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Especialista dá dicas para acertar na escolha e na manutenção do porcelanato

O porcelanato se consolidou nos últimos anos como uma escolha popular e sofisticada nos projetos residenciais brasileiros. No entanto, antes de definir o modelo ideal, é essencial entender qual tipo atende melhor às características de cada ambiente. Produzido com tecnologia avançada, o material se destaca pela alta resistência e baixa porosidade.

A escolha do porcelanato ideal deve levar em conta o acabamento e a área onde será aplicado: interna, externa, fachada e piscina. Essa atenção garante mais durabilidade, segurança e desempenho, além de atender às exigências específicas de cada espaço.

“O porcelanato permite o uso de rejuntes mais finos, o que proporciona uma finalização elegante e discreta, conferindo sofisticação ao ambiente”, explica Andrea Del Lama, sócia-proprietária da Del Lama Acabamentos.

Segundo Andrea, os modelos acetinados são indicados para áreas internas e externas cobertas. Já os polidos são indicados para áreas internas. Existem também os porcelanatos com coeficiente de atrito, que são utilizados em áreas de piscinas e rampas.

Em áreas como banheiros, Andrea recomenda o uso de porcelanato acetinado. “Esse tipo reduz o risco de escorregamentos em locais úmidos. Já em espaços externos, é recomendado o porcelanato com coeficiente de atrito, e tons mais escuros e esmaltados, que ajudam a disfarçar a sujeira”, orienta.

Apesar da resistência do material a agentes químicos e impactos, é fundamental utilizar produtos específicos para a limpeza do produto, evitando manchas e desgastes.

Limpeza e conservação

Para preservar o brilho e a aparência original do revestimento, o ideal é utilizar vassouras de cerdas macias ou aspiradores com bico escova. Esses acessórios evitam danos à superfície. Produtos de limpeza comuns, como limpadores perfumados, podem ser usados, desde que diluídos em água.

Segundo a especialista, o uso de substâncias como água sanitária, soda cáustica, acetona ou amoníaco em alta concentração deve ser evitado, pois podem provocar manchas, opacidade ou alteração no brilho do revestimento.

“Uma dica simples, mas eficaz, é posicionar tapetes ou capachos de boa qualidade nas entradas de áreas externas. Isso ajuda a proteger o piso contra desgaste prematuro e partículas abrasivas”, acrescenta Andrea.

Sobre a Del Lama Acabamentos

Com 47 anos de experiência, a Del Lama Acabamentos é uma empresa especializada em soluções de acabamentos para diversos tipos de ambiente. O contato com a equipe especializada pode ser feito pelo telefone (16) 3627-3700 ou por meio de visita à loja localizada na Av. Dr. Plínio de Castro Prado, 900 – Jardim Palma Travassos, Ribeirão Preto – SP.



Mães solo são a base do desenvolvimento de crianças com autismo no Brasil

No Brasil, o papel das mulheres no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) vai muito além do cuidado diário, ele representa uma rede de sustentação emocional, educacional e afetiva. Dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE-FGV) apontam que, em 2022, mais de 11 milhões de mulheres criavam seus filhos sozinhas. Esse cenário pode ser ainda mais desafiador quando se discute a maternidade atípica.

A ausência da figura paterna agrava o sobrecarregamento materno. Segundo dados divulgados pelo Instituto Baresi, em 2012, aproximadamente 78% dos pais abandonaram as mães de crianças com deficiência ou doenças raras antes dos filhos completarem cinco anos de idade. A principal justificativa é a dificuldade dos pais em lidar com o diagnóstico e a frustração em relação à ideia do “filho ideal”.

Essa jornada, geralmente solitária, acaba sendo compartilhada por outras mulheres do entorno: avós, irmãs, vizinhas e amigas formam uma rede informal de apoio que sustenta essas mães diante de tantos desafios.

A falta de apoio escolar intensifica a sobrecarga

Para Alessandra Freitas, pedagoga e especialista em aprendizagem e alfabetização de crianças com autismo, a ausência de políticas claras de inclusão escolar contribui significativamente para a sobrecarga dessas mães.

“Hoje, devido à falta de diretrizes efetivas para inclusão nas escolas, as mães enfrentam enormes dificuldades para encontrar instituições que realmente acolham seus filhos e ofereçam apoio à família como um todo”, afirma Alessandra.

Além do cuidado com a saúde e o desenvolvimento da criança, essas mulheres muitas vezes precisam adaptar rotinas, abandonar carreiras e se tornar verdadeiras especialistas na condição dos filhos para garantir que eles tenham acesso à educação e qualidade de vida.

O vínculo materno como força transformadora

As mulheres, especialmente as mães, costumam ser a principal referência afetiva e emocional para crianças com TEA. O vínculo materno, desde os primeiros anos, é um fator determinante no desenvolvimento emocional, social e cognitivo delas.

“A mãe é a pessoa-chave que dá segurança, apoio e busca estratégias para ajudar a criança a enfrentar os desafios do TEA. Ela atua desde o incentivo à comunicação até o fortalecimento da autoestima e da confiança. Esse vínculo é único e, muitas vezes, compreendido e compartilhado com outras mulheres que também se tornam parte da rede de apoio”, complementa.

Mães Autis: onde as mães nunca estão sozinhas

Com o objetivo de apoiar essas mulheres de forma prática e afetiva, Alessandra criou o projeto Mães Autis, um braço do Eduka Todos, rede de cursos e formações voltadas à educação inclusiva. O programa é baseado em seis pilares que oferecem apoio integral às mães de crianças com TEA: apoio socioemocional, cuidados pessoais, atividades de lazer, recursos educacionais, desenvolvimento profissional e comunidade de acolhimento.

“Sei que, muitas vezes, na tentativa de darmos o nosso melhor aos filhos, acabamos nos esquecendo no processo. O Mães Autis foi criado para mostrar que é possível cuidar de si enquanto se cuida do outro, e para oferecer um espaço onde essas mães possam aprender, relaxar e se sentir amparadas”, destaca a pedagoga.

Em um cenário onde tantas mães enfrentam a maternidade atípica em silêncio, iniciativas como o Mães Autis surgem como espaços de acolhimento e transformação. Ao fortalecer mulheres, é dado às crianças com autismo mais chances de crescer em ambientes mais preparados e afetuosos, onde inclusão não é prática.


Sobre o Mundo Autis

O Mães Autis é uma formação on-line criada especialmente para acolher e orientar mulheres que convivem com crianças e adolescentes com TEA. A plataforma oferece conteúdos acessíveis, atividades práticas, rede de apoio entre mães e acompanhamento pedagógico com a especialista Alessandra Freitas.

Para conhecer os cursos e participar da comunidade, basta acessar o site: www.mundoautis.com.br ou entrar em contato pelo WhatsApp: (16) 99193-6113.



Startup alia IA e gamificação no desenvolvimento humano

Fundada em 2018, a Ludos Pro é uma edtech — startup de educação e tecnologia — que tem como missão democratizar o acesso à educação e impulsionar a transformação digital no ambiente corporativo. Para isso, integra gamificação, design centrado no usuário e IA para construir jornadas de aprendizagem envolventes, personalizadas e orientadas por dados.

A empresa já impactou mais de 1,5 milhão de pessoas em setores como varejo, indústria, financeiro, automotivo, educação, tecnologia e telecomunicações. Sua solução também já ultrapassou fronteiras, com adoção em países da América Latina, Estados Unidos e Europa — e, ao que tudo indica, deve ultrapassar a marca de 2 milhões de pessoas treinadas até o fim deste ano.

Desde sua fundação, a startup vem conquistando reconhecimento no ecossistema de inovação. Foi destaque nas listas 100 Open Startups, 100 Startups to Watch (PEGN), Watch List Company da Training Industry e figura entre as 100 edtechs mais promissoras da América Latina e Caribe, segundo a HolonIQ.

“Capacitação precisa inspirar. Nosso objetivo é tornar o desenvolvimento profissional algo empolgante, acessível e mensurável, contribuindo diretamente para o crescimento dos profissionais e das empresas”, afirma Danilo Parise, CEO e cofundador.

A startup desenvolve soluções baseadas em microlearning, metodologia que organiza o conteúdo em unidades curtas e segmentadas. A proposta inclui recursos voltados ao engajamento, socialização e acompanhamento da aprendizagem no ambiente corporativo.


Como funciona a plataforma

A plataforma utiliza elementos de gamificação como parte da estratégia de interface e interação. A partir da atividade dos usuários, são gerados dados que podem ser analisados para apoiar decisões relacionadas à gestão do conhecimento e desenvolvimento de equipes.

Ao integrar IA generativa à criação de conteúdo, a plataforma permite que empresas desenvolvam cursos gamificados do zero em minutos — uma tarefa que antes tomava mais de 80 horas entre pesquisa, roteirização e desenvolvimento. Essa automação acelera entregas, reduz custos e potencializa o alcance da capacitação nas organizações, tornando o treinamento um vetor real de performance.

Segundo Eduardo Calixto, CTO e sócio da empresa, a combinação entre IA e gamificação não só agiliza as entregas, como também aumenta a eficácia das trilhas de aprendizagem.

“Com o conteúdo já nascendo pronto e gamificado, as organizações ganham agilidade, engajamento e consistência na formação de seus times — com mínima intervenção técnica e máximo impacto”, afirma o executivo.

A nova era do T&D (Treinamento e Desenvolvimento)

A valorização do capital humano está no centro das estratégias corporativas. De acordo com o Panorama do T&D no Brasil 2024/2025, o país atingiu um recorde histórico de 24 horas de treinamento por colaborador — superando, pela primeira vez, a média dos Estados Unidos. Essa evolução reforça o papel da aprendizagem contínua como motor de performance e vantagem competitiva.

“Nesse contexto, soluções que integram inteligência artificial, gamificação e experiências centradas no usuário ganham protagonismo, tornando o aprendizado mais eficiente, escalável e alinhado aos objetivos de negócio — e às necessidades dos profissionais do futuro”, comenta Parise.

Para saber mais, basta acessar: https://www.ludospro.com.br



Sicoob Credicom incorpora Sicoob Credivale e amplia atuação

O Sicoob Credicom, cooperativa financeira do setor da saúde no Brasil anuncia a incorporação do Sicoob Credivale – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Colaboradores da Vale S.A – Ltda., a partir de 1º de maio. A operação, já homologada pelo Banco Central em 17 de abril de 2025, representa mais um passo estratégico na expansão da cooperativa, fortalecendo sua presença em Minas Gerais e marcando sua entrada no estado do Pará — até então, inédito na atuação da Credicom.

Com a incorporação, a Credicom passa a contar com mais sete novos pontos de atendimento, incluindo Itabira (MG), onde já atuava, mas agora em regime de livre admissão. Essa mudança permite à cooperativa ampliar sua base de atuação para além do setor da saúde, acolhendo cooperados de diversos segmentos. A base de cooperados da Credicom, que já superava os 112 mil, ultrapassará agora os 122 mil, com a integração dos 9.500 cooperados da Credivale.

“A Credicom cresce de forma estratégica, agregando novos territórios, expandindo suas operações para o estado do Pará e ampliando seus pontos de atendimento presencial, mesmo com capilaridade em todo território nacional através do atendimento digital. A incorporação da Credivale reforça nossa capacidade de oferecer soluções financeiras completas a um público cada vez mais diversificado. Essa iniciativa integra o nosso planejamento estratégico para o triênio 2024-2026 e está em consonância com nosso pacto sistêmico, de maior inclusão social e conformidade com as diretrizes do Banco Central e do Sicoob para o fortalecimento do cooperativismo de crédito”, afirma o presidente da Credicom, João Augusto Oliveira Fernandes.

Fundada por colaboradores da Vale, a Credivale agora passa a integrar uma das maiores cooperativas financeiras do país, com acesso a uma oferta ampliada de produtos e serviços, maiores volumes de crédito, taxas mais competitivas, participação nos resultados e a confiança de ser cooperado de uma instituição que administra mais de R$ 8 bilhões em ativos.

Sobre a Credicom

Com 33 anos de história, o Sicoob Credicom é uma cooperativa financeira da área da saúde do Brasil e a maior cooperativa financeira de Minas Gerais. Conta com mais de 122 mil cooperados e 53 pontos de atendimento físicos distribuídos por Minas Gerais, São Paulo, Bahia e, mais recentemente, o Pará. Com capacidade de atendimento em todo o território brasileiro através do digital, a cooperativa administra aproximadamente R$ 8 bilhões em ativos, R$ 1,18 bilhão em patrimônio líquido e R$ 4,4 bilhões em operações de crédito. Oferece aos seus cooperados soluções financeiras completas, participação nos resultados, de acordo com o relacionamento, condições competitivas e a confiança de uma instituição em plena expansão e crescimento.

(*) Balanço dez/24

 

Novos pontos de atendimento:

Minas Gerais:

  • Belo Horizonte – Feira dos Produtores
  • Itabira
  • Ipoema
  • Senhora do Carmo

Pará:

  • Parauapebas
  • Marabá
  • Canaã dos Carajás

 

Antes e depois

 

*Números: Sicoob Credivale dez/24, Sicoob Credicom dez/24

 

 



Concessão eleva saneamento dos pequenos municípios paulistas

O Marco Legal do Saneamento estabeleceu metas que devem ser atendidas em todo o país, mas quem percorre o interior de São Paulo percebe que a corrida pela universalização corre mesmo fora dos grandes centros. Municípios com menos de 100 mil habitantes seguem carentes de escala para investir por conta própria.

Em São Sebastião da Grama (SP, 232 km da capital), as melhorias na ETA e a ampliação de redes de abastecimento, contribuíram para a cidade continuar rumo à universalização; em pista paralela, a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) permitiu que o Rio Fartura deixasse de receber o esgoto in natura. Já Estiva Gerbi (SP, 180 km), que operava com uma ETA dimensionada para apenas três mil pessoas, ganhou uma unidade suprindo a demanda de água, enquanto a primeira ETE local já está em operação, eliminando o descarte bruto no Córrego dos  Ipês.

Casa Branca (SP, 229 km). Uma das primeiras medidas foi a reforma e adequação da “ETA 1”, a principal Estação de Tratamento de Água do município, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 70% da população urbana. Passou a ter o esgoto tratado com a reativação da ETE Fazenda São Francisco, recuperou quase toda a capacidade de tratamento da cidade, somado a nova ETE do distrito da Venda Branca, restando apenas o distrito de Lagoa Branca para fechar o ciclo. 

No Vale do Paraíba, a cidade de Potim (SP, 156 km da capital) conta com a nova ETA, com capacidade de processamento de cinco milhões de litros diários.

Cada município onde trabalhamos mostra, em poucos meses, um antes e depois notável — não só nos relatórios, mas no cotidiano das pessoas”, diz Wilson Unterkircher Filho, diretor da Terracom Saneamento.

O conceito de universalização, não é luxo, e sim saúde pública”, afirma Dr. Fernando Evanyr, diretor operacional da Terracom Concessões. “Independentemente do porte da cidade, é preciso universalizar o saneamento. O desafio é unir essas duas realidades no mesmo mapa”. 

Em um país que cerca de 32 milhões de brasileiros vivem sem acesso à água potável e mais de 90 milhões não têm coleta de esgoto, a cada ligação regularizada em Potim ou metro de emissário assentado em Estiva Gerbi não apenas muda o cotidiano local, mas encurta a distância coletiva até 2033. Para Eustáquio Paiva, coordenador regional da Terracom Saneamento, “financiar o básico onde ele falta é o caminho mais curto para que o Marco Legal do Saneamento se torne realidade em todo o país”.



Ant International impulsiona estratégia de IA para fintechs

Ant International, provedora global de pagamentos digitais e tecnologia financeira, apresentou no dia 04 de junho sua estratégia de Inteligência Artificial com o lançamento do Alipay+ GenAI Cockpit, uma plataforma de IA como Serviço (AIaaS, sigla em inglês) que capacita fintechs e super apps a desenvolverem serviços financeiros com agentes de IA e, no futuro, nativamente baseados em IA, com eficiência, segurança e flexibilidade.

Fazer a IA funcionar de forma sistêmica para o setor financeiro continua sendo o grande sonho e desafio da atual revolução tecnológica. O Alipay+ GenAI Cockpit é uma plataforma que ajuda empreendedores a arquitetar serviços financeiros baseados em agentes de IA combinando fluxos de trabalho automatizados e orquestração de tarefas com um contexto corporativo dinâmico, cobrindo tarefas essenciais das fintechs, como organização de pagamentos, onboarding de clientes, verificação de conformidade, detecção de fraudes, resolução de disputas, bem como avaliação e otimização de desempenho.

“O futuro das finanças será moldado por agentes de IA que não apenas executam tarefas de forma autônoma em fluxos de trabalho reais e em contextos financeiros e regulatórios sofisticados com confiabilidade, mas que também interagem, evoluem e aprendem rapidamente, com precisão cada vez maior”, afirma Jiangming Yang, Diretor de Inovação da Ant International.

O Alipay+ GenAI Cockpit foi testado nas quatro principais unidades de negócios da Ant International: arranjo de pagamentos instantâneos (Alipay+), serviços de pagamento para merchants (Antom), conta global multimoedas para empresas (WorldFirst) e soluções de embedded finance (gestão de tesouraria global, empréstimos digitais e soluções de crédito). Após os testes bem-sucedidos, os primeiros clientes externos no Sudeste Asiático e Sul da Ásia começam a usar oficialmente a plataforma em junho de 2025.

Unindo um conjunto de ferramentas específicas para fintechs e uma base de conhecimento dinâmico com inovações de IA prontas para uso, o Cockpit representa três direções-chave da estratégia de IA da Ant International:

Blindagem de segurança para uma IA confiável

As ameaças de golpes com uso de IA, como deepfakes, têm crescido mais de dez vezes ao ano, com impactos especialmente graves no setor financeiro. Dados mostram que 22% das empresas já sofreram fraudes de pagamento geradas por IA.

A Ant International investe em soluções de segurança para combater golpes externos com IA e eliminar riscos internos como alucinações ou vieses dos modelos. Seu framework AI SHIELD gerencia riscos em arquitetura de sistemas, processamento de dados, treinamento e inferência de modelos. Oferece avaliação de risco dinâmica em tempo real, detectando comandos adversários e vazamentos de dados sensíveis com mais de 100 modelos de reconhecimento e 600 mil léxicos de risco. Hoje, a taxa de perda por fraude nos serviços de pagamento da Ant International é de 5% na média.

Profundo conhecimento vertical em finanças

O Alipay+ GenAI Cockpit utiliza mais de 20 modelos de linguagem de grande escala (em inglês, large language models – LLMs), incluindo o modelo proprietário da Ant International, Falcon Time-Series-Transformer FX. O foco está na integração de bases de conhecimento específicas do setor, como regras de transferências bancárias e políticas de resolução de disputas, ajudando empresas a desenvolver agentes especializados para fintechs.

As ferramentas do Cockpit oferecem suporte para geração aumentada por recuperação (em inglês, retrieval-augmented generation – RAG), pós-treinamento, avaliação e benchmarking, combinando datasets genéricos com métricas específicas do setor desenvolvidas com a expertise financeira da Ant International, para melhorar a precisão dos modelos.

Baseado no Cockpit, o Antom Copilot é um agente de IA projetado para ajudar merchants a aumentar conversões, simplificando a integração de métodos de pagamento, recomendando os canais ideais e resolvendo tarefas comuns como correção de códigos e preenchimento automático de documentos. Também permite configurar estratégias de gerenciamento de riscos com linguagem natural.

Suporte de plataforma FinAI completa

O Cockpit oferece uma ampla seleção de agentes pré-configurados para tarefas como atendimento ao cliente, curadoria de conteúdo para marketing segmentado e codificação assistida por IA. Além disso, permite personalizações para cenários específicos como consultoria de viagens, reembolsos de impostos, remessas internacionais e programas de fidelidade, acelerando o retorno de valor em diversas áreas do negócio.

A plataforma também conta com um marketplace de protocolos de contexto de modelo (em inglês, model context protocol – MCP), com suporte a servidores MCP amplamente utilizados, e permite que empresas criem seus próprios servidores para permitir a conclusão autônoma de tarefas. A implantação é flexível, tanto em nuvens públicas quanto em ambientes locais, graças a parcerias estratégicas com Google Cloud e outros provedores de infraestrutura de alto nível.

“O setor de FinAI vive seu momento Big Bang de expansão”, declara Yang. “Estamos prontos para trabalhar com o mercado para evoluir e expandir nossas ferramentas e esse ecossistema, ajudando negócios no setor de serviços financeiros a crescerem mais rápido e melhor.”



Unificação da Equativ e Sharethrough: O Futuro da Mídia Independente

NOVA YORK, 9 de junho de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Equativ anuncia unificação total da Sharethrough com sua marca e operações globais, formando uma das maiores plataformas e mercados globais de mídia independente, fortalecendo sua capacidade de atender anunciantes e editores globais com transparência, inovação e tecnologia voltada para o usuário. Além disso, a Equativ se beneficia de uma reformulação completa da sua identidade visual e site.

Este marco homenageia a união das duas empresas sob o mesmo teto e marca a etapa final de um processo de integração de um ano após a Aquisição da Sharethrough pela Equativ em junho de 2024.

Um trecho de mídia que acompanha este anúncio está disponível clicando neste link.

No ano passado, o poder combinado da Equativ e da Sharethrough acelerou significativamente seu crescimento, estabelecendo firmemente a Equativ como plataforma líder independente, utilizada por milhares de marcas globais e todas as Big Six agências. Parcerias estratégicas com grandes players como Deutsche Telekom e Titan OS, e a aquisição da Kamino Retail são exemplos do compromisso da Equativ com a inovação e o alcance global, e do papel como parceiro preferencial de profissionais de marketing orientados a resultados.

“Isso é mais do que uma reformulação de marca – é o ápice de uma visão comum de criação de uma alternativa mais dinâmica, inovadora e orientada a resultados para o atual cenário fragmentado da tecnologia de anúncios”, disse Ben Skinazi, Diretor de Marketing da Equativ. “Juntos, criamos uma plataforma global projetada para interoperabilidade, inteligência e resultados em toda a jornada da mídia.”

A nova Equativ reúne planejamento, curadoria, ativação, aprimoramento de anúncios e otimização em uma única plataforma de mídia: Maestro by Equativ, que oferece para marcas e agências um acesso a várias soluções para geração de resultados na economia da atenção de hoje. Com recursos omnicanais em CTV, vídeo, mídia nativa, de exibição e de varejo, a Equativ simplifica a pilha de tecnologia de anúncios, oferecendo desempenho e, ao mesmo tempo, mídia de qualidade, atendendo às demandas de um cenário de mídia em rápida mudança.

Em um momento em que a inovação e o desempenho são fundamentais, a unificação da Sharethrough com a Equativ é um potente passoàfrente. Com a combinação dos seus pontos fortes complementares, promovemos sustentabilidade, transparência e criatividade, viabilizando que a Horizon forneça resultados inovadores e ousados para os nossos clientes mais ambiciosos e orientados para o desempenho “, disse Alex Stone, Vice-Presidente Sênior de Parcerias com Agências e Vídeo Avançado da Horizon Media.

O cofundador e CEO da Scope3, Brian O’Kelley, disse: “Estou realmente entusiasmado com o que o futuro reserva para a Equativ, com a união da Sharethrough com a Equativ sob um único nome. De pioneiras de produtos de mídia verde a pioneiras na adoção da tecnologia agentic da Scope3, ambas as empresas têm impulsionado consistentemente o setor. Com a força das suas equipes e plataformas conjuntas, esta empresa unificada deve ter um impacto ainda maior no futuro da mídia programática.”

Como Consultor Estratégico da Equativ nos últimos dois anos, Mykim Chikli, ex-CEO do Grupo Publicis na EMEA e na Ásia, e CEO da Weborama na França, acrescentou: “Durante minhas décadas trabalhando com marcas globais nas agências, pude observar a evolução do setor — e como ele se tornou fragmentado e complexo. Além de alcançar escala, a unificação da Equativ traz clareza: uma plataforma que simplifica a execução, respeita a experiência do usuário e oferece resultados reais e sustentáveis. É exatamente o tipo de agências parceiras e anunciantes que o mercado precisa hoje.”

“A plataforma Equativ é robusta, flexível e adequada ao nosso ambiente de aplicação. As equipes da Equativ são responsivas, atentas e sempre prontas para otimizar a configuração. É uma parceria verdadeiramente confiável que viabiliza a união do desempenho publicitário com a experiência tecnológica”, disse Vincent SALINI, Diretor de Vendas Digitais da France TV Advertising.

Sobre a Equativ

A Equativ é uma plataforma completa de mídia global que capacita anunciantes e editores a alcançar resultados reais, unindo estoque e públicos premium com curadoria avançada e tecnologia de anúncios de ponta em todos os canais. Desenvolvida especificamente para a economia da atenção, a Equativ oferece qualidade, engajamento e desempenho, priorizando experiências de anúncios respeitosas e centradas no usuário. Com uma equipe de mais de 750 profissionais em 20 países, a Equativ combina escala global com profunda experiência local. Saiba mais em Equativ.com.

Consultas da Mídia: Contate: Caroline Millié Figueiredo pr@equativ.com



GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9464581)



Bitget destaca o programa de afiliados, transformando influência em renda para criadores de criptomoedas

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VICTORIA, Seychelles, June 08, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, a principal corretora de criptomoedas e Web3, está chamando a atenção para seu programa de afiliados como um caminho simplificado para que criadores, educadores e comunidades de criptomoedas transformem engajamento em ganhos. Criado com base no espírito da Web3, o programa distribui comissões generosas, recompensas em camadas e ferramentas úteis para ajudar os parceiros a expandirem sua nuvem e suas criptomoedas. Apoiando a todos, de criadores de conteúdo individuais a comunidades Web3 de grande escala, o programa de afiliados oferece um modelo inteligente e escalável para monetizar a influência das criptomoedas.

Os afiliados podem ganhar até 50% de comissão sobre as taxas de negociação dos usuários indicados, com bônus extras disponíveis para marcos e parceiros de alto desempenho. O programa foi desenvolvido para ser dimensionado, seja para criadores de conteúdo individuais ou para comunidades maiores com foco em criptografia. O rastreamento em tempo real, o suporte dedicado e os recursos de marketing oferecem aos afiliados ferramentas para expandir seu alcance e monetizar com eficiência.

Em uma novidade para as trocas centralizadas, a Bitget lançou um programa de afiliados on-chain em 2025, introduzindo um novo nível de transparência e controle. O sistema aproveita os dados na cadeia para verificar as indicações e rastrear os pagamentos, eliminando suposições e dando aos parceiros maior confiança em seus ganhos. Os afiliados podem monitorar tudo, desde o engajamento da carteira até os pagamentos em tempo real, tudo com base em contratos inteligentes.

O programa de afiliados se alinha ao ecossistema mais amplo da Bitget, que inclui comércio de cópias, mercados de alta liquidez, integrações avançadas de API e suporte localizado. Isso facilita para que os parceiros personalizem campanhas, envolvam seus públicos e cresçam com a plataforma.

“A economia dos criadores de conteúdo em criptomoedas está crescendo rapidamente, mas a monetização nem sempre acompanhou esse ritmo”, declarou Vugar Usi Zade, COO da Bitget. “Ao trazer recompensas de afiliados para a cadeia e projetar ferramentas para criadores de todos os portes, a Bitget transforma a influência em um fluxo de receita real e escalável, sem fumaça e espelhos.”

Com recompensas de alto nível, rastreamento transparente e infraestrutura na cadeia, o programa de afiliados da Bitget oferece uma nova visão da monetização de criptomoedas. Criado para aqueles que conduzem conversas, moldam comunidades e desenvolvem o espaço a partir do zero.

Para obter mais informações, acesse aqui.

Sobre a Bitget

Fundada em 2018, a Bitget é a principal bolsa de criptomoedas e empresa Web3 do mundo. Atendendo a mais de 120 milhões de usuários em mais de 150 países e regiões, a corretora Bitget está comprometida em ajudar os usuários a operarem de forma mais inteligente com seu recurso pioneiro de copy trading e outras soluções de operação, enquanto oferece acesso em tempo real ao preço do Bitcoin, Ethereum e preços de outras criptomoedas. Anteriormente conhecida como BitKeep, a Bitget Wallet é uma carteira de criptomoedas multicadeia de nível mundial que oferece uma variedade de soluções e recursos abrangentes da Web3, incluindo funcionalidade de carteira, troca de tokens, NFT Marketplace, navegador DApp e muito mais.

A Bitget está na vanguarda da adoção de criptomoedas por meio de parcerias estratégicas, como seu papel como parceira oficial de criptomoedas da melhor liga de futebol do mundo, LALIGA, nos mercados do ORIENTE, SUDESTE ASIÁTICO e AMÉRICA LATINA, bem como parceira global dos atletas nacionais turcos Buse Tosun Çavuşoğlu (campeã mundial de luta livre), Samet Gümüş (medalhista de ouro no boxe) e İlkin Aydın (seleção nacional de vôlei), para inspirar a comunidade global a abraçar o futuro da criptomoeda.

Para obter mais informações, acesse: Site | Twitter | Telegram | LinkedIn | Discord | Bitget Wallet

Para comunicação social, envie um e-mail para: media@bitget.com

Aviso de risco: os preços dos ativos digitais estão sujeitos a flutuações e podem sofrer volatilidade significativa. Os investidores são aconselhados a alocar apenas os fundos que possam se dar ao luxo de perder. O valor de qualquer investimento pode ser afetado e existe a possibilidade de que os objetivos financeiros não sejam alcançados e que nem o investimento principal recuperado. Deve-se sempre procurar uma consultoria financeira independente, e a experiência financeira pessoal e a posição devem ser cuidadosamente consideradas. O desempenho passado não é um indicador confiável de resultados futuros. A Bitget não se responsabiliza por possíveis perdas incorridas. O conteúdo deste documento não deve ser interpretado como orientação financeira. Para obter mais informações, consulte os nossos Termos de Uso.

Uma foto que acompanha este anúncio está disponível em http://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/fd38e9a6-0f58-495e-b04a-3d10c64d5b52


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Relatórios da Minimum Deposit Casinos: aumento de jogos em Macau em maio sinaliza renascimento global dos cassinos

WATERFORD, Irlanda, June 08, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Minimum Deposit Casinos (MDC), um centro global de análise de iGaming e divisão do OneTwenty Group, divulgou um novo relatório analisando a receita recorde de jogos em Macau em maio de 2025.

De acordo com o Gabinete de Inspeção e Coordenação de Jogos, a receita bruta do jogo (GGR) em Macau atingiu 21,19 bilhões de patacas (US$ 2,62 bilhões) em maio, marcando o maior total mensal desde janeiro de 2020. Esse número representa um aumento de 12,4% em relação a abril e um aumento de 5% em comparação com maio de 2024.

O aumento foi em grande parte impulsionado pelo feriado da Semana Dourada do Dia do Trabalho, de 1 a 5 de maio, que atraiu mais de 850.000 visitantes a Macau. O segmento de mercado de massa contribuiu com 75% da receita total, destacando uma mudança para atividades de jogos mais amplas e não VIP.

“Essa recuperação ressalta a resistência do setor global de jogos,” disse um analista sênior da MDC. “Para os jogadores que procuram opções de baixo depósito, o próspero mercado de massa em Macau apresenta novas oportunidades para experiências de jogo acessíveis.”

O relatório da MDC também observa que a receita de maio atingiu 81,7% dos níveis observados em maio de 2019, indicando uma forte trajetória de recuperação. Os analistas estão otimistas com o crescimento contínuo, com alguns revisando suas previsões para cima para o restante de 2025.

Sobre a MDC
Minimum Deposit Casinos (MDC), uma divisão do OneTwenty Group, é um portal global confiável que analisa, classifica e recomenda cassinos online licenciados, seguros e de baixo depósito para jogadores que buscam experiências de jogo seguras e regulamentadas.

E-mail de contato: raymond@onetwentygroup.com


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AI-Media Redefine a Acessibilidade Global com o LEXI Voice na InfoComm 2025

Nova York, June 08, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A AI-Media (ASX: AIM), líder global em soluções de linguagem baseadas em IA, estreará sua revolucionária plataforma LEXI VOICE na InfoComm 2025, estabelecendo uma nova referência para acessibilidade multilíngue ao vivo. Os participantes podem visitar o Estande #5389 ou acessar via AVIXA TV Studio para ver ao vivo como o LEXI VOICE traduz instantaneamente o conteúdo falado em áudio com som natural em mais de 100 idiomas – redefinindo a forma como o mundo se conecta.

Após o aclamado lançamento no NAB Show 2025, o LEXI VOICE combina legendas ao vivo ultra precisas, tradução orientada por IA e síntese de voz realista para oferecer um resultado multilíngue contínuo e simultâneo em tempo real. Seja capacitando eventos globais, transmissões ao vivo, reuniões corporativas ou briefings governamentais, o LEXI VOICE capacita os criadores de conteúdo a transcender as barreiras linguísticas e ampliar a inclusão – sem aumentar a complexidade.

“Com a união do AV com a transmissão, o LEXI VOICE se destaca como um potente meio de crescimento – não apenas uma ferramenta de conformidade”, disse Tony Abrahams, CEO da AI-Media. “A InfoComm é o palco perfeito para mostrar como além de traduzir, nossa tecnologia transforma a comunicação.”

AVIXA TV Agora Trilíngue – Powered by LEXI

A AI-Media tem o orgulho de fazer parceria com a AVIXA TV Studio (Estande #7861) para oferecer a primeira transmissão ao vivo trilíngue em inglês, espanhol e alemão. Com as tecnologias LEXI VOICE, LEXI TEXT e LEXI TRANSLATE, essa produção usa um fluxo de trabalho totalmente baseado em nuvem, em colaboração com a AWS, a Ross Video e outros parceiros – demonstrando como agora a acessibilidade escalável e em tempo real pode ser utilizada em qualquer AV ou evento de transmissão.

Veja o Full LEXI Suite na InfoComm 2025

No estande #5389, explore o ecossistema completo do LEXI, projetado para a era da comunicação híbrida de hoje:

  • LEXI VOICE – Tradução de voz multilíngue em tempo real com saída de áudio realista para envolver o público em todos os lugares.
  • LEXI TEXT – Legendas de IA de baixa latência e alta precisão para eventos ao vivo e híbridos.
  • LEXI TRANSLATE – Tradução de legendas com tecnologia de IA para ampliar a acessibilidade em públicos globais.

Marque uma reunião no local ou online para ver como o LEXI pode elevar sua estratégia de comunicação global.

Sobre a AI-Media

Fundada na Austrália em 2003, a AI-Media (ASX: AIM) é uma inovadora global em legendagem, tradução e acessibilidade de voz ao vivo baseadas em IA. Com operações em mais de 25 países, a AI-Media oferece automação, escalabilidade e precisão incomparáveis por meio de seu ecossistema completo – incluindo LEXI, iCap, Alta, Encoder Pro e LEXI Toolkit. Sua mais recente inovação, LEXI VOICE, transforma a forma como o conteúdo ao vivo é entregue e consumido – transformando a acessibilidade em uma vantagem estratégica para emissoras, empresas e produtores de conteúdo em todo o mundo.

Foto deste comunicado disponível em https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/26787c4f-0edc-4d9e-8cf7-840f13bb85e9


Contato de Mídia 
Fiona Habben 
Dirigente de Marketing Global 
fiona.habben@ai-media.tv

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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9465116)



Populous adquire Fentress Architects, expandindo seu portfólio mundial de aviação

A Populous, empresa de design de renome mundial especializada em locais esportivos e de entretenimento, anunciou hoje a aquisição da Fentress Architects, com sede em Denver, líder mundial em projetos de aviação icônicos e edifícios públicos importantes, incluindo centros de convenções, museus e instalações governamentais.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250606567350/pt/

Los Angeles International Airport. Designed by Fentress Architects.

Aeroporto Internacional de Los Angeles. Imagem da Fentress Architects.

Esta aquisição estratégica une dois dos nomes mais respeitados da arquitetura, combinando o conhecimento incomparável da Populous em criar experiências memoráveis ​​com o premiado portfólio de marcos aeronáuticos, cívicos e culturais da Fentress. A aquisição amplia significativamente o escopo e a escala dos serviços que a Populous pode oferecer a clientes ao redor do mundo.

Bruce Miller, Presidente e Diretor Executivo da Populous Global, comentou:

“Estamos comprometidos em expandir a abrangência de nossa atuação. A Fentress Architects é reconhecida há muito tempo por sua arquitetura visionária para aviação e público, qualidade excepcional de projeto e compromisso com a inovação. A união de nossa equipe de aviação com a Fentress para formar a Fentress Studios, uma empresa populosa, simboliza nossa dedicaçãoàqualidade do projeto.

Adicionar a experiência e a base de clientes da Fentress ao portfólio mundial de aviação e transporte da Populous, bem como as sinergias no projeto de centros de convenções, irá nos permitir transformar o futuro do design centrado em pessoas e potencializar nosso impacto internacional nestes setores.”

Fundada em 1980, a Fentress Architects gerou mais de US$ 52 bilhões em marcos arquitetônicos a nível mundial, incluindo o Aeroporto Internacional de Denver, o Aeroporto Internacional de Incheon, o Centro de Convenções de Miami Beach e o Museu Nacional do Corpo de Fuzileiros Navais. A empresa é conhecida por criar arquitetura sustentável, contextualizada e profundamente conectada às comunidades que atende.

Curt Fentress, Fundador e Diretor Responsável por Design na Fentress Architects, comentou: “A Populous compartilha nossos valores de excelência em design e pensamento centrado em pessoas. Juntos, continuaremos a redefinir a grande arquitetura e sua capacidade de impulsionar mudanças sociais e econômicas através de um projeto inspirado para as pessoas.”

A Fentress Architects irá mudar sua marca para Fentress Studios, uma empresa Populous, com os estúdios continuando tendo sede em Denver e Washington D.C. A aquisição impulsiona ainda mais as capacidades da Populous em aviação, transporte e design do setor público.

Sobre a Populous

A Populous é uma empresa multinacional de design que começou com um foco singular: unir as pessoas em torno das coisas que amam, mediante experiências que captam todos os sentidos e amplificam a pura emoção compartilhada em momentos humanos. Nos últimos 40 anos, a empresa criou mais de 3.500 projetos avaliados em mais de US$ 60 bilhões em mercados emergentes e consolidados. Os serviços abrangentes da Populous incluem arquitetura, design de interiores, planejamento de eventos e sobreposição, ambientes de marca, sinalização e design gráfico, planejamento e design urbano, arquitetura paisagística, design de aviação e transporte, hospitalidade e consultoria em design sustentável. A Populous tem mais de 1.500 funcionários em 32 escritórios internacionais em quatro continentes, com centros regionais em Kansas City, Londres e Brisbane. Para mais informações, acesse www.populous.com.

Sobre a Fentress Architects

A Fentress Architects é uma empresa multinacional de design que busca apaixonadamente a criação de arquitetura inovadora, sustentável e icônica. O trabalho da empresa inclui marcos como o Terminal Internacional Tom Bradley no LAX, a Suprema Corte Ralph L. Carr do Colorado e a Embaixada Real da Noruega.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contatos com a mídia

Kim Wallace Carlson | Diretor de Comunicações, Américas

kim.wallacecarlson@populous.com

Tel.: +1 816 329 4468

Charlie Brooks | Diretor Global de Comunicações

charlie.brooks@populous.com

Tel.: +44 (0)7881 268501

Fonte: BUSINESS WIRE



Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI

Os resultados da pesquisa Deloitte IBRI de 2025 serão divulgados no terceiro painel da 26ª edição do Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais no dia 23 de junho de 2025, das 11:30 às 12:00, no Teatro B32, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3.732, no Itaim Bibi, em São Paulo (SP). A pesquisa Deloitte IBRI é intitulada “Evolução nas Relações com Investidores: Normas Regulatórias e Tecnologias Emergentes impulsionam o papel do RI”.

Alessandra Gadelha, vice-presidente do Conselho de Administração e coordenadora da Comissão de Educação e Inovação do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI), será a moderadora do painel, que contará com a apresentação da pesquisa por Reinaldo Oliari, sócio de Audit & Assurance da Deloitte.

Promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) e pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA), a 26ª edição do Encontro de RI ocorrerá nos dias 23 e 24 de junho de 2025.

O evento tratará de temas como: “Instrumento de dívida e Mercado de dívida”; “Estratégias para reduzir o custo de captação das companhias no cenário atual”; “Apresentação da pesquisa Deloitte e IBRI – Evolução nas Relações com Investidores: Normas Regulatórias e Tecnologias Emergentes impulsionam o papel do RI”; “Transformação Digital e Dados no RI”; “Dupla listagem – ADR BDR, como explorar outros mercados, porque duas listagens, como escolher a Bolsa onde listar e como fazê-lo”; “Geração de Valor para o Programa de Relações com Investidores – Insights com as companhias que aumentaram liquidez no último ano”; “Construindo a Estratégia ESG”; “Perspectivas Macroeconômicas”; e “ISSB S1 e S2”.

O 26º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais já conta com os seguintes patrocinadores: Diamante – Itaú Unibanco; Ouro – Banco do Brasil; blendON – ESG Services; Bradesco; BTG Pactual; e Valor Econômico S/A; e Prata – B3; Deloitte; Demarest Advogados; MZ Group; Netshow.me; Sando Video Service; TheMediaGroup; e Vale. Apoio especial: Cescon Barrieu Advogados; Fitch Ratings; SUMAQ; e Workiva. Parceiros de mídia: Portal Acionista e Revista RI.

Além disso, há o apoio institucional das seguintes entidades: Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP); Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (APIMEC Brasil); Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade (FACPCS); Instituto de Auditoria Independente do Brasil (IBRACON); e Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP).

Para mais informações e inscrições, basta acessar: https://www.encontroderi.com.br/

Credenciamento de Imprensa: credenciamento@digitalassessoria.com.br



Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos

A necessidade de transmissão segura e padronizada de dados clínicos em ambientes digitais motivou o desenvolvimento de um framework brasileiro voltado à comunicação entre sistemas na área da saúde. Ele foi criado por Juan Pachiarotti, profissional com formação em Ciência da Computação e especialização em Aprendizado de Máquina, enquanto atuava como arquiteto de software na Tempro Software LTDA. O projeto busca atender demandas recorrentes de interoperabilidade e segurança em um setor marcado por processos técnicos que não param de se atualizar e, por vezes, apresenta a necessidade de uma integração eficiente.

Com experiência de mais de 12 anos como gerente de produto em empresas como Dell, Honeywell e U.S. Xpress, Pachiarotti combinou conhecimento técnico e visão de negócios para estruturar uma ferramenta escalável e compatível com os padrões nacionais de dados em saúde. O framework foi desenhado como um kit de desenvolvimento (SDK), com foco em modularidade, sincronização em tempo real, criptografia e compactação de registros médicos. Seu uso tem se expandido em ambientes clínicos e corporativos, segundo o autor. O framework foi integrado com sucesso aos produtos AP_Conta, SICLIM e Autorizador Web da Tempro, que juntos impactaram milhões de transações médicas e registros clínicos em hospitais e clínicas em todo o Brasil.

“Nosso objetivo foi resolver uma questão recorrente em produtos digitais da saúde: como garantir segurança e agilidade sem comprometer a integração com outros sistemas, explica Pachiarotti. “Com uma base estável e de alta performance, conseguimos entregar algo que se adapta a diferentes aplicações, sem perder foco em conformidade e proteção de dados sensíveis, complementa.

O autor da tecnologia, Juan Pachiarotti, pontua que o framework foi estruturado com base em uma arquitetura orientada a interfaces, o que permite desacoplar a lógica entre cliente e servidor. A solução inclui também sincronização de dados em tempo real, criptografia ponta a ponta e mecanismos de compactação para otimizar o trânsito de informações clínicas.

Segundo Ronilson de Almeida, “Os desafios de comunicação em saúde não são apenas técnicos, mas também regulatórios e de interoperabilidade”, afirma. “Pensamos numa solução que permitisse escalar, integrar e garantir segurança com o menor impacto possível na infraestrutura dos sistemas já existentes”, diz.

A estrutura do framework tem contribuído diretamente para projetos de ciência de dados em saúde, ao assegurar que a coleta e transmissão de grandes volumes de dados clínicos ocorram com integridade e padrão técnico. De acordo com Pachiarotti, essa confiabilidade é fundamental para treinar algoritmos com qualidade e evitar distorções em processos de análise preditiva ou personalização de tratamentos.

“A coleta estruturada e segura é o primeiro passo de qualquer aplicação em inteligência artificial (IA). Sem isso, não existe dado confiável, nem resultado clínico relevante”, afirma. Ao unir princípios de segurança da informação com práticas de engenharia de produto orientadas à eficiência, o projeto ganhou espaço como alternativa para equipes técnicas que enfrentam limitações em suas infraestruturas atuais.

Pachiarotti reforça que a contribuição do framework está menos em ser uma solução definitiva, e mais em oferecer uma base sobre a qual projetos com exigência técnica e regulatória possam evoluir. “Quando conseguimos garantir o básico com robustez, abrimos espaço para que a inovação venha com menos atrito. Essa arquitetura foi decisiva para a Tempro ter resultados positivos em soluções digitais seguras e escaláveis para o setor da saúde, destaca.

Segundo o profissional, embora a solução tenha sido inicialmente pensada para o setor da saúde, o modelo pode ser adaptado a outros contextos onde há sensibilidade na transmissão de dados.



Grupo Salta abre processo seletivo para professores eletivos

O Grupo Salta Educação está com inscrições abertas para o processo seletivo de professores das Eletivas de Inovação, projeto de formação complementar ao currículo escolar dos colégios que fazem parte do grupo. As inscrições vão até o dia 13 de junho e as vagas são destinadas a profissionais especialistas com graduação na área de conhecimento relacionada à eletiva escolhida, ou seja, não é necessário ter diploma em licenciatura ou Pedagogia.

As Eletivas de Inovação oferecem aulas sobre temas que vão além do currículo tradicional, como Games, Marketing, Fashionismo, Investigação Criminal e outras. No formato on-line, o projeto busca facilitar o acesso a conteúdos que despertam o interesse dos estudantes, estimulando o gosto pelo aprendizado, a curiosidade e a autonomia. Os alunos escolhem as disciplinas que desejam cursar, o que fortalece a cultura de estudos para além da escola. Atualmente, são mais de 70 disciplinas disponíveis, abrangendo diversas áreas do conhecimento.

Disciplinas com vagas nesta edição e seus objetivos:

Em português

Aplicativos (1 vaga): explorar o poder dos aplicativos no dia a dia. O foco não será apenas o uso, mas também a criação;

Atualidades (1 vaga): discutir temas atuais que impactam a sociedade, política e o mundo. Os alunos irão debater soluções para os desafios do presente e do futuro;

Educação Financeira 2 (1 vaga): explorar o universo financeiro de forma dinâmica e prática, com ênfase na construção de uma mentalidade financeira saudável;

Desvendando os Brasis (1 vaga): evidenciar a diversidade cultural e histórica do Brasil, explorando suas diferentes regiões, costumes e raízes;

Festa e cultura: celebrações sociais ao redor do mundo (1 vaga): explorar o significado e impacto das festas e celebrações culturais mais importantes do mundo;

Produção e edição de vídeos (1 vaga): oferecer uma introdução prática ao mundo do audiovisual, explorando ferramentas e técnicas de produção e edição de vídeos;

Teatro (1 vaga): desenvolver habilidades de expressão corporal e verbal.

Em inglês

Money Matters (1 vaga): explorar o futuro das finanças com temas como criptomoedas, moedas digitais e educação financeira moderna;

Digital Careers in a Digital World (1 vaga): explorar as inúmeras carreiras digitais em tecnologia e inovação;

Podcast your Ideas (1 vaga): ensinar os alunos a se expressarem de forma criativa e eficaz com podcasts.

O processo seletivo é composto pelas etapas de inscrição on-line via formulário e upload de um vídeo de apresentação e de uma proposta curricular para a eletiva desejada. Os candidatos aprovados realizarão as gravações das aulas em um estúdio no Rio de Janeiro, em datas alinhadas com a equipe do projeto.

Os interessados podem se inscrever por meio do formulário oficial: Processo Seletivo – Professores Eletivas 2026. Para participar, existem apenas dois pré-requisitos: ter conhecimentos sobre a BNCC (Ensino Fundamental Anos Finais e Médio) e ter graduação na área da unidade curricular proposta.

Sobre o Grupo Salta

O Grupo Salta Educação é um dos maiores grupos de educação básica do Brasil, com mais de 140 mil estudantes e 27 redes de escolas espalhadas por 18 estados e o Distrito Federal. Fazem parte do Grupo as escolas: Ábaco, Anglo Alante, Alfa, Antares, CBV, CEI, CIE, Colégio do Salvador, Coleguium, ECSA, Elite, Embraer, Ideal, Integrado, ISO, Lato Sensu, Master, Maxi, Motivo, Nota10, Nosso CEI, Pensi, pH, Pitágoras, Santi, Sigma e Upaon-Açu.

Para mais informações sobre o processo seletivo, como remunerações e a descrição das eletivas na íntegra, o edital está disponível neste link: Edital de Seleção – Eletivas de Inovação 2026.



Especialista fala sobre inovação no setor de edição de vídeo

A produção de vídeos para dispositivos móveis, a sustentabilidade e a inteligência artificial (IA) e realidade aumentada (RA) são tendências que estão transformando o mercado audiovisual brasileiro em 2025, conforme matéria do portal AZ. Os especialistas da PWC Brasil entenderam, após finalização da Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2023–2027, que a IA se destacou muito rapidamente como protagonista, abrindo novos caminhos para a produtividade e a inovação criativa. Por isso, os líderes, com a orientação de seus talentos humanos, precisam reconhecer e utilizar o poder transformador da IA para impulsionar a inovação e o crescimento da indústria de entretenimento e mídia (E&M).

Conforme matéria do portal Lou Studios, a automação está revolucionando o setor audiovisual e redefinindo o futuro das produtoras de vídeo. Em 2025, as produtoras têm adotado ferramentas baseadas em inteligência artificial em todas as etapas da produção de vídeo — da roteirização automática à edição e finalização. A promessa é de maior produtividade, redução de custos operacionais e liberação de tempo criativo para as equipes humanas, como apontado pela matéria.

Ao analisar as perspectivas para o setor, Isaque Teixeira, editor e finalizador de projetos especiais de vídeo, com mais de 15 anos de experiência em edição de conteúdo, edição de vídeo e finalização de peças audiovisuais, comenta que os desafios contemporâneos de entretenimento e mídia vão além da inovação tecnológica. Eles passam pela democratização do acesso, pela responsabilidade social e pelo engajamento com práticas sustentáveis e acessíveis. “A eficiência hoje não é apenas entregar rápido e barato. É entregar com impacto, qualidade e representatividade”, cita o especialista.

A pesquisa da PWC Brasil indica que, mesmo com a desaceleração do crescimento pós-pandemia, o setor de E&M segue em expansão, com previsão de receita de US$ 41,3 bilhões no Brasil até 2027. Para quem atua na linha de frente da produção audiovisual, como Isaque, esse dado reforça a necessidade de otimizar fluxos de trabalho e buscar eficiência operacional. “A automação, especialmente via IA, torna-se indispensável para lidar com volumes crescentes de conteúdo e prazos apertados, sem comprometer a qualidade. A pressão por entregas rápidas e em múltiplos formatos exige que o profissional de edição domine ferramentas inteligentes, que automatizam tarefas repetitivas e liberam tempo para a criatividade e a curadoria da narrativa”, avalia Isaque.

Ao longo de sua carreira, Isaque participou da edição de programas de TV como “Esporte Espetacular” (TV aberta), “Troca de Passes”, “Fala Muito” e “Tá na Área” no Sportv, além de séries como “Socorro! Meu Filho Come Mal” e “Fazendo a Festa” no GNT, e “Vai pra Onde?” no Multishow. Todos canais oficiais do Grupo Globo, maior empresa de mídia do Brasil. Ele também trabalhou no documentário premiado “Recomeço Brumadinho” e foi palestrante no Festival internacional de cinema de Itabaiana em 2021. Para ele, o papel do editor se torna mais interdisciplinar. “Hoje um profissional precisa dialogar com analistas de dados, designers de interface, engenheiros de som e especialistas em acessibilidade. É a convergência de talentos que garante que uma campanha, uma série ou até mesmo um vídeo institucional atinja seus objetivos, respeitando parâmetros de eficiência técnica e representatividade social”, completa.

Segundo o portal Meio & Mensagem, produtoras estão desenvolvendo tecnologias proprietárias para leitura e decupagem de roteiros, manipulação facial com deepfake e adaptação automática de voz. Para Isaque, que também tem experiência com CGI e integração de filmagens com elementos de animação, o potencial técnico é imenso, mas exige parâmetros éticos claros. “Precisamos assegurar que a IA seja uma aliada da criação, e não uma ferramenta de distorção ou apropriação indevida de identidades artísticas”, argumenta.

Ainda sobre os impactos da automação, Isaque ressalta que ferramentas baseadas em IA estão moldando uma nova lógica de produção, sobretudo na edição de vídeos. “Hoje conseguimos usar algoritmos para cortar cenas com base na entonação de voz, sincronizar trilhas automaticamente, aplicar correções de cor em lotes inteiros e restaurar vídeos antigos com alta fidelidade de detalhes e qualidade. Isso redefine o papel do editor: deixamos de ser apenas operadores de software e passamos a ser estrategistas criativos que direcionam os sistemas para entregar conteúdo com propósito e estética”. Para ele, a automação não elimina empregos — ela muda as competências exigidas no setor audiovisual.

O recente lançamento da ferramenta de filme do Google, que promete ajudar os roteiristas e cineastas a explorar ideias e criar cenas para suas histórias, é um exemplo de ferramenta tecnológica com várias funcionalidades, tanto para quem tem experiência quanto para iniciantes na indústria de produção cinematográfica. Para Isaque, que é proficiente no uso de softwares de edição e pós-produção padrão do setor, incluindo Adobe Premiere, After Effects, Photoshop, Illustrator, Avid e DaVinci Resolve, esse lançamento amplia o escopo da profissão e reforça a necessidade de constante atualização profissional. “Os editores de vídeo que souberem integrar eficiência tecnológica e operacional com consciência estética e social serão os protagonistas dessa nova era audiovisual”, finaliza.



Brasileiros passam mais tempo assistindo jogos do que jogando; Aviator e Spaceman estão na lista

Quem disse que só dá para se divertir com um jogo enquanto o joga? Um estudo recente da Midia Research revelou que os gamers estão dedicando mais tempo assistindo a vídeos sobre jogos do que efetivamente jogando. Os jogadores entrevistados gastam 7,4 horas semanais jogando, enquanto consomem 8,5 horas de conteúdos relacionados a games em plataformas como YouTube e Twitch.

Ainda de acordo com uma pesquisa da ENV Media e dados do Twitch Tracker, os jogadores ao redor do mundo passam, em média, 47,5 horas por mês assistindo transmissões na Twitch. Em novembro de 2024, apenas os seis jogos mais populares representaram 177 milhões de horas assistidas, o que equivale a 42% do total de visualizações naquele mês. No geral, os jogos transmitidos na plataforma somaram impressionantes 421,43 milhões de horas assistidas, refletindo o alcance massivo e o apelo global dos games no universo do streaming.

Outro dado relevante revela a expressiva presença da comunidade lusófona na Twitch. Embora os canais em português representem apenas 4,93% do total nos últimos sete dias, o idioma ocupa a quarta posição entre os mais falados da plataforma, ficando atrás apenas do inglês, espanhol e russo. Esse destaque mostra não apenas o crescimento do público de língua portuguesa no cenário global dos games, mas também o potencial de expansão desse mercado dentro da Twitch e demais plataformas de transmissão ao vivo.

Spaceman: uma alternativa acessível e atrativa

Nesse contexto, os jogos de crash, como Aviator e Spaceman, aparecem como uma alternativa promissora, especialmente com a regulamentação do mercado de apostas e plataformas de iGaming no Brasil. Diferentemente de títulos com curvas de aprendizado acentuadas, como jogos no estilo Souls ou rogue-like, os jogos de cassino, como crash ou slots, oferecem uma abordagem simples e direta. Essa simplicidade reduz a barreira de entrada para novos jogadores e proporciona uma experiência menos exigente em termos de habilidade e tempo.

Em Spaceman, os jogadores acompanham uma mecânica básica, onde podem apostar e decidir o momento ideal para encerrar a jogada antes que “o crash” aconteça. De acordo com dados da KTO, Spaceman está no top 4 dos jogos de crash preferidos entre os brasileiros. Além disso, os multiplicadores registrados chegaram a impressionantes 9.033827521x, destacando a sorte como um elemento central e atrativo dessas experiências.

Embora a regulamentação das apostas ainda gere opiniões divergentes no país, é inegável que o potencial econômico e a acessibilidade desses jogos, que se tornam cada vez mais tecnológicos, têm atraído até mesmo jogadores iniciantes. Em um mercado que busca priorizar práticas de jogo responsável, o investimento em streamings e conteúdos voltados exclusivamente para o público maior de 18 anos surge como uma estratégia para aliar entretenimento ao desenvolvimento do setor de iGaming.



Pesquisa revela: 79% das empresas estão mais vulneráveis

Em um cenário de digitalização crescente e ameaças cada vez mais sofisticadas, a segurança cibernética se consolidou como um dos principais desafios corporativos do país. É o que revela a pesquisa Riscos Cibernéticos — A percepção das lideranças brasileiras e práticas adotadas, realizada pela Grant Thornton Brasil e Opice Blum Advogados, especializado em direito digital.

O levantamento, feito com 248 empresas brasileiras de diversos portes e setores, mostra que 79% dos executivos acreditam que suas empresas estão mais expostas a ataques cibernéticos do que em anos anteriores. Além disso, 66,5% apontam a cibersegurança entre os cinco maiores riscos corporativos, reforçando a urgência do tema.

“As empresas reconhecem o risco, mas muitas ainda não conseguem transformar essa percepção em planos estruturados de proteção. É um gap perigoso entre a consciência e a ação”, afirma Everson Probst, sócio de cibersegurança da Grant Thornton. “A maturidade digital precisa andar lado a lado com a maturidade em segurança cibernética”, reforça.

As principais vulnerabilidades identificadas no estudo incluem:

  • Ataques de phishing e ransomware estão entre as ameaças mais temidas, citadas por 69% e 67% dos respondentes, respectivamente;
  • Menos de um terço das empresas (25%) possuem seguro cibernético;
  • Embora 67% possuam plano de resposta a incidentes, ainda há uma em cada quatro empresas sem proteção adequada;
  • Apesar de 83% promoverem ações de capacitação, apenas 21% consideram seus treinamentos altamente eficazes;
  • A alta direção está ativamente envolvida em 85% das empresas que realizam mapeamento e controle de riscos cibernéticos.


O papel da liderança e da cultura organizacional

O estudo revela uma nítida correlação entre o engajamento da alta gestão e a adoção de práticas mais robustas de segurança digital. Empresas com liderança ativamente envolvida são aquelas que mapeiam riscos, treinam equipes com regularidade e reagem com mais agilidade a incidentes.

“O distanciamento da liderança das pautas de segurança e privacidade não se revela apenas em falhas técnicas ou incidentes. Ele aparece no desconhecimento dos riscos, na demora em responder a crises e na baixa prioridade que o tema ocupa nas agendas estratégicas”, explica Tiago Neves Furtado, sócio do Opice Blum Advogados.

“A segurança cibernética não pode ser tratada como um problema técnico. Ela precisa ser parte da estratégia de negócios, com envolvimento direto da liderança”, afirma Everson Probst. “O primeiro passo é a governança: definir papéis, responsabilidades e dar visibilidade ao tema no board”, completa.

Com base nos dados da pesquisa, Everson Probst destaca cinco frentes importantes para fortalecer a segurança cibernética nas empresas:

  • Mapeamento contínuo de riscos: “Conhecer seus próprios pontos vulneráveis é o início de qualquer estratégia de proteção. Empresas que fazem análises periódicas e preventivas tendem a reagir melhor a incidentes”.
  • Estruturação de planos de resposta a incidentes testados e atualizados: “Ter um plano guardado na gaveta não basta. É preciso revisar, simular e treinar rotinas de resposta, como fazemos com planos de evacuação ou contingência física”.
  • Adoção de frameworks reconhecidos: “Ferramentas como a ISO 27001 e o NIST CSF 2.0 oferecem bases sólidas para implantar políticas e controles eficazes de segurança da informação”.
  • Capacitação contínua e segmentada de colaboradores: “Pessoas continuam sendo o elo mais frágil. Campanhas de phishing simuladas, treinamentos modulares e ações gamificadas são formas mais eficazes de educar a equipe”.
  • Seguro cibernético como última camada de proteção: “O seguro não substitui a prevenção, mas é parte essencial da gestão de riscos. Com o aumento das ameaças, empresas precisam incluir essa proteção em seu planejamento financeiro”.


Falta de notificação e riscos regulatórios

A pesquisa também mostra que, mesmo após sofrerem incidentes, 58% das empresas não notificaram autoridades reguladoras — um número preocupante diante da obrigatoriedade de comunicação à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) em até três dias úteis em caso de risco ou dano relevante, conforme a Resolução CD/ANPD 15/2024.

“Não notificar pode parecer uma forma de evitar exposição, mas o custo regulatório e reputacional pode ser ainda maior. As empresas precisam entender que transparência é também um pilar da segurança”, reforça Probst.

“Ainda prevalece entre muitas organizações a ideia de que o silêncio oferece menos risco do que a transparência. Há desconfiança sobre como a ANPD reagirá, se aplicará sanções, medo de judicializações e receio da reação dos titulares — quando, na verdade, o caminho da conformidade e da comunicação responsável deveria ser visto como um investimento em credibilidade e resiliência”, conclui Tiago.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa “Riscos Cibernéticos — A percepção das lideranças brasileiras e práticas adotadas” foi conduzida entre março e dezembro de 2024 com 248 empresas nacionais de diferentes portes e setores, para mapear a maturidade em segurança cibernética e as práticas adotadas no país.



Especialista fala sobre incidentes de segurança alimentar

Em maio de 2025, uma análise conduzida por universidades brasileiras e órgãos de vigilância detectou a presença de Listeria monocytogenes em 7,3% de 248 amostras de alimentos de origem animal — incluindo queijos, carnes de frango, cortes bovinos, miúdos e produtos ultraprocessados como nuggets e empanados. Destacou-se, em particular, uma taxa de 84% de contaminação em amostras de frango mecanicamente separado. Segundo os pesquisadores, a recorrência desses patógenos está associada a práticas inadequadas de higienização e a falhas na prevenção de contaminação cruzada durante o processamento.

Nos últimos anos, casos de contaminação por bactérias como Listeria monocytogenes e Escherichia coli O157:H7, registrados em alimentos industrializados, evidenciaram fragilidades nos processos de manipulação e distribuição em larga escala. Diante desse cenário, especialistas em segurança alimentar recomendam a adoção de boas práticas de fabricação, higienização rigorosa de superfícies e utensílios, separação entre áreas de alimentos crus e prontos para consumo e monitoramento constante da temperatura durante o transporte e armazenamento.

A Dra. Pamela Cristina da Silva Valquerizo, médica veterinária com expertise em inspeção e segurança sanitária de alimentos, destaca que esses e outros casos evidenciam a necessidade de protocolos rigorosos de biossegurança e rastreabilidade na cadeia produtiva de alimentos. “Os incidentes com o manejo dos alimentos podem ilustrar a fragilidade de sistemas que não mantêm um controle estrito em cada etapa. Falhas na temperatura e contaminação cruzada são pontos críticos que médicos veterinários inspecionam rotineiramente. A rastreabilidade eficaz, desde a origem da matéria-prima até o produto final, é essencial para identificar rapidamente a fonte de contaminação e mitigar os impactos em casos de surto”, observa.

No contexto dos Estados Unidos, conforme notícia do portal Apnews, o Departamento de Agricultura (USDA) passou a considerar agora em 2025 a bactéria Salmonella um adulterante em certos produtos de frango congelados e empanados. A intoxicação por salmonela é responsável por mais de 1,3 milhão de infecções e cerca de 420 mortes por ano nos EUA. “A decisão do USDA de declarar a Salmonella um adulterante em certos produtos de frango demonstra uma postura proativa na proteção da saúde pública. Essa medida exige um controle ainda mais rigoroso por parte da indústria e reforça a necessidade de programas de monitoramento eficazes, nos quais os veterinários desempenham um papel central na implementação e verificação das medidas de controle”, avalia a Dra. Valquerizo, mestranda em segurança alimentar pela Tech Universidad Tecnológica.

No contexto brasileiro, a importância da medicina veterinária na segurança alimentar é reconhecida por entidades como o Conselho Regional de Medicina Veterinária, que ressalta o papel dos profissionais na inspeção de produtos de origem animal e na prevenção de doenças transmitidas por alimentos (DTAs). “No Brasil, a atuação dos veterinários, desde as propriedades rurais até os estabelecimentos de processamento, é fundamental. A inspeção ante e post-mortem de animais, a verificação das condições higiênico-sanitárias e a orientação sobre boas práticas de produção são atividades diárias que contribuem significativamente para a oferta de alimentos seguros à população”, complementa a Dra. Valquerizo.

De acordo com a Embrapa Suínos e Aves, a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), especialmente causada pelos subtipos H5 e H7, é considerada de alto risco em aves e é de notificação obrigatória tanto a órgãos nacionais quanto internacionais. A Dra. Pamela, falando sobre a interconexão entre a saúde pública e a economia, lista o que pode ser feito para conter a disseminação da doença e evitar prejuízos maiores. “Durante minha trajetória de trabalho em granjas, supermercados e frigoríficos no Brasil, comprovei a importância de adotar protocolos eficazes, como o Hazard Analasys and Critical Control Point (HACCP), desenvolver ações de inspeção, auditorias e oferecer programas de capacitação que promovam mudanças significativas nas rotinas operacionais dos produtores rurais. A rápida detecção, o controle sanitário rigoroso e a atuação coordenada dos serviços veterinários oficiais são cruciais”, explica a especialista que é autora dos livros “Guardians of the Plate: The Veterinarian’s Role in Food Safety and Inspection” e “The Role of Veterinarians in the Inspection of Animal-Origin Products”, que abordam o papel dos veterinários na segurança e saúde alimentar.

Dra. Pamela Cristina Valquerizo, que possui mais de 13 anos de experiência em inspeção sanitária, conformidade regulatória e atendimento clínico veterinário, defende a atuação vital do veterinário no controle da qualidade dos itens de origem animal, conforme entrevista concedida ao portal D24m, onde fala sobre os desafios que os médicos veterinários enfrentam. “Eles monitoram e inspecionam as instalações da produção. Eles avaliam a saúde dos animais, garantem que estejam sendo criados e alimentados adequadamente, realizam testes de diagnóstico de doenças, implementam medidas de controle sanitário e garantem a qualidade dos produtos”, declara a especialista.

Afirma a Dra. Pamela que, diante da complexidade e da recorrência desses desafios no âmbito da segurança alimentar, a atuação integrada e colaborativa de profissionais da medicina veterinária, órgãos reguladores competentes e a indústria alimentícia como um todo é fundamental para garantir a oferta de alimentos seguros e a proteção da saúde da população, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos e em outras nações ao redor do mundo. “A expertise dos veterinários, aliada a regulamentações eficazes e ao comprometimento da indústria, constitui a base para a construção de um sistema alimentar mais seguro e resiliente. O investimento contínuo em tecnologia, protocolos sanitários e capacitação de equipes pode fortalecer a confiança da população na cadeia produtiva de alimentos mundial”, finaliza a Dra. Valquerizo.



AESabesp participa de painel na IFAT Brasil 2025

A Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) marcará presença na IFAT Brasil 2025 – Feira Internacional de Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos, que será realizada de 25 a 27 de junho, no São Paulo Expo, em São Paulo.

No dia 26 de junho, das 11h às 12h30, no auditório Blue Stage, a AESabesp integrará o painel “A importância das entidades dos profissionais do saneamento para a universalização da prestação dos serviços”.

A entidade será representada por seu presidente, Agostinho Geraldes, e pelo diretor técnico, Reynaldo Young Ribeiro, que trarão suas contribuições sobre o papel das associações no fortalecimento do setor. Também participam da mesa Nivaldo Rodrigues da Costa Júnior, diretor regional da Sabesp e presidente da ABES-SP, e Débora Longo, diretora executiva de Operação e Manutenção da Sabesp – ambos associados da AESabesp.

Durante o debate, os participantes discutirão como as entidades profissionais têm apoiado a capacitação técnica, fortalecido a gestão operacional das empresas e contribuído para as metas de universalização dos serviços de água e esgoto no país.

Serviço:

O quê: IFAT Brasil 2025 – Painel “A importância das entidades dos profissionais do saneamento para a universalização da prestação dos serviços”

Quando: dia 26 de junho

Horário: das 11h às 12h30

Onde: São Paulo Expo – Auditório Blue Stage

Rodovia dos Imigrantes, 1,5km – Vila Água Funda, São Paulo – SP

Mais informações e inscrições estão disponíveis em: www.ifatbrasil.com.br.



E-book analisa os desafios do marketing político

Diante dos complexos desafios que o marketing político enfrenta nas plataformas digitais e seus impactos na formação da opinião pública, um novo e-book foi elaborado para comunicadores, pesquisadores e profissionais da área. O e-book “A Dialética da Comunicação Digital para a Esquerda: Desafios, Estratégias e a Busca por Hegemonia”, é uma publicação que busca mapear, com base teórica e prática, os principais dilemas enfrentados pelos setores progressistas no ambiente digital.

A obra escrita pelo estrategista político, professor e especialista em campanhas eleitorais, Yuri Almeida, conta com 24 capítulos. O e-book cobre desde a ascensão da extrema-direita nas redes e as falhas estruturais na comunicação progressista, até os desafios contemporâneos como racismo algorítmico, desinformação, polarização digital e hegemonia discursiva. O livro também propõe caminhos para a esquerda disputar espaço com mais eficácia, como o uso estratégico de memes, músicas, narrativas afetivas e plataformas como WhatsApp e TikTok.

Referenciado por autores como Jürgen Habermas, Antonio Gramsci, Nancy Fraser, bell hooks e Slavoj Žižek, a publicação tem como objetivo fornecer novas perspectivas e estratégias para a comunicação nesse cenário dinâmico e em constante evolução — com destaque para a necessidade de monitoramento de dados, formação de comunidades digitais engajadas e construção de narrativas emocionalmente mobilizadoras.

“A comunicação política contemporânea exige mais do que informação. Ela demanda afeto, linguagem acessível e um entendimento profundo dos mecanismos digitais”, afirma Yuri Almeida, que assina reflexões no livro sobre framing, influência de algoritmos e a relevância dos dados para estratégias eleitorais e comunicacionais de longo prazo.

Disponível para venda no site, o e-book é indicado para comunicadores, militantes, assessores e interessados nos desafios da política digital do século XXI.



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