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Kwai Summit premia campanhas no universo de vídeos curtos

Kwai Summit premia campanhas no universo de vídeos curtos
Kwai Summit premia campanhas no universo de vídeos curtos

O crescimento das estratégias de brandformance (ou seja, que unem construção de marca e performance) e a ampliação do uso de vídeos curtos em campanhas digitais foram temas centrais do Kwai Summit 2025, evento realizado em 12 de novembro, em São Paulo. A iniciativa, promovida pela unidade de negócios do Kwai, reuniu profissionais de marketing, publicidade e comunicação para debater tendências do setor, compartilhar análises e destacar cases recentes de impacto no mercado.

Durante o encontro, o Kwai apresentou a segunda edição do Kwai Ad Awards, premiação para campanhas criativas que integra criadores de conteúdos e resultados de performance. A edição ampliou categorias e incorporou métricas voltadas à evolução do ecossistema de conteúdo e mídia no ambiente digital.

De acordo com Heloisa Goldman, head de indústria do Kwai for Business, o amadurecimento das estratégias no formato reflete um movimento mais amplo do mercado. "Chegamos à segunda edição com campanhas que traduzem criar conexões com o público e transformar conteúdo em resultado", afirma.

A avaliação dos trabalhos foi conduzida por um júri formado por líderes de agências e anunciantes, incluindo representantes de Ogilvy, VML, Mutato, Sony Pictures e Natura, que analisaram aspectos como criatividade, storytelling, impacto cultural, uso de dados e integração multiplataforma.

A seguir, os cases vencedores do Kwai Ad Awards 2025 nas categorias:

Anunciante do Ano

Vencedor: Mercado Livre – Agência: Zetabe / UM
Integrou branding, performance e mensuração, utilizando todo o portfólio da plataforma para gerar crescimento incremental e estabelecer novos padrões de eficiência.

Brilhou no Kwai

Vencedor: Serasa
Feirão Limpa Nome transformou renegociação de dívidas em conversa acessível, alcançando +6.000 acordos, redução de 54% no CPA e aumento expressivo de Brand Awareness.

Campanhas Sazonais do Ano

Vencedor: Caixa – Agência: Propeg
Ligou o sorteio da Quina de São João à tradição junina, alcançando 59 milhões de visualizações e contribuindo para recorde histórico de prêmio.

Case do Ano

Vencedor: O Boticário – Agência: Ideia 3 (Salvador)
Série "O Boticário Revendas" celebrou revendedoras, gerando +9.900 novas revendas e mais de 6 milhões de views, unindo narrativa e captação.

Collab de Milhões

Vencedor: Maizena – Agência: Initiative (IPG Media Brands)
TeleKwai usou de cultura no São João, somando +23 pts em Ad Recall e 3,5 milhões de visualizações com campanha multiplataforma Kwai + TV aberta.

Marca que Virou Conteúdo

Vencedor: Bombril – Agência: Bombril (in-house)
Levou o tema junino para o Kwai com TeleKwai e criadores regionais, elevando o Ad Recall em +25,87 pts e fortalecendo intenção de compra.

Raiz do Brasil – Melhor Campanha Regional

Vencedor: Sebrae – Agência: Artplan
Com "Compre do Pequeno", mobilizou todo o país para apoiar pequenos negócios, gerando 6 milhões de engajamentos e mais de R$ 1 milhão em vendas em dois dias.

TeleKwai de Ouro

Vencedor: Paramount+ – Agência: VML
Reinterpretou produções com criadores de conteúdos brasileiros, alcançando 21 milhões de pessoas e elevando métricas de lembrança de marca.

Reconhecimento Criativo

Vencedor: Superbet – Agência: SAMY
Projetos como "Andreoli Modo On" e "Rota 32" trabalharam o marketing esportivo no Kwai, somando +3 bilhões de impressões e 93% de percepção.



Especialistas pedem nova norma para ASO via telemedicina

Especialistas pedem nova norma para ASO via telemedicina
Especialistas pedem nova norma para ASO via telemedicina

A emissão de Atestados de Saúde Ocupacional (ASO) por telemedicina tem ganhado espaço como alternativa viável e segura em contextos específicos, como exames periódicos, de retorno ao trabalho ou mudança de função. No entanto, especialistas alertam para a necessidade de atualização normativa que assegure segurança jurídica à prática, enquanto representantes do setor defendem seu uso como forma de promover maior adequação à rotina do trabalhador.

A advogada Dra. Sandra Franco afirma que há a necessidade de atualização normativa para garantir segurança jurídica à prática, e Antonio Martin, presidente da Associação de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (AGSSO), defende seu uso em nome da adequação à rotina do trabalhador. Nesse contexto, a Portaria nº 671/2021 permite a digitalização de documentos de saúde e segurança do trabalho, incluindo assinaturas digitais certificadas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Além disso, pareceres do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina da Bahia (CREMEB) reconhecem a validade ética e jurídica do ASO digital, em algumas situações, desde que haja fundamentação técnica e registro em prontuário.

Apesar desses avanços, a Resolução CFM nº 2.430/2025 apresenta contradições ao restringir a perícia indireta para médicos do trabalho, enquanto permite perícias previdenciárias por telemedicina no âmbito da Lei nº 14.724/2023 e da Portaria do Ministério da Previdência Social (MPS) nº 674/2024.

A Resolução CFM nº 2.314/2022, que atualizou e ampliou as normas sobre o uso da telemedicina na prática médica, estabelecendo diretrizes para garantir a segurança, ética e efetividade na aplicação dessa modalidade de atendimento, foi silente quanto à possibilidade de ser usada também em certas situações em Saúde Ocupacional. Desta forma, a proposta da advogada Dra. Sandra Franco é incluir um artigo na Norma Regulamentadora nº 7 (NR-7), que regulamente de maneira expressa a emissão de ASO por telemedicina, alinhando a prática aos avanços legais e à autonomia médica.

"Para assegurar a validade jurídica do ASO emitido por telemedicina e mitigar riscos trabalhistas, é fundamental que médicos e empresas sigam um protocolo rigoroso", afirma Dra. Sandra. "Esse protocolo deve contemplar a identificação precisa do trabalhador por meios eletrônicos seguros, o registro completo da consulta no prontuário médico e a garantia de autonomia profissional para que o médico converta o atendimento remoto em presencial sempre que houver necessidade clínica", ressalta.

A especialista explica que, com essas medidas, preservam-se a integridade legal do documento, a proteção do trabalhador e a responsabilidade ética do profissional de saúde.

"Contamos com grupos técnicos dedicados à análise desse tema e entendemos que há margem para aprimorar a regulação, de modo a viabilizar o uso da telemedicina em contextos específicos — como em casos de baixo risco ou em exames periódicos simples, que não exigem exames complementares", reforça Antonio Martin, presidente da AGSSO.

Martin explica que essa flexibilização proporcionaria mais comodidade ao trabalhador, que, nesse caso, não mais precisaria se deslocar até a clínica para avaliações rotineiras. "Importante destacar que, diante de qualquer queixa ou sinal clínico que demande investigação mais aprofundada, o médico manteria total autonomia para encaminhar o paciente a uma consulta presencial", finaliza o presidente da Associação.

De acordo com a Dra. Sandra Franco, a adoção de protocolos específicos para funções de baixo risco, com triagem prévia, consentimento informado e critérios técnicos rigorosos, é apontada como caminho para garantir a integridade clínica e a segurança jurídica da emissão de ASO por meios remotos.



Circocan realiza camp de treinamento em circo em Mandirituba, no Paraná

Circocan realiza camp de treinamento em circo em Mandirituba, no Paraná
Circocan realiza camp de treinamento em circo em Mandirituba, no Paraná

De 19 a 23 de novembro está sendo realizada no Rancho MC, localizado no município de Mandirituba, no Paraná, a 17ª edição do Camp Circocan, evento de imersão e treinamento em circo. Promovido pelo Circocan – International School of Circus, o encontro reúne 65 participantes, entre artistas, professores e alunos de circo de todo o Brasil e mais quatro países.

O camp oferece aprofundamento técnico e artístico de cinco dias no estilo imersivo, em que os participantes ficam hospedados no local do evento e compartilham aulas, treinamentos e momentos de lazer. São 20 diferentes oficinas e atividades de circo e expressão corporal.

Mais uma vez, o Camp Circocan acontece no Centro de Treinamento Circocan, no Rancho MC, uma colaboração entre a escola de circo e Instituto Social M&C. O local conta com 9 hectares de área verde com lagos, bosques, campos e praças, além de 5.000 metros quadrados de área construída que inclui ginásio multiuso, sala de dança, espaços de criação e treinamento, quartos, refeitórios, cozinhas industriais e canchas de esporte.

Segundo o diretor da escola, Pedro Mello e Cruz, “a iniciativa busca promover formação e desenvolvimento técnico e também promover a troca de experiências entre os diferentes públicos e realidades, valorizando a diversidade que é uma característica histórica do circo”.

Informações: (41) 98411-5347



DPOC: acesso a tratamento pode reduzir gasto público

DPOC: acesso a tratamento pode reduzir gasto público
DPOC: acesso a tratamento pode reduzir gasto público

Milhões de brasileiros vivem com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), condição progressiva que não tem cura. Em alguns casos, a piora aguda dos sintomas pode desencadear crises, levando a hospitalizações e até ao óbito. A DPOC é uma das principais causas de morte no mundo. Entre os sintomas estão tosse crônica, cansaço, catarro e falta de ar.

Apesar de não ter cura, uma notícia recente trouxe esperança aos mais de 14 milhões de brasileiros que sofrem com essa doença debilitante (número referente à prevalência da doença na população acima de 40 anos). Em setembro de 2024, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) aprovou a inclusão da terapia tripla fixa em inalador único para o tratamento da DPOC na rede pública de saúde. "As terapias triplas, por reunirem em um único dispositivo inalatório três medicamentos, facilitam a adesão do paciente, trazem comodidade posológica e possibilitam o controle da doença" afirma o pneumologista e presidente da Associação Brasileira de Asmáticos (ABRA), Dr. José Roberto Megda.

Estudos de custo-efetividade indicam que a incorporação no SUS pode gerar economia a longo prazo, ao reduzir o número de internações e outras complicações relacionadas à doença. Hoje, por exemplo, no Brasil, são mais de 200 mil hospitalizações, gerando um custo de aproximadamente R$ 103 milhões por ano. Após a publicação da incorporação no Diário Oficial da União, ocorrida em 7 de outubro de 2024, o Ministério da Saúde teve um prazo de 180 dias para incluir as tecnologias na lista de medicamentos fornecidos pelo SUS.

"Embora a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da DPOC esteja em andamento, o prazo legal para a disponibilização dos medicamentos aos pacientes já foi excedido em pelo menos quatro meses. Com isso, milhões de pacientes ainda aguardam por esse tratamento que pode transformar suas vidas" afirma Gustavo San Martin, diretor-executivo da Associação Crônicos do Dia a Dia (CDD).

É o caso de Eliete Aldaziza Betiol Ramos, de 78 anos, que há 12 anos faz tratamento para DPOC em Foz do Iguaçu/PR. "Fumei por mais de cinquenta anos, chegava a quatro maços por dia. Comecei a sentir muita falta de ar, cansaço excessivo e uma tosse estranha. Fui ao pneumologista e, depois de alguns exames, veio o diagnóstico: DPOC. De lá pra cá tive momentos de melhora e de piora, fiquei muitas vezes internada e há quatro anos uso um condensador 24 horas por dia, que é um aparelho que produz oxigênio sem a necessidade de recarregar o cilindro" conta a paciente.

Ela faz o tratamento e retira as três bombinhas que precisa usar pelo SUS. "Eu também faço acompanhamento com um especialista na rede particular que já me receitou a terapia tripla e chegou a me dar uma amostra da medicação. Eu me senti melhor e mais disposta. Se eu conseguisse retirar no SUS, teria a chance de usar apenas ela, pois sei que é a combinação de terapias que faz a diferença" declara dona Eliete.

"A ampliação do arsenal terapêutico para o tratamento dessas doenças no SUS, em especial da DPOC, também pode minimizar iniquidades de acesso no país, sobretudo em cidades com menor IDH e maior vulnerabilidade" finaliza Dr. Megda.

Unindo forças em prol do paciente

A demora na publicação do PCDT de DPOC mantém milhares de brasileiros sem acesso às terapias mais eficazes e modernas, o que significa maior risco de crises graves, hospitalizações frequentes e até mortes evitáveis. "Para o sistema de saúde, isso representa gastos muito maiores com internações e perdas na previdência, já que muitos pacientes precisam se aposentar precocemente ou se afastar do trabalho. Além disso, o atraso impede a incorporação de novas tecnologias que já provaram ser capazes de reduzir custos e melhorar o cuidado, deixando pacientes e profissionais sem diretrizes claras para um tratamento mais resolutivo" afirma Soraya Araújo, especialista em Relações Institucionais e Ciências Políticas da Colabore com o Futuro, entidade dedicada ao advocacy em saúde na América Latina.

A Colabore com o Futuro elaborou um relatório sobre os impactos da demora na aprovação do PCDT de DPOC, em parceria com outras instituições. O material reúne informações e números importantes que atestam a necessidade da urgência na implementação do novo PCDT para DPOC. "Análises econômicas recentes mostraram que a incorporação de terapias triplas no SUS geraria economias significativas para o sistema", informa a especialista, e complementa: "Unir forças é fundamental, já que a DPOC não afeta só o indivíduo, mas toda a sociedade. Os pacientes precisam ter acesso rápido a terapias que evitam incapacidades e salvam vidas, e isso só acontece quando governo, especialistas, associações e imprensa caminham juntos. Quando a sociedade civil se mobiliza, conseguimos mostrar que esse é um problema que atinge milhões de famílias brasileiras e que precisa ser tratado como prioridade".



Setor público precisa acelerar adequação à LGPD

Setor público precisa acelerar adequação à LGPD
Setor público precisa acelerar adequação à LGPD

Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n. 13.709/18), em vigor plenamente desde 2021, exige que toda organização que trate dados pessoais, seja ela pública ou privada, adote medidas robustas de proteção. 

Entretanto, informações disponibilizadas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) mostram que há um alerta sobre a vulnerabilidade no setor público. De acordo com o painel da Coordenação de Tratamento de Incidentes de Segurança (TIS), enquanto os comunicados de incidente na iniciativa privada vêm caindo desde 2023, na área pública o movimento é contrário: até o início de novembro deste ano foram recebidos 131 comunicados, o que representa um aumento de 44% em relação a todo o ano de 2024. 

Os incidentes reportados pela ANPD incluem roubo de credenciais, sequestro de dados e publicação não intencional de informações, sublinhando os riscos a que os dados dos cidadãos estão expostos. Para órgãos que lidam com um grande volume de informações de profissionais e cidadãos, a adequação vai além de simples ajustes. 

O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP, por exemplo, tem demonstrado preocupação e, por isso, contratou uma consultoria especializada para estruturar seu programa de LGPD. O projeto da autarquia focou na segurança dos dados pessoais de seus registrados e de todos aqueles que se relacionam com o Conselho de alguma forma, incluindo, até o momento: 

  • Mapeamento detalhado: 36 reuniões setoriais que resultaram no mapeamento e classificação de 131 processos organizacionais; 
  • Inventário e governança: atualização de 71 sistemas no inventário técnico e identificação de 41 operadores de dados pessoais; 
  • Cultura de dados: ações educacionais contínuas para orientar os seus colaboradores sobre boas práticas de coleta, uso e armazenamento de dados pessoais.

Para o início de 2026, os próximos passos do projeto envolvem, entre outros itens, a criação do Manual Interno do Programa de Privacidade, os ajustes finais em políticas e instrumentos jurídicos e a validação das soluções implementadas, consolidando uma cultura de privacidade e segurança. 

O movimento do CRA-SP, segundo o presidente da entidade, Adm. Alberto Whitaker, serve como um modelo para que as organizações cumpram seu dever legal de proteger as informações pessoais dos brasileiros. “Nosso compromisso vai além da simples conformidade legal. Ao estruturar e implementar o programa de adequação à LGPD de forma robusta, o Conselho demonstra que a proteção dos dados pessoais dos nossos profissionais é prioridade máxima. Este movimento serve como um chamado para que as empresas registradas no Conselho e outras entidades públicas reconheçam seu dever legal e moral de blindar as informações dos cidadãos, garantindo a transparência e a segurança que a sociedade brasileira espera”, alerta. 

Sanções para o setor público

O artigo 52 da LGPD estabelece uma série de sanções administrativas que podem ser aplicadas pela ANPD em caso de descumprimento das normas previstas na legislação. Embora as instituições públicas (como autarquias e fundações) não estejam sujeitas às multas financeiras aplicáveis às empresas privadas (multa simples ou diária), elas podem sofrer outras penalidades que geram impacto significativo:

  • Advertência: com indicação de prazo para a adoção de medidas corretivas;
  • Publicização da infração: a ANPD torna pública a infração cometida após devidamente apurada, gerando um dano severo à reputação do órgão perante a sociedade; 
  • Bloqueio dos dados pessoais: proibição temporária de tratamento de dados pessoais envolvidos na infração até a sua regularização; 
  • Eliminação dos dados pessoais: exclusão das informações que foram objeto da infração;
  • Suspensão parcial do funcionamento do banco de dados a que se refere a infração pelo período máximo de seis meses;
  • Suspensão do exercício da atividade de tratamento dos dados pessoais a que se refere a infração pelo período máximo de seis meses;
  • Proibição parcial ou total do exercício de atividades relacionadas a tratamento de dados.



MEC reforça critérios sobre a pós-graduação médica

MEC reforça critérios sobre a pós-graduação médica
MEC reforça critérios sobre a pós-graduação médica

Com o aumento da oferta de cursos de especialização no Brasil, o Ministério da Educação (MEC) reforçou a importância das normas que determinam a validade dos programas de pós-graduação lato sensu. As diretrizes orientam instituições de ensino superior e auxiliam profissionais na identificação de formações alinhadas às exigências acadêmicas previstas na legislação educacional.

Segundo o Dr. Faustino Júnior, especialista em Direito Médico, a conformidade com as normas do MEC define a legitimidade dos certificados emitidos por instituições autorizadas. "O MEC estabelece critérios que asseguram que cursos de pós-graduação tenham validade e atendam às normas educacionais vigentes", afirma.

As regras para o funcionamento de cursos lato sensu são definidas pela Resolução CNE/CES nº 1/2018, que orienta instituições em todo o país e serve como referência para a estruturação dos programas de pós-graduação lato sensu. O documento estabelece requisitos como carga horária mínima de 360 horas, qualificação docente e critérios estruturais que devem ser observados pelas instituições ofertantes.

Segundo dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil possui mais de 635 mil médicos ativos. Nesse contexto, o Dr. Faustino destaca que "a pós-graduação desempenha papel na atualização profissional e no aprofundamento teórico de diversas áreas da saúde".

A conformidade com as normas do MEC também impacta o uso profissional dos certificados. De acordo com o Dr. Faustino, "o reconhecimento acadêmico permite que o médico utilize o certificado para fins profissionais e jurídicos, reduzindo dúvidas sobre a validade da formação".

Ainda segundo ele, "as diretrizes estabelecidas pelo MEC ajudam a orientar a oferta educacional e a dar clareza aos estudantes que buscam especialização".



Andersen Consulting incorpora empresa de cooperação Cloud23

A Andersen Consulting firmou um contato de cooperação com a Cloud23, uma empresa de consultoria de última geração que integra dados e IA para impulsionar a transformação digital.

Localizada na África do Sul, a Cloud23 oferece soluções inteligentes baseada em plataforma para clientes em vários setores, como finanças, telecomunicações, saúde e fabricação. A empresa oferece consultoria e implementação do Salesforce, serviços gerenciados e estratégia de IA, capacitando organizações a modernizar a interação com o cliente, otimizar operações e gerar resultados mensuráveis.

“Nossa meta na Cloud23 sempre foi simplificar a transformação mediante um design inteligente e escalável”, disse Ram Ramakrishnan, Fundador e Diretor Executivo da Cloud23. “Nosso foco é alinhar a tecnologia ao propósito, entregando resultados que apoiem o crescimento a longo prazo, o valor para o cliente e a inovação. A cooperação com a Andersen Consulting possibilita ampliar nossa missão e estender o impacto de nosso trabalho a uma plataforma mundial.”

“A Cloud23 obteve uma escala e sofisticação impressionantes em um curto período de tempo”, disse Mark L. Vorsatz, Presidente Global e Diretor Executivo da Andersen. “Suas capacidades em Salesforce, IA e integração de sistemas complementam nossa plataforma de consultoria e elevam o valor que podemos oferecer aos clientes que enfrentam transformações complexas em toda a empresa.”

A Andersen Consulting é uma empresa multinacional de consultoria que oferece um conjunto completo de serviços que abrangem estratégia corporativa, negócios, tecnologia e transformação de IA, além de soluções de capital humano. A Andersen Consulting está integrada ao modelo de serviço multidimensional da Andersen Global, que fornece consultoria de classe mundial, consultoria tributária, jurídica, avaliação, mobilidade mundial e experiência em consultoria, em uma plataforma global com mais de 44.000 profissionais ao redor do mundo e presença em mais de 600 localidades mediante suas empresas-membro e colaboradoras. A Andersen Consulting Holdings LP é uma sociedade limitada e oferece soluções de consultoria mediante suas empresas-membro e colaboradoras em todo o mundo.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

mediainquiries@Andersen.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Consórcio de automóveis mantém crescimento

Consórcio de automóveis mantém crescimento
Consórcio de automóveis mantém crescimento

O setor automotivo no Brasil está em alta. Segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), entre os meses de janeiro e setembro de 2025, mais de 1,9 milhão de veículos foram emplacados no Brasil. Um crescimento de 2,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A pesquisa considera licenciamentos de carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus.

O consórcio de automóveis segue em trajetória de crescimento no país, acompanhando a expansão do setor. No último boletim divulgado pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), o consórcio de automóveis em geral — que engloba leves, pesados e motos —, entre os meses de janeiro e agosto, registrou um crescimento de 5,9% nas vendas de novas cotas, em comparação com o mesmo período de 2024. Ao todo, cerca de 141,90 bilhões de créditos foram comercializados.

"O consórcio é uma alternativa segura e planejada para quem busca adquirir um veículo sem comprometer o orçamento familiar. Ele permite ao participante organizar seu investimento de forma gradual e previsível", afirma José Climério Silva Souza, diretor-executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás. A modalidade de automóveis permite a aquisição de veículos novos e seminovos em todo o território nacional.

No consórcio, a prestação mensal é composta pelo fundo comum (montante destinado à formação da poupança coletiva), pela taxa de administração, pelo fundo de reserva e, quando contratado, pelo seguro. O reajuste do consórcio de veículos ocorre anualmente de acordo com o índice adotado em cada administradora, como o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e outros. "A modalidade se mostra uma opção vantajosa para quem deseja planejar a compra e preservar o poder de compra do crédito, que é reajustado anualmente", complementa o executivo.

José Climério destaca que os clientes também podem optar por planos com "redutor de parcelas", que permitem ao consorciado pagar mensalidades reduzidas — entre 25%, 30% e até 50% do valor original — até o momento da contemplação. O montante correspondente ao período de redução pode ser abatido do crédito, diluído nas prestações futuras ou quitado com recursos próprios. "A possibilidade de reduzir temporariamente o valor das parcelas oferece maior flexibilidade orçamentária ao cliente, permitindo que ele mantenha seus compromissos financeiros sem interromper o planejamento de aquisição do bem", explica.

Em agosto de 2025, o Consórcio Nacional Bancorbrás lançou mais uma facilidade no produto: o lance "Troca de Chaves". Com a modalidade, o cliente utiliza o valor de avaliação do seu próprio veículo, pela tabela Fipe, para ofertar o lance livre — 100% embutido na carta de crédito contratada — e realizar a contemplação da sua cota. Dessa forma, o automóvel do consorciado pode ser utilizado para aumentar o patrimônio, sem que ele precise se desfazer do bem que possui atualmente.

Para mais informações, basta acessar o site ou entrar em contato pelo telefone 0800 726 8484.



Parceria reforça presença da Nautica no mercado brasileiro

Parceria reforça presença da Nautica no mercado brasileiro
Parceria reforça presença da Nautica no mercado brasileiro

A Authentic Brands Group (Authentic) e a Altomax anunciam uma parceria para operar a Nautica no Brasil. Pelo acordo, a Altomax será responsável por desenvolver, produzir, lançar e distribuir as linhas de underwear e meias da marca para homens, mulheres e crianças. A iniciativa fortalece a presença da Nautica no país e amplia seu portfólio em novas categorias.

A Nautica amplia sua presença no mercado brasileiro com o lançamento de uma linha de underwear e meias destinada ao uso cotidiano. A iniciativa integra a estratégia da marca de diversificar sua oferta de produtos no país e marca sua entrada em novas categorias do vestuário. A coleção reúne modelos e peças para diferentes perfis de uso, compondo a expansão do portfólio da marca no Brasil.

"Estamos satisfeitos com o início da parceria. Acreditamos que nossa experiência no setor contribuirá para o desenvolvimento das novas categorias no mercado brasileiro", afirmou André Parize, CEO do Grupo Altomax.

"O Brasil é um mercado relevante para a Authentic, e a parceria com a Altomax marca a entrada da Nautica em uma nova categoria no país", disse Bruno Pedroso, vice-presidente e Head de Lifestyle no Brasil da Authentic, proprietária da Nautica.

Os produtos Nautica by Altomax, incluindo meias e underwear para diferentes públicos, devem chegar ao varejo físico e online a partir do primeiro semestre de 2026.

Sobre a Authentic Brands Group

A Authentic Brands Group é proprietária de marcas nos segmentos de esportes, lifestyle e entretenimento e atua globalmente na gestão e no licenciamento de portfólios de propriedade intelectual. A empresa administra mais de 50 marcas que geram vendas anuais estimadas em US$ 32 bilhões no varejo e operam em cerca de 150 países.

Sobre a Altomax

A Altomax é uma empresa do setor têxtil que atua na produção de meias e underwear. Com operações no Brasil e no Paraguai, atende redes varejistas nacionais e mantém um portfólio composto por marcas próprias e licenciadas, incluindo Altomax, Hoahi, Rafa Parize, Reebok e Polo Wear, entre outras.

Sobre a Nautica

A Nautica é uma marca global de lifestyle, presente em mais de 30 países e atuante em categorias como vestuário, acessórios e artigos para o lar. A marca possui lojas próprias, shop-in-shops e presença em canais de varejo multimarcas.

Para mais informações, basta visitar: www.altomax.com.br e authentic.com Para seguir, basta acessar: @authentic, @nautica e @altomaxoficial no Instagram, Facebook e Pinterest.



Black Friday de Verdade 2025 traz monitoramento de preços nessa última semana

Black Friday de Verdade 2025 traz monitoramento de preços nessa última semana
Black Friday de Verdade 2025 traz monitoramento de preços nessa última semana

A Black Friday de Verdade realiza, em 2025, um conjunto de ações voltadas ao monitoramento de preços e à disponibilização de informações sobre ofertas ao longo da semana de novembro. A iniciativa inclui uma extensão gratuita para navegador, que observa em tempo real o histórico e a variação de valores de produtos em diferentes varejistas.

Criada com o propósito de reduzir práticas conhecidas como “Black Fraude”, a ação reúne empresas de diversos segmentos e disponibiliza dados que auxiliam o público na análise das oscilações de preços durante o período. A extensão, disponível na Chrome Web Store, permite comparar valores entre lojas, consultar registros anteriores e aplicar cupons automaticamente. A campanha tem como objetivo fornecer informações que permitam ao consumidor avaliar com mais precisão a variação de preços ao longo do tempo.

Em 2025, o site oficial Black Friday de Verdade concentra diferentes ferramentas em um único portal, com a proposta de oferecer informações sobre o comportamento dos preços e sobre as marcas participantes.

A página inicial apresenta um carrossel com ofertas selecionadas e monitoradas continuamente. O portal também disponibiliza filtros de seleção com curadoria prévia, priorizando descontos legítimos, históricos de preços confiáveis e lojas com reputações verificadas.

O site reúne ainda orientações relacionadas à segurança nas compras online, informações sobre as empresas participantes e um comparador de preços atualizado, consolidando-se como ponto de consulta durante a semana de novembro.

Entre as marcas participantes estão Sam’s Clube, Nestlé FamilyNes, Compra Certa e Ortobom, entre outras.

Participação na campanha

O site oficial, blackfridaydeverdade.com.br, reúne as principais informações sobre as ações previstas. A campanha também mantém perfis nas redes sociais, onde divulga comunicados e dados sobre a iniciativa, e uma extensão chamada Black Friday de Verdade, que permanece disponível para instalação na Chrome Web Store.

Sobre a Black Friday de Verdade

Criada em 2014, a campanha reúne varejistas e plataformas que adotam critérios de clareza na comunicação de preços. Desde então, tem atuado na promoção de iniciativas voltadas à transparência nas práticas comerciais durante o período promocional.



Imóveis populares passam a ter automação residencial

Imóveis populares passam a ter automação residencial
Imóveis populares passam a ter automação residencial

A evolução tecnológica vai muito além de smartphones, smart TVs e smartwatches. O setor imobiliário também passou por uma virada com o aumento da oferta de "casas inteligentes". Segundo estudo da Mordor Intelligence, o mercado global de smart homes deve crescer 25,3% ao ano e atingir US$ 370,95 bilhões até o final de 2025. Em 2024, residências unifamiliares concentraram 64,5% da receita mundial, enquanto as multifamiliares devem avançar com uma TCAC de 16,9% até 2030.

Com esse movimento, a Emccamp Residencial, com quase 50 anos de atuação e mais de 75 mil unidades entregues, lançou o conceito Smart Apê para o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Os apartamentos contam com fechaduras digitais, reconhecimento facial e câmeras de vigilância, e os moradores podem ampliar os recursos com automação de iluminação, eletrodomésticos e integração com assistentes virtuais, como Alexa e Google Home. "A iniciativa democratiza o acesso à automação residencial", afirma o CEO Régis Guimarães Campos.

Embora soluções inteligentes já estivessem presentes em empreendimentos voltados às classes média e alta, a proposta agora chega de forma intensa ao mercado popular. A expectativa é que, até 2026, o Smart Apê represente cerca de 90% das vendas da companhia. Os primeiros projetos com tecnologia integrada já foram lançados em São Paulo e Rio de Janeiro, e Minas Gerais receberá novidades em breve.

O avanço é parte de uma tendência global. América do Norte e Europa lideram o setor, enquanto a Ásia-Pacífico acelera com o crescimento das cidades inteligentes. No Brasil, o cenário também é robusto: mais de 11 milhões de residências já são inteligentes, representando 16% dos lares conectados.

Segundo Régis Campos, esse crescimento é estimulado tanto pelas big techs quanto por um novo perfil de consumidor, especialmente a geração Z, que valoriza praticidade e conectividade. Estudo da ABRAINC reforça que esse público já é uma força central no mercado imobiliário. O momento é favorável: no primeiro semestre de 2025, as vendas do MCMV chegaram a 95.483 unidades, alta de 25,8% sobre 2024. No ano passado, o programa bateu recorde de 698 mil financiamentos. "Estamos trazendo o futuro para dentro das casas brasileiras", resume o CEO.

Os primeiros empreendimentos da Emccamp com o conceito são o L1NE Praça da Árvore e o L1NE Parada Inglesa, em São Paulo, e o Alma Carioca, no Rio de Janeiro. Em locais estratégicos, eles oferecem unidades de 1 e 2 dormitórios, plantas flexíveis e áreas de lazer completas, como academias, hortas, coworkings e piscinas. De acordo com Renata Dias, diretora de Marketing e Relacionamento da Emccamp, o Smart Apê "marca uma nova era". Ela compara o movimento ao marco da indústria automotiva em 1996, quando a Mercedes-Benz apresentou o conceito F200 Imagination, que antecipou tecnologias hoje comuns. "É esse tipo de transformação que queremos provocar na habitação popular", afirma.

Os consumidores buscam automação principalmente por segurança, eficiência energética e conforto. Pesquisa da ABRAINC com a Brain mostra que segurança já empata com localização como fator decisivo de compra, e mais de 60% dos clientes pagariam acima da média por empreendimentos com esses diferenciais.

As fechaduras eletrônicas permitem senhas temporárias para visitas e prestadores, aumentando a segurança. O projeto também aposta em eficiência energética, lazer conectado e aplicativos integrados ao condomínio. A parceria com a Intelbras garante kits adicionais com descontos para ampliar a personalização. "Além da automação, os empreendimentos oferecem plantas flexíveis — com até 17 variações — e serviços inteligentes, como minimercados, lavanderias compartilhadas e coworkings. Tudo isso sem custos extras ao comprador. Incorporamos tecnologia sem repassar nenhum valor ao consumidor final", reforça Renata.



Personalização impulsiona vendas no marketing digital

Personalização impulsiona vendas no marketing digital
Personalização impulsiona vendas no marketing digital

A personalização é uma das principais tendências do setor de marketing, conforme aponta o relatório The 2025 State of Marketing Report divulgado no portal de notícias Metrópoles. De acordo com a pesquisa 96% dos profissionais de marketing entrevistados afirmaram que as experiências personalizadas aumentaram as vendas nas próprias empresas.

Já no campo da inteligência artificial (IA), o estudo revela que 92% dos profissionais reconhecem que a tecnologia já modificou de forma expressiva suas rotinas de trabalho. Entre as aplicações mais comuns, está a conversão de textos em peças multimídia, agilizando processos, economizando recursos e ampliando o impacto das ações de comunicação.

Para Ricardo Fiorillo, CMO da Baratão Combustíveis, o impacto do marketing de personalização é direto e mensurável. Ele explica que o setor em que a empresa atua é movido por preço e conveniência, mas que, atualmente, o que fideliza o cliente é relevância e personalização.

"Na Baratão, usamos dados e IA para entender o comportamento de cada motorista — quando ele abastece, quanto gasta, por onde circula e quais benefícios mais valoriza. Com isso, queremos oferecer recomendações, incentivos sob medida, aumentar recorrência e reduzir drasticamente o churn", detalha.

Ainda segundo o profissional, essa abordagem representa um salto significativo nos resultados da marca: usuários que recebem ofertas personalizadas têm taxa de retorno 68% maior e gastam até 22% mais por mês dentro da plataforma da Baratão.

O modelo de personalização da marca, conforme afirma Ricardo, é baseado em três camadas de inteligência de dados: comportamento, geolocalização e engajamento. A partir dessas variáveis, o sistema identifica automaticamente o momento ideal de contato com cada cliente e envia comunicações específicas via push notification, SMS e e-mail dinâmico.

"Por exemplo, o motorista que costuma abastecer aos domingos recebe uma oferta exclusiva no sábado; já quem acumula Baratinhas sem resgatar é lembrado com incentivo para usar o saldo. Tudo isso é feito de forma automatizada, mas com tom humano — a IA trabalha nos bastidores para que o cliente sinta proximidade, não robotização", destaca.

Uma das novidades que refletem o foco em personalização da Baratão é o sistema "Oferta Inteligente por Raio de Localização", que identifica os postos mais próximos do usuário e apresenta descontos exclusivos com base na movimentação real do motorista.

"Também criamos o recurso ‘Momento Ideal de Abastecer’, que cruza dados de preço, frequência e rota para avisar o usuário quando é mais vantajoso abastecer. Outra funcionalidade é o algoritmo de fidelização dinâmica, que ajusta automaticamente os percentuais de cashback conforme o nível de engajamento do cliente e o histórico de indicações", informa o CMO Ricardo Fiorillo.

Experiências personalizadas fortalecem a relação entre cliente e marca

Dentro da Baratão, o marketing personalizado transformou o relacionamento da marca com seus clientes. Hoje, o app deixou de ser uma ferramenta de desconto e se tornou um assistente digital de economia pessoal.

"O usuário percebe que cada ação é feita para ele, e isso aumenta o tempo médio de uso, a frequência de acesso e o sentimento de confiança na marca. Como resultado, atingimos uma nota alta nas lojas de aplicativos e mais de 70% dos usuários ativos interagem semanalmente com o app, seja para abastecer ou participar das ações de gamificação", celebra Fiorillo.

O profissional também ressalta que a personalização cria valor de forma silenciosa, uma vez que o cliente sente que o aplicativo entende sua rotina e o ajuda a economizar.

A fim de garantir a coleta e o uso ético de dados, o especialista reforça que todas as informações tratadas pela Baratão seguem as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com consentimento explícito do usuário. Além disso, são aplicadas criptografia bancária, anonimização de dados sensíveis e monitoramento constante de acessos e integrações.

"O usuário tem controle total sobre o que compartilha e pode gerenciar suas permissões dentro do app. Nosso princípio é simples: os dados pertencem ao cliente, e nós apenas os utilizamos com objetivo de gerar valor real à ele", destaca.

Para 2026, o objetivo da empresa é fazer com que cada usuário tenha uma experiência única dentro do app, desde a oferta de combustível até produtos complementares, como gás, serviços automotivos e benefícios corporativos.

"Acreditamos que o futuro do relacionamento entre marcas e consumidores será 100% data-driven e humanizado ao mesmo tempo. Estamos em uma nova fase de evolução da plataforma, que vai integrar IA generativa e machine learning para criar comunicações mais personalizadas e instantâneas", conclui o especialista em marketing.

Para saber mais, basta acessar: https://usebaratao.com.br/



Tratamento personalizado promove emagrecimento seguro

Tratamento personalizado promove emagrecimento seguro
Tratamento personalizado promove emagrecimento seguro

O sobrepeso e a obesidade devem afetar quase 3 bilhões de adultos até 2030. Assim, aproximadamente 50% da população adulta mundial estará acima do peso nos próximos cinco anos, de acordo com uma projeção do Atlas Mundial da Obesidade 2025, publicado pela Federação Mundial da Obesidade.

Para o Dr. Vagner de Mello, médico com formação em cirurgia geral, urologia e atuação no emagrecimento, o fenômeno chama a atenção para a possibilidade de emagrecimento saudável e a necessidade de um cuidado mais integrado e personalizado.

“Minha formação cirúrgica me ensinou sobre a importância da precisão, do cuidado e do olhar para o detalhe. Na cirurgia, cada decisão, cada milímetro faz diferença no resultado — e esse mesmo cuidado moldou a forma como eu enxergo o emagrecimento saudável”, diz.

O médico também participou recentemente, como palestrante, do 2º Congresso de Saúde e Estética de Niterói, abordando o uso de agonistas de GLP-1 no emagrecimento.

Médico defende estratégias de emagrecimento personalizadas

A internet popularizou “dietas prontas” sem base científica, alerta a pesquisa publicada na Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. Mesmo existindo estratégias nutricionais reconhecidas, suas versões simplificadas e não personalizadas aumentam o risco de orientações inadequadas e prejuízos à saúde, além de resultados inferiores no emagrecimento.

Para o Dr. Vagner de Mello, é importante que as estratégias de emagrecimento sejam personalizadas e não baseadas em protocolos genéricos ou dietas padronizadas.

“Nenhum corpo é igual ao outro. Cada pessoa traz uma história metabólica, emocional e hormonal única, e isso muda a resposta ao tratamento. O emagrecimento exige leitura clínica precisa e estratégia sob medida que se torna um processo de reconstrução da saúde”, ressalta.

Segundo ele, a história clínica e emocional são os fatores fundamentais para traçar um plano individual de emagrecimento. “Entender o padrão alimentar e possível fome hedônica do paciente, se este já tentou dietas e medicamentos, quais os impactos no espelho e na sua autoestima, além de quais limitações leva a seu dia a dia, como energia baixa e dores articulares vão direcionar nosso cuidado”.

O médico ressalta que os sintomas do paciente são sempre soberanos na sua avaliação clínica para iniciar um tratamento, mas a bioimpedância entra como ferramenta importante para auxiliar o diagnóstico de obesidade e sarcopenia e para a criação de um tratamento individualizado. Além disso, ele diz que marcadores hormonais, metabólicos e inflamatórios são importantes para avaliar a evolução durante o acompanhamento de cada paciente.

Cuidado 360° une ciência e reprogramação de hábitos

Dr. Vagner de Mello ressalta que um cuidado 360° no emagrecimento se diferencia dos modelos tradicionais de acompanhamento médico. “A obesidade é uma doença crônica, como a hipertensão e o diabetes — e muitas vezes precisa de medicação. Isso não é falta de força de vontade, é ciência e cuidado com a saúde”, observa.

Indivíduos obesos têm mais chances de desenvolver doenças como pressão alta, diabetes, colesterol alto e ao menos 13 tipos de cânceres, inclusive o Câncer de Mama, segundo dados do Ministério da Saúde. Além disso, quem tem sobrepeso têm uma probabilidade maior de sofrer com dificuldades respiratórias, gota, pedras na vesícula e dores articulares.

O médico acrescenta que os métodos tradicionais ainda focam apenas em dieta e restrição, ignorando o metabolismo. “No meu consultório, aplico uma abordagem 360°, que une ciência e reprogramação de hábitos para promover saúde, performance e longevidade, com foco em resultados reais e sustentáveis”, explica.

Segundo o Dr. Vagner de Mello, o erro mais comum que as pessoas cometem ao tentar emagrecer sem orientação médica adequada é acreditar em atalhos.

“Dietas radicais, o uso de medicamentos sem acompanhamento médico e as promessas de resultados rápidos só trazem frustração. No início até parece funcionar, mas logo vêm a perda de massa magra e o famoso efeito sanfona”, frisa.

Mudança no estilo de vida

Para o Dr. Vagner de Mello, é essencial que o médico eduque para a mudança de estilo de vida. “Quando o paciente entende o porquê de cada escolha e reconhece as respostas do próprio corpo, ele se torna protagonista do processo”, pontua.

Para o especialista, vale frisar que o emagrecimento é só o começo: a manutenção vem com consciência, autonomia e equilíbrio. “Meu papel é orientar e ensinar, ajudando o paciente a se entender, respeitar o corpo e sustentar resultados a longo prazo”, diz.

Para mais informações, basta acessar: https://drvagnerdemello.com.br/



Cobertura de planos tem novos desafios com decisão do STF

Cobertura de planos tem novos desafios com decisão do STF
Cobertura de planos tem novos desafios com decisão do STF

O Supremo Tribunal Federal validou a Lei 14.454/2022, que permite a cobertura pelos planos de saúde de tratamentos fora do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). No entanto, estabeleceu critérios cumulativos para as autorizações na Ação Direta de Inconstitucionalidade 7.265, julgada em 18 de setembro de 2025.

A norma alterou a Lei 9.656/1998 e definiu o rol da ANS como referência básica, respondendo a controvérsias anteriores sobre a obrigatoriedade de cobertura de procedimentos não listados. Na prática, as novas regras ampliam as possibilidades de acesso, mas também impõem novas exigências para pacientes e profissionais da saúde, de acordo com o advogado especialista em planos de saúde, Elton Fernandes.

O setor de saúde suplementar, que hoje atende cerca de 53 milhões de beneficiários, segundo dados da ANS de setembro de 2025, enfrenta crescente pressão por cobertura de tratamentos não previstos no rol. Em São Paulo, estado com o maior número de usuários, 64,7% das novas ações em 2024 tratavam da garantia de tratamentos médicos e 17,9% do fornecimento de medicamentos, conforme o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

"Em termos práticos, a decisão do STF não elimina a judicialização sobre tratamentos fora do rol, apenas reorganiza o debate. De agora em diante, o ponto central será demonstrar de forma objetiva a robustez técnico-científica da indicação médica, já que a Lei 14.454 e a ADI 7.265 deslocam a discussão do ‘pode ou não pode’ para o ‘qual é a evidência que sustenta a necessidade do paciente’", explica Elton Fernandes, advogado especializado em Direito da Saúde e professor da Formação Estratégica em Direito da Saúde, um dos cursos mais reconhecidos do país para advogados que atuam em face dos planos de saúde.

Mudanças para pacientes

O advogado Elton Fernandes, especialista em Direito da Saúde, explica que o rol da ANS continua sendo a base para cobertura, mas a decisão do STF manteve a possibilidade de custeio de tratamentos fora da lista, desde que observados critérios técnicos mais rígidos.

Na ADI 7.265, o Tribunal estabeleceu cinco condições cumulativas para esses casos: o tratamento deve ser prescrito por médico ou odontólogo assistente; não pode ter sido expressamente negado pela ANS nem estar pendente de análise; não deve haver alternativa terapêutica adequada no rol; precisa ter comprovação científica de eficácia e segurança; e deve possuir registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo Fernandes, essas exigências tornam o processo mais técnico e detalhado. Ele ressalta que será necessário apresentar evidências científicas robustas e relatório médico completo, incluindo o plano terapêutico do profissional assistente. Com isso, os pacientes devem se preparar para uma análise mais criteriosa, baseada em parâmetros objetivos que buscam reduzir negativas de cobertura automáticas.

Nesse contexto, o advogado destaca que a colaboração entre médico e advogado será essencial para reunir documentação consistente e buscar o acesso ao tratamento.

"Na prática, o que muda é o grau de precisão da prova. A discussão jurídica passa a depender cada vez menos de teses abstratas e cada vez mais da qualidade do laudo clínico e da literatura científica apresentada, o que exige uma atuação conjunta e estratégica desde o primeiro atendimento", conclui o especialista Elton Fernandes, responsável pelo escritório Elton Fernandes Sociedade de Advogados, que defende exclusivamente consumidores de planos de saúde.

Julgamento da ADI 7.265

O julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade 7.265 ocorreu após debates sobre os limites da cobertura obrigatória dos planos de saúde. A ação foi proposta pela União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas), que questionou dispositivos da Lei 14.454/2022 sob o argumento de que a norma poderia gerar desequilíbrio econômico e comprometer a sustentabilidade do setor.

O relator, ministro Luís Roberto Barroso, propôs uma interpretação conforme a Constituição, validando a lei, mas condicionando sua aplicação ao cumprimento dos cinco requisitos cumulativos. O julgamento teve início em abril de 2025 e foi concluído em setembro, com maioria de 7 votos a 4 pela manutenção da norma.

Com a decisão, o STF estabeleceu parâmetros vinculantes para todo o Judiciário e determinou que a ANS seja comunicada sempre que um tratamento for autorizado judicialmente, a fim de avaliar sua possível inclusão no rol. O Tribunal também arquivou, em novembro de 2024, as ações que discutiam o rol taxativo, reconhecendo que a Lei 14.454 já havia pacificado o tema.

Cenário na Saúde Suplementar

A decisão do Supremo Tribunal Federal trouxe maior uniformidade às análises administrativas e judiciais sobre cobertura assistencial, reduzindo divergências regionais em negativas de atendimento.

Para o advogado Elton Fernandes, especialista em Direito da Saúde em São Paulo, a decisão do STF tende a gerar uma fase de transição no setor. Ele explica que, embora a definição dos critérios reduza a margem de negativa automática, o processo de autorização pode se tornar mais burocrático. "A tendência é que o setor passe por um período de adaptação, porque a decisão do STF desloca o debate para um modelo de análise mais técnico e menos intuitivo. As operadoras precisarão justificar de forma mais clara suas negativas e os pacientes, por sua vez, terão um roteiro mais objetivo para comprovar a necessidade do tratamento", avalia Elton Fernandes, advogado especialista no setor e professor em Direito da Saúde.



DWV e WEGOW debatem o corretor do futuro

DWV e WEGOW debatem o corretor do futuro
DWV e WEGOW debatem o corretor do futuro

A DWV, plataforma de inteligência de mercado para o setor imobiliário, e a WEGOW, empresa especializada em tecnologia e inteligência artificial aplicada aos negócios, anunciam a LIVE DWV + WEGOW – O impacto da Inteligência Artificial no Mercado Imobiliário. O evento acontece no dia 1º de dezembro, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal Segredos Imobiliários, no YouTube.

O encontro pretende mostrar, de forma prática e direta, como a inteligência artificial está mudando a maneira de vender imóveis no Brasil, da prospecção ao fechamento, e por que os corretores que dominarem essa tecnologia agora ocuparão as posições mais estratégicas do próximo ciclo imobiliário. O evento é online, gratuito e aberto a profissionais de todo o país.

Durante a live, Dagoberto Fagundes, cofundador da DWV, e Adriano Cruz, especialista em tecnologia e fundador da WEGOW, demonstrarão como aplicar IA para criar argumentos de venda mais fortes, otimizar o atendimento, identificar oportunidades de negócio com precisão e automatizar tarefas repetitivas.

“O corretor que aprender a usar IA agora vai ocupar as posições mais estratégicas do próximo ciclo imobiliário”, afirma Fagundes. “Este é o momento de reposicionar a atuação profissional e se preparar para a transformação mais profunda que o setor já viveu”, completa.

Comprometida com o desenvolvimento contínuo do mercado, a DWV reforça na live a importância da educação profissional, da atualização constante e do acompanhamento de tendências para enfrentar um setor cada vez mais competitivo. A empresa tem intensificado iniciativas de formação, conteúdos técnicos e análises de dados que ajudam corretores, imobiliárias e incorporadoras a compreender as mudanças do mercado — da digitalização acelerada ao avanço da inteligência de mercado — e a se preparar para novas exigências de performance, relacionamento e especialização.

Serviço:
LIVE DWV + WEGOW – O impacto da Inteligência Artificial no Mercado Imobiliário
Data:
1º de dezembro de 2025
Horário: 19h
Local: Canal Segredos Imobiliários (YouTube)
Inscrições gratuitas aqui.



Green Our Planet foi nomeada vencedora do F1® Allwyn Global Community Award em Las Vegas

  • O último F1® Allwyn Global Community Award da temporada de 2025 foi entregue a uma iniciativa local de educação para a sustentabilidade 
  • A doação de €100.000 da Allwyn será utilizada para expandir o programa “HydroConnect” da Green Our Planet, que ensina os alunos a cultivar alimentos enquanto desenvolvem conhecimentos em STEM, nutrição e sustentabilidade por meio da hidroponia

LAS VEGAS, 21 de novembro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Allwyn, empresa multinacional de entretenimento baseada em loterias, e a Formula 1® anunciaram a Green Our Planet como vencedora do último F1® Allwyn Global Community Award da temporada de 2025. A iniciativa local de Las Vegas foi reconhecida por seu programa HydroConnect , que agora será ampliado graças a uma doação de € 100.000 (equivalente a mais de US$ 117.000) da Allwyn.

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p align=”center”>Ciara Byrne recebe o F1® Allwyn Global Community Award em Las Vegas em nome da iniciativa vencedora Green Our Planet, antes do Formula 1® Heineken Las Vegas Grand Prix 2025.

HydroConnect ensina jovens estudantes a cultivar alimentos enquanto desenvolvem conhecimentos em STEM, nutrição e agricultura sustentável. É a resposta da Green Our Planet para enfrentar dois desafios interconectados em comunidades com poucos recursos: o acesso desigual a uma educação STEM de alta qualidade e a alimentos saudáveis. A Green Our Planet administra o maior programa de hidroponia nos Estados Unidos, atuando em mais de 1.400 escolas em 44 estados e impactando mais de 500.000 estudantes. Em Las Vegas, a Green Our Planet trabalha com mais de 200 escolas.

O programa doou sistemas hidropônicos – a forma de cultivo mais eficiente em termos de uso de água no mundo – para 32 escolas em comunidades com poucos recursos em Las Vegas e ofereceu treinamento para professores, transformando a ciência em uma experiência prática para mais de 24.000 estudantes nos Estados Unidos.

O apoio da Formula 1 à Green Our Planet assume muitas formas. Além de fornecer financiamento, a Formula 1 atua como patrocinadora oficial do Giant Student Farmers Market da Green Our Planet, o maior mercado agrícola administrado por estudantes nos Estados Unidos, realizado anualmente em Las Vegas. Todos os anos, milhares de estudantes apresentam o que cultivaram em hortas escolares e sistemas hidropônicos — uma importante celebração do empreendedorismo juvenil, da sustentabilidade e da comunidade. A equipe do FORMULA 1® HEINEKEN LAS VEGAS GRAND PRIX 2025 chegou a instalar sua própria microfazenda hidropônica no circuito – uma poderosa demonstração do compromisso da icônica corrida com a sustentabilidade. Essas unidades hidropônicas economizam até 90% mais água do que a agricultura tradicional, uma inovação importante considerando o clima desértico da região.

O F1 Allwyn Global Community Award reconhece contribuições extraordinárias para a sociedade realizadas por iniciativas ligadas à Formula 1 nos locais onde as corridas acontecem. A Green Our Planet conecta-se diretamente com os quatro objetivos sociais do prêmio, demonstrando impacto local nas áreas de educação, cultura, bem-estar e sustentabilidade.

Aleš Veselý, CEO da Sazka, parte da Allwyn e jurado do F1® Allwyn Global Community Award, disse: “Na Allwyn, nosso ethos é “dar uma chance lhe dá uma”, e o programa HydroConnect da Green Our Planet incorpora perfeitamente esse espírito. Combinar educação em STEM com agricultura sustentável capacita milhares de jovens estudantes com habilidades essenciais para o mundo real, enfrentando desafios como a insegurança alimentar e o acesso desigual à educação. Estamos felizes pela nossa doação poder ajudar a expandir essa iniciativa de impacto, fomentando futuras gerações de inovadores e agentes de transformação.”

Ellen Jones, chefe de ESG da Formula 1 e jurada do F1® Allwyn Global Community Award, disse: “A Green Our Planet se destacou para os jurados porque seu trabalho abrange muitos dos elementos que buscamos reconhecer com este Prêmio. É um projeto único que gera resultados concretos – especialmente em sua abordagem inovadora de conectar crianças à sustentabilidade e a habilidades importantes para a vida. Eu adoraria pensar que o trabalho deles ajudará a inspirar uma futura geração de líderes de sustentabilidade e comunidade um dia.”

A vencedora F1® Allwyn Global Community Award, Ciara Byrne, da Green Our Planet, disse: “Na Green Our Planet, acreditamos que quando os estudantes aprendem a cultivar alimentos, eles também cultivam curiosidade, confiança e uma conexão com o planeta. Ter a Formula 1 e a Allwyn — ambos símbolos globais de inovação — reconhecendo esse trabalho significa o mundo para nós. O apoio deles nos ajudará a levar educação prática em STEM e sustentabilidade a ainda mais estudantes, capacitando a próxima geração de inovadores e guardiões do nosso planeta.“

O F1® Allwyn Global Community Award, criado como parte da parceria plurianual entre a Formula 1 e a Allwyn, reflete um compromisso compartilhado em promover mudanças positivas e retribuir às comunidades nas quais atuam. Neste ano, um total de quatro iniciativas locais – incluindo aquelas já anunciadas nos Países Baixos, em Austin e no México – foram escolhidas pelos jurados para cada uma receber uma doação de € 100.000 da Allwyn e a oportunidade de visitar um Grande Prêmio de Fórmula 1.

Notas aos editores

Sobre a Allwyn
A Allwyn é uma empresa multinacional de entretenimento de jogos, liderada por loterias e com posições de destaque no mercado e marcas confiáveis em toda a Europa e América do Norte. Seu propósito é tornar o ato de jogar melhor para todos, concentrando-se em inovação, tecnologia, segurança dos jogadores e em destinar mais a boas causas dentro de um portfólio crescente de entretenimento de jogos casuais.

Para consultas de imprensa, envie um e-mail para: pr@allwyn.com

Sobre a parceria da Allwyn com a Formula 1®
A parceria plurianual com a Formula 1® representa um incentivo para aumentar a conscientização global da Allwyn, com as 24 corridas do esporte no mundo todo, 750 milhões de torcedores, 96 milhões de seguidores nas redes sociais, além do alcance em canais de transmissão e meios de entretenimento.

A parceria reforçará a posição da Allwyn como uma marca internacional que promove impacto comunitário globalmente, apoiando seus planos de crescimento mundial.

No centro da parceria está o desenvolvimento de iniciativas que apoiam a ambição da empresa de ser um contribuinte positivo para a sociedade em nível global. Com a Allwyn e a Formula 1® igualmente comprometidas em empoderar fãs e comunidades locais, a parceria dará à Allwyn a oportunidade de utilizar a base internacional crescente de fãs do esporte para celebrar aqueles que promovem mudanças positivas, compartilhando essas histórias inspiradoras globalmente.

Sobre a Formula 1®
A Formula 1® começou em 1950 e é a competição de automobilismo mais prestigiada e também a série esportiva anual mais popular do mundo. A Formula One World Championship Limited faz parte da Formula 1® e detém os direitos comerciais exclusivos do FIA Formula One World Championship™. A Formula 1® é uma subsidiária da Liberty Media Corporation (NASDAQ: FWONA, FWONK, LLYVA, LLYVK) atribuída ao grupo de ações rastreadas Formula One Group. O logotipo F1, o logotipo F1 FORMULA 1, FORMULA 1, F1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX, PADDOCK CLUB e marcas relacionadas são marcas registradas da Formula One Licensing BV, uma empresa Formula 1. Todos os direitos reservados.

Contatos de imprensa
Assessoria de imprensa da Formula 1
E: f1media@f1.com
T: @f1media

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AWS e HUMAIN: Nova Zona de IA na Arábia Saudita

A Amazon Web Services, Inc. (AWS), uma empresa da Amazon.com, Inc. (NASDAQ: AMZN), e a HUMAIN, uma empresa de Fundo de Investimento Público (PIF) que oferece soluções mundiais de IA de ponta a ponta, anunciaram hoje, no Fórum de Investimento EUA-Arábia Saudita, seus planos de fornecer, implantar e gerenciar até 150.000 aceleradores de IA em um centro de dados conhecido como “Zona de IA” em Riad. Como parte da parceria ampliada, a AWS irá se tornar a parceira de IA preferencial da HUMAIN a nível mundial, e as duas empresas irão cooperar para levar computação e serviços de IA da Arábia Saudita a clientes em todo o mundo.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251119045991/pt/

A primeira Zona de IA deste tipo na Arábia Saudita dará suporte a cargas de trabalho de treinamento e inferência de IA de ponta, com acesso à mais recente infraestrutura de IA NVIDIA GB300 e aos chips de IA Trainium da AWS. A infraestrutura dará suporte a uma ampla gama de cargas de trabalho de IA com uso intensivo de computação, incluindo treinamento de modelos e execução de inferência para aplicações de IA. Isto irá permitir que os clientes passem do conceito à produção com rapidez, aproveitando de modo responsável a infraestrutura e o software de IA da NVIDIA, perfeitamente integrados à infraestrutura e aos serviços da AWS.

Esta infraestrutura de computação acelerada, líder do setor, fornecida com a segurança, a escalabilidade e a confiabilidade necessárias para executar cargas de trabalho de IA com confiança, irá estabelecer a primeira Zona de IA da Arábia Saudita como uma das mais modernas e inovadoras do mundo.

A Zona de IA dará suporte a empresas multinacionais e inovadores tecnológicos, ao atender tanto às necessidades nacionais de IA da Arábia Saudita como à crescente demanda mundial por computação. A disponibilidade de serviços especializados de IA generativa da AWS, incluindo Amazon Bedrock, Amazon AgentCore e Amazon SageMaker, irá proporcionar aos clientes acesso imediato a modelos fundamentais de ponta mediante uma única plataforma. O Amazon Bedrock abstrai a gestão de infraestrutura, permitindo que os clientes acessem modelos essenciais sem precisar selecionar ou gerenciar a infraestrutura de computação subjacente.

Para aperfeiçoar as capacidades planejadas da Zona de IA, a HUMAIN irá se unir ao Programa de Provedores de Soluções da AWS, permitindo que os clientes acessem os serviços da AWS através de uma plataforma unificada para acelerar a adoção de IA na região e a nível internacional. Este marco intensifica a parceria estratégica entre as duas empresas e o plano conjunto anunciado em maio de 2025 de investir mais de US$ 5 bilhões em infraestrutura de IA, serviços da AWS, além de treinamento e desenvolvimento de talentos em IA na Arábia Saudita.

“Este é um momento crucial em nosso compromisso com a parceria com a HUMAIN”, disse Tanuja Randery, Diretora-Geral da AWS para a Europa, Oriente Médio e África. “Ao combinar a experiência local e o investimento da HUMAIN com as soluções de IA da AWS, incluindo nossa infraestrutura avançada, parcerias de hardware com a NVIDIA, a plataforma transformadora de IA Amazon Bedrock e soluções de IA para usuários corporativos, como o Amazon Quick Suite, estabelecemos um centro de inovação de classe mundial que irá atender clientes na Arábia Saudita e em todo o mundo. Como provedora de soluções da AWS, a HUMAIN irá capacitar as organizações a aproveitar todo o potencial da IA ​​generativa e impulsionar a transformação ativa para empresas e entidades governamentais. Juntos, aceleramos a transformação digital e impulsionamos o crescimento econômico, apoiados por um profundo conhecimento das necessidades locais e recursos em escala mundial. Esta parceria demonstra nosso compromisso inabalável em investir tanto em infraestrutura de ponta como no talento que irá definir o futuro da IA ​​no país e mais além.”

“A Zona de IA representa o início de uma jornada de vários gigawatts para a HUMAIN e a AWS. Desde sua concepção, esta infraestrutura foi projetada para atender tanto às prioridades nacionais comoàcrescente demanda mundial por computação de IA”, disse Tareq Amin, Diretor Executivo da HUMAIN. “O que realmente diferencia esta parceria é a escala de nossa ambição e a inovação no modo como trabalhamos juntos. Mediante um modelo comercial inovador e um compromisso compartilhado com a expansão para o mercado mundial, criamos um ecossistema que irá moldar o futuro de como as ideias de IA podem ser desenvolvidas, implementadas e expandidas a todo o mundo.”

Impulsionando a inovação, acelerando o talento local

Esta cooperação entre a AWS e a HUMAIN foi concebida para acelerar a adoção da IA ​​e impulsionar a meta da Arábia Saudita de se tornar líder mundial em IA.

Além da infraestrutura, a AWS e a HUMAIN irão cooperar para acelerar a adoção da IA ​​nos setores público e privado, desenvolver modelos avançados de linguagem árabe, incluindo o “ALLAM”, o modelo de linguagem árabe da HUMAIN, e criar um mercado unificado de agentes de IA para serviços governamentais.

Para criar uma força de trabalho sustentável e preparada para o futuro, a AWS irá treinar 100.000 cidadãos sauditas em computação em nuvem e IA generativa através da Amazon Academy, em cooperação com o PIF, e apoiar uma iniciativa dedicada ao aperfeiçoamento profissional para treinar 10.000 mulheres. Estes esforços visam preparar a força de trabalho para uma economia impulsionada por IA, que deverá contribuir com US$130 bilhões para o PIB do país até 2030.

Sobre a Amazon Web Services

Desde 2006, a Amazon Web Services vem sendo a nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS expande continuamente seus serviços para suportar praticamente qualquer carga de trabalho e agora oferece mais de 240 serviços completos para computação, armazenamento, bancos de dados, redes, análise, aprendizagem automática e inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), dispositivos móveis, segurança, ambientes híbridos, mídia e desenvolvimento, implantação e gerenciamento de aplicativos, a partir de 120 zonas de disponibilidade em 38 regiões geográficas, com planos anunciados para mais 10 zonas de disponibilidade e três novas regiões da AWS no Chile, Arábia Saudita e na Nuvem Soberana Europeia da AWS. Milhões de clientes, incluindo as startups de crescimento mais rápido, as maiores empresas e as principais agências governamentais, confiam na AWS para impulsionar sua infraestrutura, aumentar sua agilidade e reduzir custos. Para saber mais sobre a AWS, acesse aws.amazon.com.

Sobre a HUMAIN

A HUMAIN, uma empresa de PIF, é uma empresa multinacional de IA que oferece recursos completos de IA em quatro áreas principais: centro de dados de última geração, infraestrutura de alto desempenho e plataformas em nuvem, modelos avançados de IA, incluindo os mais avançados LLMs em árabe, desenvolvidos no mundo árabe, bem como soluções transformadoras de IA, que combinam profundo conhecimento do setor com execução no mundo real.

O modelo de ponta a ponta da HUMAIN atende organizações dos setores público e privado, ao gerar valor exponencial em todos os setores, impulsionar a transformação e reforçar as capacidades mediante sinergias entre pessoas e IA. Com um crescente portfólio de produtos de IA específicos para cada setor e uma missão central de impulsionar a liderança em propriedade intelectual e a supremacia de talentos ao redor do mundo, a HUMAIN foi criada para a competitividade mundial e a distinção nacional.

www.humain.com

Declaração prospectiva

Este comunicado à imprensa contém declarações prospectivas com base em expectativas e suposições atuais. Os resultados reais podem diferir materialmente devido a incertezas. A HUMAIN não assume qualquer obrigação de atualizar estas declarações.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato para imprensa

Hana Nemec, HUMAIN

pr@humain.com

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Fonte: BUSINESS WIRE



Black Friday 2025: Dual Blades da MUSASHI JAPAN

A MUSASHI JAPAN by TAIMATSU, marca japonesa contemporânea de facas, enraizada no espírito do artesanato e da harmonia cultural, anuncia sua campanha da Black Friday 2025: “Dual Blades”.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251117086382/pt/

Neste ano, a MUSASHI vai além da cultura tradicional de descontos para celebrar a filosofia do equilíbrio, precisão e maestria.

Inspirada no conceito do Nitōryu, técnica de duas espadas que simboliza a harmonia entre força e graciosidade, a campanha convida os clientes a vivenciarem a união e o equilíbrio de duas espadas. O que começa como uma promoção da Black Friday se torna uma expressão artística do trabalho manual japonês.

Na Musashi Japan, levamos a história e a filosofia do Nitōryu para a cozinha moderna, orientando os clientes com relação à combinação ideal de facas para a culinária cotidiana.

Nem tudo pode, ou deve, ser cortado com uma única faca. Cada ingrediente merece a lâmina criada para ele. A verdadeira maestria não acontece somente com técnica, mas também com o entendimento do equilíbrio e da harmonia entre diferentes ferramentas, como fez Miyamoto Musashi.

De 17 de novembro a 1º de dezembro de 2025, os clientes que comprarem duas ou mais facas receberão 10% de desconto online.

Já os clientes nas nossas lojas físicas em Tóquio e Kyoto receberão um copo térmico personalizado da Musashi Japan com cada compra. Além disso, os clientes que gastarem ¥100.000 ou mais receberão um conjunto exclusivo de bonecos Daruma. Os clientes nas lojas físicas também podem receber 10% de desconto ao usarem nosso novo serviço, Samurai Tax.

A campanha é consistente em todas as plataformas globais, com expressões localizadas para cada região:

  • Estados Unidos: “Double the Blades. Double the Power”.
  • França: “Doublez les Lames, Doublez la Maîtrise”.
  • Alemanha: “Doppelete Klingen, Doppelte Kraft”.
  • Espanha: “Doble Filo, Doble Maestría”

Ao apresentar essa forma de trabalho manual aos nossos clientes, a marca empenha-se em se tornar não só uma fabricante de facas, mas uma curadora do patrimônio japonês contemporâneo.

Como resumido por Stefan Kitanovikj, diretor criativo da marca:

“Uma única lâmina é habilidade. Duas, é maestria”.

Sobre a MUSASHI JAPAN by TAIMATSU

A MUSASHI JAPAN mistura técnicas tradicionais japonesas de criação com design moderno, desenvolvendo facas que simbolizam precisão, equilíbrio e simplicidade estética. Cada lâmina representa o espírito do trabalho manual do Japão: atemporal, disciplinado e lindamente refinado.

Para mais informações, acesse: https://www.musashihamono.com/

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Videos:
https://mms.businesswire.com/media/20251117086382/pt/2645912/19/video.mp4
Contato:
Contato para a mídia:

TAIMATSU Inc.

E-mail: help@tai-matsu.jp

Fonte: BUSINESS WIRE



Black Friday movimenta iniciativa de consumo consciente e impacto social

Black Friday movimenta iniciativa de consumo consciente e impacto social
Black Friday movimenta iniciativa de consumo consciente e impacto social

Nesse período do aumento de compras online otimizadas pelas promoções da Black Friday, há quem alinhe o consumo consciente com o cashback social — uma modalidade em que parte do valor das compras realizadas pelos consumidores é revertida para causas sociais.

Na área da inovação do setor, o projeto Promovendo o Bem é um exemplo de iniciativa que une tecnologia, propósito e impacto social. Criada com curadoria da escola de filosofia Nova Acrópole, a organização sem fins lucrativos tem como missão mobilizar e gerir recursos em benefício de outras organizações da sociedade civil e projetos sociais em todo o Brasil.

O primeiro lançamento da organização é o Shopping do Bem, um site de cashback solidário. O espaço virtual possibilita que compras em lojas comuns online revertam um percentual para causas solidárias, sem nenhum custo adicional.

A profissional da área de confecções em Goiânia, Nayara Mota, é um exemplo. Ela conta como foi mudar sua forma de fazer compras pela internet. “Bastou entrar pelo site, comprar normalmente na loja que escolhi e conferir que um percentual foi destinado para uma instituição que eu também escolhi, sem que eu precisasse pagar mais. Fiquei ainda mais satisfeita porque vi que posso ajudar com confiança, acompanhando a doação do cashback”, comentou.

O comércio digital (e-commerce) é um dos que mais crescem no Brasil. Segundo o E-commerce Brasil, o Webshoppers, principal estudo sobre o tema desde 2001, esta expansão se mantém mesmo diante de desafios econômicos, tendo ganhado relevância como uma alternativa de compra mais conveniente e, muitas vezes, mais econômica.

A equipe criadora da iniciativa argumenta que a proposta do Promovendo o Bem e seus projetos é responder à necessidade de soluções sustentáveis e eficazes para os desafios sociais contemporâneos. “Essa proposta transforma o ato de comprar em oportunidade de ajudar, engajando o público em ações concretas de transformação. E ao conectar empresas, consumidores e causas sociais, promovemos uma rede de solidariedade que transforma vidas”, afirma.

O projeto de empreendedorismo social, tecnologia e propósito está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e incorpora as boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). “Assim, reforçamos a responsabilidade ética e a transparência em todas as etapas”, explica.

Por meio de parcerias com empresas e plataformas de e-commerce, o projeto também promove a doação integral ou parcial do lucro das vendas por empresas parceiras. A equipe destaca ainda que “isso fortalece o terceiro setor e amplia o alcance de iniciativas voltadas à educação, saúde, cultura e assistência social”.

“Vivemos tempos em que o consumo parece automático, mas e se ele pudesse ser também consciente? Escolher com consciência é o primeiro passo para construir um mundo melhor”, analisa a filósofa Lúcia Helena Galvão, professora voluntária da Nova Acrópole.



Aumento das Temperaturas Noturnas: Impactos Globais

WASHINGTON, 20 de novembro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Embora os líderes estejam se concentrando em evitar a violação do limite de +1,5° C do Acordo de Paris, uma nova análise científica abrangente das condições climáticas de verão mais perigosas em 100 grandes cidades globais revelou que as temperaturas noturnas mínimas aumentaram até 10 vezes mais rapidamente do que as máximas médias diurnas em muitas cidades durante um clima opressivamente quente.

O estudo da Climate Resilience for All, Extreme Heat and the Shrinking Diurnal Range: A Global Evaluation of Oppressive Air Mass Character and Frequency, analisou dados meteorológicos ao longo de um período de 30 anos, de 1994 a 2024, isolando os dois tipos de condições meteorológicas, ou “massas de ar”, consideradas mais perigosas para a saúde humana: clima “tropical seco” (DT), quente e seco, e clima “tropical úmido” (MT), quente e úmido.

A exposição ao calor tem sido tradicionalmente medida pela exposição a altas temperaturas diurnas e pelo aumento das temperaturas “médias”. Este estudo indica claramente a necessidade urgente de ações preventivas e responsivas ao calor extremo para explicar e abordar explicitamente a crescente ameaça das noites mais quentes.

As visualizações de dados globais, regionais e municipais podem ser acessadas por meio deste link.

A análise revelou:

O aumento das temperaturas noturnas e a diminuição da diferença entre as máximas diurnas e as mínimas noturnas em grande parte do mundo

  • 83% das cidades do estudo estão tendo temperaturas noturnas consistentemente mais altas.
  • As temperaturas noturnas estão aumentando mais rapidamente em Melbourne, Austrália (tropical seco), aumento de 1° C a cada 5,36 anos, e em Dubai, Emirados Árabes Unidos (tropical úmido), aumento de 1° C a cada 8,81 anos.
    • No clima tropical úmido, Santa Maria, Upington, Seul, Samarcanda, Paris, Cidade do Kuwait, Portland e Abadan estão tendo a maior diminuição entre as temperaturas diurnas e noturnas. O número de cidades que apresentam reduções por região se divide da seguinte forma:
      • África: 13 de 15.
      • Ásia: 18 de 22.
      • América Central e do Sul: 10 de 11.
      • Europa: 7 de 12.
      • Oriente Médio: 5 de 5.
      • América do Norte: 14 de 16.
      • Oceania: 9 de 11.
    • No clima tropical seco, Melbourne, Agadir, Seul, Mumbai, Cairo, Luxor, Cidade de Kuwait e Santiago estão tendo a maior diminuição entre as temperaturas diurnas e noturnas. O número de cidades que apresentam reduções por região se divide da seguinte forma:
      • África: 10 de 14.
      • Ásia: 13 de 22.
      • América Central e do Sul: 7 de 11.
      • Europa: 4 de 6.
      • Oriente Médio: 6 de 7.
      • América do Norte: 11 de 14
      • Oceania: 5 de 9.
      • Algumas das regiões mostram uma diferenciação mais fraca, possivelmente porque os tipos de clima tropical seco raramente estão presentes nas cidades que avaliamos nessas regiões.

Aumentos na frequência de dias de calor extremo

  • Ao longo do período de estudo de 30 anos, os padrões do clima tropical úmido de verão aumentaram perto ou mais de 50% na América Central e do Sul, Oceania e África – e 37% em todo o mundo.
  • Os padrões do clima tropical seco aumentaram 13% no mesmo período, com o maior aumento observado na Austrália, de 29%.

“Antes desta análise, não tínhamos conhecimento da rapidez do aumento do calor noturno nas massas de ar mais perigosas”, disse Larry Kalkstein, climatologista, Conselheiro Chefe de Ciência do Calor da Climate Resilience for All e principal autor do estudo. “É fundamental entendermos como o calor do verão – que leva as pessoas ao pronto-socorro – está mudando e o que estamos ignorando quando falamos sobre isso.”

“Queremos que essa análise mobilize líderes municipais e de saúde para ampliar urgentemente a visão do que é uma crise de calor de 24 horas. Esta pesquisa revela um ponto cego crítico da nossa compreensão do calor extremo ”, disse Kathy Baughman McLeod, CEO da Climate Resilience for All.

As altas temperaturas noturnas impedem que o nosso corpo esfrie e aumentam os riscos de exaustão pelo calor, de desidratação e de estresse cardiovascular. Quando o sono é interrompido pelo calor, o corpo perde a capacidade de se recuperar da exposição diurna, aumentando o perigo de doenças e morte – especialmente em adultos mais velhos, mulheres e pessoas que vivem em moradias mal ventiladas.

Os sistemas de alerta de calor estão focados nas altas temperaturas diurnas e minimizam o impacto das temperaturas noturnas. O estudo oferece orientação e insiste que as autoridades de saúde e os formuladores de políticas integrem esses padrões de mudança no seu trabalho e aumentem o número de sistemas de alerta de calor direcionados regionalmente que identificam a crescente probabilidade de eventos de alta intensidade durante vários dias que proporcionam pouco alívio à noite.

Sobre a Climate Resilience for All

A Climate Resilience for All é uma ONG de adaptação global dedicada a proteger a saúde, a renda e a dignidade das mulheres na linha de frente do calor extremo.

Contatos:

Geraldine Henrich-Koenis, geraldine@climateresilience.org

Kelechukwu Iruoma,kelechukwu@climateresilience.org


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9579849)



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