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Brasil leva 24 empresas ao Gartner ITXpo 2025

Brasil leva 24 empresas ao Gartner ITXpo 2025
Brasil leva 24 empresas ao Gartner ITXpo 2025

Pelo 20º ano consecutivo, o Brasil marcará presença no Gartner IT Symposium/Xpo™. A edição de 2025 será realizada de 20 a 23 de outubro, em Orlando (EUA), e terá como tema central "Agentes da Mudança: Liderando por meio da Inteligência".

O evento reunirá importantes nomes da tecnologia global para discutir o papel dos líderes de TI como agentes de transformação em tempos de incerteza. A programação abordará como a inteligência — com destaque para a inteligência artificial (IA) — pode orientar estratégias de inovação, fortalecer a resiliência organizacional e impulsionar decisões baseadas em dados.

A participação brasileira integra as ações do Projeto Setorial Brasil IT+, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com a Softex, e visa fortalecer a exportação de software e serviços de tecnologia nacionais.

A delegação do Brasil IT+ contará com 24 empresas: 18 expositoras e seis prospectoras. Entre as expositoras estão Agile Inc, Apura Cybersecurity Intelligence, Argotechno, Cesar Innovation Center, CI&T, Conquest One, Digibee, ilegra, Fenix DFA, GoLedger, Levva, Orange Testing, Prosperi, Pulsus, Sofist, Stefanini, TOTVS e Venturus. Já Anlix, Art IT, bycoders_, Evo Systems, Pappsales e Dominium participam como prospectoras.

A programação brasileira incluirá conferências, estande institucional e apresentações na agenda oficial do evento, com executivos da Stefanini, Agile Inc, Venturus, CI&T e Fenix DFA compartilhando casos de sucesso e práticas inovadoras que reforçam a competitividade e a maturidade internacional do setor de tecnologia brasileiro.Foco na internacionalização

Na edição do ano passado, a participação da delegação Brasil IT+ no Gartner IT Symposium/Xpo™ resultou em mais de 700 leads de negócios, US$ 5,4 milhões em contratos imediatos e expectativa de mais de US$ 25 milhões em novos negócios para os 12 meses seguintes.

"Estar no Gartner IT Symposium/Xpo™ significa colocar as empresas brasileiras no centro das discussões globais sobre inteligência artificial, segurança, computação em nuvem e dados, temas que definem o futuro da tecnologia e orientam a edição de 2025. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade estratégica para apresentar ao mercado norte-americano a inovação e a competitividade das companhias nacionais", afirma Gabriela Silva, líder da célula de internacionalização da Softex.

Na visão de Leonardo Feitosa Nogueira, CEO da Prosperi, o mercado internacional de tecnologia impõe desafios complexos, da concorrência com grandes players globais à instabilidade econômica e cambial do Brasil. "Esses obstáculos também são oportunidades de mostrar a força da inovação nacional. No Gartner IT Symposium/Xpo™ 2025, apresentaremos o CAPEX 5.0 AI Agent, uma solução que demonstra, na prática, como a inteligência artificial pode transformar a gestão corporativa, unindo automação, análise de dados e insights em tempo real. Nossa proposta é ajudar empresas a tomarem decisões mais ágeis e estratégicas, fortalecendo sua resiliência e competitividade em um cenário global cada vez mais desafiador".

"Participar mais uma vez do evento, com a delegação do Brasil IT+, é uma chance única de mostrar a força das empresas de software brasileiras e ampliar conexões estratégicas com líderes globais. Nas edições anteriores, o evento foi decisivo para gerar novos negócios e abrir portas em mercados internacionais. Este ano, vamos apresentar como a nossa plataforma de integração está apoiando a orquestração de agentes e como estamos transformando o processo de integração fundamentalmente com IA", destaca Rodrigo Bernardinelli, CEO da Digibee.

Para Vinicius Boemeke, CEO da Pulsus, o encontro representa uma oportunidade estratégica para ampliar a presença global da companhia — hoje presente em 20 países — e fortalecer parcerias nos mercados da América do Norte e América Latina. "O Gartner IT Symposium/Xpo™ nos permite apresentar a evolução da nossa Jornada da Mobilidade, que combina o gerenciamento multiplataforma de dispositivos com inteligência artificial, além de estabelecer conexões valiosas com executivos C-level de grandes empresas".



Inovação tecnológica ganha destaque da Fecomércio-DF

Inovação tecnológica ganha destaque da Fecomércio-DF
Inovação tecnológica ganha destaque da Fecomércio-DF

A 4ª Reunião Ordinária da Câmara de Inovação e Tecnologia da Informação da Fecomércio-DF reuniu em Brasília lideranças do setor público, empresas de tecnologia e representantes de entidades para discutir o fortalecimento do ecossistema de inovação e o papel das políticas públicas no avanço da tecnologia no país. O encontro, conduzido pelo presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, e pelo coordenador da Câmara, Christian Tadeu, que também preside a Softex Nacional, reforçou a importância de promover uma integração mais sólida entre governo, iniciativa privada e sociedade civil.

Durante o evento, o secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), conhecido como “conselhão”, Olavo Noleto Alves, destacou o papel estratégico do colegiado na formulação de políticas públicas e lembrou que praticamente todas as discussões do Conselho se convertem em ações concretas. Ele também explicou o funcionamento das comissões temáticas voltadas à transformação digital, inclusão social e combate às desigualdades, pilares que sustentam uma agenda moderna e transversal para o desenvolvimento econômico e tecnológico do país.

O vice-presidente da Softex, Diônes Lima, apresentou os principais programas e resultados da instituição, que há mais de duas décadas atua na articulação de políticas de inovação. Segundo ele, a Softex já mobiliza mais de seis mil startups, conta com a participação de mais de 500 empresas e impactou aproximadamente 4,5 milhões de pessoas por meio de programas que incentivam pesquisa, desenvolvimento e internacionalização. Entre as iniciativas em destaque estão o PPI Softex, o DF Inovador, o Laboratório de Inovação Social (LIS), o Programa Elaempoder@, o Brasil IT+, o Conecta Startup Brasil e o CI Inovador, voltado ao fortalecimento da microeletrônica nacional.

Entre as participações que marcaram a reunião esteve a de Cristiane Pereira, presidente do Instituto Multiplicidades e da ASSESPRO-DF, que trouxe à pauta um tema fundamental: as compras públicas de inovação tecnológica. Ela ressaltou que o grande desafio hoje é estimular que os governos federal, estaduais e municipais priorizem a aquisição de soluções inovadoras nos processos licitatórios. Para Cristiane, esse incentivo pode transformar o poder público em um agente impulsionador do desenvolvimento tecnológico, abrindo espaço para que empresas nacionais de TI atendam às demandas públicas e gerem impacto social e econômico.

A dirigente destacou que o incentivo às compras públicas de tecnologia deve ser compreendido como uma estratégia de política de Estado, capaz de criar um mercado sustentável de inovação e reduzir a dependência externa em setores estratégicos. Sua fala reforçou a necessidade de atualizar mecanismos legais e administrativos para permitir que soluções inovadoras, muitas vezes de risco tecnológico elevado, possam competir em igualdade de condições nos processos de contratação pública.

A reunião da Câmara de Inovação e TI da Fecomércio-DF representou um passo importante na articulação entre diferentes atores do ecossistema de inovação. Ao conectar governo, empresas e entidades representativas, o encontro reafirmou o papel da Softex e da Fecomércio-DF como pontes essenciais entre o setor produtivo e o poder público. Mais do que um espaço de debate, o evento mostrou que o avanço da inovação no Brasil depende da capacidade de transformar ideias em políticas concretas e sustentáveis e de reconhecer que, quando o governo compra inovação, todo o país avança.



Corrida Plié Pela Primeira Vez anuncia 4° edição

Corrida Plié Pela Primeira Vez anuncia 4° edição
Corrida Plié Pela Primeira Vez anuncia 4° edição

A Corrida Plié Pela Primeira Vez 2026 já tem data confirmada: será em 26 de abril, no Parque do Povo, em São Paulo. A terceira edição da prova, realizada em 28 de setembro de 2025, se consolidou como um grande evento, reunindo cerca de 3 mil participantes em uma manhã de esporte, confraternização e propósito.

Com arena montada no Shopping Eldorado e largada na Marginal Pinheiros, o evento ofereceu percursos de 4 km (caminhada), 7 km e 10 km (corrida), além do Pace Carrinho, um pelotão especial de 2 km para mamães e papais acompanharem seus bebês de até três anos, promovendo inclusão e bem-estar familiar.

Uma das novidades foi a implementação de reconhecimento facial para acesso à área VIP. O sistema, operado pela Inteegra, armazenou as imagens em nuvem, garantindo agilidade e segurança aos participantes.

“Essa iniciativa é um marco para o setor de corridas de rua. A tecnologia proporciona mais conforto para os corredores, além de permitir experiências personalizadas para expositores e parceiros, sempre com total respeito à privacidade e conformidade com a LGPD”, afirma Rogério Miranda, sócio-fundador do Grupo Inteegra Tec.

“O reconhecimento facial garantiu mais agilidade e conforto aos participantes autorizados a acessarem a área VIP, trazendo segurança, fluidez e modernidade. Este é um avanço para eventos esportivos no Brasil”, complementa ele.

Em termos de impacto social, a prova reforçou o compromisso da Plié com causas relevantes. O Instituto Protea financia tratamentos de câncer de mama para mulheres de baixa renda, e nesta edição, 150 participantes adquiriram camisetas especiais “Vim, vivi, venci”, com vendas totalmente revertidas à instituição.

“A parceria com a Plié é estratégica. Com as vendas das camisetas, será possível financiar tratamentos e reduzir o tempo de espera por atendimento. Além disso, a visibilidade gerada pelo evento atrai novos doadores e fortalece nossa missão de apoiar mulheres em tratamento contra o câncer de mama. Nossa parceria vale muito”, afirma Cris Gontijo, presidente do Instituto Protea.

“A Corrida Plié incentiva atletas de todos os níveis, com o mesmo acolhimento. Ela reflete o propósito da marca, que é democrática e respeita todos os biotipos. Na Corrida Plie, a primeira vez pode estar em uma nova distância ou experiência — é um convite para descobrir o prazer de se movimentar, com leveza e segurança, sem a pressão da performance”, explica Marilene Ramos, idealizadora e diretora do evento.

Edição 2026: Kits exclusivos, acessibilidade e impacto social

Na inscrição para a prova de 2026, os participantes podem escolher entre Kits Básico (masculino e feminino), que incluem os itens da marca, ou o Kit Premium (masculino e feminino), que também garante o acesso à área VIP com café da manhã e ativações exclusivas. A 4ª edição da prova será em 26 de abril, e as inscrições já estão em pré-venda.

A prova também oferece vagas gratuitas para atletas PcD e 50% de desconto sobre o valor do kit para participantes acima de 60 anos, conforme previsto no regulamento. Ao realizar a inscrição, os atletas podem escolher a retirada dos kits nas lojas oficiais da Plié, localizadas no shopping Eldorado, shopping Morumbi e no bairro de Moema.

A pré-venda já está disponível na plataforma da Ticket Sports

A prova também premiou os vencedores das categorias competitivas:

10 km – Feminino:
1° Maria Claudia Pereira Santos – 00:39:10
2° Jaqueline Coutinho – 00:40:16
3° Maria Franco Montoro – 00:42:16
4° Andressa Lopes Sampaio – 00:42:24
5° Lucia Del Pilar – 00:42:56

10 km – Masculino:
1° André Martiniano Tavares – 00:32:48
2° Gianfranco Barbosa dos Santos – 00:34:48
3° Alaelson Santos da Silva – 00:37:01
4° Petrucio Carlos – 00:37:40
5° Oscar Fernando Duarte Silva – 00:38:40

7 km – Feminino:
1° Patricia Dantas dos Santos – 00:28:15
2° Thaina Grandinetti Gouvea Conde Iervolino – 00:28:54
3° Marcella Campos Cassemiro – 00:29:49
4° Daniela Oliveira Silva – 00:30:43
5° Maria de Fátima Cavalcanti Barros Silva – 00:31:54

7 km – Masculino:
1° Luiz Henrique Teixeira Nobrega – 00:23:50
2° Ruan Vinicius Luz dos Santos – 00:24:12
3° Rodrigo Ambrosio – 00:24:13
4° Ademir Paulino – 00:25:49
5° Gabriel Nuemberger Gama – 00:26:15

4 km – Feminino:
1° Maria Elena Roman de Oliveira Toledo – 00:17:23
2° Emanoelle Moreira de Aguiar – 00:18:36
3° Caroline Ayumi Miyai – 00:20:59
4° Luisa Roman – 00:22:09
5° Elaine Ferreira Souza – 00:22:20

4 km – Masculino:
1° Gabriel Cristovi Fraga de Souza – 00:17:22
2° Jose Paulo de Sousa – 00:18:40
3° Danilo Nemi Castri – 00:21:01
4° Gustav Miklos Muranyi Kiss – 00:21:42
5° Henry Gabriel Silva de Jesus – 00:22:05



Missel lança MapNext, solução de assessment comportamental

Missel lança MapNext, solução de assessment comportamental
Missel lança MapNext, solução de assessment comportamental

O uso de tecnologias voltadas à gestão de pessoas tem sido cada vez mais adotado por empresas que buscam maior assertividade na seleção e desenvolvimento de talentos. De acordo com o relatório Human Capital Trends 2023 da Deloitte, apenas 23% das organizações afirmam que seus líderes possuem habilidades para navegar em um mundo disruptivo, evidenciando a importância de desenvolver competências comportamentais para lidar com as transformações no ambiente de trabalho. Com base nessa tendência, a Missel – Consultoria em Gestão e Desenvolvimento Humano, com sede em Porto Alegre (RS), acaba de lançar o Mapnext, uma nova solução digital de assessment comportamental.

A ferramenta propõe um modelo ágil, com diagnósticos online completos, e foi desenvolvida para atender empresas de diferentes portes, inclusive aquelas que ainda não utilizam tecnologias de mapeamento de perfil profissional. A proposta é fornecer dados comportamentais confiáveis, de forma simplificada e com menor custo operacional.

Segundo levantamento da Robert Half (2025), o custo de substituição de um funcionário nas empresas brasileiras pode variar entre 50% e 200% do seu salário anual, dependendo do nível do cargo e da especialização exigida. Além dos custos diretos, como recrutamento, seleção e treinamento, a rotatividade também gera impactos indiretos, como perda de produtividade e redução do engajamento da equipe, configurando um desafio financeiro relevante para as organizações.

Nesse contexto, soluções como o Mapnext buscam contribuir diretamente para decisões mais eficazes nos processos de recrutamento, movimentação interna e desenvolvimento de equipes.

"O uso de dados confiáveis reduz falhas em contratações e melhora a performance organizacional", explica Ricardo Missel, sócio-diretor da Missel, consultoria que atua há 40 anos no mercado brasileiro em projetos de transformação organizacional.

A nova ferramenta foi desenvolvida com foco em usabilidade, permitindo a aplicação e a leitura dos resultados totalmente online, sem necessidade de treinamentos complexos ou consultorias presenciais. Claudio D’Amico, também sócio-diretor e idealizador da ferramenta, destaca o caráter acessível da solução. "Além da agilidade e simplicidade de uso, o MapNext permite democratizar o acesso a ferramentas de assessment. É uma solução desenhada para atender desde startups até empresas consolidadas", afirma.

O lançamento do Mapnext integra a estratégia de inovação contínua da Missel, que possui 40 anos de atuação no mercado brasileiro, atua em projetos de desenvolvimento humano e gestão por competências. A expectativa da empresa é de que a ferramenta contribua para elevar o padrão de tomada de decisão nas áreas de Recursos Humanos (RH), especialmente em contextos de mudanças e expansão.



Mais brasileiros buscam empreender no exterior em 2025

Mais brasileiros buscam empreender no exterior em 2025
Mais brasileiros buscam empreender no exterior em 2025

O número de brasileiros interessados em empreender fora do país tem crescido de forma constante. Segundo levantamento da AG Immigration, houve um aumento expressivo na procura por serviços imigratórios para os Estados Unidos em 2024 (14,9%), refletindo o crescimento do interesse de profissionais e empreendedores em buscar novas oportunidades no mercado norte-americano.

De acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), os investimentos diretos do Brasil nos EUA somaram US$ 22,1 bilhões em 2024, um aumento de 52,3% em dez anos. Especialistas em economia e comércio exterior, como o economista João Carlos Figueiredo, da Fundação Getulio Vargas (FGV), afirmam que o movimento reflete tanto o interesse por proteção cambial quanto o desejo de diversificar rendimentos em mercados mais estáveis.

Capacitação digital e oportunidades legais de atuação

A busca por novas oportunidades profissionais no exterior tem levado ao surgimento de programas voltados à capacitação e à inserção de brasileiros no ambiente empresarial norte-americano.

Nesse contexto, foi criada a Libertus Academy, escola de negócios que oferece formação digital para brasileiros interessados em atuar legalmente nos Estados Unidos. A iniciativa reúne cursos e trilhas práticas voltadas a áreas como marketing digital, mercado imobiliário e leilões.

A plataforma disponibiliza recursos interativos e ferramentas de gamificação para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico. De acordo com a direção, o objetivo é oferecer uma formação estruturada, baseada em experiências reais do mercado americano e adaptada à realidade de quem pretende empreender fora do país.

O projeto é liderado por Robert Souza, publicitário e empreendedor que há anos atua no segmento de negócios internacionais. Ele explica que a proposta da escola é “transformar o aprendizado em uma ferramenta de autonomia econômica, permitindo que brasileiros desenvolvam competências aplicáveis no mercado global”.

Educação como ferramenta de internacionalização

Especialistas em economia e comércio exterior apontam que a educação tem papel essencial na expansão internacional de profissionais brasileiros. Programas voltados à formação empreendedora e à orientação legal são considerados fundamentais para garantir competitividade e reduzir riscos em novos mercados.

A Libertus Academy pretende ampliar sua atuação em 2025, oferecendo cursos e mentorias para diferentes perfis de profissionais — desde iniciantes até empreendedores já inseridos no mercado americano. A instituição também projeta parcerias com consultorias e empresas voltadas à internacionalização de negócios.



NetApp colabora com Cisco em infraestrutura convergente de nível empresarial com armazenamento desagregado para IA

A NetApp® (NASDAQ: NTAP), empresa de infraestrutura inteligente de dados, anunciou hoje uma cooperação com a Cisco para fornecer uma evolução significativa em infraestrutura convergente, com base em mais de 20 anos de trabalho conjunto. A recém-lançada arquitetura NetApp AFX agora está integrada aos switches Cisco Nexus para conectividade dentro de clusters e, em breve, estendida ao FlexPod AI. Esta integração dá continuidadeàvisão compartilhada das empresas de oferecer aos clientes uma base de nível empresarial para IA.

O NetApp AFX é alimentado por um NetApp ONTAP desagregado, o sistema operacional de armazenamento líder do setor, no qual dezenas de milhares de clientes corporativos de todos os setores confiam para gerenciar exabytes de dados. A integração dos switches Cisco Nexus 400G oferece largura de banda extremamente alta, baixa latência e rede sem perdas, essenciais para expandir cargas de trabalho de IA. Isto garante que os clientes possam satisfazer as demandas de desempenho das modernas redes de IA, ao manter a confiabilidade e a simplicidade de nível empresarial.

“A plataforma de dados NetApp permite que nossos clientes criem uma infraestrutura inteligente de dados que unifica seus dados para cargas de trabalho avançadas, como IA”, disse Dallas Olson, Diretor Comercial da NetApp. “Ao trabalhar com a Cisco, a NetApp oferece uma solução unificada para centros de dados preparados para IA. Esta cooperação combina a arquitetura de armazenamento avançada do NetApp AFX com a rede de IA da Cisco, que definem um novo padrão de desempenho, escalabilidade e simplicidade em infraestrutura de IA empresarial.”

“A integração dos switches Cisco Nexusàarquitetura NetApp AFX exemplifica nosso compromisso compartilhado com a inovação em IA”, disse Murali Gandluru, Vice-Presidente de Redes de Centros de Dados da Cisco. “Nossos clientes buscam simplicidade sem sacrificar o desempenho ou a segurança, o que exige que a Cisco e parceiros estratégicos como a NetApp solucionem seus desafios. Juntos, iremos avançar o setor e possibilitar uma nova era de resultados impulsionados por IA.”

Em breve, esta cooperação será estendida ao FlexPod AI, a qual irá criar uma base flexível, segura e completa para cargas de trabalho de nuvem híbrida e IA. Com a perfeita integração do sistema de armazenamento ‘all-flash’ desagregado de nível empresarial NetApp AFX, do Cisco Unified Computing System (UCS) e do switching de centro de dados Cisco Nexus, os clientes podem simplificar suas operações com gestão centralizada através do Cisco Intersight. Combinando o armazenamento NetApp com a rede de alto desempenho da Cisco, o FlexPod AI tornará possível que as organizações dimensionem sua infraestrutura corretamente para atender às demandas específicas de cargas de trabalho de IA, enquanto oferece a segurança e a simplicidade necessárias para acelerar a adoção da IA ​​empresarial.

No NetApp INSIGHT 2025, em Las Vegas, de 14 a 16 de outubro, a NetApp irá apresentar sessões e demonstrações, ao mostrar como vem impulsionando a transformação em todos os setores. Sintonize as principais sessões em: https://www.netapp.com/insight/

As declarações da NetApp sobre ofertas não lançadas e planos futuros são apenas para fins informativos, estão sujeitas a alterações sem aviso prévio e não devem ser consideradas para decisões de compra ou outras. Tais declarações não constituem um compromisso, obrigação ou garantia de qualquer tipo por parte da NetApp, incluindo sobre disponibilidade, funcionalidade, preços ou prazos.

Recursos adicionais

Sobre a NetApp

Durante mais de três décadas, a NetApp vem ajudando as principais organizações do mundo a navegar pelas mudanças, desde a ascensão do armazenamento corporativo até a era inteligente definida por dados e IA. Hoje, a NetApp é a empresa de infraestrutura inteligente de dados, ajudando os clientes a transformar dados em um catalisador para inovação, resiliência e crescimento.

No centro desta infraestrutura está a plataforma de dados NetApp, a base unificada, inteligente e de nível empresarial que conecta, protege e ativa dados em todas as nuvens, cargas de trabalho e ambientes. Construída com base no poder comprovado do NetApp ONTAP, nosso principal software e sistema operacional de gerenciamento de dados, e aperfeiçoado por automação através do AI Data Engine e do AFX, oferece capacidade de observação, resiliência e inteligência em escala.

Desagregada por design, a plataforma de dados NetApp separa armazenamento, serviços e controle para que as empresas possam se modernizar com mais rapidez, expandir com eficiência e inovar sem dependência. Como a única plataforma de armazenamento empresarial incorporada de modo nativo nas maiores nuvens do mundo, ela oferece às organizações a liberdade de executar qualquer carga de trabalho em qualquer lugar com desempenho, governança e proteção consistentes.

Com a NetApp, os dados estão sempre prontos – prontos para defender contra ameaças, prontos para impulsionar a IA e prontos para impulsionar a próxima inovação. É por isto que as empresas mais inovadoras do mundo confiam na NetApp para transformar inteligência em vantagem.

Saiba mais em www.netapp.com ou siga-nos no X, LinkedIn, Facebook e Instagram.

NETAPP, o logotipo da NETAPP e as marcas relacionadas em www.netapp.com/TM são marcas registradas da NetApp, Inc. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

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Fonte: BUSINESS WIRE



Mudanças no marketing impulsionam novas formas de análise

Mudanças no marketing impulsionam novas formas de análise
Mudanças no marketing impulsionam novas formas de análise

O anúncio da Meta sobre o realinhamento de preços em anúncios publicitários no Brasil, a partir de 1º de janeiro de 2026, acendeu um sinal de alerta entre profissionais de marketing e gestores de tráfego. A medida prevê o repasse aos anunciantes de tributos que antes eram absorvidos pela empresa, como o PIS/COFINS (9,25%) e o ISS (2,9%), além da introdução dos novos impostos CBS (0,9%) e IBS (0,1%), conforme a reforma tributária brasileira.

De acordo com comunicado da Meta Business publicado em seu portal de notícias, as mudanças fazem parte da implementação gradual do novo regime de imposto sobre consumo. O reajuste deve representar um acréscimo médio de 12,15% nos valores cobrados por anúncios. Embora parte possa ser compensada como crédito fiscal, a alteração tende a impactar diretamente o planejamento de agências e pequenas empresas que dependem de campanhas digitais para atingir seu público.

Esse cenário ocorre em um momento de forte expansão do investimento em publicidade digital no Brasil. Segundo dados do Finsiders Brasil, o setor movimentou R$ 37,9 bilhões em 2024, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. Já o Painel Cenp-Meios registrou R$ 11,93 bilhões em investimentos publicitários no primeiro semestre de 2025, um aumento de 12,5% sobre o mesmo período de 2024.

Atualmente, a mídia digital concentra 63% da verba total de publicidade no país, segundo divulgação da IstoÉ Dinheiro, e a tendência é de crescimento. O mesmo relatório indica que, com o avanço da digitalização e o aumento dos custos de mídia, as empresas estão priorizando estratégias orientadas à performance, que permitem mensurar resultados de forma direta e contínua.

Para os profissionais de tráfego, o novo contexto significa menos margem para erro e mais necessidade de análise técnica. Cada clique, conversão e público-alvo precisa ser monitorado com precisão. Uma segmentação incorreta ou criativo mal otimizado pode gerar custos elevados e comprometer o retorno do investimento.

De acordo com o gestor de tráfego, cofundador do SunSpace CRM e certificado Google Experts, Leonard Oliveira, o momento exige um perfil mais analítico e menos empírico: “O aumento de custos exige decisões mais técnicas, baseadas em dados e não em suposições. Cada campanha deve ter um propósito mensurável e um acompanhamento constante”.

O desenvolvedor full stack Giovani Marchezini, também cofundador do SunSpace CRM, observa que o papel da tecnologia será determinante: “Com margens mais estreitas e orçamentos pressionados, o mercado vai depender cada vez mais de ferramentas integradas que unam análise, automação e rastreamento em tempo real”.

Especialistas da área como Leonard Oliveira, cofundador do SunSpace apontam que “domínio de plataformas de análise, rastreamento e CRM torna-se um diferencial competitivo. Ferramentas integradas a Google Ads, Meta Ads e WhatsApp Business ajudam a acompanhar a origem dos leads, identificar gargalos e ajustar campanhas com base em evidências”.

Relatórios da Conversion indicam que 74% do orçamento de marketing das empresas brasileiras já é destinado a estratégias de performance, priorizando campanhas com mensuração de retorno e dados precisos.

Nesse contexto, a especialização técnica e o uso inteligente das ferramentas se tornam essenciais para sustentar o crescimento e evitar perdas financeiras.

A combinação entre reajuste tributário, aumento dos custos de mídia e maior exigência por precisão analítica marca uma nova fase do marketing digital no país. O gestor de tráfego deixa de ser apenas executor e passa a atuar como analista estratégico, responsável por interpretar métricas, otimizar investimentos e garantir que cada real aplicado gere retorno mensurável.



ATUALIZAÇÃO: SINTX Fortalece Portfólio de Prevenção de Infecções com a Recente Patente nos EUA que Abrange um Mercado de US $30 bilhões Endereçável Antipatogênico

Nova patente dos EUA reforça a vantagem competitiva e permite oportunidades mais amplas de licenciamento e produtos nos principais mercados

SALT LAKE CITY, Utah, Oct. 16, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A SINTX Technologies, Inc. (NASDAQ: SINT) (“SINTX” ou a “Empresa”), uma inovadora de cerâmica avançada especializada em aplicações biomédicas de nitreto de silício (Si/N/), anunciou hoje que o Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) emitiu uma Notificação de Aprovação de um Pedido de Patente de método da tecnologia de tecido antipatogênico da Empresa.

Esse acontecimento se baseia na concessão de patente anunciada anteriormente pela SINTX da sua patente de composição de Materiais Fibrosos Antipatogênicos, expandindo a Propriedade Intelectual (PI) da Empresa para proteger o próprio material e os processos que o colocam no mercado. Essa cobertura dupla fortalece a vantagem competitiva da Empresa, aumenta as oportunidades de licenciamento e parcerias, e amplia as aplicações potenciais em têxteis médicos, meios de filtragem e outras superfícies propensas a infecções.

Essas duas famílias de patentes criam uma barreira competitiva de PI abrangente em torno da tecnologia de inativação de patógenos em nível de superfície da SINTX, cobrindo aplicações em curativos de feridas, campos e batas cirúrgicos, meios de filtragem, equipamentos de proteção individual (EPI) e superfícies clínicas de alto toque.

“É com muito prazer que anunciamos a nossa Patente de Método para Materiais Fibrosos Antipatogênicos, um marco significativo que fortalece e amplia a proteção da nossa plataforma proprietária de tecnologia de nitreto de silício”, disse Eric K. Olson, Presidente e CEO da SINTX Technologies. “Esta nova patente complementa a Patente U.S. 12.433.356 recém concedida em 7 de outubro de 2025, que abrange a composição de nitreto de silício para materiais fibrosos antipatogênicos. Juntas, essas patentes reforçam a liderança da SINTX na inovação de materiais resistentes a infecções e expandem a proteção de PI da Empresa para cobrir tanto a composição dos seus tecidos quanto dos métodos pelos quais eles são produzidos e aplicados. Acreditamos que essa base de IP de dupla camada aumenta significativamente o potencial de licenciamento e comercialização da nossa plataforma.”

Lisa Marie, Del Re, Diretora Comercial, acrescentou: “Com o novo método, agora podemos defender e licenciar as vias de fabricação e aplicação que desbloqueiam o desempenho antipatogênico do nitreto de silício em têxteis e superfícies. Isso é crucial para o nosso envolvimento com potenciais parceiros de tratamento de feridas, filtração e têxteis médicos.”

Fundação científica e validação externa
“O trabalho revisado por pares mostrou repetidamente a rápida inativação do coronavírus e ampla atividade antimicrobiana associada ao nitreto de silício, incluindo dados recentes que relatam uma redução de até ~99,97% do SARS-CoV-2 infeccioso em minutos em laboratório”, disse o Dr. Ryan Bock, Diretor de Tecnologia. “Os tecidos não trançados que contêm Si₃N₄ em pó otimizado também proporcionaram uma redução viral significativa, demonstrando mais uma vez que a nossa plataforma de nitreto de silício é adequada para desbloquear propriedades antipatogênicas em uma ampla gama de produtos.”

Nota: Os resultados laboratoriais antivirais/antimicrobianos apoiam a plataforma de materiais e são distintos de quaisquer indicações de dispositivos liberados.

Contexto de mercado
A prevenção de infecções continua sendo uma grande oportunidade multissegmentada. A SINTX anteriormente caracterizou o mercado acessível da sua plataforma como ~ US $30 bilhões em têxteis médicos, gerenciamento de feridas, filtração/EPI e infraestrutura de saúde – uma oportunidade agora sustentada pela composição + cobertura do método. 

No nível de prestação de cuidados, ~1 em 31 pacientes hospitalares dos EUA tem pelo menos uma infecção associada a cuidados de saúde (HAI) em um determinado dia, com demanda substancial de reforço de carga econômica para soluções passivas em nível de superfície que funcionam continuamente no ponto de contato. (Dados do CDC; o custo varia amplamente entre os tipos de IRAS.)

A SINTX planeja buscar parcerias de licenciamento e codesenvolvimento com parceiros têxteis, de tratamento de feridas e de filtração/EPI. A patente dupla permite que a SINTX licencie modalidades de materiais e métodos de processo, permitindo estruturas de negócios flexíveis, incluindo upfronts, marcos e royalties em vários pontos do nó da cadeia de suprimentos.

Para mais informações, visite www.sintx.com.

Sobre a SINTX Technologies, Inc.
Localizada em Salt Lake City, Utah, a SINTX Technologies é uma empresa de cerâmica avançada que desenvolve e comercializa materiais, componentes e tecnologias para aplicações médicas e de agro biotecnologia. A SINTX é líder global em pesquisa, desenvolvimento e fabricação de nitreto de silício, e seus produtos são implantados em humanos desde 2008. Por meio da inovação e de parcerias estratégicas, a SINTX continua a expandir seu portfólio em vários mercados.

Declarações de Previsão
Este comunicado para a imprensa contém declarações consideradas declarações de previsão de acordo com o Private Securities Litigation Reform Act of 1995 e outras leis de valor mobiliários aplicáveis. As declarações de previsão têm por base expectativas, estimativas e projeções atuais que envolvem riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais sejam substancialmente diferentes. As declarações de previsão geralmente incluem palavras como “antecipar”, “acreditar”, “esperar”, “pretender”, “pode”, “planejar”, “deveria”, “irá” e expressões semelhantes. Os exemplos neste comunicado incluem, sem limitação, declarações sobre o potencial comercial, de licenciamento e de parceria previsto da propriedade intelectual da SINTX (incluindo declarações recém aprovadas), os planos da Empresa de buscar licenciamento, codesenvolvimento ou outros acordos de comercialização, expectativas de oportunidades de mercado e expansão em novos mercados, e o posicionamento competitivo da Empresa. Essas declarações estão sujeitas a riscos e incertezas, incluindo a capacidade da SINTX de realizar sua estratégia de negócios; proteger e fazer cumprir sua propriedade intelectual; celebrar e executar com sucesso as relações de licenciamento e parceria; obter as aprovações regulatórias necessárias; alcançar a aceitação do mercado das novas tecnologias; condições econômicas e industriais gerais; e outros riscos descritos nos registros da SINTX na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, incluindo as seções “Fatores de Risco” do seu Relatório Anual mais recente no Formulário 10-K e Relatórios Trimestrais subsequentes no Formulário 10-Q. Os leitores são advertidos a não depositar confiança indevida nas declarações de previsão, que são válidas apenas até a data deste comunicado. Exceto quando exigido por lei, a SINTX não se compromete a atualizar ou revisar qualquer declaração de previsão.

Contato:
Jack Perkins ou Maria Hocut
KCSA Strategic Communications
Sintx@kcsa.com

SINTX Technologies, Inc.
801.839.3502
IR@sintx.com


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9547175)



Advogado explica como aposentar por invalidez

Advogado explica como aposentar por invalidez
Advogado explica como aposentar por invalidez

A aposentadoria por invalidez, atualmente denominada aposentadoria por incapacidade permanente, é devida ao segurado do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) considerado incapaz de forma definitiva para o trabalho, após perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), conforme a Lei nº 8.213/1991.

"Quando a perícia conclui pela incapacidade permanente e insuscetível de reabilitação, aplica-se a regra de aposentadoria por invalidez; o histórico contributivo e a carência afetam o direito e no valor do benefício", explica Robson Gonçalves, advogado previdenciário.

Requisitos e carência

São exigidos: qualidade de segurado, carência de 12 contribuições (salvo dispensa legal) e incapacidade total e permanente, comprovada em perícia oficial.

A conversão de auxílio por incapacidade temporária em aposentadoria por incapacidade permanente é prevista na legislação.

Doenças que dispensam carência

O art. 26, II, da Lei nº 8.213/1991 admite concessão sem carência nos casos definidos em norma conjunta dos Ministérios do Trabalho/Previdência e da Saúde.

A Portaria Interministerial MTP/MS nº 22/2022 lista as doenças que isentam carência:

  • Tuberculose ativa
  • Hanseníase
  • Transtorno mental grave com alienação mental
  • Neoplasia maligna
  • Cegueira
  • Paralisia irreversível e incapacitante
  • Cardiopatia grave
  • Doença de Parkinson
  • Espondilite anquilosante
  • Nefropatia grave
  • Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante)
  • Síndrome da deficiência imunológica adquirida (Aids)
  • Contaminação por radiação
  • Hepatopatia grave
  • Esclerose múltipla
  • Acidente vascular encefálico (agudo)
  • Abdome agudo cirúrgico

A isenção, em regra, exige que a moléstia tenha início após a filiação ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Cálculo após a reforma da previdência

Desde a Emenda Constitucional nº 103/2019, a aposentadoria por incapacidade permanente não acidentária é calculada em 60% da média de todos os salários de contribuição (a partir de 07/1994), acrescida de 2% por ano que exceder 20 anos de contribuição (homens) ou 15 anos (mulheres).

A renda não pode ser inferior ao salário-mínimo nem superior ao teto do INSS.

Já a aposentadoria por incapacidade permanente acidentária, quando decorrente de acidente de trabalho, doença profissional ou doença do trabalho, tem coeficiente de 100% da mesma média aritmética da base contributiva.

"Em termos simples: depois da reforma, a regra geral parte de 60% da média e vai aumentando conforme o tempo de contribuição. Já quando é acidente de trabalho, o valor fica em 100% da média. Essa diferença explica por que alguns benefícios são maiores do que outros", esclarece Gonçalves.

Acréscimo de 25% na aposentadoria por invalidez

O valor da aposentadoria por incapacidade permanente pode ser majorado em 25% quando a perícia do INSS constata que o aposentado necessita de assistência permanente de outra pessoa para atividades cotidianas, nos termos do art. 45 da Lei nº 8.213/1991.

Por decisão do Supremo Tribunal Federal (Tema 1095), o adicional é restrito à aposentadoria por invalidez (incapacidade permanente), não se estendendo às demais espécies de aposentadoria.

"Se a perícia comprova que o aposentado precisa de ajuda de outra pessoa no dia a dia, a aposentadoria pode ter um acréscimo de 25%. O STF decidiu que esse adicional vale apenas para a aposentadoria por invalidez", alerta o advogado previdenciário.



Inteligência artificial influencia comportamento de usuários

Inteligência artificial influencia comportamento de usuários
Inteligência artificial influencia comportamento de usuários

Estudos indicam que 52% dos consumidores brasileiros utilizaram assistentes de inteligência artificial (IA) para auxiliar nas compras nos últimos 12 meses. No setor empresarial, por exemplo, 86% das empresas brasileiras empregam IA para personalizar ofertas e recomendações aos clientes. Plataformas como a LiHai estão entre as soluções utilizadas por essas empresas, permitindo a gestão de campanhas personalizadas com base em dados de comportamento do consumidor.

A utilização de IA tem permitido que empresas acompanhem, de forma mais detalhada, o comportamento dos consumidores. Algoritmos conseguem identificar padrões de compra, preferências e alterações no interesse dos clientes a partir da coleta e análise de dados gerados durante interações em sites e aplicativos, como cliques, tempo de permanência em páginas e produtos adicionados ou abandonados no carrinho.

A IA transforma esses registros em informações estratégicas, cruzando dados históricos com comportamento atual. Esse processo permite compreender em que etapa da jornada de compra o consumidor se encontra e identificar o momento mais adequado para apresentar ofertas, lembretes ou recomendações de produtos.

Segundo os especialistas Ana Isabel Canhoto, Brendan James Keegan e Maria Ryzhikh, “os consumidores buscam descontos em itens desejados e melhorias na experiência na loja; eles se ressentem de interrupções e ofertas genéricas; expressam um forte desejo de autonomia; e tentam controlar o acesso a informações privadas”.

Mas também, no mesmo estudo, reforçam que o objetivo das tecnologias não é invadir a privacidade, mas tornar a experiência de consumo mais fluida, evitando excesso de comunicações irrelevantes e contribuindo para interações personalizadas. Para o consumidor, a abordagem pode reduzir o ruído de informações, enquanto para o comércio representa a oportunidade de oferecer produtos ou serviços no momento mais oportuno.

Técnicas de machine learning para previsão de compra

Técnicas de previsão de compra por meio de machine learning são utilizadas para identificar padrões de comportamento que auxiliam na tomada de decisão. Modelos de regressão analisam variáveis como frequência de compra, ticket médio e tempo desde a última transação, estimando o comportamento futuro do cliente. Modelos de classificação avaliam a probabilidade de aquisição em determinado momento, e sistemas de recomendação utilizam filtragem colaborativa ou baseada em conteúdo para sugerir produtos compatíveis com o perfil do consumidor e escolhas de usuários semelhantes.

Personalização de ofertas em tempo real

A personalização de ofertas em tempo real responde à forma de consumo atual, caracterizada por interações rápidas e conectadas. Durante a navegação, algoritmos monitoram páginas visitadas, tempo de visualização de produtos e buscas realizadas, permitindo que empresas adaptem ofertas de acordo com o comportamento do usuário naquele momento, seja um desconto, sugestão de produto ou condição de frete diferenciada.

O uso da IA proporciona benefícios tanto para empresas quanto para consumidores. Entre as vantagens identificadas estão a maior eficiência em campanhas e comunicações, redução de desperdício de recursos, melhora na experiência de navegação, fortalecimento de relacionamentos com clientes e ciclo contínuo de aprendizado que permite ajustes mais precisos nas ofertas. Aplicações em programas de fidelidade, utilizando histórico de compras e preferências, aumentam a assertividade das personalizações.

A plataforma LiHai e sua atuação no mercado

A LiHai é uma plataforma que permite a criação e ajuste de campanhas personalizadas de forma independente, sem necessidade de suporte técnico. A solução oferece ferramentas que possibilitam aos administradores definir regras de segmentação. Dessa forma, possibilita o acompanhamento de campanhas em tempo real e o aprimoramento contínuo das ações de marketing e relacionamento, conforme o desempenho observado.

Além disso, a LiHai integra dados de comportamento de clientes e histórico de transações, permitindo que campanhas de marketing e fidelidade sejam continuamente otimizadas. A plataforma é utilizada para ajustar estratégias, conforme variações no comportamento do consumidor e nas condições de mercado, alinhando ações de comunicação às tendências observadas.



Franquias de crédito crescem com gestão enxuta e retorno ágil

Franquias de crédito crescem com gestão enxuta e retorno ágil
Franquias de crédito crescem com gestão enxuta e retorno ágil

Segundo a Pesquisa de Desempenho do Franchising 2024, divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou alta de 13,5% no faturamento em relação a 2023, alcançando R$ 273,08 bilhões. O levantamento mostra que todos os segmentos cresceram, com destaque para “Serviços e Outros Negócios”, que avançou 13,5% no período. Em número de operações, o sistema de franquias como um todo variou positivamente em 0,9%, totalizando 197.709 unidades em funcionamento no país.

Nesse contexto, as franquias de crédito — que atuam como correspondentes bancários e intermediadores de operações financeiras — têm atraído empreendedores pela combinação de baixo investimento inicial, estrutura simplificada e suporte integral das franqueadoras. O modelo dispensa estoques, reduz custos fixos e permite que o franqueado se concentre em atividades comerciais e de relacionamento.

Segundo Leandro Tamai, sócio-fundador da empresa Empréstimoney, que é uma franquia de crédito, esse formato é estratégico: "Com uma operação enxuta, o franqueado pode focar no atendimento e venda, enquanto a franqueadora assume o suporte tecnológico, compliance e relacionamento com instituições financeiras".

Operação leve como vantagem competitiva

O especialista pontua que franquias de crédito costumam operar em ambientes compactos — espaços reduzidos, ou mesmo em formato home office ou modelo híbrido —, com equipe pequena e uso de sistemas digitais para análise de risco, concessão e gestão de clientes. Dessa forma, os custos fixos são minimizados. "Quanto menor for a estrutura necessária para manter a operação, mais rápido será o ponto de equilíbrio", afirma Tamai.

Além disso, a franqueadora costuma entregar ao franqueado um sistema completo: plataforma de crédito já homologada, integração com bancos e instituições de crédito, automação de processos de verificação documental e scoring, e treinamento. O franqueado "entra já estruturado", observa Tamai, e evita muitos dos entraves que surgem quando alguém monta um negócio financeiro do zero.

Em casos de franquias bem estruturadas, parte dos processos de back office (como análise, aprovação e controle de risco) permanece na franqueadora ou em unidades centrais, o que reduz ainda mais a necessidade de equipe especializada local. Essa divisão de responsabilidades tende a aumentar a velocidade com que um novo ponto franqueado alcança rentabilidade.

Retorno mais rápido e riscos

Algumas redes de franquias do setor divulgam informações de retorno considerando prazos entre 12 e 24 meses. Em casos mais otimistas, especialmente em localidades com boa demanda por crédito consignado ou crédito pessoal, o retorno pode ocorrer ainda mais rapidamente.

Para Tamai, "o retorno rápido só é viável se o franqueado respeitar o plano de negócio: investir em prospecção, digitalização e eficiência na operação". Ele ressalta que suportar sazonalidades é parte do desafio e que franquias de crédito devem estar preparadas para períodos de inadimplência ou retração econômica.

Desafios e cautelas para o investidor

Apesar das vantagens, não é garantido que toda franquia de crédito terá desempenho imediato. Fatores como localização, perfil demográfico, concorrência de fintechs e nível de digitalização local podem afetar o desempenho. O cumprimento de normas regulatórias financeiras também impôe rigor à operação.

Tamai alerta: "Mesmo com estrutura preparada, o franqueado precisa dedicar esforço comercial e manter disciplina operacional. Sem isso, o modelo não entrega o retorno esperado". Ele reforça que é importante analisar o contrato de franquia, os níveis de royalties, metas de faturamento e suporte para marketing e compliance.



A Bentley Systems reforça o Cesium com recursos de modelagem de realidade e traz contexto geoespacial para engenharia de infraestrutura

(Year in Infrastructure 2025 da Bentley Systems) — A Bentley Systems, Incorporated (Nasdaq: BSY), empresa de software de engenharia de infraestrutura, anunciou hoje a disponibilidade de serviços de modelagem de realidade no Cesium, aprimorando sua plataforma aberta para o ambiente construído e natural. Também revelou recursos geoespaciais para gestão de projetos e desempenho de ativos, além de um novo aplicativo de colaboração imersiva para equipes de infraestrutura e partes interessadas, tudo com tecnologia Cesium.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251015082746/pt/

A Bentley anunciou a disponibilidade de serviços de modelagem de realidade no Cesium, aprimorando sua plataforma aberta para o ambiente construído e natural. (Imagem cortesia da Bentley Systems)

A Bentley anunciou a disponibilidade de serviços de modelagem de realidade no Cesium, aprimorando sua plataforma aberta para o ambiente construído e natural. (Imagem cortesia da Bentley Systems)

Desde a aquisição da Cesium há um ano, a Bentley tem avançado significativamente na integração das tecnologias de ambas as empresas, aprimorando seus próprios produtos e capacitando desenvolvedores a criar aplicativos que visualizam dados de infraestrutura em tempo real e em contexto geoespacial completo.

Patrick Cozzi, Chief Platform Officer da Bentley, enfatiza: “Nossa visão para a engenharia de infraestrutura se baseia na abertura. Com a integração dos recursos do iTwin e do Cesium, estamos criando a plataforma aberta para o ambiente construído e natural, fornecendo todos os dados necessários para que profissionais de infraestrutura projetem, construam e operem em um contexto do mundo real.”

Integração de modelagem de realidade e análise com tecnologia de IA ao Cesium

A Bentley adicionou serviços de modelagem de realidade do iTwin Capture ao Cesium ion, criando um pipeline completo e automatizado que vai desde a coleta de dados até a visualização geoespacial. O iTwin Capture cria modelos de realidade de nível de engenharia a partir de imagens e aplica detecção de recursos com tecnologia de IA, enquanto o Cesium ion permite que os desenvolvedores criem e hospedem conteúdo na nuvem para alimentar aplicativos geoespaciais em 3D.

Com os novos recursos de modelagem de realidade, o Cesium ion pode criar visualizações em 3D detalhadas — malhas de realidade, nuvens de pontos e splatting gaussiano — diretamente de imagens, anotadas por IA e prontas para streaming em aplicativos que usam padrões abertos. Criar um modelo digital preciso e de nível de engenharia do ambiente natural e construído existente e disponibilizá-lo como um rico contexto geoespacial em 3D permite que os profissionais de infraestrutura tomem decisões mais embasadas durante todo o ciclo de vida da infraestrutura.

Osarodion Victory Igbinobaro, Co-founder e CEO da AERO AI, usuário do Cesium, comemora: “Conseguir gerar fotogrametria, nuvens de pontos e splatting gaussiano em formato 3D Tiles a partir de imagens de drones, transmiti-los tranquilamente para a web e analisar as nuvens de pontos é um marco importante. Esta versão garante uma modelagem de realidade em 3D completa em um pipeline acessível e de alto desempenho.”

Os recursos de modelagem de realidade do Cesium ion estarão disponíveis ao público antes do final de 2025

Melhoria da gestão de projetos e do desempenho de ativos com contexto geoespacial

Os recursos do Cesium também estão aprimorando o portfólio de produtos da Bentley, trazendo contexto geoespacial para o Bentley Open Applications e o Bentley Infrastructure Cloud.

O MicroStation 2025, a versão mais recente do software CAD da Bentley para projeto de infraestrutura, apresenta suporte para 3D Tiles por meio do Cesium. Agora, os engenheiros conseguem integrar perfeitamente qualquer conteúdo do 3D Tiles, incluindo o Google Photorealistic 3D Tiles e seus próprios dados de realidade de alta fidelidade, diretamente em seus projetos. Isso reduz a necessidade de modelar manualmente as condições existentes, acelerando a configuração do projeto e permitindo que as equipes se concentrem na criação de soluções. Esses mesmos recursos estão chegando ao Bentley Open Applications desenvolvido no MicroStation, para projetar estradas, ferrovias, pontes e muito mais.

O Cesium também está impulsionando a experiência geoespacial no Bentley Infrastructure Cloud Connect, o ambiente unificado da Bentley para conectar dados e pessoas em todo o ciclo de vida da infraestrutura. Com esse contexto geoespacial, que também conta com o Google Photorealistic 3D Tiles, os usuários podem navegar de forma mais intuitiva entre seus projetos e ativos disponíveis no Bentley Infrastructure Cloud.

Apresentamos o iTwin Engage

A Bentley também anunciou o iTwin Engage, que permite que equipes de infraestrutura e suas partes interessadas se envolvam de forma imersiva com gêmeos digitais de ativos de infraestrutura futuros e existentes.

Os engenheiros geralmente precisam criar renderizações imersivas e fotorrealistas para apresentar seus projetos. Tradicionalmente, esse processo é lento e ineficiente, exigindo habilidades especializadas e resultando em visuais estáticos que rapidamente se tornam obsoletosàmedida que os modelos do projeto evoluem. Com o iTwin Engage, com tecnologia Cesium e de mecanismo de jogo, qualquer usuário pode criar conteúdo impactante e orientado a narrativas que dão vida a projetos e ativos. As experiências são geradas automaticamente — sempre atualizadas graças a uma conexão em tempo real com o gêmeo digital — e são interativas, permitindo não apenas revisões de projeto, mas também ensaios digitais para construção, inspeções remotas imersivas e muito mais.

Simon Beards, Principal Planner da Laing O’Rourke, participante de um programa de acesso antecipado, enfatiza: “A oportunidade de apresentar e comunicar o plano do projeto por meio do iTwin Engage, de maneira tão atraente, é fantástica. Quanto maior o envolvimento da equipe no plano, maior a probabilidade de sucesso, pois conseguimos projetar melhorias de um modo mais colaborativo.”

O iTwin Engage estará disponível de forma limitada até o final de 2025.

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Sobre a Bentley Systems

Em todo o mundo, profissionais de infraestrutura confiam no software da Bentley Systems para ajudá-los a projetar, construir e operar infraestruturas mais eficientes e resilientes para transporte, saneamento, energia, cidades e muito mais. Fundada em 1984 por engenheiros e para engenheiros, a Bentley é a parceira preferencial de empresas de engenharia e operadores-proprietários em todo o mundo, com software que abrange disciplinas de engenharia, setores da indústria e todas as fases do ciclo de vida da infraestrutura. Por meio de nossas soluções de gêmeos digitais, ajudamos profissionais de infraestrutura a extrair o máximo valor de seus dados para transformar a gestão de projetos e o desempenho dos ativos.

© 2025 Bentley Systems, Incorporated. Bentley, o logotipo da Bentley, Cesium, Cesium ion, 3D Tiles, iTwin, Bentley Infrastructure Cloud, MicroStation, Bentley Open Applications, iTwin Capture e iTwin Engage são marcas comerciais ou marcas de serviços registradas ou não registradas da Bentley Systems, Incorporated ou de uma de suas subsidiárias integrais, diretas ou indiretas.

Contato:
Para obter mais informações, entre em contato:

Imprensa da Bentley: Chris Phillips, PR@news.bentley.com

Investidores da Bentley: Eric Boyer, IR@bentley.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Tecban patrocina 1ª edição do Turista Literário na Escola

Tecban patrocina 1ª edição do Turista Literário na Escola
Tecban patrocina 1ª edição do Turista Literário na Escola

A TecBan — empresa de soluções que integram o físico e o digital para tornar o ecossistema financeiro do País mais eficiente e inclusivo — informa que patrocinou a primeira edição do projeto Turista Literário na Escola, realizada no Rio de Janeiro, que teve como objetivo incentivar a leitura entre os estudantes. Idealizado pela empresa Turista Literário, o encontro aconteceu na escola municipal Gonçalves Dias e contou com a participação de 25 alunos entre 13 e 15 anos.

“Na Tecban temos projetos proprietários de incentivo à leitura que convidam os colaboradores a uma reflexão essencial sobre temas que abordam diversidade, respeito e equidade, porque sabemos que a literatura e o desenvolvimento de consciência crítica são fundamentais para o desenvolvimento, inclusive no âmbito profissional. Patrocinar o Turista Literário na Escola é uma forma de transbordar nossas crenças positivas, além de fomentar o hábito da leitura”, afirma Marina Bertollucci, superintendente executiva de Pessoas e ESG na Tecban.

Para marcar a abertura do Turista Literário na Escola, cada aluno participante recebeu um kit sensorial chamado “mala de viagem”, contendo livros e itens que são mencionados nas histórias das obras, com o objetivo de trabalhar cada sentido do corpo.

Nessa primeira edição, eles receberam uma pasta personalizada com dois livros para trabalhar a visão: “Uma rosa no concreto (Angie Thomas) e “No coração da selva” (Ayana Grey), ambos indicados para adolescentes 12+, que abordam histórias centrais sobre identidade e racismo — temas selecionados pela Tecban. Os demais sentidos foram despertados com creme hidratante de rosas e um sabonete de capim-limão (olfato); doces que lembram salada de frutas (paladar); objetos de decoração, como cachepot (tato); e um cartão de embarque com um QR Code, que direciona o aluno para uma playlist em plataforma streaming (audição) e para um ambiente virtual gamificado em formato de mapa, que amplia os conteúdos abordados nos livros.

Como desdobramento das leituras, os estudantes participaram de duas oficinas, sendo uma de escrita criativa e outra de ilustração, além de um bate-papo com profissionais preparados para debater o tema central de forma didática e inclusiva. Para a primeira edição, estiveram presentes na roda de conversa a escritora e palestrante indígena Mayra Sigwalt; o diretor do Megadiverso Instituto Cultural, Francisco Kronemberger; a fundadora e diretora-geral do Turista Literário, Priscilla Sigwalt; a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Gonçalves Dias, Yuli Maia; além de representantes do time de Pessoas e ESG da Tecban, Marina Garcia e Juliana Gabriel.

“O bate-papo foi um sucesso. Reforçamos pontos sobre o hábito de leitura, com sugestões para que os alunos continuem lendo com frequência. Além disso, o fato de a convidada Mayra Sigwalt ser uma escritora jovem e indígena, que faz um trabalho sobre identidade e pertencimento, contribuiu bastante para o engajamento dos alunos, conta Priscilla Sigwalt, diretora-geral do Turista Literário.

Priscilla lembra um dos pontos altos do encontro: “Caminhando para o final do evento, fizemos a seguinte pergunta aos alunos: ‘Os protagonistas dessas histórias encontram motivos para se orgulhar de suas raízes, apesar dos preconceitos que sofrem. E vocês, do que sentem orgulho?’. Muitos alunos, até os que não tinham falado ainda, se sentiram motivados a compartilhar suas respostas: da família, da raiz nordestina, da representatividade indígena, da religião umbanda, da pele negra, entre outros. Estamos muito felizes e animados com a possibilidade de ampliar essa experiência para mais estudantes”.



IA é aplicada por healthtechs para suporte a famílias

IA é aplicada por healthtechs para suporte a famílias
IA é aplicada por healthtechs para suporte a famílias

Healthtechs são empresas de tecnologia da informação que desenvolvem softwares e plataformas digitais aplicados à saúde. No Brasil, a Associação Brasileira de Startups de Saúde e Healthtechs (ABSS) busca fomentar a cultura de uso de tecnologia em saúde e tornar o país um dos maiores polos de inovação no setor.

Um levantamento da entidade, divulgado pelo portal Startups, aponta que o Brasil concentra 64,8% das startups de saúde na América Latina, totalizando 602 healthtechs ativas, e que o uso de inteligência artificial (IA) no segmento cresceu de 14% para 20% em dois anos. Em 2024, o setor recebeu R$ 799 milhões em investimentos.

A Dra. Juliana Reges, médica, pediatra e fundadora da healthtech KidZenith, explica que a startup voltada à saúde infantil utiliza IA para transformar dados em insights práticos para o dia a dia das famílias e apoiar os pais na jornada da parentalidade.

“A IA ajuda a monitorar padrões de sono, alimentação e crescimento, oferecendo orientações personalizadas e preventivas, no entanto, a tecnologia não substitui o toque humano, mas potencializa o cuidado. Os pais recebem informações confiáveis e contextualizadas, que podem ser discutidas com pediatras e outros especialistas”, revela a fundadora.

Criação da KidZenith

A criação da KidZenith foi inspirada pela experiência de maternidade da pediatra. Segundo ela, a percepção de que o acesso a informações confiáveis e o acompanhamento contínuo da saúde infantil fragmentados, e muitas vezes limitados a consultas pontuais, motivou a fundação da startup.

“Vivenciando a rotina dos meus filhos com boa alimentação e sono de qualidade, percebi que muitas crianças não tinham acesso a hábitos essenciais para o crescimento e desenvolvimento, devido à falta de informação dos pais. Isso me levou a criar uma solução que unisse tecnologia e cuidado humanizado, oferecendo suporte real para pais e cuidadores”, conta a médica.

Reges comenta que, no início, os principais desafios foram equilibrar a visão de cuidado que desejava implementar com a viabilidade tecnológica e financeira do projeto. A especialista ressalta que a KidZenith buscou se diferenciar a partir da combinação de tecnologia avançada, personalização e acompanhamento humanizado.

“A KidZenith nasceu do desejo de transformar a experiência da parentalidade, tornando o cuidado infantil mais seguro, acessível e humanizado, por isso, além de fornecer dados e recomendações confiáveis de forma contínua, sem burocracia, a solução cria uma experiência que alia praticidade, prevenção e acolhimento, uma lacuna que identificamos no mercado”, explica a fundadora.

A ferramenta foi desenvolvida em módulos que atendem aspectos essenciais do cuidado infantil. O NutriAi orienta a alimentação segundo idade, necessidades nutricionais e preferências da criança, promovendo hábitos saudáveis; o SleepAi monitora o sono, sugerindo ajustes para melhorar descanso e rotina familiar; e o GrowthAi acompanha o desenvolvimento físico e cognitivo, alertando sobre marcos importantes e sinais que merecem atenção.

“Juntos, os módulos oferecem um cuidado integral, transformando dados em ações concretas, buscando reduzir a ansiedade e aumentar a segurança dos pais. O modelo preventivo permite que os responsáveis identifiquem sinais precoces, ajustem hábitos e recebam suporte proativo”, acrescenta Reges.

Para a especialista, a abordagem muda a perspectiva da saúde infantil ao colocar a atenção na rotina e no acompanhamento contínuo, e não apenas na reação a problemas. De acordo com a médica, a forma de funcionamento da ferramenta pode fortalecer a relação dos pais com os filhos e promover uma cultura de cuidado consciente e informado.

“Acreditamos que, ao empoderar os pais com informações confiáveis e
acompanhamento contínuo, contribuímos para o desenvolvimento saudável das crianças e para o bem-estar de toda a família. Para nós, cada família é única, e cada interação deve refletir atenção, acolhimento e inovação”, pontua a especialista.

Conforme destaca a pediatra, a empresa tem criado espaços de troca entre famílias e promovido uma rede de suporte e aprendizado contínuo, fortalecendo a comunidade digital da marca, que pretende levar a solução a crianças em outros países.

“A KidZenith está em constante expansão, tanto em funcionalidades quanto em alcance, e os módulos da plataforma serão ampliados para abranger mais áreas do cuidado infantil”, conclui a fundadora.

Para mais informações, basta acessar: kidzenith.com.br/



A Bentley Systems desenvolve a IA para infraestrutura com novos aplicativos e colaboração no setor

(Year in Infrastructure 2025 da Bentley Systems) — A Bentley Systems, Incorporated (Nasdaq: BSY), empresa de software para engenharia de infraestrutura, revelou hoje novos recursos de IA para infraestrutura em sua conferência Year in Infrastructure. A Bentley também anunciou uma iniciativa de inovação conjunta em IA para infraestrutura, convidando empresas de engenharia e proprietários de ativos a colaborar na próxima geração de fluxos de trabalho de IA.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251015260015/pt/

OpenSite+ da Bentley, o primeiro aplicativo de engenharia que utiliza IA generativa para projetos de obras civis, está agora com disponibilidade limitada. Ele entrega projetos até 10 vezes mais rápido sem comprometer a precisão. (Imagem cortesia da Bentley Systems)

OpenSite+ da Bentley, o primeiro aplicativo de engenharia que utiliza IA generativa para projetos de obras civis, está agora com disponibilidade limitada. Ele entrega projetos até 10 vezes mais rápido sem comprometer a precisão. (Imagem cortesia da Bentley Systems)

CEO da Bentley, Nicholas Cumins, comemora: “A IA está pronta para transformar a infraestrutura. Na Bentley, nossa visão é que a IA capacite engenheiros de infraestrutura, não os substitua. Uma IA confiável, construída no contexto de infraestrutura, pode melhorar a produtividade da engenharia e transformar fluxos de trabalho em todos os ciclos de vida de projetos e ativos.”

O uso de IA se expande para toda a infraestrutura

Todos os anos, a Bentley homenageia as principais empresas de infraestrutura com o Going Digital Awards, reconhecendo a excelência em gestão de projetos e desempenho de ativos por meio da inovação digital. Este ano, quase um terço das inscrições para o prêmio — e quase a metade dos finalistas — incorporaram a IA em seus projetos.

Isso está de acordo com os resultados de uma pesquisa global com profissionais de infraestrutura divulgada na conferência. Realizada pela Bentley, em colaboração com o escritório de advocacia Pinsent Masons, a empresa de engenharia Mott MacDonald e a consultoria Turner & Townsend, a pesquisa constatou que cerca de metade dos entrevistados está testando a IA ou já a implementou, com planos de expandir o uso em suas empresas. As principais áreas de foco incluem o aumento da produtividade em projeto e engenharia e a automação dos processos de documentação.

Cumins afirma que “o maior desafio para fornecer uma infraestrutura melhor e mais resiliente é a capacidade de engenharia. A realidade é que simplesmente não há engenheiros suficientes no mundo para fazer todo o trabalho que precisa ser feito. A IA promete uma mudança radical na produtividade que pode ajudar a fechar essa lacuna de capacidade.”

IA implementada em todo o portfólio de produtos da Bentley

Na conferência do ano passado, a Bentley apresentou o OpenSite+ para projetos de obras civis, o primeiro de uma série de novos aplicativos com tecnologia de IA. Hoje, a Bentley revelou outros aplicativos de última geração para projetos de subestação e gestão de construção que aceleram a adoção da IA em toda a gestão de projetos.

Francois Valois, Senior Vice President do Bentley Open Applications, explica: “Estamos criando uma nova geração de aplicativos de infraestrutura baseados em gêmeos digitais, com tecnologia de IA e totalmente conectados ao Bentley Infrastructure Cloud. Eles mostram o que é possível quando a IA é criada para fluxos de trabalho de infraestrutura reais e adaptada às necessidades dos engenheiros.”

Com o Bentley Copilot, um assistente de IA com reconhecimento de contexto que orienta os usuários ao longo dos fluxos de trabalho, exibe documentos relevantes e pode fazer alterações em modelos, a nova geração de aplicativos centrados em dados inclui:

  • Projeto de obras civis: o OpenSite+, o primeiro aplicativo de engenharia que utiliza IA generativa para projetos de obras civis, está agora com disponibilidade limitada. Ele entrega projetos até 10 vezes mais rápido sem comprometer a precisão.

    “O OpenSite+ abrirá muitas portas para que possamos avançar mais rápido, obter melhores respostas e realmente sermos melhores engenheiros”, aponta Brianne Belschner, Model-Based Design Lead da VHB, que contribuiu para o desenvolvimento do OpenSite+ por meio de um programa de acesso antecipado.

  • Projeto de subestação: o OpenUtilities Substation+ é um novo aplicativo que traz recursos de gêmeo digital e tecnologia de IA para projetos de subestação. Ao repensar como a subestação pode ser projetada colaborativamente, ele ajuda a resolver uma das maiores fontes de frustração dos projetistas, permitindo que vários usuários trabalhem simultaneamente no mesmo modelo, reduzindo erros e retrabalho durante a construção. O OpenUtilities Substation+ estará disponível em novembro por meio de um programa de acesso antecipado.
  • Gestão da construção: o SYNCHRO+, parte do Bentley Infrastructure Cloud, é um aplicativo de construção de última geração com tecnologia de IA, que redefine a modelagem em 4D tradicional. Ao migrar para um fluxo de trabalho centrado em dados, o SYNCHRO+ agiliza o planejamento e a coordenação da construção. Ele integra o Cesium para gerar um contexto geoespacial rico e utiliza a IA para explorar sequências de construção com mais profundidade, velocidade e insights práticos. O SYNCHRO+ estará disponível para acesso antecipado em dezembro de 2025.

Os aprimoramentos de IA também estão chegando aos aplicativos de engenharia existentes da Bentley, começando com o OpenRoads Designer e o OpenRail Designer para projetos de estradas e ferrovias baseados em modelos. Um novo agente de IA que automatiza um dos aspectos mais demorados do projeto — a anotação de desenhos — estará disponível em novembro de 2025. O Bentley Copilot será integrado a ambos os produtos no início de 2026.

A Bentley também anunciou novos recursos de busca com tecnologia de IA no ProjectWise, parte do Bentley Infrastructure Cloud, projetados para reduzir significativamente o tempo gasto pelos usuários na busca de informações. Com uma interface simplificada e intuitiva e recursos de busca contextualizados por IA, os usuários recebem resumos instantâneos e concisos gerados pela IA, sem a necessidade de abrir arquivos ou alternar entre aplicativos. Essas melhorias proporcionam um aumento de produtividade em todo o fluxo de trabalho do projeto. Os recursos de IA do ProjectWise estarão disponíveis para acesso antecipado em dezembro de 2025, com disponibilidade geral prevista para 2026.

Compromisso com a gestão de dados

Embora os novos recursos de busca com tecnologia de IA do ProjectWise prometam ganhos significativos de produtividade, a Bentley reconhece que a inovação deve ser alicerçada em uma base de confiança. À medida que os usuários confiam no Bentley Infrastructure Cloud para gerenciar seus arquivos e dados de engenharia, a Bentley permanece firmemente comprometida com a gestão de dados.

Cumins reafirmou esse compromisso de longa data, apresentado pela primeira vez na conferência Year in Infrastructure de 2023, enfatizando que o respeitoàpropriedade intelectual é fundamental para a abordagem da BentleyàIA para infraestrutura. “Nossos usuários têm controle sobre seus dados. Eles decidem se esses dados serão usados para treinamento de IA e em que medida”, enfatiza Cumins. “Os dados dos nossos usuários pertencem a eles — sempre.”

Para manter esse princípio, a Bentley implementou uma governança rigorosa em relação ao treinamento de modelos de IA. Somente dados explicitamente licenciados ou adquiridos para essa finalidade são usados — incluindo contribuições de contas que concordaram em fornecer dados para o benefício da comunidade mais ampla de usuários da Bentley. Os usuários também têm a opção de ajustar os modelos de IA da Bentley com seus próprios dados, para uso exclusivo em suas empresas.

Para dar ainda mais suporteàtransparência, a Bentley introduziu o Data Agreement Registry, um sistema de auditoria que garante visibilidade sobre como os dados foram usados para treinar modelos de IA da Bentley.

Transformação do futuro da infraestrutura com IA confiável

Com as empresas de engenharia buscando cada vez mais adotar aplicativos de IA de infraestrutura confiáveis — e treinar e implantar seus próprios modelos de IA com o software Bentley — a Bentley oferece o contexto necessário para uma IA confiável.

Cumins destaca que “engenheiros de infraestrutura trabalham em uma profissão criativa, mas onde a precisão não é negociável e as consequências são reais. É por isso que a IA para infraestrutura deve ser baseada no contexto do mundo real.”

As empresas de infraestrutura estão aproveitando o software Bentley para garantir que seus modelos de IA sejam informados pelo contexto certo, aproveitando seus dados de projetos anteriores no Bentley Infrastructure Cloud, insights de subsuperfície do Seequent e a lógica de engenharia e os princípios físicos incorporados no Bentley Open Applications.

Cumins observou o crescente número e a diversidade de inscrições para o Going Digital Awards que usaram os aplicativos da Bentley para aprimorar seus próprios agentes de IA.

“O que é impressionante é a diversidade desses casos de uso de IA. A IA está surgindo em projetos, construções e operações, afetando todas as fases do ciclo de vida da infraestrutura. E os resultados vão muito além da economia de tempo; eles estão usando IA não apenas para automatizar, mas para otimizar decisões e resultados de maneiras que não eram possíveis antes”, afirma Cumins.

Ele citou um projeto de energia geotérmica na Turquia que usou IA e recursos de simulação acelerada por GPU de um aplicativo da Seequent para comprimir um cronograma de desenvolvimento de cinco anos em um ano, reduzindo custos em mais de 75%. Os engenheiros avaliaram mais de 10 milhões de cenários em dias em vez de anos e executaram 3.000 simulações em horas em vez de dias, estabelecendo um novo padrão de velocidade e precisão.

Iniciativa de inovação conjunta em IA para infraestrutura

“Por mais de 40 anos, ajudamos profissionais de infraestrutura e empresas a se tornarem mais produtivos por meio do nosso software. Acolhemos com satisfação os usos criativos que nossos usuários já estão fazendo da IA com nossos produtos — e acreditamos que isso é apenas o começo”, celebra Cumins.

Para lidar com essa mudança em parceria com os usuários, a Bentley anunciou a Iniciativa de inovação conjunta em IA para infraestrutura, visando colaborar com empresas de engenharia e proprietários de ativos na próxima geração de fluxos de trabalho aprimorados por IA. A iniciativa de inovação conjunta, aberta a usuários da Bentley, examinará como as APIs da Bentley podem evoluir para oferecer um melhor suporte a casos de uso de IA e explorar novos modelos comerciais que reflitam o equilíbrio em evolução entre o trabalho orientado por IA e o trabalho conduzido por humanos.

Cumins afirma que “Este é um momento crucial. A oportunidade de moldar o futuro da infraestrutura está diante de nós — e estamos extremamente animados em colaborar com nossos usuários dessa nova forma”.

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Sobre a Bentley Systems

Em todo o mundo, profissionais de infraestrutura confiam no software da Bentley Systems para ajudá-los a projetar, construir e operar infraestruturas mais eficientes e resilientes para transporte, saneamento, energia, cidades e muito mais. Fundada em 1984 por engenheiros e para engenheiros, a Bentley é a parceira preferencial de empresas de engenharia e operadores-proprietários em todo o mundo, com software que abrange disciplinas de engenharia, setores da indústria e todas as fases do ciclo de vida da infraestrutura. Por meio de nossas soluções de gêmeos digitais, ajudamos profissionais de infraestrutura a extrair o máximo valor de seus dados para transformar a gestão de projetos e o desempenho dos ativos.

© 2025 Bentley Systems, Incorporated. Bentley, o logotipo da Bentley, Bentley Infrastructure Cloud, Bentley Open Applications, OpenSite, OpenUtilities, SYNCHRO, OpenRoads, OpenRail, OpenSite+, OpenRoads Designer, OpenRail Designer, OpenUtilities Substation+, SYNCHRO+, Seequent, Cesium e ProjectWise são marcas registradas ou não registradas ou marcas de serviços da Bentley Systems, Incorporated ou de uma de suas subsidiárias integrais diretas ou indiretas.

Contato:
Para obter mais informações, entre em contato:

Imprensa da Bentley: Chris Phillips, PR@news.bentley.com

Investidores da Bentley: Eric Boyer, IR@bentley.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Bentley Systems anuncia o Bentley Infrastructure Cloud Connect

(Year in Infrastructure 2025 da Bentley Systems) — A Bentley Systems, Incorporated (Nasdaq: BSY), empresa de software de engenharia de infraestrutura, anunciou hoje o Bentley Infrastructure Cloud Connect, a nova camada fundamental do Bentley Infrastructure Cloud. O Connect oferece um ambiente de dados conectado e uma experiência unificada para profissionais de infraestrutura que interagem com dados de projetos e ativos, aprimorando a colaboração em todo o ciclo de vida da infraestrutura e na cadeia de valor.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251015887909/pt/

a Bentley Systems anunciou o Bentley Infrastructure Cloud Connect, que oferece uma base confiável para conectar dados e pessoas em todo o ciclo de vida da infraestrutura e na cadeia de valor. (Imagem cortesia da Bentley Systems)

a Bentley Systems anunciou o Bentley Infrastructure Cloud Connect, que oferece uma base confiável para conectar dados e pessoas em todo o ciclo de vida da infraestrutura e na cadeia de valor. (Imagem cortesia da Bentley Systems)

Julien Moutte, Chief Technology Officer da Bentley Systems, destaca: “Os dados de infraestrutura estão em todos os lugares — em modelos, PDFs, formulários de inspeção, fotos, sensores de IoT e muito mais — e raramente estão conectados. Isso muda com o Bentley Infrastructure Cloud Connect. Profissionais de infraestrutura podem acessar e gerenciar todos os dados de projetos e ativos em um só lugar, totalmente contextualizados e conectados, desde o projeto até a construção e as operações.”

O Connect permite que os usuários explorem uma visão geral de todo o seu portfólio em contexto geoespacial completo, aprofundem-se nos detalhes do projeto e dos ativos, colaborem, acompanhem o progresso e identifiquem problemas — tudo em um único ambiente.

Andy Kaiyala, Vice President de Digital Construction Management (DCM) da WSB, uma das primeiras a adotar a solução, reforça: “O ambiente unificado do Bentley Infrastructure Cloud ajuda nossas partes interessadas em projetos a compreender de forma rápida e clara o impacto das decisões de projeto durante as revisões de construtibilidade. Com visualizações selecionadas de 72 projetos agora acessíveis a mais de 900 partes interessadas externas de 86 organizações, isso se tornou um diferencial importante para nós, ajudando equipes de projeto a evitar erros dispendiosos e economizar milhões em possíveis retrabalhos.”

O Connect oferece um ambiente seguro, aberto e dimensionável para empresas de serviços de engenharia, construtoras e proprietários-operadores armazenarem e gerenciarem arquivos e dados de infraestrutura. Ele aproveita a plataforma iTwin da Bentley para ingerir dados de mais de 50 formatos de arquivo distintos e se integrar a uma variedade de sistemas empresariais, unificando dados de engenharia, operacionais, empresariais, geoespaciais e de subsuperfície em gêmeos digitais de ativos existentes ou planejados, dentro de todo o seu contexto construído e natural.

Com o Connect, a colaboração é totalmente integrada em todos os ecossistemas de infraestrutura. Os usuários conseguem visualizar e compartilhar arquivos e dados de infraestrutura, coletar feedback e marcações e gerenciar entregas e correspondências com clientes, fornecedores e outras partes interessadas em sua cadeia de valor. Ele oferece suporteàcolaboração tradicional baseada em arquivos e, ao mesmo tempo, permite fluxos de trabalho mais integrados e centrados em dados.

O Connect também oferece uma experiência na web unificada para visualizar dados de infraestrutura em contexto geoespacial completo, com tecnologia dos recursos geoespaciais Cesium 3D da Bentley. Um aplicativo para dispositivos móveis dedicado permite que os usuários permaneçam conectados aos fluxos de trabalho de projetos ou manutenção, onde quer que estejam.

O Connect é o novo ponto de entrada para o Bentley Infrastructure Cloud. Os usuários podem usar o ProjectWise para acessar fluxos de trabalho avançados de projeto e construção, e o AssetWise para operações adicionais de ativos e fluxos de trabalho de manutenção. O Connect estará disponível ao público em geral em dezembro de 2025.

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Sobre a Bentley Systems

Em todo o mundo, profissionais de infraestrutura confiam no software da Bentley Systems para ajudá-los a projetar, construir e operar infraestruturas mais eficientes e resilientes para transporte, saneamento, energia, cidades e muito mais. Fundada em 1984 por engenheiros e para engenheiros, a Bentley é a parceira preferencial de empresas de engenharia e operadores-proprietários em todo o mundo, com software que abrange disciplinas de engenharia, setores da indústria e todas as fases do ciclo de vida da infraestrutura. Por meio de nossas soluções de gêmeos digitais, ajudamos profissionais de infraestrutura a extrair o máximo valor de seus dados para transformar a gestão de projetos e o desempenho dos ativos.

© 2025 Bentley Systems, Incorporated. Bentley, o logotipo da Bentley, iTwin, Bentley Infrastructure Cloud, Bentley Infrastructure Cloud Connect, Cesium, ProjectWise e AssetWise são marcas registradas ou não, ou marcas de serviços da Bentley Systems, Incorporated ou de uma de suas filiais integrais diretas ou indiretas.

Contato:
Para obter mais informações, entre em contato:

Imprensa da Bentley: Chris Phillips, PR@news.bentley.com

Investidores da Bentley: Eric Boyer, IR@bentley.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Ensino superior se reinventa com mudanças do mercado atual

Ensino superior se reinventa com mudanças do mercado atual
Ensino superior se reinventa com mudanças do mercado atual

A adaptação ao novo cenário profissional se tornou urgente: setores ligados à tecnologia, educação, saúde e serviços financeiros estão passando por mudanças rápidas, nas quais processos automatizados aumentam a eficiência e exigem habilidades analíticas, criativas e de gestão. Universidades e instituições de ensino, como a UniFECAF, têm investido em metodologias ativas, programas de EaD e projetos práticos, garantindo que os estudantes possam conciliar teoria e prática e se manter competitivos no mercado atual.

O novo cenário do mercado de trabalho

O ensino superior tem papel central nessa transformação. Antes vistas apenas como espaços de formação acadêmica, as instituições passaram a adotar metodologias híbridas, ensino a distância e práticas baseadas em dados, preparando profissionais mais alinhados às exigências do mercado contemporâneo.

De acordo com o Censo da Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Brasil atingiu a marca de 10 milhões de estudantes matriculados em cursos de graduação. O levantamento revela uma mudança significativa no perfil do ensino superior brasileiro: mais da metade dos alunos (50,7%) está inscrita em cursos na modalidade Educação a Distância (EaD), que registrou crescimento de 5,6% entre 2023 e 2024.

O avanço reflete não apenas o amadurecimento do modelo educacional, mas também a busca por formações mais acessíveis, flexíveis e alinhadas às novas dinâmicas do mercado de trabalho. A expansão do EaD evidencia como a tecnologia se consolidou como aliada da educação, permitindo que um número crescente de estudantes concilie os estudos com atividades profissionais. Conforme afirma Osvaldo Jr., coordenador dos cursos de tecnologia da UniFECAF: "programas de EaD bem estruturados permitem que o aluno desenvolva competências práticas e teóricas simultaneamente, preparando-o para os desafios do mercado de trabalho".

O ensino superior como motor de empregabilidade

A discussão sobre a preparação dos alunos para esse novo cenário foi destaque na Feira Nacional do Ensino Superior (FNESP), organizada pelo Semesp, entidade representativa do ensino superior privado no Brasil. O encontro, realizado em setembro, reuniu gestores e especialistas para debater os desafios e oportunidades do setor.

Durante o painel sobre empregabilidade, o CEO da UniFECAF, Marcel Gama, apresentou o modelo da instituição como exemplo de integração entre ensino e mercado: "Nossas graduações seguem todas as Diretrizes Curriculares Nacionais, mas com uma linha hands-on. Desde o primeiro dia, o aluno resolve casos reais de empresas. Nossos professores vêm do mercado e mantemos parcerias com grandes companhias, o que abre portas para os estudantes".

A UniFECAF também investe em cursos voltados à inteligência artificial e novas tecnologias, além de adotar metodologias que unem ensino e entretenimento (edutainment).

Estudantes ilustram os resultados desse modelo: Yasmin, do curso de Gestão Financeira, conquistou vaga em uma grande empresa; Samantha, de Administração, foi selecionada para estágio em uma multinacional da área de saúde e agricultura; e Luan, também de Administração, ingressou na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, ainda no terceiro semestre.

Além disso, muitas instituições adotam modelos de internacionalização e inovação, como programas de intercâmbio acadêmico e parcerias com universidades no exterior.

Tecnologia, inovação e o novo perfil profissional

A revolução digital impacta não apenas os conteúdos, mas também as formas de ensinar e aprender. Estratégias como sala de aula invertida (flipped classroom), learning analytics e simulações virtuais tornam o aprendizado mais dinâmico e próximo das realidades corporativas. Segundo Marcel Gama, CEO da UniFECAF: "Nosso objetivo é integrar tecnologia e metodologia pedagógica de forma que os alunos desenvolvam competências práticas e estejam preparados para os desafios do mercado de trabalho, enquanto aprendem de maneira envolvente e aplicada ao dia a dia profissional".

Ferramentas de inteligência artificial, realidade aumentada e plataformas gamificadas transformam o ambiente acadêmico, oferecendo experiências personalizadas e interativas. Conforme explica o coordenador Osvaldo Jr.: "Ao integrar essas ferramentas ao currículo, conseguimos simular situações reais de mercado, permitindo que os alunos pratiquem a tomada de decisão e desenvolvam competências práticas desde a graduação, aumentando sua preparação para o mundo corporativo".

Perspectivas e inovação

No encerramento do debate na FNESP, o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, destacou a importância da qualidade do ensino: "As instituições de ensino superior devem se preocupar com a jornada acadêmica e a qualidade do ensino, lembrando que um ensino sério faz diferença na formação dos alunos".

Instituições de ensino superior que compreendem essa dinâmica e ajustam seus programas às novas demandas desempenham papel central na transformação do mercado de trabalho. Segundo Diego Braga, Head de Carreiras da UniFECAF: "Nossa missão é preparar os alunos para se manterem competitivos em um mercado em constante evolução, oferecendo orientação, mentorias e experiências práticas que conectam o aprendizado acadêmico às necessidades reais das empresas".

"O cenário atual evidencia que a transformação digital e a evolução das metodologias de ensino não são apenas tendências, mas requisitos para a formação de profissionais capacitados. A adaptação contínua das instituições de ensino, aliada ao desenvolvimento de competências práticas e ao acompanhamento das demandas do mercado, se mostra essencial para garantir que os estudantes estejam preparados para os desafios e oportunidades da economia contemporânea", afirma Marcel Gama.



Paracatu-MG sediará II Seminário de Economia da Cultura

Paracatu-MG sediará II Seminário de Economia da Cultura
Paracatu-MG sediará II Seminário de Economia da Cultura

A cidade de Paracutu, localizada no noroeste de Minas Gerais, terá uma programação movimentada no setor de cultura, entre os dias 3 e 5 de novembro deste ano. O município receberá o II Seminário de Economia da Cultura. Com o tema “A Cultura e os Desafios do Século XXI”, o evento, que tem entrada gratuita, é uma iniciativa da sociedade civil e a realização acontece por meio da Guiastur, com apoio de instituições locais e regionais.

O Seminário reunirá pesquisadores, gestores, artistas, produtores culturais e representantes de instituições públicas e privadas para três dias de muita discussão e reflexão sobre o tema. A programação inclui palestras, painéis, encontros temáticos, demonstrações culturais e degustações de produtos locais, destacando experiências que conectam cultura, economia e território.

Segundo a integrante da comissão de curadoria, Christiane Santos, em um tempo em que a Terra pulsa em alerta e o humano caminha entre algoritmos e tempestades, o II Seminário de Economia da Cultura de Paracatu propõe um respiro, um espaço de convergência entre a ancestralidade e a invenção, a oralidade e a inteligência artificial, a ciência, a comunidade e a economia. “O encontro é uma travessia de ideias, afetos e visões de mundo em torno de uma pergunta urgente: como a cultura pode responder aos desafios do século XXI?”, comenta.

Helen Ulhôa, que também faz parte da curadoria do evento, destaca que o seminário convoca mestres e pensadores, empreendedores e poetas, tecnólogos e educadores, para refletir sobre como os saberes populares, as artes e a economia criativa podem oferecer respostas concretas aos impasses contemporâneos. “Diante da emergência climática, da revolução digital e das transformações do trabalho, a cultura deixa de ser ornamento para ocupar seu lugar como ferramenta de reinvenção do presente e de construção de futuros possíveis. Com cultura, há solução. Sem cultura, não há futuro”.

Entre os palestrantes confirmados estão Isaura Botelho, Pesquisadora da área de Políticas Culturais; Fábio Scarano, cientista ambiental e curador do Museu do Amanhã; João Rubens, cofundador do festival HackTown (MG); Jorge Caldeira, escritor e historiador; e Lala Deheinzelin, futurista reconhecida pela ONU. Também participam Marcos Alves (Sebrae), Nayara Azevedo (Sebrae/MG), Regina Amorim (Sebrae/PB), Luiz de Castro (Mercado Novo – BH),  e Simone Catalan, consultora em sustentabilidade e economia circular.

O seminário propõe discutir como os saberes culturais, as artes e a economia criativa podem contribuir para enfrentar as transformações sociais, ambientais e tecnológicas em curso. A programação também destaca iniciativas locais, como Cooperfrutas, COPABASE e a Escola EFAN, exemplos de articulação entre cultura, educação e empreendedorismo comunitário.

 

SERVIÇO

O quê: II Seminário de Economia da Cultura de Paracatu |Tema: A Cultura e os Desafios do Século XXI
Quando: 3 a 5 de novembro de 2024
Onde: Paracatu (MG)
Realização: Sociedade Civil de Paracatu
Patrocínio: Kinross Paracatu
Apoio Institucional: Sebrae Minas – Regional Noroeste e Alto Paranaíba

Entrada gratuita

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira, 3/11 – Políticas Públicas, Economia e Desenvolvimento Territorial

  • 18h00 – Sabores de Paracatu – Degustação de produtos locais
  • 18h30 – Demonstração Técnica: Capoeira
  • 18h45 – Potências do Território: Cooperfrutas– Cooperativismo e renda
  • 19h00 – Palestra: Isaura Botelho – A Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento
  • 19h30 – Painel: Os Caminhos da Cultura e o Desenvolvimento/Paulo Eduardo (Uberlândia), Marcos Alves (Sebrae) e convidado sobre inovação
  • 20h30 – Palestra: Fábio Scarano – Cultura, Ciência e Meio Ambiente como Estratégias de Civilização
  • 21h00 – Debate e encerramento do dia

Terça-feira, 4/11 – Inovação, Tecnologia e Transformações do Trabalho

  • 15h00 – Encontro Temático: HackTown e Inovatur – João Rubens
  • 16h30 – Encontro Temático: Mercado Novo e Feira dos Produtores – Luiz de Castro
  • 18h00 – Sabores de Paracatu – Degustação
  • 18h30 – Demonstração Técnica: Caretada
  • 18h45 – Potências do Território: Escola EFAN – Pedagogia da Alternância
  • 19h00 – Palestra: João Rubens – O Futuro Chegou. E Agora?
  • 19h30 – Painel: Territórios Criativos e Desafios Globais /Nayara Azevedo, Luiz de Castro e Simone Catalan
  • 20h30 – Palestra: Tema a confirmar – A realidade climática: caminho sem volta?
  • 21h00 – Debate e encerramento do dia

Quarta-feira, 5/11 – Regeneração, Sustentabilidade e Reencantamento do Mundo

  • 15h00 – Encontro Temático: Grupontapé de Teatro e professores da rede pública – Katia Lourenço
  • 18h00 – Sabores de Paracatu – Degustação
  • 18h30 – Demonstração Técnica: Lira Paracatuense
  • 18h45 – Potências do Território: COPABASE – Cooperativismo e Sustentabilidade
  • 19h00 – Palestra: Jorge Caldeira – Cultura, Riqueza e Regeneração: Um Projeto para o Brasil
  • 19h45 – Painel: Os Caminhos da Regeneração/Géssica da Silva dos Santos, Victor Hugo Oliveira Dias, Regina Amorim e Isaura Botelho
  • 20h30 – Palestra: Lala Deheinzelin – Entre o Colapso e o Encantamento: O Futuro Está em Nossas Mãos
  • 21h00 – Debate e encerramento do evento



Designa aposta em design instrucional para projetos digitais

Designa aposta em design instrucional para projetos digitais
Designa aposta em design instrucional para projetos digitais

O avanço da educação digital no Brasil tem impulsionado a atuação de empresas especializadas em soluções para ensino remoto e treinamentos corporativos. Segundo dados do Censo da Educação Superior 2024, compartilhados pelo portal G1, o número de matrículas em cursos de educação à distância (EaD) no ensino superior quase quadruplicou nos últimos dez anos.

Esse crescimento também é acompanhado pela expansão das edtechs no país, que lidera o setor na América Latina com 68,93% das 898 startups de educação ativas, de acordo com o levantamento Edtech Report 2024, produzido pelo Distrito e divulgado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Nesse cenário, a Designa atua como parceira em projetos de educação digital, com foco na prestação de serviços em design instrucional (DI). A empresa estrutura equipes multidisciplinares e aplica metodologias próprias para desenvolver experiências de aprendizagem mais eficazes, personalizadas e alinhadas ao perfil dos cursistas.

“Contamos com um time diversificado de designers instrucionais, com profissionais sênior, pleno e júnior, que possuem diferentes experiências em educação digital, da corporativa à acadêmica. Nossa equipe é treinada para pensar desde o planejamento do projeto até a execução e avaliação do que foi entregue”, explica Cíntia Costa, gerente de projetos da empresa.

O design instrucional é adotado como metodologia central em todos os projetos desenvolvidos pela edtech. Segundo Costa, o DI é responsável por planejar, estruturar, organizar e implementar os conteúdos com foco no perfil do cursista. Esse envolvimento desde o início do projeto é considerado essencial para garantir a qualidade da entrega e o engajamento dos participantes.

“Somente quando se tem um processo reflexivo do DI sobre quem é o cursista, como ele acessa, qual tempo ele tem para fazer o curso e quais são os seus objetivos de aprendizagem, podemos criar soluções digitais que realmente fazem sentido e com as quais o estudante se identifique”, afirma.

A personalização das trilhas de aprendizagem é um dos pilares da atuação da Designa. Essa abordagem é aplicada tanto em projetos acadêmicos quanto em treinamentos corporativos, com foco na criação de experiências mais relevantes e eficazes.

Além da execução técnica, a empresa atua como consultora em projetos educacionais digitais, apoiando instituições e empresas na definição de estratégias pedagógicas e tecnológicas. Embora também ofereça capacitação de equipes internas, a organização tem priorizado sua atuação na entrega de soluções completas, com envolvimento direto na concepção e implementação dos cursos e treinamentos.

Com o avanço das tecnologias educacionais, a executiva enxerga oportunidades para inovação, mas também desafios relacionados à aplicabilidade das ferramentas. 

“O mercado é enorme, mas o desafio é sempre inovar, ainda mais com as novas tecnologias que surgem a cada dia. O DI deve estar preparado para apresentar soluções inovadoras, mas principalmente que façam sentido para o cursista”, observa Costa.

A inteligência artificial, por exemplo, é vista como uma aliada no processo de inovação, desde que utilizada com critério. “Não vemos a IA como um desafio, mas como algo que pode nos apoiar nessa inovação. O designer instrucional é aquele profissional que vai também refletir sobre a IA, qual ferramenta faz mais sentido e qual não faz”, conclui.

Para saber mais, basta acessar: https://designadi.com.br/



Agentes de IA aceleram conversões e agilizam atendimento

Agentes de IA aceleram conversões e agilizam atendimento
Agentes de IA aceleram conversões e agilizam atendimento

De acordo com o Chat Commerce Report 2025, o uso de agentes de IA pode proporcionar até 150% de aumento na conversão influenciada, enquanto reduz o tempo médio de resposta dos atendentes humanos de 3 minutos e 32 segundos para apenas 53 segundos. Além disso, estudo da Glassix aponta que chatbots com IA resolvem problemas 18% mais rápido e aumentam a taxa de conversão em 23% em comparação com lojas que não os utilizam.

A adoção de IA no atendimento ao consumidor também é significativa no Brasil. Pesquisa de CX Trends 2025, realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, revelou que 42% dos consumidores brasileiros já tiveram alguma experiência com Inteligência Artificial ao fazer compras on-line. Essa familiaridade indica que os clientes estão cada vez mais receptivos a interações automatizadas, desde que bem estruturadas e personalizadas.

Bruno Brito, CEO da Empreender, empresa desenvolvedora do SAK, aplicativo que conta com agentes de IA no WhatsApp, comenta que "os agentes de IA permitem que lojistas atendam clientes de forma ágil e consistente, mesmo durante picos de tráfego intenso, garantindo que oportunidades de venda não sejam perdidas e mantendo a experiência de compra positiva". Ele ainda ressalta que, com uma base de conhecimento bem organizada, os agentes conseguem fornecer informações precisas e reduzir erros comuns, como datas de entrega equivocadas ou políticas de troca mal interpretadas.

O especialista também destaca que a combinação de respostas rápidas, personalização e disponibilidade contínua são fatores determinantes para que os agentes de IA impactem diretamente as conversões e a fidelização do cliente, tornando-se uma ferramenta estratégica para o e-commerce moderno.



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