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Energia solar pode transformar imóveis em ativos financeiros

Energia solar pode transformar imóveis em ativos financeiros
Energia solar pode transformar imóveis em ativos financeiros

Em um cenário em que a conta de energia elétrica pode pesar mais que o aluguel, um número crescente de brasileiros tem transformado suas casas e empresas em verdadeiros ativos sustentáveis, capazes de gerar economia, valor de mercado e até renda. A tecnologia por trás dessa transformação é a energia solar fotovoltaica.

Essa virada da energia solar no Brasil reflete-se em benefícios práticos, como o retorno do investimento em sistemas solares residenciais, que gira entre dois e três anos, em cenários de tarifas elevadas.

Em 25 anos, tempo mínimo de vida útil dos equipamentos, a economia acumulada pode ultrapassar R$ 150 mil para sistemas pequenos, e acima de R$ 350 mil para sistemas maiores, o que se mostra muito acima do rendimento das melhores aplicações financeiras disponíveis no mercado. "Hoje, não faz mais sentido enxergar a casa apenas como um centro de consumo. Ela pode — e deve — ser uma fonte de retorno econômico e ambiental. O imóvel se torna parte da estratégia financeira do cliente".

O impacto da energia solar vai além das finanças. Em meio à crescente preocupação com o uso dos recursos naturais, a utilização dessa energia limpa também representa um avanço na preservação ambiental. "Quando instalamos painéis solares em telhados, galpões ou terrenos sem uso agrícola, estamos ocupando o espaço de forma inteligente, sem agredir o meio ambiente".

No lado da evolução tecnológica, uma grande tendência é o crescimento do uso de sistemas de armazenamento (baterias) integradas aos sistemas fotovoltaicos. As baterias oferecem vantagens, como a possibilidade de serem utilizadas como backup no caso de falta de energia na rede da fornecedora local. Elas também controlam a injeção de energia na rede da concessionária.

A sobra da geração fotovoltaica passa a ser direcionada para o carregamento da bateria e utilizada nos momentos em que não há geração (sem sol). Desta forma, o uso das baterias otimiza o aproveitamento financeiro sobre a energia gerada, uma vez que sobre a energia armazenada nas baterias não incide a cobrança de impostos e taxação que afeta o crédito de energia injetada na rede. "As baterias são um caminho sem volta. Vivemos hoje com as baterias um momento semelhante ao que foi 2016 para o fotovoltaico".

Em tempos de incerteza econômica e desafios ambientais, imóveis com sistemas solares representam mais que uma alternativa energética, elas são parte de uma mudança de mentalidade que une economia, inovação e consciência, e que começa pelo próprio telhado. "Energia limpa não é mais uma tendência, é uma necessidade. Quem se antecipa a essa realidade economiza, se protege da inflação energética e ainda contribui para um futuro mais sustentável".



Manpower anuncia 100 vagas de logística em Franco da Rocha

Manpower anuncia 100 vagas de logística em Franco da Rocha
Manpower anuncia 100 vagas de logística em Franco da Rocha

A ManpowerGroup está com 100 vagas abertas para o cargo de representante de envios, em contratação efetiva (CLT). A maior parte das vagas é destinada ao Centro de Armazenagem e Distribuição (CAD) de Franco da Rocha, um dos principais polos logísticos da região.

Além disso, também existem vagas disponíveis no CAD localizado em Cajamar. Os interessados em participar do processo seletivo podem se candidatar preenchendo o formulário online.

As principais atividades incluem o controle de entrada e saída de mercadorias, coleta, conferência e separação de produtos, além de carga, descarga, armazenamento e controle de estoque.
 
Para ser elegível, é necessário ter ensino fundamental completo, disponibilidade para atuar de forma presencial e residir em uma das seguintes localidades:

  • Franco da Rocha;
  • Caieiras;
  • Cajamar;
  • Campo Limpo Paulista;
  • Carapicuíba;
  • Francisco Morato;
  • Jundiaí;
  • Osasco;
  • Santana de Parnaíba;
  • Várzea Paulista;
  • São Paulo (Vila Jaraguá, Vila Malvina, Conjunto Habitacional Recanto dos Humildes, Jardim Jaraguá, Chácara Jaraguá, Jardim Paulistano – Zona Norte, Parque Frondoso, Perus, Vila Nova Cachoeirinha).

Os colaboradores selecionados terão acesso a benefícios como vale-alimentação, bônus de presencialidade, participação nos resultados (PPR), transporte fretado e refeição no local gratuitos, plano de saúde e odontológico, seguro de vida, auxílio-creche e bônus por presença.
 
Para acessar outras oportunidades de emprego, basta acessar o portal de vagas e conferir todas as opções disponíveis: https://vagas.manpowergroup.com.br/.



NIQ se une ao programa de parceiros de marketing do TikTok e conquista selo de modelagem de mix de mídia

A NIQ, líder mundial em inteligência de consumo, conquistou o selo de parceiro no recém-lançado programa de modelagem de mix de mídia (Media Mix Modeling – MMM) do TikTok, uma área de foco dentro do Programa de Parceiros de Marketing do TikTok. O Programa de Parceiros de Marketing é composto por parceiros terceirizados selecionados cuidadosamente em diferentes categorias e especialidades que cumprem com rigorosos padrões de qualidade e experiência do TikTok. O selo indica proficiência avançada em análise de mídia, garantindo a mensuração de MMM de última geração para profissionais de marketing ao redor do mundo.

Como parceiro de marketing certificado pelo MMM, a NIQ pode ajudar os anunciantes a mensurar o impacto de suas campanhas de marketing no TikTok e na loja do TikTok em todo o funil de vendas, permitindo que otimizem estratégias com base em informações baseadas em dados que vão além da atribuição do último clique.

Como parte do Programa de Parceiros de Marketing, a nova API de relatórios do TikTok foi integradaàNIQ para fornecer entrega automatizada de dados do TikTokàNIQ. Isto elimina processos manuais propensos a erros, acelera recursos de geração de relatórios do NIQ, e concede suporte ao treinamento contínuo do modelo de mensuração eàorientação para otimizar campanhas. À medida que o volume e a frequência de marcas e agências anunciando no TikTok crescem, a API do TikTok irá possibilitar que a NIQ integre mais dados de campanhas do TikTok em seus modelos de mix de marketing, revelando informações valiosas sobre o desempenho de marketing para que os anunciantes refinem seu mix de investimentos em mídia.

“Estamos muito animados em expandir nosso relacionamento de longa data com o TikTok ao nos tornar um Parceiro de Marketing MMM certificado, o que valida ainda mais as rigorosas capacidades de mensuração da NIQ”, disse Jason Tate, Diretor Geral de Eficácia de Marketing da NIQ. “Nossas sofisticadas soluções de mensuração permitem que os anunciantes sigam além da atribuição do último clique para compreender o verdadeiro impacto de suas campanhas de marketing no TikTok. Isto é particularmente valioso no TikTok, onde as pessoas descobrem produtos através do entretenimento, e não apenas ao clicar em anúncios.”

Os modelos de mix de marketing da NIQ podem ser utilizados por anunciantes de todo o mundo para mensurar o impacto de campanhas no TikTok.

“O TikTok vem aperfeiçoando continuamente suas capacidades de mensuração, ao proporcionar informações mais processáveis ​​para suas campanhas”, disse Lorry Destainville, Diretora Global de Parcerias de Produto do TikTok. “Os clientes buscam cada vez mais entender o papel mais amplo do TikTok em seu mix de marketing eficaz. Ao trabalhar com um de nossos parceiros de marketing qualificados, os anunciantes podem compreender melhor a eficácia da mídia do TikTok quanto a seu mix de mídia e aproveitar estas informações para obter melhores resultados comerciais.”

Sobre a NIQ

A NielsenIQ (NIQ) é uma empresa líder em inteligência de consumo, que oferece a compreensão mais completa do comportamento de compra do consumidor e revela novos caminhos para o crescimento. Nosso alcance internacional abrange mais de 90 países, cobrindo cerca de 85% da população mundial e mais de US$ 7,2 trilhões em gastos do consumidor a nível mundial. Com uma visão holística do varejo e as informações mais abrangentes sobre o consumidor, entregues com análises avançadas mediante plataformas de última geração, a NIQ oferece a Full View.

Para mais informações, acesse niq.com

© 2025 Nielsen Consumer LLC. Todos os direitos reservados.

NIQ-GERAL

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato para mídia:

media.relations@niq.com

Fonte: BUSINESS WIRE



YORK reforça presença no Brasil com foco em expansão do mercado de AVACR

Presente em mais de 150 países, a Johnson Controls conduz uma campanha de consolidação de sua marca YORK no mercado brasileiro de AVACR (Aquecimento, Ventilação, Ar-condicionado e Refrigeração). A meta é reforçar a YORK como referência em climatização para empreendimentos de grande porte, destacando sua integração com as soluções digitais e de automação predial e toda estrutura de serviços da Johnson Controls.

Com o aumento exponencial da demanda por soluções de AVACR em segmentos como data centers, complexos corporativos, shopping centers, hospitais e indústrias, a YORK vem ampliando sua oferta de chillers de última geração, como a linha YMAE, que, além de ser modular e escalável, traz eficiência energética devido a seu consumo reduzido de água e uso de refrigerantes com baixo GWP (potencial de aquecimento global).

Além da abundância de fontes renováveis, favorece a expansão do setor AVACR no país a resolução do Ministério de Minas e Energia que estabelece o Índice Mínimo de Eficiência Energética para novos projetos de construção civil, a ser implementado nos próximos anos.

“Os setores público e privado estão cada vez mais empenhados em se adequar a essa nova realidade energética, não apenas para cumprirem suas metas de descarbonização, mas também para se manterem em linha com a tendência pró-conforto que tem sido a tônica no mercado, e essa norma do governo federal deve acelerar ainda mais esse processo”, afirma Adhemar Magrini Liza, General Manager para o Brasil da Johnson Controls.

O grupo, que em 2025 celebra 140 anos no mercado global, e a YORK, que neste ano comemora seu 150º aniversário, oferecem para o mercado brasileiro um pacote completo de climatização com chillers, AHUs e fan-coils integrados com soluções digitais, sistemas de automação e monitoramento em nuvem, o que permite otimização da performance, controle de consumo e manutenção preditiva dos equipamentos.

A YORK fornece sistemas de AVACR projetados sob medida para cada segmento:

  • Data centers – soluções com redundância e alta performance de grande  confiabilidade e disponibilidade 24×7;
  • Edificações corporativas e comerciais – soluções inteligentes e integradas à automação predial;
  • Hospitais e edifícios de missão crítica – sistemas de controle preciso de temperatura e qualidade do ar;
  • Shopping centers e varejo – modernização de plantas existentes com foco em eficiência e redução de custos operacionais;
  • Indústria – sistemas robustos e sustentáveis para aplicações contínuas.

Com a oferta de soluções customizadas, a YORK busca oferecer desempenho, eficiência e durabilidade de seus produtos, além de ampla cobertura de serviços e manutenção, incluindo peças originais de fábrica a preços competitivos e com estoque local. “O pós-venda técnico especializado e com suporte contínuo é um diferencial da Johnson Controls no Brasil, fortalecendo o vínculo com nossos clientes e assegurando maior estabilidade operacional com menor custo no longo prazo”, conclui Adhemar.



AliExpress antecipa campanha de Black Friday no Brasil

AliExpress antecipa campanha de Black Friday no Brasil
AliExpress antecipa campanha de Black Friday no Brasil

O AliExpress, plataforma global do Alibaba International Digital Commerce Group, anunciou a antecipação de sua campanha oficial de Black Friday, que será realizada entre 20 e 30 de novembro. A ação ocorre na sequência do 11.11, principal campanha anual da plataforma, e mantém benefícios apresentados no início do mês, incluindo descontos de até 90% e a presença de marcas nacionais e internacionais.

Durante os dez dias de promoções, consumidores terão acesso a funcionalidades como a ferramenta de busca do AliExpress, que permite comparar preços de produtos a partir da captura de imagem pela câmera do celular. Ativações gamificadas no aplicativo e transmissões de live commerce também estarão disponíveis ao longo do período.

A mecânica de compras em grupo, utilizada no 11.11, continuará ativa na Black Friday. Usuários que formarem grupos dentro do aplicativo poderão acessar descontos progressivos em produtos selecionados.

De acordo com Briza Bueno, diretora do AliExpress no Brasil, a Black Friday dá continuidade às ações implementadas no início de novembro. Segundo a executiva, a plataforma seguirá destacando o uso da ferramenta de busca, o canal Marcas+ e a programação de lives durante o mês.

O canal Marcas+, lançado no 11.11, seguirá com a oferta de produtos de marcas nacionais e internacionais. Durante a campanha, o AliExpress dará visibilidade a categorias como eletrônicos, áudio, acessórios e dispositivos inteligentes.

A estratégia de live commerce também será mantida, com transmissões apresentadas por influenciadores, especialistas e marcas parceiras. As lives incluirão demonstrações de produtos, cupons, ofertas e conteúdos informativos para apoiar consumidores no processo de compra.



Selbetti lança novo serviço de SOC no Brasil

Selbetti lança novo serviço de SOC no Brasil
Selbetti lança novo serviço de SOC no Brasil

A Selbetti anuncia seu serviço de Security Operations Center (SOC), uma estrutura centralizada e altamente especializada em monitoramento, detecção, resposta e prevenção de ameaças cibernéticas.

Com tecnologia de ponta e equipe multidisciplinar, o SOC da Selbetti oferece monitoramento contínuo (8×5 ou 24x7x365), análise comportamental com uso de inteligência artificial (IA), threat hunting, resposta a incidentes, análise forense, gestão de vulnerabilidades e proteção de marca (Digital Risk Protection Service) — monitorando inclusive riscos na web, deep web e dark web.

"Nosso SOC foi estruturado para oferecer uma resposta proativa e integrada, capaz de reduzir riscos e otimizar custos de segurança. O serviço é resultado direto da união de expertises e tecnologias adquiridas em movimentos estratégicos da Selbetti, o que garante maturidade e confiabilidade desde o primeiro dia de operação", Luiz Claudio Rossi, arquiteto de Soluções da Selbetti.

Segurança integrada à jornada digital

"O SOC da Selbetti vai além da entrega de um serviço de segurança: ele se conecta a toda a jornada digital do cliente, integrando-se de forma fluida às demais soluções tecnológicas que já oferecemos. Com um único parceiro, a empresa concentra a gestão de sua segurança e de sua transformação digital, ganhando agilidade, eficiência e uma visão unificada de todo o seu ambiente", explica Gabriel Pedroso, head de Cibersegurança da Selbetti.

Essa base tecnológica é potencializada por uma camada de Security Orchestration, Automation and Response (SOAR), que automatiza e orquestra respostas, acelerando a mitigação de incidentes. O serviço também incorpora análise comportamental com uso de inteligência artificial, permitindo identificar padrões anômalos e antecipar ataques sofisticados antes que causem impacto.

Todo esse ecossistema é operado por equipes especializadas — como Blue Team, Red Team, CSIRT, Hunt, Threat Intelligence, DevSecOps e Governança. A operação é sustentada por uma infraestrutura própria, composta por data centers TIER 3 redundantes localizados em Barueri e Campinas (SP).

O modelo de entrega permite que empresas iniciem com monitoramento essencial e evoluam para serviços completos, acompanhando a maturidade e as necessidades do negócio.



Prisma RD Station reforça IA aplicada a marketing e vendas

Prisma RD Station reforça IA aplicada a marketing e vendas
Prisma RD Station reforça IA aplicada a marketing e vendas

A RD Station, unidade de negócios da TOTVS, apresentou durante o RD Summit 2025 a 2ª edição do Prisma, evento oficial de lançamentos que revela as principais inovações e a visão de produto da unidade. O Prisma 2025 consolidou a estratégia de expandir o uso de inteligência artificial (IA) em toda a jornada de marketing, vendas e relacionamento, com soluções voltadas à eficiência operacional, integração e análise de dados e personalização para geração de resultados.

Segundo o cofundador e diretor de Engenharia e Produto da RD Station, Bruno Ghisi, a segunda edição do Prisma reflete um ponto de inflexão na forma como as empresas operam marketing e vendas.

"O crescimento sustentável depende menos de seguir playbooks fixos e mais de entender o contexto de cada operação. A era de um modelo único acabou; o próximo ciclo será caso a caso, com a IA habilitando personalização e decisão contextual", explicou o executivo.

Dados da pesquisa Panorama RD Station, realizada com mais de 4 mil empresas, apontam que os principais desafios das equipes são os silos entre marketing e vendas, a ineficiência de processos manuais e a dependência excessiva de um único canal — pontos que as novas soluções resolvem com automação e IA integrada.Novas soluções e recursos com IA

Entre os principais anúncios, destacam-se: Rê da RD — copiloto de IA disponível em todos os produtos da plataforma, que auxilia usuários na operação, análise de dados e identificação de oportunidades de crescimento; MCP (Model Context Protocol) — nova tecnologia  que conecta copilotos e assistentes virtuais aos dados de produto, ampliando a capacidade de decisão contextual; Radar GEO — ferramenta gratuita que analisa o conteúdo de sites e avalia o quanto estão preparados para serem corretamente mencionados por modelos de linguagem de IA; RD Tracker — funcionalidade que recomenda produtos com base no comportamento de navegação do usuário, apoiando estratégias de e-commerce; Agente de IA para WhatsApp — recurso que permite a atualização e o acesso a informações do CRM diretamente pelo aplicativo, com comandos de texto ou voz. Qualificação inteligente — automatiza a coleta de dados estratégicos dos leads no RD Station Conversas, organiza sua entrada no funil e entrega contatos mais preparados para conversão.

Outras novidades incluem recursos de envio inteligente de e-mails, com definição automática do melhor momento para disparo de campanhas, e recomendações personalizadas de produtos. Também houve melhorias nos módulos de CRM e Conversas, com geração automática de listas, enriquecimento de dados e agentes especializados para funis complexos. A lista completa de soluções está disponível em www.rdstation.com/prisma.



BRAIN se consolida como hub de influência no Centro-Oeste brasileiro

BRAIN se consolida como hub de influência no Centro-Oeste brasileiro
BRAIN se consolida como hub de influência no Centro-Oeste brasileiro

A BRAIN, agência dirigida por Diego Giallanza, tem ampliado suas operações no Centro-Oeste ao investir em uma estrutura multiplataforma que abrange gestão de talentos, criação de conteúdo, relacionamento com marcas e projetos especiais. Recentemente, a empresa inaugurou um escritório na Asa Sul, em Brasília, com estúdio próprio voltado à produção audiovisual.

Esse movimento dialoga com números do setor: o Brasil ocupa posição de destaque no mercado global de marketing de influência, que movimentou cerca de 16,4 bilhões de dólares em 2022, segundo dados da Influencer Marketing Hub. No país, o segmento segue em expansão e consolida-se como um dos pilares da comunicação digital.

De acordo com uma publicação da Exame, no Brasil, 54% dos consumidores seguem influenciadores e 78% confiam nas recomendações desses criadores — reforçando o peso desse mercado na economia criativa nacional.

Segundo Giallanza, “o marketing de influência passou a ocupar um lugar central na comunicação atual. Trabalhar com criadores de conteúdo permite uma conexão mais direta com o público, além de ampliar o alcance e gerar impacto estratégico para marcas”.

A BRAIN também representa artistas, modelos e personalidades com projeção nacional. A diversidade de perfis presentes no cast favorece parcerias mais assertivas, garantindo que cada projeto encontre o talento mais alinhado ao seu propósito.

O alcance da agência ultrapassa hoje os 100 milhões de seguidores, considerando talentos representados e veículos associados. Entre seus projetos institucionais está o jornal Diário de Brasília, veículo digital que integra mídia tradicional e criadores dentro de um mesmo ambiente editorial.

Nos últimos meses, a BRAIN conduziu seleções para campanhas de marcas como Claro, Gol, Santander, Natura, iPlace, McDonald’s, BYD, Time Left, Schweppes, TAAG, will bank e Fiat, conectando criadores e empresas de diferentes setores.

Para o diretor da agência, o futuro do setor está ligado à construção de relações mais orgânicas: “O público busca identificação e propósito. Quando a comunicação acontece por meio de uma voz que ele já acompanha, o engajamento se torna mais significativo”.

“Com essa abordagem, a BRAIN se firma como um ponto de convergência entre talentos, marcas e público, atuando como plataforma de gestão e projeção em comunicação, conteúdo e entretenimento”, conclui Giallanza.



Tendência de imóveis compactos se consolida nas grandes cidades brasileiras

Tendência de imóveis compactos se consolida nas grandes cidades brasileiras
Tendência de imóveis compactos se consolida nas grandes cidades brasileiras

A paisagem urbana das grandes cidades confirma uma transformação no mercado imobiliário: a consolidação dos apartamentos compactos. Essas unidades menores são uma resposta das construtoras a um novo perfil de morador, que prioriza localização privilegiada e a otimização do espaço.

A tendência é comprovada por dados nacionais. Segundo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), imóveis de um dormitório registraram a maior valorização do mercado imobiliário brasileiro nos últimos 12 meses, com aumento de 9,44% nas vendas e 14,36% na locação. Sobre os interessados, o perfil de público é variado: de jovens profissionais e estudantes a casais sem filhos, investidores e nômades digitais.

De acordo com a vice-presidente da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato da Habitação de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG), Flávia Vieira, em Belo Horizonte, esse segmento apresentou crescimento nos últimos anos, principalmente pela demanda por imóveis mais acessíveis e bem localizados (próximos a regiões bem equipadas com prédios comerciais, hospitais, universidades) e uma clientela diversificada, que inclui jovens profissionais e investidores. “A valorização tende a ser positiva em função da escassez de terrenos e da preferência por projetos modernos e bem localizados; a projeção para os próximos anos é de manutenção dessa tendência”, afirma Flávia.

Ela explica que os imóveis compactos correspondem a um risco mais diluído e, desde que bem localizados, tendem a valorizar, sempre a depender do desempenho da economia. “Somados à rentabilidade dos aluguéis, à valorização dos imóveis e ao baixo risco, é uma opção interessante aos investidores, que devem sempre estar atentos ao mercado”, destaca a vice-presidente da CMI/Secovi-MG.

Um levantamento do Banco Central e da Caixa Econômica Federal aponta um encolhimento de 12,75% na área média dos imóveis financiados desde 2018. Para atender a esses potenciais moradores e investidores, as construtoras têm cada vez mais apostado em apartamentos flexíveis e funcionais também em Belo Horizonte. “A decisão de investir no nicho de apartamentos com metragens menores reflete uma forte demanda de mercado ditada tanto pelas restrições de espaço físico da cidade quanto pelo novo modo de viver. As pessoas hoje buscam otimizar espaços porque ficam menos em casa, dedicam-se mais a viagens e atividades externas e priorizam as áreas de lazer mais completas desses empreendimentos”, comenta Aurélio Rezende, gerente comercial da Somattos Engenharia.

Segundo Rezende, o público-alvo é vasto e inclui jovens profissionais, novas configurações familiares e, principalmente, investidores. O gerente reforça que o investimento em compactos da incorporadora também segue a linha do alto padrão. “Apartamento com área reduzida não significa baixa qualidade no padrão”, ressalta.

Outra construtora que também aposta no segmento de imóveis compactos de alto padrão é a EPO. O mais recente lançamento da empresa com esse perfil foi o Torre Catharina, empreendimento misto localizado no Vale do Sereno em Nova Lima. Com apartamentos de um quarto com 54 metros quadrados e duas suítes com 87 metros quadrados, o projeto teve 100% das unidades reservadas em menos de 48 horas depois do pré-lançamento.

De acordo com Guilherme Santos, vice-presidente do Grupo EPO, o sucesso do Torre Catharina se explica pela inovação do projeto. “Queremos ressignificar a ocupação dos espaços urbanos e despertar nas pessoas o sentimento de pertencimento ao local. O edifício cria um ponto de encontro para a comunidade, algo raro na região, com áreas abertas e arborizadas que convidam à convivência”, destaca.

Segundo a diretora de Marketing da Netimóveis BH, Nathália Luiza de Oliveira, a rede de imobiliárias tem registrado aumento de demanda por imóveis no formato studio ou de um quarto, com prioridade para localização estratégica e presença de serviços, principalmente em regiões mais centrais e bem servidas de infraestrutura. “Apartamentos compactos permitem ao cliente ter acesso a bairros valorizados pagando um valor final menor ou assumindo parcelas mais leves”, afirma.

Ela observa que, em Belo Horizonte, unidades de até 30 metros quadrados tiveram valorização maior que de outros imóveis. “É uma tendência consolidada, que ganhou força por fatores econômicos e devido à mudança de perfil dos moradores e investidores; hoje, os apartamentos compactos são bem demandados para locação ou rentabilização, com forte apelo para liquidez”, afirma Nathália.



Advogado explica como conseguir o auxílio-acidente

Advogado explica como conseguir o auxílio-acidente
Advogado explica como conseguir o auxílio-acidente

O auxílio-acidente é um benefício de natureza indenizatória previsto no artigo 86 da Lei nº 8.213/1991, pago ao segurado do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que, após consolidação de lesão decorrente de acidente ou doença, passa a apresentar sequela permanente que reduz, de forma parcial, a capacidade para o trabalho habitual.

O benefício não substitui o salário e pode ser recebido junto com a remuneração do emprego.

"Em linhas gerais, o auxílio-acidente é uma compensação mensal paga quando o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reconhece que, depois de um acidente ou doença, ficou uma limitação permanente para o trabalho, mesmo que a pessoa continue exercendo atividade", explica o advogado previdenciário Robson Gonçalves.

Quem tem direito

  • Sofreu acidente de qualquer natureza (trabalho, trajeto ou não ocupacional) ou doença com repercussão funcional;
  • Apresenta sequela permanente que cause redução parcial da capacidade para a atividade habitual;
  • Tem nexo entre o acidente/doença e a sequela;
  • Teve as lesões consideradas consolidadas em perícia do INSS.

O benefício não é devido ao segurado facultativo e não se aplica em situações em que a limitação é apenas temporária, hipótese em que a cobertura ocorre por meio de benefício por incapacidade temporária.

Listas técnicas de sequelas usadas na perícia

A legislação previdenciária não traz uma lista fechada de doenças que sempre geram direito ao auxílio-acidente. O artigo 86 da Lei nº 8.213/1991 define o benefício com base na existência de sequela permanente que reduza a capacidade para o trabalho.

Normas internas do INSS, como a Instrução Normativa PRES/INSS nº 128/2022, determinam que o perito utilize listas de sequelas elaboradas pelo Ministério do Trabalho e Previdência, a exemplo do Anexo III do Regulamento da Previdência Social (Decreto nº 3.048/1999), que descrevem, de forma exemplificativa, situações como perdas parciais de membros, limitações articulares, redução de visão e perda auditiva.

"Essas listas técnicas servem como referência para a perícia, mas a análise continua sendo caso a caso. A presença de sequela permanente com impacto no trabalho é o ponto central para ter direito ao auxílio-acidente", explica Robson Gonçalves, advogado previdenciário.

Valor e duração do auxílio-acidente

O auxílio-acidente tem natureza indenizatória e, em regra, corresponde a 50% da média aritmética de todos os salários de contribuição desde julho de 1994, apurada na forma do salário de benefício previsto na Lei nº 8.213/1991 e em normas posteriores.

Por não substituir integralmente a renda do trabalho, o valor pode ser inferior ao salário-mínimo. O pagamento tem início a partir da consolidação das lesões ou do dia seguinte à cessação de benefício por incapacidade temporária, conforme conclusão pericial, e é mantido até a concessão de aposentadoria ou até o óbito do segurado.

Relação com a aposentadoria

No momento em que o segurado passa a receber aposentadoria, o auxílio-acidente é encerrado. Ainda assim, o histórico de concessão do benefício costuma ser considerado um indicador de limitação permanente, podendo ser utilizado como elemento de prova em pedidos de benefícios por incapacidade ou de aposentadoria da pessoa com deficiência, a depender do caso concreto.

"Quando o auxílio-acidente está ativo, o próprio INSS já reconheceu que existe uma sequela permanente com impacto no trabalho. Esse registro costuma ter peso na análise de outros pedidos relacionados à incapacidade ou à condição de pessoa com deficiência", observa Robson Gonçalves.

Como é feito o pedido

O requerimento de auxílio-acidente é formalizado junto ao INSS, em geral pela plataforma Meu INSS ou pela Central 135, com agendamento de perícia médica. Na avaliação, o instituto analisa a documentação clínica apresentada, verifica se houve consolidação das lesões e se a sequela provoca redução permanente da capacidade para a atividade habitual.

A concessão ou a negativa decorre desse laudo pericial. Robson Gonçalves, advogado previdenciário, explica que o auxílio-acidente é um benefício de caráter indenizatório pago pelo INSS junto com o salário, ou seja, o segurado pode continuar trabalhando normalmente: a sequela permanente é reconhecida, mas não há exigência de afastamento do trabalho para receber o benefício.

"O auxílio-acidente é um benefício de natureza indenizatória pago pelo INSS junto com o salário; na prática, o segurado pode continuar trabalhando, porque não há exigência de afastamento do emprego para receber o benefício", conclui Robson Gonçalves, advogado previdenciário.



Hotel valida convenção e consolida o pool de locação

O Riviera Park Hotel, um dos maiores empreendimentos de águas termais do Brasil, adota um modelo de gestão hoteleira estruturado e conduzido pela WAM Riviera Administração Hoteleira Ltda. O condomínio opera por meio de um sistema padronizado de hospedagem, conhecido como pool hoteleiro (oficial), que organiza a oferta de unidades e estabelece critérios unificados (de qualidade, segurança e transparência) para a gestão das hospedagens.

Inaugurado em 2013, o Riviera Park consolidou sua estrutura e modelo de operação ao longo dos últimos anos. O sistema de pool adotado pelo empreendimento foi aprovado democraticamente em convenção condominial registrada em cartório e reconhecido por diversas decisões judiciais como o modelo legal e adequado para a atividade hoteleira.

“Nosso objetivo sempre foi proteger os proprietários da subtração ilegal de seus rendimentos, assegurar o cumprimento das leis e garantir aos hóspedes uma experiência segura e de qualidade”, explica o CEO da WAM Experience, Lucas Fiuza.

Segundo a empresa, o modelo de gestão centralizada permite manter padrões unificados de mobília, enxoval, limpeza e manutenção, além de assegurar que todas as reservas sejam tributadas corretamente e estejam em conformidade com a Lei Geral do Turismo (Lei 11.771/2008) e a legislação municipal de Caldas Novas. Todos os documentos podem ser encontrados aqui.

O empreendimento emprega, atualmente, mais de 250 pessoas e recebeu mais de 447 mil hóspedes em 2024. É também bem avaliado em plataformas como o Google (nota 4.3), Booking (nota 9.3), entre outras. Os hóspedes do pool oficial têm acesso gratuito aos principais parques aquáticos na cidade (Water Park, Náutico Praia Clube, Kawana Park e Clube Privé), ampliando ainda mais as opções de lazer e entretenimento durante a sua estadia.

Justiça reconhece validade da convenção

Entre 2024 e 2025, todas as Varas Cíveis de Caldas Novas, o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmaram a legalidade da cláusula da convenção que define a atuação da administradora e a proibição de sistemas paralelos de hospedagem.

“As decisões reforçam que o pool oficial é o único modelo legalmente apto a garantir padronização e segurança, preservando a função social e turística do empreendimento”, destaca Donato Júnior, diretor da equipe jurídica da WAM.

Segundo o padrão de mercado para gestão hoteleira, a centralização da operação busca evitar práticas de locação fora dos parâmetros estabelecidos e reduz eventuais riscos fiscais, jurídicos e de desvalorização das unidades.

Gestão profissional e compromisso com a transparência

A WAM informa que mantém uma gestão transparente e auditada por uma das maiores empresas de auditoria do mundo, a Grant Thornton, assegurando o cumprimento de todas as obrigações legais, trabalhistas e tributárias do condomínio. Desde que assumiu a administração do condomínio, em 2023, a empresa afirma que regularizou tributos e repasses do Pool herdados pela administração anterior e reforçou práticas de governança e compliance.

“O modelo profissionalizado adotado pelo Riviera Park Hotel busca alinhar a gestão condominial às normas estabelecidas e às práticas formais de operação turística. A centralização dos processos tende a padronizar procedimentos, ampliar a previsibilidade operacional e contribuir para a organização do empreendimento”, ressalta o CEO.

Segurança e responsabilidade social

Além dos aspectos operacionais, a gestão aponta que o controle centralizado também está relacionado aos procedimentos de segurança adotados no empreendimento. Em 2024, situações prejudiciais ao hotel foram registradas fora do sistema oficial de hospedagem e levaram a gestão a reforçar a necessidade de diretrizes mais claras para as operações.

“Esse tipo de situação mostra por que o modelo regulamentado é essencial. Ele protege vidas, o patrimônio dos condôminos e a reputação de Caldas Novas como destino turístico de destaque”, complementa o diretor jurídico da companhia.

Com mais de 750 unidades e estrutura de lazer diversificada, o Riviera Park Hotel mantém operações voltadas ao atendimento de diferentes perfis de visitantes. O empreendimento dispõe de piscinas termais, toboáguas, hidromassagens, sauna e áreas de convivência. A localização central permite acesso facilitado a pontos turísticos e serviços de Caldas Novas.

Sobre a WAM Experience

A WAM Experience atua no setor de turismo no Brasil, oferecendo serviços relacionados a viagens e hospedagem, com mais de uma década de operação no mercado. Anualmente, recebe mais de um milhão de hóspedes em seus dez hotéis e resorts presentes em cinco destinos no país. A empresa ainda é responsável pela operação de quatro parques aquáticos e um programa de fidelidade com mais de 70 mil clientes ativos. E serviços prestados por mais de 3.500 colaboradores.



DEWA Registra Resultados Financeiros Recordes em 2025

Autoridade de Eletricidade e Água de Dubai PJSC:

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251112551709/pt/

HE Saeed Mohammed Al Tayer, MD & CEO of DEWA (Photo: AETOSWire)

Sua Excelência, Saeed Mohammed Al Tayer, Vice-Presidente e Diretor Executivo da DEWA (Foto: AETOSWire)

Resultados recordes dos nove meses de 2025

AED 24,9 bilhões

AED 13,1 bilhões

AED 8,3 bilhões

AED 6,8 bilhões

+5,9% YoY

+11,9% YoY

+21,5% YoY

+24,8% YoY

9 meses de 2025

Receita

9 meses de 2025

EBITDA

9 meses de 2025

Lucro operacional

9 meses de 2025

Lucro após impostos

* Valores estão arredondados

Resultados recordes no terceiro trimestre de 2025

AED 10,3 bilhões

AED 6,2 bilhões

AED 4,6 bilhões

AED 3,9 bilhões

+4,5% YoY

+20,4% YoY

+29,8% YoY

+35% YoY

Terceiro trimestre de 2025

Receita

Terceiro trimestre de 2025

EBITDA

Terceiro trimestre de 2025

Lucro operacional

Terceiro trimestre de 2025

Lucro após impostos

* Valores estão arredondados

Autoridade de Eletricidade e Água de Dubai (ISIN: AED001801011) (símbolo: DEWA), empresa provedora exclusiva de serviços de eletricidade e água do Emirado de Dubai, que está cotada na Bolsa de Valores de Dubai (DFM), anunciou hoje seus resultados financeiros consolidados para os primeiros 9 meses de 2025, registrando receita de AED 24,9 bilhões, EBITDA de AED 13,1 bilhões, lucro operacional de AED 8,3 bilhões, lucro líquido de AED 6,8 bilhões e fluxo de caixa operacional de AED 15,2 bilhões.

“Em linha com a visão e as diretrizes de nossa sábia liderança, este é nosso melhor desempenho acumulado no ano na história da DEWA, ​​com receitas crescendo para quase AED 25 bilhões e lucro operacional superior a AED 8,3 bilhões nos primeiros nove meses. Estes resultados destacam a resiliência do modelo de serviços públicos de Dubai, junto com a execução disciplinada de nossa estratégia. À medida que Dubai continua crescendo, a DEW amplia sistemas confiáveis, eficientes e preparados para o futuro, desde a geração de energia limpa e segurança hídrica até a digitalização da rede e o armazenamento inteligente. Construímos infraestrutura que não é apenas confiável e mais eficiente, mas também mais inteligente e sustentável. Com o enorme impulso dos primeiros três trimestres, nossa expectativa é que os resultados financeiros para o ano de 2025 superem os de 2024, respaldados por sólidos fundamentos de demanda, nossa infraestrutura de ponta e excelência operacional. Continuaremos investindo em energia limpa e transformação digital para intensificar a liderança internacional de Dubai no setor de serviços públicos. Em outubro de 2025, também pagamos um dividendo de AED 3,1 bilhões referente ao primeiro semestre de 2025”, disse Sua Excelência, Saeed Mohammed Al Tayer, Vice-Presidente e Diretor Executivo da DEWA.

*Fonte:AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Shaikha Almheiri

00971552288228

Fonte: BUSINESS WIRE



Klick Health ganha grande destaque no Festival El Ojo de Iberoamérica

A Klick Health ganhou 12 prêmios no Festival El Ojo de Iberoamérica deste ano, em Buenos Aires, incluindo o Grande Prêmio de Inovação e seis prêmios Gold. Duas campanhas da Klick também foram reconhecidas na lista das “Melhores Ideias da América” ​​do festival.

“Este reconhecimento do El Ojo é uma prova do trabalho incrível de nossas equipes internacionais”, disse Rich Levy, CCO. “A paixão, a capacidade e a dedicação incansável delas continuam impulsionando nosso crescimento recorde em toda a região, e é inspirador ver este trabalho celebrado em um palco tão influente.”

Roberta Raduan, Diretora Geral da Klick para a América Latina, acrescentou: “Estas conquistas comprovam que a criatividade não conhece fronteiras. Seja qual for a origem da inspiração, em nossos escritórios em São Paulo, Toronto, Nova York, Saratoga Springs, Filadélfia, Londres ou Singapura, o poder de nossas ideias continua repercutindo no público e nos júris em todos os continentes; e cada prêmio reflete a força de nossa comunidade criativa em qualquer dos nossos escritórios ao redor do mundo.”

O Presidente e Fundador do El Ojo de Iberoamérica, Santiago Keller Sarmiento, disse: “O grande prêmio Ojo de Inovação concedido a ‘Voice 2 Diabetes‘ da Klick Health representa um marco fundamental para a evolução da saúde digital na Iberoamérica. Este projeto não só demonstra o poder disruptivo da inteligência artificial aplicadaàmedicina preventiva, mas também mostra como a criatividade tecnológica pode gerar um impacto social real e profundo. A detecção da diabetes tipo 2 através da análise da voz é um avanço que abre novas possibilidades para um diagnóstico mais acessível, precoce e menos invasivo. No El Ojo de Iberoamérica, celebramos iniciativas como esta, que lideram a convergência entre inovação, tecnologia e bem-estar, ao reafirmar o compromisso da publicidade com soluções que transformam vidas.”

Outras campanhas de destaque da agência foram ‘American Cancer Story‘ (co-escrito e dirigido por José Padilha e produzido pela Taking Over Films, com trilha sonora original de James Valentine, do Maroon 5, e efeitos visuais de Pierre Buffin); ‘18 Months‘ (criado com Zombie Studio e Jamute), ‘47‘ (criado em parceria com o Zombie Studio, Canja Audio Culture e a comunidade da síndrome de Down); e ‘The Trial‘ (produzido em cooperação com Taking Over e Golden Hum).

Bernardo Romero, Diretor Executivo de Criação/Produtor da Klick, acrescentou: “A América Latina é um berço de talentos incomparáveis. Em todas as nossas ideias premiadas, contamos não apenas com a presença latina no processo criativo, mas também nos créditos técnicos de nossas brilhantes produtoras parcerias: Canja, Jamute, Taking Over Films e Zombie.”

Lista completa dos prêmios El Ojo da Klick:

  • GRANDE PRÊMIO – Inovação Voice 2 Diabetes for KVI Brave Fund INC.
  • GOLD – Inovação – Tecnologia – Voice 2 Diabetes for KVI Brave Fund INC.
  • GOLD – Filme – Conteúdo – American Cancer Story for Change the Ref
  • GOLD – Produção audiovisual – Animação – 18 Months for Second Nurture
  • GOLD – Saúde e produtos farmacêuticos – Campanhas de conscientização de marca não relacionadasàsaúde – 47 for Café Joyeux
  • GOLD – Saúde e produtos farmacêuticos – Uso de tecnologia e soluções tecnológicas – Voice 2 Diabetes for KVI Brave Fund INC.
  • GOLD – Conteúdo – Bem público e mensagens governamentais – American Cancer Story for Change the Ref
  • SILVER – Produção audiovisual – Animação – 47 for Café Joyeux
  • SILVER – Saúde e produtos farmacêuticos – Educação e conscientização sobre marcas de interesse público – 18 Months for Second Nurture
  • SILVER – MELHOR IDEIA DA AMÉRICA – American Cancer Story for Change the Ref
  • BRONZE – MELHOR IDEIA DA AMÉRICA – 47 for Café Joyeux
  • BRONZE – Conteúdo – Bem público e mensagens governamentais – The Trial for All* In Action Fund

No início deste mês, a Klick foi nomeada Global and Regional (North America) Independent Health & Pharma Agency of the Year no The London International Awards pelo terceiro ano consecutivo.

Sobre a Klick Health

A Klick Health é a maior agência independente do mundo para Pharma e Life Sciences, com foco em expandir os limites da saúde, ao desenvolver, lançar e apoiar marcas de ciências da vida para atingirem seu pleno potencial. A agência oferece serviços de marketing e publicidade de excelência, estratégia e compra de mídia, assuntos médicos e comunicação médica, serviços de valor e acesso ao mercado, além de consultoria em tecnologia e análise de dados, entre outras especialidades. O atendimento ao cliente da Klick está baseado em um profundo conhecimento médico e científico, possibilitado por quase 250 especialistas pós-graduados em assuntos médicos e regulatórios, que compõem sua equipe interna, proporcionando capacidades incomparáveis na comunicação de ciência; bem como criatividade inovadora e orientada a resultados.

Uma das agências de publicidade mais premiadas do planeta, a Klick foi indicada Agência Independente do Ano na área de Health pela Clio Health, Global and Regional (North America) Independent Health & Pharma Agency of the Year pelo London International Awards, além de 2ª Agência de Health e 2ª Rede de Health no Cannes Lions. Recentemente, a empresa fez história ao se tornar a primeira agência de saúde a ser classificada como “Agência do Ano” tanto pelo The One Show como pelo New York Festivals Advertising Awards. A Klick também é reconhecida como uma das Best Managed Company, Great Place to Work, Best Workplace for Women, Best Workplace for Inclusion, Best Workplace for Professional Services, Most Admired Corporate Culture e Best Workplace in Advertising pela FORTUNE.

Fundada em 1997, a Klick Health (incluindo a Klick Katalyst e a btwelve) possui escritórios em Nova York, Filadélfia, Saratoga Springs, Toronto, Londres, São Paulo e Singapura. Faz parte do Klick Group, que também inclui a Klick Media Group, a Klick Applied Sciences (incluindo a Klick Labs), a Klick Consulting, a Klick Ventures e a Sensei Labs. A Klick Health está no LinkedIn. Para mais informações sobre como se uniràKlick, visite careers.klick.com.

Contato:
Imprensa

Para mais informações, entre em contato com as Relações Públicas da Klick em pr@klick.com ou (416) 214-4977

Fonte: BUSINESS WIRE



Seguro auto em 2025 cresce e varia por modelo e região

Seguro auto em 2025 cresce e varia por modelo e região
Seguro auto em 2025 cresce e varia por modelo e região

O desempenho do setor segurador em 2025 reforça a continuidade do crescimento do mercado e a relevância do ramo automóvel dentro do conjunto das operações. Dados do Painel de Inteligência do Mercado de Seguros da Susep indicam que os seguros de danos e pessoas, excluindo VGBL, arrecadaram cerca de R$ 126,8 bilhões entre janeiro e julho, avanço nominal de 7,54% em relação ao mesmo intervalo de 2024, com o seguro de automóveis respondendo por aproximadamente 42% desse total e crescimento de 5,92% em receitas no período. Análises de conjuntura divulgadas pela CNseg apontam crescimento em torno de 4,2% na arrecadação do setor no primeiro semestre de 2025, apesar do cenário econômico desafiador.

A composição da frota que ingressa no mercado tem impacto direto sobre o risco segurado. Informações públicas da Fenabrave mostram que, em 2025, houve aumento da participação de utilitários leves e SUVs nos emplacamentos, modificando o mix de veículos em circulação. Esse movimento altera a frequência e a severidade esperadas dos sinistros, uma vez que veículos de maior porte e valor de reposição tendem a apresentar custos médios de reparo mais elevados. Conteúdos do portal Smartia, como o artigo "Guia para escolher o melhor seguro de carro conforme seu perfil", destacam que porte, valor de mercado, tecnologia embarcada e padrão de utilização do veículo são variáveis centrais na escolha de coberturas e na formação do prêmio.

Do ponto de vista do condutor, fatores individuais continuam pesando na precificação. Artigos do Seguroauto.org, como "Quais fatores influenciam no preço do seguro do carro" e "Saiba o que influencia no valor do seguro do carro", explicam que idade, tempo de habilitação, histórico de multas e sinistros, além do local de residência e circulação, compõem o cálculo de risco. A análise leva em conta ainda o uso do veículo — pessoal, profissional ou misto — e a presença de modificações, todos elementos que podem elevar ou reduzir a probabilidade de ocorrência de eventos cobertos.

O ambiente de custos também ajuda a explicar o comportamento dos prêmios. Indicadores de inflação divulgados pelo IBGE na página de inflação e IPCA mostram variações em itens relacionados a manutenção automotiva, como conserto de veículo, serviços de oficina, peças e pintura. Essas movimentações se refletem nos custos de sinistro absorvidos pelas seguradoras, influenciando a necessidade de reajuste nas tarifas do seguro automóvel. Em apresentações técnicas do IPCA, que detalham a contribuição de diferentes grupos de despesa, aparecem itens como conserto de automóvel, estacionamento e seguro voluntário de veículo, reforçando a relação entre inflação setorial e preço dos seguros.

As plataformas digitais especializadas têm ampliado o acesso a informações sobre essas variáveis. No portal Smartia, conteúdos como "Tabela de preço do seguro de carros usados" e "Como economizar no seguro auto" mostram, em linguagem didática, como idade, localidade, modelo e perfil de uso impactam o valor do seguro e como ajustes de coberturas e franquia podem ajudar a controlar custos. Já o Seguroauto.org, em textos como "Descubra como é determinado o valor de um seguro de carro" e "Cotação seguro auto: descubra como economizar no seu", mostra como as seguradoras usam análises estatísticas, o histórico de acidentes do motorista e a presença de itens de segurança do veículo para calcular o valor do seguro.

Na dimensão da estrutura das coberturas, a Economize publica materiais voltados a esclarecer conceitos técnicos que interferem diretamente na formação do prêmio. O artigo "Franquia de seguro de carro: o que é? Entenda agora" mostra como diferentes níveis de franquia redistribuem o risco entre segurado e seguradora e podem diminuir ou aumentar o valor da apólice. Já o conteúdo "Cobertura compreensiva: como funciona? Entenda agora" explica a abrangência de proteções que envolvem colisão, roubo, incêndio e outros eventos, destacando que a combinação entre coberturas básicas e adicionais altera o custo total. A partir desses materiais, o Diretor Claudio Royo do portal Economize aponta que, em 2025, "o seguro entrou no cálculo do custo total do veículo", avaliação que reflete o peso crescente do prêmio na decisão de compra e uso do automóvel.

Outra forma de influenciar o valor do seguro é reduzir o risco de uso do veículo. Textos da Smartia, como o artigo "Seguro Barato Carros Usados: Guia Completo para Economia", e do Seguroauto.org, como "Quais fatores influenciam no preço do seguro do carro", mostram que itens como rastreador, alarme, trava de segurança e o hábito de manter o carro em garagem ajudam a diminuir a chance de roubo e furto. Esses conteúdos também explicam em que situações é mais adequado contratar coberturas mais básicas ou mais completas, de acordo com a forma de uso do veículo. Já a Economize, em materiais como "Franquia de Seguro de Carro: o que é? Entenda Agora Mesmo", mostra como combinar coberturas, franquia e serviços adicionais com o orçamento do motorista, de modo a manter uma proteção adequada sem elevar demais o custo do seguro.

Infere-se que os dados de Susep, CNseg, Fenabrave e IBGE apontam para um mercado de seguros que cresceu em 2025, com o seguro de automóvel mantendo peso importante e com mudanças no tipo de risco trazido pela frota. Ao mesmo tempo, conteúdos de plataformas como Seguroauto.org, Smartia e Economize, ajudam o consumidor a entender, de forma prática, como fatores como perfil do motorista, modelo do veículo, região de circulação, escolha da franquia e das coberturas explicam por que o valor do seguro varia entre diferentes veículos, perfis e regiões do país.



FC Invest auxilia clientes a investir em renda fixa

FC Invest auxilia clientes a investir em renda fixa
FC Invest auxilia clientes a investir em renda fixa

Mais brasileiros estão investindo em renda fixa, ou seja, aplicando dinheiro em produtos financeiros com regras de remuneração previamente definidas. Segundo dados da Bolsa de Valores (B3), houve crescimento de 20% de investidores nessa categoria entre o segundo trimestre de 2024 e de 2025, com mais de 100 milhões de CPFs registrados.

Uma das corretoras que auxiliam clientes a investir em renda fixa é a FC Invest, sediada no Rio de Janeiro (RJ). Os analistas da ICA Select, núcleo de inteligência que apoia a FC Invest, usam uma metodologia que combina análise macroeconômica, controle de risco e diversificação estratégica para ofertar carteiras personalizadas para cada perfil de investidor.

"Em um cenário de constantes mudanças macroeconômicas, ajustamos as estratégias de renda fixa monitorando a carteira, as tendências e os fatos do mercado financeiro, com objetivo de unir estabilidade e crescimento real", explica Fabio Macedo, diretor da FC Invest.

Entre os fatores considerados essenciais ao construir carteiras personalizadas, Macedo cita o valor do aporte inicial (quanto a pessoa está disposta a investir), perfil do cliente (conservador, moderado ou pouco ousado), horizonte do tempo (curto, médio ou longo prazo), objetivos financeiros (renda mensal, aposentadoria, expansão de patrimônio), idade e liquidez necessária para o dia a dia.

O executivo diz que, enquanto o mercado de renda variável (com retorno não previsível) desafia até os mais experientes, a renda fixa tem conquistado brasileiros que buscam lucros mensais consistentes sem se expor aos riscos extremos da Bolsa ou das criptomoedas. Essa tendência ajuda a explicar o crescimento de 20% apontado pela B3.

"Em toda renda fixa com pequenas variações ou operações estruturadas que oferecem um pré-fixado, o investidor tem sua rentabilidade mensal assegurada, especialmente quando comparada à instabilidade de uma empresa ou comércio", acrescenta Fábio Macedo.

Apesar de ver de maneira positiva o crescimento de investidores de renda fixa no Brasil, o especialista acredita que ainda há muito potencial a ser explorado. Um dos desafios é a falta de educação financeira e de informação.

O mais recente Raio-X do Investidor da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), por exemplo, apontou que 68% dos indivíduos que não fazem nenhum tipo de investimento e não pretendem adotar esse hábito em 2025 não buscam informações sobre produtos financeiros. Entre as pessoas que já investem, esse percentual é de apenas 10%.

Além disso, mais da metade (52%) da população não faz reservas e tampouco investe, seja em renda fixa ou outra modalidade. A porcentagem cai para 12% quando considerado o grupo que economiza, mas não faz investimento em produtos financeiros. Para chegar aos números do Raio-X do Investidor, foram realizadas 5.846 entrevistas, de norte a sul do país, entre os dias 4 e 22 de novembro de 2024.

Diante desses dados, o diretor Fábio Macedo da FC Invest ressalta que ajudar a tornar o mundo dos investimentos mais acessível e compreensível faz parte do trabalho da empresa."É importante que os clientes tenham todas as informações necessárias para tomar decisões financeiras com consciência e confiança", conclui.

Para conhecer todas as soluções da FC Invest, basta acessar: www.fcinvest.com.br e para realizar uma simulação, basta acessar: simularinvestimento.online



Certificado digital fortalece compliance no setor de energia

Certificado digital fortalece compliance no setor de energia
Certificado digital fortalece compliance no setor de energia

O setor energético brasileiro vive um momento de expansão e modernização. Com mais de 24 mil usinas em operação comercial e uma potência fiscalizada que ultrapassa os 210 gigawatts, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o país se consolida como uma potência global.

Conforme levantamento do Ministério de Minas e Energia (MME), a matriz energética nacional é composta majoritariamente por fontes renováveis, que representam 88% da geração elétrica. Esse cenário coloca o Brasil entre os líderes mundiais em capacidade instalada, ocupando o 5º lugar em energia eólica e o 6º em energia solar nos rankings globais.

De acordo com José Luiz Vendramini, Sales Account Manager da Redtrust na América Latina, a transformação digital tem desempenhado um papel estratégico considerável nesse avanço. Segundo ele, a adoção de tecnologias digitais tem permitido que empresas do setor tornem seus processos mais ágeis, seguros e transparentes, desde a geração até a comercialização de energia.

"O setor energético brasileiro passa por uma profunda transformação, impulsionada tanto pela expansão das fontes renováveis quanto pela digitalização das operações", afirma.

Ele destaca que os certificados digitais são fundamentais nesse processo, pois garantem autenticidade, integridade e validade jurídica a documentos e transações eletrônicas, essenciais em um mercado altamente regulado e com grande volume de operações críticas. "Essa infraestrutura é a base da confiança digital que sustenta o avanço da modernização no setor de energia brasileiro", pontua.

Funcionalidades ofertadas pela certificação digital

Fabrina Souza, sales Account Specialist da Redtrust Brasil e especialista em soluções de controle e gerenciamento de certificados digitais, explica que a aplicação prática dessas assinaturas é ampla, abrangendo desde contratos de fornecimento e acordos de compra e venda de energia até a emissão de notas fiscais eletrônicas e autenticação de usuários em sistemas críticos.

"Eles asseguram que cada transação eletrônica, assinatura ou acesso a sistemas sensíveis ocorra de forma segura, rastreável e juridicamente válida", comenta.

Ela ressalta que a integração com órgãos reguladores como a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a ANEEL, por exemplo, também exige autenticação digital, o que garante confiabilidade nas informações e conformidade regulatória.

"O desafio está na gestão de um número crescente de certificados e identidades digitais. Um certificado expirado ou utilizado sem controle pode gerar indisponibilidade de sistemas, riscos de segurança, falhas de compliance e prejuízos financeiros consideráveis às empresas", alerta.

Compliance é ponto de atenção para o setor

Vendramini também observa que em um mercado regulado como o energético, o compliance passou a ser uma exigência, fazendo com que as empresas enfrentem o desafio de equilibrar conformidade regulatória, segurança da informação e eficiência operacional. "São operações complexas, com múltiplos sistemas, fornecedores, contratos e integração com entidades governamentais."

Nesse sentido, a digitalização surge como aliada, permitindo automatizar controles, monitorar certificados em tempo real e centralizar a gestão de identidades, reduzindo falhas humanas e fortalecendo a governança digital. Segundo Fabrina, o gerenciamento centralizado oferece visibilidade e controle total sobre o ciclo de vida dos certificados.

"Com uma plataforma como a Redtrust, por exemplo, os certificados digitais são armazenados centralizadamente, o que permite monitorar automaticamente os certificados em uso, definir políticas de acesso, ativar lembretes de renovações e contar com auditoria em tempo real", detalha. "Essas medidas podem contribuir para mitigar riscos de segurança cibernética e evitar falhas operacionais que podem impactar a cadeia de fornecimento de energia", acrescenta.

Com a crescente integração de fontes renováveis e tecnologias inteligentes como smart grids e automações, o setor demanda uma infraestrutura digital segura e auditável, tornando os certificados digitais a base dessa confiança. "Quando gerenciados de forma centralizada, garantem segurança, rastreabilidade e eficiência em toda a cadeia, e isso é indispensável para a evolução dos negócios", conclui o Account Manager da Redtrust Brasil.

Para saber mais, basta acessar: https://redtrust.com/pt-br/



Mobilidade inteligente ganha espaço em eventos e empresas

Mobilidade inteligente ganha espaço em eventos e empresas
Mobilidade inteligente ganha espaço em eventos e empresas

Antes vistos apenas em campos de golfe, os carrinhos elétricos agora podem ser vistos circulando por condomínios de luxo, aeroportos e até grandes eventos. Impulsionado pela busca por eficiência e sustentabilidade, o movimento da micromobilidade elétrica avança no Brasil, especialmente entre empresas e espaços corporativos que buscam reduzir soluções sustentáveis e eficientes para pequenos deslocamentos. A micromobilidade, também conhecida como mobilidade inteligente, engloba veículos leves e compactos voltados para trajetos curtos, é uma alternativa à mobilidade tradicional. Para Armando Beça, sócio fundador da Ecoolmove, empresa especializada no segmento, o uso desse tipo de veículo entre a população está ligado diretamente à necessidade de economizar tempo e aumentar a produtividade.

"Soluções elétricas e compactas permitem deslocamentos mais inteligentes, além de oferecerem praticidade, baixo custo operacional e contribuição para uma mobilidade mais eficiente e sustentável", afirma. Do ponto de vista ambiental, os veículos elétricos também representam uma alternativa mais limpa. Thiago Beça, também sócio da Ecoolmove, destaca que "os carrinhos elétricos não emitem gases poluentes e operam de forma silenciosa. É uma solução que pode aliar sustentabilidade e desempenho, com menos paradas para manutenção e mais agilidade nas rotinas corporativas".

Embora globalmente as emissões de gases do efeito estufa ainda sejam alarmantes, um estudo da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) em parceria com o Boston Consulting Group (BCG) revelou que os veículos brasileiros possuem a menor pegada de carbono do mundo. Neste cenário, o Brasil tem se tornado um ambiente particularmente favorável à adoção de tecnologias limpas no setor automotivo. As informações, compartilhadas pela CNN Brasil, apontam que a vantagem do Brasil na descarbonização em relação aos principais mercados do mundo se deve ao uso em larga escala dos biocombustíveis, à matriz elétrica, composta por 90% de fontes renováveis e à matriz energética 50% renovável.

Quem usa micromobilidade no Brasil?

A tendência também chegou ao público de alto padrão. A Ecoolmove tem observado uma demanda crescente de empresários e influenciadores que buscam soluções mais práticas para suas operações, estilo de vida, deslocamentos diários e experiências de lazer, em busca de uma rotina mais sustentável. De acordo com Armando Beça, o público busca soluções que unam eficiência, estilo e responsabilidade ambiental, um espaço que a Ecoolmove pretende ocupar com modelos personalizados e de alto desempenho.

Além do ambiente corporativo, os carrinhos elétricos têm sido adotados em condomínios e eventos como uma alternativa prática de transporte. As principais áreas de atuação da Ecoolmove incluem complexos de grande porte com alta necessidade de deslocamento interno, como condomínios de alto padrão, resorts, aeroportos, campus industriais e corporativos, instituições de pesquisa e ensino, arenas e centros esportivos, além de complexos de lazer e entretenimento, incluindo parques temáticos e grandes festivais.

Os modelos mais recentes da marca incorporam recursos inspirados nas grandes marcas do automobilismo, como central multimídia de 10 polegadas com CarPlay e Android Auto, câmera de ré, chave inteligente e sistema de som surround. Com a consolidação da micromobilidade elétrica como parte do futuro da mobilidade urbana no Brasil, a Ecoolmove pretende desempenhar um papel ativo nesse processo. "Estamos investindo continuamente em pesquisa e desenvolvimento para criar soluções que aumentem a produtividade, reduzam impactos ambientais e tornem a mobilidade mais inteligente, sustentável e acessível a todos", conclui Thiago Beça.



Abaccus cria solução para motores de cálculo em seguros

Abaccus cria solução para motores de cálculo em seguros
Abaccus cria solução para motores de cálculo em seguros

Em meio ao crescimento do mercado de seguros, a empresa Abaccus desenvolveu um software com o propósito de ajudar seguradoras a construir e evoluir motores de cálculo, como são chamados os sistemas automatizados que calculam o valor de um contrato com base em regras, fórmulas, variáveis de risco e parâmetros definidos pelas companhias.

Rodrigo Santos, CEO e founder da Abaccus, afirma que os motores de cálculo tendem a se tornar cada vez mais inteligentes e adaptáveis no setor de seguros, respondendo à necessidade de agilizar o lançamento de novos produtos.

No entanto, muitas empresas ainda sofrem com aspectos tecnológicos, dependência de parceiros, quantidade de demandas de tecnologia da informação (TI) e questões de integração. Somados, esses fatores geram lentidão nos lançamentos.

“Em seguros, saber se a companhia vai aceitar um risco e qual será o custo dessa decisão é algo que pode ser definido antes de todo o ecossistema sistêmico estar pronto, e é justamente nesse ponto que a Abaccus atua. Nossa tecnologia visa permitir que os processos de subscrição e cálculo de prêmio sejam construídos e disponibilizados para integração com parceiros e canais de forma antecipada, muitas vezes sendo configurados pelo próprio time de negócios”, comenta Rodrigo Santos.

Ao permitir a integração antecipada com brokers e plataformas de multicálculo, a seguradora pode se tornar mais ágil e se posicionar com novas ofertas nos canais de distribuição. Isso não apenas encurta o tempo de chegada ao mercado, como também possibilita ajustar e lapidar o produto enquanto o backoffice sistêmico de emissão ainda está sendo desenvolvido.

Transparência regulatória

No Brasil, o setor é regulado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), havendo uma série de regras e normativas a serem seguidas. Diante disso, é comum que haja preocupações das empresas em relação à segurança e documentação adequada dos processos, fator que foi levado em conta no desenvolvimento da tecnologia da Abaccus, diz Santos.

Qualquer modificação em objetos que representam a inteligência de negócios de um motor de cálculo, ou de subscrição, é registrada automaticamente em um módulo de trilha de auditoria. Esse recurso grava o momento exato da alteração, quem a realizou e o que foi modificado. A rastreabilidade pode garantir não apenas segurança e controle aos processos de negócio, mas também transparência regulatória, detalha o CEO.

“A explicabilidade dos algoritmos (ou explainability) surge como um novo pilar de governança. Ela permite que seguradoras compreendam como os modelos chegam a determinadas conclusões, como o ajuste de um prêmio, a identificação de uma fraude ou a previsão de um sinistro, e ofereçam justificativas transparentes quando questionadas”, analisa Santos.

A plataforma Business Rules Management System (BRMS), da Abaccus, foi construída com a visão de unir desempenho e explicabilidade. Cada cálculo pode ser auditado e ajustado pelas equipes de negócio, apoiadas por tecnologias low-code.

Um BRMS é um motor inteligente que armazena e executa regras de negócio da empresa, permitindo que os times alterem regras sem precisar mudar o sistema inteiro.

Uso de IA

Em um segmento que, no primeiro semestre de 2025, arrecadou R$ 376,7 bilhões em prêmios de seguros, segundo a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), a inteligência artificial (IA) também tem se tornado protagonista de debates. Um exemplo foi um fórum internacional realizado neste ano na França.

Como menciona o veículo especializado em seguros Revista Cobertura, um levantamento da consultoria Next Move Strategy aponta que nove em cada dez companhias brasileiras planejam encerrar 2025 com investimentos consolidados em IA generativa. A tendência é que cada vez mais essa tecnologia seja incorporada ao dia a dia do setor, havendo ainda a necessidade de estabelecer regras para uso responsável, pondera o CEO e founder da Abaccus.

“Regulações mais rigorosas, como as propostas pelo projeto de lei 2338/2023, não devem ser vistas como barreiras, mas como impulsionadores de soluções mais éticas e maduras. No setor de seguros, que lida com dados sensíveis e decisões de alto impacto, a conformidade é uma oportunidade para reforçar a confiança com clientes e reguladores”, avalia Santos.

O projeto ao qual ele se refere regulamenta o desenvolvimento, o fomento e o uso da IA no país. O texto foi aprovado em março pelo Senado e aguarda apreciação na Câmara dos Deputados.

Em relação ao futuro, o executivo acredita que as principais transformações virão da combinação entre IA explicável, automação low-code e integração contínua com ecossistemas digitais.

“As seguradoras caminham para uma era em que o motor de cálculo não será apenas uma camada técnica, mas um verdadeiro ‘cérebro de negócios’, capaz de aprender, ajustar e justificar suas decisões em tempo real. Soluções que unam performance, transparência e interoperabilidade, pilares da tecnologia da Abaccus, serão determinantes para essa nova fase do mercado”, comenta Santos.

Para saber mais, basta acessar o site da Abaccus: https://abaccus.com.br/



Radares ajudam a reduzir infrações no trânsito, diz estudo

Radares ajudam a reduzir infrações no trânsito, diz estudo
Radares ajudam a reduzir infrações no trânsito, diz estudo

A fiscalização eletrônica com câmeras de segurança — os conhecidos radares — tem papel determinante para coibir o excesso de velocidade e salvar vidas. É o que aponta um estudo inédito realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e  com apoio da Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito (Abeetrans).

O levantamento, intitulado “Indicadores Brasileiros sobre Fiscalização de Velocidade”, indicou que há uma correlação direta entre o nível de fiscalização e o comportamento dos condutores. Quanto mais radares instalados, menor é o número de infrações por câmera, o que revela maior obediência às leis de trânsito e mudança de comportamento.

Cada câmera de segurança detecta em média 1,5 mil infrações por ano, mas há disparidades entre estados. No Rio Grande do Sul, onde há um sistema mais consolidado, o número é de cerca de 700 infrações por equipamento, enquanto no Amazonas chega a aproximadamente 4,5 mil, indicando menor respeito aos limites de velocidade. 

Em relação à quantidade de equipamentos, o Distrito Federal lidera com 7,5 câmeras por 10 mil veículos. Já o Amazonas tem apenas 0,12, uma diferença de mais de 60 vezes, segundo o estudo. Entre as capitais, Goiânia (GO) aparece com o maior número de câmeras em vias urbanas (4,75 por 10 mil veículos), seguida por Palmas (TO) e Cuiabá (MT), com 3,98 e 3,81, respectivamente. Já Maceió (AL), Manaus (AM), Vitória (ES) e Florianópolis (SC) não possuem câmeras em áreas urbanas.

Paulo Guimarães, CEO do Observatório  Nacional de Segurança Viária, destaca que, embora a correlação estatística entre o número de câmeras e a taxa de mortalidade não seja direta, o estudo aponta um dado significativo: nenhuma unidade da federação com alto índice de fiscalização eletrônica apresenta taxa elevada de mortes no trânsito. Essa constatação reforça que a presença de câmeras atua como fator preventivo, reduzindo comportamentos de risco e contribuindo para a preservação de vidas, diz Guimarães.

“O estudo integrou dados públicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), DATASUS, Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a partir de uma análise estatística por meio do cálculo do nível de correlação entre diferentes indicadores levantados. Ao mapear todos os pontos de fiscalização eletrônica de velocidade no país e cruzar com dados de frota, infrações e mortalidade no trânsito, foram gerados indicadores do desempenho da segurança viária inéditos sobre o fator de risco da velocidade”, comenta o CEO.

Segundo Guimarães, os dados levantados podem ajudar gestores públicos e empresas do setor de mobilidade a tomar decisões mais assertivas. “Os números permitem avaliar cobertura, densidade e desempenho da fiscalização, identificar lacunas e orientar investimentos em mobilidade segura”, considera.

Para Silvio Médici, presidente da Abeetrans, “um estudo tecnicamente ajustado a um bom projeto de sinalização e equipamentos auxiliares, está plenamente alinhado à visão da mobilidade segura, sustentável e humana, reforçando o papel da ciência aplicada à segurança viária”. O estudo está plenamente alinhado à visão da mobilidade segura, sustentável e humana, reforçando o papel da ciência aplicada à segurança viária”, declara Médici.

Para acessar o estudo completo, com mais análises e ranking, basta entrar no site do Observatório Nacional de Segurança Viária: https://www.onsv.org.br/estudos-pesquisas/indicadores-brasileiros-sobre-fiscalizacao-de-velocidade



PetCerto lança ferramenta para monitoramento de preços

PetCerto lança ferramenta para monitoramento de preços
PetCerto lança ferramenta para monitoramento de preços

A plataforma PetCerto, especializada na comparação de preços para produtos pet, anunciou o lançamento da ferramenta de Histórico de Preços, que permite ao consumidor acompanhar a evolução dos valores de produtos nas últimas semanas. O recurso mostra quando os preços sobem, descem ou se mantêm estáveis, com a premissa de oferecer clareza sobre descontos e promoções.

A novidade chega em um momento estratégico, às vésperas da Black Friday, com o objetivo de auxiliar clientes a identificar ofertas reais. Segundo os fundadores, Angelo Alves e Cezar Machado, a ideia surgiu a partir de um comportamento observado há anos no comércio eletrônico: a busca por transparência.

"Muitos tutores pesquisam antes de comprar, mas não têm como saber se o preço realmente caiu ou se é apenas uma promoção de fachada. Com o Histórico de Preços, a ideia é oferecer clareza e confiança, permitindo que qualquer pessoa visualize como o valor de um produto variou nos últimos 30 dias e, assim, tome decisões de compra mais seguras", explica Alves.

A proximidade da Black Friday reforça a importância da iniciativa. A ferramenta mostra de forma visual o preço mínimo, médio e máximo de cada produto nas últimas semanas.

"Isso pode fazer toda a diferença. O consumidor pode verificar rapidamente se o preço atual realmente está abaixo do histórico, evitando cair em armadilhas de falsos descontos. É uma maneira de comprovar se a promoção é legítima", afirma Machado.

Ao acessar qualquer página de produto na PetCerto.com.br, o usuário encontra um gráfico mostrando a evolução dos preços nas principais lojas online. As linhas indicam o preço mínimo, o preço médio e o preço máximo praticado diariamente, com atualização automática.

"Assim, o consumidor pode comparar tendências, identificar momentos ideais de compra e escolher onde pagar menos, tudo em tempo real", avalia Alves.

Segundo ele, as maiores variações de preço costumam ocorrer em categorias como antipulgas e vermífugos, rações premium e produtos de higiene e beleza. "Esses itens têm forte concorrência e campanhas promocionais frequentes, então acompanhar o histórico de preços pode ajudar tanto o consumidor quanto os lojistas a entenderem melhor o comportamento do mercado", destaca.Impacto esperado no comportamento de compra

De acordo com Machado, a expectativa é que o lançamento influencie diretamente a conduta dos consumidores durante a Black Friday. "Acreditamos que a ferramenta vai incentivar uma compra mais consciente e estratégica. O consumidor passa a ter informação real sobre o histórico de preços e, com isso, ganha poder de escolha", afirma.

O lançamento ocorre em um momento de expansão do setor. Dados da Associação Brasileira das Empresas do Setor de Animais de Estimação (Abempet) indicam que o mercado pet brasileiro faturou R$ 75,4 bilhões em 2024, um aumento de 9,6% em relação a 2023. Apenas a venda de alimentos industrializados para animais de estimação movimentou R$ 40,8 bilhões.

No cenário internacional, um levantamento da Mordor Intelligence projeta que o mercado global de cuidados com animais de estimação poderá atingir cerca de US$ 650 bilhões até 2030, impulsionado pelo crescimento de tutores de animais da Geração Millennials ou Geração Z.

Tecnologia e análise de dados

Para os fundadores da PetCerto, o uso de tecnologia e análise de dados tem transformado a experiência de compra no setor pet. "O mercado está passando por uma digitalização acelerada, e a análise de dados pode ser um diferencial competitivo. A ferramenta utiliza tecnologia para comparar preços, monitorar variações e entregar inteligência de mercado tanto para o consumidor quanto para o lojista", afirma Alves.

"Com isso, queremos fortalecer nosso papel como referência digital do mercado pet brasileiro, com objetivo de unir transparência, tecnologia e propósito, sempre com foco em facilitar a vida de quem ama e cuida dos pets", completa Machado.

Para saber mais, basta acessar: https://petcerto.com.br



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