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Tecnologia com LED mostra efeito na gordura abdominal

Tecnologia com LED mostra efeito na gordura abdominal
Tecnologia com LED mostra efeito na gordura abdominal

Segundo o documento “Aesthetic/Cosmetic Procedures performed in 2023“, publicado pela International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), a redução de gordura esteve entre os tratamentos não cirúrgicos mais procurados, com mais de 14 mil procedimentos realizados no Brasil. Em meio a esse cenário, a fotobiomodulação surge como uma tecnologia que pode ser integrada a protocolos de tratamento voltados para gordura localizada.

Publicado no periódico Journal of Cosmetic Dermatology, o artigo intitulado “Clinical protocol effects with LED photobiomodulation for reducing adipose tissue in the abdomen region” avaliou os efeitos da luz LED sobre o tecido adiposo abdominal em um grupo de mulheres. As autoras utilizaram protocolos com emissão da luz vermelha (630 nm) e infravermelha (850 nm) de forma consecutiva, utilizando uma plataforma de luz terapêutica que possibilita a emissão de diferentes comprimentos de onda.

“O estudo demonstrou redução significativa da circunferência abdominal, melhora da firmeza da pele e aumento da deposição de colágeno em apenas dez sessões de tratamento, utilizando a fotobiomodulação com emissão de luz LED. Tais achados reforçam a capacidade de interação da luz LED com os diferentes tipos celulares e demonstram que, com o uso dos parâmetros corretos, é possível conquistar resultados clínicos interessantes, uma vez que se trata de um recurso terapêutico não invasivo”, explica a Dra. Patricia Brassolatti, fisioterapeuta, doutora em Biotecnologia e uma das responsáveis pela condução da pesquisa.

De acordo com Michele Nishioka, mestre, fisioterapeuta, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento da IBRAMED e também autora do estudo, os resultados não se limitaram à avaliação visual. “Os dados histológicos confirmaram efeitos celulares relevantes, como aumento de fibroblastos e presença de macrófagos no tecido subcutâneo”, relata.

Equipamento utilizado na pesquisa

O equipamento utilizado na pesquisa foi o Antares, dispositivo de emissão de luz LED utilizado para fins terapêuticos. O modelo conta com tecnologia de LED de alta intensidade, diferentes comprimentos de onda e um aplicador com controle de potência e tempo de exposição, permitindo a adequação do protocolo de acordo com o objetivo terapêutico, conforme mostra no site da Ibramed. Segundo as autoras, esses recursos viabilizaram a aplicação dos parâmetros definidos na pesquisa de forma segura, contribuindo para os resultados observados. O objetivo foi verificar se a tecnologia poderia contribuir não apenas para efeitos estéticos, mas também para a organização funcional dos tecidos.

O que é fotobiomodulação?

A fotobiomodulação é uma técnica que utiliza diferentes tipos de luz para interagir com estruturas celulares e estimular reações biológicas específicas. A depender do comprimento de onda, a luz pode atingir camadas superficiais ou mais profundas da pele, promovendo desde o aumento da circulação local até estímulos em mitocôndrias e liberação de enzimas. É possível trabalhar com luz vermelha, infravermelha, verde ou âmbar, cada uma com aplicações específicas, segundo o guia de fotobiomodulação, que reúne informações sobre mecanismos, aplicações e protocolos combinados. De acordo com a Dra. Patrícia Brassolatti, a fotobiomodulação tem sido utilizada em protocolos estéticos voltados ao tratamento da acne, rejuvenescimento facial, redução de gordura localizada, áreas hiperpigmentadas e cuidados no pós-operatório de cirurgias plásticas. Além disso, no campo da reabilitação física, a técnica pode ser indicada para auxiliar em processos inflamatórios, proporcionar alívio de dores articulares e musculares, favorecer a cicatrização tecidual e contribuir para a melhora da circulação.

Conexões com a prática profissional

“Para nós, a produção científica é o que valida e qualifica toda tecnologia que chega ao mercado. Investir em estudos é investir na segurança do paciente e na valorização do profissional”, afirma José Ricardo de Souza, presidente-executivo da IBRAMED.

Para quem deseja se aprofundar na técnica de forma acessível e aplicada ao dia a dia clínico, a IBRAMED disponibiliza um conteúdo complementar: “LED e Redução de Gordura Localizada: o Que Diz a Ciência Sobre a Fotobiomodulação?“.



Universidade Hamad Bin Khalifa sediará conferência sobre a ética em IA

A Universidade Hamad Bin Khalifa (HBKU) será responsável por sediar uma conferência histórica em Doha sobre a AI Ethics: The Convergence of Technology and Diverse Moral Traditions (Ética da IA: A Convergência da Tecnologia e Diversas Tradições Morais), que acontecerá nos dias 28 e 29 de setembro de 2025.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250825939622/pt/

Hamad Bin Khalifa University to Host Conference on AI Ethics (Infographic: AETOSWire)

Universidade Hamad Bin Khalifa sediará conferência sobre a ética em IA (Infográfico: AETOSWire)

Este evento marcante deverá ser um importante ponto de convergência para acadêmicos de renome, formuladores de políticas, especialistas do setor de tecnologia, especialistas em ética e outros, para explorar como a IA está revolucionando as sociedades e como sistemas de valores de âmbito mundial devem orientar seu desenvolvimento e implementação responsáveis. As tecnologias socialmente disruptivas impactam cada vez mais em nosso dia a dia e, com a inovação tecnológica ultrapassando as estruturas regulatórias do mundo inteiro, é imprescindível uma ação internacional significativa para estabelecer normas éticas e diretrizes para a proteção de padrões culturais e humanos.

A conferência enfatizará a importância da colaboração entre setores para garantir o desenvolvimento e os padrões éticos da inteligência artificial em seis áreas temáticas: saúde, planejamento urbano, segurança, educação, finanças e o futuro do ambiente de trabalho.

A conferência busca promover normas internacionais unificadas que reduzam o risco de exposição institucional a possíveis responsabilidades, além de proteger as pessoas e comunidades que podem ser prejudicadas negativamente por esses avanços extremamente rápidos. Nunca ficou tão claro a importância de se considerar a responsabilidade coletiva e promover colaborações interdisciplinares. A conferência proporciona uma estrutura para moldar soluções de maneira consciente e colaborativa, orientada pelos diversos valores e necessidades da nossa sociedade global.

LOCAL: Qatar National Convention Centre (QNCC), Doha, Catar.

MISSÃO: Analisar de forma crítica os impactos éticos da IA e promover um diálogo intercultural e multidisciplinar que garanta que o avanço da IA esteja em consonância com as estruturas morais globais.

PALESTRANTES EM DESTAQUE: Ibtihal Aboussad, anteriormente Microsoft; Amr Awadallah, Vectara; Daniel González-Bootello, Smart City Cluster; Mark Coeckelbergh, Universidade de Viena; Yali Cong, Universidade de Pequim; Munther Dahleh, MIT; Corey Gray, Smart Cities Council; David Gunkel, Northern Illinois University; Jeroen van den Hoven, Delft Design for Values Institute; Nancy Jecker, Universidade de Washington; David Leslie, Instituto Alan Turing; Yuan Luo, Universidade Northwestern; Beth McGinty, Faculdade de Medicina Weill Cornell.

Acesso à mídia: Jornalistas credenciados terão acesso a palestras, painéis de especialistas e oportunidades selecionadas de entrevistas pessoais com palestrantes de destaque. A relação dos palestrantes e a agenda detalhada podem ser acessadas aqui.

Isenção de responsabilidade:A participação de convidados na conferência está em evolução e, portanto, pode estar sujeita a atualizações.

*Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Para consultas da mídia ou para solicitar credenciamento, entre em contato com:

Sra. Taiba Saoud Al-Rodaini

media@hbku.edu.qa

Tel.: +974 44540934

Fonte: BUSINESS WIRE



Habilidades humanas ganham espaço na era digital

Habilidades humanas ganham espaço na era digital
Habilidades humanas ganham espaço na era digital

A inteligência artificial (IA) vem ganhando espaço no ambiente corporativo, mas sua presença continua longe de ser predominante. Segundo o levantamento Experis CIO 2025 Outlook, realizado pelo ManpowerGroup, somente 10% dos CIOs dizem que a tecnologia já está completamente integrada às suas organizações. Isso revela que, embora o avanço seja inevitável, ainda há oportunidades para profissionais que desejam acompanhar e aproveitar essa transformação.

O estudo também aponta que 36% das lideranças tech enxergam a IA como uma inovação promissora, mas que precisa de maturidade. Outros 33% admitem não saber ao certo quais serão os impactos reais da tecnologia nos negócios. Esse cenário reforça a ideia de que o uso da IA continua em construção e abre margem para o desenvolvimento de novas competências profissionais.

Entre os principais desafios trazidos pela adoção da IA está a adaptação dos colaboradores. A era digital pede mais do que conhecimento técnico: exige habilidades humanas cada vez mais valorizadas. Outro estudo do ManpowerGroup indica que cerca de um terço dos empregadores acredita que a IA ainda não substitui competências como empatia, julgamento ético, pensamento crítico e atendimento personalizado.

Essas chamadas soft skills vêm ganhando importância justamente por serem difíceis de automatizar. Saber tomar decisões éticas, compreender diferentes contextos e estabelecer relações interpessoais continua sendo essencial, mesmo em empresas cada vez mais conectadas.

Para Joel Carrel, Head de Operações da Experis, vertical do ManpowerGroup focada em recrutamento, seleção e gestão de profissionais de TI, este é o momento ideal para os talentos investirem em desenvolvimento. “As empresas estão em fase de transição. Muitas ainda não decidiram como a IA será incorporada. É hora de os profissionais se prepararem, reforçando habilidades técnicas e humanas que os tornarão indispensáveis no mercado”, explica.

Carrel destaca que áreas como Ciência de Dados, Segurança Cibernética, Engenharia de Prompt e Desenvolvimento de Software seguem entre as mais procuradas. Mas ele alerta: competências como comunicação eficiente, capacidade de resolver problemas e disposição para aprender são igualmente importantes. “A IA não elimina o pensamento humano. Pelo contrário, ela intensifica essa necessidade. Saber interpretar dados, tomar decisões críticas e liderar equipes será cada vez mais essencial”, completa.

Com isso, os programas de qualificação contínua ganham cada vez mais relevância. “As empresas têm buscado capacitar seus times com treinamentos internos, parcerias com instituições de ensino e plataformas digitais. Para os profissionais, é uma oportunidade de evoluir na própria área sem precisar mudar de função”, comenta o executivo.

Segundo Joel, os profissionais de tecnologia já estão à frente nessa jornada, mas os impactos da IA se espalham por todos os setores. “Não é só a TI que está mudando. Marketing, Recursos Humanos, Atendimento ao Cliente, Logística, entre outras. Todos estão se adaptando. Quem entende isso desde já sai na frente na hora de se posicionar no mercado”, avalia.

Para que a transição rumo à era da IA seja efetiva, é preciso uma ação conjunta entre empresas, instituições de ensino e os próprios trabalhadores: “Esse novo cenário não será construído apenas pelas organizações. Os profissionais também precisam adotar uma postura de aprendizado constante, acompanhando as mudanças e se preparando para lidar com a tecnologia de forma crítica e estratégica”, afirma Carrel. E conclui: “Quem começa a se preparar agora terá mais chances de liderar as transformações, e não somente seguir o movimento”, finaliza.



IBM: 67% dos CEOs adotam IA e escritório no Brasil avança

IBM: 67% dos CEOs adotam IA e escritório no Brasil avança
IBM: 67% dos CEOs adotam IA e escritório no Brasil avança

A adoção da inteligência artificial deixou de ser uma promessa para se tornar uma prática concreta em empresas brasileiras de diferentes setores, inclusive nos mais tradicionais. Segundo o IBM Institute for Business Value, 78% das companhias no Brasil pretendem aumentar seus investimentos em IA até o final de 2025. É neste cenário que a Ever Contábil, especializada em micro e pequenas empresas, decidiu aplicar IA de forma profunda em seu processo comercial.

A empresa automatizou toda a etapa de pré-vendas: atualmente, cerca de 60% a 70% da jornada do cliente é conduzida por inteligência artificial, desde a captura do lead até sua qualificação no sistema. O vendedor humano entra apenas na fase final, quando o potencial cliente já está qualificado e com as necessidades mapeadas.

Antes da implementação, o processo era manual. Os leads chegavam por e-mail e um profissional precisava identificá-los, cadastrá-los no CRM e iniciar o contato — uma tarefa que levava até uma hora em horários de menor disponibilidade. “Além da lentidão, havia variações no discurso e na abordagem, o que acabava comprometendo a consistência da experiência do cliente”, explica Alison Oliveira, Diretor de Receita da Ever Contábil.

A decisão de automatizar foi motivada por três fatores principais: escalabilidade, padronização do atendimento e agilidade na resposta. Com a nova estrutura, a IA inicia o contato com o lead — muitas vezes enquanto ele ainda navega no site — conduz a qualificação com perguntas personalizadas, compartilha materiais relevantes, realiza follow-ups automáticos e alimenta o CRM com todo o histórico da interação.

“O foco era garantir que nenhum lead ficasse esperando por atendimento e que a equipe comercial pudesse atuar onde realmente faz diferença: no fechamento”, afirma Rodrigo Schluchting, CEO da Ever Contábil. Os resultados indicam que o movimento foi acertado. O tempo médio de resposta caiu para menos de um minuto, o número de atendimentos por vendedor triplicou e a empresa deixou de depender de uma equipe dedicada exclusivamente à pré-venda. Além da economia, a companhia registrou ganhos em previsibilidade e eficiência.

Os resultados da Ever Contábil estão em linha com as dinâmicas brasileiras ao redor da IA. De acordo com o estudo Trust, Attitudes and Use of AI, da KPMG, 86% das empresas brasileiras já utilizam inteligência artificial em suas operações, e 55% relatam aumento de receita com o uso da tecnologia. Além disso, 71% destacam melhorias em eficiência, qualidade e inovação.

No caso do escritório Ever Contábil, que atua com abertura e alteração de empresas, a IA bem aplicada deixou de ser um experimento isolado e passou a compor a espinha dorsal do negócio. A tecnologia passou a operar como um “SDR virtual” para a empresa — um agente automatizado que padroniza o primeiro contato e qualifica leads com precisão. Essa automação, segundo Schluchting, não substitui a atuação humana, mas a complementa: libera o time comercial de tarefas repetitivas e permite que o foco esteja na conexão estratégica com o cliente.

A tendência de integrar IA aos fluxos de trabalho comerciais se intensifica no país. Um levantamento da IBM mostra que 67% dos CEOs brasileiros já adotam agentes de IA em escala — acima da média global — e 59% afirmam estar preparando suas equipes para lidar com as mudanças operacionais e culturais que essa adoção envolve.

Ao aplicar essa lógica ao setor contábil, a Ever Contábil aposta em um diferencial competitivo em um mercado ainda marcado por práticas convencionais. “A contabilidade pode ser mais que entrega de obrigações fiscais. Com tecnologia e inteligência, ela se torna uma ponte para o crescimento do cliente”, conclui Alison Oliveira.

Ever Contábil é especializada em contabilidade consultiva para micro e pequenas empresas. Atende mais de 600 clientes em todo o Brasil e utiliza tecnologia e inteligência para apoiar a gestão empresarial. Mais informações em evercontabil.com.br.



Brasil e Chile se unem em projeto de música latino-americana

Brasil e Chile se unem em projeto de música latino-americana
Brasil e Chile se unem em projeto de música latino-americana

O grupo chileno Merkén estará no Brasil entre os dias 24 e 30 de agosto para uma série de oficinas e apresentações nas cidades de Brasília e Pirenópolis. A turnê integra o intercâmbio “Andes Tarde que Nunca”, realizado em parceria com o grupo brasileiro Camerata Caipira, por meio do Ponto de Cultura Comunidade Educacional de Pirenópolis (COEPi). A iniciativa celebra mais de uma década de trocas culturais entre os artistas e promove encontros musicais voltados à valorização da cultura popular, da criação autoral e do diálogo entre tradições brasileiras e chilenas.

O projeto “Andes Tarde que Nunca começa em Brasília, com oficina e show no Infinu Comunidade Criativa (506 Sul) no dia 24 de agosto. Em seguida, o grupo Merkén segue para Pirenópolis, onde realiza atividades no dia 30 de agosto.

A próxima etapa do intercâmbio ocorre em outubro, quando a Camerata Caipira viaja ao Chile para aprofundar a residência artística com oficinas, apresentações e a criação de uma canção coletiva que evidencie as singularidades e conexões da música latino-americana.

Isabella Rovo, coordenadora do projeto e integrante da Camerata Caipira, ressalta a afinidade entre os grupos: “Ambos desenvolvem um trabalho de pesquisa em ritmos tradicionais de seus países, com repertórios autorais e arranjos contemporâneos, mas profundamente enraizados na ancestralidade”, apresenta.

Os artistas mantiveram uma conexão cultural em ações presenciais e à distância, com participação dos chilenos em faixa do primeiro álbum do Camerata Caipira de mesmo nome do grupo e com a criação de uma canção inédita, gravada de forma on-line durante a pandemia, com apoio do Programa Ibermúsicas, intitulada Antes que o Mundo Acabe, disponível para acesso no YouTube.

Workshop – Música Popular Chilena: Criação e Memória

Durante esta temporada no Brasil, a oficina oferecida pelo grupo Merkén propõe uma imersão na música popular chilena contemporânea, com foco no papel do autor como figura criativa, política e estética.

A metodologia do grupo é inspirada na experiência do projeto Taller Popular Merkén, desenvolvido em Santiago há mais de 15 anos, e articula composição, performance coletiva, escuta ativa e reflexão crítica por meio da prática musical.

A vivência tem como base a perspectiva histórica e social da música autoral chilena recente, evidenciando uma geração de artistas que vê a composição como ato consciente, ligado à identidade, à memória e à transformação cultural.

“A atividade inclui também uma prática coletiva com diálogo sonoro entre músicas chilenas e brasileiras, explorando as intersecções entre tradição e experimentação, popular e acadêmico, som e território social”, finaliza a artista Isabella Rovo.

Realização

O intercâmbio “Andes Tarde que Nunca” é uma produção do Ponto de Cultura COEPi, realizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc (MINC), operacionalizada pela Secretaria de Cultura do Estado de Goiás, com apoio do Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio – Gobierno de Chile.

Sobre o grupo Merkén

Com mais de 18 anos de trajetória, o grupo Merkén dedica-se à música de raiz latino-americana e ao legado da Nueva Canción Chilena. Suas composições combinam vozes solo e corais, instrumentos de diferentes regiões do continente, poéticas reflexivas e um compromisso artístico com a memória e a crítica cultural — marcas características da sonoridade do Merkén.

O grupo prepara o lançamento de seu novo álbum, Cancione por Fundamento, que reúne composições criadas como resposta poética e afetiva a um mundo em colapso. São canções que propõem caminhos sensíveis e críticos diante das transformações sociais e ambientais da atualidade.

Formação atual:

Fernanda Mosqueda (charango)
Camila Vaccaro (acordeão, jarana)
Gonzalo Ramos (quatro venezuelano, percussão latino-americana)
Felipe Valdés (violão)
Felipe Martínez (baixo elétrico)
Antonio Luna (violão, guitarrón chileno, quena)

Canais do grupo
Instagram: @grupomerken/
Facebook: grupomerken/
YouTube: @cantomerken

Sobre o grupo Camerata Caipira

O grupo é conhecido por sua variada formação musical, versatilidade e performance criativa. É formado por integrantes nascidos em diferentes cidades do Brasil, que escolheram a camerata como configuração do grupo para criar uma sonoridade própria. A Camerata Caipira faz uso da viola caipira, cavaquinho e violões de seis e sete cordas. Juntos, os músicos mostram a cultura brasileira em versão contemporânea através de arranjos para cordas, vozes e percussão.

Com um trabalho autoral enraizado na cultura popular e focado no resgate e na valorização dos bens naturais, o grupo possui dois álbuns gravados: o primeiro, lançado em 2014 com o mesmo nome do grupo, faz um apanhado da diversidade dos rincões do Brasil. O segundo, intitulado “Cadê o Bicho que tava aqui?” e lançado em 2019, enaltece a fauna da região dos Cerrados e é voltado a crianças de zero a 10 anos. Em 2021, o álbum ganhou mais seis novas faixas, em formato digital, iniciativa que marcou as ações de dez anos do grupo, além de diversos videoclipes gravados nesta trajetória.

Formação atual:

Edson Arcanjo (Violão)
Isabella Rovo (Voz)
Nelson Latif (Violão 7 cordas e Cavaquinho)
Sandro Alves (Percussão)
Victor Batista (Voz e Viola Caipira)

Canais do grupo
Site: www.cameratacaipira.com.
Instagram: @cameratacaipira
Facebook: @cameratacaipiraoficial
YouTube: www.youtube.com/@CamerataCaipira



Inscrições para o Prêmio MPB 2025 vão até o dia 31 de agosto

As inscrições para a segunda edição do Prêmio MPB – Melhores Podcasts do Brasil – estão prorrogadas  para que os podcasts de todo o Brasil possam participar desse que é um dos maiores eventos da categoria do país. 

Poderá se inscrever qualquer podcast brasileiro no idioma português que se enquadre nas regras de participação, visando definir e proteger os que se enquadram no modelo de podcast e sirva para valorizar os projetos que se enquadram nesse formato. Durante o processo de inscrição, as regras devem ser aceitas e respeitadas.

O podcast inscrito deverá optar entre duas modalidades: somente Áudio ou Áudio e Vídeo. Não será possível se inscrever nas duas opções. Da mesma forma, será necessário escolher apenas uma categoria entre as 28 disponíveis para a votação pública. A inscrição é gratuita e não existe qualquer taxa ou valor a ser pago. O único requisito é preencher o cadastro disponível no site.

“O Prêmio MPB nasceu há um ano para preencher uma lacuna histórica de atenção e valorização dentro da indústria do audiovisual. Nosso objetivo é conectar projetos inovadores, incentivar a criatividade no setor e, acima de tudo, promover um movimento de educação e formação, capacitando novos talentos e inspirando mais pessoas a explorarem esse meio de comunicação tão dinâmico e impactante”, informa Gabriel Tripodi, jornalista e um dos idealizadores do Prêmio MPB.

As categorias

A seguir, é possível conferir as categorias disponíveis para a inscrição dos interessados:

Assuntos diversos

Automotivo, Automobilismo e Moto

Autocuidado e Autoajuda

Cinema e TV

Ciências

Comunicação, Marketing e Vendas

Crimes Reais / Investigativo

Cultura e Literatura

Cultura POP

Direito

Diversidade e Inclusão

Educação

Esporte

Espiritualidade e Religião

Família e Infantil

Ficção & Fantasia

Gastronomia

Grande Mídia

Humor

Mundo Animal

Música

Natureza e Meio Ambiente

Negócios, Finanças e Empreendedorismo

Relacionamento

Saúde & Bem-estar

Tecnologia e Telecomunicações

TOP VideoCast (acima ou igual a 1 milhão)

Viagem e Lazer

Como será a votação?
Terminado o período de inscrição, a premiação será realizada em duas fases de votação abertas ao público, sem a presença de um júri privado. A data de início da primeira fase para a votação popular será amplamente divulgada ao longo do processo de inscrição dos podcasts.

Top VideoCasts
Essa categoria será composta obrigatoriamente pelos videocasts com mais de um milhão de inscritos comprovados em plataformas como YouTube, Vimeo e outras semelhantes, independentemente de temas. Nela, não estarão presentes Podcasts somente em áudio, pois as plataformas em áudio não disponibilizam publicamente o número de inscritos dos seus cadastrados.

Os Top VideoCasts irão competir entre si e não terão um embate direto com os inscritos nas demais categorias.

Categoria: Grande Mídia
Os veículos da grande mídia são inscritos automaticamente por sua importância no mercado e porque todos têm uma área de Podcast nos seus sites ou em suas contas do YouTube. “Com essa votação, vamos ver a preferência do público com os podcasts da grande mídia pois, dos cadastrados, dez passarão para a segunda fase de votação e dela sairão os Top3”, explica Guido Orlando Jr, jornalista, publicitário, um dos idealizadores do prêmio e empresário de comunicação.

Segunda fase de votação
A data de início da segunda da fase de votação popular será amplamente divulgada e irá durar 30 dias corridos, 24h por dia. Dela sairão os três podcasts finalistas e deles o vencedor de cada categoria, o que tiver mais votos.

Premiação
Está previsto um evento para a entrega dos troféus para os primeiros colocados das categorias, mais os Top VideoCasts e Grande Mídia no dia 17 de novembro de 2025, que será em um evento no auditório da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) na unidade da Vila Mariana em São Paulo – SP.

Responsividade
O site do Prêmio MPB – Melhores Podcasts do Brasil é totalmente responsivo, adaptando-se de forma dinâmica e inteligente a diferentes tamanhos de tela e dispositivos utilizados pelos usuários. Isso significa que, independentemente de ser acessado por um desktop, tablet ou smartphone, a experiência de navegação será otimizada.

Segurança, tecnologia e auditoria de dados
Como todo o processo do prêmio será on-line, com as inscrições e votação popular em duas fases, o planejamento da premiação deu especial atenção à segurança e veracidade dos dados, como explica Guido: “Sem a segurança contra invasão de hackers, vazamento de dados e sistema consistente de prevenção quanto à votação por robôs, esse prêmio não seria possível”, afirma.

Para que tudo isso funcione de maneira segura e contínua, foram feitas parcerias comerciais com as empresas de tecnologia Add Value – infraestrutura e segurança -, a Zivit Tecnologia – desenvolvimento e manutenção do site – e a Witec para cuidar do dia a dia de tecnologia do projeto. Todas elas são empresas 100% brasileiras.

Cotas de patrocínio
Estão disponíveis cotas de patrocínios nas categorias Platinum, Gold e Silver, além de cotas pontuais, como patrocínio de encostos de cadeiras no evento de premiação, canecas e ações personalizadas ao longo da premiação e ações de ativação de marca no dia do evento. Para obter informações sobre as cotas de patrocínios e formas de pagamento, entrar em contato pelo e-mail comercial@premiompb.com.br

Serviço – Término das inscrições – 31/8/2025 às 23h59

Para realizar a inscrição, basta clicar aqui
Para conhecer o regulamento, basta clicar aqui
Para a Política de Privacidade, basta clicar aqui
Preço da inscrição – GRATUITO



Podcast – Paixão por carros desde criança


Neste Podcast realizado após o final de semana da maratona de corridas no Autódromo de Interlagos conversei com Bianca Martins, que atualmente é mecânica da Velard Motorsports. Porém ela confessou que a partir do ano que vem ela irá para uma categoria que será um grande salto na sua carreira. Mas ela não deverá parar por lá, pois seu objetivo é ser mecânica em uma equipe na Fórmula 1.

Para saber para qual categoria ela irá veja agora o Podcast, deixe seu comentário, curta o vídeo e inscreva-se no canal.



Empresariado mantém cautela diante das tarifas

Empresariado mantém cautela diante das tarifas
Empresariado mantém cautela diante das tarifas

A nova edição do International Business Report (IBR), pesquisa trimestral da Grant Thornton que monitora a percepção de mais de 4 mil líderes empresariais em 35 países, revela um cenário de estabilidade nas expectativas das médias empresas brasileiras, que seguem atentas aos desdobramentos da economia global, especialmente diante das recentes mudanças tarifárias implementadas pelos Estados Unidos.

Após começar o ano com uma queda acentuada, o otimismo do middle-market brasileiro cresceu 3% no segundo trimestre de 2025, alcançando 64%. Embora os dados tenham sido coletados antes do anúncio oficial do chamado “tarifaço”, as percepções já indicavam uma atenção maior aos discursos e às medidas políticas e econômicas adotadas globalmente, refletindo uma postura de “otimismo responsável na tomada de decisões”, segundo Daniel Maranhão, CEO da Grant Thornton Brasil.

“A pesquisa mostra haver um monitoramento atento do cenário. O empresariado brasileiro vem analisando os possíveis reflexos dos contextos político e econômico atuais para projetar os próximos doze meses, buscando equilíbrio entre crescimento e cautela. As oscilações nas tarifas dos EUA sobre o comércio internacional são um ponto estratégico relevante no longo prazo e, no curto prazo, o desenvolvimento de novos mercados externos passa a ser prioridade — com impacto variável, conforme o segmento industrial de atuação”, analisa Maranhão.

Receita, rentabilidade e salários mantêm trajetória positiva

A projeção de crescimento da receita se manteve estável no Brasil, com 82% dos executivos indicando expectativas de aumento nos próximos 12 meses. A rentabilidade também apresentou avanço, passando de 79% para 84%, impulsionada por busca de eficiência operacional e investimento em produtividade.

No campo da remuneração, 86% das empresas pretendem reajustar salários e 23% sinalizam aumentos acima da inflação — um crescimento expressivo em relação ao trimestre anterior (17%). Segundo Maranhão, isso reflete uma disputa por talentos qualificados e o entendimento de que remuneração competitiva e capacitação são cruciais para o ganho de eficiência no médio e longo prazo.

Comércio exterior se movimenta em meio às novas tarifas

Diferentemente da tendência global, onde a intenção de exportar caiu para 50%, o Brasil apresentou aumento de 8p.p. em relação ao trimestre anterior, chegando a 69%. Inclusive, houve aumento na quantidade de destinos de exportação (de 61% para 62%). Já a expectativa nas importações cresceu de 54% para 58%, indicando maior integração às cadeias globais.

A expectativa é de que os impactos do tarifaço norte-americano comecem a ser refletidos de forma mais clara nos dados do próximo trimestre. Ainda assim, setores como o agronegócio brasileiro seguem demonstrando resiliência, com esforços ativos para diversificação de mercados e aumento do fluxo de exportações para países da Ásia.

Tecnologia, ESG e pessoas como pilares estratégicos

As empresas brasileiras continuam priorizando a tecnologia como eixo de transformação dos negócios. No segundo trimestre de 2025, 85% mantiveram ou ampliaram investimentos no setor, com destaque para automação, digitalização e inteligência artificial. O investimento em iniciativas de Sustentabilidade também seguiu em trajetória ascendente, passando de 70% para 75%. Segundo Maranhão, apesar da desaceleração regulatória e governamental em algumas economias desenvolvidas, o Brasil vive um momento mais favorável para o avanço dos investimentos climáticos. 

Estabilidade com vigilância

Globalmente, a incerteza econômica foi apontada por 60% dos líderes como a principal barreira ao crescimento. “A América Latina — em especial o Brasil — se destaca pela manutenção do otimismo e do olhar estratégico de longo prazo, reforçando haver espaço para crescimento localizado em meio à reconfiguração do comércio internacional”, explica Maranhão.

“O IBR, como pesquisa continuada, nos permite observar não somente tendências pontuais, mas também a evolução do sentimento empresarial frente às mudanças do cenário global. A cada trimestre, os dados reforçam o valor da observação estratégica para a tomada de decisão”, conclui.

Metodologia

O International Business Report (IBR) é realizado há mais de 30 anos pela Grant Thornton. A edição do segundo trimestre de 2025 ouviu 4.083 líderes empresariais em 35 mercados, com coleta de dados entre os dias 16 de abril e 29 de maio.

No Brasil, o estudo é conduzido com executivos de médias empresas que atuam em setores estratégicos da economia, com foco em perspectivas de crescimento, investimentos, rentabilidade, geração de empregos e práticas ESG.



Blanver obtém R$ 220 milhões do BNDES com apoio da Macke

Blanver obtém R$ 220 milhões do BNDES com apoio da Macke
Blanver obtém R$ 220 milhões do BNDES com apoio da Macke

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 220 milhões para a farmacêutica Blanver, com o objetivo de impulsionar seu projeto de inovação tecnológica e expansão industrial. A operação foi intermediada pela Macke Consultoria, empresa especializada na estruturação de projetos de inovação e captação de recursos públicos e privados, e integra o conjunto de medidas previstas dentro da política Nova Indústria Brasil (NIB).

A Blanver atua na fabricação de medicamentos e insumos farmacêuticos no Brasil. Seus produtos são oferecidos por meio de parcerias com o Ministério da Saúde, laboratórios oficiais e no mercado privado. O novo projeto financiado contempla ações voltadas à ampliação de sua capacidade produtiva e tecnológica. A operação representa um passo relevante para a estratégia de crescimento da companhia em um setor de alta complexidade regulatória e intensa demanda por investimentos em P&D.

“Esse apoio é fundamental para avançarmos em nossa missão de fornecer medicamentos de qualidade, fabricados com tecnologia nacional, e com isso contribuir para a autonomia produtiva da saúde no Brasil. O financiamento nos permitirá acelerar nossos planos de inovação e aumentar a competitividade da Blanver”, afirma Rodrigo Gagliardi, diretor da empresa.

A Macke Consultoria atuou em todas as etapas da estruturação da operação. A empresa foi responsável por alinhar a proposta da Blanver às diretrizes do banco, realizar os estudos técnicos e financeiros e conduzir o processo de negociação com o BNDES. A Macke tem se especializado em destravar o acesso de empresas aos instrumentos públicos de financiamento à inovação, como parte de sua atuação estratégica no ecossistema de políticas de fomento.

André Maieski, sócio da Macke, destaca que o momento atual representa uma janela de oportunidade para empresas que desejam investir em inovação com o apoio de recursos reembolsáveis. “Estamos vivendo um novo ciclo industrial no país. O BNDES tem retomado seu papel de protagonista no financiamento de longo prazo. Operações como essa mostram como o setor produtivo pode acessar crédito competitivo e investir em diferenciação tecnológica”.

Para Brendo Ribas, também sócio da Macke Consultoria, a aprovação do financiamento é resultado da combinação entre bons projetos e uma assessoria técnica qualificada. “A Blanver apresentou um projeto sólido, com impactos concretos na cadeia produtiva da saúde. Nosso trabalho foi conectar essa proposta ao instrumento adequado e garantir que ela atendesse aos critérios técnicos exigidos pelo BNDES”.

O setor de saúde tem sido um dos principais alvos dos investimentos recentes do BNDES. Entre janeiro de 2023 e junho de 2025, o banco aprovou R$ 6,9 bilhões em novos financiamentos para a área, sendo R$ 4,8 bilhões somente em 2024 — o maior valor da série histórica desde 1995. Parte significativa desses recursos tem sido direcionada a projetos voltados à inovação no desenvolvimento de fármacos e tecnologias médicas, reforçando a capacidade do país de produzir localmente itens estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A Nova Indústria Brasil é a principal agenda industrial do governo federal até 2026, com foco em inovação, sustentabilidade e autonomia tecnológica. A política tem mobilizado bancos públicos, ministérios e empresas privadas em torno de missões estratégicas para modernizar a estrutura produtiva nacional e gerar empregos qualificados. Até junho de 2025, o BNDES já aprovou R$ 220 bilhões no âmbito da NIB, o equivalente a 73,3% do total de R$ 300 bilhões previsto até 2026. Desse montante, R$ 21,9 bilhões foram destinados a projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico, um aumento de 185% em relação ao período de 2019 a 2022. O apoio à inovação tem sido um dos eixos prioritários do banco neste novo ciclo de financiamento industrial, ao lado de exportação, produtividade e transição verde.

A Macke Consultoria tem atuado em diversas frentes de financiamento à inovação por meio do BNDES, da Finep e de bancos regionais de fomento, apoiando empresas de diferentes setores na estruturação de projetos. Sua atuação envolve o mapeamento das linhas mais adequadas, a análise de viabilidade financeira e a elaboração técnica das propostas, sempre alinhando as exigências dos instrumentos públicos aos objetivos e à capacidade de execução de cada cliente.

Os financiamentos públicos à inovação permitem que empresas brasileiras realizem investimentos em modernização, sustentabilidade e expansão de mercado. Finep e BNDES disponibilizam linhas de crédito com condições diferenciadas de taxas e prazos, possibilitando a execução de projetos de maior duração.



Colapso Digital: 530 mil vagas de TI vazias freiam inovação

Colapso Digital: 530 mil vagas de TI vazias freiam inovação
Colapso Digital: 530 mil vagas de TI vazias freiam inovação

O descasamento de mão de obra qualificada no Brasil pode trazer impactos econômicos significativos. O Panorama de Talentos em Tecnologia, um relatório lançado por iniciativa do Google for Startups, aborda a crescente carência de especialistas em tecnologia, bem como, as repercussões para empresas emergentes e para o alicerce econômico do país. Projeta-se que, até o final de 2025, haverá uma defasagem de 530 mil posições para profissionais no domínio da tecnologia da informação, o que sinaliza uma preocupação no que tange à competitividade brasileira e seu potencial inovador no cenário global.

Uma faceta fundamental reside na disparidade entre a demanda existente e geração prática de capacitados pelo ensino profissionalizante. Até 2025, as projeções indicam a abertura de 800 mil novas oportunidades de trabalho. No entanto, o sistema educacional tem formado anualmente apenas cerca de 53 mil especialistas nos últimos quatro anos. Essa disparidade acentua significativamente o descompasso entre a oferta e a demanda por profissionais qualificados no mercado.

O estudo realizado pelo Google indica caminhos para superar os desafios atuais. As sugestões incluem ampliar o acesso às oportunidades no segmento tecnológico para toda a população; destinar verbas para programas de capacitação abrangentes; reformar e inovar na educação, introduzindo o raciocínio computacional desde as etapas iniciais do ensino primário. Adicionalmente, é fundamental criar um sistema de apoio sólido que conduza os jovens gradualmente até a conquista da primeira colocação profissional em TI.

No cenário corporativo, propõe-se redefinir a importância da tecnologia, proporcionar condições de trabalho equiparáveis às adotadas globalmente e cultivar um ambiente que atraia, desenvolva e retenha novos talentos. Tal abordagem transformaria a presente carência de talentos de modo promissor, convertendo-a em catalisador para inclusão e inovação, com melhorias significativas na produtividade em todo o âmbito econômico do país.

O êxodo de talentos: os motivos da emigração de especialistas em tecnologia do Brasil

A Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), após um exame da questão no artigo Formação no Segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação, Êxodo de Profissionais: Desafios e Perspectivas para o Avanço Tecnológico, enfatiza que a força motriz primordial por trás dessa “hemorragia de talentos” reside na crescente procura mundial por profissionais com alta qualificação.

Essa conjuntura é complementada por cenários de empregos mais vantajosos, um reconhecimento profissional ampliado, a procura por um padrão de vida mais elevado e a viabilidade de participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento, sobretudo em países já consolidados.

Com o intuito de mitigar essa situação e converter a saída de profissionais em oportunidade de desenvolvimento econômico, a pesquisa elenca cinco fundamentos vitais para fixar os profissionais qualificados no país: formação de alta qualidade, aprimoramento profissional constante, compensação financeira competitiva, aprimoramento das condições de bem-estar e implementação de estratégias públicas eficientes.

Como a Pandemia de Covid-19 acelerou a procura por profissionais de tecnologia

O artigo do Banco Mundial Acelerado pela Covid e pela IA, cenário digital global segue desequilibrado indica que a pandemia de Covid-19 atuou como um catalisador para transformações digitais em âmbito mundial. Forçada pelo cenário de isolamento e pela necessidade de continuidade de operações à distância, a digitalização ganhou um impulso vertiginoso.

Os motivos dessa aceleração são associados à urgência imposta pela crise sanitária, em que organizações de todos os segmentos tiveram que rapidamente adaptar seus processos para o ambiente online, buscando eficiência, continuidade e sobrevivência.

Consequentemente, esta rápida virada para o ambiente virtual gerou uma demanda avassaladora por profissionais de TI. Houve uma busca incessante por peritos em domínios como o desenvolvimento de programas, segurança da informação, análise de dados e a infraestrutura de redes, com o propósito de construir, manter e aprimorar as plataformas que sustentam essa nova realidade.

Escassez de profissionais abre oportunidades de inserção profissional combatendo o desemprego estrutural

O estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (BRASSCOM) Perspectivas do mercado de trabalho do Macrossetor TIC reconhece um descasamento de 30,2% entre a demanda e a disponibilidade de profissionais, mas apresenta um panorama altamente favorável para o setor em termos de criação de empregos e aumento de renda.

A BRASSCOM identificou 2,1 milhões de profissionais empregados na área e previu, para o intervalo de setembro de 2024 a dezembro de 2025, um incremento médio de 88 mil vagas com registro formal.

Essa projeção poderia atingir 147 mil novos postos na estimativa mais otimista, ou ficar em 30 mil oportunidades adicionais em uma análise conservadora. Foi também notado um avanço no número de ocupações informais entre 2022 e 2024, onde 18,2% foram de microempreendedores individuais (MEI) e 13,0% classificam-se como trabalhadores informais.

O futuro bate à porta: a urgência da requalificação do Brasil para a tecnologia

Eran Lasser, CEO da Startup Global Israelense Wawiwa Tech, que já requalificou mais de 50.000 profissionais para tecnologia, relata: “a pandemia de Covid-19 impulsionou o processo de digitalização e criou oportunidade para jovens ou profissionais que buscam uma nova etapa de carreira, onde os salários no segmento de tecnologia da informação superam até o dobro da média salarial, atraindo talentos que almejam uma recompensa financeira compatível com o impacto real que podem gerar”.

Diercio Ferreira, CEO da Techtalent Innovation School, ressalta: “O mundo tech exige uma capacitação ágil e focada nas necessidades reais do mercado. Nunca foi tão urgente e recompensador para a juventude adentrar o universo da tecnologia ou trabalhadores plenos e seniores apostarem na requalificação profissional para o setor tech que promete altos salários, estabilidade e a possibilidade de construir um futuro com liberdade, flexibilidade, propósito e impacto real no mundo”.



Cenários de Jorge Amado reforçam turismo cultural no sul da Bahia

Cenários de Jorge Amado reforçam turismo cultural no sul da Bahia
Cenários de Jorge Amado reforçam turismo cultural no sul da Bahia

No dia 10 de agosto, mês do aniversário de Jorge Amado, a cidade de Ilhéus e outras localidades do sul da Bahia reforçam sua ligação com a obra do escritor. O roteiro turístico-cultural pela Costa do Cacau e do Dendê reúne patrimônios históricos, paisagens naturais e espaços relacionados ao universo literário do autor.

Segundo Luís Fernando, CEO da Ilhéus Passeios, a experiência vai além do turismo convencional: “A obra de Jorge Amado ajuda a entender o modo de vida, os costumes e a força cultural da região. Visitar esses lugares é mergulhar em histórias que misturam realidade e ficção, mas que têm raízes profundas no sul da Bahia.”

Entre os principais pontos estão a Catedral de São Sebastião, a Casa Jorge Amado (em reforma) e o restaurante Vesúvio, citado em seus livros. O Bataclan, antigo cabaré ligado ao ciclo do cacau, hoje funciona como espaço cultural e de visitação.

Além do patrimônio histórico, a região destaca-se pelas praias de Ilhéus, Itacaré, Barra Grande e Península de Maraú, com destaque para a Praia de Taipu de Fora e a Baía de Camamu. Locais como a Ponta do Mutá e o Rio Carapitangui são conhecidos pelo pôr do sol.

Luís Fernando destaca que o roteiro também contribui para o desenvolvimento da região: “Cada visitante que percorre esses caminhos movimenta a economia local, valoriza a cultura regional e fortalece a preservação do patrimônio histórico e natural. É uma forma de turismo que gera impacto positivo para moradores e viajantes.”

A infraestrutura turística inclui pousadas, resorts e hotéis em Ilhéus e Barra Grande, que recebem visitantes interessados tanto na literatura de Jorge Amado quanto nos atrativos naturais da região.

Para saber mais, basta acessar: www.ilheuspasseios.com.br



Meelion lança comparador que calcula ganho líquido real

Meelion lança comparador que calcula ganho líquido real
Meelion lança comparador que calcula ganho líquido real

A Meelion inicia sua operação pública no início desse mês como plataforma brasileira que compara títulos de renda fixa pelo valor líquido no resgate. A ferramenta utiliza um algoritmo proprietário que cruza projeções macroeconômicas do Boletim Focus com dados da B3, incorporando tributação, prazos e liquidez contratual para ordenar as oportunidades de investimento.

A Meelion é a segunda empresa fundada por Dan Mark Printes — a primeira foi a Escola PM3, atualmente parte do Grupo Alura. Investidor desde jovem, acumulou contas em diferentes instituições e percebeu a ausência de uma solução que apresentasse, de forma objetiva, o valor líquido projetado no vencimento. Para resolver o próprio problema, automatizou o processo em uma planilha que evoluiu para produto. Em conversa com Eduardo Horvath — investidor acostumado a realocar parte dos lucros para renda fixa — identificaram a mesma necessidade: a taxa “de prateleira” nem sempre traduz o retorno final. A partir daí, decidiram transformar a solução em plataforma, combinando a experiência de Dan em renda fixa e produto com a de Eduardo em finanças descentralizadas e experiência do usuário.

O funcionamento reflete a decisão real do investidor: o usuário informa o valor a alocar, o horizonte de resgate e as instituições nas quais já possui conta; a Meelion considera impostos, isenções, prazos, custos, liquidez e projeções de mercado, apresentando as opções ordenadas pelo retorno líquido. Em cenários como LCA a 94% do CDI, CDB a 110% do CDI ou CRA em IPCA+8%, a comparação prioriza o que efetivamente retorna ao investidor no vencimento.

“O investidor não precisa mais se basear apenas na taxa do dia. Nosso algoritmo antecipa o cenário futuro com dados do Boletim Focus e da B3, mostrando quanto ele terá líquido no vencimento. Essa clareza muda completamente a forma de investir em renda fixa”, afirma Dan Mark Printes, CEO e fundador. A plataforma inclui explicadores em linguagem direta sobre títulos, regimes tributários, prazos e liquidez.

Desenvolvida com ênfase em busca, filtros e comparativos — experiência trazida dos projetos realizados pelos fundadores no VivaReal — a Meelion privilegia ordenação transparente e critérios auditáveis.

“A maior parte dos investidores tem dificuldade para entender siglas e realizar comparativos que indiquem o que realmente traz o melhor retorno líquido. Tornamos tudo isso simples e acessível na plataforma”, destaca Eduardo Horvath, CPO e cofundador.

Disponível nacionalmente a partir de agosto de 2025, a plataforma é gratuita para o investidor. As próximas etapas incluem alertas de oportunidades personalizadas e filtros por rentabilidade mínima. Informações institucionais, termos de uso e detalhes técnicos estão disponíveis no site da empresa.



Galpões logísticos: alta ocupação em SP mantém ritmo no 2TRI

Galpões logísticos: alta ocupação em SP mantém ritmo no 2TRI
Galpões logísticos: alta ocupação em SP mantém ritmo no 2TRI

O mercado de condomínios logísticos no Brasil vive um momento de aquecimento, impulsionado pela alta absorção, o que tem contribuído para a redução da taxa de vacância. O estado de São Paulo segue como o principal polo logístico brasileiro, tendo alcançado 91% de taxa de ocupação no segundo trimestre de 2025, segundo levantamento interno da JLL, empresa especializada em serviços imobiliários.

A GLP Brasil, uma líder desenvolvedora e operadora de galpões logísticos, que agora é parte da Ares Management Corporation, se posiciona acima da média estadual, com 94% de ocupação em seus empreendimentos estabilizados no estado de São Paulo.

Aliado a esse cenário, a consultoria imobiliária Binswanger Brazil divulgou, com base em pesquisa interna, que as três maiores locações em área no último trimestre de 2024 foram firmadas com a GLP Brasil, sendo a principal delas em São Paulo. Ao todo, foram 63 mil metros quadrados ocupados por empresas de setores diversos, com destaque para o e-commerce.

Para André Gavazza, Diretor de Desenvolvimento da GLP Brasil, a localização estratégica, soluções sustentáveis e características técnicas dos empreendimentos estão entre os principais fatores que atraem as empresas ocupantes de condomínios logísticos.

“Diante da contínua busca dos clientes por otimização dos seus sistemas de entregas e armazenamento, oferecer um portfólio de instalações logísticas eficientes é fundamental. Para acompanhar essa demanda, seguimos focados em expandir nossa presença nos principais centros urbanos”, completa.

Expansão

A GLP Brasil segue o plano de desenvolvimento com a expansão de seu portfólio, que atualmente conta com 3,3 milhões de metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) – em 31 de março de 2025 -, sendo 2,3 milhões metros quadrados construídos e um pipeline de 1 milhão de metros quadrados para desenvolvimento.

Dois condomínios logísticos localizados a menos de 12 quilômetros de São Paulo estão em obras e disponíveis para pré-locação. Um deles é o GLP Guarulhos III, que contará com três galpões com total de 250 mil metros quadrados de ABL, e o outro novo empreendimento é o GLP Taboão, que terá cerca de 120 mil metros quadrados de ABL, distribuídos em cinco galpões. Ambos contam com infraestrutura para receber operações logísticas de empresas de diversos setores, com entrega prevista para 2026.

No segundo trimestre deste ano, foi concluída a segunda fase do GLP Bandeirantes com um novo galpão de 88 mil metros quadrados, localizado a cerca de 30 quilômetros da capital paulista.



Sigla ESG impulsiona a crescente reação em prol da sustentabilidade

Sigla ESG impulsiona a crescente reação em prol da sustentabilidade
Sigla ESG impulsiona a crescente reação em prol da sustentabilidade

A sigla ESG surgiu em 2005, a partir da publicação Who Cares Wins, resultado da parceria entre Pacto Global da ONU e Banco Mundial. Cada letra da sigla define uma prática. O “E” (environmental) diz respeito ao posicionamento da empresa sobre a sustentabilidade ambiental. O “S” (social) salienta o relacionamento do negócio com colaboradores, parceiros, clientes, investidores e a comunidade. O “G” (governance) refere-se, entre outros pontos, à atuação da organização no gerenciamento das práticas administrativas internas, conduta corporativa e transparência de processos.

A pesquisa “Panorama ESG 2024”, produzida pela Amcham Brasil, indica que 71% das empresas entrevistadas já implementaram práticas ESG em seus negócios, em estágio inicial ou avançado, o que reforça a relevância do tema como uma prioridade para garantir competitividade, especialmente no mercado industrial.

“O conceito ESG, quando aplicado com estratégia e visão de longo prazo, tem se mostrado uma abordagem rentável e eficaz. As empresas precisam ser flexíveis, atualizadas e inovadoras”, enfatiza Vininha F. Carvalho, economista, administradora de empresas e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

O Latin American Quality Institute (LAQI) anunciou o lançamento do LAQI Q-ESG Certification, uma nova certificação desenvolvida para empresas na América Latina.

A iniciativa teve seu anúncio oficial durante o LAQI IMPACT SUMMIT 2025, no Sheraton WTC, em São Paulo.

O LAQI Q-ESG Certification é apresentado como um recurso para empresas que almejam desenvolver-se de forma inovadora e sustentável, fortalecendo sua posição no mercado global.

“O modelo Q-ESG é mais do que um sistema de certificação, é uma estratégia completa e prática para conduzir empresas a um futuro sustentável, ético e inovador, plenamente alinhado à Responsabilidade Total”, explica Daniel Maximilian Da Costa, fundador e CEO da LAQI.

De acordo com a Bloomberg Intelligence, os investimentos em ESG (Ambiental, Social e Governança) representam mais de um terço do total gerido globalmente. “A expectativa é que esse montante atinja um total de US$ 53 trilhões até o final de 2025, o que reforça o quanto o segmento promete ser um processo rentável para gerenciar estrategicamente os recursos disponíveis para aqueles que desejam realizar investimentos sólidos”, finaliza Vininha F. Carvalho.



Urina escura pós-treino pode indicar problema nos rins

Urina escura pós-treino pode indicar problema nos rins
Urina escura pós-treino pode indicar problema nos rins

Após retornar da academia, depois de um treino pesado, a urina pode apresentar uma coloração escura, quase preta. Embora muita gente associe esse sintoma à desidratação, ela pode indicar algo muito mais sério: a rabdomiólise, uma condição grave e ainda pouco conhecida entre atletas amadores e praticantes de atividades físicas intensas.

A rabdomiólise ocorre quando há uma destruição exagerada das fibras musculares, liberando na corrente sanguínea substâncias como a mioglobina, capazes de sobrecarregar os rins. Ao contrário do que possa parecer, é mais comum do que se imagina e pode afetar especialmente atletas amadores, que iniciam treinos intensos sem orientação.

“Quem quer iniciar uma atividade física mais intensa precisa se preparar de forma calma, lenta e progressiva. Caso contrário, o risco de lesões graves e até problemas renais se torna real”, explica Isabel Chateaubriand Diniz Salles, coordenadora médica do Serviço de Reabilitação​ no Sírio-Libanês.

Entre os três sinais mais comuns da rabdomiólise estão a dor muscular intensa, fraqueza e urina escura. Contudo, poucos pacientes terão os três sintomas. “Se houver histórico de dor muscular com urina escura, é preciso suspeitar dessa condição”, reforça a médica. Quando não tratada rapidamente, a rabdomiólise pode levar a complicações sérias, internação e, em casos extremos, até à morte.

A boa notícia é que a prevenção é simples e acessível: hidratação adequada, evitar exercícios extremos ou intensos para quem não está acostumado e não se expor a um calor intenso. Se o corpo está dando sinais de alerta, como a urina fora do normal, é hora de parar, investigar e se cuidar. O treino do dia seguinte pode e deve esperar. “Não faz sentido se expor a uma atividade física extrema sem preparo. Isso é coisa para atletas de alto rendimento e, até mesmo eles, pagam um preço por isso”, pondera Isabel.

Em tempos de busca por resultados rápidos, é importante lembrar que a performance não deve vir antes da saúde. “As pessoas querem tudo muito rápido hoje em dia. É um contrassenso as pessoas se submeterem a treinos com eletroestimulação, variações extremas de temperatura para suar mais e perder peso”, finaliza a especialista.



MedPlus destaca seu papel no atendimento médico regional

MedPlus destaca seu papel no atendimento médico regional
MedPlus destaca seu papel no atendimento médico regional

Uma análise da Demografia Médica no Brasil 2025 revela a persistência da desigual distribuição de profissionais em território nacional. Embora o Brasil projete alcançar 2,98 médicos por mil habitantes em 2025 (p. 41), a concentração em grandes centros urbanos permanece um obstáculo. Capitais como o Distrito Federal, com 6,28 médicos por mil habitantes, contrastam drasticamente com estados como o Maranhão, que registra apenas 1,27 (p. 48).

“Essa concentração acentuada nas capitais e a baixa presença em municípios menores, com menos de 50 mil habitantes, onde a razão pode ser de apenas 0,51 médico por mil habitantes (p. 56), criam vazios assistenciais e dificultam o acesso à saúde especializada para milhões de brasileiros”, alerta Tiago Simões Leite, diretor-médico da Medplus.

Um dado expressivo do inquérito nacional com cirurgiões, presente no mesmo estudo, aponta que apenas 7,7% dos médicos-cirurgiões atuam exclusivamente no setor público Sistema Único de Saúde (SUS). Em contraste, 19,9% trabalham apenas no setor privado, enquanto a grande maioria, 72,4%, atua em dupla prática (Demografia Médica 2025, p. 254). Essa realidade estabelece o desafio: expandir o acesso a especialistas para usuários do SUS exige encontrar formas de engajar profissionais que, em sua maioria, estão vinculados predominantemente ou exclusivamente à rede privada. E, segundo Simões Leite, é uma necessidade não apenas governamental, mas também de todos que atuam no setor de saúde, visto que a maioria dos profissionais e empresas que prestam serviço o fazem tanto para unidades de saúde públicas quanto privadas.

“Para nós que fazemos a gestão médica terceirizada, o embate é convencer o profissional especializado a viajar até locais distantes das capitais e, para isso, não adianta apenas apelar para o propósito. Há que se fornecer soluções práticas, como logística para deslocamentos interestaduais, infraestrutura e organização de agenda”, explica o gestor da Medplus. Simões Leite cita como exemplo bem-sucedido desta estratégia da empresa o atendimento realizado em Tocantins, onde não há mais fila de espera por cateterismo cardíaco eletivo para crianças.

Terceirizada

Desde 2020, o estado investe na qualificação do serviço implantado no Hospital Geral de Palmas (HGP). O HGP conta com o Serviço de Hemodinâmica, que possui uma estrutura moderna utilizada pelos hemodinamicistas especializados em cardiopatias congênitas, Paulo Correia Calamita e Jonathan Guimarães Lombardi. Contratados por meio da parceria com a Medplus, os médicos de Goiânia viajam mensalmente para atender na unidade de saúde.

Essa atuação dos serviços prestados pela empresa contribui para o acesso a especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao otimizar as condições de trabalho e garantir o suporte administrativo necessário, a empresa facilita a inserção e permanência de médicos em serviços públicos de saúde. “A terceirização da gestão médica, da forma como fazemos, serve como uma ponte, permitindo que a expertise desses profissionais chegue a mais pacientes, independentemente do tipo de convênio”, enfatiza Tiago Simões Leite.

Segundo ele, a gestão especializada é o caminho para transformar desafios em oportunidades no setor da saúde e, ele acredita que o governo será parceiro na busca de soluções conjuntas. “O Agora Tem Especialista, recém-lançado, já demonstra esse caminho de união em prol de soluções práticas”, salienta o gestor da Medplus. O programa, lançado no dia 30 de maio, foi anunciado pelo Governo Federal com a intenção de melhorar a realidade da atenção especializada no SUS utilizando parcerias público-privadas.



Relatório comprova a relevância das notícias locais em 2025

Relatório comprova a relevância das notícias locais em 2025
Relatório comprova a relevância das notícias locais em 2025

O Digital News Report 2025, do Reuters Institute, revela que o jornalismo local segue desempenhando papel essencial para comunidades em todo o mundo, mesmo diante do avanço das plataformas digitais. O estudo mostra que os usuários recorrem a redes sociais e mecanismos de busca para informações práticas, como serviços, comércio e atividades comunitárias, mas continuam valorizando veículos regionais em coberturas de política local, eventos ao vivo e notícias exclusivas.

Segundo a pesquisa, as plataformas digitais têm superado os veículos de notícias tradicionais em buscas sobre compra e venda locais, reforçando a perda de espaço das mídias tradicionais em áreas de utilidade prática. Ainda assim, o documento aponta que o jornalismo local mantém um diferencial competitivo ao oferecer apuração rigorosa em temas de interesse público, que dificilmente encontram a mesma profundidade em redes sociais ou aplicativos de classificados digitais.

Mudanças no consumo de notícias

Nos últimos anos, o comportamento do público em relação às notícias mudou de forma estrutural. Segundo o The Guardian, o relatório da Reuters também demonstrou que, em 2025, o acesso às informações pelas mídias sociais superou pela primeira vez a televisão nos EUA. Essa tendência reflete uma migração global do consumo de notícias para plataformas de distribuição rápida, principalmente entre os mais jovens, conforme reforçou o iMEdD. De acordo com o documento, a influência de criadores de conteúdo e influenciadores digitais é crescente, entretanto, eles são frequentemente citados como principais fontes de desinformação, ao lado de atores políticos. Diante deste contexto, mesmo com a mudança gerada pela popularização das redes sociais, o Digital News Report 2025, conforme destaca o site MediaTalks, mostra que a confiança nas notícias se mantém estável, em torno de 40% mundialmente.

Como mídias locais podem se fortalecer

O relatório do Instituto Reuters sugere que, para permanecerem relevantes, as mídias locais adotem estratégias multifacetadas:

  • Investir em modelos de assinatura e programas comunitários para fortalecer vínculos com o público;
  • Diversificar fontes de receita, explorando newsletters premium, eventos pagos e parcerias;
  • Reestruturar redações, capacitando equipes para produzir conteúdo multiplataforma e utilizar tecnologias que otimizem a produção e distribuição;
  • Focar em cobertura local relevante, alinhada às necessidades da comunidade;
  • Utilizar tecnologias emergentes, como inteligência artificial e automação, para personalização e eficiência;
  • Fortalecer a confiança do público por meio de transparência editorial, verificação rigorosa de fatos e engajamento contínuo.


Exemplo da relevância das notícias locais

Um exemplo de como a relevância do jornalismo local continua evidente é a própria forma como grandes plataformas priorizam esse tipo de conteúdo. Google Notícias e Google Discover utilizam indicações geográficas para exibir matérias de acordo com a localização do usuário, reforçando a importância da produção jornalística regionalizada no ecossistema digital.

O caso do Conecta SC

No Brasil, iniciativas como o Portal Conecta SC ilustram a importância crescente da mídia local. Com sede na Grande Florianópolis, o portal dedica-se à cobertura das principais notícias de Santa Catarina, além de cobrir pautas estaduais e nacionais de interesse dos catarinenses.

Conforme explica Francine Canto, editora-chefe do portal: “Ao apostar na soma entre o jornalismo regional e o jornalismo profissional, o veículo fortalece a confiança e a proximidade com o público, alinhando-se à tendência apontada pelo relatório”.

Jornalismo local: indispensável e estratégico

O Digital News Report 2025 demonstra que o jornalismo local permanece indispensável em meio a um cenário fragmentado e dominado por algoritmos. Ao aliar a criação de conteúdos relevantes, formatos digitais atrativos e estratégias de distribuição direta, os veículos regionais não apenas podem resistir à concorrência das plataformas, mas também reafirmar seu papel como fontes confiáveis de informação e agentes de coesão comunitária.



Lucro das incorporadoras cresce 29% no 1º trimestre de 2025

Lucro das incorporadoras cresce 29% no 1º trimestre de 2025
Lucro das incorporadoras cresce 29% no 1º trimestre de 2025

O setor de incorporações imobiliárias iniciou 2025 em trajetória positiva, mesmo diante de um ambiente macroeconômico adverso, marcado por juros altos, inflação elevada e menor oferta de crédito. Segundo o estudo Incorporadoras – Q1 2025, da Grant Thornton Brasil, o lucro líquido combinado de 19 empresas listadas no Novo Mercado da B3 cresceu 29% no período, totalizando R$ 1,3 bilhão.

Para Thiago Bragatto, sócio de Auditoria da Grant Thornton Brasil e coordenador do estudo, o cenário regulatório também contribuiu para o desempenho do setor. “A criação da Faixa 4 do Minha Casa Minha Vida, voltada para famílias com renda de até R$ 12 mil, abre novas frentes de atuação e amplia o mercado consumidor. Em paralelo, a queda do desemprego reforça a confiança das famílias na aquisição de imóveis”, analisa.

O desempenho do trimestre foi impulsionado por um aumento de 15,1% nos lançamentos e 15,7% nas vendas, conforme dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e da Brain Inteligência Estratégica. A margem bruta consolidada avançou para 32,8%, com alta de 1,5 ponto percentual em relação ao quarto trimestre de 2024. Já a margem de lucro líquido recuou para 12,1%, reflexo da sazonalidade do início do ano, geralmente menos aquecido para o setor.

A receita líquida somou R$ 11,2 bilhões entre janeiro e março, representando alta de 18,2% sobre o mesmo período de 2024. Os custos de imóveis vendidos chegaram a R$ 7,5 bilhões (+12,6%). Já os estoques foram avaliados em R$ 45,1 bilhões no fim de março, com variação positiva de 1,7% frente a dezembro. As despesas administrativas cresceram 7,2%, enquanto as despesas comerciais subiram 28,7%, em linha com o aumento das atividades de lançamento.

O estudo também revela um avanço no Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE), que atingiu 12,3%, mantendo a tendência de alta e evidenciando a eficiência na geração de valor aos acionistas. Contas a receber e empréstimos também apresentaram elevações, de 4,4% e 1,5%, respectivamente, indicando maior exposição ao crédito, mas em uma estrutura financeira ainda equilibrada.

Para Maria Regina Abdo, sócia de Auditoria e líder de Real Estate & Construção da Grant Thornton Brasil, os dados indicam solidez da operação e capacidade de adaptação das empresas. “Vendas aquecidas, lançamentos em alta e custos sob controle revelam não apenas resiliência, mas também maturidade estratégica das incorporadoras”, afirma.

Perspectivas positivas

Mesmo com a Selic em 15% ao ano e o INCC-DI (Índice Nacional de Custo de Construção – Disponibilidade Interna) acumulando 7,54% em 12 meses, a expectativa é de que o setor siga em expansão ao longo do ano. O ciclo longo das incorporações — que varia entre três e cinco anos — e o uso do critério POC (Percentage of Compliance, um controle contábil importante para empresas que comercializam unidades imobiliárias em construção) para reconhecimento de receita oferecem previsibilidade e sustentação de fluxo, mesmo diante de instabilidades conjunturais.

“O cenário pode seguir desafiador, mas há clareza sobre os vetores que sustentam o crescimento. O desempenho do primeiro trimestre confirma que o setor imobiliário segue sendo uma peça-chave para a economia brasileira, com potencial de atrair investimentos e impulsionar o PIB nos próximos trimestres”, conclui Bragatto.



Administração completa 60 anos no Brasil de olho no futuro

Em comemoração ao Jubileu de Diamante da profissão no país, o Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP realizará, nos dias 9 e 10 de setembro, o Encontro do Conhecimento em Administração – ENCOAD 2025. Com o tema central “60 anos da Administração no Brasil”, o evento on-line e gratuito tem como objetivo debater o complexo cenário atual da área e traçar caminhos possíveis para os profissionais, abordando as competências, conhecimentos e inovações que irão definir o futuro.

Foi em 1965, com a publicação da Lei 4.769, que houve a regulamentação da Administração no país e o registro e a fiscalização dos seus profissionais e empresas. Seis décadas depois, a área é marcada por profundas transformações, especialmente tecnológicas, conforme aponta um recente levantamento do CRA-SP, a ser divulgado ainda este mês. Nele, os profissionais registrados afirmaram que a implantação de softwares integrados e a automação de tarefas operacionais foram as principais transformações vivenciadas nos últimos anos e apontaram o uso crescente de inteligência artificial como a ação de maior impacto para o futuro da Administração.

O ENCOAD 2025, que este ano chega a sua 16ª edição, será transmitido ao vivo pelo Canal A Serviço da Administração, no YouTube, e é acessível em libras. A programação reunirá especialistas que compartilharão suas trajetórias, vivências e perspectivas para os próximos anos, com foco no papel exercido pelos profissionais de Administração e no espaço que ainda há para ser ocupado por eles.

As faixas estão divididas entre painéis, palestras e entrevistas sobre temas diversos, como a evolução do ensino em Administração, empreendedorismo, finanças, logística, liderança, ética e sustentabilidade. Entre os convidados de destaque estão:

  • Dafna Blaschkauer, CEO e fundadora Superjump, que abordará as power skills, essenciais para o desenvolvimento profissional;
  • Deborah Stern Vieitas, presidente do conselho de administração do Banco Santander; e Hugo Bethlem, presidente do Capitalismo Consciente Brasil; que irão falar sobre a evolução da Administração no Brasil;
  • Andrea Matarazzo, gestor público e presidente da Matarazzo Holding, que compartilhará sua experiência e visão sobre a evolução da administração pública no Brasil;
  • Marcos Gouvêa, diretor-geral e fundador da Gouvêa Ecosystem, que debaterá a presença de administradores em espaços de decisão;
  • Ana Cabral, CEO da Baruk, startup de automação inteligente, que trará sua expertise em empreendedorismo e gestão;
  • Raul Corrêa da Silva, Chairman e CEO da BDO Brasil, que falará sobre o mercado de assessoria, consultoria e auditoria.

A 16ª edição do ENCOAD faz parte das iniciativas do CRA-SP que visam fomentar e colaborar com o desenvolvimento não só dos profissionais de Administração, mas de toda a sociedade, conforme explica o presidente do Conselho, Adm. Alberto Whitaker. “Embora nossa missão institucional seja a fiscalização e o registro, é fundamental colaborar para o desenvolvimento da classe. Por isso, estamos sempre comprometidos com a realização de eventos gratuitos, que, apesar de pensados para os profissionais e estudantes de Administração, também são de interesse de outros setores. É esse debate plural que enriquece o diálogo e fomenta o aprendizado”, afirma.

As inscrições para o ENCOAD 2025 podem ser realizadas no site oficial do evento.



ATP Tennis IQ: A Nova Era de Inovação no Tênis

A ATP e o PIF anunciaram hoje o lançamento do ATP Tennis IQ Powered by PIF, uma plataforma tecnológica de última geração que está revolucionando o futuro do tênis, oferecendo acesso aprimorado a dados, insights e análises avançadas de partidas.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250821663494/pt/

A plataforma vai gerar novas oportunidades e ampliar o acesso para mais jogadores, capacitando até 2.000 atletas do ATP Tour e do ATP Challenger Tour, a porta de entrada para o tênis profissional masculino, a alcançar seu máximo desempenho e nivelar o campo de jogo, desde talentos emergentes até os principais jogadores do esporte.

O ATP Tennis IQ Powered by PIF reflete a visão compartilhada entre a ATP e o PIF de elevar o esporte por meio da inovação e do acesso aprimorado a tecnologias de ponta. A plataforma oferece dados e análises mais completos em tempo real, incluindo scouting avançado, análises de vídeo e insights por meio de wearables.

Ross Hutchins, diretor de esportes da ATP, disse: “Uma das maiores conquistas do ATP Tennis IQ Powered by PIF é colocar insights de dados de alta qualidade nas mãos de mais jogadores, permitindo acesso fácil a informações que realmente podem impactar suas carreiras. Também avançamos muito na sofisticação da própria plataforma. A parceria com o PIF acelerou esse progresso, ampliando a escala, apoiando mais atletas e proporcionando uma das maiores transformações tecnológicas no esporte”.

Mohamed AlSayyad,Líder de marca corporativa do PIF, acrescentou: “As parcerias do PIF são planejadas para atender necessidades essenciais e deixar um legado de impacto transformador, baseadas na ambição compartilhada de elevar todos os níveis do esporte globalmente. O ATP Tennis IQ Powered by PIF demonstra como a inovação pode capacitar atletas. O PIF continua comprometido em fomentar parcerias no esporte para impulsionar a inovação, ampliar oportunidades e apoiar a próxima geração de talentos”.

Lançada inicialmente em 2023, a plataforma foi desenvolvida em colaboração com a Tennis Data Innovations (TDI) e a TennisViz. A nova versão aprimora a plataforma original, oferecendo muito mais profundidade e escala:

  • Acesso ampliado para jogadores de simples do ATP Tour e do ATP Challenger Tour, além de todos os treinadores membros da ATP
  • Interface atualizada para uso mais rápido e intuitivo
  • Ferramentas avançadas de scouting e vídeo para analisar adversários, desempenho em partidas e estatísticas
  • Integração com wearables para monitorar dados de performance física

Essas atualizações colocam dados e análises mais detalhados ao alcance dos jogadores em tempo real, ajudando-os a se preparar melhor, aprimorar técnicas de treino, refinar e modificar estratégias e tomar decisões melhores durante as partidas.

O lançamento faz parte da parceria mais ampla entre a ATP e o PIF, focada no fortalecimento do tênis global e seu futuro a longo prazo. O PIF é o parceiro oficial de direitos de nome dos ATP Rankings, celebrando a jornada e o progresso dos jogadores ao longo da temporada, e destacando a excelência com o título de Year-End No. 1, presented by PIF, entregue nas Nitto ATP Finals em Turim, Itália. O PIF também é parceiro de eventos do ATP Tour em Indian Wells, Miami, Madrid, Pequim e nas Nitto ATP Finals, além das Next Gen ATP Finals Presented by PIF, que serão realizadas em Jeddah até 2027.

O PIF faz parcerias inovadoras que geram impacto positivo em escala global, abrindo uma nova era de oportunidades. Por meio dessas parcerias, o PIF acelera o crescimento e a sustentabilidade do esporte, promovendo avanços e beneficiando jogadores, fãs, torneios e stakeholders em todos os níveis.

SOBRE O PIF

O PIF é o motor de investimentos que impulsiona a transformação econômica da Arábia Saudita e do mundo. Com um programa ambicioso para concretizar a Visão 2030, o PIF investe em projetos, empresas e parceiros para diversificar a economia saudita, estimular o crescimento em todos os setores principais e gerar novas oportunidades de investimento e emprego.

Como investidor global e agente de transformação, o PIF cria ativamente parcerias com as organizações mais inovadoras do mundo para acelerar seu crescimento e transferir a tecnologia e o conhecimento necessários para construir os ecossistemas industriais do futuro.

Desde 2017, o PIF criou 103 empresas e impulsiona a transição para uma economia mais sustentável por meio de investimentos estratégicos e parcerias com os setores público e privado da Arábia Saudita. O PIF está preparando as bases para que parceiros locais e internacionais invistam na transformação econômica e social da Arábia Saudita.

SOBRE A ATP

A missão da ATP é promover o tênis. Como órgão gestor da ATP Tour e da Challenger Tour, ela entretém um bilhão de fãs no mundo todo, apresenta os maiores jogadores em torneios prestigiados e inspira a próxima geração do esporte. Da United Cup na Austrália até a Europa, Américas e Ásia, as estrelas do esporte disputam títulos e pontos dos PIF ATP Rankings em eventos ATP Masters 1000, 500 e 250, e nos Grand Slams. Todos os caminhos levam às Nitto ATP Finals, o prestigioso final de temporada realizado em Turim, Itália. Reunindo apenas os 8 melhores jogadores de simples e duplas da temporada, o torneio consagra o ATP World No. 1, presented by PIF, a maior conquista do tênis. Para mais informações, acesse www.ATPTour.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

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Relações com a mídia do PIF

E-mail: media@pif.gov.sa

Site: www.pif.gov.sa

Rupert Trefgarne: rtrefgarne@pif.gov.sa

+966 546 0057 33

Fonte: BUSINESS WIRE



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