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Planejar viagem com crianças inclui cuidados com documentos

Planejar viagem com crianças inclui cuidados com documentos
Planejar viagem com crianças inclui cuidados com documentos

Com a proximidade das férias escolares de fim de ano, este é o momento para começar o planejamento da próxima viagem em família. Entre os itens indispensáveis, a documentação das crianças e adolescentes exige atenção especial. Tanto em viagens nacionais quanto internacionais, existem regras específicas que, se não forem seguidas, podem impedir o embarque ou até mesmo a hospedagem no destino escolhido.

Para viagens ao exterior, é necessário que o passaporte de todos tenha validade mínima de seis meses a partir da data do voo. Quando o destino for na América do Sul, para países que integram ou são associados ao Mercosul, o embarque pode ser feito com o Registro Geral (RG) em bom estado de conservação e que tenha sido emitido há menos de dez anos. Além disso, alguns países exigem visto de entrada. Já em território nacional, crianças e adolescentes de até 15 anos devem apresentar certidão de nascimento ou documento oficial com foto, desde que contenha o nome dos pais ou responsáveis. Em qualquer situação, nacional ou internacional, se o menor estiver viajando sozinho ou apenas com um dos responsáveis, é obrigatória a apresentação de autorização do outro genitor com firma reconhecida em cartório.

Como uma forma de facilitar o planejamento dos viajantes, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) montou uma série com dicas sobre os documentos necessários para o embarque. Além disso, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também produziu uma cartilha com as principais informações que os pais e responsáveis precisam para viagens ao exterior com crianças e adolescentes.

Junior Lins, diretor-executivo do Clube Bancorbrás, destaca que a ausência dos documentos obrigatórios impede o embarque e pode comprometer toda a programação familiar. "É importante que toda a família fique atenta aos itens essenciais antes da viagem", afirma. Segundo ele, o planejamento prévio também permite montar um roteiro adequado para toda a família, com atrações, passeios e serviços que atendam desde as crianças até os adultos e idosos. "A sugestão é procurar por programas que despertem interesse de alguma forma para todos e que sejam em locais que atendam à capacidade de mobilidade de todos que estão na viagem", comenta. "Além disso, é indicado realizar as reservas e comprar os bilhetes para as atrações com antecedência; dessa forma, é possível conseguir bons descontos e até gratuidade", explica.

Vacinas em dia

Outro aspecto essencial é o cumprimento de exigências sanitárias. Alguns destinos requerem apresentação do cartão de vacinação atualizado, inclusive com o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A medida visa prevenir a entrada de doenças que ainda não foram erradicadas em determinadas regiões. "É fundamental verificar as exigências do país de destino com antecedência. A vacinação preventiva e a documentação adequada garantem tranquilidade no embarque e segurança durante a estadia", destaca o diretor.



Vaga Lume destaca o poder da leitura para a diversidade

Vaga Lume destaca o poder da leitura para a diversidade
Vaga Lume destaca o poder da leitura para a diversidade

O mês da Consciência Negra é um convite à reflexão sobre a importância da equidade racial, da diversidade e da valorização da cultura afro-brasileira. Segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pela primeira vez desde 1991, a maioria da população brasileira se declara parda, totalizando 92,1 milhões de pessoas (45,3%), enquanto 10,2% se reconhecem como pretas. Juntas, essas identidades representam 55,5% da população do país.

Com esse olhar, a Vaga Lume, organização sem fins lucrativos que busca fortalecer a prática da leitura e promover o encontro entre os diferentes saberes de comunidades da Amazônia Legal, celebra a data com um conjunto de obras que integram o novo acervo das bibliotecas comunitárias. As histórias escolhidas ampliam o repertório dos leitores e abordam temas como ancestralidade, identidade, pertencimento e a força das mulheres negras, vozes que refletem a pluralidade do Brasil e dialogam com o cotidiano das crianças e jovens da região.

“É fundamental incentivar, desde cedo, as crianças a terem contato com elementos da cultura afro-brasileira. Mas, antes de tudo, é necessário construir caminhos que viabilizem o acesso à literatura com representatividade. É muito recente o movimento de pessoas negras com maior acesso a veículos de publicações, contando suas histórias pela sua perspectiva, sem necessariamente expressar em suas narrativas histórias de dor e sofrimento. Ao contrário, temos visto com grande expressividade livros cujos personagens são conhecidos por exibir seus cotidianos, características físicas de forma muito otimista e orgulhosa”, diz Danila Guedes, educadora da Vaga Lume.

Entre os destaques do acervo está “Terra”, de Yuri De Francco e Carol Fernandes (Companhia das Letrinhas), uma narrativa sobre a relação entre uma neta e sua avó, inspirada nas ceramistas do Vale do Jequitinhonha. O livro celebra a sabedoria ancestral e o poder das mãos que moldam histórias, afetos e futuros.

Em “O Maior Museu do Mundo”, de Caio Zero (Pulo do Gato), o leitor acompanha um menino em uma visita ao museu e descobre, junto a ele, que a arte e o território são espelhos de identidade. Entre pinturas, grafites e memórias, a obra propõe uma reflexão sobre o valor das experiências cotidianas que formam as pessoas.

Já “Cinderela do Rio”, de Mafuane Oliveira (Peirópolis), recria o clássico conto de fadas em um cenário tipicamente brasileiro. A protagonista, Mariazinha, menina nordestina marcada pela perda e pelo trabalho duro, encontra na esperança e na coragem o caminho para transformar o próprio destino — uma história de superação que une encantamento e crítica social.

O premiado “Preto é Lindo!”, de Ashley Bryan (Baião), convida o leitor a mergulhar na tradição oral africana. Inspirado em um conto da Zâmbia, o autor celebra a beleza, o ritmo e a dignidade do ser negro, em uma narrativa que exalta o preto como cor de potência e beleza.

Com olhar teórico e formativo, “Infâncias e Leituras – Presenças Negras e Indígenas na Literatura Infantil”, organizado por Márcia Licá (Pulo do Gato), reúne autores e pesquisadores como Sonia Rosa e Tiago Hakiy para refletir sobre o papel da representatividade na formação de leitores e mediadores de leitura. A obra, reconhecida com o selo “Altamente Recomendável” da FNLIJ, reforça a importância de construir uma literatura infantil que acolha a diversidade brasileira em todas as suas vozes.

Com mais de duas décadas de atuação, a Vaga Lume reafirma que ler é um ato de pertencimento, resistência e transformação. “É necessário que a leitura esteja presente, e não basta ter somente livros, e é necessário que sejam livros que reflitam a diversidade que se apresenta socialmente. Consideramos indispensável, por exemplo, ter escritos e imagens cujo efeito, quando chegar nas mãozinhas das crianças, seja espelho, isto é, que haja representatividade, e a literatura pode fazer parte do cotidiano das crianças em qualquer contexto. Ao celebrar o Mês da Consciência Negra, a organização renova seu compromisso em valorizar e fortalecer identidades e promover a equidade por meio da leitura. Que as histórias que constroem o Brasil sigam ecoando vivas nas páginas, nas bibliotecas de todo o Brasil e nas comunidades da Amazônia”, finaliza.



Consórcio quebra recorde de adesões com 4,34 mi até outubro

Consórcio quebra recorde de adesões com 4,34 mi até outubro
Consórcio quebra recorde de adesões com 4,34 mi até outubro

Ao encerrar o décimo mês do ano, o sistema de consórcios voltou a superar marcas anteriores ao alcançar 4,34 milhões de cotas vendidas no acumulado de janeiro a outubro. Com 15,7% mais que as 3,75 milhões totalizadas no mesmo período de 2024, as adesões quebraram um recorde histórico da modalidade.

Os negócios decorrentes somaram R$ 423,02 bilhões, 34,9% acima dos R$ 313,48 bilhões passados, de acordo com as estimativas levantadas pela assessoria econômica da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, junto às suas associadas.

Neste ano, as vendas mensais, considerando todos os setores nos quais o consórcio está presente, vêm anotando volumes expressivos, contribuindo para novas conquistas. Em setembro, chegaram a 507,14 mil cotas, e em outubro, superaram 518,18 mil, cravando marcas inéditas dos últimos dez anos.

Ainda em outubro, o volume de participantes ativos também bateu recorde, ao atingir 12,36 milhões, 11,0% maior que os 11,14 milhões calculados naquele mês de 2024.

No acompanhamento mensal de consorciados ativos, de janeiro de 2022, quando havia 8,21 milhões, evoluiu consecutivamente para 12,36 milhões até outubro de 2025, com exceção de abril de 2023. O crescimento nos quarenta e seis meses foi de 50,5%.

A soma de participantes ativos em cada um dos setores ficou assim distribuída: 42,5% em veículos leves; 25,6% nas motocicletas; 21,3% em imóveis; 7,4% em veículos pesados; 2,1% nos eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis; e 1,1% em serviços.

A totalização de consorciados contemplados foi de 1,48 milhão, de janeiro a outubro, um avanço de 5,0% sobre as 1,41 milhão dos mesmos meses de 2024. A liberação de créditos relativa às contemplações acumulou pouco acima de R$ 101,86 bilhões, 25,6% maior que os R$ 81,07 bilhões do ano passado.

O tíquete médio de outubro foi de R$ 107,62 mil, 32,7% sobre os R$ 81,07 mil, registrados naquele mesmo mês de 2024. Trata-se de média ponderada resultante dos valores obtidos nos setores de veículos leves, motocicletas, veículos pesados, imóveis, serviços, e eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis.

Detalhes dos indicadores

Vendas de cotas

As 4,34 milhões de cotas comercializadas e acumuladas nos dez meses estiveram divididas: 1,63 milhão em veículos leves; 1,22 milhão em motocicletas; 1,14 milhão em imóveis; 169,94 mil em veículos pesados, 143,47 mil em eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis; e 50,99 mil em serviços.

De janeiro a outubro, dos seis setores, nos quais o consórcio está presente, cinco apresentaram altas nas vendas de cotas: imóveis, com 38,9%; eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, com 33,9%; serviços, com 14,6%; veículos leves, com 12,1%, e motocicletas, com 8,6%;

Houve apenas uma retração: veículos pesados, com (-16,8%), cuja recuperação vem ocorrendo gradativamente em busca da normalidade. A baixa registrada acompanha as retrações observadas principalmente nas vendas no mercado interno de caminhões e implementos rodoviários. No consórcio, as adesões de outubro apresentaram desempenho próximo à média do ano, 17 mil, com 16,70 mil cotas comercializadas.

Contemplações

Nos meses de janeiro a outubro, as 1,48 milhão de contemplações estiveram assim distribuídas: 634,05 mil de veículos leves; 574,40 mil de motocicletas; 118,09 mil de imóveis; 79,63 mil de veículos pesados; 48,24 mil de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis; e 29,81 mil de serviços.

Participantes ativos

Nos 12,36 milhões de participantes ativos, cada setor apresentou os seguintes volumes: 5,25 milhões em veículos leves; 3,17 milhões em motocicletas; 2,63 milhões em imóveis; 916,81 mil em veículos pesados; 265,06 mil em eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis; e 125,93 mil em serviços.

Tíquete médio de 2021 a 2025

Ao analisar os resultados dos tíquetes médios dos meses de outubro nos intervalos dos últimos cinco anos, constatou-se um avanço nominal de 66,2%. Ao descontar a inflação (IPCA) de 23,9% verificada no período, na relação da diferença de R$ 64,76 mil, em outubro de 2021, para os R$ 107,62 mil, no mesmo mês de 2025, houve valorização real de 34,1%.

"O sistema de consórcios continuou a crescer e até surpreendeu as expectativas divulgadas em 2024 em quase todos os setores e no geral, em dez meses Ao demonstrar confiança, o consumidor brasileiro vem aderindo ao mecanismo, apoiado principalmente nos conhecimentos da essência da educação financeira. O resultado desse constante amadurecimento está no bom planejamento das finanças pessoais, incluindo o consórcio como opção para aquisição de bens ou contratação de serviços", ressalta Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC.

A potencial presença dos consórcios na cadeia produtiva

No início dos anos 60, quando ainda no começo da indústria automobilística no Brasil, havia ausência de linhas de crédito para financiamento de venda dos primeiros automóveis fabricados. A falta oportunizou a criação do consórcio como solução na forma de autofinanciamento.

A possibilidade, genuinamente brasileira, abriu um caminho simples para o consumidor alcançar os objetivos de aquisição ou troca de automóvel. Nos dez meses de 2025, a potencial presença no setor automotivo esteve em um a cada três veículos leves vendidos no país.

No segmento das motocicletas, no mesmo período, as contemplações sinalizaram a potencial aquisição de uma moto a cada três comercializadas no mercado interno.

Outra situação pode ser constatada nos veículos pesados. Com a nova divisão, a partir da recente realidade setorial que indicou aproximadamente 51% para máquinas agrícolas, 41% para caminhões e 8% para outros equipamentos destinados ao transporte rodoviário de carga, implementos rodoviários e agrícolas, ônibus, aeronaves e embarcações, o consórcio assinalou uma a cada quatro vendas de caminhões negociados para ampliação ou renovação de frotas para o setor de transportes, com destaque especial para aplicação no agronegócio.

De janeiro a outubro, o consórcio disponibilizou para diversos setores econômicos, por meio das contemplações, recursos da ordem de R$ 101,86 bilhões. O Sistema atingiu 30,9% de potencial presença no setor de automóveis, utilitários e camionetas. No de motocicletas, houve 31,5% de possível participação, e no de veículos pesados, a relação para caminhões foi de 26,0% no mês.



Cresce liderança das mulheres nas franqueadoras

Cresce liderança das mulheres nas franqueadoras
Cresce liderança das mulheres nas franqueadoras

Conforme o Boletim Mulheres no Mercado de Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal, a representatividade feminina em cargos de liderança vem crescendo ao longo dos anos, ficando atualmente entre 37% e 40%.

Em se tratando de franquias, as mulheres também estão aumentando sua participação na liderança das franqueadoras. Um estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta alta neste índice de 19% para 29% no período analisado – sendo muitas destas líderes as criadoras das marcas.

Um dado do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) indica que 66% dos brasileiros e brasileiras estão empreendendo por oportunidade e isso é importante. "Significa que ainda existe quem empreenda por necessidade, mas muitos porque realmente têm veia empreendedora", diz Thais Kurita, advogada especializada em Franchising e Varejo, sócia do NPMP Advogados.

A administradora de empresas Gabrielle Bernardon, de Porto Alegre (RS), empreendeu por oportunidade. Sentindo dificuldade em escovar seus cabelos devido à falta de padronização dos salões de beleza, criou uma escovaria, a Blow Escova Inteligente, que lidera como franqueadora. A ideia do novo salão foi a de oferecer serviços com valores acessíveis, de forma que as mulheres não precisassem mais lavar ou escovar seus cabelos em casa. Em pouco tempo, a marca virou uma rede de franquias com mais de 40 unidades em diversos estados brasileiros. Gabrielle adotou recentemente uma tecnologia que permite às novas franquias automatizar 100% da recepção. "A ideia foi ampliar a lucratividade do negócio e eliminar um problema recorrente do setor, que é a falta de mão de obra, e já temos boa adesão da clientela", destaca.

Assim como Gabrielle, Jéssica Hasegawa nunca pensou em trabalhar na área de beleza. Nascida em Belém (PA), ela viveu mais de 20 anos no Japão e, ao voltar ao Brasil, recebeu do marido a proposta de fazer a gestão de um salão de cabeleireiros. Com investimento em ações de divulgação e fidelização de clientes, em poucos meses, fez o faturamento negativo se reverter. Em oito anos, o Hasegawa Studio de Beleza se tornou a maior rede de salões multisserviços em Belém, com 11 lojas, entre próprias e franqueadas. O passo seguinte foi dado em 2025, quando Jéssica se mudou com a família para a capital paulista e abriu a primeira unidade de sua rede em São Paulo. A meta, agora, é levar a marca para todo o Brasil.

Ainda na área da beleza, a jovem empreendedora alagoana Júlia Vasconcellos, de 29 anos, deixou a carreira em publicidade para fundar sua própria marca de esmalteria, o Unhas Club. O resultado da unidade própria, instalada em Maceió, deu origem a duas franquias, uma em Arapiraca (AL) e outra em Otacílio Costa (SC). "A intenção do Unhas Club é se expandir para todo o Brasil, iniciando pelo Nordeste", conta a franqueadora.

As mulheres lideram em áreas diversas. Patrícia Lira, natural de Cumaru, Pernambuco, abriu sua primeira loja física de vestuário feminino após muitos anos como vendedora de roupas de porta em porta. Mas veio a pandemia e as roupas deram lugar a acessórios — e as bijuterias vendiam cada vez mais. Patrícia, então, passou a investir na comercialização desse artigo e criou a Norah Acessórios. A expansão veio por meio de lojas próprias e, em 2024, com franquias. Atualmente, ela lidera uma rede com quatro lojas franqueadas e 13 próprias, sendo nove delas em Pernambuco e oito em São Paulo.

Por fim, na área de alimentação, Andréia Freitas empreendeu por necessidade. Ela criou a rede Bomdiqueijo, com oito lojas no Rio de Janeiro (RJ) em plena pandemia, após ficar desempregada e depender do auxílio emergencial do governo. O primeiro quiosque foi instalado no Terminal Gentileza, com recursos provenientes do seu FGTS, e a demanda por seus pães de queijo recheados fez com que ela pudesse abrir mais lojas, próprias e franqueadas, e se capitalizar para iniciar a expansão pelo Brasil. No começo de dezembro, a primeira franquia da Bomdiqueijo fora do Rio de Janeiro será inaugurada: São Paulo foi a capital escolhida e o movimentado bairro do Brás receberá uma loja.



CNJ: ações judiciais por falhas em serviços de saúde crescem

CNJ: ações judiciais por falhas em serviços de saúde crescem
CNJ: ações judiciais por falhas em serviços de saúde crescem

Ações judiciais relacionadas a falhas na prestação de serviços de saúde registram crescimento constante no país. Informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostram aumento significativo de processos classificados como danos materiais e danos morais desde a adoção, em 2023, da categoria específica para demandas envolvendo médicos, enfermeiros e demais profissionais da área.

Segundo o CNJ, os processos por dano moral passaram de 7.521 registros em 2023 para 12.317 até outubro de 2025. Nos casos de dano material, no mesmo período, o aumento foi de 3.581 para 6.629 demandas. A classificação não diferencia o tipo de falha que originou cada processo, o que impede a identificação segmentada de litígios relacionados a erros de prescrição, procedimentos, cirurgias ou outras etapas da assistência.

Especialistas em direito médico afirmam que o cenário reforça a necessidade de rigor na documentação clínica em todas as áreas, incluindo formulários, prontuários e prescrições. Eles destacam que a precisão das informações registradas impacta diretamente a segurança jurídica dos profissionais da saúde.

“O aumento geral das ações mostra que a atividade assistencial exige documentação cada vez mais clara e completa. Prescrições inadequadas, quando ocorrem, podem gerar interpretações divergentes e abrir espaço para conflitos. A redação correta e a observância das normas técnicas são essenciais para proteger o paciente e o profissional”, afirma o advogado especialista em Direito Médico e Odontológico e presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), Raul Canal.

A prescrição integra o conjunto de atos regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina, que estabelece parâmetros sobre legibilidade, identificação, informações obrigatórias e orientações adicionais. “O cumprimento dessas diretrizes reduz ambiguidades e fortalece o alinhamento técnico em eventuais análises administrativas ou judiciais”, finaliza a advogada especialista em Direito Médico, Fabiana Attié.



Diversidade assume papel estratégico nas empresas

Diversidade assume papel estratégico nas empresas
Diversidade assume papel estratégico nas empresas

Nos últimos anos, a diversidade tornou-se um símbolo de responsabilidade social nas empresas. Dados recentes mostram que companhias com maior diversidade racial e étnica têm 35% mais probabilidade de superar a mediana financeira de sua indústria. Além disso, uma maioria de empregados (61%) declara que sua empresa possui políticas que garantem justiça em contratações, remunerações ou promoções, de acordo com dados publicados pelo Pew Research Center. No entanto, a prática revela tensões: muitos programas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) assumiram caráter moral em vez de estratégico, o que gerou resultados pouco sustentáveis no ambiente corporativo.

Para o especialista Rafael Giupponi, a diversidade é de fato um motor de crescimento, mas o erro está em tratá-la apenas como uma pauta social. Giupponi defende que a diversidade deve ser vista como vantagem competitiva, não como simples obrigação.

Segundo Giupponi, a falha consiste em manter a diversidade como campo de moralidade ou responsabilidade social, e não como alavanca de inovação e negócios. Ele afirma: "O problema foi tratar a diversidade apenas como um fator social. Diversidade é um dos maiores fatores de inovação dentro das organizações. Pessoas diferentes enxergam problemas sob perspectivas diferentes e, assim, criam e imaginam soluções distintas."

Ele explica: "Respeitar é o que a sociedade prega, mas o que realmente transforma é valorizar. É a partir da valorização das diferenças que conseguimos enxergar o ponto de vista do outro como algo complementar ao nosso e, assim, construir soluções que nenhum dos dois criaria sozinho." Sob essa ótica, times diversos são mais capazes de identificar oportunidades e problemas que equipes mais homogêneas podem não perceber.

Em sua visão, a diversidade deixa de ser discurso moral e passa a ser alavanca concreta de resultado, ao conectar pessoas, propósito e performance. Giupponi conclui que "a diversidade é a única forma que as empresas têm de criar sinergia de pensamento, enxergar desafios a partir de múltiplas perspectivas e construir soluções extraordinárias."

Para Giupponi, a diversidade não é sobre inclusão por obrigação, mas sobre inovação por convicção. Ele aponta que tratar a diversidade como ativo estratégico e transformar o RH em catalisador de resultados marca o caminho para o futuro das organizações que desejam obter crescimento sustentável.



Evento natalino transforma interior paulista em destino

Evento natalino transforma interior paulista em destino
Evento natalino transforma interior paulista em destino

A edição Natal Ypê 2025 consolida o interior paulista como destino de fim de ano ao oferecer uma rota natalina gratuita entre os dias 28 de novembro e 24 de dezembro nos jardins do complexo fabril da empresa em Amparo (SP).

A programação movimenta municípios da região e recebe famílias de diferentes cidades paulistas e de outros pontos do país, reforçando o papel do evento no calendário cultural local. A expectativa é ultrapassar a marca de 100 mil visitantes, superando os mais de 90 mil em 2024.

Realizado há mais de três décadas, o evento ocupa cerca de 4 mil metros quadrados da área externa do complexo fabril, transformada em um percurso temático com cenários que combinam memória, elementos culturais e ambientações natalinas. A proposta é oferecer uma experiência acessível para o público durante o período festivo.

O circuito conta com diferentes espaços temáticos. O visitante inicia o percurso por um grande livro que apresenta iniciativas relacionadas à sustentabilidade e segue para a "árvore memória", que reúne registros da companhia desde os anos 1950.

O trajeto avança por ambientes que remetem à pesquisa, ao desenvolvimento e a diferentes momentos da história local. Um dos pontos centrais é a Casa do Noel, que simula de maneira lúdica a rotina de uma fábrica.

A edição de 2025 dialoga com o aniversário de 75 anos da empresa, fundada em 1950, e homenageia as regiões onde mantém operações industriais: Amparo e Salto (SP), Extrema e Itajubá (MG), Simões Filho (BA), Itapissuma (PE), Anápolis e Goiânia (GO). Os cenários dedicados a essas localidades reforçam a relação histórica com as comunidades que acolhem o evento ao longo dos anos.

Segundo Mariana Nunes, gerente de Responsabilidade Social da Ypê, o eixo cultural permanece como foco da iniciativa. "O Natal da Ypê deste ano, além de criar cenários que transmitem mensagens de amor, esperança e paz, vai dividir com os visitantes marcos curiosos e interessantes sobre a história da empresa, especialmente no cuidado com as pessoas e o planeta", diz.

A programação inclui a presença de Papai Noel, Mamãe Noel, duendes, "noeletes" e mascotes, que interagem com o público ao longo do circuito. O destaque é o musical "Jardim de Histórias – Musical de Natal Ypê", encenado nos jardins. A narrativa acompanha a história de dois personagens que, na véspera de Natal, recebem a visita de um robô e percorrem uma jornada que conecta passado e futuro.

Além do musical, a programação conta com apresentação de banda natalina às sextas-feiras, às 20h. O espetáculo ocorre aos sábados, domingos e nos dias 22, 23 e 24 de dezembro, também às 20h. A Casa do Papai Noel funciona até as 22h, com visitas por ordem de chegada.

Em caso de chuva, a programação pode ser temporariamente suspensa. O evento é pet friendly: animais de estimação são bem-vindos e devem ser carregados no colo nas áreas decoradas.

Serviço – Natal Ypê 2025 "Jardim de Histórias"
Data: 28 de novembro a 24 de dezembro de 2025
Horário: sextas, sábados e domingos; e nos dias 22, 23 e 24/12, das 19h às 22h
Local: Jardins do Complexo Fabril da Ypê – Avenida Waldyr Beira, 1000 – Figueira, Amparo (SP)
Entrada: gratuita



Colpar Agro é eleita 8ª maior empresa agropecuária nacional

Colpar Agro é eleita 8ª maior empresa agropecuária nacional
Colpar Agro é eleita 8ª maior empresa agropecuária nacional

A Colpar Agro, empresa nacional que integra a holding Colpar Brasil, acaba de ser eleita a 8ª maior empresa do setor de produção agropecuária do país, segundo a 21ª edição do anuário “Melhores do Agronegócio”, produzido pela revista Globo Rural, em parceria com a Serasa Experian. A elaboração do ranking leva em conta indicadores financeiros (70%) e resultados socioambientais (30%) que, segundo José Roberto Colnaghi, acionista fundador e presidente do Conselho de Administração da Colpar Brasil, reconhecem o trabalho e atuação da holding no setor.

A publicação lista as 500 principais empresas do agronegócio que atuam em 20 segmentos, escolhidas com base em dados financeiros e em aspectos sobre responsabilidade socioambiental. “É uma grande satisfação estar entre os melhores do agronegócio, sobretudo porque o ranking leva em conta a política de sustentabilidade das empresas”, comemora José Roberto Colnaghi.

“Desde a nossa criação, escolhemos o desenvolvimento sustentável do agronegócio aliado à alta tecnologia, entendendo que o progresso em nossa atuação só tem sentido na medida em que desenvolvemos as comunidades onde estamos inseridos e cuidamos do meio ambiente”, complementa o executivo.  

Fundada em 2014, a empresa conta com um total de 25 fazendas, sendo 17 de pecuária, 5 de lavoura e 3 de eucalipto. Desenvolve a pecuária, pastagem, confinamento e rebanho em 115 mil hectares de fazendas localizadas no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Posiciona-se como uma das principais companhias do país na produção de proteína animal.

A holding Colpar Brasil soma quase 60 anos de história e impulsiona outras marcas em importantes segmentos brasileiros, além da Colpar Agro, sendo elas: Asperbras (Irrigação, Saneamento e Soluções para o Agronegócio), Bonolat (Laticínio e Envase), Abitte Urbanismo (Incorporação e Construção), Greenplac (Painéis de MDF de Eucalipto) e uma fundação sem fins lucrativos, a Fundação Nelly Jorge Colnaghi — ONG centralizadora de ações do grupo.

A premiação dos “Melhores do Agronegócio” aconteceu na última segunda-feira, dia 24 de novembro, em São Paulo, em cerimônia somente para convidados e imprensa.



Solo Network volta a figurar entre as 500 Maiores do Sul

Solo Network volta a figurar entre as 500 Maiores do Sul
Solo Network volta a figurar entre as 500 Maiores do Sul

A Solo Network, integradora de tecnologia e provedora de serviços gerenciados (MSP), volta a figurar entre as 500 Maiores do Sul, ranking elaborado pelo Grupo Amanhã em parceria com a PwC Brasil. A empresa ocupa a 377ª posição geral e segue entre as 100 maiores do Paraná em receita líquida, consolidando uma trajetória de expansão sustentada por inovação, especialização técnica e foco em resultados de longo prazo.

O reconhecimento regional se soma a outro marco de 2025: a empresa também foi incluída no ranking internacional The Americas’ Fastest-Growing Companies 2025, divulgado pelo Financial Times em parceria com a Statista. Na lista, que destaca as 300 companhias de crescimento mais acelerado nas Américas, a Solo figura em 223º lugar, entre apenas 25 empresas brasileiras.

Em 2024, a Solo Network registrou receita bruta superior a R$ 700 milhões, impulsionada pela demanda crescente por soluções em nuvem, dados, inteligência artificial e segurança cibernética. Além disso, a empresa reforçou sua estrutura de serviços com a criação da Solo Iron, unidade dedicada à cibersegurança, que hoje reúne mais de 60 especialistas.

"O crescimento da Solo Network é resultado direto do investimento contínuo em inovação e em capital humano. Conseguimos aliar um portfólio tecnológico robusto à nossa expertise em serviços gerenciados, entregando valor real aos clientes em todo o país", afirma Audreyn Justus, diretor de marketing da Solo Network. "Estar novamente entre as 500 maiores do Sul e figurar entre as empresas que mais crescem nas Américas mostra que estamos no rumo certo: crescendo com base em inovação, serviço e confiança."

Com mais de 400 colaboradores e presença em 14 capitais brasileiras, a Solo Network vem se consolidando uma provedora de serviços e soluções tecnológicas, com atuação em Cloud, Data & AI, cibersegurança e DevSecOps. "O crescimento da empresa é sustentado por parcerias estratégicas e pelo investimento contínuo em engenharia de soluções e suporte especializado, o que garante aos clientes uma experiência de ponta a ponta – da concepção à operação de ambientes digitais complexos", complementa Justus.

Nos últimos anos, a empresa também intensificou seus investimentos em formação profissional. Atualmente, mantém uma universidade corporativa para capacitação contínua das equipes de Cibersegurança, Cloud, Workspace, DevSecOps, Data & AI e Sales Engineering.

Foco em crescimento
O plano estratégico da Solo para os próximos anos mantém o foco na aceleração de serviços de nuvem, data & IA , segurança e DevSecOps, que devem crescer em 2025. A meta é que, até 2030, as receitas de serviços representem mais de 50% do faturamento total do grupo.

"Seguimos investindo em projetos que integram tecnologia e gestão para impulsionar a transformação digital de empresas brasileiras de todos os setores. Nosso modelo de atuação prioriza a proximidade com o cliente e a entrega de soluções personalizadas que reforçam a resiliência dos negócios", finaliza o executivo.



Hotéis estruturam planejamento de confraternizações

Hotéis estruturam planejamento de confraternizações
Hotéis estruturam planejamento de confraternizações

O final do ano configura-se como um período de grande movimento e lucratividade para a indústria hoteleira. Organizar um evento corporativo para celebrar o encerramento de um ciclo exige planejamento minucioso e atenção aos detalhes. A confraternização é considerada o momento oportuno para o estabelecimento e o fortalecimento de laços entre os colaboradores e as empresas parceiras.

Na opinião de vários profissionais da hotelaria, o segmento hoteleiro é muito importante nos momentos de reuniões empresariais, tanto quanto nas festivas, por exemplo. “Hotéis constituem locais ideais para esta finalidade, provendo ambientes que transmitem seriedade e intimismo, essenciais para estreitar relações”, diz David Brito, sócio-diretor do Villagio Embu Resort & Convention.

Em entrevista, o profissional de Marketing do Villagio Embu Resort & Convention, Gilberto José Pacheco, indica que, “devido à concorrência acentuada nesta época, o planejamento deve ser iniciado com meses de antecedência, idealmente em setembro ou começo de outubro. O primeiro passo no processo de organização envolve a definição do propósito da celebração, que pode ser o reconhecimento de resultados, o fortalecimento do engajamento interno ou a integração de diferentes áreas. Entender o objetivo e o público permite que o formato, o estilo e a data da confraternização sejam definidos com maior precisão”.

Gilberto continua: “O estabelecimento do orçamento disponível, a definição da lista de convidados, do local, da data e do horário do evento são os primeiros passos. Revisitar as ações realizadas no ano anterior, analisando os pontos positivos e os que necessitam de melhoria, é uma prática para aprimorar a experiência de cada participante do evento. A reserva dos serviços terceirizados ou do espaço do hotel, quando efetuada com antecedência, evita contratempos”.

Escolha da infraestrutura

Para Gilberto, a escolha do local para a realização do evento é um fator determinante para o sucesso. “A recomendação é buscar um espaço que ofereça acessibilidade, estacionamento privativo e um ambiente confortável, garantindo qualidade e segurança”. Para empresas que mantêm parcerias ou possuem colaboradores de outras cidades e estados, a escolha de um hotel proporciona uma vantagem logística significativa, pois o estabelecimento pode oferecer hospedagem, resultando em economia de transporte e maior comodidade para os convidados.

Para que o evento se destaque, Pacheco reforça que a personalização é imprescindível. O investimento em decoração deve estar alinhado com o tema ou os valores da empresa. Pequenos detalhes podem transformar o ambiente e torná-lo memorável. Se houver a presença de hóspedes fidelizados, é sugerido que se inclua alguma novidade na decoração, mesmo que o tema geral seja repetido.

Gilberto salienta que, no que tange ao cardápio, a atenção ao detalhe é crucial. O buffet deve ser equilibrado, oferecendo opções variadas, incluindo saladas, proteínas e sobremesas, e deve atender a possíveis intolerâncias alimentares. A moderação no oferecimento de bebidas alcoólicas é recomendada para assegurar a segurança e a inclusividade de todos os participantes.

Além da celebração, a confraternização pode ser um momento de agregação de valor. A inclusão de dinâmicas leves, como quizzes ou premiações, estimula a troca e reforça o clima de colaboração entre os departamentos. Gilberto conta que o setor de eventos corporativos tem apresentado crescimento, e a contratação de uma atração, como uma palestra motivacional, pode promover um momento de aprendizado e reflexão relevante. É crucial, também, incluir um breve momento de reconhecimento, com um discurso de agradecimento pelas metas alcançadas, seguido de premiações simbólicas, o que gera motivação para o ciclo seguinte. Após o evento, a coleta de feedback é fundamental para a análise e melhoria dos próximos encontros.

Exemplo de infraestrutura hoteleira para eventos

O especialista em Marketing fala que “o Villagio Embu Resort & Convention constitui um exemplo de estabelecimento com infraestrutura adequada para atender a diversos formatos de eventos empresariais”. Localizado em Embu das Artes, está a 30 minutos da capital paulista. E Gilberto informa que “o resort oferece a tranquilidade e o clima agradável do campo. O local possui estrutura para receber qualquer tipo de evento corporativo ou confraternização”.

Conforme apontam as informações sobre sua infraestrutura, “oferecemos a estrutura ideal para receber qualquer tipo de confraternização ou evento corporativo, entre eles um salão com capacidade para até 1.000 pessoas sentadas”. Este dado demonstra a capacidade do hotel de acomodar grandes reuniões empresariais, provendo conforto e diversão em ambientes elegantes e em contato com a natureza”.



Italac lança campanha “Tá lá em casa” e inaugura nova fase

Italac lança campanha “Tá lá em casa” e inaugura nova fase
Italac lança campanha “Tá lá em casa” e inaugura nova fase

A Italac, marca de lácteos mais comprada do Brasil, lançou em 16 de novembro sua nova campanha institucional, “Italac tá lá em casa”, exibida pela primeira vez no intervalo do Fantástico, na TV Globo. A iniciativa marca o início de uma nova etapa na estratégia de comunicação da empresa, com foco em reforçar lembrança, proximidade e preferência entre os consumidores.

Criada pela agência Galeria, a campanha apresenta situações do cotidiano em que os produtos Italac fazem parte da rotina das famílias brasileiras. O filme é narrado e protagonizado pela atriz Taís Araújo, que mostra momentos simples do dia a dia — como o café da manhã, a preparação de receitas e pequenas pausas — destacando a presença natural da marca nesses cenários.

A peça utiliza uma linguagem e elementos visuais que buscam conectar afeto, criatividade e sustentabilidade. Crianças são vistas transformando embalagens vazias da Italac em construções lúdicas, reforçando a ideia de que a marca está presente nos lares não apenas como produto, mas como parte da vivência familiar.

Segundo Alexandre Teixeira, Diretor de Marketing da Italac, o objetivo da campanha é ampliar a percepção da marca para além da liderança em vendas. “A Italac já faz parte da rotina de milhões de brasileiros. Nosso desafio agora é agregar significado a essa presença e fortalecer a conexão emocional com as famílias”.

Taís Araújo, que é embaixadora da marca há quase uma década, destaca que a campanha representa autenticidade e proximidade. “A Italac tem essa característica de estar por perto e fazer parte do que é simples, cotidiano e verdadeiro. É isso que torna a parceria tão especial”.

Evolução do jingle

O conceito “Italac tá lá em casa” atualiza o tradicional jingle “Italac tá lá”, preservando sua sonoridade, mas ampliando seu sentido para reforçar pertencimento. A trilha sonora, aliada à narrativa emocional, consolida a proposta de aproximar ainda mais a marca das experiências das pessoas.

De acordo com Silvio Amorim, diretor-executivo de criação da GALERIA.ag, o roteiro explora a presença do produto de maneira visual e simbólica. “Ao mostrar crianças construindo uma casa com embalagens da Italac, reforçamos o vínculo afetivo entre a marca e as famílias brasileiras”.

Plano de mídia e desdobramentos

A campanha conta com veiculação multicanal, incluindo TV aberta, plataformas digitais (TikTok, Instagram e YouTube/Google Ads) e mídia OOH em praças estratégicas como São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. Na capital paulista, painéis estão instalados em estações de grande circulação, entre elas Sé, Luz, Paulista e Vila Olímpia.

Além do filme principal de 60 segundos, foram produzidas versões de 15 e 30 segundos. A partir de 2026, a campanha ganha novos desdobramentos com filmes de dez segundos voltados à linha de leites Italac, incluindo as versões desnatado, zero lactose e ProPlay. A comunicação segue no ar até o fim de dezembro, com reforços digitais e OOH previstos para 2026.



Knewin vai a eventos globais e revela nova fase do Knewin AI

Knewin vai a eventos globais e revela nova fase do Knewin AI
Knewin vai a eventos globais e revela nova fase do Knewin AI

A participação da Knewin em dois dos principais eventos internacionais de inteligência artificial — o NVIDIA GTC e o Oracle AI World, realizados em outubro nos Estados Unidos — reforça o avanço da empresa na adoção de IA generativa e sua liderança em tecnologia aplicada à reputação corporativa. As imersões em Washington DC e Las Vegas também impulsionam a preparação para o webinar "De Dados a Decisões — Como o Knewin AI impulsiona resultados reputacionais", que será realizado em 3 de dezembro, às 14h, com participação de Lucas dos Santos (CEO), Fabiano Duarte Beppler (Co-founder e CTO) e Jaqueline Jurkovich (Supervisora Comercial).

Lucas, Fabiano e Jaqueline farão parte da apresentação que mostrará, na prática, como o Knewin AI evoluiu desde seu lançamento em junho de 2025, trazendo uma nova visão sobre o papel da inteligência artificial na comunicação e na reputação corporativa.

Representando a Knewin nos eventos internacionais, Lucas dos Santos e Fabiano Duarte Beppler participaram de conteúdos conduzidos por nomes como Jensen Huang, fundador da NVIDIA, e Larry Ellison, fundador da Oracle. Para Fabiano, a participação nos dois encontros reforça o compromisso da empresa em acompanhar o que há de mais avançado na área.

Segundo ele, "a presença da Knewin em dois dos principais eventos de IA do mundo mostra a dimensão das nossas ações em trazer para a empresa e, principalmente, para nossos clientes, o que há de mais moderno dessa tecnologia. Lucas (CEO) e eu (CTO), ambos fundadores da Knewin, estivemos presentes no Oracle AI World (Las Vegas) e NVIDIA GTC (Washington DC) agora em outubro."

Fabiano destaca que eles tiveram acesso direto às discussões mais estratégicas do setor: "Tivemos a oportunidade de participar das palestras do Larry Ellison, fundador da Oracle, e Jensen Huang, fundador da NVIDIA, entre outras tantas palestras sobre como empresas globais estão definindo o presente e futuro da IA."

A imersão reforçou uma convicção importante para a liderança da Knewin — a de que a IA será parte central de todas as operações, incluindo comunicação e reputação. Como explica o CTO: "Ficou claro para nós que IA é uma tecnologia que está entrando em nossas vidas em todas as áreas que pudermos imaginar. Na Knewin, não é diferente. Estamos acelerando o uso de IA em nossos processos de negócio em toda a empresa com o objetivo maior de entregar ainda mais valor para nossos clientes."

Essa visão também está alinhada com o trabalho conduzido por Jaqueline Jurkovich, Supervisora Comercial da Knewin, que atua diretamente com clientes em suas estratégias de reputação. O reforço da IA nas soluções da empresa impacta diretamente o trabalho consultivo realizado pela equipe comercial e de atendimento.

Fabiano ressalta ainda que a Knewin está preparada para liderar esse movimento: "IA traz uma mudança de paradigma onde várias ações do nosso dia a dia estão sendo repensadas, aperfeiçoadas. Voltamos com mais energia e com a certeza de que a Knewin deve liderar o uso de IA para o setor de gestão de reputação corporativa, afinal somos a empresa com a maior cobertura de conteúdo noticioso da América Latina."

Em um ambiente no qual a opinião pública se forma em múltiplos canais, a escuta ativa precisa ser ampla, contínua e integrada. A reputação de uma marca é construída — e impactada — em notícias, rádio, TV, fóruns, espaços digitais e, principalmente, redes sociais. De acordo com o relatório Digital 2025 (We Are Social + Meltwater), mais de 5 bilhões de pessoas utilizam mídias sociais no mundo — mais de 60% da população mundial — e no Brasil, esse índice ultrapassa 85% dos internautas, reforçando a necessidade de incluir essas plataformas nas estratégias de comunicação e inteligência de dados. É nesse contexto que a atualização do Knewin AI ganha relevância: permitir que marcas compreendam, em tempo real, como narrativas se formam e se desdobram entre imprensa e conversação social.

Webinar em 3 de dezembro apresentará nova fase do Knewin AI

Lançado em junho de 2025, o Knewin AI passa agora a integrar coleta e análise de redes sociais, consolidando uma visão reputacional multicanal — que já abrangia rádio, TV, impresso e digital. No webinar do dia 3 de dezembro, Lucas, Fabiano e Jaqueline apresentarão, de forma integrada, como a inteligência artificial transforma dados dispersos em decisões estratégicas e insights aplicáveis.

Com a participação dos três executivos, o evento unirá visão estratégica, profundidade tecnológica e perspectiva prática de aplicação junto ao mercado.

Serviço

Webinar — "De Dados a Decisões: Como o Knewin AI impulsiona resultados reputacionais"
Data e hora: 03 de dezembro, às 14h
Investimento: gratuito
Inscrição: https://www.knewin.com/webinar/knewin-ai-de-dados-a-decisoes/

Sobre a Knewin

Fundada em 2011, a Knewin é um ecossistema completo para gestão de reputação empresarial, com soluções para monitoramento de mídia, gestão de reputação, benchmarking competitivo, tendências do setor, gestão de crise, PR estratégico e divulgação de notícias. Com a maior cobertura de conteúdo jornalístico da América Latina, a empresa avança agora para uma nova era com o Knewin AI, ampliando o uso de inteligência artificial generativa para apoiar decisões estratégicas com mais precisão, contexto e velocidade.



TelevisaUnivision anuncia novo contrato de distribuição plurianual com YouTube TV

TelevisaUnivision, empresa líder mundial em mídia de língua espanhola, anunciou hoje um novo contrato plurianual para distribuição no YouTube TV. A parceria ampliada inclui a distribuição dos canais da TelevisaUnivision nos EUA – Univision, UNIMÁS, TUDN e Galavisión – nos planos Básico e Espanhol do YouTube TV. Além disto, o canal ViX será oferecido nos Canais Primetime do YouTube e, pela primeira vez, o YouTube irá ampliar seu produto Canais Primetime ao México. A parceria também amplia a cooperação da TelevisaUnivision com o YouTube mediante novas iniciativas que irão levar seu conteúdo exclusivo a um público mais amplo.

“Estamos animados por termos chegado a um acordo que reintegra a Univision ao YouTube TV, garantindo que milhões de hispânicos possam acessar as notícias, esportes e entretenimento que lhes interessam e nos quais confiam há mais de 70 anos”, disse Daniel Alegre, Diretor Executivo da TelevisaUnivision. “Este contrato reconhece o papel essencial que nosso conteúdo desempenha no dia a dia de nossos telespectadores,àmedida que cumprimos nossa missão de refletir a voz dos hispânicos. Estamos na expectativa de atender novamente os assinantes do YouTube TV.”

Sobre a TelevisaUnivision

A TelevisaUnivision é a maior empresa de mídia em língua espanhola do mundo. Com a maior biblioteca de conteúdo próprio em espanhol e uma prolífica capacidade de produção, a TelevisaUnivision é a principal produtora de conteúdo original em espanhol nos segmentos de notícias, esportes e entretenimento. Esse conteúdo original alimenta todas as plataformas da TelevisaUnivision, que incluem as redes de transmissão líderes de mercado Univision, Las Estrellas, Canal 5 e UniMás, além de um portfólio de 38 redes de TV a cabo, incluindo TUDN, Galavisión, Distrito Comedia e TL Novelas. A empresa também opera o principal estúdio de cinema mexicano, Videocine, e possui e opera a maior plataforma de áudio em espanhol nos EUA, com 35 estações terrestres e a plataforma digital Uforia. A TelevisaUnivision também é proprietária da ViX, a maior plataforma de streaming em língua espanhola do mundo. Para mais informações, acesse televisaunivision.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato para mídia

Alyssa Bernstein, Vice-Presidente Sênior de Comunicação Corporativa

abernstein@televisaunivision.com

Fonte: BUSINESS WIRE



GLORY adquire ações restantes do Acrelec Group

Glory Global Solutions (International) Ltd, uma subsidiária integral da GLORY Ltd. [TYO:6457], anunciou a aquisição das ações remanescentes do Acrelec Group SAS .

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251126096925/pt/

A Acrelec é uma empresa multinacional de tecnologia com foco em reinventar a experiência do cliente para marcas de restaurantes e varejo. Ao aproveitar décadas de experiência em software, hardware e serviços, a empresa desenvolve e integra novas plataformas que incrementam a interação com o cliente, otimizam a eficiência e aperfeiçoam as operações. Com mais de 120.000 instalações em mais de 70 países, a Acrelec conta com muitas das megamarcas de restaurantes mais conhecidas do mundo entre seus clientes.

Anunciamos que Jalel Souissi deixou o Acrelec Group após concluir a recente aquisição de ações. Jalel Souissi desempenhou um papel essencial no desenvolvimento e sucesso da Acrelec, atuando como Cofundador e Co-Diretor Executivo ao longo dos anos. Sua visão, paixão e dedicação foram cruciais para transformar a Acrelec em uma líder mundial em soluções tecnológicas para marcas de restaurantes e varejo.

Em nome de toda a equipe da Glory e da Acrelec, expressamos nossos sinceros agradecimentos a Jalel Souissi por sua excepcional dedicação e incansáveis esforços ​​em impulsionar a trajetória da empresa. Desejamos a Jalel muito sucesso em seus futuros projetos.

Ao falar sobre o investimento, Toshimitsu Yoshinari, Presidente da Divisão Internacional da Glory, disse: “Desde nosso investimento inicial na Acrelec em 2020, as duas organizações vêm trabalhando em estreita cooperação para levar o valor combinado de nossas soluções a restaurantes ao redor do mundo. A Glory reconhece as contínuas oportunidades de crescimento no setor de alimentos e bebidas; assim, este é o momento certo para dar o próximo passo e integrar plenamente a Acrelec ao Glory Group.”

Sobre a GLORY

Como líder mundial em soluções de tecnologia monetária, oferecemos aos setores financeiro, varejista, de centros de processamento de dinheiro em espécie e de jogos eletrônicos, a confiança de que seu dinheiro está protegido e sempre trabalhando para ajudar a realizar negócios mais sólidos.

Nossas tecnologias de automação monetária e serviços de engenharia de processos ajudam empresas em mais de 100 países a otimizar o manuseio, a movimentação e a gestão de dinheiro. Embora atuemos a nível mundial, nos envolvemos pessoalmente com cada cliente para enfrentar seus desafios e alvos específicos, ao melhorar a eficiência de pessoal, reduzir custos operacionais e possibilitar uma experiência mais gratificante ao cliente.

Com mais de 11.000 profissionais ao redor do mundo e instalações dedicadas de P&D e fabricação, a GLORY tem por base uma rica herança de quase cem anos, com foco no cliente e impulsionada pela tecnologia.

Para mais informações, acesse www.glory-global.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contatos para mídia:

GLORY

Paul Race

Vice-Presidente de Marketing Estratégico

+44 (0) 7887 052366

paul.race@glory-global.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Biópsia transperineal revela câncer de próstata em 24h

Biópsia transperineal revela câncer de próstata em 24h
Biópsia transperineal revela câncer de próstata em 24h

O Novembro Azul, campanha dedicada à conscientização sobre a saúde do homem, reforça anualmente a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A avaliação costuma iniciar-se pelo Antígeno Prostático Específico (PSA) e pelo exame de toque retal, podendo avançar para a ressonância magnética da próstata quando há suspeitas. Se qualquer desses exames apresenta alterações, a biópsia se torna etapa fundamental para confirmar o diagnóstico.

Durante décadas, o método mais utilizado foi a biópsia transretal, realizada através do reto. Embora amplamente conhecida, essa técnica está associada a desconfortos, risco mais elevado de infecção e dificuldade de acesso a áreas mais profundas da próstata. Em contraste, a biópsia transperineal, feita pela pele do períneo, representa uma evolução importante: é mais segura, precisa, confortável e permite melhor amostragem — especialmente em regiões onde o câncer pode ser facilmente perdido na técnica antiga.

A cada ano, mais de 72 mil brasileiros recebem o diagnóstico de câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Apesar dos avanços no rastreamento, muitos tumores ainda são identificados tardiamente — e, não raro, após biópsias anteriores com resultado negativo, mesmo em pacientes que já apresentavam exames de imagem altamente suspeitos.

A biópsia transperineal da próstata é um novo método de diagnóstico com resultado urgente em até 24h úteis. Esse procedimento já é uma realidade no Brasil — permitindo um resultado muito mais ágil em comparação às médias nacionais, já que, na maior parte dos serviços, o resultado da biópsia costuma levar de dez a 30 dias para ser liberado. O médico Dr. Bruno Farnese, cirurgião e ultrassonografista, utiliza essa técnica desde 2022. A combinação entre a alta precisão da tecnologia, a experiência da equipe e a agilidade na entrega do resultado tem levado pacientes de todo o Brasil a buscar atendimento em Minas Gerais.

Mais conforto e segurança: sem perfurar o reto e sem risco elevado de infecções

Diferente da técnica tradicional transretal, a biópsia transperineal é realizada pela pele, através do períneo, eliminando a necessidade de atravessar o reto com a agulha. Segundo o especialista, essa mudança traz benefícios significativos: reduz drasticamente o risco de infecções graves, evita sangramento retal por vários dias, oferece maior conforto durante a recuperação e diminui a chance de complicações que, em raros casos, exigiam cirurgia.

Além disso, o procedimento é feito em regime de hospital-dia. "O paciente chega pela manhã, é submetido à sedação, dorme durante toda a biópsia e recebe alta após algumas horas. Geralmente o paciente vai para casa no horário do almoço, sem dor e sem desconfortos significativos", explica o Dr. Bruno.

Vantagens adicionais que melhoram conforto e segurança

A biópsia transperineal também oferece duas vantagens importantes em relação à técnica antiga transretal: não exige clister retal, preparo intestinal, frequentemente recomendado antes da biópsia transretal. De acordo com o médico, isso torna a experiência mais confortável e simplifica a logística do exame. "Dispensa o uso de antibióticos de largo espectro, tanto antes quanto depois do procedimento — alto padrão na técnica antiga. Isso aumenta a segurança, evita efeitos colaterais e reduz o risco de resistência bacteriana aos antibióticos, um problema crescente no Brasil e no mundo", salienta.

Muito mais precisão e quase o dobro de material coletado

Esse tipo de biópsia, com fusão de imagens — que une ultrassom de alta precisão e ressonância magnética — permite obter quase o dobro de amostras em relação à técnica convencional, alcançando regiões antes difíceis de serem avaliadas. O ganho de eficácia é especialmente expressivo em áreas como: região anterior da próstata e ápice da próstata. "Nessas regiões, alguns estudos mostram detecção de apenas 25% pela biópsia transretal com fusão de imagens. Com a transperineal, atingimos cerca de 93% de detecção. Essa precisão reduz significativamente os falsos negativos, problema que frequentemente atrasa o diagnóstico e pode levar a piora clínica", afirma o médico.

Quando a transperineal encontra o tumor que as outras não encontram

"Já recebi paciente com uma lesão altamente suspeita na ressonância. Ele fez duas biópsias transretais, ambas negativas, enquanto o PSA seguia subindo. Quando procurou nosso serviço, fizemos a biópsia transperineal e encontramos um câncer na região anterior — uma área muito difícil de acessar pela técnica convencional. Com a transperineal, talvez tivéssemos feito o diagnóstico já na primeira investigação", relata o Dr. Bruno Farnese.

Especialmente indicada para quem já teve biópsia negativa

A biópsia transperineal é altamente recomendada para homens que já fizeram biópsia transretal negativa, mantêm PSA elevado ou em ascensão, apresentam lesões suspeitas em exames de imagem, têm próstata volumosa e não possuem reto (após cirurgia por câncer de intestino). Com técnicas adaptadas, é possível realizar a biópsia mesmo na ausência do reto — algo impossível pela via transretal.

O médico conta que esse tipo de biópsia é segura mesmo em pacientes anticoagulados. "Pouquíssimos serviços no país realizam a biópsia transperineal sem a suspensão desses medicamentos. Para pacientes cardíacos, vasculares ou em risco de trombose, isso faz toda a diferença", destaca o Dr. Bruno.

Com o resultado em até 24 horas úteis permite agilizar a indicação de cirurgia robótica, liberar cirurgias em pacientes que estão usando sonda urinária, iniciar rapidamente o tratamento oncológico e reduzir a ansiedade quando o resultado é benigno. "Quando é câncer, o tempo faz diferença. E quando não é, o alívio é imediato. Esse retorno rápido muda totalmente a experiência do paciente", diz o especialista.

Para finalizar, o médico conta que usa equipamentos de ultrassonografia preparados para biópsia transperineal com fusão de imagens. "O objetivo é simples: oferecer segurança, conforto, precisão e resultado rápido. No momento em que a suspeita de câncer aparece, cada detalhe importa", salienta.



Baratão Combustíveis amplia atuação como subadquirente

Baratão Combustíveis amplia atuação como subadquirente
Baratão Combustíveis amplia atuação como subadquirente

A Baratão Combustíveis foi habilitada como subadquirente, modelo que permite controlar o processamento das transações financeiras realizadas em sua plataforma, e passa a operar com autonomia sobre o fluxo de pagamentos. Com mais de 3 milhões de usuários e 2 mil postos parceiros em operação nacional, a empresa poderá criar soluções financeiras próprias, como plataformas white label — sistemas que permitem a outras marcas utilizar sua estrutura com identidade própria. Ricardo Fiorillo, Chief Marketing Officer da Baratão Combustíveis, revela que além de técnica, a decisão também foi estratégica, com o objetivo de democratizar o acesso a meios de pagamento eficientes dentro do setor automotivo.

"Essa autonomia era um passo natural no nosso processo de maturidade tecnológica. Além de reduzir taxas, ela nos permite criar novas soluções financeiras, como parcelamento de abastecimentos, antecipação de recebíveis e integração direta com programas de benefícios", conta o executivo.

De acordo com o diretor, a mudança visa fortalecer o ecossistema financeiro da companhia e ampliar suas frentes de atuação no mercado. "Agora, controlamos de ponta a ponta todo o fluxo de pagamentos, cashback e repasses, o que nos permite oferecer condições aos postos e mais funcionalidades aos consumidores".

O ecossistema financeiro da Baratão Combustíveis conecta postos de combustíveis, distribuidoras, cooperativas, bancos, fintechs, empresas de benefícios e motoristas.

"Tornar-se subadquirente coloca a Baratão no caminho de se consolidar como uma fintech completa do segmento de mobilidade e energia. Isso nos possibilita oferecer outros serviços como emissão de meios de pagamento próprios, soluções white label para redes de postos e integração com programas corporativos de abastecimento e frota", comenta o diretor.

Para o executivo, a atuação como subadquirente vai impactar positivamente o relacionamento com os postos parceiros e com os consumidores finais. Ele explica que, para os postos, o modelo pode reduzir taxas de processamento e melhorar a liquidez financeira, enquanto o consumidor final pode ter acesso a maior estabilidade nas transações.

"Os postos também ganham acesso a ferramentas de gestão de vendas, cashback e fidelização, dentro de um painel único integrado à operação do aplicativo. Já os consumidores encontram novos meios de pagamento, incluindo carteiras digitais e parcelamento", conta Fiorillo.

Projeções e expansão

O diretor da Baratão Combustíveis observa que a digitalização do setor de varejo de combustíveis e dos meios de pagamento é inevitável, e ressalta que a empresa busca se posicionar como a principal plataforma de pagamentos e fidelização para o segmento no Brasil.

"Com uma estrutura totalmente digital e adaptável, nosso objetivo é simplificar a vida dos postos e motoristas, trazendo para o setor automotivo o mesmo nível de inovação que já transformou mercados como o de delivery, mobilidade e e-commerce", declara o profissional.

A empresa irá priorizar uma sinergia total entre o novo modelo de atuação financeira e os programas de fidelidade já existentes. Agora, o cashback, as Baratinhas e todos os programas de fidelidade passam a ser financiados e processados dentro da própria estrutura financeira da Baratão.

Para o profissional, essa união entre tecnologia financeira e relacionamento com o cliente permite à Baratão criar experiências personalizadas, como cashback e campanhas de pontos baseadas no histórico de consumo.

"Para nós, a subadquirência é o passo que transforma a Baratão de uma startup de descontos em uma infraestrutura de pagamentos, fidelização e economia. Buscamos construir um modelo que une tecnologia financeira robusta e propósito social forte", reforça.

Com a subadquirência, a Baratão Combustíveis projeta um crescimento de 400% ao ano e uma meta de R$ 450 milhões em transações mensais até 2026. O objetivo é que, nos próximos dois anos, mais de 70% de todas as transações realizadas via aplicativo sejam processadas diretamente pela Baratão.

Para mais informações, basta acessar:usebaratao.com.br/



Baratão integra cartões Pluxee e VR ao pagamento digital

Baratão integra cartões Pluxee e VR ao pagamento digital
Baratão integra cartões Pluxee e VR ao pagamento digital

A Baratão Combustíveis anunciou uma nova parceria com os cartões de abastecimento Pluxee e VR, com o objetivo de ampliar as opções de pagamento e oferecer mais praticidade para motoristas e empresas no momento de abastecer.

A integração permite que usuários utilizem seus benefícios corporativos de vale-combustível diretamente na plataforma, sem necessidade de reembolsos ou processos manuais.

"Queremos oferecer mais comodidade, economia e liberdade: o motorista pode pagar pelo combustível via app usando o saldo do cartão Pluxee ou VR, de forma 100% digital", afirma Ricardo Fiorillo, CMO da Baratão.

Segundo o profissional, a iniciativa impulsiona o crescimento da plataforma, atraindo tanto quem já recebe auxílio-combustível, quanto novos usuários interessados em descontos e facilidades. A parceria foi pensada para tornar o abastecimento mais acessível, conectando os benefícios corporativos diretamente ao posto por meio do aplicativo da Baratão.

O especialista ressalta que a integração das novas formas de pagamento pode tornar a experiência do usuário mais rápida e segura. "O motorista pode ganhar conveniência: não precisa se preocupar em carregar dinheiro ou cartões físicos específicos para abastecer, pois basta adicionar seu cartão Pluxee ou VR no app", acrescenta.

No momento do abastecimento, o pagamento é feito digitalmente pelo aplicativo, sem burocracia adicional, com o saldo sendo debitado automaticamente. O usuário localiza um posto parceiro pelo Baratão, abastece com desconto e paga pelo celular em poucos cliques.

Além disso, a integração pode melhorar o controle financeiro, conforme Fiorillo explica, pois o usuário consegue acompanhar pelo app quanto do benefício já foi utilizado, recebendo comprovantes digitais com total transparência dos gastos.

"A jornada de abastecimento pode se tornar mais fluida e inteligente, já que unifica economia com facilidade de pagamento (uso do vale-combustível), proporcionando uma satisfação maior para motoristas e gestores de frotas", afirma.

Digitalização dos benefícios impulsiona novas soluções

A parceria entre a Baratão e os cartões de abastecimento acompanha o movimento de digitalização dos benefícios, tendência que ganha força no Brasil e no exterior. Antes, benefícios como vale-alimentação, refeição ou combustível eram amplamente associados a documentos em papel, vouchers físicos ou uso restrito a estabelecimentos específicos.

"O funcionário que antes precisava apresentar um cartão físico no posto agora resolve tudo pelo smartphone, de forma online e instantânea. Essa evolução não acontece isoladamente: é parte de uma tendência maior em que benefícios se tornam mais flexíveis e tecnológicos, acompanhando o estilo de vida moderno. A Pluxee e a VR, por exemplo, oferecem aplicativos próprios e soluções móveis, e o que fizemos foi conectar esses benefícios a um ecossistema digital de mobilidade", explica o CMO.

Ricardo Fiorillo também destaca que a Baratão é um dos primeiros aplicativos do país a aceitar um vale-combustível (VR) diretamente no pagamento online. "Estamos mostrando como a tecnologia pode expandir o alcance dos benefícios corporativos: aquilo que antes era um auxílio restrito agora se integra à rotina digital do usuário", comemora.

Desafios técnicos e regulatórios para viabilizar a novidade

A implementação da integração exigiu superar desafios técnicos e atender a requisitos regulatórios específicos, conforme Fiorillo relata. Foi necessário conectar a plataforma da empresa aos sistemas da Pluxee e da VR, buscando garantir transações em tempo real e com confiabilidade.

O processo envolveu o desenvolvimento de APIs e protocolos para autorizar pagamentos de vale-combustível via app, com criptografia e proteção dos dados sensíveis dos usuários.

"Também tivemos que adaptar nosso aplicativo para reconhecer e gerenciar diferentes tipos de cartões de benefício, incluindo validações de saldo e limites, de modo que a experiência fosse transparente. Do ponto de vista regulatório, trabalhamos em conformidade com as normas que regem os benefícios corporativos e meios de pagamento no Brasil", enfatiza.

Outro ponto destacado por Fiorillo é o cuidado em assegurar que o vale-combustível seja utilizado exclusivamente para sua finalidade, em conformidade com normas fiscais e trabalhistas. Para isso, foi necessário obter homologações e firmar acordos com as empresas de benefícios, com objetivo de que o Baratão estivesse apto a aceitar os cartões de forma digital. Toda a operação também seguiu as diretrizes do Banco Central e de outros órgãos reguladores.

Segundo o CMO, o avanço só foi possível graças ao trabalho conjunto das equipes de tecnologia, produto e compliance, que atuaram para superar barreiras e implementar a solução de forma responsável.

Agora, o objetivo da marca é expandir para outros benefícios e plataformas alinhadas às necessidades dos usuários. A visão da Baratão é tornar-se um hub completo de soluções voltadas a abastecimento e economia para motoristas. A empresa monitora constantemente novas possibilidades de parceria que agreguem valor, o que inclui outros cartões de benefício combustível disponíveis no mercado, permitindo que usuários de diferentes bandeiras também possam pagar pelo app.

"Também estamos de olho em benefícios corporativos emergentes e carteiras digitais: se há alguma plataforma ou programa que ajude o usuário a economizar ou tornar o ato de abastecer mais simples, queremos tê-lo dentro do nosso ecossistema", informa Ricardo Fiorillo.

Para mais informações, basta acessar: usebaratao.com.br



BeeFood participa da imersão Escala Food em Sorocaba

BeeFood participa da imersão Escala Food em Sorocaba
BeeFood participa da imersão Escala Food em Sorocaba

Nos dias 03 e 04 de novembro, a BeeFood marcou presença como patrocinadora na imersão Escala Food, realizada em Sorocaba (SP). A participação ocorreu a partir de uma aproximação entre a BeeFood e a InFull Delivery, organizadora do encontro.

Rafael Muscari, CEO da BeeFood, afirma que o convite foi feito por Joyce Guabiraba, CEO da InFull. Segundo ele, a decisão de apoiar a imersão levou em conta o crescimento do setor gastronômico em Sorocaba e o interesse da empresa em acompanhar iniciativas locais voltadas ao segmento.

"A BeeFood acredita que o conhecimento coletivo e a troca de experiências são os motores da inovação. Apoiar o Escala Food foi uma forma de contribuir para a profissionalização do setor, aproximando tecnologia, gestão e marketing dos donos de restaurantes que querem crescer com base em dados e automação", explica.

De acordo com Muscari, o Escala Food também permitiu reforçar a percepção da BeeFood como uma plataforma parceira dos empreendedores. "Nossa presença física e o contato direto com donos de restaurantes mostraram na prática como o sistema simplifica a rotina, integra canais de venda e oferece suporte humano, fortalecendo nossa reputação como marca client first", destaca.

Entre os principais insights levados pela equipe da BeeFood estão tendências em marketing digital para delivery, uso de inteligência artificial na gestão e estratégias de fidelização. "Também reforçamos a importância de integrar tecnologia e relacionamento humano: o evento mostrou que as melhores ferramentas são aquelas que economizam tempo sem perder o toque pessoal", acrescenta.

As interações durante a imersão contribuíram ainda para ampliar a visão de mercado da equipe e ajustar o produto às necessidades reais dos restaurantes. "Conversas com consultores, gestores e outros fornecedores inspiraram novas funcionalidades e parcerias, especialmente nas áreas de automação de atendimento e análise de desempenho", afirma.

Crescimento do setor reforça relevância de iniciativas de capacitação

Em abril, o setor de serviços de alimentação, predominantemente composto por restaurantes e bares, registrou um avanço de 5,3% no país. O resultado marca o 18º mês seguido de crescimento e supera o ritmo observado no mesmo período de 2024, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE divulgada no ANR Brasil.

Para Muscari, eventos como o Escala Food são fundamentais para educar o mercado, acelerar a adoção de tecnologias e demonstrar que a transformação digital está ao alcance dos empreendedores. "Esse tipo de encontro reúne conhecimento, networking e inovação, pilares essenciais para o crescimento sustentável do setor", avalia.

Além da participação em eventos, a BeeFood tem investido em iniciativas de comarketing, parcerias com consultores gastronômicos e colaborações com empresas complementares, como fornecedores de totens e sistemas de roteirização. "Nosso objetivo é construir um ecossistema conectado, no qual todos possam evoluir juntos", conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://beefood.com.br/



App da Baratão atinge milhões de downloads em lojas de apps

App da Baratão atinge milhões de downloads em lojas de apps
App da Baratão atinge milhões de downloads em lojas de apps

O aplicativo da Baratão Combustíveis alcançou um marco expressivo ao figurar entre os mais procurados da categoria "Auto" na Google Play. Com mais de quatro milhões de downloads e uma avaliação média de 4,9 estrelas, o app é uma das principais plataformas digitais voltadas à economia e fidelização de motoristas no Brasil.

Segundo Ricardo Fiorillo, diretor da empresa, o crescimento orgânico e a alta receptividade entre os usuários refletem uma estratégia centrada em tecnologia, relacionamento e funcionalidades tangíveis. "Esta marca reforça nosso compromisso de fazer o motorista brasileiro economizar de verdade", afirma.

A plataforma opera em mais de 2 mil postos parceiros e oferece recursos como cashback instantâneo, parcelamento de débitos veiculares e IPVA, mapa inteligente de preços em tempo real e programas de fidelidade com elementos de gamificação, como o Check-in Diário e o Indique e Ganhe. O aplicativo também integra carteiras digitais e convênios corporativos, com foco em ampliar sua relevância no cotidiano dos motoristas.

Fiorillo afirma que o desempenho digital do app segue as estratégias de crescimento da empresa, servindo também como uma forma de aproximar a marca dos consumidores, sem abrir mão do atendimento humano. "A partir dele, analisamos comportamentos de uso, localização e frequência de abastecimento para oferecer recompensas personalizadas e comunicação inteligente", explica.

Uma pesquisa da Octadesk em parceria com a Opinion Box, divulgada pela CNN Brasil, reforça a importância de iniciativas como essa. O estudo aponta que 84% dos consumidores participam de programas de fidelidade, e 44% valorizam descontos especiais em compras futuras. O modelo adotado pela Baratão busca se alinhar a esse comportamento, oferecendo funcionalidades recorrentes e uma experiência digital integrada.

A empresa também projeta novos passos para o aplicativo. Entre as metas estão a expansão internacional para países da América Latina, como Paraguai, Uruguai e Argentina, além da ampliação de serviços financeiros e o avanço no plano de abertura de capital. Até 2026, a Baratão pretende atingir 10 milhões de usuários, 4 mil postos parceiros e movimentar R$ 450 milhões em transações mensais.

"A Baratão segue buscando redefinir o mercado de abastecimento no Brasil. Em breve, avançaremos no plano de Oferta Pública Inicial (IPO), tornando a marca uma das primeiras plataformas de economia e fidelização do setor a abrir capital no país", afirma Ricardo.

A empresa aposta agora em uma tecnologia própria de pagamentos, inteligência de dados e Inteligência Artificial aplicada à experiência do usuário, com o objetivo de tornar a jornada de economia mais personalizada.

"Nosso foco continua sendo o mesmo desde o início: entregar a experiência e os preços reduzidos, sem pensar apenas em lucro, mas em escala e impacto positivo para milhões de brasileiros", conclui Fiorillo.

Para saber mais, basta acessar: https://usebaratao.com.br/



Autoatendimento cresce nos CSCs e melhora a eficiência

Autoatendimento cresce nos CSCs e melhora a eficiência
Autoatendimento cresce nos CSCs e melhora a eficiência

De acordo com dados levantados pela MIA, plataforma de dados do IEG sobre Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) brasileiros, 66% dos Centros oferecem serviços de autoatendimento, em especial nas áreas de Recursos Humanos (82%), Financeiro (54%) e Tecnologia da Informação (38%). Lara Pessanha, sócia do IEG e responsável pela área de Inteligência de Mercado da instituição, afirma que o principal motivo que impulsionou a adoção do autoatendimento é a busca por escalabilidade e eficiência operacional.

"O CSC é criado para gerar eficiência, mas o volume de demandas tende a crescer e o autoatendimento permite absorver um volume muito maior de solicitações 24/7 sem precisar aumentar a equipe", explica. No contexto dos CSCs, o autoatendimento é definido como a capacidade de o funcionário resolver a própria demanda ou obter uma informação de forma totalmente autônoma, em qualquer horário, sem interação direta com um atendente humano.

A especialista ressalta que a maioria das interações de autoatendimento é realizada por meio de chatbots que, graças à inteligência artificial generativa, estão mais assertivos, humanizados e eficientes. "É uma mudança que beneficia os dois lados: colaboradores resolvem suas demandas com mais autonomia e rapidez, enquanto o CSC ganha tempo e reduz o volume de tickets repetitivos", acrescenta.

Entre os benefícios mais concretos analisados pela MIA, Lara destaca a economia gerada pela não necessidade de novas contratações e o ganho de autonomia e experiência para o colaborador, que passa a resolver suas demandas de forma imediata. Já entre as barreiras mais comuns que impedem os CSCs de adotarem o autoatendimento, a especialista aponta fatores culturais e processuais. "Os maiores desafios são a resistência à mudança, a falta de padronização de processos e manter as bases de conhecimento atualizadas. Além disso, os fatores culturais mais importantes são: ter um foco real na experiência do usuário e comunicação interna para conseguir engajar os usuários no uso do autoatendimento", alerta.

Equilíbrio entre tecnologia e atendimento humano

Para garantir esse equilíbrio, Lara explica que o ideal é que o autoatendimento seja responsável por resolver tarefas transacionais e informacionais, enquanto o suporte humano deve atuar em situações mais complexas ou que exigem maior sensibilidade. Na avaliação da profissional, a eficiência do autoatendimento depende diretamente de uma base tecnológica sólida, que envolva integração de sistemas, experiência do usuário (UX), inteligência artificial e automação. "Possuir uma interface simples e intuitiva é essencial, possuir integração com o ERP e sistemas auxiliares é importante para conseguir buscar as informações dos clientes para retornos efetivos e automação para executar tarefas já padronizadas é essencial", conclui a sócia do IEG.

Para mais informações, basta acessar: https://ieg.com.br/



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