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Hitachi Digital Services lança HARC Agents para impulsionar IA de nível empresarial

Hoje, a Hitachi Digital Services revelou a Hitachi Application Reliability Center Agents (HARC Agents), a plataforma corporativa da empresa para IA agêntica confiável. A plataforma combina um ciclo de vida completo de serviços de IA (desde a concepção até a implantação e otimização) para oferecer aos clientes um impulso vital em inovações de missão crítica. Uma demonstração definitiva de automação avançada e cooperação entre seres humanos e IA, a HARC Agents permite que a Hitachi equipe empresas com sistemas de IA complexos e escaláveis ​​em 30% menos tempo do que o normalmente necessário, reduzindo significativamente o tempo de retorno do investimento.

A HARC Agents é composta por quatro recursos principais de IA:

  1. R202.ai: uma estrutura para definir o desenvolvimento e a implantação de cargas de trabalho de IA escaláveis ​​e de nível empresarial de modo confiável, responsável, observável e ideal.
  2. HARC para AI: o Hitachi Application Reliability Center hospeda serviços profissionais e gerenciados que operacionalizam sistemas de IA; garantindo que estejam sempre ativos, confiáveis ​​e com custos otimizados.
  3. Biblioteca de Agentes (novo): uma biblioteca de agentes de IA criados previamente e interconectados que dão início ao desenvolvimento de soluções de IA agêntica mais complexas, além de maximizar as saídas destas soluções.
  4. Sistema de Gerenciamento de Agentes (novo): um único painel que centraliza o controle de todas as plataformas de IA agêntica em um ambiente empresarial; ao simplificar a governança, o monitoramento de desempenho e a conformidade para garantir que as empresas possam aproveitar com confiança o poder da IA ​​em escala.

“Simplificando, a HARC Agents existe para tornar a IA pronta para empresas com rapidez e escala. No implacável ambiente de negócios atual, apenas as empresas que dominam a IA com todo o seu potencial irão sobreviver e prosperar. Soluções genéricas de IA podem parecer atraentes em demonstrações, mas não são desenvolvidas para uso empresarial de missão crítica e irão falhar quando a pressão real for aplicada”, disse Roger Lvin, Diretor Executivo da Hitachi Digital Services. “Muitos parceiros de tecnologia se contentam em executar testes piloto, perseguir manchetes e discutir teorias. A Hitachi se destaca por oferecer IA operacionalizada que expande a nível mundial, protege a empresa, garante a conformidade, mitiga riscos e gera resultados mensuráveis ​​diretamente vinculadosàestratégia de negócios. O futuro pertence àqueles que executam com precisão e propósito, e àqueles que escolhem parceiros que comprovadamente transformam a IA em valor corporativo real.”

As empresas vêm adotando a IA em um ritmo sem precedentes. Segundo a IDC, a projeção é de que os gastos mundiais com tecnologias de IA cheguem a US$ 630 bilhões até 2028 (uma taxa de crescimento anual composta de ± 30%), com a IA agêntica prevista para representar a maioria destes investimentos. Contudo, a empresa de pesquisa Gartner alerta que quase metade dos projetos de IA agêntica provavelmente será concluída antes de entrar em produção no fim de 2027 devido ao custo e complexidade significativos, junto com um retorno incerto do investimento.

O tempo necessário para desenvolver sistemas de IA personalizados de nível empresarial varia drasticamente dependendo do escopo. O processo para a implantação envolve inúmeras etapas intensivas, desde a ideação e a comprovação de princípio até a prototipagem e a produção. O trabalho de engenharia e a supervisão podem ser proibitivos em termos de custo e demorados. Contudo, com as ferramentas comprovadas e adequadas, grande parte disso poderia ser automatizado para aliviar grande parte desta pressão, garantindo um retorno valioso do investimento. É aí que a IA, especificamente a IA agêntica, demonstra ser fundamental.

“Imagine investir dezenas de milhões em um sistema de IA concbido para gerenciar operações sensíveis, apenas para descobrir, um ano depois, que não é confiável, inseguro e não está pronto para produção. As empresas não podem se dar ao luxo de apostar seu futuro em IAs exageradas ou frágeis. Com a HARC Agents, estabelecemos uma base para sistemas agênticos que não são apenas seguros e confiáveis, mas também profundamente integrados aos ambientes de TI e TO. Nosso enfoque garante capacidade de observação em toda a empresa e prontidão operacional desde o primeiro dia, ao transformar inovação em impacto escalável e sustentável”” explicou Premkumar Balasubramanian, Diretor de Tecnologia da Hitachi Digital Services.

Dois novos recursos da HARC Agents garantem acessibilidade eficazàIA empresarial

A nova Biblioteca de Agentes é uma rica coleção de mais de 200 agentes, provenientes de empresas do Grupo Hitachi, em toda a empresa, cada uma oferecendo competências tecnológicas distintas. Os agentes são colocados em prática por engenheiros da Hitachi para desenvolver sistemas de IA mais complexos. Os agentes continuam operando em nome dos clientes quando os mesmos utilizam estes sistemas. Cabe ressaltar que os agentes abrangem seis domínios principais:

  • IA industrial (casos de uso específicos para cada setor)
  • IA de operações
  • IA de engenharia
  • IA analítica
  • IA de segurança
  • IA de nuvem

A Biblioteca de Agentes continuará crescendoàmedida que novos agentes forem gerados para dar suporte às necessidades de projetos de clientes internos e externos.

Ao mesmo tempo, a Hitachi Digital Services também lançou hoje seu Sistema de Gerenciamento de Agentes (AMS). Dentro da estrutura da HARC Agents, o AMS é um nível centralizado de capacidade de observação e controle através de um único “painel de controle” em um conjunto heterogêneo de plataformas agênticas, como Copilot Studio, Google Agentspace, Lyzr, Ema e outras. A visibilidade, a governança e o gerenciamento do ciclo de vida unificados de agentes inteligentes, que oferece o AMS, garantem uma implementação segura, escalável e flexível em ambientes corporativos.

“A Hitachi há muito tempo promove o uso de IA em todos os níveis organizacionais (de executivos a engenheiros de linha de frente), dando suporte a várias aplicações, como análise de riscos de negócios e manutenção preditiva. Isso é possível graças às nossas décadas de experiência no desenvolvimento e operação de sistemas de TI. O profundo conhecimento de domínio incorporado em nossos produtos e sistemas é o que nos permite implementar com sucesso a IA agêntica. A HARC Agents representa um futuro em que a IA não é apenas uma ferramenta, mas uma parceira que amplia as capacidades humanas e ajuda a resolver desafios sociais. Através da inovação digital, a Hitachi está comprometida em agregar valor a todos e chegar a uma sociedade segura, protegida e sustentável – uma sociedade Harmonizada”, disse Jun Abe, Presidente do Conselho da Hitachi Digital Services e Vice-Presidente Executivo da Hitachi, Ltd., Diretor Geral da Divisão de Sistemas e Serviços Digitais.

Para mais informações sobre como a HARC Agents pode beneficiar sua jornada de IA agêntica, acesse www.hitachids.com/service/enterprise-ai.

Sobre a Hitachi Digital Services

A Hitachi Digital Services, uma subsidiária integral da Hitachi, Ltd., é uma integradora mundial de sistemas que impulsiona plataformas de missão crítica com pessoas e tecnologia. Ajudamos empresas a desenvolver, integrar e operar sistemas físicos e digitais com soluções personalizadas em nuvem, dados, IoT e modernização de ERP, com suporte de IA avançada. Ao combinar Tecnologia da Informação e Tecnologia Operacional (TIxTO), impulsionamos eficiência, inovação e crescimento em todos os setores. Com mais de 110 anos de liderança em engenharia e tecnologia do Grupo Hitachi, a Hitachi Digital Services impulsiona plataformas mais inteligentes para um futuro mais seguro e sustentável. Para mais informações sobre a Hitachi Digital Services, acesse o site da empresa em www.hitachids.com.

Sobre a Hitachi, Ltd.

Mediante seu Negócio de Inovação Social (SIB), que reúne TI, TO (Tecnologia Operacional) e produtos, a Hitachi contribui para uma sociedade harmoniosa, onde o meio ambiente, o bem-estar e o crescimento econômico estão em equilíbrio. A Hitachi opera a nível internacional em quatro setores: Sistemas e Serviços Digitais, Energia, Mobilidade e Indústrias Conectivas; e na Unidade de Negócios Estratégica SIB para novos negócios em crescimento. Com a Lumada em seu centro, a Hitachi gera valor a partir da integração de dados, tecnologia e conhecimento especializado para solucionar desafios sociais e de clientes. A receita do ano fiscal de 2024 (concluído em 31 de março de 2025) totalizou 9.783,3 bilhões de ienes, com 618 subsidiárias consolidadas e cerca de 280.000 funcionários em todo o mundo. Acesse nosso site www.hitachi.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Hitachi Digital Services

Patrick Corcoran

Chefe de Capacitação de Mercado e Relações Externas

patrick.corcoran@hitachids.com

Fonte: BUSINESS WIRE



LambdaTest lança o Smart Heal nativo de IA para aumentar a confiabilidade dos testes de automação

LambdaTest, uma plataforma dedicada à engenharia de qualidade com tecnologia GenAI, anunciou hoje o lançamento do AI-Native Smart Heal para testes de automação, uma funcionalidade revolucionária criada para superar um dos desafios mais recorrentes nos testes de aplicativos: falhas de localizador.

Falhas no localizador geralmente levam a roteiros de automação defeituosos e voláteis, resultando em interrupções frequentes nos testes, aumento nos gastos com manutenção e atrasos nos ciclos de desenvolvimento. Com o Smart Heal, a LambdaTest introduz um mecanismo baseado em IA/ML que identifica e se recupera automaticamente de problemas no localizador durante a execução do teste. Isso garante execuções de automação mais suaves e resilientes, mesmo com a evolução das interfaces do usuário.

O Smart Heal captura uma linha de base de execuções de testes bem-sucedidas e utiliza análise de IA para detectar alterações na interface do usuário. Quando não é possível localizar um elemento devido a modificações no DOM ou na interface do usuário, o sistema identifica a correspondência válida mais próxima e repete o procedimento para manter a execução ininterrupta. Se não for possível corrigir um localizador, a IA oferecerá sugestões práticas – independentemente de o teste ser aprovado ou não – para que as equipes possam fortalecer os roteiros mais rapidamente. Todas as ações e insights de correção são registrados com total transparência no painel do LambdaTest.

“As empresas de hoje exigem velocidade e resiliência em seus pipelines de testes”, disse Mayank Bhola, cofundador e chefe de produto da LambdaTest. “O Smart Heal lida diretamente com o antigo problema da fragilidade dos testes, tornando a automação mais adaptável e confiável. Esse recurso possibilita que as equipes se concentrem na inovação, garantindo que seus processos de Integração CI/CD sejam executados com maior estabilidade e eficácia.”

As principais aplicações do Smart Heal incluem o aumento da confiabilidade de CI/CD pela diminuição de erros de compilação instáveis, redução da manutenção manual de roteiros em cenários de interface de usuário em constante transformação e a disponibilização de trilhas de auditoria detalhadas para dar suporteàdepuração eàmelhoria contínua.

O AI Smart Heal reafirma o compromisso da LambdaTest em auxiliar as empresas a agilizarem os ciclos de lançamento com confiança e precisão. Atualmente, este novo recurso se encontra em fase de beta restrito. Empresas que desejam ter acesso antecipado são encorajadas a entrar em contato com a LambdaTest para participar do programa beta.

Para saber mais sobre o AI-Native Smart Heal para testes de automação, visite https://www.lambdatest.com/support/docs/smart-heal-appium/

Sobre a LambdaTest

A LambdaTest é uma plataforma de engenharia de qualidade com tecnologia GenAI que capacita equipes a testarem de modo inteligente, mais eficiente e com entregas mais rápidas. Desenvolvida para ser escalonável, ela oferece uma nuvem de testes integral com mais de 10 mil dispositivos reais e mais de 3.000 navegadores.

Com gerenciamento de testes nativo de IA, servidores MCP e automação baseada em agentes, a LambdaTest suporta Selenium, Appium, Playwright e todas as principais estruturas. Agentes de IA como HyperExecute e KaneAI trazem o poder da IA ​​e da nuvem a seu fluxo de trabalho de testes de software, permitindo testes de automação perfeitos com mais de 120 integrações.

Os agentes da LambdaTest aceleram seus testes em todo o SDLC, desde o planejamento e a criação de testes até a automação, infraestrutura, execução, RCA e relatórios.

Para mais informações, acesse https://lambdatest.com

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Contato:

press@lambdatest.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Andersen Consulting amplia suas capacidades na Ásia-Pacífico com a VDB Loi

A Andersen Consulting ampliou suas capacidades no Camboja, Vietnã e Laos, integrando as competências de consultoria da VDB Loiàsua oferta atual de serviços fiscais e jurídicos. Liderada pelo diretor executivo Jean Loi, que também atua como diretor da Andersen no Camboja e Vietnã, a VDB Loi foi fundada em 2012 como empresa de tributos e direito e é parceira da Andersen Global desde 2021.

Com a adição de sua gama completa de serviços de consultoria, a VDB Loi agora é membro da Andersen Consulting, oferecendo soluções abrangentes em estratégia de negócios, IA, transformação tecnológica e cibersegurança, complementando sua já consolidada plataforma de serviços fiscais e jurídicos.

“Fazemos parte da família Andersen há muitos anos e reconhecemos o valor e a sinergia que essa abordagem multidisciplinar oferece aos nossos clientes”, disse Jean. “No cenário de negócios atual, não basta ser apenas uma empresa de tributos ou apenas uma firma de advocacia, já que um serviço isolado não atende de forma eficaz às necessidades gerais dos clientes. A plataforma global da Andersen eleva o suporte em consultoria para a nova geração, diferenciando-se dos modelos tradicionais de serviços profissionais”.

O presidente global e CEO da Andersen, Mark L. Vorsatz, acrescentou: “a integração da VDB Loi nos permite manter uma vantagem competitiva no mercado. A expertise em consultoria deles complementa nossa presença na região e oferece aos clientes um portfólio multidimensional de serviços, incluindo tributário, jurídico e consultivo. Isso se alinhaànossa visão mais ampla de fornecer um serviço integrado e contínuo em escala global”.

A Andersen Consulting é uma consultoria global que oferece um conjunto completo de serviços abrangendo estratégia corporativa, negócios, tecnologia e transformação de IA, além de soluções para capital humano. A Andersen Consulting integra o modelo multidimensional de serviços da Andersen Global, oferecendo consultoria de nível mundial, além de expertise em tributação, jurídica, avaliação, mobilidade global e consultoria, em uma plataforma global com mais de 20.000 profissionais no mundo todo e presença em mais de 600 locais por meio de suas firmas associadas e colaboradoras. A Andersen Consulting Holdings LP é uma empresa de sociedade limitada que fornece soluções de consultoria por meio de suas firmas associadas e colaboradoras ao redor do mundo.

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Contato:

mediainquiries@Andersen.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Agosto Dourado reforça importância da amamentação como ato de vínculo

Agosto Dourado reforça importância da amamentação como ato de vínculo
Agosto Dourado reforça importância da amamentação como ato de vínculo

O mês de agosto marca a campanha nacional conhecida como Agosto Dourado, criada para conscientizar sobre a importância do aleitamento materno para a saúde e o desenvolvimento infantil. Mais do que um gesto nutricional, amamentar representa acolhimento, segurança e o início de um laço afetivo fundamental para o bem-estar da criança.

A Helper, iniciativa voltada à assessoria de pais, terapeutas e escolas na zona norte de São Paulo, reforça o compromisso com um olhar integral sobre o desenvolvimento infantil. “A amamentação é uma experiência singular, vivida de forma única por cada mãe e cada bebê. Na Helper, valorizamos todas as formas de cuidar e apoiamos as famílias com respeito e acolhimento”, afirma Tati Novaes Diretora da instituição.

De acordo com o Ministério da Saúde, o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade pode reduzir em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis. Além disso, fortalece o sistema imunológico, estimula o desenvolvimento neurológico e promove vínculo afetivo entre mãe e bebê.

Com práticas que unem terapias, contraturno escolar e brincadeiras livres, a Helper acompanha de perto a rotina das famílias e reconhece a importância de valorizar os primeiros vínculos. Durante todo o mês, a instituição promove conteúdos e ações voltadas à escuta ativa e à valorização da maternidade e da primeira infância.

“Celebrar o Agosto Dourado é também reconhecer o cuidado em suas múltiplas formas – sempre com empatia, escuta e apoio às famílias em suas jornadas singulares”, conclui a equipe.



Golpistas usam IA para criar falsas oportunidades de investimentos

Golpistas usam IA para criar falsas oportunidades de investimentos
Golpistas usam IA para criar falsas oportunidades de investimentos

Em um cenário de incertezas econômicas, golpistas têm se aproveitado da pressa e da falta de experiência de muitos usuários para aplicar fraudes de investimento cada vez mais sofisticadas. A ESET alerta para o crescimento expressivo desse tipo de golpe nas redes sociais, agora potencializado pelo uso de inteligência artificial, que permite criar anúncios falsos, vídeos deepfake e mensagens que se passam por pessoas ou instituições legítimas.

Entre o primeiro e o segundo semestre de 2024, a ESET identificou um aumento de 335% nas ameaças associadas ao trojan Nomani, e bloqueou mais de 8.500 domínios relacionados ao golpe. Segundo a empresa, o Nomani direciona vítimas a sites falsos que imitam mídias e marcas legítimas para roubar dados. Com essas informações, golpistas convencem alvos a investir em produtos fraudulentos, contrair empréstimos ou instalar apps maliciosos. No fim, ficam com o dinheiro e os dados, em golpes de “pig butchering”. Essas campanhas, historicamente, se espalham principalmente por anúncios em plataformas como Instagram, Facebook, X (Twitter), YouTube e até WhatsApp e Threads.

Segundo o FBI, os golpes de investimento são há anos a principal fonte de receita para o cibercrime, com prejuízos de quase US$ 6,6 bilhões reportados apenas em um ano, valor muito acima de outras fraudes digitais, como o comprometimento de e-mails corporativos.

Um exemplo recente ocorreu em junho de 2025, quando anúncios no Instagram se passavam por bancos tradicionais, oferecendo oportunidades de investimentos com retornos elevados e conduzindo vítimas a páginas falsas para roubar informações. Em outro caso, vídeos deepfake simulavam especialistas financeiros em stories para atrair pessoas a grupos de WhatsApp fraudulentos. Já em 2024, campanhas usaram até mesmo a imagem do jogador de futebol argentino Lionel Messi em vídeos falsos que prometiam retornos irreais em supostas plataformas de investimento.

Para Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina, tem sido mais difícil para a população identificar esses golpes. “Hoje, distinguir um anúncio real de investimento de um falso é um desafio. Com a ajuda da inteligência artificial, os criminosos criam conteúdos cada vez mais convincentes, de vídeos deepfake a sites falsos muito bem elaborados. Por isso, é muito importante desconfiar do fácil, reconhecer sinais de alerta e proteger seus dados pessoais”, afirma.

Camilo destaca ainda que o problema também cresce rapidamente no mercado local e exige atenção redobrada: “No Brasil, temos visto cada vez mais casos de golpes que começam em anúncios nas redes sociais. A promessa de retorno rápido e garantido é um atrativo forte, mas também um grande sinal de alerta. Nossa recomendação é simples: verificar sempre a origem da informação, buscar canais oficiais e nunca compartilhar dados pessoais ou financeiros sem a devida checagem”, reforça.

De acordo com a ESET, os sinais de alerta mais comuns incluem anúncios chamativos que prometem retornos garantidos, uso de celebridades em vídeos ou depoimentos falsos, imagens de baixa qualidade ou sincronização de áudio e vídeo defeituosa, além do senso de urgência para agir rápido. Ainda que pareçam óbvios, esses detalhes passam despercebidos quando a pessoa está em busca de uma solução rápida para aliviar pressões financeiras.



Tuvis promove painel sobre riscos do WhatsApp corporativo

Tuvis promove painel sobre riscos do WhatsApp corporativo
Tuvis promove painel sobre riscos do WhatsApp corporativo

A Tuvis, startup que já atua em quase todos os maiores bancos do Brasil, vai liderar o painel “Como Superar os Riscos de Segurança e Compliance no WhatsApp” durante o Mind The Sec 2025. A discussão, que acontece no dia 18 de setembro, às 15h30, no Palco 4 PT4 Karen Spärck Jones, contará com a participação de grandes líderes de cibersegurança do país.

Com 147 milhões de usuários, o Brasil é o segundo país que mais usa WhatsApp no mundo, e oito em cada dez consumidores preferem se comunicar com empresas pelo aplicativo. Essa popularidade, no entanto, o torna um alvo constante para golpistas. De acordo com a Febraban, o golpe do WhatsApp é o mais comum no Brasil, com riscos que incluem comprometimento da confidencialidade de dados, fraudes, phishing e ataques cibernéticos.

"O WhatsApp é uma ferramenta essencial para o atendimento ao cliente, mas também representa um desafio gigante para a governança das empresas", afirma Deborah P. Wanzo, CEO da Tuvis, que irá moderar o painel. "Queremos mostrar aos participantes como as maiores companhias do país utilizam a tecnologia para superar esses riscos, garantindo a segurança e o compliance sem prejudicar a eficiência da comunicação corporativa", diz.

No debate, painelistas executivos de cibersegurança compartilharão como eles gerenciam a segurança do WhatsApp na prática, oferecendo insights para outras empresas que buscam equilibrar a agilidade de um canal de comunicação com a necessidade de proteção contra fraudes e ataques.



Cajazeiras, no sertão da PB, adota tecnologia 3D nas escolas

Cajazeiras, no sertão da PB, adota tecnologia 3D nas escolas
Cajazeiras, no sertão da PB, adota tecnologia 3D nas escolas

A prefeitura de Cajazeiras (PB), a cerca de 473 quilômetros de João Pessoa, implementou tecnologias educacionais imersivas em 3D nas escolas da rede pública municipal. Com a novidade, os alunos poderão estudar disciplinas como ciências, geografia, história e matemática com o auxílio de recursos tridimensionais interativos.

Por meio de óculos 3D, os estudantes da cidade localizada no sertão paraibano passam a ter acesso a conteúdos visuais de forma imersiva. A entrega dos kits foi feita para quatorze escolas. A primeira a receber a tecnologia foi a Escola José Martins de Oliveira, localizada na comunidade do Sítio Patamuté.

"A adoção da tecnologia 3D representa um avanço no processo de inovação pedagógica. O uso desse recurso permite ampliar o engajamento dos estudantes e proporcionar novas formas de explorar o conhecimento", explicou a secretária de educação de Cajazeiras, Joseane Maciel.

"Na primeira etapa, a iniciativa está sendo implantada na Escola José Martins de Oliveira, CAIC – Antônio Tabosa Rodrigues, Escola Costa e Silva, Escola Carolino de Souza Neto, Escola Matias Duarte Rolim e Escola Cecília Estolano Meireles. Na segunda etapa, entregue agora em Junho, as escolas contempladas são E.M.E.F Manoel Gonçalves, E.M.E.F Joaquim Victor Jurema, E.M.E.F Luciano Cartaxo, E.M.E.F Antônio de Sousa Dias, E.M.E.F Augusto Bernardino, E.M.E.F Galdino Pires, E.M.E.F Vitória Bezerra e E.M.E.F José Antônio Dias", complementa.

De acordo com a prefeita Corrinha Delfino, os professores da rede municipal também participaram de uma capacitação presencial. O objetivo foi garantir o uso adequado dos recursos tecnológicos e estimular práticas pedagógicas baseadas nas possibilidades oferecidas pela tecnologia 3D.

"A iniciativa busca ampliar as possibilidades de mediação pedagógica, oferecendo aos estudantes recursos visuais e interativos que favoreçam a compreensão de conteúdos complexos de forma mais concreta e dinâmica", disse Delfino.

Luiz Fernando Cauduro Junior, diretor da empresa Innova Educação (parceira na execução do projeto), reforçou os benefícios da ação para o ensino. "Os recursos visam potencializar a aprendizagem dos alunos e permitir o trabalho com tecnologias imersivas em sala de aula, algo pioneiro no estado", declarou.

Tecnologia e desigualdade na educação brasileira

O Censo Escolar da Educação Básica 2024 apontou que ainda há disparidades regionais na disponibilidade de tecnologias para o aprendizado escolar. No Sul, por exemplo, 37,9% das escolas de ensino fundamental possuem lousas digitais; a porcentagem cai para 7,9% no Nordeste e 4,5% no Norte.

Essas duas regiões também aparecem nas últimas posições nos índices que avaliam a oferta de computador de mesa para alunos, computador portátil, projetor multimídia, tablet para alunos, entre outros.



Estratégia x Super Velocidade x Confronto — Novo jogo de puzzle competitivo “SHIKA-Q” será lançado mundialmente no outono de 2025

AGNI-FLARE CO., LTD. (Sede: Yokohama, Kanagawa) anunciou hoje que seu novo jogo de puzzle competitivo online, “SHIKA-Q”, será lançado mundialmente (excluindo certas regiões) no outono de 2025 para Nintendo Switch, PlayStation®4 e PlayStation®5.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250828717192/pt/

“SHIKA-Q” Game Title Logo

Logo do jogo “SHIKA-Q”

SHIKA-Q é uma batalha de puzzle online em tempo real, jogada em um tabuleiro 10×10, onde os jogadores conectam blocos para lançar ataques e defesas rápidas. No núcleo da jogabilidade está a música — não apenas como som de fundo, mas faixas vocais originais criadas para simbolizar a batalha, proporcionando uma sensação de imersão inédita.

Principais características

  • Estratégia x Super Velocidade x Confronto

    Batalhas de puzzle em tempo real, onde decisões instantâneas determinam a vitória, semelhante a um jogo de luta.
  • Música no coração da jogabilidade

    Cada batalha é conduzida por faixas vocais originais, elemento central da experiência. As músicas dos personagens aumentam a tensão e a emoção em cada partida.
  • Diversidade musical
  • Modo Desafio (Single-player): 20 músicas que evoluem conforme o jogador sobe de nível.
  • Battle Pass: 10 músicas adicionais inspiradas em personagens, distribuídas em 5 temas sazonais (Padrão & Premium).
  • Personagens & Construção de mundo

    Um elenco de personagens únicos aguarda os jogadores. Alguns serão revelados no primeiro anúncio, com mais detalhes a seguir.
  • Jogos online

    Inclui partidas ranqueadas e sistema de Battle Pass sazonal, garantindo rejogabilidade contínua.

Comentário da equipe de desenvolvimento SHIKA-Q

“Graçasànossa equipe pequena e ágil, conseguimos alcançar um dinamismo visual e musical nunca visto antes. Com SHIKA-Q, nosso objetivo é oferecer aos jogadores de todo o mundo uma fusão de estratégia e imersão — através da música e da jogabilidade.”

Informações de lançamento

  • Título: SHIKA-Q
  • Gênero: Jogo de puzzle competitivo
  • Plataformas: Nintendo Switch / PlayStation®4 / PlayStation®5
  • Data de lançamento: Outono de 2025 (planejado)
  • Preço: A ser anunciado
  • Battle Pass: Padrão / Premium (preço e detalhes a serem anunciados)
  • Regiões: Lançamento mundial simultâneo (excluindo certas áreas)

Observação: O jogo não será lançado na China ou Rússia. Em Taiwan, a disponibilidade depende da Nintendo eShop. A disponibilidade regional também pode variar conforme o status da plataforma.

  • Formato: Apenas download digital

Materiais de imprensa: https://drive.google.com/drive/folders/1ji–_0dcv9iTnd6gnQISXrT4XlpxhiGe

Perfil da empresa

  • AGNI-FLARE CO., LTD.
  • CEO: Takeshi Inaba
  • Sede: Yokohama, Japão
  • Atividade: Planejamento, desenvolvimento e publicação de jogos de vídeo
  • Fundada: 2010

Contato:
AGNI-FLARE PR

E-mail: info@shika-q.com

Site oficial: https://shika-q.com

YouTube: https://youtube.com/@SHIKA-QOFFICIAL-z4m

Discord: https://discord.gg/wnZAxBqd4W

X: https://x.com/SHIKAQ_OFFICIAL

Fonte: BUSINESS WIRE



Listagem da $TON em Exchange: Um Marco para a TON Strategy Company

A TON Strategy Company (Nasdaq: TONX) (a “Empresa”), empresa de tesouraria de ativos digitais comprometida em manter a Toncoin ($TON), celebrou hoje o lançamento da negociação da $TON no Gemini, Robinhood e Zengo. As listagens expandem o acesso a uma das 25 principais criptomoedas por capitalização do mercado.

“O dia de hoje representa um momento importante para o ecossistema da TON, com a $TON agora mais acessível a milhões de investidores através de três plataformas amplamente usadas”, afirmou Manuel Stotz, presidente executivo da TON Strategy Company. “Essas listagens servem como um poderoso indicador do crescente reconhecimento da utilidade e relevância da $TON e reforçam nossa convicção como contribuidora à estabilidade da rede. Espero que o maior acesso à $TON impulsione maior uso, atraia novos usuários e aumente a utilidade da blockchain”.

A $TON é o token nativo da The Open Network (TON), uma blockchain de camada 1 exclusivamente integrada no Telegram, onde potencializa pagamentos, propriedade digital e aplicações descentralizadas em uma plataforma com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês.

“Essas listagens são ainda evidência da adoção cada vez mais ampla do ecossistema, o que, acreditamos, fortalece a proposição de valor da TON Strategy Company como a primeira e maior empresa pública dedicada à $TON”, acrescentou o Sr. Stotz. “Acreditamos que eles mostram que a $TON está solidificando sua posição no mercado generalizado, com maior disponibilidade em plataformas usadas por investidores do dia a dia. É um sinal de crescente confiança na utilidade da rede, de pagamentos a aplicativos e de uma plataforma social de bilhões de usuários”.

A TON Strategy Company se tornou o primeiro veículo de tesouro negociado publicamente, dedicado a $TON, após a conclusão de um investimento privado de $558 milhões. A Empresa executa sua missão de expandir continuamente a exposição da $TON e contribuir para o ecossistema da TON através de alocação disciplinada de capital, capital de balanço permanente e staking da $TON.

As listagens da $TON hoje acompanham os recentes marcos da TON Strategy Company, incluindo:

  • Acúmulo de $780 milhões em ativos de tesouraria1
  • A aprovação e o lançamento de um programa de recompra de ações de até $250 milhões, com a Cantor Fitzgerald & Co. nomeada como agente de recompra
  • A publicação da primeira mensagem do presidente da Empresa, definindo metas que ultrapassam 5% da oferta da TON (em títulos de tesouraria), expandem as receitas de staking e buscam a tokenização das suas próprias ações

“Cada um desses desenvolvimentos sinaliza o crescente momentum da TON Strategy Company”, afirmou Veronika Kapustina, CEO da empresa. “Ao mesmo tempo, as listagens de hoje são um importante marco da $TON, expandindo o acesso e a adoção nas plataformas de aceitação geral, um resultado positivo para todo o ecossistema.”

Sobre a TON Strategy Company

A TON Strategy Company (Nasdaq: TONX) concentra-se na acumulação de Toncoin ($TON) para investimento a longo prazo, seja adquirida através da aplicação de receitas de transações de captação de capital, recompensas de staking ou através de compras no mercado aberto. A empresa tem como objetivo expandir de forma constante a sua reserva de $TON, fazer staking de $TON e apoiar o desenvolvimento de uma economia tokenizada dentro da plataforma de bilhões de usuários do Telegram.

Além disto, a empresa continua operando unidades de negócios legadas, incluindo a MARKET.live, uma plataforma de compras ao vivo de diversos fornecedores, e a LyveCom, uma inovadora em comércio social com tecnologia de IA, a qual permite que marcas e comerciantes ofereçam experiências de compras ao vivo omnicanal em sites, aplicativos e plataformas sociais.

Declarações prospectivas

Este comunicado à imprensa contém declarações prospectivas nos termos da Lei de Reforma de Litígios sobre Títulos Privados de 1995, incluindo declarações relacionadas ao desenvolvimento do ecossistema da TON, o uso da $TON, a estratégia da Empresa e as metas da Empresa. As declarações prospectivas estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais difiram substancialmente, e os resultados reportados não devem ser considerados como uma indicação de desempenho futuro. Fatores importantes que podem afetar os resultados ou desfechos reais incluem, mas não se limitam a: riscos relacionadosàToncoin e ao setor de ativos digitais; a capacidade da Empresa de executar com sucesso seu programa de recompra de ações, sua estratégia mais ampla de alocação de capital e outras iniciativas comerciais; e outros riscos e incertezas estabelecidos no Relatório Anual da Empresa no Formulário 10-K para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2024, no Relatório Trimestral da Empresa no Formulário 10-Q para o trimestre encerrado em 30 de junho de 2025 e nos arquivos subsequentes da Empresa juntoàSEC. Essas declarações prospectivas referem-se apenas à data deste documento, e a Empresa se isenta de qualquer obrigação de atualizar essas declarações prospectivas, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou outros motivos, exceto conforme exigido por lei.


1 Ativos de tesouraria calculados como o total do preço agregado do mercado referente à participação da $TON da Empresa, mais a disponibilidade de caixa da Empresa; o valor de $780 milhões foi calculado em 20 de agosto de 2025, 21h00 (horário do leste), usando o preço da CoinMarketCap para a $TON, de $3,28.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato para a mídia:

ton@sbscomms.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Cognite Lança Nova Versão do Atlas AI para Transformação Digital

Cognite, a líder global em IA industrial, anunciou hoje uma importante versão do Cognite Atlas AI™, a única bancada de trabalho de IA industrial em low-code para potencializar agentes com dados em tempo real de tecnologia operacional (OT), tecnologia da informação (TI) e engenharia prontos para IA. Esse rápido avanço inclui a entrada de novos clientes semanalmente, um testemunho de sua eficácia em impulsionar a transformação digital industrial e gerar valor. A versão mais recente do produto será apresentada em Tóquio, Japão, no dia 10 de setembro na conferência Atlas AI Summit com lotação esgotada com centenas de participantes.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250909591067/pt/

Cognite, the global leader in industrial AI, today announced a major release of Cognite Atlas AI™, the only low-code industrial AI agent workbench to power agents with real-time, AI-ready operational technology (OT), information technology (IT), and engineering data.

Cognite, a líder global em IA industrial, anuncia uma importante versão do Cognite Atlas AI™, o único workbench de IA industrial em low-code para capacitar agentes com dados em tempo real de tecnologia operacional (OT), tecnologia da informação (TI) e engenharia prontos para IA.

“Esta última versão do Cognite Atlas AI é um verdadeiro divisor de águas”, disse Nobuyoshi Hojo, gerente geral do Centro de Tecnologia e Engenharia da Idemitsu Kosan Co., Ltd. “Os agentes de IA estão ampliando nosso impacto e melhorando a segurança, reduzindo o tempo de inatividade das fábricas e desbloqueando novos níveis de inovação em nossas refinarias. Não estamos apenas automatizando tarefas; estamos aproveitando insights confiáveis orientados por IA para melhorar continuamente nossos processos de negócios e gerar valor significativo em toda a organização. Este é um passo decisivo em nossa jornada de transformação digital.”

Uma recente pesquisa da PwC revela uma lacuna significativa entre a exploração da IA e sua adoção em grande escala, com 79% das empresas testando agentes de IA, mas apenas 19% implantando-os em escala. Para ajudar a preencher essa lacuna, esta última versão foi projetada para acelerar e simplificar a implantação de agentes de IA prontos para produção. A nova versão inclui recursos poderosos que permitem às organizações implementar soluções de IA com mais rapidez e confiança. Os principais aprimoramentos incluem:

  • Integração perfeita: automatizar tarefas demoradas integrando agentes diretamente aos aplicativos Cognite existentes para realizar análises da origem do problema, solucionar processos, criar pacotes de trabalho, analisar desempenho e muito mais.
  • Criação simplificada de agentes: criar agentes 10 vezes mais rápido com modelos pré-configurados para analisar dados de séries temporais, gerar pacotes de trabalho, reunir informações de múltiplas fontes de dados, resumir transferências de turno e classificar ordens de serviço.
  • Ferramentas industriais sob medida: acelerar a escalabilidade através da rápida implantação de agentes para consultar o gráfico de conhecimento industrial e encontrar informações relevantes.
  • Operações seguras e controladas: garantir a confiabilidade e confiança por meio de operações de agentes seguras e bem controladas, com controles granulares de acesso de usuários.

“A versão mais recente do Cognite Atlas AI é um grande salto para reduzir a lacuna entre a fase piloto e a produção”, disse Joe Lamming, analista sênior e líder técnico de IA aplicada da Verdantix. “Nossa pesquisa mostra que agentes escaláveis dependem de uma engenharia de contexto extremamente precisa – modelos de domínio que representem fielmente o que é importante, conexões semânticas legíveis por máquinas, alta simultaneidade, acesso controlado a ferramentas e observabilidade detalhada – muito além do que uma simples interface de chat pode fornecer O Atlas AI estende naturalmente a plataforma DataOps da Cognite para automatizar tarefas operacionais comuns em uma bancada de trabalho de low-code, configurável pelo usuário e específica para cada domínio. Vemos tais suítes de produtos como meios para habilitar automações de grau de produção , com supervisão humana, para mais organizações, e não apenas demonstrações para os primeiros usuários”.

“O mundo industrial está em um ponto de inflexão crucial, no qual o verdadeiro valor da IA não está em experimentos isolados, mas em soluções escaláveis e prontas para produção”, disse Chirayu Shah, diretor de produtos da Cognite. “Nossa mais recente versão do Cognite Atlas AI é uma resposta direta a essa necessidade. Estamos capacitando nossos clientes a acelerar sua transformação digital e a desbloquear valor significativo ao tornar os agentes de IA uma parte fundamental de suas operações. Temos clientes em produção com o Atlas AI em diversos setores industriais nas Américas, EMEA e Japão”.

Inscreva-se para participar da Conferência Global de IA Industrial e Dados da Cognite, Impact 2025 e ouvir mais de líderes do setor sobre o Atlas AI e como a IA Agêntica está transformando operações.

Sobre a Cognite

A Cognite faz a IA generativa trabalhar para a indústria. Empresas líderes em energia, fabricação e eletricidade e energias renováveis escolhem a Cognite para oferecer dados seguros, confiáveis e em tempo real, transformando suas operações pesadas em ativos para serem mais seguras, sustentáveis e lucrativas. A Cognite proporciona uma plataforma compatível, segura e escalável que facilita a todos os tomadores de decisão, do campo aos centros de operações remotos, o acesso e a compreensão de dados industriais complexos, a cooperação em tempo real e a construção de um futuro melhor. Acesse nosso site www.cognite.com e siga-nos no LinkedIn e X.

Sobre a Cognite Atlas AI

O Cognite Atlas AI™ desbloqueia todo o potencial dos dados industriais, capacitando as equipes a tomarem decisões mais rápidas e seguras e a acelerarem a eficiência operacional e a inovação em escala. O Cognite Atlas AI inclui uma biblioteca crescente de agentes pré-configurados, um criador de agentes em low-code, ferramentas industriais desenvolvidas sob medida e uma seleção curada de LLMs com benchmarking. Ele também utiliza dados em tempo real de OT, TI e engenharia no Cognite Data Fusion®, garantindo que os agentes entreguem resultados precisos, rastreáveis e confiáveis para fluxos de trabalho industriais.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Assessoria de imprensa:

Michelle Holford

Vice-presidente, RP Global

Michelle.Holford@Cognite.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Costurar para viver, empreender e ter acesso à cultura

Mulheres com dificuldade para conseguir um emprego formal por terem sobrevivido ao câncer, serem mães de filhos com necessidades especiais, ou ainda por morarem em comunidade, serem trans, cadeirantes ou terem deficiência visual parcial. Esse é o público que o Instituto Aflora, uma organização social que apoia e capacita pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, busca atender com seu projeto Entrepontos, oficina de costura que está iniciando cursos nas cidades de São Paulo e Jundiaí, sob o patrocínio do Banco Toyota.

Em São Paulo, o curso tem duas turmas de 15 alunas cada e se realiza na Associação Fernanda Bianchini, no Jabaquara, onde funciona a Cia. Ballet de Cegos. Em Jundiaí, com uma turma de 20 alunas, o curso acontece no Parque da Uva, em parceria com o fundo social da prefeitura.

“Nossa proposta é atuar no fortalecimento de empreendimentos individuais e grupos produtivos relacionados à costura”, observa Cintia Cavalcante, fundadora do Instituto Aflora, e que desde 2015 desenvolve projetos nessa área. “Nossa equipe é composta por ex-alunas que se tornaram professoras, especialistas em costura e modelagem, gestão financeira, educadores e multiplicadores de conhecimento. Tenho orgulho de ter contribuído com a formação de mais de mil alunos”, acrescenta.

O projeto Entrepontos se enquadra na Lei Rouanet de incentivo à cultura. Os dois cursos que acontecem agora em setembro têm 90 horas de duração e terminam em novembro. O conteúdo dos cursos inclui módulo de ensino de confecção de peças de roupa com foco em técnicas para criar e ajustar, módulo sobre técnicas de empreendedorismo para que a aluna consiga gerir seu negócio, e um módulo de figurino de teatro, para estimular a produção de roupas para o tablado e ao mesmo tempo proporcionar às alunas o acesso à cultura. “Além de ensinar a costurar como um meio para ganhar a vida, utilizamos a cultura como uma alavanca para o desenvolvimento socioeconômico”, completa.

Ao final do curso, as alunas participam de um desafio de moda e figurino, onde criam um figurino de personagem a partir de uma peça básica do guarda roupa. E as três primeiras colocadas ganham máquinas de costura. Como desdobramento de sua proposta de capacitação, Cintia explica que o Projeto Entrepontos está começando a desenvolver um movimento de upcycling para reaproveitamento de uniformes e tecidos, visando a sustentabilidade e a possibilidade de, no futuro, oferecer atividades que se enquadrem na lei de sustentabilidade. Paralelamente ao projeto incentivado, a Aflora executou projetos de compensação ambiental, oferecendo, além da capacitação em costura, mentorias para a formação de uma cooperativa de costureiras para atuar no desenvolvimento de mercado local.



Nova fronteira da proteção logística une segurança física e digital

Nova fronteira da proteção logística une segurança física e digital
Nova fronteira da proteção logística une segurança física e digital

A digitalização da cadeia logística trouxe avanços na eficiência do transporte e armazenamento de cargas. No entanto, também elevou a complexidade da segurança, exigindo uma abordagem integrada que una proteção física e cibernética. A Fractal, empresa dedicada à segurança tecnológica, destaca que a interoperabilidade entre sensores, sistemas de rastreamento e plataformas digitais é essencial para mitigar riscos operacionais e proteger ativos.

Com soluções que conectam lacres eletrônicos, inteligência de dados e monitoramento remoto, a Fractal atua para prevenir violações, fraudes e extravios. “A segurança logística do futuro exige convergência. Só é possível garantir integridade da carga com monitoramento contínuo, análise preditiva e respostas rápidas, tanto em nível físico quanto digital”, afirma José Roberto França de Mesquita Filho, executivo da Fractal e especialista em integração tecnológica aplicada à logística.

Entre as tecnologias aplicadas pela empresa estão sensores IoT com alertas automáticos, sistemas de visão embarcada com reconhecimento de anomalias e plataformas que unem dados de campo com sistemas ERP, WMS e TMS das empresas. A combinação permite rastreabilidade fim a fim e oferece visibilidade sobre possíveis vulnerabilidades na operação, desde o armazém até a última milha.

O tema ganhou destaque no setor após a publicação do Relatório de Riscos Cibernéticos 2025 da Allianz Global Corporate & Specialty, que apontou a logística como uma das áreas mais vulneráveis a ataques e falhas integradas entre ambiente físico e digital.

A Fractal defende que a adoção de uma matriz de segurança integrada deve ser prioridade na estratégia de gestão de riscos de empresas que atuam com transporte e armazenagem de alto valor agregado.



Comprar um imóvel nos EUA exige documentação e planejamento, diz especialista

Comprar um imóvel nos EUA exige documentação e planejamento, diz especialista
Comprar um imóvel nos EUA exige documentação e planejamento, diz especialista

Adquirir um imóvel nos Estados Unidos continua sendo uma opção acessível e popular entre brasileiros, mas exige preparação documental e planejamento financeiro. Entre os documentos essenciais estão: passaporte válido, visto (mesmo o de turismo), ITIN (identificação fiscal americana), comprovante de residência e renda — elementos que podem dificultar o acesso ao crédito imobiliário sem assessoria especializada.

Além dos documentos pessoais, é necessário considerar as regras do Banco Central. Remessas para compra de imóvel devem seguir as normas cambiais brasileiras, sendo permitida a utilização de modalidades específicas para “aluguel ou compra de imóvel”, com declaração transparente da remessa e observância do IOF, que atualmente é de 0,38%.

“O processo esbarra justamente na burocracia entre os países. Mesmo sendo permitido, requer cuidado com remessas, prazos de câmbio e comprovação documental para evitar contratempos”, afirma Luis Campos, especialista no atendimento a brasileiros investindo na Flórida.

A sequência ideal inclui: definição do objetivo (morar ou investir), escolha da região, alinhamento prévio com episcopação financeira, proposta por meio de um realtor credenciado, due diligence técnica e legal, e, por fim, fechamento da compra (closing). Consultoria adequada ajuda também a avaliar custos agregados — taxas de cartório, IPTU local (Property Tax) e eventuais tributos sobre renda e ganho de capital, caso ocorra venda futura.

Ressalta-se que brasileiros podem adquirir imóveis nos EUA mesmo sem visto permanente. Porém, a ausência de green card limita opções de financiamento junto a bancos americanos, elevando a necessidade de planejamento cambial.



Máquinas agrícolas lideram o consórcio de veículos pesados

Máquinas agrícolas lideram o consórcio de veículos pesados
Máquinas agrícolas lideram o consórcio de veículos pesados

Nos últimos anos, o segmento de Veículos Pesados do Sistema de Consórcios vem apresentando alterações nos bens objetos das adesões dos planos aos grupos em andamento. Os focos principais dos consorciados que vinham sendo o transporte rodoviário de cargas passaram a ser os equipamentos destinados ao agronegócio.

A tradicional maior presença dos participantes com objetivo de adquirir caminhões, visando renovar ou ampliar suas frotas, que representava aproximadamente dois terços da movimentação total, vem sendo gradativamente substituída de forma crescente por aqueles que desejam comprar máquinas agrícolas, até então com um terço.

Esta inversão de tendência coincide com o forte crescimento do agronegócio, cuja participação no PIB, entre 2017 a 2024, que era inicialmente de 21,6%, saltou para 26,6%, e fechou esse período em 23,2%. Para este ano, a expectativa é chegar próximo aos 30,0%.

As características de planejamento das atividades de agricultura e pecuária contribuem para que a aquisição das máquinas pelo Sistema de Consórcios seja o melhor caminho para o produtor.

Ao se destacar como o segmento com maior evolução na economia nacional, o agro vem batendo recordes de safras e assumindo lideranças mundiais de exportações de vários produtos, além de impulsionar os diversos elos da cadeia produtiva.

Luiz Antonio Barbagallo, economista da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), comenta que “os empresários desse importante setor da economia nacional vem considerando o consórcio como um dos fatores importantes para investimentos na atualização de seus equipamentos, que agregam alta tecnologia e produtividade, e aliadas à economia, traduzem -se em melhores resultados financeiros.”

“O agronegócio, carro chefe do crescimento econômico, tem no consórcio um aliado que une baixo custo mensal e final, prazos longos e várias formas de pagamento. Essas peculiaridades possibilitam mais competitividade nos mercados interno e internacional”, diz Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC.

O setor agrega cada vez mais tecnologia ao investir, via consórcio, em máquinas e implementos agrícolas, agribots ou agrorrobôs, equipamentos como drones, dosadores de precisão, sensores, entre outros. A substituição dos métodos tradicionais promoveu melhor eficiência, manejo e redução de custos, colocando o agronegócio brasileiro entre os mais competitivos do mundo.

Em paralelo ao avanço do agronegócio, em oito anos o desempenho do consórcio de máquinas agrícolas apresentou trajetória ascendente em participantes ativos no segmento de veículos pesados.

Dos 33,8% de participação no total de veículos pesados no ano de 2017, a presença dos consorciados de máquinas agrícolas foi paulatinamente se ampliando até chegar aos 50,8% em 2023, ano em que ultrapassou as cotas ativas de caminhões.

Paralelamente, outros bens pesados como implementos agrícolas e rodoviários, ônibus, embarcações e aviões, que respondiam por 15,1% do total, caíram para 8,3% em 2023.

Rossi complementa destacando que “o consórcio, um sistema de autofinanciamento originalmente brasileiro, criado há mais de sessenta anos, além de ser importante e popular mecanismo de aquisição de bens e serviços, contribui também para o agronegócio, gerando progresso econômico”.

Peculiaridades do consórcio de máquinas agrícolas

Ao considerar os recentes dados divulgados no relatório do Banco Central sobre veículos pesados, é possível estimar que, atualmente, há 51,0% de consorciados de máquinas agrícolas, 41,0% de caminhões e 8% de outros equipamentos.

Desta forma, apoiados nos dados do primeiro semestre deste ano, os pesados, que somaram 898,50 mil participantes ativos, distribuem-se em 458,24 mil participantes de máquinas agrícolas, 351,99 mil de caminhões e 88,27 mil relativos a outros veículos e máquinas pesadas.

O consórcio no agronegócio tem, entre os cotistas, dois terços de pessoas físicas e um terço de pessoas jurídicas, com 90,0% dedicados à produção agrícola e 10,0% à de origem animal.  

Com maior presença nas regiões Sudeste e Sul, embora também em menor número nas outras regiões do país, o consórcio tem, na liberdade e flexibilidade, algumas de suas vantagens, pois os consorciados contemplados podem utilizar seus créditos para a compra de maquinários novos ou seminovos. Os destaques ficam para os tratores, colheitadeiras, semeadoras e preparadoras. No entanto, o autofinanciamento também pode ser utilizado para ampliação de instalações, transportes, serviços e eletroeletrônicos.

Além das características já mencionadas, os baixos custos e a atualização do crédito, somados ao poder de compra à vista, tornam o mecanismo uma ótima opção para os participantes. Face às variedades de culturas e de épocas de semeadura e colheita, tanto na monocultura como na policultura, e ainda nas criações da pecuária, existem diversas formas de pagamento das parcelas dos consórcios:

1 – Pagamentos normais

2 – Pagamentos por safra – pagamentos anuais

3 – Pagamentos por safra – adiantamentos – pagamento trimestral ou semestral, e

4 – Meia parcela (reforço trimestral ou semestral).



Empresa destaca os cuidados com a instalação do aparelho de ar-condicionado

Instalar um ar-condicionado vai muito além de escolher o modelo com potência ideal para o ambiente. É preciso atenção redobrada com relação à segurança e eficiência das instalações elétricas. Mais do que conforto térmico, é fundamental garantir que o aparelho funcione sem riscos de sobrecarga ou acidentes de origem elétrica.

A escolha correta dos fios e cabos elétricos, o perfeito dimensionamento do circuito e seguir as determinações das normas técnicas são essenciais para garantir a eficiente operação do ar-condicionado. Pequenos descuidos podem comprometer não só o desempenho do equipamento, como também a segurança da instalação. 

“A instalação elétrica deve ser planejada para suportar a potência do equipamento e devem ser previstas as medidas de proteção contra os choques elétricos. Isso envolve a utilização de circuito exclusivo, disjuntor compatível, cabos dimensionados corretamente, uso de dispositivos DR e aterramento eficiente, tudo isso conforme as prescrições da norma ABNT NBR 5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão)”, ressalta o professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é consultor técnico da COBRECOM.

O profissional ainda esclarece que a potência do ar-condicionado, junto com a tensão elétrica na qual ele será ligado, determinam qual é a corrente elétrica que circulará pelo circuito.

Segundo Hilton Moreno, alguns erros no projeto e instalação de ar-condicionado incluem: usar cabos de seção nominal inadequada; execução malfeita de conexões entre condutores e de condutores com terminais de dispositivos de proteção e tomadas de corrente; falta ou má execução de aterramento; não utilização de dispositivos DR.

Dimensionamento do circuito elétrico do ar-condicionado

De acordo com Hilton Moreno, qualquer circuito deve ser dimensionado conforme os critérios da NBR 5410 para garantir a segurança das pessoas e do patrimônio e o circuito do ar-condicionado não é diferente.

“O dimensionamento adequado garante que os cabos e o disjuntor suportem a corrente elétrica do aparelho, sem sofrer sobreaquecimento, evitando assim riscos de curto-circuito, incêndio ou queima do equipamento, além de gasto desnecessário de energia elétrica. E, a escolha correta do dispositivo DR e dos componentes do aterramento reduzem significativamente a possibilidade de choques elétricos graves”, esclarece o consultor técnico da COBRECOM.

Tomadas de uso exclusivo

Cada aparelho de ar-condicionado deve ter uma tomada de corrente exclusiva, com dois polos e terra, que será de 10 A ou 20 A (amperes) em função da corrente elétrica do aparelho.

Hilton Moreno adverte que conectar o ar-condicionado junto com outros aparelhos na mesma tomada de corrente usando os chamados benjamins (ou tês), ou usando régua de tomadas, pode causar sobrecarga da tomada ou da régua, aquecimento dos cabos da instalação elétrica e/ou da régua de tomada, resultando em princípios de incêndios.

Escolha dos cabos elétricos 

Os tipos de cabos elétricos que alimentam os aparelhos de ar-condicionado, sejam de janela ou split, devem atender as prescrições da norma NBR 5410 sobre instalações elétricas de baixa tensão. Tais cabos incluem os condutores isolados (cabos 450/750 V) e os cabos unipolares ou multipolares (0,6/1 kV), que devem ser instalados em condutos fechados (eletrodutos, eletrocalhas, entre outros) ou condutos abertos (bandejas, leitos, entre outros).

“O cálculo da seção nominal dos cabos elétricos de um determinado circuito, sejam eles de aparelhos de ar-condicionado ou não, começa pela determinação da chamada “corrente de projeto”, que é função da tensão nominal da instalação à qual o aparelho será ligado (127, 220, 380 V, etc.) e da potência nominal do aparelho. Além dessa corrente, devem ainda ser considerados outros aspectos na determinação da seção nominal, como queda de tensão, sobrecarga e curto-circuito”, explica Hilton Moreno.

Hilton Moreno ainda enfatiza que, quando a seção nominal de um cabo é inferior à seção necessária e o disjuntor que protege esse cabo está corretamente dimensionado, sempre haverá desligamento do disjuntor para evitar que o cabo sofra uma sobrecarga, que poderia resultar em aumento das perdas elétricas (e da conta de luz), além da queima do cabo e possível incêndio.

Cabos PP nunca devem ser usados

Segundo as normas da NBR 5410, o cabo PP com tensão nominal até 750 V (geralmente oferecido na tensão 500 V) e fabricado conforme a norma ABNT NBR 247-5, não é permitido ser utilizado nas instalações fixas, que são aquelas que incluem os quadros elétricos, linhas elétricas, tomadas de corrente, luminárias, entre outros.

Além disso, as características e propriedades físicas, químicas e mecânicas dos cabos PP, são completamente diferentes das dos cabos recomendados para as instalações fixas. Também não possui propriedades antichama, que é um atributo exigido nos cabos mais comuns para uso geral nas instalações elétricas fixas.

“O cabo PP 500 V somente pode ser utilizado quando especificado e incorporado pelo fabricante ao próprio aparelho ou em extensões. Sobre esse tema, observa-se no mercado uma prática que vai contra a NBR 5410, que é a utilização de cabo PP 500 V para a ligação entre a unidade condensadora e a unidade evaporadora dos aparelhos do tipo split”, destaca Moreno.

Instalação do ar-condicionado em imóveis prontos

Hilton Moreno explica que nesses casos, é indispensável avaliar a instalação elétrica existente, pois na maioria dos casos, casas e apartamentos antigos não foram projetados para suportar cargas de aparelhos de ar-condicionado.

“Uma análise técnica prévia evita riscos de sobrecarga na instalação que podem levar a desligamentos frequentes, gasto excessivo de energia e, em situações críticas, até a princípios de incêndio. Também é preciso checar se os componentes estão em bom estado de conservação, sem desgastes e danos visíveis. Além disso, é muito provável que a colocação do ar-condicionado resulte na necessidade de instalação de novo circuito, o que deve ser precedida de projeto adequado”, completa o profissional.



Grupo Amil apresenta Relatório ESG 2024 com foco em pessoas

Grupo Amil apresenta Relatório ESG 2024 com foco em pessoas
Grupo Amil apresenta Relatório ESG 2024 com foco em pessoas

O Grupo Amil divulgou o seu Relatório ESG 2024, marcando um novo momento da companhia. O documento reforça a missão da empresa de “cuidar” e destaca os avanços obtidos nos pilares ambiental, social e de governança, com ênfase na valorização de pessoas, na integridade corporativa e na sustentabilidade do sistema de saúde.

Com 33 mil colaboradores e 5 milhões de clientes, o Grupo Amil encerrou 2024 com números expressivos: foram realizados 89 milhões de procedimentos médicos, 12 milhões de tratamentos odontológicos e 1,27 milhão de atendimentos por telemedicina. A companhia registrou um lucro de R$ 620 milhões no período, com investimentos que somaram R$ 213 milhões, evidenciando uma gestão financeiramente equilibrada e comprometida com a qualidade assistencial.

“Em 2024, simplificamos a estrutura organizacional de comando da empresa e ampliamos a integração dos elos da cadeia de prestação de serviços. Essa ação foi orientada pela busca por processos mais eficientes e por excelência nas soluções em saúde oferecidas aos beneficiários e pacientes”, explica o CEO da Amil, Renato Manso.

Outro destaque foi a criação da marca Rede Total Care para a operação da rede assistencial própria do Grupo Amil. “Expandimos o credenciamento dessas unidades para outras operadoras, autogestões e clientes empresariais. Atualmente, a rede tem 19 hospitais e mais de 70 ambulatórios, unidades avançadas e pronto atendimentos, unidos no propósito de atender melhor a cada dia”, afirma o CEO da Rede Total Care, Anderson Nascimento.

Entre os temas apresentados no relatório está o eixo “Cuidado com as Pessoas e a Sociedade”, que reúne as ações voltadas ao bem-estar dos colaboradores, ao desenvolvimento profissional e à promoção da diversidade. A empresa manteve, pelo sétimo ano consecutivo, o selo Top Employer, além de ter sido reconhecida com o Prêmio de Excelência em Gestão de Pessoas e pela Plataforma Melhor RH. “Trabalhamos para construir um ambiente que promova segurança, inclusão e propósito porque cuidar de quem cuida faz parte da nossa missão”, afirma o vice-presidente de Pessoas e Segurança do Grupo Amil, Ricardo Burgos. 

Ao longo de 2024, o Grupo Amil intensificou programas voltados à saúde mental dos colaboradores, ampliou o suporte com serviços de orientação jurídica e financeira e reforçou suas ações de inclusão por meio de grupos de diálogo e campanhas internas de conscientização sobre equidade de gênero, convívio intergeracional e inclusão das pessoas LGBTQIAPN+.

A experiência do cliente foi fortalecida com a implantação de uma operação de canais integrados, monitoramento em tempo real dos atendimentos e lançamento do novo aplicativo Amil Clientes. Essas melhorias contribuíram para o aumento do índice NPS (Net Promoter Score) e para o reconhecimento externo, como no Prêmio Reclame Aqui, em que a Amil foi bicampeã na categoria Planos de Saúde – Grandes Operações.

O relatório destaca ainda estratégias e práticas de sustentabilidade para a redução e descarte de resíduos e materiais perigosos, além das ações no campo da responsabilidade social, como a doação de insumos médico-hospitalares avaliados em mais de R$ 2 milhões para o estado do Rio Grande do Sul para ajudar as vítimas das enchentes.



Surdez passa a contar para aposentadoria por deficiência

Surdez passa a contar para aposentadoria por deficiência
Surdez passa a contar para aposentadoria por deficiência

A deficiência auditiva é reconhecida em lei no Brasil. O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e a Lei Complementar nº 142/2013 asseguram, no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), regras diferenciadas de aposentadoria à pessoa com deficiência, inclusive àquela com perda auditiva.

"A Lei Complementar nº 142/2013 regulamenta critérios próprios para a aposentadoria da pessoa com deficiência. Quando a deficiência auditiva é comprovada, aplicam-se requisitos de tempo e cálculo distintos das regras gerais", afirma Robson Gonçalves, advogado previdenciarista.

Duas formas de aposentadoria da pessoa com deficiência por surdez

A Lei Complementar nº 142/2013 prevê duas formas de aposentadoria específicas para pessoas com deficiência auditiva:

1. Aposentadoria por idade da pessoa com deficiência

Exige a comprovação de, no mínimo, 15 anos de contribuição na condição de pessoa com deficiência, além da idade mínima de 60 anos (homem) ou 55 anos (mulher) e carência de 180 contribuições.

A avaliação é biopsicossocial, por equipe multiprofissional e interdisciplinar do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O cálculo da aposentadoria corresponde a 70% da média dos salários de contribuição, acrescida de 1% por grupo de 12 contribuições (até o limite de 30%), podendo alcançar 100% da média, conforme o artigo 8º, inciso II, da Lei Complementar nº 142/2013.

2. Aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência

O tempo mínimo varia conforme o grau da deficiência, conforme Lei Complementar nº 142/2013:

Deficiência leve: 33 anos para homens e 28 anos para mulheres.

Deficiência moderada: 29 anos para homens e 24 anos para mulheres.

Deficiência grave: 25 anos para homens e 20 anos para mulheres.

Na aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência, o valor do benefício corresponde a 100% da média dos salários de contribuição, com aplicação do fator previdenciário apenas se resultar em valor mais vantajoso, conforme o artigo 8º, inciso I, da Lei Complementar nº 142/2013.

Como é definido o grau da deficiência auditiva

O grau da deficiência (leve, moderado ou grave) é atestado por perícia própria do INSS, por meio de instrumentos específicos, com avaliação médica e funcional, nos termos dos arts. 4º e 5º da Lei Complementar nº 142/2013.

Desde dezembro de 2023, com a promulgação da Lei nº 14.768/2023, tanto a surdez bilateral quanto a surdez unilateral total (em apenas um ouvido) passaram a ser reconhecidas como deficiência para fins legais, permanecendo, contudo, permanece a exigência de avaliação pericial para definição do grau.

"O grau da deficiência não é pré-definido pela legislação; depende do impacto real na vida laboral e social, aferido na perícia biopsicossocial", explica Robson Gonçalves.

Tempo com e sem deficiência ao longo da vida laboral

Para situações em que a perda auditiva surge após o ingresso no RGPS, o Regulamento da Previdência Social (Decreto nº 3.048/1999) estabelece parâmetros para ajuste e conversão de tempo quando há alteração de condição ou grau, permitindo compor períodos com e sem deficiência segundo regras específicas.

"Não é obrigatório que a deficiência exista desde o início da vida contributiva. Havendo períodos com e sem deficiência, a legislação prevê critérios de ajuste e conversão para fins de direito e cálculo", observa Robson Gonçalves.

O simples diagnóstico médico não garante a concessão. Em geral, o INSS exige audiometria, laudos e data de início da deficiência, além da avaliação biopsicossocial por equipe multiprofissional, conforme previsto na Lei Complementar 142/2013.

A Lei nº 14.768/2023 reconhece a surdez bilateral ou unilateral total como deficiência; com isso, aplicam-se as regras diferenciadas de aposentadoria previstas na Lei Complementar nº 142/2013, condicionadas à avaliação biopsicossocial do INSS.

Mais informações estão disponíveis em: https://robsongoncalves.adv.br/aposentadoria-por-deficiencia-auditiva/



Temperatta amplia presença no e-commerce e chega ao Mercado Livre

Temperatta amplia presença no e-commerce e chega ao Mercado Livre
Temperatta amplia presença no e-commerce e chega ao Mercado Livre

A Temperatta acaba de anunciar sua entrada oficial no Mercado Livre. A iniciativa faz parte da estratégia da empresa de fortalecer sua presença no ambiente digital e ampliar o acesso dos consumidores à sua linha de produtos.

Com a chegada de produtos como Kits de Sais de Parrilla, Molho Barbecue e Molho de Pimenta Defumada à plataforma, os clientes passam a ter mais facilidade na hora da compra, como diferentes opções de pagamento, frete rápido e programas de fidelidade.

Segundo a equipe da Temperatta, o movimento é um passo importante para acompanhar a evolução dos hábitos de consumo no Brasil, cada vez mais voltados para o e-commerce. "Estar no Mercado Livre significa estar mais perto dos nossos consumidores, em uma vitrine de alcance nacional. É uma oportunidade de levar nossos produtos a novos públicos e oferecer uma experiência de compra mais ágil e completa", afirma a direção da marca.

Atingindo a marca de R$ 254,4 bilhões em 2023, o faturamento do e-commerce brasileiro teve um crescimento de 0,7%. O resultado é positivo quando comparado com 2022, ano no qual o setor registrou uma queda de 2,2%. Os resultados são da 49ª edição da pesquisa Webshoppers da NielsenIQ Ebit.

"Nossa chegada ao Mercado Livre representa um marco para a Temperatta. Estamos ampliando nossa presença digital para estar cada vez mais próximos dos consumidores, oferecendo conveniência, confiança e a qualidade. O marketplace é uma vitrine estratégica que nos permitirá alcançar novos públicos e acelerar nosso crescimento no e-commerce", destaca o CEO da Temperatta, Fernando Seabra Junior.



Parceria Mobileum e Telkomsel: Impulsionando o Crescimento na Indonésia

A Mobileum Inc. (“Mobileum”), fornecedora líder global de soluções de análise e rede, e a PT Telekomunikasi Selular (“Telkomsel”), fornecedora líder de serviços de telecomunicações digitais na Indonésia e na região do Sudeste Asiático, anunciaram hoje uma parceria estratégica para fornecer soluções de alto impacto baseadas em dados de IA que ajudam as empresas indonésias a impulsionar o crescimento, promover a inovação e melhorar a eficiência operacional.

A parceria combina a experiência da Mobileum em transformar insights de dados de telecomunicações massivos e complexos em insights de IA multidimensionais em tempo real com a liderança da Telkomsel em impulsionar a transformação digital da Indonésia. Ao aproveitar os serviços B2C centrados no cliente e as ofertas B2B inovadoras da Telkomsel, incluindo IoT e Big Data, a colaboração possibilita a inovação intersetorial. Juntas, as empresas equiparão outras empresas, incluindo provedores de SuperApp e plataformas de serviços digitais, com a inteligência necessária para personalizar experiências, otimizar o engajamento e escalar de forma eficaz em um mercado dinâmico.

Criando valor para as empresas indonésias

Os clientes empresariais terão acesso a inteligência de mercado em tempo real, análises comportamentais e modelos comerciais flexíveis – fornecidos por meio de soluções responsáveis e baseadas em insights que apoiam a tomada de decisões estratégicas e se alinham aos padrões de governança de dados em evolução.

As áreas de foco iniciais incluem:

  • Insights de participação de mercado para aplicativos de transporte, entrega de comida, veículos elétricos e serviços bancários móveis

  • Análise comportamental em plataformas de vídeo, comércio eletrônico, viagens, saúde e educação

  • Perfil de usuários de casas inteligentes e banda larga para serviços digitais de última geração

“As empresas de hoje, especialmente as que priorizam o digital, como as provedoras de SuperApps, precisam de insights multidimensionais em tempo real para se manteremàfrente”, afirmou Raja Hussain, diretor de Receitas da Mobileum. “Por meio dessa parceria, a Telkomsel utiliza o mecanismo analítico baseado em IA da Mobileum para processar insights de dados de telecomunicações em um ambiente controlado e seguro, garantindo total conformidade com os princípios locais de soberania de dados, o que ajuda as empresas a aprimorar o engajamento, comparar o desempenho e oferecer experiências mais personalizadas.”

“Na Telkomsel, estamos comprometidos em acelerar o ecossistema digital da Indonésia, equipando as empresas com as soluções inovadoras e impactantes de que precisam para prosperar”, afirmou Alfian Manullang, vice-presidente de Soluções de Dados e Serviços Financeiros Digitais da Telkomsel. “Esta parceria aprimora nossa capacidade de fornecer insights oportunos, baseados em dados de IA, que ajudam as empresas a inovar mais rapidamente, operar com mais eficiência e descobrir novas oportunidades de crescimento sustentável. Ao combinar nossa liderança na construção de uma sociedade digital inclusiva e competitiva com os recursos avançados de análise da Mobileum, estamos entregando valor mensurável que capacita as empresas hoje, ao mesmo tempo em que ajudamos a moldar um futuro digital mais promissor para a Indonésia.”

Impulsionado pela plataforma DNA da Mobileum

A colaboração é baseada na plataforma Deep Network Analytics (DNA) da Mobileum, que utiliza modelos de aprendizado de máquina e geoanálise para revelar o valor oculto dos dados da rede do operador. Projetada para orientar a tomada de decisões estratégicas, a DNA oferece insights granulares e em tempo real sobre o comportamento dos clientes, as tendências de mercado e o engajamento com aplicativos. A Mobileum DNA permite que as empresas lancem campanhas segmentadas, identifiquem novas oportunidades de receita e estabeleçam parcerias digitais — tudo isso mantendo os padrões de privacidade de dados e maximizando o retorno sobre o investimento em marketing.

Sobre a Mobileum Inc.

A Mobileum é líder em oferecer soluções de análise de telecomunicações para roaming, rede central, segurança, gestão de riscos, testes de conectividade doméstica e internacional, além de inteligência do cliente. Mais de 1.000 clientes confiam em sua Plataforma de Inteligência Ativa, que oferece soluções avançadas de análise, permitindo que os clientes conectem inteligência operacional e de rede profunda com ações em tempo real que aumentam a receita, aprimoram a experiência do cliente e reduzem custos. Com sede no Vale do Silício, a Mobileum tem escritórios internacionais na Austrália, Alemanha, Grécia, Índia, Japão, Portugal, Singapura, Reino Unido e EAU.

Saiba mais em https://www.mobileum.com/.

Sobre a Telkomsel

A Telkomsel é a principal provedora de serviços digitais de telecomunicações da região, comprometida em capacitar a sociedade indonésia a se tornar altamente competitiva e a construir um futuro promissor, oferecendo conectividade, serviços inovadores e de excelência, além de soluções para todas as pessoas, lares e empresas — abrindo, assim, um mundo de possibilidades. Alinhada com o espírito de digitalização da Indonésia, a Telkomsel atua como a maior provedora de serviços de convergência, expandindo consistentemente sua rede 4G, que agora cobre 97% da população. Como pioneira na comercialização de 5G na Indonésia, a Telkomsel afirma sua posição como a operadora 5G líder e mais expansiva, com mais de 3.000 unidades BTS 5G. A Telkomsel também implementa a tecnologia mais recente, utilizando a implementação ponta a ponta da Rede Autônoma alimentada por Inteligência Artificial (IA), para aprimorar a qualidade do serviço e a experiência do cliente, enquanto continua a desenvolver serviços digitais como Estilo de Vida Digital, Publicidade Digital, Soluções Empresariais Digitais e a Internet das Coisas. Ao longo de seus 30 anos de história, a Telkomsel opera mais de 280.434 BTS, atendendo mais de 158,4 milhões de clientes móveis e mais de 10 milhões de clientes de banda larga fixa (IndiHome) em todo o país. Em seu compromisso com operações sustentáveis, a Telkomsel adere aos princípios ESG para gerar um impacto positivo em seu ecossistema. Para obter informações mais detalhadas e atendimento ao cliente, visite www.telkomsel.com, siga-nos no Facebook em facebook.com/Telkomsel, X (anteriormente Twitter) @telkomsel e Instagram @telkomsel, ou conecte-se com nosso assistente virtual usando o aplicativo MyTelkomsel.

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Contato:
Contatos úteis:

QUEXOR GROUP INC.

Cheryl Fritz | cfritz@quexor.com | Cel.: +1 (703) 856-5932

Mídia e Comunicação Corporativa – Mobileum

Sandra Almeida | sandra.almeida@mobileum.com | Cel. +351 939650229

Fonte: BUSINESS WIRE



PodBrilhar estreia 5ª temporada com novas vozes e temas

PodBrilhar estreia 5ª temporada com novas vozes e temas
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O PodBrilhar, podcast que tem se consolidado como um importante espaço de discussão sobre o universo feminino, estreiou sua 5ª temporada no dia 9 de setembro. A nova temporada chega com episódios inéditos, disponibilizados todas as terças-feiras durante o mês de setembro, e com a participação de convidadas que trazem histórias e reflexões sobre temas que impactam o cotidiano das mulheres. Com a condução de Laura Vicente, o podcast promete fortalecer sua proposta de ser um ponto de encontro para o debate, o acolhimento e o compartilhamento de experiências.

A temporada conta com a presença das influenciadoras Gabi Zanotti, Gabriela Cattuzo, Lu Ferreira e Taci Alcolea, que abordam temas variados e de grande relevância. Entre os episódios, destacam-se conversas sobre viagens não realizadas, a importância da escuta sem julgamentos, a aceitação das múltiplas versões de si mesma e, claro, as realidades da maternidade sem perfeição. Com isso, o PodBrilhar segue como um convite para refletir sobre a vida de mulheres em diferentes fases, buscando sempre inspirar empatia, conexão e aprendizado.

Com mais de 4,6 milhões de visualizações acumuladas nas temporadas anteriores, o PodBrilhar reafirma seu compromisso com a qualidade e com o fortalecimento de debates que geram identificação e empoderamento.

Os novos episódios já podem ser acompanhados nas principais plataformas de áudio e no canal oficial da marca no YouTube. Para acompanhar mais novidades sobre o podcast, basta seguir o perfil oficial no Instagram @podbrilhar_oficial.



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