Home Blog Page 5

Empresas aceleram investimentos em novas tecnologias

Empresas aceleram investimentos em novas tecnologias
Empresas aceleram investimentos em novas tecnologias

Nos últimos anos, o ambiente corporativo tem registrado uma intensificação significativa nos investimentos em tecnologia. A busca por maior produtividade, eficiência operacional e crescimento sustentável tem motivado empresas de diferentes portes e segmentos a priorizarem soluções digitais. Dados recentes reforçam essa tendência e revelam um panorama de transformação acelerada.

Segundo uma pesquisa compartilhada pelo portal E-commerce Brasil, cerca de 43% dos proprietários de pequenas empresas passaram a investir em novas tecnologias para aumentar a produtividade e a eficiência em 2024. Outros 35% demonstraram entusiasmo em adotar novos processos ou atualizar suas infraestruturas tecnológicas, evidenciando uma mudança de mentalidade voltada para a inovação.

Esse movimento é corroborado por uma pesquisa do instituto Atlas Intel em parceria com a Tractian, divulgada pela CNN Brasil, que aponta que a implementação de tecnologias da indústria 4.0 pode elevar a produtividade do setor em até 38%. Além disso, 80% dos entrevistados relataram impactos positivos na redução de custos de indisponibilidade e na qualidade dos produtos e serviços, graças à adoção de automação, sensores IoT, inteligência artificial (IA) e análise de big data.

Cristiano Oliveira, vice-presidente da Brasiline, avalia que esse avanço é resultado da necessidade de as empresas se tornarem mais eficientes, seguras e competitivas. "A transformação digital deixou de ser diferencial e passou a ser essencial para a continuidade dos negócios", afirma.Setores em destaque na transformação digital

A adoção tecnológica tem se mostrado mais acelerada em setores como financeiro, saúde, indústria e varejo. De acordo com Oliveira, essas áreas têm buscado automação, segurança e integração de sistemas para sustentar operações complexas e escaláveis. "A tecnologia tem nivelado o campo competitivo, permitindo que empresas de diferentes portes inovem com agilidade. Hoje, quem adota soluções digitais ganha velocidade, inteligência de dados e melhor experiência para o cliente", explica.

O Índice de Transformação Digital Brasil 2024, publicado pela PwC, também destaca que as organizações brasileiras estão atribuindo cada vez mais relevância às inovações digitais. No entanto, o estudo aponta que o impacto real dessas soluções depende de estratégias bem definidas e governança eficaz.

A Brasiline Tecnologia tem acompanhado de perto essa evolução. Segundo o vice-presidente, a empresa tem observado uma crescente demanda por cibersegurança, gestão de identidades e infraestrutura em nuvem. "As companhias buscam soluções que unam proteção, desempenho e visibilidade em tempo real", ressalta.

Para atender a essas necessidades, a Brasiline passou a atuar com um portfólio mais completo de soluções integradas e serviços gerenciados. "Nosso objetivo é ajudar os clientes a simplificar operações, reduzir riscos e alcançar o crescimento desejado", destaca o executivo.

Tendências para os próximos anos

Com o Brasil registrando um crescimento de 13,9% nos investimentos em TI em 2024, acima da média global de 10,8%, o país se consolida como o maior mercado da América Latina, segundo estudo da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e International Data Corporation (IDC). Esse avanço reforçar o papel estratégico da tecnologia na construção de um ambiente corporativo mais competitivo, inovador e sustentável.

Além da busca por eficiência, Oliveira relata ainda que há uma crescente preocupação das empresas com práticas responsáveis. "Por isso, temos investido fortemente em soluções que possam otimizar recursos, reduzir desperdícios e promover eficiência energética. Esses são os pilares de uma inovação responsável", afirma.

O executivo reforça que o futuro dos investimentos tecnológicos parece seguir uma trajetória constante, com inteligência artificial, automação, segurança cibernética e soluções em nuvem híbrida entre as principais apostas. "A transformação digital é contínua. Na Brasiline, seguimos comprometidos em antecipar tendências e entregar tecnologia que gere valor real aos negócios e à sociedade", conclui Oliveira.

Para saber mais, basta acessar: brasiline.com.br



Turquia lidera procura internacional por transplante capilar

Turquia lidera procura internacional por transplante capilar
Turquia lidera procura internacional por transplante capilar

A Turquia é o principal destino mundial para pacientes de transplante capilar, conforme apontou o Fantástico em reportagem recente. Segundo apuração do programa jornalístico, o segmento movimenta bilhões de dólares por ano no país e está em crescimento.

A matéria, veiculada em setembro, também aponta que a capital Istambul tem atualmente mais de mil clínicas especializadas nesse tipo de cirurgia, muitas delas com pacotes que oferecem serviços turísticos para realização do procedimento, e destaca os valores em comparação com o Brasil.

Ana Paula Batista, CEO e gestora da clínica própria do grupo Again Turismo, especializada em transplante capilar com serviços integrados de turismo médico na Turquia, a HairGo Clinic, aponta quatro fatores que tornaram Istambul e outras cidades turcas pólos de referência no segmento.

"A relação custo–benefício é competitiva em comparação à Europa e aos Estados Unidos. Do ponto de vista médico, há uma padronização de técnicas modernas, e em termos de infraestrutura, muitos hospitais e centros cirúrgicos possuem acreditações reconhecidas e condições para receber pacientes internacionais. Além disso, o país tem rotas com visto facilitado, malha aérea densa e políticas públicas voltadas ao turismo de saúde," relata a executiva.

No caso da HairGo Clinic, a empresa trabalha com hospitais com acreditações reconhecidas internacionalmente, com protocolos clínicos padronizados, controle de infecção, protocolos de manejo de complicações e consentimento informado.

"As operações seguem a regulamentação do Ministério da Saúde da Turquia e autorizações específicas para turismo de saúde. Além disso, há comunicação multilíngue com suporte de intérprete para os pacientes," acrescenta a gestora da clínica e CEO do grupo Again Turismo.

Atuação da HairGo Clinic

A clínica especializada oferece pacotes com hospedagem, traslado e acompanhamento médico em Istambul, além de comunicação multilíngue com suporte de intérprete. O centro médico que já recebeu mais de 150 mil pacientes, em sua maioria brasileiros, monitora indicadores de seguranção e satisfação e realiza acompanhamento de longo prazo dos pacientes.

"Há opções para brasileiros com saídas da Europa, América do Norte e América Latina. Os pacotes variam, mas podem contemplar planejamento de bilhete aéreo, concierge do paciente, exames pré-operatórios, desenho da linha capilar, centro cirúrgico completo, equipe médica, anestesia, primeira lavagem, kit de cuidados e guia escrito ou em vídeo, além de acompanhamento pós-operatório e teleatendimento," explica a gestora.

As opções de pacotes com adicionais incluem hospedagem de acompanhante, city tour, seguro ou assistência para complicações e consultoria de visto e voos. O acompanhamento após a cirurgia conta com um cronograma de controles em 48 horas, 15 dias, um, três, seis e 12 meses, com registro por foto ou vídeo via teleconsulta.

"Os pacientes contam com canal em português pelo WhatsApp e, quando indicado, há coordenação com parceiros no Brasil para avaliações presenciais. Além disso, são fornecidas orientações por escrito sobre medicação, higiene, cosméticos e retomada gradual das atividades," acrescenta a Ana Paula.

Conforme salienta a profissional, cada caso é avaliado individualmente e, quando clinicamente indicado, são discutidas opções de retoque com base em critérios médicos e no histórico do paciente. Segundo a gestora, a clínica mantém protocolos de manejo de complicações e um canal de comunicação direta para suporte rápido.

Medidas de segurança, higiene e conforto

Batista ressalta que o centro médico dispõe de salas cirúrgicas estéreis, materiais descartáveis e esterilização validada. Há protocolos de controle de infecção, profilaxia e manejo da dor, além de aparelhagem de emergência, com alta liberada apenas conforme critérios médicos.

"Para proporcionar privacidade e conforto, são disponibilizados transfers dedicados, intérpretes, áreas de descanso e sala de cuidados pós-operatório, com documentação e instrução em português. Buscamos ir além do procedimento e entregar uma jornada segura e resultados sustentáveis, com transparência e mensuração contínua da satisfação," conclui.



Restaurantes ganham solução para gestão de reputação online

Restaurantes ganham solução para gestão de reputação online
Restaurantes ganham solução para gestão de reputação online

Em um cenário em que a reputação online se tornou fator decisivo para o consumidor, chega ao mercado brasileiro a nova plataforma Super Restaurante. A ferramenta, voltada à gestão integrada de reputação online para negócios do setor de alimentação, permite que restaurantes monitorem, respondam e analisem avaliações em canais como Google Meu Negócio e iFood de forma automatizada e centralizada. O objetivo é melhorar a experiência do cliente e fortalecer a presença digital dos estabelecimentos.

A plataforma foi desenvolvida para atender desde pequenos negócios até redes com múltiplas unidades. De acordo com Rafael Muscari, CEO do Super Restaurante, o sistema centraliza todas as interações em uma única tela, eliminando a necessidade de acessar diversos aplicativos ou planilhas.

"O gestor recebe relatórios automáticos por WhatsApp, com insights por inteligência artificial (IA), tanto de cada unidade quanto do negócio como um todo. Assim, pode agir rápido e com clareza, seja para corrigir um problema ou reforçar pontos fortes", explica.

Uma pesquisa realizada pelo Reclame Aqui, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), aponta que 63% dos entrevistados afirmam que preferem escolher estabelecimentos com base nas avaliações de outros clientes em plataformas digitais.

O levantamento também indica que, diante de uma crítica negativa, 59% dos consumidores optam por ler outras opiniões antes de tomar uma decisão. Além disso, 40% consideram a resposta do restaurante à crítica um fator determinante para manter o interesse no local.

Para Bruno Galli, diretor de tecnologia da plataforma, esse comportamento pode ocasionar impacto direto no faturamento do estabelecimento.

"Atualmente, grande parte dos clientes consultam avaliações antes de decidir onde pedir ou comer. A nota no Google e no iFood, por exemplo, pode influenciar se o cliente clica em você ou no concorrente. Uma avaliação mal respondida ou ignorada pode significar mesa vazia. Já uma boa reputação, cultivada com consistência, se transforma em faturamento recorrente", afirma.

A integração da ferramenta com as plataformas de avaliação é feita em tempo real, permitindo que o gestor acompanhe os comentários à medida que são publicados, automatize respostas com IA e solicite feedbacks no momento mais oportuno.

"A conexão também prevê gargalos de operação, como atrasos ou cancelamentos, e oferece visibilidade sobre indicadores que antes ficavam dispersos, como nota média, recorrência de reclamações e principais elogios, tudo transformado em dados práticos para decisão", detalha Bruno Galli.

Além das avaliações públicas, o Super Restaurante também oferece recursos para coleta de feedback estruturado. Por meio de QR Codes posicionados no salão ou nas embalagens de delivery, os clientes podem enviar opiniões diretamente ao restaurante.

"Em vez de esperar uma crítica pública negativa, o restaurante recebe feedback privado e estruturado. Questionários NPS e pesquisas personalizadas permitem detectar falhas no atendimento, no tempo de entrega ou até na qualidade do prato antes que se tornem um problema maior", afirma Muscari.

A plataforma busca se diferenciar de soluções genéricas de CRM ou SAC digital, por ter sido desenhada exclusivamente para o setor de alimentação. "Enquanto alguns sistemas apenas organizam contatos, nossa plataforma tem como foco conectar canais que impactam vendas no setor: iFood, Google e WhatsApp. Além disso, unimos automação, IA e relatórios diários prontos, sem necessidade de configurar fluxos complexos", destaca o CEO.

Segundo os desenvolvedores, o roadmap da empresa inclui novas integrações com marketplaces e sistemas de gestão, além de avanços em inteligência artificial voltados à atuação preditiva.

"Queremos alertar sobre horários de maior risco de atraso ou sugerir campanhas de fidelização sob medida. A ideia é que o restaurante esteja sempre um passo à frente na experiência do cliente", conclui o diretor de tecnologia.



Relatório DNIB: Aumento de 6,8 Milhões em Registros de Domínios

A VeriSign, Inc. (NASDAQ: VRSN), fornecedora global de infraestrutura crítica da internet e serviços de registro de nomes de domínio, anunciou hoje que, de acordo com a edição mais recente do Domain Name Industry Brief Quarterly Report do DNIB.com, o terceiro trimestre de 2025 encerrou com 378,5 milhões de registros de nomes de domínio em todos os domínios de nível superior (TLDs), um aumento de 6,8 milhões de registros, ou 1,8%, em comparação ao segundo trimestre de 2025. No comparativo anual, o crescimento foi de 16,2 milhões de registros, ou 4,5%.

Os TLDs .com e .net somaram um total combinado de 171,9 milhões de registros na base de nomes de domínio ao fim do terceiro trimestre de 2025, um aumento de 1,4 milhão de registros, ou 0,8%, em relação ao segundo trimestre de 2025. Na comparação anual, o crescimento combinado foi de 2,4 milhões de registros, ou 1,4%. Em 30 de setembro de 2025, a base de domínios .com totalizava 159,4 milhões de registros, enquanto a base .net somava 12,5 milhões. As novas inscrições de domínios .com e .net alcançaram 10,6 milhões no fim do terceiro trimestre de 2025, em comparação com 9,3 milhões no mesmo período de 2024.

O total de registros de domínios com código de país (ccTLD) chegou a 144,8 milhões ao fim do terceiro trimestre de 2025, um aumento de 1,4 milhão de registros, ou 1,0%, em relação ao segundo trimestre de 2025. No comparativo anual, os ccTLDs cresceram em 4,8 milhões de registros, equivalente a 3,4%. Em 30 de setembro de 2025, os 10 principais ccTLDs eram .cn, .de, .uk, .ru, .nl, .br, .au, .fr, .in e .eu.

Informações sobre a metodologia estatística utilizada na elaboração do Domain Name Industry Brief Quarterly Report e dos painéis do DNIB.com estão disponíveis aqui.

Sobre o DNIB.com

O DNIB.com, patrocinado pela Verisign, oferece pesquisas e dados estatísticos e analíticos globais sobre o setor de nomes de domínio, além de análises sobre políticas, segurança e tendências tecnológicas. A edição mais recente do Domain Name Industry Brief Quarterly Report e os relatórios anteriores e painéis interativos com dados detalhados do setor estão disponíveis em DNIB.com.

Sobre a Verisign

A Verisign (NASDAQ: VRSN), fornecedora global de infraestrutura crítica da internet e serviços de registro de nomes de domínio, possibilita a navegação na internet de muitos dos domínios mais reconhecidos do mundo. A Verisign contribui para a segurança, estabilidade e resiliência do Sistema de Nomes de Domínio e da internet ao prestar serviços de manutenção da zona raiz, operar dois dos 13 servidores raiz globais e fornecer serviços de registro e resolução autoritativa para os domínios .com e .net, que sustentam a maior parte do comércio eletrônico mundial. Para saber mais, acesse verisign.com.

© 2025 VeriSign, Inc. Todos os direitos reservados. VERISIGN, o logotipo VERISIGN, Domain Name Industry Brief e outras marcas comerciais, de serviço e designs são marcas registradas ou não registradas da VeriSign, Inc. e de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. Todas as demais marcas pertencem a seus respectivos proprietários.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Relações com investidores:

David Atchley

datchley@verisign.com

  • 1 703-948-3447

Relações com a mídia:

Dave McGuire

davmcguire@verisign.com

  • 1 703-948-3800

Fonte: BUSINESS WIRE



Curadora do legado de Goeldi retorna à Amazônia para a COP30

Curadora do legado de Goeldi retorna à Amazônia para a COP30
Curadora do legado de Goeldi retorna à Amazônia para a COP30

A curadora e bisneta de Emílio Goeldi, Lani Goeldi, assina a exposição que inaugura uma nova fase no Museu do Estado do Pará (MEP), propondo pontes inéditas entre arte, natureza e consciência ambiental. Unindo legado histórico e inovação contemporânea, a mostra resgata a trajetória científica de seu bisavô, pioneiro nos estudos da fauna e flora amazônicas, para inspirar novas formas de pensar a relação entre o ser humano e o meio ambiente.

Sob sua curadoria, o espaço expositivo se transforma em uma travessia sensorial e simbólica, em que obras de arte, imagens históricas, tecnologias imersivas e elementos naturais convidam o público a refletir sobre sustentabilidade, pertencimento e ancestralidade. O projeto marca uma nova geração de propostas curatoriais que conciliam o olhar científico com a sensibilidade poética da arte, reafirmando a Amazônia como território de conhecimento, espiritualidade e resistência cultural.

Com mais de três décadas dedicadas à arte, à sustentabilidade e à valorização da memória cultural brasileira, Lani Goeldi retorna à Amazônia para dar continuidade a um legado que une Brasil e Suíça em torno da preservação da floresta e do conhecimento científico. À frente da curadoria interinstitucional da exposição “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia – Arte, Ciência e Sustentabilidade”, ela conduz uma realização conjunta da Embaixada da Suíça no Brasil e do Museu Paraense Emílio Goeldi, com abertura marcada para 20 de novembro, no MEP.

A mostra propõe um diálogo poético e contemporâneo entre arte, ciência e consciência ambiental, reunindo acervos, obras inéditas e experiências em realidade aumentada que revelam a floresta amazônica sob novas perspectivas. Inspirada na trajetória do naturalista Emílio Goeldi, que há mais de um século dedicou sua vida à catalogação da biodiversidade amazônica, e do artista Oswaldo Goeldi, filho do cientista e mestre do expressionismo brasileiro, a exposição reafirma o poder transformador da cultura como instrumento de educação, memória e sustentabilidade.

Para Lani Goeldi, a curadoria é mais que um trabalho, é uma devolutiva afetiva e histórica: um reencontro de sua linhagem com a terra que acolheu sua família e inspirou a missão de seu bisavô.

A exposição integra o programa internacional “Road to Belém”, que articula ações da rede suíça no Brasil em preparação à COP30, fortalecendo o diálogo entre cultura, diplomacia e sustentabilidade. Durante sua estadia em Belém, Lani também participa do projeto Natal Amazônico, uma iniciativa inédita do Parque Shopping Belém em parceria com a Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi, que transforma o espírito natalino em uma celebração sensorial e educativa da floresta.

Inspirado na obra “Álbum das Aves Amazônicas”, de Emílio Goeldi, e nas ilustrações de Ernst Lohse, o projeto convida o público a vivenciar a magia das aves amazônicas por meio da arte, da luz e da tecnologia, uma experiência que une encantamento e consciência ecológica.

O retorno de Lani Goeldi à Amazônia é, assim, um gesto histórico e simbólico, o reencontro de uma linhagem comprometida com a preservação da vida com o território que inspirou sua missão. Em meio às discussões globais sobre meio ambiente e inclusão, a curadora reafirma o papel da arte como ponte entre passado e futuro, transformando memória em ação e herança em esperança.



Berry Consultants lança simulador de ensaios clínicos FACTS 8

A Berry Consultants, LLC anunciou o lançamento do FACTS 8, a versão mais recente de seu Simulador de Ensaios Clínicos Fixo e Adaptável (FACTS), líder do setor. O FACTS 8 já está disponível para usuários existentes e novos clientes em nível mundial.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251023489455/pt/

O FACTS é a plataforma mais poderosa, flexível e eficiente para projetar e simular ensaios clínicos em todo o espectro do desenvolvimento de medicamentos, desde estudos iniciais de fase I até ensaios complexos de plataforma com múltiplos ramos. A nova versão apresenta dois grandes avanços:

  • Simulação completa dos estágios finais ordinais em projetos de ensaios de fase II e fase III, permitindo poderosos projetos com métodos de análise frequentistas e bayesianos.
  • Um recurso “Quick Start” que simplifica a configuração para testes sequenciais fixos e em grupo, mantendo todo o poder de simulação que o FACTS proporciona para projetos adaptativos mais personalizados.

“Estágios finais ordinais estão onipresentes em ensaios clínicos e a capacidade de otimizar as análises e o projeto para ensaios que utilizam os mesmos está se tornando cada vez mais importante”, disse Scott Berry, PhD, Presidente e Cientista Estatístico Sênior da Berry Consultants. “Com o FACTS 8, oferecemos aos pesquisadores uma plataforma unificada para avaliar e comparar métodos analíticos para estes estágios finais, desde a dicotomização, testes não paramétricos de Wilcoxon, testes de probabilidades proporcionais, modelos de Dirichlet bayesianos até a ponderação de uso. Esta capacidade permite que as equipes comparem diretamente o desempenho, façam melhores escolhas de projeto e, por fim, aperfeiçoem a pesquisa clínica.”

O módulo de estágio final ordinal no FACTS 8 oferece suporte à simulação de testes de um, dois ou múltiplos ramos e inclui toda a gama de recursos de projeto adaptativo: parada antecipada, queda de braço e randomização adaptativa à resposta.

“Esta versão não apenas amplia o poder e o alcance do FACTS, como também torna a simulação de ensaios convencionais mais rápida e fácil”, acrescentou Tom Parke, Diretor de Soluções de Software da Berry Consultants. “O novo recurso “Quick Start” permite que os usuários configurem e executem projetos padrão em minutos, mantendo o mesmo mecanismo de simulação detalhado que impulsiona nossos ensaios adaptativos mais avançados.”

Com estes aprimoramentos, o FACTS continua refletindo a filosofia da Berry Consultants de que a simulação de ensaios clínicos deve ser intuitiva, transparente e abrangente. O FACTS permite que os usuários especifiquem e comparem projetos em toda a gama de tipos de ensaio, desde projetos fixos simples até as plataformas adaptativas mais inovadoras, ao dar suporte a um desenvolvimento clínico mais inteligente e eficiente.

Sobre a Berry Consultants

A Berry Consultants é líder internacionalmente reconhecida em projeto, simulação e implementação de ensaios clínicos inovadores. Fundada em 2000, a empresa é especializada em ensaios clínicos bayesianos e adaptativos, fornecendo consultoria especializada e soluções de software a parceiros farmacêuticos, de biotecnologia e acadêmicos em todo o mundo. Através de sua principal plataforma de software, a FACTS, a Berry Consultants capacita pesquisadores a explorar, otimizar e executar projetos de ensaios clínicos que melhoram a eficiência, a ética e o conhecimento científico em todas as áreas terapêuticas.www.berryconsultants.com

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Contato de mídia:

Berry Consultants

info@berryconsultants.com

(512) 213-6428

Fonte: BUSINESS WIRE



NTT DOCOMO BUSINESS e NTT Com Asia lançam o serviço “APN InterLink” em Hong Kong

A NTT DOCOMO BUSINESS, Inc. (anteriormente NTT Communications Corporation, doravante “NTT DOCOMO BUSINESS”) e sua subsidiária em Hong Kong, NTT Com Asia, anunciaram hoje o lançamento do serviço “APN InterLink” em Hong Kong para instituições financeiras a partir de 1º de novembro de 2025, utilizando a tecnologia All-Photonic Network (APN)1 em apoioàiniciativa IOWN®2. Comercialmente implementado em Hong Kong, um dos principais centros financeiros da Ásia, o novo serviço oferece conectividade baseada em fotônica de latência ultrabaixa para atender às necessidades digitais crescentes do setor financeiro, especialmente em operações que exigem baixa latência, como trading algorítmico*3, acesso a dados de mercados próximos e transações em tempo real.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251023510040/pt/

NTT APN InterLink Service

NTT APN InterLink Service

Olhando para o futuro, a NTT DOCOMO BUSINESS e a NTT Com Asia planejam expandir a implementação do IOWN® APN no Asia Submarine-cable Express (ASE), que conecta Tóquio a Hong Kong, para possibilitar uma colaboração contínua entre esses dois grandes centros financeiros.

1. Contexto

O setor financeiro está passando por uma rápida transformação digital, aumentando a demanda por transações mais rápidas e sofisticadas. O trading algorítmico e outros tipos de operações que exigem baixa latência, como o High Frequency Trading (HFT), assim como transações em tempo real, estão em crescimento, tornando as redes de latência ultrabaixa essenciais para que as instituições financeiras mantenham uma vantagem competitiva, em que até milissegundos podem impactar os resultados das negociações. Com o APN InterLink, essas instituições podem acelerar sua transformação digital e fortalecer sua base para inovação, incluindo desenvolvimento colaborativo e iniciativas baseadas em IA.

Para operações críticas, sistemas robustos de recuperação de desastres são essenciais para garantir a continuidade dos negócios diante de grandes interrupções. Ao utilizar o IOWN® APN, as organizações podem realizar a transmissão de dados de forma eficiente e contínua entre locais geograficamente distribuídos, aumentando significativamente a confiabilidade e a eficiência operacional de medidas de contingência para desastres em grande escala.

2.Visão geral do serviço

O APN InterLink oferece as seguintes soluções de conectividade para o setor de serviços financeiros:

  1. Conexão APN entre Data Centers (APN DCLink):

    A interconexão entre o Financial Data Center da NTT Com Asia e o Tai Po Data Center via APN oferece uma rede de latência ultrabaixa. Como o Financial Data Center está localizado próximoàBolsa de Valores de Hong Kong (HKEX), essa conexão garante desempenho ideal para operações financeiras críticas, como trading que exige baixa latência e processamento de transações em tempo real.
  2. Conexão entre quaisquer locais (APN DedicatedLink):

    o APN DedicatedLink permite conexões contínuas entre quaisquer instalações ou data centers de clientes em Hong Kong. Os clientes podem conectar suas unidades ao FDC e ao TPDC, obtendo acesso com latência ultrabaixaàHKEX.

3.Desenvolvimentos futuros

Para atenderàcrescente demanda por conectividade de baixa latência entre Japão e Hong Kong, a NTT DOCOMO BUSINESS oferece o “docomo business APN Plus powered by IOWN®“*4 (doravante “docomo business APN Plus”) no Japão, enquanto a NTT Com Asia disponibiliza o “APN InterLink” em Hong Kong, permitindo acesso de alta velocidade em ambos os mercados.

A NTT DOCOMO BUSINESS e a NTT Com Asia planejam expandir ainda mais a implantação da APN no cabo ASE, que conecta Tóquio a Hong Kong, e criar hubs IOWN® em toda a Ásia. Essa iniciativa permitirá uma colaboração contínua entre esses dois grandes centros financeiros e acelerará a transformação digital no setor financeiro.

4.Depoimentos

“A NTT DOCOMO BUSINESS oferece no Japão o serviço IOWN® APN “docomo business APN Plus”, que tem sido muito bem recebido por diversos clientes. Estamos trabalhando ativamente para conectar o “APN InterLink”, que será lançado comercialmente em Hong Kong, ao “docomo business APN Plus” do Japão, para oferecer o serviço em escala global. Com essa iniciativa, buscamos apoiar ainda mais as operações e aplicações críticas de nossos clientes”.

Hisashi Fujishima, diretor executivo sênior, chefe da divisão de serviços de plataforma da NTT DOCOMO BUSINESS

“Estamos felizes em lançar o APN InterLink em Hong Kong, um dos principais centros financeiros do mundo. Aproveitando a mais recente tecnologia IOWN®, estamos comprometidos em construir uma infraestrutura de última geração para o setor financeiro”.

Daisuke Kuroda, CEO da NTT Com Asia Ltd.

5. Funções de cada empresa

NTT DOCOMO BUSINESS: fornecer o serviço APN “docomo business APN Plus” e gerenciar as operações de vendas no Japão.

NTT Com Asia: fornecer o serviço APN “APN InterLink” e gerenciar as operações de vendas em Hong Kong.

6. Preços e aplicações

Para informações sobre preços e detalhes de aplicação, entre em contato com os representantes de vendas da NTT DOCOMO BUSINESS ou da NTT Com Asia.

7. Sobre o IOWN APN

O IOWN®, uma iniciativa inovadora com a missão de revolucionar a arquitetura de redes e a infraestrutura inteligente, é liderado pelo NTT Group e pelo IOWN Global Forum, que reúne mais de 170 organizações de 19 países, incluindo líderes em telecomunicações, computação em nuvem e semicondutores. Seu componente central é o APN, que substitui a transmissão eletrônica convencional por comunicação óptica e integração de software.

Essa mudança de paradigma utiliza conectividade baseada em fotônica de alta capacidade, latência ultrabaixa e alta eficiência energética para viabilizar capacidades transformadoras em diversos setores, atendendo aos compromissos de ESG e potencializando o processamento de dados em tempo real, a automação inteligente e a transformação digital sustentável.

A NTT Communications Corporation passou a se chamar NTT DOCOMO BUSINESS, Inc. em 1º de julho de 2025. Como uma Plataforma Industrial e Regional de DX, que impulsiona a transformação digital em diversos setores e comunidades, estamos possibilitando o desenvolvimento de uma sociedade descentralizada, autônoma e colaborativa, onde empresas e comunidades podem prosperar de forma sustentável. Nossa missão é gerar novos valores e contribuir para a criação de prosperidade para todos.

https://www.ntt.com/en/index.html

*1:

APN: uma rede totalmente fotônica que aplica tecnologia baseada em fotônica desde as redes até os terminais.

*2:

IOWN®: uma plataforma de rede e processamento de informações que utiliza tecnologias fotônicas e de processamento de dados para criar uma sociedade inteligente. “IOWN®” é marca registrada ou marca comercial da NTT Corporation.

*3:

trading algorítmico refere-se a operações em que computadores determinam automaticamente o momento e a quantidade de ordens de ações, realizando essas operações repetidamente.

*4:

docomo business APN Plus powered by IOWN®: um serviço de rede de alta capacidade, baixa latência e estável, baseado na iniciativa IOWN®.

https://www.ntt.com/about-us/press-releases/news/article/2025/0918.html

*docomo business APN Plus é uma marca comercial com registro pendente da NTT DOCOMO BUSINESS.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
[Informações de contato]

Divisão de serviços de plataforma, serviços de nuvem e redes,

Promoção de vendas

Entre em contato conosco pelo formulário de atendimento

NTT Com Asia

Departamento de marketing

ML: hk.marketing@ntt.com.hk

Informações de contato para consultas de mídia

NTT DOCOMO BUSINESS, Inc.

Relações públicas do departamento de planejamento corporativo

ML: pr-cp@ntt.com

Fonte: BUSINESS WIRE



NIQ publica Relatório de Progresso ESG 2025: Promovendo Integridade, Inovação e Impacto

A NIQ (NYSE: NIQ), empresa líder em inteligência de consumo, divulgou hoje seu Relatório de Progresso Ambiental, Social e de Governança (ESG) 2025, cobrindo seu progresso em 2024 e ressaltando o compromisso da empresa com negócios responsáveis, integridade de dados e crescimento inclusivo em todas as suas operações globais.

“Como uma empresa líder em inteligência do consumidor, nossa responsabilidade vai muito além dos setores que atendemos”, disse Jim Peck, presidente-executivo e CEO da NIQ. “O Relatório de Progresso ESG deste ano demonstra como estamos incorporando princípios sustentáveis e inclusivos em nossos negócios, gerando valor para nossos clientes, investidores, colaboradores e comunidades.”

Principais áreas de progresso em 2024

  • Governança ESG fortalecida: a NIQ formalizou sua estrutura interna de governança ESG e iniciou uma Avaliação de Dupla Materialidade, alinhando-se aos mais recentes padrões e regulamentações globais.
  • Avanços na integridade e segurança de dados: a empresa aprimorou o uso de IA e aprendizado de máquina para garantir qualidade dos dados, privacidade e cibersegurança, reforçando a confiança com clientes e parceiros.
  • Compromisso ambiental aprofundado: a NIQ finalizou e obteve verificação de terceiros para sua primeira pegada de carbono combinada após a fusão com a GfK.
  • Expansão de programas culturais e de talentos: a NIQ ampliou seus programas globais de mentoria e liderança, aumentou a mobilidade interna e expandiu seus Grupos de Recursos para Funcionários para mais de 3.400 membros em mais de 80 países.
  • Maior impacto comunitário: por meio do terceiro Dia Anual das Pessoas e do Planeta, os colaboradores da NIQ contribuíram com mais de 81.000 horas de voluntariado e arrecadaram quase US$ 118.000 para apoiar a equidade alimentar, educação, empoderamento econômico e justiça climática.

Este relatório também marca o primeiro ano de relatório integrado após a combinação da NIQ com a GfK, oferecendo aos clientes e stakeholders uma visão mais abrangente do desempenho ESG global da empresa.

Sobre o Relatório de Ambiental, Social e de Governança da NIQ

Este Relatório de ESG 2025 fornece uma visão geral da estratégia, abordagem e desempenho ambiental, social e de governança da NIQ em 2024. Além disso, há adendas alinhadas com duas estruturas de relatórios externos: a Global Reporting Initiative (GRI, Iniciativa Global de Relatórios) e a Sustainability Accounting Standards Board (SASB, Conselho de Normas de Contabilidade para Sustentabilidade).

Leia o Relatório Completo de Progresso ESG 2025.

Sobre a NIQ

A NIQ oferece a compreensão mais completa do comportamento de compra do consumidor, revelando novos caminhos para o crescimento. Com operações em mais de 90 países e cobertura de mais de US$ 7,2 trilhões em gastos globais do consumidor, a NIQ capacita marcas e varejistas com análises avançadas e plataformas de última geração.

Aviso sobre declarações prospectivas

Este comunicado de imprensa pode conter declarações prospectivas sobre comportamentos esperados de consumidores, tendências de mercado e desenvolvimentos do setor. Essas declarações refletem expectativas e projeções atuais com base em dados disponíveis, padrões históricos e diversas premissas. Palavras como “espera”, “antecipa”, “projeta”, “acredita”, “prevê” e expressões semelhantes têm o objetivo de identificar essas declarações prospectivas. Tais declarações não garantem resultados futuros e estão sujeitas a incertezas inerentes, incluindo mudanças nas preferências dos consumidores, condições econômicas, avanços tecnológicos e dinâmicas competitivas. Os resultados reais podem diferir significativamente daqueles expressos ou implícitos nessas declarações. Embora nos esforcemos para basear nossos insights em dados confiáveis e metodologias sólidas, não assumimos qualquer obrigação de atualizar declarações prospectivas para refletir eventos ou circunstâncias futuras, exceto quando exigido pela lei aplicável.

NIQ-IR

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Assessoria de Mídia:

media.relations@nielseniq.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Thales nomeada Empresa do Ano de 2025 pela Frost & Sullivan em Controle Automatizado de Fronteiras

À medida que governos e aeroportos enfrentam um aumento no volume de passageiros, novos requisitos regulatórios como o Sistema Europeu de Entrada e Saída (EES) e ameaças de segurança em constante evolução, as soluções da Thales ajudam a encontrar o equilíbrio certo entre segurança robusta e conveniência para os viajantes. A Frost & Sullivan elogiou a expertise completa da Thales, seu foco no cliente e sua capacidade de projetar sistemas modulares, ecologicamente corretos e equipados com biometria avançada e inteligência artificial.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251023870177/pt/

No centro da inovação da Thales está a experiência do viajante. Cruzar uma fronteira que antes significava longas filas e procedimentos estressantes agora pode ser concluído em menos de 15 segundos. O passageiro simplesmente apresenta seu passaporte, olha brevemente para uma câmera e passa por um portão automatizado graças à verificação biométrica e às verificações em tempo real.

Essa simplicidade é sustentada por tecnologia avançada:

  • Cibersegurança desde a concepção, incorporando proteção de dados, privacidade por padrão e controle de acesso baseado em funções para garantir uma verificação de identidade segura, compatível e resiliente.
  • Biometria multimodal (rosto, impressão digital, íris) com precisão impulsionada por IA e detecção de vivacidade.
  • Portões eletrônicos flexíveis e modulares, adaptáveis a qualquer fronteira ou ambiente aeroportuário.
  • Estruturas de identidade digital alinhadas com padrões internacionais.
  • Engenharia sustentável, utilizando materiais leves e reciclados, com designs que prolongam a vida útil do produto.

Do ponto de vista da implantação, a Thales reforça sua liderança em segurança de fronteiras com uma presença global diversificada, operando em inúmeros pontos fronteiriços ao redor do mundo. A ampla atuação da empresa abrange Europa, Oriente Médio, América Latina, África e América do Norte, com projetos emblemáticos que incluem a instalação de centenas de portões eletrônicos (eGates) e quiosques de autoatendimento em países como França, Espanha e Bélgica.

Essas implantações evidenciam o impacto positivo para os cidadãos: jornadas mais tranquilas, menos tempo de espera e maior confiança na segurança das fronteiras. Para governos e agências de fronteira, os resultados são maior fluxo de passageiros, resiliência aprimorada e total conformidade regulatória. Para os aeroportos, isso se traduz em operações mais eficientes e maior satisfação dos passageiros.

Emmanuel Wang, diretor de Fronteiras e Viagens da Thales, comentou:

“Estamos honrados em receber este reconhecimento da Frost & Sullivan. Na Thales, acreditamos que segurança e experiência do passageiro devem andar de mãos dadas. Da França à Índia, nossas soluções de controle de fronteiras permitem que milhões de viajantes atravessem as fronteiras todos os dias com mais rapidez, confiança e segurança. Este prêmio reflete a dedicação de nossas equipes e nosso compromisso em ajudar governos e aeroportos ao redor do mundo a moldar o futuro de viagens seguras e sem interrupções.”

Sobre a Thales

A Thales (Euronext Paris: HO) é uma líder global em tecnologias avançadas para os setores de Defesa, Aeroespacial e Cibernético e Digital. Seu portfólio de produtos e serviços inovadores atende a diversos desafios importantes: soberania, segurança, sustentabilidade e inclusão.

O Grupo investe mais de € 4 bilhões por ano em Pesquisa e Desenvolvimento em áreas-chave, especialmente para ambientes críticos, como Inteligência Artificial, cibersegurança, tecnologias quânticas e em nuvem.

A Thales conta com mais de 83.000 colaboradores em 68 países. Em 2024, o Grupo registrou um faturamento de € 20,6 bilhões.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
ASSESSORIA DE IMPRENSA

Thales, Relações com a Mídia CYBER & DIGITAL

Vanessa Viala –vanessa.viala@thalesgroup.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Telemedicina veterinária avança e muda rotina de atendimento

Telemedicina veterinária avança e muda rotina de atendimento
Telemedicina veterinária avança e muda rotina de atendimento

A plataforma TeleVet 24h, da Duosystem, combina tecnologia e experiência profissional para oferecer atendimento veterinário remoto. Por meio da telemedicina, tutores podem interagir com médicos veterinários via vídeo, chat ou mensagens, receber diagnósticos e recomendações à distância e acompanhar tratamentos sem precisar se deslocar, ampliando o acesso e reduzindo o estresse dos animais.

No país, mais de 6 mil estabelecimentos já operam com sistemas digitais que suportam o atendimento de mais de 30 milhões de pacientes, totalizando mais de 227 milhões de atendimentos realizados até hoje. Com base na certificação internacional ISO 27001:2013, a Duosystem segue padrões reconhecidos de segurança da informação, além de adotar soluções de integração e interoperabilidade que contribuem para a eficiência e confiabilidade da gestão de processos.

Especialistas destacam que a telemedicina veterinária não substitui a consulta presencial quando necessária, mas atua como ferramenta complementar, agilizando o acesso a orientações e diminuindo o estresse de deslocamentos para os animais. "É uma evolução no cuidado, que une tecnologia e experiência profissional de forma segura e personalizada", explica João Paulo Baptista Campi, presidente da Duosystem.

"O crescimento do setor também está ligado ao desenvolvimento de tecnologias que otimizam o fluxo de atendimento em saúde, desde agendamento até acompanhamento de tratamentos, garantindo protagonismo e autonomia aos tutores e subsidiando gestores com informações estratégicas em tempo real", conclui João Paulo.

A expansão da telemedicina veterinária mostra que a tecnologia, quando bem aplicada, pode transformar a experiência de cuidado e ampliar o alcance de serviços essenciais, beneficiando tutores, animais e profissionais do setor.



Visibilidade na imprensa reforça autoridade e amplia resultados no digital

Visibilidade na imprensa reforça autoridade e amplia resultados no digital
Visibilidade na imprensa reforça autoridade e amplia resultados no digital

No ambiente digital, a reputação de uma marca se fortalece quando a presença nas redes sociais se conecta à visibilidade conquistada na imprensa. Ao transformar reportagens, entrevistas e artigos em conteúdo compartilhado em seus canais digitais, a empresa agrega chancela de terceiros à própria narrativa, amplia o alcance orgânico e acelera a conversão de leads — efeitos que demonstram o potencial da assessoria de imprensa como aliada estratégica do marketing digital.

Dentro das empresas, a comunicação voltada à mídia espontânea já é prática institucionalizada: o estudo Tendências da Comunicação Organizacional 2024, da Aberje, mostra que 88% das áreas de comunicação no país têm o Relacionamento com a Imprensa como um dos principais processos de atuação.

“Muitas empresas ainda cometem o erro de enxergar a assessoria de imprensa como um custo, e não como um investimento,” afirma Taiane Luz, diretora da UPPER PR – Comunicação para Negócios. “Quando a marca aparece na imprensa, o público entende que aquela empresa possui profissionais e especialistas confiáveis o suficiente para serem analistas e porta-vozes de determinado assunto, ou seja, autoridade em seu segmento. Isso gera credibilidade. No caso das redes sociais, é a própria empresa falando — o que tem valor significativo. Já na mídia espontânea, é um terceiro endossando a marca, o que complementa e agrega valor à comunicação.

“O digital não substitui a força da mídia espontânea. Aqui na Upper, trabalhamos sempre em conjunto com o time digital das empresas. Reforçamos a estratégia deles e vice-versa”, completa Taiane, que atende organizações de setores como: negócios, ESG, saúde, tecnologia, varejo, consumo, entre outros.

A seguir, a especialista destaca fatores que comprovam a importância de integrar assessoria de imprensa às estratégias digitais:

  • Credibilidade de terceiros — reportagens e entrevistas em mídia espontânea trazem uma credibilidade adicional em relação a posts em redes sociais, porque partem de validação externa.
  • Autoridade de porta-vozes — presença recorrente em entrevistas e artigos de opinião constrói especialistas.
  • Efeito multiplicador no digital — ao divulgar nas redes as matérias conquistadas na imprensa, a empresa agrega chancela pública à própria narrativa.
  • Resultado a longo prazo — mídia espontânea é um ativo durável, pois trabalha a marca para buscas, inclusive a longo prazo.
  • Integração com marketing — conecta campanhas, eventos e conteúdo editorial, contribuindo para valor de marca.
  • Mais portas abertas com públicos decisores, especialmente por meio de veículos segmentados.
  • Melhor posicionamento no Google e demais mecanismos de busca, já que matérias relevantes reforçam prova social e aparecem em resultados orgânicos.
  • Geração de demanda indireta, com leads que chegam pré-convencidos após terem visto a marca endossada por terceiros.
  • Pipeline de conteúdo para o digital — cada matéria conquistada pode ser adaptada para posts, newsletters, blogs e vídeos curtos, alimentando o fluxo de conteúdo sem elevar custos de mídia paga.

“Esses fatores mostram que a presença na imprensa vai além da visibilidade: ela gera autoridade, consistência e oportunidades reais de negócio”, resume Taiane Luz.



Anfavea Alerta: Risco de Paralisação na Produção de Veículos

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) está atenta e preocupada com o risco de paralisação da produção de veículos no país devido à escassez crítica de semicondutores, que pode afetar operações fabris em questão de semanas.

A nova crise dos chips se deve a disputas geopolíticas intensificadas neste mês, depois que o governo holandês assumiu o controle da fabricante Nexperia, uma gigante de semicondutores que atua naquele país, subsidiária de um grupo chinês. Em resposta, a China impôs restrições à exportação de componentes eletrônicos, o que já afeta a produção em algumas fábricas automotivas na Europa e arrisca parar montadoras no Brasil.

Um veículo moderno usa, em média, de 1 mil a 3 mil chips. Sem esses componentes, as fabricantes não conseguem manter a linha de produção em andamento.

A atual crise remete a um cenário semelhante ao vivido durante a pandemia. O impacto da falta de semicondutores vai além do setor automotivo, afetando uma gama de segmentos industriais que dependem desses componentes. Nesse sentido, a Anfavea já alertou o governo federal para que tome medidas rápidas e decisivas para evitar o desabastecimento de semicondutores no país.

“Com 1,3 milhão de empregos em jogo em toda a cadeia automotiva, é fundamental que se busque uma solução em um momento já desafiador, marcado por altos juros e desaquecimento da demanda. A urgência é evidente, e a mobilização se faz necessária para evitar um colapso na indústria”, alerta o presidente da Anfavea, Igor Calvet



Especialista fala sobre o poder da corrida

Especialista fala sobre o poder da corrida
Especialista fala sobre o poder da corrida

A corrida de rua é uma das práticas mais completas e transformadoras da atualidade. Com baixo custo, fácil adaptação e benefícios comprovados para corpo e mente, a modalidade se consolidou como uma aliada essencial na promoção da saúde física e emocional.

“A corrida de rua é mais que um exercício, é uma jornada de autoconhecimento, foco e superação. Quando praticada com orientação adequada, ela melhora o condicionamento, o humor e a confiança do aluno”, afirma Cacá Ferreira, Gerente Técnico Corporativo da Companhia Athletica.

De acordo com o especialista da rede, a corrida de rua atua como um exercício global, estimulando força, resistência, equilíbrio e coordenação. “Entre os principais benefícios estão, saúde cardiovascular e respiratória: melhora da capacidade pulmonar e fortalecimento do sistema circulatório; controle de peso e tônus muscular: queima calórica eficiente e definição das pernas e abdômen; redução do estresse e ansiedade: a liberação de endorfina promove sensação de bem-estar e melhora do humor; sono e energia em alta: praticantes relatam mais disposição e sono reparador.

Treinar com segurança faz toda a diferença

O especialista da Cia Athletica orienta que o início na modalidade deve ser gradual e acompanhado por profissionais. Confira as dicas do especialista:

  1. Avaliação física antes de começar os treinos.
  2. Alternar corrida e caminhada nos primeiros dias, aumentando o ritmo de forma progressiva.
  3. Escolher o tênis certo, com amortecimento e solado adequado.
  4. Alimentar-se bem e hidratar-se antes e depois dos treinos.

“Esses cuidados ajudam a evitar lesões e garantem uma evolução constante, prazerosa e sustentável”.

Suporte ao corredor

Para quem busca estrutura, acompanhamento e motivação, a Cia Athletica oferece treinamentos personalizados, como o programa cardiofit e aulas coletivas chamadas Running Class, conduzidos por profissionais especializados em biomecânica e performance esportiva.

Além das orientações técnicas, os alunos contam com energia inspiradora de uma comunidade que valoriza cada conquista — do primeiro quilômetro à linha de chegada.



Consórcio: negócios atingem R$ 370 bi com aumento de adesões

Consórcio: negócios atingem R$ 370 bi com aumento de adesões
Consórcio: negócios atingem R$ 370 bi com aumento de adesões

Completados nove meses do ano, os indicadores do Sistema de Consórcios atingiram volumes recordes no geral e nos diversos setores onde o mecanismo está presente. Ao acumular R$ 367,23 bilhões, os negócios realizados de janeiro a setembro cresceram 29,8% sobre os R$ 282,98 bilhões do mesmo período de 2024.

Paralelamente, em razão do recorde de vendas mensais conquistado em setembro com 507,14 mil, as adesões somaram 3,83 milhões de janeiro a setembro deste ano, 13,6% acima das anteriores 3,37 milhões, de acordo com as estimativas levantadas pela assessoria econômica da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, junto às suas associadas.   

Novamente, em setembro, o recorde histórico de participantes ativos do Sistema de Consórcios foi batido, ao atingir 12,20 milhões, 10,2% superior aos 11,07 milhões contabilizados naquele mês de 2024.

No acompanhamento mensal, iniciado há mais de três anos, de janeiro de 2022, quando o número de consorciados ativos anotava 8,21 milhões, até setembro deste ano, os totais evoluíram constante e consecutivamente, com exceção do de abril de 2023, e chegou a 12,20 milhões. O crescimento nos quarenta e cinco meses foi de 48,6%.

A somatória de contemplações de janeiro a setembro foi de 1,31 milhão, 3,1% maior que as 1,27 milhão nos mesmos meses de 2024. A liberação de créditos aos consorciados contemplados perfizeram pouco mais de R$ 90,55 bilhões, 25,1% acima dos R$ 72,39 bilhões acumulados do ano passado.

O tíquete médio de setembro foi de R$ 105,52 mil, 32,5% sobre os R$ 79,65 mil, obtidos naquele mesmo mês de 2024. Trata-se de média ponderada resultante dos valores dos setores de veículos leves, motocicletas, veículos pesados, imóveis, serviços, e eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis.

Detalhes dos indicadores 

Vendas de cotas

Divididas por setor, das 3,83 milhões de cotas comercializadas e acumuladas nos nove meses, 1,44 milhão foram em veículos leves; 1,09 milhão em motocicletas; 972,42 mil em imóveis; 153,24 mil em veículos pesados, 130,09 mil em eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis; e 46,35 mil em serviços.

De janeiro a setembro, dos seis setores onde o consórcio está presente, cinco apresentaram aumentos nas vendas de cotas: eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, com 34,1%; imóveis, com 32,4%; serviços, com 17,0%; motocicletas, com 9,2%; e veículos leves, com 9,1%.

Houve apenas uma retração: veículos pesados, com -16,9%, cuja recuperação vem ocorrendo gradativamente em busca da normalidade. Apesar da tendência de baixa registrada neste segmento, nas vendas no mercado interno, no consórcio as adesões de setembro tiveram boa performance e anotaram o segundo melhor resultado do ano, com 19,81 mil, atrás somente das de maio, quando somou 20,94 mil.  

Contemplações

Nos meses de janeiro a setembro, os 1,31 milhão de consorciados contemplados estiveram assim classificados: 566,76 mil de veículos leves; 500,17 mil de motocicletas; 104,76 mil de imóveis; 71,39 mil de veículos pesados; 43,21 mil de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis; e 26,75 mil de serviços.

Participantes ativos

Nos 12,20 milhões de participantes ativos, cada setor apresentou os seguintes volumes: 5,18 milhões em veículos leves; 3,15 milhões em motocicletas; 2,58 milhões em imóveis; 913,40 mil em veículos pesados; 263,29 mil em eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis; e 120,80 mil em serviços. 

Tíquete médio de 2021 a 2025

Ao analisar o comportamento dos tíquetes médios dos meses de setembro nos intervalos dos últimos cinco anos, constatou-se um avanço nominal de 64,8%. Ao descontar a inflação (IPCA) de 36,5% anotada no período, na relação da diferença de R$ 64,01 mil, em setembro de 2021, para os R$ 105,52 mil, no mesmo mês de 2025, houve valorização real de 20,7%.

“Passados nove meses do ano, o Sistema de Consórcios seguiu confirmando que as expectativas de crescimento, divulgadas no final do ano passado, vêm acontecendo em praticamente todos os setores e no geral. Credibilidade e confiança têm sido as principais razões do brasileiro em aderir à modalidade, apoiado nos conhecimentos da essência da educação financeira. Vale ressaltar que o constante amadurecimento do consumidor, ao planejar as finanças pessoais, resulta no consórcio como opção para aquisição de bens ou contratação de serviços”, afirma Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC.

“Com critério e com postura financeira, interessados e consorciados vêm se comportando com cautela e inteligência ao calcular custos, pesquisar alternativas, assumir responsabilidade em novos compromissos dentro do orçamento e programar o futuro ao optar pelo consórcio”, complementa Rossi.

A potencial presença dos consórcios na cadeia produtiva

Na década de sessenta, no início da indústria automobilística, quando o mercado financeiro vivia a ausência de linhas de crédito para compra dos primeiros automóveis fabricados no Brasil, o consórcio nascia como solução na forma de autofinanciamento.

A alternativa, genuinamente brasileira, abriu um caminho simples para o consumidor alcançar os objetivos de aquisição ou troca de automóvel. Nos nove meses de 2025, a potencial presença no setor automotivo esteve em um a cada três veículos leves vendidos no país.

No segmento das motocicletas, no mesmo período, as contemplações sinalizaram a potencial aquisição de uma moto a cada três comercializadas no mercado interno.

Outra situação pode ser constatada nos veículos pesados. Com a nova divisão, a partir da recente realidade setorial que indicou aproximadamente 51% para máquinas agrícolas, 41% para caminhões e 8% para outros equipamentos destinados ao transporte rodoviário de carga, implementos rodoviários e agrícolas, ônibus, aeronaves e embarcações, o consórcio assinalou uma a cada quatro vendas de caminhões negociados para ampliação ou renovação de frotas para o setor de transportes, com destaque especial para aplicação no agronegócio.

De janeiro a setembro o consórcio disponibilizou para diversos setores econômicos, por meio das contemplações, recursos da ordem de R$ 90,6 bilhões. O Sistema atingiu 32,4% de potencial presença no setor de automóveis, utilitários e camionetas. No de motocicletas, houve 31,0% de possível participação, e no de veículos pesados, a relação para caminhões foi de 26,2% no mês.



Como retomar o trabalho com equilíbrio após o câncer de mama

Como retomar o trabalho com equilíbrio após o câncer de mama
Como retomar o trabalho com equilíbrio após o câncer de mama

O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres em todo o mundo, respondendo por aproximadamente 2,3 milhões de novos diagnósticos em 2020, o equivalente a cerca de um quarto de todos os casos de câncer registrados no público feminino. Os dados são do Ministério da Saúde e, em recente atualização em referência ao Outubro Rosa, indicam que no Brasil a projeção para 2025 é de 73.610 novos casos da doença. Nesse contexto, a volta ao trabalho após o tratamento do câncer de mama é também um acontecimento importante na vida de muitas mulheres, pois marca a retomada das atividades cotidianas após a vitória da doença.

No Brasil, o tema tem ganhado atenção do poder público e um Projeto de Lei (PL 4294/24) propõe garantir estabilidade temporária no emprego para trabalhadoras diagnosticadas com câncer de mama. Segundo o texto, o vínculo empregatício seria mantido por até 12 meses após o término do auxílio-doença. A proposta, que modifica a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Lei de Benefícios da Previdência Social, ainda está em análise e precisa ser aprovada tanto pela Câmara quanto pelo Senado para entrar em vigor.

Cuidados físicos necessários para o retorno ao trabalho

Após o tratamento, o corpo ainda passa por adaptações e necessita de acompanhamento contínuo. Roberto Filho (CRM/RS: 57598), médico da área de Clínica Médica do AmorSaúde, rede de clínicas parceiras do Cartão de TODOS, destaca que "a paciente deve manter consultas regulares com seu oncologista e equipe multiprofissional. É fundamental realizar fisioterapia ou exercícios leves para prevenir linfedema, manter a mobilidade do braço e melhorar a força muscular".

O profissional acrescenta que uma alimentação equilibrada e o respeito aos limites físicos são essenciais. "A alimentação rica em frutas, vegetais e proteínas magras, junto com hidratação adequada, contribui para a recuperação. Outro ponto importante é evitar esforços excessivos e adotar pausas durante a jornada de trabalho", afirma. Segundo Filho, entre os fatores que influenciam o retorno, pode-se citar:

1) Tipo de tratamento: cirurgias, quimioterapia e radioterapia podem exigir diferentes períodos de recuperação e adaptação.

2) Estado de saúde: cada paciente reage de forma diferente ao tratamento, com alguns podendo retornar ao trabalho mais cedo e outros necessitando de mais tempo.

3) Conceito de fragilidade: a doença pode gerar sequelas físicas ou cognitivas, exigindo que a empresa adapte a função ou realoque o colaborador.

Como evitar complicações

Durante o retorno à rotina, o médico ressalta ser importante adotar medidas que reduzam o risco de complicações. De acordo com Filho, "a prevenção envolve adesão ao tratamento hormonal (quando indicado), controle de fatores de risco como obesidade, tabagismo e sedentarismo, e acompanhamento clínico periódico". No ambiente de trabalho, pequenas adaptações também fazem diferença:

  • Ajustes ergonômicos e redução de atividades físicas extenuantes;
  • Pausas regulares durante o expediente;
  • Rotina de sono adequada e estratégias para controle do estresse;
  • Prática de atividade física moderada, associada a menor risco de recidiva tumoral.

Adaptação aos desafios cognitivos e emocionais

De acordo com o médico, o tratamento contra o câncer de mama pode impactar energia, foco e concentração, afetando o desempenho profissional. "Quimioterapia, hormonioterapia e radioterapia podem gerar fadiga crônica, déficit de atenção e lapsos de memória. Para se adaptar, recomenda-se dividir tarefas em etapas menores, priorizar atividades mais complexas em horários de maior energia e manter pausas programadas", orienta o médico.

Além disso, Filho reforça a importância do cuidado mental. "Estratégias como higiene do sono, exercícios físicos regulares e técnicas de relaxamento auxiliam no desempenho. Em alguns casos, o acompanhamento com neurologista ou psicólogo pode ser indicado para suporte cognitivo", completa.

Sinais de sobrecarga

Segundo o médico, identificar os limites é fundamental para evitar agravamentos. "Os principais sinais incluem fadiga persistente, dor ou inchaço no braço afetado, dificuldade para realizar tarefas simples, lapsos de memória frequentes, irritabilidade, ansiedade e insônia". Emocionalmente, sentimentos como medo da recidiva, baixa autoestima e isolamento social também merecem atenção. "A observação atenta desses sintomas permite intervenção precoce e evita agravamentos", ressalta o médico.

Filho ressalta que, para além dos cuidados físicos, o retorno à vida profissional exige acolhimento e empatia. "O acompanhamento psicológico é essencial para lidar com medo de recorrência, alterações de imagem corporal e impacto na autoestima", afirma.

Acolhimento nas empresas

De acordo com Rennan Vilar, diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional, o papel das lideranças e do RH é determinante nesse processo. "A volta ao trabalho após o tratamento exige escuta ativa e empatia. Cabe às lideranças compreender que cada colaboradora tem um tempo diferente de readaptação e que acolher essas particularidades é um ato de humanidade, não de concessão", diz.

Vilar reforça que políticas de flexibilização de jornada, mentorias internas e programas de saúde emocional são medidas eficazes. "Quando a empresa adota práticas que equilibram produtividade e bem-estar, ela não apenas contribui para a recuperação da colaboradora, mas fortalece toda a cultura organizacional", complementa.

Para o diretor, o apoio dos colegas também é parte essencial da retomada. "Para ser mais leve, nenhum tratamento deve ser enfrentado sozinho, e o mesmo vale para o retorno. Quando o time demonstra empatia e acolhimento, a colaboradora sente que pode recomeçar com segurança e confiança", conclui.

A fim de garantir um retorno tranquilo para a colaboradora, o executivo orienta três ações práticas que podem ajudar.

1) Conversar com o empregador para manter um diálogo aberto e sincero sobre suas necessidades e o que pode ser adaptado no ambiente de trabalho.

2) Planejar o retorno com colegas e gerentes antes do retorno para informar sobre suas condições e como se sente confortável para ser tratado.

3) Buscar apoio na interação social com colegas pode ajudar a reduzir o isolamento, mas se sentir ansiedade, converse com pessoas de confiança antes.



Evento reúne 14 especialistas para tratar de prevenção e saúde da mulher no Rio

Evento reúne 14 especialistas para tratar de prevenção e saúde da mulher no Rio
Evento reúne 14 especialistas para tratar de prevenção e saúde da mulher no Rio

A AMRJ- Academia de Medicina do Rio de Janeiro promove neste sábado, 25 de outubro, o Simpósio Outubro Rosa- Prevenção integral da saúde da mulher, dirigido a médicos e profissionais de saúde, trazendo 14 maiores especialistas médicos para tratar do tema em suas mais variadas vertentes. Presença internacional do professor Dr. Willy Davila (USA), diretor de serviços para mulheres e crianças no Holy Cross Medical Group e no Holy Cross Healthspital em Fort Lauderdale, Flórida.

O evento científico é coordenado pela Presidente Dra Samantha Condé, da Academia de Medicina do Rio de Janeiro e Dr Bruno Reys, diretor científico da AMRJ. E será realizado no auditório da Casa de Saúde São José, na Rua Macedo Sobrinho, 21- Humaitá-Rio de Janeiro.

Programa científico

  • 8:30-8:40 -ABERTURA – Boas -vindas e contextualização do Outubro Rosa – Prevenção integral da saúde da mulher
  • 8:40 – 08:55 | Visão Geral dos 8 Pilares (Life Essential 8) – Prof. Gláucia Moraes
  • 8:55 – 09:10 | O rastreamento de câncer na população LGBTQIA+ – Prof. Luiz Gustavo Brito (UNICAMP)
  • 9:10 – 09:25 | Atualidades e avanços no tratamento íntimo de pacientes oncológicas -baseadas em evidência – Dra Samantha Condé Rangel
  • 9:25 – 09:40 | Pré-Natal Humanizado e prevenção de complicações materno fetais – Dr Paulo Marinho
  • 9:40 – 09:55 | Prevenção do câncer do colo uterino e novas diretri zes do Ministério da saúde- Dr Deni se Monteiro
  • 9:55 – 10:10 | Programa Brasil Saudável para eliminação de doenças socialmente determinadas – Dra Alda Maria da Cruz

      Intervalo- Coffee break

  • 10:25 – 10:55 | Uroginecologia e Qualidade de Vida nas disfunções do Assoalho pélvico – convidado internacional– Prof. Willy Davila (U.S.A)
  • 10:55 – 11:10 | Abordagem das lesões precursoras do câncer de vulva – Dra Vera Fonseca
  • 11:10 – 10:25 | Prevenção em Câncer de Mama e Rastreamento Precoce – Ac. Roberto Vieira
  • 11:25 – 11:40 | Evolução no diagnóstico da Mamografia – Dr Hilton Koch
  • 11:40 -11:55 | Reconstrução Mamária na Mulher – Dra. Ângela Faus to
  • 11:55 – 12:10 | Saúde Mental nas Diferentes Fases da Mulher – Dra Lilian Scheikman
  • 12:10 – 12:25 | Violência contra a Mulher: Ident ificação, Prevenção e Apoio – Dra Selma Sabrá
  • 12:25 – 12:40 | Programas de saúde da Mulher – Dra Larissa Tereza- Subsecretaria de Gestão de saúde do Rio de Janeiro

Serviço

Informações e inscrições para médicos e profissionais de saúde

ACADEMIA DE MEDICINA DO RIO DE JANEIRO

Telefone (21) 97504-0946 www.amrj.org.br amrj.diretoria@gmail.com

Academia de Medicina do Rio de Janeiro

A AMRJ é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que tem por objetivo colaborar com as autoridades constituídas em tudo que possa interessar à saúde e ao ensino médico, promovendo e incentivando ações que têm como escopo o progresso da medicina e das ciências correlatas, assim como as pesquisas científicas que contribuam para o bem-estar físico, mental e social da população. É composta por 100 membros titulares, denominados acadêmicos, divididos por seções.



Malware DCRat se disfarça de Adobe para roubar dados e enganar usuários

Malware DCRat se disfarça de Adobe para roubar dados e enganar usuários
Malware DCRat se disfarça de Adobe para roubar dados e enganar usuários

A ESET identificou uma nova campanha cibernética que utiliza e-mails falsos para distribuir o trojan DCRat, um tipo de programa malicioso criado para espionar usuários e roubar informações pessoais. O golpe vem sendo aplicado principalmente em países como Colômbia e Equador.

Segundo a pesquisa, os cibercriminosos enviam mensagens com anexos compactados que parecem comunicações oficiais — como notificações judiciais — e que contêm um arquivo disfarçado de aplicativo legítimo da Adobe. Ao abrir o anexo, o usuário acaba instalando, sem saber, um software malicioso que se conecta a servidores controlados pelos criminosos e permite que eles acessem totalmente o computador da vítima.

A empresa explica que, uma vez ativo, o DCRat permite que os atacantes tirem capturas da tela e da webcam, registrem tudo o que é digitado, roubem senhas salvas no navegador, executem comandos à distância e até permaneçam escondidos no sistema mesmo após o computador ser reiniciado.

“Trata-se de uma campanha que combina engenharia social e técnicas avançadas para enganar o usuário e se manter oculta pelo maior tempo possível”, explica Martina López, pesquisadora de segurança da informação da ESET América Latina. “Ao se passar por um programa conhecido, como o Adobe, os criminosos exploram a confiança das vítimas e aceleram a infecção”, comenta a especialista.

O malware, que é uma versão modificada de outro trojan conhecido chamado AsyncRAT, também utiliza estratégias para não ser detectado, como desativar partes do sistema que servem para identificar comportamentos suspeitos. Segundo a ESET, o arquivo usado no ataque exibe informações internas (metadados) adulteradas para parecer legítimo, mas a ausência de uma assinatura digital válida revela a fraude.

A ESET alerta que esse tipo de adulteração pode enganar usuários menos atentos, já que o arquivo passa a mostrar dados que imitam um programa de verdade. “Além da atenção, o uso de temas que geram urgência — como documentos judiciais — são iscas ideais para que os atacantes consigam que o malware seja executado pelas vítimas”, informa López.

Para evitar esse tipo de golpe, a ESET recomenda nunca abrir anexos de e-mails não solicitados, verificar se o remetente é confiável, manter o sistema e os programas atualizados e usar soluções de segurança que analisem o comportamento dos arquivos. Em empresas, o ideal é combinar essas medidas com políticas de acesso restrito e planos de resposta a incidentes previamente testados.



Lojas Avenida expande e consta em 17 estados, além do Distrito Federal

Lojas Avenida expande e consta em 17 estados, além do Distrito Federal
Lojas Avenida expande e consta em 17 estados, além do Distrito Federal

A Lojas Avenida, controlada pela Pepkor, varejista sul-africana, vem ampliando sua presença territorial como parte de uma estratégia de expansão que vai levando à entrada em novos estados brasileiros.

Em 2024, a rede varejista chegou pela primeira vez aos estados de Pernambuco e Ceará, fortalecendo sua atuação no Nordeste. Já em 2025, foi a vez do Amazonas receber a primeira unidade da varejista, em Humaitá, no final de setembro.

Atualmente, a Lojas Avenida conta com mais de 200 lojas distribuídas em 17 estados brasileiros, além do Distrito Federal. A rede está presente no Amazonas, Ceará, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Maranhão, Rondônia, Pará, Bahia, Alagoas, Sergipe, Acre e Piauí, configurando uma capilaridade nacional que abrange quase todas as regiões do país.

A expectativa é que nos próximos meses novos estados sejam incluídos no mapa de atuação da empresa, consolidando ainda mais a presença da marca em território nacional. O plano de expansão acelerada faz parte da estratégia definida pela Pepkor, que enxerga no Brasil um mercado com potencial de crescimento no segmento de varejo de moda popular.

Especializada em vestuários masculino, feminino e infantil, além de calçados e artigos para o lar, a Lojas Avenida tem como foco principal atender os públicos das classes C e D. Com produtos acessíveis e variedade de opções, a rede se posiciona como alternativa de consumo para milhões de brasileiros.

Além do aspecto comercial, a expansão da Lojas Avenida tem impacto direto nas economias locais. A cada nova região onde se instala, a empresa promove a geração de empregos diretos e indiretos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades e seguindo em busca do sonho de se tornar o varejo de moda mais amado e acessível do Brasil.



Em campanha feita com IA, Amil homenageia Dia do Médico

Em campanha feita com IA, Amil homenageia Dia do Médico
Em campanha feita com IA, Amil homenageia Dia do Médico

A Amil lançou em 15 de outubro a sua primeira campanha publicitária desenvolvida integralmente com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Criada pela house agency Promarket, a ação homenageia o Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, e reforça uma mensagem central à essência da marca: cuidar é humano e sempre será.

O filme, produzido para redes sociais, une a inovação da IA à presença real do médico oncologista Carlos Del Cistia Donnarumma, gerente nacional de Oncologia da Rede Total Care, símbolo do cuidado que transforma. A tecnologia dá forma à narrativa, mas é a história e a atuação do médico que traduzem o propósito da campanha: mostrar que a inteligência artificial pode apoiar, mas quem faz a diferença é o médico.

“Toda a tecnologia ajuda, mas a potência da medicina que entregamos vem da relação entre médico e paciente. Essa campanha traduz exatamente isso”, afirma Luiz Periard, diretor-executivo de Marketing e Comunicação do Grupo Amil.

Com tom sensível e inspirador, o vídeo mostra uma avó contando ao neto sobre sua jornada de tratamento e como a tecnologia foi uma aliada fundamental. Mas é ao lembrar do médico que a cuidou, com atenção e escuta, que ela encontra o verdadeiro sentido da cura.

“Escolhemos usar a IA para amplificar a mensagem do cuidado, não o substituir. O dr. Carlos representa todos os profissionais que, com dedicação e empatia, tornam possível o que a tecnologia sozinha jamais faria”, completa Periard.

A campanha está disponível nas redes sociais da Amil e integra o movimento permanente da operadora em defesa de uma saúde cada vez mais inovadora, integral e centrada nas pessoas.



Andersen Consulting colabora com a Acronotics para aprimorar os recursos de transformação digital liderados por IA

A Andersen Consulting fortalece suas competências em tecnologia e transformação empresarial por meio de um Acordo de Colaboração estabelecido com a Acronotics, uma empresa de consultoria digital de rápido crescimento com sede no Reino Unido e presença nos Estados Unidos e na Índia.

Na qualidade de especialista em transformação empresarial liderada por IA, a Acronotics colabora com empresas da Fortune 500 para acelerar a transformação digital, aproveitando o poder da IA. A empresa possui ampla experiência em manufatura, serviços bancários e financeiros, comércio, bens de consumo de rápido movimento e indústrias de alta tecnologia, concentrando-se principalmente em pilhas de tecnologia de IA/ML, IA generativa e RPA. A Acronotics oferece serviços completos, incluindo design, desenvolvimento e implementação de soluções de automação de processos baseadas em IA Agentic e RPA. Por meio de sua plataforma de gerenciamento automatizada de trabalhadores digitais, a Radium.ai, a empresa auxilia seus clientes a gerenciar e monitorar sua força de trabalho digital de forma eficaz.

“A parceria com a Andersen Consulting nos ajuda a crescer globalmente e entregar maior valor às empresas que buscam aproveitar o poder da IA para transformar seus negócios”, disse Jitin Goyal, fundador e presidente da Acronotics. “Combinando nossas capacidades de execução downstream com as competências de consultoria estratégica da Andersen Consulting, podemos identificar oportunidades relevantes e auxiliar empresas a alcançar resultados transformadores e escaláveis.”

Mark L. Vorsatz, presidente global e CEO da Andersen, acrescentou: “A Acronotics traz profunda experiência em consultoria digital orientada por IA e recursos de automação avançados que complementam perfeitamente nossos serviços de consultoria em expansão. Juntos, pretendemos ajudar empresas a implementar soluções práticas e escaláveis ​​que gerem impacto real nos negócios”.

A Andersen Consulting é uma empresa global de consultoria que oferece um portfólio abrangente de serviços, incluindo estratégia corporativa, negócios, tecnologia, transformação de IA, além de soluções de capital humano. Integrada ao modelo multidimensional da Andersen Global, a empresa oferece consultoria de classe mundial, além de expertise em impostos, direito, avaliação, mobilidade global e assessoria em uma plataforma global com mais de 44.000 profissionais em todo o mundo e presença em mais de 600 localidades por meio de suas firmas-membro e colaboradoras. A Andersen Consulting Holdings LP opera como uma sociedade limitada, fornecendo soluções de consultoria por meio de suas firmas-membros e colaboradoras espalhadas pelo mundo.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

mediainquiries@Andersen.com

Fonte: BUSINESS WIRE



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »