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Encontro de Relações com Investidores debate como construir a estratégia ESG

O painel 7 da 26ª edição do Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais realizará debate sobre o tema “Construindo a Estratégia ESG” no dia 24 de junho de 2025, das 09h30 às 10h30, no Teatro B32, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3.732, no Itaim Bibi, em São Paulo (SP).

Jennifer Almeida, Subcoordenadora da Comissão ESG do IBRI, será a moderadora do painel, que contará com a participação dos seguintes debatedores: Joanes Ribas, Presidente da Comissão ESG da ABRASCA e Diretora de Sustentabilidade da Vivo; Isis Batista, Gerente de Relações com Investidores do Grupo Tauá; Marcel Vedrossi, Gerente de Relações com Investidores da Oliveira Trust; e Marcus Thieme, CEO da Caramuru Alimentos.

Promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) e pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA), a 26ª edição do Encontro de RI ocorrerá nos dias 23 e 24 de junho de 2025.

O evento tratará de temas como: “Instrumento de dívida e Mercado de dívida”; “Estratégias para reduzir o custo de captação das companhias no cenário atual”; “Apresentação da pesquisa Deloitte e IBRI – Evolução nas Relações com Investidores: Normas Regulatórias e Tecnologias Emergentes impulsionam o papel do RI”; “Transformação Digital e Dados no RI”; “Dupla listagem – ADR BDR, como explorar outros mercados, porque duas listagens, como escolher a Bolsa onde listar e como fazê-lo”; “Geração de Valor para o Programa de Relações com Investidores – Insights com as companhias que aumentaram liquidez no último ano”; “Construindo a Estratégia ESG”; “Perspectivas Macroeconômicas”; “ISSB S1 e S2”; e “CRSFN Função e Estrutura”.

O 26º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais já conta com os seguintes patrocinadores: Diamante – Itaú Unibanco; Ouro – Banco do Brasil; blendON – ESG Services; Bradesco; BTG Pactual; e Valor Econômico S/A; e Prata – B3; Deloitte; Demarest Advogados; MZ Group; Netshow.me; Sando Video Service; TheMediaGroup; e Vale. Apoio especial: Cescon Barrieu Advogados; Fitch Ratings; SUMAQ – Comunicação Financeira; e Workiva. Parceiros de mídia: Portal Acionista e Revista RI.

Além disso, há o apoio institucional das seguintes entidades: Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP); Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (APIMEC Brasil); Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade (FACPCS); Instituto de Auditoria Independente do Brasil (IBRACON); e Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP).

Para mais informações e inscrições, basta acessar: https://www.encontroderi.com.br/

Credenciamento de Imprensa: credenciamento@digitalassessoria.com.br



Brasil é destaque em contratações internacionais

De acordo com dados levantados pelo Relatório Global de Contratações Internacionais 2024, elaborado pela Deel e noticiado pela Exame, a contratação de brasileiros por empresas estrangeiras cresceu 53%, fortalecendo a posição do Brasil como um dos principais centros de talentos qualificados no cenário global.

Ainda segundo a pesquisa, o Brasil subiu uma posição no ranking mundial, ocupando agora o 5º lugar entre os países com o maior número de trabalhadores contratados por empresas internacionais.

Para Rafael Menezes, empresário, especialista em recrutamento internacional e CEO da Work in Canada, os números do relatório refletem uma escassez acentuada de mão de obra qualificada em países estrangeiros, especialmente em setores como o florestal, construção civil, logística e tecnologia.

“Profissionais brasileiros são reconhecidos pela alta capacidade técnica, rápida adaptação cultural e flexibilidade diante de desafios internacionais. Além disso, o fortalecimento de programas migratórios estruturados e o crescimento das plataformas digitais de recrutamento têm facilitado significativamente o acesso desses profissionais às oportunidades internacionais”, afirma.

O especialista, que atua há mais de 9 anos na área de recrutamento internacional, também explica que os brasileiros se destacam em nível global devido a uma combinação de competências técnicas sólidas com habilidades comportamentais, como adaptabilidade, criatividade, capacidade de trabalho em equipe e resiliência frente a desafios.

“Essa combinação é especialmente valorizada por empregadores estrangeiros, que buscam profissionais capazes de se integrar rapidamente à dinâmica das empresas e contribuir positivamente ao ambiente de trabalho”, acrescenta.

O crescimento representa uma oportunidade para a área de recrutamento internacional expandir suas operações e estabelecer conexões estratégicas mais profundas com empresas localizadas em países com déficit de mão de obra. No Canadá, por exemplo, foco local de recrutamento da Work in Canada Agency, o país frequentemente divulga vagas direcionadas especificamente para brasileiros, com remunerações que chegam a R$ 47 mil reais por mês. 

Rafael afirma que existe um grande potencial para aprimorar os processos internos, automatizar determinadas etapas e promover um impacto social relevante, contribuindo para a mobilidade internacional e a formação de novas comunidades multiculturais.

“Contar com profissionais experientes e especializados nesse processo é essencial, pois eles buscam garantir que as necessidades das empresas sejam atendidas de forma, com uma melhor seleção dos candidatos e um acompanhamento integral, reduzindo riscos tanto para empregadores quanto para candidatos”, detalha Menezes, que ao longo de sua trajetória já ajudou mais de mil famílias a migrarem para o Canadá. 

O empresário ainda evidencia que profissionais qualificados no setor de recrutamento têm conhecimento técnico e cultural necessário para garantir a integração bem-sucedida dos trabalhadores internacionais nas comunidades locais, com foco em fortalecer a retenção desses novos talentos. 

Setores com maior demanda internacional

Os setores de empresas internacionais que mais requerem profissionais estrangeiros, segundo Rafael, incluem motoristas profissionais (como caminhoneiros e operadores de equipamentos pesados); operadores de máquinas florestais (como harvesters e forwarders); profissionais da construção civil (carpinteiros, eletricistas e pedreiros); trabalhadores da área da saúde (enfermeiros e técnicos); além de profissionais em tecnologia da informação (TIC) e engenharia.

Para quem ainda não tem uma boa fluência no inglês, o CEO explica que o domínio no idioma deixou de ser um diferencial e passou a ser um requisito básico para a maioria das contratações internacionais.

“A capacidade de comunicação clara, especialmente em setores que exigem alta interação diária, é fundamental. No entanto, ainda existem posições técnicas específicas que priorizam habilidades práticas acima da fluência completa, oferecendo suporte linguístico inicial após a chegada ao país”, finaliza. 



Ativos intangíveis impulsionam os valuations globais

Entre as várias expressões comuns ao mundo dos negócios, está “valuation”, termo em inglês que faz referência ao valor de mercado de uma empresa ou ativo. Ele pode ser calculado de diferentes métodos, como o tradicional balanço patrimonial, o fluxo de caixa descontado, múltiplos de mercado, entre outros. Como o próprio nome diz, esses ativos intangíveis são bens ou direitos não físicos, mas que possuem valor econômico, como propriedade intelectual (IP), reputação da marca e relacionamento com os clientes.

Segundo um levantamento da Ocean Tomo, ativos intangíveis representaram, em 2020, cerca de 90% do valor de mercado das empresas do S&P 500 (500 maiores companhias de capital aberto dos Estados Unidos). Em 1975, essa porcentagem era de apenas 17%.

“Ativos intangíveis são, hoje, os principais motores de valor nas empresas. Uma marca forte permite preços premium e maior fidelização. A propriedade intelectual cria barreiras competitivas. Já uma carteira de clientes recorrentes assegura previsibilidade de receita. Todos esses fatores aumentam a capacidade da empresa de gerar caixa no futuro — e é isso que realmente importa em uma avaliação”, afirma Felipe Jorge. Ele é sócio da Valuation Brasil, consultoria especializada em avaliação de ativos e M&A.

O executivo acrescenta que o fluxo de caixa descontado (FCD) é um método essencial para avaliar empresas, e se bem feito, apresenta uma visão detalhada das expectativas de retorno do negócio. De acordo com Jorge, o FCD estima o valor presente dos fluxos de caixa projetados da empresa após arcar com todas as suas obrigações, revelando o impacto financeiro combinado dos ativos tangíveis e intangíveis.

“O FCF mostra, na prática, quanto dinheiro a empresa gera após cumprir suas obrigações operacionais e de investimento. Diferente do lucro contábil, ele não está sujeito a ajustes e políticas contábeis. Ele traduz com mais fidelidade o impacto financeiro de ativos intangíveis, pois revela se esses ativos estão, de fato, gerando valor em forma de caixa”, salienta.

A propriedade intelectual, por outro lado, cria diferenciação no mercado, permitindo que as empresas pratiquem preços maiores ou capturem maior participação de mercado. Ele cita como exemplo a Apple, cuja forte propriedade intelectual e inovação permitem que a empresa alcance uma margem bruta acima da média da indústria.

“Essa vantagem de margem se traduz em um fluxo de caixa livre robusto, pois a Apple consegue precificar seus produtos acima dos concorrentes enquanto mantém a fidelidade dos clientes. Ao analisar o FCF, as empresas podem quantificar como as vantagens competitivas geradas pela propriedade intelectual se traduzem em desempenho financeiro sustentável e margens superiores”, destaca Jorge.

Relacionamentos com clientes, especialmente em empresas baseadas em assinaturas, são outro importante impulsionador do FCF, acrescenta o sócio da Valuation Brasil. “O fluxo de caixa captura efetivamente o valor da lealdade e do ciclo de vida completo do cliente via menores projeções de churn ou maior recorrência de vendas, muitas vezes não considerados em outras metodologias de avaliação”, argumenta ele.

De acordo com o especialista, quando necessário, as empresas podem utilizar a metodologia de Royalty Relief para separar com maior clareza o valor dos ativos intangíveis do restante das operações do negócio. “Esse método consiste em estimar o valor econômico de um ativo intangível específico, como uma marca, projetando o fluxo de caixa que a empresa deixa de desembolsar pelo simples fato de deter aquele ativo, em comparação com o custo hipotético que teria para licenciá-lo de terceiros”, explica. 

“Em outras palavras, calcula-se o valor presente dos royalties economizados ao longo do tempo por possuir e explorar diretamente esse ativo intangível. Tal abordagem proporciona uma avaliação objetiva, permitindo que o valor real da marca ou propriedade intelectual seja claramente evidenciado, destacando seu impacto econômico direto no valuation geral da empresa”, complementa. 

Jorge defende, portanto, que entender valuation vai além de simplesmente olhar balanço patrimonial. “É preciso compreender os mecanismos que geram valor real, e eles, quase sempre, estão nos intangíveis. Ao analisar o Fluxo de caixa, conseguimos fazer essa ponte entre o que a empresa tem de diferencial competitivo e o que isso representa em geração de valor para acionistas e investidores”, ressalta. 



Escassez de mão de obra qualificada é desafio no setor de TI

O mercado de tecnologia da informação (TI) enfrenta escassez de mão de obra qualificada. Em outubro de 2024, durante um debate no Senado entre parlamentares, representantes do governo e especialistas, foi apontado que o déficit de profissionais dessa área no Brasil deve chegar a 532 mil até 2029. 

Em outras palavras, faltam pessoas especializadas e muitas empresas enfrentam dificuldades para preencher vagas em TI. Na visão de Vinicius Simionato, CEO da YellowIpe, trata-se de um problema global, agravado pela aceleração da transformação digital e pela falta de investimentos em educação e formação de novos talentos. 

“No Brasil, em particular, temos um gargalo histórico de profissionais qualificados em áreas como desenvolvimento, segurança, dados e inteligência artificial (IA)”, detalha Simionato. A empresa da qual ele é CEO presta serviços de consultoria em TI, ajudando outros negócios a encontrar mão de obra qualificada e a desenvolver seus projetos.

Diante desse cenário, a expatriação surge como uma alternativa, tanto para empresas quanto para os próprios profissionais, aponta o executivo. Por “expatriação”, Simionato se refere à possibilidade de buscar candidatos em outros países e formar equipes de múltiplas nacionalidades que atendam aos requisitos de cada posição.

“As empresas têm acesso a profissionais altamente qualificados e com experiência internacional, enquanto os talentos podem impulsionar suas carreiras e vivenciar novos mercados. No entanto, existem questões burocráticas, culturais e de adaptação que precisam ser bem gerenciadas”, explica Simionato. 

Outro desafio é a retenção, afirma Janine Leal, head of people da YellowIpe. Com a alta demanda por profissionais de tecnologia, o turnover (rotatividade) é muito elevado no setor de TI. Ela ressalta a necessidade de investimentos em iniciativas de engajamento, desenvolvimento de lideranças e valorização dos colaboradores.

“É importante criar programas estruturados de onboarding, mentorias, treinamentos técnicos e de soft skills. Além disso, deve-se prezar muito pela transparência na comunicação, feedback construtivo e oportunidades de crescimento. Os líderes precisam estar constantemente alinhados para transmitir a visão e os valores da empresa”, orienta Leal.

Além da cultura, as empresas interessadas em reter talentos devem oferecer pacotes de benefícios e remuneração competitivos, planos de desenvolvimento de carreira e oportunidades de liderança, diz ela.

“As empresas precisam ser criativas e ágeis para identificar, atrair e selecionar os melhores talentos. Investir pesado em employer branding, parcerias com universidades e programas de trainee também é fundamental”, ressalta Leal.

Apesar dos desafios, Simionato e Leal são otimistas quanto ao mercado de TI, destacando o seu potencial. Um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), por exemplo, apontou crescimento de 13,9% do setor entre 2023 e 2024 no Brasil, acima da média global de 10,8%. 

Além disso, os investimentos foram de US$ 49,8 bilhões (cerca de R$ 280 bilhões, na cotação atual) em 2023 para US$ 58,6 bilhões (aproximadamente R$ 327 bilhões) em 2024, com o país sendo o principal player de TI da América Latina, segundo a ABES.

Para saber mais, basta seguir a YellowIpe no Instagram:
https://www.instagram.com/yellowipe.io/



Taxa de empreendedorismo salta para 33,4% no Brasil

Abrir um negócio tem sido uma alternativa cada vez mais adotada pelos brasileiros. Motivados pela busca de autonomia, crescimento profissional ou, muitas vezes, pela necessidade, milhões de empreendedores mergulham no desafio de estruturar suas empresas e torná-las sustentáveis.

É o que revelam os números do Monitor Global de Empreendedorismo, realizado no Brasil pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe). A pesquisa indica que a taxa de empreendedorismo no país atingiu o maior patamar dos últimos quatro anos, saltando de 31,6% para 33,4% em 2024, refletindo o crescente interesse dos brasileiros em abrir o próprio negócio.

Outro dado relevante, divulgado pelo Governo Federal, é que, apenas nos primeiros três meses de 2025, o Brasil registrou a abertura de 1,4 milhão de novos negócios. Deste número, 78% correspondem aos microempreendedores individuais (MEIs). Se por um lado os dados indicam um avanço no empreendedorismo nacional, por outro, a realidade dos primeiros anos pode ser marcada por obstáculos como gestão financeira e adaptação ao mercado.

Segundo o especialista João Henrique Silva Costa, fundador e CEO da Contajá, essa fase inicial exige cautela e estratégia. “No início, quase tudo é novo para o empreendedor. Ele ainda está calibrando sua capacidade de analisar, gerenciar riscos e captar clientes. A ansiedade e a necessidade de fazer a operação girar rapidamente também pode levar a decisões impulsivas ou mal embasadas. Criar um fluxo de caixa positivo talvez seja o primeiro desafio. Sem isso, e com capital de giro limitado, tudo fica mais difícil e o tempo passa a ser um inimigo”, observa.

Para ele, erros de planejamento também podem gerar dificuldades complexas de contornar durante a fase inicial de uma empresa. “Estruturar adequadamente o fluxo de caixa, entender os desembolsos necessários, estimar capital de giro, considerar fontes de financiamento e, principalmente, conseguir atrair os primeiros clientes exige conhecimentos multidisciplinares e muita criatividade”, argumenta.

Um levantamento do Sebrae RS, que ouviu mais de 500 empreendedores, aponta que os principais desafios para os pequenos negócios em 2025 são o aumento de vendas (59%), equilibrar finanças (36%), planejamento dos negócios (29%), mão de obra qualificada (29%), aumento dos custos (27%) e a redução do poder de compra do consumidor (24%).

De acordo com o especialista da Contajá, um fluxo de caixa desorganizado, despesas mal projetadas e estoque com baixa rotatividade podem gerar riscos ao negócio. “A falta de visibilidade sobre essas variáveis leva o empreendedor a tomar decisões erradas, como investir mais quando deveria segurar, ou cortar onde deveria apostar. Sem previsibilidade e controle, a margem de erro some – e a empresa pode colapsar mesmo com boa demanda ou produto competitivo”, avalia.

Para quem está começando, Costa afirma que um passo essencial para o empreendedor é entender o mercado, mapear os custos fixos e variáveis, projetar a necessidade de capital de giro e ter uma noção realista de quanto tempo pode levar para o negócio se pagar.

“Outro ponto importante é saber validar sua proposta de valor com rapidez e baixo custo. Antes de investir pesado, é mais inteligente testar. Ouvir o cliente, observar as primeiras reações e ajustar o produto ou serviço com base em feedback real costuma ser mais eficiente do que seguir um plano inflexível”, sugere.

O CEO orienta que uma estratégia a ser utilizada é tratar a contabilidade como uma parceira, não apenas para cumprir obrigações legais, mas para ajudar o empreendedor. “Uma contabilidade que faça análises periódicas de desempenho, projeções de fluxo de caixa, enquadramento tributário adequado, controle de margem e viabilidade financeira permite ao empreendedor tomar decisões com mais segurança e dados concretos, e não apenas por instinto”, destaca.

“Ter fé no negócio é importante, mas a empresa precisa ser acompanhada de rigor com os números. Controlar entradas e saídas com constância, mesmo quando o faturamento ainda é pequeno, cria uma cultura de gestão que tende a se perpetuar com o crescimento”, acrescenta.

O fundador da assessoria Contajá ressalta, ainda que, apesar de desafiador, o empreendedorismo continua sendo uma alternativa promissora para aqueles que conseguem equilibrar inovação e gestão eficiente. 

“O diferencial de uma empresa está no problema que ela resolve. Por isso, é essencial manter o foco no cliente. Ouvir quem paga a conta – e se adaptar com base nesse retorno – é um dos caminhos mais sólidos para a construção de um negócio sustentável”, conclui.

Para saber mais, basta acessar: https://contaja.com.br



Cristina Boner lança livro sobre empreendedorismo

Com extensa trajetória no setor de tecnologia da informação (TI), a empresária Cristina Boner lança seu primeiro livro, “JUNGLE STARTUP – O sucesso do novo empreendedor”, no próximo dia 24 de junho. O evento será realizado às 19h, na Grand Cru do Lago Sul (SHIS QI 09/11 Bloco L Loja 06 – Lago Sul, Brasília), e deve reunir cerca de 250 convidados. Durante a noite, os presentes poderão participar de uma sessão de autógrafos com a autora e desfrutar de um coquetel preparado para a ocasião.

A escritora explica que o conceito da obra é uma analogia entre os animais de uma selva — que precisam recorrer às suas características mais marcantes para sobreviver e se sobressair — e o empreendedor, que também precisa identificar e explorar seus traços mais fortes para inovar.

“Porém, isso não basta. É preciso técnica, conhecimento e entendimento do mercado. E é isso que esse livro busca: apresentar técnicas e insights a partir da minha experiência ao longo de 30 anos de atuação como empresária do setor de TI”, acrescenta.

Com base em suas vivências, incluindo erros, acertos e desafios enfrentados ao longo da carreira, Cristina reuniu estratégias de mercado e métodos adaptados de sua prática profissional. O objetivo do livro é oferecer orientações técnicas e aplicáveis, capazes de ajudar empreendedores a transformar boas ideias em negócios sustentáveis.

Segundo ela, não existe fórmula mágica, mas técnicas de venda e gestão são essenciais para empreendedores que, em geral, contam apenas com ideias inovadoras, mas sem bases sólidas de planejamento.

“Com este livro, tenho o objetivo de compartilhar de forma simples e direta os desafios, resultados e lições aprendidas ao longo da minha trajetória como empreendedora. Com toda a disrupção que encontramos no complexo mercado atual, quero apresentar um conteúdo renovado e fundamentado em uma abordagem que combina teoria e prática. Os quatro pilares abordados na obra são: plantar, colher, cuidar e cultivar”, detalha Boner. 

Capítulos e metáforas

O livro está estruturado em três capítulos principais. O primeiro, intitulado “A Teoria na Prática”, trata de estratégias de vendas voltadas à manutenção da competitividade em um cenário empresarial em constante transformação. Nesse trecho, a autora utiliza a imagem da águia como metáfora para ilustrar uma postura de observação ampla e decisões estratégicas.

“A analogia de que águias não andam em bandos é uma metáfora para líderes no mundo dos negócios, especialmente em startups. As águias são conhecidas por sua independência, voo alto e visão aguçada. Da mesma forma, líderes natos muitas vezes trilham caminhos solitários, confiando em sua própria visão e na capacidade de enxergar além do óbvio”, explica.

Segundo ela, esses líderes refletem sobre suas decisões, buscando não apenas oportunidades, mas também antecipando desafios. “Eles agem com objetividade e obstinação — características essenciais para navegar no dinâmico e, muitas vezes, incerto mundo das startups”, analisa.

O segundo capítulo, “Marketing e Vendas na Modernidade”, adota a imagem da coruja para abordar a importância da observação e da escuta atenta no processo de análise de mercado. A proposta é discutir como esses elementos contribuem para uma compreensão mais precisa do cenário atual e para o desenvolvimento de estratégias comerciais eficazes.

Por fim, no capítulo 3, “Um Mundo em Transformações: Desafios e Oportunidades Pós-pandemia”, a metáfora utilizada é o elefante, representando a valorização da memória institucional. A autora defende a construção de uma cultura organizacional sólida, que se apoie nas lições do passado para identificar e aproveitar oportunidades futuras.

Trajetória no setor de tecnologia

Cristina Boner é considerada uma das pioneiras do mercado nacional de tecnologia, tendo sido responsável por trazer ao Brasil empresas como a Microsoft e o Grupo TATA, por meio de parcerias que tiveram como foco impulsionar o avanço dos setores público e privado no país.

Ao longo de sua trajetória, fundou empresas em áreas como fábrica de software, computação em nuvem, digitalização de serviços, inteligência artificial (IA), segurança da informação e criptografia avançada.

Essas organizações participaram de alguns dos principais projetos de tecnologia da informação desenvolvidos no Brasil, como a declaração do Imposto de Renda pela internet, o sistema de votação eletrônica, o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), o PIX, a Nota Fiscal Eletrônica e a implantação de um dos maiores data centers privados do país.

Para mais informações, basta acessar: https://www.linkedin.com/in/cristina-boner-19646694/



Recuperação judicial e falência definem alternativas legais

Em 2020, os processos de pedido de falência e de recuperação judicial ganharam novas possibilidades com a aprovação da Lei 14.112/2020, ao alterar a Lei 11.101/2005, que regulamenta ambos os recursos para empresas em crise financeira. A revisão alterou pontos como o modelo de pagamento aos credores e as regras relativas ao financiamento durante a recuperação judicial.

Conforme apurado pela Serasa Experian, o Brasil registrou o maior número da série histórica de pedidos de recuperação judicial em 2024, foram 2.273 pedidos, representando um aumento de 61,8% em relação a 2023. Em um recorte por porte, as micro e pequenas empresas (MPEs) tiveram um aumento de 78,4% no total de pedidos em relação à 2023. 

Marta Fadel, advogada especialista em direito empresarial, analisa os fatores que podem ter contribuído para o aumento recorde de pedidos de recuperação judicial em 2024.

“A alta da taxa de juros, o encarecimento do crédito, a inflação persistente e a desaceleração do consumo são elementos centrais. Muitas empresas, especialmente de pequeno e médio porte, não conseguiram manter sua operação saudável diante desse cenário”, pontua a advogada.

Para a especialista, o maior acesso à informação e a maturidade crescente no uso da recuperação judicial como instrumento legítimo de reorganização também explicam o aumento dos pedidos. “A reforma da Lei de Recuperação e Falências em 2020 contribuiu para tornar o processo mais estruturado, o que pode ter incentivado sua adoção”, afirma. 

Outro levantamento da Serasa Experian, divulgado pelo portal Istoé Dinheiro, apontou que em outubro de 2024 o número de pedidos de falência saltou 50,8%, em relação ao mesmo mês do ano anterior, saindo de 61 para 92. As MPEs foram responsáveis por 55 casos, seguidas pelas médias, com 20 pedidos, e pelas grandes, com 17.

Fadel esclarece que a recuperação judicial é uma medida que busca preservar a empresa, reorganizar suas dívidas e garantir a continuidade das atividades, enquanto o pedido de falência é uma medida extrema, que leva à liquidação do patrimônio da empresa para pagamento dos credores.

“A recuperação é voltada à reestruturação e à tentativa de salvar a companhia. A falência, por outro lado, pressupõe a inviabilidade da atividade empresarial e o encerramento da empresa”, afirma a especialista em direito empresarial.

Critérios e impactos da recuperação judicial

Segundo a advogada, o momento ideal para considerar a recuperação judicial em vez da falência é quando a empresa ainda tem viabilidade operacional, ou seja, ainda gera receita, tem ativos e uma estrutura que pode ser reorganizada.

“A recuperação judicial é o caminho mais indicado quando há a possibilidade real de se reerguer com o auxílio de um plano de recuperação. A falência deve ser considerada quando a atividade empresarial não é mais sustentável, seja por esgotamento financeiro total, seja pela perda da função econômica da empresa”, orienta a profissional.

A especialista observa que a Justiça analisa se o plano apresentado é tecnicamente viável e condizente com a realidade financeira da empresa. “Mesmo um bom plano não é suficiente se a companhia não demonstra capacidade de gerar receita, manter operações e atender, ao menos parcialmente, seus compromissos. A viabilidade econômica concreta é o que sustenta o plano”, ressalta a advogada.

Fadel detalha os impactos imediatos após o ingresso com a recuperação judicial. Segundo ela, logo após o deferimento do pedido, a empresa passa a contar com uma suspensão temporária das cobranças e execuções judiciais, designado como ‘stay period’ (período de suspensão, em português).

“Isso oferece um fôlego importante. No entanto, a empresa também passa a ter sua gestão mais fiscalizada, precisa apresentar um plano de recuperação em até 60 dias, passa a ter de manter em dia todas as obrigações posteriores ao pedido, como salários e tributos correntes”, aponta a especialista.

De acordo com a profissional, os contratos vigentes permanecem válidos durante o processo de recuperação judicial, mas podem ser renegociados conforme as diretrizes do plano aprovado. Segundo Fadel, credores financeiros entram na lista de negociação e podem ter seus créditos reestruturados.

“Já os créditos trabalhistas têm prioridade e devem ser quitados em até um ano após a homologação do plano. No caso de contratos de locação, há possibilidade de revisão, especialmente quando considerados excessivamente onerosos, mas sempre respeitando os princípios da boa-fé e da função social do contrato”, declara a especialista em direito empresarial.

A advogada ressalta a importância de desmistificar a recuperação judicial e afirma que saber utilizar a medida de forma estratégica, em um país com desafios econômicos como o Brasil, pode ser a chave para evitar o encerramento prematuro de negócios promissores.

“É fundamental entender que o processo não é um ‘atestado de falência’, como muitos ainda acreditam. Pelo contrário, é uma ferramenta legítima e prevista em lei para reestruturação e continuidade empresarial”, reforça

Para Fadel, práticas de governança podem diminuir as chances de insolvência. Segundo ela, uma boa governança passa por planejamento estratégico, controle rigoroso de fluxo de caixa, auditoria periódica, e análise constante do endividamento.

“A transparência com stakeholders e a adoção de medidas preventivas — como acordos extrajudiciais antes que a crise se agrave — são fundamentais. Empresas que têm uma gestão profissionalizada tendem a identificar sinais de crise com antecedência e agir de maneira mais eficiente”, aconselha.

Para mais informações, basta acessar: martasahionefadel.com.br/



Turismo no Brasil é recorde em fevereiro, com R$ 16,5 bi

O turismo brasileiro bateu novo recorde em fevereiro, alcançando o maior faturamento da série histórica para o período. A receita total do setor cresceu 5,3% em relação ao mesmo mês de 2024 e chegou a R$ 16,5 bilhões, de acordo com dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Foi também a primeira vez que a receita acumulada no primeiro bimestre alcançou os R$ 37,3 bilhões. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o número representa alta de 5,5%.

“Estamos vendo o turismo brasileiro bater recordes atrás de recordes, gerar mais empregos, promover a inclusão e contribuir fortemente para o desenvolvimento econômico do país”, afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino. “Nosso compromisso é seguir trabalhando para que esse crescimento seja contínuo e sustentável”.

De acordo com a FecomercioSP, o crescimento da economia e o maior número de dias úteis no período foram fatores determinantes para a expansão. A entidade estima que nos próximos meses haverá novos aumentos, acima de 2%. Eles serão puxados principalmente por fatores como maior estabilidade financeira das famílias e menor taxa de desemprego. 

Para Marcos Jorge, CEO da RTSC — holding de investimentos nos ramos imobiliário e turístico —, o setor vem apresentando uma notável recuperação e ainda há potencial para resultados ainda mais expressivos: “Esse bom momento do setor favorece o desenvolvimento de novos projetos turísticos, com numerosas oportunidades de investimento no país”.

Malha aérea

O transporte aéreo igualmente tem expressiva participação nos números do turismo. Conforme o estudo da FecomercioSP, teve movimentação de R$ 4,1 bilhões em fevereiro, um avanço de 9,8%, puxado principalmente pelo ao aumento de viagens corporativas. A tarifa média se manteve nos mesmos patamares de 2024, mas a procura por voos teve alta de 7%, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O relatório da FecomercioSP também apontou outros setores com resultados positivos: empresas de turismo, incluindo agências e operadoras, registraram receita de R$ 1,3 bilhão (crescimento de 8,3%); o segmento de alimentação, mesmo com o aumento nos preços dos insumos, teve expansão de 6,8%, totalizando R$ 2,5 bilhões; e a rede hoteleira atingiu R$ 2,1 bilhões (incremento de 2,3%), favorecida pela elevação das diárias e da taxa de ocupação.

Entre os estados, o Espírito Santo apresentou o maior avanço, com aumento de 16,9% em fevereiro e 13,4% no acumulado do bimestre. Sergipe e Santa Catarina também se sobressaíram, com altas de 12,3% e 11,4%, respectivamente — em SC, em particular, o aumento foi puxado por turistas argentinos e pela demanda em Balneário Camboriú. Ainda assim, Rio de Janeiro, com expansão de 6,7%, e São Paulo, com alta de 5,2%, continuam a concentrar o maior volume de negócios do setor, com 45% do total do país, refletindo nos investimentos. Acre (-8,8%) e Roraima (-8,1%) ficaram nas últimas posições, com reduções.

A análise foi feita com base em dados atualizados da Pesquisa Mensal de Serviços e informações extraídas da Pesquisa Anual de Serviços, ambas conduzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os valores foram recalculados conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), abrangendo atividades relacionadas ao turismo, seja de forma direta ou indireta.



Lux estreia campanha “Energia de Cheirosa” com Ivete Sangalo

Lux anuncia Ivete Sangalo como sua nova embaixadora. A parceria é celebrada com o lançamento da campanha “Energia de Cheirosa”, que busca reforçar a conexão da cantora com o universo da marca e a representação da mulher brasileira. 

No centro da campanha está o jingle inédito “Energia de Cheirosa”, uma versão repaginada da música “Energia de Gostosa”, disponível em todas as plataformas digitais. Com letra adaptada e batida típica nordestina, a canção publicitária busca traduzir o espírito da campanha de Lux de 2025, unindo os benefícios sensoriais das fragrâncias da marca a um discurso inspirador. A canção celebra a autoestima e a atitude das mulheres, destacando o perfume como um elemento de expressão e autoconfiança. 

“Ter a Ivete Sangalo como parceira de LUX é algo muito simbólico e potente para a marca. A Ivete representa e personifica atributos como força, carisma e autenticidade das mulheres brasileiras — valores que dialogam diretamente com a identidade da marca e o que queremos comunicar. Com essa colaboração queremos estar onde as conversas relevantes estão acontecendo e, com uma parceira como Ivete, fazemos isso com verdade e propósito”, afirma Andreza Graner, diretora de Marketing da Unilever. 

“Ser parte do time de cheirosas de Lux é uma experiência. Me sinto empoderada e cheia de energia. Quero que todas as mulheres brasileiras sintam esse poder, que se olhem no espelho e pensem: ‘Eu sou única’. Mulher tem que brilhar e se amar, e estou aqui para compartilhar essa mensagem”, afirma Ivete Sangalo. 

Com a campanha “Energia de Cheirosa”, Lux reforça seu posicionamento como uma marca que vai além do cuidado pessoal, buscando se conectar com o comportamento e o cotidiano das consumidoras. A ação destaca o perfume como símbolo de atitude e confiança, reafirmando que a beleza é sobre como cada mulher se sente e se expressa. 



LUZA anuncia 300 vagas em aberto no Brasil e no mundo

A LUZA Group, multinacional portuguesa especializada em soluções de engenharia e tecnologia, está com mais de 300 vagas de emprego abertas no Brasil e em outros oito países. A empresa busca profissionais para atuar em projetos estratégicos nos setores de mobilidade, tecnologia da informação, telecomunicações, mineração, ciências da vida, agronegócio, bens de consumo e defesa.

Com salários que variam de R$2.500 a R$35.000, as vagas contemplam áreas como engenharia, tecnologia, design, comercial e finanças. As oportunidades incluem formatos presenciais, híbridos e remotos, com atuação tanto em projetos locais quanto internacionais. No Brasil, os postos estão distribuídos em estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Mato Grosso e Rio Grande do Sul — incluindo cidades como Taubaté, Porto Real, Juiz de Fora, Contagem, Curitiba, Hortolândia, Camaçari, entre outras.

Entre as posições em destaque estão engenheiros de produto, desenvolvedores backend, analistas de projetos e custos, consultores de business intelligence e coordenadores de projetos industriais.

A expansão do quadro de colaboradores faz parte do plano estratégico da LUZA, que pretende chegar a 7.000 profissionais até 2030. A empresa — fundada em 2006, em Oliveira de Azeméis, Portugal — opera com foco em outsourcing de talentos e projetos turnkey. Com presença física em 13 localidades e atuação em nove países, a companhia já soma mais de 1.200 colaboradores e prevê ultrapassar R$200 milhões em faturamento ainda em 2025.

Segundo Tiago Monteiro, fundador e CEO Global da LUZA Group, o capital humano é o principal diferencial competitivo da empresa. “A LUZA cresce movida por talento. Estamos em busca de profissionais apaixonados por desafios e comprometidos com a excelência. Valorizamos quem quer criar o futuro da engenharia conosco, com acesso às tecnologias mais avançadas e oportunidades reais de crescimento”, afirma.

Os interessados em participar do processo seletivo podem acessar o site oficial da empresa, onde estão disponíveis todas as oportunidades de emprego no Brasil e no exterior: www.luzagroup.com/carreiras.

Sobre a LUZA Group

A LUZA Group é uma multinacional de origem portuguesa que oferece soluções em engenharia e tecnologia. Com presença em nove países e atuação global, a empresa conecta talentos a desafios estratégicos de seus clientes por meio de outsourcing e projetos turnkey. Suas entregas são adaptadas à realidade de cada cliente, setor e mercado, com foco em performance, inovação e excelência técnica.



Brasil recebeu 4,4 milhões de estrangeiros até abril

O Brasil recebeu 4,4 milhões turistas internacionais nos quatro primeiros meses de 2025. O número é 51% maior que o registrado entre janeiro e abril de 2024. Segundo dados do Ministério do Turismo — em parceria com a Embratur e a Polícia Federal —, o volume de visitantes representa um recorde para o primeiro quadrimestre desde o início da série, em 1970, e sugere crescente interesse pelas belezas naturais e culturais do país.

O Brasil tem como meta estimada para 2025, no Plano Nacional de Turismo (PNT), atrair 6,9 milhões de turistas internacionais. Com o resultado acumulado até abril, já atingiu 64% do total. Em 2027, ano final do PNT, o objetivo é alcançar 8,1 milhões de turistas internacionais.

O resultado é uma combinação do momento vivido pelo setor de turismo como um todo com o cenário cambial e o esforço de atores públicos e privados na atração de turistas. “Alcançar mais da metade da nossa meta anual já nos primeiros quatro meses do ano é um sinal claro de que estamos no caminho certo”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino. “Constatar esse avanço reforça nosso compromisso em fazer do Brasil um líder do turismo na América Latina, firmando o desenvolvimento do setor, a geração de empregos e a promoção do país como um destino de referência mundial”.

O PNT também contempla 20 programas e planos setoriais para atingir essas metas. As estratégias de implementação estão sendo desenvolvidas de forma colaborativa, no âmbito das Câmaras Temáticas do Conselho Nacional de Turismo (CNT). Entre as iniciativas está o Plano de Adaptação Climática para o Turismo, que reforça os compromissos com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Destino desejado

Dentro do resultado recorde no quadrimestre, o mês de abril foi um dos destaques. Entraram no país no período 686.239 turistas internacionais, o que significa uma alta de 72% em relação ao mesmo mês de 2024. O percentual representa 287.652 chegadas a mais.

Para o ministro, esse crescimento é um reflexo direto do esforço que o governo federal tem feito para posicionar o Brasil como um destino competitivo e desejado no cenário global. “Esses números mostram que o mundo quer conhecer o Brasil, e estamos prontos para receber cada vez mais visitantes”, disse.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, os números do quadrimestre são consequência de esforços que a agência vêm fazendo para promover o Brasil internacionalmente: “A imagem positiva que o Brasil constrói no mundo é responsável direta por esse resultado. Recuperamos nossa reputação e credibilidade como um país democrático, aliado da humanidade, que tem compromisso com o futuro do planeta”.

José Henrique Azeredo, diretor de Expansão da RTSC — holding de investimentos nos setores imobiliário e turístico —, reconhece o esforço da Embratur e do governo federal pelo zelo da imagem do país no exterior e pontua que esse processo tem de ser contínuo: “Ainda há muito potencial a explorar no mercado de turismo no Brasil. Nossos grandes desafios continuam sendo mais investimento em infraestrutura voltada ao turismo e políticas de segurança”.

Principais emissores

O país que mais enviou visitantes ao Brasil, no acumulado de janeiro a abril deste ano, foi a Argentina. No período, 2,1 milhões de turistas do país vizinho cruzaram a fronteira. Em seguida, aparece o Chile, com 333.592 de visitantes, e os Estados Unidos, com 305.932.

Países europeus como Portugal, França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha, juntos, somam 481.986 turistas. Já entre os estados brasileiros, o que mais recebeu turistas estrangeiros foi o Rio Grande do Sul. De janeiro e abril, foram 1.144.558 visitantes, número que representa alta de 93,4% em relação ao mesmo período de 2024.

Em seguida, aparecem São Paulo, com 1.020.851 turistas (+24,7%), e o Rio de Janeiro, que recebeu 901.991 visitantes, registrando alta de 51,9%. Também se destacam o Paraná, com 531.192 turistas (+28,8%), Santa Catarina, com 492.960 (+67,5%), e a Bahia, que atraiu 83.914 visitantes internacionais, um aumento de 61,4%.



Alunos do Colégio Elite lideram projetos sociais no país

Estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Elite, em todas as unidades do Brasil, foram responsáveis por organizar e tocar projetos sociais com o objetivo de repercutir o senso de solidariedade dentro de suas respectivas comunidades. Promovido a partir do Projeto ECO, os alunos são protagonistas em ações sociais apoiadas nos três pilares propostos: empatia, colaboração e oportunidade.

Ao todo, foram mais de 70 organizações impactadas, e dentre elas estão instituições filantrópicas de acolhimento a crianças e idosos em situação de vulnerabilidade, ONGs de abrigo de animais e hemocentros. O Projeto Geração Esperança, organizado pelos alunos do Elite Mace Campo Grande, foi um dos destaques do Projeto ECO 2025.

Mobilizado para contribuir com o Projeto Maria Santana, que oferece alimento e conforto espiritual a pessoas em situação de vulnerabilidade, o Geração Esperança arrecadou mais de 430 kg de alimentos, além de doações em dinheiro e fraldas. Um dia inteiro foi dedicado pelos alunos à comunidade, onde auxiliaram na cozinha, serviram refeições, interagiram com as crianças em brincadeiras, participaram das aulas dos jovens e também da cerimônia de fé.

“A concretização do Projeto ECO é um testemunho vivo do impacto dos valores que cultivamos. Temos muito orgulho em observarmos o amor ao próximo se manifestar de forma tão palpável, impulsionado pela garra e determinação desses jovens. O verdadeiro mérito está na capacidade de transformar e salvar vidas”, afirma Lucas Vieira, Gerente Pedagógico do Elite.

A iniciativa visa reforçar a importância das responsabilidades cidadãs dos jovens, especialmente em um período desafiador de intensa dedicação aos estudos e preparação para exames vestibulares.

O projeto ECO busca elevar o conceito de liderança. “Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, por serem concluintes da educação básica, tornam-se naturalmente lideranças para os demais alunos da escola. Ser líder, nesse contexto, transcende a inspiração e motivação, abrangendo a capacidade de impulsionar ações que gerem impacto tanto no ambiente escolar quanto na comunidade”, finaliza Vieira.



Yokogawa anuncia o lançamento da próxima geração do sistema integrado de controle de produção CENTUM VP

A Yokogawa Electric Corporation (TÓQUIO: 6841) anuncia a apresentação do conceito da próxima geração Release 7 e o lançamento da versão 7.01 do sistema integrado de controle de produção CENTUMTM VP, um dos principais produtos da linha OpreXTM Control and Safety System. Esta é a décima geração da série CENTUM, e seu lançamento coincide com o 50º aniversário do anúncio do CENTUM como o primeiro*1sistema de controle distribuído (distributed control system, DCS) do mundo, em 19 de junho de 1975.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250602503393/pt/

Contexto do desenvolvimento

Além das mudanças dinâmicas nas cadeias de suprimento nos últimos anos, os países vêm fortalecendo suas regulamentações em resposta à crescente conscientização sobre a necessidade de proteger o meio ambiente. Ao mesmo tempo, com o uso cada vez maior de tecnologias digitais em aplicações complexas, tais como a gestão do uso de energias renováveis e a análise de dados em ambientes baseados em nuvem, os riscos à segurança se tornaram uma preocupação maior. E, ao mesmo tempo em que aproveitam os ativos físicos já existentes, cresce a necessidade de transmitir a outros o conhecimento dos operadores experientes, bem como reduzir a carga de trabalho e o estresse mental dos profissionais responsáveis por sistemas que precisam operar ininterruptamente. Diante da complexidade crescente desses desafios do setor, gestores e equipes operacionais precisam aumentar a competitividade e encontrar um equilíbrio entre a produção estável de produtos de alta qualidade e a necessidade de aumentar a eficiência e a lucratividade.

O conceito por trás do CENTUM VP Release 7

Em resposta a essas questões, a Yokogawa desenvolveu o CENTUM VP Release 7 com base no conceito de possibilitar operações autônomas*2 . Com o CENTUM, a Yokogawa está ajudando seus clientes a alcançar a sustentabilidade por meio da melhoria da eficiência energética, aceleração da descarbonização e oferta de um ambiente de trabalho seguro e protegido. Mantendo a confiabilidade, estabilidade, continuidade, segurança robusta e a rede abrangente de engenharia e serviços, marcas registradas da série CENTUM desde sua criação, a Yokogawa impulsionará inovações futuras em três áreas principais:

  1. Ampliação do escopo de controle e monitoramento

    Ao agregar com segurança uma ampla variedade de dados espalhados pela planta, torna-se possível monitorar o status de toda a instalação e ampliar o escopo das operações automatizadas, permitindo operações mais seguras e protegidas.

  2. Monitoramento preditivo por meio da análise das condições do processo

    Ao identificar eventos específicos dos processos e prever desvios em relação aos valores esperados, os operadores podem antecipar mudanças e tomar medidas proativas, promovendo operações mais estáveis e eficiência energética aprimorada.

  3. Redução da carga de trabalho dos operadores

    Ao apresentar cenários futuros com base no conhecimento e experiência dos operadores, o sistema apoia a tomada de decisões precisas por parte do operador. Além disso, a IA de controle autônomo*3 pode assumir funções operacionais para garantir operações estáveis de longo prazo. Assim, reduz a carga de trabalho e o estresse mental dos operadores.

Principais funcionalidades da versão 7.01

Para viabilizar operações autônomas, é essencial utilizar a inteligência artificial (IA) mantendo os padrões de segurança e confiabilidade. A versão 7.01 contribui para estabelecer as bases necessárias para alcançar esse objetivo. As principais funcionalidades são as seguintes:

  1. Segurança aprimorada

Para realizar operações orientadas por dados, é fundamental garantir a segurança da infraestrutura crítica. Esta versão adota referências de segurança do setor para fortalecer a segurança cibernética dos componentes dos sistemas de controle e melhorar o nível geral de segurança do sistema.

  1. Expansão do escopo de controle e monitoramento com o CENTUM

Com a integração da conectividade Arquitetura Unificada OPC (OPC UA), amplia-se o leque de equipamentos e dispositivos da planta que podem ser controlados e monitorados pelo CENTUM. O OPC UA é um padrão independente de plataforma que permite a troca de dados entre dispositivos de diferentes fabricantes no campo da automação industrial. Nesta atualização, a funcionalidade de OPC UA client foi adicionada ao CENTUM.

  1. Capacidades de engenharia aprimoradas para projetos de grande escala

Para promover a otimização operacional por meio da integração de diversos sistemas dentro da planta, foi adicionada uma funcionalidade que permite a fusão e teste de múltiplos bancos de dados de engenharia relacionados ao CENTUM. Esse aprimoramento permitirá uma engenharia de alta qualidade e eficiente, contribuindo para a rápida entrada em operação de novas plantas e o reinício de plantas modernizadas.

Mitsuhiro Yamamoto, vice-presidente, diretor executivo e chefe da divisão de negócios de sistemas da Yokohama Electric, declarou: “Nesta era VUCA*4 , as condições exigidas para os locais de fabricação e gestão tornam-se cada vez mais complexas. Ao viabilizar operações estáveis e ampliar o escopo da autonomia, o CENTUM VP Release 7 ajudará nossos clientes a alcançar uma sociedade mais sustentável e um crescimento empresarial sustentável”.

*1 O CENTUM foi reconhecido como o primeiro sistema DCS do mundo pelo Museu Nacional de Ciência e Natureza do Japão, que em 2012 o designou como tal no documento “Material Importante para a História da Ciência e Tecnologia (Patrimônio da Tecnologia do Futuro) ” (Japonês). Esse status também foi confirmado pelo Denki no Ishizue (Fundação de Tecnologia Elétrica) 14º Prêmio de Tecnologia Elétrica (Japonês).

*2 A defende a transição da automação industrial para a autonomia industrial (IA2IA) e define a autonomia industrial como um estado em que os ativos e as operações da planta possuem capacidades de aprendizado e adaptação, permitindo respostas com interação humana mínima, capacitando os operadores a realizar tarefas de otimização em nível superior. As operações autônomas representam a fase final da autonomia industrial, um estado ideal no qual as operações funcionam de forma totalmente autônoma ao longo de toda a cadeia de valor.

*3 Algoritmo de inteligência artificial baseado em aprendizado por reforço denominado Programação de Política Dinâmica de Núcleo Fatorial (Factorial Kernel Dynamic Policy Programming, FKDPP). A Yokogawa define a IA de controle autônomo como “um sistema robusto, capaz de determinar métodos de controle ideais e responder de forma autônoma a situações inéditas até certo ponto”. A Yokogawa já possui experiência na integração do uso de uma IA de controle autônomo com o CENTUM VP, e essa combinação foi oficialmente adotada para o controle de operações em uma planta de produtos químicos. Por essa conquista, que reduziu o impacto ambiental, diminuiu a carga de trabalho e aumentou a segurança, a Yokogawa recebeu o Prêmio do Primeiro-Ministro, o mais importante do Prêmio Japonês de Tecnologia Industrial de 2023 (Nihon Sangyo Gijyutsu Taisho), instituído em 1972.

*4 Sigla que representa volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.

Principais mercados-alvo

Diversos setores de processos industriais, incluindo óleo e gás, petroquímica, química, siderurgia, papel e celulose, energia elétrica e saneamento.

Aplicações

Monitoramento de operações e controle automático de plantas industriais e equipamentos de manufatura.

Mais informações

CENTUM VP

https://www.yokogawa.com/solutions/products-and-services/control/distributed-control-systems-dcs/centum-vp/

Site do 50º aniversário do CENTUM

https://www.yokogawa.com/special/centum-50th/index.htm

Sobre o CENTUM

O CENTUM foi anunciado como o primeiro sistema de controle distribuído do mundo pela Yokogawa Electric em 19 de junho de 1975, e está comemorando seu 50º aniversário este ano. Desde o seu lançamento, mais de 30.000 sistemas foram implantados em mais de 100 países ao redor do mundo, apoiando uma ampla variedade de setores, como refino de petróleo, petroquímica, produtos químicos especiais, têxteis, siderurgia, produtos farmacêuticos, alimentos, água, energia elétrica e gás. Seu desenvolvimento foi possível graçasàexperiência da Yokogawa no fornecimento de tecnologias de controle seguras e estáveis. Há mais de 50 anos, a CENTUM continua a evoluir como um sistema central de operações de plantas, caracterizado por sua confiabilidade, estabilidade e continuidade. Ao aprimorar suas funções de controle, a CENTUM desempenhou um papel significativo no aumento da funcionalidade dos produtos, na redução do consumo de energia e na melhoria da produtividade das plantas industriais. Com a “confiança” como tema de projeto durante seu desenvolvimento, a CENTUM lidera a operação segura e protegida do setor, apoiada pela rede global de serviços da Yokogawa.

Sobre a OpreX

OpreX é a marca abrangente dos negócios de automação industrial (AI) e controle da Yokogawa O nome OpreX representa a excelência nas tecnologias e soluções que a Yokogawa cultiva por meio da cocriação de valor com seus clientes e abrange toda a gama de produtos, serviços e soluções de AI da Yokogawa. Essa marca compreende as cinco categorias a seguir: OpreX Transformation, OpreX Control, OpreX Measurement, OpreX Execution, e OpreX Lifecycle. Um dos grupos de produtos que compõem a categoria OpreX Control é a família OpreX Control and Safety System, que inclui o CENTUM VP. Com suas várias soluções da linha OpreX Control, a Yokogawa é capaz de efetuar rapidamente mudanças para seus clientes, promovendo uma transformação em áreas como gestão e operações, além de fornecer tecnologia de controle altamente confiável que garante alta eficiência, alta qualidade e operações seguras e estáveis da planta.

Com a marca OpreX, a Yokogawa fornece soluções integradas que atendem a necessidades específicas e apoiam seus clientes nos esforços de transformação e crescimento de seus negócios.

Sobre a Yokogawa

A Yokogawa fornece soluções avançadas nas áreas de medição, controle e informações para clientes de uma ampla gama de setores, incluindo energia, produtos químicos, materiais, produtos farmacêuticos e alimentos. A Yokogawa aborda os problemas dos clientes em relaçãoàotimização da produção, dos ativos e da cadeia de suprimentos com a aplicação eficaz de tecnologias digitais, possibilitando a transição para operações autônomas.

Fundada em Tóquio em 1915, a Yokogawa continua a trabalhar em prol de uma sociedade sustentável por meio de seus mais de 17.000 funcionários em uma rede global de 128 empresas em 62 países.

Para mais informações, acesse www.yokogawa.com

Os nomes de empresas, organizações, produtos, serviços e logotipos aqui contidos são marcas registradas ou marcas comerciais da Yokogawa Electric Corporation, ou de seus respectivos proprietários.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Consultas com a mídia:

Yokogawa Electric Corporation

Departamento de Relações Públicas, Central de Comunicações Integradas, Sede da Administração Corporativa

Yokogawa-pr@cs.jp.yokogawa.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Novo site de empresa de bebidas é criado por jovens talentos

O Grupo Petrópolis atualiza seu endereço virtual e lança um novo site institucional com conteúdo atualizado sobre a companhia, suas marcas e iniciativas. Mais do que uma reformulação estética e informativa, a nova plataforma representa o fortalecimento do compromisso do grupo com a inclusão digital e a formação de novos talentos em tecnologia no Brasil.

O projeto do novo site foi desenvolvido por profissionais formados pela SoulCode Academy, edtech brasileira focada no letramento digital e na democratização da educação, apoiada pelo Grupo Petrópolis. Os profissionais formados pela edtech foram responsáveis pela programação do site, pela arquitetura da informação e pelo design, trabalhando em parceria com as equipes de Tecnologia e de Comunicação do Grupo Petrópolis.

Idealizado para refletir o porte e a diversidade de ações do Grupo Petrópolis, o novo site destaca temas institucionais relevantes, como o rigor no controle de qualidade das bebidas, práticas de sustentabilidade, iniciativas de inovação e compromissos públicos assumidos, como o “Pacto Ninguém se Cala” de combate à violência contra a mulher. A plataforma também apresenta programas voltados ao fortalecimento do mercado de cerveja artesanal, como o Centro Cervejeiro da Serra — microcervejaria localizada em Teresópolis (RJ) — e o Programa do Lúpulo, que apoia o cultivo nacional do ingrediente essencial para a produção de cerveja.

O portal do Grupo Petrópolis integra o novo serviço de consultoria em produtos digitais da SoulCode Academy e é a primeira grande iniciativa dessa frente, que une profissionais formados pela edtech a lideranças sêniores do mercado na criação e execução de soluções inovadoras. Mais do que um serviço, essa é mais uma expressão do propósito da SoulCode: gerar emprego e renda para pessoas diversas.

A parceria entre o Grupo Petrópolis e a SoulCode já tem mais de 4 anos e, desde então, o patrocínio da companhia contribuiu para a formação de mais de 100 mil profissionais “não óbvios” na área de tecnologia. Esse conceito explica-se pelo perfil dos formados pela edtech: são pessoas que têm entre 13 e 66 anos de idade, moram em 25 Estados distintos, 52% são mulheres, 49% são pretos ou pardos, 35% LGBTQIA+ e 14% PCDs.

Primeiro patrocinador da SoulCode, o Grupo Petrópolis acredita na educação como motor de transformação para uma sociedade mais justa e inclusiva. Ao confiar o desenvolvimento de seu novo site institucional a profissionais formados pela edtech, a empresa valoriza a diversidade de ideias, perspectivas e experiências, buscando soluções criativas e relevantes para os desafios da comunicação digital.

Com essa nova plataforma, o Grupo Petrópolis visa reforçar sua atuação como agente de transformação social, investindo no desenvolvimento de competências digitais e ampliando oportunidades de inclusão no setor de tecnologia. Além de disponibilizar mais informações sobre sua atuação, sua história, seus produtos, iniciativas e oportunidades de emprego.



Falece Leonard A. Lauder, Presidente Emérito de The Estée Lauder Companies, Ícone do Setor de Cosméticos

É com profunda tristeza que a The Estée Lauder Companies Inc. (NYSE: EL) anuncia que o Presidente Emérito Leonard A. Lauder faleceu em 14 de junho, aos 92 anos, cercado pela família.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250615575291/pt/

Leonard A. Lauder

Leonard A. Lauder

O Sr. Lauder nasceu em 1933 na cidade de Nova York, filho mais velho de Estée e Joseph H. Lauder, fundadores da The Estée Lauder Companies. Ele se formou na Bronx High School of Science, na Wharton School da Universidade da Pensilvânia e na Escola de Candidatos a Oficiais da Marinha dos EUA. O Sr. Lauder estudou na Escola de Pós-Graduação de Negócios da Universidade de Columbia. Serviu como tenente na Marinha dos EUA e como reservista da Marinha, pelo qual a Fundação do Corpo de Suprimentos da Marinha dos EUA posteriormente o reconheceu com o Prêmio de Distinção ao Ex-Aluno. Ingressou formalmente na Estée Lauder em 1958 e, por mais de seis décadas, o Sr. Lauder foi um visionário e um inovador, ajudando a transformar o negócio de um punhado de produtos vendidos sob uma única marca em lojas dos EUA a líder mundial multimarcas em beleza de prestígio que é hoje.

“Ao longo de sua vida, meu pai trabalhou incansavelmente para formar e transformar o setor da beleza, sendo pioneiro em muitas das inovações, tendências e melhores práticas que são fundamentais para o setor hoje”, disse William P. Lauder, filho e Presidente do Conselho Administrativo da The Estée Lauder Companies. “Ele foi o homem mais caridoso que já conheci, ao acreditar que a arte e a educação pertencem a todos, e defender a luta contra doenças como Alzheimer e câncer de mama. Acima de tudo, meu pai era um homem que praticava a gentileza com todos que conhecia. Seu impacto foi enorme. Ele acreditava que os funcionários eram o coração e a alma de nossa empresa, e eles o amavam e compartilhavam os momentos que passavam com ele. Seu carinho e consideração deixaram uma marca em nossa empresa, no setor e, claro, em nossa família. Junto com minha família, a The Estée Lauder Companies e as inúmeras pessoas que as quais contribuiu, celebramos sua vida extraordinária.”

O Sr. Lauder atuou como Presidente da The Estée Lauder Companies de 1972 a 1995 e como Diretor Executivo de 1982 a 1999. Foi nomeado Presidente do Conselho em 1995 e ocupou esta função até junho de 2009. Durante sua gestão na empresa, o Sr. Lauder desafiou consistentemente o ‘status quo’, ao desenvolver e implementar programas inovadores de vendas e marketing que revolucionaram o setor da beleza. Ele criou o primeiro laboratório de pesquisa e desenvolvimento da empresa, trouxe uma gestão profissional em todos os níveis e foi a força motriz por trás da expansão internacional da The Estée Lauder Companies, ajudando a aumentar de modo exponencial as vendas e os lucros da empresa.

Como lendário criador de marcas, o Sr. Lauder liderou o lançamento de muitas marcas, incluindo Aramis, Clinique e Lab Series, entre outras. Até sua morte, se manteve profundamente envolvido na estratégia de aquisições da empresa, incluindo as aquisições da Aveda, Bobbi Brown, Jo Malone London, La Mer e M∙A∙C.

Em nome da Estée Lauder Companies, o Presidente e Diretor Executivo, Stéphane de La Faverie, disse: “Leonard Lauder era amado por muitos e fará muita falta. Para os nossos funcionários da The Estée Lauder Companies, foi uma inspiração e um campeão. Para o setor, foi um ícone e um pioneiro, conquistando respeito mundial. Sua energia e visão ajudaram a moldar nossa empresa e continuarão a fazê-lo pelas próximas gerações. Era um líder muito compassivo que se importava profundamente com cada pessoa na empresa. Sinto-me privilegiado por ter trabalhado com Leonard, que foi o melhor mentor com quem poderia sonhar em aprender. Ele será lembrado por todos nós.”

Durante seus muitos anos como Presidente Emérito, o Sr. Lauder esteve intimamente envolvido nos negócios e nas operações cotidianas da empresa, e foi uma presença constante na sede mundial da The Estée Lauder Companies em Nova York, bem como em nossas lojas e balcões de todo o mundo até o momento de sua morte. O Sr. Lauder acreditava que cada um de seus colegas era como um membro de sua família e os tratava como tal. Os valores que continuam a diferenciar a empresa são aqueles em que acreditava intensamente e personificava, sobretudo a generosidade de espírito e a gentileza para com todos. Talvez a função da qual o Sr. Lauder mais se orgulhasse fosse a não oficial de “diretor de ensino” da The Estée Lauder Companies. Ele acreditava que a riqueza de uma empresa são seu pessoal e se concentrava em orientar e promover o crescimento dentro do diversificado conjunto de talentos da empresa. Ele cria muito na importância do reconhecimento e da gratidão e era um defensor incansável dos funcionários. No início da pandemia mundial em 2020, o Sr. Lauder foi essencial na criação do Fundo de Assistência aos Funcionários da ELC Cares para apoiar o bem-estar físico, mental e emocional dos funcionários e suas famílias.

O Sr. Lauder estava profundamente envolvido em pesquisa médica, educação, arte, política externa e filantropia, sendo que as marcas que deixou nestas áreas foram transformadoras.

O Sr. Lauder acreditava apaixonadamente na importância do acesso público à arte e aos museus, o que inspirou sua filosofia de que o papel principal de um colecionador era conservar, não possuir. Ele era um apoiador de longa data do Museu Metropolitano de Arte (o Met) e, em 2013, prometeu sua coleção de 78 peças de arte cubista ao museu, na maior doação filantrópica da história do Met. Posteriormente, acrescentou obras importantes à doação prometida. Em conjunto com sua doação para a coleção cubista, ajudou a fundar o Centro de Pesquisa Leonard A. Lauder para Arte Moderna no Met, a fim de apoiar um programa robusto de bolsas de estudo, exposições especializadas e palestras públicas. Além de sua presença proeminente no Met, também atuou como Presidente Emérito do Whitney Museum of American Art (Museu Whitney de Arte dos EUA) e curador de 1977 a 2011. Ao longo de sua vida, doou obras de arte e dotou de fundos a várias instituições para funções de curadoria e departamentos de pesquisa.

O Sr. Lauder foi um antigo defensor da pesquisa do câncer e atuou como Presidente Honorário do Conselho Administrativo da Fundação de Pesquisa do Câncer de Mama, a organização fundada por sua falecida esposa, Evelyn H. Lauder, em 1993. Também defendeu a luta contra o Alzheimer ao cofundar e liderar a Fundação para Descoberta de Medicamentos para Alzheimer com seu irmão, Ronald S. Lauder, que apoia pesquisas de ponta em medicamentos. O Sr. Lauder permaneceu ativamente envolvido com estas organizações até seu falecimento, e elas eram muito queridas por ele.

Relembrando seu irmão, Ronald S. Lauder, Presidente da Clinique Laboratories, LLC na The Estée Lauder Companies, disse: “Leonard foi um irmão maravilhoso e um marido, pai, avô, bisavô, tio, colega e amigo dedicado. Mas seu legado vai muito além de ser o coração de nossa família. Seu impacto será sentido por gerações, graças à sua incansável filantropia, advocacia e criatividade para enfrentar alguns dos maiores desafios do mundo. O número de vidas que teve contato e impactou positivamente em todos os seus empreendimentos é imensurável. Sua paixão e generosidade inspiraram a todos nós, e não há palavras para expressar o quanto sentiremos sua falta.”

“Meu pai era um homem extraordinário, um líder nos negócios, um filantropo dedicado e um pai, avô e bisavô profundamente amoroso”, disse Gary M. Lauder, filho e membro do Conselho Administrativo da The Estée Lauder Companies. “Sua energia, intelecto aguçado e espírito generoso tocaram a vida de muitas pessoas ao redor do mundo. Para mim, também foi uma fonte constante de incentivo, sabedoria e amor. Seu legado é enorme, não apenas no setor da beleza, mas nas inúmeras vidas que melhoraram por seus esforços de caridade e seu compromisso apaixonado com as artes, a educação e a saúde. Ele não era apenas muito respeitado e admirado, mas também amado por seus funcionários e colegas. Este carinho se destaca para mim. Enquanto lamentamos sua morte, também celebramos sua vida extraordinária, suas contribuições duradouras e os valores que incutiu em todos nós: integridade, curiosidade e a importância de retribuir. Sentiremos sua ausência mais do que as palavras possam expressar.”

O Sr. Lauder acreditava no valor da educação e apoiou várias instituições acadêmicas. Foi curador emérito da Universidade da Pensilvânia e membro fundador do Conselho Administrativo do Instituto Joseph H. Lauder de Administração e Estudos Internacionais, junto com seu irmão, Ronald. Sua paixão pela educação continuou no espaço público, tendo apoiado diversas escolas na região de Nova York e recebido a honra de ser incluído no Hall da Fama da Bronx High School of Science em 2017. Quando a pandemia de 2020 agravou a grave escassez de cuidados primários de qualidade em comunidades carentes, o Sr. Lauder trabalhou com a Universidade da Pensilvânia para criar um programa gratuito para formar enfermeiros. Sua doação de US$ 125 milhões, a maior doação já feita a uma escola de enfermagem dos EUA, possibilitou o Programa de Enfermeiros para Atendimento Comunitário Leonard A. Lauder na Universidade da Pensilvânia.

O Sr. Lauder trabalhou durante sua vida para promover o diálogo entre governos, organizações políticas e não governamentais, bem como os setores público e privado, acreditando que este diálogo interdisciplinar é crucial para o progresso. Ele atuou como membro do Conselho de Relações Exteriores e como Presidente Emérito e membro vitalício do Conselho Administrativo do Instituto Aspen. Acreditava que o serviço público era um dever de cada pessoa e, além de seu tempo na Marinha dos EUA, serviu posteriormente no Comitê Consultivo para Negociações Comerciais sob o Presidente Ronald Reagan, de 1983 a 1987.

Ao longo de sua vida, o Sr. Lauder foi homenageado com inúmeros prêmios, incluindo o Prêmio “Marinheiro Solitário”, concedido pela Fundação do Corpo de Suprimentos da Marinha dos EUA, o Légion d’Honneur (Legião de Honra), concedido pelo governo francês, o Prêmio de Liderança Feminina, concedido pelo Conselho de Liderança Feminina do Fundo Corporativo do Lincoln Center, e o Prêmio de Homem Renascentista do Ano Palazzo Strozzi. Em 2020, foi incluído no Hall da Fama do Varejo pelo Congresso Mundial do Varejo.

A família Lauder recebeu a prestigiada Medalha Carnegie de Filantropia em 2011, em reconhecimento a seu compromisso de longa data com a filantropia e o serviço público. Em 2014, o Sr. Lauder foi nomeado uma Referência Viva pela New York Landmarks Conservancy. O Sr. Lauder e a Sra. Glickman Lauder também receberam o Prêmio de Patrono das Artes da Fundação Gordon Parks em 2016.

O Sr. Lauder compartilhou muitas das lições que aprendeu nos negócios e na vida em suas memórias, The Company I Keep: My Life in Beauty (A Companhia que Mantenho: Minha Vida na Beleza), publicada com grande êxito em 2020.

Ele foi casado com Evelyn H. Lauder, Vice-Presidente Corporativa Sênior da The Estée Lauder Companies e Fundadora da Fundação de Pesquisa do Câncer de Mama, de 1959 até seu falecimento em 2011. Em 1º de janeiro de 2015, o Sr. Lauder se casou com Judy Glickman Lauder, filantropa e fotógrafa de renome internacional, cujo trabalho está representado em mais de 300 coleções públicas e privadas, incluindo o Museu J. Paul Getty, o Museu de Arte Whitney, o Museu Metropolitano de Arte e o Museu do Holocausto dos EUA. O Sr. Lauder se considerava com sorte no amor e acreditava que um raio poderia cair de fato duas vezes no mesmo lugar.

Desde a infância, era dedicado à família. Amava seus pais e admirava seu irmão, Ronald, e a família que Ronald constituiu com Jo Carole. Suas sobrinhas e suas famílias ocupavam um lugar especial em seu coração. O Sr. Lauder era grato à sua esposa, Judy, por expandir seu círculo familiar e considerava muito seus enteados e suas famílias. Mas, sobretudo, sentia um orgulho extraordinário de seus dois filhos, suas famílias, netos e bisnetos. Ele tinha um amor muito grande por eles.

O Sr. Lauder foi um verdadeiro visionário, um líder destemido e um amigo querido de muitos. Ele foi o farol de nossa empresa e a estrela-guia de todo um setor. O mundo é um lugar melhor porque Leonard Lauder esteve presente. A The Estée Lauder Companies expressa suas mais profundas condolências a toda a família Lauder neste momento extremamente difícil.

O Sr. Lauder deixa sua esposa, Judy Glickman Lauder; seu filho William P. Lauder; seu filho Gary M. Lauder e sua esposa, Laura Lauder; cinco netos, Rachel, Danielle, Djuna-Bear, Joshua, Eliana, dois bisnetos, muitos enteados e netos de adoção, assim como seu irmão, Ronald S. Lauder, e sua esposa, Jo Carole Lauder, e suas filhas, Aerin Lauder e Jane Lauder.

Será realizada uma cerimônia privada para amigos e familiares. Para aqueles que desejarem, em vez de flores, doações em sua memória podem ser feitas à Breast Cancer Research Foundation (Fundação de Pesquisa do Câncer de Mama) e à Alzheimer’s Drug Discovery Foundation (Fundação para Descoberta de Medicamentos para Alzheimer).

Sobre The Estée Lauder Companies

The Estée Lauder Companies Inc. (ELC) é uma das principais empresas internacionais de fabricação, comercialização e vendas de produtos de qualidade para cuidados com a pele, maquiagem, fragrâncias e cuidados com os cabelos, sendo administradora de marcas de luxo e prestígio a nível mundial. Os produtos da empresa são vendidos em cerca de 150 países e territórios sob nomes de marcas, incluindo: Estée Lauder, Aramis, Clinique, Lab Series, Origins, M·A·C, La Mer, Bobbi Brown Cosmetics, Aveda, Jo Malone London, Bumble and bumble, Darphin Paris, TOM FORD, Smashbox, AERIN Beauty, Le Labo, Editions de Parfums Frédéric Malle, GLAMGLOW, KILIAN PARIS, Too Faced, Dr.Jart+, a família de marcas DECIEM, incluindo The Ordinary and NIOD, e BALMAIN Beauty.

ELC-C

ELC-L

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Contato:

Investidores:

Rainey Mancini

rmancini@estee.com

The Estée Lauder Companies:

Meridith Webster

mwebster@estee.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Revelado novo modelo de demonstração multimissão Beechcraft King Air no Paris Air Show

A Textron Aviation Inc., uma empresa Textron Inc. (NYSE: TXT), anunciou que sua nova aeronave de demonstração multimissão Beechcraft King Air fará sua estreia europeia no Paris Air Show de 2025. A aeronave está equipada para apresentar uma grande variedade de missões disponíveis na versátil e confiável plataforma Beechcraft King Air e estará em exibição estática de segunda-feira, 16 de junho, a quinta-feira, 19 de junho, no Pavilhão A2 da Textron.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250615387590/pt/

From Wichita, Kansas to Paris, France: Beechcraft King Air demonstrator makes international debut

De Wichita, Kansas a Paris, França: Beechcraft King Air faz sua estreia internacional

“O custo de aquisição e operação do King Air, aliado à Fsua excelente velocidade, alcance e capacidade de carga, o tornam um excelente investimento para inúmeras missões especiais”, disse Bob Gibbs, vice-presidente de Vendas de Missões Especiais. “O sucesso de vendas do turboélice funciona como uma plataforma perfeita para inteligência, monitoramento e reconhecimento, transporte utilitário, treinamento e muito mais. Nos últimos anos, observamos uma forte demanda europeia pelo nosso Cargo Door King Air 360C para serviços essenciais de ambulância aérea.”

Infinitas possibilidades de missões especiais em exibição

Quando clientes governamentais, militares e comerciais buscam soluções aerotransportadas para missões críticas, eles recorremàTextron Aviation. O Beechcraft King Air em exposição é equipado com tanques de combustível de longo alcance (ER), um nariz utilitário estendido instalado de fábrica, capaz de abrigar diversos sensores de até 20 polegadas EO/IR, um kit de elevação para retração, provisões de ponta de asa instaladas de fábrica e uma porta de carga que pode ser adaptada para operações de ambulância aérea e frete para aumentar a flexibilidade da missão.

A aeronave, equipada com dois motores PT6A-67A e dois resfriadores de óleo, oferece excelente desempenho em aeródromos quentes e altos, além de desempenho de subida e velocidades de cruzeiro impressionantes.

Os recursos internos incluem um rack de missão com displays e um computador de missão, assentos VIP do fabricante de equipamento original (OEM), assentos de missão AvFab e LifePort, além de uma maca LifePort para evacuação médica. A cabine é compatível com Sistemas de Imagem de Visão Noturna (NVIS).

Liderança do King Air

Mais de 7.800 turboélices Beechcraft King Air foram entregues aos clientes desde 1964, tornando-se a família de turboélices executivos mais comercializada no mundo. A frota ultrapassou 66 milhões de horas de voo ao longo dos últimos 60 anos, servindo em todas as forças armadas dos Estados Unidos e realizando missões comerciais e especiais.

A Textron Aviation retorna ao Paris Air Show consolidando sua posição de liderança no setor, com mais de 1.700 aeronaves Cessna e Beechcraft com turbina entregues na Europa e mais de 255.000 aeronaves entregues em todo o mundo. Na França, cerca de 200 aeronaves Cessna e Beechcraft com turbina atendem a uma grande variedade de missões para clientes comerciais, governamentais e militares.

Sobre a Textron Aviation

Inspiramos a jornada do voo. Durante mais de 95 anos, a Textron Aviation capacitou seu talento coletivo nas marcas Beechcraft, Cessna e Hawker para projetar e oferecer a melhor experiência de aviação aos seus clientes. Com uma linha que inclui tudo, desde jatos executivos, turboélices e pistões de alto desempenho a missões especiais, treinamento militar e produtos de defesa, a Textron Aviation possui o portfólio de produtos de aviação mais versátil e abrangente do mundo e uma força de trabalho que produziu mais de metade de todas as aeronaves da aviação geral do mundo inteiro. Clientes em mais de 170 países contam com nosso lendário desempenho, confiabilidade e versatilidade, juntamente com nossa confiável rede global de atendimento ao cliente, para voos acessíveis, produtivos e flexíveis.

Para mais detalhes, visite www.txtav.com|specialmissions.txtav.com|defense.txtav.com|scorpion.txtav.com.

Sobre a Textron Inc.

A Textron Inc. é uma empresa multissetorial que aproveita sua rede internacional de empreendimentos aeronáuticos, de defesa, industriais e financeiros para oferecer aos clientes soluções e serviços inovadores. A Textron é conhecida em todo o mundo por suas marcas poderosas, como a Bell, Cessna, Beechcraft, Pipistrel, Jacobsen, Kautex, Lycoming, E-Z-GO e Textron Systems.

Para mais informações, acesse: www.textron.com.

Certas declarações neste comunicadoàimprensa podem projetar receitas ou descrever estratégias, metas, perspectivas ou outros assuntos não históricos; estas declarações são válidas apenas na data em que foram feitas e não assumimos nenhuma obrigação de atualizá-las. Estas declarações estão sujeitas a riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores que podem fazer com que nossos resultados reais sejam materialmente diferentes daqueles expressos ou implícitos por tais declarações prospectivas, incluindo, mas não se limitando a, nossa capacidade de acompanhar nossos concorrentes na introdução de novos produtos e atualizações com recursos e tecnologias desejados por nossos clientes; volatilidade na economia global ou mudanças nas condições políticas ou macroeconômicas mundiais que impactam negativamente a demanda por nossos produtos; e riscos relacionados aos nossos negócios internacionais, incluindo o estabelecimento e a manutenção de instalações em locais ao redor do mundo e a dependência de parceiros de joint venture, subcontratados, fornecedores, representantes, consultores e outros parceiros de negócios associados a negócios internacionais, incluindo em países de mercados emergentes.

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Contato:

Mídia:

Doug Scott

+1.316.347.0116

dscott2@txtav.com

txtav.com

Fonte: BUSINESS WIRE



A Bitget inova no Solana Summit 2025 com a implementação de pagamentos baseados em QR

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VICTORIA, Seychelles, 16 de junho de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget Wallet, principal carteira Web3 sem custódia do mundo, fez uma apresentação impactante no Solana APAC Summit 2025, realizado em Da Nang, Vietnã, de 5 a 7 de junho. Como um dos principais patrocinadores da cúpula, a Bitget Wallet usou o evento de três dias para estrear seus mais novos recursos de pagamento, conectar-se com criadores de todo o ecossistema Solana e demonstrar como as ferramentas onchain podem impulsionar casos de uso do mundo real na Ásia e além.

No dia da abertura, a Bitget Wallet anunciou formalmente a integração de pagamentos baseados em QR, que inclui o Solana Pay e os sistemas nacionais de pagamento por QR, para pagamentos contínuos em várias moedas. Essa integração faz jus à nova identidade da Bitget Wallet de “Crypto for Everyone” (Crypto para todos), preenchendo a lacuna entre a blockchain e o comércio cotidiano. A Bitget Wallet também organizou um workshop para desenvolvedores, demonstrando a facilidade de integração dos dApps do Solana na infraestrutura da carteira, incluindo suporte para trocas contínuas, staking e negociação nativa do Solana via Jupiter DEX.

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No segundo dia da Cúpula, o gerente de desenvolvimento de negócios da Bitget Wallet, Xavier Ow Yeong, subiu ao palco para discutir como as finanças onchain estão mudando a forma como os usuários gastam, economizam e acessam capital. Naquela noite, a Bitget Wallet foi coanfitriã de um encontro com a Saros, apresentando seu próximo recurso de pagamento VietQR em um ambiente de testes ao vivo. Mais de 150 membros da comunidade participaram do evento, exploraram as novas integrações da Bitget Wallet em primeira mão e receberam mercadorias exclusivas juntamente com uma recompensa de lançamento aéreo ao vivo para os primeiros testadores.

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O Solana APAC Summit é um marco significativo no roteiro da Bitget Wallet para transformar as carteiras de criptomoedas de ferramentas de armazenamento em superaplicativos cotidianos. Como parte de uma missão mais ampla para dimensionar a adoção no mundo real, o evento demonstra como a infraestrutura de pagamento incorporada, a liquidez entre cadeias e o design que prioriza o usuário podem desbloquear novos comportamentos de criptografia, seja em mercados emergentes ou em centros globais de desenvolvimento da Web3.

A participação da Bitget Wallet no Solana Summit faz parte de sua iniciativa contínua de expandir o acesso às criptomoedas em toda a Ásia, alinhando parceiros do ecossistema, desenvolvedores e comunidades em torno da próxima onda de ferramentas práticas e onchain.

Sobre a Bitget Wallet
A Bitget Wallet é uma carteira de criptografia sem custódia projetada para tornar a criptografia simples e segura para todos. Com mais de 80 milhões de usuários, ela reúne um conjunto completo de serviços de criptografia, incluindo swaps, insights de mercado, staking, recompensas, exploração de DApp e soluções de pagamento. Com suporte a mais de 130 blockchains e milhões de tokens, a Bitget Wallet permite a negociação contínua em várias cadeias em centenas de DEXs e pontes entre cadeias. Apoiada por um fundo de proteção ao usuário de mais de US$ 300 milhões, ela garante o mais alto nível de segurança para os ativos dos usuários. Sua visão é Crypto for Everyone (Crypto para todos): tornar a criptografia mais simples, mais segura e parte da vida cotidiana de um bilhão de pessoas.
Para obter mais informações, visite: X | Telegram | Instagram | YouTube | LinkedIn | TikTok | Discord | Facebook
Para perguntas da mídia, entre em contato com media.web3@bitget.com

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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001102831)



Arábia Saudita apresenta potenciais unicórnios na VivaTech Paris, destacando o crescente poder de inovação do Reino

PARIS, 15 de junho de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Monsha’at, Small and Medium Enterprises General Authority (Autoridade Geral de Pequenas e Médias Empresas) da Arábia Saudita, liderou um grupo de cinco potenciais unicórnios sauditas do setor de PMEs para participar da VivaTech 2025, a principal exposição de tecnologia e inovação da Europa. Sua participação fez parte do Saudi Unicorns, uma iniciativa da Saudi Vision 2030 para ajudar empresas de alto potencial e rápido crescimento em setores promissores a atingirem avaliações superiores a US$ 1 bilhão.

Realizado em Paris de 11 a 14 de junho, o evento de quatro dias focado em inovação contou com 13.500 startups, 3.200 investidores e mais de 165.000 participantes.

Agora em seu nono ano, a conferência foi uma oportunidade fundamental para a Monsha’at expor startups sauditas de alto potencial às melhores práticas globais, insights do setor e redes estratégicas com os principais stakeholders globais, obter novas perspectivas e adquirir as habilidades e contatos necessários para expandir globalmente. Isso também permitiu que eles compartilhassem a história de sucesso da Arábia Saudita com os principais investidores em tecnologia, o que está alinhado com o compromisso da iniciativa Saudi Unicorns de impulsionar o crescimento e a inovação no espaço de startups sauditas.

“Nossa participação na VivaTech 2025 foi uma oportunidade extraordinária não apenas para apresentar algumas das melhores startups e conceitos emergentes do Reino”, disse Saud Alsabhan, vice-governador de Empreendedorismo da Monsha’at. Também foi uma oportunidade para permitir que alguns dos nossos melhores empreendedores de tecnologia compartilhassem insights sobre o próspero ecossistema de startups do Reino com os principais investidores e inovadores globais.”

O grupo saudita liderado pela Monsha’at incluiu cinco startups: Telgani, uma plataforma digital de aluguel de carros com mais de 3 milhões de usuários; Soum, um aplicativo de vendas de segunda mão com mais de 6 milhões de downloads; Webook, uma plataforma de engajamento digital que já processou mais de US$ 500 milhões em transações de eventos; SiFi, que fornece soluções financeiras para mais de 500 empresas sauditas; e Rewaa, uma empresa de tecnologia para o varejo que atende mais de 7.000 clientes em todo o Reino. Juntas, essas empresas demonstram o dinamismo dos setores em crescimento de comércio eletrônico, transporte, tecnologia de entretenimento, fintech e tecnologia para varejo na Arábia Saudita.

Seu envolvimento ocorre em um momento de forte impulso para os ecossistemas de PMEs e startups do Reino. No primeiro trimestre de 2025, o setor privado da Arábia Saudita registrou um aumento de 48% no número de registros comerciais em relação ao trimestre anterior, atingindo 1,68 milhão de registros ativos em todo o país. Os setores de alto crescimento incluíram o comércio eletrônico, que registrou um aumento de 6%, chegando a 41.322 entidades registradas, e a computação em nuvem, que teve um crescimento de 33% no mesmo período.

A presença da Monsha’at na VivaTech 2025 destaca o compromisso da Arábia Saudita em fomentar o empreendedorismo, viabilizar parcerias internacionais e acelerar o crescimento dos líderes tecnológicos sauditas, especialmente das PMEs.

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Jose Mendez
mendezj@webershandwick.com

Tarek Chahine
tchahine@webershandwick.com

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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001102825)



Bitget Onchain lança importantes atualizações de recursos para possibilitar negociações mais inteligentes

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VITÓRIA, Seychelles, 15 de junho de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, empresa líder corretora de criptomoedas e Web3, anunciou uma série de atualizações de recursos poderosos, incluindo ordem limitada, TP/SL de posição inteligente e novo alerta de token, para sua plataforma Onchain, visando fornecer aos usuários mais precisão, controle e insights em tempo real sobre as negociações na cadeia.

As últimas atualizações introduzem melhorias importantes na execução de negociações, gestão de riscos, acompanhamento do mercado e experiência do usuário. A funcionalidade de ordem limitada já está disponível, permitindo que os traders definam seus próprios preços de execução com maior precisão e eficiência. A plataforma Onchain também oferece suporte a ferramentas inteligentes de take-profit e stop-loss, permitindo que os usuários predefinam metas de lucros ou perdas e automatizem o gerenciamento de posições com um único clique. Para oferecer maior flexibilidade aos traders, as configurações de gás e slippage agora podem ser ajustadas em vários modos.

A Bitget Onchain também melhorou sua visibilidade do mercado em tempo real. Os gráficos de velas (K-line) agora são atualizados em tempo real, garantindo que os usuários tenham acesso aos dados de mercado mais atuais à medida que os preços mudam. Uma nova sobreposição de gráficos combina dados de preços com capitalização de mercado, oferecendo uma perspectiva dupla para uma tomada de decisão mais informada.

A plataforma também lançou um novo recurso de assinatura de tokens que envia alertas instantâneos quando novos tokens são listados, ajudando os usuários a se anteciparem às oportunidades emergentes. A funcionalidade de pesquisa também foi atualizada para suportar consultas diretas usando endereços de contrato, facilitando a identificação de ativos de alto potencial. Além disso, a Bitget Onchain lançou um novo recurso de compartilhamento que permite aos usuários exibir suas posições abertas e desempenho de negociação de forma integrada entre plataformas.

“Na Bitget, estamos comprometidos em construir um ambiente de negociação onchain inteligente e sem interrupções”, disse Gracy Chen, CEO da Bitget. “Com esses novos recursos, os usuários ganham mais precisão, melhor automação e uma visão mais aprofundada do mercado — tudo essencial para se manter à frente em um espaço dinâmico e tomar decisões de negociação mais inteligentes.”

O Bitget Onchain foi lançado oficialmente em 7 de abril de 2025 como uma solução de negociação onchain sem atritos para todos os usuários. Ao combinar a velocidade e a simplicidade de uma CEX com acesso direto a ativos onchain, permite que os usuários negociem usando USDT de suas contas spot nas principais cadeias, como Solana, BNB Chain e Base. Até o momento, a Bitget Onchain incluiu mais de 230 ativos populares, registrou mais de 1 milhão de operações cumulativas de negociação e facilitou um volume total de negociação superior a US$ 200 milhões.

Com segurança de nível CEX e triagem de tokens com tecnologia de IA, a Bitget Onchain torna as negociações DeFi mais simples, seguras e acessíveis, especialmente para novos usuários que buscam oportunidades iniciais em mercados emergentes.

Para obter mais informações sobre o Bitget OnChain, clique aqui.

Sobre a Bitget

Fundada em 2018, a Bitget é a principal corretora de criptomoedas e empresa Web3 do mundo. Atendendo a mais de 120 milhões de usuários em mais de 150 países e regiões, a Bitget Exchange tem o compromisso de ajudar os usuários a negociarem de forma mais inteligente — com o seu pioneiro recurso de copy trading e outras soluções de negociação —, ao mesmo tempo em que oferece acesso em tempo real ao preço do Bitcoin, ao preço do Ethereum e a outros preços de criptomoedas. Anteriormente conhecida como BitKeep, a Bitget Wallet é uma das principais carteiras de criptografia sem custódia que suporta mais de 130 blockchains e milhões de tokens. Ele oferece negociação em várias cadeias, staking, pagamentos e acesso direto a mais de 20.000 DApps, com swaps avançados e insights de mercado integrados em uma única plataforma. A Bitget está na vanguarda da adoção de criptomoedas por meio de parcerias estratégicas, como seu papel como parceira oficial de criptomoedas da melhor liga de futebol do mundo, LALIGA, nos mercados do ORIENTE, SUDESTE ASIÁTICO e AMÉRICA LATINA, bem como parceira global dos atletas nacionais turcos Buse Tosun Çavuşoğlu (campeã mundial de luta livre), Samet Gümüş (medalhista de ouro no boxe) e İlkin Aydın (seleção nacional de vôlei), para inspirar a comunidade global a abraçar o futuro das criptomoedas.

Para obter mais informações, acesse: Site | Twitter | Telegram | LinkedIn | Discord | Bitget Wallet

Para comunicação social, envie um e-mail para: media@bitget.com

Aviso de risco: os preços dos ativos digitais estão sujeitos a flutuações e podem sofrer grande volatilidade. Os investidores são aconselhados a alocar apenas os fundos que possam perder. O valor de qualquer investimento pode ser afetado e existe a possibilidade de que os objetivos financeiros não sejam alcançados e que nem o investimento principal seja recuperado. Recomenda-se sempre procurar uma consultoria financeira independente, lembrando que a experiência financeira pessoal e a posição devem ser cuidadosamente consideradas. O desempenho passado não é um indicador confiável de resultados futuros. A Bitget não se responsabiliza por possíveis perdas incorridas. O conteúdo deste documento não deve ser interpretado como orientação financeira. Para obter mais informações, consulte os nossosTermos de Uso.

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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001102818)



Bitget: Crescimento e Inovação no Mercado de Criptomoedas

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VICTORIA, Seychelles, 15 de junho de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, principal corretora de criptomoedas e empresa Web3, divulgou seu Relatório de Transparência de maio de 2025, destacando o crescimento na atividade de operação, inovação de produtos, expansão global e impacto social, apesar de um mercado de criptomoedas em consolidação.

Em maio, o valor total do mercado de criptomoedas flutuou de uma máxima de US$ 3,6 trilhões para fechar em US$ 3,28 trilhões, com um volume médio diário de operação de US$ 84,44 bilhões. Apesar da consolidação mais ampla do mercado, o volume de operação da Bitget aumentou 21%, liderado por um aumento de 26% nas negociações de futuros. As negociaçõesàvista atingiram US$ 107 bilhões, colocando a Bitget entre as 3 maiores corretoras de criptomoedas do mundo em volumeàvista, atrás apenas da Binance e da Bybit, e com uma estimativa de 8,9% de participação de mercado, conforme dados da Coingecko.

A Bitget adicionou mais de 500.000 novos usuários somente em maio, contribuindo para mais de 2 milhões de novos usuários no segundo trimestre de 2025. A Bitget também registrou um índice de Prova de Reservas de 192% líder do setor, e seu Fundo de Proteção atingiu uma alta histórica de US$ 725 milhões, refletindo um compromisso de longo prazo com transparência, segurança de ativos e proteção do usuário.

Maio foi um mês marcante para a Bitget Wallet, que mudou sua identidade para “Cripto para Todos” e lançou grandes atualizações. Os principais lançamentos incluíram a integração com o Paydify para acesso direto a moedas fiduciárias na América Latina, um mercado “Compre com criptomoedas” para gastos em mais de 300 marcas globais e a Bitget Wallet Alpha, um hub nativo para dispositivos móveis que ajuda a descobrir tokens, e operação com um clique em mais de 130 blockchains.

A Bitget estabeleceu parcerias importantes para impulsionar a adoção e a educação, unindo-seàSweat para expandir o acesso às criptomoedas no Sudeste Asiático e colaborando com a Cryptita para lançar uma enciclopédia blockchain para jovens, promovendo a alfabetização precoce em criptomoedas.

Os lançamentos de produtos deste mês incluíram o aguardado lançamento da Bitget Live, um recurso de transmissão em tempo real projetado para capacitar criadores e traders especialistas a compartilhar seus insights diretamente na plataforma. A corretora também revelou o BGUSD, uma stablecoin atrelada ao USDC apoiada por ativos tokenizados do mundo real, incluindo títulos do Tesouro dos EUA. A Bitget Wallet se tornou a carteira oficial do Mini Dapp Portal do LINE, permitindo que os 196 milhões de usuários do LINE acessem os jogos e as ferramentas do Kaia Chain através da Bitget.

A Bitget continuou a expandir seu catálogo de ativos digitais, dando boas-vindasàRLUSD, a stablecoin da Ripple lastreada em dólar americano, em sua plataforma. Além disso, a Bitget registrou a Shardeum, uma blockchain de Camada 1 escalável e compatível com EVM, permitindo que usuários acessem protocolos DeFi de alto desempenho e aplicativos de contratos inteligentes. A incorporação da USD1, uma stablecoin emitida pela World Liberty Financial e afiliadaàfamília Trump, sinalizou o comprometimento da Bitget em incorporar ativos digitais que visam unir moedas fiduciárias e criptomoedas para uma adoção mais ampla pelos usuários.

Em maio, a Bitget avançou em seus esforços de impacto social por meio do programa Blockchain4Youth, que completou dois anos com mais de 8.000 participantes e alcance global em mais de 70 países. Também apoiou o hackathon “Build With AI” do Google, prestou ajuda emergencial às famílias afetadas pelo terremoto em Mianmar e expandiu seu Programa Starlink nas Filipinas para levar internet via satélite a ilhas carentes, apoiando a inclusão digital e de blockchain em longo prazo.

De suas fortes integrações on-chainàinovação entre moedas fiduciárias e criptomoeda, a Bitget continua a definir novos padrões em confiança de troca, utilidade de produto e aplicações Web3 do mundo real. O impulso sustentado da Bitget a posiciona como um dos principais impulsionadores da próxima fase da evolução das criptomoedas.

Para consultar o relatório de transparência completo, visite aqui.

Sobre a Bitget

Fundada em 2018, a Bitget é a principal corretora de criptomoedas e empresa Web3 do mundo. Atendendo a mais de 120 milhões de usuários em mais de 150 países e regiões, a Bitget está comprometida em ajudar os usuários a operar de forma mais inteligente com seu recurso pioneiro de copy trading e outras soluções de trading, enquanto oferece acesso em tempo real ao preço do Bitcoin, Ethereum e preços de outras criptomoedas. Anteriormente conhecida como BitKeep, Bitget Wallet é uma carteira cripto líder sem custódia que suporta mais de 130 blockchains e milhões de tokens. Ela oferece negociação em várias cadeias, staking, pagamentos e acesso direto a mais de 20.000 DApps, com swaps avançados e insights de mercado integrados em uma única plataforma. A Bitget está na vanguarda da adoção de criptomoedas por meio de parcerias estratégicas, como seu papel como parceira oficial de criptomoedas da melhor liga de futebol do mundo, LALIGA, nos mercados do ORIENTE, SUDESTE ASIÁTICO e AMÉRICA LATINA, bem como parceira global dos atletas nacionais turcos Buse Tosun Çavuşoğlu (campeã mundial de luta livre), Samet Gümüş (medalhista de ouro no boxe) e İlkin Aydın (seleção nacional de vôlei), para inspirar a comunidade global a abraçar o futuro das criptomoedas.

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Aviso de risco: os preços dos ativos digitais podem flutuar e sofrer volatilidade de preços. Os investidores são aconselhados a alocar apenas os fundos que possam perder. O valor de qualquer investimento pode ser afetado e existe a possibilidade de que os objetivos financeiros não sejam alcançados nem o investimento principal recuperado. Deve-se sempre procurar uma consultoria financeira independente, e a experiência financeira pessoal e a posição devem ser cuidadosamente consideradas. O desempenho passado não é um indicador confiável de resultados futuros. A Bitget não se responsabiliza por possíveis perdas incorridas. O conteúdo deste documento não deve ser interpretado como orientação financeira. Para mais informações, consulte os nossos Termos de uso.

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