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Solução Message+ da 1GLOBAL ajuda instituições financeiras a garantir conformidade em comunicações por SMS e WhatsApp

A 1GLOBAL, provedora global de comunicações móveis com foco em tecnologia, lançou seu novo serviço Message+. A solução amplia as capacidades de captura e registro da empresa — líderes no setor — para fins de conformidade financeira, agora também em plataformas de texto e comunicação social. O Message+ permite que bancos de investimento se comuniquem com seus clientes por múltiplas plataformas e dispositivos, em um ambiente integrado, seguro e em conformidade regulatória. A tecnologia de captura e registro da 1GLOBAL é confiável e utilizada por sete dos 10 maiores bancos de investimento do mundo.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250402916651/pt/

Message+ is an integrated, trusted communication tool from 1GLOBAL that provides customizable capture options for SMS and WhatsApp communication.

Message+ is an integrated, trusted communication tool from 1GLOBAL that provides customizable capture options for SMS and WhatsApp communication.

O desafio

Regras cada vez mais rigorosas sobre a captura e o arquivamento de comunicações têm imposto desafios importantes para instituições financeiras em escala global. Com a ampliação da regulação sobre mensagens de texto e interações em redes sociais, empresas do setor estão sujeitas a multas elevadas quando não atendem plenamente às exigências de conformidade.

Ao mesmo tempo, os clientes esperam que as instituições financeiras se comuniquem com eles por meio de diversas plataformas de mensagens e dispositivos. A ampla adoção das políticas de Uso de Dispositivo Pessoal (Bring Your Own Device, BYOD) torna ainda mais desafiadora a gravação e integração consistentes dentro do rigoroso marco regulatório de conformidade do setor financeiro.

A solução

A plataforma Message+ da 1GLOBAL resolve de forma eficiente esses desafios. Por meio do Microsoft Teams, os funcionários podem se comunicar com clientes via SMS e WhatsApp de maneira contínua e em conformidade com normas regulatórias, garantindo atendimento mesmo em locais com restrições ao uso de celulares, como ambientes de negociação financeira. Além disso, o Message+ se integra perfeitamenteàinfraestrutura de comunicação da Microsoft, proporcionando conectividade consistente e suporteàcontinuidade operacional em diversos dispositivos.

Message+ é a mais recente inovação da 1GLOBAL, trazendo mais flexibilidade, escalabilidade e comunicação unificada — tudo desenvolvido especificamente para atender às exigências regulatórias”, afirmou Siobhan Thompson, diretor de conformidade da 1GLOBAL. “Projetado como uma solução de comunicação integrada e confiável, o Message+ permite personalizar a captura de mensagens por SMS e WhatsApp, atendendo com flexibilidade às exigências regulatórias de cada instituição. Esse tipo de monitoramento já é exigido pela MiFID II e deverá se tornar ainda mais relevante diante das novas diretrizes previstas pela ASIC, o órgão regulador financeiro da Austrália.”

Mais informações sobre o Message+: Gravação de chamadas para conformidade e captura de SMS: dentro da rede e no Microsoft Teams

Sobre a 1GLOBAL: Inovando no setor de telecomunicações com liderança digital

A 1GLOBAL é uma empresa global de telecomunicações móveis que impulsiona a inovação e maximiza o crescimento das empresas por meio da conectividade. Com uma plataforma tecnológica avançada, licenças regulatórias para operação global e acesso preferencial ao mercado de telecomunicações, a 1GLOBAL se destaca ao oferecer soluções confiáveis e eficientes para conformidade e conectividade. Atendendo líderes do setor financeiro, grandes corporações e empresas digitais — como neobancos, companhias de viagens e provedores de pagamento — a empresa conecta mais de 43 milhões de dispositivos no mundo todo.

Em 2024, a 1GLOBAL ultrapassou US$ 100 milhões em receita anual, consolidando sua posição como uma empresa altamente lucrativa e preparada para investir continuamente em infraestrutura, inovação e crescimento. O período marcou um momento decisivo: grandes conquistas comerciais impulsionaram a evolução da empresa de um provedor de telecomunicações para uma referência global em conectividade móvel orientada por tecnologia.

Desde sua fundação em 2022 por Hakan Koç e Pyrros Koussios, a 1GLOBAL vem revolucionando o setor global de telecomunicações com sua expertise tecnológica e compromisso com a transformação digital. Como Operadora Móvel Virtual (Mobile Virtual Network Operator, MVNO) regulamentada em nove países e operadora de telecomunicações em outros 31, a empresa mantém sua liderança a partir de sua sede nos Países Baixos e seus centros de inovação em Lisboa, Berlim e São Paulo. Com uma equipe de mais de 400 especialistas espalhados por 13 países, a 1GLOBAL segue ampliando sua influência no mercado global.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Departamento de imprensa – 1GLOBAL

E-mail: press@1global.com

Fonte: BUSINESS WIRE



eXp Realty Lança Programa de Copatrocinadores, Acelerando o Futuro do Crescimento de Agentes Colaborativos

BELLINGHAM, Wash., April 03, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A eXp Realty®, “the most agent-centric real estate brokerage on the planet™” e a principal subsidiária da eXp World Holdings, Inc. (Nasdaq: EXPI), lançou hoje seu Programa de Copatrocínio transformador — uma evolução ousada na forma como agentes e consultores comerciais colaboram, lideram e criam patrimônios juntos na eXp. 

O anúncio foi feito durante a eXpcon Montréal, onde centenas de agentes e líderes de todo o Canadá e do mundo se reuniram para uma conferência imobiliária de três dias. Pela primeira vez na história da empresa, novos agentes e consultores que ingressam na eXp agora podem selecionar um Patrocinador Principal e um Copatrocinador, desbloqueando o acesso a dois líderes em vez de um. Esta iniciativa amplia o apoio da liderança, acelera o sucesso da integração e expande o compartilhamento do conhecimento. Mais do que uma mudança estrutural, essa iniciativa é um movimento estratégico para impulsionar o crescimento dos agentes, criar organizações escaláveis e aprofundar o DNA colaborativo que impulsiona a expansão da eXp. 

“Assim como quando fomos pioneiros no setor imobiliário baseado em nuvem e lançamos a participação nos lucros, este é um momento que marca o nosso direcionamento”, disse Glenn Sanford, Fundador, Presidente e CEO da eXp World Holdings. “O Programa de Copatrocinadores não é apenas um recurso — é uma evolução na forma como crescemos juntos.”

Lançado em 1º de maio de 2025, o Programa de Copatrocínio aprimora a experiência do agente sem alterar a estrutura de patrocínio existente. Os Patrocinadores Principais continuam a ganhar níveis 2–7 de participação nos lucros, qualificações FLQA e prêmios de ações. Enquanto isso, os copatrocinadores podem apoiar os agentes além da sua linha descendente pessoal — e, em troca, são elegíveis para receber participação na receita de nível 1 e um bônus de início rápido (50% da participação na receita no primeiro ano do agente), quando aplicável.

“O Programa de Copatrocinadores é mais do que um aprimoramento de integração, é um desbloqueio estratégico para o crescimento do agente e a escala organizacional”, disse Leo Pareja, CEO da eXp Realty. “Ao viabilizar que líderes experientes apoiem agentes fora da sua organização, estamos capacitando mais criadores a crescer, mais agentes a ter sucesso e, por fim, expandindo nossa base global de agentes mais rapidamente do que nunca.”

O que o Programa de Copatrocínio Oferece:

  • Crescimento Acelerado do Agente: Ao viabilizar que mais líderes apoiem e atraiam agentes além da sua organização direta, o programa de copatrocinadores cria um novo mecanismo para o crescimento escalável e sustentável dos agentes.
  • Mais Suporte, Mais Sucesso: Novos agentes e consultores agora se beneficiam da liderança e experiência de dois patrocinadores — oferecendo suporte mais amplo e crescimento mais rápido.
  • Recompensas Mais Fortes: Os copatrocinadores ganham participação na receita de nível 1 e um bônus de 50% no Início Rápido, adicionando novos incentivos para que líderes experientes invistam no sucesso do agente.
  • Disrupção Zero: Os principais benefícios do Patrocínio Primário permanecem inalterados — incluindo todos os níveis de participação na receita além do nível 1 e incentivos de ações.

Esta iniciativa é uma evolução importante na forma como os agentes e consultores da eXp se apoiam e escalam os seus negócios. Um Kid de Ferramentas de Copatrocinador — completo com treinamento, ferramentas e modelos — já está disponível para ajudar os agentes a aproveitar totalmente o programa.

Sobre a eXp World Holdings, Inc.
A eXp World Holdings, Inc. (Nasdaq: EXPI) (a “Empresa”) é a holding da eXp Realty® e da SUCCESS® Enterprises. A eXp Realty é a maior corretora imobiliária independente do mundo, com quase 83.000 agentes em 25 locais internacionais. Uma corretora baseada em nuvem e centrada no agente, a eXp Realty fornece aos agentes imobiliários divisão de comissão líder do setor, participação nos lucros, oportunidades de participação acionária e uma rede global que capacita os agentes a criar negócios prósperos.  Para mais informações sobre a eXp World Holdings, Inc., visite: expworldholdings.com

A SUCCESS® Enterprises, ancorada pela revista SUCCESS®, é um nome confiável em desenvolvimento pessoal e profissional desde 1897. Como parte do ecossistema eXp, ela oferece aos agentes acesso a recursos valiosos para que eles possam aprimorar suas habilidades, expandir seus negócios e alcançar o sucesso a longo prazo. Para mais informações sobre a SUCCESS, visite success.com.

Declarações de Previsão
Este comunicado para a imprensa contém declarações consideradas declarações de previsão de acordo com o Private Securities Litigation Reform Act of 1995. Essas declarações refletem as expectativas atuais da Empresa e da sua administração, mas envolvem riscos e incertezas conhecidos e desconhecidos que podem afetar substancialmente os resultados reais. Essas declarações incluem, mas não estão limitadas a, os benefícios esperados dos programas de incentivo ao agente, seu potencial para acelerar o crescimento do agente, aumentar a colaboração e dimensionar as organizações de agentes no mundo. Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam material e adversamente diferentes dos expressos nas declarações de previsão incluem, flutuações no mercado imobiliário, mudanças no recrutamento ou retenção de agentes, o sucesso da integração das equipes e agentes no modelo da eXp Realty, concorrência com outras corretoras e outros riscos detalhados ocasionalmente nos registros da Comissão de Valores Mobiliários da Empresa, incluindo, mas não se limitando aos Relatórios Trimestrais protocolados mais recentemente no Formulário 10-Q e no Relatório Anual no Formulário 10-K. A empresa não toma por obrigação atualizar essas declarações quando não exigidas por lei.

Contato de Relações com a Mídia:
eXp World Holdings, Inc.
mediarelations@expworldholdings.com

Contato de Relações com Investidores:
Denise Garcia, Sócia Administradora
Hayflower Partners
investors@expworldholdings.com  

Foto deste comunicado disponível em https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/319fb87c-6ec1-4079-9936-6ba7e9a8f43b


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9416272)



Belezas naturais e cultura fazem de Ilhéus um destino popular do Nordeste

Ilhéus, localizada no litoral sul da Bahia, tem se consolidado como um dos destinos turísticos mais desejados do Nordeste brasileiro. Com praias paradisíacas, uma rica herança histórica e cultural, além de uma gastronomia que encanta os visitantes, a cidade atrai turistas de diversas regiões do Brasil e do mundo.

Conhecida por suas belezas naturais, Ilhéus abriga praias de areias douradas e mar cristalino, como a Praia dos Milionários e a Praia do Norte. Além disso, a cidade guarda um importante legado cultural, imortalizado nas obras de Jorge Amado. O escritor baiano ambientou diversos de seus romances na cidade, como “Gabriela, Cravo e Canela”, tornando-a um destino também para os amantes da literatura.

O turismo histórico também é um dos atrativos, com pontos como o Palácio Paranaguá, a Catedral de São Sebastião e o famoso Bar Vesúvio, eternizado na literatura de Jorge Amado. A preservação desses locais e o incentivo ao turismo cultural fazem de Ilhéus um destino diversificado e completo.

Segundo Luis Fernando, CEO da Ilhéus Passeios, o crescimento do turismo na região se deve à variedade de experiências que o destino oferece. “Ilhéus tem uma combinação única de praia, cultura e história. Os visitantes podem relaxar em paisagens paradisíacas e, ao mesmo tempo, conhecer um pouco mais sobre a rica tradição da cidade”, afirma ele.

Dados recentes apontam que o fluxo de turistas para Ilhéus tem crescido nos últimos anos, impulsionado por investimentos em infraestrutura e pela promoção do destino. Em 2024, o Aeroporto Jorge Amado registrou um aumento de 12% no número de passageiros em relação a 2023, totalizando mais de 674 mil embarques e desembarques ao longo do ano.

Com essa projeção positiva, Ilhéus continua a se destacar como um dos principais destinos nordestinos, oferecendo experiências memoráveis aos visitantes e consolidando sua posição no cenário turístico brasileiro.

Para saber mais, basta acessar:www.ilheuspasseios.com.br



Tecnotree é reconhecida pela Gartner® como fornecedora representante no 2025 Guia de mercado para soluções de gestão de receita e monetização de CSP

A Tecnotree, uma plataforma digital mundial e líder de serviços para IA, 5G e tecnologias nativas da nuvem, foi reconhecida como uma fornecedora representante na edição de 2025 do Guia de mercado da Gartner para soluções completas de gestão de receita e monetização (RM&M) de CSP. Acreditamos que este reconhecimento ressalta a liderança da Tecnotree no fornecimento de soluções RM&M de próxima geração que capacitam os Provedores de Serviços de Comunicação (CSPs) a alcançar agilidade, escalabilidade e transformação de negócios no cenário de telecomunicações em rápida evolução.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250402049325/pt/

Tecnotree Recognized by Gartner as a Representative Vendor in 2025 Market Guide for CSP Revenue Management and Monetization Solutions

Tecnotree Recognized by Gartner as a Representative Vendor in 2025 Market Guide for CSP Revenue Management and Monetization Solutions

O Guia de Mercado da Gartner® descreve o cenário em evolução da gestão de receitas para provedores de serviços de comunicação (CSPs). O relatório enfatiza a necessidade de automação inteligente baseada em IA generativa, arquiteturas nativas da nuvem e insights preditivos orientados por IA para impulsionar novas oportunidades de monetização. Acreditamos que a inclusão da Tecnotree destaca sua liderança no fornecimento de soluções RM&M de próxima geração, projetadas para aprimorar a agilidade, escalabilidade e transformação de negócios para operadoras de telecomunicações em todo o mundo.

Com um forte foco em automação alimentada por IA, plataformas SaaS baseadas na nuvem e ecossistemas digitais multiexperiência, a Tecnotree permite que os CSPs aumentem os fluxos de receita, integrando recursos fintech e soluções prontas para 5G. O investimento contínuo da empresa em inovações de ponta nas áreas de Monetização B2B2X baseada na nuvem, suas ofertas de SaaS e fintech, garante que as operadoras possam otimizar seus processos de receita, acelerar a transformação digital e criar novo valor para o cliente por meio de parcerias de ecossistema dinâmicas.

Padma Ravichander, CEO da Tecnotree, declarou: “O reconhecimento da Tecnotree no Guia de Mercado da Gartner valida nosso compromisso inabalável em capacitar os CSPs em todo o mundo com soluções inovadoras de gestão de receitas digitais e monetização. Dedicamo-nos a fornecer tecnologias orientadas por IA, habilitadas para nuvem e preparadas para o futuro, que desbloqueiam novas fontes de receita, aprimoram a eficiência operacional e permitem que nossos clientes sejam precursores na transformação digital e na conectividade de próxima geração.”

À medida que os CSPs navegam pelo cenário de telecomunicações em rápida evolução, as plataformas digitais da Tecnotree fornecem as ferramentas necessárias para habilitar cobrança em tempo real, garantia de receita automatizada e soluções de faturamento flexíveis que suportam modelos de negócios tradicionais e emergentes.

Guia de mercado da Gartner para soluções de gestão de receita e monetização de CSP, Amresh Nandan, Peter Kjeldsen, 5 de março de 2025.

GARTNER é uma marca registrada e marca de serviço da Gartner, Inc. e/ou de suas afiliadas nos EUA e internacionalmente e é usada aqui com a devida permissão. Todos os direitos reservados.

A Gartner não endossa nenhum fornecedor, produto ou serviço descrito em suas publicações de pesquisa e não aconselha os usuários de tecnologia a selecionar apenas os fornecedores com as classificações mais altas ou outra designação. As publicações de pesquisa da Gartner consistem nas opiniões da organização de pesquisa da Gartner e não devem ser interpretadas como declarações de fato. A Gartner se isenta de todas as garantias, expressas ou implícitas, com relação a esta pesquisa, incluindo quaisquer garantias de comercialização ou adequação a uma finalidade específica.

Sobre a Tecnotree

A Tecnotree é uma provedora digital de Sistemas de Suporte a Negócios Digitais (BSS, na sua sigla em inglês) prontos para 5G, com recursos de IA/ML e extensibilidade em várias nuvens. A Tecnotree lidera o caminho na Conformidade de Open API do TM Forum com 59 APIs Abertas certificadas, incluindo 9 APIs abertas do mundo real, um testemunho do compromisso da empresa com a excelência, e se esforça continuamente para fornecer experiências e serviços diferenciados tanto para CSPs quanto para DSPs. Nossa pilha BSS digital ágil e de código aberto abrange toda a gama (do pedido ao recebimento) de processos de negócios e gerenciamento de assinaturas para telecomunicações e outras indústrias de serviços digitais, criando oportunidades além da conectividade. A Tecnotree também oferece um mercado digital multiexperiência de Fintech e B2B2X para sua base de assinantes por meio da plataforma Tecnotree Moments, para capacitar as comunidades conectadas digitalmente em jogos, saúde, educação, OTT e outros ecossistemas verticais. A Tecnotree está listada na Helsinque Nasdaq (TEM1V).

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Prianca Ravichander, Tecnotree CMO

E-mail: marketing@tecnotree.com

Fonte: BUSINESS WIRE



TeleKwai 2025 inicia nova fase com elenco famoso

O TeleKwai, plataforma de vídeos curtos do Kwai, inicia uma nova fase em 2025 com produções originais, tramas interconectadas e um elenco composto por atores conhecidos do público. A proposta traz conteúdos ficcionais voltados ao público jovem, explorando a rotina de alunos da Suprema Academy, uma escola que combina ensino regular com formação em artes, como canto, dança e atuação.

Os episódios acompanham os desafios pessoais e acadêmicos dos estudantes, que disputam oportunidades e enfrentam conflitos da juventude. Além do formato seriado, cada personagem terá seu próprio canal no Kwai, ampliando a interação com os espectadores. Os canais também irão explorar o dia a dia e o cotidiano de cada personagem, buscando proporcionar um contato mais íntimo com o público.

A nova fase do TeleKwai conta com a participação de Marianna Santos, Miguel Ângelo e Gabriel Miller, que interpretarão personagens com histórias individuais dentro do universo da Suprema Academy.

Protagonistas e suas tramas ficcionais

Marianna Santos – Atriz desde os quatro anos, começou sua carreira no Programa Raul Gil e ficou conhecida como Adriana em Carinha de Anjo (SBT). Atualmente, protagoniza O Picapau Amarelo, exibido aos sábados às 10h50 no SBT, com episódios disponíveis no SBT+. Em TeleKwai 2025, sua personagem lida com os desafios da fama, segredos pessoais e a busca por identidade. Canal no Kwai: Os segredos de Marianna.

Miguel Ângelo – Natural da Cidade de Deus (RJ), atua como ator e modelo há mais de dez anos. Recentemente, protagonizou A Infância de Romeu e Julieta (SBT), exibida também no Prime Video. Em TeleKwai 2025, interpreta um estudante bolsista que precisa superar desafios e preconceitos dentro da escola de elite. Canal no Kwai: Miguel, O Conquistador.

Gabriel Miller – Com uma carreira na TV desde os seis anos, participou de produções como Carinha de Anjo (SBT), Z4 (SBT/Disney Channel) e Bugados (Gloob). Também integrou o elenco de A Infância de Romeu e Julieta. Em TeleKwai 2025, interpreta um jovem de família rica que lida com conflitos internos e uma relação conturbada com os pais. Canal no Kwai: Gabriel, O Príncipe Rebelde.

Produção e expansão do TeleKwai

A produção das novas séries é realizada pela New Beat, agência parceira do Kwai, em colaboração com a Audacity, produtora responsável por diversos projetos audiovisuais no Brasil. A iniciativa busca ampliar a oferta de conteúdos seriados em vídeos curtos, com o objetivo de oferecer ao público narrativas interativas e envolventes.

O Kwai, uma das principais plataformas de vídeos curtos no Brasil, segue investindo na criação de produções ficcionais e ampliando seu portfólio de conteúdos voltados à experiência digital.



PHINIA firma parceria com a LTIMindtree para transformação estratégica de infraestrutura e serviços de aplicações

PHINIA Inc. firmou parceria com a LTIMindtree [NSE: LTIM, BSE: 540005], uma empresa global de consultoria em tecnologia e soluções digitais. A PHINIA é uma fornecedora global líder de sistemas de combustível premium, sistemas elétricos e soluções e componentes para o mercado de reposição. Com a parceria, a LTIMindtree oferecerá suporte contínuo e promoverá a transformação da infraestrutura de TI da PHINIA, além de aprimorar os serviços de manutenção e desenvolvimento de aplicações.

Como parte da parceria, a LTIMindtree vai empregar inteligência artificial e soluções de automação para apoiar a PHINIA na mitigação de riscos operacionais e na simplificação de aplicações, ao mesmo tempo em que promove mais eficiência e agilidade nos negócios por meio de uma transformação de TI orientada por IA.

Matt Logar, vice-presidente e CIO da PHINIA, disse: “Esta parceria com a LTIMindtree representa um passo estratégico rumo a um ambiente tecnológico mais moderno, seguro e simplificado, alinhadoàvisão de crescimento global da companhia. O executivo destaca que, com o apoio de um parceiro confiável, com forte expertise e foco em inovação, a PHINIA poderá acelerar sua transformação digital, ampliar a eficiência operacional, otimizar processos industriais e gerar ainda mais valor para seus clientes ao redor do mundo.”

Rajesh Sundaram, vice-presidente executivo e diretor de negócios da LTIMindtree, disse: “Estamos entusiasmados em fazer parte da jornada de transformação da PHINIA. Conhecemos bem as nuances e complexidades dos diversos segmentos em que a empresa atua. Como facilitadores-chave nos esforços de modernização de TI, estamos comprometidos em simplificar processos de negócio e gerar resultados mais claros para os clientes finais.”

Com um portfólio de marcas reconhecidas — entre elas DELPHI®, DELCO REMY® e HARTRIDGE™ — a PHINIA reúne mais de um século de experiência em manufatura e relacionamento com a indústria. A empresa é referência no desenvolvimento de sistemas de combustível, sistemas elétricos e soluções para o mercado de reposição, aplicadas em veículos comerciais, aplicações industriais, utilitários leves e automóveis de passeio.

Sobre a LTIMindtree:

A LTIMindtree é uma empresa mundial de consultoria em tecnologia e soluções digitais que permite que as empresas de todos os setores reimaginem modelos de negócios, acelerem a inovação e maximizem o crescimento por meio do aproveitamento de tecnologias digitais. Como parceira de transformação digital de mais de 700 clientes, a LTIMindtree traz um amplo conhecimento de domínio e tecnologia para ajudar a impulsionar a diferenciação competitiva superior, as experiências dos clientes e os resultados comerciais em um mundo convergente. Com mais de 86 mil profissionais talentosos e empreendedores em mais de 40 países, a LTIMindtree – uma empresa do Grupo Larsen & Toubro – resolve os desafios comerciais mais complexos e oferece transformação em escala. Para mais informações, acesse www.ltimindtree.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato com a mídia: Shambhavi Revandkar | Relações com a mídia internacional | Shambhavi.revandkar@ltimindtree.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Empresa oferece webinar gratuito sobre estender a vida útil das transmissões

O Gulf LUBinar que acontecerá no dia 11 de abril, em dois horários diferentes, para atingir melhor os interessados, abordará o tema “O Segredo para a Longevidade das Transmissões: Cuidados Essenciais e Tipos de Fluidos”.

O tema foi selecionado como uma das principais dúvidas pelos próprios profissionais do setor de reparação automotiva.

O evento abordará tópicos como:

  • Princípio de funcionamento da transmissão automática;
  • Principais itens de manutenção;
  • Principais problemas;
  • Tipos de fluidos para transmissão automática.

O webinar acontece no próximo dia 11 de abril, com turma pela manhã de 08h50 às 10h15 e à tarde de 14h50 às 16h15.

Os interessados podem se inscrever pelo e-mail: treinamento@gulfoilbrasil.com, informando nome completo, empresa (se aplicável) e o horário desejado. O webinar é gratuito, e os participantes receberão certificado de conclusão ao final do evento.

A série Gulf LUBinars, que acontece toda segunda e sexta-feira de cada mês, continuará trazendo conteúdos relevantes para consumidores e profissionais da área automotiva, como mecânicos, vendedores e distribuidores. Os dois primeiros eventos da série, realizados nos meses de fevereiro e março deste ano, reuniram centenas de interessados, oferecendo a oportunidade de apontarem os próximos temas de interesse, tornando a iniciativa efetivamente participativa e, portanto, cumprindo a missão de apoiar a capacitação de profissionais e consumidores, buscando promover o setor de manutenção e reparação automotiva mais sustentável e eficiente.



Empresas reduzem custos ao adotar escritórios inteligentes

reconfiguração dos escritórios corporativos tem se consolidado como uma estratégia eficaz para empresas que buscam reduzir custos operacionais e melhorar a produtividade. Profissionais da área, como Frederico Freitas, CEO da Target Real Estate, destacam que, com a consolidação do trabalho híbrido, muitas empresas têm reavaliado seus espaços físicos, adaptando-os às novas exigências de flexibilidade e colaboração.

De acordo com um levantamento do mercado imobiliário, empresas que reconfiguram seus espaços podem reduzir até 30% nos custos fixos. A renegociação de aluguéis, a criação de ambientes mais flexíveis e o uso de tecnologia para monitoramento da ocupação são algumas das medidas que têm sido implementadas para equilibrar despesas e maximizar a eficiência.

Além de reduzir custos, essa reconfiguração representa um movimento de modernização do ambiente de trabalho. A tendência é a substituição de escritórios tradicionais por espaços mais compactos, porém tecnologicamente avançados e bem localizados. Ambientes modulares, estações compartilhadas e hubs descentralizados têm ganhado popularidade, oferecendo maior agilidade e adaptabilidade aos negócios.

 

Transformando a visão dos espaços corporativos

A redução de metragem não significa perda de qualidade no ambiente corporativo. Pelo contrário, as empresas estão investindo em espaços menores, mas altamente tecnológicos, bem localizados e alinhados às novas demandas de seus colaboradores. Com a mudança nas exigências do trabalho híbrido, os espaços corporativos deixaram de ser simples locais de trabalho fixos para se tornarem ativos estratégicos. 

“O escritório passou a ser um ambiente estratégico, pensado para impulsionar a colaboração, a criatividade e a eficiência organizacional”, afirma Freitas, CEO de uma consultoria especializada em inteligência imobiliária corporativa. Para ele, a reconfiguração desses espaços busca não só atender às necessidades atuais, mas também antecipar as demandas futuras de empresas e seus colaboradores.

O impacto dessa transformação no mercado imobiliário corporativo é claro: empresas que adotam modelos híbridos e flexíveis estão priorizando ambientes que promovem bem-estar, inovação e sustentabilidade. Com a reconfiguração, essas empresas buscam garantir não apenas eficiência operacional, mas também uma maior competitividade no mercado.



Uso de IA visa simplificar o processo de compras de transportadoras

O trabalho de um comprador é, muitas vezes, complexo. Ele precisa entender as necessidades da companhia, realizar análises de fornecedores, apresentar projetos, participar de reuniões, analisar orçamentos, discutir cotações, fechar negociações e realizar a análise jurídica e financeira das prestadoras de serviços escolhidas. Além disso, deve cuidar de toda a parte documental, realizar pagamentos, acompanhar e garantir a entrega dos ativos. Todas essas etapas exigem dias de trabalho, consomem recursos e aumentam os custos operacionais da empresa.

Com o intuito de reduzir esses custos e melhorar a eficiência no setor de compras, a empresa Implementados desenvolveu uma solução que utiliza inteligência artificial (IA) para transformar dias de trabalho em poucos cliques.

“Tempo é o ativo mais escasso das corporações e, em uma realidade econômica desafiadora, economizar recursos é a maior demanda que recebemos de nossos clientes. Ser um comprador profissional exige tempo, conhecimento do produto e uma extensa rede de contatos. Pensando nisso, nosso desafio foi criar a melhor ferramenta de compras para as transportadoras, treinando a inteligência artificial para analisar, em minutos, as melhores oportunidades de compra que tragam vantagens para nossos clientes”, argumenta João Guilherme Beraldini, CEO da Implementados.

Uma pesquisa recente realizada pelo SETCESP projetou um crescimento expressivo no setor de transporte, questão diretamente relacionada a compra de novos equipamentos como caminhões e implementos rodoviários, representando uma parte significativa desses recursos conquistados. Nesse cenário, a inteligência artificial busca descentralizar o processo de compras e promover um livre mercado digital, onde as características reais e o custo do produto se sobrepõem aos investimentos em marketing. Essa nova tendência projeta uma possível liberdade de escolha e acelera o processo de compras, reduzindo o tempo de dias e longas negociações para apenas alguns minutos, desde o registro da demanda até a apresentação das propostas vencedoras.

“Nossa visão de mercado é mostrar que, quando treinada corretamente, a inteligência artificial se torna uma poderosa aliada, facilitando e acelerando o trabalho dos bons profissionais, que agora não são mais influenciados por vendedores habilidosos, mas pelas reais especificações dos produtos, anulando riscos e promovendo maior satisfação”, afirma Beraldini.

Com mais de 13 anos de experiência como comprador, Lucas, da Construtec, compartilha suas experiências sobre os avanços da tecnologia no setor.

“O mercado está em uma mudança significativa, já é necessário entender sobre novas modificações na combustão dos caminhões, nos materiais sustentáveis dos implementos e nas inúmeras tecnologias embarcadas para nosso setor, e somar IA no processo de compra é uma vantagem econômica muito forte, visto que reduzimos drasticamente o tempo de busca e negociação com fornecedores”, explica.

Para Vitória Amorim, diretora de marketing da Implementados, a junção da tecnologia com o processo tradicional de comprar e vender é um caminho sem volta, que se tornará cada vez mais dinâmico e habitual.

“Hoje, as pessoas já utilizam ferramentas digitais em suas rotinas. Cardápios físicos foram rapidamente substituídos por aplicativos, táxis deram lugar a plataformas digitais que popularizaram o serviço entre todas as camadas sociais, e as televisões, que eram grandes, agora encolheram para as telas dos smartphones com o advento dos streamings. Nesse movimento, nossos esforços de marca buscam demonstrar a facilidade do uso da inteligência artificial para analisar, mapear, comparar e escolher a melhor opção para as empresas”.

“Acreditamos que, com o tempo, a tecnologia será como uma balança, ajudando as transportadoras a ponderar suas demandas e escolher onde adquirir seus ativos. Nosso foco é atingir tanto grandes quanto pequenas empresas, promovendo uma ação inversa que contribua para o crescimento do setor de transportes e para melhorias em toda a categoria”, afirma Amorim.

Beraldini conclui que os avanços tecnológicos estão modificando o setor de transportes do país, mas resta saber se, com o tempo, essas mudanças serão mais rápidas do que o esperado, dado o progresso que tem sido adiado há mais de 30 anos.

Site: https://www.implementados.com.br/

Para conhecer mais sobre a Implementados, basta acessar seu Instagram



Saúde auditiva: tecnologia reduz esforço para ouvir e melhora qualidade de vida

A audição desempenha um papel fundamental na forma como nos conectamos com o mundo. Além de permitir a comunicação, ouvir bem está diretamente relacionado à saúde cognitiva, ao equilíbrio e à qualidade de vida. No entanto, a perda auditiva vem crescendo em todo o mundo e, segundo o Relatório Mundial sobre Audição, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2050 cerca de 2,5 bilhões de pessoas poderão ser afetadas por algum grau de deficiência auditiva.

“Ouvir vai além de captar sons. É um processo que nos conecta ao outro, nos integra ao ambiente e nos permite interagir plenamente. No entanto, para quem vive com perda auditiva, essa conexão pode ser profundamente afetada, levando a um ciclo de isolamento, dificuldades de comunicação e até impactos na saúde mental”, diz a fonoaudióloga e gerente de Audiologia da AudioNova, Erica Bacchetti.

Quando a perda auditiva não é tratada, muitas pessoas têm dificuldades para se manterem socialmente ativas e percebem um maior esforço para compreender a fala em ambientes ruidosos. Isso ocorre porque o cérebro precisa processar os sons com mais intensidade, o que pode resultar em cansaço auditivo ao longo do dia. Para minimizar esse impacto, o uso de aparelhos auditivos vem evoluindo para proporcionar experiências sonoras mais naturais e reduzir o esforço necessário para compreender a fala em diferentes situações.

Com tecnologia desenvolvida a partir da análise de 22 milhões de padrões sonoros, a nova plataforma Infinio, da multinacional suíça AudioNova, representa um avanço ao trazer para o mercado o primeiro aparelho auditivo do mundo com processamento de som baseado em inteligência artificial em tempo real, o que dobra as chances de compreensão da fala em ambientes desafiadores. “Essa evolução traz um impacto real para quem convive com a perda auditiva, permitindo mais conforto e autonomia na comunicação cotidiana”, ressalta a especialista.

O processamento de som em tempo real, aliado à inteligência artificial, possibilita que os sons sejam ajustados de forma instantânea, proporcionando maior clareza na fala e reduzindo a fadiga auditiva.

“Ao final do dia, a sensação é de menor cansaço físico, já que o esforço reduzido para ouvir exige menos energia do corpo, deixando a pessoa menos cansada do que se estivesse sem os aparelhos”, pontua.

A função principal do aparelho auditivo é amplificar as ondas sonoras para que uma pessoa com perda auditiva possa ouvir com clareza os sons no ambiente a seu redor. Mas, ao contrário do amplificador, que somente aumenta o volume dos sons, o aparelho auditivo amplifica apenas os sons necessários para a comunicação do usuário e reduz o ruído de fundo.

A perda auditiva pode afetar diversas áreas da vida, mas o tratamento adequado ajuda a preservar a interação social e o bem-estar. Quanto antes o problema for identificado e tratado, maiores são as chances de adaptação e melhora na qualidade de vida.

 

 



Empreendimento logístico em SC alcança progresso

Situado em uma localização estratégica às margens da BR-101, próximo ao anel viário da Grande Florianópolis e ao Porto de Itajaí, o Polo Empresarial Grande Florianópolis avança rapidamente com 30% dos lotes vendidos e 25% das obras concluídas. 

Com um investimento total de R$ 80 milhões com Valor Geral de Vendas (VGV) estimado em R$ 156 milhões, o complexo empresarial abrange uma área de 342 mil m² distribuída em 140 lotes planejados para receber centros logísticos, armazéns, indústrias e comércios. Santa Catarina está se consolidando como um dos principais corredores logísticos do país, e o Polo Empresarial Grande Florianópolis surge para atender a alta demanda por galpões.

“O Polo Empresarial Grande Florianópolis é um projeto que visa impulsionar o crescimento das empresas na região, oferecendo uma localização estratégica. Acreditamos que este empreendimento será um catalisador para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina”, afirma Ronnie Albert Soares, sócio e empreendedor do projeto.

O empreendimento é desenvolvido para atender as demandas de empresas que precisam de eficiência logística e operacional. Com ruas amplas iluminadas por LED para segurança e acessibilidade, pavimentação reforçada para tráfego pesado e esquinas projetadas para facilitar manobras de caminhões e grandes veículos, o Polo Empresarial oferece infraestrutura como rede elétrica, hidráulica, redes de esgoto e drenagem são completas e prontas para uso imediato. Além disso, o complexo conta com ciclovias e um bosque linear que buscam proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos trabalhadores, academia planejada para funcionamento 24 horas e áreas de descanso integradas ao projeto urbano por meio de pergolados estrategicamente distribuídos.

Com previsão de entrega para dezembro de 2025, o Polo Empresarial Grande Florianópolis se afirma como um dos principais investimentos de Santa Catarina. 



Ultramaratonista brasileiro inicia 2ª Volta ao Mundo correndo 15 mil quilômetros

O Complexo de Gizé, no Egito, que abriga a Pirâmide de Quéops, única existente das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, foi o palco escolhido para o mais novo desafio do brasileiro Alexandre Sartorato, ultramaratonista que iniciou nesta segunda-feira (31), sua segunda Volta ao Mundo. Aos 52 anos, o atleta correrá mais de duas maratonas por dia para completar em seis meses um percurso por 30 países dos cinco continentes. Serão 15 mil quilômetros a pé, além de distâncias por via aérea sobre os oceanos.

Sartorato atravessa no primeiro trecho uma pequena distância até a metrópole litorânea Alexandria, no Mar Mediterrâneo. “Pretendo atravessar o Mar Mediterrâneo de Alexandria para Atenas durante a madrugada, para não atrasar a corrida”, diz. Do extremo Nordeste do continente africano, o desafio continua na Europa, onde terá sequência na Grécia e mais 19 países, encerrando esta etapa no Reino Unido.

De lá, virá de avião à América do Sul, onde atravessará Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. Novamente por via aérea, atravessará o Pacífico, passando na Ásia por Japão, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Jordânia e Israel, e na Oceania por Nova Zelândia e Austrália.

Defensor dos cuidados com a saúde e causas humanitárias, o brasileiro acredita na visibilidade do esporte para dar luz a campanhas sociais, como combate ao racismo, à desigualdade social e doenças terminais. “Meu combustível para essas jornadas é trazer à tona debates tão importantes, que por vezes se perdem em meio a questões supérfluas. Precisamos sanar a fome, a miséria, e todos os preconceitos que nos separam uns dos outros. Não apenas entre os brasileiros, mas toda a humanidade. Somos irmãos e o mundo está mais conectado do que imaginamos. Por isso eu decidi mais uma vez atravessá-lo a pé e mostrar que, se o nosso corpo é capaz disso, podemos fazer qualquer coisa”.

Em 2007, ele realizou sua primeira volta ao mundo, partindo do Cristo Redentor e apoiando a candidatura do monumento nacional como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Durante essa travessia, percorreu quase 100 quilômetros diariamente. Para isto, utilizou 42 pares de tênis, consumiu mais 2 mil litros de água, 600 litros de refrigerantes e mais de 100 quilos de macarrão.

Quatro anos antes, já havia percorrido os 5,3 mil quilômetros entre Oiapoque e Chuí, extremos Norte e Sul do Brasil, em 61 dias, ajudando a divulgar o Movimento Amanhã sem Câncer, do Instituto Nacional de Câncer.

Nessa 2ª Volta ao Mundo, Sartorato deve encarar temperaturas que variam de 50ºC a -20ºC. Para isso, o atleta se prepara desde 2020, realizando desafios simulados em condições de extremo calor e frio. Neste período, também correu de Cananéia (SP) a Paraty (RJ), atravessou o litoral catarinense e, por mais de uma vez, já ultrapassou 850 quilômetros na esteira ergométrica, sempre ativo nas mídias sociais divulgando causas como Médicos Sem Fronteiras e Aldeias Infantis SOS.

Nascido em Cubatão (SP), Alexandre Sartorato recebeu antes deste novo desafio o título de Embaixador da Cidade, que já foi conhecida como o “Vale da Morte” devido a condições ambientais extremas. Reconhecendo suas origens, construiu sua trajetória e alcançou novos objetivos.

Neste novo desafio, uma equipe de cinema acompanhará sua trajetória, produzindo um filme sobre sua vida e seu legado. “O objetivo deste registro é provar que nada é impossível, desde que haja fé, motivação, disciplina e apoio. Desde o início da minha preparação, eu só posso agradecer minha equipe, a parceria da mídia e de pessoas ao redor do mundo”.

A expedição tem o apoio do Instituto João Cláudio e pode ser acompanhada pelas redes sociais no perfil oficial de Sartorato: @sartoratoinfinitemarathon.



Descentralizar investimentos torna Brasil mais resiliente

A concentração dos investimentos no eixo Rio-São Paulo faz com que o desenvolvimento econômico do Brasil fique mais condicionado a fatores macroeconômicos tradicionais, como a alta da Selic, que pode chegar a 15%. A afirmação foi feita por Fernando Cinelli, presidente e fundador da Apex Partners, durante a segunda edição do Brazilian Regional Markets (BRM), que aconteceu em São Paulo, no Teatro B32, na última quarta-feira (26/03).

O evento, promovido pela Apex Partners, plataforma de investimentos e serviços financeiros, teve sua primeira edição em Brasília e, em maio, será realizado em Nova York.

“Se houver uma alocação maior de capital no agronegócio do Centro-Oeste ou no comércio exterior e tecnologia em Santa Catarina, por exemplo, o Brasil não ficará exposto a uma única relação de risco e retorno. Isso torna o país mais resiliente”, explica Cinelli.  

No painel de abertura, Cinelli destacou a relevância econômica das “Onças Brasileiras”, termo que se refere aos estados do Paraná, Espírito Santo, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. “As Onças estão fazendo o dever de casa, apresentando um ambiente de negócios mais fluido e melhorando a relação do setor público e privado. Além disso, essas regiões oferecem uma qualidade de vida superior à média brasileira”, acrescenta.

Durante o evento, a Apex Partners apresentou dados do estudo “Desenvolvimento Humano”, realizado pela Futura Inteligência, empresa de pesquisa do grupo. O levantamento mostra que saúde, educação e segurança são mais bem avaliados nas Onças Brasileiras em comparação ao restante do país. O estudo contextualiza ainda que a representatividade dessas regiões no PIB nacional aumentou de 53% para 60%, entre 2002 e 2021, e mais de 91% do agronegócio do país está fora do eixo Rio-São Paulo.

O destaque do evento foi a apresentação de informações inéditas levantadas pela Futura sobre a avaliação dos 800 dias do Governo Federal. Os dados, coletados até o último sábado (22/03), mostram que a inflação tem sido um fator determinante para a avaliação negativa da população sobre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Jorge Lima, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, esteve no evento e destacou o potencial econômico do interior paulista e a importância de investimentos em três frentes. “Não conheço nenhum país que avançou sem focar no desenvolvimento econômico e social, na educação e na infraestrutura”, afirmou.

O BRM reúne lideranças econômicas e políticas para discutir o desenvolvimento econômico e as oportunidades de investimento nas Onças Brasileiras. O termo foi criado pela própria Apex Partners e inspirado no conceito dos “Tigres Asiáticos”, fazendo alusão às regiões que mais crescem economicamente no Brasil.

Participaram das mesas de debate Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil; Daniel Oliveira, VP de Serviços e Tecnologia da Falconi; Tallis Gomes, fundador e presidente do G4 Educação; Eduardo Bekin, diretor-presidente da Invest PR; Renato Lacerda, diretor-presidente da Invest SC; Rafael Prikladnicki, presidente da Invest RS; Rafael Lamastra Jr., Relações Institucionais da Commit Gás; Tiago Amaral, prefeito de Londrina; Antonio Toledo, CEO da TimeNow; Marcos Pereira, diretor de Originação e Relações Institucionais da Frisa; Carlênio Branco, CEO da Senior Sistemas; Cristian Sanchez, Finance Business Partner BR da GDM; e Luciano Dias, cientista político da CAC Consultoria.



João Rock movimenta economia e turismo em Ribeirão Preto

A 22ª edição do festival João Rock está marcada para o dia 14 de junho no Parque Permanente de Exposições, em Ribeirão Preto, e contará com um line-up 100% nacional. Ao todo, o evento reunirá 36 atrações distribuídas em quatro palcos, consolidando-se como um dos maiores festivais do Brasil. Entre os destaques estão Nando Reis, Barão Vermelho, Planet Hemp, Seu Jorge e Natiruts, esta última que se apresenta em sua turnê de despedida.

Para Ricardo Aly, Diretor da Rede Nacional Inn de Hotéis, que integra a unidade Dan Inn Express Ribeirão Preto, a escolha de Ribeirão Preto para sediar mais uma edição do João Rock reflete o quanto a cidade se consolidou como um importante polo cultural e musical.

“A cidade tem uma tradição de receber grandes eventos e já abraçou o João Rock como parte de seu calendário oficial. Isso fortalece não apenas a cena musical local, mas também movimenta diversos setores da economia. Afinal, não se trata apenas de shows, mas de uma experiência completa, com gastronomia, lazer e, claro, muita música”, analisa.

O profissional também destaca que o impacto do festival vai além do fim de semana do evento. Segundo ele, quem vai ao João Rock costuma explorar outros pontos da cidade, desde a cultura cervejeira até espaços de lazer. Muitos acabam retornando para conhecer mais, o que contribui para um turismo contínuo, e não apenas sazonal.

“Outro ponto essencial é que o evento coloca Ribeirão Preto no mapa dos grandes festivais do Brasil. Não é qualquer cidade que consegue manter um festival por 22 anos com uma identidade tão forte. O turismo cultural tem ganhado cada vez mais espaço, e festivais como esse mostram que uma cidade pode se tornar destino não só por suas atrações fixas, mas também pelos eventos que sedia”, detalha.

Além disso, Ricardo afirma que o festival impacta diretamente a rede hoteleira da cidade, impulsionando a taxa de ocupação. Segundo ele, grande parte dos hotéis atinge capacidade máxima no fim de semana do evento, abrangendo desde opções mais acessíveis até as mais sofisticadas.

“Se formos analisar o impacto em números, eventos desse porte podem elevar a taxa de ocupação nos hotéis em até 80% ou mais durante o período. A rede hoteleira já entende o João Rock como um dos momentos mais movimentados do ano e se antecipa para oferecer uma experiência diferenciada. Isso inclui desde ajustes operacionais, como reforço na equipe e horários mais flexíveis para check-in e check-out, até melhorias no atendimento”, explica.

De acordo com o profissional, muitos estabelecimentos lançam pacotes especiais, com tarifas promocionais, benefícios exclusivos e até serviços personalizados. A alimentação também recebe atenção especial. “Como muitos hóspedes chegam de viagem e precisam de energia para os shows, os cafés da manhã são reforçados. A ideia é garantir que o público aproveite ao máximo o festival sem preocupações”, conclui.

Dan Inn Express Ribeirão Preto

O Dan Inn Express Ribeirão Preto recebe turistas para viagens a trabalho e lazer, com três categorias de hospedagem, atendimento 24h e room service. Entre as comodidades, o hotel disponibiliza café da manhã cortesia todos os dias, piscina aquecida, sala de jogos, estacionamento com manobrista e restaurante aberto para jantares. O Dan Inn Express Ribeirão Preto fica localizado na Rua Coronel Luiz da Cunha, número 368, Bairro Vila Tibério. 

Para mais informações, basta acessar:
https://www.nacionalinn.com.br/hoteis/hotel-dan-inn-express-ribeirao-preto



Setor de imóveis tem maior alta em lançamentos em dez anos

A venda de novos imóveis em 2024 cresceu 11,8%, em comparação a 2023. O volume de vendas foi de 186.540 unidades e o valor acumulado da venda das novas unidades chegou a R$60,3 bilhões, um crescimento de 16,5% em relação ao ano anterior. Os números são os mais altos registrados na série histórica, desde 2014.

Os dados foram obtidos por meio do conjunto de indicadores Abrainc-Fipe, desenvolvidos pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a partir de um levantamento realizado com 20 empresas associadas à Abrainc.

Renan Persio dos Santos, diretor de Incorporações da Construlike e da Construtora Prohidro, aponta um fator econômico relevante positivamente para o mercado imobiliário em 2024. “A estabilidade nos preços dos insumos ligados às commodities impediu que os custos de materiais de construção aumentassem de forma expressiva, e isso possibilitou às construtoras oferecer preços competitivos”.

Além disso, o índice alcançado pelo mercado imobiliário foi impulsionado pelos segmentos de Médio e Alto Padrão (MAP) e pelo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), conforme mostram os indicadores Abrainc-Fipe.

O MCMV registrou alta recorde de 25,2%, com lançamento de mais de 122 mil unidades e 13,1% com a venda de 136.741 imóveis novos. Da mesma forma, o segmento de MAP apresentou crescimento de 23,8% no valor de vendas, totalizando R$26,6 bilhões e 42,1% no valor lançado, que corresponde a R$23,6 bilhões.  

De acordo com o empresário, ambos os segmentos se beneficiaram dos recursos de financiamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que proporciona condições mais acessíveis para aquisição de imóveis, ampliando o acesso à moradia.

“O aumento do volume financiado pelo FGTS desempenhou um papel crucial, pois, vinculado a um baixo índice de desemprego, facilitou o acesso ao crédito imobiliário e incentivou mais pessoas a investirem em imóveis”, explica Santos.

O Abrainc-Fipe também revelou que a duração da oferta de imóveis no mercado reduziu em ambos os segmentos. No MAP a queda nos estoques caiu de 18,4 meses para 13 meses, um nível considerado saudável e próximo a média histórica. No MCMV, houve uma redução de 11,5 meses para 9,8 meses de consumo da oferta de imóveis novos.

Segundo Santos, o MCMV figurou como a melhor alternativa por oferecer uma fonte estável e acessível de crédito para os compradores, e assim possibilitou expandir a base de consumidores, impulsionando ainda mais as vendas.

“A escassez de recursos provenientes da poupança fez com que várias empresas do setor imobiliário se concentrassem no programa, que teve aumento no teto do financiamento e permitiu que mais pessoas adquirissem imóveis adequados às suas necessidades”, conta o empresário.

Para o empresário, as redes sociais também desempenharam um papel importante ao ampliar o alcance das imobiliárias e construtoras para um público mais diversificado. “Outras ferramentas digitais, como tours virtuais, realidade aumentada e plataformas de financiamento online, facilitaram o processo de compra, tornando-o mais conveniente e acessível para os consumidores”.

O diretor de Incorporações da Construlike e da Construtora Prohidro esclarece que apesar do prejuízo causado à capacidade de financiamento pelas taxas de juros elevadas e a inflação, que pode fazer muitos clientes adiarem a decisão de compra, o programa Minha Casa, Minha Vida é beneficiado pelas taxas de juros de financiamento mais estáveis e uma opção para famílias com renda de até seis salários mínimos. 

Santos pontua, no entanto, que há preocupações de que haja uma escassez de recursos destinados à produção de novos imóveis, a partir do segundo semestre de 2025. Mas a notícia do anúncio do governo sobre a ampliação do limite do financiamento é positiva para o setor. Segundo ele, caso a faixa 4 do MCMV seja aprovada, o programa vai abranger uma nova faixa de beneficiários, o que pode impactar positivamente na venda de novos imóveis.

Para mais informações, basta acessar: construlike.com.br/ 



Restaurantes buscam otimizar processos com IA e automação

Seja um restaurante de comida japonesa, uma pizzaria, uma churrascaria, um bar ou uma hamburgueria, o setor de alimentação também faz uso de novas tecnologias e inovações. Uma pesquisa de 2024 revelou, por exemplo, que 28% dos estabelecimentos usam ou já usaram inteligência artificial (IA) em algum processo, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Desse montante, 40% usaram a IA em tarefas de marketing, como na criação de publicações para redes sociais e campanhas personalizadas. O estudo apontou que 26% já utilizaram essa tecnologia para automatizar o atendimento ao público e 17% na formulação ou reformulação do cardápio, bem como precificação de pratos e sugestões para novas combinações.

Paulo Fiaschi, product manager da Consumer (empresa especializada em soluções tecnológicas para o setor de alimentação), afirma que o segmento vem passando por um “processo de digitalização em massa”. A pandemia de Covid-19, na sua visão, foi um divisor de águas e o uso de tecnologias não se resume à IA.

“Antes da pandemia, cardápios digitais em QR Code e totens de autoatendimento eram produtos caros e de nicho. Agora, essas tecnologias se popularizaram e sua adoção é essencial para o dono do restaurante se manter competitivo e relevante”, afirma.

Fiaschi diz que, assim como ocorre em outros segmentos, a automação reduz a incidência de erros em tarefas repetitivas. “Entendemos que diminuir a interferência humana em processos mais automáticos é o que os empreendedores buscam para agilizar o trabalho”, pontua.

Case observado

O product manager cita o exemplo de um cliente atendido pela Consumer para explicar como a automação pode ser útil. A lanchonete Vintage Arcade, localizada em Bebedouro (SP), instalou um totem de autoatendimento. 

Além de agilizar o recebimento de pedidos e reduzir filas, a novidade permitiu destacar promoções e combos exclusivos, incentivando os clientes a adicionar itens extras aos seus pedidos, o que contribui para o aumento nas vendas. A instalação envolveu também a integração de um computador com as especificações recomendadas, impressora térmica e sistema de pagamento eletrônico.

“Toda semana, eu almoço em um restaurante que tem um ótimo buffet por quilo e bom atendimento. Mas na hora de pagar a conta, preciso pegar uma fila enorme, literalmente. O cliente é esperto: automaticamente ele vai comparar esse tipo de experiência com outras em que o fechamento da conta foi extremamente ágil. É um caminho sem volta e você realmente começa a pensar se compensa ir naquele ‘tal lugar’ que demora uma eternidade”, compara Fiaschi.

Redução de custos

Outro ponto mencionado pelo product manager é a redução de custos proporcionada pela tecnologia. Ele menciona o caso de restaurantes que lidam com uma elevada demanda de pedidos de entrega.

“Um restaurante que utiliza um otimizador de rotas [sistema que calcula as rotas de acordo com o endereço do consumidor e o trajeto de cada entregador] consegue entregar mais pedidos em menos tempo, economiza recursos com logística e aumenta a percepção da qualidade para o cliente. E o mesmo acontece do balcão para dentro da cozinha, quando processos automatizados eliminam erros e reduzem o desperdício”, aponta.

A lógica de qualidade e redução de custos proporcionada pela tecnologia também se aplica a comandas, emissões de notas fiscais, integração com aplicativos de pedidos, bots para WhatsApp e todas as outras funções de um estabelecimento gastronômico, acrescenta Fiaschi.

“Há muito mais a ser explorado. O varejo, por exemplo, está integrando recursos de IA e sistemas complexos de big data para prever tendências. E já é possível ver boas empresas de tecnologia para o setor da alimentação caminhando nessa direção”, conclui o executivo.

Para saber mais, basta acessar: https://consumer.com.br/



Mercado logístico demanda profissionais qualificados

O setor de transporte rodoviário de cargas registrou um crescimento significativo no mercado de trabalho brasileiro. De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em janeiro de 2025 a categoria admitiu mais de 62 mil profissionais, registrando um aumento de 4,6% se comparado ao mesmo mês de 2024.

Esse crescimento reflete a importância do setor para a economia do país e a sua capacidade de gerar empregos em um cenário de recuperação econômica. Um levantamento da Mordor Intelligence revela ainda que o tamanho do mercado brasileiro de transporte rodoviário de cargas deve atingir US$ 54,20 bilhões até 2029, crescendo a um CAGR de 4,80% durante o período de previsão.

Segundo Dellano Scarpe, especialista em transportes de cargas e fundador da transportadora Dellmar, o crescimento na busca por profissionais desta área pode ser atribuído ao aumento da demanda logística no Brasil. “A medida que a cabotagem (transporte marítimo de cargas) perde a eficiência no país, o transporte terrestre tende a crescer cada vez mais.”

“Acredito que o sudeste e o centro-oeste sejam as regiões com as rotas mais avançadas e que demandam um maior número de contratações, impactando neste aumento registrado pela ANTT. São rotas que nascem cada vez mais industriais, onde as transportadoras encontram um volume de carga maior”, acrescenta o empresário.

Scarpe avalia ainda que a digitalização e a adoção de novas tecnologias no transporte rodoviário também podem impactar o perfil dos profissionais contratados. “Essas mudanças permitiram a automação de diversas etapas logísticas, resultando em maior eficiência operacional. Isso exigiu a contratação de profissionais capazes de operar e manter esses sistemas. A empresa que não se adequar a isso poderá ficar para trás.”

Setor encontra desafios para continuar crescendo

O setor de serviços é um pilar fundamental da economia brasileira. Responsável por cerca de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, engloba uma ampla gama de atividades, incluindo o transporte rodoviário de cargas.

No entanto, o empresário reconhece que o Brasil ainda enfrenta desafios significativos para que o setor de transporte rodoviário continue expandindo sua força de trabalho. “Não há como dizer que o Brasil continuará evoluindo com este nível de infraestrutura sem planejamento. Além disso, acredito que se houver programas de apoio e capacitação, o mercado contaria com mão de obra mais especializada. É, definitivamente, um setor que merece mais atenção.”

Dellmar oferece solução sustentável de transporte

Fundada em 2011, a Dellmar Transportes prioriza o cuidado com colaboradores, clientes e com o meio ambiente. Com uma frota de mais de 300 veículos percorrendo todo o Brasil, a empresa investe em tecnologias para otimizar rotas, minimizar custos e diminuir a emissão de CO2 na atmosfera.

“Enxergamos o transporte como contribuição para um futuro sustentável, comprometendo-nos com práticas aprimoradas e investimentos em tecnologias eco-eficientes. Utilizamos o método de full truck load, ou transporte lotação, além de investirmos em uma frota de veículos com baixa emissão de carbono e soluções de logística verde, com rotas otimizadas e compartilhamento de carga”, finaliza.

Para saber mais, basta acessar: https://www.instagram.com/dellmartransportesbr/



Pesquisas revelam aumento de bullying entre jovens

Mais de 6,7 milhões de estudantes brasileiros relataram ter sofrido algum tipo de violência na escola em 2023, de acordo com uma pesquisa realizada pelo DataSenado e divulgada pelo jornal Extra. Esse número representa quase 11% dos cerca de 60 milhões de alunos matriculados no país. Além disso, denúncias de casos envolvendo violência nas escolas cresceram aproximadamente 50% em 2023, segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) apresentados pela Agência Brasil.

Ainda de acordo com o MDHC, as formas mais comuns de violência no ambiente escolar são de natureza emocional, incluindo bullying, tortura psíquica, ameaça, constrangimento e injúria. Thalia Fernandes, pedagoga da Jovens Gênios, explica que o termo bullying se refere a agressões físicas, verbais ou psicológicas repetitivas, praticadas por um ou mais alunos contra outro, causando sofrimento e exclusão.

“Essas ações são intencionais, repetidas e frequentemente sem motivação aparente, resultando em dor, angústia, exclusão, humilhação e discriminação. Além disso, são caracterizadas por relações de poder assimétricas, nas quais a vítima tem dificuldades para se defender”, detalha.

Esse tipo de comportamento, afirma a profissional, se manifesta por meio de repressão contínua, exclusão, ameaças, insultos, ridicularização e atos de violência contra indivíduos ou grupos específicos. “Pesquisas internacionais, como a Health Behaviour in School-aged Children (HBSC), conduzida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), revelaram que 14% dos adolescentes de 13 anos relataram ter sofrido bullying nos últimos dois meses”, alerta.

A violência escolar e suas consequências

Segundo Thalia, a violência escolar é um problema complexo e multifacetado que se manifesta de diversas formas, sendo o bullying uma das mais visíveis e preocupantes. Ela ressalta os dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) 2022, que mostram a realidade de muitos estudantes brasileiros que convivem com a sensação de insegurança, tanto no caminho para a escola quanto dentro dela.

“O bullying pode ser tanto uma causa quanto uma consequência da violência nas escolas. Em muitos casos, ele é um dos fatores que contribuem para a criação de um ambiente escolar hostil e inseguro, onde a violência se prolifera. No entanto, o bullying também pode ser uma resposta à violência já existente na escola, funcionando como uma forma de defesa ou de busca por poder e reconhecimento”, explica.

Ainda de acordo com Thalia, alunos que sofrem bullying têm um risco maior de se tornarem agressores, seja como forma de revidar ou de se proteger. Essa dinâmica pode gerar um ciclo de violência difícil de romper, trazendo consequências negativas para todos os envolvidos.

“Para combater a violência escolar e o bullying, é necessário um esforço conjunto de toda a sociedade, incluindo escolas, famílias, governos e a mídia. É fundamental criar ambientes escolares seguros e acolhedores, onde os alunos se sintam protegidos e respeitados. Além disso, é preciso investir em educação para a paz, em programas de prevenção e combate ao bullying e em políticas públicas que promovam a igualdade e a justiça social”, reforça.

O crescimento do cyberbullying

Um novo tipo de bullying, o cyberbullying, ocorre no ambiente digital, por meio de redes sociais, aplicativos de mensagens e jogos on-line. Thalia alerta que esse tipo de agressão pode ser ainda mais devastador do que o bullying presencial, pois a vítima fica mais exposta, e o material ofensivo pode permanecer disponível na internet por tempo indeterminado.

“Adolescentes vítimas de cyberbullying apresentam maior risco de desenvolver ansiedade, depressão e isolamento social. A falta de supervisão adequada e o anonimato da internet aumentam a incidência desse tipo de violência, tornando essencial a implementação de estratégias de conscientização e prevenção”, explica.

Entre as medidas para combater o cyberbullying, a pedagoga destaca a importância de campanhas educativas, educação digital, monitoramento por parte dos pais e da escola, além de incentivo às denúncias e suporte psicológico para as vítimas.

O bullying em um contexto global

Em um panorama global, é possível observar que o bullying afeta crianças e adolescentes em diversos países. “Embora o Brasil enfrente desafios significativos, é importante analisar como outras nações têm lidado com essa questão e quais lições podemos aprender com suas experiências”, destaca Thalia.

A pedagoga também cita dados da UNESCO (2019), que indicaram que mais de 30% dos alunos ao redor do mundo relataram ter sido vítimas de bullying pelo menos uma vez no mês anterior à realização da pesquisa. 

Ela ressalta alguns exemplos de projetos eficientes no combate ao bullying ao redor do mundo:

  • Finlândia: o programa KiVa, implementado em larga escala, resultou na redução de 20% dos casos de bullying;
  • Japão: o governo japonês criou leis específicas para combater o bullying e oferece apoio às escolas e famílias;
  • Estados Unidos: diversas escolas americanas adotaram programas de prevenção ao bullying com resultados positivos.

“É de extrema importância que escolas, famílias, governos e a mídia unam esforços para criar um ambiente escolar seguro e acolhedor, onde cada aluno se sinta protegido, respeitado e pertencente. O combate ao bullying é uma luta coletiva que exige compromisso, conscientização e ações conjuntas para garantir o bem-estar e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes”, finaliza Thalia Fernandes.

Para mais informações, basta acessar https://www.jovensgenios.com/ 



Sorocaba Vacinas alerta sobre consciência vacinal no Brasil

Cerca de 21% dos entrevistados no Estudo sobre a consciência vacinal no Brasil, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), afirmaram que já decidiram não tomar uma vacina ou não levar uma criança para vacinar depois de ter visto nas redes sociais ou no WhatsApp uma notícia ou informação negativa sobre o assunto.

Em 2024, o Instituto Butantan, principal produtor de imunobiológicos no Brasil, divulgou em seu portal oficial que mais de 60% dos municípios brasileiros não atingiram a meta de 95% de cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde no ano de 2023, quando considerados os imunizantes aplicados durante o primeiro ano de vida.

Para Natália Mellone, enfermeira, fundadora e CEO da Sorocaba Vacinas, o cenário reflete um declínio preocupante na cobertura vacinal no Brasil, coloca em risco a imunidade coletiva e favorece o ressurgimento de doenças antes controladas ou erradicadas, como sarampo e poliomielite.

“Entre os fatores que contribuem para essa queda estão desinformação, medo de eventos adversos, dificuldades logísticas e redução na percepção de risco das doenças. A baixa cobertura vacinal compromete a proteção de grupos vulneráveis, como bebês e pessoas imunossuprimidas, exigindo estratégias urgentes para reverter essa tendência”, alerta a especialista, Natália Mellone.

Vacinação humanizada

O levantamento do CNMP mostrou que 27% afirmam já ter sentido medo de se vacinar ou levar uma criança ou adolescente para vacinar. O sentimento em razão de “reações ou efeitos colaterais graves” foi apontado por 66% dos entrevistados.

Na parcela dos que têm medo de se vacinar, 22% indicaram o “medo de agulha”. Entre os respondentes com idades entre 18 e 24 anos, o percentual de “medo de agulha” chega a 40%.

De acordo com Natália Mellone a vacinação humanizada pode melhorar a experiência do paciente e aumentar a adesão às vacinas, especialmente em grupos mais resistentes ou com medo de agulhas por reduzir a ansiedade e o desconforto associados ao procedimento e proporcionar melhora na experiência do paciente.

“Técnicas como distração, acolhimento, explicação clara sobre os benefícios da vacina, uso de dispositivos para alívio, como picluk, abelhinha BUZZY, mamalgesia, tornam o processo menos traumático, principalmente para crianças, idosos e pessoas com fobia de agulha”.

A enfermeira explica o que é a abordagem de vacinação humanizada. “A vacinação humanizada é caracterizada por uma abordagem empática, acolhedora e respeitosa ao paciente. Isso inclui comunicação clara, escuta ativa, técnicas para reduzir a dor e o medo, ambiente confortável e atendimento individualizado”.

Segundo Natália Mellone, os benefícios da vacinação humanizada são percebidos tanto pelos profissionais de saúde quanto pela população em geral. “Para os profissionais de saúde, essa abordagem melhora a relação com os pacientes, reduz recusas vacinais e aumenta a satisfação no atendimento. Para a população, os benefícios incluem menor ansiedade, maior adesão à vacinação e uma experiência mais positiva”.

Vacinação domiciliar

A especialista pontua que a vacinação domiciliar é outra estratégia para melhorar a cobertura vacinal. “Esta é uma estratégia eficiente para alcançar populações com dificuldades de deslocamento, como idosos, pessoas com deficiência e moradores de áreas remotas. Esse serviço reduz barreiras de acesso, melhora a adesão ao calendário vacinal e previne surtos locais. Além disso, permite um atendimento mais personalizado e humanizado, reforçando a confiança na vacinação”.

Conforme sugere a especialista, parcerias públicas e privadas podem ser formadas para apoiar programas de vacinação domiciliar e humanizada para garantir mais acesso e equidade à população.

“Prefeituras, Secretarias de Saúde e Serviço Unificado de Saúde (SUS) podem estruturar programas de vacinação móvel e domiciliar, assim como clínicas de forma subsidiada ou em parceria com o SUS. As organizações comunitárias podem ajudar na conscientização da população e programas de responsabilidade social podem apoiar financiando unidades móveis de vacinação”, indica a enfermeira.

Informação e conscientização

Natália Mellone ressalta que as campanhas regulares aumentam a adesão ao calendário vacinal e evitam que a população busque a vacinação apenas em momentos de surto ou crise sanitária.

“Campanhas contínuas garantem que a população mantenha a vacinação como uma prioridade ao longo do ano, reduzindo lacunas na cobertura vacinal. A conscientização constante ajuda a combater a desinformação, reforça a segurança das vacinas e mantém o público atualizado sobre novas vacinas e reforços necessários”, pontua a especialista.

De acordo com dados da pesquisa do CNMP, 46% dos entrevistados sentem-se “bem-informados” e a confiança nas vacinas é maior entre as pessoas que se consideram bem-informadas sobre o calendário vacinal básico do Ministério da Saúde.

Ao todo, 72% dos respondentes confiam muito ou confiam nas vacinas. Esse número sobe para 79% entre os bem-informados e cai para 59% entre os mal informados. Já entre os que desconfiam, 27% do total confia um pouco ou não confia nas vacinas. O percentual cai para 21% entre os bem-informados e sobe para 39% entre os mal-informados.

“A redução na adesão às vacinas compromete a imunidade coletiva, permitindo a circulação de agentes infecciosos e aumentando o risco de surtos. Além disso, a queda na cobertura vacinal sobrecarrega o sistema de saúde, aumentando hospitalizações, complicações e óbitos que poderiam ser evitados. Isso também afeta a economia, com maior custo no tratamento de doenças preveníveis”, declara a CEO da Sorocaba Vacinas.

O Instituto Carlos Chagas, unidade técnico-científica regional da Fundação Oswaldo Cruz no Paraná (ICC/Fiocruz), divulgou dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Opinião que revelou que 82,7% dos entrevistados consideram a vacinação muito importante.

Todavia, segundo o instituto, dados do Ministério da Saúde apontam que desde 2015, o Brasil não alcança o índice de 95% recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mantém taxas abaixo dos 80% e registrou o valor mais baixo, 50%, em 2016.

Para mais informações, basta acessar: sorocabavacinas.com.br/



Expansão de consórcios exige acompanhamento jurídico

O Brasil testemunhou um aumento de pessoas que optam por consórcios para adquirir carros, veículos pesados, motocicletas, imóveis, eletrônicos e outros bens ou serviços. Dezembro de 2024, por exemplo, registrou aproximadamente 11,2 milhões de pessoas consorciadas em grupos em andamento, segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

Trata-se de um crescimento de 8,9% em comparação com o mesmo mês de 2023, quando o total era de 10,29 milhões. O volume de crédito comercializado também aumentou, atingindo cerca de R$ 378,3 bilhões entre janeiro e dezembro do ano passado, um salto de 19,6% em relação a 2023 ‒ cujo total foi de mais de R$ 316,7 bilhões, apontam os dados da ABAC.

“O mercado de consórcios se consolidou como uma alternativa financeira para quem busca aquisição planejada de bens e serviços. A expectativa de crescimento do setor se mantém forte devido a diversos fatores, como as altas taxas de juros no crédito tradicional, que levam consumidores a buscar alternativas mais acessíveis”, avalia Flávio Silva Pimenta, advogado e sócio-fundador do escritório Silva Pimenta.

Ele destaca a necessidade de um suporte jurídico especializado para garantir que todas as operações estejam alinhadas às normas regulatórias e ofereçam segurança tanto para as administradoras quanto para os consorciados.

“Com a crescente digitalização e a maior exposição dos consumidores às ofertas on-line, o combate a práticas abusivas e fraudes tornou-se uma prioridade. A presença de um acompanhamento jurídico especializado contribui não apenas para a conformidade regulatória, mas também para a construção de um ambiente mais confiável e transparente no setor”, diz Silva Pimenta.

À medida que mais contratos são firmados, há uma tendência de aumento na judicialização de casos envolvendo desistências, inadimplência e disputas sobre cláusulas contratuais, esclarece.

Mas, afinal, como o assessoramento jurídico atua no mercado de consórcios? Segundo Silva Pimenta, os advogados especializados ajudam a garantir que todas as operações estejam de acordo com a Lei nº 11.795/2008 (que regulamenta o Sistema de Consórcios), além das normas do Banco Central, responsável pela fiscalização do setor.

Esses profissionais atuam na elaboração de contratos, na análise e adequação de cláusulas para garantir transparência e segurança aos consorciados. Eles também fornecem suporte em eventuais litígios e na defesa de interesses das administradoras junto aos órgãos reguladores.

“A transparência e a segurança jurídica podem ser garantidas com contratos bem estruturados, que detalhem de forma clara todas as condições do consórcio, como regras de contemplação, prazos, taxas e direitos dos consorciados”, declara Silva Pimenta.

Mudanças

Uma das mudanças recentes no setor foi a atualização das regras do Banco Central sobre a transparência e a prestação de informações aos consorciados, diz Silva Pimenta. De acordo com ele, as administradoras devem ser mais claras na divulgação de taxas, prazos e critérios de contemplação, reduzindo riscos de litígios e fortalecendo a confiança no modelo.

“Outra mudança relevante foi a ampliação da possibilidade de utilização do crédito de consórcio para novos tipos de bens e serviços, o que trouxe mais flexibilidade para os consumidores e exigiu ajustes nos contratos das administradoras”, explica.

“Além disso, a crescente digitalização do setor vem impulsionando novas regulamentações sobre segurança da informação e proteção de dados, alinhadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, complementa Silva Pimenta.

No que se refere à digitalização, o especialista chama a atenção para algumas tecnologias específicas, como aplicativos (nos quais os consorciados acompanham contratos, realizam simulações e participam de assembleias on-line), inteligência artificial (IA) e análise de dados para ajudar na gestão de riscos, detecção de fraudes e personalização de ofertas para os clientes.

“Há ainda o blockchain, uma tecnologia que pode ser usada para garantir maior transparência e segurança nos processos de contemplação e gestão dos grupos de consórcio. Essas inovações não apenas modernizam o setor, mas também exigem um acompanhamento jurídico para garantir que sejam implementadas dentro dos limites regulatórios”, reforça.

Para saber mais, basta acessar: https://silvapimenta.com.br/ 



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