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VeriSilicon lança GPU OpenGL ES de ultrabaixo consumo de energia com renderização híbrida 3D/2,5D para wearables

A VeriSilicon (688521.SH) anunciou hoje o lançamento do GCNano3DVG, uma nova PI da unidade de processamento gráfico (GPU) de ultrabaixo consumo, desenvolvido especialmente para dispositivos vestíveis e outros aparelhos compactos alimentados por bateria que exigem renderização gráfica dinâmica. Com suporte a gráficos 3D e 2,5D, o GCNano3DVG proporciona o equilíbrio ideal entre desempenho visual e eficiência energética, tornando-se uma solução ideal para uma ampla variedade de aplicações, como smartwatches, pulseiras inteligentes e óculos com tecnologias de IA/AR.

A PI GCNano3DVG da VeriSilicon combina pipelines de hardware otimizados com uma pilha de software leve e configurável, proporcionando processamento gráfico eficiente e de baixo consumo de energia. Ele conta com pipelines de renderização distintos para gráficos 3D e 2,5D, acelerando a exibição de cenas complexas compostas por objetos tridimensionais e gráficos vetoriais. Esses pipelines são minuciosamente ajustados para otimizar desempenho, consumo de energia e área (PPA). Além disso, o mecanismo de comando unificado e os múltiplos mecanismos de sincronização entre CPU e GPU minimizam ainda mais a sobrecarga do sistema, enquanto as configurações sem DDR – que utilizam SRAM (Static Random-Access Memory) ou PSRAM (Pseudo-Static Random-Access Memory) – oferecem uma solução econômica e eficaz em termos de energia para o processamento de gráficos incorporados.

O GCNano3DVG é compatível com as interfaces de programação de aplicativos (APIs) GLLite e VGLite da VeriSilicon para renderização de gráficos 3D e 2,5D/2D. O driver GLLite é altamente configurável, oferecendo total conformidade com OpenGL ES 2.0 com um compilador de sombreamento OpenGL Shading Language (GLSL) opcional em tempo de execução ou operando no modo de pipeline de função fixa OpenGL ES 1.1 para uso mínimo de memória. Ele também oferece suporteàrenderização do Graphics Library Transmission Format (glTF) da Khronos, permitindo o manuseio eficiente de ativos 3D para aplicativos modernos. O driver VGLite é compatível com bibliotecas populares de gráficos vetoriais, como LVGL e NanoVG. As APIs GLLite e VGLite podem ser usadas de forma flexível e síncrona em um único aplicativo, oferecendo soluções gráficas versáteis e de alto desempenho em diversos casos de uso incorporados.

“À medida que as aplicações vestíveis continuam a se expandir, cresce também a demanda por interfaces de usuário mais imersivas com conteúdo renderizado em 3D, ao mesmo tempo em que se mantém a expectativa de consumo ultrabaixo de energia”, afirmou Weijin Dai, diretor de Estratégia, vice-presidente executivo e gerente-geral da Divisão de PI da VeriSilicon. “Para atender a essas demandas, desenvolvemos uma arquitetura híbrida de GPU baseada em nossas tecnologias de GPU Nano 3D e Nano 2.5D de ultrabaixo consumo. Essa inovação permite a renderização eficiente de conteúdo misto em 3D e 2.5D com consumo mínimo de energia”.

A PI da GPU GCNano3DVG da VeriSilicon agora está disponível para licenciamento. Para informações adicionais ou consultas de colaboração, visite www.verisilicon.com/en/ContactUs.

Sobre a VeriSilicon

A VeriSilicon está comprometida em oferecer aos clientes serviços de silício personalizados completos, baseados em plataformas e serviços de licenciamento de PI de semicondutores, aproveitando suas próprias propriedades intelectuais (PIs) desenvolvidas internamente. Para mais informações, visite: www.verisilicon.com

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Mídia: press@verisilicon.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Mercado brasileiro de software deve crescer 9,5% em 2025

A previsão de crescimento do mercado brasileiro de software, serviços e hardware em 2025 é de 9,5%. O índice supera a média global de 8,9%, e foi revelado pelo estudo Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2025, promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e divulgado pelo portal especializado TI Inside.

Os dados da ABES mostram que, em 2024, o Brasil investiu aproximadamente US$ 59 bilhões em Tecnologia da Informação (TI), o que manteve o país na décima posição no ranking global de investimentos em TI e na liderança da América Latina, com 35% dos investimentos.

Cristina Boner, empresária e profissional da área de TI, aponta a digitalização acelerada e a situação econômica como fatores determinantes para o crescimento expressivo previsto para o mercado de software no Brasil em 2025.

“O crescimento é resultado direto da digitalização acelerada dos últimos anos. As empresas entenderam que investir em software não é mais opcional, mas essencial para competir em um mercado cada vez mais ágil e conectado. O cenário econômico mais estável e o aumento da confiança no ambiente digital também têm impulsionado os investimentos, tanto de grandes corporações, quanto de pequenas e médias empresas no setor”, afirma a empresária.

De acordo com o levantamento, o segmento de software se destacou em 2024, com alta superior a 18%. O segmento de hardware teve expansão de 14,2%. Segundo a análise, a modernização de data centers e a necessidade de atualização de dispositivos impulsionaram a recuperação do segmento, depois de um período de retração.

Para Boner, o aumento de investimento em software revela um progresso na maturidade digital das empresas brasileiras. “Hoje, vemos um empresariado mais consciente sobre o papel estratégico da tecnologia. As empresas estão investindo além da digitalização básica, em soluções que realmente otimizam processos, melhoram a experiência do cliente e geram valor de forma contínua. É uma evolução em termos de cultura e mentalidade digital”.

A profissional de TI observa que, embora o mercado brasileiro de software ainda demonstre uma dependência de fornecedores internacionais, observa-se um aumento da valorização de soluções desenvolvidas no Brasil.

“Apesar da dependência considerável de fornecedores internacionais, especialmente em tecnologias mais emergentes, há um crescimento significativo da valorização de soluções nacionais, devido à qualidade dos produtos brasileiros e à capacidade de adaptação às especificidades do nosso mercado”.

Principais tendências do mercado de software brasileiro para 2025

O estudo da ABES apontou as quatro tendências principais que devem direcionar os investimentos em TI no Brasil em 2025, com destaque para a consolidação dos ambientes híbridos, que aliam infraestrutura local e nuvem, com uma projeção de alta em investimentos em nuvem pública de quase 20%, referente a US$ 3,5 bilhões.

A segurança cibernética, com estimativa de US$ 2,1 bilhões em investimentos, incluindo a adoção de inteligência artificial (IA) para a proteção de dados, também se destaca como prioridade. Além disso, os agentes de IA são citados como motor de inovação. Por fim, as soluções de ERP voltam a ganhar relevância, com uma previsão de aumento de 11% nos investimentos, impulsionando a digitalização e modernização dos processos empresariais.

“A IA e a automação seguem em destaque, especialmente com a popularização de ferramentas baseadas em IA generativa. No entanto, também há uma demanda crescente por soluções de cibersegurança, já que o aumento da digitalização traz novos riscos. Sistemas de ERP e CRM mais integrados e inteligentes também continuam sendo prioridade para empresas que buscam eficiência e personalização”, declara Boner.

A empresária destaca, ainda, outras soluções como tendências emergentes para este ano. “Acredito que os softwares baseados em IA generativa e soluções low-code/no-code vão crescer, democratizando a inovação e permitindo que empresas de todos os portes desenvolvam soluções sob medida com mais rapidez. A integração de ESG em softwares corporativos também deve se fortalecer, especialmente entre as organizações com foco em sustentabilidade e governança”.

Segundo Boner, o crescimento do mercado também está sendo acompanhado pela demanda por inovação e personalização por parte dos clientes. “Os clientes estão cada vez mais exigentes. Hoje não basta oferecer um software funcional, é preciso oferecer soluções adaptáveis, intuitivas e que entreguem valor real ao negócio. A personalização deixou de ser um diferencial e passou a ser uma demanda básica”.

No entanto, Cristina Boner ressalta que, com o mercado em expansão, empresas brasileiras de software podem enfrentar desafios como escassez de mão de obra qualificada, obstáculos para a escalabilidade, como a complexidade regulatória e a elevada carga tributária, e a crescente concorrência que exige diferenciação constante.

“O Brasil vive um momento muito promissor no setor de software, e é essencial aproveitarmos essa onda de crescimento para fortalecer o ecossistema nacional. Isso significa investir em educação, apoiar startups inovadoras e criar um ambiente regulatório mais favorável. O futuro da tecnologia brasileira será construído com colaboração, ousadia e, principalmente, visão de longo prazo”, defende Boner.

Para mais informações, basta acessar: https://www.linkedin.com/in/cristina-boner-19646694/



STJ veta cobrança de ITBI no valor venal de imóvel leiloado

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu, em março de 2022, precedente tributário de grande impacto para o mercado imobiliário no que diz respeito às despesas relativas à transferência onerosa (compra e venda) de imóveis.

No julgamento do Recurso Especial nº 1.937.821 – SP, afetado pelo Tema Repetitivo 1.113, a Corte decidiu que a base de cálculo do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) deve ser o valor real da transação, impedindo que os municípios estabeleçam unilateralmente um valor de referência para fins de tributação. O valor declarado pelo contribuinte para a transação em questão deve ser considerado verdadeiro, independentemente da natureza dessa transferência.

Segundo Victor Oliveira, advogado especialista em imóveis de leilões e criador da Mentoria Enriquecendo com Leilão de Imóveis (ELI), a decisão do STJ afeta diretamente os arrematantes.

“Na prática, o município cobrava valores aproximados ao valor de mercado do imóvel (valor venal de referência), independentemente do valor efetivamente pago pelo imóvel. Com a decisão, os arrematantes pagarão o ITBI com base no valor da transação, ou seja, sobre o valor da arrematação”, explica.

Ainda segundo o especialista, não deve existir diferença na aplicação do ITBI em imóveis arrematados em leilões judiciais, extrajudiciais, ou nas chamadas “vendas diretas” (imóveis vendidos com descontos pelos bancos). “A decisão do STJ não diferencia a arrematação da compra tradicional, pois aborda o valor da transação e, no caso concreto, a transação se equipara à arrematação ou à aquisição do imóvel descontado. Sendo assim, a prefeitura deve cobrar o ITBI com base no valor da transação, qualquer que seja a forma de aquisição da propriedade imobiliária”, diz.

“Caso o fisco municipal entenda que o valor declarado pelo contribuinte não condiz com o valor real da transação, deve instaurar procedimento administrativo que garanta ao contribuinte sua ampla defesa”, articula.

Oliveira frisa que, seguindo o entendimento do STJ, isso não deveria acontecer, pois a mudança resguarda todas as partes. “A decisão traz segurança jurídica para todos os adquirentes de imóveis, seja em leilões ou não, tendo em vista que o STJ não privilegiou apenas o arrematante ao decidir sobre o tema, mas sim qualquer pessoa que negocie um imóvel”, defende.

Formas de proteção perante a justiça

Em caso de discordância sobre o valor adotado pela prefeitura, segundo o criador da Mentoria ELI, o arrematante pode contestar o valor resguardando seu direito através de recurso administrativo direcionado ao fisco municipal.

“Havendo negativa do direito pleiteado, é possível pleitear judicialmente o reconhecimento da irregularidade da cobrança, por meio de um Mandado de Segurança. O adquirente do imóvel pode, ainda, efetuar o pagamento do valor conforme cobrado pela prefeitura, caso sua intenção seja a de regularizar a compra o mais breve possível e, posteriormente, requerer administrativa ou judicialmente a repetição do valor pago a mais”, detalha.

A resolução não produz efeitos única e exclusivamente ao mercado dos leilões de imóveis, posto que por vezes, a base de cálculo utilizada pelos municípios — atrelada ao valor venal do imóvel, — é ainda maior que o valor mercadológico do bem, informa o advogado, fazendo com que tanto o arrematante quanto o adquirente de imóveis no mercado tradicional sofram com uma carga tributária sobrecarregada e indevida.

“A decisão do STJ tem um impacto significativo e positivo tanto para o mercado imobiliário em geral, quanto para os leilões de imóveis, posto que traz maior segurança jurídica ao adquirente do imóvel, reduz os custos de aquisição evitando cobranças abusivas, reduz o incentivo à informalidade e subdeclaração de valores e, especificamente aos leilões, reduz ainda mais o desembolso necessário para adquirir um imóvel por meio desse mercado”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/leilaocomvictor?igsh=bzM3cngzbmNqbnI4



Due diligence corporativa evita riscos na cadeia produtiva

A análise aprofundada de parceiros e fornecedores na cadeia de produção é uma necessidade para empresas que buscam evitar impactos negativos, como multas por crimes ambientais e perdas financeiras por fraudes, decorrentes de falhas ou irregularidades praticadas por atores dessa rede.

A Due Diligence corporativa é uma ferramenta de investigação e avaliação abrangente de diversos aspectos de uma empresa para identificar, avaliar e mitigar riscos potenciais. A investigação deve alcançar as camadas mais profundas da cadeia de produção para prevenir, por exemplo, danos à reputação da empresa e a ocorrência de sanções legais.

De acordo com Daniela Sigliano, advogada da empresa de investigação patrimonial Effort, a certificação de fornecedores nem sempre é sinônimo de segurança. “Muitas empresas acreditam que contratar um fornecedor certificado e com boas práticas é suficiente. Mas isso não garante que esse fornecedor aplica o mesmo nível de rigor com seus próprios fornecedores. É exatamente nesse ponto que os riscos se multiplicam”.

As autuações promovidas pela Receita Federal registraram um recorde em 2023, somando R$ 225,5 bilhões, um aumento de 65% em relação aos R$ 136,7 bilhões de 2022. Desse montante recorde, R$ 215,9 bilhões foram referentes a pessoas jurídicas, sendo que R$ 175,6 bilhões corresponderam a grandes companhias, que representaram 81,3% do valor autuado de pessoas jurídicas.

A especialista ressalta a importância de considerar o porte das empresas na avaliação de riscos. “Empresas de grande porte não deixam de ser afetadas por falhas na fiscalização da cadeia de fornecimento, mas o risco para negócios menores, que não possuem processos estruturados de monitoramento, é ainda maior”.

ESG, transparência e reputação

Segundo Sigliano, o compromisso com práticas de Environmental, Social and Governance (ESG, ou Ambiental, Social e Governança, em português) na cadeia de fornecimento não são diferenciais, mas fatores essenciais para a longevidade e proteção da reputação das empresas. “Consumidores e investidores estão cada vez mais atentos às práticas ESG, tornando a transparência na cadeia de fornecimento essencial para a competitividade”.

A advogada afirma que a associação com fornecedores envolvidos em práticas antiéticas, como trabalho análogo à escravidão, crimes ambientais ou fraudes financeiras, pode gerar crises de reputação graves para a empresa. “Multas milionárias, suspensão de contratos públicos e desconfiança do mercado são algumas das consequências diretas”.

Para a especialista, a negligência na avaliação de parceiros mina os pilares da sustentabilidade corporativa. “Sem uma avaliação rigorosa dos parceiros, uma empresa pode, sem perceber, estar financiando irregularidades ambientais e sociais. Isso enfraquece seus compromissos com ESG, colocando em risco certificações, atração de investimentos e parcerias estratégicas”.

Sigliano também adverte sobre as vulnerabilidades de operar com fornecedores em países instáveis. “Sem uma análise criteriosa, a empresa pode firmar parcerias em países de instabilidades políticas e econômicas, o que pode ocasionar interrupção no fornecimento, aumento de custos operacionais e risco de sanções internacionais. Além disso, países com legislações frágeis podem permitir práticas irregulares, expondo a empresa a riscos reputacionais e jurídicos”.

Conforme alerta a advogada da Effort, os problemas com fornecedores vão além de questões operacionais e podem comprometer a estabilidade econômica da empresa. “Fraudes ou falhas na entrega podem levar a prejuízos financeiros severos, seja por perda de contratos, custos adicionais para remediar situações emergenciais ou ações judiciais. Negligenciar a fiscalização da cadeia de fornecimento pode, portanto, afetar diretamente a liquidez e a sustentabilidade financeira do negócio”.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou que, em 2022, o mercado ilegal causou um prejuízo de R$ 453,5 bilhões ao Brasil, incluindo impostos não arrecadados, prejuízos em diversos setores econômicos e a perda de aproximadamente 370 mil postos de trabalho diretos.

“Para evitar impactos causados pela falência ou dificuldades financeiras de um fornecedor, a empresa deve adotar um monitoramento contínuo, analisando fatores como mudanças na estrutura societária, histórico de processos e transparência financeira. O uso de inteligência de dados para rastrear a cadeia produtiva e realizar análise preditiva são essenciais para garantir alternativas seguras, em caso de instabilidade de um fornecedor”, alerta Sigliano.

Para mais informações, basta acessar: effort-co.com.br/



Cirurgia plástica: busca por resultado natural é tendência

O mercado de estética está em constante evolução, e as projeções para 2025 apontam para uma valorização ainda maior de resultados naturais e personalizados, como revela uma publicação da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS). Segundo a previsão, a tendência por cirurgias plásticas “quase imperceptíveis” deve se manter ao longo deste ano.

Para a Dra. Mariana Cioffi, cirurgiã plástica especialista em intervenções faciais e corporais, a busca por naturalidade no segmento de estética é uma tendência, motivo pelo qual os profissionais que atuam no setor devem ter um olhar individualizado para cada paciente.

“Cada vez mais, os pacientes procuram por cirurgias plásticas que respeitem sua identidade e individualidade”, frisa Dra. Mariana Cioffi. “A mudança na forma como as pessoas encaram a cirurgia plástica reflete uma valorização maior da essência de cada um. As pacientes buscam melhorias sutis, que tragam mais autoestima, sem transformações exageradas”.

Com o acesso à informação, os pacientes entendem que é possível obter resultados sofisticados e proporcionais com técnicas bem aplicadas. “O objetivo deixou de ser uma mudança radical para se tornar um aprimoramento da própria beleza”, explica.

Dra. Mariana Cioffi é médica, cirurgiã plástica com mais de quatorze anos de experiência e possui uma clínica em Porto Alegre (RS).

Evitar exageros e preservar características individuais

Para evitar resultados artificiais ou desproporcionais, a especialista enfatiza a importância de uma avaliação detalhada. “Tudo começa com uma análise que considera a estrutura facial e corporal, proporções naturais e desejos da paciente. A cirurgia plástica deve valorizar o que já existe, e não criar algo artificial”, afirma.

A médica chama a atenção para a possibilidade de utilizar técnicas clássicas e refinadas, respeitando a anatomia da paciente. “O equilíbrio entre ciência, experiência e um olhar estético apurado é o que garante um resultado elegante e atemporal”, complementa.

Dra. Mariana Cioffi destaca a importância de priorizar procedimentos que respeitam a anatomia natural e as proporções individuais de cada paciente. Na face, por exemplo, a blefaroplastia refinada traz um rejuvenescimento sutil sem comprometer a expressão. “O enxerto de gordura também é uma técnica para restaurar o volume perdido com o tempo, sempre de forma delicada, preservando a harmonia facial”, explica.

No corpo, cirurgias como mamoplastia e abdominoplastia são planejadas para realçar as formas da paciente sem excessos, detalha a médica. Além disso, procedimentos minimamente invasivos como toxina botulínica e bioestimuladores de colágeno ajudam a suavizar sinais do tempo e manter a firmeza da pele sem comprometer as expressões.

De acordo com o último relatório da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), o Brasil fica em primeiro lugar no ranking de países que mais realizou procedimentos cirúrgicos e em segundo quando o assunto é intervenções não cirúrgicas, que compreendem as aplicações injetáveis.

“O diferencial das técnicas atuais está na personalização: cada procedimento é cuidadosamente adaptado ao biotipo da paciente, garantindo um resultado sofisticado, equilibrado e atemporal”, destaca.

Fatores importantes na avaliação inicial

Segundo Dra. Mariana Cioffi, a avaliação inicial deve ir além do desejo da paciente. “Para garantir um resultado harmônico e seguro, é fundamental considerar a estrutura óssea, a qualidade da pele, a elasticidade dos tecidos, o histórico clínico e o estilo de vida. Esses fatores influenciam diretamente na escolha da técnica mais adequada e no tempo de recuperação”, complementa.

Além disso, para a especialista, é preciso entender a motivação emocional da paciente, pois a combinação entre um planejamento detalhado e uma comunicação clara é essencial para que o resultado seja natural e satisfatório a longo prazo.

Influência do biótipo, idade e estilo de vida

Dra. Mariana Cioffi revela que cada paciente tem um conjunto único de características que devem ser levadas em conta no planejamento cirúrgico. “O biótipo define a distribuição natural da gordura e a estrutura óssea, impactando no contorno final do corpo ou rosto”, explica. A idade influencia a qualidade da pele e sua capacidade de regeneração, enquanto o estilo de vida tem um impacto direto na recuperação e durabilidade dos resultados”, acrescenta.

A especialista ressalta que pacientes que praticam atividades físicas e mantêm hábitos saudáveis costumam ter uma cicatrização melhor e um resultado mais estável ao longo dos anos.

Alinhando expectativas

Alinhar expectativas é um dos pilares de uma experiência cirúrgica bem-sucedida. “Priorizo um diálogo transparente desde a primeira consulta, explicando com clareza os benefícios reais da cirurgia, o tempo de recuperação e as possíveis limitações”.

Ela orienta sobre o que é possível dentro das características individuais de cada pessoa: “A cirurgia plástica não é sobre transformação extrema, mas sobre refinamento e equilíbrio, ajudando a paciente a enxergar sua melhor versão, sem perder sua identidade”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://dramarianacioffi.com.br



Mês da Mulher: destacam-se a presença feminina e os desafios no setor ambiental

A presença feminina no setor de serviços ambientais tem avançado nos últimos anos, mas ainda enfrenta desafios estruturais que impactam o acesso e a ascensão das mulheres a cargos estratégicos. Empresas que investem na equidade de gênero e em ambientes inclusivos não apenas promovem justiça social, mas também impulsionam inovação e melhores resultados. Na Cetrel, essa pauta é uma prioridade, refletida nos números da organização: 37% das posições de liderança são ocupadas por mulheres, sendo 45% em cargos gerenciais e 14% na operação industrial.
Para Luisa Helena, especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), a diversidade de gênero amplia perspectivas e contribui diretamente para a qualidade e inovação dos serviços prestados. “Olhares diferentes trazem soluções diferentes. A inovação é essencial para o nosso negócio. A representatividade feminina, especialmente em funções estratégicas, cria um ambiente de trabalho mais colaborativo e incentiva outras mulheres a se sentirem pertencentes e valorizadas”, destaca.
  
Embora os avanços sejam notáveis, ainda existem desafios a serem superados. Mariene Salatiel, gerente de Relações Institucionais e Água de Produção da Cetrel, pontua que fatores culturais e sociais ainda impõem barreiras para a ascensão feminina. “Os principais obstáculos para que as mulheres alcancem cargos de liderança estão relacionados aos estereótipos de gênero, desigualdade de oportunidades e à dificuldade de equilibrar responsabilidades profissionais e familiares. Empresas que reconhecem e atuam para reduzir essas barreiras contribuem para um ambiente mais justo e produtivo”, explica.
  
Na Cetrel, as mulheres ocupam posições estratégicas em diferentes frentes de atuação, desde a operação técnica até a gestão de serviços ambientais. Para fortalecer essa inclusão, a empresa implementou o Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão. “Temos cinco frentes de trabalho voltadas para grupos historicamente pouco representados, e uma delas é a de Força Feminina. Nosso objetivo é criar e manter espaços que possibilitem igualdade de oportunidades para as mulheres”, acrescenta Mariene.
Maternidade e mercado de trabalho

A trajetória feminina no mercado de trabalho nem sempre é linear, e a maternidade ainda pode influenciar as oportunidades de crescimento profissional. Mariana Oliveira, coordenadora de Marketing & Inteligência de Mercado da Cetrel, relembra um momento marcante em sua trajetória: durante o processo seletivo para ingressar na empresa, sua filha estava iniciando na creche e enfrentava constantes problemas de saúde, algo comum nessa fase de adaptação.
  
“Quando fui entrevistada, mencionei que minha filha estava na creche e adoecia com frequência, e pensei que aquilo poderia ser um critério eliminatório. Mas não foi. Meu líder realmente queria me conhecer e entender meu perfil profissional, sem julgamentos. Hoje, vejo que trabalho em um ambiente que valoriza as mulheres e entende que a maternidade faz parte da vida de muitas de nós, sem que isso nos defina profissionalmente”, destaca Mariana.



Brasil tem crescimento expressivo de MEIs nos últimos anos

O aumento de 10% no número de Microempreendedores Individuais (MEIs), em 2024, foi apontado por um levantamento feito pelo Sebrae a partir do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal do Brasil. Esse resultado, incluindo os microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte, indica que o Brasil teve 4.158.122 pequenos negócios abertos durante todo o ano. No total, mais de 3,09 milhões de microempreendedores individuais abriram as portas em 2024.

Ainda de acordo com o Sebrae, baseado na boa atuação dos meses de abril e agosto do ano passado, o país teve um saldo de 2,8 milhões de novos CNPJs no segmento de empreendedorismo. Já em 2022, havia 14,6 milhões de MEIs no Brasil, isso significa um crescimento de 1,5 milhão de microempreendedores individuais em relação a 2021.

Para a advogada, Dra. Maria Inês Vasconcelos, “a explosão no número de MEIs é uma indicação da precarização do trabalho e da nova modificação trabalhista. Já há uma consolidação no entendimento da população de que houve uma minorização dos direitos trabalhistas”.

Ainda de acordo com Dra. Maria Inês Vasconcelos, “a reforma trabalhista modificou o cenário brasileiro do ponto de vista do trabalho, e o MEI é uma solução para a contratação sem vínculo”. Pode-se dizer que, “o número de microempreendedores sempre ascendente é um reflexo do descontentamento com a carteira assinada. Trabalhadores deixam a CLT por iniciativa própria em busca de menos subordinação”, ressalta a advogada.



Transplante capilar: precisão e cuidado são essenciais

O implante capilar é um procedimento que exige técnica apurada, conhecimento anatômico e sensibilidade estética para garantir resultados naturais e duradouros. Desde 2023, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconhece a técnica como um ato médico, ou seja, deve ser realizado exclusivamente por médicos especializados.

Permitir que apenas profissionais da área médica executem essa técnica também fomenta a especialização e o avanço científico no setor, incentivando a formação de novos médicos capacitados em tricologia e cirurgia capilar. De fato, o Censo de Transplante Capilar 2023, promovido pela Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC), registrou um aumento no número de médicos associados que, atualmente, dedicam-se exclusivamente aos transplantes capilares. Em 2022, foram mais de 6 mil procedimentos realizados. 

Os dados do estudo também pontuaram que, em média, 12% dos profissionais habilitados atenderam pacientes que precisavam de algum reparo de um procedimento anterior realizado por profissionais sem a devida habilitação ou em clínicas clandestinas. Desses indivíduos, 15% foram obrigados a refazer a cirurgia.

Para o Dr. Rômulo Amorim (CRM: 204793-SP), médico-cirurgião especialista em transplante capilar, é preciso seguir a precisão em cada etapa do procedimento, desde a extração até a implantação dos folículos, que são fundamentais para a segurança e satisfação do paciente.

“A qualidade do implante capilar começa com a extração adequada dos folículos”, afirma Dr. Rômulo Amorim. “A partir de uma extração bem-sucedida, os danos à área doadora são minimizados, e coletamos exatamente o número de folículos que o paciente precisa”, explica.

Além disso, de acordo com o especialista, a implantação deve seguir critérios rigorosos: “Folículos implantados na angulação correta, com densidade adequada e mínimo trauma local alcançam o resultado natural que os pacientes tanto procuram”.

Quais são os riscos de um implante mal executado?

Procedimentos realizados por profissionais não habilitados ou sem experiência podem trazer complicações. “Um transplante capilar sem técnica adequada gera resultados inestéticos, agressão desnecessária à área doadora e frustração no paciente, que investiu tempo, recursos e expectativas”, alerta o médico. “A solução é escolher um profissional qualificado. O ideal é sempre buscar um médico que transmita experiência, coerência e segurança”, frisa.

Dados de um balanço divulgado pela ABCRC indicam que 61% dos médicos cirurgiões e dermatologistas associados da entidade já atendem apenas procedimentos de transplante capilar, o que, segundo a organização, “reforça o avanço da modalidade entre os profissionais”. 

Qual o papel da tecnologia nos implantes capilares?

Dr. Rômulo Amorim destaca que a evolução tecnológica tem aprimorado o planejamento cirúrgico: “A IA (Inteligência Artificial) está vindo com tudo. Aplicativos já nos ajudam a prever a necessidade de folículos do paciente, mapeando a área a ser transplantada com uma simples foto”, comenta o especialista.

Porém, o médico ressalta: “Nada substitui o olhar artístico e a experiência do cirurgião”.

Distribuição estratégica dos folículos e técnicas (FUE, FUT, DHI)

Pacientes com calvície avançada exigem um planejamento minucioso. “É fundamental setorizar as áreas que devem ser preenchidas com folículos que tenham a quantidade de fios adequada à região. Isso garante naturalidade”, afirma o especialista.

Segundo Dr. Rômulo Amorim, a escolha do método influencia diretamente no pós-operatório. “A técnica FUE (Transplante de Unidades Foliculares) não envolve cortes e é menos agressiva, sem cicatrizes lineares. Já a FUT (Transplantação de Unidades Foliculares) requer sutura e tem recuperação mais desconfortável”, compara.

Como escolher a clínica e o profissional ideal?

Dr. Rômulo Amorim observa que o paciente deve avaliar o histórico do médico, a estrutura do centro cirúrgico, o pré e pós-operatório e a conexão com o cirurgião. “Se algum desses fatores falhar, a segurança será comprometida”.

Para concluir, o médico destaca que o resultado do implante capilar depende de precisão, técnica avançada e um profissional qualificado. “Com a regulamentação do CFM, a escolha por um médico especializado é mais do que uma recomendação – é uma questão de segurança”, afirma.

Para mais informações basta acessar: http://drromuloamorim.com.br/ 



Curso mostra as soluções para transformar informação em notícia

Saber como funciona e de que forma é possível se tornar uma notícia na imprensa é um mistério para muita gente. Há diversas pessoas que pensam que isso só pode ser obra do acaso ou da sorte, mas não é assim na realidade. Visando preencher esta demanda, a jornalista, empresária e professora, Vera Lucia Rodrigues, desenvolveu o curso ‘Como a Utilização da Imprensa Pode Alavancar Negócios’ para profissionais que desejam conhecer mais sobre a imprensa, no qual explicará como se relacionar com os jornalistas nas redações e aproveitar essa possibilidade.

Os interessados já podem se inscrever pela internet (link abaixo) e o conteúdo será disponibilizado pela plataforma Hotmart. As aulas começam no dia 22 de abril, às 20h, e serão ministradas todas as terças-feiras no mesmo horário. Não há pré-condições ou requisitos. O conteúdo é dirigido principalmente a profissionais liberais, empresários e executivos (ou porta-vozes das áreas de marketing, vendas, novos negócios, produtos e logística) para que aprendam como pensa e funciona a mídia, seu dia a dia, interesses e oportunidades.

O curso pelo YouTube é composto por oito encontros on-line com a ministradora. Durante as aulas, sempre ao vivo, os participantes têm a oportunidade de tirar dúvidas, se posicionar e produzir narrativas em conjunto com a ministradora. Os participantes terão acesso direto à análise de casos e à construção de estratégias personalizadas com a especialista.

No conteúdo dos oito encontros os participantes aprenderão:

  • Produção e classificação de notícias: descobrir como levantar pautas e transformá-las em histórias atraentes;
  • Influência da mídia no mercado corporativo: como identificar os veículos mais alinhados ao seu negócio;
  • Construção de relacionamento com a mídia: entender como se conectar com jornalistas e veículos de forma eficiente;
  • Análise de cases reais: aprender com grandes sucessos e fracassos para evitar erros comuns;
  • Uso estratégico das mídias digitais: ampliar o alcance e gerenciar crises que acionem a imprensa;
  • Planejamento de longo prazo: estruturar uma estratégia de comunicação com a imprensa perene e eficaz.


Presença jornalística

Na opinião da jornalista Vera Lucia Rodrigues, há um novo espaço na imprensa para mercados B2B. Em seu entendimento, mesmo nesses nichos, com características e perfis específicos, há oportunidades na imprensa, desde que o profissional aprenda a contar histórias, em vez de apenas descrever serviços.

“As aulas são um processo de formação de fontes estratégicas e também vão beneficiar jornalistas que atualmente não dispõem de tempo para encontrar novos entrevistados e muitas vezes são prejudicados pela equipe reduzida nas redações”, analisa a professora.

Ministradora

Vera Lucia Rodrigues é CEO da Vervi Assessoria de Imprensa e apresentadora do podcast ‘Comunicação é Tudo’. Nesse programa entrevistou, por exemplo, José Velloso, presidente-executivo da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ); o fundador do grupo Meio e Mensagem, José Carlos de Salles Gomes Neto; o diretor da plataforma de influenciadores Influency.me, Rodrigo Azevedo; entre outros nomes do setor de negócios e comunicação.

Além de jornalista e empresária, Vera Lucia Rodrigues foi professora universitária. Trabalhou também como repórter especial do jornal O Estado de São Paulo e ainda atuou em publicações especializadas em economia e negócios. Sua empresa está presente no mercado da comunicação empresarial há 43 anos.

Vera Lúcia é mestre em Comunicação pela ECA-USP, onde também se graduou em Jornalismo. É autora dos livros (todos pela editora Germinal):

  • Dependência ou Morte – A questão da independência na imprensa: o caso República (2004);

  • 25 anos de assessoria de imprensa no Brasil (2006).


Ficha de inscrição para o curso

Como a Utilização da Imprensa Pode Alavancar Negócios

https://pay.hotmart.com/P94682223L?off=1i6yujk9&bid=1744394157308

Link da Masterclass gratuita

https://veraluciarodrigues.com.br/masterclass



Kenvue anuncia colaboração de 5 anos com a Microsoft para transformar operações digitais

Kenvue Inc. (NYSE: KVUE), fabricante de produtos de saúde para o consumidor, como Tylenol®, Neutrogena® e Listerine®, anunciou hoje uma colaboração de cinco anos com a Microsoft, cujo objetivo é estabelecer uma base sólida para transformar as operações digitais por meio de tecnologias avançadas de Inteligência Artificial (IA). Essas tecnologias incluem colaboração habilitada por máquina, análise preditiva, agentes inteligentes, gêmeos digitais e IA generativa. Com o avanço dos recursos preditivos e assistidos por IA, a Kenvue pretende estabelecer novos padrões de inovação nas práticas comerciais, operacionais e tecnológicas, proporcionando, em última análise, experiências aprimoradas ao consumidor, maior produtividade e crescimento sustentado.

Nos próximos cinco anos, a Kenvue ampliará o uso do Microsoft Azure para capitalizar sei amplo conjunto de serviços, incluindo análise de dados e IA. A integração dos serviços do Azure aprimorará os recursos preditivos e a colaboração homem-máquina. Além disso, a Kenvue tem como objetivo impulsionar a inovação, refinar as estratégias de entrada no mercado, aprimorar as experiências dos clientes e otimizar as operações comerciais para colocar o poder do cuidado diário nas mãos dos consumidores em todas as partes do mundo.

Aproveitando os recursos algorítmicos em tempo real e as soluções alimentadas por IA/IA generativa, a mudança da Kenvue para o Azure permitirá que a Kenvue:

  • Acelerar o desenvolvimento de produtos, aprimorar formulações e otimizar dados de pesquisa clínica, ajudando a garantir que os consumidores tenham acesso às soluções de saúde mais avançadas;
  • Avançar as estratégias de entrada no mercado orientadas por dados, personalizando as experiências do consumidor, adaptando as recomendações de produtos e aprimorando o envolvimento omnicanal;
  • Aprofundar a colaboração com o cliente e melhorar a excelência e a visibilidade do varejo por meio de vendas algorítmicas apoiadas por previsões avançadas e automação inteligente para melhorar o gerenciamento de estoque e reduzir o desperdício; e
  • Otimizar ainda mais os processos de negócios, aumentar a eficiência na esperança de desbloquear novas oportunidades de crescimento e adotar plataformas novas e emergentes.

“Essa colaboração empolgante ajudará a Kenvue em sua jornada para se tornar a líder incontestável em saúde do consumidor”, diz Bernardo Tavares, diretor de Tecnologia e Dados da Kenvue. “Aproveitar o poder dos dados e da IA na Kenvue capacita nossas equipes a acelerar o desenvolvimento de produtos, otimizar decisões e criar experiências personalizadas e contínuas para os consumidores, sempre priorizando a privacidade e a confiança deles. Ao transformar nossas operações digitais, esperamos criar soluções empresariais preditivas e conquistar mais consumidores a cada dia”.

Shelley Bransten, vice-presidente Corporativa de Soluções Industriais Globais da Microsoft, acrescentou: “Esta colaboração demonstra o potencial transformador da IA, e juntos estamos comprometidos em construir um futuro onde capacidades preditivas e a colaboração entre humanos e máquinas sirvam como ferramentas poderosas e confiáveis para melhorar a saúde do consumidor e impulsionar inovações revolucionárias”.

A Kenvue já está testando o uso de sistemas e ferramentas que integram o Microsoft Azure AI, o Microsoft 365 Copilot e o Copilot Studio, em conexão com a cadeia de suprimentos e operações, criação de conteúdo, como também em diversos casos de uso de aprimoramento de produtividade da Kenvue. Ao aprimorar recursos preditivos e assistidos por IA, a Kenvue, juntamente com o ecossistema de parceiros digitais da Kenvue, busca estabelecer um novo padrão de inovação em saúde do consumidor.

Sobre a Kenvue

A Kenvue Inc. é a maior empresa de saúde do consumidor do mundo com atuação exclusiva nesse segmento, em termos de receita. Construída com mais de um século de tradição, nossas marcas icônicas, incluindo Aveeno®, BAND-AID® Brand, Johnson’s®, Listerine®, Neutrogena® e Tylenol®, baseiam-se na ciência e recomendadas por profissionais de saúde em todas as partes do mundo. Na Kenvue, reconhecemos o extraordinário poder do cuidado diário. Nossas equipes trabalham todos os dias para colocar esse poder nas mãos dos consumidores e conquistar um espaço em seus corações e lares. Saiba mais em www.kenvue.com.

Precauções sobre Declarações Prospectivas

Este comunicado à imprensa contém declarações prospectivas, conforme definido na Lei de Reforma de Litígios de Títulos Privados de 1995, referentes a uma colaboração de cinco anos com a Microsoft para transformar as operações digitais da Kenvue. Declarações prospectivas podem ser identificadas pelo uso de palavras como “planeja”, “espera”, “irá”, “antecipa”, “estima” e outras palavras de significado semelhante. O leitor é advertido a não se basear nessas declarações prospectivas. Essas declarações baseiam-se em expectativas atuais de eventos futuros. Se as premissas subjacentes se mostrarem imprecisas ou se riscos ou incertezas conhecidos ou desconhecidos se materializarem, os resultados reais poderão variar materialmente das expectativas e projeções da Kenvue e de suas afiliadas.

Uma lista e descrições de riscos, incertezas e outros fatores podem ser encontradas nos documentos arquivados pela Kenvue junto à Comissão de Valores Mobiliários, incluindo seu Relatório Anual no Formulário 10-K referente ao ano fiscal encerrado em 29 de dezembro de 2024 e os Relatórios Trimestrais subsequentes no Formulário 10-Q e outros documentos arquivados, disponíveis em www.kenvue.com ou mediante solicitação à Kenvue. A Kenvue e suas afiliadas não assumem nenhuma obrigação de atualizar quaisquer declarações prospectivas, seja em decorrência de novas informações, eventos ou desenvolvimentos futuros ou de outra forma.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Melissa Witt,  media@kenvue.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Escola de Diretores 2025: inscrições vão até quinta-feira

Termina no dia 17 de abril, quinta-feira, o prazo para se inscrever na Escola de Diretores 2025, processo seletivo do Grupo Salta Educação para contratar e capacitar diretores para as suas instituições de ensino, presentes em diversas regiões do país.

A Escola de Diretores seleciona e capacita líderes escolares por meio de um programa que vai além da contratação. Os aprovados terão acesso a uma formação exclusiva em gestão escolar, com mentorias e treinamentos intensivos em temas como liderança, cultura organizacional, encantamento de alunos e famílias, tomada de decisão, e conhecimentos pedagógicos e administrativos.

O processo é aberto a qualquer profissional com ensino superior completo, independentemente da área de formação. Ter formação em Pedagogia ou licenciaturas, pós-graduação em Gestão Escolar, experiência em escolas e disponibilidade para mudança são diferenciais valorizados.

As vagas contemplam unidades escolares das redes: Anglo Alante (SP), Elite (SP, RJ e DF), Pensi (RJ), Coleguium (MG e PA), Alfa (SC), Colégio Motivo (PE), Colégio CBV (PE), Colégio CEI (RN), Colégio Integrado (GO), Colégio Master (MT), Colégio Nota 10 (MS) e Sigma (DF).

O processo seletivo é 100% on-line e envolve inscrição, dinâmicas de grupo e painéis com diretores e executivos do Grupo Salta. Os candidatos selecionados assumirão seus cargos em junho de 2025.

As inscrições podem ser feitas pelo link: bit.ly/EscolaDeDiretores2025.



MCT Technic apresentará soluções sustentáveis de NOx na Automec 2025

SÃO PAULO , April 16, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A empresa de tecnologia MCT Technic, sediada na Turquia, está pronta para apresentar suas soluções ambientalmente conscientes na Automec 2025, que acontece de 22 a 26 de abril no São Paulo Expo. No estande #J09, a MCT Technic apresentará sua tecnologia de sensores desenvolvida localmente, projetada para reduzir as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) dos veículos e aprimorar os padrões de sustentabilidade.

Com uma infraestrutura de produção doméstica robusta, a MCT Technic chamou a atenção por seu compromisso com a redução do impacto ambiental por meio de soluções avançadas de hardware e software. Seus produtos se destacam graças aos certificados de conformidade com a regulamentação europeia,àgarantia de qualidade técnica e ao forte desempenho em sustentabilidade.

Grande potencial para inovações sustentáveis

“Temos orgulho de apresentar nossas tecnologias automotivas ecologicamente corretas em uma das maiores feiras automotivas do mundo”, disse Furkan Yılmaz, Presidente da MCT Technic. “Nossos sensores de NOx – os primeiros de seu tipo desenvolvidos e fabricados na Turquia – reduzem as emissões nocivas dos veículos e, ao mesmo tempo, criam um ambiente habitável. Navegando pelo enorme potencial de soluções sustentáveis, pretendemos expandir nossa presença no Brasil e em toda a América Latina.”

Durante o evento de cinco dias, a MCT Technic pretende expandir sua presença na região, garantindo novos distribuidores e estabelecendo parcerias técnicas.

A Automec 2025, reconhecida como um dos principais encontros da América do Sul para peças automotivas, manutenção e serviços, deve atrair milhares de profissionais de vários países, todos buscando soluções de ponta para um futuro mais verde.

Contato:

Hacı Yilmaz
info@mctsensor.com

Foto deste comunicado disponível em: https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/d09d38e2-d5ca-45e8-b42f-2589adee0834


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001080707)



NIQ apresenta BASES AI Screener: ajudando marcas de bens de consumo a prosperar na era da hiperinovação

A NielsenIQ (NIQ), líder em inteligência de consumo, lançou oficialmente o BASES AI Screener, combinando os amplos conjuntos de dados de grupos de consumidores da NIQ, um extenso banco de dados de inovação e modelos preditivos de ponta com a capacidade da IA ​​de imitar reações humanas para selecionar ideias. O BASES AI Screener já está disponível em diversos mercados, incluindo EUA, Reino Unido, Alemanha, Brasil e Indonésia, continuando a se expandir em 2025.

Para satisfazer as necessidades em constante evolução dos inovadores de hoje, a NIQ lançou o BASES AI Screener, uma plataforma de seleção de ideias em tempo real, com tecnologia de IA generativa (GenAI). Ao aproveitar os extensos dados comportamentais da NIQ, a partir de grupos de consumidores, a ferramenta cria entrevistados sintéticos com distintos perfis demográficos e de comportamento de compra. Estes grupos com tecnologia de IA são conectados para fornecer classificações, opiniões abertas e recomendações personalizadas, permitindo que os usuários avaliem e priorizem ideias de inovação com rapidez.

Principais benefícios do BASES AI Screener para empresas de bens de consumo:

  • Informações confiáveis ​​e preditivas: Combina GenAI com métricas BASES e perspectiva de banco de dados para proporcionar uma avaliação confiável do potencial de inovação, junto com opiniões detalhadas e recomendações para melhorias.
  • Cronogramas acelerados: Oferece avaliações de inovação em minutos através de uma plataforma de atuação própria, permitindo ciclos de inovação mais rápidos e prazos gerais reduzidos.
  • Resultados rentáveis: Fornece informações de alta qualidade por uma fração do custo dos métodos de seleção tradicionais.

“Com o BASES AI Screener, estamos redefinindo como as decisões de inovação são tomadas”, disse Ramón Melgarejo, Presidente de Análise Estratégica e Percepções na NIQ. “Ao combinar o comportamento de compra real com o que há de mais moderno em IA generativa, estamos ajudando as equipes a identificar e se concentrar em ideias que realmente importam, ou seja, aquelas com potencial de mercado real.”

Recursos adicionais do BASES AI Screener:

  • Grupos sintéticos continuamente atualizados: Os grupos sintéticos são constantemente atualizados com dados comportamentais da NIQ, garantindo que a dinâmica atual de compra do consumidor seja incorporada.
  • Personas de IA ricas em dados: Fornece valiosos comentários sobre os estimuladores de inovação de interesse e diferenciação para acelerar a otimização.
  • Espaço de trabalho intuitivo com atuação própria: Permite que os usuários selecionem, aprendam e aprimorem suas inovações de modo eficiente.

Esta ferramenta inovadora aborda os desafios de gerenciar um alto volume de novas ideias com orçamentos de pesquisa fixos e cronogramas mais rápidos, o que é crucial para empresas de bens de consumo no mercado atual. O lançamento do BASES AI Screener complementa o crescente conjunto de recursos de IA da NIQ, incluindo a recente aquisição da Gastrograph AI, que promove o uso da IA para desenvolver produtos e reforça o compromisso da NIQ em ajudar os clientes a inovar de modo mais inteligente. Também representa um marco importante em construir o ecossistema de inovação em IA mais amplo da NIQ, criado para acelerar o crescimento e a transformação em todo o ciclo de vida da inovação.

Sobre a NIQ

A NielsenIQ (NIQ) é uma empresa líder em inteligência de consumo, oferecendo a compreensão mais completa do comportamento de compra do consumidor e revelando novos caminhos para o crescimento. A NIQ se uniuàGfK em 2023, unindo dois líderes do setor com alcance internacional incomparável. Nosso alcance internacional abrange mais de 90 países, cobrindo cerca de 85% da população do planeta e mais de US$ 7,2 trilhões em gastos do consumidor a nível mundial. Com uma leitura holística do varejo e os informações mais completas do consumidor, fornecidas com análises avançadas mediante plataformas de última geração, a NIQ oferece a Full View™.

Para mais informações, acesse www.niq.com

© 2025 Nielsen Consumer LLC. Todos os direitos reservados.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato com a mídia:

Sweta.Patra@nielseniq.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Revolucionando a tecnologia em saúde: ITEN e Baracoda unem forças para impulsionar produtos de saúde e bem-estar de última geração

Em um mundo onde saúde e sustentabilidade se cruzam cada vez mais, ITEN e Baracoda estão abrindo caminho rumoàinovação. ITEN, líder em inovação e tecnologia na fabricação de microbaterias de estado sólido, e Baracoda, pioneira em tecnologia de saúde diária, sentem orgulho de anunciar sua cooperação, trazendo eficiência energética incomparávelàpróxima geração de dispositivos de monitoramento da saúde.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250416031205/pt/

BHeart, Baracoda’s self-powered health tracker uses ITEN's POWENCY micro solid state batteries.

BHeart, o monitor de saúde autônomo da Baracoda, usa baterias POWENCY da ITEN, com design de estado sólido.

O primeiro avanço da parceria vem com o BHeart, o monitor de saúde autônomo da Baracoda. Concebido para ser utilizado como um bracelete ou perfeitamente integrado a uma pulseira de relógio, o BHeart utiliza as microbaterias de estado sólido POWENCY da ITEN para redefinir o que é possível em tecnologia vestível. O dispositivo aproveita a energia do calor do corpo e da luz ambiente, criando uma vida útil da bateria “infinita” sem o incômodo de recargas frequentes.

Esta inovação marca um momento crucial na tecnologia vestível. À medida que os dispositivos de saúde conectados se tornam menores e mais eficientes, o gerenciamento de energia continua sendo um desafio crítico. O design compacto do BHeart integra múltiplos sensores (PPG, temperatura, contagem de passos e muito mais), deixando espaço mínimo para armazenamento de energia. As baterias do ITEN, com seu design de estado sólido e capacidade de lidar com picos de corrente > 150°C (25 mA), garantem um desempenho consistente mesmo durante coletas intensivas de dados, como o monitoramento contínuo da frequência cardíaca.

A nova geração do BHeart também conta com uma pulseira de silicone flexível, expandindo seu potencial para esportes, fitness e uso diário. Este design versátil é uma resposta direta às necessidades em constante evolução dos usuários que buscam conforto e tecnologia de ponta em seus dispositivos de bem-estar.

Vincent Cobée, Diretor Executivo da ITEN, declarou: “Nossa cooperação com a Baracoda exemplifica como a tecnologia inovadora de baterias pode redefinir o acompanhamento da saúde e dispositivos conectados de modo mais amplo. Juntos, estamos tornando o monitoramento da saúde mais inteligente, sustentável e acessível.”

“Ao integrar as soluções de bateria da ITEN, estamos expandindo os limites da tecnologia de saúde conectada”, disse Thomas Serval, Diretor Executivo da Baracoda. “O modelo de energia autossuficiente da BHeart é mais do que uma conquista técnica; é um compromisso com a sustentabilidade e a conveniência do usuário.”

O dispositivo BHeart, junto com outras inovações baseadas em POWENCY, serão apresentados no estande da ITEN durante a COMPUTEX em Taiwan, de 20 a 23 de maio de 2025. Os participantes terão uma visão exclusiva de como a Baracoda e a ITEN estão dando forma ao futuro da tecnologia do bem-estar.

Sobre a ITEN

A ITEN é uma joia industrial francesa, líder no desenvolvimento e fabricação de microbaterias de “estado sólido” com densidade de potência incomparável. É um dos poucos atores internacionais com capacidade de produção industrial desta tecnologia, dominando toda a cadeia de design e produção. Estas baterias revolucionárias atendem às necessidades de energia e miniaturização de sistemas eletrônicos utilizados ​​em objetos conectados, sensores autônomos e dispositivos vestíveis. No centro do ecossistema DeepTech, a ITEN detém mais de 200 patentes. Com sede em Dardilly, perto de Lyon, é duas vezes vencedora da competição mundial de inovação (2015 e 2017) e vencedora do French Tech 120 em 2023. Ela acaba de ganhar o prêmio ‘Melhor em Inovação’ da CES de 2024 em Las Vegas por sua microbateria de 250 μA.h (a segunda empresa francesa a ser homenageada desde a fundação da CES em 1967).

https://www.iten.com/

Sobre a Baracoda

Presente em três continentes, a Baracoda é líder em tecnologia de saúde diária. A Baracoda infunde tecnologia conectadaàrotina diária, ao aproveitar IA, análise de dados, aprendizagem automática, desenvolvimento de aplicativos, gamificação e muito mais. A Baracoda lança produtos e expande negócios ao lado de líderes mundiais de mercado, contando com um modelo de negócios B2B2C exclusivo. Seu modelo de inovação, premiado pela CES, é impulsionado por índices quantitativos, desenvolvidos internamente para reconhecer hábitos diários que melhoram a saúde e o bem-estar. Descubra mais em https://baracoda.com/en/

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contatos com a mídia

ITEN

Corinne Cosma

corinne.cosma@iten.com

Baracoda

Nadia Biryukova

nadia.biryukova@baracoda.com

+33 (0)610-398-200

Fonte: BUSINESS WIRE



Bitget lança anúncio com Raphinha, estrela do FC Barcelona, para promover solução mais inteligente para criptomoedas

VICTORIA, Seicheles, April 16, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Bitget, a principal bolsa de criptomoedas e empresa de Web3, está lançando uma nova campanha dinâmica com a LALIGA, apresentando o eletrizante ponta do Barcelona, Raphinha. A nova colaboração destaca os produtos inovadores de trading da Bitget — Copy Trading, Launchpool e Pre-market — traçando um paralelo perspicaz entre a precisão do futebol de elite e a estratégia por trás do trading inteligente de criptomoedas por meio de uma série de vídeos que serão lançados ao longo do mês de abril.

Assim como Raphinha dribla os defensores com estilo de samba ou executa a precisão do tiki-taka no campo, as ferramentas da Bitget capacitam os traders a navegar pelos mercados de criptomoedas com agilidade e visão estratégica. Os três comerciais da campanha mostram essa harmonia, combinando a abordagem inovadora da LALIGA para o esporte com as soluções de trading orientadas por tecnologia da Bitget.

“No futebol, decisões em frações de segundo fazem a diferença entre um gol e um erro”, disse Jorge de la Vega, diretor executivo da LALIGA. “A parceria com a Bitget reflete nosso foco compartilhado em inovação, desempenho e estratégia — seja no campo ou nos mercados.”

Raphinha, que recentemente atingiu 50 contribuições para gols pelo FC Barcelona nesta temporada, ecoou o sentimento: “Futebol e trading exigem pensamento rápido e as ferramentas certas. A plataforma da Bitget ajuda os traders a se manterem à frente, assim como fazemos em campo.”

A campanha não se trata apenas de estrelato; trata-se de engajamento. A Bitget lançará iniciativas de educação para usuários e desafios de trading, permitindo que os participantes ganhem prêmios exclusivos da LALIGA, incluindo ingressos para partidas para ver Raphinha em ação pelo líder da liga, o FC Barcelona. Pense nisso como um hat-trick de oportunidades: aprender, fazer o trade e ganhar.

“O que mais me empolga nesta parceria não é apenas o destaque compartilhado entre criptomoedas e futebol; é o quanto esses mundos são fundamentalmente semelhantes. Quando Raphinha recebe a bola, ele está processando posicionamento, momento e oportunidade em tempo real, assim como um trader experiente lendo os movimentos do mercado”, disse Gracy Chen, CEO da Bitget. Ela acrescentou: “Criamos ferramentas que proporcionam aos usuários essa mesma vantagem: o Copy Trading permite aprender com os profissionais, Launchpool oferece uma renda passiva sem esforço e Pre-market proporciona oportunidades de ganhos antecipados. Esta campanha celebra essa mentalidade estratégica, seja realizando trading em nossa plataforma ou assistindo Raphinha brilhar no Camp Nou.”

A reputação da LALIGA por adotar tecnologia se alinha perfeitamente com a missão da Bitget de tornar o trading de criptomoedas acessível e intuitivo. Ambas os setores prosperam com estratégia, timing e execução — seja um passe perfeitamente colocado ou um trading bem cronometrado. Esta campanha marca o mais recente capítulo no crescente legado esportivo da Bitget, que já fez parceria com o lendário jogador de futebol Lionel Messi e o clube italiano Juventus. À medida que a campanha se desenrola, a Bitget e a LALIGA buscam inspirar fãs e traders a adotarem uma abordagem mais inteligente e estratégica, tanto no mundo das criptomoedas quanto além dele.

Visite o canal do Bitget no YouTube para a primeira parte da série do Raphinha.

Sobre a Bitget

Fundada em 2018, a Bitget é líder em bolsa de criptomoedas e empresa Web3 do mundo. Atendendo mais de 100 milhões de usuários em mais de 150 países e regiões, a exchange Bitget está comprometida em ajudar os usuários a realizarem trading de forma mais inteligente com seu recurso pioneiro de copy trading e outras soluções de negociação, ao mesmo tempo em que oferece acesso em tempo real ao preço do Bitcoin, ao preço do Ethereum e outros preços de criptomoedas. A Bitget Wallet, anteriormente conhecida como BitKeep, é uma carteira de criptomoedas multicadeia de padrão internacional que oferece uma variedade de soluções completa para Web3, incluindo funcionalidade de carteira, troca de tokens, um mercado de NFTs, um navegador DApp e muito mais.

A Bitget está na vanguarda da adoção de criptomoedas por meio de parcerias estratégicas, como seu papel como parceira oficial de criptomoedas da melhor liga de futebol do mundo, LALIGA, nos mercados do ORIENTE, SUDESTE ASIÁTICO e AMÉRICA LATINA, bem como parceira global de atletas nacionais turcos Buse Tosun Çavuşoğlu (campeã mundial de luta livre), Samet Gümüş (medalhista de ouro no boxe) e İlkin Aydın (seleção nacional de vôlei), para inspirar a comunidade global a abraçar o futuro da criptomoeda.

Para mais informações, acesse: Site | Twitter | Telegram | LinkedIn | Discord | Bitget Wallet

Para comunicação social, entre em contato com: media@bitget.com

Aviso de risco: os preços dos ativos digitais podem flutuar e sofrer volatilidade de preços. Invista somente o que pode perder. O valor de qualquer investimento pode ser afetado e existe a possibilidade de que os objetivos financeiros não sejam alcançados nem o investimento principal recuperado. Aconselhamento financeiro independente deve sempre ser procurado, e a experiência financeira pessoal e a posição devem ser cuidadosamente consideradas. O desempenho passado não é um indicador confiável de resultados futuros. A Bitget não se responsabiliza por possíveis perdas incorridas. O conteúdo deste documento não deve ser interpretado como orientação financeira. Para mais informações, consulte nossos Termos de Uso.

Uma foto acompanhando este anúncio está disponível em http://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/3d035087-a248-41fb-a491-eb9990eff6ab


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Illumynt oferece programa de recuperação de elementos de terras raras

À luz dos recentes desenvolvimentos mundiais que impactam a disponibilidade de elementos de terras raras, a Illumynt sente orgulho de reafirmar seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade na disposição de ativos de TI (ITAD).

Como líder mundial em oferecer soluções de recuperação de valor de ITAD e economia circular, a Illumynt oferece um processo avançado para recuperar materiais de terras raras de discos rígidos inativos. Esta solução completa foi criada especificamente para grandes OEMs e organizações centradas em dados, visando captar valor da recuperação de elementos de terras raras em um programa seguro e ambientalmente compatível.

“A recente suspensão das exportações de terras raras da China aos EUA trouxe desafios urgentes às cadeias de fornecimento, incluindo aumento da escassez e elevação dos custos”, disse Paul Knight, Diretor Executivo da Illumynt. “Nossa solução de recuperação comprovada proporciona uma oportunidade imediata de mitigar estes riscos através da recuperação e reutilização domésticas.”

Para explorar uma parceria ou saber mais sobre como a Illumynt pode apoiar a estratégia de recuperação de terras raras de sua organização, envie um e-mail para Mike Hammond em mike.hammond@illumynt.com.

Para mais informações sobre a Illumynt, acesse http://www.illumynt.com, ou siga-nos no LinkedIn em https://www.linkedin.com/company/illumynt.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Paul Knight, 978-490-4812

Fonte: BUSINESS WIRE



Suba, corra e ‘Go Wild’ com os 5AM High Drops

A empresa esportiva global PUMA anuncia o lançamento de sua primeira ativação global em torno da mais recente campanha da marca e convida os corredores de toda as as partes do mundo a ‘Go Wild’ para os 5AM High Drops. Boston, Las Vegas, Nova York, Cidade do México, Londres e Tóquio são apenas algumas das cidades ao redor do mundo onde a PUMA lançará pares gratuitos do mais recente Deviate NITRO™ 3, Forever Run e outros novos tênis de corrida da PUMA às 5h da manhã em pontos altos, para recompensar a dedicação dos corredores que madrugam em busca do prazer de correr.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250415755851/pt/

As a part of PUMA's latest global brand campaign, “Go Wild”, the global sports company is launching its first global activation and inviting runners around the world to ‘Go Wild’ for the 5AM High Drops.

Como parte da campanha mundial mais recente da PUMA, “Go Wild”, a empresa esportiva global global lança sua primeira ativação global e convida os corredores de todas as partes do mundo a ‘Go Wild’ para os 5AM High Drops.

Como parte da campanha da marca Go Wild da PUMA, os 5AM High Drops está programado para o início da primavera e para o pico da temporada de treinamento para maratonas. Segundo a abordagem mais recente da PUMA, entrar para o chamado clube de corrida das 5h da manhã traz uma lista de benefícios que afetam tudo, desde seu desempenho até sua saúde mental. À medida que mais pessoas adotam a atividade ao ar livre e buscam o pique do corredor, o brinde global inspira todos a se libertarem de seu verdadeiro eu e a se tornarem selvagens.

Tudo o que os corredores precisam fazer para ganhar é ser um dos primeiros a correr para um dos locais de ‘high drop’ anunciados nos canais locais do Instagram participantes da PUMA às 5h da manhã na data especificada. Entre abril e maio, os primeiros corredores a chegarem ao seu local de “queda alta” receberão um par gratuito de Deviate NITRO™ 3, Forever Run e outros novos tênis de corrida da PUMA como recompensa por seu compromisso com a corrida matinal.

Erin Longin, vice-presidente da área de corrida/treinamento da PUMA, diz: “Estamos muito empolgados em oferecer uma oportunidade para corredores do mundo inteiro “Go Wild” (enlouquecerem) com os 5AM High Drops (lançamentos bombásticos das 5 da manhã). Na PUMA, queremos apoiar aqueles que têm paixão pela corrida, especialmente agora que mais pessoas começam a treinar e aproveitar os espaços ao ar livre nesta primavera”.

O sorteio global foi criado com base em nossa filosofia, que valoriza o esporte como um espaço de autoexpressão e diversão. Os 5AM High Drops incentivam todos a abraçarem com confiança sua dedicação única ao prazer da corrida, especialmente durante este período de pico para os corredores”.

Os 5AM High Drops segue o mais recente vídeo da campanha da marca PUMA, que descobriu que o clima inadequado foi classificado como a maior barreira para a corrida nos EUA (42%), indicando que agora é a época do ano mais ideal para a PUMA capacitar os corredores em todas as partes do mundo. Essa ativação celebra os corredores reorganizando suas vidas para perseguir o pique do corredor, destacando um aumento no esporte e uma área para a PUMA defender aqueles indivíduos dedicados que perseguem o pique do corredor antes do nascer do sol.

Os 5AM High Drops da PUMA faz parte da mais recente campanha global da marca PUMA, “Go Wild”. Para obter mais informações sobre a Go Wild, acesse aqui.

PUMA

A PUMA é uma das principais marcas esportivas do mundo, projetando, desenvolvendo, vendendo e comercializando calçados, roupas e acessórios. Por 75 anos, a PUMA tem impulsionado incansavelmente o esporte e a cultura, criando produtos rápidos para os atletas mais velozes do mundo. A PUMA oferece produtos de desempenho e estilo de vida inspirados no esporte em categorias como futebol, corrida e treinamento, basquete, golfe e esportes motorizados. Ela colabora com designers e marcas renomados para trazer influências esportivas para a cultura de rua e para a moda. O Grupo PUMA é proprietário das marcas PUMA, Cobra Golf e stichd. A empresa distribui seus produtos em mais de 120 países, emprega cerca de 20.000 pessoas em todo o mundo e tem sede em Herzogenaurach, Alemanha.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Mídia:

PUMA

Kseniia Illiushina

Gerente global de Relações Públicas da Marca

kseniia.iliushina@puma.com

Mario Almeida

Diretor global de Relações Públicas e Ativações de Marca

mario.almeida@puma.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Pesquisa da Perficient revela quais produtos conectados mais valorizam os usuários

Perficient, líder mundial em consultoria digital que transforma as maiores empresas e marcas do mundo, anunciou hoje os resultados de uma pesquisa com informações sobre diversas categorias de mercado de produtos para ajudar a definir a estratégia de produtos conectados. A pesquisa destaca semelhanças e discrepâncias entre fabricantes e usuários finais, tanto consumidores quanto comerciais, quanto à usabilidade do produto, à qualidade da integração em um ecossistema conectado mais amplo, aos recursos e benefícios mais populares e ao que seria necessário para aumentar a adoção e melhorar a fidelidade.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250408471766/pt/

Perficient Research Finds Consumers Rank Data Privacy as Top Connected Products Concern

Pesquisa da Perficient descobre que os consumidores classificam a confiança como o principal fator de influência na decisão de compra de produtos conectados

A conectividade está se convertendo rapidamente um fator-chave no mercado atual, desde sistemas e eletrodomésticos inteligentes até recursos em lojas físicas. Os fabricantes estão acelerando seus esforços para competir neste espaço dentro de suas categorias de mercado, mas consumidores e usuários comerciais ainda estão navegando neste novo ambiente de recursos e levantando preocupações sobre privacidade e segurança dos dados. À medida que as organizações definem suas estratégias de produtos conectados, integrar sentimentos de consumidores como estes é crucial para definir uma estratégia eficaz que não somente satisfaça os objetivos dos fabricantes, mas também impulsione seus produtos no mercado.

A Perficient realizou um estudo para obter uma compreensão abrangente do sentimento do consumidor no ambiente de produtos conectados, bem como dos planos dos fabricantes para produtos e recursos futuros. Mais de 1.300 respostas a pesquisas de vários setores, departamentos e níveis hierárquicos revelaram informações que devem direcionar as estratégias de produtos conectados.

“A meta de nossa pesquisa era entender onde usuários e fabricantes se alinham ou discordam quanto às prioridades e percepções de produtos conectados”, disse Jim Hertzfeld, Vice-Presidente de Área na Perficient. “O que veio à tona foram discrepâncias no valor da confiança que os usuários depositam nas políticas de coleta de dados de uma empresa, bem como na integração atual destes produtos em um ecossistema conectado mais amplo. Ao conduzir pesquisas sobre as necessidades dos clientes, podemos ajudar os fabricantes a fazer investimentos mais eficazes em melhorias de produtos, aumentar a adoção e explorar novas oportunidades de crescimento de receita e fidelidade.”

Resultados de pesquisa revelam próximos passos para criar uma poderosa estratégia de produtos conectados

A pesquisa da Perficient descobriu que os consumidores classificaram a confiança como o principal fator de influência na decisão de compra de produtos conectados. Contudo, quando os fabricantes de produtos conectados foram questionados sobre os fatores que mais influenciam as decisões de compra de seus clientes, a confiança foi classificada entre os piores. Além disto, os consumidores relataram que sua principal preocupação com estes produtos era a privacidade dos dados, sendo que apenas 19% dos consumidores se sentiram “muito cientes” dos dados coletados por estes produtos.

Apesar das preocupações sobre a confiança na coleta de dados de produtos conectados, as respostas dos usuários finais referentes aos benefícios e recursos futuros foram extremamente positivas.

“Está claro que os consumidores valorizam produtos conectados. Para manter sua relevância e resiliência em um mercado cada vez mais concorrido, os fabricantes precisam migrar de uma abordagem centrada no produto para uma estratégia orientada às soluções”, disse Kevin Espinosa, Líder do Setor de Fabricação na Perficient. “Uma estratégia de produtos conectados bem-sucedida começa com os fabricantes aproveitando os dados para compreender as necessidades dos clientes e atender às suas dúvidas, e termina com o aumento da fidelidade à marca.”

A pesquisa oferece mais informações sobre as percepções dos consumidores e usuários finais comerciais, bem como as prioridades e planos dos fabricantes. Os fabricantes de produtos conectados podem explorar os dados e considerar os próximos passos para sua estratégia, como avaliar o estado da coleta de dados e seu uso, aperfeiçoar a interface do usuário e a experiência do consumidor, bem como implementar novas fontes de receita, como assinaturas.

Acesse Perficient.com para saber mais sobre os resultados do estudo de pesquisa de produtos conectados da Perficient.

Com um profundo conhecimento dos desafios que os fabricantes enfrentam, a Perficient ajuda tais empresas a desenvolver estratégias inteligentes, implementar tecnologias de suporte adequadas, acelerar a entrada no mercado e criar experiências excepcionais ao consumidor. Para mais informações sobre a experiência de produtos conectados da Perficient, siga-nos nas redes sociais.

Sobre o estudo da pesquisa de produtos conectados da Perficient

A Perficient entrevistou usuários finais e fabricantes de produtos conectados para descobrir os fatores que influenciam as vendas, o comportamento do usuário e as futuras tendências do mercado. A Perficient coletou informações de um total de 1.307 entrevistados em três pesquisas, representando 23 setores, nove divisões e cinco funções.

  • A pesquisa com consumidores foi distribuída a pessoas identificadas com 18 anos de idade ou mais na América do Norte, que possuem e usam produtos conectados.
  • A pesquisa comercial foi distribuída a profissionais que atualmente usam produtos conectados em seu trabalho em uma empresa com mais de 501 funcionários.
  • A pesquisa do fabricante foi distribuída aos profissionais que atualmente trabalham em empresas fabricantes de produtos conectados com mais de 501 funcionários.

Sobre a Perficient

A Perficient é líder mundial em consultoria digital. Nossos estrategistas, designers, tecnólogos e engenheiros possibilitam que as maiores empresas e marcas do mundo avancem com ousadia em seus negócios e gerem resultados reais através do poder da tecnologia. Quebramos barreiras, somos obcecados por resultados e forjamos o futuro para nossos clientes. Para mais informações, acesse www.perficient.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

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Connor Stieferman, Gerente de Comunicações

314-529-3595

Connor.Stieferman@perficient.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Carreira em Y estimula busca por diferentes tipos de pós-graduação

O modelo tradicional de crescimento profissional, baseado na ideia de que todo bom especialista se tornará gestor, já não dá conta da complexidade do mercado de trabalho atual. Em relatório da Visier – plataforma de people analytics realizado em 2023, 62% dos entrevistados afirmaram não ter interesse em gerir equipes. Neste cenário, ganha força a chamada carreira em Y, em que o desenvolvimento pode seguir dois caminhos distintos: a liderança técnica ou a gestão de pessoas e negócios.

Essa mudança de perspectiva tem influenciado diretamente a forma como os profissionais escolhem suas especializações após a graduação. Em vez de apenas um rumo óbvio a ser seguido, a pós-graduação passou a refletir diferentes estratégias de avanço dentro das organizações — e é neste contexto que uma especialização técnica ou um MBA se apresentam como alternativas alinhadas a diferentes objetivos de carreira. 

De um lado, o MBA permanece como a pós-graduação mais reconhecida para quem deseja ocupar cargos de liderança executiva. Com foco em gestão e visão estratégica, o curso é direcionado ao desenvolvimento de competências tais como tomada de decisão, finanças, liderança e desenvolvimento organizacional. Por outro lado, a especialização técnica é uma opção para quem deseja aprofundar seus conhecimentos práticos, atuando com protagonismo em projetos e soluções, sem desistir de crescer na carreira.

Ambos os formatos são pós-graduações lato sensu, reconhecidas pelo MEC e acessíveis somente a graduados (bacharéis ou tecnólogos). O termo lato sensu significa “em sentido amplo”, e diferencia-se dos cursos stricto sensu (como mestrado e doutorado), que são voltados para pesquisa acadêmica e produção científica. A principal diferença entre os dois formatos está principalmente no foco do conteúdo e no público-alvo. 

Para Andrea Paiva, diretora da Pós Tech – cursos de especialização técnica da FIAP -, esta formação é indicada para quem quer se manter próximo da prática e da inovação, utilizando ferramentas e metodologias atualizadas. “É uma trilha de aprendizado hands-on, que mesmo sendo assíncrona (no caso dos cursos da Pós Tech) — em que o aluno pode assistir às aulas no seu próprio ritmo — promove interação constante entre os participantes, com comunidades ativas, lives e desafios reais propostos por empresas”, explica. 

Já Rafael Ronqui, diretor do MBA da mesma instituição, reforça que este modelo é mais indicado para quem busca uma visão sistêmica dos negócios e aspira liderar times e organizações. “É uma formação que estimula a troca de experiências e o pensamento estratégico. Muitos alunos chegam ao MBA após acumularem experiência técnica e decidirem migrar para a gestão”, adiciona. 

Para facilitar, o conteúdo a seguir apresenta as principais diferenças entre um MBA e uma especialização técnica: 

Objetivo 

  • MBA: foco em desenvolvimento de competências gerenciais e liderança em negócios. 
  • Especialização técnica: aprofundamento técnico em uma área específica de atuação. 

Público-Alvo 

  • MBA: profissionais com experiência que buscam cargos de gestão ou mudar de área. 
  • Especialização técnica: profissionais que desejam melhorar o desempenho técnico ou se atualizar. 

️ Duração 

  • MBA: de 1 a 2 anos (aproximadamente 360 a 480 horas). 
  • Especialização técnica: de 1 a 2 anos (geralmente a partir de 360 horas). 

 Certificação 

  • MBA: tipo de especialização lato sensu com foco em administração. 
  • Especialização técnica: certificação lato sensu em qualquer área do conhecimento. 

 Conteúdo 

  • MBA: currículo voltado à gestão, finanças, marketing, liderança e estratégia. 
  • Especialização técnica: conteúdo técnico e aprofundado em um tema ou área específica. 

Reconhecimento no Mercado 

  • MBA: maior peso em cargos de liderança ou transição de carreira. 
  • Especialização técnica: mais valorizada em áreas técnicas, funções operacionais e táticas 

Custo 

  • MBA: geralmente mais caro, devido à estrutura e corpo docente com perfil executivo. 
  • Especialização técnica: custo mais acessível na maioria dos casos. 



Funerais verdes ganham espaço e prometem menos impacto

De acordo com um estudo realizado pela Global Growth Insights, o setor de serviços funerários vem passando por mudanças significativas, impulsionado pelo aumento da demanda por cremação, que já representa mais de 60% dos contratos firmados. Por outro lado, os enterros convencionais estão em queda, respondendo por menos de 40% dos serviços. Enquanto isso, os funerais ecológicos ganham força, registrando um crescimento de 35% na procura por caixões biodegradáveis e alternativas sustentáveis de sepultamento.

Vinicius Chaves de Mello, CEO do Grupo Riopae, responsável pelo Crematório São João Batista, explica que um funeral ecológico se caracteriza pela escolha consciente de práticas que respeitam o ciclo natural da vida e priorizam o uso de materiais 100% biodegradáveis. Essa opção evita o embalsamamento químico e reduz ao mínimo o consumo de energia e recursos. “É, acima de tudo, um ato final de cuidado — não apenas com quem parte, mas também com o planeta, que todos deixamos como legado”, acrescenta.

O profissional ainda destaca a diferença entre o funeral tradicional e o ecológico. “Enquanto o funeral tradicional usa caixões revestidos de verniz, metais, plástico e líquidos tóxicos para conservação, o ecológico elimina todo componente não‑biodegradável. Em vez de jazigos de concreto, privilegia-se o solo vivo (sem cimentação) para permitir que o corpo retorne à terra naturalmente, fechando o ciclo de forma sustentável”, detalha.

Os materiais sustentáveis utilizados em urnas e caixões ecológicos incluem papelão reciclado e bambu certificado, fibras de coco, salgueiro e juta, sendo todos projetados para decompor‑se em poucos meses e não liberar substâncias nocivas. Melo também destaca as urnas sementes, que carregam uma muda em seu interior e, ao serem depositadas no solo, transformam-se em uma árvore.

“Além das urnas sementes, destacam-se técnicas como a compostagem humana acelerada (transforma restos mortais em solo fértil, em quatro a seis semanas) e impressão 3D de caixões, com biomateriais. Apps de memorialização digital e certificações blockchain, também garantem rastreabilidade ambiental e transparência para as famílias mais exigentes”, explica o especialista.

No Brasil, o funeral ecológico ainda está em fase inicial. Porém, países como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália já avançaram mais, com cemitérios ecológicos certificados pelo Green Burial Council, conforme explica o CEO do Grupo Riopae. Nesses espaços, o uso de concreto, produtos químicos e enfeites artificiais é proibido: o corpo é sepultado diretamente na terra, em urnas ou caixões biodegradáveis, dentro de áreas florestais destinadas à memória, que também funcionam como zonas de preservação ambiental.

“Empresas consolidadas já adicionam linhas verdes ao portfólio, criam parcerias com cemitérios ecológicos e buscam certificações de sustentabilidade. Novas funerárias nascem, exclusivamente, voltadas ao ‘green burial’, acelerando a transição de um mercado, historicamente resistente, para uma abordagem centrada em propósito”, ressalta.  

Pegada de carbono e impacto ambiental

Segundo Melo, os funerais ecológicos contribuem para a redução da pegada de carbono, pois ao eliminar o embalsamamento químico (responsável pela liberação de formaldeído), reduzir o transporte de materiais pesados e evitar processos industriais como a metalurgia e o uso de plásticos, há uma queda grande nas emissões de CO₂. “Estima‑se, até, 70% menos emissões, em comparação ao funeral convencional. O solo vivo sequestra carbono, transformando sepulturas em pequenos sumidouros naturais”, adiciona.  

A escolha por um funeral ecológico, de acordo com o profissional, é uma combinação do desejo de reduzir impactos ambientais imediatos, do custo, que costuma ser de 20% a 40% mais barato que o convencional e uma visão filosófica de continuidade.

“Para muitos, o funeral ecológico é um último ato de coerência, com valores pessoais, de respeito à natureza. Essa modalidade não é uma moda passageira — é parte de uma revolução cultural, que redefine, como encaramos o fim da vida. Ao transformar sepulturas, em espaços de regeneração, a prática oferece conforto às famílias e esperança ao planeta, provando que o último ato humano pode ser o primeiro passo para um futuro mais verde”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://www.crematoriosaojoao.com.br/home



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