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Stone e Yungas se unem com foco na eficiência operacional

Observando o movimento do mercado em direção à digitalização e à busca por eficiência operacional, a Stone, fintech de meios de pagamentos, fortalece sua parceria estratégica com a plataforma de gestão integrada para grandes negócios, Yungas. Com o objetivo de escalar sua operação de franquias, a rede acredita ter identificado um parceiro tecnológico especializado para estruturar os processos e escalar a gestão com controle, transparência e inteligência.

De acordo com Guilherme Reitz, CEO da Yungas, a parceria vem se consolidando na gestão da rede de franquias da fintech. “Desde o início, ficou claro que a Stone buscava mais do que uma ferramenta: ela precisava de uma plataforma capaz de se adaptar à sua realidade operacional e crescer junto com a rede”.

“Esse alinhamento levou ao desenvolvimento de um módulo financeiro sob medida, com foco em facilitar a leitura dos dados pelos franqueados, aumentar o engajamento com os números e permitir o acompanhamento em tempo real do desempenho financeiro de cada unidade”, acrescenta o empresário.

Atualmente, além do módulo financeiro, a Stone também utiliza soluções de comunicação integrada, que busca centralizar todas as interações e eliminar ruídos, checklist e padronização para estruturar rotinas e processos, além de materiais e FAQ (perguntas frequentes), oferecendo autoatendimento e acesso aos conteúdos essenciais. “Atuamos como uma plataforma unificadora para a gestão da rede, e a Stone vem ampliando o uso de seus recursos ao longo do tempo”, explica Reitz.

“Essa digitalização tem como objetivo contribuir diretamente para a consistência do serviço entregue na ponta, o que é fundamental para preservar a reputação e o padrão de atendimento da marca”, completa.

Expansão e integração

Diante dos resultados já consolidados, Reitz afirma que a fintech segue cada vez mais confiante no papel da plataforma como ferramenta central na gestão da rede. “O fortalecimento da parceria acontece de forma orgânica, com o objetivo de reduzir a dependência de outros sistemas e consolidar as operações em um ambiente único e integrado”.

Um relatório divulgado pela Deloitte aponta que as empresas que investem em sistemas integrados, como Enterprise Resource Planning (ERP), soluções em nuvem, automação de processos e análise de dados em tempo real, conquistam ganhos expressivos de produtividade, eficiência operacional e capacidade de adaptação.

Esses ganhos, destacados pelo relatório, reforçam a relevância de investir em soluções integradas para redes em expansão. No caso da Stone, a busca por eficiência tem guiado os próximos passos da parceria, conforme explica Reitz. “O objetivo é que a plataforma atue como ambiente centralizador de toda a operação da rede, para promover eficiência, automação e previsibilidade para a franqueadora e suas unidades”.

“O futuro da parceria está diretamente ligado à construção de uma gestão mais conectada, integrada e orientada por dados, consolidando um modelo escalável e sustentável para o crescimento da rede”, conclui o CEO.

Para saber mais, basta acessar: https://yungas.com.br/



Visto americano: Brasil alcança média de 21 dias de espera

O tempo médio de espera para agendar uma entrevista na Embaixada Americana, ou nos consulados americanos no Brasil, é de 21,4 dias, conforme levantamento divulgado pelo portal especializado Panrotas. A etapa é obrigatória para a maioria dos processos de obtenção de visto. Os quatro consulados estão distribuídos nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul.

Adriana Santos, gerente geral da Schultz Vistos, vê o atual cenário com otimismo. “Essa redução reflete um esforço conjunto das autoridades americanas para atender à alta demanda. Para os brasileiros, esse cenário é positivo, especialmente para quem tem planos de viagem a curto prazo”.

No entanto, segundo a especialista, alguns fatores ainda tornam o processo de solicitação do visto americano demorado. “A documentação incorreta, preenchimento inadequado do formulário DS-160 e a falta de vagas em determinadas cidades em épocas específicas do ano, como férias escolares ou feriados prolongados, são as principais causas da demora”.

Para Adriana, isso significa que, dentro da responsabilidade do solicitante, ainda cabem medidas para agilizar o processo de obtenção de visto. “É fundamental iniciar o processo com antecedência, garantir o preenchimento correto do formulário DS-160, reunir todos os documentos necessários e acompanhar de perto qualquer atualização nos procedimentos dos consulados e embaixadas”.

Ainda de acordo com o Panrotas, em 2023, o tempo médio de espera para tirar o visto americano no Brasil era de mais de um ano, chegando a 505 dias no consulado de São Paulo. Na embaixada em Brasília, a fila de espera durava 434 dias e no Rio de Janeiro, eram 435 dias de espera. Já no Recife, 361 e em Porto Alegre, 337 dias. 

A U.S. Travel Association (USTA), organização nacional estadunidense sem fins lucrativos que representa empresas e organizações de viagens dos Estados Unidos, determinou, em 2023, um alvo de 30 dias ou menos de espera para entrevistas. 

A especialista da Schultz explica a importância da entrevista no processo de obtenção de visto. É uma etapa crucial, pois é nela que o agente consular irá avaliar a veracidade das informações prestadas e o perfil do solicitante. Estar bem preparado, com respostas claras e coerentes, e demonstrar vínculo com o Brasil são pontos fundamentais para uma boa avaliação. Por isso, também é importante preencher o formulário com muita atenção, conferindo cada resposta antes de enviá-lo”. 

De acordo com ela, a contratação de assessoria especializada pode fazer a diferença para o solicitante. “Uma assessoria experiente pode ajudar a evitar erros, orientar na escolha dos documentos adequados e preparar o solicitante para a entrevista, aumentando consideravelmente as chances de aprovação”.

Adriana ainda reforça a compreensão do processo e a antecipação das ações relacionadas a ele como fatores decisivos para obtenção do visto com agilidade. “Mesmo com a redução nos prazos, iniciar o processo com antecedência evita imprevistos. A busca por informações atualizadas, preparação de todos os documentos com atenção e uma assessoria especializada garantem mais tranquilidade e segurança em cada etapa”, finaliza. 

Para mais informações, basta acessar o site oficial da Schultz Vistos: vistos.com.br/



Viagens em grupo se reinventam com roteiros dinâmicos

Com roteiros mais personalizados, flexíveis e experiências exclusivas, as viagens em grupo continuam em alta no pós-pandemia. Um exemplo desse crescimento, segundo dados da Journey Woman, publicados pelo portal Panrotas, é a preferência de mulheres por viajar em conjunto: 86% das entrevistadas afirmaram já ter se sentido ameaçadas ou desconfortáveis ao viajar sozinhas.

Rodrigo Rodrigues, diretor comercial da Schultz Operadora, explica que, nos últimos anos, o perfil do viajante em grupo mudou significativamente. “Hoje, o viajante busca mais do que apenas visitar destinos, ele quer vivenciar experiências únicas, ter mais liberdade dentro do roteiro e contar com serviços personalizados, mesmo estando em um grupo”, afirma.

Segundo o profissional, essa transformação foi impulsionada por diversos fatores. Além da mudança no comportamento do consumidor, que valoriza experiências sob medida, o avanço da tecnologia tem contribuído para facilitar a comunicação, a personalização dos roteiros e o acesso a informações em tempo real durante a viagem.

Ainda assim, Rodrigo observa que o modelo de viagem em grupo ainda carrega alguns estigmas, como a ideia de roteiros engessados e com pouca flexibilidade. 

“O setor tem trabalhado para ressignificar essa percepção, oferecendo roteiros mais dinâmicos, com grupos menores, atividades diferenciadas e tempo livre para explorar os destinos de forma mais autêntica”, ressalta.

Atualmente, já existem produtos pensados especialmente para quem busca a segurança e a praticidade de uma viagem em equipe, sem abrir mão da liberdade, de experiências exclusivas e de um atendimento mais personalizado.

“A Schultz, por exemplo, tem investido na criação de roteiros mais enxutos, com grupos menores, buscando oferecer experiências locais, hospedagens diferenciadas e mais tempo livre para que o viajante possa explorar os destinos à sua maneira”, detalha.

Grupos pequenos, grandes experiências

Para atender um público que deseja uma experiência mais exclusiva, mas ainda valoriza os benefícios de viajar em grupo, como segurança, organização e acompanhamento de um guia especializado, a Schultz lançou o “Circuito Small Groups”.

O produto consiste em roteiros internacionais realizados com número de pessoas reduzidas, priorizando experiências locais autênticas, hospedagens selecionadas, deslocamentos organizados e mais liberdade dentro da programação.

“Com essa proposta, queremos valorizar o conforto, o atendimento personalizado e a imersão cultural. Foi uma forma de unir as características desses dois tipos distintos de viagem”, explica o diretor comercial.

Para saber mais informações sobre o Circuito Small Groups da Schultz, basta acessar: https://www.schultz.com.br/small-groups 



Escolas precisam de capacitação em primeiros socorros

A Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018) torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas de educação básica. O objetivo é garantir a segurança dos alunos em situações como engasgos, quedas, convulsões e outros acidentes comuns no ambiente escolar.

O enfermeiro Carlos Rodrigues, especializado em atendimento pré-hospitalar traumático e suporte básico de vida, destaca que pais e responsáveis podem — e devem — fiscalizar o cumprimento da legislação. “A Lei Lucas existe para que as escolas estejam preparadas para agir rapidamente em emergências, evitando que situações simples se tornem graves”.

Segundo Carlos, os principais benefícios da lei incluem a possibilidade de resposta rápida em casos de engasgo, quedas, queimaduras ou parada cardíaca. Além disso, a lei é essencial para a prevenção de complicações até a chegada do socorro especializado e para oferecer maior segurança aos alunos, pais e funcionários.

“Em muitos casos, os primeiros minutos são decisivos. Um professor treinado pode salvar uma vida”, destaca o especialista. Carlos é responsável pela 22Brasil Socorristas, empresa especializada em cursos de extensão em resgate e socorro. 

O que deve ser ensinado no treinamento?

De acordo com a própria Lei, “1º o conteúdo dos cursos de primeiros socorros básicos ministrados deverá ser condizente com a natureza e a faixa etária do público atendido nos estabelecimentos de ensino ou de recreação”, e “2º os estabelecimentos de ensino ou de recreação das redes pública e particular deverão dispor de kits de primeiros socorros, conforme orientação das entidades especializadas em atendimento emergencial à população”. 

Segundo Carlos, a Lei Lucas não detalha o conteúdo mínimo, mas pode incluir:

  • Manobras de desengasgo (como a de Heimlich);
  • Reanimação cardiopulmonar (RCP) e uso de DEA (Desfibrilador Externo Automático);
  • Controle de hemorragias, imobilização de fraturas e atendimento a queimaduras;
  • Identificação de crises convulsivas e reações alérgicas graves.

Como os pais podem fiscalizar?

A Lei Lucas exige as escolas afixarem em local visível o certificado de capacitação. “Os responsáveis podem perguntar à direção sobre os treinamentos realizados pelos membros da equipe educativa, além de solicitar a documentação que comprove a qualificação”.

De acordo com o enfermeiro especialista em atendimento pré-hospitalar, em caso de descumprimento, as denúncias podem ser feitas através de canais oficiais:

  • Secretaria Municipal/Estadual de Educação;
  • Conselho Tutelar;
  • Ministério Público;
  • Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon, no caso de escolas particulares).

Penalidades por descumprimento da Lei Lucas

Se uma escola ou creche não comprovar a capacitação de seus profissionais através de um curso de primeiros socorros presencial, será notificada e terá um prazo para se regularizar. Caso contrário, estará sujeita a:

  • Multa aplicada em caso de não cumprimento da obrigatoriedade;
  • Cassação do alvará de funcionamento, em caso de descumprimento contínuo.

No caso das escolas públicas, o gestor responsável pode sofrer responsabilização patrimonial.

Cidades exigem DEA nas escolas

Algumas cidades, como São Paulo, exigem desfibriladores (DEA) em locais com grande circulação de pessoas, incluindo escolas. No município, a Lei Municipal nº 13.945, de 7 de janeiro de 2005, exige a manutenção de desfibriladores externos automáticos em locais com grande concentração de pessoas, como aeroportos, shopping centers e estádios de futebol, clubes e academias com mais de 1000 sócios e instituições de ensino, parques, velórios e cemitérios, com concentração ou circulação média diária de 1.500 ou mais.

“Ter o equipamento e equipe treinada faz toda a diferença em emergências cardíacas”, reforça Carlos.

Segurança é uma “obrigação”

O especialista frisa que a Lei Lucas é essencial para proteger crianças e adolescentes no ambiente escolar. “Os pais devem cobrar seu cumprimento e as escolas precisam investir em treinamentos contínuos, garantindo um espaço mais seguro para todos. Afinal, segurança não é um detalhe — é uma obrigação de quem cuida de vidas”, finaliza o enfermeiro.

Para mais informações, basta acessar: https://22brasil.net/



Nova faixa do MCMV pode impulsionar setor imobiliário

O Governo Federal anunciou recentemente a criação da Faixa 4 do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Aprovada pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), a nova linha de financiamento prevê condições facilitadas de crédito para famílias com renda mensal entre R$ 8 mil e R$ 12 mil, como prazos de pagamento de até 420 meses e juros nominais de 10% ao ano, abaixo dos praticados pelo mercado.

A proposta, que visa atender uma demanda crescente da classe média que até então encontrava dificuldades para acessar financiamentos habitacionais com condições favoráveis, deve beneficiar cerca de 120 mil famílias em 2025.

De acordo com Renan Persio dos Santos, diretor de incorporações da Construlike, a ampliação do programa representa uma inovação significativa. “A nova faixa atende uma parcela da população que muitas vezes ficava fora dos programas habitacionais. Com financiamentos mais acessíveis e taxas de juros competitivas, essa medida pode impulsionar bastante o setor e facilitar o acesso a imóveis de melhor padrão para mais brasileiros.”

A nova categoria financiará imóveis novos e usados de até R$ 500 mil, com juros de 10,5% ao ano e 420 parcelas mensais. Atualmente, as taxas de mercado para este tipo de imóveis estão entre 11,5% e 12% ao ano. 

“Diferente das faixas anteriores, nessa não há subsídio do governo e o comprador paga o valor integral do imóvel, mas as condições facilitadas ampliam muito o acesso da classe média ao financiamento habitacional”, explica Santos.

Impactos no setor imobiliário

Segundo o diretor de incorporações da Construlike, as taxas de juros praticadas atualmente tornaram a compra de imóveis para essa faixa de renda inviável, criando uma estagnação significativa no mercado. “A nova faixa amplia o potencial de vendas do setor, pois permite explorar um público novo”.

“Além disso, a medida tem grande potencial para atrair novos investimentos e acelerar o lançamento de empreendimentos residenciais em áreas urbanas, já que amplia o acesso da classe média ao financiamento imobiliário com taxas de juros atraentes”, acrescenta Santos.

Do ponto de vista do financiamento e da oferta de crédito, o especialista avalia que a previsibilidade e segurança para construtoras e incorporadoras pode depender da fase em que o projeto se encontra. Para ele, os empreendimentos em fase final de aprovação é que se enquadram nas regras, “o cenário é mais seguro, pois é possível acessar o crédito e planejar a operação com mais tranquilidade”.

No entanto, ele acredita que, para quem está começando, o momento pode gerar incertezas, já que o orçamento do programa é limitado e existe o risco de o crédito acabar antes da venda dos imóveis. 

“Além disso, a burocracia na aprovação dos projetos pode dificultar o acesso aos recursos, fazendo com que apenas quem estiver mais adiantado e alinhado com as exigências tenha real garantia dessa previsibilidade”, afirma.

Outras mudanças no programa

O Governo também ajustou as outras linhas do Minha Casa, Minha Vida, elevando o limite da Faixa 1 do FGTS de R$ 2.640 para passar a atender famílias com renda de até R$ 2.850, enquanto a Faixa 2 subiu o limite de renda de R$ 4.400 para até R$ 4.700.

Já a Faixa 3 ampliou o teto de renda de R$ 8 mil para R$ 8,6 mil mensais, permitindo a aquisição de imóveis de até R$ 350 mil, com juros entre 7,66% e 8,16% ao ano. “Isso incentiva as incorporadoras a lançarem mais projetos para atender essa demanda, estimulando tanto a construção civil quanto a economia como um todo”, afirma o representante da Construlike.

A medida também é vista por Santos como uma oportunidade de valorização significativa dos bairros ao atrair novos moradores, dinamizando o comércio local, impulsionando melhorias na infraestrutura e ampliando a oferta de serviços. 

“Esse movimento fortalece a ocupação urbana planejada, contribui para o crescimento ordenado das cidades e evita que as moradias se concentrem apenas em regiões periféricas, promovendo um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável dos centros urbanos.”

Além disso, os efeitos econômicos da medida podem ir além da habitação. “Investir em moradia social representa economia para outras áreas, como a saúde, já que cada R$ 1,00 investido pode poupar até R$ 4,00 em custos neste setor, devido à melhoria do saneamento e das condições gerais de vida dos moradores”, conclui.

Para saber mais, basta acessar: http://www.construlike.com.br



Dermatologia estética: quiet beauty valoriza naturalidade

A tendência quiet beauty, termo em inglês que em português significa “beleza silenciosa”, é um conceito presente no campo da dermatologia estética que consiste em procedimentos que valorizam a beleza natural, a evidenciam de forma sutil, visam estimular a regeneração e aprimorar a qualidade da pele.

A influência da quiet beauty na dermatologia estética valoriza o uso estratégico de bioestimuladores de colágeno e tecnologias energéticas que oferecem resultados graduais de forma duradoura, ao invés de efeitos artificiais e transformações radicais.

Para a Dra. Haline Meneses, médica dermatologista, o verdadeiro desafio da estética moderna é equilibrar proporções e devolver frescor ao rosto sem descaracterizar o paciente, e a “quiet beauty” representa uma estética discreta, refinada e atemporal.

“A proposta não é criar um novo rosto, mas sim cuidar, prevenir e aprimorar com sutileza. Realçar o que cada pessoa tem de mais bonito, respeitando seus traços, sua expressão e sua identidade”, pontua Dra. Haline Meneses.

A médica dermatologista descreve a tendência como uma mudança de paradigma no contexto da dermatologia estética. “É uma abordagem com foco em estímulo de colágeno, ao invés do uso excessivo de preenchedores, respeitando a individualidade e promovendo resultados que priorizam a saúde e a qualidade da pele”.

Segundo a Dra. Haline Meneses, o segmento vive uma virada de chave, e pacientes valorizam cada vez mais resultados que respeitem sua individualidade, fugindo do padrão exagerado que marcou a era das harmonizações faciais.

“Os pacientes estão mais conscientes e exigentes quanto à naturalidade dos resultados. Eles buscam intervenções que valorizem sua beleza real, sem exageros ou transformações artificiais e a tendência valoriza resultados sutis, que realçam a beleza sem denunciar o procedimento”, relata a médica.

De acordo com a especialista, o conceito de harmonização homogeneíza os traços e tira a autenticidade de cada rosto, enquanto o Embelezamento Facial, ou Fresh Beauty, são abordagens centradas em realçar a beleza natural, com sutileza e sofisticação.

Para a dermatologista, a abordagem Quiety Beauty devolve frescor ao rosto, e não volume excessivo. “A naturalidade, nesse contexto, não significa fazer menos, significa fazer com mais critério, mais técnica e, sobretudo, mais respeito à identidade de cada paciente”.

Tecnologias e abordagem personalizada

Meneses ressalta que as inovações na área estética estão acompanhando a demanda por resultados naturais. “Os novos produtos e tecnologias estão cada vez mais focados em estimular os mecanismos naturais da pele, promovendo melhora na textura, no viço e na firmeza de forma progressiva e harmoniosa. O futuro da estética está em realçar, não transformar”.

Tecnologias, como o Ultraformer, equipamento estético que utiliza a tecnologia de ultrassom micro e macrofocado, e os sistemas de lasers Fotona, usados para diversos tratamentos faciais e corporais, são alternativas não invasivas para o tratamento de flacidez, melhora do contorno corporal e facial e redução de gordura localizada.

“O uso dessas novas tecnologias, associado aos bioestimuladores de colágeno e uma técnica personalizada para cada paciente, melhora a qualidade da pele, flacidez, dobras nasolabiais e craquelado das pálpebras de uma forma bem natural, enquanto os preenchimentos são utilizados somente para refinamento do tratamento e aplicado, em menor quantidade, em pontos estratégicos, com resultados superiores”, conta a dermatologista.

Segundo a médica especialista em estética, o papel do dermatologista mudou diante da tendência mais personalizada. “Cada paciente tem uma dor, uma queixa, um tipo de pele, um formato de rosto, o tratamento não será o mesmo. Isso exige uma abordagem personalizada, respeitando os gostos e as individualidades de cada pessoa”.

Para saber mais, basta acessar: https://drahalinemeneses.com.br/home



Especialista explica fatores que influenciam o voto

De acordo com os dados do Tribunal Eleitoral Eleitoral (TSE), o Brasil registra 158.616.465 eleitores. A diversidade regional, etária e socioeconômica desse contingente de votantes apresenta um cenário complexo para a compreensão do comportamento eleitoral. Analisar os fatores que influenciam as escolhas nas urnas, como debates, campanhas e o contexto político-econômico, torna-se essencial para entender as tendências e os possíveis resultados das próximas eleições no país.

Segundo o professor, estrategista político e especialista em marketing eleitoral, Yuri Almeida, “em um cenário político cada vez mais polarizado, entender o comportamento do eleitor tornou-se essencial para analisar os rumos da democracia”. Para ele, “o voto é resultado de uma complexa interação entre fatores sociais, psicológicos e racionais, que variam de acordo com o contexto político, econômico e social de cada época”.

Yuri destaca que as primeiras teorias sociológicas sobre o voto, desenvolvidas entre as décadas de 1930 e 1940, apontavam a posição social do eleitor como o principal determinante de seu comportamento eleitoral. “Naquela época, entendia-se que o eleitor seguia o seu grupo social, como a classe ou a religião. Quem se afastava desse padrão era considerado um desvio”, explica o estrategista político.

Com o tempo, no entanto, a análise do voto passou a incorporar outros elementos, dando origem à vertente psicossociológica. “Os fatores psicossociais, como emoções, valores pessoais e identificação social, também passaram a ser considerados como interferências diretas na decisão do eleitor”, diz o especialista.

Outro modelo importante citado pelo professor é a teoria da escolha racional, que vê o voto como um cálculo de custo-benefício. “A ideia aqui é que o eleitor avalia de maneira pragmática o que perde ou ganha com determinada escolha. Muitas vezes, vota pensando no que afeta diretamente seu bolso”, ressalta.

No Brasil, observa Yuri Almeida, essa racionalidade tem como variáveis a sofisticação política. “Quanto maior o conhecimento político do eleitor, menor a chance de escolher candidatos apenas por impulso ou influência emocional. No entanto, a maioria da população ainda tem um baixo nível de sofisticação política, o que facilita o surgimento de líderes populistas que falam diretamente com as massas, usando discursos de confronto contra os chamados ‘inimigos do povo'”, afirma.

O professor explica que, embora a identificação ideológica seja um fator na escolha do voto, ela nem sempre exige que o eleitor tenha alto nível de informação política. “A dimensão simbólica pesa muito. Muitas vezes, o eleitor se identifica de forma pessoal e emocional com o candidato, sem aprofundar as questões ideológicas ou programáticas”, comenta.

Outro ponto importante para entender a decisão do eleitor são os conceitos de voto retrospectivo e o prospectivo. “O retrospectivo é aquele em que o eleitor avalia o que o político já fez. O prospectivo é a esperança no que ele poderá fazer no futuro”, explica.

Para o estrategista político, o voto é resultado de uma mistura entre avaliação racional, influências sociais e motivações simbólicas. “Votamos porque acreditamos que alguém pode melhorar nossa vida — seja por resultados concretos, promessas futuras ou simplesmente porque nos sentimos representados por aquela pessoa”, conclui.



Comércio eletrônico deve faturar R$ 9,71 bilhões no Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas mais relevantes e aguardadas pelo comércio eletrônico. Em 2025, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas no setor devem alcançar R$ 9,713 bilhões no período que antecede a data comemorativa ,14 dias antes do segundo domingo de maio, representando um crescimento de 14,5% em relação aos R$ 8,48 bilhões registrados no mesmo intervalo de 2024. 

A expectativa é de que sejam realizados cerca de 16,7 milhões de pedidos no e-commerce, com um ticket médio de R$ 579. Em 2024, foram registrados 15,97 milhões de pedidos, com um ticket médio de R$ 531,13, o que evidencia não apenas um aumento no volume de compras, mas também um consumidor disposto a gastar mais.

Considerando o índice de inflação, o crescimento real previsto para o período é de 4,9%. Entre as categorias mais buscadas para a ocasião estão itens de moda, perfumaria, eletroportáteis, eletrônicos, flores e joias.

“Datas como o Dia das Mães mostram o quanto o e-commerce se consolidou como canal de compra para presentes. A praticidade, os prazos de entrega mais curtos e a possibilidade de comparar preços continuam sendo fatores decisivos para o consumidor. A expectativa é positiva e mostra que o setor deve manter a trajetória de crescimento, mesmo em um cenário econômico desafiador”, afirma Mauricio Salvador, presidente da ABComm.

Para buscar melhores resultados, a ABComm recomenda aos comerciantes o uso de estratégias de marketing digital, como campanhas em redes sociais, anúncios pagos, e-mail marketing e o uso de mensagens personalizadas via WhatsApp. A antecipação das campanhas e o fortalecimento da logística também são pontos importantes para atender à alta demanda da data comemorativa.

Nesse contexto, a Giuliana Flores, e-commerce de flores e presentes, projeta crescimento de 15% no número de pedidos no período em relação a 2024. Considerada a data mais importante do primeiro semestre para o comércio, a ocasião reforça o otimismo da marca, que espera um tíquete médio de R$ 215.

A companhia aposta na diversificação para atender aos mais variados estilos de mães e perfis de consumidores. Além de flores, que devem liderar as vendas com 70% da preferência. Os combos com presentes representam 20% da expectativa de vendas, enquanto as cestas de café da manhã devem alcançar 10%.

Datas comemorativas, como o Dia das Mães, têm sido pilares da estratégia da Giuliana Flores. Para 2025, a companhia estabeleceu a meta de alcançar 800 mil entregas, apostando nessas ocasiões para impulsionar resultados através de um portfólio com mais de 10 mil itens, atendimento personalizado e entregas rápidas. Presente em todo o Brasil, o e-commerce realiza entregas que, em algumas regiões, podem ocorrer em até três horas.

“O Dia das Mães é uma das datas mais especiais para nós, não apenas pelo volume de vendas, mas pelo significado afetivo que ela carrega. Temos a missão de entregar emoções, e poucas ocasiões simbolizam isso tão bem. É a oportunidade de fortalecer laços e de mostrar, por meio das flores e presentes, todo o carinho e amor que as mães representam”, destaca Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores.



Redes de supermercados aumentam presença em strip malls

Nos últimos anos, os strip malls, ou centros comerciais de proximidade, consolidaram sua posição como uma tendência no varejo brasileiro. O formato oferece conveniência e proximidade e conquistou grandes redes, como o Pão de Açúcar, que fechou 2024 com 60 novas lojas no formato Minuto.

Além das lojas em modelo compacto do Pão de Açúcar, o grupo inaugurou, ainda, unidades de Mini Extra e do Pão de Açúcar Fresh, além de um supermercado Pão de Açúcar tradicional. 

“Essas lojas no formato minuto ou mini são integradas aos strip malls e se aproveitam da estrutura compartilhada e localização estratégica”, explica Marcos Saad, sócio-fundador da MEC Malls, que faz a concepção e gestão de strip malls. 

Com foco em atender às necessidades de consumidores que buscam praticidade no dia a dia, os strip malls atraem grandes redes e pequenos varejistas.

Nos últimos anos, a preferência de redes varejistas por strip malls se alinhou ao perfil das lojas de proximidade, que estão inseridas em bairros residenciais e áreas com alto fluxo de pessoas. O GPA considera que o formato Minuto Pão de Açúcar é “maduro, escalável e com alto potencial de expansão”, especialmente em regiões adensadas e verticalizadas.

A empresa informa, ainda, que, para 2025, das mais de 60 lojas de proximidade que serão abertas. A expectativa é de que 70% dessas novas unidades estejam localizadas na cidade de São Paulo. As demais estarão posicionadas entre o interior do estado e a Baixada Santista.

“O posicionamento do GPA reflete uma adaptação às mudanças no comportamento do consumidor, mais acentuadas após a pandemia. Agora, ele valoriza a conveniência e a agilidade nas compras diárias”, explica Saad, também presidente do conselho da Associação Brasileira de Strip Malls (ABMalls). 



Maio Amarelo mobiliza setor corporativo por segurança viária

O movimento Maio Amarelo, criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), representa uma resposta organizada à crise global de acidentes de trânsito. No Brasil, onde ocorreram 92 mortes diárias nas vias em 2022, a iniciativa ganha especial relevância. De acordo com números oficiais, o país ocupa a quinta posição no ranking mundial de trânsito mais perigoso, com custos chegando a R$12,9 bilhões em 2022.  

A campanha alinha-se com a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde. Essa iniciativa pretende alcançar a Meta 3.6 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que prevê a redução pela metade das mortes e lesões no trânsito até 2030. No Brasil, o PNATRANS (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito) incorpora essas diretrizes globais, com ações estruturadas em educação, engenharia e fiscalização. 

O Maio Amarelo é parte de um movimento internacional de conscientização sobre segurança no trânsito, inspirado em iniciativas bem-sucedidas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul. A cor amarela, presente no semáforo como sinal de atenção, foi escolhida como símbolo da campanha para representar a necessidade de alerta sobre esse problema de saúde pública. 

O Maio Amarelo se diferencia por ser uma ação coordenada entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil, promovendo a criação de campanhas educativas, debates e ações práticas que envolvem desde mudanças legislativas até programas corporativos de segurança viária. A cada ano, um novo tema norteia as discussões, sempre com foco em reduzir mortes e lesões no trânsito por meio da mudança de comportamento. Em 2025, o tema da campanha é: “Desacelere, seu bem maior é a vida”. 

O Desafio Brasileiro e as Soluções Empresariais 

Para gestores de frotas e profissionais de segurança corporativa, os números alarmantes representam não apenas uma questão social, mas também um desafio operacional e financeiro. “Cada acidente envolvendo veículos corporativos gera custos diretos e indiretos que impactam a produtividade e os resultados”, explica Claudia Moraes, CEO da Younder. 

O PNATRANS tem como um de seus eixos centrais a capacitação de condutores profissionais. “O uso de tecnologias como inteligência artificial e análise de dados tem se mostrado essencial para identificar padrões de risco e antecipar comportamentos inseguros. Ao integrar essas ferramentas a metodologias educacionais, é possível promover mudanças consistentes na condução e fortalecer a segurança viária.”, reporta Claudia Moraes. 

A Meta 11.2 dos ODS, que prevê sistemas de transporte seguros e acessíveis, vem sendo incorporada por empresas líderes através de iniciativas que incluam diagnósticos periódicos de desempenho dos condutores, programas de educação continuada com simulações de situações reais e análise de dados inteligente para auxiliar na tomada de decisões. 

“Quando falamos em segurança viária, a tecnologia é aliada, mas a mudança cultural é fundamental”, comenta Wellington Gomes, Instrutor e Palestrante de Trânsito. O setor privado tem papel crucial no alcance das metas globais, com casos de sucesso demonstrando que a combinação de treinamento especializado, gestão de dados e acompanhamento contínuo produz resultados consistentes. 

O Maio Amarelo serve como catalisador para ações permanentes. Materiais educativos, diretrizes técnicas e diagnósticos preliminares estão disponíveis para organizações comprometidas com a segurança viária. “Mais do que cumprir metas, estamos construindo uma cultura organizacional que valoriza a vida”, finaliza Fernando Nogueira Abdo, Gerente de Marketing da Younder. 

 A convergência entre políticas públicas, iniciativas privadas e tecnologia surge como caminho para transformar as estatísticas atuais. 

Como parte das iniciativas do Maio Amarelo, organizações como a Younder têm desenvolvido materiais educativos voltados especialmente para condutores profissionais abordando técnicas comprovadas de direção segura, orientações especializadas sobre ultrapassagens adequadas, respeito aos limites de velocidade, controle de aceleração e frenagem, além da manutenção da distância segura entre veículos. 

Essas iniciativas seguem o espírito colaborativo do movimento, oferecendo acesso gratuito a conhecimentos técnicos essenciais. No caso da Younder, esses materiais são disponibilizados através de um cadastro simples, permitindo que as organizações os compartilhem internamente com seus colaboradores motoristas como parte de programas contínuos de segurança viária. 

Essa abordagem educativa complementa as ações do Maio Amarelo ao traduzir os princípios da campanha em orientações práticas para o dia a dia profissional. Quando motoristas têm acesso contínuo a informações técnicas baseadas em dados e metodologias validadas, tornam-se agentes ativos na construção de um trânsito mais seguro para todos.



Cashback vira estratégia para atrair e fidelizar clientes

Em um cenário de crescente digitalização e busca por economia, o cashback tem se destacado como uma ferramenta eficaz para atrair e fidelizar consumidores no varejo online brasileiro. Ao oferecer a devolução de parte do valor gasto em compras, essa estratégia não apenas incentiva novas aquisições, como também fortalece o relacionamento entre marcas e clientes.

De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), 33% dos consumidores apontam o cashback como a ação de fidelização que mais gera sensações positivas, superando cupons de desconto (31,5%) e programas de pontos (31,4%).

Além de melhorar a experiência de compra, o cashback também tem impacto direto no comportamento do consumidor. Estudo realizado pela empresa Izio&Co, com base no comportamento de 1,4 milhão de consumidores em 20 empresas de varejo, revelou que clientes que utilizam cashback apresentam uma média de gastos mensais 83,5% maior do que os demais, com aumento de 17,6% no ticket médio.

No Brasil, aproximadamente 6,4 milhões de empresas já oferecem programas de cashback, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Essa estratégia tem se mostrado eficaz não apenas para aumentar as vendas, mas também para fortalecer o relacionamento com o cliente.

Entre os exemplos do setor, está a Mixtou, plataforma de e-commerce, que implementou o programa de fidelidade Mixtou+. Por meio dele, clientes acumulam pontos ao realizar ações como compras no site, cadastro na plataforma, indicação de amigos e avaliação de produtos. Os pontos podem ser convertidos em cashback para uso em futuras compras, incentivando a recorrência e o engajamento dos consumidores.

“O cashback funciona como um estímulo inteligente à recompra, e os números da Mixtou+ refletem bem esse comportamento. Atualmente, já são 19.952 pessoas cadastradas no programa, que juntas acumularam mais de 1.928.401 pontos. Esse engajamento mostra como o consumidor está cada vez mais aberto a soluções que entregam valor real e recompensam a fidelidade”, explica Marcelo Amorati, CEO da Mixtou.

Com a crescente adoção do cashback por empresas de diversos setores, a tendência é que essa prática continue a se expandir, oferecendo vantagens tanto para os consumidores quanto para lojas que buscam estratégias eficazes de fidelização.



SMBC Americas contrata Greg Keeley como diretor de operações

A divisão das Américas da Sumitomo Mitsui Banking Corporation (SMBC) anunciou hoje a contratação de Greg Keeley como diretor de operações.

Com base em Nova York e respondendo ao CEO das Américas, Greg comandará as áreas de tecnologia, cibersegurança e operações do banco, além de liderar iniciativas transformadoras.

“A trajetória e a experiência de liderança de Greg serão fundamentais para que o SMBC continue inovando e ampliando suas operações nas Américas“, afirmou Hirofumi Otsuka, CEO da divisão das Américas do SMBC Group. “À medida que diversificamos nossos negócios para atender melhor uma base global de clientes, o papel do COO guiará a transformação da nossa infraestrutura e o modelo operacional orientado por dados”.

Greg chega ao SMBC vindo do TD Bank, onde passou seis anos em diversos cargos de liderança, incluindo vice-presidente executivo sênior de plataformas e tecnologia e diretor de informações. Antes disso, ele atuou por mais de 20 anos na American Express, sendo responsável por importantes iniciativas de tecnologia e liderança.

Sobre o SMBC Group

O SMBC Group é um grupo financeiro global de alto nível. Com sede em Tóquio e uma história de 400 anos, o SMBC Group oferece uma ampla gama de serviços financeiros, incluindo serviços bancários, leasing, corretagem, cartões de crédito e serviços financeiros para consumidores. O grupo possui mais de 150 escritórios e 120.000 funcionários em quase 40 países. A Sumitomo Mitsui Financial Group, Inc. (SMFG) é a holding do SMBC Group, um dos três maiores grupos bancários do Japão. As ações da SMFG são negociadas nas bolsas de Tóquio e Nagoya, além de ADRs na bolsa de Nova York (NYSE: SMFG).

Nas Américas, o SMBC Group está presente nos Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Chile, Colômbia e Peru. Com o respaldo da solidez financeira do SMBC Group e o valor de seus relacionamentos na Ásia, o Grupo oferece uma gama de serviços de banco comercial e de investimento para clientes corporativos, institucionais e governamentais. Ele conecta uma base de clientes diversificada aos mercados locais eàextensa rede global da organização. As empresas do Grupo com operações nas Américas incluem Sumitomo Mitsui Banking Corp. (SMBC), SMBC Americas Holdings, Inc., SMBC Nikko Securities America, Inc., SMBC Nikko Securities Canada, Ltd., SMBC Capital Markets, Inc., SMBC MANUBANK, JRI America, Inc., SMBC Leasing and Finance, Inc., Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro S.A. e Sumitomo Mitsui Finance and Leasing Co., Ltd. Para mais informações, acesse http://www.smbcgroup.com/.

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Fonte: BUSINESS WIRE



Arts SP – 3ª edição conecta arte urbana, tecnologia e música em projeções

Chegando a sua 3ª edição, o projeto Arts SP, realizado pelo Instituto Dançar e apresentado pelo Ministério da Cultura e SulAmérica, com apoio de Jack Daniel’s e Epson, transforma a empena do Edifício Anchieta, situado próximo ao cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, em frente à estação Paulista (Linha Amarela – 4) do Metrô, em uma tela de arte urbana. Sob a curadoria do VJ Spetto, a mostra gratuita de arte urbana e grafites digitais terá como tema obras inspiradas nos gêneros musicais Blues e Rock. Ainda nos dias 09 e 22 de maio, das 18h às 23h, a lateral do prédio ganha vida com projeções criadas por dez artistas brasileiros.

“Nesta terceira edição, o Arts SP se conecta ainda mais com a cidade e com o público. Ao unir artes visuais e música em um dos pontos mais emblemáticos de São Paulo, criamos uma experiência sensorial que transforma a paisagem urbana. As projeções, inspiradas no Blues e no Rock, celebram a força cultural das ruas paulistanas”, comenta Cristiane Plens, diretora-executiva do Instituto Dançar.

Reconhecido internacionalmente por seu trabalho com projeções em grande escala e ampla trajetória em projetos culturais e festivais ao redor do mundo, o curador do projeto, VJ Spetto reuniu um time diverso para esta edição. Retornam ao projeto Aline Fixxa (2021), Paulo Sayeg e Moluco (2022), e estreiam no projeto os artistas Hifa Cybe, Icone K, Leticia Pantoja, Luma Assis, SOW84, VJ Erms e VJ Grazzi, nomes com estilos distintos, unidos pela criação de obras originais.

Todo o processo de criação das obras, incluindo o desenvolvimento visual e as trilhas sonoras produzidas especialmente para cada arte, poderão ser acompanhados on-line, de 20 de maio a 29 de junho, no site e nas redes sociais do projeto. Os conteúdos incluem imagens aéreas registradas por drones, entrevistas com os artistas e bastidores do processo criativo. Para conferir: www.artssp.com.br.

Curador: VJ Spetto – @vjspetto

VJ Spetto é um dos pioneiros do vídeo mapping no Brasil, com mais de 25 anos de carreira. Fundador dos United VJs e do VJ University, atua em festivais, peças, óperas, exposições e eventos internacionais.

Foi responsável pelos visuais das cerimônias olímpicas no Rio de Janeiro, Cochabamba e Buenos Aires. Em 2019, dirigiu a projeção de 420 metros na CCTV Tower, em Pequim, na comemoração dos 70 anos da Revolução Comunista da China. No ano seguinte, criou o ACSEE Festival, primeiro festival internacional de video mapping da China, realizado na cidade milenar de Datong.

Em 2021, prestou homenagem a Chorão, do Charlie Brown Jr., em projeto da Sony Music. No ano seguinte, dirigiu o videocenário mapeado do filme A Fúria, de Ruy Guerra. Em 2023, assinou conteúdos imersivos da exposição Michelangelo, no MIS-SP, e realizou projeções em Elvas (Portugal) e no Santuário de Lourdes (França), em concerto de Andrea Bocelli. Em 2024, mapeou o complexo Palazzina di Caccia di Stupinigi, em Turim.

Spetto é curador do Arts SP desde a 1ª edição em 2021, cofundador do ACSEE Festival, curador do SSA Mapping Festival e residente da edição brasileira da festa Time Warp, com passagens por eventos como Rock in Rio e Primavera Sound.

Serviço: ARTS SP – 3ª EDIÇÃO

Projeções mapeadas gratuitas

Datas: 09 (sexta-feira) e 22 (quinta-feira) de maio de 2025

Horário das projeções: das 18h às 23h

Local: Edifício Anchieta, localizado na Avenida Paulista

Site: https://www.artssp.com.br/

Instagram: @artssp_oficial



Ergonomia impulsiona bem-estar e produtividade no trabalho

Com a ampliação do home office e o uso crescente de tecnologias no ambiente profissional, a atenção à ergonomia tornou-se um tema central nas discussões sobre saúde e produtividade no trabalho. Especialistas alertam que a ausência de uma estrutura ergonômica adequada em casa pode estar associada ao aumento de desconfortos físicos e à queda no desempenho profissional.

Com a consolidação do home office e do modelo híbrido no cenário pós pandemia, a atenção à ergonomia tornou-se essencial. A Norma Regulamentadora Nº 17 (NR-17), do Ministério do Trabalho, estabelece diretrizes para adaptar as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, com foco em conforto, segurança e eficiência.

Dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostram que, em 2022, a produtividade dos profissionais em home office no Brasil aumentou entre 21,6% e 30%, impulsionada principalmente pela adoção de práticas ergonômicas e melhorias na estrutura de trabalho.

Um artigo publicado pela Omnia, empresa especializada em consultoria de recursos humanos e sistemas de gestão, aponta que a ausência de mobiliário adequado, como cadeiras e mesas apropriadas, iluminação insuficiente e falta de pausas regulares contribuem significativamente para o aumento de casos de lesões por esforços repetitivos (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), com impactos diretos na saúde e na produtividade.

Nesse contexto, empresas têm buscado oferecer soluções que atendam às demandas ergonômicas dos profissionais. A Mixtou, por exemplo, é uma plataforma de e-commerce que disponibiliza uma linha de produtos que podem contribuir para ambientes de trabalho mais funcionais, como suportes de monitor com regulagem de altura, mesas ajustáveis e periféricos com design ergonômico.

“Acreditamos que investir em um ambiente de trabalho mais confortável pode impactar positivamente no dia a dia dos profissionais, especialmente aqueles que atuam de casa”, comenta César Soares, gerente de e-commerce da Mixtou.

Com isso, a implementação de soluções ergonômicas no ambiente de trabalho, seja em casa ou no escritório, se mostra uma estratégia eficaz para promover o bem-estar dos colaboradores e otimizar os resultados das empresas.



Podcast Inspira Quem Pod(e) estreia no domingo, 11 de maio

Estreia neste domingo, 11 de maio, às 19h, o Inspira Quem Pod(e), um novo podcast focado em contar histórias reais de pessoas que, de alguma maneira, inspiram os brasileiros. Disponível em vídeo no YouTube e em áudio no Spotify, o programa será apresentado pelo jornalista e cientista da comunicação Cristiano Caporici, que, ao longo de quase duas décadas, construiu sua carreira como consultor de marketing, conselheiro, palestrante e autor.

“Durante minha trajetória, tive o privilégio de conhecer, me relacionar e me aproximar de pessoas inspiradoras em suas áreas de atuação. Chegou a hora de dividir essas histórias com o público”, afirma o apresentador.

O Inspira Quem Pod(e) vai ao ar sempre aos domingos à noite, recuperando o hábito de reunir a família para acompanhar entrevistas. Mas, por estar disponível online, o público poderá assistir e ouvir quando e onde quiser, no seu tempo e no seu ritmo.

Com um formato intimista, o podcast receberá convidados dos mais diversos segmentos: políticos, artistas, empresários, jornalistas, atletas e representantes do terceiro setor. São pessoas reconhecidas pelo público, mas que agora revelam lados inéditos de suas jornadas — episódios de superação, escolhas difíceis, memórias afetivas, recomeços e aprendizados que marcaram suas vidas.

Mais do que entrevistas, o Inspira Quem Pod(e) é um convite à escuta ativa, com o objetivo de conhecer histórias reais de brasileiros e brasileiras que contribuem com a nossa sociedade.

Estreia:
Domingo, 11 de maio, às 19h
YouTube: @InspiraQuemPode
Spotify: Inspira Quem Pod(e)



Em dez anos, consórcio cresce mais que a poupança

Com uma história de quase 165 anos, a poupança nasceu no Brasil com a fundação da Caixa Econômica Federal por decisão do imperador Dom Pedro II. À época, o objetivo era oferecer opção de investimento seguro e acessível aos brasileiros, em especial atender as classes menos favorecidas.

Mesmo em se tratando do investimento mais antigo no país ainda em funcionamento, a poupança, por sua longevidade, é o legítimo exemplo de que poupar é uma atitude saudável.

“Ao longo dos anos”, justifica Luiz Antonio Barbagallo, economista da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), “poupa-se pensando em formar reservas para emergências, realizar objetivos de consumo, bem como investimento financeiro, além de visar aposentadoria com tranquilidade financeira e qualidade de vida”.

Ao analisar o comportamento da poupança como aplicação mais popular entre os brasileiros, “nos últimos dez anos, a tradicional Caderneta de Poupança tem apresentado, em valores reais, crescimento tímido na primeira metade da década, e em queda na segunda”, reforça o economista.

Entre as principais razões dessa retração estão o baixo rendimento, que muitas vezes fica abaixo da inflação e o endividamento das famílias. Como resultado, os poupadores têm lançado mão de seus saldos fazendo retiradas para cobrir as despesas do dia a dia e ajustar os déficits em seus orçamentos.

“Outras alternativas de investimentos mais atrativas têm sido também fatores motivadores para saques, resultando em redução de reservas”, sugere Barbagallo.

Em estudo desenvolvido pela assessoria econômica da ABAC com o propósito de avaliar o real momento dessa aplicação financeira, todos os saldos anuais do final de cada ano foram atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 2015 a 2024, deixando de lado os valores nominais para medir o poder de compra a preços de hoje.

Em paralelo, observando o mesmo critério de upgrade, foram feitos semelhantes procedimentos com os totais dos ativos administrados no Sistema de Consórcios, naquele período.

“Importante esclarecer que os ativos administrados do Sistema de Consórcios compõem-se da somatória de todos os recursos recolhidos pelos consorciados, acrescido dos valores a recolher até o final dos grupos”, particulariza Barbagallo. “Por decorrência, é possível vislumbrar a dimensão dos volumes que gradativamente serão injetados na economia. Afinal, o consórcio é um tipo de poupança programada com objetivos definidos, tanto para aquisição de bens como para contratação de serviços para consumo ou para investimento econômico”, completa.

Na década analisada, observou-se que as taxas reais de crescimento de cada produto financeiro apresentaram percentuais diferenciados. Enquanto nos cinco primeiros anos, de 2015 a 2019, o crescimento da caderneta de poupança atingiu variação de 2,1%, o avanço dos ativos administrados alcançou 5,3%. Nos cinco anos seguintes, de 2020 a 2024, a desigualdade aumentou. Ao mesmo tempo que a poupança registrava queda real de 6,0%, os ativos administrados pelos consórcios apontavam evolução de 22,5%.

Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, ponderou que “é possível constatar o expressivo progresso dos ativos administrados, principalmente na segunda metade da década, evidenciando os motivos da crescente demanda dos consumidores pelo mecanismo. Hoje, há mais de 11 milhões de participantes no Sistema de Consórcios”.

Em comparação gráfica, Barbagallo comenta que, “nos comportamentos dos saldos de cada produto a valores de 2024, visualiza-se claramente as diferenças. Na caderneta de poupança existem poucas oscilações, inclusive um viés negativo a partir de 2020, enquanto nos consórcios observa-se forte ascensão a partir deste mesmo ano”.

A comprovação do contínuo interesse pelo mecanismo é ratificada também pelo crescimento dos participantes ativos no mesmo período, visto que em janeiro de 2015 somavam 7,10 milhões e em dezembro de 2024 este número chegou a 11,21 milhões, ou seja, crescimento de 57,9%.

O consórcio, em linha com a essência da educação financeira, facilita o planejamento das finanças pessoais. “Da disciplina ao cumprimento do orçamento mensal, com equilíbrio entre renda e despesa, a modalidade possibilita ao consumidor conquistar seus objetivos”, sintetiza Rossi. “Sem falar das características e peculiaridades exclusivas do Sistema, entre os quais se destacam o poder de compra à vista, o crédito sempre atualizado, parcelas compatíveis com o bolso do consorciado, baixos custos e possibilidade de lances para acelerar a contemplação”, conclui.



EAACI Hong Kong Allergy School 2025: Um Marco na Educação Global sobre Alergias

ZURIQUE, 9 de maio de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica (EAACI), em parceria com o Instituto de Alergia de Hong Kong (HKIA), tem a alegria de anunciar a primeira edição da EAACI Hong Kong Allergy School. Este importante marco será realizado em Hong Kong – a Cidade Global da Ásia – um polo vibrante onde o Oriente encontra o Ocidente, a inovação se alia à tradição e mentes do mundo todo se conectam.

Com o tema “O Oriente Encontra o Ocidente”, a edição de 2025 da Allergy School marca um avanço decisivo na promoção da colaboração entre continentes nas áreas de alergia e imunologia clínica. Ao reunir os principais especialistas globais, este evento de referência tem como objetivo enriquecer a troca de conhecimentos, aprimorar as práticas clínicas e inspirar soluções inovadoras para o tratamento de alergias em todo o mundo.

Os participantes terão acesso a um programa científico abrangente e interdisciplinar, com a presença de renomados especialistas internacionais e a exploração de tópicos de ponta em todo o espectro das áreas de alergia e imunologia. Uma trilha especial em chinês será oferecida, promovendo a inclusão e facilitando o acesso para profissionais que falam a língua chinesa.

Os participantes também poderão apresentar suas pesquisas em sessões orais e de pôsteres, interagir com líderes da indústria e criar colaborações duradouras na comunidade global de alergias. Prêmios serão concedidos aos melhores resumos, selecionados pelo painel internacional de especialistas da EAACI.

Para comemorar este marco, a EAACI está oferecendo benefícios exclusivos:

  • Inscrição com desconto para os membros atuais da EAACI
  • Uma associação gratuita de 1 ano à EAACI para os delegados registrados que ainda não são membros

Convidamos você a enviar seus resumos e aproveitar a inscrição antecipada, já disponível. O prazo para envio de resumos é 31 de maio de 2025.

Enquanto nos reunimos para celebrar a inovação, a parceria e o progresso, também convidamos você a explorar a vibrante cidade de Hong Kong — com sua icônica linha do horizonte, culinária diversificada e rica herança cultural — o cenário perfeito para esse intercâmbio global.

Junte-se a nós na construção do futuro da ciência e dos cuidados com as alergias. Sua participação ajudará a criar uma rede interconectada de profissionais comprometidos com os melhores resultados para pacientes te todo o mundo.

Explore o programa, faça sua inscrição e planeje sua visita em:
https://eaaci.org/other_events/eaaci-hong-kong-allergy-school-2025/

Sobre a EAACI

A European Academy of Allergy and Clinical Immunology (EAACI) é a principal organização profissional dedicada à excelência em alergia e imunologia. Saiba mais em https://eaaci.org.

Contato: communications@eaaci.org

+41 44 205 55 33


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Kioxia recebe o Prêmio IEEE de Inovação Corporativa

A Kioxia Corporation, líder mundial em soluções de memória, anunciou hoje que recebeu o IEEE Corporate Innovation Award (Prêmio IEEE de Inovação Corporativa), concedido pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), a maior organização técnica profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para o benefício da humanidade. Esse prêmio reconhece a excelente contribuição da Kioxia no campo da engenharia elétrica e eletrônica por meio de sua tecnologia BiCS FLASH™, uma inovação de memória flash 3D de baixo custo e alta capacidade. A cerimônia de premiação foi realizada em 24 de abril em Tóquio.

O Prêmio IEEE de Inovação Corporativa é uma honraria reconhecida mundialmente concedida a organizações que desenvolveram tecnologias, produtos ou serviços inovadores que contribuíram substancialmente para o avanço da engenharia elétrica e eletrônica. Desde a sua criação em 1985, o prêmio tem sido concedido aos principais fabricantes de produtos eletrônicos e empresas de TI em todas as partes do mundo, e a Kioxia tem o orgulho de ser a sétima empresa japonesa a recebê-lo.

A Kioxia apresentou sua tecnologia de memória flash 3D ao mundo pela primeira vez em 2007. Essa inovação organiza as células de memória em uma estrutura tridimensional, permitindo maior capacidade de armazenamento por meio de empilhamento vertical e redução de custos graças a um processo de fabricação mais eficiente, com menos etapas. Atualmente, os produtos baseados nessa arquitetura 3D estão na linha de frente do mercado de memória flash e são amplamente utilizados em diversas aplicações, como smartphones, PCs e data centers – elementos essenciais da sociedade digital que transformam e enriquecem a vida das pessoas. Com a crescente demanda por memória impulsionada pela expansão da inteligência artificial, a Kioxia segue comprometida em acelerar a pesquisa e o desenvolvimento das tecnologias BiCS FLASH™ de próxima geração, com foco em alcançar maior desempenho, menor consumo de energia e capacidades ainda mais elevadas.

Guiada por nossa missão de “Elevar o mundo com ‘memória’”, a Kioxia busca liderar uma nova era de inovação, impulsionando a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico para apoiar a crescente adoção da inteligência artificial e a evolução da sociedade digital. Ao mesmo tempo, estamos fortalecendo ativamente a competitividade de nossos negócios de memória flash e SSD, consolidando nossa posição como referência no setor.

Para informações adicionais sobre o Prêmio IEEE de Inovação Corporativa 2025, visite https://corporate-awards.ieee.org/recipient/kioxia-corporation/

Saiba mais sobre a memória flash 3D BiCS FLASH™ em

https://www.kioxia.com/en-jp/rd/technology/bics-flash.html

Sobre a IEEE

O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo e uma entidade filantrópica dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Por meio de suas publicações amplamente citadas, conferências, padrões tecnológicos e atividades profissionais e educacionais, o IEEE é uma voz de confiança em uma ampla variedade de áreas, que vão de sistemas aeroespaciais, computadores e telecomunicaçõesàengenharia biomédica, energia elétrica e eletrônicos de consumo. Saiba mais em https://www.ieee.org.

Sobre a Kioxia

A Kioxia é uma líder mundial em soluções de memória, dedicada ao desenvolvimento, produção e venda de memória flash e unidades de estado sólido (SSDs). Em abril de 2017, sua predecessora Toshiba Memory foi desmembrada da Toshiba Corporation, a empresa que inventou a memória flash NAND em 1987. A Kioxia está comprometida em elevar o mundo com “memória”, oferecendo produtos, serviços e sistemas que criam opções para os clientes e valor baseado em memória para a sociedade. A inovadora tecnologia de memória flash 3D da Kioxia, BiCS FLASH™, está moldando o futuro do armazenamento em aplicações de alta densidade, incluindo smartphones avançados, PCs, sistemas automotivos, data centers e sistemas de IA generativa.

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Contato:
Kota Yamaji

Relações Públicas

Kioxia Corporation

+81-3-6478-2319

kioxia-hd-pr@kioxia.com

Fonte: BUSINESS WIRE



ATIS Group fecha aquisição da Lati Paraguay da Millicom, ampliando sua rede de torres no Cone Sul

O ATIS Group (“ATIS”), um dos principais provedores de infraestrutura digital da América Latina, anunciou hoje que firmou, em 26 de abril de 2025, um acordo definitivo com a Millicom (NASDAQ: TIGO) para adquirir a Lati Paraguay, subsidiária que possui aproximadamente 300 torres de comunicação sem fio no Paraguai.

Essa transação representa mais um marco na expansão estratégica da ATIS pelo Cone Sul, reforçando sua posição como a principal empresa independente de torres da região.

Como parte do acordo, a ATIS e a Tigo Paraguay também firmaram um contrato de leaseback de longo prazo, no qual a ATIS alugará a infraestrutura de torres para a Tigo Paraguay, a fim de continuar apoiando suas operações de rede móvel. O número final de torres incluídas no leaseback será determinado no momento do fechamento, previsto para ocorrer em breve.

“A ATIS busca desenvolver, possuir e operar ativos críticos de primeira linha, como torres de telecomunicações sem fio”, disse Juan Pablo Blanco, CEO do ATIS Group. “Essa aquisição, somada às anteriores da Telefónica Uruguay e da SBA na Argentina, reforça o compromisso da ATIS com a região do Cone Sul da América Latina. Este acordo importante com a Tigo está alinhadoànossa estratégia de parcerias de longo prazo com operadoras líderes em comunicações móveis na região”.

Desde a aquisição majoritária pela Towerco Investments LLC em 2022, a ATIS cresceu de 185 unidades na Argentina para mais de 1.000 unidades na Argentina, Uruguai e agora também no Paraguai. A aquisição da Lati Paraguay marca um novo capítulo na missão da ATIS de oferecer infraestrutura preparada para o futuro a fim de atenderàcrescente demanda por conectividade na região.

Assessores

Aldo J. Polak atuou como assessor financeiro da ATIS. Daniel Hartstein, da Szenberg & Okun PLLC, e o Estudio Gross Brown foram os assessores jurídicos da ATIS. A Millicom foi representada pela Winston & Strawn LLP e a BKM | Berkemeyer.

Sobre o ATIS Group

Fundado em 2016 na Argentina, o ATIS Group é a principal empresa independente de torres atuando no Cone Sul da América Latina. Com um portfólio crescente de ativos de infraestrutura digital e parcerias de longo prazo com operadoras líderes, a ATIS tem um papel fundamental na expansão da conectividade e na transformação digital da região.

Sobre a Millicom

A Millicom (NASDAQ: TIGO) é uma das principais provedoras de serviços de telecomunicações fixas e móveis na América Latina. Por meio das marcas TIGO® e Tigo Business®, a empresa oferece uma variedade de serviços e produtos digitais, como TIGO Money para serviços financeiros móveis, TIGO Sports pra entretenimento local, TIGO ONEtv para TV paga, dados de alta velocidade, voz e soluções corporativas como nuvem e segurança. Em 31 de março de 2025, incluindo sua joint venture em Honduras, a empresa empregava aproximadamente 14.000 funcionários e atendia mais de 46 milhões de clientes com serviços móveis e de fibra, com rede de fibra alcançando mais de 14 milhões de residências. Fundada em 1990, a Millicom International Cellular S.A. tem sede em Luxemburgo e escritórios executivos principais em Doral, na Flórida.

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Contato:
Félix Hasenclever

bizdev@atis-group.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Xsolla adquire a Ludo para promover o engajamento e a monetização dos jogadores

A Xsolla, líder global em comércio de videogames, tem o prazer de anunciar a aquisição da Ludo – uma plataforma inovadora que promove o engajamento da comunidade por meio de missões sociais sem necessidade de programação. Essa aquisição estratégica incorpora a tecnologia da Ludo ao portfólio da Xsolla, integrando suas ferramentas de missõesàWeb Shop da Xsolla e a outras soluções como o Xsolla Rewards. O objetivo é apoiar desenvolvedores em todo o mundo a aumentar o engajamento dos jogadores, melhorar a retenção e explorar novas oportunidades de monetização além do modelo tradicional das lojas de aplicativos. Como principal fornecedora de lojas virtuais no setor de videogames, com mais de 500 lojas lançadas, a Xsolla, agora com a Ludo, está pronta para elevar a experiência dos jogos mobile a um novo patamar.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250508667626/pt/

(Graphic: Xsolla)

(Graphic: Xsolla)

A integração da Ludo ao ecossistema da Xsolla concentra-se na incorporação do recurso Community Quests, oferecendo aos desenvolvedores uma solução simples e integrada para impulsionar o engajamento por meio de experiências sociais gamificadas. Essa união combina a expertise da Ludo em ativação de jogadores com a sólida infraestrutura de comércio da Xsolla, criando uma jornada contínua entre o jogo e compras via Web. Assim, a participação da comunidade deixa de ser apenas um elemento interativo e passa a se tornar um comportamento estratégico voltadoàgeração de receita.

O momento é significativo. A nova flexibilidade da plataforma permite que os desenvolvedores de aplicativos móveis nos Estados Unidos promovam e vinculem suas lojas virtuais diretamente em seus jogos, liberando um acesso mais contínuo a experiências de compra externas. Essa mudança significa que os desenvolvedores agora podem:

  • Conectar os jogadores diretamente dos jogos móveis às lojas virtuais
  • Oferecer acesso prioritário a métodos de pagamento alternativos em dispositivos móveis
  • Expandir o alcance por meio de preços localizados e distribuição regional
  • Permitir o acesso com um único toque a SKUs, pacotes ou promoções específicas
  • Personalizar ofertas baseadas na Web vinculadas a momentos do jogo e ao comportamento do jogador

Com esses recursos, combinados com as ferramentas de busca orientadas pela comunidade da Ludo, os desenvolvedores agora podem criar loops de engajamento de círculo completo que aumentam a monetização, impulsionam a fidelidade e aumentam a base de jogadores sem aumentar a sobrecarga de desenvolvimento.

“A entrada da Ludo para a família Xsolla reforça nosso compromisso em oferecer aos desenvolvedores de jogos mobile ferramentas acessíveis e inovadoras”, afirmou Chris Hewish, diretor de Estratégia da Xsolla. “Com a expansão do ecossistema Xsolla Rewards, estamos adicionando recursos de fidelidade e missões que transformam o engajamento dos jogadores em crescimento duradouro para os jogos e suas comunidades. A integração permite que os desenvolvedores criem missões dinâmicas que recompensam os jogadores por compras no jogo, participação social e ações de construção de comunidade, como entrar em um canal do Discord ou interagir em redes sociais. Isso abre novas possibilidades para reengajamento, fidelização e aumento da conversão – tudo isso sem exigir recursos adicionais de desenvolvimento ou sobrecarregar os desenvolvedores”.

“A lealdade dos jogadores é moldada no momento em que o jogo começa, ou até mesmo antes; um sistema dinâmico de missões reacende essa chama todos os dias, transformando um engajamento passageiro em uma comunidade sustentável e em constante crescimento”, disse Renee Russo, cofundadora e co-CEO da Ludo.

“Com a adição de missões comunitárias avançadas e recompensas no momento da finalização da compra, os desenvolvedores podem fortalecer suas comunidades, aumentar as taxas de conversão e proteger suas margens”, afirmou Annie Reardon, cofundadora e co-CEO da Ludo. “A Xsolla continua na vanguarda do comércio de jogos, e estamos entusiasmados com essa parceria – unindo experiências ricas fora do jogo com um crescimento constante impulsionado pelos próprios jogadores, promovendo aquisição de usuários e oportunidades adicionais de receita para jogos em todas as partes do mundo”.

Nos próximos meses, a Xsolla continuará lançando ferramentas e integrações baseadas nas capacidades da Ludo, simplificando a implementação e fornecendo aos desenvolvedores insights acionáveis e orientados por dados. O objetivo é oferecer a desenvolvedores de todos os tamanhos a capacidade de expandir seus jogos, aumentar o valor vitalício dos jogadores e construir comunidades vibrantes e engajadas.

Para informações adicionais ou para começar a integrar o Ludo, visite xsolla.pro/ludo

Sobre a Xsolla

A Xsolla é uma empresa líder global de comércio de videogames com um conjunto sólido e poderoso de ferramentas e serviços concebidos especificamente para o setor. Desde sua fundação em 2005, a Xsolla ajudou milhares de desenvolvedores e editores de jogos eletrônicos de todos os portes a financiar, comercializar, lançar e monetizar seus jogos mundialmente e em diversas plataformas. Como líder inovadora no comércio de jogos eletrônicos, a missão da Xsolla é solucionar as complexidades inerentesàdistribuição internacional, ao marketing eàmonetização para ajudar nossos parceiros a atingir mais áreas geográficas, gerar mais receita e criar relacionamentos com jogadores do mundo inteiro. A empresa tem sede e é incorporada em Los Angeles, Califórnia, com escritórios em Londres, Berlim, Seul, Pequim, Kuala Lumpur, Raleigh, Tóquio, Montreal e cidades em todo o mundo.

Para mais informações, visite: xsolla.com

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Contato:
Assessoria de Mídia

Derrick Stembridge

Vice-presidente de Relações Públicas Globais da Xsolla

d.stembridge@xsolla.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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