A eficácia da homeopatia no tratamento do câncer em pets foi tema de destaque no Conapet 2025, evento realizado entre os dias 18 e 20 de março, em Campo Grande (MS). Durante o encontro, foram apresentados os resultados preliminares do acompanhamento de 18 casos clínicos.
A homeopatia veterinária tem se mostrado uma ferramenta eficaz para melhorar a qualidade de vida de animais diagnosticados com câncer. Nesse sentido, o acompanhamento desses casos clínicos, de diferentes tipos de tumores e em diferentes estágios em cães e gatos, demonstrou algum tipo de melhora em 95% dos animais, todos tratados com medicamentos homeopáticos. Além disso, os benefícios observados incluem redução do tumor, melhora na resposta à quimioterapia, redução da aderência dos tumores, facilitando a retirada nos casos dos animais que foram submetidos a cirurgia, além do aumento do bem-estar nos casos paliativos.
“A homeopatia pode atuar em diferentes momentos do tratamento do câncer. Antes da cirurgia, ela reduz a vascularização do tumor, facilitando a remoção com menos sangramento. No pós-operatório, ajuda a reequilibrar o organismo, reduzindo o risco de que células tumorais remanescentes voltem a crescer. E nos casos paliativos, reduz a dor, melhora o apetite e a qualidade de vida dos pets”, explica a médica-veterinária da Homeopet, Patrícia Martins Rezende.
Além disso, o levantamento indicou que, em alguns casos, a regressão completa do tumor aconteceu apenas com o uso da homeopatia. Um gato diagnosticado com sarcoma, por exemplo, cujo tratamento aconteceu exclusivamente com medicamento homeopático, não apresentou mais recidivas após a cicatrização completa da lesão.
Segundo a veterinária, outro trabalho está sendo conduzido em pacientes oncológicos, em tratamentos paliativos, nos quais a homeopatia foi associada ao tratamento convencional. Para ela, após o início da homeopatia, foi possível verificar redução na dor, melhora da interação dos animais com as pessoas, melhora do apetite dos animais, redução dos odores desagradáveis, entre outros benefícios.
“A homeopatia não substitui os tratamentos tradicionais, mas pode complementar a quimioterapia, reduzir efeitos colaterais e oferecer alívio para animais em estágio avançado da doença. Nossa obrigação como veterinários é garantir qualidade de vida, e a homeopatia tem se mostrado uma ferramenta essencial para isso”, finaliza a veterinária.
A Homeopet é uma marca do Grupo Real. A empresa apoia diversos estudos científicos voltados à evolução de tratamentos veterinários voltados para a saúde e bem-estar dos animais. O Grupo também mantém um acervo digital com publicações científicas.
A POLYVANTIS, um dos principais fornecedores de soluções de chapas e filmes multimateriais, apresentará seu abrangente portfólio de produtos para interiores de aeronaves e soluções de envidraçamento na Aircraft Interiors Expo. A POLYVANTIS oferece uma ampla variedade de filmes, chapas e produtos semiacabados feitos de polimetilmetacrilato (PMMA), polifenilsulfona (PPSU), polieterimida (PEI) e policarbonato (PC) que atendem às rigorosas exigências impostas aos materiais para o setor de aviação. A POLYVANTIS atende a sua base global de clientes com as renomadas marcas EUROPLEX®, filmes e chapas LEXAN™ PC, e produtos semielaborados de PMMA PLEXIGLAS®, integrados em um só portfólio.
“Há décadas, os clientes confiam em nossas marcas pelas tecnologias inovadoras de materiais, aplicações e processos de fabricação que apoiam a indústria de interiores de aeronaves”, disse Peter Chedd, diretor de Transporte de Massa para a Europa na POLYVANTIS. “Temos orgulho de aproveitar nossa sólida trajetória e apresentar nossa experiência combinada como POLYVANTIS. Por meio de produtos como a chapa ULTEM™ e a chapa LEXAN™ F8000HR, expandimos os limites do que é possível para a indústria da aviação”.
A POLYVANTIS ofereceàindústria da aviação uma solução completa para diversas aplicações em cabines, incluindo encostos de assento, apoios de braço, suportes para revistas, mesas de bandeja, interiores de cozinhas de bordo, compartimentos de bagagem, unidades de serviço pessoal e iluminação. Por meio de seu amplo portfólio, a POLYVANTIS tem o prazer de oferecer a maior linha de termoplásticos em conformidade do mundo, atendendo tanto aos requisitos OSU quanto FST.
Chapa LEXAN™ F8000HR – Chapa termoplástica leve que atende aos requisitos da OSU e da FST
Adicionando ao seu portfólio robusto, a POLYVANTIS apresentará um novo produto de chapa termoplástica diferente de tudo no mercado de interiores de aeronaves: a chapa LEXAN™ F8000HR. Com base na tecnologia de chapa de PC LEXAN™ e reforçada com fibras de vidro, a chapa LEXAN™ F8000HR oferece desempenho e valor incomparáveis em comparação a outros materiais de interior de aeronaves totalmente compatíveis com FST. Essa nova chapa atende aos requisitos da OSU (CS 25.853) e da FST (FAR 25.853 (d) + App.F Parte IV), tornando-a uma escolha ideal para aplicações que exigem o cumprimento de rigorosos padrões de resistência ao fogo. A chapa LEXAN™ F8000HR também exibe capacidades excepcionais de termoformagem e ostenta um peso mais leve do que outros materiais compatíveis com a OSU.
Chapa ULTEM™ 1668A – Projetada para excelência em multicamadas
A POLYVANTIS tem o orgulho de reintroduzir a chapa ULTEM 1668A em seu portfólio. A chapa ULTEM 1668A é uma chapa extrudada de polieterimida especificamente desenvolvida para aplicações em interiores de aeronaves. Com um legado que se estende por mais de 30 anos, os materiais de chapa ULTEM são confiáveis para algumas das aplicações mais exigentes na aviação. A chapa ULTEM 1668A é usada em aplicações projetadas que requerem uma abordagem multicamada para interiores exigentes, devidoàsua incrível resistência e conformidade com os padrões comuns de resistência a chamas, antiofuscamento e antitoxicidade. A chapa é leve, opaca e totalmente compatível com os critérios de liberação de calor OSU 65/65 e os critérios de teste de fumaça e inflamabilidade da FAA NBS.
Também apresentados na feira, a POLYVANTIS orgulhosamente exibe os seguintes produtos para a indústria:
Chapa EUROPLEX® PPSU para componentes grandes em interiores de aeronaves.
Chapas de policarbonato EUROPLEX® F – Fáceis de moldar e ideais para iluminação em aviação.
Chapas opacas LEXAN™ compatíveis com FST – Soluções leves para interiores de aeronaves.
Chapas LEXAN™ 55/55 compatíveis reforçadas com fibras de vidro para maior rigidez.
Chapas ULTEM™ 65/65 compatíveis – Projetadas para excelência em multicamadas.
Graus de aviação PLEXIGLAS®: alto desempenho para envidraçamento e aplicações transparentes.
Chapas acrílicas esticadas PLEXIGLAS®: resistência ao impacto e desempenho superiores.
Para saber mais sobre o portfólio POLYVANTIS para a aviação, visite o estande da POLYVANTIS na Aircraft Interiors Show, de 8 a 10 de abril (salão 6, estande 6C51A).
1 ULTEM™ é uma marca registrada da SABIC
2 LEXAN™ é uma marca registrada da SABIC
Sobre a POLYVANTIS
A POLYVANTIS é uma empresa global que atua com múltiplos materiais e possui algumas das marcas mais cobiçadas e icônicas do setor, como PLEXIGLAS® e ACRYLITE® para produtos semiacabados de polimetilmetacrilato e LEXAN™ para chapas e filmes de policarbonato. Com 1.500 funcionários e 15 instalações de produção espalhadas pelo mundo, a POLYVANTIS oferece capacidades globais incomparáveis, fornecendo aos clientes soluções inovadoras em chapas e filmes para os mercados de construção civil, elétrica e eletrônica, automotivo, aéreo e ferroviário, saúde e segurança, além de iluminação e sinalização. Para saber mais sobre as novidades da POLYVANTIS, siga-nos no LinkedIn ou no nosso website.
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O paisagismo traz a natureza para os residenciais, criando com o verde cenários fora e dentro dos lares. Ele é uma técnica que visa harmonizar a natureza com a arquitetura, projetando, planejando e preservando espaços verdes. Desse modo, projetos com ênfase no bem-estar e biofilia vem ganhando cada vez mais destaque em planejamentos imobiliários de alto padrão.
No Amanay Residências, condomínio de 20 casas na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e que tem arquitetura assinada por Duda Porto e projeto paisagístico do Escritório de Paisagismo Burle Marx, o paisagismo foi pensado para integrar o conceito de Quiet Luxury. O projeto paisagístico entrega a premissa de exclusividade que caracteriza o luxo, mas tem elementos que o distanciam do exagero. O quiet luxury é uma tendência que valoriza a discrição e a durabilidade de produtos. No paisagismo, essa abordagem pode ser traduzida por meio de uma integração com a paisagem natural e uso de materiais sustentáveis e duráveis.
Gustavo Leivas, arquiteto paisagista responsável pelo projeto, destaca os principais pontos que marcam o conceito do residencial e que devem ser valorizados e observados em qualquer imóvel de alto padrão:
Topografia
Um projeto paisagístico de alto padrão explora também os aspectos topográficos do ambiente. O projeto do arquiteto Duda Porto apresenta o boulevard do Amanay com o objetivo de despertar sensações de relaxamento e descanso. “Seguimos com esse conceito de um grande jardim, projetado pelo Duda, com unicidade entre as casas. Desenhamos caminhos orgânicos, com curvas suaves e elevações, que proporcionam sensações diferentes para quem os percorre. Criamos essa topografia com a proposta de paisagem, que também já começa na calçada, nos jardins frontais do empreendimento”, explica Gustavo Leivas.
Tonalidades e texturas em adequação com o projeto paisagístico
A sinergia entre a proposta arquitetônica e paisagística também caracteriza o imóvel como um produto de alto padrão. No caso do Amanay, que tem uma estética naturalista e orgânica, o paisagismo veio para adornar e enaltecer o projeto do escritório Burle Marx.
“O Duda Porto trabalha muito com minerais, madeiras e pedras. Em afinidade com ele, seguimos essa tendência, através da materialidade, que está presente nos desenhos de piso, com aplicação de pedras portuguesas em tons de branco e ocre, para estabelecer uma temperatura mais quente e mais agradável”, explica.
Singularidade
Apesar das tendências, um projeto paisagístico de alto padrão nunca deve ser padronizado. É preciso que haja customização e adequação ao projeto urbanístico e residencial. “Através das folhagens, com uma alternância entre uma vegetação mais densa e suave, em alguns pontos, idealizamos essa moldura para a arquitetura existente. Apesar do Amanay ter uma unidade arquitetônica, com um conceito de vila, buscamos valorizar e dar destaque ao traço do residencial, através da elaboração do jardim, em que em cada ponto temos uma planta específica, com texturas e cores em harmonia com os elementos naturais que o projeto apresenta”, explica o paisagista.
Biodiversidade
Nos projetos de paisagismo, há um diálogo entre a biodiversidade e o ambiente em que está inserido. “O Amanay está cercado por lagoas da restinga da Barra da Tijuca, oferecendo uma larga riqueza vegetal e paisagística. Desse modo, buscamos trazer um pouco dessa característica, trabalhando com vegetação tropical, como bromélias e palmeiras, além de plantas diferenciadas, específicas de coleções botânicas, com um mix de espécies nativas e exóticas“.
Localizado na Avenida Rachel de Queiroz, o Amanay, da Origem Incorporadora, conta com 20 casas de alto padrão, de 450 a 550 metros quadrados, podendo ter de cinco a seis suítes. O Amanay terá um subsolo para receber as três vagas de garagem, além de um espaço que poderá ser sala de TV, academia ou até mesmo uma suíte e vestiários. Assim, no nível térreo, entre as casas, fica um boulevard e não haverá circulação de automóveis, resguardando o silêncio.
“Cada vez mais as pessoas buscam por moradias pensadas para quem busca viver em perfeita harmonia com a natureza, encontrando na casa o refúgio perfeito. O alto padrão exige criatividade e inovação para atender a essas expectativas. Nós investimos em tecnologias, mas pensamos muito na sustentabilidade. Olhamos o imóvel como casa e cuidamos de cada detalhe para que sejam realmente espaços harmoniosos. Temos que integrar qualidade, sofisticação e integração ao meio ambiente, com valores sustentáveis”, destaca o CEO da Origem, Henrique Blecher. Sobre a Origem Incorporadora
Fundada em 2023, a Origem Incorporadora é a mais nova marca lançada por Henrique Blecher, empresário carioca que atua no ramo da incorporação, e é ex-sócio fundador da Bait e ex-CEO da Gafisa. A empresa propõe uma redefinição no estilo de morar, unindo alto padrão e integração ao meio ambiente e valores sustentáveis. O ‘Origem Ciclo’, residencial em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, marcou a estreia da empresa no mercado imobiliário carioca. Com Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 100 milhões, o empreendimento terá mais de 190 unidades privativas em uma área de 64 mil m². Já em 2024, a empresa lançou ao mercado o ‘Amanay Residências’, um condomínio exclusivo de apenas 20 casas, no estilo ‘Quiet Luxury’, com 536 a 615 metros quadrados, assinadas pelo arquiteto Duda Porto e com paisagismo do escritório Burle Marx, localizado na Barra da Tijuca. Para além dos empreendimentos na Zona Oeste do Rio, a Origem já planeja avançar para outras áreas da capital fluminense e também de outras regiões metropolitanas do Sudeste até o fim de 2025.
De acordo com a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), 2025 promete ser um ano estratégico para bares e restaurantes por conta dos feriados prolongados e das datas comemorativas que têm potencial para incentivar o faturamento. O calendário traz diversas oportunidades para empresários do setor, especialmente em cidades turísticas e grandes centros, onde o aumento do fluxo de consumidores é esperado.
Conforme pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em dezembro, o setor de alimentação fora do lar inicia 2025 com confiança. A maior parte dos empreendedores (73%) aguarda um aumento nas vendas no primeiro trimestre do ano, comparado ao mesmo período do ano passado.
Em Belo Horizonte (MG), o empresário e chef do Ajê Bistrô Bar, David Faria também está na expectativa que os feriados e as datas comemorativas vão aquecer ainda mais o movimento do bistrô. “A perspectiva é de alta no faturamento, superando os feriados prolongados do ano passado”, comenta.
Segundo David Faria, “mesmo diante de um cenário desafiador, o Ajê está preparado para receber belorizontinos e turistas, oferecendo cardápios especiais e experiências exclusivas”. David diz ainda “minha expectativa para 2025 é um aumento de 30% nas vendas em relação a 2024. Atribuo esse crescimento ao Ajê receber o selo 10% melhores do mundo e aos cardápios especiais para atender a clientela”, finaliza.
Sobre o Ajê Bistrô Bar
O Ajê Bistrô Bar se inspira nas experiências pessoais e na identidade do chef David Faria. Os menus são inspirados em histórias e servem pratos e receitas clássicas, com ênfase em temas preparados. Os menus temáticos já abordaram a era “Vitoriana” e “As Mil e Uma Noites”, sempre com pratos detalhados. O restaurante já recebeu clientes como governadores, presidentes, ministros e artistas. O Ajê Bistrô Bar fica na R. Dores do Indaiá, 96 – Santa Tereza, Belo Horizonte.
Os fundos patrimoniais, conhecidos internacionalmente como endowments, têm conquistado cada vez mais relevância no Brasil, especialmente no âmbito universitário e cultural. Eles representam uma ferramenta para garantir a sustentabilidade financeira a longo prazo de instituições de ensino, sejam públicas ou privadas. Esses fundos são compostos por recursos provenientes de doações feitas por pessoas físicas ou jurídicas, que são investidos no mercado financeiro. Ao contrário de uma doação tradicional, em que o valor é utilizado de imediato, nos fundos patrimoniais somente os rendimentos das aplicações são utilizados para financiar projetos específicos dentro das universidades. Isso assegura que o valor principal continue crescendo ao longo do tempo, gerando um fluxo contínuo de recursos.
O Fundo Patronos, da Unicamp, é um exemplo desse modelo, que atua de forma independente da Universidade, abrangendo todos os cursos da universidade e voltado para o financiamento de projetos de pesquisa e apoio aos estudantes. Criado com o apoio de ex-alunos e diversas doações, o Fundo já arrecadou mais de R$ 2,5 milhões. O montante principal das doações arrecadadas é incorporado ao patrimônio do Fundo, e os rendimentos deste montante aplicado é utilizado para investir e apoiar projetos. Até o momento os rendimentos foram aplicados em mais de 30 projetos de impacto. Outras universidades no Brasil, como a USP de São Carlos, UNIFESP, ITA, POLI (USP), UFRJ, Direito Mackenzie, Direito GV e FEA (USP), também possuem fundos patrimoniais. De acordo com uma pesquisa do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – Monitor de Fundos Patrimoniais no Brasil | IDISIDIS existem 122 fundos patrimoniais ativos no Brasil em 2025.
Esses fundos são importantes para as universidades, pois criam uma base financeira que sustenta a continuidade de projetos e promove a inovação acadêmica. Em países como os Estados Unidos, os endowments universitários desempenham papel na sustentabilidade das instituições, representando uma parcela significativa do orçamento anual de universidades como Harvard e Yale. No Brasil, a Lei 13.800/2019 (L13800) foi um marco regulatório que impulsionou a criação e gestão desses fundos.
A Unicamp é reconhecida como a segunda melhor universidade do Brasil pelo ranking mundial da consultoria britânica Times Higher Education (THE) , Ranking THE mantém Unicamp como a segunda melhor universidade do Brasil | Unicamp. No entanto, muitos projetos, que podem trazer benefícios para a comunidade, não conseguem ser viabilizados por falta de fontes de financiamentos. É nesse contexto que o Fundo Patronos entra para financiar projetos extracurriculares com viés de atividades inovadoras, criativas e socialmente responsáveis, muitas vezes fundamentais para a solução de problemas comunitários e regionais.
“Eu e meus amigos, que ainda nos reunimos com frequência, sempre lembramos do conteúdo técnico e profissional que recebemos na Unicamp. Vários amigos estão em empresas privadas, públicas e na área de pesquisa. E é por isso que vejo o Fundo Patronos como algo tão relevante. Ele não só ajuda financeiramente, mas também impulsiona projetos com potencial transformador para a sociedade, fala Amaury Almeida Toledo, sócio da Sweetmix Indústria e ex-aluno de Engenharia de Alimentos da Unicamp.
A governança do Fundo Patronos é composta por diretoria e os conselhos deliberativos formados por ex-alunos e profissionais de diversas áreas, que atuam de maneira voluntária e independente da Universidade. Esses grupos colaboram para orientar as ações do Fundo, assegurando que os recursos sejam aplicados de forma estratégica e responsável, com foco em atender às necessidades da comunidade Unicamp.
Sobre o Fundo Patronos
O Fundo Patronos, criado em 2020, é uma iniciativa destinada a apoiar projetos extracurriculares de alunos da Unicamp, oferecendo os recursos necessários para o desenvolvimento de atividades inovadoras e socialmente impactantes. Sustentado por contribuições de empresas, ex-alunos e parceiros, o Fundo acredita no potencial transformador da educação e no impacto positivo que esses projetos podem gerar para a sociedade.
A Pearson, empresa mundial em soluções de aprendizagem, anuncia que Cinthia Nespoli passa a responder pelo cargo de CEO Brasil. Com mais de 20 anos de experiência nas áreas jurídica e de compliance internacional, relações governamentais e sustentabilidade, Cinthia traz expertise para a posição estratégica, comprometendo-se a impulsionar, no mercado brasileiro, a missão da empresa de ajudar as pessoas a desenvolverem suas habilidades por meio do aprendizado ao longo da vida. Além disso, vai capitalizar localmente as oportunidades apresentadas pelas mudanças nos mundos da educação e do trabalho, apontadas pela liderança global da Pearson como fatores determinantes para sua atuação e diferenciação no setor de aprendizagem e educação.
Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, com pós-graduação em Direito Tributário pela PUC São Paulo, está há mais de 12 anos na companhia atuando como General Counsel e membro do time executivo global desde 2020, tendo sob sua liderança as equipes de Sustentabilidade, Relações Governamentais e Jurídica globais. Antes de ingressar na empresa, assumiu posições de liderança nas áreas jurídica e de conformidade em corporações multinacionais, acumulando uma trajetória de destaque em gestão corporativa e governança.
Ao assumir o novo desafio, Cinthia reforça seu compromisso com a educação e o impacto positivo que o aprendizado pode gerar na vida das pessoas. “Aprender é uma parte essencial das nossas vidas, e a Pearson tem um papel fundamental ao apoiar cem milhões de pessoas que interagem conosco, contribuindo para o aprendizado humano e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro. Estou honrada em receber essa missão e me dedicarei para que ela seja realizada com sucesso”, destaca a executiva.
A chegada do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda, que se iniciou em 17 de março e vai até 30 de maio de 2025, se tornou uma oportunidade para os cibercriminosos. Nos últimos anos, as tentativas de fraudes têm se multiplicado, com golpistas se aproveitando da ansiedade e falta de atenção dos contribuintes para desviar dados pessoais e financeiros, é o que alerta a ESET. Durante este período, a empresa recomenda que os brasileiros ampliem a atenção a e-mails falsos, sites fraudulentos e até telefonemas de falsas centrais que visam roubar informações sensíveis e realizar transações ilícitas.
Em 2025, a Receita Federal espera receber 46,2 milhões de envios – o equivalente a um quinto da população brasileira. Com um volume tão alto de acessos às plataformas oficiais, o período se torna especialmente propício para ataques cibernéticos. Os contribuintes podem preencher e enviar os dados diretamente pelo e-CAC, sem precisar baixar programas, ou utilizar a versão disponível para Windows. Essa grande movimentação atrai a atenção de criminosos, que exploram qualquer descuido para roubar informações e aplicar golpes.
“Os cibercriminosos sabem que muitos contribuintes estão em busca de soluções rápidas para a declaração e aproveitam essa demanda para se infiltrar. As fraudes podem começar com um simples clique em um e-mail falso que se disfarça de Receita Federal. Ou por meio de links que redirecionam para sites falsos, onde o usuário podem encontrar formulários que peçam informações pessoais, dados bancários ou até credenciais de acesso ao próprio sistema GOV.br e, pela similaridade estética, muitas vezes sequer percebem o risco”, explica Daniel Barbosa, Pesquisador de Segurança da ESET Brasil.
O especialista explica que esses golpes podem assumir diferentes formas, como sites que imitam o sistema da Receita Federal ou e-mails solicitando pagamento para “regularizar a declaração”. Além disso, os criminosos costumam utilizar a engenharia social para convencer a vítima a acessar links fraudulentos e fornecer os mais diversos tipos de dados, como Cadastro de Pessoa Física (CPF), número de contas bancárias e senhas de acesso para diversos serviços dentre outras informações.
“Um dos maiores riscos atrelados a este tipo de abordagem é a falta de atenção. Durante a correria para cumprir o prazo da declaração, muitas vezes, os contribuintes clicam em links ou fornecem dados pessoais sem verificar a autenticidade da comunicação. Ao fazer isso, eles podem abrir portas para fraudes ou, até mesmo, para o roubo de recursos financeiros”, alerta Barbosa.
Entre as fraudes mais comuns estão os golpes de phishing, em que e-mails ou mensagens de texto se passam pela Receita Federal para induzir o contribuinte a clicar em links e fornecer dados pessoais. Outra tática frequente envolve sites falsos, criados para enganar a vítima e capturar informações sob o pretexto de oferecer suporte no preenchimento do imposto de renda.
Para se proteger desses golpes, a ESET ressalta a importância de os contribuintes verificarem cuidadosamente a URL dos sites antes de fornecer dados ou realizar qualquer pagamento. O endereço da Receita Federal, por exemplo, deve sempre ser precedido por “https”, o que garante que a conexão é segura, e terminado por “gov.br”.
Outra medida fundamental é desconfiar de e-mails que solicitam informações ou pagamentos, visto que a Receita Federal nunca entra em contato por e-mail para pedir dados ou valores.
A pressão para resolver pendências imediatamente, frequentemente usada pelos golpistas, também é um sinal claro de fraude. “O mais importante é a conscientização do contribuinte. O mais adequado é sempre acessar diretamente os sites oficiais e evitar seguir links enviados por fontes não confiáveis. Não há atalhos para a segurança digital”, conclui Daniel Barbosa.
A cegueira e a deficiência visual impactam milhões de pessoas ao redor do mundo. Segundo o Relatório Mundial sobre Visão da Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 2,2 bilhões de pessoas têm uma deficiência visual ou cegueira, das quais pelo menos 1 bilhão poderiam ter sido prevenidas ou ainda não receberam tratamento adequado.
Entre os latino-americanos, o conhecimento sobre as principais doenças que causam cegueira ainda é baixo. Uma pesquisa realizada pelo IPEC, a pedido da farmacêutica Bayer, revelou que 66% afirmam não conhecer a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e 76% dizem desconhecer a retinopatia diabética, que pode causar o Edema Macular Diabético (EMD), principal causa da perda de visão em pessoas com diabetes. Diante desse cenário, o oftalmologista Fernando Penha, especialista em retina, aproveita o mês de conscientização sobre a cegueira para esclarecer alguns mitos e verdades sobre essas condições.
O diabetes pode levar à cegueira
Verdade. A Retinopatia Diabética (RD) é uma das principais causas de perda de visão em adultos em idade produtiva. O diabetes descontrolado pode causar danos aos vasos sanguíneos da retina, levando a complicações como o Edema Macular Diabético (EMD), que compromete a visão central devido ao acúmulo de líquido na mácula.
Na pesquisa, a conscientização sobre o diabetes ainda é moderada. Para 57% dos latino-americanos entrevistados, a falta de controle do diabetes é uma das principais causas de cegueira, enquanto 51% entendem que a perda da visão é causada por infecção nos olhos.
A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) afeta apenas idosos
Mito. A DMRI é uma doença degenerativa que afeta a mácula e pode levar à perda gradual da visão central. Embora o envelhecimento seja um dos principais fatores de risco, outros hábitos também contribuem para o desenvolvimento da condição, como tabagismo, hábitos alimentares, histórico familiar e dietas com baixos índices de antioxidantes.
A DRMI é uma das principais causas de cegueira em pessoas acima de 50 anos, e ainda é pouco conhecida, por isso o acompanhamento regular com oftalmologista é importante para prevenção e diagnóstico precoce nesses casos.
A visão embaçada não é sinal de risco e pode ser corrigida com uso de óculos
Mito. Muitas pessoas acreditam que a visão embaçada sempre pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato, mas esse sintoma pode indicar problemas mais graves, como a Retinopatia Diabética (RD) e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).
Tanto a RD quanto a DMRI podem causar visão embaçada, distorção das imagens e perda progressiva da visão. No caso da DMRI, os pacientes também podem ter dificuldade para ler e distinguir rostos. Já na RD, podem surgir manchas escuras e flashes de luz, indicando danos mais graves à retina.
Não existe tratamento para impedir a progressão dessas doenças
Mito. Atualmente, o padrão ouro para o tratamento da Degeneração Macular Relacionada à Idade e do Edema Macular Diabético são as injeções intravítreas de anti-VEGF (fator de crescimento endotelial vascular).
Esses tratamentos reduzem a formação de novos vasos sanguíneos anômalos na retina (neovascularização) e diminuem o acúmulo de líquido na mácula, melhorando a acuidade visual e prevenindo a progressão da doença.
O tratamento com anti-VEGF está disponível para população no Sistema Único de Saúde (SUS) e na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) através de planos de saúde privados.
Consultas regulares ao oftalmologista podem evitar a cegueira
Verdade. O diagnóstico precoce e o acompanhamento contínuo são fundamentais para prevenir e diagnosticar precocemente essas condições.
A recomendação geral é que adultos façam exames oftalmológicos pelo menos uma vez por ano. Para grupos de risco, como diabéticos, idosos acima de 50 anos e pessoas com histórico familiar de doenças oculares, a frequência deve ser ainda maior, conforme orientação médica.
Em um cenário de incertezas econômicas, o associativismo se fortalece como uma das principais ferramentas para a competitividade e sustentabilidade do setor de material de construção no Brasil. Representando 158.981 lojas, segundo dados recém-divulgados pela RAIS, o Sistema Anamaco reúne a força das Fecomacs e Acomacs de todo o país e se consolida como a principal estrutura de representatividade do varejo matcon. Essa força estará em destaque durante a Feicon 2025, de 8 e 11 de abril, na maior feira da construção civil da América Latina, da qual a Anamaco é apoiadora institucional e estará presente com um lounge exclusivo.
Mesmo diante dos desafios econômicos, o varejo de material de construção manteve sua relevância na economia brasileira, com um desempenho positivo em 2024. “Estimamos que o setor tenha movimentado cerca de R$ 233 bilhões no ano, considerando o crescimento de 4,7% apontado pelo IBGE e com base no faturamento informado pela FGV em 2023.” — afirma Katia Ratnieks, coordenadora de Pesquisas da Anamaco. A projeção para 2025, segundo o FGVcev, é de um crescimento adicional de 2,5%, impulsionado por fatores como reformas residenciais, retomada de obras e maior acesso a crédito para pequenas e médias empresas.
“A força do associativismo é essencial para a defesa dos interesses do setor e para o desenvolvimento sustentável do varejo de material de construção”, afirma Cassio Tucunduva, presidente da Anamaco.
Presença estratégica na Feicon 2025
Entre os dias 8 e 11 de abril, a Anamaco estará presente na Feicon 2025, no São Paulo Expo, com um estande institucional no corredor K02. O espaço será um ponto de encontro para lojistas, parceiros e lideranças de todo o Brasil, promovendo networking, alinhamentos estratégicos e novas oportunidades de negócios.
No dia 9 de abril, o Sistema realiza a tradicional Assembleia Geral da Anamaco, reunindo presidentes das entidades estaduais e lideranças do setor. Na mesma data tem início a 1ª Convenção dos Executivos do Sistema Anamaco, que segue até o dia 10/4 com uma programação voltada à qualificação da gestão, intercâmbio de experiências e debates estratégicos.
Entre os principais temas em discussão estão: digitalização do varejo, acesso a crédito, desoneração de materiais de construção e fortalecimento da cadeia produtiva nacional. Também estão na pauta os avanços dos Comitês Permanentes da entidade e o anúncio de novas parcerias institucionais.
ANAMACO NA FEICON 2025: União, estratégia e inovação para o setor! Corredor K02 – São Paulo Expo | De 8 a 11 de abril
Ilhéus, localizada no sul da Bahia, é um destino no Nordeste que recebe turistas de diversas regiões do Brasil e do mundo. A cidade conta com praias, história cultural e opções gastronômicas, sendo um ponto de visita para diferentes públicos.
Além dos destinos naturais, a cidade é um importante centro cultural e histórico. O legado de Jorge Amado, que ambientou muitos de seus romances na região, é um dos principais atrativos. O Bar Vesúvio, o Palácio Paranaguá e a Catedral de São Sebastião são alguns dos pontos turísticos mais visitados, com um toque que mistura tradição e modernidade.
As praias fazem parte dos atrativos da cidade. A Praia dos Milionários e a Praia do Norte estão entre os locais que recebem visitantes interessados em diferentes atividades. Para quem deseja conhecer mais sobre a história de Ilhéus, há opções de visitas ao Centro Histórico e aos museus da região.
De acordo com Luis Fernando, CEO da Ilhéus Passeios, o destino tem se consolidado como um ponto forte no turismo nordestino. “O crescimento do turismo em Ilhéus tem sido impulsionado pela diversidade de experiências que oferecemos. Os turistas podem conhecer tanto nossa história quanto relaxar em nossas praias, criando uma experiência completa”, afirma Luis Fernando.
Além disso, o fluxo de turistas para Ilhéus tem aumentado a cada ano. De acordo com uma reportagem do portal O Globo, o município tem atraído cada vez mais visitantes devido à variedade de atrações e ao apelo de suas praias. O litoral de Ilhéus apresenta diversas paisagens e opções de lazer, sendo um destino que atrai tanto quem busca momentos de descanso quanto atividades recreativas.
Com sua combinação de história, cultura e belezas naturais, Ilhéus se afirma como um dos principais destinos turísticos do Brasil e segue em crescente destaque no cenário nacional e internacional.
A economia circular vem ganhando espaço no Brasil como um modelo sustentável capaz de gerar impactos econômicos e ambientais positivos. Segundo um estudo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), com um avanço significativo nesse setor, seria possível gerar cerca de 7 milhões de novos empregos no país até 2030.
O comportamento do consumidor também reforça a importância do investimento em práticas de reciclagem e reaproveitamento de materiais. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 88% dos brasileiros afirmam adotar com frequência ao menos cinco práticas sustentáveis em seu dia a dia. Além disso, 75% dos entrevistados demonstram preocupação com a sustentabilidade no uso de recursos naturais do país, o que pode indicar uma tendência de valorização de empresas que promovem iniciativas de impacto ambiental positivo.
O desperdício de materiais recicláveis também representa uma perda financeira expressiva em escala global. Um estudo da Boston Consulting Group (BCG) revela que, anualmente, aproximadamente R$ 1,2 trilhão de reais são desperdiçados mundialmente devido ao descarte inadequado de materiais que poderiam ser reaproveitados.
Nesse contexto, iniciativas de certificação de reciclagem, como o Certificado de Crédito de Reciclagem (CCR), têm sido implementadas nos últimos anos no Brasil para incentivar a destinação adequada de resíduos sólidos. O CCR permite que empresas financiem a reciclagem de uma quantidade equivalente aos resíduos que geram, contribuindo para a cadeia de coleta e processamento de materiais recicláveis.
“A economia circular no Brasil só avançará com o engajamento de empresas e consumidores. Atualmente, apenas 8% dos resíduos sólidos urbanos são reciclados no Brasil, evidenciando tanto o desafio quanto o potencial deste mercado. A reciclagem de materiais como vidro e alumínio pode reduzir em até 80% as emissões de CO₂ quando comparada à produção de material virgem. Aumentar os índices de reciclagem não só preserva os recursos naturais, mas também impulsiona a geração de empregos e fomenta a inovação no setor de resíduos, fortalecendo um mercado mais sustentável e responsável”, afirma Rodrigo Palos, Diretor de Novos Negócios da eureciclo.
Sobre a eureciclo
A eureciclo oferece certificados de reciclagem que atestam a compensação ambiental de resíduos gerados por empresas. A iniciativa funciona por meio da compra de créditos de reciclagem, que são repassados a operadores dessa cadeia. Esse modelo tem o objetivo de rastrear e registrar a destinação de materiais recicláveis, contribuindo para a estruturação do setor de reciclagem.
BOGOTÁ, Colômbia, April 08, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Na América Latina e no Caribe, a violência sexual continua sendo uma das formas mais generalizadas de desigualdade de gênero, com marcos normativos desatualizados e discriminatórios que não oferecem proteção efetiva às vítimas. Um novo guia elaborado pela Equality Now e ParlAmericas apresenta um conjunto de diretrizes para legislar sobre violência sexual, com o objetivo de garantir que as leis nacionais estejam alinhadas com os padrões internacionais de direitos humanos.
Brechas legais e leis desatualizadas deixam sobreviventes desprotegidas
Uma pesquisa da Equality Now revelou que 23 das 43 jurisdições nacionais e subnacionais analisadas na América Latina e no Caribe definem o crime de estupro com base no uso de força, ameaças ou na incapacidade física da vítima de resistir — e não na ausência de consentimento livre e voluntário. Essas definições desatualizadas não refletem a realidade da violência sexual, especialmente em situações em que o desequilíbrio de poder, a coerção ou a vulnerabilidade impedem que as vítimas resistam fisicamente ou digam não.
Produzido por especialistas jurídicas, o Guia para Legislar sobre a Violência Sexual destaca a urgência de abandonar definições legais que exigem provas do uso de força, pois essas exigências perpetuam mitos e estereótipos nocivos e limitam a responsabilização dos agressores.
Esses mitos e estereótipos estão profundamente enraizados nas leis e práticas judiciais de muitos países da região, o que perpetua a normalização da violência sexual e transfere a responsabilidade para as sobreviventes, em vez de estabelecer a culpa dos agressores. Como consequência, as sobreviventes enfrentam obstáculos legais que desencorajam as denúncias, geram incertezas nos processos judiciais e contribuem para as baixas taxas de condenação, enfraquecendo a confiança nos sistemas de justiça.
Para enfrentar esses problemas, é essencial que as leis e políticas adotem uma abordagem baseada no consentimento, fortalecendo a proteção das sobreviventes, melhorando o acessoàjustiça e garantindo a responsabilização dos agressores.
A importância de definições legais baseadas no consentimento
Os padrões internacionais de direitos humanos exigem que as definições legais de estupro e outras formas de violência sexual estejam baseadas na ausência de consentimento livre e voluntário. Definições discriminatórias que não partem de uma compreensão sólida do consentimento podem desestimular as denúncias por parte das sobreviventes e gerar falta de clareza nos processos judiciais.
As definições legais baseadas no uso da força perpetuam o mito de que é responsabilidade da vítima se proteger, ignorando que muitas pessoas podem permanecer passivas ou paralisadas. Também deixam de considerar as diversas situações coercitivas em que o estupro pode ocorrer sem o uso de força física, como nos casos em que o agressor se aproveita de relações de poder desiguais, confiança, influência e/ou dependência da vítima.
As sobreviventes nem sempre denunciam a violência sexual de forma imediata, devido ao estigma social, ao medo de retaliações ouàfalta de apoio familiar. Isso dificulta a apresentação posterior de provas físicas ou médicas que comprovem violência adicional. Esse ônus probatório imposto às sobreviventes dificulta o processo legal e a responsabilização dos agressores.
Recomendações para reformar as leis sobre violência sexual
Resolver as brechas legais relacionadas ao consentimento é fundamental para ampliar o acessoàjustiça das sobreviventes na América Latina e no Caribe. O guia apresenta recomendações legislativas que propõem a centralidade da ausência de consentimento como elemento-chave nos crimes de estupro e outros crimes sexuais. Isso inclui todas as formas de penetração sexual não consentida, independentemente do objeto ou parte do corpo envolvido.
O guia detalha como os códigos penais devem reconhecer de forma abrangente os contextos e circunstâncias coercitivas em que o consentimento não pode ser livremente dado ou presumido. Os marcos normativos devem abordar a violência sexual em contextos de desequilíbrio de poder e no âmbito familiar, eliminando qualquer disposição que isente de responsabilidade casos de estupro cometidos dentro do casamento ou de relações íntimas.
Além disso, o guia recomenda a revogação de dispositivos legais discriminatórios como o crime de ‘estupro de adolescente’, que se aplica quando o agressor é adulto e a vítima tem mais do que a idade mínima de consentimento, mas menos de 18 anos. Essa figura legal prevê penas significativamente menores do que as aplicadas ao delito estupro, o que cria uma brecha discriminatória na proteção das adolescentes.
Para além da criminalização, as reformas legislativas devem ser centradas nas sobreviventes e desenvolvidas em consulta com elas e com organizações da sociedade civil. Uma abordagem participativa fortalece os marcos normativos, garantindo que respondam às realidades vividas pelas sobreviventes e ofereçam os mecanismos necessários para que possam acessar a justiça e outras formas de apoio, se assim desejarem.
Ao adotar uma abordagem baseada no consentimento, parlamentares têm a oportunidade de desmantelar definições legais desatualizadas baseadas na força, eliminar mitos e estereótipos que dificultam o acessoàjustiça, e alinhar as legislações nacionais com os parâmetros internacionais de direitos humanos. O guia oferece às e aos legisladores as ferramentas necessárias para construir um sistema jurídico mais justo e equitativo, que garanta os direitos das sobreviventes e responsabilize os autores da violência sexual.
Tamara Rusansky, Oficial de Comunicação da Equality Now trusansky@equalitynow.org, +55 21 99966-3828 (WhatsApp)
A NielsenIQ (NIQ), líder em inteligência do consumidor, anunciou hoje que chegou a um contrato para adquirir a Gastrograph AI, uma plataforma de descoberta e investigação líder de mercado para informações sensoriais. A aquisição reforça ainda mais as capacidades de IA e a diferenciação competitiva da NIQ para proporcionar às empresas de CPG a Full View™ do comportamento do consumidor.
A Gastrograph AI oferece suporte a algumas das maiores marcas de consumo do mundo, utilizando IA preditiva para desenvolver, testar e reformular produtos, modelando a percepção sensorial humana de sabor, aroma e textura. Ao integrar o robusto banco de dados sensorial de preferências do consumidor da Gastrograph AI no ecossistema da NIQ, permitiremos que os clientes criem ideias, melhorem conceitos e entreguem formulações de produtos que encantem os consumidores. Com seus recursos habilitados para IA, as soluções da NIQ permitem que os clientes obtenham maior velocidade de comercialização a custos mais baixos.
“A combinação da Gastrograph AI com a plataforma de IA da NIQ irá capacitar as marcas de bens de consumo embalados mais influentes do mundo a chegar ao mercado com mais rapidez, com produtos melhores e ganhar participação de modo mais imediato”, disse Ramón Melgarejo, Presidente de Análise Estratégica e Perspectivas na NIQ. “No ambiente atual, compreender o que os consumidores irão comprar e por que, e estar apto a agir com base nestas informações, nunca foi tão importante.”
A NIQ vem cooperando com a Gastrograph AI em construir a BASES Creative Product AI, sendo que a parceria demonstrou que usar IA para pesquisa de formulação de produtos ressoa fortemente com as maiores marcas internacionais. A aquisição da Gastrograph AI irá permitir que a NIQ melhore ainda mais suas capacidades de IA em Desenvolvimento de Produtos, com base em sua solução Creative Product AI lançada em 2022.
O enfoque holístico da NIQ para o conhecimento do consumidor capacita os clientes a inovar com rapidez, se conectar com os consumidores, crescer e vencer. Aproveitar a experiência em Análise Estratégica e Perspectivas da NIQ garante que os clientes recebam soluções e informações personalizados para enfrentar seus desafios específicos.
Sobre a NIQ
A NielsenIQ (NIQ) é uma empresa líder mundial em inteligência do consumidor, proporcionando a compreensão mais completa do comportamento de compra do consumidor e revelando novos caminhos para o crescimento. A NIQ se uniuàGfK em 2023, combinando as duas lideranças do setor com alcance global incomparável. Nosso alcance global está presente em mais de 90 países, representando aproximadamente 85% da população mundial e mais de US$ 7,2 trilhões em gastos globais do consumidor. Com uma leitura holística do comércio varejista e os insights mais abrangentes do consumidor, fornecidos com análises avançadas por meio de plataformas de última geração, a NIQ oferece o Full View™.
A Gastrograph AI, com sede na cidade de Nova York, desenvolveu uma das primeiras soluções de inteligência artificial criadas especificamente para o desenvolvimento preditivo de produtos no setor de CPG. A plataforma Gastrograph AI modela de modo eficiente a percepção sensorial humana, a fim de compreender as preferências do consumidor para diversos grupos demográficos e países, oferecendo informações sobre o mercado e as formulações que impulsionam o sucesso da marca para clientes de CPG.
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A Graco Inc. (NYSE: GGG), fabricante líder de equipamentos de manuseio de fluidos, anunciou hoje a expansão de sua linha QUANTM™ comprovada em campo. Este último lançamento significa o compromisso contínuo da Graco em atender às s necessidades em evolução dos clientes e capacitar as operações automatizadas.
QUANTM electric double diaphragm (EODD) pumps are purpose-built to match the needs of today’s factories.
Com foco no aumento da eficiência e da confiabilidade, o projeto exclusivo do motor XTREME TORQUE reduz drasticamente o peso e o tamanho da bomba – e facilita muito a implantação e a manutenção. A recém-adicionada faixa de potência de 480 V também cria mais oportunidades para substituições econômicas das bombas atuais.
As bombas elétricas de duplo diafragma (EODD) QUANTM são projetadas especificamente para atender às necessidades das fábricas atuais. Com o respaldo dos quase 100 anos de história da Graco no manuseio de fluidos, a QUANTM lidera o setor com uma tecnologia projetada para um progresso real e mensurável – não apenas para propaganda ou propaganda ecológica.
“Engenheiros, operadores de planta e líderes de nível executivo nos mercados em que atuamos querem provas concretas antes de fazer qualquer alteração em suas linhas”, afirmou Paul Treml, vice-presidente de Marketing da Graco. “A adoção da QUANTM tem crescido rapidamente porque nossos clientes estão observando melhorias mensuráveis em quatro áreas cruciais – confiabilidade, produtividade, custos de energia e ruído na planta. A inovação impulsiona o progresso, e as bombas QUANTM oferecem às empresas uma tecnologia revolucionária para superar as expectativas de cada cliente e parte interessada”.
Principais benefícios da QUANTM
Economia de energia e custo: até 80% mais eficiente em termos de energia do que bombas tradicionais, reduzindo os custos operacionais e proporcionando um rápido retorno sobre o investimento, frequentemente em menos de 12 meses.
Manutenção simplificada: o design facilita a manutenção de rotina, elimina sensores de pressão e reduz o risco de falhas devido a linhas entupidas ou válvulas fechadas. Além disso, lida com fluidos desafiadores, como abrasivos, sólidos, produtos químicos agressivos e materiais sensíveis ao cisalhamento.
Maior segurança: cria um ambiente de trabalho mais seguro e confortável com níveis de ruído reduzidos em até 90%.
Projetada para automação: desenvolvida para integração perfeita em sistemas automatizados, tornando-o ideal para plantas industriais modernas.
A QUANTM também é uma substituição prática e direta, graças ao seu design plug-and-play e compatibilidade com tomadas de energia existentes de 110 V, 240 V ou 380 V/480 V.
“É uma bomba extremamente versátil”, disse Matthew Bergman, gerente global de Produto da Graco. “Ela se encaixa perfeitamente em uma ampla variedade de aplicações industriais e higiênicas. Graçasàeconomia de energia, a bomba pode se pagar em menos de 12 meses – e ainda se qualifica para incentivos e reembolsos governamentais. Estamos observando uma forte adoção em todos os setores e mercados geográficos, e esperamos que isso aumente nos próximos anos”.
Sobre a Graco
A Graco Inc. fornece tecnologia e experiência para o gerenciamento de fluidos e revestimentos em aplicações industriais e comerciais. Projetando, fabricando e comercializando sistemas e equipamentos para mover, medir, controlar, dispensar e pulverizar materiais fluidos e em pó. Líder reconhecida em suas especialidades, a Graco, sediada em Minneapolis, atende clientes em todas as partes do mundo nas indústrias de fabricação, processamento, construção e manutenção. Para informações adicionais sobre a Graco, visite-nos em www.graco.com.
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Maior projeto de infraestrutura rodoviária do Brasil nos últimos anos.
A operação automatizada ajuda os operadores a garantir a segurança e o fluxo de tráfego nos túneis
SÃO PAULO, April 08, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A empresa austríaca Kapsch TrafficCom implementou a mais avançada tecnologia de gestão de túneis no Contorno de Florianópolis, para garantir uma operação eficiente em seus 4 túneis.
É a primeira vez que a Kapsch traz ao Brasil seu sistema de gestão desenvolvido especialmente para túneis, que também está implementado em grandes projetos ao redor do mundo, como nos Estados Unidos, Austrália, Holanda e Inglaterra.
“O Contorno de Florianópolis é um dos principais complexos viários urbanos no Brasil, por isso temos orgulho de ter contribuído com este projeto, com a nossa tecnologia”, afirma Ramiro Virreira, Vice-presidente Executivo da Kapsch TrafficCom para a América Latina.
Além da plataforma de gestão, a Kapsch forneceu, instalou, configurou e pôs em operação todos os equipamentos e subsistemas de ITS (Intelligent Transportation Systems), de iluminação e eletromecânicos, como o Circuito Fechado de Televisão (CFTV), sistema de detecção e de combate a incêndio, sinalização com painéis de mensagens variáveis e balizadores de faixa, sistema de supervisão e controle com CLPs e remotas, sistema de sinalização de abandono, telefonia de emergência, ventilação e sensoriamento ambiental, iluminação, entre outros.
“Na prática, nosso sistema integra a gestão de todos os equipamentos e subsistemas dos quatro túneis, permitindo uma operação integrada, automatizada e proativa, o que ajuda os operadores a garantir a segurança, a fluidez do tráfego e a satisfação dos usuários”, diz David Niño, Gerente de Engenharia de Sistemas de ITS da Kapsch TrafficCom para a América Latina.
“No mundo todo, são quase 200 km de túneis e mais de 25.000 km de rodovias monitoradas 24h por dia, sete dias por semana com nossas soluções”, completa Niño.
Tecnologia de ponta
Referência no setor em nivel mundial, a solucao de ITS da Kapsch oferece um ambiente digital diferenciado, onde os operadores podem acionar respostas mais rápidas tanto para incidentes e para situações de fluxo intenso quanto em operações de gestão de tráfego do dia a dia, tudo em poucos cliques.
“É um sistema que reúne todos os subsistemas necessários para a gestão de túneis em um único ambiente e fornece uma visão global de toda a infraestrutura por meio de um único sistema, dando aos operadores total consciência da situação e controle a partir de uma única interface”, conta David Niño, da Kapsch TrafficCom.
“Túneis apresentam desafios de gestão únicos para os operadores em termos de otimização do tráfego, resposta a incidentes, inspeções, monitoramento, o que requer uma abordagem que torne possível obter uma visão de 360° das operações dos túneis, para garantir que as decisões de gestão e de respostas a incidentes sejam rápidas, eficazes e seguras, e assim proporcionar experiências ainda melhores para os usuários”, conclui Niño.
A Kapsch TrafficCom no Brasil
A Kapsch TrafficCom entrou no Brasil há mais de 10 anos, depois de comprar as operações do segmento de transportes da Schneider Electric, que por sua vez tinha comprado a companhia espanhola Telvent. Essas transições significam um legado de mais de 30 anos no Brasil oferecendo soluções inteligentes de gestão de da mobilidade para as áreas urbanas e interurbanas, além de sistemas de pedágio.
Nos últimos anos a empresa trouce também por primeira vez ao Brasil a tecnologia de pedágio Free Flow, participando de todos os principais projetos até o momento. Hoje, as soluções da Kapsch TrafficCom estão presentes em 10 estados brasileiros, entre eles, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
A Kapsch TrafficCom é uma fornecedora internacional de soluções de transporte para mobilidade sustentável, com projetos bem-sucedidos em mais de 50 países em todo o mundo. Nossas soluções inovadoras nas áreas de fiscalização de pedágios, gerenciamento de tráfego, gerenciamento de demanda e serviços de mobilidade contribuem para um mundo saudável sem congestionamento de tráfego.
Com nossas soluções de ponta a ponta, cobrimos toda a cadeia de valor de nossos clientes, desde os componentes até o projeto e a implementação e a operação dos sistemas.
A Kapsch TrafficCom, com sede em Viena, tem subsidiárias e filiais em mais de 25 países e está listada no segmento principal do mercado da Bolsa de Valores de Viena (símbolo: KTCG). Os cerca de 4.000 funcionários da Kapsch TrafficCom geraram receitas de 539 milhões de euros no ano fiscal de 2023/24.
Contato com a imprensa:
Sandra Bijelic
Head of Corporate Communications Kapsch TrafficCom AG Am Europlatz 2, 1120 Vienna, Austria P +43 664 628 1720 sandra.bijelic@kapsch.net
Veronica Horta
Regional Marketing and Communications – LAM Kapsch TrafficCom Chile S.A. Avenida del Valle Norte 857, Piso 3 Ciudad Empresarial, Huechuraba Santiago, Chile veronica.horta@kapsch.net
A Textron Aviation anunciou hoje que seu Centro de Distribuição Europeu (EUDC) está comemorando 10 anos em servir com orgulho clientes da Cessna, Beechcraft e Hawker com suporte de peças na Europa e na região da Ásia-Pacífico (APAC). Localizada em Düsseldorf, Alemanha, a instalação cresceu e se converteu no segundo maior centro de distribuição de peças da empresa, atendendo a mais de 50% de todos os pedidos de peças europeus.
Textron Aviation announced its European Distribution Center (EUDC) is celebrating 10 years of proudly serving Cessna, Beechcraft and Hawker customers with parts support in Europe and the Asia-Pacific (APAC) region. (Photo credit: Textron Aviation)
Os clientes da Beechcraft, Cessna e Hawker recebem suporte direto da fábrica, manutenção e modificações pela Textron Aviation Inc., uma empresa Textron Inc. (NYSE: TXT), através de uma rede mundial de centros de serviço e peças, unidades de serviço móveis e suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, 1CALL AOG.
“Desde a inauguração, nosso Centro de Distribuição Europeu dobrou de tamanho, incorporou uma equipe de garantia e suporte ao cliente em peças e quadruplicou o valor do estoque para continuar fornecendo suporte inigualável na região”, disse Brad White, vice-presidente sênior de Distribuição Global de Peças. “Mais recentemente, a EUDC aumentou as unidades de manutenção de estoque (SKUs) em 40%, ao suportar menos tempo de inatividade para nossos clientes e reforçar nosso compromisso de oferecer os serviços mais completos do setor.”
A instalação EUDC de 21.500 pés quadrados (2.000 m²) contém mais de 20.000 SKUs, disponíveis para envio de um pedido no mesmo dia. Desde sua criação, a EUDC aumentou o volume de remessa ano após ano, que resultou em envio mais rápido e menos tempo de inatividade para clientes na Europa e APAC. A Textron Aviation Parts também adicionou uma equipe de garantia e suporte ao cliente na Europa, Oriente Médio e África, equipe de conformidade comercial, departamento de recursos humanos e finanças, e um centro de treinamento moderno que foi estabelecido recentemente em 2024.
“O crescimento que implementamos na EUDC está baseado na opinião do cliente e em nosso compromisso de projetar e entregar a melhor experiência de aviação para nossa base mundial de clientes”, disse White. “A equipe da EUDC é apaixonada por dar suporteàbase mundial de clientes da Textron Aviation Parts e oferecer a eles suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo que nossos clientes mantenham suas aeronaves voando com o mínimo de tempo de inatividade.”
Sobre a Textron Aviation Parts
A Textron Aviation Parts oferece disponibilidade mundial de peças para sua rede mundial de distribuição em mais de 115 países. Da compra de peças a reivindicações de garantia e gerenciamento de programas ProAdvantage, a Textron Aviation Parts facilita tudo. A Textron Aviation Parts é conhecida por sua rede mundial incomparável de sete centros de distribuição de peças e 17 depósitos. Com mais de 150.000 números de peças exclusivos em estoque e uma equipe dedicada com mais de 600 profissionais, a Textron Aviation Parts está bem equipada para dar suporte às necessidades de peças dos clientes da Cessna, Beechcraft e Hawker ao redor do mundo. Os clientes recebem entregas rápidas e eficientes de peças com um dos prazos de envio mais recentes do setor para remessa e 99,99% de remessa no mesmo dia para peças em estoque. Descubra mais informações sobre a rede mundial de peças da Textron Aviation Parts em Parts.Txtav.com
Sobre a Textron Aviation
Nós inspiramos a jornada do voo. Há mais de 95 anos, a Textron Aviation Inc., uma empresa da Textron Inc., tem impulsionado nosso talento coletivo nas marcas Beechcraft, Cessna e Hawker para projetar e entregar a melhor experiência aeronáutica aos nossos clientes. Com um portfólio que inclui desde jatos executivos, turboélices e pistões de alto desempenho até produtos para missões especiais, treinadores militares e defesa, a Textron Aviation possui o portfólio de produtos aeronáuticos mais versátil e completo do mundo e uma equipe que produziu mais da metade de todas as aeronaves de aviação geral no planeta. Clientes em mais de 170 países confiam no nosso lendário desempenho, confiabilidade e versatilidade, além da nossa rede global de atendimento ao cliente, oferecendo voos acessíveis e flexíveis. Para mais informações, acesse www.txtav.com | www.defense.txtav.com | www.scorpionjet.com.
About Textron Inc.
A Textron Inc. é uma empresa multissetorial que alavanca sua rede global de negócios de aeronaves, defesa, indústria e finanças para oferecer aos clientes soluções e serviços inovadores. A Textron é conhecida no mundo todo por suas marcas poderosas, como Bell, Cessna, Beechcraft, Pipistrel, Jacobsen, Kautex, Lycoming, E-Z-GO, Arctic Cat, Textron Systems e TRU Simulation. Para obter mais informações, visite: www.textron.com.
Certas declarações neste comunicadoàimprensa podem projetar receitas ou descrever estratégias, metas, perspectivas ou outros assuntos não históricos; estas declarações são válidas apenas na data em que foram feitas e não assumimos nenhuma obrigação de atualizá-las. Estas declarações estão sujeitas a riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores que podem fazer com que nossos resultados reais sejam materialmente diferentes daqueles expressos ou implícitos nessas declarações prospectivas.
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A Intelsat, operadora de uma das maiores redes terrestres e de satélite integradas do mundo e fornecedora líder de conectividade em voo (IFC), instalou o seu primeiro sistema de matriz de direção eletrônica multi-órbita em 130 aeronaves, fornecendo uma conexão confiável e de streaming para passageiros de voos em todo o continente. A Intelsat assegurou compromissos para 1.000 aeronaves que serão equipadas com a solução multi-órbita operacional e de ponta.
“Este marco destaca o fato de que muitas empresas aéreas ao redor do mundo estão gravitando em direção a soluções de conectividade multi-órbita em voo”, disse Mike DeMarco, diretor comercial da Intelsat. “Os passageiros estão tendo acesso a um serviço rápido e confiável, de acordo com as avaliações de satisfação das empresas aéreas parceiras, e estamos entusiasmados em desempenhar um papel relevante no seu sucesso.”
O lançamento do sistema multi-órbita de última geração da Intelsat representa um grande avanço na tecnologia de conectividade em voo, oferecendo aos passageiros qualidade de internet e confiabilidade incomparáveis durante os voos. A capacidade multi-órbita da Intelsat é compatível tanto com satélites geoestacionários quanto com satélites de órbita baixa da terra, assegurando uma conectividade robusta independentemente da rota ou localização do voo.
O sistema ESA, conhecido pelo seu perfil ultrabaixo e interoperabilidade perfeita, é apropriado para aeronaves de todos os tamanhos, desde jatos regionais até aeronaves de fuselagem larga. A desinstalação do sistema IFC anterior e a instalação do ESA da Intelsat são concluídas em 48 horas, diminuindo consideravelmente o tempo em que a aeronave permanece fora de serviço.
Sobre a Intelsat
A equipe internacional de profissionais da Intelsat está concentrada em oferecer comunicações via satélite perfeitas e seguras para governos, ONGs e clientes comerciais por meio da rede mundial de última geração e de serviços gerenciados da empresa. Com o objetivo de preencher a lacuna digital ao operar uma das maiores e mais avançadas frotas de satélites e infraestruturas de conectividade do mundo, a Intelsat permite que as pessoas e suas ferramentas falem sobre os oceanos, vejam os continentes e ouçam através dos céus para se comunicar, cooperar e coexistir. Desde a sua fundação há seis décadas, a empresa tem sido sinônimo de “pioneira” da indústria de satélites em serviço para seus clientes e para o planeta. Apoiando-se em um legado de inovação e concentrando-se em enfrentar uma nova geração de desafios, os membros da equipe da Intelsat estão agora de olho nos “próximos avanços” no espaço, ao mesmo tempo em que fazem uma revolução em campo e lideram a transformação digital do setor.
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VICTORIA, Seychelles, April 08, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, principal bolsa de criptomoedas e empresa Web3 do mundo, publicou uma carta aberta de seu Diretor Jurídico, Hon Ng, que destaca os esforços da bolsa na conformidade regulatória global e expansão. A CEX continua a crescer no mercado global de criptomoedas, garantindo aprovações regulatórias e expandindo suas operações. Com um forte enfoque na conformidade, a Bitget está navegando em cenários regulatórios em evolução com mais de oito licenças obtidas, garantindo que os usuários tenham acesso a um ambiente de trading seguro e transparente.
Hon Ng, diretor jurídico da Bitget, abordou a direção estratégica da empresa em uma carta aberta, fornecendo planos para aumentar a posição regulatória da Bitget em várias jurisdições. Suas declarações mostram a importância dos diálogos regulatórios e destacam as próximas iniciativas que moldarão o futuro da plataforma.
“O ambiente regulatório em torno dos ativos digitais está se tornando mais definido, e a Bitget está tomando medidas proativas para trabalhar ao lado das autoridades para garantir um crescimento responsável. A conformidade não é uma obrigação, é uma necessidade; trata-se de estabelecer um padrão para o setor e construir um ecossistema sustentável para os usuários”, disse Hon Ng, diretor jurídico da Bitget.
A Bitget já garantiu registros e aprovações em vários mercados importantes, incluindo Austrália, Itália, Polônia, Lituânia, Reino Unido, República Tcheca e El Salvador. Essas conquistas se alinham com a estratégia da empresa de trabalhar dentro de estruturas legais e apoiar iniciativas que promovam segurança avançada e proteção ao usuário. As equipes jurídicas e de conformidade estão trabalhando em estreita colaboração para obter licenças adicionais em jurisdições que aumentarão ainda mais a acessibilidade e a credibilidade da plataforma.
Um dos principais objetivos para o próximo ano é refinar os protocolos de conformidade da empresa. Um forte processo de Conheça seu Cliente (KYC) está sendo implementado para otimizar a verificação do usuário e, ao mesmo tempo, aderir aos regulamentos de combateàlavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. Paralelamente, a Bitget está investindo em ferramentas avançadas de monitoramento de transações para detectar e prevenir atividades ilícitas, garantindo que todas as operações sigam os mais altos padrões de integridade financeira.
A colaboração com reguladores e agências de aplicação da lei continua sendo um aspecto fundamental dos esforços de conformidade da Bitget. A empresa estabeleceu canais de comunicação direta com as autoridades para facilitar a transparência dos relatórios e melhorar os tempos de resposta em casos de atividades suspeitas. Ao adotar novas soluções tecnológicas, a Bitget visa melhorar a cooperação global e, ao mesmo tempo, proteger a privacidade do usuário.
Além dos avanços regulatórios, a Bitget está focada em introduzir produtos inovadores que se alinham aos requisitos de conformidade. A Bitget já está construindo uma proteção de usuário ainda mais forte, recursos de gerenciamento de risco e medidas de segurança aprimoradas que fortalecem a durabilidade e a credibilidade da plataforma. Isso está de acordo com as metas da empresa de manter uma plataforma de negociação segura, compatível e centrada no usuário.
Como parte de seu compromisso com operações responsáveis, a Bitget adere estritamente aos controles de sanções internacionais. Usuários de regiões restritas estão proibidos de acessar a plataforma, garantindo que todas as atividades permaneçam dentro dos limites legais. Uma equipe de conformidade dedicada monitora continuamente os desenvolvimentos regulatórios globais para ajustar as políticas conforme necessário.
A estratégia jurídica e de conformidade da Bitget foi projetada para se adaptar ao cenário de ativos digitais em rápida mudança. Com as discussões regulatórias evoluindo em todo o mundo, a empresa está preparada para ajustar sua estrutura para se alinhar com novas políticas e padrões emergentes do setor. A equipe jurídica continua envolvida em conversas com os formuladores de políticas para contribuir com o desenvolvimento responsável de regulamentações de criptomoedas.
“A conformidade é um processo contínuo que requer previsão e colaboração. Nosso objetivo aqui é simples: cumprimos, expandimos, operamos e crescemos. Nosso foco continua sendo tornar as criptomoedas acessíveis a todos globalmente, e cada licença e aprovação está um passo mais perto disso”, acrescentou Ng.
Os esforços contínuos de expansão e conformidade da Bitget reafirmam seu papel como líder no mercado de criptomoedas. Ao ficaràfrente das mudanças regulatórias e implementar medidas de segurança rigorosas, a empresa planeja manter seu título de uma das bolsas de criptomoedas mais confiáveis do mundo.
Sobre a Bitget
Fundada em 2018, a Bitget é líder em bolsa de criptomoedas e empresa Web3 do mundo. Atendendo mais de 100 milhões de usuários em mais de 150 países e regiões, a bolsa Bitget está comprometida em ajudar os usuários a operar de forma mais inteligente com seu recurso pioneiro de copy trading e outras soluções de trading, enquanto oferece acesso em tempo real ao preço do Bitcoin, Ethereum e preços de outras criptomoedas. Anteriormente conhecida como BitKeep, a Bitget Wallet é uma carteira de criptomoedas multicadeia de nível mundial que oferece uma variedade de soluções e recursos abrangentes da Web3, incluindo funcionalidade de carteira, troca de tokens, NFT Marketplace, navegador DApp e muito mais.
A Bitget está na vanguarda da adoção de criptomoedas por meio de parcerias estratégicas, como seu papel como parceira oficial de criptomoedas da melhor liga de futebol do mundo, LALIGA, nos mercados do ORIENTE, SUDESTE ASIÁTICO e AMÉRICA LATINA, bem como parceira global de atletas nacionais turcos Buse Tosun Çavuşoğlu (campeã mundial de luta livre), Samet Gümüş (medalhista de ouro no boxe) e İlkin Aydın (seleção nacional de vôlei), para inspirar a comunidade global a abraçar o futuro da criptomoeda.
Aviso de risco: Os preços dos ativos digitais podem flutuar e sofrer volatilidade de preços. Invista somente o que pode perder. O valor de qualquer investimento pode ser afetado e existe a possibilidade de que os objetivos financeiros não sejam alcançados nem o investimento principal recuperado. Aconselhamento financeiro independente deve sempre ser procurado, e a experiência financeira pessoal e a posição devem ser cuidadosamente consideradas. O desempenho passado não é um indicador confiável de resultados futuros. A Bitget não se responsabiliza por possíveis perdas incorridas. O conteúdo deste documento não deve ser interpretado como orientação financeira. Para obter mais informações, consulte os nossos Termos de Uso.
A Leão comemora importantes marcos alcançados em relação ao gerenciamento do resíduo gerado durante todo o seu processo produtivo. Com investimentos contínuos no desenvolvimento de novas tecnologias e a adoção crescente de práticas sustentáveis, a Leão atingiu um índice de 99% de reciclagem, praticamente eliminando os resíduos gerados durante os processos de produção.
Graças a esses avanços tecnológicos, a Leão também conseguiu reduzir significativamente o uso de plástico em suas embalagens, eliminando, por exemplo, o plástico envoltório das caixinhas. Entre 2023 e 2024, a empresa evitou o uso de 60 toneladas de plástico, marcando um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável.
“Atingimos índices impressionantes e relevantes para o meio ambiente. Todas essas conquistas reforçam nosso compromisso em minimizar o impacto ambiental e a importância de uma economia circular”, afirma Marcelo Correa, CEO da Leão.
Além disso, a Leão foi reconhecida com o Selo Lixo Zero, após alcançar um índice de boas práticas de 97%, o que reafirma seu contínuo empenho em implementar estratégias eficazes para a redução de resíduos em todas as operações.
A Cargill tem a honra de ganhar cinco Edison Awards 2025, que reconhecem inovações arrojadas da empresa que estão transformando o futuro dos alimentos e da agricultura. Desde o avanço da agricultura climática até o aumento de nutrição e do acessoàágua, cada solução premiada demonstra a capacidade da Cargill de desenvolver um sistema alimentar mais seguro e resistente.
O Edison Awards, que é dedicado ao inventor Thomas Edison, celebra o que há de melhor em inovação, reconhecendo produtos e equipes que solucionam desafios globais, moldam mercados e inspiram mudanças. Este é o terceiro ano consecutivo de inovações da Cargill, que foi nomeada entre os ganhadores.
“Por trás de cada inovação há uma equipe dedicada trabalhando para solucionar desafios do mundo real em alimentos e agricultura”, disse Florian Schattenmann, diretor de tecnologia da Cargill. “Estes prêmios refletem a paixão, a colaboração e o propósito que incentivam as nossas equipes a reimaginarem o que é possível, seja aprimorando a nutrição global, reduzindo o desperdício de alimentos ou apoiando os meios de subsistência dos agricultores. Estou muito orgulhoso das equipes que tornaram estas soluções uma realidade e do impacto positivo que estão tendo em todo o mundo.”
As inovações premiadas de 2025 refletem o compromisso da Cargill em moldar o futuro dos alimentos e da agricultura:
[PRATA] Winter Camelina por biocombustíveis – Uma semente de oleaginosa de clima frio, cultivada entre estações como uma colheita de cobertura, proporciona aos agricultores novos rendimentos, além de fornecer combustível e alimentação de baixo teor de carbono. Em 2025, a área cultivada dobrou, com vendas bem-sucedidas para um produtor da SAF e principal companhia aérea, tornando esta colheita uma vitória climática inteligente, da fazenda ao combustível.
[PRATA] Cultivated Grade™ Media – Um meio de cultura de células personalizável e acessível, projetado para contribuir para a expansão das tecnologias de proteínas emergentes, reduzindo significativamente o custo. Desenvolvido com a entrada das principais empresas iniciantes, é uma solução criada para apoiar o futuro da proteína diversificada.
[BRONZE] Sabores Naturais Cargill – Uma mistura patenteada de antioxidantes naturais que prolonga a vida útil da carne moída em até cinco dias, superando as soluções atuais, reduzindo o desperdício de alimentos e aumentando a flexibilidade do varejo. Já adotada por grandes redes de varejo, estima-se que seja possível preservar com segurança 1,5 milhão de libras de carne moída por ano.
[BRONZE] Correntes Cargill – Uma iniciativa conjunta entre a Cargill e a Global Water Challenge que enfrenta os desafios da água, adaptando soluções para atender às necessidades locais. A parceria aprimorou significativamente o acessoàágua segura, saneamento e higiene (WASH) para mais de 150.000 pessoas desde o lançamento em 2021, desde a construção de bombas solares e estações de lavagem de mãos até o treinamento comunitário no programa WASH e práticas agrícolas inteligentes em termos de água.
[BRONZE] REVEAL™ Layers – Uma tecnologia pioneira que fornece uma medida precisa e não invasiva da composição corporal de aves poedeiras no local. Por meio do uso da tecnologia Near-Infrared (NIR), ela possibilita ajustes na dieta alimentar em tempo real para diminuir os custos de alimentação, prolongar os períodos de postura e aumentar a produção de ovos em até 20 ovos por galinha. Já em uso em diversos países, esta tecnologia comprovadamente otimiza o desempenho.
Essas inovações reforçam a importância da Cargill como uma parceira confiável no centro do sistema alimentar global, trabalhando em conjunto com clientes, agricultores e comunidades para liberar soluções que apoiem a saúde e o meio ambiente.
A avaliação das indicações é feita pelo Comitê de Direção do Edison Awards e por um corpo de jurados composto por mais de 2.000 executivos de negócios seniores, acadêmicos e especialistas em inovação. Para obter mais informações sobre o Edison Awards, acesse www.edisonawards.com.
Sobre a Cargill
A Cargill está comprometida em fornecer alimentos, ingredientes, soluções agrícolas e produtos industriais para nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável. Situados no centro da cadeia de suprimento, estabelecemos parcerias com agricultores e clientes para adquirir, fabricar e entregar produtos que são vitais para a vida.
Os 160 mil membros da nossa equipe inovam com um propósito, fornecendo aos clientes os bens essenciais da vida para que as empresas possam crescer, as comunidades prosperem e os consumidores vivam bem. Com 160 anos de experiência como uma empresa familiar, miramos o futuro permanecendo fiéis aos nossos valores. Colocamos as pessoas em primeiro lugar. Chegamos mais alto. Fazemos a coisa certa – hoje e nas gerações vindouras. Para mais informações, acesse Cargill.com e a nossa Central de Notícias.
Sobre o Edison Awards
O Edison Awards, instituído em 1987, reconhece a excelência no desenvolvimento de novos produtos e serviços, marketing, design focado no ser humano e inovação. Os ganhadores anteriores são empresas líderes e inovadores em todos os setores. Em 2021, o Edison Awards introduziu a premiação Lewis Latimer Fellowship para reconhecer líderes de pensamento negros inovadores. Saiba mais em edisonawards.com.
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