais, com a maior carga horária de contato direto com os pacientes, capacitar esse profissional é garantir que todo o restante da equipe possa atuar com mais eficiência e humanidade.

A enfermeira Marinete Franco, coordenadora do Comitê de Enfermagem da ANCP, reforça a relevância de ser um aprimoramento exclusivamente para técnicos e auxiliares de enfermagem. “Somos, muitas vezes, a última pessoa que um paciente vê antes de morrer. Independentemente da categoria profissional, temos o dever ético e legal de garantir conforto físico, psíquico, social e espiritual. Isso é parte da nossa identidade como cuidadores”, explicou.

Há mais de 600 mil pessoas no Brasil que precisam de cuidados paliativos, segundo o Ministério da Saúde. No entanto, a maioria dos profissionais não recebeu formação específica para esse tipo de atendimento, uma lacuna que o curso irá preencher. Para a enfermeira Ivy de Carvalho, vice-coordenadora do Comitê de Enfermagem da ANCP, se a formação básica é generalista, o objetivo é capacitar de forma específica, prática e acessível. “O programa foi pensado para quem está na beira do leito, lidando com a dor, a fragilidade e a finitude diariamente”, ressalta.

Na opinião da Dra. Roberta Antoneli Fonseca, enfermeira paliativista e diretora Científica da ANCP, o treinamento representa um marco na trajetória da enfermagem paliativa no Brasil, pois foi elaborado por um time de especialistas com experiência na assistência, docência e pesquisa, reunindo mestres, doutores, professores universitários e profissionais atuantes no SUS e na saúde suplementar. “Queremos que essa capacitação seja um instrumento de mudança na vida desses profissionais, e também para quem receberá os seus cuidados”, conclui a especialista.

Serviço:

Curso Básico de Capacitação em Cuidados Paliativos para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem – ANCP

Valor: R$ 297,00 (parcelamento em até 12x)

Modalidade: EAD, assíncrono

Duração: 40 horas

Certificação: Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP)

Mais informações e inscrições: https://go.hotmart.com/B100432944J?dp=1

A Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) é uma associação científica, fundada em 2005, que tem como objetivo congregar profissionais com interesse no desenvolvimento, ensino e implementação dos Cuidados Paliativos no Brasil. É a entidade oficial de representação multiprofissional da prática paliativa no Brasil. Sua atuação abrange a representação dos profissionais que trabalham em Cuidados Paliativos, promovendo ações de fomento e desenvolvimento de educação, pesquisa e atividades profissionais.

A ANCP também busca parcerias com instituições, públicas e privadas, governamentais nacionais e internacionais, entidades de classe e associações de apoio a pacientes e familiares, a fim de que estimular a implementação de serviços de Cuidados Paliativos no Brasil, que comprovadamente aumentam a qualidade de vida dos pacientes e promovem melhor gestão nas instituições de saúde.

 



Jogos do Saneamento 2025 serão realizados durante a Fenasan em São Paulo

A Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) e a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN) realizam, de 21 a 23 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, a segunda edição dos Jogos do Saneamento, uma competição técnica voltada ao setor. O evento faz parte da programação da Fenasan 2025 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente) e do 36º Encontro Técnico AESabesp (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente).

Nesta edição, as provas foram cocriadas com fornecedores do setor. A CalibreScientific lidera a prova de “Análise de DQO” e a George Fischer participa da prova de “Montagem de Ramal de Ligação por Eletrofusão”. O evento também terá uma experiência com realidade aumentada voltada para segurança do trabalho.

Cada equipe pode inscrever até dez participantes. A competição busca promover troca de conhecimento e integração entre equipes.

Segundo os organizadores, os jogos permitem interação entre profissionais operacionais, decisores e fornecedores, com foco em aprimoramento técnico e aplicação prática de soluções.

36º Encontro Técnico/Fenasan 2025

O evento terá como tema “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável” e reunirá mais de 350 expositores em uma área de 31.516 m². A programação inclui 12 mesas redondas e 11 painéis técnicos, abordando inovação, sustentabilidade e desafios para universalização dos serviços de saneamento no Brasil.

A visitação à feira é gratuita. As inscrições para o congresso estão abertas, garantindo acesso aos debates com especialistas e lideranças do setor.

Serviço

36º Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2025  “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”
Data: 21 a 23 de outubro de 2025

Local: Pavilhões Verde e Vermelho, Expo Center Norte – São Paulo/SP

Mais informações, inscrições para o Encontro Técnico e credenciamento gratuito para visitar a Fenasan: www.fenasan.com.br



KXC leva IA Generativa acessível para SMBs com selo AWS

Com esta designação, a KXC consolida-se como uma das empresas brasileiras especializadas em Small and Medium Businesses (SMBs) a demonstrar expertise técnica em soluções de inteligência artificial generativa na nuvem Amazon Web Services (AWS).

A KXC, parceira AWS de Nível Advanced especializada em transformação digital e cloud computing, acaba de receber a AWS Generative AI Competency, uma das designações técnicas mais rigorosas do programa de parceiros AWS. A conquista valida a expertise técnica da KXC no desenvolvimento e implementação de soluções de inteligência artificial generativa para negócios, com destaque para pequenas e médias empresas.

O programa AWS Competency exige que os parceiros demonstrem profundidade técnica, metodologias comprovadas e cases de sucesso em ambientes de produção. A KXC submeteu-se a um rigoroso processo de avaliação da AWS, incluindo a apresentação de arquiteturas escaláveis, governança de segurança, práticas de IA responsável e implementações reais em clientes como WokePeople, Abeelity e CazeTV.

Alex Assis, Founder & CTO da KXC, afirma: “esta conquista vai muito além de uma designação. É a confirmação de que a IA generativa não é exclusividade de grandes corporações. Na KXC, utilizamos a AWS para quebrar barreiras técnicas e financeiras e levar inovação de ponta às SMBs brasileiras, com soluções práticas que geram impacto real”.

A empresa já possuía a AWS Small and Medium Business (SMB) Competency, que atesta sua expertise no atendimento a pequenas e médias empresas. De acordo com o AWS Partner Central, a competência Generative AI reforça a capacidade da KXC em desenvolver projetos que integram serviços como Amazon Bedrock e Amazon SageMaker em arquiteturas orientadas a resultados mensuráveis.

Cases destaque da certificação:

  • CazeTV: implementação de framework FinOps para microgerenciamento de custos em nuvem, proporcionando visibilidade completa dos gastos e melhoria significativa no custo-benefício.
  • aBeelity: implementação de infraestrutura serverless na AWS com Amazon API Gateway, AWS Lambda e Amazon Bedrock, resultando em ambiente 35% mais eficiente que infraestruturas convencionais e alta disponibilidade para processamento de requisições.
  • WokePeople: desenvolvimento de arquitetura com Amazon Lex e AWS Bedrock para chatbots inteligentes, alcançando aumento de 40% na velocidade de análise de dados e manutenção da humanização do serviço.

A KXC é uma consultoria de cloud computing especializada em AWS, com foco em SMBs e startups. Oferece desde migração e otimização de infraestrutura até soluções avançadas de IA e dados, com casos de sucesso documentados em setores como saúde, educação e varejo.



LSEG lança plataforma de infraestrutura de mercados digitais para fundos privados e facilita primeira transação

A LSEG anuncia hoje que lançou sua plataforma de infraestrutura de mercados digitais (“DMI”) para fundos privados e facilitou sua primeira transação.

A DMI, impulsionada pelo Microsoft Azure, oferecerá escala e eficiência ao aplicar tecnologia blockchain em todo o ciclo de vida dos ativos – da emissão, tokenização e distribuiçãoàliquidação eàmanutenção pós-negociação, abrangendo diversas classes de ativos. A LSEG assegurará que a plataforma seja interoperável tanto com as soluções atuais baseadas em tecnologia de contabilidade distribuída quanto com as finanças tradicionais, aproveitando ao máximo a gama de produtos e serviços do grupo, incluindo o Workspace.

Desenvolvida em colaboração com a Microsoft, a DMI está alinhada com o objetivo da LSEG de ser o primeiro grupo de bolsas global a apoiar os clientes em todo o continuum de financiamento, juntamente com outras iniciativas do grupo, como o Mercado de Títulos Privados. Os fundos privados são a primeira classe de ativos a se beneficiar da plataforma DMI, com expansão para outras classes de ativos planejada.

A DMI adota uma filosofia aberta e interoperável. Ela reúne participantes de todo o mercado internacional para ampliar a distribuição, levantar capital, aumentar a liquidez e prestar serviços de ativos em um ambiente confiável e regulamentado.

A plataforma DMI é construída no Microsoft Azure, aumentando assim sua escalabilidade e resiliência. Seu design acelera a inovação, mantendo altos níveis de segurança. A LSEG e a Microsoft continuarão sua colaboração para desenvolver e expandir a plataforma.

Como parte da oferta inicial, os fundos privados admitidos na DMI poderão ser encontrados pelos usuários do Workspace como parte de seu fluxo de trabalho diário, permitindo que os sócios gerais interajam em grande escala com investidores profissionais em uma plataforma que esses investidores já utilizam e, por sua vez, eles poderão descobrir, analisar e acessar novas oportunidades de investimento no mercado privado que antes eram difíceis de alcançar.

A MembersCap e a Archax foram os primeiros clientes a aderiràplataforma e a primeira transação foi facilitada com a MembersCap, como sócia-geral do MCM Fund 1, executando com sucesso uma captação de recursos primária com a Archax atuando como representante de uma importante fundação web-3. A EJF Capital também aderiu como uma das primeiras a adotar a plataforma e uma seleção de seus fundos estará disponível em breve na plataforma.

O Dr. Darko Hajdukovic, chefe de Infraestrutura de Mercados Digitais da LSEG, afirmou: “Há muitos processos nos mercados privados hoje que podem ser aprimorados. Na LSEG, estamos comprometidos em melhorar significativamente o acesso a esses mercados, simplificando fluxos de trabalho, ampliando a distribuição e possibilitando liquidez. Pretendemos alcançar isso trabalhando continuamente com todas as partes interessadas para aumentar a eficiência e a conectividade, tanto para ativos nativamente digitais quanto para os tradicionais. A integração dos nossos primeiros clientes e esta primeira transação representam marcos significativos, demonstrando o interesse por uma infraestrutura de DLT de mercados financeiros de ponta a ponta, interoperável e regulada. A posição da LSEG como facilitadora de mercados pode trazer escala significativa aos ativos digitais e gerar uma mudança real.”

Bill Borden, vice-presidente corporativo de Serviços Financeiros Mundiais da Microsoft, afirmou: “A colaboração da Microsoft com a LSEG em sua Infraestrutura de Mercados Digitais (DMI) é um exemplo poderoso da inovação que impulsiona nossa parceria estratégica. Juntos, estamos remodelando o futuro das finanças globais para capacitar nossos clientes a desbloquear novas oportunidades e impulsionar mudanças significativas.”

Sober a LSEG:

A LSEG (London Stock Exchange Group) é uma provedora líder global de infraestrutura e dados para mercados financeiros, desempenhando um papel social e econômico vital no sistema financeiro mundial.

Com nossa abordagem aberta, experiência confiável e escala global, promovemos o crescimento sustentável e a estabilidade de nossos clientes e suas comunidades. Somos parceiros dedicados, com ampla experiência, profundo conhecimento e presença mundial em dados e análises; índices; formação de capital; e execução de negociações, compensação e gestão de riscos em diversas classes de ativos.

A LSEG tem sede no Reino Unido, com operações significativas em 65 países nas regiões EMEA, América do Norte, América Latina e Ásia-Pacífico. Empregamos mais de 26.000 pessoas globalmente, sendo mais da metade localizadas na Ásia-Pacífico.

O código de negociação do LSEG é LSEG.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Reino Unido +44 (0)20 7797 1222

E-mail newsroom@lseg.com

Site www.lseg.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Red Sea Global apresenta a Ilha Shura: uma nova era do turismo de luxo começa em setembro

A Red Sea Global (RSG), desenvolvedora dos destinos de turismo regenerativo The Red Sea e AMAALA, anunciou que os primeiros resorts e atrações da Ilha Shura começarão a receber hóspedes nas próximas semanas.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250915663300/pt/

The EDITION Red Sea, opening soon on Shura Island features 240 elegantly designed rooms and suites.

The EDITION Red Sea, opening soon on Shura Island features 240 elegantly designed rooms and suites.

A primeira fase da inauguração inclui a estreia dos hotéis SLS, EDITION e InterContinental, além do Shura Links, o primeiro campo de golfe em uma ilha na Arábia Saudita. Esse marco representa um passo decisivo para a RSG, que segue transformando em realidade as ambições da Visão 2030 de promover a transformação e a diversificação econômica do país, ao mesmo tempo em que demonstra o potencial do turismo regenerativo.

“Localizada no coração do The Red Sea, a Ilha Shura representa tudo o que a Red Sea Global defende: ambição ousada, profundo respeito pela natureza e o compromisso de redefinir o turismo na Arábia Saudita e além. Com a abertura gradual da Shura nas próximas semanas, avançamos em nossa missão de estabelecer novos padrões em turismo regenerativo, ao mesmo tempo em que concretizamos a Visão 2030”, afirmou John Pagano, CEO do Grupo Red Sea Global.

A Ilha Shura contará, ao todo, com 11 resorts de padrão internacional, todos programados para abrir nos próximos meses. Quando concluída, a ilha oferecerá aos hóspedes acesso incomparável a paisagens naturais intocadas, amenidades luxuosas, gastronomia e varejo de alto nível, experiências exclusivas e uma programação cultural marcante, tornando-se o coração pulsante desse destino turístico de nível mundial.

Os hóspedes poderão chegaràilha de barco pela marina ou por veículo elétrico, passando pela impressionante travessia Shura de 3,3 km, que inclui a maior ponte interna da Arábia Saudita. Ao chegar, serão imersos em um universo de lagoas turquesa, praias intocadas e hospitalidade de alto nível.

O Red Sea International Airport (RSI), localizado a três horas de voo de 250 milhões de pessoas e a oito horas de voo de 85% da população mundial, é a porta de entrada para o destino The Red Sea. Ele já recebe voos domésticos e internacionais regulares. Recentemente, foi anunciado que a Qatar Airways operará voos diretos para o RSI três vezes por semana a partir do próximo mês, com novos voos a serem anunciados em breve.

Um trio de marcas hoteleiras de padrão mundial

Os seguintes resorts receberão os primeiros hóspedes nas próximas semanas:

  • SLS Red Sea: unindo beleza natural e o charme único da SLS, o SLS The Red Sea oferece 150 quartos e villas de luxo, incluindo opçõesàbeira-mar e sobre a água, com experiências selecionadas de cultura, bem-estar e lazer.
  • The Red Sea EDITION: um refúgio de luxo moderno e tranquilidade na ilha, o resort oferece 240 quartos elegantemente decorados, incluindo 53 suítes, um spa de nível mundial, diversos restaurantes e acesso a esportes aquáticos e golfe.
  • InterContinental The Red Sea Resort: um refúgio de luxo cinco estrelas descontraído com 178 quartos e 32 suítes, cinco opções gastronômicas, spa, espaços para eventos e um design inspirado nos recifes de coral ao redor.

Nos próximos meses, os oito resorts restantes devem ser inaugurados, incluindo: Faena, Fairmont, Four Seasons, Grand Hyatt, Jumeirah, Miraval, Raffles e Rosewood.

Ilha Shura, com seu formato natural de golfinho, é o coração vibrante do The Red Sea. O conceito de design principal, desenvolvido pelos mundialmente renomados arquitetos Foster + Partners, é carinhosamente chamado de “Coral Bloom”, em referênciaàinspiração que os recifes de coral ao redor proporcionamàarquitetura.

Os resorts da Ilha Shura foram projetados para se integrar perfeitamente ao ambiente intocado da ilha. O desenvolvimento foi cuidadosamente planejado para reduzir ao máximo o impacto ambiental e otimizar a eficiência energética. Por exemplo, assim como em todo o The Red Sea, a Shura é totalmente alimentada por energia renovável.

Além dos resorts, a Ilha Shura abriga uma coleção de residências exclusivas. As primeiras propriedadesàvenda na ilha foram anunciadas no início deste ano e estarão prontas para entrega no final de 2025. Os residentes terão acesso a todas as atrações da ilha, suas praias intocadas e águas cristalinas, além de acesso facilitado ao restante do destino e aos resorts icônicos.

O primeiro campo de golfe em uma ilha no Reino

O Shura Links também será inaugurado em setembro, oferecendo uma experiência de golfe de nível mundial que combina desafio, design e sustentabilidade. Como o primeiro campo de golfe em uma ilha na Arábia Saudita, o Shura Links proporciona vistas espetaculares e um percurso planejado para harmonizar as paisagens desérticas naturais com fairways verdes e exuberantes. A sustentabilidade é um ponto central, com gestão de água inovadora e práticas ecológicas incorporadas ao projeto e operação. Fácil de acessar a partir de todos os resorts da Ilha Shura e disponível também para hóspedes e residentes de outros resorts do The Red Sea, ele promete uma experiência de golfe inesquecível em um cenário costeiro intocado.

O impacto da RSG sobre a natureza e as comunidades vai muito além das fronteiras de seus destinos. Por meio de seus destinos transformadores The Red Sea e AMAALA, a empresa está criando 120.000 novos empregos, impulsionando o crescimento econômico e promovendo um futuro sustentável para todos.

Para mais informações sobre como agendar uma visita, acesse www.visitredsea.com.

Sobre a Red Sea Global

A Red Sea Global (RSG – www.redseaglobal.com) é uma desenvolvedora imobiliária verticalmente integrado, com um portfólio diversificado nos setores de turismo, residências, experiências, infraestrutura, transporte, saúde e serviços. Isso inclui os destinos de turismo regenerativo de luxo The Red Sea, que começou a receber hóspedes em 2023, e AMAALA, previsto para receber seus primeiros hóspedes em 2025.

Um terceiro destino, o Thuwal Private Retreat, foi inaugurado em 2024. A RSG também foi responsável pelas obras de reforma no Aeroporto de Al Wajh, focadas na modernização do terminal e da infraestrutura existentes, além da construção de um novo terminal internacional.

A RSG é uma empresa do PIF e representa um elemento central na meta da Arábia Saudita de diversificar sua economia. Em seu portfólio crescente de destinos, subsidiárias e negócios, a RSG busca liderar o mundo rumo a um futuro mais sustentável, mostrando como o desenvolvimento responsável pode valorizar comunidades, impulsionar economias e melhorar o meio ambiente.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Para mais informações, entre em contato com:

Reem Aljbreen, gerente sênior de relações públicas

+966 53 466 8889

Reem.Aljbreen@RedSeaGlobal.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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