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ClarkeModet lança sistema para reduzir riscos de intangíveis

A ClarkeModet, multinacional de gestão e monetização de ativos intangíveis e digitais, anuncia a chegada ao mercado brasileiro do Sistema de Governança de Dados (SDG). A solução foi desenvolvida para ajudar organizações a mapear, proteger e rentabilizar informações estratégicas em um cenário de custos crescentes provocados por falhas de segurança e por pressões regulatórias cada vez mais intensas.

O panorama nacional evidencia a urgência do tema. O custo médio global de um vazamento de dados atingiu US$ 4,88 milhões em 2024, de acordo com estudo da IBM — e segue em alta. Outro fator de risco importante é o ambiente regulatório: embora a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) tenha aplicado apenas uma multa em empresa de iniciativa privada desde a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a União Europeia multou empresas em € 1,2 bilhões em 2024, de acordo com levantamento da DLA Piper.

A maturidade das empresas brasileiras também é baixa: estudo recente da beanalytic indica que apenas 12% das empresas nacionais adotam práticas avançadas de governança de dados. Ao mesmo tempo, o estudo Data Privacy Benchmark Study, da Cisco, aponta que 99% das empresas nacionais estudam redirecionar orçamento de privacidade para projetos de inteligência artificial, ampliando a superfície de exposição.

“A rápida transformação digital, o crescimento exponencial das informações gerenciadas pelas organizações e a proliferação de tecnologias baseadas em IA generativa multiplicaram os riscos, mas também as oportunidades. Neste novo cenário, é fundamental ter uma estratégia integral que proteja e valorize o conhecimento”, afirma Dina Chaves, diretora de Consultoria da ClarkeModet. “Queremos que as empresas deixem de enxergar a propriedade intelectual apenas como um mecanismo de defesa. Em muitos casos, os dados, o know-how ou os desenvolvimentos próprios são mais valiosos do que qualquer imóvel ou ativo tangível, e devem ser geridos estrategicamente como tais”, complementa.

Solução para governança moderna

O SDG foi concebido para responder a esse triplo desafio — segurança, conformidade e geração de valor. A solução inclui a realização de auditorias e elaboração de procedimentos em áreas-chave como segurança da informação, proteção de dados, segredo industrial e propriedade intelectual. Isso permite mitigar riscos como vazamentos de dados ou infrações a direitos de terceiros, ao mesmo tempo que fortalece a infraestrutura de cibersegurança e a proteção dos próprios direitos da empresa.

O SGD inclui um componente estratégico: consultoria para transformar ativos intangíveis em valor econômico. Por meio de avaliações econômicas e do desenvolvimento de estratégias de monetização, a solução da ClarkeModet identifica ativos que podem ser explorados do ponto de vista comercial.

“Isso é especialmente relevante em contextos nos quais a informação é fonte de vantagem competitiva — como fórmulas, estratégias de mercado, dados de clientes ou inovação interna. Uma governança sólida ajuda a evitar a perda de conhecimento crítico, reduzir riscos legais e de reputação, e melhorar a tomada de decisões com base em dados de qualidade”, explica Dina Chaves, da ClarkeModet.

O lançamento fortalece a proposta da ClarkeModet de proteger e valorizar ativos intangíveis — hoje responsáveis por 90% da capitalização das empresas do índice S&P 500, de acordo com a OceanTomo. Ao integrar governança de dados, cibersegurança e gestão de propriedade intelectual em um único serviço, o SDG almeja se posicionar como ferramenta decisiva para as corporações brasileiras que buscam reduzir perdas financeiras, evitar sanções e transformar informação em vantagem competitiva.



Empresa celebra 20 anos com evento e prêmio Vitafor Awards

Em 2025, a Vitafor — empresa brasileira de suplementação nutricional — celebra duas décadas de uma trajetória marcada pela parceria com profissionais da saúde: nutricionistas, médicos e educadores físicos. São 20 anos caminhando ao lado de especialistas que transformam ciência em cuidado, e conhecimento em bem-estar. São histórias de superação e conquista que agora ganharão o palco do Vitafor Awards.

O evento acontecerá no dia 1º de agosto em São Paulo, na Casa Petra. A premiação será apresentada por Flavia Viana, Caio Castro e Debora Dutra, diretora de marketing Vitafor. A celebração também terá a presença de influenciadores, profissionais da saúde, parceiros, personalidades e atletas. Para encerrar a noite, haverá show ao vivo da dupla Gian & Giovani.

Os cases selecionados pelo júri técnico serão homenageados em uma cerimônia nessa noite. Os três primeiros colocados serão contemplados com:

  1. 1º lugar: passagem aérea, cortesia e hospedagem para participação do 1º Congresso Internacional Vitafor Science, que acontecerá no dia 26 de outubro de 2025 em Lisboa, Portugal. Também será convidado a apresentar seu case em plenária no evento;
  2. 2º lugar: passagem aérea, hospedagem e cortesia para o 11º Congresso Vitafor Science, que será realizado em Recife, Pernambuco, nos dias 7 e 8 de novembro de 2025. E será convidado a apresentar seu case em plenária no evento;
  3. 3º lugar: passagem aérea, hospedagem e cortesia para um Summit Vitafor em 2026.

“Queremos dar visibilidade a profissionais da saúde e resultados que impactaram vidas utilizando nossos suplementos, contar histórias inspiradoras que possam eternizar trajetórias de transformação”, comenta Debora Dutra, diretora de marketing da Vitafor.



Estudantes aprendem sobre sustentabilidade e cidadania

Para atender à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), muitas escolas buscam maneiras de abordar os problemas sociais em sala de aula. O desafio é oferecer uma formação cidadã que valorize a empatia, o respeito à diversidade, a justiça social e o cuidado com o meio ambiente, mas que também mantenha o interesse dos estudantes.

No último mês, o Colégio Stella Matutina, em Juiz de Fora (MG), reuniu mais de 80 alunos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul para a 5ª edição do projeto “Missão sem Fronteiras”. Durante três dias, os jovens trocaram a sala de aula pelos barracões de reciclagem da cidade, onde vivenciaram de perto a realidade do trabalho com resíduos sólidos e refletiram sobre temas como sustentabilidade, consumo consciente e economia solidária.

A vivência buscou unir os conteúdos aprendidos na escola com experiências reais. Nos barracões das associações Barbosa Lage, Santa Cruz, Olavo Costa e de Juiz de Fora, os estudantes acompanharam a rotina dos catadores de reciclagem. Eles botaram a mão na massa e puderam participar ativamente da triagem dos resíduos. Ao promover o contato direto com realidades socialmente invisibilizadas, o projeto, que é uma iniciativa da rede de educação Missionárias SSpS Brasil, contribui para ampliar o repertório socioemocional dos jovens e incentivar uma consciência crítica alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU.

Segundo o educador Agostinho Travençolo Junior, responsável pela iniciativa, a experiência teve forte impacto nos estudantes. “Em meio a um cenário internacional marcado por guerras e crises humanitárias, a vivência demonstrou a importância de construir novas formas de convivência, baseadas no respeito, na horizontalidade e na ecologia integral”, afirma.

Para ele, a experiência mostrou não apenas a urgência do cuidado ambiental, mas também o potencial da economia solidária, em que os recursos são distribuídos igualmente entre as famílias associadas. “Os próprios alunos, que vêm de escolas particulares, destacaram a importância de ‘descer dos prédios’, como simbolicamente disseram, para enxergar a realidade de uma sociedade desigual”, conta.

No último dia de encontro, o projeto “Missão sem fronteiras” levou os estudantes para uma visita ao Parque Estadual de Ibitipoca, localizado no município de Lima Duarte, no estado de Minas Gerais, em que o grupo refletiu sobre a experiência vivida e celebrou a jornada. Em meio à mata, rios e trilhas, a turma voltou para os respectivos estados levando novos aprendizados práticos, educacionais e emocionais sobre a importância de preservar o meio ambiente, de lutar contra as desigualdades e de reconhecer a interdependência entre todos os seres vivos.



ABIMAQ ofererce curso sobre Declaração Aduaneira na Importação e Exportação

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) promove, nos dias 29 e 30 de julho (terça e quarta-feira), o curso Declarações Aduaneiras – DU-E e DUIMP.

Ministrado de forma on-line, via plataforma Zoom, o curso tem como objetivo transmitir aos participantes as informações necessárias sobre a nova sistemática aplicada aos processos de importação e de exportação e seu registro junto ao Portal Único de Comércio Exterior.

Destinado a profissionais ligados a despachantes aduaneiros e comissárias de despachos, bem como aqueles que atuam na área de exportação e de importação, o conteúdo programático, lecionado pelo consultor de comércio exterior, Milton Gato, abordará os seguintes tópicos:

– O novo processo de comércio exterior;

– Apresentação do Portal Único de Comércio Exterior;

– Apresentação dos módulos e utilização da Declaração Única de Exportação – DU-E e da Declaração Única de Importação – DUIMP;

– Cadastro de atributos e catálogo de produtos;

– Licenças, permissões, certificados e outros documentos (LPCO);

– Pagamento centralizado de comércio exterior (PCCE);

– O processo de desembaraço aduaneiro através da DU-E e da DUIMP;

– Alertas e recomendações;

– Legislação aplicável.


Serviço: Curso – Declarações Aduaneiras – DU-E e DUIMP:

Data: 29 e 30 de julho (terça e quarta-feira)

Horário: 9h às 12h

Carga horária: 6h

Local: on-line, via plataforma Zoom

Valor: R$ 330,00 (associados ABIMAQ); R$ 510,00 (não associados). Valores incluem material de apoio e certificado digital.

Mais informações: (11) 5582-6321/6326 – WhatsApp: (11) 94526-8280 ou https://abimaq.org.br/cursos/1179/declaracoes-aduaneiras-du-e-e-duimp



Split Payment redefine relação entre empresas e fisco

A partir de 2026, empresas brasileiras passarão a adotar um novo modelo para apuração e recolhimento de tributos sobre o consumo. Trata-se do Split Payment, mecanismo que automatiza a transferência de valores devidos à Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e ao Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), enviando diretamente ao fisco a parcela correspondente aos tributos no momento da liquidação financeira. A medida faz parte da implementação da Reforma Tributária e busca mais eficiência, segurança jurídica e transparência.

O sistema do Split Payment altera a lógica tradicional de recolhimento. Em vez de a empresa receber o valor total da operação e posteriormente repassar o imposto, o sistema financeiro fará a segregação automática. Assim, em uma venda de R$ 115,00, sendo R$ 100,00 de preço e R$ 15,00 de tributos, apenas R$ 100,00 são destinados à empresa, enquanto os R$ 15,00 seguem diretamente para a administração tributária.

Segundo Angel Ardanaz, advogado tributarista na Ardanaz Sociedade de Advogados e professor universitário de Direito Empresarial e Tributário, essa mudança exige atenção às estratégias fiscais das empresas. “O Split Payment não é apenas uma alteração operacional, mas um mecanismo que pode impactar diretamente o fluxo de caixa e a utilização de créditos tributários. As empresas precisam se preparar para essa nova realidade”, afirma.

O modelo também incorpora inteligência fiscal, permitindo ajustes automáticos com base nos créditos tributários já disponíveis. Por exemplo, se a empresa possui R$ 10,00 de crédito acumulado e realiza uma operação em que o tributo é de R$ 15,00, apenas R$ 5,00 serão efetivamente recolhidos. Essa dinâmica antecipa a compensação que, no modelo atual, é feita apenas ao final do período.

Do ponto de vista financeiro, o Split Payment pode gerar tanto ganhos de eficiência quanto desafios de adaptação. Em algumas cadeias produtivas, créditos tributários poderão ser disponibilizados ao comprador antes da quitação da fatura, fortalecendo o fluxo de caixa. No entanto, empresas precisarão ajustar seus sistemas e planejamento financeiro para lidar com a transição.

A Lei Complementar nº 214/2025 prevê que 2026 será um período de adaptação. Durante este ano, os contribuintes estarão dispensados do recolhimento efetivo da CBS e IBS, desde que cumpram todas as obrigações acessórias previstas no novo padrão fiscal. A previsão é que, em 2027, o Split Payment entre em operação plena, com a integração entre Receita Federal, Comitê Gestor do IBS, estados e municípios.

Para Angel Ardanaz, a adaptação precisa ser encarada como uma oportunidade. “O modelo aumenta a transparência na formação do crédito tributário e tende a reduzir riscos de inadimplência e sonegação. Se as empresas realizarem um planejamento tributário antecipado, poderão se beneficiar do sistema, aproveitando melhor os créditos e otimizando seus processos”, explica.

Além da automação, a tecnologia será central para a conformidade. A apuração e o crédito tributário estarão diretamente vinculados ao pagamento efetivo, reduzindo a concorrência desleal e fortalecendo a segurança jurídica.

Ardanaz ressalta que o papel do planejamento preventivo será crucial na transição. “Estamos diante de uma mudança estrutural na relação entre contribuinte e fisco. Preparar as empresas para essa nova dinâmica é essencial para evitar riscos e garantir eficiência na gestão tributária”, conclui.



Revolução da energia é movida por baterias

A gestão energética está passando por uma transformação significativa, impulsionada pela integração de soluções tecnológicas baseadas em baterias. Tradicionalmente, a eletricidade era gerada e consumida de forma linear, sem possibilidade de armazenamento eficiente. Hoje, é possível otimizar seu uso, reduzir desperdícios e garantir um fornecimento mais estável e sustentável.

Setores como data centers, hospitais, sistemas ferroviários, empresas de logística com grandes frotas de veículos industriais e players do mercado de telecomunicações estão adotando essas tecnologias.

Empresas que saíram na frente e adotaram baterias em seus modelos de gestão de energia observam uma melhoria na qualidade e na estabilidade do fornecimento elétrico, mitigando oscilações que podem comprometer operações críticas.

Ao integrar baterias a fontes renováveis, como solar e eólica, as organizações reduzem sua pegada de carbono e avançam em suas agendas ambientais.

Nesse contexto, o Grupo Moura investe de forma estratégia para ampliar seu portfólio, que hoje supera 3.000 modelos de produtos para aplicações nos setores de baterias estacionárias, tracionárias, ferroviárias ou náuticas. “Pensamos, idealizamos, desenvolvemos e estamos entregando o futuro, agora”, destaca o diretor comercial de baterias industriais da Moura, Thiago Melo, enfatizando a capacidade da empresa de antecipar as necessidades do mercado.

A Moura se tornou uma organização que desenvolve tecnologias e soluções para a gestão de energia. O compromisso com a inovação e a ampliação de sua atuação refletem uma estratégia de crescimento sustentado e alinhado às tendências globais. Ao longo das últimas décadas, a empresa investiu em pesquisa e desenvolvimento para oferecer produtos que vão além do armazenamento energético, entregando inteligência operacional.

Benefícios na prática

“Ao otimizar o uso de energia e facilitar a integração de fontes renováveis, as baterias estacionárias contribuem para a redução da dependência de fontes fósseis e das emissões de gases de efeito estufa. A tecnologia desenvolvida pela Moura, especialmente a linha NoBreak, também contribui para a estabilização da rede elétrica interna, fornecendo energia de reserva para equipamentos sensíveis e garantindo a continuidade das operações em caso de falhas ou oscilações na rede principal para setores como data centers, instituições financeiras, hospitais e indústrias”, explica Thiago Melo.

Em energias renováveis, as baterias estacionárias são capazes de armazenar energia para uso em períodos de baixa ou nenhuma geração, como durante a noite ou em dias nublados. Isso é especialmente vantajoso para sistemas de energia solar, garantindo um fornecimento contínuo e estável de eletricidade. Além disso, em sistemas híbridos, as baterias funcionam como backup, assegurando o funcionamento ininterrupto das operações mesmo em casos de queda de energia.



Leo Maia fala sobre ascensão de SC no mercado imobiliário

O arquiteto e empresário Leo Maia esteve em Santa Catarina na última semana para a entrega do decorado 2101 do edifício Mayfair, em Itapema, com projeto também assinado pelo paraibano. Maia tem quase 20 anos de atuação no ramo e é reconhecido como um dos profissionais mais influentes de sua geração.

O ‘open house’ reuniu corretores e arquitetos em um dia dedicado a apresentar detalhes do projeto de alto padrão, que conta com mobiliário assinado pelo catarinense Jader Almeida. Este é um dos 20 apartamentos do Mayfair, edifício a ser entregue ainda este ano em Itapema pela construtora ABC Empreendimentos. O projeto valoriza conceitos contemporâneos do bairro homônimo em Londres e utiliza fachadas biofílicas para dar vida ao prédio, que fica de frente para o mar.

Nascido em João Pessoa (PB), Leo já participou de inúmeras mostras como Casa Cor, Mostra Artefacto Haddock Lobo e Beach Country em São Paulo, circulando em todos os continentes em eventos do circuito do design global como Milão, Miami, Nova Iorque, Londres e Estocolmo. Em solo catarinense, também assina outros empreendimentos da ABC, como o ITs e o Vítreo, em Itapema, e o Lagom, em Porto Belo.

Durante entrevista, Maia falou sobre a ascensão do mercado imobiliário na região, suas inspirações e qual tipo de assinatura quer deixar para o futuro.

Apesar de não ser catarinense, Leo Maia tem várias parcerias no estado. Também já viajou pelo mundo, conheceu e adquiriu inúmeras referências. Com toda essa bagagem, quais são os diferenciais da região do litoral norte catarinense? 

LM: Santa Catarina está fora da curva em comparação com qualquer outro estado brasileiro quando o assunto é a vanguarda e o aperfeiçoamento do setor imobiliário, e digo isso com tranquilidade. Se a gente tira São Paulo, que é praticamente um país independente com outro contexto socioeconômico, o mercado catarinense é muito acima da média. É um lugar onde eu amo trabalhar. A gente tem, através dos nossos parceiros, como é o próprio caso da ABC, uma liberdade autoral muito interessante para exercitar nossos projetos e trazer esse olhar, essa vivência de bagagens diversas para dentro do que vamos oferecer em termos de solução imobiliária. Inclusive, eu acredito que a ABC está muito nesse lugar de vanguarda: enxergando além, trazendo esse novo momento, esse novo pensar em termos de morar, para o mercado da região. E o fato de ela ter saído na frente garante um legado e um trabalho incrível hoje e para os próximos anos.

Sobre o decorado 2101 do Mayfair. Quais foram as inspirações principais nesse processo?

LM: Tudo começa através do olhar para a arquitetura do prédio, com revestimentos até então inéditos quando o assunto são os projetos da região. Temos uma fachada ventilada, com um revestimento em cotelê que trouxe esse ar de modernidade e contemporaneidade para o edifício. Nosso desejo foi trazer um pouco da linguagem moderna também para dentro do apartamento decorado. Ao mesmo tempo, em união a esse lado moderno, quisemos trazer uma atmosfera mais aconchegante, de desacelerar. Afinal, a gente está praticamente à beira-mar. Para valorizar isso, temos tons claros e uma pegada mais fresh para o apartamento, com toques de mármore e de pedra natural. Para a ‘cereja do bolo’, precisávamos de um mobiliário de altíssima performance, e aí a resposta foi certeira: Jader Almeida, que também é catarinense. É uma super analogia, já que esse é um apartamento que se torna uma extensão da nossa proposta de arquitetura e localização, à beira do mar de Itapema, joia de Santa Catarina.

Maia assina o decorado 2101 e também o projeto do Mayfair como um todo. Como foi desenvolver esse conceito?

LM: Quando chegou à nossa prancheta o projeto do ABC, do Mayfair, ele já chegou com esse nome pronto. Então, a gente tinha a missão de trabalhar um projeto que realmente tivesse essa linguagem cosmopolita do bairro londrino, mas com uma certa tropicalidade também. Exploramos bastante a relação de transparência, de materiais que trouxessem modernidade e, ao mesmo tempo, brasilidade. A inspiração veio muito disso, desse diálogo com o que é cosmopolita e poderia estar inserido em qualquer grande cidade do mundo — como a própria Londres — mas com esse perfume brasileiro, com esse aconchego, com essa bossa de ar fresco e litorâneo.

O arquiteto utiliza em vários projetos o conceito da Biofilia. Isso vem ao encontro dos novos perfis de moradia que se popularizaram principalmente depois da pandemia, dando tom ao “wellness real estate”?

LM: Acreditamos que o verde é uma característica inerente dos nossos projetos. Quando optamos por trazer isso para a nossa arquitetura — além de fomentar a pegada do bem-estar, essa coisa de natureza verde — a gente também está garantindo um pouco mais de qualidade de vida para os moradores e para as cidades onde a gente está projetando. Buscamos sempre fazer ‘acupunturas urbanas’, um empreendimento que vai se posicionar na cidade de uma forma mais amigável, trazer um pouco do verde de volta para dentro desse cenário. Então, a biofilia está super presente aqui. É sempre uma marca registrada.

Para finalizar, como funciona o processo de entender e potencializar as características independentes de cada empreendimento?

LM: Primeiro, buscamos entender o tipo de público que está procurando esse empreendimento. Quando a gente está falando do Lagom, temos um projeto inserido no meio da natureza, com inúmeros recursos naturais no contexto do prédio, como a própria Lagoa do Perequê. Isso tudo vai trazer uma experiência como se você realmente estivesse totalmente fora de qualquer contexto urbano. Então, acho que a gente tenta entender, mais ou menos, o contexto que queremos oferecer de solução de moradia em cada produto, pensando nesse estilo único. Outro exemplo: o cliente que está no Vítreo é um cliente de altíssimo padrão, que procura aquela solução de residência suspensa, num contexto de um apartamento super amplo. Mas ele também quer estar dentro da cidade, já que vai estar perto de tudo. São vários fatores que analisamos na hora de pensar e de dar o tom a cada projeto, sempre com excelência e com a nossa marca registrada.

Mais fotos do decorado 2101 e do empreendimento Mayfair podem ser conferidas aqui.



Fudo ShareAccess redefine controle de acesso de terceiros

A crescente integração entre empresas e parceiros externos tem ampliado os desafios relacionados à concessão segura de acessos temporários a sistemas corporativos. Em resposta a esse cenário, a Fudo Security lançou recentemente o Fudo ShareAccess, solução voltada à gestão de acessos de terceiros em ambientes distribuídos. A ferramenta permite criar links temporários com permissões específicas, eliminando a necessidade de compartilhamento direto de senhas e credenciais administrativas.

De acordo com informações divulgadas pela empresa, o recurso permite definir prazos de validade para cada acesso e restringir os recursos disponíveis conforme a atividade. Além disso, o sistema registra de forma detalhada as ações realizadas durante a sessão, viabilizando auditorias e fortalecendo a rastreabilidade das interações externas com os sistemas corporativos.

“A gestão de terceiros é uma das áreas mais críticas em segurança da informação, especialmente diante das exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Soluções como o Fudo ShareAccess contribuem ao oferecer visibilidade em tempo real e políticas técnicas de contenção, atendendo às exigências regulatórias e mitigando riscos operacionais”, explica Augusto Ferreira, diretor da FCBrasil.

Além do ShareAccess, a Fudo Security desenvolve tecnologias voltadas ao Gerenciamento de Acessos Privilegiados (PAM). Esse modelo permite supervisionar sessões de usuários com alto nível de permissão, monitorando e registrando suas ações com base em critérios de segurança e conformidade.

“O PAM contribui diretamente para prevenir o uso indevido de credenciais privilegiadas e mitigar riscos associados a usuários internos ou terceiros com acesso sensível. A rastreabilidade e a supervisão contínua são elementos fundamentais em ambientes corporativos distribuídos”, afirma Mariana Martins, gerente comercial da FCBrasil.

“Entre os benefícios operacionais estão a simplificação do processo de concessão e revogação de acessos, a redução de métodos manuais e a eliminação de compartilhamentos informais de credenciais, práticas que aumentam o risco cibernético, destaca a gerente comercial da FCBrasil.

“O modelo automatizado proposto por soluções como o PAM torna as operações mais ágeis e resilientes diante de ameaças digitais. Ele permite que as empresas mantenham o controle efetivo sobre seus ativos mais sensíveis, mesmo em ambientes dinâmicos e com múltiplos atores”, complementa Augusto Ferreira.

Sobre a Fudo Security

A Fudo Security desenvolve soluções voltadas ao controle de acessos privilegiados e à proteção de informações críticas em ambientes corporativos. Suas tecnologias são utilizadas por organizações que buscam melhorar sua postura de segurança e atender exigências regulatórias.

Sobre a FCBrasil

A FCBrasil é uma empresa de distribuição de software especializada em segurança da informação. Atua com foco em ajudar empresas a protegerem seus dados e aumentarem sua produtividade por meio de soluções tecnológicas oferecidas em parceria com fabricantes estratégicos. Além da comercialização, a empresa fornece suporte técnico, pré e pós-venda, e capacitação contínua aos canais de venda.

Para saber mais sobre o Fudo ShareAccess no Brasil, basta acessar o site da FCBrasil: www.fcbrasil.com.br




The Open Group lança o Fórum Open Digital Transformation™ do The Open Group

O The Open Group, um consórcio tecnológico independente de fornecedores, anunciou hoje a criação do Fórum Open Digital Transformation™ (ODXF) do The Open Group. Essa nova iniciativa apoiará a transformação digital das empresas por meio do desenvolvimento e da popularização de padrões pragmáticos e abertos neste espaço cada vez mais valioso e desafiador.

Ao estabelecer diretrizes claras para iniciativas de transformação digital e possibilitar a colaboração entre setores para compartilhar insights e melhores práticas, o ODXF visa garantir que uma parcela maior do investimento em transformação digital a nível mundial gere retornos efetivos sobre o investimento e impactos positivos mensuráveis nas mudanças culturais, na força de trabalho e nas tecnologias.

“A grande maioria das empresas atuais está envolvida em iniciativas de transformação digital, com gastos globais significativos nessa área”, comentou Rashed Al-Yami, membro do Conselho Administrativo do The Open Group e gerente da divisão de Plataformas Digitais e Design de Arquitetura da Aramco. “Ao desenvolver padrões abertos por meio da colaboração neutra em relação aos fornecedores, o ODXF pode influenciar a agenda de transformação digital em direção a práticas mais rigorosas e bem-sucedidas.”

As principais áreas de foco do ODXF incluem o desenvolvimento de estruturas padronizadas para iniciativas de transformação digital, garantindo a consistência e produzindo arquiteturas de referência que as organizações podem incorporar para tornar suas próprias jornadas de transformação digital mais ágeis e responsivas.

O Fórum também colaborará na criação de um conjunto de conhecimentos, que incorpora uma série de documentos destinados a ajudar os usuários a operacionalizar a norma, bem como, em última instância, oferecer um programa de certificação para que os profissionais demonstrem que compreendem e podem aplicar as melhores abordagens para a transformação digital.

“A transformação digital não é um termo novo, mas o surgimento de uma série de tecnologias disruptivas, da IAàcomputação quântica, tornou mais urgente do que nunca que as empresas encontrem um caminho claro para abordagens comprovadas para esse desafio”, afirmou Steve Nunn, presidente e CEO do The Open Group. “Nosso histórico de reunir as partes interessadas do setor em um espaço neutro e colaborativo significa que o The Open Group está bem posicionado para agregar valor a uma das principais áreas de investimento do mundo.”

Para saber mais sobre o Fórum Open Digital Transformation do The Open Group, visite aqui.

Sobre o The Open Group

O The Open Group é um consórcio mundial que possibilita o cumprimento dos objetivos de negócios por meio de padrões de tecnologia e iniciativas de código aberto, promovendo uma cultura de colaboração, inclusão e respeito mútuo entre nosso grupo diversificado de mais de 900 membros. Nossa associação inclui clientes, fornecedores de sistemas e soluções, fornecedores de ferramentas, integradores, acadêmicos e consultores de vários setores.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Imprensa

Monika Boudova

Hotwire para o The Open Group

UKOpengroup@hotwirepr.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Xi Jinping Enfatiza Relações China-UE na Cúpula de 50 Anos

O presidente chinês Xi Jinping se reuniu com líderes da União Europeia durante sua visita a Pequim para a 25ª Cúpula China-UE na quinta-feira. A CGTN publicou um artigo examinando as relações China-UE no comércio bidirecional e no investimento, enfatizando a necessidade dos dois lados adotarem o multilateralismo, a abertura e a cooperação para proporcionar mais estabilidade e certeza ao mundo.

PEQUIM, 27 de julho de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Há cinquenta anos, o comércio China-Europa era inexpressivo. Atualmente, com os dois lados marcando meio século de laços, o comércio de um único dia é igual a todo o ano quando as relações foram estabelecidas pela primeira vez.

Observando que este ano marca o 50º aniversário dos laços diplomáticos entre a China e a União Europeia, o presidente chinês Xi Jinping disse na quinta-feira que as relações China-UE chegaram a outro momento crítico da história.

Não há conflitos de interesse ou contradições geopolíticas fundamentais entre a China e a UE, disse Xi ao presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa, eàpresidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Grande Salão do Povo em Pequim.

“Os desafios enfrentados atualmente pela UE não têm origem na China”, disse ele, acrescentando que os fundamentos e a tendência predominante das relações China-UE, que caracterizam a cooperação quantoàconcorrência e o consenso sobre as diferenças permaneceram constantes.

Xi apresentou três propostas para o futuro das relações China-UE: ambos os lados devem defender o respeito mútuo e consolidar o posicionamento das suas relações de parceria, abraçar a abertura e a cooperação enquanto gerenciam adequadamente as diferenças e atritos, e praticar o multilateralismo e defender as regras e a ordem internacional.

Comércio e investimento

Na reunião na quinta-feira, o presidente chinês disse que a relação econômica e comercial China-UE é, por natureza, complementar e mutuamente benéfica e pode, de fato, alcançar o equilíbrio dinâmico por meio do desenvolvimento.

O desenvolvimento e a abertura de alta qualidade da China proporcionarão novas oportunidades e potenciais para a cooperação China-UE, observou Xi, pedindo que ambos os lados fortaleçam a parceria verde e digital e aumentem o investimento e a cooperação mútuos.

Em 2024, o comércio entre a China e a UE subiu para US $785,8 bilhões, um aumento de mais de 300 vezes em comparação com o início das relações diplomáticas em 1975, de acordo com as autoridades alfandegárias da China.

Os fluxos de investimento bidirecional também têm tido crescimento sustentado nos últimos anos, indicando uma tendência positiva. A fabricante chinesa de baterias CALB, por exemplo, está construindo uma fábrica de US $2,2 bilhões em Sines, Portugal, que deverá criar 1.800 empregos.

Xi expressou esperança de que a UE possa permanecer aberta no mercado de comércio e investimento, abster-se de usar ferramentas econômicas e comerciais restritivas e promover um ambiente de negócios sólido para as empresas chinesas que investem e operam na UE.

Na 25ª cúpula China-UE na quinta-feira, ambos os lados concordaram em forjar uma “versão atualizada” do mecanismo de diálogo de controle de exportação China-UE, ter uma comunicação oportuna sobre as preocupações mútuas e manter conjuntamente as cadeias industrial e de suprimentos entre a China e a Europa estáveis e sem obstáculos.

Multilateralismo

Xi disse que a China sempre viu e desenvolveu as relações China-UE com uma perspectiva estratégica e de longo prazo, sempre considerou a UE um polo importante em um mundo multipolar e sempre apoiou consistentemente a integração europeia e a autonomia estratégica da UE.

As relações China-UE não são direcionadas, subjugadas ou controladas por terceiros, disse ele, pedindo a ambos os lados que aprofundem a comunicação estratégica, aumentem a compreensão e a confiança mútua, e promovam uma percepção mútua correta.

Pascal Lamy, ex-comissário europeu para o comércio, disseàCGTN que, apesar das diferenças, a China e a UE compartilham um terreno comum crucial na defesa do multilateralismo e na cooperação em desafios globais, como mudanças climáticas, perda de biodiversidade e proteção dos oceanos.

Ao final da cúpula na quinta-feira, os líderes da China e da UE emitiram uma declaração conjunta sobre as mudanças climáticas, destacando seu compromisso compartilhado de enfrentar as mudanças climáticas e buscar o desenvolvimento verde.

Xi ressaltou a importância da China e da UE como forças construtivas para o multilateralismo, a abertura e a cooperação, e pediu que ambos os lados proporcionem mais estabilidade e certeza ao mundo.

https://news.cgtn.com/news/2025-07-25/Xi-calls-on-China-EU-to-provide-more-stability-certainty-for-world-1FiJWe1RNAs/p.html


Email: cgtn@cgtn.com

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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9501083)



GetAgent: O Assistente de Negociação IA Que Revoluciona Cripto

VICTORIA, Seychelles, 27 de julho de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, principal corretora de criptomoedas e empresa Web3, testemunhou uma demanda explosiva após o lançamento do GetAgent, o primeiro assistente de negociação por IA nativo para criptomoedas do mundo. Em apenas alguns dias, o GetAgent conquistou o mundo cripto, impulsionando um engajamento de usuários recorde, um burburinho viral nas mídias sociais e queimas de token significativas.

O GetAgent é um assistente de negociação por IA que combina inteligência de mercado em tempo real com estratégias de negociação personalizadas. Construído sobre um modelo de linguagem grande treinado pela Bitget, o GetAgent permite que os usuários interajam com o mercado usando linguagem natural, fazendo perguntas como “O que está em alta hoje?” ou “Compre US$ 1.000 em USDT de ETH” e recebam insights acionáveis e suporte de execução. O assistente pode gerar estratégias de negociação personalizadas com base nas preferências do usuário e até mesmo ajudar a executar negociações na Bitget.

O lançamento no início de julho gerou uma demanda sem precedentes, com a Bitget projetando uma queima de token de US$ 300.000 a US$ 500.000 nos primeiros 30 dias. Essa queima reflete não apenas o interesse avassalador em negociações de cripto impulsionadas por IA, mas também o profundo compromisso da Bitget em criar valor sustentável para sua comunidade e ecossistema.

As plataformas de mídias sociais foram inundadas de sentimentos positivos, com os usuários compartilhando capturas de tela de negociações lucrativas feitas com a ajuda do GetAgent. Com mais de 30.000 menções nos primeiros 14 dias de lançamento, 1,2 bilhão de impressões na mídia e quase 20.000 usuários ainda na lista de espera, os códigos de acesso rapidamente se tornaram uma das mercadorias mais cobiçadas na comunidade cripto.

As métricas de engajamento do usuário reforçam ainda mais o impulso do GetAgent. Aqueles com acesso estão fazendo uma média de mais de 15 interações diárias, com uma taxa de retenção de 7 dias superior a 30% — um marco notável em qualquer categoria de produto digital. Os usuários estão cada vez mais dependendo do GetAgent como um companheiro de negociação diário.

“O GetAgent é mais do que apenas uma ferramenta — é o começo de um novo paradigma de negociação, onde a IA capacita cada trader de cripto, independentemente do nível de experiência”, disse Gracy Chen, CEO da Bitget. “A resposta esmagadora de nossa comunidade reafirma nossa visão de trazer produtos inteligentes, acessíveis e centrados no usuário para o mercado. Estamos empolgados para ver como o GetAgent vai remodelar o futuro das negociações.”

Para o futuro, a expectativa é que o GetAgent esteja disponível para todos os usuários da Bitget no terceiro trimestre. O produto também será atualizado para suportar negociação de contratos, produtos de rendimento e bots de negociação, permitindo que os usuários completem uma ampla gama de atividades de investimento em cripto por meio de interações simples e conversacionais.

Como o primeiro produto desse tipo na indústria, o GetAgent combina IA conversacional com execução real de mercado, tornando a negociação de cripto mais inteligente, rápida e intuitiva. A Bitget continuará a liberar o acesso para os usuários da lista de espera e aprimorar as capacidades do produto.

Sobre a Bitget

Fundada em 2018, a Bitget é a principal corretora de criptomoedas e empresa Web3 do mundo. Atendendo a mais de 120 milhões de usuários em mais de 150 países e regiões, a Bitget está comprometida em ajudar os usuários a fazerem negociações de forma mais inteligente com seu recurso pioneiro de copy trading e outras soluções de negociação, enquanto oferece acesso em tempo real ao preço do Bitcoin, Ethereum e preços de outras criptomoedas. Anteriormente conhecida como BitKeep, a Bitget Wallet é uma carteira de criptomoedas líder sem custódia que oferece suporte a mais de 130 blockchains e milhões de tokens. Ela oferece negociação multicadeia, staking, pagamentos e acesso direto a mais de 20.000 DApps, com swaps avançados e insights de mercado integrados em uma única plataforma.

A Bitget está impulsionando a adoção de criptomoedas por meio de parcerias estratégicas, como seu papel como parceira oficial de criptomoedas da principal liga de futebol do mundo, LALIGA, nos mercados ORIENTE, SUDESTE ASIÁTICO e AMÉRICA LATINA, bem como parceira global dos atletas nacionais turcos Buse Tosun Çavuşoğlu (campeã mundial de luta livre), Samet Gümüş (medalhista de ouro no boxe) e İlkin Aydın (seleção nacional de vôlei), para inspirar a comunidade global a abraçar o futuro da criptomoeda.

Alinhada com sua estratégia de impacto global, a Bitget se uniuàUNICEF para apoiar a educação em blockchain para 1,1 milhão de pessoas até 2027. No mundo do automobilismo, a Bitget é a corretora de criptomoedas parceira exclusiva do MotoGP™, um dos campeonatos mais emocionantes do mundo.

Para mais informações, acesse: Site | Twitter | Telegram | LinkedIn | Discord | Bitget Wallet

Para consultas de mídia, entre em contato com: media@bitget.com

Aviso de risco: os preços dos ativos digitais estão sujeitos a flutuações e podem sofrer volatilidade significativa. Os investidores são aconselhados a alocar apenas fundos que podem perder. O valor de qualquer investimento pode ser afetado e existe a possibilidade de que os objetivos financeiros não sejam alcançados e nem o investimento principal seja recuperado. Sempre se deve procurar uma consultoria financeira independente, e a experiência financeira pessoal e a posição devem ser cuidadosamente consideradas. O desempenho passado não é um indicador confiável de resultados futuros. A Bitget não se responsabiliza por possíveis perdas incorridas. O conteúdo deste documento não deve ser interpretado como orientação financeira. Para obter mais informações, consulte os nossos Termos de Uso.

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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001119913)



Bitget fortalece presença regional na Malaysia Blockchain Week 2025

KUALA LUMPUR, Malásia, 25 de julho de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, principal corretora de criptomoedas e empresa Web3 do mundo, participou da Malaysia Blockchain Week 2025 para fortalecer seus laços com a crescente economia digital do Sudeste Asiático. O evento, realizado no World Trade Centre de Kuala Lumpur, atraiu mais de 3.300 participantes de 20 países, com o apoio de agências malaias como MDEC, o Ministério Digital e a Tourism Malaysia.

A CEO da Bitget, Gracy Chen, fez um discurso de abertura intitulado “Duas Estratégias para Prosperar em um Mercado Volátil.” Ela destacou o foco da Bitget na utilidade no mundo real, desde seu Fundo de Proteção ao Usuário de US$ 300 milhões até novas ferramentas como o GetAgent (um assistente de trading com IA) e o xStocks para ações tokenizadas. Gracy apontou sua visitaàMYBW 2024 como o ponto de virada. Este ano, ela revelou o PayFi, a proposta da Bitget para simplificar pagamentos cripto transfronteiriços em mercados emergentes.

A CEO da Bitget, Gracy Chen, fazendo sua apresentação principal no palco da MYBW 2025.

“A Malaysia Blockchain Week se tornou uma plataforma principal nesta região”, disse Gracy Chen, CEO da Bitget. “A Bitget continuará a construir aqui, através de parcerias, localização e inovação de produtos. Nosso objetivo é estar presente de forma significativa, por meio de utilidade, educação e experiências que ressoem.”

A Bitget também se uniu a Pudgy Penguins (PENGU) para sediar o Hype Drop: Kopi Rave, um evento paralelo realizado no Thong Kee Kopitiam em Kuala Lumpur. Misturando bem-estar, streetwear, música e colecionáveis, o evento atraiu mais de 400 participantes e gerou forte burburinho nas mídias sociais.

Vencedores do Bitget Trivia com vários brindes, incluindo a muito cobiçada boneca Bitget Labubu.

A Malaysia Blockchain Week 2025 serviu como um palco oportuno para a Bitget reforçar sua liderança global enquanto celebra o papel do Sudeste Asiático na adoção da Web3. Desde a moldagem da infraestrutura de pagamentos transfronteiriços até o pioneirismo na trading de ativos do mundo real, a mensagem da Bitget na MYBW foi clara: construir neste espaço é mais do que inovação.

Sobre a Bitget

Fundada em 2018, a Bitget é a principal corretora de criptomoedas e empresa Web3 do mundo. Atendendo a mais de 120 milhões de usuários em mais de 150 países e regiões, a Bitget está comprometida em ajudar os usuários a fazerem trading de forma mais inteligente com seu recurso pioneiro de copy trading e outras soluções de trading, enquanto oferece acesso em tempo real ao preço do Bitcoin, Ethereum e preços de outras criptomoedas. Anteriormente conhecida como BitKeep, a Bitget Wallet é uma carteira de criptomoedas líder sem custódia que oferece suporte a mais de 130 blockchains e milhões de tokens. Ela oferece negociação multicadeia, staking, pagamentos e acesso direto a mais de 20.000 DApps, com swaps avançados e insights de mercado integrados em uma única plataforma.

A Bitget está impulsionando a adoção de criptomoedas por meio de parcerias estratégicas, como seu papel como parceira oficial de criptomoedas da principal liga de futebol do mundo, LALIGA, nos mercados ORIENTE, SUDESTE ASIÁTICO e AMÉRICA LATINA, bem como parceira global dos atletas nacionais turcos Buse Tosun Çavuşoğlu (campeã mundial de luta livre), Samet Gümüş (medalhista de ouro no boxe) e İlkin Aydın (seleção nacional de vôlei), para inspirar a comunidade global a abraçar o futuro da criptomoeda.

Alinhada com sua estratégia de impacto global, a Bitget se uniuàUNICEF para apoiar a educação em blockchain para 1,1 milhão de pessoas até 2027. No mundo do automobilismo, a Bitget é a corretora de criptomoedas parceira exclusiva do MotoGP™, um dos campeonatos mais emocionantes do mundo.

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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001119828)



Manpower abre 25 vagas de produção em Indaiatuba

A empresa de Recursos Humanos, ManpowerGroup Brasil, em parceria com empresa do setor de produção de eletrônicos, anuncia vagas em São Paulo. São 25 vagas temporárias para operador(a) de produção, com requisitos acessíveis e candidatura até o dia 01 de agosto.  
 
Os benefícios oferecidos aos colaboradores são: vale transporte; refeição no local; fretado e seguro de vida. 
 
As atividades de um operador(a) de produção envolvem realizar o processo de montagem de computadores seguindo os prazos, quantidade e padrões de qualidade estabelecidos; Desembalar produtos para reutilização no rework; Executar testes de funcionalidade em operações; Registrar os dados no sistema de controle do chão de fábrica; Comunicar ao superior imediato sobre situações ou problemas identificados; Aplicar os treinamentos recebidos na implementação de novos produtos, bem como os conceitos de 5S (Senso de utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina) e ESD (Descarga Eletrostática), seguindo os procedimentos, normas e requisitos definidos na documentação do processo; Garantir cuidados gerais com os equipamentos e materiais utilizados e cumprir as normas e procedimentos dos Sistemas de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional, bem como demais normas, procedimentos e políticas da empresa. 
 
Para ser elegível, é necessário somente ensino médio completo e conhecimento no Pacote Office
 
Os interessados em integrar o time, podem realizar a candidatura até o dia 01 de agosto, por meio do link: https://forms.office.com/r/wS8feq76Tp 
O formulário é simples e solicita apenas informações básicas, como: nome, telefone, e-mail, região onde mora, escolaridade e disponibilidade. 
 
Vagas abertas para outros setores e localidades estão disponíveis no portal do ManpowerGroup: https://vagas.manpowergroup.com.br/   



Crédito do Trabalhador cresce e amplia acesso ao crédito

O Crédito do Trabalhador tem ganhado relevância entre os assalariados brasileiros como alternativa para viabilizar o acesso ao crédito com maior previsibilidade. A iniciativa, que permite o pagamento por débito em conta ou mecanismos vinculados à renda mensal, já beneficiou milhões de pessoas em 2025. De acordo com o Governo Federal, até meados de maio, foram concedidos R$ 11,3 bilhões em empréstimos para mais de 2 milhões de trabalhadores, com tíquete médio de R$ 5.383,22 por contrato.

Para Guilherme Nasser, CEO da Juros Baixos, “em um cenário de juros altos, produtos voltados a assalariados se tornam estratégicos por representarem menor risco na concessão. Com isso, é possível praticar taxas mais competitivas e ampliar o acesso ao crédito com segurança”.

Segundo dados do Banco Central, a taxa média de juros para famílias e empresas atingiu 43,7% ao ano em fevereiro de 2025, com alta de 1,5 ponto percentual em relação ao mês anterior.

A digitalização do setor também tem impulsionado o acesso à informação e à comparação entre ofertas de crédito. O aplicativo Carteira de Trabalho Digital registrou mais de 15 milhões de simulações de empréstimo até março de 2025, conforme dados do Governo Federal.

“A tecnologia permite que o consumidor visualize diferentes cenários antes de fechar negócio, o que reduz o risco de superendividamento e melhora a qualidade da decisão”, destaca Arthur Bonzi, COO da Juros Baixos.

Além disso, modalidades com garantia vêm sendo exploradas por consumidores com maior dificuldade de acesso ao crédito convencional. É possível simular empréstimos como celular em garantia ou motocicleta como garantia, o que pode resultar em taxas mais competitivas e maior flexibilidade na contratação.

“Com menos exigências e maior previsibilidade, esse tipo de crédito tem despertado interesse em diversos perfis de consumidores”, complementa Bonzi.

Sobre a Juros Baixos

A Juros Baixos é uma plataforma digital que conecta consumidores a diversas modalidades de crédito oferecidas por instituições financeiras parceiras. Por meio de sua API de Marketplace de Empréstimos, oferece acesso a produtos como empréstimo pessoal, crédito para CLT, empréstimo com garantia e linhas voltadas a trabalhadores com carteira assinada.



Iniciativa privada muda foco de investimentos

Depois de mais de três anos liderando o interesse de investimento por parte da iniciativa privada, o setor de saneamento perde a dianteira para as concessões de estradas segundo a 13ª edição do Barômetro da Infraestrutura, estudo realizado pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB) em parceria com a Ernst & Young, uma das maiores empresas de auditoria do mundo. Esta pesquisa, que é realizada semestralmente, tem o objetivo mapear como empresários e especialistas dos setores de infraestrutura estão enxergando temas que impactam a realização de investimentos, ambiente de negócios e o desenvolvimento de projetos.

Na edição de julho de 2025, a pesquisa mantém a previsão de boas expectativas para o setor de infraestrutura nacional apesar do atual cenário mundial de incertezas, o qual contribui para um ambiente de risco, com tendência de desaceleração da atividade econômica global como apurado pelo WORLD BANK, no relatório Perspectivas Econômicas Globais 2025 e do Relatório de Política Monetária 2025, do Banco Central do Brasil (BACEN) que indica a manutenção de níveis elevados de inflação como fator de cautela no cenário global.

Em comparação com a pesquisa anterior, enquanto para o setor de petróleo se espera uma estabilidade de investimentos, a atual pesquisa indica aumento de 10,4% nas expectativas de investimentos em rodovias e de 8,5% para o setor de ferrovias e redução de 11,4% e 4,4% no investimento para os setores de saneamento básico e energia elétrica, respectivamente.

Esta oscilação de acordo com a 13ª edição do Barômetro da Infraestrutura “converge com o pipeline de licitações anunciado para concessões rodoviárias em 2025 e 2026. Ao mesmo tempo, apesar da demanda em saneamento continuar sendo expressiva, há uma tendência de estabilização nas intenções de investimentos no setor, em especial a partir da conclusão dos projetos regionais liderados pelo BNDES nos próximos 18 meses.”

Para Paula Pincelli T. Vivacqua, sócia responsável pela área de saneamento da Vivacqua Advogados, “inúmeros desafios já foram superados pelo setor de saneamento, atualmente a internet das coisas (IoT) tem ajudado na eficiência do setor ao permitir o monitoramento em tempo real de reservatórios, estações de tratamento e redes de distribuição, contribuindo assim com a redução de desperdícios, o que colabora na atração de investimentos para o setor, mas atualmente a falta de padronização das regras tarifárias, a regulamentação fragmentada, a ausência de definição de políticas de transparência e sistemas de auditoria independentes eficientes, junto com o prazo exíguo para a universalização dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto, tem sido um fator de desmotivação para a iniciativa privada.”

Segundo Ricardo Vivacqua, sócio fundador da Vivacqua Advogados, “apesar das recentes oscilações nas regras e uma onda de desistências de projetos de energia renovável, o setor elétrico nacional continua atraindo investidores, mas a área que mais requer investimento é a de transmissão de energia, que ainda possui gargalos.”



Humanidade usa 1,8 vezes mais do que a Terra pode regenerar

A humanidade consome recursos naturais a uma velocidade 1,8 vezes superior à capacidade de regeneração dos ecossistemas. O alerta é da organização internacional de sustentabilidade Global Footprint Network, que divulgou em comunicado que desde 24 de julho de 2025 o planeta entrou oficialmente em sobrecarga ecológica.

A publicação também aponta que a humanidade ultrapassa os limites de regeneração da Terra em diversas frentes, uma vez que emite mais dióxido de carbono do que a biosfera é capaz de absorver, consome mais água doce do que pode ser naturalmente reposta, derruba mais árvores do que a floresta consegue regenerar e pesca em ritmo superior à reposição dos estoques marinhos.

A organização destaca, ainda, que o excesso de emissões de dióxido de carbono vai além dos impactos ambientais, como a perda de biodiversidade e o esgotamento de recursos. O desequilíbrio também afeta diretamente a economia, contribuindo para o aumento da inflação e a estagnação do crescimento.

Nesse mesmo contexto, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) também chama a atenção para a gravidade da situação. No relatório “Global Resources Outlook 2024” — Panorama Global de Recursos 2024, em português — a entidade aponta, na página 10, que a extração de recursos naturais triplicou nas últimas décadas.

Para Daniel Maximilian Da Costa, principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), essa realidade precisa ser considerada por toda a sociedade, especialmente pelas organizações, que têm o poder e integram a responsabilidade de reverter esse quadro.

“Iniciativas precisam ser criadas, cada vez mais, para que essa realidade, entre outras, seja refletida. Um exemplo prático é o Quality Festival 2025, que será realizado em novembro, na Cidade do Panamá, onde essa discussão será aprofundada, e caminhos concretos serão apresentados para que o setor empresarial assuma o protagonismo na agenda da sustentabilidade”, finaliza.



Cirion anuncia transição deliderança e novos CEOs

Cirion Technologies, provedora de infraestrutura digital e tecnologia na América Latina, anunciou que Santiago Londoño (Presidente de Conectividade) e Nelson Fonseca (Presidente de Data Centers) foram nomeados Chief Executive Officers (CEOs) das unidades de negócios de Conectividade e Data Centers da Cirion, respectivamente, ambos reportando-se diretamente ao Conselho de Administração. Ao mesmo tempo, Facundo Castro deixou o cargo de CEO e passou a integrar o Conselho de Administração da Cirion.

Facundo ingressou na Cirion em 1998 e ocupou cargos-chave de liderança em todas as áreas operacionais da empresa ao longo de mais de 25 anos. Foi nomeado CEO em 2022, liderando a Cirion durante sua separação da Lumen Technologies e promovendo mudanças estratégicas significativas, incluindo a retomada do programa de investimentos em capital, tanto em projetos de fibra em larga escala quanto em novas instalações de data centers.

“Tenho muito orgulho de tudo o que conquistamos na Cirion durante meu tempo na empresa e do impacto positivo que causamos em nossos clientes e comunidades em toda a América Latina”, disse Facundo Castro. “A Cirion está posicionada para continuar crescendo e inovando, e estou animado para continuar apoiando Santiago e Nelson em suas novas funções.”

A transição ocorre em um momento que coincide com a separação operacional das unidades de negócios de Conectividade e Data Centers da Cirion, permitindo que cada divisão se concentre melhor em acelerar o crescimento e maximizar o valor de seu segmento, ao mesmo tempo em que continua aproveitando os recursos e capacidades mais amplos da Cirion.

“Em nome do Conselho, gostaria de agradecer a Facundo por sua liderança firme e muitos anos de serviço dedicado à Cirion”, disse Andrew Thomas, Senior Managing Director da Stonepeak e membro do Conselho de Administração da Cirion. “Estamos confiantes na liderança de Santiago e Nelson à frente dos dois principais negócios da Cirion, dada sua ampla experiência no setor e o impacto imediato que ambos já causaram na empresa.”

“É uma grande honra ser nomeado CEO ao lado de Nelson”, disse Santiago Londoño. “Estou ansioso para trabalhar de perto com ele e com a equipe da Cirion para oferecer soluções de conectividade, desbloquear novos caminhos de crescimento, acelerar a inovação e construir um ecossistema digital preparado para o futuro da América Latina.”

“Estou entusiasmado em trabalhar ao lado de Santiago para acelerar o crescimento da Cirion”, disse Nelson Fonseca. “Juntos, vamos fortalecer a liderança da Cirion na região e sua reputação por oferecer soluções de infraestrutura digital de classe mundial para nossos clientes hyperscalers, provedores de serviços e empresas, à medida que a demanda por infraestrutura de data centers cresce de forma sem precedentes.”

Sobre Santiago Londoño:

Santiago ingressou na Cirion em abril de 2025 como Presidente da unidade de negócios de Conectividade. Com mais de 25 anos de experiência internacional no setor de telecomunicações, ocupou cargos de liderança em empresas como Millicom, Liberty Latin America, Despegar.com e McKinsey & Company.

Sobre Nelson Fonseca:

Nelson ingressou na Cirion em fevereiro de 2024 como Presidente da unidade de negócios de Data Centers e liderou com sucesso várias iniciativas estratégicas, incluindo a construção de novas instalações de data centers em Lima, Peru, e Santiago, Chile. Antes da Cirion, foi Presidente e CEO da Cyxtera, uma provedora global de serviços de data center e interconexão.

Sobre Cirion:

A Cirion é uma provedora de infraestrutura digital e tecnologia, oferecendo um portfólio completo de serviços de colocation, infraestrutura de data centers, conectividade e redes de fibra terrestre e submarina. Com o propósito de impulsionar o progresso na América Latina por meio da tecnologia, a Cirion atende mais de 5.500 clientes na região, incluindo empresas, agências governamentais, provedores de nuvem, operadoras fixas e móveis, ISPs e outras empresas líderes. A Cirion possui e opera uma rede baseada em instalações e um portfólio de data centers com ampla cobertura em toda a América Latina. 



Ingresso em Medicina vai além do Enem e vestibular

De acordo com o Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação, o curso de Medicina continua entre os mais concorridos do Brasil, mas as formas de ingresso nas faculdades vêm evoluindo. Além do tradicional Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos vestibulares próprios, novas modalidades ganham força ao valorizar a trajetória acadêmica dos alunos.

Rejane Lima é um exemplo. Formada em Ciências Biológicas, ela decidiu começar uma nova graduação na área da saúde. No início de 2025, ingressou no curso de Medicina da Unigranrio Afya, no Rio de Janeiro, pela modalidade de portador de diploma, uma alternativa voltada a profissionais que já concluíram um curso superior e desejam seguir para a segunda graduação.

“Eu sentia um desejo de me aprofundar ainda mais na área da saúde, agora com foco no cuidado direto das pessoas. Ter essa possibilidade foi essencial para concretizar meu plano. Esses caminhos são importantes para quem, como eu, busca uma nova trajetória com propósito”, conta Rejane.

Outros alunos optam pela transferência externa, alternativa que permite trocar de instituição sem perder os créditos já cursados. Foi o caso de Menderson Augusto, que cursava Medicina em outra instituição e se transferiu para uma unidade no Amazonas.

“A metodologia ativa daqui exige mais do aluno ao longo do período. Temos atividades semanais que valem nota, o que nos mantém estudando de forma constante. Agora, me sinto mais preparado”, relata o estudante da Afya Manacapuru.

Alunos que concluíram o Ensino Médio em programas internacionais também podem usar a sua trajetória acadêmica para pleitear vagas de medicina. Currículos como o Abitur, da Alemanha, exame nacional aplicado ao final do ensino médio e requisito para ingresso em universidades alemãs, ou o International Baccalaureate (IB), programa internacional de educação reconhecido mundialmente pelo seu alto rigor acadêmico, são reconhecidos por algumas faculdades, permitindo o acesso direto ao curso de Medicina com base em critérios de excelência acadêmica.

“Nosso compromisso é formar médicos altamente capacitados, e isso começa desde o processo seletivo. Ao diversificar as formas de ingresso, conseguimos atrair estudantes com perfis e experiências distintas, sempre mantendo como critério a excelência acadêmica”, afirma Luiz Cláudio Pereira, diretor nacional de Ensino da Afya.



Euromoney elege melhores bancos no Brasil e mundo

Santander Brasil foi escolhido o melhor banco do País e recebeu o título de Melhor Banco do Mundo para os Consumidores pela revista britânica Euromoney. O reconhecimento faz parte da premiação anual Awards for Excellence, que avalia as instituições financeiras com melhor desempenho e inovação ao redor do mundo. A publicação destacou os esforços de transformação implementados pelo banco nos últimos dois anos, especialmente no que se refere à integração global, ao lançamento de uma nova plataforma digital e à modernização das agências físicas, com o modelo dos WorkCafés — espaços que combinam atendimento bancário com ambientes colaborativos e de convivência.

Além do reconhecimento global, o Santander conquistou 23 prêmios em diferentes categorias e regiões, consolidando sua presença internacional. Na América Latina, foi eleito o Melhor Banco da região, além de receber o título de Melhor Banco em quatro países: Brasil, Argentina, Chile e Portugal.

No segmento de pequenas e médias empresas (PMEs), a atuação da instituição também foi valorizada. O banco levou o prêmio de Melhor Banco para PMEs na América Latina, foi reconhecido como Melhor Banco Digital para PMEs na Europa e como o Melhor Banco para PMEs na Espanha.

“A conquista reflete o esforço coletivo dos nossos times e o compromisso com os mais de 175 milhões de clientes que atendemos ao redor do mundo. É uma honra ter esse trabalho reconhecido por uma instituição como a Euromoney”, afirmou Ana Botín, presidente do Banco Santander.

Destaques por país e segmentos
Outros prêmios conquistados pelo grupo incluem o de Melhor Banco para os Consumidores no Brasil, Melhor Banco Digital no Chile e Melhor Banco em Experiência do Cliente na Polônia.

No campo do Santander Corporate & Investment Banking (CIB), a instituição também se destacou como Melhor Banco no Brasil, Espanha, Polônia e Uruguai. Além disso, recebeu prêmios em mercados de capitais no México e em fusões e aquisições em Portugal.

Sustentabilidade também é destaque
O compromisso com práticas sustentáveis e responsabilidade social também rendeu ao banco diversos reconhecimentos. A Euromoney premiou o Santander pelas melhores práticas em ASG (ambiental, social e governança) na Argentina e Espanha, por finanças sustentáveis no Brasil e por responsabilidade corporativa na Polônia e em Portugal.

Reconhecimento consolidado
A revista Euromoney realiza, há mais de duas décadas, a premiação Awards for Excellence, considerada uma das mais importantes do setor financeiro internacional.



eXp Realty Lançada no Japão, Marcando a Quarta Entrada no Mercado Global em 2025

BELLINGHAM, Wash., 25 de julho de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A eXp Realty®, a maior corretora de imóveis do planeta e a principal subsidiária da eXp World Holdings, Inc. (Nasdaq: EXPI), anunciou hoje sua expansão oficial para o Japão, marcando o quarto lançamento internacional da empresa no ano, após Peru, Turquia e Equador.

“Os agentes no Japão operam há anos em um sistema que deixa pouco espaço para vantagens”, disse Felix Bravo, Diretor Administrativo Internacional da eXp Realty. “Não se trata de trabalhar mais pois eles já fazem isso. O problema é estrutural. A maioria dos modelos exige muito e oferece muito pouco em troca. Oferecemos uma plataforma que inverte essa equação. Melhores finanças, real propriedade, presença mundial. O eXp é isso tudo.”

Para dar início ao lançamento, a eXp realizará um evento de boas-vindas ao vivo em Tóquio em 2 de outubro de 2025, onde a liderança da empresa compartilhará a visão, o modelo e o que esse momento significa para os agentes prontos para assumir o controle dos seus negócios.

A expansão do Japão fortalece a presença da eXp na Ásia-Pacífico e avança sua meta para 2030 de alcançar 50.000 agentes em países fora dos EUA. Com o modelo de negócios mais escalável em imóveis, a eXp oferece suporte a agentes individuais que administram empresas enxutas e de alto desempenho, bem como quem criam grandes equipes internacionais, proporcionando flexibilidade, propriedade e alcance para crescimento em qualquer nível.

Ken Tanaka, uma voz respeitada do setor imobiliário no Japão, liderará o novo mercado. Tanaka tem décadas de experiência, um profundo entendimento da dinâmica do mercado japonês e um foco claro em ajudar os agentes a prosperar em um ambiente de negócios moderno.

“O setor de corretagem imobiliária japonês tem demorado a romper com modelos legados desatualizados”, disse Ken Tanaka, líder nacional da eXp Japan. “A eXp é uma redefinição completa — uma plataforma criada voltada para a liberdade, a inovação e o crescimento. Aqui, os agentes desenvolvem seus negócios como querem. O Japão está pronto para um futuro em que o agente venha em primeiro lugar.”

As Diferenças Entre a eXp Realty e os Agentes Japoneses

  • Nenhum requisito de escritório — baseado na nuvem, para trabalho de qualquer lugar
  • Estrutura de comissão atraente — maximiza os ganhos do agente
  • Oportunidades de participação nos lucros — (sujeitas às leis e disponibilidade locais)
  • Rede global de agentes — abrange uma infinidade de países para indicações e colaboração
  • Treinamento ao vivo, suporteàliderança e orientação — via eXp World, LearnWorlds e Slack

Agentes prontos para assumir o controle das suas carreiras podem saber mais detalhes em www.expjapan.co.jp.

Sobre a eXp World Holdings, Inc.
A eXp World Holdings, Inc. (Nasdaq: EXPI”) é a holding da eXp Realty® e da SUCCESS® Enterprises. A eXp Realty é a maior corretora imobiliária independente do mundo, com quase 81.000 agentes em 28 países. Uma corretora baseada em nuvem e centrada no agente, a eXp Realty fornece divisão de comissão líder do setor, participação nos lucros, participação acionária e uma rede global que capacita os agentes a criar negócios prósperos. Para mais informações, visite expworldholdings.com.

A SUCCESS® Enterprises, ancorada pela SUCCESS® Magazine, é um nome confiável em desenvolvimento pessoal e profissional desde 1897. Como parte do ecossistema eXp, ela oferece aos agentes acesso a recursos valiosos para que eles possam aprimorar suas habilidades, expandir seus negócios e alcançar o sucesso a longo prazo. Visite success.com para mais informações.

Declarações de Previsão
Este comunicado para a imprensa contém declarações consideradas declarações de previsão de acordo com o Private Securities Litigation Reform Act of 1995. Essas declarações refletem as expectativas atuais da Empresa e da sua administração, mas envolvem riscos e incertezas conhecidos e desconhecidos que podem afetar substancialmente os resultados reais. Essas declarações incluem, mas não estão limitadas a, declarações sobre expansão internacional, sucesso do agente individual e disponibilidade de programas de participação acionária. Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam material e adversamente diferentes dos expressos nas declarações de previsão incluem flutuações no mercado imobiliário, mudanças na retenção ou recrutamento de agentes, capacidade da Empresa de se expandir com sucesso nos mercados internacionais, pressões competitivas, mudanças regulatórias e outros riscos detalhados nos registros da Empresa no SEC. Não assumimos nenhuma obrigação de atualizar quaisquer declarações de previsão, exceto conforme exigido por lei.

Contato de Relações com a Mídia
eXp World Holdings, Inc.
mediarelations@expworldholdings.com

Contato de Relações com Investidores
Denise Garcia, Sócia Administradora
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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9500796)



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