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Prêmio EGG 2025 Escolas recebe inscrições até 05/12/25

Prêmio EGG 2025 Escolas recebe inscrições até 05/12/25
Prêmio EGG 2025 Escolas recebe inscrições até 05/12/25

O Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade 2025 Escolas está com inscrições abertas até o dia 5 de dezembro de 2025. O objetivo é reconhecer e valorizar iniciativas que promovam os sete princípios da educação para gentileza, generosidade, solidariedade, sustentabilidade, diversidade, respeito e cidadania (7PEGG), gerando integração entre professores, alunos e suas famílias e a comunidade em que as escolas estão inseridas, com foco em transformação social na prática.

Todas as instituições de ensino público e privado, do Ensino Infantil, Fundamental I e II, Ensino Médio e Médio Técnico, e Instituições de Educação de Jovens e Adultos (EJA), devidamente registradas e habilitadas pela Secretaria de Educação da Unidade Federativa pertencente ou pelo Ministério da Educação (MEC), que tenham desenvolvido e realizado iniciativas conforme o regulamento podem se inscrever gratuitamente.

Que tipo de projeto pode ser inscrito? São elegíveis para o Prêmio EGG Escolas projetos de educação e conscientização social; projetos de arrecadação de bens duráveis e não duráveis, recursos financeiros ou crowdfunding; projetos de voluntariado; projetos de sustentabilidade; projetos de inclusão e diversidade; e projetos de mobilização e engajamento. Não há limite de inscrições de projetos por escola, desde que sejam considerados diferentes pelos jurados.

Qual é a premiação? As três escolas vencedoras receberão o troféu Educação para Gentileza e Generosidade Escolas 2025. Também serão homenageadas, com certificado, as sete escolas que se destacarem em cada um dos sete princípios EGG, além dos professores responsáveis pelos projetos inscritos.

Qual o prazo de inscrição? As escolas interessadas têm até 5 de dezembro de 2025 para realizar a sua inscrição, e todas as informações e recomendações estão no site. O processo é feito pela Plataforma Prosas, apoiadora da edição 2025 do Prêmio.

Quem já venceu o Prêmio? A lista de escolas vencedoras nas cinco edições anteriores tem representantes de todo o Brasil. Na edição de 2024, em primeiro lugar ficou a E.E. Prof. Domingos Cambiaghi (Franco da Rocha, SP), em segundo, o Centro Educacional Inovação (Pombos, PE), e em terceiro, a EMEF Padre João Schiavo (Caxias do Sul, RS). Já nos destaque dos 7 Princípios: Gentileza: CEMEJA Professor Samuel Isaac Benchimol (Manaus/AM), Generosidade: Espaço de Educação Infantil Chácara do Céu (RJ), Solidariedade: Colégio Cruzeiro (RJ), Sustentabilidade: EEEMTI Marechal Rondon (RO), Diversidade: CEI Pastor Nirton Dos Santos (Blumenau/SC), Respeito: Colégio Madre Imilda (Caxias do Sul/RS), Cidadania: CEAP (São Paulo/SP).

Sobre a Educação para Gentileza e Generosidade Considerando a educação como um caminho viável para a conscientização social, a plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade (EGG), projeto social da Umbigo do Mundo, oferece gratuitamente soluções sistêmicas integrativas, interdisciplinares e interpúblicos com base nos sete princípios da educação para gentileza, generosidade, solidariedade, sustentabilidade, diversidade, respeito e cidadania (7PEGG). Para as escolas, metodologia com 27 planos de aula adequados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Curso 7PEGG para professores e o Prêmio EGG Escolas, já na 6ª Edição. Para as famílias, aulas práticas com vídeos, leituras e atividades. Para jovens lideranças sociais, eventos, formações e oportunidades de conexão e visibilidade com o programa Gentileza e Generosidade: O Poder dos Jovens. Para a sociedade, estudos e pesquisas inéditos, além da Semana Nacional EGG, de 1º a 7 de outubro. Para as empresas, dinâmicas de desenvolvimento humano para programas de treinamentos, além de manuais, testes e indicadores de performance. Entre os apoiadores estão Infinis, Movimento Bem Maior, Instituto Phi, Morena Agro e Caruana Financeira.



Currículo alinhado é chave no mercado de TI

Currículo alinhado é chave no mercado de TI
Currículo alinhado é chave no mercado de TI

Relatórios recentes da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (BRASSCOM) e em matéria no IT Forum indicam que o país poderá enfrentar um déficit de centenas de milhares de vagas em TI até 2026, especialmente em áreas críticas como dados, inteligência artificial e segurança da informação.

Além disso, estudo da OIT e da LiveCareer mostra que apenas 12,9% dos empregos brasileiros terão ganhos diretos de produtividade com o uso da inteligência artificial, enquanto 21,5% permanecem em zona de incerteza diante da automação. “Esse cenário reforça a necessidade de profissionais preparados não apenas tecnicamente, mas também em termos de posicionamento estratégico de carreira”, complementa Priscila Oliveira, Head de Cultura e Pessoas da Kstack.

Nesse contexto, a Kstack, consultoria especializada em recrutamento de tecnologia, destaca a importância de adequar currículo e experiência às exigências das vagas. Roberta Nascimento, Tech Recruiter da empresa, afirma que o primeiro passo para o candidato é avaliar se a oportunidade está alinhada aos seus objetivos profissionais. “O principal é ele entender se aquela vaga está condizente com os objetivos de carreira dele. Depois, precisa bater com o currículo que a vaga pede. Se as ferramentas e tecnologias daquela posição estão destacadas no currículo, isso facilita muito a identificação de aderência e aumenta as chances de ser chamado para entrevista”, explica Roberta.

A especialista ressalta ainda que o processo seletivo não se limita ao currículo. A etapa comportamental e a interação com o cliente exigem preparo adicional. “Além de contextualizar sobre a cultura da empresa, na entrevista, o candidato precisa aprofundar suas respostas com embasamento teórico e exemplos de projetos que já colocou em produção. Isso dá robustez à experiência e transmite confiança ao cliente”.

Com a crescente valorização de cargos como engenheiro de dados, arquiteto de soluções e especialista em segurança da informação, Priscila, enquanto head de Cultura e Pessoas da Kstack, recomenda que “profissionais devem destacar competências técnicas relevantes e demonstrar capacidade prática de entrega”.

Ela também chama a atenção para a importância da gestão após a contratação, levantando uma reflexão fundamental: “Será que o sucesso de uma contratação está apenas no processo seletivo? Qual é a minha responsabilidade como gestor depois que o novo talento chega? Como o onboarding influencia na consolidação desse match que começou na seleção?”

Segundo Priscila Oliveira, o ponto central é a pergunta que todo gestor deve se fazer: “Realizei uma nova contratação, e agora?”

A executiva reforça que o êxito de uma contratação não depende apenas do processo de recrutamento e seleção, mas também do ambiente que o profissional encontra após sua chegada à empresa. Nesse sentido, o gestor assume papel fundamental no onboarding, garantindo que o novo colaborador seja acolhido, orientado e integrado à cultura organizacional, com comunicação clara e expectativas bem alinhadas.

Ela finaliza destacando que, diante de um mercado em rápida transformação, a combinação entre clareza de objetivos, currículo direcionado e experiência comprovada em projetos é o que realmente diferencia candidatos na disputa por vagas estratégicas em tecnologia.



TI invisível emerge com a evolução da transformação no local de trabalho, aponta pesquisa da Lenovo

O próximo passo na transformação do local de trabalho é a tecnologia invisível, que se integra ao ambiente e torna o suporte automatizado e fluido, segundo uma pesquisa global da Lenovo com líderes de TI divulgada hoje.

A maioria dos funcionários só percebe a TI em caso de lentidão ou interrupção de processos. A TI invisível é o oposto. São tecnologias que antecipam necessidades, previnem problemas antes que ocorram e personalizam o suporte de maneira automática.

Achieving Invisible IT, o novo relatório na série contínua Work Reborn da Lenovo, explora como a IA e a automação estão redefinindo o ambiente digital de trabalho e a experiência dos colaboradores. Entre os líderes de TI participantes, 79% desejam oferecer suporte contínuo e proativo, minimizando interrupções para os funcionários, mas apenas 21% conseguiram implementar uma resolução preditiva de problemas. Os resultados destacam a necessidade urgente de as organizações removerem barreiras digitais, simplificarem ecossistemas de TI e adotarem suporte hiperpersonalizado com IA, proporcionando uma experiência de trabalho intuitiva.

“As organizações passaram anos modernizando seus ambientes digitais, mas muitas ainda enfrentam dificuldades devido a sistemas fragmentados e processos de suporte lentos e manuais”, disse Rakshit Ghura, vice-presidente e gerente geral da Lenovo Digital Workplace Solutions. “Ao tornar a TI invisível por meio de suporte preditivo, proativo e personalizado, as empresas podem capacitar seus colaboradores a se concentrarem no que realmente importa: inovação, colaboração e desempenho”.

Os ambientes de trabalho estão prontos para transformações

A pesquisa da Lenovo mostra que cerca de metade (49%) dos líderes de TI concorda que produtividade e engajamento são prioridades, mas apenas 36% acreditam que seu ambiente digital atual apoia efetivamente o engajamento dos funcionários. Além disso, 84% dos líderes de TI afirmam não conseguir prever interrupções antes que ocorram, destacando a importância da IA para antecipar e resolver problemas antes que afetem os trabalhos.

Para ajudar as organizações a avançarem nesse modelo, os serviços de trabalho com suporte de IA podem fornecer os alicerces da TI invisível. Um exemplo é a plataforma de soluções para locais de trabalho da Lenovo baseada em IA, que utiliza dados detalhados de personas e insights comportamentais para personalizar o suporte, antecipando necessidades, resolvendo problemas de forma proativa e ajustando cada aspecto da experiência digital do colaborador. De acordo com o IDC e dados internos da Lenovo, essa abordagem pode aumentar a satisfação dos usuários em até 30%, reduzir os custos de suporte em 30% e resolver proativamente 40% dos problemas.1

Modelos flexíveis de assinatura de dispositivos também ajudam a reduzir a complexidade. O TruScale Device as a Service da Lenovo, por exemplo, reduz o tempo de implementação em até 50% e diminui os custos de TI relacionados a dispositivos.2

Exemplo de cliente: o Coventry University Group utilizou o TruScale DaaS para substituir sua infraestrutura de TI antiga, eliminando cerca de 223 toneladas de CO₂ e reduzindo em 40 horas semanais o trabalho de TI relacionadoàgestão de dispositivos.3 Eles perceberam ganhos mensuráveis em produtividade, sustentabilidade e experiência dos funcionários, todos elementos característicos da TI invisível.

Perspectiva de um especialista

“A estratégia de serviços da Lenovo busca capturar a próxima evolução do local de trabalho digital”, disse Rob Brothers, vice-presidente de serviços do IDC. “As organizações que investirem em gestão proativa do ciclo de vida de TI com IA estarão na vanguarda na criação de ambientes de trabalho produtivos, resilientes e centrados no colaborador”.

O lado humano do suporte com IA

Em vez de substituir a experiência humana, a TI invisível a aprimora. A pesquisa da Lenovo revelou que 39% dos líderes de TI esperam que o suporte com IA permita que a equipe de TI se concentre em tarefas de maior valor, como melhorar a produtividade e a experiência dos usuários finais, enquanto apenas 12% preveem reduções no tamanho da equipe.

“TI invisível é sinônimo de uma TI mais inteligente”, afirmou Ghura. “Ao automatizar o suporte rotineiro e antecipar necessidades, liberamos as equipes de TI para passarem da manutenção reativaàgeração de valor proativa”.

Mesmo reconhecendo o valor de combinar experiência humana com IA e automação, os líderes ainda enfrentam barreiras estruturais. Entre os principais desafios citados pelos líderes de TI estão sistemas complexos (51%), limitações de custo (47%) e competências limitadas em IA (43%). O relatório da Lenovo apresenta etapas práticas para superar esses obstáculos:

  • Unificar e simplificar os ecossistemas de TI para reduzir a fragmentação
  • Capacitar as equipes de TI para aproveitar o potencial da IA
  • Parceria com fornecedores experientes para implementar suporte preditivo e personalizado de forma mais segura e em larga escala

Organizações que alcançam a TI invisível conseguem reduzir atritos digitais, aumentar o engajamento e permitir que os funcionários se concentrem em tarefas de maior valor. O relatório completo Work Reborn Report 4: Achieving Invisible IT detalha os passos práticos que as empresas estão adotando para atingir esse objetivo.

Para ver como sua organização pode aproveitar os benefícios da TI invisível, faça o download do relatório completo Work Reborn Report 4: Achieving Invisible IT e acesse Lenovo.com para mais informações sobre a transformação digital dos ambientes de trabalho.

1Fonte: com base em dados de testes internos da Lenovo de implementações do Care of One, Digital Workplace Solutions, 2025. Os resultados reais podem variar.

2Fonte: Lenovo, TruScale DaaS ROI Tool, 2024. Representação de exemplo baseada em preço médio mensal, ciclo de renovação de 3 anos, taxa de reparo de 2% e salário de TI de US$ 70 mil

3Fonte: estudo de caso da Lenovo, Coventry University Group: capacitando a equipe para o sucesso, 2024

Sobre a Lenovo

A Lenovo é uma potência tecnológica mundial com receita de US$ 69 bilhões, classificada em 196º lugar na Fortune Global 500, atendendo milhões de clientes todos os dias em 180 mercados. Com foco em uma visão ousada de fornecer tecnologia mais inteligente a todos, a Lenovo construiu seu sucesso como a maior empresa de PCs do mundo com um portfólio de dispositivos habilitados para IA, prontos para IA e otimizados para IA (PCs, estações de trabalho, smartphones, tablets), infraestrutura (centrais de dados, armazenamento, borda, computação de alto desempenho e infraestrutura definida por software), software, soluções e serviços. O investimento contínuo da Lenovo em inovação que transforma o mundo está definindo um futuro mais justo, confiável e inteligente para todos, em todos os lugares. A Lenovo está cotada na bolsa de valores de Hong Kong sob o nome Lenovo Group Limited (HKSE: 992) (ADR: LNVGY). Para saber mais, acesse https://www.lenovo.com e fique por dentro das últimas notícias através de nosso StoryHub.

Notas aos editores

Achieving Invisible IT é o quarto relatório da série de pesquisas Lenovo Work Reborn 2025, que está sendo publicada ao longo do ano. O relatório é baseado em uma pesquisa com 600 líderes de TI realizada em abril e maio de 2025. A amostra incluiu respondentes dos EUA, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Índia, Japão, Singapura, Brasil, México, Austrália e Nova Zelândia. Os participantes foram líderes de TI de empresas com pelo menos 1.000 funcionários e de diversos setores.

A Lenovo é uma marca registrada da Lenovo. Todas as outras marcas são propriedade de seus respectivos proprietários. ©2025 Lenovo Group Limited. Todos os direitos reservados.

 O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Zeno Group em nome da Lenovo: lenovossg@zenogroup.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Web Summit 2025 promove foco em inovação em pagamentos

Web Summit 2025 promove foco em inovação em pagamentos
Web Summit 2025 promove foco em inovação em pagamentos

Em novembro de 2025, Lisboa, Portugal, recebeu a 10ª edição do Web Summit, consolidando-se como palco das principais discussões sobre tecnologia e inovação. Mais do que números recordes de participação, o evento expôs uma transformação irreversível: o mundo dos pagamentos digitais e das fintechs caminha para uma configuração multipolar, com Estados Unidos, China, Europa e o Sul Global disputando protagonismo.

Valéria Carrete, Vice-Presidente de Emissores da Associação Pagos de Profissionais e Empresas de Meios de Pagamentos, esteve presente no encontro e destacou: “O multipolarismo nos pagamentos não é apenas uma tendência, é uma realidade que redefine a forma como países e empresas se posicionam. Estar em Lisboa nesse momento histórico me permite acompanhar de perto essa mudança.”

Um dos temas centrais foi o incômodo com a hiperdependência do dólar. Executivos, reguladores e líderes de fintechs apontaram a necessidade de soberania tecnológica e financeira, buscando alternativas ao modelo centrado na moeda americana. Nesse contexto, Valéria reforçou: “A busca por alternativas ao dólar mostra que o setor financeiro global está em plena transformação. Essa diversificação abre espaço para soluções locais ganharem relevância internacional.”

O Brasil foi citado como referência internacional com o Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. O modelo foi celebrado como símbolo de independência financeira e inovação pública. A executiva observou: “O Pix é um exemplo de como o Brasil pode criar tecnologia pública de ponta e influenciar agendas globais. É um marco de soberania e inovação que inspira outros países.”

A China também ganhou destaque com a inauguração do China Summit, marcado pela presença de gigantes tecnológicos e demonstrações de robôs humanoides e soluções de inteligência artificial. Valéria avaliou: “A estratégia chinesa é clara – não se trata apenas de competir, mas de liderar. Isso reforça que o futuro dos pagamentos será definido por quem dominar a infraestrutura tecnológica.”

A Europa respondeu com iniciativas voltadas à interoperabilidade. A primeira transferência peer-to-peer instantânea entre MB WAY (Portugal) e BLIK (Polônia) simbolizou a busca por uma infraestrutura própria e integrada. Sobre esse movimento, Valéria Carrete observou: “A interoperabilidade europeia é um passo decisivo para reduzir dependências externas. É uma resposta firme ao avanço asiático e à hegemonia americana.”

Outro destaque foi o anúncio da Visa sobre o piloto de pagamentos com stablecoins em sua rede, sinalizando que o dinheiro digital já é uma realidade estratégica. Valéria complementou: “As stablecoins e a inteligência artificial aplicada às finanças mostram que o dinheiro está se tornando inteligente. Quem dominar essa inteligência terá influência global.”

Ao final, a executiva sintetizou o impacto do encontro: “EUA veem sua hegemonia contestada, a China assume protagonismo, a Europa reage e o Brasil, com o Pix, emerge enquanto referência mundial. Estamos diante de uma nova hierarquia global. O Brasil, com o Pix, mostra que pode ser protagonista.” Para ela, o Web Summit 2025 foi mais do que um evento de inovação, foi o mapa de um novo tabuleiro de poder. Como concluiu: “Participar do Web Summit em Lisboa nos dá a certeza de que o futuro dos pagamentos será multipolar — e o Brasil está no centro dessa transformação.”



Expansão Internacional da eXp: Novos Mercados em 2025

A Romênia e a Holanda se juntam à crescente plataforma de agentes em primeiro lugar da eXp, com o Luxemburgo sendo o próximo, para o avanço da empresa em direção à sua visão global para 2030.

BELLINGHAM, Wash., 2 de dezembro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A eXp Realty®, “the most agent-centric™ real estate brokerage on the planet” e a principal subsidiária da eXp World Holdings, Inc. (Nasdaq: EXPI), comemora sua expansão para dois importantes mercados europeus, Romênia e Holanda, e anunciou planos para a entrada em Luxemburgo, encerrando um significativo ano de crescimento global focado e de alto impacto.

Com isso, o total de expansões internacionais da eXp em 2025 atinge sete países, incluindo Peru, Equador, Turquia, Coreia do Sul e Japão. Uma entrada antecipada em Luxemburgo expandirá ainda mais essa presença, uma vez concluída. Cada mercado reflete a abordagem focada da eXp no crescimento global, visando ambientes liderados por agentes onde a demanda por inovação, mobilidade e propriedade está aumentando. Em vez de uma simples expansão da presença, a eXp continua a entrar em países onde sua plataforma pode oferecer valor imediato para os agentes.

“Tivemos um impulso real este ano. A eXp International teve uma receita de US$ 104,6 milhões no terceiro trimestre, um aumento de 74% em relação ao mesmo período do ano passado, e podemos ver essa energia nessas expansões”, disse Felix Bravo, Diretor Administrativo da eXp Realty International. “Cada um desses mercados tem uma história diferente, mas, juntos, eles indicam para onde o setor está se dirigindo. Os agentes estão exigindo mais do que comissões e treinamento. Eles querem mobilidade, escalabilidade, propriedade, alcance global e relevância. A eXp está criando a infraestrutura e as ferramentas para liderar onde o setor imobiliário está indo a seguir. É isso que esses lançamentos representam.”

Os mercados foram escolhidos pelo seu potencial de agente, apetite pela inovação e alinhamento claro com a plataforma da eXp. Essa estratégia já está apresentando resultados: alguns dos lançamentos deste ano integraram mais de 100 agentes nos primeiros 30 dias, com alguns eventos de boas-vindas atraindo 400 a 500 participantes, demonstrando a crescente influência e o efeito da rede global da eXp.

“Não tivemos mercados que buscar esses mercados, eles vieram em busca de uma maneira melhor de construir. Isso diz tudo que precisamos saber”, disse Adam Day, Líder de Expansão Internacional – Europa. “Em cada um desses países, fizemos parcerias com pessoas que entendem profundamente dos seus mercados e veem como o modelo da eXp se encaixa no que os agentes realmente precisam. É isso que diferencia essa onda de expansão. Entramos onde já existe a demanda, a liderança e o alinhamento com a forma como operamos. É por isso que esses países estão despertando um interesse real desde o primeiro dia.”

Esse impulso mundial é apoiado pelas ferramentas proprietárias eXp projetadas por agentes, para agentes, para atender às realidades de um negócio verdadeiramente global. A LYVVE™, plataforma internacional de pesquisa de propriedades nativa da eXp, conecta agentes e consumidores em quase 30 países, oferecendo visibilidade em tempo real, comunicação direta e descoberta contínua além das fronteiras. Além disso, a rede de referência global interna da eXp viabiliza que os agentes aproveitem as oportunidades com facilidade. Além de prontas para uso, essas soluções são inovações criadas para as realidades de um futuro global e liderado por agentes.

Agentes prontos para expandir seus negócios e operar sem fronteiras podem visitar https://exprealty.international.

Sobre a eXp World Holdings, Inc.

A eXp World Holdings, Inc. (Nasdaq: EXPI) (a “Empresa”) é a holding da eXp Realty® e da SUCCESS® Enterprises. A eXp Realty é a maior corretora imobiliária independente do mundo, com mais de 83.000 agentes em 29 países. Uma corretora baseada em nuvem e centrada no agente, a eXp Realty fornece aos agentes imobiliários divisão de comissão líder do setor, participação nos lucros, oportunidades de participação acionária e uma rede global que capacita os agentes a criar negócios prósperos. Para mais informações sobre a eXp World Holdings, Inc., visite: expworldholdings.com

A SUCCESS® Enterprises, ancorada pela revista SUCCESS®, é um nome confiável em desenvolvimento pessoal e profissional desde 1897. Como parte do ecossistema eXp, ela oferece aos agentes acesso a recursos valiosos para que eles possam aprimorar suas habilidades, expandir seus negócios e alcançar o sucesso a longo prazo. Para mais informações sobre a SUCCESS, visite success.com.

Declarações de Safe Harbor e de Previsão

Este comunicado para a imprensa contém “declarações de previsão” de acordo com os termos do Private Securities Litigation Reform Act of 1995. Essas declarações refletem as expectativas atuais da Empresa e da sua administração, mas envolvem riscos e incertezas conhecidos e desconhecidos que podem afetar substancialmente os resultados reais. Essas declarações incluem, mas não estão limitadas a, declarações sobre expansão internacional, disponibilidade de programas de participação acionária, e participação ou benefícios derivados da plataforma, ferramentas, modelo de remuneração ou programas de participação acionária da Empresa. Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam material e adversamente diferentes dos expressos nas declarações de previsão incluem, flutuações no mercado imobiliário, mudanças no recrutamento e retenção de agentes, a capacidade de expansão da Empresa em mercados internacionais, pressão da concorrência, mudanças regulatórias, e outros riscos detalhados ocasionalmente nos registros da Comissão de Valores Mobiliários da Empresa, incluindo, mas não se limitando aos Relatórios Trimestrais protocolados mais recentemente no Formulário 10-Q e no Relatório Anual no Formulário 10-K. A empresa não toma por obrigação atualizar essas declarações quando não exigidas por lei.

Contato de Relações com a Mídia:
eXp World Holdings, Inc.
mediarelations@expworldholdings.com

Contato de Relações com Investidores:
Denise Garcia
investors@expworldholdings.com

Foto deste comunicado disponível em: https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/b4077899-a7d3-47bf-b448-de2ab339691e


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9595514)



A P.I. Works impulsiona resultados de rede mais robustos para Beeline Uzbekistan

A P.I. Works comemora o sucesso de seu cliente de longa data, a Beeline Uzbekistan, reconhecida pelas empresas multinacionais independentes de análise de dados, Opensignal e Ookla, por sua excelência no desempenho de redes móveis.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251202075360/pt/

P.I. Works Drives Stronger Network Results for Beeline Uzbekistan

P.I. Works Drives Stronger Network Results for Beeline Uzbekistan

A Opensignal nomeou a Beeline Uzbekistan como provedora de Internet Móvel Mais Rápida do país e a Rede Móvel Mais Consistente no primeiro semestre de 2025, enquanto a Ookla reconheceu a operadora com o prêmio de Melhor Experiência de Vídeos para Dispositivos Móveis. Estas distinções refletem o impacto mensurável das capacidades de automação, análise e otimização baseadas em IA da P.I. Works, combinadas com o firme compromisso da Beeline Uzbekistan com investimentos e inovação.

Parcerias que impulsionam a excelência de rede

Uma estratégia conjunta para incorporar inteligência e eficiência às operações impulsiona este sucesso. Com automação, recursos de auto-organização e capacidade de observação em tempo real, a Beeline Uzbekistan otimiza as operações de rede e mantém de modo proativo o desempenho em um ambiente com múltiplos fornecedores e tecnologias.

A gestão da experiência do cliente, a otimização da rede e a capacidade de observação do desempenho trabalham em conjunto para garantir qualidade de rede superior, eficiência e satisfação consistente do usuário, enquanto serviços como reorganização e avaliação de capacidade aperfeiçoam ainda mais o uso de recursos e o desempenho da rede. Enfoques abertos e independentes de fornecedores, junto com serviços especializados contínuos, garantem flexibilidade, implantações tranquilas e otimização constante, formando a base do premiado desempenho da Beeline Uzbekistan.

Visão compartilhada para o futuro

“Ver a Beeline Uzbekistan reconhecida como a rede mais rápida e consistente é um momento de orgulho”, disse Zafer Genç, Diretor de Serviços de Rede na P.I. Works. “Isto demonstra o que é possível quando tecnologia e paixão pela excelência se unem. Esta conquista é mais do que um marco; é a prova de que a automação inteligente pode realmente elevar a experiência de milhões de usuários de dispositivos móveis.”

“A P.I. Works foi essencial para obter estes resultados”, disse Gediz Sezgin, Diretor de Tecnologia e Informação na Beeline Uzbekistan. “Ao adotarmos a automação inteligente e a otimização de rede, estamos aptos a oferecer as velocidades mais rápidas, a qualidade mais confiável e as melhores experiências de vídeos do país. Juntos, definimos novos padrões de conectividade no Uzbequistão.”

A P.I. Works irá apoiar a Beeline Uzbekistan não apenas em manter sua liderança de mercado, mas também em se antecipar as demandas do mercado e impulsionar o futuro digital do país.

Operadoras que buscam atingir resultados semelhantes em velocidade, consistência e experiência do usuário em redes móveis são convidadas a entrar em contato com nossos especialistas em excellence@piworks.net.

Sobre a P.I. Works

A P.I. Works é líder mundial em automação, otimização e garantia de redes móveis orientadas por IA. Durante duas décadas, trabalhamos em parceria com operadoras de telefonia móvel ao redor do mundo para transformar redes, reduzir custos, melhorar a eficiência energética, intensificar a independência e oferecer experiências superiores a clientes.

www.piworks.net

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Contato:

excellence@piworks.net

Fonte: BUSINESS WIRE



Termogênicos naturais surgem como alternativa aos injetáveis

Termogênicos naturais surgem como alternativa aos injetáveis
Termogênicos naturais surgem como alternativa aos injetáveis

O avanço do excesso de peso no Brasil tem ampliado discussões sobre diferentes estratégias voltadas ao equilíbrio metabólico, que hoje englobam desde medicamentos injetáveis até alternativas naturais presentes em suplementos nutricionais. Dados do Ministério da Saúde mostram que mais da metade da população adulta apresenta excesso de peso, reforçando a complexidade do tema.

Nesse cenário, medicamentos como Ozempic® (semaglutida) e Mounjaro® (tirzepatida) ganharam grande destaque nos últimos anos. Embora desenvolvidos para condições metabólicas específicas, esses fármacos passaram a ser empregados também em contextos relacionados ao controle de peso, ampliando o debate público sobre seu uso. Reportagens publicadas pela CNN Brasil destacam que o aumento da procura por essas medicações tem sido acompanhado por discussões sobre possíveis efeitos adversos, necessidade de acompanhamento médico contínuo e limitações de acesso, fatores que têm impulsionado o interesse por outras abordagens avaliadas pela comunidade científica.

Nesse contexto, compostos naturais presentes em suplementos classificados como termogênicos passaram a integrar o debate. Entre esses compostos, destaca-se o extrato padronizado da Laranja Moro (Morosil®). Uma análise publicada na revista Nutrients avaliou essa variedade cítrica em um estudo randomizado de seis meses com adultos com sobrepeso. A pesquisa analisou parâmetros como composição bioquímica, indicadores de distribuição de tecido adiposo e marcadores metabólicos. Os autores destacam o papel das antocianinas — especialmente a cyanidin-3-glucoside — em vias celulares, processos antioxidantes e mecanismos associados à oxidação lipídica.

Além do Morosil®, outras substâncias têm sido amplamente analisadas em pesquisas relacionadas ao metabolismo energético. Estudos no PubMed Central examinam a atuação da cafeína em processos fisiológicos ligados ao gasto energético e ao estado de alerta; o National Institutes of Health descreve o cromo como um mineral envolvido em vias relacionadas à ação da insulina e ao metabolismo de carboidratos e lipídios; a vitamina C aparece em publicações do NIH como antioxidante essencial em processos metabólicos; a vitamina A é discutida por sua participação no metabolismo de lipídios e na manutenção de tecidos epiteliais; e a vitamina B6 é descrita como fundamental em reações enzimáticas envolvidas na conversão de nutrientes em energia.

Com base na expansão dessas pesquisas, a indústria brasileira de suplementos acompanha tendências internacionais para desenvolver formulações alinhadas às regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre as empresas do setor está a TestoGrow, que utiliza compostos estudados pela literatura científica — incluindo Morosil®, cafeína, cromo e vitaminas — na formulação do Ultra Burn Lipo HD, posicionado pela marca como alternativa natural dentro de um mercado marcado pelo crescimento dos medicamentos injetáveis.

Segundo Raoni Negrão, CEO da TestoGrow, "o aumento da procura por fármacos injetáveis e o debate sobre seus efeitos têm contribuído para que consumidores busquem opções naturais como complemento à rotina de bem-estar". Negrão destaca que "a análise constante de estudos científicos apoia a formulação de suplementos compatíveis com as normas brasileiras e com tendências globais de ingredientes naturais".

Informações institucionais estão disponíveis no site da empresa.



Instituições culturais celebram 134 anos da Avenida Paulista

Instituições culturais celebram 134 anos da Avenida Paulista
Instituições culturais celebram 134 anos da Avenida Paulista

Inaugurada em 8 de dezembro de 1891 com o objetivo de ampliar as áreas residenciais da cidade, a Avenida Paulista foi a primeira via planejada de São Paulo e a primeira a ser asfaltada, dezoito anos após sua criação, consolidando-se como um dos principais marcos da cidade. Ao longo das décadas, casarões se instalaram nos quarteirões que a ladeavam e, mais tarde, deram lugar a arranha-céus, apartamentos de luxo, centros econômicos, hospitais, escolas, espaços de lazer, mudando sua vocação de eixo econômico para eixo cultural.

Em comemoração ao seu aniversário de 134 anos, celebrado no dia 8 de dezembro, instituições culturais residentes no endereço, como Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles (IMS Paulista), Japan House São Paulo (JHSP), MASP, Sesc Avenida Paulista promovem no domingo, 7 de dezembro, das 10h às 17h, a quinta edição da Paulista Cultural: uma programação especial de intercâmbio de atrações e atividades culturais entre os espaços. A iniciativa, criada em 2017 busca fortalecer a identidade artística da Avenida Paulista. Para incentivar as visitas e passeios pelos 2.700 metros da avenida, o evento terá apresentações teatrais, oficinas de arte, contações de história, além das exposições em cartaz em cada um dos espaços, tudo gratuitamente.

A Casa das Rosas, um dos últimos casarões históricos da Avenida, abriga a atividade “Poesia com pincéis japoneses”, que destaca a técnica tradicional japonesa de pintura sumiê, idealizada pela Japan House São Paulo, instituição dedicada à difusão da cultural nipônica contemporânea. Já a JHSP recebe a oficina “Nengajo & Komorebi – Cartões postais em aquarela”, comandada pela equipe do Sesc Avenida Paulista e inspirada por tradições japonesas.

Quem visitar o Sesc Avenida Paulista no dia 7 pode participar da “Oficina de desenho e música” promovida pelo MASP, que combina processos de ilustração com trilha sonora ao vivo, enquanto o museu terá em sua programação o projeto de cotação de histórias da Casa das Rosas “O que te assombra? — o poder sobrenatural de contar histórias”, um passeio pelo universo de diferentes lendas de terror paulistanas.

Por sua vez, o Itaú Cultural recebe a oficina “Máscaras não convencionais”, promovida pelo IMS Paulista, propondo aos participantes a criação de máscaras com materiais reciclados. Já os amantes de fotografia podem experimentar mais dessa arte na oficina “Colorindo a luz: experimentos com giz sobre fotografia”, que explora a relação entre pintura e fotografia por meio de intervenções de giz pastel sobre fotos impressas, realizada pelo Centro Cultural Fiesp no prédio do IMS Paulista. Por fim, o Centro Cultural Fiesp recebe o espetáculo “Cavaco e sua Pulga”, organizado pelo Itaú Cultural, que narra as aventuras circenses em um circo de pulgas.

A proposta da Paulista Cultural reforça a união das instituições em seu propósito de aproximar a arte da vida urbana. Logo em sua primeira edição, o evento atraiu mais de 40 mil pessoas. Durante a pandemia de covid-19, a iniciativa precisou se adaptar ao ambiente digital, com edições virtuais, retornando ao formato presencial em 2024 e reunindo mais de 24 mil visitantes.

Serviço:

Evento: Paulista Cultural 2025
Quando: 7 de dezembro de 2025 (domingo), das 10h às 17h
Nessa data todas as atividades são gratuitas, assim como o acesso às instituições.
Para visitar as exposições do MASP, é necessário agendamento antecipado no site.
Programação completa no site da Paulista Cultural.

Casa das Rosas no MASP
O poder sobrenatural de contar histórias
Horário: 14h
Local: Vão livre do MASP

Centro Cultural Fiesp no IMS Paulista
Colorindo a luz: experimentos com giz sobre fotografia
Horário: 16h
Local: IMS Paulista

MASP no Sesc Avenida Paulista
Oficina de desenho e música com Catatau e YMA
Horário: 16h30
Local: Sesc Avenida Paulista

IMS Paulista no Itaú Cultural
Máscaras não convencionais (com Daniel Normal)
Horário: 15h
Local: Itaú Cultural

Itaú Cultural no Centro Cultural Fiesp
Espetáculo Cavaco e sua Pulga
Com a Cia. Tapioca
Horário: 11h30
Local: Esplanada do Centro Cultural FIESP

Japan House São Paulo na Casa das Rosas
Poesia com pincéis japoneses
Horário: duas sessões: às 10h30 e às 15h
Local: Casa das Rosas
Esta atividade do Educativo da JHSP conta com incentivos do ProAC, Programa de Ação Cultural, lei de incentivo à cultura do estado de São Paulo.

Sesc Avenida Paulista na Japan House São Paulo
Nengajō & komorebi – Cartões postais em aquarela, com Bruno Mitsuo Makia
Horário: duas sessões: às 11h e às 14h
Local: Japan House São Paulo



SkillOnNet redefine jogos RNG com primeiro lançamento mundial do GAIA com tecnologia de IA

A SkillOnNet, marca mundial de entretenimento, anunciou o lançamento do GAIA Ruleta, uma experiência inovadora de roleta com tecnologia de IA.

O jogo, que já está disponível no PlayUZU México, com planos de expansão a outros mercados da rede SkillOnNet nos próximos meses, combina a emoção da roleta ao gerar números aleatórios (RNG) com realismo 3D de um crupier ao vivo. É o primeiro cassino online de roleta com IA do mundo em operação comercial.

Diferentemente das mesas RNG tradicionais, o GAIA Ruleta apresenta um crupier digital inteligente e interativo, personalizado para cada jogador. O GAIA assimila as preferências dos jogadores, adapta seu estilo de comunicação e provê assistência em tempo real, ajudando os usuários a entender apostas, o fluxo do jogo e estratégias.

Os jogadores podem discutir eventos do jogo – ao fazer perguntas sobre resultados, números anteriores, vitórias e derrotas, e revisar o histórico de partidas – como também conversar sobre assuntos do dia a dia, como hobbies, esportes, comidas, filmes, clima e muito mais, para tornar a experiência mais agradável.

Criado e desenvolvido internamente pela SkillOnNet, o GAIA significa agente de IA para videojogos. Ele usa o GPT-4.1-mini para o chat, que suporta todos os idiomas, permitindo que jogadores de todo o mundo conversem com ele em sua língua nativa.

Para jogadores que apreciam o toque pessoal de um crupier ao vivo, o GAIA proporciona a melhor alternativa possível. E, como usa tecnologia RNG, também oferece uma jogabilidade mais rápida e mais rodadas por sessão do que em um cassino real com crupier ao vivo.

Para a SkillOnNet, GAIA representa um grande passo adiante para videojogos orientados por IA e experiências de cassino personalizadas.

Jani Kontturi, Chefe do Departamento de Videojogos na SkillOnNet, disse: “Com o GAIA Ruleta, redefinimos o que é possível no entretenimento de cassino RNG e estamos orgulhosos de trazer a nossos jogadores algo verdadeiramente revolucionário. O PlayUZU sempre se centrou em imparcialidade, diversão e entretenimento inovador, e o GAIA cumpre com perfeição esta promessa. Este lançamento irá definir um novo padrão para o que os jogadores podem esperar da roleta online.”

Sobre a SkillOnNet

A SkillOnNet é um grupo líder em entretenimento de iGaming, que leva energia e criatividade a mercados regulamentados ao redor do mundo. Com mais de 30 marcas de destaque, incluindo PlayOJO e BacanaPlay, oferecemos experiências de cassino online seguras, inteligentes e extremamente divertidas.

Agimos com rapidez, pensamos grande e nos divertimos muito, pois na SON, não estamos apenas no ramo dos jogos. Somos especialistas em jogar.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

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nikki@gameon.im

Fonte: BUSINESS WIRE



Franquia DiscoverON anuncia expansão do modelo Edutech

Franquia DiscoverON anuncia expansão do modelo Edutech
Franquia DiscoverON anuncia expansão do modelo Edutech

A DiscoverON completa 20 anos de atuação no setor de educação, período em que desenvolveu e validou uma metodologia de ensino integrada e abrangente. A rede atende o público infantojuvenil, com foco na faixa etária de 6 a 18 anos, oferecendo uma formação que combina os pilares de inglês, tecnologia, programação e robótica. Este modelo busca atender à crescente demanda por competências digitais e globais, importantes para o futuro profissional dos jovens.

Fundada em 2005, a escola DiscoverON já impactou mais de 10 mil alunos com seu método e, recentemente, iniciou sua estratégia de crescimento por meio do modelo de franquias. A expansão visa replicar o modelo das unidades próprias em novas regiões. O foco no público infantojuvenil e a integração curricular buscam atender à demanda do mercado por profissionais com um perfil mais completo.

Cenário de crescimento no mercado de educação e tecnologia
O setor de educação e o de franchising têm demonstrado resiliência, atraindo um volume significativo de investimentos e mantendo um crescimento constante. Segundo dados do setor, o mercado de franquias faturou R$ 273 bilhões em 2024, e o segmento educacional, especificamente, movimentou mais de R$ 3 bilhões no terceiro trimestre, com crescimento de 3,4%.

Outros dados que contextualizam a demanda pelo modelo integrado da DiscoverON:

  • Educação e Tecnologia: o segmento de Educação no setor de franquias tem demonstrado crescimento consistente, com faturamento de R$ 15,5 bilhões em 2024, um avanço de 9% frente ao ano anterior (R$ 14,3 bilhões em 2023). O setor reforça seu impacto na formação e capacitação profissional no país, investindo em novas tecnologias, como no uso da inteligência artificial.

Trajetória e modelo pedagógico da DiscoverON

A história da DiscoverON nasceu da visão de seu fundador, Jefferson Ribeiro, que identificou a necessidade de um modelo de ensino verdadeiramente integrado e que fosse acessível há 20 anos.

"Nossa missão sempre foi democratizar o acesso a uma formação global para crianças e adolescentes, e fazer isso com qualidade", diz Jefferson Ribeiro, fundador da DiscoverON.

Junto aos sócios Dalmo Pandufo e Isabella de Paula, o modelo pedagógico foi consolidado e aperfeiçoado especificamente para a faixa etária de 6 a 18 anos. O programa prepara os alunos para a certificação TOEFL®, um padrão internacional aceito em mais de 13 mil instituições globais. Concomitantemente, os estudantes desenvolvem competências em tecnologia, programação e robótica educacional, construindo um currículo que os prepara para os desafios do futuro. A rede utiliza uma abordagem que busca unir o ensino presencial com recursos tecnológicos.

Expansão estratégica via franchising

Após desenvolver e refinar o modelo de negócio em cinco unidades próprias, a DiscoverON iniciou a expansão por meio do sistema de franchising. Em menos de um ano de lançamento do modelo de franquia, a rede dobrou sua presença no mercado e obteve o aceite da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o que confirma o cumprimento dos padrões exigidos para o setor.

O modelo de negócio da franquia oferece aos investidores uma combinação de fatores:

  • Validação de mercado: duas décadas de operação comprovada, com mais de 10 mil alunos atendidos, fornecendo dados e histórico que oferecem previsibilidade ao investidor.
  • Diferenciais pedagógicos integrados: currículo exclusivo que combina os quatro pilares (inglês, tecnologia, programação e robótica) atende à demanda dos pais por uma formação diferenciada para seus filhos.
  • Público-alvo qualificado: foco em crianças e adolescentes (6 a 18 anos) representa um público de interesse, cujos pais demonstram disposição em investir em educação e inovação.
  • Aporte para empreendedorismo: modelo busca democratizar o acesso ao empreendedorismo no setor educacional.
  • Receita recorrente: sistema de escola de idiomas assegura o pagamento de mensalidades ao longo do ciclo de estudo do aluno, contribuindo para uma receita recorrente e previsível que mitiga oscilações do mercado.

Visão de futuro e metas de crescimento

O crescimento da DiscoverON no formato de franquias demonstra a característica escalável do modelo de negócio. A proposta de aliar educação presencial, tecnologia e certificação internacional a posiciona de forma estratégica para capturar a demanda crescente por Edutechs.

"Atingir a marca de 10 mil vidas transformadas é a validação mais importante que poderíamos ter. Para os empreendedores, oferecemos a oportunidade de fazer parte de um movimento educacional que está apenas começando", Jefferson Ribeiro.

A meta da companhia é transformar a DiscoverON em referência nacional como uma das principais Edutechs para o público infantojuvenil, mantendo o alto padrão de qualidade em escala nacional e atendendo a um mercado em expansão.

Para mais informações, basta acessar o site oficial.



Confiax lança nova versão do 4Seg com melhorias tecnológicas

Confiax lança nova versão do 4Seg com melhorias tecnológicas
Confiax lança nova versão do 4Seg com melhorias tecnológicas

A Confiax, corretora especializada em soluções imobiliárias com mais de 13 anos de atuação no mercado, anunciou o lançamento da nova versão do 4Seg, plataforma digital voltada à análise e contratação de seguro fiança, seguro de incêndio para locações e título de capitalização.

A atualização do sistema multicálculo incorpora melhorias tecnológicas, integração com novas seguradoras e uma experiência de uso mais fluida, com o objetivo de tornar o processo mais ágil e eficiente para imobiliárias e inquilinos.

O movimento acompanha uma tendência crescente de digitalização no mercado de locação, que exige soluções mais rápidas e menos burocráticas. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados pelo portal da CBN, apontam que o número de domicílios alugados cresceu nos últimos anos. Em 2024, cerca de 23% dos domicílios estavam nessa condição, o que corresponde a 17,8 milhões de endereços. Em relação ao ano anterior, houve um aumento de 5,3%, o que reforça a relevância de soluções que atendam à demanda por agilidade e eficiência nesse segmento.

Nesse contexto, o novo 4Seg surge com a premissa de ser uma resposta às transformações do setor. Entre as principais novidades da plataforma estão a interface, com navegação mais intuitiva, e a integração da assinatura eletrônica diretamente no fluxo de contratação. Com isso, o processo pode ser realizado integralmente dentro do sistema, sem a necessidade de recorrer a ferramentas externas.

"Antes, imobiliárias precisavam orientar o cliente em uma segunda jornada fora da plataforma. Agora, todo o processo acontece dentro do sistema, do início da análise à conclusão do contrato", explica Felipe Gomes, diretor comercial e cofundador da Confiax Seguros.

A atualização também inclui a entrada de novas seguradoras no sistema. A Pottenccial passa a oferecer seguro fiança, enquanto a Tokio Marine disponibiliza opções tanto de fiança quanto de incêndio. Já a Porto Seguro, que operava com seguro incêndio, teve seu processo de integração aprimorado. Segundo Felipe Gomes, essa expansão pode ampliar a capacidade das imobiliárias de oferecer alternativas adequadas a diferentes perfis de clientes.

"Com mais opções dentro do 4Seg, queremos aumentar as chances de aprovação e permitir que o corretor escolha a solução mais aderente ao perfil do inquilino e ao nível de garantia desejado pelo proprietário", afirma.

O executivo explica que, do ponto de vista técnico, o motor de análise da plataforma foi otimizado, mantendo a capacidade de aprovação em até quatro segundos. Já a performance geral foi reforçada com redução no tempo de processamento, maior estabilidade e integração via API.

Ele destaca ainda que a nova versão também reforçar padrões de segurança, com autenticação, criptografia e governança alinhadas às normas do setor. "A evolução do 4Seg foi construída com base em rigor técnico e integração sólida com corretoras, buscando garantir eficiência sem comprometer a conformidade."

A expectativa da Confiax é que as melhorias contribuam para uma aprovação mais rápida e assertiva de contratos de locação, reduzindo atritos entre imobiliária, inquilino e proprietário. A empresa também aposta no aumento da conversão nas imobiliárias parceiras, ao liberar o time comercial de tarefas operacionais e permitir maior foco na negociação.

"O novo sistema nasce com objetivo de simplificar a vida das imobiliárias e tornar o processo de locação mais rápido, moderno e eficiente. A evolução busca ir além do visual e representar um salto tecnológico que pode reduzir etapas, aumentar aprovações e melhorar a experiência do inquilino e do time comercial", avalia o diretor comercial.

Com a nova versão, a Confiax busca reforçar seu posicionamento dentro de um ecossistema de inovação voltado ao mercado imobiliário. "Estamos preparando o terreno para uma integração maior entre o mercado imobiliário e soluções digitais. O 4Seg é um passo importante dentro desse processo", conclui Felipe Gomes.

Para saber mais, basta acessar:http://www.confiaxseguros.com.br.



Cartão premiação amplia opções de recompensa ao funcionário

Cartão premiação amplia opções de recompensa ao funcionário
Cartão premiação amplia opções de recompensa ao funcionário

Entre empresas que buscam formas de reconhecer e motivar os seus colaboradores, o cartão premiação se estabeleceu como uma opção. A possibilidade de o profissional escolher como usar o recurso é um fator visto como útil: ao contrário de outras modalidades, ele permite compras físicas, online e pagamento de serviços, saques em dinheiro e até compras internacionais.

André Lima, diretor da empresa especializada Pay Prêmio, explica que o cartão premiação pode ser usado desde ocasiões especiais até programas recorrentes de reconhecimento de funcionários por metas atingidas, desempenhos notáveis ou outros feitos atingidos no ambiente de trabalho.

"Alguns exemplos de utilização são em programas de incentivo de vendas, reconhecimento de performance e resultados, bonificação por projetos entregues, prêmios por assiduidade, qualidade ou indicadores operacionais, ações de final de ano, aniversários ou datas comemorativas", ilustra Lima.

A adesão ao cartão premiação tem sido ampla, segundo o executivo. Os setores que mais demonstram preferência por essa alternativa abrangem varejo, franquias, indústria, call centers, empresas de tecnologia, serviços financeiros, vendas diretas e comerciais.

De modo geral, empresas com forte cultura de metas, alta competitividade e grande volume de colaboradores entendem o cartão premiação como uma ferramenta de eficiência e retenção de talentos, explica Lima. Em relação a esse último ponto, ele esclarece que muitos negócios sofrem com a saída de bons profissionais e podem ter mais chances de aumentar a permanência de profissionais se oferecerem incentivos não encontrados em outras empresas.

"Reconhecimento é um dos maiores motivadores humanos. Colaboradores valorizados produzem mais, permanecem mais tempo na empresa e constroem um clima organizacional positivo. Premiar não é custo — é investimento estratégico em pessoas e resultados", defende Lima.

Em contexto, uma pesquisa da Robert Half indicou que os profissionais dão valor à possibilidade de escolher os incentivos de acordo com suas necessidades individuais. Por outro lado, apenas 21% afirmam ter essa opção onde trabalham, um cenário que poderia ser alterado com a adoção do cartão premiação, devido ao fato de permitir que a pessoa escolha como gastar o valor recebido, analisa o representante da Pay Prêmio.

"Com a Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), os prêmios passaram a ter natureza indenizatória, desde que vinculados a desempenho acima do esperado. Isso significa que o valor pago não integra o salário, não gera vínculo empregatício e não sofre incidência de encargos trabalhistas e previdenciários. O cartão premiação pode garantir conformidade legal tanto para a empresa quanto para o colaborador", esclarece Lima.

A redução de custo é de até 49% ao eliminar esses encargos, além da dispensa logística de prêmios físicos e processos internos complexos, diz o diretor da Pay Prêmio. A solução de cartão premiação da marca, por exemplo, tem gestão digital, com recargas, relatórios, extratos e controle em tempo real.

A Pay Prêmio tem investido na ampliação da plataforma digital com análises de desempenho e relatórios inteligentes, integração com sistemas de recursos humanos (RH) e com sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERPs), além de expansão de soluções 100% digitais, como Wallet, cartão cardless e Pix Prêmio.

Para saber mais, basta acessar o site da Pay Prêmio: https://paypremio.com.br/



Análise de crédito B2B ganha força na expansão internacional

Análise de crédito B2B ganha força na expansão internacional
Análise de crédito B2B ganha força na expansão internacional

A análise de crédito especializada em operações Business to Business (B2B) tem se consolidado como um dos pilares estratégicos para empresas brasileiras que buscam expandir suas atividades em mercados internacionais. Em um cenário marcado por volatilidade econômica, crescimento da inadimplência e maior complexidade nas relações comerciais, a avaliação precisa da capacidade financeira de parceiros e clientes se tornou fundamental para garantir segurança e sustentabilidade nas operações.

Dados recentes reforçam essa tendência. Uma pesquisa da Serasa Experian mostra que as micro e pequenas empresas (MPEs) registraram aumento de 13,1% na busca por crédito, com destaque para os segmentos de Comércio e Serviços, que cresceram 12%. Esse movimento evidencia a necessidade de soluções mais sofisticadas de análise, capazes de atender tanto às demandas internas quanto às exigências de negociações internacionais.

Outro levantamento, realizado pela Fundação Dom Cabral em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), indica que as companhias nacionais estão aperfeiçoando a forma de conquistar novos mercados. Embora a exportação apareça como a principal modalidade de entrada em outros países, apenas 13,4% das empresas iniciaram a internacionalização por meio de investimentos diretos no exterior.

Esse dado revela que, para a maioria das organizações, a expansão internacional ainda depende fortemente de operações comerciais que exigem avaliação criteriosa de crédito e risco. Para Francisco Eduardo Broering Gomes, CEO da Fairfield Proteção e Inteligência Financeira, o cenário atual da análise de crédito B2B no Brasil tem combinado avanços tecnológicos com desafios estruturais.

"As empresas têm buscado soluções integradas que unam inteligência de dados, automação e análises apuradas de concessão de crédito para reduzir riscos e otimizar a tomada de decisão. O principal desafio está na qualidade e atualização das informações cadastrais e financeiras dos clientes, em um ambiente econômico cada vez mais volátil", afirma.Tecnologia e inteligência de dados na avaliação de risco

Nesse contexto, a Fairfield desenvolveu a plataforma 4SCORE para apoiar empresas na avaliação de risco e na tomada de decisão em negociações comerciais no Brasil e no exterior. A solução, concebida como uma extensão estratégica da operação da corretora, integra tecnologia de dados e inteligência analítica para oferecer maior segurança às transações corporativas.

Broering Gomes explica que a ferramenta atua como um hub de avaliação de risco que combina informações financeiras, comportamentais e de mercado. "A plataforma permite antecipar inadimplências, definir limites de crédito adequados e estruturar políticas comerciais com base em risco real. Ao automatizar a análise e oferecer insights preditivos, reduz significativamente a exposição a perdas", pontua.

O diferencial da plataforma em relação aos modelos tradicionais, segundo o CEO, está na capacidade de integrar variáveis de comportamento de pagamento, tendências macroeconômicas e indicadores setoriais em tempo real. "Enquanto metodologias convencionais se apoiam em dados cadastrais e históricos financeiros, a plataforma utiliza inteligência artificial e bases globais de informações para oferecer uma visão 360º do risco de contraparte, especialmente relevante em negociações internacionais", afirma.

A aplicação prática da solução já pode ser observada em empresas brasileiras que atuam em exportação e expansão internacional. Broering Gomes relata que companhias dos setores industrial e agroalimentar conseguiram reduzir o tempo de avaliação de crédito e aumentar a taxa de aprovação de novos clientes no exterior, mantendo índices de inadimplência abaixo da média de mercado. "Esses resultados mostram como o uso da inteligência de dados e da automatização torna o processo de expansão internacional mais ágil e seguro", ressalta.

Além disso, o executivo destaca que a 4SCORE contribui diretamente para decisões estratégicas nos departamentos financeiros, em operações de alto valor ou com prazos estendidos. "A plataforma fornece uma visão preditiva da capacidade de pagamento e da solidez financeira dos clientes, permitindo ajustes dinâmicos em políticas de crédito, prazos e garantias".

"Isso possibilita que a área financeira atue de maneira mais assertiva na alocação de capital, na negociação de condições comerciais e na definição de estratégias de crescimento sustentado, equilibrando segurança e competitividade em cada transação", completa Francisco.

Segundo o executivo, os próximos passos incluem ampliar a integração da ferramenta com plataformas financeiras e sistemas de gestão corporativa, fortalecendo parcerias tecnológicas e expandindo a base de dados internacionais. "Diferente das fintechs tradicionais, que atuam apenas no financiamento, a 4SCORE se propõe a ser o elo entre análise de crédito, decisão estratégica e mitigação de risco, oferecendo às empresas um modelo preditivo e personalizado para cada setor", conclui.

Para saber mais, basta acessar: https://www.fairfield.com.br/analise-de-credito



Excesso de peso afeta articulações e causa dor nas costas

Excesso de peso afeta articulações e causa dor nas costas
Excesso de peso afeta articulações e causa dor nas costas

Até 2030, 50% dos adultos no mundo terão Índice de Massa Corporal (IMC) elevado — indicador que mede a relação entre peso e altura —, segundo projeção do Atlas Mundial da Obesidade 2025. O estudo também estima que, no mesmo período, 17% dos homens e 22% das mulheres viverão com obesidade.

A pesquisa observa ainda que um IMC elevado aumenta o risco de desenvolvimento de várias doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), incluindo câncer, doença cardíaca isquêmica, acidente vascular cerebral e diabetes, além de distúrbios musculoesqueléticos, como osteoartrite e dor crônica nas costas.

A Dra. Alessandra Masi, médica ortopedista e traumatologista com atuação em medicina integrativa na Clínica Cidade Jardim Medical, conta que o centro médico especializado atua com um modelo integrado de ortopedia e emagrecimento.

"A proposta surgiu da observação prática de que o excesso de peso tem impacto direto na saúde musculoesquelética, principalmente nas articulações de carga como joelhos, quadris, tornozelos e coluna", relata a profissional.

Segundo a médica, muitas queixas ortopédicas recorrentes dos pacientes, como dor articular, desgaste precoce da cartilagem, limitações de movimento e até mesmo complicações pós-cirúrgicas, podem estar relacionadas ao sobrepeso e à obesidade.

"Diante disso, a clínica estruturou um modelo integrado, em que o paciente não é visto apenas pelo viés da ortopedia (tratando dor ou lesões), mas também pelo contexto metabólico e nutricional que influencia diretamente sua recuperação e qualidade de vida", comenta a especialista.

Emagrecimento saudável integrado ao tratamento ortopédico

Na Cidade Jardim Medical, o protocolo de emagrecimento saudável é desenvolvido com foco em metas personalizadas, mudanças sustentáveis de estilo de vida e acompanhamento contínuo por equipe multiprofissional, em um processo alinhado ao acompanhamento ortopédico por meio de três eixos principais.

Antes do início do programa, o paciente passa por uma avaliação ortopédica detalhada, que identifica limitações articulares, histórico de lesões e sobrecarga mecânica causada pelo excesso de peso.

"Com base nisso, o ortopedista e a equipe de emagrecimento, composta por nutricionista, médico clínico e educador físico, definem metas seguras e realistas, evitando risco de lesões durante o processo", detalha Dra. Alessandra Masi.

Na sequência, o plano de exercícios é prescrito com base nas condições osteomusculares do paciente, respeitando restrições e priorizando fortalecimento articular. Segundo a traumatologista, a atuação ortopédica garante que o emagrecimento seja acompanhado de melhora da mobilidade, da postura e da estabilidade articular, prevenindo recorrências de dor e lesões.

"O terceiro eixo, definido como monitoramento contínuo e ajustes dinâmicos define que o acompanhamento ortopédico seja mantido ao longo de todo o processo, com reavaliações periódicas que permitem ajustar o protocolo conforme a evolução clínica e física do paciente", revela a médica.

A Dra. Márcia Cristina Böttcher, fisioterapeuta na Cidade Jardim Medical, destaca que o objetivo central é preparar o corpo para o retorno às atividades diárias, profissionais e esportivas de maneira plena. Segundo ela, ao corrigir padrões de movimento, melhorar a postura, aumentar a força e a estabilidade articular, o risco de novas lesões é reduzido significativamente.

Dores na coluna

A Cidade Jardim Medical trabalha com ortopedia regenerativa e a preservação articular, abordagens mais modernas e menos invasivas dentro da ortopedia. Mesmo assim, em casos crônicos e avançados, é necessário avaliar a necessidade de intervenção cirúrgica. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que pelo menos 80% da população já teve ou terá dor na coluna, mais especificamente a dor lombar.

Dr. Francisco Azuaga, especialista em coluna da Clínica Cidade Jardim Medical, lista as principais condições que acometem os brasileiros atualmente:  Lombalgia (dor lombar), Hérnia de disco, Degeneração discal (ou discopatia degenerativa); Escoliose; Espondilose; Ciatalgia (ou síndrome do nervo ciático); Cervicalgia; Espondilolistese.

"Os fatores de risco mais frequentes são postura incorreta ao sentar ou trabalhar, sedentarismo e fraqueza muscular, excesso de peso corporal, envelhecimento natural da coluna, carga repetitiva ou levantamento inadequado de peso e estresse, que pode causar tensão muscular crônica", alerta o ortopedista.

Dores articulares no joelho

As dores no joelho são uma das principais queixas em ortopedia e podem afetar pessoas de todas as idades, desde atletas até indivíduos que buscam qualidade de vida no dia a dia.

Dr. Carlos Gorios, especialista em joelho Clínica Cidade Jardim Medical, ressalta que as principais queixas relacionadas à essa parte do corpo são: Dor na parte anterior do joelho (condromalácia, síndrome fêmoro-patelar, tendinite patelar ou quadricipital); Dor lateral ou medial, muitas vezes relacionada a lesões de menisco ou início de artrose; Inchaço, rigidez ou perda de mobilidade articular, relacionados ou não a prática esportiva; Estalos ou travamentos; Sensação de instabilidade ou falseio, após entorse, comuns em lesões ligamentares ou meniscais.

"Mediante as dores nos joelhos podemos lançar mão de vários exames complementares, como: Radiografias, Ultrassonografia, Ressonância Magnética, mas sempre lembrando que a história e exame físico são as principais", ressalta o médico especialista.

Na Cidade Jardim Medical os tratamentos e terapias ofertados para dores no joelho incluem o uso de medicação para controle da dor e inflamação, programas de fisioterapia para fortalecimento, alongamento e recuperação funcional, infiltrações com corticóides, procedimentos minimamente invasivos (como a artroscopia) e programas de acompanhamento e prevenção para evitar novas lesões.

"Além disso,  em casos mais avançados de lesões ou artrose, atuamos com cirurgias reconstrutivas e próteses. Nosso compromisso é devolver ao paciente sua mobilidade, reduzir a dor e proporcionar mais qualidade de vida", finaliza Dr. Carlos Gorios.

Para saber mais, basta acessar: https://cidadejardimmedical.com.br/



Consumer fecha parceria de integração com Stone

Consumer fecha parceria de integração com Stone
Consumer fecha parceria de integração com Stone

A Consumer, empresa especializada em soluções tecnológicas para o setor de alimentação, anuncia a integração de seu sistema de gestão com as maquininhas da Stone, movimento que tem como objetivo reforçar a tendência de digitalização no setor de bares e restaurantes.

A novidade permite que o atendimento seja realizado diretamente no equipamento, do lançamento do pedido ao pagamento, sem necessidade de deslocamentos até o caixa.

De acordo com Paulo Fiaschi, Product Manager da Consumer, a iniciativa surgiu da proximidade das duas companhias com o mercado de food service. "Ambas possuem uma presença nacional no segmento. Faltava apenas um elo para unir as soluções em uma única experiência. Foi daí que surgiu a ideia de integrar o nosso app do garçom diretamente nas maquininhas da Stone", explica.

A integração foi bem-recebida pelos clientes que utilizam as plataformas, já que a funcionalidade central da solução é permitir que todo o atendimento seja feito na própria maquininha.

"Uma característica marcante do setor é a personalização dos pedidos, com inclusão de complementos e observações no momento do lançamento. Encaramos o desafio de levar esses recursos avançados do Consumer PDV para dentro do app do garçom. O resultado é um aplicativo que pode oferecer uma experiência ágil e fluida", evidencia Fiaschi.

Na prática, a parceria busca aumentar a produtividade e otimizar o atendimento nos estabelecimentos. "Com a maquininha integrada, o garçom permanece mais tempo no salão e resolve tudo ali mesmo. Isso pode encurtar deslocamentos, reduzir falhas operacionais e acelerar o fechamento das contas. Quando o cliente pede para encerrar a comanda, ele vê seu pedido sendo finalizado em alguns minutos, ali mesmo na mesa", destaca o executivo.

O anúncio ocorre em um momento de recuperação gradual do setor. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que 44% das empresas registraram lucro em julho, quatro pontos percentuais a mais que no mês anterior. Já um levantamento do Banco Central, divulgado pela CBN, revela que 46% dos brasileiros preferem usar o Pix como meio de pagamento, reforçando a importância de soluções integradas e diversificadas para atender às novas demandas dos consumidores.

A integração também amplia o portfólio de maquininhas compatíveis com a plataforma. "Hoje, nosso app já é compatível com a Stone e, em breve, também com Cielo e iFood. Outras adquirentes serão integradas conforme as demandas da nossa base de clientes. Para o delivery, já oferecemos pagamentos online por cartão e Pix. Essa diversidade busca garantir a liberdade de escolha e condições comerciais para pequenos e médios restaurantes, que passam a operar com maior flexibilidade e competitividade", ressalta.

Em relação à segurança e confiabilidade, o Product Manager afirma que a integração foi construída sobre os padrões oficiais da Stone. "O processo de pagamento acontece no equipamento do adquirente, enquanto o PDV mantém o controle operacional e os registros necessários para auditoria e suporte. É uma tecnologia pensada para ser simples no uso e robusta nos bastidores", explica.

A novidade se conecta diretamente à missão da Consumer de facilitar a gestão e o crescimento dos restaurantes por meio da tecnologia. O dono do estabelecimento pode enfrentar muitos desafios e precisa executar tarefas diárias sob alta pressão. O foco da empresa é reduzir — ou até eliminar — os obstáculos que atrapalham a fluidez do dia a dia dos restaurantes.

"Recebemos depoimentos de clientes relatando como as soluções têm ajudado a reduzir o tempo perdido. Essa é a essência: simplificar processos com tecnologia prática para que o estabelecimento cresça com eficiência e foco total no cliente", conclui Fiaschi.

Para saber mais, basta acessar: https://consumer.com.br/



Cabotagem integra estratégia logística da Samsung SDS

Cabotagem integra estratégia logística da Samsung SDS
Cabotagem integra estratégia logística da Samsung SDS

Diferentemente da navegação internacional de longo curso, a cabotagem conecta portos ou pontos de um mesmo país, sendo um dos serviços oferecidos no Brasil pela Samsung SDS. A atuação da empresa concentra-se no transporte de cargas com redução de custos e possibilidade de usar mais de um modal.

A decisão de investir em cabotagem surgiu da necessidade de ampliar soluções logísticas integradas no país, especialmente em um cenário de crescimento do comércio nacional e busca por alternativas mais sustentáveis e econômicas, explica Rosa Amador. Ela é diretora comercial da Samsung SDS, que atua como braço de logística e tecnologia da informação (TI) do Grupo Samsung.

"A Samsung SDS já possuía ampla experiência global em logística multimodal e tecnologia aplicada à cadeia de suprimentos, e trazer esse know-how para o modal marítimo brasileiro foi um passo natural para oferecer aos clientes uma operação mais eficiente, segura e competitiva", diz Rosa Amador.

Segundo ela, a presença da Samsung SDS nos principais portos do país permite uma ampla conectividade entre regiões estratégicas, otimizando o tempo de trânsito e reduzindo custos operacionais.

Essa cobertura nacional garante flexibilidade nas rotas, maior previsibilidade no planejamento logístico e melhor aproveitamento das janelas de embarque, resultando em ganhos diretos de agilidade e competitividade para os clientes, afirma a diretora comercial.

"Nosso modelo de atendimento é baseado em uma gestão totalmente dedicada à operação de cada cliente. A Samsung SDS atua desde o planejamento da rota, consolidação e otimização das cargas, até o acompanhamento em tempo real da movimentação. Além disso, cada operação conta com um gestor de conta responsável por garantir performance, comunicação contínua e soluções customizadas para cada necessidade logística", descreve Rosa Amador.

A operação da cabotagem se dá de diferentes formas: porta a porta (saída da planta do cliente, com entrega até destino final), porta a porto (saída da planta do cliente até o transporte no porto) e porto a porta (transporte do porto até o destino final).

Para garantir rastreabilidade, organização e segurança nas operações, a Samsung SDS conta com uma equipe dedicada à gestão logística, responsável por acompanhar todas as etapas do processo, desde o planejamento de transporte até o acompanhamento diário das cargas.

"A equipe realiza monitoramento contínuo, emissão de relatórios de performance, gestão ativa de ocorrências e alinhamentos frequentes com os clientes, buscando assegurar total transparência e agilidade nas tomadas de decisão. O modelo de gestão é estruturado para oferecer visibilidade completa da operação e suporte próximo em todas as fases do serviço", detalha Rosa Amador.

A executiva comenta ainda que os setores de bens de consumo, eletroeletrônicos, automotivo, químico e farmacêutico têm se mostrado especialmente receptivos à cabotagem, principalmente pela necessidade de previsibilidade e controle de custos logísticos. "Empresas que buscam sustentabilidade e eficiência no transporte de grandes volumes também têm encontrado na Samsung SDS uma parceira estratégica para integrar o modal marítimo às suas cadeias de distribuição", ressalta.

Atuação da Samsung SDS no Norte do Brasil

Em 2023, a região Norte sofreu com uma seca histórica que reduziu o volume de diferentes rios, como o Rio Negro e o Rio Solimões, a um dos menores níveis já registrados. Além dos danos à natureza e à população, a navegação também ficou prejudicada, e a Samsung SDS buscou soluções para fazer o transporte de cargas.

Foi desenvolvida, então, uma solução multimodal que combina cabotagem, transporte rodoviário e balsas em portos privados. Essa estrutura exclusiva permitiu manter o abastecimento contínuo e previsível de cargas em Manaus (AM), minimizando riscos e garantindo a continuidade das operações mesmo em condições climáticas adversas.

Cabotagem movimentou 213 milhões de toneladas

De acordo com dados apresentados pelo governo federal, essa solução logística representa 11% da carga total transportada por navios no Brasil e, em 2024, movimentou 213 milhões de toneladas.

Nos próximos dez anos, o Plano Nacional de Logística (PNL) projeta um crescimento de 15% na cabotagem, que também é descrita como uma solução 60% mais econômica em comparação com o transporte rodoviário. Outro ponto é o aspecto ambiental: ao produzir menor quantidade de dióxido de carbono (CO2, gás que contribui para o efeito estufa), a cabotagem é mais sustentável do que o transporte por rodovias, aponta o governo.

No ano passado, um decreto do governo federal regulamentou o programa BR do Mar, para estimular o uso da cabotagem no transporte de cargas. "A cabotagem tem sido impulsionada tanto por incentivos governamentais quanto pela crescente preocupação das empresas com sustentabilidade e eficiência. A Samsung SDS acredita que o modal marítimo é um pilar estratégico para o futuro da logística nacional, pois reduz emissões de carbono, descongestiona rodovias e amplia a competitividade da cadeia de suprimentos", ressalta Rosa Amador.

Para saber mais, basta acessar o site da Samsung SDS: https://www.samsungsds.com/la/index.html



Galpões lonados ganham espaço na armazenagem industrial

Galpões lonados ganham espaço na armazenagem industrial
Galpões lonados ganham espaço na armazenagem industrial

O setor industrial brasileiro vem atravessando um período de ajustes e desafios, mas também de expansão em áreas estratégicas. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a indústria nacional avançou 3,1% em 2024 em relação ao ano anterior, impulsionada sobretudo pelo crescimento de 10,6% nos bens duráveis e de 9,1% nos bens de capital.

Para 2025, a expectativa é de alta mais moderada, de 1,6%, segundo projeções da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgadas pelo Poder360, com destaque para a indústria extrativa, que deve crescer 6,2%. O cenário, no entanto, é marcado por entraves como juros elevados, aumento das importações e tarifas impostas pelos Estados Unidos, fatores que pressionam a competitividade interna.

Nesse contexto, a busca por soluções de armazenagem mais ágeis e econômicas pode se intensificar. De acordo com Guilherme Tomaz, sócio-diretor e fundador da GM Tendas Galpões, a demanda por ampliação de espaços por meio de aquisições e locações de galpões lonados tem se mantido constante no segundo semestre deste ano, em especial nos mercados de indústria, logística e construção civil. "Embora tenham sido impactados de forma importante por fatores macroeconômicos, são setores que estão buscando ampliar sua dinâmica de atuação", observa.

Os galpões lonados, estruturas flexíveis de lona que podem ser montadas em diferentes tipos de terreno, vêm se consolidando como alternativa aos tradicionais galpões de alvenaria ou metálicos. Entre os fatores que impulsionam essa preferência, Tomaz destaca a possibilidade de personalização sob demanda.

"O aluguel dos galpões lonados é realizado de acordo com a demanda industrial considerando as medidas e o tempo necessários, de modo que ainda possibilita às indústrias otimizarem importantes recursos de tempo, de espaço e de custos", explica.

Além da flexibilidade de contratação, o executivo afirma que os galpões lonados também permitem a instalação de sistemas complementares como iluminação, climatização, portas, exaustão e proteção contra descargas atmosféricas (SPDA). Outra funcionalidade ressaltada por ele é a dispensa de autorizações municipais para montagem, o que pode acelerar a implantação.

"Os galpões flexíveis de lona podem ser instalados em qualquer tipo de piso e pavimento, como grama, terra, asfalto, intertravado, concreto e pedra, tornando-os uma opção de cobertura altamente eficiente para a armazenagem industrial", ressalta.

Versatilidade em diferentes segmentos industriais

Para atender ao crescimento da procura, a GM Tendas Galpões ampliou seu estoque de galpões disponíveis e investiu em tecnologia, qualidade produtiva e treinamento de equipes.

"Hoje possuímos uma grande quantidade desses ativos à disposição das indústrias para as diversas finalidades de estocagem e armazenagem. Além disso, priorizamos o desenvolvimento tecnológico e a qualidade produtiva, objetivando a segurança do produto, a durabilidade dos materiais e a garantia de qualidade para nossos clientes", afirma Tomaz.

A linha de Galpões Lonados GM Log®, desenvolvida pela empresa, oferece galpões de 10 a 40 metros de largura, com comprimento e altura personalizados, além de estruturas de até 5.000 m² que podem ser montadas em dez dias.

As estruturas são produzidas em conformidade com as normas técnicas vigentes, com a finalidade de serem flexíveis para adaptá-los rapidamente a novas demandas de armazenagem.

Atualmente a GM Tendas Galpões atende desde indústrias de base, como siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas e mineradoras, até setores de bens de capital, como fábricas de máquinas e equipamentos, além de indústrias de bens duráveis e não duráveis, incluindo automobilísticas, químicas, farmacêuticas, alimentícias, têxteis e eletroeletrônicas.

"As demandas industriais ocorrem para fins de armazenagem de produtos, máquinas e equipamentos em geral, por períodos que podem variar de 1 até 36 meses ou mais", detalha Tomaz.

Segundo o executivo, o futuro dos galpões industriais passa pelo aperfeiçoamento da flexibilidade e da eficiência, com foco em modelos de gestão capazes de conciliar qualidade e custos. "As perspectivas de inovação estão se desenvolvendo no sentido da otimização, atendendo o mercado de forma personalizada, ágil e exclusivamente conforme a demanda industrial necessária", conclui.

Para saber mais, basta acessar: http://www.gmtendas.com.br



Córdoba, na Argentina, conta com projeto integrado pela NEC

A Prefeitura da Cidade de Córdoba, na Argentina, que conta com uma população de aproximadamente 1,5 milhão de habitantes, por meio de seu Juizado de Pequenas Infrações, em conjunto com a NEC, trabalha há mais de três anos na transformação digital através do desenvolvimento de um software para a implementação de processos eletrônicos. Este sistema utiliza Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (Aprendizado de Máquina) e Blockchain para eliminar o uso de papel e melhorar a transparência e a rastreabilidade dos procedimentos.

A multinacional japonesa NEC foi contratada para liderar a coordenação e integração dos sistemas que compõem a nova solução tecnológica implementada pelo Tribunal Municipal. A empresa desenvolveu uma infraestrutura abrangente composta por um moderno centro de processamento de dados, a partir do qual um arquivo eletrônico é gerado e vinculado aos dispositivos móveis utilizados exclusivamente pelos agentes que realizam as inspeções. A ferramenta, 100% digital, substitui definitivamente os relatórios tradicionais em papel e permite que eles contenham imagens em tempo real, o que permite a rastreabilidade georreferenciada das evidências registradas durante as inspeções.

Para transformar Córdoba em uma Cidade Inteligente, a modernização e a inovação digital foram consideradas pilares fundamentais para a implementação de um processo abrangente de digitalização no departamento. Esse processo visa agilizar procedimentos, reduzir a burocracia e promover a eliminação do uso de papel na administração pública.

Segundo o Dr. Lucas Carpio, administrador adjunto do Tribunal Municipal de Contravenções da Cidade de Córdoba, a digitalização do processo de inspeção torna-o mais transparente, pois permite o acesso ao conteúdo do relatório no arquivo eletrônico por meio do portal do cidadão e possibilita a troca rastreável com as autoridades, se necessário. “A implementação de processos eletrônicos não só aprimora a eficiência operacional do Juizado de Pequenas Infrações, como também promove a transparência e a sustentabilidade, proporcionando aos cidadãos um serviço muito mais acessível, ágil e eficiente”, avalia Carpio, que complementa: “Com o projeto, os funcionários contam com uma ferramenta de trabalho mais moderna e completa, enquanto os cidadãos têm a possibilidade de verificar se há alguma notificação em seu nome, bem como o andamento de seus casos no arquivo eletrônico. Os aspectos mais relevantes são: transparência; comunicação dinâmica com os cidadãos; uso intuitivo para os tribunais e demais partes envolvidas, além do fato de ser uma solução completa para a digitalização de todo o processo e rastreabilidade total do arquivo eletrônico”.

Graças a esta iniciativa, o portal de gestão de infrações de trânsito para cidadãos proporciona acesso a informações sobre a gestão de multas, integrado à Plataforma CiDi (Cidadão Digital). Esta plataforma valida a identidade do cidadão e verifica seu endereço de e-mail, facilitando a notificação de multas digitais e melhorando a comunicação com o público. Por meio deste portal, os usuários podem realizar diversos procedimentos, como efetuar pagamentos online, imprimir comprovantes de pagamento ou apresentar defesa contra a suposta infração, entre outras ações. Isso permite acompanhar o andamento do processo, otimizar os tempos de resposta e aprimorar a experiência do usuário.

Na primeira fase, o Tribunal Municipal adquiriu até 50 dispositivos móveis, que serão utilizados pelos agentes de fiscalização nas ruas da cidade. Após um período de aproximadamente 18 meses, estima-se que esse número possa aumentar para 1 mil unidades em operação.

Jorge Vargas, vice-presidente da unidade de negócios para Governo e Finanças Digitais da NEC na América Latina, afirma que o projeto responde às necessidades de uma sociedade em constante evolução e está alinhado com o movimento global rumo à transformação digital. Ele destaca que a equipe da NEC realizou um trabalho significativo desde a fase inicial de projeto da solução. “Oferecemos uma abordagem consultiva, trabalhando em estreita colaboração com o cliente para entender suas reais necessidades. Dentro dessa estrutura, também oferecemos manutenção contínua, personalização e avaliação de oportunidades de melhoria futura”.



Cabos de alumínio têm restrições para utilização em instalações de baixa tensão

A segurança elétrica é um tema que exige atenção redobrada em qualquer tipo de instalação. Embora o alumínio seja amplamente utilizado em linhas de transmissão e redes de distribuição aéreas, seu uso em instalações de baixa tensão pode representar riscos significativos.

Embora o material seja leve e de custo reduzido, o alumínio possui uma condutividade elétrica inferior à do cobre e é mais suscetível à oxidação, o que pode comprometer a integridade das conexões.

O professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é consultor técnico da COBRECOM, ressalta que, no Brasil, a cadeia completa de materiais e dispositivos para instalações elétricas de baixa tensão é historicamente concebida para cobre e suas ligas, como os cabos elétricos para uso predial, interruptores, tomadas, disjuntores, barramentos, conectores, entre outros.

“Além disso, nas instalações de baixa tensão, sem os materiais, ferramentas, procedimentos e mão de obra adequados, o uso de cabos com condutores de alumínio pode resultar em sérios riscos à segurança das pessoas e do patrimônio. Note que a questão central não é o uso em si do cabo com condutor de alumínio, mas é sobre a existência de um sistema completo de materiais, dispositivos, ferramentas, procedimentos e mão de obra que lidem corretamente e de forma segura com tal material”, completa Hilton Moreno.

ABNT NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão

Hilton Moreno, que também é coordenador da Comissão de Instalações Elétricas de Baixa Tensão da ABNT, explica que a NBR 5410 somente permite o uso de cabos com condutor de alumínio em instalações comerciais e industriais, com seções nominais acima de 50 mm2 e 16 mm2, respectivamente, e se elas forem operadas e mantidas por pessoal qualificado.

“Em todas as outras situações, como locais de habitação e locais de afluência de público, por exemplo, o uso de cabos com condutores de alumínio é expressamente proibido”, acrescenta Hilton Moreno.

Diferenças entre cabos de cobre e de alumínio

Entre as principais distinções entre os condutores de cobre e de alumínio estão a condutividade, as dimensões e o peso, as conexões, a dilatação e a fluência.

“O cobre tem condutividade elétrica superior à do alumínio. Isso implica que, para conduzir a mesma corrente, o alumínio precisa de uma seção maior. Já com relação às dimensões e ao peso, o alumínio é mais leve (tem menor densidade que o cobre), porém, para compensar a menor condutividade, as seções dos cabos em alumínio são maiores do que as do cobre para transportar a mesma corrente elétrica”, esclarece Moreno.

O profissional ainda ressalta que o alumínio exige conectores, ferramentas, procedimentos e mão de obra específicos. Além disso, o óxido de alumínio que se forma na superfície do condutor é isolante e, sem o devido preparo das conexões e emendas, sua presença aumenta a resistência de contato, gerando perdas e potencial ponto de sobreaquecimento. 

Riscos dos cabos de alumínio

Hilton Moreno indica que os principais riscos estão associados ao aquecimento excessivo em emendas e terminais não executados apropriadamente, e à corrosão de materiais por contato indevido do alumínio com cobre ou liga de cobre.

“Além disso, podem ocorrer afrouxamentos de contatos ao longo do tempo por dilatação e fluência do alumínio, elevando a resistência de contato e provocando aquecimentos indesejados, ou seja, o uso de forma inadequada do alumínio nas instalações elétricas pode resultar em sobreaquecimentos, danos a materiais isolantes, fugas de corrente exageradas, curtos-circuitos e incêndios”, afirma o consultor técnico da COBRECOM.

Cabos irregulares que utilizam alumínio

De acordo com Hilton Moreno, por conta do elevado preço do cobre puro para fabricação de condutores elétricos, é comum encontrar no varejo produtos disfarçados como “cabo de cobre”, mas que, nem de longe, atendem às normas de cabos elétricos para instalações elétricas.

“Tais produtos, como aqueles chamados de ‘alumínio cobreado’, ‘banhado a cobre’, ‘liga leve’, entre outros, consequentemente, são terminantemente proibidos para uso em instalações residenciais, prediais, comerciais, industriais, etc., que são regidas pela NBR 5410 e normas correlatas”, alerta Hilton Moreno.

O principal risco do uso desse material é a ocorrência de incêndios devido a problemas de sobreaquecimento nas emendas e terminações de cabos elétricos. Outro problema sério com este produto é que ele é criminosamente apresentado como tendo seções nominais iguais às dos cabos com cobre.

“Acontece que as características técnicas de um condutor de alumínio cobreado ou similares são praticamente as mesmas de um condutor de alumínio, que, por sua vez, são bem diferentes e inferiores às do condutor de cobre”, adverte Moreno.

Segundo ele, fabricantes inescrupulosos que adotam essa prática se aproveitam do fato de a camada externa do condutor ser na cor do cobre e enganam os consumidores desavisados, que acham que aquele cabo é de cobre.

Hilton Moreno ainda explica que, além do mau contato resultante de conexões feitas de forma inadequada, o uso de um cabo de alumínio cobreado de uma dada seção nominal como se fosse a mesma seção nominal de um cabo de cobre pode levar a sobrecargas, que podem evoluir para curtos-circuitos e incêndios, além de representar aumento nas perdas energéticas e, consequentemente, no consumo de energia.

Alguns cuidados podem ser tomados pelo consumidor para se proteger do uso indevido de cabos com condutor de alumínio ou ‘cobreados’, sendo que devem ser escolhidos os cabos com marcação completa na embalagem e/ou na superfície do cabo, contendo, no mínimo, a seção nominal, tensão de operação, norma ABNT de referência, nome do fabricante e CNPJ.

“O consumidor deve ainda procurar o selo do Inmetro na embalagem e no corpo do cabo, pois ele é exigido para os condutores utilizados nas instalações elétricas de baixa tensão, além de verificar também se o fabricante é associado à Qualifio (Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos) o que reforça a confiança no produto”, diz Hilton Moreno.

Outras dicas importantes do consultor técnico da COBRECOM são: comprar os cabos elétricos através de canais formais reconhecidos, sejam lojas físicas ou on-line, e desconfiar de ‘superpromoções’ e cabos muito mais baratos que a média do mercado.



ECA Digital e LGPD fortalecem a proteção de dados de menores

ECA Digital e LGPD fortalecem a proteção de dados de menores
ECA Digital e LGPD fortalecem a proteção de dados de menores

A publicação da Lei nº 15.211/2025, conhecida como Estatuto Digital da Criança e do Adolescente (ECA Digital), representa uma nova norma específica voltada à proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital, em complementação a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD – Lei nº 13.709/2018). Com vigência prevista para março de 2026, a norma designa a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) como órgão fiscalizador, elevando o papel do encarregado pelo tratamento de dados pessoais: Data Protection Officer (DPO) como peça-chave no auxílio ao cumprimento das obrigações relacionadas a tais normas.

De acordo com o caput do artigo 1º, o ECA Digital aplica-se a produtos e serviços de tecnologia da informação direcionados ou com acesso provável a crianças e adolescentes, incluindo aplicações de internet, programas de computador, softwares, sistemas operacionais de terminais, lojas de aplicações e jogos eletrônicos conectados à rede. Entre as medidas obrigatórias, destacam-se a verificação confiável de idade — sem possibilidade de autodeclaração —, a vinculação de contas de usuários até 16 anos a responsáveis legais, a proibição de "caixas de recompensa" em jogos infantis e a remoção imediata de conteúdos envolvendo exploração sexual ou violência.

No ECA Digital constam diversas obrigações que convergem com as determinações previstas no texto da LGPD, tais como as configurações protetivas por padrão e os princípios de prevenção e segurança, alinhando-se ao conceito do Privacy by Design e Default; elaboração de Relatório de Impacto à Proteção de Dados (RIPD) em tratamentos envolvendo menores; mapeamento de riscos, obtenção de consentimento parental; observância aos princípios da minimização e necessidade. A norma também proíbe o perfilamento para fins de publicidade comercial direcionada a crianças e adolescentes, reforçando a proteção contra discriminação.

A interação entre o ECA Digital e a LGPD estabelece camadas complementares de proteção ao tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes.

Na interseção das leis, o DPO ganha protagonismo ao auxiliar na preparação de RIPDs; na definição de procedimentos para gestão de consentimento parental; na elaboração de relatórios semestrais; na intermediação com as autoridades em fiscalizações, auditorias e respostas a notificações; e na condução de treinamentos internos. Assim, empresas que contam com um DPO em seu quadro de colaboradores, ou ainda, com o apoio de uma consultoria de DPO as a Service, podem atingir a conformidade com a lei com maior agilidade.

Com a entrada do ECA Digital, empresas estrangeiras que operem no Brasil deverão nomear representantes locais. O Poder Executivo regulamentará aspectos técnicos até março de 2026.

A convergência entre o ECA Digital e a LGPD não só protege apenas os vulneráveis, mas posiciona o Brasil como referência global em direitos digitais.

De acordo com Renata Parizotto, especialista em direito digital e sócia da DPO Expert, "os agentes de tratamento devem iniciar imediatamente os processos de adequação às disposições do ECA Digital, com o encarregado pelo tratamento de dados pessoais (DPO) exercendo papel central na coordenação e na implementação das medidas de conformidade".



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