Home Blog Page 42

Reconhecimento legal amplia direitos de pessoas com TDAH

Reconhecimento legal amplia direitos de pessoas com TDAH
Reconhecimento legal amplia direitos de pessoas com TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento de causas genéticas, caracterizado por níveis elevados de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Em 2021, a legislação brasileira reconheceu o TDAH como deficiência por meio da Lei n° 14.254, garantindo medidas de inclusão e suporte no ambiente educacional.

Em conjunto com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a base legal amplia a proteção e fortalece o debate sobre políticas públicas e direitos voltados a pessoas com TDAH. No Brasil, a condição apresenta prevalência de 5,2% entre adultos de 18 a 44 anos e de 6,1% entre pessoas com mais de 44 anos, segundo o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para o TDAH.

André Beschizza, advogado especialista em direito previdenciário, observa que o TDAH passou a ser reconhecido recentemente nas discussões de inclusão. "Do ponto de vista legal, ainda existe uma lacuna na legislação específica, mas há uma mudança de cultura acontecendo. As empresas estão mais conscientes, os profissionais mais informados e o Judiciário tem olhado com mais sensibilidade para esses casos".

Para o advogado especialista, as políticas de inclusão para pessoas com TDAH progrediram, mas ainda há muito para avançar. "O TDAH ainda enfrenta muita desinformação e estigma. Muita gente associa o transtorno apenas à falta de foco, quando na verdade ele pode afetar profundamente a organização, o controle emocional e o desempenho profissional".

Direitos trabalhistas

Beschizza explica que o trabalhador com TDAH tem direito a um ambiente laboral acessível e inclusivo, assim como qualquer pessoa com deficiência ou condição que afete o desempenho das suas funções. "Embora o TDAH nem sempre seja enquadrado automaticamente como deficiência, a depender da gravidade e do impacto nas atividades diárias, ele pode sim ser reconhecido dessa forma".

Segundo o advogado, nesse caso, o trabalhador passa a ter direito às proteções da Lei de Cotas, prioridade em processos seletivos e adaptações no ambiente de trabalho. "Mesmo nos casos em que o TDAH não gera uma limitação severa, o empregador tem o dever de oferecer condições razoáveis para o bom desempenho do profissional, respeitando suas necessidades específicas".

O especialista reforça que a legislação trabalhista e a Lei Brasileira de Inclusão determinam que o empregador deve adotar medidas de acessibilidade e inclusão para garantir que o trabalhador possa exercer suas funções em igualdade de condições.

"No caso do TDAH, isso pode incluir ajustes simples, como reduzir distrações no ambiente de trabalho, permitir pequenas pausas para reorganização mental, fornecer instruções claras e objetivas, adotar sistemas de acompanhamento e feedback mais estruturados, e em alguns casos, flexibilizar horários ou o regime de trabalho. Essas medidas não são privilégios, são ferramentas de inclusão, que aumentam a produtividade e o bem-estar do trabalhador", ressalta o advogado.

Benefícios previdenciários

De acordo com Beschizza, se o TDAH causar limitação significativa na capacidade de trabalho, o segurado pode ter direito a auxílio-doença — quando o afastamento é temporário — ou até mesmo à aposentadoria por incapacidade permanente — antiga aposentadoria por invalidez —, nos casos mais graves.

"Tudo depende da avaliação médica e pericial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que vai analisar se a condição realmente impede o exercício da atividade profissional. Também é possível, em alguns casos, pleitear o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), caso a pessoa não consiga trabalhar e comprove situação de baixa renda", esclarece o especialista.

Conforme orienta o advogado, para ter acesso aos direitos previdenciários, em geral, são exigidos laudo médico detalhado — emitido por psiquiatra ou neurologista, com Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) e descrição dos sintomas —, relatórios de acompanhamento psicológico, exames ou avaliações neuropsicológicas — quando disponíveis e, no caso de pedido de benefício, atestados que indiquem a incapacidade para o trabalho.

"O ponto principal é comprovar o diagnóstico e o impacto funcional que o TDAH causa na rotina do trabalhador. Quanto mais completo o conjunto de documentos, mais fácil é demonstrar a necessidade de afastamento ou de adaptações", acrescenta o especialista em direito previdenciário.

Beschizza enfatiza que o TDAH não define a capacidade ou o valor do trabalhador. Para ele, com o suporte médico, psicológico e profissional adequado, o adulto com essa condição pode ter um ótimo desempenho e contribuir muito com seu trabalho.

"Conhecimento é o melhor aliado dos direitos. Quanto mais o trabalhador entende a própria condição e sabe o que a lei garante, mais ele consegue se proteger e conquistar qualidade de vida no trabalho", indica o profissional.

O advogado orienta aos trabalhadores diagnosticados com TDAH a não esconderem o diagnóstico por medo de preconceito, e alerta que o diálogo transparente com o setor de Recursos Humanos da empresa e com o gestor imediato é o primeiro passo para garantir as condições adequadas de trabalho.

"Também é importante buscar acompanhamento médico contínuo e manter os documentos sempre atualizados, isso faz diferença em qualquer processo administrativo ou judicial eventualmente. Caso necessário, a orientação jurídica especializada ajuda a avaliar se há direito a cotas, adaptações, benefícios do INSS ou até indenizações, dependendo da situação", conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://andrebeschizza.com.br/tdah-inss-um-guia-completo-para-pedir-o-beneficio/



Terapias clínicas não cirúrgicas ativam crescimento capilar

Terapias clínicas não cirúrgicas ativam crescimento capilar
Terapias clínicas não cirúrgicas ativam crescimento capilar

O aumento da densidade capilar é o foco dos tratamentos para alopecia androgenética (AAG), tipo mais comum de calvície. Segundo pesquisa da International Society of Hair Restoration Surgery (ISHRS, ou Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar, em português), realizada em 2025, a área de restauração capilar registra crescimento contínuo.

Os dados do levantamento indicam que a expansão é impulsionada pelos aprimoramentos em transplante e pelas soluções médicas e não cirúrgicas eficazes contra a queda de cabelo. Desde 2021, o número médio de pacientes atendidos por profissionais membros da ISHRS aumentou 20%, enquanto os atendidos por terapias não cirúrgicas cresceram 30%.

A Dra. Mariane Manso, médica e dermatologista especializada em tricologia clínica, destaca que para a calvície masculina, a terapia não invasiva é ideal para casos iniciais ou moderados de queda, quando ainda há folículos vivos que podem ser reativados ou fortalecidos.

"Essa é a fase de prevenção e reversão, que depende de uma avaliação diagnóstica detalhada, geralmente feita com um exame de imagem como a tricoscopia. Nela, são avaliadas a miniaturização — afinamento dos fios —, a densidade e a saúde do couro cabeludo", detalha a médica.

Segundo a especialista, se o paciente tiver uma área de calvície muito avançada, onde não há mais folículos viáveis, a cirurgia pode ser a única opção, mas a terapia não invasiva também será usada como preparo e manutenção pós-cirúrgica.

Tecnologias e recursos clínicos mais utilizados

A Dra. Mariane Manso aponta que atualmente, para estimular o crescimento de fios e preservar os já existentes, é utilizada uma combinação de tecnologia de precisão que envolve microagulhamento com Drug Delivery, lasers de baixa potência ou LEDs e tecnologia a laser fotona.

"O microagulhamento abre canais no couro cabeludo e possibilita a entrega de ativos diretamente na raiz, como composições vitamínicas, fatores de crescimento e peptídeos que ‘acordam’ os folículos. Os lasers ou LEDs agem nas células, aumentando a energia e o ciclo de crescimento dos fios", explica a especialista.

A dermatologista pontua que o laser de alta performance Fotona é usado para tratar a inflamação do couro cabeludo e, em alguns protocolos, promover um aquecimento controlado que estimula o folículo dormente, melhorando a circulação e otimizando o ambiente para o crescimento de novos fios.

Os quadros de queda capilar em homens e mulheres contém diferenças. Nos homens, a queda é concentrada na região frontotemporal e no topo da cabeça, formando as populares entradas e a coroa no alto da cabeça. Já nas mulheres, a queda costuma ser mais difusa, geralmente percebida por uma diminuição do volume geral e alargamento da risca central — local de divisão do cabelo.

"Essas diferenças impactam diretamente a escolha do tratamento. O protocolo masculino foca na modulação hormonal, por conta da testosterona, e no estímulo das áreas afetadas. O feminino exige atenção à ferritina, vitaminas e questões hormonais amplas, como tireoide ou Síndrome do Ovário Policístico", esclarece a dermatologista.

Protocolo personalizado de tratamento

A Dra. Mariane Manso desenvolveu um protocolo de tratamento próprio, personalizável e dividido em quatro fases, que começa pelo diagnóstico avançado: um mapeamento da saúde capilar por meio da tricoscopia para identificar a causa exata da queda, que pode ser genética, por estresse ou deficiência.

Em seguida, a fase de ataque ou intensiva, abrange a aplicação de tecnologias clínicas, como laser, microagulhamento e infusão de ativos, em sessões mais frequentes para interromper a queda e iniciar o crescimento. Já a terceira fase, a de manutenção domiciliar, consiste na prescrição de loções e nutracêuticos de uso diário que potencializam e protegem o resultado do consultório.

"Por fim, o acompanhamento a longo prazo inclui reavaliações periódicas, geralmente a cada três a seis meses, com novas tricoscopias para ajustar o tratamento e garantir a estabilidade do ganho de densidade", comenta a profissional.

De acordo com a dermatologista, a interrupção da queda dos fios geralmente é percebida após 30 a 60 dias de tratamento. O crescimento e espessamento de fios é observável a partir do terceiro ou quarto mês, quando os novos fios começam a emergir, e o resultado final, com densidade máxima, atinge entre nove e 12 meses.

Segundo a Dra. Mariane Manso, apesar do perfil de paciente que procura esse tipo de abordagem ser amplo, a maioria é de homens jovens, entre 25 e 45 anos, cientes da importância da busca de acompanhamento precoce, e do valor da prevenção, que notam o afinamento dos fios ou as primeiras entradas.

"A busca é impulsionada pela sociedade da imagem, a moda do clean beauty,  — aquela intervenção que ninguém percebe, e pela praticidade e segurança das terapias não invasivas. Eles buscam soluções discretas, eficazes e com zero tempo de inatividade, e o avanço da ciência oferece resultados reais sem bisturi", revela a profissional.

Para manter a longevidade dos resultados, a especialista em tricologia clínica ressalta que a chave é a disciplina e a continuidade. Ela reforça que a queda capilar tem base genética e crônica e, por isso, não há cura, mas controle da calvície.

Conforme orienta a profissional, o paciente deve fazer uso ininterrupto do tratamento domiciliar e retornar ao consultório para um novo ciclo de infusão de ativos uma ou duas vezes por ano. Além disso, ela alerta para o gerenciamento de estresse, cuidado com a alimentação e monitoramento de exames de sangue que influenciam na saúde do fio.

"É fundamental alinhar a expectativa do paciente aos resultados clínicos possíveis. O tratamento não fará nascer cabelo onde o folículo morreu há anos, mas fará os fios existentes ficarem mais grossos, fortes e visíveis, gerando um efeito de ‘cabelo cheio’ e uma melhora estética que eleva muito a autoestima", conclui.

Para saber mais, basta acessar: https://dramarianemanso.com/



Segurança de dados é foco de atenção no Brasil

Segurança de dados é foco de atenção no Brasil
Segurança de dados é foco de atenção no Brasil

Celebrado no dia 30 de novembro, o Dia Internacional da Segurança da Informação reforça a importância da proteção de dados em um cenário cada vez mais digitalizado. Em meio ao crescimento de soluções baseadas em Software como Serviço (SaaS) e sistemas de Gestão da Força de Trabalho (WFM), empresas brasileiras ainda enfrentam o desafio de garantir a confidencialidade e integridade das informações de colaboradores e clientes.

Essa preocupação com a segurança digital dentro das empresas pode ser justificada por números alarmantes. Um levantamento realizado pela Netscout e divulgado no portal Olhar Digital aponta que, apenas no primeiro semestre de 2025, o Brasil registrou cerca de 550 mil ataques de negação de serviço distribuído (DDoS), um aumento de 55% em relação ao ano anterior.

Além disso, informações do site Have I Been Pwned, publicadas no jornal Estado de Minas, relatam que um mega vazamento expôs mais de 183 milhões de credenciais, incluindo e-mails e senhas de brasileiros, evidenciando a vulnerabilidade das empresas frente a malwares e técnicas de invasão.

Segundo Bruno Matos, Security Information Manager da SISQUAL® WFM, a segurança robusta e contínua é essencial para transmitir confiança nas soluções SaaS e WFM utilizadas pelas organizações. "A proteção dos dados garante o mais importante: confidencialidade e integridade. Isso é o que sustenta a confiança nos sistemas", afirma.

Apesar dos riscos, o país tem se destacado na América do Sul como referência em cibersegurança. De acordo com o Relatório de Cibersegurança 2025, da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o Brasil é o único país da região classificado no tier 1 do Global Cyber Security Index, da União Internacional das Telecomunicações.

O relatório projeta ainda que o mercado nacional de segurança da informação movimente cerca de R$ 104,6 bilhões entre 2025 e 2028. Para empresas que oferecem serviços SaaS e WFM, Matos ressalta que a proteção dos dados precisa passar por práticas rigorosas. "É fundamental garantir atualização contínua em métodos, sistemas e monitorização, além de encriptação forte e segura. O acesso aos dados deve ser sempre o mínimo necessário para o trabalho", avalia.

Para o especialista, a data comemorativa também tem papel relevante na conscientização dos usuários. "Todo o utilizador ouve falar em segurança da informação, mas poucos têm noção do impacto da divulgação não autorizada de dados. Campanhas educativas ajudam a criar uma cultura organizacional mais focada na segurança", destaca.

Entre as boas práticas recomendadas, o especialista aponta os backups regulares como prioridade. "Garantir cópias da informação é essencial para a recuperação em caso de incidentes. A atualização dos sistemas, monitorização ativa e gestão rigorosa dos acessos também são medidas que reduzem os riscos", afirma.

O Security Information Manager reforça ainda que a negligência na segurança corporativa pode gerar prejuízos significativos. "A falta de investimento acarreta riscos como perda ou violação de dados, além de danos financeiros e reputacionais. Empresas desprotegidas são mais vulneráveis a ataques informáticos", alerta.

Sobre o cenário nacional, o representante da SISQUAL® WFM reconhece avanços no combate a ciberataques, mas ressalta que ainda há muito a ser feito. "Atualmente há uma maior preocupação com esses incidentes, e a comunicação pelas mídias sociais tem ajudado a alertar empresas e colaboradores. No entanto, a falta de conscientização e investimento faz com que o país esteja longe de se sentir seguro. A meu ver, a curiosidade humana ainda coloca em risco a segurança dos dados", conclui.

Para saber mais, basta acessar:http://www.sisqualwfm.com



Nova escola será construída em área doada pelo Pérola do Tapajós

O Residencial Pérola do Tapajós, considerado o primeiro bairro planejado de Itaituba, volta a ganhar destaque com mais um passo importante para o desenvolvimento urbano e social do município. Em uma iniciativa de parceria público-privada, o loteamento doou um terreno ao poder público para a construção da Escola Municipal Alice Carneiro, que atenderá cerca de 500 alunos do ensino fundamental. A Secretaria Municipal de Urbanismo já iniciou os trabalhos de preparação da área, com serviços de limpeza no terreno.

De acordo com informações da Prefeitura, ainda em 2025 será elaborado o projeto executivo e concluída a licitação da obra, que tem previsão de início no primeiro semestre de 2026. O investimento estimado gira em torno de R$ 7 milhões, com prazo de execução de 12 meses. A nova unidade escolar beneficiará não apenas as famílias que residem no Pérola do Tapajós, mas também toda a comunidade do entorno, acompanhando o crescimento populacional da região.

A construção da unidade escolar simboliza a integração entre o setor privado e o poder público na promoção de melhorias estruturais para a cidade. A expectativa é que a nova instituição escolar reduza a demanda por vagas na rede municipal e garanta melhores condições de ensino para crianças da região.

“O anúncio feito pela Prefeitura reafirma nosso compromisso não apenas em oferecer qualidade de vida em nossos empreendimentos, mas também de contribuir ativamente para o desenvolvimento social e econômico das regiões em que implantamos os loteamentos e condomínios”, ressaltou Rogerio Riquelme, diretor do Perola do Tapajós.

Lançado em 2015, o Pérola do Tapajós soma 2.204 lotes distribuídos em mais de 264 mil metros quadrados, sendo um dos maiores empreendimentos imobiliários da região. Com infraestrutura moderna — incluindo asfalto de alta durabilidade, iluminação pública, áreas de lazer e espaços verdes —, o loteamento consolidou-se como um vetor de crescimento de Itaituba, atraindo moradores e investidores.



Mulheres 40+: apoio ginecológico é essencial no climatério

Mulheres 40+: apoio ginecológico é essencial no climatério
Mulheres 40+: apoio ginecológico é essencial no climatério

A fase de transição que marca a mudança do período reprodutivo para o não reprodutivo da mulher é chamada de climatério. Esse período é caracterizado por oscilações hormonais que se intensificam antes e depois da última menstruação, marco que sinaliza a etapa final desse processo, segundo o Ministério da Saúde (MS).

Essa última menstruação, confirmada após 12 meses consecutivos sem sangramento, é a menopausa, reconhecida como o fim da capacidade reprodutiva da mulher. Trata-se de um evento biológico associado à redução permanente da atividade ovariana, que estabelece o ponto central das mudanças observadas no climatério.

A Dra. Raquel Machado, médica ginecologista, explica que a diferença entre os dois termos — comumente confundidos — é que a menopausa é a data que marca um ano da última menstruação da mulher, enquanto o climatério é o período que engloba os anos antes e depois da falha progressiva da função ovariana.

"A menopausa está dentro do climatério. O acompanhamento médico nessa fase é importante principalmente para identificar riscos da falência ovariana na saúde da mulher, como doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose e sarcopenia. A avaliação individualizada permite ao médico tratar os sintomas e prevenir essas doenças na mulher madura", detalha a profissional.

A especialista esclarece que o primeiro sintoma, e mais comum, é a alteração do ciclo menstrual, mas os mais conhecidos são as ondas de calor (fogachos), diminuição da libido, névoa mental (esquecimentos), mudanças no humor, alterações no sono e secura vaginal.

"A mulher deve procurar o ginecologista ao perceber sintomas que afetem a qualidade de vida, sangramentos menstruais irregulares incomuns, ou se for mulher com menopausa precoce ou insuficiência ovariana. Quanto mais cedo a avaliação, melhor para prevenção de complicações", alerta a ginecologista.

A menopausa ocorre mais frequentemente entre os 45 e 55 anos, e casos registrados antes dos 40 anos são classificados como menopausa precoce.

Conforme apontam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a insuficiência ovariana prematura ou precoce, conhecida popularmente como menopausa precoce, atinge 7,9% da população feminina — cerca de 30 milhões de mulheres no Brasil.

Cuidado ginecológico e prevenção de doenças

Segundo a Dra. Raquel Machado, o acompanhamento médico regular permite tratamento direcionado, como terapia hormonal quando indicada, manejo de sintomas e prevenção de riscos, melhorando a qualidade de vida por meio de planos personalizados.

"A partir dos 40 anos, especialmente durante o climatério, a avaliação clínica é indispensável, incluindo acompanhamento da pressão arterial e Índice de Massa Corporal (IMC), rastreio oncológico cervical conforme idade (HPV), mamografia anual, densitometria óssea quando indicada, exames laboratoriais básicos e testes hormonais, quando a informação clínica for necessária para esclarecer o estado menstrual ou em casos específicos", afirma a especialista.

A médica ressalta que há tratamentos hormonais mais modernos e, também, novas abordagens não hormonais que ajudam a amenizar os sintomas da menopausa com segurança. "Estamos vivendo uma nova era da menopausa, o mundo científico voltou seu olhar para essas mulheres e suas queixas. Existem tecnologias como laser íntimo e bioestimuladores para síndrome genitourinária do climatério e medicações modernas para tratamentos de ondas de calor".

Para a Dra. Raquel Machado, a menopausa ainda é vista por muitas mulheres com certo receio ou tabu, e a informação e o acompanhamento médico podem ajudar a transformar essa fase em um momento de autoconhecimento e cuidado. "Desmistificar a menopausa com informação baseada em evidências e acompanhamento transforma a fase. A escuta médica e educação reduzem estigmas e ansiedade".

A especialista reforça que a avaliação de riscos, a abordagem dos sintomas, planejamento preventivo contra doenças ósseas, do coração e cancerígenas, e empoderamento para escolhas terapêuticas aumentam autocuidado e qualidade de vida da mulher.



ToutVin lança curso de conhecimentos sobre vinhos

ToutVin lança curso de conhecimentos sobre vinhos
ToutVin lança curso de conhecimentos sobre vinhos

Estão abertas as inscrições para o primeiro curso de conhecimentos sobre vinhos da marca de ensino sobre vinhos ToutVin, ministrado pela professora e sommelier Élia Pontes. O curso "Sommelier Iniciante" contém sete módulos que podem ser percorridos de forma remota e tem como público-alvo pessoas interessadas em aprender mais sobre a bebida, assim como profissionais da área gastronômica.

Entre os principais conteúdos abordados no curso estão a análise sensorial do vinho, regiões produtoras e suas principais uvas, como fazer um serviço de vinho (desde a abertura da garrafa até o ato de servir), degustação de vinho e enogastronomia.

Além disso, a formação deve abordar também: Organização de cartas de vinho e adega; Harmonização de vinhos e comidas; Aeração e decantação de vinhos; Noções básicas sobre vinificação; e Técnicas de degustação de espumantes.

Élia Pontes é sommelier profissional, formada pela Associação Brasileira de Sommelier em sua primeira turma no estado de Alagoas. "Com o mercado de vinho no Brasil cada vez mais crescente, resolvemos passar o conhecimento sobre a bebida, para que pessoas iniciantes e amadoras possam desfrutar da melhor forma possível", explica.

Recentemente, um levantamento desenvolvido pelo Instituto MDA Pesquisas, noticiado pelo Globo Rural, revelou que sete a cada dez (70%) brasileiros entrevistados tomaram vinho nacional entre julho de 2024 a fevereiro de 2025. Dentre os consumidores, 66% compraram ao menos uma garrafa no período analisado.

"Os dados mostram que o vinho está em alta. Além do que, atualmente no país fazemos ótimos vinhos, o que contribui no consumo da bebida. A preferência pelos vinhos tintos é uma média de 60%, mas o importante é degustar e harmonizar a uva com o melhor prato", avalia Élia Pontes.

O consumo médio per capita de vinho no Brasil saltou de 1,8 litro em 2019 para 2,7 em 2022, e segue nesse caminho de crescimento, como demonstra uma estimativa da consultoria IWSR publicada pela Exame.

Para a especialista da ToutVin, o aumento no consumo de vinho no Brasil tem impulsionado a busca por cursos e experiências, como a formação lançada pela ToutVin. "Pessoas que gostam de vinhos têm cada vez mais interesse em conhecer e se aprofundar no assunto, desde como é feita a bebida, até a melhor uva ou vinho a se escolher em cada situação", explica.

"Por meio do curso Sommelier de Vinhos Iniciante, a ToutVin espera contribuir para que as pessoas que já gostam de vinhos possam adquirir conhecimentos técnicos sobre a bebida, e também a função de um sommelier de vinhos", conclui Élia Pontes.

Para se inscrever no curso "Sommelier Iniciante", basta acessar: https://toutvin.com.br



Indicadores reforçam desenvolvimento de São Caetano do Sul

Indicadores reforçam desenvolvimento de São Caetano do Sul
Indicadores reforçam desenvolvimento de São Caetano do Sul

São Caetano do Sul, na região paulista do Grande ABC, registra alto Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), de 0,862, segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (AtlasBR), com base no Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IDHM varia de 0 a 1, e quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento humano da localidade.

A cidade também ocupa o segundo lugar no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), que mede o desempenho dos municípios no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em escala de 0 a 100. São Caetano do Sul aparece com pontuação de 65,67, além de atingir 72,78 no ODS 8 — relacionado ao crescimento econômico — com avanço registrado a partir de 2023.

Luiz Carlos Marques, CEO do empreendimento imobiliário Hub&Line Corporate, localizado na cidade, afirma que educação, saúde, segurança, infraestrutura, governança com planejamento urbano inteligente e visão de longo prazo são pilares que mantêm São Caetano entre as melhores cidades do Brasil em qualidade de vida e desenvolvimento humano.

"A cidade se destaca por uma soma de fatores que refletem um modelo de gestão pública e mantém investimentos consistentes em educação de qualidade, saúde acessível e eficiente, e uma infraestrutura urbana moderna e bem cuidada. Além disso, apresenta índices de segurança elevados e uma administração comprometida com inovação e transparência, o que pode criar um ambiente estável para famílias e empresas", declara o executivo.

Para o CEO, São Caetano do Sul é um exemplo de cidade que cresceu de forma planejada, mantendo o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, qualidade de vida e gestão pública eficiente. Segundo ele, o município atrai empresas e investimentos sem abrir mão do bem-estar de seus moradores, por meio de políticas que valorizam a mobilidade e o espaço público.

"Esse equilíbrio se manifesta na prática: enquanto novos empreendimentos corporativos impulsionam a economia local, a população desfruta de serviços públicos como saúde, educação e transporte gratuitos, além de um ambiente urbano considerado por muitos como limpo, arborizado e acolhedor", acrescenta o profissional.

Ambiente de negócios

São Caetano do Sul está próxima aos principais eixos viários e centros econômicos de São Paulo. Segundo Luiz Carlos Marques, a cidade preserva uma rotina urbana organizada e oferece uma combinação de fatores que criam um ambiente para empresas, como infraestrutura, localização estratégica, segurança e qualidade de vida.

"Além disso, a gestão pública, aliada a políticas de incentivo e um ecossistema empresarial em expansão, cria um cenário de estabilidade para investidores e empreendedores. É um município que entende que o desenvolvimento econômico deve caminhar junto com o bem-estar da população — e isso reflete diretamente na atratividade do mercado corporativo", comenta o CEO.

O executivo observa que o município vive um momento de expansão em setores ligados à saúde, educação, tecnologia e serviços corporativos, e o crescimento de clínicas, escritórios e instituições de ensino acompanha a evolução demográfica e o poder aquisitivo local.

Luiz Carlos Marques destaca o bairro Cerâmica, onde fica localizado o Hub&Line Corporate, como um novo pólo econômico e corporativo da cidade em consolidação, por reunir empreendimentos empresariais, residenciais e de uso misto em um mesmo ecossistema urbano, com infraestrutura e potencial de valorização.

Hub&Line Corporate

O Hub&Line Corporate enxerga São Caetano do Sul como uma referência nacional em qualidade de vida, infraestrutura e gestão pública, e acredita que a cidade representa o equilíbrio entre o ritmo corporativo da região metropolitana e o conforto de uma cidade bem estruturada.

O empreendimento situado próximo aos principais centros comerciais e financeiros do município, é formado por duas torres que, juntas, constituem um ecossistema corporativo. O objetivo é oferecer um espaço que acompanhe o ritmo de crescimento e inovação de São Caetano do Sul.

"A cidade combina fatores que criam um ambiente favorável para viver e investir. O Hub&Line Corporate surge como resposta a essa demanda, oferecendo um espaço corporativo projetado para empresas que valorizam estrutura, mobilidade e reputação", ressalta Marques.

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/hubelinecorporate/



Etiqueta inteligente evita contaminação no transporte de alimentos

Etiqueta inteligente evita contaminação no transporte de alimentos
Etiqueta inteligente evita contaminação no transporte de alimentos

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano, cerca de 600 milhões de pessoas são acometidas por doenças alimentares. Ao mesmo tempo, estudos da Food and Agriculture Organization (FAO) estimam que 14% dos alimentos produzidos no mundo são perdidos antes de chegarem ao varejo, muitas vezes devido a falhas na refrigeração durante transporte e armazenamento.

De acordo com o Ministério da Saúde, alimentos perecíveis devem ser armazenados à temperatura de 2°C a 8°C. Agora, um simples adesivo pode mostrar se um alimento é seguro ou um potencial risco à saúde. É essa a proposta do Timestrip® Food Temp 3°C, uma etiqueta inteligente criada pela empresa Timestrip, que permite monitorar se produtos frescos foram expostos a temperaturas acima do limite seguro de conservação.

O dispositivo funciona como um indicador de temperatura irreversível: uma vez que esta fique acima ou abaixo do estabelecido, a etiqueta mostra — por meio de uma janela que muda de cor — se o alimento está correndo risco de contaminação. Assim, supermercados, transportadoras e restaurantes podem identificar rapidamente se houve quebra de cadeia fria durante o armazenamento ou o transporte.

“Manter alimentos frescos na temperatura correta não é apenas uma questão de qualidade, mas de segurança pública. O crescimento de bactérias em alimentos mal refrigerados pode ser rápido e silencioso — e esse dispositivo fornece uma solução simples, acessível e confiável para monitorar esse risco”, explica Afonso Moreira, CEO da AHM Solution, empresa de gestão de riscos na cadeia logística e que representa a Timestrip no Brasil.

A tecnologia da Timestrip combina precisão científica e simplicidade operacional. Os indicadores são ativados com um leve toque de dedo e reagem a mudanças de temperatura por meio de um corante sensível, sem a necessidade de energia elétrica, conexão à internet ou calibração constante.

Além da linha física de etiquetas térmicas, a empresa também oferece soluções eletrônicas, como a eTimestrip®, capaz de gerar relatórios em PDF e CSV via aplicativo móvel, permitindo auditorias digitais e integração com sistemas de qualidade e rastreabilidade.

Soluções para a cadeia alimentar

O Food Temp 3°C faz parte de uma linha de produtos que atende diferentes segmentos: o Blood Temp, para monitorar bolsas de sangue (6°C e 10°C), e o Timestrip® Complete Card, voltado à cadeia fria farmacêutica (0–8°C). A proposta é substituir equipamentos caros e complexos por soluções simples e integráveis ao processo logístico.

Com o avanço das regulações sanitárias e a maior conscientização dos consumidores sobre segurança alimentar, soluções como a da Timestrip vêm ganhando espaço em redes de varejo e operadores logísticos que buscam compliance, rastreabilidade e redução de desperdício.

“O que antes era uma exigência técnica agora é um diferencial competitivo. Marcas que conseguem garantir a segurança e integridade dos alimentos em toda a cadeia de frio constroem confiança e fidelizam o consumidor”, afirma Afonso Moreira.

Mais informações: https://www.ahmsolution.com.br/



Escovas técnicas mantêm higienização eficiente de vidrarias em laboratórios

Escovas técnicas mantêm higienização eficiente de vidrarias em laboratórios
Escovas técnicas mantêm higienização eficiente de vidrarias em laboratórios

A higienização adequada de equipamentos laboratoriais é fundamental para garantir a precisão de análises e a segurança dos profissionais envolvidos. Nesse contexto, as escovas técnicas especializadas desempenham papel crucial na limpeza de vidrarias delicadas, como balões volumétricos, provetas, buretas e pipetas, que são amplamente utilizadas em laboratórios de pesquisa, diagnóstico e controle de qualidade.

Balões volumétricos, em particular, requerem cuidados específicos durante a higienização. Esses equipamentos de vidro, essenciais para preparação de soluções com concentração precisa, devem ser limpos com produtos que não danifiquem suas superfícies internas delicadas, mantendo sua calibração e funcionalidade. Segundo Jefferson Weinberger, diretor comercial da Weinberger, “a escolha correta de ferramentas de limpeza impacta diretamente na confiabilidade dos resultados laboratoriais”.

Fabricantes especializados em escovas técnicas há décadas desenvolvem produtos adaptados a essas necessidades específicas. A utilização de materiais como crina animal revestida em PVC garante eficácia na remoção de resíduos sem comprometer a integridade das vidrarias. De acordo com Jefferson Weinberger, diretor comercial da Weinberger, “produtos como a Escova para balão volumétrico 10ml em crina representam soluções otimizadas para laboratórios que buscam combinar segurança, durabilidade e desempenho”.

A indústria de escovas técnicas acompanha rigorosamente as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), garantindo que os produtos atendam aos padrões de higiene requeridos em ambientes laboratoriais e hospitalares. Essa conformidade é essencial para manter a confiança dos profissionais, como gestores laboratoriais, na segurança e eficiência dos processos.

Para otimizar os processos de higienização e manter a excelência operacional, a seleção de escovas técnicas especializadas representa um investimento estratégico em segurança, qualidade e eficiência, reforça Jefferson: “Investir em ferramentas adequadas reduz riscos de contaminação e prolonga a vida útil dos equipamentos”.



Bitget e OffChain: Evento Exclusivo de Artes em Londres

VICTORIA, Seychelles, 27 de novembro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, a maior Universal Exchange (UEX) do mundo, está prestes a sediar um evento exclusivo para artistas em colaboração com a OffChain, uma rede global para profissionais e entusiastas do Web3, e ARTSECT Gallery para apresentar o SENSES, um evento audiovisual imersivo exclusivo de uma noite no dia 28 de novembro, em Londres.

Planejado para cerca de 150 convidados selecionados, o evento oferecerá uma atmosfera deliberadamente íntima, reunindo fundadores, investidores, traders VIP e influenciadores para conversas significativas, em vez de uma participação em massa. Por meio de sua parceria com a OffChain e a comunidade artística de Londres, a Bitget visa fomentar um espaço onde ideias possam ser trocadas livremente, parcerias possam se formar organicamente e o ecossistema Web3 do Reino Unido possa continuar a evoluir.

O próximo encontro em Londres faz parte do compromisso mais amplo da Bitget com o mercado do Reino Unido, após uma série de ativações de grande impacto em toda a região em 2025. No início deste mês, a Bitget coorganizou o primeiro evento conjunto de networking entre a OffChain Bristol e a Bristol Crypto & Web3 para uma noite de colaboração — muitos dos quais saíram com produtos limitados da Bitget e novas conexões locais.

A Bitget também fortaleceu seus laços com o ecossistema acadêmico do Reino Unido por meio de novas parcerias com organizações estudantis da Universidade de Bristol e da London School of Economics (LSE), apoiando iniciativas educacionais alinhadas à pesquisa em blockchain, finanças digitais e empreendedorismo.

Esse impulso culminou na London Blockchain Conference 2025, onde um porta-voz da Bitget participou de um painel de destaque ao lado de líderes da Tezos, Global Digital Finance e MNEE. Suas análises sobre “TradFi 2.0: Construindo a Infraestrutura Blockchain” enfatizaram o papel da Bitget em conectar finanças institucionais à inovação on-chain por meio do modelo Corretora Universal (UEX), conectando mercados cripto, ações tokenizadas e ferramentas emergentes impulsionadas por IA como o GetAgent.

“Londres continua sendo um dos mais importantes polos financeiros e culturais do mundo”, disse Gracy Chen, CEO da Bitget.  “Este evento é uma declaração do nosso compromisso de longo prazo com a comunidade do Reino Unido e com a construção de um futuro em que finanças, criatividade e tecnologia avancem juntas.”

Sobre a Bitget

Fundada em 2018, a Bitget é a maior Corretora Universal (UEX) do mundo, servindo mais de 120 milhões de usuários com acesso a milhões de tokens criptográficos, ações tokenizadas, ETFs e outros ativos do mundo real, oferecendo acesso em tempo real ao preço do BitcoinEthereumXRP e outros preços de criptomoedas, tudo em uma única plataforma. O ecossistema se compromete a ajudar os usuários a negociar de forma mais inteligente, com suas ferramentas de negociação impulsionadas por IA, interoperabilidade entre tokens em Bitcoin, Ethereum, Solana e BNB Chain, além de maior acesso a ativos do mundo real. No lado descentralizado, o Bitget Wallet é um aplicativo financeiro para o dia a dia, criado para tornar as criptomoedas simples, seguras e parte integrante das finanças cotidianas. Atendendo mais de 80 milhões de usuários, a plataforma conecta a infraestrutura blockchain ao mundo financeiro real, oferecendo uma solução completa para entrada e saída de fundos, negociação, ganhos e pagamentos, tudo de forma integrada.

A Bitget está impulsionando a adoção de criptomoedas por meio de parcerias estratégicas, como seu papel de parceira oficial de criptomoedas da principal liga de futebol do mundo, LALIGA, nos mercados do ORIENTE, SUDESTE ASIÁTICO e AMÉRICA LATINA. Alinhada à sua estratégia de impacto global, a Bitget se uniu com o UNICEF para apoiar a educação em blockchain de 1,1 milhão de pessoas até 2027. No mundo do automobilismo, a Bitget é a corretora de criptomoedas parceira exclusiva do MotoGP™, um dos campeonatos mais emocionantes do mundo.

Para mais informações, acesse: Site | Twitter | Telegram | LinkedIn | Discord | Bitget Wallet

Para comunicação social, envie um e-mail para: media@bitget.com

Aviso de risco: os preços dos ativos digitais estão sujeitos a flutuações e podem apresentar volatilidade significativa. Os investidores são aconselhados a alocar apenas os fundos que possam correr o risco de perder. O valor de qualquer investimento pode ser impactado, e há a possibilidade de que os objetivos financeiros não sejam alcançados e que nem o capital investido seja recuperado. Deve-se sempre buscar aconselhamento financeiro independente, além de considerar cuidadosamente a experiência financeira pessoal e a situação individual. O desempenho passado não é um indicador confiável de resultados futuros. A Bitget não se responsabiliza por eventuais perdas incorridas. O conteúdo deste documento não deve ser interpretado como aconselhamento financeiro. Para mais informações, consulte os nossos Termos de Uso.

Uma foto que acompanha este comunicado está disponível em http://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/7a94f42b-0445-4df2-9d69-ddc9f32ad31c/pt


Primary Logo

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001141410)



Autora celebra o livro físico na era das conexões virtuais

Autora celebra o livro físico na era das conexões virtuais
Autora celebra o livro físico na era das conexões virtuais

O romance "Ela, sua gata e Tel Aviv" (Editora D’Plácido), da escritora Ana Beatriz Prudente Alckmin, chega à segunda edição e terá lançamento em inglês em fevereiro de 2026. A obra marcou a estreia da autora na ficção e apresenta uma narrativa que combina literatura, economia criativa e temas sociais contemporâneos como diversidade religiosa, sustentabilidade e vínculos humanos em uma era hiperconectada.

Em um contexto de crescente digitalização, "Ela, sua gata e Tel Aviv" reafirma a relevância do livro físico e das livrarias independentes. A obra está disponível nas livrarias D’Plácido, Drummond e Livraria da Vila Paraíba (Guaratinguetá–SP), em duas distribuidoras nacionais, além de espaços alternativos como o Café Gorinhamêz, no bairro dos Jardins em São Paulo, e Borogodó do Brechó, loja de moda sustentável localizada na Vila Madalena, também na capital paulista, que incluiu o título em seu catálogo por convergir com pautas de sustentabilidade e consumo responsável.

"Acredito nas livrarias físicas, nos lugares onde as pessoas ainda descobrem livros por acaso e levam para casa uma história que as acompanha por anos. Ter o livro físico é um gesto de resistência e de afeto", afirma Ana Beatriz Prudente Alckmin.

E a escolha da autora dialoga com o sentimento de muitos leitores. Segundo dados do Panorama do Consumo de Livros, pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, realizada pela Nielsen BookData e divulgada este ano, 56% dos consumidores compraram exclusivamente livros impressos nos 12 meses que antecederam a pesquisa. Outro levantamento, o "Trend Tracker Survey 2023", realizado pela Two Sides, reforça essa tendência: 71% dos brasileiros dizem preferir o impresso pela experiência sensorial — o toque, o cheiro e até o simples gesto de folhear as páginas.

A capa, desenvolvida pela designer Bárbara Rodrigues, utiliza cores vibrantes e destaca a personagem principal. O projeto gráfico nasceu de uma colaboração pautada pela sensibilidade e pelo diálogo entre autora e designer, com a intenção de traduzir visualmente a relação entre Margot e o gato que acompanha a protagonista na história.

"Eu queria que uma mulher fizesse a capa. Que entendesse o olhar da Margot e o meu também. A Bárbara conseguiu captar essa essência com muita precisão", comenta a autora.

O romance também pode ser adquirido online, nas principais plataformas de e-commerce literário como Amazon e no site da Editora D’Plácido, o que amplia o acesso e fortalece o alcance do título em todo o país.

Um romance sobre recomeços e conexões reais

O livro acompanha Margot, uma jovem estilista que vive entre Nova York e Tel Aviv e revisita suas origens judaicas enquanto enfrenta o luto e o desafio de reconstruir a própria história. A trama propõe reflexões sobre consumo consciente, pertencimento e os novos papéis femininos na sociedade atual.

Sobre a Autora

Ana Beatriz Prudente Alckmin é pedagoga formada pela Universidade de São Paulo (USP), ambientalista e ativista na área de Direitos Humanos. Filha de intelectuais ligados à universidade, cresceu em um ambiente marcado pela leitura e pelo interesse por temas sociais e culturais.

Sua trajetória se desenvolve no contexto da comunidade judaica, em que atua pela valorização da diversidade e pelo combate ao antissemitismo. Em sua produção literária, aborda as múltiplas experiências femininas e busca ampliar o espaço das mulheres nas narrativas contemporâneas.

A autora pesquisa as diferentes expressões do judaísmo em diáspora, incluindo comunidades na África e na Ásia, explorando as conexões entre fé, identidade e pertencimento. Sua obra também reflete o interesse por temas como sustentabilidade, direitos das mulheres e diálogo intercultural, consolidando uma escrita que combina sensibilidade social e reflexão histórica.

Serviço:
TítuloEla, sua gata e Tel Aviv
Autora: Ana Beatriz Prudente Alckmin
Editora: D’Plácido
2ª edição: Livrarias físicas, plataformas online e espaços alternativos
Versão em inglês: prevista para fevereiro de 2026



MegaCities ShortDocs anuncia 11ª edição e recebe inscrições

MegaCities ShortDocs anuncia 11ª edição e recebe inscrições
MegaCities ShortDocs anuncia 11ª edição e recebe inscrições

O MegaCities ShortDocs, festival internacional de curtas-documentários cidadãos, lançado há onze anos em Paris e que chegou ao Brasil por meio de uma parceria entre a marca São Paulo São e a ONG Métropole du Grand Paris, anuncia a reta final para inscrições da sua 11ª edição.

Realizadores em cidades com mais de um milhão de habitantes (17 delas no Brasil) têm até o dia 18 de janeiro de 2026 para submeter seus curtas pelo site oficial. O festival busca destacar, por meio da produção audiovisual, iniciativas que abordam os desafios urbanos, ambientais e sociais, apresentando soluções de impacto positivo para melhorar a vida das pessoas nas maiores cidades do mundo.

O MegaCities ShortDocs é aberto a todos os cidadãos que desejam produzir um curta-metragem de, no máximo, 4 minutos, que testemunhe uma solução concreta e local imaginada por e para os habitantes, associações, setor público ou empresas, em resposta a um desafio urbano, econômico, social ou ambiental.

“Esta edição é a primeira após a COP30. Uma oportunidade para traduzir e buscar soluções concretas para as questões urbanas importantes. Queremos que o festival seja um painel de continuidade e ação para os compromissos climáticos globais”, diz Mauricio Machado, diretor do Festival no Brasil.

Foco na solução e na qualidade da história (critérios de avaliação)

O júri, composto por especialistas e convidados ligados ao tema, selecionará os vencedores com base em rigorosos critérios de avaliação que enfatizam a força da solução, a capacidade de replicação e a originalidade da narrativa:

  • Poder da solução: avaliado em termos de benefícios diretos para os habitantes e a importância dos desafios que ela enfrenta;

  • Capacidade de replicação: a iniciativa deve servir de inspiração para outras comunidades globais;

  • Originalidade do tema: devem ser trazidas à atenção mundial realidades e soluções que ainda não foram amplamente vistas;

  • Qualidade da escrita e da narrativa (storytelling): deve ser garantida a clareza da mensagem e a capacidade de criar apego emocional aos personagens;

  • Evidência de impacto positivo: considerada a qualidade cinematográfica do documentário (imagem, edição, etc.).

A premiação

Serão concedidos prêmios com um valor total de €15.000 (quinze mil euros). Os vencedores das principais categorias recebem €1.000 (mil euros) para o realizador. 

Prêmios principais

  • Melhor Filme: reconhece o melhor filme da edição.

  • Melhor Curta Estudante: recompensa o melhor filme produzido por um estudante.

  • Melhor Curta São Paulo São: iniciativa urbana de alto impacto social e evidência de sucesso, com foco em soluções criativas e inovadoras para a comunidade.

  • Prêmio Proximidade Feliz: recompensa um filme que aborde desafios urbanos, incentivando o debate sobre o redesenho da cidade e dos espaços de convivência.

  • Melhor Curta Transição Energética: curta que mostre iniciativa para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e minimizar o impacto ambiental.

  • Melhor Curta Destino Sustentável: curta sobre cidades que demonstre o uso de indicadores que resultam em benefícios claros para a comunidade, geração de renda e turismo responsável.

Reconhecimento e desenvolvimento

Um dos vencedores será convidado para o Festival de Cinema de Cannes (com transporte e acomodação pagos) e subirá os degraus do Festival, em 24 de maio de 2026.

Além disso, um dos vencedores poderá receber uma bolsa de produção e apoio editorial da equipe do Festival para transformar seu ShortDoc em um documentário de 10 a 15 minutos, por meio do programa Films4SustainableWorld.

A iniciativa no Brasil conta com o apoio institucional do MMA – Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, por meio da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV), EMBRATUR e TV Cultura.

Os vencedores nacionais e o melhor curta global serão anunciados no dia 30 de maio de 2026 em evento no Museu da Imagem e do Som (M.I.S.) de São Paulo.

Requisitos do Curta

O filme a ser inscrito deve atender às seguintes exigências:

  • Abordagem temática: deve mostrar um desafio na cidade do realizador e soluções ou ideias de novas iniciativas que possam enfrentar as questões. Para inspiração, os temas de impacto social ou ambiental abordados por um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas são sugeridos (como educação, mudança climática, alimentação, transporte, saúde, pobreza, igualdade de gênero, etc.).

  • Ambiente: deve ser filmado em um ambiente urbano.

  • Duração: não pode ultrapassar 4 minutos (incluindo créditos finais).

  • Legendas: deve integrar legendas em inglês (caso o filme seja selecionado, será solicitada, numa segunda fase, uma versão sem legendas e um arquivo de texto com legendas em inglês e marcadores de tempo).

Inscrições: até 18 de janeiro de 2026.
Website: www.megacities-shortdocs.org
Mais informações: www.saopaulosao.com.br e contato@saopaulosao.com.br



Recuperadora de crédito deve negociar R$ 2 bi em títulos

Recuperadora de crédito deve negociar R$ 2 bi em títulos
Recuperadora de crédito deve negociar R$ 2 bi em títulos

A Global — Hub de Soluções de Relacionamento e Cobrança e recuperadora de crédito B2B — projeta processar mais de 1,8 milhão de títulos em atraso até o final de 2025, ultrapassando R$ 2,1 bilhões provenientes de 2,5 mil empresas brasileiras. Nos últimos cinco anos, mais de R$ 3 bilhões foram recuperados pela empresa.

Neste ano, as soluções digitais passaram a responder por parcela crescente dos acordos firmados. Atualmente, 54% das negociações ocorrem por canais digitais, com destaque para o WhatsApp, usado em 45% dos acordos. Ferramentas autônomas e a Soph-IA, inteligência artificial desenvolvida pela empresa, são responsáveis por 10% das regularizações.

“Os canais digitais permitem contato conforme a disponibilidade do devedor. Mesmo com ferramentas automatizadas, a atuação humana continua indispensável no processo de negociação”

De duplicatas à inteligência artificial

A operação atual contrasta com o início da companhia. A Global nasceu em 1994, quando Edson André de Sá, então gestor financeiro em Joinville, passou a levar para casa as duplicatas que o setor não conseguia cobrar dentro do prazo operacional. A atividade doméstica foi estruturada com apoio da família e evoluiu para uma empresa voltada ao ambiente corporativo.

Com o avanço da carteira de clientes, a empresa passou a diferenciar procedimentos conforme as características de cada setor econômico. A inadimplência no B2B varia segundo o tipo de contrato, o papel do insumo no processo produtivo e o comportamento de pagamento dos compradores. “No segmento de TI, a interrupção do serviço após o não pagamento reduz a perda, mas tende a diminuir a recuperação posterior. Em alimentos e bebidas, a dinâmica é distinta porque supermercados e restaurantes não podem operar sem itens básicos do estoque”

A empresa também estruturou processos internos apoiados em tecnologia desde os primeiros anos. Ainda no período da internet discada, disponibilizou aos clientes acesso remoto às informações de cobrança. No fim da década de 1990, ampliou a atuação para Paraná e Rio Grande do Sul e criou o escritório jurídico André de Sá Advogados Associados, especializado em cobrança judicial.

O desenvolvimento de sistemas próprios acompanhou a expansão. Um software interno passou a integrar registros de cobrança com os ERPs dos clientes, permitindo a troca diária de arquivos e o acompanhamento de pagamentos realizados e pendentes. A escalabilidade desse modelo apoiou a etapa seguinte: a abertura da primeira sede própria em 2002, em Joinville.

A partir daí, a Global ampliou seu ecossistema por meio de novas empresas e aquisições: Gestão One (B2C), Connect Smart Data (Big Data), Neocredit (análise de crédito), Global Plus (SaaS para gestão de cobrança) e My Loop (plataforma omnichannel e IA generativa). O grupo reúne hoje mais de 900 colaboradores distribuídos entre unidades em Santa Catarina, Paraná e São Paulo.



Assistências do seguro residencial ampliam proteção e praticidade no dia a dia

Assistências do seguro residencial ampliam proteção e praticidade no dia a dia
Assistências do seguro residencial ampliam proteção e praticidade no dia a dia

Incêndios, quedas de raio e explosões causadas por gás doméstico estão entre os principais riscos que podem comprometer a estrutura e a segurança de um imóvel. Diante desses imprevistos, os brasileiros têm buscado cada vez mais a proteção do seguro residencial, que se torna uma alternativa prudente para preservar o patrimônio e o bem-estar da família. De acordo com dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), os seguros patrimoniais movimentaram cerca de R$ 4,74 bilhões em prêmios no país até agosto de 2025, apresentando crescimento real de 9,24%.

O seguro residencial oferece coberturas que cobrem dados provocados por incêndios, quedas de raios e explosão causada por gás empregado no uso doméstico e suas consequências, como desmoronamento, impossibilidade de proteção, despesas com combate ao fogo e desentulho do local. Além dessas proteções, os segurados também têm acesso a uma ampla gama de assistências que facilitam o cotidiano, como: serviços de chaveiro, hidráulico, eletricista, desentupimento, reparos em eletrodomésticos, check-up do lar e até assistência para o seu pet, incluindo consulta veterinária emergencial; assistência funeral; envio de ração; aplicação de vacinas em domicílio; hospedagem; entre outros.

O seguro representa uma forma eficiente de minimizar ou até evitar perdas financeiras decorrentes de um imprevisto no dia a dia, segundo Alessandra Monteiro, diretora técnica da Corretora de Seguros Bancorbrás. “Conosco, os serviços mais procurados são os de chaveiro, eletricista e hidráulico. Além disso, os reparos emergenciais continuam liderando as solicitações”, comenta. “As assistências funcionam como um amparo essencial para os clientes”, complementa. Para acionar as assistências, basta entrar em contato com a Central de Atendimento 24 horas. 

Para a executiva, a contratação de um seguro é uma medida preventiva que reflete responsabilidade e planejamento. “A proteção oferecida por esse tipo de seguro vai além das indenizações financeiras, ela representa tranquilidade e amparo em situações emergenciais, além de garantir o rápido restabelecimento da rotina do lar”, afirma. “Por isso sempre reforçamos a importância de investir em segurança e tranquilidade por meio de um seguro; dessa forma, o cliente evita aquela dor de cabeça de saber se terá o seu problema resolvido efetivamente”, conclui.



Açotubo expande portfólio com lançamento de barras de inox 303

Açotubo expande portfólio com lançamento de barras de inox 303
Açotubo expande portfólio com lançamento de barras de inox 303

O Grupo Açotubo, distribuidor de produtos siderúrgicos, anuncia a ampliação de seu portfólio com o lançamento das barras de inox 303. A nova linha, que já está disponível para os clientes, permitirá o atendimento de nichos específicos e, consequentemente, da participação do Grupo no mercado.

As barras de inox 303 contam com 11 variações de diâmetro, de 6mm a 25,4mm, e pronta-entrega em nível nacional. Entre as principais características técnicas estão a alta usinabilidade e a resistência à corrosão, que favorecem aplicações que exigem precisão e durabilidade.

A composição química das barras possui um percentual de enxofre que atua como lubrificante durante o processo, reduzindo o atrito, melhorando o acabamento superficial e garantindo maior velocidade de produção, além de prolongar a vida útil das ferramentas.

Vale destacar que o inox 303 oferece resistência similar à do 304, permitindo aplicações em ambientes agressivos sem comprometer a integridade. “Essas são características que nos permitem atender nichos específicos do mercado, especialmente os industriais, em que a fabricação de peças exige procedimentos como corte, torneamento e fresagem”, explica Fernando Del Roy, diretor de Marketing, Suprimentos e Inteligência de Mercado do Grupo Açotubo.

“É importante ressaltar que esse tipo de inox foi desenvolvido para otimizar os processos de usinagem e é recomendado para os setores mecânicos, metalúrgicos, automotivos, entre outros”, afirma Raphael Rodrigues Correia, gerente de Produto Inox e Inteligência de Mercado.

“A inclusão no portfólio de componentes é resultado de um trabalho estratégico de nossos profissionais para atender demandas do mercado com qualidade”, conclui Del Roy.



Italianos no exterior poderão solicitar identidade na Itália

Italianos no exterior poderão solicitar identidade na Itália
Italianos no exterior poderão solicitar identidade na Itália

Os cidadãos italianos no exterior passarão a ter mais uma possibilidade para usufruírem de seus direitos no ano que vem. A partir de junho de 2026, os brasileiros com dupla cidadania poderão solicitar a identidade eletrônica (Carta di Identità Elettronica) na Itália. A mudança foi proposta na reforma que inclui o projeto de lei A.C. 2369-A e recebeu aval da Câmara, mas ainda precisa da aprovação do Senado.

Conforme a medida, cidadãos inscritos no Registro de Italianos Residentes no Exterior (AIRE) poderão obter o documento diretamente em municípios italianos. A mudança visa agilizar o processo de emissão da carteira de identidade eletrônica (CIE) para os cidadãos que moram no exterior e hoje dependem das filas dos consulados.

Carta di Identità Elettronica poderá ser solicitada em qualquer comune

Com a possível aprovação da legislação, os cidadãos italianos que residem no exterior terão a possibilidade de solicitar a carteira de identidade enquanto estiverem na Itália em viagens curtas, como férias ou visitas a familiares. Além disso, o projeto não limita o pedido apenas ao município em que o cidadão tem o registro AIRE. Ou seja, a emissão da CIE poderá ser feita em qualquer comune que disponibilize o serviço.

A Itália irá "aposentar" a cédula de identidade em papel visando atender à regulamentação da União Europeia, que exigirá, a partir de agosto de 2026, que todos os cidadãos europeus utilizem documentos com chip eletrônico para circular no Espaço Schengen.

Uso da carteira de identidade como documento de viagem

Ainda de acordo com o projeto aprovado no Parlamento, a Carta di Identità Elettronica (CIE) poderá ser usada como documento de viagem dentro da União Europeia. Em outras palavras, aqueles cidadãos que muitas vezes precisam esperar meses para a emissão do passaporte poderão viajar somente com a carteira de identidade eletrônica.

Quando houver impedimento específico para emissão ou uso do passaporte, será registrada uma anotação que restringe o uso da identidade em viagens internacionais. Vale destacar, contudo, que para viagens fora da União Europeia, o passaporte italiano ainda será necessário.

Quem tem direito à Carteira de Identidade Eletrônica?

Conforme explica Ana Paula Sosnoski, supervisora comercial da Nostrali Cidadania Italiana, "todos os cidadãos italianos têm direito à Carta di Identità Elettronica, inclusive aqueles que residem fora do país". Para solicitar o documento, contar com uma assessoria especializada em cidadania italiana pode, inclusive, deixar o processo menos burocrático.

Além de ser cidadão italiano, é preciso ter a inscrição no AIRE atualizada. Para menores de idade, é indispensável o Atto di Assenso de ambos os pais.



Tesouro Direto ou CDB? Veja as vantagens e riscos

Para ter uma carteira diversificada e equilibrada, é fundamental alocar parte dos recursos disponíveis em investimentos de renda fixa. A escolha pode variar entre os diferentes tipos de CDB (prefixado, pós-fixado ou híbrido) ou de Tesouro Direto (Tesouro Selic, Tesouro IPCA+, Tesouro prefixado, etc.).

Mas, afinal, qual seria a melhor opção? Na verdade, ambas as estratégias podem ser vantajosas e se adequar a diferentes perfis de investidores e objetivos financeiros.

Neste artigo, vamos detalhar as diferenças entre investir no Tesouro Direto e em CDBs, levando em conta as características de cada modalidade, seus prazos de vencimento, a rentabilidade, a liquidez e os riscos associados a cada tipo de investimento.

Embora informativo, este conteúdo não é uma recomendação de investimento.

Tesouro Direto: tipos de títulos, liquidez e proteção contra inflação

Os títulos do Tesouro Direto são títulos de dívida emitidos pelo Tesouro Nacional. Ao adquirir um deles, o investidor, na prática, está emprestando dinheiro ao Governo Federal e, em compensação por esse “empréstimo”, recebe o valor aplicado acrescido de juros no vencimento do título.

Entre as principais características desses títulos estão a liquidez diária e a segurança, uma vez que contam com a garantia do Tesouro Nacional e são considerados um dos investimentos mais conservadores do mercado.

Nesse sentido, existem vários tipos de títulos do Tesouro Direto, sendo os mais comuns o Tesouro Selic, o Tesouro Prefixado e o Tesouro IPCA+.

O Tesouro Selic é um título que tem sua rentabilidade pós-fixada, indexada à Selic. Desse modo, ele rende mais quanto a taxa básica de juros da economia brasileira está elevada.

Trata-se de um investimento de curto prazo, recomendado para investidores que têm objetivos financeiros que exijam liquidez.

Já o Tesouro Prefixado tem uma rentabilidade fixa, previamente definida, de modo que o investidor conhece previamente a rentabilidade contratada no momento da aplicação. Existem duas modalidades, uma com pagamento de juros semestrais e outra com pagamento em parcela única no vencimento.

O Tesouro IPCA+, por sua vez, é um título híbrido. Isso significa que uma parte da sua rentabilidade é prefixada e a outra é pós-fixada e está indexada ao IPCA, o índice oficial da inflação no Brasil.

Trata-se de um investimento de longo prazo, indicado para investidores que querem proteger o capital contra a inflação, uma vez que, por ser indexado ao IPCA, mantém o poder de compra do valor investido. Assim como o Tesouro Prefixado, ele pode ser pago em juros semestrais ou em uma única parcela no vencimento do título.

CDBs: rentabilidade, bancos emissores e prazos de vencimento

CDBs são títulos emitidos por instituições bancárias para financiar as suas operações. Ao adquirir um desses títulos, o investidor torna-se credor do banco emissor e, em troca, recebe o valor investido somado a uma taxa de juros no vencimento do título.

No que diz respeito à rentabilidade, o CDB pode ser prefixado, pós-fixado ou híbrido. No CDB prefixado, a rentabilidade já é conhecida no momento da compra, sendo ideal para quem espera previsibilidade no retorno.

No CDB pós-fixado, a rentabilidade está indexada a algum índice de mercado, normalmente o CDI, que costuma seguir a Selic.

Já no CDB híbrido, parte da rentabilidade é prefixada e outra pós-fixada, sendo uma alternativa válida para quem deseja proteger o capital contra a inflação.

Os CDBs podem ser emitidos por vários bancos, e é preciso pesquisar sobre o histórico e a credibilidade da instituição emissora, já que isso está diretamente ligado aos riscos do investimento.

Comparativo de riscos e retorno entre Tesouro Direto e CDBs

O Tesouro Direto é o investimento mais seguro que existe, ideal para perfis conservadores, e traz um retorno interessante. Já os CDBs de bancos grandes têm risco semelhante ao Tesouro, mas os de bancos menores, apesar de apresentarem taxas mais atraentes, representam um risco maior (que é, contudo, mitigado pelo FGC).

Comparando ambas as modalidades, em geral, os CDBs podem oferecer retornos superiores, mas requerem atenção ao risco do emissor e à liquidez.

Como escolher a opção adequada ao perfil do investidor

Para investidores conservadores, que não querem correr riscos, a opção mais adequada é o Tesouro Direto, que apresenta um risco de crédito baixíssimo. Mas os CDBs de bancos grandes também são bastante seguros e valem a pena se pagarem uma taxa superior a 100% do CDI.

Para moderados, dispostos a correr um pouco mais de riscos em busca de uma rentabilidade mais alta, uma estratégia que pode ser interessante é investir 40% do capital em Tesouro Direto e 60% em CDBs de bancos que tenham um bom rating.

Já para investidores arrojados, com mais apetite ao risco, pode ser uma boa investir apenas 20% do total reservado à renda fixa em Tesouro Direto e os demais 80% nos CDBs de bancos médios e pequenos bem-avaliados, com taxas mais altas.



Parceria LambdaTest e SVAM Revoluciona Testes com IA

A LambdaTest, plataforma de engenharia de qualidade nativa de IA generativa, anunciou uma parceria com a SVAM International, Inc., líder mundial em serviços de transformação digital. A aliança estratégica representa um avanço importante na missão das duas empresas de transformar a engenharia de qualidade para negócios no mundo todo.

A parceria permitirá que a LambdaTest amplie suas capacidades de engenharia de qualidade nativas de IA dentro do amplo ecossistema de transformação digital da SVAM. Ao integrar a experiência da SVAM em desenvolvimento, testes e entrega de aplicações em larga escala – incluindo projetos para grandes agências do estado e da cidade de Nova York –, além de sua expertise em plataformas como Salesforce, ServiceNow e Dynamics365, a LambdaTest ampliará seu alcance para ajudar mais empresas a modernizar seus pipelines de entrega de software. Com o motor inteligente de orquestração e execução de testes da LambdaTest no centro do processo, as equipes podem testar de forma mais eficiente, acelerar ciclos de lançamento e alcançar um tempo de lançamento no mercado mais rápido em escala.

Fundada em 2017, a LambdaTest tem sede em San Francisco, na Califórnia (EUA). Com presença internacional nos Estados Unidos, Reino Unido, Índia, Filipinas e Emirados Árabes Unidos, a plataforma atende mais de 2 milhões de usuários em mais de 132 países, incluindo mais de 10 mil empresas e 3 mil navegadores.

Fundada em 1994, a SVAM opera em quatro centros globais nos EUA, México, Canadá, Índia e Bangladesh, com mais de 800 profissionais de consultoria. A empresa mantém parcerias com Anthropic, Microsoft, Oracle, IBM, Tanium, Elastic, entre outras. A SVAM possui certificações CMMI ML3 DEV 2.0, ISO 9001:2015 e ISO 27001:2022. A área de IA é um foco estratégico, tanto em desenvolvimento quanto em testes.

“Esta parceria estratégica com a SVAM é um feito importante na expansão das capacidades de testes com IA da LambdaTest em escala mundial”, afirmou Sudhir Joshi, VP de Alianças e Canais da LambdaTest. “Ao integrar nossa plataforma de engenharia de qualidade nativa de IA com a grande expertise da SVAM em transformação digital, estamos permitindo que empresas impulsionem entregas de software mais rápidas, inteligentes e econômicas em diversos setores.”

“Na SVAM, reconhecemos que a entrega de software de alta qualidade é essencial para os programas críticos de nossos clientes. A parceria com a LambdaTest nos permite integrar capacidades avançadas de testes com IA às nossas soluções digitais, garantindo entregas mais rápidas, inteligentes e confiáveis. Ao combinar a expertise da SVAM em transformação digital com a plataforma inovadora de engenharia de qualidade da LambdaTest, estamos capacitando empresas a acelerarem suas jornadas digitais com confiança e eficiência”, disse Anil Kapoor, fundador e CEO da SVAM International Inc.

Com a parceria, a tecnologia nativa de IA da LambdaTest será incorporada ao framework de soluções digitais da SVAM, permitindo que empresas reduzam significativamente os prazos de SDLC, ao mesmo tempo que melhoram a qualidade do software e diminuem esforço e custos. Ao unir a expertise da SVAM em transformação digital às capacidades inteligentes e automatizadas de testes da LambdaTest, as empresas podem modernizar seus processos de desenvolvimento e aproveitar plenamente os benefícios das ferramentas de IA de última geração.

Sobre a LambdaTest:

A LambdaTest é uma plataforma de engenharia de qualidade impulsionada por GenAI que permite às equipes testar de forma inteligente, eficiente e acelerar seus ciclos de entrega. Construída para escala, oferece uma nuvem de testes completa com mais de 10 mil dispositivos reais e 3 mil navegadores.

Com gerenciamento de testes nativo de IA, servidores MCP e automação baseada em agentes, a LambdaTest oferece suporte a Selenium, Appium, Playwright e todos os principais frameworks. Agentes de IA como HyperExecute e KaneAI levam o poder da IA e da nuvem para o fluxo de testes de software, permitindo automação contínua com mais de 120 integrações.

Os agentes da LambdaTest aceleram todo o ciclo de vida de testes: do planejamento e criação à automação, infraestrutura, execução, análise de causa raiz e relatórios.

Para mais informações, acesse https://lambdatest.com.

Sobre a SVAM:

A SVAM International Inc. é uma provedora mundial de serviços de Tecnologia da Informação (TI) que oferece soluções de transformação digital para empresas de diversos setores. Com três décadas de experiência, a SVAM oferece uma grande variedade de serviços, incluindo consultoria em TI, desenvolvimento de aplicações, cibersegurança, IA agentiva/RPA, serviços de TI gerenciados e outros.

Para mais informações, acesse https://svam.com/.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

press@lambdatest.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Instituto SECI participa de ação relacionada ao Criança Esperança

Instituto SECI participa de ação relacionada ao Criança Esperança
Instituto SECI participa de ação relacionada ao Criança Esperança

Um time de 100 crianças do projeto “Educação em Movimento”, do Instituto SECI, organização com sede em Santo André (SP), participou, no fim de outubro, de uma ação de visibilidade nacional ligada ao Criança Esperança. A turma, formada por meninos e meninas entre 5 e 12 anos, teve o desafio de enfrentar em campo o apresentador do Globo Esporte, Fred Bruno, e os comentaristas Caio Ribeiro e Paulo Nunes como forma de chamar atenção para a importância do apoio às causas sociais.

Para o SECI, as tecnologias, políticas, estrutura, programação e consolidada atuação no terceiro setor levaram à escolha do Instituto para sediar a dinâmica. Já para as crianças, o dia foi de festa por estarem na mesma quadra que as figuras que eles acompanham pela televisão e pela internet.

Mesmo com os craques no campo, os meninos e meninas do Instituto SECI venceram o time do Globo Esporte por 3 a 2. O apresentador Fred Bruno destaca o quanto a diversão e competitividade guiaram o tempo juntos. “Eu, com certeza, saio daqui muito feliz. As crianças se divertiram, venceram; gostei de ver o quanto eles são competitivos. A principal lição que fica disso tudo é que o esporte pode mudar vidas mostrando o que é garra, determinação e trabalho em equipe”, disse.

Caio Ribeiro e Paulo Nunes já conheciam o trabalho do Instituto. “O projeto é fantástico e eu espero que daqui saiam grandes cidadãos e cidadãs, educados e capacitados para o mercado de trabalho, e que tenham uma boa base para correr atrás dos sonhos”, afirma Caio. “Tenho muito orgulho de estar aqui e nada é mais gratificante do que poder brincar com eles”, disse Paulo.

Projetos

“Educação em Movimento” é um projeto que combina aulas de reforço escolar personalizadas e práticas esportivas, como o futebol educacional, para criar uma experiência completa de desenvolvimento físico, cognitivo e emocional, impactando positivamente o desempenho escolar, os hábitos de saúde, a inclusão feminina no esporte, a valorização da diversidade e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

O Criança Esperança é um projeto que completa 40 anos em 2025 e já impactou mais de 5 milhões de crianças e jovens em mais de 6 mil projetos em todo o país. “Participar de alguma forma do Criança Esperança por meio de um programa tão popular é um prazer, uma honra e também uma grande vitrine para demonstrar o poder de impacto da educação e do esporte juntos”, diz Guilherme Ferreira, presidente do Instituto SECI.



Faiston anuncia Marcelo Laurato como novo diretor de Vendas

Faiston anuncia Marcelo Laurato como novo diretor de Vendas
Faiston anuncia Marcelo Laurato como novo diretor de Vendas

A Faiston, empresa especializada em soluções e serviços gerenciados de infraestrutura de TI, anuncia a chegada de Marcelo Laurato como novo diretor de Vendas, reforçando o plano de expansão iniciado este ano, com a ampliação do portfólio de serviços e a consolidação de parcerias no setor de tecnologia.

Com mais de 20 anos de atuação em tecnologia, incluindo liderança de equipes de vendas, desenvolvimento de canais e estratégias de mercado, Laurato assume a missão de acelerar o crescimento comercial da Faiston em um momento em que a empresa consolida sua atuação como provedora completa de infraestrutura, serviços e conectividade.

"Este ano foi decisivo para reposicionar a Faiston como uma empresa orientada a serviços, escala e atendimento de alta performance. A chegada do Marcelo ocorre no momento certo, quando ampliamos nossa capacidade técnica, expandimos parcerias e crescemos de forma consistente no mercado corporativo. A experiência dele em construir operações comerciais sólidas contribuirá diretamente para acelerarmos nossos próximos passos", Josivan Costa, CRO da empresa.

"A Faiston está em um momento de crescimento real, sustentado por entregas consistentes, serviços que evoluíram muito e uma visão clara de mercado. Entrar para liderar essa próxima etapa é uma oportunidade de contribuir para uma empresa que já se diferencia pela capacidade técnica e pela proximidade com o cliente", afirma Laurato.

Com a nova diretoria, a Faiston se prepara para ampliar presença no mercado corporativo em 2026, aprofundando a integração entre operações, serviços e suporte técnico, pilares que sustentam a estratégia anunciada pela companhia neste ano.



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Podcast – A tecnologia de áudio e vídeo Dolby faz parte...

0
Para saber como ela nasceu e ganhou o mercado global, ouça ou veja agora o Podcast, que está bem legal, curta o vídeo, inscreva-se no canal e compartilhe nas redes sociais.

Podcast – Fusca na veia

Últimas Notícias

Translate »