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Fundação Copel irá incorporar o plano de previdência da Mais Futuro

Fundação Copel irá incorporar o plano de previdência da Mais Futuro
Fundação Copel irá incorporar o plano de previdência da Mais Futuro

A Fundação Copel acaba de anunciar o processo de incorporação do Mais Futuro. A Carta de Aceite, que formaliza a escolha da entidade, já foi expedida. Agora, o processo segue seu rito legal junto à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC).

A operação marca um novo ciclo para a entidade paranaense, que passa a se posicionar oficialmente no mercado como uma incorporadora de fundos de pensão, em linha com seu plano estratégico. Com a operação, mais de 5.670 novos participantes vão integrar a carteira da Fundação Copel, que absorve aproximadamente R$ 207 milhões em ativos e passa a gerir mais seis planos — um multipatrocinado e cinco instituídos. A incorporação fortalece ainda a posição da Fundação Copel, que administra mais de 15 bilhões em recursos previdenciários.

“Esse é um passo estratégico, que reforça nosso compromisso com a solidez, a governança e a sustentabilidade de longo prazo da Fundação Copel. O ganho de escala permite operar com taxas mais competitivas, o que gera valor para todos os envolvidos neste ecossistema”, afirma Ana Letícia Feller, presidente da Fundação Copel.

Na prática, a incorporação é um movimento de “ganha-ganha” porque muda os valores na equação da previdência privada. A fórmula é simples: quanto menor a taxa e maior o número de integrantes contribuindo mensalmente, maior é a rentabilidade da reserva no futuro. “Estamos apoiados em um modelo de ganho em escala: quanto maior o número de participantes sob gestão, menor o custo da operação e mais atrativas as condições para todos os planos”, salienta Ana Letícia.

Ela acrescenta que outras incorporações estão em estudo e a instituição deve seguir avançando como um agente consolidado na incorporação de planos de previdência no Brasil. “Essa é uma tendência irreversível e um novo posicionamento da Fundação Copel diante do mercado”, afirma.

Escolha da estratégia e competitividade

O Mais Futuro iniciou o processo de busca por uma nova administradora no final de 2024. Após um processo seletivo com seis instituições — a maioria de fora do Paraná —, a Fundação Copel foi escolhida com base em atributos como robustez, proximidade regional, eficiência e estrutura de governança.

“Acreditamos que fomos escolhidos porque temos escala e história no segmento de previdência fechada, além de atuarmos com transparência chancelada por órgãos fiscalizadores. A confiança que construímos ao longo de mais de cinco décadas fez diferença. Além disso, oferecemos uma taxa administrativa competitiva, o que fortalece a rentabilidade dos participantes no futuro”, explica Ana Letícia.

Inovação e tecnologia

Segundo a presidente, além de agregar volume e participantes, a incorporação também traz inovação para a Fundação Copel. Isso porque o Mais Futuro é reconhecido por seu modelo digital, baseado em soluções tecnológicas de previdência — um diferencial que deve acelerar o processo de transformação digital da incorporadora.

“Esse movimento traz um aprendizado valioso. A incorporação fortalece nossa operação hoje, amplia nossas oportunidades de investimento e ajuda a garantir a sustentabilidade da entidade no longo prazo”, completa Ana Letícia.

Processo de incorporação

Thiago Nieweglowski, presidente do fundo de previdência Mais Futuro, relata que a maior preocupação foi identificar no mercado uma entidade confiável, alinhada aos valores e, sobretudo, capaz de entregar resultados ainda melhores para os participantes da instituição. “É uma conquista que oferece benefícios concretos: planos maiores e mais robustos tornam-se naturalmente mais sustentáveis e seguros, permitindo redução de custos administrativos e maior capacidade de buscar rentabilidades competitivas no mercado de previdência complementar”, relata Thiago Nieweglowski.



Educação ambiental promove o desenvolvimento sustentável

Educação ambiental promove o desenvolvimento sustentável
Educação ambiental promove o desenvolvimento sustentável

No dia 26 de janeiro de 1975, o Dia Mundial da Educação Ambiental foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data foi escolhida durante a Conferência de Estocolmo da UNESCO, em Belgrado, evento que foi um marco na construção de uma agenda global, cujo legado se expande, ao longo das décadas, com a relevância crescente do meio ambiente nas esferas social, política e econômica.

No Brasil, duas leis mostram que a educação ambiental é um processo permanente de construção dos valores que visam promover a sustentabilidade: a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), criada em 1999, e a Política Estadual de Educação Ambiental, de 2007.

“Iniciativas de educação ambiental têm desempenhado um papel essencial na formação de novas gerações, preparando comunidades nacionais para lidar com desafios ambientais e promover a conservação dos biomas”, ressalta Vininha F. Carvalho, ambientalista, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Programas de educação ambiental inseridos em projetos de crédito de carbono, como o Caapii e o Tatuy, da Carbonext, realizados no Pará e no Mato Grosso, são exemplos de cidadania colaborativa.

O intuito desta proposta é promover diretrizes práticas para o desenvolvimento de uma consciência sistêmica e interconectada sobre a importância da preservação e sustentabilidade.

“Ao comprar um produto, é importante levar em consideração se a empresa fabricante assumiu compromissos ambientais e investiu em ações que incentivam a circularidade. A participação da população na logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos também é muito importante para garantir uma destinação final ambientalmente adequada desses resíduos, promovendo a consciência ambiental”, conclui Vininha F. Carvalho.



PUMA revela ‘Future of Fast’ para o Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio 2025

Antes do Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio 2025, a marca esportiva mundial PUMA revelou o ‘Future of Fast’ – uma visão ousada de inovação que terá vida através de uma série de eventos para atletas e experiências de ponta na capital japonesa.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250908533879/pt/

Ahead of the Tokyo World Athletics Championships 2025, global sports brand PUMA has revealed The Future of Fast – a bold vision for innovation that will be brought to life through a series of athlete events and cutting-edge experiences in the Japanese capital.

Antes do Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio 2025, a marca esportiva mundial PUMA revelou o ‘Future of Fast’ – uma visão ousada de inovação que ganhará vida através de uma série de eventos para atletas e experiências de ponta na capital japonesa.

Apresentando depoimentos únicos dos atletas mais rápidos do mundo e análises de produtos com base em dados da equipe de inovação da PUMA, estes momentos irão celebrar os atletas que são precursores em seus esportes e evidenciar como a PUMA vem cooperando com eles para ser pioneira no ‘Future of Fast’.

“Inovação não é perseguir ideias mirabolantes, é resolver problemas reais”, disse Romain Girard, Vice-Presidente de Inovação da PUMA. “Na PUMA, começamos com os atletas. Ouvimos, criamos, testamos e aprendemos. Se algo não funciona, voltamos à prancheta. Nosso propósito é inspirar cada atleta a desenvolver seu verdadeiro eu.”

Por apenas um dia, os fãs terão a oportunidade de entrar no NITRO™ LAB – uma experiência imersiva de inovação que demonstra o compromisso da PUMA em redefinir a velocidade. O NITRO™ LAB abriga uma linha futurista de protótipos para corridas de rua e atletismo, um laboratório de simulação de corrida em pleno funcionamento, além de novas cores dos produtos mais rápidos da PUMA para o dia da corrida, incluindo o tênis mais comentado do ano, o Fast-R NITRO™ Elite 3.

“Esta não é apenas uma exposição — é uma antecipação do futuro do esporte. A PUMA é pioneira no ‘Future of Fast’ e, em Tóquio, iremos definir um novo ritmo para desempenho e inovação”, disse Erin Longin, Vice-Presidente de Corridas/Treinos.

O NITRO™ LAB será inaugurado no sábado, 13 de setembro, das 10h às 16h. Endereço: 5-chōme-4-48 Minamiaoyama, Minato City, Tóquio 107-0062, Japão.

Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio 2025

Os fãs também poderão comprovar o ‘Future of Fast’ em tempo real, com mais de 140 atletas da PUMA se preparando para competir em Tóquio. Entre eles, estão a atual campeã olímpica dos 100 m, Julien Alfred, o recordista mundial dos 400 m com barreiras, Karsten Warholm, o recordista mundial de salto com vara (por 13 vezes), Mondo Duplantis, a sensação japonesa de largadas, Hakim Sani-Brown, e a atual campeã mundial de salto em altura, Yaroslava Mahuchikh. Também haverá uma representação significativa da PUMA em rua, com o recordista nacional alemão, Amanal Petros, liderando a maratona, reafirmando o compromisso da PUMA com a velocidade e o desempenho em diversas disciplinas.

Desde 1948, a PUMA é movida pela inovação, trabalhando com atletas para desenvolver novas tecnologias e produtos que excedem os limites da velocidade e os ajudam a conquistar seus melhores resultados pessoais nas maiores etapas do mundo.

Esta herança tem uma conexão significativa com o Japão, como o local do primeiro recorde mundial da PUMA, igualando os 100 m rasos por Heinz Fütterer (1954), e onde o lendário Abebe Bikila se tornou a primeira pessoa a vencer maratonas olímpicas consecutivas (1960 e 1964).

A PUMA continua construindo um legado de pioneirismo, ao moldar a cultura esportiva e criar momentos icônicos na história do esporte, dos quais certamente iremos presenciar mais nas próximas semanas em Tóquio.

Notas aos editores:

Kit de mídia do ‘Future of Fast’: LINK

Imagens: LINK

Podcast ‘Go Wild’, episódio com Romain Girard, Vice-Presidente de Inovação da PUMA: LINK

Podcast ‘Go Wild’, episódio com “Mondo” Duplantis: LINK

PUMA

A PUMA é uma das principais marcas esportivas do mundo, projetando, desenvolvendo, vendendo e comercializando calçados, roupas e acessórios. Durante 75 anos, a PUMA impulsionou incansavelmente o esporte e a cultura ao criar produtos leves para os atletas mais rápidos do mundo. A PUMA oferece produtos de estilo de vida inspirados no desempenho e no esporte em categorias como futebol, corrida e treinamento, basquete, golfe e esportes motorizados. Ela coopera com designers e marcas de renome para trazer influências esportivas à cultura de rua e à moda. O Grupo PUMA é proprietário das marcas PUMA, Cobra Golf e stichd. A empresa distribui seus produtos em mais de 120 países, emprega cerca de 20.000 pessoas a nível mundial e tem sede em Herzogenaurach, Alemanha.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contatos com a mídia:

Mario Almeida

Diretor Global de Ativação de Marca e Relações Públicas

mario.almeida@puma.com

Kseniia Iliushina

Gerente de Relações Públicas de Marca Global

kseniia.iliushina@puma.com

Stefan Popovic

Líder de Relações Públicas em Corridas/Treinos

stefan.popovic@puma.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Porcelanato é uma opção que alia estética, durabilidade e valorização

Porcelanato é uma opção que alia estética, durabilidade e valorização
Porcelanato é uma opção que alia estética, durabilidade e valorização

Segundo o relatório Brazil Ceramic Tiles Market, da IMARC Group, o porcelanato se destacou como o principal segmento do mercado de revestimentos cerâmicos no Brasil, representando cerca de 54,3% do total em 2024.

Esse desempenho é resultado de atributos como alta durabilidade, baixa absorção de água e a capacidade de replicar com precisão materiais nobres, como mármore e madeira, segundo Andrea Del Lama, diretora da Del Lama Acabamentos.

“Quando bem especificado e instalado, o porcelanato transmite imediatamente uma percepção de qualidade e cuidado nos acabamentos. É um dos revestimentos mais procurados por quem deseja unir durabilidade e estética”, afirma Andrea.

Conceito de beleza e neuroestética

Segundo a neuroestética, área que conecta arte, ciência e design, os estímulos visuais e táteis de um ambiente influenciam diretamente as emoções e percepções cotidianas. Quando bem aplicados em projetos de arquitetura e interiores, esses elementos podem favorecer sensações de acolhimento, equilíbrio e bem-estar.

O conceito de neuroestética foi introduzido no final da década de 1990 pelo neurocientista Semir Zeki, professor da University College London. Seus estudos iniciais buscavam compreender como o cérebro reage às artes visuais e, com o tempo, o campo foi ampliado para incluir estímulos de diferentes naturezas, entre eles os que surgem em ambientes arquitetônicos.

De acordo com Zeki, a percepção da beleza está ligada à ativação de áreas cerebrais responsáveis por gerar valor e prazer. Assim, o que pode ser considerado “belo” não apenas agrada aos olhos: também provoca reações concretas, capazes de transformar a forma como vivenciamos um espaço.

“Apesar de um custo inicial um pouco mais alto em relação a outros pisos, o porcelanato gera uma relação de beleza com economia no tempo de obra e na durabilidade, com menos necessidade de troca ou manutenção”, finaliza Andrea.

Sobre a Del Lama Acabamentos

Com 47 anos de experiência, a Del Lama Acabamentos é uma empresa especializada em soluções de acabamentos para diversos tipos de ambiente. Mais informações em www.dellama.com.br, pelo Instagram @dellamaacabamentos ou visitando a loja física na Av. Plínio de Castro Prado, 900.



Crédito do Trabalhador consolida-se como ferramenta para inclusão financeira

Em operação desde março, o programa Crédito do Trabalhador do governo federal alcançou a marca de R$ 30,2 bilhões em empréstimos, beneficiando mais de 4,2 milhões de pessoas. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), atualmente a iniciativa conta com 122 instituições consignadas habilitadas, sendo 62 delas em operação.

Voltada aos trabalhadores com carteira assinada, incluindo empregados MEIs, domésticos e rurais, a iniciativa tem comprovado sua capacidade de disponibilizar melhores condições de crédito, promovendo assim a inclusão financeira da população que tem direito ao FGTS.

Com ticket médio contratado de R$ 7.179,18, a modalidade tem juros médios de 3,59% ao mês, segundo o MTE – taxas mais baixas do que as praticadas por produtos como cartão de crédito, cheque especial, crédito pessoal consignado e cartão de crédito parcelado.

“Os dados do governo federal demonstram que a maior parte dos empréstimos via plataforma do Crédito do Trabalhador, algo em torno de 60%, refere-se a indivíduos que recebem até quatro salários mínimos, indicador de que a modalidade tem sido prioritariamente buscada por uma parcela da população que tradicionalmente encontrava barreiras para acessar recursos financeiros”, avalia Claudia Amira, diretora-executiva da Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD).

“Em pouco mais de cinco meses, é possível afirmar que o Crédito do Trabalhador já desempenha papel importante para a democratização do crédito e também para a inclusão no sistema financeiro. O programa também facilita o crédito para trabalhadores de pequenas e médias empresas que não eram atendidas no modelo de consignado anterior. Com o avanço dos mecanismos de portabilidade e migração de contratos, que estão em andamento, a perspectiva é que o volume de beneficiados cresça ainda mais”, completa Claudia.

A migração de mais de 4 milhões de contratos antigos de crédito consignado, somando mais de R$ 40 bilhões, para o Crédito do Trabalhador está em andamento. Após o processo, que deve ser finalizado em novembro, os trabalhadores vão poder fazer a portabilidade para instituições financeiras que ofereçam mais vantagens. No fim deste ano, também começa a vigorar a garantia de até 10% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para operações de crédito.



Limpeza de cortinas residenciais e comerciais exige atenção

Limpeza de cortinas residenciais e comerciais exige atenção
Limpeza de cortinas residenciais e comerciais exige atenção

Além de controlar a entrada de luz externa e favorecer a privacidade, as cortinas podem colaborar para a estética de diversos ambientes, como casas e escritórios. Apesar disso, também podem acumular poeira, poluição, ácaros e alérgenos que podem comprometer a saúde e o bem-estar de seres humanos e pets.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) veiculados pelo Ministério da Saúde, 35% da população mundial sofre com doenças alérgicas respiratórias. Assim, ganham destaque questões sobre a frequência ideal da higienização das cortinas para evitar o acúmulo de poeira e ácaros, e o papel das empresas especializadas nesse serviço.

Para Pedro Sampaio, especialista em limpeza da Dr. Lava Tudo, é preciso ficar atento aos principais problemas causados pelo acúmulo de poeira e ácaros nas cortinas. “As cortinas funcionam como verdadeiros filtros de ar: retêm partículas de poeira, ácaros, poluição e até pelos de animais”, pontua.

Ele reforça que, quando não são higienizadas regularmente, esses resíduos se acumulam e podem provocar odores desagradáveis, manchas no tecido e, principalmente, problemas respiratórios para quem convive no ambiente.

Sampaio destaca que, além de questões estéticas, a falta de limpeza pode trazer diversos impactos para a saúde dos moradores ou colaboradores. “O acúmulo de poeira e ácaros nas cortinas pode agravar alergias, rinite, asma e outros problemas respiratórios”, frisa. 

Em espaços corporativos, prossegue, o acúmulo de poeira e ácaro nas cortinas ainda pode impactar na produtividade dos colaboradores e aumentar o índice de afastamentos por questões de saúde. “Ou seja, a limpeza não é somente estética, mas também preventiva”, articula.

O especialista em limpeza da Dr. Lava Tudo revela que existem tecidos mais propensos a acumular sujeira e ácaros do que outros: “Tecidos mais pesados e encorpados, como veludo e jacquard, tendem a reter mais poeira e microrganismos. Já materiais leves, como voil e linho, acumulam menos, mas ainda assim precisam de higienização regular, já que a sujeira se deposita de forma invisível nas fibras”.

A seguir, Sampaio explica qual a frequência recomendada para limpeza de cortinas em ambientes residenciais e em espaços comerciais:

  • Residenciais: a cada seis meses, podendo variar conforme o nível de poluição e presença de crianças ou pets;
  • Comerciais: a cada três a quatro meses, já que o fluxo de pessoas é maior e a circulação de ar costuma ser reduzida em ambientes climatizados.

Empresas especializadas podem ajudar

De acordo com Felipe Ataide, chefe de operações da Dr. Lava Tudo, em determinados casos é indicado um processo de higienização mais profundo, como a limpeza a seco ou por extração: “Quando há manchas visíveis, odores fortes, excesso de poeira acumulada ou em locais com alta incidência de alergias, é preciso prestar uma atenção especial”.

Segundo Ataíde, tecidos delicados, como seda ou fibras naturais, também exigem técnicas específicas, como a limpeza a seco, para evitar danos ao item. “Já a limpeza por extração é indicada para cortinas mais robustas, garantindo a remoção profunda de sujeira e microrganismos”, complementa.

Uma empresa especializada em limpeza de cortinas pode utilizar diversos métodos para garantir a preservação do tecido e, ao mesmo tempo, eliminar sujeiras e microrganismos.

“A Dr. Lava Tudo faz a retirada e entrega da cortina diretamente no endereço do cliente. A cortina passa por uma inspeção para identificar manchas, mofo ou outros detalhes. Escolhemos o processo de lavagem, de acordo com o tecido da cortina”, completa.

Segundo Ataíde, a adoção de hábitos simples no dia a dia pode ajudar a manter as cortinas limpas por mais tempo:

  • Arejar os ambientes diariamente;
  • Passar o aspirador de pó com bocal apropriado nas cortinas entre as limpezas profissionais;
  • Evitar fumar ou cozinhar próximo às cortinas;
  • Manter janelas e portas limpas, já que a poeira externa também se deposita nas cortinas.

“Esses cuidados simples prolongam a vida útil do tecido e reduzem a necessidade de limpezas emergenciais”, assegura o chefe de operações da Dr. Lava Tudo.

Para mais informações, basta acessar: https://drlavatudo.com/



Dootax e Brown-Forman fecham parceria para automatizar GNRE

Dootax e Brown-Forman fecham parceria para automatizar GNRE
Dootax e Brown-Forman fecham parceria para automatizar GNRE

A empresa de tecnologia para automação fiscal Dootax anunciou parceria com a multinacional estadunidense do setor de bebidas alcoólicas Brown-Forman para automatizar a emissão e o pagamento da Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE). A iniciativa tem como objetivo reduzir o tempo operacional das rotinas fiscais e ampliar a eficiência no cumprimento das obrigações tributárias.

No Brasil, a Brown-Forman movimenta mensalmente entre R$ 10 milhões e R$ 15 milhões em guias. Antes da automação, o processo era realizado de forma manual, podendo levar até um dia para ser concluído, com risco de inconsistências. Com a solução da Dootax, a execução passou a ser feita em cerca de 15 minutos, com foco em maior segurança e controle das informações.

Luis Pessoto, cofundador e head de produto da Dootax, explica que a solução de Pagamento de Tributos tem como objetivo automatizar todo o processo, da geração da guia ao pagamento. Segundo ele, o usuário pode enviar os arquivos JSON ou o XML da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ou do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) via SFTP, API, upload manual ou acessar relatórios em Excel.

"A plataforma aplica RPA fiscal, uma automação que simula a ação humana nos portais governamentais, preenchendo os formulários e emitindo as guias. Na etapa final, a Dootax gera os arquivos de remessa compatíveis com o banco ou integrados ao ERP do cliente, com foco em garantir que o pagamento seja feito sem intervenção manual", detalha o profissional.

A solução da Dootax centraliza a emissão e o pagamento das guias em uma única plataforma, dispensando o preenchimento manual e os acessos repetitivos aos portais e órgãos. Atualmente, a solução processa mais de R$ 3 bilhões em impostos por mês e é responsável por 30% das guias pagas na Secretaria da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ-PE).

As funcionalidades oferecidas pela ferramenta são a emissão de uma grande diversidade de documentos de arrecadação, as notificações automáticas por e-mail, webhook ou diretório, a integração com os principais ERPs e sistemas fiscais, os múltiplos meios de pagamento automático, o agendamento de tarefas e a geração de relatórios.

"Essas alternativas permitem tratar diferentes tipos de guias de forma padronizada, proporcionam visibilidade das etapas do processo, podem reduzir o retrabalho da operação, disponibilizar flexibilidade conforme a realidade financeira de cada cliente e trazer rastreabilidade, gestão e compliance em tempo real", afirma o cofundador da empresa.

Impacto da automação para o setor tributário

Pessoto acredita que, especialmente para empresas de grande porte, a automação representa mais eficiência, previsibilidade e competitividade no cumprimento das obrigações tributárias, já que as funcionalidades dessas plataformas possibilitam às equipes fiscais concentrarem-se em tarefas estratégicas.

"O objetivo da Dootax é evoluir continuamente, ampliando integrações e disponibilizando soluções mais completas, de forma a acompanhar mudanças no mercado e na legislação tributária e oferecer suporte aos clientes em diversos cenários", declara o profissional.

Segundo o head de produto, a ferramenta possui ampla abrangência no atendimento a tributos municipais, estaduais e federais e, apesar de poucos documentos ainda não serem contemplados, a empresa se mantém aberta a expandir a solução conforme demandas específicas dos clientes.

Para Pessoto, a reforma tributária abrirá novas opções para automação tributária nos próximos anos no Brasil. A Dootax enxerga diversas tendências de automação, como a adoção do split payment — modelo de pagamento em que o valor de uma transação é dividido automaticamente entre diferentes destinatários.

"Quando esse modelo for implementado, será necessário reconciliar os valores repartidos entre o Fisco e o fornecedor, e como o volume de transações é enorme, somente com automação será possível garantir que o processo de repasse esteja sendo executado sem erros pela instituição financeira", esclarece o profissional.

O especialista ressalta que apesar da tentativa, com a reforma tributária, de padronizar a emissão das notas fiscais de serviço, a Dootax observa que muitos municípios preferiram manter a forma atual — em que o município fica responsável pela autorização dos documentos, em detrimento do emissor padrão nacional.

"Essa descentralização pode manter os desafios que temos atualmente para as empresas que atuam em muitos municípios e isso só pode ser resolvido com a utilização massiva de automação durante todo o fluxo de emissão e recebimento de notas fiscais de serviço", analisa Pessoto.

O cofundador da Dootax pontua ainda que há a possibilidade de os contribuintes conviverem por muitos anos com apurações paralelas para os tributos vigentes antes da reforma e os recém-criados Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

"Para que seja possível absorver essa carga de trabalho sem aumentar o número de pessoas envolvidas nesse processo, é primordial que todas as etapas passem por um mapeamento detalhado e que a automação seja implementada sempre que possível", atesta.

Para saber mais, basta acessar: https://dootax.com.br/



Uso de substâncias psicoativas entre jovens acende alerta

Uso de substâncias psicoativas entre jovens acende alerta
Uso de substâncias psicoativas entre jovens acende alerta

O consumo de substâncias psicoativas entre adolescentes e jovens adultos tem se tornado uma preocupação crescente no Brasil. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a experimentação ou exposição ao uso de drogas entre jovens de 13 a 17 anos subiu de 8,2% em 2009 para 12,1% em 2019.

Esse aumento é acompanhado por uma escalada nos atendimentos relacionados a transtornos mentais e comportamentais causados pelo uso de álcool e outras drogas. Segundo informações do Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 400,3 mil atendimentos em 2021, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. A faixa etária entre 25 e 29 anos somou 303,7 mil registros e, em segundo lugar, a fatia de 10 a 24 anos respondeu por 49,4 mil desses registros.

Especialistas em saúde apontam que o fenômeno pode estar ligado a uma combinação de fatores sociais, emocionais e tecnológicos. Para o psiquiatra Dr. Maurício Horiguela, especialista em dependência química na Clínica de Recuperação Jequitibá, a pressão acadêmica, a instabilidade emocional, o isolamento social e a busca por identidade são elementos que contribuem diretamente para o aumento do uso de substâncias entre os jovens.

“A maior disponibilidade de entorpecentes e a distribuição digital dessas substâncias facilita o acesso, além de estimular o consumo”, afirma.

A psicóloga Marcela Abrahão, coordenadora de tratamentos da clínica, reforça que as redes sociais têm um papel relevante nesse cenário. “Algumas páginas ou influenciadores glamourizam o uso. Além disso, o fácil acesso e o anonimato estimulam o consumo impulsivo”, alerta.

Segundo ela, a exposição constante a conteúdos que normalizam ou romantizam o uso de drogas e álcool pode influenciar comportamentos, especialmente em fases de desenvolvimento em que a busca por pertencimento e identidade é intensa.

De acordo com o psiquiatra, o uso contínuo de substâncias psicoativas também pode comprometer funções cognitivas e emocionais em formação. “Afetam a maturação cerebral, memória, atenção e regulação emocional, elevando o risco de dependência precoce”, explica.

Esses impactos, segundo ele, se refletem em diversas áreas da vida dos jovens, como no desempenho escolar, nas relações sociais e familiares e na quebra de vínculos afetivos saudáveis.

Além dos prejuízos imediatos, a psicóloga afirma que o uso abusivo também pode desencadear ou agravar transtornos mentais. “O uso prolongado pode levar a casos de depressão e ansiedade, Transtorno por Uso de Substância (TUS) e agravar desordens de humor em desenvolvimento”, alerta Abrahão. O TUS é caracterizado pela perda de controle sobre o consumo, com consequências significativas para a saúde física e mental.

A prevenção, conforme explica a coordenadora de tratamentos, passa por estratégias integradas que envolvem educação, acolhimento e alternativas saudáveis. 

“Psicoeducação, fortalecimento de habilidades socioemocionais e promoção de atividades alternativas com propósito, como esportes, arte ou voluntariado, são fundamentais”, aponta Abrahão. No entanto, a abordagem preventiva deve considerar o contexto social e emocional dos jovens, oferecendo suporte e espaços de escuta.

Na Clínica Jequitibá, por exemplo, o tratamento para jovens com suspeita ou confirmação de TUS envolve uma abordagem multidisciplinar. “Realizamos avaliação completa, programação de terapia familiar, psicoeducação adaptada a jovens, além de acompanhamento psiquiátrico e psicossocial contínuo”, detalha a psicóloga. O objetivo, segundo ela, é promover a recuperação integral, respeitando as especificidades da faixa etária e fortalecendo os vínculos familiares e sociais.

Para saber mais, basta acessar: https://jequitibareabilitacao.com.br/



Dependência química afeta 64 milhões de pessoas no mundo

Dependência química afeta 64 milhões de pessoas no mundo
Dependência química afeta 64 milhões de pessoas no mundo

Cerca de 64 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de transtornos associados ao uso de drogas, segundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2024, elaborado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). De acordo com o documento, mais de 292 milhões de pessoas usaram drogas em 2022, o que representa um aumento de 20% em dez anos.

Conforme aponta o levantamento, apenas uma em cada 11 pessoas com transtornos associados ao uso de drogas recebeu tratamento. Os dados revelam que as mulheres têm menos acesso ao tratamento — a proporção é de uma em cada 18 —, enquanto entre os homens é de um em cada sete. O relatório reforça o direito de todos os seres humanos à saúde, inclusive a pessoas que usam drogas, suas famílias e outras pessoas em suas comunidades.

Dr. Mauricio Horiguela, psiquiatra especialista em dependência química da Clínica de Recuperação Jequitibá, afirma que alguns fatores clínicos e epidemiológicos contribuíram para o aumento do consumo global de drogas.

“A globalização, a crise socioeconômica, os opioides sintéticos, uma maior fragilidade social e o stress ambiental são algumas das motivações do crescimento do uso global de drogas nos últimos dez anos”, cita.

A pesquisa do UNODC ressalta que a canábis é a droga mais consumida em todo o mundo, por 228 milhões de pessoas, seguida dos opioides, por 60 milhões de usuários, e destaca que os nitazenos — um grupo de opioides sintéticos que pode ser ainda mais potente do que o fentanil — surgiram em países de renda alta, resultando no aumento de mortes por overdose.

Para o médico, esse cenário exige que os profissionais de saúde e reabilitação adaptem seus protocolos de atendimento: “São necessárias medidas emergenciais, tratamentos com antagonistas mais potentes, além de treinamento contínuo e atualização clínica para lidar com essas substâncias emergentes”.

O psiquiatra alerta para alguns sinais físicos e comportamentais que podem indicar que uma pessoa está desenvolvendo dependência química, e que servem de alerta para familiares e amigos.

“Isolamento, perda de peso, desmotivação, abandono de responsabilidades e comportamento impulsivo estão entre os principais indícios”, observa Horiguela.

Tratamento da dependência

Marcela Abrahão, psicóloga clínica e coordenadora de tratamentos da Clínica de Recuperação Jequitibá, destaca que a baixa taxa de atendimento a pessoas com transtornos ligados ao uso de drogas revela obstáculos importantes no acesso ao cuidado.

“O preconceito, a dificuldade de acesso, a pouca oferta qualificada e a baixa integração entre saúde mental e dependência ainda impedem que muitos recebam o tratamento adequado”, revela.

A psicóloga clínica ressalta que a dependência química é tratável e que existem diferentes abordagens médicas reconhecidas como eficazes, incluindo medicamentos, terapias cognitivas e programas integrados que oferecem suporte abrangente aos pacientes.

Segundo a profissional, o apoio psicológico é fundamental para trabalhar gatilhos, lidar com emoções e prevenir recaídas. “A psicoterapia trabalha o reforço da motivação, o enfrentamento de frustrações e a elaboração de novos planos de vida com segurança, ajudando o paciente a desenvolver resiliência durante o tratamento”, explica.

Para mais informações, basta acessar: jequitibareabilitacao.com.br/



Dependência química é uma doença e possui tratamento

Dependência química é uma doença e possui tratamento
Dependência química é uma doença e possui tratamento

A dependência química é considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pode estar associada a mais de duzentos problemas de saúde, conforme dados de uma publicação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, vinculada ao Ministério da Saúde. Além disso, o consumo de drogas lícitas ou ilícitas pode ser um fator de risco para a violência e acidentes rodoviários.

Em média 4,4 milhões de homens e 1,2 milhão de mulheres na América Latina e no Caribe sofrem de transtornos relacionados ao uso de drogas em algum momento das suas vidas, de acordo com indicativos publicados pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). 

Para o Dr. Mauricio Horiguela, psiquiatra especialista em dependência química da Clínica de Recuperação Jequitibá, o reconhecimento da dependência química como doença pela OMS permite que se abandone a visão moralizante da questão. “Isso favorece políticas públicas, cobre planos de saúde e encoraja a busca por tratamento”, explica

O médico ressalta que é importante prestar atenção aos principais sinais de que uma pessoa pode estar desenvolvendo um transtorno por uso de substâncias, como alterações no humor e isolamento social. “Outros pontos de atenção incluem fenômenos como queda de desempenho, comportamento impulsivo, uso em situações de risco e dependência emocional ou física clara”, detalha.

Na visão de Horiguela, também é fundamental que a sociedade encare a dependência química como uma condição clínica, e não como uma falha de caráter ou falta de força de vontade. “Encarar como transtorno clínico tende a trazer acolhimento, não estigma, aumentando a adesão e a continuidade do tratamento”, afirma.

Plano terapêutico e apoio familiar são fundamentais

Marcela Abrahão, psicóloga clínica e coordenadora de tratamento contra dependência química da Clínica de Recuperação Jequitibá, observa que a abordagem não é a mesma para todos os pacientes: “Cada caso é avaliado individualmente. Psicopatologia, tipo de substância, comorbidades e contexto social moldam o plano terapêutico”. 

Abrahão conta que diversos fatores biopsicossociais são levados em conta na hora de elaborar um plano terapêutico personalizado, como avaliação genética, neuroquímica, histórico pessoal, coocorrência de transtornos como ansiedade e depressão, ambiente familiar e profissional.

A psicóloga também chama a atenção para o papel da família na recuperação de um dependente químico. “A família fornece suporte afetivo, cooperação em rotina terapêutica e ajuda na manutenção da abstinência, sem gerar codependência”, pontua.

“Muitos pacientes alcançam recuperação sustentada, mas mesmo aquele que recidiva pode viver com qualidade, se mantiver estrutura terapêutica contínua”, complementa.

A Clínica de Recuperação Jequitibá é um centro de tratamento localizado em Atibaia (SP) que oferece tratamentos para saúde mental, reabilitação para dependência química e comportamental.

Para mais informações, basta acessar: https://jequitibareabilitacao.com.br/



Automação e IA impactam o mercado de design de interiores

Automação e IA impactam o mercado de design de interiores
Automação e IA impactam o mercado de design de interiores

No final de 2024, as IAs (Inteligências Artificiais)  evoluíram e já fazem parte do dia a dia de diversos escritórios de arquitetura e design de interiores, sobretudo por conta da geração rápida de imagens, como destaca um artigo publicado pela Revista Casa e Jardim.

O Brasil ficou acima da média global no uso IA generativa no ano passado: 54% dos brasileiros usaram o recurso, enquanto a média global ficou em 48%, conforme dados de um balanço realizado pela Ipsos e o Google em 21 países e noticiado pela Agência Brasil.

De acordo com o designer de interiores e especialista em aplicação de papéis de parede de luxo, Carlos Eduardo Cabral Pereira, o design de interiores de alto padrão vive uma revolução silenciosa através da tecnologia. “Softwares de automação e IA passaram a permitir simulações hiper-realistas de ambientes, antecipando o comportamento de cores, padrões e texturas sob diferentes iluminações”, define.

Eduardo é fundador da Studio IV, empresa especializada em aplicação de revestimentos de parede de alto padrão. “Para profissionais que, como eu, atuam com luxury wallpaper, isso representa uma mudança de paradigma: cada escolha de material e cada corte podem ser planejados com precisão, reduzindo desperdícios e garantindo maiores resultados estéticos”, explica.

Apesar disso, há um ponto que, segundo ele, é inegociável no mercado de luxo: a tecnologia não substitui a sensibilidade humana. “O acabamento ideal depende da experiência do especialista, que transforma projeções digitais em ambientes que impressionam ao vivo”, acrescenta.

Eduardo ainda ressalta que, com ferramentas digitais e recursos de modelagem 3D, designers conseguem testar padrões e texturas em diferentes ângulos antes mesmo da aplicação, impactando positivamente o processo criativo.

“Essa evolução permite que profissionais experientes em luxury wallpaper criem ambientes com fluidez visual e impacto sensorial, sem surpresas durante a instalação”, pontua.

Em projetos de alto padrão, texturas sofisticadas, reflexos sutis e o jogo de luz com o papel de parede podem transformar o espaço em uma experiência. “Não basta escolher um papel caro. É preciso saber como ele vai dialogar com a iluminação, com o mobiliário e até com o estado emocional de quem vive no espaço”, destaca.

Segundo o especialista, essa abordagem, que une técnica e sensibilidade, vem conquistando arquitetos e clientes que buscam mais do que estética.
“Um bom projeto arquitetônico pode perder força com acabamentos comuns. Já o luxury wallpaper pode potencializar o conceito do espaço ao integrar paredes, iluminação e mobiliário de forma contínua. O segredo está em respeitar o projeto original. O papel de parede não deve competir com a arquitetura, mas amplificar a linguagem do espaço” afirma o fundador do Studio IV.

Habilidades requeridas para um especialista em luxury wallpaper

Segundo Eduardo, o profissional que atua no mercado de luxury wallpaper deve combinar três competências principais:

  • Leitura arquitetônica, para entender cada detalhe do espaço;
  • Curadoria técnica de materiais, para escolher texturas e padrões que dialogam com a luz e a decoração;
  • Execução manual impecável, com cortes e emendas praticamente invisíveis.

Ele explica que o novo mercado demanda mais do que bom gosto: exige precisão técnica, visão estratégica e constante atualização. Isso porque profissionais que atuam com luxury wallpaper precisam compreender desde as características físicas dos materiais até o impacto emocional que eles provocam nos usuários.

“Quem quer se manter relevante precisa unir conhecimento de arquitetura, sensibilidade estética e disciplina técnica. É isso que faz o cliente confiar e o projeto ‘brilhar’”, afirma. “Com essa abordagem, o especialista não é apenas um executor, mas um parceiro de criação”, explica.

Ainda de acordo com Eduardo, o interesse por revestimentos de luxo cresce em ritmo acelerado. “Estados Unidos e Europa já consolidaram uma cultura de valorização de acabamentos sofisticados, enquanto o Brasil começa a demandar mão de obra altamente especializada para atender projetos de alto nível”, articula.

Ele destaca que o crescimento do mercado de luxo no Brasil e no exterior trouxe um problema: falta de profissionais capacitados para trabalhar com revestimentos complexos, como mica, glasscloths e glassbeads.

Para ele, essa lacuna abre oportunidade para profissionais que buscam especialização, tornando-se parceiros estratégicos de arquitetos e designers.

Prowall: resposta às novas exigências

Carlos Eduardo Cabral Pereira desenvolveu a mentoria ProWall como resposta às novas exigências do mercado de alto padrão. “Percebi que muitos profissionais não estavam preparados para trabalhar com materiais sofisticados e atender às exigências do segmento de luxo”, ressalta.

Sua proposta principal é formar especialistas capazes de entregar uma boa aplicação, com acabamento invisível e leitura sensorial do ambiente, através de uma metodologia que busca elevar o profissional para o padrão que o mercado internacional exige.

Para mais informações, basta acessar: https://studioiv.com.br/



Automação transforma contratação de correspondente jurídico

Automação transforma contratação de correspondente jurídico
Automação transforma contratação de correspondente jurídico

A contratação de correspondentes jurídicos de forma automatizada tem se tornado uma opção entre escritórios de advocacia que buscam eficiência na realização de diligências em diferentes comarcas. A prática, que substitui o modelo tradicional de contratação individual, utiliza inteligência artificial (IA) para distribuir demandas de forma automatizada, com potencial de reduzir o tempo de execução e os riscos operacionais.

“Diferentemente do modelo tradicional, onde cada demanda é contratada individualmente, o sistema em lote utiliza a tecnologia para identificar automaticamente os correspondentes mais adequados com base em critérios como localização, especialidade e disponibilidade”, explica.

Na prática, o processo começa com o envio das demandas por meio de planilhas ou integração via API. A plataforma analisa os dados e realiza o chamado ‘matchmaking’ com profissionais cadastrados, notificando-os instantaneamente por aplicativo. A gestão das diligências ocorre em um painel com uma interface única, com atualizações em tempo real das propostas.

Gian Nunes, cofundador do grupo e especialista em tecnologia, explica que a automação é o núcleo da operação: “Ela opera em camadas, desde o envio dos dados, passando pela distribuição inteligente das demandas, até a consolidação de relatórios. Isso permite que escritórios gerenciem centenas de diligências simultaneamente com o mesmo esforço operacional anteriormente necessário para algumas dezenas.”

A redução de tempo é uma das principais características apontadas pelos especialistas. De acordo com Pinheiro, escritórios que adotaram o modelo observaram diminuição de até 80% no tempo total gasto com gestão de correspondência.

“A solução pode eliminar o tempo de busca manual por correspondentes, que tradicionalmente pode levar horas para cada diligência. A operação inteligente do matchmaking pode encurtar para poucos minutos o tempo necessário para identificar e contactar profissionais adequados”, afirma.

O modelo também busca contribuir para minimizar erros de localização e falhas operacionais. A comunicação padronizada e o envio automatizado de informações podem reduzir ambiguidades e evitar equívocos comuns em lançamentos manuais. Já o acompanhamento das propostas em tempo real permite correções imediatas, com potencial de aumentar a previsibilidade na execução das tarefas.

A segurança, segundo Nunes, também é reforçada por notificações automatizadas e alertas sobre novas demandas, o que tem como foco evitar atrasos e permitir intervenções preventivas.

Futuro do setor jurídico é pautado pela inovação

O uso de correspondentes jurídicos não é novidade no setor. Tradicionalmente, esses profissionais atuam como representantes dos escritórios em comarcas onde não há presença física, realizando tarefas como protocolos, cópias de processos, audiências e obtenção de documentos. No entanto, a contratação em lote, aliada à automação, pode ampliar o alcance e a eficiência dessa prática.

Para o futuro, os especialistas do Grupo Adali vislumbram novas evoluções tecnológicas. Entre elas, a IA preditiva, capaz de antecipar necessidades de diligências com base em padrões processuais, e a integração nativa com sistemas de gestão dos escritórios.

“A evolução para ecossistemas totalmente integrados, onde correspondência jurídica será um componente de plataformas jurídicas abrangentes, representa a direção natural do mercado”, afirma Nunes. A automação de pagamentos também está no radar, diz ele.

Com mais de 2,3 milhões de conexões realizadas, a plataforma Correspondente Dinâmico, uma das soluções do Grupo Adali, tem demonstrado que a contratação em lote não apenas pode reduzir custos operacionais, mas também melhorar a qualidade dos serviços prestados.

“A padronização e automação permitem que escritórios de qualquer porte operem com eficiência comparável a grandes bancas, democratizando acesso a operações sofisticadas”, reforça o especialista.

A CEO afirma ainda que essa evolução não substitui o relacionamento humano na correspondência jurídica, mas potencializa a capacidade dos profissionais através de ferramentas inteligentes.

“O futuro da advocacia será definido pela capacidade de combinar expertise jurídica com eficiência tecnológica, e a contratação em lote de correspondentes representa um exemplo concreto dessa convergência”, conclui.

Para saber mais, basta acessar: https://correspondentedinamico.com.br/



Pesquisa do setor de RH nacional destaca os profissionais do cenário corporativo

Pesquisa do setor de RH nacional destaca os profissionais do cenário corporativo
Pesquisa do setor de RH nacional destaca os profissionais do cenário corporativo

Neste ano, a Pesquisa “CEOs e RHs Mais Admirados 2025“, realizada pelo Grupo Gestão RH e com apoio técnico da FGV in Company, conta com representantes mineiros entre os concorrentes, o que reforça a relevância do estado no setor. A cerimônia de premiação será no dia 21 de outubro em São Paulo.

A iniciativa, criada em 2006, se consolidou como uma das principais referências do mercado corporativo ao reconhecer líderes que se sobressaem pela visão estratégica, atitudes inspiradoras e impacto positivo na condução de pessoas e organizações.
 
O superintendente de Recursos Humanos da rede de supermercados Verdemar, Leandro Souza de Pinho, que também é presidente do Conselho de Recursos Humanos da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), está concorrendo na categoria “RHs Mais Admirados 2025”. “Estar entre os nomes lembrados nessa pesquisa é uma grande honra e uma responsabilidade. Isso mostra a força do trabalho coletivo em prol da valorização do capital humano. Essa dimensão reforça a importância do RH como área estratégica, capaz de transformar organizações e impactar positivamente a vida das pessoas”, ressalta.
 
Com trajetória em Minas Gerais, especialmente durante sua gestão à frente da ABRH-MG, Pinho agora figura entre os mais de 1.500 executivos do Brasil e da América Latina que concorrem ao reconhecimento. A votação pode ser feita on-line.

Sobre Leandro Pinho

Mestre em administração de empresas, pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas e bacharel em Psicologia, o gestor esteve à frente da presidência da ABRH/MG no triênio 2022-2024. Sua gestão foi marcada pela visão estratégica voltada ao fortalecimento das organizações e, sobretudo, ao desenvolvimento dos profissionais da área de gestão de pessoas.

A trajetória na entidade também inclui passagens como diretor de responsabilidade social e conselheiro estratégico, funções nas quais deixou contribuições para o ecossistema de RH no estado. Atualmente, segue como integrante do Conselho Deliberativo.
 
Em 2025, assumiu a presidência do Conselho de Recursos Humanos da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), onde atua com o propósito de contribuir no desenvolvimento de pessoas e empresas em Belo Horizonte.
 
Além das atividades institucionais, também exerce o papel de professor universitário convidado em diversas instituições, onde compartilha conhecimentos e experiências práticas que auxiliam na formação de novos profissionais da área. Possui experiência nos principais subsistemas de recursos humanos, entre eles recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, departamento pessoal, cargos e salários, SESMT e jurídico trabalhista.



Bio Ritmo inaugura academia conceito no Shopping Ibirapuera

Bio Ritmo inaugura academia conceito no Shopping Ibirapuera
Bio Ritmo inaugura academia conceito no Shopping Ibirapuera

A Bio Ritmo, rede de academias premium do Grupo Smart Fit, inaugurou em agosto de 2025 uma unidade conceito no Shopping Ibirapuera, em São Paulo. O espaço é o primeiro a operar sob o novo modelo da marca, que integra bem-estar, inovação e atendimento personalizado. O investimento ultrapassa R$ 10 milhões, contemplando equipamentos de última geração e ambientes voltados para recuperação física.

“O espaço simboliza um novo capítulo para a Bio Ritmo ao incorporar um conceito alinhado às principais tendências globais de bem-estar. Ele reflete o posicionamento premium e a evolução da marca”, afirma Diogo Corona, COO do Grupo Smart Fit.

Entre os planos disponíveis está o Infinity. O formato inclui atendimento com personal trainer três vezes por semana mediante agendamento, acompanhamento nutricional quatro vezes por ano com mapeamento genético, uma sessão mensal de fisioterapia e estacionamento gratuito por até três horas.

A estrutura conta com estúdio de pilates, sala recovery coordenada por fisioterapeutas, equipamentos da marca italiana Technogym e check-up físico que utiliza inteligência artificial (IA) para calcular a “Wellness Age”, métrica que relaciona condições físicas e funcionais à idade real do usuário.

Os vestiários oferecem produtos de higiene da marca Phytoervas, e o lounge inicial contará com café Nespresso e águas Prata sem custo adicional aos clientes. A unidade também terá parceria com a Under Armour para fornecimento de uniformes.

Com a inauguração, a Bio Ritmo dá início a uma nova etapa de expansão. Segundo a empresa, o plano prevê dez inaugurações no Brasil e na América Latina até o fim de 2025, além da modernização gradativa de unidades já existentes. “As novas aberturas seguem estudos de viabilidade e refletem a estratégia do Grupo Smart Fit para consolidar a rede em praças estratégicas”, conclui Corona.



Com IA, telecom se consolida como base da nova economia

Com IA, telecom se consolida como base da nova economia
Com IA, telecom se consolida como base da nova economia

As redes de telecomunicações impulsionam a inovação no Brasil e investir nas infraestruturas demandou um grande esforço dos atores do setor de telecomunicações, pontuou o presidente da TIM Brasil e presidente da Telebrasil pelos próximos dois anos, Alberto Griselli, na abertura do Painel Telebrasil Summit 2025, em Brasília.

Em um dos principais eventos de telecomunicações do país, que reuniu autoridades e empresários, o executivo afirmou que o setor é o habilitador da transformação digital da nova economia. “A revolução do Pix, abraçada pelos brasileiros, foi possível por causa da nossa conectividade”, comemorou. O executivo citou estudo da FGV que estima que a digitalização da economia pode adicionar R$ 1 trilhão por ano na economia, o que equivale a 10% do PIB. Sobre Inteligência Artificial, Griselli destacou que as redes são o sistema central dessa tecnologia.

O presidente da Telebrasil relatou que há pontos a serem trabalhados para assegurar mais investimentos em conectividade, entre eles a Reforma Tributária. “O pleito para a correção desta distorção se tornou até repetitivo, mas é fundamental que a implementação da Reforma Tributária trate o setor de telecomunicações com a coerência da sua essencialidade”.

Griselli defendeu também a promoção de mesas de negociação entre atores econômicos para se discutir soluções justas, lembrando que o tráfego nas redes cresce de forma exponencial, mas a captura de valor se desloca em direção às plataformas Over-the-top (OTT). “Antes de se definir ‘fair share’, é necessário evitar a vedação ‘unfair’ de qualquer negociação, que hoje só favoreceria as big techs globais em detrimento das redes nacionais”.

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, reforçou que telecomunicações são essenciais e vão além da economia. “Telecom permite aos brasileiros o acesso a serviços públicos, saúde e educação”. Ressaltou ainda os projetos de inclusão digital, entre eles, o Norte Conectado. “Unir governo e setor privado nos permitirá acabar com a exclusão digital e fazer um Brasil mais justo e mais digital”.

Transformação digital

A ministra da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, Esther Dweck, destacou a relevância do setor privado, em especial, o de telecomunicações na estratégia do governo para ser digital. “Temos que fortalecer o governo soberano, verde, digital e inclusivo e a participação do setor é essencial “, afirmou.

Ao transmitir o comando da Telebrasil para o presidente da TIM Brasil, Alberto Griselli, o CEO da Vivo, Christian Gebara, disse sentir orgulho de ter um Brasil mais conectado. Comemorou o diálogo com o Congresso Nacional, considerado crucial para a aprovação da lei que tipifica roubo de cabos de telecom, comentou sobre a mudança do regime de concessão para autorização e apontou os desafios a serem enfrentados. “Temos que pensar no uso sustentável da rede como responsabilidade de todos os atores”.

O relator da Comissão de IA na Câmara Federal, deputado Aguinaldo Ribeiro, sustentou que não há inteligência artificial sem o setor de telecomunicações e descartou tratá-la como uma tecnologia do futuro. “Ela já está no nosso dia a dia. Temos que trabalhar para que o texto final do marco regulatório permita a inovação”, destacou. Sobre a reforma tributária, garantiu que há o compromisso para que a carga de impostos não aumente e que se coloque fim à insegurança jurídica. “Agora temos que colocar a reforma de renda na pauta do Congresso”.

Também presente à solenidade, o senador Eduardo Gomes, advertiu que o Brasil precisa de muita capacidade de diálogo. Admitiu que são muitos os desafios referentes à Inteligência Artificial – o senador foi o relator do projeto no Senado – mas disse que, neste momento, há temperança no trabalho e parceria entre Câmara e Senado para se ter um texto equilibrado. “Tenho convicção de que vamos entregar uma legislação equilibrada para o Brasil”, completou.

Valorização da pesquisa nacional

No Painel Telebrasil 2025 também foram premiados projetos de quatro institutos federais de educação do Brasil. Eles receberam o Prêmio Inova, promovido pela Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (Contic) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com o apoio da Telebrasil, e que valoriza projetos que envolvem conectividade.

Ganhou o primeiro lugar o projeto de um software que tem como objetivo acelerar a análise de notas de empenho no Tribunal de Contas do Rio de Janeiro. O projeto foi desenvolvido por professores e alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) e coordenado pelo docente Eduardo Bezerra da Silva. O segundo colocado foi o projeto de um software capaz de analisar a fertilidade do solo para melhorar a vida de agricultores em assentamentos rurais do Mato Grosso. A ferramenta foi desenvolvida por uma equipe coordenada pelo professor e pesquisador do campus de Juína do Instituto Federal do Mato Grosso Luciano Lanssanova (IFMT).

Em terceiro lugar, foi premiado o projeto de um sistema de combate à evasão escolar que utiliza TV boxes que seriam descartadas. A ferramenta foi desenvolvida por uma equipe do campus de Salto do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), coordenada pelo professor Luís Henrique Sacchi. Já o projeto do campus do Recife do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) ganhou o prêmio especial de acessibilidade e também o prêmio destaque pelo voto popular. A equipe coordenada pela professora Aida Ferreira desenvolveu um dispositivo que auxilia pessoas cegas a se deslocarem com segurança.

Os projetos foram selecionados entre mais de 40 propostas inscritas e revelam a importância da conectividade para o desenvolvimento da inovação e pesquisa. “É uma honra entregar o Prêmio Inova a esses quatro projetos que mostram, de Pernambuco a Mato Grosso, de São Paulo ao Rio de Janeiro, como os institutos federais de educação têm um papel essencial em transformar conectividade em soluções práticas para a sociedade, reafirmando que inovação e pesquisa são motores do desenvolvimento do Brasil”, afirmou Marcos Ferrari, presidente-executivo da Contic e da Telebrasil.



ABIMAQ promove 10º Congresso Brasileiro da Indústria de Máquinas e Equipamentos

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) realizará no dia 11 de setembro (quinta-feira), o 10º Congresso Brasileiro da Indústria de Máquinas e Equipamentos. O encontro, que terá transmissão on-line, já se consolidou como um dos principais fóruns de discussão sobre inovação, competitividade e desenvolvimento do setor no Brasil.

Com o tema ‘Os desafios da Inovação e Produtividade na Indústria’, o evento abordará os entraves que limitam o crescimento econômico do país, como o atraso tecnológico e a baixa automação industrial, e discutirá estratégias para impulsionar investimentos em inovação, capacitação e modernização das fábricas.

A programação contará com dois painéis temáticos, mediados pela jornalista de economia Juliana Rosa:

Produtividade e o ambiente macroeconômico, com análises de Braulio Borges (Economista na LCA Consultoria e no FGV IBRE na LCA Consultoria), Fernando Holanda Filho (Economista do Observatório da Produtividade FGV IBRE), Massao Ukon (Managing Director & Senior Partner do BCG em São Paulo, liderando projetos de transformação em setores industriais, com foco em inovação e produtividade), e Samuel Pessoa (Pesquisador Macro no BTG Pactual);

Produtividade na realidade das empresas, reunindo executivos Emerson Crepaldi (COO South America da Solinftec), Judenor Marchioro (CEO e Diretor-executivo da Robopac Brasil), Luiz Gustavo Kass Mwosa (Sócio-fundador da DataWake) e Marcos Müller (Sócio e CEO da SCM TECMATIC).

O congresso terá também a Palestra Magna “EUA, a geopolítica e o Brasil nesse novo cenário”, que discorrerá sobre o impacto do novo tarifaço norte-americano e seus reflexos no comércio internacional e na competitividade da indústria. O painel contará com os especialistas Alberto Pfeifer (Coordenador do Grupo de Análise de Estratégia Internacional em Defesa, Segurança e Inteligência da ESEM-USP), Sergio Vale (Economista-chefe da MB Associados) e Thiago de Aragão (CEO da Arko International Public Affairs), com mediação de José Velloso, presidente-executivo da ABIMAQ.

“O evento é uma oportunidade estratégica para líderes empresariais e tomadores de decisão do setor traçarem caminhos para elevar a produtividade, explorar oportunidades globais e fortalecer a posição do Brasil no cenário industrial”, afirma José Velloso.

O congresso é gratuito e aberto a empresários, executivos, profissionais do setor e acadêmicos interessados. As inscrições já estão disponíveis no site: conteudo.abimaq.org.br/congresso.

Serviço:

10º Congresso Brasileiro da Indústria de Máquinas e Equipamentos

Data: 11 de setembro (quinta-feira)

Horário: das 8h30 às 13h30

Transmissão on-line: YouTube da ABIMAQ – https://www.youtube.com/watch?v=IoJg6pnpXUg

Inscrições: conteudo.abimaq.org.br/congresso



Mondial é destaque no Prêmio MESC com Air Fryer e ventilador

Mondial é destaque no Prêmio MESC com Air Fryer e ventilador
Mondial é destaque no Prêmio MESC com Air Fryer e ventilador

A Mondial, fabricante nacional de eletrodomésticos, foi mais uma vez reconhecida pelo Instituto MESC, conquistando o troféu de Melhor Empresa de Air Fryer e Melhor Empresa em Ventilação dentro do segmento de Eletroportáteis, além de receber novamente o Prêmio Destaque Melhor Cliente Oculto no ranking geral.

Com 10 anos de história, a premiação já analisou mais de 11 mil empresas, distribuídas em 390 segmentos de mercado, totalizando aproximadamente 24 milhões de opiniões de consumidores. Ao todo, 1.370 empresas já foram certificadas pelo Instituto, com base em 22 esferas comportamentais.

Para Giovanni M. Cardoso, cofundador da Mondial, o reconhecimento reforça a prioridade da empresa em ouvir e atender o consumidor: "Esse resultado é reflexo da dedicação de toda a equipe em entregar excelência, desde a qualidade dos nossos produtos até o cuidado no atendimento. Fazemos questão de manter um serviço próprio de Atendimento ao Consumidor, o que nos permite acompanhar cada interação de perto, aperfeiçoar sempre que necessário e garantir altos índices de satisfação. O cliente está no centro de todas as nossas decisões", afirma Giovanni.

A cerimônia de entrega, realizada em São Paulo no último dia 3 de setembro, contou com a presença do cofundador Giovanni M. Cardoso, de Silvia Arassiro, Diretora de Pós-vendas, Deise Amorim, Head de Inovação e Trade Marketing Latam, Luna Gutierres, Gerente de Marketing, além das equipes de Comunicação e Pós-vendas.

O Instituto MESC desenvolveu uma tecnologia de inteligência artificial que consolida opiniões registradas espontaneamente pelos clientes em diversos canais. O sistema identifica feedbacks positivos e negativos e os classifica em 22 temas comportamentais avaliados pela metodologia do MESC. A certificação é concedida apenas às empresas que atingem índice de satisfação igual ou superior a 80%.



Dakila Pesquisas anuncia a descoberta da “oitava nota musical”, chamada kall

SÃO PAULO, 8 de setembro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Associação Dakila Pesquisas anunciou a descoberta de uma “oitava nota musical”, nomeada kall. O anúncio foi feito live no YouTube pelo presidente da entidade, Urandir Fernandes de Oliveira, em parceria com o maestro e violonista Robson Miguel. A novidade é fruto de décadas de estudos realizados pela equipe multidisciplinar da Dakila, que uniu expedições arqueológicas, observações de campo e práticas musicais.

Segundo Urandir, o primeiro contato com a nota ocorreu em 1992, quando pesquisadores faziam buscas por ruínas na região de Nova Brasil do Sul (RO). “Encontramos uma pedra com milhares de inscrições, sendo uma delas a kall. Desde então, identificamos o mesmo símbolo em outras cidades brasileiras”, revelou.

A kall, segundo os pesquisadores, é uma ressonância estabilizadora e universal, percebida quando o som ultrapassa a repetição das sete notas convencionais e se mistura a harmônicos naturais. “É uma vibração que a natureza já nos mostrava, e que ressoa não só com pessoas, mas também animais e plantas”, destacou Urandir.

Ele afirma que os povos antigos já conheciam a kall, utilizando-a em canções e rituais. “A kall possui uma frequência vibratória única, capaz de influenciar positivamente o timo e gerar paz, lucidez e saúde. É o oposto das músicas de baixa frequência que hoje promovem apatia e comportamentos destrutivos”, explicou o presidente de Dakila.

O maestro Robson Miguel reforçou que a nova nota não pode ser explicada apenas por cálculos matemáticos. “Não adianta contar vibrações. A kall está em um plano extremamente sensitivo, ligado ao sentimento humano. Ela está escondida nos sons harmônicos”, explicou. Ele acrescentou que sua percepção ajuda a entender por que instrumentos precisam ser “temperados” e por que certas afinações soam mais harmoniosas.

Robson também criticou a padronização da afinação musical em 440 Hz, adotada em 1939. “Esse trabalho desafinou o mundo e desarmonizou os seres humanos do que era sublime”, afirmou. Em suas performances, ele utiliza a afinação em 432 Hz, considerada alinhada à frequência natural da Terra (7,83 Hz, Ressonância Schumann) e aos harmônicos da kall. “Nosso DNA se movimenta através de vibrações. E lá no fundo, ele ainda guarda o som da kall, adormecido pelos excessos negativos do mundo moderno”, completou.

Entre os próximos passos, Dakila e Robson planejam apresentações públicas, materiais educativos e a criação de coros e orquestras juvenis com repertório desenhado para evidenciar a kall.

Outro destaque foi a apresentação da Bíblia de Zurik, considerada a tradução mais fiel e completa das Escrituras. Segundo Urandir, ela pode “revelar novos entendimentos sobre a origem humana, a espiritualidade e a própria kall”.

Contact information: Eliane Canto | eliane.canto@dakila.com.br

Foto deste comunicado disponível em:

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Filme live action do Street Fighter da Capcom começa a ser filmado!

A Capcom Co., Ltd. (TOKYO:9697) anunciou hoje que começaram as filmagens da adaptação para o cinema da sua popular série de jogos de luta Street Fighter, em colaboração com a Legendary Entertainment (Legendary), com ambas as empresas  financiando o projeto em conjunto.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250905767283/pt/

Street Fighter Movie Title Logo

Logo do filme Street Fighter

Para expandir as vendas globais do seu negócio principal de software para videogames domésticos, a Capcom está promovendo ativamente a marca da sua propriedade intelectual sob a estratégia de usos múltiplos de um único conteúdo. Em particular, a adaptação do conteúdo do jogo para a mídia visual é uma oportunidade valiosa para ampliar o reconhecimento da propriedade intelectual da Capcom além do público gamer.

Com o início das filmagens do próximo Street Fighter, o elenco dos personagens principais – Ken, Ryu e Chun-Li – foi finalizado. Por meio do financiamento conjunto com a Legendary, uma empresa renomada pela produção de vários filmes de grande sucesso, a Capcom pretende elevar ainda mais o valor mundial de sua propriedade intelectual.

A Capcom está firmemente comprometida em promover o uso multifacetado do seu extenso portfólio de conteúdo de jogos, guiada por sua estratégia de usos múltiplos de um único conteúdo.

Sobre a Legendary Entertainment

A Legendary Entertainment é uma produtora líder com divisões especializadas na criação de filmes (Legendary Pictures), televisão e mídia digital (Legendary Television and Digital Media) e quadrinhos (Legendary Comics). A receita total de bilheteria global das produções associadas à Legendary Pictures – incluindo vários filmes live action baseados em videogames – atingiu aproximadamente US$ 21 bilhões.

[Street Fighter: informações sobre o filme]

Título

Street Fighter

Data de lançamento

16 de outubro de 2026

Main Cast

Ken: Noah Centineo

Ryu: Andrew Koji

Chun-Li: Callina Liang

Estrelando

Joe “Roman Reigns” Anoai, David Dastmalchian, Cody Rhodes,

Andrew Schulz, Eric André, Vidyut Jammwal

Com Curtis “50 Cent” Jackson e Jason Momoa

Também no elenco

Orville Peck, Olivier Richters, Hirooki Goto, Rayna Vallandingham,

Alexander Volkanovski, Kyle Mooney e Mélanie Jarnson

SOBRE A CAPCOM

A Capcom é uma desenvolvedora, editora e distribuidora líder mundial de entretenimento interativo para consoles de jogos, PCs, dispositivos portáteis e sem fio. Fundada em 1983, a empresa criou centenas de jogos, incluindo as franquias inovadoras Resident Evil™, Monster Hunter™, Street Fighter™, Mega Man™, Devil May Cry™ e Ace Attorney™. A Capcom mantém operações nos EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Hong Kong, Taiwan, Singapura e Tóquio, com sede corporativa localizada em Osaka (Japão). Para mais informações sobre a Capcom, acesse https://www.capcom.co.jp/ir/english/.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Seção de Relações Públicas e Relações com Investidores da Capcom

+81-6-6920-3623

Fonte: BUSINESS WIRE



Servidor de direitos da Motive reconhecido como precursor na classificação de 2025 da Counterpoint Research

Motive, líder mundial em gestão de dispositivos, anunciou hoje seu reconhecimento como precursor na Classificação de Servidores de Direitos de 2025 da Counterpoint Research. A Counterpoint colocou a Motive no quadrante superior direito de precursor: o reconhecimento mais avançado na classificação.

Esta distinção reflete o investimento decisivo da Motive na orquestração de direitos em um momento em que as operadoras enfrentam prazos urgentes, incluindo o requisito RCS da Apple de setembro de 2025. A Motive assumiu a liderança, comprovando sua capacidade de entrega em escala, atualmente implantada em grandes operadoras de telefonia móvel na América do Norte, Europa, África, Oriente Médio, Ásia-Pacífico e América Latina.

Removendo barreiras ao RCS e mais além

O setor enfrenta há muito tempo a falta de uma estrutura comercial para Rich Business Messaging (RBM) e a falta de suporte multiplataforma entre Android e iOS. A Motive enfrente este problema ao garantir que as operadoras possam habilitar o RCS em dispositivos Apple e Android com segurança e sem atrasos. Este enfoque reduz riscos de investimento das operadoras, ao converter a orquestração de direitos em uma plataforma multifuncional para inovação, e não uma aposta de uso único.

O Servidor de Direitos da Motive oferece suporte a uma ampla gama de casos de uso simultâneos, incluindo integração de eSIM para dispositivos primários e secundários, verificação de número de telefone (PNV) mediante autenticação silenciosa baseada em SIM, descarregamento de CBRS, habilitação de satélite para D2C/D2D, integração de IoT automotiva e fatiamento sob demanda de 5G.

Esta amplitude garante que as operadoras possam responder a novos modelos de dispositivos, serviços e receitas sem personalizações dispendiosas ou atrasos.

Definindo o ritmo para o setor

“O reconhecimento da Motive como precursor reforça o que nossos clientes já sabem: somos o principal provedor completo de orquestração de direitos implantada em escala mundial”, disse Jeevithan Muttu, Vice-Presidente de Produto e P&D da Motive. “Investimos cedo para garantir que as operadoras estivessem prontas para o prazo final da Apple, em setembro de 2025, sendo que a Motive dá às operadoras a flexibilidade para inovar, se diferenciar e monetizar mais rápido do que nunca.”

Acelerando a monetização de investimentos em rede

As operadoras estão sob crescente pressão para monetizar os bilhões já investidos em 5G, fatiamento e novo espectro. A Motive respondeu com P&D contínuo em seu pacote de software de telecomunicações desenvolvido especificamente para este fim. Estas capacidades demonstram a capacidade incomparável da Motive de ajudar as operadoras a acelerar a transformação digital e monetizar a conectividade nos setores móvel, residencial e de IoT.

Além da orquestração de direitos, a Motive lidera o mercado em diversas frentes, incluindo CPE de banda larga, IoT e provisionamento de gestão de dispositivos e serviços para operadoras, tendo obtido anteriormente posição semelhante de precursor em outros segmentos do mercado.

Sobre a Motive

A Motive capacita as principais operadoras de telecomunicações do mundo a prover serviços digitais integrados através de seu conjunto de plataformas com foco em operadoras. Da orquestração de direitosàgestão de dispositivos e serviços, a Motive permite que as operadoras acelerem a transformação digital e monetizem a conectividade em redes móveis, residenciais e de IoT.

Para mais informações, acesse www.motive.com

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Motive@libertycomms.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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