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SISQUAL® WFM confirma presença na ABRAS’25 em Campinas

SISQUAL® WFM confirma presença na ABRAS’25 em Campinas
SISQUAL® WFM confirma presença na ABRAS’25 em Campinas

Entre os dias 21 e 24 de setembro, o Royal Palm Hall, em Campinas (SP), será palco de mais uma edição da ABRAS’25 Food Retail Future, evento voltado à inovação e às soluções para o setor supermercadista. Promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o encontro deve contar com a presença de mais de 1.200 líderes, entre empresários, executivos, especialistas e autoridades, para debater a transformação digital e a modernização do varejo alimentar brasileiro.

Durante o evento, a SISQUAL® WFM, empresa que oferece ferramentas voltadas à gestão da força de trabalho, apresentará soluções para organização eficiente de horários, aumento da produtividade das equipes e redução de custos operacionais.

De acordo com José Pedro Fernandes, vice-presidente da empresa, essas ferramentas têm como foco contribuir para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, podendo impactar diretamente na experiência de compra dos consumidores: "Acreditamos que essa combinação é fundamental para oferecer uma experiência diferenciada aos clientes."

Além de expor as tecnologias oferecidas pela empresa, o executivo considera o evento uma oportunidade de ampliar a rede de relacionamentos e estabelecer novas parcerias estratégicas. "Estamos confiantes de que, além de apresentar as nossas ferramentas, poderemos criar soluções mais aderentes às necessidades do setor, gerando valor tanto para os supermercados quanto para os seus colaboradores," pontua.

Segundo Fernandes, a presença no encontro reforça a estratégia da empresa em ampliar sua atuação no mercado brasileiro, especialmente em um dos setores que mais emprega no país.

"Estar no ABRAS’25 é uma oportunidade única de mostrar como a gestão inteligente da força de trabalho pode fortalecer o desempenho do varejo alimentar nacional," afirma o vice-presidente.

A relevância do setor supermercadista no Brasil também é evidenciada por dados recentes. Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), noticiado pelo Mundo do Marketing, aponta que cerca de 70% das vagas essenciais seguem abertas, especialmente em funções como operadores de caixa, atendentes e repositores.

Neste contexto, as ferramentas de WFM (Workforce Management) podem oferecer flexibilidade nos horários, um fator que tende a ser determinante para a satisfação e retenção de funcionários, pois buscam proporcionar melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. "Este tipo de solução também ajuda as empresas do varejo no equilíbrio da eficiência operacional e melhoria da qualidade do atendimento," afirma Fernandes.

Para ele, a gestão da força de trabalho é essencial para esse equilíbrio, porque permite ter o número certo de colaboradores no momento certo, evitando sobrecarga da equipe, reduzindo custos desnecessários e com o objetivo de garantir que o consumidor final seja bem atendido.

O executivo afirma ainda que algumas tendências, como o uso de inteligência de dados para prever demanda de mão de obra, a integração da inteligência artificial (IA) no planejamento de escalas e a valorização de modelos de trabalho mais flexíveis, devem impactar o setor nos próximos anos.

"Já estamos nos preparando para atender a essas demandas, desenvolvendo soluções que buscam unir tecnologia e inovação para apoiar a transformação digital do setor supermercadista," conclui o vice-presidente da SISQUAL® WFM.

Para saber mais, basta acessar: http://www.sisqualwfm.com



Retrofit ganha espaço em projetos de smart lockers

Retrofit ganha espaço em projetos de smart lockers
Retrofit ganha espaço em projetos de smart lockers

A técnica de retrofit é conhecida no setor de engenharia e arquitetura pela capacidade de revitalizar prédios e estruturas sem perder sua essência. O conceito consiste em modernizar o que já existe em vez de construir algo do zero. De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), o retrofit é considerado uma prática sustentável por reduzir a necessidade de novas construções e ampliar o ciclo de vida de edificações e equipamentos. Essa abordagem tem atraído diferentes setores que buscam soluções digitais para estruturas tradicionais, como no caso da Meu Locker, que utiliza a técnica em projetos de guarda-volumes.

Segundo levantamento da Business Research Insights, o mercado global de smart lockers deve ter uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de 17,4%, passando de US$ 1,12 bilhão em 2023 para US$ 4,78 bilhões até 2032. No Brasil, empresas como a Meu Locker adotam o movimento, aplicando a técnica de retrofit em projetos em diferentes regiões do país.

"Nosso foco é transformar espaços já existentes em soluções modernas e úteis para as pessoas. Com o retrofit, conseguimos atualizar estruturas de guarda-volumes sem a necessidade de grandes reformas, trazendo tecnologia de ponta para o dia a dia de shoppings, condomínios e estabelecimentos comerciais", explica Gabriel Peixoto, CEO da Meu Locker.

Um dos exemplos recentes é o projeto desenvolvido para a nova loja da d.bag, no Ocean Barra, em Salvador, que contará com lockers inteligentes da empresa. "Esse tipo de parceria mostra como o retrofit pode ir além da engenharia e ganhar relevância no varejo, criando experiências mais práticas e seguras para os consumidores", completa Gabriel.

Para o CEO, com soluções que incluem acesso por senha, QR Code e monitoramento em tempo real, os lockers com retrofit podem oferecer conveniência em diferentes contextos. "Para empreendimentos, a técnica representa economia, já que dispensa obras de grande porte e aproveita estruturas existentes. Para o usuário, significa ter serviços mais ágeis e alinhados ao estilo de vida digital", diz.

De acordo com Gabriel, a tendência deve ganhar ainda mais força nos próximos anos, em um cenário em que sustentabilidade, eficiência e inovação estão no centro das decisões estratégicas. "Retrofit não é apenas uma atualização estética, mas uma forma inteligente de gerar impacto positivo no negócio e na experiência das pessoas", conclui.



Kinaxis e Workday: Revolução na Cadeia de Suprimentos com IA

A Kinaxis Inc. (TSX: KXS), líder em IA na orquestração da cadeia de suprimentos, anunciou hoje uma nova parceria com a Workday que combinará uma estrutura agêntica habilitada para IA entre o Kinaxis Maestro® e o Workday Adaptive Planning. Isso dará aos clientes uma visão unificada de seus dados operacionais, financeiros e de pessoal para tomar decisões mais rápidas e

Os líderes empresariais de hoje enfrentam cada vez mais perturbações e incertezas, mas as funções críticas ainda operam em silos. A cadeia de suprimentos, as finanças e os recursos humanos muitas vezes trabalham em cronogramas separados, deixando os executivos com informações desatualizadas ou incompletas. Como resultado, as organizações enfrentam um risco elevado de tempo de resposta latente e metas imprecisas, levando à perda de oportunidades para melhores decisões.

Por meio dessa solução conectada, as organizações verão o impacto financeiro e na força de trabalho dos eventos da cadeia de suprimentos em tempo real. Por exemplo, quando a demanda aumenta, os líderes podem avaliar o impacto na margem, as necessidades de mão de obra e as opções de produção para tomar decisões de crescimento lucrativas em minutos, não em semanas. Além disso, se um fornecedor ficar offline, os executivos podem modelar alternativas e ver imediatamente as implicações em receita, custo e pessoal. Esse planejamento de cenário multifuncional ajudará a garantir mudanças mais rápidas e maior resiliência.

“Pela primeira vez, as realidades da cadeia de suprimentos, as previsões financeiras e as estratégias de força de trabalho avançam juntas”, disse Robert Courteau, presidente executivo da Kinaxis. “Com uma estrutura agêntica conectando a Kinaxis e a Workday, os executivos podem agir em minutos com confiança, protegendo as margens, mantendo os compromissos com os clientes e fortalecendo a resiliência por meio de um planejamento de cenários conectado. Com centenas de clientes conjuntos já utilizando ambas as plataformas, esta parceria se baseia nesse alicerce para oferecer ainda mais valor.”

“Em um ambiente de negócios em rápida evolução como o de hoje, os líderes precisam tomar decisões cruciais mais rápido do que nunca, mas muitas vezes enfrentam dificuldades com dados desconectados. Esta parceria com a Kinaxis fornecerá aos nossos clientes uma visão unificada de seus dados de pessoas, finanças e cadeia de suprimentos, capacitando-os a responder com agilidade e impulsionar o crescimento lucrativo.”

Esta solução conectada ajudará os clientes a:

  • Tomar decisões mais rápidas e inteligentes – O planejamento de cenários envolvendo suprimentos, finanças e RH permitirá aos líderes utilizar modelagem com ia, impulsionando respostas rápidas e confiantes
  • Alcançar metas financeiras mais sólidas – Compromissos baseados na realidade operacional e da força de trabalho
  • Conquistar agilidade na força de trabalho – Mão de obra contingente, horas extras e necessidades de contratação incorporadas diretamente ao planejamento
  • Obter valor específico por setor – Ofertas conjuntas para bens de consumo, ciências da vida, tecnologia avançada, setor automotivo e saúde

Para obter mais informações sobre a Kinaxis, visite kinaxis.com.

Sobre a Kinaxis

A Kinaxis é líder mundial em orquestração moderna de cadeias de fornecimento, que potencializa cadeias de fornecimento mundiais complexas e apoia as pessoas que as gerenciam, a serviço da humanidade. Nossa poderosa plataforma de orquestração de cadeias de fornecimento com infusão de IA, Maestro™ combina tecnologias e técnicas proprietárias que proporcionam total transparência e agilidade em toda a cadeia de fornecimento, do planejamento estratégico plurianual à entrega de última milha. Temos a confiança de marcas internacionais renomadas. a fim de oferecer a agilidade e a previsibilidade necessárias para navegar na volatilidade e na disrupção de hoje. Para mais notícias e informações, acesse kinaxis.com ou siga-nos no LinkedIn.

Fonte: Kinaxis Inc.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Relações com a Mídia

Matt Tatham | Kinaxis

mtatham@kinaxis.com

+1 917-446-7227

Relações com Investidores

Rick Wadsworth | Kinaxis

rwadsworth@kinaxis.com

+1 613-907-7613

Fonte: BUSINESS WIRE



Other World Computing e Hedge ampliam parceria com a integração do Innergize com o OffShoot

A Other World Computing (OWC®), reconhecida por sua liderança em armazenamento de alto desempenho, memória, conectividade, software e acessórios que ajudam profissionais criativos e de negócios a alcançar sua máxima performance, aumentar a confiabilidade e otimizar fluxos de trabalho, anunciou hoje a ampliação de sua parceria com a Hedge. O software Innergize™ da OWC foi integrado ao principal aplicativo da Hedge para backup e gerenciamento de mídia, o OffShoot, oferecendo aos profissionais criativos fluxos de trabalho mais rápidos, seguros e confiáveis.

O OffShoot é amplamente reconhecido como o padrão da indústria para backup e descarregamento de mídia. Desenvolvido para macOS, ele permite criar múltiplos arquivos e cópias verificadas a partir de cartões, discos e outros tipos de mídia simultaneamente, com verificação via checksum para garantir a total integridade dos dados. Com essa integração, os usuários do OffShoot passam a contar também com os recursos exclusivos do OWC Innergize, como monitoramento de integridade dos cartões, atualizações de firmware em campo e limpeza dos cartões de memória OWC Atlas para desempenho máximo.

“Profissionais criativos trabalham melhor quando sua tecnologia funciona sem falhas”, disse Larry O’Connor, fundador e CEO da Other World Computing (OWC). “Os cartões e leitores de memória OWC Atlas já oferecem confiabilidade e desempenho incomparáveis. Ao unir isso à velocidade líder do mercado do Hedge OffShoot e às ferramentas de monitoramento de integridade e desempenho do OWC Innergize, oferecemos a cineastas, fotógrafos e criadores de conteúdo a confiança de que suas gravações estão seguras e suas mídias sempre prontas para o próximo projeto”.

“Assim como qualquer equipamento, as pessoas cuidam muito bem dos cartões das câmeras”, disse Paul Matthijs, CEO e cofundador da Hedge. “Agora que a tecnologia Innergize da OWC está totalmente integrada ao OffShoot, os criadores podem verificar a integridade e fazer manutenção nos cartões exatamente quando mais precisam: no momento de fazer backup”.

Detalhes da integração:

OWC Innergize: garante que os cartões de memória OWC Atlas sempre entreguem máxima performance e confiabilidade com três funções principais:

  • Verificação de integridade: veja um relatório verificado da vida útil restante da unidade de memória
  • Atualização em campo: mantenha o firmware atualizado para garantir máxima velocidade e compatibilidade
  • Sanitização: apague todos os dados ocultos para evitar perdas de quadros durante vídeos ou sequências de fotos.

Hedge OffShoot: acelera o descarregamento e o backup com recursos avançados:

  • Transferências mais rápidas possíveis: com verificação por checksum
  • Filtre, renomeie e organize seus vídeos: durante a importação
  • Suporte integrado: para cartões OWC Atlas e leitores OWC

Juntas, essas integrações tornam o OffShoot não apenas uma das formas mais rápidas de fazer backup de mídia, mas também a mais confiável, garantindo a integridade dos cartões de câmeras e a continuidade dos fluxos de trabalho.

IBC2025:

A integração entre OWC Innergize e Hedge OffShoot será apresentada nesta semana na IBC2025, nos estandes da OWC: hall 7, estande 7.A60 (RAI Amsterdam, 12 a 15 de setembro) e da Hedge: estande 7 — 7.A32.

Sobre a Other World Computing (OWC)

Fundada em 1988, a Other World Computing (OWC®) é referência em soluções de armazenamento de alto desempenho, docks e cartões de memória, oferecendo às empresas e profissionais de vídeo, áudio e fotografia ferramentas para otimizar a performance e a confiabilidade de seus fluxos de trabalho de maneira integrada. Os produtos profissionais da OWC, armazenamento, expansão, cartões de mídia, docks, conectividade, aplicativos e acessórios, são projetados para durar, feitos por quem mais entende do assunto: criativos, empresas e consumidores. Para mais informações, acesse www.owc.com. Você também pode encontrar a OWC no LinkedIn e no X.

©2025 Other World Computing (OWC). Todas as demais marcas e nomes de produtos mencionados neste comunicado podem ser marcas comerciais ou registradas de seus respectivos proprietários.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato de relações públicas:

Nicole Gorman

Gorman Communications, em nome da Other World Computing (OWC)

C: 508-397-0131

nicole.gorman@gormancommunications.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Programação do 36º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2025 está aberta

De 21 a 23 de outubro de 2025, o Expo Center Norte, em São Paulo, receberá a Fenasan 2025 – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – realizada em conjunto com o 36º Encontro Técnico AESabesp. O evento, promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN), terá como tema central “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”.

A programação inclui 12 mesas redondas e 11 painéis técnicos, com especialistas, acadêmicos e lideranças do setor. Entre os temas em destaque estão: Inovação tecnológica e gestão sustentável rumo à universalização até 2030; Saneamento e COP30: diretrizes para enfrentar as mudanças climáticas; Drenagem urbana e crise climática; Eficiência energética, reúso de efluentes e gestão de resíduos; Economia circular e novas oportunidades de negócio; Infraestrutura urbana frente a eventos climáticos extremos; Gestão de águas subterrâneas; Controle de perdas de água e capacitação técnica

A feira reunirá mais de 330 expositores nacionais e internacionais em uma área de 31.516 m², com expectativa de público acima de 34 mil visitantes.

Serviço

36º Encontro Técnico AESabesp e Fenasan 2025 – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente
De 21 a 23 de outubro de 2025
Expo Center Norte – Pavilhões Verde e Vermelho – São Paulo/SP
Para mais informações, programação, inscrições para o congresso e credenciamento gratuito para a feira, basta acessar: https://fenasan.com.br/



Interesse por graduação no exterior registra alta

Interesse por graduação no exterior registra alta
Interesse por graduação no exterior registra alta

O interesse dos estudantes brasileiros por cursos de graduação no exterior está em alta. Segundo levantamento do Salão do Estudante, realizado em 2024, cerca de 36% dos entrevistados manifestaram intenção de cursar o ensino superior fora do país.

Para apresentar as oportunidades de carreira nos Estados Unidos, a Hayek Global College, faculdade internacional com sede em Brasília, recebeu Amy Gardner, diretora de recrutamento internacional da Clark University, localizada em Worcester, Massachusetts.

A Clark University é uma das instituições parceiras da Hayek no programa American College, um modelo de graduação com duplo diploma Brasil–EUA. No formato 2+2, o aluno cursa os dois primeiros anos no Brasil, com currículo americano, e depois segue para completar presencialmente os dois últimos anos em uma universidade parceira nos Estados Unidos, concluindo o bacharelado em áreas como Ciência da Computação, Administração, Finanças, Contabilidade, Economia, Marketing, Relações Internacionais e outras ligadas aos negócios.

“A Clark University é uma instituição pequena, localizada a cerca de uma hora de Boston. Temos aproximadamente 4 mil estudantes, entre graduação e pós-graduação. Somos uma universidade de pesquisa, o que é raro para uma escola do nosso porte. Isso significa que os alunos têm uma conexão muito próxima com os professores”, destacou.

Em sua visita à Hayek, Amy ressaltou a importância da parceria com a instituição brasiliense. “Conheço a Hayek há cerca de dois anos e assinamos nosso acordo há aproximadamente um ano. Esta foi minha primeira visita presencial, e pude conversar com estudantes fantásticos. Tivemos ótimas discussões sobre os benefícios de começar os estudos no Brasil e depois fazer a transição para uma instituição parceira nos EUA. Sou uma grande fã do modelo da Hayek”, afirmou.

Amy também comentou sobre o processo de visto, preocupação comum entre os brasileiros. “O Brasil tem se mantido estável nesse aspecto. Recentemente recebemos estudantes brasileiros no International Student Welcome, o que foi muito emocionante”.

Para finalizar, Amy compartilhou dicas para brasileiros que querem estudar nos EUA ou construir uma carreira internacional: “Estudar inglês; ter coragem, arriscar e aproveitar oportunidades; entrar em contato com as universidades que estão abertas a ajudar; buscar experiências internacionais desde cedo, como intercâmbios ou programas de transição; e confiar que serão bem recebidos. Os brasileiros são sempre muito bem-vindos nos Estados Unidos”, completou.



EVER Trade anuncia mais de 900 vagas em todo o Brasil

EVER Trade anuncia mais de 900 vagas em todo o Brasil
EVER Trade anuncia mais de 900 vagas em todo o Brasil

O mês de setembro marca a celebração do nono aniversário da EVER Trade Marketing (ex-SPAR Brasil), empresa de execução e inteligência no ponto de venda, com atuação em mais de 100 mil PDVs em todo o Brasil. A companhia também comemora ter ultrapassado a marca de 8 mil colaboradores ativos e anuncia mais de 900 oportunidades de trabalho em todo o Brasil, ampliando sua contribuição para a empregabilidade formal no setor de serviços e consumo.

A EVER Trade promoverá um mutirão de vagas na segunda quinzena de setembro com ações presenciais focadas nas regiões de São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa tem como objetivo acelerar contratações para posições operacionais, com destaque para as oportunidades de Promotor e Supervisor de Merchandising.

Os interessados deverão comparecer a uma das unidades no dia 16 de setembro, a partir das 10h, para a seleção presencial, levando currículo atualizado.

  • Rua do Paraíso, 148, Paraíso – São Paulo/SP
  • Rua Sete de Setembro, 111, Sala 801, Centro – Rio de Janeiro/RJ

“Ultrapassar a marca de 8 mil colaboradores é mais do que um marco estatístico, é a prova de que o modelo de negócio está em sintonia com o que o varejo e o mercado de trabalho precisam: presença em campo e geração de oportunidades. Ao mesmo tempo, ter uma equipe desse tamanho é uma grande responsabilidade, não apenas com a execução para clientes, mas com o desenvolvimento de cada profissional, para que sejam os líderes do amanhã”, afirma Jonathan Dagues, CEO da EVER Trade Marketing. 

Nove anos de atuação com impacto no ponto de venda

Fundada em 2016, a EVER Trade transforma a execução em campo no varejo em um motor de resultado para as marcas. Em um país de dimensões continentais, com grande diversidade de canais e perfis de consumo, a empresa entrega soluções sob medida para a execução no ponto de venda, aliando capilaridade e tecnologia a precisão operacional.

Ao longo da trajetória, a companhia consolidou a presença em todos os estados brasileiros, expandiu o portfólio de clientes e passou a operar com inteligência aplicada à gestão de times em campo. Marcas líderes como Red Bull, Nivea, Suvinil, JBS e Wella confiam à EVER a missão de garantir visibilidade.

O ano de 2024 trouxe um marco com a aquisição da participação majoritária da operação brasileira, resultando em uma gestão 100% local. O movimento de independência foi seguido por um reposicionamento de marca, consolidando a EVER Trade como uma companhia conectada à realidade do varejo.

“Não adianta evoluir se são esquecidos aqueles que fazem acontecer. O reposicionamento da EVER Trade reforça o papel central das equipes em campo. São estas que geram resultado de verdade, conectam marcas a consumidores e mantêm a empresa presente onde o varejo se transforma”, completa Dagues.

Com uma atuação voltada à performance no ponto de venda, a EVER Trade Marketing se consolida como uma das maiores empregadoras do setor no país, conectando marcas, consumidores e profissionais em uma operação em constante expansão.



Royal Palm Plaza investe R$ 2 milhões em Fitness Center

Royal Palm Plaza investe R$ 2 milhões em Fitness Center
Royal Palm Plaza investe R$ 2 milhões em Fitness Center

Para quem viaja a negócios, trabalho ou a lazer, uma das preocupações é com a rotina diária de treinos. A falta de espaços e equipamentos adequados em hotéis e resorts leva o hóspede a uma grande adaptação ou até mesmo à interrupção das atividades durante as estadas e deslocamentos entre cidades.

Pensando nesse público, o Royal Palm Plaza Resort, em Campinas (SP), ampliou e modernizou seu Fitness Center, com um investimento de R$ 2 milhões. A nova academia ocupa uma área de 930 metros quadrados e contempla equipamentos modernos e de última geração, equipe especializada e espaço para a prática de lutas, com ringue, sacos de pancada tradicional, de gota e acessórios de proteção.

No novo espaço, o hóspede do resort tem à disposição para seus treinos equipamentos – entre aeróbicos, musculação e pesos livres em ambientes separados -, de marcas reconhecidas por quem busca performance, como Schwinn, Speedo e Le Forzz, além do espaço de luta com ringue e acessórios, com esteiras e escadas com acesso a Spotify, Netflix e YouTube, pesos livres com halteres e anilhas de até 40 kg para pessoas mais experientes e ampla diversidade de equipamentos para diferentes agrupamentos musculares, isolados ou multiarticulares.

A nova academia inclui iluminação natural, com uma arquitetura  pensada na prática da modalidade, com distanciamento e espaçamento ideal entre equipamentos, que, junto com o time de especialistas, oferece um ambiente seguro para os hóspedes.

Além do moderno e amplo Fitness Center, o Health Club contempla também o Manuia Spa, day spa e um Programa de Saúde Mental e Física, para uma experiência relaxante e revitalizante. Também conta com a Dr. Move Longevity Center, que disponibiliza tratamentos e equipamentos de alta tecnologia, como criosala a -170 °C, câmaras hiperbáricas de 99% de oxigênio puro, esteiras de alta performance desenvolvidas pela própria marca e protocolos de ativação metabólica, que têm atraído atletas, médicos, empresários e personalidades de todo o país.

Com a nova academia, o Health Club agora ocupa uma área com mais de 2.000 metros quadrados e contempla equipamentos modernos e de última geração.

Antonio Dias, diretor executivo do Grupo Royal Palm Hotels & Resorts, conta que o projeto de ampliação da área para atividades físicas era algo que o Grupo já vinha planejando há algum tempo, diante das necessidades do público. “Agora nossos hóspedes contam com uma infraestrutura ampla e moderna, além de especialistas, à altura das grandes academias dos grandes centros, e uma das mais completas do setor hoteleiro nacional para dar continuidade à sua rotina de treinos, sem interrupções ou improvisos”, diz ele.

O executivo ressalta que o resort também conta com outras opções para a prática de esportes, como quadras de tênis e beach tennis, campo de futebol society, arco e flecha e ginásio poliesportivo, além de realizar grandes experiências imersivas no mundo fitness, com diversas modalidades realizadas em ambientes lúdicos, como spinning, ioga, dança & ritmos, com trainers, DJs, incluindo camisetas personalizadas, mimos e ativações de marcas.

SOBRE O GRUPO

Desde o início de suas operações em hotelaria, em 1997. O grupo é composto por seis empreendimentos: o Royal Palm Plaza Resort, o hotel boutique The Palms, o Centro de Convenções Royal Palm Hall, duas unidades dos hotéis Royal Palm Tower (Indaiatuba e Campinas, unidade Anhanguera), além do Hotel Contemporâneo, de categoria econômica. O grupo faz parte da holding Arcel Empreendimentos e Participações S.A.



Profissionais de Educação Física: Por que ter registro é vital?

O exercício da profissão de Educação Física no Brasil exige um registro oficial junto ao Conselho Regional de Educação Física (CREF), documento comprovado pela Carteira de Identidade Profissional (CIP). Essa obrigatoriedade assegura que o profissional tenha formação adequada, siga normas éticas e esteja qualificado para atuar na promoção da saúde e no desenvolvimento de atividades físicas.

Para obter a CIP, é necessário ter concluído uma graduação em Educação Física reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), realizado estágio supervisionado, apresentado Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e validado a documentação perante o CREF da respectiva região. Apenas após cumprir todas essas etapas o indivíduo está apto a exercer a profissão de forma legal. Aqueles que ainda estão em formação ou não completaram o processo de registro não estão autorizados a prescrever treinos, ministrar aulas ou planejar atividades físicas, sendo essa prática considerada ilegal.

Importância do registro para a ética e a segurança na profissão

Os profissionais registrados no CREF estão vinculados a um Código de Ética que regula sua atuação em diferentes ambientes, como academias, escolas, clubes, hospitais e espaços de lazer. Esse compromisso busca garantir a segurança e o bem-estar dos indivíduos atendidos, independentemente de seus objetivos, que podem variar desde a melhora da qualidade de vida até a busca por alta performance esportiva.

O registro profissional, portanto, funciona como um mecanismo de proteção tanto para os profissionais quanto para a sociedade, assegurando que a atuação na área siga padrões técnicos e éticos. A fiscalização pelo CREF contribui para a valorização da profissão e para a manutenção de um ambiente seguro para a prática de atividades físicas.

Atuação sem registro: Riscos e implicações legais

Dados de 2024 apontam que mais de 10 mil pessoas foram identificadas exercendo a profissão de Educação Física de forma ilegal no país. Essa prática, além de configurar infração, representa um risco significativo à saúde pública, uma vez que profissionais não qualificados podem elaborar programas inadequados ou negligenciar cuidados essenciais.

A orientação do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e dos Conselhos Regionais de Educação Física (CREFs) é que, ao contratar serviços na área de atividade física, seja verificada a regularidade do profissional junto ao CREF da respectiva região. Em caso de dúvidas, é possível consultar diretamente o conselho regional. Além disso, denúncias sobre atuação irregular podem ser registradas nesses órgãos, como forma de proteger a sociedade e garantir a integridade da profissão.

Registro como garantia de qualidade

A exigência do registro no CREF é fundamental para assegurar a qualidade e a segurança dos serviços prestados por profissionais de Educação Física. A fiscalização contínua e a conscientização sobre a importância de contratar profissionais habilitados são medidas essenciais para coibir a atuação ilegal e fortalecer a confiança no setor.



Médicos alertam: vitaminas em excesso causam riscos à saúde

Médicos alertam: vitaminas em excesso causam riscos à saúde
Médicos alertam: vitaminas em excesso causam riscos à saúde

O uso excessivo de suplementos vitamínicos tem crescido no Brasil, impulsionado pela busca por saúde, bem-estar e resultados estéticos. Paralelamente, médicos alertam para os riscos da automedicação, prática que favorece o uso indiscriminado desses produtos. A tendência preocupa médicos e nutricionistas porque a suplementação sem indicação clínica pode, além de não trazer os benefícios prometidos, representar riscos à saúde.

Entre os profissionais que acompanham esse movimento está o médico Dr. Lucas Moser, que orienta que os pacientes mantenham cautela diante de propagandas que associam vitaminas a melhorias estéticas ou emocionais. “Não existem combinações de vitaminas para melhorar o cabelo, as unhas, a autoestima ou a imunidade. As vitaminas têm funções específicas e limitadas no organismo e, na maioria das vezes, não produzem os efeitos amplamente divulgados em clínicas de estética”.

Com o crescimento da chamada indústria wellness, tem-se criado uma cultura segundo a qual vitaminas são consideradas saudáveis e inofensivas e de que quanto mais vitaminas no corpo, melhor. “Também há a crença de que as vitaminas são as melhores soluções para problemas mais complexos de saúde. Existe uma onda de desinformação que faz as pessoas acreditarem que remédios são vilões e as vitaminas são potenciais alternativas seguras e eficazes quando, na verdade, elas também podem causar malefícios se utilizadas de maneira errada”, enfatiza Dr. Lucas Moser.

Ele alerta ainda sobre a máxima do ‘mal não faz’ e do ‘mais é sempre melhor’, fazendo com que suplementos, vistos como inofensivos, tragam malefícios sérios. Isso se dá especialmente porque, sem acompanhamento profissional, o risco do uso inadequado é maior.

O que é hipervitaminose e quais são seus primeiros sinais

O Dr. Lucas Moser explica que a hipervitaminose ocorre quando há excesso de ingestão de vitaminas, especialmente via suplementos vitamínicos tomados sem indicação adequada. “Os sintomas variam conforme a vitamina envolvida, mas há alguns padrões mais bem estabelecidos para as vitaminas A e D. No caso da vitamina A, surgem fadiga, mal-estar, lentidão, dor abdominal, náuseas e alterações na pele; já a vitamina D pode provocar confusão, apatia, vômitos, inchaço, dor abdominal e alterações na urina”, explica.

Embora alimentos e suplementos prometam compensar dietas desequilibradas, a suplementação sem necessidade comprovada pode causar intoxicações graves e até risco à vida, alertam órgãos como o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Vitaminas e seus riscos

As vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) representam maior risco devido à sua capacidade de se acumular no fígado e no tecido adiposo. Mesmo a vitamina E, em altos níveis, pode causar estresse oxidativo e inflamação renal. “O fígado sofre pressão com o metabolismo excessivo, especialmente da vitamina A, elevando o potencial de intoxicação. Nos rins, o excesso de vitamina D pode causar pedras, insuficiência renal aguda silenciosa e até falência funcional. Já altas doses de vitamina E, embora controversas em humanos, são associadas a processos inflamatórios e toxicidade tecidual”, relaciona Dr. Lucas Moser.

O médico segue explicando que, apesar da baixa capacidade de armazenamento do corpo, as vitaminas hidrossolúveis, como C e complexo B também apresentam riscos: podem causar diarreia, náuseas, neuropatia (ex: B6), hepatotoxicidade (ex: Niacina) ou mascarar déficit de B12 (ácido fólico). Ele lembra ainda que, além de causar intoxicação no fígado, quando em excesso, nos rins, vitaminas como a D podem levar ao acúmulo de cálcio no corpo, resultando em pedra nos rins e insuficiência renal aguda, condições que são silenciosas e só apresentam sintomas após instalados.

“Já a vitamina E, em doses elevadas, pode induzir estresse oxidativo e inflamação renal, com elevação de biomarcadores de toxicidade tecidual, embora os dados em humanos ainda sejam controversos quanto à magnitude do risco”, explica o Dr. Lucas Moser. Ele alerta ainda que em pacientes com doença renal crônica, recomenda-se cautela adicional, pois a capacidade de excreção e metabolismo dessas vitaminas está comprometida, aumentando o risco de toxicidade mesmo com doses consideradas seguras em indivíduos saudáveis.

Suplementação: quando é indicada

Segundo o CFM, a prescrição só é justificada quando há deficiência documentada por exames. “Departamentos médicos e órgãos como o próprio CFM criticam o critério de ‘melhor ficar acima’, definindo-o como falho. Seguir referências científicas e diretrizes oficiais — como as da Associação Médica Brasileira (AMB) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) — é essencial”, orienta o Dr. Lucas.

“Não há recomendação de suplementação para a população em geral. Apenas se a pessoa tiver alguma deficiência vitamínica comprovada em exames laboratoriais. Muitos profissionais têm se valido dessa onda para vender suplementos injetáveis com a justificativa de que os níveis usados como referência nos exames estão desatualizados. Isso é uma grande mentira. As maiores sociedades científicas do mundo acompanham as mudanças nutricionais e alteram as recomendações de tempos em tempos”, reforça o médico.

Prevenção e orientação profissional

De acordo com especialistas da Columbia University Irving Medical Center, a maioria das pessoas saudáveis que mantém uma dieta equilibrada já recebe as quantidades necessárias de vitaminas. Nesses casos, a suplementação não é considerada essencial, a menos que indicada por avaliação clínica. A instituição também destaca que não há evidências científicas de que a reposição indiscriminada de diversas vitaminas traga benefícios adicionais à saúde.

“Um bom profissional vai guiar-se sempre por referências científicas e de sociedades ou órgãos independentes, como US Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora americana, ANVISA, Sociedades Brasileiras de especialidades, como Endocrinologia, Cardiologia, Nefrologia. Desconfie de profissionais que não dão motivos para a suplementação, como, por exemplo, ‘mesmo estando normal, para mim ainda está baixo’ ou ‘eu deixo sempre mais alto’. Um bom profissional usa estudos como referência, e não achismo próprio”, enfatiza o Dr. Lucas Moser.



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METALpack aposta em embalagens sustentáveis e personalizadas
METALpack aposta em embalagens sustentáveis e personalizadas
O mercado de embalagens metálicas tem registrado mudanças significativas, impulsionadas por tendências de sustentabilidade, personalização e eficiência logística, fatores que se intensificam especialmente durante o período natalino. Dados da Associação Brasileira de Embalagens (ABRE) indicam que o setor continuará em crescimento em 2025, com a expedição de embalagens de papelão ondulado projetada para aumentar 4,3% em relação a 2024, atingindo 4,42 milhões de toneladas.
No contexto da METALpack, empresa especializada em embalagens metálicas, essas tendências refletem-se no planejamento voltado para o Natal. Francisco Pinho, CEO da companhia, destaca a importância de integrar sustentabilidade e funcionalidade durante a época de maior demanda: O Natal exige atenção especial aos detalhes. Cada embalagem precisa combinar estética, resistência e responsabilidade ambiental, garantindo que produtos e presentes sejam apresentados de forma elegante e segura, afirma.
O executivo explica que o planejamento envolve toda a cadeia produtiva, desde o design voltado à redução de insumos até práticas como logística reversa e otimização do transporte. Mais do que atender à sazonalidade, o setor busca soluções que preservem recursos, reduzam desperdícios e reforcem a percepção de responsabilidade das marcas perante consumidores cada vez mais conscientes. Nossa atuação requer antecipar tendências das embalagens e compreender profundamente as necessidades de cada cliente. No Natal, isso significa adaptar soluções metálicas que respeitem critérios de sustentabilidade, ao mesmo tempo que reforçam a identidade visual e a experiência do consumidor, complementa Francisco Pinho.
A durabilidade e reutilização das embalagens tornam-se ainda mais fundamentais durante o Natal, ao contribuir não só para reduzir o impacto ambiental, mas também para estender o ciclo de vida dos produtos. De acordo com o estudo “As 6 principais tendências de embalagem para 2025”, divulgado pela ABRE, embalagens reutilizáveis podem reduzir o impacto ambiental do consumo humano em até 85% — um indicador claro de que fabricantes e consumidores estão cada vez mais alinhados com soluções responsáveis e de design diferenciado.
Com a expectativa de crescimento contínuo do setor em 2025, a METALpack observa que a integração entre inovação, personalização e responsabilidade ambiental será cada vez mais estratégica para atender às demandas sazonais. Francisco Pinho conclui: “O Natal é uma oportunidade para alinhar eficiência, estética e sustentabilidade. Soluções metálicas adaptadas a essa época não apenas apresentam produtos de forma elegante, mas também refletem um compromisso mais amplo com práticas responsáveis e duradouras.

 



Eldo Gomes lança livro “Influenciadores de Viagens

Eldo Gomes lança livro "Influenciadores de Viagens
Eldo Gomes lança livro "Influenciadores de Viagens

O livro digital “Influenciadores de Viagens”, lançado pelo jornalista Eldo Gomes (@EldoGomes), propõe uma análise sobre o papel dos criadores de conteúdo no setor turístico. Disponível no formato Kindle, a obra examina como experiências de viagem podem ser convertidas em narrativas relevantes nas redes sociais, com foco na interseção entre comunicação, turismo e influência digital.

A publicação apresenta estratégias voltadas à produção de conteúdo autêntico, com destaque para a valorização de destinos nacionais e internacionais e o fortalecimento de comunidades locais. O autor utiliza sua trajetória de mais de quinze anos no jornalismo de turismo para contextualizar práticas que envolvem planejamento de viagens e geração de engajamento em plataformas digitais.

Entre os temas abordados, o livro discute o papel dos influenciadores na divulgação de destinos regionais e no apoio a pequenos empreendimentos. Também são exploradas tendências como o uso da inteligência artificial na criação de conteúdo turístico e a adaptação das estratégias de comunicação às transformações do comportamento digital.

Relatos pessoais do jornalista são utilizados como recurso narrativo. Viagens de ônibus pelo Brasil, por exemplo, são mencionadas como experiências que permitiram reflexões sobre cultura local, hospitalidade e o processo de contar histórias a partir de deslocamentos cotidianos. Segundo o autor, cada jornada contribuiu para a construção de novos significados sobre o ato de viajar.

O livro está disponível na Amazon.



Influenciadores de Brasília: Eldo Gomes celebra 500 vídeos

Influenciadores de Brasília: Eldo Gomes celebra 500 vídeos
Influenciadores de Brasília: Eldo Gomes celebra 500 vídeos

O YouTube se consolidou como uma das maiores plataformas de compartilhamento de vídeos do mundo. De acordo com dados divulgados pelo blog oficial da empresa, são enviados mais de 20 milhões de vídeos diariamente, o que evidencia o alcance global do sistema e a relevância de sua estrutura para o mercado audiovisual. Esse fluxo contínuo de conteúdos traduz a escala do ambiente digital e o espaço ocupado por produtores independentes, empresas de mídia e criadores de diferentes segmentos.

Dentro desse cenário, o jornalista e criador de conteúdo Eldo Gomes (@EldoGomes) mantém presença ativa desde 2015, quando lançou seu canal no YouTube. O projeto ultrapassou a marca de 110 mil inscritos e reúne mais de 500 vídeos publicados, entre séries, entrevistas e produções autorais. Em Brasília, o canal se tornou um dos exemplos de inserção jornalística no meio digital, acompanhando a expansão de novos formatos e a diversificação das linguagens adotadas pela plataforma.

A trajetória de Eldo Gomes no ambiente digital começou ainda em 2007, com a criação do site EldoGomes.com.br, quando cursava jornalismo e o acesso à internet era majoritariamente discado. Atualmente, além do canal no YouTube, que concentra cerca de 113 mil inscritos, ele mantém uma audiência significativa em outras plataformas, o que reforça a estratégia multiplataforma adotada ao longo de sua trajetória.

Um dos principais projetos do criador é o programa Papo com Eldo, lançado como videocast no YouTube e posteriormente expandido para outras redes. A produção soma mais de 100 convidados ao longo de três temporadas, com entrevistas e debates sobre diversos temas. O formato consolidou uma linha de conteúdo que combina periodicidade e adaptação às demandas de diferentes públicos.



Belgo Arames aplica tecnologia especial de revestimento

Belgo Arames aplica tecnologia especial de revestimento
Belgo Arames aplica tecnologia especial de revestimento

Materiais mais resistentes à corrosão e com maior vida útil são muito importantes na indústria do aço. A Belgo Arames, parceria ArcelorMittal e Bekaert que fabrica soluções em arames para diversos segmentos, utiliza a liga Bezinal® – composta de zinco e alumínio – em vários de seus produtos.

O processo consiste em aplicar essa camada protetora sobre o aço, criando uma barreira que retarda a oxidação natural do metal. Essa proteção foi pensada para ambientes agressivos, como áreas litorâneas com alta salinidade, regiões de grande umidade ou locais com presença de agentes químicos.

A tecnologia também oferece um sistema de proteção que impede a propagação da ferrugem caso o arame seja riscado ou cortado, um efeito que não ocorre da mesma forma na galvanização comum.

Soluções para setores estratégicos

Frederico Gazzola, Gerente de Inovação e Desenvolvimento de Negócios, explica que o uso de revestimento zinco + alumínio pode ser uma solução estratégica para múltiplos setores da economia: "No agronegócio, por exemplo, a tecnologia é utilizada em cercas para áreas alagadiças, como o Pantanal e a Ilha de Marajó, onde a umidade acelera o desgaste dos materiais. O arame Belgo ZZ-700 Bezinal® foi desenvolvido para essas condições, reduzindo a necessidade de manutenções". Frederico ainda complementa que a tecnologia também pode estar presente na avicultura, em gaiolas que precisam resistir aos dejetos dos animais, e na piscicultura, em tanques-rede que sofrem corrosão pela água e pela aderência de moluscos.

"Na construção civil, o revestimento é utilizado em gabiões, estruturas de arame preenchidas com pedras para contenção de encostas e taludes, em especial em obras hidráulicas ou rodoviárias. Já na indústria automotiva, os arames com Bezinal® são empregados em molas mecânicas, onde o revestimento é empregado em função do atrito reduzido em comparação com outras soluções", complementa o gerente de Inovação e Desenvolvimento de Negócios da Belgo.

De acordo com ele, outros setores que também podem se beneficiar são de energia e telecomunicações: "As cordoalhas de aço que compõem as estruturas de torres e postes estão constantemente expostas a intempéries. A tecnologia Bezinal® é aplicada para conferir maior resistência ao clima e a altas temperaturas, um requisito para linhas de alta tensão que operam em sua capacidade máxima", conclui. 

Foco em durabilidade e sustentabilidade

Ao prolongar a vida útil dos produtos de aço, a tecnologia contribui para práticas mais sustentáveis na indústria. A maior durabilidade dos materiais implica menor frequência de substituição, o que reduz o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos. Essa abordagem está alinhada à necessidade de desenvolver soluções que combinem desempenho técnico com menor impacto ambiental.



Com uso de IA, ferramenta é solução contra crimes digitais

Com uso de IA, ferramenta é solução contra crimes digitais
Com uso de IA, ferramenta é solução contra crimes digitais

Os golpes virtuais estão em alta no Brasil. Mais do que isso, eles vêm sendo considerados um verdadeiro filão entre os criminosos, dentre outras razões por não exigir nenhum risco de identificação frente às vítimas. É o que aponta o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado no início de julho. Segundo o documento, os chamados estelionatos por meios eletrônicos cresceram 17% entre 2023 e 2024 no país, ao passo que os estelionatos de modo geral avançaram 7,8% no mesmo período.

Na contramão, práticas criminosas mais incisivas, como roubos de carros, celulares, cargas, residências, comércios e de instituições bancárias sofreram reduções expressivas em todo o país, ainda de acordo com o relatório. O foco nos crimes cibernéticos tende a dar mais protagonismo a empresas de tecnologia capazes de entregar soluções eficazes contra os estelionatos virtuais.

“As empresas e organizações precisam entender, antes de tudo, que as soluções contra essas práticas já existem. Aquelas que usam tecnologias de onboarding digital, por exemplo, têm um leque de ferramentas já disponíveis para coibir a invasão de golpistas em seus sistemas e em contas de usuários”, garante Maria Cristina Diez, engenheira de softwares e diretora comercial da Most Specialist Technologies, uma das maiores empresas de automação de onboarding e segurança digital do país.

Uma delas é o Facematch, uma ferramenta capaz de comparar a fotografia de um usuário em um documento com a imagem dele em tempo real. Outro recurso com forte capacidade de resposta às tentativas de fraudes é o Liveness, que permite realizar uma prova de vida que garante a autenticidade do usuário que está acessando um determinado sistema por meio do próprio celular. Ambas utilizam tecnologias de inteligência artificial que elevam a capacidade de proteção.

“O Facematch e o Liveness são apenas duas ferramentas de um leque que a Most oferece ao mercado, justamente com o objetivo de reduzir os ataques a sistemas digitais, como aplicativos, bancos de dados internos ou ferramentas de acesso aos usuários”, garante a executiva da Most. “Nossas soluções não são paliativas. Elas têm um alto poder de proteção, e ainda melhoram a experiência e dão mais rapidez ao uso do sistema pelo usuário”, complementa.

Mais investimentos em segurança

Para Maria Cristina Diez, os números do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025 mostram uma tendência de crimes cibernéticos que deve ser respondida à altura pelas organizações, a partir de investimentos em segurança. A edição de 2024 do Anuário, por sinal, já advertia para essa importância: o documento recorreu aos resultados de outra pesquisa para mostrar que apenas 3% das empresas e organizações consultadas indicaram que têm iniciativas mais consistentes para o setor de cibersegurança.

“Mesmo com todos os avanços tecnológicos, o investimento em segurança digital ainda é baixo e abre brechas que ajudariam a compreender os números de golpes virtuais aqui trazidos. O crime tem explorado as novas fronteiras sociais e econômicas de modo cada vez mais rentável e inovador”, apontava o Anuário 2024. A diretora da Most concorda. Para ela, as empresas devem compreender que soluções como o Facematch e o Liveness, entre muitas outras desenvolvidas pela empresa, são um importante ponto de partida para investir em respostas produtivas.

“Ferramentas como as que oferecemos são provas importantes de que há como as empresas praticamente eliminar os ataques a seus sistemas e proteger seus usuários de potenciais invasões. Com um detalhe: esses recursos assimilam os comportamentos dos golpistas, já que têm base em inteligência artificial. Isso eleva muito a eficácia no controle dos acessos”, pontua Maria Cristina Diez.



Mercado de mídia demanda por insights prontos para decisão

Mercado de mídia demanda por insights prontos para decisão
Mercado de mídia demanda por insights prontos para decisão

Estudos indicam que a demanda do mercado está cada vez mais voltada para insights acionáveis, em vez de simples relatórios analíticos. Segundo a Adobe (2025), "insights acionáveis, formados a partir da análise de dados, revelam áreas de sucesso e melhorias necessárias, gerando mudanças reais". O estudo destaca, ainda, que muitas empresas lutam para aproveitar totalmente os dados, já que os relatórios convencionais não fornecem as recomendações práticas necessárias para a implementação imediata.

Essas conclusões estão em sintonia com o que observamos entre nossos clientes. "Há uma crescente demanda por análises já estruturadas que possam ser aplicadas diretamente nos processos de decisão. Muitas empresas não contam com equipes dedicadas de BI e, por isso, buscam soluções que tragam recomendações claras e contextuais", afirma Cesar Sponchiado, fundador e CEO da Tunad.

Desta forma, a Tunad anuncia a adoção do modelo de Insights as a Service (IaaS), reposicionando sua atuação de fornecedora de dados e plataforma (Software as a Service – SaaS) para um serviço contínuo voltado à entrega de análises estruturadas e recomendações estratégicas. O modelo utiliza inteligência artificial para processar grandes volumes de informações e organizar relatórios em tempo real, automatizando tarefas que tradicionalmente dependiam de equipes internas de análise.

Com essa evolução, a companhia passa a oferecer recursos voltados ao monitoramento contínuo de indicadores de marca, medição do impacto de campanhas em tempo real e estimativas de desempenho de mercado com base em dados de busca do Google. A solução também contempla relatórios sobre veiculações em TV (Linear e Streaming), CTV e Rádio.

O CEO reforça, ainda, que o IaaS complementa sua oferta original: os clientes continuam podendo acessar apenas os dados brutos diretamente pela plataforma ou via API, mas agora também contam com relatórios analíticos estruturados e recomendações prontas para aplicação.

"Além do acompanhamento das marcas, desenvolvemos o Radar Competitivo, que reúne informações sobre campanhas da concorrência — como os conteúdos criativos utilizados, os canais em que foram veiculados e estimativas de investimento. A diferença é que esses dados já chegam transformados em insights prontos, conectando diretamente com a proposta do IaaS e permitindo que os anunciantes se mantenham informados e ajustem suas estratégias de forma fundamentada", completa Ricardo Monteiro, CSO e COO da Tunad.

Outro diferencial é a análise do comportamento do público por meio das buscas no Google. As variações de interesse são observadas como um sinal de engajamento espontâneo, permitindo identificar picos e quedas de atenção ao longo do tempo. "Seja mídia paga, espontânea, ações com influenciadores ou ativações físicas, tudo pode impactar o interesse pela marca. O cruzamento desses fatores mostra de forma clara como a comunicação repercute junto ao consumidor", completa Monteiro.

A expectativa da Tunad é avançar nos próximos anos para modelos de automação mais ampla, nos quais algoritmos de inteligência artificial poderão sugerir e, futuramente, executar decisões de mídia de forma autônoma. "Já utilizamos esse tipo de automação em canais digitais como a TV conectada. A tendência é que, gradualmente, essa aplicação também se estenda para TV Linear e rádio", conclui Sponchiado.



Varejo online busca alternativas para brigar com Mercado Livre, Shopee e Amazon

Varejo online busca alternativas para brigar com Mercado Livre, Shopee e Amazon
Varejo online busca alternativas para brigar com Mercado Livre, Shopee e Amazon

Nos últimos anos, o comércio eletrônico cresceu de forma significativa, consolidando gigantes como Mercado Livre, Shopee e Amazon como líderes do setor. Segundo o Portal E-Commerce Brasil, somente essas 3 varejistas abocanharam aproximadamente 30% do market share brasileiro. Essas plataformas oferecem uma vasta gama de produtos, preços competitivos, entregas rápidas e uma logística otimizada, consolidando sua posição no mercado pela escalabilidade e eficiência. Esse crescimento acelerado levou à eliminação de concorrentes menores ou os forçou a se reinventarem, adaptando seus modelos de negócios para competir com o poderio dessas empresas.

No entanto, à medida que este cenário se consolida, lacunas em nichos específicos são identificadas, onde a personalização e a especialização são essenciais. Um exemplo disso é o mercado de materiais voltados para os setores agropecuário e de construção civil, que, apesar da alta demanda, exige soluções logísticas e de atendimento mais detalhadas, algo que as grandes plataformas de e-commerce não conseguem oferecer com a mesma precisão.

É nesse panorama que a Paperplast, um e-commerce especializado na venda de lona plástica e outros produtos essenciais para o setor agro e de construção civil, tem atuado. “A empresa foca em produtos que demandam cuidados específicos, como lona, lona para estufa agrícola, lona para piscina, tela para galinheiro e materiais usados na construção civil, que frequentemente envolvem desafios logísticos relacionados ao peso, volume e a complexidade do transporte. Tais produtos exigem um nível de especialização que as grandes plataformas, com sua abordagem massificada, não conseguem atender com a mesma eficiência, pois não têm a infraestrutura necessária para lidar com volumes grandes e produtos que demandam cuidados especiais durante o transporte e manuseio”, relata Julivan Arantes da Silva, proprietário da empresa.

Ao contrário das gigantes do e-commerce, que priorizam a escalabilidade e a agilidade de seus processos, segmentos específicos estão investindo em logísticas diferenciadas e sob medida para o seu mercado. “No caso da Paperplast, o transporte de lonas plásticas e o envio de materiais pesados e volumosos, como telas metálicas, exigem cuidados que vão muito além do despacho de mercadorias. Este cenário demanda investimento em parcerias estratégicas com transportadoras especializadas e soluções logísticas adaptadas às necessidades específicas de seus clientes. Essas soluções incluem, por exemplo, o transporte técnico que garante a integridade dos produtos durante o trajeto e métodos de descarregamento que atendem as particularidades do seu setor, permitindo que os materiais cheguem aos clientes sem danos e dentro do prazo estabelecido”, avalia Julivan.

Ainda sobre a operação, o empresário afirma: “A personalização do atendimento ao cliente é um aspecto fundamental que diferencia a Paperplast das grandes plataformas. Enquanto empresas como Mercado Livre, Shopee e Amazon oferecem uma experiência de compra padronizada, a Paperplast adota um modelo de atendimento customizado, focado nas necessidades de seus clientes.” A empresa, além da comercialização de produtos também oferece consultoria especializada, orientando seus clientes sobre a escolha de materiais, a aplicação de cada produto e as melhores práticas para o transporte. Esse tipo de atendimento especializado é especialmente importante no setor agropecuário e de construção civil, onde os detalhes fazem toda a diferença. “A Paperplast não se limita a vender produtos, ela também explica como usá-los corretamente, criando uma conexão com seu consumidor”, conclui o empreendedor.

Um ponto importante que as empresas do setor têm se concentrado é na capacidade de atender às exigências técnicas específicas do mercado agropecuário e da construção civil, com foco em soluções detalhadas e personalizadas. A lona utilizada para estufas agrícolas ou para proteção de cargas em caminhões, por exemplo, deve atender a requisitos rigorosos de resistência, durabilidade e adaptação a diferentes condições climáticas. Empresas do segmento têm desenvolvido opções que atendem a essas necessidades, oferecendo especificações detalhadas, desde a resistência necessária para o produto até as condições de impermeabilidade e resistência ao vento, com base nas demandas dos consumidores.

Esse conceito de diferenciação em mercados de nicho vem se consolidando como uma estratégia eficaz para o sucesso de e-commerces em meio à concorrência com grandes plataformas de varejo. Ao focar em um segmento específico e entender profundamente as necessidades do público-alvo, essas plataformas conseguem não apenas conquistar a confiança de consumidores exigentes, mas também desafiar a ideia de que apenas os grandes varejistas conseguem oferecer uma experiência de compra satisfatória e eficiente. De acordo com o especialista em e-commerce José Silva (Fonte: Pesquisa de Mercado 2024, Universidade de São Paulo), a chave do sucesso dessas empresas está na especialização, em vez de competir diretamente com gigantes varejistas.

Enquanto as grandes plataformas dominam a competição no e-commerce de grande escala, o comércio online de nicho mostra que, em um mercado saturado e altamente competitivo, a vantagem competitiva pode vir do foco nos detalhes e no atendimento personalizado. A especialização permite que pequenos e-commerces se tornem referências em seus setores, criando bases de clientes fiéis e satisfeitos. Segundo pesquisa da E-Commerce Brasil (2023), 72% dos consumidores preferem comprar em e-commerces especializados, destacando a importância da personalização e expertise.

No final, o sucesso não está em competir com os gigantes, mas em dominar nichos que eles ainda não atenderam com a mesma precisão. Startups digitais estão mostrando que ao focar em nichos específicos, há grandes oportunidades de crescimento. Como apontado pela Gazeta do Povo, empresas como a Paperplast têm se destacado no varejo digital técnico e no atendimento de segmentos especializados.



Início das Operações da Usina Solar Black Hollow Sun I no Colorado

A ContourGlobal anunciou hoje o início das operações do Black Hollow Sun I (BHS I), uma usina solar fotovoltaica de 185 MWp localizada próximaàcidade de Severance, no Colorado.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250904636063/pt/

BHS I - ContourGlobal’s first operating renewable plant in the United States

BHS I – ContourGlobal’s first operating renewable plant in the United States

O BHS I representa a primeira usina renovável em operação da ContourGlobal nos Estados Unidos e a fase inicial do complexo Black Hollow Sun, que também contará com o BHS II (139 MWp). Quando concluído em 2026, o complexo terá capacidade total de 324 MWp, tornando-se o maior projeto solar do norte do Colorado e o maior ativo solar contratado da Platte River.

Quando estiver totalmente operacional, o complexo produzirá cerca de 608 GWh de energia limpa por ano, que será fornecidaàPlatte River Power Authority, a concessionária comunitária que atende Fort Collins, Loveland, Estes Park e Longmont. Essa quantidade é suficiente para abastecer mais de 73.0001 residências no norte do Colorado, evitando quase 450.000 toneladas métricas de emissões de CO₂ por ano2.

Esse marco foi um dos destaques das comemorações de 20anos da ContourGlobal, reafirmando tanto suas origens nos Estados Unidos há duas décadas quanto seu compromisso em se tornar uma produtora independente de energia (IPP) predominantemente renovável, também por meio de outros investimentos relevantes no país.

O início das operações do Black Hollow Sun I é um marco fundamental para a ContourGlobal, representando nossa primeira usina renovável em operação nos Estados Unidos, e tem um significado especial neste ano em que celebramos os 20 anos de fundação da empresa no país“, comentou Antonio Cammisecra, CEO da ContourGlobal. “Esse projeto, junto com o Black Hollow Sun II, previsto para ser concluído até o final de 2026, exemplifica nossa estratégia de fornecer energia limpa e confiável, ao mesmo tempo em que reforça nosso compromisso com as comunidades locais e parceiros como a Platte River Power Authority”.

Compromisso da ContourGlobal com o fornecimento de energia nos Estados Unidos

Como parte de seus 20 anos de atuação no setor de energia dos EUA, a ContourGlobal está utilizando módulos solares fabricados nos Estados Unidos fornecidos pela parceira Qcells, que também oferece suas soluções integradas de EPC (Engenharia, Suprimentos e Construção) para este projeto.

A conclusão do BHS I amplia em 185 MWp a capacidade renovável do portfólio da ContourGlobal nos EUA, que agora totaliza 2,8 GW de capacidade de geração em operação, em construção ou em fase avançada de desenvolvimento.

O portfólio operacional atual da empresa (1,5 GW) inclui também uma frota térmica de 10 usinas localizadas na Califórnia, Novo México e Texas, além de uma usina de óleo leve em Connecticut.

A capacidade renovável planejada pela ContourGlobal nos EUA inclui mais 1 GW de energia solar fotovoltaica e 0,3 GW em projetos de Sistema de Armazenamento de Energia em Bateria (BESS), em diferentes estágios de desenvolvimento, da fase final de planejamentoàconstrução avançada.

Energia limpa com impacto local positivo

A usina BHS I, localizada no Condado de Weld, próximoàcidade de Severance e a cerca de 16 milhas a leste de Fort Collins, é a primeira fase do complexo maior Black Hollow Sun, originalmente desenvolvido pela Hanwha Renewables e adquirido pela ContourGlobal no início deste ano.

Projetos solares em escala de serviços públicos como o BHS I geram benefícios locais significativos, envolvendo centenas de profissionais qualificados e parceiros regionais em cada fase da construção. No caso do BHS I, o período de obras criou cerca de 450 empregos diretos e 250 indiretos, fortalecendo a economia local por meio de parcerias com empreiteiras, fornecedores e prestadores de serviços da região.

Com o BHS I agora entrando em operação comercial, a construção do BHS II (139 MWp) já está em andamento. Ambas as fases foram planejadas para se integrarem perfeitamente por meio de infraestrutura compartilhada, otimizando o uso do terreno e a eficiência técnica. A previsão é que o BHS II inicie suas operações até o fim de 2026.

A ContourGlobal está comprometida em ser uma participante ativa da comunidade local e recentemente apoiou o Severance Days Festival, realizado de 22 a 24 de agosto, organizado pela cidade de Severance.

Sobre a ContourGlobal – A ContourGlobal, uma empresa da KKR, liderada pelo CEO Antonio Cammisecra, é uma consolidada produtora independente de energia (IPP) que desenvolve, adquire e opera ativos de geração e armazenamento de eletricidade em todo o mundo. Atualmente, a empresa gerencia 5,3 GW de capacidade instalada em diversas tecnologias de geração e categorias de ativos, com mais 1 GW de renováveis em construção e outros 9,8 GW em desenvolvimento. Suas operações se estendem a 18 países na Europa, África, Ásia, América do Norte e América do Sul. A empresa se comprometeu a acelerar a descarbonização do seu portfólio por meio da transição sustentável da frota térmica, da repotencialização de ativos renováveis existentes e do desenvolvimento orgânico de novos projetos renováveis. A ContourGlobal possui 20 anos de colaboração com comunidades, instituições e clientes, que se beneficiam do fornecimento de eletricidade por contratos de longo prazo ou PPAs inovadores, aliados a soluções de gestão de energia.

1 Com base na estimativa de 8.304 kWh de consumo anual de energia de uma residência típica do Colorado.

2 Valor expresso em toneladas métricas, com base nos dados mais recentes de emissões da rede elétrica e nos métodos de reporte do Colorado Clean Energy Plan.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Relações com a mídia global

Communications@ContourGlobal.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Mulheres representam apenas 10% dos investidores brasileiros

O número de mulheres que não investem no Brasil segue alto. Segundo pesquisa recente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), em parceria com o Datafolha, apenas 10% das mulheres brasileiras realizaram investimentos em 2024. O dado reforça a necessidade de iniciativas que incentivem o protagonismo feminino no mundo das finanças, ampliando o conhecimento sobre gestão patrimonial e independência econômica.

“Historicamente, as mulheres são afastadas da gestão do dinheiro da família e do mercado financeiro, pouco voltado ou não receptivo a elas. Precisamos trazer as mulheres para conversar sobre investimentos com os interlocutores do mercado. Além da capacidade de gerir seu próprio patrimônio, a independência financeira e a autonomia são essenciais para a qualidade de vida”, afirma Maria Helena Válio, fundadora e CEO da Women Invest.

É com esse objetivo que nasceu o Women Invest Summit que, em 2025, chega à sua 4ª edição. O evento acontece no dia 11 de setembro, no Jockey Club de São Paulo.

A expectativa é reunir 1.500 mulheres — entre executivas, empresárias, profissionais liberais e herdeiras — em uma jornada de mais de 50 horas de conteúdo. As palestras e workshops abordarão temas como gestão de patrimônio, educação financeira, investimentos internacionais, empreendedorismo e vendas, além de assuntos ligados ao universo feminino.

Entre os nomes confirmados estão: Adriana dos Santos, Diretora do Itaú Personnalité e Sócia Holding do Itaú, Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual, Carol Paiffer, CEO da Atom Educacional, Ana Paula Padrão, Fundadora e CEO da Conquer Unna, Luiz Antonio Galebe, fundador do Shoptur, Érika Zamberlan, Diretora de Distribuição e Produto da Caixa Asset, Rodrigo Azevedo, Sócio e Co-CIO de Macro da Ibiuna e ex-diretor de Política Monetária do Banco Central, Gal Barradas, Diretora de Growth da Rio Bravo e Fabiana Arana, Managing Director Partner do BTG Pactual.

Em parceria inédita com a B3, investidoras do Tesouro Direto terão acesso a descontos especiais na compra de ingressos, que podem chegar a 100% do valor. O congresso conta com o apoio de grandes instituições financeiras e empresas parceiras, entre elas: BTG Pactual, Itaú Personnalité, Ibiuna Investimentos, Rio Bravo, Caixa Asset, BTG Pactual Wealth Management, Itaú Private Bank, Ella Wealth, Galapagos Capital, Z-Invest, Icatu Seguros, Empiricus Asset, Integral Group, Global X e Vita Investimentos.

Women Invest Summit 2025

  • Data: 11 de setembro de 2025 (quinta-feira)
  • Horário: 8h às 20h30
  • Local: Jockey Club de São Paulo – SP
  • Endereço: Lineu de Paula Machado, 1263 – Cidade Jardim

Mais informações: www.womeninvestsummit.com.br

https://www.womeninvestsummit.com.br/



Simuladores de moto podem salvar 4.800 vidas por ano no país

Simuladores de moto podem salvar 4.800 vidas por ano no país
Simuladores de moto podem salvar 4.800 vidas por ano no país

Os sinistros de trânsito envolvendo motocicletas são uma das principais crises de saúde pública e de gestão empresarial no país. Uma reportagem do Fantástico deste ano revelou que, em 71% dos municípios brasileiros, acidentes de trânsito matam mais do que armas de fogo, sendo as motocicletas responsáveis por mais de 60% dessas ocorrências. Em 2024, o SUS registrou gastos de R$257 milhões apenas com ocorrências envolvendo motociclistas, sem contabilizar os custos indiretos para empresas e famílias. 

De acordo com Antônio Meira Júnior, presidente da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET), “motociclistas têm 17 vezes mais chances de morrer do que motoristas de automóveis”. Essa estatística reflete a vulnerabilidade desse grupo, composto principalmente por trabalhadores que dependem das motos para sustento familiar. Para empresas, os acidentes geram custos médicos, indenizações, perda produtiva e danos reputacionais.   

Diante desse cenário, tecnologias educacionais como os simuladores de direção vêm sendo aplicadas em programas de segurança viária, permitindo que condutores treinem situações de risco sem estarem expostos ao perigo real. Um estudo de caso apresentado na Conferência Nacional de Segurança no Trânsito em 2025 revelou que, entre 444 motociclistas participantes, foram registradas 21.773 infrações em ambiente simulado. Essas falhas correspondem a comportamentos potencialmente fatais na vida real. 

Segundo Paula Tomborelli, diretora de produtos da ProSimulador, “Os resultados indicam que a adoção de simuladores em programas contínuos pode reduzir em até 40% as mortes de motociclistas por sinistros de trânsito. Isso representaria cerca de 4.800 vidas poupadas por ano no Brasil”. 

Claudia de Moraes, CEO da Younder, explica: “Os simuladores são ainda mais eficazes quando integrados a programas estruturados de segurança. Em iniciativas em andamento, os condutores realizam checklists diários de segurança, participam de treinamentos teóricos e práticos regulares e são monitorados via telemetria. Essa combinação permite identificar padrões de risco, corrigir falhas e estimular uma mudança cultural de comportamento no trânsito”. 

Num outro estudo de caso apresentado na Conferência Nacional de Segurança no Trânsito de 2025, uma empresa com três mil motociclistas em operação aplicou por dois anos um programa abrangente de segurança viária que inclui simuladores de direção e o uso de um aplicativo especializado, e obteve uma redução de aproximadamente 30% nos incidentes relacionados ao uso indevido do celular. Além disso, relatos qualitativos apontaram maior respeito às normas de trânsito e redução de velocidades médias. 

Esses resultados mostram como tecnologias educativas podem reduzir custos com manutenção e sinistros, ao mesmo tempo em que reforçam a conformidade regulatória e a sustentabilidade operacional. O alinhamento dessas iniciativas às metas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU evidencia que os ganhos extrapolam o ambiente corporativo, alcançando benefícios sociais de grande escala. 

De acordo com Claudia de Moraes, “iniciativas que combinam simulação imersiva, capacitação continuada e monitoramento de desempenho não apenas reduzem acidentes, mas contribuem para uma transformação cultural da segurança viária”. Essa convergência entre tecnologia, gestão e educação evidencia o potencial dos simuladores para mudar de forma estrutural o cenário de risco envolvendo motociclistas no Brasil. 



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