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A Perma-Pipe International Holdings, Inc. anuncia os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2025

A Perma-Pipe International Holdings, Inc. (NASDAQ: PPIH) anunciou hoje seus resultados financeiros para o terceiro trimestre, encerrado em 31 de outubro de 2025.

“No trimestre encerrado em 31 de outubro de 2025, as vendas líquidas foram de US$ 61,1 milhões, um aumento de US$ 19,5 milhões, ou 46,9%, em comparação com os US$ 41,6 milhões do mesmo trimestre do ano anterior. O crescimento foi impulsionado por maiores volumes de vendas tanto no Oriente Médio quanto na América do Norte. O lucro bruto foi de US$ 21,0 milhões, um aumento de US$ 6,9 milhões em relação aos US$ 14,1 milhões do ano passado, refletindo níveis de atividade mais elevados. As despesas com vendas, gerais e administrativas aumentaram para US$ 8,3 milhões, ante US$ 7,3 milhões, principalmente devido a maiores custos com folha de pagamento e honorários profissionais, incluindo aproximadamente US$ 0,5 milhão relacionadosàconformidade com a Seção 404 da Lei Sarbanes-Oxley em conexão com nossa transição de uma pequena empresa de relatórios para uma empresa de relatórios acelerados. A alíquota efetiva de imposto (“ETR”) da empresa foi de 27%, em comparação com 32% no trimestre do ano anterior, refletindo o impacto da composição de produtos em várias jurisdições fiscais. Como resultado, o lucro líquido atribuível às ações ordinárias foi de US$ 6,3 milhões, um aumento de “US$ 3,8 milhões, ou 152,0%, em comparação com US$ 2,5 milhões no terceiro trimestre do ano fiscal de 2024”, observou o presidente e CEO Saleh Sagr.

“Nos nove meses encerrados em 31 de outubro de 2025, as vendas líquidas foram de US$ 155,8 milhões, um aumento de US$ 42,4 milhões, ou 37,4%, em comparação com os US$ 113,4 milhões do mesmo período do ano anterior. O aumento deveu-se principalmente ao maior volume de vendas no Oriente Médio e na América do Norte. O lucro bruto foi de US$ 52,2 milhões, em comparação com US$ 38,1 milhões no mesmo período do ano anterior, refletindo o aumento dos níveis de atividade durante o ano corrente. As despesas gerais e administrativas foram de US$ 26,1 milhões, ante US$ 19,5 milhões, devido ao aumento da folha de pagamento e dos honorários profissionais, incluindo aproximadamente US$ 1,0 milhão referentesàconformidade com a Seção 404 da Lei Sarbanes-Oxley em decorrência da nossa transição de uma pequena empresa de relatórios para uma empresa de relatórios acelerados. Isso também inclui uma despesa extraordinária de aproximadamente US$ 2,0 milhões com remuneração referenteàsaída do CEO anterior. A alíquota efetiva de imposto da empresa foi de 29%, em comparação com 28% no mesmo período do ano anterior. O aumento na alíquota de imposto da empresa foi de “O resultado foi impactado pela composição de produtos em diversas jurisdições fiscais e por uma limitação tributária relacionadaàdespesa extraordinária decorrente da saída do CEO anterior. O lucro líquido atribuível às ações ordinárias aumentou para US$ 12,1 milhões, um aumento de US$ 4,9 milhões, ou 68,1%, em comparação com os US$ 7,2 milhões do mesmo período do ano fiscal de 2024”, o Sr. Sagr comentou.

O presidente e CEO Saleh Sagr acrescentou: “Em 31 de outubro de 2025, nossa carteira de pedidos totalizava US$ 148,9 milhões, representando um aumento de US$ 10,8 milhões, ou 7,8%, em comparação com os US$ 138,1 milhões registrados em 31 de janeiro de 2025. Nossos níveis atuais de carteira de pedidos continuam demonstrando um crescimento substancial; em particular, a carteira de pedidos ao final do terceiro trimestre fiscal de 2025 reflete um aumento de mais de 30% em relaçãoàcarteira de pedidos registrada ao final do terceiro trimestre do ano anterior. Essa expansão é evidente tanto na América do Norte quanto na região MENA, ressaltando a força contínua da demanda por nossas soluções.”

“Em 31 de outubro de 2025, nossa receita acumulada no ano se aproxima da receita reportada para o ano fiscal completo de 2024. O lucro líquido acumulado no ano atribuível às ações ordinárias foi de US$ 12,1 milhões, um aumento de US$ 3,1 milhões, ou 34,4%, em comparação com os aproximadamente US$ 9,0 milhões do ano fiscal de 2024. O fato de o lucro líquido acumulado no ano ter superado os resultados do ano fiscal completo de 2024, faltando ainda um trimestre para o fim do ano fiscal de 2025, reflete a contínua melhoria operacional e financeira. Além disso, o lucro líquido atribuível às ações ordinárias nos três e nove meses encerrados em 31 de outubro de 2025 representa o maior nível de lucros desde a transição da Empresa de MFRI para Perma-Pipe em 2017”, continuou o Sr. Sagr.

“Continuamos apresentando um sólido desempenho financeiro, sustentado pela atividade constante em nossos principais mercados e pela melhoria da alavancagem operacional. Nossas operações no Oriente Médio e na América do Norte apresentaram resultados expressivos, evidenciando ainda mais o fortalecimento contínuo de nossa plataforma global. Esse desempenho se reflete em nossos resultados trimestrais e acumulados no ano, bem como no crescimento de nossa carteira de pedidos. Esses resultados também estão alinhados com nossas iniciativas estratégicas, incluindo nosso investimento na nova unidade no Catar, que garantiu mais de US$ 5 milhões em contratos com execução prevista para o restante do ano. Mantemos o foco em impulsionar o crescimento lucrativo e aprimorar nossa posição competitiva nos mercados em que atuamos”, concluiu o Sr. Sagr.

Resultados do terceiro trimestre do ano fiscal de 2025

As vendas líquidas foram de US$ 61,1 milhões e US$ 41,6 milhões nos três meses encerrados em 31 de outubro de 2025 e 2024, respectivamente. O aumento de US$ 19,5 milhões resultou do aumento do volume de vendas no Oriente Médio e na América do Norte.

O lucro bruto foi de US$ 21,0 milhões e US$ 14,1 milhões nos três meses encerrados em 31 de outubro de 2025 e 2024, respectivamente. O aumento de US$ 6,9 milhões foi impulsionado principalmente pelo aumento do volume de atividades no trimestre.

As despesas gerais e administrativas foram de US$ 8,3 milhões e US$ 7,3 milhões nos três meses encerrados em 31 de outubro de 2025 e 2024, respectivamente. O aumento de US$ 1,0 milhão deveu-se principalmente ao aumento das despesas com folha de pagamento e, em menor grau, aos honorários profissionais no trimestre.

As despesas com vendas foram de US$ 1,3 milhões e US$ 1,2 milhões nos três meses encerrados em 31 de outubro de 2025 e 2024, respectivamente. O aumento de US$ 0,1 milhão deveu-se ao aumento das despesas com folha de pagamento no trimestre.

A despesa líquida com juros permaneceu constante, sendo de US$ 0,5 milhão nos três meses encerrados em 31 de outubro de 2025 e 2024, respectivamente.

A taxa efetiva de retorno (ETR) da Empresa foi de 27% e 32% nos trimestres encerrados em 31 de outubro de 2025 e 2024, respectivamente. A menor ETR para o trimestre encerrado em 31 de outubro de 2025 deve-seàcomposição de receitas e prejuízos em diferentes jurisdições

O lucro líquido atribuível às ações ordinárias foi de US$ 6,3 milhões e US$ 2,5 milhões nos três meses encerrados em 31 de outubro de 2025 e 2024, respectivamente. O aumento de US$ 3,8 milhões deveu-se principalmente ao aumento da atividade de vendas no trimestre eàmelhor execução dos projetos.

Resultados acumulados até o momento para o ano fiscal de 2025

As vendas líquidas foram de US$ 155,8 milhões e US$ 113,4 milhões nos nove meses encerrados em 31 de outubro de 2025 e 2024, respectivamente. O aumento de US$ 42,4 milhões resultou do aumento do volume de vendas no Oriente Médio e na América do Norte.

O lucro bruto foi de US$ 52,2 milhões e US$ 38,1 milhões nos nove meses encerrados em 31 de outubro de 2025 e 2024, respectivamente. O aumento de US$ 14,1 milhões foi impulsionado principalmente pelo aumento do volume de atividades.

As despesas gerais e administrativas foram de US$ 26,1 milhões e US$ 19,5 milhões nos nove meses encerrados em 31 de outubro de 2025 e 2024, respectivamente. O aumento de US$ 6,6 milhões deveu-se a maiores despesas com folha de pagamento e honorários profissionais. Isso inclui uma despesa extraordinária referenteàantecipação de certos pagamentos de remuneração de executivos em decorrência de desligamentos da organização.

As despesas com vendas permaneceram estáveis, sendo de US$ 3,5 milhões e US$ 3,8 milhões nos nove meses encerrados em 31 de outubro de 2025 e 2024, respectivamente. A redução de US$ 0,3 milhão deveu-se principalmenteàdiminuição das despesas com folha de pagamento.

As despesas líquidas com juros foram de US$ 1,3 milhões e US$ 1,5 milhões nos nove meses encerrados em 31 de outubro de 2025 e 2024, respectivamente. A redução de US$ 0,2 milhão resultou de uma diminuição geral nas taxas de juros durante o ano corrente.

A taxa efetiva de retorno (ETR) da Empresa foi de 29% e 28% nos nove meses encerrados em 31 de outubro de 2025 e 2024, respectivamente. A variação na ETR deve-seàcomposição de receitas e prejuízos em diferentes jurisdições.

O lucro líquido atribuível às ações ordinárias foi de US$ 12,1 milhões e US$ 7,2 milhões nos nove meses encerrados em 31 de outubro de 2025 e 2024, respectivamente. O aumento de US$ 4,9 milhões deveu-se principalmente ao aumento do volume de vendas eàmelhor execução dos projetos durante o ano corrente.

Perma-Pipe International Holdings, Inc.

A Perma-Pipe International Holdings, Inc. (a “Empresa”) é líder global em tubulações pré-isoladas e sistemas de detecção de vazamentos para coleta de petróleo e gás, aquecimento e resfriamento urbano, entre outras aplicações. A empresa utiliza sua vasta experiência em engenharia e fabricação para desenvolver soluções de tubulação que resolvem desafios complexos relacionados ao transporte seguro e eficiente de diversos tipos de líquidos. Ao todo, a Empresa possui operações em catorze localidades em sete países.

Declarações prospectivas

Certas declarações e outras informações contidas neste comunicado de imprensa que podem ser identificadas pelo uso de terminologia prospectiva constituem “declarações prospectivas” de acordo com a Seção 27A da Lei de Valores Mobiliários de 1933, conforme alterada, e a Seção 21E da Lei de Bolsa de Valores de 1934, conforme alterada, e estão sujeitas às disposições de proteção previstas nessas seções, incluindo, entre outras, declarações sobre o desempenho e as operações futuras esperadas da Empresa. Essas declarações devem ser consideradas sujeitas aos diversos riscos e incertezas existentes nas operações e no ambiente de negócios da Empresa. Tais riscos e incertezas incluem, entre outros: (i) flutuações no preço do petróleo e do gás natural e seu impacto no volume de pedidos dos clientes para os produtos da Empresa; (ii) a capacidade da Empresa de adquirir matérias-primas a preços favoráveis e de manter relações benéficas com seus fornecedores; (iii) reduções nos gastos governamentais em projetos que utilizam os produtos da Empresa e desafiosàliquidez e ao acesso a capital dos clientes não governamentais da Empresa; (iv) a capacidade da Empresa de pagar suas dívidas e renovar linhas de crédito internacionais que estão expirando; (v) a capacidade da Empresa de executar eficazmente seu plano estratégico e alcançar lucratividade sustentável e fluxos de caixa positivos; (vi) a capacidade da Empresa de receber um crédito de longo prazo relacionado a um projeto no Oriente Médio; (vii) a capacidade da Empresa de interpretar mudanças nas regulamentações e legislações tributárias; (viii) a capacidade da Empresa de utilizar seus prejuízos fiscais acumulados; (ix) reversões de receitas e lucros previamente registrados, resultantes de estimativas imprecisas feitas em relação ao reconhecimento de receita “ao longo do tempo” da Empresa; (x) a falha da Empresa em estabelecer e manter um controle interno eficaz sobre os relatórios financeiros; (xi) o cronograma de recebimento, execução, entrega e aceitação de pedidos dos produtos da Empresa; (xii) a capacidade da Empresa de negociar com sucesso acordos de faturamento por etapas para seus grandes contratos; (xiii) preços agressivos por concorrentes existentes e a entrada de novos concorrentes nos mercados em que a Empresa opera; (xiv) a capacidade da Empresa de fabricar produtos sem defeitos latentes e de recuperar-se de fornecedores que possam fornecer materiais defeituososàEmpresa; (xv) reduções ou cancelamentos de pedidos incluídos na carteira de pedidos da Empresa; (xvi) riscos e incertezas específicos das operações comerciais internacionais da Empresa; (xvii) a capacidade da Empresa de atrair e reter a alta administração e pessoal-chave; (xviii) a capacidade da Empresa de alcançar os benefícios esperados de suas iniciativas de crescimento; (xix) o impacto de pandemias e outras crises de saúde pública sobre a Empresa e suas operações; e (xx) o impacto de ameaçasàsegurança cibernética sobre os sistemas de tecnologia da informação da Empresa. Os acionistas, potenciais investidores e demais leitores são instados a considerar esses fatores cuidadosamente ao avaliar as declarações prospectivas e são advertidos a não depositar confiança indevida nessas declarações. As declarações prospectivas aqui contidas são válidas apenas na data deste comunicadoàimprensa e não assumimos nenhuma obrigação de atualizar publicamente quaisquer declarações prospectivas, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou outros. Informações mais detalhadas sobre os fatores que podem afetar nosso desempenho podem ser encontradas em nossos registros juntoàComissão de Valores Mobiliários (Securities and Exchange Commission), disponíveis em https://www.sec.gov e na seção Centro do Investidor do nosso site (http://investors.permapipe.com).

O ano fiscal da Empresa termina em 31 de janeiro. Os anos, resultados e saldos descritos como 2025, 2024 e 2023 referem-se aos anos fiscais encerrados em 31 de janeiro de 2026, 2025 e 2024, respectivamente.

Informações adicionais sobre os resultados financeiros da Empresa referentes aos três e nove meses encerrados em 31 de outubro de 2025, incluindo a análise e discussão da administração sobre a situação financeira e os resultados operacionais da Empresa, estão contidas no Relatório Trimestral da Empresa no Formulário 10-Q para o trimestre encerrado em 31 de outubro de 2025, o qual será arquivado na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (Securities and Exchange Commission) na data deste documento ou em data próxima e estará disponível em www.sec.gov e www.permapipe.com. Para mais informações, visite o site da empresa.

PERMA-PIPE INTERNATIONAL HOLDINGS, INC. E SUBSIDIÁRIAS
Demonstrações Consolidadas Resumidas dos Resultados (Não Auditadas)
(Em milhares, exceto dados por ação)
Fechamento do trimestre em 31 de outubro Fechamento em nove meses em 31 de outubro

2025

2024

2025

2024

Vendas líquidas

$

61,148

$

41,563

$

155,796

$

113,397

Custo das vendas

40,143

27,477

103,645

75,320

Lucro bruto

21,005

14,086

52,151

38,077

Despesas operacionais totais

9,602

8,500

29,672

23,214

Receita operacional

11,403

5,586

22,479

14,863

Despesa com juros

497

468

1,318

1,489

Outras despesas

6

50

72

156

Renda antes do imposto de renda

10,900

5,068

21,089

13,218

Despesa com imposto de renda

2,986

1,615

6,058

3,692

Resultado líquido

7,914

3,453

15,031

9,526

Menos: Lucro líquido atribuívelàparticipação de não controladores

1,599

962

2,913

2,303

Lucro líquido atribuível às ações ordinárias

$

6,315

$

2,491

$

12,118

$

7,223

Lucro por ação
Básico

$

0.78

$

0.31

$

1.51

$

0.91

Diluído

$

0.77

$

0.31

$

1.49

$

0.90

PERMA-PIPE INTERNATIONAL HOLDINGS, INC. E SUBSIDIÁRIAS
BALANÇOS CONSOLIDADOS RESUMIDOS
(Em milhares)
31 de outubro de 2025 31 de janeiro de 2025
ATIVOS
Ativos circulantes

$

151,576

$

108,802

Ativos de longo prazo

65,409

56,439

Ativos totais

$

216,985

$

165,241

PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Passivos circulantes

$

86,301

$

54,063

Passivos de longo prazo

30,696

28,073

Passivo total

116,997

82,136

Participações não controladoras

14,235

10,967

Patrimônio líquido dos acionistas

85,753

72,138

Passivo total e patrimônio líquido

$

216,985

$

165,241

PERMA-PIPE INTERNATIONAL HOLDINGS, INC. E SUBSIDIÁRIAS

RECONCILIAÇÃO DE MEDIDAS FINANCEIRAS NÃO-GAAP

RENDIMENTO AJUSTADO ANTES DOS IMPOSTOS

(Em milhares)

(Não auditado)

As informações a seguir contêm uma conciliação da medida financeira não GAAP de lucro ajustado antes dos impostos e lucro antes do imposto de renda, preparada de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos (“GAAP”), para os trimestres e nove meses encerrados em 31 de outubro de 2025 e 2024, respectivamente. Esta conciliação visa fornecer aos investidores informações úteis para a avaliação do desempenho da Empresa. O lucro ajustado antes dos impostos inclui certos ajustes, conforme identificado abaixo. Esta medida não é considerada uma alternativa ao lucro antes do imposto de renda ou a outras medidas financeiras de desempenho preparadas de acordo com os GAAP. A Empresa acredita que a exclusão de certos itens do lucro antes do imposto de renda permite que os investidores avaliem com mais eficácia o desempenho operacional da Empresa e identifiquem tendências que podem não ser aparentes devidoàvariabilidade eànatureza infrequente desses itens. Além disso, a Empresa acredita que esta medida fornece informações relevantes aos investidores ao comparar os resultados entre períodos e o desempenho em relação aos seus pares.

Os ajustes realizados para determinados itens são descritos a seguir: (i) despesa única relacionadaàantecipação da remuneração dos executivos; (ii) outras despesas não recorrentes. Em decorrência desses ajustes, alguns itens que afetam o lucro antes do imposto de renda podem não ser comparáveis ​​a indicadores semelhantes de outras empresas.

A tabela a seguir apresenta uma conciliação das medidas financeiras GAAP e não-GAAP:

Fechamento do trimestre em 31 de julho Fechamento em seis meses em 31 de julho,

2025

2024

2025

2024

Lucro antes do imposto de renda (GAAP, conforme divulgado)

$

10,900

$

5,068

$

21,089

$

13,218

Aceleração de certos pagamentos a executivos

2,018

Outras taxas únicas

88

Renda ajustada antes dos impostos

$

10,900

$

5,068

$

23,195

$

13,218

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Perma-Pipe International Holdings, Inc.

Saleh Sagr, Presidente e CEO

Relações com Investidores da Perma-Pipe

847.929.1200

investor@permapipe.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Eventos de administração ampliam o conhecimento da sociedade

Eventos de administração ampliam o conhecimento da sociedade
Eventos de administração ampliam o conhecimento da sociedade

Segundo o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025, do Fórum Econômico Mundial, as transformações no mercado de trabalho, impulsionadas pelo avanço tecnológico e pela economia, demografia e transição verde, deverão gerar 170 milhões de novas funções até 2030, enquanto 92 milhões de posições deixarão de existir. Esse saldo positivo de 78 milhões de empregos remodelará setores e profissões em todo o mundo.

Atento às novas tendências e à necessidade de aprendizado contínuo para suprir essas novas demandas, o Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), órgão responsável pela fiscalização e registro dos profissionais da área, mantém, já há alguns anos, um programa de eventos gratuitos voltado aos seus registrados, mas também acessível a toda a sociedade.

Em 2025, o Conselho promoveu 32 eventos online, transmitidos pelo seu canal no YouTube, nos quais participaram especialistas de diferentes setores da administração. Desse total, 26 tiveram o formato de webinar e foram realizados pelos Grupos de Excelência do CRA-SP, que reúnem profissionais voluntários, tanto da área da administração como também de outras profissões, que debatem e produzem conteúdos sobre diversos temas.

Entre as temáticas abordadas, constaram pautas atuais, como ESG, inteligência artificial, transformação digital, gestão da inovação, mercado financeiro e liderança, por exemplo. A seleção destes temas vem ao encontro de outro dado divulgado pelo relatório do Fórum Econômico Mundial, que apontou que 40% das habilidades exigidas no trabalho deverão mudar.

Segundo o estudo, além da alta demanda por competências tecnológicas em IA, big data e segurança cibernética, as soft skills como resiliência, criatividade, flexibilidade e pensamento analítico continuarão valorizadas. Neste contexto, o relatório projeta, ainda, que 59% dos profissionais precisarão se requalificar ou aprimorar suas habilidades até o fim da década.

“Os nossos webinars alcançaram um grande público ao longo do ano, registrando quase 20 mil visualizações ao vivo e atraindo mais de 18 mil novos inscritos em nosso canal. Esses números refletem a importância dos conteúdos abordados nos eventos e a adesão dos profissionais e estudantes de Administração, que veem em eventos como esses a oportunidade de impulsionar o conhecimento e entender melhor as atuais demandas do mercado”, comenta o presidente do CRA-SP, Adm. Alberto Whitaker.

Além dos webinars, Whitaker conta que o Conselho também promoveu cinco jornadas e/ou eventos especiais, além do seu tradicional Encontro do Conhecimento em Administração (ENCOAD), que neste ano chegou à sua 16ª edição e celebrou os 60 anos de regulamentação da profissão no Brasil. Em seus dois dias de programação, o evento apresentou painéis, palestras e entrevistas com especialistas, líderes empresariais e gestores públicos, que abordaram temas estratégicos para o presente e o futuro da Administração e de seus profissionais.

Novidades para 2026

Para o próximo ano, a expectativa do Conselho é de uma agenda ainda mais diversificada, com eventos online e, também, presenciais. “Uma novidade na programação do canal do CRA-SP para o próximo ano é o ‘Mesacast’, um podcast que reúne participantes para discutir temas variados, em um bate-papo informal e descontraído. Essa abordagem visa facilitar a compreensão e o engajamento com os assuntos tratados, ao mesmo tempo em que promove a troca de ideias entre profissionais e especialistas. Além disso, temos a previsão de realizar eventos presenciais em nossa sede e em algumas cidades do estado, visando maior aproximação com os profissionais sediados fora da capital paulista”, conta o presidente do Conselho.

A agenda de eventos de 2026 do Conselho pode ser acessada a partir do ano que vem no site ou nas redes sociais do CRA-SP. Para rever as produções já realizadas e transmitidas pelo canal do YouTube, basta acessar a playlist de eventos online.



O aplicativo New World: Chat criptografado e pagamentos globais para todos

Tools for Humanity, empresa de tecnologia que constrói para os humanos na era da IA, apresentou hoje o novo World App, um superaplicativo para a era da IA ​​que reúne mensagens criptografadas, acesso financeiro global e comprovação anônima de identidade humana. O lançamento inclui a implementação do World Chat, ferramentas financeiras transfronteiriças ampliadas e melhorias para World ID. Os cofundadores Sam Altman e Alex Blania revelaram a nova experiência durante uma transmissão ao vivo do evento “Desembrulhado” na sede da empresa em San Francisco.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251212221798/pt/

Alex Blania and Sam Altman at Unwrapped 2025

Alex Blania and Sam Altman at Unwrapped 2025

A internet e a forma como interagimos online estão mudando rapidamente com o avanço da IA. A World Network visa servir como uma camada subjacente de confiança e verificação para plataformas e serviços digitais, com o World App como porta de entrada. Hoje, quase 40 milhões de pessoas usam o aplicativo e quase 20 milhões já verificaram seus World IDs. Em setembro, o World App se tornou a carteira digital mais usada globalmente em número de usuários ativos mensais (Fonte: SensorTower carteiras de autocustódia – Usuários Ativos Mensais, setembro de 2025), e a adoção continua a crescer: alguém se cadastra no aplicativo a cada 1,7 segundos. A cada 3,6 segundos, alguém verifica sua conta Orb.

“O World mostra como uma internet verificada por humanos pode ser – e como é diferente quando você sabe quem é real’, disse Tiago Sada, Diretor de Produtos da Tools for Humanity. “O World App é um lugar onde as pessoas podem se comunicar, enviar ativos digitais, economizar, investir e usar aplicativos em uma experiência integrada. Esses recursos não são experimentais – eles são úteis hoje e são apenas o começo do que um ecossistema digital centrado no ser humano pode proporcionar.”

World Chat: Mensagens para Humanos

World Chat é uma experiência de mensagens segura e criptografada, criada para autenticidade, privacidade e conexão humana. Integrada diretamente ao World App, essa funcionalidade representa um grande passo em direção a uma camada de comunicação centrada no ser humano.

Funcionalidades do World Chat:

  • Mensagens humanas verificadas: Bolhas azuis e cinzentas indicam se um contato é uma pessoa verificada pelo World ID
  • Criptografia de ponta a ponta: As mensagens do World Chat são protegidas pelo XMTP protocolo que fornece criptografia de ponta a ponta que atende ou excede o padrão estabelecido pelo Signal – sem necessidade de número de telefone e sem coleta de metadados
  • Pagamentos globais integrados: Os usuários podem enviar ou solicitar ativos digitais instantaneamente para o endereço de sua carteira diretamente nos chats, em diversos países e sem taxas no aplicativo
  • Miniaplicativos dentro das conversas: Aplicativos de terceiros – como mercados de previsão Kalshi e Polymarket, jogos e ferramentas financeiras — agora executados dentro de conversas, permitindo experiências interativas sem sair do chat
  • Fotos de perfil resistentes a deepfakes: Em breve, as pessoas poderão verificar opcionalmente se a foto do perfil corresponde ao seu rosto real, aumentando a confiança em encontros online, comércio eletrônico e interações comunitárias

Uma Conta Global Única: Novas Funcionalidades Financeiras

A versão atualizada do aplicativo World App amplia o acesso financeiro, permitindo que as pessoas acessem e usem ativos digitais além-fronteiras com facilidade, tudo dentro do próprio aplicativo.

As principais atualizações, quando disponíveis, incluem:

  • Contas virtuais: Powered by Bridge, dólar americano contas virtuais estão disponíveis em 18 países, incluindo Estados Unidos, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Taiwan e em toda a América Latina. Os usuários podem receber seus pagamentos diretamente no aplicativo World App e adicionar fundos de suas contas bancárias por meio de parceiros compatíveis, permitindo que gastem USDC – sem taxas no aplicativo
  • Suporte a múltiplos ativos: Agora, os usuários podem manter diversos stablecoins, incluindo: USDC, EURC, wMXN, wARS, wCLP, wBRL, wPEN e wCOP, sem taxas no aplicativo
  • Earn: Até 18% de rendimento anual para WLD e 15% para USDC, com tecnologia Morpho e proteção garantida pelo sistema de segurança “um usuário, uma conta” da World ID
  • Ativos ampliados: Suporte para mais de 100 ativos digitais
  • Gastos no mundo real: Pague em mais de um milhão de pontos de venda na Argentina usando códigos QR. O World Card, com lançamento previsto para o primeiro trimestre, levará o Apple Pay e o pagamento por aproximação aos EUA e outros países

World ID aumenta a confiança online

O Tools for Humanity também introduziu novos recursos do World ID que tornam as interações digitais mais autênticas e confiáveis, especialmente em áreas sensíveis como encontros online. Essas atualizações seguem o anúncio em abril, anúncio da parceria com a Match Group, começando com o Tinder Japão.

Como parte dessa implementação, a Tools for Humanity lançou novas funcionalidades de ID Mundial:

  • Distintivo humano verificado: Um novo selo ajuda os usuários a construir confiança e reduzir a falsificação de identidade em plataformas de namoro
  • Garantia de idade com preservação da privacidade: Agora, as pessoas podem comprovar que têm mais de, certa idade, sem revelar detalhes de sua identidade
  • Integração com o Tinder: O Tinder agora utiliza o selo de verificação humana e a verificação de idade, que preserva a privacidade, começando pelo Japão

Em direção a uma internet mais humana

Essas atualizações representam um grande passo rumo a um mundo digital mais seguro, útil e confiável. Ao combinar comprovação de identidade humana, mensagens e acesso financeiro em uma plataforma global, a Tools for Humanity está ajudando a construir a infraestrutura fundamental para uma internet mais humana.

Avisos Legais

O World App é uma plataforma tecnológica, não uma instituição financeira. O recurso de conta virtual é fornecido pela Bridge. Informações importantes para o usuário, incluindo informações sobre licenciamento e elegibilidade, estão disponíveis em www.bridge.xyz e devem ser avaliadas por você e seus próprios consultores para garantir a conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis. O tratamento regulatório das stablecoins e das atividades com moedas virtuais varia de acordo com a jurisdição e está sujeito a alterações.

As taxas de recompensa exibidas (APY) são variáveis, sujeitas a alterações e não são garantidas pela World App. As recompensas reais podem variar dependendo das taxas do provedor do protocolo de terceiros subjacente, do saldo, das taxas promocionais (se houver) e podem ser inferiores às taxas exibidas. A World App é uma plataforma tecnológica que permite o acesso a protocolos de terceiros; ela própria não oferece serviços bancários, de custódia ou de investimento. O uso de protocolos de empréstimo on-chain envolve riscos, incluindo a potencial perda de valor. Estas informações são apenas de caráter geral e não constituem aconselhamento financeiro, de investimento ou jurídico; considere suas próprias circunstâncias e, se necessário, busque aconselhamento independente.

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Amil One é bicampeã do Prêmio Reclame Aqui

Amil One é bicampeã do Prêmio Reclame Aqui
Amil One é bicampeã do Prêmio Reclame Aqui

Amil One foi a vencedora, pelo segundo ano seguido, do Prêmio Reclame Aqui na categoria Planos de Saúde. O resultado daquela que é considerada como uma das mais relevantes premiações de atendimento do Brasil foi divulgado nesta segunda-feira (8 de dezembro), em São Paulo.

A Amil e a Amil Dental, por sua vez, alcançaram a segunda colocação nos segmentos Planos de Saúde – Grandes Operações e Planos Odontológicos – Grandes Operações da pesquisa que reconhece as empresas que se destacam na resolução de problemas de seus clientes. E na categoria Hospitais, o Paulistano, da Rede Total Care, do Grupo Amil, também obteve a segunda posição.

Mais de 29,6 milhões de votos de consumidores foram computados nessa 15ª edição do Prêmio Reclame Aqui, quase o dobro do que na edição de 2024. Para participar, era necessário ser maior de 18 anos e ter cadastro no Reclame Aqui. Cada pessoa podia votar em apenas uma empresa por categoria.

“A vitória da Amil One em seu segmento nos deixa muito felizes. Mas, na verdade, todos os resultados do Grupo Amil merecem ser celebrados. Eles mostram que estamos cuidando das pessoas com qualidade e dedicação, sejam elas clientes de planos médicos ou odontológicos da operadora ou pacientes da Rede Total Care. Parabéns a todos que colaboraram para que alcançássemos esses reconhecimentos e muito obrigada a quem votou”, comenta a vice-presidente de Clientes do Grupo Amil, Juliana Pereira.



Ranking revela a senha mais usada pela Geração Z em 2025

Ranking revela a senha mais usada pela Geração Z em 2025
Ranking revela a senha mais usada pela Geração Z em 2025

A combinação simples “123456” continua sendo a senha mais usada no mundo em 2025, inclusive pela Geração Z, considerada a mais familiarizada com o universo digital. Pesquisas recentes da NordPass e da Comparitech mostram que 25% das mil senhas mais populares são formadas apenas por números. A prática atravessa gerações: de jovens nativos digitais a pessoas com mais de 70 anos, a preferência por credenciais fracas segue dominante, inclusive no Brasil.

Os estudos indicam uma contradição clássica da vida conectada: enquanto a digitalização da economia avança, a porta de entrada dos serviços — a senha — permanece vulnerável. O resultado é um ambiente fértil para fraudes, vazamentos de dados e golpes em larga escala. Na América Latina, o problema se agrava, já que, além da falta de conscientização sobre segurança digital e do uso pouco cuidadoso de senhas, soma-se o avanço das ciberameaças na região.

“Estes dados nos mostram que é um mito que pessoas mais familiarizadas com a tecnologia e até nativos digitais, automaticamente, adotam boas práticas de segurança. O problema que sempre existiu persiste até os dias de hoje. A facilidade de lembrar uma senha infelizmente ainda pesa mais do que a proteção da identidade digital”, afirma Daniel Barbosa, pesquisador de segurança da ESET Brasil. “É imprescindível entender que uma senha fraca permite que um cibercriminoso acesse toda a vida digital de uma pessoa, de redes sociais e e-mail até dados bancários e conteúdos sensíveis armazenados na nuvem”, complementa.

Brasil repete padrão global

No Brasil, a fotografia não é diferente. As senhas mais usadas em 2025 repetem o ranking global, com destaque para sequências numéricas simples, nomes próprios e combinações fáceis de adivinhar. O comportamento contribui para fraudes que colocam o país em segundo lugar na lista mundial de golpes financeiros, segundo dados da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

A vulnerabilidade também alcança instituições de grande porte. Em outubro, o sistema de segurança de um museu de renome internacional foi comprometido com a senha “Louvre”, resultando em perda milionária. O episódio virou símbolo dos perigos que uma única credencial previsível pode causar a uma instituição.

“Não adianta ter câmera, firewall e criptografia se a porta de entrada é extremamente fácil de abrir. Escolher senhas complexas e difíceis de quebrar é um passo básico na proteção digital, sempre usando um cofre de senhas de confiança para armazená-las”, explica o pesquisador da ESET.

As senhas mais usadas por geração

O ranking por geração tem como base o relatório “As 200 Senhas Mais Comuns”, produzido pela NordPass em parceria com a NordStellar e pesquisadores independentes especializados em incidentes de segurança cibernética. A análise compilou dados de violações públicas e repositórios da dark web entre setembro de 2024 e setembro de 2025, envolvendo credenciais expostas em 44 países. Além das senhas, foram avaliados metadados associados — como datas de nascimento —, o que permitiu relacionar com precisão cada combinação às diferentes faixas etárias e estabelecer padrões estatísticos.

Mesmo com hábitos digitais distintos entre gerações, o estudo revela um comportamento semelhante: as combinações mais populares continuam sendo sequências numéricas simples, palavras óbvias e padrões fáceis de adivinhar, como “123456” e “password”:

Geração Z (1997–2007)

  • 12345
  • 123456
  • 12345678
  • 123456789
  • password

Millennials (1981–1996)

  • 123456
  • 1234qwer
  • 123456789
  • 12345678
  • 12345

Geração X (1965–1980)

  • 123456
  • 123456789
  • 12345
  • veronica
  • lorena

Baby Boomers (1946–1964)

  • 123456
  • 123456789
  • 12345
  • maria
  • Contraseña

Como criar senhas mais seguras

Segundo a ESET, a primeira regra para abandonar senhas fracas é investir em combinação e tamanho. Senhas mais longas tendem a criar uma barreira mais difícil de ser vencida por ataques automatizados; por isso, a empresa recomenda pelo menos 12 caracteres e, sempre que possível, a mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos especiais.

“A diversidade de elementos aumenta exponencialmente a quantidade de combinações possíveis, reduzindo a chance de que sequências previsíveis, como datas de aniversário, nomes próprios ou padrões como “123456”, sejam quebradas em poucos segundos”, analisa Daniel Barbosa.

Outro ponto central destacado pela ESET é não repetir a mesma senha em vários serviços. Quando uma credencial de uma única plataforma é exposta, todas as demais contas que compartilham o mesmo acesso se tornam vulneráveis em cadeia, incluindo e-mail, redes sociais e, a depender do caso, até aplicativos bancários. Para quem tem dificuldade em memorizar diferentes combinações, a recomendação é adotar um cofre de senhas, capaz de armazenar e criar senhas fortes de forma automática, reduzindo a dependência de sequências simples.



Hospital ITACI promove atividades socioculturais em dezembro

Hospital ITACI promove atividades socioculturais em dezembro
Hospital ITACI promove atividades socioculturais em dezembro

O Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI), hospital brasileiro criado em 2002 para atender à demanda de tratamento em Onco-Hematologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), unidade que integra o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), promove ações socioculturais e educativas para seus pacientes e acompanhantes durante todo o mês de dezembro.

Nas sessões de cinema, filmes como Carros e Frozen, peças de teatro e as oficinas de arte e leitura terão temas natalinos. Já a tela interativa apresenta uma visita virtual ao Museu de Arte de São Paulo (MASP). Tudo é realizado por meio do incentivo do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do Ministério da Cultura.

“Ações como essas contribuem para o desenvolvimento dos pacientes, sejam eles crianças ou adolescentes. Além disso, principalmente no mês natalino, é importante proporcionar momentos de alegria e de esperança, permitindo a criação de memórias felizes, mesmo em meio ao desafio da doença”, destaca Liliane Moraes, gerente da Fundação Criança — ITACI.

Programação

Teatro

15/12

8h30 às 9h30 – Um Presente de Natal

Oficina de Leitura

18/12

9h às 11h – Leitura: O Natal do Carteiro. Oficina: Presépio

Tela Interativa

Por meio de um touch screen, pacientes em consultas e até mesmo aqueles que estão internados e não podem deixar o hospital podem viajar por museus, como o Louvre, e se entreter com jogos de memória, quebra-cabeça, quizz, tudo relacionado à cultura.

16/12

9h às 12h – Quebra cabeça Noite Estrelada + Visita Virtual MASP

Cinema ITACI

É um espaço construído em 2019 para possibilitar a realização das atividades. A sala conta com 37 poltronas, sendo duas delas acessíveis. Já a tela é retrátil e automática, com projetor de última geração, receiver, blue ray, subwoofer e som com distribuição 5.1 para tornar essa experiência ainda mais especial.

Sessões

12/12

10h – Homem Aranha

13h – Frozen

18/12

10h – Viva –  A Vida é Uma Festa

13h – Os Incríveis

19/12

10h – A Bela e a Fera

13h – Carros

Sobre o Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI)

Construído a partir de uma parceria entre a Fundação Criança, Ação Solidária Contra o Câncer Infantil (ASCCI) e a Fundação Oncocentro de São Paulo, o ITACI é um hospital público que iniciou suas atividades em 2002, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), unidade que integra o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Oferece tratamento para crianças e adolescentes, diagnosticados com câncer e outras doenças hematológicas ou raras, de zero a 18 anos.

Atuante na área de oncologia pediátrica no Brasil, realizou, em 2024, cerca de 12 mil consultas médicas ambulatoriais, mais de 5 mil consultas multiprofissionais, em torno de 5.800 sessões de quimioterapia e 526 internações. Entre as especialidades atendidas: leucemias, linfomas, neuroblastomas, sarcomas das partes moles, retinoblastomas, doenças hematológicas não oncológicas e tumores sólidos (do sistema nervoso central, ósseos, das células germinativas, renais e hepáticos).

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Demanda por geradores dispara em SP e Tecnogera cresce 300%

Demanda por geradores dispara em SP e Tecnogera cresce 300%
Demanda por geradores dispara em SP e Tecnogera cresce 300%

As interrupções no fornecimento de energia em diversas regiões de São Paulo provocaram um salto significativo na busca por soluções emergenciais. A Tecnogera, empresa especializada em geração temporária e contínua, registrou um aumento superior a 300% na demanda por geradores ao longo das últimas 24 horas.

Segundo a companhia, o fluxo de contatos por telefone, e-mail e WhatsApp foi ainda mais intenso nas primeiras horas da manhã, ficando mais de 500% acima da média usual para o mesmo período. O pico ocorreu logo após o início da instabilidade elétrica, refletindo uma corrida imediata por atendimento emergencial.

De acordo com Maysa Calmona, gerente de comunicação da Tecnogera, o plano de contingência foi acionado rapidamente. "Reforçamos nossas equipes de atendimento e logística para garantir resposta imediata ao crescimento repentino da demanda", afirma. Ela acrescenta que, mesmo com o salto expressivo, o volume poderia ter sido maior. "A adesão ao seguro energia, que prevê a contratação antecipada de geradores, tem diminuído a urgência de parte das solicitações durante quedas no fornecimento", explica.

A Tecnogera destaca que mantém estrutura permanente para atuar em momentos de instabilidade elétrica, apoiada na experiência acumulada em episódios anteriores. Em outubro de 2024, durante um apagão de grande proporção na capital, a empresa registrou um aumento de 1.000% nos chamados em um curto intervalo.

Para a companhia, esse histórico reforça sua capacidade de resposta rápida, tanto em atendimentos emergenciais quanto em operações planejadas, oferecendo suporte a clientes corporativos, residenciais e serviços essenciais.



InfinitePay lança CDB com investimento a partir de R$ 1,00

InfinitePay lança CDB com investimento a partir de R$ 1,00
InfinitePay lança CDB com investimento a partir de R$ 1,00

A InfinitePay, plataforma de serviços financeiros para micro e pequenos empreendedores da CloudWalk, lança o CDB InfinitePay no aplicativo, permitindo que pessoas invistam a partir de R$ 1,24 horas por dia (inclusive aos finais de semana), com rentabilidade de 106% do CDI e proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

A funcionalidade já está disponível para toda a base de 6 milhões de empreendedores que usam a InfinitePay e também para novos clientes, sem qualquer condição adicional ou requisito de comportamento.

Uma calculadora informa a expectativa de rendimento dentro do período contratado com base na taxa do CDI.

Além disso, mesmo quem não usa o app da InfinitePay para vender pode baixar gratuitamente e criar uma conta para ter acesso ao CDB e também usar o JIM, assistente de IA, que oferece funcionalidades como fazer pagamentos e Pix, criar conteúdos e imagens para redes sociais e sugerir receitas.

O produto foi desenvolvido para quem busca flexibilidade, segurança e boa rentabilidade. Em agosto deste ano, a Fitch Ratings concedeu o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA-(bra)’, com perspectiva positiva, para a CloudWalk, dona da InfinitePay. O prazo do CDB pode ser customizado pelo cliente, com resgate automático no prazo definido e experiência integrada ao app da InfinitePay. "A ideia é que o ato de investir seja tão natural para o empreendedor quanto é hoje receber ou fazer um Pix", afirma Lucas Martinelli, diretor da CloudWalk Financeira.

Raio-X do CDB InfinitePay

  • Aporte mínimo de R$ 1.
  • 106% do CDI.
  • Cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e Rating ‘AA-(bra)’, com perspectiva positiva, da Fitch Ratings.
  • O prazo do CDB pode ser customizado pelo cliente, com resgate automático.
  • Isento de taxa de custódia ou DTVM.
  • Uma calculadora informa a expectativa de rendimento líquido dentro do período contratado com base na taxa do CDI.

O "efeito de rede" para quem investe no CDB

A estreia do CDB no app da InfinitePay marca a expansão da estratégia da companhia de criar um sistema financeiro em que o sucesso de um empreendedor fortalece outros empreendedores. O dinheiro aplicado no CDB financia diretamente a operação que apoia micro e pequenos negócios — um mecanismo de "efeito de rede", em que quem investe impulsiona o empreendedor, o empreendedor cresce e retorna o valor para quem investiu.

Martinelli explica que essa lógica já se comprovou na prática ainda durante a fase de testes com um grupo limitado de clientes. Um dono de mercado, por exemplo, investiu no CDB pelo app da InfinitePay. Esses recursos serviram como funding para um empréstimo de capital de giro que uma empresa de próteses dentárias contratou no dia seguinte. Dias depois, a empresa de próteses utilizou o crédito para comprar insumos justamente no mercado do empreendedor que havia investido no CDB.



Estúdio atua na orquestração do trabalho entre humanos e Inteligência Artificial

Estúdio atua na orquestração do trabalho entre humanos e Inteligência Artificial
Estúdio atua na orquestração do trabalho entre humanos e Inteligência Artificial

Com a rápida adoção da inteligência artificial nas empresas, o desafio agora é trazer o melhor retorno para os investimentos em tecnologia, segundo estudo produzido pela consultoria EY. A umzeroum, nova empresa do ecossistema Ekantika, nasce para atuar como um AI Service Studio, especializado em projetar e operar serviços AI-driven dentro de grandes organizações.

“Hoje, as companhias acumulam múltiplas ferramentas de IA que não se conectam à estratégia ou ao fluxo de trabalho. A umzeroum surge para dar sentido a esse ecossistema, orquestrando tecnologia, pessoas e processos de forma coordenada”, explica Nicolau Camargo, cofundador da empresa, ao lado de Fabiano Leoni.

No caso de operações com centenas de atendentes, a umzeroum atua na automatização de fluxos de trabalho por agentes de IA, que aprendem com dados reais sempre em sinergia com humanos em operações híbridas. “Essa combinação reduz o tamanho das equipes necessárias, sem perder qualidade: a IA assume o volume e a rotina, enquanto as pessoas concentram-se nas decisões que exigem contexto, empatia e julgamento. O impacto é duplo: custos menores e uma experiência incomparavelmente mais personalizada”, completa Camargo.

A proposta da umzeroum é transformar a eficiência em algo inteligente, vivo e mensurável. Seu modelo, batizado de AI Smart Efficiency, integra três disciplinas que historicamente operam separadas: gestão de grandes operações, design de serviços e inteligência artificial.

Segundo Camargo, “essa união permite identificar os padrões de decisão dos melhores agentes, redesenhar fluxos críticos e aplicar IA aonde ela realmente gera impacto, criando consistência de performance em escala e eliminando gargalos invisíveis”.

O fundador da umzeroum ressalta: “Usamos a IA como catalisador para simplificar operações e elevar a experiência de clientes e colaboradores”.

Experiência em grandes operações

Com passagens por grandes empresas, os fundadores da umzeroum reúnem experiência em operações que somam dezenas de milhares de agentes de atendimento. “O que aprendemos em campo é que a eficiência não nasce da tecnologia isolada, mas da integração entre humanos, fluxos e sistemas. O que fazemos é desenhar essa integração e transformar IA em consistência operacional”, pondera Fabiano Leoni.

“A empresa atua na orquestração de operações — combinando visão estratégica, execução prática e design orientado por dados, buscando sempre o Gold Standard (padrão ouro) como referência”, adiciona. “Mais do que entregar projetos, a umzeroum se posiciona como um sistema vivo, que acompanha a operação e evolui com ela”, ressalta e conclui: “Nossa missão é clara: transformar hype em resultado. A IA começa onde o workflow faz sentido e é nesse ponto que a umzeroum atua”.

Sobre a Ekantika

A umzeroum é parte do ecossistema Ekantika, uma house of business solutions formada por sete empresas integradas e dedicadas a acelerar a transformação de grandes organizações. Com mais de 450 projetos realizados em diferentes segmentos de mercado, o grupo reúne soluções de ponta em estratégia, tecnologia e experiência do cliente.



Campos do Jordão sedia etapa internacional de freestyle

Campos do Jordão sedia etapa internacional de freestyle
Campos do Jordão sedia etapa internacional de freestyle

Campos do Jordão sediará, pela primeira vez, uma etapa internacional de freestyle motocross, marcada para ocorrer no tradicional Tênis Clube da cidade. A apresentação integra o encerramento da temporada nacional de 2025 da modalidade e reúne pilotos brasileiros e estrangeiros reconhecidos no cenário esportivo. A realização insere o município da Serra da Mantiqueira no calendário do freestyle motocross, modalidade que tem ampliado visibilidade no país.

Entre os atletas confirmados estão nomes como o tricampeão do X-Games, Taka Higashino, e o canadense Billy Kohut. O evento também contará com pilotos brasileiros de diferentes gerações, como Fred Kyrillos, Marcelo Simões e Jeff Campacci, além de outros competidores já conhecidos no circuito nacional. A participação desse conjunto de atletas indica a relevância alcançada pela modalidade no calendário brasileiro.

Assim como já ocorre em outros eventos esportivos, a transmissão será realizada por meio de plataforma digital Arena Live Brasil, permitindo o acompanhamento remoto das apresentações. Os ingressos para o público presencial já estão esgotados. "A realização da etapa em Campos do Jordão representa o crescimento da modalidade e a ampliação do calendário nacional, reunindo atletas com diferentes trajetórias em um mesmo ambiente técnico", afirmou Carlinhos Romagnolli, organizador do evento.

A apresentação principal está marcada para o sábado, com abertura dos portões às 18h. Após sessão de autógrafos programada, os pilotos iniciam suas preparações e performances técnicas às 20h, com encerramento previsto para 21h20. A estrutura disponibilizada busca garantir condições adequadas de segurança e operação para a realização das manobras, seguindo padrões adotados em eventos da modalidade. A etapa de Campos do Jordão representa o fechamento da temporada anual do freestyle motocross no Brasil e reforça o interesse crescente do público pela prática esportiva, que tem registrado, nos últimos anos, ampliação de circuitos, transmissões e participação de atletas internacionais.

O Arena Freestyle Internacional conta com o patrocínio do Secretaria de Esporte do Governo do Estado de São Paulo, Monster, Honda, Pro Honda e Sportbay; copatrocínio de Yamaha, Kawasaki, Pirelli e Bieffe; apoio da Prefeitura de Campos do Jordão, Revista Dirt Action, Show Radical e Moto Channel Brasil. A supervisão é da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), com realização da Romagnolli Promoções e Eventos e da Liga Nacional de Esportes a Motor (Linem).



Agência Nagase destaca como competir globalmente em 2026

Agência Nagase destaca como competir globalmente em 2026
Agência Nagase destaca como competir globalmente em 2026

A inteligência artificial aplicada à publicidade digital deverá redefinir a competitividade internacional e permitirá que pequenas empresas disputem espaço global com maior precisão e eficiência em 2026, destaca a Agência de Tráfego Pago Nagase.

O avanço do marketing preditivo está diretamente ligado à evolução de tecnologias que analisam intenção de compra, padrões de comportamento e jornadas complexas. Relatórios internacionais reforçam essa tendência. O portal CMSWire, em sua análise de Marketing Technology Trends for 2026, afirma que modelos de IA expandirão a automação de campanhas e a personalização em escala, impactando diretamente estratégias de mídia global. Já o Think With Google destaca, em seu relatório Digital Marketing Trends 2026, que a busca por previsibilidade e relevância deverá transformar a relação entre marcas e consumidores, impulsionando abordagens guiadas por dados avançados.

Para a Agência Nagase, a consolidação dessas tecnologias representa uma oportunidade inédita para pequenos empreendedores entrarem em mercados internacionais, historicamente dominados por grandes corporações com alto poder de investimento. A agência avalia que a principal vantagem competitiva em 2026 estará na capacidade das empresas de estruturar, interpretar e integrar dados de comportamento de forma estratégica. William Nagase, CEO e especialista em performance digital, reforçam que "a inteligência artificial preditiva se tornará o eixo central da competitividade global. Em 2026, empresas preparadas para interpretar sinais de intenção e padrões de consumo atuarão em pé de igualdade com players de grande porte".

Com a fragmentação crescente da jornada digital, a automação de processos passa a ocupar papel decisivo. A Agência de Tráfego explica que, em 2026, o volume de dados gerado pelos usuários permitirá que algoritmos identifiquem movimentações de compra antes mesmo que o consumidor manifeste interesse diretamente. Isso significa que, com infraestrutura adequada, pequenas empresas poderão priorizar públicos com maior probabilidade de conversão, reduzindo custos operacionais e aumentando a precisão das campanhas internacionais. Para a agência, esta mudança alterará profundamente o modelo de aquisição digital.

O impacto será ainda mais evidente em mercados onde a concorrência é intensificada pelo alto fluxo de empreendedores estrangeiros. Países como Estados Unidos, Portugal e Japão devem registrar forte crescimento de anunciantes em 2026, exigindo estratégias altamente técnicas e assertivas. A Agência Nagase aponta que empresas brasileiras atuando no exterior poderão competir mais rapidamente, desde que utilizem estruturas de governança de mídia e automação integrada, alinhadas às tendências citadas pelos portais CMSWire e Think With Google.

Neste contexto, o papel do Gestor de Tráfego Pago passa por uma transformação significativa. A função deixa de ser operacional e assume responsabilidade estratégica baseada em ciência de dados, padrões analíticos e validação contínua de hipóteses comportamentais. De acordo com William Nagase, "o gestor será cada vez mais um intérprete de comportamento e menos um executor de campanhas. Em 2026, sua atuação será determinante para orientar os algoritmos e garantir previsibilidade de crescimento".

A Agência Nagase destaca que a maturidade digital e a qualidade dos dados serão fatores críticos para competir globalmente em 2026. Empresas que não implementarem sistemas de mensuração robustos, integrações completas e fluxos padronizados enfrentarão limitações nas plataformas automatizadas. Já aquelas que investirem em dados limpos e processos estruturados deverão observar maior estabilidade nos resultados e ampliação de alcance internacional com menor custo.

À medida que tecnologias de IA aceleram e modelos preditivos se tornam padrão em plataformas de publicidade, 2026 deve marcar uma mudança definitiva no cenário competitivo mundial. A Agência Nagase reforça seu compromisso em apoiar empresas brasileiras com inteligência técnica, automação estratégica e metodologias orientadas à previsibilidade. Segundo a direção da empresa, a meta é garantir que pequenas marcas tenham acesso às mesmas possibilidades de expansão global que grandes anunciantes já utilizam, consolidando o tráfego pago como ferramenta essencial para competir em mercados internacionais em 2026, movimento diretamente impulsionado pela adoção de Marketing Preditivo como base estratégica de crescimento.



Acordo de Concórdia FIA e Fórmula 1: Futuro do Esporte até 2030

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), órgão regulador global do automobilismo e federação das organizações de mobilidade em todo o mundo, e o Grupo Fórmula 1, detentor dos direitos comerciais, anunciaram hoje a assinatura do Acordo de Concórdia de Governança, um contrato crucial que define o quadro regulamentar e os termos de governança do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA até 2030. Este anúncio segue-se ao de março, que confirmou a assinatura do Acordo de Concórdia Comercial de 2026 por todas as equipes e pelo Grupo Fórmula 1. Juntos, estes acordos constituem o nono Acordo de Concórdia, representando um importante passo em frente na profissionalização e no desenvolvimento global do esporte.

Introduzidos pela primeira vez em 1981, os Acordos de Concórdia foram concebidos para promover a equidade desportiva, a inovação tecnológica e a excelência operacional, alinhando todas as partes interessadas em torno de uma visão partilhada para uma governação estruturada e o crescimento contínuo do desporto. Cada versão dos Acordos de Concórdia moldou o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 da FIA no espetáculo global que é hoje.

O nono Acordo de Concórdia, anunciado hoje, marca o início de uma nova era de colaboração entre a FIA e o Grupo Fórmula 1, que trabalharam juntos para escrever o próximo capítulo da história da Fórmula 1, demonstrando respeito mútuo, transparência e objetivos comuns entre as duas organizações. O acordo confirma a participação de todas as equipes do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA, incluindo a futura equipe Cadillac de Fórmula 1, até o final da década, e proporciona uma base sólida para a evolução esportiva e técnica do esporte.

O Acordo de Concórdia reforça o compromisso da FIA, do Grupo Fórmula 1 e de todas as equipes em continuar a desenvolver e aprimorar o esporte, impulsionando a expansão significativa que ele vem apresentando nos últimos anos. O novo contrato permite que a FIA invista ainda mais em melhorias na regulamentação das corridas, na direção de prova, na comissária e na expertise técnica, beneficiando o Campeonato. Isso significa que o esporte pode continuar a evoluir, proporcionando inovações tecnológicas empolgantes e muita ação esportiva para fãs, emissoras e parceiros, tudo dentro de uma estrutura regulatória estável e organizada. Aliado a um crescimento recorde de audiência, um calendário de corridas dinâmico e um engajamento cada vez maior do público jovem, o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA inicia este novo capítulo com um ímpeto sem precedentes.

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, disse:

“O nono Acordo de Concórdia garante o futuro a longo prazo do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA e tenho orgulho da dedicação investida neste processo. Gostaria de agradecer a Stefano Domenicali e sua equipe pela sólida colaboração, que construiu uma estrutura baseada na justiça, estabilidade e ambição compartilhada. Este acordo nos permite continuar modernizando nossas capacidades regulatórias, tecnológicas e operacionais, incluindo o apoio aos nossos diretores de prova, oficiais e aos milhares de voluntários cuja experiência é fundamental em cada corrida. Estamos garantindo que a Fórmula 1 permaneça na vanguarda da inovação tecnológica, estabelecendo novos padrões no esporte mundial.”

Stefano Domenicali, Presidente e CEO do Grupo Fórmula 1, disse:

“Hoje é um dia importante para a Fórmula 1. Ao celebrarmos os setenta e cinco anos deste esporte incrível, temos orgulho de escrever o próximo capítulo da nossa longa e fascinante história. Este acordo garante que a Fórmula 1 esteja na melhor posição possível para continuar crescendo em todo o mundo. Quero agradecer ao presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, e a todas as equipes pela colaboração e determinação em alcançar os melhores resultados para todo o esporte em nossas negociações. Temos muito do que nos orgulhar, mas também estamos focados nas oportunidades e no potencial empolgante da Fórmula 1 nos próximos anos.”

A Fédération Internationale de l’Automobile (FIA) é o órgão regulador do automobilismo mundial e a federação global das organizações de mobilidade. É uma organização sem fins lucrativos comprometida com a promoção da inovação e a defesa da segurança, sustentabilidade e igualdade no automobilismo e na mobilidade.

Fundada em 1904, com escritórios em Paris, Londres e Genebra, a FIA reúne 245 organizações membros em cinco continentes, representando milhões de usuários de vias públicas, profissionais do automobilismo e voluntários. Ela desenvolve e aplica regulamentos para o automobilismo, incluindo sete Campeonatos Mundiais da FIA, para garantir que as competições em todo o mundo sejam seguras e justas para todos.

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Retrospectiva mostra cursos mais buscados com vale-educação

Retrospectiva mostra cursos mais buscados com vale-educação
Retrospectiva mostra cursos mais buscados com vale-educação

A maior parte dos colaboradores que recebem o vale-educação da Unico Skill optou por aprender idiomas, aprimorar soft skills e estudar tecnologia, como inteligência artificial. Os números estão na retrospectiva 2025 divulgada pela empresa, criadora do primeiro benefício educação ilimitado do Brasil. A plataforma dá acesso a um catálogo com mais de 100 instituições de ensino nacionais e estrangeiras, que oferecem 26 mil cursos, incluindo graduações, pós, cursos livres, de idiomas e mentorias.

Os cursos de idiomas correspondem a 22% do total de matrículas realizadas e lideram o ranking. Em seguida, vêm soft skills, com 19%, e cursos da área de tecnologia, também com 19% (englobando ciência de dados, programação e, claro, inteligência artificial, entre outros). "Os números mostram como os trabalhadores que recebem o vale-educação estão conectados às demandas do mercado de trabalho", afirma a CMO da Unico Skill, Thaís Azevedo. "O Fórum Econômico Mundial coloca IA e big data como a habilidade que mais está em alta no mundo inteiro. Então, essa é uma necessidade do trabalhador e das empresas, e nosso benefício atende a isso", completa, citando o relatório Futuro dos Empregos.

As soft skills também são habilidades que aparecem no topo tanto do ranking do Fórum Econômico Mundial quanto no da Unico Skill. "O estudo do Fórum Econômico cita criatividade, resiliência, flexibilidade, agilidade, pensamento crítico, enfim, são as tais ‘soft skills’, que podem e devem ser praticadas por todos os profissionais", diz Thaís.

Líder entre as escolhas, o aprendizado de idiomas é fundamental para suprir um abismo de habilidades que existe no Brasil: apenas 1% das pessoas falam inglês fluentemente, segundo pesquisa do British Council. Fluência no idioma é uma das habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho do Brasil, de acordo com o Guia Salarial da Robert Half 2025.

19 milhões de horas

A soma das horas de educação utilizadas por todos os colaboradores e dependentes registrados na Unico Skill chegou a 19 milhões. Esse número é 2.525% superior ao de 2024, quando houve 724 mil horas de aprendizado. Para se ter uma ideia da grandeza, 19 milhões de horas equivalem a 792 mil dias ou 2.168 anos. "É como se uma pessoa estudasse desde o surgimento do Império Romano até hoje. E ainda faltaria tempo", brinca Thaís.

Boa parte dessas horas foi utilizada com cursos livres, que correspondem a 46% das matrículas via Unico Skill em 2025. Idiomas são 23%, pós-graduações são 11% e graduações correspondem a 10%. "Ter tantas matrículas em cursos livres mostra a força do lifelong learning, ou aprendizado contínuo, que também é uma habilidade em alta, segundo o Fórum Econômico Mundial", afirma Thaís Azevedo.

Esse movimento aparece na trajetória de Amanda Carvalho, consultora de Pessoas e Cultura do Banco BV. "Em 2025, o vale-educação do Unico Skill foi essencial no meu desenvolvimento. Fiz curso de Gestão no RH com Inteligência Artificial no Ibmec, Liderança Ágil na Hyper Island e estou desenvolvendo meu inglês com aulas particulares no CNA", conta a profissional, que também está iniciando curso de IA generativa no MIT.

Diferença no futuro

O vale-educação da Unico Skill é decisivo no futuro dos trabalhadores e empresas. Um levantamento junto a colaboradores que possuem o benefício mostra que 90% deles não estudariam se não fosse o incentivo do empregador. A atendente de farmácia Marciana Gomes Araújo, da Pague Menos, conta que via pouca perspectiva de se desenvolver profissionalmente antes de receber o vale-educação. "Até o ano passado, eu queria muito fazer faculdade, mas não estava preparada financeiramente. Agora, vou finalizar o primeiro semestre do curso de Farmácia."

"Democratizar o acesso à educação é bom para as pessoas, mas também para as empresas, que ganham competitividade por terem uma força de trabalho mais qualificada e que produz melhor", afirma Thaís Azevedo. O Brasil ocupa a 58ª posição no Ranking Mundial de Competitividade de 2025, do International Institute for Management Development, em uma lista com 69 nações, e o baixo nível educacional é, justamente, um dos fatores que puxam o país para baixo.

Sobre a Unico Skill

A Unico Skill é uma empresa brasileira que busca democratizar o acesso ao conhecimento no ambiente corporativo, fornecendo educação ilimitada como benefício trabalhista a funcionários de empresas e seus dependentes. O benefício é ofertado por meio de um catálogo com milhares de cursos de diversas áreas, em diferentes níveis, de instituições renomadas do Brasil e do exterior. O Unico Skill tem mais de 100 clientes que, juntos, somam 200 mil colaboradores. Os empregadores pagam um valor fixo mensal por colaborador, que passa a ter acesso à plataforma com mais de 100 instituições de ensino brasileiras e estrangeiras, como USP, Insper, FGV, Mackenzie, Estácio, MIT, Harvard, entre outras. São mais de 26 mil opções de graduações, pós, cursos livres, técnicos e de idiomas, além de mentorias.

Para mais informações, basta acessar: Site: https://unico.io/unico-skill/ LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/unicoskill



Zumbi dos Palmares firma parceria com a Galileu e leva IA à saúde dos alunos

Zumbi dos Palmares firma parceria com a Galileu e leva IA à saúde dos alunos
Zumbi dos Palmares firma parceria com a Galileu e leva IA à saúde dos alunos

A Universidade Zumbi dos Palmares firmou uma parceria com a Galileu Saúde, empresa brasileira focada em tecnologia de saúde digital baseada em inteligência artificial (IA). O acordo tem como foco o desenvolvimento de soluções preditivas e proativas voltadas à melhoria da saúde da população negra, reforçando o compromisso da instituição com a redução de desigualdades históricas no acesso aos cuidados de saúde.

A primeira fase da iniciativa prevê a disponibilização gratuita do aplicativo Galileu para aproximadamente 1.500 alunos e colaboradores da Universidade Zumbi dos Palmares. A ferramenta reúne informações do histórico médico dos usuários — como doenças preexistentes, fatores hereditários e indicadores atuais — e utiliza tecnologia de fotopletismografia remota para gerar análises rápidas de pressão arterial, frequência cardíaca e idade aparente da pele.

A solução, que combina redes neurais a protocolos científicos validados, já é utilizada por mais de 1,2 milhão de pessoas no Brasil e no exterior.

A parceria também inaugura uma pesquisa destinada a ampliar a acurácia da tecnologia em peles negras retintas. Ao longo de 12 meses, os dados coletados — mediante consentimento explícito dos participantes — serão tratados em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A LGPD é a legislação brasileira que regula o tratamento de dados pessoais e estabelece regras de privacidade, segurança, finalidade e transparência para qualquer operação que envolva coleta, armazenamento e processamento dessas informações. O estudo permitirá identificar padrões de saúde, contribuir para calibração do algoritmo e aprimorar sua precisão em diferentes tonalidades de pele.

Para o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, a iniciativa representa um avanço importante no enfrentamento das desigualdades em saúde: “Ainda existem lacunas significativas na assistência e na prevenção voltadas à população negra. Ao unir tecnologia, ciência e inclusão, a Universidade dá um passo histórico para gerar dados qualificados e apoiar o desenvolvimento de soluções mais precisas e alinhadas às realidades da comunidade negra”.

O vice-presidente da Galileu Saúde, Luiz Gozzi, ressalta que a tecnologia foi concebida para fortalecer práticas de saúde preventiva e ampliar o acesso a ferramentas digitais inovadoras. Como parte da contrapartida, a Universidade Zumbi dos Palmares colocará à disposição sua estrutura e equipe técnica para realizar medições analógicas complementares e acompanhar presencialmente as coletas previstas no estudo.

Com a nova parceria, a instituição de ensino reafirma seu compromisso na integração entre ciência, inovação e equidade racial, contribuindo para o avanço de pesquisas e tecnologias voltadas ao cuidado integral da população negra.

Mais informações para imprensa:

LGF Press Comunicação

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(11) 9 5134-9665



Centenas de clínicas odontológicas adotam IA para vídeo

Centenas de clínicas odontológicas adotam IA para vídeo
Centenas de clínicas odontológicas adotam IA para vídeo

A adoção de ferramentas de vídeo com inteligência artificial (IA) em clínicas odontológicas vem crescendo no Brasil. No mais recente evento presencial dedicado ao tema, o SucessOdonto Presencial, que ocorreu em Campinas nos dias 6, 7 e 8 de novembro, foram vendidas licenças da nova solução da ICOM Marketing para mais de 180 clínicas, evidenciando o interesse crescente por tecnologia e marketing integrado no setor.

Segundo relatório de 2025 sobre marketing odontológico, cerca de 70% das práticas odontológicas utilizam redes sociais para divulgação. Dados da mesma fonte apontam que o vídeo marketing é usado por 55% das clínicas para educar e engajar pacientes.

O cenário de mercado reforça a relevância dessa adoção: o setor odontológico no Brasil movimenta cerca de R$ 38 bilhões por ano. Ao mesmo tempo, as clínicas enfrentam forte concorrência; estima-se que, em 2025, o país conte com mais de 75 mil clínicas ativas.

Especialistas da ICOM apontam que a adoção de vídeo e IA não representa apenas uma tendência de marketing, mas uma adaptação às mudanças no comportamento dos pacientes. O uso de inteligência artificial cresceu 167% na saúde nos últimos cinco anos, com destaque para automação de processos e otimização do relacionamento com pacientes, segundo matéria da Revista Vértice.

“A nova ferramenta de vídeo com IA, oferecida recentemente, aparece no mercado como resposta a esse movimento de digitalização, entregando não apenas conteúdo visual, mas também automação, agilidade e um fluxo mais profissional de atendimento e conversão de leads”, afirma Fabio Avelar, CEO da ICOM Marketing.

“Devido à escala de adoção registrada no evento, a tendência é que soluções semelhantes se multipliquem nos próximos meses. Esse tipo de tecnologia tende a redefinir como clínicas odontológicas se posicionam no ambiente online e como atraem e se relacionam com seus pacientes”, complementa Avelar.



Senado debate assinaturas eletrônicas no Código Civil

Senado debate assinaturas eletrônicas no Código Civil
Senado debate assinaturas eletrônicas no Código Civil

Um dos principais instrumentos de cidadania no Brasil, o Código Civil está em análise no Senado Federal para atualização por meio do PL nº 4/2025. A iniciativa busca adequar o normativo aos novos tempos, marcados especialmente pela transformação digital. O Código atualmente vigente é de 2002, período em que o país iniciava sua trajetória de digitalização impulsionada pela criação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), instituída um ano antes.

Com quase 25 anos de história, a ICP-Brasil tornou-se uma tecnologia indispensável. Hoje, o país possui mais de 15,5 milhões de certificados digitais ativos, utilizados em diversas atividades, especialmente na assinatura de contratos. "As assinaturas eletrônicas são uma realidade na vida dos brasileiros. Diversos contratos, documentos médicos, contábeis e jurídicos são assinados eletronicamente com certificado ICP-Brasil, o que demonstra como a tecnologia já integra a rotina da sociedade", destacou o presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), Leonardo Gonçalves.

"A adesão à assinatura eletrônica qualificada não é por acaso: ela garante economia de tempo e redução de custos para empresas, segurança jurídica para contratos de alto risco e diminuição de fraudes e litígios", acrescentou Gonçalves ao comentar as motivações para a ampla adoção das assinaturas eletrônicas.

Prova da relevância do tema é a inclusão, no PL nº 4/2025, de um capítulo dedicado exclusivamente às assinaturas eletrônicas, o Capítulo IX do Livro sobre Direito Digital, que busca definir as modalidades de assinatura, entre elas a assinatura eletrônica qualificada, realizada com certificado digital ICP-Brasil.

Inclusão das assinaturas eletrônicas no Código Civil

Para tratar do tema, em novembro, a ANCD participou, no Senado Federal, da 7ª Audiência Pública promovida pela Comissão Temporária responsável pela atualização do Código Civil. O debate abordou temas relacionados a contratos e direito digital; a ANCD foi representada pelo advogado especialista em certificação digital, Dr. José Henrique Barbosa Moreira Lima Neto.

Lima Neto apresentou contribuições referentes às regras de assinaturas eletrônicas previstas no Capítulo IX da proposta legislativa. O advogado ressaltou que o Brasil já dispõe de um marco normativo consolidado, especialmente a Lei 14.063/2020 e o Decreto 10.543/2020, que estabelecem classificação, requisitos e usos admitidos para as assinaturas eletrônicas. Nesse contexto, defendeu que o novo Código Civil, caso opte por tratar do tema, adote uma redação sintética e alinhada ao que já está previsto em lei, evitando sobreposições ou a criação de normas conflitantes.

Em relação às assinaturas eletrônicas qualificadas, Lima Neto destacou o percurso regulatório que sustenta o modelo brasileiro: "A assinatura eletrônica qualificada remonta à Medida Provisória 2.200-2/2001. Estamos falando de um legado de quase 25 anos de regulamentação, sob supervisão do ITI, autarquia federal", afirmou.

O especialista também chamou atenção para a necessidade de que legislações voltadas ao ambiente digital sejam tecnologicamente neutras. Segundo ele, dada a velocidade das inovações, normas excessivamente vinculadas a soluções técnicas específicas podem se tornar rapidamente obsoletas.

O presidente da Comissão e autor do PL, senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG), ressaltou, durante a audiência, a relevância da exposição feita pelo representante da ANCD: "Agradeço essa reflexão de se positivar algo inerente à tecnologia, que é dinâmica por essência. A tecnologia evolui a cada momento e, naturalmente, ao se positivar conceitos, é preciso ter cautela para garantir compatibilidade".

Para Gonçalves, o debate sobre as assinaturas eletrônicas é louvável e deve levar em consideração o percurso já trilhado pelo Brasil com grande sucesso: "O Brasil tem grande maturidade no âmbito das assinaturas eletrônicas, sendo referência internacional. A legislação vigente é clara e tem garantido segurança jurídica no uso dessas ferramentas. É fundamental que o debate sobre o tema considere esse legado de sucesso, para que o país continue avançando na digitalização segura e ampliando a cidadania digital".



Bebê de 1 ano e 7 meses baleada na cabeça recebe alta

Bebê de 1 ano e 7 meses baleada na cabeça recebe alta
Bebê de 1 ano e 7 meses baleada na cabeça recebe alta

bebê de 1 ano e 7 meses baleada na cabeça na Baixada Fluminense recebeu alta e vai levar uma vida normal. A criança foi operada pela equipe da Medplus no Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), em Duque de Caxias (RJ).

A mãe da bebê contou aos policiais da 63ª DP (Japeri) que ela, o marido, a filha e a enteada voltavam de uma pizzaria, quando, ao parar o carro para deixar a enteada na casa da avó, outro veículo se aproximou, e os ocupantes abriram fogo. Não se sabe o motivo do ataque. Moradores alertaram aos criminosos que as vítimas eram moradores da própria comunidade, e os disparos cessaram.

O carro da família foi atacado na comunidade do São Jorge, em Engenheiro Pedreira, e um dos tiros acertou a cabeça da menina. A criança foi socorrida inicialmente na Policlínica de Japeri e, devido à gravidade do ferimento, transferida para o Adão Pereira Nunes. Ela deu entrada no HMAPN no dia 18 de novembro, foi operada e no dia 29 recebeu alta.

A Polícia Civil informou, por meio de nota, que a investigação está a cargo da 63ª DP (Japeri). “Esse é mais um caso de perícia e competência da equipe que temos no HMAPN. Não é bom noticiar um fato violento como esse, mas sem dúvida é muito bom saber que nosso time é qualificado para atender quem precisa de atendimento complexo”, resumiu Tiago Simões Leite, diretor da Medplus Serviços Médicos.

Pediatra e gestor, Tiago Simões Leite acompanha as estatísticas de atendimentos no HMAPN. De janeiro a setembro deste ano, o hospital já realizou 18.566 cirurgias e mais de 24 mil procedimentos anestésicos. Em setembro, bateu recorde de procedimentos cirúrgicos do ano: 2.312, com média de 77 por dia.

No HMAPN, a Medplus faz desde o planejamento de escalas médicas e gerenciamento de materiais e insumos até a seleção dos cerca de mil profissionais médicos que atuam no hospital em 26 especialidades. A empresa assumiu a gestão profissional em 2022, quando a unidade foi municipalizada.



Especialista fala sobre soluções em bugs de sistema

Especialista fala sobre soluções em bugs de sistema
Especialista fala sobre soluções em bugs de sistema

A pressão por agilidade e qualidade em software tem levado empresas brasileiras a apostar em automação pesada para lidar com falhas em produção. Um exemplo recente é o lançamento de uma plataforma de inteligência artificial (IA) capaz de identificar e corrigir bugs de produção em até 60 segundos, monitorando logs, telemetria e comportamento anômalo do sistema em tempo real. A solução pode reduzir drasticamente o tempo de indisponibilidade, cortar custos com retrabalho e suporte e, ao mesmo tempo, preservar a experiência do usuário final em ambientes críticos, como fintechs, e-commerces e plataformas de atendimento digital.

Em paralelo, cresce a adoção de plataformas integradas de bug tracking e issue management, que tratam defeitos de software não apenas como "erros técnicos", mas como eventos que afetam diretamente a jornada do cliente, o funil de conversão e a receita recorrente. Especialistas afirmam que as equipes mais eficientes unem em um só fluxo os registros de bugs, o histórico do cliente, os dados de uso do produto e o contexto de negócio, permitindo priorizar o que realmente gera impacto e eliminar o ruído de problemas menores ou duplicados.

Para empresários e gestores que não são técnicos, conteúdos introdutórios explicam o que é um bug de forma simples: qualquer comportamento inesperado do sistema, da tela que trava ao relatório que soma errado. Todos com potencial de gerar custos, reclamações e perda de confiança do cliente. Análises sobre benefícios financeiros do bug tracking mostram que um processo estruturado de registro e correção reduz desperdício de tempo, evita que várias pessoas trabalhem no mesmo problema e aumenta a satisfação do usuário — o que, por sua vez, melhora o retorno sobre investimento (ROI) em desenvolvimento de software.

Estudos sobre o custo de erros de software indicam que falhas em produção podem consumir milhões de dólares em suporte, reembolsos, perda de reputação e retrabalho, e que consertar defeitos depois do lançamento pode ser muitas vezes mais caro do que tratá-los ainda na fase de desenvolvimento. Para empresas brasileiras de tecnologia e para empresários que dependem de sistemas próprios, isso significa que um bom relatório de bug pode ser um instrumento direto de economia e proteção de receita.

É nesse ponto, em que técnica, economia e experiência do usuário se cruzam, que começa o trabalho de Alison Luan Fernandes Galvani, engenheiro de software especialista em soluções para bugs de sistema. Bacharel em Engenharia de Software pela UniCesumar e com mais de sete anos de atuação em desenvolvimento back-end e front-end, bancos de dados SQL e metodologias ágeis, Alison construiu sua carreira justamente em cima da pergunta que mais assombra gestores de tecnologia: como transformar relatos confusos de erro em informação estruturada, acionável e barata de resolver? Sua trajetória inclui passagem por ambientes de alta demanda, como Elotech Gestão Pública (software para prefeituras), One Support (infraestrutura, VoIP e suporte de TI) e, principalmente, One Portaria Inteligente.

Feedback não estruturado pode virar insights reproduzíveis, priorizáveis e rastreáveis, encurtando o ciclo de correção. Sua contribuição em frameworks baseados em ontologia, voltados à experiência do usuário não técnico, transforma feedback livre em campos semânticos que facilitam classificação automatizada, deduplicação e priorização. "Um relatório de bug eficiente pode gerar a resolução de problemas sem interação adicional do usuário. Isso pode aprimorar, otimizar e acelerar o processo de identificação e reparo/restauração, economizando tempo e recursos", explica Alison.

Para Galvani, a educação do usuário sobre o que caracteriza um bug e como descrevê-lo é estratégica para a qualidade, sobretudo em ambientes de alta cadência de release. Ele cita que definições acessíveis e checklists simples reduzem ruídos entre times técnicos e áreas de negócio. "Quando o front descreve o problema com linguagem simples e indica como reproduzir, a engenharia ganha horas preciosas", explica. Ele destaca que educar usuários e times sobre o que é "bug" e como descrevê-lo reduz ambiguidades desde a origem do problema. "Relatórios de qualidade começam na ponta: quanto mais contexto reproduzível e menos jargão, mais rápida é a resposta", completa.

O especialista acrescenta que times ágeis se beneficiam de ferramentas que capturem anexos, passos de reprodução, ambientes e logs, integradas a fluxos de triagem e métricas de qualidade. Em sua visão, um pipeline consistente de reporte/triagem evita acúmulo no backlog e dá visibilidade sobre gargalos. "Quando a coleta é estruturada, o lead time de correção cai e a taxa de defeitos por sprint fica sob controle. Sem padronização de coleta, a triagem vira gargalo; com ela, a equipe ganha fluxo e foco", afirma.

Ao longo dessa jornada, Alison se especializou em frameworks de relatórios de bugs orientados a ontologias, que são modelos que organizam o conhecimento sobre falhas de software em categorias claras, relações e significados. Segundo o portal Universo dos Negócios, o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) foi reconhecido como TCC destaque de 2019, sendo premiado como melhor TCC em Engenharia de Software da Faculdade UniCesumar, sendo posteriormente publicado como artigo científico em uma revista científica internacional. Nessa linha, ele tem se dedicado a disseminar sua pesquisa para relatar bugs em sistemas, aproximando a pesquisa de ponta das dores diárias de empresas que dependem de softwares para faturar.

Para empresas e empresários de software, o recado de Alison Galvani é direto: investir em relatórios de bug eficientes deixou de ser luxo técnico e se tornou estratégia de negócios. Um pipeline moderno de defeitos, que, apoiado em IA, métricas, frameworks baseados em ontologia e ferramentas adequadas, reduz custos, protege a reputação da marca e aproxima o cenário ideal de entrega perfeita ao usuário. "Um sistema que pode até ter falhas, mas que reage a elas com velocidade, inteligência e foco no que realmente importa para o cliente", finaliza Galvani.



Grupo Gazin vence o 15º Prêmio Reclame AQUI 2025

Grupo Gazin vence o 15º Prêmio Reclame AQUI 2025
Grupo Gazin vence o 15º Prêmio Reclame AQUI 2025

O Grupo Gazin foi um dos grandes vencedores do 15º Prêmio Reclame AQUI 2025 ao conquistar o primeiro lugar nas categorias Varejo – Loja Física e Seguros. A companhia também obteve o segundo lugar nas categorias Colchões e Consórcios, além do quarto lugar em E-commerce. Considerada a principal premiação do país em relacionamento com o consumidor, a iniciativa reconhece empresas que se destacam pela excelência no atendimento e pela construção de uma reputação sólida junto ao público.

A cerimônia de premiação foi realizada em 9 de dezembro, no Espaço Unimed, em São Paulo, e registrou números recordes, com mais de 29 milhões de votos e a participação de mais de 2 mil empresas inscritas. O Reclame AQUI é um dos principais termômetros da relação entre consumidores e marcas no Brasil, reunindo reclamações sobre produtos e serviços e servindo como referência para avaliação da reputação empresarial.

Para concorrer ao prêmio, as empresas indicadas precisam atender a critérios como possuir reputação “Bom”, “Ótimo” ou “RA1000”, não apresentar histórico “em análise” desde maio de 2024 e estar cadastradas na plataforma desde novembro do ano anterior. Após essa etapa, a escolha dos vencedores é feita por meio do voto direto dos consumidores.

Segundo o presidente do Grupo Gazin, Gilmar Alves de Oliveira, o reconhecimento reforça o propósito da companhia. “Esse prêmio reafirma nosso compromisso permanente com a transparência, o respeito e a excelência no atendimento. Ser reconhecido pelo voto do consumidor confirma que estamos no caminho certo e que o nosso trabalho diário faz diferença na vida das pessoas”.



Mercado global de IA deve crescer 29,2% entre 2025 e 2032

Mercado global de IA deve crescer 29,2% entre 2025 e 2032
Mercado global de IA deve crescer 29,2% entre 2025 e 2032

Dados do relatório Artificial Intelligence Market Size, da Fortune Business Insights, trazem projeções otimistas para o crescimento do valor da inteligência artificial no mercado global. Conforme o documento, esse mercado deve crescer de US$294,16 bilhões em 2025 para US$1.771,62 bilhões até 2032, o que representa uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de 29,2%.

O relatório cita como tendências para a próxima década avanços inovadores em IA quântica, computação neuromórfica e modelos generativos de próxima geração. Também frisa que as automações impulsionadas por IA receberão uma explosão de investimentos, bem como a medicina de precisão, os sistemas autônomos e a governança ética da IA.

Quanto a isso, o relatório recomenda que as empresas não apenas adotem, mas que antecipem essas disrupções. Enfatiza ainda que o futuro pertence àqueles que não apenas acompanham a evolução da IA, mas que a moldam ativamente.

O empresário Murilo Elias, CEO da E-Inov Soluções Tecnológicas, percebeu o potencial da Inteligência Artificial Generativa desde cedo, e em 2024, a incorporou ao principal produto de seu hub de soluções: o CRM CNPJ BIZ. Nele, a IA é utilizada em conjunto com o recurso de automações para proporcionar escalabilidade ao processo de vendas de seus clientes.

"Estamos vivendo um momento único onde a tecnologia de ponta ficou acessível. Um CEO visionário percebe que a barreira de entrada caiu. Hoje, uma startup ou PME pode ter a mesma inteligência de dados que uma multinacional, desde que aja rápido. Incorporar IA ao core business, como fizemos em 2024, é a única forma de garantir relevância na próxima década."

IA em pequenas, médias e grandes empresas

Em 2024, 42% das grandes empresas implementaram IA em suas operações de negócios, de acordo com dados da IBM citados no relatório. Quanto às Pequenas e Médias Empresas (PMEs), o documento faz referência a um estudo da SAP, que sugere que as PMEs podem antecipar um aumento de 6 a 10% em sua receita ao adotar a IA. Diz ainda que o uso de IA pode aumentar a inovação e o desempenho de PMEs em múltiplas áreas, como vendas, marketing, gestão de capital humano, gestão financeira e desenvolvimento de produtos.

"A IA é o grande equalizador de mercados. Pequenas equipes de vendas equipadas com o CNPJ BIZ estão performando como departamentos comerciais gigantes. Vemos clientes dobrarem sua capacidade de prospecção sem contratar um único funcionário extra. A eficiência operacional gerada pela automação reflete diretamente na margem de lucro e na saúde financeira da empresa."

Startups com IA valorizadas

O relatório da Fortune também faz um recorte focado no mercado de startups. Ele cita que startups de IA estão witnessing avaliações consideravelmente mais altas do que as startups não-IA. Informa que, durante a fase de financiamento da série B, as startups de IA são avaliadas 60% mais altas do que as não-IA.

Trazendo valores monetários, o relatório cita ainda que em fevereiro de 2024, as empresas de IA garantiram US$4,7 bilhões de financiamento de risco, o que representa mais de 20% do capital de risco total investido naquele mês.



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