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Especialistas do HSBC compartilham estratégias para gerenciar arte como ativo alternativo

O Comitê Feminino do HSBC Private Banking recebeu um grupo exclusivo de clientes e líderes do setor para o Artfully Investing, um debate que aprofundou a intersecção entre arte, planejamento patrimonial e construção de legado. Realizado no ambiente vibrante da Berry Campbell Gallery, em Chelsea, Manhattan, o evento reuniu um distinto painel de especialistas para discutir a evolução do mercado de arte, estratégias de colecionismo e questões críticas de planejamento para colecionadores sofisticados.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250623881991/pt/

Moderado por Carly Doshi, diretora de Planejamento Patrimonial e Consultoria do HSBC, o painel contou com as valiosas percepções de Christine Berry, cofundadora da Berry Campbell Gallery; Gabrielle Segal, fundadora da GS Art Concierge; e Ron Fiamma, presidente e cofundador da Treadwell. Juntos, os participantes abordaram tópicos que vão desde a avaliação de obras de arte e planejamento patrimonial até seguros e o aspecto emocional do colecionismo.

“Queremos que os colecionadores, tanto os iniciantes quanto os experientes, reflitam sobre como suas coleções se encaixam em sua estratégia financeira e de planejamento sucessório mais ampla”, disse Doshi. “Nosso objetivo é reunir clientes, colegas e amigos para conversas significativas sobre como fortalecer o patrimônio pessoal e o legado.”

Tendo como pano de fundo uma nova exposição individual da pintora surrealista Lucia Wilcox, a conversa enfatizou não apenas as melhores práticas financeiras, mas também as dimensões sociais e emocionais do colecionismo. A galeria, cofundada por Christine Berry e Martha Campbell, consolidou-se por defender artistas historicamente negligenciados, especialmente mulheres que atuaram em movimentos contemporâneos e do pós-guerra.

Destaques do painel:

  • Carly Doshi destacou a importância de integrar o acervo artístico a um plano patrimonial holístico — incluindo estratégia de imposto sobre herança, seguros e colaboração com profissionais da área financeira.
  • Gabrielle Segal incentivou os colecionadores a manterem a “higiene financeira”, enfatizando a importância de avaliações regulares, atualizações de seguros e a compreensão das motivações por trás do colecionismo.
  • Ron Fiamma abordou os riscos e tendências emergentes, incluindo ameaças climáticas a ativos físicos e o crescente uso de obras de arte como garantia em estratégias sofisticadas de planejamento.
  • Christine Berry compartilhou a missão da galeria de reescrever a história da arte destacando vozes sub-representadas e, ao mesmo tempo, educando colecionadores sobre as implicações fiscais e o papel dos avaliadores profissionais.

A Berry Campbell Gallery, uma instituição fundada por mulheres que vem se expandindo desde sua criação em 2013, foi a anfitriã do evento. Com uma reputação crescente por descobrir e recontextualizar artistas esquecidos, a galeria continua a causar impacto no mundo da arte internacional.

A série Artfully Investing do HSBC reflete o compromisso do banco em capacitar os clientes com o conhecimento e as ferramentas para proteger e expandir seus acervos — não apenas como ativos valiosos, mas também como patrimônios duradouros.

Sobre o HSBC

A HSBC Holdings plc, empresa controladora do HSBC, tem sede em Londres. O HSBC atende clientes no mundo todo a partir de escritórios em 58 países e territórios. Com ativos de US$ 3,054 trilhões em 31 de março de 2025, o HSBC é uma das maiores organizações de serviços bancários e financeiros do mundo.

O HSBC Bank USA, National Association (HSBC Bank USA, N.A.) atende clientes por meio das áreas de International Wealth and Premier Banking (IWPB) e Corporate and Institutional Banking (CIB). Produtos de depósito são oferecidos pelo HSBC Bank USA, N.A., membro do FDIC. O banco opera Centros de Patrimônio (Wealth Centers) nos seguintes estados: Califórnia, Washington, D.C., Flórida, Nova Jersey, Nova York, Virgínia e Washington. O HSBC Bank USA, N.A. é a principal subsidiária da HSBC USA Inc., uma subsidiária integral da HSBC North America Holdings Inc. O HSBC Innovation Banking nos EUA é uma divisão de negócios com serviços prestados nos Estados Unidos pelo HSBC Bank USA, N.A.

Para informações adicionais, visite HSBC nos EUA

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Videos:
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Contato:

Assessoria de Mídia

Matt Kozar

Vice-presidente de Comunicações Externas, EUA

matt.kozar@us.hsbc.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Mary Kay: A Marca #1 em Vendas Diretas de Cosméticos

GC HEADSHOT 12-22

Coisas boas vêm em trios: a icônica marca de beleza e empresa global de empreendedorismo Mary Kay Inc. foi novamente reconhecida como a marca marca n.º 1 em vendas diretas de produtos para a pele e cosméticos coloridos no mundo1 pela Euromonitor International, pelo terceiro ano consecutivo.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250623483816/pt/

Ryan Rogers, Chief Executive Officer of Mary Kay states: "Being named the #1 Direct Selling Brand of Skin Care and Color Cosmetics in the World by Euromonitor International three years in a row marks a grand slam achievement for Mary Kay. This repeated milestone reflects years of R&D and marketing efforts to create skin and beauty solutions that meet consumer needs and are loved the world-over. Above all, it demonstrates the transformative power of our Independent Beauty Consultants who are driving this success globally." (Photo Courtesy: Mary Kay Inc.)

Ryan Rogers, diretor executivo da Mary Kay disse: “Ser nomeada a marca n.º 1 do mundo em vendas diretas de cuidados com a pele e cosméticos coloridos pela Euromonitor International pelo terceiro ano seguido é uma conquista extraordinária para a Mary Kay. Este marco reflete anos de dedicação em pesquisa, desenvolvimento e marketing para criar soluções de beleza e cuidados com a pele que atenderm às necessidades dos consumidores e conquistam corações em todas as partes do mundo. Acima de tudo, é um tributo ao poder transformador de nossas Consultoras de Beleza Independentes, que impulsionam esse sucesso em escala global.” (Foto cortesia da Mary Kay Inc.)

A Euromonitor International é a principal fornecedora de inteligência de negócios global, análise de mercado e insights de consumo, com mais de 50 anos de experiência em pesquisa de mercado em mais de 100 países.

“Ser nomeada a marca n.º 1 do mundo em vendas diretas de cuidados com a pele e cosméticos coloridos pela Euromonitor International pelo terceiro ano seguido é uma conquista extraordinária para a Mary Kay”, disse Ryan Rogers, diretor-executivo da Mary Kay. “Este marco reflete anos de dedicação em pesquisa, desenvolvimento e marketing para criar soluções de beleza e cuidados com a pele que atendam às necessidades dos consumidores e conquistem corações em todas as partes do mundo. Acima de tudo, é um tributo ao poder transformador de nossas Consultoras de Beleza Independentes, que impulsionam esse sucesso em escala global”.

Além do reconhecimento internacional, a Mary Kay também foi nomeada:

  • Marca n.º 1 em maquiagem facial na América Latina*
  • Marca n.º 1 em produtos para os lábios na América Latina*
  • Marca n.º 1 em cosméticos coloridos no México*
  • Marca n.º 1 em cuidados com a pele e cosméticos coloridos no México*

Sarah Boumphrey, diretora de Pesquisa Global da Euromonitor International, afirmou: “Nossos prêmios refletem o mais alto padrão de excelência nos setores que acompanhamos – e os segmentos de beleza e venda direta não são exceção. Os vencedores são selecionados por meio de um rigoroso processo baseado em dados, respaldado por pesquisas independentes, análises de mercado globais e conhecimento aprofundado da categoria. A Euromonitor tem orgulho de colaborar com empresas líderes como a Mary Kay, e esta conquista ressalta seu compromisso com desempenho e qualidade em um mercado altamente competitivo”.

Com presença em mais de 40 mercados e milhões de Consultoras de Beleza Independentes ao redor do mundo, a Mary Kay continua a definir o padrão de beleza que empodera e entrega resultados. Diversos produtos queridinhos contribuem para esse status de liderança, incluindo: a icônica linha de cuidados com a pele TimeWise®, a linha Clinical Solutions® validada por dermatologistas, o removedor de maquiagem para os olhos sem óleo Mary Kay® adorado por influenciadores e celebridades, a máscara para cílios Mary Kay®Ultimate Mascara™, o gloss labial Mary Kay Unlimited® e o delineadoràprova d’água Mary Kay®, entre outros.

Somente em 2024, a Mary Kay conquistou 65 prêmios de beleza ao redor do mundo. Além de ser reconhecida como número 1 pela Euromonitor International, a empresa também ficou em 11º lugar na lista das 100 melhores empresas de beleza de 2024 da Women’s Wear Daily Beauty Inc.

Os produtos Mary Kay são oferecidos pelas melhores Consultoras de Beleza Independentes, que prestam atendimento personalizado, tanto presencialmente quanto online, em www.MaryKay.com, além de atuarem nos canais digitais e redes sociais.

O reconhecimento da Euromonitor reforça a posição da Mary Kay como uma das marcas mais queridas e respeitadas do mundo, com um modelo de negócios e uma missão corporativa voltados a empoderar mulheres, transformar vidas e proteger nossos recursos naturais.

Você sabia…

  • Um removedor de maquiagem para os olhos sem óleo Mary Kay® é vendido a cada 5 minutos no mundo inteiro2
  • A Mary Kay detém quase 1.500 patentes globais de produtos, tecnologias e designs de embalagens em seu portfólio global.3
  • O Centro Global de Manufatura/P&D de última geração da Mary Kay, Richard R. Rogers (R3), localizado em Lewisville, Texas, tem uma capacidade de produção de até 1,1 milhão de produtos por dia
  • 62% das equipes globais de P&D da Mary Kay são formadas por mulheres4
  • 81% da equipe global de Marketing e do Estúdio Criativo da Mary Kay são mulheres5
  • 30% dos membros da força de vendas que iniciaram seu negócio Mary Kay no último ano têm menos de 35 ano6

Sobre a Mary Kay

Como uma das rompedoras de barreiras em sua origem, Mary Kay Ash fundou a marca de beleza de seus sonhos no Texas em 1963 com uma meta: enriquecer a vida das mulheres. Este sonho floresceu em uma empresa internacional com milhões de membros independentes da força de vendas em mais de 40 países. Durante 60 anos, a oportunidade Mary Kay capacitou as mulheres a definirem seu próprio futuro por meio da educação, orientação, defesa de direitos e inovação. A Mary Kay se dedica a investir na ciência por trás da beleza e produzir cuidados da pele, cosméticos coloridos, suplementos nutricionais e fragrâncias de última geração. A Mary Kay acredita na preservação de nosso planeta para as gerações futuras, ao proteger as mulheres afetadas pelo câncer e pela violência doméstica e incentivar os jovens a seguirem seus sonhos. Saiba mais em marykayglobal.com. Encontre-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn ou siga-nos no X.

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1 Source Euromonitor International Limited; Beauty and Personal Care 2025 Edition, value sales at RSP, 2024 data (Fonte: Euromonitor International Limited; Edição Beleza e Cuidados Pessoais 2025, vendas em valor a preço de varejo sugerido (RSP), dados de 2024)

* Source Euromonitor International Limited; Beauty and Personal Care 2025 Edition, value sales at RSP, 2024 data” (Fonte: Euromonitor International Limited; Edição Beleza e Cuidados Pessoais 2025, vendas em valor a preço de varejo sugerido (RSP), dados de 2024)

2 Source: Mary Kay Inc., data as of December 2024, for the past 12 months, based on units sold. (Fonte: Mary Kay Inc., dados de dezembro de 2024, referentes aos últimos 12 meses, com base nas unidades vendidas.)

3 Source: Mary Kay Inc., as of 2025. (Fonte: Mary Kay Inc., a partir de 2025.)

4 Source: Women Representation and Leadership at Mary Kay (May 2025). (Fonte: Representação e Liderança Feminina na Mary Kay (Maio de 2025).)

5 Source: Women Representation and Leadership at Mary Kay (May 2025). (Fonte: Representação e Liderança Feminina na Mary Kay (Maio de 2025).)

6 Source: Mary Kay Inc., 2024 U.S. data. (Fonte: Mary Kay Inc., dados dos EUA de 2024.)

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Videos:
https://mms.businesswire.com/media/20250623483816/pt/2503648/19/Asset_1_-_J2014253_GB-Euromonitor-Announcement-0625.mp4
Contato:

Comunicação Corporativa da Mary Kay Inc.

marykay.com/newsroom

972.687.5332 ou media@mkcorp.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Zadara anuncia patrocínio oficial à BRB Stock Car

Fornecedora global de soluções de infraestrutura como serviço (IaaS), a Zadara anuncia a estreia como patrocinadora e cloud provider (fornecedora de nuvem) da BRB Stock Car Pro Series, principal categoria do automobilismo brasileiro. A ação reforça o posicionamento estratégico da empresa no país e agrega visibilidade da marca no mercado nacional. 

A entrada da Zadara no universo da BRB Stock Car ocorre por meio da parceria firmada com a AudaceTech, ‘braço’ de tecnologia e desenvolvimento do Grupo Veloci, controlador da Vicar, que atua como promotora da Stock Light, BRB Fórmula 4 Brasil, Turismo Nacional, TCR South America Banco BRB e TCR Brasil Banco BRB, além da BRB Stock Car Pro Series. 

A AudaceTech adotou de forma integral as soluções de armazenamento em nuvem desenvolvidas pela Zadara para todas as plataformas, o que inclui informações de telemetria geradas pelos novos carros da geração SUV.

Demais dados utilizados em transmissões ao vivo, na comunicação em tempo real entre pilotos e equipes e no gerenciamento de informações relativas à performance durante as corridas também serão protegidos e armazenados pela Zadara. 

A parceria tecnológica e aliança de patrocínio da Zadara à BRB Stock Car e à AudaceTech contempla não somente o fornecimento de soluções de armazenamento em nuvem. Ao longo do ano, a corporação terá na sua programação um rol de ações, tendo na principal categoria do automobilismo brasileiro uma grande plataforma de divulgação das inovações da Zadara.

A aliança tecnológica é vista pela Vicar como um grande marco que firma o compromisso da BRB Stock Car com a vanguarda tecnológica.  

“A BRB Stock Car é uma plataforma de alta visibilidade e grande envolvimento com o público, mas também é um ambiente extremamente técnico, onde tecnologia e precisão fazem toda a diferença, sobretudo em meio a um universo de enorme pressão e busca constante por um desempenho de excelência. Ter a Zadara conosco como patrocinadora e parceira tecnológica é contar com uma empresa que compartilha desta visão e tem toda a expertise para contribuir com a inovação que buscamos incansavelmente”, declarou Lincoln Oliveira, CEO da Vicar. 

A partir deste ano, a categoria passa a integrar um grupo de empresas que são atendidas mundialmente pela Zadara. “A inovação da Zadara no automobilismo está fortemente conectada à ideia de transformar dados em vantagem competitiva. Estamos trazendo uma nova camada de inteligência para a Stock Car, ao permitir que as equipes e organizadores tenham um ambiente de TI sob demanda, altamente seguro e com desempenho garantido. Isso possibilita desde a simulação de estratégias com base em dados históricos até uma melhor experiência para o público, com mais conteúdo em tempo real e recursos interativos. Estamos, de fato, construindo uma ponte entre o esporte tradicional e a transformação digital”, afirmou Dirval Junior, Sales Director da Zadara. 



DIVIA Marketing Digital participa da Gramado Summit 2025

A DIVIA Marketing Digital, agência certificada como Google Partner Premier, participou da 8ª edição do Gramado Summit, realizada de 4 a 6 de junho de 2025 no Centro de Eventos e Feiras Serra Park, em Gramado (RS). O evento atraiu mais de 21 mil participantes, reuniu 353 palestrantes e cerca de 500 marcas expositoras, com discussões focadas no impacto da inteligência artificial (IA) nos negócios e na importância do potencial humano na inovação.

Esta foi a quarta participação consecutiva da DIVIA no evento, consolidando seu papel no setor de marketing de performance. A agência, que está entre as 3% principais empresas brasileiras no programa Google Partners, apresentou suas soluções digitais e compartilhou conhecimentos sobre as últimas tendências do marketing digital.

A agência DIVIA Marketing Digital está há mais de 15 anos no mercado e tem um extenso portfólio de clientes em diversos setores de negócios. A agência possui escritórios estrategicamente localizados em Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Goiânia, oferecendo serviços de marketing digital em todo o território nacional.

Fernando Ferreira, CEO e cofundador da DIVIA, destacou a relevância de eventos como o Gramado Summit: “Participar do evento é uma chance de nos atualizarmos sobre as tendências do mercado digital. Também é uma oportunidade para compartilhar as inovações que temos desenvolvido e absorver novos conhecimentos que impactarão as estratégias empresariais no futuro próximo”.

O evento contou com palestras de profissionais como Luiza Helena Trajano, Rony Meisler, Rodrigo Faro, Bob Burnquist, Naldo Benny e Cátia Damasceno. Também marcaram presença especialistas em marketing digital, como Alfredo Soares, Lauren Pfeiff, Alexandra Zanela e Mônica Salgado, abordando temas como conteúdo, branding, influência e vendas on-line. Além disso, a programação incluiu discussões sobre as mudanças no comportamento do consumidor e as tecnologias emergentes que estão moldando o mercado.

A DIVIA, durante sua participação, apresentou abordagens utilizadas em suas campanhas digitais, especialmente no uso de ferramentas como o Google Ads, onde possui grande experiência. A certificação Google Partner Premier, que a agência mantém, comprova sua qualificação técnica e a capacidade de gerar resultados significativos por meio da gestão de campanhas de mídia digital.

Além disso, a DIVIA utilizou uma estratégia de remarketing para maximizar a interação com os participantes do evento. Após o visitante interagir com o estande da agência, ele foi impactado por campanhas publicitárias nas redes sociais, como Facebook e Instagram, buscando garantir que a presença da marca fosse lembrada mesmo após o término da visita. “Esta abordagem tem se mostrado eficaz para manter o engajamento contínuo e gerar conversões, reforçando a importância de um acompanhamento pós-evento que mantém a marca presente na mente do consumidor, destaca Ferreira.

“Estar presente no Gramado Summit também significa estar alinhado com as necessidades do mercado e as expectativas de nossos clientes. A troca de conhecimentos e a constante atualização são essenciais para garantir que possamos oferecer soluções modernas e eficientes no marketing digital”, conclui Ferreira.

Além das palestras, o evento proporcionou oportunidades de networking entre empresas do setor e atividades como a Batalha de Startups, promovendo a troca de experiências entre empreendedores. O Gramado Summit 2025 se consolidou como um evento estratégico, especialmente para empresas como a DIVIA, que buscam se manter na vanguarda das mudanças tecnológicas e desenvolver soluções cada vez mais eficazes para o mercado digital.

Com mais de 1,1 milhão de interações registradas no aplicativo oficial do evento, o Gramado Summit 2025 demonstrou o crescente interesse por temas de inovação e empreendedorismo. A edição de 2026 já tem data marcada: de 6 a 8 de maio.



Soldiers Nutrition é finalista do Prêmio Reclame AQUI 2025

A edição 2025 do Prêmio Reclame AQUI já começou a revelar seus indicados, e entre os finalistas da categoria Suplementos Esportivos – Grandes Operações está a Soldiers Nutrition. A premiação, que segundo a empresa tem como objetivo reconhecer as empresas com melhor reputação e atendimento ao consumidor, premia anualmente as companhias mais bem avaliadas pelos usuários da plataforma.

De acordo com as regras do prêmio, a indicação confirma que a empresa manteve, ao longo dos últimos seis meses, uma reputação classificada como “Bom” ou superior — pré-requisito essencial para participar da disputa. Em categorias com mais de dez empresas aptas, como é o caso de suplementos esportivos, são aplicados critérios técnicos adicionais, como nota média, índice de resolução de problemas e percentual de consumidores que voltariam a fazer negócio com a marca.

Apenas empresas com desempenho consistente em quatro indicadores — índice de resposta, média das avaliações, índice de solução e taxa de recompra — chegam à fase final da premiação.

“Ser indicada ao Prêmio Reclame AQUI é um reconhecimento que vem do consumidor. Para nós, estar entre as finalistas significa que conseguimos manter uma escuta ativa e agir com responsabilidade diante de cada contato, dúvida ou crítica”, afirma Yuri Abreu, CEO e fundador da Soldiers Nutrition. “Nosso compromisso é com o relacionamento, não só com a venda”.

Expansão e foco no consumidor

Para Yuri, o reconhecimento mostra que a empresa está investindo no rumo certo. Nos últimos anos, a Soldiers tem ampliado sua atuação com o lançamento da Next10 em parceria com Neymar Jr. e, em breve, com a inauguração de uma nova fábrica em Cajamar (SP), com investimento estimado em R$ 15 milhões. A empresa também tem reforçado seu compromisso social, com iniciativas como a campanha de inverno em Cajamar.

As votações para o Prêmio Reclame AQUI 2025 ainda serão abertas e ocorrerão no site oficial da premiação: www.reclameaqui.com.br/premio. A cerimônia de entrega dos troféus está prevista para o segundo semestre.



São João em Portugal se destaca como experiência autêntica

Junho chegou e, com ele, uma das festas populares mais conhecidas de Portugal: o São João. Celebrado com entusiasmo em várias cidades do país — especialmente no Porto e em Braga — o São João vem se consolidando não apenas como uma tradição cultural local, mas também como um dos roteiros mais procurados por turistas internacionais, principalmente por famílias latino-americanas em busca de experiências autênticas durante o verão europeu.

Segundo Tatiana Lopes, especialista em turismo internacional e fundadora da agência on-line BT Travel Global, o interesse por festas típicas como o São João cresceu significativamente nos últimos anos. “Estamos sendo procurados por famílias que querem mais do que apenas visitar pontos turísticos — elas querem viver a cultura local, participar de tradições, comer como os locais e entender de verdade o país que estão conhecendo”, destaca.

A festa de São João, celebrada entre os dias 23 e 24 de junho, combina rituais religiosos com uma atmosfera de alegria nas ruas. No Porto, é tradição sair com os famosos martelinhos coloridos, comer sardinha assada, dançar ao som de música popular e assistir aos espetáculos de fogos de artifício na Ribeira e na Ponte Dom Luís I. Balões de ar quente são lançados ao céu, enchendo a cidade de luz e cor.

“É o tipo de celebração que atrai adultos e crianças. E por ser realizada no auge do verão europeu, o clima é perfeito para quem quer aproveitar as férias em um destino que une cultura, gastronomia e diversão ao ar livre”, explica Tatiana Lopes.

Além do Porto, Braga também ganha destaque com celebrações tradicionais, que misturam religiosidade, música, danças folclóricas e uma rica programação cultural. Para quem quer incluir outras cidades no roteiro, Tatiana recomenda combinar o São João com visitas ao Douro, Aveiro ou até mesmo estender até Lisboa, aproveitando a malha ferroviária eficiente de Portugal.

Outro diferencial atrativo para os turistas é o custo-benefício: “Portugal oferece uma experiência cultural riquíssima com preços muito mais acessíveis do que outros destinos europeus populares nesta época do ano”, ressalta a especialista.

BT Travel Global é uma agência on-line que oferece roteiros internacionais personalizados, com atendimento individual e foco em turismo cultural, familiar e de experiência.

Para quem procura uma experiência cultural durante o período de verão europeu, o São João em Portugal é uma das principais festas populares do país. 



Interior Lifestyle South America anuncia participação de marcas de casa e decor

De 23 a 26 de junho acontece no Distrito Anhembi (SP) a primeira edição da Interior Lifestyle South America, feira internacional focada em produtos de casa, decoração e estilo de vida. O evento anuncia a participação de marcas expositoras renomadas no mercado como Oster, Black+Decker, Brinox, Guzzini, Nude, Masterchef e Ichendorf. Assim, serão apresentados aos visitantes lançamentos de produtos que unem beleza, design e utilidades, novidades do mercado de decoração e itens que são tendências.  

A Interior Lifestyle South America acontece em conjunto com a Eletrolar Show, evento de bens de consumo da América Latina, e Eletrocar Show, a primeira feira B2B do setor de veículos elétricos no Brasil. Juntas, as feiras, neste ano, estão recebendo um investimento de R$ 100 milhões e a expectativa é que gerem R$ 2 bilhões em negócios.  

O novo evento de casa, decoração e estilo de vida é uma extensão da renomada feira Ambiente, referência global no setor. Esta tem a edição principal de forma anual em Frankfurt na Alemanha. Porém, outras versões são realizadas em países como Japão e China.

Com expectativa de receber mais de 40 mil visitantes, o conjunto dos eventos reunirá cerca de 1.500 expositores nacionais e internacionais. Os produtos expostos serão distribuídos em categorias como mesa posta, utensílios de cozinha e soluções práticas para o lar, entre outras. O espaço reservado para as feiras totaliza 67 mil m².

Segundo Carlos Clur, CEO do Grupo Eletrolar, organizador da feira em parceria com a Messe Frankfurt, o evento “será um ponto de encontro para conexões valiosas, troca de conhecimento e atualização sobre as principais tendências e inovações do setor”. Ele também ressaltou a importância do retorno ao Distrito Anhembi, local da primeira edição da Eletrolar, e celebrou o crescimento do evento ao longo dos anos.  

 

Serviço 

Interior Lifestyle South America 

Data: 23 a 26 de junho de 2025 

Horário: Das 13h às 21h 

Local: Distrito Anhembi, São Paulo, SP 

Para mais informações e ingressos: https://interiorlifestyle.com.br/ 



EZVIZ leva novidades para o Eletrolar Show 2025

A EZVIZ, empresa do segmento de segurança inteligente e automação residencial, marca presença na Eletrolar Show 2025. Sob o tema “Home Intelligence Made Easy” (Inteligência Doméstica Simplificada), a marca vai apresentar um portfólio de soluções que atuam no segmento.

O destaque da participação é a apresentação do EZVIZ Connect, que leva inteligência artificial para todos os cantos do lar. Trata-se de um ecossistema pensado para unir segurança, automação e praticidade, oferecendo aos usuários a possibilidade de monitorar e controlar a casa de forma simples e integrada.

“Nossa missão é tornar a vida inteligente mais acessível, simples e segura para todos. Acreditamos que a tecnologia só faz sentido quando realmente melhora a vida das pessoas, oferecendo praticidade, segurança e conforto. O EZVIZ Connect é a materialização desse compromisso, e seguiremos investindo para que nossas soluções sejam cada vez mais integradas, sustentáveis e centradas no usuário”, destaca Wagner Gomes, Gerente Geral da EZVIZ.

O mercado doméstico inteligente segue em plena expansão. Dados da Mordor Intelligence mostram que, globalmente, ele atingiu o marco de US$ 120,1 bilhões em 2024. A projeção é chegar a US$ 370,05 bilhões até 2029, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 25,3% entre 2024 e 2029.

“Isso significa que soluções como o EZVIZ Connect, que combinam segurança, automação inteligente e integração com assistentes como Google, Amazon e Apple, estão entrando em um mercado com espaço para inovação. A demanda por câmeras, fechaduras inteligentes, sensores ambientais e automação preditiva segue em alta, motivada por consumidores que buscam mais conforto, eficiência energética e, claro, proteção para casa”, exemplifica Gomes.

Entre os lançamentos da marca, estão as câmeras H80x e H9c Dual, equipadas com lente dupla, campo de visão expandido e sensores de imagem colorida até mesmo no escuro. Por conta dos algoritmos de inteligência artificial, esses modelos conseguem identificar com pessoas, veículos e movimentos suspeitos, emitindo alertas inteligentes e praticamente eliminando os falsos alarmes.

Já a fechadura DL50FVS, com tecnologia de reconhecimento facial, oferece segurança, além da versão DL03 Pro, que possui instalação no estilo DIY (faça você mesmo). Ambas unem segurança biométrica e praticidade.

Na área de limpeza, a EZVIZ apresenta o robô aspirador e mop RE4. Ele conta com sensores que detectam carpetes, faz mapeamento dos ambientes, evita obstáculos e ainda planeja sozinho as melhores rotas de limpeza.

Mas a proposta da EZVIZ vai além da segurança. Todos os dispositivos são pensados como abertos e totalmente compatíveis com os principais assistentes virtuais do mercado. Isso significa que qualquer pessoa pode controlar câmeras, fechaduras, campainhas ou até robôs de limpeza usando comandos de voz no Google Home, Amazon Alexa e, em alguns modelos, até no Apple HomeKit.

Esse nível de integração permite criar rotinas inteligentes e automações personalizadas, conectando diversos dispositivos, seja dentro do ecossistema EZVIZ, seja combinando com produtos de outras marcas. Na Eletrolar, a empresa também anunciará a expansão para o protocolo Matter, isso com o objetivo de aproximar fabricantes e oferecer liberdade para quem quer uma casa realmente inteligente e conectada.

A empresa quer expandir a atuação para novas categorias, como displays inteligentes, sistemas de gerenciamento de energia e sensores ambientais, trazendo mais soluções para dentro das casas. Também acelera investimentos em tecnologias baseadas em inteligência artificial, com avanços em visão computacional, aprendizado de máquina e automação preditiva, que podem tornar os dispositivos não apenas mais inteligentes, como mais autônomos.

Serviço

Eletrolar Show 2025

Local: São Paulo – Novo Distrito Anhembi

Data: 23 a 26 de junho 2025 – das 13h às 21h

Inscrições e informações: https://eletrolarshow.com.br/2025/



Resultados naturais são tendência em cirurgias plásticas

O mercado global de cirurgia plástica vive um momento de expansão. O setor cresce impulsionado pela popularização de procedimentos estéticos, avanços tecnológicos e uma mudança no perfil de demanda: os pacientes agora priorizam resultados naturais e harmoniosos, em vez de transformações radicais, como destaca uma publicação da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS).

O Brasil é o país que mais realizou procedimentos cirúrgicos em 2023, conforme dados do último relatório da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS). Ainda de acordo com o balanço, no ranking de intervenções não cirúrgicas, que compreendem as aplicações injetáveis, o Brasil fica em segundo lugar, atrás somente dos Estados Unidos. 

A Dra. Helena Goulart, cirurgiã plástica, chama a atenção para a importância de um olhar individualizado para alcançar resultados que valorizem a beleza única de cada paciente. “O crescimento do setor de cirurgia plástica se deve a uma combinação de fatores, a começar pela aceitação social: a cirurgia plástica deixou de ser tabu e passou a ser vista como um recurso para autoestima e bem-estar”.

Além disso, para a Dra. Helena Goulart, a influência digital é um ponto importante: as redes sociais e a cultura da imagem aumentaram a conscientização sobre as possibilidades de transformação, a facilidade de acesso à informação tem empoderado os pacientes, que chegam aos consultórios mais bem-informados e exigentes. 

“Soma-se a isso o fator das técnicas avançadas. Procedimentos minimamente invasivos, com recuperação mais rápida e resultados previsíveis, atraem cada vez mais pessoas”, articula.

O fim dos “exageros”

Dra. Helena Goulart observa uma mudança clara nas preferências das cirurgias plásticas: “Os pacientes não querem mais rostos ou corpos padronizados. Buscam intervenções que respeitem suas características únicas, um conceito que chamamos de ‘quiet beauty’ – beleza discreta e harmoniosa”.

Aliás, o setor de procedimentos estéticos não invasivos representou 54,7% do faturamento anual em 2022, ano em que a “quiet beauty” ganhou popularidade, conforme dados do relatório da Grand View Research, repercutido pela revista L’Officiel. A publicação ressalta que o segmento deve seguir com uma expansão superior aos procedimentos invasivos, alcançando um índice de crescimento de 15,4% anualmente até 2030.

De acordo com a especialista, essa tendência tem influenciado diretamente as técnicas cirúrgicas, com abordagens menos invasivas, respeito à anatomia natural e personalização extrema em cada procedimento.

“Cada paciente tem uma estrutura facial, proporções corporais e expectativas diferentes. Um planejamento cirúrgico preciso, que considere essas variáveis, é essencial para resultados que pareçam naturais e elevem a autoestima”.

Ela também ressalta o papel da tecnologia nesse processo: “Ferramentas como simulações 3D e imagens digitais nos permitem prever resultados com maior precisão, ajustando cada detalhe para que o paciente tenha uma experiência mais segura e satisfatória”.

Comunicação e alinhamento de expectativas 

De acordo com a Dra. Helena Goulart, outro ponto crucial é o diálogo entre médico e paciente: “Muitas frustrações acontecem quando há uma falha na comunicação. Minha prioridade é ouvir atentamente, entender os desejos do paciente e, ao mesmo tempo, explicar o que é tecnicamente viável. Só assim garantimos satisfação a longo prazo”.

Ela ainda orienta que a beleza não está em copiar traços de celebridades, mas em realçar a identidade de cada um. 

Mais do que estética, autoexpressão

Para a médica, a cirurgia plástica moderna vai muito além da vaidade: “É sobre bem-estar, confiança e autoaceitação. Como profissionais, nossa missão é unir técnica, ética e empatia para oferecer transformações que façam sentido na vida de cada paciente”.

Dra. Helena Goulart (CRM: 199494-SP) é graduada em Medicina pela Universidade de Araraquara (SP). Iniciou sua formação cirúrgica com residência médica em área cirúrgica básica na Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP) e ingressou na residência médica em Cirurgia Plástica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas (SP).

Durante a graduação, Goulart integrou a Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica Estética e Reconstrutiva (LACPER), atuando como membro efetivo e como coordenadora. A médica complementou sua formação com cursos voltados à prática da cirurgia plástica, incluindo o Curso de Capítulo de Lipoenxertia em Medicina Regenerativa, a Oficina de Escultura, Arte e Rinoplastia e o Curso de Reconstrução Mamária, todos promovidos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além disso, recebeu o Prêmio Silvio Zanini de Melhor Trabalho Apresentado no 60° Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, na área de cirurgia crânio maxilo facial.

Para mais informações, basta acessar: https://drahelenagoulart.com.br/home



Nomus realiza evento Conexão Industrial com Grandes Líderes

De 23 a 27 de junho de 2025, acontece o evento Conexão Industrial com Grandes Líderes, organizado pela Nomus, que reunirá 15 líderes de grandes indústrias para compartilhar insights sobre gestão, inovação e transformação no setor industrial. Durante cinco dias, especialistas apresentarão palestras e entrevistas sobre temas relevantes para a indústria, incluindo transição energética, planejamento estratégico, cultura de processos e a importância da automação.

Entre os palestrantes confirmados estão Merivaldo Mundim, que discutirá as mudanças no setor energético, e Adriano Augusto, que abordará a influência da automação nas indústrias. O evento contará ainda com entrevistas de líderes como Andrea Bender, Michele Matias e Roberta Fantinati, que trarão discussões sobre liderança, inovação e as melhores práticas para a expansão e eficiência nas empresas industriais.

O Conexão Industrial com Grandes Líderes visa proporcionar uma plataforma de troca de conhecimentos e experiências práticas para gestores e profissionais do setor industrial, com o objetivo de promover soluções que impulsionem a competitividade e eficiência das empresas.

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizadas através do site oficial da Nomus.

Para mais informações, é preciso acessar a página do evento em: https://www.nomus.com.br/conexaoindustrial/



Empresas já fecharam devido a um ataque Ransomware

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Neste Podcast conversei com Cleiton Oliveira, Executivo de Negócios em Cibersegurança do Edge UOL e falamos sobre os perigos extremos da falta de segurança da informação nas empresas.


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Setor de material de construção busca recuperação de vendas na 3ª ExpoMatcon

As vendas no comércio varejista no país, na passagem de março para abril, variaram -0,4%, após três meses seguidos de crescimento. No comércio varejista ampliado, que inclui material de construção, o volume de vendas recuou 1,9% frente a março, segundo a recente Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada em 12 de junho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em contrapartida, o Paraná havia registrado em março o melhor desempenho do setor no país, com crescimento de 4,7% nas vendas (2,8 pontos acima da média nacional de 1,9%), onde o segmento de material de construção contribuiu com 4,6% para este resultado.

Este desempenho positivo que inclui liderança no crescimento das receitas nominais (5,1% contra 1,5% nacional), destaca a relevância de eventos como a ExpoMatcon para a manutenção da competitividade regional. “Num mercado em movimento, a feira se consolida como ferramenta estratégica para equilibrar oferta e demanda”, analisa Ademilson Milani, presidente do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Material de Construção no Estado do Paraná (Simaco PR) e Associação de Comerciantes de Material de Construção de Curitiba, região e litoral (Acomac Curitiba).

Diante deste cenário, indústrias e lojistas já confirmaram presença na 3ª edição da ExpoMatcon, a feira oficial do setor no Paraná. O evento acontece de 16 a 18 de setembro, no Expotrade Convention Center, em Pinhais, reunindo mais de 120 marcas com lançamentos, condições comerciais especiais e uma programação focada em negócios e inovação para o varejo.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, destacou o valor estratégico da integração entre indústria e varejo. “A ExpoMatcon cria o ambiente para negociações diretas entre lojistas e lideranças industriais”, afirmou. “É uma oportunidade de acesso a novas tecnologias e fortalecimento da cadeia produtiva. Resultado da união de entidades como Simaco, Acomac, Senac e Sebrae. Não é custo, é investimento na divulgação de produtos e no relacionamento com futuros clientes”.

ExpoMatcon já integra o calendário anual de eventos do setor de material de construção na região Sul

Com 6.000 metros quadrados de área no Expotrade Convention Center e capacidade para 3 mil veículos, a edição 2025 da ExpoMatcon estará trazendo, durante três dias, lançamentos, inovações e as principais tendências do mercado, confirmando sua posição no segmento de material de construção na região Sul. Realizada pelo Simaco PR e Sebrae PR, com apoio das Acomacs (Curitiba, Campos Gerais e Oeste PR), Fecomércio, Sesc, Senac e Sinditiba, a feira é uma importante plataforma de negócios do segmento no estado.

“Estamos preparando a maior ExpoMatcon de todos os tempos. O novo espaço no Expotrade permitirá experiências mais ricas para expositores e visitantes”, afirma Milani. “Esta é a feira que movimenta o varejo paranaense”.

Entre os destaques desta edição estão a Arena do Conhecimento, espaço interativo para testar produtos como tintas, impermeabilizantes e ferramentas com apoio técnico das indústrias; a Rodada de Negócios em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), focada em soluções tecnológicas e estratégicas para lojistas; e o AcomacCast, podcast gravado ao vivo no evento com entrevistas de lideranças e especialistas do setor.

Caravanas de todo o Paraná e alto volume de negócios

A feira deve receber mais de 5 mil visitantes, incluindo caravanas de Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Apucarana, Jacarezinho e Toledo. A entrada é gratuita e a participação é exclusiva para lojistas, gestores e equipes de varejo.

Fabricantes de todo o Brasil estarão presentes, negociando diretamente com lojistas do Sul do país. A entrada é gratuita para proprietários, gerentes e equipes de lojas, além dos participantes das indústrias expositoras.

“A ExpoMatcon cresce a cada edição, estamos com grande procura nesta reta final. As empresas que ainda não confirmaram presença precisam se agilizar para garantir seu lugar”, destaca Patrícia Bernardi, diretora-executiva da Acomac Curitiba.

Sobre a ExpoMatcon

Feira anual e oficial do varejo de material de construção do Paraná, a ExpoMatcon chega à sua 3ª edição em 2025, onde são aguardados mais de 5.000 visitantes. Na última edição (2024), o encontro reuniu mais de 4 mil visitantes e gerou um volume significativo de negócios entre indústrias, distribuidores e lojistas.

Serviço: 3ª ExpoMatcon

Data: 16 a 18 de setembro de 2025

Horário: das 13h às 21h

Local: Expotrade Pinhais – Paraná



Live da Econet detalha ajuste em documento fiscal com foco na Reforma Tributária

A Econet Editora realiza na próxima quarta-feira, 25 de junho, às 15h, uma live gratuita para explicar as principais mudanças que os contribuintes enfrentarão com a atualização do leiaute da nota fiscal eletrônica. O evento será transmitido pelo canal da editora no YouTube (@canaldaeconet) e contará com a participação de Wagner Gonzales, coordenador da Consultoria Fiscal, e Pedro Costa, analista técnico da área federal.

Durante a transmissão, os especialistas apresentarão os novos prazos definidos pela Receita Federal, indicarão os campos que devem ser preenchidos para viabilizar a cobrança dos tributos da Reforma Tributária e esclarecerão dúvidas. O foco estará em apresentar os ajustes que precisam ser feitos para que as empresas estejam prontas já a partir de julho, quando começa o período de testes em ambiente de homologação.

A mediação ficará a cargo de Mariana Borges, gerente da área Fiscal da Econet Editora, que acompanhará os temas com foco nas implicações práticas para empresas, contadores e desenvolvedores de sistemas. Segundo Mariana, o objetivo da live é antecipar os pontos críticos da transição. “Muitos ajustes precisam ser feitos nos bastidores, desde a atualização de sistemas até o treinamento das equipes. Nosso papel é tornar esse processo mais claro e acessível”, afirma.

Notas fiscais passam a refletir transição para IBS, CBS e IS

A live acontece em um momento decisivo para a implementação da Reforma Tributária do Consumo, que substitui cinco tributos atuais por três novos a partir de 2026. O ICMS (estadual) e o ISS (municipal) serão unificados no IBS (Imposto sobre Bens e Serviços). Já o PIS e a Cofins (federais) serão substituídos pela CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços). Além disso, entra em cena o IS (Imposto Seletivo), que incidirá sobre produtos com impacto negativo à saúde ou ao meio ambiente.

Para viabilizar essa transição, a Receita Federal publicou em abril a Nota Técnica 2025.002, que define os campos obrigatórios para a indicação desses tributos na NF-e e na NFC-e. A partir de julho, as empresas poderão testar o preenchimento desses campos em ambiente de homologação. A liberação para o ambiente de produção está prevista para outubro, com obrigatoriedade total a partir de janeiro de 2026.

A participação é aberta ao público e não exige inscrição prévia. O link para a live é: https://www.youtube.com/live/rA7AxQ_JFyU



Reforma Tributária promulgada: simplificação exige preparo

Com a promulgação da Emenda Constitucional nº 132/2023, o Brasil inicia um dos mais ambiciosos processos de modernização do sistema tributário nas últimas décadas. A reforma promete simplificar o emaranhado de tributos indiretos, substituindo cinco impostos (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) por dois modelos de Imposto sobre Valor Agregado (IVA). No entanto, a transição promete ser longa e complexa, exigindo das empresas atenção redobrada à atualização de sistemas, capacitação de equipes e reorganização de processos internos.

A proposta, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Governo Federal no final de 2023, será implementada de forma gradual entre 2026 e 2032. Segundo o Senado Federal, a substituição dos tributos atuais dará lugar à Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de competência federal, e ao Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que será gerido por estados e municípios, conforme estabelece a Emenda Constitucional 132/2023.

A principal justificativa para a reforma é a simplificação. Atualmente, o sistema tributário brasileiro é considerado um dos mais complexos do mundo. Segundo o estudo Paying Taxes 2020, elaborado pela PwC e pelo Banco Mundial, uma empresa no Brasil gasta, em média, 1.501 horas por ano apenas para cumprir obrigações fiscais — muito acima da média global de 234 horas. Contudo, a promessa de desburocratização não se traduz em redução da carga tributária. A reforma busca manter a arrecadação atual, apenas modificando a forma como os tributos são cobrados, agora de forma mais transparente e com base no valor agregado. De acordo com a CNN Brasil, a alíquota efetiva do IVA brasileiro poderá ultrapassar 27%, uma das maiores do mundo, conforme projeções do Ministério da Fazenda.

Transição com dois sistemas simultâneos

Com o cronograma divulgado pelo Senado, o período de transição acontecerá entre 2026 e 2032, o novo e o antigo sistema tributário coexistirão. Isso significa que empresas terão de operar simultaneamente com legislações diferentes, o que exige mudanças em sistemas de gestão fiscal, emissão de notas fiscais, controle de créditos e apuração de tributos.

Outro ponto de atenção é o modelo de split payment, previsto na nova legislação. A especialista tributária e fiscal do Grupo Skill, Regiane Rios, explica que nele o valor do imposto será automaticamente desmembrado no momento do pagamento da transação e repassado diretamente ao governo. Embora esse mecanismo vise combater a sonegação e aumentar a transparência, ele demanda ajustes consideráveis nos sistemas de cobrança e pagamento das empresas — e ainda depende de regulamentações complementares.

Créditos acumulados e prazo final

Conforme artigo publicado pelo Tax Group, empresas com valores de créditos tributários acumulados — referentes a tributos pagos a maior —, a reforma estabelece que os pedidos de restituição devem ser feitos até o fim de 2025. Após esse prazo, poderá haver restrições à recuperação desses valores, o que preocupa especialistas e empresários que temem lentidão nos reembolsos e longas filas administrativas.

Apesar de a nova estrutura entrar em vigor somente em 2026, o ano de 2025 será crucial para a adaptação. Especialistas em direito tributário e contabilidade recomendam que as empresas iniciem imediatamente diagnósticos de impacto, revisem fornecedores, invistam em soluções tecnológicas e capacitem suas equipes para lidar com o novo cenário. “Aqueles que se prepararem com antecedência sairão na frente. Essa não é uma mudança apenas contábil, mas estratégica”, afirma Regiane. O apoio de consultorias especializadas poderá fazer a diferença nesse período de transição. Além de ajudar no mapeamento de riscos, esses profissionais atuam como parceiros na reformulação de processos e na adequação de sistemas fiscais, mitigando erros e perdas financeiras.

Um futuro de oportunidades — para quem estiver preparado

De acordo com a especialista tributária, embora a reforma não represente, de imediato, um alívio no volume de impostos pagos, ela tem potencial para gerar um ambiente de negócios mais previsível e eficiente a médio e longo prazo. Para isso, a preparação adequada é imprescindível.

Ainda segundo ela, a expectativa é que, em 2033, com a transição completa, o Brasil finalmente disponha de um sistema tributário mais funcional, no qual o contribuinte entenda o que está pagando — e por quê. “Até lá, o desafio é enorme, mas o potencial de ganho para quem investir em planejamento agora é significativo”, finaliza Rios.



Como o comportamento 4S está transformando os consumidores

A jornada do consumidor está passando por mudanças significativas com a consolidação do chamado comportamento 4S, sigla que representa os hábitos de streaming, scrolling, search (busca) e shopping. O modelo redefine o processo de decisão de compra e exige que marcas adaptem suas estratégias para acompanhar um consumidor mais conectado e dinâmico.

Segundo estudos do Boston Consulting Group (empresa especializada em jornada do cliente) em parceria com o Google, o comportamento 4S rompe com a lógica tradicional do funil de vendas, substituindo a sequência linear de etapas por uma experiência fragmentada e contínua, onde descoberta, comparação e compra ocorrem de forma simultânea em diferentes plataformas.

Comportamento 4S: hábitos digitais moldam nova jornada de consumo

É a partir desse mesmo estudo, realizado em março deste ano, que pode-se afirmar que a jornada de compra dos consumidores passou a ser guiada por quatro comportamentos principais no ambiente digital: streaming, scrolling, search e shopping, formando com isso o chamado Comportamento 4S.

No streaming, o consumo contínuo de conteúdo em plataformas como o YouTube influencia decisões de compra. Segundo o Google, 75 milhões de brasileiros assistem ao YouTube em TVs conectadas, e 76% dos usuários afirmam que a plataforma os ajuda a decidir o que comprar.

O scrolling, hábito de rolar telas em redes sociais e vídeos, também impacta o consumo. Dados de um estudo realizado em parceria com a iniciativa Na Rua, escritório de estratégia que estuda o comportamento, divulgados pelo Google, revelam que mais de 60% dos usuários logados no YouTube assistem tanto a Shorts quanto a vídeos longos semanalmente.

Nesse cenário, os vídeos curtos no Shorts somam mais de 70 bilhões de visualizações por dia no mundo.

No search, a busca por produtos e informações é cada vez mais intuitiva. No Brasil, 73% dos usuários de mídias sociais usam a Busca do Google para se informar e avaliar produtos descobertos nas redes sociais.

Já o shopping acontece de forma integrada em diferentes plataformas. Dados da Hostinger mostram que cerca de 82% dos consumidores recorrem às mídias sociais para pesquisar produtos. Entre eles, 55% da Geração Z têm o TikTok como plataforma favorita, enquanto 52% dos Millennials preferem usar o Facebook.

Esses dados reforçam que o processo de decisão de compra não segue mais um fluxo linear, exigindo que as marcas estejam presentes em múltiplos canais e preparadas para interagir em todos os pontos de contato com o consumidor.

Nova dinâmica impõe desafios e oportunidades

A fragmentação da jornada impõe desafios à mensuração e ao controle do processo de compra. No entanto, o comportamento 4S também oferece novas oportunidades para engajamento. A presença da inteligência artificial na jornada, tanto para consumidores quanto para marcas, permite interações mais eficientes, relevantes e escaláveis.

Sobre esse ponto, o presidente do Google no Brasil, Fabio Coelho, iniciou sua apresentação na edição de 2025 do Think with Google, evento de negócios realizado pela companhia no país, destacando a imprevisibilidade como o principal termo para definir o consumidor da atualidade: 

“Depois da pandemia, os consumidores ficaram ainda mais imprevisíveis. Não dá para prever o comportamento das pessoas de forma manual e intuitiva, como aconteceu por muito tempo. Mas, a boa notícia é que é possível fazer isso por meio de tecnologia e, principalmente, pela inteligência artificial”, disse.

Especialistas apontam que a adaptação a essa nova dinâmica é essencial para que as empresas mantenham a competitividade. Abordagens rígidas e baseadas apenas em etapas convencionais de marketing já não são suficientes para atender às expectativas de um consumidor que toma decisões em um ambiente de influência constante.

Tendência deve se consolidar nos próximos anos

A transformação da jornada de compra exigirá, cada vez mais, que as marcas adotem estratégias flexíveis, guiadas por dados e centradas no comportamento real dos consumidores. Para Gabriel Gondim, sócio do Boston Consulting Group, que apoiou o Google na realização do estudo, compreender essa nova lógica é essencial para atuar com eficácia no ambiente digital.

“Não existe mais jornada de consumo linear, existe uma infinidade de touch points entre os consumidores e as marcas. O tradicional conceito de funil de vendas, baseado em awareness, consideração e conversão, já está obsoleto por ser algo rígido, linear e sequencial. Ele presume que o consumidor se comporta de forma previsível, o que já sabemos que não acontece”, analisou Gondim.

Segundo Rafael Monteiro, sócio e diretor de operações da agência de marketing Fizzing 360º: “A tendência é que essa nova dinâmica se consolide nos próximos anos, impulsionada por tecnologias como inteligência artificial, automação de marketing digital e plataformas omnichannel. Nesse cenário, as empresas que conseguirem oferecer experiências relevantes em todos os pontos de contato estarão melhor posicionadas para conquistar e manter a atenção dos consumidores, melhorando sua performance digital”. 



PeopleXperience é selecionada para programa Inova Cemig.Lab

A PeopleXperience, startup especializada em soluções digitais para gestão da experiência do colaborador, é uma das empresas escolhidas para participar do Inova Cemig.Lab, iniciativa da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) voltada para o desenvolvimento de inovações sustentáveis no setor elétrico brasileiro.

O Inova Cemig.Lab utiliza recursos do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), oferece até R$ 1,6 milhão por projeto.

Ricardo Pena, CEO da PeopleXperience, conta que o Inova Cemig.Lab foi lançado em março de 2024 e atraiu cerca de 250 propostas, de 17 estados brasileiros e dez países. Segundo ele, a empresa foi uma das 13 startups selecionadas no primeiro ciclo para receber apoio técnico e financeiro.

Para o empresário, a seleção representa uma oportunidade estratégica para ampliar a atuação da empresa com foco em inovação aberta e na transformação do setor energético. “Esse reconhecimento nos posiciona como protagonistas na inovação aberta, permitindo que colaboremos diretamente com uma companhia de referência para enfrentar desafios estratégicos”.

Segundo o CEO da PeopleXperience, o financiamento oferecido pela iniciativa vai impulsionar o crescimento da startup e acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras, especialmente na criação de experiências mais fluidas e centradas no cliente para o setor energético.

“Esse investimento viabiliza a expansão de nossa infraestrutura tecnológica, a contratação de talentos especializados e a validação de hipóteses em ambientes reais da Cemig SIM. Além disso, a parceria abre portas para novas oportunidades de mercado, aumentando nossa visibilidade e credibilidade, o que pode atrair novos clientes e investidores”, afirma o CEO da PeopleXperience.

Pena acredita que a escolha da empresa para integrar o Inova Cemig.Lab está ligada à capacidade de aplicar a abordagem da startup no mapeamento da jornada do cliente ao contexto do setor energético, com propostas alinhadas às metas de transformação digital e sustentabilidade da Cemig SIM.

“A PeopleXperience se destacou por propor soluções que aliam tecnologia, empatia e inovação, atendendo diretamente aos desafios estratégicos apresentados pela Cemig SIM, como a digitalização, melhoria no relacionamento com o cliente e conversão de leads”, revela o empresário.

Inovação e desafios no setor energético

De acordo com o CEO da PeopleXperience, o setor energético brasileiro atravessa um processo de transformação impulsionado por fatores como a abertura do mercado livre, a digitalização dos processos e a busca por fontes mais sustentáveis. Para ele, a crescente demanda por eficiência operacional, redução de custos e experiências de atendimento mais modernas desafia as empresas a inovarem rapidamente e a repensarem seus modelos de atuação.

Para Pena, a complexidade do setor energético impõe desafios como a digitalização de processos, a gestão de grandes portfólios de ativos e a adaptação a mudanças regulatórias, como a expansão do mercado livre. Segundo ele, questões operacionais, como a segurança em subestações, a manutenção de estruturas em áreas de difícil acesso e a redução de perdas técnicas e comerciais, também estão entre as prioridades.

“Existe uma necessidade de aprimorar o atendimento em um contexto de alta demanda e expectativa por serviços mais rápidos e personalizados. Esses pontos exigem inovação contínua e parcerias estratégicas”, afirma o empresário.

O CEO da PeopleXperience destaca o Inova Cemig.Lab como uma iniciativa estratégica, capaz de conectar grandes empresas e startups ágeis na cocriação de soluções que modernizam a infraestrutura do setor e ampliam o acesso à energia. “Programas como esse estimulam a inovação colaborativa, aceleram a adoção de novas tecnologias e fortalecem o posicionamento do Brasil como referência em sustentabilidade e eficiência energética”.

O empresário ressalta que a PeopleXperience tem atuado no setor energético com soluções que buscam otimizar a jornada do cliente, por meio de soluções para tornar as interações com empresas mais intuitivas e o atendimento mais sustentável. De acordo com o CEO, a startup desenvolve ferramentas para mapear e orquestrar a jornada do cliente,  integrando tecnologias de automação e análise de dados, como sistemas automatizados de resposta por voz, como URAs e BOTs  inteligentes, e plataformas digitais personalizadas.

“Essas soluções reduzem a dependência de processos manuais, diminuem custos operacionais e aumentam a satisfação do cliente. Além  disso, nossas iniciativas promovem a sustentabilidade ao otimizar  processos, reduzindo retrabalhos e apoiando a transição para modelos de energia mais limpos, como os propostos pela Cemig”, declara o empresário.

Pena revela que as expectativas da PeopleXperience para o Inova Cemig.Lab são elevadas. Segundo o empresário, a meta é não apenas validar e escalar as soluções desenvolvidas em parceria com a Cemig, mas também estabelecer um modelo de inovação que possa ser replicado em outros setores.

Conforme esclarece o CEO, durante os 12 meses do programa, a empresa pretende desenvolver provas de conceito (POCs) — experimentos práticos de pequena escala usados para testar a viabilidade de uma solução — com o objetivo de demonstrar o impacto das tecnologias na operação da Cemig e na experiência dos clientes.

“Almejamos construir uma relação de longo prazo com a Cemig, consolidando a PeopleXperience como uma parceira estratégica no setor energético. Também esperamos que o programa abra novas oportunidades para colaboração com outras empresas e startups, ampliando nosso impacto no ecossistema de inovação”, conclui Pena.



Exposição une Patagônia e Mantiqueira em Campos do Jordão

Durante a temporada de inverno de 2025, o ORT Hotel, localizado em Campos do Jordão (SP), recebe a exposição fotográfica “Silêncios da Patagônia” e mais uma seleção de fotos inéditas feitas na região da Serra da Mantiqueira, do fotógrafo brasileiro Felipe Cuoco. A exposição oferece uma travessia visual por dois territórios de contemplação: a imponência gelada da Patagônia e o silêncio sutil da Serra da Mantiqueira. 

Cuoco é um fotógrafo brasileiro especializado em fotografia de natureza, vida selvagem e paisagens. Suas obras já foram premiadas em concursos como London Photography Awards, Muse Photography Awards, Monochrome Awards e NY Photography Awards e expostas em galerias de arte em Nova York, Cannes, Madrid e Brasil. 

No caso da Mantiqueira, Cuoco apresenta três imagens inéditas que revelam diferentes atmosferas da região: a grandiosidade das araucárias sob o nevoeiro, a luz filtrada por florestas de pinheiros e a delicadeza de um pássaro colorido em plena construção de ninho. “É uma amostra sensível, que convida o espectador a respirar fundo e se conectar com o ritmo pausado da natureza”, revela o fotógrafo.

Segundo Cuoco, a ideia de trazer o diálogo visual entre a Patagônia e a Serra da Mantiqueira para Campos do Jordão surgiu depois de sua expedição à Patagônia, em 2025. “O que mais me marcou não foram apenas as paisagens, mas o silêncio e o espaço interior que elas proporcionam. Ao retornar, encontrei na Serra da Mantiqueira – e especialmente em Campos do Jordão – esse mesmo convite à introspecção, só que em uma escala mais íntima”, afirma.

Nas palavras do fotógrafo, “trazer esse diálogo para o ORT Hotel, justamente no coração da Mantiqueira, foi uma escolha natural: unir dois extremos da América do Sul sob o mesmo olhar contemplativo”. 

O inverno de 2025 começou na sexta-feira (20), data que coincidiu com o feriado de Corpus Christi (19). Como resultado, diversos hotéis da cidade já estão com 100% de ocupação para a data, conforme informações veiculadas pelo G1. O portal revela que a cidade esperava receber 400 mil turistas ao longo dos quatro dias de feriado, conforme uma projeção divulgada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campos do Jordão.

Segundo dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), compartilhados pelo site Net Campos, a temperatura caiu a 1,3º na sexta-feira (13/06), o que provocou a primeira geada de 2025. Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil, situada a 1.628 metros acima do nível do mar. O município recebeu o apelido de “Suíça Brasileira” por conta de sua arquitetura inspirada na Europa, além de possuir um dos climas mais frios do país.

Exposição traz imagens inéditas da Mantiqueira

A exposição “Silêncios da Patagônia” traz também imagens inéditas feitas na região da Mantiqueira. “A Mantiqueira revela a beleza nos detalhes: o contraste da araucária contra a serra encoberta por nuvens, a dança da luz entre os pinheiros e o comportamento silencioso da fauna. É uma paisagem que não grita – sussurra”, afirma Cuoco.

Na visão do fotógrafo, esse tipo de desafio artístico é dos mais ricos: traduzir o que é sutil, o que exige atenção e pausa. “Cada imagem é como um fragmento do tempo em que tudo parece desacelerar”, descreve.

Fotógrafo reflete sobre registro de ave na mantiqueira 

Quando questionado sobre uma imagem da exposição que carrega um significado especial, Cuoco chama a atenção para a fotografia de uma ave: “Uma das fotos mais simbólicas é a da ave com tons verdes, azuis e alaranjados, com um ramo de musgo no bico. Encontrei essa cena em uma das trilhas da Mantiqueira, enquanto caminhava sem pressa, quase em silêncio absoluto”.

O fotógrafo destaca que o pássaro estava construindo seu ninho e o ato, tão simples e instintivo, carregava uma beleza profunda. “Registrar esse instante foi como tocar um segredo da floresta. É uma imagem que fala sobre ciclos, cuidado e pertencimento”, articula.

Fotografia promove a conexão das pessoas com a natureza

“Acredito que a fotografia pode ser uma ponte entre o espectador e o mundo natural – especialmente quando feita com respeito e escuta. Nossas vidas são cercadas por telas, pressa e distrações. Uma imagem pode ser um ponto de pausa, um respiro”, reflete Cuoco. 

Para ele, quando alguém para diante de uma foto e sente algo, mesmo que seja por poucos segundos, essa conexão já aconteceu. “E é isso que eu busco com meu trabalho”, frisa.

Cuoco destaca que espera que cada visitante leve consigo uma sensação de “presença” ao sair da galeria montada no ORT Hotel.

“Desejo que todos sintam que, por alguns minutos, estiveram realmente ali – diante das montanhas, das árvores, das aves – e também diante de si mesmos. Que a exposição desperte a vontade de olhar o mundo com mais delicadeza e de ouvir o silêncio que a natureza ainda sabe oferecer”, discorre.

Exposição representa busca por paisagens que lembrem essência

“Sou muito grato ao ORT Hotel por me permitir apresentar esse recorte tão pessoal do meu trabalho”, ressalta Cuoco.

“Essa pequena seleção da Mantiqueira, ao lado da série ‘Silêncios da Patagônia’, representa o que há de mais sincero no meu processo criativo: a busca por paisagens que nos fazem lembrar da nossa própria essência”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: http://www.felipecuoco.com.br



MAM/RJ recebe cúpula dos Chefes de Estado do Brics

Marcada para os dias 6 e 7 de julho, o Museu de Arte Moderna do Rio (MAM) será a sede oficial da Cúpula dos Chefes de Estado do Brics, agrupamento formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã, além de outros países e organizações convidados. O Brasil assumiu a presidência do Brics em janeiro de 2025.

Em 2024, a Prefeitura do Rio conduziu uma ampla renovação no espaço, incluindo melhorias internas e externas, quando o espaço também sediou reuniões do G20. Neste ano, o órgão estima um impacto financeiro superior a R$ 23 milhões durante os dois dias do encontro.

De acordo com Marta Fadel, colecionadora de arte, advogada e membro do conselho do MAM/RJ, o evento deve colocar o museu em um novo patamar de visibilidade global, reforçando seu papel como símbolo da cultura brasileira e também como um espaço preparado para acolher temas fundamentais para o futuro mundial.

“O encontro da cúpula simboliza uma valorização importante da cultura como agente de transformação e de diálogo entre nações. Escolher o MAM como palco de um evento dessa magnitude mostra que a cultura tem, sim, lugar central nas discussões sobre desenvolvimento, inclusão, sustentabilidade e cooperação internacional. É uma forma de reafirmar que arte e política caminham juntas na construção de novos futuros”, aponta.

Fadel reforça ainda que o local receberá os líderes com exposições ativas e obras em diálogo com o momento, além de usar a estrutura do museu como pano de fundo dessa nova narrativa. “Nosso objetivo é que os visitantes, mesmo em um contexto diplomático, se conectem com a força e a diversidade da arte brasileira.”

Com 40 delegações e a imprensa internacional presente, o evento deve movimentar a cidade, atraindo cerca de 4 mil participantes e reforçando o Rio de Janeiro como palco de grandes discussões globais.

Impacto cultural

A expectativa é que o evento gere um legado duradouro para o museu e para a cidade. Além do impacto econômico, Fadel acredita que o MAM poderá experimentar um aumento significativo na visitação após o evento, consolidando sua posição no cenário cultural internacional.

“Essa visibilidade pode gerar mais investimentos, reconhecimento global e oportunidades de intercâmbio cultural”, destaca. Segundo ela, o encontro também deve estimular novas parcerias, fortalecendo o papel dos museus brasileiros no circuito mundial.

Fadel ressalta que a organização já está em contato com os órgãos responsáveis pela cúpula para alinhar todas as adequações necessárias, principalmente no que diz respeito à segurança e à logística.

“Esperamos que isso abra portas para mais apoio público e privado ao setor, incentivando políticas que reconheçam os museus e centros culturais como locais estratégicos para o desenvolvimento do país, não apenas artístico, mas também social e diplomático. Isso mostra a capacidade que o Brasil tem de construir pontes entre os mundos, com arte, diálogo e sensibilidade”, conclui.

Para saber mais, basta acessar: https://martasahionefadel.com.br/



Kart: esporte ganha destaque no Brasil em diversos cenários

O kartismo no Brasil vive um momento de expansão, deixando de ser apenas um esporte de competição para se tornar uma experiência de integração em diversos cenários — desde diversão entre amigos e família até ferramenta estratégica para eventos corporativos.

A AMIKA Racing Experience — que recentemente atualizou sua marca, antes chamada AMIKA Kart Experience — tem buscado acompanhar esse movimento. A empresa organiza competições e visa promover o esporte como forma de conexão e desenvolvimento.

Segundo Guilherme Putnoki, CEO da AMIKA Racing Experience, o aumento do interesse pelo kartismo está diretamente ligado à popularização do automobilismo no país. “O reaquecimento da paixão do brasileiro pelo automobilismo veio com a maior exposição da Fórmula 1, impulsionada por séries como ‘Drive to Survive’ (Netflix) e a ascensão de novos talentos, como Felipe Drugovich e Gabriel Bortoletto”.

Além disso, prossegue, o kart rental se tornou mais acessível, permitindo que qualquer pessoa viva a emoção de uma corrida. “O kartismo não se limita a profissionais. É uma modalidade que une diversão, competição saudável e aprendizado, seja entre amigos, famílias ou empresas”, complementa.

O tamanho do mercado do Go-Kart foi avaliado em US$ 0,17 bilhão (R$ 0,95 bilhão) em 2024 e deve atingir US$ 0,21 bilhão (R$ 1,18 bilhão) até 2032, como apontam informações publicadas pelo site Business Research Insights. Espera-se que o segmento cresça a uma CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) de 3,1% de 2024 a 2032.

Kart como experiência social e corporativa

Putnoki elenca que o kartismo tem se destacado em três grandes frentes:

  • Diversão em grupo: pistas com estrutura completa e orientação permitem que iniciantes e experientes compartilhem a mesma emoção;
  • Eventos corporativos: empresas usam o kart como ferramenta de team building, melhorando comunicação, liderança e estratégia em equipe;
  • Categorias de base: a AMIKA iniciou em 2025 a Copinha KartSport Campinas, voltada para crianças de seis a 14 anos, incentivando o esporte desde cedo.

Por que o kart é eficaz para empresas?

Além da diversão, para Rodrigo Prado, também CEO da AMIKA Racing Experience, o kart estimula habilidades essenciais no ambiente corporativo, como “tomada de decisão rápida”, “trabalho em equipe” e “estratégia e gestão de tempo e pressão”.

“Muitas empresas não sabem, mas é possível usar o kart como ferramenta de treinamento para fixar conceitos como liderança, vendas e gestão de projetos”, explica.

AMIKA Racing Experience oferece diversas atividades

Prado destaca que a AMIKA Racing Experience oferece uma série de atividades com o objetivo de democratizar o kartismo. Dentre as experiências, a empresa promove:

  • Campeonatos bem estruturados, com categorias por nível de experiência;
  • Eventos corporativos personalizados, desde recreativos até treinamentos estratégicos;
  • Acessibilidade, permitindo que qualquer pessoa viva a experiência de uma corrida.

Qual o futuro do kart no Brasil?

Para Putnoki, o futuro do kart no Brasil é inclusivo, competitivo e cheio de adrenalina. “Seja para curtir com amigos, integrar equipes ou incentivar jovens talentos, o kartismo se consolida como uma modalidade que pode ir além das pistas profissionais”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://amika.com.br/



Divulgação de marcas começa com marketing simplificado

A palavra marketing deriva da palavra em inglês market e pode ser traduzida como “mercadologia”, termo que designa o estudo e a prática das atividades de mercado. Segundo a American Marketing Association (AMA), entidade internacional da área, o marketing engloba o processo de criação, comunicação e entrega de valor ao mercado, incluindo a interação com o público.

A marca é o sinal que diferencia produtos ou serviços no mercado, conforme o Manual de Marcas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), e a divulgação dessa marca faz parte da comunicação de marketing, que tem como função tornar a empresa visível e reconhecível pelo público, alinhando mensagem, canais e posicionamento.

Ana Clara Paiva, diretora de marketing da plataforma digital de serviços contábeis Contajá, destaca quais devem ser os primeiros passos básicos para iniciar a divulgação de uma marca.

“Antes de pensar em criar logo, abrir perfil em rede social ou lançar campanhas de marketing, a empresa precisa se perguntar se o negócio realmente faz sentido para o público que quer atingir. Só depois de validar isso é que vale pensar na identidade visual, na linguagem da marca e nos canais de divulgação”, declara a especialista.

Para a diretora de marketing da Contajá, técnicas acessíveis como SEO local, marketing boca a boca e presença em redes sociais são alternativas acessíveis que podem trazer bons resultados para pequenos negócios.

“Não precisa começar com grandes campanhas, o essencial é ser encontrado e gerar confiança. Cadastrar o negócio no Google Meu Negócio, incentivar clientes satisfeitos a indicarem e manter um perfil ativo nas redes sociais mais usadas pelo público já coloca a empresa em movimento”, afirma a profissional.

Tecnologias e marketing digital

Paiva afirma que marcas iniciantes nas redes sociais não precisam apostar em superproduções e recomenda que pequenos negócios invistam em conteúdos que mostrem a realidade da empresa e criem proximidade com o público.

“O mais importante é ser verdadeiro, relevante e útil, além de mostrar quem está por trás da marca, contar histórias reais e falar de forma próxima com o público cria conexão. Bastidores do negócio, solução de problemas, depoimentos de clientes satisfeitos e, claro, uma boa apresentação dos produtos ou serviços são essenciais”, revela Paiva.

A diretora de marketing sugere às empresas que não contam com uma equipe especializada a começar com estratégias simples de marketing digital. “Manter presença em redes sociais, trabalhar o SEO local e valorizar o marketing de indicações de outros usuários são formas que não exigem muita expertise e podem trazer resultados significativos”.

A profissional destaca, ainda, que há aplicativos acessíveis para criar posts, bancos de imagens gratuitos e, sobretudo, a importância de manter uma comunicação próxima, mostrando quem é a empresa e como ela resolve os problemas dos clientes. “O simples bem-feito já gera muito resultado”.

O relatório sobre o cenário do marketing digital no Brasil Martech Trends 2024, produzido pela Conversion e pela Zoho e divulgado pela Exame, revela que 98,7% dos profissionais entrevistados afirmam já incorporar tecnologias de marketing em suas estratégias, enquanto 42,6% pretende aumentar os investimentos em ferramentas de tecnologia para o marketing.

Segundo a especialista da Contajá, após a empresa dominar os passos básicos — entender o público, comunicar-se com clareza e manter uma presença constante —, é possível recorrer a tecnologias que contribuem para mais eficiência e escala nas ações de marketing digital.

“O tráfego pago, por exemplo, pode acelerar muito os resultados se bem segmentado e automações, como envio de e-mails ou mensagens de WhatsApp, ajudam a manter o relacionamento com clientes de forma prática. Ferramentas de agendamento de posts e análise de dados também são ótimas aliadas para otimizar o tempo e aumentar o alcance”, orienta a diretora de marketing.

De acordo com Paiva, é fundamental que a empresa acompanhe métricas básicas para avaliar os resultados das ações de marketing. “O ideal é começar pelo mais simples como número de seguidores, curtidas, comentários, compartilhamentos e, principalmente, se as pessoas estão entrando em contato ou comprando”.

A especialista pontua que o foco deve estar em entender se o marketing está, de fato, gerando movimento para o negócio, e não adianta um alto número de curtidas sem um real interesse do público pelo produto ou serviço vendido.

Para Paiva, marketing é importante, mas precisa caminhar junto com a regularização e a boa gestão do negócio, por isso só pode ser feito com segurança e consistência quando a empresa está formalizada. “Ter um CNPJ ativo e contar com uma contabilidade de confiança é o que pode garantir segurança para atuar no mercado, emitir notas fiscais, fechar parcerias e crescer de forma sustentável”, reforça.

Para mais informações, basta acessar: contaja.com.br/



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