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Indústria de bebidas busca reduzir açúcar sem perder sabor

Estudo da Stellarix, consultoria internacional de inovação e estratégia com sede na Índia, mostra que, apesar do uso crescente de alternativas artificiais ou naturais ao açúcar em bebidas, ainda há uma grande distância para alcançar a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de menos de 5% desse tipo de carboidrato na ingestão de energia por pessoa.

Conforme a consultoria, adoçantes artificiais e naturais têm sido usados para reduzir o teor de açúcar e calorias em bebidas que exigem doçura intensa. No entanto, essas características se mostraram insuficientes para substituir completamente os açúcares ou reduzir sua adição nas bebidas.

O processo é mais complexo, pois não se trata meramente de substituir um carboidrato por outro com menos calorias. O estudo da Stellarix explica que o açúcar não é apenas um adoçante. Ele também desempenha um papel fundamental na sensação na boca e no sabor agradável associado às bebidas doces.

“Os substitutos podem reiterar a doçura do açúcar, mas o sabor adstringente e a sensação na boca alterada são um desafio que reduz o apelo das bebidas em questão”, pontuou o estudo da consultoria. “Adotar um perfil menos doce é uma complicação que precisa ser equilibrada com sabor e sensação na boca”.

Mesmo que os consumidores estejam dispostos a comprar bebidas com baixo teor de açúcar ou sem açúcar, de acordo com a Stellarix, seu perfil de sabor permanece condicionado ao excesso de doçura a que estão acostumados. Portanto, diagnosticou o estudo da consultoria, ao adotar a substituição do insumo, há o risco de redução de vendas, estagnação ou perda de vantagem competitiva.

Ainda assim, a Stellarix estima que o mercado de bebidas sem açúcar alcance US$ 24,46 bilhões até o final desta década, com uma taxa média de crescimento anual de 46,94%.

Ao gosto do freguês

A consultoria propõe como solução trabalhar no sabor e personalizá-lo de acordo com as mudanças nas expectativas dos consumidores em todo o mundo. Afastar-se da doçura, avalia a Stellarix, abre uma janela para a introdução de perfis de sabor complexos, que podem ser azedos e doces ou salgados e doces ao mesmo tempo.

A crescente aceitação de novas bebidas como kombuchá, kvass, tepache e kefir, nos Estados Unidos e na Europa, endossa essa mudança na percepção dos consumidores, diz o estudo da consultoria. Também abre a oportunidade de melhorar o perfil nutricional dessas bebidas por meio da introdução de ingredientes funcionais em categorias de bebidas relacionadas.

Novas tecnologias e sistemas de adoçamento também estão sendo empregados para esse fim. A Stellarix cita o exemplo da Nestlé. A empresa criou um método para converter o açúcar em fibras prebióticas, reduzindo seu teor em 50% sem comprometer o sabor. Da mesma forma, a Givaudan desenvolveu ingredientes que conferem doçura perceptiva com o emprego de adoçantes alternativos em produtos alimentícios e bebidas. A empresa conseguiu reduzir o teor de açúcar em 50% em todas as suas categorias de bebidas.

Biodiversidade brasileira

O movimento não passou despercebido no Brasil. A Tial, fabricante mineira de sucos naturais sem conservantes, por exemplo, reduziu gradativamente o teor de açúcar de suas linhas de bebidas mistas, para que os consumidores não estranhassem mudanças no paladar, conta Victor Wanderley, CEO da companhia. Hoje, é uma das empresas dispensadas do selo de alerta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que indica alto teor de açúcar.

“É preciso encontrar o caminho do equilíbrio na produção sustentável em larga escala de bebidas e alimentos”, diz. Hoje, avalia, há uma série de opções de marcas para quem quer se alimentar bem e contribuir para a segurança ambiental do planeta. Mas, em geral, são caras e acessíveis a uma parte pequena da população.

“A partir de uma base produtiva sólida em sucos naturais, de uma estrutura de pesquisa e desenvolvimento (P&D) experiente e de parcerias estratégicas, estamos desenhando um modelo de negócio para oferecer às pessoas uma alternativa de alimentação melhor e mais barata”, diz Wanderley. “Mas sem abrir mão do sabor e do respeito às pessoas e ao meio ambiente, ao longo do processo. A ideia é combinar o melhor da natureza com o melhor da ciência.”

A marca é hoje uma das principais do segmento de sucos em caixinhas no Brasil. Com sede em Minas Gerais, está presente em 17 estados. Em 2024, diversificou seu portfólio ao comprar a marca de sucos Do Bem, faturou R$ 400 milhões e estabeleceu como meta chegar a R$ 1 bilhão até 2027, apostando no modelo.

A expectativa, segundo Wanderley, é ancorada em tendências de mercado que apontam um aumento da preocupação com a sustentabilidade e da demanda por bebidas e alimentos mais saudáveis, ligados à qualidade de vida e ao bem-estar. Só no mercado de sucos 100% fruta, um dos segmentos em que a Tial atua, a demanda no Brasil deve passar de R$ 5,3 bilhões, em 2023, para R$ 9 bilhões, em 2028, de acordo com a Euromonitor International.

Essa tendência se coaduna com a de redução dos níveis de açúcar nas bebidas de uma forma geral. Para a consultoria Stellarix, mais pesquisas são necessárias para entender a relação entre a nova classe de adoçantes alternativos e seus efeitos a longo prazo na saúde.

De acordo com a empresa, à medida que os efeitos desses novos adoçantes na saúde intestinal e cardíaca se tornam mais claros, sua categorização será mais organizada ao longo das escalas de benefícios e eficácia.

“A redução do açúcar é uma das principais tendências da indústria de bebidas que continuará moldando as tecnologias de ingredientes, personalização e estratégias de marketing nos próximos anos”, prevê a Stellarix. “A liderança de mercado virá para aqueles que adotarem essas mudanças, alinhando a redução de açúcar a geografias, categorias de produtos e expectativas do consumidor específicas.”



Parceria fortalece gestão de acessos em ambientes híbridos

A crescente digitalização dos negócios e a consolidação do trabalho híbrido têm aumentado a demanda por estratégias eficazes de gestão de identidades e acessos (IAM). Nesse contexto, a FCBrasil, distribuidora especializada em segurança da informação, fortaleceu sua parceria com a JumpCloud, fornecedora global de soluções de diretório em nuvem. A colaboração tem como objetivo ampliar o acesso do mercado brasileiro e latino-americano a tecnologias voltadas à gestão de dispositivos, identidades e controle de acessos em ambientes corporativos distribuídos, locais e na nuvem.

Segundo dados do relatório From Chaos to Control: Simplifying IT in the Fast Lane of Change, publicado pela JumpCloud, 77% das empresas planejam expandir suas iniciativas de trabalho remoto e híbrido nos próximos anos, enquanto 74% apontam a segurança de identidade como prioridade no fortalecimento de suas estratégias de TI. Nesse cenário, a gestão centralizada de usuários, dispositivos, redes e aplicações passou a ser considerada um fator importante para organizações que buscam proteger dados sensíveis e manter a continuidade operacional em ambientes distribuídos.

A JumpCloud busca oferecer uma plataforma integrada que permite gerenciar identidades, dispositivos e acessos de forma unificada, com suporte a sistemas operacionais como Windows, macOS e Linux, além de dispositivos móveis. Essa abordagem pode simplificar o controle de permissões e facilitar a adoção de políticas de segurança, como autenticação multifator (MFA) e login único (SSO), sem depender de uma infraestrutura local complexa.

“A segurança de identidade é um dos pilares fundamentais para proteger o ambiente corporativo atual, e queremos democratizar o acesso a essas tecnologias para empresas de todos os tamanhos”, afirma Augusto Ferreira, diretor da FCBrasil. Segundo ele, a parceria com a JumpCloud viabiliza aos parceiros e clientes brasileiros a utilização de uma solução alinhada às exigências de compliance e segurança.

Outro ponto destacado pela FCBrasil é a capacidade de a JumpCloud atender às necessidades específicas de ambientes híbridos, permitindo que equipes de TI gerenciem colaboradores em home office ou em múltiplas filiais de forma padronizada e segura. Essa possibilidade de gerenciamento é apontada como relevante para a redução de riscos relacionados a acessos não autorizados e vazamento de dados, especialmente diante do aumento da sofisticação dos ataques cibernéticos.

Com a ampliação da parceria, FCBrasil e JumpCloud visam reforçar a presença da plataforma no Brasil, com foco em oferecer ao mercado uma alternativa escalável, baseada em nuvem e compatível com os desafios atuais de segurança e gestão de acessos em ambientes corporativos digitais e descentralizados.

Sobre a FCBrasil

Empresa especializada na distribuição de soluções de segurança da informação, com atuação focada no suporte técnico, comercial e na capacitação de canais de venda. A FCBrasil conecta fabricantes internacionais ao mercado latino-americano com soluções voltadas à proteção de dados e à produtividade corporativa.

Sobre a JumpCloud

A JumpCloud oferece uma plataforma de diretório em nuvem projetada para unificar a gestão de identidades, acessos e dispositivos. A solução permite o gerenciamento centralizado de recursos de TI, contribuindo para a segurança e a eficiência operacional em ambientes corporativos híbridos.

Para mais informações, basta acessar

www.fcbrasil.com.br



Uso do Pix cresce em bares e restaurantes do Brasil

O uso de dinheiro em espécie está em queda acelerada no Brasil. Em cinco anos, o percentual de brasileiros que utilizam cédulas caiu de 43% para apenas 6%, segundo a pesquisa “Pagamentos em Transformação: do Dinheiro ao Código, realizada pelo Google. O movimento é liderado pelo Pix, que alcançou 93% da população e respondeu por quase metade (47%) das transações de pagamento no país em 2024.

Thais Melendez, líder de insights estratégicos do Google, destaca a força do pagamento instantâneo no Brasil, que já abre caminhos para novas soluções financeiras. “A pesquisa mostra que até mesmo o Pix Parcelado, mesmo antes de seu lançamento oficial, é uma realidade para muitos e aponta para uma nova oportunidade de microcrédito no país. Entender essas transformações é o que nos permite continuar inovando e desenvolvendo soluções que realmente atendam às novas necessidades dos brasileiros”, comenta.

Bares e restaurantes acompanham tendência nacional

No setor de alimentação fora do lar, o Pix também vem se consolidando como uma ferramenta essencial. Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostram que a modalidade representa 16,5% do faturamento dos estabelecimentos no Brasil, com destaque para a região Norte, onde atinge 25,5%. O dinheiro impresso, por sua vez, representa apenas 10% das operações nos negócios em todo o país.

“O Pix mudou o comportamento do consumidor e se tornou uma alternativa prática e eficiente para os bares e restaurantes”, avalia Paulo Solmucci, presidente da Abrasel. “Hoje, o cliente quer rapidez, segurança e praticidade na hora de pagar a conta. Para os estabelecimentos, o impacto é igualmente positivo, com recebimentos instantâneos que facilitam operações no fluxo de caixa.”

Para Solmucci, o avanço das transações digitais é um reflexo de uma sociedade cada vez mais conectada e abre espaço para inovações no setor. “Estamos diante de um consumidor que praticamente deixou o dinheiro físico de lado. Essa realidade exige que os bares e restaurantes invistam em tecnologia, mas também oferece oportunidades para pensar em novos serviços, como pedidos digitais e programas de fidelidade vinculados ao Pix,” acrescenta.

A tendência é que o dinheiro físico continue perdendo espaço nos próximos anos. Levantamento do Banco Central aponta que mais da metade dos brasileiros (53,4%) pretende abandonar totalmente o uso de cédulas até 2030. Outros 31,6% planejam reduzir a frequência e apenas 8,7% querem manter o hábito.

“Esse movimento de digitalização não é apenas uma mudança na forma de pagamento, mas uma transformação cultural que exige dos bares e restaurantes agilidade, inovação e foco na experiência do cliente. Estar alinhado a essas tendências é essencial para continuar competitivo e atender às expectativas de um público cada vez mais conectado e exigente,” conclui Solmucci.



Empresa fomenta evolução de geomembranas na América Latina

A crescente complexidade dos projetos de engenharia, mineração e infraestrutura ambiental tem impulsionado a adoção de geossintéticos com maior controle técnico e desempenho. Nesse contexto, as geomembranas de alta performance são indicadas em aplicações que exigem resistência química, barreiras contra gases e líquidos e compatibilidade com metodologias atuais de monitoramento. De acordo com estimativas da consultoria Markets and Markets, o setor global de geossintéticos deve ultrapassar US$ 20 bilhões até 2027, impulsionado por projetos que demandam controle rigoroso de fluidos, contenção ambiental e soluções mais técnicas.

Atenta a essa evolução, a Azul Pack TechGround desenvolveu a TechSe7, nova geração de geomembranas com tecnologia de sete camadas, produzidas por coextrusão em multicamadas. A tecnologia permite diversas combinações entre materiais e propriedades, possibilitando o desenvolvimento de soluções para diferentes aplicações e níveis de exigência técnica.

Entre as principais soluções da TechSe7 estão a inclusão de uma camada de Evoh, que atua como barreira contra gases como metano e CO₂, combinação de Pead e PEBDL que permitem flexibilidade, formulações com resistência a altas temperaturas e a chamas, além de versão condutiva que potencializa os ensaios geoelétricos. A tecnologia tem certificação GAI-LAP, selo internacional que atesta qualidade em ensaios de geossintéticos.

“O TechSe7 é resultado de pesquisa e desenvolvimento com foco em engenharia aplicada. A tecnologia de sete camadas oferece uma entrega direta para projetos que exigem segurança, durabilidade e eficiência”, afirma a CEO da Azul Pack, Aline Hurtado.

O mercado de geomembranas de polietileno passa por um momento no qual critérios como rastreabilidade, desempenho validado em ensaios e compatibilidade com metodologias de monitoramento ganham cada vez mais peso nas decisões de negócio. “Nesse cenário, a adoção de tecnologias com maior complexidade estrutural, como as de sete camadas, amplia as possibilidades técnicas e contribui para soluções alinhadas aos desafios operacionais dos grandes projetos”, afirma Sandro Santos, vice-diretor da empresa.



Flexibilidade melhora performance nas empresas

Queda do engajamento, redução nos resultados e desafios de comunicação no trabalho são sinais que nem sempre estão ligados apenas ao ofício; podem estar relacionados à vida pessoal dos trabalhadores, refletindo no desempenho individual. Encontrar o equilíbrio entre as duas realidades não precisa ser desafiador, mas esse objetivo depende, em parte, do envolvimento das empresas e lideranças.

Deixar essa reflexão de lado afeta, além da performance dos profissionais, a retenção de talentos. Segundo um levantamento do ManpowerGroup, consultoria global de soluções para RH, 40% das pessoas dizem que a flexibilidade de horários é um dos três principais fatores na tomada de decisão sobre um emprego.

“Muito do aumento ou redução da performance pode estar relacionado à vida pessoal desse trabalhador. Fatores externos, como redes sociais, consumo alto de notícias e um mundo conectado a todo instante, também podem ter efeitos no seu desenvolvimento. Líderes têm a responsabilidade de identificar causas e entender o problema para traçar estratégias de resolução. Para ter equipes com boa performance, é necessário construir um relacionamento de confiança, comunicação e orientação. Ouvir o que o colaborador tem a dizer, fortalecer o diálogo frequente, alinhar prazos saudáveis e considerar imprevistos são algumas das medidas possíveis”, comenta Wilma Dal Col, Diretora de RH do ManpowerGroup Brasil.

Quando se fala em flexibilização do trabalho, outro fator que precisa ser mencionado é a modalidade. Ainda conforme a pesquisa Barômetro Global de Talentos do ManpowerGroup, profissionais remotos ou híbridos são os que mais apontam equilíbrio entre vida e trabalho (72%) e têm mais probabilidade de confiar no seu líder.

“Pensar nos modelos de trabalho também é falar de performance, dado que cada modalidade tem desafios diferentes que impactam o bem-estar da equipe. O importante é que os empregadores analisem as estratégias e priorizem o que vai trazer mais satisfação, engajamento e rendimento”, comenta Wilma.

Para a executiva, o trabalho à distância pode entregar eficiência e relações de confiança na mesma medida que o presencial, e empresas que tiverem essa possibilidade devem considerá-la em prol do bem-estar das pessoas. No entanto, para os segmentos do mercado que não têm essa chance, outras medidas podem ser tomadas, como realizar comunicações internas que incentivem o diálogo com líderes, criar ações e eventos de engajamento e descontração no trabalho e determinar momentos de pausas durante o expediente.

“Observar o bem-estar dos profissionais é também olhar para o crescimento da empresa, dado que um colaborador satisfeito e com uma rotina equilibrada contribui para resultados positivos. Organizações que souberem implementar estratégias visando a performance, sem deixar de lado o capital humano, podem fortalecer o sucesso do negócio”, finaliza Wilma Dal Col.



IFF Lança ENVIROCAP™: Fragrâncias Sustentáveis para Cuidados com Tecidos

A IFF (NYSE: IFF), líder global em aromas, fragrâncias e biociências, lançou o ENVIROCAP™, seu sistema sustentável de liberação de fragrâncias projetado para o futuro dos cuidados com tecidos. Desenvolvido pelos cientistas e especialistas em liberação de fragrâncias da IFF, o ENVIROCAP™ estabelece um novo padrão de inovação: ele é totalmente compatível com a ECHA¹, biodegradável² e adequado para veganos³. Sua tecnologia usa um biopolímero exclusivo que libera uma fragrância duradoura com menor impacto ambiental. O ENVIROCAP™ não apenas atende às exigências cada vez maiores por sustentabilidade, ele redefine o padrão de desempenho e custo-benefício.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250724911116/pt/

“O lançamento do ENVIROCAP™ marca um novo e ousado capítulo na encapsulação de fragrâncias”, disse Ana Paula Mendonça, presidente da IFF Scent. “Em 2005, a IFF revolucionou os cuidados com tecidos por meio de aplicações de fragrância que levavam alegria para o dia todo. Agora, estamos usando nossa liderança em bioinovação natural para redefinir o poder da tecnologia de fragrâncias, unindo sustentabilidade e performance, sem concessões. Com o ENVIROCAP™, queremos apoiar nossos clientes na inovação e na criação de diferenciação real, por meio de um impacto sensorial elevado e sustentabilidade, conquistando os consumidores com experiências olfativas memoráveis”.

O desenvolvimento do ENVIROCAP™ se baseia no profundo entendimento da IFF sobre a jornada do consumidor nos cuidados com tecidos, desde o momento da compra até a “hora da verdade” em que o perfume das roupas limpas é sentido pela primeira vez. Em todo o mundo, cada vez mais os consumidores buscam opções sustentáveis e esperam que as marcas assumam a responsabilidade de criar produtos com foco ambiental. O ENVIROCAP™ responde diretamente a essa demanda. Ele oferece uma fragrância duradoura e revigorante, que mantém a sensação de frescor da lavagem ao uso, atendendoàcrescente demanda por soluções ecológicas, eficazes e com ótimo custo-benefício para cuidados com tecidos.

O ENVIROCAP™ também oferece aos perfumistas grande liberdade olfativa para explorar as infinitas possibilidades do vasto portfólio de ingredientes da IFF. Com notas que vão de cítricos vibrantes a frutados envolventes e florais sensuais, o ENVIROCAP™ atua em todas as etapas da lavagem, espalhando alegria com fragrâncias, ciclo após ciclo.

Saiba mais sobre os sistemas de liberação e as tecnologias de encapsulamento da IFF aqui.

(1)

Regulamento (UE) 2023/2055 de 25 de setembro de 2023, que altera o Anexo XVII do Regulamento REACH da UE (Regulamento (CE) nº 1907/2006), no que se refere a micropartículas poliméricas sintéticas

(2)

De acordo com as regras de biodegradabilidade descritas no Apêndice 15 da Restrição de Microplásticos da UE

(3)

De acordo com os critérios da Vegan Society | Certificado disponível mediante solicitação

(4)

Mintel, O Futuro dos Cuidados com Tecidos, 2024

Bem-vindosàIFF

Na IFF (NYSE: IFF), criamos alegria com ciência, criatividade e paixão. Líder global em sabores, fragrâncias, ingredientes alimentares, saúde e biociências, entregamos inovações sustentáveis e revolucionárias que transformam produtos do dia a dia, promovendo bem-estar, encantando os sentidos e enriquecendo a experiência humana. Saiba mais em iff.com, LinkedIn, Instagram e Facebook.

©2025 International Flavors & Fragrances Inc. IFF, o logotipo da IFF e todas as marcas registradas e de serviço indicadas com ™, SM ou ® são propriedade da IFF ou de afiliadas da IFF, salvo indicação em contrário. Todos os direitos reservados.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Judith Gross

Líder de comunicações e branding

IFF Scent

media.request@IFF.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Poços de Caldas: Euro Suite lança promoções para hóspedes

Minas Gerais deve receber aproximadamente 4 milhões de turistas em julho, uma alta de 20% em relação ao mesmo período de 2024, segundo estimativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo divulgada pelo jornal O Tempo. Buscando aproveitar esse fluxo e atrair hóspedes em uma época que coincide com festas típicas e férias de escolas e universidades, o Euro Suite de Poços de Caldas lançou três promoções comerciais.

A primeira das ações leva o nome de “Arraiá Bom” e oferece até 20% de desconto nas diárias, além de hospedagem gratuita para até duas crianças da família ‒ desde que não tenham mais de oito anos de idade e haja dois adultos pagantes na mesma acomodoção. Essa promoção oferece ainda parcelamento em até dez vezes sem juros.

A campanha de Férias de Julho tem o mesmo benefício, com foco nas famílias que escolhem Poços de Caldas como destino de descanso nessa época do ano.

“Por fim, temos a  Quinzena do Turista, que oferece até 28% de desconto e também pode ser parcelada em dez vezes. Ela foi pensada para atrair aquele visitante que gosta de viajar fora do fluxo e aproveitar a cidade com mais calma”, explica Ricardo Aly, diretor da Rede Nacional Inn de Hotéis, responsável pelo Euro Suite de Poços de Caldas.

Na visão de Aly, a temporada de inverno em Poços de Caldas tem se mostrado como um destino que muitos turistas aprovam. Os visitantes que vão à cidade nessa época procuram conforto, boa localização, economia e experiências leves e aconchegantes, afirma o executivo.

O município, localizado próximo à divisa de Minas Gerais com o estado de São Paulo e a cerca de 440 quilômetros de Belo Horizonte (MG), é famoso por suas águas termais, atrações culturais, turismo rural e outras atividades de lazer.

“Pensando nisso, desenhamos campanhas que tem como objetivo equilibrar preço e comodidade. A combinação dos descontos com a cortesia para crianças e parcelamento sem juros pode ajudar a atrair famílias, casais e grupos da terceira idade, que adoram o clima serrano e os atrativos da cidade, como o Parque José Affonso Junqueira, a Thermas Antônio Carlos e a própria Praça Pedro Sanches”, detalha Aly.

A expectativa do diretor para o inverno de 2025 é otimista. Ele afirma que a unidade Euro Suite em Poços de Caldas já vem registrando um ritmo bom de reservas e prevê um índice alto de ocupação.

Por conta das férias escolares, Aly diz que é esperada uma grande quantidade de crianças acompanhadas de suas famílias. Ciente disso, a equipe do hotel afirma ter reforçado as comodidades voltadas para esse público, incluindo jogos, brinquedos e passeio cortesia para o Parque de Diversões Walter World.

“A estratégia é manter a ocupação em alta sem depender unicamente da alta temporada. Quando oferecemos promoções, o resultado costuma ser bem positivo. Outro ponto é que, fora dos feriados, a cidade fica mais tranquila, com menos filas e mais sossego para curtir os passeios”, diz ele.

Localizado no Centro de Poços de Caldas, o Hotel Euro Suite oferece quartos de diferentes tamanhos e conta com café da manhã incluso, recepção 24 horas, conexão de internet Wi-Fi, elevador, entre outras comodidades.

Para saber mais sobre o hotel, basta acessar: https://www.nacionalinn.com.br/hotel/euro-suite-pocos-de-caldas



Sorocaba: 44ª Festa Julina Beneficente movimenta turismo

Sorocaba respira cultura, solidariedade e turismo entre os dias 8 de julho e 3 de agosto, com a realização da 44ª edição da Festa Julina Beneficente, considerada uma das maiores do país em seu formato. Promovido pela Associação das Entidades Participantes da Festa Junina Beneficente de Sorocaba (Afejubes), com apoio da Prefeitura, o evento reúne 29 entidades sociais e busca mobilizar a economia local, gerar empregos e fortalecer a imagem da cidade como destino turístico regional.

Neste ano, a organização estima que o público ultrapasse em 30% a marca de 300 mil visitantes registrada no ano passado. Com estrutura ampliada e capacidade para mais de 10 mil pessoas por dia, programação diversificada e ações solidárias, a festa já representa uma das principais alavancas de movimentação turística no interior paulista.

A repercussão é percebida diretamente na rede hoteleira, que acompanha, desde o início de julho, o aumento da procura por hospedagem e pacotes personalizados para os dias de evento. Segundo Ricardo Aly, diretor da rede Nacional Inn de Hotéis, que integra a unidade Golden Park Sorocaba, a demanda tem crescido progressivamente a cada edição. “Não tem como negar que a Festa Julina movimenta toda a cidade, e a rede hoteleira sente esse impacto direto no volume de reservas”, aponta.

Ele ressalta ainda que a ocupação costuma atingir níveis máximos nos fins de semana com shows mais disputados: “Já estamos com uma taxa de reservas bem alta, especialmente para os dias em acontecem as apresentações de Jorge & Mateus, Maiara & Maraisa e Luan Santana, por exemplo.”

A variedade artística da programação, que inclui nomes como Thiaguinho, Fresno, Di Ferrero, KayBlack, Hariel, DJ Arana e atrações de humor como Danilo Gentili, Nany People e Rodrigo Marques, tem atraído diferentes perfis de visitantes, desde famílias até grupos adolescentes e fãs de teatro. Segundo o executivo, essa diversidade exige versatilidade da rede de turismo local.

“Recebemos desde famílias com crianças pequenas, até casais e grupos jovens que vêm especialmente para aproveitar o evento. Isso exige de nós uma atenção especial nos serviços, para garantir que todo mundo se sinta bem acolhido”, acrescenta.

O impacto econômico também se estende para outros segmentos, como bares, restaurantes, lojas e serviços de transporte, que registram maior movimentação durante todo o período do evento. Sorocaba também registra aumento na circulação de turistas de diferentes regiões, estimulando o consumo e fomentando empregos temporários, especialmente nas áreas de atendimento e entretenimento.

Mais do que uma celebração típica, Aly afirma que a Festa Julina Beneficente é também um símbolo de responsabilidade social. Segundo o diretor da rede hoteleira, os recursos arrecadados nas barracas e atividades são destinados às entidades participantes, apoiando projetos comunitários e ações de inclusão em diversas frentes. “O evento tem uma veia solidária muito forte, com quase 30 entidades envolvidas, o que atrai não apenas o público de lazer, mas também pessoas ligadas ao setor social e organizacional,” reforça.

Neste contexto, a cidade de Sorocaba também tem potencial de ganhar prestígio institucional. Recentemente, o município passou a integrar a nova composição do Mapa do Turismo Brasileiro, certificado oficialmente pelo Ministério do Turismo.

Aly avalia que há um legado duradouro para a cidade. “Muita gente de fora vem, se encanta com a festa e depois volta em outras épocas do ano para conhecer melhor os atrativos locais. Isso gera um ciclo positivo para o turismo”, completa.

Com shows, parque de diversões, teatro, barracas típicas e ações comunitárias, a Festa Julina Beneficente de Sorocaba é uma em vitrine da hospitalidade local e motor de desenvolvimento econômico. “Além do retorno financeiro, valorizamos muito a energia que essa festa traz pra cidade. É bonito ver Sorocaba pulsando desse jeito, cheia de vida, cores e propósitos tão bonitos”, conclui Aly.

Para saber mais, basta acessar: https://www.nacionalinn.com.br/hotel/golden-park-sorocaba



Magazine Médica adota novo sistema de gestão operacional

A Magazine Médica, plataforma de comércio eletrônico especializada em produtos médicos, acaba de concluir a migração de seu sistema de gestão operacional com um investimento de aproximadamente R$ 1,4 milhão.

A mudança envolveu a adoção do ERP da Sênior Sistemas e marca uma virada tecnológica que visa garantir ainda mais controle interno, segurança de dados e capacidade de escalabilidade diante do crescimento do e-commerce nos últimos anos.

O aporte inicial de cerca de R$ 1 milhão foi investido na aquisição do novo sistema e nos serviços de consultoria para sua implementação, enquanto o restante do valor foi direcionado ao trabalho interno de adaptação, liderado por equipes próprias da companhia.

De acordo com o executivo de TI da Magazine Médica, Francis Perini, o antigo sistema apresentava algumas limitações. “O desafio foi termos um sistema que comportasse o crescimento esperado da empresa”, explica.

Segundo o CEO e diretor-presidente da Magazine Médica, Luciano Antonio Grunitzhy, o crescimento do negócio impôs novas demandas, especialmente em termos de compliance e governança. “Com o aumento da operação, surgem exigências que pedem rastreabilidade e controle hierárquico mais robusto. O novo sistema tem como foco permitir isso. Cada ação dentro do processo fica registrada com logs, horários e autorias, o que busca garantir segurança e transparência”, afirma.

A transição tecnológica aconteceu na camada de back-office, ou seja, no conjunto de sistemas e processos internos que sustentam a operação da empresa. Já a estrutura voltada ao consumidor (front-end), incluindo o site de vendas e a experiência de navegação, continua sendo desenvolvida internamente pela equipe técnica da Magazine Médica.

A escolha pela plataforma da Senior foi definida após estudo de mercado, considerando critérios de compatibilidade funcional e suporte regional. Com o novo sistema, a empresa tem como foco contar com informações mais confiáveis, integração de dados operacionais e maior estabilidade.

Integração e escalabilidade

Para Grunitzhy, a nova arquitetura digital tem proporcionado ganhos relevantes em eficiência e organização. Entre os avanços destacados estão o controle hierárquico e a rastreabilidade dos processos, com fluxos de aprovação automatizados e padronizados. “A estrutura está pronta para nos atender nos próximos 10 ou 15 anos”, afirma.

Segundo ele, o ERP já permite pensar na criação de novos centros de distribuição em outras regiões do país, algo que era inviável anteriormente. “Com esse novo modelo, é possível pensar em expansão física alinhada à digital, com controle total das operações”, ressalta.

Embora o novo sistema não atue diretamente nas vendas, a diretoria entende que ele representa a base estrutural para sustentar a próxima etapa de crescimento comercial. “Essa mudança não é o motor de vendas, mas é a infraestrutura necessária para suportar a evolução da empresa”, compara o CEO.

Entre os planos em curso, a Magazine Médica aposta em inteligência artificial (IA) e em projetos que reavaliam o comportamento de compra no ambiente digital, o que a diretoria chama de ‘pós-e-commerce’.

“A tecnologia é o meio, mas o foco permanece na entrega: bons produtos, preços competitivos, experiência de compra e parcerias estratégicas com fornecedores”, explica Grunitzhy.

Essa combinação entre base tecnológica sólida e foco comercial é, segundo a liderança da empresa, o caminho para manter a competitividade e ampliar a atuação da Magazine Médica no cenário nacional.

“Buscamos estar atentos à tecnologia e à evolução dos sistemas, mas sem perder de vista o nosso foco principal, que é vender bem, entregar com agilidade e garantir uma experiência de compra mais econômica e satisfatória para o cliente”, conclui Perini.

Para saber mais, basta acessar: https://magazinemedica.com.br/



Uso de self storage ajuda a impulsionar pequenos negócios

Com o avanço acelerado do empreendedorismo no Brasil, modelos logísticos mais enxutos, flexíveis e urbanamente bem posicionados podem ganhar protagonismo na rotina de pequenos negócios e e-commerces no futuro. É nesse cenário que o self storage, espaço que pode ser alugado para armazenamento de objetivos pessoais ou empresariais, aparece como alternativa para quem precisa escalar suas operações sem comprometer o orçamento ou enfrentar a rigidez dos contratos tradicionais de locação.

Um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que o Brasil registrou 1.407.010 novos CNPJs até março de 2025. Os microempreendedores individuais (MEIs) lideram esse movimento, representando 78% do total, com crescimento de 35% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já as micro e pequenas empresas cresceram 28% na mesma base comparativa. Esse ritmo de formalização e expansão pode refletir diretamente na busca por soluções mais inteligentes para estocagem, logística e distribuição.

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), divulgados pelo portal Mercado & Consumo, o e-commerce deve movimentar R$ 224,7 bilhões em 2025, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Para atender a esse novo patamar de consumo, lojas virtuais podem precisar de centros de distribuição mais ágeis, urbanos e financeiramente viáveis, o que pode levar à adoção do self storage como peça-chave das operações, é o que afirma Thiago Cordeiro, fundador e CEO da GoodStorage.

“O modelo oferece uma alternativa para pequenos negócios e e-commerces que precisam de espaço para estoque ou logística de distribuição. Com unidades localizadas dentro do perímetro urbano, o empreendedor pode ganhar agilidade na entrega, reduzir custos com transporte e gerenciar seu inventário com mais autonomia e segurança”, acrescenta.

O especialista afirma ainda que entre os principais desafios logísticos enfrentados por pequenos empreendedores estão os custos elevados com armazenamento, contratos inflexíveis, a escassez de boas localizações e a otimização da chamada ‘última milha’, etapa crítica na entrega final ao consumidor. Para ele, a flexibilidade do self storage surge como vantagem competitiva nesse contexto.

“Diferentemente de um galpão convencional, o self storage permite contratação sob demanda, sem fiador, com planos mensais e renováveis”, afirma Thiago Cordeiro. “É uma solução pensada para quem precisa escalar rapidamente, reduzir espaço em períodos de baixa ou adaptar a operação sem desperdício”, completa.

Além da localização, Thiago destaca que fatores como segurança, infraestrutura adequada, horários de funcionamento e transparência nos custos são decisivos na escolha. “Ter acesso ao box nos horários necessários, com estrutura confiável e sem surpresas no contrato, faz toda a diferença.”

A flexibilidade para contratar, expandir ou reduzir o espaço conforme a demanda do negócio também é uma funcionalidade fundamental. “O mercado muda rápido, especialmente no e-commerce, e poder acompanhar esse ritmo com um espaço que cresce junto com o negócio é essencial para uma operação resiliente”, analisa o CEO da GoodStorage.

Os espaços podem funcionar, na prática, como pequenos centros de distribuição urbanos, prontos para atender desde operações de nicho até e-commerces em crescimento. Para Cordeiro, o avanço do empreendedorismo e do comércio online pode estar diretamente ligado à expansão do self storage no Brasil.

“Esses perfis de negócio demandam soluções logísticas urbanas, acessíveis e escaláveis. A tendência é que esse modelo se consolide cada vez mais como parte da infraestrutura de distribuição de pequenos e médios negócios”, finaliza.

Para saber mais, basta acessar: https://goodstorage.com.br/



Curso presencial de leilões terá edições em SP e Rio Preto

A cidade de São José do Rio Preto recebe, no próximo dia 26 de julho, um curso presencial voltado a pessoas interessadas em atuar no setor de leilões judiciais e extrajudiciais. Promovido pela E-Lance, o treinamento reúne conteúdos práticos e introdutórios sobre o funcionamento do mercado, com foco em investidores, advogados, arrematantes e profissionais que desejam seguir carreira como leiloeiros públicos oficiais.

O curso será ministrado no Hotel Nacional, localizado na Rua Professor Carlos Ibanez, 35 – Vila Diniz, das 9h às 17h. Os participantes receberão apostila impressa, certificado de conclusão e acesso a um grupo exclusivo de alunos. As vagas são limitadas e as inscrições estão disponíveis no site oficial da E-Lance Escola de Leilões.

Com metodologia voltada à aplicação prática, o conteúdo abrange temas como estratégias de arrematação, análise de editais, aspectos jurídicos, avaliação de imóveis e veículos, além de orientações sobre como atuar de forma regularizada como leiloeiro.

Além da edição em Rio Preto, a capital paulista também receberá uma turma presencial no dia 13 de setembro. O objetivo da iniciativa é ampliar o acesso à capacitação profissional no setor, que tem apresentado crescimento no país. Segundo o sumário executivo do relatório “Justiça em Números 2023“, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os leilões judiciais movimentaram mais de R$ 18 bilhões em 2023, com oportunidades crescentes em razão da digitalização e da expansão dos canais de venda.

A E-Lance atua com três frentes principais: a Escola de Leilões, que oferece cursos para formação de arrematantes, advogados e novos leiloeiros; a Franquia, voltada a pessoas que desejam atuar como leiloeiros públicos; e o Portal de Leilões, que divulga oportunidades em leilões realizados em diversas regiões do país.



Receita Federal moderniza declaração do imposto rural em 2025

A Receita Federal divulgou a implantação de uma nova plataforma on-line para a entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) em 2025. Com isso, o governo busca seguir o modelo da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física: sistema acessado diretamente via navegador, com informações pré-preenchidas e envio facilitado, sem necessidade de baixar programas.

Essa plataforma estará disponível para os contribuintes a partir do dia 11 de agosto, data de início da entrega da DITR deste ano, até 30 de setembro — conforme a Instrução Normativa da Receita Federal 2.273/2025, publicada em 21 de julho.

A DITR Web promete representar um avanço no processo de digitalização das obrigações fiscais. O novo formato deve permitir que os contribuintes revisem dados já armazenados pela Receita, como informações cadastrais do imóvel rural e do titular, sendo necessário apenas complementar com os dados de uso da terra no ano-base. Tudo isso com o acesso único do gov.br.

“A proposta da DITR Web busca repetir a experiência bem-sucedida do IRPF, com mais agilidade, menos erros e eliminação da necessidade de programas instalados. Isso deve beneficiar produtores rurais de todas as regiões, inclusive os mais distantes dos centros urbanos”, avalia Cristopher Padilla, analista técnico da área fiscal da Econet Editora.

Além disso, para quem preferir, também será possível utilizar o modelo tradicional via programa gerador da DITR, que é disponibilizado no site da Receita Federal, preenchido manualmente e transmitido no mesmo prazo (entre 11 de agosto e 30 de setembro).

Quem é obrigado a declarar?

Padilla explica que a DITR deve ser apresentada por pessoas físicas ou jurídicas que sejam proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras a qualquer título de imóveis rurais. Consideram-se como imóveis rurais aqueles que estejam situados fora do limite urbano dos municípios ou que sejam explorados, comprovadamente, com atividades rurais. A declaração serve para apurar e recolher o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), de competência federal e cobrado anualmente.

O imposto pode ser quitado em até quatro parcelas mensais e sucessivas, sendo que a primeira vence no mesmo dia do fim do prazo de entrega da DITR. Pagamentos em atraso estão sujeitos a multa e juros, conforme previsão legal.

Como foi a DITR em 2024?

Em 2024, mais de seis milhões de declarações foram entregues em todo o país, segundo dados do Serpro — instituição responsável por recepcionar, processar e armazenar os dados do ITR para a Receita Federal do Brasil. Um dos avanços no ano passado foi o uso do PIX para pagamento do ITR, o que facilitou a arrecadação em áreas mais remotas.

“A possibilidade de pagar via PIX simplifica o processo para o contribuinte e acelera o ingresso dos valores nos cofres públicos. Em 2024, também houve agilidade no controle de inadimplência, com aplicação de multas já a partir do primeiro dia após o prazo final da entrega”, destaca Padilla.

Declaração exige documentos ambientais e cadastro atualizado

A DITR é composta por dois documentos principais: o Documento de Informação e Apuração do Imposto (DIAT) e o Documento de Informação e Atualização Cadastral (DIAC). Apesar de ainda ser obrigatório, o DIAC não serve mais para promover alterações cadastrais. Mudanças em dados como a área total do imóvel, a titularidade ou a fração ideal devem ser realizadas no CAFIR (Cadastro de Imóveis Rurais) ou no INCRA, por meio da Declaração de Cadastro Rural (DCR).

Durante o preenchimento da DITR, o contribuinte deve prestar atenção a informações como o número de inscrição do imóvel no Cadastro Ambiental Rural (CAR), na ficha “Utilização do Imóvel” do DIAC.

“A ausência de informações como o número do CAR pode resultar em cobrança indevida sobre áreas que, por lei, são isentas ou imunes de tributação. Por isso, é essencial que o contribuinte esteja com a documentação ambiental em dia”, orienta o analista técnico da área fiscal da Econet Editora.

Erros no preenchimento, como divergência de titularidade, ausência de inscrição no CAR ou omissão de áreas preservadas, podem resultar em penalidades e impedir a regularização do imóvel para fins de crédito, programas governamentais ou transferência de domínio.

Preenchimento correto evita autuações e facilita regularizações futuras

Para Cristopher Padilla, o envio da DITR envolve mais do que cumprir uma obrigação fiscal. A declaração serve como base para diversas ações que envolvem o imóvel rural, como pedidos de financiamento, regularização fundiária, renegociação de dívidas, comprovação de uso produtivo das terras e acesso a benefícios públicos.

“O contribuinte precisa entender que a DITR é um documento que dialoga com outras bases de dados e órgãos além da Receita Federal, como INCRA, órgãos ambientais (IBAMA) e cartórios. Por isso, não basta apenas declarar. É preciso declarar corretamente e manter os cadastros sempre atualizados”, alerta.

A recomendação do analista da Econet Editora é que o preenchimento seja feito com auxílio de profissionais especializados em legislação tributária e ambiental, principalmente nos casos de imóveis com áreas preservadas, uso compartilhado, arrendamento ou situações de litígio. A orientação é que os proprietários de imóveis rurais iniciem desde já a conferência cadastral, validem documentos como CAR e CIB, e estejam preparados para o período de entrega que vai de 11 de agosto a 30 de setembro.



Curitiba apresenta exposição internacional até setembro

A artista e curadora Analize Nicolini inaugurou, no dia 22 de julho de 2025, às 18h, a exposição coletiva AQUI ONDE ESTOU — resto, risco, ruína e rastro, que marca o início de sua ocupação artística e curatorial na Sala de Ocupação da SOMA – People & Culture, em Curitiba (PR).

Com produção da plataforma BraSA.Art, a mostra reúne obras de nove artistas do Brasil, Chile e Uruguai: Ana Campanella, Luiza Baldan, Aline Natureza, Sebastián Errázuriz R., Tony Camargo, Raïssa de Góes, Kamilla Nunes, Bárbara Oettinger e da própria Nicolini. As obras abordam temas como escuta, território, ruína, memória e presença, em suportes diversos como espelho, cerâmica, vídeo, instalação, fotografia, performance e néon.

Segundo Malu Meyer, fundadora da SOMA – People & Culture, “esse projeto inaugura um espaço contínuo de escuta e intercâmbio entre artistas da América do Sul e o público de Curitiba”.

A exposição se organiza em torno de três perguntas: Quem pode falar e ser ouvido? Como corpos e territórios resistem? O que a arte propõe aqui e agora? O percurso curatorial propõe relações visuais e simbólicas entre as obras, ativando tensões entre gesto e linguagem, presença e apagamento.

A ocupação foi ativada por Nicolini em junho de 2025 e envolve, além da exposição, um ateliê vivo e uma agenda crítica e afetiva que se estenderá ao longo do segundo semestre.

A visitação é gratuita, mediante agendamento prévio.Visitas guiadas: quartas e sábados às 18h.

SERVIÇO Exposição: AQUI ONDE ESTOU — resto, risco, ruína e rastro Curadoria: Analize Nicolini Artistas: Ana Campanella (UY), Luiza Baldan (BR), Aline Natureza (BR), Sebastián Errázuriz R. (CL), Tony Camargo (BR), Raïssa de Góes (BR), Kamilla Nunes (BR), Bárbara Oettinger (CL), Analize Nicolini (BR) Produção: BraSA.Art Apoio: SOMA – People & Culture Visitação: terça a sábado, mediante agendamento pelo e-mall adm@brasa.art Visitas guiadas: quartas e sábados às 18h Local: Rua Mal. José Bernardino Bormann, 730 – Batel – Curitiba – PR Entrada gratuita

Mais informações: adm@brasa.art



RecebeAqui lança solução de IA para pagamentos digitais

A plataforma de pagamentos digitais RecebeAqui anunciou o lançamento de uma funcionalidade de atendimento automatizado por meio do aplicativo WhatsApp. A solução utiliza inteligência artificial (IA) com interface conversacional, permitindo que usuários realizem tarefas operacionais sem precisar acessar o site ou aplicativo da empresa.

Entre as ações disponíveis estão: consulta de saldo em tempo real, geração de links de pagamento com dados personalizados e respostas automáticas para dúvidas frequentes. O atendimento está disponível 24 horas por dia e segue os protocolos de segurança e autenticação utilizados pela plataforma.

O objetivo da integração é otimizar o gerenciamento financeiro de micro, pequenas e médias empresas por meio de canais acessíveis. A proposta visa reduzir o tempo gasto em tarefas administrativas rotineiras, contribuindo para o aumento da produtividade dos empreendedores.

Segundo a empresa, o fluxo de conversação foi desenvolvido com base em princípios de usabilidade e inspirado em tecnologias de linguagem natural, como os grandes modelos de IA disponíveis no mercado.

“Desenvolvemos essa solução para tornar a gestão de recebimentos mais ágil, acessível e segura. IA no WhatsApp é um passo para reduzir burocracias e trazer agilidade na gestão de vendas e recebimentos para empreendedores.”, explica Vitor Andrade, CEO da RecebeAqui.

Funcionalidades disponíveis no atendimento automatizado

No atendimento automatizado da RecebeAqui pelo WhatsApp, estão disponíveis as seguintes funções:

  • Consulta de saldo em tempo real;
  • Emissão de links de pagamento com dados personalizáveis;
  • Respostas automatizadas para dúvidas frequentes sobre os serviços.

De acordo com a empresa, o fluxo de interação foi projetado com base em princípios de usabilidade, visando a realização rápida das principais tarefas financeiras por meio do canal de mensagens.

Tendência de automação no segmento de PMEs

Segundo dados do Observatório Sebrae de Inovação, divulgados pela Agência Sebrae de Notícias da Bahia, 78% das microempresas já utilizam ferramentas básicas de inteligência artificial em seus negócios. Essas tecnologias têm sido aplicadas para automatizar tarefas e gerar insights, promovendo ganhos de eficiência nos processos operacionais.

Nesse cenário, a adoção de soluções automatizadas para atendimento e gestão financeira se apresenta como recurso complementar às rotinas de micro e pequenos empreendimentos que atuam com recebimentos online.

Sobre a RecebeAqui

Fundada em 2016, a RecebeAqui é uma plataforma digital especializada na gestão de recebíveis para pequenos e médios empreendedores no Brasil. Com atuação nacional, a empresa desenvolve soluções voltadas à simplificação dos processos de cobrança e recebimento, oferecendo funcionalidades como a emissão de links de pagamento que operam com cartão de crédito, Pix e boleto bancário. A plataforma também disponibiliza serviços de antecipação de recebíveis com pagamento em 1 dia útil, validação antifraude integrada e um painel financeiro para acompanhamento em tempo real de vendas e repasses. Com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas de tecnologia, finanças e atendimento ao cliente, a RecebeAqui tem como objetivo promover maior autonomia e controle financeiro para negócios de diversos segmentos, contribuindo com a digitalização das operações e a redução de tarefas operacionais.



Game ensina os caminhos da proteção do peixe meros para crianças

Para sensibilizar e conscientizar crianças de 4 a 12 anos sobre a importância da conservação do peixe mero — espécie criticamente ameaçada de extinção — e dos ecossistemas costeiros do Brasil, o Instituto Federal do Paraná e Projeto Meros do Brasil lançaram, na última semana, no campus do IFPR em Curitiba, o jogo “Merinha: Jornada até o Mar”, disponível gratuitamente no site merosdobrasil.org. 

Desde 2023, professores da área técnica e estudantes do ensino médio do curso técnico integrado em Jogos Digitais do IFPR, desenvolvem o jogo que contou com a colaboração do Projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, para aprimorar o conhecimento sobre o peixe e seu ecossistema, garantindo maior precisão nas mecânicas e na ambientação. Para a supervisora de cultura e educação ambiental do Meros no Paraná, Patricia Zeni de Sá, o jogo digital “Merinha: Jornada até o Mar” é uma ferramenta de sensibilização ambiental que ajuda as crianças a compreenderem, de forma lúdica e interativa, os desafios enfrentados pelo peixe mero (Epinephelus itajara) para chegar à vida adulta. O jogo pretende estimular atitudes de proteção aos ecossistemas marinhos, desenvolvendo um senso de responsabilidade e cuidado com o meio ambiente desde cedo.

“É uma maneira delas aprenderem mais sobre questões como a destruição dos manguezais, a poluição por resíduos e esgoto”, lembra Patrícia.

Desafios

Estruturado como um labirinto 2D, o jogo é dividido em três fases principais. Na primeira, o jogador é apresentado a um labirinto mais simples, com o objetivo de familiarizá-lo com os controles e a mecânica do jogo. O foco é permitir que a criança aprenda a se locomover pelo ambiente e entenda como interagir com os elementos do jogo. À medida que o jogador avança para a segunda fase, o desafio aumenta. O labirinto se torna mais complexo e, além de navegar pelo ambiente, o jogador precisa desviar de pescadores conscientes e predatórios, sendo penalizado quando entra em contato com os malfeitores do meio ambiente.

Na fase final, a protagonista “Merinha” também precisa escapar do esgoto, que persegue o personagem e destrói a vegetação do manguezal. O esgoto é representado por diversos itens encontrados no ambiente, como garrafas PET, sacolas de lixo, redes de pesca e pneus, simbolizando a poluição que ameaça o ecossistema marinho e os habitats naturais do peixe.

A coordenadora do projeto do IFPR, professora do curso técnico integrado em Jogos Digitais do IFPR, Carla Hamel Wojcik, ressalta que a interação com jogos digitais pode aumentar a motivação para aprender e estimular a adoção de atitudes ambientalmente corretas. “Os jogos digitais proporcionam um desenvolvimento integral e dinâmico nas áreas cognitiva, afetiva, linguística, social, moral e motora, tornando o aprendizado mais atrativo”, lembra Carla. 

Também participaram do desenvolvimento do jogo os professores Denise Sato, Fábio Albini Pessoa e Mônia Naomy Nakagawa e os estudantes do segundo ano do curso técnico integrado em Jogos Digitais, Ariadny Katllen Lopes Bueno Vieira, David Carvalho Raymundo de Oliveira e Sarah Evelin de Moraes Cavalcante.

Sobre o Meros do Brasil

Espécie ameaçada de extinção, o mero, nome científico Epinephelus itajara, é um peixe marinho da família Epinephelidae, a mesma de outras grandes garoupas, como chernes e badejos. Presente em grande parte da costa brasileira, inclusive no Paraná, o mero chega a viver 40 anos e a pesar até 400 kg. Por sua imponência, pelo risco de extinção e importância para o ecossistema marinho, o mero tornou-se em 2002 a primeira espécie de peixe a receber uma moratória específica que estabeleceu a proibição da captura, transporte e comercialização no Brasil. Para promover a conservação dos meros e dos ambientes costeiros-marinhos, o Projeto Meros do Brasil desenvolve ações em 14 estados do país. São ações voltadas para a conservação da sociobiodiversidade por meio de pesquisa científica, educação, comunicação e arte, que buscam envolver comunidades locais, valorizando o seu conhecimento e toda a sociedade.

Mais informações em https://www.merosdobrasil.org/



Cresce DMRI entre idosos e impacta qualidade de vida

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) representa uma das principais causas de perda visual irreversível em pessoas acima de 60 anos em todo o mundo. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 30 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com DMRI. No Brasil, supõe-se que quase 3 milhões sejam afetadas, embora muitos casos não sejam diagnosticados. Dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia indicam que 10% da população entre 65 e 74 anos e 25% daqueles com mais de 75 anos sofrem com a DMRI, sendo 80% dos casos do tipo seco.

A DMRI é uma enfermidade progressiva que afeta a mácula, região central da retina responsável pela visão de detalhes finos, como leitura, escrita e reconhecimento de rostos. O avanço da condição pode levar à perda significativa da visão central, enquanto a visão periférica tende a ser preservada. “Trata-se de uma condição crônica que, se não for diagnosticada e tratada precocemente, pode comprometer severamente a qualidade de vida”, explica a Dra. Geraldine Ragot de Melo, médica oftalmologista e retinóloga, especialista em doenças da retina.

A doença se apresenta em duas formas principais: a seca (ou atrófica), mais comum e de progressão lenta, e a úmida (ou exsudativa), menos frequente, mas mais agressiva. Segundo publicação da American Academy of Ophthalmology, embora a DMRI seca represente cerca de 80% dos casos, a forma úmida é responsável por até 90% dos casos de perda visual severa relacionada à doença. A identificação precoce das alterações é essencial para evitar esse desfecho.

Entre os tratamentos disponíveis, a forma seca ainda não conta com cura definitiva, mas pode ser monitorada com suplementação vitaminica e mudanças de estilo de vida. Já a forma úmida é tratada com injeções intraoculares de medicamentos antiangiogênicos, que bloqueiam o crescimento anormal de vasos sanguíneos sob a retina. Conforme revisão publicada no Journal of Clinical Medicine, a terapia anti-VEGF é hoje considerada o padrão ouro para a DMRI exsudativa, com potencial de estabilizar ou melhorar a visão em grande parte dos pacientes.

A retinóloga enfatiza a importância dos exames de rotina em indivíduos a partir dos 50 anos, mesmo na ausência de sintomas. Exames como mapeamento de retina, tomografia de coerência ótica (OCT) e retinografia são fundamentais para detectar alterações iniciais da mácula, que muitas vezes passam despercebidas no exame clínico. “Quanto mais cedo identificamos sinais de comprometimento macular, maior a chance de preservar a visão com tratamentos apropriados”, acrescenta a Dra. Geraldine.

O retinólogo tem papel central na abordagem da DMRI. “O acompanhamento regular com um especialista em retina permite não apenas preservar a visão, mas também orientar o paciente sobre medidas preventivas e cuidados contínuos. Envelhecer com visão de qualidade é possível, desde que haja atenção à saúde ocular e acesso ao especialista certo no momento certo”, conclui a retinóloga.



Prazo para entrega da escrituração contábil se aproxima: CRCBA faz alertas

O Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA) chama a atenção de empresas e profissionais da contabilidade para os riscos associados à não entrega ou ao envio com erros da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), cuja obrigatoriedade atinge a maioria das pessoas jurídicas no Brasil. Em 2025, o prazo final para envio é 31 de julho, e o CRCBA reforça a importância de atenção redobrada no cumprimento dessa obrigação acessória.

Coordenadora da Comissão Tributária do CRCBA, a conselheira Vanessa Assis alerta que os prejuízos podem ser significativos. “A não entrega da ECF ou o envio com erros pode gerar multas de 0,25% ao mês sobre o lucro líquido, limitadas a 10%, além de penalidades de até 3% sobre valores omitidos ou informados de forma incorreta. Também há risco de cair na malha fina da Receita Federal, especialmente em casos de divergências com outras declarações”, afirma.

Entre os erros mais comuns estão as diferenças entre os dados da ECF e de outras obrigações acessórias, como a ECD, DIRF, eSocial e EFD-Reinf. Também são frequentes as falhas em registros específicos, como o Y570 (diferença nos valores de IRRF e CSLL), Y600 (informações incorretas sobre lucros e pró-labore) e Y672 (omissão de rendimentos isentos ou tributados na fonte, especialmente em empresas do Lucro Presumido).

Outro ponto crítico destacado pela coordenadora da Comissão Tributária é o plano de contas referencial, obrigatório para empresas do Lucro Real e Presumido. “Também vemos muitos erros técnicos, como códigos inválidos e falhas no arquivo eletrônico, além de saldos contábeis diferentes entre a ECD e a ECF, o que gera inconsistência nos dados prestados”, completa.

Por outro lado, o CRCBA destaca os benefícios do cumprimento correto e dentro do prazo da obrigação. “Entregar a ECF de forma adequada evita multas, mantém a empresa em situação regular com o Fisco, facilita a obtenção de financiamentos e licitações e contribui para uma contabilidade mais organizada e transparente”, conclui a conselheira Vanessa Assis.

O CRCBA reforça a importância do apoio técnico do contador, especialmente neste momento em que a conformidade fiscal é cada vez mais monitorada por sistemas integrados da Receita Federal.



Multiply Group adquire a Tendam, expandindo sua atuação internacional

A Multiply Group (ADX: MULTIPLY), holding de investimentos com sede em Abu Dhabi que atua e investe em empresas ao redor do mundo, oficializou hoje sua primeira grande operação na Europa ao adquirir participação majoritária na Tendam, segundo maior grupo de moda da Espanha em participação de mercado1. A operação duplica o EBITDA operacional da Multiply após a consolidação e reforça seu modelo de negócios voltado à aquisição de empresas de alto desempenho, ao desbloqueio de valor por meio de capital e tecnologia, eàconsolidação de uma liderança de mercado duradoura.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250723113547/pt/

Multiply Group Completes Acquisition of Tendam, Doubling Operational EBITDA and Expanding Global Footprint (Photo: AETOSWire)

Multiply Group finaliza aquisição da Tendam, duplicando o EBITDA operacional e expandindo sua atuação internacional (Foto: AETOSWire)

Reconhecida como um dos maiores grupos de moda omnichannel da Europa, a Tendam conta com mais de 1.800 pontos de venda e programas digitais de fidelidade de sucesso em mais de 80 mercados — entre eles, Espanha, Portugal, França, Emirados Árabes Unidos e países da América Latina — consolidando sua posição em um setor de varejo em constante transformação. Com um portfólio diversificado de 12 marcas consolidadas, que vão da moda acessível ao segmento premium, a empresa atende a diferentes perfis de consumidores com marcas de destaque como Women’secret, Springfield, Cortefiel e Pedro del Hierro, entre outras.

A Multiply passou a deter 67,91% de participação majoritária na Castellano Investments S.À R.L. (“Companhia”), controladora da Tendam Brands S.A.U. e de outras subsidiárias. Os veículos de investimento corporativo Llano Holdings S.À R.L. e Arcadian Investments S.À R.L., vinculados aos fundos CVC e PAI Partners, permanecem como acionistas minoritários.

Esse investimento marca a ampliação do portfólio da Multiply Group em setores com foco no consumidor, consolidando sua entrada no mercado de varejo e vestuário. A Tendam passa a integrar a vertente de Varejo e Moda da Multiply como uma plataforma estratégica de negócios.

A Multiply assumirá a liderança da nova fase de crescimento da Tendam, com foco na expansão internacional por regiões como Europa, América Latina e Oriente Médio. A adoção da inteligência artificial em todas as frentes do negócio — da origem ao relacionamento com o cliente — será um pilar essencial dessa jornada, alavancando a sólida infraestrutura digital já implementada. A Multiply também apoiará a empresa em iniciativas de fusões e aquisições estratégicas voltadasàincorporação de novas marcas e categorias ao portfólio.

Samia Bouazza, CEO global e diretora-geral da Multiply Group disse: “Esta aquisição representa um passo estratégico da Multiply Group no segmento de varejo e moda. Ao assumir o controle de uma plataforma omnichannel líder, estamos apostando em um modelo de negócios inovador e de alta performance, conduzido por uma equipe de gestão excepcional. Com marcas próprias consolidadas como base, essa plataforma tem agilidade e visão para crescer em novas categorias e escalar marcas promissoras no mercado global. Com nossa capacidade de gerar sinergias, aplicar inteligência artificial e impulsionar aquisições estratégicas, estamos prontos para acelerar o crescimento e criar valor de longo prazo para nossos acionistas.”

Do ponto de vista estratégico, a aquisição ofereceàMultiply Group uma oportunidade significativa de aproveitar a sólida plataforma de marcas da Tendam e seu desempenho comprovado para impulsionar o crescimento futuro, apoiada por tendências favoráveis de consumo no mercado global de varejo de moda.

Jaume Miquel, presidente e CEO da Tendam, destacou: “Hoje iniciamos uma nova era. Juntos, acionistas e equipe de gestão vão explorar plenamente o potencial da Tendam, expandindo nossas marcas para novos formatos, mercados e canais, com o apoio de inteligência artificial avançada e tecnologia digital, gerando mais crescimento e rentabilidade por meio de um ecossistema de marcas omnichannel único e incomparável.”

Desde 2020, sob a liderança de uma equipe de gestão experiente, a Tendam vem apresentando crescimento contínuo trimestre a trimestre, consolidando seu modelo de negócios nos mercados estratégicos e expandindo sua atuação global. Até o fim de junho de 2025, a empresa alcançou €1,4 bilhão em receita nos últimos doze meses, com EBITDA pós-IFRS 16 de €340,7 milhões.

Nesta transação, a Multiply Group contou com a assessoria de Greenhill (afiliada do Mizuho), Hogan Lovells e KPMG. A Castellano e seus acionistas receberam assessoria do escritório Uría Menéndez. Já a Tendam foi representada legalmente por Ramón Hermosilla Abogados e Latham & Watkins LLP.

SOBRE A MULTIPLY GROUP

A Multiply Group PJSC é uma holding de investimentos sediada em Abu Dhabi, que investe e atua globalmente em negócios transformadores com forte geração de caixa.

Guiada por uma mentalidade de crescimento que é parte de sua identidade, a Multiply continua direcionando capital por meio de duas frentes estratégicas, ambas comprometidas com uma abordagem disciplinada de investimento e com a criação contínua e sustentável de valor para seus acionistas — no curto, médio e longo prazo.

A Multiply realiza investimentos e operações em verticais estratégicos de longo prazo, atuando atualmente nos setores de Mobilidade, Energia e Serviços Públicos, Mídia e Comunicações, Bem-estar e Beleza, e Varejo e Moda. Os investimentos âncora oferecem receita recorrente sustentável, servindo de base para aquisições complementares que fortalecem o portfólio.

Com a Multiply+, o Grupo amplia sua atuação com investimentos oportunísticos, sem restrição a setores específicos, focando principalmente em participações minoritárias em empresas dos mercados privado e público.

Para saber mais, acesse www.multiply.ae.

Sobre a Tendam

A Tendam é uma das principais varejistas de moda omnichannel e multimarcas da Europa, e ocupa a vice-liderança em participação de mercado na Espanha. Atuando no segmento premium voltado ao grande público, a companhia baseia-se em um ecossistema totalmente integrado, centrado na experiência do cliente e orientado por dados. Seu portfólio conta com 12 marcas próprias — entre elas, Women’secret, Springfield, Cortefiel, Pedro del Hierro, Hoss Intropia, Slowlove, High Spirits, Dash and Stars, OOTO, HI&BYE, Milano e Springfield Kids (moda infantil) —, além da comercialização de cerca de 200 marcas terceiras cuidadosamente selecionadas por meio de sua plataforma omnichannel.

Atualmente, a Tendam atua em mais de 80 países, com uma rede de mais de 1.800 pontos de venda — entre lojas próprias, corners e franquias —, além de canais digitais. A empresa mantém 33 sites voltados para oito de suas marcas próprias, seis aplicativos móveis e presença em marketplaces e plataformas digitais de terceiros. O site corporativo da Tendam pode ser acessado em www.tendam.es

1 A aquisição dos negócios da Tendam na Bósnia e Herzegovina só entrará em vigor após a autorização da autoridade de concorrência competente, cuja aprovação é esperada em breve.

Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para obter mais informações, entre em contato:

Wassim El Jurdi

Multiply Group

E-mail: wassim@multiply.ae

Rawad Khattar

Weber Shandwick

M: +971 56 336 2131

E-mail: rkhattar@webershandwick.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Governo é principal alvo de infostealers, revela Lumu

A Lumu, empresa de cibersegurança criadora do Continuous Compromise Assessment™, acaba de divulgar o Compromise Report de H1 2025, que aponta que o governo é o principal alvo de infostealers — malware projetado para roubar informações confidenciais, como logins, dados bancários e pessoais, que, após vendidas na dark web, são utilizadas em diversos tipos de ataques, como ransomware e roubo de carteiras de criptomoedas, afetando inclusive a cadeia de suprimentos, como ocorreu recentemente com o Pix. De acordo com o relatório, instituições governamentais atraem 19,2% dos ataques, seguidas pelos segmentos financeiro (18,6%), educacional (12,1%) e de TI e software (9,6%).

O levantamento identificou também o surgimento de três tendências em cibersegurança: novas técnicas de phishing, aumento em certas formas de malware e técnicas de evasão cada vez mais inteligentes, como anonimizadores e droppers. Além disso, constatou um aumento nos ataques em quatro setores essenciais, incluindo Educação, Governo Estadual e Local, Finanças e Saúde, com o setor SLED (uma combinação de Governo Estadual e Local e Educação) enfrentando 60% dos ataques anônimos registrados, 50% dos ataques de droppers e 70% dos ataques de ransomware.

“O cenário atual da cibersegurança é um campo de batalha em constante mudança. Infelizmente, a evasão não é mais a exceção — está rapidamente se tornando a norma. Para que as organizações se defendam eficazmente contra um ataque constante de ameaças, elas precisam entender melhor como seus inimigos e suas táticas estão mudando”, afirma Ricardo Villadiego, fundador e CEO da Lumu. “Nosso último relatório fornece insights essenciais sobre a evolução das táticas, técnicas e procedimentos que os adversários estão usando para superar até mesmo as defesas mais robustas e enfatiza a necessidade de detecção contínua, um conjunto bem integrado e inteligência atualizada”, completa Villadiego.

O relatório observa que os invasores estão se tornando mais habilidosos em contornar controles de segurança, utilizando técnicas como Living-off-the-Land (LotL) e explorando drivers vulneráveis. Anonimizadores e droppers também estão sendo usados ​​para ocultar as ações dos invasores, enquanto eles simultaneamente distribuem softwares nocivos.

Ao mesmo tempo, o malware está mais eficiente para escapar da detecção e os ataques de phishing estão evoluindo, com os invasores usando IA para e-mails polimórficos, explorando a MFA fatigue e usando quishing — QR codes em phishing — para enganar os usuários.

O Compromise Report 2025 detalha também o Lumma Stealer, um tipo comum de infostealer que agora é o principal tipo de malware e que é responsável por mais de 25% dos ataques de infostealer registrados no mundo todo.

Outras descobertas importantes incluem:

  • Novas técnicas de ataque de phishing, incluindo falso CAPTCHA, phishing polimórfico com tecnologia de IA e quishing, estão em ascensão;
  • Embora tentativas de phishing tenham sido detectadas em todos os setores, serviços essenciais como educação, associações e organizações sem fins lucrativos, governo, empresas de TI e software, finanças e saúde foram os alvos mais populares. Quase 40% dos ataques de ransomware nos EUA tiveram como alvo o setor educacional;
  • A evasão de defesa é a tática MITRE mais utilizada em incidentes cibernéticos atualmente;
  • Os invasores estão usando táticas de execução para rodar softwares maliciosos em sistemas comprometidos, sendo a técnica mais comum o Arquivo Malicioso (T1204.002).

Sobre a Lumu

No Brasil desde 2022, a Lumu está presente em cerca de 900 milhões de dispositivos e mais de 70% dos RGs e carteiras de habilitação (CNH) digitais do país por meio de sua solução de detecção de comprometimento em tempo real, resposta automática a incidentes e inteligência de ameaças, seja por meio de clientes diretos ou parceiros. Com forte atuação no setor financeiro, a tecnologia da empresa é utilizada também em um quarto dos cartões de crédito magnéticos emitidos em território nacional.

O Compromise Report H1 2025 completo pode ser acessado no seguinte link.



Turismo regenerativo incentiva a conservação ambiental

A crescente demanda por experiências em ambientes naturais reforça o potencial do turismo regenerativo como um aliado poderoso da conservação. Em 2024, o Brasil registrou um recorde de 25,5 milhões de visitas a Unidades de Conservação (UCs), comprovando o interesse crescente da população em se conectar com a natureza.

Nesta prática, as comunidades locais não são simples figurantes, mas sim aliadas no planejamento, desenvolvimento, gestão e operação das atividades turísticas. Elas também detêm o controle e as decisões sobre como o turismo é conduzido, desde a oferta de serviços até a gestão dos recursos.

A proposta une trilhas leves, banhos de cachoeira e meditação na natureza. O silêncio da mata, o som da água corrente e a paisagem se tornam aliados para observação da fauna, caminhadas leves e hospedagem tranquila.

“O turismo regenerativo surge como uma ferramenta poderosa para a conservação e o desenvolvimento socioeconômico, criando uma ponte genuína entre o viajante e a floresta, pautada pela ética, pela ciência e pelo afeto. Dessa forma, é possível fomentar uma economia que valoriza a floresta em pé e a cultura vibrante da comunidade, salienta Vininha F. Carvalho, economista, ambientalista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

A atuação da Aura Amazônia na RDS do Uatumã é um case exemplar de como o turismo pode ser uma força motriz para o desenvolvimento sustentável. A Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, localizada no estado do Amazonas, abrange 424 mil hectares e é o lar de 461 famílias em 22 comunidades ribeirinhas. O engajamento comunitário é um pilar central, onde o turismo acompanha o fortalecimento do manejo e o protagonismo produtivo.

Aline Alves, sócia-fundadora e diretora operacional da Aura Amazônia, enfatiza a relevância dessa abordagem: para as comunidades ribeirinhas da RDS do Uatumã, o turismo regenerativo é uma ferramenta vital de geração de renda, permitindo que a floresta permaneça em pé e que seus saberes sejam valorizados.

“Nosso objetivo é que o viajante vivencie uma imersão profunda, na qual ciência, ancestralidade e sensorialidade se encontram, consolidando a Amazônia como um polo de soluções e não apenas de recursos, afirma Aline Alves.

Diante da crise ambiental e da crescente pressão sobre a Amazônia, o turismo regenerativo surge como uma solução viável para a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento econômico sustentável.

“O crescimento acelerado do turismo regenerativo demonstra o interesse crescente das pessoas por saúde, equilíbrio e bem-estar integral”, finaliza Vininha F. Carvalho.



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