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Brasileiro cria centro de negócios para imigrantes nos EUA

Visando iniciativas voltadas à capacitação profissional e à conexão de empresários entre comunidades imigrantes nos Estados Unidos, em Orlando, na Flórida, o brasileiro Joe Douglas estruturou um centro empresarial voltado a imigrantes empreendedores, com foco na troca de experiências, acesso à formação técnica e incentivo à formalização de negócios.

Natural de Araraquara (SP), Douglas migrou para os EUA em 2019, após atuar em diversas funções no Brasil e na Europa, entre elas a de policial militar e vendedor de móveis planejados. Ao chegar ao país norte-americano, iniciou atividades como instalador de pisos e, a partir de 2020, passou a investir em empreendimentos nos setores de construção, capacitação e eventos empresariais.

O principal projeto desenvolvido é o DX Business Center, localizado em Orlando, apresentado como um espaço voltado ao apoio de empresários imigrantes. “Reunimos serviços de coworking, capacitação e networking para profissionais que desejam atuar no mercado norte-americano, especialmente brasileiros”, destaca o empresário.

Outras iniciativas ligadas ao nome de Joe Douglas incluem a Construction Academy, voltada à formação técnica de trabalhadores no setor de construção civil, com metodologia alinhada ao código de edificações da Flórida; a DX Properties, voltada à gestão de ativos imobiliários; e a Vex Racing, projeto que relaciona conceitos de performance empresarial com o universo das corridas automobilísticas.

Entre os eventos promovidos pelo grupo, estão encontros de networking e conferências empresariais que envolvem lideranças das comunidades brasileira, hispânica e norte-americana. Um dos destaques é o USA Business Summit que, segundo os organizadores, tem por objetivo aproximar investidores, empresários e especialistas do mercado americano.

“Minha atuação se baseia em experiências vividas pessoalmente. Meu objetivo é contribuir para que imigrantes brasileiros ampliem sua presença nos setores formais da economia”, completou.

Informações sobre os projetos desenvolvidos podem ser consultadas por meio do site www.joedouglasdx.com.

Instagram: @joedouglasdx

LinkedIn: joedouglasdx



Novo presidente do IMED assume com foco em humanização

José Ronald Rocha é o novo presidente do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED). Apoiado pelos conselheiros, ele assume a supervisão das atividades da Organização Social que é responsável pela administração do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) em Uruaçu, do Hospital Estadual de Formosa (HEF), das Policlínicas Estaduais da Região Nordeste – Posse e da Região do Entorno – Formosa, em Goiás, e do Hospital Municipal da Brasilândia (HMB), em São Paulo. Todos do Sistema Único de Saúde (SUS).

No almoço de posse, em São Paulo, Rocha enalteceu a vocação humanista do IMED. “Há quatro anos, quando entrei no conselho, uma das primeiras visitas que fiz foi Formosa, em Goiás. Havia uma emergência nacional de combate à covid-19. O IMED chegou com a missão de oferecer uma opção para essas famílias e conseguimos fazer em pouquíssimo tempo. Agora, pouco antes de assumir a presidência, volto de uma recente viagem a essa mesma Formosa e com muito orgulho relato que vi um hospital moderno e prestes a ficar ainda melhor. As obras de ampliação estão em andamento, muito em breve serão entregues e a população reconhece a importância desse trabalho que envolve saúde pública e acolhimento. O que se viu, nesse período de cinco anos, foi um salto quântico de qualidade. É muito gratificante fazer parte dessa evolução do SUS”, relata o gestor.

O Hospital Estadual de Formosa (HEF) está em reforma e ampliação, com previsão de conclusão ainda este ano. A obra visa transformar o hospital em um complexo hospitalar, triplicando sua área e leitos. A reforma inclui a construção de um novo bloco com maternidade, banco de leite e pronto-socorro infantil, entre outras instalações. A visita dos conselheiros foi em abril.

Posse

A posse se deu em São Paulo com a participação dos membros da diretoria do IMED. Entre eles destacam-se o presidente do Conselho Administrativo, Miguel Tortorelli; os conselheiros administrativos Marcelo Ribeiro, Getro de Pádua e Daniel Figueiredo; o conselheiro fiscal John Flavin e os diretores André Sader, financeiro, e Paulo Leme Filho, jurídico.

Vitae

José Ronald Rocha é engenheiro metalúrgico formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Possui vasta experiência de gestão executiva, sendo atualmente vice-presidente de entidade associativa da área de agroindústria.

Sobre o IMED

O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que presta serviços de relevante interesse público na área de saúde. Mais informações em www.imed.org.br.

 



Inteligência Artificial promete ampliar 427 milhões de vagas

A Inteligência Artificial pode impulsionar a criação ou ampliação de até 427 milhões de empregos em diferentes setores. O dado está no relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) “Revolutionizing Health and Safety: The Role of AI and Digitalization at Work” – Revolucionando a Saúde e Segurança: O Papel da IA e da Digitalização no Trabalho, em português, na página 6.

Ainda segundo o relatório, na mesma página, os impactos da automação e da Inteligência Artificial variam conforme a região e o perfil demográfico. No caso da América Latina, a exposição tende a ser menor, já que a economia da região é fortemente baseada em setores agrícolas e informais – áreas menos afetadas pela IA generativa.

Na página 10 do relatório, destaca-se que sistemas de Inteligência Artificial também podem aliviar os trabalhadores de funções como o planejamento e a execução de tarefas. Um exemplo citado é uma pesquisa realizada com 34 mil profissionais, em 18 países, na qual 64% dos entrevistados afirmaram que a IA e a automação contribuíram para reduzir tanto a carga de trabalho quanto os níveis de estresse.

Para Daniel Maximilian Da Costa, fundador e CEO do Latin American Quality Institute (LAQI), os dados evidenciam a crescente necessidade de as empresas investirem em especialização, especialmente no que diz respeito à tecnologia. Segundo ele, esse avanço pode ser impulsionado por meio de encontros, conferências, treinamentos e programas de certificação voltados tanto para líderes quanto para colaboradores.

“É fundamental criar ocasiões que coloquem essa temática em destaque. Um exemplo disso é o LAQI Impact Summit – Brazil 2025, que será realizado no dia 16 de maio, em São Paulo. Trata-se de um ponto de encontro para líderes visionários que desejam conduzir essa transformação, utilizando tecnologias avançadas como blockchain e inteligência artificial, por meio do modelo Q-ESG, uma metodologia que une os princípios da Qualidade Total aos critérios ESG. A iniciativa reforça a urgência de que gestores e colaboradores estejam cada vez mais preparados para um cenário corporativo em constante evolução”, finaliza.



Aeroméxico seleciona Volantio para seu Sistema de Gerenciamento de Receitas Pós-Reserva

A Volantio Inc. (“Volantio”), líder mundial em soluções de gerenciamento de receitas pós-reserva para companhias aéreas, anunciou hoje que o Grupo Aeroméxico (“Aeroméxico”) selecionou sua Plataforma de Re-Commerce para aumentar a eficiência operacional no período de pós-reserva.

A Plataforma de Re-Commerce da Volantio utiliza redes neurais para identificar voos de alta demanda antes da partida e oferece automaticamente opções para passageiros que podem alterar seu itinerário para voos de menor demanda, aprimorando assim a experiência do passageiro.

A tecnologia estará integrada diretamente ao sistema de atendimento a passageiros da Aeroméxico, o SabreSonic, destacando a capacidade da Volantio de expandir em uma ampla gama de plataformas de reserva.

“O gerenciamento de receitas pós-reserva é a próxima fronteira da otimização de receitas”, disse Azim Barodawala, Diretor Executivo e Cofundador da Volantio. “Há mais de 90 anos, a Aeroméxico atua como líder na aviação latino-americana e temos muito orgulho desta parceria para incrementar maior receita, eficiência operacional e satisfação dos passageiros no período de pós-reserva.”

“Na Aeroméxico, buscamos constantemente formas inovadoras de melhorar a experiência de nossos clientes e, ao mesmo tempo, maximizar a eficiência em todas as nossas operações”, disse Jaime Castro, Vice-Presidente de Estratégia de E-Commerce e Produtos de Receita da Aeroméxico. “A Plataforma de Re-Commerce da Volantio irá nos ajudar a oferecer mais flexibilidade a nossos passageiros e a alinhar melhor a capacidade com a demanda. Estamos animados em fazer parceria com a equipe.”

A parceria com a Aeroméxico tem por base o impulso existente da Volantio no mercado latino-americano.

Sobre a Volantio

A Volantio é líder mundial em Sistemas de Gerenciamento de Receitas Pós-Reserva para o setor de viagens, e aproveita a IA para transformar a flexibilidade de passageiros em maior lucro e melhores experiências do cliente. O Gerenciamento de Receitas Pós-Reserva é a próxima fronteira da otimização de receitas, com foco no período entre o momento em que a reserva do passageiro e a partida de seu voo. As companhias aéreas se beneficiam do melhor uso da capacidade, passageiros mais satisfeitos e menores emissões de carbono por passageiro transportado. A Volantio é a maior, mais experiente e mais premiada provedora de Gerenciamento de Receitas Pós-Reserva, atendendo a mais de uma dúzia de companhias aéreas ao redor do mundo, incluindo Air Canada, Alaska Airlines e Qantas, bem como o Disney Theatrical Group. A Volantio conta com o suporte financeiro da Amadeus, IAG, JetBlue, Qantas e Alaska Airlines, possuindo parcerias oficiais com a PROS, Navitaire e Amadeus. Para mais informações, acesse volantio.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato com a mídia

Sarah Mattina

sarah@mattinamediagroup.com

Fonte: BUSINESS WIRE



ABIMAQ tem inscrições abertas para curso de liderança 5.0

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) realiza, nos dias 19 e 20 de maio (segunda e terça-feira), on-line, via plataforma Zoom, um curso voltado a profissionais que procuram se capacitar e desenvolver metodologias e competências de gerenciamento e autoliderança esperadas pelo mercado de trabalho.

Ministrado por Marcelo Salvo, especialista em comportamento humano, gestão de pessoas, comunicação e oratória, o curso Liderança do Futuro 5.0 – Conectando, Estratégias, Tecnologia, Processos e Pessoas, terá como enfoque os seguintes conteúdos:

– Autoconhecimento – teste de personalidade;

– SWOT;

– Atenção Plena;

– Inteligência emocional;

– Estilos de liderança;

– Mudança de Mindset;

– As 3 habilidades 5.0;

– Gestão de mudanças;

– Concorrência;

– Comunicação assertiva;

– Escuta ativa;

– Empatia;

– Conflitos e confrontos;

– Gestão do tempo e produtividade;

– Planejamento;

– Feedback com comunicação não violenta.

Serviço:Curso – Liderança do Futuro 5.0:

Data: 19 e 20 de maio (segunda e terça-feira)

Horário: 14h às 18h

Carga horária: 8h

Local: On-line, via plataforma Zoom

Mais informações: (11) 5582-6321/6326 – WhatsApp: (11) 94526-8280 ou https://abimaq.org.br/cursos/918/lideranca-do-futuro-50-conectando-estrategias-tecnologia-processos-e-pessoas



Cia Athletica inaugura unidade na Mooca

A Cia Athletica acaba de inaugurar sua nova unidade no Mooca Plaza Shopping, reforçando sua presença na zona leste da capital paulista. A academia chega com a proposta de oferecer ao público uma experiência de bem-estar com qualidade, conveniência e alto desempenho.

A nova unidade conta com ambientes para musculação, cardio, hipertrofia e três salas dedicadas exclusivamente às aulas de ginástica. A grade de aulas diversificada e atualizada atende a diferentes perfis de alunos, desde os iniciantes até os que buscam treinos de alta performance. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h, e aos fins de semana e feriados, das 9h às 15h.

“Queremos que nossos alunos encontrem aqui um lugar onde sintam prazer em treinar, se superar e cuidar de si. Essa nova unidade foi pensada para inspirar hábitos saudáveis, acolher diferentes estilos de vida e oferecer uma experiência completa. A Mooca tem um perfil dinâmico e exigente, e expandir nossa presença na zona leste da capital é parte de um compromisso da Cia Athletica”, afirma Richard Bilton, CEO da Cia Athletica.

Com essa inauguração, a Cia Athletica chega à sua segunda unidade na zona leste — onde já possui presença dentro do Shopping Anália Franco.

Além da localização estratégica dentro do Mooca Plaza Shopping, a nova unidade oferece infraestrutura, equipamentos e um layout que privilegia a circulação dos alunos. A integração com o shopping oferece também praticidade ao dia a dia dos clientes, que podem combinar seus treinos com lazer, compras ou compromissos pessoais.

Quem já treina nas outras unidades da Cia Athletica pode utilizar a unidade Mooca Plaza Shopping por meio do serviço FTU (Frequência em Todas as Unidades), que pode ser contratado na própria academia de origem.



Como transformar o dia a dia da indústria em notícia é tema de curso na ABIMAQ

Destinado para executivos que desejam aprimorar sua comunicação e fortalecer a imagem da empresa na imprensa, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) realizará, no dia 22 de maio (quinta-feira), o curso Poder da Mídia: Como Transformar Notícias em Sucesso Empresarial.

Com a condução da jornalista e especialista em comunicação, Vera Lucia Rodrigues, com mais de 40 anos de experiência no jornalismo e na assessoria de imprensa, o treinamento ensinará como identificar informações estratégicas, criar narrativas eficazes e estabelecer um relacionamento sólido com a mídia para maximizar a visibilidade empresarial.

A programação do curso, que será ministrada de forma remota, via plataforma Zoom, abordará as seguintes questões:

– Desenvolver habilidades de relacionamento com a imprensa: capacitar os participantes para construir e manter uma rede de contatos eficaz com jornalistas e meios de comunicação;

– Maximizar a visibilidade da empresa por meio da mídia: ensinar técnicas para expandir o alcance da empresa utilizando a imprensa como ferramenta estratégica de comunicação;

– Classificar o que é notícia e o que não é: ajudar os profissionais a entenderem quais informações são relevantes para a imprensa e como utilizá-las de maneira eficiente. 

– Posicionar a empresa como referência em seu setor: mostrar como transformar a empresa em uma fonte confiável para a imprensa, aumentando sua autoridade e credibilidade no mercado;

– Criar estratégias de comunicação eficazes: ensinar a desenvolver narrativas que ressoam com o público e com a imprensa, ajudando a construir uma imagem positiva e de destaque;

– Avaliar o impacto das notícias geradas: ensinar métodos para medir o retorno de visibilidade e o impacto das notícias na reputação e nos negócios da empresa;

– Fortalecer a imagem do executivo e da empresa: demonstrar como o uso estratégico da imprensa pode elevar não apenas a empresa, mas também a imagem pessoal do executivo como líder de opinião no mercado;

– Como captar informações da equipe e compartilhar com a assessoria de imprensa.

Serviço – Curso – Poder da Mídia: Como Transformar Notícias em Sucesso Empresarial:

Data: 22 de maio (quinta-feira)

Horário: 09h às 17h

Carga horária: 6h

Local: on-line, via plataforma Zoom

Mais informações: (11) 5582-6321/6326 – WhatsApp: (11) 94526-8280 ou https://abimaq.org.br/cursos/1404/poder-da-midia-como-transformar-noticias-em-sucesso-empresarial



Tigo Energy encerra litígio de vários anos por violação de patente com a SMA

A Tigo Energy, Inc. (NASDAQ: TYGO) (“Tigo” ou “Empresa”), fornecedora líder de soluções inteligentes de software para energia e energia solar, anunciou hoje que firmou um acordo de vários anos com a SMA (SMA Solar Technology AG e SMA Solar Technology America LLC) para encerrar o litígio relacionadoàviolação de sua propriedade intelectual. O acordo põe fimàação movida pela Tigo em 11 de julho de 2022, Processo n.º 1:22-cv-00915 (D. Del.), na qual alegava a infração de determinadas patentes por parte da SMA. Os termos do acordo são confidenciais e não serão divulgados.

Segundo o Código Elétrico Nacional § 690.12, “Rapid Shutdown of PV Systems on Buildings” (Desligamento rápido de sistemas fotovoltaicos em prédios, em português) exige que os circuitos de sistemas fotovoltaicos “instalados em prédios ou dentro deles incluam uma função de desligamento rápido para reduzir o risco de choque para equipes de emergência”. A tecnologia de desligamento rápido da Tigo está em conformidade com a UL 1741, o Padrão de Segurança para Inversores, Conversores, Controladores e Equipamentos de Sistema de Interconexão para Uso com Recursos de Energia Distribuída, e com os requisitos de desligamento rápido do Código Elétrico Nacional (NEC) dos EUA. A Tigo é líder em tecnologia de desligamento rápido e MLPE, com mais de 150 patentes concedidas ou pendentes. A empresa licencia ativamente suas patentes para outros fornecedores de equipamentos solares e tem vencido repetidamente em disputas de patentes.

“A capacidade das empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento de proteger e defender sua propriedade intelectual é fundamental para o espírito de inovação que as torna competitivas”, afirmou Zvi Alon, CEO da Tigo Energy. “Este acordo é um avanço bem-vindo, pois reforça a validade da propriedade intelectual da Tigo, que está na base da nossa tecnologia de classe mundial”.

Desde 2007, instaladores solares implantaram milhões de dispositivos Tigo MLPE em mais de cem países, abrangendo todos os sete continentes. A plataforma Tigo Energy Intelligence monitora, em média, 2,3 GWh de geração solar por dia. Os produtos Tigo MLPE oferecem otimização, monitoramento e desligamento rápido, contribuindo para a proteção de infraestruturas críticas de energia solar, com foco em confiabilidade e retorno consistente sobre o investimento.

Os produtos, patentes e alguns licenciamentos da Tigo relacionadosàtecnologia de desligamento rápido podem ser consultados na página. Para informações adicionais sobre o portfólio de soluções Tigo Flex MLPE, visite o site.

Sobre a Tigo Energy

Fundada em 2007, a Tigo Energy, Inc. (Nasdaq: TYGO) é uma líder global no desenvolvimento e fornecimento de soluções inteligentes de hardware e software que aumentam a segurança, elevam a geração de energia e reduzem os custos operacionais de sistemas solares residenciais, comerciais e de grande escala. A Tigo combina sua tecnologia Flex MLPE (Eletrônica de Potência em Nível de Módulo) e otimizadores solares com recursos inteligentes baseados em nuvem, oferecendo monitoramento e controle avançado de energia. Os produtos Tigo MLPE maximizam o desempenho, permitem o monitoramento em tempo real e oferecem desligamento rápido conforme exigido pelos códigos regulatórios no nível do módulo. A empresa também desenvolve e fornece inversores e sistemas de armazenamento de baterias voltados para o mercado de energia solar residencial com armazenamento. Para informações adicionais, visite o site www.tigoenergy.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Technica Communications

Luis de Leon

E-mail: tigoenergy@technica.inc

Fonte: BUSINESS WIRE



A&M e Revizia lançam solução para transição tributária

A Alvarez & Marsal Brasil e a Revizia – empresa de tecnologia especializada em gestão tributária estratégica e compliance fiscal – anunciam em parceria uma plataforma integrada para orientar a transição das empresas para o novo regime tributário brasileiro.

O produto reúne as expertises das duas empresas ao conjugar a atuação da A&M em boas práticas, diagnóstico e análises das situações fiscal, tributária e financeira das empresas com a tecnologia proprietária da Revizia.

“A Reforma Tributária vai simplificar os mecanismos de tributação progressivamente a partir do ano que vem, mas uma mudança desse porte nunca deixa de ser complexa para as companhias, que precisam se adaptar à nova realidade e, com isso, adaptar suas operações”, explica Adriano Ponciano, sócio-diretor da A&M na área de tributação e à frente da parceria.

Ele destaca que, apesar das especificidades de cada empresa, todas possuem como desafio otimizar esse processo. “A transição para a reforma vai exigir novas práticas; no entanto, isso não pode concorrer com outras atividades da empresa, nem com seu core business. E é esta a nossa função: proporcionar inteligência estratégica e operacional para que as empresas estejam em conformidade com as novas regras, mas inteiramente dedicadas ao que importa, que é o seu negócio”, enfatiza.

Ganhos de eficiência

A plataforma resultante da parceria consegue analisar os últimos cinco anos do histórico tributário de uma empresa em apenas 48 horas – trabalho que levaria pelo menos três meses para ser concluído sem esse suporte tecnológico.

Segundo Vitor Alves, CEO da Revizia, “o Revizia nasceu como uma ferramenta de compliance, facilitando a gestão fiscal e financeira das empresas em um ambiente tributário complexo. Com a Reforma Tributária, reforçamos nosso compromisso de auxiliar empresas a se adequarem às novas regras, permitindo que gestores tomem decisões embasadas em dados concretos e confiáveis”, destaca. Em muitos casos, são inclusive identificados créditos tributários que, de outra forma, poderiam significar perdas significativas para as empresas.

“O Revizia é muito mais do que uma calculadora tributária”, ressalta Vitor. “A ferramenta fornece projeções precisas que ajudam as empresas a se prepararem segundo as novas regras da reforma, permitindo assim um planejamento detalhado e redução de riscos durante todo o período de transição”, explica.

A plataforma permite, ainda, que o processo de análise seja contínuo, pois é atualizada automaticamente com os dados da organização e com as mudanças na legislação ao longo da transição.

“Nossos clientes contam com uma plataforma inteligente que vai além do diagnóstico inicial. Ela acompanha, em tempo real, as movimentações da empresa e mudanças da legislação, garantindo um processo de análise e planejamento tributário contínuo – tudo com total autonomia para o cliente”, finaliza.

Sobre a A&M

A A&M é uma consultoria global em serviços de gestão e aprimoramento de desempenho empresarial. Com mais de 11 mil profissionais e presença em todos os continentes, em mais de 80 escritórios distribuídos por 40 países, a companhia atua com corporações, conselhos, empresas de capital privado, escritórios de advocacia e agências governamentais em contextos desafiadores.

As equipes ajudam as organizações a transformarem suas operações, impulsionar o crescimento e acelerar os resultados.

Sobre a Revizia

A Revizia é uma empresa de tecnologia especializada em gestão tributária estratégica e compliance fiscal. Sua plataforma baseada em nuvem com recursos de machine learning, ajuda empresas a otimizar processos de análise, controle e planejamento. A ferramenta reproduz mais de 130 malhas fiscais utilizadas pelos fiscos (federal, estaduais e municipais), permitindo a identificação de inconsistências e correção de erros antes de sofrerem fiscalizações.

Em um cenário no qual a tecnologia tem sido amplamente empregada para intensificar os mecanismos de controle e autuações fiscais, a solução permite que as empresas se mantenham em conformidade, por meio de monitoramento contínuo e análises estratégicas — minimizando riscos e aumentando a eficiência tributária. Já são mais de 7.000 CNPJs impactados e mais de R$ 5 bilhões em créditos identificados, comprovando o potencial da solução em gerar economia real e consistência tributária para seus clientes.



Blockchain se destaca em soluções para governos digitais

avanço dos governos digitais tem sido impulsionado por tecnologias emergentes, entre as quais o blockchain se destaca como um dos instrumentos mais promissores para transformar a administração pública. Essa tecnologia tem sido incorporada por diferentes países como ferramenta para garantir maior transparência, segurança, rastreabilidade e integridade de dados públicos.

A capacidade de registrar informações de forma imutável e auditável em uma rede descentralizada tem gerado confiança de governos que buscam transparência e o combate à fraude e corrupção. No levantamento realizado pelo TCU em 2020, que resultou no Acórdão nº 1.613/2020-TCU-Plenário, foi discutido como as tecnologias descentralizadas poderiam ser utilizadas como camada comum e confiável para compartilhamento de informações entre diferentes esferas de governo (municipal, estadual e federal), indústria e sociedade, e até entre países.

Nações como Estônia, Singapura, Suécia, Brasil e Emirados Árabes Unidos já utilizam a tecnologia em serviços críticos, com o objetivo de reduzir burocracias, prevenir fraudes e elevar os padrões de governança.

A Estônia é reconhecida internacionalmente como pioneira em iniciativas de governo digital e uso de blockchain. O país emprega a tecnologia KSI Blockchain para assegurar a integridade dos dados em registros governamentais, desenvolvido pela empresa estoniana Guardtime.

Nos Emirados Árabes Unidos, um dos marcos da transformação digital é a Estratégia Blockchain de Dubai, iniciativa central do programa Smart Dubai em parceria estratégica com a multinacional IBM. Em 2024, a cidade alcançou a meta de migrar as transações governamentais aplicáveis para sistemas baseados em blockchain, estabelecendo um novo padrão internacional para a digitalização de serviços públicos, abrangendo áreas como transporte, energia, saúde e educação.

No Brasil, uma das iniciativas de destaque no uso de blockchain na gestão pública é observada na cidade de São Paulo. A plataforma SP156, principal canal de serviços digitais ao cidadão, passou a operar com a tecnologia blockchain Hyperledger Fabric com o objetivo de aumentar a transparência, segurança e eficiência dos serviços municipais. Mantido pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo, o SP156 foi implementado pelas empresas brasileiras BrBPO e Metasix, que formam um consórcio responsável pela sustentação das plataformas digitais do projeto.

Atualmente, a plataforma SP156 processa mais de 150 mil registros imutáveis por mês, sendo considerada um dos exemplos mais robustos do uso de blockchain no setor público brasileiro. A adoção da tecnologia permitiu à administração municipal reduzir prazos de resposta, otimizar recursos e aprimorar a entrega de serviços à população.

Segundo Royquener Reuter, tech lead de projetos em Blockchain na BrBPO, a companhia está consolidando sua atuação na área com projetos de alto impacto social e tecnológico. “Além do SP156, já implementamos a tecnologia Blockchain em outros serviços críticos, nos quais segurança, imutabilidade e auditoria avançada dos dados são essenciais”, afirma.

Entre os destaques, está o projeto Ligue 180, do Ministério das Mulheres, em que a plataforma de CRM da BrBPO é responsável por atender, registrar e gerenciar toda a jornada de tratamento das denúncias de violência contra a mulher. A solução integra centenas de organizações da rede de proteção em todo o território nacional.

A empresa também tem ampliado investimentos em novas contratações e capacitação técnica. Em colaboração com a Metasix e sua coligada Registra Digital, a BrBPO modelou a arquitetura de um Ecossistema Digital de Interoperabilidade, Segurança e Inteligência. A solução combina o modelo estoniano de interoperabilidade X-Road, a plataforma de Blockchain Hyperledger e o uso de oráculos para integrar dados externos ao blockchain, habilitando aplicações com modelos de inteligência artificial.

Todos esses movimentos de alguns governos adotaram soluções com base em blockchain e de empresas que se especializaram na aplicação dessa tecnologia, vai de encontro aos estudos que apontam que, o blockchain aprimora funções-chave do governo e seus subsetores, influenciando a governança dos serviços públicos, a eficiência administrativa e a capacidade de governo aberto, enquanto impulsiona inovação e melhoria do desempenho operacional e administrativo.



Podcast – Frota comercial 100% elétrica é tendência para logística urbana e percursos curtos entre cidades


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Neste Podcast conversei com Lucas Zanon, CEO da Evolution Mobility e falamos sobre frotas 100% eletrificadas de veículos comerciais. O modelo de negócio da empresa é locação de longo prazo e, segundo o executivo, vem crescendo acima do esperado.

Abordamos vários aspectos desse novo negócio e alguns deles chegam a ser surpreendentes, como você verá neste Podcast.

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Burnout: O Desafio Silencioso das Mulheres no Trabalho

O burnout, distúrbio ligado ao esgotamento físico e emocional causado pelo trabalho, afeta homens e mulheres. No entanto, pesquisas indicam que a prevalência do problema é significativamente maior entre as profissionais. A sobrecarga de funções, a dificuldade em conciliar responsabilidades pessoais e profissionais e a desigualdade de gênero estão entre os principais fatores.

Para Polyana Macedo, gerente executiva de RPO no ManpowerGroup Brasil, essa diferença é reflexo de um desequilíbrio estrutural. “As mulheres acumulam múltiplos papéis e, mesmo com avanços na participação no mercado de trabalho, ainda carregam expectativas ligadas ao cuidado e à performance. Isso gera uma pressão constante, que não dá espaço para descanso real”, afirma.

Há de se levar em consideração também a jornada dupla ou tripla enfrentada por milhões de brasileiras. Segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), quase 92% das mulheres economicamente ativas também realizam tarefas domésticas, enquanto entre os homens esse índice é de 79,2%.

A distinção também se reflete na forma como as profissionais vivenciam o ambiente corporativo. A mesma pesquisa da McKinsey revela que mulheres sentem menos apoio de suas lideranças quando relatam estresse ou sinais de esgotamento. “Mesmo quando há políticas de saúde mental nas empresas, elas nem sempre consideram os desafios específicos enfrentados pelas mulheres”, aponta Polyana.

A gerente ainda destaca que, apesar de avanços na discussão sobre saúde mental, há outras barreiras importantes. “O burnout não é só uma questão de excesso de trabalho, mas de falta de reconhecimento, apoio e equilíbrio. A cultura empresarial precisa evoluir para considerar as particularidades das jornadas femininas. Flexibilidade, escuta ativa e políticas que acolham a maternidade são passos fundamentais”, diz.

Outro ponto importante, segundo Polyana Macedo, é o estigma em torno do burnout, que dificulta que mulheres busquem ajuda. “Muitas evitam falar sobre os próprios limites por medo de serem vistas como fracas ou pouco comprometidas. Isso alimenta um ciclo de autocobrança e exaustão que pode durar meses antes de receber o cuidado necessário”.

Para Polyana, a solução passa por uma atuação conjunta entre empresas, sociedade e políticas públicas. “É essencial que as organizações assumam um papel ativo na promoção do bem-estar. Isso significa revisar jornadas, respeitar limites e, acima de tudo, criar culturas onde o equilíbrio entre vida pessoal e profissional seja valorizado, não somente tolerado”.

No contexto do Mês das Mães, ela afirma que a reflexão se torna ainda mais urgente. “A romantização da maternidade, muitas vezes celebrada em campanhas e homenagens, contrasta com a realidade de sobrecarga e a falta de apoio enfrentada por milhões de mulheres. Entender esse paradoxo e promover mudanças estruturais é um passo importante para reduzir os casos de burnout e garantir um ambiente de trabalho mais saudável”.



Seguro representa menos de 3% do custo total da viagem

Uma pesquisa recente realizada pela Vital Card, empresa especializada em seguros de assistência em viagem, aponta que o custo desse serviço representa, em média, menos de 3% do valor total de uma viagem internacional. A modalidade garante proteção e assistência em caso de imprevistos durante a viagem, como emergências médicas e perda de bagagem.

Apesar de ser obrigatório em países do Espaço Schengen (composto por 29 nações, como Alemanha, Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal e Suíça) e altamente recomendado em outros destinos, muitos brasileiros ainda encaram a proteção como um item opcional, o que pode colocar em risco tanto a saúde quanto o investimento financeiro da viagem.

A pesquisa foi realizada com base em análise de mercado, levando em consideração o custo médio de pacotes de viagem para destinos como Europa e Estados Unidos, analisando também o custo proporcional do seguro contratado. Fundada por Aroldo Schultz, em meados de 2000, a Vital Card é uma unidade de negócio das empresas Schultz. 

De acordo com Rafael Turra, diretor operacional da Vital Card, o seguro viagem é um dos menores gastos dentro do orçamento de uma viagem, especialmente quando comparado a passagens aéreas e hospedagem. Apesar do baixo custo relativo, muitos viajantes negligenciam a contratação por falta de informação.

“É um custo pequeno que pode proteger um investimento muito maior, trazer segurança e tranquilidade para o viajante. Muitos não têm dimensão dos custos médicos no exterior e acreditam que imprevistos ‘não vão acontecer’ com eles. Uma simples consulta nos EUA pode custar milhares de dólares”, ressalta Turra.

Mais de 191,6 mil brasileiros visitaram os Estados Unidos em janeiro de 2025, conforme dados do Escritório Nacional de Viagens e Turismo dos EUA, noticiados pelo site Panrotas. Hoje, o Brasil é o terceiro maior emissor para os Estados Unidos, atrás apenas do Reino Unido e da China.

Já em 2024, as cidades da Europa estão entre as mais buscadas pelos brasileiros que viajaram para o exterior. Roma (Itália), Paris (França) e Lisboa (Portugal) estão entre os destinos internacionais mais reservados pelos brasileiros no último ano, segundo informações da Civitatis publicadas pelo portal da Brasilturis.

Segundo o especialista, viajar sem seguro envolve uma série de riscos:

  • Altos gastos com emergências médicas (ex.: internação nos Estados Unidos pode ultrapassar US$ 10 mil/dia); 
  • Dificuldade de acesso a hospitais particulares sem cobertura;
  • Prejuízos com cancelamentos, extravio de bagagem ou problemas jurídicos.

Perfil do consumidor

A pesquisa desenvolvida pela Vital Card revela também que viajantes experientes contratam seguros com mais frequência. Apesar disso, pessoas em suas primeiras viagens também estão começando a aderir, impulsionadas por orientações de agências.

Para Turra, em um cenário de câmbio elevado, proteger o investimento da viagem é essencial. Por isso, a Vital Card tem investido em campanhas educativas em redes sociais, em parcerias com operadoras de turismo e em treinamentos para agentes de viagens.

Para o diretor operacional da Vital Card, a mensagem é clara: “Proteger sua viagem e sua saúde com um seguro é uma decisão inteligente. O risco de não ter essa cobertura não compensa”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://www.vitalcard.com.br/



Adv Dinâmico facilita acesso a consulta de processos

Com o objetivo de auxiliar advogados e clientes na consulta de processos e na verificação do status em tempo real, a plataforma Adv Dinâmico lançou mais uma funcionalidade que oferece acompanhamento processual com notificações automáticas em caso de atualizações nos processos envolvendo o usuário ou a pessoa de interesse.

Segundo o relatório Justiça em Números, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023 houve o registro de quase 84 milhões de processos em tramitação — três milhões a mais em relação ao ano anterior. Ainda de acordo com o levantamento, apesar dos números elevados, o ano teve um saldo de aumento no acervo processual de 896 mil processos.

De acordo com Gian Nunes, especialista em tecnologia e cofundador do Grupo Adali, detentor da ferramenta, diante do alto índice de judicialização no Brasil e da dispersão das informações entre mais de 90 tribunais, a consulta de processos do Adv Dinâmico foi desenvolvida para possibilitar a consulta e o monitoramento de processos em tempo real.

“A funcionalidade busca facilitar o acesso rápido e organizado aos dados processuais e permite ativar o monitoramento automático, enviando atualizações em tempo real. Dessa forma, advogados, empresas e cidadãos conseguem acompanhar seus processos de forma prática, evitando a perda de prazos importantes que podem gerar prejuízos financeiros ou jurídico”, explica.

O profissional afirma que o desenvolvimento da nova solução surgiu após a constatação das dificuldades enfrentadas pela população para acessar informações processuais e compreender o andamento dos processos. 

No Adv Dinâmico, o usuário pode buscar processos por CPF, CNPJ, nome ou número do processo. Como as informações processuais são públicas e de interesse da sociedade, qualquer pessoa pode consultá-las — com exceção dos processos que tramitam em segredo de justiça.

“Nossa plataforma realiza a pesquisa em todos os tribunais e apresenta os resultados de forma unificada. Além disso, é possível ativar o monitoramento de processos, recebendo atualizações diretamente no WhatsApp, e-mail, etc. Para facilitar a compreensão, contamos ainda com uma inteligência artificial (IA) que explica as movimentações processuais”, detalha.

Com objetivo de garantir que a consulta seja feita em tempo real e de forma segura, são utilizados robôs especializados que coletam informações diretamente dos tribunais de todo o Brasil, o que busca conferir agilidade e segurança no acesso aos dados.

Além disso, Gian reforça que a plataforma adota práticas de segurança da informação, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para garantir a privacidade dos usuários. “É importante destacar que exibimos apenas informações públicas disponibilizadas pelos tribunais oficiais, sem acesso a dados sigilosos ou protegidos”, acrescenta.

Segundo o profissional, nos últimos 30 dias, já foram registrados mais de 250 mil acessos únicos e a estimativa é alcançar mais de 5 milhões de acessos mensais nos próximos meses.

Para mais informações, basta acessar: https://advdinamico.com.br/consultar-processo



Fisiatria trata limitações físicas de forma integrativa

A fisiatria, ou medicina física e reabilitação, é a especialidade médica dedicada à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento não cirúrgico de distúrbios associados à deficiência física, conforme a definição oficial da Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (ABMFR).  

A especialidade se concentra na recuperação e regeneração da função física, metabólica e estrutural do corpo. Diferentemente de outras especialidades focadas em órgãos ou sistemas isolados, a fisiatria adota uma abordagem holística e busca otimizar a funcionalidade como um todo.

O Dr. César Akiho, médico fisiatra, explica que toda lesão ou perda funcional, por menor que pareça, carrega sinais de um desequilíbrio maior. “Entender e tratar a raiz do problema é o que diferencia um tratamento comum de um verdadeiro processo de regeneração e evolução, com foco em proporcionar ao paciente uma estratégia para alcançar seus objetivos e desfrutar melhor da vida”.

O Dr. César Akiho aponta que dores crônicas, lesões esportivas, sequelas neurológicas, alterações metabólicas, fraqueza muscular, dificuldades de equilíbrio, preparação para cirurgias e tratamentos como quimioterapia e recuperação pós-cirúrgica são condições médicas tratadas por especialistas em medicina física e reabilitação.

“Sem preparo metabólico, ajuste da composição corporal e reeducação do movimento, a cicatrização pode até ocorrer, mas a performance dificilmente volta ao seu melhor nível. Sem um olhar completo, a recuperação corre o risco de ser apenas parcial. A preparação para cirurgias também é fundamental. O paciente chega ao procedimento em melhores condições, tem uma recuperação mais rápida, sente menos dor e reduz o risco de complicações”, destaca o médico.

A fisiatria também atua no planejamento de cuidados de longo prazo, através do Life Care Planning, que organiza de forma estratégica e individualizada às necessidades médicas, funcionais e metabólicas futuras do paciente. A abordagem oferece ao paciente suporte contínuo e busca preservar sua funcionalidade e qualidade de vida ao longo do tempo.

Diagnóstico

O Dr. César Akiho explica que muitos quadros incapacitantes poderiam ser evitados se os primeiros sinais — perda de força, desequilíbrios de movimento ou alterações metabólicas — fossem reconhecidos e tratados a tempo. Segundo ele, ignorar pequenos sinais pode abrir espaço para grandes limitações no futuro.

“O adoecimento metabólico e físico na maioria das vezes não é rápido: ele passa despercebido e se agrava silenciosamente até que algo mais grave aconteça. A fisiatria atua regenerando precocemente, fortalecendo, reequilibrando e reeducando o corpo para o movimento correto”, esclarece o fisiatra.

Dr. César Akiho pontua que muitos pacientes passam anos repetindo lesões ou convivendo com dores crônicas porque nunca tiveram suas bases realmente reconstruídas. Segundo ele, força muscular adequada, bom funcionamento metabólico, composição corporal saudável e mobilidade equilibrada são os pilares para a qualidade de vida.

“A Fisiatria trabalha para regenerar essas bases, criando um corpo mais resiliente, preparado para performar melhor hoje e no futuro, com bem-estar geral e qualidade de vida a longo prazo. Cuidar do agora é a diferença entre um envelhecimento limitado e uma vida longa, ativa e produtiva”, acrescenta.

Dr. César Akiho garante que é uma visão ampla e integrativa que restaura a capacidade dos pacientes de viver de forma plena. “Não se trata apenas de tratar a dor ou melhorar um movimento. Trabalhamos desde o preparo interno — fortalecendo o metabolismo, ajustando a composição corporal e equilibrando o sistema músculo-esquelético — até intervenções regenerativas mais avançadas”.

Abordagem, tratamentos e recursos terapêuticos

Uma visão abrangente da fisiatria considera a aplicação de testes genéticos de alta tecnologia, como uma das ferramentas para analisar variações no DNA, e traçar um perfil genético individualizado. As predisposições e características genéticas reveladas pelos laudos dos testes permitem modular o impacto de variações desfavoráveis e pautar um equilíbrio nutricional personalizado.

Um estudo sobre as motivações e os impactos de testes genéticos em consumidores brasileiros, publicado no Journal of Community Genetics, revelou que 64% dos entrevistados tiveram alteração de hábitos após os resultados do teste. Entre os que adotaram mudanças no estilo de vida, 38,7% fizeram ajustes alimentares, 24,2% passaram a realizar check-ups regularmente e 16,5% aumentaram a prática de atividade física.

A liberação miofascial, um procedimento que visa amenizar as dores musculares causadas por tensão, também é um dos tratamentos adotados pelos fisiatras. A terapia previne lesões e contribui para o tratamento de graves patologias musculoesqueléticas, por meio de pressão manual, ou com o aporte de rolos, sobre o local da dor.

Outro método utilizado por alguns especialistas para reduzir dores e tratar lesões é a infiltração, procedimento minimamente invasivo de aplicação de medicamentos em articulações, músculos e tendões, com o objetivo de tratar inflamações e promover a reabilitação funcional. Além disso, bloqueios anestésicos e Eletroestimulação Muscular (EMS) também são opções de tratamento.

Para o Dr. César Akiho, que desenvolveu sua prática integrando estudos de outras especialidades e vivências pessoais, o processo de reabilitação exige inteligência coletiva e o fisiatra atua como guia do processo, mediando informações, promovendo a integração entre os profissionais e propondo ajustes estratégicos que respeitem a individualidade de cada paciente.

“Nenhum profissional sozinho consegue oferecer tudo que o paciente precisa. Fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas atuam de forma complementar. Quando o trabalho é verdadeiramente integrado, os resultados podem ser transformadores”, afirma.

Para saber mais, basta acessar: https://drcesarakiho.com.br/home



Cirurgia plástica busca naturalidade e equilíbrio

O paciente entra no consultório médico e, durante o atendimento, relata ao profissional o desejo de fazer uma cirurgia plástica. No entanto, faz uma ressalva: quer um resultado o mais próximo possível do natural, sem excessos.

A situação acima é uma demanda comum de muitos pacientes, como explica o cirurgião plástico Dr. Murilo Secanho. A tendência a resultados naturais é um fenômeno mundial que vem na contramão do uso de preenchedores de forma indiscriminada na face, ou das lipoesculturas com marcações exageradas e de mamas com contornos muito marcados, diz o médico. 

“Talvez essas características tenham ficado mais evidentes durante o período da pandemia do covid-19 e os anos subsequentes. Um dos fatores preponderantes para retornarmos ao desejo da naturalidade é que esses procedimentos foram realizados de forma indiscriminada”, avalia Secanho.

Segundo o Dr. Murilo Secanho, a cirurgia plástica tem a função de ajudar a elevar a autoestima dos pacientes e trazer mais qualidade de vida por meio de resultados harmônicos que tragam jovialidade. Para isso, respeitar as características de cada pessoa é visto como um passo determinante para alcançar um bom resultado.

“A preservação da identidade de cada indivíduo passa pelo processo de autoaceitação. A cirurgia plástica não é um mero meio de transformação de características pessoais, seja ela física ou psicológica. Com a cirurgia, buscamos a beleza e elegância em cada resultado, mas sem deixar de lado que a característica individual aflore. Isto é, uma reconexão do paciente com o corpo e com a mente”, argumenta o médico.

Dr. Murilo Secanho alerta ainda sobre a necessidade de uma conduta ética por parte do cirurgião plástico. Como a sociedade vive de tendências (muitas delas disseminadas pela internet), o profissional precisa estar atento para não aceitar desejos de forma descontrolada, sem avaliar os limites e a realidade física de cada indivíduo. 

Tomar esses cuidados, na sua visão, é uma forma de evitar que o resultado saia diferente das expectativas e gere frustrações, tanto para o paciente quanto para o médico. “Cabe ao cirurgião plástico orientar sobre os limites da operação. As explicações durante o pré-operatório são de extrema importância para alinhar as expectativas dos pacientes com o que pode ser alcançado na prática”, aponta Dr. Murilo Secanho.

O médico afirma ainda que não vê uma técnica superior à outra em relação a resultados naturais. “Qualquer técnica quando bem aplicada, sem ultrapassar limites estéticos desejados, atinge resultados naturais e elegantes. O que determina o resultado não é a técnica, mas, sim, sua correta aplicação”, pondera.

Na hora de escolher um profissional para se consultar, e posteriormente fazer uma cirurgia plástica, as recomendações do Dr. Murilo Secanho são claras. O primeiro passo é consultar se o cadastro do médico no Conselho Regional de Medicina (CRM) está ativo e se ele integra a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

“Considero importante que o paciente entenda a formação do cirurgião plástico. Nessa formação, os médicos aprendem tudo sobre cirurgia plástica estética, corporal e facial, e não apenas técnica cirúrgica. Além disso, também é ensinado sobre definições de padrões estéticos, através de valores objetivos ou subjetivos”, explica. “Todo esse conhecimento adquirido nos anos de estudo, são o alicerce para que o profissional busque o melhor resultado, sempre com segurança e sem exageros”, acrescenta.  

De acordo com Dr. Murilo Secanho, a conexão entre o paciente e cirurgião plástico é de extrema importância desde o pré-operatório para o melhor entendimento das queixas e desejos das pacientes e alinhamento de expectativas.

Para saber mais, basta acessar: https://murilosecanho.com/home



Churrasco é destaque nas celebrações dos brasileiros

O churrasco, muito apreciado pelos brasileiros e popular no país, é um dos principais eventos sociais nos fins de semana em muitos lares. A refeição está presente em ocasiões de festa e reunião de famílias e amigos.

Um levantamento realizado pela Kantar, repercutido no portal Istoé Dinheiro, ilustra essa força. O material afirma que 33% das casas pretendiam assar carne nas festas de Natal e Ano Novo no último ano, 10% a mais do que era em 2021.

Ainda conforme o estudo, 29 milhões de brasileiros realizam churrasco semanalmente. Neste grupo de consumidores habituais de churrasco, o preparo é realizado, em média, 1,7 vezes por semana. No Brasil, a carne bovina predomina: 60% dos churrascos são compostos por essa carne, seguida por aves e linguiças.

Para Andre Macchiori, CEO da Polytec, empresa especializada em churrasqueiras, parrillas, coifas, fornos e lareiras, a tradição do churrasco no Brasil vai muito além da gastronomia — ela é parte da cultura e da identidade nacional. “Esse vínculo afetivo com o ritual de assar, reunir e celebrar tem influenciado o mercado de equipamentos especializados”, diz. 

“Nos últimos anos, observamos que o consumidor está cada vez mais exigente: ele não busca apenas uma churrasqueira, mas uma experiência completa. Essa condição tem levado o mercado a evoluir tecnicamente, com produtos que oferecem praticidade e soluções adaptadas a diferentes espaços — inclusive apartamentos”, completa.

Mercado segue aquecido

De acordo com projeções da Mordor Intelligence, o mercado de churrasqueiras foi estimado em US$ 6,77 bilhões em 2024 e deve atingir US$ 8,32 bilhões até 2029, crescendo a um CAGR de 4,20% durante o período de previsão (2024-2029). Ainda conforme o relatório, fatores como mudanças no estilo de vida e nos hábitos alimentares dos jovens consumidores, festas ao ar livre e reuniões sociais podem impulsionar ainda mais o setor.

Um outro estudo da Kantar mostra que, atualmente, 15% da população brasileira prepara churrasco em casa. Os lares do Rio de Janeiro e São Paulo representam mais da metade dessas ocasiões de consumo, que se concentram principalmente nos fins de semana (57% ocorrem aos sábados e domingos). Sempre ao lado de amigos e/ou parentes — 89% dessas refeições acontecem com três ou mais pessoas e quase todos esses momentos (98%) são compartilhados.

“Esses dados confirmam algo que percebemos na prática: o churrasco é, na maioria das vezes, um evento coletivo — é família, é amizade, é celebração. Isso se reflete diretamente no perfil de consumo”, avalia o CEO da Polytec.

“A demanda por funcionalidade aliada à robustez está crescendo, e isso impulsiona a busca por soluções mais completas. O cliente atual valoriza equipamentos com maior área útil, com grelhas duplas, chapas adicionais, controle de altura da brasa e sistemas que facilitem o preparo de diferentes alimentos simultaneamente”, percebe.

Novos modos de preparo

A popularização de novos estilos de churrasco, como o churrasco argentino e uruguaio, tem impactado a procura por equipamentos específicos para esses métodos, garante Andre Macchiori. “O intercâmbio cultural no mundo do churrasco é algo riquíssimo, e os consumidores brasileiros estão cada vez mais interessados em explorar novas formas de prepará-lo”.

“A busca por parrillas com grelha argentina ou uruguaia cresceu bastante nos últimos anos, impulsionada tanto por chefs quanto por entusiastas. Hoje, é comum vermos clientes que querem incorporar técnicas como o controle gradual do fogo, o uso de canaletas ou grelhas espaçadas — o que impacta diretamente a forma como o churrasco é preparado”, destaca.

A seguir, o especialista em acessórios para churrasco elenca algumas dicas para os consumidores que desejam criar um espaço gourmet completo em casa:

Planejar o uso real do espaço: pensar em quantas pessoas o anfitrião costuma receber e no estilo de preparo que mais gosta (brasa, grill, forno a lenha, etc.);

Escolher materiais de alta durabilidade: inox 304 é a escolha ideal para equipamentos que estarão em contato com calor, gordura e variações climáticas;

Integrar funcionalidade e estética: é possível ter um espaço bonito e prático. Coifas, lareiras e grelhas sob medida ajudam nisso;

Considerar a ventilação e a segurança: a escolha da coifa certa e a altura do braseiro são essenciais para conforto e segurança no preparo;

Investir em equipamentos que ofereçam controle de preparo: ajustes de altura, grelhas removíveis e sistemas modulares fazem diferença no dia a dia.

Churrasco dentro do lar

Uma pesquisa feita pela consultoria Saga, em parceria técnica com o Qualibest, publicada na Exame revela números expressivos em relação ao perfil do brasileiro quando o assunto é churrasco: não tem hora para acabar (80%); costumam fazer churrascos mais com a família (70%); fazem churrascos no mínimo uma vez por mês (55%); datas especiais são sinônimo de churrasco (50%); fazem churrascos para rever pessoas (84%); têm entre cinco e 10 participantes (60%). Essa média equivale a 15 churrascos ao ano.

“O mercado como um todo está passando por uma transformação. Antigamente, o foco era na funcionalidade básica. Hoje, o cliente quer exclusividade, acabamento impecável e soluções sob medida”, defende Macchiori.

“Na Polytec, por exemplo, desenvolvemos projetos com fabricação própria — o que nos permite criar equipamentos personalizados, que se encaixam no projeto do arquiteto ou na demanda específica do cliente”.

Para o empresário, o mais interessante nesse movimento é perceber que o churrasco segue sendo um símbolo de conexão entre pessoas — mesmo quando ele evolui tecnicamente.

“Não importa se é uma grelha simples no quintal ou uma parrilla profissional sob medida: o centro continua sendo o momento. O futuro do churrasco está na união entre tradição e tecnologia, entre o rústico e o refinado”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://polytec.com.br/



Consórcio atinge recorde de 11,4 milhões de participantes

O mercado de consórcios atingiu 11,4 milhões de participantes ativos em fevereiro de 2025. O número é um recorde histórico e representa uma alta de 9,3% em relação ao mesmo período de 2024. Se comparado ao mesmo período de 2022, quando o número de consorciados era de 8,21 milhões, o crescimento do indicador é de 39%, por 39 meses consecutivos. Os dados foram divulgados pela assessoria econômica da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac).

O relatório da Abac também apresenta os números e taxas de crescimento comparativos entre o primeiro bimestre de 2025 e o mesmo período do ano anterior. O total de créditos disponibilizados cresceu 43,7% e alcançou R$21,88 bilhões, já os créditos comercializados tiveram um crescimento de 39,9%, atingindo R$69,19 bilhões e as vendas de cotas registraram um aumento de 25,9%, com 802,69 mil.

André Oliveira, sócio da Consórcio Fast, empresa especializada na negociação de cotas de consórcio, credita o crescimento do setor à alta da taxa básica de juros da economia, definida pelo Banco Central (BC), taxa SELIC. 

“Acredito que dentre os principais fatores que estão levando a esse aumento, a alta da taxa SELIC é a que tem o maior impacto. A pessoa que compara o financiamento bancário e o consórcio percebe que o montante pago ao final do plano pode ser mais atrativo no consórcio”, declara. 

O profissional explica, em termos comparativos, a sua percepção de que a busca pelo consórcio pode estar sendo impulsionada pela alta dos juros. “Se compararmos o valor da taxa de juros, que hoje está em 14,25% ao ano, com as taxas administrativas dos consórcios – que costumam variar entre 9% e 25% durante todo o plano – entendemos o motivo. Além disso, no financiamento a pessoa acaba tendo a necessidade de ter disponível um valor de entrada”.

Oliveira observa que as administradoras têm investido massivamente em campanhas de vendas com parcelas ou taxas administrativas reduzidas e aponta a possibilidade da contemplação por sorteio, para quem não tem pressa para a aquisição do bem, como uma das funcionalidades do consórcio, em relação ao financiamento.

“Outro fator que podemos dizer que tem se tornado cada vez mais relevante na decisão das pessoas por fazerem um consórcio novo é a possibilidade da venda (transferência para uma outra pessoa), ou do resgate em espécie, caso no meio do caminho os planos mudem e elas desistam da aquisição do bem”, pontua o sócio da Consórcio Fast.

Segundo o levantamento da Abac, com exceção do consórcio de veículos pesados, a venda de cotas apresentou crescimento em quase todos os segmentos, no primeiro bimestre. No consórcio de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis o aumento foi de 147,9%, no consórcio de imóveis, as vendas de cotas subiram 47,3%, enquanto no consórcio de veículos leves o crescimento foi de 21,9% e no consórcio de motocicletas, de 21,3%. O consórcio de serviços registrou um aumento de 18,4% na venda de cotas.

Para Oliveira, o crescimento do consórcio de serviços reflete uma mudança de perfil no consumo. Segundo ele, ao aderir a um consórcio, o brasileiro procura alcançar objetivos que não são possíveis no presente, mesmo com organização financeira.

“O consórcio cria a possibilidade de desembolsar valores menores até que seja possível ofertar um lance, e cada vez mais surgem novas opções de consórcio. Em minha experiência, lidando diariamente com pessoas que optam por vender suas cotas, percebo que os objetivos mudam a cada fase da vida e as pessoas parecem que estão aprendendo a se planejar e usar essa modalidade como ferramenta para suas conquistas”, esclarece Oliveira.

De acordo com o profissional, a atual conjuntura econômica propicia a adesão aos consórcios como ferramenta de planejamento financeiro. “Para algumas pessoas, o compromisso mensal com o consórcio as auxilia na hora de poupar, deste modo, o consórcio pode ser considerado um investimento. Nesta modalidade, o consorciado está mensalmente fazendo um desembolso financeiro a fim de obter algum bem no futuro”, reforça o especialista.

De janeiro a novembro de 2024, o total de cotas vendidas alcançou o segundo maior volume de vendas em 20 anos, com 425,32 mil adesões. Com base em recordes históricos registrados ao longo do ano passado, o presidente executivo da Abac, Paulo Roberto Rossi, estimou um crescimento de 8% para o segmento de consórcios em 2025.

Para mais informações, basta acessar: consorciofast.com.br/



KnowBe4: Impacto do Treinamento em Phishing

A KnowBe4, a renomada plataforma de cibersegurança que aborda de forma abrangente o gerenciamento de riscos humanos, apresentou o seu “Relatório de Referência de Phishing por Setor de 2025”, que mede a Porcentagem de Propensão a Phish™ (PPP) de uma empresa – a porcentagem de funcionários com probabilidade de cair em ataques de engenharia social ou phishing, indicando a vulnerabilidade geral da empresa a ameaças de phishing. O relatório deste ano apontou uma média global de 33,1% de PPP, indicando que um terço dos funcionários se envolve em simulações de phishing antes de participar do treinamento de conscientização sobre as melhores práticas de segurança (SAT).

Os dados demonstram o impacto significativo do SAT na mitigação de riscos. O rápido declínio no PPP global após a implementação do treinamento – queda de 40% em apenas três meses e um total de 86% após 12 meses – demonstra que o treinamento contínuo e eficaz promove mudanças comportamentais duradouras e uma diminuição significativa da vulnerabilidade a ameaçasàsegurança cibernética. Isso destaca o papel fundamental do aprendizado contínuo na formação de uma cultura de segurança mais forte nas empresas, mesmo em um período tão curto quanto três meses.

A KnowBe4 analisou 67,7 milhões de simulações de phishing em âmbito global, envolvendo 14,5 milhões de usuários de 62,4 mil empresas. O PPP de referência (33,1%) revela a vulnerabilidade de uma empresa em relação ao phishing antes de qualquer treinamento da KnowBe4. Os funcionários são submetidos ao SAT da KnowBe4, e o PPP é recalculado após 90 dias e novamente após mais de um ano de treinamento contínuo para avaliar a eficácia do programa.

Outras descobertas importantes do relatório de comparação de phishing por setor:

  • Os segmentos que apresentaram maior risco e maior PPP de base global foram saúde e produtos farmacêuticos (41,9%), seguros (39,2%) e varejo e atacado (36,5%).
  • Empresas de maior porte tiveram um risco inicial mais elevado de phishing, com aquelas com mais de 10.000 funcionários apresentando um PPP de base global de 40,5%, em comparação com 24,6% para empresas com 1 a 250 funcionários.
  • Em empresas com 1.000 a 9.999 funcionários, três setores apresentaram índices de aprimoramento de PPP de 91% após 12 meses de treinamento contínuo: saúde e produtos farmacêuticos, hospitalidade e jurídico.
  • Nas diferentes regiões, os maiores PPPs de base foram encontrados na América do Sul (39,1%), América do Norte (37,1%) e Austrália e Nova Zelândia (36,8%).

“Os números comprovam — o treinamento de conscientização sobre segurança realmente impacta positivamente”, disse Stu Sjouwerman, CEO da KnowBe4. “De 2024 a 2025, a tendência geral se manteve bastante estável – aproximadamente um terço dos funcionários clica em um link de phishing simulado antes de se envolver no treinamento. No entanto, os dados comprovam uma ligeira melhora em 2025. Em um ano, observamos uma redução de 3,5% no PPP de referência global, evidenciando uma mudança positiva na conscientização geral sobre segurança em todo o mundo. Contudo, ainda é necessário um avanço considerável para tratar completamente os perigos do phishing. Ao dar prioridade constante ao treinamento relevante e envolvente, aliadoàsimulação de phishing, as empresas podem fortalecer suas estratégias de risco humano e se resguardar de forma mais eficaz contra o phishing, contribuindo para melhorar a cultura geral de segurança.”

Para baixar uma cópia do Relatório de comparação de phishing por setor de 2025, acesse aqui.

Sobre a KnowBe4

A KnowBe4 capacita as forças de trabalho a tomar decisões de segurança mais inteligentes todos os dias. Com a confiança de mais de 70.000 organizações ao redor do mundo, a KnowBe4 ajuda a reforçar a cultura de segurança e a gerenciar riscos humanos. A KnowBe4 oferece uma plataforma completa de primeira categoria orientada por IA para Gestão de Riscos Humanos, criando uma camada de defesa adaptável que fortalece o comportamento do usuário contra as mais recentes ameaçasàsegurança cibernética. A plataforma HRM+ inclui módulos para treinamento de conscientização e conformidade, segurança de e-mails em nuvem, formação em tempo real, antiphishing colaborativo, agentes de defesa de IA e muito mais. Como a única plataforma de segurança mundial deste tipo, a KnowBe4 utiliza conteúdo, ferramentas e técnicas de proteção de segurança cibernética personalizados e relevantes para mobilizar forças de trabalho a se transformarem da maior superfície de ataque ao maior ativo de uma organização.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato com a mídia:

Kathy Wattman

Vice-presidente sênior de Relações Públicas

kathyw@knowbe4.com

727-474-9950

Fonte: BUSINESS WIRE



Expansão do e-commerce muda mapa logístico no Brasil

Nos últimos sete anos, o comércio eletrônico no Brasil experimentou um crescimento expressivo, movimentando R$ 205 bilhões em 2023, um salto de 286% em relação a 2016, segundo dados da FecomercioSP.
O destaque, porém, está no crescimento acelerado do e-commerce em estados fora dos grandes centros urbanos. Alagoas, por exemplo, registrou um crescimento de 436,9% em seu mercado digital, enquanto Goiás teve um aumento de 399% e Mato Grosso apresentou um avanço de 374%. Esses dados apontam para uma distribuição mais ampla da demanda por entregas em diferentes regiões do país, o que requer ajustes nas operações logísticas.
Dessa maneira, empresas como a J&T Express estão reavaliando suas estratégias. “Atender bem o consumidor em cidades menores é tão importante quanto garantir agilidade nas grandes capitais. Marcas que não se adaptam a esse novo comportamento de consumo perdem vendas para concorrentes mais ágeis”, afirma Bruno Locatelli, Gerente Comercial Nacional da multinacional de serviços logísticos.
Com uma atuação nacional e centros de distribuição como o de Barueri (SP), a J&T tem direcionado esforços para também atender à expansão do e-commerce em regiões fora do eixo Rio-São Paulo, com a proposta de oferecer o mesmo nível de qualidade.
“O crescimento do consumo digital nessas áreas reforça a necessidade de uma rede logística com ampla cobertura, que possibilite o atendimento a consumidores em todas as localidades. Na J&T, além de entregarmos em 100% dos CEPs do Brasil, também temos a capacidade de coletar encomendas em qualquer ponto do território nacional. Isso viabiliza a atuação de sellers localizados em regiões remotas com eficiência logística similar à de grandes centros”, explica.
Segundo Locatelli, regiões como Alagoas, Goiás e Mato Grosso vêm apresentando novos desafios logísticos, entre eles o custo elevado de frete e limitações de infraestrutura em algumas localidades, especialmente no Norte do país. “Esses fatores dificultam o desenvolvimento do setor e exigem soluções que reduzam custos e ampliem a competitividade nessas regiões”, analisa.
Para isso, a empresa tem direcionado investimentos na ampliação da rede de distribuição e em tecnologias como a triagem automatizada. “Essas iniciativas buscam aumentar a nossa eficiência operacional, contribuindo para o atendimento de uma nova geografia do consumo e possibilitando que empresas de diferentes perfis logísticos participem do e-commerce de forma estruturada, finaliza o executivo.



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