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Digitalização e identidade impulsionam a moda masculina

De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, as micro, pequenas e médias empresas dominam o setor da moda no Brasil. Esse conjunto representa 97,5% dos cerca de 1,9 milhão de CNPJs ativos no país. Já o faturamento dessa cadeia produtiva, em 2022, foi de aproximadamente R$ 193,2 bilhões, conforme pesquisa da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), divulgada no site da Agência Sebrae.

O CEO da Oak, Ronan Carvalho, afirma que o crescimento do setor de moda nos últimos anos tem sido impulsionado pela digitalização, com destaque para o fortalecimento das redes sociais, que hoje funcionam como vitrines e canais de venda.

“O comportamento do consumidor mudou: ele busca praticidade, identidade e conexão com a marca.  Além disso, ele tem buscado mais identidade e propósito ao se vestir. A moda exagerada perdeu espaço para um estilo mais minimalista, com peças clean, duráveis e que transmitam autenticidade. Cores mais sóbrias, como tons terrosos e fechados, têm ganhado destaque, pois combinam com essa proposta mais elegante e discreta”, analisa.

O executivo também explica que, atualmente, as marcas que conseguem se destacar no mercado da moda são aquelas que têm a capacidade de se reinventar, criar com autenticidade e se manter presentes, principalmente nas redes sociais.

“Ter uma boa comunicação, produzir conteúdos relevantes e manter um posicionamento claro faz toda a diferença. Entender bem o público e falar diretamente com ele, sem tentar agradar todo mundo, é um grande diferencial. Enquanto algumas marcas ficaram presas ao passado, outras evoluíram, acompanharam as mudanças do comportamento do consumidor e souberam usar o digital a seu favor”, detalha.

OAK marca presença no mercado com proposta minimalista e foco no digital

Fundada em 2015 por Ronan Carvalho, em Goiás, a Oak é uma marca de moda masculina. Inicialmente, o foco da marca eram camisetas estampadas, mas, com o tempo, o portfólio foi ampliado para incluir um vestuário masculino mais completo.

Para não ficar de fora das novas tendências do varejo de moda, Ronan afirma que a Oak adota estratégias focadas no fortalecimento digital. “Estamos com um site novo, mais moderno e funcional, que reforça a experiência da marca e facilita o acesso dos clientes aos nossos produtos”, informa o empresário, que hoje já conta com 13 lojas espalhadas por cinco estados brasileiros – e com previsão de abrir uma unidade em Orlando, nos Estados Unidos.

Além disso, a marca acompanha as movimentações do mercado — como as cores do ano, tendências de corte, modelagens e comportamento — e faz adaptações para o conceito da Oak, que segue uma proposta mais clean, minimalista e voltada para um público que valoriza estilo com identidade.

“A OAK desenvolve peças autorais com design clean e atemporal, focando na exclusividade e qualidade. Nosso foco é vender o básico, mas o básico bem feito, com a cara da OAK. Estamos fortalecendo nossa presença digital com comunicação transparente e conteúdos que destacam o valor e a identidade da marca, sempre alinhados ao nosso conceito”, destaca.

O profissional também reforça que a marca não deixa de lado a experiência do cliente, considerando esse aspecto um dos pilares para o futuro do varejo. De acordo com ele, mesmo com o avanço do digital, o cliente que vai até a loja física exige mais do que apenas um produto: busca um ambiente agradável, atendimento diferenciado e uma vivência que representa os valores da marca. Em 2023, a Oak faturou mais de R$ 16 milhões. A previsão para 2025 é crescer 16%.

“Por isso, nossas lojas são climatizadas, acolhedoras, com café, brindes e um time preparado para oferecer uma experiência completa. O objetivo é encantar o cliente, e também apresentar outros produtos além do que ele procurava, contribuindo para um ticket médio maior e uma conexão mais forte com a marca”, afirma Ronan. 



Obesidade exige tratamento contínuo e personalizado

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados na Revista Pesquisa Fapesp, atualmente mais de um bilhão de pessoas são obesas, ou seja, um em cada oito habitantes do planeta (12,5% da população mundial) está com o peso muito acima do considerado saudável.

No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2020, noticiada no site do Ministério da Saúde, mais da metade dos adultos apresentam excesso de peso (60,3%, o que representa 96 milhões de pessoas).

Para a médica pós-graduada em endocrinologia e metabologia, Dra. Joice Fraga, os números desses estudos reforçam a dimensão e a urgência desse desafio para a saúde pública. A profissional explica que a obesidade é uma condição médica crônica, complexa e multifatorial, que não pode ser reduzida a uma questão de escolhas individuais. Ela também destaca que fatores genéticos, hormonais, ambientais, sociais e econômicos estão envolvidos no desenvolvimento e na manutenção do excesso de peso.

“O crescimento desses números também evidencia falhas nos sistemas de prevenção, educação em saúde e acesso ao cuidado adequado. Enfrentar a obesidade exige uma abordagem integrada, baseada em evidências científicas, com políticas públicas eficazes, ações interdisciplinares e, acima de tudo, uma mudança na forma como enxergamos e tratamos essa condição: com seriedade, responsabilidade e respeito”, afirma.

Ainda segundo a especialista, o aumento da obesidade global nas últimas décadas é resultado de uma combinação de fatores, como a disseminação de alimentos ultraprocessados — ricos em açúcares, gorduras e pobres em nutrientes —, que tornaram essas dietas amplamente acessíveis e, muitas vezes, mais baratas do que alimentos frescos e saudáveis.

“Soma-se a isso a redução da atividade física, as mudanças no estilo de vida moderno e as desigualdades sociais. Além disso, fatores biológicos, metabólicos e psicossociais — como estresse crônico, privação de sono, transtornos alimentares, predisposição genética e alterações hormonais — também contribuem. Trata-se de um cenário multifatorial que reflete um ambiente obesogênico e exige uma resposta integrada da sociedade, da ciência e das políticas públicas”, explica a Dra. Joice Fraga.

Efeitos colaterais

A condição está associada a uma série de complicações graves à saúde. Entre as principais, a médica destaca o aumento do risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares (como infarto e acidente vascular cerebral), distúrbios do sono, alguns tipos de câncer, doenças osteoarticulares e alterações no fígado, como a esteatose hepática.

Além dos impactos físicos, a obesidade também compromete a saúde emocional, favorecendo o surgimento de ansiedade, depressão e experiências de estigma social. Trata-se de uma condição crônica que afeta diversos sistemas do organismo e demanda tratamento contínuo e personalizado.

Abordagem multidisciplinar é fundamental

Segundo a Dra. Joice Fraga, por ser uma condição complexa, que vai muito além da alimentação, uma abordagem multidisciplinar é essencial para o tratamento eficaz da obesidade.

“O trabalho conjunto entre médico, nutricionista, educador físico, psicólogo e outros profissionais permite tratar não apenas o peso, mas também as causas profundas que levam ao ganho e à manutenção do excesso de peso. Isso inclui fatores hormonais, emocionais, comportamentais e sociais. Com esse suporte integrado, os resultados tendem a ser mais consistentes, duradouros e seguros”, detalha.

Dra. Joice Fraga também destaca o controle metabólico como uma das estratégias para perder peso de maneira saudável. Quando o metabolismo está desequilibrado, o corpo tende a armazenar mais gordura e a dificultar a perda de peso. 

“Por outro lado, quando conseguimos equilibrar esses sistemas, o organismo passa a funcionar a favor do paciente: melhora o uso da energia, o apetite se regula e a queima de gordura se torna mais eficiente”, conclui a médica. 

Para mais informações, basta acessar: https://drajoicefraga.com.br/



Tecnologia ajuda a impulsionar setor de caminhões elétricos

Impulsionado pelo avanço das baterias de íons de lítio (e, em breve, baterias de estado sólido) e pelo crescente uso de soluções de automação para a otimização operacional e previsão de falhas, o mercado de caminhões elétricos já mostra sinais significativos de expansão no mundo. 

Embora no Brasil o setor caminhe a passos modestos, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) registrou 821 unidades emplacadas em 2024. Já um estudo da Mordor Intelligence prevê que o mercado global possa atingir US$ 128,26 bilhões até 2029.

Segundo o engenheiro e especialista em eletrificação de frota Carlos Lopes, grandes montadoras ao redor do mundo têm investido fortemente em centros de pesquisa e desenvolvimento dedicados a veículos elétricos, além de parcerias com fornecedores estratégicos de baterias e na criação de plataformas modulares para diferentes tipos de aplicação.

No entanto, ele afirma que enquanto na Europa, China e Estados Unidos essas iniciativas são acompanhadas de políticas públicas mais robustas, no Brasil, o avanço ainda é cauteloso, concentrando-se em frotas-piloto e nichos urbanos, com forte influência da infraestrutura limitada de recarga e da falta de incentivos governamentais consistentes.

“A produção ainda enfrenta desafios, como o alto custo das baterias, a escalabilidade da fabricação e o desenvolvimento de plataformas dedicadas. Já a operação ainda é mais complexa, levando em conta a infraestrutura de recarga, a gestão térmica das baterias, o peso adicional do sistema elétrico e a necessidade de adaptação da logística para aproveitar os pontos de recarga e maximizar a disponibilidade dos veículos”, avalia o engenheiro, que há mais de 25 anos atua no setor elétrico.

Tecnologia em foco

A autonomia das baterias é um dos principais fatores que devem evoluir nos próximos anos. Lopes explica que, até 2030, a estimativa é de que os caminhões elétricos atinjam entre 400 e 600 km de autonomia em aplicações pesadas. “A introdução das baterias de estado sólido pode potencializar essa expectativa, reduzindo o tempo de recarga e prolongando a vida útil dos componentes. Contudo, o crescimento da infraestrutura de recarga será decisivo para que essa evolução se traduza em benefícios reais para o setor”, analisa.

“A logística de cargas pesadas também precisa se adaptar à nova realidade. Atualmente, a autonomia dos caminhões elétricos ainda não permite rotas muito longas sem pontos de recarga intermediários, o que exige um replanejamento logístico eficiente”, acrescenta o profissional, que tem pós-graduação em Engenharia Mecatrônica pela UNESP.

Lopes, que atuou para as principais montadoras do mundo com produção no Brasil, ressalta, ainda, que em algumas operações, a alternativa tem sido a criação de hubs logísticos voltados exclusivamente para recarga ou troca de baterias, além da priorização de circuitos urbanos ou trajetos mais curtos.

Outro aspecto crucial para a expansão do setor é a formação de mão de obra especializada. “No Brasil, ainda há uma carência significativa de profissionais treinados para lidar com sistemas elétricos de alta tensão, eletrônica embarcada e protocolos de segurança”, avalia o especialista.

A expectativa para os próximos anos é que o mercado internacional continue sua expansão acelerada, impulsionado por políticas governamentais voltadas à redução de emissões e pela crescente demanda por soluções sustentáveis na logística urbana. No Brasil, o engenheiro acredita que o crescimento será mais gradual, inicialmente focado em nichos específicos, como entregas urbanas, transporte refrigerado e projetos de sustentabilidade corporativa.

“A pressão por iniciativas de boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) e a redução de custo total de operação deve acelerar essa adoção nos próximos cinco a dez anos”, destaca.

Embora a transição para frotas elétricas seja mais do que apenas a troca de motores a combustão por baterias, essa mudança representa uma importante transformação na logística, desde a manutenção dos veículos até a forma de planejamento de rotas e integração com sistemas de gestão de energia.

Segundo o especialista, é essencial que empresas considerem o Total Cost of Ownership (TCO) como principal indicador de viabilidade, em vez de avaliarem apenas o custo de aquisição dos caminhões. “Quando bem estruturada, a eletrificação pode reduzir significativamente os gastos operacionais e reforçar o posicionamento sustentável das empresas”.

“Parcerias estratégicas com fornecedores, centros de pesquisa e operadores logísticos especializados podem acelerar a transição energética no setor de transporte pesado. Enquanto isso, resta ao Brasil superar desafios estruturais e investir em infraestrutura e capacitação para acompanhar o ritmo da evolução global”, pontua Lopes.



Caça vazamentos: tecnologia ajuda a evitar danos hidráulicos

O serviço de caça vazamentos tem se tornado um aliado para propriedades residenciais e comerciais, permitindo a identificação precisa de problemas ocultos em sistemas hidráulicos sem a necessidade de quebras estruturais. Segundo artigo publicado pelo Brasil Escola, os vazamentos estão entre as maiores causas do desperdício de água, ao lado de problemas na rede de abastecimento e poluição hídrica.

Ainda de acordo com as informações repercutidas pelo portal de educação, estima-se que, apenas no Brasil, país que concentra o maior volume de água potável da América do Sul, perde-se 40% da água tratada durante o processo de distribuição. 

Peterson Silva, COO da Fast Desentupidora, desentupidora em Santo André, explica que o objetivo principal do serviço de caça vazamentos é detectar perdas de água, gás ou esgoto que possam causar danos à estrutura, aumentar custos com contas ou comprometer a segurança do ambiente. 

Segundo o especialista, existem vários tipos de vazamentos que podem ser identificados por esse serviço especializado, incluindo problemas em tubulações embutidas, caixas d’água, reservatórios, piscinas, redes de drenagem sanitária e até mesmo em sistemas de gás canalizado ou aquecimento solar.

“A detecção é feita através de equipamentos não destrutivos que captam sinais físicos como som, temperatura, pressão ou umidade, permitindo mapear o local exato do problema”, complementa Silva.

Principais tecnologias

Entre as tecnologias mais utilizadas no mercado atual, destacam-se o geofone eletrônico, que capta ruídos característicos de vazamentos em tubulações enterradas ou embutidas, e a câmera termográfica, capaz de detectar variações de temperatura que indicam a presença de umidade ou fluxo anormal.

Outros equipamentos importantes incluem sistemas de pressurização com gás traçador e câmeras endoscópicas para visualização interna de encanamentos.

Processo segue metodologia

O processo de detecção segue uma metodologia cuidadosa, começando por uma inspeção inicial que inclui entrevista com o morador ou responsável e análise visual do local. Em seguida, os técnicos isolam setores hidráulicos para testes específicos, realizam avaliações de pressão ou estanqueidade e, finalmente, aplicam os equipamentos de localização mais adequados para cada situação.

“Ao final do serviço, é gerado um relatório técnico completo com o ponto exato do vazamento e as recomendações para reparo”, explica.

Serviços corretivos versus preventivos: qual a diferença?

Silva faz uma distinção importante entre os serviços corretivos e preventivos: “O corretivo é acionado quando já existem sinais evidentes de vazamento, como manchas, contas altas ou infiltrações”.

Já o preventivo, prossegue, é realizado periodicamente para identificar falhas antes que causem danos maiores, sendo especialmente importante para condomínios, empresas e imóveis antigos.

Quando buscar uma inspeção profissional?

O COO da Fast Desentupidora  alerta para situações que exigem a contratação imediata do serviço, como aumento repentino no consumo de água ou gás sem causa aparente, aparecimento de manchas de umidade ou mofo em paredes e tetos, formação de bolhas na pintura, cheiro forte de gás em ambientes fechados ou suspeita de vazamentos em sistemas como piscinas e aquecedores.

“Em condomínios ou empresas, multas por desperdício de água também são um sinal claro da necessidade de uma inspeção profissional”, finaliza o especialista.



ANS debate valores e atuação dos planos de saúde

No mês passado, a Agência Nacional de Saúde (ANS) divulgou a proposta final de revisão da política de preços e reajustes dos planos de saúde. Além disso, também apresentou a revisão técnica de planos individuais. O texto aguarda a aprovação da Procuradoria Geral para entrar em vigor.

As determinações partiram de debate com a sociedade e representantes das empresas atuantes no segmento a partir de audiências que vêm ocorrendo desde o ano passado. Dentre as propostas, a ANS sugeriu mudanças no pool de risco, alterando de 29 para mil vidas e definindo em 400 vidas.

Outro destaque ficou para os índices utilizados nos reajustes. Mantendo os índices IPCA e IGP-M como referência e autorizando o uso de Variação da Despesa Assistencial (VDA). Além disso, a ANS manteve a rescisão contratual apenas no aniversário do contrato e com aviso de 60 dias ao beneficiário.

Rol de Procedimentos também é tema de discussões

Para Bruna de Freitas Mathieson, advogada especialista em direito à saúde e sócia do escritório Freitas & Trigueiro Advocacia, a regulamentação e a garantia ao direito do consumidor são temas de grande importância: “O debate entre agência, sociedade e empresas é essencial. Por exemplo, a Lei 14.454/2022 já determina que a cobertura dos planos de saúde não pode se limitar ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Portanto, cabe à Agência formalizar alterações para a garantia deste e de outros direitos dos conveniados”.

A profissional lembra que na relação com os planos, o paciente precisa tomar alguns cuidados ao solicitar procedimentos e medicamentos: “é essencial que o paciente tenha a prescrição médica fundamentada respaldo em evidências científicas reconhecidas. Tratamentos devem ser recomendados pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) no Sistema Único de Saúde (SUS) ou aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e por agências internacionais de referência”, explica.

Continuidade de atendimento

A advogada especialista Bruna Mathieson relembra que a continuidade do atendimento com o profissional ou instituição contratados, mesmo em caso de descredenciamento durante tratamento é assegurada pelo artigo 17, § 1º, da Lei nº 9.656/98. E as Resoluções Normativas da ANS nº 566 e nº 567 exigem que a operadora comunique o descredenciamento com 30 dias de antecedência e ofereça substituição por prestador equivalente.

“Em casos de descredenciamento de toda uma rede ou de prestador relevante sem substituição por equivalente, cabe questionamento judicial. Se a operadora não comunicar no prazo e oferecer substituição, ou se o novo prestador não for realmente equivalente, o consumidor pode exigir a manutenção no prestador original, às custas da operadora”, afirma a especialista.

Proporcionalidade

Bruna Mathieson também pontua que, quando o reajuste do plano ultrapassa a lógica da proporcionalidade, principalmente para consumidores com mais de 59 anos, configura-se prática abusiva, discriminatória e ilegal.

“Embora a ANS autorize reajustes por faixa etária, esses aumentos precisam estar previstos no contrato, baseados em critérios objetivos e respeitar limites da razoabilidade para evitar abusos”, explica a advogada.

Sobre o Escritório Freitas & Trigueiro Advocacia

O Freitas & Trigueiro Advocacia é um escritório especializado em Direito à Saúde, com mais de 13 anos de atuação. Presta assessoria jurídica a pacientes e profissionais da área médica, incluindo estratégias de redução tributária legal, através da equiparação hospitalar. O foco do escritório é oferecer uma advocacia humanizada, técnica e comprometida com a garantia de direitos fundamentais. 

Para saber mais, basta acessar: http://www.freitasetrigueiro.com.br



Caroline Kherlakian analisa reestruturação empresarial

Não é raro ouvir ou ler que uma determinada empresa está passando por reestruturação. Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, o processo não se resume a cortes de gastos, demissões e trocas na equipe. Esses são, na verdade, consequência das mudanças promovidas no negócio.

Como explica a consultora especializada e CEO da CK Reestruturação, Caroline Kherlakian, a reestruturação empresarial é uma ferramenta estratégica que permite corrigir rumos, otimizar processos e recuperar a saúde financeira, garantindo que o negócio continue competitivo e preparado para crescer com segurança. 

Seja para superar desafios ou acelerar resultados, reestruturar é descrito por Caroline Kherlakian como um passo fundamental para transformar a gestão e fortalecer a base do negócio.

“Trata-se de um instrumento para promover a adaptação estratégica da empresa frente às transformações do mercado, mudanças regulatórias, avanços tecnológicos ou alterações no comportamento do consumidor. Ao revisar sua estrutura financeira, processos internos, modelo de negócios e estratégia comercial, a empresa consegue se reposicionar com mais agilidade e assertividade”, diz a consultora e CEO da CK Reestruturação.

Os principais objetivos da reestruturação empresarial incluem diagnosticar rapidamente os principais focos de ineficiência, reorganizar o capital de giro, otimizar recursos, aumentar a competitividade no mercado e recuperar a confiança de credores, fornecedores e parceiros.

“Em vez de reagir tardiamente às pressões do setor, a reestruturação permite antecipar movimentos, realocar recursos com inteligência e focar no que realmente gera valor. Grandes cases no Brasil mostram que empresas que passaram por esse processo conseguiram preservar operações, reequilibrar suas finanças e adaptar sua atuação a novos cenários econômicos e de consumo”, exemplifica Caroline Kherlakian.

Além disso, a reestruturação pode fortalecer a capacidade de inovação, melhorar a governança e ajudar na construção de uma cultura mais resiliente. Isso faz com que a empresa não apenas enfrente a crise, mas se prepare para crescer em um novo ciclo.

Em um cenário no qual 6,9 milhões de empresas terminaram 2024 na inadimplência, segundo a Serasa Experian, a reestruturação pode ser uma opção para ajudar muitos negócios a desenvolver um novo planejamento estratégico, pontua Caroline Kherlakian.

“Toda empresa, em algum momento da sua trajetória, enfrenta desafios que exigem mais do que esforço operacional — exigem uma mudança estratégica. Queda no faturamento, endividamento crescente, perda de competitividade ou processos ineficientes são sinais claros de que algo precisa ser revisto com urgência”, alerta ela.

Apoio profissional

Segundo Caroline Kherlakian, reestruturar exige mais do que boa vontade — demanda técnica, visão estratégica e decisões rápidas. Ela afirma que é comum empresas buscarem apoio profissional para a reestruturação.

“Uma equipe capacitada identifica os verdadeiros problemas, propõe soluções e conduz o processo evitando erros que podem custar a sobrevivência do negócio. Contar com especialistas pode aumentar a eficiência das ações e acelerar os resultados, preservando valor e fortalecendo a empresa para o futuro”, afirma a profissional.

Uma equipe externa, explica a especialista, traz isenção, experiência e foco em resultados. Sem envolvimento emocional ou vícios operacionais, ela enxerga com mais clareza o que precisa ser ajustado, avalia a consultora.

Caroline Kherlakian acrescenta que uma equipe especializada pode aplicar, ainda, metodologias comprovadas, comparar com benchmarks de mercado e propor soluções práticas, alinhadas à realidade e ao potencial da empresa. Essa visão de fora, combinada com conhecimento técnico, acelera a tomada de decisões e reduz riscos no processo de transformação, diz ela.

“Os riscos de conduzir uma reestruturação sem apoio técnico são grandes. Sem experiência, é comum tomar decisões baseadas em suposições, cortar onde não deve ou adiar medidas urgentes. Isso pode resultar em perda de credibilidade com credores e fornecedores, falhas na gestão do caixa, prejuízos operacionais e até inviabilização do negócio. A ausência de uma visão externa e estruturada pode comprometer a eficiência das ações e reduzir drasticamente as chances de uma recuperação bem-sucedida”, alerta Caroline Kherlakian.

Para saber mais, basta acessar: https://ckreestruturacao.com.br/



Dinamize abre portal e integra equipes entre São Paulo e Porto Alegre

O mundo do trabalho está em transformação. O Índice de Relacionamento com o Trabalho da HP (Work Relationship Index, WRI) de 2024 revela que dois terços (78%) dos profissionais no país buscam experiências de trabalho adaptadas às suas necessidades. O estudo foi realizado com 15.600 participantes em 12 países.

A Dinamize, plataforma do setor de automação de marketing, implementou um sistema de projeção em tempo real com o objetivo de integrar fisicamente suas unidades localizadas em São Paulo e Porto Alegre. A estrutura utiliza painéis de vídeo e áudio instalados em paredes inteiras de cada filial, operando como uma interface contínua de comunicação visual e sonora entre os dois ambientes.

O sistema transmite, de forma simultânea, imagens e sons captados em cada unidade, permitindo que colaboradores visualizem em tempo real as atividades no espaço da outra localidade. A tecnologia foi estruturada para funcionar como um canal de comunicação permanente, possibilitando interações espontâneas entre os colaboradores, independentemente da distância física entre as unidades.

“Queríamos ir além das videoconferências e criar algo que realmente integrasse os times no dia a dia”, explica Jonatas Abbott, sócio e CEO da Dinamize. “É como se você pudesse caminhar até a mesa do seu colega, mesmo que ele esteja em outro estado”.

A implementação está associada a uma estratégia voltada à integração de equipes distribuídas em diferentes regiões geográficas, com foco na manutenção de interações informais em ambientes de trabalho híbrido. A proposta é facilitar a visualização de rotinas corporativas e incentivar o contato contínuo entre os times.

“Tecnologia por si só não cria conexão. O que estamos propondo é um novo tipo de convivência”, completa Abbott.

Sobre a Dinamize

Com faturamento de R$ 24 milhões em 2024, a Dinamize atua há 25 anos no mercado e, nos últimos quatro anos, dobrou seu ticket médio e aumentou o tempo de retenção de clientes. A mudança de posicionamento, voltada a contas maiores, especialmente no e-commerce, também resultou na elevação do NPS de atendimento (pesquisa de satisfação) para 100%.



Setor de Segurança Eletrônica fatura R$ 14 bilhões

O mercado de segurança eletrônica no Brasil viveu um ano de forte expansão em 2024, atingindo um faturamento médio de R$ 14 bilhões. O dado faz parte do Panorama Abese 2024/2025, pesquisa conduzida pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), que aponta um crescimento de 16,1% no setor em relação ao ano anterior.

Segundo a presidente da Abese, Selma Migliori, o avanço expressivo reflete a consolidação da segurança eletrônica como vetor estratégico para o desenvolvimento tecnológico e a geração de empregos no país.

“A consolidação de um faturamento médio superior a R$ 14 bilhões e a geração de mais de 5 milhões de empregos diretos e indiretos reafirmam a relevância econômica e social do setor. Destaca-se, ainda, o desempenho expressivo da indústria, com previsão de crescimento de 23,7% no próximo ano, muito impulsionado pela inovação tecnológica e pela ampliação da capacidade produtiva”, analisa Migliori.

Os números do levantamento serão debatidos durante a Exposec, Feira Internacional de Tecnologia em Segurança, realizada de 10 a 12 de junho no São Paulo Expo. Organizada pela Fiera Milano Brasil e promovida pela Abese, a feira reunirá as principais soluções e tendências tecnológicas do segmento.

Indústria lidera em faturamento; software e portaria remota puxam crescimento

Entre os setores que mais cresceram em 2024, destaque para os prestadores de serviço de instalação e manutenção de portaria remota terceirizada, com alta de 24%. O setor de desenvolvimento de softwares também teve desempenho expressivo (22%), seguido por distribuição (20,3%) e indústria (20,3%).

O protagonismo de segmentos ligados à digitalização e ao controle remoto evidencia o avanço da integração entre segurança física e digital. Cerca de 64% dos produtos fabricados no setor já contam com tecnologias de Inteligência Artificial embarcada, elemento considerado essencial para o futuro das cidades inteligentes.

No entanto, o ranking de faturamento mostra outra configuração: a indústria lidera com R$ 4 bilhões em média, seguida pela distribuição, com R$ 52 milhões, e pelo setor de softwares, que superou os R$ 39 milhões.

5 milhões de empregos e nova demanda por profissionais especializados

Além do impacto econômico, o setor de segurança eletrônica também se destaca pela geração de empregos: foram 1,5 milhão de empregos diretos e 3,5 milhões indiretos em 2024. E o mercado segue aquecido, com demanda crescente por profissionais em áreas estratégicas como comercial, técnico, marketing e administrativo, além de novas funções ligadas à tecnologia e inovação.

“As empresas estão investindo na qualificação de suas equipes, com contratações focadas em áreas estratégicas e em funções emergentes como especialistas em Inteligência Artificial e DPOs, que ainda são escassos no mercado. A Abese reafirma seu compromisso de apoiar as empresas nesse momento de expansão e transição tecnológica, fortalecendo a capacitação profissional e o diálogo com o poder público”, completa Selma Migliori.

Com um cenário tão promissor, a Exposec 2025 promete ser o palco central para apresentar ao público as inovações que estão moldando o setor. Segundo Maurício Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil, o evento é uma vitrine fundamental para conectar empresas, tecnologias e oportunidades de negócios.

“A feira reúne as principais marcas, tecnologias emergentes e oportunidades de negócios. A Exposec mostra, na prática, como a inovação está movimentando a economia e transformando a segurança em todo o país”, destaca Macedo.

A expectativa é que a feira contribua para impulsionar ainda mais o crescimento previsto para 2025, que pode ultrapassar os 23% no setor industrial, e consolidar a segurança eletrônica como protagonista da transformação digital no Brasil.



HID apresenta biometria para bancos na Febraban Tech

O Brasil possui um dos maiores números de caixas eletrônicos do mundo, de acordo com o Banco Mundial. Ao incorporar soluções como reconhecimento facial e impressão digital, os bancos podem otimizar a integração de clientes, acelerar a verificação de identidade e reforçar a segurança contra fraudes cada vez mais sofisticadas.

Diante desse cenário, a HID participa da Febraban Tech, de 10 a 12 de junho, para apresentar tecnologias biométricas para bancos. A empresa apresenta leitores biométricos para controle de acesso e sistemas de reconhecimento facial alimentados por IA para verificação e autenticação de identidade.

“Proteger áreas sensíveis e garantir a segurança de seus funcionários e dos ativos é fundamental para os bancos. A HID está focada em soluções de ponta a ponta que cobrem toda a jornada bancária, desde o cadastro e acesso via celular, passando pelas agências e caixas eletrônicos, até as transações on-line, que proporcionam uma experiência bancária segura e fluida para os clientes e para todos que trabalham no banco”, explica Ricardo Miralha, Gerente de Desenvolvimento de Negócios em Biometria na América Latina da HID.

Entre os lançamentos está o HID Amico, que permite que os funcionários e fornecedores autorizados circulem pelas instalações do banco. Esse leitor utiliza reconhecimento facial para permitir uma entrada mais rápida em agências, escritórios administrativos, bem como em salas de servidores. 

As soluções HID Mobile Access também serão apresentadas e permitem o acesso sem contato usando smartphones e wearables comuns. “Seja para funcionários que precisam acessar áreas seguras em agências, escritórios corporativos ou até mesmo acessar sistemas remotamente com segurança, essas soluções têm como proposta aumentar a proteção e simplificar as rotinas diárias. Ao centralizar o gerenciamento de usuários e integrar-se facilmente aos sistemas existentes, os bancos podem reduzir a dependência de cartões físicos, o que pode tornar todo o processo mais eficiente e seguro para suas equipes”, diz Ricardo Vernizzi, diretor de desenvolvimento de negócios da HID.

 



Simecs assume organização da Electric Move Brasil em Caxias

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) passa a ser o realizador da Feira de Veículos, Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis, a Electric Move Brasil. A iniciativa representa um marco para a entidade que, pela primeira vez, está à frente da organização de um evento dessa dimensão.

Neste ano, a feira vai ocorrer nos dias 6, 7 e 8 de novembro, no Parque de Eventos Festa da Uva, em sua terceira edição. A Electric Move reunirá soluções em transição e eficiência energética, novas tecnologias e mobilidade elétrica, alinhadas ao propósito da descarbonização. A feira costuma aglutinar diferentes empresas que se dedicam à eletrificação no Brasil, inclui conteúdos relevantes sobre o tema e espaços de negócios, entre outras atividades dirigidas a entusiastas do setor, a fornecedores, a indústrias e a outras organizações do setor, além do público em geral. Em breve, será realizado o lançamento oficial do evento com detalhes a respeito da feira e da programação. 

“É muito significativo que o Simecs passe a liderar a organização do evento que representa um dos aspectos mais importantes quando se pensa na indústria do futuro, que é a sustentabilidade. Nosso objetivo é contribuir para que a Electric Move se consolide e se fortaleça como um espaço de negócios e de oportunidades”, diz o presidente do Simecs, Ubiratã Rezler. “Será a estreia do Simecs na realização de uma feira. E é emblemático que este evento venha a ocorrer justamente no mês em que a entidade completará 68 anos de trajetória”, acrescenta.

A Electric Move, que no ano passado reuniu 60 expositores em três dias de evento, era realizada pela empresa Fluxo Solar Sistemas de Energia.



Servier e Elfie renovam parceria por mais dez anos

O grupo farmacêutico Servier renovou por mais dez anos a parceria com a Elfie, empresa de tecnologia que desenvolveu um aplicativo voltado para o monitoramento da saúde de pacientes com hipertensão, dislipidemia, diabetes, angina, insuficiência cardíaca e doença venosa crônica. No último ano, o aplicativo alcançou a marca de 100 mil usuários no Brasil.

A proposta do aplicativo é ser um parceiro do paciente, oferecendo ferramentas que, em complemento às recomendações médicas, permitem o monitoramento da saúde de forma gratuita e divertida. Entre as funcionalidades estão a verificação de sinais vitais, lembretes para o uso de medicamentos, gerenciamento do estresse, sono e tabagismo, criação de planos alimentares e contagem de queima calórica.

O aplicativo Elfie é disponibilizado de forma gratuita no Brasil e em países da Ásia, América Central e Oriente Médio, além do desenvolvimento de inovações digitais baseadas em inteligência artificial (IA) e gamificação, como a recente funcionalidade de nutrição que permite aos usuários tirar foto do prato e contabilizar as calorias consumidas.

“Temos a ambição de tornar o Elfie a primeira terapia digital (DTx) do mundo gratuita para todos. Estamos muito satisfeitos em continuar nosso relacionamento com a Servier, uma das líderes do setor que fez da adesão uma questão estratégica”, diz o professor Otavio Berwanger, presidente do Comitê Médico do Elfie.

As Diretrizes da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) recomendam o uso de aplicativos para apoiar a adesão dos pacientes a estilos de vida mais saudáveis. No Brasil, um ensaio clínico conduzido pela frente de pesquisa clínica do Hospital Israelita Albert Einstein (ARO Einstein) está estudando como o Elfie pode ajudar no controle da pressão arterial.

“A Servier tem o compromisso de proporcionar aos pacientes as melhores condições para apoio a adesão ao tratamento das doenças crônicas e somente através de parcerias como essa conseguiremos engajar o paciente de forma ativa, tornando-os protagonistas da própria saúde”, afirma Mathieu Fitoussi, diretor-geral da Servier do Brasil.

No Brasil, o aplicativo é validado por entidades médicas como a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD) e a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) — entidade cujo Elfie é parceiro no projeto “Aliança Onda: menos pressão, mais ação”, unindo-se a outros apoiadores no esforço de alcançar 70% de controle da pressão arterial entre a população brasileira hipertensa até 2030.

A Servier do Brasil e a Elfie são empresas independentes, sendo o aplicativo disponibilizado a toda a sociedade, independentemente do uso de medicamentos da Servier. No Brasil, os pacientes cadastrados no programa de relacionamento da Servier, o Sempre Cuidando, têm direito a benefícios exclusivos como o “Coach Center Digital”, que usa inteligência artificial para oferecer dicas personalizadas de saúde.



Especialista dá dicas para acertar na escolha e na manutenção do porcelanato

O porcelanato se consolidou nos últimos anos como uma escolha popular e sofisticada nos projetos residenciais brasileiros. No entanto, antes de definir o modelo ideal, é essencial entender qual tipo atende melhor às características de cada ambiente. Produzido com tecnologia avançada, o material se destaca pela alta resistência e baixa porosidade.

A escolha do porcelanato ideal deve levar em conta o acabamento e a área onde será aplicado: interna, externa, fachada e piscina. Essa atenção garante mais durabilidade, segurança e desempenho, além de atender às exigências específicas de cada espaço.

“O porcelanato permite o uso de rejuntes mais finos, o que proporciona uma finalização elegante e discreta, conferindo sofisticação ao ambiente”, explica Andrea Del Lama, sócia-proprietária da Del Lama Acabamentos.

Segundo Andrea, os modelos acetinados são indicados para áreas internas e externas cobertas. Já os polidos são indicados para áreas internas. Existem também os porcelanatos com coeficiente de atrito, que são utilizados em áreas de piscinas e rampas.

Em áreas como banheiros, Andrea recomenda o uso de porcelanato acetinado. “Esse tipo reduz o risco de escorregamentos em locais úmidos. Já em espaços externos, é recomendado o porcelanato com coeficiente de atrito, e tons mais escuros e esmaltados, que ajudam a disfarçar a sujeira”, orienta.

Apesar da resistência do material a agentes químicos e impactos, é fundamental utilizar produtos específicos para a limpeza do produto, evitando manchas e desgastes.

Limpeza e conservação

Para preservar o brilho e a aparência original do revestimento, o ideal é utilizar vassouras de cerdas macias ou aspiradores com bico escova. Esses acessórios evitam danos à superfície. Produtos de limpeza comuns, como limpadores perfumados, podem ser usados, desde que diluídos em água.

Segundo a especialista, o uso de substâncias como água sanitária, soda cáustica, acetona ou amoníaco em alta concentração deve ser evitado, pois podem provocar manchas, opacidade ou alteração no brilho do revestimento.

“Uma dica simples, mas eficaz, é posicionar tapetes ou capachos de boa qualidade nas entradas de áreas externas. Isso ajuda a proteger o piso contra desgaste prematuro e partículas abrasivas”, acrescenta Andrea.

Sobre a Del Lama Acabamentos

Com 47 anos de experiência, a Del Lama Acabamentos é uma empresa especializada em soluções de acabamentos para diversos tipos de ambiente. O contato com a equipe especializada pode ser feito pelo telefone (16) 3627-3700 ou por meio de visita à loja localizada na Av. Dr. Plínio de Castro Prado, 900 – Jardim Palma Travassos, Ribeirão Preto – SP.



Mães solo são a base do desenvolvimento de crianças com autismo no Brasil

No Brasil, o papel das mulheres no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) vai muito além do cuidado diário, ele representa uma rede de sustentação emocional, educacional e afetiva. Dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE-FGV) apontam que, em 2022, mais de 11 milhões de mulheres criavam seus filhos sozinhas. Esse cenário pode ser ainda mais desafiador quando se discute a maternidade atípica.

A ausência da figura paterna agrava o sobrecarregamento materno. Segundo dados divulgados pelo Instituto Baresi, em 2012, aproximadamente 78% dos pais abandonaram as mães de crianças com deficiência ou doenças raras antes dos filhos completarem cinco anos de idade. A principal justificativa é a dificuldade dos pais em lidar com o diagnóstico e a frustração em relação à ideia do “filho ideal”.

Essa jornada, geralmente solitária, acaba sendo compartilhada por outras mulheres do entorno: avós, irmãs, vizinhas e amigas formam uma rede informal de apoio que sustenta essas mães diante de tantos desafios.

A falta de apoio escolar intensifica a sobrecarga

Para Alessandra Freitas, pedagoga e especialista em aprendizagem e alfabetização de crianças com autismo, a ausência de políticas claras de inclusão escolar contribui significativamente para a sobrecarga dessas mães.

“Hoje, devido à falta de diretrizes efetivas para inclusão nas escolas, as mães enfrentam enormes dificuldades para encontrar instituições que realmente acolham seus filhos e ofereçam apoio à família como um todo”, afirma Alessandra.

Além do cuidado com a saúde e o desenvolvimento da criança, essas mulheres muitas vezes precisam adaptar rotinas, abandonar carreiras e se tornar verdadeiras especialistas na condição dos filhos para garantir que eles tenham acesso à educação e qualidade de vida.

O vínculo materno como força transformadora

As mulheres, especialmente as mães, costumam ser a principal referência afetiva e emocional para crianças com TEA. O vínculo materno, desde os primeiros anos, é um fator determinante no desenvolvimento emocional, social e cognitivo delas.

“A mãe é a pessoa-chave que dá segurança, apoio e busca estratégias para ajudar a criança a enfrentar os desafios do TEA. Ela atua desde o incentivo à comunicação até o fortalecimento da autoestima e da confiança. Esse vínculo é único e, muitas vezes, compreendido e compartilhado com outras mulheres que também se tornam parte da rede de apoio”, complementa.

Mães Autis: onde as mães nunca estão sozinhas

Com o objetivo de apoiar essas mulheres de forma prática e afetiva, Alessandra criou o projeto Mães Autis, um braço do Eduka Todos, rede de cursos e formações voltadas à educação inclusiva. O programa é baseado em seis pilares que oferecem apoio integral às mães de crianças com TEA: apoio socioemocional, cuidados pessoais, atividades de lazer, recursos educacionais, desenvolvimento profissional e comunidade de acolhimento.

“Sei que, muitas vezes, na tentativa de darmos o nosso melhor aos filhos, acabamos nos esquecendo no processo. O Mães Autis foi criado para mostrar que é possível cuidar de si enquanto se cuida do outro, e para oferecer um espaço onde essas mães possam aprender, relaxar e se sentir amparadas”, destaca a pedagoga.

Em um cenário onde tantas mães enfrentam a maternidade atípica em silêncio, iniciativas como o Mães Autis surgem como espaços de acolhimento e transformação. Ao fortalecer mulheres, é dado às crianças com autismo mais chances de crescer em ambientes mais preparados e afetuosos, onde inclusão não é prática.


Sobre o Mundo Autis

O Mães Autis é uma formação on-line criada especialmente para acolher e orientar mulheres que convivem com crianças e adolescentes com TEA. A plataforma oferece conteúdos acessíveis, atividades práticas, rede de apoio entre mães e acompanhamento pedagógico com a especialista Alessandra Freitas.

Para conhecer os cursos e participar da comunidade, basta acessar o site: www.mundoautis.com.br ou entrar em contato pelo WhatsApp: (16) 99193-6113.



Startup alia IA e gamificação no desenvolvimento humano

Fundada em 2018, a Ludos Pro é uma edtech — startup de educação e tecnologia — que tem como missão democratizar o acesso à educação e impulsionar a transformação digital no ambiente corporativo. Para isso, integra gamificação, design centrado no usuário e IA para construir jornadas de aprendizagem envolventes, personalizadas e orientadas por dados.

A empresa já impactou mais de 1,5 milhão de pessoas em setores como varejo, indústria, financeiro, automotivo, educação, tecnologia e telecomunicações. Sua solução também já ultrapassou fronteiras, com adoção em países da América Latina, Estados Unidos e Europa — e, ao que tudo indica, deve ultrapassar a marca de 2 milhões de pessoas treinadas até o fim deste ano.

Desde sua fundação, a startup vem conquistando reconhecimento no ecossistema de inovação. Foi destaque nas listas 100 Open Startups, 100 Startups to Watch (PEGN), Watch List Company da Training Industry e figura entre as 100 edtechs mais promissoras da América Latina e Caribe, segundo a HolonIQ.

“Capacitação precisa inspirar. Nosso objetivo é tornar o desenvolvimento profissional algo empolgante, acessível e mensurável, contribuindo diretamente para o crescimento dos profissionais e das empresas”, afirma Danilo Parise, CEO e cofundador.

A startup desenvolve soluções baseadas em microlearning, metodologia que organiza o conteúdo em unidades curtas e segmentadas. A proposta inclui recursos voltados ao engajamento, socialização e acompanhamento da aprendizagem no ambiente corporativo.


Como funciona a plataforma

A plataforma utiliza elementos de gamificação como parte da estratégia de interface e interação. A partir da atividade dos usuários, são gerados dados que podem ser analisados para apoiar decisões relacionadas à gestão do conhecimento e desenvolvimento de equipes.

Ao integrar IA generativa à criação de conteúdo, a plataforma permite que empresas desenvolvam cursos gamificados do zero em minutos — uma tarefa que antes tomava mais de 80 horas entre pesquisa, roteirização e desenvolvimento. Essa automação acelera entregas, reduz custos e potencializa o alcance da capacitação nas organizações, tornando o treinamento um vetor real de performance.

Segundo Eduardo Calixto, CTO e sócio da empresa, a combinação entre IA e gamificação não só agiliza as entregas, como também aumenta a eficácia das trilhas de aprendizagem.

“Com o conteúdo já nascendo pronto e gamificado, as organizações ganham agilidade, engajamento e consistência na formação de seus times — com mínima intervenção técnica e máximo impacto”, afirma o executivo.

A nova era do T&D (Treinamento e Desenvolvimento)

A valorização do capital humano está no centro das estratégias corporativas. De acordo com o Panorama do T&D no Brasil 2024/2025, o país atingiu um recorde histórico de 24 horas de treinamento por colaborador — superando, pela primeira vez, a média dos Estados Unidos. Essa evolução reforça o papel da aprendizagem contínua como motor de performance e vantagem competitiva.

“Nesse contexto, soluções que integram inteligência artificial, gamificação e experiências centradas no usuário ganham protagonismo, tornando o aprendizado mais eficiente, escalável e alinhado aos objetivos de negócio — e às necessidades dos profissionais do futuro”, comenta Parise.

Para saber mais, basta acessar: https://www.ludospro.com.br



Sicoob Credicom incorpora Sicoob Credivale e amplia atuação

O Sicoob Credicom, cooperativa financeira do setor da saúde no Brasil anuncia a incorporação do Sicoob Credivale – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Colaboradores da Vale S.A – Ltda., a partir de 1º de maio. A operação, já homologada pelo Banco Central em 17 de abril de 2025, representa mais um passo estratégico na expansão da cooperativa, fortalecendo sua presença em Minas Gerais e marcando sua entrada no estado do Pará — até então, inédito na atuação da Credicom.

Com a incorporação, a Credicom passa a contar com mais sete novos pontos de atendimento, incluindo Itabira (MG), onde já atuava, mas agora em regime de livre admissão. Essa mudança permite à cooperativa ampliar sua base de atuação para além do setor da saúde, acolhendo cooperados de diversos segmentos. A base de cooperados da Credicom, que já superava os 112 mil, ultrapassará agora os 122 mil, com a integração dos 9.500 cooperados da Credivale.

“A Credicom cresce de forma estratégica, agregando novos territórios, expandindo suas operações para o estado do Pará e ampliando seus pontos de atendimento presencial, mesmo com capilaridade em todo território nacional através do atendimento digital. A incorporação da Credivale reforça nossa capacidade de oferecer soluções financeiras completas a um público cada vez mais diversificado. Essa iniciativa integra o nosso planejamento estratégico para o triênio 2024-2026 e está em consonância com nosso pacto sistêmico, de maior inclusão social e conformidade com as diretrizes do Banco Central e do Sicoob para o fortalecimento do cooperativismo de crédito”, afirma o presidente da Credicom, João Augusto Oliveira Fernandes.

Fundada por colaboradores da Vale, a Credivale agora passa a integrar uma das maiores cooperativas financeiras do país, com acesso a uma oferta ampliada de produtos e serviços, maiores volumes de crédito, taxas mais competitivas, participação nos resultados e a confiança de ser cooperado de uma instituição que administra mais de R$ 8 bilhões em ativos.

Sobre a Credicom

Com 33 anos de história, o Sicoob Credicom é uma cooperativa financeira da área da saúde do Brasil e a maior cooperativa financeira de Minas Gerais. Conta com mais de 122 mil cooperados e 53 pontos de atendimento físicos distribuídos por Minas Gerais, São Paulo, Bahia e, mais recentemente, o Pará. Com capacidade de atendimento em todo o território brasileiro através do digital, a cooperativa administra aproximadamente R$ 8 bilhões em ativos, R$ 1,18 bilhão em patrimônio líquido e R$ 4,4 bilhões em operações de crédito. Oferece aos seus cooperados soluções financeiras completas, participação nos resultados, de acordo com o relacionamento, condições competitivas e a confiança de uma instituição em plena expansão e crescimento.

(*) Balanço dez/24

 

Novos pontos de atendimento:

Minas Gerais:

  • Belo Horizonte – Feira dos Produtores
  • Itabira
  • Ipoema
  • Senhora do Carmo

Pará:

  • Parauapebas
  • Marabá
  • Canaã dos Carajás

 

Antes e depois

 

*Números: Sicoob Credivale dez/24, Sicoob Credicom dez/24

 

 



Concessão eleva saneamento dos pequenos municípios paulistas

O Marco Legal do Saneamento estabeleceu metas que devem ser atendidas em todo o país, mas quem percorre o interior de São Paulo percebe que a corrida pela universalização corre mesmo fora dos grandes centros. Municípios com menos de 100 mil habitantes seguem carentes de escala para investir por conta própria.

Em São Sebastião da Grama (SP, 232 km da capital), as melhorias na ETA e a ampliação de redes de abastecimento, contribuíram para a cidade continuar rumo à universalização; em pista paralela, a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) permitiu que o Rio Fartura deixasse de receber o esgoto in natura. Já Estiva Gerbi (SP, 180 km), que operava com uma ETA dimensionada para apenas três mil pessoas, ganhou uma unidade suprindo a demanda de água, enquanto a primeira ETE local já está em operação, eliminando o descarte bruto no Córrego dos  Ipês.

Casa Branca (SP, 229 km). Uma das primeiras medidas foi a reforma e adequação da “ETA 1”, a principal Estação de Tratamento de Água do município, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 70% da população urbana. Passou a ter o esgoto tratado com a reativação da ETE Fazenda São Francisco, recuperou quase toda a capacidade de tratamento da cidade, somado a nova ETE do distrito da Venda Branca, restando apenas o distrito de Lagoa Branca para fechar o ciclo. 

No Vale do Paraíba, a cidade de Potim (SP, 156 km da capital) conta com a nova ETA, com capacidade de processamento de cinco milhões de litros diários.

Cada município onde trabalhamos mostra, em poucos meses, um antes e depois notável — não só nos relatórios, mas no cotidiano das pessoas”, diz Wilson Unterkircher Filho, diretor da Terracom Saneamento.

O conceito de universalização, não é luxo, e sim saúde pública”, afirma Dr. Fernando Evanyr, diretor operacional da Terracom Concessões. “Independentemente do porte da cidade, é preciso universalizar o saneamento. O desafio é unir essas duas realidades no mesmo mapa”. 

Em um país que cerca de 32 milhões de brasileiros vivem sem acesso à água potável e mais de 90 milhões não têm coleta de esgoto, a cada ligação regularizada em Potim ou metro de emissário assentado em Estiva Gerbi não apenas muda o cotidiano local, mas encurta a distância coletiva até 2033. Para Eustáquio Paiva, coordenador regional da Terracom Saneamento, “financiar o básico onde ele falta é o caminho mais curto para que o Marco Legal do Saneamento se torne realidade em todo o país”.



Ant International impulsiona estratégia de IA para fintechs

Ant International, provedora global de pagamentos digitais e tecnologia financeira, apresentou no dia 04 de junho sua estratégia de Inteligência Artificial com o lançamento do Alipay+ GenAI Cockpit, uma plataforma de IA como Serviço (AIaaS, sigla em inglês) que capacita fintechs e super apps a desenvolverem serviços financeiros com agentes de IA e, no futuro, nativamente baseados em IA, com eficiência, segurança e flexibilidade.

Fazer a IA funcionar de forma sistêmica para o setor financeiro continua sendo o grande sonho e desafio da atual revolução tecnológica. O Alipay+ GenAI Cockpit é uma plataforma que ajuda empreendedores a arquitetar serviços financeiros baseados em agentes de IA combinando fluxos de trabalho automatizados e orquestração de tarefas com um contexto corporativo dinâmico, cobrindo tarefas essenciais das fintechs, como organização de pagamentos, onboarding de clientes, verificação de conformidade, detecção de fraudes, resolução de disputas, bem como avaliação e otimização de desempenho.

“O futuro das finanças será moldado por agentes de IA que não apenas executam tarefas de forma autônoma em fluxos de trabalho reais e em contextos financeiros e regulatórios sofisticados com confiabilidade, mas que também interagem, evoluem e aprendem rapidamente, com precisão cada vez maior”, afirma Jiangming Yang, Diretor de Inovação da Ant International.

O Alipay+ GenAI Cockpit foi testado nas quatro principais unidades de negócios da Ant International: arranjo de pagamentos instantâneos (Alipay+), serviços de pagamento para merchants (Antom), conta global multimoedas para empresas (WorldFirst) e soluções de embedded finance (gestão de tesouraria global, empréstimos digitais e soluções de crédito). Após os testes bem-sucedidos, os primeiros clientes externos no Sudeste Asiático e Sul da Ásia começam a usar oficialmente a plataforma em junho de 2025.

Unindo um conjunto de ferramentas específicas para fintechs e uma base de conhecimento dinâmico com inovações de IA prontas para uso, o Cockpit representa três direções-chave da estratégia de IA da Ant International:

Blindagem de segurança para uma IA confiável

As ameaças de golpes com uso de IA, como deepfakes, têm crescido mais de dez vezes ao ano, com impactos especialmente graves no setor financeiro. Dados mostram que 22% das empresas já sofreram fraudes de pagamento geradas por IA.

A Ant International investe em soluções de segurança para combater golpes externos com IA e eliminar riscos internos como alucinações ou vieses dos modelos. Seu framework AI SHIELD gerencia riscos em arquitetura de sistemas, processamento de dados, treinamento e inferência de modelos. Oferece avaliação de risco dinâmica em tempo real, detectando comandos adversários e vazamentos de dados sensíveis com mais de 100 modelos de reconhecimento e 600 mil léxicos de risco. Hoje, a taxa de perda por fraude nos serviços de pagamento da Ant International é de 5% na média.

Profundo conhecimento vertical em finanças

O Alipay+ GenAI Cockpit utiliza mais de 20 modelos de linguagem de grande escala (em inglês, large language models – LLMs), incluindo o modelo proprietário da Ant International, Falcon Time-Series-Transformer FX. O foco está na integração de bases de conhecimento específicas do setor, como regras de transferências bancárias e políticas de resolução de disputas, ajudando empresas a desenvolver agentes especializados para fintechs.

As ferramentas do Cockpit oferecem suporte para geração aumentada por recuperação (em inglês, retrieval-augmented generation – RAG), pós-treinamento, avaliação e benchmarking, combinando datasets genéricos com métricas específicas do setor desenvolvidas com a expertise financeira da Ant International, para melhorar a precisão dos modelos.

Baseado no Cockpit, o Antom Copilot é um agente de IA projetado para ajudar merchants a aumentar conversões, simplificando a integração de métodos de pagamento, recomendando os canais ideais e resolvendo tarefas comuns como correção de códigos e preenchimento automático de documentos. Também permite configurar estratégias de gerenciamento de riscos com linguagem natural.

Suporte de plataforma FinAI completa

O Cockpit oferece uma ampla seleção de agentes pré-configurados para tarefas como atendimento ao cliente, curadoria de conteúdo para marketing segmentado e codificação assistida por IA. Além disso, permite personalizações para cenários específicos como consultoria de viagens, reembolsos de impostos, remessas internacionais e programas de fidelidade, acelerando o retorno de valor em diversas áreas do negócio.

A plataforma também conta com um marketplace de protocolos de contexto de modelo (em inglês, model context protocol – MCP), com suporte a servidores MCP amplamente utilizados, e permite que empresas criem seus próprios servidores para permitir a conclusão autônoma de tarefas. A implantação é flexível, tanto em nuvens públicas quanto em ambientes locais, graças a parcerias estratégicas com Google Cloud e outros provedores de infraestrutura de alto nível.

“O setor de FinAI vive seu momento Big Bang de expansão”, declara Yang. “Estamos prontos para trabalhar com o mercado para evoluir e expandir nossas ferramentas e esse ecossistema, ajudando negócios no setor de serviços financeiros a crescerem mais rápido e melhor.”



Unificação da Equativ e Sharethrough: O Futuro da Mídia Independente

NOVA YORK, 9 de junho de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Equativ anuncia unificação total da Sharethrough com sua marca e operações globais, formando uma das maiores plataformas e mercados globais de mídia independente, fortalecendo sua capacidade de atender anunciantes e editores globais com transparência, inovação e tecnologia voltada para o usuário. Além disso, a Equativ se beneficia de uma reformulação completa da sua identidade visual e site.

Este marco homenageia a união das duas empresas sob o mesmo teto e marca a etapa final de um processo de integração de um ano após a Aquisição da Sharethrough pela Equativ em junho de 2024.

Um trecho de mídia que acompanha este anúncio está disponível clicando neste link.

No ano passado, o poder combinado da Equativ e da Sharethrough acelerou significativamente seu crescimento, estabelecendo firmemente a Equativ como plataforma líder independente, utilizada por milhares de marcas globais e todas as Big Six agências. Parcerias estratégicas com grandes players como Deutsche Telekom e Titan OS, e a aquisição da Kamino Retail são exemplos do compromisso da Equativ com a inovação e o alcance global, e do papel como parceiro preferencial de profissionais de marketing orientados a resultados.

“Isso é mais do que uma reformulação de marca – é o ápice de uma visão comum de criação de uma alternativa mais dinâmica, inovadora e orientada a resultados para o atual cenário fragmentado da tecnologia de anúncios”, disse Ben Skinazi, Diretor de Marketing da Equativ. “Juntos, criamos uma plataforma global projetada para interoperabilidade, inteligência e resultados em toda a jornada da mídia.”

A nova Equativ reúne planejamento, curadoria, ativação, aprimoramento de anúncios e otimização em uma única plataforma de mídia: Maestro by Equativ, que oferece para marcas e agências um acesso a várias soluções para geração de resultados na economia da atenção de hoje. Com recursos omnicanais em CTV, vídeo, mídia nativa, de exibição e de varejo, a Equativ simplifica a pilha de tecnologia de anúncios, oferecendo desempenho e, ao mesmo tempo, mídia de qualidade, atendendo às demandas de um cenário de mídia em rápida mudança.

Em um momento em que a inovação e o desempenho são fundamentais, a unificação da Sharethrough com a Equativ é um potente passoàfrente. Com a combinação dos seus pontos fortes complementares, promovemos sustentabilidade, transparência e criatividade, viabilizando que a Horizon forneça resultados inovadores e ousados para os nossos clientes mais ambiciosos e orientados para o desempenho “, disse Alex Stone, Vice-Presidente Sênior de Parcerias com Agências e Vídeo Avançado da Horizon Media.

O cofundador e CEO da Scope3, Brian O’Kelley, disse: “Estou realmente entusiasmado com o que o futuro reserva para a Equativ, com a união da Sharethrough com a Equativ sob um único nome. De pioneiras de produtos de mídia verde a pioneiras na adoção da tecnologia agentic da Scope3, ambas as empresas têm impulsionado consistentemente o setor. Com a força das suas equipes e plataformas conjuntas, esta empresa unificada deve ter um impacto ainda maior no futuro da mídia programática.”

Como Consultor Estratégico da Equativ nos últimos dois anos, Mykim Chikli, ex-CEO do Grupo Publicis na EMEA e na Ásia, e CEO da Weborama na França, acrescentou: “Durante minhas décadas trabalhando com marcas globais nas agências, pude observar a evolução do setor — e como ele se tornou fragmentado e complexo. Além de alcançar escala, a unificação da Equativ traz clareza: uma plataforma que simplifica a execução, respeita a experiência do usuário e oferece resultados reais e sustentáveis. É exatamente o tipo de agências parceiras e anunciantes que o mercado precisa hoje.”

“A plataforma Equativ é robusta, flexível e adequada ao nosso ambiente de aplicação. As equipes da Equativ são responsivas, atentas e sempre prontas para otimizar a configuração. É uma parceria verdadeiramente confiável que viabiliza a união do desempenho publicitário com a experiência tecnológica”, disse Vincent SALINI, Diretor de Vendas Digitais da France TV Advertising.

Sobre a Equativ

A Equativ é uma plataforma completa de mídia global que capacita anunciantes e editores a alcançar resultados reais, unindo estoque e públicos premium com curadoria avançada e tecnologia de anúncios de ponta em todos os canais. Desenvolvida especificamente para a economia da atenção, a Equativ oferece qualidade, engajamento e desempenho, priorizando experiências de anúncios respeitosas e centradas no usuário. Com uma equipe de mais de 750 profissionais em 20 países, a Equativ combina escala global com profunda experiência local. Saiba mais em Equativ.com.

Consultas da Mídia: Contate: Caroline Millié Figueiredo pr@equativ.com



GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9464581)



Bitget destaca o programa de afiliados, transformando influência em renda para criadores de criptomoedas

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VICTORIA, Seychelles, June 08, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, a principal corretora de criptomoedas e Web3, está chamando a atenção para seu programa de afiliados como um caminho simplificado para que criadores, educadores e comunidades de criptomoedas transformem engajamento em ganhos. Criado com base no espírito da Web3, o programa distribui comissões generosas, recompensas em camadas e ferramentas úteis para ajudar os parceiros a expandirem sua nuvem e suas criptomoedas. Apoiando a todos, de criadores de conteúdo individuais a comunidades Web3 de grande escala, o programa de afiliados oferece um modelo inteligente e escalável para monetizar a influência das criptomoedas.

Os afiliados podem ganhar até 50% de comissão sobre as taxas de negociação dos usuários indicados, com bônus extras disponíveis para marcos e parceiros de alto desempenho. O programa foi desenvolvido para ser dimensionado, seja para criadores de conteúdo individuais ou para comunidades maiores com foco em criptografia. O rastreamento em tempo real, o suporte dedicado e os recursos de marketing oferecem aos afiliados ferramentas para expandir seu alcance e monetizar com eficiência.

Em uma novidade para as trocas centralizadas, a Bitget lançou um programa de afiliados on-chain em 2025, introduzindo um novo nível de transparência e controle. O sistema aproveita os dados na cadeia para verificar as indicações e rastrear os pagamentos, eliminando suposições e dando aos parceiros maior confiança em seus ganhos. Os afiliados podem monitorar tudo, desde o engajamento da carteira até os pagamentos em tempo real, tudo com base em contratos inteligentes.

O programa de afiliados se alinha ao ecossistema mais amplo da Bitget, que inclui comércio de cópias, mercados de alta liquidez, integrações avançadas de API e suporte localizado. Isso facilita para que os parceiros personalizem campanhas, envolvam seus públicos e cresçam com a plataforma.

“A economia dos criadores de conteúdo em criptomoedas está crescendo rapidamente, mas a monetização nem sempre acompanhou esse ritmo”, declarou Vugar Usi Zade, COO da Bitget. “Ao trazer recompensas de afiliados para a cadeia e projetar ferramentas para criadores de todos os portes, a Bitget transforma a influência em um fluxo de receita real e escalável, sem fumaça e espelhos.”

Com recompensas de alto nível, rastreamento transparente e infraestrutura na cadeia, o programa de afiliados da Bitget oferece uma nova visão da monetização de criptomoedas. Criado para aqueles que conduzem conversas, moldam comunidades e desenvolvem o espaço a partir do zero.

Para obter mais informações, acesse aqui.

Sobre a Bitget

Fundada em 2018, a Bitget é a principal bolsa de criptomoedas e empresa Web3 do mundo. Atendendo a mais de 120 milhões de usuários em mais de 150 países e regiões, a corretora Bitget está comprometida em ajudar os usuários a operarem de forma mais inteligente com seu recurso pioneiro de copy trading e outras soluções de operação, enquanto oferece acesso em tempo real ao preço do Bitcoin, Ethereum e preços de outras criptomoedas. Anteriormente conhecida como BitKeep, a Bitget Wallet é uma carteira de criptomoedas multicadeia de nível mundial que oferece uma variedade de soluções e recursos abrangentes da Web3, incluindo funcionalidade de carteira, troca de tokens, NFT Marketplace, navegador DApp e muito mais.

A Bitget está na vanguarda da adoção de criptomoedas por meio de parcerias estratégicas, como seu papel como parceira oficial de criptomoedas da melhor liga de futebol do mundo, LALIGA, nos mercados do ORIENTE, SUDESTE ASIÁTICO e AMÉRICA LATINA, bem como parceira global dos atletas nacionais turcos Buse Tosun Çavuşoğlu (campeã mundial de luta livre), Samet Gümüş (medalhista de ouro no boxe) e İlkin Aydın (seleção nacional de vôlei), para inspirar a comunidade global a abraçar o futuro da criptomoeda.

Para obter mais informações, acesse: Site | Twitter | Telegram | LinkedIn | Discord | Bitget Wallet

Para comunicação social, envie um e-mail para: media@bitget.com

Aviso de risco: os preços dos ativos digitais estão sujeitos a flutuações e podem sofrer volatilidade significativa. Os investidores são aconselhados a alocar apenas os fundos que possam se dar ao luxo de perder. O valor de qualquer investimento pode ser afetado e existe a possibilidade de que os objetivos financeiros não sejam alcançados e que nem o investimento principal recuperado. Deve-se sempre procurar uma consultoria financeira independente, e a experiência financeira pessoal e a posição devem ser cuidadosamente consideradas. O desempenho passado não é um indicador confiável de resultados futuros. A Bitget não se responsabiliza por possíveis perdas incorridas. O conteúdo deste documento não deve ser interpretado como orientação financeira. Para obter mais informações, consulte os nossos Termos de Uso.

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Relatórios da Minimum Deposit Casinos: aumento de jogos em Macau em maio sinaliza renascimento global dos cassinos

WATERFORD, Irlanda, June 08, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Minimum Deposit Casinos (MDC), um centro global de análise de iGaming e divisão do OneTwenty Group, divulgou um novo relatório analisando a receita recorde de jogos em Macau em maio de 2025.

De acordo com o Gabinete de Inspeção e Coordenação de Jogos, a receita bruta do jogo (GGR) em Macau atingiu 21,19 bilhões de patacas (US$ 2,62 bilhões) em maio, marcando o maior total mensal desde janeiro de 2020. Esse número representa um aumento de 12,4% em relação a abril e um aumento de 5% em comparação com maio de 2024.

O aumento foi em grande parte impulsionado pelo feriado da Semana Dourada do Dia do Trabalho, de 1 a 5 de maio, que atraiu mais de 850.000 visitantes a Macau. O segmento de mercado de massa contribuiu com 75% da receita total, destacando uma mudança para atividades de jogos mais amplas e não VIP.

“Essa recuperação ressalta a resistência do setor global de jogos,” disse um analista sênior da MDC. “Para os jogadores que procuram opções de baixo depósito, o próspero mercado de massa em Macau apresenta novas oportunidades para experiências de jogo acessíveis.”

O relatório da MDC também observa que a receita de maio atingiu 81,7% dos níveis observados em maio de 2019, indicando uma forte trajetória de recuperação. Os analistas estão otimistas com o crescimento contínuo, com alguns revisando suas previsões para cima para o restante de 2025.

Sobre a MDC
Minimum Deposit Casinos (MDC), uma divisão do OneTwenty Group, é um portal global confiável que analisa, classifica e recomenda cassinos online licenciados, seguros e de baixo depósito para jogadores que buscam experiências de jogo seguras e regulamentadas.

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