Home Blog Page 36

Uniphore Lança Plataforma de IA Empresarial: Business AI Cloud

A Uniphore, empresa especializada em IA para negócios, lançou hoje a Uniphore Business AI Cloud: uma plataforma soberana, modular e segura que elimina as “lacunas da IA” entre a TI e os usuários empresariais ao combinar a simplicidade da IA voltada ao consumidor com segurança e escalabilidade de nível corporativo.

As tecnologias de IA estão transformando rapidamente as empresas, mas pouco tem sido feito para implementá-las de forma que permita aos CIOs escaloná-las com segurança e, ao mesmo tempo, ofereça aos usuários empresariais acesso intuitivoàIA com todo o poder dos dados, integrações e contexto corporativo. É essencial unificar TI e negócios por meio de uma plataforma única para que a IA cumpra sua promessa como força transformadora nas empresas.

Apresentando o Business AI Cloud

A Business AI Cloud da Uniphore impulsiona operações baseadas em agentes com uma plataforma de IA full-stack que abrange dados, conhecimento, modelos e agentes. Ela permite que usuários empresariais implantem agentes de IA e acessem o conhecimento corporativo instantaneamente, ao mesmo tempo em que oferece aos CIOs uma base para entregar aplicações de IA seguras e integradas, treinadas com dados empresariais.

  • Camada de dados: uma malha de dados modular e zero-copy, que se conecta a qualquer plataforma, aplicativo ou nuvem — consultando e preparando os dados onde eles estão para eliminar migrações e acelerar a adoção da IA.
  • Camada de conhecimento: estrutura e contextualiza os dados da empresa para torná-los prontos para recuperação de conhecimento com IA, permitido o ajuste fino de SLM proprietária, ajustes contínuos e a geração de insights profundos e compreensíveis em diversos domínios.
  • Camada de modelo: aberta e compatível com LLMs de código aberto e fechado, permitindo que as empresas apliquem diretrizes de segurança e governança, além de orquestrar e trocar modelos conforme a tecnologia evolui, sem precisar refazer processos.
  • Camada agêntica: oferece agentes prontos para uso de nível corporativo e uma ferramenta de criação de agentes em linguagem natural, além de orquestração baseada em Business Process Model and Notation (BPMN) para implementar IA em fluxos de trabalho reais de vendas, marketing, atendimento, RH e outros.

Superando as barreiras da IA corporativa

Apesar da variedade de plataformas e aplicações de IA, a adoção da IA nas empresas ainda encontra bastante resistência. A Business AI Cloud foi criada especificamente para enfrentar os quatro principais obstáculosàimplementação da IA corporativa:

  • O gargalo da camada de dados: encontrar dados desorganizados, transformá-los e prepará-los para uso pela IA ainda é um processo altamente manual, demorado e fragmentado, o que atrasa a implementação e dificulta a escalabilidade da IA.
  • Soberania de dados: empresas globais precisam de uma arquitetura única que funcione em nuvem, multi-nuvem ou localmente.
  • Desconexão na responsabilidade pela IA entre TI e negócios: normalmente, a TI é responsável pela infraestrutura e estratégia de IA, mas a experiência da IA deve estar com os negócios. As plataformas atuais não permitem uma adoção rápida pelos usuários empresariais.
  • Exigência de substituição completa: a maioria das plataformas de IA não é compatível com a infraestrutura tecnológica existente nas empresas e exige mudanças significativas para implementação.

“A maioria das soluções de IA atuais foi criada para consumidores ou pesquisadores, não para empresas”, disse Umesh Sachdev, CEO e cofundador da Uniphore. “A Business AI Cloud da Uniphore muda esse cenário. Reunimos quatro camadas essenciais da tecnologia de IA: dados, conhecimentos, modelos e agentes. Agora, os CIOs podem implementar IA com segurança e em escala, mantendo o controle da governança, enquanto permitem que os usuários empresariais conduzam a experiência e o valor”.

Uniphore Business AI Cloud – Soberana, modular e segura

Como uma plataforma de IA soberana, modular e segura para empresas, a Uniphore oferece aos CIOs e líderes de negócios três capacidades essenciais para implantação e adoção rápida de IA.

  • Soberania: a Uniphore oferece suporte a implantações de agentes e aplicativos de IA empresariais em nuvem, multi-nuvem e no local. Nossa plataforma permite que as empresas mantenham controle sobre seus dados, modelos e fluxos de trabalho de IA. Com uma arquitetura única de zero-copy, a Uniphore garante que os dados permaneçam no local, atendendo às exigências de privacidade, regulamentação e governança.
  • Modularidade: a Uniphore se integra às tecnologias e bancos de dados empresariais existentes, conectando-se a qualquer fonte de dados, modelo ou aplicação de IA. Essa flexibilidade permite a implantação sem dependência exclusiva de um fornecedor, modelo ou arquitetura.
  • Segurança: a Uniphore integra proteções específicas para IA, incluindo limites para controlar o comportamento dos modelos, monitoramento, governança granular, defesa contra prompts adversos e testes contínuos de segurança para garantir a resiliência e conformidade do sistema.

IA empresarial descomplicada.

A Uniphore preenche a lacuna entre a IA para consumidores e a empresarial, oferecendo a simplicidade, personalização e facilidade de uso que os usuários empresariais esperam, junto com a segurança, governança e escalabilidade de nível corporativo que o setor de TI exige. Diferente das ferramentas para consumidores, que carecem de contexto e controle empresarial, ou dos frameworks técnicos voltados só para desenvolvedores, a Business AI Cloud da Uniphore capacita CIOs e usuários empresariais ao unificar agentes, modelos, conhecimentos e dados em uma plataforma única e modular. Esse equilíbrio entre usabilidade e rigor nos permite oferecer a verdadeira promessa da IA, não apenas como um upgrade tecnológico, mas como uma força transformadora para as empresas.

Utilizada por empresas globais

A Uniphore está presente em milhares de ambientes finais de clientes em todos os principais setores. Grandes empresas globais de serviços profissionais também utilizam a Business AI Cloud para criar modelos personalizados, implantar agentes, automatizar fluxos de trabalho corporativos e proporcionar experiências aprimoradas por IA para clientes e colaboradores em grande escala.

“Com a Uniphore, estamos criando uma fábrica de IA agêntica, projetada para desenvolver, implantar e coordenar rapidamente agentes de IA nos ambientes dos nossos clientes”, disse Oscar Vergé, diretor de implantação de IA da Konecta. “O criador de agentes da plataforma, o motor de orquestração e o suporte tanto para agentes prontos quanto personalizados nos permitem transformar fluxos de trabalho essenciais de cada cliente, do atendimento ao consumidoràautomação de processos internos. Isso vai além da adoção de IA: é uma verdadeira transformação em escala empresarial”.

“Para nós, não era questão de usar IA só por usar”, disse Rajesh Subramaniam, CEO da ResultsCX. “Queríamos ir além de soluções isoladas e apostar em uma plataforma unificada, com suporte a modelos de linguagem específicos de domínios e capaz de orquestrar agentes de IA personalizados e prontos para uso. Esses agentes, que fazem parte da camada agêntica da Uniphore, estão nos ajudando a repensar a jornada do cliente com mais inteligência, agilidade e impacto nos negócios”.

“O conjunto de aplicações agênticas da Uniphore se destaca não só pela robustez para uso corporativo, mas também pela eficiência em facilitar a transição para fluxos de trabalho baseados em agentes”, disse Luis Alonso, líder de estratégia e engenharia de dados de clientes – Ciências de Dados de Marketing Global da HP. “Vimos na prática como o Marketing AI CDP acelera nossos negócios ao oferecer acesso direto aos dados para nossas equipes de marketing”.

A Business AI Cloud da Uniphore estará disponível para o público a partir de julho. Para saber mais, acesse http://www.uniphore.com/

Revelando o poder da IA empresarial no AI Leadership Summit em Londres

A Uniphore vai apresentar a Business AI Cloud com destaque em seu exclusivo AI Leadership Summit, em Londres, no dia 9 de junho, às 16h BST (8h PST, 11h EST).

Este evento fechado, disponível por transmissão ao vivo, é uma oportunidade rara de aprender diretamente com executivos e líderes do setor sobre como aplicar a nova geração de IA empresarial, incluindo sistemas agênticos que raciocinam, tomam decisões e geram resultados.

O que esperar:

  • Descubra como os executivos da Konecta, KPMG e ResultsCX estão ampliando o uso da IA em implementações reais.

  • Confira insights do analista de IA da Forrester, Rowan Curran, sobre a ascensão dos sistemas agênticos e da IA pronta para negócios.

  • Ouça em primeira mão um anúncio importante do CEO da Uniphore, Umesh Sachdev, que vai definir o próximo capítulo da IA empresarial.

  • Confira demonstrações ao vivo que mostram as últimas inovações em IA agêntica e modular.

URL para registro no evento: https://www.uniphore.com/events/unlocking-business-ai-a-leadership-summit-by-uniphore-webcast/

Sobre a Uniphore

A Uniphore é uma empresa de IA empresarial. Nossa plataforma soberana, modular e segura conecta dados corporativos, ajusta modelos de IA e implanta IA agêntica em toda a empresa. Capacitando cada colaborador a aumentar a produtividade, ajudamos as empresas a crescer mais rápido, operar de forma mais inteligente e reduzir custos. Utilizada por mais de 1.500 empresas no mundo todo e reconhecida pela Deloitte Fast 500, a Uniphore cumpre a promessa da IA como força transformadora para as empresas.

Saiba mais sobre a Business AI Cloud da Uniphore e suas soluções de IA para empresas em www.uniphore.com. Para insights, novidades e visões de especialistas, visite nosso blog ou siga-nos no LinkedIn.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato com a mídia:

Tim Harris

Diretor de relações públicas

tim.harris@uniphore.com

Fonte: BUSINESS WIRE



SailPoint fortalece a sua presença na América do Sul com instância SaaS hospedada na AWS do Brasil

A SailPoint, Inc. (NASDAQ: SAIL), líder em segurança de identidade unificada, anunciou hoje o lançamento em junho de sua primeira instância de Software como Serviço (SaaS) na América do Sul, hospedada na Amazon Web Services (AWS) do Brasil. Esse lançamento destaca a expansão estratégica da presença global da SailPoint e a demanda por soluções de segurança de identidade globalmente.

A nova instância SaaS no Brasil da SailPoint, com seu Identity Security Cloud, responder à crescente demanda regional por segurança de identidade. Ela garantirá a soberania de dados, a conformidade regulatória e a segurança para organizações. Setores altamente regulamentados como finanças, saúde e governo poderão, assim, aproveitar os benefícios da nuvem e utilizar localmente, a plataforma líder de segurança de identidade da SailPoint, o SailPoint Atlas.

“Lançar uma instância de SaaS no Brasil é mais do que simplesmente adicionar infraestrutura — é sobre capacitar empresas locais com soluções de segurança de identidade que sejam seguras, escaláveis e adaptadas às necessidades regionais”, disse Gary Nafus, Chief Commercial Officer da SailPoint. “Do nosso ponto de vista, as organizações na América do Sul estão acelerando suas jornadas de transformação digital, e acreditamos que nossa oferta regional de SaaS lhes permitirá fazer isso com confiança — melhorando a postura de segurança, apoiando esforços de conformidade e reduzindo a complexidade operacional”.

Construída como um ambiente SaaS multi-tenant na AWS, a instância do Brasil é totalmente isolada das demais regiões da AWS, sendo projetada para impedir que os dados dos clientes sejam replicados ou armazenados fora do país. Este anúncio reforça a visão de longo prazo da SailPoint de se tornar a parceira preferencial em segurança de identidade para empresas globais. Ao expandir sua presença SaaS para a América do Sul, a SailPoint continua a capacitar as organizações a escalarem com segurança, simplificarem a conformidade e se protegerem contra ameaças de identidade cada vez mais sofisticadas.

Para informações adicionais sobre o SailPoint Identity Security Cloud, visite:

Sobre a SailPoint, Inc.

Na SailPoint, acreditamos que a segurança corporativa deve ter a identidade como base. As empresas atuais contam com uma força de trabalho diversificada, composta não apenas por identidades humanas, mas também de máquina — e protegê-las todas elas é essencial. Com uma abordagem centrada na identidade, a SailPoint capacita as organizações a gerenciar e proteger o acesso a aplicativos e dados de forma integrada, com agilidade e escala. Nossa plataforma unificada, inteligente e extensível oferece segurança orientada por identidade, ajudando as empresas a se protegerem contra ameaças dinâmicas, enquanto promovem a produtividade e a transformação. Com a confiança de muitas das organizações mais complexas do mundo, a SailPoint protege a empresa moderna.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Assessoria de Imprensa da SailPoint

Samantha Person

Gerente sênior de Relações Públicas e Comunicação Corporativa

+1-512-923-4053

Samantha.Person@SailPoint.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Indicium lança AI Data Squads para acelerar migrações complexas para Databricks usando Agentic AI e dbt

NOVA YORK, 10 de junho de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Indicium, líder global em serviços de dados e IA, anunciou hoje o lançamento do AI Data Squads as a Service, um novo modelo de entrega que ajuda empresas a executar migrações complexas, modernizar plataformas de dados, aumentar a qualidade dos seus dados e criar a base para operar com inteligência operacional. O serviço foi construído a partir do IndiMesh, o framework proprietário da Indicium, e opera utilizando Agentic AI. Ele oferece a velocidade e a garantia de qualidade que as empresas precisam para extrair o valor real dos seus dados.

Muitas grandes empresas enfrentam obstáculos como baixa qualidade dos dados, plataformas fragmentadas e processos manuais. Os AI Data Squads resolvem esses desafios por meio de um modelo de consultoria flexível baseado na experiência do mundo real. Cada Squad é uma equipe híbrida que combina engenheiros e consultores altamente certificados com agentes de IA incorporados. Ambos possuem ampla experiência em Databricks, dbt Cloud e modern data stack. Essas equipes viabilizam fluência nas plataformas, entregas estruturadas e insights práticos em cada engajamento. Elas adaptam-se a cada organização, e garantem o alinhamento com os negócios e resultados consistentes.

Desenvolvidos a partir do framework IndiMesh e habilitados por Agentic AI, os Squads usam inteligência embarcada para apoiar o planejamento, automatizar as tarefas de migração e simplificar a validação e a otimização. Essa combinação de talentos especializados, métodos de entrega comprovados e ferramentas inteligentes ajuda as equipes a avançar mais rápido, aumentar a qualidade dos dados e oferecer melhores resultados em todas as etapas da modernização.

O AI Data Squads as a Service é um modelo de entrega projetado para ajudar grandes empresas a modernizar suas plataformas, aumentar a qualidade dos seus dados e extrair todo o potencial dos seus investimentos em dados. Para isso, cada Squad é equipado com um conjunto de agentes de IA desenvolvidos a partir de mapas de processos IndiMesh e treinados em anos de experiência no modern data stack. Esses agentes desempenham um papel fundamental no apoio às principais tarefas em todas as fases do trabalho.

Ferramentas de Agentic AI treinadas no modern data stack

Cada agente usado no modelo de entrega da Indicium é desenvolvido a partir de mapas de processos IndiMesh e baseado em anos de experiência no modern data stack. Esses agentes dão suporte às principais tarefas durante a migração e a implementação, ajudando as equipes a automatizar etapas repetíveis, aumentar a precisão e manter a velocidade e o controle em projetos complexos:

  • Agente Prompt2Pipeline: automatiza a tradução de projetos PySpark, pandas e SSIS em modelos dbt modulares para Databricks com melhores práticas alinhadas e validação MCP.
  • Agentes de Arquitetura: recomendam padrões de implementação com base em mais de 250 arquiteturas de referência comprovadas.
  • Agentes de Pipeline de Dados: agilizam o desenvolvimento de ETL e ELT, a otimização de desempenho e a confiabilidade do fluxo de trabalho.
  • Agentes de Governança: garantem a conformidade por meio de verificações de validação automatizadas mapeadas de acordo com a política interna da empresa e os padrões do setor.
  • Agentes de MLOps: automatizam a implantação, o monitoramento e o controle de versão de modelos de aprendizado de máquina em sistemas de produção.
  • Agentes de Documentação: mantêm a documentação atualizada a partir do código e da configuração, incluindo dicionários de linhagem e dados.
  • Agentes de Análise: permitem a geração de consultas intuitivas e insights rápidos usando a exploração de linguagem natural.
  • Agentes de Gerenciamento de Projetos: rastreiam o progresso, alocam recursos e sinalizam os riscos de entrega, usando informações da matriz de competências do IndiMesh.
  • Agentes de Garantia de Qualidade: automatizam testes rigorosos de fluxos de dados, código e saídas para a garantia de que todos os componentes atendam aos padrões internos e regulamentares.

Os agentes são implantados com segurança em ambientes de clientes sem dados transferidos externamente. As equipes acessam os agentes por meio de ferramentas utilizadas por desenvolvedores e APIs para aumentar a velocidade, reduzir o esforço manual e fortalecer a governança ao longo da entrega.

Resultados alcançados em escala empresarial

Em um projeto recente para uma empresa global do setor de recursos minerais, a Indicium substituiu mais de 400 notebooks legados e 100 fluxos de trabalho interdependentes por modelos dbt padronizados no Databricks. O projeto foi concluído em menos de quatro meses. O tempo de migração do código foi reduzido em mais de 85%, e o esforço de modernização proporcionou maior consistência, facilidade de manutenção e confiança em toda a plataforma.

Desenvolvido para grandes empresas

Com empresas cada vez mais adotando Databricks e dbt, ou migrando pipelines legados, os AI Data Squads oferecem um modelo claro e estruturado para uma modernização rápida e confiável. A abordagem da Indicium combina melhores práticas, automação inteligente e profunda experiência de entrega para ajudar clientes a reduzir a complexidade, aumentar o desempenho e preparar sua infraestrutura de dados para o futuro.

“A IA pode acelerar a entrega, mas o valor real vem da combinação da automação com a experiência prática e a profundidade da plataforma”, disse Daniel Avancini, Diretor de Dados da Indicium. “Nossas equipes têm anos de experiência com Databricks e dbt, aprimoradas por agentes que agilizam o trabalho sem pegar atalhos. É assim que ajudamos os clientes a se modernizarem com rapidez e confiança.”

As empresas podem começar com uma avaliação da sua plataforma de dados para avaliar a maturidade atual, identificar bloqueadores e definir uma estratégia de migração ou de otimização alinhada às suas metas. A Indicium fornece planejamento, execução, documentação e capacitação por meio de um modelo de serviços unificado que garante resultados mensuráveis desde o primeiro dia.

Para mais informação, visite www.indicium.ai.

Sobre a Indicium
Com sede em Nova York, a Indicium é líder global em serviços de dados e IA, ajudando grandes empresas a modernizar plataformas, acelerar a adoção de dbt e Databricks e escalar o uso operacional de IA. Seu framework proprietário IndiMesh capacita a execução consistente em mais de 1.000 projetos corporativos, combinando inteligência coletiva, experiência comprovada e rigoroso controle de qualidade. A Indicium oferece resultados reais por meio da modernização de plataformas de dados, preparação para IA e inovação.



GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9465884)



MVNO de primeiro nível seleciona BSS nativo de IA da Tecnotree para transformação multinacional no Reino Unido e na Europa

A Tecnotree, pioneira mundial em BSS Digital nativos de IA e plataformas fintech, anunciou um importante contrato plurianual e multinacional com uma Operadora de Rede Virtual Móvel (MVNO) de primeiro nível para transformar suas operações no Reino Unido e na Europa. O contrato, avaliado em US$ 19,58 milhões durante cinco anos, posiciona a Tecnotree na vanguarda da capacitação de MVNOs de última geração em mercados de telecomunicações consolidados e altamente competitivos.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250609094284/pt/

Este compromisso prevê a substituição completa dos sistemas legados da MVNO pelo BSS nativo em nuvem e componível da Tecnotree, uma plataforma com foco em IA, alinhada à ODA do TM Forum, elaborada para velocidade, escala e interoperabilidade. Criada para liberar a personalização em tempo real, orquestração ágil de serviços e ecossistemas financeiros incorporados, esta transformação define as bases para que a MVNO possa competir com inteligência e crescer com objetivo.

A implantação terá início no segundo semestre de 2025, com reconhecimento de receita previsto para começar no mesmo período e expandindo sua presença em mercados europeus de alto potencial.

George Glass, Diretor de Tecnologia do TM Forum, disse:

“Este anúncio exemplifica o tipo de transformação ágil e nativa de IA que a Arquitetura Digital Aberta do TM Forum foi criada para dar suporte. Ao adotar padrões abertos e design componível e nativo da nuvem, a Tecnotree permite que as MVNOs aproveitem a velocidade, a inteligência e a interoperabilidade em escala. Este é o modelo de como os provedores de serviços digitais podem preparar suas operações para o futuro e prosperar em um ecossistema em rápida evolução.”

Padma Ravichander, Diretora Executiva da Tecnotree, disse:

“Não estamos apenas implantando sistemas, mas entregando o futuro. Esta cooperação representa o novo paradigma de transformação das telecomunicações: enxuta, nativa de IA, governada eticamente e criada para escala centrada no ser humano. Vemos as MVNOs não como ramificações, mas como inovadoras ousadas, sendo que nossa plataforma proporciona a elas uma infraestrutura de inteligência para liderar.”

Prianca Ravichander, Diretora de Marketing e Diretora Comercial da Tecnotree, acrescentou:

“O mercado de MVNOs está entrando em sua próxima curva em S de crescimento, impulsionado por IA, componibilidade e monetização baseada em consentimento. Com o núcleo digital da Tecnotree no centro, estamos possibilitando interação em tempo real e baseado em valor em todos os serviços, redes e pontos de contato financeiros. Não se trata de uma troca de sistema, mas sim uma redefinição estratégica.”

Destaques estratégicos e técnicos:

  • BSS digital nativo de IA: Arquitetura de microsserviços que permite implementações de serviços modulares e escaláveis ​​com Sensa
  • CVM e tomada de decisão em tempo real: Orquestração orientada por ML e automação governada por KPI com a plataforma Moments
  • Inteligência componível: Catálogo unificado, monetização ágil e criação dinâmica de produtos
  • Integração de Nível Financeiro: Carteira Diwa incorporada para dar suporte à fidelidade, pagamentos e inclusão
  • Alinhamento à ODA do TM Forum: Ecossistema de API aberta para acelerar parcerias de ecossistemas
  • Núcleo de inteligência multinacional: Controle de plataforma federada com adaptabilidade localizada

A expansão da Tecnotree para mercados de MVNOs desenvolvidos é respaldada por uma estratégia que molda o setor: desvincular a infraestrutura da inovação e substituir sistemas isolados por plataformas de aprendizagem unificadas que se tornam mais inteligentes a cada interação.

Sobre a Tecnotree

A Tecnotree é uma empresa digital de Sistemas de Suporte a Negócios (BSS) pronta para 5G, com recursos de IA/ML e extensibilidade multinuvem. A Tecnotree lidera o caminho na conformidade de APIs abertas do TM Forum com 59 APIs abertas certificadas, incluindo 9 APIs abertas do mundo real, uma prova do compromisso da empresa com a excelência e da busca contínua por oferecer experiências e serviços diferenciados para CSPs e DSPs. Nossa conjunto de BSS Stack digitais, ágil e com código aberto, abrange a gama completa (do pedidoàcobrança) de processos de negócios e gerenciamento de assinaturas para telecomunicações e outros setores de serviços digitais, criando oportunidades além da conectividade. A Tecnotree também proporciona um mercado digital com múltiplas experiências em Fintech e B2B2X para sua base de assinantes através da plataforma Tecnotree Moments, a fim de capacitar comunidades digitalmente conectadas em jogos eletrônicos, saúde, educação, OTT (distribuição de conteúdo digital) e outros ecossistemas verticais. A Tecnotree tem ações cotadas na Nasdaq de Helsinki (TEM1V).

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato com a mídia

Prianca Ravichander, Diretora de Marketing e Diretora Comercial

E-mail: marketing@tecnotree.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Resident Evil Requiem da Capcom, o mais novo título da série, com lançamento previsto para 27 de fevereiro de 2026!

A Capcom Co., Ltd. (TOKYO:9697) anunciou hoje que o Resident Evil Requiem, o mais recente título da série Resident Evil, tem lançamento previsto para 27 de fevereiro de 2026.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250609444104/pt/

Resident Evil Requiem Logo

Logo do Resident Evil Requiem

Resident Evil Requiem é um jogo de sobrevivência de terror que serve como o nono título principal da série. O título vem sendo desenvolvido usando RE ENGINE, o mecanismo de jogos de propriedade da Capcom, e aproveita a ampla experiência de desenvolvimento da Capcom, cultivada mediante inúmeros títulos de sucesso. A fidelidade gráfica passou por uma evolução significativa, em particular, oferecendo visuais com realismo cinematográfico que transmitem vividamente as emoções dos personagens e oferecem um nível de imersão sem precedentes. A empresa está desenvolvendo o título de modo constante para satisfazer as altas expectativas dos fãs de longa data da série e do público de jogos a nível mundial. Mais detalhes sobre o título serão anunciados no futuro.

A Capcom permanece firmemente comprometida em atender às expectativas de todos os usuários, ao aproveitar seus recursos de desenvolvimento de jogos líderes do setor, a fim de criar experiências de jogos com muito entretenimento.

Sobre a série Resident Evil

A franquia Resident Evil apresenta jogos de sobrevivência de terror nos quais os jogadores utilizam diversas armas e outros itens para sobreviver a situações aterrorizantes. Com o apoio de uma base mundial e apaixonada de fãs, as vendas acumuladas de jogos desde o lançamento do primeiro título desta série emblemática, em 1996, ultrapassam 170 milhões* de unidades.

* Em 31 de março de 2025

SOBRE A CAPCOM

A Capcom é uma editora líder mundial em desenvolver e distribuir entretenimento interativo para consoles, PCs, dispositivos portáteis e sem fio. Fundada em 1983, a empresa criou centenas de jogos eletrônicos, incluindo as franquias inovadoras Resident Evil™, Monster Hunter™, Street Fighter™, Mega Man™, Devil May Cry™ e Ace Attorney™. A Capcom mantém operações nos EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Hong Kong, Taiwan, Singapura e Tóquio, com sede corporativa localizada em Osaka, Japão. Mais informações sobre a Capcom podem ser encontradas em https://www.capcom.co.jp/ir/english/

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Seção de Relações Públicas e Relações com Investidores da Capcom

+81-6-6920-3623

Fonte: BUSINESS WIRE



Plano de marketing estratégico guia inauguração da Doce Pele

A expansão do mercado de franquias no Brasil tem mostrado que um planejamento de marketing bem estruturado constitui um dos pilares essenciais para o sucesso de uma nova unidade. De acordo com uma matéria veiculada pelo Portal Sebrae, o dia da inauguração de uma loja é muito importante para a marca, pois é uma oportunidade única de criar uma primeira impressão positiva nos clientes. Uma inauguração bem planejada pode ajudar a impulsionar as vendas e aumentar a fidelidade do público.

Foi com essa visão que a Doce Pele Estética e Harmonização Facial estruturou a chegada de sua nova unidade em Ribeirão Preto. A estratégia para a abertura foi pautada no “live marketing”, trazendo um evento imersivo que conectou clientes, influenciadores e profissionais da área da saúde e beleza em uma experiência sensorial e informativa.

Live marketing: além da inauguração, a construção da marca

A cerimônia de inauguração foi realizada no dia 19 de março e os organizadores apostaram na interação ao vivo e no engajamento direto com o público. A equipe promoveu “talks” especializados sobre saúde, bem-estar e tendências da estética, conduzidos por profissionais que atuam na área e convidados.

Durante a ocasião, temas ligados à beleza e à autoestima foram também abordados pelos palestrantes, relacionando os conceitos de estética e qualidade de vida. Foram discutidos desde os cuidados faciais e corporais no dia a dia, com a Dra. Larissa Eleodoro, fundadora da Doce Pele, até a conexão essencial entre estética e Nutrologia, apresentada pela Dra. Carla Macriani. Além disso, o evento trouxe uma discussão sobre harmonização facial descomplicada, abordando seus benefícios e desmistificando conceitos, novamente com a doutora Larissa.

A importância do planejamento de marketing na expansão de franquias

A estratégia de marketing envolveu um plano de comunicação, que incluiu:

Marketing digital: campanhas segmentadas para atração de clientes, explicando o funcionamento e serviços oferecidos pela clínica;

Parcerias com influenciadores: convidados estratégicos para ampliar o alcance da marca;

Conteúdo estratégico: divulgação consistente nas redes sociais antes, durante e após o evento;

Ações promocionais: condições especiais para quem agendasse avaliações e fechasse protocolos durante a inauguração.

Este exemplo reforça a relevância de possuir um plano de marketing estratégico que seja pautado pelo objetivo de promover uma comunicação eficiente, buscando gerar reconhecimento de marca perante o público.

Segundo Larissa Eleodoro, fundadora da Doce Pele: “Por meio de um plano de marketing estratégico, as clínicas que almejam se destacar perante o público podem reafirmar o seu compromisso de levar excelência em estética para novos mercados, garantindo não apenas o sucesso da inauguração, mas a fidelização de clientes a longo prazo”.

A rede de franquias Doce Pele possui unidades nos municípios de São José do Rio Preto – SP e Ribeirão Preto – SP. Os sócios almejam abrir novas clínicas da marca até o final de 2025.



Barbieri do Brasil amplia soluções para sistemas Steel Frame

A Barbieri do Brasil, indústria especializada na fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e light steel framing, integra à sua linha de produção os “perfis engenheirados” da máquina Framecad de perfilação totalmente automatizada, capaz de produzir componentes estruturais de alta precisão, como montantes, guias e outros perfis metálicos essenciais ao sistema construtivo light steel frame, de forma personalizada, de acordo com a necessidade de cada projeto.

“Embora máquinas semelhantes já existam no mercado, a proposta da Barbieri foca na qualidade de seus perfis, desde a certificação da matéria-prima até a rastreabilidade de todo processo produtivo. Ao adotar essa tecnologia, a empresa reforça seu compromisso com a excelência e amplia a oferta de produtos da linha light steel frame, proporcionando aos clientes uma nova opção, além de personalização e versatilidade nos projetos”, comenta André Rossi, gerente de desenvolvimento e novos negócios da Barbieri.

Informações sobre a Perfiladeira Framecad

A máquina visa garantir rapidez na operação através de múltiplas funções, fazendo perfurações de forma precisa para parafusos, incluindo rebaixos que otimizam o acabamento, e é capaz de entregar estruturas completas de parede com precisão.

“A tecnologia de software embarcada permite customizar e adaptar os perfis conforme as necessidades específicas de cada projeto. A perfiladeira interpreta projetos com facilidade, realizando furos e cortes conforme o planejamento determinado pelo engenheiro, proporcionando integração total entre projeto e execução”, completa Rossi.

Com a nova solução, o Grupo Barbieri busca se destacar no setor através da industrialização e customização avançadas dos perfis, disponibilizando ao setor novos produtos. Considerando que steel frame tem sido cada vez mais utilizado nacionalmente, a meta é seguir oferecendo mais opções, solidificando a reputação no mercado de construção civil.  



Padrões emocionais influenciam vínculos na vida adulta

Relacionamentos que causam dor, insegurança ou esgotamento emocional são mais comuns do que parecem. Muitas pessoas se veem em ciclos afetivos repetitivos — nos quais, mesmo mudando de parceiro, as experiências acabam se parecendo. Essa repetição, segundo estudos em psicologia do desenvolvimento, pode estar ligada a registros inconscientes formados ainda na infância.
 
Entre os pesquisadores que estudaram o tema, o psiquiatra britânico John Bowlby, escritor da trilogia clássica de livros sobre apego. Ele estabelece os fundamentos da Teoria do Apego, explicando como as experiências precoces de vínculo influenciam os padrões emocionais e de relacionamento ao longo da vida. Observou também que os cuidados recebidos nos primeiros anos de vida moldam os modelos emocionais usados nas relações futuras. Vínculos primários instáveis, com rejeição ou ausência emocional, tendem a gerar mecanismos de sobrevivência que, embora inicialmente protetores, tornam-se disfuncionais ao longo do tempo.
 
Uma pesquisa publicada pela Revista Psicologia USP apontou que pessoas com dependência emocional têm maior tendência a desenvolver baixa autoestima, sintomas depressivos e dificuldade para lidar com frustrações afetivas. Em muitos casos, pode haver uma idealização do parceiro ou um medo intenso de ficar só, possibilitando a pessoa a se anular em nome da relação.
 
“Esse padrão não é uma escolha consciente”, explica a hipnoterapeuta Giuliana Guimarães. “A neurociência demonstra que vivências emocionais não elaboradas ficam registradas em áreas do cérebro responsáveis por emoções e comportamento, sendo reativadas em situações de relacionamento. Quando isso acontece, é comum que a pessoa reaja com ansiedade, apego excessivo ou sensação de abandono, mesmo sem uma ameaça real.”
 
Frases como “sei que não me faz bem, mas não consigo sair disso” são recorrentes entre pacientes que buscam compreender padrões afetivos repetitivos. Profissionais da saúde mental afirmam que esses registros moldam o modo como uma pessoa se entrega, ama e, por vezes, se distancia por medo de sofrer novamente.
 
Diante dessa realidade, novas abordagens terapêuticas vêm se tornando cada vez mais procuradas. Uma delas é a Programação Neurobiológica Integrativa (PNI), desenvolvida por Giuliana Guimarães, hipnoterapeuta clínica, pedagoga e membro da International Therapist Register. Segundo ela, a PNI reúne técnicas como escuta terapêutica profunda, leitura do corpo e hipnose clínica para ajudar o paciente a acessar memórias emocionais que ficaram guardadas — muitas vezes, desde a infância.
 
“A dependência emocional não é um defeito. É um pedido de ajuda interno, vindo de partes nossas que não foram acolhidas. Quando entendemos isso, tudo começa a mudar”, explica Giuliana Guimarães, que também é especialista em terapia com casais e em dependência emocional. Em seu site, ela aborda com profundidade o tema no artigo “Rompendo com a dependência emocional”. 
Existem várias abordagens terapêuticas que buscam trabalhar a dependência emocional. A terapeuta Giuliana Guimarães escolheu a hipnose como seu método, a PNI. Um bom profissional independente da técnica usada pode capacitar o individuo para suas mudanças de padrão em sua vida.
 
Essa mudança de padrão não é apenas uma questão de força de vontade, mas envolve transformações profundas no funcionamento do cérebro. Conforme aponta um artigo publicado na Revista Psicologia: Teoria e Prática, experiências emocionais têm o potencial de gerar mudanças nas conexões neurais, especialmente quando reinterpretadas em ambientes terapêuticos seguros. Esse fenômeno, conhecido como plasticidade neural, reforça a ideia de que, ao ressignificar vivências do passado, é possível modificar respostas afetivas automáticas — abrindo espaço para novas formas de se relacionar.
 

A compreensão dos próprios gatilhos emocionais é apontada por especialistas como um passo importante para fortalecer a autoestima, estabelecer limites e realizar escolhas mais conscientes. Mudanças nesse sentido tendem a ocorrer de forma gradual, especialmente quando acompanhadas por orientação profissional e comprometimento pessoal com o processo terapêutico.

O aumento na procura por tratamentos voltados à saúde emocional indica uma maior conscientização sobre a importância de abordar não apenas os sintomas atuais, mas também as raízes afetivas que os sustentam. Conforme apontam psicólogos clínicos, tratar padrões emocionais é uma forma de interromper ciclos que, muitas vezes, atravessam gerações.



Marketing promocional com brindes atinge novos públicos

Itens personalizados com identidade visual da escola ou universidade também podem ser utilizados em contextos variados, como ações de boas-vindas, feiras acadêmicas ou processos de integração institucional. Em cada um desses momentos, o material pode desempenhar um papel simbólico de acolhimento e pertencimento. Além disso, quando distribuídos em eventos externos, esses produtos ajudam a reforçar a presença da instituição em diferentes ambientes e fortalecer a percepção de identidade junto a novos públicos.

Itens como canetas, mochilas, cadernos, estojos e garrafas reutilizáveis costumam ser distribuídos em ações de volta às aulas, feiras educacionais, eventos internos e processos seletivos, funcionando como recursos visuais que reforçam a imagem da instituição no cotidiano dos alunos. Segundo o Advertising Specialty Institute (ASI), brindes promocionais permanecem em uso por longos períodos e ajudam a manter a marca em evidência.

De acordo com o relatório Ad Impressions Study 2023, divulgado pela Advertising Specialty Institute (ASI), brindes promocionais geram milhares de impressões e são mantidos por consumidores durante meses, o que reforça sua eficácia como ferramenta de marketing.

Rodrigo Pereira, CEO da empresa Innovation Brindes, comenta que o uso de brindes no setor educacional deve considerar o perfil do público-alvo. “A instituição deve avaliar a faixa etária e o contexto do aluno. Produtos úteis e personalizados permanecem por mais tempo com o estudante, o que aumenta a presença da marca”, afirma.

Segundo Pereira, garrafas sustentáveis, ecobags, blocos de anotações e pen drives têm sido amplamente utilizados por instituições que desejam alinhar a comunicação promocional aos valores pedagógicos e ambientais. “Itens reutilizáveis, quando personalizados com a identidade da escola, atuam como extensão da proposta institucional”, explica.

Além disso, a personalização com logotipo, cores institucionais e mensagens reforça o sentimento de pertencimento entre alunos, professores e colaboradores. Pereira destaca que “quando o aluno se reconhece no material, há uma identificação imediata com a instituição”.

A distribuição dos brindes também tem sido aplicada em kits de boas-vindas para calouros, campanhas de matrícula, ações em escolas de idiomas e eventos de integração. Pereira afirma que a estratégia tem sido adotada principalmente por instituições privadas que desejam gerar engajamento e ampliar a base de alunos.

Para medir os resultados, instituições educacionais observam indicadores como adesão às campanhas, aumento de contatos diretos e reconhecimento da marca. Pereira conclui: “Para que a ação seja eficaz, os brindes precisam estar integrados ao plano de comunicação da escola, com qualidade, prazo e relevância para o público-alvo”.



Recuperadora B2B registra R$1,5 bi em títulos vencidos

Mais de 1,5 milhão de títulos vencidos, que representam cerca de R$ 1,5 bilhão. Esse foi o volume de crédito renegociado pela Global em 2024 – a maior recuperadora de crédito B2B do país, que realizou 43,1 milhões de acionamentos por WhatsApp, robô autônomo, IA generativa, telefone, e-mail, negociadores, entre outros acionamentos – para regularização de débitos de empresas – desde os pequenos comércios, até organizações de maior porte. Esses são os dados apurados no primeiro Índice Global de Recuperação de Crédito B2B, elaborado pela empresa.  

O maior volume de títulos recebidos pela Global ficou na faixa entre 0 e 10 dias de atraso, representando 30% desse total. Em segundo lugar, estão os títulos com atraso entre 180 a 360 dias (13%) e, em terceiro, os títulos com atraso entre 31 e 60 dias (11%). Além disso, o relatório também aponta que o final do ano registra o maior volume de envio de títulos para cobrança: em outubro, a inadimplência foi de 10,32%; em novembro, esse número foi de 8,31% e, em dezembro, 10,96% – para se ter uma ideia, a média entre os meses de janeiro e setembro é de 7,82%.

“O maior envio de títulos vencidos no último trimestre pode ser reflexo do momento das empresas, que muitas vezes, nesta época do ano, estão em preparação para fechamento de demonstrações de resultados e balanços patrimoniais ou da intensificação de negociações do fim do ano”, avalia Rafael Medeiros, diretor Executivo B2B, da Global.  

Os títulos vencidos estão divididos em 15 segmentos: agronegócio; alimentos e bebidas; atacadista e distribuidor; bens de consumo não duráveis; construção e projetos; educação; financeiro; lazer e entretenimento; logística; manufatura; saúde; serviços; têxtil e vestuário; TI; e varejo.

Tempo de atraso e localização: dois fatores que fazem a diferença

A região Sudeste concentra 51,5% do volume de inadimplência dos títulos negociados pela Global, seguida do Sul, com 19,3%. O Nordeste concentra 15,3% dos títulos vencidos, o Centro-Oeste, 8,8% e o Norte, 5% – dados que refletem a concentração econômica do país. Os segmentos com maior número de títulos cadastrados foram os Bens de consumo não duráveis (30%), Alimentos e Bebidas (27%), e Construção e Projetos (12%).

Já a taxa de recuperação por segmento e faixa de atraso mostra que os setores de Educação, Lazer e Entretenimento e Têxtil e Vestuário têm o maior volume de recuperação de crédito na faixa de 1 a 10 dias – de 98%. Os segmentos com menor recuperação nessa faixa são o Agronegócio (88%), Logística e Bens de consumo não duráveis – ambos os segmentos com 91%.  

Na medida em que aumenta o tempo em que a dívida fica em aberto, a taxa de recuperação vai diminuindo. Por exemplo: na faixa de atraso de 11 a 20 dias, o setor de Têxtil e Vestuário tem um índice de recuperação de apenas 87%, e o segmento de Lazer e Entretenimento consegue recuperar 78% dos títulos vencidos.

Quando o atraso passa dos 30 dias, a diferença entre os índices de recuperação se torna maior para todos os segmentos. Na faixa de atraso entre 31 e 60 dias, o setor de Lazer e Entretenimento tem uma taxa de recuperação de 60%, enquanto Têxtil e Vestuário tem um índice de recuperação de 56%. A área de Educação, na faixa de 61 a 90 dias, tem sucesso na recuperação em apenas 44% dos casos. Já quando a dívida tem um atraso entre 181 dias e um ano, a média de recuperação é de apenas 20%.  

“Uma coisa é fato: os setores com melhor recuperação são aqueles que adotam tecnologia, inteligência de dados e processos ágeis para manter a inadimplência sob controle. Sem informação, e sem agir rapidamente, a chance de a empresa não conseguir recuperar o valor só aumenta. Atuar nas duas primeiras semanas, e utilizando vários canais de contato, aumenta significativamente as chances de recuperação”, pontua Medeiros.

Estratégia digital: fundamental para a recuperação de crédito

Considerando os canais da Global, o WhatsApp lidera com 51% de participação, entre os canais com maior quantidade de acordos fechados. Os agentes de negociação com uso da IA Generativa Sophi-IA foram responsáveis por 74% dos acordos gerados nos canais digitais.

“O contato via canal digital gera uma melhor experiência ao devedor, porque permite que ele responda no seu tempo, com menos pressão e constrangimento. Isso geralmente melhora a relação com a empresa credora e, em muitos casos, pode aumentar a disposição para negociar”, explica o executivo.

Além disso, a Global tem investido em novas tecnologias, como a incorporação de uma solução de IA Generativa que foi desenvolvida pela própria empresa para a hiperpersonalização e automação inteligente das cobranças. “Hoje, nosso maior público se concentra nas gerações Millenials (nascidos entre 1981 e 1996) e Z (nascidos entre 1997 até o início de 2010) – que são mais conectadas – acreditamos que os canais digitais vão substituir cada vez mais os canais mais tradicionais, como o telefone”, finaliza.



Comércio eletrônico deve movimentar R$ 9,23 bilhões no Dia dos Namorados

No Brasil, o Dia dos Namorados segue como uma das datas mais importantes para o varejo digital. Em 2025, segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce nacional deve registrar um faturamento de R$ 9,23 bilhões no período de 14 dias que antecede a celebração, crescimento de 14% em relação ao mesmo período de 2024, quando o faturamento foi de R$ 8,09 bilhões.

A expectativa é de 16,76 milhões de pedidos, com ticket médio de R$ 550,45, superior aos R$ 506,53 registrados em 2024, o que reflete um consumidor disposto a investir mais em presentes para a data.

Entre os produtos mais procurados para o Dia dos Namorados estão perfumaria, moda, eletrônicos, flores, joias, acessórios e experiências personalizadas. Com cenário promissor, o comércio eletrônico segue como principal canal para compras planejadas e de última hora.

“O crescimento contínuo do Dia dos Namorados reforça que o digital continua ganhando espaço nas principais datas comemorativas. O consumidor está cada vez mais familiarizado com a jornada digital e datas como essa sustentam a importância de conveniência, personalização e entrega ágil”, afirma Mauricio Salvador, presidente da ABComm.

Empresas que investem em marketing digital e em uma boa experiência de compra tendem a se destacar. Diante disso, para potencializar os resultados, a ABComm recomenda que os lojistas apostem em ações promocionais com foco em kits especiais, frete competitivo, descontos progressivos e marketing direcionado, além de reforçarem logística e atendimento personalizado.

Nesse contexto, a Giuliana Flores projeta um crescimento de 14% no número de pedidos em relação a 2024. Considerada uma das datas mais importantes do segundo trimestre para o comércio, a ocasião reforça o otimismo da marca, que espera um tíquete médio de R$ 220.

Para a data, a empresa aposta na diversificação para atender aos mais variados estilos de consumidores. Além dos vasos, arranjos florais e buquês, que devem liderar as vendas com 70% da preferência, os combos com presentes representam 20% da expectativa de pedidos, enquanto as cestas de café da manhã devem alcançar 10%, reforçando a variedade das escolhas.

O fortalecimento das vendas em datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, tem sido essencial para a estratégia de crescimento da companhia. Em 2025, a empresa projeta alcançar a marca de 800 mil entregas, apostando nessas ocasiões para alavancar os resultados. Esse desempenho se torna evidente ao compromisso da marca com um portfólio de mais de 10 mil produtos, atendimento de qualidade e logística eficiente. Atuando em todo o território nacional, a Giuliana Flores oferece entregas expressas que, em algumas localidades, podem ser realizadas em até 3 horas.

“O Dia dos Namorados é uma data especial para nós, marcada pelo romance no ar e pelo desejo de celebrar o amor em suas mais diversas formas. As flores, especialmente as rosas, têm um simbolismo poderoso nesse contexto — representam paixão, afeto e conexão. Nosso propósito vai além de vender presentes: queremos entregar emoções. É uma ocasião perfeita para reforçar os laços afetivos e expressar sentimentos que, muitas vezes, as palavras não conseguem traduzir,” destaca Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores.



CEO da Patrus Transportes é conselheiro do “Amigos do Bem”

Com atuação no apoio a projetos sociais, a Patrus Transportes estabeleceu, em 2024, uma parceria com a ONG Amigos do Bem, dedicada a transformar vidas no sertão nordestino. Nesta parceria, a empresa realiza a doação do transporte de dez carretas por mês, que percorrem cerca de 3.000 km e levando donativos da Central do Bem em São Paulo até a cidade de Buíque (PE), que fica a 440 km de Recife. Esta parceria economiza para a ONG 3 milhões de reais por ano.

O Amigos do Bem distribui 30 mil cestas básicas mensalmente, atende a 30 mil famílias e atinge 150 mil pessoas dos povoados do sertão nordestino, promovendo ações nas áreas de educação, saúde, geração de renda e acesso a recursos básicos. Entre as iniciativas, destacam-se os 4 Centros de Transformação que acolhem mais de 10 mil crianças e jovens, a geração de mais de 1.500 empregos locais, além da realização de cerca de 187 mil atendimentos médicos por ano e da distribuição de 4,5 milhões de quilos de alimentos.

Agora, esta parceria ganhou um novo capítulo: o CEO da Patrus Transportes, Marcelo Patrus, que já era embaixador, foi convidado pela Alcione Albanesi para fazer parte do conselho consultivo da ONG Amigos do Bem, junto com Cláudia Sender, Elie Horn, Héctor Núñez, Jorge Faiçal, Jorge Menegassi, Luiza Helena Trajano, Marco Bologna, entre outros. Seu objetivo é ampliar o alcance das iniciativas, mobilizando novos parceiros e reforçando a atuação integrada entre empresa e sociedade civil.

Segundo Marcelo Patrus, assumir esse papel representa um compromisso ainda maior com a transformação social. “Assumir o papel de conselheiro do Amigos do Bem é uma honra e uma responsabilidade. Acredito que, por meio de parcerias sólidas e ações concretas, podemos contribuir significativamente para a transformação das comunidades atendidas, levando esperança e dignidade a quem mais precisa”, projeta o CEO.



IRede expande ação nacional em parceria com PUC-Campinas

O iRede escolheu a segunda edição do Campinas Innovation Week para anunciar oficialmente sua chegada a Campinas, hoje um dos principais polos tecnológicos do Brasil. De 9 a 13 de junho, o evento reunirá universidades, startups, centros de pesquisa e lideranças empresariais de todo o país.

Com mais de 20 anos de atuação, o iRede acumula mais de 500 projetos entregues, cerca de R$ 600 milhões em recursos para inovação e um histórico de zero glosa. O Instituto agora conecta sua experiência ao ecossistema de Campinas, conhecido como o “Vale do Silício brasileiro”. A nova unidade, localizada no hub de inovação MESCLA, da PUC-Campinas, já está operando desde o início de junho.

Com um ambiente receptivo à inovação, Campinas se destaca pelo conjunto de políticas públicas, incentivos fiscais, programas de apoio a startups e, mais recentemente, pela chamada de R$ 3 bilhões do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para financiar centros de pesquisa. Esse cenário consolidou a cidade como um dos principais ecossistemas de inovação do país.

“Estar em Campinas é um passo estratégico para o iRede. Aqui estão alguns dos maiores polos de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento do país, além de centros de decisão de empresas de todo o Brasil. Nossa missão é gerar impacto positivo por meio da inovação, conectando nacionalmente competências para oferecer soluções robustas em PD&I”, destaca o Prof. Antonio Serra, presidente do iRede.

Expansão nacional e fortalecimento da inovação

A expansão faz parte do movimento de fortalecimento do iRede como uma ICT privada de abrangência nacional. Fundado em 2005, o Instituto atua desde então na execução de projetos vinculados à Lei de Informática, tanto na região do CATI (Sudeste) quanto da Zona Franca de Manaus, com sua unidade iRede Amazônia.

Além de projetos em PD&I, Indústria 4.0, Inteligência Artificial, IoT, Sustentabilidade e Web 3.0, o iRede também atua no desenvolvimento de plataformas de educação digital e em iniciativas voltadas para formação de talentos, visando contribuir para o fortalecimento da competitividade da indústria nacional e do avanço tecnológico no Brasil.

Conexão, cidades inteligentes e formação de talentos

O estande do iRede no Campinas Innovation Week será um ponto de conexão entre empresas, universidades e atores do ecossistema. A programação inclui painéis sobre Cidades Inteligentes, Indústria 4.0 e Inteligência Artificial. O Instituto também é patrocinador do Hackathon de Startups da PUC-Campinas, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento de talentos e soluções inovadoras.

A participação no evento também marca o lançamento do Projeto de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, desenvolvido em parceria com a PUC-Campinas, Qualcomm, Nokia e outras empresas. O projeto terá como piloto o próprio campus da universidade, com a implementação de soluções de IoT, sensoriamento e controle aplicadas a ambientes urbanos.

“O iRede chega a Campinas somando duas décadas de experiência em desenvolvimento tecnológico no Brasil. Nosso propósito é conectar polos de inovação, levando conhecimento, tecnologia e soluções de alto impacto para a indústria e para a sociedade”, conclui o professor Antonio Serra.



Alerta: Inteligência Artificial aumenta risco das vulnerabilidades expostas

Os ciberataques baseados em exploração de vulnerabilidades expostas das empresas quase dobraram em um ano, um salto impulsionado pelo uso de IA para automatizar varreduras, criar malwares adaptáveis e lançar ataques com agilidade inédita. É o que indica o Data Breach Investigations Report (DBIR) 2024, que também aponta para riscos aliados à proliferação de nuvem, APIs abertas e ambientes distribuídos, que despontam como superfícies de invasão das organizações.

Para Henrique Schneider, CEO da Netfive, empresa especializada em segurança digital e gestão de vulnerabilidades, o grande risco pode estar em quesitos que as empresas acreditam estar sob controle.

“A exposição de vulnerabilidades conhecidas, que deveriam estar sob controle, é hoje uma das principais portas de entrada para cibercriminosos, especialmente com o uso crescente de Inteligência Artificial (IA) por parte dos atacantes”, afirma ele. “Vivemos um paradoxo: a mesma IA que nos ajuda a detectar riscos e priorizar correções também está sendo usada para encontrar e explorar vulnerabilidades em tempo recorde. Isso torna o modelo reativo de segurança totalmente obsoleto”, alerta Schneider.

Ainda conforme o Data Breach Investigations Report (DBIR), muitas das brechas exploradas já são conhecidas e documentadas, mas permanecem expostas por falhas no inventário de ativos, ausência de processos contínuos de correção ou mesmo negligência operacional.

“É como deixar a porta aberta sabendo que há criminosos lá fora, com ferramentas cada vez mais sofisticadas para entrar”, compara Schneider. 

Conforme o especialista, uma recomendação é a mudança na forma como as empresas gerenciam vulnerabilidades, adotando uma abordagem contínua, automatizada e orientada por risco real.

Isso, segundo o executivo, poderia incluir desde o mapeamento completo de ativos digitais (como endpoints, serviços em nuvem e APIs), até a correlação com ameaças em circulação, passando por processos de correção priorizados e automatizados.

“Pentests contínuos também deveriam ser obrigatórios. Avaliações esporádicas já não acompanham a velocidade dos ataques nem a evolução dos ambientes digitais”, afirma Schneider, reforçando, ainda, que a integração de tecnologia com serviços como inteligência contra adversários e simulações ofensivas recorrentes desponta como uma forma eficiente para reduzir riscos com eficiência.

“Não dá mais para esperar um incidente para descobrir onde a empresa está vulnerável. O caminho é transformar a postura de segurança com agilidade, automação e inteligência. Esse é o novo padrão de defesa cibernética”, conclui o CEO.



Após 13 anos de atuação, ASAP suspende suas atividades

Depois de mais de uma década dedicada à missão de promover a saúde populacional no Brasil, a Aliança para Saúde Populacional (ASAP) anuncia a suspensão de suas atividades por período indeterminado. A entidade sem fins lucrativos, que reuniu empresas, gestores, profissionais e especialistas em torno da gestão de saúde baseada em valor, despede-se do cenário institucional deixando uma trajetória de contribuições à saúde corporativa e ao bem-estar das pessoas. Apesar de não ser prioridade de curto prazo em muitas agendas de negócio, a diretoria da entidade está convicta de que a saúde populacional gera impacto transformador no médio e longo prazo.
 
Criada em 2011, a ASAP trabalhou para difundir o conceito de saúde populacional no ambiente empresarial brasileiro, promovendo eventos, estudos, formações e articulações com diferentes setores. A entidade também trabalhou na defesa de uma abordagem integrada, preventiva e centrada no indivíduo como estratégia de sustentabilidade para empresas e operadoras de saúde. Ações que reforçam o valor de enxergar o cuidado à saúde como investimento de longo prazo – não como custo imediato.
 
“Encerramos este ciclo com a certeza de que cumprimos nossa missão. A ASAP conseguiu colocar a saúde populacional na agenda das lideranças empresariais e provocar reflexões importantes sobre o cuidado com as pessoas. Nosso trabalho influenciou práticas, políticas e investimentos que geraram impactos positivos reais”, afirma Paula Campoy, presidente da entidade.
 
Ao longo de sua trajetória, a ASAP promoveu dezenas de encontros técnicos, publicações e fóruns estratégicos que aproximaram tomadores de decisão e especialistas em saúde. Também fomentou uma rede colaborativa entre empresas preocupadas com a qualidade de vida de seus colaboradores, com foco em dados, prevenção e eficiência. 
 
“O legado da ASAP está nas conexões que ajudamos a construir e no conhecimento que disseminamos não apenas para as empresas associadas, mas principalmente para a sociedade e gestores da saúde suplementar. A saúde populacional é hoje um tema mais presente e valorizado graças ao esforço coletivo que realizamos ao longo desses anos”, destaca Ricardo Ramos, diretor técnico da entidade.
 
De acordo com a atual diretoria da entidade, a decisão pela suspensão das atividades foi tomada após muita reflexão, com a responsabilidade e a coerência. “Entendemos que o que a ASAP vivencia hoje reflete os desafios do mercado de saúde: limitações orçamentárias, espaços reduzidos nas agendas de liderança e foco extremo em resultados imediatos. No entanto, quando analisamos fatores demográficos, econômicos, regulatórios e tecnológicos, fica evidente que a gestão de saúde populacional é não apenas relevante, mas essencial para enfrentar os desafios de custo, qualidade e sustentabilidade do sistema. Seguimos confiantes de que os frutos do nosso trabalho continuarão gerando resultados no futuro – e, quem sabe, em outro momento, esta pauta volte ainda mais forte às agendas de negócio. A saúde populacional não é mais uma tendência: é uma necessidade”, conclui Paula Campoy.
 



Digitalização e identidade impulsionam a moda masculina

De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, as micro, pequenas e médias empresas dominam o setor da moda no Brasil. Esse conjunto representa 97,5% dos cerca de 1,9 milhão de CNPJs ativos no país. Já o faturamento dessa cadeia produtiva, em 2022, foi de aproximadamente R$ 193,2 bilhões, conforme pesquisa da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), divulgada no site da Agência Sebrae.

O CEO da Oak, Ronan Carvalho, afirma que o crescimento do setor de moda nos últimos anos tem sido impulsionado pela digitalização, com destaque para o fortalecimento das redes sociais, que hoje funcionam como vitrines e canais de venda.

“O comportamento do consumidor mudou: ele busca praticidade, identidade e conexão com a marca.  Além disso, ele tem buscado mais identidade e propósito ao se vestir. A moda exagerada perdeu espaço para um estilo mais minimalista, com peças clean, duráveis e que transmitam autenticidade. Cores mais sóbrias, como tons terrosos e fechados, têm ganhado destaque, pois combinam com essa proposta mais elegante e discreta”, analisa.

O executivo também explica que, atualmente, as marcas que conseguem se destacar no mercado da moda são aquelas que têm a capacidade de se reinventar, criar com autenticidade e se manter presentes, principalmente nas redes sociais.

“Ter uma boa comunicação, produzir conteúdos relevantes e manter um posicionamento claro faz toda a diferença. Entender bem o público e falar diretamente com ele, sem tentar agradar todo mundo, é um grande diferencial. Enquanto algumas marcas ficaram presas ao passado, outras evoluíram, acompanharam as mudanças do comportamento do consumidor e souberam usar o digital a seu favor”, detalha.

OAK marca presença no mercado com proposta minimalista e foco no digital

Fundada em 2015 por Ronan Carvalho, em Goiás, a Oak é uma marca de moda masculina. Inicialmente, o foco da marca eram camisetas estampadas, mas, com o tempo, o portfólio foi ampliado para incluir um vestuário masculino mais completo.

Para não ficar de fora das novas tendências do varejo de moda, Ronan afirma que a Oak adota estratégias focadas no fortalecimento digital. “Estamos com um site novo, mais moderno e funcional, que reforça a experiência da marca e facilita o acesso dos clientes aos nossos produtos”, informa o empresário, que hoje já conta com 13 lojas espalhadas por cinco estados brasileiros – e com previsão de abrir uma unidade em Orlando, nos Estados Unidos.

Além disso, a marca acompanha as movimentações do mercado — como as cores do ano, tendências de corte, modelagens e comportamento — e faz adaptações para o conceito da Oak, que segue uma proposta mais clean, minimalista e voltada para um público que valoriza estilo com identidade.

“A OAK desenvolve peças autorais com design clean e atemporal, focando na exclusividade e qualidade. Nosso foco é vender o básico, mas o básico bem feito, com a cara da OAK. Estamos fortalecendo nossa presença digital com comunicação transparente e conteúdos que destacam o valor e a identidade da marca, sempre alinhados ao nosso conceito”, destaca.

O profissional também reforça que a marca não deixa de lado a experiência do cliente, considerando esse aspecto um dos pilares para o futuro do varejo. De acordo com ele, mesmo com o avanço do digital, o cliente que vai até a loja física exige mais do que apenas um produto: busca um ambiente agradável, atendimento diferenciado e uma vivência que representa os valores da marca. Em 2023, a Oak faturou mais de R$ 16 milhões. A previsão para 2025 é crescer 16%.

“Por isso, nossas lojas são climatizadas, acolhedoras, com café, brindes e um time preparado para oferecer uma experiência completa. O objetivo é encantar o cliente, e também apresentar outros produtos além do que ele procurava, contribuindo para um ticket médio maior e uma conexão mais forte com a marca”, afirma Ronan. 



Obesidade exige tratamento contínuo e personalizado

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados na Revista Pesquisa Fapesp, atualmente mais de um bilhão de pessoas são obesas, ou seja, um em cada oito habitantes do planeta (12,5% da população mundial) está com o peso muito acima do considerado saudável.

No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2020, noticiada no site do Ministério da Saúde, mais da metade dos adultos apresentam excesso de peso (60,3%, o que representa 96 milhões de pessoas).

Para a médica pós-graduada em endocrinologia e metabologia, Dra. Joice Fraga, os números desses estudos reforçam a dimensão e a urgência desse desafio para a saúde pública. A profissional explica que a obesidade é uma condição médica crônica, complexa e multifatorial, que não pode ser reduzida a uma questão de escolhas individuais. Ela também destaca que fatores genéticos, hormonais, ambientais, sociais e econômicos estão envolvidos no desenvolvimento e na manutenção do excesso de peso.

“O crescimento desses números também evidencia falhas nos sistemas de prevenção, educação em saúde e acesso ao cuidado adequado. Enfrentar a obesidade exige uma abordagem integrada, baseada em evidências científicas, com políticas públicas eficazes, ações interdisciplinares e, acima de tudo, uma mudança na forma como enxergamos e tratamos essa condição: com seriedade, responsabilidade e respeito”, afirma.

Ainda segundo a especialista, o aumento da obesidade global nas últimas décadas é resultado de uma combinação de fatores, como a disseminação de alimentos ultraprocessados — ricos em açúcares, gorduras e pobres em nutrientes —, que tornaram essas dietas amplamente acessíveis e, muitas vezes, mais baratas do que alimentos frescos e saudáveis.

“Soma-se a isso a redução da atividade física, as mudanças no estilo de vida moderno e as desigualdades sociais. Além disso, fatores biológicos, metabólicos e psicossociais — como estresse crônico, privação de sono, transtornos alimentares, predisposição genética e alterações hormonais — também contribuem. Trata-se de um cenário multifatorial que reflete um ambiente obesogênico e exige uma resposta integrada da sociedade, da ciência e das políticas públicas”, explica a Dra. Joice Fraga.

Efeitos colaterais

A condição está associada a uma série de complicações graves à saúde. Entre as principais, a médica destaca o aumento do risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares (como infarto e acidente vascular cerebral), distúrbios do sono, alguns tipos de câncer, doenças osteoarticulares e alterações no fígado, como a esteatose hepática.

Além dos impactos físicos, a obesidade também compromete a saúde emocional, favorecendo o surgimento de ansiedade, depressão e experiências de estigma social. Trata-se de uma condição crônica que afeta diversos sistemas do organismo e demanda tratamento contínuo e personalizado.

Abordagem multidisciplinar é fundamental

Segundo a Dra. Joice Fraga, por ser uma condição complexa, que vai muito além da alimentação, uma abordagem multidisciplinar é essencial para o tratamento eficaz da obesidade.

“O trabalho conjunto entre médico, nutricionista, educador físico, psicólogo e outros profissionais permite tratar não apenas o peso, mas também as causas profundas que levam ao ganho e à manutenção do excesso de peso. Isso inclui fatores hormonais, emocionais, comportamentais e sociais. Com esse suporte integrado, os resultados tendem a ser mais consistentes, duradouros e seguros”, detalha.

Dra. Joice Fraga também destaca o controle metabólico como uma das estratégias para perder peso de maneira saudável. Quando o metabolismo está desequilibrado, o corpo tende a armazenar mais gordura e a dificultar a perda de peso. 

“Por outro lado, quando conseguimos equilibrar esses sistemas, o organismo passa a funcionar a favor do paciente: melhora o uso da energia, o apetite se regula e a queima de gordura se torna mais eficiente”, conclui a médica. 

Para mais informações, basta acessar: https://drajoicefraga.com.br/



Tecnologia ajuda a impulsionar setor de caminhões elétricos

Impulsionado pelo avanço das baterias de íons de lítio (e, em breve, baterias de estado sólido) e pelo crescente uso de soluções de automação para a otimização operacional e previsão de falhas, o mercado de caminhões elétricos já mostra sinais significativos de expansão no mundo. 

Embora no Brasil o setor caminhe a passos modestos, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) registrou 821 unidades emplacadas em 2024. Já um estudo da Mordor Intelligence prevê que o mercado global possa atingir US$ 128,26 bilhões até 2029.

Segundo o engenheiro e especialista em eletrificação de frota Carlos Lopes, grandes montadoras ao redor do mundo têm investido fortemente em centros de pesquisa e desenvolvimento dedicados a veículos elétricos, além de parcerias com fornecedores estratégicos de baterias e na criação de plataformas modulares para diferentes tipos de aplicação.

No entanto, ele afirma que enquanto na Europa, China e Estados Unidos essas iniciativas são acompanhadas de políticas públicas mais robustas, no Brasil, o avanço ainda é cauteloso, concentrando-se em frotas-piloto e nichos urbanos, com forte influência da infraestrutura limitada de recarga e da falta de incentivos governamentais consistentes.

“A produção ainda enfrenta desafios, como o alto custo das baterias, a escalabilidade da fabricação e o desenvolvimento de plataformas dedicadas. Já a operação ainda é mais complexa, levando em conta a infraestrutura de recarga, a gestão térmica das baterias, o peso adicional do sistema elétrico e a necessidade de adaptação da logística para aproveitar os pontos de recarga e maximizar a disponibilidade dos veículos”, avalia o engenheiro, que há mais de 25 anos atua no setor elétrico.

Tecnologia em foco

A autonomia das baterias é um dos principais fatores que devem evoluir nos próximos anos. Lopes explica que, até 2030, a estimativa é de que os caminhões elétricos atinjam entre 400 e 600 km de autonomia em aplicações pesadas. “A introdução das baterias de estado sólido pode potencializar essa expectativa, reduzindo o tempo de recarga e prolongando a vida útil dos componentes. Contudo, o crescimento da infraestrutura de recarga será decisivo para que essa evolução se traduza em benefícios reais para o setor”, analisa.

“A logística de cargas pesadas também precisa se adaptar à nova realidade. Atualmente, a autonomia dos caminhões elétricos ainda não permite rotas muito longas sem pontos de recarga intermediários, o que exige um replanejamento logístico eficiente”, acrescenta o profissional, que tem pós-graduação em Engenharia Mecatrônica pela UNESP.

Lopes, que atuou para as principais montadoras do mundo com produção no Brasil, ressalta, ainda, que em algumas operações, a alternativa tem sido a criação de hubs logísticos voltados exclusivamente para recarga ou troca de baterias, além da priorização de circuitos urbanos ou trajetos mais curtos.

Outro aspecto crucial para a expansão do setor é a formação de mão de obra especializada. “No Brasil, ainda há uma carência significativa de profissionais treinados para lidar com sistemas elétricos de alta tensão, eletrônica embarcada e protocolos de segurança”, avalia o especialista.

A expectativa para os próximos anos é que o mercado internacional continue sua expansão acelerada, impulsionado por políticas governamentais voltadas à redução de emissões e pela crescente demanda por soluções sustentáveis na logística urbana. No Brasil, o engenheiro acredita que o crescimento será mais gradual, inicialmente focado em nichos específicos, como entregas urbanas, transporte refrigerado e projetos de sustentabilidade corporativa.

“A pressão por iniciativas de boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) e a redução de custo total de operação deve acelerar essa adoção nos próximos cinco a dez anos”, destaca.

Embora a transição para frotas elétricas seja mais do que apenas a troca de motores a combustão por baterias, essa mudança representa uma importante transformação na logística, desde a manutenção dos veículos até a forma de planejamento de rotas e integração com sistemas de gestão de energia.

Segundo o especialista, é essencial que empresas considerem o Total Cost of Ownership (TCO) como principal indicador de viabilidade, em vez de avaliarem apenas o custo de aquisição dos caminhões. “Quando bem estruturada, a eletrificação pode reduzir significativamente os gastos operacionais e reforçar o posicionamento sustentável das empresas”.

“Parcerias estratégicas com fornecedores, centros de pesquisa e operadores logísticos especializados podem acelerar a transição energética no setor de transporte pesado. Enquanto isso, resta ao Brasil superar desafios estruturais e investir em infraestrutura e capacitação para acompanhar o ritmo da evolução global”, pontua Lopes.



Caça vazamentos: tecnologia ajuda a evitar danos hidráulicos

O serviço de caça vazamentos tem se tornado um aliado para propriedades residenciais e comerciais, permitindo a identificação precisa de problemas ocultos em sistemas hidráulicos sem a necessidade de quebras estruturais. Segundo artigo publicado pelo Brasil Escola, os vazamentos estão entre as maiores causas do desperdício de água, ao lado de problemas na rede de abastecimento e poluição hídrica.

Ainda de acordo com as informações repercutidas pelo portal de educação, estima-se que, apenas no Brasil, país que concentra o maior volume de água potável da América do Sul, perde-se 40% da água tratada durante o processo de distribuição. 

Peterson Silva, COO da Fast Desentupidora, desentupidora em Santo André, explica que o objetivo principal do serviço de caça vazamentos é detectar perdas de água, gás ou esgoto que possam causar danos à estrutura, aumentar custos com contas ou comprometer a segurança do ambiente. 

Segundo o especialista, existem vários tipos de vazamentos que podem ser identificados por esse serviço especializado, incluindo problemas em tubulações embutidas, caixas d’água, reservatórios, piscinas, redes de drenagem sanitária e até mesmo em sistemas de gás canalizado ou aquecimento solar.

“A detecção é feita através de equipamentos não destrutivos que captam sinais físicos como som, temperatura, pressão ou umidade, permitindo mapear o local exato do problema”, complementa Silva.

Principais tecnologias

Entre as tecnologias mais utilizadas no mercado atual, destacam-se o geofone eletrônico, que capta ruídos característicos de vazamentos em tubulações enterradas ou embutidas, e a câmera termográfica, capaz de detectar variações de temperatura que indicam a presença de umidade ou fluxo anormal.

Outros equipamentos importantes incluem sistemas de pressurização com gás traçador e câmeras endoscópicas para visualização interna de encanamentos.

Processo segue metodologia

O processo de detecção segue uma metodologia cuidadosa, começando por uma inspeção inicial que inclui entrevista com o morador ou responsável e análise visual do local. Em seguida, os técnicos isolam setores hidráulicos para testes específicos, realizam avaliações de pressão ou estanqueidade e, finalmente, aplicam os equipamentos de localização mais adequados para cada situação.

“Ao final do serviço, é gerado um relatório técnico completo com o ponto exato do vazamento e as recomendações para reparo”, explica.

Serviços corretivos versus preventivos: qual a diferença?

Silva faz uma distinção importante entre os serviços corretivos e preventivos: “O corretivo é acionado quando já existem sinais evidentes de vazamento, como manchas, contas altas ou infiltrações”.

Já o preventivo, prossegue, é realizado periodicamente para identificar falhas antes que causem danos maiores, sendo especialmente importante para condomínios, empresas e imóveis antigos.

Quando buscar uma inspeção profissional?

O COO da Fast Desentupidora  alerta para situações que exigem a contratação imediata do serviço, como aumento repentino no consumo de água ou gás sem causa aparente, aparecimento de manchas de umidade ou mofo em paredes e tetos, formação de bolhas na pintura, cheiro forte de gás em ambientes fechados ou suspeita de vazamentos em sistemas como piscinas e aquecedores.

“Em condomínios ou empresas, multas por desperdício de água também são um sinal claro da necessidade de uma inspeção profissional”, finaliza o especialista.



ANS debate valores e atuação dos planos de saúde

No mês passado, a Agência Nacional de Saúde (ANS) divulgou a proposta final de revisão da política de preços e reajustes dos planos de saúde. Além disso, também apresentou a revisão técnica de planos individuais. O texto aguarda a aprovação da Procuradoria Geral para entrar em vigor.

As determinações partiram de debate com a sociedade e representantes das empresas atuantes no segmento a partir de audiências que vêm ocorrendo desde o ano passado. Dentre as propostas, a ANS sugeriu mudanças no pool de risco, alterando de 29 para mil vidas e definindo em 400 vidas.

Outro destaque ficou para os índices utilizados nos reajustes. Mantendo os índices IPCA e IGP-M como referência e autorizando o uso de Variação da Despesa Assistencial (VDA). Além disso, a ANS manteve a rescisão contratual apenas no aniversário do contrato e com aviso de 60 dias ao beneficiário.

Rol de Procedimentos também é tema de discussões

Para Bruna de Freitas Mathieson, advogada especialista em direito à saúde e sócia do escritório Freitas & Trigueiro Advocacia, a regulamentação e a garantia ao direito do consumidor são temas de grande importância: “O debate entre agência, sociedade e empresas é essencial. Por exemplo, a Lei 14.454/2022 já determina que a cobertura dos planos de saúde não pode se limitar ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Portanto, cabe à Agência formalizar alterações para a garantia deste e de outros direitos dos conveniados”.

A profissional lembra que na relação com os planos, o paciente precisa tomar alguns cuidados ao solicitar procedimentos e medicamentos: “é essencial que o paciente tenha a prescrição médica fundamentada respaldo em evidências científicas reconhecidas. Tratamentos devem ser recomendados pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) no Sistema Único de Saúde (SUS) ou aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e por agências internacionais de referência”, explica.

Continuidade de atendimento

A advogada especialista Bruna Mathieson relembra que a continuidade do atendimento com o profissional ou instituição contratados, mesmo em caso de descredenciamento durante tratamento é assegurada pelo artigo 17, § 1º, da Lei nº 9.656/98. E as Resoluções Normativas da ANS nº 566 e nº 567 exigem que a operadora comunique o descredenciamento com 30 dias de antecedência e ofereça substituição por prestador equivalente.

“Em casos de descredenciamento de toda uma rede ou de prestador relevante sem substituição por equivalente, cabe questionamento judicial. Se a operadora não comunicar no prazo e oferecer substituição, ou se o novo prestador não for realmente equivalente, o consumidor pode exigir a manutenção no prestador original, às custas da operadora”, afirma a especialista.

Proporcionalidade

Bruna Mathieson também pontua que, quando o reajuste do plano ultrapassa a lógica da proporcionalidade, principalmente para consumidores com mais de 59 anos, configura-se prática abusiva, discriminatória e ilegal.

“Embora a ANS autorize reajustes por faixa etária, esses aumentos precisam estar previstos no contrato, baseados em critérios objetivos e respeitar limites da razoabilidade para evitar abusos”, explica a advogada.

Sobre o Escritório Freitas & Trigueiro Advocacia

O Freitas & Trigueiro Advocacia é um escritório especializado em Direito à Saúde, com mais de 13 anos de atuação. Presta assessoria jurídica a pacientes e profissionais da área médica, incluindo estratégias de redução tributária legal, através da equiparação hospitalar. O foco do escritório é oferecer uma advocacia humanizada, técnica e comprometida com a garantia de direitos fundamentais. 

Para saber mais, basta acessar: http://www.freitasetrigueiro.com.br



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Podcast – Como o 6G Transformará a Conectividade e a Comunicação...

0
Falamos sobre os seguintes assuntos: quando o 6G estará disponível | Fase de Padronização | Prazos e Lançamento Comercial | Novas Capacidades e Casos de Uso | Velocidades significativamente mais rápidas | Latência extremamente baixa | Conectividade massiva de dispositivos - IoT (Internet das Coisas) em larga escala | Integração com Inteligência Artificial (IA) | Sustentabilidade e Eficiência Energética e desafios para sua implantação.

Últimas Notícias

Translate »