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Pesquisa destaca tendências de Educação Corporativa em 2025

Nos últimos anos, o cenário corporativo passou por transformações que estão exigindo abordagens mais ágeis e dinâmicas para capacitar talentos. De acordo com o estudo desenvolvido pela Nower by K21, especializada em consultoria empresarial e treinamentos corporativos, o consumo acelerado de conteúdo e o avanço da tecnologia, impulsionados pelo uso da Inteligência Artificial (IA), desafiam empresas a reinventar métodos de ensinar e aprender para acompanhar a velocidade das mudanças organizacionais.

Segundo o Relatório do Fórum Econômico Mundial – The Future of Jobs 2025, as habilidades aprendidas estão se tornando obsoletas em um prazo cada vez mais curto. Estima-se que, globalmente, 39% das habilidades atuais estarão defasadas até 2030.

Maira Flor, especialista em Design Thinking com IA e Trainer na Nower, aponta que “com a tecnologia impulsionando mudanças cada vez mais rápidas, os formatos de aprendizado mais curtos e dinâmicos, como o microlearning, se tornarão predominantes. No entanto, vejo essa transformação indo além de um simples modelo educacional — ela reflete uma mudança cultural profunda na maneira como lidamos com o conhecimento e nos adaptamos às novas realidades.”

A pesquisa de Tendências de Educação Corporativa aponta as principais tendências que devem direcionar o trabalho de profissionais de RH e Treinamento e Desenvolvimento (T&D) nos próximos anos, conduzindo para um futuro onde aprendizado contínuo, tecnologia e bem-estar serão pilares estratégicos. 

Dentre as tendências que devem impactar a educação corporativa nos próximos anos, o estudo aponta como as principais: 

  1. Microlearning e Nanolearning: aprendizado rápido e sob demanda
    Com a rotina cada vez mais acelerada, treinamentos longos perdem espaço para formatos curtos e altamente aplicáveis. O microlearning, com módulos de cinco a quinze minutos, e o nanolearning, com conteúdos de menos de cinco minutos, garantem aprendizado ágil e de fácil retenção. Esses modelos aumentam o engajamento e retenção de informações, além de proporcionarem maior flexibilidade de estudo.
  2. Inteligência Artificial personalizando a aprendizagem
    Plataformas baseadas em IA permitem adaptar o ensino ao perfil de cada colaborador, tornando o aprendizado mais eficiente e direcionado. Algumas startups como a Docebo e Pluralsight estão investindo nesse modelo. Uma das principais apostas é que dessa forma será possível medir mais precisamente o impacto de cada treinamento na gestão de desempenho dos colaboradores.
  3. Saúde mental e bem-estar como prioridade no aprendizado
    Com o aumento do estresse e do burnout, treinamentos voltados para habilidades socioemocionais estão ganhando espaço. Dentre os benefícios de investir no assunto estão a redução do stress e aumento de engajamento, além de impacto positivo na satisfação dos colaboradores e, consequentemente, maior retenção de talentos.
  4. Upskilling e Reskilling: desenvolvimento contínuo de habilidades
    O avanço tecnológico exige que as empresas invistam constantemente na qualificação de suas equipes. O upskilling (aprimoramento de habilidades) e o reskilling (requalificação para novas funções) são estratégias essenciais para manter a competitividade e adaptabilidade da organização. 

De acordo com Rafaela Fonseca, Sócia e Head de Estratégia de Portfólio da Nower, “a aplicação de Jornadas de Aprendizagem completas que mesclam microlearning, nanolearning e workshops de curta duração para assuntos como Liderança, Gestão de Pessoas e Gestão de Produtos é essencial para criar um ambiente de aprendizado contínuo”.

  1. Aprendizagem orientada à andragogia
    A educação corporativa do futuro se baseia nos princípios da andragogia, ciência de facilitar a aprendizagem de adultos, que prioriza a autonomia, a experiência prévia, relevância do conteúdo e motivação intrínseca. 

Raphael Montenegro, Sócio e Head de Consultoria da Nower, reforça que a “Andragogia é sobre respeitar o conhecimento prévio que o adulto traz, incorporar suas motivações e vivências, para, assim, potencializar o aprendizado colocando o aluno como protagonista e agente autônomo do processo de aprendizagem. Através desse modelo, a capacidade de evolução e impacto vão muito além da sala de aula. É entender que esse aluno já aprendeu, está aprendendo e continuará depois, por muito tempo, se priorizarmos um ensino focado em resolução de problemas, mais do que absorção de conteúdos.”

A pesquisa da Nower aponta que a transformação da educação corporativa já está acontecendo e profissionais de RH e T&D que adotam essas tendências fortalecem sua estratégia de desenvolvimento e garantem que suas lideranças e equipes estejam preparadas para os desafios do futuro. 

“O mais importante para os profissionais de Treinamento e Desenvolvimento em 2025 é dar acesso a diferentes formatos de treinamentos e conteúdos, que são capazes de atender a necessidade de prática e utilização rápida dos conhecimentos pelos colaboradores. Jornadas Híbridas, mesclando conteúdo presencial, ao vivo e gravado são uma ótima opção para isso.”, afirma Daniela Prevot, Consultora e trainer de Comunicação Assertiva e Empática para o Trabalho.

A pesquisa pode ser acessada em: Tendências de Educação Corporativa.



Amazon investe mais de US$ 4 bilhões para lançar região de infraestrutura no Chile

A Amazon (NASDAQ: AMZN) anunciou hoje que planeja lançar uma região de infraestrutura da Amazon Web Services (AWS) no Chile até o fim de 2026. A nova região da AWS América do Sul (Chile) irá proporcionar a desenvolvedores, startups, empreendedores e empresas, bem como a serviços financeiros, varejo, educação, governo e organizações sem fins lucrativos, mais opções para executar seus aplicativos e atender usuários finais a partir de centrais de dados localizadas no Chile. Como parte de seu compromisso a longo prazo, a Amazon planeja investir mais de US$ 4 bilhões no Chile para apoiar a construção, conexão, operação e manutenção de suas centrais de dados no país. Para mais informações sobre a AWS Global Infrastructure, acesse aws.amazon.com/about-aws/global-infrastructure.

“A região América do Sul (Chile) da AWS irá ajudar a atenderàcrescente demanda por serviços de nuvem na América Latina e no Chile, com infraestrutura de nuvem segura, confiável e eficiente”, afirmou Prasad Kalyanaraman, Vice-Presidente de Serviços de Infraestrutura da AWS. “Com a nova região da AWS, as organizações poderão desenvolver com tecnologias avançadas da AWS, como inteligência artificial e aprendizagem automática, a fim de ajudar a acelerar o crescimento, a produtividade e a inovação. Ao investir em talentos locais, oportunidades educacionais e treinamento em habilidades digitais, sentimos orgulho de contribuir para o crescimento econômico e a transformação digital do Chile nos próximos anos.”

“A expansão da infraestrutura da AWS no Chile é um exemplo claro do compromisso do país com tecnologia avançada e inovação, e do trabalho que realizamos para criar um ambiente onde as empresas de tecnologia possam prosperar, com o Plano Nacional de Centrais de Dados indoàfrente”, disse Aisén Etcheverry Escudero, Ministro da Ciência, Tecnologia, Conhecimento e Inovação do Chile. “Este investimento demonstra uma clara confiança em nosso país e um compromisso com o desenvolvimento tecnológico e a inovação em toda a região.”

  • A região da AWS América do Sul (Chile) irá consistir em três zonas de disponibilidade no lançamento, que se incorporam às 114 zonas de disponibilidade existentes em 36 regiões da AWS a nível mundial.
  • Com o anúncio de hoje, a AWS tem planos para mais 16 zonas de disponibilidade e mais cinco regiões da AWS no Chile, Nova Zelândia, Reino da Arábia Saudita, Taiwan e na Nuvem Soberana Europeia da AWS.
  • A região da AWS no Chile será arquitetada para ser soberana por design, assim como a nuvem AWS tem sido desde o primeiro dia.
  • A AWS oferece o portfólio mais amplo e profundo de serviços, incluindo análise, computação, banco de dados, IoT, IA generativa, aprendizagem automática, serviços de mobilidade, armazenamento e outras tecnologias de nuvem.
  • Para apoiar o crescimento da adoção de nuvem na América Latina, a Amazon continua investindo na capacitação de estudantes, desenvolvedores locais e profissionais técnicos, profissionais não técnicos e a próxima geração de líderes de TI no Chile mediante ofertas como AWS Academy, AWS Educate e AWS Skill Builder. Desde 2017, a Amazon treinou mais de dois milhões de pessoas na América Latina em habilidades de nuvem, incluindo mais de 100.000 pessoas no Chile.
  • Como parte de seu compromisso de contribuir para desenvolver habilidades digitais, a AWS irá contratar e treinar pessoal local adicional para operar e dar suporteànova região da AWS no Chile.
  • As organizações no Chile que escolhem a AWS para executar suas cargas de trabalho incluem AgroSuper, Universidad Andrés Bello, Banco de Chile, Banco Itaú, BancoEstado, BCI Mach, Cencosud, Coca-Cola Andina, Coopeuch, Copec, Data Observatory, Femsa Salud, LATAM Airlines, Salcobrand, Transbank e muito mais.
  • Os parceiros da AWS no Chile incluem Deloitte, Accenture, NTT, CloudHesive, SoftwareOne, Arkho e outros. Para a lista completa de parceiros da AWS, acesse aws.amazon.com/partners.
  • A Amazon está comprometida em se tornar um negócio mais sustentável e chegar a zero emissão líquida de carbono em todas as suas operações até 2040 como parte do The Climate Pledge. A Amazon foi cofundadora do The Climate Pledge e se tornou sua primeira signatária em 2019.
  • A região da AWS América do Sul (Chile) será em grande parte resfriada a ar, e a AWS estima que a água será utilizada nos sistemas de resfriamento apenas por cerca de 4% do ano. No lançamento, a quantidade média de água utilizada será inferior ao equivalenteàmédia de água utilizada ao ano em duas residências chilenas.

Investimento da Amazon no Chile

A próxima região da AWS América do Sul (Chile) é o mais recente investimento da Amazon no Chile para oferecer aos clientes tecnologias de nuvem avançadas e seguras.

  • Em 2019, a AWS lançou uma localização de ponta Amazon CloudFront no Chile. O Amazon CloudFront é uma rede de entrega de conteúdo altamente segura e programável que acelera a entrega de dados, vídeos, aplicativos e APIs aos usuários em todo o mundo com baixa latência e altas velocidades de transferência.
  • Em 2021, a AWS lançou uma localização de antenas AWS Ground Station em Punta Arenas. O AWS Ground Station é um serviço totalmente administrado que permite aos clientes controlar as comunicações via satélite, processar dados de satélite e cargas de trabalho espaciais com mais frequência, bem como expandir as operações de satélite a nível mundial.
  • Em 2021, a AWS lançou o AWS Outposts no Chile. O AWS Outposts é um serviço totalmente administrado que estende a infraestrutura da AWS às instalações do cliente. Ao conceder acesso localàinfraestrutura administrada pela AWS, o AWS Outposts permite que os clientes criem e executem aplicativos no local usando as mesmas interfaces de programação das regiões da AWS para uma experiência híbrida verdadeiramente consistente.
  • Em 2023, a AWS estabeleceu uma localização AWS Direct Connect no Chile, permitindo que os clientes estabeleçam conectividade privada entre a AWS e sua central de dados, escritório ou ambiente de co-localização.
  • Em 2023, a AWS expandiu sua infraestrutura no Chile com o lançamento de uma localização AWS Local Zones em Santiago. As zonas locais da AWS são um tipo de implantação de infraestrutura da AWS que coloca computação, armazenamento, banco de dados e outros serviços selecionados mais próximos de grandes populações, indústrias e centros de TI, permitindo que os clientes entreguem aplicativos que exigem latência de milissegundos de um dígito aos usuários finais.

Infraestrutura de nuvem segura, confiável e com baixo consumo de energia

As zonas de disponibilidade estão localizadas suficientemente distantes umas das outras para oferecer suporteàcontinuidade dos negócios dos clientes, mas próximas o suficiente para fornecer baixa latência para aplicativos de alta disponibilidade que utilizam múltiplas zonas de disponibilidade. Cada zona de disponibilidade possui energia, sistema de resfriamento e segurança física independentes, sendo conectada mediante redes redundantes de latência ultrabaixa. Os clientes da AWS com foco em alta disponibilidade podem configurar seus aplicativos para executar em múltiplas zonas de disponibilidade, a fim de alcançar uma tolerância a falhas ainda maior.

A AWS trabalha constantemente para aumentar a eficiência energética de suas centrais de dados, ao otimizar o design das centrais de dados, investir em chips específicos e inovar com novas tecnologias de resfriamento. Um relatório da Accenture, encarregado pela AWS, estima que a infraestrutura da AWS seja até 4,1 vezes mais eficiente do que a infraestrutura local e, quando as cargas de trabalho são otimizadas na AWS, a pegada de carbono associada pode ser reduzida em até 99%. Para mais informações sobre os esforços de sustentabilidade da AWS, acesse aws.amazon.com/about-aws/sustainability.

A região da AWS América do Sul (Chile) irá possibilitar que clientes com preferências ou requisitos de residência de dados armazenem seu conteúdo com segurança no Chile, atinjam latência ainda menor e atendamàdemanda por serviços de nuvem em toda a América Latina. Clientes, desde startups a grandes empresas, passando por organizações governamentais e sem fins lucrativos, poderão utilizar tecnologias avançadas do principal provedor de nuvem do mundo para impulsionar a inovação, reduzir custos e acelerar a transformação.

Sobre a Amazon Web Services

Desde 2006, a Amazon Web Services é a nuvem mais completa e amplamente adotada do mundo. A AWS expande continuamente seus serviços para oferecer suporte a praticamente qualquer carga de trabalho e agora conta com mais de 240 serviços abrangentes para computação, armazenamento, bancos de dados, redes, análises, aprendizagem automática e inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), desenvolvimento, implantação e gerenciamento de dispositivos móveis, segurança, ambientes híbridos, mídia e aplicativos em 114 zonas de disponibilidade em 36 regiões geográficas, com planos anunciados para mais 16 zonas de disponibilidade e mais cinco regiões da AWS no Chile, Nova Zelândia, Arábia Saudita, Taiwan e na Nuvem Soberana Europeia da AWS. Milhões de clientes, incluindo as startups de crescimento mais rápido, as maiores empresas e as principais agências governamentais, confiam na AWS para impulsionar sua infraestrutura, torná-la mais ágil e reduzir custos. Para saber mais sobre a AWS, acesse aws.amazon.com.

Sobre a Amazon

A Amazon é guiada por quatro princípios: obsessão pelo cliente em vez de foco no concorrente; paixão pela invenção; compromisso com a excelência operacional; e pensamento de longo prazo. A Amazon se esforça para ser a empresa mais centrada no cliente da Terra, a melhor empregadora da Terra e o lugar mais seguro para trabalhar. As avaliações de clientes, compras com 1 clique, recomendações personalizadas, Prime, Fulfillment by Amazon, AWS, Kindle Direct Publishing, Kindle, escolha de carreira, tablets Fire, Fire TV, Amazon Echo, Alexa, tecnologia Just Walk Out, Amazon Studios e The Climate Pledge são algumas das coisas pioneiras da Amazon. Para mais informações, acesse amazon.com/about e siga @AmazonNews.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Amazon.com, Inc.

Linha direta de mídia

Amazon-pr@amazon.com

www.amazon.com/pr

Fonte: BUSINESS WIRE



Setor de mármores e granitos aposta na sustentabilidade

O setor de rochas ornamentais no Brasil mantém expectativas positivas para 2024, mesmo diante das incertezas no cenário global. Segundo reportagem publicada pelo Diário do Comércio, com base em dados da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas), as exportações brasileiras de rochas ornamentais movimentaram US$ 720,8 milhões entre janeiro e julho de 2024, um aumento de 8,5% em valor e 16,2% em volume em relação ao mesmo período de 2023.

O desempenho consolida o segmento como o quinto bem mineral mais exportado pelo país em valor, atrás apenas do minério de ferro, ouro, cobre e nióbio. Os Estados Unidos lideram em faturamento, ao adquirirem produtos beneficiados com maior valor agregado, enquanto a China é o principal destino em volume, especialmente para matéria-prima.

A valorização externa tem intensificado a discussão sobre a sustentabilidade da cadeia produtiva. Segundo estudo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), entre 25% e 30% do volume dos blocos extraídos se transforma em resíduos durante o corte, o polimento e o acabamento das rochas. Quando descartados de maneira inadequada, esses resíduos podem causar assoreamento de rios, contaminação do solo e outros danos ambientais.

Nesse contexto, cresce o interesse por soluções que favoreçam o reaproveitamento de materiais e o fortalecimento da economia circular. Resíduos de mármore e granito já vêm sendo aplicados em segmentos como cerâmica, cosméticos e construção civil, reduzindo o desperdício e ampliando a vida útil dos materiais extraídos.

No ambiente empresarial, iniciativas privadas também têm sido fundamentais para impulsionar essa transformação. É o caso de Marcos Winicios Martinatto, especialista em mármores e granitos e proprietário da Martinatto Marmoraria, que defende a sustentabilidade como parte indissociável da atuação no mercado.

“Trabalhar com mármore e granito exige consciência. Não basta entregar beleza e funcionalidade; é preciso pensar no que fazemos com os resíduos que geramos. Buscamos sempre aproveitar ao máximo a matéria-prima e destinar adequadamente os restos de corte e polimento”, explica.

Além da preocupação com o descarte consciente, Martinatto aposta em processos que valorizam o uso inteligente dos materiais. A produção de pias esculpidas — feita de maneira artesanal — utiliza blocos e sobras menores de rochas, o que reduz o desperdício e permite que materiais nobres sejam aproveitados em sua totalidade.

Outra característica do trabalho do especialista é a aplicação de mármore em clínicas odontológicas, clínicas estéticas, estúdios e outros espaços comerciais. Ele adapta o projeto arquitetônico para escolher o tipo de rocha mais adequado às exigências de cada ambiente, aliando durabilidade, segurança e estética.

“Ao trabalhar com espaços comerciais, entendemos que cada detalhe importa: a escolha da rocha influencia não apenas no design, mas também na funcionalidade e na manutenção do ambiente a longo prazo”, afirma.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas), a preocupação com a sustentabilidade é um dos fatores que têm impulsionado a modernização do setor nos últimos anos. Empresas que investem em reaproveitamento de resíduos, uso racional de água e eficiência energética tendem a se destacar em um mercado cada vez mais exigente quanto à responsabilidade socioambiental.

Ao combinar técnicas artesanais de alto nível, gestão eficiente de resíduos e atendimento especializado, Marcos Winicios Martinatto defende que é possível unir tradição e inovação, respeitando o meio ambiente e contribuindo para a evolução sustentável da indústria de mármores e granitos no Brasil.

 



Diners Club Doa US$ 750.000 à World Central Kitchen

Hoje, a Diners Club International® anunciou uma doação de US$ 750.000àWorld Central Kitchen para ajudar as comunidades afetadas por desastres naturais e crises humanitárias no mundo inteiro. Para cada compra feita com um cartão Diners Club em qualquer parte do mundo em 7 de maio de 2025, a empresa forneceu uma refeição, até um total de US$ 750.000. Os membros da Diners Club de todas as partes do mundo atingiram o máximo de doações, indicando um dia de doações bem-sucedido.

A doação de US$ 750.000 da Diners Club para a World Central Kitchen fornecerá cerca de 150.000 refeições para as comunidades afetadas em qualquer parte do mundo. Essa contribuição faz parte das comemorações de seu 75º aniversário, iniciadas em fevereiro. Por meio dessa colaboração, os membros do Club terão um papel direto no fornecimento de refeições reconfortantes para sobreviventes de desastres naturais e causas humanitárias.

“O Diners Club tem o orgulho de colaborar com a World Central Kitchen como parte da celebração do nosso 75º aniversário”, disse Ricardo Leite, vice-presidente sênior e chefe de Mercados Internacionais da Discover e presidente do Diners Club International. “Uma refeição deu início ao nosso setor há 75 anos e, hoje, estamos homenageando nossas origens ao apoiar a missão da World Central Kitchen de proporcionar conforto e esperança por meio da comida em tempos de crise”.

Como parte do programa Together for Change do Diners Club, essa iniciativa global permite que emissores e associados do Diners Club apoiem as causas que mais importam em suas comunidades. Há mais de 20 anos, o Diners Club apoia diversas causas, com foco em sustentabilidade, saúde, educação e ajuda humanitária em desastres.

“Contribuições como esta, com o Diners Club, são fundamentais para nossa missão de fornecer refeições às pessoas impactadas por desastres naturais e crises humanitárias”, disse José Andrés, fundador da World Central Kitchen. “A doação do Diners Club International apoiará os esforços em campo da World Central Kitchen para alimentar pessoas afetadas por desastres naturais no mundo inteiro, incluindo incêndios florestais, tornados e furacões. Trata-se de mais do que apenas alimentar – é sobre atender a uma necessidade humana básica e levar esperançaàmesa”.

Sobre a Diners Club International Ltd.

Fundada em 1950, a Diners Club International® tornou-se o primeiro cartão de crédito de uso múltiplo do mundo, iniciando uma revolução financeira na forma como consumidores e empresas pagam por produtos e serviços. Hoje, a Diners Club® é uma marca globalmente reconhecida, atendendo às necessidades de pagamento de consumidores selecionados e de alto padrão, oferecendo acesso a mais de 1.700 salas VIP em aeroportos e experiências ao redor do mundo1, além de disponibilizar uma variedade de soluções de gestão de despesas para corporações e pequenos empresários. Com aceitação em mais de 200 países e territórios2, a Diners Club International está exclusivamente qualificada para atender seus membros globalmente.

Sobre a World Central Kitchen

Fundada em 2010 pelo chef José Andrés, a World Central Kitchen (WCK) é uma organização sem fins lucrativos que atua na linha de frente, fornecendo refeições frescas em resposta a crises. Com um modelo ágil de atuação, que aproveita recursos locais e se adapta em tempo real, a WCK já serviu mais de 450 milhões de refeições nutritivas no mundo inteiro.

Diante de desastres, a Equipe de Resposta da WCK age com urgência, começando imediatamente a cozinhar e distribuir refeições para as pessoas afetadas. Em colaboração com organizações locais e por meio de uma rede de restaurantes, food trucks e cozinhas de emergência, a WCK oferece refeições reconfortantes de forma rápida e eficiente. Para fortalecer as economias locais, a organização dá prioridadeàcompra de ingredientes da região, usados tanto no preparo das refeições quanto na distribuição direta às famílias que mais precisam.

1 Com base em informações fornecidas por prestadores de serviços terceirizados e Participantes da Rede.

2 Com base em dados de transações coletados de 2020 a 2024.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Katie Gaynor

katiegaynor@discover.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Hill’s reforça importância das fibras na saúde intestinal e bem-estar de pets

As fibras alimentares desempenham um papel crucial na saúde gastrointestinal de cães e gatos, influenciando não só a digestão, mas também o comportamento e o bem-estar geral dos pets. A Hill’s Pet Nutrition, referência global em nutrição animal, reforça a importância dessas fibras e incorpora fórmulas especializadas para atender necessidades específicas dos pets, como controle de peso, saúde digestiva e fortalecimento do sistema imunológico.​

As fibras se dividem em solúveis e insolúveis, cada tipo desempenhando funções essenciais e complementares. Fibras solúveis, como pectina, goma guar e psyllium, formam soluções viscosas no intestino, regulam o trânsito gastrointestinal e o apetite, além de serem fermentadas por bactérias benéficas que produzem ácidos graxos essenciais à saúde intestinal. Já as fibras insolúveis, como celulose e fibra de cana-de-açúcar, aumentam a massa fecal e aceleram o trânsito intestinal, auxiliando também no controle de peso pela redução da absorção energética.​

“​As fibras são componentes estratégicos em nossas fórmulas. Elas promovem benefícios concretos, como regularidade intestinal, controle eficaz do peso e melhora significativa no equilíbrio geral do organismo”​, destaca Flavio Lopes, veterinário e mestre em nutrição pet da Hill’s Pet Nutrition.​

Para potencializar esses benefícios, a Hill’s desenvolveu a exclusiva tecnologia ActivBiome+, uma mistura eficaz de prebióticos que nutre as bactérias benéficas intestinais. Essa inovação contribui para fezes mais saudáveis e regulares, com resultados perceptíveis em até 24 horas. Um exemplo desse avanço é o Hill’s Prescription Diet Gastrointestinal Biome, desenvolvido especialmente para gatos.​

Segundo um estudo científico publicado no Journal of Animal Science, fibras fermentáveis e prebióticos demonstram eficácia significativa no suporte à saúde intestinal dos pets, promovendo o equilíbrio da microbiota, produção de ácidos graxos de cadeia curta e melhoria geral da saúde digestiva.

A Hill’s Pet Nutrition, referência global em nutrição de cães e gatos, reconhece a importância das fibras na alimentação e desenvolve produtos formulados para atender às necessidades específicas de cada pet. A inclusão adequada de fibras na dieta contribui para a saúde digestiva, controle de peso e bem-estar geral dos animais.

Sobre a Hill’s Pet Nutrition

Desde 1948, a Hill’s Pet Nutrition tem como missão melhorar e prolongar a relação especial entre pessoas e seus animais de estimação, oferecendo nutrição de qualidade e soluções para saúde animal. Parte do grupo Colgate-Palmolive desde 1976, a empresa atua em mais de 86 países e investe continuamente em pesquisas, com um centro especializado em nutrição animal localizado em Topeka, Kansas.

Informações para imprensa:

Polvora Comunicação

  • Wagner Hiroi | wagner@polvoracomunicacao.com.br | (11) 9 98878-2556
  • Sibelia Di Bella | sibelia@polvoracomunicacao.com.br | (11) 9 4528-0502

Para entrevistas, materiais de apoio ou informações adicionais, basta entrar em contato com a equipe de imprensa.

¹ Fonte: https://academic.oup.com/jas/article/85/11/3033/4779189



Tecnologia corrige vista cansada e elimina uso de óculos

A presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada”, atinge a maioria da população após os 40 anos. Mas o que antes era solucionado apenas com o uso dos óculos, agora conta com tratamentos tecnológicos que prometem o rejuvenescimento visual, eliminando a necessidade de correção óptica (óculos) para diversas atividades.

Segundo o médico Leonardo Tibúrcio, oftalmologista e cirurgião da NEO Oftalmologia Vila da Serra, “a perda da elasticidade do cristalino após os 40 anos, responsável por desfocar os objetos próximos, pode ser combatida com novas técnicas e tecnologias”.

Os avanços da oftalmologia oferecem diversas soluções para a presbiopia, incluindo tratamentos a laser e o implante de lentes intraoculares polifocais. “Essas lentes são sofisticadas e oferecem uma correção precisa para as diferentes distâncias, eliminando a necessidade de óculos para perto, longe e até mesmo para a visão intermediária”, explica o oftalmologista. Entre as opções mais recentes, está o Presbyond, um tratamento feito a laser, menos invasivo, para correção da vista cansada. São corrigidos também a miopia, hipermetropia e o astigmatismo, eventualmente associados.

Para Leonardo Tibúrcio, “a dependência dos óculos representa uma limitação significativa para muitas pessoas, interferindo nas atividades cotidianas e na prática de esportes. A possibilidade de recuperar a visão nítida em todas as distâncias sem a necessidade dos óculos representa um grande impacto na qualidade de vida, proporcionando maior conforto, segurança e independência”.

NEO Oftalmologia Vila da Serra

A NEO Oftalmologia oferece avaliações com o objetivo de determinar o melhor tratamento individualizado para cada paciente. “A escolha da técnica mais adequada depende de uma análise detalhada das necessidades e características clínicas de cada pessoa”, afirma o especialista. “O rejuvenescimento visual é uma realidade para quem busca mais liberdade e qualidade de vida após os 40 anos”, finaliza o especialista no tratamento da ‘vista cansada’.



ANS amplia cobertura de mamografia obrigatória

Recentemente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou a ampliação da cobertura obrigatória de mamografias para mulheres a partir dos 40 anos, mesmo sem sintomas ou histórico familiar. A decisão representa um avanço nas políticas de prevenção ao câncer de mama no Brasil e modifica as diretrizes anteriores, que restringiam o exame às mulheres entre 50 e 69 anos.

A mudança exige que operadoras de planos de saúde reforcem suas redes credenciadas e aprimorem a comunicação com as beneficiárias. A medida também representa uma mudança de paradigma para o setor, ao priorizar o cuidado preventivo. Para analisar os impactos da nova diretriz, o CEO do Plano Brasil Saúde, Paulo Bittencourt, comenta os efeitos para o sistema, para os custos e, principalmente, para a saúde das brasileiras.

Por que essa atualização da ANS é considerada tão importante?

Essa diretriz representa uma conquista significativa. Até agora, o direito à mamografia preventiva era restrito a mulheres entre 50 e 69 anos, o que ignorava uma parcela importante da população que já vinha sendo diagnosticada em estágios avançados da doença. Ampliar o rastreamento é salvar vidas.

O câncer de mama ainda é um desafio importante no país?

Sem dúvida. É o tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil. E sabemos que a detecção precoce é um dos principais fatores para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade. Essa medida atende a uma demanda antiga de especialistas e da sociedade civil.

Qual o significado dessa mudança para a saúde suplementar como um todo?

É um sinal de amadurecimento. A saúde suplementar começa a olhar com mais atenção para o cuidado preventivo, não apenas para o tratamento curativo. Isso é essencial para a sustentabilidade do setor.

Existem desafios práticos para a implementação dessa diretriz?

Sim. As operadoras precisarão reforçar suas redes credenciadas, ampliar a capacidade de atendimento e informar com clareza suas beneficiárias. Uma medida técnica eficaz só tem efeito se chegar à prática da vida real.

E do ponto de vista da gestão, o rastreamento precoce representa um aumento de custos?

Na verdade, não. Diagnosticar precocemente é, em geral, muito mais econômico do que tratar a doença em estágio avançado. Além disso, melhora a qualidade de vida das pacientes e reduz o impacto social do adoecimento.

Como o Plano Brasil Saúde está se posicionando diante dessa atualização?

Vemos essa mudança como positiva e necessária. Nosso compromisso é com o acesso e a qualidade do cuidado. Oferecer exames de rastreamento a mais mulheres é um ato de responsabilidade clínica e humana.

Que expectativa o senhor tem para o futuro das políticas de prevenção no Brasil?

É animador ver a regulação caminhar para um modelo mais inteligente e atento à prevenção. Esperamos que essa seja apenas a primeira de muitas atualizações que coloquem a saúde da mulher e a prevenção no centro das atenções.



Remo do Corinthians vence Sul-Americano no Uruguai

A equipe de Remo Master do Sport Club Corinthians Paulista conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o título do Campeonato Sul-Americano de Remo Master. O clube somou 125 de ouro, 43 de prata e 27 de bronze — um resultado significativo para o esporte.

A competição reuniu remadores de cinco países — Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai — e contou com mais de 500 atletas distribuídos em 54 clubes. A equipe corinthiana, composta por atletas próprios e convidados, competiu com diferentes tipos de barcos ao longo dos quatro dias de provas, demonstrando regularidade técnica em diversas categorias.

Para Dorival Solera Torres, representante do remo na diretoria de esportes aquáticos do Sport Club Corinthians Paulista, o resultado é fruto de planejamento. “Essa vitória confirma que o trabalho sério e a rotina intensa de treinos fazem a diferença. O título no Chile, no ano passado, foi histórico. E agora, no Uruguai, conseguimos repetir o feito com uma performance ainda mais consistente”, afirmou.

Giovanni M. Cardoso, remador Master do Corinthians e cofundador da Mondial e do Grupo que opera a marca AIWA Brasil, reforçou a importância da gestão estratégica aplicada ao esporte. “Para esse campeonato, atualizamos nosso plano de ação com metas claras, cronogramas e responsabilidades bem definidas. Essa disciplina organizacional, típica do ambiente empresarial, foi essencial para alcançarmos mais uma vez nosso objetivo”, comentou.

Presente no Corinthians desde 1926, o remo segue sendo um dos pilares esportivos do clube.



Auditoria contábil ajuda a garantir integridade financeira

Utilizada para verificar os registros contábeis e as demonstrações financeiras de uma empresa, a auditoria contábil desempenha um papel estratégico para companhias que buscam transparência, controle e credibilidade no mercado. Mais do que um procedimento técnico, esse processo permite a verificação da precisão das demonstrações contábeis, prevenindo fraudes e fortalecendo os mecanismos de gestão.

Seu impacto pode ir além da conformidade com normas regulatórias, já que as empresas que adotam esta prática têm maior segurança na tomada de decisões e ainda ampliam a confiança de investidores e credores, como explica Myke Oliveira Gomes, advogado e diretor jurídico da Rocha Gomes Auditoria Tributária.

“A auditoria é um instrumento essencial para a tomada de decisões mais informadas e estratégicas, tanto para gestores quanto para investidores. Ela garante a confiabilidade das informações, identifica riscos, melhora a eficiência e aumenta a transparência”, afirma.

Segundo o advogado, a auditoria também tem um papel fundamental na prevenção de irregularidades. “Ao examinar registros contábeis e avaliar a conformidade com normas financeiras e regulatórias, o processo é capaz de identificar riscos, pontos frágeis nos controles internos e possíveis desvios que podem comprometer a saúde da empresa. Isso permite que os gestores tenham acesso a informações confiáveis, facilitando o planejamento estratégico e a avaliação de investimentos”, explica.

Auditoria interna, externa e revisão contábil: entenda as diferenças

O processo de auditoria pode ser realizado de forma interna ou externamente por meio de empresas especializadas. Gomes destaca que, ao ser conduzida internamente, a auditoria tem como objetivo a melhoria dos procedimentos e controles da empresa. “Já a externa é conduzida por auditores independentes, que avaliam a conformidade dos balanços contábeis com as normas vigentes”.

“Por outro lado, a revisão contábil é um procedimento mais específico e de menor alcance, voltado apenas à identificação de erros e inconsistências nas demonstrações financeiras”, acrescenta. Esse processo pode ser utilizado como apoio para corrigir distorções antes da publicação oficial dos números.

Para o especialista, a auditoria é uma ferramenta essencial para aprimorar a eficiência e a segurança dos controles internos da empresa. “Este processo ajuda a identificar pontos de melhoria ao analisar se os controles estão efetivamente funcionando, se as regras estão sendo seguidas e se há falhas ou desvios nos processos”, explica.

Tecnologia impulsiona a auditoria contábil

Nos últimos anos, o avanço da tecnologia tem transformado diversos segmentos do mercado. E no setor de auditoria contábil não tem sido diferente. De acordo com o advogado, softwares especializados estão sendo usados para automatizar tarefas repetitivas e ampliam a capacidade de análise de grandes volumes de dados.

Ferramentas de inteligência artificial (IA), por exemplo, têm permitido auditorias mais precisas e proativas, otimizando a detecção de riscos e irregularidades. “A tecnologia está tornando a auditoria mais eficiente, permitindo uma análise mais detalhada e melhorando a capacidade de detecção de falhas e fraudes”, destaca Gomes.

No entanto, para que os resultados sejam bem aproveitados, o especialista ressalta que é fundamental a integração entre auditoria, contabilidade e setor financeiro para gerar relatórios mais claros e precisos. “Os dados devem ser compartilhados de forma transparente, garantindo que gestores os utilizem de forma mais informada durante a tomada de decisões”, conclui.

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Lavanderia investe em acessibilidade para público 50+

A  #1 Lavanderia tem registrado um aumento significativo no número de clientes com mais de 50 anos em suas unidades de autoatendimento. Segundo dados internos da rede de lavanderias de autosserviço, esse público busca cada vez mais praticidade, agilidade e autonomia nos serviços de lavanderia, especialmente em regiões urbanas.

De acordo com Raphael Marques, CEO da #1 Lavanderia, o principal motivo para essa adesão é a conveniência: “Muitos desses clientes valorizam a possibilidade de lavar e secar roupas em menos de uma hora, sem depender de terceiros ou da estrutura doméstica”. Recentemente, a #1 Lavanderia atingiu a marca de 210 unidades em 22 estados brasileiros. 

Investimentos em acessibilidade e usabilidade

Para atender melhor ao público formado por pessoas com mais de 50 anos de idade, a rede #1 Lavanderia implementou novas funcionalidades em infraestrutura e automação: 

  • Máquinas posicionadas em alturas adequadas;
  • Assentos de espera e rampas de acesso;
  • Sinalização com melhor visibilidade;
  • Interfaces simplificadas nas máquinas de autoatendimento, com ícones grandes e linguagem direta.

“Ampliamos o tamanho das fontes, aumentamos o contraste das cores e padronizamos o uso de linguagem simples, sem jargões técnicos. Nosso objetivo é que qualquer pessoa, independentemente da idade, se sinta confiante ao utilizar nossos serviços”, afirma Marques.

De acordo com o CEO, as mudanças já geram resultados. “Observamos um aumento na frequência de uso por parte desse público e também uma maior fidelização. Os clientes tendem a valorizar quando se sentem bem atendidos, retornam com frequência e indicam para outras pessoas”, destaca. 

Expansão do mercado de lavanderias de autosserviço

Ainda de acordo com o especialista, o mercado brasileiro de lavanderias de autoatendimento está em expansão, impulsionado por mudanças no estilo de vida, redução de espaços residenciais e busca por praticidade. “Acreditamos que investir em acessibilidade e inovação é essencial para acompanhar essa tendência e nos tornarmos uma das referências no setor”, afirma Marques.

A nível global, o mercado de serviços de lavanderia atingiu US$ 104,2 bilhões em 2021 (R$ 609,06 bilhões), apresentando uma Taxa Composta de Crescimento Anual (CAGR) de 2,1% desde 2016, segundo indicativos do relatório da Research and Markets. Segundo a estimativa, o segmento pode atingir U$145,8 bilhões (R$ 849,48 bilhões) em 2031. 

“Com as iniciativas implementadas para os clientes com mais de cinquenta anos de idade, a #1 Lavanderia busca reforçar o compromisso em atender um público diversificado, com objetivo de garantir facilidade, conforto e eficiência em seus serviços”, conclui Marques.



Estudo: artroscopia all-inside é eficaz em tratar tornozelo

O estudo internacional intitulado “Resultados clínicos da reconstrução artroscópica totalmente interna dos ligamentos laterais do tornozelo para instabilidade lateral crônica: uma série prospectiva com resultados mínimos de 12 meses”, publicado na revista científica Foot and Ankle Surgery, concluiu que a técnica é uma opção de tratamento segura e eficaz para a condição.

A pesquisa foi realizada com 36 pacientes com instabilidade lateral crônica do tornozelo – que não responderam a pelo menos seis meses de tratamento com fisioterapia – em três hospitais do Reino Unido, entre novembro de 2020 e novembro de 2022. Para observar os resultados, os pacientes foram acompanhados por pelo menos um ano após a cirurgia.

Dr. Gabriel Ferraz Ferreira, médico ortopedista especialista em cirurgia minimamente invasiva do pé e tornozelo e coautor do estudo, afirma que a análise apresenta resultados relevantes para a prática ortopédica moderna. 

“O estudo demonstrou que a reconstrução ligamentar do tornozelo pode ser feita a partir de técnica minimamente invasiva, com rápido retorno às funções diárias, melhora dos sintomas de dor e função”.

Segundo o médico, a técnica “all-inside” (ou totalmente interna, em português) tem ganhado espaço por apresentar menor taxa de complicações e recuperação mais rápida em comparação com a cirurgia aberta tradicional. “É uma técnica minimamente invasiva com resultados excelentes, rápido retorno às atividades do dia a dia e baixo índice de complicações. Dos 36 pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico, apenas dois tiveram uma perda de sensibilidade transitória do nervo da região dorsal do pé, que foi resolvida com o tempo”.

Métodos cirúrgicos e protocolos clínicos aplicados

A artroscopia “all-inside”, técnica cirúrgica empregada no estudo para a reconstrução ligamentar do tornozelo, é um procedimento minimamente invasivo. A cirurgia é feita através de pequenas incisões na pele para a introdução de um artroscópio (instrumento semelhante a um tubo fino com uma câmera de vídeo e uma fonte de luz), que permite aos cirurgiões identificar com precisão os ligamentos comprometidos.

De acordo com o relatório, a reconstrução utilizou o próprio ligamento rompido e reinserido no local original do tornozelo. A reconstrução anatômica dos ligamentos lesionados buscou restaurar a estabilidade da articulação do tornozelo e promover a recuperação da função e a melhora da qualidade de vida dos pacientes afetados pela instabilidade crônica.

“A principal vantagem da técnica artroscópica ‘all-inside’ reside na sua natureza minimamente invasiva, que se traduz em potenciais benefícios para o paciente. Em comparação com a cirurgia aberta tradicional, o procedimento geralmente acarreta menor trauma tecidual, resultando em redução da dor pós-operatória, menor edema e um processo de reabilitação potencialmente mais célere”, ressalta o cirurgião.

O pesquisador explica que, no pós-operatório, os pacientes permanecem com imobilização ortopédica temporária. “A carga é permitida a partir da segunda semana conforme tolerado e a fisioterapia inicia entre a terceira e quarta semana”, acrescenta.

Segundo o ortopedista, entre a quarta e a sexta semana, os pacientes migram para o uso da órtese apenas durante as atividades e o início do treino esportivo específico acontece por volta da 12ª semana. 

Para mais informações, basta acessar: https://entorsedetornozelo.com.br



Turismo cresce com o sucesso do Carnaval do Recife

Conhecido como uma das maiores festas de rua do Brasil e do mundo, o Carnaval do Recife atraiu 3,5 milhões de foliões neste ano ao longo dos seis dias oficiais de festa, conforme noticiado no site da Prefeitura de Recife

Foram mais de três mil apresentações culturais, sendo 98% compostas por atrações da cultura popular. A comemoração impactou a economia, com R$ 2,7 bilhões circulando na cidade, uma taxa de ocupação hoteleira de 97% e a geração de 58 mil empregos temporários no período.

Para Ricardo Aly, diretor da Rede Nacional Inn de Hotéis, que integra a unidade Nacional Inn Recife Aeroporto, esse recorde foi resultado da combinação de alguns fatores, como tradição, boa organização e uma programação variada. “É um evento gratuito, espalhado por 50 polos na cidade, então ninguém fica de fora. Foram mais de três mil apresentações, sendo a maioria de artistas locais”, detalha.

O profissional também destaca curadoria musical, que contou com artistas famosos como João Gomes, Pabllo Vittar, Gloria Groove, Alcione, Ferrugem, Ney Matogrosso Nação Zumbi, Alceu Valença, Elba Ramalho, Priscila Senna, Raphaela Santos e Devotos.

“As atrações de renome nacional e internacional ajudaram a atrair visitantes e movimentar ainda mais a cidade. Já os artistas regionais fortaleceram o vínculo do Carnaval com suas raízes, ao mesmo tempo que atraíram um público interessado em experiências autênticas”, explica.

Os polos espalhados pela cidade contribuíram para tornar o evento mais acessível e inclusivo, segundo o especialista. “Os vários estilos musicais, como frevo, samba, maracatu e até música instrumental, garantiram que tanto os foliões locais quanto os turistas encontrassem algo que combinasse com seu estilo, aumentando o engajamento e a adesão à festa”, ressalta.

Diversidade de turistas e impacto na infraestrutura

De acordo com Ricardo Aly, o perfil dos turistas que visitaram Recife durante o Carnaval de 2025 foi diverso e incluiu visitantes de várias regiões do país, como Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. “Além disso, o pessoal do Sudeste e do Sul do Brasil veio em peso, e o mais interessante foi o aumento expressivo de turistas estrangeiros – especialmente da América Latina e da Europa. Isso mostra que o Carnaval do Recife está ganhando ainda mais projeção internacional”, analisa.

A alta movimentação fez com que a ocupação hoteleira chegasse a 97%. “Isso pode ser um sinal de que há espaço para crescer em infraestrutura e hospedagem, garantindo que ainda mais gente consiga aproveitar tudo de perto”, explica Ricardo.

O impacto positivo da festa, conforme Ricardo relata, serviu como uma vitrine para o turismo local. A expectativa é que alguns visitantes retornem em outros meses do ano para conhecer mais atrativos da cidade.

“O grande desafio agora é manter a demanda aquecida. Para isso, parcerias entre hotéis e eventos culturais podem ser um diferencial importante. Se Recife souber capitalizar o sucesso do Carnaval, promovendo festivais de música, gastronomia e cultura ao longo do ano, a rede hoteleira pode manter altos índices de ocupação mesmo fora da alta temporada”, discorre.

Estratégias para o futuro

Para as próximas edições, o especialista da Nacional Inn acredita que a estratégia de marketing pode focar na autenticidade da capital pernambucana. “Apostar na divulgação do Carnaval como um dos maiores do mundo, criar pacotes que combinem a festa com turismo histórico e, claro, fortalecer a presença em mercados internacionais”, sugere.

Segundo o profissional, o evento demonstrou que a cidade tem estrutura e segurança para receber turistas ao longo do ano, o que pode favorecer o turismo fora da alta temporada. “O modelo de organização eficiente foi um dos trunfos deste ano. O Centro de Operações do Recife (COP) provou ser essencial para garantir um Carnaval seguro e tranquilo. Manter essa estrutura e investir em ainda mais tecnologia e planejamento permitirá que o evento continue crescendo, sem perder sua essência e garantindo sempre uma experiência inesquecível para os foliões”, conclui.  

Para mais informações, basta acessar:
https://www.nacionalinn.com.br/hoteis/hotel-nacional-inn-recife-aeroporto 



Festival sertanejo aquece turismo e comércio em Curitiba

Nos dias 24 e 25 de maio, a capital do Paraná receberá a 16ª edição do Curitiba Country Festival, um dos eventos mais renomados e tradicionais da música sertaneja e popular no Brasil. O festival será realizado no Expotrade Convention Center e contará com atrações como Luan Santana, Pedro Sampaio, Fernando & Sorocaba, Maiara & Maraisa e Wesley Safadão, conforme noticiado no site da rádio 98FMCuritiba.

Para acomodar os milhares de fãs que assistirão aos shows, a rede hoteleira da cidade já está se preparando e reforçando suas equipes, a fim de garantir um atendimento mais ágil, conforme explica Ricardo Aly, Diretor da Rede Nacional Inn de Hotéis, responsável pela unidade Dan Inn Curitiba.

“Devido à alta demanda, muitos estabelecimentos aproveitam para criar pacotes especiais para o evento, incluindo vantagens como transporte até o Expotrade ou condições diferenciadas para reservas antecipadas”, exemplifica.

Segundo Ricardo, Curitiba conta com uma rede hoteleira bem estruturada, “mas, mesmo assim, quando um evento dessa magnitude acontece, a busca por acomodações dispara”. O profissional também ressalta que, além do setor hoteleiro, a economia local se beneficia de eventos como o Country Festival.

“Restaurantes, bares e lanchonetes costumam registrar um aumento expressivo no movimento, já que os visitantes aproveitam a estadia para conhecer a gastronomia local. Os serviços de transporte, como aplicativos de mobilidade, táxis e até vans de turismo, também observam um crescimento na demanda, especialmente para levar o público ao Expotrade e garantir o retorno seguro”, analisa.

Além disso, de acordo com Ricardo, o comércio em geral, desde lojas de conveniência até shoppings, também se beneficia, pois muitos visitantes aproveitam a viagem para fazer compras ou levar lembranças da cidade.

Eventos de grande porte, como o Country Festival, costumam gerar empregos temporários, que vão desde funções dentro do próprio festival, como seguranças, atendentes e equipe de produção, até oportunidades indiretas em hotéis, restaurantes e serviços de transporte. “Muita gente consegue uma renda extra nesses dias, o que é ótimo para a cidade”, comemora.

No entanto, o profissional faz um alerta: é essencial se preparar e organizar tudo com antecedência. “Com um evento dessa magnitude, o principal desafio é equilibrar a alta demanda com a qualidade do serviço. No setor hoteleiro, isso significa reforçar equipes, agilizar processos como check-in e check-out e lidar com eventuais imprevistos, como overbooking ou necessidade de realocação de hóspedes”, ressalta.

Ricardo também destaca a importância do planejamento logístico, pois, com um volume maior de visitantes chegando simultaneamente, aeroportos, rodoviárias e o transporte público ficam mais movimentados, o que pode gerar atrasos e dificuldades para quem precisa se deslocar até o hotel.

“O segredo está na preparação: quem se planeja com antecedência consegue garantir um serviço de qualidade e aproveitar ao máximo o boom econômico que eventos como esse trazem para a cidade”, finaliza.

Dan Inn Curitiba

Próximo de atrações turísticas conhecidas da capital paranaense, como o Passeio Público e o Teatro Guaíra, o Dan Inn Curitiba fica localizado no centro da cidade, Rua Amintas de Barros, número 71. A unidade, que é pet friendly, dispõe de seis categorias de acomodações, café da manhã incluso na diária, comodidades como academia, estacionamento, salas para eventos e local com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. 

Para mais informações, basta acessar
https://www.nacionalinn.com.br/hoteis/hotel-dan-inn-curitiba 



Exames Essenciais para Cirurgias Plásticas: Guia Completo

O Brasil é o país que mais realizou cirurgias plásticas em 2023 e o segundo com o maior número de intervenções não cirúrgicas, que compreendem as aplicações injetáveis, conforme indicativos do último relatório da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS). Nesse cenário, destaca-se a fase pré-operatória, fundamental para o sucesso de uma cirurgia plástica. 

Segundo a Dra. Márcia Frigerio, cirurgiã plástica, uma avaliação médica detalhada e a preparação física são essenciais para reduzir riscos e garantir uma recuperação mais rápida. A avaliação pré-operatória define o plano cirúrgico personalizado e garante que o paciente esteja em condições ideais para a cirurgia. Essa fase inclui a realização de exames clínicos e laboratoriais para avaliar a saúde geral e controle de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. 

“Além disso, a fase pré-operatória pode incluir o ajuste de medicamentos que podem interferir no procedimento e otimização da saúde com dieta, exercícios e a suspensão de hábitos prejudiciais”, prossegue. 

Exames essenciais antes da cirurgia

De acordo com a Dra. Márcia Frigerio, a realização de determinados exames antes do procedimento cirúrgico é fundamental para que a cirurgia seja bem-sucedida. “Entre os exames laboratoriais, pedimos: hemograma, exame de coagulação, função renal e hepática, glicemia, hormônios tireoidianos, dentre outros”.

A médica conta que, entre os exames cardiológicos, vale fazer um eletrocardiograma e ecocardiograma (se necessário), além de imagem, por meio de um ultrassom de mama ou abdômen (dependendo da cirurgia). “Avaliamos desde anemia até distúrbios hormonais para evitar complicações”, detalha. 

Hábitos 

A Dra. Márcia Frigerio detalha que há uma série de hábitos que devem ser evitados na fase pré-operatória a fim de evitar problemas pós cirúrgicos:

  • Tabagismo: a nicotina prejudica a cicatrização e aumenta risco de necrose;
  • Álcool: interfere na coagulação e metabolização de anestésicos;
  • Anti-inflamatórios e anticoagulantes: podem aumentar sangramentos;
  • Dieta inflamatória: pode prejudicar a recuperação.

Um estudo publicado na revista Surgery, noticiado pela CNN Brasil, mostrou que pacientes que se exercitam antes da cirurgia têm 56% menos complicações pós-operatórias. “Quem tem melhor condicionamento cardiovascular e massa muscular se recupera mais rápido, com menor risco de trombose e melhor circulação”, afirma Dra. Márcia Frigerio.

Cirurgia plástica integrativa: preparação completa

A título de exemplo, Dra. Márcia Frigerio conta que, em sua clínica, o pré-operatório inclui:

  • Ajuste hormonal e nutricional;
  • Programa de emagrecimento (se necessário);
  • Dieta personalizada para o pós-operatório;
  • Acompanhamento com fisioterapia e esteticista. 

Para concluir, a especialista em cirurgia plástica integrativa conta que um pré-operatório bem feito é a chave para uma cirurgia plástica segura e com resultados satisfatórios. “Siga as orientações médicas, prepare seu corpo e chegue no dia do procedimento no seu melhor estado físico e emocional”, finaliza.

A Dra. Márcia Frigerio (CRM: 98729-SP RQE Nº: 98195) é médica especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC). 



Médica explica os malefícios das dietas restritivas

As dietas restritivas, que prometem resultados rápidos e milagrosos, são frequentemente vistas como a solução para quem busca emagrecer. Saúde, estado de humor e conveniência estão entre os principais atrativos para a escolha da modalidade, segundo um estudo divulgado no periódico Perceptual and Motor Skills e compartilhado pela CNN Brasil.

Este panorama ocorre enquanto, no Brasil, ​uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha em parceria com a farmacêutica Novo Nordisk revelou que 59% dos brasileiros apresentam sobrepeso ou obesidade, conforme o Índice de Massa Corporal (IMC). Os dados, também divulgados pela CNN Brasil, ainda pontuam que apenas 11% dos entrevistados relataram ter recebido um diagnóstico formal sobre seu estado de saúde, o que destaca a necessidade de maior conscientização para o enfrentamento da obesidade. 

Dra. Bruna Vieira, médica endocrinologista especialista em emagrecimento saudável, alerta para os perigos da abordagem de dietas restritivas, destacando que a individualidade de cada paciente é fundamental para um plano de emagrecimento eficaz e sustentável. Segundo Vieira, a restrição extrema pode causar uma série de malefícios, a começar pela perda de massa muscular e deficiências nutricionais.

“Dietas muito restritivas, especialmente sem acompanhamento profissional especializado, podem levar à perda de massa muscular e deficiências de vitaminas e minerais – o que, a longo prazo, se traduz em queda de cabelos, sensação de fraqueza, cansaço, sintomas depressivos e ganho de peso”, explica.

A fala da especialista é corroborada por dados de uma pesquisa  publicada por uma editora francesa, que acompanhou 4761 voluntários que seguiram diferentes dietas por, pelo menos, dois anos. Segundo o estudo, intitulado “Dukan e Depois?” e noticiado pelo portal GShow, 75% dos indivíduos afirmaram que ganharam de volta o peso que haviam perdido. Além disso, o fracasso da dieta causou um sentimento de culpa em 60% do grupo.

De acordo com a Dra. Bruna Vieira, essa abordagem também pode causar impacto no metabolismo e equilíbrio hormonal. “O jejum intermitente é uma estratégia de emagrecimento que, embora seja restritiva, pode ser muito útil no processo de emagrecimento e já existem estudos evidenciando diversos benefícios metabólicos”.

Ainda assim, prossegue, é importante que o jejum intermitente seja feito com acompanhamento profissional especializado e como parte de uma estratégia nutricional, para evitar perda de massa magra e redução de níveis de vitaminas e minerais essenciais para um funcionamento metabólico adequado. 

A médica traz à tona o perigo da insustentabilidade de uma dieta a longo prazo: “Um emagrecimento muito rápido e ligado a dietas restritivas é insustentável a longo prazo. Dentro de um período de até cinco anos, a maioria dos pacientes acaba reganhando o peso perdido, e isso é um dos maiores desafios quando se trata de emagrecimento”, alerta.

Qual é a importância da Individualidade?

A Dra. Bruna Vieira explica os principais benefícios de uma dieta com foco na individualidade de cada paciente:

  • Planos personalizados: olhar o paciente de forma individualizada é entender que cada organismo responde melhor a uma estratégia diferente. Cada indivíduo tem sua rotina, seus hábitos, limitações, e sua própria identidade metabólica que pode responder melhor a um tipo ou outro de tratamento;
  • Ajuste ao estilo de vida: personalizar um plano alimentar significa ajustar a alimentação ao estilo de vida da pessoa, às preferências e necessidades individuais, e não o contrário. O processo de emagrecimento não precisa ser encarado como um sofrimento, do contrário existem grandes chances de reganho de peso;
  • Resultados sustentáveis: seguir dietas de baixa caloria, principalmente as que não levam em conta aspectos individuais de cada um, além de geralmente causar deficiências nutricionais e prejudicar o metabolismo como um todo, acaba sendo uma medida que a curto prazo resulta em reganho de peso.

“Hoje em dia, temos diversos estudos na área de obesidade e diversas possibilidades terapêuticas, não faz mais sentido se prender a dietas padronizadas e que são insustentáveis a longo prazo”, ressalta a especialista.

Qual é o papel do acompanhamento profissional?

A Dra. Bruna Vieira destaca que o acompanhamento profissional é importante para reeducação metabólica, mas também para equilíbrio hormonal: “A obesidade é uma patologia multifatorial. Por isso, o tratamento deve abordar múltiplos aspectos: alimentação, atividade física, suporte psicológico e motivacional e, muitas vezes, o uso de medicamentos”.

Em alguns casos, segundo a especialista, é preciso fazer ajustes metabólicos e correção de alterações hormonais que podem estar interferindo na perda de peso saudável.

Ela também fala sobre os tratamentos modernos: “Hoje, temos opções medicamentosas que chamamos de ‘análogos de GLP-1/GIP’ e ‘imitam’ hormônios naturalmente produzidos pelo organismo em condições normais e que resultam em saciedade”.

Porém, acrescenta Dra. Bruna Vieira, é preciso lembrar que os tratamentos mais eficazes incluem adoção de medidas saudáveis, como a prática de atividade física frequente, sono de boa qualidade e uma alimentação balanceada.

Para concluir, Dra. Bruna Vieira enfatiza que o emagrecimento saudável é um processo gradual e individualizado, que requer acompanhamento profissional e respeito às necessidades do corpo. “Dietas restritivas podem trazer resultados rápidos, mas seus malefícios a longo prazo superam os benefícios”, explica.

Para mais informações, basta acessar: https://drabrunavieira.med.br/home/



Especialistas defendem conselheiros inovadores em empresas

No mundo dos negócios, é comum que empresas de diferentes áreas tenham um conselho consultivo, isto é, um grupo de profissionais experientes que oferece aconselhamento, recomendações, sugestões e insights para acionistas, empresários e executivos tomarem decisões assertivas. Mas, afinal, como deve ser o perfil e a atuação de um conselheiro?

Para Gillian Borges, presidente da Associação dos Conselheiros TrendsInnovation, é importante que a pessoa que ocupa essa posição seja um “visionário estratégico”. Em outras palavras, alguém com olhar para o presente e futuro, capaz de antecipar tendências, orientar negócios em um cenário dinâmico e conectar inovação e crescimento sustentável à longevidade empresarial.

“Os conselhos precisam parar de olhar apenas para o passado e para os relatórios financeiros. O papel de um conselheiro vai além: é preparar a empresa para o futuro, garantindo que inovação e governança caminhem juntas para a sustentabilidade do negócio”, explica Borges.

O conselheiro deve ser capaz de ajudar também na mitigação de riscos, diminuindo as chances de a empresa passar por crises. Leandro Herculano, vice-presidente da Conselheiros TrendsInnovation, reforça essa visão.

“A comunicação estratégica dentro do conselho é fundamental para mitigar riscos. Empresas que se preparam para crises antes que elas aconteçam são as que garantem sua perenidade”, diz Herculano.

Os riscos incluem desde o avanço da concorrência até ameaças cibernéticas, mudanças regulatórias, processos judiciais (causas trabalhistas ou tributárias, por exemplo) e danos de imagem que uma empresa pode enfrentar. “Mas principalmente o risco de obsolescência, quando as empresas não conseguem identificar novos modelos disruptivos de negócios em seus segmentos de atuação”, acrescenta Herculano. 

Além disso, ​um bom conselheiro deve ser capaz de adaptar modelos tradicionais de governança para empresas de diferentes portes, incluindo startups e scaleups, diz Márcio Teschima, membro do Conselho Consultivo e presidente da Associação dos Conselheiros TrendsInnovation na gestão 2023.

“A excelência deve estar no DNA da equipe, guiando decisões e ações diárias. Pequenos ganhos marginais podem gerar impactos extraordinários na longevidade das empresas”, acrescenta Teschima. 

Segundo ele, um bom conselheiro incorpora boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), além de princípios de diversidade e inclusão (DEI) como eixos estruturantes da empresa, garantindo que não sejam apenas modismos, mas parte da cultura organizacional.

A dinâmica do mercado exige que haja diversidade nos conselhos, como destaca Thierry Cintra Marcondes, associado da Conselheiros TrendsInnovation. “A diversidade no conselho não é uma questão de agenda ESG. É uma estratégia real de competitividade. Grandes inovações surgem quando há olhares diferentes sobre o mesmo problema”.

Dessa forma, o conselheiro não deve apenas acompanhar mudanças. Ele precisa ajudar a moldá-las. Empresas que contam com conselhos preparados para integrar governança, inovação e visão de futuro terão maior resiliência para enfrentar desafios e se posicionar como líderes de mercado, resumem os especialistas.

Qual formação um conselheiro deve ter?

“O conselheiro deve ser um generalista. Sendo assim, não é importante sua área de formação. Ele pode ser engenheiro, economista, advogado, administrador, jornalista, comunicador, especialista em ciência de dados, filósofo, psicólogo, médico, etc. Mas é fortemente desejável que faça uma formação em governança”, afirma Borges.

Ela explica que, sentindo uma necessidade de preparar profissionais para atuar nessa função, a própria Conselheiros TrendsInnovation oferece palestras e workshops voltados para a área. Para Gillian, existem também algumas soft skills (habilidades comportamentais) importantes para quem deseja se tornar um conselheiro

Entre elas estão poder de persuasão, escuta ativa, gestão de conflitos, habilidade em facilitação e moderação, pensamento crítico e sistêmico, resiliência e flexibilidade.

Para saber mais, basta acessar: https://conselheiros.pro/



Maioria dos brasileiros pretende presentear no Dia das Mães

Uma pesquisa nacional conduzida pela Vinklo, plataforma de presentes da FestaLab.Co, com consumidores brasileiros, aponta um cenário otimista para o comércio no Dia das Mães de 2025. O levantamento, realizado no final de abril com base em dados quantitativos, busca identificar o comportamento de consumo da população em relação à data, considerada uma das mais importantes do calendário varejista.

Segundo os dados apurados, a maioria dos entrevistados (59,1%) pretende gastar o mesmo valor que no ano anterior. Já 17,6% afirmaram que devem gastar mais, enquanto 23,3% planejam reduzir os gastos.

“O Dia das Mães é uma das datas mais significativas para o varejo, tanto em volume de vendas quanto em engajamento emocional com o consumidor. Esta pesquisa nos permite entender melhor o comportamento de compra e planejar ações mais alinhadas à realidade do mercado. A alta intenção de consumo revelada reforça o potencial da data para impulsionar as vendas e fortalecer o relacionamento entre marcas e clientes”, diz Erik Santana, CEO da Vinklo.

Quanto ao valor médio dos presentes, 43,2% pretendem gastar entre R$ 50 e R$ 99,99; seguido de 29,2% que desejam investir entre R$ 100 e R$ 199,99. Já 17,2% planejam comprar algo de até R$ 49,99, enquanto 6,8% buscam por opções com um custo entre R$ 200 e R$ 299,99. Apenas 3,6% dos entrevistados pensam em gastar com algo acima de R$ 300.

Categorias de presentes em destaque

A pesquisa também aborda as categorias de presentes mais procuradas pelos consumidores. Lideram as preferências perfumes e cosméticos, com 21,3%, seguida de roupas, com 20,4%, acessórios aparece com 12,4%, ao lado de calçados, com 12,3%. Itens como chocolates, cestas, presentes personalizados, joias e semijoias, livros, itens de decoração e vales-presente, também são citados como opções consideradas pelos consumidores.

Canais de compra e pesquisa de preço

A internet se destaca como o principal canal de compra para os presentes do Dia das Mães, com 56,7% dos consumidores que optam por adquirir um produto via on-line. As lojas físicas aparecem na preferência de 18,8% dos consumidores. Enquanto 24,3% dizem que podem escolher o presente tanto por meio de um e-commerce quanto em um shopping center ou loja de rua.

A pesquisa de preço antecipada também é apontada como uma prática comum entre os consumidores, onde 89,7% afirmam que pretendem pesquisar antes de realizar a compra. Os fatores mais importantes considerados para efetivar uma compra são: ofertas e promoções (48,5%), preço (45,6%), ter o produto específico que desejam comprar (30,8%), diversidade de produtos (21,5%), preço do frete (19,4%) e entre outros.

Formas de pagamento

A forma de pagamento mais citada na pesquisa é o cartão de crédito (45%), seguido pelo Pix (41,9%). O cartão de débito (11,4%) e o dinheiro (1,6%), aparecem em menor escala, o que remete a uma predominância de meios digitais e parcelados nas compras.

Metodologia da pesquisa

A Vinklo ouviu cerca de 950 pessoas de todas as regiões do país, acima de 17 anos e diversos gêneros. Em termos de distribuição geográfica, a maior parte dos entrevistados está localizada na Região Sudeste (74,8%), seguida pelo Nordeste (9,7%), Centro-Oeste e Sul (ambos com 5,9%) e Norte (3,7%).

 
Sobre a Vinklo

A Vinklo é uma plataforma de presentes criada pela FestaLab.Co, uma das principais plataformas de convites on-line do Brasil, e também composta pelo site de Mensagens de aniversário, e tem como objetivo simplificar a escolha de um presente por meio da tecnologia.



Tecnologia pode transformar mercado da construção civil

A Forbee Engenharia, empresa especializada na utilização de tecnologias para realizar laudos de inspeção predial de edificações residenciais, comerciais, shoppings, hospitais, tem transformado os processos de avaliação estrutural ao implementar ferramentas tecnológicas como ressonâncias, ultrassom, drones subaquáticos e drones térmicos com objetivo de oferecer diagnósticos mais eficientes ao setor.

De acordo com Giovanni Fermino, diretor de engenharia da empresa, o uso destas tecnologias têm permitido análises mais detalhadas das estruturas e garantido maior segurança das inspeções, minimizando também os riscos para os profissionais que as executam.

“A durabilidade das edificações é aprimorada por meio da detecção precoce de desgastes e falhas estruturais, permitindo intervenções ágeis. A manutenção se torna mais eficaz com a análise detalhada proporcionada pelas novas tecnologias, podendo resultar em economia de custos e prolongamento da vida útil das construções”, avalia o engenheiro.

Impactos na precisão e velocidade

O especialista da Forbee afirma que a utilização de tais ferramentas tem proporcionado vantagens ao segmento, tornando as análises mais rápidas. Problemas estruturais que antes exigiam longos períodos para serem identificados e solucionados agora podem ser diagnosticados em tempo recorde.

“A capacidade de capturar e processar informações detalhadas em tempo real permite diagnósticos mais rápidos e possibilita tomar decisões mais informadas, em até quatro dias úteis, em alguns casos. Isso pode resultar em manutenção mais eficaz e redução de custos operacionais”, afirma Fermino.

Ele explica que as técnicas como ultrassom e ressonância magnética são comumente empregadas para identificar potenciais níveis de corrosão, vazios e outras anomalias internas em materiais de construção. “O ultrassom utiliza ondas sonoras de alta frequência para detectar descontinuidades, enquanto a ressonância avalia o nível do potencial de corrosão da edificação, fornecendo informações sobre a integridade estrutural sem a necessidade de intervenções invasivas”.

“Já os drones subaquáticos são fundamentais para inspecionar áreas de difícil acesso, como piscinas e reservatórios. Eles permitem a avaliação detalhada dessas estruturas sem a necessidade de drenagem ou mergulho humano, aumentando a segurança das inspeções”, acrescenta.

Segundo o engenheiro, os drones térmicos são responsáveis por monitorar variações de temperatura em sistemas estruturais, auxiliando na detecção de falhas em isolamento ou sobrecarga térmica.

Crescimento do mercado e perspectivas

Dados da Mordor Intelligence apontam que o mercado global de serviços de inspeção de construção deverá crescer a um CAGR de mais de 10% entre 2022 e 2027, impulsionado por avanços tecnológicos e pela crescente demanda por edificações seguras e duráveis.

Paralelamente, no Brasil, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) revisou para 3,5% a projeção de expansão do setor em 2024, refletindo o aquecimento do mercado de trabalho e o bom desempenho da área imobiliária de padrão econômico.

Buscando estar alinhada a essas tendências, a Forbee Engenharia segue investindo na adoção de tecnologias, com foco em ofertar inovação e diagnósticos mais precisos e acessíveis ao setor de construção civil. “Queremos buscar nossa posição de liderança, atendendo às demandas de um mercado em constante evolução”, finaliza Fermino.



BTO impulsiona desempenho financeiro com tecnologia

A transformação digital se consolidou como um fator determinante para o crescimento sustentável das empresas. De acordo com estudo da McKinsey & Company, organizações com alta maturidade digital apresentam desempenho financeiro até três vezes superior ao de suas concorrentes no Brasil — índice que chega a cinco vezes no cenário global. Esse dado reforça o papel da digitalização como alicerce competitivo no ambiente empresarial atual.
 
Nesse contexto, o Business Transformation Outsourcing (BTO) surge como uma evolução natural do tradicional BPO (Business Process Outsourcing). Mais do que terceirizar tarefas operacionais, o BTO combina tecnologia de ponta, como inteligência artificial (IA) e automação, com conhecimento especializado e visão estratégica.
 
Para Mauro Inagaki, fundador e CEO da B2Finance, o BTO representa uma mudança de mentalidade. “Muitas empresas reconhecem a importância da inovação e da digitalização, mas não têm estrutura interna para conduzir essa transição. O BTO preenche essa lacuna. Atuamos como parceiros estratégicos, unindo tecnologia, ERP e inteligência de dados para impulsionar a maturidade digital e a competitividade dos nossos clientes”.
 
A B2Finance, especializada em soluções integradas de transformação empresarial, auxilia empresas a migrarem do modelo tradicional de BPO para o BTO, oferecendo um ecossistema que vai além da execução de processos: entrega inteligência aplicada ao negócio. “Nosso compromisso é garantir que os processos estejam a serviço do crescimento estratégico da empresa. Isso inclui ganhos reais em agilidade, redução de custos, precisão na tomada de decisão e melhor experiência para o cliente final”, afirma Inagaki.
 
A abordagem BTO também se destaca pela capacidade de adaptação frente às mudanças do mercado. Em um cenário de incertezas e velocidade crescente, contar com parceiros que unem visão de negócio e expertise técnica se torna um diferencial competitivo importante. “Transformar exige coragem, mas também método. O BTO proporciona esse caminho com segurança, estrutura e clareza”, reforça o executivo.

 



Acidentes de trabalho e afastamentos marcam mês do trabalhador

O Dia do Trabalhador é comemorado mundialmente no dia 1º de maio. No Brasil, a data foi definida como feriado nacional pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Além de figurar como feriado, a data abre espaço para conscientização sobre a manutenção das garantias dos direitos conquistados e a criação de um ambiente de trabalho favorável ao trabalhador.

De acordo com Rodrigo Oliveira, advogado e integrante da Comissão de Aprovados e Excedentes do Concurso de Auditor Fiscal do Trabalho (AFT), em 2025 o mês será marcado pela elevação dos indicadores de adoecimento e de sofrimento no trabalho. “A cada 46 segundos, um trabalhador sofre acidente no ambiente laboral. A cada 3h30, um trabalhador morre. Reflexo de um ambiente inseguro, pressão por produtividade e da falta de fiscalização”, frisa.

Também integram o rol afastamentos por jornadas exaustivas, condições precárias e remuneração desvalorizada – em alguns casos até sem.

Nesse contexto, o representante da comissão de AFT aponta que garantir a legislação trabalhista é o caminho ideal, “é comum ver empresas contratando fora das regras da CLT, sob o argumento de que os trabalhadores teriam um valor de salário maior, mas ao fazer isso é ignorada a proteção em caso de afastamento e também a seguridade após rescisão do contrato”.

Diante das irregularidades, cabe atuação de Auditores Fiscais

O auditor é essencial para o desenvolvimento social e econômico do país por atuar em prol do trabalho formal, viabilizando o acesso da população à renda, à saúde e à previdência. Atualmente a Organização Internacional do Trabalho (OIT), recomenda a atuação de 5.441 auditores no Brasil, mas o país conta com apenas 1.842 em exercício.

A Comissão de Aprovados e Excedentes do Concurso de Auditor Fiscal do Trabalho (AFT) é composta por candidatos aptos a ocuparem o cargo no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), conforme Concurso Nacional Unificado (CNU – 2024).



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