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UPI se destaca no e-commerce, diz estudo da Nuvei

UPI se destaca no e-commerce, diz estudo da Nuvei
UPI se destaca no e-commerce, diz estudo da Nuvei

Em 2016, a ÍNDIA lançou o Unified Payments Interface (UPI), um sistema de pagamentos instantâneos universal e sem custo para o usuário. Alguns países seguiram esse exemplo, como Brasil – com o Pix, a partir de 2020 – e, em 2023, África do Sul (PayShap), México (DiMo) e Colômbia (SPI). Outros, como o Chile, não. Ao analisar o comércio eletrônico dos mercados indiano e chileno, a quarta fase do Guia de Expansão Global para Mercados de Alto Crescimento, lançada pela Nuvei – fintech global de soluções de pagamento – traz informações para empresas globais que desejam ampliar seus negócios.

Na ÍNDIA, o sistema de pagamentos instantâneos se tornou dominante no e-commerce. Segundo a Nuvei, a participação do UPI deverá aumentar de 55% para 57%, entre 2024 e 2027. No mesmo período, a fatia dos cartões de crédito ficará estável: os internacionais oscilam de 18% para 16% e os nacionais se mantêm em 7%. No Brasil (apresentado em uma etapa anterior do estudo), o Pix poderá crescer de 40% para 51% nesse intervalo de três anos. Os cartões de crédito tendem a recuar menos do que no mercado indiano: os internacionais de 10% para 9% e os nacionais, de 34% para 27%.

Sem um sistema de pagamentos instantâneos universal e gratuito, o Chile prefere os cartões. A participação do cartão de crédito internacional no comércio eletrônico deverá passar de 58% para 60%, entre 2024 e 2027 – um avanço expressivo em relação aos 43% registrados em 2019. Em segundo lugar no e-commerce chileno, o cartão de débito tende a se manter estável, com 20% das compras.

A preferência entre diferentes meios de pagamento, no comércio eletrônico indiano ou chileno, não se resume apenas à presença ou ausência de um sistema como o UPI. ÍNDIA e Chile têm características socioeconômicas bastante distintas.

País mais populoso do mundo, a ÍNDIA é a economia que mais cresce atualmente. Seu PIB (de US$ 4,19 trilhões, o dobro do brasileiro) aumenta em média 8,2% ao ano, desde 2018. Para uma população de 1,4 trilhão de habitantes (mais de seis vezes maior que a do Brasil), o avanço econômico significa um expressivo aumento de mercado. Somente em 2024, o país ganhou cerca de 33 milhões de novos consumidores, refletindo o crescimento de uma classe média com mais renda disponível.

O comércio eletrônico indiano alcançou US$ 181,9 bilhões em 2024 e, até 2027, deve experimentar um crescimento médio de 16% ao ano. Por um lado, esses números mostram um mercado menor que o Brasil (que deve passar de US$ 346 bilhões para R$ 585,6 bilhões, no mesmo período). Por outro, apontam um grande potencial de evolução. Na ÍNDIA, a penetração do e-commerce é de 27%, ante 47% na China ou 50% nos Estados Unidos, mostrando que o país tem bastante espaço para crescer.

Com 18,6 milhões de habitantes (apenas a 67ª maior população do mundo), o Chile tem um PIB per capita 1,5x maior que o brasileiro e 3x maior que o indiano. O volume de negócios do e-commerce chileno deverá crescer em média 10% ao ano entre 2024 e 2027, de US$ 35,3 bilhões para US$ 45,7 bilhões.

Com 33 tratados de livre comércio, o Chile é aberto ao mundo. A participação de outros países no e-commerce chileno é a maior observada na América Latina: deverá crescer de 24% para 28%, entre 2024 e 2027. O comércio cross-border está estabelecido, facilitado por tarifas de importação baixas, um ambiente regulatório eficiente e amplo acesso a cartões de crédito internacionais. As leis, favoráveis aos negócios, permitem que comerciantes estrangeiros entrem no mercado sem a necessidade de constituir uma entidade legal local, reduzindo a complexidade operacional. Para saber mais sobre o comércio eletrônico de ÍNDIA e Chile, basta acessar www.nuvei.com.



Gestão hospitalar: um novo olhar à saúde mental dos médicos

Gestão hospitalar: um novo olhar à saúde mental dos médicos
Gestão hospitalar: um novo olhar à saúde mental dos médicos

O relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em colaboração com a Harvard T.H. Chan School of Public Health, Uma grande tempestade se forma no horizonte, recém-publicado, acende um alerta sobre o futuro da saúde nas Américas. O documento projeta que, entre 2020 e 2050, o impacto econômico combinado de doenças não transmissíveis e problemas de saúde mental pode custar ao Brasil cerca de US$ 3,7 trilhões em despesas e perda de produtividade.

Segundo Thiago Simões Leite, médico e gestor da Medplus, empresa especializada na gestão e terceirização de equipes médicas, esses dados macroeconômicos revelam uma crise silenciosa que já acontece dentro dos hospitais: o esgotamento da saúde mental dos próprios profissionais de saúde. “Observar o stress de colegas é uma realidade que me acompanha desde a residência. Hoje entendo que o bem-estar do médico impacta diretamente na qualidade do atendimento e na segurança do paciente”, afirma Leite.

A avaliação de Leite é validada por estudos que trazem um recorte profissional.  De acordo com a pesquisa Demografia Médica no Brasil 2023, realizada pela Faculdade de Medicina da USP com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), quase 60% dos médicos brasileiros apresentam sintomas de esgotamento profissional, a Síndrome de Burnout. O estudo aponta que, entre os médicos com até 39 anos, um em cada quatro já recebeu diagnóstico de depressão.

“O relatório da OPAS quantifica em escala nacional o que gestores hospitalares e médicos vivenciam há muito tempo na linha de frente”, afirma Thiago Simões Leite. “A ‘grande tempestade’ já apresenta seus primeiros sinais nos corredores dos hospitais e o estudo é um chamado para agir. Ignorar essa realidade é um risco estratégico e financeiro para toda a cadeia de saúde”.

A Medplus, que atua preenchendo lacunas de especialistas em hospitais da rede pública (SUS) e privada, observa o impacto direto de uma gestão de pessoas deficiente. “A alta rotatividade de profissionais e a dificuldade em reter talentos são, muitas vezes, sintomas de um ambiente de trabalho que não oferece o suporte necessário”, analisa o médico.

Olhar humanizado

Simões Leite acredita que a mitigação do problema passa por uma mudança de cultura organizacional, liderada pela gestão hospitalar que precisa ter um olhar humanizado. A OPAS aponta que cada dólar investido no tratamento da depressão e da ansiedade gera quatro dólares em benefícios econômicos, uma lógica que, para Leite, se aplica diretamente à gestão de pessoas na saúde. E ele aponta algumas frentes de atuação que podem ser adotadas nas unidades para se contrapor a essa realidade.

  1. Controle de escalas: planejamento de jornadas que permitam descanso adequado e garantindo previsibilidade.
  2. Apoio: implementar programas de apoio com canais de escuta acessíveis.
  3. Treinamento de líderes: capacitar coordenadores de equipes para identificar sinais de esgotamento e promover um ambiente de diálogo.
  4. Investimento em tecnologia: é importante reduzir a carga burocrática e otimizar fluxos de trabalho para que o médico possa se dedicar mais ao cuidado ao paciente.

“O trabalho da gestão deve se voltar cada vez mais para o humano. Precisamos usar as tecnologias para ganhar expertise em análise e entender as necessidades do hospital e do médico para criar uma sinergia que beneficie a todos, principalmente o paciente, resume Tiago Simões Leite. “Uma gestão inteligente de pessoas é a base para um cuidado em saúde de excelência e humanizado”, conclui.



Brasil terá primeiro projeto do mundo na metodologia VM0048

Brasil terá primeiro projeto do mundo na metodologia VM0048
Brasil terá primeiro projeto do mundo na metodologia VM0048

O Brasil larga na frente no mercado de soluções baseadas na natureza em projetos de alta integridade, no ano da COP. O projeto Rio Preto está prestes a alcançar um feito inédito: a aprovação como primeiro projeto de conservação florestal do mundo na nova metodologia VM0048 da Verra, alinhada aos Core Carbon Principles (CCPs) do Integrity Council for the Voluntary Carbon Market (ICVCM). O marco coloca o Brasil na vanguarda dos mercados de carbono justamente quando o país se prepara para sediar a COP30, em Belém, no próximo ano.

Lançada em 2023, a metodologia VM0048 é considerada o referencial mais rigoroso já adotado para créditos de conservação florestal, com foco em clareza fundiária, gestão de riscos, proteção da biodiversidade e benefícios sociais mensuráveis. A Verra descreve a VM0048 como “um salto significativo em consistência, transparência e rigor científico”, substituindo as antigas linhas de base definidas caso a caso por um mapeamento jurisdicional de risco de desmatamento conduzido com dados independentes. Esse novo sistema utiliza uma década de dados históricos de desmatamento, modelos avançados e mapas de risco alocados para projetar as emissões evitadas de forma muito mais confiável. O Brasil foi priorizado na implementação do padrão: o país é um dos primeiros a ter acesso aos novos mapas de risco de desmatamento, já finalizados para os estados do Pará e Mato Grosso, com dados provisórios para Amazonas, Rondônia e Acre.

O projeto

O projeto, coordenado pela FutureClimate, uma das maiores empresas de negócios climáticos do Brasil – Verra/VCS ID 3049 – foi aprovado recentemente, em julho de 2025. Sendo o projeto mais avançado na nova metodologia, deverá ser o primeiro no mundo a emitir créditos sob esse novo marco. Concebido no modelo proprietário da FutureClimate, batizado “Beyond Carbon”, o projeto se estrutura em quatro pilares:

  • Integridade: conformidade legal, técnica e socioambiental;

  • Biodiversidade: proteção do ecossistema amazônico;

  • Gestão de riscos: monitoramento e prevenção do desmatamento;

  • Impacto social: programas comunitários que geram benefícios para populações locais.

Entre as iniciativas já em andamento estão a criação de uma cadeia de produção de mel comunitário, uma parceria com a prefeitura para operar um viveiro de mudas nativas, e uma horta comunitária voltada à alimentação de crianças e idosos da região.

Prazos e escala

O inventário florestal de biomassa por hectare do projeto Rio Preto, última etapa de campo, está em curso, e será concluído em setembro de 2025, seguido por auditoria independente acreditada pelo VERRA em outubro. A revisão e avaliação final da Verra está prevista para novembro e dezembro, com a emissão dos primeiros créditos esperada para dezembro de 2025 – logo após a realização da COP30 no Brasil, marcada para novembro deste ano. Esse cronograma torna provável que o Brasil apresente, em pleno palco da conferência climática, resultados concretos de um projeto piloto sob o mais alto padrão de integridade existente.

O mercado

Analistas de mercado estimam que os créditos gerados pela VM0048 terão valorização significativa, com preços muito superiores aos dos chamados vintages antigos, reflexo dos critérios mais rigorosos e da crescente demanda por compensações de “alta integridade”. De fato, estudos indicam uma clara diferenciação de preço conforme a qualidade do crédito. Tommy Ricketts, CEO da plataforma de classificação BeZero Carbon, observa que hoje existe uma “correlação positiva” entre o preço de um crédito e sua nota de qualidade: “cada degrau na escala de rating implica cerca de 25% de aumento de valor”. Por outro lado, créditos de projetos legados e metodologias defasadas têm enfrentado descontos e desconfiança. Dados da MSCI mostram que o preço médio dos créditos voluntários despencou para cerca de US$ 4,8 por tonelada em 2024 – uma queda de 20% em relação a 2023 – justamente devido às preocupações com integridade de muitos projetos antigos. Compradores corporativos, contudo, já vêm mudando de postura: cada vez mais empresas buscam créditos de maior qualidade, ainda que custem mais, focando sobretudo em soluções com alta permanência (como remoções de carbono) que negociam a preços múltiplos da média de mercado.

Estratégia de compradores

Com a alta procura de compradores por créditos de alto padrão, a FutureClimate enfatiza que a escolha de quem adquirirá seus créditos não será guiada apenas pelo aspecto financeiro. “Estamos priorizando parceiros verdadeiramente comprometidos com a ação climática e com impacto real, e não aqueles que buscam apenas visibilidade em marketing verde”, declarou Laura Albuquerque, Chief Climate Officer da empresa.

Brasil no centro das finanças climáticas

O anúncio do primeiro projeto VM0048 ocorre em um momento decisivo para o Brasil. Como anfitrião da COP30, o país estará sob os holofotes internacionais para demonstrar liderança em soluções climáticas inovadoras e eficazes. Iniciativas como a da FutureClimate indicam aos investidores globais que o Brasil pode estruturar projetos de carbono em escala, com inclusão social e alinhados a padrões de qualidade reconhecidos no mercado. Um relatório da BloombergNEF sugere que a adoção de padrões universais e confiáveis pode impulsionar o mercado voluntário de carbono para um valor anual de até US$ 1,1 trilhão em 2050, versus apenas US$ 30 bilhões atuais.



Netmore assume operações comerciais da rede LoRaWAN da American Tower no Brasil em transição estratégica

O Netmore Group, operadora líder de redes para IoT massiva, anunciou que assumirá o controle das operações comerciais da rede LoRaWAN no Brasil, atualmente gerida pela American Tower Corporation (ATC). Com efeito imediato, a Netmore passa a ser integralmente responsável pela base de clientes, pelo gerenciamento da rede e pela prestação de serviços, assegurando que os clientes em toda a região tenham acesso a conectividade IoT de nível de operadora, respaldada por acordos de nível de serviço.

Essa transação representa uma progressão natural do investimento da Netmore no Brasil, após a aquisição da operadora de rede Everynet, que tinha uma parceria com a ATC para fornecer conectividade LoRaWAN em todo o país. Com foco na melhoria do desempenho da rede e na prestação de serviços de qualidade superior, a Netmore planeia aplicar a sua experiência na implantação de redes para projetos de grande escala na região, incluindo medição de água e gás, agricultura, transporte e logística, cidades inteligentes e outros casos de uso de IoT.

“O Brasil representa um mercado dinâmico e em rápido crescimento para soluções de IoT, e essa expansão das operações da Netmore fortalece nossa capacidade de atender à crescente demanda regional por transformação digital e iniciativas voltadas à sustentabilidade”, afirma Ove Anebygd, CEO do Netmore Group. “Nossos investimentos contínuos na construção e densificação da infraestrutura de rede regional, aliados ao estabelecimento de operações locais, reforçam o compromisso da Netmore em oferecer conectividade global de IoT com foco local no cliente.”

A transação representa mais um marco importante na evolução da conectividade de redes de IoT no Brasil e em toda a América Latina. A abordagem da Netmore de implantar redes robustas e resilientes, apoiadas por uma arquitetura multicamadas — desde implantações em torres de médio porte até ambientes urbanos densos — apoia a adoção de soluções de IoT industriais e municipais em escala e traz um novo nível de confiabilidade ao ecossistema de IoT.

Gustavo Zarife, vice-presidente da Netmore para a América do Sul, acrescenta: “Nossa abordagem enfatiza a estabilidade e a densificação da rede em regiões-chave, oferecendo desempenho de nível de operadora, respaldado por mais de dez anos de experiência em operações LoRaWAN globalmente. Isso faz parte do ‘Netmore Way’: uma metodologia comprovada que combina excelência técnica, SLAs formais e investimento sustentável em infraestrutura.”

Para informações adicionais, entre em contato com a Netmore em: https://netmoregroup.com/contact-us/

Sobre o Netmore Group

O Netmore Group é o operador de rede líder global em IoT massiva, impulsionando as soluções mais avançadas e sustentáveis para serviços públicos, edifícios, cidades e demais setores que se beneficiam de ambientes conectados por sensores. Com mais de uma década de inovação e liderança no desenvolvimento de plataformas de IoT e operações de rede, a Netmore segue definindo o padrão de excelência no setor. Presente em 18 países, a empresa conta com o respaldo estratégico do investidor nórdico em infraestrutura, Polar Structure.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Assessoria de Mídia:

James Gerber

Crackle Communications

+1 508-233-3391

netmore@cracklepr.com

Contato com a Netmore:

Ken Lynch

Vice-presidente de Marketing Global

+1 617-877-5393

ken.lynch@netmoregroup.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Garantias avançam entre as fintechs de crédito

Em meio a um cenário econômico pontuado por desafios, o setor de fintechs de crédito brasileiro segue avançando enquanto se adapta a adversidades como juros altos e instabilidades nos mercados internacionais. Para se ajustar ao contexto de liquidez restrita, que também tem impactado o ecossistema de crédito, as empresas do segmento ampliaram a incorporação de garantias em suas operações. A conclusão é do estudo Pesquisa Fintechs de Crédito Digital 2025, realizado pela Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) e pela PwC Brasil, e que avaliou a atuação de 44 fintechs durante o ano passado.

De acordo com o levantamento, 77% das fintechs participantes aceitavam garantias em 2024. Em 2023, o índice era de 70%, enquanto dois anos antes atingia apenas 34%. O estudo aponta que consignados e recebíveis são os tipos de garantias mais aceitas, ambos com 46% de participação. Em seguida aparecem aplicações financeiras, disponíveis em 29% das fintechs pesquisadas, e bens e imóveis, com 27%.

A Pesquisa Fintechs de Crédito Digital 2025 ressalta ainda que “modalidades como o crédito consignado e a antecipação do saque-aniversário do FGTS têm se destacado por oferecer colaterais de execução mais simples e eficientes, o que facilita a expansão do crédito garantido e contribui para a redução do risco nas operações”. Adicionalmente, o material enfatiza o fortalecimento dos produtos com garantia, cuja participação nessas operações subiu de 48% para 62%.

“Em tempos de liquidez restrita, o emprego de garantias se tornou um elemento importante para equilibrar risco e retorno, trazendo estabilidade às carteiras de crédito e, ao mesmo tempo, contribuindo para um ecossistema mais acessível e eficiente”, afirma Claudia Amira, diretora executiva da Associação Brasileira de Crédito Digital.

A nova edição da Pesquisa Fintechs de Crédito Digital 2025 revela que as fintechs concederam R$ 35,5 bilhões em crédito em 2024, volume 68% superior em relação ao ano anterior, que somou R$ 21,1 bilhões. O estudo mostrou também que houve ampliação na base de clientes das empresas participantes, superando 67,5 milhões entre as pessoas físicas, uma alta de 26% em relação a 2023, considerando clientes no Brasil e no exterior.

O estudo completo pode ser acessado em https://creditodigital.org.br/estudos/.



Agentic Solutions da Moody’s automatiza fluxos de trabalho complexos e acelera tomadas de decisão humanas

A Moody’s anunciou hoje a Agentic Solutions, uma inovadora incorporação a seu conjunto de ofertas com tecnologia de IA, criada para transformar o modo como as organizações tomam decisões em ambientes complexos e de alto risco. As novas soluções capacitam as organizações a atuar com mais rapidez, precisão e confiança do que nunca, remodelando a forma como os riscos são decodificados, as oportunidades são identificadas e as decisões são tomadas.

“Há mais de um século, nossos clientes buscam na Moody’s dados de alto nível, informações confiáveis ​​e soluções de vanguarda para ajudá-los a tomar melhores decisões e com mais informações”, disse Rob Fauber, Presidente e Diretor Executivo da Moody’s. “A Agentic Solutions é uma extensão natural de nosso legado de investimentos e inovação, ancorada na solidez de nosso acervo de dados líder no setor e na profunda capacidade analítica de nossos colaboradores. Ao integrar os recursos agênticos aos fluxos de trabalho de nossos clientes, potencializamos a velocidade e a precisão com que podemos ajudar nossos clientes a compreender riscos e aproveitar oportunidades.”

Desenvolvida com base no acervo de dados confiável da Moody’s, cobrindo mais de 590 milhões de entidades mundiais, a Agentic Solutions coordena agentes de IA que automatizam e otimizam fluxos de trabalho com uso intensivo de conhecimento em finanças, riscos e estratégias. Ao trabalhar em conjunto, os agentes oferecem melhorias específicas aos tomadores de decisão, incluindo:

  • Produtividade elevada: Os fluxos de trabalho coordenados por IA transformam os processos manuais, capacitando as equipes a fornecer informações a executivos em minutos, em vez de horas.
  • Resultados confiáveis ​​e transparentes: Cada resultado é claramente originado, auditável e respaldado por uma rigorosa governança de dados, que proporciona confiança em ambientes de alto risco e alta conformidade.
  • Eficiência do fluxo de trabalho: Mais de 50 agentes específicos de domínio podem trabalhar em conjunto, os quais agregam automação inteligente em fluxos de trabalho de alto valor, como avaliação de crédito, monitoramento de portfólios, inteligência de vendas e triagem de conhecimento de seus clientes.
  • Desenvolvido especificamente para setores regulamentados: Implantações configuráveis ​​são criadas para satisfazer as demandas de serviços financeiros, imobiliários, seguros e outros setores dinâmicos onde precisão, transparência e conformidade são essenciais.

Para saber mais, acesse https://moodys.com/agenticsolutions.

Sobre a Moody’s Corporation

Em um mundo moldado por riscos cada vez mais interconectados, os dados, insights e tecnologias inovadoras da Moody’s (NYSE: MCO) ajudam os clientes a desenvolver uma visão holística de seu mundo e a desbloquear oportunidades. Com uma rica história de experiência nos mercados globais e uma força de trabalho diversificada de aproximadamente 16.000 pessoas em mais de 40 países, a Moody’s oferece aos clientes a perspectiva abrangente necessária para agir com confiança e prosperar. Saiba mais em moodys.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Para Relações com Investidores da Moody’s :

Shivani Kak

Moody’s Corporation

+1 212-553-0298

Shivani.Kak@moodys.com

Para Comunicações da Moody’s :

Joe Mielenhausen

Moody’s Corporation

+1 212-553-1461

Joe.Mielenhausen@moodys.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Estúdios residenciais no Arpoador seguem integração urbana

Estúdios residenciais no Arpoador seguem integração urbana
Estúdios residenciais no Arpoador seguem integração urbana

No Arpoador, a oferta de estúdios residenciais cresce em sintonia com a integração urbana. Dados da Ademi-RJ apontam aumento na procura por imóveis compactos, localizados próximos a transporte, comércio e lazer.

No âmbito econômico geral, o Sinduscon-Rio aponta o aumento do Valor Geral de Vendas (VGV) como sinal de aquecimento do mercado; "crescer assim e manter o crescimento não é tarefa fácil, mas não se trata de sorte: estamos colhendo os frutos da modernização da legislação, a partir do Plano Diretor", destacou Marcos Saceanu, presidente da ADEMI-RJ.

O empreendimento Arpx Studios, situado na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 1380, no bairro Arpoador, insere-se em uma área que compõe a integração entre praias e áreas residenciais de alto padrão na Zona Sul do Rio de Janeiro.

O projeto prevê a construção de um edifício com 14 pavimentos, oferecendo unidades em diferentes tipologias studios, double studios, up gardens e coberturas com metragens diversas. As unidades possuem iluminação natural e ventilação cruzada, elementos relacionados ao conforto ambiental.

O entorno do Arpx Studios Arpoador apresenta conectividade urbana, com proximidade entre as praias de Copacabana e Ipanema, além de acesso facilitado a restaurantes, academias, supermercados, escolas de surfe e ciclovias.

O lançamento desse tipo de condomínio ocorre em momento de aquecimento do mercado imobiliário de estúdios no Rio de Janeiro. Dados do Sinduscon Rio e da Brain Inteligência Estratégica apontam que no primeiro quadrimestre de 2025, imóveis de luxo representaram cerca de 43% dos novos lançamentos na cidade, demonstrando uma tendência de valorização.

Para saber mais, basta acessar: https://arpxstudio.com.br/



Litoral Norte de SP enfrenta efeitos crescentes das mudanças climáticas

Litoral Norte de SP enfrenta efeitos crescentes das mudanças climáticas
Litoral Norte de SP enfrenta efeitos crescentes das mudanças climáticas

O litoral norte paulista, conhecido por suas praias e pela diversidade ambiental, tem recebido cada vez mais atenção em estudos sobre os impactos das mudanças climáticas. 

Pesquisadores alertam que transformações graduais, como a elevação do nível do mar e a erosão costeira, somadas ao aumento na frequência de chuvas intensas, já começam a alterar a dinâmica natural e urbana de municípios como São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela.

De acordo com estudo da Escola Politécnica da USP, dados de marégrafos entre 1944 e 2007 mostram que a maré baixa na região se elevou a uma taxa de 70 centímetros por século. A projeção é que o aumento chegue a 1 metro até 2100. Outro levantamento da mesma Instituição estima que as cotas de inundação costeira podem alcançar até 1,83 metro em 2050 e 2,11 metros em 2100. Hoje, mais da metade das praias da região (51,5%) já se encontram em situação de alto ou muito alto risco de erosão.

Os eventos extremos também se tornaram mais frequentes e intensos. Em fevereiro de 2023, em menos de 24 horas, choveu mais de 600 milímetros em São Sebastião e municípios vizinhos. A tragédia deixou 65 mortos, milhares de desabrigados e expôs a fragilidade das cidades diante de chuvas associadas a anomalias da temperatura do mar, que registrou elevação de até 3°C naquele período.

Vulnerabilidade urbana amplia riscos

Além das condições climáticas, a ocupação irregular agrava a situação. Levantamento acadêmico identificou que muitos domicílios estão localizados em áreas de declive e alto risco de deslizamento. O avanço da urbanização em direção a encostas e manguezais, especialmente entre 2000 e 2010, aumentou a exposição da população a desastres naturais.

Segundo dados do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), cerca de 4 mil moradias em São Sebastião estão localizadas em áreas suscetíveis a deslizamentos ou inundações. Em Caraguatatuba, estima-se que há 19 áreas de risco no município. O problema é agravado pela ausência de infraestrutura adequada de drenagem, coleta de resíduos e sistemas de contenção de encostas

Ações governamentais e planos municipais

Nos últimos anos, governos e instituições têm buscado alternativas para adaptação. Em 2025, o estado de São Paulo deu início ao Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática (PEARC), com duração de três anos e ações voltadas à biodiversidade, zona costeira, segurança hídrica, segurança alimentar e saúde pública.

Além disso, o governo estadual, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), anunciou investimentos em projetos de infraestrutura para contenção de encostas, modernização de sistemas de drenagem e reforço da defesa civil nos quatro municípios do litoral norte.

No âmbito local, planos municipais de redução de riscos têm buscado mapear áreas vulneráveis, realocar famílias e adotar estratégias de urbanização mais resilientes. Em São Sebastião, por exemplo, há iniciativas voltadas à recuperação de áreas degradadas e implantação de sistemas de alerta precoce para chuvas fortes.

Comércio local e turismo sustentável

No litoral norte, pousadas, restaurantes e comércios têm buscado alternativas que conciliam desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

Para Rodrigo Alves, proprietário da Pousada Porto Mare, localizada em Maresias, turismo e preservação caminham lado a lado. “O litoral norte de São Paulo é uma região privilegiada por sua beleza natural, mas também sensível do ponto de vista ambiental”. 

“Turismo e preservação não precisam andar em direções opostas; pelo contrário, quando bem planejados, tornam-se aliados. Investir em turismo sustentável significa estimular a visitação responsável, valorizar a cultura local e proteger os ecossistemas que fazem da região um destino único”, afirma.

Ele destaca que práticas sustentáveis não só ajudam o meio ambiente, mas também agregam valor à experiência do turista. “Quando uma pousada investe em energia solar, reaproveitamento de água, redução de plásticos e parcerias com produtores locais, transmite ao turista a sensação de estar contribuindo com algo maior. Essa consciência agrega valor emocional à viagem e atrai novos públicos que priorizam destinos comprometidos com a sustentabilidade”, completa Rodrigo.

Desafios para o futuro

Especialistas destacam que uma atuação integrada é essencial para reduzir riscos e preservar a biodiversidade local. O Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática (PEARC) reforça a necessidade de colaboração entre diferentes setores para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas na região.

Além disso, iniciativas de turismo sustentável, promovidas em parceria com órgãos como a Setur-SP e o Circuito Litoral Norte, demonstram o potencial da região para se tornar referência em desenvolvimento responsável, conciliando preservação ambiental e valorização da comunidade local.

Essas ações combinadas — públicas e privadas — mostram como a região busca equilibrar desenvolvimento urbano, proteção ambiental e valorização da comunidade local, reforçando a importância de planejamento integrado e práticas responsáveis para enfrentar os impactos climáticos.



Tecnotree Reconhecida como Visionária pelo Gartner em IA

A Tecnotree, líder global em IA, 5G e plataformas e serviços digitais nativos da nuvem, foi reconhecida como visionária no Quadrante Mágico™ da Gartner® para 2025 em IA em operações comerciais e de clientes de CSP.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250916810875/pt/

Tecnotree Named a Visionary in the 2025 Gartner® Magic Quadrant™ for AI in CSP Customer and Business Operations

Tecnotree Named a Visionary in the 2025 Gartner® Magic Quadrant™ for AI in CSP Customer and Business Operations

Acreditamos que isso ressalta a capacidade da empresa de fornecer plataformas nativas da nuvem com tecnologia de IA que permitem que provedores de serviços de comunicação (CSPs) e empresas em todo o mundo acelerem a transformação digital, monetizem redes e ofereçam experiências hiperpersonalizadas aos clientes.

O relatório da Gartner, de autoria dos analistas Pulkit Pandey, Amresh Nandan, Will Rice e Mounish Rai, avalia os principais fornecedores de IA para operações comerciais e de clientes de CSP. Segundo a Gartner, a IA em operações comerciais e de clientes de CSP ajuda os CSPs a utilizar IA/ML para gerar insights e automatizar processos comerciais em várias áreas de operações comerciais e de clientes.

Diferencial da Tecnotree

  • Plataforma Tecnotree Sensa Intelligence: integra IA generativa com a premiada pilha BSS da Tecnotree, analisando milhões de pontos de dados estruturados e não estruturados para fornecer insights preditivos, operações autônomas e experiências personalizadas para o cliente por meio da personalização Profile-of-One.
  • Tecnotree Moments: o Moments permite o comércio social e o gerenciamento de experiências impulsionados por IA, abrindo novas oportunidades de monetização em setores além das telecomunicações, incluindo saúde, comércio eletrônico e educação.
  • Portfólio global de patentes de IA/ML: um dos maiores do mundo em engenharia de AIML, cobrindo áreas de ponta como geração de conteúdo, visão computacional, operações de modelo, governança e estruturas de confiança, fortalecendo ainda mais a liderança da Tecnotree em IA ética e responsável.

Comentário da liderança

Prianca Ravichander, CCO e CMO da Tecnotree Corporation, disse:

“Para nós, ser reconhecidos como Visionários pela Gartner é um marco que reflete nosso compromisso incansável com a inovação em IA, práticas éticas de IA e transformação centrada no cliente. Acreditamos que esse reconhecimento valida nossa estratégia de capacitar CSPs e empresas digitais a aproveitar a IA para crescimento escalável, ecossistemas baseados na confiança e monetização em tempo real. Esse reconhecimento nos inspira a continuar redefinindo como a IA e as plataformas nativas em nuvem podem moldar as economias digitais do futuro.”

Compromisso com o futuro

A Tecnotree continua a capacitar provedores de serviços em todas as partes do mundo com pilhas digitais nativas de IA de última geração, permitindo que eles:

  • Desbloqueiem novas fontes de receita por meio de marketplaces orientados por ecossistemas.
  • Entreguem operações autônomas com inteligência impulsionada por IA.
  • Construam economias digitais confiáveis com governança robusta e transparência nos modelos.
  • Acelerem a inovação com uma plataforma digital componível que permite aos CSPs implantar, escalar e integrar novas capacidades com agilidade e flexibilidade.

Para acessar o relatório completo da Gartner e explorar o posicionamento da Tecnotree como Visionária, visite https://www.tecnotree.com/gartner-mq-for-ai-in-csp/.

Isenção de Responsabilidade da Gartner

Gartner, Quadrante Mágico para IA em Operações Comerciais e de Clientes de CSP, Pulkit Pandey, Amresh Nandan, Will Rice, Mounish Rai, 26 de agosto de 2025

GARTNER é uma marca registrada e marca de serviço da Gartner, Inc. e/ou de suas afiliadas nos EUA e internacionalmente, e MAGIC QUADRANT é uma marca registrada da Gartner, Inc. e/ou de suas afiliadas, sendo usada aqui com permissão. Todos os direitos reservados.

A Gartner não endossa nenhum fornecedor, produto ou serviço descrito em suas publicações de pesquisa e não aconselha os usuários de tecnologia a selecionar apenas os fornecedores com as classificações mais altas. As publicações de pesquisa da Gartner consistem nas opiniões da organização de pesquisa da Gartner e não devem ser interpretadas como declarações de fato. A Gartner se isenta de todas as garantias, expressas ou implícitas, com relação a esta pesquisa, incluindo quaisquer garantias de comercialização ou adequação a uma finalidade específica.

Sobre a Tecnotree

A Tecnotree é um ator digital Business Support System (BSS) pronto para 5G, com recursos de IA/ML e extensibilidade em várias nuvens. A Tecnotree lidera o TM Forum Open API Conformance com 59 APIs abertas certificadas, incluindo 9 APIs abertas do mundo real, uma prova do compromisso da empresa com a excelência e do empenho contínuo em proporcionar experiências e serviços diferenciados para CSPs e DSPs. Nosso BSS Stack digital ágil e de código aberto abrange toda a gama (do pedido ao pagamento) de processos de negócios e gestão de assinaturas para telecomunicações e outros setores de serviços digitais, que criam oportunidades além da conectividade. A Tecnotree também provê um mercado digital de múltiplas experiências Fintech e B2B2Xàsua base de assinantes mediante a plataforma Tecnotree Moments para capacitar comunidades conectadas digitalmente em jogos eletrônicos, saúde, educação, OTT e outros ecossistemas verticais. A Tecnotree está cotada na Nasdaq de Helsinque (TEM1V).

Para informações adicionais, visite: www.tecnotree.com

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Contato:
Assessoria de Mídia

Prianca Ravichander, diretora de Marketing

E-mail: marketing@tecnotree.com

Site: www.tecnotree.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Bmg forma 1ª turma com benefício educação do Unico Skill

Bmg forma 1ª turma com benefício educação do Unico Skill
Bmg forma 1ª turma com benefício educação do Unico Skill

Conciliar carreira e estudo é um grande desafio para a maioria das pessoas. Para superar essa barreira, colaboradores do Bmg contam com um grande aliado: o benefício educação criado pelo Unico Skill, que oferece flexibilidade e autonomia para estudar. O banco realizou a formatura de profissionais que concluíram gratuitamente cursos de graduação e pós-graduação por meio da plataforma digital que conecta trabalhadores a mais de 26 mil opções de ensino no Brasil e no mundo, de forma presencial, híbrida ou à distância. Dessa maneira, eles conseguiram encaixar a rotina de estudos no dia a dia.

O Bmg foi o primeiro banco do país a oferecer o benefício educação ilimitado do Unico Skill a seus colaboradores: 100% deles podem estudar em dezenas de instituições de ensino. "As pessoas são a chave da nossa transformação e do futuro que estamos construindo juntos. Por isso, investimos com propósito em iniciativas como esta, que fortalecem o desenvolvimento dos nossos times e impulsionam a inovação em todas as áreas", diz a diretora de Pessoas do Banco Bmg, Andréa Milan.

"Essa formatura é a confirmação de que a democratização da educação de qualidade impulsiona carreiras e transforma vidas. Nossa parceria com o Bmg é estratégica, pois ambos acreditamos que o futuro das empresas está na capacitação contínua de seus talentos", afirma o CEO do Unico Skill, Joca Oliveira. "Os formandos do Bmg são a prova viva de que a autonomia e a dedicação, aliadas a uma plataforma moderna, geram resultados incríveis", destaca.

Uma dessas formandas é Vanessa Brum Barbosa. A profissional atua como analista de cadastro no Bmg e concluiu a pós-graduação em Direito Societário. Se a conciliação de carreira e educação já é desafiadora, Vanessa tem um ingrediente a mais nessa equação: Bárbara, de quatro meses, sua primeira filha. "A versatilidade da plataforma permite que eu faça minha própria agenda e inclua os estudos na rotina profissional e de mãe", conta. Além da pós concluída, Vanessa está fazendo inglês por meio da plataforma do Unico Skill. "Pretendo continuar usando o benefício para me aprimorar como pessoa e profissional."

"Esse é um diferencial do nosso benefício: atende a todos os colaboradores de forma individualizada, de acordo com a necessidade e os anseios de cada um", define Joca Oliveira. Ele ressalta que o catálogo de mais de 26 mil cursos do Unico Skill inclui não apenas EAD, mas cursos presenciais e híbridos. A plataforma tem opções de graduação, pós, especialização, MBA, cursos livres e de idiomas. "O colaborador tem liberdade para cursar o que quiser e como quiser. Ele pode optar por trilhas de aprendizagem recomendadas pela própria empresa, escolher cursos para se qualificar na sua área ou fazer reskilling em uma área diferente, para uma transição de carreira, por exemplo."

Esse é o caso de Cristine Búrigo Chaves. A analista de Segurança da Informação trabalhava em outra área do Bmg e fez pós em Segurança Defensiva – Blue Team Operations para mudar de carreira. "Decidi fazer esse curso como um passo importante para transformar minha trajetória profissional. Queria mudar para o time de Segurança da Informação, e a pós me proporcionou uma visão abrangente que, hoje, consigo aplicar na minha atuação diária", revela.

O benefício educação ilimitado do Unico Skill leva ganhos para a empresa como um todo, segundo Andréa Milan, do Bmg: "Além da qualificação profissional, capacitar nossos colaboradores é mais do que uma estratégia: é a valorização do talento interno e com a construção de um ambiente de trabalho cada vez mais colaborativo e orientado ao cliente. A cultura organizacional muda de patamar, melhorando engajamento, o que se reflete em maior produtividade, retenção de talentos e até no fortalecimento da marca empregadora". Esse fortalecimento vem, também, em forma de reconhecimento: o Bmg foi eleito um dos melhores bancos para se trabalhar no Brasil de acordo com o ranking Great Place to Work, divulgado em agosto.



Perfil genômico impulsiona avanços na medicina personalizada

Perfil genômico impulsiona avanços na medicina personalizada
Perfil genômico impulsiona avanços na medicina personalizada

O Brasil enfrenta um desafio crescente no combate ao câncer, com a estimativa de mais de 700 mil novos casos por ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). No mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) projeta mais de 20 milhões de novos casos anuais até 2025, reforçando a urgência de soluções inovadoras para diagnóstico precoce e tratamento.

A medicina de precisão — abordagem que busca terapias mais individualizadas e eficazes — depende diretamente de soluções que entreguem resultados moleculares completos e rápidos. É nesse contexto que a Thermo Fisher Scientific, companhia global a serviço da ciência, lança o Oncomine™ Comprehensive Assay Plus, disponível no Sistema Ion Torrent Genexus, que possibilita traçar um perfil genômico abrangente (CGP) de tumores, com resultados no dia seguinte, e de maneira totalmente automatizada.

A partir de uma única amostra de tecido tumoral, o painel analisa 517 genes identificando alterações genéticas que podem estar associadas ao desenvolvimento e progressão da doença. O grande diferencial está na velocidade: os resultados, que antes poderiam levar semanas para serem concluídos, agora estão disponíveis já no dia seguinte.

A análise CGP funciona como um “retrato genético” completo do tumor, identificando centenas de alterações no DNA que podem ser responsáveis pelo surgimento e pela evolução da doença. Com essas informações, a equipe clínica consegue compreender melhor as características biológicas únicas de cada tumor e direcionar o cuidado mais adequado.

O novo painel da Thermo Fisher também detecta biomarcadores e assinaturas genômicas relevantes para o direcionamento terapêutico, incluindo:

  • Carga Mutacional Tumoral (TMB) – quantidade de mutações presentes no DNA do tumor;
  • Instabilidade de Microssatélites (MSI) – alterações em regiões específicas do DNA que podem indicar maior resposta a imunoterapias;
  • Deficiência de Recombinação Homóloga (HRD) – falha na capacidade da célula de reparar danos no DNA, o que pode aumentar a sensibilidade a certos medicamentos.

A solução, integrada no Sistema Genexus, permite um fluxo de trabalho totalmente automatizado, da amostra inicial ao laudo final, o que minimiza a intervenção manual, acelerando a análise e aumentando a precisão dos resultados. A automação também torna o sequenciamento de nova geração (NGS) mais acessível a laboratórios com diferentes níveis de experiência, permitindo que hospitais e centros de pesquisa em todo o país utilizem um recurso que antes estava disponível apenas em instituições com alta especialização.

“Avançar na compreensão do câncer significa acelerar descobertas. Desenvolvemos soluções como essa com um propósito claro: oferecer aos pesquisadores e profissionais de saúde ferramentas que unam abrangência, precisão e agilidade, para que o tempo — tão crucial no tratamento oncológico — seja um aliado e não um obstáculo’, completa Beatriz.

Para mais informações sobre o Oncomine Comprehensive Assay Plus no Sistema Genexus, basta acessar: thermofisher.com/oncomine-ocaplus.

Disclaimer: As soluções mencionadas neste material são rotuladas como RUO (Research use only), os quais se destinam ao uso exclusivo em pesquisa. A utilização desses produtos para fins de diagnóstico é de inteira responsabilidade do serviço de saúde que deverá atender aos requisitos contidos na RDC 978/2025 da ANVISA, Artigos 157 a 164 da subseção I que tratam do desenvolvimento de metodologia própria.

 

 

 

 

 

 

 



FACERES apresenta exposição Histórias Negras na Medicina

FACERES apresenta exposição Histórias Negras na Medicina
FACERES apresenta exposição Histórias Negras na Medicina

Histórias de luta, progresso e superação marcam a trajetória de médicos, cientistas e profissionais da saúde negros ao redor do mundo. Muitas dessas contribuições, porém, foram apagadas ou pouco reconhecidas pela história oficial. Para resgatar e valorizar esse legado, a Faculdade de Medicina FACERES criou a exposição “Histórias Negras na Medicina”, que será aberta ao público no próximo dia 24 de setembro, às 11h, no hall de entrada da instituição, em São José do Rio Preto–SP.

Com curadoria do Prof. Dr. Araré Carvalho, em parceria com os estudantes do Núcleo Acadêmico Cultural e do Coletivo Antirracista da FACERES, e artes criadas por Bruna Taguchi, a mostra conta com dezesseis quadros que valorizam essas histórias e inspiram novas gerações.

Das resistências em tempos de escravidão às descobertas pioneiras da ciência moderna, as narrativas reunidas revelam um legado de excelência, resiliência e pioneirismo.

Entre os destaques da exposição estão nomes como:

  • Rebecca Lee Crumpler (1831–1895), primeira médica negra formada nos Estados Unidos, pioneira no atendimento a ex-escravizados;
  • Juliano Moreira (1872–1933), primeiro psiquiatra negro do Brasil, que revolucionou a saúde mental ao combater teorias racistas;
  • Patricia Bath (1942–2019), oftalmologista e inventora da técnica a laser que transformou a cirurgia de catarata;
  • Vivien Thomas (1910–1985), técnico cirúrgico autodidata que desenvolveu procedimento inovador para a cardiologia pediátrica;
  • Jaqueline Goes de Jesus (n. 1990), biomédica brasileira que coordenou o sequenciamento do genoma da Covid-19 em tempo recorde.

Essas e outras histórias revelam como médicos e cientistas negros, em diferentes partes do mundo e em distintas áreas do conhecimento, transformaram a medicina e abriram caminho para novas gerações.

Segundo Araré, “valorizar essas narrativas é um passo importante para construir uma medicina mais equitativa e ampliar a compreensão sobre o papel da diversidade na produção do conhecimento científico.”



Seleção artificial de estratégias ganha espaço em finanças

Seleção artificial de estratégias ganha espaço em finanças
Seleção artificial de estratégias ganha espaço em finanças

A Horizont, empresa brasileira que desenvolve soluções de Inteligência Artificial para públicos B2C e B2B, apresentou uma linha de pesquisa baseada em seleção “artificial” de estratégias: um arranjo que utiliza algoritmos evolutivos para testar regras sob incentivos e restrições de risco, com validação fora da amostra, trilhas de auditoria, detecção de drift e supervisão humana. O objetivo é padronizar a execução e mitigar interferências emocionais nas decisões operacionais, deslocando o foco do “apertar o botão” para a gestão de parâmetros e riscos.

“A ideia é simples: seleção ‘artificial’. Incentivos claros fazem estratégias ‘competirem’; só as mais robustas avançam, sob supervisão humana”, afirma Ivan Gabriel Duarte, fundador da Horizont Investimentos.

O anúncio ocorre em um contexto de automação crescente nas mesas de operação. Coberturas recentes do mercado local registraram declarações de que uma fração majoritária dos negócios já utiliza algum modelo algorítmico, indicando a consolidação do tema na rotina de negociação. Em paralelo, organismos internacionais têm discutido benefícios, limites e salvaguardas para o uso de IA em finanças, enfatizando governança, transparência e responsabilidade integral das instituições pelo emprego dessas ferramentas.

A arquitetura técnica descrita pela Horizont é dividida em quatro blocos:

  • Seleção por incentivos: o motor evolutivo promove competição entre hipóteses sob metas e limites de risco definidos, descontinuando regras menos robustas.

  • Validação temporal: separações de treino e teste, walk-forward e provas fora da amostra para reduzir sobreajuste (overfitting) e melhorar a capacidade de generalização.

  • Auditoria e governança: mecanismos de explicabilidade, registro de decisões, detecção de drift e comitê interno para pausas, revisões e retiradas.

  • Papel humano reconfigurado: operadores passam a atuar como gestores de regras e risco, definindo limites, cenários de estresse e critérios de continuidade.

A proposta dialoga com evidências consolidadas em finanças comportamentais: “vieses como excesso de confiança e efeito disposição tendem a deteriorar resultados quando decisões são tomadas sob emoção”, complementa Duarte. A padronização do processo e a disciplina de execução aparecem, nesses estudos, como mitigadores relevantes — ponto que ganha aderência em ambientes automatizados.

Segundo a empresa, a linha de pesquisa utiliza um motor genético multiobjetivo para explorar hipóteses sob restrições explícitas de risco e métricas de robustez. O ciclo de vida dos modelos é documentado para possibilitar rastreabilidade, replicação de testes e auditoria posterior. Em paralelo, a camada humana mantém a prerrogativa de aprovar, pausar ou retirar estratégias, realocando risco diante de mudanças de regime identificadas pelos detectores de drift.

Como próximos passos, a Horizont planeja divulgar um sumário técnico com métricas de robustez, protocolos de backtesting reprodutível e diretrizes de uso responsável em ambientes de simulação e apoio à decisão, em linha com recomendações internacionais sobre governança no uso de IA aplicada a mercados.

 



Johnson Controls celebra 150 anos da marca York na Febrava 2025

A Johnson Controls marca presença em mais uma edição da Febrava, feira da indústria AVACR (Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração) da América Latina, realizada entre os dias 9 e 12 de setembro no São Paulo Expo. A empresa e suas principais marcas (York, Metasys, Simplex, Tyco, Frick e Sabroe, entre outras) apresentarão um portfólio abrangente em AVACR, controles, soluções digitais, detecção de incêndio, peças, serviços e manutenção. Além disso, haverá uma celebração especial pelos 150 anos da marca York.

Ocupando uma área de 120 metros quadrados, o estande da Johnson Controls será um ponto de encontro de clientes, prospects e parceiros do setor. “Por sua importância para o mercado brasileiro e latino-americano, a Febrava é uma grande oportunidade para os visitantes conhecerem e se aprofundarem em todas as soluções da York, que há décadas oferece desempenho, sustentabilidade e confiabilidade para a indústria”, afirma João Paulo Oliveira, diretor de Latam Digital & Service Growth da Johnson Controls.

A participação na Febrava é parte da estratégia de fortalecer a marca York e alavancar novos negócios no país, onde se destaca a forte demanda em setores como hospitais, data centers, shopping centers, edificações corporativas, universidades e aeroportos, entre outros. “A palavra de ordem no setor AVCR é ‘pró-conforto’, e nos próximos anos, veremos cada vez mais negócios baseados em soluções que entregam sustentabilidade, eficiência e qualidade”, projeta Oliveira.

Além de expor os principais produtos e soluções da empresa, o estande da Johnson Controls será um espaço para compartilhar conhecimento, por meio de uma série de palestras e workshops diários.

Para mais informações da Johnson Controls na Febrava 2025 e para fazer o credenciamento gratuito, basta acessar a página da empresa no site do evento.



Com Lauana Prado, Old Parr expande presença no universo sertanejo

Com Lauana Prado, Old Parr expande presença no universo sertanejo
Com Lauana Prado, Old Parr expande presença no universo sertanejo

No último ano, Old Parr apresentou ao Brasil seu novo posicionamento com uma estratégia que consolidou a marca, impulsionou seu crescimento em participação de mercado e fortaleceu sua conexão com o consumidor. Diante dos resultados expressivos, a marca inicia agora uma fase de expansão regional, levando sua mensagem a novas praças estratégicas. 
 
Entre essas regiões, o interior de São Paulo surge como prioridade, e é nesse contexto que Old Parr chega a Barretos, território cultural que simboliza o sertanejo e traduz os valores da marca. 
 
Para marcar essa entrada, Old Parr lança a Comitiva Old Parr – uma plataforma itinerante que conecta pessoas por meio de encontros, ativações e experiências digitais e presenciais. A Comitiva parte de São Paulo e ganha vida em Barretos, invadindo a cidade com ativações urbanas, pontos instagramáveis como o icônico Big Foot, degustações e experiências que transformam a festa em território da marca. 
 
A jornada culmina na Festa do Patrão, que retornou em 2025 após três anos de pausa e movimentou todo o interior paulista. Para liderar essa trajetória, a marca escolheu Lauana Prado como rainha da comitiva Old Parr. Reconhecida como uma das maiores vozes da música sertaneja atual, Lauana traduz a essência da marca: viver intensamente, com paixão e em boa companhia. 
 
“Ter Lauana à frente da comitiva expressa, de forma genuína, a alma de Old Parr: viver intensamente, com autenticidade e paixão. Ela personifica a potência do sertanejo contemporâneo e amplifica nossa mensagem de que celebrar o agora é o que dá sabor à vida”, afirma Paloma Di Santo, diretora de marketing scotch da Diageo. 
 
Com Barretos como ponto de partida, a comitiva Old Parr vai invadir novas cidades, expandindo ainda mais sua presença no universo sertanejo.



iBASIS e XLSMART: Parceria para Autenticação Móvel Segura

iBASIS, líder em oferecer soluções de comunicação para operadoras e participantes digitais a nível mundial, e PT XLSMART Telecom Sejahtera Tbk (XLSMART), anteriormente conhecida como PT XL Axiata Tbk e PT Smartfren Telecom Tbk, anunciaram hoje a assinatura de um Contrato de Serviço de Gestão concebido para melhorar a eficiência e a segurança do tráfego de Autenticação Móvel entregue na rede XLSMART.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250916996019/pt/

From left to right: Andrijanto Muljono, Director & Chief Enterprise & Strategic Relationship Officer, XLSMART; Patrick George, CEO, iBASIS

Da esquerda para a direita: Andrijanto Muljono, Diretor Executivo e Diretor de Relacionamento Estratégico da XLSMART e Patrick George, Diretor Executivo da iBASIS

Este contrato é parte essencial da estratégia a longo prazo da XLSMART para intensificar seus negócios corporativos e serviços digitais. A iBASIS irá atuar como o único gateway autorizado internacional e nacional para o tráfego de Autenticação Móvel nos prefixos de rede da XLSMART. O principal benefício desta cooperação é a segurança aprimorada aos clientes da XLSMART, ao garantir que todas as solicitações de autenticação móvel sejam transportadas pelo canal iBASIS autorizado e legítimo. O contrato define um conjunto abrangente de responsabilidades que visam otimizar o transporte, as operações e a integridade da autenticação, além de fornecer inteligência empresarial à XLSMART no ecossistema de Autenticação Móvel em rápida evolução.

“A parceria com a iBASIS nos permite otimizar a agregação e o transporte seguro do tráfego de autenticação móvel em todo o mercado”, disse Feby Sallyanto, Diretor de Soluções Empresariais Corporativas na XLSMART. “Sua rede mundial, combinada com profunda experiência no mercado de produtos de voz, operações e desenvolvimento de negócios, garante uma entrega perfeita à nossa rede.”

“Estamos honrados por termos sido selecionados pela XLSMART como seu parceiro para autenticação móvel e totalmente comprometidos em oferecer serviços administrados de modo abrangente que ajudem a reforçar a liderança de mercado da XLSMART”, disse Patrick George, Diretor Executivo da iBASIS. “Com nossa infraestrutura avançada, volume incomparável de relacionamentos com clientes e inteligência estratégica de mercado mundial, daremos suporte à XLSMART em prover autenticação legítima e transparente a clientes em todo o mundo, ao aproveitar novas oportunidades e impulsionar a inovação contínua em campo.”

O modelo de serviço administrado da iBASIS para Autenticação Móvel proporciona controle e visão completa do tráfego de Autenticação Móvel. A XLSMART também se beneficia do monitoramento e gestão do tráfego em tempo real da iBASIS, além de recomendações estratégicas com base nas tendências de mercado em evolução, permitindo que a XLSMART otimize seu portfólio de autenticação.

Sobre a iBASIS

A iBASIS é líder em oferecer soluções de comunicação, permitindo que operadoras e participantes digitais ao redor do mundo operem e se transformem. A iBASIS é a primeira especialista independente em comunicações e provedora IPX de primeiro nível, com mais de 800 destinos LTE. Atualmente, a iBASIS atende mais de 1.000 clientes em 28 localidades a nível mundial. A iBASIS otimiza a conectividade, a qualidade e a segurança internacionais para que os clientes obtenham altos retornos em voz, mensagens SMS A2P, dados móveis, roaming 5G e IoT.

Sobre a XLSMART

A PT XLSMART Telecom Sejahtera Tbk (“XLSMART” ou “IDX: EXCL”) é a mais nova empresa de telecomunicações integradas da Indonésia, formada pela fusão da PT XL Axiata Tbk, PT Smartfren Telecom Tbk e PT Smart Telecom. Com o espírito de “inovação com o coração”, a XLSMART está aqui para liderar a era digital da Indonésia, ao fornecer conectividade inclusiva e confiável, e se preparar para encarar o futuro a mais de 82,6 milhões de clientes em todo o país.

Com um legado de excelência tecnológica e atendimento ao cliente de duas grandes empresas, a XLSMART combina a experiência da XL Axiata em serviços móveis, que continua sendo parte do Axiata Group, com as inovações da Smartfren em serviços 4G, VoLTE e eSIM como parte do Sinar Mas Group.

Com o lema “Juntos, Avançando Sem Limites”, a XLSMART está comprometida em promover a inclusão digital, acelerar o progresso nacional e criar valor a longo prazo para a Indonésia.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato de mídia da iBASIS

Jason McGee-Abe

26FIVE Global Lab

iBASIS@26FIVE.com

  • 44 7970 237682

Fonte: BUSINESS WIRE



FireMon Expande Operações na América Latina

A FireMon, empresa líder em segurança de rede e gerenciamento de políticas de firewall, anunciou hoje a aceleração do seu impulso na América Latina, impulsionado pela forte atração de clientes no Brasil e no México e por um profundo compromisso com a região. Com líderes experientes em segurança, apoiados por talentos de engenharia de vendas na região, equipes de sucesso do cliente e uma rede de canais robusta, a FireMon está oferecendo a visibilidade, a conformidade e a automação que as empresas exigem atualmente.

Jose Ortega, diretor de Vendas para a região Norte da América Latina, construiu fortes relações com organizações dos setores público e privado em toda a região. Com mais de 15 anos de experiência nos mercados dos EUA e da América Latina, Ortega ajudou a transformar o Norte da América Latina em uma das regiões mais lucrativas e de crescimento mais rápido da empresa. Sua trajetória inclui a liderança de iniciativas de desenvolvimento de negócios, o estabelecimento de parcerias estratégicas de canais e a orientação de equipes de vendas em períodos de crescimento e expansão sustentados. Sob sua liderança, a FireMon continua a ampliar sua rede de VARs, revendedores e parceiros de tecnologia para fortalecer sua posição na América Latina, alinhando-se aos objetivos corporativos.

Na região Sul da América Latina, Roberto Dud, diretor de Vendas para a região, é um dos principais impulsionadores do sucesso da FireMon. Sediado em São Paulo, ele traz quase uma década de experiência em cibersegurança, liderando o crescimento dos negócios e o desenvolvimento de canais em toda a região. Dud tem um histórico comprovado na construção de parcerias estratégicas, na expansão da presença regional e na entrega de iniciativas que aceleram a geração de receita enquanto fortalecem o ecossistema de cibersegurança. Sua trajetória abrange engenharia, pré-vendas e suporte a clientes corporativos, com uma reputação de superar desafios complexos em diversos setores. Ele redefiniu as expectativas dos clientes em mercados historicamente dominados por fornecedores tradicionais, posicionando a FireMon como o padrão moderno em gestão de políticas de rede.

A empresa também está expandindo sua presença por meio de recursos de suporte dedicados, incluindo Talia LaVache, agora sediada na Cidade do México, para fortalecer o engajamento do cliente e garantir uma experiência consistente e localizada em toda a região.

Juntos, Ortega, Dud e as equipes de suporte regional da FireMon permitem que a empresa se envolva profundamente com os clientes e o vasto ecossistema de parceiros, agilize a implementação e forneça parceria prática em todas as etapas do ciclo de vida da segurança. Seja navegando pela conformidade regional, integrando-seàinfraestrutura local ou avançando no Zero Trust, elas entregam resultados que as equipes globais não conseguem replicar.

“Trata-se de assumir nossa vantagem competitiva. José e Roberto não são apenas presença local; são operadores com verdadeira influência. Eles conquistaram a confiança dos ambientes empresariais mais complexos da região”, afirmou Kristen Twining, vice-presidente sênior de Vendas para as Américas na FireMon. “A América Latina não precisa de mais um fornecedor; precisa de um parceiro capaz de oferecer visibilidade, automação e controle em ambientes híbridos. Esse parceiro é a FireMon.”

O FireMon Insights revela que 60% dos firewalls falham nas verificações iniciais de conformidade, uma vulnerabilidade crítica que expõe as organizações a interrupções operacionais, desafios de conformidade e perdas financeiras. À medida que as organizações da América Latina aceleram a adoção do Zero Trust, microssegmentação e segurança orientada por políticas, a demanda por visibilidade, automação e melhoria contínua nunca foi tão grande.

Inovações recentes, como o FireMon Insights e a integração com o Illumio, permitem que as empresas comparem o desempenho, automatizem a segurança e fortaleçam as políticas de firewall e segmentação em escala. Essa combinação posiciona a FireMon não apenas como uma provedora de soluções, mas como uma facilitadora de negócios em toda a América Latina.

Com o mercado de gerenciamento de políticas de segurança de rede (NSPM) estimado em quase US$ 35 bilhões globalmente até 2032, a plataforma extensível e multifornecedor da FireMon representa uma oportunidade expressiva para revendedores, MSSPs e parceiros de tecnologia impulsionarem seu crescimento. A expansão da equipe da empresa nas Américas reforça sua capacidade de atender clientes e parceiros com ainda mais eficiência e agilidade.

“Estamos vendo a maré mudar. Do México ao Brasil, as empresas estão exigindo melhores insights, melhor desempenho e melhor suporte, e a FireMon oferece os três”, disse Nicole Stavroff, vice-presidente de Canais e Alianças Mundiais.

“Temos fortalecido nossa presença e foco na América Latina e estamos realmente começando a sentir o impulso. É muito gratificante ver o entusiasmo de nossos parceiros de canal e aliança com nossas soluções integradas e como os clientes estão respondendo ao valor que lhes oferecemos. Estamos ansiosos para continuar nosso crescimento na América Latina.”

Descubra por que empresas da América Latina estão escolhendo a FireMon. Solicite uma demonstração aqui.

Sobre a FireMon

A FireMon é líder global em gerenciamento de políticas de firewall, capacitando empresas a controlar riscos, otimizar operações e escalar com segurança em ambientes híbridos, em nuvem e locais. Com a confiança de mais de 1.700 organizações em mais de 70 países, a FireMon automatiza o gerenciamento de políticas de segurança de redes corporativas para as infraestruturas de firewall mais complexas do mundo.

Como uma empresa liderada por seus fundadores, a FireMon está redefinindo a proteção de infraestrutura por meio de uma governança inteligente de políticas, permitindo controle centrado em ativos, prontidão para o modelo Zero Trust e clareza operacional em escala. Apoiada por índices líderes de satisfação do cliente, como o Net Promoter Score, e um foco incansável no sucesso dos clientes, a FireMon garante que a segurança se torne um impulsionador estratégico — e não um obstáculo. Saiba mais em FireMon.com e no Blog da FireMon.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Assessoria de Mídia

Sarah Shkargi

E-mail: Sarah@tnsmediacomms.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Caneca personalizada é um presente para diferentes ocasiões

Caneca personalizada é um presente para diferentes ocasiões
Caneca personalizada é um presente para diferentes ocasiões

Projeções da Business Research Insights, empresa especializada em análises financeiras, revelam que o mercado global de presentes personalizados pode chegar a US$ 54 bilhões (R$ 294 bilhões, na cotação atual) até 2033. Em 2024, a expectativa de avanço do setor era de apenas US$ 29 bilhões (R$ 158 bilhões).

“As canecas personalizadas, especificamente, se tornaram populares no Brasil porque unem funcionalidade e significado. Diferente de presentes genéricos, elas carregam uma identidade própria: podem trazer fotos, frases especiais, ilustrações ou até mesmo o logotipo de uma empresa. Isso pode transformar um item simples do dia a dia em algo exclusivo”, pontua.

Para a empresária, a caneca personalizada é um presente versátil que pode ser considerado em datas comemorativas como aniversários, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Natal, pois pode ser personalizada com fotos, frases carinhosas ou mensagens que reforçam o vínculo afetivo.

“Também é uma opção em ocasiões como casamentos, noivados, formaturas e despedidas, já que funciona como uma lembrança duradoura daquele momento. O diferencial está em poder traduzir emoções em um objeto prático e de uso diário”, diz.

Becker destaca que, além do uso pessoal, as canecas podem ser estratégicas em situações corporativas, em ações de endomarketing, fortalecendo a cultura organizacional e o sentimento de pertencimento entre os colaboradores, clientes e parceiros.

“Já em eventos, feiras ou campanhas promocionais, as canecas funcionam como um material de divulgação de longa duração, mantendo a marca presente no dia a dia do público. Por serem versáteis, elas se encaixam tanto em campanhas de grande escala quanto em ações mais exclusivas e personalizadas”, complementa.

Na Ashow Presente, as principais possibilidades de personalização disponíveis são:

  • Fotos de momentos, como viagens, casamentos, formaturas ou até imagens de família e amigos;
  • Frases e mensagens são opções para transmitir sentimentos, inspirações ou recados que podem deixar o presente mais autêntico;
  • Artes exclusivas e autorais podem ser desenvolvidas por designers e ilustradores, criando peças exclusivas que refletem o estilo pessoal de quem presenteia ou da própria marca;
  • Logomarcas e identidade visual podem ser usadas em ações corporativas;
  • Modelos diferenciados, como canecas mágicas, térmicas, de chopp ou com formatos criativos.

Principais tendências

Atualmente, as tendências em canecas personalizadas valorizam elementos que unem criatividade e emoção, explica Rafael, fundador da AShow Presente. “Mensagens divertidas, motivacionais ou trocadilhos seguem em alta por trazerem humor e inspiração ao dia a dia, enquanto ilustrações de pets, plantas estilizadas, referências a filmes e cultura pop conquistam tanto o público pessoal quanto os colecionadores”, exemplifica.

O fundador ressalta que modelos complementares, que formam uma imagem quando posicionados lado a lado, fazem sucesso entre casais e amigos, reforçando vínculos afetivos.

Para Rafael, a personalização contribui para transformar um objeto de uso cotidiano em um presente carregado de significado. “A personalização é o que transforma uma simples caneca, um objeto comum no dia a dia, em um presente com valor emocional. Quando se aplica uma foto especial, uma frase que representa um vínculo ou até uma arte exclusiva, o item deixa de ser apenas utilitário e passa a contar uma história”, diz.

Na perspectiva do empresário, essa singularidade faz com que quem recebe o presente se sinta lembrado, percebendo que houve cuidado e intenção na escolha do item. Assim, a personalização pode adicionar uma camada de afetividade que faz da caneca uma lembrança marcante, capaz de fortalecer laços pessoais ou transmitir a identidade de uma marca em ações corporativas.

“Hoje o mercado de personalizados no Brasil está em plena expansão, porque as pessoas querem cada vez mais presentes que tenham significado e personalidade”, afirma o fundador da AShow Presente.



Brindes baratos demais podem custar caro à marca

Brindes baratos demais podem custar caro à marca
Brindes baratos demais podem custar caro à marca

Segundo artigo publicado no Forbes Business Council, economizar excessivamente na escolha de brindes corporativos pode comprometer a reputação da empresa e enfraquecer seus relacionamentos com clientes, colaboradores e parceiros. A publicação alerta que optar por itens de baixo custo pode gerar uma má impressão nos destinatários e representar uma oportunidade perdida de fortalecer vínculos estratégicos. Em vez de cortar gastos, a recomendação é investir em presentes que reflitam os valores da marca e transmitam profissionalismo.

Para a Forbes, empresas que encaram brindes personalizados como investimento — e não como despesa — constroem conexões mais sólidas e aumentam a percepção de valor junto ao público. Presentes corporativos bem escolhidos funcionam como ferramentas de comunicação, reforçando a identidade da marca e gerando engajamento duradouro. Em um mercado competitivo, a qualidade do brinde pode ser o diferencial entre ser lembrado ou ignorado.

A visão de especialista em brindes

Para Alexandre Nascimento, fundador da Brindear Brindes e especialista em brindes corporativos, "escolher a empresa certa é tão importante quanto o próprio brinde. Um produto personalizado bem planejado comunica propósito, reforça a identidade da marca e gera engajamento com clientes e colaboradores".

Nascimento alerta que "nem todos os produtos que parecem semelhantes têm a mesma qualidade. Ele explica que itens encontrados em centros comerciais populares podem apresentar variações significativas no acabamento, na embalagem, na durabilidade e na garantia — mesmo quando visualmente similares."

Ele reforça: "Ao escolher brindes ou presentes personalizados, é fundamental avaliar detalhes como acabamento, materiais utilizados, consistência entre unidades, cores fiéis ao projeto e funcionalidade — além do compromisso da empresa com a personalização e o cumprimento dos prazos acordados. Não adianta encomendar uma grande quantidade se o fornecedor não garante atenção aos detalhes ou entrega dentro do tempo necessário. Avaliar esses critérios faz toda a diferença na percepção da marca e contribui para que os produtos personalizados se conectem à estratégia da empresa, gerando resultados superiores, fidelização e fortalecimento da reputação."

Alexandre Nascimento também enfatiza a importância da empatia do fornecedor: "É fundamental que a empresa que fornece brindes corporativos se coloque no lugar do cliente e entenda suas necessidades. Muitas vezes, o cliente busca um produto personalizado que transmita sua identidade, valores ou objetivos de comunicação, e o fornecedor precisa perceber isso e orientar com cuidado. Se a empresa demonstra interesse genuíno em atender essas demandas, oferecendo soluções que façam sentido para a estratégia do cliente, o impacto do presente personalizado é muito maior e a relação se fortalece", afirma.

O que avaliar na escolha da empresa de brindes

Para o especialista Alexandre Nascimento, "contratar uma empresa de brindes corporativos exige atenção a pontos que impactam diretamente a efetividade da campanha". Ele destaca quatro critérios essenciais:

1. Qualidade dos produtos. Segundo Alexandre, "produtos personalizados de baixa qualidade podem transmitir descuido e prejudicar a imagem da marca. É fundamental observar acabamento, durabilidade, materiais, consistência entre unidades, fidelidade nas cores e funcionalidade — mesmo em produções menores."

2. Alinhamento com os valores da marca. Na visão do especialista, "presentes personalizados devem refletir a identidade e os princípios da empresa. Quando o brinde está conectado à estratégia da marca, ele reforça o posicionamento e gera impacto real."

3. Personalização com propósito. De acordo com Alexandre, "a personalização vai além da impressão de logotipo. Cores, mensagens e embalagens devem ser pensadas com cuidado para criar conexão emocional e aumentar o engajamento do público com a marca."

4. Compromisso com sustentabilidade e inovação. Segundo ele, "empresas e consumidores valorizam cada vez mais brindes que tragam soluções criativas, ecológicas e alinhadas a práticas de responsabilidade social. Mesmo negócios menores podem se destacar ao oferecer opções conscientes e bem pensadas."

Transformando brindes em estratégia de marca

"Cortar custos de forma exagerada em programas de brindes corporativos pode prejudicar a percepção da marca. No Brasil, presentes personalizados e brindes corporativos tendem a gerar melhores resultados quando são pensados como parte de uma estratégia planejada de relacionamento com clientes e colaboradores", afirma Alexandre Nascimento.

Ele reforça: "É essencial escolher fornecedores comprometidos com acabamento, durabilidade, materiais, consistência entre unidades, cores fiéis ao projeto e funcionalidade, além de inovação e alinhamento de valores".

Alexandre complementa: "Os brindes só geram impacto positivo quando têm utilidade real para o público, estão alinhados à estratégia da marca e transmitem uma mensagem coerente com o propósito da empresa. Dessa forma, mais do que simples lembranças, produtos personalizados e presentes tornam-se instrumentos de fortalecimento de marca, fidelização de clientes e valorização de colaboradores".

Para mais informações: www.brindear.com.br



PrecPago e Banco Mercantil celebram sociedade firmada

A PrecPago, fintech que atua na antecipação de ativos judiciais, anunciou a entrada do Banco Mercantil em seu quadro societário. A operação permite à empresa ampliar sua atuação em um segmento com grande volume financeiro no Brasil.

O Banco Mercantil, com mais de 80 anos de história e forte presença no atendimento ao público 50+, passa a integrar a estrutura societária da PrecPago, alinhando-se a um nicho estratégico que representa grande parte dos beneficiários de precatórios, requisições de pequeno valor (RPVs) e outros direitos creditórios da esfera federal. A sociedade marca o início de uma nova fase para ambas as instituições, que compartilham valores como transparência, responsabilidade e foco na experiência do cliente.

Ao unir a atuação do Banco Mercantil à expertise e tecnologia própria da PrecPago, o acordo cria um ambiente propício para a startup expandir operações, manter padrões de excelência no atendimento e desenvolver soluções financeiras ainda mais personalizadas. Essa sinergia fortalece o propósito de tornar a antecipação de ativos judiciais uma experiência mais justa, segura e ágil para os clientes, além de abrir novas frentes de atuação para o banco.

“Ter o Banco Mercantil como sócio é, acima de tudo, motivo de grande orgulho para nós. Mais do que contar com a força de um grande player do mercado, essa sociedade reflete uma escolha mútua, construída sobre princípios e valores que ambas as instituições compartilham de forma genuína. Essa confiança recíproca fortalece nossa convicção no enorme potencial desse mercado e abre caminho para uma expansão ainda mais robusta. Estamos prontos para acelerar o crescimento, ampliar a base de clientes atendidos e lançar soluções inovadoras que tornem a antecipação de ativos judiciais cada vez mais personalizada, ágil e alinhada às necessidades de cada cliente.”, afirma Bruno Xavier, CEO da PrecPago.

O mercado de precatórios federais no Brasil

O setor de precatórios federais tem ganhado cada vez mais relevância no cenário econômico brasileiro, movimentando cifras bilionárias anualmente. Apenas em 2025, o governo federal desembolsou mais de R$ 70,7 bilhões para o pagamento dessas dívidas judiciais, de acordo com o Relatório de Despesas com Sentenças Judiciais da Secretaria de Orçamento Federal (SOF), de 28 de maio de 2025, que faz parte do Ministério do Planejamento e Orçamento.

Apesar dos números, trata-se de um segmento marcado por incertezas legislativas e histórico de atrasos nos repasses, o que reforça a necessidade de soluções seguras. Esse contexto cria oportunidades significativas para empresas que, como a fintech, atuam de forma estruturada e com foco na segurança jurídica e financeira das operações.

Sobre a PrecPago

A trajetória da PrecPago começou em 2018, sob o nome Triad Investimentos, em Uberlândia (MG). Em 2020, a empresa passou por um reposicionamento estratégico, adotando a marca atual e criando seu próprio Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC), o que possibilitou foco total na originação e estruturação de ativos da esfera federal.

Desde então, a fintech ampliou sua atuação no mercado de antecipação de precatórios, RPVs e outros direitos creditórios federais. Atualmente é avaliada na casa de dezenas de milhões de reais por combinar expertise jurídica e tecnológica nos processos de antecipação. Com tecnologia própria, processos de due diligence rigorosos e uma equipe multidisciplinar formada por advogados especialistas e analistas experientes, a empresa já realizou mais de 3 mil operações, antecipando mais de R$ 500 milhões, tudo isso sempre prezando pela satisfação de seus clientes. Prova disso é que a empresa não possui qualquer registro de reclamação no Reclame Aqui.

O modelo de atuação da PrecPago combina análise minuciosa de cada ativo, avaliação de riscos jurídicos e financeiros e atualização de cálculos baseada em todos os índices oficiais e tributações aplicáveis, garantindo operações justas para investidores e credores. Além disso, a empresa investe continuamente na capacitação e valorização de seu time, que atua com agilidade, empatia e profundo conhecimento do ecossistema jurídico-financeiro. Esse modelo de gestão, que já rendeu à PrecPago o reconhecimento como “Melhor Empresa para Jovens Profissionais do Brasil” pela Employers For Youth (EFY) por três anos consecutivos (2021, 2022 e 2023), também possibilitou a consolidação de uma rede com mais de 250 parceiros estratégicos que atuam junto à empresa, fortalecendo ainda mais sua presença no mercado.

Perspectivas de crescimento

Com a nova composição societária, a PrecPago projeta ampliar seu portfólio de soluções, indo além da antecipação de precatórios, RPVs e direitos creditórios da esfera federal. A meta é desenvolver produtos mais flexíveis, capazes de atender diferentes perfis de clientes e oferecer condições personalizadas de antecipação.

A empresa pretende, em breve, lançar novas soluções financeiras, com foco em melhorar a experiência do cliente e manter a robustez das operações. Entre as metas estabelecidas, está um crescimento de 50% nos próximos 2 anos. A sociedade também abrirá caminho para a fintech diversificar seu portfólio, com a meta de atingir R$ 1 bilhão em antecipações nos próximos anos – um aumento de aproximadamente 125% em relação aos últimos 5 anos.

A parceria também prevê benefícios exclusivos aos clientes que utilizarem os serviços da PrecPago, integrando-os ao ecossistema de soluções do Banco Mercantil. Essa integração reforça a proposta de gerar valor real aos beneficiários de ativos judiciais, promovendo acesso a produtos e serviços complementares e fortalecendo o papel da fintech como protagonista no segmento.



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