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Skala e Lola se unem para formar grupo beleza no Brasil

Duas marcas do mercado brasileiro de beleza, Skala e Lola From Rio, anunciam uma união que formará um dos maiores grupos do país no segmento. Com faturamento conjunto de aproximadamente R$ 2 bilhões, presença em 54% dos lares brasileiros e vendas em mais de 70 países, o novo grupo nasce com atuação e crescimento tanto no Brasil quanto no exterior.

Skala e Lola têm portifólios complementares e propósitos comuns — como a defesa da beleza consciente, produtos 100% veganos. As marcas seguirão operando de forma independente com suas sedes no Rio de Janeiro, Uberaba e São Paulo, mas passarão a compartilhar sua infraestrutura produtiva, suas redes de distribuição e seus investimentos em inovação.

A Skala vem crescendo a um ritmo de 30% ao ano nos últimos oito anos. Essa expansão também acontece no exterior — suas vendas internacionais já representam mais de 20% do faturamento, com destaque para os Estados Unidos, onde a marca já está entre as cinco maiores em cremes de tratamento. Em 2024, a Advent International, investidora global de private equity, adquiriu uma participação de controle na Skala. 

A Lola From Rio®, por sua vez, fundada em 2011, foi uma das primeiras marcas veganas do Brasil e multiplicou seu faturamento mais de seis vezes nos últimos seis anos, conquistando espaço em e-commerces, lojas de departamento, farmácias e perfumarias. A Lola atua em segmentos como produtos para cabelo, para o corpo e para a casa.

Com a união de Skala e Lola, Luis Delfim, atual presidente da Skala, continua como CEO do grupo e Pedro Taguchi, Diretor de Operações da Lola From Rio, segue liderando a marca. “Skala e Lola são marcas que se completam e se potencializam, e essa soma de capacidades criará um grupo mais forte e com ainda mais avenidas de crescimento”, diz Luis Delfim, futuro CEO do grupo.

Ambas as empresas estão em meio a processos de expansão de capacidade. A Skala acaba de anunciar o investimento de R$ 150 milhões para a construção de uma nova fábrica em Uberaba, além de um Centro de Distribuição no Nordeste. Também inaugurou, em maio, o seu terceiro novo centro de distribuição — este último no estado americano do Texas, para atender clientes que incluem grandes redes de varejo e e-commerce americanos. A Lola também está inaugurando um novo centro de distribuição esse ano em São Paulo, e poderá acelerar ainda mais sua expansão. A Lola também acessará os canais de distribuição internacionais da Skala para aumentar sua presença fora do Brasil.

Os fundadores da Lola (Dione Vasconcellos, Jaqueline Vasconcellos e Milton Taguchi) passam a fazer parte do Conselho de Administração do novo grupo, que também tem como membros Antonio Sousa, ex-CEO da Skala e representante de seus acionistas fundadores, Alberto Carvalho (ex-CEO da Procter&Gamble no Brasil e ex-head da Gilette nos Estados Unidos) e Andrea Mota (ex-diretora executiva do Boticário), além de representantes da Advent. 

No contexto da união de Skala e Lola, a Advent fará um aporte de valor não revelado no novo grupo com o objetivo de apoiá-lo em sua trajetória de expansão. A Advent administra US$ 91 bilhões globalmente e já investiu em mais de 90 empresas de Consumo. O investimento no novo grupo virá do fundo de US$ 2 bilhões da Advent dedicado a investimentos na América Latina, o LAPEF VII.  

“Skala e Lola são duas empresas fortes no mercado brasileiro de beleza: com propósito e grande conexão com os consumidores e potencial tanto no Brasil quanto no exterior”, diz Rafael Patury, um dos sócios da Advent International responsável por investimentos em consumo na América Latina. “Estamos felizes em apoiar as duas marcas na continuidade de suas histórias, agora caminhando juntas”. 

A transação está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). A IGC Partners atuou como consultor financeiro e Mattos Filho como consultor jurídico da Lola. O Lobo de Rizzo Advogados atuou como consultor jurídico da Skala.



Foco: IA e comunicação impulsionam estratégias das PMEs

O avanço da inteligência artificial (IA) nas pequenas e médias empresas brasileiras é um fenômeno em expansão. Levantamento recente do HostGator mostra que 61% das PMEs já utilizam ferramentas de IA em suas operações, sendo que 46% aplicam-nas com frequência. Outras 26% planejam adotar a tecnologia. Diante desse cenário, a Foco Consultoria Estratégica, agência de comunicação e marketing com sede em Pernambuco, desenvolveu a metodologia B2B FocoDataAI, voltada para o marketing de conteúdo de pequenas e médias empresas em processo de crescimento no mercado e da formalização da comunicação institucional.

A proposta da Foco é integrar análise de dados, inteligência artificial e técnicas de jornalismo e marketing para gerar resultados concretos em comunicação institucional. O método FocoDataAI estrutura-se em quatro pilares: data insight, que realiza a coleta e análise de indicadores digitais; narrativa parametrizada, que aplica os princípios do jornalismo na interpretação dos dados para gerar conteúdos relevantes; IA aplicada, com uso de tecnologias generativas em produção de conteúdo e automação; e mensuração de reputação, que avalia a percepção interna e externa por meio de métricas de engajamento e sentimento.

Para Juliana Sampaio, jornalista especializada em marketing de conteúdo e branding e co-fundadora da Foco, as “ferramentas de IA permitem que a análise de dados seja tão precisa quanto o jornalismo exige, garantindo conteúdo relevante e fundamentado”.

De acordo com pesquisa da Microsoft, 75% dos tomadores de decisão em PMEs afirmam que a IA acelera processos internos. Outros 73% indicam que há planos contínuos de investimento na tecnologia, e 61% possuem metas específicas ligadas ao seu uso. “A combinação de dados, automatização inteligente e narrativa autoral transforma ações pontuais de marketing em um processo orgânico de construção institucional”, avalia Felipe Amorim, jornalista especializado em inteligência artificial e co-fundador da Foco. 

A Foco vem investindo na transformação de ações tradicionais de marketing em estratégias de posicionamento institucional. Em vez de atuar apenas no funil de vendas, o método busca posicionar as empresas como agentes de autoridade em seus segmentos, através da comunicação orgânica. 

O publicitário Andrey Lucas, especialista em storytelling visual e colaborador da equipe da Foco, observa que unir storytelling visual, estratégia de marca e análise de padrões via IA faz a comunicação transcender o marketing publicitário, consolidando a reputação das empresas. “Com uma presença digital planejada, baseada em conteúdo técnico e narrativas bem construídas, a comunicação deixa de ser pontual e passa a ser estratégica”, diz. “Ferramentas como chatbots, textos institucionais, análise de comportamento de audiência e design de marca são integradas ao modelo, com resultados mensuráveis”, complementa Felipe Amorim.

A principal característica do FocoDataAI está na incorporação do jornalismo de dados como ferramenta de análise e na aplicação da inteligência artificial para otimizar processos e ampliar a escala das entregas, mantendo a autenticidade da comunicação. “Ao integrar comunicação interna e externa e manter uma cadência baseada em dados e reputação, a Foco atende a um novo perfil de PME: aquela que, mais do que crescer, quer consolidar uma presença respeitável e influente no mercado”, pontua Andrey Lucas.

Num contexto em que a IA já deixou de ser tendência para se tornar parte do cotidiano empresarial, especialmente no segmento B2B, a comunicação eficaz continua sendo um diferencial competitivo. “O método da Foco mostra que, com análise apurada, tecnologia bem aplicada e conteúdo com valor jornalístico, é possível transformar comunicação em reputação, e reputação em resultados”, finaliza Juliana Sampaio.

Pilares da metodologia FocoDataAI:

1) Data insight: coleta e análise de indicadores de presença digital, menções e performance comunicacional;

2) Narrativa parametrizada: aplicação de jornalismo no tratamento de dados para elaborar conteúdos jornalísticos com autoridade;

3) IA Aplicada: uso de modelos de linguagem para produção de conteúdo relevante;

4) Mensuração de reputação: monitoramento contínuo de percepção interna e externa, usando métricas de engajamento e sentimento.

Sobre a Foco Consultoria Estratégica

A Foco Consultoria Estratégica desenvolve soluções em comunicação voltadas para empresas em fase de crescimento. Utiliza análise de dados, inteligência artificial, jornalismo e marketing de conteúdo para estruturar narrativas alinhadas aos contextos, objetivos e valores dos clientes. A atuação inclui comunicação institucional, posicionamento de marca e gestão de imagem, com estratégias adaptadas a organizações públicas e privadas que buscam ampliar sua presença no mercado.

Serviço: Foco Consultoria Estratégica

Telefone: (81) 98136-6360 e 98263-5852

E-mail: atendimento@fococonsultoriaestrategica.com.br

Site: www.fococonsultoriaestrategica.com.br

Instagram: @fococonsultoriaestrategica 



Soldiers Nutrition lança campanha de inverno em Cajamar

A Soldiers Nutrition lançou em junho a campanha “Aqueça Corações”, voltada à arrecadação de roupas de frio para pessoas em situação de rua em Cajamar e região. A ação ocorre entre os dias 10 e 17 de junho, em parceria com a Prefeitura de Cajamar, e inclui duas frentes: uma gincana interna com colaboradores e um bazar beneficente on-line, destinado ao time da empresa.

A iniciativa integra o programa Soldados Solidários, voltado às ações sociais da empresa, e dá continuidade à colaboração com o município que começou em março deste ano na 1ª Cajamar Run Mulher, corrida de rua voltada ao público feminino que reuniu mais de 600 participantes.

Gincana incentiva engajamento de colaboradores em campanha

Segundo a Soldiers, durante os sete dias da ação, os colaboradores serão convidados a participar de uma gincana de arrecadação de roupas de inverno. A equipe que mais arrecadar peças em bom estado será premiada com um ano de creatina Soldiers para cada integrante.

“Transformar a solidariedade em algo coletivo é parte do que acreditamos como cultura. A gincana é uma forma divertida de gamificação da ação solidária, com o objetivo de ampliar o engajamento do time”, afirma Fabiula Freire, co-fundadora da Soldiers Nutrition.

A empresa lembra que as roupas doadas devem estar limpas e em boas condições de uso, prontas para serem entregues à população em situação de rua em Cajamar e região.

Bazar do Bem

Paralelamente, a campanha também conta com o Bazar do Bem, com peças novas e seminovas da própria Fabiula Freire e do Yuri Abreu, fundador e CEO da Soldiers. Todas as peças estarão à venda em um canal on-line temporário, e o valor arrecadado será 100% revertido para a compra de cobertores, que serão distribuídos em conjunto com a Prefeitura.

Além de contribuir para a doação, quem adquirir qualquer peça no bazar participará automaticamente de um sorteio de um kit completo da Soldiers Nutrition.

“O inverno costuma ser um período especialmente difícil para quem não tem um lar. Como marca que tem sido acolhida com tanto carinho pela cidade de Cajamar, sentimos o dever de retribuir à cidade e à sua população”, explica Fabiula Freire.

Compromisso social

Com mais de 4 milhões de clientes atendidos e uma das maiores fábricas de suplementos da América Latina prestes a ser inaugurada em Cajamar, a Soldiers Nutrition iniciou a campanha “Aqueça Corações” como parte de suas ações de responsabilidade social.

“A parceria com a Prefeitura de Cajamar tem contribuído para ampliar o alcance das nossas iniciativas sociais, e ajuda a conectar ainda mais a empresa às principais necessidades da comunidade local”, completa Fabiula.



Guia Michelin 2025: Os Melhores Restaurantes da Eslovênia

LJUBLJANA, Eslovênia, 17 de junho de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A gastronomia eslovena alcançou mais uma vez um sucesso excepcional, o que reflete os esforços contínuos do Conselho de Turismo da Eslovênia para promover o país como um destino gastronômico de classe mundial. O prestigiado Guia MICHELIN, a marca mais influente no mundo da culinária, destacou pelo sexto ano consecutivo os melhores restaurantes eslovenos. A edição de 2025 inclui 72 restaurantes, nove a mais do que no ano passado. Doze estrelas Michelin brilham no mapa esloveno este ano. O Hiša Franko manteve a mais alta distinção de três estrelas Michelin. O restaurante Milka também manteve duas estrelas, enquanto outros sete restaurantes ganharam uma estrela Michelin cada. Pela primeira vez, o Guia Michelin também concedeu três distinções especiais na Eslovênia: o Prêmio Jovem Chef, o Prêmio Serviço e o Prêmio Sommelier. Doze restaurantes receberam a designação Bib Gourmand. A Estrela Michelin Verde foi atribuída a nove restaurantes.

O Guia MICHELIN Eslovênia concedeu mais uma vez ao Hiša Franko, liderado por Ana Roš, com três estrelas Michelin e uma Estrela Verde pela sustentabilidade. Ana Roš é a oitava chef mulher no mundo a ganhar três estrelas, e uma das duas únicas mulheres em todo o mundo a deter esta combinação única de distinções.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Restaurante Milka, com o chef David Žefran, manteve o seu estatuto de duas estrelas. Sete restaurantes ganharam uma estrela Michelin:

COB – Chef Filip Matjaž
Dam – Chef Uroš Fakuč
Gostilna pri Lojzetu – Chef Tomaž Kavčič
Grič – Chef Luka Košir
Hiša Denk – Chef Gregor Vračko
Hiša Linhart – Chef Uroš Štefelin
Pavus – Chef Marko Pavčnik

Pela primeira vez, o Guia MICHELIN Eslovênia introduziu três prêmios especiais:

  • Prêmio Jovem Chef: concedido a Filip Matjaž (COB)
  • Prêmio Sommelier: concedido a Anže Kristan (Gostilna pri Lojzetu)
  • Prêmio por Serviços Prestados: concedido a Jan Sinčič (Salicornia)

Nove restaurantes eslovenos ostentam agora orgulhosamente uma Estrela Verde Michelin. Recentemente premiado este ano é o restaurante do Hotel Plesnik.

Outros destinatários são:

Galerija okusov – Chef Marko Magajne
Gostilna Krištof – Chef Uroš Gorjanc
Gostilna Repovž – Chef Grega Repovž
Grič – Chef Luka Košir
Hiša Franko – Chef Ana Roš
Hiša Linhart – Chef Uroš Štefelin
Gostilna Mahorčič – Chef Ksenija Krajšek Mahor
Špacapanova hiša – Chef Ago Špacapan

Para mais informações e destaques, leia o comunicado de imprensa aqui.

Explore a seleção completa do Guia MICHELIN 2025.

Contato: press@slovenia.info

Uma foto: http://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/83dc7421-34be-40c5-90f0-be99fd2c2bd9


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Nova pesquisa da CSC revela que a imensa maioria de diretores de segurança da informação prevê aumento de ataques cibernéticos nos próximos três anos

Impressionantes 98% dos diretores de segurança da informação (CISOs) preveem um aumento nos ataques cibernéticos nos próximos três anos,àmedida que as organizações enfrentam um ambiente de ameaças digitais cada vez mais complexo e impulsionado pela inteligência artificial (IA). É o que revela uma nova pesquisa realizada com 300 CISOs, diretores de informação (CIOs) e profissionais seniores de TI pela CSC1, líder em prover segurança de domínios a nível corporativo e sistema de nomes de domínios (DNS).

O relatório “CISO Outlook 2025: Navigating Evolving Domain-Based Threats in an Era of AI and Tightening Regulation” (Perspectivas de CISOs para 2025: Navegando pelas Ameaças Baseadas em Domínios em Evolução na Era da IA ​​e Regulamentação mais Estrita) aponta restrição de domínios, sequestro de domínios e DNS, bem como ataques de negação de serviço distribuída (DDoS) como as três principais ameaças cibernéticas mundiais em 2024. A projeção é de que estes riscos aumentemàmedida que os criminosos cibernéticos utilizam novas técnicas e recursos da IA ​​e de outras modernas tecnologias para lançar ataques mais sofisticados. Olhando adiante, a restrição de domínios, ataques baseados em domínios e ransomware estão no topo da lista de preocupações com a segurança cibernética de CISOs nos próximos três anos.

“O DNS e a infraestrutura referente a domínios são os principais alvos dos criminosos cibernéticos”, disse Ihab Shraim, Diretor de Tecnologia da Divisão de Serviços de Marca Digital na CSC. “Estes invasores executam um extenso reconhecimento para identificar vulnerabilidades, sequestrar subdomínios e se passar por marcas em grande escala. Com a crescente disponibilidade de ferramentas baseadas em IA e kits de ataque prontos para uso, estas ameaças só tendem a se acelerar. Um único ataque ao DNS pode derrubar e-mails, sites, portais de clientes e até redes telefônicas. As empresas que não agirem com rapidez podem se ver expostas não somente a consequências técnicas, mas também de reputação e regulatórias.”

Algoritmos de geração de domínios (DGAs) com tecnologia de IA são cada vez mais preocupantes, com 87% dos CISOs os identificando como uma ameaça direta. Além disto, 97% dos entrevistados expressaram preocupações quanto aos riscos potenciais associadosàconcessão de acesso a dados corporativos de sistemas de IA de terceiros, destacando a necessidade crucial de estruturas robustas de governança de IA.

Apesar destas crescentes preocupações, apenas 7% dos CISOs expressaram estar “muito confiantes” em sua capacidade de mitigar ataques baseados em domínio, e apenas 22% acreditam contar com as ferramentas adequadas. Esta falta de confiança pode refletir lacunas mais profundas na preparação, sendo possível que muitas organizações ainda subestimem a complexidade da segurança de domínios e a velocidade com que as ameaças evoluem.

“O elemento humano continua sendo a maior vulnerabilidade de segurança”, acrescentou Nina Hrichak, Vice-Presidente de Serviços de Marca Digital na CSC. “À medida que os criminosos cibernéticos se tornam mais sofisticados, a educação e a conscientização internas estão ficando para trás. Sequestros de DNS e invasões de subdomínios se converteram em preocupações comuns, mas nem todas as organizações possuem a experiência interna necessária para monitorar a atividade de domínios em tempo real. É aí que parceiros experientes podem oferecer informações vitais e agilidade para ajudar as organizações a estaremàfrente de imprevistos.”

Para receber uma cópia do relatório “Perspectivas de CISOs para 2025: Navegando pelas Ameaças Baseadas em Domínios em Evolução na Era da IA ​​e Regulamentação mais Estrita” da CSC, entre em contato conosco em CSC@w2comm.com ou acesse o site.

1 A CSC, em parceria com a Pure Profile, entrevistou 300 CISOs, CIOs e profissionais seniores de TI que operam na Europa, Reino Unido, América do Norte e região da Ásia-Pacífico para compreender suas preocupações atuais e como estão lidando com o ambiente de segurança cibernética em evolução, demandas regulatórias e a ascensão da IA ​​no crime cibernético.

Sobre a CSC

A CSC é o provedor confiável de inteligência em segurança e ameaças escolhida pela Forbes Global 2000 e pela 100 Best Global Brands (Interbrand®), com foco em segurança e gestão de domínios, além de proteção de marcas digitais e fraudes. À medida que empresas multinacionais investem significativamente em sua postura de segurança, nossa plataforma DomainSec℠ pode ajudá-las a entender as descontinuidades de segurança cibernética existentes e proteger seus ativos digitais e marcas online. Ao aproveitar a tecnologia de propriedade da CSC, as empresas podem consolidar sua estratégia de segurança para se proteger contra vetores de ameaças cibernéticas que visam seus ativos online e a reputação de suas marcas, ajudando as mesmas a prevenir perdas devastadoras de receita. A CSC também oferece proteção de marca online (a combinação de monitoramento de marca online e atividades de fiscalização) com uma visão multidimensional de diversas ameaças fora do firewall, direcionadas a domínios específicos. Serviços de proteção contra fraudes que combatem o phishing em estágios iniciais de ataque complementam nossas soluções.

Com sede em Wilmington, Delaware, EUA, desde 1899, a CSC possui escritórios nos EUA, Canadá, Europa e região da Ásia-Pacífico. A CSC é uma empresa multinacional capaz de atuar onde quer que nossos clientes estejam, e conseguimos isto ao empregar especialistas em todos os setores que atendemos. Acesse cscglobal.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para mais informações:

W2 Communications

Joyson Cherian

Vice-Presidente Sênior

Joyson@w2comm.com

CSC

Laura Crozier

Gerente de Relações Públicas

laura.crozier@cscglobal.com

Sala de Imprensa da CSC

Fonte: BUSINESS WIRE



Palfinger lança concurso para operadores de guindaste

A PALFINGER Brasil anunciou a primeira edição do concurso “Operadores da América”, uma competição internacional voltada a operadores de guindastes articulados montados sobre caminhões em toda a América Latina. O projeto nasce da ampliação do “Melhor Operador do Brasil”, iniciativa realizada pela empresa em 2022. Agora em formato internacional, o concurso valoriza os profissionais do setor e promove práticas de segurança e qualificação técnica em diferentes países latino-americanos.

A edição de 2025 será dividida em seis etapas, com início nas inscrições on-line no período de 04 a 22 de junho, por meio do site da competição. Os interessados deverão preencher um formulário e publicar um vídeo no feed do Instagram, demonstrando sua atuação profissional com equipamentos da marca, utilizando a hashtag oficial #OperadoresdaAmerica e marcando o perfil @palfingerbrasil.

Os participantes selecionados avançam para as etapas seguintes, que incluem:

  • Capacitação técnica gratuita (em formato on-line) e prova teórica de conhecimento técnico;
  • Desafio virtual com simulador de guindaste em realidade virtual;
  • Prova prática presencial com operação real dos equipamentos.

Cada país participante terá um vencedor nacional, que será premiado com troféu, kit exclusivo e uma viagem com despesas pagas para a Final América, que será realizada em Bento Gonçalves (RS) no segundo semestre. O grande vencedor da final continental conquistará como prêmio máximo uma viagem para a sede global da PALFINGER, na Áustria, em 2026.

A competição é voltada exclusivamente para operadores que atuam com equipamentos da marca e têm vínculo com empresas parceiras PALFINGER nos países participantes. Além de reconhecer o talento e a experiência dos profissionais do setor, a ação reforça os pilares da marca: segurança, inovação e valorização das pessoas.

Com a expansão da competição para o continente, a PALFINGER reforça seu papel no segmento de movimentação de cargas, promovendo engajamento e qualificação em larga escala entre operadores de diferentes realidades da América Latina.

Mais informações e regulamento completo:
latam.palfinger.com/etapas-e-regulamento-o-melhor-operador-da-america

Site para inscrição: Operadores da América

FAQ onde encontram-se todas as informações e regulamento:
latam.palfinger.com/faq-melhor-operador-da-america



Mais de 223 mil passageiros viajam pela Rodoviária do Rio neste feriado

A partir desta quarta-feira (18/6), a 2ª maior rodoviária da América Latina em movimentação de passageiros, a Rodoviária do Rio deverá movimentar mais de 223 mil viajantes entre embarques e desembarques. Até o dia 23/6, serão 7.140 ônibus, sendo 1.331 extras disponibilizados pelas empresas do setor rodoviário regular para atender à demanda por passagens de ônibus do período. Na quarta, 18/6, o terminal movimentará o maior número de passageiros embarcando (21 mil) rumo a destinos de curta distância, como Costa Verde, Costa do Sol, Região Serrana e Interior do Estado, além de cidades em Minas Gerais e São Paulo.

Já o número de turistas chegando ao Rio terá seu pico na quinta-feira (19/6), feriado de Corpus Christi, quando cerca de 29 mil pessoas desembarcam no local. Os números da concessionária indicam um crescimento constante na chegada de turistas à capital fluminense por meio do transporte rodoviário nos últimos meses, um aumento considerável de visitantes oriundos de São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Espírito Santo e interior do Rio, confirmando a força do turismo regional.

Sobre essa tendência, o Secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, destacou: “A movimentação intensa de turistas na Rodoviária do Rio reforça a consolidação da nossa estratégia de fortalecimento do turismo regional e o potencial do transporte rodoviário como motor da economia fluminense. O Rio de Janeiro recebe visitantes de todas as partes do Brasil — inclusive muitos estrangeiros — que chegam por via terrestre para conhecer os atrativos das nossas 12 regiões turísticas”. Para Tutuca, esse crescimento da procura dos viajantes para as cidades turísticas do Estado é resultado direto das ações de promoção do Turismo de Proximidade, com foco especial nos estados vizinhos, como São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e também no interior. “Além disso, a melhoria da estrutura da rodoviária e os investimentos estratégicos na malha rodoviária estadual têm sido fundamentais para facilitar o acesso e impulsionar ainda mais o turismo como vetor de desenvolvimento”, complementa o secretário.

Roberta Faria, diretora-geral da Rodoviária do Rio S/A, destaca que, além do papel do terminal e do transporte rodoviário como impulsionador do turismo regional e nacional, a melhoria contínua dos serviços oferecidos pela rodoviária a partir de uma infraestrutura revitalizada, mais segura (com investimentos, inclusive, no sistema de monitoramento por mais de 100 câmeras a partir do reconhecimento facial integrado ao Comando Geral da PM) e mais acessível tem sido determinantes para uma experiência de viagem cada vez melhor, contribuindo diretamente para o fortalecimento da economia fluminense e para a promoção do Rio de Janeiro como um destino turístico de referência.

Descontos em passagens

Para quem deseja economizar nas passagens, já bastante atraentes pelo setor rodoviário regular, a concessionária oferece o cupom CORPUSOFF com 10% de desconto na compra de bilhetes realizadas exclusivamente pelo site oficial da Rodoviária do Rio. O benefício é válido para embarques realizados durante todo o mês de junho e tem o objetivo de estimular a compra antecipada e facilitar o planejamento dos passageiros. Em relação aos serviços e comodidades, a estrutura da Rodoviária disponibiliza mais de 55 operações comerciais, entre lojas, lanchonetes e restaurantes, além do Uber Lounge que funciona 24h no G1 e com acesso direto ao terminal por meio de uma passarela no G3.

Campanha do Agasalho

Com as baixas temperaturas do inverno, a Rodoviária do Rio, em parceria com a Socicam, promove a tradicional Campanha do Agasalho, uma mobilização solidária que visa arrecadar roupas, cobertores e agasalhos em bom estado para famílias em situação de vulnerabilidade. A ação vai até o dia 4 de julho. Passageiros, visitantes e toda a comunidade estão convidados a contribuir. As doações podem ser entregues em uma caixa de coleta instalada no embarque inferior, próxima ao balcão de informações do terminal, disponível 24 horas por dia para receber as contribuições.

Dicas aos viajantes: atenção aos documentos

É obrigatório apresentar documento de identidade com foto para o embarque de passageiros maiores de 12 anos. A viagem desacompanhada só é autorizada para maiores de 16 anos. A Rodoviária do Rio alerta ainda para a atuação de aliciadores nos arredores e orienta que os usuários busquem atendimento em questões de transporte e opções de alimentação apenas nos serviços oficiais.

Para os usuários, a concessionária disponibiliza o site oficial: www.rodoviariadorio.com.br, o e-mail sac@rodoviariadorio.com.br, as redes sociais (@rodoviariadorio) ou o atendimento via WhatsApp pelo tel: (21) 3213-1800.

Head de Comunicação – Beatriz Lima: imprensa@rodoviariadorio.com.br I (21) 96413-1323



Material de escritório personalizado reforça branding

O uso de itens personalizados no ambiente corporativo tem ganhado destaque como ferramenta de integração e fortalecimento da cultura organizacional. De acordo com matéria publicada no portal Midiamax/UOL, kits de boas-vindas que incluem materiais como blocos de anotações, canecas e agendas personalizados ajudam a promover um primeiro contato acolhedor e engajador com a empresa, fortalecendo o vínculo do colaborador com os valores da organização desde o primeiro dia.

Rodrigo Pereira, CEO da empresa Innovation Brindes, observa que esse tipo de material também atua como recurso de visibilidade institucional. “Quando a identidade visual da empresa está presente em itens de uso diário, ela passa a fazer parte da rotina das pessoas. Isso gera familiaridade e reforça o posicionamento institucional tanto internamente quanto em contextos comerciais”, afirma.

A aplicação de elementos como logotipo, cores institucionais e tipografia em materiais de escritório está presente em diversos segmentos do mercado, sendo adotada tanto por grandes corporações quanto por empresas em crescimento. Pereira destaca que, ao serem integrados ao cotidiano dos colaboradores, esses materiais ajudam a consolidar a imagem organizacional de forma consistente. “Essa padronização também transmite profissionalismo e cuidado nos detalhes, especialmente em reuniões, treinamentos e eventos externos”, complementa.

Além de sua função no processo de integração, os materiais personalizados também são utilizados como brindes em visitas comerciais, feiras e ações promocionais. Nessas ocasiões, agregam valor à marca e mantêm o nome da empresa em circulação após o evento. “Ao unir utilidade prática com personalização, os itens de papelaria e organização tornam-se ferramentas de visibilidade contínua e reforço institucional”, conclui o executivo.



Dicas para equipar uma cozinha de apartamento sem abrir mão do estilo

Uma cozinha de apartamento, que geralmente é compacta, pode ser um desafio de ser equipada de forma bonita e elegante. Por um lado, o espaço é pequeno e não necessita de muita decoração, mas é justamente por isso que é preciso ter atenção redobrada para aproveitar cada centímetro do cômodo da melhor forma.

Desse modo, além de encontrar espaço e de saber onde posicionar o fogão 4 bocas, quais outros conselhos são úteis para equipar a cozinha de forma que ela fique estilosa? Será que, em nome da funcionalidade, é necessário sempre abrir mão do estilo? Felizmente, não é bem assim, já que é possível combinar essas características em soluções elegantes. Conheça, no texto a seguir, o que você pode fazer a respeito.

Dê preferência para eletrodomésticos compactos

Eletrodomésticos multifuncionais e compactos são soluções excelentes para quem busca praticidade, estilo e economia de espaço. Fornos, cooktops, micro-ondas e refrigeradores compactos permitem um aproveitamento melhor da área disponível, facilitando que haja mais espaço para posicionar outros itens. Nesse sentido, é uma boa ideia considerar os eletrodomésticos 2 em 1, como fogões que são equipados com um forno.

Armários suspensos são grandes aliados

O espaço em um apartamento é limitado, tanto que é normal as cozinhas nessas residências serem mais compactas. Nesse cenário, é ainda mais importante ter cuidado com a circulação. E uma forma de “driblar” essa questão é investir na instalação de armários suspensos.

Essa é uma maneira muito eficiente de ganhar espaço na cozinha, de várias formas. Primeiro porque eles liberam espaço da bancada e do chão, o que aumenta a sensação de amplitude e faz a cozinha parecer maior do que realmente é. E segundo porque é uma forma de aproveitar verticalmente o ambiente, podendo utilizá-los para guardar utensílios e outros mantimentos, além de manter a cozinha organizada, é claro.

Invista em prateleiras abertas

Por falar em aproveitamento do espaço vertical, além dos armários, outra opção bem-vinda e que torna o ambiente funcional e elegante são as prateleiras abertas. Essa composição é perfeita para armazenar temperos, potes, aparelhos de cozinha e itens decorativos. Com um pouco de organização, essas prateleiras transformam o ambiente, deixando-o muito mais estiloso e prático para os moradores.

Pense na funcionalidade durante a escolha dos móveis

É possível garantir mais estilo para a sua cozinha quando o projeto do cômodo leva em conta a funcionalidade e o planejamento. Caso o orçamento permita, uma ótima alternativa são os móveis planejados, uma vez que eles são projetados sob medida para se acomodar ao espaço disponível e aproveitar cada cantinho dela.

Dessa forma, você desfruta de um layout eficiente, prático e que não irá cansá-lo no dia a dia — além de ser algo elegante e que agrada aos olhos. Guiar-se pela funcionalidade na hora de escolher os móveis permite encontrar soluções criativas e que se encaixam bem em um apartamento. 

Por exemplo, a mesa, que é um elemento central da cozinha, pode ser de um modelo que não compromete a circulação no ambiente. Mesas dobráveis (que podem ser recolhidas quando não estão em uso) ou mesas retráteis (fixadas na parede, puxadas apenas quando necessário) são ótimas soluções que podem ser adotadas.

Não se esqueça da luz natural

Toda cozinha precisa de uma boa iluminação — e, mesmo que o ambiente seja compacto, não se pode abrir mão disso. Permitir que a luz natural entre facilita bastante as atividades do dia a dia, de modo que é interessante ter atenção ao projeto para garantir esse tipo de claridade.

Porém, também é possível investir em outras fontes de iluminação, como em luzes embutidas e em spots direcionados para as estações de trabalho, como bancada, fogão e pia. Além de conferir estilo, essa decisão deixa a cozinha mais ampla e aconchegante.



Avanços na Energia: Turbina a Gás e Hidrogênio na Geórgia

A Georgia Power e a Mitsubishi Power concluíram com sucesso um segundo teste de mistura de hidrogênio e gás natural em cargas parcial e total em uma turbina a gás natural M501GAC na Usina McDonough-Atkinson da Georgia Power em Smyrna, Geórgia. O projeto de demonstração é o primeiro a validar a mistura de 50%* de hidrogênio em uma turbina a gás de classe avançada, sendo o maior teste deste tipo no mundo até o momento, com a mistura de 50% proporcionando uma redução de cerca de 22% nas emissões de CO2 em comparação a 100% de gás natural. Diversos testes foram realizados antes da demonstração da mistura de 50%, incluindo múltiplas porcentagens de mistura que variaram de 5% a 50%, com os testes ocorrendo ao longo de várias semanas em maio e junho.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250616879964/pt/

The Georgia Power and Mitsubishi Power teams celebrate a successful test.

The Georgia Power and Mitsubishi Power teams celebrate a successful test.

No ano passado, a turbina a gás existente foi convertida de refrigerada a vapor para refrigerada a ar, o que inclui a tecnologia de combustão da série J com comprovada capacidade de combustão conjunta de alto teor de hidrogênio. A conversão oferece os benefícios de tempos de partida mais rápidos, maior capacidade de redução de potência e menores despesas de manutenção, além de possibilitar este teste bem-sucedido e histórico de mistura de hidrogênio.

A Georgia Power, a maior subsidiária elétrica da Southern Company, cooperou com a Mitsubishi Power para o teste histórico como parte de um compromisso contínuo com novas pesquisas e desenvolvimento (P&D) para promover energia confiável e acessível aos clientes, enquanto reduz as emissões de carbono em toda a sua frota de geração. De fato, a Georgia Power reduziu suas emissões de carbono em mais de 60% desde 2007. Este teste segue o primeiro teste de mistura de hidrogênio a 20% em volume na Usina McDonough-Atkinson, concluído em 2022.

Saiba mais sobre o projeto histórico de mistura de hidrogênio da Georgia Power.

A usina McDonough-Atkinson, localizada a menos de 10 milhas (16 km) do centro de Atlanta, atende clientes de energia elétrica há mais de 80 anos e foi totalmente convertida para gás natural em 2012, sendo expandida para abastecer até 1,7 milhão de residências. Atualmente, opera com seis turbinas a gás avançadas e de grande capacidade das séries M501G e M501GAC, que oferecem alto desempenho e alta eficiência, além de três turbinas a vapor operando em três blocos de configuração de ciclo combinado 2 em 1 e duas turbinas de combustão alimentadas a gás/óleo.

“O gás natural desempenha um papel crucial em nossa matriz energética, já que fornece flexibilidade, energia de base e resposta rápidaàdemanda dos clientes, e continuará sendo um importante combustívelàmedida que planejamos satisfazer as necessidades energéticas de uma Geórgia em crescimento através de um portfólio diversificado de recursos de geração”, disse Rick Anderson, vice-presidente sênior e diretor sênior de Produção da Georgia Power. “Na Georgia Power, testes inovadores como este são apenas uma das formas pelas quais ajudamos a garantir que possamos fornecer energia confiável e acessível aos clientes por décadas, além de reduzir nossas emissões em geral. Os investimentos que estamos fazendo em nossa frota e rede elétrica hoje, irão beneficiar as futuras gerações, e sinto muito orgulho da equipe da Plant McDonough-Atkinson e da Mitsubishi Power por sua dedicação a este projeto e pela conclusão segura deste teste.”

A Mitsubishi Power concluiu a mistura de hidrogênio em uma unidade de turbina a gás M501GAC, com uma potência aproximada de 283 MW (um para um). A Mitsubishi Power prestou serviços completos e prontos para uso para este projeto, incluindo engenharia, planejamento, equipamentos de mistura de hidrogênio, controles, colocação em operação e gestão de riscos. A Mitsubishi Power fez parceria com a Certarus para suprir e gerenciar o fornecimento e a logística de hidrogênio.

“Foi um privilégio fazer parceria com a Georgia Power neste projeto emblemático”, disse Mark Bissonnette, vice-presidente executivo e diretor de Operações de Geração de Energia da Mitsubishi Power Americas. “Com base no sucesso de nossos testes anteriores, obtivemos uma mistura de 50% de hidrogênio em uma turbina a gás de classe avançada, demonstrando as capacidades de nossa tecnologia de ponta. Este é um marco significativo para ambas as empresas, que irão ajudar a Georgia Power a reduzir as emissões de carbono em toda a sua frota de geração.”

A organização de P&D líder do setor da Southern Company atuou como consultoria técnica no projeto. A equipe está envolvida em pesquisas com foco em geração, produção, distribuição, transporte, infraestrutura e armazenamento de energia a partir de hidrogênio de baixo carbono.

O gás natural atende às necessidades de energia de uma Geórgia em crescimento

O gás natural fornece atualmente 40% da geração anual de energia da Georgia Power e tem sido, há muito tempo, um combustível essencial para a empresa. A Georgia Power continua trabalhando com a Comissão de Serviços Públicos da Geórgia (PSC) para garantir que possa satisfazer de modo confiável e econômico às necessidades energéticas de uma Geórgia em crescimento, através do processo de longa data do Plano de Recursos Integrados (IRP). A empresa está desenvolvendo atualmente três novas turbinas de combustão de ciclo simples Mitsubishi Power, capazes de utilizar hidrogênio, na Usina Yates, no Condado de Coweta, conforme aprovado pela PSC da Geórgia na Atualização do Plano de Recursos Integrados (IRP) de 2023.

Além da nova geração de gás natural, a Georgia Power também está investindo em usinas de energia existentes para melhor atender a Geórgia. Notavelmente, a empresa propôs a modernização de dez turbinas a gás natural, tanto de ciclo combinado como de ciclo simples, na Usina McIntosh no Plano de Energia de 2025. É esperado que estas melhorias acrescentem 268 MW de capacidade, ajudando a atender às demandas de energia projetadas da infraestrutura existente. Combinadas com novas fontes de geração renováveis, como a solar, estas iniciativas destacam a dedicação da Georgia Power em reduzir as emissões de carbono, ao promover um futuro energético resiliente e confiável, bem como satisfazer as crescentes necessidades de energia do estado.

Para saber mais sobre como a Georgia Power está atendendo às necessidades dos clientes mediante um portfólio de energia diversificado e equilibrado e do processo IRP, acesse www.GeorgiaPower.com.

* A proporção do conteúdo de hidrogênio indica a proporção do volume.

Sobre a Georgia Power

A Georgia Power é a maior subsidiária elétrica da Southern Company (NYSE: SO), a principal empresa de energia dos EUA. Valor, confiabilidade, atendimento ao cliente e administração são os pilares da promessa da empresa a 2,8 milhões de clientes em todos os 159 condados da Geórgia, exceto quatro. Comprometida em fornecer energia limpa, segura, confiável e acessível, a Georgia Power mantém uma matriz de geração diversificada e inovadora que inclui energia nuclear, carvão e gás natural, bem como energias renováveis ​​como solar, hidrelétrica e eólica. A Georgia Power oferece tarifas abaixo da média nacional, se concentra em prestar serviços de classe mundial a seus clientes todos os dias, sendo reconhecida pela J.D. Power como líder do setor em satisfação do cliente. Para mais informações, acesse www.GeorgiaPower.com e se conecte com a empresa no Facebook (Facebook.com/GeorgiaPower), X (X.com/GeorgiaPower) e Instagram (Instagram.com/ga_power).

Sobre a Mitsubishi Power

A Mitsubishi Power Americas, Inc. (Mitsubishi Power), com sede em Lake Mary, Flórida, emprega mais de 3.000 especialistas e profissionais em geração e armazenamento de energia e soluções digitais. Nossos funcionários se concentram em capacitar os clientes a combater as mudanças climáticas de modo acessível e confiável, enquanto promovem a prosperidade humana nas Américas do Norte, Central e do Sul. As soluções de geração de energia da Mitsubishi Power incluem turbinas a gás, vapor e aeroderivadas; mecanismos de transmissão e ilhas de energia; sistemas geotérmicos; desenvolvimento de projetos solares fotovoltaicos; controles ambientais; e serviços. As soluções de armazenamento de energia incluem hidrogênio sustentável, sistemas de armazenamento de energia de baterias e serviços. A Mitsubishi Power também oferece soluções inteligentes que utilizam inteligência artificial para permitir a operação autônoma de usinas de energia. A Mitsubishi Power é uma marca de soluções de energia da Mitsubishi Heavy Industries, Ltd. (MHI). Com sede em Tóquio, Japão, a MHI é uma das principais fabricantes mundiais de máquinas pesadas, com negócios de engenharia e fabricação que abrangem energia, infraestrutura, transporte, aeroespacial e defesa. Para mais informações, acesse o site Mitsubishi Power Americas e siga-nos no LinkedIn.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

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Ecolab Life Sciences lança nova resina de purificação de bioprocessamento para impulsionar produtividade da fabricação

A Ecolab Life Sciences anunciou hoje que lançou uma resina inovadora para auxiliar na redução de custos e otimizar operações em todo o processo de produção de anticorpos. A Purolite™ AP+50 é uma resina para cromatografia de afinidade com esferas de 50 mícrons, a qual oferece a mais alta capacidade de ligação dinâmica da plataforma de resina AP, além de proporcionar excelente durabilidade para captar anticorpos monoclonais. Também utiliza a tecnologia patenteada de fabricação de esferas de resina Jetted da Ecolab, um enfoque inovador que permite consistência entre lotes e prazos de entrega mais curtos. É a mais recente adiçãoàrobusta gama de ferramentas de afinidade da resina Purolite da Ecolab, que auxilia empresas biofarmacêuticas e organizações de desenvolvimento e fabricação por contrato a solucionar desafios complexos de purificação.

“A capacidade de melhorar efetivamente a economia do processo, mantendo a pureza, é a chave da purificação de resinas. À medida que as empresas farmacêuticas e de biotecnologia buscam aumentar a economia e melhorar a continuidade de seus negócios, precisam de soluções inovadoras para acelerar e reduzir riscos da fabricação”, disse Meeta Gulyani, Vice-Presidente Sênior e Diretora Geral da Ecolab Bioprocessing. “Nossas resinas são concebidas para ajudar os clientes a aperfeiçoar suas plataformas de desenvolvimento de produtos e implementar processos de fabricação de última geração, bem como otimizar estratégias de duplo suprimento que podem reduzir custos e potencializar as cadeias de fornecimento.”

A resina Purolite AP+50 se une ao conjunto completo de resinas de purificação da Ecolab, incluindo a recém-lançada Purolite DurA Cycle™ A50 para uma vida útil mais longa e a Purolite 70 CH1, que tem como alvo fragmentos complexos de anticorpos. Juntas, apoiam estratégias de intensificação de processos e redução de custos de produtos, cruciais na fase final da fabricação em larga escala.

A mais recente inovação da Ecolab está sendo apresentada formalmente na Convenção Internacional BIO 2025 em Boston, Massachusetts, de 16 a 19 de junho de 2025. Os participantes estão convidados a conhecer mais sobre a resina Purolite AP+50 no estande da Ecolab (nº 1971) e através de uma apresentação técnica no Teatro BPI na terça-feira, 17 de junho, às 14h40 EDT.

O anúncio da mais nova resina da Ecolab segue a notícia da inauguração de seu mais novo Laboratório de Aplicações de Bioprocessamento em King of Prussia, Pensilvânia. O novo laboratório complementa suas instalações no Reino Unido, ao oferecer recursos de suporte técnico em dois continentes, incluindo triagem de resinas e aplicações de desenvolvimento para satisfazer a crescente demanda de clientes ao redor do mundo.

Sobre a Ecolab

Presente na vida de milhões de pessoas, a Ecolab (NYSE:ECL) é reconhecida globalmente por sua liderança em sustentabilidade, oferecendo soluções em água, higiene e prevenção de infecções que protegem tanto as pessoas quanto os recursos essenciaisàvida. Com mais de 100 anos de inovação, a Ecolab movimenta US$ 16 bilhões em vendas anuais, emprega cerca de 48 mil profissionais e atua em mais de 170 países. A empresa fornece soluções científicas completas, com base em dados e um serviço de excelência para promover a segurança alimentar, garantir ambientes limpos e seguros, além de otimizar o uso de água e energia. Suas soluções ajudam a tornar mais eficientes e sustentáveis as operações nos setores de alimentos, saúde, tecnologia, ciências da vida, hotelaria e indústria.

www.ecolab.com

Siga-nos no LinkedIn @Ecolab, Instagram @Ecolab_Inc e Facebook @Ecolab.

(ECL-C)

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Contato:

Joseph Durrant

651-250-4724

MediaRelations@Ecolab.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Nearshoring e reshoring são estratégias da nova logística

De acordo com matéria publicada no BP Money, o Brasil figura como o 4º país mais exposto em uma eventual guerra comercial envolvendo, principalmente, os Estados Unidos. Isso, somado às rupturas provocadas pela pandemia de covid- 19 e às tensões comerciais entre grandes potências como Estados Unidos e China, acendeu um alerta global: depender de uma única origem de fornecimento pode representar riscos operacionais e estratégicos graves.

Nesse novo cenário, empresas de diversos setores têm adotado abordagens como o nearshoring e o reshoring, que propõem uma reconfiguração geográfica das cadeias de suprimentos.

“Redesenhar a cadeia de valor deixou de ser uma decisão de longo prazo. Hoje, é uma necessidade imediata para garantir continuidade operacional, competitividade e expansão”, afirma Jacqueline Garcia Miguel, gerente de Importação e Exportação da Rodoflex, uma empresa nacional de autopeças para linha pesada.

Executiva com mais de uma década de experiência, Jacqueline é responsável por toda a operação de comércio exterior da companhia. Ela lidera os processos de importação, nacionalização, planejamento logístico, exportação, homologação técnica internacional e integração entre as áreas operacionais, técnicas e financeiras, com foco na expansão de mercado e redução de custos.

O que é nearshoring e reshoring?

Nearshoring consiste em transferir parte da produção ou dos fornecedores para países mais próximos do mercado consumidor final. Isso reduz prazos logísticos, custos de transporte e exposição a riscos geopolíticos. Já o reshoring é o processo de repatriar a produção — trazendo de volta, para o país de origem da empresa, atividades antes realizadas no exterior.

“Além de reduzir vulnerabilidades, essas estratégias oferecem mais controle sobre a operação, o que é fundamental quando se trabalha com produtos técnicos e processos regulatórios rigorosos, como no setor automotivo”, pontua Jacqueline.

Esses movimentos não são simples. Envolvem análise de risco, reestruturação de contratos, redefinição logística e alinhamento com múltiplas áreas da empresa. Nesse contexto, profissionais com capacidade de pensar o supply chain de forma integrada se tornam cada vez mais valorizados.

“É preciso aliar leitura sistêmica do negócio com habilidade técnica. Profissionais da área devem ser capazes de estruturar KPIs, interpretar dados, negociar com fornecedores internacionais e manter compliance regulatório — tudo ao mesmo tempo”, explica Jacqueline.

Ela destaca também a importância de ferramentas analíticas e visão estratégica para conectar as áreas de engenharia, produção, logística, finanças e vendas. “A fluidez da cadeia depende de integração. O sucesso não vem só da logística, mas da sinergia entre todos os elos do processo”.

Para a profissional, com a crescente instabilidade nos fluxos globais, a área de comércio exterior passa a ter papel central nas empresas — não apenas operacional, mas decisório. Jacqueline acredita que os profissionais do setor devem desenvolver inteligência analítica, visão de longo prazo e capacidade de adaptação em cenários de alta volatilidade.

“A atuação no comércio exterior exige mais do que cumprir processos. É um papel estratégico que influencia diretamente na competitividade e na expansão internacional das empresas”, conclui.

 



Profissão grooming está muito além de banho e tosa de pet

O mercado brasileiro de serviços de grooming movimentou cerca de US$ 153,7 milhões em 2024 e projeta alcançar US$ 236,6 milhões até 2030, segundo projeções da Research and Markets. Com uma taxa de crescimento anual de 7,8%, o setor reflete a valorização crescente dos cuidados estéticos e de bem-estar voltados aos animais de estimação. Dentro desse cenário, os groomers ganharam espaço.

O groomer, ou esteticista pet – especialmente associada aos cães -, vai além do banho e tosa tradicionais. O profissional groomer é responsável por procedimentos que envolvem técnicas específicas de tosa, escovação, hidratação, limpeza de ouvidos e corte de unhas, sempre respeitando as características e necessidades de cada raça

A formação do groomer geralmente começa com cursos profissionalizantes em banho e tosa, mas é na especialização em grooming que o profissional aprende a executar cortes padrões de competição, manusear ferramentas específicas e aplicar tratamentos como hidratações, escovações e desembolo.

No Brasil, profissionais experientes buscam se atualizar em eventos internacionais, workshops e concursos. Danilson de Oliveira e Silva, especialista em groomer com experiência desde 2010 e domínio das particularidades de raças como Golden Retriever, Poodle, Yorkshire, Shih Tzu e Schnauzer, é um profissional que buscou capacitação no exterior e coloca nos seus atendimentos um equilíbrio entre estética e funcionalidade. “Nosso trabalho vai muito além do estético. Cada raça tem seus padrões específicos, mas precisamos adaptar cada tosa à rotina do tutor e ao bem-estar do animal”, explica.

Outro diferencial na carreira de Danilson é sua capacidade de unir padrões clássicos às necessidades cotidianas dos tutores. “Não adianta fazer um corte perfeito se o pet vai sofrer com a manutenção no dia a dia. Na minha opinião, o bom groomer trabalha com beleza, prática e conforto para o animal e o tutor.”

Entre as técnicas mais comuns estão a tosa higiênica, tosa na tesoura e o trimming — técnica usada para realçar os contornos naturais da pelagem. A limpeza dos ouvidos, corte de unhas e hidratação da pelagem também compõem o atendimento completo. As tendências do setor seguem o consumo consciente, com uso crescente de produtos veganos, óleos essenciais e práticas que reduzam o estresse animal.

A atuação do groomer no Brasil se diversifica: muitos trabalham em pet shops, mas também cresce o número de profissionais empreendendo em espaços próprios ou oferecendo atendimento móvel.

“O mercado está se expandindo e exigindo cada vez mais qualificação. Os tutores estão mais exigentes e conscientes, e o groomer precisa acompanhar essa evolução, oferecendo um atendimento personalizado, com conhecimento técnico e sensibilidade para lidar com o pet e sua família”, destaca Danilson.

Além do atendimento tradicional, muitos groomers também se destacam em competições nacionais e internacionais, que avaliam critérios técnicos rigorosos como simetria, acabamento e fidelidade ao padrão da raça. Nessas disputas, o trabalho do groomer é minucioso e altamente artístico, exigindo técnica refinada e domínio das particularidades de cada tipo de pelagem.

 



Lojas monomarcas ganham força no varejo de colchões

O canal de distribuição de colchões por meio de lojas próprias ou franqueadas já responde por um quarto do volume e um terço da receita total do setor no Brasil, segundo o relatório mais recente do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI). Os dados, referentes ao ano de 2024, indicam um movimento consistente das marcas do segmento em direção ao varejo direto ao consumidor final.

Acompanhando essa tendência, a Flex do Brasil, detentora da marca Simmons no país, anunciou que atingiu 155 lojas exclusivas em operação em Maio de 2025. A expansão reforça o posicionamento da companhia no segmento premium e reflete uma estratégia que prioriza a padronização da experiência de compra e o contato direto com o consumidor final.

“As lojas monomarcas nos permitem apresentar com mais clareza os diferenciais técnicos dos produtos, garantir padrão de atendimento e atuar com mais agilidade frente às mudanças do mercado”, afirma Olga Fonseca, diretora de marketing da Flex do Brasil.

O modelo de loja monomarca, já amplamente utilizado em outros setores como moda, cosméticos e tecnologia, vem sendo incorporado com mais intensidade na indústria de colchões. De acordo com o IEMI, o número de pontos de venda de colchões e móveis no Brasil chegou a 43,6 mil em 2024, sendo a região Sudeste responsável por 41,7% do total. Entre os canais de venda, as lojas especializadas com bandeira própria se destacam como alternativa à competição com grandes redes multimarcas e plataformas digitais.

Para Fonseca, o crescimento desse canal também está relacionado ao perfil do consumidor que passou a valorizar mais os itens de conforto durante a pandemia e isso se manteve no pós-covid. A empresa teve crescimento em unidades de 530% dos produtos da Série 5, linha mais alta da marca nos últimos quatro anos, indicando uma maior disposição do consumidor em investir em produtos mais caros.

Além de reforçar o canal que traz a marca em contato direto com o consumidor, empresas como a Flex do Brasil têm investido em treinamentos para equipes de vendas, campanhas voltadas à saúde do sono e produtos com tecnologias diferenciadas. A linha Simmons, por exemplo, inclui colchões com molas ensacadas individualmente (Beautyrest), tecidos termorreguladores e materiais com alta adaptabilidade e alívio de pressão como látex Pulse e espuma viscoelástica, o que melhora a sensação de conforto com suporte.

Com presença global e mais de 150 anos de história, a marca Simmons também é fornecedora de redes hoteleiras nacionais e internacionais como Hilton, Marriott e Four Seasons. No Brasil, a operação local mantém também uma equipe específica voltada à hotelaria.

Segundo Fabiano Balieiro, diretor geral da companhia, o avanço da rede de lojas exclusivas da Simmons deve continuar nos próximos anos com foco em cidades estratégicas e atendimento personalizado: “O objetivo é fortalecer a percepção de valor da marca junto ao público final, buscando alinhar aspectos como conforto e conhecimento técnico sobre o sono às expectativas do público mais exigente.”

A movimentação acompanha um cenário mais amplo de profissionalização no varejo do setor de colchões no Brasil, que, segundo o IEMI, movimentou R$ 12,8 bilhões em 2024, com crescimento de 4% em volume e 7% em valor em relação ao ano anterior.

A Flex do Brasil é subsidiária do grupo espanhol Flex Bedding e detém licença perpétua da marca Simmons para o território nacional.



BeFly Travel anuncia vagas para consultores em todo o Brasil

Em constante crescimento no mercado de turismo, a BeFly Travel, uma das principais marcas do ecossistema BeFly voltada para viagens de experiências, acaba de anunciar a abertura de novas vagas em oito estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Ceará e Sergipe.

As oportunidades são para as carreiras de Consultor(a) de Vendas Lazer, direcionada para profissionais de turismo apaixonados por viagens e atendimento ao cliente, e Analista Administrativo, para profissionais que desejam atuar nos bastidores do setor, através de gestão administrativa e financeira, contribuindo para a operação da empresa.

A abertura das vagas acompanha o movimento de expansão da BeFly Travel, que tem fortalecido sua presença nacional com novas unidades, soluções exclusivas e um atendimento cada vez mais próximo e personalizado. “Nosso crescimento é reflexo de um mercado que busca experiências únicas e de uma equipe que acredita no poder transformador das viagens. Estamos em busca de novos talentos que queiram crescer com a gente”, afirma o diretor de Franquias da BeFly Travel, Fábio Oliveira.

Os interessados em fazer parte desse time, devem enviar o currículo para o e-mail talentos@beflytravel.com.br, indicando no assunto o cargo e a cidade de interesse. 

As vagas são para as seguintes cidades:

Ceará 

Fortaleza e Aquiraz.

Mato Grosso do Sul

Campo Grande.

Minas Gerais

Belo Horizonte, Araxá, Varginha e Poços de Caldas.

Rio Grande do Norte

Natal.

Rio Grande do Sul

Porto Alegre e Bento Gonçalves.

São Paulo 

São Paulo, São Roque, Pinhalzinho, Rio Preto, São Carlos, São Bento do Campo, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Santo André, Mogi Mirim, São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista, Campinas, Socorro e Limeira. 

Santa Catarina

Florianópolis, Balneário Camboriú, Ibirama e São Bento do Sul.

Sergipe

Aracaju, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro e Lagarto. 

 

Com um ambiente colaborativo, foco em desenvolvimento profissional e integração com um dos maiores ecossistemas de turismo da América Latina, a BeFly Travel segue firme em sua missão de transformar o modo como as pessoas viajam e se conectam com o mundo.



Casa própria: brasileiros têm novos desafios e oportunidades

Conquistar a casa própria é o maior sonho dos brasileiros, liderando a lista de desejos no país. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2024, 38,8% das pessoas esperam por este momento. O aumento de juros nos financiamentos, como anunciado pela Caixa Econômica Federal em janeiro deste ano, indica um cenário de desaceleração na aquisição do bem em 2025, principalmente entre a classe média.

Atento a essa realidade e ao constante desejo do brasileiro pela realização do sonho da casa própria, o Grupo Cartão de TODOS, em uma nova iniciativa e parceria, diversificou seu pacote de benefícios, buscando contemplar esse e outros bens de consumo de grande porte. Por meio do Cartão de TODOS Sonhos, nova modalidade do maior cartão de descontos do Brasil, os usuários agora possuem a chance de concorrer a prêmios de impacto, como carros e casas.

A casa própria agora é realidade para Lindacir Umbelino, a primeira ganhadora do sorteio realizado pelo Cartão de TODOS Sonhos. Ela conquistou sua primeira moradia por meio do programa Sabadão de TODOS, que entregou a primeira casa sorteada, fruto da parceria entre o Cartão de TODOS e o apresentador Renato Ambrosio, CEO da empresa Viva Sorte. 

Moradora de Mogi Guaçu (SP) há três anos, Lindacir Umbelino, 45 anos, é dona de casa, mãe de cinco filhos e avó de três netos. Natural de Santo Antônio do Pinhal, ela até então dividia o mesmo teto com a mãe e os demais familiares. Agora, comemora a realização de um desejo antigo: a conquista do seu próprio lar. “Eu não tenho casa própria, moro na casa da minha mãe, de todos os meus irmãos. Meus cinco filhos e três netos também moram comigo”, conta Lindacir.

Segundo a dona de casa, o prêmio, um imóvel avaliado em R$ 200 mil, além da mobília, pois a casa é entregue já com os móveis, representa mais do que uma mudança de endereço; é a concretização de um sonho que parecia distante.

Sorteios de casas e carros

O Cartão de TODOS Sonhos, resultado da parceria entre o Cartão de TODOS, empresa do segmento de cartão de descontos, e Renato Ambrosio, apresentador de TV, busca transformar vidas por meio da realização de sonhos, com sorteios semanais de carros e uma casa por mês. Para Lindacir, que nunca perdeu a esperança, o prêmio representa o resultado da persistência. “Eu nunca desisti do meu sonho de ter minha casa própria. Muita gente que também paga aluguel, passa pela mesma situação que eu. Então, para todo mundo que sonha em ter seu cantinho, eu digo: não desista”, celebra.

Para Renato Ambrosio, que apresenta o programa Sabadão de TODOS na Band, no qual foi realizado o sorteio da casa, ver a emoção de Lindacir no momento da entrega do prêmio foi muito simbólico. “A entrega da casa que, junto com os móveis, é avaliada em mais de R$ 350 mil, representa exatamente o que a gente sonhou quando criou esse projeto: levar transformação e oportunidade para quem realmente precisa. A casa era o primeiro grande sonho dela, os móveis o segundo e fazer o tratamento odontológico para ter todos os dentes, o terceiro — e conseguimos realizar todos eles. Esse é só o começo de muitas histórias que ainda vamos ajudar a escrever”, destaca Ambrosio.

De acordo com Altair Vilar, Presidente e fundador do Cartão de TODOS, que também esteve presente na entrega desta primeira casa acompanhado por Mara Vilar, Vice-presidente Social do Grupo, e por Tales Vilar, Vice-presidente Global do Cartão de TODOS, a ocasião marca um momento histórico para a empresa e reforça seu compromisso com a promoção de inclusão e dignidade. “Mais do que oferecer descontos para acesso à saúde, educação e lazer, queremos proporcionar oportunidades para a realização de sonhos e mudança de vida. A história da Lindacir nos inspira e nos motiva a seguir ampliando o impacto social do Cartão de TODOS”, destaca Vilar.



Quando o Girassol Dourado Encontra a Bauínia: HONGQI Apresenta o Luxo Oriental na Exposição Internacional de Automóveis e Cadeia de Suprimentos de 2025 (Hong Kong)

De 12 a 15 de junho, a FAW HONGQI apresentou sua linha de veículos de luxo na Exposição Internacional de Automóveis e Cadeia de Suprimentos de 2025 (Hong Kong), revelando ao mundo seu exclusivo conceito de “Luxo Oriental”. Durante o evento, a HONGQI realizou o Encontro Exclusivo de Apreciação “Glória em Hong Kong, Moldando o Futuro Juntos – Girassol Dourado”, fortalecendo vínculos significativos com os clientes locais. Com produtos excepcionais e um rico legado de marca, a HONGQI continua a ampliar a influência global das marcas de luxo chinesas.

Qiu Xiandong, Presidente do Conselho da China FAW Group Co., Ltd., participou da cerimônia de abertura da Exposição Internacional de Automóveis e Cadeia de Suprimentos de 2025 (Hong Kong) e do lançamento da Aliança de Empresas Automotivas e da Cadeia de Suprimentos da China para o Exterior, tendo proferido um discurso na ocasião. Ele afirmou que o Grupo FAW busca reforçar a cooperação nos setores industrial, ecológico, financeiro e de inovação tecnológica, demonstrando disposição para estabelecer uma parceria com Hong Kong na criação de uma nova trajetória de sucesso.

Os veículos da série Girassol Dourado da HONGQI — GUOYAO, GUOLI, GUOYA e GUOYUE — representam o auge da excelência da engenharia automotiva chinesa, evidenciando de forma marcante o domínio da HONGQI em estética de design, padrões de segurança e qualidade de fabricação. Esses modelos se tornaram o centro das atenções durante o evento. Toda a linha Girassol Dourado demonstra um apelo de mercado notável e impulsiona significativamente a entrada bem-sucedida da HONGQI em Hong Kong.

Durante o Encontro Exclusivo de Apreciação Girassol Dourado, Liu Changqing, Presidente Assistente do China FAW Group Co., Ltd. e Vice-Presidente do Comitê de Operações da Marca HONGQI, entregou um presente comemorativo personalizado a Wong Yan Kwong, Presidente do Grupo KONSTAR e da Associação de Entusiastas da HONGQI em Hong Kong. Qiu Xiandong, Presidente do Conselho da China FAW Group Co., Ltd., presenteou Lo Man Tuen, Presidente do Wing Li Group (International) Limited, com o sedã de luxo de mais alto padrão da marca — o GUOLI.

Na Exposição Internacional de Automóveis e Cadeia de Suprimentos de 2025 (Hong Kong), a HONGQI apresentou uma gama de modelos clássicos e modernos. A exibição de modelos icônicos, como o HONGQI CA770, sua versão com volanteàdireita, e o CA72, evocou o carinho e as memórias de várias gerações em relaçãoàindústria automotiva de alto padrão da China. Os três modelos — H9, HQ9 e E-HS9 — evidenciaram o compromisso da HONGQI com a excelência de produto e o desenvolvimento tecnológico. Além disso, o carro voador HONGQI “TianNian NO.1” tornou-se um dos grandes destaques do salão, com seu conceito tecnológico visionário e design inovador.

Nos próximos cinco anos, a HONGQI lançará mais de 20 novos modelos globalmente, incluindo veículos de novas energias, modelos com alta eficiência de combustível e a linha Girassol Dourado. A HONGQI está empenhada em oferecer veículos de alta qualidade que conquistem a confiança dos consumidores em todo o mundo — impulsionando as marcas automotivas chinesas rumo a um novo patamar no cenário global.

Contato:

Lin Ding, dinglin7@faw.com.cn

Fonte: BUSINESS WIRE



Data centers sustentáveis exigem medidas para reduzir impactos ambientais

Impulsionada pelo aumento do tráfego de dados e pelo  avanço da Inteligência Artificial, a demanda por datas centers segue em alta em todo o  mundo, apontando para uma expansão sem precedentes nos próximos anos – inclusive no  Brasil, destaque entre os principais players do mercado. No entanto, junto ao  desenvolvimento do segmento, vem também a necessidade do emprego de maior  quantidade de energia.

Segundo dados da consultoria McKinsey, somente na Europa é esperado que o consumo para esse fim triplique até o fim da década. Por aqui, o Ministério de Minas e Energia (MME) identificou uma aceleração na solicitação de energia elétrica para projetos de data centers,  uma demanda que pode atingir 9GW até 2035.  

Nesse contexto, a DCA – Delta Cable Americas, empresa líder na distribuição de soluções de  infraestrutura de rede, segurança eletrônica e conectividade, e que acaba de inaugurar uma  unidade de negócios dedicada exclusivamente a data centers, aponta o uso de soluções  capazes de minimizar o impacto ambiental como o principal desafio do setor para este ano.  

“O que temos visto no mercado, notadamente a partir de 2024, é que muitas instituições já estão analisando investimentos e percebendo a necessidade dessas transformações”, afirma Ronaldo Hellwig, CEO da DCA no Brasil.  

Para além da produção de energia limpa, a refrigeração, na avaliação do executivo, é um dos  pontos que exige maior atenção. “O consumo excessivo de energia e água estão diretamente  relacionados ao arrefecimento das salas. Portanto, ajustar o processamento e reorganizar o  data center ajuda a melhorar a circulação de ar e a evitar a formação de pontos de calor, o  que possibilita obter bons resultados com investimentos e custos operacionais reduzidos”, destaca.  

Responsável por implementar data centers em grandes empresas e órgãos públicos no país,  a DCA e seus especialistas destacam sete medidas que envolvem planejamento e alterações  estruturais ou de equipamentos que podem apoiar a redução de impacto ambiental das  infraestruturas, tornando-as mais sustentáveis:  

1) Combater a energia ociosa: hoje em dia, os servidores atuam com equipamentos que possuem maior número de núcleos, com o objetivo de melhorar o desempenho. No  entanto, muitos deles tendem a ficar ociosos em uma parte substancial do tempo, o  que pode aumentar o consumo de energia ociosa, de uma forma desnecessária. Desta forma, é fundamental monitorar e avaliar com cautela a necessidade destes  servidores.

2) Aumentar o índice de utilização dos servidores: Reorganizar as informações e reduzir  o número de servidores, eliminar cópias (deduplicar) e identificar a capacidade de  armazenamento necessária tende a ajudar no desligamento de equipamentos ociosos  e a economizar o consumo de energia. 

3) Adotar a fibra óptica: cada vez mais utilizadas para alcançar os objetivos do TI verde,  as instalações de rede de fibra óptica contribuem com a diminuição do consumo de energia, uma vez que seus componentes passivos não usam  energia elétrica como alimentação e precisam de muito menos refrigeração, já que não se aquecem com a mesma intensidade de uma rede metálica. Além disso, com uma menor ocupação nas calhas, promove melhor fluxo de ar, favorecendo a ventilação e contribuindo com a redução na quantidade de materiais usados para cabeamento e acessórios.  

4) Manter boa gestão dos ativos: a utilização de softwares de gerenciamento permite  que o suporte acesse os dados e informações dos equipamentos em tempo real,  tomando assim decisões pautadas em dados reais e capazes de solucionar problemas  no momento em que forem detectados. O acesso remoto permite à equipe de TI  monitorar os pontos de aquecimento e consumo de energia, possibilitando que os  técnicos consigam controlar a temperatura e o fluxo de ar-condicionado de acordo com a real necessidade do data center.  

5) Utilizar redundância de maneira adequada: é frequente o uso de redundâncias para  evitar paralisações não programadas (downtimes), porém a redundância deve ser  projetada na medida adequada. O data center precisa de resiliência para garantir o  funcionamento sem interrupções, no entanto se a redundância for  superdimensionada, ela pode aumentar o consumo de energia. Se for adotada na  medida certa, a medida pode reduzir em até 90% o consumo energético.  

6) Optar por alternativas de refrigeração híbrida: combinar o ar-condicionado de  precisão com sistemas de resfriamento a água ou ainda que aproveitem o ar externo,  pode ser uma medida para a climatização.  

7) Fazer uma gestão de resíduos mais assertiva: envolve maximizar a eficiência  energética durante a vida útil dos equipamentos e fazer a reciclagem ou descarte  adequado aos produtos desatualizados e sem uso.  

Além dessas medidas, o mercado tem evoluído para incorporar soluções que aliam alta  performance à sustentabilidade, como a ITMAX, solução de infraestrutura e conectividade para data centers desenvolvida pela Lightera, nova marca global de telecomunicações do Grupo Furukawa Electric. Projetada para atender às demandas de todos os perfis de data centers, a solução proporciona expansão de rede com segurança de dados e eficiência energética, reduzindo significativamente o consumo de  energia e a necessidade de sistemas de refrigeração robustos. 

Entre os diferenciais sustentáveis da solução ITMAX está a utilização de materiais menos agressivos ao meio ambiente, como os cabos GigaLan Green — produzidos com polietileno verde, derivado da cana-de-açúcar — e as canaletas fabricadas com termoplástico de alta  durabilidade, que ampliam a vida útil dos sistemas e contribuem para a diminuição da geração de resíduos. Após o ciclo de vida, esses cabos podem ser destinados ao Programa Green IT,  iniciativa voltada ao descarte e à reciclagem adequada dos materiais.  

Dessa forma, a DCA, em parceria com a Lightera, reforça o compromisso com a inovação e a responsabilidade ambiental, impulsionando operações mais eficientes e alinhadas às  práticas de sustentabilidade nos data centers.  



Congresso IFAT Brasil debate gestão hídrica e de resíduos

Com o compromisso de promover o conhecimento e capacitar os profissionais que vão liderar o futuro da gestão ambiental no Brasil, o congresso Internacional da IFAT Brasil 2025 reunirá entidades e especialistas do setor hídrico e de resíduos sólidos, nacionais e internacionais. Toda a programação será gratuita, aberta ao público, com tradução simultânea de português para inglês e espanhol na abertura, mediante o credenciamento no evento e inscrição no congresso.

O congresso reforça o compromisso da IFAT Brasil em democratizar o acesso à informação qualificada e fortalecer o ecossistema de soluções ambientais no país. Para se inscrever, os interessados devem primeiro realizar o credenciamento, também gratuito, neste link. O evento acontece entre os dias 25 e 27 de junho no São Paulo Expo, em São Paulo.

Com participação ativa de representantes do governo, associações setoriais, academia e empresas inovadoras, os painéis foram organizados em dois palcos temáticos: o Blue Stage, dedicado à gestão hídrica, e o Orange Stage, voltado à gestão de resíduos, energias renováveis e economia circular.

“Formamos um conteúdo técnico de excelência, com nomes de peso e atuação prática no setor. Nosso compromisso é contribuir com a capacitação dos profissionais de hoje para que possam ser protagonistas na construção de um futuro mais sustentável”, destaca Rolf Pickert, CEO da Messe Muenchen do Brasil, organizadora da IFAT Brasil.

A programação completa está disponível no site do evento e os visitantes credenciados poderão fazer sua inscrição gratuita e obrigatória para participação nos painéis. 

Oportunidades concretas

O painel “Gestão de recursos hídricos e universalização aos serviços de saneamento”, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), abre a programação no dia 25 de junho, às 13h30, no Blue Stage, reunindo especialistas para discutir os caminhos regulatórios, financeiros e tecnológicos que viabilizem a expansão do acesso à água de qualidade no Brasil. 

Ainda no primeiro dia, cases e estratégias de gestão pública alinhados com metas internacionais de sustentabilidade, promovido pelo Sindicato Nacional de Equipamentos para Saneamento Básico e Ambiental (SINDESAM) e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), às 14h45 será mostrado como a tecnologia nacional tem ajudado o Brasil a evoluir no Saneamento Básico e Ambiental. Já às 18h15, no Orange Stage, será feito um debate sobre novas alternativas energéticas e valorização de resíduos agrícolas, promovido pela Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ), destacando o hidrogênio verde e a agroindústria.

No dia seguinte, 26 de junho, às 13h30, o painel “Tecnologias Ambientais e Gestão Hídrica: como tecnologias alemãs podem impactar o mercado de água, esgoto e drenagem do Brasil”, promovido pela AHK Brasil, trará a perspectiva europeia sobre soluções hídricas, mostrando como inovação e intercâmbio internacional podem acelerar os avanços do setor no Orange Stage.

Em seguida, às 16h15, o Blue Stage recebe um painel para conectar oportunidades entre Paraguai, Brasil e Alemanha, falando sobre desenvolvimento sustentável e parcerias estratégicas, promovido pela AHK Paraguay. Um pouco antes, às 11h, o público será convidado a refletir sobre a valorização dos profissionais do setor em um painel com a Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESABESP).

No último dia, o Blue Stage abre os debates apontando a metodologia para alcançar as metas para drenagem, gestão de resíduos, gestão de água e efluentes às 11h, promovido pela Associação Alemã de Fabricação de Máquinas e Instalações Industriais (VDMA).

No Orange Stage, a tarde do dia 27 terá a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA) mostrando as práticas para o futuro do gerenciamento de resíduos no Brasil e o painel “Melhores práticas do setor de biogás e biometano no Brasil: Cases de Sucesso”, encerra o evento no dia 27 de junho, às 15h15. O encontro feito pela Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) vai debater o potencial do Brasil na produção de biometano a partir de resíduos sólidos urbanos.

Experiência completa

Para além do congresso, o evento contará com diversas outras atrações.

A Arena de Demonstração terá equipamentos em funcionamento, das 14h às 18h, na área externa. Já a Arena de Inovação e Startups, em parceria com a Isle Utilities, mostrará soluções disruptivas. Por fim, o Solutions Lounge trará apresentações detalhadas de produtos e serviços pelos expositores. 

O pré-credenciamento da IFAT Brasil já registra visitantes vindos de todos os países da América do Sul e de todos os estados brasileiros.

A IFAT Brasil tem Patrocínio Ouro+ da CAIXA e Governo Federal.

Serviço

IFAT Brasil 2025

Data: 25 a 27 de junho de 2025

Local: São Paulo Expo – São Paulo – Brasil

Horário: 13h às 20h

Credenciamento gratuito: https://ifatbrasil.com.br/credenciamento

Inscrições gratuitas para o congresso: basta clicar aqui e inserir email/CPF e senha de cadastro para inscrição

Mais informações: https://ifatbrasil.com.br/



Testes em novos campos da nota fiscal eletrônica começarão em breve

Em menos de um mês, as empresas poderão iniciar os testes de emissão da nota fiscal eletrônica, com o leiaute que vai viabilizar a cobrança dos impostos criados pela Reforma Tributária. O cronograma do governo federal indica que, a partir de 1º de julho, os contribuintes comecem a fazer as validações em ambiente de homologação, no intuito de identificar e corrigir falhas. A partir de 1º de outubro, a emissão em ambiente de produção estará liberada e, em janeiro de 2026, o uso das novas regras será obrigatório.

A mudança ocorre porque a Reforma Tributária do Consumo, aprovada em 2023, prevê a substituição de cinco tributos atuais por três, a partir de 2026. O ICMS (estadual) e o ISS (municipal) darão lugar ao IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), enquanto o PIS e a Cofins (federais) serão unificados na CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços). Também está prevista a criação do IS (Imposto Seletivo), que incidirá sobre produtos considerados prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente.

Para tanto, a Receita Federal publicou em abril a Nota Técnica 2025.002, que define, entre outros pontos, os campos obrigatórios para informar IBS, CBS e IS em documentos fiscais eletrônicos. Esses campos passarão a integrar a NF-e (usada, por exemplo, nas vendas entre empresas) e a NFC-e (emitida no varejo para o consumidor final).

“O novo leiaute da nota fiscal representa o ponto de partida da reforma no dia a dia das empresas. Ela antecipa o modelo tributário que ainda levará alguns anos para ser plenamente implantado, mas que já começa a se materializar por meio da documentação fiscal”, afirma Cristopher Padilla, analista técnico da área fiscal da Econet Editora.

Como funciona a estrutura por trás da nova nota fiscal

O exemplo de um supermercado facilita entender a mudança. Quando o cliente passa os produtos no caixa, uma nota fiscal é emitida. Por trás desse processo, há sistemas que precisam ser atualizados com os novos campos exigidos pela Reforma Tributária. São softwares usados por supermercados, farmácias, postos de combustíveis, lojas, outros comércios e demais empresas, que devem estar adaptados a partir de julho para os testes dos contribuintes.

Empreendimentos que utilizam esses sistemas precisam verificar a conformidade com as novas exigências e treinar suas equipes até 30 de setembro. “A partir desse momento, os novos campos estarão em vigor. Mesmo que ainda não sejam obrigatórios, estarão disponíveis para uso”, explica Padilla.

A obrigatoriedade entra em vigor em 1º de janeiro de 2026, com exigência de alíquotas mínimas, como o IBS estadual de 0,1%. Notas fora do padrão poderão ser rejeitadas.

Para quem atua no caixa, pouco muda. A principal diferença está na retaguarda. “Com os novos campos, o documento fiscal vai destacar de forma mais clara os tributos incidentes, já que agora serão calculados por fora”, diz Padilla. Ele explica que o valor dos novos tributos será obtido, em regras gerais, pela multiplicação direta da alíquota pelo valor da operação, o que deve facilitar a visualização do consumidor sobre quanto está pagando de tributo.

Validações automáticas travam emissão de nota com falhas nos dados

Além dos campos para a inclusão das alíquotas dos novos impostos, a Nota Técnica 2025.002 introduz a implementação de validações automáticas nos sistemas emissores de nota fiscal para os novos tributos. Em outras palavras, isso significa que os sistemas conectados às Secretarias de Fazenda (Sefaz) irão impedir a emissão de documentos fiscais com informações incoerentes, devolvendo automaticamente uma rejeição ao contribuinte.

Cristopher Padilla explica que as validações funcionam como travas programadas para garantir consistência entre os dados. “Esses mecanismos transferem ao sistema uma etapa que antigamente dependia de auditoria posterior, exigindo agora maior atenção na configuração dos programas e no preenchimento das notas pelos contribuintes”, complementa. 

Por exemplo, se um contribuinte declarar um valor total de IBS que não corresponde à soma das parcelas estadual e municipal, por exemplo, a nota será recusada. Neste caso, o sistema retornará a rejeição de código 1085.

Uma curiosidade é que, com a ampliação do número de regras, os códigos de rejeição também mudaram. O que antes era representado por três dígitos passa a ter quatro, para acomodar as novas exigências trazidas pela Reforma Tributária.

Vai ficar mais fácil anular um débito

Com a entrada dos novos tributos, a emissão de documentos fiscais passará a incorporar ajustes tributários por meio de notas que serão emitidas com duas novas finalidades: crédito e débito, específicas para IBS e CBS. A proposta é permitir que, em situações previstas na legislação desses tributos que necessitem de correções de valores, o contribuinte consiga anular um débito ou um crédito registrado por meio do documento fiscal.

“Esse novo modelo confere mais flexibilidade e racionalidade à documentação fiscal, ao permitir que o contribuinte corrija operações sem depender de autorizações específicas, burocracias administrativas ou legislações estaduais diversas”, avalia o analista técnico da área fiscal da Econet Editora.

Os novos tributos também terão campo para informar base legal de incentivos

Um dos principais gargalos no preenchimento de notas fiscais na atualidade é a ausência de um padrão para informar a base legal que justifique isenções, imunidades ou tratamentos tributários diferenciados. Contudo, a Nota Técnica 2025.002 introduziu um campo para indicar os códigos vinculados diretamente às normas legais correspondentes — conforme previsto na tabela nacional de classificação tributária do Informe Técnico 2024.001.

Essa sistemática já é adotada nos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina, Distrito Federal e Rio Grande do Sul, no caso do ICMS com o Código de Benefício Fiscal (cBenef). Mas, agora, com a padronização promovida ao nível nacional, esse controle passa a ser sistêmico para todos os tributos, incluindo os criados pela reforma. “Se o sistema passa a validar o enquadramento no momento da emissão, o próprio contribuinte já corrige antes de enviar a nota. Isso reduz erros e melhora o controle fiscal”, complementa Padilla.



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