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Nova solução de recarga elétrica atende postos e frotas no Brasil

Konect permite a simplificação da instalação e o gerenciamento dos pontos de recarga, fazendo com que estabelecimentos interessados em oferecer o serviço não precisem lidar com múltiplos fornecedores, tecnologias isoladas ou processos complexos de integração. A solução abrange desde o planejamento até a operação contínua.

Um dos principais diferenciais do Konect é a compatibilidade com os sistemas que já fazem parte do ecossistema atual de abastecimento de combustíveis fósseis. A plataforma cria sinergia com diversas partes já existentes neste ecossistema, como terminais de pagamento, controle de abastecimento, programas de fidelidade e gestão de frota. Dessa forma, o serviço de recarga pode ser incorporado à rotina do negócio com impacto mínimo na operação.

A plataforma também oferece suporte técnico e consultoria para adequação elétrica, escolha dos pontos de recarga, instalação e manutenção. A arquitetura é modular, permitindo que a estrutura cresça conforme a demanda.

Além do hardware, o Konect conta com um sistema digital que centraliza o controle da operação. É possível monitorar o uso, acompanhar o consumo de energia em tempo real, definir prioridades de carregamento e programar manutenções. A solução também é compatível com fontes alternativas de energia e baterias de armazenamento, contribuindo para a redução de custos e o aumento da eficiência energética.

Criando soluções globais para o setor de abastecimento, mas levando em conta as características específicas de cada país, a Gilbarco Veeder-Root aplicou sua experiência no desenvolvimento de uma solução de recarga pensada para o perfil operacional do mercado latino. O lançamento do Konect considera as particularidades regionais da infraestrutura, como variações no fornecimento de energia e a necessidade de integração com sistemas já utilizados pelos estabelecimentos.

A iniciativa acompanha a evolução da mobilidade elétrica no Brasil, ampliando a demanda por soluções de recarga confiáveis, escaláveis e adaptadas à realidade local.



Gulf participa da FEIBANANA 2025 com foco em manejo fitossanitário

A Gulf Oil Brasil apresenta durante a FEIBANANA, o seu portfólio de insumos voltados ao manejo fitossanitário e à eficiência nas aplicações agrícolas. Serão apresentados os produtos Agefix E8, OMA e Argenfrut. O Agefix E8 é adjuvante para performance de caldas na pulverização de defensivos; o OMA, é um óleo mineral utilizado no controle da Sigatoka Negra e Amarela; e o Argenfrut RV, é indicado no combate a pragas como cochonilhas e ácaros.

Promovida pela Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (ABAVAR), a FEIBANANA reúne produtores, técnicos e pesquisadores, consolidando-se como espaço de troca técnica e atualização do setor.

A programação inclui o Banana Fit, evento paralelo da Embrapa voltado a práticas sustentáveis e desafios fitossanitários na produção de banana.

Serviço:
FEIBANANA 2025 / BANANA FIT
13 a 15 de maio de 2025
Centro de Eventos de Pariquera-Açu (Av. Olímpica, s/n, ao lado da Rod. Abílio Previdi SP226, Pariquera-Açu – SP)



Festival de cinema independente 2º Goiânia Kino Mostra será realizado de 9 a 11

O Festival de cinema independente Goiânia Kino Mostra será realizado em sua segunda edição, de 09 a 11 de maio de 2025, em Goiânia, simultaneamente no Cine Cultura e no Coletivo Centopéia. O evento reforça seu compromisso com a democratização do audiovisual, o fomento à produção independente e apoio à formação de novas gerações de cineastas. Trata-se de uma realização da Sublimação Filmes e Espaço Kino com apoio do Projeto Paradiso, Cine Cultura, Coletivo Centopéia e Programa Nacional Aldir Blanc em Goiânia.

Os organizadores do evento idealizaram duas sessões de exibição (Kino Mostra Goiás e Kino Mostra Especial), uma masterclass, uma oficina e um laboratório. De todas estas promoções, apenas a Kino Lab conta com financiamento oficial, por meio do Programa Nacional Aldir Blanc de Goiânia. As exibições, oficina e masterclass estão sendo realizadas sem apoio de editais. A mostra foi dividida em duas partes: uma destinada ao público em geral, que será gratuita, e outra voltada para os profissionais do setor audiovisual, que é o Kino Lab, destinada a participantes pré-selecionados.

O diretor, roteirista e produtor Isaac Brum Souza, coordenador e idealizador da Mostra Kino, analisa que a decisão de realizar o evento sem apoio de edital foi de “manter vivo este encontro”. Brum argumentou que está ciente de que haverá ano em que não contará com o apoio de edital, ainda assim o seu objetivo maior “é fazer da Mostra um evento que entre para o calendário anual de Goiânia”. Ele entende que ações como a de formação de realizadores de audiovisual, que são promovidas desde 2018, não podem ser abandonadas.

Um dos pontos altos da edição deste ano da Mostra é a Oficina de Documentários “Trilhas da narrativa: caminhos sobre o fazer documental”. A oficina será ministrada pelo cineasta carioca, residente em Alto Paraíso, Alan Schvarsberg. Ele é mestre em Direção de Fotografia pela Escola Superior de Cinema e Audiovisual da Catalunha (ESCAC) e contabiliza no seu currículo mais de 30 produções entre curtas, longas e séries documentais. Nesta oficina, Alan compartilhará seu processo de criação e os fundamentos desta abordagem documental que valoriza a autenticidade e a naturalidade dos acontecimentos.

Outro destaque da Mostra é a “Kino Mostro Especial – Mulheres na Direção”, dedicada à exibição de cinco filmes convidados de realizadoras goianas. O objetivo dessa sessão é celebrar “a potência criativa, a diversidade e a ousadia narrativa dessas mulheres que estão transformando o cinema produzido em Goiás”, conforme explica Isaac Brum. Após a exibição, no Cine Cultura, no dia 10/05, às 16h, haverá um bate-papo com as realizadoras. Os filmes escolhidos são os seguintes: “Rocha Substantivo Feminino”, de Larissa Corino e Patrícia Meschick (Doc – 25’ – Cocalzinho de Goiás); “Dois Passos”, de Joyci Viegas (Ficção – 12’ – Goiânia); “Até Amanhã”, de Patrícia Silva (Ficção – 20’ – Goiânia); “Infinito Instante”, de Esther Magalhães (Ficção – 12’ – Goiânia); “Juvana de Xakriabá”, de Silvana Beline (Ficção – 25’ – Goiânia).

A Mostra Competitiva de Curta-Metragens busca refletir e debater o que há de mais destacado e promissor na nova produção audiovisual goiana. Foram selecionados para a mostra sete curtas:  “Balada para Raposo Tenório”, de Samuel Peregrino -Animação – 3’21” (Luziânia);  “Casca de Ferida” , de Kellen Casara – Ficção – 12’  (Goiânia);  “Contorcionismo Feminino”, de Julia Berardo – Documentário – 11’17” (Goiânia); “Chica Machado – Rainha de Goyaz”, de Renata Rosa Franco – Documentário – 19’50” (Goiânia); “Encontro das Águas”, de Victor Quixabeira e Souza – Ficção  22’18”  ( Alto Paraíso);  “Pur” , de Alexandre Herbetta – Documentário – 10’ (Goiânia); e “Fidèle” (2025), de Yorrana Maia – Doc – 14’ (Goiânia). A exibição será no dia 10 de maio, às 19h, no Cine Cultura, com entrada gratuita.

Além disso, por meio do programa Paradiso Multiplica, a programação deste ano vai contar com a Masterclass “Autoria no Formato de Longa-Ficção”, com a cineasta Rafaela Camelo, no dia 9 de maio, das 19h às 22h. Ela é cineasta, roteirista e produtora brasiliense.  A masterclass propõe um mergulho profundo no processo de criação de longas-metragens, com Rafaela compartilhando suas experiências e estratégias de autoria no universo do cinema. O evento é voltado para roteiristas, cineastas e amantes da narrativa audiovisual. Da mesma forma que a Oficina, nesta atividade a entrada é franca. Sem inscrição prévia, com apenas 35 vagas.

O Espaço Kino, em parceria com o Projeto Paradiso, são os responsáveis pelo 2º KINO LAB, que acontecerá nos dias 10 e 11 de maio de 2025, no espaço Centopéia, em Goiânia. O laboratório, que terá carga horária de 10h, será conduzido por Emanuel Lavor, diretor e roteirista integrante da Rede Paradiso de Talentos. Metade das vagas serão reservadas para mulheres, pessoas com deficiência e grupos em vulnerabilidade socioeconômica. O grande destaque desta edição é que o melhor argumento de longa-metragem de ficção participante do laboratório vai receber o Prêmio Paradiso no valor de R$ 3 mil. A Kino Lab não é aberta ao público, só poderão participar profissionais previamente selecionados.



Apex Fintech Solutions e ília Digital cooperam para revolucionar plataformas de investimento para instituições financeiras

A Apex Fintech Solutions Inc. (“Apex”), uma plataforma de lançamento de inovação para o ecossistema mundial de investimentos, anunciou uma aliança estratégica com a ília Digital (“ília”), líder inovadora em transformação digital e criação de tecnologia sob medida. Esta cooperação capacita instituições financeiras na América Latina e nos EUA a elevar suas ofertas com plataformas de investimento personalizadas, impulsionadas pela infraestrutura de vanguarda baseada em APIs da Apex AscendOS.

Esta cooperação combina a infraestrutura de investimento robusta e escalável da Apex com o profundo conhecimento da ília em criar experiências personalizadas para bancos e instituições financeiras. Clientes em comum irão se beneficiar do desenvolvimento otimizado da plataforma, do lançamento mais rápido no mercado e de funcionalidades de ponta, como incorporação de contas em tempo real, custódia e soluções de negociação internacional.

“A Apex AscendOS visa abrir caminho para o futuro da infraestrutura de investimentos mediante poderosas APIs. Com a ília Digital como nossa colaboradora, podemos criar experiências de investimento altamente especializadas para instituições financeiras que demandam soluções modernas”, disse Connor Coughlin, Diretor Comercial da Apex Fintech Solutions. “A combinação do enfoque inovador da ília para desenvolver plataformas com a infraestrutura comprovada da Apex garante que nossos clientes estejam preparados para oferecer soluções de investimento integradas e escaláveis ​​a nível mundial.”

Esta aliança permite que instituições financeiras proporcionem a seus usuários finais experiências de investimento personalizadas, ao integrar elementos-chave de infraestrutura, incluindo abertura de conta, financiamento, custódia e negociação, através do conjunto de tecnologia em tempo real da Apex AscendOS. Os serviços de desenvolvimento personalizados da ília Digital tem foco em fornecer plataformas que refletem as necessidades e objetivos exclusivos de cada instituição.

“Temos orgulho de cooperar com a Apex Fintech Solutions para levar soluções de investimento incomparáveis ​​a um crescente mercado de instituições que buscam modernizar suas ofertas”, disse Emmanuel Orillard, Diretor Executivo da ília Digital. “O ecossistema de APIs da Apex AscendOS nos permite criar plataformas que não apenas aumentam a eficiência operacional, mas também propiciam opções de investimento inovadoras e específicas a cada região, para clientes na América Latina e nos EUA.”

Principais características da cooperação:

  • Plataformas personalizadas para instituições financeiras: A ília Digital irá criar plataformas personalizadas e prontas para investimentos, personalizadas para satisfazer as distintas necessidades de instituições financeiras nos EUA e na América Latina, ajudando a expandir o alcance de mercado mediante serviços inovadores.
  • Integração em tempo real da Apex AscendOS: Ao aproveitar as APIs da Apex AscendOS, as instituições financeiras obtêm acesso modular a serviços, desde incorporação de contas e ações fracionadas até soluções de negociação e custódia ao vivo, o que garante a integração e a escalabilidade sem inconvenientes.
  • Maior flexibilidade e escalabilidade: Os clientes recebem soluções de vanguarda, elaboradas com a experiência da plataforma da ília, que operam em escala empresarial e, ao mesmo tempo, se adaptam às demandas de personalização regionais e específicas de cada negócio.

No centro desta cooperação está a Apex AscendOS, a principal plataforma de investimento em tempo real e baseada em nuvem da Apex. Desenvolvida especificamente para escalabilidade e flexibilidade, a Ascend permite que instituições financeiras criem experiências digitais de última geração, ao aproveitar APIs que oferecem funcionalidades essenciais, como configuração de contas, negociação e dados de custódia em tempo real.

Com a Apex AscendOS impulsionando o backend e a ília Digital adaptando as soluções de frontend, os clientes obtêm uma experiência de plataforma unificada e coesa que os capacita a atender melhor os investidores da próxima geração, tudo isto enquanto navegam pelas complexidades da infraestrutura internacional de investimentos.

Esta aliança reafirma a visão compartilhada da Apex e da ília de acelerar a transformação digital e expandir as oportunidades de investimento na América Latina e nos EUA. À medida que as instituições financeiras se deparam com uma crescente demanda por soluções localizadas, ágeis e inovadoras, a Apex e a ília oferecem a clientes ferramentas incomparáveis ​​para se diferenciar e se destacar nestes dinâmicos ambientes de investimento.

Sobre a ília Digital

A ília Digital é especializada em criar e desenvolver plataformas digitais personalizadas que impulsionam instituições financeiras em sua jornada de transformação digital. Em parceria com bancos e fintechs na América Latina, Europa e EUA, a ília Digital combina a profunda experiência em engenharia de software com uma enfoque orientada a negócios para entregar soluções de ponta e personalizadas. Comprometida com a inovação e o impacto mensurável, a ília Digital capacita seus clientes a conquistar a excelência operacional e acelerar o crescimento.

Sobre a Apex Fintech Solutions

A Apex Fintech Solutions é uma potência em fintech, que possibilita acesso integrado, investimentos sem imprevistos e educação para investidores. O conjunto de soluções escaláveis ​​da Apex impulsiona a inovação e a evolução de centenas de líderes de mercado, empreendedores, agentes de mudança e visionários. O ecossistema digital da empresa proporciona um ambiente onde clientes com ideias mais criativas têm o poder de mudar o mundo. A Apex trabalha para garantir que seus parceiros tenham sucesso na vanguarda do setor mediante soluções personalizadas através de suas marcas Apex Clearing™, Apex Advisor Solutions™ e Apex Silver™. Para mais informações, acesse o site da Apex Fintech Solutions: www.ApexFintechSolutions.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

MÍdia

Cassie McGovern, Apex Fintech Solutions

press@apexfintechsolutions.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Filtro da FlashStart bloqueia ameaças em milissegundos e lidera ranking global

De acordo com a DNS Performance, plataforma independente de benchmark, o filtro de navegação desenvolvido pela FlashStart, empresa italiana especializada em soluções para segurança na web, foi considerado o mais rápido do mundo, superando grandes players do mercado.

As vantagens da velocidade incluem bloqueio de acessos maliciosos quase instantaneamente, evitando que o usuário faça qualquer interação com a ameaça. Além disso, mantém o tráfego seguro sem prejudicar a velocidade.

O resolvedor DNS da FlashStart apresenta tempos de resposta extremamente baixos, com impacto mínimo na navegação e com confiabilidade de quase 100%.  O DNS Performance realiza suas medições IPv4 (testes de desempenho) com um tempo limite de um segundo.

No caso da FlashStart, a velocidade de chamada direta a cada servidor DNS é de 13,78 milissegundos — um valor quase dois milissegundos inferior ao da CloudFlare, mais de dois milissegundos mais rápido que o DNS do Google e quase seis milissegundos mais rápido que o Cisco Umbrella.

Nos últimos dois anos, a FlashStart registrou um crescimento de mais de 71,43% ,  graças também a acordos firmados com importantes parceiros nos EUA e diversos provedores de serviço, MSPs (Managed Service Providers) e Revendedores.

“A maior parte dos ataques cibernéticos tem origem na distribuição de conteúdos maliciosos por meio de sites comprometidos”, explica Francesco Collini, CEO da FlashStart. “Por atuar diretamente na filtragem de DNS, a solução desenvolvida pela empresa oferece uma camada adicional de proteção às redes corporativas e institucionais. A utilização de recursos de machine learning e a constante atualização do banco de dados de ameaças contribuem para ampliar a eficácia da ferramenta em ambientes que demandam alta disponibilidade e segurança”, afirma.

Capaz de filtrar quase 2 bilhões de consultas, também graças à sua coordenação com Anycast, o DNS da FlashStart protege diariamente a navegação de 25 milhões de usuários verificados e analisa 200 mil novos sites. Além disso, o DNS da FlashStart integra-se nativamente ao Active Directory da Microsoft, acelerando as atividades personalizadas dos sistemas de gestão.



Cresce procura por estímulo de colágeno nas clínicas

A dermatologia avança de acordo com as mudanças sociais e de comportamento das pessoas, assim como as necessidades dos pacientes também mudam. Atualmente, tem sido observado um crescimento na busca por procedimentos rejuvenescedores naturais, tratamentos menos invasivos, que respeitam a fisionomia de cada um e evidenciam os pontos mais belos da face. Partindo então desta perspectiva, os bioestimuladores de colágeno têm sido cada vez mais popularizados, especialmente devido ao grande movimento de personalidades famosas que já aderiram ao tratamento, como destaca a matéria do jornal O Globo.

 

Os bioestimuladores de colágeno são preenchedores cutâneos que possuem a capacidade de estimular a produção de novo colágeno na pele. Esses produtos atuam estimulando uma resposta inflamatória subclínica localizada no corpo do paciente, o que leva à formação de novo colágeno. Este tratamento é empregado para melhorar a firmeza da pele, reduzir rugas e linhas finas, além de tratar a flacidez podendo ser usado em diversas idades, desde mais jovens a partir dos 25 anos, até pacientes que já passaram dos 50, cada idade terá uma resposta diferente, fatores como hábitos, alimentação e condição da pele, irão influenciar no resultado.

 

Existem hoje no mercado pelo menos dois tipos de bioestimuladores, que já foram testados e aprovados pela sua eficácia e segurança, são eles Sculptra (Ácido Poli-L-Láctico) e Radiesse (Hidroxiapatita de Cálcio), cada um com suas particularidades, mas ambos cumprem o mesmo propósito de estimular a produção de colágeno pelo organismo e devolver mais firmeza e sustentação a pele. Esses dois produtos, estão bem popularizados e são frequentemente citados por médicos dermatologistas quando o assunto é rejuvenescimento natural. A dermatologista Dra. Carolina Lins, especialista em estética minimalista, destaca que a escolha de produtos de qualidade, que ofereçam eficácia e segurança aos pacientes, é a parte mais importante no processo de rejuvenescimento.

 

Sintomas com perda de viço, elasticidade, brilho, ou sustentação, são os principais para a indicação do uso dos biostimuladores de colágeno, porém, é importante ressaltar que todo processo estético depende de um conjunto de fatores, dentre eles, mudança de hábitos alimentares, cuidados diários com a pele, como proteção solar e hidratação, redução de vícios prejudiciais à saúde como cigarro e bebida alcóolica e um bom profissional que faça um acompanhamento personalizado. 

 

Algumas clínicas dermatológicas especializadas em tratamento estético, já dispõe desses tratamentos com bioestimuladores de colágeno, como a Clínica Carolina Lins, localizada na capital pernambucana, Recife. 

 

Para saber mais, basta acessar: https://www.carollinsdermato.com.br/ 



Netfive recebe certificação Implementation Specialist da Pure Storage

A Netfive, empresa que atua em estratégia e soluções para segurança da informação, foi certificada pela Pure Storage como Professional Services – Implementation Specialist. Com isso, as implementações realizadas pela companhia têm aval direto da parceira norte-americana.

O diretor da Netfive, Henrique Schneider, explica que a conquista exigiu o cumprimento de diversos requisitos definidos pela Pure Storage dentro do Service Specialization Program. Entre eles, a exigência de manter a posição Elite no Pure Partner Program, na qual a Netfive também é uma das únicas brasileiras constantes, comprovar alta capacidade de prestação de serviços profissionais, ter profissionais certificados em Pure Certified FlashArray Implementation Specialist, e cumprir extensas horas de treinamentos, avaliações teóricas e práticas que atestaram o recebimento do certificado.

“Esta certificação traz diversos ganhos aos clientes, como a redução de riscos e agilidade, já que a metodologia e as melhores práticas adotadas minimizam riscos e aceleram o processo de implantação, permitindo que a solução comece a gerar valor de forma mais rápida”, comenta o diretor. “Há também o suporte especializado, atestado por nossa participação no Service Specialization Program, que garante acesso a ferramentas exclusivas, conteúdos curados e um suporte dedicado (Partner Support Helpdesk)”, acrescenta.

Ainda conforme Schneider, a certificação atual chega também para complementar o leque de reconhecimentos anteriores, entre certificados e premiações. 

No primeiro quesito, a lista alcançada pelos profissionais da Netfive inclui:  

* Pure Storage Partner SE Bootcamp – São Paulo – BR

* Portworx Beyond the Basics: Kubernetes

* FlashArray™ Architect Associate Training

* Portworx Sales Professional e Portworx Technical Sales Professional

* Pure Certified FlashArray™ Implementation Specialist

* Pure Platform Positioning Certificate

* Pure Storage Partner SE BootCamp – Staines – UK

* Pure Storage Platform Solutions Associate Certification

* Pure Distribution Technical FlashArray Professional

* Pure Distribution Technical FlashBlade Professional

* Pure Certified FlashBlade Storage Professional Certification Prep

* Pure Certified FlashArray Storage Professional Certification Prep

* Pure Storage FlashBlade Architect Associate

* Pure Storage FlashArray Architect Associate

* Pure Technical Sales Professional

* Pure Storage Implementation Associate

Já entre as premiações, destacam-se as de Melhor Projeto da Região Sul, Melhor System Engineer da Região Sul, Melhor Account Manager e Melhor Marketing, entre outras.



Manpower abre vagas para promotor(a) de vendas no PA

A consultoria de Recursos Humanos, ManpowerGroup Brasil, está contratando profissionais para atuarem como promotor(a) de vendas em 11 cidades do estado do Pará: Altamira, Ananindeua, Barcarena, Belém, Bragança, Castanha, Marabá, Marituba, Paragominas, Parauapebas e Redenção. A contratação é temporária e as inscrições vão até o dia 19 de maio.

As principais atividades do cargo de promotor(a) de vendas incluem abastecer as lojas do roteiro com os produtos da marca, seguindo os padrões de execução, com o objetivo de atingir e superar as metas de vendas. Também é responsabilidade do profissional controlar e organizar a rota sob sua responsabilidade, com o apoio do supervisor, gerente de vendas ou promotor líder; realizar a “frente” de gôndolas, checkstands e pontos extras; além de analisar e repor os produtos faltantes na área de vendas.

Para ser elegível à vaga, é necessário possuir ensino médio completo e experiência anterior em supermercados, especialmente nas funções de reposição e abastecimento de mercadorias. A oportunidade está aberta a todos os perfis de candidatos, inclusive pessoas com deficiência (PcD).

Os selecionados no processo seletivo terão acesso a benefícios como locomoção; vale-alimentação; plano de saúde; seguro de Vida.

Os profissionais interessados podem realizar o cadastro, até dia 19 de maio, por meio do link:
https://vagas.manpowergroup.com.br/vaga/95007/vaga-para-promotora-de-vendas-vaga-afirmativa-tambem-para-o-publico-pcd

Para acessar outras oportunidades de emprego, basta acessar o portal de vagas e conferir todas as opções disponíveis: https://vagas.manpowergroup.com.br/.



Seguro viagem: dólar e euro em alta podem afetar contratação

Em março, o euro atingiu a marca mais alta em quatro meses e o real chegou a ser a terceira moeda entre as que mais perderam valor em relação ao dólar, com a escalada da guerra comercial entre Estados Unidos e China, depois das medidas tarifárias do presidente estadunidense Donald Trump, em abril. A posição foi indicada em um ranking elaborado pela agência classificadora de risco Austin Rating, com base em dados do Banco Central do Brasil (BC) e divulgado pelo portal de notícias G1.

O cenário econômico incerto pode influenciar as decisões de compra e contratação de serviços turísticos de brasileiros, especialmente em viagens para o exterior, como apontado por Luciano Bonfim, diretor comercial da Vital Card, empresa provedora de seguros de viagem.

“Os turistas estão mais atentos à importância do seguro viagem. Muitos estão priorizando a contratação de planos com coberturas mais robustas, entendendo que uma emergência médica no exterior pode representar um custo muito maior com a moeda valorizada”, afirma o profissional. 

Segundo Bonfim, o principal risco financeiro que os viajantes enfrentam ao não contratar um seguro viagem adequado, especialmente em destinos como os Estados Unidos e países da Europa, é ter que arcar com altas despesas médicas. 

“Nos Estados Unidos, uma simples consulta pode ultrapassar US$ 300 e uma internação de emergência pode chegar a dezenas de milhares de dólares. Na Europa, embora existam países com sistema público, eles não oferecem atendimento gratuito para turistas, e os custos de saúde privada são elevados”, explica Bonfim. 

O diretor comercial da Vital Card também observa que a alta das moedas estrangeiras tem levado os viajantes a optarem por planos de seguro viagem com coberturas mais amplas. “Identificamos um aumento na procura por planos com coberturas acima de US$ 60 mil. Os viajantes estão mais conscientes dos valores envolvidos em possíveis tratamentos médicos e preferem garantir uma proteção mais ampla para evitar surpresas desagradáveis”.

Bonfim aponta os principais fatores que os turistas devem considerar ao escolher o valor da cobertura de despesas médico-hospitalares no seguro viagem. “É importante considerar o destino da viagem, o custo médio de serviços médicos no local, o tempo de permanência, o tipo de atividades que serão realizadas – como esportes de aventura – e o próprio perfil de saúde do viajante. Sempre é recomendável optar por coberturas mais abrangentes para garantir uma viagem tranquila”.

Cenário impulsiona ajustes nos serviços turísticos

O dólar americano manteve a liderança nas operações de câmbio em 2025, com um crescimento de 2% em relação ao ano anterior, segundo levantamento da empresa especializada em serviços de câmbio Travelex Confidence, divulgado pelo portal Panrotas

Os dados de fevereiro também apontam que o euro registrou um aumento de 2% no volume negociado em comparação com janeiro. Essa dinâmica cambial pode influenciar o custo de viagens internacionais para brasileiros, especialmente para destinos nos Estados Unidos e na Europa.

De acordo com Bonfim, a Vital Card tem ajustado seus produtos e serviços em busca de oferecer maior segurança e tranquilidade aos viajantes diante do cenário econômico atual. “Ampliamos as opções de planos com coberturas mais altas, mantivemos condições de pagamento, como parcelamento em até 12 vezes sem juros, e adicionamos funcionalidades extras, como internet gratuita para viagens aos Estados Unidos e Europa, além de coberturas personalizadas para públicos específicos, como motociclistas”.

Para Bonfim, para viajantes que planejam viajar para fora do país nos próximos meses a contratação de seguro viagem deve seguir alguns critérios. “Nossa principal recomendação é investir em um seguro com cobertura ampla para despesas médico-hospitalares. Além disso, o ideal é contratar o seguro no momento da compra da viagem, aproveitando as condições de câmbio mais favoráveis e garantindo proteção desde o planejamento até o retorno”, orienta.

Para mais informações, basta acessar: vitalcard.com.br/



Petrobras contrata Monto LCD para modernizar Terminal Alemoa

O Consórcio Monto LCD foi contratado pela Petrobras para realizar a adequação do Terminal Alemoa, em Santos (SP). Especializado em obras complexas para indústrias em geral, o consórcio coordena todas as etapas da iniciativa. Isso inclui a elaboração de projeto executivo, construção, montagem, reformas, operação assistida e fornecimento de bens.

O projeto está implementando novas instalações, ampliações e adequações de instalações existentes, visando ao aperfeiçoamento operacional e à segurança do terminal de armazenamento e movimentação de combustíveis.

“Está sendo feita a expansão de capacidade estática e segregação das operações na área delimitada, de forma econômica e com respeito ao meio ambiente”, diz Sandro Kozio, diretor técnico do Consórcio Monto LCD. 

Ele explica que o projeto compreende a implementação de novas bombas de diesel S-10 e de combustível marítimo, ampliação do bombeio de navios, instalação de tanque de armazenamento, novas subestações de energia elétrica e adequações no sistema elétrico existente, instalação de balança rodoviária e casa de pesagem, entre outras melhorias.

“O Consórcio Monto LCD trabalha para que as soluções técnicas sejam implementadas de forma eficiente, respeitando orçamentos estabelecidos, além de buscar assegurar a conformidade com as normas de segurança e qualidade, também exigidas pela Petrobras”, afirma Luciana Aguiar, superintendente de contratos do Consórcio Monto LCD. 

Para alcançar esse objetivo, a empresa adota uma abordagem que prioriza a comunicação constante com a Petrobras, tendo como objetivo garantir que todas as operações regulares sejam mantidas sem interrupções, acrescenta Aguiar.

“Além disso, implementamos etapas de trabalho que minimizem o impacto nas atividades diárias com interface com o cliente, com cronogramas definidos e a utilização de tecnologias que permitam uma transição suave”, ressalta a profissional.

Segundo Kozio, uma das funcionalidades que a Petrobras tem com o projeto é o aumento da capacidade de logística de combustível marítimo e diesel ‒ algo que, consequentemente, amplia a capacidade operacional da companhia. O diretor técnico afirma ainda que a obra vai ao encontro do plano de negócios 2025-2029 da Petrobras.

Ele destaca ainda a geração de empregos proporcionada pelo projeto. “A Monto LCD tem uma política para desenvolvimento do mercado local e prioriza a contratação de recursos da região, gerando empregos e movimentando a economia”.

Consórcio Monto LCD

Unidade de negócio do Grupo Monto, a Monto Industrial presta serviços de engenharia, construção civil, suprimentos de partes, peças e equipamentos, montagem eletromecânica, entre outros. A experiência da organização é a execução de projetos de alta complexidade, integrando todas as etapas que compõem um EPC. Essa sigla é originária do inglês usada para se referir a engenharia, gestão de compras e construção, ou seja, um modelo no qual a contratada executa o empreendimento em sua totalidade ‒ como é o caso do projeto da Monto com a Petrobras. 

A LCD Engenharia, fundada em 2000, possui foco na prestação de serviços de engenharia, operando principalmente nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Sua estrutura de negócios aliada a uma gestão profissionalizada e um quadro crescente de colaboradores experientes, visa permitir a entrega de serviços com baixo risco de integridade e passivos, buscando a sustentabilidade e o crescimento planejado com base em valores como respeito, ética, centralidade no cliente e melhoria contínua.

O Consórcio Monto LCD possui outras obras em seu portfólio, como o fechamento do sistema blowdown da UCP-1 e a troca dos reatores de coque em Cubatão (SP).

Para saber mais, basta acessar: https://www.grupomonto.com.br/ e https://lcdengenharia.com/



Prêmio ESG 2025 reconhece instituições e personalidades

Nos dias 13 e 14 de maio, o Congresso Nacional de ESG — um dos principais evento sobre sustentabilidade, governança e responsabilidade social da América Latina — será palco da entrega do Prêmio ESG 2025, no Centro de Eventos da AMCHAM, em São Paulo (SP).

A premiação consagra instituições e líderes que assumem, na prática, o compromisso com um futuro mais justo, ético e sustentável, impactando positivamente o meio ambiente, a sociedade e os modelos de gestão corporativa.

As empresas concorreram apresentando cases nas categorias: ambiental, social ou governança. Os cases foram analisados por três jurados e descartada a menor nota. Entre as Instituições Campeãs estão: Azul Linhas Aéreas, Electrolux, BDF Nívea Brazil, Óticas Carol, Farmácia Pague Menos, Petrobras Transporte, Engie Brasil Energia, Stihl Ferramentas Motorizadas, Aperam Bioenergia, Sicoob Credcooper, IMMI, Data Engenharia, Fundo de Impacto Estímulo, AARH – Hospital São Julião e Sementes Produtiva.

As vice-campeãs também receberão reconhecimento pela relevância de suas práticas ESG: Odontoprev, Instituto Bourbon, Teleperformance, Deten Química – Moeve Chemicals, Globant, Bioinova Service, ACYL, HRZ Transmissões e Participações, Abralatas e Samae SBS.

Nesta edição, quatro personalidades de destaque nacional serão laureadas com o Prêmio ESG de Honra, concedido àqueles que dedicam suas trajetórias à promoção da sustentabilidade, justiça climática e responsabilidade social:

Rosana Jatobá – Jornalista especializada em ESG e mestre em sustentabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Apresenta os programas CBN Sustentabilidade e Universo Jatobá, sendo uma das principais vozes do país em comunicação ambiental.

Naiara Bertão – Jornalista especializada em ESG, editora de Clima e Sustentabilidade na Editora Globo e responsável pela editoria ESG no jornal Valor Econômico. Atua na divulgação de pautas essenciais para a transição verde.

Marcel Gomes – Jornalista premiado com o Prêmio Goldman, secretário executivo da Repórter Brasil. Sua atuação tem denunciado violações de direitos e defendido a responsabilidade socioambiental das empresas.

Pedro Luiz Cortês – Professor titular do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP) e analista de clima e meio ambiente da CNN Brasil, reconhecido por sua produção acadêmica e trabalho de conscientização pública.

Segundo Cristiano Lagôas, presidente do evento: “Reconhecer as instituições e personalidades que mais se destacaram em ESG no Brasil é uma forma de valorizar quem está liderando com propósito ESG, responsabilidade e visão de futuro. Esta premiação simboliza o nosso compromisso com um país mais justo, sustentável e humano”.

A premiação integra a programação oficial do Congresso Nacional de ESG, que este ano reúne especialistas, empresas, instituições e líderes para debater o tema: “Liderança Visionária: Conectando Sustentabilidade, Diversidade e Inteligência Artificial”.

Mais informações: www.congressodeesg.org.br

Instagram: @congressoeesg



Movimentos lançam manifesto em defesa da equidade racial

Sem equidade racial não há inclusão verdadeira. É isso que defende o Manifesto pela Centralidade da Promoção da Equidade Racial nas Práticas de Diversidade, Equidade e Inclusão no Brasil. A iniciativa foi lançada em março por um grupo de movimentos e busca promover uma mudança na sociedade, especificamente nas relações de trabalho e no mundo empresarial.

Margareth Goldenberg, gestora executiva do Movimento Mulher 360 (um dos signatários do manifesto), afirma que a motivação da iniciativa está na constatação de que, apesar dos avanços nas agendas de gênero, de pessoas com deficiência (PcD), LGBTQIA+ e de diversidade geracional, a população negra permanece sub-representada, especialmente nos espaços de decisão e liderança.

Ela lembra que diferentes pesquisas evidenciam a desigualdade racial no ambiente de trabalho. Menos de 3% de mulheres e homens negros alcançam cargos de diretoria ou gerência no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) noticiados pela CNN Brasil. Outro indicativo, da mesma fonte e divulgado pela Agência Brasil, também afirma que a hora trabalhada de uma pessoa branca vale 67,7% mais que a de profissionais pretos e pardos.

A desigualdade persiste até mesmo em posições ligadas a diversidade, equidade e inclusão (DEI). Em 2021, um levantamento da consultoria Tree Diversidade em parceria com o Grupo TopRH, noticiado pelo portal Estado de Minas, constatou que mulheres brancas são 51,1% das lideranças em diversidade.

“O movimento nasce, portanto, para enfrentar essa contradição e garantir que o combate ao racismo estrutural seja o eixo central das ações de diversidade, equidade e inclusão (DEI), reconhecendo que sem essa centralidade, não há inclusão plena”, argumenta Goldenberg.

Além do Movimento Mulher 360, também integram o manifesto: Rede Empresarial de Inclusão Social, Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e Fórum Gerações e Futuro do Trabalho.

A articulação partiu de um entendimento conjunto entre as lideranças dessas organizações e a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, movimento que reúne grandes empresas em busca da equidade racial no mercado de trabalho, de que as suas pautas convergem na promoção dos direitos humanos, mas que é necessário reconhecer e dar protagonismo à pauta racial.

Na visão dos autores do manifesto, o racismo é uma das bases estruturantes da desigualdade social no Brasil e, portanto, a equidade racial não pode ser apenas mais uma frente entre outras.

“Essa convergência foi fortalecida no Fórum Internacional da Equidade Racial Empresarial de 2024 (realizado pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial), onde a centralidade foi debatida e consolidada. O manifesto é o resultado desse alinhamento e compromisso coletivo”, explica Djalma Scartezini, CEO da Rede Empresarial pela Inclusão Social.

O movimento já conta com a adesão de empresas de diferentes áreas, especialmente aquelas que participam dos grupos parceiros e que têm histórico de engajamento de boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). 

Em geral, setores como financeiro, bens de consumo, saúde, tecnologia e energia têm demonstrado maior protagonismo nessas discussões, mas a proposta é ser um movimento aberto a todas as empresas comprometidas com a transformação estrutural, diz Scartezini.

Reinaldo Bulgarelli, secretário executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, explica que a proposta do movimento é oferecer diretrizes, metodologias e mecanismos que permitam às empresas não apenas aderirem ao discurso, mas efetivamente acompanharem e demonstrarem resultados.

“As ferramentas poderão incluir: indicadores de diversidade com recorte racial, metas de inclusão para diferentes níveis hierárquicos e boas práticas e benchmarks compartilhados entre as empresas signatárias”, detalha Bulgarelli.

Segundo ele, os autores do manifesto concordam que é essencial estabelecer metas específicas para a inclusão de pessoas negras, especialmente em cargos de decisão. Capacitações e espaços de aprendizado também são vistos como necessários, tanto para sensibilização quanto para o desenvolvimento de competências de gestão inclusiva, sempre com a centralidade racial como fio condutor, acrescenta.

“O movimento entende que muitos negócios estão em diferentes estágios nessa jornada. Por isso, a estratégia é oferecer informação objetiva sobre o porquê da centralidade racial e disponibilizar instrumentos que ajudem essas empresas a darem o primeiro passo de forma segura e orientada”, salienta Ricardo Sales, secretário executivo do Fórum Gerações e Futuro do Trabalho.

“Essa talvez seja uma das maiores realizações dos últimos anos. Não só os grandes fóruns empresariais estão compreendendo a profundidade do racismo em todas as suas dimensões, mas ainda criando um ambiente que tem como prioridade a mitigação do racismo e consequentemente um ambiente justo para todos no mercado de trabalho”, afirma Raphael Vicente, diretor geral da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.   

Para saber mais, basta acessar: https://iniciativaempresarial.com.br/



Oftalmologia: inovação otimiza procedimentos e recuperação

Os aparelhos de facoemulsificação com tecnologia atual representam a evolução tecnológica no segmento de cirurgias oftalmológicas. Entre eles, é possível citar os que utilizam ondas ultrassônicas para remover a catarata por meio de pequenas incisões e o laser de femtosegundo, utilizado para cortes precisos na córnea em cirurgias refrativas, procedimentos que corrigem problemas de visão como miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Os avanços tecnológicos impulsionaram a incorporação de técnicas minimamente invasivas na cirurgia oftalmológica, como as microincisões na cirurgia de catarata que dispensam pontos e a anestesia tópica com colírios, eliminando a necessidade de injeções. Outra técnica moderna de destaque é o implante de lentes intraoculares avançadas, capazes de corrigir a visão para diferentes distâncias, proporcionando maior independência dos óculos aos pacientes.

A Dra. Cintia Santini, médica oftalmologista, destaca o papel crucial da tecnologia e para os resultados alcançados no segmento de cirurgia oftalmológica. “Hoje em dia, com treinamento adequado e os aparelhos mais modernos de facoemulsificação, conseguimos fazer cirurgias mais rápidas, mais precisas e mais seguras. Isso proporciona ao paciente ser operado e ir embora para casa no mesmo dia, logo após a operação, sem a necessidade de internação hospitalar”.

Segundo a especialista, a anestesia com colírios eliminou a necessidade do bloqueio anestésico injetável, tornando o procedimento mais confortável. Na cirurgia de catarata, a incisão de apenas 2,4 milímetros dispensa pontos e a cirurgia refrativa a laser oferece a conveniência de tratar ambos os olhos no mesmo dia.

“A ausência de pontos aumenta muito o conforto e a rapidez da recuperação pós-operatória. Antes, os pacientes saíam com os olhos tapados e ficavam assim por 24 horas. Hoje, o paciente sai da sala cirúrgica somente com uma proteção acrílica transparente ou com óculos escuros para proteger do excesso de luminosidade. Na cirurgia refrativa a laser, o paciente opera os dois olhos e vai para casa enxergando no mesmo dia”, relata a médica.

Dra. Cintia Santini ressalta que a oftalmologia também dispõe da cirurgia em 3D. Trata-se de uma tecnologia que permite aos cirurgiões visualizar o olho com detalhes ampliados e possibilita movimentos precisos com controle cirúrgico aprimorado. Além disso, a cirurgia de Lasik, com laser de Femtosegundo, realiza uma ablação milimetricamente calculada e elimina a necessidade de cortes com lâminas de aço.

“Esses procedimentos minimamente invasivos permitem uma recuperação mais rápida e mais confortável. Em questão de dias a semanas os pacientes já estão completamente liberados para voltar às atividades normais. No entanto, é extremamente importante escolher um profissional capacitado e treinado, que realize cirurgias com excelência. Em mãos pouco habilidosas, uma cirurgia que teria tudo para ser um sucesso, pode se tornar uma catástrofe”, explica a médica.

A Dra. Cintia Santini  afirma que algumas estratégias também são utilizadas para reduzir complicações no pós-operatório e melhorar o conforto dos pacientes. “São realizados exames no pré-operatório para calcular precisamente a lente a ser implantada. No caso da cirurgia refrativa, inclui exames minuciosos da córnea, para avaliar quais pacientes terão maior chance de sucesso através da cirurgia. Esse cuidado pré-operatório é o que define o sucesso pós-operatório”.

Diagnóstico precoce é essencial

Cerca de 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada e entre 60% e 80% destes casos poderiam ser evitados ou têm tratamento, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados pelo Ministério da Saúde. A pasta também informa que o Censo Demográfico de 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), identificou mais de 35 milhões de pessoas com algum grau de dificuldade visual no país.

Dra. Cintia Santini esclarece que existem doenças silenciosas, que podem ser diagnosticadas no exame oftalmológico de rotina e, acima dos 40 anos, é mandatória a medida da pressão intraocular para descartar glaucoma, uma doença silenciosa que pode levar à cegueira, se não diagnosticada a tempo.

“É fortemente aconselhado um check-up oftalmológico anual, mesmo para pacientes sem nenhuma queixa visual. Durante a consulta é feita uma avaliação minuciosa em busca de alterações precoces de doenças oculares, como catarata, e o exame do fundo do olho, para examinar a retina e o nervo da visão”, detalha a oftalmologista.

Para mais informações, basta acessar: https://cintiaoftalmo.com.br/home



Inadimplência atinge 300 mil negócios a mais em 2024

Cerca de 6,9 milhões de empresas encerraram 2024 inadimplentes, segundo Indicador de Inadimplência da Serasa Experian. O número corresponde a 31,6% das companhias existentes no Brasil e revela um aumento de 300 mil em relação ao mesmo período de 2023.

O levantamento considera empresas com ao menos uma dívida em aberto mês a mês. Os dados também indicaram que, ao longo de 2024, apenas fevereiro manteve os 6,9 milhões de empresas inadimplentes registradas no final de 2023, enquanto outubro e novembro alcançaram 7,0 milhões de negócios com dívidas. 

Wallisson Deziderio, sócio fundador da Billion Contabilidade, afirma que os dados são alarmantes e denunciam quais são as dificuldades enfrentadas por empresas brasileiras para manter suas obrigações financeiras em dia. 

“Os números revelam uma fragilidade na gestão financeira e na previsibilidade de caixa. A inadimplência em massa é reflexo não apenas de um ambiente econômico desafiador, mas também da ausência de planejamento financeiro estruturado, controle de custos e acompanhamento constante dos indicadores financeiros”, aponta. 

Conforme o especialista, em sua observação, a falta de controle do fluxo de caixa, a ausência de planejamento tributário, uma má gestão do capital de giro e a confusão entre finanças pessoais e empresariais são os erros mais comuns na administração de empresas que acabam em situação de inadimplência.

“A contratação de despesas fixas que não acompanham a capacidade real de geração de receita da empresa é também um ponto crítico, pois acaba criando um descompasso financeiro difícil de reverter”, revela Deziderio.

Diagnóstico de saúde financeira e outras soluções 

A análise da Serasa também revelou que a somatória das dívidas atrasadas, em dezembro de 2024, chegou a R$ 50,2 milhões, e um total de R$ 150,6 bilhões em dívidas. A média foi de 7,2 boletos e R$ 21.678,1 devidos por negócio. O segmento de serviços representa 31,6% das empresas inadimplentes.

De acordo com o relatório, as micro e pequenas empresas representaram a maioria das inadimplentes, com 6,5 milhões de negativados e mais de R$ 130,0 bilhões em dívidas acumuladas. Esses números correspondem à média de 6,9 contas em atraso por empresa. 

Para o sócio fundador da Billion Contabilidade, lidar com passivos contábeis e dívidas acumuladas sem comprometer o funcionamento da empresa é um desafio que exige a renegociação com credores, buscando parcelamentos e prazos que caibam no fluxo de caixa, o corte de despesas não essenciais, a revisão de contratos e a busca por formas de aumentar a receita, seja por meio de novos produtos ou mercados. 

Segundo ele, o primeiro passo para colocar as contas em ordem é fazer um levantamento completo da situação financeira em que a empresa se encontra, incluindo dívidas, despesas fixas, receitas, tributos em aberto e obrigações trabalhistas. 

“O diagnóstico é essencial para entender o tamanho do problema e traçar um plano de ação. A partir daí, é fundamental reorganizar os compromissos de curto prazo, renegociar dívidas quando necessário e estruturar um orçamento que reflita a realidade financeira da empresa’, declara Deziderio. 

Para um diagnóstico assertivo da saúde financeira da empresa, o especialista sugere a realização de um mapeamento de receitas e despesas reais, uma análise do fluxo de caixa, uma avaliação de dívidas e compromissos futuros, uma revisão contábil e fiscal e a leitura de demonstrativos contábeis, como Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e balanço patrimonial. 

“Levantar todos os valores recebidos e gastos nos últimos meses, entender se a empresa está operando com saldo positivo ou negativo mês a mês, identificar os passivos de curto e longo prazo, verificar se existem obrigações em atraso ou inconsistências contábeis e apurar o lucro ou prejuízo líquido a partir do DRE permite ter uma visão clara do desempenho e da estrutura financeira”, ressalta. 

Gestão, responsabilidade e saúde financeira

Para Deziderio, a inadimplência empresarial não é apenas um problema financeiro, ela compromete relações com fornecedores, acesso a crédito, credibilidade no mercado e, em última instância, a sobrevivência da empresa. 

O especialista enumera sete ações essenciais para uma empresa atuar com responsabilidade financeira:

1) Implantar um controle rigoroso de fluxo de caixa; 

2) Separar finanças pessoais das empresariais;

3) Adotar um orçamento anual com metas e projeções realistas;

4) Fazer acompanhamento mensal de indicadores financeiros;

5) Utilizar a contabilidade como ferramenta estratégica e não apenas obrigação legal;

6) Investir em capacitação financeira dos gestores;

7) Manter uma relação próxima com o contador para decisões embasadas. 

Além disso, o especialista orienta a procura por profissionais especializados que ofereçam soluções contábeis modernas, consultoria personalizada e ferramentas que ajudem o empresário a tomar decisões com segurança e visão de futuro. “A atuação de um contador ou consultoria especializada também é decisiva para identificar oportunidades legais de parcelamento tributário e evitar penalidades adicionais”.

Para o sócio fundador, a gestão financeira empresarial em 2025 será marcada pela consolidação da transformação digital, com ampliação das possibilidades de análise da saúde financeira dos negócios.

“Este ano reserva um maior uso de ferramentas de automação contábil, dashboards financeiros em tempo real e inteligência artificial para análises preditivas. Também veremos um movimento crescente de profissionalização da gestão nas pequenas empresas, impulsionado pela necessidade de eficiência e sustentabilidade financeira”, conclui Deziderio.

Para mais informações, basta acessar: billioncontabilidade.com.br/



Lingopass volta à lista das 100 melhores edtechs da HolonIQ

De acordo com dados do Report EdTech 2024, realizado pelo Distrito e divulgado no portal Startups, o Brasil se destaca como o maior mercado de startups voltadas à educação na América Latina. Hoje, o país abriga cerca de 70% das edtechs da região, sendo responsável por aproximadamente 80% dos investimentos e 76,7% das rodadas.

O Lingopass, uma das principais referências entre as edtechs latino-americanas, foi novamente selecionado para a lista da HolonIQ como uma das 100 melhores edtechs, ocupando a categoria de language learning.

Alexandrine Brami, CEO do Lingopass, comemora a conquista e destaca que o reconhecimento busca reforçar a reputação da empresa como referência em soluções de aprendizagem de idiomas voltadas para empresas que operam em larga escala, além de ter como objetivo validar seu compromisso contínuo com a inovação e a excelência pedagógica.

“Ser novamente reconhecidos pela HolonIQ como uma das 100 melhores edtechs da América Latina reforça a consistência da nossa trajetória. Para o mercado, é um selo de confiança; para nós, um estímulo para seguir expandindo com responsabilidade e impacto”, acrescenta.

A empresária também credita o reconhecimento do Lingopass à combinação de três fatores: experiência do usuário, a capacidade de adaptar soluções para diferentes segmentos corporativos (do chão de fábrica ao conselho executivo) e a visão da empresa em integrar Inteligência Artificial (IA) de forma ética e personalizada ao processo de aprendizagem de línguas. 

Destaque na região

O Latin America EdTech 100 tem como objetivo identificar startups inovadoras e de rápido crescimento na área de aprendizagem, ensino e capacitação na América Latina. Com base em dados da Impact Intelligence Platform, juntamente com avaliações qualitativas da Intelligence Unit da HolonIQ e de especialistas locais de mercado, as organizações são avaliadas e pontuadas conforme critérios de elegibilidade e avaliação, como crescimento, inovação e impacto no mercado.

Alexandrine explica que os avanços do Lingopass em personalização com IA, a criação de trilhas customizadas para grandes grupos e a expansão para mercados regulados com foco em compliance e ESG (Ambiental, Social e Governança) são ações que tiveram como foco mostrar sua capacidade de inovação e gerar impacto no setor. 

“Também estruturamos uma frente dedicada à capacitação multilíngue em setores estratégicos como energia, defesa e saúde, sempre com indicadores de aprendizagem e engajamento integrados à operação do cliente”, detalha.

Tendências e desafios

De acordo com a CEO, o crescimento da demanda por capacitação linguística na América Latina é um reflexo da globalização do trabalho e da expansão de multinacionais na região. Ela reforça que o Brasil, por ser o maior polo de edtechs e de investimentos, ajuda a impulsionar essa transformação. 

“Acredito que estamos vivendo uma virada cultural: empresas estão deixando de ver o ensino de idiomas como benefício e passando a tratá-lo como infraestrutura crítica para a internacionalização e a retenção de talentos”, reflete.

A empresária ainda faz um alerta. Segundo ela, o Brasil tem um ecossistema dinâmico, mas ainda muito concentrado em modelos B2C (“Business to Consumer”, em português “Empresa para Consumidor”).

“O desafio está em estruturar soluções B2B (“Business to Business”) escaláveis, integradas à gestão de pessoas e aos sistemas corporativos. O Lingopass atua nesse segmento e busca se posicionar na próxima fase do mercado, oferecendo programas de idiomas como ferramenta estratégica para o desenvolvimento organizacional”, acrescenta.

Dentro das tendências do mercado de edtechs focadas em language learning, Alexandrine destaca três grandes movimentos que o Lingopass tem acompanhado: o uso de IA generativa para personalizar conteúdos em escala, a gamificação adaptativa com foco em soft skills multiculturais e o avanço de trilhas bilíngues para formação técnica e ESG. 

“Além disso, vemos um crescimento na demanda por soluções que combinem performance linguística com inteligência intercultural”, finaliza. 

Para mais informações, basta acessar o site oficial do Lingopass: https://www.lingopass.com.br 



MPD Engenharia completa 2 anos no Cubo Itaú com Selo Dourado

A MPD Engenharia, construtora e incorporadora com mais de 40 anos de atuação em diversos segmentos da construção civil e uma das referências no mercado de médio e alto padrão, conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Dourado Cubo Itaú. No ano anterior, a empresa foi destaque na categoria Corporate Engajamento e, em 2025, recebeu o reconhecimento na categoria Corporate Negócios, consolidando-se como uma das três corporações que mais geraram oportunidades comerciais no Cubo e o Construliving, o hub de inovação com foco em fomentar negócios nos setores de construção e habitação. 

O ano de 2024 marcou um crescimento expressivo de 360% para o hub — reflexo da forte atuação e do compromisso de seus mantenedores, como a MPD, que participou ativamente de sua criação em 2023. No último ano, a empresa desempenhou um papel essencial na mobilização de parceiros e colaboradores, promovendo eventos e workshops voltados à geração de conexões estratégicas na plataforma de inovação. 

No último ano, essa parceria resultou em mais de 40 conexões com agentes do ecossistema, incluindo startups e corporações, cerca de 10 negócios concretizados, mais de 200 participações em eventos, cursos e treinamentos, além da realização de quatro eventos próprios. 

Um dos grandes destaques desse movimento foi o Conexão Day, o primeiro evento de Customer Experience voltado à construção civil, idealizado pela MPD. A iniciativa reuniu mais de 400 participantes e promoveu discussões relevantes sobre inteligência artificial, consumidores multigeracionais e a jornada do cliente no setor. 

Milton Meyer, presidente da MPD, destaca como o Construliving se tornou um espaço fundamental para as estratégias de inovação da empresa. “Por intermédio deste ecossistema, aceleramos nossa transformação digital, encontramos parceiros alinhados com nossos objetivos de negócio e aprimoramos a forma como nos relacionamos com os stakeholders no setor. A dupla conquista do Selo Dourado evidencia nosso impacto contínuo no hub, por meio de nossas participações em eventos, geração de conexões e implementação de soluções”. 

Para conquistar o Selo Dourado do Cubo Itaú na categoria Corporate/Negócios, as corporações devem demonstrar um alto nível de interação e geração de oportunidades dentro da comunidade, destacando-se em métricas como número de conexões na plataforma, conexões intermediadas pelo time do Cubo, desenvolvimento de projetos de inovação, formalização de contratos com outros membros e parcerias desenvolvidas com startups.  

Já na categoria Engajamento, conquistada no ano anterior, as empresas precisam comprovar um forte envolvimento com a comunidade, participando ativamente de eventos realizados no Cubo e abertos ao público, mantendo acessos frequentes à plataforma e engajando diversas áreas da organização nas iniciativas do ecossistema.  

Durante a celebração de dois anos do Hub Construliving, Caroline Abreu, gerente de Inovação, Tecnologia, Qualidade e Meio Ambiente da MPD, destacou, no painel sobre “Construção leve e a redução da emissão de carbono na construção civil”, a importância da colaboração entre construtoras, incorporadoras, fornecedores e bancos para viabilizar a industrialização do setor. Compartilhou aprendizados da MPD, que busca anualmente implementar novos métodos construtivos e ressaltou que a inovação exige enfrentar paradigmas e superar resistências internas e externas. Para ela, a industrialização é essencial para reduzir custos, uso de recursos naturais e emissões de carbono no segmento. 

Ainda na semana de celebração dos dois anos de Hub Construliving, no Cubo Itaú, a MPD também participou de um painel no Morada Summit, evento idealizado para profissionais do mercado imobiliário, com insights sobre inovação, IA, marketing e tendências do setor. 

“Para nós, no Construliving, o conceito de desenvolvimento de negócios está alinhado com as estratégias de desenvolvimento que buscamos na MPD. Nossa principal tese de inovação é a industrialização e digitalização do setor, visando transformar a forma como construímos e operamos canteiros. Dentro deste ecossistema, não apenas conhecemos startups que podem contribuir para essa mudança, mas também nos conectamos com outras corporações que podem impactar positivamente o segmento”, encerra Caroline. 



Lynx lança modelos de IA de última geração para prevenção de fraudes

A Lynx Tech, especializada em tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA) e Machine Learning (ML), anuncia o lançamento da nova geração de seus Modelos Adaptativos Diários (DAMs), uma solução para prevenção e detecção de fraudes. Esta atualização representa um marco na meta da empresa de proteger instituições financeiras e seus clientes de atividades fraudulentas cada vez mais frequentes e sofisticadas.

Diferentemente dos modelos tradicionais de aprendizado de máquina (ML), os DAMs da Lynx Tech são treinados diariamente e permitem a expansão dos dados utilizados, o que leva à economia devido à prevenção de fraudes e maior fluidez operacional para as instituições financeiras. Esses novos modelos representam uma transição da detecção apenas de transações suspeitas individuais para a identificação de redes de fraude inteiras, analisando padrões complexos de comportamento criminoso com precisão.

Olhando para os próximos anos, e de acordo com as previsões da ACI Worldwide, as perdas globais decorrentes de fraude de pagamento autorizadas (APPF) excederão os US$ 6,8 bilhões até 2027. Os modelos de próxima geração da Lynx Tech podem detectar até 35% mais fraudes APPF do que os modelos anteriores, melhorando significativamente a detecção de contas laranja, o que resulta em um aumento significativo nas taxas de identificação comunicadas pelas instituições financeiras.

Os novos modelos da Lynx Tech estão sendo lançados em mercados ao redor do mundo, e espera-se que as instituições financeiras nas Américas sejam as primeiras a se beneficiar dessa tecnologia, seguidas pelas da Europa. Graças à natureza sem código desses modelos, a integração pode ser concluída em apenas duas semanas, permitindo que a tecnologia atinja sua taxa ideal de descoberta de valor dentro de três a seis meses, à medida que aprende com novos dados.

Ao contrário dos modelos estáticos, que se degradam com o tempo devido ao desvio de dados, a tecnologia da Lynx Tech mantém o desempenho ideal graças aos seus DAMs, que se adaptam continuamente a novos padrões de fraude sem perder a eficácia, estabelecendo um novo padrão em prevenção de fraudes a longo prazo.

“Essa inovação é o resultado de dois anos de pesquisas rigorosas. Desenvolvemos bancos de dados in-memory de última geração, algoritmos e códigos de baixo nível que tornam nossa solução rápida de integrar, mantendo os custos baixos e eliminando completamente o tempo de inatividade. Em testes internos, nossa tecnologia provou ser capaz de analisar até 40.000 pontos de dados em tempo real para identificar atividades fraudulentas com precisão, representando um salto qualitativo na detecção”, afirma Carlos Santa Cruz, CEO da Lynx Tech.

Os modelos aprimorados demonstraram as seguintes melhorias no desempenho:

  • Melhor compreensão dos comportamentos financeiros em todas as contas vinculadas a uma instituição financeira, levando a uma redução significativa de falsos positivos e um aumento na taxa de detecção de valor;
  • Maior adaptabilidade graças aos modelos DAM, que garantem um desempenho sustentado ao longo do tempo e uma resposta rápida a novas táticas de fraude;
  • Melhor desempenho em comparação aos modelos de consórcio estáticos, especialmente na detecção de fraudes enganosas de pagamento autorizado (APPF).

“Os modelos de próxima geração farão uma enorme diferença na prevenção de fraudes APPF. Agora podemos detectar padrões complexos de fraude muito antes que eles causem danos. Isso permitirá que os bancos protejam melhor o dinheiro de seus clientes, ficando à frente dos fraudadores mais sofisticados”, completa Dan Mcloughlin, especialista em crimes financeiros e parte da equipe da Lynx Tech.

Para acompanhar o lançamento de seus novos modelos, a Lynx Tech publicou um white paper sobre seu Modelo Adaptativo Diário. Mais informações sobre as soluções de prevenção de fraudes da Lynx estão disponíveis em: https://lynxtech.com/.

 



Empresa com DNA brasileiro é premiada por sustentabilidade em Angola

A Grand Lakes Veículos, concessionária oficial da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) em Angola e parte da Adone Holding, grupo com forte DNA brasileiro, acaba de ser novamente reconhecida por suas práticas exemplares. A empresa conquistou o Prêmio Alta Performance da VWCO, uma honraria que celebra o desempenho de importadores da marca na América Latina e África. A premiação, recebida durante a convenção de representantes da VWCO na Argentina, destaca o sucesso da Grand Lakes em aliar alta performance em vendas com um robusto programa de sustentabilidade e ações ESG (Ambiental, Social e Governança).

José Roberto Colnaghi, empresário brasileiro e presidente do Conselho Administrativo da Adone Holding, ressalta que a premiação reafirma os valores fundamentais do grupo. “Este reconhecimento da VWCO nos enche de orgulho e valida nosso compromisso contínuo com as práticas ESG. Cuidar das pessoas e contribuir para o desenvolvimento das comunidades com as quais atuamos está no nosso DNA brasileiro. Essa premiação demonstra que nossas ações sociais, mesmo em Angola, refletem essa cultura e têm um impacto positivo real”, afirma José Roberto Colnaghi.

Valores compartilhados

Este é o segundo ano consecutivo que a Grand Lakes recebe destaque da VWCO. Em 2024, a empresa já havia sido laureada com os prêmios de Pós-venda e Melhor Projeto de Sustentabilidade. A conquista deste ano veio por meio do reconhecimento de três importantes iniciativas sociais desenvolvidas em 2024: as campanhas de conscientização Outubro Rosa (prevenção do câncer de mama) e Novembro Azul (prevenção do câncer de próstata), além da 2ª edição da Corrida Integração. Este evento beneficente foi um sucesso, arrecadando alimentos essenciais para duas ONGs parceiras em Luanda, a Baluarte e a Athos, reforçando o engajamento da empresa com as comunidades locais.

“A forte cultura de sustentabilidade e responsabilidade social é um pilar estratégico para a Adone Holding e de sua subsidiária Grand Lakes”, garante Colnaghi. As ações ESG fazem parte da filosofia de negócios implementada pelos seus fundadores brasileiros, fortalecendo a marca e criando valor compartilhado.

Liderança em Angola

Com sede em Luanda, capital angolana, a Grand Lakes opera no segmento de veículos pesados no continente africano desde 2007. A empresa busca contribuir para a mobilidade e desenvolvimento do país. Desde 2019, a Grand Lakes já entregou cerca de 2 mil ônibus para o Projeto de Transporte Urbano Regular de Passageiros (TURP), uma iniciativa que mapeia rotas, define paradas e tem o propósito de garantir o transporte diário de milhares de angolanos.

Além disso, desde 2022, a empresa alocou mais de 200 caminhões Volkswagen para o Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR). O programa impacta na logística e no escoamento da produção agrícola das zonas rurais para os centros urbanos, impulsionando a economia local.

“A Grand Lakes Veículos em Angola apresenta resultados de vendas, inovação e um compromisso com a sustentabilidade. A empresa, com raízes brasileiras, demonstra a capacidade de operar internacionalmente, mantendo seus valores e contribuindo para a sociedade”, finaliza José Roberto Colnaghi.



Mercados autônomos expandem para os bairros e vias públicas

A presença de mercados autônomos no Brasil ultrapassou os limites dos condomínios residenciais e começa a ocupar bairros e vias públicas. Essa transformação está diretamente relacionada à mudança nos hábitos de consumo, ao avanço de tecnologias de autoatendimento e à busca por operações mais enxutas e contínuas no setor varejista.

O empreendedor Ivan Damha atua nesse setor desde a fase inicial de popularização das lojas inteligentes em condomínios. Com mais de 100 unidades implementadas em diferentes cidades, ele estruturou uma operação baseada em gestão remota, funcionamento ininterrupto e uso intensivo de tecnologias embarcadas. O modelo serviu como base para a criação da rede de franquias Pegue Aki, que pretende levar esse formato também para ruas, avenidas e centros comerciais.

“Com a evolução da tecnologia, conseguimos viabilizar uma operação completamente automatizada, mesmo fora dos condomínios, visando levar conveniência para diferentes regiões da cidade”, explica Damha.

Segundo ele, a loja autônoma é especialmente eficaz em locais com baixa densidade de comércio ou onde os custos operacionais do varejo tradicional inviabilizam a manutenção de equipe presencial. “A estrutura é simples, escalável e validada. Permite que o franqueado atue com controle total via aplicativo, com baixo custo fixo e sem filas para o cliente”, completa.

As tecnologias utilizadas nas smart stores incluem sensores, sistemas de reconhecimento por vídeo, pagamento via aplicativo e controle de estoque por inteligência artificial (IA). De acordo com dados da NVIDIA, essas soluções aumentam a eficiência da operação e permitem oferecer experiências personalizadas com base em dados de comportamento do consumidor.

A mesma tendência é observada por grandes players globais, segundo reportagem da TechTarget. O texto destaca que o varejo autônomo tem sido uma alternativa eficaz para reduzir custos operacionais e oferecer experiências de compra adaptadas, principalmente em áreas com escassez de mão de obra.

Dados da Fortune Business Insights apontam que o mercado global de automação no varejo deve crescer de US$ 24 bilhões em 2022 para mais de US$ 64 bilhões até 2030. A taxa média anual de crescimento projetada é de 12,9%, impulsionada pelo avanço de tecnologias como inteligência artificial, sensores e visão computacional. A América Latina aparece como um mercado emergente, com destaque para o Brasil.

Para Damha, o crescimento do varejo autônomo representa mais do que uma modernização de processos. “Estamos falando de uma nova lógica de consumo, baseada em autonomia, velocidade e descentralização. Esse modelo pode funcionar em qualquer local com circulação regular de pessoas — seja em bairros, rodoviárias, hospitais ou pequenas cidades”, conclui.

Ainda segundo os dados da Fortune Business Insights, a expansão das lojas autônomas para vias públicas sinaliza o início de uma nova fase no varejo mundial. Combinando conveniência, inteligência operacional e adaptabilidade, o modelo tende a ganhar protagonismo em regiões urbanas e periféricas, acompanhando a evolução dos hábitos de compra da população.



Benefício educação passa a permitir inclusão de mãe e pai

O que você pretende dar de presente de Dia das Mães? É provável que os primeiros itens que vieram à sua cabeça sejam cosméticos e roupas – essa é a resposta de 47% dos entrevistados em pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva. Definitivamente, esse não é o caso de Aline Leite, que está oferecendo à mãe algo com muito mais impacto. “Minha mãe sempre sonhou em fazer um curso superior, mas mesmo que eu e minha irmã a incentivássemos, ela se sentia ultrapassada”, conta.

Detalhe: ela não está simplesmente pagando uma faculdade para Aracy, 65, mas está incluindo a mãe como dependente no benefício educação oferecido pela empresa em que atua como head de Business Unit, o Unico Skill. “Com acesso ao benefício, ficou mais fácil convencê-la de que nunca é tarde.”

Criador do primeiro benefício educação ilimitada do Brasil, o Unico Skill já atende a mais de 80 empresas com cerca de 190 mil colaboradores. Os funcionários do próprio Unico Skill, claro, estão entre eles – e são os primeiros a experimentar uma novidade anunciada na semana do Dia das Mães: a possibilidade de incluir mães e pais como dependentes no benefício (além de filhos e cônjuges, o que já era possível).

Segundo o CEO do Unico Skill, Joca Oliveira, os clientes ficaram entusiasmados com o anúncio e não esconderam a surpresa, já que pacotes tradicionais, como os planos de saúde, incluem somente filhos e cônjuges. “Estamos criando um novo paradigma no mercado de benefícios. Já fomos pioneiros na criação do primeiro benefício educação, porque entendemos que essa é uma necessidade básica das pessoas, como saúde e alimentação. Agora, inovamos com os dependentes. Ser inovador está no nosso DNA”, afirma o executivo.

Joca Oliveira destaca que benefícios são importantes no engajamento da equipe e na retenção de talentos e que a flexibilização é um desejo dos colaboradores. Dados da pesquisa “Benefícios Corporativos: O impacto dos benefícios no futuro do trabalho”, do MIT Sloan Management Review Brasil em conjunto com o Unico Skill, mostram que mais de 90% dos trabalhadores querem pacotes de benefícios mais flexíveis.

População está mais velha
Segundo o IBGE, a população com mais de 60 anos corresponde a 15,6% do total no Brasil e supera o índice dos que têm entre 15 e 24 anos (14,8%). Essa tendência também é percebida nas universidades. Entre 2013 e 2023, pessoas com mais de 60 anos foram a única faixa etária a apresentar alta no número de matrículas em instituições de ensino superior privadas: 22% na modalidade presencial e 672% nos cursos à distância. Os dados são do Semesp, que representa mantenedoras de ensino superior do país.

No mercado de trabalho, o contingente de profissionais 50+ é de mais de 13 milhões, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, com predominância de ocupações com baixa remuneração e escolaridade. “Os números mostram a urgência das políticas de qualificação e valorização desse público, inclusive por parte da iniciativa privada”, salienta Oliveira.

Cuidar de quem cuidou
“Minha mãe sempre foi a maior defensora da minha educação e me deu oportunidades que ela mesma não teve. É uma honra poder retribuir um pouco disso hoje”, afirma Pamela Ricoldi, que trabalha como especialista de RH no Unico Skill. A mãe dela, Luciene, 54, agora poderá fazer algo que sempre desejou: estudar inglês: “Ela já tentou começar em alguns cursos particulares, mas o ensino não era adaptado a uma pessoa da idade dela. Então, ela acabava se sentindo deslocada e parava. Agora, ela vai ter acesso a professores particulares”.

Manter a mente ativa com atividades cognitivas pode contribuir para retardar o envelhecimento do cérebro. Uma pesquisa publicada na revista Nature Commucations apontou a educação como um dos “fatores modificáveis” associados ao risco de demência. Ou seja, quanto mais educação a pessoa tiver, menor a chance do desenvolvimento de doenças como Alzheimer e Parkinson.

“O colaborador se sente muito mais motivado e engajado se perceber que a empresa está cuidando de quem ele ama”, afirma Joca Oliveira. Para Pamela, “É realmente valioso pensarmos que, independentemente da idade, todo mundo merece a chance de aprender e se desenvolver, seja para benefício pessoal ou profissional”.

Como funciona
Para ter o benefício de educação Unico Skill, a empresa paga um valor fixo por colaborador, de acordo com o plano que escolher – são quatro opções. Os funcionários passam a ter acesso ilimitado a uma plataforma com milhares de opções de graduações, pós, idiomas, cursos livres e mentorias, em mais de 90 instituições brasileiras e estrangeiras, como Wharton, MIT, Kellog, FGV, USP, Ibmec, Cellep, Fluency, CNA, Coursera, Estácio de Sá e Cruzeiro do Sul. O Unico Skill já permitia a extensão do benefício a filhos e cônjuges – e, agora, mães e pais também podem ser incluídos.



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