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Combinar ferramentas de feedback pode ajudar os CSCs

De acordo com um levantamento realizado na plataforma MIA, do IEG, em 2025, com cerca de 100 empresas, apenas 29% dos Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) aplicam, de forma integrada, a avaliação de eNPS (employee Net Promoter Score), pesquisas de clima organizacional e entrevistas de desligamento.

Para Pedro Moi, responsável pela plataforma MIA e sócio do IEG, “a ausência da avaliação regular de uma dessas métricas pode dificultar a obtenção de insights pelos CSCs sobre a satisfação e o comprometimento de suas equipes, tornando mais desafiadora a implementação de ações eficazes de melhoria”.

Ainda segundo o empresário, esse cenário revela um grande potencial de aprimoramento, uma vez que a combinação dessas três ferramentas oferece informações essenciais para compreender os fatores que influenciam a satisfação e o engajamento dos colaboradores.

“O engajamento dos colaboradores nos CSCs é impulsionado por diversos fatores, como a criação de um ambiente de trabalho colaborativo, o reconhecimento de desempenho e a implementação de programas de desenvolvimento e capacitação contínuos. A utilização de métricas, como o eNPS, também permite identificar pontos críticos e alinhar as ações de gestão de pessoas visando melhorar o engajamento”, analisa.

O especialista também ressalta o papel central da cultura organizacional nesse processo. De acordo com ele, empresas que priorizam a transparência, o reconhecimento e o desenvolvimento contínuo tendem a ter seus colaboradores mais motivados.

“Além disso, a integração de práticas inovadoras que atendam às novas demandas, especialmente da Geração Z, como flexibilidade no trabalho e benefícios voltados ao bem-estar, fortalece a conexão dos profissionais com a organização”, acrescenta.

O levantamento elaborado pela MIA aponta ainda os principais fatores de motivação para a Geração Z, que incluem a possibilidade de trabalhar remotamente (86%), a flexibilidade de horários (66%) e remuneração e benefícios competitivos (63%).

“Esse panorama reforça a procura dos jovens profissionais por equilíbrio entre qualidade de vida e crescimento profissional, tanto no Brasil quanto no âmbito internacional”, explica.

No geral, uma equipe engajada contribui para a redução de desafios nas empresas como a alta rotatividade, queda na produtividade e falhas na comunicação interna. Segundo Pedro, com profissionais mais envolvidos, é possível fortalecer um ambiente de trabalho mais colaborativo e eficiente, além de aumentar a retenção de talentos.

“As melhores práticas para promover o engajamento incluem a implementação de programas contínuos de treinamento e capacitação, o reconhecimento regular do desempenho, a criação de oportunidades de crescimento e a promoção de uma cultura de feedback aberto. Além disso, investir em iniciativas de bem-estar e flexibilidade, como políticas de trabalho remoto, tem se mostrado essencial para engajar os colaboradores, especialmente a Geração Z”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: www.ieg.com.br



Pedidos indeferidos pelo INSS podem ser revertidos

Em um cenário de crescente demanda por benefícios previdenciários no Brasil, muitos cidadãos têm visto seus pedidos junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serem indeferidos. Informações do Ministério da Previdência Social, divulgadas pelo jornal Extra, apontam que cerca de 1,8 milhão de brasileiros estão na fila da instituição aguardando análise de benefícios.

Deste total, quase 1,5 milhão dependem somente da análise do INSS e da perícia médica. Já os mais de 319 mil restantes apresentam pendências relativas a documentos a serem apresentados pelos segurados. Os números repercutidos são referentes ao Boletim Estatístico da Previdência Social (Beps) de setembro de 2024. No entanto, a legislação brasileira prevê diversas possibilidades para reverter decisões de indeferimento, proporcionando esperança e alternativas para quem enfrenta essa realidade.

Segundo o advogado especialista em direito previdenciário André Beschizza, o indeferimento pode ocorrer quando o órgão analisa a solicitação e conclui que os requisitos necessários não foram atendidos. “Mesmo com a negativa, ainda é possível corrigir erros ou recorrer para reverter a decisão”.

“Quando o processo é indeferido, o destinatário recebe uma notificação explicando o motivo da negativa, mas nem sempre a decisão é definitiva. Em caso de recusa, o beneficiário pode buscar uma nova análise do pedido, seja por meio de um recurso administrativo junto ao INSS ou, caso necessário, por via judicial”, acrescenta o advogado.

Como reverter o indeferimento

De acordo com o especialista, o órgão pode negar um pedido por vários motivos, como a falta de documentação completa, requisitos mínimos não cumpridos, inconsistências nas informações, erros no preenchimento do requerimento, incapacidade para o trabalho não comprovada e erro na contribuição ao INSS.

Para evitar que isso aconteça, Beschizza ressalta que o segurado precisa tomar alguns cuidados como, por exemplo, conhecer os critérios de determinadas solicitações, verificar se os dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais estão corretos, comparecer à perícia médica (se necessário) e manter exames e laudos atualizados.

Recentemente, conforme veiculado no portal UOL I Economia, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o INSS adote medidas para a melhoria na análise dos pedidos de benefícios previdenciários. Isso ocorreu após a Corte ter identificado desconformidades que caracterizam indeferimento indevido em 10,94% dos benefícios negados automaticamente em 2024.

“Compreender o motivo da negativa é essencial para formular um recurso eficaz. Se tiver dificuldades, um advogado previdenciário pode ajudar a corrigir falhas e garantir que todos os requisitos sejam cumpridos. Isso porque o especialista pode analisar a decisão, identificar falhas técnicas, orientar sobre recursos administrativos ou já entrar com uma ação judicial, se for o caso”, avalia.

O TCU estabeleceu ainda que o INSS implemente mecanismos para identificar e corrigir falhas na instrução dos requerimentos, incluindo as verificações automáticas, além de adotar processos de avaliação da qualidade das análises e treinamentos para os servidores.

“Por isso é recomendado buscar apoio profissional antes mesmo do indeferimento. Além disso, acompanhar o status do pedido é fundamental para saber se ele foi aprovado, negado ou se existem pendências. A consulta é simples e pode ser realizada de forma online, pelo portal Meu INSS, ou pela Central 135”, finaliza Beschizza.

Para saber mais, basta acessar: https://andrebeschizza.com.br/indeferido-no-inss-motivos-e-como-reverter-o-indeferimento/



Obesidade e sobrepeso afetam a saúde vascular de brasileiros

Um estudo recente conduzido pelo Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (Palin) da Fiocruz Brasília indica que, se as tendências atuais se mantiverem, quase metade da população adulta brasileira (48%) será obesa até 2044, enquanto outros 27% estarão com sobrepeso. Segundo as projeções, até 2030, a taxa de obesidade entre as mulheres deve atingir 30,2%, enquanto 37,7% estarão com sobrepeso. Já entre os homens, espera-se que 28,8% sejam obesos e 39,7% tenham sobrepeso.

A cirurgiã vascular, Dra. Andréa Klepacz, explica que a obesidade é tanto um fator de risco quanto um agravante para a maioria das doenças vasculares. De acordo com a médica, o excesso de peso dificulta o fluxo sanguíneo das pernas em direção ao coração, o que pode levar à formação de varizes ou, até mesmo, à trombose venosa profunda.

“Outro fator importante causado pela obesidade é a aterosclerose, que consiste no acúmulo de placas de gordura na parede das artérias, podendo resultar em consequências graves, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e doença arterial periférica”, pontua a especialista.

Dra. Andréa Klepacz também alerta para o aumento do risco de diabetes, que pode desencadear uma série de complicações vasculares. Ela acrescenta que, no caso do lipedema, a obesidade associada agrava sintomas como dor e inchaço nas pernas, pois dificulta a circulação e mantém um estado inflamatório no organismo.

O papel da nutrologia no tratamento vascular

Um dos tratamentos possíveis para as condições decorrentes do sobrepeso é a integração entre duas áreas médicas: nutrologia e cirurgia vascular. Dra. Andréa Klepacz explica que a nutrologia desempenha um papel essencial na prevenção e no manejo das doenças cardiovasculares.

No caso do lipedema, por exemplo, uma alimentação equilibrada aliada a mudanças no estilo de vida constitui a base do tratamento. “Já a obesidade é um fator de risco significativo para doenças cardiovasculares, tanto para seu desenvolvimento quanto para a progressão dessas enfermidades. A nutrologia oferece intervenções nutricionais que auxiliam na perda de peso, o que, por sua vez, reduz a incidência de doenças vasculares e contribui para a melhoria da saúde geral”, afirma.

A especialista também destaca a aterosclerose, condição caracterizada pelo acúmulo de placas de gordura nas artérias, que pode levar ao infarto do miocárdio e ao AVC. Entre suas principais causas estão colesterol elevado, diabetes, sedentarismo e tabagismo. 

“A nutrologia pode recomendar dietas específicas para atuar nesses fatores de risco. Além disso, a cicatrização de úlceras vasculares pode ser favorecida por uma nutrição adequada, com nutrientes como proteínas, zinco e vitaminas, que são fundamentais para a regeneração dos tecidos”, complementa Dra. Andréa Klepacz.

Uma alimentação balanceada, rica em ácidos graxos ômega-3, fibras e antioxidantes, pode contribuir para a redução de fatores de risco como hipertensão e colesterol elevado. Segundo a cirurgiã, estratégias nutricionais são essenciais tanto para a perda de peso quanto para a manutenção da saúde vascular. 

“O mesmo se aplica ao diabetes, pois o controle dos níveis de glicose é fundamental para evitar complicações vasculares. Nesse sentido, a nutrologia desempenha um papel importante na elaboração de uma dieta que auxilie na manutenção da glicemia dentro dos parâmetros adequados”, explica.

Impacto do emagrecimento na saúde vascular

Quando feito corretamente, o emagrecimento saudável tem um impacto direto tanto na redução dos fatores de risco para doenças vasculares quanto no tratamento dessas enfermidades.

“Mesmo uma perda de peso moderada, em torno de 5% a 10% do peso corporal, já gera um impacto significativo na pressão arterial. Além disso, a dislipidemia, que envolve alterações nos níveis de colesterol, LDL e triglicerídeos, pode regredir parcial ou totalmente apenas com a redução da gordura corporal”, afirma.

Segundo a médica, o combate à obesidade deve ser tratado como prioridade para todos os pacientes, tanto na prevenção quanto no manejo das doenças vasculares. Ela também ressalta a importância do acompanhamento por profissionais de saúde, garantindo que a perda de peso ocorra de forma segura e sustentável a longo prazo.

Para mais informações, basta acessar: https://andreaklepacz.com.br/ 



Susep encerra consulta sobre o Seguro de Vida Universal

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) concluiu, no último dia 6 de janeiro, a consulta pública sobre o Seguro de Vida Universal. A iniciativa, que combina características do seguro de vida tradicional e acumulação financeira, busca aprimorar a regulamentação desse produto e torná-lo mais acessível e compreensível para os consumidores brasileiros.

Com a conclusão da consulta pública, a expectativa do setor é que as mudanças propostas sejam implementadas em breve, contribuindo para a diversificação do mercado de seguros e ampliando as opções disponíveis para os consumidores, como afirma Gabriel Graffeti, especialista em seguro de vida e analista comercial da Genebra Seguros.

“A iniciativa reforça o compromisso do setor em diversificar e modernizar o mercado, oferecendo mais flexibilidade e benefícios de longo prazo para os segurados”.

A modalidade, amplamente difundida em mercados como o dos Estados Unidos, oferece flexibilidade ao segurado permitindo ajustes no valor e na frequência dos prêmios pagos, além de possibilitar aportes extraordinários.

Prevista no Plano de Regulação para os exercícios de 2023/2024, a iniciativa tem por objetivo substituir o normativo atual, a Resolução CNSP nº 344, de 26 de dezembro de 2016. A revisão busca, ainda, ampliar a flexibilidade na operação do produto e ajustar alguns aspectos técnicos à realidade do mercado nacional.

“A implementação do Seguro de Vida Universal representa uma evolução do mercado e pode trazer grandes benefícios para consumidores e seguradoras. No entanto, ainda existem desafios regulatórios, culturais e tributários que precisam ser superados para que possa ganhar força e ser bem-aceito no país”, avalia o especialista.

A consulta pública propôs mudanças significativas, como a dispensa de aprovação prévia de produtos, maior flexibilidade na vigência mínima e a remuneração do saldo da reserva por índices atrelados ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Essas alterações visam alinhar o produto às necessidades do mercado nacional e aumentar sua atratividade, especialmente em um cenário onde a cultura de seguros ainda está em desenvolvimento.

Segundo Graffeti, até o momento não há informações disponíveis sobre os resultados ou conclusões da consulta pública. “É esperado que, após a análise das contribuições recebidas, a Susep encaminhe a versão final da resolução para aprovação do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP). Posteriormente, a norma será submetida ao Ministério da Fazenda e à Receita Federal para avaliação e aprovação final”.

Setor de seguros segue em expansão

Embora ainda seja um produto pouco explorado, em parte devido à complexidade de sua estrutura e à falta de familiaridade dos consumidores, o mercado de seguros no Brasil tem registrado crescimento consistente, com destaque para o aumento de 12% em 2024, segundo dados da Susep.

Em contrapartida, o especialista e analista comercial da Genebra Seguros avalia que a regulamentação do Seguro de Vida Universal pode trazer mudanças significativas. “Para os consumidores, a modalidade oferece mais flexibilidade no pagamento dos prêmios, possibilidade de cobertura vitalícia e acúmulo de reserva financeira, além de ser uma alternativa para planejamento sucessório e patrimonial e poder se adaptar ao momento financeiro do segurado”.

Já para as seguradoras, a implementação traz novos desafios e oportunidades. “Diferente dos modelos tradicionais, esse seguro exige mais gestão financeira e personalização, além de mudanças nos processos operacionais e regulatórios. A Susep também deve estabelecer regras rígidas de controle, exigindo que as seguradoras sigam diretrizes específicas para garantir transparência e equilíbrio financeiro do produto”, completa.

Para Graffeti, a adoção desse novo formato dependerá da educação do consumidor, da clareza na comunicação sobre suas vantagens e da adaptação das seguradoras às novas exigências. “Se bem implementado, o Seguro de Vida Universal pode revolucionar o setor no Brasil, promovendo maior segurança financeira e proteção de longo prazo para os segurados”, finaliza.

Para saber mais, basta acessar: https://www.genebraseguros.com.br/



Implante zigomático é solução para perda dentária severa

A Pesquisa Nacional de Saúde, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e repercutida pela CNN Brasil, revelou que aproximadamente 14 milhões de brasileiros adultos vivem sem nenhum dente. Além disso, cerca de 34 milhões já perderam 13 ou mais dentes. Os idosos são os mais afetados, representando quase 32% desse grupo.

Para Davi Cunha, dentista cirurgião e especialista em implantes dentários, os números apontados pela pesquisa refletem um problema de saúde pública, que afeta desde a mastigação até a autoestima e a qualidade de vida da população.

“A falta de dentes pode levar a problemas digestivos, dificuldades na fala e atrofia óssea. Felizmente, avanços na implantodontia, como os implantes sem cortes e os implantes zigomáticos, permitem reabilitações rápidas e seguras para esses pacientes”, analisa.

Os implantes zigomáticos, de acordo com o profissional, são uma alternativa inovadora para pacientes que perderam uma grande quantidade de osso no maxilar e não podem realizar enxertos ósseos. Ao contrário dos implantes tradicionais, que são fixados no osso alveolar, os zigomáticos são instalados no osso zigomático (maçã do rosto), garantindo uma fixação estável sem a necessidade de enxertos.

A operação é uma alternativa para pacientes que buscaram pelo implante comum e já receberam negativas devido à falta de osso na região da maxila. Muitas pessoas que buscam reabilitação oral são informadas de que não há estrutura óssea suficiente para suportar implantes convencionais.

“Pacientes que sofrem com reabsorção óssea severa, seja devido ao uso prolongado de próteses removíveis, doenças periodontais avançadas ou mesmo perda dentária de longa data, costumam ser os principais candidatos a esse procedimento”, ressalta o dentista. 

“As três principais funcionalidades dos implantes zigomáticos são: tempo mais curto de tratamento (dentes fixos em 3-7 dias), somente uma cirurgia (enxerto precisa de pelo menos 3) e alta taxa de sucesso (enxerto varia 60-70% de sucesso enquanto zigomático é quase 100%)”, detalha.

Davi é um dos poucos brasileiros aptos a realizar esse tipo de operação e explica que o procedimento é feito por meio de cirurgia guiada, uma técnica minimamente invasiva, que permite um planejamento preciso com imagens 3D. Ele ressalta que a cirurgia é realizada sob sedação e anestesia local, o que busca garantir maior conforto ao paciente.

“Os implantes são fixados diretamente no osso zigomático, proporcionando suporte imediato para a instalação da prótese provisória.  A recuperação é relativamente rápida, com a maioria dos pacientes retomando suas atividades normais em poucos dias”, informa.

Caso ocorra inchaço ou desconforto nos primeiros dias, algumas medicações prescritas pelo profissional responsável podem controlar os sintomas. Como não há necessidade de enxertos ósseos, o pós-operatório costuma ser mais tranquilo do que em outros procedimentos.

“Para aqueles que já ouviram que não há solução para seu caso ou que precisam de um longo processo de enxerto ósseo antes de receber implantes, o implante zigomático pode ser a resposta que procuram. Essa técnica representa um grande avanço na odontologia moderna, permitindo que pessoas que perderam a esperança possam recuperar um sorriso funcional e bonito sem precisar recorrer a próteses removíveis”, finaliza. 

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/drdavicunha/ 



Comunidades colaboram para o crescimento das startups

O ecossistema de startups no Brasil está em constante expansão, mas os desafios para empreendedores, como acesso a investimentos, validação de modelos de negócio e escalabilidade, ainda são significativos. Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), mais da metade (65%) das startups brasileiras não receberam investimentos em 2024, evidenciando a necessidade de suporte estratégico.

Entre as 34,9% que já conseguiram aportes, 39,8% conseguiram recursos com investidores anjo, enquanto 13,9% foram beneficiadas por meio de programas de aceleração, 10,2% por Family, Friends and Fools e 7,3% por fomento público. O Mapeamento do Ecossistema Brasileiro de Startups 2024, conduzido em parceria com a Deloitte, mapeou 3.005 startups, de 370 cidades do país. 

Nesse cenário, as comunidades de startups surgem como um pilar essencial, oferecendo networking, capacitação e troca de experiências para impulsionar negócios emergentes, como destaca Isadora Martins, Community Manager da Brasil Startups.

Para Martins, o ambiente colaborativo das comunidades facilita a jornada empreendedora: “Quando um fundador tem espaço para trocar experiências, receber mentorias ou encontrar parceiros estratégicos, a jornada empreendedora pode ser mais leve. Isso porque estar em uma comunidade conecta empreendedores com pessoas que já passaram por desafios semelhantes, dá acesso a networking e, consequentemente, às oportunidades, o que acelera o processo de crescimento”.

Além disso, para Martins, a troca de vivências reduz erros e otimiza tempo. “Quando um empreendedor troca experiências com outros fundadores, ele aprende com os erros e acertos de quem já percorreu esse caminho. Isso evita retrabalho, economiza tempo e até dinheiro. É aquele famoso ‘aprender com os erros dos outros’”, exemplifica.

Startups enfrentam dificuldade de acesso a investimentos e oportunidades

Na visão de Martins, um dos maiores obstáculos para startups é captar recursos. Diante disso, para ela, comunidades podem ser “pontes” para investidores: “Conseguir investimento não é uma tarefa fácil. Inclusive, muitas startups ainda passam pelo desafio de estruturar um pitch convincente ou entender se já está no momento de buscar capital”.

Segundo a Community Manager da Brasil Startups, estar em uma comunidade pode auxiliar bastante nesse processo. “O fundador pode se conectar com investidores, participar de capacitações (por exemplo, em estruturação de pitch) e ainda conhecer outras startups que já passaram por desafios semelhantes”.

Inovação através da colaboração

Para Martins, a cultura de “fazer pelos outros” é um dos pilares mais fortes no universo das comunidades. “A inovação acontece quando ideias se encontram. Em uma comunidade, startups compartilham desafios e encontram soluções juntas”.

A especialista observa que, muitas vezes, parcerias inesperadas surgem e dão origem a novas soluções que talvez nunca tivessem surgido de forma isolada.

Como as startups podem contribuir?

A especialista reforça que a colaboração deve ser mútua. “Comunidades não são uma via de mão única. Além de buscar apoio, startups podem contribuir de várias formas: compartilhando aprendizados, e participando de eventos, por exemplo”.

Ademais, prossegue, startups podem ajudar umas às outras com mentorias ou até abrindo oportunidades dentro do próprio negócio. “Quando cada membro se envolve ativamente, a comunidade se fortalece e todo mundo ganha”, articula.

Juntos, o ecossistema cresce mais

A Community Manager da Brasil Startups chama a atenção para a importância da união entre empreendedores: “A verdade é que ninguém cresce sozinho. Estar cercado por pessoas que entendem seus desafios faz toda a diferença na trajetória empreendedora”.

A título de exemplo, ela ressalta que, para a Brasil Startups, o foco é justamente esse: criar conexões que geram valor real para os empreendedores. 

“Para o fundador de uma startup”, acrescenta, “participar de comunidades pode ser o diferencial para acelerar o negócio. Seja para aprender, conectar ou contribuir, o ecossistema empreendedor só tem a ganhar com a cultura da colaboração”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: http://www.brasilstartups.org



Serviço especializado oferece segurança em festas infantis

Embora a maior preocupação dos pais ainda seja com a decoração e alimentação durante uma festa infantil, fatores como a segurança e a higienização dos brinquedos alugados para a diversão dos pequenos também devem ser levados em consideração. Garantir que todas as etapas sejam conduzidas corretamente, desde a escolha do fornecedor dos itens até a supervisão das crianças, é essencial para proporcionar um ambiente seguro.

De acordo com Victor Marques, sócio-fundador e CEO da VR Festas, ao procurar uma empresa de aluguel de brinquedos para festa, é indispensável verificar se a mesma trabalha em conformidade com as normas de segurança vigentes, se oferece brinquedos bem conservados e higienizados e se contam com monitores treinados para a função.

Para o especialista, é importante considerar a reputação da empresa, conferindo avaliações de clientes anteriores e checando se há compromisso com prazos e suporte no evento. “A empresa também deve fornecer laudos técnicos atualizados e indicar para quais faixas etárias os brinquedos são adequados, além de orientações para o uso e condições gerais de segurança.”

“Outro ponto é que brinquedos sem manutenção adequada podem apresentar falhas, como rasgos ou peças soltas, que aumentam o risco de acidentes. Da mesma forma, a falta de higienização pode expor as crianças a germes e bactérias, prejudicando sua saúde”, acrescenta.

A manutenção preventiva dos brinquedos é crucial para identificar e corrigir falhas estruturais ou mecânicas que possam causar acidentes. Esses cuidados demonstram o compromisso com a segurança e a qualidade do serviço.

“A instalação correta dos brinquedos é outro fator que exige atenção. É importante contar com uma equipe técnica treinada para garantir que os brinquedos estejam firmemente fixados e em conformidade com as normas de segurança. Na VR Festas, por exemplo, temos também a NBR15859, de 07/2010, que normatiza a instalação de brinquedos infláveis de grande porte. Além disso, possuímos laudos de engenheiro atestando o estado de segurança dos brinquedos”, ressalta Marques.

Supervisão qualificada

Os monitores desempenham um papel essencial na segurança das crianças durante a festa. Os profissionais são treinados para supervisionar o uso dos brinquedos, orientar as crianças e agir em situações de emergência. “Um bom monitor deve ser atento, paciente e comunicativo, além de ter experiência com o público infantil. Ele também deve demonstrar conhecimento sobre segurança, estar sempre alerta para prevenir acidentes e interagir de forma amigável com as crianças”, avalia o especialista.

Segundo Marques, empresas que investem na capacitação de seus monitores oferecem um diferencial importante, através de uma experiência relativamente mais segura e tranquila para pais e crianças. “Estes profissionais são responsáveis por passar orientações claras e objetivas, explicando as regras de forma lúdica para que as crianças entendam a importância da segurança. Mas é importante que os pais incentivem o respeito às regras.”

Expansão do mercado

No Brasil, o setor de festas infantis tem apresentado crescimento significativo nos últimos anos. Segundo dados divulgados pela Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos Sociais), antes da pandemia da Covid-19 o mercado de festas e eventos foi o responsável por movimentar R$ 17 bilhões no Brasil.

“Cenários como este refletem a crescente demanda por experiências personalizadas e seguras para as crianças. Exemplo disso é que nossos brinquedos possuem laudo de engenheiro mecânico atestando a segurança, estado e qualidade dos itens. Além de um diferencial no mercado, isso proporciona mais confiança também para os pais”, conclui Marques.

Para saber mais, basta acessar: https://vrfestas.com.br



Hill’s apresenta SD Cuidado Urinário e Controle de Bolas de Pelo para felinos

A Hill’s Pet Nutrition, especializada em nutrição de cães e gatos, lança no mercado brasileiro o Hill’s Science Diet Cuidado Urinário e Controle de Bolas de Pelo para Gatos Adultos. O produto pertence à linha SD Specialty, criada para oferecer uma nutrição personalizada de acordo com necessidades específicas dos pets.

O novo alimento foi formulado para manter os felinos saudáveis e confortáveis, buscando trazer o equilíbrio do trato urinário e auxiliando na eliminação natural dos pelos ingeridos.

“O alimento possui altos teores de fibras, com inclusão de ingredientes como polpa de beterraba e celulose, além de proteínas de alta qualidade, controle de pH urinário e baixo teor de magnésio”, explica Flavio Lopes, veterinário da Hill’s especializado e mestre em nutrição pet.

As fibras naturais contribuem para a melhora da motilidade gastrointestinal, favorecendo a eliminação dos pelos por meio das fezes — o que reduz a formação das conhecidas bolas de pelo, comuns em gatos. Ao mesmo tempo, o pH urinário controlado e o baixo teor de magnésio proporcionam um ambiente urinário mais seguro, minimizando o risco de formação de urólitos, como os de estruvita, relativamente frequentes na espécie felina.

Outra característica apontada por Flavio é a ausência de conservantes artificiais na composição do produto, cada vez mais valorizada por tutores que buscam oferecer uma alimentação mais natural aos seus animais.

Doenças urinárias: prevenção e atenção aos sinais

As Diretrizes do Consenso da International Cat Care 2025, entidade sem fins lucrativos do Reino Unido, sobre o diagnóstico e manejo das doenças do trato urinário felino, recém-publicadas, fornecem uma visão geral dos sinais clínicos comuns causados por doenças subjacentes do trato urinário inferior em felinos, que muitas vezes são indistinguíveis entre si. As Diretrizes da ICatCare estabelecem uma abordagem diagnóstica para gatos afetados antes de focar nas causas mais comuns dessas doenças: cistite idiopática felina (CIF), urolitíase, infecção do trato urinário e obstrução uretral. O objetivo é fornecer aos médicos veterinários informações práticas sobre essas condições.

“Infecções urinárias podem ser desencadeadas por diferentes fatores, como obesidade, estresse, diabetes, acúmulo de urólitos e higiene inadequada. A limpeza da caixa de areia e o manejo ambiental são fundamentais na prevenção”, orienta o veterinário.

Além disso, garantir o acesso constante à água filtrada e fresca, minimizar situações estressantes e oferecer uma dieta balanceada, rica em nutrientes que promovam a saúde urinária, também são cuidados essenciais.

Flavio ainda recomenda que os tutores estejam atentos a sinais como:

  • Dificuldade para urinar;
  • Dor ou vocalização durante a micção;
  • Urina com sangue ou em locais inadequados;
  • Aumento da frequência urinária;
  • Lambedura excessiva da região genital.

Bolas de pelo: como prevenir e reduzir

A formação de bolas de pelo também é um problema recorrente entre os felinos, especialmente os de pelagem longa ou com hábitos de autolimpeza mais frequentes. Flavio destaca a importância da escovação regular para remoção de pelos soltos, além da manutenção do peso ideal, o que facilita a higienização natural do gato.

“A dieta tem papel fundamental nesse processo. O uso de alimentos enriquecidos com fibras naturais favorece a passagem dos pelos pelo trato gastrointestinal, reduzindo os riscos de obstruções e vômitos recorrentes”, completa o veterinário.

A importância da nutrição especializada

Segundo Flavio, a alimentação desempenha um papel crucial na saúde do trato urinário dos gatos. Dietas formuladas para esse fim ajudam a controlar o pH da urina e, geralmente, contêm níveis reduzidos de minerais que poderiam contribuir para a formação de cristais e urólitos.

“Além disso, o consumo de alimentos úmidos colabora para a maior ingestão hídrica, diluindo o conteúdo urinário e mantendo a urina em zona de subsaturação — o que dificulta a agregação de cristais”, ressalta.

Principais características do produto

  • Proteína altamente digestível para manutenção da massa muscular;
  • Fibras naturais que auxiliam na eliminação dos pelos e reduzem a formação de bolas de pelo;
  • Antioxidantes clinicamente comprovados, incluindo vitaminas C e E, para suporte ao sistema imunológico;
  • Controle do pH urinário e baixo teor de magnésio, promovendo a saúde do sistema urinário;
  • Sem conservantes artificiais.

O SD Cuidado Urinário e Controle de Bolas de Pelo já está disponível em todo o Brasil nas versões seca e úmida para gatos adultos.

Sobre a Hill’s Pet Nutrition

Desde 1948, a Hill’s Pet Nutrition tem como missão melhorar e prolongar a relação especial entre pessoas e seus animais de estimação, oferecendo nutrição e soluções para saúde animal. Parte do grupo Colgate-Palmolive desde 1976, a empresa atua em mais de 86 países e investe continuamente em pesquisas, com um centro especializado em nutrição animal localizado em Topeka, Kansas.

Sobre a International Cat Care

A International Cat Care (ICatCare) é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao bem-estar dos gatos em todo o mundo. Fundada em 1958 no Reino Unido, sua missão é melhorar a saúde e o bem-estar dos felinos por meio da educação, pesquisa e disseminação de boas práticas para tutores, veterinários e profissionais do setor.

 

Informações para imprensa:

Polvora Comunicação

  • Wagner Hiroi | wagner@polvoracomunicacao.com.br | (11) 9 98878-2556
  • Sibelia Di Bella | sibelia@polvoracomunicacao.com.br | (11) 9 4528-0502

Para entrevistas, materiais de apoio ou informações adicionais, entrar em contato com a equipe de imprensa.



ResMed unifica marca de tecnologia do sono e da saúde

A ResMed (NYSE: RMD, ASX: RMD), empresa focada em tecnologia para saúde do sono, respiração e home care, anuncia uma evolução abrangente da marca, projetada para unificar seu portfólio de soluções e atender mais pessoas e profissionais de saúde em todo o mundo. 

Estima-se que mais de 2,3 bilhões de pessoas em todo o mundo sofrem de apneia do sono, insônia, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) ou outras insuficiências respiratórias.

“Estamos em um momento crucial na saúde – a saúde do sono e da respiração está ganhando a atenção que antes era reservada à dieta e ao exercício, com os consumidores assumindo um papel mais proativo em seus cuidados”, afirma Katrin Pucknat, Chief Marketing Officer (CMO) da ResMed. “Nossa evolução de marca é mais do que um novo visual – é um passo ousado em nossa estratégia para tornar a saúde do sono e da respiração uma prioridade na saúde global”.

A última atualização da marca aconteceu em 2014, com a transição da empresa para a conectividade ao lançar dispositivos médicos conectados à nuvem que revolucionaram a terapia da apneia do sono. Hoje a ResMed dá o próximo passo se consolidando como marca de tecnologia de saúde totalmente unificada, que atende milhões de consumidores, profissionais de saúde e usuários de software em todo o mundo.

Campanha de conscientização

Junto ao esforço de trazer a saúde do sono para o centro da agenda global de saúde, a ResMed também lança uma campanha nas redes sociais, por meio dos canais oficiais da empresa e de influenciadores digitais, para tratar sobre os principais vilões do sono.

A campanha traz o “Monstro do Sono”, representando as principais causas de distúrbios do sono, como o hábito de usar smartphones antes de dormir. O objetivo do projeto é aumentar a conscientização sobre a saúde do sono e consolidar a ResMed como uma das líderes nesse território.

“A ResMed evoluiu além de suas origens como fabricante de dispositivos e máscaras CPAP. Nossa nova marca reflete quem somos hoje – uma das líderes globais em tecnologia de saúde, fornecendo soluções que ajudam as pessoas a alcançar seu pleno potencial através de um melhor sono e respiração, com cuidados prestados em casa”, afirma Mick Farrell, CEO da ResMed. Ele acrescenta que “com esta evolução, estamos reafirmando nosso compromisso de capacitar 500 milhões de pessoas em todo o mundo a alcançar seu pleno potencial de saúde até 2030 e mudar a prestação de cuidados da saúde”.

Para saber mais sobre a evolução da marca ResMed, basta visitar: resmed.com/brand-evolution



Jornalista lança livro Outra Pele, sobre viagem a Moçambique

Viajar é o principal sonho das brasileiras, segundo pesquisa da Opinion Box lançada pelo Lab Think Olga. Mas viajar é muito mais do que conhecer o mundo. É a realização do desejo da mulher por autonomia, liberdade e autoconhecimento. Com a jornalista Caroline d’Essen não foi diferente. Aos 25 anos, ela largou a carreira após passagens pelas redações da TV Globo e revista Nova Cosmopolitan, terminou um relacionamento de quatro anos e mergulhou sozinha numa jornada cheia de descobertas em Moçambique, na África. Os aprendizados dessa viagem que durou mais de três anos resultaram no livro “Outra pele”, que será lançado no dia 22 de abril na Livraria da Vila Pinheiros, em São Paulo.

No livro, Caroline narra como foi parar em Maputo, capital moçambicana, e nada saiu como planejado. A autora compartilha como passou por uma profunda transformação pessoal. “Ao viajar sozinha, me dei a oportunidade de me conhecer, de entender minhas forças e minhas fraquezas, de superar obstáculos por mim mesma”, conta. Caroline explora os contrastes culturais e captura aromas, cores e texturas do país africano. A autora reflete sobre o processo de desapego, analisando as complexidades das relações humanas em um contexto multicultural. 

O professor Luiz Godoi Trigo, titular da ECA-USP, assina o prefácio do livro. A contracapa é assinada pela jornalista Camila Marconato, editora-chefe do Globo Rural, da TV Globo. “O livro é sobre si e sobre o outro. Sobre luto, parcerias e descobertas. Sobre os muitos mundos que cabem no mundo”, afirma. “A autora também nos leva a conhecer os encantos de um povo acolhedor e sofrido, de uma cultura irmã ainda tão distante de muitos de nós”, complementa.

O livro “Outra pele” tem como público principal todas as pessoas que já sonharam em se redescobrir. Além da narrativa, Caroline d’Essen presenteia os leitores, ao final do livro, com um guia de turismo para quem quer explorar Moçambique. As dicas sobre o que conhecer no país africano seguem a lógica dos capítulos. 

O lançamento coincide com o momento em que Moçambique enfrenta uma crise humanitária agravada por conflitos na província de Cabo Delgado, onde grupos armados não estatais intensificaram ataques. As tensões aumentaram após as eleições presidenciais de 2024, com acusações de fraude eleitoral e repressões que resultaram em centenas de mortos e feridos.

Serviço

Lançamento de “Outra pele” com bate-papo com a autora, Caroline d’Essen
Mediação do debate: Thiago Barbosa (rádio CBN)
Terça-feira, 22/04/25, às 18h30
Livraria da Vila (R. Fradique Coutinho, 915 – Pinheiros, São Paulo, SP)
Disponível para compra nos principais marketplaces.



Busca por renda extra cresce e há opções mais populares

A busca por alternativas para complementar a renda tem se intensificado no Brasil, impulsionada por fatores como o aumento do custo de vida, a inflação e a instabilidade econômica. O cenário atual tem levado uma parcela significativa da população a explorar diferentes formas de geração de renda, desde pequenos negócios até oportunidades no ambiente digital.

Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Cidades Sustentáveis em conjunto com o Ipec apontou que 31% dos brasileiros acima dos 16 anos realizaram atividades para alcançar uma renda extra para equilibrar as finanças. Além disso, esse mesmo levantamento aponta que 37% das pessoas com renda familiar de até um salário mínimo recorreram a serviços extras para aumentar a renda. Esses dados refletem a necessidade de alternativas acessíveis e viáveis para complementar a renda sem depender exclusivamente de um emprego formal.

Empreendedorismo e pequenos negócios

Com a inflação acumulada em 5,06% nos últimos 12 meses, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), muitas famílias têm enfrentado dificuldades financeiras. Nesse cenário, estratégias voltadas à redução de despesas já não são suficientes para grande parte da população, que busca novas formas de complementar a renda.

Diante desse desafio, o empreendedorismo tem se destacado como uma alternativa viável para geração de receita e maior autonomia financeira. Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) indicam que, em 2024, mais de 4 milhões de novos pequenos negócios foram abertos no país, registrando um recorde histórico. Esse crescimento reflete a busca crescente por independência financeira e oportunidades de trabalho mais flexíveis em um mercado dinâmico e competitivo.

Oportunidades no ambiente digital

A digitalização da economia também tem ampliado as possibilidades de geração de renda. Segundo pesquisa da Nielsen, no Brasil, aproximadamente 500 mil influenciadores digitais possuem mais de 10 mil seguidores, e cerca de 10,5 milhões de usuários do Instagram contam com pelo menos mil seguidores.

O crescimento desse segmento tem permitido que diversas pessoas utilizem o Instagram como canal de monetização, por meio de publicidade, parcerias comerciais e venda de produtos e serviços on-line.

Crescimento dos programas de afiliados

Entre as estratégias digitais que ganharam espaço nos últimos anos, o marketing de afiliados tem se destacado. No primeiro semestre de 2024, as vendas realizadas por meio desse modelo cresceram 45% no Brasil, segundo levantamentos do setor.

Apesar de uma leve redução no ticket médio das transações, o aumento no número de afiliados demonstra que essa abordagem tem sido adotada como uma alternativa viável para complementar a renda sem a necessidade de criação de um produto próprio.

A diversificação das fontes de renda tem se consolidado como uma realidade para grande parte da população brasileira. O avanço do empreendedorismo, o fortalecimento das oportunidades no ambiente digital e o crescimento de modelos como os programas de afiliados apontam para um cenário em que a busca por estabilidade financeira passa, cada vez mais, por alternativas além do mercado de trabalho tradicional.



Terceira ANALOC Rental Show acontece em Belo Horizonte (MG)

A 3ª edição da ANALOC Rental Show está chegando. De 4 a 6 de junho de 2025, locadores de equipamentos oriundos de todo o Brasil estarão em Belo Horizonte (MG), para participar desta que é uma das principais feiras de máquinas no país totalmente dedicada ao setor de rental, onde serão apresentadas as novidades e soluções que impulsionam a competitividade desse mercado.

Fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas (ANALOC) e o Grupo LocadoresBR, a feira está com quase 100% dos estandes vendidos. “Isso mostra que, embora seja um evento jovem, está alicerçado na experiência dos seus organizadores e entidades apoiadoras com décadas de dedicação e atuação no rental brasileiro”, Reynaldo Fraiha, diretor da ANALOC Rental Show.

Com patrocínio Master das empresas Branco, Mecan, MTower e Sisloc, a feira conta com o apoio e parceria das entidades que representam o setor no país, como ABELME-BA, Abralecc-DF, Abrasfe, Alec, ANALOC Sul, Apelmat, M&T Expo, Sindileq-CE, Sindileq-ES, Sindileq-GO, Sindileq-PE, Sindileq-MG, Sindileq-RJ, e Sobratema. 

“Por ser uma vitrine de lançamentos exclusivos, totalmente direcionados para locadoras de equipamentos, os fabricantes escolhem a ANALOC Rental Show para apresentar novas tecnologias, produtos e soluções voltadas às demandas das locadoras. A participação dessas marcas reafirma a importância do evento como um ambiente estratégico para negócios e networking”, explica Leônidas Ferreira, conhecido como Leo Sisloc, diretor executivo da Sisloc Softwares de Gestão e presidente do Grupo LocadoresBR.

Setores da feira

A feira contempla uma ampla gama de segmentos dentro do mercado de locação, incluindo Linha Leve, Equipamentos Compactos, Trabalho em Altura, Sistemas de Gestão, Energia e Refrigeração, e Segurança no Trabalho. De acordo com Fraiha, os equipamentos de Linha Leve, Equipamentos Compactos e Trabalho em Altura são necessários para as locadoras brasileiras atenderem à demanda crescente por máquinas versáteis em canteiros de obras urbanos e industriais.

“Mini-escavadeiras, plataformas elevatórias, compactadores e ferramentas elétricas são máquinas amplamente utilizadas em projetos de pequeno e médio porte, por oferecerem eficiência e mobilidade a clientes que precisam de soluções ágeis, mas não querem investir na compra de equipamentos caros. Além disso, a locação dessas máquinas permite a renovação constante da frota, garantindo equipamentos modernos e com menor custo de manutenção”, observa Fraiha.

Já os setores de Sistemas de Gestão, Energia e Refrigeração, e Segurança no Trabalho são fundamentais para otimizar a operação das locadoras e garantir a confiabilidade dos serviços prestados. Leo Sisloc complementa: “Software de gestão permite automatizar e otimizar processos operacionais e financeiros de empresas que trabalham com locação de equipamentos e máquinas. Ele possibilita o controle total do ciclo de locação, incluindo gestão de contratos, faturamento, disponibilidade de equipamentos, manutenção preventiva e corretiva, logística e indicadores financeiros. Esse tipo de sistema reduz erros, melhora a produtividade e proporciona uma visão clara da saúde do negócio”.

Fraiha continua: “Por sua vez, os geradores e sistemas de refrigeração são indispensáveis para obras em locais remotos, eventos e indústrias que não podem depender exclusivamente da rede elétrica. Por fim, equipamentos de segurança, como EPIs e sinalização, são exigências normativas e um diferencial competitivo, garantindo a conformidade com as regulamentações e a proteção dos trabalhadores”.

Lista de expositores desta edição.

Serviço:

Data: 4 a 6 de junho de 2025

Horários:

– Dia 4/6, das 13h às 20h

– Dias 5 e 6/6, das 10h às 20h

Local: Expominas

Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte

Credenciamento: https://www.hbatools.com.br/analoc-rental-show__1944

www.analocrentalshow.com.br



IRPF 2025 exige atenção à reclassificação de bens

A Receita Federal anunciou as regras para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, com mudanças importantes que afetam diretamente os contribuintes. Entre as atualizações, estão as novas regras de tributação de aplicações financeiras no exterior e alterações na ficha de bens e direitos.

“Uma das principais novidades é a nova alíquota de 15% para rendimentos de aplicações financeiras provenientes de fontes estrangeiras, com apuração anual, conforme definido pela Lei Federal nº 14.754/23”, explica Alberto Procópio, sócio de Direito Trabalhista, Previdenciário e Global Mobility da Grant Thornton Brasil.

A Receita também reformulou a ficha de ‘bens e direitos’, aprimorando os códigos de classificação e eliminando a categoria “outros bens”, obrigando os contribuintes a detalharem corretamente seus ativos. Outra mudança envolve a restituição: “Contribuintes que optarem pela declaração pré-preenchida e informarem o PIX como meio de recebimento entrarão no grupo prioritário da fila de restituição”, destaca Procópio.

Não houve reajuste na tabela de imposto de renda para 2025, mantendo-se as mesmas faixas e alíquotas do ano anterior. O desconto simplificado de R$ 564,89 continua valendo, isentando contribuintes com renda mensal de até R$ 2.824,00.

A tabela vigente é:

  • Até R$ 2.259,20 – alíquota zero

  • De R$ 2.259,21 até R$ 2.828,65 – alíquota de 7,5% com parcela dedutível de R$ 169,44

  • De R$ 2.828,66 até R$ 3.751,05 – alíquota de 15% com parcela de R$ 381,44

  • De R$ 3.751,06 até R$ 4.664,68 – alíquota de 22,5% com parcela de R$ 662,77

  • Acima de R$ 4.664,68 – alíquota de 27,5% com parcela de R$ 896,00

O prazo para envio da declaração vai de 17 de março até 30 de maio, às 23h59. “Atrasos podem gerar multas e outras penalidades, sendo fundamental se organizar com antecedência”, orienta Procópio.

Quem deve declarar?

Deve declarar quem:

  • Teve rendimentos tributáveis a partir de R$ 33.888,00 em 2024;

  • Obteve rendimentos isentos ou exclusivamente tributados na fonte acima de R$ 200.000,00;

  • Realizou operações em bolsas de valores com montante superior a R$ 40.000,00;

  • Teve ganho de capital com venda de bens ou direitos;

  • Possui bens superiores a R$ 800.000,00;

  • Tornou-se residente fiscal no Brasil em 2024.

Para preencher a declaração com agilidade, é recomendado reunir documentos como holerites, extratos bancários, informes de rendimento, comprovantes de despesas com saúde, educação, previdência privada, pensão alimentícia e documentos de bens como imóveis e veículos.

Limites para deduções:

  • R$ 3.561,50 por dependente em educação;

  • Sem limite para despesas com saúde (desde que registradas pelo app Receita Saúde);

  • Até 12% da renda bruta com previdência privada;

  • Pensão alimentícia pode ser deduzida integralmente;

  • R$ 2.275,08 por dependente.

Como declarar

A declaração pode ser feita pelo Programa Gerador da Declaração IRPF 2025 (computador) ou pelo aplicativo Receita Federal (dispositivos móveis). “Quem possui conta gov.br nos níveis prata ou ouro pode optar pela declaração pré-preenchida, acessando o e-CAC no site da Receita”, complementa Procópio. Essa modalidade estará disponível a partir de 1º de abril.

Declaração conjunta

Casais casados ou em união estável podem fazer a declaração em conjunto. “Essa modalidade permite somar rendimentos e despesas, o que pode reduzir a base de cálculo e ampliar deduções. No entanto, é preciso atenção às implicações, como a solidariedade por erros ou a diluição da restituição”, alerta o especialista.



A&M inicia o ano com mais de 100 novos estagiários

A Alvarez & Marsal (A&M), consultoria global especializada em gestão empresarial, contratou nos últimos meses cerca de 125 novos estagiários para atuar no ano de 2025 nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Com um histórico de retenção de talentos, o programa é uma das principais portas de entrada para aqueles que desejam crescer e se desenvolver em um ambiente de consultoria.

Lançado em 2017, o programa de estágio da Alvarez & Marsal foi criado para integrar os estagiários à cultura da empresa, transmitir seus valores e preparar os participantes para se tornarem os futuros analistas, associados e líderes da organização. Sua estrutura proporciona experiências práticas e de aprendizado intensivo, com foco no desenvolvimento de competências analíticas e estratégicas, oferecendo aos participantes a oportunidade de trabalhar diretamente com equipes multidisciplinares, integrar projetos e contar com uma imersão constante nas atividades do dia a dia da empresa, impulsionando o seu crescimento profissional.

Foco em retenção e crescimento

Nos últimos três anos (2022-2024), 62% dos estagiários que passaram pelo programa foram efetivados. “Além de nos sentirmos orgulhosos, isso demonstra o compromisso da empresa com o crescimento dos nossos talentos e a criação de oportunidades dentro da organização”, diz Lilian Giorgi, sócia-diretora de RH. Ainda de acordo com Lilian, “o programa não é apenas uma experiência de aprendizado, mas uma verdadeira jornada de desenvolvimento”, destaca.

É o caso de Kassia Rodrigues, que entrou no programa em 2021 e hoje é associada sênior na área de infraestrutura. “Quando olho para trás, vejo o quanto o estágio foi importante. Me desenvolvi bastante ao ter contato com projetos de escopo e de empresas diferentes. Temos muito contato direto com os clientes e lideranças da A&M”, afirma. 

Para Victor Freire, que entrou como estagiário em 2019, a A&M oferece um ambiente de incentivo para o crescimento profissional. “Entrei cru no universo de consultoria, mas logo consegui me adaptar. As pessoas têm muita paciência para ajudar a crescer”, afirma Freire, hoje gerente da área de tributação. 

Características do programa de estágio da A&M

O programa de estágio da Alvarez & Marsal oferece aprendizado teórico e prático, além de incentivar o engajamento contínuo e o desenvolvimento pessoal dos estagiários, preparando-os para se tornarem profissionais de alto desempenho dentro da empresa. “Muitos dos ex-estagiários já ocupam posições de liderança, o que demonstra a eficácia da metodologia A&M em formar profissionais preparados para os maiores desafios do mercado. Além disso, a empresa oferece uma remuneração competitiva, reforçando seu compromisso com a atração e retenção de talentos”, reforça Lilian.

O foco do programa está na inovação e engajamento. Os estagiários participam do Innovation Challenge, um desafio baseado em análise de dados, cujo objetivo é promover a inovação incremental e melhorias contínuas nos processos da A&M. Os participantes são organizados em equipes multidisciplinares e desenvolvem propostas que aumentam a eficiência das entregas da empresa, aprendendo na prática sobre inovação, trabalho em equipe e qualidade. O programa também utiliza abordagem gamificada para engajá-los e, a cada etapa, os estagiários acumulam pontos que servem como base para as avaliações de desempenhos nas unidades de negócio.

Os estagiários também participam de uma série de workshops, mentorias e, ao longo do programa, podem conquistar até 5 selos que reconhecem suas vivências e conquistas nas áreas de desenvolvimento de habilidades, inovação e envolvimento com os projetos da A&M. “Esses treinamentos são projetados para aprimorar habilidades técnicas e preparar os estagiários para assumir responsabilidades mais complexas”, completa Lilian.

Sobre a A&M

A A&M é uma empresa global que atua na área de consultoria, aprimoramento de desempenho de negócios e gestão empresarial. Com mais de 11 mil profissionais e presente em todos os continentes, com mais de 80 escritórios em 40 países.

Contatos para a imprensa:

Debora Lafosse – 21 98272-5339

Ana Angélica Soares – 21 99921-3984

Dayane Kavéski – 11 97235-4765

Carolina Mendes – 21 99386-3821

 



Livro apresenta os marcos históricos do futebol mundial

Por meio de uma obra ilustrada, o livro História do Futebol: Futebol das Estrelas apresenta a trajetória do esporte, desde suas origens na China, há cerca de cinco mil anos, até os dias atuais.

A publicação apresenta uma análise sobre a evolução do futebol, destacando acontecimentos históricos, personagens relevantes e o impacto cultural do esporte em diferentes contextos e regiões do mundo.

Com apoio de imagens, História do Futebol: Futebol das Estrelas aborda os principais torneios, mudanças nas regras e eventos envolvendo seleções e clubes ao longo dos séculos. Cerca de 1,5 bilhão de pessoas ao redor do planeta assistiram a final da Copa do Mundo no Qatar, segundo a Federação Internacional de Futebol (Fifa).

O conteúdo é estruturado de forma cronológica e informativa, reunindo dados, fatos históricos, curiosidades e aspectos que influenciaram o desenvolvimento do futebol como prática esportiva e fenômeno cultural global.

“O futebol não é apenas um esporte, é uma história viva que une culturas, desperta emoções e transforma sociedades. Quis registrar neste livro a riqueza de sua evolução e seus momentos inesquecíveis”, comenta o autor.

História do Futebol: Futebol das Estrelas está disponível em livrarias e plataformas digitais.



Interactive Brokers adiciona suporte a vários monitores e muito mais à plataforma de negociação IBKR Desktop

A Interactive Brokers (Nasdaq: IBKR), corretora eletrônica automatizada global, anunciou atualizaçõesàIBKR Desktop, plataforma de negociação da próxima geração para investidores que demandam simplicidade, mas valorizam a tecnologia avançada da Interactive Brokers. Sem taxas de plataforma e com uma interface fácil de usar repleta de recursos avançados, os clientes podem acessar facilmente negociações simples em várias classes de ativos e tipos de pedidos complexos. A plataforma foi criada para ser intuitiva e fácil de navegar, tornando-a adequada para negociantes experientes e investidores novatos.

“A IBKR Desktop é uma plataforma poderosa e intuitiva criada para negociantes e investidores de todos os níveis de experiência. Esteja você apenas começando ou gerenciando estratégias avançadas de negociação, a IBKR Desktop fornece as ferramentas, pesquisas e personalizações necessárias para negociar com confiança”, afirmou Steve Sanders, vice-presidente executivo de marketing e desenvolvimento de produtos da Interactive Brokers. “Essas melhorias refletem nosso compromisso contínuo com fornecer uma experiência de negociação de classe mundial em uma plataforma avançada e fácil de usar”.

Com a IBKR Desktop, os clientes podem negociar produtos de mais de 160 bolsas globais de uma única plataforma unificada, incluindo ações, opções, futuros, moedas, títulos e fundos, e acessar ferramentas populares e exclusivas que priorizam a personalização e flexibilidade. A IBKR Desktop oferece execução superior de pedidos, preço competitivo e um amplo conjunto de produtos de investimentos globais criados para otimizar a negociação e aprimorar as estratégias de investimentos.

A potência se reúne com a simplicidade na plataforma IBKR Desktop, permitindo que os clientes se sintam tranquilos e no controle da sua experiência de negociação. Entre as atualizações recentes estão:

  • Suporte a vários monitores: visualize vários monitores da IBKR Desktop desvinculando as telas de layout. Associe painéis entre as telas da IBKR Desktop para visualizar produtos selecionados em várias telas.
  • ForecastTrader: use contratos de previsão para previsões de negociações em eventos políticos, econômicos e climáticos. A disponibilidade dos contratos de previsão pode variar dependendo da região.
  • Suporte noturno às negociações: negocie mais de 10.000 ações americanas, ETFs e futuros e ações segundo o índice de ações dos EUA noite e dia na IBKR Desktop para reagir imediatamente às notícias que movem o mercado. Esse serviço já estava disponível em outras plataformas de negociação.
  • Rastreadores: use o MultiSort para encontrar ações que se alinhem com as estratégias de negociação em um universo de mais de 70.000 ações globais, e rastreadores padrão para rastrear rapidamente os mercados a fim de retornar os títulos principais com base em critérios como região, produto, setor e fator.
  • Alertas e notificações: habilite sons para receber alertas de preço e notificações de negociações.

Para mais informações, acesse:

EUA e países atendidos pela IB LLC: IBKR Desktop – EUA e LLC

Canadá: IBKR Desktop – Canadá

Reino Unido: IBKR Desktop – Reino Unido

Europa: IBKR Desktop – Europa

Hong Kong: IBKR Desktop – HK

Singapura: IBKR Desktop – Singapura

Austrália: IBKR Desktop – Austrália

Índia: IBKR Desktop – Índia

Japão: IBKR Desktop – Japão

Os investidores mais bem informados escolhem a Interactive Brokers

Sobre o Interactive Brokers Group, Inc.:

As afiliadas do Interactive Brokers Group proporcionam execução automatizada de negociações e custódia de títulos, commodities, câmbio e contratos de previsão 24 horas por dia em mais de 160 mercados em diversos países e moedas, a partir de uma única plataforma unificada para clientes ao redor do mundo. Atendemos investidores individuais, fundos de cobertura, grupos de negociação proprietários, consultores financeiros e corretores de apresentação. Nossas quatro décadas visando tecnologia e automação nos permitiram equipar nossos clientes com uma plataforma sofisticada e exclusiva para administrar seus portfólios de investimentos. Nós nos esforçamos em oferecer aos nossos clientes preços de execução vantajosos e ferramentas de negociação, administração de riscos e portfólios, instalações de pesquisa e produtos de investimento, tudo a baixo ou nenhum custo, que os posiciona para que obtenham retornos superiores sobre os investimentos. A Interactive Brokers tem conquistado reconhecimento de modo consistente como uma das principais corretoras, acumulando diversos prêmios e elogios de fontes respeitadas do setor, como Barron’s, Investopedia, Stockbrokers.com e muitas outras.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contatos do Interactive Brokers Group, Inc.

Mídia: Katherine Ewert, media@ibkr.com

Fonte: BUSINESS WIRE



IGR Guimarães Rosa investe em tecnologia para turismo

A Instância de Governança Regional (IGR) de Guimarães Rosa, em Minas Gerais, agora conta com a tecnologia da Destinos Inteligentes, govtech especializada em gestão turística. Com a implantação da plataforma, a região passa a ter um Observatório de Turismo, permitindo um mapeamento detalhado de toda a oferta turística, tanto da IGR como de cada município integrante.

Atualmente, a IGR Guimarães Rosa é composta por 12 municípios: Araçaí, Buritizeiro, Corinto, Curvelo, Felixlândia, Ibiaí, Inimutaba, Morro da Garça, Pirapora, Ponto Chique, Presidente Juscelino e Santo Hipólito. Cada uma dessas cidades possui atrativos únicos que enriquecem a experiência turística da região:

• Araçaí – Destaque para a Gruta de Maquiné, um dos mais importantes sítios arqueológicos e espeleológicos do Brasil.
• Buritizeiro – O Rio São Francisco, que margeia a cidade, proporciona belíssimos cenários naturais e opções de passeios de barco.
• Corinto – Conhecida pelo Carnaval de Corinto, um dos mais tradicionais de Minas Gerais.
• Curvelo – Sede da Festa de São Geraldo, evento religioso que atrai milhares de fiéis.
• Felixlândia – Abriga o Parque Estadual da Serra do Cabral, com trilhas e formações rochosas impressionantes.
• Ibiaí – Suas praias fluviais ao longo do Rio São Francisco são um refúgio para quem busca descanso e contato com a natureza.
• Inimutaba – A cidade é reconhecida pela produção artesanal de queijo minas artesanal, patrimônio gastronômico mineiro.
• Morro da Garça – O município inspira amantes da literatura, sendo um dos cenários do Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.
• Pirapora – Famosa pelos passeios no Vapor Benjamim Guimarães, uma das últimas embarcações a vapor em funcionamento no Brasil.
• Ponto Chique – Conhecido pela riqueza de sua fauna e flora, atraindo pesquisadores e turistas em busca de ecoturismo.
• Presidente Juscelino – Cidade que se destaca pelo cultivo de frutas típicas do cerrado, utilizadas em doces e licores artesanais.
• Santo Hipólito – O Casarão do Séc. XIX, um dos patrimônios históricos da cidade, preserva a arquitetura colonial da região.

A nova solução tecnológica reúne dados estratégicos sobre esses atrativos, além de hospedagem, alimentação, guias, agências de turismo, artesanato e eventos. Turistas e moradores poderão acessar essas informações de forma prática por meio de um site e um aplicativo, ambos gratuitos, facilitando o planejamento de viagens e o aproveitamento das experiências oferecidas na região.

Além disso, a gestão da IGR terá acesso a dados em tempo real sobre o fluxo de turistas, disponibilidade de leitos, geração de empregos e outros indicadores essenciais para o desenvolvimento sustentável do turismo. Com essas informações, será possível antecipar tendências, direcionar investimentos e fortalecer a promoção da região.

Segundo Edimar Martins, CEO da Destinos Inteligentes, a tecnologia abre novas oportunidades para as IGRs:“Com uma plataforma de gestão turística integrada, as instâncias de governança regional conseguem monitorar e impulsionar o turismo de forma mais eficiente. O Observatório do Turismo atualizado permite que gestores tomem decisões estratégicas, promovam os destinos de maneira assertiva e atraiam mais visitantes para toda a região.”
Marco André Malaquias, gestor da IGR Guimarães Rosa, também ressalta a importância dessa modernização:

“A tecnologia veio para ficar e tem assumido um papel importante tanto no mundo corporativo quanto no cotidiano. No turismo, que ainda é pouco explorado como economia, ela chega para solucionar desafios e impulsionar o desenvolvimento social. Com a implantação do sistema e do aplicativo da Destinos Inteligentes, nossos municípios darão um salto de qualidade na oferta de serviços turísticos. Quando o turista tem informações à mão, ele consome mais, volta e recomenda o destino. Essa ferramenta nos coloca em outro patamar na gestão do turismo regional.”

Com essa inovação, a IGR de Guimarães Rosa se posiciona à frente na modernização da gestão turística, garantindo mais visibilidade e crescimento para os destinos que a compõem. Mais informações no website e app da IGR de Guimarães Rosa: https://www.destinosinteligentes.tur.br/qrcode/mg/igrguimaraesrosa/index.html



Participação na Intermodal 2025 reforça conexões da PLEX com mercado brasileiro

A equipe da PLEX Logistics participa da edição 2025 da Intermodal South America, que ocorre entre os dias 22 e 24 de abril, no Distrito Anhembi, em São Paulo. A presença da empresa no evento tem como foco a ampliação de conexões com embarcadores, operadores logísticos e parceiros comerciais do Brasil.

A Intermodal é reconhecida como o principal ponto de encontro para os setores de logística, intralogística, transporte de cargas e comércio exterior na América do Sul. Segundo dados da organização, a feira deve reunir mais de 500 marcas expositoras e profissionais de mais de 90 países. A participação da PLEX Logistics se insere neste cenário como uma estratégia para estreitar laços com o mercado sul-americano.

Com sede em Miami, a empresa oferece soluções personalizadas em transporte aéreo, marítimo e terrestre, além de serviços de armazenagem, distribuição, consultoria e desembaraço aduaneiro. O objetivo é atender às demandas de empresas que operam no comércio internacional, com foco na eficiência das rotas e no gerenciamento de custos logísticos.

Luciano Zucki, diretor da PLEX Logistics, afirma que a presença da empresa na Intermodal 2025 permitirá o fortalecimento de parcerias com agentes locais. “O evento nos ajuda a acompanhar as demandas do setor e compreender melhor as expectativas dos embarcadores brasileiros em relação à logística internacional”, explica.

A PLEX Logistics aproveita o encontro para identificar oportunidades de integração de serviços entre os mercados da América do Norte e América do Sul. A empresa também busca alinhar suas operações com os desafios regulatórios e estruturais enfrentados por exportadores e importadores brasileiros.

A aproximação com o setor logístico nacional deve contribuir para a expansão das operações da PLEX Logistics no Brasil e fortalecer a cooperação entre os mercados, com soluções que favorecem prazos, custos e desempenho operacional.



Abril Verde: mês de combate ao sedentarismo alerta para emergência de saúde

Quase metade (48%) dos adultos brasileiros estará obesa até 2044, sugere um estudo da Fiocruz. Ao mesmo tempo, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Semrush, as buscas na internet pelo termo “Ozempic” aumentaram 307,6% entre 2023 e 2024. O fármaco foi desenvolvido para tratar diabetes, mas entrou em alta pelo seu efeito colateral emagrecedor. O que os dados revelam, no entanto, é que aqueles “emagrecidos” pelos injetáveis voltam a ganhar peso. Voluntários de um estudo divulgado na PubMed recuperaram, após um ano sem as injeções, dois terços do peso que tinham perdido.

Preocupado com o futuro da população, o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) promove, desde 2022, a campanha Abril Verde, mês dedicado ao combate ao sedentarismo. A conscientização vem apresentando resultados. Recentemente, foi protocolado, pelo Deputado André Figueiredo, o Projeto de Lei 1088/25, que institui abril como o mês de combate à inatividade física. O documento reconhece a medida ainda como enfrentamento ao crescente índice de obesidade, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

O PL é a primeira iniciativa de tornar o Abril Verde uma lei, a nível federal. No entanto, várias prefeituras já têm seus próprios projetos. Uma delas, Lucélia (SP), chegou a sancionar a Lei 5169/23, oficializando a campanha na cidade. A legislação a respeito da temática é necessária porque viabiliza a promoção de políticas públicas de enfrentamento ao sedentarismo. Isto porque uma significativa parcela da população brasileira não usufrui do direito de se manter ativa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já levantou, inclusive, os marcadores sociais que dificultam o acesso de certas parcelas da população ao exercício: classe social, gênero, etnia, entre outros.

Portanto, olhar para essas lacunas é uma demanda imediata do poder público. Uma das principais formas de enfrentamento, como defende o CONFEF, é a Educação Física Escolar, um pilar essencial na formação de hábitos saudáveis desde a infância. É por meio das aulas que as crianças e adolescentes desenvolvem habilidades motoras e sociais que serão a base para uma vida ativa, representando menores chances de desenvolver obesidade, entre outras condições de saúde, inclusive, na vida adulta.

Essas condições são perfeitamente evitáveis. Um estudo da OMS apontou para dados nada otimistas: cerca de 500 milhões de pessoas desenvolverão doenças cardíacas, obesidade ou outras condições decorrentes da falta de atividade física, no intervalo de 2020 a 2030. Portanto, o investimento em atividade física não tem nada de oneroso. Muito pelo contrário: ele reduz gastos com tratamentos, remédios e internações, entre outros cuidados.

Prova disso é que, no Brasil, o sedentarismo impõe um custo significativo ao Sistema Único de Saúde (SUS), com estimativas da Universidade Federal Fluminense (UFF) apontando para um gasto de R$ 300 milhões apenas em internações (valores atualizados pelo IPCA). O país também ocupa posições preocupantes em rankings globais, sendo considerado o mais sedentário na América Latina e o quinto no mundo, com 300 mil mortes anuais atribuídas à inatividade física, segundo a OMS.

Um desafio para o Profissional de Educação Física, uma vez que ele é o profissional habilitado para prescrever e orientar exercícios físicos, como previsto nas Leis Federais 9.696/98 e 14.386/22. No Brasil, eles somam mais de 670 mil profissionais devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física (CREF). Vale lembrar que a atuação na área sem o registro é considerada ilegal, uma vez que a profissão é regulamentada. Por isso, é considerado profissional de educação física apenas aquele com registro. É recomendado que se busque um nome em confef.org.br e confirme o registro.

Segundo Claudio Boschi, presidente do CONFEF, esses profissionais estão presentes em escolas, academias, hospitais e no esporte, e são agentes de mudança, de educação para a saúde, capazes de construir uma sociedade mais ativa e saudável. O CONFEF acredita que, com o engajamento de todos, é possível reverter os índices alarmantes de sedentarismo e construir um futuro mais saudável para as próximas gerações. Mas é preciso começar. Caso contrário, pode-se chegar a 2044 com quase metade da população obesa, sem mencionar os demais inúmeros impactos da inatividade física na vida humana.



Textron Aviation comemora dez anos do programa Top Hawk com quatro novos beneficiários, incluindo o primeiro no Reino Unido.

A Textron Aviation anunciou hoje o décimo aniversário do inovador programa Top Hawk da empresa, criado para oferecer aos alunos acessoàaeronave de treinamento mais popular do mundo, o Cessna Skyhawk. Como parte deste marco, que coincide com o 70º aniversário da aeronave icônica, os participantes de 2025 incluem United Flight Systems, Lunken Flight Training Center, Flex Air e VNE Aviation, o primeiro beneficiário do programa no Reino Unido.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250402455057/pt/

Textron Aviation celebrates ten years of Top Hawk program with four new recipients (Photo Credit: Textron Aviation).

Textron Aviation celebrates ten years of Top Hawk program with four new recipients (Photo Credit: Textron Aviation).

O Cessna Skyhawk foi projetado e fabricado pela Textron Aviation Inc., uma empresa da Textron Inc. (NYSE:TXT).

“Com uma demanda por mais de 200.000 novos pilotos em todo o mundo na próxima década, é vital dar suporte aos jovens que buscam oportunidades na aviação”, disse Lannie O’Bannion, Vice-Presidente Sênior de Vendas e Marketing. “O Skyhawk fornece aos alunos uma plataforma de treinamento de voo tecnologicamente avançada, garantindo que os alunos das organizações Top Hawk contem com equipamentos de alta qualidade como a base de suas carreiras.”

Desde o lançamento do programa em 2015, a Textron Aviation colocou quase 50 Cessna Skyhawks com organizações Top Hawk participantes em todo o mundo para inspirar a jornada do voo e apoiar a indústria com uma consolidada equipe de aviadores qualificados. Como participante do Top Hawk, cada organização recebe um Cessna Skyhawk novo de fábrica e com a marca personalizada para usar durante o programa para treinamento de pilotos estudantes e promover o treinamento de pilotos em apresentações aéreas, concursos de aviação e eventos de recrutamento.

Comemorando 70 anos do Cessna Skyhawk com inspiração da jornada do voo

O Skyhawk é considerado a aeronave preferida para treinamento de pilotos, sendo a aeronave monomotor mais popular da história da aviação. Desde que a aeronave voou pela primeira vez em 1955, mais de 45.000 aeronaves Cessna 172 foram entregues a clientes em todo o mundo, um número maior do que qualquer outra aeronave na indústria. Conhecido por sua simplicidade, robustez e confiabilidade, o Skyhawk se tornou rapidamente o favorito entre escolas de voo e pilotos privados.

O Skyhawk monomotor de quatro assentos e asa alta é conhecido por oferecer uma combinação de recursos modernos, incluindo aviônicos Garmin G1000 NXi com conectividade sem fio, um sistema de exibição de ângulo de ataque padrão e confiabilidade comprovada. O novo e moderno interior do Cessna Skyhawk inclui recursos como plugues de fone de ouvido em cada assento, portas de carregamento USB e melhores assentos para maior conforto. A aeronave também possui hélice de passo fixo em alumínio da McCauley, proporcionando maior confiabilidade, tempo de operação e um motor Lycoming IO-360-L2A com 180 CV de potência.

Sobre a Textron Aviation

Nós inspiramos a jornada do voo. Há mais de 95 anos, a Textron Aviation Inc., uma empresa da Textron Inc., tem impulsionado nosso talento coletivo nas marcas Beechcraft, Cessna e Hawker para projetar e entregar a melhor experiência aeronáutica aos nossos clientes. Com um portfólio que inclui desde jatos executivos, turboélices e pistões de alto desempenho até produtos para missões especiais, treinadores militares e defesa, a Textron Aviation possui o portfólio de produtos aeronáuticos mais versátil e completo do mundo e uma equipe que produziu mais da metade de todas as aeronaves de aviação geral no planeta. Clientes em mais de 170 países confiam no nosso lendário desempenho, confiabilidade e versatilidade, além da nossa rede global de atendimento ao cliente, oferecendo voos acessíveis e flexíveis. Para mais informações, acesse www.txtav.com | www.defense.txtav.com | www.scorpionjet.com.

Sobre a Textron Inc.

A Textron Inc. é uma empresa multissetorial que utiliza sua rede global de negócios nos segmentos de aeronáutica, defesa, industrial e financeiro para oferecer soluções e serviços inovadores aos seus clientes. A Textron é reconhecida mundialmente por suas marcas poderosas, como Bell, Cessna, Beechcraft, Pipistrel, Jacobsen, Kautex, Lycoming, E-Z-GO, Arctic Cat, Textron Systems e TRU Simulation + Training. Para mais informações, acesse: www.textron.com

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato com a mídia:

Heaven Cedeno

+1.316.285.4578

hcedeno@txtav.com

txtav.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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