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Klick Health ganha grande destaque no Festival El Ojo de Iberoamérica

A Klick Health ganhou 12 prêmios no Festival El Ojo de Iberoamérica deste ano, em Buenos Aires, incluindo o Grande Prêmio de Inovação e seis prêmios Gold. Duas campanhas da Klick também foram reconhecidas na lista das “Melhores Ideias da América” ​​do festival.

“Este reconhecimento do El Ojo é uma prova do trabalho incrível de nossas equipes internacionais”, disse Rich Levy, CCO. “A paixão, a capacidade e a dedicação incansável delas continuam impulsionando nosso crescimento recorde em toda a região, e é inspirador ver este trabalho celebrado em um palco tão influente.”

Roberta Raduan, Diretora Geral da Klick para a América Latina, acrescentou: “Estas conquistas comprovam que a criatividade não conhece fronteiras. Seja qual for a origem da inspiração, em nossos escritórios em São Paulo, Toronto, Nova York, Saratoga Springs, Filadélfia, Londres ou Singapura, o poder de nossas ideias continua repercutindo no público e nos júris em todos os continentes; e cada prêmio reflete a força de nossa comunidade criativa em qualquer dos nossos escritórios ao redor do mundo.”

O Presidente e Fundador do El Ojo de Iberoamérica, Santiago Keller Sarmiento, disse: “O grande prêmio Ojo de Inovação concedido a ‘Voice 2 Diabetes‘ da Klick Health representa um marco fundamental para a evolução da saúde digital na Iberoamérica. Este projeto não só demonstra o poder disruptivo da inteligência artificial aplicadaàmedicina preventiva, mas também mostra como a criatividade tecnológica pode gerar um impacto social real e profundo. A detecção da diabetes tipo 2 através da análise da voz é um avanço que abre novas possibilidades para um diagnóstico mais acessível, precoce e menos invasivo. No El Ojo de Iberoamérica, celebramos iniciativas como esta, que lideram a convergência entre inovação, tecnologia e bem-estar, ao reafirmar o compromisso da publicidade com soluções que transformam vidas.”

Outras campanhas de destaque da agência foram ‘American Cancer Story‘ (co-escrito e dirigido por José Padilha e produzido pela Taking Over Films, com trilha sonora original de James Valentine, do Maroon 5, e efeitos visuais de Pierre Buffin); ‘18 Months‘ (criado com Zombie Studio e Jamute), ‘47‘ (criado em parceria com o Zombie Studio, Canja Audio Culture e a comunidade da síndrome de Down); e ‘The Trial‘ (produzido em cooperação com Taking Over e Golden Hum).

Bernardo Romero, Diretor Executivo de Criação/Produtor da Klick, acrescentou: “A América Latina é um berço de talentos incomparáveis. Em todas as nossas ideias premiadas, contamos não apenas com a presença latina no processo criativo, mas também nos créditos técnicos de nossas brilhantes produtoras parcerias: Canja, Jamute, Taking Over Films e Zombie.”

Lista completa dos prêmios El Ojo da Klick:

  • GRANDE PRÊMIO – Inovação Voice 2 Diabetes for KVI Brave Fund INC.
  • GOLD – Inovação – Tecnologia – Voice 2 Diabetes for KVI Brave Fund INC.
  • GOLD – Filme – Conteúdo – American Cancer Story for Change the Ref
  • GOLD – Produção audiovisual – Animação – 18 Months for Second Nurture
  • GOLD – Saúde e produtos farmacêuticos – Campanhas de conscientização de marca não relacionadasàsaúde – 47 for Café Joyeux
  • GOLD – Saúde e produtos farmacêuticos – Uso de tecnologia e soluções tecnológicas – Voice 2 Diabetes for KVI Brave Fund INC.
  • GOLD – Conteúdo – Bem público e mensagens governamentais – American Cancer Story for Change the Ref
  • SILVER – Produção audiovisual – Animação – 47 for Café Joyeux
  • SILVER – Saúde e produtos farmacêuticos – Educação e conscientização sobre marcas de interesse público – 18 Months for Second Nurture
  • SILVER – MELHOR IDEIA DA AMÉRICA – American Cancer Story for Change the Ref
  • BRONZE – MELHOR IDEIA DA AMÉRICA – 47 for Café Joyeux
  • BRONZE – Conteúdo – Bem público e mensagens governamentais – The Trial for All* In Action Fund

No início deste mês, a Klick foi nomeada Global and Regional (North America) Independent Health & Pharma Agency of the Year no The London International Awards pelo terceiro ano consecutivo.

Sobre a Klick Health

A Klick Health é a maior agência independente do mundo para Pharma e Life Sciences, com foco em expandir os limites da saúde, ao desenvolver, lançar e apoiar marcas de ciências da vida para atingirem seu pleno potencial. A agência oferece serviços de marketing e publicidade de excelência, estratégia e compra de mídia, assuntos médicos e comunicação médica, serviços de valor e acesso ao mercado, além de consultoria em tecnologia e análise de dados, entre outras especialidades. O atendimento ao cliente da Klick está baseado em um profundo conhecimento médico e científico, possibilitado por quase 250 especialistas pós-graduados em assuntos médicos e regulatórios, que compõem sua equipe interna, proporcionando capacidades incomparáveis na comunicação de ciência; bem como criatividade inovadora e orientada a resultados.

Uma das agências de publicidade mais premiadas do planeta, a Klick foi indicada Agência Independente do Ano na área de Health pela Clio Health, Global and Regional (North America) Independent Health & Pharma Agency of the Year pelo London International Awards, além de 2ª Agência de Health e 2ª Rede de Health no Cannes Lions. Recentemente, a empresa fez história ao se tornar a primeira agência de saúde a ser classificada como “Agência do Ano” tanto pelo The One Show como pelo New York Festivals Advertising Awards. A Klick também é reconhecida como uma das Best Managed Company, Great Place to Work, Best Workplace for Women, Best Workplace for Inclusion, Best Workplace for Professional Services, Most Admired Corporate Culture e Best Workplace in Advertising pela FORTUNE.

Fundada em 1997, a Klick Health (incluindo a Klick Katalyst e a btwelve) possui escritórios em Nova York, Filadélfia, Saratoga Springs, Toronto, Londres, São Paulo e Singapura. Faz parte do Klick Group, que também inclui a Klick Media Group, a Klick Applied Sciences (incluindo a Klick Labs), a Klick Consulting, a Klick Ventures e a Sensei Labs. A Klick Health está no LinkedIn. Para mais informações sobre como se uniràKlick, visite careers.klick.com.

Contato:
Imprensa

Para mais informações, entre em contato com as Relações Públicas da Klick em pr@klick.com ou (416) 214-4977

Fonte: BUSINESS WIRE



Seguro auto em 2025 cresce e varia por modelo e região

Seguro auto em 2025 cresce e varia por modelo e região
Seguro auto em 2025 cresce e varia por modelo e região

O desempenho do setor segurador em 2025 reforça a continuidade do crescimento do mercado e a relevância do ramo automóvel dentro do conjunto das operações. Dados do Painel de Inteligência do Mercado de Seguros da Susep indicam que os seguros de danos e pessoas, excluindo VGBL, arrecadaram cerca de R$ 126,8 bilhões entre janeiro e julho, avanço nominal de 7,54% em relação ao mesmo intervalo de 2024, com o seguro de automóveis respondendo por aproximadamente 42% desse total e crescimento de 5,92% em receitas no período. Análises de conjuntura divulgadas pela CNseg apontam crescimento em torno de 4,2% na arrecadação do setor no primeiro semestre de 2025, apesar do cenário econômico desafiador.

A composição da frota que ingressa no mercado tem impacto direto sobre o risco segurado. Informações públicas da Fenabrave mostram que, em 2025, houve aumento da participação de utilitários leves e SUVs nos emplacamentos, modificando o mix de veículos em circulação. Esse movimento altera a frequência e a severidade esperadas dos sinistros, uma vez que veículos de maior porte e valor de reposição tendem a apresentar custos médios de reparo mais elevados. Conteúdos do portal Smartia, como o artigo "Guia para escolher o melhor seguro de carro conforme seu perfil", destacam que porte, valor de mercado, tecnologia embarcada e padrão de utilização do veículo são variáveis centrais na escolha de coberturas e na formação do prêmio.

Do ponto de vista do condutor, fatores individuais continuam pesando na precificação. Artigos do Seguroauto.org, como "Quais fatores influenciam no preço do seguro do carro" e "Saiba o que influencia no valor do seguro do carro", explicam que idade, tempo de habilitação, histórico de multas e sinistros, além do local de residência e circulação, compõem o cálculo de risco. A análise leva em conta ainda o uso do veículo — pessoal, profissional ou misto — e a presença de modificações, todos elementos que podem elevar ou reduzir a probabilidade de ocorrência de eventos cobertos.

O ambiente de custos também ajuda a explicar o comportamento dos prêmios. Indicadores de inflação divulgados pelo IBGE na página de inflação e IPCA mostram variações em itens relacionados a manutenção automotiva, como conserto de veículo, serviços de oficina, peças e pintura. Essas movimentações se refletem nos custos de sinistro absorvidos pelas seguradoras, influenciando a necessidade de reajuste nas tarifas do seguro automóvel. Em apresentações técnicas do IPCA, que detalham a contribuição de diferentes grupos de despesa, aparecem itens como conserto de automóvel, estacionamento e seguro voluntário de veículo, reforçando a relação entre inflação setorial e preço dos seguros.

As plataformas digitais especializadas têm ampliado o acesso a informações sobre essas variáveis. No portal Smartia, conteúdos como "Tabela de preço do seguro de carros usados" e "Como economizar no seguro auto" mostram, em linguagem didática, como idade, localidade, modelo e perfil de uso impactam o valor do seguro e como ajustes de coberturas e franquia podem ajudar a controlar custos. Já o Seguroauto.org, em textos como "Descubra como é determinado o valor de um seguro de carro" e "Cotação seguro auto: descubra como economizar no seu", mostra como as seguradoras usam análises estatísticas, o histórico de acidentes do motorista e a presença de itens de segurança do veículo para calcular o valor do seguro.

Na dimensão da estrutura das coberturas, a Economize publica materiais voltados a esclarecer conceitos técnicos que interferem diretamente na formação do prêmio. O artigo "Franquia de seguro de carro: o que é? Entenda agora" mostra como diferentes níveis de franquia redistribuem o risco entre segurado e seguradora e podem diminuir ou aumentar o valor da apólice. Já o conteúdo "Cobertura compreensiva: como funciona? Entenda agora" explica a abrangência de proteções que envolvem colisão, roubo, incêndio e outros eventos, destacando que a combinação entre coberturas básicas e adicionais altera o custo total. A partir desses materiais, o Diretor Claudio Royo do portal Economize aponta que, em 2025, "o seguro entrou no cálculo do custo total do veículo", avaliação que reflete o peso crescente do prêmio na decisão de compra e uso do automóvel.

Outra forma de influenciar o valor do seguro é reduzir o risco de uso do veículo. Textos da Smartia, como o artigo "Seguro Barato Carros Usados: Guia Completo para Economia", e do Seguroauto.org, como "Quais fatores influenciam no preço do seguro do carro", mostram que itens como rastreador, alarme, trava de segurança e o hábito de manter o carro em garagem ajudam a diminuir a chance de roubo e furto. Esses conteúdos também explicam em que situações é mais adequado contratar coberturas mais básicas ou mais completas, de acordo com a forma de uso do veículo. Já a Economize, em materiais como "Franquia de Seguro de Carro: o que é? Entenda Agora Mesmo", mostra como combinar coberturas, franquia e serviços adicionais com o orçamento do motorista, de modo a manter uma proteção adequada sem elevar demais o custo do seguro.

Infere-se que os dados de Susep, CNseg, Fenabrave e IBGE apontam para um mercado de seguros que cresceu em 2025, com o seguro de automóvel mantendo peso importante e com mudanças no tipo de risco trazido pela frota. Ao mesmo tempo, conteúdos de plataformas como Seguroauto.org, Smartia e Economize, ajudam o consumidor a entender, de forma prática, como fatores como perfil do motorista, modelo do veículo, região de circulação, escolha da franquia e das coberturas explicam por que o valor do seguro varia entre diferentes veículos, perfis e regiões do país.



FC Invest auxilia clientes a investir em renda fixa

FC Invest auxilia clientes a investir em renda fixa
FC Invest auxilia clientes a investir em renda fixa

Mais brasileiros estão investindo em renda fixa, ou seja, aplicando dinheiro em produtos financeiros com regras de remuneração previamente definidas. Segundo dados da Bolsa de Valores (B3), houve crescimento de 20% de investidores nessa categoria entre o segundo trimestre de 2024 e de 2025, com mais de 100 milhões de CPFs registrados.

Uma das corretoras que auxiliam clientes a investir em renda fixa é a FC Invest, sediada no Rio de Janeiro (RJ). Os analistas da ICA Select, núcleo de inteligência que apoia a FC Invest, usam uma metodologia que combina análise macroeconômica, controle de risco e diversificação estratégica para ofertar carteiras personalizadas para cada perfil de investidor.

"Em um cenário de constantes mudanças macroeconômicas, ajustamos as estratégias de renda fixa monitorando a carteira, as tendências e os fatos do mercado financeiro, com objetivo de unir estabilidade e crescimento real", explica Fabio Macedo, diretor da FC Invest.

Entre os fatores considerados essenciais ao construir carteiras personalizadas, Macedo cita o valor do aporte inicial (quanto a pessoa está disposta a investir), perfil do cliente (conservador, moderado ou pouco ousado), horizonte do tempo (curto, médio ou longo prazo), objetivos financeiros (renda mensal, aposentadoria, expansão de patrimônio), idade e liquidez necessária para o dia a dia.

O executivo diz que, enquanto o mercado de renda variável (com retorno não previsível) desafia até os mais experientes, a renda fixa tem conquistado brasileiros que buscam lucros mensais consistentes sem se expor aos riscos extremos da Bolsa ou das criptomoedas. Essa tendência ajuda a explicar o crescimento de 20% apontado pela B3.

"Em toda renda fixa com pequenas variações ou operações estruturadas que oferecem um pré-fixado, o investidor tem sua rentabilidade mensal assegurada, especialmente quando comparada à instabilidade de uma empresa ou comércio", acrescenta Fábio Macedo.

Apesar de ver de maneira positiva o crescimento de investidores de renda fixa no Brasil, o especialista acredita que ainda há muito potencial a ser explorado. Um dos desafios é a falta de educação financeira e de informação.

O mais recente Raio-X do Investidor da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), por exemplo, apontou que 68% dos indivíduos que não fazem nenhum tipo de investimento e não pretendem adotar esse hábito em 2025 não buscam informações sobre produtos financeiros. Entre as pessoas que já investem, esse percentual é de apenas 10%.

Além disso, mais da metade (52%) da população não faz reservas e tampouco investe, seja em renda fixa ou outra modalidade. A porcentagem cai para 12% quando considerado o grupo que economiza, mas não faz investimento em produtos financeiros. Para chegar aos números do Raio-X do Investidor, foram realizadas 5.846 entrevistas, de norte a sul do país, entre os dias 4 e 22 de novembro de 2024.

Diante desses dados, o diretor Fábio Macedo da FC Invest ressalta que ajudar a tornar o mundo dos investimentos mais acessível e compreensível faz parte do trabalho da empresa."É importante que os clientes tenham todas as informações necessárias para tomar decisões financeiras com consciência e confiança", conclui.

Para conhecer todas as soluções da FC Invest, basta acessar: www.fcinvest.com.br e para realizar uma simulação, basta acessar: simularinvestimento.online



Certificado digital fortalece compliance no setor de energia

Certificado digital fortalece compliance no setor de energia
Certificado digital fortalece compliance no setor de energia

O setor energético brasileiro vive um momento de expansão e modernização. Com mais de 24 mil usinas em operação comercial e uma potência fiscalizada que ultrapassa os 210 gigawatts, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o país se consolida como uma potência global.

Conforme levantamento do Ministério de Minas e Energia (MME), a matriz energética nacional é composta majoritariamente por fontes renováveis, que representam 88% da geração elétrica. Esse cenário coloca o Brasil entre os líderes mundiais em capacidade instalada, ocupando o 5º lugar em energia eólica e o 6º em energia solar nos rankings globais.

De acordo com José Luiz Vendramini, Sales Account Manager da Redtrust na América Latina, a transformação digital tem desempenhado um papel estratégico considerável nesse avanço. Segundo ele, a adoção de tecnologias digitais tem permitido que empresas do setor tornem seus processos mais ágeis, seguros e transparentes, desde a geração até a comercialização de energia.

"O setor energético brasileiro passa por uma profunda transformação, impulsionada tanto pela expansão das fontes renováveis quanto pela digitalização das operações", afirma.

Ele destaca que os certificados digitais são fundamentais nesse processo, pois garantem autenticidade, integridade e validade jurídica a documentos e transações eletrônicas, essenciais em um mercado altamente regulado e com grande volume de operações críticas. "Essa infraestrutura é a base da confiança digital que sustenta o avanço da modernização no setor de energia brasileiro", pontua.

Funcionalidades ofertadas pela certificação digital

Fabrina Souza, sales Account Specialist da Redtrust Brasil e especialista em soluções de controle e gerenciamento de certificados digitais, explica que a aplicação prática dessas assinaturas é ampla, abrangendo desde contratos de fornecimento e acordos de compra e venda de energia até a emissão de notas fiscais eletrônicas e autenticação de usuários em sistemas críticos.

"Eles asseguram que cada transação eletrônica, assinatura ou acesso a sistemas sensíveis ocorra de forma segura, rastreável e juridicamente válida", comenta.

Ela ressalta que a integração com órgãos reguladores como a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a ANEEL, por exemplo, também exige autenticação digital, o que garante confiabilidade nas informações e conformidade regulatória.

"O desafio está na gestão de um número crescente de certificados e identidades digitais. Um certificado expirado ou utilizado sem controle pode gerar indisponibilidade de sistemas, riscos de segurança, falhas de compliance e prejuízos financeiros consideráveis às empresas", alerta.

Compliance é ponto de atenção para o setor

Vendramini também observa que em um mercado regulado como o energético, o compliance passou a ser uma exigência, fazendo com que as empresas enfrentem o desafio de equilibrar conformidade regulatória, segurança da informação e eficiência operacional. "São operações complexas, com múltiplos sistemas, fornecedores, contratos e integração com entidades governamentais."

Nesse sentido, a digitalização surge como aliada, permitindo automatizar controles, monitorar certificados em tempo real e centralizar a gestão de identidades, reduzindo falhas humanas e fortalecendo a governança digital. Segundo Fabrina, o gerenciamento centralizado oferece visibilidade e controle total sobre o ciclo de vida dos certificados.

"Com uma plataforma como a Redtrust, por exemplo, os certificados digitais são armazenados centralizadamente, o que permite monitorar automaticamente os certificados em uso, definir políticas de acesso, ativar lembretes de renovações e contar com auditoria em tempo real", detalha. "Essas medidas podem contribuir para mitigar riscos de segurança cibernética e evitar falhas operacionais que podem impactar a cadeia de fornecimento de energia", acrescenta.

Com a crescente integração de fontes renováveis e tecnologias inteligentes como smart grids e automações, o setor demanda uma infraestrutura digital segura e auditável, tornando os certificados digitais a base dessa confiança. "Quando gerenciados de forma centralizada, garantem segurança, rastreabilidade e eficiência em toda a cadeia, e isso é indispensável para a evolução dos negócios", conclui o Account Manager da Redtrust Brasil.

Para saber mais, basta acessar: https://redtrust.com/pt-br/



Mobilidade inteligente ganha espaço em eventos e empresas

Mobilidade inteligente ganha espaço em eventos e empresas
Mobilidade inteligente ganha espaço em eventos e empresas

Antes vistos apenas em campos de golfe, os carrinhos elétricos agora podem ser vistos circulando por condomínios de luxo, aeroportos e até grandes eventos. Impulsionado pela busca por eficiência e sustentabilidade, o movimento da micromobilidade elétrica avança no Brasil, especialmente entre empresas e espaços corporativos que buscam reduzir soluções sustentáveis e eficientes para pequenos deslocamentos. A micromobilidade, também conhecida como mobilidade inteligente, engloba veículos leves e compactos voltados para trajetos curtos, é uma alternativa à mobilidade tradicional. Para Armando Beça, sócio fundador da Ecoolmove, empresa especializada no segmento, o uso desse tipo de veículo entre a população está ligado diretamente à necessidade de economizar tempo e aumentar a produtividade.

"Soluções elétricas e compactas permitem deslocamentos mais inteligentes, além de oferecerem praticidade, baixo custo operacional e contribuição para uma mobilidade mais eficiente e sustentável", afirma. Do ponto de vista ambiental, os veículos elétricos também representam uma alternativa mais limpa. Thiago Beça, também sócio da Ecoolmove, destaca que "os carrinhos elétricos não emitem gases poluentes e operam de forma silenciosa. É uma solução que pode aliar sustentabilidade e desempenho, com menos paradas para manutenção e mais agilidade nas rotinas corporativas".

Embora globalmente as emissões de gases do efeito estufa ainda sejam alarmantes, um estudo da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) em parceria com o Boston Consulting Group (BCG) revelou que os veículos brasileiros possuem a menor pegada de carbono do mundo. Neste cenário, o Brasil tem se tornado um ambiente particularmente favorável à adoção de tecnologias limpas no setor automotivo. As informações, compartilhadas pela CNN Brasil, apontam que a vantagem do Brasil na descarbonização em relação aos principais mercados do mundo se deve ao uso em larga escala dos biocombustíveis, à matriz elétrica, composta por 90% de fontes renováveis e à matriz energética 50% renovável.

Quem usa micromobilidade no Brasil?

A tendência também chegou ao público de alto padrão. A Ecoolmove tem observado uma demanda crescente de empresários e influenciadores que buscam soluções mais práticas para suas operações, estilo de vida, deslocamentos diários e experiências de lazer, em busca de uma rotina mais sustentável. De acordo com Armando Beça, o público busca soluções que unam eficiência, estilo e responsabilidade ambiental, um espaço que a Ecoolmove pretende ocupar com modelos personalizados e de alto desempenho.

Além do ambiente corporativo, os carrinhos elétricos têm sido adotados em condomínios e eventos como uma alternativa prática de transporte. As principais áreas de atuação da Ecoolmove incluem complexos de grande porte com alta necessidade de deslocamento interno, como condomínios de alto padrão, resorts, aeroportos, campus industriais e corporativos, instituições de pesquisa e ensino, arenas e centros esportivos, além de complexos de lazer e entretenimento, incluindo parques temáticos e grandes festivais.

Os modelos mais recentes da marca incorporam recursos inspirados nas grandes marcas do automobilismo, como central multimídia de 10 polegadas com CarPlay e Android Auto, câmera de ré, chave inteligente e sistema de som surround. Com a consolidação da micromobilidade elétrica como parte do futuro da mobilidade urbana no Brasil, a Ecoolmove pretende desempenhar um papel ativo nesse processo. "Estamos investindo continuamente em pesquisa e desenvolvimento para criar soluções que aumentem a produtividade, reduzam impactos ambientais e tornem a mobilidade mais inteligente, sustentável e acessível a todos", conclui Thiago Beça.



Abaccus cria solução para motores de cálculo em seguros

Abaccus cria solução para motores de cálculo em seguros
Abaccus cria solução para motores de cálculo em seguros

Em meio ao crescimento do mercado de seguros, a empresa Abaccus desenvolveu um software com o propósito de ajudar seguradoras a construir e evoluir motores de cálculo, como são chamados os sistemas automatizados que calculam o valor de um contrato com base em regras, fórmulas, variáveis de risco e parâmetros definidos pelas companhias.

Rodrigo Santos, CEO e founder da Abaccus, afirma que os motores de cálculo tendem a se tornar cada vez mais inteligentes e adaptáveis no setor de seguros, respondendo à necessidade de agilizar o lançamento de novos produtos.

No entanto, muitas empresas ainda sofrem com aspectos tecnológicos, dependência de parceiros, quantidade de demandas de tecnologia da informação (TI) e questões de integração. Somados, esses fatores geram lentidão nos lançamentos.

“Em seguros, saber se a companhia vai aceitar um risco e qual será o custo dessa decisão é algo que pode ser definido antes de todo o ecossistema sistêmico estar pronto, e é justamente nesse ponto que a Abaccus atua. Nossa tecnologia visa permitir que os processos de subscrição e cálculo de prêmio sejam construídos e disponibilizados para integração com parceiros e canais de forma antecipada, muitas vezes sendo configurados pelo próprio time de negócios”, comenta Rodrigo Santos.

Ao permitir a integração antecipada com brokers e plataformas de multicálculo, a seguradora pode se tornar mais ágil e se posicionar com novas ofertas nos canais de distribuição. Isso não apenas encurta o tempo de chegada ao mercado, como também possibilita ajustar e lapidar o produto enquanto o backoffice sistêmico de emissão ainda está sendo desenvolvido.

Transparência regulatória

No Brasil, o setor é regulado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), havendo uma série de regras e normativas a serem seguidas. Diante disso, é comum que haja preocupações das empresas em relação à segurança e documentação adequada dos processos, fator que foi levado em conta no desenvolvimento da tecnologia da Abaccus, diz Santos.

Qualquer modificação em objetos que representam a inteligência de negócios de um motor de cálculo, ou de subscrição, é registrada automaticamente em um módulo de trilha de auditoria. Esse recurso grava o momento exato da alteração, quem a realizou e o que foi modificado. A rastreabilidade pode garantir não apenas segurança e controle aos processos de negócio, mas também transparência regulatória, detalha o CEO.

“A explicabilidade dos algoritmos (ou explainability) surge como um novo pilar de governança. Ela permite que seguradoras compreendam como os modelos chegam a determinadas conclusões, como o ajuste de um prêmio, a identificação de uma fraude ou a previsão de um sinistro, e ofereçam justificativas transparentes quando questionadas”, analisa Santos.

A plataforma Business Rules Management System (BRMS), da Abaccus, foi construída com a visão de unir desempenho e explicabilidade. Cada cálculo pode ser auditado e ajustado pelas equipes de negócio, apoiadas por tecnologias low-code.

Um BRMS é um motor inteligente que armazena e executa regras de negócio da empresa, permitindo que os times alterem regras sem precisar mudar o sistema inteiro.

Uso de IA

Em um segmento que, no primeiro semestre de 2025, arrecadou R$ 376,7 bilhões em prêmios de seguros, segundo a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), a inteligência artificial (IA) também tem se tornado protagonista de debates. Um exemplo foi um fórum internacional realizado neste ano na França.

Como menciona o veículo especializado em seguros Revista Cobertura, um levantamento da consultoria Next Move Strategy aponta que nove em cada dez companhias brasileiras planejam encerrar 2025 com investimentos consolidados em IA generativa. A tendência é que cada vez mais essa tecnologia seja incorporada ao dia a dia do setor, havendo ainda a necessidade de estabelecer regras para uso responsável, pondera o CEO e founder da Abaccus.

“Regulações mais rigorosas, como as propostas pelo projeto de lei 2338/2023, não devem ser vistas como barreiras, mas como impulsionadores de soluções mais éticas e maduras. No setor de seguros, que lida com dados sensíveis e decisões de alto impacto, a conformidade é uma oportunidade para reforçar a confiança com clientes e reguladores”, avalia Santos.

O projeto ao qual ele se refere regulamenta o desenvolvimento, o fomento e o uso da IA no país. O texto foi aprovado em março pelo Senado e aguarda apreciação na Câmara dos Deputados.

Em relação ao futuro, o executivo acredita que as principais transformações virão da combinação entre IA explicável, automação low-code e integração contínua com ecossistemas digitais.

“As seguradoras caminham para uma era em que o motor de cálculo não será apenas uma camada técnica, mas um verdadeiro ‘cérebro de negócios’, capaz de aprender, ajustar e justificar suas decisões em tempo real. Soluções que unam performance, transparência e interoperabilidade, pilares da tecnologia da Abaccus, serão determinantes para essa nova fase do mercado”, comenta Santos.

Para saber mais, basta acessar o site da Abaccus: https://abaccus.com.br/



Radares ajudam a reduzir infrações no trânsito, diz estudo

Radares ajudam a reduzir infrações no trânsito, diz estudo
Radares ajudam a reduzir infrações no trânsito, diz estudo

A fiscalização eletrônica com câmeras de segurança — os conhecidos radares — tem papel determinante para coibir o excesso de velocidade e salvar vidas. É o que aponta um estudo inédito realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e  com apoio da Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito (Abeetrans).

O levantamento, intitulado “Indicadores Brasileiros sobre Fiscalização de Velocidade”, indicou que há uma correlação direta entre o nível de fiscalização e o comportamento dos condutores. Quanto mais radares instalados, menor é o número de infrações por câmera, o que revela maior obediência às leis de trânsito e mudança de comportamento.

Cada câmera de segurança detecta em média 1,5 mil infrações por ano, mas há disparidades entre estados. No Rio Grande do Sul, onde há um sistema mais consolidado, o número é de cerca de 700 infrações por equipamento, enquanto no Amazonas chega a aproximadamente 4,5 mil, indicando menor respeito aos limites de velocidade. 

Em relação à quantidade de equipamentos, o Distrito Federal lidera com 7,5 câmeras por 10 mil veículos. Já o Amazonas tem apenas 0,12, uma diferença de mais de 60 vezes, segundo o estudo. Entre as capitais, Goiânia (GO) aparece com o maior número de câmeras em vias urbanas (4,75 por 10 mil veículos), seguida por Palmas (TO) e Cuiabá (MT), com 3,98 e 3,81, respectivamente. Já Maceió (AL), Manaus (AM), Vitória (ES) e Florianópolis (SC) não possuem câmeras em áreas urbanas.

Paulo Guimarães, CEO do Observatório  Nacional de Segurança Viária, destaca que, embora a correlação estatística entre o número de câmeras e a taxa de mortalidade não seja direta, o estudo aponta um dado significativo: nenhuma unidade da federação com alto índice de fiscalização eletrônica apresenta taxa elevada de mortes no trânsito. Essa constatação reforça que a presença de câmeras atua como fator preventivo, reduzindo comportamentos de risco e contribuindo para a preservação de vidas, diz Guimarães.

“O estudo integrou dados públicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), DATASUS, Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a partir de uma análise estatística por meio do cálculo do nível de correlação entre diferentes indicadores levantados. Ao mapear todos os pontos de fiscalização eletrônica de velocidade no país e cruzar com dados de frota, infrações e mortalidade no trânsito, foram gerados indicadores do desempenho da segurança viária inéditos sobre o fator de risco da velocidade”, comenta o CEO.

Segundo Guimarães, os dados levantados podem ajudar gestores públicos e empresas do setor de mobilidade a tomar decisões mais assertivas. “Os números permitem avaliar cobertura, densidade e desempenho da fiscalização, identificar lacunas e orientar investimentos em mobilidade segura”, considera.

Para Silvio Médici, presidente da Abeetrans, “um estudo tecnicamente ajustado a um bom projeto de sinalização e equipamentos auxiliares, está plenamente alinhado à visão da mobilidade segura, sustentável e humana, reforçando o papel da ciência aplicada à segurança viária”. O estudo está plenamente alinhado à visão da mobilidade segura, sustentável e humana, reforçando o papel da ciência aplicada à segurança viária”, declara Médici.

Para acessar o estudo completo, com mais análises e ranking, basta entrar no site do Observatório Nacional de Segurança Viária: https://www.onsv.org.br/estudos-pesquisas/indicadores-brasileiros-sobre-fiscalizacao-de-velocidade



PetCerto lança ferramenta para monitoramento de preços

PetCerto lança ferramenta para monitoramento de preços
PetCerto lança ferramenta para monitoramento de preços

A plataforma PetCerto, especializada na comparação de preços para produtos pet, anunciou o lançamento da ferramenta de Histórico de Preços, que permite ao consumidor acompanhar a evolução dos valores de produtos nas últimas semanas. O recurso mostra quando os preços sobem, descem ou se mantêm estáveis, com a premissa de oferecer clareza sobre descontos e promoções.

A novidade chega em um momento estratégico, às vésperas da Black Friday, com o objetivo de auxiliar clientes a identificar ofertas reais. Segundo os fundadores, Angelo Alves e Cezar Machado, a ideia surgiu a partir de um comportamento observado há anos no comércio eletrônico: a busca por transparência.

"Muitos tutores pesquisam antes de comprar, mas não têm como saber se o preço realmente caiu ou se é apenas uma promoção de fachada. Com o Histórico de Preços, a ideia é oferecer clareza e confiança, permitindo que qualquer pessoa visualize como o valor de um produto variou nos últimos 30 dias e, assim, tome decisões de compra mais seguras", explica Alves.

A proximidade da Black Friday reforça a importância da iniciativa. A ferramenta mostra de forma visual o preço mínimo, médio e máximo de cada produto nas últimas semanas.

"Isso pode fazer toda a diferença. O consumidor pode verificar rapidamente se o preço atual realmente está abaixo do histórico, evitando cair em armadilhas de falsos descontos. É uma maneira de comprovar se a promoção é legítima", afirma Machado.

Ao acessar qualquer página de produto na PetCerto.com.br, o usuário encontra um gráfico mostrando a evolução dos preços nas principais lojas online. As linhas indicam o preço mínimo, o preço médio e o preço máximo praticado diariamente, com atualização automática.

"Assim, o consumidor pode comparar tendências, identificar momentos ideais de compra e escolher onde pagar menos, tudo em tempo real", avalia Alves.

Segundo ele, as maiores variações de preço costumam ocorrer em categorias como antipulgas e vermífugos, rações premium e produtos de higiene e beleza. "Esses itens têm forte concorrência e campanhas promocionais frequentes, então acompanhar o histórico de preços pode ajudar tanto o consumidor quanto os lojistas a entenderem melhor o comportamento do mercado", destaca.Impacto esperado no comportamento de compra

De acordo com Machado, a expectativa é que o lançamento influencie diretamente a conduta dos consumidores durante a Black Friday. "Acreditamos que a ferramenta vai incentivar uma compra mais consciente e estratégica. O consumidor passa a ter informação real sobre o histórico de preços e, com isso, ganha poder de escolha", afirma.

O lançamento ocorre em um momento de expansão do setor. Dados da Associação Brasileira das Empresas do Setor de Animais de Estimação (Abempet) indicam que o mercado pet brasileiro faturou R$ 75,4 bilhões em 2024, um aumento de 9,6% em relação a 2023. Apenas a venda de alimentos industrializados para animais de estimação movimentou R$ 40,8 bilhões.

No cenário internacional, um levantamento da Mordor Intelligence projeta que o mercado global de cuidados com animais de estimação poderá atingir cerca de US$ 650 bilhões até 2030, impulsionado pelo crescimento de tutores de animais da Geração Millennials ou Geração Z.

Tecnologia e análise de dados

Para os fundadores da PetCerto, o uso de tecnologia e análise de dados tem transformado a experiência de compra no setor pet. "O mercado está passando por uma digitalização acelerada, e a análise de dados pode ser um diferencial competitivo. A ferramenta utiliza tecnologia para comparar preços, monitorar variações e entregar inteligência de mercado tanto para o consumidor quanto para o lojista", afirma Alves.

"Com isso, queremos fortalecer nosso papel como referência digital do mercado pet brasileiro, com objetivo de unir transparência, tecnologia e propósito, sempre com foco em facilitar a vida de quem ama e cuida dos pets", completa Machado.

Para saber mais, basta acessar: https://petcerto.com.br



Limpeza de fossa demanda serviço especializado

Limpeza de fossa demanda serviço especializado
Limpeza de fossa demanda serviço especializado

A limpeza de fossa é um serviço que vai além de uma simples desobstrução, representando uma questão de saúde pública, segurança ambiental e funcionamento hidráulico. Para muitos, esta é uma tarefa que pode ser resolvida com soluções caseiras ou amadoras. No entanto, essa percepção esconde uma série de riscos, como observa Diógenes Renato, diretor da Desentupidora Suporte, uma empresa especializada em desentupimento de esgoto, hidrojateamento, dedetização e limpeza de fossa com atuação em todo o estado de São Paulo.

Ele destaca que a manipulação inadequada dos resíduos, o desconhecimento das normas técnicas e o uso de produtos químicos incorretos podem agravar entupimentos, contaminar o solo e os lençóis freáticos e até mesmo colocar em risco a integridade física de quem realiza o procedimento.

Renato ressalta que é fundamental contratar uma empresa especializada para a limpeza de fossas, ao invés de tentar realizar o serviço por conta própria: "É uma questão total de segurança. Uma fossa fechada gera gases que podem ser inflamáveis e até fatais. Além disso, o risco de contaminação por bactérias e doenças é altíssimo".

Segundo Renato, não realizar a limpeza periódica da fossa ou de fazê-la de forma inadequada oferece diversos riscos. "O pior cenário é o transbordamento. Quando a fossa enche demais, o esgoto não tem para onde ir e volta para dentro de casa. É um transtorno enorme: o mau cheiro fica insuportável, os ralos param de funcionar e o risco de doenças para a família é real", alerta.

Além disso, avança, um vazamento no terreno contamina o solo e pode atrair diversas pragas. Para se ter uma ideia, São Paulo (SP) possui, em média, de dez a quinze roedores por habitante, segundo estimativa noticiada pelo Jornal da USP. Ratos podem transmitir diversas doenças, como leptospirose.

Frequência da limpeza depende do uso e do tamanho da fossa

Renato explica que a frequência de limpeza em residências, estabelecimentos comerciais ou industriais depende do uso e do tamanho da fossa. "Em uma casa de família, o normal é fazer a limpeza a cada um ou dois anos, para não ter surpresa".

Por outro lado, prossegue, em um comércio, como um restaurante ou um condomínio, o uso é muito maior. Nesses casos, a limpeza pode ser necessária a cada seis meses ou até com mais frequência.

Existem sinais que indicam a necessidade imediata de um serviço de limpa fossa. Segundo a Desentupidora Suporte, o sinal mais comum é o cheiro de esgoto voltando pelos ralos da casa ou do banheiro. 

"Outro ponto claro é a água descendo devagar na pia ou no vaso sanitário, às vezes até ‘borbulhando’. Se o gramado perto da fossa estiver muito úmido ou com cheiro ruim, é porque ela provavelmente já está vazando", afirma o especialista.

Caminhão auto-vácuo 

O chamado caminhão auto-vácuo está entre os principais equipamentos e tecnologias utilizados pela Desentupidora Suporte para realizar a limpeza de fossas.

O equipamento possui um tanque selado e uma bomba de sucção, que "puxa" todo o resíduo da fossa para dentro do caminhão. "É um serviço rápido e, o mais importante, limpo. Não há contato manual com o esgoto nem sujeira no local", frisa Renato.

Descarte adequado

De acordo com o especialista, o que diferencia o trabalho de uma desentupidora profissional do serviço informal, em termos de segurança e qualidade, é a responsabilidade. "O serviço informal muitas vezes não tem equipamento de segurança e, o pior de tudo, não dá o destino correto ao esgoto. Eles acabam despejando em qualquer rio ou terreno, o que é crime ambiental", conta.

Renato ressalta que, diante disso, é preciso prestar a máxima atenção aos cuidados ambientais que devem ser observados durante o serviço. "O material que sai da fossa é altamente poluente. Por isso, nosso trabalho só termina quando entregamos 100% desses resíduos em uma Estação de Tratamento de Esgoto autorizada".

Além disso, acrescenta, a própria coleta é feita de forma que não haja derramamento ou contaminação no terreno do cliente. 

O diretor da Desentupidora Suporte destaca que a limpeza preventiva da fossa é muito mais barata, rápida e evita todo o transtorno de uma emergência. "Eu sempre digo aos clientes: não esperem o problema acontecer. Cuidar da fossa é, acima de tudo, cuidar da saúde da sua família e do meio ambiente", finaliza.

Para mais informações, basta acessar: http://www.desentupidorasuporte.com.br



São Paulo sediará seminário sobre narrativas da diáspora árabe no Brasil

A Cátedra Edward Saïd da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB) e o Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), realizará, em 28 de novembro, das 9h às 17h, o seminário “Novas visões sobre a diáspora árabe no Brasil: memória, literatura e tradução”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. O evento será realizado presencialmente no Auditório da Reitoria da Unifesp (Rua Sena Madureira, 1500, térreo, São Paulo), com transmissão pelo YouTube.

Voltado a pesquisadores, professores e alunos, o evento reunirá estudiosos em diferentes etapas da carreira acadêmica e pretende reforçar a vitalidade e a complexidade desse campo de estudos. Também buscará destacar a importância do projeto de Digitalização da Memória da Imigração Árabe no Brasil, iniciativa conjunta da CCAB e da Universidade de Saint-Esprit de Kaslik (USEK), no Líbano, que a partir de 2025 terá a colaboração da Cátedra Edward Saïd da Unifesp.

No seminário, será apresentada edição 10 da Exilium – Revista de Estudos da Contemporaneidade, que conta com um dossiê que explora novas perspectivas e abordagens sobre a diáspora árabe ao Brasil, incluindo temas como a literatura Mahjar, o papel de mulheres jornalistas imigrantes e de estudos etnográficos na reconstrução da memória da imigração.

O encontro contará com a presença de pesquisadores participantes do 16º número da Malala – Revista Internacional de Estudos sobre Oriente Médio e Mundo Muçulmano, que prepara um dossiê especial com traduções inéditas de autores árabes para o português. Ao reunir pesquisadores de diferentes instituições e áreas do conhecimento, o evento funcionará como ponto de partida para a criação de uma rede interdisciplinar centrada em estudos sobre o mundo árabe.

O evento terá transmissão ao vivo pelo YouTube. Mais informações sobre a programação serão divulgadas em breve. Acompanhe nas redes sociais do ICArabe e da Cátedra.

ServiçoO quê: Seminário “Novas visões sobre a diáspora árabe no Brasil: memória, literatura e tradução”
Onde: Auditório da Reitoria da Unifesp – Rua Sena Madureira, 1500, térreo, São Paulo
Quando: 28 de novembro, das 9h às 17h
Inscrições gratuitas: basta acessar aqui
Transmissão ao vivo no YouTube



Ferrari Testarossa 1988 vai a leilão no Brasil

Ferrari Testarossa 1988 vai a leilão no Brasil
Ferrari Testarossa 1988 vai a leilão no Brasil

A Ferrari Testarossa 1988, modelo imortalizado na série Miami Vice, é um dos destaques da segunda edição do iArremate Classic Rides. O catálogo completo já está disponível e recebendo lances online até o encerramento do pregão no dia 25 de novembro.

Com motor V12 plano de 4,9 litros, 390 cv, câmbio manual de cinco marchas e design assinado por Pininfarina, o modelo tem estética e engenharia dos anos 1980, um período em que design, moda e comportamento urbano compartilhavam a uma linguagem visual específica.

“A década que viu nascer a Testarossa também transformava o Brasil: a redemocratização reacendia a vida cultural, o design nacional se tornava protagonista e a moda se abria ao experimentalismo. A Ferrari surge, nesse contexto, como um símbolo da estética global da performance, um objeto de desejo moldado pela mesma energia criativa que impulsionava artistas, arquitetos e designers da época”, explica Vinicius Villela, CEO do iArremate.

O exemplar em leilão, versão francesa homologada para Mônaco, com 43 mil km rodados e revisão completa em 2025, pertenceu à tradicional Gallery Aaldering, casa europeia de carros clássicos e esportivos de alto padrão, especializada em restauração e uma operação boutique que atende colecionadores.

“O universo dos automóveis clássicos de colecionismo se conecta diretamente ao nosso propósito original. Cada carro carrega design autoral, acabamento artesanal e valor histórico, atributos que transcendem o uso e o consagram como patrimônio artístico em movimento”, destaca Villela.

Além da Testarossa, o leilão apresenta outros 23 veículos, entre eles o Volkswagen Passat GTS Pointer 1986, o BMW 850Ci 1991 e o Mercedes-Benz 190E 2.3-16 Cosworth 1986, entre outros exemplares que marcaram época.

Serviço
Leilão iArremate Classic Rides
Data: 25 de novembro de 2025
Horário: 20h
Catálogo e lances: https://www.iarremate.com/classic-rides/002



Cinema e crise climática são tema de pesquisa inédita na COP

Cinema e crise climática são tema de pesquisa inédita na COP
Cinema e crise climática são tema de pesquisa inédita na COP

Uma pesquisa inédita no Brasil, que busca fazer um retrato detalhado das narrativas climáticas e ambientais em filmes nacionais, foi apresentada na COP30, Conferência Mundial sobre o Clima, que aconteceu este ano em Belém (PA). Intitulado “Clima em Cena: A Emergência Climática em Filmes de Ficção Brasileiros”, o estudo foi coordenado pela Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA) e utiliza a metodologia Climate Reality Check, desenvolvida pela organização norte-americana Good Energy. A iniciativa contou com apoio do Projeto Paradiso e da Entertainment + Culture Pavilion.

A pesquisa revela que apenas 9% dos filmes de ficção nacionais analisados fazem referência direta à crise climática em seu universo e apresentam personagens que demonstram consciência sobre o tema. Esta é a primeira vez que o estudo é realizado fora dos Estados Unidos, onde a metodologia tem sido aplicada em filmes indicados ao Oscar, por exemplo.

“Este é um primeiro retrato sobre como uma seleção de filmes ficcionais brasileiros aborda a crise climática, a partir da lente de uma metodologia desenvolvida nos EUA. A ABRA pretende aprofundar o estudo e inclusive discutir sua adaptação ao nosso cinema. Não se trata de prescrever como os filmes devem abordar o tema. Muito menos uma avaliação de sua qualidade. Mas um convite à reflexão”, afirma Thais Olivier, presidente da ABRA.

A apresentação dos resultados na COP ocorreu em duas ocasiões. No dia 18 de novembro, às 18h, foi realizado em parceria com o Observatório do Clima, no Instituto de Ciência da Arte, no Centro de Belém. No dia seguinte, 19 de novembro, às 12h, o estudo foi tema de uma mesa na Blue Zone da COP, no espaço da Entertainment + Culture, com a participação de representantes da ABRA, Good Energy e do Observatório Audiovisual Sustentável. Foi, inclusive, o marco do lançamento oficial do Observatório, um hub colaborativo que reúne referências globais para inspirar práticas sustentáveis no audiovisual brasileiro, idealizado pela pesquisadora Stella Bollina em parceria com a Cinema Verde.

“A pesquisa Clima em Cena destaca que a lacuna de narrativas sobre o clima é um desafio global, algo que as indústrias criativas precisam enfrentar em todos os mercados. Agora, mais do que nunca, a cultura precisa ser integrada aos planos de adaptação climática, e isso não acontecerá se a emergência climática não estiver refletida em nosso entretenimento mainstream”, afirma Samuel Rubim, cofundador do Entertainment + Culture Pavilion.

O levantamento busca contribuir com o debate audiovisual sobre a importância das narrativas climáticas e ambientais na cultura brasileira, em um país que é ao mesmo tempo um dos maiores emissores de gases de efeito estufa (GEE) e também um dos mais vulneráveis aos impactos do aquecimento global. Embora 57% dos filmes avaliados apresentem questões ambientais locais, como desmatamento, poluição e perda de biodiversidade, apenas 9% conectam essas temáticas à emergência climática global. Os três títulos que cumpriam todos os requisitos foram A Flor do Buriti, de Renée Nader Messora e João Salaviza; A Nuvem Rosa, de Iuli Gerbase; e Homem Onça, de Vinícius Reis.

A análise abrangeu 33 filmes brasileiros lançados nos últimos cinco anos, indicados ao Grande Otelo, principal prêmio do cinema nacional, ou selecionados em um dos cinco festivais internacionais de prestígio (Cannes, Berlim, Veneza, Locarno e Sundance). Entre eles, Medida Provisória, Marte Um, Ainda Estou Aqui, A Melhor Mãe do Mundo e O Último Azul.

Aplicando a metodologia Climate Reality Check, desenvolvida pela Good Energy e pelo Buck Lab for Climate and Environment (Colby College, EUA), o estudo avaliou se as obras reconhecem a existência da crise climática e se há personagens que demonstram conhecimento sobre o problema. Nos Estados Unidos, o mesmo método identificou, em 2024, que 9,6% das obras passavam pelo teste.

“Os dados indicam um distanciamento entre a realidade climática vivida pelos brasileiros e a forma como ela é retratada na ficção. O objetivo não é prescrever temas, mas provocar reflexão: como a maior crise da humanidade aparece nas nossas histórias?”, afirma a roteirista e pesquisadora Gisele Mirabai, que coordenou a equipe de pesquisa.

A aproximação com a Good Energy foi iniciada pela ABRA no ano passado, após as enchentes no Rio Grande do Sul em 2024, um dos maiores desastres climáticos da história do país. Este ano, a roteirista Carmiel Banasky, representante da Good Energy, veio ao Brasil para participar do FRAPA e, em seguida, desembarcou em Belém para a COP30.

“Tem sido extraordinário observar a expansão do Climate Reality Check para além dos Estados Unidos pela primeira vez e ver como a metodologia pode ser adaptada às especificidades culturais. Tenho a honra de apresentar essas descobertas no Brasil ao lado da ABRA e do Projeto Paradiso, e de contribuir para o crescente apelo da Good Energy por uma visibilidade climática significativa nas telas. Quando os filmes refletem nossa realidade climática, eles têm o poder de mudar o debate cultural e ajudar o público a encontrar coragem e inspiração para responder a essa crise”, celebra Banasky.

O Projeto Paradiso apoia o desenvolvimento da pesquisa e a presença de Carmiel no Brasil. “O cinema tem uma força única para dar sentido à realidade e provocar empatia. Quando o audiovisual incorpora a pauta climática, ele ajuda a transformar um tema urgente em algo próximo, vívido e compreensível. É por isso que o Projeto Paradiso apoia iniciativas como esta, porque acreditamos que contar histórias é também uma forma de impactar positivamente o nosso futuro”, afirma Rachel do Valle, diretora de programas do Projeto Paradiso.

A publicação da pesquisa Clima em Cena pode ser acessada no site do Projeto Paradiso.



Novembro Azul: urologista tira dúvidas sobre saúde masculina

Novembro Azul: urologista tira dúvidas sobre saúde masculina
Novembro Azul: urologista tira dúvidas sobre saúde masculina
Para este ano, 71.730 homens devem ser diagnosticados com câncer de próstata no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Depois dos tumores de pele não melanoma, este é o tipo de câncer mais frequente entre os homens e um dos que mais impactam a população masculina. Diante dessa realidade, a Rede Total Care no Rio de Janeiro busca chamar a atenção para a importância do cuidado e do diagnóstico precoce ao longo de todo o mês, por meio da Campanha Novembro Azul.  
  
O câncer de próstata é uma doença silenciosa e a principal medida de cuidado é a consulta anual com o urologista, fundamental para detectar precocemente qualquer alteração. O diretor de Urologia da Rede Total Care, Mauro Gasparoni, destaca que quanto mais cedo o câncer de próstata é identificado, maior a chance de cura e menor a agressividade do tratamento. 
 
O principal desafio, segundo Gasparoni, é ampliar a percepção masculina sobre o cuidado com a própria saúde.  
“O homem foi ensinado a ‘aguentar’ dor, sangramento na urina, dificuldade para urinar, disfunção sexual, e só procurar ajuda quando está grave, muitas vezes, por medo de descobrir algo que afete sua sexualidade. O resultado é ruim: quando finalmente chega ao consultório, já está com doença avançada e complicações que poderiam ter sido evitadas. Isso vale para o câncer de próstata, mas também para problemas de bexiga, rim, testículo e até infecção urinária”, alerta o especialista.  
Mitos x verdades sobre a saúde do homem  
Para ajudar a esclarecer dúvidas comuns e combater desinformações que ainda afastam muitos homens do consultório médico, o urologista Mauro Gasparoni, diretor de Urologia da Rede Total Care, respondeu a uma série de perguntas frequentes sobre prevenção, exames e cuidados com a saúde masculina. Confira o que é mito e o que é verdade:  
Se o exame de PSA deu baixo, não é preciso fazer o toque retal.  
Mito. O PSA é um exame de sangue importante, mas não é perfeito. Alguns tumores agressivos não elevam o PSA. O toque retal continua essencial, pois permite detectar nódulos suspeitos. Dependendo da idade, histórico familiar e cor da pele, muitas sociedades médicas recomendam avaliar PSA e exame físico em conjunto.  
Homens têm menos infecções urinárias que as mulheres.  
Verdade. As mulheres têm uretra mais curta, o que facilita a entrada de bactérias. No homem jovem, infecção urinária é rara e, quando ocorre, exige investigação de causas como próstata aumentada, cálculos urinários ou ISTs. Em idosos, especialmente com próstata aumentada, a incidência é maior.  
Homens não contraem HPV.  
Mito. Homens podem contrair e transmitir o HPV, além de desenvolver lesões genitais e cânceres de pênis, canal anal e orofaringe. A vacina do HPV também é indicada para meninos e deve ser vista como proteção à saúde masculina.  
Todo homem com câncer de próstata ficará impotente.  
Mito. A disfunção erétil pode ocorrer após cirurgia ou radioterapia, mas depende de fatores como idade, função sexual prévia, tamanho e localização do tumor e técnica cirúrgica utilizada. Hoje, técnicas de preservação de nervos e reabilitação sexual precoce ajudam muitos pacientes a manter ou recuperar a função erétil.  
Homens negros têm mais risco de câncer de próstata.  
Verdade. Homens negros têm maior risco de desenvolver câncer de próstata, com tumores mais agressivos e em idade mais precoce. Por isso, devem iniciar o rastreamento mais cedo. Trata-se também de uma questão de equidade em saúde.  
Prática sexual sem uso de camisinha pode ser fator de risco para o câncer de pênis.  
Verdade. O câncer de pênis está associado à higiene íntima inadequada, infecção por HPV e inflamação crônica. Relações desprotegidas aumentam o risco de ISTs. A higiene diária e o uso do preservativo são medidas simples e altamente eficazes.  
Só é preciso ir ao médico quando há algum problema.  
Mito. Essa mentalidade é o que leva ao diagnóstico tardio. A consulta preventiva anual com o urologista, a partir dos 45 ou 50 anos (ou antes, se houver fatores de risco), evita sofrimento e tratamentos mais complexos.  
Fazer exercícios físicos evita que o câncer de próstata retorne.  
Parcial – mais para verdade. A atividade física regular, o controle do peso e a alimentação equilibrada estão associados a menor risco de progressão e melhor sobrevida. O exercício melhora o metabolismo, a imunidade e a função hormonal. Não é garantia absoluta, mas auxilia o corpo a reagir melhor ao tratamento e à recuperação. 



RH estratégico busca assumir papel nas decisões do negócio

RH estratégico busca assumir papel nas decisões do negócio
RH estratégico busca assumir papel nas decisões do negócio

Errata – A matéria enviada anteriormente continha um erro no 3º 10º e 11º parágrafos. Segue a versão corrigida:

De acordo com o Relatório Tendências de Gestão de Pessoas 2024, elaborado pela Great Place to Work® Brasil em parceria com o Ecossistema Great People, 1.864 profissionais de diversas organizações brasileiras foram ouvidos entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024 para mapear prioridades e desafios da área de pessoas. As principais prioridades identificadas incluem: desenvolvimento e capacitação da liderança; fortalecimento da cultura organizacional; engajamento das pessoas; comunicação interna; saúde mental; experiência do colaborador; além de digitalização de processos e ferramentas de RH, transformação digital, diversidade & inclusão, ESG e aplicação de People Analytics. O estudo revela, portanto, que a gestão de pessoas não é mais um tema apenas operacional, mas assume papel central na estratégia dos negócios — uma tendência que se alinha diretamente com o trabalho de assessoria e posicionamento corporativo de marca.

Entretanto, o nível de maturidade dos processos organizacionais impacta diretamente a capacidade do RH de atuar de forma estratégica — e, atualmente, muitas empresas ainda não atingem o estágio mais avançado.

"A falta de investimento é um dos principais entraves para essa evolução. Não há como gerar maturidade sem investir em especialistas e na transformação cultural necessária. Essa mudança precisa partir da alta direção: se a liderança não enxerga o RH como área estratégica e não destina recursos e processos adequados, é difícil avançar nesse sentido", afirma Ilana Brancalhão, especialista em gestão de pessoas e gerente de mercado de RH da Benner.

Por que buscar eficiência?

Buscar eficiência significa automatizar tarefas repetitivas e simplificar rotinas operacionais, reduzindo o tempo dedicado à compilação e à validação de dados — etapas que costumam consumir boa parte dos recursos em empresas com grandes equipes. Ao incorporar tecnologia a esses processos, o RH ganha espaço para atuar de forma mais analítica e estratégica, voltada a decisões que agregam valor ao negócio.

À medida que a empresa cresce, a adoção de tecnologia torna-se essencial para sustentar a eficiência operacional. A automatização ajuda a conter o aumento do quadro de pessoal e direciona os profissionais para atividades de maior valor, como o planejamento e a gestão de talentos. Uma pesquisa da Deloitte sobre automação em RH indica que, com o apoio de soluções digitais, processos como folha de pagamento, controle de ponto e administração de benefícios passam a ser executados de forma mais ágil e confiável.

O avanço na digitalização das rotinas de gestão de pessoas também foi impulsionado por medidas do governo que unificaram bases de dados antes fragmentadas — como as da Caixa Econômica, Receita Federal e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) — e tornaram obrigatória a utilização do eSocial para o cumprimento das novas exigências legais e de compliance.

Transformação digital e a nova experiência do colaborador

Entre os fatores decisivos para a eficiência organizacional está a experiência do colaborador, que depende de acesso simples às informações, segurança quanto à precisão dos dados e confiança nos processos internos. Esse conjunto de condições influencia diretamente a motivação e a produtividade. Pesquisas da Right Management indicam que profissionais engajados podem alcançar níveis de desempenho até 50% superiores.

"A relação entre tecnologia e gestão de pessoas costuma ser mal interpretada quando se assume que a automatização reduz o contato humano. Na prática, ao assumir tarefas operacionais, as ferramentas digitais liberam tempo e energia do RH para atividades de maior valor, como o fortalecimento das interações, o acompanhamento de desempenho e o investimento em educação corporativa e cultura organizacional. Dessa forma, a tecnologia atua como suporte para práticas mais humanas e relações de trabalho mais próximas", explica Ilana Mendes, consultora de RH estratégico da Benner.

Ainda assim, é comum que empresas tentem automatizar processos que ainda não foram devidamente estruturados. Nenhuma ferramenta entrega bons resultados sem que o fluxo de trabalho esteja claro e bem definido. Também é frequente direcionar investimentos para áreas de baixo impacto, enquanto se negligenciam aquelas que realmente influenciam o desempenho do negócio. Estudos de mercado reforçam que, quanto maior o impacto esperado da transformação digital, maior deve ser o rigor na escolha da tecnologia adequada e no planejamento de sua implementação.

Futuro e tendências do RH estratégico

"Nos próximos anos, a inteligência artificial deve ganhar espaço consistente nas rotinas de gestão de pessoas, à medida que as empresas avançam na compreensão de seu uso prático", diz Ilana Brancalhão, gerente de mercado de RH da Benner. "Paralelamente, devem se fortalecer os processos de recrutamento que valorizam aspectos de cultura e alinhamento organizacional, além do foco contínuo na experiência do colaborador", completa.

"O papel do profissional dentro das organizações tem se tornado mais ativo e participativo, reflexo de mudanças culturais e legais que ampliaram a responsabilidade das empresas na construção de ambientes de trabalho éticos e colaborativos. Ao mesmo tempo, o cuidado com a saúde física e mental ganha espaço nas políticas de gestão de pessoas e se consolida como um dos pilares do RH estratégico, independentemente do porte ou do segmento da empresa", finaliza Ilana Brancalhão, gerente de mercado de RH da Benner.



Du Rosa & Azul + Kids 2025 reúne centenas de atletas e famílias em Santos

Du Rosa & Azul + Kids 2025 reúne centenas de atletas e famílias em Santos
Du Rosa & Azul + Kids 2025 reúne centenas de atletas e famílias em Santos

O Du Rosa & Azul + Kids 2025 movimentou o Complexo Esportivo e Recreativo Rebouças, em Santos, neste domingo (23), reunindo centenas de atletas, crianças e famílias em uma manhã de incentivo ao esporte e à convivência saudável. Em sua terceira edição, o evento reafirmou o lema “Esporte, Saúde e Família”, consolidando-se como uma das provas mais aguardadas do calendário esportivo da cidade.

Ao longo da manhã, participantes de diferentes idades ocuparam o percurso montado na Praça Engenheiro José Rebouças, com provas de duathlon, revezamento e as baterias Kids. A estrutura contou com vias públicas sinalizadas, trechos exclusivos para atletas e apoio completo de staff.

A programação teve início às 6h, com largadas distribuídas até as 11h. No duathlon adulto, os competidores enfrentaram 2,4 km de corrida, 9 km de ciclismo — divididos em quatro voltas — e mais 1,2 km de corrida. As categorias contemplaram provas individuais e em revezamento, nos formatos TT/Road e MTB/Similares, oferecendo desafios variados para homens e mulheres.

A participação infantil foi novamente um dos destaques da edição. As crianças de 4 a 6 anos correram 200 m; de 7 a 9 anos, 300 m; e de 10 a 12 anos, 600 m, em três baterias que animaram o público presente. Todas receberam medalhas de participação, reforçando o caráter educativo e motivacional da iniciativa.

De acordo com a organizadora do evento, a triatleta Rosecler Costa, a IronMãe, o evento atingiu o limite previsto: 180 mulheres, 180 homens e 50 crianças. “Criamos o Duathlon Rosa e Azul 2025 + Kids para aproximar as famílias do esporte, com distâncias curtas e acessíveis para todos. Nesta quarta edição, tivemos casa cheia, muita superação e uma energia incrível. O evento se consolida no calendário esportivo de Santos e reforça nosso compromisso em incentivar a participação de atletas de toda a região”, destaca a IronMãe.

Com mais uma edição concluída, o evento segue fortalecendo sua missão de fomentar o esporte, promover a integração familiar e estimular práticas de saúde para todas as idades.

O Du Rosa & Azul + Kids 2025 tem Patrocínio: DP World; Realização: ADECS Santos e Nunes Projetos Incentivados; Apoio: IronMãe, Sub8 Coffee & Ride, Yopp, Movimento ODS Santos, Sanmell Motos, PROMIFAE, e Prefeitura Municipal de Santos.

Serviço – Pódio das principais modalidades:
1ª Bateria TT e Road – Feminino
1º Lugar: Thayna Araujo de Lima – Equipe Pro13First Club
2º Lugar: Marcela Amorim da Costa – Equipe BR Esportes
3º Lugar: Jackeline Pinto da Silva – Avulso

1ª Bateria TT e Road – Masculino
1º Lugar: Rodrigo Faro – Equipe FM Team Eternity
2º Lugar: Kelvin Henrique Lima dos Santos – Equipe Superação
3º Lugar: Luzinaldo Sabino Ferreira Junior – Equipe Superação Guarujá

SANTOSPRESS COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Diretor de Atendimento – Rogério Amador
rogerio@santospress.com.br l (13) 97410-9725

Assessor de Imprensa – Jornalista Lucas Campos
lucas.campos@santospress.com.br l (13) 99795-9790



Vogue Turquia celebra 15 anos com brasileira na capa

Foto: Divulgação/Arquivo Maria Klaumann / DINO

A revista Vogue Turquia completa 15 anos. Para celebrar, preparou uma edição especial de 500 páginas com os destaques dos arquivos da sua história, uma trajetória que se confunde com a própria evolução da moda e da arte no país ao longo desse período.

Para a comemoração, a revista escolheu a modelo brasileira Maria Klaumann como capa da edição de novembro, em um ensaio realizado em Paris, com traje completo da Chanel. A escolha reflete a versatilidade do trabalho da modelo, que tem se destacado entre os novos nomes da moda por transitar entre diferentes estilos e narrativas visuais.

Sob o tema “Aproveite a sua história”, a edição revisita os seus bastidores, narrados por testemunhas dessa trajetória editorial, como Seda Domaniç, sua editora-chefe fundadora, e outras personalidades relevantes da moda e da arte no país. Assim, convida o leitor a celebrar o passado e olhar para o futuro da moda turca.

Com essa capa, Maria Klaumann reforça sua projeção internacional, somando a Vogue Turquia à sua coleção de capas da revista, que já inclui as edições do México, de Portugal e do Brasil.

Ficha técnica:
Fotografia: Rocío Ramos | Moda: Ece Öğütoğulları | Cabelo: Hamza Sara | Maquiagem: Yagiz Yoldas | Produção: Angels Production



Ferramentas de IA ajudam na alfabetização escolar no Brasil

Ferramentas de IA ajudam na alfabetização escolar no Brasil
Ferramentas de IA ajudam na alfabetização escolar no Brasil

Tecnologias educacionais passam a integrar rotinas de sala de aula no Brasil. Enquanto o país enfrenta um desafio na alfabetização — com 56% das crianças das redes públicas alcançando o patamar de alfabetização no 2º ano do Ensino Fundamental em 2023, segundo o Indicador Criança Alfabetizada —, uma startup brasileira desenvolveu uma solução que busca mudar esse cenário: o IAula, plataforma educacional que utiliza inteligência artificial para personalizar o processo de alfabetização e ensino no país.

Criado por uma equipe multidisciplinar de educadores, neurocientistas e especialistas em IA, o IAula nasceu de uma pergunta central: “Por que ainda temos crianças chegando ao 4º ano sem saber ler?”. A resposta veio na forma de 17 ferramentas integradas que buscam transformar cada sala de aula em um laboratório de aprendizagem personalizada.

Tecnologia para a educação brasileira

O sistema conta com um módulo de alfabetização com IA, que utiliza reconhecimento de voz automático para diagnosticar, em tempo real, o nível de cada criança. Baseado em estudos de referência na área, como os de Emilia Ferreiro, Capovilla e Vygotsky, o sistema cria trilhas de aprendizagem individualizadas, respeitando o ritmo do estudante e identificando dificuldades específicas.

“Desenvolvemos um sistema que funciona como um termômetro da alfabetização”, explica Ticiano Degasperi, CEO do IAula. “Em poucos minutos, conseguimos mapear exatamente onde cada criança está no processo de aquisição da leitura e escrita, algo que tradicionalmente levaria semanas para ser identificado”.

Resultados em escolas piloto

A tecnologia foi testada em redes municipais de ensino de São Paulo, Minas Gerais e Bahia, em escolas que participaram de projetos-piloto. Nos estudos internos disponibilizados pela equipe técnica, a evolução dos estudantes foi acompanhada por meio de avaliações diagnósticas aplicadas no início e no fim do período de uso, além de registros de fluência leitora coletados semanalmente pelos professores.

“Pela primeira vez em 30 anos de magistério, consegui acompanhar a evolução de cada aluno individualmente, sem perder de vista o coletivo”, relata Maria Santos, professora da rede municipal, uma das primeiras a testar a plataforma.

Em testes realizados, Helena Martins, especialista em alfabetização e pesquisadora da educação, afirma que “crianças que estavam há dois anos na fase silábica conseguiram avançar para a etapa alfabética em poucas semanas”.

IA que potencializa o professor

O IAula foi concebido para atuar como um assistente pedagógico, auxiliando o professor em diversas tarefas. O sistema ajuda a planejar aulas, corrigir redações com base nos critérios da educação brasileira, gerar atividades adaptativas e potencializar os estudos de português e matemática.

“A inteligência artificial nos deu superpoderes pedagógicos”, explica Degasperi. “Agora o professor pode focar no que realmente importa: a conexão humana, a criatividade e a inspiração. A IA cuida da parte operacional”.

O Tutor Virtual, uma das ferramentas da plataforma, responde dúvidas dos alunos em linguagem natural, adaptando explicações conforme o nível de compreensão de cada criança. “É como ter um professor particular para cada aluno, disponível 24 horas por dia”, destaca o CEO.

Ecossistema de aprendizagem

A plataforma funciona como um ecossistema de aprendizagem adaptativa que conecta alunos, professores e gestores em um ambiente integrado.

Para os alunos, o sistema oferece uma jornada personalizada: cada estudante tem acesso a trilhas de aprendizagem adaptativas, com flashcards, simulados interativos e perguntas automáticas de compreensão, tudo ajustado conforme o desempenho individual. A cada acerto ou erro, a IA analisa o comportamento do aluno e redefine a sequência de estudos.

Segundo Ricardo Vasconcelos, professor e mestre em psicologia da aprendizagem, “os resultados mostram maior continuidade no processo de aprendizagem e maior engajamento dos estudantes nas atividades de leitura e escrita”.

Para os professores, o IAula funciona como um centro de comando pedagógico. É possível enviar atividades, organizar grupos por nível de dificuldade e acompanhar em tempo real as métricas de desempenho. O sistema armazena o histórico de progresso, permitindo que o educador visualize o avanço de cada estudante e planeje intervenções precisas.

A plataforma integra ferramentas como o Laboratório de Matemática com LaTeX, o Gerador de Atividades com IA e o Chat de PDF Educacional. Segundo a empresa, o sistema reduz em até 70% o tempo de planejamento pedagógico e aumenta em 85% a produtividade docente. Para Luciana Pacheco, formadora de professores e consultora pedagógica, “as ferramentas digitais contribuem para reorganizar o tempo de aula, permitindo que o docente se dedique mais às intervenções essenciais”.

Para gestores e secretarias de educação, o IAula oferece painéis que exibem indicadores de alfabetização, engajamento e desempenho em tempo real, permitindo decisões estratégicas baseadas em evidências.

Segurança e conformidade nacional

Desenvolvida no Brasil, a plataforma atende à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com hospedagem em servidores nacionais e protocolos de segurança. De acordo com Eduardo Farias, analista de dados educacionais e doutor em políticas públicas, “dados educacionais exigem protocolos rigorosos de uso e proteção, por serem sensíveis e fundamentais para o planejamento estratégico do país”.

O futuro da educação

Com mais de 50 escolas piloto em diferentes regiões do país, o IAula é apresentado como uma iniciativa que busca apoiar a inovação no ensino brasileiro. Segundo Mariana Couto, pesquisadora em tecnologias educacionais e professora universitária, “a adoção de recursos de personalização amplia o acesso a práticas pedagógicas diferenciadas e fortalece iniciativas de inovação educacional no Brasil”.

“Estamos provando que é possível ter tecnologia de ponta desenvolvida aqui para resolver problemas genuinamente brasileiros”, conclui Degasperi. “O IAula não é apenas uma ferramenta — é a materialização do sonho de uma educação inclusiva e eficaz”. A startup também tem sido convidada a apresentar a solução em conferências educacionais. “O mundo está de olho no que estamos fazendo aqui”, afirma.



Inscrições Abertas para o Programa de Embaixadores da Doha Debates

A Doha Debates da Qatar Foundation convida jovens do mundo todo, com idades entre 18 e 26 anos, a se inscrever para a oitava turma de seu Programa de Embaixadores internacional. Esta experiência virtual de 12 semanas capacita os participantes a se envolver em diálogos construtivos, colaborar com soluções para desafios mundiais e estabelecer relacionamentos duradouros com outros líderes emergentes. O prazo de inscrição é até 15 de dezembro de 2025.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251123054677/pt/

Global youth are invited to apply for the Doha Debates Ambassador Program, a unique virtual experience that equips young changemakers with communication, collaboration, and problem-solving skills. (Photo: AETOSWire)

Global youth are invited to apply for the Doha Debates Ambassador Program, a unique virtual experience that equips young changemakers with communication, collaboration, and problem-solving skills. (Photo: AETOSWire)

A próxima turma irá começar com uma Comunidade de Prática de quatro semanas, de 20 de janeiro a 10 de fevereiro de 2026, seguida pelo Programa de Embaixadores oficial, de 17 de fevereiro a 7 de abril de 2026. Os participantes farão parte de oficinas online semanais conduzidos por um especialista em facilitação, o Dr. Brandon Ferderer, e a especialista em pensamento sistêmico, Jennifer Geist, junto com palestrantes convidados de todo o mundo.

A Doha Debates, uma produção da Qatar Foundation, envolve a comunidade internacional em um diálogo para explorar soluções compartilhadas frente aos problemas mais urgentes do mundo..Lançado em 2021 em parceria com a Shared Studios, o Programa de Embaixadores da Doha Debates conectou centenas de jovens de mais de 75 países.

“Desde 2021, a cada ano nos inspiramos nos jovens agentes de mudança que se unem ao Programa de Embaixadores da Doha Debates, na expectativa de participar de um diálogo em busca da verdade para construir um mundo melhor”, disse Amjad Atallah, Diretor Geral da Doha Debates. “Estamos muito entusiasmados em convidar novos candidatos a esta crescente comunidade de pensadores e solucionadores de problemas.”

Zaid Malol, ex-embaixador da Doha Debates e estudante da Universidade de Doha para Ciência e Tecnologia, também elogiou o compromisso do programa com o diálogo construtivo: “Em um mundo repleto de polarização, este programa resgata a arte perdida da conversa saudável.”

Os graduados do Programa de Embaixadores permanecem ativos na comunidade da Doha Debates, ao representar a organização em eventos mundiais e assessorar novas turmas.

O programa está aberto a pessoas com fluência em inglês e acesso confiávelàInternet. Os interessados ​​podem obter mais informações e se inscrever em DohaDebates.com/Ambassador.

Doha Debates

Site: DohaDebates.com

X/Twitter: @DohaDebates

Instagram: @DohaDebates

Facebook: Facebook.com/DohaDebates

YouTube: YouTube.com/DohaDebates

Threads: Threads.net/@dohadebates

TikTok: @DohaDebates

Sobre a Doha Debates

A Doha Debates reúne uma vanguarda de buscadores da verdade com curiosidade intelectual para debater construtivamente as diferenças e construir um futuro melhor. Por meio de sua programação e conteúdo, capacita uma nova geração de líderes com as ferramentas necessárias para superar divisões e resolver divergências.

Saiba mais em DohaDebates.com.

*Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato para mídia:

Sumi Alkebsi

Diretora de Comunicação e Marketing

E-mail: salkebsi@dohadebates.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Ofertas Imperdíveis da EZVIZ para Segurança Inteligente

SÃO PAULO, 24 de novembro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A EZVIZ nesta época do ano, companheira inteligente favorita do mercado para famílias em todo o mundo, está renovando as casas brasileiras através de ofertas especiais em seus produtos tecnológicos, preparando as famílias para abraçar um novo capítulo da vida inteligente com amor, cuidado e proteção. No espírito caloroso de celebração, é o momento perfeito para recompensar a si mesmo e encantar seus entes queridos com aparelhos inteligentes tão desejados e com grandes descontos, enchendo a casa com segurança inteligente avançada no ano novo.

EZVIZ Brazil Black Friday PR Picture

Para facilitar na hora de decidir os presentes, a EZVIZ apresenta descontos exclusivos nas suas câmaras inteligentes e fechaduras digitais mais populares. Desde receber convidados até monitorar com carinho todos os lugares da casa, a EZVIZ oferece às famílias conexão e tranquilidade onde quer que estejam. As famílias que desejam mais segurança e maior comodidade podem encontrar a opção ideal entre os produtos. Aqui estão alguns destaques imperdíveis:

Câmera interna Wi-Fi C6N com visão panorâmica e inclinação – agora com 20% de desconto
Confie na câmera interna C6N com visão panorâmica e inclinação para cuidar da sua casa quando você estiver fora. Basta colocá-la sobre uma mesa ou montá-la no teto, e a C6N gira sua lente para capturar todo o ambiente com a nitidez de 1080p, garantindo que todos os lugares estejam monitorados. Com detecção de movimento e rastreamento inteligente, os usuários ficarão informados por meio de alertas instantâneos e poderão facilmente verificar a situação por meio da comunicação bidirecional, seja para um rápido “olá” ou para tranquilizar quem estiver no local. Sua visão noturna inteligente captura os mínimos detalhes mesmo nos ambientes mais escuros, enquanto o modo de suspensão oferece privacidade e tranquilidade na hora de descansar.

Câmera interna inteligente C1C – agora com 20% de desconto
Compacta e fácil de usar, a Câmera Wi-Fi Inteligente C1C foi feita para caber em qualquer lugar, seja uma prateleira, perto da janela ou ao lado de suas plantas favoritas. Transformando instantaneamente qualquer canto em um local mais inteligente e seguro. É a introdução perfeita ao que uma câmera inteligente pode fazer: permitir que você veja o que é mais importante em 1080p, enviar alertas instantâneos quando um movimento é detectado e permitir verificações rápidas pelo seu telefone sempre que você estiver fora. Simples de configurar e fácil de usar, a C1C traz tranquilidade e uma sensação de conexão para todas as casas.

Câmera Wi-Fi externa com panorâmica e inclinação H8c — agora com 20% de desconto
Uma guarda atenta para áreas externas espaçosas, a câmera inteligente H8c oferece proteção completa para calçadas, jardins, varandas ou qualquer local que seja importante. Com uma lente panorâmica e inclinável, ela mantém uma vigilância atenta de todos os ângulos, transformando áreas amplas em zonas totalmente monitoradas e sem preocupações. Fácil de instalar com seu prático suporte de montagem, a H8c torna a proteção inteligente ao ar livre simples para qualquer pessoa configurar. Com detecção de formas humanas e rastreamento automático através da tecnologia de IA, ela alerta os usuários sobre atividades importantes, foca sua visão nos objetos detectados e defende o local através de uma sirene e holofotes para adicionar uma camada extra de segurança. A proteção nunca é interrompida ou comprometida, seja dia ou noite, faça chuva ou faça sol, graças à visão noturna colorida e certificação à prova de intempéries.

Fechadura Wi-Fi de Sobrepor DL03 Digital – agora com 20% de desconto
Projetada no estilo familiar de fechadura de sobrepor, confiável e amplamente utilizada em todo o Brasil, a DL03 traz uma atualização para a segurança diária com a facilidade da tecnologia inteligente. Sem custo extra em hub adicional, a DL03 se conecta diretamente ao Wi-Fi e permite que os usuários destravem a porta por meio de senhas, em vez de se preocuparem com chaves. A flexibilidade aprimorada vem com segurança, de forma que amigos de confiança possam entrar facilmente por meio de códigos temporários ou desbloqueio remoto pelo aplicativo. Notificando os usuários sobre atividades importantes e bloqueando-se automaticamente após cada fechamento, a DL03 é uma fronteira segura que o faz aproveitar cada entrada e saída de forma inteligente.

Contact:
Charlene Li
lixiaolan15@ezviz.com

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Pearson lança Coach de Comunicação IA com Microsoft

Pearson lança Coach de Comunicação IA com Microsoft
Pearson lança Coach de Comunicação IA com Microsoft

A Pearson, empresa global de aprendizagem ao longo da vida, anuncia o lançamento do Communication Coach, um produto de aprendizagem alimentado por inteligência artificial (IA) desenvolvido como parte dos esforços de coinovação da empresa com a Microsoft. Integrado ao Microsoft 365, o Communication Coach foi projetado para melhorar a capacidade de comunicação de falantes nativos e não nativos de inglês e pode ser adaptado a qualquer nível de profissional que queira aprimorar suas habilidades de comunicação.

O Communication Coach da Pearson analisa a fala, dados de comunicação e interações de reuniões de um funcionário. Em seguida, combina esses dados com a ciência e o conteúdo de aprendizagem da Pearson. Como resultado, o Communication Coach oferece dicas e feedback em tempo real sobre gramática, vocabulário, tom, expressão, clareza e interações profissionais.

A nova ferramenta é sustentada pelo mecanismo de inteligência de habilidades da Pearson, que se baseia em conjuntos de dados de propriedades da companhia, como Faethm e Credly, uma plataforma de certificação. Além disso, a solução pode recorrer a plataformas específicas da empresa e ser ajustada com o Microsoft 365 Copilot. O Communication Coach ainda está alinhado com o Global Scale of English da Pearson, ferramenta proprietária da empresa para avaliar a proficiência na língua inglesa.

"Todos sabemos que boas habilidades de comunicação são um dos critérios centrais para ter um bom desempenho no trabalho. O Communication Coach é a maneira de a Pearson ajudar as pessoas a desenvolver essa habilidade crítica. Ao integrar dicas e conselhos úteis em produtos que milhões de pessoas usam todos os dias, podemos aumentar nossa capacidade de ajudar as pessoas a progredir e ter sucesso", disse Vishaal Gupta, presidente de Soluções de Aprendizagem Empresarial da Pearson. "Junto com a Microsoft, estamos ajudando as pessoas a desenvolver sua capacidade de comunicação, oferecendo aprendizagem de baixo estresse diretamente no fluxo de trabalho, onde podem transmitir seus pontos de vista de forma eficaz e progredir com confiança".

"Na Microsoft, acreditamos que a IA deve capacitar as pessoas — não apenas os processos", disse Ranveer Chandra, vice-presidente de Ajuste do Copilot na Microsoft. "Junto com a Pearson, estamos levando o desenvolvimento de habilidades com IA, ajustado aos dados da organização, diretamente no fluxo de trabalho, ajudando as pessoas a acelerar a forma como aprendem, comunicam e crescem em suas carreiras. Ao incorporar ferramentas inteligentes e personalizadas em produtos como Teams e Copilot, oferecemos soluções centradas no ser humano que impulsionam o progresso significativo — para cada funcionário, em cada função".

A ser lançado no Brasil e em outros mercados internacionais, a Pearson está entre as primeiras empresas de aprendizagem a integrar suas capacidades apoiadas pela ciência da aprendizagem nos fluxos de trabalho do Microsoft 365 para ajudar milhões de pessoas a desenvolver as habilidades para ter sucesso em suas carreiras. Com base na parceria entre Microsoft e Pearson anunciada no início do ano, o Communication Coach foi apresentado em preview na Microsoft Ignite 2025, com pilotos e disponibilidade geral em 2026.

"Lançar no Brasil uma solução que deve escalar globalmente e que combina ciência da aprendizagem com inteligência artificial para desenvolver continuamente habilidades humanas é altamente significativo. Em um mundo em que a comunicação é cada vez mais estratégica, o Communication Coach tem potencial para apoiar empresas e profissionais em áreas que impactam diretamente os resultados de negócios", afirmou Cinthia Nespoli, CEO da Pearson Brasil.



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