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Máquinas agrícolas lideram o consórcio de veículos pesados

Máquinas agrícolas lideram o consórcio de veículos pesados
Máquinas agrícolas lideram o consórcio de veículos pesados

Nos últimos anos, o segmento de Veículos Pesados do Sistema de Consórcios vem apresentando alterações nos bens objetos das adesões dos planos aos grupos em andamento. Os focos principais dos consorciados que vinham sendo o transporte rodoviário de cargas passaram a ser os equipamentos destinados ao agronegócio.

A tradicional maior presença dos participantes com objetivo de adquirir caminhões, visando renovar ou ampliar suas frotas, que representava aproximadamente dois terços da movimentação total, vem sendo gradativamente substituída de forma crescente por aqueles que desejam comprar máquinas agrícolas, até então com um terço.

Esta inversão de tendência coincide com o forte crescimento do agronegócio, cuja participação no PIB, entre 2017 a 2024, que era inicialmente de 21,6%, saltou para 26,6%, e fechou esse período em 23,2%. Para este ano, a expectativa é chegar próximo aos 30,0%.

As características de planejamento das atividades de agricultura e pecuária contribuem para que a aquisição das máquinas pelo Sistema de Consórcios seja o melhor caminho para o produtor.

Ao se destacar como o segmento com maior evolução na economia nacional, o agro vem batendo recordes de safras e assumindo lideranças mundiais de exportações de vários produtos, além de impulsionar os diversos elos da cadeia produtiva.

Luiz Antonio Barbagallo, economista da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), comenta que “os empresários desse importante setor da economia nacional vem considerando o consórcio como um dos fatores importantes para investimentos na atualização de seus equipamentos, que agregam alta tecnologia e produtividade, e aliadas à economia, traduzem -se em melhores resultados financeiros.”

“O agronegócio, carro chefe do crescimento econômico, tem no consórcio um aliado que une baixo custo mensal e final, prazos longos e várias formas de pagamento. Essas peculiaridades possibilitam mais competitividade nos mercados interno e internacional”, diz Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC.

O setor agrega cada vez mais tecnologia ao investir, via consórcio, em máquinas e implementos agrícolas, agribots ou agrorrobôs, equipamentos como drones, dosadores de precisão, sensores, entre outros. A substituição dos métodos tradicionais promoveu melhor eficiência, manejo e redução de custos, colocando o agronegócio brasileiro entre os mais competitivos do mundo.

Em paralelo ao avanço do agronegócio, em oito anos o desempenho do consórcio de máquinas agrícolas apresentou trajetória ascendente em participantes ativos no segmento de veículos pesados.

Dos 33,8% de participação no total de veículos pesados no ano de 2017, a presença dos consorciados de máquinas agrícolas foi paulatinamente se ampliando até chegar aos 50,8% em 2023, ano em que ultrapassou as cotas ativas de caminhões.

Paralelamente, outros bens pesados como implementos agrícolas e rodoviários, ônibus, embarcações e aviões, que respondiam por 15,1% do total, caíram para 8,3% em 2023.

Rossi complementa destacando que “o consórcio, um sistema de autofinanciamento originalmente brasileiro, criado há mais de sessenta anos, além de ser importante e popular mecanismo de aquisição de bens e serviços, contribui também para o agronegócio, gerando progresso econômico”.

Peculiaridades do consórcio de máquinas agrícolas

Ao considerar os recentes dados divulgados no relatório do Banco Central sobre veículos pesados, é possível estimar que, atualmente, há 51,0% de consorciados de máquinas agrícolas, 41,0% de caminhões e 8% de outros equipamentos.

Desta forma, apoiados nos dados do primeiro semestre deste ano, os pesados, que somaram 898,50 mil participantes ativos, distribuem-se em 458,24 mil participantes de máquinas agrícolas, 351,99 mil de caminhões e 88,27 mil relativos a outros veículos e máquinas pesadas.

O consórcio no agronegócio tem, entre os cotistas, dois terços de pessoas físicas e um terço de pessoas jurídicas, com 90,0% dedicados à produção agrícola e 10,0% à de origem animal.  

Com maior presença nas regiões Sudeste e Sul, embora também em menor número nas outras regiões do país, o consórcio tem, na liberdade e flexibilidade, algumas de suas vantagens, pois os consorciados contemplados podem utilizar seus créditos para a compra de maquinários novos ou seminovos. Os destaques ficam para os tratores, colheitadeiras, semeadoras e preparadoras. No entanto, o autofinanciamento também pode ser utilizado para ampliação de instalações, transportes, serviços e eletroeletrônicos.

Além das características já mencionadas, os baixos custos e a atualização do crédito, somados ao poder de compra à vista, tornam o mecanismo uma ótima opção para os participantes. Face às variedades de culturas e de épocas de semeadura e colheita, tanto na monocultura como na policultura, e ainda nas criações da pecuária, existem diversas formas de pagamento das parcelas dos consórcios:

1 – Pagamentos normais

2 – Pagamentos por safra – pagamentos anuais

3 – Pagamentos por safra – adiantamentos – pagamento trimestral ou semestral, e

4 – Meia parcela (reforço trimestral ou semestral).



Empresa destaca os cuidados com a instalação do aparelho de ar-condicionado

Instalar um ar-condicionado vai muito além de escolher o modelo com potência ideal para o ambiente. É preciso atenção redobrada com relação à segurança e eficiência das instalações elétricas. Mais do que conforto térmico, é fundamental garantir que o aparelho funcione sem riscos de sobrecarga ou acidentes de origem elétrica.

A escolha correta dos fios e cabos elétricos, o perfeito dimensionamento do circuito e seguir as determinações das normas técnicas são essenciais para garantir a eficiente operação do ar-condicionado. Pequenos descuidos podem comprometer não só o desempenho do equipamento, como também a segurança da instalação. 

“A instalação elétrica deve ser planejada para suportar a potência do equipamento e devem ser previstas as medidas de proteção contra os choques elétricos. Isso envolve a utilização de circuito exclusivo, disjuntor compatível, cabos dimensionados corretamente, uso de dispositivos DR e aterramento eficiente, tudo isso conforme as prescrições da norma ABNT NBR 5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão)”, ressalta o professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é consultor técnico da COBRECOM.

O profissional ainda esclarece que a potência do ar-condicionado, junto com a tensão elétrica na qual ele será ligado, determinam qual é a corrente elétrica que circulará pelo circuito.

Segundo Hilton Moreno, alguns erros no projeto e instalação de ar-condicionado incluem: usar cabos de seção nominal inadequada; execução malfeita de conexões entre condutores e de condutores com terminais de dispositivos de proteção e tomadas de corrente; falta ou má execução de aterramento; não utilização de dispositivos DR.

Dimensionamento do circuito elétrico do ar-condicionado

De acordo com Hilton Moreno, qualquer circuito deve ser dimensionado conforme os critérios da NBR 5410 para garantir a segurança das pessoas e do patrimônio e o circuito do ar-condicionado não é diferente.

“O dimensionamento adequado garante que os cabos e o disjuntor suportem a corrente elétrica do aparelho, sem sofrer sobreaquecimento, evitando assim riscos de curto-circuito, incêndio ou queima do equipamento, além de gasto desnecessário de energia elétrica. E, a escolha correta do dispositivo DR e dos componentes do aterramento reduzem significativamente a possibilidade de choques elétricos graves”, esclarece o consultor técnico da COBRECOM.

Tomadas de uso exclusivo

Cada aparelho de ar-condicionado deve ter uma tomada de corrente exclusiva, com dois polos e terra, que será de 10 A ou 20 A (amperes) em função da corrente elétrica do aparelho.

Hilton Moreno adverte que conectar o ar-condicionado junto com outros aparelhos na mesma tomada de corrente usando os chamados benjamins (ou tês), ou usando régua de tomadas, pode causar sobrecarga da tomada ou da régua, aquecimento dos cabos da instalação elétrica e/ou da régua de tomada, resultando em princípios de incêndios.

Escolha dos cabos elétricos 

Os tipos de cabos elétricos que alimentam os aparelhos de ar-condicionado, sejam de janela ou split, devem atender as prescrições da norma NBR 5410 sobre instalações elétricas de baixa tensão. Tais cabos incluem os condutores isolados (cabos 450/750 V) e os cabos unipolares ou multipolares (0,6/1 kV), que devem ser instalados em condutos fechados (eletrodutos, eletrocalhas, entre outros) ou condutos abertos (bandejas, leitos, entre outros).

“O cálculo da seção nominal dos cabos elétricos de um determinado circuito, sejam eles de aparelhos de ar-condicionado ou não, começa pela determinação da chamada “corrente de projeto”, que é função da tensão nominal da instalação à qual o aparelho será ligado (127, 220, 380 V, etc.) e da potência nominal do aparelho. Além dessa corrente, devem ainda ser considerados outros aspectos na determinação da seção nominal, como queda de tensão, sobrecarga e curto-circuito”, explica Hilton Moreno.

Hilton Moreno ainda enfatiza que, quando a seção nominal de um cabo é inferior à seção necessária e o disjuntor que protege esse cabo está corretamente dimensionado, sempre haverá desligamento do disjuntor para evitar que o cabo sofra uma sobrecarga, que poderia resultar em aumento das perdas elétricas (e da conta de luz), além da queima do cabo e possível incêndio.

Cabos PP nunca devem ser usados

Segundo as normas da NBR 5410, o cabo PP com tensão nominal até 750 V (geralmente oferecido na tensão 500 V) e fabricado conforme a norma ABNT NBR 247-5, não é permitido ser utilizado nas instalações fixas, que são aquelas que incluem os quadros elétricos, linhas elétricas, tomadas de corrente, luminárias, entre outros.

Além disso, as características e propriedades físicas, químicas e mecânicas dos cabos PP, são completamente diferentes das dos cabos recomendados para as instalações fixas. Também não possui propriedades antichama, que é um atributo exigido nos cabos mais comuns para uso geral nas instalações elétricas fixas.

“O cabo PP 500 V somente pode ser utilizado quando especificado e incorporado pelo fabricante ao próprio aparelho ou em extensões. Sobre esse tema, observa-se no mercado uma prática que vai contra a NBR 5410, que é a utilização de cabo PP 500 V para a ligação entre a unidade condensadora e a unidade evaporadora dos aparelhos do tipo split”, destaca Moreno.

Instalação do ar-condicionado em imóveis prontos

Hilton Moreno explica que nesses casos, é indispensável avaliar a instalação elétrica existente, pois na maioria dos casos, casas e apartamentos antigos não foram projetados para suportar cargas de aparelhos de ar-condicionado.

“Uma análise técnica prévia evita riscos de sobrecarga na instalação que podem levar a desligamentos frequentes, gasto excessivo de energia e, em situações críticas, até a princípios de incêndio. Também é preciso checar se os componentes estão em bom estado de conservação, sem desgastes e danos visíveis. Além disso, é muito provável que a colocação do ar-condicionado resulte na necessidade de instalação de novo circuito, o que deve ser precedida de projeto adequado”, completa o profissional.



Grupo Amil apresenta Relatório ESG 2024 com foco em pessoas

Grupo Amil apresenta Relatório ESG 2024 com foco em pessoas
Grupo Amil apresenta Relatório ESG 2024 com foco em pessoas

O Grupo Amil divulgou o seu Relatório ESG 2024, marcando um novo momento da companhia. O documento reforça a missão da empresa de “cuidar” e destaca os avanços obtidos nos pilares ambiental, social e de governança, com ênfase na valorização de pessoas, na integridade corporativa e na sustentabilidade do sistema de saúde.

Com 33 mil colaboradores e 5 milhões de clientes, o Grupo Amil encerrou 2024 com números expressivos: foram realizados 89 milhões de procedimentos médicos, 12 milhões de tratamentos odontológicos e 1,27 milhão de atendimentos por telemedicina. A companhia registrou um lucro de R$ 620 milhões no período, com investimentos que somaram R$ 213 milhões, evidenciando uma gestão financeiramente equilibrada e comprometida com a qualidade assistencial.

“Em 2024, simplificamos a estrutura organizacional de comando da empresa e ampliamos a integração dos elos da cadeia de prestação de serviços. Essa ação foi orientada pela busca por processos mais eficientes e por excelência nas soluções em saúde oferecidas aos beneficiários e pacientes”, explica o CEO da Amil, Renato Manso.

Outro destaque foi a criação da marca Rede Total Care para a operação da rede assistencial própria do Grupo Amil. “Expandimos o credenciamento dessas unidades para outras operadoras, autogestões e clientes empresariais. Atualmente, a rede tem 19 hospitais e mais de 70 ambulatórios, unidades avançadas e pronto atendimentos, unidos no propósito de atender melhor a cada dia”, afirma o CEO da Rede Total Care, Anderson Nascimento.

Entre os temas apresentados no relatório está o eixo “Cuidado com as Pessoas e a Sociedade”, que reúne as ações voltadas ao bem-estar dos colaboradores, ao desenvolvimento profissional e à promoção da diversidade. A empresa manteve, pelo sétimo ano consecutivo, o selo Top Employer, além de ter sido reconhecida com o Prêmio de Excelência em Gestão de Pessoas e pela Plataforma Melhor RH. “Trabalhamos para construir um ambiente que promova segurança, inclusão e propósito porque cuidar de quem cuida faz parte da nossa missão”, afirma o vice-presidente de Pessoas e Segurança do Grupo Amil, Ricardo Burgos. 

Ao longo de 2024, o Grupo Amil intensificou programas voltados à saúde mental dos colaboradores, ampliou o suporte com serviços de orientação jurídica e financeira e reforçou suas ações de inclusão por meio de grupos de diálogo e campanhas internas de conscientização sobre equidade de gênero, convívio intergeracional e inclusão das pessoas LGBTQIAPN+.

A experiência do cliente foi fortalecida com a implantação de uma operação de canais integrados, monitoramento em tempo real dos atendimentos e lançamento do novo aplicativo Amil Clientes. Essas melhorias contribuíram para o aumento do índice NPS (Net Promoter Score) e para o reconhecimento externo, como no Prêmio Reclame Aqui, em que a Amil foi bicampeã na categoria Planos de Saúde – Grandes Operações.

O relatório destaca ainda estratégias e práticas de sustentabilidade para a redução e descarte de resíduos e materiais perigosos, além das ações no campo da responsabilidade social, como a doação de insumos médico-hospitalares avaliados em mais de R$ 2 milhões para o estado do Rio Grande do Sul para ajudar as vítimas das enchentes.



Surdez passa a contar para aposentadoria por deficiência

Surdez passa a contar para aposentadoria por deficiência
Surdez passa a contar para aposentadoria por deficiência

A deficiência auditiva é reconhecida em lei no Brasil. O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e a Lei Complementar nº 142/2013 asseguram, no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), regras diferenciadas de aposentadoria à pessoa com deficiência, inclusive àquela com perda auditiva.

"A Lei Complementar nº 142/2013 regulamenta critérios próprios para a aposentadoria da pessoa com deficiência. Quando a deficiência auditiva é comprovada, aplicam-se requisitos de tempo e cálculo distintos das regras gerais", afirma Robson Gonçalves, advogado previdenciarista.

Duas formas de aposentadoria da pessoa com deficiência por surdez

A Lei Complementar nº 142/2013 prevê duas formas de aposentadoria específicas para pessoas com deficiência auditiva:

1. Aposentadoria por idade da pessoa com deficiência

Exige a comprovação de, no mínimo, 15 anos de contribuição na condição de pessoa com deficiência, além da idade mínima de 60 anos (homem) ou 55 anos (mulher) e carência de 180 contribuições.

A avaliação é biopsicossocial, por equipe multiprofissional e interdisciplinar do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O cálculo da aposentadoria corresponde a 70% da média dos salários de contribuição, acrescida de 1% por grupo de 12 contribuições (até o limite de 30%), podendo alcançar 100% da média, conforme o artigo 8º, inciso II, da Lei Complementar nº 142/2013.

2. Aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência

O tempo mínimo varia conforme o grau da deficiência, conforme Lei Complementar nº 142/2013:

Deficiência leve: 33 anos para homens e 28 anos para mulheres.

Deficiência moderada: 29 anos para homens e 24 anos para mulheres.

Deficiência grave: 25 anos para homens e 20 anos para mulheres.

Na aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência, o valor do benefício corresponde a 100% da média dos salários de contribuição, com aplicação do fator previdenciário apenas se resultar em valor mais vantajoso, conforme o artigo 8º, inciso I, da Lei Complementar nº 142/2013.

Como é definido o grau da deficiência auditiva

O grau da deficiência (leve, moderado ou grave) é atestado por perícia própria do INSS, por meio de instrumentos específicos, com avaliação médica e funcional, nos termos dos arts. 4º e 5º da Lei Complementar nº 142/2013.

Desde dezembro de 2023, com a promulgação da Lei nº 14.768/2023, tanto a surdez bilateral quanto a surdez unilateral total (em apenas um ouvido) passaram a ser reconhecidas como deficiência para fins legais, permanecendo, contudo, permanece a exigência de avaliação pericial para definição do grau.

"O grau da deficiência não é pré-definido pela legislação; depende do impacto real na vida laboral e social, aferido na perícia biopsicossocial", explica Robson Gonçalves.

Tempo com e sem deficiência ao longo da vida laboral

Para situações em que a perda auditiva surge após o ingresso no RGPS, o Regulamento da Previdência Social (Decreto nº 3.048/1999) estabelece parâmetros para ajuste e conversão de tempo quando há alteração de condição ou grau, permitindo compor períodos com e sem deficiência segundo regras específicas.

"Não é obrigatório que a deficiência exista desde o início da vida contributiva. Havendo períodos com e sem deficiência, a legislação prevê critérios de ajuste e conversão para fins de direito e cálculo", observa Robson Gonçalves.

O simples diagnóstico médico não garante a concessão. Em geral, o INSS exige audiometria, laudos e data de início da deficiência, além da avaliação biopsicossocial por equipe multiprofissional, conforme previsto na Lei Complementar 142/2013.

A Lei nº 14.768/2023 reconhece a surdez bilateral ou unilateral total como deficiência; com isso, aplicam-se as regras diferenciadas de aposentadoria previstas na Lei Complementar nº 142/2013, condicionadas à avaliação biopsicossocial do INSS.

Mais informações estão disponíveis em: https://robsongoncalves.adv.br/aposentadoria-por-deficiencia-auditiva/



Temperatta amplia presença no e-commerce e chega ao Mercado Livre

Temperatta amplia presença no e-commerce e chega ao Mercado Livre
Temperatta amplia presença no e-commerce e chega ao Mercado Livre

A Temperatta acaba de anunciar sua entrada oficial no Mercado Livre. A iniciativa faz parte da estratégia da empresa de fortalecer sua presença no ambiente digital e ampliar o acesso dos consumidores à sua linha de produtos.

Com a chegada de produtos como Kits de Sais de Parrilla, Molho Barbecue e Molho de Pimenta Defumada à plataforma, os clientes passam a ter mais facilidade na hora da compra, como diferentes opções de pagamento, frete rápido e programas de fidelidade.

Segundo a equipe da Temperatta, o movimento é um passo importante para acompanhar a evolução dos hábitos de consumo no Brasil, cada vez mais voltados para o e-commerce. "Estar no Mercado Livre significa estar mais perto dos nossos consumidores, em uma vitrine de alcance nacional. É uma oportunidade de levar nossos produtos a novos públicos e oferecer uma experiência de compra mais ágil e completa", afirma a direção da marca.

Atingindo a marca de R$ 254,4 bilhões em 2023, o faturamento do e-commerce brasileiro teve um crescimento de 0,7%. O resultado é positivo quando comparado com 2022, ano no qual o setor registrou uma queda de 2,2%. Os resultados são da 49ª edição da pesquisa Webshoppers da NielsenIQ Ebit.

"Nossa chegada ao Mercado Livre representa um marco para a Temperatta. Estamos ampliando nossa presença digital para estar cada vez mais próximos dos consumidores, oferecendo conveniência, confiança e a qualidade. O marketplace é uma vitrine estratégica que nos permitirá alcançar novos públicos e acelerar nosso crescimento no e-commerce", destaca o CEO da Temperatta, Fernando Seabra Junior.



Parceria Mobileum e Telkomsel: Impulsionando o Crescimento na Indonésia

A Mobileum Inc. (“Mobileum”), fornecedora líder global de soluções de análise e rede, e a PT Telekomunikasi Selular (“Telkomsel”), fornecedora líder de serviços de telecomunicações digitais na Indonésia e na região do Sudeste Asiático, anunciaram hoje uma parceria estratégica para fornecer soluções de alto impacto baseadas em dados de IA que ajudam as empresas indonésias a impulsionar o crescimento, promover a inovação e melhorar a eficiência operacional.

A parceria combina a experiência da Mobileum em transformar insights de dados de telecomunicações massivos e complexos em insights de IA multidimensionais em tempo real com a liderança da Telkomsel em impulsionar a transformação digital da Indonésia. Ao aproveitar os serviços B2C centrados no cliente e as ofertas B2B inovadoras da Telkomsel, incluindo IoT e Big Data, a colaboração possibilita a inovação intersetorial. Juntas, as empresas equiparão outras empresas, incluindo provedores de SuperApp e plataformas de serviços digitais, com a inteligência necessária para personalizar experiências, otimizar o engajamento e escalar de forma eficaz em um mercado dinâmico.

Criando valor para as empresas indonésias

Os clientes empresariais terão acesso a inteligência de mercado em tempo real, análises comportamentais e modelos comerciais flexíveis – fornecidos por meio de soluções responsáveis e baseadas em insights que apoiam a tomada de decisões estratégicas e se alinham aos padrões de governança de dados em evolução.

As áreas de foco iniciais incluem:

  • Insights de participação de mercado para aplicativos de transporte, entrega de comida, veículos elétricos e serviços bancários móveis

  • Análise comportamental em plataformas de vídeo, comércio eletrônico, viagens, saúde e educação

  • Perfil de usuários de casas inteligentes e banda larga para serviços digitais de última geração

“As empresas de hoje, especialmente as que priorizam o digital, como as provedoras de SuperApps, precisam de insights multidimensionais em tempo real para se manteremàfrente”, afirmou Raja Hussain, diretor de Receitas da Mobileum. “Por meio dessa parceria, a Telkomsel utiliza o mecanismo analítico baseado em IA da Mobileum para processar insights de dados de telecomunicações em um ambiente controlado e seguro, garantindo total conformidade com os princípios locais de soberania de dados, o que ajuda as empresas a aprimorar o engajamento, comparar o desempenho e oferecer experiências mais personalizadas.”

“Na Telkomsel, estamos comprometidos em acelerar o ecossistema digital da Indonésia, equipando as empresas com as soluções inovadoras e impactantes de que precisam para prosperar”, afirmou Alfian Manullang, vice-presidente de Soluções de Dados e Serviços Financeiros Digitais da Telkomsel. “Esta parceria aprimora nossa capacidade de fornecer insights oportunos, baseados em dados de IA, que ajudam as empresas a inovar mais rapidamente, operar com mais eficiência e descobrir novas oportunidades de crescimento sustentável. Ao combinar nossa liderança na construção de uma sociedade digital inclusiva e competitiva com os recursos avançados de análise da Mobileum, estamos entregando valor mensurável que capacita as empresas hoje, ao mesmo tempo em que ajudamos a moldar um futuro digital mais promissor para a Indonésia.”

Impulsionado pela plataforma DNA da Mobileum

A colaboração é baseada na plataforma Deep Network Analytics (DNA) da Mobileum, que utiliza modelos de aprendizado de máquina e geoanálise para revelar o valor oculto dos dados da rede do operador. Projetada para orientar a tomada de decisões estratégicas, a DNA oferece insights granulares e em tempo real sobre o comportamento dos clientes, as tendências de mercado e o engajamento com aplicativos. A Mobileum DNA permite que as empresas lancem campanhas segmentadas, identifiquem novas oportunidades de receita e estabeleçam parcerias digitais — tudo isso mantendo os padrões de privacidade de dados e maximizando o retorno sobre o investimento em marketing.

Sobre a Mobileum Inc.

A Mobileum é líder em oferecer soluções de análise de telecomunicações para roaming, rede central, segurança, gestão de riscos, testes de conectividade doméstica e internacional, além de inteligência do cliente. Mais de 1.000 clientes confiam em sua Plataforma de Inteligência Ativa, que oferece soluções avançadas de análise, permitindo que os clientes conectem inteligência operacional e de rede profunda com ações em tempo real que aumentam a receita, aprimoram a experiência do cliente e reduzem custos. Com sede no Vale do Silício, a Mobileum tem escritórios internacionais na Austrália, Alemanha, Grécia, Índia, Japão, Portugal, Singapura, Reino Unido e EAU.

Saiba mais em https://www.mobileum.com/.

Sobre a Telkomsel

A Telkomsel é a principal provedora de serviços digitais de telecomunicações da região, comprometida em capacitar a sociedade indonésia a se tornar altamente competitiva e a construir um futuro promissor, oferecendo conectividade, serviços inovadores e de excelência, além de soluções para todas as pessoas, lares e empresas — abrindo, assim, um mundo de possibilidades. Alinhada com o espírito de digitalização da Indonésia, a Telkomsel atua como a maior provedora de serviços de convergência, expandindo consistentemente sua rede 4G, que agora cobre 97% da população. Como pioneira na comercialização de 5G na Indonésia, a Telkomsel afirma sua posição como a operadora 5G líder e mais expansiva, com mais de 3.000 unidades BTS 5G. A Telkomsel também implementa a tecnologia mais recente, utilizando a implementação ponta a ponta da Rede Autônoma alimentada por Inteligência Artificial (IA), para aprimorar a qualidade do serviço e a experiência do cliente, enquanto continua a desenvolver serviços digitais como Estilo de Vida Digital, Publicidade Digital, Soluções Empresariais Digitais e a Internet das Coisas. Ao longo de seus 30 anos de história, a Telkomsel opera mais de 280.434 BTS, atendendo mais de 158,4 milhões de clientes móveis e mais de 10 milhões de clientes de banda larga fixa (IndiHome) em todo o país. Em seu compromisso com operações sustentáveis, a Telkomsel adere aos princípios ESG para gerar um impacto positivo em seu ecossistema. Para obter informações mais detalhadas e atendimento ao cliente, visite www.telkomsel.com, siga-nos no Facebook em facebook.com/Telkomsel, X (anteriormente Twitter) @telkomsel e Instagram @telkomsel, ou conecte-se com nosso assistente virtual usando o aplicativo MyTelkomsel.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contatos úteis:

QUEXOR GROUP INC.

Cheryl Fritz | cfritz@quexor.com | Cel.: +1 (703) 856-5932

Mídia e Comunicação Corporativa – Mobileum

Sandra Almeida | sandra.almeida@mobileum.com | Cel. +351 939650229

Fonte: BUSINESS WIRE



PodBrilhar estreia 5ª temporada com novas vozes e temas

PodBrilhar estreia 5ª temporada com novas vozes e temas
PodBrilhar estreia 5ª temporada com novas vozes e temas

O PodBrilhar, podcast que tem se consolidado como um importante espaço de discussão sobre o universo feminino, estreiou sua 5ª temporada no dia 9 de setembro. A nova temporada chega com episódios inéditos, disponibilizados todas as terças-feiras durante o mês de setembro, e com a participação de convidadas que trazem histórias e reflexões sobre temas que impactam o cotidiano das mulheres. Com a condução de Laura Vicente, o podcast promete fortalecer sua proposta de ser um ponto de encontro para o debate, o acolhimento e o compartilhamento de experiências.

A temporada conta com a presença das influenciadoras Gabi Zanotti, Gabriela Cattuzo, Lu Ferreira e Taci Alcolea, que abordam temas variados e de grande relevância. Entre os episódios, destacam-se conversas sobre viagens não realizadas, a importância da escuta sem julgamentos, a aceitação das múltiplas versões de si mesma e, claro, as realidades da maternidade sem perfeição. Com isso, o PodBrilhar segue como um convite para refletir sobre a vida de mulheres em diferentes fases, buscando sempre inspirar empatia, conexão e aprendizado.

Com mais de 4,6 milhões de visualizações acumuladas nas temporadas anteriores, o PodBrilhar reafirma seu compromisso com a qualidade e com o fortalecimento de debates que geram identificação e empoderamento.

Os novos episódios já podem ser acompanhados nas principais plataformas de áudio e no canal oficial da marca no YouTube. Para acompanhar mais novidades sobre o podcast, basta seguir o perfil oficial no Instagram @podbrilhar_oficial.



Setor alimentício aposta em alternativas para reduzir impacto do plástico filme

Setor alimentício aposta em alternativas para reduzir impacto do plástico filme
Setor alimentício aposta em alternativas para reduzir impacto do plástico filme

O setor de alimentação coletiva no Brasil, em constante alta e com previsão de crescimento de mais de 6% no ano de 2025, enfrenta diariamente o desafio de reduzir o impacto ambiental causado pelo consumo de descartáveis. Conforme a Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas (ABERC), a busca por saúde e bem-estar no trabalho tem se intensificado nos últimos anos, especialmente em cozinhas industriais e comerciais.

Entre os materiais mais utilizados está o plástico filme, aplicado na conservação de alimentos. Apesar da praticidade, o produto tem vida útil curta e se transforma em resíduo em grande escala. Estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que mais de 400 milhões de toneladas de plásticos são geradas anualmente no mundo, e cerca de metade corresponde a itens descartáveis.

Diante desse cenário, cozinhas profissionais passaram a adotar tampas de silicone reutilizáveis em substituição ao plástico filme. O modelo foi testado em operações de alimentação coletiva de grande porte, como escolas e universidades, onde a demanda por eficiência e padronização é elevada.

“Essa inovação representa mais um avanço estratégico, aliando eficiência logística à sustentabilidade”, afirma Sérgio Caires, diretor de Operações da Sodexo no segmento Escolas & Universidades, que participou dos testes iniciais da solução.

Produzidas em silicone de grau alimentício, as tampas criam vedação hermética, suportam temperaturas extremas e podem ser utilizadas em micro-ondas, estufas, câmaras frias e lava-louças. A vida útil média é estimada em cinco anos, mesmo com uso diário. Ao final do ciclo, o material é encaminhado para reciclagem e transformado em outros produtos, como pneus, em um modelo de economia circular.

Iniciativas como essa têm potencial para reduzir significativamente o volume de resíduos em cozinhas industriais, além de contribuir para a eficiência operacional. A adoção já vem sendo observada em redes de alimentação coletiva, bufês, padarias e serviços de catering.

A implementação de utensílios reutilizáveis responde a uma tendência global de diminuição da dependência de plásticos descartáveis. O movimento segue diretrizes de sustentabilidade exigidas por clientes institucionais e consumidores finais cada vez mais atentos às práticas ambientais.



Transforme Seu E-commerce com o Dynamic Digital Storefront

SÃO PAULO, 10 de setembro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Subsidiária da AI/R Company, a WEBJUMP, líder em soluções de e-commerce e experiência digital, anuncia o lançamento do Dynamic Digital Storefront (DDS), uma poderosa solução desenvolvida para transformar lojas online em motores de conversão de alto desempenho, por meio de personalização em tempo real e otimização contínua.

Desenvolvido com integração nativa ao Adobe Commerce Cloud, Adobe Target e Adobe Analytics, o DDS capacita empresas a oferecerem experiências de compra que se adaptam em tempo real ao comportamento de cada cliente, ao mesmo tempo em que simplifica as operações e acelera o time-to-market.

Em uma era em que as expectativas dos clientes evoluem rapidamente, as empresas, muitas vezes, enfrentam dificuldades para acompanhar o ritmo. As iniciativas de personalização são frequentemente prejudicadas por ciclos de desenvolvimento longos, dados fragmentados e a necessidade de grande envolvimento da equipe de TI. Como resultado, os clientes vivenciam experiências genéricas e as marcas perdem oportunidades cruciais de conversão e fidelização.

O Dynamic Digital Storefront (DDS) da WEBJUMP integra perfeitamente todo o ecossistema Adobe Experience para oferecer uma solução escalável voltada a experiências online personalizadas. Utilizando o Adobe Analytics, o DDS capta o comportamento dos clientes em tempo real, alimentando insights diretamente no Adobe Target para definir segmentos de audiência com precisão. Isso possibilita a entrega de conteúdos dinâmicos, ofertas e recomendações personalizadas para cada usuário.

Além da personalização, o DDS oferece às equipes de marketing ferramentas ágeis de experimentação, permitindo a execução independente de testes A/B e multivariados. Isso reduz a dependência de equipes de desenvolvimento, acelera a descoberta de estratégias eficazes e diminui custos ao validar ideias antes de grandes investimentos.

O DDS coloca o controle diretamente nas mãos dos usuários de negócio, permitindo o lançamento em tempo real de campanhas de personalização, atualizações de conteúdo e otimizações, tudo isso sem longos ciclos de TI ou dependências complexas. Essa agilidade permite que as equipes respondam rapidamente ao comportamento dos clientes e às mudanças do mercado.

Embora o DDS ofereça automação poderosa, ele complementa — e não substitui — funções estratégicas, como as equipes de Otimização da Taxa de Conversão (CRO). Com testes automatizados, personalização e coleta de dados ocorrendo em segundo plano, essas equipes podem se concentrar em estratégias de nível mais alto, geração de insights e impulsionamento de resultados significativos para o negócio.

Além disso, o DDS oferece integração perfeita com estruturas existentes do Adobe Commerce por meio de APIs nativas, com a WEBJUMP fornecendo suporte técnico completo para garantir uma implantação rápida e com o mínimo de impacto na arquitetura existente.

Os casos de uso suportados pelo DDS incluem conteúdo dinâmico em homepages e páginas de produtos, recomendações de produtos com base no histórico de navegação ou compras, promoções específicas para segmentos de audiência e experiências de checkout personalizadas. Essas funcionalidades se combinam para aumentar as taxas de conversão, elevar o valor médio dos pedidos e fortalecer a fidelidade do cliente a longo prazo.

“Em um mundo digital onde a atenção do cliente é a moeda mais valiosa, oferecer uma experiência genérica já não é uma opção”, afirma Alisson Aguiar, CTO da WEBJUMP. “Com o Dynamic Digital Storefront, capacitamos as empresas a transformarem insights em tempo real em ações em tempo real, tornando a personalização não apenas acessível, mas escalável e eficaz para negócios de qualquer porte.”

Disponibilidade

O Dynamic Digital Storefront já está disponível para empresas que utilizam ou planejam implementar o Adobe Commerce. Para agendar uma demonstração ou saber como o DDS pode acelerar o crescimento digital da sua empresa, acesse webjump.ai ou entre em contato pelo e-mail dds@webjump.ai.

Sobre a WEBJUMP
A WEBJUMP, parte da AI/R, the AI Revolution Company, é uma consultoria de destaque especializada em soluções da Adobe Experience Cloud para empresas globais. Como Adobe Platinum Solution Partner, a WEBJUMP combina profundo conhecimento técnico com um serviço ágil e altamente personalizado, ajudando organizações a extrair o máximo valor de seus investimentos digitais. Nossas equipes altamente especializadas desenvolvem estratégias sob medida em áreas como comércio digital, gestão de conteúdo e ativos, personalização, analytics e jornadas do cliente, capacitando líderes de mercado a acelerar o crescimento, otimizar operações e criar experiências digitais excepcionais em escala global.

Sobre a AI/R
AI/R, sediada na Califórnia, é uma empresa de “Agentic AI Software Engineering” que combina seu ecossistema de marcas tecnológicas superespecializadas, plataformas proprietárias de AI e plataformas de parceiros estratégicos para ampliar o potencial da inteligência humana e impulsionar a revolução em todas as indústrias, estabelecendo padrões eficientes de inovação e produtividade empresarial. Incorporando a AI em todos os aspectos do seu negócio, a missão da AI/R é fazer da revolução da AI uma revolução para todos, empoderando o talento humano enquanto eleva os padrões de transformação digital. Let’s breathe in the future.

Milena Buarque Lopes Bandeira
milena.bandeira@aircompany.ai



GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9527059)



Curso da ABIMAQ aborda técnicas de vendas

Curso da ABIMAQ aborda técnicas de vendas
Curso da ABIMAQ aborda técnicas de vendas

Com o objetivo de ampliar a percepção negocial dos participantes, melhorando as oportunidades de venda qualificadas, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) realizará no dia 16 de setembro (terça-feira), o curso Gestão na Venda Técnica: Como Desenvolver Estratégias Eficazes que Fomentem Resultados Consistentes e Replicáveis.

O conteúdo ministrado por Priscila Souza, especialista em gestão de vendas e negociação, e Jéssica Spolidório, especialista em venda de alto valor agregado e vendas utilizando inteligência artificial, ensinará as principais ferramentas para estruturar o departamento comercial na geração de resultados sustentáveis.

Além disso, o curso abordará os seguintes tópicos:

– Gestão de Dados: transformar dados em informações estratégicas com impacto direto nos resultados;

– Gestão de Pessoas: engajar e reter profissionais comprometidos e preparados para superar metas neste cenário de venda tão desafiador;

– Gestão de Processos: mensurar e identificar as causas reais dos resultados para focar nas ações que realmente impulsionam a produtividade do seu time.

 

Serviço: Curso – Gestão na Venda Técnica: Como Desenvolver Estratégias Eficazes que Fomentem Resultados Consistentes e Replicáveis:

Data: 16 de setembro (terça-feira)

Horário: 09h às 17h

Carga horária: 6h

Local: online, via plataforma zoom

Mais informações: (11) 5582-6321/6326 – WhatsApp: (11) 94526-8280 ou https://abimaq.org.br/cursos/1527/gestao-na-venda-tecnica-como-desenvolver-estrategias-eficazes-que-fomentem-resultados-consistentes-e-replicaveis



Veritas Capital fecha seu nono fundo principal com limite máximo de US$ 14,4 bilhões

A Veritas Capital (“Veritas”), líder em investimentos na interseção entre tecnologia e governo, anunciou hoje o fechamento final do Fundo IX da Veritas Capital (“Fundo IX”), com US$ 14,4 bilhões em compromissos de capital agregados. O Fundo IX obteve um excesso de subscrições significativo, com a demanda superando o limite máximo e a meta inicial de US$ 13 bilhões. A captação representa um aumento de 35% em relação ao Fundo VIII, que fechou em US$ 10,7 bilhões em 2022. Com o fechamento do Fundo IX, a Veritas agora administra mais de US$ 54 bilhões em ativos em suas estratégias, reforçando sua posição como líder em investimentos com foco em tecnologia.

“O Fundo IX representa um importante avanço para a Veritas, e estou profundamente orgulhoso de nossa equipe e das parcerias duradouras que possibilitaram este marco”, disse Ramzi Musallam, Diretor Executivo e Sócio-Gerente da Veritas. “Em um dos ambientes de captação de recursos mais desafiadores da história recente, a grande demanda pelo Fundo IX é um claro endosso de nossa estratégia e plataforma. À medida que a tecnologia define cada vez mais o futuro da segurança nacional, avança a prestação de serviços de saúde e impulsiona a economia em geral, este Fundo nos capacita a expandir nosso impacto, aproveitar novas oportunidades e continuar impulsionando a inovação onde mais importa.”

O Fundo IX impulsiona o foco da Veritas em negócios essenciais e resilientes em mercados altamente regulamentados e em profunda transformação. Estes setores vivenciam um crescimento secular,àmedida que software, dados e IA remodelam o funcionamento das sociedades. Desenvolvida com base em profundidade de domínio, propriedade intelectual patenteada e um manual estratégico repetível, a plataforma da Veritas foi criada para gerar valor em mercados complexos de importância mundial.

A liderança e os resultados da Veritas vêm conquistando reconhecimento consistente, incluindo uma classificação entre as 10 melhores do mundo pela HEC Paris–Dow Jones durante três anos consecutivos e sendo nomeada a empresa de aquisições de melhor desempenho dos EUA pela Preqin em 2023.

Sobre a Veritas Capital

A Veritas é uma empresa de investimentos de longa data em tecnologia, com mais de US$ 54 bilhões em ativos sob gestão e foco em empresas que operam na interseção entre tecnologia e governo. A empresa investe em corporações que fornecem produtos, serviços e softwares de missão crítica, sobretudo tecnologia e soluções tecnológicas, para clientes governamentais e comerciais ao redor do mundo. A Veritas busca agregar valor ao transformar de modo estratégico as empresas nas quais investe, mediante meios orgânicos e inorgânicos. Aproveitar a tecnologia para causar um impacto positivo em áreas de vital importância, como saúde, educação, energia e segurança nacional, é fundamental para a empresa. A Veritas se orgulha de ser administradora de ativos nacionais e internacionais, ao melhorar a qualidade da saúde, enquanto reduz custos, promove o avanço dos sistemas educacionais, acelera a transição energética e protege nossa nação e nossos aliados. Para mais informações, acesse www.veritascapital.com.

O recebimento pela Veritas de quaisquer prêmios ou classificações aqui citados não constitui, de modo algum, indicativo da experiência de qualquer investidor individual com a Veritas ou do futuro desempenho de quaisquer fundos da Veritas. Tais classificações e prêmios não devem ser considerados uma recomendação ou avaliação dos negócios de gestão de investimentos da Veritas. Avisos importantes, isenções de responsabilidade e detalhes sobre quaisquer prêmios ou classificações em referência estão disponíveis aqui.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Veritas Capital:

Mídia de notícias

Prosek Partners

Pro-Veritas@Prosek.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Maximize seu rendimento: Stablecoin Earn Plus da Bitget Wallet

SAN SALVADOR, El Salvador, 10 de setembro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget Wallet, principal carteira cripto não custodial, escolheu fazer parceria com a Aave, o maior e mais confiável protocolo de empréstimos descentralizados, para lançar o Stablecoin Earn Plus, oferecendo um rendimento percentual anual (APY) básico de longo prazo de 10%, superior aos rendimentos atualmente disponíveis em outras carteiras autocustodiais e grandes corretoras. A iniciativa combina os mercados de empréstimos onchain da Aave com os subsídios proprietários de rendimento da Bitget Wallet, permitindo que usuários no mundo todo obtenham renda em dólares com acesso instantâneo aos fundos.

O produto canaliza o USDC fornecido pelo usuário para os pools de empréstimos supercolateralizados da Aave na rede Base, onde os juros dos mutuários são complementados pela Bitget Wallet para garantir um retorno mínimo de 10% APY sobre depósitos de até US$ 10.000. A participação começa a partir de apenas US$1, com ganhos acumulados em tempo real e saques processados em segundos. Isso garante que os depósitos permaneçam líquidos para transferências, negociações ou pagamentos, em forte contraste com produtos bancários tradicionais, que podem levar dias para liberar fundos e oferecem taxas abaixo de 2% ao ano.

Em comparação com produtos de rendimento de corretoras e outras carteiras autocustodiais, o Stablecoin Earn Plus da Bitget Wallet oferece aproximadamente o dobro de retorno, sendo que a maioria das alternativas não fornece mais do que 6% APY em serviços semelhantes baseados em USDC. Os mercados de empréstimos onchain, como o Aave, costumam oferecer rendimentos mais elevados do que as plataformas centralizadas, porque os fundos são direcionados diretamente para a demanda dos mutuários, sem spreads intermediários ou despesas administrativas de custódia. Os rendimentos de stablecoins da Aave provaram ser os retornos mais atrativos ajustados ao risco no mercado, superando os Títulos do Tesouro nos últimos 18 meses.

A Bitget Wallet integra-se diretamente à Aave, enviando depósitos onchain para os mercados de empréstimos supercolateralizados, com cada transação verificável na blockchain. A carteira também mantém um Fundo de Proteção ao Usuário respaldado por 6.500 BTC, atualmente avaliado em mais de US$700 milhões, refletindo seu compromisso mais amplo com a segurança do usuário em paralelo com as salvaguardas dos protocolos descentralizados.

Stani Kulechov, fundador da Aave Labs, disse, “A Bitget Wallet está tornando os rendimentos da Aave mais fáceis de acessar para mais pessoas em todo o mundo. Ao conectar carteiras fáceis de usar com mercados onchain confiáveis, poupadores comuns agora podem se beneficiar das finanças abertas e transparentes.”

Jamie Elkaleh, diretora de Marketing da Bitget Wallet, acrescentou, “A parceria com a Aave nos permite conectar oportunidades de rendimento em nível institucional com uma base de usuários mais ampla. Construir o Stablecoin Earn Plus com tecnologia Aave permite que a Bitget Wallet ofereça aos usuários um APY mais alto com acumulação em tempo real e a flexibilidade de sacar a qualquer momento, tudo dentro da mesma carteira que já utilizam para negociar entre redes, fazer pagamentos e descobrir novas oportunidades. É um passo prático em direção à nossa visão de tornar a cripto simples o suficiente para fazer parte da vida cotidiana, para todos.”

Ao lançar o Stablecoin Earn Plus no mercado, a Bitget Wallet colaborou com a Aave e o provedor de serviços TokenLogic para garantir que a integração estivesse alinhada com os objetivos de sustentabilidade de longo prazo do protocolo. O produto é construído sobre os aTokens da Aave, que rendem juros e automaticamente repassam os ganhos subjacentes aos usuários em tempo real. Com o tempo, essa estrutura poderá se expandir para outros ativos e redes, ampliando o acesso aos mercados de liquidez da Aave por meio de um dos maiores canais globais de distribuição de carteiras.

A Bitget Wallet planeja expandir o Stablecoin Earn Plus para outras stablecoins, protocolos e blockchains nos próximos meses, em linha com sua visão mais ampla de “Cripto para Todos”, tornando os ativos digitais uma ferramenta viável para poupança, pagamentos e investimentos no mundo todo. Como promoção de lançamento, os usuários que participarem entre 9 e 15 de setembro receberão um APY aprimorado de 18% durante a primeira semana.

Para mais informações, visite o blog da Bitget Wallet.

Sobre a Aave

A Aave é a maior e mais confiável plataforma de finanças descentralizadas (DeFi) do mundo, com quase US$70 bilhões em depósitos e mais de US$28 bilhões em empréstimos ativos. Construída inteiramente em software blockchain e governada pela sua comunidade de detentores de tokens AAVE, a Aave opera como uma rede global de poupança e empréstimo onde as pessoas podem ganhar dinheiro depositando criptomoedas ou stablecoins, pedir empréstimos instantaneamente usando criptomoedas como garantia, poupar e aumentar os seus ativos automaticamente e trocar tokens diretamente na plataforma. Tudo funciona em contratos inteligentes transparentes, sem bancos, sem burocracia e com acesso aberto 24/7 em todo o mundo. Acesse em Aave.com

Sobre a Bitget Wallet
A Bitget Wallet é uma carteira de criptomoedas de autocustódia que foi criada para tornar as criptomoedas simples e seguras para todos. Com mais de 80 milhões de usuários, reúne um conjunto completo de serviços de criptomoedas, incluindo swaps, insights de mercado, staking, recompensas, exploração de DApps e soluções de pagamento. Com suporte para mais de 130 blockchains e milhões de tokens, a Bitget Wallet permite negociações multicadeias contínuas em centenas de DEXs e pontes cross-chain. Apoiada por um fundo de proteção ao usuário de mais de US$ 300 milhões, ela garante o mais alto nível de segurança para os ativos dos usuários. Sua visão é Crypto for Everyone (Criptomoedas para Todos): tornar as criptomoedas mais simples, seguras e parte da vida cotidiana de um bilhão de pessoas.

Para mais informações, visite: X | Telegram | YouTube | LinkedIn | TikTok | Discord | Facebook
Para solicitações da mídia, entre em contato: media.web3@bitget.com

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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001127388)



Reforma tributária exige negociação coletiva para gerar créditos a determinados

Reforma tributária exige negociação coletiva para gerar créditos a determinados
Reforma tributária exige negociação coletiva para gerar créditos a determinados

A recente Lei Complementar nº 214/2025, que implementa a reforma tributária nacional por meio da criação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), também impacta as relações trabalhistas, ao exigir a previsão em negociação coletiva como condição para que as parcelas descritas na lei complementar possam gerar este crédito tributário.

 Uma das principais mudanças é a necessidade de negociação coletiva para que determinados benefícios concedidos aos empregados possam gerar créditos tributários para as empresas.

De acordo com a nova legislação, benefícios como vale-refeição, vale-transporte, vale-alimentação e planos de assistência à saúde — quando oferecidos a empregados e dependentes — só poderão gerar créditos tributários se estiverem previstos em convenções ou acordos coletivos de trabalho.

“A negociação coletiva se torna ainda mais estratégica. Ela deixa de ser apenas uma ferramenta de gestão de passivos trabalhistas e passa a ser elemento essencial na estruturação fiscal das empresas”, destaca Vinicius Cottas Azevedo, advogado sênior da MMADVS.

A recomendação do escritório é que as empresas iniciem desde já diálogos com os sindicatos laborais, buscando garantir que os benefícios oferecidos estejam devidamente respaldados em instrumentos coletivos. Isso permitirá o aproveitamento dos créditos e ajudará a reduzir os impactos financeiros da transição tributária.

“A gestão eficiente das relações de trabalho pode representar um diferencial competitivo relevante nesse novo cenário”, afirma a advogada Fernanda Marques Galvão, também advogada no MMADVS.



DTA Simplificada pode ampliar agilidade nas operações logísticas

DTA Simplificada pode ampliar agilidade nas operações logísticas
DTA Simplificada pode ampliar agilidade nas operações logísticas

A DTA Simplificada (Declaração de Trânsito Aduaneiro Simplificada) tem ganhado destaque como mecanismo estratégico para empresas com certificação OEA – Operador Econômico Autorizado – na modalidade segurança, oferecendo maior fluidez e previsibilidade às cadeias logísticas sensíveis, como a do setor farmacêutico.

Na prática, o modelo permite o transporte de mercadorias sob controle aduaneiro entre recintos alfandegados com dispensa de vistoria e lacração na origem pela Receita Federal, além da possibilidade de remoções em qualquer dia e horário.

Segundo Gustavo dos Reis, Diretor da Kenkō, essa evolução “representa um avanço operacional relevante, pois reduz o tempo de permanência da carga em zona primária e melhora a gestão de estoque e atendimento às exigências sanitárias e de qualidade”.

De acordo com dados da Receita Federal, desde a regulamentação da modalidade via Instrução Normativa RFB nº 2.154/2023 e Portaria Coana nº 164/2024, as remoções através da modalidade DTA Simplificada já representam uma parcela crescente dos trânsitos autorizados entre portos/aeroportos e centros logísticos com estrutura adequada. O modelo atende especialmente empresas com rígido controle de processos e perfil de baixo risco fiscal e operacional.

Com experiência em armazenagem e distribuição de medicamentos, insumos e produtos para saúde, a Kenkō reforça que a adesão ao modelo exige planejamento, infraestrutura validada pela Anvisa e conformidade permanente com as diretrizes da Receita Federal.

“A DTA Simplificada consolida a atuação da Kenkō como um elo seguro, eficiente e integrado entre portos/aeroportos e o paciente final”, completa Reis.



ANTT já autorizou três empresas a pagarem vale-pedágio por leitura de placas

ANTT já autorizou três empresas a pagarem vale-pedágio por leitura de placas
ANTT já autorizou três empresas a pagarem vale-pedágio por leitura de placas

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já autorizou três instituições a operarem o pagamento do Vale-Pedágio Obrigatório (VPO) por meio da leitura automática de placas dos caminhões. Homologada na última semana, a empresa nstech, especializada em softwares de Supply Chain, se junta à Roadcard e ao Banco Bradesco, segundo portarias recentes publicadas no Diário Oficial da União.

A tecnologia pioneira que viabiliza essa forma de pagamento foi desenvolvida pela startup MeuPedágio.com, plataforma especializada em soluções digitais para gestão do VPO e pagamentos eletrônicos de pedágio. O sistema utiliza reconhecimento óptico de caracteres (OCR) das placas, dispensando o uso de tags de pedágio, tradicionalmente necessárias para esse tipo de operação.

Para terem acesso a essa solução, os caminhoneiros ainda dependem da implantação do sistema nas concessionárias de rodovias, responsáveis por integrar a tecnologia em suas praças de pedágio e portais de Free Flow.

Para acelerar a implantação, a MeuPedágio.com está patrocinando a inovação, financiando as integrações necessárias com os sistemas de arrecadação já existentes nas concessionárias de rodovias. “O objetivo é reduzir barreiras técnicas e permitir que os motoristas tenham acesso mais rápido a essa alternativa moderna e inclusiva”, explica Éder Leônidas, cofundador da MeuPedágio.com.

Segundo ele, além de dar mais agilidade e reduzir custos no Transporte Rodoviário de Cargas, o pagamento de vale-pedágio pela leitura de placas tem outra vantagem: “Trata-se de um sistema acessível a milhares de caminhoneiros que não têm cartão de crédito ou conta bancária, meios necessários para o uso das tags de pedágio”, completa o executivo.

O modelo de pagamento por leitura de placas representa um avanço regulatório e tecnológico para o setor, ao ampliar a digitalização e a rastreabilidade do cumprimento das obrigações legais do vale-pedágio. Para transportadoras, embarcadores e motoristas autônomos, a solução promete mais eficiência, redução de custos e inclusão financeira.

Sobre a MeuPedágio.com

A MeuPedágio.com é uma plataforma digital que integra concessionárias de rodovias, embarcadores, transportadoras e órgãos reguladores. A startup foi escolhida pela ANTT para desenvolver a solução pagamento do Vale-Pedágio Obrigatório por leitura de placa, com foco em automação, usabilidade e conformidade regulatória.

Mais informações: https://meupedagio.com



Aumento na Demanda por Resseguro na América Latina

Embora a penetração dos seguros na América Latina continue baixa, a demanda por capacidade de resseguro está se fortalecendo devido a uma ampla variedade de riscos naturais.

O relatório de segmento de mercado da Best, “Resseguradoras latino-americanas se reposicionam à medida que a demanda se fortalece”, afirma que as perdas seguradas por catástrofes naturais totalizaram US$ 11,6 bilhões em 2024;no entanto, apenas US$ 1,5 bilhão foi segurado, pois a penetração dos seguros continua muito baixa. As resseguradoras globais reforçaram seu interesse na região. Ao mesmo tempo, os participantes locais pretendem continuar crescendo e fortalecendo suas marcas, aproveitando os espaços criados pelo mercado sólido do passado.

“Embora as linhas expostas a catástrofes envolvam negociações mais complexas, especialmente em países com grande exposição, como México, Guatemala, Costa Rica, Peru e Chile, os preços têm sido muito competitivos, com condições flexíveis em geral”, disse Inger Rodriguez, analista financeira da AM Best.

Embora o setor de seguros primários do Brasil seja mais rentável do que o setor de resseguros, a principal seguradora do país se dedica exclusivamente ao resseguro. No entanto, o relatório observa que a empresa começou a reduzir seu volume de subscrição, selecionando cuidadosamente seus riscos e, consequentemente, proporcionou a outros participantes do mercado a oportunidade de diversificar os riscos entre diferentes empresas.

“Embora o volume de resseguro aceito pelas resseguradoras brasileiras tenha crescido, a participação das resseguradoras brasileiras no total de prêmios cedidos pelas seguradoras locais diminuiu, indicando que as seguradoras locais estão cedendo significativamente mais para resseguradoras offshore”, disse Ricardo Rodriguez Perez, analista financeiro sênior da AM Best.

Para acessar a versão completa desse relatório sobre o segmento de mercado, visite http://www3.ambest.com/bestweek/purchase.asp?record_code=357633.

Também está disponível um vídeo sobre este relatório (em inglês e espanhol).

AM Best é uma agência global de classificação de crédito, editora de notícias e provedora de análise de dados especializada na indústria de seguros. Sediada nos Estados Unidos, a empresa faz negócios em mais de 100 países, com escritórios regionais em Londres, Amsterdã, Dubai, Hong Kong, Cingapura e Cidade do México. Para mais informações, visite www.ambest.com.

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Ricardo Rodríguez Pérez

Analista Financeiro

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Analista financeira

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Christopher Sharkey

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Fonte: BUSINESS WIRE



dLocal e Western Union se unem para impulsionar pagamentos digitais na América Latina

A dLocal, (NASDAQ: DLO), plataforma líder de pagamentos que conecta empresas globais a mercados emergentes, e a Western Union®, (NYSE: WU), empresa líder em transferências internacionais de dinheiro, anunciaram hoje uma aliança estratégica para habilitar métodos de pagamento digital nas plataformas on-line da Western Union na América Latina.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250909533073/pt/

Western Union partners with dLocal

Western Union anuncia parceria com a dLocal

Impacto estratégico regional

O acordo visa proporcionar aos clientes da Western Union uma experiência de pagamento mais ágil e moderna, alinhada com os hábitos e preferências locais. Ele incorpora métodos de pagamento alternativos e relevantes localmente, como cartões e transferências bancárias, aos canais digitais da marca em países como Chile, México, Peru, Panamá, Argentina e Brasil, com forte potencial para expansão regional.

Esta colaboração entre a dLocal e a Western Union ampliará a gama de soluções de pagamento para clientes de remessas. Ela concederá maior autonomia para escolher como, quando e de onde gerenciar suas transferências internacionais de dinheiro, de acordo com suas preferências e necessidades.

Além disso, a aliança promoverá o crescimento do ecossistema digital na América Latina, gerando novas oportunidades de negócios em segmentos com alta adoção de soluções digitais.

“A colaboração com a Western Union demonstra nosso compromisso em impulsionar as remessas digitais em mercados emergentes, contribuindo para a redução de custos, agilização das transferências e oferecendo opções de pagamento adaptadas às preferências locais dos usuários”, afirmou Joaquin Moreno, vice-presidente de Vendas para a América. “Ao integrar nossa rede de pagamentos à plataforma deles, estamos facilitando não apenas o acesso a métodos de pagamento locais e alternativos, mas também proporcionando uma experiência aprimorada de envio e recebimento de remessas na América Latina.”

“Por trás de cada transferência de dinheiro, existe uma história que conecta famílias e comunidades. Nosso objetivo é oferecer mais e melhores soluções para garantir aos nossos clientes uma experiência superior”, disse Mauricio García, presidente interino da Western Union para a região da América Latina e Caribe. “Esta aliança é motivo de grande orgulho para nós, pois nos aproxima do propósito de facilitar conexões significativas por meio de serviços financeiros modernos, acessíveis e personalizados”, acrescentou.

Essa colaboração surge em um momento decisivo para a região, onde as remessas e a adoção de canais digitais continuam a crescer rapidamente. Em 2024, a América Latina e o Caribe atingiram um recorde histórico de 161 bilhões de dólares em remessas, segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento, com quase metade dessas transações já realizadas por meio de plataformas digitais. Com essa integração, a dLocal e a Western Union dão um passo importante no apoio a essa transformação e na melhoria da experiência dos milhões de pessoas que dependem desses serviços todos os dias.

Sobre a dLocal

A dLocal impulsiona pagamentos locais em mercados emergentes, conectando empresas globais com bilhões de consumidores em regiões como Ásia-Pacífico, Oriente Médio, América Latina e África. Por meio do conceito “One dLocal” (uma API direta, uma plataforma e um contrato), empresas globais podem aceitar pagamentos, enviar pagamentos e liquidar fundos globalmente, sem a necessidade de gerenciar múltiplos processadores ou estabelecer entidades locais. Para informações adicionais, visite https://www.dlocal.com.

Sobre a Western Union

A Western Union Company (NYSE: WU) está comprometida em ajudar pessoas ao redor do mundo que aspiram a construir um futuro financeiro para si mesmas, seus entes queridos e suas comunidades. Nossos líderes em serviços digitais de finanças, pagamentos e transferências de dinheiro transfronteiriços e multimoedas permitem que consumidores, empresas, instituições financeiras e governos, em mais de 200 países e territórios e em mais de 130 moedas, se conectem com bilhões de contas bancárias, milhões de carteiras e cartões digitais e uma presença global de centenas de milhares de locais de varejo. Nosso objetivo é fornecer serviços financeiros acessíveis que ajudem pessoas e comunidades a prosperar. Para informações adicionais, visite www.westernunion.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Assessoria de Mídia:

Carolina Sottocorno; carolina.sottocorno@westernunion.com | +54 9 11 6000-5317

Fonte: BUSINESS WIRE



Gerente da Vedacit ensina como impermeabilizar piscinas da forma correta

Gerente da Vedacit ensina como impermeabilizar piscinas da forma correta
Gerente da Vedacit ensina como impermeabilizar piscinas da forma correta

A impermeabilização de piscinas é um assunto que merece atenção redobrada, uma vez que se trata de um espaço sujeito a grandes movimentações estruturais. O gerente técnico da Vedacit, Anderson de Oliveira, preparou dicas com cuidados essenciais para evitar problemas como rachaduras, infiltrações recorrentes e perda de estanqueidade. 

Recentemente, a empresa lançou produtos voltados especificamente para esta finalidade. Para saber que produto utilizar para impermeabilizar corretamente, basta consultar a inteligência artificial da Vedacit, por meio do assistente Val: https://qrfy.io/q70v7GCIym.

As dicas do especialista seguem abaixo:

1 – Regularizar a estrutura

Antes da impermeabilização, verificar se o concreto está bem curado (mínimo de 28 dias), sem fissuras nem falhas de concretagem. É importante corrigir imperfeições e fazer a meia-cana em todos os cantos para evitar pontos de fragilidade.

2 – Reforçar os detalhes construtivos

“Os maiores riscos de infiltração estão em juntas de concretagem, ralos e passagens de tubulação”, diz Oliveira. Por isso, é fundamental aplicar a manta estruturante em toda a área, mas se atentando a esses pontos e utilize selantes elásticos para garantir a vedação. 

3 – Escolher produto flexível e resistente à pressão

Piscinas exigem impermeabilizantes com alta elasticidade e resistência, capazes de suportar contato contínuo com a água. 

Para o gerente da Vedacit, pequenos descuidos, como não executar a meia-cana ou economizar na espessura das demãos, podem gerar infiltrações difíceis e caras de corrigir depois.

Além disso, o teste de estanqueidade, muitas vezes deixado de lado, é indispensável para validar o sistema antes do acabamento. Já nos acabamentos, substituir rejunte rígido por selante elástico nos cantos garante flexibilidade e durabilidade. “Atenção aos detalhes é o que assegura uma obra realmente protegida contra a umidade”, finaliza o especialista.

 



Mês de setembro chama atenção para a doença de Alzheimer

Mês de setembro chama atenção para a doença de Alzheimer
Mês de setembro chama atenção para a doença de Alzheimer

O dia 21 de setembro foi instituído como o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer. A data chama atenção para as condições de demência, especialmente pelo aumento do número de casos incidindo em uma população que está envelhecendo. Cerca de 8,5% da população com 60 anos ou mais convive com Alzheimer, é o que aponta o Relatório Nacional sobre a Demência: Epidemiologia, (re)conhecimento e projeções futuras. Ainda de acordo com a pesquisa, a projeção é de que, até 2050, 5,7 milhões de pessoas sejam diagnosticadas no Brasil.

De acordo com Erica Oliveira, gestora pedagógica e franqueada do Supera, existem alterações na velocidade de processamento de informações na Doença de Alzheimer e em outras demências. "Isso significa que o cérebro passa a demorar mais tempo para compreender, organizar e responder a estímulos simples do dia a dia. Essa lentificação pode impactar a memória, a atenção e até mesmo a tomada de decisões", afirma.

Erica Oliveira ressalta ainda que "para auxiliar na prevenção da Doença de Alzheimer é preciso ter cuidados com a alimentação, com sono, fazer atividades físicas regularmente e manter a mente ativa, para esta última, existem técnicas que podem ser usadas. Uma delas é a estimulação cognitiva, também conhecida como ‘ginástica para o cérebro’ promovida por empresas como o Método Supera". A gestora pedagógica explica que esse Método "é um novo programa que utiliza exercícios de atenção, memória, raciocínio lógico e concentração para manter o cérebro ativo. O método combina jogos, desafios, atividades lúdicas e técnicas de neurociência para estimular as funções cognitivas, fortalecendo as conexões neurais e contribuindo para a qualidade de vida dos praticantes".

Célia Gontijo que é aluna do Supera há 6 anos, conta que os métodos da ginástica para o cérebro são válidos. "Pra mim é muito bom, porque eu ando esquecendo muitas coisas e o Supera me faz trabalhar com a cabeça". Para a aluna do Supera, Maria Aparecida Pedrosa, esse processo põe os alunos para pensar e exercitar. "Se eu não fosse aluna hoje, eu acho que eu já estaria com demência", relata.



Odontologia recebe nova IA para produção rápida de vídeos

No próximo 18 de setembro, às 20h, dentistas de todo o Brasil poderão acompanhar, em uma transmissão online e gratuita, o lançamento de um novo recurso tecnológico para a produção de vídeos. A ferramenta, desenvolvida pela ICOM Marketing, visa transformar a forma como profissionais de odontologia criam conteúdo digital, permitindo a geração de até dez vídeos em apenas dez minutos. O objetivo é simplificar etapas de gravação e edição, facilitando a presença das clínicas nas redes sociais em um momento de crescente digitalização do setor.

No lançamento, os participantes poderão acompanhar exemplos de materiais prontos que vão desde conteúdos educativos para pacientes até vídeos informativos e promocionais para campanhas digitais. A apresentação também mostrará como a ferramenta pode ser integrada às estratégias das agências de marketing, facilitando a entrega de conteúdos frequentes e organizados, além de apoiar a rotina dos dentistas ao reduzir o tempo destinado à produção. Segundo a organização, a proposta não é apenas lançar a ferramenta, mas contextualizar sua chegada em um cenário de transformação digital cada vez mais acelerado.

De acordo com um levantamento da ABIMO (Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar), o setor odontológico brasileiro movimenta cerca de R$ 38 bilhões por ano, com crescimento médio anual de 7%, impulsionado principalmente pela busca de visibilidade no ambiente online e pela digitalização das clínicas. Esse dado reforça a necessidade de ferramentas que aliem eficiência, comunicação e competitividade no mercado.

Para Fábio Avelar, diretor da ICOM e responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, o recurso foi pensado para que dentistas possam dedicar mais tempo às atividades estratégicas do negócio. “O objetivo é simplificar etapas sem reduzir a capacidade de presença digital das clínicas”, afirmou.

O lançamento será aberto ao público mediante inscrição antecipada no site oficial do lançamento.



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