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Sorocaba recebe Lobofest com shows e atrações locais

A terceira edição do Lobofest será realizada no dia 2 de agosto na Arena Lucky Friends, em Sorocaba, São Paulo. A cantora Marina Sena, o rapper Djonga e a banda Terno Rei são alguns dos nomes já confirmados para o lineup. O festival é realizado desde 2022 e tem como proposta trazer artistas nacionais e locais da cena alternativa.

Ricardo Aly, diretor da Rede Nacional Inn de Hotéis, que contempla a unidade Nacional Inn Sorocaba, afirma que o crescimento do festival é reflexo da organização e autenticidade do evento. “Na primeira edição, o foco era bem mais modesto, com estrutura menor e um público ainda em formação, mas com aquele espírito independente que sempre atrai quem busca novidade. Aos poucos, o festival foi ganhando notoriedade”, relembra.

Ainda de acordo com o profissional, a cada ano o Lobofest tem aumentado o número de atrações, ampliado a estrutura e, principalmente, criando novas experiências paralelas, como a Feira Selvagem e as after parties.

Para a economia local, o evento gera um movimento que vai além da cena cultural e atinge a gastronomia, o comércio local e a rede hoteleira. “Quando se anuncia um festival desse porte, com artistas de alcance nacional, automaticamente se atrai um público de fora, o que gera um aumento da demanda por hospedagem”, explica Ricardo.

Segundo o especialista, com o crescimento de público ao longo das edições, hotéis e pousadas começam a se preparar com antecedência. Muitos ajustam os pacotes, criam experiências especiais e até firmam parcerias com o festival, o que impulsiona o turismo como um todo.

“Na prática, o Lobofest aquece, temporariamente, a economia de Sorocaba. Quem vem pra curtir o evento acaba consumindo em restaurantes, bares e lojas locais. É um festival que gera receita, cria oportunidades e ainda valoriza o que a cidade tem de melhor”, ressalta.

A expectativa de público para o Lobofest 2025, conforme prevê Ricardo, é promissora: a cidade espera receber milhares de pessoas de diferentes regiões do país. “Para uma cidade que já tem uma estrutura urbana, isso representa uma oportunidade de mostrar o seu potencial turístico”, acrescenta.

Atrações espalhadas por Sorocaba

Além dos shows, que serão realizados na Arena Lucky Friends, o Lobofest também contará com apresentações gratuitas em diferentes pontos da cidade ao longo do mês de julho. Para a edição deste ano, Maglore, Pluma, Varanda, Julio Moura e Justine são alguns dos nomes confirmados nesse circuito.

A variedade de estilos musicais apresentados no lineup — que inclui pop, rap, indie e folk — atrai um público diverso. “O Lobofest tem sido fundamental para colocar Sorocaba em destaque no cenário cultural paulista. Isso acaba refletindo não só na percepção do público, mas também na forma como produtores, artistas e veículos especializados enxergam a cidade”, analisa Ricardo.

Eventos como o Lobofest ajudam a redesenhar o mapa cultural do estado, conforme o profissional explica. “Eles mostram que a cultura pulsa em várias partes de São Paulo e que lugares como Sorocaba têm muito a oferecer. É um ganho simbólico e turístico que vai muito além dos três dias de festival”, conclui.

Hotel Nacional Inn Sorocaba

Localizado na Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, Bairro Iporanga, o Nacional Inn Sorocaba fica a 20 minutos do centro da cidade, com acesso às cidades vizinhas e principais rodovias. O empreendimento possui cinco categorias de acomodação que incluem ar-condicionado, estações de trabalho, wi-fi e café da manhã. Entre as comodidades da hospedagem estão espaços fitness, sauna, piscina, playground infantil, lounge bar, estacionamento, recepção 24 horas e espaço corporativo para eventos e reuniões. 

Para mais informações, basta acessar:

https://www.nacionalinn.com.br/hotel/nacional-inn-sorocaba 



Grupo CI confirma presença na Bett Brasil 2025

O Grupo CI, empresa que atua no segmento de edutainment (educação + entretenimento) no Brasil, confirma presença na Bett Brasil 2025, evento de educação e tecnologia que reúne mais de 28 países representados por profissionais do setor, que acontece de 28 de abril a 1º de maio, no Expo Center Norte em São Paulo. Com o objetivo de fortalecer conexões com gestores educacionais e ampliar a oferta de soluções, o Grupo CI apresenta sua visão de transformar o aprendizado em jornadas imersivas por meio das integrantes do grupo: CI Intercâmbios, Amaze e Trilha Educação.

Com mais de 35 anos de atuação, o Grupo CI apresenta um ecossistema que integra intercâmbios, viagens pedagógicas, celebrações de formatura e eventos educacionais no portfólio completo. Em 2024, o grupo impactou 50 mil estudantes através de metodologias que unem conhecimento, cultura e experiências práticas.

Segundo o Mordor Intelligence, o segmento de edutainment cresce 17% ao ano globalmente, impulsionado pela demanda por experiências que combinam educação e engajamento.

“Seguimos com nosso compromisso de transformar a educação em uma jornada viva e conectada com o mundo. O Edutainment não é apenas uma tendência: é a chave para preparar alunos críticos, criativos e capazes de liderar em um futuro que exige habilidades além das salas de aula. Em nosso ecossistema, cada experiência é um passo para formar cidadãos globais. A presença de gestores e educadores é essencial para transformar o aprendizado em legado”, explica Lucas Garcia, CEO do Grupo CI.

Serviço

Evento: Bett Brasil 2025

Endereço: Expo Center Norte – São Paulo (SP)

Estande do Grupo CI: Rua M, nº 130

Data: de 28 de abril a 1º de maio de 2025

Mais informações no site do evento.



Anime Poços reúne fãs de cosplay e cultura asiática

Realizado desde 2010 na cidade de Poços de Caldas (MG), o Anime Poços é um evento voltado para fãs da cultura pop, com foco em cosplayers, youtubers, cantores, grupos de dança e no tradicional concurso de cosplay. Este ano, o evento será realizado no dia 25 de maio, no Espaço Cultural da URCA, e contará com atrações como apresentações de artistas da região, dubladores, jogos de videogame, batalhas de swordplay, performances de k-pop, gastronomia oriental, além de estandes variados e expositores.

Ricardo Aly, diretor da Rede Nacional Inn de Hotéis, que integra a unidade Golden Park All Inclusive Poços de Caldas, reforça a importância do Anime Poços para o turismo local, principalmente por movimentar a cidade fora dos períodos de alta temporada. “O evento gera uma movimentação diferente do turismo ecológico tradicional de Poços. Além disso, valoriza artistas locais e oferece espaço para quem quer mostrar talento, seja na música, no artesanato ou na dança”, explica.

De acordo com o profissional, o público do Anime Poços é majoritariamente jovem, entre 15 e 30 anos, e vem de diversos estados brasileiros. “Muita gente vem de fora e passa o fim de semana inteiro na cidade, o que aquece a rede hoteleira. Há também um número considerável de famílias que acompanham os filhos, o que amplia ainda mais o perfil dos visitantes”, analisa.

Além disso, Ricardo ressalta que esse público costuma se planejar com antecedência, já que monta fantasias de cosplay, compra ingressos on-line e pesquisa onde comer e se hospedar. Segundo ele, esse comportamento ajuda a prever a demanda, levando muitos hotéis a criarem pacotes temáticos ou oferecerem lembranças personalizadas durante o evento, como brindes e descontos para os participantes.

“É um público que valoriza experiências. Eles não buscam apenas um local para se hospedar, mas algo que complemente o clima do evento. Hotéis com decoração geek, por exemplo, ou espaços instagramáveis, tendem a se destacar”.

Ricardo ainda destaca a alta conectividade dos participantes, que costumam divulgar tudo em tempo real nas redes sociais, por meio de vídeos, reels e stories no Instagram.

Anime Poços impulsiona o turismo local

O Anime Poços, de acordo com Ricardo, é uma porta de entrada para novos visitantes, que acabam explorando as atrações turísticas da cidade. “Eventos como esse ajudam a manter o turismo aquecido o ano inteiro. Não dependem de feriados prolongados ou férias escolares, o que é ótimo para o comércio e para a rede de serviços. A cidade ganha um fôlego extra, e isso impacta diretamente a economia local de forma positiva”, analisa.

O setor de alimentação é um dos que mais se beneficia: restaurantes, lanchonetes, cafeterias e food trucks registram um aumento significativo no movimento. “Como o público do Anime Poços curte cultura oriental, os estabelecimentos que oferecem culinária japonesa ou coreana, por exemplo, acabam se tornando pontos de encontro”, acrescenta o especialista.

Ainda segundo Ricardo, lojas de artigos geek, papelarias, livrarias, além dos expositores do próprio evento, também registram aumento nas vendas.

“Quanto mais eventos variados a cidade realiza, maior é a chance de atrair novos visitantes, fidelizar os que já conhecem e até surpreender os moradores. O Anime Poços, nesse contexto, é uma vitrine da capacidade de adaptação e acolhimento da cidade”, conclui.

O Golden Park All Inclusive Poços de Caldas

Localizado na Av. Vereador Edmundo Cardillo, 3608, Jardim Del Rey Poços de Caldas, o hotel está de frente para o Parque Temático Walter World, próximo do Santuário Mãe Rainha e da Represa Saturnino de Brito e fica a cinco minutos do centro de Poços de Caldas, uma das cidades mais visitadas do Sul de Minas. O Golden Park Poços de Caldas dispõe de sistemas All Inclusive e Open Bar completos.

A unidade conta com uma estrutura que inclui comodidades como piscinas, programação recreativa para crianças, atividades de lazer como jogos, oficinas de trabalhos manuais, práticas esportivas, atividades em contato com a natureza e shows com música ao vivo.

Para mais informações, basta acessar:

https://www.nacionalinn.com.br/hoteis/hotel-golden-park-pocos-de-caldas 



Lingopass lança simulador ROI de idiomas para empresas

Como calcular o retorno de um programa de idiomas oferecido aos colaboradores? Ao perceber que muitas empresas se deparavam com essa dúvida, o Lingopass desenvolveu um simulador de retorno sobre investimento (ROI, na sigla em inglês) com o objetivo de traduzir os resultados de forma objetiva.

O ROI, como a própria palavra sugere, é uma métrica utilizada para calcular e medir o quanto um investimento feito por uma empresa foi positivo. Dessa forma, o simulador permite que as empresas visualizem, em poucos cliques, o impacto financeiro direto da capacitação em idiomas em indicadores-chave como produtividade, retenção de talentos e expansão internacional.

“Ele cruza variáveis reais da operação da empresa com dados estatísticos e benchmarks do setor para projetar ganhos em eficiência, redução de erros operacionais e melhoria na comunicação entre equipes globais. Assim, o investimento deixa de ser visto como um custo e passa a ser compreendido como um motor de performance organizacional”, afirma Alexandrine Brami, CEO e co-founder do Lingopass.

De acordo com Brami, muitas empresas se surpreendem “ao descobrir o quanto estão deixando de ganhar por não investir estrategicamente em idiomas”. O simulador revela, por exemplo, o impacto de falhas de comunicação em equipes multinacionais, o custo de perder talentos por falta de oportunidades de desenvolvimento e, até mesmo, a ineficiência em processos globais por barreiras linguísticas.

“Outra possibilidade é personalizar a estratégia de idiomas por área, função ou região, maximizando o retorno com base nas necessidades reais do negócio”, diz. Para calcular o ROI, são usados também indicadores-chave de desempenho (KPIs, na sigla em inglês).

Para ilustrar como o simulador de ROI funciona, Brami cita o caso hipotético de uma empresa do setor de manutenção aeronáutica. Após a implementação de um programa de capacitação em inglês técnico voltado a operadores, os resultados apontaram melhorias significativas em diversos KPIs.

Entre eles, redução no tempo médio de reparo de 4 para 3,5 horas e queda no número de atrasos de voos de 30 para 20 por mês. Além disso, observou-se uma melhora na taxa de cumprimento das normas de segurança, maior satisfação do cliente interno e um ambiente mais colaborativo e eficiente.

“Com base em projeções conservadoras e dados médios de mercado — como o custo de uma aeronave em solo e o valor do tempo improdutivo — foi possível estimar uma economia anual superior a 6 milhões de dólares. Essa simulação evidencia como barreiras linguísticas podem representar um gargalo operacional e financeiro, e como superá-las impacta diretamente os resultados do negócio”, diz Brami.

Outro exemplo é o caso de uma empresa de vendas de passagens aéreas que, ao implementar um programa de ensino de inglês aos funcionários, traça a meta de elevar a prospecção de clientes estrangeiros em 15%. Ao analisar os resultados da empresa após a conclusão do treinamento, constata-se que o aumento almejado foi alcançado, com o valor das novas vendas superando o custo do programa.

“Em um mundo cada vez mais globalizado, o domínio de idiomas não é apenas uma habilidade desejável — é um diferencial competitivo. Acreditamos que, com o apoio de soluções tecnológicas, é possível desenvolver talentos multilíngues como uma decisão estratégica, trazendo benefícios para a inovação, a cultura organizacional e o desempenho do negócio”, finaliza a CEO.

Para saber mais, basta acessar: https://www.lingopass.com.br/calculadora-roi-idiomas



Cursos gratuitos de pós-graduação têm inscrições abertas

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a pós-graduação tem se consolidado como um diferencial importante para o crescimento profissional. De acordo com o Instituto Semesp, profissionais com pós-graduação podem ter salários até 255% maiores do que aqueles com apenas graduação, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atenta a essa realidade, a Faculdade Engenheiro Salvador Arena — mantida pela Fundação Salvador Arena — abre inscrições para dois cursos gratuitos de pós-graduação lato sensu com início previsto para 2025: Gestão Educacional e Gestão de Projetos em Inovação e Sustentabilidade.

As inscrições vão de 14/04 (7h) até 14/05 (12h), e o processo seletivo inclui prova on-line e entrevista. Os cursos oferecem 40 vagas cada, com aulas aos sábados, das 8h às 17h, em formato híbrido — presencial e remoto — conforme calendário acadêmico e diretrizes do Ministério da Educação (MEC).

Voltado a profissionais que atuam ou desejam atuar na área educacional, o curso de Gestão Educacional prepara especialistas para a gestão institucional e pedagógica em diferentes contextos escolares. Já o curso de Gestão de Projetos em Inovação e Sustentabilidade busca formar profissionais com competências para desenvolver soluções criativas e sustentáveis em projetos que envolvam questões econômicas, sociais, ambientais e culturais.

Metade das vagas no curso de Gestão Educacional é reservada a profissionais da educação pública municipal, estadual ou federal, reforçando o compromisso da instituição com a melhoria da educação pública no país.

A diretora acadêmica Luciana Guimarães Borges destaca que a especialização se tornou um diferencial importante para profissionais que desejam ampliar sua atuação e contribuir de forma efetiva com os desafios da sociedade contemporânea.

O processo seletivo para os cursos de graduação da Faculdade Engenheiro Salvador Arena também está com inscrições abertas. Mais informações e acesso ao edital completo estão disponíveis no site da instituição.

Cronograma do processo seletivo:

  • Inscrições: 14/04 (7h) a 14/05 (12h)

  • Prova (1ª fase) – on-line: 17/05

  • Resultado da 1ª fase: 22/05

  • Entrevistas (2ª fase): 03/06 a 14/06

  • Resultado final: 18/06

  • Matrícula: 23/06 a 30/06



ISG Provider Lens™ reconhece act digital como Rising Star

A act digital, multinacional especializada em transformação digital, foi reconhecida no estudo ISG Provider Lens Digital Business Innovation 2025, no quadrante Digital Transformation Services for Large Accounts Rising Star. O destaque tem como objetivo ressaltar o potencial da companhia em liderar projetos de transformação digital voltados para grandes organizações.

O relatório identifica fornecedores que se destacam pela inovação e pela capacidade de integrar tecnologias emergentes — como inteligência artificial (IA), automação, GenAI, analytics e cloud — às estratégias de negócio. Essas soluções são projetadas para promover inovação, eficiência operacional e experiências digitais diferenciadas.

A act digital foi reconhecida por sua visão estratégica e habilidade consultiva, critérios que buscam demonstrar seu impacto nos resultados entregues aos clientes. “Receber este reconhecimento reforça nosso compromisso em sermos protagonistas das jornadas digitais das grandes organizações, criando soluções que tem como foco promover vantagem competitiva e crescimento sustentável”, comenta Samuel Moleiro, CEO da act digital Brasil.

“Nossa atuação global nos dá acesso a um ecossistema diverso de talentos, tecnologias e práticas, o que nos permite desenhar soluções que atendem tanto às exigências de grandes organizações globais quanto às necessidades específicas de cada mercado local. Esses aspectos buscam garantir uma entrega ágil, personalizada e com alta capacidade de adaptação, sem perder a consistência de uma organização global”, completa o executivo.

A companhia mantém parcerias estratégicas com as principais Big Techs globais, o que permite entregar soluções tecnológicas com escalabilidade. “Essas integrações fortalecem nosso portfólio em diversas frentes, desde a implementação de plataformas avançadas de dados em nuvem até a adoção de Inteligência Artificial Generativa, cibersegurança e soluções digitais”, aponta Fredèric Martineau, CTO na companhia.

O relatório ISG Provider Lens™ avalia as capacidades de 57 fornecedores em quatro quadrantes: Digital Transformation Services for Large Accounts, Digital Transformation Services for Midmarket, Customer Journey Services e Extended Reality Services.

O estudo também analisa outras tendências que afetam os projetos de inovação digital no Brasil, incluindo a crescente adoção da automação de processos e o surgimento da IA generativa para criar ferramentas que se adaptam a contextos em mudança.

“A partir deste reconhecimento, planejamos fortalecer nosso posicionamento como parceiro de negócios para empresas que buscam transformar complexidade em oportunidade, além de expandir nossa atuação global, levando soluções de dados, IA, cloud e inovação para novos mercados e clientes”, finaliza o CEO. O estudo está disponível para acesso gratuitamente e pode ser baixado clicando aqui.

Sobre a act digital

Fundada em 2011, a act digital é uma consultoria multinacional que tem como objetivo transformar desafios complexos em oportunidades, co-criando soluções por meio do Tech AI Hub. Presente em 12 países, a empresa utiliza sua expertise global para atuar como parceira estratégica de seus clientes na entrega de soluções personalizadas e escaláveis.

Com mais de 5.000 colaboradores espalhados pelo mundo inteiro, em escritórios no Brasil, Estados Unidos, México, Canadá, França, Portugal, Alemanha, Polônia, Espanha, Bélgica, Luxemburgo, Sérvia e Marrocos, possui um centro de tecnologia focado em inteligência artificial para potencializar eficiência, escalabilidade, novas receitas e experiências para os consumidores.

Para saber mais sobre, basta acessar: https://actdigital.com



Especialista orienta empresas sem gestão financeira

Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que 60% das empresas vão à falência no Brasil antes de completarem cinco anos. Esse cenário mostra que é necessário priorizar a gestão financeira para evitar o fechamento das portas de forma preocupante, segundo o consultor empresarial e CEO da Helping Hand, Lucas Mendes.

“Empresários costumam confundir lucro com saúde financeira. O que salva um negócio não é só o que entra no caixa, mas como você gerencia cada centavo para evitar crises silenciosas”, alertou Lucas Mendes.

Na avaliação do especialista, as empresas devem adotar cinco práticas de gestão financeira para reduzirem consideravelmente o risco de falência precoce. Uma delas é gerenciar adequadamente o fluxo de caixa. Nesse sentido, é necessário um controle eficiente de entrada e saída de recursos financeiros, uma projeção adequada das receitas e despesas, além de uma estratégia de negociação mais assertiva com fornecedores e clientes. 

De acordo com o CEO da Helping Hand, o segundo pilar é administrar a margem de contribuição, ou seja, ter um equilíbrio ideal entre o volume de vendas e a rentabilidade. “O ideal é reestruturar o mix de vendas para alcançar margens saudáveis de lucro, evitando o mito perigoso de que o valor dos produtos é definido pelo mercado”, pontuou.

Precificação e indicadores

O consultor empresarial destacou que a terceira medida para uma boa gestão financeira abrange a “precificação científica” dos produtos e serviços. Ele recomenda que haja uma análise consistente dos custos (logística, taxas de cartão, entre outros), para que o valor dos itens comercializados proporcione um lucro consistente com as vendas.

Segundo Lucas Mendes, o quarto pilar envolve o uso correto de indicadores. Além do lucro líquido, é recomendável que as empresas priorizem parâmetros, como o Prazo Médio de Recebimento (PMR), a Margem Líquida Ajustada (lucro real após impostos, taxas e investimentos) e o Ponto de Equilíbrio Financeiro (quantidade de vendas necessárias para custear as despesas e obter lucro).

A última dica do especialista é a contratação de uma consultoria especializada em gestão financeira. “Quando um empresário sozinho gerencia as contas, ocorre, na maioria das vezes, decisões equivocadas e a falta de integração entre os setores. Ao investir em um apoio qualificado, as empresas antecipam crises, aproveitam oportunidades e multiplicam lucros”, enfatizou o consultor empresarial.

Mais informações sobre os serviços da Helping Hand estão no site: https://helpinghand.com.br



Jogos podem ser aliados na prevenção da demência

A prevenção da demência e o estímulo cognitivo em pessoas idosas são temas de um interesse crescente, sobretudo à medida que a população envelhece. Um estudo da American Medical Association, publicado na revista JAMA Network Open, revelou que a prática de jogos pode reduzir em 11% a chance de desenvolvimento de demência em pessoas acima dos 70 anos.

De acordo com a análise, repercutida pela CNN Brasil, os jogos possuem características competitivas e demandam estratégia e solução de problemas, o que contribui para a queda de um possível declínio da função cognitiva, como a memória e a fluência verbal.

Hoje, o Brasil tem cerca de 32,9 milhões de idosos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compartilhados pelo Ministério da Saúde. De acordo com o Censo, os idosos somam cerca de 15,8% da população.

Renata Aguilar, doutora em neurociência e educação, mestre em psicologia e especialista em neuropsicopedagogia, psicopedagogia institucional e clínica e diretora pedagógica do Grupo Super Cérebro, destaca que “evidências como as que foram apontadas pela American Medical Association são fundamentais para compreendermos a importância dos estímulos cognitivos na saúde do cérebro”.

Para Aguilar, é essencial entender que o cérebro possui neuroplasticidade, ou seja, a capacidade de se modificar em resposta a estímulos ambientais. “O que antes acreditávamos ser um aprendizado restrito a certas idades, hoje sabemos que é possível aprender em qualquer fase da vida. Embora existam janelas de oportunidade na infância, os estímulos cognitivos são cruciais para manter o cérebro saudável em todas as idades”.

A relação entre os jogos e a prevenção de doenças que acometem idosos é alvo de estudos também no Brasil. Há alguns anos, estudantes de iniciação científica da Universidade Federal Fluminense (UFF) desenvolveram um projeto para ajudar a equipe médica da instituição a exercitar a mente e identificar doenças mentais em idosos. Para tanto, foram desenvolvidos dois jogos cognitivos na área de multimídia.

A ideia integra um projeto que envolve sistemas para auxiliar médicos a detectar doenças como a demência e o Mal de Alzheimer. Os jogos MemoGing e Jogo do Stroop foram testados em 2018 em pacientes no Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP/UFF) e em idosos que frequentam o Campus do Gragoatá da UFF para realizar atividades, como indica uma publicação da Agência Brasil.

Jogos estimulam funções cognitivas essenciais

Os jogos desempenham um papel vital no estímulo de funções cognitivas essenciais, como memória, atenção e raciocínio lógico. “Eles favorecem inúmeras habilidades que se refletem em tarefas do dia a dia, como lembrar informações, manter a atenção em uma atividade por um período prolongado e resolver problemas”, afirma Aguilar.

A diretora pedagógica do Grupo Super Cérebro ressalta que, ao desafiar o cérebro com novas situações e regras, os jogos promovem o desenvolvimento e a manutenção das conexões neurais.

Entre os tipos de jogos mais eficazes na prevenção da demência, a doutora em neurociência e educação menciona aqueles que exigem estratégias, memória e tomada de decisão. 

Estratégias em conjunto

Segundo Aguilar, os jogos podem ser utilizados em conjunto com outras estratégias para manter a saúde mental e cognitiva dos idosos. “Atividades físicas, alimentação equilibrada, sono regular, leitura e socialização são práticas que, combinadas com jogos, contribuem para maior autonomia e bem-estar físico, cognitivo e emocional”, explica.

Os jogos que envolvem desafios sociais também trazem benefícios adicionais. “A interação com outras pessoas é fundamental, pois o isolamento pode ser prejudicial para os idosos. Jogos colaborativos promovem o desenvolvimento da linguagem, memória e empatia, fortalecendo as conexões neurais”, afirma a especialista.

Papel dos cuidadores no incentivo

Para familiares e cuidadores, Aguilar sugere que eles incentivem o uso de jogos como uma ferramenta para manter a qualidade de vida dos idosos. 

“As aulas do Método Super Cérebro são uma forma de incentivo, por exemplo, mas os familiares podem introduzir jogos respeitando os gostos e o ritmo do idoso, transformando esses momentos em experiências agradáveis de convivência. Elogiar cada conquista e criar uma rotina lúdica é muito importante”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://supercerebro.com.br/



Tecnologia brasileira ajuda idosos a manter a hidratação

Manter a hidratação adequada pode ser um hábito que é esquecido por muitos idosos, especialmente em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) ou residências onde dependam de cuidadores. Pensando nisso, a empresa brasileira de automação Psiu Sem Fio desenvolveu um novo dispositivo sonoro, o Psiu Hora da Água, que emite lembretes de voz nos horários programados, para lembrar a ingestão de água.

Compacto e de uso imediato, esse equipamento foi criado com mensagens digitais programadas que dizem “Hora da Água”, cinco vezes ao dia (10h, 14h, 16h, 18h e 21h). Seu objetivo é lembrar cuidadores e os próprios residentes sobre o momento certo de ingerir o líquido, reduzindo os riscos associados à desidratação. Este produto é bivolt, com 8,5 cm x 6,5 cm x 4,5 cm, e não depende de painéis de controle. Para começar a funcionar, basta inserir o plug de pinos na tomada.

Segundo o CEO da Psiu Sem Fio, José Rubens de Almeida, o equipamento pode ser personalizado durante a fabricação, tanto com novos horários de aviso, quanto com mensagens de voz escolhidas pelo próprio cliente. “A hidratação do idoso precisa ser ativa. Não podemos esperar que ele sinta sede. É necessário oferecer água regularmente para sua saúde e prevenção de problemas mais graves. Ter um equipamento de fácil manuseio para auxiliar nesse momento faz diferença”, explica Almeida.

De acordo com ele, a ideia do produto surgiu a partir de visitas técnicas a clientes e conversas com cuidadores e outros profissionais de saúde. “A gente ouve com frequência as dificuldades que os cuidadores enfrentam na prática. Por isso, para desenvolvermos nossa tecnologia, nos comunicamos sempre com os potenciais usuários”, explica ele.

A coordenadora e responsável técnica do Abrigo São Francisco de Assis, em Salvador, Michele Alexandria, foi uma das primeiras a adotar o equipamento e observou resultados positivos em pouco tempo. “Conseguimos, com o sistema, conscientizar os idosos sobre a importância da ingestão de água e inserir esse uso periódico na rotina deles. Em apenas dois meses, não registramos mais casos de infecção urinária e a pele dos nossos residentes está visivelmente mais hidratada”, relata Michele.

A falta de hidratação adequada é um problema comum e perigoso na terceira idade. Em casas de repouso, são frequentes as infecções urinárias por falta de hidratação apropriada e, desta forma, a tecnologia visa colaborar inclusive na prevenção até daqueles casos mais graves que possam levar o idoso à hospitalização.

Além do lembrete padrão, a Psiu Sem Fio já estuda lançar versões com novos alertas, como “Hora do banho”, “Tomar remédio”, “Café da manhã”, entre outras possibilidades. O intuito é transformar o produto em uma central de apoio auditiva para rotinas assistidas.



Globo da Morte segue no Dreams Motor Show até 30 de abril

A cidade de Foz do Iguaçu (PR), conhecida mundialmente por conta das Cataratas do Iguaçu e pela Usina de Itaipu, ganhou uma nova atração em 2025: o Globo da Morte, que estreou no Dreams Motor Show no dia 28 de fevereiro e segue com apresentações diárias até 30 de abril de 2025.

Com a nova atração, o Dreams Motor Show se torna o primeiro bar do mundo a contar com a modalidade, conforme publicação da empresa responsável. Segundo os organizadores, o Globo da Morte é inspirado em performances de Dubai, nos EAU (Emirados Árabes Unidos), desenvolvido pela equipe que também já se apresentou no La Perle, nos EAU.

O espetáculo será comandado pelo piloto Douglas Roberto Rodrigues (Doug), da equipe Doug Rider, assim como a atração apresentada por Doug e sua equipe no La Perle, Diferentemente de outras atrações do gênero, o Globo da Morte no Dreams Motor Show permitirá que os visitantes acompanhem de perto os testes e interajam com os pilotos.

De acordo com os organizadores, a atualização tem como objetivo criar uma experiência ainda mais imersiva. Além dessa novidade, o Dreams Park Show oferece diversas opções de entretenimento, como:

  • Casa do Terror;
  • Hollywood Dreams Cars (exposição de carros famosos);
  • Salão Super Carros;
  • Kart 360;
  • Pizzaria temática.

Experiências como Globo da Morte impactam no turismo de Foz

Para Jaime Mendes, sócio-proprietário do Del Rey Quality Hotel, vice-presidente do Visit Iguassu, atrações radicais e exclusivas, como o Globo da Morte, são estratégicas para aumentar o tempo de permanência dos turistas na cidade.

“Uma atração desta faz com que os turistas possam aproveitar ao máximo o destino, conhecendo atrativos até então únicos em nosso país. Além de aumentar a taxa de permanência dos visitantes”, explica.

A ocupação média dos hotéis e pousadas da cidade manteve-se em 65,2% durante o ano de 2024, como aponta o relatório da Secretaria Municipal de Turismo, repercutido pelo portal de notícias H2Foz. Nos feriados, houve picos próximos a 90%.

Mendes ressalta que os números do turismo em Foz do Iguaçu em 2024 já mostram um crescimento significativo, graças a ações de marketing e diversificação de experiências.

“O número de turistas registrado no último ano em Foz é importante, pois verificamos que as ações de marketing feitas pelo destino têm dado retorno para toda a cadeia produtiva do turismo de nossa cidade”, diz o sócio-proprietário do Del Rey Quality Hotel.

Del Rey Quality Hotel Foz do Iguaçu

O Del Rey Quality Hotel fica localizado na Rua Tarobá, centro de Foz do Iguaçu, e dispõe de categorias de acomodação que vão desde quartos individuais até quartos quádruplos, para acomodação de famílias em viagem. O café da manhã é incluído na diária e possui mais de 85 itens no buffet, com pratos que levam a identidade gastronômica da Tríplice Fronteira. Entre as comodidades estão piscina aquecida no terraço, sala de jogos e serviço de transfer gratuito do aeroporto ao hotel.

Para mais informações, basta acessar: hoteldelreyfoz.com.br/



Empresas com 100+ empregados devem divulgar relatório de transparência salarial

Empresas com mais de 100 empregados devem divulgar o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios, conforme determinação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A obrigação está prevista na Lei nº 14.611/2023 e regulamentada pelo Decreto nº 11.795/2023, com foco na promoção da igualdade salarial entre mulheres e homens no ambiente corporativo.

Deve ser feito um relatório contendo informações sobre os critérios remuneratórios utilizados pelas empresas, a existência de planos de cargos e salários, bem como a implementação de iniciativas voltadas à equidade de gênero. Os dados são consolidados pelo MTE a partir de informações prestadas no portal Emprega Brasil, além de registros extraídos da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Milene Gregores, advogada sênior da MMADVS, explica que “a publicação do relatório é obrigatória e deve ocorrer nos canais de comunicação das empresas, como sites institucionais e redes sociais corporativas, em local visível para empregados e terceiros”. Segundo ela, o descumprimento da obrigação pode resultar em multa administrativa equivalente a 3% da folha de salários, limitada a 100 vezes o valor do salário-mínimo.

Ainda de acordo com a advogada, “as empresas devem estar atentas à precisão das informações declaradas, pois os dados servirão de base para fiscalizações e ações de órgãos reguladores, como o Ministério Público do Trabalho”. Além disso, o relatório poderá ser utilizado por entidades sindicais e outros atores sociais no monitoramento da política de igualdade de gênero nas relações de trabalho.

A elaboração do documento também pode representar uma oportunidade para as empresas revisarem suas práticas salariais e adotarem medidas de inclusão e diversidade. O acompanhamento da legislação e a orientação jurídica especializada são recomendados para garantir o cumprimento das exigências legais.

Mais informações sobre a obrigação e o envio de dados podem ser obtidas no portal oficial do governo federal.



UniFECAF obtém nota elevada no Índice Geral de Cursos

O Centro Universitário UniFECAF obteve nota elevada no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo INEP/MEC em abril de 2025. O IGC avalia anualmente as instituições de ensino superior com base em indicadores como o desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), a qualificação do corpo docente, a infraestrutura e os resultados da pós-graduação.

Criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o IGC apresenta uma pontuação que varia de 1 a 5. As instituições que recebem notas 4 ou 5 são classificadas com desempenho acima da média nacional.

A avaliação também leva em consideração o número de alunos matriculados, a proporção de alunos em pós-graduação e o desempenho institucional ao longo do tempo. Ao contrário de outras avaliações, o IGC oferece uma visão abrangente da qualidade acadêmica das instituições.

A UniFECAF, entre as avaliadas, obteve uma pontuação que a posiciona acima da média nacional, conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). “Esse resultado é a prova concreta de que estamos no caminho certo, entregando uma experiência educacional de verdade, com qualidade, inovação e foco no aluno”, afirma Marcel Gama, CEO da UniFECAF.

A divulgação dos resultados é pública e pode ser consultada por estudantes, educadores e gestores interessados em acompanhar a qualidade das instituições de ensino superior. Para a UniFECAF, o resultado reforça a continuidade de seus esforços em melhorar a experiência acadêmica, incluindo a infraestrutura e a formação docente, em busca de um ensino superior mais eficaz.



Arte de Leonardo Alonso dos Santos é exibida no Louvre

O influencer e artista brasileiro Leonardo Alonso dos Santos expõe sua obra no Louvre, em Paris. A recente exposição apresenta o trabalho científico do artista plástico, que conta com aproximadamente um milhão de seguidores nas redes sociais.

Criador do 1º Reality Show de Concursos Públicos do Brasil, Leonardo desenvolveu uma metodologia denominada meta-psicopedagogia, que une psicologia, pedagogia e arte.

Esta metodologia já foi reconhecida em meio acadêmico e é especialmente eficaz para públicos diversos, incluindo pessoas com deficiências como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), autismo, bem como indivíduos com altas habilidades e dificuldades de adaptação e sinestésicos. Seu trabalho tem sido reconhecido internacionalmente pela capacidade de criar obras inclusivas.

A exposição no Louvre

Leonardo Alonso dos Santos participou recentemente da exposição “Art Shopping” no Carrousel du Louvre em Paris. Esta exposição ocorreu entre os dias 4 e 6 de abril de 2025.

Em uma publicação recente (de 8 de abril de 2025), em sua conta do Instagram, o artista agradeceu ao @museelouvre, @carrouseldulouvre e @artshoppingofficiel pela oportunidade, descrevendo a exposição como “um rito de iniciação nas artes”.

A obra “Gisele Only Love” retrata a modelo Gisele Bündchen, reconhecida mundialmente por seu ativismo ambiental, abraçando seu cachorro e exibindo um sorriso. 

Fundamentação teórica: interação entre neurociência e arte visual

A série canina de Leonardo Alonso está fundamentada na Metodologia Meta-Psicopedagógica (MMP), uma abordagem que integra conhecimentos da psicologia, pedagogia e neurociência. Esta metodologia reconhece o potencial da arte como ferramenta de desenvolvimento cognitivo, emocional e social, especialmente quando apresentada através de elementos que despertam conexões afetivas imediatas, como é o caso dos animais.

Pesquisas contemporâneas no campo da neurociência indicam que a visualização de imagens de animais, especialmente aqueles que apresentam expressões interpretadas como positivas, como as representações de sorrisos caninos, pode estimular regiões cerebrais vinculadas às sensações de bem-estar e aos mecanismos neurais de empatia. Este fenômeno neurobiológico tem sido documentado em diversos estudos que analisam as respostas cerebrais humanas a estímulos visuais específicos.

Na produção artística de Leonardo Alonso, observa-se a aplicação destes princípios neurocientíficos como elemento constitutivo de sua abordagem criativa. O artista incorpora tais conhecimentos ao desenvolver composições visuais que potencialmente transcendem a apreciação puramente estética, buscando estabelecer conexões neurais mais profundas com o observador.

Processo criativo

Para a criação de obras de arte, Leonardo Alonso desenvolveu um processo meticuloso que combina técnicas tradicionais de pintura com inovações contemporâneas:

  1. Fase conceitual: estudo aprofundado das expressões faciais caninas e sua correlação com emoções humanas;
  2. Desenvolvimento cromático: seleção de uma paleta que maximiza o impacto emocional positivo, baseada em estudos de psicologia das cores;
  3. Técnica de aplicação: camadas sobrepostas que criam profundidade e movimento, convidando o observador a um engajamento visual ativo;
  4. Finalização com elementos meta-psicopedagógicos: incorporação sutil de elementos visuais que estimulam o desenvolvimento cognitivo.


A fusão entre arte e ciência

O trabalho de Leonardo Alonso é capaz de transformar conceitos abstratos da Meta-psicopedagogia em experiências emocionalmente impactantes. Cada pincelada em suas obras é cuidadosamente concebida para:

  • Estimular o desenvolvimento neurológico: através do uso estratégico de cores, formas e composições que ativam diferentes regiões cerebrais;
  • Promover a inteligência emocional: por meio de narrativas visuais que convidam à reflexão sobre sentimentos e experiências humanas;
  • Fomentar conexões sociais: criando espaços de diálogo e troca de percepções a partir da contemplação artística.

Reconhecimento

O artista está cada vez mais ganhando reconhecimento internacional com sua participação no Art Shopping do Carrousel du Louvre, um evento significativo no calendário artístico de Paris que ocorre duas vezes por ano (em abril e outubro).

Para mais informações sobre o artista, basta visitar seus perfis nas redes sociais:

  • Instagram: @l.alonso33
  • Facebook: Dr Leonardo Alonso Arts

Disponibilidade e aquisição

As demais obras da série canina estão disponíveis para aquisição em formato original e em reproduções limitadas. Cada obra é acompanhada por um certificado de autenticidade e material explicativo sobre a Metodologia Meta-Psicopedagógica.

Para mais informações sobre aquisições, exposições ou workshops relacionados à Metodologia Meta-Psicopedagógica, basta entrar em contato através do perfil oficial do artista no Instagram: @l.alonso33

Vídeo de Leonardo Alonso como destaque no Louvre



Taxa de câmbio deve sofrer ainda mais oscilações em 2025

A cotação do dólar em relação ao real deverá continuar sujeita a oscilações ao longo de 2025, devido a diversos fatores internos e externos, acreditam analistas do mercado. Para Maurício Mendes Dutra, conselheiro administrativo da Fictor Alimentos, entre os principais elementos que influenciam a trajetória da moeda americana estão a política monetária dos Estados Unidos, a situação fiscal do Brasil, o desempenho da economia chinesa e os desdobramentos de conflitos geopolíticos. São esses os principais pontos que ele tem levado em consideração em seu dia a dia como executivo.

As tensões internacionais ganharam maior peso nas últimas semanas, após o presidente Donald Trump impor tarifas escalonadas sobre produtos de diversos países, todos eles com déficits comerciais consideráveis com os Estados Unidos. A decisão, com efeito muito mais rápido do que era esperado, provocou uma forte aversão ao risco nos mercados globais, com destaque para o dólar.

A depreciação do câmbio reflete o tom pessimista dos investidores, que observam um horizonte com uma combinação perigosa entre inflação e estagnação econômica, que se desdobra até mesmo em uma recessão. 

Na avaliação de Mendes Dutra, embora o real tenha se valorizado em relação ao dólar no curto prazo, devido à queda da moeda americana, o Brasil continua suscetível às flutuações do comércio global e às escolhas políticas externas, que podem impactar diretamente sua economia.

“Antes de Trump retornar à presidência da maior economia global, ao olharmos para 2024, a manutenção de juros elevados nos EUA foi um dos principais fatores que fortaleceram o dólar, tornando os ativos americanos mais atraentes para investidores globais. Isso resultou na diminuição do fluxo de capitais para mercados emergentes, como o Brasil, e na redução da oferta de dólares no mercado interno, por conta da diminuição do diferencial de juros entre os dois países”, explica o executivo.

Um estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI) aponta que o aumento das tarifas resulta em uma apreciação da taxa real de câmbio proporcional ao incremento das tarifas, por exemplo. A pesquisa analisou dados de 151 países entre 1963 e 2014.

Histórico

Entre 12 e 26 de dezembro de 2024, o Banco Central do Brasil realizou intervenções no mercado cambial que somaram US$ 26,7 bilhões, uma tentativa de controlar a valorização da moeda americana.

A oscilação do real entre R$ 4,85 e R$ 6,20 por dólar entre 2023 e 2024 evidencia a fragilidade da moeda brasileira frente aos desafios econômicos internos e externos e a razão pela qual as intervenções foram feitas.

“A percepção de risco por parte dos investidores estrangeiros, somado ao aumento dos gastos públicos sem contrapartidas sólidas de arrecadação, tem gerado preocupações sobre a sustentabilidade da dívida pública brasileira, o que pressiona a moeda nacional”, ressalta Dutra. Ele complementa dizendo que a alta carga tributária e a complexidade regulatória também são fatores que dificultam o ambiente de negócios no país, afetando os investimentos de longo prazo.

Dutra destaca ainda que a economia chinesa tem um impacto relevante na taxa de câmbio no Brasil. Com a desaceleração do crescimento chinês, houve uma queda na demanda por commodities brasileiras, como soja e minério de ferro, o que reduziu a entrada de dólares no país. Além disso, a diversificação dos fornecedores globais pela China tem diminuído a dependência das exportações brasileiras, afetando negativamente a balança comercial.

Maurício Mendes Dutra avalia três cenários possíveis para a taxa de câmbio do dólar em 2025. No cenário mais otimista, caso o Brasil avance com reformas estruturais e os EUA iniciem um ciclo de afrouxamento monetário, o real pode se fortalecer, com a taxa de câmbio oscilando entre R$ 4,80 e R$ 5,10. Em um cenário mais pessimista, se os juros americanos permanecerem elevados e o Brasil não avançar em sua agenda fiscal, o dólar pode superar os R$ 6,00. No cenário base, com uma acomodação moderada da política monetária americana e avanços graduais na economia brasileira, a taxa de câmbio deve variar entre R$ 5,30 e R$ 5,70.

Para mitigar os riscos cambiais, ele defende a adoção de reformas fiscais e administrativas, o fortalecimento das relações comerciais com outras economias e o estímulo ao desenvolvimento do mercado de capitais local. Além disso, destaca a importância da manutenção de reservas internacionais robustas e do incentivo a investimentos produtivos como estratégias fundamentais para conter a volatilidade da moeda e promover maior estabilidade econômica.



Ergonomia pode gerar aumento de até 25% na produtividade

A produtividade e a lucratividade são objetivos prioritários para diversas organizações. O investimento em saúde ocupacional, especialmente por meio de práticas ergonômicas, tem se mostrado uma estratégia eficaz para alcançar esses resultados. Conforme apresenta o “Guia NR-1 e Saúde Mental no Trabalho (2025)”, elaborado pela ElevaLife, é possível obter até 25% de aumento na produtividade, significativa de redução nos afastamentos por motivos de saúde e efetiva melhora na retenção de talentos, com impacto direto na eficiência operacional das equipes.

“Com o avanço das regulamentações trabalhistas, as empresas têm agora uma oportunidade única de transformar seus ambientes de trabalho em espaços mais saudáveis e produtivos. Mais do que atender a uma obrigação legal, queremos inspirar líderes e equipes a repensarem o cuidado com o bem-estar como um diferencial estratégico, capaz de gerar engajamento, produtividade e resultados sustentáveis”, explica João Barbosa, Co-founder da ElevaLife e ergonomista sênior certificado pela Abergo.

Ergonomia na prática: como impacta o lucro

A ergonomia pode deixar de ser vista como custo e passar a ser reconhecida como um investimento de alto retorno. Organizações que implementam práticas ergonômicas adequadas podem reduzir afastamentos médicos, aumentar o desempenho dos funcionários e fortalecer sua reputação como empregadoras responsáveis.

De acordo com conteúdo publicado pela EIGEDIN, intitulado “Efeito da ergonomia na produtividade”, o trabalho contempla estudos relacionados à ergonomia e à gestão da produtividade, apresenta pesquisa com uma observação estruturada, focando na relação da saúde dos trabalhadores com a produtividade com coleta e análise de dados. O objetivo do estudo foi a verificação do efeito que a ergonomia pode exercer na produtividade e conclusão das atividades de rotina. Observou-se, com base no referencial teórico apresentado, que a frequência e volume de alguns problemas de saúde apresentados pelos colaboradores da empresa, afetam na conclusão da atividade, muitos deles relacionados a falta de ajustes e ambientes despreparados, os quais implicam em problemas a curto, médio e longo prazo. A reorganização do espaço físico dos postos de trabalho e o oferecimento de atividades como ginástica laboral, assim como um levantamento da situação de saúde de todos os funcionários, apresentaram-se como medidas que podem colaborar para a melhoria desse quadro empresarial bem como para a melhoria da saúde ocupacional desses trabalhadores.

É ainda importante destacar que, a modalidade de trabalho home office ou híbrida mais comum desde a pandemia de covid-19, foi adotada de forma geral no primeiro trimestre de 2020, e segundo dados da Fundação Instituto de Administração (FIA), 41% dos funcionários das empresas foram colocados em regime de home office, quase todos os que teriam a possibilidade de trabalhar à distância, que somavam 46% do total dos quadros. No setor de comércio e serviços, 57,5% dos empregados passaram para o teletrabalho, nas pequenas empresas o percentual ficou em 52%. De forma geral, 46% das empresas brasileiras optaram pelo regime de trabalho à distância, total ou parcialmente, desde abril daquele mesmo ano. Boa parte da população precisou se adaptar a essa nova realidade, incluindo empregados, gestores, líderes e, principalmente, organizações. Hoje porém nota-se um movimento de parte das empresas, de retorno dos colaboradores ao regime presencial, com adaptações às estruturas físicas existentes para este novo momento.

Levando este novo momento em consideração, a ergonomia — que consiste em adaptar o trabalho à pessoa — ajuda a reduzir a fadiga muscular, aumenta a produtividade e diminui o número e a gravidade desses distúrbios e, portanto, programas de prevenção em saúde ocupacional podem contribuir para a redução de custos com tratamentos e perdas de desempenho.

Segundo conteúdo da CBN, que usa dados da Previdência Social, essas lesões representam cerca de 30% dos casos de afastamento por doenças ocupacionais. Em 2023, mais de 10 mil brasileiros se afastaram do trabalho por conta de doenças relacionadas a LER/DORT, gerando um impacto financeiro significativo.

Outro fator importante é o gerenciamento de riscos psicossociais no ambiente corporativo, tema abordado na atualização da NR-1. Fatores como metas excessivas, jornadas extensas, ausência de suporte, assédio moral, conflitos interpessoais e falta de autonomia no trabalho estão entre os principais fatores que afetam negativamente a saúde e o desempenho profissional. Esses fatores podem causar estresse, ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental nos trabalhadores.

Quando não gerenciados, esses fatores podem levar ao presenteísmo, absenteísmo e alta rotatividade. A Wikipedia define presenteísmo como a situação em que o trabalhador está fisicamente presente, mas sem condição plena de desempenhar suas funções.

A gestão de saúde ocupacional tem sido apontada por diferentes instituições como uma medida de impacto na sustentabilidade empresarial. A aplicação de ferramentas como Análise Ergonômica do Trabalho (AET), que serve para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, visando a integridade física e saúde, analisando os agentes ergonômicos peculiares à atividade desenvolvida e buscando a eliminação e/ou minimização dos riscos através de implantações de melhorias, treinamentos para promoção de boas práticas posturais, investimento em mobiliário adequado e programas como ginástica laboral fazem parte das estratégias recomendadas para redução de riscos e melhora do bem-estar no ambiente profissional.

​O artigo completo, intitulado “Happiness and Productivity“, foi publicado no Journal of Labor Economics e foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, e demonstrou que a felicidade dos funcionários pode aumentar a produtividade em até 12%.

Diante desses dados, investimento na saúde e o bem estar do colaborador, previsto por lei, devem seguir sendo zeladas pelo empregador e pode também ser diferencial de sucesso para uma companhia que pensa em um ambiente ergonômico.



ELSA Corp. anuncia nova Diretora Global de Customer Success

A ELSA Corp., empresa que atua no desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial para comunicação em inglês, anunciou a nomeação de Laiz Maiochi como nova Diretora Global de Customer Success.

Com mais de 14 anos de experiência em educação corporativa, gestão de clientes e transformação digital, Laiz terá como missão liderar equipes multidisciplinares em diferentes países, com foco na expansão das operações e no fortalecimento do relacionamento com clientes da empresa.

Antes de ingressar na ELSA, atuou como Vice-Presidente de Customer Success na Voxy, sendo responsável por iniciativas voltadas à escalabilidade de estratégias de engajamento e retenção de clientes. A profissional também atuou em empresas como Affero Lab, Sascar e LAB SSJ, com foco em programas de capacitação corporativa e soluções orientadas por dados.

Na nova função, Laiz será responsável por coordenar iniciativas voltadas à adoção de tecnologias de inteligência artificial aplicadas ao desenvolvimento da comunicação empresarial em diversos contextos e setores.

“Laiz traz um olhar inovador e estratégico para Customer Success, alinhado com nossa missão de transformar a forma como as pessoas se comunicam globalmente. Sua experiência será essencial para fortalecer nossa presença em novos mercados e aprofundar nosso impacto no setor corporativo”, afirma Willian Polese, Vice-Presidente Global de Receita para ELSA.

Laiz é formada em Pedagogia pela UFSCar, com especializações em Gestão do Conhecimento, Educação Corporativa e Aprendizagem Organizacional pela FIA, além de uma extensão em Contabilidade e Finanças pela FGV. Sua trajetória reflete um compromisso contínuo com a inovação e o aprimoramento da jornada do cliente.

Sobre a ELSA Corp.

A ELSA Corp. é uma empresa fundada no Vale do Silício e atua com soluções de inteligência artificial voltadas ao ensino da comunicação em inglês. A empresa está presente em mais de 190 países e tem entre seus investidores o Google AI Ventures. Sua tecnologia é voltada à análise de fala e ao desenvolvimento da pronúncia em contextos corporativos e educacionais.



Prevenção à saúde ganha espaço nos seguros de vida

Em abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde, uma data voltada à conscientização sobre hábitos saudáveis e prevenção de doenças. Em meio às ações educativas e campanhas da Organização Mundial da Saúde (OMS), especialistas destacam que os seguros de vida podem atuar como instrumento de proteção e cuidado preventivo.

De acordo com Hélio Loreno, da masterClassic, o seguro de vida evoluiu. Hoje ele oferece não só proteção financeira, mas também suporte real à saúde e à prevenção. “É um investimento em bem-estar contínuo, que pode fazer toda a diferença na qualidade de vida do segurado e de sua família. A prevenção é o melhor caminho, e contar com um seguro que apoia esse cuidado diário é uma decisão inteligente e responsável”, afirma.

Tradicionalmente associado à cobertura financeira em casos de falecimento, o seguro de vida tem se transformado e incorporado benefícios que vão muito além da indenização. Hoje, diversas apólices oferecem assistências voltadas ao bem-estar, como check-ups anuais, telemedicina, segunda opinião médica, orientação nutricional e psicológica, além de programas de acompanhamento de doenças crônicas.

“Esse avanço torna o seguro de vida um aliado na jornada de prevenção e autocuidado, ajudando os segurados a detectarem precocemente possíveis problemas de saúde e a manterem a qualidade de vida”, diz Hélio Loreno. “Em um cenário onde os custos com tratamentos de saúde aumentam e os diagnósticos de doenças crônicas se tornam mais frequentes, ter um plano de proteção que atua antes da doença surgir é cada vez mais valioso”, completa.

“Além disso, o seguro de vida proporciona segurança financeira para o titular e sua família em casos de invalidez ou diagnóstico de doenças graves, reforçando sua importância como uma ferramenta de planejamento de vida”, conclui.



Consórcio ganha força no agro em meio a juros altos

Apesar da previsão de crescimento da produção agrícola em 2025, a manutenção das taxas de juros em patamares elevados tem imposto desafios para o planejamento financeiro de produtores rurais em todo o país. Com esse cenário, alternativas como o consórcio têm ganhado espaço como forma de viabilizar a aquisição de máquinas e equipamentos no setor.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas deste ano está projetada em 322,6 milhões de toneladas, um crescimento de 10,2% em relação a 2024. A produção recorde, no entanto, não encontra um cenário macroeconômico totalmente favorável.

Segundo o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, as taxas de juros devem permanecer elevadas ao longo de 2025, impactando diretamente o acesso a crédito no campo.

Nesse contexto, o consórcio surge como uma alternativa viável para o produtor que precisa investir sem comprometer seu fluxo de caixa. Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), um terço dos consórcios voltados para veículos pesados são destinados a máquinas e implementos agrícolas. A entidade também projeta crescimento superior a 10% nesse segmento em 2025.

Para Túlio Diniz, diretor comercial da BP Consórcio, o atual momento exige soluções mais estratégicas. “O consórcio tem se mostrado uma ferramenta eficaz para o produtor que deseja ampliar sua capacidade produtiva de forma planejada. O modelo permite investimentos em tecnologia e mecanização sem a necessidade de financiamento imediato ou altas taxas de juros”, explica.

A BP Consórcio, com atuação nacional e foco em agronegócio, pretende ampliar sua presença no setor com novas soluções digitais e parcerias estratégicas. “Estamos apostando na digitalização dos processos, no fortalecimento de parcerias com fornecedores agrícolas e em ações voltadas à sustentabilidade na cadeia produtiva”, destaca Diniz.

Além de executivo do setor, o cantor Gusttavo Lima também integra o conselho societário da empresa, buscando contribuir com sua experiência como investidor rural. Em 2020, ele foi nomeado “Embaixador do Agronegócio” durante um evento realizado no Mato Grosso, e desde então tem atuado diretamente em projetos ligados à inovação e tecnologia no campo.

A expectativa, segundo Diniz, é que o cenário continue desafiador, mas também promissor para quem conseguir se planejar. “A eficiência e a tecnologia são os caminhos para a sustentabilidade e o crescimento do agronegócio. O consórcio é parte desse planejamento de longo prazo”, conclui.



Consórcio atrai investidor em meio à instabilidade econômica

Em um momento em que a economia brasileira enfrenta uma fase de instabilidade, com a taxa Selic elevada em 14,25% ao ano, inflação persistente e um cenário político e fiscal incerto, investidores têm buscado alternativas mais seguras e previsíveis para proteger seu patrimônio.

O aumento dos juros encarece o crédito tradicional, como financiamentos imobiliários, e pressiona o consumo, o que afeta diretamente o desempenho de investimentos de maior risco. Com o mercado financeiro oscilando diante de incertezas internas e externas, em função da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos, o consórcio imobiliário é uma alternativa para quem quer investir na construção patrimonial.

No primeiro bimestre do ano, de acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), as vendas de cotas avançaram 25,9%, enquanto os créditos contratados cresceram 39,9%. O número de participantes ativos quebrou mais um recorde e atingiu 11,41 milhões, em fevereiro. A adesão do segmento de imóveis aumentou 47,3%, totalizando 186,35 mil participantes.

Diferente de aplicações financeiras mais expostas à volatilidade, como ações, fundos multimercado e ativos de renda fixa afetados pela inflação, o consórcio imobiliário oferece previsibilidade. As parcelas não têm juros e são reajustadas por índices transparentes, no caso de imóveis pelo INCC, o que garante maior estabilidade. Enquanto financiamentos imobiliários apresentam juros médios entre 9% e 12% ao ano, o consórcio é menos suscetível ao aumento das taxas de crédito.

Imóveis são ativos de baixa volatilidade que historicamente apresentam valorização no longo prazo. Um estudo realizado pela FGV IBRE e a plataforma de aluguel e compra/venda de imóveis QuintoAndar, divulgado em março, apontou que a rentabilidade do investimento em imóveis superou o nível observado no período pré-pandemia. O retorno financeiro médio com imóveis nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais chegou a 19,1%.

“Isso reforça o consórcio imobiliário como uma alternativa viável para aquisição de bens duráveis, especialmente em cenários adversos, já que combina estabilidade patrimonial com potencial de valorização no longo prazo”, afirma Jefferson Floriano, especialista em gestão patrimonial e CEO da Via Direta Consultoria.

A regulação e fiscalização pelo Banco Central asseguram um nível adicional de proteção ao investidor, com segurança jurídica, previsibilidade e regras contratuais claras.

Rentabilidade, geração de renda passiva e proteção patrimonial

Ao ser contemplado, o consorciado pode utilizar a carta de crédito para adquirir um imóvel com fins de locação. Imóveis bem localizados, residenciais ou comerciais, apresentam retorno médio mensal entre 0,6% e 0,8% sobre o valor investido. “Uma carta de crédito no valor de R$ 300 mil pode ser utilizada para adquirir um imóvel que, ao ser alugado por R$ 2.000 mensais, gera uma renda passiva de R$ 24 mil por ano. Esse montante pode ser reinvestido, destinado à quitação de parcelas ou utilizado para complementar o orçamento familiar”, explica Floriano.

Apesar de ser uma modalidade voltada ao médio e longo prazo, o consórcio permite estratégias de liquidez, entre elas: a venda da carta contemplada no mercado secundário com ágio; utilização do imóvel adquirido como garantia para crédito com taxas reduzidas e a compra de imóvel com potencial de valorização visando revenda.

“Hoje, o consórcio é uma das formas mais seguras de transformar parcelas em patrimônio. Em vez de expor seu capital a riscos excessivos, o investidor pode construir um ativo real, com potencial de valorização e geração de renda passiva”, completa o executivo.

Para saber mais, basta acessar: viadiretaconsultoria.com.br



Startups digitais reforçam segurança em serviços domésticos

À medida que a contratação de serviços a domicílio se torna mais comum, cresce também a exigência por segurança e qualidade. Os usuários querem a certeza de que estão recebendo o serviço contratado, com profissionais de confiança. E é por isso que as plataformas digitais estão investindo em processos de curadoria, avaliações públicas e canais de suporte para garantir experiências positivas.

Dados do IBGE mostram que o Brasil tinha cerca de 29,9 milhões de trabalhadores autônomos. Muitos desses profissionais encontram nas plataformas digitais uma forma de alcançar mais clientes, mas o desafio é oferecer confiança a quem contrata. A informalidade, ainda predominante, torna esse processo mais delicado, e os aplicativos têm buscado soluções para contornar essa lacuna.

Plataformas como GetNinjas, Mary Help, Diário do Lar e Hand, entre outras, estruturam seus processos com diferentes níveis de verificação, desde checagem de documentos até entrevistas com os profissionais cadastrados. Também permitem que clientes deixem avaliações após os atendimentos, o que ajuda a construir reputações transparentes dentro do ambiente digital.

Segundo levantamento da McKinsey & Company, 71% dos consumidores esperam interações personalizadas em suas experiências com empresas. Isso reforça a importância de plataformas que ofereçam suporte, histórico de atendimento e recursos personalizados para garantir a satisfação do cliente.

Mecanismos de segurança em foco

O diferencial dessas plataformas está no cuidado com a experiência de ponta a ponta. Na Mary Help, por exemplo, o cliente pode escolher uma profissional fixa, com base em referências anteriores e treinamento. No GetNinjas, o consumidor recebe propostas e pode comparar avaliações e preços. Já na Hand, os profissionais passam por uma triagem que inclui envio de documentos e entrevista com o time interno da plataforma, segundo os fundadores Ilídio Arcanjo e Ana Paula Ferreira.

“A segurança está no centro de tudo. Ninguém quer arriscar ao contratar alguém para entrar em sua casa. A tecnologia nos ajuda, mas o atendimento humanizado e o acompanhamento de performance são fundamentais para gerar essa tranquilidade”, afirma Ana Paula.

Esses mecanismos incluem ainda canais diretos de suporte, agendamento com confirmação automática, possibilidade de pagamento via plataforma e acompanhamento da reputação dos prestadores ao longo do tempo.

Tendência de profissionalização e suporte

A tendência é que o mercado de plataformas siga na direção de maior estrutura e responsabilidade. “Não basta conectar pessoas, é preciso garantir que a experiência funcione para os dois lados”, reforça Ilídio Arcanjo. A Hand, por exemplo, disponibiliza suporte via WhatsApp, oferece relatórios de desempenho para os profissionais e acompanha a fidelização dos clientes.

A busca por serviços seguros e de qualidade já movimenta milhões de usuários no Brasil. E, com o crescimento do setor, é esperado que as exigências por processos rigorosos e suporte bem estruturado sejam cada vez maiores — algo que beneficia não apenas os clientes, mas também os trabalhadores que buscam profissionalizar suas carreiras.



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