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Novela “Renascer” recoloca Ilhéus no roteiro de turismo baiano

Novela “Renascer” recoloca Ilhéus no roteiro de turismo baiano
Novela “Renascer” recoloca Ilhéus no roteiro de turismo baiano

A cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, voltou a ganhar visibilidade turística com a exibição do remake da novela Renascer. O município reúne cenários ligados ao cultivo do cacau, áreas de preservação ambiental e referências culturais retratadas em produções televisivas.

O chamado “Turismo do Cacau” possibilita visitas a fazendas históricas como Capela Velha e Yrerê. Nesses locais, os visitantes acompanham o sistema de cultivo na cabruca, observam o processo de fabricação do chocolate e conhecem etapas da produção agrícola que marcaram a história econômica da região. De acordo com Luís Fernando, CEO da Ilhéus Passeios, “as fazendas históricas são um verdadeiro mergulho na essência do que é produzido aqui, e cada visitante leva para casa um pedacinho dessa história”.

O roteiro natural inclui a Lagoa Encantada, área de proteção ambiental, e a Cachoeira Véu de Noiva, que serviram de cenário para gravações da novela. Passeios de barco e trilhas pela Mata Atlântica oferecem contato direto com os ambientes preservados da região.

No Centro Histórico, a Casa de Cultura Jorge Amado apresenta ao público registros sobre a vida e obra do escritor. Outro ponto de interesse é o Bar Vesúvio, que aparece em Gabriela, Cravo e Canela e integra a paisagem cultural da cidade.

Segundo Luís Fernando, “há uma busca crescente por roteiros que combinem aspectos históricos e naturais. Ilhéus consegue atender a esse interesse com diferentes possibilidades de visitação”.



CGTN: Presidente Xi fala sobre amizade, cooperação e multilateralismo no SCO Summit

O Shanghai Cooperation Organization Summit 2025 está ocorrendo na cidade portuária chinesa de Tianjin. Desde sábado, o presidente chinês Xi Jinping tem realizado reuniões bilaterais com líderes estrangeiros visitantes. A CGTN publicou um artigo sobre as palestras de Xi, no qual ele destacou a importância da amizade, da cooperação e do multilateralismo nas relações internacionais e na governança global.

PEQUIM, 1º de setembro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — O presidente chinês, Xi Jinping, está realizando reuniões bilaterais intensivas com líderes estrangeiros paralelas à Shanghai Cooperation Organization 2025 (SCO) em Tianjin, onde destacou a importância da amizade, da cooperação prática e do multilateralismo.

A reunião, de 31 de agosto a 1º de setembro, marca a quinta vez que a China sedia o evento e será a maior da história da organização. Líderes de mais de 20 países e chefes de 10 organizações internacionais se reunirão na cidade portuária para analisar as conquistas da SCO, traçar seu curso futuro e avançar na criação de uma comunidade mais próxima da SCO com um futuro compartilhado.

Destaque de amizades duradouras

Desde sábado, Xi vem realizando reuniões bilaterais com líderes estrangeiros visitantes, destacando a importância dos laços duradouros e da amizade.

Ao se encontrar com o primeiro-ministro egípcio Mostafa Madbouly, Xi disse que a China e o Egito devem ser bons irmãos, com firme apoio mútuo. Madbouly, por sua vez, elogiou a China como o verdadeiro parceiro e amigo do Egito, acrescentando que o Egito está pronto para desenvolver ainda mais suas relações bilaterais.

Ao se encontrar com o primeiro-ministro cambojano Hun Manet, Xi elogiou a amizade “inquebrável” China-Camboja, dizendo que a amizade bilateral resistiu ao tempo, é sólida e é um ativo compartilhado pelos dois povos.

Em conversas com o presidente interino de Mianmar, Min Aung Hlaing, Xi observou que a amizade de “pauk-phaw” (irmãos) entre os dois povos tem uma profunda raiz e está sempre renovada.

Xi também elogiou a amizade China-Nepal ao se encontrar com o primeiro-ministro nepalês, KP Sharma Oli. Ele disse que a China e o Nepal, como vizinhos próximos há gerações, escreveram juntos um capítulo de boa vizinhança e amizade nas últimas sete décadas.

Ampliação da cooperação prática

A cooperação foi outro tema recorrente nas reuniões de Xi.

Em conversas com o presidente cazaque Kassym-Jomart Tokayev, Xi pediu um alinhamento mais próximo das estratégias de desenvolvimento e uma cooperação mais profunda nas áreas de energia, infraestrutura e políticas. Com o Egito, ele pediu uma maior sinergia entre a Belt and Road Initiative (BRI) da China e a “Visão 2030” do Egito, enfatizando a cooperação na fabricação conjunta e na energia verde. Xi também destacou dois projetos conjuntos China-Camboja: o Industrial and Technological Corridor (ITC) e o Fish and Rice Corridor (FRC), em conversas com Hun Manet.

Da Zona de Cooperação Econômica e Comercial do Suez no Egito ao ITC e FRC do Camboja, do China-Myanmar Economic Corridor ao aprimoramento da conectividade com o Nepal, a BRI da China continua sendo o fio condutor que liga a cooperação da China com os parceiros da SCO.

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<p align=”justify”>Nos últimos cinco anos, o comércio entre a China e outros membros da SCO aumentou, atingindo um recorde de US$512,4 bilhões em 2024. Uma recente pesquisa da CGTN revelou que mais de 85% dos entrevistados nos países da SCO acreditam que a BRI da China alcançou resultados notáveis na promoção da conectividade e do desenvolvimento de alta qualidade entre os estados membros da SCO.

Defesa do multilateralismo e a visão correta da história da Segunda Guerra Mundial

Este ano marca o 80º aniversário da vitória da Guerra Mundial Antifascista e da fundação das Nações Unidas. Em uma reunião com o secretário-geral da ONU, António Guterres, Xi enfatizou que o multilateralismo, a solidariedade e a cooperação são a resposta certa para os desafios globais.

Ele reafirmou o compromisso da China com o genuíno multilateralismo e seu apoio ao papel central da ONU nos assuntos internacionais, acrescentando que a China está disposta a aprofundar a cooperação com a ONU e salvaguardar conjuntamente a paz mundial e promover o desenvolvimento e a prosperidade.

Xi e outros líderes da SCO devem emitir uma declaração marcando o 80º aniversário da vitória da Guerra Mundial Antifascista e da fundação das Nações Unidas na cúpula de Tianjin. De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, a declaração reafirmará o compromisso da nação com uma visão correta da história, defenderá os frutos duramente conquistados da Segunda Guerra Mundial e pedirá às nações que aprendam com o passado para a criação de um futuro melhor.

Para mais informações, visite:
https://news.cgtn.com/news/2025-08-31/Xi-stresses-friendship-cooperation-and-multilateralism-at-SCO-Summit-1GhwqVmzZYs/p.html


Contato: CGTN cgtn@cgtn.com

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WETEX abre amplos horizontes de investimento para empresas internacionais

Sob a liderança de Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e governante de Dubai, e com o patrocínio de Sua Alteza Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente do Conselho Supremo de Energia de Dubai, a Autoridade de Eletricidade e Água de Dubai (DEWA) realizará a 27ª edição da Exposição de Água, Energia, Tecnologia e Meio Ambiente (WETEX), de 30 de setembro a 2 de outubro de 2025, no Centro de Comércio Mundial de Dubai.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250830167012/pt/

WETEX opens broad investment horizons for international companies (Photo: AETOSWire)

WETEX abre amplos horizontes de investimento para empresas internacionais (Foto: AETOSWire)

A WETEX representa a posição pioneira dos Emirados Árabes Unidos em energia limpa e renovável e sustentabilidade. Ela também apoia a visão ambiciosa de Dubai de uma economia sustentável. A exposição abrange várias áreas, incluindo água, energia, cidades inteligentes, mobilidade verde, inteligência artificial e transformação digital.

“A WETEX reflete o compromisso inabalável dos Emirados Árabes Unidos com a sustentabilidade e fortalece a posição de Dubai como um dos principais centros de economia verde global. A exposição se estabeleceu como um dos principais eventos especializados do mundo, fornecendo uma plataforma para apresentar as últimas inovações em energia limpa, água e sustentabilidade. Ela também apoia a construção de parcerias que contribuem para o alcance das metas climáticas globais e a aceleração da transição para uma economia verde. Anualmente, a WETEX reúne líderes da indústria, investidores, inovadores e autoridades governamentais de todo o mundo para compartilhar conhecimento, explorar oportunidades e colaborar na construção de um futuro mais sustentável e resiliente”, afirmou Sua Excelência Saeed Mohammed Al Tayer, diretor-executivo e CEO da DEWA e fundador e presidente da WETEX.

A WETEX é uma plataforma líder que reúne organizações estatais e privadas para explorar as últimas inovações, construir parcerias intersetoriais, aprimorar a cooperação em sustentabilidade e transformação energética, além de apoiar os esforços globais de adaptação às mudanças climáticas. A WETEX também oferece uma oportunidade estratégica para empresas e organizações internacionais que desejam entrar em novos mercados e concluir acordos de investimento em uma das economias verdes mais preparadas para o futuro.

Desde seu lançamento, a WETEX tem registrado um crescimento acelerado. Em 2024, recebeu 50.598 visitantes e mais de 2.800 expositores de 65 países, além de contar com 21 pavilhões internacionais. A WETEX 2025 oferecerá acesso excepcional aos mercados internacionais, promoverá o diálogo entre fronteiras e abrirá caminho para resultados concretos por meio de parcerias, inovação e investimentos.

Visitantes e expositores podem se registrar e obter informações adicionais em https://www.wetex.ae/en

Fonte:  AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Shaikha Almheiri , +971552288228

Fonte: BUSINESS WIRE



CGTN: Legado dos Flying Tigers comemorado para nutrir um vínculo China-EUA duradouro

A CGTN publicou um artigo sobre as próximas comemorações do Dia V da China em Pequim. Ao relatar a história da assistência dos American Flying TigersàChina na sua batalha contra os invasores japoneses, o artigo destaca as contribuições de quem apoiou a vitória da China, ressaltando o espírito duradouro da assistência mútua em tempos difíceis.

PEQUIM, 30 de agosto de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A China irá realizar uma grande parada militar no próximo mês em Pequim, marcando o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa (1931-1945) e na Guerra Mundial Antifascista.

Além de apresentar armamentos avançados, a presença de convidados internacionais no desfile destaca as contribuições de quem apoiou a vitória da China, ressaltando o espírito duradouro da assistência mútua em tempos difíceis.

Entre os convidados estrangeiros homenageados estão membros dos American Flying Tigers e suas famílias. Oficialmente conhecidos como o Grupo de Voluntários Americanos da Força Aérea Chinesa, os Flying Tigers foram formados em 1941 pelo General dos EUA Claire Lee Chennault para ajudar a China na sua batalha contra os invasores japoneses.

O legado

Pouco depois de chegarem à China em dezembro de 1941, os Flying Tigers derrubaram nove aeronaves japonesas, causando a primeira derrota significativa para as forças japonesas desde que seus ataques aéreos tiveram início na cidade de Kunming, no sudoeste da China.

Em 1942, quando as forças japonesas ocuparam Mianmar e cortaram a última rota de abastecimento internacional da China, as forças aéreas chinesas e americanas foram pioneiras no transporte aéreo Hump – uma das passagens aéreas mais perigosas e mortais sobre o Himalaia que ligava a Índia a Kunming, fornecendo ajuda e suprimentos internacionais vitais.

De 1941 a 1945, os Flying Tigers, em colaboração com militares e civis chineses, abateram ou destruíram aproximadamente 2.600 aeronaves japonesas. Mais de 2.000 membros do Flying Tigers perderam suas vidas em combate, de acordo com o Salão Memorial dos Mártires da Aviação Anti-Japonesa de Nanjing.

“O povo chinês nunca esquece os Flying Tigers. Criamos o museu dos Flying Tigers em Chongqing e convidamos mais de mil veteranos e suas famílias para visitar a China”, disse o presidente chinês Xi Jinping em um jantar de boas-vindas oferecido por Organizações Amigas nos EUA em 2023.

A bondade do povo chinês também foi lembrada pelos Flying Tigers. Jeffrey Greene, presidente da Sino-American Aviation Heritage Foundation, disse que muitos pilotos dos Flying Tigers disseram que, mesmo depois de décadas, eles ainda não esqueceram o sabor dos ovos oferecidos pelo povo chinês na época para lhes dar força.

Fundada em 1998 por Greene e vários veteranos dos Flying Tigers, a fundação visa preservar e promover a história compartilhada da cooperação entre os EUA e a China durante a guerra. Ao longo dos anos, a fundação patrocinou a visita à China de cerca de 500 veteranos e centenas de suas famílias e descendentes.

Incentivo a um vínculo duradouro

Em uma carta de 2023 em resposta a Greene e aos veteranos dos Flying Tigers, Moyer e Mel McMullen, Xi elogiou a fundação e os esforços dos veteranos de promover a história dos Flying Tigers em ambos os países. Ele expressou sua esperança de que o espírito dos Flying Tigers pudesse passar para a próxima geração, fortalecendo o vínculo entre os povos das duas nações.

Greene, que liderou uma delegação de jovens na China central no final de julho, incentivou os jovens visitantes a compartilhar suas experiências com outras pessoas, particularmente o que aprenderam durante sua visitaàlápide de Beneda. Chamando os jovens de “parte da história dos Flying Tigers”, Greene enfatizou que suas ações contribuem para o relacionamento contínuo entre a China e os EUA.

Reconhecendo que restam menos veteranos dos Flying Tigers, Greene reafirmou o compromisso da fundação de promover o entendimento mútuo entre os jovens de ambos os países, garantindo que o espírito dos Flying Tigers prospere em uma nova era.

Na cerimônia de abertura do Fórum de Amizade e Cooperação dos Flying Tigers da China-EUA em julho, o embaixador chinês nos EUA, Xie Feng, expressou sua esperança de que haverá mais Flying Tigers da nova geração em ambos os países que se comprometerão a promover a amizade entre os dois povos e a promover o desenvolvimento estável, sólido e sustentável das relações China-EUA.

Para mais informações, visite:
https://news.cgtn.com/news/2025-08-20/Flying-Tigers-legacy-celebrated-to-nourish-a-lasting-bond-1FZNFsPy6Dm/p.html


Contato: CGTN cgtn@cgtn.com

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Inscrições para o Prêmio MPB 2025 vão até o dia 31 de agosto

Inscrições para o Prêmio MPB 2025 vão até o dia 31 de agosto
Inscrições para o Prêmio MPB 2025 vão até o dia 31 de agosto

As inscrições para a segunda edição do Prêmio MPB – Melhores Podcasts do Brasil estão prorrogadas para que os podcasts de todo o Brasil possam participar desse que é um dos maiores eventos da categoria do país.

Poderá se inscrever qualquer podcast brasileiro no idioma português que se enquadre nas regras de participação, visando definir e proteger os que se enquadram no modelo de podcast e sirva para valorizar os projetos que se enquadram nesse formato. Durante o processo de inscrição, as regras devem ser aceitas e respeitadas.

O podcast inscrito deverá optar entre duas modalidades: somente áudio ou áudio e vídeo. Não será possível se inscrever nas duas opções. Da mesma forma, será necessário escolher apenas uma categoria entre as 28 disponíveis para a votação pública. A inscrição é gratuita e não existe qualquer taxa ou valor a ser pago. O único requisito é preencher o cadastro disponível no site.

“O Prêmio MPB nasceu há um ano para preencher uma lacuna histórica de atenção e valorização dentro da indústria do audiovisual. Nosso objetivo é conectar projetos inovadores, incentivar a criatividade no setor e, acima de tudo, promover um movimento de educação e formação, capacitando novos talentos e inspirando mais pessoas a explorarem esse meio de comunicação tão dinâmico e impactante”, informa Gabriel Tripodi, jornalista e um dos idealizadores do Prêmio MPB.

As Categorias

A seguir, é possível conferir as categorias disponíveis para a inscrição dos interessados:

  • Assuntos diversos
  • Automotivo, Automobilismo e Moto
  • Autocuidado e Autoajuda
  • Cinema e TV
  • Ciências
  • Comunicação, Marketing e Vendas
  • Crimes Reais / Investigativo
  • Cultura e Literatura
  • Cultura POP
  • Direito
  • Diversidade e Inclusão
  • Educação
  • Esporte
  • Espiritualidade e Religião
  • Família e Infantil
  • Ficção & Fantasia
  • Gastronomia
  • Grande Mídia
  • Humor
  • Mundo Animal
  • Música
  • Natureza e Meio Ambiente
  • Negócios, Finanças e Empreendedorismo
  • Relacionamento
  • Saúde & Bem-estar
  • Tecnologia e Telecomunicações
  • TOP VideoCast (acima ou igual a 1 milhão)
  • Viagem e Lazer

Como será a votação?

Terminado o período de inscrição, a premiação será realizada em duas fases de votação abertas ao público, sem a presença de um júri privado. A data de início da primeira fase para a votação popular será amplamente divulgada ao longo do processo de inscrição dos podcasts.

Top VideoCasts

Essa categoria será composta obrigatoriamente pelos videocasts com mais de um milhão de inscritos comprovados em plataformas como YouTube, Vimeo e outras semelhantes, independentemente de temas. Nela, não estarão presentes podcasts somente em áudio, pois as plataformas em áudio não disponibilizam publicamente o número de inscritos dos seus cadastrados.

Os Top VideoCasts irão competir entre si e não terão um embate direto com os inscritos nas demais categorias.

Categoria: Grande Mídia

Os veículos da grande mídia são inscritos automaticamente por sua importância no mercado e porque todos têm uma área de podcast nos seus sites ou em suas contas do YouTube. “Com essa votação, vamos ver a preferência do público com os podcasts da grande mídia, pois, dos cadastrados, dez passarão para a segunda fase de votação e dela sairão os Top3”, explica Guido Orlando Jr., jornalista, publicitário, um dos idealizadores do prêmio e empresário de comunicação.

Segunda fase de votação

A data de início da segunda fase de votação popular será amplamente divulgada e irá durar 30 dias corridos, 24h por dia. Dela sairão os três podcasts finalistas e deles o vencedor de cada categoria, o que tiver mais votos.

Premiação

Está previsto um evento para a entrega dos troféus para os primeiros colocados das categorias, mais os Top VideoCasts e Grande Mídia no dia 17 de novembro de 2025, que será em um evento no auditório da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) na unidade da Vila Mariana em São Paulo – SP.

Responsividade

O site do Prêmio MPB – Melhores Podcasts do Brasil é totalmente responsivo, adaptando-se de forma dinâmica e inteligente a diferentes tamanhos de tela e dispositivos utilizados pelos usuários. Isso significa que, independentemente de ser acessado por um desktop, tablet ou smartphone, a experiência de navegação será otimizada.

Segurança, tecnologia e auditoria de dados

Como todo o processo do prêmio será on-line, com as inscrições e votação popular em duas fases, o planejamento da premiação deu especial atenção à segurança e veracidade dos dados, como explica Guido: “Sem a segurança contra invasão de hackers, vazamento de dados e sistema consistente de prevenção quanto à votação por robôs, esse prêmio não seria possível”, afirma.

Para que tudo isso funcione de maneira segura e contínua, foram feitas parcerias comerciais com as empresas de tecnologia Add Value — infraestrutura e segurança —, a Zivit Tecnologia — desenvolvimento e manutenção do site — e a Witec para cuidar do dia a dia de tecnologia do projeto. Todas elas são empresas 100% brasileiras.

Cotas de patrocínio

Estão disponíveis cotas de patrocínios nas categorias Platinum, Gold e Silver, além de cotas pontuais, como patrocínio de encostos de cadeiras no evento de premiação, canecas e ações personalizadas ao longo da premiação e ações de ativação de marca no dia do evento. Para obter informações sobre as cotas de patrocínios e formas de pagamento, basta entrar em contato pelo e-mail: comercial@premiompb.com.br

Serviço:

Término das inscrições – 31/08/2025 às 23h59

Para realizar a inscrição, basta clicar aqui

Para conhecer o regulamento, basta clicar aqui

Para a Política de Privacidade, basta clicar aqui

Preço da inscrição: gratuito



Sonrotoclax: Novo Avanço em Tratamento de Linfoma de Células do Manto

A BeOne Medicines Ltd. (Nasdaq: ONC; HKEX: 06160; SSE: 688235), uma empresa global especializada em oncologia, anunciou hoje resultados positivos de um estudo de Fase 1/2 (BGB-11417-201) do sonrotoclax, um inibidor experimental de BCL2 de última geração e potencialmente o mais eficaz da sua categoria, em pacientes adultos com linfoma de células do manto (LCM) recidivante/refratário (R/R), após a terapia com um inibidor de tirosina quinase de Bruton (BTKi) e terapia anti-CD20. A BeOne planeja apresentar os dados completos em um próximo congresso de medicina.

“Para pessoas com linfoma de células do manto recidivante ou refratário, a doença é agressiva, o cenário de tratamento é fragmentado e os desfechos clínicos são inaceitavelmente ruins. Esses resultados de primeira linha do sonrotoclax destacam seu potencial para fornecer respostas significativas e duradouras, além de oferecer o primeiro inibidor de BCL2 para pacientes com LCM R/R, caso seja aprovado”, afirmou Lai Wang, PhD, diretor global de P&D da BeOne Medicines. “Esses dados se somam ao avanço significativo que observamos nos últimos cinco anos no tratamento de malignidades de células B. Estou orgulhoso que a BeOne tenha desempenhado um papel impactante nessa transformação com o nosso principal inibidor de BTK.”

O estudo BGB-11417-201 (NCT05471843) é um ensaio global, multicêntrico, de braço único, aberto, de Fase 1/2, que englobou 125 pacientes adultos com LCM R/R pós-tratamento com terapia anti-CD20 e um inibidor de BTK. Na Parte 1, 22 pacientes receberam tratamento diário com 160 mg ou 320 mg de sonrotoclax para avaliar a segurança e a tolerabilidade do medicamento, além de identificar a dose recomendada para a Parte 2. Na Parte 2, foram inscritos 103 pacientes para receber a dose diária recomendada de sonrotoclax (320 mg), após aumento gradual, para avaliar a eficácia e a segurança do sonrotoclax.

O estudo alcançou seu desfecho primário de taxa de resposta global (TRO), conforme avaliado por um comitê de revisão independente (CRI), evidenciando que o tratamento com sonrotoclax provocou respostas clinicamente significativas nessa população altamente pré-tratada. O estudo também demonstrou resultados promissores em diversos desfechos secundários de eficácia, englobando a taxa de resposta completa (CR), a duração da resposta (DOR) e a sobrevida livre de progressão (PFS). O perfil de segurança foi, de modo geral, bem tolerado, e as toxicidades mostraram-se passíveis de controle. Estas descobertas representam outro marco significativo na linha de produtos de hematologia da BeOne, que atualmente inclui três fármacos essenciais, elaborados para atender às necessidades contínuas e em constante evolução de pacientes com malignidades de células B.

A BeOne pretende submeter estes dados ao Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos e a outros órgãos reguladores internacionais, visando a possível aprovação do sonrotoclax no tratamento de LCM recidivante/refratário. Foram aceitos novos pedidos de medicamentos para sonrotoclax para o tratamento de LCM R/R e LLC/LLP R/R, que estão sendo analisados pelo Centro de Avaliação de Medicamentos (CDE) da Administração Nacional de Produtos Médicos da China (NMPA) para uma possível aprovação mais rápida. O estudo confirmatório de Fase 3, denominado CELESTIAL-RR MCL (BGB-11417-302; NCT06742996), está em andamento, com o primeiro paciente inscrito no início deste ano. O FDA dos EUA concedeu anteriormente a designação de medicamento órfão ao Sonrotoclax para o tratamento de pacientes com LCM.

Sobre o linfoma de células do manto

O linfoma de células do manto (LCM) é um subtipo raro de linfoma não Hodgkin (LNH) agressivo de células B, 1 que se desenvolve em células B localizadas na zona do manto dos linfonodos. O LCM é responsável por aproximadamente 5% de todos os casos de LNH do mundo inteiro. O linfoma de células do manto (LCM) se desenvolve em células B situadas nas zonas do manto dos linfonodos2, afetando cerca de 28.000 pessoas3. O LCM é frequentemente diagnosticado em estágios avançados4 e quase todos os pacientes com LCM acabarão por desenvolver doença refratária ou recidivante (R/R).5 A taxa de sobrevivência de cinco anos para o LCM é de cerca de 50%, evidenciando a urgência em encontrar novas alternativas terapêuticas.6

Sobre o Sonrotoclax (BGB-11417)

Sonrotoclax é um inibidor experimental avançado e possivelmente o mais eficaz na categoria do linfoma de células B 2 (BCL2), que é uma das diversas proteínas que auxiliam as células cancerígenas a se manterem vivas. Faz parte de um grupo de medicamentos chamados miméticos de BH3, que imitam os sinais naturais de morte celular. Estudos em laboratório e durante a fase inicial de desenvolvimento do medicamento revelaram que o sonrotoclax é um inibidor de alta potência e especificidade do BCL2, com uma meia-vida curta e sem acúmulo de fármaco. O Sonrotoclax demonstrou atividade clínica promissora em diversas neoplasias de células B, com aproximadamente 2.000 pacientes participando, até o momento, do amplo programa de desenvolvimento global. O Food and Drug Administration (FDA) dos EUA concedeu ao sonrotoclax a designação Fast Track para ajudar no tratamento de pacientes adultos com linfoma de células do manto (LCM) e macroglobulinemia de Waldenström (WM).

Sobre a BeOne

A BeOne Medicines é uma empresa multinacional de oncologia com sede na Suíça que vem descobrindo e desenvolvendo tratamentos inovadores mais acessíveis a pacientes com câncer em todo o mundo. Com um portfólio que abrange hematologia e tumores sólidos, a BeOne acelera o desenvolvimento de sua diversificada linha principal de novos tratamentos mediante suas capacidades e cooperações internas. Com uma crescente equipe global de mais de 11.000 colaboradores em seis continentes, a empresa está empenhada em aprimorar drasticamente o acesso a medicamentos para um número muito maior de pacientes que precisam deles.

Para saber mais sobre a BeOne, acesse www.beonemedicines.com e nos siga no LinkedIn, X, Facebook e Instagram.

Declaração prospectiva

Este comunicadoàimprensa contém declarações prospectivas, conforme definido pela Lei de Reforma de Litígios de Títulos Privados de 1995 e por outras leis federais de valores mobiliários, incluindo declarações sobre os benefícios potenciais do sonrotoclax; expectativas da BeOne em relação ao desenvolvimento clínico do sonrotoclax, marcos regulatórios, submissões e aprovações; os planos da BeOne de apresentar os dados completos em um próximo congresso médico; e os planos, compromissos, aspirações e metas da BeOne sob o título “Sobre a BeOne”. Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles indicados nas declarações prospectivas como resultado de vários fatores importantes, incluindo a capacidade da BeOne de demonstrar a eficácia e a segurança de seus candidatos a medicamentos; os resultados clínicos de seus candidatos a medicamentos, que podem não sustentar o desenvolvimento posterior ou a aprovação de comercialização; ações de agências reguladoras, que podem afetar o início, o cronograma e o progresso dos ensaios clínicos e da aprovação de comercialização; capacidade da BeOne de alcançar sucesso comercial para seus medicamentos comercializados e candidatos a medicamentos, se aprovados; a capacidade da BeOne de obter e manter a proteção da propriedade intelectual para seus medicamentos e tecnologia; a dependência da BeOne de terceiros para conduzir o desenvolvimento, a fabricação, a comercialização e outros serviços de medicamentos; a experiência limitada da BeOne na obtenção de aprovações regulatórias e na comercialização de produtos farmacêuticos; capacidade da BeOne de obter financiamento adicional para suas operações e para concluir o desenvolvimento de seus candidatos a medicamentos e alcançar e manter a lucratividade; e esses riscos são discutidos mais detalhadamente na seção intitulada “Fatores de Risco” do relatório trimestral mais recente da BeOne no Formulário 10-Q, bem como nas discussões sobre riscos potenciais, incertezas e outros fatores importantes nos registros subsequentes da BeOne juntoàComissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). Todas as informações contidas neste comunicadoàimprensa são atualizadas na data deste comunicado, e a BeOne não se responsabiliza por atualizar essas informações, a menos que exigido por lei.

Para acessar os recursos de mídia da BeOne, visite nosso site Newsroom.

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1 Jain, P., e Wang, M. L. (2022). Linfoma de células do manto: atualização de 2022 sobre diagnóstico, estratificação de risco e manejo clínico. American Journal of Hematology, 97(5), 638–656. https://doi.org/10.1002/ajh.26523

2 Ferlay, J., et al. (2024). Observatório Global do Câncer: Linfoma Não-Hodgkin. Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer. https://gco.iarc.who.int/media/globocan/factsheets/cancers/34-non-hodgkin-lymphoma-fact-sheet.pdf

3 Associação de Centros Comunitários de Câncer. Linfoma de Células do Manto Recidivante/Refratário. https://www.accc-cancer.org/home/learn/cancer-types/hematologic-malignancies/mcl

4 Cencini, E., et al. (2024). Resultados de sobrevida de pacientes com linfoma de células do manto: um estudo retrospectivo de 15 anos, de vida real. Hematology Reports, 16(1), 50–62. https://doi.org/10.3390/hematolrep16010006

5 Burkart, M. e Karmali R. (2022). Linfoma de células do manto recidivante/refratário: além dos inibidores de BTK. Journal of Personalized Medicine, 12(3), 376. https://doi.org/10.3390/jpm12030376

6 Cleveland Clinic. (2023). Linfoma de células do manto. https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/24030-mantle-cell-lymphoma

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato com investidores

Liza Heapes

+1 857-302-5663

ir@beonemed.com

Contato com a mídia

Navneet Miller

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Fonte: BUSINESS WIRE



Fábrica de Bolo Vó Alzira lança sabor em parceria social

Fábrica de Bolo Vó Alzira lança sabor em parceria social
Fábrica de Bolo Vó Alzira lança sabor em parceria social

Durante o mês de setembro, a Fábrica de Bolo Vó Alzira vai comercializar em todas as suas 300 unidades um novo bolo de chocolate. A receita vencedora foi criada por franqueados de São Gonçalo (RJ) durante o Master Bolo, concurso realizado em parceria com a Gastromotiva, ONG fundada pelo chef David Hertz que promove a inclusão social por meio da gastronomia.

Parte do valor das vendas será revertida para a instituição, além da doação de bolos que serão incluídos nas refeições solidárias distribuídas pela ONG no período.

O bolo escolhido foi desenvolvido por franqueados da loja de São Gonçalo, especialmente para a competição. A receita combina cacau 100%, geleia de morango e morango in natura. O produto será vendido em lojas físicas e aplicativos de delivery.

O concurso foi criado para marcar os 12 anos da marca e contou com um júri formado por diversos influenciadores, dentre eles Micaela Góes (apresentadora do GNT), Aline Peixoto e Álvaro Neto (Rio para 2) e Clara Carpegiani. Os jurados selecionaram três duplas finalistas, que tiveram seus bolos avaliados pelo público nas redes sociais da Fábrica de Bolo Vó Alzira.

Participaram da final as duplas Paulo e Marinalva (Ipiranga, São Paulo), Sibelle e Janaina (Brooklin, São Paulo) e Leandro e Cristiane (São Gonçalo, Rio de Janeiro). O anúncio do vencedor ocorreu em 18 de agosto, após votação baseada no engajamento das postagens no Instagram da marca. O resultado consagrou a dupla de São Gonçalo como campeã, seguida por Ipiranga em segundo lugar e Brooklin em terceiro.

Sobre a Fábrica de Bolo Vó Alzira

A história da Fábrica de Bolo Vó Alzira começou em 2007, quando Alzira Ramos preparou um bolo de iogurte para a mercearia de um amigo. A aceitação da receita levou, em 2013, à fundação da rede na Zona Norte do Rio de Janeiro. Atualmente, a marca conta com mais de 300 lojas no Brasil.

Aos 77 anos, Alzira acompanha a expansão do negócio que construiu, hoje voltado também para ações de impacto social em parceria com organizações da sociedade civil.



Gil Giardelli leva futurismo ao Palco 360º da ISC Brasil

Gil Giardelli leva futurismo ao Palco 360º da ISC Brasil
Gil Giardelli leva futurismo ao Palco 360º da ISC Brasil

O Palco 360º será uma das atrações da 18ª edição da ISC Brasil, que acontece entre os dias 2 e 4 de setembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Com entrada gratuita ao público, o evento vai receber o professor Gil Giardelli, futurista e especialista em inovação, inteligência artificial e economia digital.

Com mais de 27 anos de experiência, Gil é especialista em transformação digital e cultura da inovação. No Palco 360°, ele apresenta a palestra “Explorando o futuro: AI Economy, Computação Quântica e a era da Pós-Inovação”, que acontece no primeiro dia do evento, às 15h. A apresentação vai ampliar a visão sobre o presente e as tendências que já estão moldando o futuro da tecnologia, da economia e da segurança.

“Mais do que um palco, o 360º é um espaço de inspiração. Ele foi projetado para levar conhecimento de ponta e experiências inspiradoras ao público. Ter um especialista como Gil Giardelli reforça o nosso compromisso em conectar os visitantes às tendências que estão transformando a tecnologia, a economia e o setor de segurança”, afirma Jacqueline Gagliano, gerente da ISC Brasil.

A atração conta ainda com o Tim Wenzel, Security Leader da Kroll e um dos Keynote Speakers da ISC, que vai falar sobre “The Insecurity in Security”.

Com foco em conectar as principais marcas, especialistas do setor e grandes compradores, a ISC reforça o posicionamento de hub de negócios, inovação e troca de conhecimento, reunindo tecnologias avançadas, discussões estratégicas e oportunidades que impulsionam a evolução do mercado. O tema central desta edição será “Protegendo o Futuro: Inovação e Resiliência em Segurança Corporativa”.

Novos produtos e soluções

O Palco 360º da ISC Brasil 2025 também será o espaço da 2ª edição do Prêmio New Products & Solutions (NPS), que destaca as inovações mais relevantes no setor de segurança. Um time de jurados especializados avalia as soluções inscritas com base em critérios como inovação, aplicabilidade e impacto no mercado antes do evento, já que os vencedores serão revelados também no dia 2 de agosto.

Os visitantes terão a oportunidade de conferir de perto os produtos finalistas, conversar com representantes das cinco empresas participantes (Convergint, Promont Soluções, Suprema, Control ID e Soteros) e explorar os detalhes técnicos das soluções premiadas.

“A premiação reforça a diversidade e o caráter internacional do prêmio, oferecendo uma experiência imersiva de aprendizado, networking e benchmarking, totalmente integrada à programação do Palco 360º”, completa Gagliano.

A participação é gratuita no Palco 360°. Basta fazer o credenciamento para a ISC e conferir as informações disponíveis no site oficial da ISC Brasil.

Conference

Além das atrações do Palco 360°, a ISC Brasil Conference oferece uma programação de conteúdo técnico e estratégico para discutir os principais desafios e oportunidades da segurança no Brasil. O congresso reunirá especialistas, representantes do setor público, empresas privadas e associações do setor em debates sobre integração de tecnologias, proteção de infraestruturas críticas, segurança cibernética, gestão de riscos e o futuro da segurança no país.

Com mais de 60 palestrantes confirmados, o congresso oferece 40 horas de conteúdo distribuídas em 32 painéis temáticos, divididos em quatro trilhas: integração entre segurança pública e privada; soluções integradas de segurança; novas tecnologias aplicadas aos negócios; e desenvolvimento e tendências em cyber security. A programação completa já está disponível no site oficial do evento.

Os ingressos estão no segundo lote promocional, que se encerra no dia 31 de agosto. O day pass (para um dia de evento) custa R$ 349, enquanto o passport, com acesso aos três dias de programação, sai por R$ 799.

A ISC Brasil tem como Patrocinador Ouro a Alfa Sense, empresa especializada em deep tech, no desenvolvimento e na fabricação de soluções avançadas em Sensoriamento Óptico e IoT para os setores de Segurança Eletrônica.


Serviço:

ISC Brasil 2025

Data: 2 a 4 de setembro, das 12h às 19h

Local: no Distrito Anhembi, em São Paulo

Mais informações: https://www.iscbrasil.com.br/pt-br.html



Energia limpa transforma piscinas de ondas no Brasil

Energia limpa transforma piscinas de ondas no Brasil
Energia limpa transforma piscinas de ondas no Brasil

O avanço do surfe como esporte olímpico e o crescimento do turismo esportivo têm impulsionado o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à prática em ambientes controlados. Nesse cenário, a empresa brasileira Waveseg apresentou uma tecnologia de geração de ondas em piscinas que utiliza hidrogênio verde como fonte de propulsão.

O sistema criado pela empresa é composto por câmaras de concreto, onde ocorrem detonações controladas alimentadas por gás HHO, produzido a partir da eletrólise da água. A ativação sequencial dessas câmaras gera pulsos de pressão que movimentam a água, originando ondas com diferentes formatos, alturas e durações, ajustáveis conforme o perfil do empreendimento. As ondas podem atingir entre 0,5 e 2 metros de altura e durar até 32 segundos.

Com estrutura modular, a tecnologia pode ser implementada com 18 a 64 câmaras, atendendo desde projetos compactos até centros de surfe de grande porte. A solução se aplica a resorts, clubes esportivos, condomínios residenciais, parques aquáticos e espaços públicos. Entre os diferenciais, estão a automação industrial, a instalação subterrânea dos sistemas técnicos e a possibilidade de geração de energia off-grid e aquecimento da água por meio de hidrogênio.

O sistema também inclui uma tecnologia de tratamento natural da água, que utiliza zeólitas vulcânicas, ionização e energização, eliminando a necessidade de produtos químicos agressivos. Esse processo contribui para uma qualidade de água semelhante à de spas termais, elevando a experiência dos usuários.

A tecnologia foi desenvolvida ao longo de mais de uma década por uma reconhecida equipe multidisciplinar e com ampla experiência em setores estratégicos. Durante o processo, foram utilizadas ferramentas avançadas como gêmeos digitais (Digital Twin), simulações de dinâmica de fluidos (CFD) e protótipos físicos.

Segundo Ricardo Damian, diretor técnico e engenheiro responsável da Waveseg, a solução tem como objetivo atender à demanda por infraestruturas eficientes, seguras e com menor impacto ambiental, possibilitando a implantação de piscinas de surfe em diversos locais.

A empresa também disponibiliza serviços de suporte técnico, manutenção e modelos de expansão modular. A proposta é entregar uma solução escalável e adaptável, capaz de atender tanto atletas de alto desempenho quanto públicos iniciantes e familiares.

O sistema apresentado está alinhado a tendências globais de sustentabilidade e otimização energética, ao propor o uso de hidrogênio verde como fonte de energia. Além disso, a flexibilidade operacional permite a criação de novos espaços voltados ao lazer, à prática esportiva e ao turismo sustentável em diferentes contextos geográficos.

“A proposta da Waveseg é viabilizar empreendimentos com Capex e Opex altamente competitivos e mediante energia sustentável, segura e sustentável em piscinas e em locais antes considerados economicamente inviáveis para a prática do surfe” — Omar Modini, CEO da South Entertainment Group



Festa de Flores e Morangos de Atibaia acontece em setembro

Festa de Flores e Morangos de Atibaia acontece em setembro
Festa de Flores e Morangos de Atibaia acontece em setembro

Em sua 43ª edição, a Festa de Flores e Morango de Atibaia, conhecida nacionalmente, acontecerá pela segunda vez no Parque Ecológico, espaço de propriedade da Associação Hortolândia. Com uma área total de 540 mil metros quadrados, 120 mil metros quadrados serão utilizados para a realização do evento. O parque possui mais de 9.000 metros quadrados de área coberta e reunirá a floricultura e fruticultura de Atibaia, além de levar ao público as tradições e a cultura nipo-brasileira.

Neste ano, o evento será realizado de 5 a 28 de setembro, às sextas, aos sábados e aos domingos, das 9h às 18h, e trará o tema “Hana no Toki – Época de Flores”, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer a natureza, as flores locais e o legado dos produtores da cidade. A festa também comemorará em 2015 os 130 anos dos tratados de amizade, comércio e navegação entre Brasil e Japão, laços históricos e culturais entre os dois países.

O evento trará ainda shows culturais aos sábados e domingos, das 12h às 17h, com apresentações tradicionais como Bon Odori e Taiko, além de danças típicas de outras nacionalidades. Haverá pavilhão de decoração e mini shopping com produtos diversos, área de alimentação com pratos das culinárias japonesa e brasileira e a venda de flores e morangos diretamente dos produtores.

Ingressos e excursões

A venda de ingressos para a 43ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia já está aberta e a compra antecipada pode ser feita de maneira on-line. Os ingressos custam R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia). Toda sexta-feira terá valor promocional de meia entrada para todos os visitantes. Além da venda on-line, é possível adquirir os ingressos no Graal, localizado na Rodovia Fernão Dias, no KM 61, e também na bilheteria do parque nos dias do evento. Qualquer dúvida, basta entrar em contato pelo telefone 0800-055-5979 e WhatsApp (11) 93495-1053 e (11) 93328-0358 (ICD).

A venda de ingressos antecipados para excursões vai até o dia 29 de agosto, sendo que um motorista e um guia de cada ônibus do Estado de SP têm entrada gratuita. Caso a excursão seja de outro estado, será permitida a entrada gratuita de dois motoristas e dois guias. A promoção vale apenas para grupos acima de 15 pagantes. O pagamento pode ser via Pix e todas as dúvidas podem ser tiradas no site ou pelos telefones (11) 93900-5577 / (11) 96570-6147, das 8h às 17h, ambos atendem pelo WhatsApp. Depois do dia 29 de agosto, a venda de ingressos antecipados para excursão continuará sendo feita diretamente no site.

Ingresso solidário

Os visitantes também terão a oportunidade de curtir o evento e ajudar quem precisa com a Entrada Solidária. A ação será válida nos dias 5 e 19 de setembro, em que o ingresso será trocado pela doação de 1 kg de alimento (arroz, feijão ou óleo). Os alimentos serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Atibaia e outras entidades assistenciais, e devem estar lacrados, dentro do prazo de validade. Não serão aceitos alimentos a granel ou sem informações de fabricação.

Como chegar

O Parque Ecológico de Atibaia está localizado na Av. Nobuyuki Hiranaka, 566, com fácil acesso pela Rodovia Dom Pedro I. No sentido Atibaia/Campinas, basta acessar a entrada antes do primeiro pedágio (saída 79 – km 79). Já no sentido Campinas/Atibaia, é só acessar a saída para B. Pires/V. D. Pedro I (antes do km 79).

História da festa

A história da festa teve início em 1.968, quando o Sr. Toraki Yano idealizou a 1ª Feira Agrícola, realizada no trevo da Rodovia Fernão Dias. A 2ª Feira Agrícola aconteceu em 1.970 e, em 1.972, foi realizada a 1ª Festa das Rosas. A união dos agricultores de morango, de hortaliças e de flores levou a diversas mostras até que em 1983 a Associação dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais (Pró-Flor), em conjunto com a Associação Cultural de Atibaia (ACA) e o Sindicato Rural, fez a 1ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia.

Em 1.991, a união das entidades resultou na criação da Associação Hortolândia de Atibaia, que passou a organizar o evento a partir de 1.993 com o apoio das instituições fundadoras – como segue até hoje. A festa já passou por diversos locais até chegar à sua nova sede: o Parque Ecológico de Atibaia.

“A cada edição reafirmamos o valor do nosso trabalho coletivo, da união entre gerações e do respeito à terra que nos acolheu. A 43ª Festa é um símbolo de gratidão, renovação e esperança. Que todos sintam o carinho plantado em cada detalhe dessa festa, que é feita com o coração”, destacou Nelson Takao Yoshida, presidente da Associação Hortolândia de Atibaia.

Serviço

43ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia

Data: de 5 a 28 de setembro

Às sextas, sábados e domingos

Horários: das 9h às 18h

Local: Parque Ecológico de Atibaia, Av. Nobuyuki Hiranaka, 566, acesso pela Rodovia Dom Pedro I. No sentido Atibaia/Campinas, basta acessar a entrada antes do primeiro pedágio (saída 79 – km 79). Já no sentido Campinas/Atibaia, é só acessar a saída para B. Pires/V. D. Pedro I (antes do km 79).

Telefone – 0800-055-5979

Ingressos: inteira R$ 60,00 e meia R$ 30,00 – Todas as sextas o valor do ingresso será de meia entrada (R$ 30,00).

Estacionamento (administrado pela empresa Estapar): R$ 50,00 carros, R$ 180,00 ônibus, R$ 100,00 vans e micro-ônibus, R$ 25,00 motos



Executivos precisam estar atentos à saúde vascular

Executivos precisam estar atentos à saúde vascular
Executivos precisam estar atentos à saúde vascular

A rotina de CEOs e executivos é marcada por longas jornadas diante do computador, excesso de reuniões, viagens constantes e pouco tempo para cuidados pessoais. Essa combinação, embora comum no mundo corporativo, pode trazer sérias consequências para a saúde vascular.

De acordo com Portal da Transparência do Centro de Registro Civil (CRC) do Brasil, com dados dos atestados de óbitos brasileiros, a mortalidade por AVC no Brasil continua ultrapassando o infarto: foi de 75.553 em 2019, 76.382 óbitos em 2020, 81.822 em 2021, 87.749 em 2022 e 84.931 em 2023, números parecidos com os dados oficiais do SUS, que podem variar um pouco, de acordo com a metodologia aplicada nos critérios de busca (CIDs considerados na pesquisa).

No ano de 2024, o número total de óbitos por AVC foi de 85.065 casos, seguido de 77.477 mortes por infarto, segundo dados dos registros de atestados de óbitos.

No DATASUS, a última atualização é de 2023, com 105.173 óbitos naquele ano, considerando os CIDs de I60 a I69 e G45-G46. Nesta metodologia, foram incluídos dados de infarto cerebral, AVC isquêmico, AVC hemorrágico, hemorragia subaracnoidea e AVC não-especificado como isquêmico ou hemorrágico.

Segundo a cirurgiã vascular Camila Caetano, muitas vezes os sinais de alerta não são perceptíveis. “Não é raro encontrarmos casos de varizes ocultas, que não são visíveis a olho nu, mas já provocam sintomas como dor, sensação de peso e cansaço nas pernas”, explica.

O problema é agravado por fatores típicos da vida executiva. Permanecer sentado por muitas horas em frente ao computador reduz a circulação sanguínea, enquanto longos voos de avião favorecem a estagnação do sangue nas pernas e aumentam o risco de trombose venosa profunda.

De acordo com Camila Caetano, a busca por atendimentos personalizados tem crescido entre CEOs justamente porque esse público associa saúde a desempenho no trabalho. “Executivos enxergam o cuidado com a circulação não apenas como prevenção de doenças, mas como uma forma de manter energia, disposição e alta performance no dia a dia”, destaca.

A especialista reforça que medidas simples, como pequenas pausas para movimentar as pernas, exercícios físicos regulares e acompanhamento médico, podem fazer a diferença. “A vascular não deve ser lembrada apenas quando os sintomas são graves. Cuidar da circulação é investir na longevidade da carreira e na qualidade de vida”, completa.



Andra investe R$ 4 milhões em nova sede e projeta expansão

Andra investe R$ 4 milhões em nova sede e projeta expansão
Andra investe R$ 4 milhões em nova sede e projeta expansão

A Andra Group, em movimento de expansão, transfere sua sede administrativa para um novo escritório na Marginal Tietê, em São Paulo, a partir de 1º de setembro. O investimento de R$ 4 milhões em reforma e mobiliário destina-se a um espaço de 900 metros quadrados, com o objetivo de acomodar a crescente equipe, alinhando-se ao plano de crescimento da empresa. A mudança estratégica visa dobrar a capacidade de colaboradores, de 80 para 150 profissionais.

Conforme a empresa avança em sua trajetória de mais de 50 anos, a sede anterior, localizada na Casa Verde, tornou-se limitada. O novo espaço foi projetado para acomodar o maior número de profissionais e favorecer a sinergia interna. “O antigo local sinalizava uma abordagem de gestão e processos que ficou restrita e motivou a reestruturação cultural na empresa. A nova sede reflete essa fase, permitindo a ampliação dos departamentos existentes e a criação de novos”, explica Renan Braga, gerente de expansão.

O novo ambiente, concebido para modernizar processos e fomentar a colaboração, busca também aprimorar o bem-estar dos colaboradores. A nova sede reflete a identidade visual das lojas da Andra Materiais Elétricos, com elementos que se conectam com a identidade da marca. O espaço conta com áreas de descompressão e prevê a digitalização e modernização de processos, otimizando o atendimento ao cliente.

O diretor administrativo e financeiro, Sandro Melo, afirma que o investimento em infraestrutura é um pilar do projeto de crescimento da empresa, com foco na melhoria da gestão e no controle organizacional. “O investimento em tecnologia é essencial para a acuracidade das ações e de controle na organização”, explica. A empresa planeja inaugurar duas novas lojas nos próximos seis meses e outras duas no ano seguinte.

A adaptação da equipe, que agora estará mais próxima do metrô Barra Funda, obteve a aprovação da maioria dos funcionários. O processo de mudança, da decisão inicial à finalização da obra, durou quatro meses, com 64 dias de execução. A inauguração oficial aconteceu na segunda, dia 25 de agosto, e a operação no novo local inicia em 1º de setembro.

A alavancagem do crescimento dos negócios no último ano teve como base a modernização logística da empresa. A mudança para um novo Centro de Distribuição (CD) gerou um avanção na qualidade e na acuracidade das entregas.

O diretor de Logística, Fábio Brito, afirma que o novo CD permitiu que a empresa reduzisse o prazo de reposição de produtos nas filiais de 5 a 7 dias para apenas 1 a 2 dias. “No atendimento aos clientes, reduzimos em mais de 98% os atrasos de entrega com base na data acordada. Em 30% dos pedidos, a data máxima de entrega foi antecipada”, complementa Brito. Ele destaca ainda que os erros de entrega foram zerados.

Sobre a ANDRA

Há 50 anos no mercado de comercialização e distribuição de materiais elétricos no Brasil, a marca está presente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste com unidades distribuídas nas cidades de São Paulo, Santos, São José dos Campos, Sorocaba, Osasco, Campinas, Cajamar, Guarulhos, Curitiba, Maringá, Cascavel, Belo Horizonte, Goiânia, Joinville e Itajaí, possui 1.900 colaboradores e mais de 75 mil itens dos principais fornecedores à pronta entrega, oferecendo soluções no mercado industrial, comercial e residencial. Todas as suas unidades contam com atendimento especializado e consultoria técnica, dando suporte aos clientes. Além de um setor para projetos de Eficiência Energética, Gestão de Contratos, Automação, Projetos de CFTV e uma filial dedicada para montagem de painéis elétricos, localizada no Paraná. A ANDRA Group inclui a ANDRA Materiais Elétricos, AYLA Iluminação, ANDRA Engenharia e FECVA Materiais Elétricos Industriais.



Fazenda alia produção, pesquisa, proteção ambiental e incentivo ao esporte

Fazenda alia produção, pesquisa, proteção ambiental e incentivo ao esporte
Fazenda alia produção, pesquisa, proteção ambiental e incentivo ao esporte

Desde os anos 1960, sob controle da família Menck, uma fazenda produtiva na bela Serra Geral do Paranã, próximo à Chapada dos Veadeiros e praticamente na divisa de Goiás (municípios de Formosa e Planaltina) com o Distrito Federal, é conhecida na região, curiosamente, não apenas pelas técnicas agrícolas avançadas, mas também em pesquisa e proteção ambiental das espécies de animais sob risco de extinção e da flora, bem como no esporte nacional e mundial.

Afinal, no terreno da fazenda de mais de 2 mil hectares, onde se planta soja, trigo, sorgo e milho, está situada uma das melhores rampas de salto para voo livre da América do Sul – é o que dizem os pilotos que ali disputam até 30/8 a Etapa Brasília do Campeonato Brasileiro de Asa Delta 2025. E em seu entorno há áreas de proteção permanente e reservas ambientais, que demandam atenção dos proprietários e frequentadores da rampa e da fazenda.

Na “Rampa de Voo Livre Dr. José Menck”, batizada por praticantes de voo livre em homenagem ao patriarca da família, já foram realizadas, inclusive, etapas do campeonato mundial de asa delta, em 2003 e em 2017. Para realizar o campeonato deste ano naquela rampa a família Menck exigiu que pilotos e organizadores, a Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL), em parceria com a Associação de Voo Livre do Distrito Federal, seguissem regras de proteção ambiental. Tudo para ficar em sintonia com os serviços de pesquisa ambiental conduzidos no local pelo “Instituto José Menck de Pesquisa Ambiental”.

Ali, o cenário chama a atenção: enquanto os trabalhadores da fazenda fazem a gestão da plantação e mais de 50 pilotos do Brasil, da Austrália, do Paraguai, Argentina e outros países voam no atual campeonato, mais de 20 espécies animais circulam em áreas de proteção permanente e reserva ambiental no entorno são pesquisadas pelo Instituto José Menck. Dessas espécies, pelo menos oito estão em risco de extinção. É o caso da onça pintada; onça parda; tamanduá bandeira; anta; queixada; veado campeiro; lobo-guará; e raposinha-do-campo.

Legado ambiental para futuras gerações

A Serra Geral do Paranã se estende do norte do DF ao nordeste de Goiás, atravessando municípios goianos como Formosa, Planaltina de Goiás, São João D’Aliança e Alto Paraíso de Goiás. O Instituto José Menck realiza ações de proteção e conservação ambiental em uma área de 400 hectares – equivalente a 400 campos de futebol gramado – contígua à fazenda da família.

“Nosso pai foi um entusiasta e apoiador do voo livre e sempre teve a preocupação com a proteção do meio ambiente, em especial por ser fazendeiro e compreender que o agro só existe, só produz, só é competitivo se agir para proteger e preservar o meio ambiente. Sem um meio ambiente saudável, não há água, não há solo fértil, não há clima”, diz um dos filhos de José Menck, José Thadeu Mascarenhas Menck. Segundo ele, o Instituto tem o propósito de construir um legado de conhecimento  da riqueza ambiental do Cerrado para as futuras gerações e para os que frequentarem a Serra Geral do Paranã, “além de demonstrar, na prática, que o agronegócio é parceiro de primeira hora do meio ambiente e do esporte nacional e mundial”.

Alguns dias antes da Etapa Brasília do atual campeonato brasileiro, biólogos flagaram mais onças caminhando pela propriedade. Thadeu explica que o esforço de pesquisa,  preservação e proteção da área por parte do Instituto José Menck já permitiu um ambiente de maior tranquilidade para a procriação de onças. E esta iniciativa está sendo compartilhada com fazendeiros vizinhos, para que apoiem o projeto e ajudem a proteger as espécies e a fauna.

Área sediará outros estudos acadêmicos e pesquisa

Este avanço do Instituto em 5 anos, tem evitado um cenário de insegurança ambiental causada por terceiros (que acabam passando por aquela área), é a fase inicial para que, em breve, a família Menck promova uma maior abertura sustentável do terreno à visitação do público do DF e de Goiás, além de turistas e estudantes das redes de ensino. Atividades de observação e de ensinamentos sobre a fauna e a flora estão nos planos do Instituto José Menck.

“Também vamos estimular o incremento da pesquisa acadêmica por biólogos e outros profissionais, interessados em estudos sobre a fauna e a flora da região. Futuramente teremos um centro de pesquisas próprio em Alto Paraíso (GO) e, assim, vamos colaborar para ampliar a pesquisa do bioma Cerrado”, afirma.



Freelancers ultrapassam marca de 1,5 bilhão globalmente

Freelancers ultrapassam marca de 1,5 bilhão globalmente
Freelancers ultrapassam marca de 1,5 bilhão globalmente

De acordo com o Ministério das Comunicações, 93% dos domicílios brasileiros contam com acesso à internet banda larga, fator que consolida as condições para a expansão do trabalho online. Esse cenário tem impulsionado investimentos em plataformas digitais, fortalecendo segmentos como prestação de serviços autônomos, marketing de afiliados e produção de conteúdo digital.

O setor de freelancers tem registrado crescimento consistente. Dados de 2025 do Demand Sage indicam que cerca de 1,5 bilhão de profissionais atuam de forma independente em escala global, evidenciando a consolidação desse modelo de trabalho.

Profissões e segmentos em expansão no trabalho digital

Entre os setores mais valorizados no mercado digital estão programação, marketing digital e desenvolvimento mobile e web, com remunerações que podem variar entre 50 e 70 dólares por hora, segundo esse mesmo estudo da Demand Sage. A independência na definição de projetos e valores, aliada à possibilidade de atender clientes em diferentes países, amplia as oportunidades para profissionais qualificados. Essa dinâmica também tem permitido que brasileiros diversifiquem suas fontes de renda ao prestar serviços para o exterior, em alguns casos recebendo em moedas mais fortes.

O marketing de afiliados baseado na remuneração por comissão em vendas de terceiros, figura entre as modalidades digitais em maior expansão. A atividade, que dispensa a criação de produtos próprios, é realizada em canais como redes sociais, blogs, plataformas de vídeo e e-mail marketing, com abrangência que vai de cursos e softwares a bens físicos. De acordo com o Influencer Marketing Hub, o setor movimenta atualmente cerca de 16 bilhões de dólares no mundo e deve manter crescimento contínuo nos próximos anos.

Renda digital como alternativa à instabilidade econômica

A expansão da renda digital reflete avanços tecnológicos e também limitações da economia tradicional. O aumento do custo de vida e as barreiras de acesso ao emprego formal têm levado muitos trabalhadores a adotar modelos mais flexíveis e autônomos. Nesse contexto, a economia criativa e digital despontam como alternativas sustentáveis e em crescimento no Brasil. Segundo pesquisa da HostGator, 57% dos entrevistados pretendem viver exclusivamente de atividades digitais, enquanto 26% buscam complementar sua renda por meio desse modelo.

Inclusão digital amplia acesso a novas oportunidades

A expansão da conectividade no Brasil tem impulsionado a inclusão digital e ampliado o acesso à economia online. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o país conta com mais de 20 mil provedores de internet em operação, presentes em todos os municípios e responsáveis por mais de 54% do mercado de banda larga fixa. Esse avanço, aliado a programas de inclusão tecnológica, tem permitido que um número crescente de pessoas participe do mercado digital, ampliando as oportunidades de renda e reduzindo barreiras de acesso.



IA amplia a personalização da experiência do cliente

IA amplia a personalização da experiência do cliente
IA amplia a personalização da experiência do cliente

Estudos indicam que a personalização tem papel decisivo na lealdade do consumidor. Levantamento da McKinsey & Company, mostra que 71% dos clientes esperam interações personalizadas e 76% demonstram frustração quando isso não ocorre. O dado sugere que a diferenciação competitiva não depende apenas de preço ou qualidade do produto, mas da capacidade das empresas em compreender expectativas e adaptar serviços.

Da segmentação tradicional às experiências em tempo real

Modelos anteriores de personalização, limitavam-se a dados demográficos e históricos de compra. O resultado, em muitos casos, era a comunicação padronizada e pouco eficiente. A introdução da inteligência artificial (IA), amplia esse processo ao possibilitar a análise contínua de grandes volumes de informações, como padrões de navegação, interações com chatbots e até sinais que indicam intenção de compra ou risco de cancelamento.

Esse tipo de processamento gera perfis dinâmicos, que se atualizam de acordo com a evolução da jornada do cliente. Em vez de apenas recomendar itens semelhantes ao último adquirido, a IA pode prever necessidades futuras, sugerir soluções preventivas e identificar potenciais problemas antes de qualquer contato direto.

O papel da IA generativa

A IA generativa acrescenta escala, e velocidade ao processo de personalização. A tecnologia permite a criação de mensagens e conteúdos adaptados ao contexto individual, simulando comunicações exclusivas em segundos. Com isso, empresas conseguem manter a relevância da interação mesmo em operações de grande porte, sem depender exclusivamente de equipes humanas para ajustar cada ponto de contato.

Atendimento proativo e “serviço invisível”

A aplicação da IA também contribui para a mudança do modelo reativo para o proativo. Em setores como energia, sistemas já enviam alertas antecipados sobre eventos climáticos que podem comprometer o fornecimento. No varejo, notificações automáticas de atrasos em entregas, são acompanhadas de reenvios imediatos. Na indústria automotiva, atualizações de software são feitas remotamente, sem necessidade de deslocamento do cliente.

Esse padrão, conhecido como “serviço invisível”, tende a reduzir atritos e aumentar a percepção de confiabilidade. Além disso, diminui a sobrecarga nos canais de atendimento, uma vez que problemas são solucionados antes de se transformarem em reclamações.

Fidelização impulsionada pela inteligência artificial

A utilização de IA em programas de fidelidade, também vem se destacando. A LiHai, empresa especializada em fidelização de clientes, desenvolveu soluções que aplicam inteligência artificial à personalização em tempo real. A tecnologia possibilita campanhas que aprendem com o comportamento do consumidor e ativam jornadas sob medida, sem comprometer a operação de outros segmentos.

Um exemplo, ocorre em empresas varejistas de moda com atuação nacional. Ao identificar desempenho inferior nas regiões norte e nordeste, a funcionalidade de múltiplas wallets da LiHai permite o lançamento de campanhas promocionais específicas para esses mercados, oferecendo acúmulo acelerado de pontos, recompensas diferenciadas ou bônus de boas-vindas. A abordagem garante que a estratégia seja ajustada às necessidades locais, mantendo consistência com o restante da operação.

Integração entre IA e atuação humana

Apesar do avanço tecnológico, a personalização não elimina a participação de profissionais. A automação assume tarefas repetitivas, enquanto as equipes concentram-se em atividades que exigem análise crítica, empatia e tomada de decisão. A expectativa é que consultores e atendentes utilizem sistemas de apoio baseados em IA, que oferecem recomendações em tempo real e consolidam informações do histórico do cliente.

Esse modelo busca proporcionar fluidez na comunicação, com transição imperceptível entre interações automatizadas e atendimento humano. Assim, o consumidor não precisa repetir dados já fornecidos em etapas anteriores, mantendo uma jornada contínua em diferentes canais.

Perspectivas para o futuro da experiência do cliente

A tendência observada aponta para a integração entre inteligência artificial e inteligência humana. Para alcançar esse padrão, especialistas indicam fatores como a construção de uma estratégia de dados integrada, a compreensão das preferências individuais dos clientes e o uso da IA como ferramenta de suporte às equipes de atendimento.

Além da inteligência artificial, outras práticas vêm sendo consideradas como próximos marcos da personalização. A gamificação, aplicada em programas de fidelidade de diferentes mercados globais, utiliza mecânicas de jogo como desafios, missões, rankings e prêmios instantâneos. Estudos indicam que marcas que adotam esse modelo registram até 47% de aumento em engajamento e 22% em lealdade. No Brasil, a prática ainda é incipiente, mas tende a atrair principalmente consumidores da geração z e millennials, que respondem de forma positiva a estímulos lúdicos e interativos.

Outro movimento em expansão, envolve carteiras digitais e pagamentos instantâneos. O uso do Pix e a integração em superapps já permitem transformar pontos de programas de fidelidade em dinheiro imediato, reduzindo atritos e tornando as recompensas uma “moeda viva”. No mercado brasileiro, iniciativas como as da Livelo e da Gol/Smiles já avançam nesse sentido, enquanto exemplos internacionais, como Starbucks Rewards e WeChat, mostram a convergência entre fidelidade e pagamento dentro de uma mesma jornada.

Essas tendências indicam que a personalização não se limita a prever necessidades, mas avança para transformar a experiência do cliente em algo contínuo, lúdico e financeiramente tangível.



Brasil passa a contar com capítulo oficial do CTBUH

Brasil passa a contar com capítulo oficial do CTBUH
Brasil passa a contar com capítulo oficial do CTBUH

O Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH, na sigla em inglês), uma das principais entidades internacionais dedicadas ao estudo de arranha-céus e cidades sustentáveis, inaugurou oficialmente o Chapter Brasil. A criação deste núcleo pode colocar o país em posição estratégica no debate global sobre urbanização e verticalização.

Fundado em 1969, o CTBUH construiu ao longo de mais de cinco décadas um vasto acervo técnico sobre edifícios altos e habitat urbano. O conselho congrega especialistas, estudiosos e profissionais mundialmente reconhecidos nas áreas de arquitetura e engenharia. Segundo a diretora Stéphane Domeneghini, “a chegada do Chapter ao Brasil reforça a distinção técnica da instituição e a oportunidade de inserir o país em um seleto círculo de excelência nesta área”.

O Chapter tem sua diretoria fundadora composta pelos seguintes nomes: Stéphane Domeneghini, diretora executiva da Talls Solutions, empresa do Grupo FG, Luis Bueno, especialista e mestre em edifícios altos; e Roberto de Souza, CEO do CTE – Centro de Tecnologia de Edificações, instituição especializada em qualidade e sustentabilidade.

“A criação do capítulo do CTBUH no Brasil representa um marco significativo para a engenharia e a arquitetura nacional. Trata-se de uma oportunidade única de integração ao ecossistema global de edifícios altos, ampliando a troca de experiências e o acesso a conhecimento de ponta. Essa conexão fortalece empresas e profissionais que já atuam ou desejam atuar no mercado de prédios altos, elevando o país a um novo patamar de excelência e inovação”, destaca Roberto de Souza, CEO do CTE, Centro de Tecnologia de Edificações.

Conexão global e inovação no Brasil

O Chapter Brasil nasce com a missão de criar um espaço de conexão internacional, troca de conhecimento técnico e difusão de práticas inovadoras, alinhando o país aos mais avançados centros de pesquisa e desenvolvimento do mundo. Para os especialistas, o movimento representa não apenas reconhecimento, mas também oportunidade para atrair investimentos, fortalecer o ecossistema local e consolidar o Brasil como polo de excelência em projetos de grande escala.

“Com a realização do evento em solo brasileiro, estamos abrindo portas para que soluções inovadoras, sustentáveis e de alto desempenho possam ser aplicadas à nossa realidade urbana. Estamos colocando o Brasil definitivamente no mapa da construção civil mundial, em sintonia com o mais sólido acervo técnico já produzido na área”, afirma Stéphane Domeneghini, diretora executiva da Talls Solutions, a primeira brasileira a palestrar em um congresso internacional do CTBUH.

Para o CTBUH, a expansão da rede com o Chapter Brasil chancela o Brasil em uma posição de protagonismo em debates sobre densidade urbana, mobilidade e sustentabilidade. “O país agora terá uma voz ativa em fóruns globais, contribuindo com experiências locais e absorvendo o que há de mais avançado no mundo”, destaca Jen Hall, diretora de desenvolvimento global do CTBUH.

Segundo Stéphane Domeneghini, o ingresso do Brasil neste ecossistema global também reafirma um princípio essencial para a Talls Solutions: a inteligência como ativo mais valioso da sociedade contemporânea. “Sustentabilidade, acima de tudo, está alicerçada em soluções inteligentes. É esse rigor técnico e essa proficiência que buscamos cultivar em nossas associações e parcerias. Em um cenário de constante evolução e atualização, investir em inteligência é o que garante relevância, longevidade e impacto positivo”, reforça.

Oportunidades para profissionais e empresas

O Chapter também abre espaço para a participação de engenheiros, arquitetos, incorporadores e instituições acadêmicas, oferecendo acesso a eventos exclusivos, publicações técnicas e networking internacional. O grupo é aberto para novos membros, com a intenção de fortalecer o debate e a atuação a respeito de  construção civil.



Golpes em reservas de hospedagem elevam alerta para visitantes da COP30

Golpes em reservas de hospedagem elevam alerta para visitantes da COP30
Golpes em reservas de hospedagem elevam alerta para visitantes da COP30

Com a proximidade da COP30, que será realizada em Belém (PA) em novembro deste ano e deve atrair milhares de visitantes do Brasil e do exterior, cresce a preocupação com a segurança digital em reservas de hospedagem. No segundo semestre deste ano, a telemetria da ESET registrou um salto global de quase 200% nas detecções de um sofisticado golpe online automatizado pelo uso do Telekopye. Esse tipo de campanha utiliza sites falsos que simulam plataformas legítimas de hospedagem para enganar usuários e capturar de forma fraudulenta suas informações de pagamento — um risco ainda maior em um evento da dimensão da COP30.

Segundo Daniel Barbosa, pesquisador de segurança da ESET Brasil, o golpe se aproveita de situações reais, como reservas em andamento, enviando mensagens e e-mails que parecem legítimos. “A estrutura profissional faz com que seja difícil identificar a fraude, já que o contato vem por um canal esperado e o site falso é muito parecido com o original. O principal sinal de alerta é o endereço (URL), que não corresponde ao oficial”, afirma.

Como funciona o golpe Telekopye

O Telekopye é um kit de ferramentas operado como um bot no Telegram por dezenas de grupos cibercriminosos. Ele permite criar réplicas perfeitas de e-mails e páginas de marketplaces e, mais recentemente, também de plataformas de hospedagem. O golpe já vitimou usuários em diversos países e ganhou força em meados de 2024, com aumento expressivo no período de férias.

No contexto da COP30, a atenção deve ser redobrada: eventos globais atraem grande volume de turistas e movimentação financeira, o que torna o ambiente propício para golpes online, especialmente aqueles que exploram reservas de hotéis e pousadas. “Criminosos aproveitam a alta demanda para criar páginas falsas, muitas vezes usando até contas legítimas de estabelecimentos comprometidos”, explica Barbosa.

Impacto da COP30 na hospedagem

A procura por acomodações para a conferência pressiona a rede hoteleira de Belém, elevando preços e exigindo estadias mínimas superiores ao período do evento. A situação levou a cancelamentos de autoridades estrangeiras e motivou reuniões entre a ONU e órgãos locais para discutir soluções.

Como se proteger

A ESET recomenda que, para reduzir o risco de golpes, os usuários verifiquem sempre se o endereço (URL) do site é oficial, acessem a plataforma diretamente evitando links recebidos por e-mail ou aplicativos de mensagens, realizem transações apenas dentro do ambiente seguro da plataforma legítima, ativem autenticação multifator sempre que possível e utilizem soluções de segurança confiáveis que bloqueiam páginas de phishing e verificam links maliciosos.

“A COP30 será um momento histórico para o Brasil e a América Latina, mas também exigirá atenção redobrada à cibersegurança. Preparar-se inclui não apenas ter atenção com o processo de reserva de hospedagem, de preferência com antecedência, mas também adotar hábitos digitais seguros para evitar prejuízos e proteger informações sensíveis”, reforça Barbosa.



Moura destaca portfólio integrado na Intersolar 2025

Moura destaca portfólio integrado na Intersolar 2025
Moura destaca portfólio integrado na Intersolar 2025

A Intersolar 2025, em São Paulo, ocorre em um momento de forte crescimento da energia solar no Brasil. A fonte deve atingir 32,9% da matriz elétrica até 2029, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS). Em paralelo, o mercado global projeta US$ 450 bilhões em investimentos em solar em 2025 e US$ 66 bilhões em baterias, de acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA).

No evento, a Moura apresenta um portfólio que integra suporte à geração e soluções de armazenamento, para residências e pequenos negócios conectados e inteligentes, além de engenharia aplicada em dimensionamento e aplicações urbanas, smart cities e comunidades isoladas.

“O futuro da energia passa pela integração. Na Intersolar, mostramos como nossos produtos e serviços se conectam para transformar casas, empresas e propriedades rurais em ambientes mais autônomos, seguros e sustentáveis, sempre com viabilidade técnica e financeira”, afirma Nathasha Lemos, gerente comercial de baterias estacionárias da Moura.

Geração e armazenamento de energia solar

O Brasil adicionará cerca de 19,2 GW de capacidade solar em 2025, segundo o Global Solar Outlook. E no segmento de armazenamento soma 685 MWh de capacidade instalada. De olho nesse crescimento, a Moura expõe sua linha Solar, nas tecnologias de chumbo-ácido e lítio, e o Moura BESS para aplicações de maior porte, as utility-scales.

Soluções residenciais inteligentes e autônomas

O Brasil também já conta com mais de 4 milhões de consumidores residenciais com geração própria. Por outro lado, a demanda por sistemas de backup cresce em regiões com interrupções médias elevadas. Nesse contexto, a Moura anuncia o pré-lançamento do seu novo sistema de armazenamento de energia residencial, concebido como solução escalonada para residências, permitindo desde fornecimento essencial até independência quase total da rede.

Engenharia e consultoria em dimensionamento energético

A carga do sistema nacional deve crescer para 94.958 MW médios até 2029. Essa expansão exige flexibilidade e serviços de engenharia para otimização de consumo e integração com a rede. A Moura posiciona o dimensionamento como diferencial competitivo, oferecendo análise técnica da demanda e indicação de soluções personalizadas para residências, comércio, indústria e agronegócio.

Cidades inteligentes e inclusão social

Nas cidades, o governo federal anunciou investimentos superiores a R$ 150 milhões na modernização da iluminação pública em LED. Mais um segmento atendido pela Moura, por meio de sua linha Moura Solar, que é indicada para aplicações em iluminação, mobiliário urbano, radares e centros de saúde móveis — equipamentos das chamadas smart cities.

Em paralelo, a empresa integra projetos de inclusão energética, como nanorredes na Amazônia, alinhadas a programas federais que já beneficiaram mais de 150 mil pessoas com sistemas fotovoltaicos, como o Mais Luz na Amazônia.



Comandos de IA transformam rotinas em diferentes setores

Comandos de IA transformam rotinas em diferentes setores
Comandos de IA transformam rotinas em diferentes setores

O avanço de modelos de linguagem baseados em inteligência artificial tem estimulado a adoção de comandos capazes de simplificar atividades digitais. De acordo com levantamentos da McKinsey & Company, a aplicação de inteligência artificial generativa tem se concentrado em áreas como marketing, agências de marketing digital, vendas e desenvolvimento de produtos e serviços. Estudos da consultoria indicam ainda que, somadas à engenharia de software e às atividades de pesquisa e desenvolvimento, essas frentes representam o maior potencial de geração de valor associado ao uso da tecnologia.

Relatórios da OECD, como o publicado em 2019 intitulado Artificial Intelligence in Society, destacam que sistemas de linguagem baseados em inteligência artificial têm sido associados a diversas funcionalidades, incluindo tradução automática, recomendação de conteúdos, processamento de linguagem natural e geração de documentos sintetizados.

Além disso, a pesquisa The State of AI in 2025, publicada em março de 2025, aponta que 78 % das organizações já empregam IA em ao menos uma função de negócio, com uso frequente em marketing, vendas e operações — funções onde comandos como geração de conteúdo e análise de sentimento são recorrentes.

  1. /summarize — recurso descrito em guias de aplicação de IA para condensar relatórios e documentos extensos.
  2. /generate — ferramenta indicada em publicações técnicas para criação de textos a partir de descrições.
  3. /translate — comando mencionado em relatórios de adoção de IA por empresas globais para tradução automática.
  4. /analyze-sentiment — citado em estudos acadêmicos como ferramenta de avaliação de sentimento em textos.
  5. /suggest — presente em análises de mercado como recurso voltado à geração de ideias.
  6. /personalize — listado em relatórios de consultorias para a adaptação de mensagens com base em variáveis.
  7. /analyze-competitors — identificado em práticas de monitoramento competitivo relatadas por especialistas.
  8. /optimize-SEO — referenciado em guias de otimização de conteúdo para mecanismos de busca.
  9. /create-ads — mencionado em materiais técnicos como recurso para estruturar anúncios digitais.
  10. /classify — apontado em estudos de ciência de dados como ferramenta de categorização de informações.

Um relatório elaborado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) aponta que o Brasil vem se consolidando como um dos principais atores no campo da inteligência artificial (IA) na América Latina. O estudo destaca iniciativas de pesquisa, investimentos públicos e parcerias estratégicas que buscam ampliar a competitividade do país nesse segmento. De acordo com informações divulgadas, o plano nacional prevê investimentos de aproximadamente R$ 24 bilhões até 2028, direcionados a projetos voltados à inovação tecnológica, formação de profissionais e desenvolvimento de soluções aplicadas em setores como saúde, educação e serviços financeiros.

Além do avanço técnico, cresce também o debate regulatório. A União Europeia aprovou em 2024 o AI Act, considerado o primeiro marco regulatório abrangente para inteligência artificial, enquanto a OECD mantém diretrizes internacionais de uso ético da tecnologia.

Com isso, comandos básicos se consolidam como alternativas de fácil aplicação em diferentes áreas, reforçando a importância de acompanhar o desenvolvimento contínuo dessas tecnologias.



Prêmio F1 Allwyn: Impacto na Acessibilidade da Comunidade

  • O primeiro prêmio F1® Allwyn Global Community Award concedeuàiniciativa holandesa local o troféu e uma doação de € 100.000 da Allwyn para apoiar o seu impacto na comunidade local
  • O vencedor foi reconhecido por suas contribuiçõesàcomunidade local por meio da transformação da acessibilidade de eventos para pessoas com deficiência

ZANDVOORT, Holanda, Aug. 29, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) —  A Allwyn, empresa multinacional de entretenimento liderada por loterias, e a Fórmula 1 anunciaram a Stichting HandicapNL como a vencedora do primeiro prêmio F1® Allwyn Global Community Award e ganhadora de uma doação de € 100.000 da Allwyn. A doação será usada para aumentar o impacto positivo do vencedor, eliminando barreiras e melhorando a acessibilidade ao evento. De instalações extrasàoferta de informações especializadas, a fundação oferece suporte durante toda a experiência do evento, ajudando os dois milhões de pessoas com deficiência na Holanda e criando uma sociedade mais inclusiva.

O prêmio reconhece as contribuições excepcionaisàsociedade que iniciativas ligadasàFórmula 1 estão fazendo em seu país. Levando os holofotes internacionais antes do Grande Prêmio da Holanda de Fórmula 1® Heineken, a iniciativa da comunidade holandesa local conquistou o painel de jurados com o impacto impressionante que causou não apenas no mundo da Fórmula 1, mas na comunidade holandesa como um todo. Nos próximos 12 meses, a doação permitirá que a Stichting HandicapNL amplie o número de eventos que apoia, para que mais pessoas possam ter acesso e participar inclusivamente do início ao fim, independentemente de suas deficiências.

O prêmio F1® Allwyn Global Community Award, criado como parte da parceria de vários anos entre a Fórmula 1 e a Allwyn, reflete um compromisso compartilhado de impulsionar mudanças positivas e prestar retribuições às comunidades nas quais atuam. Durante a temporada de 2025, um total de quatro iniciativas locais que tenham um impacto positivo em seus países — o que pode incluir avanços em educação, cultura, bem-estar e sustentabilidade — serão escolhidas pelos jurados para ganhar, cada uma, uma doação de € 100.000 da Allwyn e a chance de comparecer a um Grande Prêmio de Fórmula 1.

Mais três vencedores serão anunciados nesta temporada, com iniciativas locais a serem reconhecidas nas sedes das corridas de Fórmula 1 nos Estados Unidos (Austin e Las Vegas) e no México.

Jan Karas, CEO da OPAP, parte da Allwyn, e jurado do prêmio F1® Allwyn Global Community Award, declarou:“O impacto da Stichting HandicapNL aqui na Holanda é realmente inspirador. Na Allwyn, queremos levar diversão e entretenimento ao maior número possível de pessoas, e acreditamos que ninguém deve ter que enfrentar uma barreira física para fazer isso. O trabalho da Stichting HandicapNL não está apenas melhorando a acessibilidade para os fãs de Fórmula 1, mas também proporcionando aprendizados que podem ser aplicados a diferentes tipos e escalas de eventos fora do ambiente da Fórmula 1.”

Emily Prazer, diretora comercial da Fórmula 1, declarou:“O prêmio F1 Allwyn Global Community Award é um exemplo perfeito de como a Fórmula 1 pode usar parcerias para promover mudanças reais nas comunidades onde tem corridas. Esta colaboração única criou uma plataforma global para celebrar as fantásticas iniciativas locais que vão além para fazer uma diferença genuína. A Stichting HandicapNL ajudou a transformar a vida de muitas pessoas que vivem na Holanda, e o Prêmio F1 Allwyn Global Community Award irá ajudá-los a continuar a expandir seu importante trabalho e ajudar pessoas em todo o país.”

Jan Willem Koopman, vencedor do prêmio F1® Allwyn Global Community Award, da Stichting HandicapNL, declarou: “Nosso objetivo final é que se torne comum para pessoas com deficiência acessar e participar inclusivamente de um festival ou evento inteiro, do início ao fim. Foi fantástico trabalhar com a Fórmula 1 em Zandvoort para tornar esta pista o mais acessível possível e, graças a este prêmio, podemos expandir as nossas operações. A doação da Allwyn permitirá que tornemos quatro eventos adicionais mais acessíveis, apoiemos outros seis eventos com aconselhamento e assistência e desenvolvamos novas parcerias com organizações com ideais semelhantes. Também terá um impacto duradouro em longo prazo, capacitando ainda mais pessoas a participar de eventos, desafiando percepções negativas e criando uma sociedade mais inclusiva.”

O prêmio F1® Allwyn Global Community Award será apresentado nos seguintes Grandes Prêmios em 2025:

  • Grande Prêmio Heineken da Holanda de Fórmula 1® 2025: 29 a 31 de agosto de 2025
  • Grande Prêmio MSC Cruises dos EUA de Fórmula 1® 2025: 17 a 19 de outubro de 2025
  • Gran Premio De La Ciudad De Mexico de Fórmula 1® 2025: 24 a 26 de outubro de 2025
  • Grande Prêmio Heineken de Las Vegas de Fórmula 1® 2025: 20 a 22 de novembro de 2025

Notas aos editores

Sobre a Allwyn
A Allwyn é uma operadora multinacional líder no setor de loterias. A Allwyn desenvolve loterias melhores que dão mais retorno para boas causas, concentrando-se em inovação, tecnologia, eficiência e segurança em um portfólio crescente de entretenimento casual de jogos. A abordagem “loteria em primeiro lugar”, voltada para jogos recreativos acessíveis, garantiuàAllwyn posições de destaque no mercado, com marcas confiáveis em países da Europa como Áustria, República Tcheca, Grécia, Chipre, Itália e Reino Unido, e nos Estados Unidos (Illinois).

Sobre a parceria da Allwyn com a Fórmula 1®
A parceria plurianual com a Fórmula 1® representa um incentivo para aumentar a conscientização global da Allwyn, com as 24 corridas do esporte no mundo todo, 750 milhões de torcedores, 96 milhões de seguidores nas redes sociais, além do alcance em canais de transmissão e meios de entretenimento.

A parceria reforçará a posição da Allwyn como uma marca internacional que promove impacto comunitário globalmente, apoiando seus planos de crescimento mundial.

No centro da parceria está o desenvolvimento de iniciativas que apoiam a ambição da empresa de ser um contribuinte positivo para a sociedade em nível global. Com a Allwyn e a Fórmula 1® igualmente comprometidas em empoderar os fãs e as comunidades locais, a parceria daráàAllwyn a oportunidade de utilizar a base de fãs internacionais cada vez maior do esporte para celebrar aqueles que estão promovendo mudanças positivas, compartilhando essas histórias inspiradoras em nível global.

Sobre a Fórmula 1®
A Fórmula 1® começou em 1950 e é a competição de automobilismo mais prestigiada e também a série esportiva anual mais popular do mundo. A Formula One World Championship Limited faz parte da Fórmula 1® e detém os direitos comerciais exclusivos do FIA Formula One World Championship™. A Fórmula 1® é uma subsidiária da Liberty Media Corporation (NASDAQ: FWONA, FWONK, LLYVA, LLYVK), vinculada ao grupo de ações da Formula One Group. O logotipo F1, o logotipo F1 FORMULA 1, FORMULA 1, F1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX, PADDOCK CLUB e marcas relacionadas são marcas registradas da Formula One Licensing BV, uma empresa da Fórmula 1. Todos os direitos reservados.

Uma foto que acompanha este anúncio está disponível em http://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/0fdd95da-2787-4956-88f2-9c32c38a7ead


Comunicação social: pr@allwyn.com
Contatos de imprensa
Escritório de imprensa da Fórmula 1
E: f1media@f1.com
T: @f1media

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